SóProvas



Prova PUC-PR - 2017 - TJ-MS - Técnico de Nível Superior - Analista de Infraestrutura de Rede


ID
2550916
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

A Portaria nº 773/2015 dispõe sobre a concessão de credenciais de acesso aos sistemas de informação, recursos computacionais e de rede no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul. Acerca da referida Portaria, analise as assertivas a seguir:


I. É obrigatório o uso de identificador personificado aos usuários administradores, independentemente do sistema de informação ou recurso computacional administrado, garantindo sua rápida identificação nos registros e trilhas de auditoria.

II. A quantidade de usuários de nível “Administrador” deve ser o mínimo possível, sendo destinados somente aos funcionários que realmente necessitem de tal nível de acesso para consecução de suas atribuições técnicas profissionais.

III. A Secretaria de Tecnologia da Informação é a única área autorizada a possuir funcionários com nível de acesso “Administrador”, sem exceções.

IV. Não será permitido que usuários externos a Secretaria de Tecnologia da Informação, e que não possuam atribuição específica para administrar sistemas de informação ou recursos computacionais, possuam o nível de acesso de “Administrador” dos computadores fornecidos pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul para seu uso laboral.


Assinale a alternativa que indica apenas as assertivas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Fui pela lógica....

    I - Certa

    II - Certa

    III - Outras secretarias podem ter administradores de acessos, até mesmo para oferecer o devido suporte aos outros funcionários dessa secretaria em questão.

    IV - Certa

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    I. Correta -É obrigatório o uso de identificador personificado aos usuários administradores, independentemente do sistema de informação ou recurso computacional administrado, garantindo sua rápida identificação nos registros e trilhas de auditoria.

    A assertiva está de acordo com o art. 32 da Portaria nº 773/2015. O propósito na obrigatoriedade do uso de identificador personificado é a “identificação do usuário administrador".

    II. Correta - A quantidade de usuários de nível “Administrador" deve ser o mínimo possível, sendo destinados somente aos funcionários que realmente necessitem de tal nível de acesso para consecução de suas atribuições técnicas profissionais.

    A assertiva está de acordo com o art. 32, §1º. da Portaria nº 773/2015. Observem que a quantidade deve ser mínima, isso porque está limitado ao número de funcionários com atribuições específicas.

    III. Incorreta - A Secretaria de Tecnologia da Informação é a única área autorizada a possuir funcionários com nível de acesso “Administrador", sem exceções.

    Através do art. 32, §3º, da Portaria nº 773/2015, vê-se que realmente a primeira parte da assertiva encontra-se correta. O erro está no final, quando a mesma diz “sem exceções". Não é por aí! Há exceções sim. O dispositivo citado afirma “ salvo os casos estritamente necessários para a consecução da Missão do PJMS, devidamente autorizados pelo gestor do sistema de informação, mediante assinatura de termo de compromisso ".

    IV. Correta - Não será permitido que usuários externos a Secretaria de Tecnologia da Informação, e que não possuam atribuição específica para administrar sistemas de informação ou recursos computacionais, possuam o nível de acesso de “Administrador" dos computadores fornecidos pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul para seu uso laboral.

    A assertiva está de acordo com o art. 32, §2º. da Portaria nº 773/2015. Tome nota que se for usuário externo e sem atribuição específica de administração de sistemas de informação, ele não poderá ter acesso de administrador.

    Sendo assim, como a questão pede a alternativa correta, chegou-se à conclusão de que o gabarito é a letra "C", tendo em vista que apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 

    Resposta: C




ID
2551294
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No ITIL V3 Foundation a aprendizagem e a melhoria é a preocupação PRIMÁRIA. Marque a alternativa CORRETA sobre as fases do Ciclo de Vida do Serviço apresentadas a seguir.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi muito bem o comando desta questão.

     

    Gabarito está A.

     

    Eu marquei D, pois contém todos os livros.

  • O cara que elaborou esta questão deve tá fumando muito...

  • Gabarito A

    Eu marquei a letra C achando que ele queria o aprendizado e a melhoria. Mas ao ver o resultado da resposta leva a entender que o aprendizado e a melhoria estava apenas se referindo a Melhoria de Serviço Continuada (Continual Service Improvement).

    Enfim... achei o enunciado meio sacana mesmo.. Concordo com o amigo Sávio.

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • HAHAHAHA que cara louco!!

  • Questão muito mal formulada! Faltaram palavras no enunciado!!!

  • caro vinicius,

    não só faltam palavras como também ha erro de concordancia.

    A questão toda é cacofonica. 

  • Contratar banca pequena dá nisso kkkkkkkkkkk

  • To ficando doido!
  • WTF??

  • Total de sentido que essa questão faz: 0


ID
2551738
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Você não resiste a uma livraria. Mesmo sabendo que já tem vários livros ainda não lidos em casa, (1) entra e sai com novas aquisições. (2) Ou faz o mesmo na internet ao receber um e-mail avisando que alguns livros do assunto pelo qual você tem interesse estão em promoção. Resultado: você tem uma pilha de leituras muito maior do que realmente consegue ler. Quem é apaixonado por livros (3) provavelmente se identifica com a situação descrita. Isso acontece tanto que existem grupos de apoio sobre o assunto em redes sociais voltadas para leitores, como o Goodreads.


Existe uma palavra em japonês que define a sensação já bem conhecida por leitores e compradores ávidos de livros: “tsundoku”. Trata-se do hábito de comprar materiais de leitura e deixá-los em uma pilha sem nunca serem livros. Em entrevista ao Quartz, o professor de japonês (4) Sahoko Ichikawa, da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, explicou que o termo teve origem no século 19 e que "tsunde" significa empilhar coisas e "oku", (5) deixá-las de lado por um tempo.

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/08.html> . Acesso em: 14/08/17. 

Sobre a pontuação dos trechos numerados no texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O mais correto seria a questão dizer que se trata de uma zeugma. Espécie de elipse em que ocorre a ocultação de um termo já mencionado anteriormente no texto. 

     

     

  •  

    Quando a vírgula substitui um termo da oração, esta é conhecida como ( vírgula vicária) também uma figura de linguagem conhecida como Zeugma.

     

     

     

     

     

     

     

  • Discordo um pouco, Felipe, uma vez que Zeugma é um tipo de elipse. Então tanto faz o que a questão diz, o que importa é o que ela quer relacionar ao termo utilizado.

  • GAB E

  • GABARITO:  E

    Quando a vírgula substitui um termo da oração, esta é conhecida como (vírgula vicária) também uma figura de linguagem conhecida como Zeugma.


ID
2551753
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A esfinge, um monstro mitológico alado, com a cabeça de uma mulher e o corpo de um leão, assolava a cidade de Tebas na Grécia. Emboscava jovens em um lugar ermo e os desafiava (“Decifra-me ou devoro-te!”) com o enigma: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois e à tarde tem três?”

O único que decifrou a charada foi Édipo, ao responder “O homem, que na infância engatinha usando quatro membros, na vida adulta anda sobre dois pés, mas na velhice precisa de um cajado como apoio”. Por ter resolvido o enigma, Édipo acabou tornando-se rei de Tebas, casando-se, sem saber, com sua mãe, Jocasta, e sofrendo um fim infeliz, como bem descrito por Sófocles em sua tragédia Édipo Rei.

A resposta de Édipo bem descreve o arco de vida dos seres humanos, que se inicia na infância e termina na decadência da velhice e na morte. Tal trajetória é a inevitável consequência da impossibilidade de manter, indefinidamente, o estado de baixa entropia que caracteriza o organismo vivente. Tudo no universo está sujeito à segunda lei da termodinâmica, que determina o fluxo do tempo e traz a velhice.

O que sempre me impressionou na história do Édipo é o fato de tantos outros jovens antes dele terem morrido por serem incapazes de responder a uma pergunta tão elementar. Talvez eles não lembrassem mais da infância e não percebessem que um dia envelheceriam. De fato, a humanidade há séculos vive tentando negar a inexorabilidade da morte, fantasiando sobre como escapar dela.

Daí vem a busca incessante pela mítica “fonte da juventude”, cujas águas seriam capazes de rejuvenescer aqueles que as bebessem. Tal fonte certamente não existe, mas, independentemente disso, a humanidade tem conseguido aumentar consideravelmente a sua expectativa de vida, através de melhor nutrição, saneamento básico, antibióticos e outros progressos da medicina.

Disponível em: <http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/4315/n/tempus_fugit> . Acesso em: 14/08/17. 

Assinale a alternativa em que a expressão destacada a seguir está empregada em DESACORDO com as recomendações da norma gramatical.

Alternativas
Comentários
  • O que está errado nessa opção A?
  • Afinal o que está sendo cobrado na resolução desta questão? que coisa mais sem pé e sem cabeça?

  • Apalavra através tem sentido clássico de "transpor, atravessar por dentro". Logo o sentido do texto é "por meio de" como uma ponte.

  • Vamos ao que segue...

     

    Clássica questão cobrada em concursos sobre o significado do termo "ATRAVÉS"..

     

     O que é através: adv. Que passa de modo transversal; que se pode atravessar.

     

    NÃO CONFUNDIR COM O SGNIFICADO DE " POR MEIO DE "... (usado como sugestão na afirmativa A)

     

    Espero ter ajudado...

     

    Abraço

  • GABARITO A

    entendi que a questão está cobrando o uso correto da contração da preposição + artigo. Vejamos:

     

    a)[...] aumentar [...] a sua expectativa de vida, através de melhor nutrição [...].  

    através da / por meio da melhor nutrição  =>  de + a = da

      b) [...] ao meio-dia tem dois e à tarde tem três [...]. 

     c) Tudo no universo está sujeito à segunda lei da termodinâmica [...]. 

    está sujeito a + a (à) segunda lei  =>  a + a = à

     d)  [...] que determina o fluxo do tempo e traz a velhice. 

    traz = verbo trazer VTD (quem traz, traz algo ou alguma coisa)

     e) [...] mítica “fonte da juventude”, cujas águas seriam capazes de rejuvenescer [...]. 

    as águas pertencem à fonte da juventude =  as águas da fonte da juventude seriam capazes ....

    Espero ter ajudado!

    Fé em Deus e prossigamos para o alvo!

  • Essa questão pegou muita gente, mas não o que se fazer: “através” não deve ser usado no lugar de “por meio de”, já que “através” dá ideia de “atravessar” um meio físico.

    A luz passa através dos vidros.

    É considerado incorreto o uso de “através” com ideia de meio/instrumento.

    Veja a lição de Antônio Henriques, citada pelo mestre José Maria da Costa em seu “Manual de Redação Jurídica”:

    “empregar-se-á [através de] quando houver ideia de penetração de um lado a outro, por dentro de, ao longo de, no decurso de”…

    Não havendo o sentido anteriormente mencionado, não se deve usar “através de”, que se substituirá por mediante, por meio de, com, por, por intermédio de (1999,p.26).

    As demais alternativas estão perfeitas. Gabarito letra C

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  • GABARITO:  C

    Essa questão pegou muita gente, mas não há o que se fazer: “através” não deve ser usado no lugar de “por meio de”, já que “através” dá ideia de “atravessar” um meio físico.

    Ex.: A luz passa através dos vidros.

    É considerado incorreto o uso de “através” com ideia de meio/instrumento.

    Veja a lição de Antônio Henriques, citada pelo mestre José Maria da Costa em seu “Manual de Redação Jurídica”: “empregar-se-á [através de] quando houver ideia de penetração de um lado a outro, por dentro de, ao longo de, no decurso de”…

    Não havendo o sentido anteriormente mencionado, não se deve usar “através de”, que se substituirá por mediante, por meio de, com, por, por intermédio de (1999,p.26).

    *Fonte: Estratégia Concursos


ID
2551756
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Segundo o Decreto nº 3.298/1999, que regulamenta a Lei n° 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispondo sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, é considerada pessoa portadora de deficiência

Alternativas
Comentários
  •  

    Fundamento:

     

     

    Art. 4o  É considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias:

     

    I- deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

     

     

     

    GABARITO LETRA C

  •  deficiência – toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;

    deficiência permanente – aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos; e

    incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

    deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

    deficiência auditiva - perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz;

    deficiência visual - cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;   (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)

    deficiência mental – funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:;

    deficiência múltipla – associação de duas ou mais deficiências.

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm

  • Na letra A, foram usados trechos do conceito de deficiência física para induzir ao erro, o correto seria:

    a) deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:1. comunicação;2. cuidado pessoal;3. habilidades sociais;4. utilização dos recursos da comunidade;5. saúde e segurança;6. habilidades acadêmicas;7. lazer; e8. trabalho;

     

    Letra B: o trecho "mesmo que a deficiência não produza dificuldades para o desempenho de funções ou atividades a serem exercidas" está incorreto veja o conceito a segur:

    b) deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

     

    Letra C: CORRETA

    C) deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

     

    Letra D

    Deficiência permanente – aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos

     

    Letra E, é deficiência visual e não múltipla:

    e) deficiência visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;

    (Retirados do Decreto 5296/2004 - Art. 5º, salvo letra D)

  • Decreto 3298/99

    a) art. 4o inc IV - deficiência mental – funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: a) comunicação;b) cuidado pessoal;c) habilidades sociais;d) utilização da comunidade;d) utilização dos recursos da comunidade; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)e) saúde e segurança;f) habilidades acadêmicas;g) lazer; e h) trabalho;

    b) art 4o inc I  deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;  

    c)art 4o inc I

    d)art 3o inc II - deficiência permanente – aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos; e

    conceito de incapacidade:

    art 3 inc III - incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

    art 4 inc IV V - deficiência múltipla – associação de duas ou mais deficiências.

     

  • DECRETO 5.296 - Art. 5º, § 1º, I, a:

     

    São consideradas deficiências físicas:

    - XXXplegia; ***

    - XXXparesia; ***

    - Ostomia;

    - Paralisia CEREBRAL;

    - Amputação ou ausência de membro;

    - Nanismo;

    - Membros com deformidade congênita ou adquirida.

    *** Substituir o "XXX" por: Para, Mono, Tetra, Tri, Hemi.

     

    ATENÇÃO! Deformidades estéticas E as que não produzem dificuldades para desempenhar funções NÃO SÃO CONSIDERADAS DEFICIÊNCIA.

     

    Qualquer erro, me corrijam! :-D

  • Depois da aprovação, pode entregar o diploma de medicina para o nomeado! 

  • Já pode sair com diploma de medicina, com rogo do QCONCURSOS

  • Deficiência Física: exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções; Vale destaque!

  • A questão cobra o conhecimento das categorias de deficiências trazidas pelo art. 4º do Decreto nº 3.298/99 e outros conceitos trazidos no seu art. 3º.

    Letra A (ERRADA) - Esta alternativa está errada, pois traz o conceito de deficiência física, não o de deficiência mental. O de deficiência mental é este: "Art. 4º, IV - deficiência mental – funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: a) comunicação; b) cuidado pessoal; c) habilidades sociais; (...)."

    Letra B (ERRADA) - Aqui a banca traz uma pegadinha no final quando diz que é deficiência física "mesmo que a deficiência não produza dificuldades para o desempenho de funções". O Decreto só considera deficiência física aquela que PRODUZA dificuldade para o desempenho das funções. Veja como está na norma: "Art. 4º, I - deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, (...), EXCETO as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções

    Letra C (CORRETA) - É exatamente este o conceito de deficiência física. Veja o fundamento no Decreto: "Art. 4º, I - deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções. 

    Letra D (ERRADA) - O examinador trocou o conceito de deficiência permanente pelo de incapacidade. Veja como está no Decreto: "Art. 3º Para os efeitos deste Decreto, considera-se: (...) II - deficiência permanente – aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos; e III - incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida."

    Letra E (ERRADA) - A alternativa trouxe o conceito de deficiência visual, não o de deficiência múltipla, que é, na verdade, a associação de duas ou mais deficiências. É assim que consta do Decreto, veja: "art. 4º, V - deficiência múltipla – associação de duas ou mais deficiências."

    GABARITO: LETRA C.


ID
2551765
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Acerca da Política Nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, avalie as assertivas a seguir e, depois, assinale a alternativa CORRETA


I. Um dos objetivos da referida política é formar recursos humanos para o atendimento da pessoa portadora de deficiência.

II. Uma das diretrizes da referida política é garantir o efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, sem o cunho assistencialista.

III. Um dos princípios da referida política tem por base o respeito às pessoas portadores de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade, com privilégios, se necessário.

Alternativas
Comentários
  • FUNDAMENTO: 

     

     

    DECRETO 3298

     

     

     

     

    I. Um dos objetivos da referida política é formar recursos humanos para o atendimento da pessoa portadora de deficiência. (CORRETO) ✔️

     

    JUSTIFICATIVA:

     

    "Art. 7o  São objetivos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:

    IV - formação de recursos humanos para atendimento da pessoa portadora de deficiência; "

     

     

     

     

     

    II. Uma das diretrizes da referida política é garantir o efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, sem o cunho assistencialista. (CORRETO)  ✔️

     

    JUSTIFICATIVA:

     

    "Art. 6o  São diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:

    VI - garantir o efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, sem o cunho assistencialista."

     

     

     

     

    III. Um dos princípios da referida política tem por base o respeito às pessoas portadores de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade, com privilégios, se necessário. (ERRADO)  ❌

     

    JUSTIFICATIVA:

     

    "Art. 5o  A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, obedecerá aos seguintes princípios:

    III - respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, sem privilégios ou paternalismos."

     

     

     

     

    GABARITO LETRA A 

  • CAPÍTULO III

    Das Diretrizes

    Art. 6o  São diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:

    São diretrizes:

    Estabelecer mecanismos

    Adotar estratégias

    Incluir a pessoa portadora de deficiência

    Viabilizar a participação da pessoa portadora de deficiência

    Ampliar as alternativas de inserção econômica da pessoa portadora de deficiência

    Garantir o efetivo atendimento

    I - estabelecer mecanismos que acelerem e favoreçam a inclusão social da pessoa portadora de deficiência;

    II - adotar estratégias de articulação com órgãos e entidades públicos e privados, bem assim com organismos internacionais e estrangeiros para a implantação desta Política;

    III - incluir a pessoa portadora de deficiência, respeitadas as suas peculiaridades, em todas as iniciativas governamentais relacionadas à educação, à saúde, ao trabalho, à edificação pública, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à habitação, à cultura, ao esporte e ao lazer;

    IV - viabilizar a participação da pessoa portadora de deficiência em todas as fases de implementação dessa Política, por intermédio de suas entidades representativas;

    V - ampliar as alternativas de inserção econômica da pessoa portadora de deficiência, proporcionando a ela qualificação profissional e incorporação no mercado de trabalho; e

    VI - garantir o efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, sem o cunho assistencialista.

  • Decorar isso é o fim 

     

  • III. Um dos princípios da referida política tem por base o respeito às pessoas portadores de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade, com privilégios, se necessário.  -> SEM PRIVILÉGIOS ou PATERNALISMO <-

    Lembrar que os princípios são "RED": Respeito/ estabelecimento/desenvolvimento. 

  • UM DETALHE:

     

     

    FOMENTO A FORMÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - INSTRUMENTO

     

    #

     

    FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - OBJETIVO

     

     

    Bons estudos :)

  • SE ATUALIZA PUC-PR!!! É PESSOA COM DEFICIÊNCIA E NÃO "PORTADORA DE DEFICIÊNCIA"

  • tipo de questão que se cair, certamente perderei kkk

  • A questão exige conhecimento acerca da Política Nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência (Decreto 3.298) e pede ao candidato que julgue os itens abaixo. Vejamos:

    I. Um dos objetivos da referida política é formar recursos humanos para o atendimento da pessoa portadora de deficiência.

    Correto, nos termos do art. 7º, IV, do Decreto 3.298: Art. 7 São objetivos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência: IV - formação de recursos humanos para atendimento da pessoa portadora de deficiência;

    II. Uma das diretrizes da referida política é garantir o efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, sem o cunho assistencialista.

    Correto, nos termos do art. 6º, VI, do Decreto 3.298: Art. 6 São diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência: VI - garantir o efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, sem o cunho assistencialista.

    III. Um dos princípios da referida política tem por base o respeito às pessoas portadores de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade, com privilégios, se necessário.

    Errado. De fato, um dos princípios é o respeito às pessoas portadoras de deficiência, todavia, não deve existir privilégios. Aplicação do art. 5º, III, do Decreto 3.298: Art. 5  A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, obedecerá aos seguintes princípios; II - respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, sem privilégios ou paternalismos.

    Portanto, apenas as assertivas I e II estão corretas.

    Gabarito: A


ID
2551789
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015

Com base no disposto na Lei nº 11.419/2006, que dispõe sobre a informatização do processo judicial e dá outras providências, analise as assertivas a seguir.


I. Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.

II. Todos os atos processuais do processo eletrônico serão assinados eletronicamente na forma estabelecida na Lei nº 11.419/06.

III. No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações, inclusive da Fazenda Pública, serão feitas por meio eletrônico.

IV. Quando, por motivo técnico, for inviável o uso do meio eletrônico para a realização de citação, intimação ou notificação, esses atos processuais não poderão ser praticados segundo as regras ordinárias, devendo ser postada comunicação de adiamento dos serviços por problemas técnicos.


Assinale a alternativa que indica apenas as assertivas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra A 

     

    Lei nº 11.419/2006

     

    I. Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.

    Correto, Art. 8o  Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.

     

    II. Todos os atos processuais do processo eletrônico serão assinados eletronicamente na forma estabelecida na Lei nº 11.419/06.

    Correto, parágrafo único do art. 8º (supra) - Parágrafo único.  Todos os atos processuais do processo eletrônico serão assinados eletronicamente na forma estabelecida nesta Lei.

     

    III. No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações, inclusive da Fazenda Pública, serão feitas por meio eletrônico.

    Correto, Art. 9o  No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações, inclusive da Fazenda Pública, serão feitas por meio eletrônico, na forma desta Lei.

     

     

    IV. Quando, por motivo técnico, for inviável o uso do meio eletrônico para a realização de citação, intimação ou notificação, esses atos processuais não poderão ser praticados segundo as regras ordinárias, devendo ser postada comunicação de adiamento dos serviços por problemas técnicos.

    Falso. Art. 9º - § 2o  Quando, por motivo técnico, for inviável o uso do meio eletrônico para a realização de citação, intimação ou notificação, esses atos processuais poderão ser praticados segundo as regras ordinárias, digitalizando-se o documento físico, que deverá ser posteriormente destruído.

     

    bons estudos

     

     

  • Sabendo que o item IV está errado, resolve-se a questão.

  • A questão exige do candidato o conhecimento das disposições da Lei nº 11.419/06, que regulamenta a informatização do processo judicial.  

    Afirmativas I e II) As afirmativas correspondem à transcrição do art. 8º, da Lei nº 11.419/06, senão vejamos: "Art. 8º. Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas. Parágrafo único. Todos os atos processuais do processo eletrônico serão assinados eletronicamente na forma estabelecida nesta Lei". Afirmativas corretas.

    Afirmativa III) É o que dispõe expressamente o art. 9º, caput, da Lei nº 11.419/06: "No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações, inclusive da Fazenda Pública, serão feitas por meio eletrônico, na forma desta Lei". Afirmativa correta.

    Afirmativa IV) Diversamente do que se afirma, dispõe o art. 9º, §2º, da Lei nº 11.419/06, que "quando, por motivo técnico, for inviável o uso do meio eletrônico para a realização de citação, intimação ou notificação, esses atos processuais poderão ser praticados segundo as regras ordinárias, digitalizando-se o documento físico, que deverá ser posteriormente destruído". Afirmativa incorreta.  

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
2551792
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

 Acerca dos princípios básicos da Segurança da Informação previstos na Resolução nº 109/2014, assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

    a) Autenticidade: garantia de que uma pessoa não consiga negar a autoria de uma informação. 

    Errada. Autenticiade é a garantia de que os dados fornecidos são verdadeiros e de que o usuário é legítimo;

     

    c) Confidencialidade: propriedade de salvaguarda da exatidão e completeza de ativos. 

    Errada. O referido conceito acima é sobre INTEGRIDADE.

     

    d) Integridade: propriedade de que a informação não esteja disponível ou revelada a indivíduos, entidades ou processos não-autorizados.

    Errada. O referido conceito acima é sobre DISPONIBILIDADE

     

    e) Proporcionalidade: classificação de acordo com o grau de relevância do ativo de informação em relação a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade, observadas as necessidades do negócio e a legislação em vigor.

    Errada.

     

     

     

     

     

     

    Irretratabilidade:

    Oferece proteção contra negação, por parte de uma das entidades em uma comunicação, de ter participado de toda ou parte dela.

     

     

    http://jkolb.com.br/questoes-resolucao-n-109-de-13-de-agosto-de-2014-2/

     

     

    Letra B

     

     

     

    Qcom - Questão comentada

    https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ

     

  • Gabarito B

    Irretratabilidade ou não repúdio: propriedade que garante a impossibilidade de negar a autoria em relação a uma transação anteriormente feita;

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2551795
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

A Portaria nº 774/2015 institui diretrizes para o uso de Termos de Compromisso e de Confidencialidade no campo da Segurança da Informação, intuindo assegurar a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações sob a guarda do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul. A referida Portaria estabelece que

Alternativas
Comentários
  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) Errada - a coleta da assinatura do Termo de Compromisso será imediatamente após a aprovação do servidor no concurso, sendo a coleta de responsabilidade da área de recursos humanos do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul. 

    O art. 4º da Portaria nº 774/2015 assevera que “Ao ingressar no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, todo magistrado, servidor ou colaborador deverá assinar, física ou digitalmente, Termo de Compromisso que deixe claro suas responsabilidades quanto à segurança da informação, conforme modelo constante do Anexo A desta norma". Complementando, a norma esclarece que “ A assinatura do Termo de Compromisso será no ato da assinatura do Termo de Posse ou do contrato de prestação de serviço junto ao Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul". Estendendo um pouco mais este assunto, saiba que esse Termo de Compromisso deve ser anexado ao prontuário ou registro funcional do magistrado, servidor ou colaborador. Por fim, memorize que, segundo a norma, a responsabilidade da área de recursos humanos é de “colher as assinaturas no ato da nomeação ou contratação".

    B) Errada - os servidores e colaboradores que se encontravam em exercício no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul antes da vigência da Portaria estão dispensados da assinara do Termo de Compromisso. 

    O art. 4º da Portaria nº 774/2015 determina que “Ao ingressar no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, todo magistrado, servidor ou colaborador deverá assinar, física ou digitalmente, Termo de Compromisso que deixe claro suas responsabilidades quanto à segurança da informação, conforme modelo constante do Anexo A desta norma". O parágrafo 4º especifica que “Os Magistrados, servidores e colaboradores que se encontram em exercício no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul deverão assinar o Termo de que trata este artigo, no prazo máximo de 3 meses a contar da data da vigência desta Portaria".

    C) Correta - ao ingressar no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, todo magistrado, servidor ou colaborador deverá assinar, física ou digitalmente, Termo de Compromisso que deixe claro suas responsabilidades quanto à segurança da informação, conforme modelo contido no Anexo à portaria.  

    O art. 4º da Portaria nº 774/2015 diz que “Ao ingressar no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, todo magistrado, servidor ou colaborador deverá assinar, física ou digitalmente, Termo de Compromisso que deixe claro suas responsabilidades quanto à segurança da informação, conforme modelo constante do Anexo A desta norma".

    D) Errada - aqueles que assinarem Termo de Confidencialidade serão considerados fiéis depositários das informações reveladas e, quando do término do contrato ou solicitado pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, estão dispensados da obrigação de confidencialidade, não sendo necessário retornar as informações a ele disponibilizadas.

    O art. 8º da Portaria nº 774/2015 informa que “Aqueles que assinarem Termo de Confidencialidade (...) Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, deverão retornar imediatamente todas as informações a ele disponibilizadas" . Faz-se necessário retornar as informações, diferente do que prevê a questão.

    E) Errada - as informações classificadas com alto grau de sigilo, conforme o estabelecido na Política de classificação da informação do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, não poderão ser copiadas mesmo com o expresso e prévio consentimento do proprietário da informação. 

    O art. 6º da Portaria nº 774/2015 expõe que “As informações classificadas (...) não poderão ser copiadas sem o expresso e prévio consentimento do proprietário da informação. Então, saiba que as informações poderão ser copiadas, mas desde que haja o expresso e prévio consentimento. Como a alternativa afirma o contrário (que não podem ser copiadas, mesmo com o expresso e prévio consentimento), então esta alternativa está errada.

    Resposta: C




ID
2551798
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Acerca da Resolução 182 do CNJ, de 17 de outubro de 2013, que dispõe sobre diretrizes para as contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) pelos órgãos submetidos ao controle administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas de acordo com a referida resolução:

    b) Nos casos de contratação por inexigibilidade, a execução da fase de Elaboração dos Estudos Preliminares da STIC é dispensada.

    Errada. A tal fase é OBRIGATÓRIA!  R182-13 Art. 12.

     

    c) Nas contratações, autoriza-se prever exigências em edital para que os fornecedores apresentem, em seus quadros, previamente à assinatura do contrato, documentação de funcionários com o objetivo de aferir a qualificação técnica ou a formação da equipe que prestará os serviços contratados. 

    Errada. Porque essa autorização é uma VEDAÇÃO! R182-13 Art. 11. inciso V.

     

     

    d) O suporte técnico aos processos de planejamento e avaliação da qualidade da Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação não poderá ser objeto de contratação, mesmo se submetido à supervisão de servidores do órgão. 

    Errada. O suporte técnico poderá ser objeto de contratação. R182-13 Art. 10. inciso II , parágrafo 1º

     

    e) Poderão ser objeto de contratação de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação mais de uma solução em um único contrato, bem como gestão de processos de Tecnologia da Informação e Comunicação, incluindo segurança da informação. 

    Errada. NÃO poderão ser objeto da contração ... . R182-13 Art. 10. incisos I e II.

     

     

     

     

     

     

     

    Qcom - Questão comentada

    https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ

     


ID
2551801
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Para a Resolução 182 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 17 de outubro de 2013, o Plano de Contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação é um conjunto de contratações (de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação - STIC) a serem executadas com base no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) do órgão. O PDTIC, segundo a referida resolução, é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de pessoas, de processos e de Tecnologia da Informação e Comunicação, que visa a atender as necessidades de tecnologia de informação e de comunicação de um órgão em um período determinado. Acerca do Plano de Contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação e a Resolução CNJ 182/2013, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Art. 7º O Plano de Contratações de STIC do órgão deverá ser elaborado no exercício anterior ao ano de sua execução, pela Área de Tecnologia da Informação e Comunicação, em harmonia com o seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), de modo a incluir todas as contratações necessárias ao alcance dos objetivos estabelecidos nos planejamentos do órgão e de TIC.


ID
2551804
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O comando _______ é usado para contar o número total de linhas, palavras e caracteres em um arquivo.


Preencha a lacuna com a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • wc

    Este comando é utilizado para contar caracteres, palavras e/ou linhas dos dados da entrada padrão e apresenta o resultado na saída padrão.

     

    Fonte: https://www.vivaolinux.com.br/dica/O-comando-wc

  • wc -l = Conta Linhas

    wc -w = conta palavras

    wc -c = conta caracteres

     

    Gabarito A

    @papirobizurado

  • GABARITO A.

    W: WORD = PALAVRA    C: COUNT = CONTAR = CONTAR PALAVRA

    VALE A PENA LER ISSO: O comando WC não só conta palavras, como também caracteres, linhas dos dados da entrada padrão e apresenta o resultado na saída padrão.

    Parâmetros: -l: conta as linhas; -w: conta as palavras;       -c: conta os caracteres.

    BONS ESTUDOS GALERINHA!!!


ID
2551807
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dentre as seguintes funções, a que serve para converter um caractere único no seu respectivo valor inteiro em Python é

Alternativas
Comentários
  • a) [ ERRADO ] unichr ( i ) - Return the Unicode string of one character whose Unicode code is the integer i. For example, unichr ( 97 ) returns the string 'a'.

     

    b) [ ERRADO ] hex ( x ) - Convert an integer number to a lowercase hexadecimal string prefixed with “0x”.

     

    c) [ GABARITO ] ord ( c ) - Given a string representing one Unicode character, return an integer representing the Unicode code point of that character. For example, ord ( 'a' ) returns the integer 97 and ord ( '€' ) (Euro sign) returns 8364. This is the inverse of chr ( ).

     

    d) [ ERRADO ] oct ( x ) Convert an integer number to an octal string prefixed with “0o”.

     

    e) [ ERRADO ] chr ( i ) - Return the string representing a character whose Unicode code point is the integer i. For example, chr ( 97 ) returns the string 'a'.

     

    https://docs.python.org/2/library/functions.html
    https://docs.python.org/3/library/functions.html

  • Já que é tão difícil pesquisar e jogar no tradutor do google, tive que fazer esse sacríficio..

     

    a) [ERRADO] unichr (i) - Retorna a string Unicode de um caractere cujo código Unicode é o inteiro i. Por exemplo, unichr (97) retorna a string 'a'.  

    b) [ERRADO] hex (x) - Converte um número inteiro em uma cadeia hexadecimal minúscula prefixada com “0x”.  

    c) [GABARITO] ord (c) - Dada uma string representando um caractere Unicode, retorna um inteiro representando o ponto de código Unicode daquele caractere. Por exemplo, ord ('a') retorna o inteiro 97 e ord ('€') (sinal de Euro) retorna 8364. Esse é o inverso de chr ().  

    d) [ERRADO] oct (x) Converte um número inteiro em uma string octal prefixada com “0o”.  

    e) [ERRADO] chr (i) - Retorna a string representando um caractere cujo ponto de código Unicode é o inteiro i. Por exemplo, chr (97) retorna a string 'a'.

     

    Comentário em inglês é igual olho azul em gente feia... não resolve nada!!

  • Mateus sua explanação foi perfeita.

  • A função ord() devolve o código numérico do caractere passado como parâmetro. Veja os exemplos a seguir:

    In [1]:

    print(ord("8")) 

    print(ord("?")) 

    print(ord("A")) 

    print(ord("C")) 

    print(ord("^")) 

    print(ord("a")) 

    56 

    63 

    65 

    67 

    94 

    97


    A função ord() gerará um erro se passarmos como parâmetro uma string contendo mais de um caracter:

    In [2]:

    ord("olá!") 

    --------------------------------------------------------------------------- 

    TypeError Traceback (most recent call last) 

    <ipython-input-2-2e7b9727d71f> in <module>() 

    ----> 1 ord("olá!")TypeError: ord() expected a character, but string of length 4 found 


    https://www.ime.usp.br/~kellyrb/mac2166_2014/arquivos/aulas/mac2166_aula12.html

  • Assertiva C

     converter um caractere único no seu respectivo valor inteiro ord (x)

    ord ('a')

    98

    chr(98)

    'a'

    chr(ord('a') + 3)

    'd'


ID
2551810
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Seu gerente pede que você implemente no Active Directory uma solução que permita a criação de dois grupos lógicos de computadores separados na rede, ambos pertencentes a uma única árvore geral da empresa.


Analise as alternativas a seguir e marque a que cumprirá esse objetivo.  

Alternativas
Comentários
  • Neste caso deverá ser feito:

     

    Uma Floresta para definir escopo de autoridade e limite de segurança

    Dois domínios pois ,assim, podemos fazer com que a rede reflita a estrutura da empresa.

     

    Letra E

     

     

    Meu mapa mental:

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/active_directory_-png

     


ID
2551816
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Existem diversas estratégias disponíveis para compartilhar recursos de armazenamento disponibilizados por hard disc drives (HDD) em rede. Sobre essas estratégias, indique a afirmativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • NAS (Network-attached Storage)

    Características:

     

    - Utiliza os protocolos: SMB, NFS, CIFS

    - O SO controla todo o sistema de arquivos do equipamento de armazenamento.

    - Sem endereço de bloco lógico

    - Nível Arquivo

    - NFS - Unix

     

    Segundo  Somasundaram:

    Armazenamento dedicado a aplicativos de file serving.

    Diferentemente de uma SAN, conecta-se a uma rede de comunicações existente (LAN) e fornece acesso a arquivos para clientes heterogêneos.

    Construído propositalmente para aplicativos de servidor de arquivos.

    Oferece escalabilidade, disponibidade, desempenho e vantagens de custo comparado a servidores de arquivos de propósito geral.

     

     

     

     

    Letra B

     

     

    Meu Mapa:

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/nas_-_network-attached_storage-png

  • No armazenamento do computador , o multipath I / O é uma técnica de tolerância a falhas e aprimoramento de desempenho que define mais de um caminho físico entre a CPU em um sistema de computador e seus dispositivos de armazenamento em massa através dos barramentos , controladores, comutadores e dispositivos de ponte eles.

    Por exemplo, uma unidade de disco rígido SCSI pode se conectar a dois controladores SCSI no mesmo computador ou um disco pode se conectar a duas portas Fibre Channel . Caso um controlador, porta ou comutador falhe, o sistema operacional pode rotear o I / O através do controlador, porta ou comutador remanescente de forma transparente e sem alterações visíveis para os aplicativos, além de talvez resultar em aumento de latência .

    A questão fala que a técnica é IP flutuante, acredito no erro está nisso. Pois conforme explicação a sua alternância de será entre controladora, portas ou comutadores.

  • A) SAN (Storage Area Network) é uma tecnologia que permite que recursos de dispositivos de armazenamento (storages) sejam compartilhados por vários computadores por meio da rede. Os computadores percebem os recursos no storage como um sistema de arquivos em rede.

     Errada. Essa é a definição de NAS, que se comunica com outros dispositivos por meio de protocolos baseados em arquivos. SAN e DAs, por sua vez, usam armazenamento em bloco.

    B) NAS (Network-attached Storage) é uma abordagem para compartilhar recursos de armazenamento para diversos computadores. Nessa abordagem, os computadores percebem os recursos de armazenamento compartilhado como um sistema de arquivos em rede. A abordagem NAS pode ser utilizada com a tecnologia RAID para aumentar sua confiabilidade.

         Certa.

    C) Fibre Channel e iSCSI são exemplos de redes usadas pelo SAN (Storage Area Network). Para formar a rede a tecnologia iSCSI utiliza switches especializados enquanto Fibre Channel utiliza switches Ethernet convencionais com portas óticas. 

    É o contrário(iSCSI utiliza switches ethernet, e Fibre Chanel utiliza switches especializados)

    D) A tecnologia RAID (redundant array of independente disks) é uma tecnologia que permite que diversos hard disk drivers sejam vistos como uma única unidade de disco pelo sistema operacional. Usualmente essa tecnologia utiliza um número ao lado da sigla RAID para indicar o número de discos virtualizados. Por exemplo, RAID 5 indica que 5 discos físicos foram usados para criar um disco virtual.

    O número nada tem a ver com a quantidade de discos, mas apenas com a versão utilizada.

    E) Multipathing IO é uma técnica utilizada para evitar que exista um ponto único de falha no caminho entre um servidor e o storage. A técnica mais comumente usada para Multipahting IO é o IP flututante.

        Aqui, o examinador misturou Multipathing IO com Multipathing de redes, que são coisas distintas, embora conceitualmente semelhantes. O IP flutuante é um endereço IP configurado para o nó ativo. Ex: determinado nó possui o IP 10.0.0.100; se ele falhar, outro host assume com o mesmo IP. 


ID
2551819
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A família de padrões IEEE 802 define um conjunto de tecnologias de comunicação em redes que abordam diferentes formas de comunicação, utilizando cabos de cobre, fibra ótica e comunicação sem fio. Em relação a esses padrões, indique a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Eliminei de cara a B por causa da pegadinha MAC (MEDIA ACCESS CONTROL), na questão está MEDIUM

  • a) Correito, 802.3 de fato não é idêntico ao Ethernet II, possuem funções diferentes para o corpo de bytes. Como 802.3 suporta IEEE 802.1Q (que implementa STP de padrões antigos até o original 802.1d), não está incorreto afirmar que suporta STP

    b) Errado por afirmar que Ethernet II utiliza da LLC, que é coisa do protocolo 802,3. Fácil de matar também pela expressão "A camada LLC é obrigatória em todas as tecnologias de rede". (Quase) nada é obrigatório! 

    Fonte: https://networkengineering.stackexchange.com/questions/5300/what-is-the-difference-between-ethernet-ii-and-802-3-ethernet

    c)  O aumento da taxa de transmissão no 802.11n foi pela implementação do MIMO (multiple-input multiple-output), e não trata de melhoria na camada MAC.

    d) OUI é um campo do MAC  para identificar o fabricante, vendedor ou outra organização. Não tem nada a ver com proximidade.

    e) Errado, pois o padrão 802.1Q é justamente sobre criação de vlans sobre ethernet.


     

  • LLC é 802.2 ! essa foi a pegadinha.


ID
2551822
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os modelos de referência em camadas correspondem a uma classificação conceitual de protocolos. Em relação ao modelo de referência em camadas usado pela arquitetura TCP/IP indique a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • fiquei em duvida entra duas (B e C), e eh claro que marquei a errada (como sempre faço nas provas)

     

    Alguem sabe o erro da B?

  • Jubileu Silva,

     

    Fiz o mesmo que você.

     

    Também aguardo maiores informações.

  • kkkkkkkk...fui na B também

  • Alternativa correta: C. 

    a) ERRADA: o modelo TCP/IP pode ter 4 ou mais camadas, a depender da bibliografia, mas em nenhuma delas ele chega a ter 7 camadas;

    b) ERRADA: protocolos que implementam funcionalidades que fazem interface com o usuário são normalmente implementados pelas aplicações respectivas (http-> browser; ftf-> cliente ftp; telnet-> terminal). Já os protocolos abaixo deles são implementados por bibliotecas do Sistema Operacional, que podem ser incorporadas aos programas em tempo de execução ou em tempo de compilação;

    c) GABARITO;

    d) ERRADA: podem sim. TCP/IP tem as funcionalidades dessas camadas embutidas em outras camadas;

    e) ERRADA: TCP e UDP são da mesma camada (transporte). 

  • Também achava que a resposta correta era a B. Mas ao ler o comentário do Luis Forchesatto, percebi o óbvio, quem implementa os serviços de HTTP, DNS, Telnet e outros são aplicações que rodam sob o SO. Estas aplicações como o Browser chamam funções de bibliotecas escritas em determinada linguagem que por sua vez chamam funções do SO, estas funções podem ser de modo usuário ou modo núcleo.


ID
2551825
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando o conjunto de protocolos utilizados em redes TCP/IP, indique a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    A tarefa de traduzir um nome de hospedeiro para endereço IP é feita pelo DNS (domain name system - sistema de nomes de domínio), que é basicamente um conjunto de servidores distribuidos de forma hierárquica que recebe o nome de hospedeiro que o usuário deseja e devolve o endereço IP correspondente. O protocolo DNS utiliza o protocolo UDP e a porta 53 para comunicação.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Questão bastante complicada, pois exige muita atenção. Gabarito letra D. 

    Comentários:

    A - O protocolo ARP não é utilizado em IPv6.

    B - O serviço de DHCP ainda é suportado no IPv6.

    C - Nenhuma aplicação que necessite de serviços de comunicação confiável utiliza o UDP, esta afirmação torna a assertiva errada.

    E - Ambos não são utilizados pelas aplicações clientes para enviar e-mails de um servidor, quem faz esse papel é o SMTP. 

     

     

  • Alternativa correta: D. 

     

    a) ERRADA: IPV6 não possui ARP ou equivalente. 

     

    b) ERRADA: o IPV6 suporta o DHCPv6, usado quando é necessário um gerenciamento centralizado dos endereços outorgados. 

     

    c) ERRADA: A primeira parte está certa. Já a segunda está errada pois os protocolos de camadas superiores podem implementar de maneira independente métodos para garantir a confiabilidade usando o UDP apenas para o transporte. 

     

    d) GABARITO. 

     

    e) ERRADA: São semelhantes no envio, mas no recebimento eles operam de formas diferentes. 

  • a) E. Quando falamos em 'ARP' devemos lembrar que significa 'Address Resolution Protocol' sendo um protocolo que mapea e converte os endereços IP em endereços MAC. Converter do endereço MAC para IP é função do protocolo 'RARP'. IPv6 não usa eles.
    b) E. Embora uso do serviço DHCP seja dispensável, ele pode ser utilizado em situações específicas.
    c) E. UDP é um protocolo não orientado para conexão da camada de transporte no modelo TCP/IP, usado para transmissão de pacotes de dados. Exemplo de uso: vídeos. As camadas posteriores a de transporte podem implementar outros métodos para tratar os erros, deixando só a comunicação com o 'UDP'.
    d) C
    e) E. Operam diferente no recebimento das mensagens.
     


ID
2551828
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

De acordo com a norma NBR 14565/2007, o cabeamento estruturado é formado por diversos elementos funcionais, dos quais fazem para o distribuidor de campus (CD), distribuidor de edifício (BD), distribuidor de piso (FD), ponto de consolidação (CP) e tomada (TD). Em relação a esses elementos, indique a afirmativa com as MELHORES PRÁTICAS recomendadas pela norma.

Alternativas

ID
2551831
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A norma NBR 14565/2007 especifica um conjunto de requisitos de desempenho para o cabeamento estruturado. Em relação a esses requisitos, indique a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Norma em questão:

    https://www.ppgia.pucpr.br/~jamhour/Download/pub/NBR%2014565-2007.pdf

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2551834
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistemas virtualizados e containers são conceitos importantes para computação na nuvem. Para gerenciar grande número de servidores físicos, virtualizados e containers, utilizam-se ferramentas especializadas de configuração remota. Indique a afirmativa que descreve de forma CORRETA os conceitos relativos a sistemas virtualizados e containers e as ferramentas de gerenciamento disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Kubernetes é um sistema de código aberto que foi desenvolvido pelo Google para gerenciamento de aplicativos em containers através de múltiplos hosts de um cluster. Tem como principal objetivo facilitar a implantação de aplicativos baseados em microservices. Ele foi baseado na experiência do Google de muitos anos trabalho com containers, adaptando o  para se trabalhar com Docker.

     

    O Kubernetes foi muito útil para ser utilizado até o Docker Swarm 1.0, pois disponibilizava muitos recursos que o Docker não disponibilizava até aquele momento, entre eles: Balanceamento de carga e movimento de containers sem perda de dados.

     

    A principal vantagem que se tem ao utilizar o Kubernetes é que você não está preso as limitações da API do Docker (O Problema do Swarm) você tem total liberdade já que o Kubernetes não foi desenvolvido especialmente para o Docker, você pode trocar a sua estrutura de Docker para Rockets (Containers no CoreOS). Você pode escolher a simplicidade do Swarm ou o poder do Kubernetes.

     

    O Puppet é uma ferramenta de gerência de configurações e estados que vem da escola de GCONF do Mark Burgess, criador do CFEngine e destes princípios que vem sendo contruídos desde os anos 90.

     

    O Ansible é uma ferramenta que faz o que chamamos de orquestração, ele não segue os princípios fundamentais de CCONF e o seu desenho não segue a escola do Mark Burgess.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Só uma observação quanto ao comentário do Ibsen. Acredito que o Kubernetes seja + utilizado que o Docker Swarm.

  • Pessoal, assertiva correta é a E, o Kubernetes é uma ferramenta poderosíssima, podemos instalar s mais diversos sistemas e aplicativos nela e tanto colocarmos em produção, como para somente testes.

    Resposta: Errado

  • A. Suportam conteineres sim.

    B. Ansible é só pra Linux. Puppet tem para Windows.

    C. Conteineres virtualizam a nível de SO, VMs virtualizam a nível até de hardware.

    D. Podem ser orquestrados pelo Kubernetes também.

    E. Gabarito.

  • e-

    Kubernetes is an open-source container orchestration system for automating software deployment, scaling, and management. Originally, Google designed Kubernetes, but now, the Cloud Native Computing Foundation maintains the project

    https://en.wikipedia.org/wiki/Kubernetes


ID
2551837
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O termo clustering é utilizado para designar as técnicas que fazem com que múltiplos recursos, como servidores, apareçam como sendo uma única entidade para usuários externos. Balanceamento de carga e alta disponibilidade são exemplos de clustering. Indique a afirmativa CORRETA sobre as tecnologias e produtos disponíveis para aumentar a carga e a disponibilidade de serviços oferecidos na rede.

Alternativas
Comentários
  • b) Proxies reversos podem ser utilizados para prover balanceamento de carga e alta disponibilidade para servidores HTTP e HTTPS. HAproxy e Nginx são exemplos de ferramentas que podem operar como proxyreverso, contudo, por questões de segurança, essas ferramentas operam apenas com HTTPS.  

     

    c) Balanceamento de carga pode ser feito nas camadas 4 (Transporte) ou 7 (Aplicação). Quando o balanceamento é feito na camada 4, o conjunto de aplicações e serviços poderá ser distribuído em diversos servidores, sendo que cada servidor poderá suportar um conjunto de aplicações e serviços específicos.   

     

    Essas características são do balanceamento na camada 7 (aplicação). 

     

    Balanceamento de carga na camada 4 é distribuir os pedidos para os servidores no nível ou camada de transporte, ou seja, nos protocolos como o TCP e o UDP. 

     

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

     

    Sobre Gabarito (letra c):  

     

    Há várias maneiras de implementar IPs flutuantes em um ambiente local. Em todos os casos, os servidores que compartilham o endereço IP também precisam compartilhar o estado um do outro por meio de um mecanismo de sinal de funcionamento. Esse mecanismo permite aos servidores comunicar o estado de integridade deles um ao outro. Ele também permite que o servidor secundário assuma o endereço IP flutuante depois que o servidor vinculado falhar. Esse esquema é frequentemente implementado por meio do uso do Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP), mas você também pode usar outros mecanismos semelhantes.

     

    ...IPs flutuantes permitem alta disponibilidade com os Serviços Windows por meio do uso do Clustering de failover do Windows Server.

     

    Os servidores que exigem alta disponibilidade normalmente usam IPs flutuantes. Por exemplo, bancos de dados relacionais mestre-escravo, como o Microsoft SQL Server, que usam Grupos de disponibilidade sempre ativados.

     

    MASTIGADINHO EM!! Quem quiser se aprofundar tá ai a fonte:
     

    https://cloud.google.com/solutions/best-practices-floating-ip-addresses?hl=pt-br

     

    http://redes-e-servidores.blogspot.com.br/2011/03/balanceamento-de-carga-iii.html


ID
2551840
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O termo ferramenta de desktop remoto é usado para designar aplicativos que oferecem uma interface gráfica para envio de comandos via teclado e mouse e visualização da tela de um computador remoto conectado por meio da rede. Considerando as diferentes soluções disponíveis, indique a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

    a) Windows Remote Desktop Protocol, ou RDP, é um protocolo proprietário utilizado por computadores que executando o sistema operacional Windows. Por ser proprietário, o RDP não pode ser usado por sistemas operacionais que não sejam o Windows

    Errada. Porque o RDP pode ser usado em outras plataformas , como por exemplo: Linux. 

     

    b) Virtual Network Computer, ou VNC, é uma ferramenta de desktop remoto multi-plataforma. Contudo, os computadores local e remoto precisam estar utilizando o mesmo sistema operacional, isto é, não é possível controlar um sistema Linux a partir de um sistema Windows.

    Errada. Porque é possível controlar um sistema Linux a partir do Windows

     

    c)  RFB (“remote framebuffer”) é o protocolo de desktop remoto utilizando pelo VNC. Como este protocolo transmite a imagem da tela do computador na forma de pixels, ele é considerado mais eficiente que as alternativas, como o Windows Remote Desktop protocolo, por exemplo. 

    Errada.

     

    d) Atualmente não existe solução tecnológica que permita controlar remotamente um computador a partir de um aparelho móvel, como um smartphone. 

    Errada. O que mais existem no mercado são tais soluções.

     

     

     

    Qcom - Questão comentada

    https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ

  • Analisando os itens:

    a) O cliente (aquele que irá acessar remotamente) do RDP tanto pode ser um computador Windows como também pode ser um computador Linux. Contudo, o servidor (máquina que será acessada) deve ser um computador com Windows. Item errado;

    b) O VNC é uma ferramenta multiplataforma (Apple, Windows, Linux, Android) que permite controlar um computador remoto, não importando qual o sistema operacional do cliente e do servidor, desde que ambos tenham a ferramenta instalada. Item errado;

    c) O RFB, embora descrito corretamente, é menos eficiente do que o RDP, pois o RDP consegue enviar comandos de alto nível, enquanto o RDP é baseado apenas no envio de dados crus, baseado em pixels. Item errado;

    d) VNC, Temviewer e Logmein são apenas algumas das muitas soluções de acesso remoto que possuem aplicativos para smartphones. Item errado;

    e) Item correto.

    Resposta certa, alternativa e).

  • Analisando os itens:

    a) O cliente (aquele que irá acessar remotamente) do RDP tanto pode ser um computador Windows como também pode ser um computador Linux. Contudo, o servidor (máquina que será acessada) deve ser um computador com Windows. Item errado;

    b) O VNC é uma ferramenta multiplataforma (Apple, Windows, Linux, Android) que permite controlar um computador remoto, não importando qual o sistema operacional do cliente e do servidor, desde que ambos tenham a ferramenta instalada. Item errado;

    c) O RFB, embora descrito corretamente, é menos eficiente do que o RDP, pois o RDP consegue enviar comandos de alto nível, enquanto o RDP é baseado apenas no envio de dados crus, baseado em pixels. Item errado;

    d) VNC, Temviewer e Logmein são apenas algumas das muitas soluções de acesso remoto que possuem aplicativos para smartphones. Item errado;

    e) Item correto.

    Victor Dalton | Direção Concursos


ID
2551843
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma das ferramentas de informática empregadas para realizar o acesso remoto a computadores é o software TeamViewer. Com relação às funcionalidades e configurações desse software em sua 11ª versão, é CORRETO afirmar que o TeamViewer

Alternativas
Comentários
  • GAB.D.


ID
2551864
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em uma conferência que escreveu sobre o destino da literatura, Lima Barreto afirmava: “Entrando no segredo das vidas e das coisas, a literatura reforça nosso natural sentimento de solidariedade com nossos semelhantes, explicando-lhes os defeitos, realçando-lhes as qualidades e zombando dos fúteis motivos que nos separam uns dos outros. Ela tende a obrigar a todos nós a nos tolerarmos e a nos compreendermos; e, por aí, nós nos chegaremos a amar mais perfeitamente na superfície do planeta que rola pelos espaços sem fim”.


A ideia de que a arte pode ter uma função na sociedade, seja como elemento de união entre os homens, seja pelo potencial de transformação da sociedade, era cara ao escritor carioca, homenageado da 15.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Sua literatura incluía os suburbanos, negros, despossuídos de toda sorte e, nesse sentido, promovia um olhar da elite letrada sobre tais personagens esquecidos na trama urbana, bem como abarcava seus temas e reivindicações. Um tipo de arte que perdeu o sentido por longas décadas na história da literatura brasileira, mas que nos últimos anos tem mostrado sua pertinência atemporal.

Disponível em: <http://epoca.globo.com/cultura/noticia/2017/07.html> . Acesso em: 14/08/17. 

A palavra “despossuídos” recebe acento gráfico pelo mesmo motivo que

Alternativas
Comentários
  • A palavra "des-pos-su-í-dos" é acentuada pela regra do hiato ("i" ou "u" tônico seguido ou não de "s" quando há o encontro de duas letras com sons vocálicos, em uma mesma palavra, e em sílabas diferentes). Portanto, deve-se procurar, dentre as alternativas, qual palavra obedece à regra do hiato

    A palavra "a-í" é acentuada pela regra do hiato. Por isso, é o gabarito da questão.

    A palavra "dé-ca-das" é acentuada pela regra das proparoxítonas.
    A palavra "fú-teis" é acentuada pela regra das paroxítonas.
    A palavra "li-te-rá-ria" é acentuada pela regra das paroxítonas.
    A palavra "nós" é acentuada pela regra do monossílabo tônico.
     

  • Acredito que a resposta para essa questão seja: 

    DESPOSSUÍDOS - i tônico precedido de vogal. Da mesma forma que o Aí, pois não se classifica como monossílaba tônicas por não ser terminado em a, e ou o. 

  • Regrinha do hiato: Acentua-se as vogais I e U quando;

    - Forem a 2ª vogal do hiato;

    - Forem tônicas;

    - Estiverem sozinhas ou com S;

    --> Des-pos-su-Í-dos

    --> a-Í

    Gab. D

     

  • Acentuam-se o I e o U oxítonos quando não formarem ditongo com a vogal anterior:

    Ex: A-í ,Ba-ú, Pi-au-í

    Ou podemos também dizer que se trata de um Hiato

  • QC, essa questão já apareceu 389 vezes!
  • GABARITO: LETRA D

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.

  • Resumo Acentuação e Ortografia:

    Monossílabos:

    Terminados em A(s),E(s),O(s) : pá, três, pós;

    Terminadas em Ditongo Aberto: éu, éi, ói: céu, réis, dói;

    Oxítonas:

    Terminadas em A(s),E(s),O(s),Em(s). sofá, café,

    Terminadas em Ditongo Aberto: éu, éi, ói: chapéu, anéis, herói;

    Paroxítonas:

    • Todas, exceto terminadas em A(s),E(s),O(s),Em(s). Ex: fácil, hífen, álbum,

    cadáver, álbuns, tórax, júri, lápis, vírus, bíceps, órfão

    • Terminadas em ditongo (Regra cobradíssima) Ex: Indivíduos, precárias,

    série, história, imóveis, água, distância, primário, indústria, rádio

    • Se tiver Ditongo Aberto: não acentua mais!Ex: boia, jiboia, proteico, heroico

    Proparoxítonas:

    • Todas. Sempre. Ex: líquida, pública, episódica, anencéfalo, período.

    Regra do Hiato:

    Acentuam-se o “i” ou “u” tônico sozinho na sílaba (ou com s): baú,

    juízes, balaústre, país, reúnem, saúde, egoísmo. Caso contrário, não acentue: juiz,

    raiz, ruim, cair.

    Não se acentuam também hiatos com vogais repetidas: voo, enjoo, creem, leem, saara,

    xiita, semeemos.

    Exceção1: “i” seguido de NH: rainha, bainha, tainha,

    Exceção2: “i” ou “u” antecedido de ditongo, se a palavra não for oxítona: bocaiuva,

    feiura, sauipe, Piauí, tuiuiú. Decore: Guaíba e Guaíra são acentuados.

    FONTE: Professor Filipe Luccas - Estratégia concursos.


ID
2552014
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Segundo o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul, são órgãos do Poder Judiciário do Estado, dentre outros:

Alternativas
Comentários
  •  

    Lei n. 1.511, de 5 de julho de 1994.

    Órgãos Judiciários Capítulo I Da Organização

    Art. 20. São órgãos do Poder Judiciário do Estado:

    I - o Tribunal de Justiça;

    II - o Conselho Superior da Magistratura;

    III - a Corregedoria-Geral de Justiça;

    IV - o Tribunal do Júri;

    V - os juízes de direito;

    VI - os juízes substitutos;

    VII - os Juizados Especiais;

    VIII - os Conselhos da Justiça Militar; (alterado pela Lei n. 4.332, de 3.4.2013 – DOMS, de 4.4.2013.)

    IX - os juízes de paz;

    X - os Juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial. (Acrescentado pelo art. 1º da Lei n. 1.941, de 11.1.1999 – DOMS, de 22.1.1999.)

  • de acordo com CF 

    a) o Conselho Superior da Magistratura e o Ministério Público estadual. ERRADO

    Os MPE´s sobre o princípio da simetria fazem parte das funções essenciais à justiça. 
     

    b) os juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial, os juízes Leigos e os Conciliadores. ERRADO.

    Os conciliadores e auxiliares são apenas. assistentes. 
     

    c) os Conselhos da Justiça Militar, os Juizados Especiais e os Defensores Públicos do Estado. ERRADO.

    A DPE faz parte das funções essenciais à justiça.  

     

      D) os juízes substitutos e os juízes de paz. CERTO  

    art 92.VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios. (TJ) conbinado com o Art. 98. VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios. (TJ)                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

      e) os Juízes de Direito, o Ministério Público e os Advogados Públicos. ERRADO

    MP  e Advogados Públicos pertencem a funções essenciais à justiça

  • A Lei nº 1.511/1994 detalha quais são os órgãos do Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso do Sul. São eles: O Tribunal de Justiça, o Conselho Superior da Magistratura, a Corregedoria-Geral de Justiça, o Tribunal do Júri, os juízes de direito, os Juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial, os juízes de direito substitutos em segundo grau, os juízes substitutos, os Juizados Especiais, os Conselhos da Justiça Militar e os juízes de paz.


    Sendo assim, vamos analisar as alternativas abaixo:


    A) Errada - o Conselho Superior da Magistratura e o Ministério Público estadual.

    O art. 20, II, da Lei 1.511 de 1994, assevera que são órgãos do Poder Judiciário do Estado, dentre outros, o Conselho Superior da Magistratura. Observe que o Ministério Público Estadual não entra nesta relação, pois não pertence ao Poder Judiciário. O MP é uma instituição pública autônoma, que trabalha na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.


    B) Errada - os juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial, os juízes Leigos e os Conciliadores.  

    O art. 20, VI, da Lei 1.511 de 1994, dispõe que são órgãos do Poder Judiciário do Estado, dentre outros, os Juízes de Direito auxiliares de Entrância Especial. Tome nota que os juízes Leigos e os Conciliadores não entram nesta relação, pois não pertencem ao Poder Judiciário. Dentre outros, os servidores da Justiça, os conciliadores, os árbitros e os juízes não-togados dos Juizados Especiais são auxiliares da justiça.

    C) Errada - os Conselhos da Justiça Militar, os Juizados Especiais e os Defensores Públicos do Estado. 

    O art. 20, IX e X, da Lei 1.511 de 1994, dispõe que são órgãos do Poder Judiciário do Estado, dentre outros, os Juizados Especiais e os Conselhos da Justiça Militar. Tenha atenção no sentido de que os Defensores Públicos do Estado não entram nesta relação, pois não pertencem ao Poder Judiciário. O art. 22 menciona que, além dos órgãos do Poder Judiciário, são funções essenciais à Justiça o Ministério Público, a Advocacia, a Defensoria Pública-Geral e a Procuradoria-Geral do Estado.

    D) Correta - os juízes substitutos e os juízes de paz. 

    O art. 20, VIII e XI, da Lei 1.511 de 1994, dispõe que são órgãos do Poder Judiciário do Estado, dentre outros, os Juízes Substitutos e os Juízes de Paz. Sendo assim, encontramos o gabarito da nossa questão.


    E) Errada - os Juízes de Direito, o Ministério Público e os Advogados Públicos. 

    O art. 20, V, da Lei 1.511 de 1994, dispõe que são órgãos do Poder Judiciário do Estado, dentre outros, os Juízes de Direito. Tenha atenção no sentido de que o Ministério Público e os Advogados Públicos não entram nesta relação, pois não pertencem ao Poder Judiciário. O art. 22 menciona que, além dos órgãos do Poder Judiciário, são funções essenciais à Justiça o Ministério Público, a Advocacia, a Defensoria Pública-Geral e a Procuradoria-Geral do Estado.

    Resposta: D



ID
2555557
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Considerando o disposto no Código de Organização Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I. Para garantir o cumprimento e a execução de seus atos e decisões, podem o tribunal e os juízes requisitar do Poder Público os meios necessários àquele fim, autorizada a apreciação do mérito da decisão ou do fato a ser executado ou cumprido.

II. Na guarda e aplicação da Constituição da República, da Constituição do Estado e das leis, o Poder Judiciário só intervirá em espécie e por provocação da parte, salvo quando a lei expressamente determinar procedimento de ofício.

III. O Tribunal de Justiça e os juízes mencionados no Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul têm competência exclusiva para conhecer todas as espécies jurídicas, ressalvadas as restrições constitucionais e legais.

IV. A justiça do Estado é instituída para assegurar a defesa social, tutelar e restaurar as relações jurídicas.

Alternativas
Comentários
  • ACERTEI SO POR INTERPRETAÇAO. VAMOS LA

    ERRADO I. Para garantir o cumprimento e a execução de seus atos e decisões, podem o tribunal e os juízes requisitar do Poder Público os meios necessários àquele fim, autorizada a apreciação do mérito da decisão ou do fato a ser executado ou cumprido. MAIS ESSA AGORA PODER JUDICIARIO PEDIR AUTORIZAÇAO PRA JULGAR ALGUEM. FAZ A SUA PARTE QUE FASSO A MINHA!

     

     

     

    CORRETO II. Na guarda e aplicação da Constituição da República, da Constituição do Estado e das leis, o Poder Judiciário só intervirá em espécie e por provocação da parte, salvo quando a lei expressamente determinar procedimento de ofício.  ESSA AQUI EU ASSUMO QUE DEU UM POUCO DE TRABALHO PRA INTERPRETA, POIS MEU FOCO E EM QUESTOES DA FCC QUE E MAIS LETRA DE LEI.

     

     

    CORRETO III. O Tribunal de Justiça e os juízes mencionados no Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul têm competência exclusiva para conhecer todas as espécies jurídicas, ressalvadas as restrições constitucionais e legais. 

     

     

    CORRETO IV. A justiça do Estado é instituída para assegurar a defesa social, tutelar e restaurar as relações jurídicas.  

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) Errada - Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 


    I - O art. 5º da Lei 1.511 de 1994 informa que “Para garantir o cumprimento (...) àquele fim, VEDADA a apreciação do mérito (...). Pessoal, não está autorizada a apreciação do mérito da decisão ou do fato. Por isso o item está incorreto.

    II – O art. 3º da Lei 1.511 de 1994 dispõe exatamente sobre o que está exposto na questão. Veja que, em regra, para que haja a intervenção do Poder Judiciário, faz-se necessária a provocação da parte. Por isso o item está correto.

    IV – O art. 2º da Lei 1.511 de 1994 diz justamente sobre o assunto da questão. Cabe ressaltar que a razão de ser da Justiça do Estado é garantir, dentro da sua competência, a prestação jurisdicional, para atender aos anseios da sociedade, atuando com justiça, equidade e promovendo a paz social. Por isso o item está correto.


    B) Errada - Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 


    I - O art. 5º da Lei 1.511 de 1994 informa que “Para garantir o cumprimento (...) àquele fim, VEDADA a apreciação do mérito (...). Pessoal, não está autorizada a apreciação do mérito da decisão ou do fato. Por isso o item está incorreto.

    II – O art. 3º da Lei 1.511 de 1994 dispõe exatamente sobre o que está exposto na questão. Veja que, em regra, para que haja a intervenção do Poder Judiciário, faz-se necessária a provocação da parte. Por isso o item está correto.

    III – O art. 4º da Lei 1.511 de 1994 fala justamente sobre isso. Pessoal, observadas as exceções constitucionais e legais, para que o Tribunal de Justiça e os juízes possam atuar regularmente, eles necessitam ter competência para conhecer de todas as espécies jurídicas. Por isso o item está correto.


    C) Correta - Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. 




    II – O art. 3º da Lei 1.511 de 1994 dispõe exatamente sobre o que está exposto na questão. Veja que, em regra, para que haja a intervenção do Poder Judiciário, faz-se necessária a provocação da parte. Por isso o item está correto.

    III – O art. 4º da Lei 1.511 de 1994 fala justamente sobre isso. Pessoal, observadas as exceções constitucionais e legais, para que o Tribunal de Justiça e os juízes possam atuar regularmente, eles necessitam ter competência para conhecer de todas as espécies jurídicas. Por isso o item está correto.

    IV – O art. 2º da Lei 1.511 de 1994 diz justamente sobre o assunto da questão. Cabe ressaltar que a razão de ser da Justiça do Estado é garantir, dentro da sua competência, a prestação jurisdicional, para atender aos anseios da sociedade, atuando com justiça, equidade e promovendo a paz social. Por isso o item está correto.




    D) Errada - Apenas as assertivas II e III estão corretas. 


    II – O art. 3º da Lei 1.511 de 1994 dispõe exatamente sobre o que está exposto na questão. Veja que, em regra, para que haja a intervenção do Poder Judiciário, faz-se necessária a provocação da parte. Por isso o item está correto.

    III – O art. 4º da Lei 1.511 de 1994 fala justamente sobre isso. Pessoal, observadas as exceções constitucionais e legais, para que o Tribunal de Justiça e os juízes possam atuar regularmente, eles necessitam ter competência para conhecer de todas as espécies jurídicas. Por isso o item está correto.




    E) Errada - Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas. 


    I - O art. 5º da Lei 1.511 de 1994 informa que “Para garantir o cumprimento (...) àquele fim, VEDADA a apreciação do mérito (...). Pessoal, não está autorizada a apreciação do mérito da decisão ou do fato. Por isso o item está incorreto.

    III – O art. 4º da Lei 1.511 de 1994 fala justamente sobre isso. Pessoal, observadas as exceções constitucionais e legais, para que o Tribunal de Justiça e os juízes possam atuar regularmente, eles necessitam ter competência para conhecer de todas as espécies jurídicas. Por isso o item está correto.

    IV – O art. 2º da Lei 1.511 de 1994 diz justamente sobre o assunto da questão. Cabe ressaltar que a razão de ser da Justiça do Estado é garantir, dentro da sua competência, a prestação jurisdicional, para atender aos anseios da sociedade, atuando com justiça, equidade e promovendo a paz social. Por isso o item está correto.

    Resposta: C


ID
2555905
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A esfinge, um monstro mitológico alado, com a cabeça de uma mulher e o corpo de um leão, assolava a cidade de Tebas na Grécia. Emboscava jovens em um lugar ermo e os desafiava (“Decifra-me ou devoro-te!”) com o enigma: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois e à tarde tem três?”


O único que decifrou a charada foi Édipo, ao responder “O homem, que na infância engatinha usando quatro membros, na vida adulta anda sobre dois pés, mas na velhice precisa de um cajado como apoio”. Por ter resolvido o enigma, Édipo acabou tornando-se rei de Tebas, casando-se, sem saber, com sua mãe, Jocasta, e sofrendo um fim infeliz, como bem descrito por Sófocles em sua tragédia Édipo Rei.


A resposta de Édipo bem descreve o arco de vida dos seres humanos, que se inicia na infância e termina na decadência da velhice e na morte. Tal trajetória é a inevitável consequência da impossibilidade de manter, indefinidamente, o estado de baixa entropia que caracteriza o organismo vivente. Tudo no universo está sujeito à segunda lei da termodinâmica, que determina o fluxo do tempo e traz a velhice.


O que sempre me impressionou na história do Édipo é o fato de tantos outros jovens antes dele terem morrido por serem incapazes de responder a uma pergunta tão elementar. Talvez eles não lembrassem mais da infância e não percebessem que um dia envelheceriam. De fato, a humanidade há séculos vive tentando negar a inexorabilidade da morte, fantasiando sobre como escapar dela.


Daí vem a busca incessante pela mítica “fonte da juventude”, cujas águas seriam capazes de rejuvenescer aqueles que as bebessem. Tal fonte certamente não existe, mas, independentemente disso, a humanidade tem conseguido aumentar consideravelmente a sua expectativa de vida, através de melhor nutrição, saneamento básico, antibióticos e outros progressos da medicina.

Disponível em: <http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/4315/n/tempus_fugit> . Acesso em: 14/08/17. 

Em qual dos trechos a seguir, retirados do texto, há uma INADEQUAÇÃO de regência verbal, tomadas as normas da gramática tradicional como padrão de correção?

Alternativas
Comentários
  • REGÊNCIA DO VERBO LEMBRAR

     

    > Transito indireto: quando ele for pronominal > lemrar-se.

    > Transitivo direito: quando ele não for pronominal > lembrar

     

    Na questão percebe-se que o verbo lembrar não é pronominal, logo é um VTD. Não poderia ter a preposição na frase.

    Talvez eles não lembrassem mais da infância

     

    GABARITO E

  • Entendi a explicação da Raiani Stati não. Alguém poderia explicar, por favor?

  • LETRA E

     

    Examinador desgraçado

     

    -> quem lembra , lembra ALGO. 

    -> quem SE LEMBRA , se lembra DE ALGO.

     

    COMO TORNAR O ITEM CORRETO?

     

    Talvez eles não lembrassem mais a infância . [CORRETO]

    Talvez eles não se lembrassem mais da infância [CORRETO]

     

    Resumo : Quando não há pronome átono (SE) , ele é transitivo direto.

    Com preposição, com pronome

    Sem preposição, sem pronome


     

    OUTRAS QUESTÕES PARA FIXAR ->  Q637698 Q776638

  • Pelo amor de deus, tem muita questão repetida, arrumem isso!!!

  • Talvez eles não lembrassem mais a infância CERTO


ID
2556001
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir.


O terrorismo sempre fascinou Albert Camus, que, além de uma obra de teatro sobre o tema, dedicou bom número de páginas de seu ensaio sobre o absurdo, O Mito de Sísifo, a refletir sobre esse insensato costume dos seres humanos de achar que assassinando os adversários políticos ou religiosos se resolvem os problemas. A verdade é que salvo casos excepcionais, em que o extermínio de um sátrapa atenuou ou pôs fim a um regime despótico – os dedos de uma das mãos dão e sobram para contá-los – esses crimes costumam piorar as coisas que querem melhorar, multiplicando as repressões, perseguições e abusos. Mas é verdade que, em alguns raríssimos casos, como o dos narodniki russos citados por Camus, que pagavam com sua vida a morte dos que eles matavam pela “causa”, havia, em alguns dos terroristas que se sacrificavam atentando contra um verdugo ou um explorador, certa grandeza moral.

Disponível em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/19/opinion/1503153835_678637.html>. Acesso em: 19/08/17. (Excerto).


O vocábulo que pode assumir diferentes funções, de acordo com o contexto de ocorrência. Assinale a alternativa que apresenta a análise adequada da ocorrência destacada do texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

     

    A) No excerto “em alguns dos terroristas que se sacrificavam”, trata-se de uma partícula expletiva.  

    ERRADO : Trata-se de pronome relativo usado para restringir ''alguns dos terroristas DOS QUAIS se sacrificavam.''

     

     B) Em “piorar as coisas que querem melhorar”, o vocábulo antecipa “repressões, perseguições e abusos

    ERRADO : Trata-se de oração composta, havendo dois verbos, no entanto, dois períodos... Sendo a oração subordinada adjetiva restritiva , a qual utiliza o pronome relativo ''Que '' para restringir o primeiro termo citado, observe : ''Piorar as coisas AS QUAIS querem melhorar.'' 

     

     C) No trecho “A verdade é que salvo casos excepcionais”, trata-se de pronome relativo reiterando “verdade”. 

    ERRADO :  Trata-se de uma oração subordinada predicativa, ligada por um verbo de ligação flexionado ''É'' e que utiliza a partícula integrante ''que''           ''A verdade é que salvo em casos excepcionais.''

     

     D) A ocorrência “que pagavam com sua vida” revela-se como conjunção integrante retomando “casos”. 

    ERRADO : O pronome relativo retoma -->'' narodniki russos''

     

    E) Em “dos que eles matavam pela ‘causa’”, o vocábulo assume a função de um pronome relativo. 

    CORRETO : Dos quais eles matavam pela causa. 

  • a) No excerto “em alguns dos terroristas que se sacrificavam”, trata-se de uma partícula expletiva. ERRADO. Trata-se de um pronome relativo que retoma terroristas.

     

    b) Em “piorar as coisas que querem melhorar”, o vocábulo antecipa “repressões, perseguições e abusos”. ERRADO. Trata-se de um pronome relativo que retoma coisas. Importante relembrar que o pronome relativo tem função anafórica, ou seja, de RETOMAR e não de antecipar (catafórica).

     

    c) No trecho “A verdade é que (=ESSA) salvo casos excepcionais”, trata-se de pronome relativo reiterando “verdade”.  ERRADO. Trata-se de UMA CONJUNÇÃO INTEGRANTE que inicia a oração subordinada substantiva predicativa.

     

    d) A ocorrência “que pagavam com sua vida” revela-se como conjunção integrante retomando “casos”.  ERRADO. Trata-se de um pronome relativo que retoma russos. Obs. O pronome relativo tem função anafórica (retomar), caso que não ocorre com a conjunção integrante. Ela é responsável por iniciar uma oração subordinada substantiva.

     

    "como o dos narodniki russos citados por Camus, que pagavam com sua vida"

     

    e) Em “dos que eles matavam pela ‘causa’”, o vocábulo assume a função de um pronome relativo. CORRETO. Pronome relativo que retoma DOS.

     

    "que pagavam com sua vida a morte dos (=daqueles) que eles matavam"


ID
2556004
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A anedota a seguir foi compartilhada pelo professor Sírio Possenti em uma entrevista. Ela é referência para a próxima questão.


Maria pede ao marido que vá ao armazém buscar 5 ovos.

- Se tiver pão, traga seis, ela acrescenta.

Na volta, ele entrega seis ovos e diz:

- Tinha pão.

Disponível em: < http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num19/entrevista/Palimpsesto19entrevista01.pdf>. Acesso em: 9/8/17.


Com base na leitura da piada, infere-se que a construção do humor decorre da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Ele entendeu assim: O marido entendeu uma espécie de zeugma no meio da frase com ******OVOS.

     

    Maria pede ao marido que vá ao armazém buscar 5 ovos.

    - Se tiver pão, traga seis (******OVOS), ela acrescenta.

    Na volta, ele entrega seis ovos e diz:

    - Tinha pão.

  • A mulher que não soube explicar direito... ¬.¬

  • Das duas, uma: Ou ele quis ser irônico ou então entendeu errado mesmo.

  • A questão se refere mais a forma de se interpretar mesmo!

     

    Inversão Sintática refere-se ao fenômeno que troca a ordem normal dos termos sintáticos na frase. 



    A ordem normal, como você bem sabe, é: 
     

    SUJEITO + VERBO + OBJETO + ADJUNTO ADVERBIAL 
     

    Em que Verbo, Objeto e Adjunto Adverbal fazem parte do Predicado. Objeto e Adjunto não aparecem em todas as orações. Mas sujeito e verbo, sim. (apenas não em algumas orações sem sujeito) 
     

    Na inversão sintática, pode-se ocorrer: 

    Ex.1: Adjunto na frente e isso é muito comum, para enfatizar o modo pelo qual a ação ocorre. 
    Ex.: Ontem, meu país comemorou a saída de todos os franceses que compraram terras na Amazônia. 

    Olha o "Ontem" aí! 

  • Tô vendo que alguem vai ter que voltar ao mercado.

  • Quem entende as mulheres? kkk......


ID
2556016
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em uma conferência que escreveu sobre o destino da literatura, Lima Barreto afirmava: “Entrando no segredo das vidas e das coisas, a literatura reforça nosso natural sentimento de solidariedade com nossos semelhantes, explicando-lhes os defeitos, realçando-lhes as qualidades e zombando dos fúteis motivos que nos separam uns dos outros. Ela tende a obrigar a todos nós a nos tolerarmos e a nos compreendermos; e, por aí, nós nos chegaremos a amar mais perfeitamente na superfície do planeta que rola pelos espaços sem fim”.


A ideia de que a arte pode ter uma função na sociedade, seja como elemento de união entre os homens, seja pelo potencial de transformação da sociedade, era cara ao escritor carioca, homenageado da 15.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Sua literatura incluía os suburbanos, negros, despossuídos de toda sorte e, nesse sentido, promovia um olhar da elite letrada sobre tais personagens esquecidos na trama urbana, bem como abarcava seus temas e reivindicações. Um tipo de arte que perdeu o sentido por longas décadas na história da literatura brasileira, mas que nos últimos anos tem mostrado sua pertinência atemporal.

Disponível em:<http://epoca.globo.com/cultura/noticia/2017/07.html> . Acesso em: 14/08/17. 

Sobre os mecanismos sintáticos destacados no texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Nas duas ocorrências, o pronome “lhes” funciona como objeto indireto de formas verbais transitivas diretas e indiretas.  ERRADO.

     

    "explicando-lhes (= A ELES = OBJETO INDIRETO) os defeitos"

     

    "realçando-lhes (=DELES= ADJUNTO ADNOMINAL= As qualidades DELES) as qualidades"

     

    b) O termo “a todos nós” funciona como objeto direto preposicionado, já que a forma verbal “obrigar” é transitiva direta e indireta. CORRETO.

    Ela tende a obrigar a todos nós (objeto direto preposicionado) a nos tolerarmos (objeto indireto) e a nos compreendermos; 

     

    c) A estrutura correlativa “seja... seja...” poderia ser reescrita como “seja... ou” e ainda manter o paralelismo do período original, de acordo com a prescrição gramatical.  ERRADO. Em se tratando de conjunções alternativas, não é possível combiná-las entre si. O correto seria: seja...seja; ou...ou.

     

    d) O nexo “bem como” expressa comparação entre as orações, o que torna “como ainda” uma substituição correta nessa posição. ERRADO. Acredito que o sentido seja alterado.

     

    e) A preposição “de” antes da conjunção integrante “que” poderia ser omitida, já que seu uso é opcional nessa posição. ERRADO. A preposição DE é pedida pelo termo ideia.

  • Para reconhecermos um objeto direto preposicionado, basta isolarmos o verbo e verificarmos se ele é realmente transitivo direto.

    Observe os exemplos a seguir, em que a preposição tem apenas a função de enfatizar a informação:

    “Identifiquei a vocês todos naquela fotografia”.
    - “Identifiquei”: VTD
    - “a vocês todos”: Objeto Direto preposicionado (Preposição “a” não exigida pelo verbo).

    No exemplo acima, a preposição a inicia o objeto direto (OD) – a todos vocês – todavia sua presença não ocorre por exigência do verbo identificar, que é transitivo direto (VTD).
     

    Casos Obrigatórios
    Caso 1: Evitar ambiguidade (duplo sentido) – quando o verbo inicia a frase, a fim de que o objeto direto não seja confundido com o sujeito:

    Devorou o leão o caçador.

    Devorou ao leão o caçador.

    Devorou o leão ao caçador.

     

    Casos Facultativos

    Caso 1: Se o objeto direto for um substantivo próprio ou comum que indica pessoa, poder-se-á utilizar a preposição para iniciar o objeto direto.
    “Ama a Deus sobre todas as coisas.”

     

    Caso 2: Se o objeto direto for um pronome oblíquo tônico, a preposição aparece não por exigência do verbo, mas do pronome.

    “Clarice não cumprimentou a ninguém.”

     

    Caso 3: Algumas expressões que indicam ideia de partitivo, ou seja, o objeto direto transmite ideia de parte daquilo a que se refere.

    “Celina bebeu do próprio veneno.”

     

    Portal Educação

  • Aí me lasquei.....pergunta difícil .

  •  

    B)

    Pela transitividade do verbo obrigar.

    Quem obriga, obriga alguém, a alguma coisa.

    Ela tende a obrigar a todos nós(algúem OD) a nos tolerarmos (alguma coisa a que somos obrigados OI). 

     


ID
2556034
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, NÃO é causa de vacância do cargo público

Alternativas
Comentários
  • Segue a mesma lógica do Estatuto dos Servidores Civis Federais, Lei 8112/90

  • GABARITO E

     

    Questão tripetida

     

    Lei nº 3.310, de 14 de dezembro de 2006 (Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul)

     

    Art. 55. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração a pedido ou de ofício;

    II - demissão;

    III - readaptação;

    IV - aposentadoria;

    V - falecimento.

     

    COM BASE NA LEI 8.112/90

     

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I- exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento.

  • Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

            I - exoneração;

            II - demissão;

            III - promoção;

            VI - readaptação;

            VII - aposentadoria;

            VIII - posse em outro cargo inacumulável;

            IX - falecimento.

  • GABARITO:E


    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990


     

    Da Vacância

           
    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

     

            I - exoneração;

     

            II - demissão;


            III - promoção;


            IV -  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

            V -  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


            VI - readaptação;

     

            VII - aposentadoria;


            VIII - posse em outro cargo inacumulável;


            IX - falecimento.


     

    Em regra, as hipóteses das quais decorre a vacância estão previstas no art. 33 da Lei 8.112/90, valendo então 07 formas de vacância, conhecidas pelo famoso macete:  PADRE PF :

     

    Promoção


    Aposentadoria


    Demissão


    Readaptação


    Exoneração

     

    Posse em outro cargo inacumulável


    Falecimento
     

  • As hipóteses de vacância de cargo público encontram-se listadas no art. 55 do Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, veiculado pela Lei estadual n.º 3310/2006 daquela unidade federativa. Confira-se:

    Art. 55. A vacância do cargo público decorrerá de:
    I - exoneração a pedido ou de ofício;
    II - demissão;
    III - readaptação;
    IV - aposentadoria;
    V - falecimento."

    Da análise deste rol, em cotejo com as alternativas propostas, percebe-se que as alternativas A, B, C e D estão devidamente respaldadas nos incisos I, II, III e IV, acima destacados em negrito.

    Por sua vez, a opção E não vem a ser causa de vacância de cargo público, mesmo porque, embora afastado para tratar da própria saúde, o cargo público permanece preenchido (provido).

    Logo, eis aí a alternativa a ser assinalada como resposta da questão.


    Gabarito do professor: E


ID
2556058
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre a Lei nº 3.310/2006, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, leia as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA.


I. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de decisão judicial proferida por órgão de segunda instância, ainda que haja pendência de recurso.

II. O servidor estável só perderá o cargo mediante processo administrativo disciplinar, em que lhe seja assegurada ampla defesa.

III. O servidor estável só perderá o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na conformidade de regulamento, assegurada ampla defesa.

IV. O servidor estável só perderá o cargo por corte de despesas com pessoal, na forma que dispuser lei federal específica.

V. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de laudo pericial que ateste a ineficiência na prestação do serviço público. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. D.

    https://www5.tjms.jus.br/webfiles/SPGE/revista/20210930170044.pdf


ID
2559592
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A esfinge, um monstro mitológico alado, com a cabeça de uma mulher e o corpo de um leão, assolava a cidade de Tebas na Grécia. Emboscava jovens em um lugar ermo e os desafiava (“Decifra-me ou devoro-te!”) com o enigma: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois e à tarde tem três?”

O único que decifrou a charada foi Édipo, ao responder “O homem, que na infância engatinha usando quatro membros, na vida adulta anda sobre dois pés, mas na velhice precisa de um cajado como apoio”. Por ter resolvido o enigma, Édipo acabou tornando-se rei de Tebas, casando-se, sem saber, com sua mãe, Jocasta, e sofrendo um fim infeliz, como bem descrito por Sófocles em sua tragédia Édipo Rei.

A resposta de Édipo bem descreve o arco de vida dos seres humanos, que se inicia na infância e termina na decadência da velhice e na morte. Tal trajetória é a inevitável consequência da impossibilidade de manter, indefinidamente, o estado de baixa entropia que caracteriza o organismo vivente. Tudo no universo está sujeito à segunda lei da termodinâmica, que determina o fluxo do tempo e traz a velhice.

O que sempre me impressionou na história do Édipo é o fato de tantos outros jovens antes dele terem morrido por serem incapazes de responder a uma pergunta tão elementar. Talvez eles não lembrassem mais da infância e não percebessem que um dia envelheceriam. De fato, a humanidade há séculos vive tentando negar a inexorabilidade da morte, fantasiando sobre como escapar dela.

Daí vem a busca incessante pela mítica “fonte da juventude”, cujas águas seriam capazes de rejuvenescer aqueles que as bebessem. Tal fonte certamente não existe, mas, independentemente disso, a humanidade tem conseguido aumentar consideravelmente a sua expectativa de vida, através de melhor nutrição, saneamento básico, antibióticos e outros progressos da medicina.

Disponível em:<http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/4315/n/tempus_fugit> . Acesso em: 14/08/17.  

As palavras destacadas podem ser substituídas, RESPECTIVAMENTE, sem alteração do sentido original dos períodos, por

Alternativas
Comentários
  •  

    devastava – implacabilidade – ininterrupta. 

    Gabarito: B

  • GABARITO B

     

    incessante é algo que não cessa, não termina , NÃO INTERROMPE

    Sem continuidade; que é interrompido e se reinicia por períodos de tempo; em que acontecem pausas; alternado: chuvas intermitentes.

     

    +

    O que é assolar: v.t.d. Ocasionar destruição; reduzir a pó; arruinar ou destruir

    O que é inexorável: adj. Que não se corrompe por pedidos ou súplicas insistentes; inflexível:

     

    https://www.dicio.com.br

     

  • Assolar: pôr por terra; devastar, arruinar, destruir

    Inexorável: inflexívelimplacávelaustera ou rigoroso.

    Incessante: Cessar (parar). Que não pode sofrer interrupção; que permanece ininterrupto; contínuo.


ID
2559616
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul elenca algumas situações em que será aplicada a pena de demissão ao servidor público. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • hummmmm
  • 8.112/90 

    A) Correta.
    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    B) Incorreta.
    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.
    C) Correta.
    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    I - crime contra a administração pública;

    D) Correta.
    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

    E) Correta.
    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    II - abandono de cargo;
    III - inassiduidade habitual;

  • Art. 184. Será aplicada a pena de demissão, nos casos de:

    [...] II - condenação pela justiça comum, a pena privativa de liberdade superior a quatro anos;

    https://www5.tjms.jus.br/webfiles/SPGE/revista/20210930170044.pdf


ID
2572246
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul (Resolução n.º 98, de 04 de Novembro de 2013) assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimentos sobre a Resolução nº 98, que institui o Código de Ética dos Servidores do Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul. Nestes termos, é vedado ao servidor opinar publicamente a respeito do desempenho funcional de outro servidor investido em função ou cargo de gestão, vejamos:

     

     

    Art. 13. É vedado ao servidor investido em função ou cargo de gestão opinar publicamente a respeito

    I - da honorabilidade e do desempenho funcional de outro servidor investido em função ou cargo de gestão ou do ordenador de despesas da Justiça Estadual;

    II - do mérito de questão que lhe for submetida, para decisão individual ou em colegiado, salvo aquelas de conhecimento geral.

     

    Gabarito do Professor: D

     

    Vamos analisar os demais itens.

     

    a) CERTO – Literalidade do art. 10, vejamos:

     

    Art. 10. O servidor investido em função ou cargo de gestão que mantiver participação superior a cinco por cento do capital de sociedade comercial, de instituição financeira ou de empresa que negocie com o Poder Público deve comunicar o fato ao Setor de Pessoal do Tribunal de Justiça.

    Parágrafo único. Esta regra também se aplica quando a participação social for de parente em linha reta ou colateral até o 2° Grau.

     

    b) CERTO – Literalidade do art. 11, vejamos:

     

    Art. 11. O servidor investido em função ou cargo de gestão não poderá receber:

    I - salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada que esteja em desacordo com a lei e a Constituição Federal;

    II - vantagens econômicas de particulares, de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre sua probidade ou honorabilidade.

     

    c) CERTO – Literalidade do art. 9º, vejamos:

     

    Art. 9° No exercício de suas funções, o servidor investido em função ou cargo de gestão na Justiça Estadual deverá pautar-se por padrões éticos, sobretudo com respeito à integridade, à moralidade, à transparência e ao decoro, visando a motivar o respeito e a confiança do público em geral.

    Parágrafo único. Os padrões éticos de que trata este artigo são exigidos dos servidores investidos em função ou cargo de gestão em relação a suas atividades públicas e privadas, de modo a prevenir eventuais conflitos de interesses.

    e) CERTO – Literalidade do art. 6º, vejamos:

     

    Art. 6º São deveres éticos fundamentais do servidor da Justiça Estadual, além daqueles previstos no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul:

    I – desempenhar, com zelo e eficiência, as atribuições do cargo ou função de que seja titular;

    II – ser probo, reto, leal e justo;

    III - tratar todos os integrantes do Poder Judiciário e usuários com urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a condição e as limitações de cada um, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social;

    IV - representar contra comprometimento indevido da estrutura da Administração Pública, independentemente do vínculo de autoridade a que esteja subordinado;

    V - resistir a pressões de quaisquer membros do Poder Judiciário, de contratantes e de outros que visem a obter favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

    VI - observar e zelar, no exercício das suas funções, pela defesa da vida, do patrimônio público, pelo respeito às autoridades Judiciárias e Administrativas e pela segurança coletiva;

    VII - ser assíduo e frequente ao serviço, de acordo com o regulamento;

    VIII - comunicar imediatamente a seus superiores todo ato contrário ao interesse público de que tiver conhecimento;

    IX - participar dos movimentos e estudos que se relacionem com treinamentos e a melhoria do exercício de suas funções, quando convocado;

    X - apresentar-se para o trabalho adequadamente vestido, segundo padrão do Poder Judiciário;

    XI - manter-se atualizado com a legislação, instruções, regulamentos e demais normas de serviço editadas no âmbito da Justiça Estadual;

    XII - cumprir, de acordo com as normas de serviço, ordens e instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função;

    XIII - colaborar com a fiscalização dos atos ou serviços por quem de direito; e

    XIV - abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo violação expressa à lei.

     

    Logo, gabarito é a alternativa D.


ID
2572255
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

A Resolução nº 98, de 4 de novembro de 2013, instituiu o Código de Ética dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul considerando a necessidade de orientar as ações dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul em face dos princípios que regem a Administração Pública e do padrão ético que é construído a partir da conduta dos servidores, os quais devem obedecer a um conjunto de princípios e normas. Segundo essa Resolução, é dever ético fundamental do servidor da Justiça Estadual

I. comunicar imediatamente a seus superiores todo ato contrário ao interesse público de que tiver conhecimento.

II. abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo violação expressa à lei.

III. fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço em benefício próprio ou de terceiros.

IV. participar dos movimentos e estudos que se relacionem com treinamentos e melhoria do exercício de suas funções, quando convocado.

Alternativas
Comentários
  • GAB:C 

    Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 

     

     

    Se a vida não ficar mais fácil, trate de ficar mais forte.

     

  • Observação referente à assertiva II:

     Não basta a simples previsão legal que autorize o agir da Administração Pública, é necessário que além de LEGAL, o ato administrativo também seja aceitável do ponto de vista ético-moral.

    GABARITO C

     

    AVANTE!

  • O Código de Ética dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do sul traz uma relação extensa dos deveres éticos fundamentais do servidor da Justiça Estadual, além dos previstos no Estatuto dos Servidores Públicos do mesmo Estado.

    Sendo assim, vamos analisar os itens abaixo:

    I. Correta - comunicar imediatamente a seus superiores todo ato contrário ao interesse público de que tiver conhecimento. 

    A fundamentação legal está no art. 6º, VIII, da Resolução nº 98/2013. É dever ético fundamental do servidor, ao obter conhecimento de qualquer ato contrário ao interesse público, imediatamente comunicar aos seus superiores.

    II. Correta - abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo violação expressa à lei.

    A fundamentação legal está no art. 6º, XIV, da Resolução nº 98/2013. É dever ético fundamental do servidor, caso não haja interesse público, não exercer a sua função, poder ou autoridade. E essa regra continua válida, ainda que seja observada a lei.

    III. Incorreta - fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço em benefício próprio ou de terceiros. 

    A fundamentação legal está no art. 7º, VIII, da Resolução nº 98/2013. Totalmente o contrário do que afirma o item, ao servidor da justiça estadual é proibido usar informações privilegiadas, atinentes ao seu serviço, em beneficio próprio ou de terceiros.

    IV. Correta - participar dos movimentos e estudos que se relacionem com treinamentos e melhoria do exercício de suas funções, quando convocado.

    A fundamentação legal está no art. 6º, IX, da Resolução nº 98/2013. É dever ético fundamental do servidor, desde que convocado para esse fim, aderir a movimentos e estudos relativos a treinamentos e melhoria do desempenho de suas funções.

    Sendo assim, como a questão pede a alternativa correta, chegamos à conclusão que o gabarito é a letra "C", visto que apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 

    Resposta: C




ID
2573521
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No dia 26 de agosto de 1789, os deputados franceses lançaram um dos grandes documentos da modernidade: a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Era um vigoroso manifesto iluminista contra o Antigo Regime. Foi uma resposta ao crescimento dos movimentos sociais no verão de 1789, nas tensas semanas entre a queda da Bastilha, a onda de saques do Grande Medo e o fim dos direitos feudais (4 de agosto). Na semana que vem, o documento completa 228 anos.


Os artigos da Declaração demolem o prédio secular do Absolutismo de Direito divino e da desigualdade social pelo nascimento. Era um novo mundo, pelo menos no papel. Deputados homens, na maioria de origem burguesa, refizeram o mundo pela sua perspectiva. Quando uma voz dissidente e feminina, Olympe de Gouges, lançou a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, foi parar na guilhotina. Sejamos justos: a guilhotina não era machista. A lâmina ignorou gênero: matou Danton, Robespierre, Luís XVI, Maria Antonieta, freiras carmelitas e Lavoisier.

Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,o-direito-de-papel,70001942876> . Acesso em: 19/08/17. (Excerto).


A leitura do texto permite concluir CORRETAMENTE que

Alternativas
Comentários
  • GAB C


ID
2573524
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Você não resiste a uma livraria. Mesmo sabendo que já tem vários livros ainda não lidos em casa, (1) entra e sai com novas aquisições. (2) Ou faz o mesmo na internet ao receber um e-mail avisando que alguns livros do assunto pelo qual você tem interesse estão em promoção. Resultado: você tem uma pilha de leituras muito maior do que realmente consegue ler. Quem é apaixonado por livros (3) provavelmente se identifica com a situação descrita. Isso acontece tanto que existem grupos de apoio sobre o assunto em redes sociais voltadas para leitores, como o Goodreads.

Existe uma palavra em japonês que define a sensação já bem conhecida por leitores e compradores ávidos de livros: “tsundoku”. Trata-se do hábito de comprar materiais de leitura e deixá-los em uma pilha sem nunca serem livros. Em entrevista ao Quartz, o professor de japonês (4) Sahoko Ichikawa, da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, explicou que o termo teve origem no século 19 e que "tsunde" significa empilhar coisas e "oku", (5) deixá-las de lado por um tempo.

Disponível em:<http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/08.htm> . Acesso em: 14/08/17. 

A construção do texto em dois parágrafos na ordem em que aparecem se explica porque o autor

Alternativas
Comentários
  • GAB D


ID
2573569
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Considerando o disposto no Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul sobre os atos do Tribunal de Justiça, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


I. Provimentos são instruções ou determinações de caráter regulamentar, expedidos para a boa ordem, regularidade e uniformização dos serviços da Justiça e fiel observância da Lei.

II. Voto é a manifestação proferida pelo Conselho Superior da Magistratura, por comissão – permanente ou transitória –, ou por juízes auxiliares ou corregedores, no exercício de suas funções, por ocasião da conclusão de seus trabalhos nos respectivos processos.

III. Portarias são atos administrativos, visando à reestruturação dos serviços.

IV. Instruções são atos de ordenamento administrativo interno, visando a disciplinar o modo e a forma de execução de serviços da Secretaria do Tribunal e dos órgãos auxiliares.

Alternativas
Comentários
  • Ops!! Erro de classificação!! Notificado!

  • Vamos analisar os itens abaixo com as observações pertinentes:


    I. Correto - Provimentos são instruções ou determinações de caráter regulamentar, expedidos para a boa ordem, regularidade e uniformização dos serviços da Justiça e fiel observância da Lei.


    A fundamentação legal está prevista no art. 268, §4º, da Resolução nº 590/2016. Observe que o Provimento possui natureza regulamentar, tudo para que haja ordem, regularidade e uniformização aos serviços judiciais e para que a Lei seja respeitada.


    II. Incorreto - Voto é a manifestação proferida pelo Conselho Superior da Magistratura, por comissão – permanente ou transitória –, ou por juízes auxiliares ou corregedores, no exercício de suas funções, por ocasião da conclusão de seus trabalhos nos respectivos processos. 


    A fundamentação legal está prevista no art. 268, §5º, da Resolução nº 590/2016. Saiba que “Voto é a manifestação, oral ou escrita, de Desembargador, em matéria jurisdicional, disciplinar ou administrativa”.


    III. Correto - Portarias são atos administrativos, visando à reestruturação dos serviços.


    A fundamentação legal está prevista no art. 268, §10, da Resolução nº 590/2016. Insta salientar que “Portarias são atos administrativos, visando: I - à convocação e à designação de Magistrado; II - à nomeação ou admissão coletiva de servidor da Secretaria e de outros órgãos auxiliares, e à respectiva movimentação; III - à reestruturação dos serviços; IV - à instauração de procedimento disciplinar ou de outra natureza”.


    IV. Correto - Instruções são atos de ordenamento administrativo interno, visando a disciplinar o modo e a forma de execução de serviços da Secretaria do Tribunal e dos órgãos auxiliares. 


    A fundamentação legal está prevista no art. 268, §9º, da Resolução nº 590/2016. Tome nota que que as instruções possuem um alcance interno, no sentido de regular os serviços da Secretaria do Tribunal e dos órgãos auxiliares. Fiquem ligados a possíveis pegadinhas na tentativa de se trocar estes órgãos por outros.


    Como a questão pede a alternativa correta, chegamos à conclusão que o gabarito é  a letra "E", visto que apenas as assertivas I, III e IV estão corretas. 


    Resposta: E

  • Gab. E

    https://www5.tjms.jus.br/webfiles/SPGE/revista/20210930165800.pdf

  • Regimento interno do TJMS - Atualizado até 8 de março de 2022.

    Art. 268. Os atos do Tribunal de Justiça serão expressos:

    ...

    § 4º Provimentos são instruções ou determinações de caráter regulamentar, expedidos para a boa ordem, regularidade e uniformização dos serviços da Justiça e fiel observância da lei.

    § 5º Voto é a manifestação, oral ou escrita, de Desembargador, em matéria jurisdicional, disciplinar ou administrativa.

    § 6º Pareceres são as manifestações proferidas pelo Conselho Superior da Magistratura, por comissão – permanente ou transitória -, ou por Juízes Auxiliares ou Corregedores, no exercício de suas funções, por ocasião da conclusão de seus trabalhos nos respectivos processos.

    § 7º Despachos, em matéria disciplinar ou administrativa, são decisões proferidas pela autoridade competente, em expedientes, requerimentos ou processos sujeitos à sua apreciação.

    § 8º Informações são comunicações que devem ser remetidas, por força de requisição, ao Supremo Tribunal Federal ou ao Superior Tribunal de Justiça.

    § 9º Instruções são atos de ordenamento administrativo interno, visando a disciplinar o modo e a forma de execução de serviços da Secretaria do Tribunal e dos órgãos auxiliares.

    § 10. Portarias são atos administrativos, visando:

    I - à convocação e à designação de Magistrado;

    II - à nomeação ou admissão coletiva de servidor da Secretaria e de outros órgãos auxiliares, e à respectiva movimentação;

    III - à reestruturação dos serviços;

    IV - à instauração de procedimento disciplinar ou de outra natureza.

    § 11. Comunicados são avisos oficiais a respeito de matéria relevante, de natureza processual ou administrativa.

    § 12. As resoluções, os provimentos, as portarias, os comunicados e as instruções serão numerados cronologicamente, segundo a ordem em que forem expedidos e o órgão de que emanaram.