- ID
- 3127717
- Banca
- VUNESP
- Órgão
- Prefeitura de Serrana - SP
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
O candidato governista no Paraguai, Mario Abdo Benítez, venceu as eleições presidenciais no domingo com a promessa de manter o rumo econômico e atrair mais investimentos ao país.
(Terra, abr. 2018. Disponível em:<https://goo.gl/7Zpoki>
Paulo preparou uma mensagem de correio eletrônico usando o Microsoft Outlook 2010, em sua configuração original, com as características a seguir.
De: paulo@site.com.br
Para: hidalgo@site.com.br, bruna@outrosite.com.br
Cc: isabela@site.com.br
Cco: rogerio@site.com.br
Assunto: ata da reunião
Anexo: ata_reuniao.docx
Isabela respondeu depois de algum tempo, usando a
opção Responder a Todos, destacando no corpo do
e-mail alterações que precisam ser feitas na ata. Assinale
a alternativa que indica corretamente quais usuários receberam as alterações que precisam ser feitas na ata e,
portanto, estão atualizados sobre o assunto.
Em relação à Biblioteconomia, à Ciência da Informação e às bibliotecas, é correto afirmar que
As bibliotecas públicas no Brasil
A ação cultural desenvolvida e planejada pelo bibliotecário
Em relação à tipologia de documentos, “atlas” pode ser definido como
Em relação aos procedimentos de seleção de materiais de informação, é correto afirmar que a biblioteca deve
A análise documentária deve
No que diz respeito às linguagens documentárias, é correto afirmar:
Assinale a alternativa que contém exclusivamente normas de linguagens documentárias.
No que diz respeito às técnicas e etapas para elaboração de linguagens documentárias, é correto afirmar que
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, na sequência uma fonte de informação primária, secundária e terciária.
Na automação do serviço de empréstimo de biblioteca, são requisitos necessários ou desejáveis ao programa de informatização:
A base de dados nacional em Ciência da Informação que cobre mais de 50 revistas científicas e diversos eventos da área é
A tabela auxiliar denominada Standard Subdivisions da Classificação Decimal de Dewey
No que diz respeito à ordenação vertical, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano, a entrada principal é
Na indexação de materiais bibliográficos impressos ou eletrônicos, considerada como um processo,
De acordo com a norma ABNT NBR6023:2002, é correto afirmar que
Em relação a fontes de informação, é correto afirmar:
Assinale a alternativa que contém exclusivamente atividades do bibliotecário relacionadas à disseminação seletiva da informação.
A legislação que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário prevê que
Em relação ao Conselho Federal de Biblioteconomia, é correto afirmar que
Elas vão substituir você
Quando, em 1956, o cientista da computação americano John McCarthy cunhou o termo “inteligência artificial”, durante uma conferência na universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, a intenção já era desenvolver máquinas capazes de livrar os seres humanos de tarefas de alguma complexidade, porém largamente enfadonhas.
“A proposta é usar todo o nosso conhecimento para construir um programa de computador que saiba e, também, conheça”, resumiu McCarthy, expressando uma ambição que vem de muito antes de ele proferir tais palavras. Uma narrativa mitológica judaica, por exemplo, já apresentava, milênios atrás, a ideia de um ser artificial pensante, o Golem, feito de barro e que serviria os humanos. Na Idade Média, alquimistas chegaram a sonhar em dar vida à criatura por eles batizada de Homunculus. Era apenas um devaneio que o tempo e a ciência se encarregaram de trazer para o plano das realidades.
E a inteligência artificial (IA) de hoje em dia, tal como foi formulada por McCarthy, é a concretização dessa aspiração que se confunde com a história. No entanto, no momento em que a humanidade parece estar perto de construir um robô capaz de substituir o homem em um sem-número de atividades – o Golem do século XXI –, o que poderia ser motivo de unânime comemoração arrasta consigo o pavor de que tais softwares deixem milhões de seres humanos desempregados. A preocupação é tamanha que o tema ganhou lugar de destaque na agenda do Fórum Econômico Mundial – evento anual que reúne líderes políticos e empresariais em Davos. Segundo levantamento feito pela organização do fórum, a soma de empregos perdidos para a IA será de 5 milhões nos próximos dois anos. No estudo, as áreas de negócios mais afetadas serão as administrativas e as industriais.
Um estudo publicado pela consultoria americana McKinsey avalia que em torno de 50% das atividades tidas como repetitivas serão automatizadas na próxima década. Nesse período, no Brasil, 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação. Em todo o mundo, o legado da mecanização avançada será de até 800 milhões de pessoas à procura de oportunidades de trabalho. Desse total, boa parte terá de se readaptar, mas 375 milhões deverão aprender competências inteiramente novas para não cair no desemprego.
Nem tudo, entretanto, é pessimismo. Os economistas ingleses Richard e Daniel Susskind, ambos professores de Oxford, defendem a ideia de que quando atribuições são extintas, ou modificadas, os seres humanos se transformam no mesmo ritmo. “O benefício é que os profissionais farão mais, em menos tempo”, defendem. Para eles, a bonança tecnológica levará à criação de novos tipos de emprego.
(Veja, 31.01.2018. Adaptado)
As referências ao Golem judaico e ao Homunculus dos alquimistas são uma forma de o autor