SóProvas



Prova Makiyama - 2013 - IF-RO - Contador


ID
984256
Banca
Makiyama
Órgão
CPTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei 8666/93, são modalidades de licitação apenas as expostas na alternativa:


Alternativas
Comentários
  • ALT. D

    As licitações possuem seis modalidades: Concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão e pregão.

    Concorrência exige requisitos de habilitação (exigidos no edital), na fase inicial, comprovados documentalmente. Esta modalidade ocorre quando se trata de concessão de direito real de uso, de obras ou serviços públicos – de engenharia ou não -, na compra e venda de imóveis (bens públicos), licitações internacionais. A Lei 8666/93 em seu art. 23 define os limites de valores para esta modalidade: Acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) para obras e serviços de engenharia; e acima de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais) para compras e serviços de outras naturezas.

    Tomada de preços é a espécie que necessita de um certificado do registro cadastral (CRC), ou seja, necessita comprovar os requisitos para participar da licitação até o terceiro dia anterior ao término do período de proposta.

    Convite não requer publicação de edital. Trata-se de uma contratação mais célere. Os interessados sejam cadastrados ou não, são escolhidos e convidados em número mínimo de três licitantes. Os demais interessados que não forem convidados, poderão comparecer e demonstrar interesse com vinte e quatro horas de antecedência à apresentação das propostas.

    No Concurso, ocorrerá a escolha de trabalho científico, artístico, ou técnico com prêmio ou remuneração aos vencedores, conforme o edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de quarenta e cinco dias. A escolha do vencedor será feita por uma comissão julgadora especializada na área.

    A modalidade de licitação denominada Leilão não se confunde com o leilão mencionado no Código de Processo Civil. Esta espécie licitatória versa sobre a venda de bens inservíveis para a Administração Pública, de mercadorias legalmente apreendidas, de bens penhorados (dados em penhor – direito real constituído ao bem) e de imóveis adquiridos pela Administração por dação em pagamento ou por medida judicial.

    Pregão foi instituído pela lei 10250/02, e versa sobre a aquisição de bens e serviços comuns (serviços cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital).


    FONTE:http://www.infoescola.com/direito/licitacao/
  • Gabarito D. Lei 8666/93. Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

            § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

  • Tipo: Menor preço, Melhor Técnica e Preço, etc.

    Modalidade: Concorrência, Convite, Leilão, Tomada de Preços, etc.

  • Letra D

  • A questão exigiu conhecimento acerca das modalidades de licitação previstas no art. 22 da lei de licitações e contratos administrativos (lei 8.666/93), a saber:

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    A- Incorreta. Vendas, Compras e Trocas não são modalidades de licitação.

    B- Incorreta. Contratos, Vendas e Trocas não são modalidades de licitação.

    C- Incorreta. Vendas e Contratos não são modalidades de licitação.

    D- Correta. Assertiva em consonância com o art. 22 da lei 8.666/93.

    E- Incorreta. Vendas e Compras não são modalidades de licitação.


ID
993277
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, e mesmo os órgãos ou entidades que exerçam atribuições delegadas pelo poder público, deverão constituir uma Comissão de Ética. Tendo em vista o estabelecimento da ética profissional do servidor quanto ao tratamento com as pessoas, e com o patrimônio público, tal Comissão é encarregada do exercício de algumas ações, descritas CORRETAMENTE na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/94

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • Letra : a) orientar e aconselhar o servidor.

  • Decreto 1.171/94

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura/

    Letra : a) orientar e aconselhar o servidor.

  • O Código de Ética Profissional - a)tem por função orientar e aconselhar o servidor no trato com o público.



ID
993298
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Tendo em vista a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, conforme o previsto no capítulo Da Ciência e Tecnologia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "E" (alternativa incorreta)

    Art. 218, CF - O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas. (alternativa "a") 

    § 1º - A pesquisa científica básica receberá tratamento prioritário do Estado, tendo em vista o bem público e o progresso das ciências. (alternativa "b")

    § 2º - A pesquisa tecnológica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional. (alternativa "c")

    § 3º - O Estado apoiará a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, pesquisa e tecnologia, e concederá aos que delas se ocupem meios e condições especiais de trabalho. (alternativa "d")

    § 4º - A lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao País, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.

    § 5º - É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica. (refere-se a alternativa "e", o que torna a alternativa incorreta é a palavra "obrigatório", já que o correto é dizer "facultado", ou seja, os Estados e o DF podem ou não vincular parcela de suas receitas orçamentárias) 

  • A questão está desatualizada, em virtude da alteração trazida pela EC nº 85, de 2015):


    Art. 218. O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação. (Redação dada pela EC nº 85, de 2015)

    § 1º A pesquisa científica básica e tecnológica receberá tratamento prioritário do Estado, tendo em vista o bem público e o progresso da ciência, tecnologia e inovação. (Redação dada pela EC nº 85, de 2015)

    § 2º A pesquisa tecnológica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.

    § 3º O Estado apoiará a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação, inclusive por meio do apoio às atividades de extensão tecnológica, e concederá aos que delas se ocupem meios e condições especiais de trabalho. (Redação dada pela EC nº 85, de 2015)

    § 4º A lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao País, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.

    § 5º É facultado aos Estados e DF vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica.

    § 6º O Estado, na execução das atividades previstas no caput , estimulará a articulação entre entes, tanto públicos quanto privados, nas diversas esferas de governo. (Incluído pela EC nº 85, de 2015)

    § 7º O Estado promoverá e incentivará a atuação no exterior das instituições públicas de ciência, tecnologia e inovação, com vistas à execução das atividades previstas no caput. (Incluído pela EC nº 85, de 2015)

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre ciência e tecnologia. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A– Correta - É o que dispõe a Constituição em seu art. 218: "O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas".

    B- Correta - É o que dispõe a Constituição em seu art. 218, § 1º: "A pesquisa científica básica receberá tratamento prioritário do Estado, tendo em vista o bem público e o progresso das ciências".

    C- Correta - É o que dispõe a Constituição em seu art. 218, § 2º: "A pesquisa tecnológica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional".

    D- Correta - É o que dispõe a Constituição em seu art. 218, § 3º: "O Estado apoiará a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, pesquisa e tecnologia, e concederá aos que delas se ocupem meios e condições especiais de trabalho".

    E- Incorreta - Trata-se de faculdade dos entes, não de obrigação. Art. 218, § 5º, CRFB/88: "É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E (já que a questão pede a incorreta).


ID
1098625
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está de acordo com a norma culta da língua portuguesa apenas o exposto em:

Alternativas
Comentários
  • a) Eu não sei o porque dele estar triste hoje. (errada)


    ...o porquê...


    porquê (substantivo) = precedido de determinante (artigo, pronome e numeral)


    b) Ela só tinha um senão: falava muito. (correta)


    senão = conj. 1 conj. altv. de outro modo; do contrário (coma, senão ficará de castigo) 2 conj. advrs. mas, mas sim, porém (não obteve aplausos, senão escárnio). prep. 3 com exceção de, salvo, exceto, (todos, senão você, riram-se do tombo). s.m. 4 pequena imperfeição; falha, defeito, mácula (não há qualquer senão em seu exame)... (dicionário Houaiss)


    c) A cidade mais próxima fica dez quilômetros de distância daqui. (errada)


    ... a dez quilômetros...


    a (preposição) = para indicar tempo futuro ou distância.


    há = para indicar tempo passado.


    d) Os atletas jogaram muito mau a partida. (errada)


    mal (advérbio) = antônimo de bem.


    mau (adjetivo) = antônimo de bom.


    e) Eu posso saber onde você foi ontem à noite? (errada)


    aonde = indica movimento (demonstra necessidade de preposição).


    onde = demonstra lugar fixo.

  • Gabarito B;

    Apenas complementando...

    Senão ===> Usado quando significa: caso contrario; mas sim; a não ser;

    Se não ===> Usado quando há ideia de condição. (Ex.: Se não estudarem, vocês não sairão à noite.)

    Bons estudos!!

  • Letra A: Usa-e Por que em inicio de frases interrogativas ou quando poder ser substituido. Pelo qual/Por que razão/Por que motivo.  ERRADA

    Letra C: Há Para o sentido de Faz ( tempo passado) ou existir.

    Letra D:Usa-se MAL no sentido de BEM.

    Letra E:Usa-se ANDE para indicar movimento.

    GABARITO: Letra B > senão ( defeito )ou usa-se para caso contrario. 


  • Gabarito : B

    Reescritura da forma correta:

    a)   Não sei o porquê dele estar triste hoje.

    b)   Ela só tinha um senão: falava muito. CORRETA  Senão = exceto, afora, mas, em caso contrário, defeito

                                                                                              Se não= caso não

    c)  A cidade mais próxima fica a dez quilômetros de distância. 

    d) Os atletas jogaram muito mal a partida.

    e) Eu posso saber aonde você foi ontem á noite?


  • Muito bom acertar uma questão dessa, sabendo o porquê de as outras alternativas estarem erradas.

    #pracima #foco #força #fé

  • Concordo com o gabarito. No entanto, não sei se foi erro da Banca ou do QC em não colocar o "PONTO FINAL" na questão, o que induz a erro, tendo em vista que há questões da Makiyama com essa opção: alternativa incorreta por falta de ponto final.

  • É isso ai Gabriele Mello, é uma questão que caberia recurso se o erro for da banca, temos que prestarmos atenção nestes pequenos detalhes. 

  • Conforme explicação do Douglas Trombeta, perfeito.

  • Tem questão do mesmo formato dessa em que a falta do ponto final prejudica a avaliação. Para desencargo de consciência baixei a prova para dar uma espiada e há o ponto final. Falha do Qcon!

  • Acertei essa graças ao grande mestre Pestana!!!

  • Esta questão trata-se do tema ORTOGRAFIA, e aborda algumas palavras específicas, como "-porque" "-senão" "-" "-mau" "-onde". A banca quer saber se o candidato domina o uso desses termos. Então vamos lá

     a)Eu não sei o porque dele estar triste hoje. PORQUE É USADO COMO CONJUNÇÃO CAUSAL OU EXPLICATIVA, nesse caso não temos uma causa nem uma explicação, portanto está errada. A forma correta seria:

    Eu não sei o porquê dele estar triste hoje. 

    b)Ela só tinha um senão: falava muito. O USO DO SENÃO ESTÁ CORRETO

    c)A cidade mais próxima fica dez quilômetros de distância daqui. O TERMO HÁ ESTÁ EMPREGADO, NESSE CASO, DE MANEIRA ERRADA, a palavra há não é usada com sentido de distância. A forma correta seria:

    A cidade mais próxima fica a dez quilômetros de distância daqui.

     

    d)Os atletas jogaram muito mau a partida. O TERMO MAU ESTÁ EMPREGADO, NESSE CASO, DE MANEIRA ERRADA, a palavra mau é usada como adjetivo, nesse palavra correta seria MAL, pois ela é um advérbio, A forma correta seria:

    Os atletas jogaram muito mau a partida.

    e)Eu posso saber onde você foi ontem à noite? O TERMO ONDE ESTÁ EMPREGADO, NESSE CASO, DE MANEIRA ERRADA, a palavra o verbo "IR" rege uma preposição, portanto a forma correta seria:

    Eu posso saber aonde você foi ontem à noite?

     

     

     

     

  • Gab B

    A palavra senão é usada equivalendo a : defeito

    Ela só tinha um senão(defeito): falava muito.

     

  • BIZU (Se não / Senão)


    Se a palavra “não” puder ser extraída da frase, alterando o seu sentido, porém não gerando erro, o termo “se não” é separado.

    Ex.: Se não chover, iremos à praia.

    – Observe que o advérbio “não” pode ser extraído, que o período continua correto gramaticalmente.

    Ex.: Se chover, iremos à praia.

    Por outro lado, se o termo “não” não puder ser suprimido, “senão” é junto.

    Ex.: É bom você estudar, senão será reprovado.

    – Observe que o termo “não” não pode ser suprimido, pois a frase ficará sem sentido:

    Ex.: É bom você estudar, se será reprovado.


    Fonte: Gramática Para Concursos - Marcelo Rosenthal

  • a) O porquê

    b) Gab

    c) Ficava a 10km

    d) Mal

    e) Aonde

  • e) Eu posso saber onde você foi ontem à noite? (errada)

    O verbo Ir rege a preposição a que se fundo com onde = AONDE

  • Complementando...

    Podemos usar " Senão no sentido de :

    do contrário, caso contrário:

    Estudo muito, senão serei reprovado.

    - mas sim; mas:

    Não era diamante nem rubi, senão cristal.

    a não ser, exceto, mais do que:

    Ninguém, senão os convidados, podia entrar no evento.

    - mas também:

    O aprendizado não depende somente do professor, senão do esforço do aluno.

    - falha, defeito, obstáculo (como substantivo):

    Não encontrei um senão em seu texto.

    Bons estudos!


ID
1098628
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a crase NÃO está empregada corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Não se usa crase antes de verbo...Letra B incorreta!

  • a) aspirar = desejar = VTI com preposição "a" -  (a + a qual = à qual)

    b) ante de verbo não tem crase.

    c) diante de locução adverbial feminina de tempo a crase é obrigatória

    d) diante de locução adjetiva feminina precedida da preposição "a" a crase é obrigatória

    e) diante de locução adverbial feminina de modo a crase é obrigatória

  • Pessoal uma duvida,

    na alternativa D não estamos diante de um verbo também?  ESPERAR

    Presente

    eu espero
    tu esperas
    ele espera
    nós esperamos
    vós esperais
    eles esperam

    OU SEJA VERBOS NA B e D. se alguem puder me explicar.

  • Casos em que a crase é  Facultativa

     

    Frase: "ATÉ MINHA VÓ SABE".

     

    ATÉ: a proposição "a" é facultativa depois da proposição até

    MINHA: o artigo definido é facultativo depois de pronome possessivo singular feminino

    VÓ: o artigo definido é facultativo diante de nome próprio de pessoa (lembre-se do nome da sua querida avó)

    sabe: somente para dar sentido a frase

  • Sheldon Concurseiro,observe: "As crianças estão à espera da professora".

    À espera de” é uma locução prepositiva de base feminina. Ocorre a crase, assim como: “à beira de”, “à espera de”, “à margem de”, “à luz de”, “à flor de”, “às voltas com”, “à frente de”, ”à custa de”, “à baila”, “às turras com”, “à vontade”, “à revelia de”, “à moda de” etc.

    https://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/crase-nao-ocorre-nas-locucoes-de-nucleo-masculino.jhtm

  • Crase nao ocorre antes de verbo. Mesmo que o verbo seja modificado por locução adverbial feminina, cujo caso pode implicar crase, anterior ao verbo crase nao ocorre

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

     


ID
1098631
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA quanto à regência verbal.

Alternativas
Comentários
  • a) A dona da loja exigiu que a cliente visasse ao cheque. (errada)


    A dona da loja exigiu que a cliente visasse o cheque.


    Verbo "visar":


    t.d. = 1 validar ou autenticar (um papel ou documento) com um sinal de visto... 2 mirar (o rapaz mirava a linda jovem), dirigir a vista para (um ponto determinado)...


    t.d. e t.i. = ter (algo) como desígnio, ter por fim ou objetivo; mirar (a), propor-se (estas providências visam solucionar o problema) (os pais visam ao bem dos filhos)...


    b) É necessário que o réu precise melhor aos fatos. (errada)


    É necessário que o réu precise melhor os fatos.


    Verbo "precisar":


    t.d. = indicar ou exprimir com exatidão, tornar preciso, exato, rigoroso...


    t.d. e t.i. = ter necessidade (de); carecer; necessitar...


    c) Quase não conseguimos assistir o final da apresentação. (errada)


    Quase não conseguimos assistir ao final da apresentação.


    Verbo "assistir":


    t.d. e t.i. = acompanhar (enfermo, moribundo etc.) para prestar-lhe socorro...


    t.i. = presenciar, ver e ouvir (um espetáculo, concerto etc.)...


    d) João aspirou ao gás tóxico liberado pelas máquinas. (errada)


    João aspirou o gás tóxico liberado pelas máquinas.


    Verbo "aspirar":


    t.d. = inalar, respirar...


    t.i. = desejar profundamente, almejar, pretender, querer...


    e) O sucesso da campanha agradou ao gerente. (correta)


    obs.: Os verbos em questão possuem diversos significados, por isso, terminei por priorizar aqueles que condiziam mais com as alternativas. Utilizei o dicionário Houaiss.

  • Se fosse "O sucesso da campanha agradou O gerente." significaria que o "sucesso" (sujeito) fez um Carinho no gerente!


    Bons estudos!

  • agrada a....ao gerente

  • GABARITO A


    ASPIRAR :

    1) cheirar --> VTD quem aspira, aspira algo; cheira algo.

    2) almejar --> VTI quem aspira, aspira A alguma coisa, AO cargo; deseja ao cargo.


    ASSISTIR:

    1) Sentido de ajudar --> VTD quem ajuda, ajuda alguém.

    2) Sentido de ver --> VTI quem vê, vê A alguém

    3) Sentido de morar --> VI  quem mora, mora.

    4) Sentido de pertencer --> VTI quem pertence, pertence A alguém, A algum lugar.


    AGRADAR:

    Quem agrada, agrada A alguém.


    bons estudos


ID
1098634
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em qual das alternativas abaixo há ERRO de concordância verbal?

Alternativas
Comentários
  • b) Agora são, exatamente, meio-dia e trinta minutos. (errado)
    Agora é, exatamente, meio-dia e trinta minutos. (certo)

  • O verbo ser concorda com o primeiro número subsequente: São dez e quinze, é uma e vinte, é meio dia e meia.

  • Luiz

    Vlw, bora marcar nas notas rápidas do celular kkkkkk


ID
1098637
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA flexão dos dois substantivos compostos em destaque para o plural.

Alternativas
Comentários
  • Regra geral do Plural dos Compostos  varia as palavras Substantivas, Adjetivas e Numerais

    a) salvo-conduto é uma exceção pode ser salvo-condutos ou salvos-condutos; Correta
    frutas(subs)-pães(subs) cai na regra geral; Correta

    b) alto-falantes é uma exceção;
    livres(adj.)-docências(subs.) cai na regra geral;

    c) guarda-sois(subs.) = 'guarda' + subs. só varia o substantivo;
    arranha(Verbo)-céus(Sub.) cai na regra geral;

    d) pés-de-moleque = subst.(varia) + prep. + subs.;
    batatas(subs)-doces(adj.) cai na regra geral;

    e)porta(verbo)-bandeiras(subs.) cai na regra geral;
    peixes-bois ou peixes-boi é exceção;

  • Existe uma regra que diz que em compostos formados por dois substantivos sempre que o segundo indicar tipo ou finalidade do primeiro, só o primeiro será flexionado. Por que isso não se aplica à "fruta-pão"?

  • Mesmo Fruta e pão sendo substantivos, a palavra "Fruta-pão" não cairia na regra que o segundo termo determina o primeiro?, neste caso, não é qualquer fruta e sim um "Fruta-pão", o pão determina o tipo. 

  • É verdade pessoal, frutas-pães ou frutas-pão, por isso é necessário saber as regras e exceções, já que a banca poderá adotar qualquer uma das formas. 

  • joão rc, segundo o professor pestana, quando o segundo substantivo especificar o primeiro somente o primeiro varia, mas tem gramáticos que diz que os dois variam. fica a dica!

  • Alguém sabe me explicar o porquê de batata-doce não seguir a mesma orientação de peixe-boi ? O segundo elemento não especifica o primeiro, ou seja, não é batata do tipo doce, ao contrário de batata inglesa, calabresa etc. ?

  • Bem confusa também fiquei com duvida dos plurais das palavras batata-doce e peixe-boi                                                                       Mais pesquisei um pouco o que eu achei foi só não tenho certeza se está correto

    Quando a palavra for composta por dois substantivos – Os dois elementos vai para o plural Como

    Peixe-boi                           Peixes-bois

    Batata-doce             Batatas-doces.

    Mais na gramática do Evanildo Bechara a palavra peixe-boi

    Está na regra só primeiro elemento varia                                                                                                                                             Em que os dois são substantivos onde o segundo exprime ideia de fim, semelhança, ou limita a significação da primeira

    peixe-boi    peixes-boi


  • GABARITO: ALTERNATIVA A

    a) (CORRETA) salvo-conduto; fruta-pão = salvos-condutos; frutas-pães - Flexionam-se ambos os elementos dos compostos de palavras variáveis.)

    b) (ERRADA) alto-falante (Plural correto: alto-falantes. Flexiona-se somente o último elemento dos compostos em que o primeiro é palavrainvariável); livre-docência (Plural correto = livres-docências. Mesma regra da Letra A-palavras variáveis)

    c) (ERRADA) guarda-sol; arranha-céu; (Plurais corretos: guarda-sóis e arranha-céus. Neste caso, a mesma regra vale para ambos: flexiona-se somente o último elemento dos compostos em que o primeiro é verbo

    d) (ERRADA) pé-de-moleque (Plural correto: pés-de-moleque. Flexiona-se somente o primeiro elemento dos compostos ligados por preposição); batata-doce (Plural correto: batatas-doces. Mesma regra da Letra A-palavrasvariáveis).

    e)(ERRADA) porta-bandeira (Plural correto: porta-bandeiras. Flexiona-se somente o último elemento dos compostos em que o primeiro é palavra invariável ou verbo; peixe-boi (Plural correto: peixes-bois. Mesma regra da Letra A-palavras variáveis)

  • Para quem achou que porta-bandeira flexionava completamente eu explico:

    ''porta'' nesse caso é do verbo portar, ou seja, porta-bandeira = guarda-bandeira.
    Com isso, segundo a regra geral, Tema verbal + substantivo = só o substantivo varia.

    O correto seria: porta-bandeiras

  • Questão duvidosa... mas por eliminação fui pela ALTERNATIVA (A)

    a) salvos-condutos    frutas -pão  (frutas-pães)

    b) (advérbio não varia)alto - falantes     livres-docências

    c) guarda-sóis            arranha-céus 

    d)  pés-de-moleque   batatas- doce  ou (batatas-doces)

    e) porta- bandeiras .  peixes-boi ERRADO.

     

     

    SIGO O LIVRO DO CELSO CUNHA LINGUA PORTUGUESA MODERNA, COM TODO RESPEITO Á BANCA, MAS EU NEM VOU ADICIONAR AO MEU CADERNO DE ESTUDOS, PARA NÃO ME CAUSAR FUTURAS DÚVIDAS. 

    NO LIVRO ENSINA  POR EXEMPLO : Onde ocorre dois substantivos, porém o segundo componente especifica o anteiror somente o primeiro componente adiciona-se o plural

    fruta-pão= frutas-pão

    batata-doce= batatas-doce

    peixe-boi = peixes- boi

    A MAIORIA DAS BANCAS SEGUEM SEGUEM CELSO CUNHA COM EXCESSÃO DESSA. EHHHEHE

     

  • A) salvo-conduto; fruta-pão = salvos-condutos; frutas-pães : Correto, todos variam (Adjetivo+Substantivo); (Substantivo+Substantivo)

    B) alto-falante; livre-docência = altos-falantes; livre- docências: Incorreto (Alto é advérbio=não varia); (livre é adjetivo=deve variar: livres)

    C) guarda-sol; arranha-céu = guardas-sois; arranhas-céus: Incorreto (guarda e arranha são verbos=não variam)

    D) pé-de-moleque; batata-doce = pé-de-moleques; batatas- doce: Incorreto (substantivo+preposição+substantivo=só o 1° substantivo varia: pés); (doce é adjetivo=deve variar: doces)

     E) porta-bandeira; peixe-boi = portas-bandeiras; peixes-boi: Incorreto (porta é verbo=não varia); (boi é substantivo=deve variar: bois)

  • ✅Gabarito letra A.

    Salvo-conduto; Fruta-pão = salvos-condutos; frutas-pães

    PLURAL DE PALAVRAS COMPOSTAS.

    Repetida+Repetida=último elemento se flexiona. EX: pula-pulas.

    Substantivo+Preposição+substantivo=primeiro elemento se flexiona.

    Substantivo+Substantivo= os dois se flexionam.

    Adjetivo+Substantivo=os dois se flexionam.

    Substantivo+Adjetivo=os dois se flexionam.

    Verbo+Substantivo=segundo elemento se flexiona.

    Verbo+Substantivo= O plural permanece inalterado quando o plural for determinado por artigos ou pronomes que os acompanhem.

    Substantivo+Substantivo: Caso o segundo elemento delimite o primeiro em tipo ou finalidade, só se flexiona o primeiro elemento. Ex: Bananas-maçã.

    Invariável+Substantivo=Só o segundo se flexiona.

    Macete para ajudar, mas não vá por fórmulas só use quando for realmente necessário, pois na língua portuguesa há muitas especificidades.

    Bons estudos!✍


ID
1098640
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois pedreiros de mesma produtividade constroem um muro de 20 metros de comprimento e 2 metros de altura em 10 dias. Assim, mantendo a taxa de produtividade e aumentando somente o comprimento do muro para 80 metros, em quantos dias quatro pedreiros terão terminado a construção?

Alternativas
Comentários
  • alguem solucionou a questão, que possa esquematizá-lo aqui?


  • Aprendi regra de Três Composta através desse vídeo: 

    http://www.youtube.com/watch?v=PdB-bk76e5k

    O esquema é o seguinte, sempre deixamos o que queremos saber do lado direito.

    Vamos montar o esquema

    2 Pedreiros - 20 Metros/Comprimento - 2 Metros/Altura - 10 Dias

    4 Pedreiros - 80 Metros/Comprimento - 2 Metros/Altura - x Dias

    Agora comparamos tudo com a coluna do X.

    Quando eu aumento o número de Pedreiros o número de dias diminui ou aumenta? DIMINUI.

    Quando eu aumento o número de Muro a ser construído o número de dias diminui ou aumenta? AUMENTA

    Para Metros em altura não se considera, são grandezas proporcionais.

    Quando um lado aumenta e o outro também, dizemos que as grandezas são diretas e quando não são inversas.

    O que é inverso nós invertemos, então fica assim:

    4 pedreiros - 20 metros - 10 dias

    2 pedreiros - 80 metros - x

    Isolamos a coluna do x e multiplicamos as outras duas:

    4 * 20/ 2 * 80 = 1/2

    Depois vira regra de 3 comum:

    1/2 - 10/x

    x = 10* 2 = x = 20

    Resposta: 20 Dias.

    Espero ter ajudado.

  • gente será que apenas EU interpretei diferente o enunciado dessa questão??? Qdo leio o enunciado entendo que se trata do mesmo muro!!! Qdo o fala "aumentando somente o comprimento DO MURO" não eh o msm muro?!?!?... ou seja utilizo 60 metros, ao inves de 80 para ter "terminado a construção"... no minimo foi anulada...

  • Gab. C

     

    Questão: "Dois pedreiros de mesma produtividade constroem um muro de 20 metros de comprimento e 2 metros de altura em 10 dias. Assim, mantendo a taxa de produtividade e aumentando somente o comprimento do muro para 80 metros, em quantos dias quatro pedreiros terão terminado a construção?"

     

    1ª informação: 2 pedreiros   muro de 40m²   10 dias (observe que muro de 20 de compr X 2 metros de altura = 40m²)

    2ª informação: 4 pedreiros   muro de 160m²   x dias

     

    # Regra de 3 composta. Se aumentar a qnt de dias, serão necessários menos pedreiros = GRANDEZA INVERSAMENTE PROPORCIONAL

    # Regra de 3 composta. Se aumentar a qnt de dias, serão construídos + metragens de muro = GRANDEZA DIRETAMENTE PROPORCIONAL

     

    Esquema: (entenda como se estivesse armado em fração = 10/x, 4/2 e 40/160

    10 = 4 . 40

     X = 2   160

     

    10 = 160

    X  = 320

     

    X = 3200/160

    X = 20

     


ID
1098643
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma concessionária tem 42 veículos, entre carros e motos que, juntos, somam 110 rodas. Sabendo disso, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, a resolução seria esta?


    Carros  - 4 rodas

    Motos - 2 rodas


    42 veículos 

    Total - 110

    C+M = 110

    4c+2m + 42 veículos = 110

    4c+2m= 110 - 42

    4c+2m=68


    Isolando:


    68/4

    c = 17                                      


    2m=68

    m=68/2

    m=34

  • Número de carros: y

    Números de moto: x

    x+y=42 (x=42-y)

    2x+4y=110

    2(42-y) + 4y=110

    y=13, logo x=29.

    29-13=16. Alternativa B


ID
1098646
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Ou Física é fácil, ou eu não gosto de Física. Além disso, se Biologia não é difícil, então Física é difícil. Assim, se eu gosto de Física, então:

Alternativas
Comentários
  • Essas seriam as minhas declarações. Obs: são as premissas de argumentação.


    Vamos chamar Física é fácil de F, não gosto de Física de ¬F, Biologia não é difícil de ¬B (essas são as minhas premissas, tendo que ser verdadeiras e a partir delas tenho que chegar nas minhas conclusões).


    Então:

    (v) F ou...ou...¬F (f)

    (f) ¬B então F (v) 

          F (v) (eu gosto de Física, isso é uma verdade)


    Minhas conclusões:

    Biologia é difícil

    Eu gosto de Física

    Física é fácil


    Resposta: b)


    Bons estudos galera! :)




  • Como na questão afirma que a pessoa gosta de Física e a condição para gostar de física é que ela seja fácil, logo: 

    * ou física é fácil ou não gosto de física ;    (física é fácil, logo a segunda proposição será negada)

       ( V )                              ( F )                                            =   V 

    Como a conjuntiva é (  OU ) só não pode ser as duas assertivas negativas, logo se a segunda é , a primeira só pode ser verdadeira. 

    * Se Biologia não é difícil então física é difícil     (  aqui também a segunda proposição será negada) 

        (F)                                 ( F )                                           =   V         (como a segunda proposição é negativa e na condicional não pode VF, obviamente que a primeira tem que ser F para a sentença ser verdadeira.  

    Logo: Física é fácil e Biologia é Difícil 

    Gabarito B  


  • Rl e sono uma mistura mortífera....

  • prefiro a morte


ID
1098649
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabe-se que múltiplo de um número é o produto deste número por um número natural qualquer, de modo que todo número tem uma infinidade de múltiplos e o zero é múltiplo de todos os números naturais. Assim, suponha uma sequência formada por todos os múltiplos de 21, dispostos em ordem crescente. O trigésimo múltiplo de 21 é:

Alternativas
Comentários
  • 21*0 ; 21*1 ; 21*2 ; 21*3 ; .... ; 21*29 = 609 (A)


  • Observe que os múltiplos de 21 são

    M(21) = 0, 21,42, 63... ou seja

    a1 = 21 × 0 = 0

    a2= 21 × 1 = 21

    a3 = 21 × 2 = 63

    ... .... ... ....

    an = 21 × (n-1). Assim,

    a30 = 21 × ( 30-1)

    a30 = 21 × 29 = 609. Letra A


ID
1098652
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A quantia de R$ 1.150,00 deve ser dividida em duas parcelas, tal que o triplo da primeira parcela somado a 2/3 da segunda parcela resulte R$ 1.980,00. Dessa forma, a diferença positiva entre o valor das duas partes é igual a:

Alternativas
Comentários

  • tem que montar um sistema de 1º grau:

    x + y = 1150


    3x + 2/3 y = 1980
    para substituir isolamos x + y = 1150, então fica ~> y = 1150 - x
    substituindo teremos ~> 3 x + 2/3 (1150 - x ) = 1980... resolvendo e fazendo o MMC de 3 achamos 7x = 5940 - 2300, assim 7x = 3640. Então x = 520....
    pegando a isolada, teremos ~>  y = 1150 - x ~> y = 1150 - 520 = 630...
    o enunciado pede a diferença positiva... então é 630 (maior) - 520 = 110

ID
1098655
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam A,B e C três números inteiros, de forma que:

C+ B + A =10
- A - C + B = - 4
B - A + C = 6

Assinale abaixo a alternativa que apresenta o resultado da multiplicação A.B.C

Alternativas
Comentários
  • 1º) A + B + C = 10 ; logo: 2 + B + 5 = 10; B = 3

    2º) - A - C + B = -4

    3º) B - A + C = 6 ; logo: B = 6 + A - 6       depois que achamos a letra A, substitui: B = 8 - C


    Substituindo ficará: A + B + C = 10

                                   A + (6 + A - C) + C = 10   (corta as letras C)

                                   2A = 10 - 6 ; logo: A = 2

    Na outra equação: - A - C + B = -4

                                  - 2 - C + (8 - C) = - 4 

                                  - 2 C + 6 = - 4

                                  C = 5


  • C+B+A=10

    -A-C+B=-4

    B-A+C=6

    A.B.C=?

     

    ISOLO QUALQUER UMA DAS INCÓGNITAS DE QUALQUER UMA DAS EQUAÇÕES E SUBSTITUO NAS DEMAIS.

    -A-C+B=-4, FICOU ASSIM: B=-4+A+C

    AGORA SUBSTITUO NAS OUTRAS:

    B-A+C=6

    -4+A+C-A+C=6                           

    2C-4=6

    2C=6+4

    2C=10

    C=10/2

    C=5

     

    C+B+A=10

    C-4+A+C+A=10

    2C+2A-4=10

    2C+2A=10+4, SÓ QUE C=5

    2.5+2A=14

    10+2A=14

    2A=14-10

    2A=4

    A=4/2

    A=2

     

    C+B+A=10, SÓ QUE C=5 E A=2

    5+B+2=10

    B+7=10

    B=10-7

    B=3

    A.B.C=2.3.5=30    RESPOSTA:D


ID
1098658
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Durante a aula, uma professora pede que os alunos façam recortes de papel em formatos triangulares. Os triângulos devem ser triângulos retângulos pitagóricos, a hipotenusa deve medir 13 cm, e um dos catetos deve medir 12 cm. Dessa forma, qual será a área desses recortes triangulares?

Alternativas
Comentários
  • Terno pitagórico

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Representação dos ternos pitagóricos com c<4500. a>abcissa e ordenada correspondem ao números a e b e a distância à origem, o número c.

    Em matemática, nomeadamente em teoria dos números, um terno pitagórico (ou trio pitagórico, ou ainda tripla pitagórica) é formado por três números naturais a, b e c tais que a²+b²=c². O nome vem do teorema de Pitágoras que afirma que se as medidas dos lados de um triângulo rectângulo são números inteiros, então são um terno pitagórico. Se (a,b,c) é um terno pitagórico, então (ka,kb,kc) também é um terno pitagórico, para qualquer número natural k. Um terno pitagórico primitivo é um terno pitagórico em que os três números são primos entre si. Os primeiros ternos pitagóricos primitivos são (3, 4, 5), (5, 12, 13), (7, 24, 25), (8, 15, 17), (9, 40, 41), (11, 60, 61), (12, 35, 37), (13, 84, 85), (16, 63, 65), (20, 21, 29)...

  • a²= b²+c²

    13²= x²+12²

    169=x²+144

    x²=25

    Raiz quadrada de 25 = 5



    A= base * altura/2

    A= 12*5 /2 = 30 cm ²

    Alternativa B


ID
1098661
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

É uma sucessão de números que, misteriosamente, aparece em muitos fenômenos da natureza. Descrita no final do século 12 pelo italiano Leonardo Fibonacci, ela é infinita e começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Assim a sequência fica: {0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34…}”.

Assim, de acordo com o texto acima, o 14º elemento da Sequência de Fibonacci é:

Alternativas
Comentários
  • Resolução:

    11º 21 + 34 = 55

    12º 34 + 55 = 89

    13º 55 + 89 = 144

    14º 89 + 144 = 233

    Resposta correta é a letra a)

  • Existe alguma regra geral para esse caso?


ID
1098664
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A Terra leva, aproximadamente, 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos para dar uma volta completa em torno do Sol. Por isso, nosso calendário, o gregoriano, tem 365 dias divididos em 12 meses. Assim, a cada 4 anos, um dia é acrescentado ao mês de fevereiro para compensar as horas que “sobram” e, então, tem-se um ano bissexto. Em um ano não bissexto, três meses consecutivos possuem exatamente 4 domingos cada um. Logo, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • quero ver alguem resolver e mostrar como resolve...

  • Se o dia primeiro de janeiro for Segunda-feira, e o ano não for bissexto, então os meses de janeiro, fevereiro e março terão 4 domingos cada.

  • Se ele afirma que só terá 4 domingos e que o referido ano NÃO é bissexto, com certeza inclui fevereiro, que terá 28 dias: 28/4=7 (Só há como ter 4 domingos neste mês).

     

    Sabendo que 28/04 = 7 concluímos que os dias da semana que se repetem 5 vezes em um mês só podem ser 29, 30 e 31.

     

    Supondo que 01/02 do referido ano tenha sido um domingo, os dias 08/02, 15/02 e 22/02 também serão domingo (soma de 7 em 7). Logo, março iniciará na segunda-feira e 08/03, 15/03, 22/03 e 29/03 tb serão segunda, 30 será terça e 31 quarta, vemos que março só teve 4 domingos, os dias que se repetiram pela 5ª vez foram: segunda, terça e quarta. E, por último, abril, iniciará na quinta e terá os dias 08/04, 15/04, 22/04 e 29/04 tb em uma quinta e 30/04 sexta. Portanto, os 3 meses consecutivos são fev, mar e abr.

     

    a) Um desses meses é fevereiro. CORRETA

    b) Dois desses devem ter 30 dias. ERRADO - Não há como ser esta resposta, pois Jan e Mar têm 31 dias e já vimos que obrigatoriamente fevereiro está incluído.

    c) Um desses meses deve ser julho ou agosto. ERRADO os meses são fev, mar e abr

    d) Um desses meses deve ser novembro ou dezembro. ERRADO os meses são fev, mar e abr

    e) Dois desses meses devem ter 31 dias. ERRADO - 29, 31 e 30 dias, respectivamente.

     

  • Compartilho do raciocínio de Carlos André.

    Se o dia primeiro de janeiro for Segunda-feira, e o ano não for bissexto, então os meses de janeiro, fevereiro e março terão 4 domingos cada.

    R.: A - Um desses meses é fevereiro.

    exemplo:

    JAN

     S   T   Q   Q  S  S  D

    01                          07

    08                          14

    15                          21

    22                          28

    29 30  31

    FEV

    S   T   Q   Q   S   S   D

                    01           04

                    08           11

                    15           18

                    22           25

              28   

    MAR

     S   T   Q   Q   S   S   D

                     01            04

                     08            11

                     15            18

                     22            25

                     29 30 31

    Obs.: A explicação de Anália Meira está errada.

    Se 01/02 for um domingo, 28/02 sera uma sábado, logo 01/03 iniciará num domingo também, não na segunda como mencionado por ela.


ID
1098667
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Há três competidores em determinado campeonato de xadrez: André, Breno e Carlos. A cada partida, somente o vencedor ganhava um ponto. Durante todo o campeonato não ocorreu nenhum empate e cada vez que um competidor perdia uma partida era substituído pelo único competidor que não jogara a última partida. Sabe-se que André e Breno disputaram a primeira partida e que, durante todo o campeonato, Breno venceu três partidas enquanto André venceu somente duas partidas. Sendo assim, André e Breno disputaram:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C. 


    Quem conseguir resolver, por gentileza, poderia me explicar?

  • são possibilidades: 
    A x B;
    A x C;

    B x A;
    B x C;
    C x A;
    C x B. 
    as que estão sublinhadas são repetidas, logo não contam.... por isso, só ocorreram 3 partidas!
  • Queria entender a resolução

  • Não tem explicação tampouco é complexo, basta simular o campeonato e entender.

    B = Breno

    A = André

    C = Carlos

    B venceu EM TODO CAMPEONATO 3 partidas

    A venceu EM TODO CAMPEONATO 2 partidas

    Primeira partida = A x B

    1a partida = A x B = André Ganha (1 de 2 partidas)

    2a partida = A x C = Breno não pode mais pois quem perde cede lugar para outro que não jogou a partida anterior, então Carlos assume, André ganha de Carlos nessa 2a partida, por conseguinte ele não poderá ganhar mais (2 vitórias em todo campeonato e ele já ganhou as duas primeiras)

    3a partida = A x B = Breno Ganha (1 de 3 partidas) pois André já sabemos que não poderá ganhar mais nenhuma

    4a partida = C x B = Breno Ganha (2 de 3 partidas)

    5a partida = A x B = Breno Ganha (3 de 3 partidas)

    Breno e André já nao podem ganhar mais, portanto, por aqui já sabemos e basta contar quantas vezes A x B se enfrentaram na simulação toda, 1a partida, 3a partida e 5a partida = Gabarito C = disputaram 3 partidas



ID
1098670
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a Internet e conceitos a ela associados, analise as assertivas abaixo:

I É chamado Download o processo de baixar(salvar) arquivos da Internet para o computador pessoal de um usuário que faz a navegação na Web.

II A visualização de sites na Internet só é possível com o uso de um Navegador ou Browser.

III Em um navegador típico, como o Internet Explorer, a lista dos sites visitados é armazenada na pasta Arquivos de navegação.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    O item III está errado, porque os sites visitados estão copiados na pasta Arquivos Temporários (cache) que é mostrado via Histórico (Ctrl+H) de Navegação.

  • Eu entraria com recurso contra essa questão, afinal eu consigo visualizar um site através de linha de comando no linux.

  •  

    Letra D.

    O item III está errado, porque os sites visitados estão copiados na pasta Arquivos Temporários (cache) que é mostrado via Histórico (Ctrl+H) de Navegação.

    Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

  • Atenção item III pode ser visto em Histórico do arquivo de navegação.

ID
1098673
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Word 2010 tem várias opções de estilo para o usuário personalizar o texto. Qual o caminho correto para o usuário alterar o estilo de texto, para o estilo ELEGANTE?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    Muita gente boa foi induzida a marcar a letra A, e com razão, devido ao procedimento ser utilizado no Word 2007. Questão maldosa.

     

  • Não sei o que dá na cabeça do examinador em querer que saibamos o nome exato das opções em cada versão do Word/Excel/ Internet Explorer/ etc... Se for para cobrar este tipo de coisa que peça ao menos a última versão do software [/desabafo].

  • questão mal elaborada!!!


ID
1098676
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre as guias e as ferramentas do Microsoft Word 2010, analise as assertivas a seguir:

I Na guia Página Inicial, é possível mostrar ou ocultar as marcas de parágrafo e outros símbolos de formatação ocultos.

II As ferramentas da guia Layout da Página permitem, entre outras ações, personalizar o tamanho da página, mudar a orientação e criar colunas de texto.

III A guia Arquivo contém as ferramentas que possibilitam a formatação do texto, como alterar fonte, tamanho, cor e estilo do texto.

IV A guia Inserir apresenta a opção de inserir nota de rodapé; já as opções de inserir cabeçalho e rodapé são apresentadas na guia Referências.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver esta questão bastava lembrar que na guia Arquivo não tem nada relativo a formatação: contém opções para salvar, abrir, imprimir. A única alternativa que marca a III como errada é a letra e.

  • Gabarito é letra E, pois a guia que permite fazer formatação de texto é a guia pagina inicial e a guia que permite inserir nota de rodapé é referencia. Bom estudo!!!!!

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos comandos no Word 2010.  

     

    Item I – O comando “Mostrar Tudo” tem como função ocultar ou exibir as marcas de parágrafo e outros símbolos de formatação ocultos. Para acessar esse comando, basta ir à guia “Página Inicial” e, em seguida, ao grupo “Parágrafo”. Portanto, o item I está correto.  

    Item II – Através da guia “Layout”, o usuário poderá alterar a configuração da página, como, por exemplo, a orientação, adicionar colunas, inserir numeração de linhas, alterar o tamanho da página etc. Portanto, o item II está correto. 

    Item III – Para alterar a fonte do texto, cor, tamanho e estilo, basta ir à guia “Página Inicial” e, em seguida, ao grupo “Fonte”. Portanto, o item III está incorreto.  

    Item IV – A guia que possui o comando “Inserir Nota de Rodapé” é a guia “Referências”, enquanto a guia “Inserir” possui os comandos relativos ao cabeçalho e rodapé. Portanto, o item IV está incorreto. 

     

    Gabarito – Alternativa E.


ID
1098679
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre Microsoft Word, em português, analise as assertivas a seguir:

I Para um texto, somente é possível escolher entre o alinhamento à esquerda, centralizado ou à direita; além disso, é possível escolher para a fonte o estilo negrito, itálico, sublinhado ou normal.

II Um documento em edição pode ser salvo com o mesmo nome, ou ser salvo com o mesmo conteúdo, porém com outro nome. Para isso, são usadas opções da guia Arquivo.

III Ativar a opção de hifenização, disponível na guia Layout da Página, possibilita que o programa quebre linhas entre as sílabas das palavras, quando necessário.

IV A opção de dividir o texto em duas ou mais colunas e a opção de alterar a orientação da página entre os layouts retrato e paisagem estão inclusas na guia Página Inicial.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Questão para quem tem no máximo 20% de conhecimento de Word e 80% de esperteza. Vejamos:

    Afirmativa I diz que somente existem alinhamento à esquerda, centralizado e à direita, faltando o alinhamento justificado. Portanto afirmativa ERRADA.

    Quando vamos direto às respostas percebemos que só a alternativa C não possui afirmativa I.

    GABARITO LETRA C

  • I - Errado. O ''somente'' está restringindo, pois falta o ALINHAMENTO JUSTIFICADO (Ctrl + J)

     

    II - Correto

     

    III - Correto. Quando uma palavra fica sem espaço, o Word normalmente a move para a próxima linha. Quando você ativa a hifenização, o Word quebra a palavra. Disponível na guia Layout da Página >> Configurar Página >> Hifenização.

     

    IV - Errado. A opção de dividir o texto em duas ou mais colunas e a opção de alterar a orientação da página está disponível na guia Layout da Página >> Configurar Página.

     

    Gabarito: c)

  • Só de saber que faltou o alinhamento justificado na assertiva I já dá pra matar a questão.


ID
1098682
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao executar uma fórmula no Microsoft Excel 2010, o usuário depara-se com o seguinte erro: #VALOR!. O que está errado na fórmula?

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Por exemplo, a função CONCATENAR. Ela serve para juntar sequências individuais de textos, e só opera com ; (não com :)

    Existem letras nas células de A1 até C3, totalizando 9 letras. Como juntar todas elas???

    =CONCATENAR(A1:C3) - erro. #VALOR! (erro em um valor da planilha).

    =CONCATENAR(A1;A2;A3;B1;B2;B3;C1;C2;C3) - correto.

  • A) Seria o símbolo ''#REF!''
    C) Seria o símbolo ''NOME?''
    D)  Seria o símbolo ''###''
    E) Seria o símbolo ''#DIV\0''

  • Corrigir um erro #####

    O Excel exibe esse erro quando uma coluna não é larga o suficiente para exibir todos os caracteres de uma célula, ou quando uma célula contém valores negativos de data ou hora.

    Por exemplo, uma fórmula que subtrai uma data no futuro de uma data no passado, como =15/06/2008-01/07/2008, resulta em um valor de data negativo.

    Corrigir um erro #DIV/0!

    O Excel exibe esse erro quando um número é dividido por zero (0) ou por uma célula que não contém um valor.

    Corrigir um erro #N/D

    O Excel exibe esse erro quando um valor não está disponível para uma função ou fórmula.

    Corrigir um erro #NOME?

    Esse erro é exibido quando o Excel não reconhece texto em uma fórmula. Por exemplo, um nome de intervalo ou o nome de uma função pode estar escrito incorretamente.

    Corrigir um erro #NULO!

    O Excel exibe esse erro quando você especifica uma interseção de duas áreas que não se interceptam (cruzam). O operador da interseção é um caractere de espaço que separa referências em uma fórmula.

    Por exemplo, as áreas A1:A2 e C3:C5 não se interceptam, portanto, inserir a fórmula =SOMA(A1:A2 C3:C5) retorna o erro #NULL!.

    Corrigir um erro #NÚM!

    O Excel exibe esse erro quando uma fórmula ou função contém valores numéricos inválidos.

    Corrigir um erro #REF!

    O Excel exibe esse erro quando uma referência de célula não é válida. Por exemplo, você pode ter excluído células que foram referenciadas por outras fórmulas ou pode ter colado células que moveu sobre as células que foram referenciadas por outras fórmulas.

    Corrigir um erro #VALOR!

    O Excel poderá exibir esse erro se a fórmula incluir células que contêm tipos diferentes de dados. Se a verificação de erros em fórmulas estiver habilitada, a Dica de Tela exibirá "Um valor usado na fórmula tem o tipo de dados incorreto". Geralmente, é possível corrigir esse problema fazendo pequenas alterações na fórmula.


    Portanto temos que:

    • a) A fórmula refere-se a uma célula inexistente.-> erro #REF!  
    • b) A fórmula contém um tipo de argumento inválido.-> erro #NÚM!
    • c) A fórmula contém um texto que o Excel não reconhece.-> erro #NOME?
    • d) A coluna não é suficientemente larga para exibir o valor.-> erro #####
    • e) A fórmula refere-se a uma divisão de uma célula por outra que contenha o valor zero.-> erro #DIV/0!


  • Corrigir um erro #####

    O Excel exibe esse erro quando uma coluna não é larga o suficiente para exibir todos os caracteres de uma célula, ou quando uma célula contém valores negativos de data ou hora.

    Por exemplo, uma fórmula que subtrai uma data no futuro de uma data no passado, como =15/06/2008-01/07/2008, resulta em um valor de data negativo.

    Corrigir um erro #DIV/0!

    O Excel exibe esse erro quando um número é dividido por zero (0) ou por uma célula que não contém um valor.

    Corrigir um erro #N/D

    O Excel exibe esse erro quando um valor não está disponível para uma função ou fórmula.

    Corrigir um erro #NOME?

    Esse erro é exibido quando o Excel não reconhece texto em uma fórmula. Por exemplo, um nome de intervalo ou o nome de uma função pode estar escrito incorretamente.

    Corrigir um erro #NULO!

    O Excel exibe esse erro quando você especifica uma interseção de duas áreas que não se interceptam (cruzam). O operador da interseção é um caractere de espaço que separa referências em uma fórmula.

    Por exemplo, as áreas A1:A2 e C3:C5 não se interceptam, portanto, inserir a fórmula =SOMA(A1:A2 C3:C5) retorna o erro #NULL!.

    Corrigir um erro #NÚM!

    O Excel exibe esse erro quando uma fórmula ou função contém valores numéricos inválidos.

    Corrigir um erro #REF!

    O Excel exibe esse erro quando uma referência de célula não é válida. Por exemplo, você pode ter excluído células que foram referenciadas por outras fórmulas ou pode ter colado células que moveu sobre as células que foram referenciadas por outras fórmulas.

    Corrigir um erro #VALOR!

    O Excel poderá exibir esse erro se a fórmula incluir células que contêm tipos diferentes de dados. Se a verificação de erros em fórmulas estiver habilitada, a Dica de Tela exibirá "Um valor usado na fórmula tem o tipo de dados incorreto". Geralmente, é possível corrigir esse problema fazendo pequenas alterações na fórmula.


    Portanto temos que:

    • a) A fórmula refere-se a uma célula inexistente.-> erro #REF!  
    • b) A fórmula contém um tipo de argumento inválido.-> erro #NÚM!
    • c) A fórmula contém um texto que o Excel não reconhece.-> erro #NOME?
    • d) A coluna não é suficientemente larga para exibir o valor.-> erro #####
    • e) A fórmula refere-se a uma divisão de uma célula por outra que contenha o valor zero.-> erro #DIV/0!


  • Corrigir um erro #####

    O Excel exibe esse erro quando uma coluna não é larga o suficiente para exibir todos os caracteres de uma célula, ou quando uma célula contém valores negativos de data ou hora.

    Por exemplo, uma fórmula que subtrai uma data no futuro de uma data no passado, como =15/06/2008-01/07/2008, resulta em um valor de data negativo.

    Corrigir um erro #DIV/0!

    O Excel exibe esse erro quando um número é dividido por zero (0) ou por uma célula que não contém um valor.

    Corrigir um erro #N/D

    O Excel exibe esse erro quando um valor não está disponível para uma função ou fórmula.

    Corrigir um erro #NOME?

    Esse erro é exibido quando o Excel não reconhece texto em uma fórmula. Por exemplo, um nome de intervalo ou o nome de uma função pode estar escrito incorretamente.

    Corrigir um erro #NULO!

    O Excel exibe esse erro quando você especifica uma interseção de duas áreas que não se interceptam (cruzam). O operador da interseção é um caractere de espaço que separa referências em uma fórmula.

    Por exemplo, as áreas A1:A2 e C3:C5 não se interceptam, portanto, inserir a fórmula =SOMA(A1:A2 C3:C5) retorna o erro #NULL!.

    Corrigir um erro #NÚM!

    O Excel exibe esse erro quando uma fórmula ou função contém valores numéricos inválidos.

    Corrigir um erro #REF!

    O Excel exibe esse erro quando uma referência de célula não é válida. Por exemplo, você pode ter excluído células que foram referenciadas por outras fórmulas ou pode ter colado células que moveu sobre as células que foram referenciadas por outras fórmulas.

    Corrigir um erro #VALOR!

    O Excel poderá exibir esse erro se a fórmula incluir células que contêm tipos diferentes de dados. Se a verificação de erros em fórmulas estiver habilitada, a Dica de Tela exibirá "Um valor usado na fórmula tem o tipo de dados incorreto". Geralmente, é possível corrigir esse problema fazendo pequenas alterações na fórmula.


    Portanto temos que:

    • a) A fórmula refere-se a uma célula inexistente.-> erro #REF!  
    • b) A fórmula contém um tipo de argumento inválido.-> erro #NÚM!
    • c) A fórmula contém um texto que o Excel não reconhece.-> erro #NOME?
    • d) A coluna não é suficientemente larga para exibir o valor.-> erro #####
    • e) A fórmula refere-se a uma divisão de uma célula por outra que contenha o valor zero.-> erro #DIV/0!


  • Corrigir um erro #####

    O Excel exibe esse erro quando uma coluna não é larga o suficiente para exibir todos os caracteres de uma célula, ou quando uma célula contém valores negativos de data ou hora.

    Por exemplo, uma fórmula que subtrai uma data no futuro de uma data no passado, como =15/06/2008-01/07/2008, resulta em um valor de data negativo.

    Corrigir um erro #DIV/0!

    O Excel exibe esse erro quando um número é dividido por zero (0) ou por uma célula que não contém um valor.

    Corrigir um erro #N/D

    O Excel exibe esse erro quando um valor não está disponível para uma função ou fórmula.

    Corrigir um erro #NOME?

    Esse erro é exibido quando o Excel não reconhece texto em uma fórmula. Por exemplo, um nome de intervalo ou o nome de uma função pode estar escrito incorretamente.

    Corrigir um erro #NULO!

    O Excel exibe esse erro quando você especifica uma interseção de duas áreas que não se interceptam (cruzam). O operador da interseção é um caractere de espaço que separa referências em uma fórmula.

    Por exemplo, as áreas A1:A2 e C3:C5 não se interceptam, portanto, inserir a fórmula =SOMA(A1:A2 C3:C5) retorna o erro #NULL!.

    Corrigir um erro #NÚM!

    O Excel exibe esse erro quando uma fórmula ou função contém valores numéricos inválidos.

    Corrigir um erro #REF!

    O Excel exibe esse erro quando uma referência de célula não é válida. Por exemplo, você pode ter excluído células que foram referenciadas por outras fórmulas ou pode ter colado células que moveu sobre as células que foram referenciadas por outras fórmulas.

    Corrigir um erro #VALOR!

    O Excel poderá exibir esse erro se a fórmula incluir células que contêm tipos diferentes de dados. Se a verificação de erros em fórmulas estiver habilitada, a Dica de Tela exibirá "Um valor usado na fórmula tem o tipo de dados incorreto". Geralmente, é possível corrigir esse problema fazendo pequenas alterações na fórmula.


    Portanto temos que:

    • a) A fórmula refere-se a uma célula inexistente.-> erro #REF!  
    • b) A fórmula contém um tipo de argumento inválido.-> erro #NÚM!
    • c) A fórmula contém um texto que o Excel não reconhece.-> erro #NOME?
    • d) A coluna não é suficientemente larga para exibir o valor.-> erro #####
    • e) A fórmula refere-se a uma divisão de uma célula por outra que contenha o valor zero.-> erro #DIV/0!


  • Corrigir um erro #####

    O Excel exibe esse erro quando uma coluna não é larga o suficiente para exibir todos os caracteres de uma célula, ou quando uma célula contém valores negativos de data ou hora.

    Por exemplo, uma fórmula que subtrai uma data no futuro de uma data no passado, como =15/06/2008-01/07/2008, resulta em um valor de data negativo.

    Corrigir um erro #DIV/0!

    O Excel exibe esse erro quando um número é dividido por zero (0) ou por uma célula que não contém um valor.

    Corrigir um erro #N/D

    O Excel exibe esse erro quando um valor não está disponível para uma função ou fórmula.

    Corrigir um erro #NOME?

    Esse erro é exibido quando o Excel não reconhece texto em uma fórmula. Por exemplo, um nome de intervalo ou o nome de uma função pode estar escrito incorretamente.

    Corrigir um erro #NULO!

    O Excel exibe esse erro quando você especifica uma interseção de duas áreas que não se interceptam (cruzam). O operador da interseção é um caractere de espaço que separa referências em uma fórmula.

    Por exemplo, as áreas A1:A2 e C3:C5 não se interceptam, portanto, inserir a fórmula =SOMA(A1:A2 C3:C5) retorna o erro #NULL!.

    Corrigir um erro #NÚM!

    O Excel exibe esse erro quando uma fórmula ou função contém valores numéricos inválidos.

    Corrigir um erro #REF!

    O Excel exibe esse erro quando uma referência de célula não é válida. Por exemplo, você pode ter excluído células que foram referenciadas por outras fórmulas ou pode ter colado células que moveu sobre as células que foram referenciadas por outras fórmulas.

    Corrigir um erro #VALOR!

    O Excel poderá exibir esse erro se a fórmula incluir células que contêm tipos diferentes de dados. Se a verificação de erros em fórmulas estiver habilitada, a Dica de Tela exibirá "Um valor usado na fórmula tem o tipo de dados incorreto". Geralmente, é possível corrigir esse problema fazendo pequenas alterações na fórmula.


    Portanto temos que:

    • a) A fórmula refere-se a uma célula inexistente.-> erro #REF!  
    • b) A fórmula contém um tipo de argumento inválido.-> erro #NÚM!
    • c) A fórmula contém um texto que o Excel não reconhece.-> erro #NOME?
    • d) A coluna não é suficientemente larga para exibir o valor.-> erro #####
    • e) A fórmula refere-se a uma divisão de uma célula por outra que contenha o valor zero.-> erro #DIV/0!


  • Corrigir um erro #####

    O Excel exibe esse erro quando uma coluna não é larga o suficiente para exibir todos os caracteres de uma célula, ou quando uma célula contém valores negativos de data ou hora.

    Por exemplo, uma fórmula que subtrai uma data no futuro de uma data no passado, como =15/06/2008-01/07/2008, resulta em um valor de data negativo.

    Corrigir um erro #DIV/0!

    O Excel exibe esse erro quando um número é dividido por zero (0) ou por uma célula que não contém um valor.

    Corrigir um erro #N/D

    O Excel exibe esse erro quando um valor não está disponível para uma função ou fórmula.

    Corrigir um erro #NOME?

    Esse erro é exibido quando o Excel não reconhece texto em uma fórmula. Por exemplo, um nome de intervalo ou o nome de uma função pode estar escrito incorretamente.

    Corrigir um erro #NULO!

    O Excel exibe esse erro quando você especifica uma interseção de duas áreas que não se interceptam (cruzam). O operador da interseção é um caractere de espaço que separa referências em uma fórmula.

    Por exemplo, as áreas A1:A2 e C3:C5 não se interceptam, portanto, inserir a fórmula =SOMA(A1:A2 C3:C5) retorna o erro #NULL!.

    Corrigir um erro #NÚM!

    O Excel exibe esse erro quando uma fórmula ou função contém valores numéricos inválidos.

    Corrigir um erro #REF!

    O Excel exibe esse erro quando uma referência de célula não é válida. Por exemplo, você pode ter excluído células que foram referenciadas por outras fórmulas ou pode ter colado células que moveu sobre as células que foram referenciadas por outras fórmulas.

    Corrigir um erro #VALOR!

    O Excel poderá exibir esse erro se a fórmula incluir células que contêm tipos diferentes de dados. Se a verificação de erros em fórmulas estiver habilitada, a Dica de Tela exibirá "Um valor usado na fórmula tem o tipo de dados incorreto". Geralmente, é possível corrigir esse problema fazendo pequenas alterações na fórmula.


    Portanto temos que:

    • a) A fórmula refere-se a uma célula inexistente.-> erro #REF!  
    • b) A fórmula contém um tipo de argumento inválido.-> erro #NÚM!
    • c) A fórmula contém um texto que o Excel não reconhece.-> erro #NOME?
    • d) A coluna não é suficientemente larga para exibir o valor.-> erro #####
    • e) A fórmula refere-se a uma divisão de uma célula por outra que contenha o valor zero.-> erro #DIV/0!


  • Corrigir um erro #####

    O Excel exibe esse erro quando uma coluna não é larga o suficiente para exibir todos os caracteres de uma célula, ou quando uma célula contém valores negativos de data ou hora.

    Por exemplo, uma fórmula que subtrai uma data no futuro de uma data no passado, como =15/06/2008-01/07/2008, resulta em um valor de data negativo.

    Corrigir um erro #DIV/0!

    O Excel exibe esse erro quando um número é dividido por zero (0) ou por uma célula que não contém um valor.

    Corrigir um erro #N/D

    O Excel exibe esse erro quando um valor não está disponível para uma função ou fórmula.

    Corrigir um erro #NOME?

    Esse erro é exibido quando o Excel não reconhece texto em uma fórmula. Por exemplo, um nome de intervalo ou o nome de uma função pode estar escrito incorretamente.

    Corrigir um erro #NULO!

    O Excel exibe esse erro quando você especifica uma interseção de duas áreas que não se interceptam (cruzam). O operador da interseção é um caractere de espaço que separa referências em uma fórmula.

    Por exemplo, as áreas A1:A2 e C3:C5 não se interceptam, portanto, inserir a fórmula =SOMA(A1:A2 C3:C5) retorna o erro #NULL!.

    Corrigir um erro #NÚM!

    O Excel exibe esse erro quando uma fórmula ou função contém valores numéricos inválidos.

    Corrigir um erro #REF!

    O Excel exibe esse erro quando uma referência de célula não é válida. Por exemplo, você pode ter excluído células que foram referenciadas por outras fórmulas ou pode ter colado células que moveu sobre as células que foram referenciadas por outras fórmulas.

    Corrigir um erro #VALOR!

    O Excel poderá exibir esse erro se a fórmula incluir células que contêm tipos diferentes de dados. Se a verificação de erros em fórmulas estiver habilitada, a Dica de Tela exibirá "Um valor usado na fórmula tem o tipo de dados incorreto". Geralmente, é possível corrigir esse problema fazendo pequenas alterações na fórmula.


    Portanto temos que:

    a) A fórmula refere-se a uma célula inexistente.-> erro #REF!  
    b) A fórmula contém um tipo de argumento inválido.-> erro #NÚM!
    c) A fórmula contém um texto que o Excel não reconhece.-> erro #NOME? d) A coluna não é suficientemente larga para exibir o valor.-> erro #####
    e) A fórmula refere-se a uma divisão de uma célula por outra que contenha o valor zero.-> erro #DIV/0!



ID
1098685
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a lei 11892/2008, a administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "A"

    Art. 10, Lei nº 11.892/2008 - A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

  • Colégio de dirigentes: Reitor, Pró-reitores (são 5) e Diretor-Geral de cada um dos campi.

    Conselho superior: representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes.

  • Seção IV

    Da Estrutura Organizacional dos Institutos Federais

    Art. 10.  A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm

ID
1098688
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Dentre as proibições previstas ao servidor público segundo o decreto 1171/94, podemos considerar as explicitadas a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    XV - E vedado ao servidor público;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;



  • Acredito que houve um engano, exceto quer disser que todos menos esse. 

    ou seja 

    e) retirar da repartição pública, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público, visto que se trata de ação impraticável nos órgãos públicos. (está correto é vedado) 

  • Na realidade a questão solicita a assertiva errada, ou seja, letra E ao final diz que: visto que se trata de ação impraticável nos órgãos públicos. Isto deixa a assertiva errada. Todas as outras demais estão certas.

  • A alternativa E esta errada, pois acrescenta texto original o seguinte trecho: " visto que se trata de ação impraticável nos órgãos publicos". 

  • Complementando os colegas: a ausência da colocação "sem estar legalmente autorizado" compromete  a assertiva, pois documentos podem ser levados em alguns casos pra casa, haja vista vários auditores trabalham em casa e levam pro órgão os resultados destes pra serem lançados/apresentados.

  • Decreto nº 1.171 - XV:

    a) a

    b) b

    c) c

    d) d

    e) l

  • Gente há uma diferença no "sem estar legalmente autorizado" isso muda a frase

  • tudo errado.. entao deve ter sido anulda

     

  • A tão recorrente maldade do "ctrl c- ctrl v". A banca coloca a íntegra da lei e muda uma, duas ou três palavras em uma alternativa. No caso: "visto que se trata de ação impraticável nos órgãos públicos." 

    Questão perigosa. 

     

  • Letra (e), pois não é "impraticável", se tiver autorização do superior o documento, livro ou bem pode ser retirado.

  • GAB "E"

     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    a) CORRETA - (XIV, a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

     

    b) CORRETA - (XIV, b)  prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

     

    c) CORRETA - (XIV, c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

     

    d) CORRETA - (XIV, d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

     

    e) ERRADA - (XIV, l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

  • Não é apenas impraticável, pois com autorização legal pode.

    Salvo com atorização,ou seja,não podemos afirmar impraticável.

  • É permitido, desde que seja autorizado.


ID
1098691
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo previsto pela lei 8112/90, em se tratando de servidor estável não aprovado no estágio probatório, ele será:

Alternativas
Comentários
  • Recondução: ocorre em duas hipóteses – na reintegração do ocupante do cargo e na inabilitação de estágio probatório. No caso da inabilitação em estágio probatório, o inabilitado deverá ter ocupado cargo anterior, no qual já era estável. Desse modo, ao ser inabilitado no novo cargo, deverá retornar ao anteriormente ocupado.

    Bons estudos!

  • Reintegração: invalidação de demissão;

    Recondução: inabilitação em estágio / volta do ocupante anteriror;

    Reversão: aposentadoria;

    Readaptação: limitação física ou mental.

  • Art. 20

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo

    anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29

  • Macete que me ajuda muito:
    Readaptação: limitação física ou mental 
    Reintegração: Lembra de demissão. Palavra chave para você lembrar do retorno do servidor demitido por invalidez
    Reversão: esse V de velho que me faz lembrar de aposentadoria 
    Recondução: ocorre em duas hipóteses; na reintegração do ocupante do cargo e na inabilitação de estágio probatório.


    Espero ter ajudado! Bons estudos :)

  • A observação de que trata a respectiva lei é a estabilidade.

  • a)revertido ao cargo anteriormente ocupado, conform interesse da Administração.

    Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado   

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------                      

    b) removido a cargo que esteja no âmbito do mesmo quadro, porém em outra de sede.

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    c) reintegrado ao cargo anteriormente ocupado, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d) reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto na respectiva lei a respeito da recondução.

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: (CORRETA)

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    e) readaptado a outro cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com as exercidas por ele anteriormente.

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Nem sabia que existia lei de recondução...

    Banca fundo de quintal do barraco de papelão.


ID
1098694
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a lei 8666/93, os contratos administrativos poderão ser rescindidos “unilateralmente” pela administração:

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas trazem causas de ALTERAÇÃO dos contratos administrativos, e não causas de rescisão.

    Além do mais, dentre as alternativas, há causas de alteração unilateral pela Administração (A), bem como causas de alteração por acordo entre as partes (B, C, D e E).

    Assim, não há nenhuma alternativa que apresente motivo para rescisão unilateral pela Administração (art. 79, I)

  • O art 65 da 8666 fala sobre a alteração contratual.


ID
1098697
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei 8666/93, as obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

I houver projeto básico aprovado sempre e exclusivamente pela União e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

II existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de no mínimo 50% dos seus custos;

III houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

IV o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a lei 8666/93:

    Art. 7 - § 2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma; 

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.


  • I houver projeto básico aprovado sempre e exclusivamente pela União e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de no mínimo 50% dos seus custos;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    IV o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata oart. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.


  • art. 7º, §2º.  As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:


    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;


    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;


    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;


    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.


  • Letra D

    Correção dos itens incorretos: 

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

  • Lei 8.666

    Art. 7º As licitações para execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

    § 2º As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    IV o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da CF, quando for o caso.


ID
1487251
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Segundo a lei de responsabilidade fiscal, o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, refere-se ao conceito de receita:

Alternativas

ID
1487257
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São classificadas como despesas de capital:

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. A despesa será classificada nas seguintes categorias econômicas: (Vide Decreto-lei nº 1.805, de 1980)

    DESPESAS CORRENTES

    Despesas de Custeio 

    Transferências Correntes


    DESPESAS DE CAPITAL

    Investimentos

    Inversões Financeiras

    Transferências de Capital



    § 4º Classificam-se como investimentos as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.



    § 5º Classificam-se como Inversões Financeiras as dotações destinadas a:

    I - aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização;

    II - aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital;

    III - constituição ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.



    § 6º São Transferências de Capital as dotações para investimentos ou inversões financeiras que outras pessoas de direito público ou privado devam realizar, independentemente de contraprestação direta em bens ou serviços, constituindo essas transferências auxílios ou contribuições, segundo derivem diretamente da Lei de Orçamento ou de lei especialmente anterior, bem como as dotações para amortização da dívida pública.




ID
1487263
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A denominação dos bens tangíveis ou intangíveis adquiridos ou produzidos pela empresa com o objetivo de venda ou utilização própria no curso normal de sua atividade, está explicitada na alternativa

Alternativas

ID
1487266
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No balanço patrimonial, o ativo financeiro compreende os:

Alternativas
Comentários
  • saca muito! me passa um email com dicas de estudo!
  • Lei 4320/64


    Art 105 ...

    Parágrafo 1º - O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários. 
  • Contabilidade Pública

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO IV

    Dos Balanços

    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    I - O Ativo Financeiro;

    II - O Ativo Permanente;

    III - O Passivo Financeiro;

    IV - O Passivo Permanente;

    V - O Saldo Patrimonial;

    VI - As Contas de Compensação.

    § 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.

    FONTE: LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964


ID
1487272
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O ISS é classificado pela legislação brasileira como um imposto sobre a circulação econômica, cujo objeto é a prestação de serviços. Sobre o ISS, analise as assertivas a seguir:

(__) O ICMS tem sua estrutura básica definida na Constituição Federal, que estabelece, entre outros, a competência dos Municípios para instituir a cobrança do imposto.
(__) Dentre os serviços descritos na Lei Complementar 116/03 que devem ter a cobrança conjunta de ICMS, podemos ressaltar a execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e de outras obras semelhantes.
(__) O momento da incidência do ISS é quando ocorre o pagamento da prestação do serviço.
(__) A Base de Calculo do ISS é o preço do serviço prestado, entendido como o valor total cobrado em virtude da prestação de serviço.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas

ID
1487296
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O capital social poderá ser formado com contribuições:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Segundo a Lei 6.404, o capital social poderá ser formado com contribuições em dinheiro ou em qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.


ID
1487299
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Atos Administrativos são os acontecimentos que ocorrem na empresa e que não provocam alterações no patrimônio. São exemplos de atos administrativos:

(__) Fiança a favor de terceiros.
(__) Remessa de títulos ao banco, para cobranças simples.
(__) Assinatura de contrato de seguro de compra e venda junto a fornecedores e clientes.
(__) Remessas de bens a terceiros para industrialização e conserto ou como empréstimos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • (D)

    Todos são atos administrativos.

    Ato administrativo, aqui no contexto da Ciência Contábil, é qualquer negócio realizado pela administração que não modifique o patrimônio. Os atos administrativos ou atos contábeis são controlados por meio de

    contas de compensação, também denominadas de contas extra patrimoniais.

    Fato Contábil É tudo que provoca modificação, qualitativa e/ou quantitativa, no Patrimônio da entidade. O fato contábil é também denominado de fato administrativo, apesar de a denominação mais comum ser fato contábil.


ID
1487305
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Trata-se do evento que ocorre todos os dias nas empresas e indústrias, e que consiste em fato administrativo misto diminutivo o exposto na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Fato misto diminutivo não seria pagamento de duplicatas com juros? Se eu pago uma duplicata com desconto não seria um fato misto aumentativo?

  • Não! O pagamento de duplicataascom desconto, diminui o valor à pagar (o valor de dupicatas à pagarficamenor)

  • Não concordo com o gabarito. 

     

    O RECEBIMENTO de duplicatas com desconto que  gera um fato misto diminutivo. O pagamento com desconto gera um fato misto aumentativo.

  • Pra eu não esquecer mais que fato administrativo e fato contábil são sinônimos

  • acho que deve depender da banca

  • Trata-se do evento que ocorre todos os dias nas empresas e indústrias, e que consiste em fato administrativo misto diminutivo o exposto na alternativa:

    Pagamento de duplicatas com desconto.

    LANÇAMENTO:

    D - Duplicatas 1500,00 (diminuindo o passivo circulante)

    C - Caixa -------1400,00 (Paguei com desconto de 100,00)

    C - Juros Ativos 100,00 (Aumento de resultado)

    Lançamento de 2° Fórmula do TIPO MISTO AUMEEENTATIVO!

    Erradaço esse gabarito, na minha humilde opnião.


ID
1487311
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Trata-se do Livro principal na Contabilidade o exposto na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • O livro DIÁRIO também é principal.

  • Principal: registra todos os fatos contábeis.

  • (A)

    A meu ver, faltou o livro diário, porém essa questão é "fazível" por eliminação.

    * Legislação comercial exige o livro diário

      Legislação fiscal exige o livre razão.

    Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: SP Urbanismo Prova: Analista contábil

    A escrituração contábil deve ser realizada com obser- vância aos Princípios de Contabilidade. O nível de detalhamento da escrituração contábil deve estar alinhado às necessidades de informação de seus usuários. O detalhamento dos registros contábeis é diretamente proporcional à complexidade das operações da entidade e dos requisitos de informação a ela aplicáveis e, exceto nos casos em que uma autoridade reguladora assim o requeira, não deve, necessariamente, observar um padrão pré-definido. Os livros contábeis obrigatórios são considerados como registros permanentes da empresa e estão representados, na seguinte ordem:

    (A)Balanço e Balancete.

    (B)Diário e livro caixa.

    (C)Razão e conciliações.

    (D)Diário e Razão.

    (E)Balanço e Diário.


ID
1487314
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Y&Z S. A adquiriu, em janeiro de 2010, uma máquina por R$ 120.000,00 para auxiliar no departamento de produção. Sabendo que a máquina possui uma vida útil de 10 anos, e que o valor residual desta é de 20% do Valor de Compra, podemos dizer que, em Junho de 2013, a depreciação acumulada será de:

Alternativas
Comentários
  • VR de 20% = R$ 24.000,00


    DEPRECIAÇÃO=  R$ 96.000,00(R$ 120.000,00- R$ 24.000,00 ) /10 anos = R$ 9.600,00/ano


    em Junho de 2013, a depreciação acumulada será de R$ 33.600,00, pois foram 3 anos e 6 meses multiplicado por R$ 9.600,00/ano (desde janeiro de 2010)



ID
1487320
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere os dados a seguir para a questão.

Receita Líquida de Vendas                       800.000,00
Custo das Vendas do Período                   250.000,00
Receitas com alienação de imobilizados    50.000,00
Despesas com salários                              150.000,00
Provisão para Imposto de Renda                80.000,00
Contribuição sobre o Lucro Líquido:                20.000
Participação dos Debenturistas:                            20%
Participação dos Empregados:                               20%
Dividendos propostos:                                  20.000,00
Ajustes de exercícios anteriores:                 35.000,00
Transferências para reserva de lucro:                   10%


Tendo em vista as contas e as informações dadas, pode-se verificar que a empresa destinou ao pagamento da participação de empregados o valor de:

Alternativas
Comentários
  • Receita Líquida de Vendas                                            800.000,00 
    Custo das Vendas do Período                                     (250.000,00)
    Receitas com alienação de imobilizados                       50.000,00 
    Despesas com salários                                                 (150.000,00) 
    Provisão para Imposto de Renda                                   (80.000,00) 
    Contribuição sobre o Lucro Líquido:                             (20.000,00)
                                                                                            ---------------------
                                                                                               (350.000,00) 
    Participação dos Debenturistas:  20%                           (70.000,00)  
                                                                                          -------------------------    
                                                                                                 (280.000,00)
    Participação dos Empregados:  20%                              (56.000,00)
                                                                                             -----------------------
                                                                                                (224.000,00)
    Transferências para reserva de lucro:  10%                   (22.400,00)

    Dividendos propostos:                                                     (20.000,00 )  
                                                                                     --------------------------------    
                                                                                                  181.600,00
                                                                                               
    D - Ajuste Exercicio anteriores                                      (35.000,00)
                                                                                              ----------------------------------
                                                                                          
                                                                                           R$ 146.600,00.    

      

  • 146.600? E a reserva legal que é obrigatória? A banca não conhece? kkkkk

  • Marcelo, fiquei na mesma dúvida que você em relação à Reserva Legal, mas consultando a Lei 6.404 está certinho. As participações são calculadas antes do lucro/prejuízo líquido, portanto, não consideramos a Reserva Legal (já que a Reserva Legal é calculada baseada no lucro líquido).


    Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

      I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

      II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

      III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

     IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

      V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

     VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

      VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.



     Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.



ID
1487323
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere os dados a seguir para a questão.

Receita Líquida de Vendas                       800.000,00
Custo das Vendas do Período                   250.000,00
Receitas com alienação de imobilizados    50.000,00
Despesas com salários                              150.000,00
Provisão para Imposto de Renda                80.000,00
Contribuição sobre o Lucro Líquido:                20.000
Participação dos Debenturistas:                            20%
Participação dos Empregados:                               20%
Dividendos propostos:                                  20.000,00
Ajustes de exercícios anteriores:                 35.000,00
Transferências para reserva de lucro:                   10%


Sabendo que o saldo inicial da Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado é zero, o saldo final da DLPA será de:

Alternativas
Comentários
  • DRE

    Receita Líquida de Vendas   800.000,00

    (-)Custo das Vendas do Período  (250.000,00)

    = Lucro Bruto............................................550.000,00

    (-)Despesas com salários  (150.000,00)

    +Receitas com alienação de imobilizados  50.000,00

    = LADIR......................................................450.000,00

    (-)Provisão para Imposto de Renda  80.000,00

    (-)Contribuição sobre o Lucro Líquido:   20.000,00

    = LAIR........................................................350.000,00

    (-)Participação dos Debenturistas:  20% x 350.000 = (70.000)

    (-)Participação dos Empregados:  20% x (350.000-70.000) = (56.000)

    Lucro Líquido...............................................224.000,00

    Dividendos propostos:  20.000,00

    Ajustes de exercícios anteriores:   35.000,00

    Transferências para reserva de lucro:  10% x 224.000,00 = 22.400



    DLPA

    Saldo Inicial...................................0

    (-) AEA........................................35.000

    (-) Dividendos Propostos..........20.000

    + Lucro do Exercício..................224.000

    (-) Transf. p/ Res. Lucros............22.400

    Saldo Final – DLPA......................146.600


    gab: A


    Obs: A questão não informa se os Ajustes de Ex. Anteriores são credores ou devedores. Fiz por tentativa para que fechasse. Se utilizássemos como credor, não haveria assertiva a ser assinalada.

    Bons estudos


ID
1487329
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa em que todos os procedimentos apresentados correspondem, corretamente, às demonstrações financeiras obrigatórias a serem laboradas ao fim de cada exercício social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


    Lei 6.404 Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

      I - balanço patrimonial;

      II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

      III - demonstração do resultado do exercício; e

      IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

      V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)



    Relembrando que a DOAR não faz mais parte do rol de demonstrações financeiras obrigatórias.