SóProvas



Prova Prefeitura de Itambaracá - PR - 2020 - Prefeitura de Itambaracá - PR - Contador


ID
5293762
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Ioga para tod@s
Muitos brasileiros descobriram a prática milenar na
quarentena. Ao equilibrar corpo e mente, ela melhora a
imunidade, algo bem-vindo agora e lá adiante
Por Paula Desgualdo 
    Em uma manhã fria de segunda-feira em São Paulo, a sala de aula virtual do professor Marcos Rojo, cofundador do Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga, estava cheia. Se fosse presencialmente, nas mesmas condições, ele calcula que talvez contasse com um terço do número de alunos, que ainda não estão saindo de casa para praticar. Nos últimos meses, Rojo tem reunido semanalmente cinco turmas de 80 estudantes, entre eles alguns que haviam se mudado para outros países.
    “Nunca havíamos chegado à metade disso na academia”, conta. No início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020, ele não acreditava que seria possível garantir um nível de qualidade nos encontros diante da tela. Como muitos instrutores, no entanto, acabou se adaptando e já não pretende mais largar a modalidade remota, que permite alcançar um número maior de praticantes. “Acredito que existem prós e contras. Pode ser mais desafiador para quem está na própria casa manter a concentração com cachorro, criança e às vezes até televisão ligada”, analisa o professor.
    Os tempos de confinamento parecem não só ter ampliado a rede de conexões de quem já estava familiarizado com o universo da ioga mas fez crescer o interesse de muitos brasileiros à procura de mais saúde física e mental, impactados tanto pela impossibilidade de manter uma rotina de atividade física como pela carga de ansiedade desse período. Dados do Google Trends mostram que, depois da segunda quinzena de março, houve um aumento médio de 25 pontos, em uma escala de 0 a 100, nas buscas relacionadas a ioga. Já a procura por “ioga online” no site foi 25 vezes maior no primeiro semestre deste ano do que no mesmo período de 2019.
     Para Márcia Micheli, professora de hatha ioga há 21 anos, os números não surpreendem. “Ioga é uma porta de entrada para o encontro de você com você mesmo, e a pandemia mexeu com isso de uma maneira muito forte. As pessoas estão buscando recursos para lidar com o novo, com o medo, com as dificuldades em seus relacionamentos”, avalia. Na ioga, corpo, mente e espírito não estão separados e se refletem mutuamente. Entende-se, assim, que um estado de bem-estar não envolve só o aspecto físico nem exclusivamente o emocional.
    O propósito original das posturas é garantir um fluxo de energia em camadas mais sutis da nossa fisiologia. “Buscar a saúde física por meio da ioga é uma coisa muito boa. Ela pode oferecer isso, mas também pode dar muito mais, abrindo o indivíduo para outras dimensões do seu ser”, defende a professora Micheli. [...]
Disponível em: https://saude.abril.com.br/fitness/ioga-para-tods/

Analise: “Como muitos instrutores, no entanto, acabou se adaptando e já não pretende mais largar a modalidade remota” e assinale a alternativa que apresenta a classificação correta dos vocábulos em destaque, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Advérbio; verbo; conjunção; adjetivo.

  • CUIDADO

    A questão apresenta erro grosseiro. Não há gabarito.

    A banca solicita a classificação morfológica dos termos destacados no período abaixo:

    “Como muitos instrutores, no entanto, acabou se adaptando e já não pretende mais largar a modalidade remota

    Temos, respectivamente: pronome indefinido, verbo, conjunção coordenativa aditiva e adjetivo.

    ----------

    Importante tecermos algumas considerações sobre o termo "muitos", ensejador do erro em comento.

    Diferente do que afirma a banca, estamos diante de pronome indefinido, e não de adverbio. O primeiro aspecto a ser percebido, e que já aponta para a impossibilidade do termo possuir função adverbial, é a flexão plural do termo, não aceita quando na classe dos advérbios.

    Outras diferenças importantes devem ser percebidas:

    O termo "muito", quando adverbio, introduzira sentido circunstancial, normalmente ligado à intensidade, modificando diretamente um verbo, adjetivo ou outro adverbio.

    "Pedro era muito jovem, mas já experiente."

    O termo "muito", quando pronome indefinido, substitui ou relaciona-se diretamente a um nome, indicando indeterminação ou imprecisão quanto à quantidade.

    "Haviam muitos torcedores esperando para entrar."

    Na construção em comento, notável a natureza pronominal do termo, que faz referência indeterminada ao substantivo "instrutores" e com este concorda em número.

    ----------

    Gabarito da banca na alternativa B

    Gabarito correto ausente

  • Gabarito: letra B

     

    Analise: “Como muitos instrutores, no entanto, acabou se adaptando e já não pretende mais largar a modalidade remota” e assinale a alternativa que apresenta a classificação correta dos vocábulos em destaque, respectivamente.

     

    Vamos analisar cada uma das palavras.

     

    Muitos

    Aqui, estamos diante de um pronome indefinido. Percebam que ele se refere a instrutores, dando-lhe uma ideia de quantidade indefinida. Sabemos que, igual a muitos instrutores, ele se adaptou à modalidade remota. Não sabemos exatamente quantos instrutores, pois a quantidade é indefinida. Porém, nenhuma alternativa traz a opção pronome. Portanto, essa primeira palavra não nos ajuda muito. Vamos analisar as outras.

     

    Acabou

    Temos uma locução verbal: acabou se adaptando (também poderia ser acabou adaptando-se). Portanto, acabou é o verbo auxiliar da locução verbal acabou adaptando-se. Podemos eliminar a letra C. 

     

    e

    Aqui é mais fácil, pois sabemos que o elemento que liga orações é a conjunção. Percebam que ela liga duas orações com uma ideia de adição: acabou se adaptando E já não pretende mais (...)

    Dessa forma, estamos diante de uma conjunção aditiva. Além da letra C, podemos também eliminar a letra A. 

     

    Remota

    Estamos diante de um adjetivo. A palavra remota atribui uma característica ao substantivo modalidade. É justamente isso que um adjetivo faz. 

    Portanto, eliminamos a letra D e só nos resta a letra B como gabarito. 

     

     

    Observação

    Nosso gabarito (letra B) trouxe advérbio como a classe gramatical de muitos. De fato, muitos pode, sim, ser um advérbio, mas não é esse o caso da questão. Para início de conversa, advérbio é uma palavra invariável. Logo, não poderia jamais ser flexionada no plural ("muitos"). Ademais, para que fosse uma advérbio, essa palavra deveria estar modificando um verbo, um adjetivo, outro advérbio ou toda uma sentença. No entanto, a palavra está se referindo a um substantivo. É um pronome indefinido, gente. O que fazer? Você não vai ficar brigando com a banca. Pelas outras 3 palavras, a gente consegue achar a resposta "menos errada", que é o gabarito da questão, e é isso que importa. Infelizmente passa quem acerta mais questões, e não necessariamente quem sabe mais. 

     

    a)  Adjetivo; verbo; ;

    b)  Advérbio; verbo; conjunção; adjetivo. - "CERTO"

    c)  Conjunção; ;

    d)  Preposição; verbo; conjunção e


ID
5293771
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as alternativas e assinale a que melhor define a ação da função Alt + F4, considerando que o usuário esteja usando o Windows 10, instalação padrão, português do Brasil.
Obs.: o sinal de + não faz parte do comando, significa que as teclas devem ser pressionadas simultaneamente.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    função Alt + F4, = Fechar o item ativo ou sair do aplicativo ativo.

  • alt + F4 = fechar o item ativo ou sair do aplicativo ativo.

    Para desfazer uma ação, pressione Ctrl + Z. Para refazer uma ação desfeita, pressione Ctrl + Y.

    Ctrl + C = copiar o item selecionado.

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos atalhos de teclado e suas funções no Windows 10, mais especificamente quanto à função do atalho ALT + F4.

     

    A) Incorreta – O atalho correto para desfazer uma ação é o CTRL + Z.

    B) Incorreta – O atalho correto para alterar o layout de teclado, quando houver mais de um, é o CTRL + SHIFT.

    C) Correta – O atalho ALT + F4 tem como função fechar a pasta ou programa ativos.

    D) Incorreta – O atalho correto para copiar o item selecionado para a área de transferência é o CTRL + C.

     

    Gabarito – Alternativa C.


ID
5293780
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o Art. 69 da Lei Orgânica Municipal quem são os auxiliares do prefeito?

Alternativas

ID
5293786
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os princípios contábeis são técnicas de padronização da contabilização dos fatos contábeis. Sobre os princípios contábeis, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O principio da entidade, reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial.
( ) Processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações integras e tempestivas, denomina-se princípio da competência.
( ) Principio da prudência, trata dos fatos contábeis, cujo contadores devem usar de prudência quando do julgamento de estimativas contábeis. Determina a adoção do menor valor para componentes de ativo e do maior valor para os passivos.
( ) Determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional, sendo este o Principio da Oportunidade.

Alternativas
Comentários
  • Res 750/93 - Gabarito letra A

    Art. 3º São Princípios de Contabilidade: (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

    I) o da ENTIDADE;

    II) o da CONTINUIDADE;

    III) o da OPORTUNIDADE;

    IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;

    VI) o da COMPETÊNCIA; e

    VII) o da PRUDÊNCIA.

    Mnemonico que me ajuda é PRECOC.

    E lembrando que o princípio da Atualização Monetária foi revogado.

    Correção dos itens

    Item I - Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    Item II - Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    Item III - Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    Item IV - Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. O princípio que a questão se refere é o do Registro pelo valor original. Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.


ID
5293789
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Convenções contábeis são conceitos que servem como um guia para o profissional da área contábil, normatizando padrões de conduta na hora da escrituração dos fatos contábeis. Sobre as convenções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A. Conservadorismo, refere-se à neutralidade que se deve ser atribuído a contabilidade nos registros dos fatos que envolvem a gestão do patrimônio das entidades.

    Estabelece que o profissional da Contabilidade deve manter uma conduta mais conservadora em relação aos resultados que serão apresentados, evitando que projeções distorcidas sejam feitas pelos usuários. A posição conservadora (precaução/prudência) do contador será evidenciada para antecipar prejuízo e nunca antecipar lucro. O objetivo do conservadorismo é não dar uma imagem otimista em uma situação alternativa que, com o passar do tempo, poderá reverter-se.

    B. CORRETA: Estabelece que a contabilidade não deve se preocupar com valores ou fatos irrelevantes. A informação deve ser relevante, justa e adequada. Estas são afirmações de conceituação da convenção de Materialidade.

    Materialidade: Estabelece que a contabilidade não deve se preocupar com valores ou fatos irrelevantes, tanto do ponto de vista de registro como de controle. Sendo assim, a informação contábil deve ser relevante, justa e adequada, e o profissional deve considerar a relação custo/benefício da informação que será gerada, evitando perda de recursos e de tempo da entidade.

    C. Objetividade, estabelece que o profissional da contabilidade mantenha uma conduta conservadora em relação aos resultados apresentados, evitando que projeções distorcidas sejam realizadas pelo usuário.

    Refere-se ao sentido de neutralidade que se deve atribuir à Contabilidade nos registros dos fatos que envolvem a gestão do patrimônio das entidades. O profissional contábil deve escolher, entre vários procedimentos, o mais adequado para descrever um evento contábil. Deve procurar exercer a Contabilidade de forma objetiva. Os registros devem estar baseados em documentos que comprovem a ocorrência das respectivas transações

    D. Materialismo, trata dos critérios adotados no registro dos atos e fatos administrativos não devem mudar frequentemente, utilizando métodos e critérios uniformes.

    Consistência

    De acordo com a consistência, os critérios adotados no registro dos atos e fatos administrativos não devem mudar frequentemente. Refere-se a uniformidade, utilizando métodos e critérios uniformes ao longo do tempo para o registro dos fatos contábeis e elaboração das demonstrações financeiras. Os relatórios devem ser elaborados com a forma e o conteúdo das informações consistentes para facilitar sua interpretação e análise pelos diversos usuários.

    FONTE: https://cursos.escolaeducacao.com.br/artigo/conven-es-cont-beis


ID
5293792
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As contas contábeis são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Esta classificação é utilizada para organizar os registros, dando nomenclatura a cada movimentação contábil. Sobre o conceito das classificações, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • "Para a contabilidade, despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos."

    fonte: https://blog.bomcontrole.com.br/diferenca-custo-e-despesa/

  • GABARITO: LETRA C

    Deixando a Questão correta : sextou Hop

    Despesa são os gastos necessários para a obtenção de receita da organização. Por outro lado o Custo esta envolvido ao processo de manufatura ou transformação do produto.

    "Se não puder se destacar pelo talento vença pelo esforço".

  • E a receita de equivalência patrimonial? Pq a D estaria correta?
  • No meu caso, a redação da alternativa C prejudicou o entendimento da questão.


ID
5293795
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Estatística é a parte da ciência responsável pela coleta, organização e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A população ou universo estatístico é o conjunto formado por todos elementos que participam de um determinado tema pesquisado.
( ) Variável é o objeto de estudo, o tema que a pesquisa pretende estudar, o conceito de variável depende do contexto da pesquisa.
( ) Dado estatístico é um elemento que pertence ao conjunto da população, obviamente esse dado deve estar envolvido com o tema da pesquisa.
( ) Amostra é o subconjunto formado com base no universo estatístico, é utilizada quando a população é muito grande ou infinita.

Alternativas

ID
5293798
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A contabilidade de custos pode ser considerada como um sistema destinado a prover seus usuários de informações para a tomada de decisão e alocação de recursos para áreas eficientes e rentáveis. Sobre conceitos básicos de custos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "D"

    #Diretoaoponto: Custos diretos podem ser atribuídos diretamente ao objeto de custo.

    #Indomaisfundo:

    Custo - Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

    Custo Direto: Alguns custos podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo (quilogramas de materiais consumidos, embalagens utilizadas, horas de mão de obra utilizadas e até quantidade de força consumida.

    Custo Indireto: Outros realmente não oferecem condições de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias etc.).

    Fonte: Contabilidade de Custos. 11ª Edição. Eliseu Martins

  • A Errado

    Custo são Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços; são todos os gastos relativos à atividade de produção. Os custos são ativados e integram o estoque de produtos em elaboração e o de produtos. No momento da venda, os custos se transformam em despesas, em obediência ao Princípio da Com- petência (as despesas devem ser reconhecidos simultaneamente com as receitas que ajudaram a gerar).

    Atenção:

    A matéria-prima adquirida pela indústria, enquanto não utilizada no processo produtivo, representa um investimento e estará registrada numa conta de Ativo Circu- lante (Estoque); no momento em que é requisitada pelo setor de produção, é efetuada baixa na conta de Ativo e ela passa a ser considerada um custo, pois será utilizada para produzir outros bens ou serviços. No momento em que o produto acabado é vendido, o custo se transforma em despesa e passa a integrar o resultado da empresa.

    B Errado

    Os custos Indiretos são os custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados aos diferentes produtos, portanto, são custos apropriados indiretamente aos produtos. O parâmetro utilizado para as estimativas é chamado de base ou critério de rateio.

    Exemplos:

    1 - Depreciação de equipamentos que são utilizados na fabricação de mais de um produto.

    2 - Salários dos chefes de supervisão de equipes de produção.

    3 - Aluguel da fábrica.

    4 - Gastos com limpeza da fábrica.

    5 - Energia elétrica que não pode ser associada ao produto.

    ATENÇÃO:

    1) Se a empresa produz apenas um produto, todos os seus custos são diretos.

    2) Às vezes, o custo é direto por natureza, mas é de tão pequeno valor que não compensa o trabalho de associá-lo a cada produto, sendo tratado como indireto.

    Exemplo: Gastos com verniz e cola na fabricação de móveis.

    C Errado

    O Custo Variável (CV) é sempre crescente com o volume de produção. Se a empresa produz uma quantidade maior do produto, é lógico que ela vai gastar mais matéria- prima, por exemplo. Já o Custo Variável unitário (CVu) é sempre igual a R$ 10,00, qualquer que seja o volume de produção. Isto implica em supor que, por exemplo, se dobrarmos a produção, dobraremos também o custo com matéria-prima. Esta é a suposição feita pela maioria dos contadores, embora ela necessariamente não se verifique em todos os casos.

    D certo

    São aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricação.

    Exemplos:

    1 - Matéria-Prima.

    Normalmente, a empresa sabe a quantidade exata de matéria-prima que está sendo utilizada para a fabricação de uma unidade do produto. Sabendo-se o preço da matéria-prima, o custo daí resultante está associado diretamente ao produto.

    Fonte: CONTABILIDADE DE CUSTOS UM ENFOQUE DIRETO E OBJETIVO PAULO EDUARDO V. VICECONTI SILVÉRIO DAS NEVES

  • Custo DIRETO = pode ser identificado ou medido, ou seja, você sabe o quanto você gastou.


ID
5293801
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Contabilidade Geral é o ramo da contabilidade que tem como principal objetivo entregar dados concretos sobre a real situação financeira e econômica de uma empresa. Sobre Contabilidade Geral, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As informações geradas pela contabilidade podem ser objeto de analise de grande variedade de usuários, internos ou externos as entidades, com interesses, conhecimentos e objetivos diversos.
( ) Bem é tudo que for útil a entidade representado monetariamente, podendo ser classificados de diversas formas. São classificados quanto a finalidade, os bens tangíveis e intangíveis; e são classificados quanto a natureza, bens de uso, de venda, de numerários e de renda.
( ) A escrituração é o registro dos eventos que alteram o patrimônio da entidade, em livros apropriados, sejam eles impressos ou eletrônicos, revestidos de formalidades intrínsecas e extrínsecas que asseguram a confiabilidade e tempestividade dos fatos contábeis.
( ) Capital social, corresponde ao limite estabelecido no Estatuto Social, em valor ou em número de ações, pelo qual a empresa esta autorizada a aumentar o seu capital, sem a prévia reforma de seu estatuto, concedendo maior flexibilidade a empresa.

Alternativas
Comentários
  • V- Finalidade da Contabilidade controlar o patrimônio e fornecer informações úteis para a tomada de decisão, seja de usuário interno ou externo.

    F- Segundo a doutrina os Bens são classificados: bens numerários,bens de venda, bens de renda, bens de uso.

    Bens de uso: são essenciais à manutenção da empresa: divide em tangível e intangível.

    Tangível: veículos, terrenos, mercadorias, imóvel.

    Intangível: marcas e patentes. ou seja, a classificação de tangível e intangível encontra-se dentro do bens de uso, portanto errada a afirmação.

    V- art. 1.179, código civil. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não , com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e levantar anualmente o balanço patrimonial e de resultado econômico. ou seja, a escrituração é realizada por meio de lançamentos em livros destinado ao registro das operações que afetam o patrimônio.

    F- Capital Social é o valor investido que será colocado a disposição da empresa por cada um dos sócios, seja bens financeiros ou bens materiais.

    1. Quem está enquadrado como MEI não precisa declarar capital social inicial, pois o mesmo não pode ter sócios, não há limite de valores, porém é importante definir um valor mínimo que seja suficiente para começar a pagar as despesas até a geração de receita própria cobrir os custos iniciais.

    2. A EIRELI (Empresa individual de responsabilidade limitada) tem um valor predeterminado e tem que integralizar o capital social em cem vezes o salário mínimo vigente. Atualmente esse valor está em R$ 998,00, logo o capital social mínimo deve ser de R$ 99.800,00.

    3. Quando tratamos de investimento em dinheiro, para as sociedades limitadas não há uma previsão legal que exija a integralização de um percentual mínimo no ato da constituição de sociedade.

  • EU ACHO QUE DEVERIA SER ANULADO. Esta questão.


ID
5293804
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Plano de contas é uma relação de contas já predeterminada, customizada, de acordo com as características e natureza de seu negócio. Sobre plano de contas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Receitas e despesa: contas de resultado, conforme teoria patrimonialista.

  • Contas Patrimoniais: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido

    Contas de Resultado: Receita e Despesa

  • GABARITO: LETRA B

    Pede-se a questão incorreta

    Corrigindo a questão abraços.

    Contas Resultado são as contas que representam as receitas e as despesas, já as contas Patrimoniais, são as contas representativas dos bens, dos direitos, das obrigações e do patrimônio líquido.

    A letra A também tem margem para erro, mas a B está mais errada

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • B. INCORRETA

    Contas patrimoniais são as contas que representam as receitas e as despesas, já as contas de resultado, são as contas representativas dos bens, dos direitos, das obrigações e do patrimônio líquido.

    Contas de resultado são as contas que representam as receitas e as despesas, já as contas patrimoniais, são as contas representativas dos bens, dos direitos, das obrigações e do patrimônio líquido


ID
5293807
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador, cujo objetivo é fixar conduta, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados a profissão e a classe, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A.

    NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador

    O contador pode:

    (a)publicar trabalho, científico ou técnico, assinado e sob sua responsabilidade;

    (b)transferir o contrato de serviços a seu cargo a outro profissional, com a anuência do cliente, sempre por escrito;

    (c)transferir, parcialmente, a execução dos serviços a seu cargo a outro profissional, mantendo sempre como sua a responsabilidade técnica; e

    (d)indicar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e a relação de clientes, esta quando autorizada por estes.

    Valor e publicidade dos serviços profissionais

    O contador deve estabelecer, por escrito, o valor dos serviços em suas propostas de prestação de serviços profissionais, considerando os seguintes elementos:

    (a)a relevância, o vulto, a complexidade, os custos e a dificuldade do serviço a executar;

    (b)o tempo que será consumido para a realização do trabalho;

    (c)a possibilidade de ficar impedido da realização de outros serviços;

    (d)o resultado lícito favorável que, para o contratante, advirá com o serviço prestado;

    (e)a peculiaridade de tratar-se de cliente eventual, habitual ou permanente; e

    7.o local em que o serviço será prestado.


ID
5293810
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme o Título III da Constituição Federal, que trata da Organização e do Estado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

    A) LEI D.D.D

    Dez dias

    Dois turnos

    Dois terços dos votos

    CUIDADO!

    A " lei DDD " está presente no DF e também nos Municípios.

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos

    Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    _______________________________________________________-

    B) Apenas não !

    CUIDADO!

    As terras devolutas nem sempre são bens da União

    Art. 20, II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;

    _________________________________________________________

    C) Não compete a União, administrar as reservas cambiais do Pais e fiscalizar operações de natureza financeira, especialmente as de crédito, cambio e capitalização.

    Art. 21, VIII - administrar as reservas cambiais do País e fiscalizar as operações de natureza financeira, especialmente as de crédito, câmbio e capitalização, bem como as de seguros e de previdência privada;

    D) Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

    C.A.P.A.C.E.T.E. P.M

    Civil

    Agrário

    Penal

    Aeronáutico

    Comercial

    Eleitoral

    Trabalho

    Espacial

    Processual

    Marítimo

  • A questão exige conhecimento acerca da organização do Estado e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Correto e, portanto, gabarito da questão. A banca trouxe cópia literal do art. 32, caput, CF: Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    b) Errado. Além das terras devolutas, lagos e rios são bens da União, também, por exemplo, o mar territorial, os recursos minerais, os potenciais de energia hidráulica e entre outros, conforme prevê art. 20, CF: Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei; III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva; VI - o mar territorial; VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos; VIII - os potenciais de energia hidráulica; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo; X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos; XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

    c) Errado. Trata-se de uma competência exclusiva da União, nos termos do art. 21, VIII, CF: Art. 21. Compete à União: VIII - administrar as reservas cambiais do País e fiscalizar as operações de natureza financeira, especialmente as de crédito, câmbio e capitalização, bem como as de seguros e de previdência privada;

    d) Errado. Trata-se de uma competência privativa da União, nos termos do art. 22, I, CF: Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

    Gabarito: A

  • Bizu zica

  • Adorei

  • A questão versa sobre temas variados dentro do Título III – Da Organização do Estado.

    Passemos diretamente à análise das assertivas, onde poderemos perpassar por alguns pontos.

    a) CORRETO – A assertiva está em consonância com o artigo 32, CF/88, o qual estabelece que o Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    b) ERRADO – Rol muito mais amplo. Assim, segundo o artigo 20, CF/88, são bens da União: os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei; os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva; o mar territorial; os terrenos de marinha e seus acrescidos; os potenciais de energia hidráulica; os recursos minerais, inclusive os do subsolo; as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos; as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

    c) ERRADO – Conforme artigo 21, VIII, CF/88, compete à União administrar as reservas cambiais do País e fiscalizar as operações de natureza financeira, especialmente as de crédito, câmbio e capitalização, bem como as de seguros e de previdência privada.

    d) ERRADO – Segundo o artigo 22, I, CF/88, compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho.





    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

     

     

  • questão q ninguém reclama.... kkkkkk

  • LEI D.D.D -> DF (vedada a divisão em municípios) e Municípios

    Lei Orgânica

    Dez dias

    Dois turnos

    Dois terços dos votos

    _________________________________________________________

    Competência PRIVATIVA da União: C.A.P.A.C.E.T.E. P.M


ID
5293813
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme o Titulo VI – Da tributação e do orçamento, da Constituição Federal (Art. 145 a 169), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Seguem as alternativas com as respectivas correções.

    A - Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, a União, aos Estados, ao Distrito Federal e os Municípios, é vedado aumentar ou exigir tributo sem lei que o estabeleça.

    B - correta.

    C - É vedado à União instituir isenções de tributos da competência de Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.

    D - Pertencem aos Estados vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência.

  • Gabarito: Letra B

    Complementando:

    CF. Art. 147. Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

  • gab. B

    Fonte: CF

    A Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, a União, aos Estados, ao Distrito Federal e os Municípios, podem aumentar ou exigir tributo sem lei que o estabeleça. ❌

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

    B Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

    Art. 147. 

    C A União pode instituir isenções de tributos da competência de Estados, Distrito Federal ou dos Municípios. ❌

    Art. 151. É vedado à União:

    ...

    III - instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.

    D Pertencem aos Municípios vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência. ❌

    Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal:

    ...

    II - vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência que lhe é atribuída pelo art. 154, I.

     Art. 154. A União poderá instituir:

    I - mediante LC, impostos não previstos no artigo anterior, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição;

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • A questão exige conhecimento acerca do Sistema Tributário Nacional e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, a União, aos Estados, ao Distrito Federal e os Municípios, podem aumentar ou exigir tributo sem lei que o estabeleça.

    Errado. Na verdade, é vedado a União, Estados, ao DF e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça, nos termos do art. 150, I, CF: Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

    b) Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Trata-se de cópia literal do art. 147, CF: Art. 147. Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

    c) A União pode instituir isenções de tributos da competência de Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.

    Errado. Ao contrário do que alega o item, é vedado à União instituir isenções de tributos da competências de Estados, DF ou dos Municípios, nos termos do art. 151, III, CF: Art. 151. É vedado à União: III - instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.

    d) Pertencem aos Municípios vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência.

    Errado. Pertencem, na verdade, aos Estados e ao DF, nos termos do art. 157, II, CF: Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal: II - vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência que lhe é atribuída pelo art. 154, I.

    Gabarito: B

  • Vamos analisar as alternativas:

    - alternativa A: errada. De acordo com o art. 150, I, é proibido "exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça".

    - alternativa B: correta. Esta é a previsão do art. 147 da CF/88: Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

    - alternativa C: errada. Isto é expressamente vedado pelo art. 151, III da CF/88.

    - alternativa D: errada.  Observe o disposto no art. 158 da CF/88:

    "Art. 158. Pertencem aos Municípios:

    I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;

    II - cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo a totalidade na hipótese da opção a que se refere o art. 153, § 4º, III;       

    III - cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios;

    IV - vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação".


    Gabarito: a resposta é a LETRA B.

ID
5293816
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

De acordo com a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são ordinárias, preferenciais, ou de fruição.
( ) O estatuto da companhia fechada pode impor limitações à circulação das ações nominativas, contanto que regule minuciosamente tais limitações e não impeça a negociação, nem sujeite o acionista ao arbítrio dos órgãos de administração da companhia ou da maioria dos acionistas.
( ) O estatuto ou a assembléia-geral extraordinária não pode autorizar a aplicação de lucros ou reservas no resgate ou na amortização de ações, determinando as condições e o modo de proceder-se à operação.
( ) A escritura de emissão não pode atribuir ao agente fiduciário as funções de autenticar os certificados de debêntures, administrar o fundo de amortização, manter em custódia bens dados em garantia e efetuar os pagamentos de juros, amortização e resgate.

Alternativas
Comentários
  • Item I: VERDADEIRO. Art. 15. As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são ordinárias, preferenciais, ou de fruição.

    Item II: VERDADEIRO. Art. 36. O estatuto da companhia fechada pode impor limitações à circulação das ações nominativas, contanto que regule minuciosamente tais limitações e não impeça a negociação, nem sujeite o acionista ao arbítrio dos órgãos de administração da companhia ou da maioria dos acionistas.

    Itens III e IV: FALSOS

    Art. 44. O estatuto ou a assembléia-geral extraordinária pode autorizar a aplicação de lucros ou reservas no resgate ou na amortização de ações, determinando as condições e o modo de proceder-se à operação.

    Art. 69. A escritura de emissão poderá ainda atribuir ao agente fiduciário as funções de autenticar os certificados de debêntures, administrar o fundo de amortização, manter em custódia bens dados em garantia e efetuar os pagamentos de juros, amortização e resgate.

    * Todos os dispositivos são da Lei 6.404/76 (Lei S/A)

  • A questão tem por objeto tratar das ações, espécie de valor mobiliário emitido pela sociedade anônima.

    Trata-se de bem móvel e indivisível em relação à sociedade, representativa de direitos patrimoniais e pessoais. Os direitos que os acionistas possuem em face de companhia decorrem da titularidade das ações.

    O conceito de ação é abordado por José Edwaldo Tavares Borba como “uma unidade do capital da empresa, e confere ao seu titular o direito de participar da sociedade, como acionista. É, portanto, um título de participação. Título em sentido amplo, com cártula ou sem cártula: quem é o titular de uma ação tem uma unidade do capital, um título de participação da sociedade” (1)

     

    ( )

    Item Verdadeiro. As ações conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, podem ser:  ordinárias, preferenciais, ou de fruição. A companhia pode emitir diferentes classes e espécies de ações (art. 15, LSA).          

     

    ( )

    Item Verdadeiro. Dispõe o art. 36, LSA que o estatuto da companhia fechada pode impor limitações à circulação das ações nominativas, contanto que regule minuciosamente tais limitações e não impeça a negociação, nem sujeite o acionista ao arbítrio dos órgãos de administração da companhia ou da maioria.

    ( )

    Item Falso. Dispõe art. 44, LSA, o estatuto ou a assembleia-geral extraordinária pode autorizar a aplicação de lucros ou reservas no resgate ou na amortização de ações, determinando as condições e o modo de proceder-se à operação.

    ( )

    Item Falso. Dispõe art. 69, LSA que a escritura de emissão poderá ainda atribuir ao agente fiduciário as funções de autenticar os certificados de debêntures, administrar o fundo de amortização, manter em custódia bens dados em garantia e efetuar os pagamentos de juros, amortização e resgate.

    A) F – F – V – V.

    B) V – F – F –V.

    C) V – V – F – F. 

    D) F – F – V – F. 

    Gabarito do Professor: C

     

    Dica: No tocante as vantagens políticas das ações preferenciais o estatuto pode assegurar a uma ou mais classes de ações preferenciais o direito de eleger, em votação em separado, um ou mais membros dos órgãos de administração ou subordinar as alterações estatutárias que especificar à aprovação, em assembleia especial, dos titulares de uma ou mais classes de ações preferenciais.

     

    (1)   Borba, J. E. (2015). Direito Societário. Pág. 230. São Paulo: Atlas. 


ID
5293819
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com base nos conhecimentos do Decreto nº 9.580, de 22 de novembro de 2018, Regulamento do Imposto de Renda, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • gab. para banca D

    Não encontrei erro em nenhuma.

    Questão sem gabarito.

    Fonte: DL 9.580

    A São isentos ou não tributáveis, os rendimentos originários do trabalho e assemelhados a alimentação, o transporte e os uniformes ou as vestimentas especiais de trabalho.

    Art. 35,I, a

    AAAAAA

    B É obrigatória a emissão de recibo ou de documento equivalente pelo locator ou pelo administrador do bem, quando do recebimento de rendimentos da locação de bens móveis ou imóveis.

    Art. 43. 

    C Os rendimentos recebidos acumuladamente e submetidos à incidência do imposto sobre a renda com base na tabela progressiva, quando correspondentes a anos-calendário anteriores ao do recebimento, serão tributados exclusivamente na fonte, no mês do recebimento ou do crédito, separadamente dos demais rendimentos recebidos no mês.

    Art. 48. 

    D Os arrendatários, os condôminos e os parceiros na exploração da atividade rural, comprovada a situação documentalmente, pagarão o imposto, separadamente, na proporção dos rendimentos que couber a cada um.

    Art. 52. Os arrendatários, os condôminos e os parceiros na exploração da atividade rural, comprovada a situação documentalmente, pagarão o imposto, separadamente, na proporção dos rendimentos que couber a cada um (Lei nº 8.023, de 1990, art. 13).

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Art. 52. Os arrendatários, os condôminos e os parceiros na exploração da atividade rural, comprovada a situação documentalmente, pagarão o imposto, separadamente, na proporção dos rendimentos que couber a cada um ( ).

    Parágrafo único. Na hipótese de parceria rural, o disposto neste artigo aplica-se somente em relação aos rendimentos para cuja obtenção o parceiro houver assumido os riscos inerentes à exploração da atividade.

  • A questão dispõe o Decreto nº 9.580/18, abordando a isenção, cumprimento de obrigação acessória, incidência e responsabilidade tributária.

    Para solução da questão, é necessário conhecimento e aplicação da letra de lei, uma vez que cada alternativa está relacionada com um dispositivo específico.

    A resposta correta transcreve o dispositivo correspondente, devendo ser assinalada.



    A alternativa (A) está incorreta nos moldes do art. 35, I, “a", do Decreto nº 9.580/18.

    A alternativa (B) está correta conforme art. 43 do Decreto nº 9.580/18.

    A alternativa (C) está correta conforme art. 48 do Decreto nº 9.580/18.

    A alternativa (D) está correta conforme art. 52 do Decreto nº 9.580/18.




    Isto posto, o gabarito do professor é letra A.


ID
5293822
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Diante da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, sobre licitações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    A) ERRADO. Vide art. 6º da Lei nº 8.666/93.

    B) ERRADO. Art. 7º. As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência: Projeto BÁSICO; Projeto EXECUTIVO; Execução das obras e serviços.

    C) ERRADO. Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;          

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado).         

    D) CERTO. Literalidade art. 20 da Lei nº 8.666/93

  • Gabarito: D

    Lei 8.666/93

    Art. 20.  As licitações serão efetuadas no local onde se situar a repartição interessada, salvo por motivo de interesse público, devidamente justificado.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    A. ERRADO.

    O art. 6º da Lei 8.666/93 apresenta a definição de obra, serviço, compra, alienação, obras, serviços e compras de grande vulto, seguro-garantia, execução direta, execução indireta, empreitada por preço global, empreitada por preço unitário, tarefa, empreitada integral, projeto básico, projeto executivo, Administração Pública, Administração, Imprensa Oficial, contratante, contratado, comissão, produtos manufaturados nacionais, serviços nacionais, sistema de tecnologia de informação e comunicação estratégicos e produtos para pesquisa e desenvolvimento.

    B. ERRADO.

    Art. 7º. As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

    C. ERRADO.

    Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    D. CERTO.

    Art. 20. As licitações serão efetuadas no local onde se situar a repartição interessada, salvo por motivo de interesse público, devidamente justificado.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
5293825
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com base no Código Tributário Nacional (Lei Federal nº 5.172/66), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    Fundamento: art. 151 do CTN.

    Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:

    I - moratória;

    II - o depósito do seu montante integral;

    III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;

    IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.

    V – a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial; 

    VI – o parcelamento. 

    Parágrafo único. O disposto neste artigo não dispensa o cumprimento das obrigações assessórios dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso, ou dela conseqüentes.

  • GABARITO: C

    a) CERTO: Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

    b) CERTO: Art. 126. A capacidade tributária passiva independe: I - da capacidade civil das pessoas naturais; II - de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administração direta de seus bens ou negócios; III - de estar a pessoa jurídica regularmente constituída, bastando que configure uma unidade econômica ou profissional.

    c) ERRADO: Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.

    d) CERTO: Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

  • Suspensão do crédito tributário: Modereco copar

  • MNEMÔMICO -> SUSPENDEM o crédito tributário (art. 151, CTN):

    "DEMORE LIMPAR"

    1) DE: depósito do montante integral;

    2) MO: moratória;

    3) RE: reclamações ou recursos;

    4) LIM: liminar em MS ou ação judicial;

    5) PAR: parcelamento.

  • A questão trata de conhecimentos gerais e amplos da Legislação Tributária, sendo necessário o estudo da letra da Lei no que tange a definição de legislação tributária; a capacidade tributária passiva; a suspensão da exigibilidade do crédito tributário e a competência para constituição do crédito tributário.


    A alternativa A encontra-se correta. 


    Considerando o disposto no Art. 96, do CTN, a Alternativa está correta: 


    Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.


    A alternativa B encontra-se correta.  


    Considerando o disposto no Art. 126, incisos I e II, do CTN, a alternativa está correta: 


    Art. 126. A capacidade tributária passiva independe:


    I - da capacidade civil das pessoas naturais;


    II - de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administração direta de seus bens ou negócios;


     

    A alternativa C encontra-se incorreta. 


    Considerando o disposto no Artigo 151, incisos I a V, do CTN, a alternativa está incorreta: 


    Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:


    I - moratória;


    II - o depósito do seu montante integral;


    III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;


     IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.


    Assim, considerando que a Questão solicita a Alternativa INCORRETA, a Letra C é o Gabarito da Questão. 


    A alternativa D encontra-se correta. 


    Considerando o disposto no Art. 142, a alternativa D está correta: 


    Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.



    Logo, o gabarito do professor é a alternativa C.

ID
5293828
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996, dispõe sobre legislação tributária federal, as contribuições para a seguridade social, o processo administrativo de consulta e dá outras providencias. Sobre esta Lei, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5293831
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) No setor público, a principal razão de se manterem ativos imobilizados e outros ativos é voltada para a sua capacidade de gerar fluxos de caixa.
( ) As empresas estatais independentes são empresas controladas que recebem do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal, despesas de custeio em geral ou despesas de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
( ) As informações financeiras e não financeiras não são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos.
( ) Os elementos definidos neste capítulo sobre as demonstrações contábeis se referem aos itens individuais que são reconhecidos como resultado de transações e eventos. As subclassificações dos itens individuais dentro de um elemento e as agregações de itens não são utilizadas para aprimorar a compreensibilidade das demonstrações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP - Gabarito letra A

    Correção dos itens

    No setor público, a principal razão de se manterem ativos imobilizados e outros ativos é voltada para o potencial de serviços desses ativos e, não, para a sua capacidade de gerar fluxos de caixa.

    As empresas estatais dependentes são empresas controladas que recebem do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal, despesas de custeio em geral ou despesas de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

    As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.

    Os elementos definidos neste capítulo não se referem aos itens individuais que são reconhecidos como resultado de transações e eventos. As subclassificações dos itens individuais dentro de um elemento e as agregações de itens são utilizadas para aprimorar a compreensibilidade das demonstrações contábeis. A apresentação dos RCPGs é tratada no Capítulo 8, intitulado Apresentação de Informação no Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público.

  • errei de vacilo.


ID
5293834
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Sobre esta lei, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320/64

    A (Correta) - Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades.  

    B - Art. 12. A despesa será classificada nas seguintes categorias econômicas: (Vide Decreto-lei nº 1.805, de 1980)

    § 1º Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

    § 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado.

    C - Art. 16. Fundamentalmente e nos limites das possibilidades financeiras a concessão de subvenções sociais visará a prestação de serviços essenciais de assistência social, médica e educacional, sempre que a suplementação de recursos de origem privada aplicados a êsses objetivos, revelar-se mais econômica.

    D - Art. 32. Se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente.

  • Trata-se de uma questão sobre a Lei 4.320/64 (Lei que institui normas gerais de Direito Financeiro).

    Vamos analisar as alternativas.

    a)  CORRETO. Trata-se da literalidade do art. 9º da Lei 4.320/64: “Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades".  


    b)  ERRADO. Classificam-se como Transferências Correntes  (e não como Despesas de custeio) as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado segundo o art. 12, § 2º, da Lei 4.320/64: “Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado".


    c)  ERRADO. Fundamentalmente e nos limites das possibilidades financeiras a concessão de subvenções sociais NÃO visará a prestação de serviços essenciais de assistência social, médica e educacional, sempre que a suplementação de recursos de origem privada aplicados a esses objetivos, revelar-se mais econômica segundo o art. 16 da Lei 4.320/64:

    “Art. 16. Fundamentalmente e nos limites das possibilidades financeiras a concessão de subvenções sociais visará a prestação de serviços essenciais de assistência social, médica e educacional, sempre que a suplementação de recursos de origem privada aplicados a esses objetivos, revelar-se mais econômica".


    d) ERRADO. Se NÃO receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente. É o que determina o art. 32 da Lei 4.320/64:

    “Art. 32. Se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente".


    GABARITO DA BANCA: ALTERNATIVA “A".


ID
5293837
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com embasamento na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providencias, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LRF

    Art. 32. O Ministério da Fazenda verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente.

  • LRF:

    Art. 5º - § 6º Integrarão as despesas da União, e serão incluídas na lei orçamentária, as do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefícios e assistência aos servidores, e a investimentos.

    Art. 32. O Ministério da Fazenda verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente.

    Art. 20.§ 1o Nos Poderes Legislativo e Judiciário de cada esfera, os limites serão repartidos entre seus órgãos de forma proporcional à média das despesas com pessoal, em percentual da receita corrente líquida, verificadas nos três exercícios financeiros imediatamente anteriores ao da publicação desta Lei Complementar.

    Art. 25. Para efeito desta Lei Complementar, entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

  • Gab.B

    a- Art. 5 § 6  Integrarão as despesas da União, e serão incluídas na lei orçamentária, as do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefícios e assistência aos servidores, e a investimentos.

    b- Art. 32. O Ministério da Fazenda verificará o cumprimento dos limites e condições relativos à realização de operações de crédito de cada ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente.

    c- Art. 20. § 1  Nos Poderes Legislativo e Judiciário de cada esfera, os limites serão repartidos entre seus órgãos de forma proporcional à média das despesas com pessoal, em percentual da receita corrente líquida, verificadas nos três exercícios financeiros imediatamente anteriores ao da publicação desta Lei Complementar.

    d- Art. 25.   Para efeito desta Lei Complementar,   entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000


ID
5293840
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os livros contábeis são todos os registros de caráter econômico e financeiro utilizados por uma empresa, sua principal finalidade é registrar todos os fatos contábeis que ocorreram em seu negocio durante o ano. Sobre livros obrigatórios e auxiliares, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Livro Diário, registra as movimentações contábeis existentes em uma organização, os registro são realizados em ordem cronológica, respeitando a natureza de suas ocorrências.
( ) Livro Razão, livro contábil auxiliar que controla de maneira individual o saldo de todas as contas patrimoniais descritas no Livro Diário, conhecendo todos os registros contábeis que possam estar em aberto.
( ) O Livro de Registro de Prestação de Serviços também é de elaboração obrigatória e tem por objetivo registrar os documentos fiscais relacionados a empresas que exerçam atividades sujeitas a apuração de ISS.
( ) Livro de registro de inventário, seu objetivo é registrar a quantidade e o valor dos produtos, mercadorias, matérias-primas e demais bens em almoxarifado que estejam disponíveis na data do balanço patrimonial elaborado no período.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Falso: Livro Razão, livro contábil auxiliar que controla de maneira individual o saldo de todas as contas patrimoniais descritas no Livro Diário, conhecendo todos os registros contábeis que possam estar em aberto.

    • O livro razão é classificado como um livro principal e não auxiliar.

    Quanto aos fatos que registram (abrangência) os livros podem ser:

    • Principais: registram todos os fatos contábeis ocorridos;
    • Auxiliares: registram alguns fatos contábeis – exemplo livro Caixa;


ID
5293843
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998, aplica-se no âmbito da legislação tributária federal, relativamente às contribuições para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS. Sobre esta lei assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A - CORRETO - Art. 9 °  As variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, em função da taxa de câmbio ou de índices ou coeficientes aplicáveis por disposição legal ou contratual serão consideradas, para efeitos da legislação do imposto de renda, da contribuição social sobre o lucro líquido, da contribuição PIS/PASEP e da COFINS, como receitas ou despesas financeiras, conforme o caso.

    B - CORRETO - Art. 3 § 4 º  Nas operações de câmbio, realizadas por instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil, considera-se receita bruta a diferença positiva entre o preço de venda e o preço de compra da moeda estrangeira.

    C - CORRETO - Art. 3§ 13. A contribuição incidente na hipótese de contratos, com prazo de execução superior a 1 (um) ano, de construção por empreitada ou de fornecimento, a preço predeterminado, de bens ou serviços a serem produzidos será calculada sobre a receita apurada de acordo com os critérios de reconhecimento adotados pela legislação do imposto sobre a renda, previstos para a espécie de operação.    

    D - INCORRETA Art. 9 °  As variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, em função da taxa de câmbio ou de índices ou coeficientes aplicáveis por disposição legal ou contratual serão consideradas, para efeitos da legislação do imposto de renda, da contribuição social sobre o lucro líquido, da contribuição PIS/PASEP e da COFINS, como receitas ou despesas financeiras, conforme o caso.      

  • Para fins de chute, a A e D se anulam (A diz que sim e D diz que não para a mesma hipótese), portanto, uma das duas será o gabarito sob pena de anulação da questão.

  • usando aquela técnica milenar de marcar a questão mais esquisita

  • técnica de chute funcionando com sucesso.

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre a Legislação Tributária Federal do Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

     

    A) A assertiva está de acordo com disposto no art. 9º da Lei 9.718/1998.

     

    B) A assertiva está de acordo com disposto no art. 3º, § 4º da Lei 9.718/1998.

     

    C) A assertiva está de acordo com disposto no art. 3º, § 13º da Lei 9.718/1998.

     

    D) Incorreta ao afirmar “não serão consideradas”, quando o correto, nos termos do art. 9º da Lei 9.718/1998 é serão consideradas.

     

    Gabarito do Professor: D

  • GABARITO D: o enunciado pede a questão ERRADA

    LEI 9.718/98

    Art. 9º -  As variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, em função da taxa de câmbio ou de índices ou coeficientes aplicáveis por disposição legal ou contratual serão consideradas, para efeitos da legislação do imposto de renda, da contribuição social sobre o lucro líquido, da contribuição PIS/PASEP e da COFINS, como receitas ou despesas financeiras, conforme o caso.

  • GABARITO - D


ID
5293846
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, que institui a modalidade de licitação pregão, para aquisição de bens e serviços comuns. Sobre esta lei, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    Lei nº 10.520 de 2002.

  • Não se trata de concurso para professor de português, mas esse "A" contido na alternativa D está se referindo ao sentido de haver ou existir deveria ser escrito com "H". Ficou estranha a leitura.

    Devemos usar o "" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

  • Que português horroroso


ID
5295904
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Ioga para tod@s
Muitos brasileiros descobriram a prática milenar na
quarentena. Ao equilibrar corpo e mente, ela melhora a
imunidade, algo bem-vindo agora e lá adiante
Por Paula Desgualdo
    Em uma manhã fria de segunda-feira em São Paulo, a sala de aula virtual do professor Marcos Rojo, cofundador do Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga, estava cheia. Se fosse presencialmente, nas mesmas condições, ele calcula que talvez contasse com um terço do número de alunos, que ainda não estão saindo de casa para praticar. Nos últimos meses, Rojo tem reunido semanalmente cinco turmas de 80 estudantes, entre eles alguns que haviam se mudado para outros países.
    “Nunca havíamos chegado à metade disso na academia”, conta. No início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020, ele não acreditava que seria possível garantir um nível de qualidade nos encontros diante da tela. Como muitos instrutores, no entanto, acabou se adaptando e já não pretende mais largar a modalidade remota, que permite alcançar um número maior de praticantes. “Acredito que existem prós e contras. Pode ser mais desafiador para quem está na própria casa manter a concentração com cachorro, criança e às vezes até televisão ligada”, analisa o professor.
    Os tempos de confinamento parecem não só ter ampliado a rede de conexões de quem já estava familiarizado com o universo da ioga mas fez crescer o interesse de muitos brasileiros à procura de mais saúde física e mental, impactados tanto pela impossibilidade de manter uma rotina de atividade física como pela carga de ansiedade desse período. Dados do Google Trends mostram que, depois da segunda quinzena de março, houve um aumento médio de 25 pontos, em uma escala de 0 a 100, nas buscas relacionadas a ioga. Já a procura por “ioga online” no site foi 25 vezes maior no primeiro semestre deste ano do que no mesmo período de 2019.
    Para Márcia Micheli, professora de hatha ioga há 21 anos, os números não surpreendem. “Ioga é uma porta de entrada para o encontro de você com você mesmo, e a pandemia mexeu com isso de uma maneira muito forte. As pessoas estão buscando recursos para lidar com o novo, com o medo, com as dificuldades em seus relacionamentos”, avalia. Na ioga, corpo, mente e espírito não estão separados e se refletem mutuamente. Entende-se, assim, que um estado de bem-estar não envolve só o aspecto físico nem exclusivamente o emocional.
    O propósito original das posturas é garantir um fluxo de energia em camadas mais sutis da nossa fisiologia. “Buscar a saúde física por meio da ioga é uma coisa muito boa. Ela pode oferecer isso, mas também pode dar muito mais, abrindo o indivíduo para outras dimensões do seu ser”, defende a professora Micheli.
[...]
Disponível em: https://saude.abril.com.br/fitness/ioga-para-tods/ 

Assinale a alternativa que apresenta um sujeito composto.

Alternativas
Comentários
  • De forma resumida:

    Sujeito simples = terá apenas um núcleo (substantivo, pronome ou palavra substantivada);

    Sujeito composto = terá dois ou mais núcleos (substantivo, pronome ou palavra substantivada).

    Inspecionemos:

    a) “O propósito original das posturas é garantir um fluxo de energia em camadas mais sutis da nossa fisiologia”

    Incorreto. Há somente um núcleo: substantivo "propósito";

    b) “Ela pode oferecer isso, mas também pode dar muito mais”

    Incorreto. Há somente um núcleo: pronome "ela";

    c) “os números não surpreendem”

    Incorreto. Há somente um núcleo: substantivo "números";

    d) “Na ioga, corpo, mente e espírito não estão separados”

    Correto. Há três núcleos: os substantivos "corpo", "mente" e "espírito".

    Letra D

  • Dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • Dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.


ID
5295913
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Ioga para tod@s
Muitos brasileiros descobriram a prática milenar na
quarentena. Ao equilibrar corpo e mente, ela melhora a
imunidade, algo bem-vindo agora e lá adiante
Por Paula Desgualdo
    Em uma manhã fria de segunda-feira em São Paulo, a sala de aula virtual do professor Marcos Rojo, cofundador do Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga, estava cheia. Se fosse presencialmente, nas mesmas condições, ele calcula que talvez contasse com um terço do número de alunos, que ainda não estão saindo de casa para praticar. Nos últimos meses, Rojo tem reunido semanalmente cinco turmas de 80 estudantes, entre eles alguns que haviam se mudado para outros países.
    “Nunca havíamos chegado à metade disso na academia”, conta. No início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020, ele não acreditava que seria possível garantir um nível de qualidade nos encontros diante da tela. Como muitos instrutores, no entanto, acabou se adaptando e já não pretende mais largar a modalidade remota, que permite alcançar um número maior de praticantes. “Acredito que existem prós e contras. Pode ser mais desafiador para quem está na própria casa manter a concentração com cachorro, criança e às vezes até televisão ligada”, analisa o professor.
    Os tempos de confinamento parecem não só ter ampliado a rede de conexões de quem já estava familiarizado com o universo da ioga mas fez crescer o interesse de muitos brasileiros à procura de mais saúde física e mental, impactados tanto pela impossibilidade de manter uma rotina de atividade física como pela carga de ansiedade desse período. Dados do Google Trends mostram que, depois da segunda quinzena de março, houve um aumento médio de 25 pontos, em uma escala de 0 a 100, nas buscas relacionadas a ioga. Já a procura por “ioga online” no site foi 25 vezes maior no primeiro semestre deste ano do que no mesmo período de 2019.
    Para Márcia Micheli, professora de hatha ioga há 21 anos, os números não surpreendem. “Ioga é uma porta de entrada para o encontro de você com você mesmo, e a pandemia mexeu com isso de uma maneira muito forte. As pessoas estão buscando recursos para lidar com o novo, com o medo, com as dificuldades em seus relacionamentos”, avalia. Na ioga, corpo, mente e espírito não estão separados e se refletem mutuamente. Entende-se, assim, que um estado de bem-estar não envolve só o aspecto físico nem exclusivamente o emocional.
    O propósito original das posturas é garantir um fluxo de energia em camadas mais sutis da nossa fisiologia. “Buscar a saúde física por meio da ioga é uma coisa muito boa. Ela pode oferecer isso, mas também pode dar muito mais, abrindo o indivíduo para outras dimensões do seu ser”, defende a professora Micheli.
[...]
Disponível em: https://saude.abril.com.br/fitness/ioga-para-tods/ 

Analise: “Nunca havíamos chegado à metade disso na academia” e assinale a alternativa que apresenta o núcleo do sujeita desta oração.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    O sujeito é o oculto/implícito/elíptico/desinencial etc.

     “Nunca (NÓS) havíamos chegado à metade disso na academia”

    → Quem nunca havia chegado à metade disso? Nós. Veja que o sujeito está oculto, pois, por meio da desinência do verbo (havíamos), conseguimos descobrir quem é o sujeito (eu, tu, ele, nós...)

    .

    Só não esqueça de diferenciar:

    • Sujeito oculto → "Cheguei da praia" "(Eu) cheguei da praia"
    • Sujeito indeterminado: "Esconderam minha bolsa" → Veja que eu posso dizer: Elas esconderam... eles esconderam. Você sabe se foi ele ou ela? Não! Por isso é sujeito indeterminado, aquele que não conseguimos determinar quem é.

    Outro exemplo:

    • "Vive-se bem aqui". Quem vive bem? Ele ou ela? Não sei! Sujeito indeterminado.
    • "Vivemos bem aqui". Quem vive bem? Nós. Nós vivemos bem. Sujeito oculto.

    Para fechar:

    Sempre analise o contexto do seu texto: "Os ladrões estão à solta. Esconderam minha bolsa" ← Aqui o sujeito é oculto, pois, por meio da leitura, eu consigo identificar quem é que escondeu a minha bolsa.

    Fiz assim para diferenciar rsrs

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Guarde consigo esta informação: o núcleo do sujeito será SEMPRE (destaco em caixa alta a fim de que não esqueçam) um pronome, substantivo ou palavra substantivada. Outra informação de suma relevância: salvo excepcional previsão de Evanildo Bechara, que não convém transcrevê-la aqui, o sujeito JAMAIS será preposicionado. Dito isso, inspecionemos as alternativas:

    a) Nunca.

    Incorreto. "Nunca" é advérbio, logo não pode ser núcleo do sujeito;

    b) Havíamos.

    Incorreto. "Havíamos" é verbo, de modo que não pode ser núcleo do sujeito;

    c) Academia.

    Incorreto. Posto que "academia" seja substantivo, não poderia ser núcleo do sujeito porque está preposicionado (na academia);

    d) O sujeito está oculto.

    Correto. Por força do óbvio, restou esta alternativa; contudo é notório que o sujeito da forma verbal "havíamos" é o pronome "nós". Esse tipo de sujeito também se chama elíptico, implícito ou desinencial.

    Letra D

  • "e assinale a alternativa que apresenta o núcleo do sujeita desta"

    quem é a sujeita? é a esposa do sujeito.kkkk

    Contribui? não, mas não resisti!

    Aos caros colegas que não podem assinar :Gaba D.

  • Dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • A questão oferece quatro alternativas possíveis de sujeito da oração.

    Alternativa A - Incorreta por se encontrar como um advérbio temporal. Logo não exerce a função de sujeito;

    Alternativa B - Também incorreta, já que a palavra é a conjugação do verbo “haver” na primeira pessoa do plural (nós) do pretérito imperfeito do indicativo;

    Alternativa C - Incorreta, já que “Academia” faz parte do predicado como uma locução adverbial de lugar (“na academia”);

    Alternativa D - Correta. O sujeito da oração (nós) está oculto e concorda com o verbo havíamos.

    Gabarito: D 

     


ID
5296450
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ioga para tod@s Muitos brasileiros descobriram a prática milenar na quarentena. Ao equilibrar corpo e mente, ela melhora a imunidade, algo bem-vindo agora e lá adiante
Por Paula Desgualdo

Em uma manhã fria de segunda-feira em São Paulo, a sala de aula virtual do professor Marcos Rojo, cofundador do Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga, estava cheia. Se fosse presencialmente, nas mesmas condições, ele calcula que talvez contasse com um terço do número de alunos, que ainda não estão saindo de casa para praticar. Nos últimos meses, Rojo tem reunido semanalmente cinco turmas de 80 estudantes, entre eles alguns que haviam se mudado para outros países.
“Nunca havíamos chegado à metade disso na academia”, conta. No início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020, ele não acreditava que seria possível garantir um nível de qualidade nos encontros diante da tela. Como muitos instrutores, no entanto, acabou se adaptando e já não pretende mais largar a modalidade remota, que permite alcançar um número maior de praticantes. “Acredito que existem prós e contras. Pode ser mais desafiador para quem está na própria casa manter a concentração com cachorro, criança e às vezes até televisão ligada”, analisa o professor.
Os tempos de confinamento parecem não só ter ampliado a rede de conexões de quem já estava familiarizado com o universo da ioga mas fez crescer o interesse de muitos brasileiros à procura de mais saúde física e mental, impactados tanto pela impossibilidade de manter uma rotina de atividade física como pela carga de ansiedade desse período. Dados do Google Trends mostram que, depois da segunda quinzena de março, houve um aumento médio de 25 pontos, em uma escala de 0 a 100, nas buscas relacionadas a ioga. Já a procura por “ioga online” no site foi 25 vezes maior no primeiro semestre deste ano do que no mesmo período de 2019.
Para Márcia Micheli, professora de hatha ioga há 21 anos, os números não surpreendem. “Ioga é uma porta de entrada para o encontro de você com você mesmo, e a pandemia mexeu com isso de uma maneira muito forte. As pessoas estão buscando recursos para lidar com o novo, com o medo, com as dificuldades em seus relacionamentos”, avalia. Na ioga, corpo, mente e espírito não estão separados e se refletem mutuamente. Entende-se, assim, que um estado de bem-estar não envolve só o aspecto físico nem exclusivamente o emocional.
O propósito original das posturas é garantir um fluxo de energia em camadas mais sutis da nossa fisiologia. “Buscar a saúde física por meio da ioga é uma coisa muito boa. Ela pode oferecer isso, mas também pode dar muito mais, abrindo o indivíduo para outras dimensões do seu ser”, defende a professora Micheli.
[...]

                                                                                     Disponível em: https://saude.abril.com.br/fitness/ioga-para-tods/

Analise: “Em uma manhã fria de segunda-feira em São Paulo, a sala de aula virtual do professor Marcos Rojo, cofundador do Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga, estava cheia.” E assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C).

    "Em uma manhã fria de segunda-feira em São Paulo, a sala de aula virtual do professor Marcos Rojo, cofundador do Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga, estava cheia.".

    A) (CORRETO).

    Trata-se de "Em uma manhã fria de segunda-feira em São Paulo...".

    B) (CORRETO).

    Trata-se de "...cofundador do Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga...", explicando quem é o professor Marcos Rojo.

    C) (INCORRETO).

    Não há relação de dependência na oração, possuindo seu sentido completo.

    D) (CORRETO).

    Mesmo sendo uma oração extensa, há apenas um verbo (estar) e há apenas um sujeito simples: "...a sala de aula virtual do professor Marcos Rojo...", tendo como o núcleo do sujeito " a sala".


ID
5298994
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o MS-Word 2016 (em português e em sua configuração padrão), analise as alternativas e assinale a que representa o nome da opção na barra de menu que dá acesso ao recurso de SmartArt.

Alternativas
Comentários
  • Gab : B

    Inserir ---> Smartart

  • Um Elemento gráfico SmartArt é uma representação visual de informações e ideias.

    Ele pode ser criado ao escolher um layout que atenda às suas mensagens. Alguns layouts (como organogramas e diagramas de Venn) retratam tipos específicos de informações, enquanto outros simplesmente aprimoram a aparência de uma lista com marcadores.

    Inserir - Smartart

    https://support.microsoft.com/

  • Inserir -----> ilustrações ------> Smartart

  • Barra de menu... Essa é nova pra mim. O certo não seria faixa de opções e a dita "opção" não seria guia?

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos comandos no Word 2019, mais especificamente quanto à localização do recurso “SmartArt”.

     

    A) IncorretaA guia “Design” possui comandos relacionados à alteração do design da página, como, por exemplo, cor da página, bordas da página, formatações pré-definidas, marca d’água etc.

    B) CorretaA guia “Inserir” possui comandos relacionados à inserção de elementos no documento, como, por exemplo, ilustrações, símbolos, smartart, gráficos, links, tabelas etc. Além disso, é possível alterar, através dessa guia, o cabeçalho e rodapé da página, inserir caixas de textos e quebras de páginas.

    C) IncorretaA guia “Referências” possui comandos relacionados à adição de informações complementares ao documento, como, por exemplo, legendas, citações, bibliografia, notas de rodapé, sumário etc.

    D) IncorretaA guia “Correspondências” possui comandos relacionados à personalização do documento para envio em grande massa, como, por exemplo, inserir uma mala direta, recurso utilizado para enviar o documento a diversas pessoas, sendo que o documento será enviado de forma personalizada a cada uma delas.  

     

    Gabarito – Alternativa B. 

  • Gabarito: Alternativa B

  • WordArt X SmartArt

    WordArt ==> acessível através da Guia Inserir -- Grupo Texto = adicionar um toque artístico ao documento usando uma caixa de texto.

    SmartArt ==> acessível através da Guia Inserir -- Grupo Ilustrações = adicionar ao texto elementos gráficos complexos, hierarquia, matrizes, listas, ciclos, processos.

  • GAB-B

    Inserir.

    GUIA INSERIR > GRUPO ILUSTRAÇÕES > OPÇÃO SMARTART.------WORD 2016.

    É mais de oito mil!

    CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5298997
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as alternativas e assinale a que corretamente representa a sigla do protocolo que serve para receber mensagens eletrônicas pela internet.

Alternativas

ID
5300203
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Qual o nome dos atuais presidentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Atualmente (24/08/2021)

    Presidente da Câmara dos Deputados: Arthur Lira

    Presidente do Senado Federal: Rodrigo Pacheco

  • Letra D