SóProvas



Prova SHDIAS - 2015 - IMA - Analista Administrativo Jr. - Suprimentos


ID
1199056
Banca
SHDIAS
Órgão
CEASA-CAMPINAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos do artigo 71 da Lei Federal 8.666/93 (Licitações), as obrigações patronais do Empregador NÃO se transferem ao ente público, mas não impedem sua responsabilização, quanto ao conteúdo, por sua conduta culposa:

Alternativas
Comentários
  • Lei n. 8.666/93, Art. 71. O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato.

    § 1o A inadimplência do contratado, com referência aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais não transfere à Administração Pública a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do contrato ou restringir a regularização e o uso das obras e edificações, inclusive perante o Registro de Imóveis. (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)

    § 2o A Administração Pública responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato, nos termos do art. 31 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991. (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)

    § 3º (Vetado). (Incluído pela Lei nº 8.883, de 1994)

    e

    Súmula 331 do TST

    CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. LEGALIDADE (nova redação do item IV e inseridos os itens V e VI à redação) - Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011 
    I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.01.1974). 

    II - A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). 

    III - Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de 20.06.1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta. 

    IV - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial. 

    V - Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condições do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigações da Lei n.º 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora. A aludida responsabilidade não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. 

    VI – A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral.

  • A Alternativa correta é a LETRA C.

    Isso porque a culpa in vigilendo decorre da ausência de fiscalização, pela administração pública, do cumprimento das obrigações do contrato. E, nos termos já decidido pelo STF, a responsabilidade pelos encargos trabalhistas, nas hipóteses em que for omissa a administração pública, é subsidiaria, o que excepciona a regra da irresponsabilidade.

  • A alternativa é letra c, de acordo com o art. 71, da lei de licitações

  • a) in contraendo: responsabilidade civil pré-contratual

    b) in eligendo: responsabilidade por ter escolhido a pessoa errada

    c) in vigilando: responsabilidade pelos atos daqueles que deixam de vigiar adequadamente

    d)in committendo ou in faciendo: quando o agente pratica um ato positivo, isto é, com imprudência. Mas se ele cometer uma abstenção, ou seja, for negligente, a culpa será in omittendo.

    Gabarito: C, baseado no artigo 70, tendo em vista que a Administração não se responsabiliza mesmo que haja fiscalização ou acompanhamento.

  • A alternativa correta NÃO é baseada no art. 70, da lei 8.666/93. Tal dispositivo, que foi declarado CONSTITUCIONAL pelo STF na ADC nº 16/DF, estabelece que a Administração Pública não se responsabiliza pelos encargos trabalhistas do empregador. Contudo, a Corte já decidiu várias vezes que se constatado que o ente público não fiscalizou o contratante no tocante ao adimplemento dos encargos trabalhistas - culpa in vigilando, a responsabilidade será subsidiária. Nesse sentido, também é a súmula 331 do TST.

  • Erro de digitação: o certo é in contrahendo.

  • Essa acertei pelo nome mesmo, chute total kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gabarito: letra C.


    Complementando os comentários dos colegas:


    O inadimplemento dos encargos trabalhistas dos empregados do contratado não transfere automaticamente ao Poder Público contratante a responsabilidade pelo seu pagamento, seja em caráter solidário ou subsidiário, nos termos do art. 71, § 1º, da Lei nº 8.666/93.

    STF. Plenário. RE 760931/DF, rel. orig. Min. Rosa Weber, red. p/ o ac. Min. Luiz Fux, julgado em 26/4/2017 (repercussão geral) (Info 862).


    Pela tese do STF, a Administração Pública nunca irá responder pelas dívidas trabalhistas geradas pela empresa contratada? É isso?

    NÃO. É possível sim, excepcionalmente, que a Administração Pública responda pelas dívidas trabalhistas contraídas pela empresa contratada e que não foram pagas, desde que o ex-empregado reclamante comprove, com elementos concretos de prova, que houve falha concreta do Poder Público na fiscalização do contrato.


    A imputação da culpa “in vigilando” ou “in elegendo” à Administração Pública, por suposta deficiência na fiscalização da fiel observância das normas trabalhistas pela empresa contratada, somente pode acontecer nos casos em que se tenha a efetiva comprovação da ausência de fiscalização.


    Fonte: https://www.dizerodireito.com.br/2017/05/o-inadimplemento-dos-encargos.html

  • #IMPORTANTE: O art. 71, §1º da LGL é CONSTITUCIONAL (ADC 16).

    Logo, podemos definir os requisitos cumulativos, para responsabilidade da Administração em relação aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais da seguinte forma: a) responsabilidade subsidiária; b) desde que haja participado da relação processual trabalhista; c) desde que conste expressamente no título judicial; d) apenas em caso de conduta omissiva em fiscalizar a execução do contrato; e) sendo exigida a demonstração da conduta omissiva de forma efetiva, através do nexo de causalidade entre o inadimplemento e a ausência de fiscalização, inexistindo presunção in vigilando/in eligendo; f) o ônus de demonstrar a ausência de fiscalização é do empregado; g) a eficiência da fiscalização não é fator relevante para a responsabilização da Administração Pública, que se isenta de culpa com a fiscalização, ainda que por amostragem (RR-101599-32.2016.5.01.0207, 4ª Turma, Relator Ministro Alexandre Luiz Ramos, DEJT 09/08/2019).


ID
1514929
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

(...) Há um pôr-do-sol de primavera e uma velha
casa abandonada. Está em ruínas.
A velha casa não mais abriga vidas em seu interior.
Tudo é passado. Tudo é lembrança.
Hoje, apenas almas juvenis brincam
despreocupadas e felizes entre suas paredes
trêmulas.
Em seu chão, despido da madeira polida que a
cobriam, brotam ervas daninhas. Entre a vegetação
que busca minimizar as doces recordações do
passado, surge a figura amarela e suave da
margarida, flor-mulher. As nuanças de suas cores
sorriem e denunciam lembranças de seus
ocupantes.
A velha casa está em ruínas. Pássaros saltitam e
gorjeiam nas amuradas que a cercam. Seus trinados
são melodias no altar do tempo à espera de
redentoras orações. Raízes vorazes de grandes
árvores infiltraram-se entre as pedras do alicerce e
abalam suas estruturas.
Agoniza a velha casa. Agora, somente imagens
desfilam, ao longo das noites. As janelas são bocas
escancaradas. A casa velha em ruínas clama por
vozes e movimentos...

(Geraldo M. de Carvalho)
Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/portugues/descricao-de-cenario.html.
Acesso em 18/02/2015.

De acordo com a tipologia textual, o texto acima:

Alternativas
Comentários
  • quero saber pq?

  • O texto é predominantemente descritivo e bem subjetivo pois tem muitos elementos ligados a emoção, opinião.

  • D - A subjetiva perfaz-se de uma linguagem mais pessoal, na qual são permitidas opiniões, expressão de sentimentos e emoções e o emprego de construções livres em que revelem um “toque” de individualismo por parte de quem a descreve.

  • Objetividade – Análise, crítica imparcial, opinar sem interferir no assunto, linguagem predominantemente dissertativa.

    Subjetividade – Analisar um fato, criticar, escrever sobre algo emitindo sua opinião pessoal ou seu sentimento sobre o assunto em questão, o que vem de dentro do narrador.


    Fonte: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/discurso-objetivo-e-discurso-subjetivo.html

  • Gabarito letra D!

    Características de um texto subjetivo:

    ·  Aquilo que pensamos da pessoa (bonita, amigável)

    ·  Sempre terá um adjetivo para descrever a pessoa


  • descrição objetiva é aquela apresenta o objeto de forma concreta, buscando maior proximidade com a realidade, deixando de lado as impressões do observador. Apresenta características como: forma, tamanho, peso, cor, espessura, volume, etc. 
    A descrição objetiva preocupa-se com a exatidão dos detalhes e com a precisão dos vocábulos.

    Exemplo:

    “Mônica tem 1,65 de altura e 50 kg. Branca, olhos claros, cabelos castanhos, compridos e lisos.”

    Na descrição subjetiva o objeto é transfigurado conforme a sensibilidade do observador, ou seja, o objeto é descrito da forma como ele é visto e sentido. O observador transmite para a descrição a sua emoção em relação ao objeto. 
    Não há preocupação com a exatidão dos detalhes do objeto descrito, o importante é transmitir a impressão que o objeto causa ao observador.

    Exemplo:

    “O sujeitão, que parecia um carro de boi cruzando com trem de ferro, já entrou soltando fogo pela folga do dente de ouro.” 
    (José Cândido de Carvalho)



    Fonte: http://www.colegioweb.com.br/descricao/descricao-objetiva-e-subjetiva.html#ixzz44ix6UNJ1

  • descrição subjetiva o objeto é transfigurado conforme a sensibilidade do observador

    descrição objetiva é aquela apresenta o objeto de forma concreta

  • Alguns elementos caracterizam um texto descritivo , como a presença , predominantemente, de verbos de ligações; adjetivos..., mas neste caso , a alternativa nos pede qual descrição é:

    > Objetiva = riqueza em detalhes, o autor trata de forma fidedigna o conteúdo do texto, sem dubiedades.

    > Subjetiva = não há riquezas em detalhes, e sim uma descrição da forma como é visto e sentido o texto , o importante é transmitir a impressão que o objeto causa.

    LETRA D

    APMBB


ID
1514932
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As características da arte paleolítica tendem a provar
que, sejam quais forem as utilizações comunitárias
ou práticas da arte primitiva, ela dependia do
exercício do talento individual. (…) Devemos pôr de
lado a ideia que as pinturas foram produto casual do
lazer forçado de uma tribo de caçadores, ou mesmo
subprodutos de cultos mágicos. Elas estavam sem
dúvida associadas a tais atividades, mas o
pressuposto da sua produção foi a existência de
raros indivíduos dotados de sensibilidade e
habilidade expressiva excepcionais.
Assim, a arte pressupõe um indivíduo que assume a
iniciativa da obra. Mas precisa ele ser
necessariamente um artista, definido e reconhecido
pela sociedade como tal? Ou, em termos
sociológicos, a produção da arte depende de posição
social e papéis definidos em função dela? A resposta
seria: conforme a sociedade, o tipo de arte e,
sobretudo, a perspectiva considerada. Se para a
atitude romântica a coletividade é criadora, no outro
polo um estudioso contemporâneo, Hauser, acha
que as pinturas pré-históricas já demonstram a
existência de um artista especializado, uma
espécie de feiticeiro-artista, dispensado das
tarefas de produção econômica para poder de
certa maneira especializar-se.
Isto significaria o reconhecimento da sua função
social desde as sociedades pré-históricas, sendo
preciso notar que Hauser entra pelo terreno da
conjetura; mas de qualquer modo sugere o
vínculo estreito entre a arte e a sociedade, por
meio da diferenciação precoce da função do
artista.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 10ª. Ed. São Paulo: Ouro sobre Azul,
2008. pp.35-36.

A ideia central do texto acima é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    " mas de qualquer modo sugere o 
    vínculo estreito entre a arte e a sociedade, por 
    meio da diferenciação precoce da função do 
    artista. "


ID
1514938
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção correta:
O advérbio que tem uma forma equivalente corretamente apontada é:

Alternativas
Comentários
  • No dicionário 

    Fatalmente significa =  O que não se pode ser evitado!

  • tudo bem que fatalmente=  que não se pode ser evitado!

    vamos interpretar a frase. ''fatalmente acaba gerando''     Entende-se claramente que fatalmente algo será gerado e não que o que foi gerado adquiri uma forma  ''invitável''-     QUESTÃO MAL FEITA

  • A

  • Acertei, mas realmente foi muito mal feita essa questão!


ID
1514941
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coloque a forma verbal – saiba – na segunda pessoa do singular do imperativo negativo:

Alternativas
Comentários
  • Imperativo Negativo -- não saibas tu não saiba ele não saibamos nós não saibais vós não saibam eles
  • Imperativo

    Afirmativo                           Negativo                                                Infinitivo Pessoal

       _                                           _                                                       para saber eu

    sabe tu                                  não saibas tu                                      para saberes tu

    saiba ele/ela                          não saiba ele/ela                               para saber ele/ela

    saibamos nós                         não saibamos nós                             para sabermos nós

    sabei vós                                 não saibais vós                                 para saberdes vós

    saibam eles/elas                     não saibam eles/elas                          para saberem eles/elas



     

     

  • Gabarito C

     

    Pessoal, é o seguinte: No imperativo negativo e no imperativo afirmativo você vai fazer o mesmo que o presente do subjuntivo, a diferença é que no imperativo afirmativo TU e VÓS tem origem do presente do indicativo (sem o "s" no final). Não tem segredo! Vejam:

     

    Presente do Indicativo                   Presente do Subjuntivo              Imperativo afirmativo                              Imperativo  negativo 

    eu  sei                                                    que eu saiba

    tu sabes                                                que tu saibas                            sabe TU                                             não saibas tu

    ele/ela  sabe                                           que ele/ela  saiba                       saiba ele/ela                                      não saiba ele/elapara 

    nós sabemos                                          que nós saibamos                       saibamos nós                                    não saibamos nós

    vós sabeis                                             que vós saibais                           sabei VÓS                                        não saibais vós

    eles/elas sabem                                      que eles/elas saibam                  saibam eles/elas                                 não saibam eles/elas

     

     

    Se vocês entenderem isso, nunca mais vão errar!

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

     

     

  • O Imperativo negativo é a cópia e cola do Presente do Subjuntivo.

  •                      

    Obs.: Note que apenas as formas “tu” e “vós” do imperativo afirmativo são formadas a partir do presente do indicativo; as demais formas do imperativo afirmativo e todas as formas do imperativo negativo são formadas a partir do presente do subjuntivo.

  • O imperativo negativo é conjugado com o "não" + sem a presença da 1ª pessoa e o restante do Presente do subjuntivo>

    que tu saibas

    (..)

    (..)

    Não saibas tu

    (..)

    Já no imperativo afirmativo

    temos a construção das 1ª´s pessoas sem o (S) e o restante do presente do indicativo.


ID
1514944
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa que contém parágrafo redigido em conformidade com a norma culta da Língua Portuguesa:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra A

    Correção:

    Letra B - Homogeneidade

    Letra C - "...à um parto.." o correto seria sem acento indicativo de crase

    Letra D - Mantiveram

  • Correta letra A

    Correção:Avaliei por pronomes Letra C - "cuja a" o correto seria apenas "cuja" Letra D - não resumiu-se (case de próclise: palavra no sentindo negativa tras o pronome pra perto dela, o correto seria "não se resumiu")
  • Letra c: maltratos está errado. Maus tratos seria o correto.

  • Concordo com a Aline.... o erro está aí!


  • Letra D Palavra negativa atrai o pronome (próclise). não resumiu-se - errado. Não se resumiu - certo

  • Letra A está correta. Então, vejamos os erros das demais alternativas:

    Letra B: a grafia da palavra homogeneidade está errada (HOMOGENIDADE);

    Letra C: o acento grave indicativo de crase está errado (À UM PARTO), o emprego do artigo subsequente ao pronome relativo cujo está errado (CUJA A. NÃO SE USA O ARTIGO), a grafia de maus tratos está incorreta (MALTRATOS);

    Letra D: a ênclise foi empregada incorretamente (RESUMIU-SE), seria o caso de próclise e a conjugação do verbo manter, do pretérito perfeito do indicativo, está errada (MANTERAM), seria mantiveram.


ID
1514947
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a opção errada na relação entre o elemento mórfico destacado e a sua classificação:

Alternativas

ID
1514950
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a opção correta. O radical grego ISOS denota:

Alternativas
Comentários
  • Isos = igual 
    Por exemplo: triângulo isósceles - é todo triângulo que apresenta dois lados com a mesma medida, ou seja, dois lados de tamanhos iguais. 

  • fica ai um exemplo:

    isonomia = A palavra "isonomia" vem do grego "iso", igual + "nomos", lei + "ía", abstrato e significa, literalmente, lei que igual, que estabalece a justiça mediante a igual de direitos a todos usando os mesmos critérios.

  • D

  • demorou demorou demorou e lembrei de triangulo isósceles


ID
1514953
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Faça o que se pede.
Não está corretamente flexionado no plural o substantivo composto:

Alternativas
Comentários
  • Abaixo-assinados (adv.+adj)  ...

  • obs: na letra C, guarda é verbo e não flexiona

     

    e na letra B, guarda é substanvio , neste caso a variação está correta pois a palavra se forma de Substantivo + substantivo, a regra diz que ambos vão para o plural ou somente o 1° membro , pois o segundo substantivo está limitando, caracterizando o primeiro

     

    Questão Nula

  • C) também está errada, o certo é guarda-volantes (verbo + substantivo - só o segundo flexiona)

  • Impossível ser a letra A

    Fonte: https://www.tudosobreredacao.com.br/plural-dos-substantivos-compostos.php

  • Deveriam tirar esta questão daqui...

     

  • Verbo, advérbio, conjunção, interjeição e preposição não variam em número quando fazem parte do substantivo composto. 

    Abaixos-assinados. [errado]

    Abaixo-assinados (certo pois ''abaixo'' é advérbio)

    __________________________________________

  • Para maiores detalhes: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf28.php

  • Não se flexiona advérbios em substântivos compostos.
    Abaixo = advérbio.
    Correto: abaixo-assinados.

  • A) Errada

    B) Certa

    C) Certa

    D) Todas as alternativas anteriores estão incorretas (para  alternativa "D" ser considerada certa as alternativas A,B e C teriam que ser certas)

    ai vem a banca e pergunta assinale a resposta INCORRETA

  • Oxi... questão tem duas respostas. A alternativa B não sofre flexão no primeiro termo e sim o segundo quando o primeiro termo é um verbo

  • c) Guardas-volantes 2 s. f. || (mil.) guarda que não está fixa num ponto mas gira para diferentes lados. || -, s. m.soldado pertencente a essa guarda. || (Flex.) Pl.: guardas-volantes. F. Guarda+ volante.

    b)Guardas-marinha.

    guarda-marinha - nome masculino

    singular guarda-marinha

    plural guardas-marinha / guardas-marinhas

  • Ou eu sou doido ou a lógica está errada. Se eu digo abaixo-assinados estou me referindo às pessoas que assinaram o referido documento. As pessoas abaixo-assinadas... Por uma questão de coerência teria que ser abaixos-assinados. Se eu digo: os abaixo-assinados estou me referindo às pessoas que assinaram o documento ou a mais de um abaixo-assinado?

  • A

  • Português é tenso! Kkkk

  • achava que o verbo guardar, nesse caso, faz o segundo termo se tornar plural

  • Em abaixo-assinados ocorre apenas a flexão do segundo elemento que forma a palavra, por ser essa a regra de formação do plural de um substantivo composto por uma palavra invariável e um adjetivo ou substantivo.


    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/plural-de-abaixo-assinado/


    Alternativa : A

  • Norma geral: nos substantivos compostos vão para o plural apenas as palavras que forem substantivo ou adjetivo, inclusive ambos juntos. Os demais, de forma geral, não variam.

  •  compostos de verbo ou palavra invariável + substantivo ou adjetivo: só o segundo elemento varia.

     abaixo-assinado abaixo-assinados

     alto-falante alto-falantes

     guarda-roupa guarda-roupas.

  • Gravem essa palavra abaixo-assinados sempre cai essa palavra em provas...
  • Guarda - marinha e Guarda - volante também estão flexionados de forma errada.

  • Abaixo é advérbio, advérbio é invariável.

  • Questão muito boa por sinal, resposta A

  • Se o substantivo composto estiver formado por guarda (verbo) + substantivo, só o 2º elemento irá variar; se guarda (subst.) + adjetivo, ambos variam:

    guarda-chuvas, guarda-roupas /// guardas-civis, guardas-noturnos

    Segundo o VOLP, o plural de guarda-marinha é triplo: guardas-marinha, guarda-marinhas ou guardas-marinhas.

    PESTANA, Fernando. A Gramática para concursos públicos. 4. ed. Rio de Janeiro: Método, 2021.

    No caso de guarda-voltantes, não entendi o porquê de "guardas-volantes" não estar incorreta.

  • b) Guarda quando indicar pessoa varia os dois EX: Guardas-Noturnos ai ele vem e diz que o correta é Guardas-Marinha sendo que o dois tem que ir pro plural ah por favor né?!


ID
1514956
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho:
"Pode pensar o que quiser de mim, tinha de dizer. Você jura que não vai contar a ninguém? " Marque a opção que consta respectivamente a classe das palavras sublinhadas.

Alternativas
Comentários
  • Tem algo estranho ai heim, pois na frase apresenta 3 frases grifadas e nas opções são 4 !! :(

  • Não Danilo, na frase também são quatro!

    O, mi, que e ninguém.
  • Gabarito: A

    O= Pronome demonstrativo, pois quando antecede 'que' e puder ser substituído por "aquele" ou "aquela" assume função de demonstrativo.

    Ex: Pode pensar aquilo que quiser de mim. 

  • Pensa aquilo (o) que quiser, realmente dá para substituir mesmo, assertiva A

  • tão facil que acertei por eliminação, isso pq ainda não estudei classe de palavras

  • Oque mantou a charada ai foi o pronome ''ninguém''. Foi olhar para ele e procurar na questão, qual tinha como Pronome Inexistente na última posição.

  • O trecho ''o que'' o ''O'' não será artigo porque está acompanhado do ''QUÊ'' então o ''O" desempenha a função de pronome demonstrativo.

    O trecho ''de mim,'' é um pronome pessoal do caso obliquo tônico (forte) se fosse ''ME'' seria P.P.C.O átono

    ''Você jura que não vai contar a ninguém,'' analisou a oração corta na conjunção ''você jura/ que não vai contar a ninguém''

    ninguém é pronome indefinido.


ID
1514959
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Resolva a equação do 2º grau:
-7 x² + 6x + 1 = 0

Alternativas
Comentários
  • -7 x² + 6x + 1 = 0

    aX^2+bX+c=0
    a=-7
    b=6
    c=1x=-b+_VD/2.a (raiz de Delta)
    D=-b^2-4a.c
    D=6^2-4.(-7).1
    D=36+28
    D=64
    x,=-6+-v64/2.(-7) (raiz de 64)
    x,=-6+8.(-7).1/2.(-7)x,=2/-14 
    x,=-1/7  {simplificando}

    x,,=-6+-v64/2.(-7) (raiz de 64)
    x,,=-6-8/-14 
      x,,=-14/-14  
    X,,=1
    S=-1/7 e 1
  • Achar o discriminate D:
    D = b² - 4ac = 6² - 4*(-7)*1 = 36 +28  ->  D= 64

    Achar as raízes da equação, onde V é raíz quadrada:   
    x = (-b +-  VD) /2a = (-6 +-  V64)/(2*(-7)) = (-6 +-8)/ - 14      ->       x1=1      x2=-1/7

  • resolvi a questão mas me confundi com as opções. :(  acho q neste caso deveria ser usado " ; " ou invés de " , "

     

  •  

       -7x² + 6x + 1 = 0 

     

    Soma= - 6                  1- 7 = -6               -1 / 7 

    Produto = -7               1.(-7) = -7            (-7) / (-7) = 1 

     

     

     

     

  • Δ = b² - 4ac

    Δ = 6² - 4.(-7).1

    Δ = 36 - 28

    Δ = 64

     

    -b +- √Δ / 2.a

    -6 +- √64 / 2.(-7)

     

    x' = -6 + 8 / -14

    x' = 2/-14

    x' = -1/7

     

    x'' = -6 +8 / -14

    x'' = -14 / -14 

    x'' = 1

     

    Gabarito: A

  • Pq a multiplicação com número negativo em cima fica positivo (4*-7*1) e em baixo fica negativo (-7*2), se nenhum deles têm parênteses ou outro número negativo multiplicando? 

  • c/a = 1/-7 = -1/7; -b/a = -6/-7 = 6/7

    solução: 1 e -1/7 (pois a soma = 6/7 e multiplicação dos dois números é -1/7)


ID
1514968
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um cinema tem 05 portas. De quantas maneiras diferentes uma pessoa pode entrar e sair do cinema?

Alternativas
Comentários
  • São 5 portas, então, tenho 5 probabilidades de entrar E 5 probabilidades de sair por portas diferentes do cinema. 5x5=25

    Posso entrar pela 1ª ou pela 2ª ou pela 3ª ou pela 4ª ou pela 5ª porta. = 5 probabilidades.

    Posso sair pela  1ª ou pela 2ª ou pela 3ª ou pela 4ª ou pela 5ª porta. = 5 probabilidades.

  • não entendi porque não são 20 possibilidades.

    Seriam 25 se o enunciado não pedisse maneiras diferentes

  • Somando as combinações de 5 tomada uma a uma, duas a duas,..., até quatro a quatro e subtraindo de 5. 25 maneiras. Letra D.

  • juju lima , o enuciado pede formas distintas de entrar e sair. Ele não citou que obrigatoriamente teria que entrar e sair por portas distintas. 

  • 5 portas para entrar, 5 portas para sair. 5*5=25

  • "....entrar E sair..."

    E = multiplica.

    OU = soma.  

  • Um cinema tem 05 portas. De quantas maneiras diferentes uma pessoa pode entrar e sair do cinema?  (*e* multiplica)

    5x5 = 25

  • eu acho acho q existem muitas maneiras de entrar e sair kkkk

    vc pode entrar bem humorado,pode entrar bravo,pode entrar e sair plantando bananeira... ... ....


  • Dica pra quem não entendeu:

    Vamos supor o nome das portas são A, B, C, D e E.

    A possibilidades são AA, AB, AC, AD, AE, BA, BB, BC, BD, BE, CA, CB, CC, CD, CE, DA, DB, DC, DD, DE, EA, EB, EC, ED e EE.

  • Considerando portas A, B, C, D e E. Ao entrar pela porta A, pode se sair pela porta A, B, C, D e E. Logo, para a porta A, teremos 5 possibilidades. Portanto, o mesmo raciocínio vale para as portas B, C, D e E. Portanto, por isso é que se multiplica 5 x 5. Ou seja, 5 portas para 5 possibilidades possíveis para cada uma, totalizando 25 formas possíveis. Entende-se na linguagem matemática que E é sinônimo de multiplicação (entrar E sair). Se fosse entrar OU sair, por exemplo, usar-se-ia a soma. Contudo, coincidentemente, o resultado seria o mesmo: porta A: possibilidades: entrar pela A ou sair pela A, entrar pela A ou sair pela B... Assim, seguindo esse raciocínio: A (5 possibilidades) + B (5 possibilidades) + C (5 possibilidades) + D (5 possibilidades) + E (5 possibilidades) = 25.

  • A pessoa pode entrar e sair pela mesma porta, sendo uma das possibilidades. Caso não fosse, ela teria 5 possibilidades a menos , por isso é 5 portas de entrada x 5 portas de saídas.

    no 2° caso citado ( entrar e sair por portas diferentes) 5 portas de entras x 4 portas de saídas.


ID
1514971
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma urna há papeizinhos numerados de 1 a 10. Um deles será sorteado. Sabendo-se que o número desse papelzinho é menor que 6, determine a probabilidade dele ser par:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado para não fazer a probabilidade com o total, ele pediu apenas com os números abaixo do 6, ou seja de 1 à 5.

    temos apenas 2 que par, o 2 e o 4, então 2 / 5 = 0,4  multiplicado por 100 = 40% Abraços
  • vlw doido

  • 1-2-3-4-5

    20% cada numero 

    possibilidade de cair numero par = 40 %

  • Fiz com o total, pensando que tem 10 papeizinhos na caixa... errei! Mas agora entendi... obrigada!

  • Questão mal elaborada. Se tem 10 papelzinhos na caixa e 5 deles são par então a probabilidade é 50%, mas no trecho "Sabendo-se que o número desse papelzinho é menor que 6" o fato de saber não diminui a probabilidades.

    Um exemplo disso é a megasena, são + de 50 milhoes de possibilidades, mas o fato de eu saber que não vai cair uma sequencia 1 2 3 4 5 6 não diminui a probabilidade, pois para cada número a probabilidade é a mesma.


ID
1514974
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma TV comprada por R$ 3.000,00 deverá ser vendida a que preço, para que proporcione o lucro de 25% sobre o custo?

Alternativas
Comentários
  • x=3000+(0,25x3000)
    x=3000+750
    x=3.750,00

  • x=3000*1,25 = 3750

  • 3000 x 0,25 = 750 (lucro)

    Logo 3000 + 750 = 3750

  • 3.000 (TV)

    x 0,25  (lucro)    

    15000

    60000       

    750,00

     

    3.000

    +750  

    3.7500

     LETRA (A) R$ 3.750,00

     

     

     

  • x= 3000.(1+p)

    x= 3000.(1+25%)

    x= 3000.(1+0,25)

    x= 3000.1,25

    x= 3750


ID
1514977
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A soma das idades de Ana e Júlia é igual a 44 anos, e, quando somamos os quadrados dessas idades, obtemos 1000. A mais velha das duas tem:

Alternativas
Comentários
  • 44 - 26 = 18 Total informado no enunciado
    26 x 26 = 676     18 x 1 8= 324
    676 + 324 = 1000    
    Gabarito letra (b)

  • a+b=44

    a^2+b^2=1000Então pela primeira equação: b=44-ab^2=1936-88a+a^2Usando a segunda equação: a^2+1936-88a+a^2=10002a^2-88a+936=0 Por bhaskara:a=26 ou 18
  • X + Y= 44 ---->>  X=44-Y                              -88 +/- ²√88²- 4(2) x (936) : 4                          

    X² + Y² = 1000                                              -88 +/-²√256:4                                                                               26² + 18² = 676+324= 1000

    ( 44- Y )² + Y² = 1000                                      -88+/-16:4 =     -88+16:4=18 --- este é o X¹

    1936- 88Y+Y²+Y²=1000                                                           -88-16:4= 26 --- este é o X²      

    1936-1000- 88Y + 2Y²=0

    936-88Y+2Y²=0                                                           resposta: letra B                  FIZ NA FORMULA DE BHASKARA BEM RESUMIDO

     

  • Não entendi....

  • Vou renomear as pessoas para V de velha e N de nova

     

                Velha                    Nova        Velha2        Nova2

                                           (V-44)                        (V2-1000)       

    a)      24 anos                      20              576          424                   

    b)      26 anos                      18              676          324

    c)      31 anos                      13              961            39  

    d)      33 anos                      11           1.089        descartar pois ultrapassou 1.000

     

    Velha + Nova = 44 e Velha2 + Nova2 = 1000; então pega-se o ultimo digito de Nova e multiplica por ele mesmo e confere o o ultimo dígito de Nova2, Bateu? Pode ser o resultado; Exemplos: 0x0 Diferente de 4 na coluna Nova2 (descartar a letra a)) Sobrou duas opções: c) 13x13 = 169 diferente de 39 (descartar a letra c), sobrou a letra b) 18x18 = 324 – Gabarito B

  • Alguém por favor poderia me explicar como é que o Jefferson André chegou no valor de -88Y?

    Entendo que (44 - y) elevado a 2 é igual a (44*44 = 44 elevado a 2) - (-Y*Y = Y elevado a 2)

    O resultado para mim seria:                                       1936                 -         Y elevado a 2...

     

  • Olá Daniel Claudino. Para se chegar ao -88y é necessário aplicar a disributiva. Nesse caso está incorreto fazer o quadrado dos elementos direto como você exemplificou.

    (44-y)² = (44-y).(44-Y) = 44.44 - 44y - 44y + y² = 1936 -88y + y²

    Ao substituir na equação ficará:

    1936 - 88y + y² + y² = 1000

    1936-1000 -88y + 2y² = 0

    936 - 88y + 2y² = 0

    Agora é só resolver a equação do 2º grau como já demonstraram acima. 

    Bons estudos.

  • Eu usei a resposta e fui testando até a idade da mais velha e da mais nova somar 44. Logo 26 x 26 (elevado ao quadrado) é 676 e para somar 44 a idade da mais velha é 18. Então 18 x 18 = 324. 676 + 324 é igual a 1000. 

     

    #rumoaocargopúblico

  • Idade da primeira pessoa: a
    Idade da segunda pessoa: b

    a + b = 44 => a = (44 - b)
    a² + b² = 1000 => a² = (1000 - b²) => a = √(1000 - b²)

    a = (44 - b)
    a = √(1000 - b²)


    (44 - b) = √(1000 - b²)
    Elevando os dois lados ao quadrado, temos:
    (44 - b)² = [√(1000 - b²)]²
    1936 - 88b + b² = (1000 - b²)
    b² - 88b + 1936 + b² - 1000 = 0
    2b² - 88b + 936 = 0
    b² - 44b + 468 = 0

    Por Bhaskara, temos:

    b = {-(-44) +/- √[(-44)² - 4(1)(468)]}/2(1)
    b = {44 +/- √[1936 - 1872]}/2
    b = {44 +/- √64}/2
    b = {44 +/- 8}/2

    b1 = (44 + 8)/2 = 52/2 = 26
    b2 = (44 - 8)/2 = 36/2 = 18

    As idades das duas pessoas são 26 e 18 anos. Por consequência, a mais velha dessas duas pessoas tem 26 anos.

    fonte :https://brainly.com.br/tarefa/4265033

  • É melhor ir testando as opções do que fazer a conta completa pra chegar no resultado!!

  • A = Ana

    J = Julia

    A + J = 44

    A² + J² = 1000

    (44 - J)² + J² =1000

    Usando a formula de baskhara vc acha os valores 26 e 18

  • Como a resposta foi letra B, acredito que seria mais rápido sair testando as respostas, mas o correto mesmo seria resolver o sistema de 2 equações que resultaria em uma equação de 2º grau.


ID
1514980
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Bruna deseja visitar sua mãe. Em sua última visita, ela gastou 5 horas para ir de sua casa até a casa dela. A velocidade média que ela desenvolveu em seu carro foi de 90 km/h. Se ela deseja fazer sua viagem em 4 horas e 30 minutos, qual será a velocidade média a ser desenvolvida na viagem?

Alternativas
Comentários
  • 5h - 90km/h

    4,5h - x

    porem, as grandezas são inversamente proporcionais, pois se aumento a velocidade eu diminuo o tempo, entao a regra fica:

    5h/4,5 = x/90

    4,5x=450

    x=100

  • Sabemos que ela percorreu 450 km para chegar até a casa da mãe. 

    Então    4,5 hora        450 km
                   1 hora           x

    4,5x = 450

    x = 100 km/h

  • Na verdade, nenhuma das alternativas está correta, pois deveria ser 100km/h, e não 100km hahahaha (a chata!!)

  • Essa é uma regra de três inversamente proporcional. Pois, aumentando a velocidade você diminui o tempo de trajeto. Para realizar esse cálculo, eu transformei horas em minutos, no meu caso facilita pra não errar, mais cada um tem um jeito de resolver. Segue o raciocínio: 5h= 5×60 minutos =300 4,3h= 4,3×60 minutos= 270 300_________90km 270_________x km 270x = 300. 90 x = 27000/ 270 x= 100 Km/h. Bons estudos a todos!!
  • Pequena correção da resolução de Cristiane: 4h e 30 min é igual a 4,5h e não 4,3h.


ID
1514983
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Aline, Bruna e Carol foram almoçar, cada uma escolheu uma refeição e uma sobremesa diferente, o restaurante oferecia apenas três tipos de refeições (salada verde, sopa de feijão e filé de frango) e apenas três tipos de sobremesas (gelatina de morango, pudim de leite e goiabada com queijo). Sabe- se que:
- Carol comeu a salada verde;
- um dos três se serviu de sopa de feijão e comeu gelatina de morango como sobremesa;
- a sobremesa de Aline foi goiabada com queijo.
Desta forma, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALINE: comeu goiabada com queijo

    BRUNA : uma das tres comeu sopa de feijão e gelatina de morango, no caso, foi a Bruna.

    CAROL: comeu salada verde

    Então sobrou a sobremesa de pudim de leite para a Carol e filé de frango para a Aline.

  • É SÓ MONTAR O QUADRO e seguir as dicas: 

    Aline                  salada verde                          gelatina de morango

    Bruna                sopa de feijão                        pudim de leite 

    Carol                 filé de frango                          goiabada com queijo

     

    LETRA (A)

  • Não entendi como se chegou aos resultados?Alguém poderia explicar melhor?

  • GABARITO: LETRA A

    ALINE = FILÉ DE FRANGO E GOIABADA COM QUEIJO.

    BRUNA = SOPA DE FEIJÃO E GELATINA DE MORANGO.

    CAROL = SALADA VERDE E PUDIM DE LEITE.

    Como uma das três se serviu de sopa de feijão e comeu gelatina de morango como sobremesa. Não poderia ser Carol que comeu a salada verde e nem a Aline que comeu a sobremesa de goiabada com queijo, então só restaria Bruna. Daí e só fechar o resto.

  • vídeo comentando a questão:

    https://youtu.be/a7YxUaw-hhk

    =======================


ID
1514986
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Carlos compra um sapato por R$ 45,00 e o vende por R$ 75,00. Sabendo-se que a despesa com o frete é de R$ 70,00, quantos sapatos desse modelo a loja deverá vender para ter um lucro de R$ 9.200,00?

Alternativas
Comentários
  • Lucro por unidade 75-45=30 então, Valor do lucro total desejado + custo do frete / lucro

    9.200 + 70 / 30 = 309
  • x.75 - 45.x - 70 = 9.200

    30x = 9270

    x = 9270/30

    x = 309

    #rumoanomeação

  • 75-45 = 30 

    9.200

    70         

    9.270

    9.270/30 = 309

     

     

  • Lembre-se de que o lucro é a diferença entre o preço de venda e o que foi gasto (valor de compra + frete), então:


    75x-(45x+70)=9.200

    x=309.

  • Deveria ser especificado no enunciado que o frete é fixo.


ID
1514989
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Órgão ou entidade da administração pública que participa dos procedimentos iniciais do Sistema de Registro de Preços e integra a ata de registro de preços. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 2º  Para os efeitos deste Decreto, são adotadas as seguintes definições:


    IV - órgão participante - órgão ou entidade da administração pública que participa dos procedimentos iniciais do Sistema de Registro de Preços e integra a ata de registro de preços
  • A resposta (letra b) está inserida no Decreto 7892/2013, art 2, IV, verbis:


    IV - órgão participante - órgão ou entidade da administração pública que participa dos procedimentos iniciais do Sistema de Registro de Preços e integra a ata de registro de preços;   (Redação dada pelo Decreto nº 8.250, de 2.014).
  • Órgão ou entidade da administração pública que participa dos procedimentos iniciais do Sistema de Registro de Preços e integra a ata de registro de preços. Trata-se de:

     

    b) Órgão participante. GABARITO

     

    ____________________________________________________________________________________________________

    DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013

     

    Art. 2º  Para os efeitos deste Decreto, são adotadas as seguintes definições:

     

    IV - órgão participante - órgão ou entidade da administração pública que participa dos procedimentos iniciais do Sistema de Registro de Preços e integra a ata de registro de preços;  


ID
1514992
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta Lei, devendo protocolar o pedido até:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 41.  A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.


    § 1o  Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta Lei, devendo protocolar o pedido até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação, devendo a Administração julgar e responder à impugnação em até 3 (três) dias úteis, sem prejuízo da faculdade prevista no § 1o do art. 113.


  • Publicado o edital 3 são as possibilidades de alteração-

    a)qualquer cidadão - desde que o faça até o quinto dia útil anterior à data fixada para abertura dos envelopes de habilitação

    b)o licitante-desde que o faça até o segundo dia útil anterior à data fixada para abertura dos envelopes de habilitação

    c)a própria adm. pública(autotutela) 

    obs: alterado o edital deve haver nova publicação e , em regra, será concedido novo prazo de intervalo mínimo (intervalo entre publicação do edital e abertura das propostas) aos licitantes, salvo se a alteração não houver alterado o conteúdo das propostas. 

  • Gab: C

    1) RECURSOS: (Casos de habilitação, julgamento de propostas, anulação e revogação da licitação, indeferimento de pedido de inscrição cadastral, aplicação de penas de advertência, suspensão temporária e multas)

    2 dias úteis - Convite 
    3 dias úteis - Pregão (Após declaração de vencedor, exceção aos casos acima). OBS: MANIFESTAR interesse em recorrer (qt ao vencedor) é IMEDIATAMENTE, sob pena de decadência.
    5 dias úteis - Demais modalidades

    OBS: SUSPENDE licitação.

    2) REPRESENTAÇÃO:(Casos em que não cabe recursos)

    2 dias úteis - convite 
    5 dias úteis - demais modalidades

    OBS: NÃO suspende licitação

    3) PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO (para contratado se defender da PUNIÇÃO aplicada de "declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com Adm.Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição OU até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade"

    10 dias úteis (a partir da intimação da punição)

    OBS: Não suspende licitação

    4) IMPUGNAÇÃO

    - Por qualquer cidadão : 5 dias úteis (por qualquer IRREGULARIDADE na aplicação da lei) ----> CASO DA QUESTÃO !!!
    - Por Licitante: 2 dias úteis (por termos do edital)

    OBS: Adm tem 3 dias úteis para responder às impugnações a contar do término de seus prazos.

    OBS2: NÃO suspende licitação

  • Qualquer cidadão que queira impugnar uma licitação deverá apresentar as suas alegações em até CINCO dias úteis antes da abertura dos envelopes de habilitação.

  • CIdadão → CInco dias úteis

    LIcitante → II dias úteis ( IIcitante)

     

    Prazo para julgar

    ADM →
     dias úteis  (3 letras = 3 dias)


ID
1514995
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o inciso III do § 3º do art. 15 da Lei nº 8.666, de 1993, o prazo de validade da ata de registro de preços não será superior a:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

    § 3o O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições:


    I - seleção feita mediante concorrência;

    II - estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados;

    III - validade do registro não superior a um ano.


  • Caraca!

    Por causa do período de publicação errei a questão.

    Mas assim não erro mais:

    § 2º Os preços registrados serão publicados trimestralmente para orientação da Administração, na imprensa oficial.

  • RESUMINDO:

    PRAZO PARA PUBLICAÇÃO: TRIMESTRALMENTE

    PRAZO DE VALIDADE: 1 ANO

  • GABARITO: C

    Art. 15. § 3o O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições: III - validade do registro não superior a um ano.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 15, § 3º, III da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).

    Art. 15. “As compras, sempre que possível, deverão:      

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    V - balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.

    § 1 O registro de preços será precedido de ampla pesquisa de mercado.

    § 2 Os preços registrados serão publicados trimestralmente para orientação da Administração, na imprensa oficial.

    § 3 O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições:

    I - seleção feita mediante concorrência;

    II - estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados;

    III - validade do registro não superior a um ano.”

    A- Incorreta. O prazo é de 1 ano e não de 3 meses.

    B- Incorreta. O prazo é de 1 ano e não de 6 meses.

    C- Correta. Assertiva em consonância com o art. 15, § 3º, III da Lei 8.666/93, vez que 12 meses correspondem a 1 ano.

    D- Incorreta. O prazo é de 1 ano e não de 2 anos.

    GABARITO DA MONITORA: “C”


ID
1514998
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nas compras deverão ser observadas, pela administração:
I - a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida, sempre que possível, mediante adequadas técnicas quantitativas de estimação;
II - a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca;
III - as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material.
Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

    § 7o Nas compras deverão ser observadas, ainda:


    I - a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca;

    II - a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida, sempre que possível, mediante adequadas técnicas quantitativas de estimação;

    III - as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material.


  • Errei a questão por causa do item ll,  no texto de lei não sita.

    II - a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca
    II - a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida, sempre que possível, mediante adequadas técnicas quantitativas de estimação;
  • GABARITO: D

    Art. 15. § 7o Nas compras deverão ser observadas, ainda:

    I - a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca;

    II - a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida, sempre que possível, mediante adequadas técnicas quantitativas de estimação;

    III - as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 15, § 7º da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).

    “Art. 15, § 7 Nas compras deverão ser observadas, ainda:

    I - a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca;

    II - a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida, sempre que possível, mediante adequadas técnicas quantitativas de estimação;

    III - as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material.”

    I- Correta. Assertiva em consonância com o art. 15, §7º, II da lei 8.666/93.

    II- Correta. Assertiva em consonância com o art. 15, §7º, I da lei 8.666/93.

    III- Correta. Assertiva em consonância com o art. 15, §7º, III da lei 8.666/93.

    GABARITO DA MONITORA: “D”


ID
1515001
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No caso de pregão promovido por órgão integrante do SISG, o credenciamento do licitante, bem assim a sua manutenção, dependerá de registro atualizado no:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF constitui o registro cadastral do Poder Executivo Federal e é mantido pelos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Serviços Gerais – SISG (Decretos nº 1.094, de 23 de março de 1994 e nº 4.485, de 25 de novembro de 2002).


    O cadastramento no SICAF é realizado sem ônus, em qualquer Unidade Cadastradora – UASG localizada nas diversas Unidades da Federação e compreende os seguintes níveis:


    I – Credenciamento;
    II – Habilitação Jurídica;
    III – Regularidade Fiscal Federal;
    IV – Regularidade Fiscal Estadual/Municipal;
    V – Qualificação Técnica e
    VI – Qualificação econômico-financeira.


  • Fico duvidando que tanta gente tenha acertado a questão.
    Tenho visto isso em demais questões de difícil resolução que o percentual estatístico é alto mesmo em questões que derrubam a Maioria.

    Estou começando a achar que muitos olham a estatística e comentários primeiro para depois responder.
  • hahaha as vezes Orli Paterno as pessoas erram e refazem a questão depois e aí o indíce de acertos vai subindo. já aconteceu comigo, v umas questões e falava que coisa difícil, aí olhava as estatísticas e falava caramba como tudo isso de gente acertou. rsrsrs mas as vezes é isso mesmo. eu mesma depois volto nas questões erradas e refaço elas até eu acertar. rs

  • Ou as pessoas estudam e acertam..simples assim

  • Gabarito C

    Dec 5450/05 - Art. 3. § 2o No caso de pregão promovido por órgão integrante do SISG, o credenciamento do licitante, bem assim a sua manutenção, dependerá de registro atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF.

  • Outro exemplo de autarquias federais são os Conselhos de Classe.


ID
1515004
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o Decreto Federal nº 5.450/05, o processo licitatório será instruído com os seguintes documentos, não incluindo:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 30. O processo licitatório será instruído com os seguintes documentos:

    I - justificativa da contratação;

    II - termo de referência;

    III - planilhas de custo, quando for o caso;

    IV - previsão de recursos orçamentários, com a indicação das respectivas rubricas;

    V - autorização de abertura da licitação;

    VI - designação do pregoeiro e equipe de apoio;

    VII - edital e respectivos anexos, quando for o caso;

    VIII - minuta do termo do contrato ou instrumento equivalente, ou minuta da ata de registro de preços, conforme o caso;

    IX - parecer jurídico;

    X - documentação exigida para a habilitação;

    XI - ata contendo os seguintes registros:


    Quando for o caso ou em todos os casos? 

ID
1515007
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Se houver inabilitação de todos os concorrentes na tomada de preços, a Administração poderá fixar aos licitantes, para apresentação de nova documentação, o prazo de:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 48. Serão desclassificadas:
    § 3º Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administração poderá fixar aos licitantes o prazo de oito dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a redução deste prazo para três dias úteis.
  • CONVITE- 3 DIAS ÚTEIS

    OUTRAS MODALIDADES- 8 dias úteis

  • Trata-se de licitação fracassada! Conforme o colega Dhonney pontuou, o prazo para apresentar novos documentos será de 8d úteis, salvo no caso do convite, em que será 3d úteis.

  • GABARITO: D

    Art. 48. § 3º Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administração poderá fixar aos licitantes o prazo de oito dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a redução deste prazo para três dias úteis.

  • A questão quer saber qual o prazo fixado, para quando todos os licitantes forem inabilitados/propostas desclassificadas em uma licitação na modalidade tomada de preços, para apresentar uma nova proposta para apresentar uma nova documentação.

    Art. 48. § 3º Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administração poderá fixar aos licitantes o prazo de oito dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a redução deste prazo para três dias úteis. 

    ESQUEMATIZANDO:

    ◾ CONCORRÊNCIA, TOMADA DE PREÇOS, LEILÃO, CONCURSO -> 8 DIAS ÚTEIS;

    ◾ CONVITE -> 3 DIAS ÚTEIS.

    GABARITO: LETRA D.


ID
1515010
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue as afirmações a seguir:
I- A licitação na modalidade de pregão não se aplica às contratações de obras e serviços de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral, que serão regidas pela legislação geral da Administração.
II- Pregão é a modalidade de licitação em que a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços comuns é feita em sessão pública, por meio de propostas de preços escritas e lances verbais.
Essas afirmações:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    I - Art. 6o A licitação na modalidade de pregão, na forma eletrônica, não se aplica às contratações de obras de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral.

    II - Art. 2o O pregão, na forma eletrônica, como modalidade de licitação do tipo menor preço, realizar-se-á quando a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços comuns for feita à distância em sessão pública, por meio de sistema que promova a comunicação pela internet.

    DECRETO Nº 5.450, DE 31 DE MAIO DE 2005.

  • Que o pregão não é a modalidade para obras e serciços de engenharia é fato, mas que tais atividades serão regidas por normas gerais da administração já não concoedo. Será regida pela 8666. Na minha opinião só o item 2 está correto 

  • Concordo Marcelo. Marquei a letra E, pois no item I, dizer que serão regidas pela legislação geral da administração não tem cabimento. A lei específica que trata o assunto é a mencionada por você. Lei 8666/93.

  • Conselho. Nunca briguem com a questão. A legislação geral da administração, para efeitos da questão, é a 8666

  • I. CORRETA

    L8666/93 - Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;


    L8666/93 - Art. 23. As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

    I - para obras e serviços de engenharia: 


    II. CORRETA.

    Dec 3555/00 - Art. 2º Pregão é a modalidade de licitação em que a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços comuns é feita em sessão pública, por meio de propostas de preços escritas e lances verbais.

  •  

    ---> Lei nº 10.520/2002:

    Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

     

     

    ---> Decreto nº 3.555/2000:

    Art. 5º A licitação na modalidade de pregão não se aplica às contratações de obras e serviços de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral, que serão regidas pela legislação geral da Administração.

     

     

    ---> A princípio, o decreto veda a modalidade pregão para as contratações de obras e serviços de engenharia. Todavia, a lei, nesse sentido, abarcou os objetos passíveis de serem licitados por pregão de forma ampla, permitindo os “bens e serviços comuns”, incluídos os serviços de engenharia que, por sua natureza, possam ser considerados comuns. Desse modo, o decreto proíbe o que a lei não veda.

     

     

    ---> A questão vem evoluindo de tal forma que o Decreto federal 5.450/2005, que disciplina o pregão eletrônico para a União já não mais exclui a possibilidade de sua adoção para serviços de engenharia, impedindo-o apenas para obras:

     

    ---> Art. 6o A licitação na modalidade de pregão, na forma eletrônica, não se aplica às contratações de obras de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral.

     

    ---> Os Estados e Municípios vêm, igualmente, disciplinando a modalidade sem a exclusão da possibilidade de sua adoção para os serviços de engenharia (o Município de São Paulo, por sua procuradoria, desde entendimento exarado em 17 de maio de 2002, entende possível licitar serviços de engenharia por pregão), permitindo que diversos Tribunais, quando chamados a opinar sobre certames com esse objeto, sob a modalidade de pregão, venham reputando-os legais.

     

    ----> A questão, no entanto, está embasada na redação do art. 5º do decreto nº 3.555/2000.



    Fonte: http://jus.com.br/artigos/34683/o-uso-do-pregao-para-a-contratacao-de-servicos-de-engenharia-aspectos-juridicos-e-entendimento-jurisprudencial-do-tcu-e-tribunais-regionais
     

  • Comentários ao item I:

    O Tribunal de Contas da União tem admitido a utilização da modalidade pregão para a contratação de serviços comuns de engenharia, mesmo diante da vedação expressa imposta pelo decreto que regulamenta a Lei nº 10.520/02 (art. 5º do Decreto nº 3.555/00).

    Nesse sentido, o TCU editou a Súmula nº 257/10: "O uso do pregão nas contratações de serviços comuns de engenharia encontra amparo na Lei nº 10.520/2010."

    Considero o item errado. Entretanto, se fosse especificado o decreto 5.450/2005 o item estaria correto.

     

  • Alguns comentários afirmam "que a lei é específica", mas a lei 8666/93,no seu artigo 1º, nos trás a informação necessária para cessar tais dúvidas.

    assertiva:
    I- A licitação na modalidade de pregão não se aplica às contratações de obras e serviços de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral, que serão regidas pela legislação geral da Administração.

    Lei 8666/93

    Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
     

  • Poder judiciário: APENAS quando PROVOCADO.


ID
1515013
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É toda transferência de domínio de bens a terceiros. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Alienação de bens é a transferência de domínio de bens de um indivíduo para terceiros. A alienação de bens é qualquer item de valor econômico de propriedade de um indivíduo, como imóveis, moto, automóvel, barco, computador, filmadora etc., ou corporação , que pode ser convertido em dinheiro .
  • GABARITO: D

     

     

    | Lei 8.666 de 21 de Junho de 1993 - Lei de Licitações e Contratos

    | Capítulo I - Das Disposições Gerais

    | Seção II - Das Definições

    | Artigo 6o 

          "Para os fins desta Lei, considera-se:"

     

    | Inciso IV

         "Alienaçãotoda transferência de domínio de bens a terceiros;"

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre o conceito de “alienação”, sob o ângulo da Lei 8.666/93, a saber: alienação: “toda transferência de domínio de bens a terceiros” (art. 6º, inciso IV).

    A partir da leitura do dispositivo legal sobredito, verifica-se que a alternativa “D” está correta. Vejamos as demais:

    Alternativa “A” incorreta. Compra é “toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente” (art. 6º, inciso III).

    Alternativa “B” incorreta. O teor exposto no enunciado configura alienação, nos termos do inciso IV, art. 6º.

    Alternativa “C” incorreta. Não se amolda ao enunciado.

    GABARITO: D.


ID
1515016
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Havendo previsão de subconcessão no contrato original de concessão estabelecido entre o Poder Público e o particular, sendo ela autorizada pelo primeiro, a outorga (de subconcessão) será precedida de:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 26. É admitida a subconcessão, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente.

     § 1o A outorga de subconcessão será sempre precedida de concorrência.


    LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995.

  • Art. 26. É admitida a subconcessão, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente.

      § 1o A outorga de subconcessão será sempre precedida de concorrência.

      § 2o O subconcessionário se sub-rogará todos os direitos e obrigações da subconcedente dentro dos limites da subconcessão.

    Art. 27. A transferência de concessão ou do controle societário da concessionária sem prévia anuência do poder concedente implicará a caducidade da concessão.

    LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8987cons.htm

  • GABARITO: C

    Art. 26. § 1o A outorga de subconcessão será sempre precedida de concorrência.


ID
1515019
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 22. São modalidades de licitação:


    § 3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.


    a) § 4o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.


    c)  5o Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.


    d) Pregão é uma das 6 modalidades de licitação utilizadas no Brasil, considerada como um aperfeiçoamento do regime de licitações para a Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

  • GABARITO: B

    Art. 22. § 3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

  • A questão solicita que o candidato identifique a modalidade de licitação a que o enunciado está se referindo. Para isso, é importante conhecermos os conceitos trazidos no art. 22 da Lei nº 8.666/93 e no Art. 1º da Lei nº 10.520/2002. A partir disso, analisaremos as alternativas:

    A) "Concurso".

    ➡ INCORRETO.

    Concursos é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias. [Art. 22, § 4º]

    B) "Convite".

    ➡ CORRETO.

    A alternativa está nos exatos termos da Lei nº 8.666/93.

    Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. [Art. 22, § 3º]

    C) "Leilão".

    ➡ INCORRETO.

    Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação [Art. 22, § 5º]

    D) Pregão.

    ➡ INCORRETO.

    Pregão é a modalidade prevista na Lei nº 10.520/2002 para aquisição de bens e serviços comuns. [Art. 1º, caput].

    GABARITO: LETRA B


ID
1515022
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado nas seguintes hipóteses, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 3º  O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado nas seguintes hipóteses:

    I - quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes;

    II - quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa;

    III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou

    IV - quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.


  • não entendi ainda

  • Daniela quando for possível a previsão do quantitativo a ser utilizado pela administração não precisa registro de preços. Se a administração sabe que precisa apenas de 100 caixas de papel e que esta quantidade é suficiente, ela faz a licitação para entrega imediata. Agora diante da imprevisibilidade de consumo, aí ela opta pelo registro de preço e vai solicitando ao vencedor da licitação que entregue de acordo com o pedido.

  • Letra (b)

    Art. 3º  O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado nas seguintes hipóteses:

    I - quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes;

    II - quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa;

    III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou

    IV - quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.


    B) Quando, pela natureza do objeto, (Faltou o  NÃO) for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela administração.


  • Tudo parece tão óbvio kkk

     

    Em 27/02/2017, às 15:50:03, você respondeu a opção B.Certa!

    Em 28/12/2016, às 18:52:35, você respondeu a opção D. Errada!


ID
1515025
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Qual é a pena para quem Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade?

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    O cerne da postagem de hoje é o debate acerca da natureza do delito previsto no art. 89, caput, da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos)[1], dispositivo cujo teor é a seguir reproduzido:


    Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade:


    Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.


    Parágrafo único. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.


  • Penal ou Administrativo ??? As bancas não se deram por satisfeitas em cobrar preceito secundário nas provas de Penal ... Lamentável, mas vida que segue... 

    Até a aprovação!

  • Art. 89. DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE ILEGAIS DE LICITAÇÃO. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade:


    Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.


    Parágrafo único. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.


    Como é de notório conhecimento, a licitação é um procedimento administrativo prévio, obrigatório, realizado toda vez que a Administração Pública deseja contratar obras, serviços, compras, alienações e locações com terceiros.


    Apenas em dois casos a licitação não é realizada: NA HIPÓTESE DE SER DISPENSADA e NA HIPÓTESE DE SER INEXIGÍVEL.


    A licitação dispensada ocorre nos casos em que não é realizada a licitação por razões de interesse público devidamente justificado, mesmo que haja possibilidade de competição entre os fornecedores. As suas hipóteses estão taxativamente dispostas na Lei de Licitações e Contratos administrativos, no art. 24.


    A licitação inexigível ocorre nos casos em que não existe possibilidade de competição entre os fornecedores, vez que existe apenas um objeto ou uma pessoa que o forneça. A Lei 8666/93 apenas enumera os casos mais comuns, mas não os taxa como faz nos  casos de licitação dispensável.


    Bem, o dispositivo descreve que aquele dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade, incorre em crime.


    Este é o mais comum dos crimes de licitação. Possui como sujeito ativo o(s) servidor(es) público(s) responsável(is) pela licitação e/ou terceiro que tenha concorrido para a consumação da ilegalidade e que tenha se beneficiado com esta.


    A pena é de detenção de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.


    Atenção: Para a caracterização do delito de dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou de deixar de observar as formalidades pertinentes a estas, é indispensável a presença de dolo, não se admitindo culpa. Ou seja, NENHUM CRIME DA LEI 8.666 admite a forma culposa. Portanto, é imprescindível a comprovação do dolo específico de causar dano à Administração pública, bem como o efetivo prejuízo ao erário.


    Obs.: Realizar modalidade de licitação em desacordo com a lei: NÃO é crime na Lei de Licitações. Portanto, embora essa conduta possa configurar improbidade administrativa, certamente de crime não se trata.

  • GABARITO: B

    Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade:

    Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.


ID
1515028
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será de quantos dias para a modalidade concurso?

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 22 § 4o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

  • 45 dias → Concurso.

     45 dias→  Concorrência:

    → No caso de empreitada integral.

    → Tipo Melhor Técnica ou Técnica e Preço.

     

    30 dias

    Concorrência: Demais casos.

     

    Tomada de Preços: Tipo Melhor Técnica ou Técnica e Preço.

     

    15 dias  →

    Tomada de Preços: Demais casos.

    Leilão

     

    5 dias Úteis → Convite.

     

    8 dias → Pregão.

  • GABARITO: C

    Art. 22 § 4o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

  • A questão cobrou o prazo mínimo que deve ser haver entre a publicação até o recebimento das propostas ou da realização do evento em relação a modalidade CONCURSO, à luz da Lei nº 8.666/93:

    CONCURSO:

    É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias. [Art. 22, § 4º]

    Outras considerações em relação a essa modalidade de acordo com a Lei 8.666:

    ◾ Valores máximo atualizados: não se aplica a essa modalidade.

    ◾ Prazo mínimo até o recebimento da proposta no concurso: 45 dias [Art. 21, §2º, I “a”]

    ◾ Tipos de licitação aplicáveis: a modalidade concurso não se aplica os tipos de licitação [Art, 45, §1º]

    Portanto, de acordo com o disposto no artigo 21 e no artigo 22, o prazo mínimo será de 45 dias.

    GABARITO: LETRA C.


ID
1515031
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos sistemas de arquivos do sistema operacional Windows 7, todas as afirmativas abaixo estão corretas,EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O que há de errado na afirmação da alternativa B?

  • Sávio, não precisa formatar a partição. Existe a opção de apenas converter, sem perder seus dados.

    Bom estudo.

  • Ah, não conhecia essa opção, pensava que sempre que fosse mudar de sistema de arquivo, seria necessário formatar a partição.

     

    Valeu.

  • E EU Q NAO SEI É NADA DE INFORMATICA kk


ID
1515034
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word 2010 em português, as opções para inserir notas de rodapé no texto, inserir legenda em imagens, inserir índice de ilustrações e inserir sumário estão disponíveis na guia:

Alternativas
Comentários
  • Referência do Word 2010 - esta guia está dividida em 5 grupos de ferramentas, são eles: Sumário, Notas de rodapé, Citações e Bibliografia, Legendas, Índice.

  • A questão está classificada erroneamente como Microsoft Excel 2010.

    Por favor, QC, coloque ela na seção de Microsoft Word 2010.
    Obrigado
  • alôo administradores..

    vamos corrigir a questão...7 meses já se passaram... tem previsão de quando vão corrigir?

  • Guia REFERÊNCIA, Grupo NOTAS DE RODAPÉ -> INSERIR NOTA DE RODAPÉ
    Guia REFERÊNCIA, Grupo LEGENDAS -> INSERIR LEGENDA/ INSERIR ÍNDICES DE ILUSTRAÇÕES
    Guia REFERÊNCIA, Grupo SUMÁRIO-> SUMÁRIO (OPÇÕES)

    GABARITO -> [D]
     

  • C


ID
1515040
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma planilha do aplicativo Microsoft Excel 2007 ou acima, se for necessário criar mecanismos de consistência, de modo a garantir que o valor de uma dada célula esteja sempre dentro de um intervalo permitido, eventualmente mostrando mensagens de erro, no caso de inconsistência, devemos utilizar a ferramenta:

Alternativas
Comentários
  • A) Use a validação de dados para controlar o tipo de dados que os usuários inserem em uma célula. Por exemplo, é possível restringir a entrada de dados a um certo intervalo de datas, limitar opções usando uma lista ou garantir que apenas números inteiros positivos sejam inseridos.

    B) Dados >> Teste de hipóteses >> Atingir metas (localizará a entrada correta quando você souber o resultado desejado).

    C) Dados >> Filtro (habilita a filtragem das células selecionadas).

    D) Dados >> Teste de hipóteses (testa diversos valores para as fórmulas na planilha).

  • Boaaa!Valeuu!


ID
1515043
Banca
SHDIAS
Órgão
IMA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Trata-se de uma mensagem não solicitada e mascarada sob comunicação de alguma instituição conhecida e que pode induzir o internauta ao acesso a páginas fraudulentas, projetadas para o furto de dados pessoais ou financeiros do usuário. O nome atribuído a este tipo de mensagem é:

Alternativas
Comentários
  • Em computação, phishing, termo oriundo do inglês (fishing) que quer dizer pesca, é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos; senhas, dados financeiros como número de cartões de crédito e outros dados pessoais. O ato consiste em um fraudador se fazer passar por uma pessoa ou empresa confiável enviando uma comunicação eletrônica oficial. Isto ocorre de várias maneiras, principalmente por email, mensagem instantânea, SMS, dentre outros. Como o nome propõe (Phishing), é uma tentativa de um fraudador tentar "pescar" informações pessoais de usuários desavisados ou inexperientes. Segundo uma pesquisa da multinacional americana Intel, 97% dos internautas de todo o mundo não sabem identificar um ataque de phising. O teste foi realizado através de um e-mail enviado com conteúdo malicioso e apensa 3% dos usuários identificaram a fraude.

  • Gab(D)  Paralelo entre os 2 malwares. 

    Phishing
    é uma tentativa de confundir as pessoas para que forneçam suas informações confidenciais, como o número de CPF e senhas. Geralmente, essas tentativas utilizam e-mails ou mensagens instantâneas aparentemente legítimos, combinados com websites falsos, para fazer solicitações fraudulentas de informações (ou seja, vão "pescar" dados).

    Pharming é uma tentativa de enganar os usuários da Internet roubando o nome de domínio ou a URL de um website e redirecionando seus visitantes para um website falso, pelo qual são feitas solicitações fraudulentas de informações.

  • Keyloggers: Aplicativos ou dispositivos que ficam em execução em um determinado computador para monitorar todas as entradas do TECLADO. Assim, aquele que deixou o programa em execução pode, em outro momento, conferir tudo o que foi digitado durante um determinado período. 


    Bots: Este tipo de ameaça leva esse nome por se parecer com um robô, podendo ser programado para realizar tarefas específicas dentro do computador do usuário afetado. Comunicando-se por um servidor IRC, o invasor pode ter total controle sobre o bot, indicando a ele algumas tarefas muito perigosas para o infectado. Ter um bot em sua máquina pode ser algo muito perigoso, pois ele pode captar dados bancários, enviando-os para o invasor. Além disso, seu computador se torna veículo de mensagens perigosas, como spam e phishing, podendo ser a causa de problemas para outros usuários na Internet. É em geral desta forma que os bots se espalham pelos computadores dos mais incautos. Botnets: Como o próprio nome já deixa claro, as botnets são basicamente redes de computadores infectados por bots semelhantes. Para quem propaga esse tipo de ameaça, ter centenas de computadores ligados com bots sob o seu comando é a maneira mais eficaz de espalhar os perigos propostos pelo aplicativo, na tentativa de fraudar e enganar os usuários.


    (Fonte: http://www.tecmundo.com.br/)
  • Alguém poderia aprofundar um pouquinho mais sobre a diferença entre Phishing e Pharming??  

  • phishing, termo oriundo do inglês (fishing) que quer dizer pesca, é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos; senhas, dados financeiros como número de cartões de crédito e outros dados pessoais.

    Pharming é o termo atribuído ao ataque baseado na técnica DNS cache poisoning (envenenamento de cache DNS) que, consiste em corromper o DNS (Sistema de Nomes de Domínio ou Domain Name System) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos) de um site passe a apontar para um servidor diferente do original.


  • Segundo Emanuelle Gouveia:


    "Phishing é a "pescaria", ou seja, consiste em criar páginas falsas, muito semelhantes às páginas verdadeiras de bancos, operadoras de cartão de crédito e afins, e através de mensagens tentam induzir o usuário a ir até a página falsa e lá digitar os dados financeiros e bancários que serão armazenados e posteriormente utilizados nos sites verdadeiros para desvios e roubos."


    Fonte: Livro - Informática para os concursos de técnico e analista - Emanuelle Gouveia Rolim.
  • Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativaçao, em muitos casos, é condicionada a uma açãoo prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

    Scanning: ou varredura em redes, é uma técnica que consiste em efetuar buscas minuciosas em redes, com o objetivo de identificar computadores ativos e coletar informações sobre eles como, por exemplo, serviços disponibilizados e programas instalados.

    Botnet: é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots.

    Phishing: é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

  • No  pharming, a vítima não recebe um e-mail fraudulento como passo inicial da execução, nem precisa clicar num link para ser levada ao site "clonado". O pharming, portanto, é a nova geração do ataque de phishing, apenas sem o uso da "isca" (o e-mail com a mensagem enganosa). O vírus reescreve arquivos do PC que são utilizados para converter os endereços de internet (URLs) em números que formam os endereços IP (números decifráveis pelo computador). Assim, um computador com esses arquivos comprometidos leva o internauta para o site falso, mesmo que este digite corretamente o endereço do site intencionado.

     

    PSHISHING - VOCÊ JÁ É DIRECIONADO AO LINK DE UM SITE FALSO

     

    PHARMING - VOCÊ DIGITA CORRETAMENTE O ENDEREÇO DO SITE DESEJADO, MAS MESMO ASSIM É DIRECIONADO A UM SITE FALSO.

     

     

     

     

     

    Fonte: http://revistavisaojuridica.uol.com.br/advogados-leis-jurisprudencia/32/artigo123740-1.asp

  • "Acesso a páginas Fraudulentas" será o denominado Phishing, que pode ser comparado ao estelionato da informática.

  • GABARITO D

     

     

    Phishing → induz o usuário a informar seus dados pessoais por meios de paginas falsas, tais como login e senha do facebook.

     

     

    bons estudos