SóProvas



Prova UFSC - 2016 - UFSC - Assistente em Administração


ID
2081332
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, a respeito das teorias da motivação e de seus respectivos autores.

I. Herzberg desenvolveu uma teoria bifatorial, composta por fatores higiênicos, que são extrínsecos ao indivíduo, e por fatores motivadores, considerados intrínsecos ao trabalho.

II. McGregor elaborou as teorias X e Y; de acordo com a teoria Y, o homem não é motivado para o trabalho e precisa ser controlado e punido para realizá-lo.

III. Para Maslow, existe uma hierarquia de necessidades, e a satisfação das necessidades básicas de estima são as que mais motivam as pessoas, pois sustentam as relações humanas.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I. Herzberg desenvolveu uma teoria bifatorial, composta por fatores higiênicos, que são extrínsecos ao indivíduo, e por fatores motivadores, considerados intrínsecos ao trabalho. CORRETA!

    II. McGregor elaborou as teorias X e Y; de acordo com a teoria Y, o homem não é motivado para o trabalho e precisa ser controlado e punido para realizá-lo. ERRADA!

    Correção: de acordo com a teoria X, o homem não é motivado para o trabalho e precisa ser controlado e punido para realizá-lo.

    III. Para Maslow, existe uma hierarquia de necessidades, e a satisfação das necessidades básicas de estima são as que mais motivam as pessoas, pois sustentam as relações humanas. ERRADA!

    Correção: Não existe uma escala que mais motive. A motivação depende do nível que vc se encontra. Se vc mora na rua, por exemplo, o que mais te motiva são as necessidades básicas.

  • McGregor em um tweet:

     

    Homem X = Tudo de ruim

     

    Homem Y = Tudo de bom

  • Teoria de Herzberg

    Segundo Frederick Herzberg, dois fatores são preponderantes para o alcance da motivação, são eles:

    Fatores Higiênicos (extrínsecos)

    Localizados no ambiente e controlados pela organização. Abrange as condições que as pessoas trabalham. Se não atendidos, podem causar insatisfação, ou seja, são fatores esperados na relação de trabalho. Ex: salário, benefícios sociais, tipo de chefia, condições físicas e ambientais do trabalho, regulamentos internos, etc. De maneira geral, o desempenho e ações tomadas pelo indivíduo são melhorados por estímulos externos; porém, esses mesmos estímulos não o motiva.

    Fatores Motivacionais (intrínsecos)

    Estão dentro do indivíduo, envolvem sentimento de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização gerados através de seus atos.

     

    Teoria de McGregor

    Descreveu os fatores motivacionais, agrupando em:

    Fatores Extrínsecos: salário, benefícios e promoção.

    Fatores Intrínsecos: auto-respeito, capacidade de solucionar problemas, autonomia, aquisição de novos conhecimentos.

    Motivação intrínseca ao indivíduo: os elementos motivadores, que apenas potencializam as suas ações, funcionam se, e somente se,  o indivíduo já estiver motivado por algum fator pessoal (intrínseco).

    Teoria X: fundamentada em Taylor, o homem é avesso ao trabalho e à responsabilidade. O estilo de gestão deverá ser autoritário e coercitivo.

    Teoria Y: baseada na teoria humanística, as pessoas não são aversas ao trabalho, aceitam responsabilidades e não são passivas às necessidades da empresa.

    Profecia auto-realizável: tendência de os indivíduos ajustarem seus comportamentos à expectativa que outros, em níveis hierarquicamente superiores, têm em relação ao seu comportamento.

     

     

    Necessidades Fisiológicas (ou básicas): relacionadas ao organismo, como sono, fome, desejo sexual, e dominam o comportamento humano;

    Necessidades de Segurança: busca estabilidade e proteção contra ameaças externas;

    Necessidades Sociais: procura sentir-se parte de um grupo, ser aceito;

    Necessidades de Auto-Estima (ego): como o indivíduo se vê e se avalia - deseja reconhecimento de sua competência;

    Necessidades de Auto-Realização: sucesso pessoal, auto-satisfação, concretização das capacidades pessoais.

     

    fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/159-teorias-da-motivacao#.WI4Ws2fav_g

  • I - CORRETA

    II-INCORRETA- É A TEORIA X

    III-INCORRETA- PARA MASLOW O QUE MOTIVA O INDIVIDUO DEPENDE DE ONDE ELE SE ENCONTRA NA PIRAMIDE DAS NECESSIDADES 

  • Homem= liXo

  • errei com preguiça de ler kkkkkkkkkkk so li os começo

  • Motivação é intrínseca ao indivíduo e não ao trabalho. Quem elaborou essa questão estava viajando.

  • Acertei pq eu assinalei a que estava menos errada

  • LETRA D CORRETA

    TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG:

    • Fatores higiênicos (extrínsecos – levam à insatisfação ou, se presentes, impedem-na): são fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.

    • Fatores motivacionais (intrínsecos – levam à satisfação ou, se ausentes, impedem-na): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto realização.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias acerca da motivação e seus idealizadores. Neste caso, assinalemos a alternativa que contempla a sequência correta das afirmativas.

    I. correta. Herzberg desenvolveu uma teoria bifatorial, composta por fatores higiênicos, que são extrínsecos ao indivíduo, e por fatores motivadores, considerados intrínsecos ao trabalho.

    Para Herzberg, por meio da teoria bifatorial, dois fatores influenciam o comportamento humano, são eles:

    • Fatores higiênicos/ insatisfacientes - são ligados ao trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.

    • Fatores motivacionais/ satisfacientes - estão ligados ao conteúdo do trabalho. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. São de natureza intrínseca.

    II. incorreta. McGregor elaborou as teorias X e Y; de acordo com a teoria Y, o homem não é motivado para o trabalho e precisa ser controlado e punido para realizá-lo.

    A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência atividades mais mecanizadas.

    Podemos sintetizar as suas principais características, isto é, o comportamento do trabalhador X, da seguinte forma:

    • É avesso ao trabalho
    • É carente, desprovido de recursos, e por isso o dinheiro é sua principal fonte de motivação
    • Precisa ser pressionado, coagido para poder realizar suas atividades
    • Não deseja assumir responsabilidades
    • Trabalha para fins de sobrevivência

    Vale lembrar que as punições recaem na, principalmente, parte financeira, já que é ela que mais motiva o funcionário.

    A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.

    Suas principais marcas são:

    • Trabalhar é natural, como o lazer
    • Todos são imaginativos, criativos e engenhosos
    • Gosta de assumir responsabilidades
    • A vida moderna é mais exigente

    Nota-se que são teorias que dependem, para a sua aplicação, do comportamento do indivíduo para sua correta aplicação.

    Ainda, segundo McGregor (1980, p53), nas condições da vida industrial moderna, as potencialidades intelectuais do ser humano são, em média, utilizadas apenas parcialmente.

    III. incorreta. Para Maslow, existe uma hierarquia de necessidades, e a satisfação das necessidades básicas de estima são as que mais motivam as pessoas, pois sustentam as relações humanas.

    A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem.

    Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas:

    Necessidades primárias:

    • Fisiológicas/básicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
    • Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    • Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
    • Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
    • Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    McGREGOR, D. O lado humano da empresa. São Paulo: Martins Fontes, 1980


ID
2081335
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conflito é uma questão importante no estudo do trabalho em equipe nas organizações. Acerca do tema, relacione as diferentes visões sobre conflito listadas na coluna 1 às características apresentadas na coluna 2

   Coluna 1 

I. Tradicional

II. Interacionista

III. Resolução de conflitos 


 Coluna 2

( ) O conflito é uma força positiva em um grupo e é absolutamente necessário para o seu desempenho eficaz.

( ) Conflitos são, provavelmente, inevitáveis, e buscam-se encontrar métodos construtivos que possam minimizar sua influência disfuncional.

( ) O conflito é sempre uma disfunção gerada por falhas de comunicação, falta de abertura e desconfiança entre as pessoas.

( ) Os líderes devem ser encorajados a manter constantemente um nível mínimo de conflito para que o grupo continue viável, autocrítico e criativo. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Gestão de Conflitos
    Em todas as vezes que existir contato entre pessoas poderá ocorrer um conflito.1 De acordo com autores como Freud,2 o conflito é algo inerente à vida em sociedade e acontece sempre que existam interesses, ideias, sentimentos ou atitudes que sejam antagônicos.
    Ou seja, ocorre quando os objetivos ou desejos das pessoas são diferentes dos das outras. Assim, o conflito é algo normal na vida em sociedade. Irmãos se desentendem, casais se separam e sócios terminam a sociedade.
    Entretanto, os conflitos podem ser resolvidos. Veremos algumas abordagens na resolução dos conflitos neste capítulo. Nem sempre, porém, o resultado dessa resolução é o esperado ou o desejável.
    Os conflitos podem ser substantivos ou emocionais. Os substantivos são derivados de desentendimentos sobre metas, objetivos, recursos, políticas etc. Assim, um conflito potencial pode ocorrer se alguma área da organização (Finanças, por exemplo) tiver como objetivo cortar custos ao máximo e outra área (Pesquisa e Desenvolvimento) tiver como objetivo aumentar os investimentos.
    Já os conflitos emocionais são baseados em sentimentos de raiva, medo, antipatia etc. Quantas vezes você conheceu alguém que, sem que essa pessoa tenha feito nada de mais, você “não foi com a cara”?
    Dessa forma, o conflito pode ocorrer sem que nada de “concreto” exista para isso. O que existe são sentimentos conflitantes entre essas duas pessoas (ou órgãos) que levam a desentendimentos e conflitos.

     

    Rennó  (2013)

  • Gab. A

     

    Visão tradicional – é a abordagem mais antiga e parte do princípio de que todo conflito é prejudicial e deve ser evitado. Era uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e da desconfiança entre as pessoas, bem como do fracasso dos gestores em atender ás necessidades e aspirações de seus funcionários.


    Visão de relações humanas – a conceituação de relações humanas argumenta que o conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações. Por ser inevitável, defende a sua aceitação. Afirmam que não pode ser eliminado e há ocasiões em que ele pode ser até benéfico para o desenvolvimento do grupo.


    Visão interacionista – a visão interacionista encoraja o conflito, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Portanto, encoraja os líderes de grupos a manterem constantemente um nível mínimo de conflito, o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.


    Fonte: Ponto dos Concursos - Lilian Quintão

  • visão GESTÃO DE CONFLITO 

    - TRADICIONAL : o conflito é prejudicial

    - INTERACIONISTA: o conflito deve ser encorajado

    - RELAÇÕES HUMANAS ( Resolução de conflitos) : conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações.

    ...................................................................................................................................................................................................................

    (INTERACIONISTA ) O conflito é uma força positiva em um grupo e é absolutamente necessário para o seu desempenho eficaz.

    ( RELAÇÕES HUMANAS  ) Conflitos são, provavelmente, inevitáveis ( NATURAL), e buscam-se encontrar métodos construtivos que possam minimizar sua influência disfuncional.

    ( TRADICIONAL) O conflito é sempre uma disfunção gerada por falhas de comunicação, falta de abertura e desconfiança entre as pessoas.

    ( INTERACIONISTA  ) Os líderes devem ser encorajados a manter constantemente um nível mínimo de conflito para que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.

    ........................................................................................................................................................................................................................

     

    GABARITO ''A''

  • Tirado do livro do Robbins.

  • a) Visão tradicional: esta abordagem dizia que todo conflito era ruim e que, portanto, deveria ser evitado. O conflito era visto como uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas e um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários. A visão tradicional era consistente com as atitudes de grupo que prevaleciam nas décadas de 30 e 40. b) Visão das relações humanas: esta abordagem argumenta que o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo. A visão das relações humanas dominou a teoria sobre conflitos do final dos anos 40 até a metade da década de 70. c) Visão interacionista: esta abordagem, que é a mais recente, propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. A principal contribuição desta abordagem, portanto, é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo. Fica evidente que é inapropriado dizer que todos os conflitos são bons ou ruins. O que torna um conflito bom ou ruim é a sua natureza.

  • Interacionista - O conflito é uma força positiva em um grupo e é absolutamente necessário para o seu desempenho eficaz.

    Resolução de conflitos - Conflitos são, provavelmente, inevitáveis, e buscam-se encontrar métodos construtivos que possam minimizar sua influência disfuncional.

    Tradicional - O conflito é sempre uma disfunção gerada por falhas de comunicação, falta de abertura e desconfiança entre as pessoas.

    Interacionista - Os líderes devem ser encorajados a manter constantemente um nível mínimo de conflito para que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.

  • Abordagens de Conceituação de Conflito

    Tradicional

    Parte do princípio de que todo conflito é ruim

    O conflito é danoso

    Deve ser evitado

    Ralações Humanas/Resolução de Conflitos

    Consequência natural nos grupos e organizações

    Aceita

    Interacionista

    Encoraja a tê-lo

    Manter constantemente um nível mínimo de conflito

    Força positiva

    Necessário para desempenho eficaz

    Não importa quantas vezes precise digitar ou escrever, desde que aprenda!

  • Visão tradicional - conflito é RUIM,portanto , deve ser evitado.

    Visão das relações humanas - conflito processo natural e inevitável ,mas pode ter seu lado POSITIVO .

    Visão internacionalista - conflito é POSITIVO E NECESSARIO .


ID
2081338
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto.

No senso comum, a burocracia é compreendida como um atributo de organizações lentas e ineficientes. No entanto, o modo burocrático de organizar o trabalho é descrito por seu principal teórico, Max Weber, como o mais eficiente. Ele entende que a burocracia se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • RENNÓ (2013) -  trio de um só indivíduo.
    Uma coisa que devemos ter em mente é que a Burocracia foi uma grande evolução do modelo patrimonialista de governança. Weber concebeu a Burocracia como o modelo mais racional existente, o qual seria mais eficiente na busca dos seus objetivos.
    Continuando, as características principais da Burocracia são:
    Ø Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho – não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.
    Ø Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.
    Ø Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).
    O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos.

     

    Gabarito B

  • Características da Burocracia de Weber:

     

    -Autoridade

    - Hierarquia

    - Divisão do Trabalho

    - Especialização dos funcionários

    - Formalidade nos atos e comunicações

    - Rotinas e procedimentos PADRONIZADOS

    - Caráter legal das normas

    - Caráter formal das comunicações

    - Impessoalidade nas relações.

     

  • No modelo burocrático não há flexibilidade e pessoalidade/laços de lealdade, assim eliminamos as alternativas, restando a letra B.

    Gabarito Letra B

  • LETRA B CORRETA

    1.3. ABORDAGEM BUROCRÁTICA - Max Weber -> é uma teoria que enfatiza a formalização, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade e profissionalização. Dessa forma, a Teoria Burocrática se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA.

  • LETRA B CORRETA

    1.3. ABORDAGEM BUROCRÁTICA - Max Weber -> é uma teoria que enfatiza a formalização, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade e profissionalização. Dessa forma, a Teoria Burocrática se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA.

  • Na Teoria da Burocracia não há espaço para a flexibilidade, é engessamento puro!


ID
2081341
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto.

Taylor se dedicou ao estudo da forma de organizar o trabalho de modo a obter maior eficiência para as organizações. Ele justifica esse esforço com o argumento de que:

Alternativas
Comentários
  • São questões como essas q se vc estiver calmo na hr da prova vc acerta sem nem ter estudado Gab:: E
  • Gabarito E: Com isso, existia um ambiente de grande desperdício e baixa eficiência nas indústrias.1 O primeiro teórico a buscar mudar essa realidade foi Frederick Taylor.
    Taylorismo: é sinônimo de Administração Científica. Muitos chamam essa teoria pelo nome de seu principal autor: Frederick Taylor.
    Nas fábricas, os funcionários faziam seu trabalho de forma empírica, ou seja, na base da tentativa e erro. Os gerentes não estudavam as melhores formas de se trabalhar.
    Os funcionários não se comprometiam com os objetivos (de acordo com Taylor, ficavam “vadiando”), e cada um fazia o trabalho como “achava melhor” – não existia assim uma padronização dos processos de trabalho.2
    Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo muito mais produtivo.3
    A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade.4
    Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos.5 O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.
    Após a definição do modo mais rápido e fácil de executar uma tarefa (por exemplo, a montagem de uma roda), os funcionários eram treinados para executá-las dessa forma – criando assim uma padronização do trabalho.

     

    Fonte: 2 Andrade e Amboni, 2011.
    3 Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
    4 Certo e Certo, 2006.
    5 Sobral e Peci, 2008.

  • Taylor > Incentivos materiais > Salários altos em troca de auta produtividade do empregado.

     

    #FÉ

  • Gabarito E

     

    (...)

    O principal objetivo da Administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado. O princípio da máxima prosperidade para o patrão acompanhada da máxima prosperidade para o empregado devem ser os dois fins principais da Administração. Assim, deve haver uma identidade entre empregados e empregadores.

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/taylor-fayol-e-ford/36825/

  • Maior eficiência leva tanto patrões quanto trabalhadores à prosperidade. Quer dizer que para os trabalhadores significa maiores salários e para o empregador significa menores custos de produção. (Administração geral e pública para concursos, Editora JusPodivm, Elisabete de Abreu e Lima Moreira).

  • O tipo de questão que é bem fácil de errar se você quer marcar rápido...fiquei inicialmente entre A, C e E.

     

     a) é necessário estabelecer um forte controle sobre os trabalhadores.
    Apesar de Taylor pensar assim também, isso não justifica a pergunta da questão

     b) a eficiência diminui a possibilidade de investimento do patrão.
    Errado, aumenta.

     c) o mercado exigia maior eficiência devido ao avanço do capital monopolista. 
    Realmente, o mercado exigia maior eficiência. Entretanto, exigia maior eficiência devido à grande concorrência que existia na época, não ao capital monopolista.

     d) esta era uma exigência do Estado sobre as empresas.
    Errado, o Estado exigia eficiência de organizações privadas???

     e) maior eficiência leva tanto patrões quanto trabalhadores à prosperidade. 
    Certo. Segundo Chiavenato, para Taylor o principal objetivo da Administração é levar tanto o patrão quanto o empregado à prosperidade.

  • Taylor defendia a ideia de Identidade de Interesses. Letra (E)

  • errei feio, errei rude...pensei logo nos trabalhadores brasileiros rsrs

  • A: prática;

    E: teoria;

    Mas como em concurso cobram-se as aparências, a "correta" é a E)

  • É simples, Taylor propôs também o sistema de remuneração variável, ou seja, a remuneração do trabalhador seria proporcional ao seu nível de produção. Quanto mais peças ele produzir, maior será o salário dele. Para o patrão, mais peças significa mais venda e consequentemente mais receita. Ambos prosperam. 
    Mais aí tem a mais valia e... enfim, deixa pra lá. kkkkkkk

    LETRA E 

     

  • Segundo Taylor, o principal objetivo da administração era assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado, com uma identidade de interesses entre ambos.

     

    Gabarito: Letra E

  • "maior eficiência leva tanto patrões quanto trabalhadores à prosperidade. " - Só na teoria o trabalhador tem prosperidade - vai vendo !

  • LETRA E CORRETA

    1.Abordagem Clássica - se divide em:

    1.1.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR -> apresentou as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Com a condição de pagar mais ao operário que produz mais.


ID
2081344
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, relativas à concepção de organizações como sistemas abertos.

I. As organizações apresentam um comportamento probabilístico e não determinístico.

II. As organizações são capazes de adaptação às diferentes situações.

III. As organizações se caracterizam como sistemas com entropia positiva.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As organizações denominadas sistemas abertos caracterizam-se pela IMPORTAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, EXPORTAÇÃO, CICLO DE EVENTOS, ENTROPIA NEGATIVA, FEEDBACK, HOMEOSTASE, DIFERENCIAÇÃO E EQUIFINALIDADE.

     

    Entropia é a propensão do sistema em deteriorar-se. Portanto, a entropia negativa é o efeito inverso disso, numa tentativa de 'anular' essa deterioração.

    Homeostase é a capacidade de o sistema manter-se em equilíbrio.

     

    FONTE: anotações pessoais

     

     

     

  • Entropia positiva

    Diz-se de uma grandeza termodinâmica a qual é utilizada para medir o grau de desordem de algum sistema. Neste caso, se a entropia é positiva, significa que o grau de desordem é grande.

  • Gabarito E

    As organizações enquanto sistemas abertos possuem as seguintes características: 

    1. Importação de insumos (entradas). A organização depende de entradas de energia vindas do ambiente, em qualquer de suas formas, como informações, materiais ou pessoal, por exemplo.

    2. Transformação (processamento interno). As organizações transformam os seus insumos em saídas para o ambiente no qual se insere.

    3. Exportação (saída de produtos/serviços). Os insumos processados são exportados para fora da organização, sob a forma de produtos ou serviços.

    4. Ciclos de eventos. As organizações importam e exportam constantemente para o ambiente, em uma atividade cíclica de entrada-processamento-saída-retroação-entrada-...

    5. Entropia negativa (ou negentropia ). A entropia é um processo de desorganização natural das coisas até a sua morte.

    6. Retroação negativa (ou feedback negativo) e informação como insumo. Essa é uma característica igualmente interessante. Os sistemas abertos, assim como a organização, recebem informações não só sobre o ambiente externo, mas também sobre si mesmos, possibilitando o seu ajuste estrutural.

    7. Estado firme e homeostase dinâmica. Os sistemas mantêm o seu funcionamento estável a partir do que recebem e do que fornecem para o meio ambiente. Este equilíbrio é mantido por meio do processo de homeostase dinâmica. A homeostase é uma propriedade dos sistemas abertos de manter seu ambiente interno regulado para se ajustar dinamicamente aos acontecimentos do ambiente externo. Um dos exemplos mais comuns de homeostase no corpo humano é o fato da temperatura interna do corpo tender ao equilíbrio independentemente da temperatura externa subir ou descer muito.

    8. Diferenciação. Nas organizações enquanto sistemas abertos o sistema organizacional tende a se diferenciar internamente em funções especializadas, diferenciadas e estruturadas em hierarquia.

    9. Equifinalidade. A organização enquanto sistema aberto pode atingir o fim que deseja, mesmo partindo de diferentes pontos de partida e passando por diferentes caminhos. A própria estabilidade do sistema organizacional pode ser atingida por mais de um meio diferente.

     

    Fonte: PDF Estratégia Concursos - Prof Carlos Xavier

  • As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam com a entropia negativa.

  • A Organização como um sistema aberto

     

    A organização é um sistema criado pelo homem e matém uma dinâmica interação com o meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. É um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de influenciar o meio externo e por ele ser influenciado.

     

    Características das Organizações como Sistemas Abertos

     

    Comportamento probabilístico e não determinístico: as organizações são sistemas abertos, são afetadas por mudanças em suas variáveis externas desconhecidas e incontroláveis em seu comportamento.

     

    As organizações como partes de uma sociedade maior e constituída de partes menores: as organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas.

     

    Interdependência das Partes: a organização é um sistema social com partes independentes, mas inter-relacionadas.

     

    Homeostase ou “Estado Firme”: a organização alcança um estado firme – ou seja, um estado de equilíbrio quando satisfaz dois requisitos: a unidirecionalidade e o progresso.

     

    Fronteiras ou Limites: é a linha que demarca e define o que está dentro e o que está fora do sistema ou subsistema. Essas fronteiras não existem fisicamente.

     

    Morfogenese: o sistema organizacional tem a capacidade de modificar a si próprio e a sua estrutura básica

     

    Resiliência: é a capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo

  • I. Certo. As organizações, de fato, possuem comportamentos probabilístico e não determinístico, isto é, enquanto sistemas sociais, as organizações são afetadas por mudanças em seus ambientes (variáveis externas). As variáveis externas são incontroláveis e muitas vezes desconhecidas e, portanto, as ações implantadas em uma organização geram consequências prováveis, mas nunca determinísticas.

    II. Certo. As organizações possuem morfogênese (capacidade de modificar a si própria e sua estrutura básica) e, assim, conseguem se adaptar ao ambiente.

    III. Errado. As organizações se caracterizam sistemas com entropia negativa, isto é, elas importam mais energia do que exportam para o ambiente. Lembre-se: entropia é ruim, negentropia é bom. Se as organizações não combatessem a entropia positiva elas morreriam. 

    Gabarito: E


ID
2081347
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estudos sobre tomada de decisão indicaram que a racionalidade nesse processo é limitada. Considere os itens abaixo e identifique os que correspondem às principais limitações à racionalidade.

I. Clara matriz de utilidade.

II. Recursos escassos.

III. Valores e experiências passadas dos envolvidos no processo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A racionalidade limitada, criada por Herbert Simon, diz que na realidade, as pessoas nem se baseiam inteiramente na razão nem se baseiam totalmente na intuição.Ou seja, temos diversas limitações que nos impedem de utilizar o modelo racional. Desde limitações no contexto do problema (como pouco tempo, informações imperfeitas ou variáveis demais para analisar) até limitações pessoais.

     

    I - Clara matriz de utilidade [errado] - Ao contrário, quanto mais claras for as informações menos será a necessidade de utilizar a racionalidade limitada. Ou seja, não são uma limitação.

    Exemplo: Você vai fazer um bolo, mas nunca fez um, se você tiver uma receita ensinando passo a passo, a chance de seu bolo sair de forma perfeita será maior. Caso tente fazer lembrando do jeito que sua mãe faz, as chances são menores.

     

    II - Recursos escassos [correto] - Quanto menor for os recursos para uma tomada de decisão, maior será o "improviso", ou seja, menor possibilidade de usar a racionalidade.

    Exemplo: Continuando com o exemplo do bolo. Vamos supor que você tem pouca farinha, mas precisa fazer um bolo de certo tamanho, então você poderá tomar certas decisões que podem implicar na qualidade do bolo, como por exemplo, pôr mais maizena.

     

    III - Valores e experiências passadas dos envolvidos no processo[correto] - As exeperiencias pessoais podem fazer com que decisões sejam tomadas de forma mais "intuitiva" do que racional.

    Exemplo do bolo: Supondo que você já saiba fazer bolo de banana, mas nunca fez bolo de laranja, por achar que sabe fazer qualquer tipo de bolo, voce pode achar que não precisa olhar na receita, o que pode gerar uma prejuízo no sabor do bolo de laranja.

     

    Gabarito D

     

  • Dimas parabéns pela louvável explicação

  • Eu não havia entendido a "pergunta" da questão, porém, com essa explicação do Dimas, ficou muito bem esclarecida a ideia!!

     

    Obrigado!

  • Se garantiu Dimas!!

  • Mandou bem demais Dimas, vlw.
  • Explicação Power, Dimas!!!

  • Dimas.Muito boa sua explicação. parabéns!!

  • Confesso que fazer uso de experiências passadas para decidir é racional. Pensa num modelo matemático que se alimenta com informações históricas. O raciocínio é o mesmo...


ID
2081350
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere os itens abaixo e identifique os que correspondem a mecanismos de controle nas organizações, segundo Mintzberg.

I. Ajuste mútuo

II. Supervisão direta

III. Padronização de procedimentos.

IV. Padronização de cargos

V. Padronização das habilidades.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para Mintzberg (1995:12) cinco mecanismos podem abranger as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam as suas tarefas.

    São eles:

    Ajuste mútuo: Obtém a coordenação do trabalho pelo simples processo de comunicação informal. O controle do trabalho fica nas mãos dos operadores. Funciona para organizações simples e, paradoxalmente, em organizações complexas.


    Supervisão direta: A organização deixa de ser simples quando uma pessoa passa a ser responsável pelo trabalho de outras, dando-lhes instruções e supervisionando suas ações.


    Padronizações dos processos de trabalho: A padronização é obtida antes do trabalho ser realizado, sem ajustamento mútuo ou supervisão direta. Os processos do trabalho são padronizados quando o conteúdo do trabalho for especificado ou programado.


    Padronizações dos resultados do trabalho: Os outputs são padronizados quando os resultados forem especificados. Então, sua coordenação entre as tarefas é predeterminada.


    Padronizações das habilidades dos trabalhadores: O tipo de treinamento exigido para o desempenho do trabalho é especificado. A padronização das habilidades atinge indiretamente o que a padronização dos processos de trabalho (ou outputs) faz diretamente: controlar e coordenar o trabalho.

    Gabarito: A

  • ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

    ESTRUTURA DE MINTZBERG - Uma das mais importantes classificações de designs estruturais foi criada por Mintzberg. O autor definiu as cinco partes básicas de cada organização e as principais configurações.
     

    Partes Básicas:

    1- Núcleo operacional

    2- Cúpula estratégica

    3- A linha intermediária

    4- A tecnoestrutura

    5- O staff de suporte

     

    Principais configurações

    1- Estrutura simples

    2- Burocracia Mecaniada

    3- Burocracia profissional

    4- Estrutura divisionalizada

    5- Adhocacia

     

  • Gabarito: letra A.

    Resposta presente no enunciado da Q660925.

    Para Mintzberg (1995:12) cinco mecanismos podem abranger as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam as suas tarefas. São eles: ajustamento mútuo, supervisão direta, padronização dos processos de trabalho, padronização dos resultados; e padronização das habilidades dos trabalhadores.

  • De acordo com Mintzberg, em sua obra "criando organizações eficazes" os cinco mecanismos de controles são os seguintes:

    1. Ajuste mútuo: realizado através da comunicação informal.
    2. Supervisão direta: através de instruções pelo responsável.
    3. Padronização dos processos de trabalho: através de programações e especificações.
    4. Padronização dos resultados do trabalho: por meio de especificações do resultado.
    5. Padronização das habilidades dos trabalhadores: através de especificação de habilidades, formação ou treinamento.

    Analisando os itens trazidos pela banca:

    I. CERTO. Ajuste mútuo

    II. CERTO. Supervisão direta

    III. CERTO. Padronização de procedimentos.

    IV. ERRADO. Padronização de cargos

    V. CERTO. Padronização das habilidades.

    Portanto, os itens I, II, III e V estão corretos. O único item errado é o IV, pois cita padronização de cargos enquanto o correto seria a padronização de resultados.

    Fonte: MINTZBERG. H. Criando organizações Eficazes. 2d. Atlas. 2003

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
2081353
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O treinamento, como qualquer outra função da gestão de pessoas, deve ser avaliado de modo a se determinar sua efetividade. Há diversos métodos de avaliação dos programas de treinamento, os quais envolvem diferentes critérios. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE esses critérios.

Alternativas
Comentários
  • Chiavenato diz que são 5 os elementos de avalição do treinamento:

    1-Reação

    2-Aprendizado

    3-Impacto no desempenho

    4-Impacto nos resultados da organização

    5-retorno do Investimento

  • Gabarito "C", a reação pode ser avaliada logo após o treinamento, conforme avança a dificuldade de avaliar aumenta..

  • De acordo com Donald kirkpatrick (1976), existem quatro níveis de avaliação de treinamento (REAÇÃO; APRENDIZADO; COMPORTAMENTO; RESULTADOS) que, ao serem aplicados em sequênciaa, formam uma maneira eficaz de avaliação de resultados. Para o autor, cada nível tem sua importância à medida que se passa de um nível para o seguinte; assim, o processo se torna cada vez mais complexo, aumentando, também, o dispêndio de tempo, mas em compensação, provê informações cada vez mais valiosas. Assim sendo, nenhum nível deve ser menosprezado, mesmo que o responsável pelo treinamento considere algum menos importante.


ID
2081356
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas das frases abaixo, que versam sobre a avaliação de desempenho funcional.

Algumas organizações utilizam a _________ por parte dos empregados como método de avaliação de desempenho.

Em algumas organizações, a avaliação do desempenho é atribuída a uma _________ especialmente designada para esse fim e constituída por _________ pertencentes a diversas unidades. Por meio da avaliação de desempenho, o _________ conhece seus pontos fortes e fracos e as _________ de seu chefe a respeito de seu desempenho. Há vários _________ de avaliação de desempenho, e cada um apresenta vantagens, desvantagens e relativa adequação a determinados tipos de cargos e situações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E - autoavaliação – comissão – indivíduos – subordinado – expectativas – métodos

  • Resolvi essa questão utlizando a eliminação, "Há vários _Métodos_ de avaliação de desempenho, e cada um apresenta vantagens, desvantagens e relativa adequação a determinados tipos de cargos e situações"..  Assertativa Correta: E

  • Tipo de questão que não agrega muito aos estudos... =/

  • GABARITO E

    Autoavaliação é a avaliação feita pelo próprio avaliado com relação à própria performance. O ideal é que esse sistema seja utilizado conjuntamente a outros sistemas, para minimizar o forte viés e a falta de sinceridade que podem ocorrer.

    Fonte: Gestão de Pessoas, Ribas

  • Você mata a questão resolvendo a questão de trás para frente... Na primeira já acerta o gabarito.

  • bom achei essa questão bem questionável, se é uma autoavaliação como o subordinado vai saber as expectativas do seu chefe, não sei estou começando agora nessa parte administrativa mas o que importa é o que a banca considera como certa.


ID
2081359
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo quanto aos sistemas de cargos e salários das organizações.

I. O sistema de pagamento aos funcionários pode ser projetado para atingir um grande número de objetivos, dentre eles os de controlar custos, tratar empregados com justiça e atender às exigências legais.

II. A competitividade externa refere-se à comparação da remuneração paga pela organização em relação às várias outras organizações, considerando-se tarefas similares.

III. Fatores de avaliação como responsabilidade, mérito e esforço são exemplos que podem ser usados no sistema de pontos para a avaliação de cargos na organização.

IV. Sindicatos e regulamentações governamentais são fatores internos que podem afetar a estrutura salarial da organização.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

    III) São fatores de avaliação no sistema por pontos: Requisitos Intelectuais, Requisitos Físicos, Responsabilidades Implícitas e Condições de trabalho. Acredito que o erro da alternativa seja citar "mérito".

    IV) Sindicatos e regulamentações governamentais são fatores externos.

    Fonte: http://classroom.orange.com/pt/metodo-de-avaliacao-por-pontos.html

  • Vamos à análise das assertivas...

     

    I. O sistema de pagamento aos funcionários pode ser projetado para atingir um grande número de objetivos, dentre eles os de controlar custos, tratar empregados com justiça e atender às exigências legais. CORRETA

     

    II. A competitividade externa refere-se à comparação da remuneração paga pela organização em relação às várias outras organizações, considerando-se tarefas similares.CORRETA

     

    III. Fatores de avaliação como responsabilidade, mérito e esforço são exemplos que podem ser usados no sistema de pontos para a avaliação de cargos na organização. ERRADA  

     

     

    De acordo com Chiavenato (2010), os FATORES DE AVALIAÇÃO derivam das especificações dos cargos (E não das pessoas, por isso MÉRITO não se inclui entre esses fatores). Em geral, o método de comparação por fatores utiliza 5 FATORES DE AVALIAÇÃO, a saber:

     

            1. Requisitos Mentais (traços mentais; educação geral)

            2. Requisitos Físicos (esforço físico; condições físicas)

            3. Habilidades Requeridas (coordenação muscular, habilidade manual, ...)

            4. Responsabilidade (por matérias-primas, dinheiros, papéis de valor, contatos, registros...)

           5. Condições de trabalho ( influências ambientais, riscos do trabalho e do ambiente, horas de atividades...)

     

     

    IV. Sindicatos e regulamentações governamentais são fatores internos (EXTERNOS) que podem afetar a estrutura salarial da organização.ERRADA

     

    Vamos para a próxima! ;-)


ID
2081362
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para se conhecer adequadamente uma organização, é importante que se compreenda também o contexto no qual está inserida. Assim, o ambiente externo representa todo o universo que envolve externamente uma organização. Estudos a respeito desse assunto diferenciam esse ambiente em “ambiente geral” e “ambiente de tarefa”. Considerando essa diferenciação, aplicada especificamente à UFSC, são exemplos CORRETOS de ambiente geral e ambiente de tarefa, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver tal questão é preciso saber o que é ambiente geral e ambiente de tarde. Ambiente geral ou ambiente macro é constituído de um conjunto amplo e complexo, de condições e fatores externos e que interferem na estratégia da organização. Já o ambiente interno ou micro ambiente, são as condições que afetam o dia a dia do trabalho mas não interferem na estratégia.

     

    A única alternativa que traz as duas respectivamente é a letra D, pois a renda per capita é um fator externo que influencia na estratégia da organização e a legislação trabalhista afeta internamente, mas não seu planejamento.

     

    Gabarito D

  • Completando:

    O geral é constituído de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, etc. que ocorrem no mundo e na sociedade em geral. Já o de tarefa oferece recursos, meios e oportunidades. Impõem também demandas, condições, coações, restrições, desafios, contingências e ameaças à organização.

    GABA D

  • A) ambientes gerais.

    B) ambientes tarefa

    C) ambientes gerais

    D) ambiente geral e tarefa

    E) ambiente tarefa e geral.

  • Pessoal, alguém sabe indicar algum autor que trate destes tópicos: ambiente geral e de tarefa?

    Desde já, agradeço!

  • Em que assunto específico cai isso? Seria Teoria Contingencial?

  • Gabarito:D. Vou deixar um link de um vídeo que aborda o tema desta questão. https://www.youtube.com/watch?v=2dzGbKYyxoI. Não é voltado a concursos, porém faz com que seja possível ter uma breve visão sobre o tema e acertar a questão.

  • o autor que discorre ambiente geral e ambiente de tarefa (ou operacional) é o CHURCHILL, o assunto é Ambiente Externo e sua análise.

  • Ambiente Geral x Ambiente de Tarefa

    O ambiente geral (ou macroambiente) é o meio em que a organização está situada. São variáveis desse ambiente: tecnologia, política, economia, leis, demografia, ecologia, etc. Essas variáveis influenciam a organização de forma indireta.

    O ambiente de tarefa (ou microambiente organizacional) refere-se àquilo que influencia um segmento específico diretamente. São variáveis: consumidor, fornecedor, concorrentes, reguladores, etc.

    FONTE: GRANCURSOS


ID
2081365
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao disposto na Lei 8.112/1990, que estabelece o regime jurídico único dos servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais, analise as afirmativas abaixo.

I. Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

II. Servidor é a pessoa legalmente investida em emprego público.

III. A idade mínima para investidura em cargo público é de quatorze anos.

IV. A posse antecede a nomeação.

V. A demissão é uma forma de provimento de cargo público.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    cargo público / 18 anos / sucede / vacância

  •       LEI Nº   8.112

      Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Letra B.

  • Lei 8.112/90

     

    I. (correta) Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     

    II. (errada) Servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

     

    III. (errada) A idade mínima para investidura em cargo público é de dezoito anos.

     

    IV. (errada) A nomeação antecede a posse.

     

    V. (errada) A demissão é uma forma de vacância de cargo público.

  • 14 anos, kkkkkkk.

  • (VERDADEIRO)I. Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (FALSO)II. Servidor é a pessoa legalmente investida em emprego público.

    Art. 2o  Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (FALSO)III. A idade mínima para investidura em cargo público é de quatorze anos.

    Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

     V - a idade mínima de dezoito anos;

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (F)IV. A posse antecede a nomeação.

    ART. 13, § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (FALSO)V. A demissão é uma forma de provimento de cargo público.

     Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

      II - demissão;

  • Formas de Provimento: Mnemônico -> (A-RE-RE-NO-P-RE-RE)= Aproveitamento, Readaptação, Reversão, Nomeação, Promoção, Reintegração e Recondução.

     

    EU APROVEITO O DISPONÍVEL, READAPTO O INCAPACITADO, REVERTO O APOSENTADO, REINTEGRO O DEMITIDO E RECONDUZO O INABILITADO EM ESTÁGIO PROBATÓRIO E O OCUPANTE DO CARGO DO REINTEGRADO.

    Formas de Vacância: (PADRE PF) = Promoção, Aposentadoria, Demissão, Readaptação, Exoneração, Posse em outro cargo e Falecimento. (Promoção e Readaptação também são formas de provimento)

     

  • Gabarito "B". 

    O examinador estava de bem com a vida. 

  • I. Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. (Correta)

     

    II. Servidor é a pessoa legalmente investida em emprego público. (Errada - Servidor é a pessoa legalmente insvista em CARGO PÚBLICO)

     

    III. A idade mínima para investidura em cargo público é de quatorze anos. (Errada - 18 anos)

     

    IV. A posse antecede a nomeação. (Errada - Nomeação - Posse - Exercício) 

     

    V. A demissão é uma forma de provimento de cargo público. (Errada - Forma de Vacância)

     

    GABARITO ''B''

  • Gabarito B

    Nomeação----30 dias-----Posse-----15 dias-------Exercício

     

    Graça e Paz

  • Rapaz, com 14 anos eu só queria saber de jogar bola e vídeo-game! Tava pouco me lixando pra trabalhar! uheuhe..Essa assertiva foi bizarra!

     

    Gab: B

  • Resposta B
    Correto
    I) Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     

    Errado
    II) Servidor é a pessoa legalmente investida em emprego público.

    Art. 2o  Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

     

    Errado
    III) A idade mínima para investidura em cargo público é de quatorze anos.

    Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:(...) V - a idade mínima de dezoito anos;

     

     

    Errado
    IV)A posse antecede a nomeação.

    Art. 13, § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

     

     

     

    Errado 
    V)A demissão é uma forma de provimento de cargo público.

     Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:(...)  II - demissão;

  • Q questão hein!

     

     

  • Boa questão.

  • Porran!!! Essa B foi de lascar!
    --'

  • I. Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    II. Servidor é a pessoa legalmente investida em emprego (CARGO) público.

    III. A idade mínima para investidura em cargo público é de quatorze (18) anos.

    IV. A posse (NOMEAÇÃO) antecede a nomeação (POSSE).

    V. A demissão é uma forma de provimento (VACÂNCIA) de cargo público.

    (É quando vem em mente, a música do Thallius..#alfacon)


ID
2081368
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase abaixo.

A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é conhecida como: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra A

     

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência; II - tomada de preços; III - convite; IV - concurso; V - leilão.

    (+ pregão  Lei 10.520/2002 + regime diferenciado de contratações – RDC  Lei 12.462/2011)

    (...)

    § 2°  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação."

  • Eu lembro assim: falou 3 dias = TOMADA DE PREÇO (  é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.)

     

    GABARITO ''A''

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.666

    ART. 22 § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • GABARITO:    A

     

    Lei 8666

     

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

     

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

     

    § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

     

    § 6o  Na hipótese do § 3o deste artigo, existindo na praça mais de 3 (três) possíveis interessados, a cada novo convite, realizado para objeto idêntico ou assemelhado, é obrigatório o convite a, no mínimo, mais um interessado, enquanto existirem cadastrados não convidados nas últimas licitações.  (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    § 7o  Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção do número mínimo de licitantes exigidos no § 3o deste artigo, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite.

    § 8o  É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.

    § 9o  Na hipótese do parágrafo 2o deste artigo, a administração somente poderá exigir do licitante não cadastrado os documentos previstos nos arts. 27 a 31, que comprovem  habilitação compatível com o objeto da licitação, nos termos do edital.  

  • LETRA "A'

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    [...]

    § 2o  TOMADA DE PREÇOS é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • Pra vc que ainda não é assinante e pensa em assinar este serviço, fica aqui o meu alerta: Este site constantemente fica extremamente lento, inviabilizando nossos estudos. Há uma tremenda demora em apresentar a resposta correta, bem como em abrir os comentários feitos pelos usuários. Isso ocorre há meses. E o que o Qconcursos tem feito até então? Nada! Sempre reclamo, sempre relato esse problema, e nada é feito.

     

  • Art. 22.  São modalidades de licitação:

    [...]

    § 2o  TOMADA DE PREÇOS é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação

     

    GABARITO LETRA A.

  • TOMADA DE PREÇOS: Devidamente cadastrado

    CONCORRÊNCIA: Quaisquer interessados

  • Tomada de Preços / Terceiro dia anterior

    conVITE / VINTE e quatro horas antes. 

  • Gabarito letra a).

     

    Algumas palavras-chave sobre licitação e suas modalidades para a resolução de questões.

     

     

    Convite = "Com 24 horas de antecêdencia" + "número mínimo de 3".

     

     

    Tomada de preços = Terceiro dia anterior.

     

     

    Concorrência = habilitação preliminar.

     

    * Destaco um princípio aplicado à concorrência que está sendo cobrado nas provas: a concorrência tem como um de seus requisitos o princípio da universalidade, que é a possibilidade que se oferece à participação de quaisquer interessados na concorrência, independente de registro cadastral na Administração que a realiza ou em qualquer outro órgão público.

     

    Fontes:

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1352

     

    https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27814/modalidades-da-licitacao

     

     

    Leilão = Apenas para Venda.

     

     

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio".

     

     

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • TOMADA DE PREÇO.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das modalidades de licitação.

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I – concorrência – (Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.);

    II – tomada de preços – (Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.);

    III – convite – (Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.);

    IV – concurso – (Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.);

    V – leilão – (Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa).

    Além disso:

    “Art. 1º, Lei 10.520/2002. Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.”

    Por fim:

    “Art. 45, §1º, Lei 8.666/93. Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    V - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.”

    Assim:

    A. CERTO. Tomada de preços.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
2081371
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a qualidade pela qual os atos administrativos dispõem de força executória e se impõem aos particulares, independentemente de sua concordância.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D CORRETA 

    São atributos dos atos administrativos: (PATI)

    Presunção de legitimidade: Todo ato presume-se legal até que prove o contrário, possui presunção relativa, está presente em todos os atos e gera para o particular a inversão do ônus da prova (cabe ao particular provar que o ato é ilegal e não a administração provar que está dentro da lei)

    Autoexecutoriedade: Os atos administrativos podem ser postos em prática independentemente de manifestação do Poder Judiciário

    Tipicidade: O ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas à produção de efeitos. só está presente em atos unilaterais.

    Imperatividade: A administração Pública impõe atos administrativos aos administrados independentemente da sua concordância

  • GABARITO:   D

     

    IMPERATIVIDADE


    Imperatividade é o atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância.
    Decorre da prerrogativa que tem o Poder Público de, por meio de atos unilaterais, impor obrigações a terceiros ; é o que Renato Alessi chama de "poder extroverso'', "que permite ao Poder Público editar atos que vão além da esfera jurídica do sujeito emitente, ou seja, que interferem na esfera jurídica de outras pessoas, constituindo-as, unilateralmente, em obrigações" 


    >>> A imperatividade não existe em todos os atos administrativos, mas apenas naqueles que impõem obrigações; quando se trata de ato que confere direitos solicitados pelo administrado (como na licença, autorização, permissão, admissão) ou de ato apenas enunciativo (certidão, atestado, parecer) , esse atributo inexiste.


    >>> A imperatividade é uma das características que distingue o ato administrativo do ato de direito privado; este último não cria qualquer obrigação para terceiros sem a sua concordância.

     

     

     

    bons estudos !

  • Gabarito letra D.

     

    A Imperatividade é um atributo o qual garante à Administração Pública o poder de impor sua vontade ao administrado, mesmo sem sua anuência, criando obrigações ou restrições em razão do interesse público. O atributo da Imperatividade decorre diretamente da Supremacia do Interesse Público. A Imperatividade, assim como a Autoexecutoriedade, não está presente em todos os atos administrativos, como emissão de certidões ou concessões, apenas naqueles que produzem obrigações ou restrições.

    Estratégia Concursos.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.
     

  • GABARITO - LETRA D

     

    Acredito que muitos confundiram com auto-executoriedade.

     

    Vamos lá

    Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a qualidade pela qual os atos administrativos dispõem de força executória e se impõem aos particulares, independentemente de sua concordância. 

     

    Então, se o texto cita que dispõe de força executória independentemente de intervenção do judiciário aí poderíamos assinalar a alternativa B. Mas, a questao ao citar os particulares e principalmente que independe da vontade desses ficou caracterizada a imperatividade. 

     

    Lembre-se que auto-executoriedade tem haver com o Poder Judiciário (não intervenção deste). Dessa forma, fica mais fácil distinguir os atributos do ato administrativo.

     

    Espero ter contribuído.

     

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

  • Presunção de legitimidade: todo ato administrativo presume-se legítimo, isto é, verdadeiro e conforme o direito; é presunção relativa (juris tantum). Ex.: Execução de Dívida Ativa – cabe ao particular o ônus de provar que não deve ou que o valor está errado. (TODOS OS ATOS)

     

    Imperatividade: é a qualidade pela qual os atos dispõem de força executória e se impõem aos particulares, independentemente de sua concordância; Ex.: Secretário de Saúde quando dita normas de higiene – decorre do exercício do Poder de Polícia – pode impor obrigação para o administrado. É o denominado poder extroverso da Administração. (ALGUNS ATOS)

    Exceções: Atos Negociais e Atos Enunciativos.

    Imperatividade pode ser entendido como sinônimo de poder extroverso.

     

    Autoexecutoriedade: é o atributo do ato administrativo pelo qual o Poder Público pode obrigar o administrado a cumpri-lo, independentemente de ordem judicial. (ALGUNS ATOS)

     

    Tipicidade: o ato deve observar a forma e o tipo previsto em lei para sua produção. (TODOS OS ATOS)

     

    Presente em todos os atos começam com Consoante. Todos = Consoante = Presunção e Tipicidade.

    Presente em alguns atos começam com Vogais. Alguns = Vogal = Imperatividade e Auto.

     

    Referência: resumo de diversos materiais.

  • Alguns autores tratam Imperatividade e Exigibilidade como sinônimos = Marçal Justen Filho

      

    Imperatividade impõe apenas uma obrigação, enquanto Exigibilidade exige a obediência a uma obrigação já imposta= Celso Antônio Bandeira

      

    Fonte:  Direito Administrativo/ sinopse para concursos

      

    Por isso que é importante conhecer a banca, saber os autores que ela se baseia ajuda nesse tipo de questão.

  • Quem vai praticar o ato?
    Administrado -> o atributo é a imperatividade.
    Administração -> o atributo é a auto-executoriedade.

    Não mais confundi os dois conceitos.

    Bons estudos.

  • COMPLEMENTANDO:

     

    O atributo da Imperatividade:

     

    O ato impõe-se independentemente da concordância ou não do administrado.

     

    PODER EXTROVERSO: Renato Alessi: “poder extroverso”, que é o poder que, conforme Celso Antônio Bandeira de Mello que permite ao Poder Público editar atos que vão além da esfera jurídica do sujeito emitente, ou seja, que interferem na esfera jurídica de outras pessoas, constituindo-as, unilateralmente, em obrigações".

     

    Esse atributo não está presente em todos os atos administrativo, mas apenas naqueles que impõe obrigações aos administrados.

  • IMPERATIVIDADE

    SIGNIFICA QUE O ATO ADM PODE CRIAR UNILATERALMENTE OBRIGAÇÕES AOS PARTICULARES,INDEPENDENTEMENTE DA ANUÊNCIA DESTES.É UMA CAPACIDADE DE VINCULAR TERCEIROS A DEVERES JURÍDICOS DO CHAMADO PODER EXTROVERSO.

     

    AO CONTRÁRIO DOS PARTICULARES,QUE SÓ POSSUEM PODER DE AUTO-OBRIGAÇÃO(INTROVERSO),A ADMINISTRAÇÃO PODE CRIAR DEVERES PARA SI E TAMBÉM PARA TERCEIROS.

     

    AO CONTRÁRIO DA PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE,A IMPERATIVIDADE É ATRIBUTO DA MAIORIA DOS ATOS ADM,NÃO ESTANDO PRESENTE NOS ATOS ENUNCIATIVOS,COMO CERTIDÕES E ATESTADOS,NEM NOS ATOS NEGOCIAIS,COMO PERMISSÕES E AUTORIZAÇÕES.

     

    GABA  D

  • Autoexecutoriedade - a AP vai lá e faz (independe de autorização do judiciário).

    Imperatividade - manda vc fazer independentemente de sua concordância.

  • IMPERATIVIDADE.É O PODER EXTROVERSO da  ADMINISRAÇÃO PUB.

  • Vamos rever os principios mencionados na questão, conforme ensina Fernanda Marinela (2013):

     

    "O PRINCÍPIO DA AUTOEXECUTORIEDADE autoriza a Administração a executar diretamente seus atos e fazer cumprir suas determinações sem precisar recorrer ao Judiciário, admitindo-se até o uso da força, sempre que for autorizada por lei." 

    (...)

    "A autoexecutoriedade apresenta dois aspectos: a EXIGIBILIDADE, que permite que o administrador decida, sem a exigência do controle do Poder Judiciário, representando a tomada de decisão; e a EXECUTORIEDADE, que é a possibilidade que tem o administrador de fazer cumprir suas decisões e executá-las, independentemente da autorização de outro poder (...) emprega meios de coerção, compelindo materialmente o administrado, utilizando inclusive a força, independente de previsão legal para socorrer o emergente."

    (...)

    A IMPERATIVIDADE, por sua vez, permite a Administração "(...) impor unilateralmente as suas determinações válidas, desde que dentro da legalidade, o que retrata a a coercibilidade imprescindível ao cumprimento ou a execução de seus atos, sejam eles normativos, quando regulam determinada situação, ordinatórios, quando organizam a estrutura da Administração, ou punitivos, quando aplicam penalidades."

     

    Assim, entendo que a questão acabou por misturar os dois conceitos, não havendo como dizer que um sobressai ao outro, sendo por isso passível de anulação.

     

  • Gab.: D

    Imperatividade

  • É só lembrar

    EXECUTORIEDADE - independente do judiciário. (executar, fazer, mãos à obra).

    IMPERATIVIDADE - independente do administrado. (impor, coagir, tá nem aí pro que vão achar)

  • GB D

    PMGOO

  • GB D

    PMGOO

  • GB D

    PMGOO

  • Imperatividade.PODER EXTROVERSO DA ADMINISTRAÇÃO P.


ID
2081374
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o disposto na Lei 8.112/1990, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra D

    Lei 8112/90 Art. 15. 
    § 1º É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. 

  • A) 30 dias

    b) com a posse

    c) nomeação, a promoção, a readaptação, reversão,  REITENGRAÇÃO, aproveitamento, e recondução.

    d) três anos

  • Cuidado.... não se deve confundir estágio probatório com estabilidade

     

    Art 20, 8.112/90 - Estágio probatório: 24 meses

     

    ESTABILIDADE

    Art 21, 8.112/90 - 2 anos

    Art 132, parágrafo Único, CF/88 - 3 anos

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

        Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

            § 1o  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  • a) A posse ocorrerá no prazo de 30 dias contados da publicação do ato de provimento.

     b) A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

     c) As únicas formas de provimento de cargo público são a nomeação, a promoção, a readaptação, aproveitamento, reintegração, readaptação e reversão.

     d) O prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício é de quinze dias, contados da data da posse. CORRETA

     e) Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório pelo período de 36 meses (pela EC 19/81) ou 24 meses (pela Lei 8112/90). Há de se interpretar de acordo com o enunciado da questão, se a pergunta se refere à Lei 8112/90 ou não. 

  • PROVIMENTO: NOM APRO PRO 4RE

    VACÂNCIA: PEDRAPF

  • Everton, se o enunciado mencionar "Considerando o disposto na Lei 8.112/1990" ou conforme a Lei 8112, devemos considerar 24 meses. Fique atento!

  • Olá pessoal:

     

    Somente para esclarecer, acabou esse negócio de prazos diversos para estabilidade. O PRAZO É DE 3 ANOS E PONTO FINAL. Vejamos a lei 8112:

     

    Da Estabilidade

            Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

     

    Portanto, não há falar em dois prazos!!

     

    Jesus é o caminho, a verdade e a vida!!!

     

    Só existem dois tipos de candidatos: o que desiste e o que passa!!

  • * ALTERNATIVA CERTA: "d".

    ---

    * JUSTIFICATIVAS (Lei nº 8.112/1990 + julgados):

    a) ERRADO (art. 13, § 1º): o prazo é de 30 dias;

    b) ERRADO (art. 7º): ocorrerá é com a posse;

    c) ERRADO (art. 8º): há 7 formas de provimento do cargo público, que podem ser memorizadas pelo seguinte MACETE:

    "4R PAN":

    1º) reVErsão ---> VElho;

    2º) reCOndução ---> COitado;

    3º) reinTegração ---> Tudo de novo;

    4º) reaDaptação ---> Deficiente;

    5º) Promoção ---> Parabéns o//;

    6º) aproveItamento ---> (estava em) dIsponIbIlIdade;

    7º) nomeação.

    d) CERTO: art. 15, § 1º.

    e) ERRADO: Levando em consideração que o enunciado da questão limitou a resposta à Lei nº 8.112/1990, a alternativa "e", para estar correta, deveria estar em consonância com o que expresso está no art. 20, caput, dela: 24 meses. É claro que, se o enunciado não houvesse feito essa limitação, dever-se-ia adotar a posição seguida pelos órgãos do STF, STJ, CNJ e da AGU: 36 meses; coincidindo, assim, com o lapso temporal a ser cumprido para adquirir-se a estabilidade.

    ---

    * FONTE: "http://elissoncosta.jusbrasil.com.br/artigos/112023809/estagio-probatorio-2-ou-3-anos".

    ---

    Bons estudos, galera.

  • Art. 13.§ 1º PROVIMENTO= 30 DIAS

    Art. 15 § 1º POSSE= 15 DIAS

  • GABARITO (D)

     

    NOMEAÇÃO      --->30DIAS              POSSE      --->15DIAS       EXERCÍCIO

     

  • Muito bom os comentários esclarecedores. Valeu galera!

  • a) art. 13, § 1º  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    b) art. 7º  A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    c) são 7 formas de provimento de cargo público: nomeação, promoção, readaptação, aproveitamento, reintegração, readaptação e reversão.

    d) correto. Art. 15, § 1º 

    e) art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses (...) 

     

    robertoborba.blogspot.com.br 

  • Convém ressaltar que pela Constituição Federal de 1988 em sua referida emenda constitucional nº 19/1998: Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • a) art. 13, § 1º  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    b) art. 7º  A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    c) são 7 formas de provimento de cargo público: nomeação, promoção, readaptação, aproveitamento, reintegração, readaptação e reversão.

    d) correto. Art. 15, § 1º 

    e) art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 36 meses

  • NOMEAÇÃO ----------------------->    POSSE    ------------------------------> EXERCICIO

                              30 dias                                    15 dias

                  sem efeito a nomeação                        exonerado

  • Atenção ao comando da questão:

    Estágio probatório:

    lei 8112/90 - 24 meses

    CF - 3 anos

    No caso em tela, o comando pede de acordo com a Lei 8112/90. Sendo assim, o estágio probatório é de 24 meses.

  • a) 30 dias;

    b) investidura ocorre com a posse;

    c) sem posse;

    d) CERTA;

    e) 24 meses.

  • estágio probatório por período de 36 meses

  • GABARITO: LETRA D

    Da Posse e do Exercício

    Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    § 1  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Gabarito: D

    → Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou função de confiança.

    → É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados com a data da posse.


ID
2081377
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Relacione os princípios da administração pública, listados na coluna 1, às definições apresentadas na coluna 2.

Coluna 1

I. Legalidade

II. Impessoalidade

III. Moralidade

IV. Publicidade

V. Eficiência


Coluna 2

( ) Defende que o representante deve buscar as melhores saídas, de acordo com a lei, bem como as mais efetivas. Esse princípio, não previsto inicialmente, foi incluído após a Emenda Constitucional nº 19/98.

( ) Afirma que todo administrador público deve atuar sob a regência da lei.

( ) Requer que os atos da administração pública sejam levados ao conhecimento da população, o que contribui para haver um verdadeiro controle social.

( ) Define que ao representante público são vedados privilégios. Todos devem ser tratados de forma igual.

( ) Define que o administrador deve trabalhar com bases éticas, aliando legalidade e finalidade em sua conduta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Questão boa

  • gabarito B.

    Questão bem clara. Não deixa margem para erro.

  • Ótima questão, típica pergunta que a gente aprende.

  • Gabarito: B

     

    Legalidade - Afirma que todo administrador público deve atuar sob a regência da lei.

    Impessoalidade - Define que ao representante público são vedados privilégios. Todos devem ser tratados de forma igual.

    Moralidade -  Define que o administrador deve trabalhar com bases éticas, aliando legalidade e finalidade em sua conduta.

    Publicidade -  Requer que os atos da administração pública sejam levados ao conhecimento da população, o que contribui para haver um verdadeiro controle social.

    Eficiência - Defende que o representante deve buscar as melhores saídas, de acordo com a lei, bem como as mais efetivas. Esse princípio, não previsto inicialmente, foi incluído após a Emenda Constitucional nº 19/98.

     

    Bons Estudos!

     

     

  • Bizu!

    Se estiver na dúvida, vá em cima daquela que mais vc sabe e faça eliminações!

    Mas lembre-se que é necessário conhecer todos para saber diferencia-los!

    Gabarito: B

     

  • Correção:

     ( V ) Eficiência. O administrador deve executar seu serviço com eficiência assim como toda a Administração Pública. Então é possivelmente válido um orgão da Administração Pública comprar, por exemplo, um impressora moderna, para agilizar seus servicos internos.

    ( I ) Legalidade. Todo e qualquer ato administrativo deve estar pautado em lei (em alguma norma jurídica).

    ( IV ) Publicidade. Todo ato administrativo para que possa surtir efeito deve ser publicado (exemplo de meio: jornal de grande circulação como, por exemplo, o diário oficial da união), concedendo a população uma transparência quanto aos seus atos.

    ( II) Impessoalidade. Todos tratados de maneira igual. Exemplo de aplicação desse princípio: concurso público (que concede a oportunidade de todos atuarem na administração).

    ( III ) Moralidade. Princípio ligado a boa-fé ou moral. Os atos administrativo não somente devem ser considerados legais, mas também morais. Note que nem tudo que é legal, é moral (honesto). Exemplo: compra de um carro de luxo para o governador - ato legal, mas não moral (considerando que o Pais está crise e há outros prioridade da população).

     

    b) V – I – IV – II – III

     

  • Muito boa questão.

  • PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA

     

    >> Segundo Hely Lopes Meirelles, “o princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”.

     

    >>> Maria Sylvia Di Pietro o princípio em foco apresenta dois aspectos: 

    a) relativamente à forma de atuação do agente público, espera-se o melhor desempenho possível de suas atribuições, a fim de obter os melhores resultados;

    b) quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a administração pública exige-se que este seja o mais racional possível, no intuito de alcançar melhores resultados na prestação dos serviços públicos.

     

    >>>  Elias Freire: Princípio da eficiência, Impóe ao agente público um modo de atuar que produza resultados favoráveis à consecução dos fins que cabem ao Estado alcançar, não bastando que as atividades sejam desempenhadas apenas com legalidade, mas exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades dos administrados”

    O princípio básico da administração pública que exige que o agente público execute os serviços com perfeição, presteza e rendimento funcional para a melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitar desperdícios e garantir maior rentabilidade social.

  • mandou muito bem a banca! GABARITO LETRA B !!!

  • Eficiência - Defende que o representante deve buscar as melhores saídas, de acordo com a lei, bem como as mais efetivas. Esse princípio, não previsto inicialmente, foi incluído após a Emenda Constitucional nº 19/98.

    Legalidade - Afirma que todo administrador público deve atuar sob a regência da lei.

    Publicidade - Requer que os atos da administração pública sejam levados ao conhecimento da população, o que contribui para haver um verdadeiro controle social.

    Impessoalidade - Define que ao representante público são vedados privilégios. Todos devem ser tratados de forma igual.

    Moralidade - Define que o administrador deve trabalhar com bases éticas, aliando legalidade e finalidade em sua conduta.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:         

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada.

    Impessoalidade

    A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    Moralidade

    Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    Publicidade

    Segundo o princípio da publicidade, os atos públicos devem, como requisito de sua eficácia, ter divulgação oficial, com as exceções previstas em lei (segurança nacional, certas investigações policiais, processos cíveis em segredo de justiça etc.). Quando os atos e contratos tornam-se públicos, há uma maior facilidade de controle pelos interessados e pelo povo de uma maneira geral, e este controle faz referência tanto aos aspectos de legalidade quanto de moralidade.

    Eficiência

    O princípio da eficiência foi introduzido expressamente pela Emenda Constitucional 19 de 4/06/1998, que afirma que não basta a instalação do serviço público. Além disso, o serviço deve ser prestado de forma eficaz e atender plenamente à necessidade para a qual foi criado, através da otimização dos meios para atingir o fim público colimado.

    Assim:

    Coluna 1

    I. Legalidade

    II. Impessoalidade

    III. Moralidade

    IV. Publicidade

    V. Eficiência

    Coluna 2

    (V) Defende que o representante deve buscar as melhores saídas, de acordo com a lei, bem como as mais efetivas. Esse princípio, não previsto inicialmente, foi incluído após a Emenda Constitucional nº 19/98.

    (I) Afirma que todo administrador público deve atuar sob a regência da lei.

    (IV) Requer que os atos da administração pública sejam levados ao conhecimento da população, o que contribui para haver um verdadeiro controle social.

    (II) Define que ao representante público são vedados privilégios. Todos devem ser tratados de forma igual.

    (III) Define que o administrador deve trabalhar com bases éticas, aliando legalidade e finalidade em sua conduta.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
2081380
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação oficial é o meio utilizado para o estabelecimento de relações de serviço na administração pública e corresponde ao modo uniforme de redigir atos normativos e comunicações oficiais. Acerca desse tema, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As comunicações oficiais devem primar pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem e pela concisão.

( ) Com o intuito de simplificar e padronizar os fechos de comunicações oficiais, foi estabelecido o emprego de dois fechos para todas as modalidades: “Atenciosamente” para autoridades de hierarquia superior e “Respeitosamente” para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

( ) A redação oficial, que se caracteriza por ser aberta a múltiplas interpretações, deve ser compreensível por boa parte da população brasileira.

( ) O ofício é o documento que tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública e também entre órgãos públicos e particulares, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

( ) O memorando é um gênero escrito que se destina à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação interna.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

     

    (V) As comunicações oficiais devem primar pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem e pela concisão.

     

    1. O que é Redação Oficial

     

    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

     

    (F) Com o intuito de simplificar e padronizar os fechos de comunicações oficiais, foi estabelecido o emprego de dois fechos para todas as modalidades: “Atenciosamente” para autoridades de hierarquia superior e “Respeitosamente” para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. -> Inverteram os conceitos.

     

    2.2. Fechos para Comunicações

     

    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

    Respeitosamente,

     

    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

    Atenciosamente,

     

    (F) A redação oficial, que se caracteriza por ser aberta a múltiplas interpretações, deve ser compreensível por boa parte da população brasileira. -> Tem que ser compreensível por qualquer cidadão.

     

    1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais

     

    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.

     

    (V) O ofício é o documento que tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública e também entre órgãos públicos e particulares, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

     

    Ofício

     

     “Ofícios são comunicações escritas que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores, e entre a Administração e particulares, em caráter oficial.” (Hely Lopes Meirelles – Direito Administrativo Brasileiro) 

     

    (V) O memorando é um gênero escrito que se destina à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação interna.


    3.4. Memorando

     

    3.4.1. Definição e Finalidade

     

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

  • Sem desmerecer a questão, mas em prova de concurso devemos ser eficientes.

    A 1ª opção esta clara que é VERDADEIRA - Não paira dúvida sobre esses princípios "as comunicações oficiais devem primar pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem e pela concisão."

    Observando as respostas de "A" até "E", somente nos restam as letras "B" e "C" que iniciam seus conjuntos com "verdadeiro". Aí a diferença principal deles esta na última afirmação, pois:

    A letra "B" diz que a última seria "FALSA"

    A letra "C" diz que a última seria "VERDADEIRA"

    ---> então vamos a última opção, que diz, "O memorando é um gênero escrito que se destina à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação interna." Em relação a essa afimativa NÃO PAIRA DÚVIDA também, portanto a opção "C" é a escolhida.

    Não é macete, apenas uso da lógica simples para ganharmos tempo.


ID
2081383
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o disposto no Estatuto da UFSC sobre o Conselho Universitário, analise as afirmativas abaixo.

I. É presidido pelo pró-reitor de ensino ou, na ausência deste, pelo pró-reitor de pesquisa.

II. É responsável pela aprovação do Regimento Geral da Universidade e dos regimentos dos demais órgãos da Administração Superior.

III. É composto por representantes do corpo docente, do corpo discente, dos servidores técnico-administrativos e da comunidade externa.

IV. É de sua competência aprovar o calendário escolar, após a apreciação da Pró-Reitoria de Administração.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    I) O Conselho Universitario é presidido pelo Reitor;

    II) Correta. O Conselho Universitário aprova o Regimento Geral e os regimentos dos demais órgãos da administração superior. Atenção: o Conselho Universitário não aprova o Estatuto, apenas reformula e submete à aprovação de órgão competente do Ministério da Educação.

    III) Correta.

    IV) Aprova o calendário escolar, mas sem apreciação prévia de nenhum órgão ou Pró-Reitoria. 

  • Essas respostas podem ser encontradas no Estatuto do UFSC, Arts.16 e 17.

    O Art. 16 mostra a composição do Conselho Universitário, entre eles,corpo docente, do corpo discente, dos servidores técnico-administrativos e da comunidade externa, sendo o reitor o Presidente

    O Art. 17 fala das suas competências, entre elas, os incisos IV e VI -aprovam os Regimentos Geral e demais órgãos da Adm. Superior; inc. XVII - aprovar o Calendário Escolar (sem mais)


ID
2081386
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a procedimentos administrativos dos departamentos de ensino com relação aos servidores técnico-administrativos em educação, conforme o Regimento da UFSC.

I. Aprovar a data de posse dos servidores.

II. Deliberar sobre os pedidos de afastamentos para a realização de estudos no País e no exterior.

III. Deliberar sobre afastamentos para tratamento de saúde.

IV. Aprovar a redistribuição de pessoal da carreira docente para o quadro de outra universidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • No Regimento Geral da UFSC, Art. 26 Compete ao Departamento:

    XI- deliberar sobre os pedidos de afastamentos e servidores docentes e técnico-administrativos para realização de estudos no País e no exterior.

    VII - apreciar a relotação, admissão ou afastamento dos servidores docentes e técnico-administrativos - não aprova!!! Apenas aprecia!!

    As únicas coisas que eles aprovam são o Plano de Aplicação dos Recursos (inc. III) e o Plano de Trabalho do Departamento (inc. IV)

  • Resposta: D

    I. Aprovar a data de posse dos servidores. - Não previsto no regimento.

    II. Deliberar sobre os pedidos de afastamentos para a realização de estudos no País e no exterior. - Ok. XI, art. 26.

    III. Deliberar sobre afastamentos para tratamento de saúde. - Não previsto no regimento.

    IV. Aprovar a redistribuição de pessoal da carreira docente para o quadro de outra universidade. - Aprovado pelo Reitor. Art. 142.

    Art. 26. Compete ao Departamento:

    XI – deliberar sobre os pedidos de afastamentos de servidores docentes e técnico-administrativos para realização de estudos no País e no exterior;

    Art. 142. A redistribuição de pessoal da carreira do magistério para quadro de outra Universidade ou Escola Isolada Federal far-se-á de acordo com a legislação federal vigente.

    Parágrafo único. A redistribuição será aprovada pelo Reitor e dependerá, em qualquer hipótese, do pronunciamento favorável do Conselho da Unidade, exigido o quorum de três quintos dos seus membros.


ID
2081401
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto.

Uma pequena empresa vendendo 3.000 peças a R$ 15,00 cada consegue pagar 24 funcionários que trabalham 45 dias com jornada diária de 12 horas. O número de peças que a empresa precisa vender pelo mesmo preço para pagar 30 funcionários que trabalham 11 horas por dia durante 36 dias é:

Alternativas
Comentários
  • peças     r$         func.     dias       horas

    3000        15          24       45          12

    X             15          30        36          11

     

    primeiro elimina-se a coluna do R$ pois ela não altera

    dai ficamos:

     

    peças       func.     dias       horas

    3000         24       45          12

    X              30        36          11

     

    X =  3000 . 30 . 36 . 11   /   24 . 45 . 12

    X =  125 . 6 . 3 . 11  / 9

    X = 125 . 3 . 2 . 11 / 3

    X = 125 . 2 . 11

    X = 2750

  • Basta descobrir quanto que é pago por hora para cada funcionário, multiplicar esse valor pelo número de horas trabalhadas e dividir o valor total por R$15,00:

     

    ( [ {3.000 * 15} / { 45 * 12 * 24} ] * {36 * 11 * 30} ) / 15

     

    ( [ 45.000 / 12.960 ] * 11.880 ) / 15

     

    (3,47222 * 11.880) / 15

     

    41.250/15

     

    2.750

     

    Alternativa A

     


ID
2081404
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase.

O próximo elemento da sequência 2/3 , 7/5 , 11/13 ,19/17 , ... é:

Alternativas
Comentários
  • Quanta criatividade! Números primos em ordem crescente começando pelo numerador, denominador, denominador, numerador, numerador, denominador ...

  • Pessoal, uma dúvida, nesse tipo de questão não deveria haver somente uma maneira de chegar a alguma resposta do gabarito? Ou então, haver várias mandeiras, mas sempre chegando como resposta na mesma opção do gabarito?

    Então, meu raciocinio foi o seguinte...

    de 2/3 para 7/5 = adiciona-se 5 no numerados e adiona-se 2 no denominador
    de 7/5 para 11/13 = adiciona-se 4 no numerador e 8 no denominador

    de 11/13 para 19/17 = adiciona-se 8 no numerador e 4 no denominador

    logo.... no resultado seguiria-se a ordem, dessa vez alterando os fatores que foram utilizados de 2/3 para 7/5 ficando então = + 2 para numerador e +5 para o denominador, ou seja, 21/23 (alternativa B).

    Alguem concorda? 

     

     

  • qConcurso, essa questão deveria ser classificada como "raciocinio lógico" e não como "progressões"...

  • Gabarito: letra E

     

    Os números primos → 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29 ...

     

    Em vermelho → Numerador

    Sem cor → Denominador

  • Isso não é uma questão de PA nem na caixa bozo

  • Estava trabalhando com o pressuposto de que se tratava de uma questão de PA ou PG. Passei quinze anos fazendo todas as operações possíveis e imagináveis e descubro que não se trata de uma questão de progressões.

  • E uma sequencia com os numeros primos: 

    2,3,5,7,11,13,17,19,23,29,...

    Fez fração de 2 em dois números!! 

  • Gab.: E

    Mas , não entendi a lógica na sequencia!!!


ID
2243125
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos componentes de computadores pessoais disponíveis atualmente no mercado, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • s principais componentes de hardware de um CLP são os seguintes: ... Podem ser discretos (sinais digitais: 12VDC, 127 VAC, contatos de relés ... Fonte de Alimentação: responsável pela tensão de alimentação fornecida à CPU e aos ... e saída como: módulo de entrada de corrente contínua para tensões de 24 Volts

     

     

  •  a) ERRADA - Uma fonte de alimentação típica (comum) fornece em torno de 300 a 500 Watts de potência. 

     

     b) ERRADA - Os processadores atualis estão na faixa de GHz(Giga Hertz), ou seja, no mínimo 1.000 vezes a mais do que a questão citou.

     

     c) CORRETA - A fonte de alimentação fornece aos demais componentes do computador sinais de baixa tensão, tipicamente entre -12 e +12                            Volts, em corrente contínua. 

     

     d) ERRADA - Atualmente a velocidade dos discos rígidos estão em torno de 7.200 rpm

     

     e) ERRADA - A capacidade de transmissão das redes Wi-Fi é em Mbps (Mega Bits por Segundo) e não Gbps (Giga Bits por Segundo)

     

     

     

    ____________________________________________________________________

    A título de conhecimento, as redes Wi-Fi possuem 4 padrões principais: (a, b, g, n)

     

    IEEE 802.11a: frequência 5 GHz com capacidade teórica de 2 Mbps.

    IEEE 802.11b: frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps

    IEEE 802.11g: frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps

    IEEE 802.11n: frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz com capacidade de 150 a 600 Mbps.

  • Deveras importante pra um assistente adm. saber disso...

  • prova para assistente em administração? sério?

  • Seilá cara! 

     


ID
2243128
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA a respeito do sistema operacional Windows 7.

Alternativas
Comentários
  • Para mover a barra de tarefas da posição padrão da extremidade inferior da tela para qualquer uma das outras extremidades:

    Clique em uma parte vazia da barra de tarefas.

    Mantenha o botão principal do mouse pressionado e arraste o ponteiro do mouse para posicionar a barra de tarefas no local desejado na tela. Por exemplo, convém manter a barra de tarefas posicionada verticalmente do lado direito da tela.

    Depois de mover o ponteiro do mouse para a posição em que você deseja que a barra de tarefas seja inserida, solte o botão do mouse.

     

     

    https://support.microsoft.com/pt-br/kb/253679

  • Letra A.

     

    Todas as letras de B até E se referem a ocultar ou excluir itens da Área de Notificação, Barra de Tarefas ou a própria Barra de Tarefas, e todas essas ações só serão feitas se:

    1 - clicadas com o botão direito no espaço vazio da Barra de Tarefas;

    2 - depois em Propriedade da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar;

    3 - então ajustar o que se quer.

  • Gab.: A

    A barra de tarefas pode ser posicionada nas extremidades inferior, superior, esquerda ou direita da tela.


ID
2243131
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE quais dos formatos enumerados abaixo podem ser utilizados para salvar arquivos de texto criados com o Microsoft Word 2013.

I. Formato Rich Text (*.rtf)

II. Formato Open Document (*.odt)

III. Portable Document Format (*.pdf)

IV. Página da Web (*.html) 

Alternativas
Comentários
  • I - RTF, acrônimo de Rich Text Format ou Formato Rico de Texto, é um formato de arquivo de documento desenvolvido e de propriedade da Microsoft desde 1987 para intercâmbio de documentos entre diversas plataformas,Preferencialmente em Wordpad.

    II -  Open Document Format for Office Applications (ODF) Documento de Formato Aberto para Aplicações Empresariais (DFA -AE), também conhecido como OpenDocument (OD) Documento Aberto (DA), é uma forma de arquivo usado para armazenamento e troca de documentos de escritório, como textos, folhas de cálculo, bases de dados, desenhos e apresentações.

    III - PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993

    IV -  HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto da junção entre os padrões HyTime e SGML.

  • I. Formato Rich Text (*.rtf)

    II. Formato Open Document (*.odt)

    III. Portable Document Format (*.pdf)

    IV. Página da Web (*.html)

  • Para quem não tem assinatura premium: gabarito letra D.

  • Fabiana Fernandes, o gabarito é a letra E

  • Gab.: E

    Todos os formatos.

  • FORMATOS: (DDDRTHP)

    .Docx -> Padrão.

    .Docm -> Habilitado p Macro.

    .Dotx -> Padrão de documento MODELO.

    .RTF -> Mantém a formatação -> Intercâmbio de documentos.

    .TXT-> Não mantém a formatação.

    .HTLM -> Web.

    .pdf -> Distribuição de documentos, apenas Leitura.