SóProvas



Questões de NR 4 - Norma Regulamentadora n° 4 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT


ID
6742
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação às normas de funcionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com base na NR-4, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada : 4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os SESMT, em função do maior grau
    de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.
    B) CERTA
    C e D) Não existe Psicologo e Odontologo no SESMT.
    4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados
    por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro
    do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II, anexo.
    E) As atividades são essencialmente prevencionistas.
    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em
    Medicina do Trabalho:l) as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em
    Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de
    emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de
    catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata
    atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.
  • A) Falso4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)B) Falso4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)4.5.2 Quando a empresa contratada não se enquadrar no Quadro II, anexo, mesmo considerando-se o total de empregados nos estabelecimentos, a contratante deve estender aos empregados da contratada a assistência de seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, sejam estes centralizados ou por estabelecimento. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • A letra B não pode ser considerada correta pois contradiz o texto da NR 04 que diz que a empresa poderá constituir sesmt centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que situa o serviço e cada um dos demais não ultapasse a 5 MIL METROS.
  • 1000m=1km, então 5000m é igual a 5km (elementar), letra "b)" está correta.
  • Correta Letra B

    A) 4.2.2. As empresas que possuam mais de 50 (cinquenta) por cento de seus empregados em estabelecimentos ou setores com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.

    B) 4.2.3. A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5 (cinco) mil metros, dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2  - OU 5KM, É A MESMA COISA.

    C) 4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II desta NR.

    D) 4.8. O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo. 4.9. O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor. - A LEI NÃO MENCIONA PSICÓLOGO DO TRABALHO

    E) l) as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.

    Dentre as competências dos profissionais do SESMT está promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente.

  • NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO


    4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)


     4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983) 

  • a) erro --> 70%. O correto seria 50%

    c) erro --> não existem na NR os profissionais de Psicologia e Odontologia do Trabalho

    d) erro--> mais uma vez não existem todos estes profissionais, além da carga horária mínima, para profissionais de nível superior, ser de 3h.

    e) erro --> as atividades do Médico e do Enfermeiro do trabalho são ESSENCIALMENTE PREVENCIONISTAS.

    Alternativa B - CORRETA



ID
6763
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto ao disposto na NR-4, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

  • a) 9.1.2.1. Quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação ou reconhecimento, descritas nos
    itens 9.3.2 e 9.3.3, o PPRA poderá resumir-se às etapas previstas nas alíneas "a" e "f" do subitem 9.3.1.
    9.3.1. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:
    a) antecipação e reconhecimento dos riscos; (109.010-0 / I1)
    b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; (109.011-9 / I1)
    c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; (109.012-7 / I1)
    d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; (109.013-5 / I1)
    e) monitoramento da exposição aos riscos; (109.014-3 / I1)
    f) registro e divulgação dos dados. (109.015-1 / I1)


    b) 9.3.1.1. A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.


    c) 9.1.5.1. Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.


    d) 9.1.5. Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que,
    em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

    e) 7.3.1.1. Ficam desobrigadas de indicar médico coordenador (e não de elaborar o PPRA!) as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro 1 da NR 4, com até 25 (vinte e cinto) empregados e aquelas de grau de risco 3 e 4, segundo o
    Quadro 1 da NR 4, com até 10 (dez) empregados.
  • Vapor não é risco físico e sim químico
  • Questão com fundamentação na NR 9:
    9.3 Do Desenvolvimento do PPRA
    9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.
    CORRETA: B
  • O interessante é q NENHUM destes tópicos está na NR-4.
  • Quanto ao disposto na NR-4, assinale a opção correta..

    O comando da questão vem pedindo sobre o SESMT e não sobre o PPRA.


ID
61447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando aspectos envolvidos na medicina do trabalho,
julgue os itens subseqüentes.

Os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT) e as comissões internas de prevenção de acidentes (CIPA) apresentam a mesma estrutura e composição básica e, por isso, a empresa pode criar uma ou outra dessas estruturas, a depender da gradação de risco da atividade principal exercida e do número total de empregados do estabelecimento.

Alternativas
Comentários
  • Erro estaria em não terem mesma estrutura e composição?

  • Exatamente, o SESMT é um serviço composto de profissionais especializados. A CIPA é composta por representantes dos trabalhadores e empregador.
  • 4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

    4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II desta NR. (Alterado pela Portaria MTE n.º 590, de 28 de abril de 2014)

     

    5.6 A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos. 5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, serão por eles designados. 5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.


ID
96916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

As empresas, em atendimento às normas regulamentadoras (NR), são obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho (SESMT), de acordo com a classificação segundo o número de empregados e a natureza do risco de suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • NR 04. 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. (104.001-4 / I2)
  • Penso que esta questao esta errada porque segundo o quadro II da NR 4 a empresa constitui SESMT em função do numero de empregados e grau de risco e nao natureza do risco conforme informa a questao.

  • 4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

    vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento,

    constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (Alterado pela Portaria SSMT

    n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

  • Na norma diz Grau de Risco. Para mim, grau de risco é diferente de natureza de risco. O grau segue uma escala que aumenta ou diminui. Já natureza seria a origem, espécie, qualidade. Discordo de quem elaborou esse texto da questão. Dimensionamento de acordo com a gradação do risco x número total de empregados.
  • Saudações nobres colegas,

    Em que pese os conceitos entabulados na NR 04, creio que a fundamentação para o gabarito desta questão está disposta na alínea "a" do parágrafo único do art. 162 da CLT, senão vejamos:


     

    "Art. 162 -  As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho.

    Parágrafo único - As normas a que se refere este artigo estabelecerão:

    a) classificação das empresas segundo o número de empregados e a natureza do risco de suas atividades;"
     

    O problema é que a referida NR 04 diz que o dimensionamento do SESMT vincula-se à "gradação do risco" e ao "número total de empregados do estabelecimento" (item 4.2). Assim, a questão, se assim dispusesse, também estaria correta. Em todo o caso é uma questão muito maldosa a meu ver.

    Abraço.

  • Já é a segunda questão que respondo hoje que o CESPE utiliza a expressão " NATUREZA" DO RISCO  e não "gradação", como diz na NR-04.

    A primeira questão errei só por causa da terminologia, já na segunda acertei.

    Então é bom ficar ligado que pro CESPE:    GRADAÇÃO do risco = NATUREZA do risco.

     


ID
96928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma instituição bancária possua 5 unidades no mesmo estado e, isoladamente, cada uma esteja fora do quadro de dimensionamento do SESMT. Nessa situação, a referida instituição poderá constituir SESMT centralizado, tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 04:




    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o
    subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • Acredito que a resposta é SESMT comum
    NR 4
    4.14 As empresas cujos estabelecimentos não se enquadrem no Quadro II, anexo a esta NR, poderão dar assistência na área de segurança e medicina do trabalho a seus empregados através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comuns, organizados pelo sindicato ou associação da categoria econômica correspondente ou pelas próprias empresas interessadas. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
    4.14.1 A manutenção desses Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverá ser feita pelas empresas usuárias, que participarão das despesas em proporção ao número de empregados de cada uma. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
    4.14.2 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho previstos no item 4.14 deverão ser dimensionados em função do somatório dos empregados das empresas participantes, obedecendo ao disposto nos Quadros I e II e no subitem 4.2, desta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • Pessoal, na verdade, o erro da questão não está na primeira sentença, mas na segunda.

    De fato, o item 4.2.5 diz:

    Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, anexo, o cumprimento desta NR será feito através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizados em cada estado, território ou Distrito Federal (...)

    Só que as atividades bancárias (código K 64) colocam as respectivas empresas no nível de risco 1.

    Como tal, de acordo com o item 4.2.5.1, o dimensionamento dos serviços (...) obedecerá ao Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior número e a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos (...)

    O enunciado sugere que o dimensionamento seria feito com base no somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados, o que só se aplica a empresas nível 2 em diante.

    Eis o erro do enunciado! 
  • Perfeita a análise do colega acima.
  • Pessoal, o comentário da Carolina está correto.

    Uma coisa é SESMT CENTRALIZADO, outra é o SESMT COMUM. A banca tentou, aqui, promover a confusão dos termos.

    Um requisito para o SESMT CENTRALIZADO é que os estabelecimentos não estejam entre si, a um raio de mais de 5.000m (5km). Como o enunciado trata de uma instituição bancária com estabelecimentos no estado, podemos inferir que não estão na mesma cidade, muito menos todos os estabelecimentos dentro de um raio de 5km.

    Cabe, na interpretação da questão, o SESMT comum:

    4.5.1. Quando a empresa contratante e as outras por ela contratadas não se enquadrarem no Quadro II, anexo, mas que pelo número total de empregados de ambos, no estabelecimento, atingirem os limites dispostos no referido quadro, deverá ser constituído um serviço especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comum
  • Acredito que não seja o caso de SESMT comum pq não se trata de contratação de empresas mas sim de um mesmo banco com vários estabelecimentos.
  • Acredito que há um erro na questão considerando o item da NR 4:

    4.2.5 Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II,
    anexo, o cumprimento desta NR será feito através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em
    Medicina do Trabalho centralizados em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de
    empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro
    II, anexo, aplicado o disposto no subitem 4.2.2.

  • De fato, é possível a constituição do SESMT centralizado nesse caso, visto que os estabelecimentos estão no mesmo estado e, isoladamente, não necessitam de constituir SESMT próprio.Todavia, o somatório dos empregados dos estabelecimentos difere em função do grau de risco. Explico: se a empresa é de grau 1(banco, por exemplo) o dimensionamento dos SESMT considera o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior número de empregados e a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos(percebam que deveria ser calculado dessa forma). Já se a empresa for de graus 2,3 ou 4, o dimensionamento dos SESMT considera o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos. Percebam que,na questão, tomou-se como base o somatório dos números de empregados de todos os estabelecimentos, que é o calculo para estabelecimentos de graus 2,3 e 4. Todavia,o banco possui grau de risco 1, e , por isso, o erro.

  • Mesmo que não percebesse o erro entre COMUM e CENTRALIZADO, Banco é grau de risco 1, para CENTRALIZADO grau de risco 1 o SESMT é dimensionado usando-se o número de empregados do maior estabelecimento mais a média dos demais e não tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados como diz a afirmação. Então mesmo sem perceber a pegadinha, dava para marcar errado.

  • Conforme item 4.2.5 da NR 04, a empresa DEVERÁ constituir SESMT centralizado no caso em tela. O examinador, todavia, utiliza o vocábulo PODERÁ, tornando a assertiva errada. 

    4.2.5. Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, anexo, o cumprimento desta NR SERÁ FEITO através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho CENTRALIZADOS em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro II, anexo, aplicado o disposto no subitem 4.2.2.  

    Considere que uma instituição bancária possua 5 unidades no mesmo estado e, isoladamente, cada uma esteja fora do quadro de dimensionamento do SESMT. Nessa situação, a referida instituição PODERÁ constituir SESMT centralizado, tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados.

  • 4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983) 

  • Considere que uma instituição bancária possua 5 unidades no mesmo estado e, isoladamente, cada uma esteja fora do quadro de dimensionamento do SESMT. Nessa situação, a referida instituição poderá constituir SESMT centralizado, (tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados.) ERRADO.

    4.2.5 Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, anexo, o cumprimento desta NR será feito através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizados em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro II, anexo, aplicado o disposto no subitem 4.2.2.

    4.2.5.1 Para as empresas enquadradas no grau de risco 1 o dimensionamento dos serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá ao Quadro II, anexo, (considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior número e a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos, devendo todos os profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, assim constituídos, cumprirem tempo integral. RESPOSTA)


ID
96973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

Com a contratação do técnico de segurança, a empresa estava cumprindo as determinações da NR 4, a respeito da SESMT.

Alternativas
Comentários
  • A jornada de trabalho do técnico é de 8 horas item 4.8. NR04
  • Apenas corrigindo a redação do colega acima em que empregou, de forma equivocada, o pronome relativo "onde". Esse somente pode ser utilizado ao fazer referência a lugar (fictício ou real). 
  • USO DA PALAVRA ONDE ( Professor Pascoale )

    O professor Pasquale fala de um assunto que é muito comum em abordagens oficiais da língua, o uso da palavra onde

    É chamada a atenção para dois pontos: 
    1º- A palavra onde indica lugar, lugar físico e, portanto, não deve ser usada em situações em que a idéia de lugar não 
    esteja presente. 
    - Não se deve confundir onde com aonde. O a da palavra aonde é a preposição a que se acrescenta e que indica 
    movimento, destino. O aonde só pode ser usado quando na expressão existir a idéia de destino. 

    Ex: Ir a algum lugar. 
    Chegar a algum lugar. 
    Levar alguém a algum lugar. 
    Dirigir-se a algum lugar. 

    Não se pode usar aonde com o verbo morar. 
    Ex: Aonde você mora? Errado. O certo é “Onde você mora ?”/ “Em que lugar você mora?” 

    Me parece que o colega usou corretamente a palavra "Onde". O local a que ele se refere é a NR-4. Lugar real. 

  • O número de empregados informado é 123 e considerando o grau de risco 3 (Instalações elétricas, hidráulicas e outras instalações em construções) a empresa, conforme Quadro II da NR-04, deveria ter contratado um TST antes de iniciar a obra e o mesmo deveria atuar integralmente, ou seja, 8h/dia.
  • Com a contratação do técnico de segurança por tempo parcial (de apenas 3 horas por dia), a empresa, segundo as determinações da NR4, não estava em cumprimento da legislação. Segundo a NR4,  empresa é obrigada a manter o técnico de segurança por trabalho permanente de 8 horas diárias, assim como está especificado no Quadro II da NR4.

    Alternativa correta: ERRADO

  • Gabarito: Errado

    Tempo parcial só é permitido para os integrantes de nível superior.


ID
104137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação às normas regulamentadoras referentes a saúde e
segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

O médico do trabalho deve dedicar para a empresa em que presta o serviço no mínimo 4 horas (se o contrato for de tempo parcial) ou 8 horas (se o contrato for de tempo integral) de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • NR 04- 4.9 O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no

    mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços

    Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no

    Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de

    outubro de 1983)

  • ERRADO

    Mínimo 3h/dia (parcial) ou 6h/dia (integral)


ID
104140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação às normas regulamentadoras referentes a saúde e
segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

Em uma empresa com grau de risco 2 e com 500 funcionários, é exigida a presença em tempo parcial de 1 médico do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Fica desobrigada a indicar médico coordenador:

    A empresa de grau 1 e 2 (risco baixo de acidente) com até 25 empregados.

    A empresa de grau 3 e 4 (risco alto de acidente) com até 10 empregados.

  • Pois é Érica, só que a questão está falando de 500 funcionários e não de 25, portanto esse comentário não acrescenta em nada nesta questão.O que tem q ser observado é o quadro II da NR 4.
  • De acordo com o quadro de dimensionamento do SESMT, a empresa com 500 funcionários de grau de risco 2, não precisa ter nenhum profissional relacionado com SST; nem médico, nem técnico, nem enfermeiro...
    Médico para empresas de grau de risco 2, é só para empresas com 1001 ou mais empregados

ID
196579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) deve ser integrado pelos seguintes profissionais: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho, obedecidos os quantitativos de recursos humanos estabelecidos na norma.

Alternativas
Comentários
  • os serviços devem ser oferecidos em conformidade com  a determinação contida na NR que trata sobre o PCMSO (NR-7)
  • Errado. Faltou o Técnico de Segurança do Trabalho. Conforme NR 4:

    4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho
  • a questão não diz "SOMENTE" integrado pelos seguintes profissionais....." 

    Dessa forma os que estão ali citados estão corretos.

    A questão estaria correta.


ID
196699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa de manutenção e reparação de veículos
automotores, com 125 empregados, um trabalhador sadio, com
35 anos de idade, é responsável pela leitura de documentos e
produção de relatórios. Ele exerce suas atividades em uma sala de
projetos isolada da oficina, sendo que a velocidade e a precisão
de suas tarefas podem ser classificadas como importantes e seu
posto de trabalho apresenta refletância de fundo da tarefa superior
a 90%.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Antes de efetuar reforma na estrutura física do posto de trabalho do empregado em tela, a equipe do SESMET da empresa deve ser consultada para obrigatoriamente executar a fase de antecipação de riscos do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Não é o SESMT que é obrigado a elaborar o PPRA
  • nr09

    9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço 
    Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de 
    pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR. 
     
    9.3.2 A antecipação deverá envolver a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, 
    ou de modificação dos já existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para 
    sua redução ou eliminação.

ID
196702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa de manutenção e reparação de veículos
automotores, com 125 empregados, um trabalhador sadio, com
35 anos de idade, é responsável pela leitura de documentos e
produção de relatórios. Ele exerce suas atividades em uma sala de
projetos isolada da oficina, sendo que a velocidade e a precisão
de suas tarefas podem ser classificadas como importantes e seu
posto de trabalho apresenta refletância de fundo da tarefa superior
a 90%.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Caso essa empresa possua outro serviço de medicina e engenharia, pode integrá-lo com o SESMT, constituindo um serviço único de engenharia e medicina.

Alternativas
Comentários
  • NR 4 - 4.3. As empresas enquadradas no grau de risco 1 obrigadas a constituir Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e que possuam outros serviços de medicina e engenharia poderão integrar estes serviços com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho constituindo um serviço único de engenharia e medicina.

  • Conforme NR-4, empresas de "Manutenção e reparação de veículos automotores" (código 45.20-0) tem grau de risco 3. E como já dito, somente empresas com grau de risco 1 podem constituir serviço único de engenharia e medicina.
  • Apenas para grau de risco = 1


ID
196705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa de manutenção e reparação de veículos
automotores, com 125 empregados, um trabalhador sadio, com
35 anos de idade, é responsável pela leitura de documentos e
produção de relatórios. Ele exerce suas atividades em uma sala de
projetos isolada da oficina, sendo que a velocidade e a precisão
de suas tarefas podem ser classificadas como importantes e seu
posto de trabalho apresenta refletância de fundo da tarefa superior
a 90%.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Considerando que essa empresa contrate outra para executar as atividades de limpeza em seu estabelecimento, é obrigatório constituir SESMT comum, sob gestão própria, para estender a assistência aos empregados da contratada.

Alternativas
Comentários
  • Opcional, NR4 - 4.14

    4.14. As empresas cujos estabelecimentos não se enquadrem no Quadro II, anexo a esta NR, poderão dar assistência na área de segurança e medicina do trabalho a seus empregados através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comuns, organizados pelo sindicato ou associação da categoria econômica correspondente ou pelas próprias empresas interessadas.

  • Não é obrigatório.

    4.5.3 A empresa que contratar outras para prestar serviços em seu estabelecimento pode constituir SESMT comum para assistência aos empregados das contratadas, sob gestão própria, desde que previsto em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

ID
198412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das legislações que regem a atividade médica, julgue os
itens que se seguem.

É vedado ao serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT) analisar todos os acidentes e todas as doenças profissionais ocorridos na empresa.

Alternativas
Comentários
  • é exatamente uma das atribuições do SESMT
  • Questão erradíssima!

     

    Olhe só o que diz o texto normativo:

     

    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

     

    h) analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s);

     

    A vaga é nossa. Foco!!!!!!!!!!


ID
198442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam da gestão de segurança e saúde
no trabalho.

Desde que previsto nas convenções ou acordos coletivos de trabalho das categorias envolvidas, as empresas que desenvolvem suas atividades em um mesmo polo comercial podem constituir um SESMT comum, organizado pelas próprias empresas interessadas, que terá seu funcionamento avaliado anualmente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    NR 4 - NORMA REGULAMENTADORA 4
    SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

    4.14.4 As empresas que desenvolvem suas atividades em um mesmo pólo industrial ou comercial podem constituir SESMT comum, organizado pelas próprias empresas interessadas, desde que previsto nas Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho das categorias envolvidas.

    4.14.4.3 O SESMT organizado conforme o subitem 4.14.4 deve ter seu funcionamento avaliado semestralmente, por Comissão composta de representantes das empresas, dos sindicatos de trabalhadores e da Delegacia Regional do Trabalho, ou na forma e periodicidade previstas nas Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho. (Subitem 4.14.4 aprovado pela Portaria SST 17/2007).
  • ERRADO - Avaliado semestralmente.

  • ERRADO

    SEMESTRALMENTE

  • Sesmt comun --.Semestral


ID
198445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam da gestão de segurança e saúde
no trabalho.

Os profissionais integrantes do SESMT de um hospital com 700 empregados podem ser empregados da empresa ou terceirizados.

Alternativas
Comentários
  • Logo abaixo do quadro de dimensionamento dos SESMT consta a seguinte observação:

    * Hospitais, ambulatórios, maternidade, casa de saúde e repouso, clinicas e estabelecimentos similirares com mais de 500 empregados deverão constratar um enfermeiro em tempo integral.

    Desse modo, a afirmação apresentada, é errada.
  • NR 04

    4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos

    por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro

    do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II desta NR. (Alterado

    pela Portaria MTE n.º 590, de 28 de abril de 2014)

    4.4.2 Os profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser empregados da empresa, salvo os casos previstos nos itens 4.14 e 4.15. (Alterado pela Portaria DSST n.º 11, de 17 de setembro de 1990)

  • “Os profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser empregados da empresa, salvo os casos previstos nos itens 4.14 e 4.15.”

    Se os profissionais do SESMT devem ser empregados da empresa, obviamente então que não podem ser terceirizados.


ID
216022
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 4, o que compete aos profissionais integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)?

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C

    NR 4

    4.12. Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

    f) promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente;
  • Gabarito letra C.

     

     

    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

     

    b) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija;

     

    e) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá- la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5;

     

    i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo o empregador manter a documentação à disposição da inspeção do trabalho;

     

    l) as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades


ID
221029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A saúde, a recuperação e a preservação da capacidade de trabalho
são direitos garantidos pela Constituição Federal, e o médico é
um dos principais responsáveis pela preservação e pela promoção
da saúde do trabalhador, independentemente de sua especialidade
ou local em que atue. Segundo a normatização dessa atuação,
julgue os itens de 42 a 45.

Aos médicos do trabalho atuantes na empresa na área de saúde do trabalhador cabe responsabilidade por atos que concorram para agravos à saúde desses trabalhadores, especialmente com relação à ação coletiva de promoção e proteção à sua saúde.

Alternativas

ID
228070
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a regulamentação vigente do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho,

Alternativas
Comentários
  • Considero a alternativa A correta, texto está bem redondo e correto.O correto deveria ser a anulação da questão pela banca.
  • A) 4.12. Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:
                   g) esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção;


    B)4.10. Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
  • o erro da letra ''a'' é pq na norma no item 4.12, letra g, só se refere aos empregadores. nada é mencionado em relação aos empregados.
  • e) compete aos seus profissionais registrarem trimestralmente os dados atualizados de acidentes de trabalho, doenças profissionais e agentes de insalubridade presentes no estabelecimento. ERRADA
    4.12. Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:
    i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo a empresa encaminhar um mapa contendo avaliação anual dos mesmos dados à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho até o dia 31 de janeiro, através do órgão regional do MTb;

ID
231295
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR - 4, a empresa poderá constituir serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais NÃO ultrapasse a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta Letra C

    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do 
    Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a 
    ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil 
    metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o 
    subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • A questão exige conhecimento acerca das disposições da NR-04 (SESMT).

    De acordo com a referida NR, temos:

    "4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2".

    Ou seja, o SESMT pode ser centralizado para vários estabelecimentos de uma empresa, caso a distância entre esses e o serviço não sejam superiores a cinco mil metros.

    GABARITO: LETRA C


ID
231340
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Qual das seguintes atribuições abaixo, NÃO é de competência dos profissionais integrantes dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho?

Alternativas
Comentários
  • NR 04
    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Servic?os Especializados em Engenharia de Seguranc?a e em Medicina do Trabalho:
    ( muito grande pra copiar e colar)

    http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D308E21660130D26E7A5C0B97/nr_04.pdf
  • Não é competência dos profissionais integrantes dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho  :
    Responsabilizar-se pela elaboração, controle e aplicação do programa de reconhecimento e valorização dos empregados que trabalham com segurança no trabalho e de medidas disciplinares para aqueles que não cumprem as normas de segurança.
  • Concordo que a letra e) é a alternativa mais incorreta, porém a letra b) também não está incorreta?

     

    Da NR 4:

    4.12 g) esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulandoos em favor da prevenção;

     

    Já na questão, na letra b), temos:

    b) Esclarecer e conscientizar os empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os emfavor da prevenção.

     

    Empregadores e Empregados não são a mesma pessoa. Acredito que esta questão deveria ser anulada por este pequeno detalhe.

     

    Bons estudos.

    Nem sempre é fácil, mas sempre é possível.


ID
244663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa privada que possui quinhentos funcionários
no setor de fabricação de esquadrias de madeira está classificada
com o grau de risco 4 pela Norma Regulamentadora 4 (NR 4), que
dispõe sobre os Serviços Especializados em Engenharia de
Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Neste ano, a
diretoria da empresa decidiu mudar seu ramo de atividades e
trabalhar somente com a fabricação de embalagens de madeira,
classificada como atividade de grau de risco 3 pela mesma NR 4.
A partir dessa nova realidade, o SESMT da empresa, que contava
com um engenheiro de segurança do trabalho e um médico do
trabalho, ambos exercendo a função em tempo parcial, passou a
contar com apenas dois técnicos de segurança do trabalho.

Com relação à situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

A alteração na gradação de riscos de 4 para 3 sempre implica o redimensionamento do SESMT de qualquer empresa, independentemente do número de funcionários que nela trabalhem.

Alternativas
Comentários
  • Observem que isso é uma peculiaridade entre os graus 3 e 4! Dentre os graus 1 e 2 pode acontecer de não ter que redimensionar o SESMT mesmo alterando o grau de risco! Analisando o Quadro II _ Dimensionamento do SESMT na NR 4, podemos constatar que uma empresa que, por exemplo, tenha de 251 a 500 empregados e tenha o grau de risco de suas atividades alterado do 1 para 2, não terá necessariamente que redimensionar o SESMT. Isso tb acontece com uma empresa, por exemplo, que tenha de 501 a 1000 funcionários e tenha alterado seu grau de risco de 1 para 2 e vice-versa!



    Abs e Bons estudos!
  • Acredito que seja um erro do gabarito pessoal. Vamos lá no quadro II da NR 4.

    Vamos supor uma empresa de Risco 4 e que tenha de 50 a 100 empregados. Nesse caso, ela deve possuir 1 Técnico de Segurança do Trabalho. Se ela baixar o Risco para 3, e aumentar o número de funcionários para 101 a 250, o SESMT continuará com 1 Técnico de Segurança do Trabalho.

    Ou seja, o redimensionamento do SESMT vai depender sim do número de funcionários, pois, se ela aumentar o número de funcionários, como no caso acima, não será preciso redimensionar o SESMT.

    Acho que houve uma erradinha aí do CESPE.

  • "...sempre implica redimensionamento do SESMT..." acho que NÃO!

  • A alteração é na gradação de risco e não no número de funcionários.

     

    A parte do enunciado que diz "independentemente do número de funcionários que nela trabalhem" quer dizer que qualquer que seja a coluna da tabela (n° de funcionários), alterando da linha 4 para a 3 sem mudar a coluna, haverá alteração do dimensionamento.

     

    Gab: Certo.

  • Bem observado Raphael Baptista! 

  • sempre irá implicar redimensionamento, em nenhuma opção tem para a mesma quantidade de empregados, a necessidade da mesma quantidade de trabalhadores do sesmt

  • A explicação do Raphael Baptista faz sentido.


ID
244666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa privada que possui quinhentos funcionários
no setor de fabricação de esquadrias de madeira está classificada
com o grau de risco 4 pela Norma Regulamentadora 4 (NR 4), que
dispõe sobre os Serviços Especializados em Engenharia de
Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Neste ano, a
diretoria da empresa decidiu mudar seu ramo de atividades e
trabalhar somente com a fabricação de embalagens de madeira,
classificada como atividade de grau de risco 3 pela mesma NR 4.
A partir dessa nova realidade, o SESMT da empresa, que contava
com um engenheiro de segurança do trabalho e um médico do
trabalho, ambos exercendo a função em tempo parcial, passou a
contar com apenas dois técnicos de segurança do trabalho.

Com relação à situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

A mudança do grau de risco de 4 para 3 demonstra o aumento nos riscos associados às novas atividades da empresa.

Alternativas
Comentários
  • O grau de risco é gradativo do menor 1 (menor risco) ao maior 4 (maior risco).

ID
244669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa privada que possui quinhentos funcionários
no setor de fabricação de esquadrias de madeira está classificada
com o grau de risco 4 pela Norma Regulamentadora 4 (NR 4), que
dispõe sobre os Serviços Especializados em Engenharia de
Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Neste ano, a
diretoria da empresa decidiu mudar seu ramo de atividades e
trabalhar somente com a fabricação de embalagens de madeira,
classificada como atividade de grau de risco 3 pela mesma NR 4.
A partir dessa nova realidade, o SESMT da empresa, que contava
com um engenheiro de segurança do trabalho e um médico do
trabalho, ambos exercendo a função em tempo parcial, passou a
contar com apenas dois técnicos de segurança do trabalho.

Com relação à situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

Na situação em que se encontrava a empresa, quando contava com um engenheiro de segurança de trabalho e um médico do trabalho, a coordenação do SESMT não poderia ter sido exercida por um técnico de segurança do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • 4.7 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser chefiados por profissional qualificado, segundo os requisitos especificados no subitem 4.4.1 desta Norma Regulamentadora. (Alterado pela Portaria DSST n.º 11, de 17 de setembro de 1990)



    Não há vedação a que um técnico de segurança do trabalho seja o coordenador do SESMT, ainda que profissionais como médico e engenheiro façam parte do referido Serviço. Qualquer profissional qualificado pode exercer tal função.


  • Complementando a resposta do colega acima, os profissionais qualificados que podem chefiar o SESMT são, segundo NR-04: 
    4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
  • Fato que a banca quis confundir o candidato com o cargo de coordenador do PCMSO, que de fato deve ser exercido por médico. Pode ser médico do trabalho ou, não existindo na região, por médico de outra especialidade!
  • Realmente, foi só pra confundir o candidato.


  • Realmente, foi só pra confundiro candidato entre chefia do SESMT e o coordenador do PCMSO. 

    4.7 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser chefiados por profissional qualificado


ID
244672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa privada que possui quinhentos funcionários
no setor de fabricação de esquadrias de madeira está classificada
com o grau de risco 4 pela Norma Regulamentadora 4 (NR 4), que
dispõe sobre os Serviços Especializados em Engenharia de
Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Neste ano, a
diretoria da empresa decidiu mudar seu ramo de atividades e
trabalhar somente com a fabricação de embalagens de madeira,
classificada como atividade de grau de risco 3 pela mesma NR 4.
A partir dessa nova realidade, o SESMT da empresa, que contava
com um engenheiro de segurança do trabalho e um médico do
trabalho, ambos exercendo a função em tempo parcial, passou a
contar com apenas dois técnicos de segurança do trabalho.

Com relação à situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

Como o seu regime de trabalho era de tempo parcial, o médico do trabalho poderia ter dedicado apenas três horas por dia às atividades do SESMT.

Alternativas
Comentários
  • 4.9 O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • Somente a título de atualização, gostaria de compartilhar esta inclusão realizada em 2014 pela Portaria MTE 590/2014 na NR4.

    4.9.1 Relativamente ao médico do trabalho, para cumprimento das atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho em tempo integral, a empresa poderá contratar mais de um profissional, desde que cada um dedique, no mínimo, 3 (três) horas de trabalho, sendo necessário que o somatório das horas diárias trabalhadas por todos seja de, no mínimo, 6 (seis) horas.  (Inclusão dada pela Portaria MTE 590/2014).


ID
244675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa privada que possui quinhentos funcionários
no setor de fabricação de esquadrias de madeira está classificada
com o grau de risco 4 pela Norma Regulamentadora 4 (NR 4), que
dispõe sobre os Serviços Especializados em Engenharia de
Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Neste ano, a
diretoria da empresa decidiu mudar seu ramo de atividades e
trabalhar somente com a fabricação de embalagens de madeira,
classificada como atividade de grau de risco 3 pela mesma NR 4.
A partir dessa nova realidade, o SESMT da empresa, que contava
com um engenheiro de segurança do trabalho e um médico do
trabalho, ambos exercendo a função em tempo parcial, passou a
contar com apenas dois técnicos de segurança do trabalho.

Com relação à situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

Os técnicos de segurança do trabalho devem, obrigatoriamente, dedicar oito horas de trabalho por dia às atividades do SESMT.

Alternativas
Comentários
  • Correto, conforme a NR 4
    8 horas:
    • TST
    • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho
  • CERTO

    4.8 O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de 
    enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina doTrabalho, de acordo como estabelecido no Quadro II, anexo.
     
    ? 4.9 O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3(três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados emEngenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislaçãopertinente em vigor.
     
  • Certo!

     

    Engenheiro, médico e Enfermeiro: 3 horas - tempo parcial, 6 horas tempo integral.

     

    Técnico em Segurança e Aux. ou Téc. Enfermagem : 8 horas (único regime de horário, segundo a NR 4).

     

     

    Foco, que a vaga é nossa!

  • tecnico em segurança do trabalho não faz hora extra? na outra questão dizia "no minimo" 8 horas por dia e estava correta.


ID
244678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa privada que possui quinhentos funcionários
no setor de fabricação de esquadrias de madeira está classificada
com o grau de risco 4 pela Norma Regulamentadora 4 (NR 4), que
dispõe sobre os Serviços Especializados em Engenharia de
Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Neste ano, a
diretoria da empresa decidiu mudar seu ramo de atividades e
trabalhar somente com a fabricação de embalagens de madeira,
classificada como atividade de grau de risco 3 pela mesma NR 4.
A partir dessa nova realidade, o SESMT da empresa, que contava
com um engenheiro de segurança do trabalho e um médico do
trabalho, ambos exercendo a função em tempo parcial, passou a
contar com apenas dois técnicos de segurança do trabalho.

Com relação à situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

O engenheiro de segurança do trabalho poderia ter exercido outra atividade na empresa fora do seu horário de atuação no SESMT, sem que isso caracterizasse desvio de função.

Alternativas
Comentários


  • 4.10 Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • CERTO

    Como ambos laboram em tempo parcial, a outra parte do tempo pode ser usada para executar outras atividades na empresa.

    Bons estudos!
  • 4.10 Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983). Como bem observado pela colega Glema: "Se ambos laboram em tempo parcial, a outra parte do tempo pode ser usada para executar outras atividades na empresa."

     


ID
244681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa privada que possui quinhentos funcionários
no setor de fabricação de esquadrias de madeira está classificada
com o grau de risco 4 pela Norma Regulamentadora 4 (NR 4), que
dispõe sobre os Serviços Especializados em Engenharia de
Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Neste ano, a
diretoria da empresa decidiu mudar seu ramo de atividades e
trabalhar somente com a fabricação de embalagens de madeira,
classificada como atividade de grau de risco 3 pela mesma NR 4.
A partir dessa nova realidade, o SESMT da empresa, que contava
com um engenheiro de segurança do trabalho e um médico do
trabalho, ambos exercendo a função em tempo parcial, passou a
contar com apenas dois técnicos de segurança do trabalho.

Com relação à situação hipotética descrita acima, julgue os itens a
seguir.

Conforme a NR4, o SESMT pode transferir aos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) a responsabilidade de registrar os dados de acidentes e doenças ocupacionais e agentes de insalubridade.

Alternativas
Comentários
  • é uma das atribuições do SESMT analisar e registrar os acidentes de trabalho, histórico de doenças ocupacionais, fatores ambientais.
    O registro é feito mensamente tanto de acidentes, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade
  • Na NR4 não é comentado nada sobre delegação de responsabilidades, cabendo aos SESMT registrar os dados de acidentes e doenças ocupacionais.
  • 4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho


    i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo o empregador manter a documentação à disposição da inspeção do trabalho; (Alterado pela Portaria MTE n.º 2.018, de 23 de dezembro de 2014) 


ID
294940
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 4 (SESMT), para fins de dimensionamento do SESMT, não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, os canteiros de obras e frentes de trabalho situados no mesmo Estado, Território ou Distrito Federal, com número de empregados menor que

Alternativas
Comentários
  • conforme disposto na NR 04

    4.2.1 Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de 1 (um) mil

    empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como

    estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá

    organizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.


ID
294967
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de que trata a Norma Regulamentadora NR - 4 deverão ser registrados no órgão regional do MTb. Do requerimento não deverá constar

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha. Na letra E, não há necessidade de infornação do nome dos representantes legais da empresa.

    Item 4.17.1 da NR 4 (revisão de 11 de dezembro de 2009).
  • Gabarito letra E.

     

     

    4.17.1 O registro referido no item 4.17 deverá ser requerido ao órgão regional do MTb e o requerimento deverá conter os seguintes dados:

     

    a) nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho;

     

    b) número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do MTb;

     

    c) número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento;

     

    d) especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento;

     

    e) horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.


ID
343792
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula- se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento. Descreve a correta forma de enquadramento com relação à gradação de risco:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

     

    A letra da Norma...

     

    4.2.2. As empresas que possuam mais de 50% de seus empregados em estabelecimentos ou setores com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os SESMT, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.


ID
394891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando os preceitos das normas regulamentadoras em
segurança e medicina do trabalho, julgue os próximos itens.

As empresas que desenvolvem suas atividades em um mesmo polo industrial ou comercial podem constituir SESMT comum, organizado pelas próprias empresas interessadas, desde que esse serviço esteja previsto nas convenções ou acordos coletivos de trabalho das categorias envolvidas.

Alternativas
Comentários
  • NR 04

    4.14.4.As empresas que desenvolvem suas atividades em um mesmo pólo industrial ou comercial podem constituir SESMT comum, organizado pelas próprias empresas interessadas, desde que previsto nas Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho das categorias envolvidas.

ID
394915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando os preceitos das normas regulamentadoras em
segurança e medicina do trabalho, julgue os próximos itens.

O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho devem dedicar oito horas diárias às atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), enquanto os profissionais de nível superior em tempo parcial devem dedicar, no mínimo, três horas diárias de trabalho para tais atividades.

Alternativas
Comentários
  • NR 4 - 4.8. O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo. (104.019-7 / I1)
    4.9. O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor.

ID
405805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da legislação relacionada à saúde e à segurança no
trabalho, julgue os próximos itens.

O dimensionamento dos SESMTs vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento. Em uma empresa de grau de risco 4, o número obrigatório de médicos do trabalho varia de 1, no mínimo, a 15 no máximo, conforme o número de empregados da empresa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A questão peca em dizer que o mínimo é 1  e o máximo é 15. Na verdade, em empresas cujo grau de risco é 4, o número mínimo é 1 e o número máximo é 3.

    Bons estudos!
  • O erro está em limitar em 15 a quantidade de Médicos do Trabalho.
    De acordo com a NR 4 - QUADRO II - Dimensionamento dos SESMT, para o Risco 4 o total de Medicos do Tradalho é de:
    - entre 101 e 2000 empregados : 1 médico;
    - 2001 e 3500 empregados : 2 médicos;
    - entre 3501 e 5000 empregados : 3 médicos;
    - acima de 5000 empregados - 3 médicos, somando-se 1 médico para cada grupo de 4000 ou fração acima de 2000 empregados.
  • É sacanagem termos que decorar uma tabela imensa como a da NR-4. Mas, por dedução e bom senso é possível acertar a questão, visto que um número máximo de 15 médicos é extremamente exagerado.
  • Nas empresas com menos de 100 empregados não consta, no quadro II, nenhum médico do trabalho.
    Não existe limite máximo e mínimo, na generalização que a questão colocou.
  • Errado pois empresas de Grau 4 com menos de 100 funcionários não necessita de médico e o número máximo de 15 pode ser superado uma vez que uma empresa com mais de 5 mil funcionários deve possuir 3 médicos, sendo acrescentado um médico para cada grupo de 4 mil ou fração de 2 mil funcionários. Claro que seria um número alto de funcionários, mas é possível, pois na norma nãp fala de número máximo de médicos neste caso.

  • Questão: Errada.

    A NR-04 em seu QUADRO II, não limita e/ou atribui número máximo de médicos, mesmo para o Risco 4:


    4.2.5.2 Para as empresas enquadradas nos graus de risco 2, 3 e 4, o dimensionamento dos serviços referidos no

    subitem 4.2.5 obedecerá o Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos

    empregados de todos os estabelecimentos. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983).


    QUADRO II

    (Alterado pela Portaria SSMT n.º 34, de 11 de dezembro de 1987)

    Grau 4 = 3 Médicos para nº de 3.051 à 5.000 empregados.

    * OBS: Para empresas com mais de 5.000 empregados = 1 Médico adicional para cada grupo de 4.000 ou fração acima de 2.000.

  • Lembrando que a quantidade de profissionais no SESMT dependerá do número de empregados no estabelecimento, e não na empresa como afirma a questão, além do grau de risco da atividade principal.

  • O candidato é obrigado a decorar os anexos das Nr's. Aí é demais!

  • De acordo com o estabelecido no Quadro II da Norma Regulamentadora - NR 4, o número de médicos obrigatórios na empresa varia de acordo com o numero de funcionários, podendo ser de 1 no minimo e de 3 no caso de até 5000 funcionarios com o acréscimo de +1 a cada fração ou grupo de 4000 funcionários.

    Alternativa correta: ERRADO

     
  • A NR 4 não limita quantidade mínima e máxima.


ID
405808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da legislação relacionada à saúde e à segurança no
trabalho, julgue os próximos itens.

Os SESMTs devem ser registrados nas secretarias municipais e(ou) estaduais de saúde e nos órgãos regionais do Ministério do Trabalho e Emprego.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA


    DE ACORDO COM A NR-4

    4.17 Os serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de que trata esta NR
    deverão ser registrados no órgão regional do MTb.
  • como deve ser formalizado o SESMT-> a própria norma define a obrigatoriedade e a forma de registrar e no Ministério de trabalho e emprego MTE . gab errado


ID
483049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tendo por base a legislação sobre saúde do trabalhador vigente
no Brasil, julgue os itens de 49 a 60.

Os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho das empresas que operem em regime sazonal deverão ser dimensionados, tomando por base a média aritmética do número de trabalhadores do ano civil anterior.

Alternativas
Comentários
  • 4.6. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho das empresas que operem em regime sazonal deverão ser dimensionados, tomando-se por base a média aritmética do número de trabalhadores do ano civil anterior e obedecidos os Quadros I e II anexos. 

     


ID
520528
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma indústria, a participação com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e no processo de trabalho, relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores, é atribuição do(a)

Alternativas
Comentários
  • exatamente o item 5.16 - NR 5 que trata das atribuições da CIPA:

     g) participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e rocesso de trabalho relacionados à segurança e a saúde dos trabalhadores.

  • valeu!!


  • 5.16 A CIPA terá por atribuição:

    a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

    b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;

    c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;

    d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

    e) realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas;

    f) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;

    g) participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores;

    h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;

    i) colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;

    j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho;

    l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados;

    m) requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores;

    n) requisitar à empresa as cópias das CAT emitidas;

    o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT;

    p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.


ID
541792
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao exercício da atividade profissional, por parte dos integrantes do SESMT, a NR-4 estabelece que eles

Alternativas
Comentários
  • 4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:



     manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá- la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5; 

  • 4.10. Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.


ID
544984
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Setor de Engenharia de Segurança de uma empresa de montagem de instalações de estruturas metálicas realizou o dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), tomando por base os 550 empregados e as normas vigentes. Obteve assim uma composição com, no mínimo, os seguintes profissionais:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO, o serviço de montagem de instalações de estruturas metálicas tem grau de risco 4. No quadro II, no final da norma, obtem-se o tamanho mínimo da equipe observando esse grau de risco e a coluna nº de empregado: 501 a 1.000:
    1 Engenheiro de Segurança do Trabalho, 4 Técnicos de Segurança do Trabalho, 1 Médico do Trabalho e 1 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
  • Quando vi essa questão, eis as dúvidas que não calavam:
    01) Decorar o Quadro II? É isso mesmo, FCC? Ok...
    02) Agora me diga, FCC: como, me diga, saber que empresa de montagem de instalações de estruturas metálicas tem grau de risco 4? Decorando todo o Quadro I da NR 04? É ISSO MESMO, FCC???
    Daí, a indignação foi passando e cheguei a uma conclusão útil: esta questão se resolve memorizando o Quadro II "apenas", sem ter que saber o Quadro I, ou seja, sem precisar saber do risco associado à atividade. Se a pessoa souber de cor o Quadro II, verá que a única combinação correta é a da letra e), que consta no Quadro II, em sua quarta linha, sexta coluna.
    Bem, o que dá para concluir dessa questão também é que, quanto à FCC, é bom saber os anexos das NRs, pelo menos os menos pesados. Para a ESAF (AFT, em especial), só estudarei os anexos pedidos em edital, como o anexo I e II da NR 17.
    Bons estudos, gente.
  • Caro colega, Gunter Worm
    A questão não é tão dificil. Vamos imaginar que os anexos foram feitos seguindo uma lógica com a realidade.
    Há de se imaginar que em uma obra envolvendo + de 500 funcionários devemos ter pelo menos 1 Eng. Trabalho e 1 Médico do Trabalho
    Naturalmente eles não vão trabalhar sozinhos. Precisaremos adicionar Auxiliares na prevenção (Tec. Seg Trabalho) e auxiliares no socorro (Aux Enf trabalho).
    Por exclusão, a única alternativa que atende o suposto cenário acima que é bem racional, é a Letra e)   Resposta Letra:   e)
  • Poderia dizer o grau de risco. Não é??!

  • Pessoal, dá pra seguir o raciocínio de que a quantidade de médicos e engenheiros devem ser sempre iguais.

  • Leis do Dimensionamento do SESMT

    1 - Técnico de Segurança está em todas;

    2 - Se existir Engenheiro e Médico estão sempre na mesma proporção;

    3 - Somente existe Enfermeiro se tiver Médico;

    4 - Sempre que tiver Auxiliar de Enfermagem terá Engenheiro;

    5 - Enfermeiro somente >3501 (* ou >500 em hospitais);

    6 - Nunca terá mais de 1 Enfermeiro.

  • Tem que decorar todos os CNAE agora?

  • Eu fui eliminando onde tinha enfermeiro do trabalho, que só existe a partir de 3500. Fiquei com 3 alternativas e fui utilizando outros macetes. Decorar tabela? Jamais!!!


ID
548422
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR-4 (SESMT), analisar e registrar em documento específico todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou doença ocupacional, compete ao

Alternativas
Comentários
  • 4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: 
    h) analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s);
  • 4.4.1 Os profissionais integrantes do SESMT devem possuir formação e registro profissional em conformidade com o disposto na regulamentação da profissão e nos instrumentos normativos emitidos pelo respectivo Conselho Profissional, quando existente.

     

    a) engenheiro de segurança do trabalho 

    b) médico do trabalho 

    c) enfermeiro do trabalho

    d) auxiliar de enfermagem do trabalho

    e) técnico de segurança do trabalho

     

    4.12. Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

    a) aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;

    h) analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s);

    i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo a empresa encaminhar um mapa contendo avaliação anual dos mesmos dados à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho até o dia 31 de janeiro, através do órgão regional do MTb;

     

    Letra A


ID
548425
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de Petróleo, de grau de risco 3, com 400 empregados, em seu dimensionamento do SESMT deve conter, obrigatoriamente,

Alternativas
Comentários
  • Conforme estabelecido no quadro II da NR4, as empresas enquadradas no grau de risco 3, estão obrigadas a possuir técnico de segurança a partir de 101 funcionários. Entre 201 e 500 funcionários, é obrigada a possuir 2 técnicos de segurança do trabalho. Entre 500 e 1000 funcionários já exige contratação de eng de segurança em tempo parcial e assim por diante.

  • Uma dica: sempre que for obrigatório a constituição do SESMT, teremos pelo menos um técnico de segurança do trabalho.

    Espero que ajude!

    Bons estudos

  • Complementando a dica da Larissa, o último profissional a entrar no quadro do SESMT será sempre o Enfermeiro do Trabalho. Se tem enfermeiro do trabalho, tem todos os outros profissionais.

     

    Obs: Hospitais e similares com mais de 500 empregados necessitam de ENFERMEIRO em tempo integral.


ID
548428
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com o dimensionamento do SESMT, uma empresa de grau de risco 4, com 1.500 empregados, dispensa a obrigatoriedade de contratação de um

Alternativas
Comentários
  • Fazer a gente decorar os anexos da NR-4 é apelação hein Cesgranrio!!!
  • Enfermeiro será dispensado.

  • Uma forma de sempre lembrarmos, é que o último cargo a ser preenchido é sempre o de enfermeiro do trabalho e seu quantitativo nunca é superior a 1.

  • ENFERMEIROS SÓ APARECEM A PARTIR DE 3501 A 5000

    Para todos os riscos


ID
562210
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para empresas de graus de risco (3 e 4) e (1 e 2), segundo o quadro 1 da NR 4, o exame médico demissional deixa de ser obrigatório, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado, respectivamente, a menos de

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

     

    7.4.3.5 No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:



     135  dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4;


     90 dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4.

  • Realmente não tinha observado isso, eu marquei errado por não ter visto erro na gramática! Mas agora entendi!

  • boooooa!!!

  • A questão exige do candidato conhecimento acerca das disposições contidas na NR-7, que versa sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO.

    Ressaltamos que o texto atual desta NR estará vigente até a dia 02/01/2022, nos termos da Portaria SEPRT 8.873 de 23 de julho de 2021.

    De acordo com a NR-7:

    7.4.1 O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:

    a) admissional;

    b) periódico;

    c) de retorno ao trabalho;

    d) de mudança de função;

    e) demissional. 

    Na nova NR-07, por exemplo, o exame de mudança de função passará a ser chamado de exame de mudança de riscos ocupacionais.

    De acordo com a NR-7 vigente, o PCMSO deve incluir a realização obrigatório dos seguintes exames, entre outros:

    Demissional: será obrigatoriamente realizada em até 10 (dez) dias contados a partir do término do contrato, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

    • 135 dias (grau 1 ou 2) e
    • 90 dias (grau 3 ou 4).

    Portanto, a alternativa correta é a letra "e" que trouxe os seguintes prazos: 90 dias e 135 dias.

    GABARITO: LETRA E

  • Com certeza. Para ser "milhares", tem de ser pelo menos 2 mil pessoas mortas por carros todos os anos. Para ser "milhões". este número passaria para 2 milhões de pessoas. Uma diferença de, pelo menos, 1.998.000 pessoas assassinadas.

  • Com certeza. Para ser "milhares", tem de ser pelo menos 2 mil pessoas mortas por carros todos os anos. Para ser "milhões". este número passaria para 2 milhões de pessoas. Uma diferença de, pelo menos, 1.998.000 pessoas assassinadas.


ID
563800
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando-se o dimensionamento dos profissionais de enfermagem de nível médio inseridos no Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho (SEST), por empresa com 5.000 empregados e em conformidade com os grupos B e C, quantos auxiliares estarão sob a supervisão do enfermeiro do trabalho?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está errada não? O que vocês acham?

  • Depois dessa, fui!

  • GAB. B

    Grupos B e C - 5000 empregados - 2 auxiliares sob a supervisão do enfermeiro (nível médio) do trabalho.

    Quadro II

    Dimensionamento, por estabelecimento, dos profissionais de nível médio

    Grupo A

    Faixa 101 a 250 - Nada

    Faixa 251 a 500 - Nada

    Faixa 501 a 1000 - 1 Técnicos

    Faixa 1.001 a 2000 - 1 Auxiliar 1 Técnico

    Faixa 2.001 a 3.500 - 1 Auxiliar 2 Técnico

    Faixa 3.501 a 5.000 - 1 Auxiliar 4 Técnico

    Faixa Para cada grupo de 4.000 ou fração acima de 5.000 - 1 Auxiliar 1 Técnico

    Grupo B

    Faixa 101 a 250 - Nada

    Faixa 251 a 500 - 1 Técnicos

    Faixa 501 a 1000 - 2 Técnicos

    Faixa 1.001 a 2000 - 1 Auxiliar 3 Técnico

    Faixa 2.001 a 3.500 - 1 Auxiliar 4 Técnico

    Faixa 3.501 a 5.000 - 2 Auxiliar 6 Técnico

    Faixa Para cada grupo de 4.000 ou fração acima de 5.000 - 1 Auxiliar 2 Técnico

    Grupo C

    Faixa 101 a 250 - 1 Técnicos

    Faixa 251 a 500 - 2 Técnicos

    Faixa 501 a 1000 - 1 Auxiliar 3 Técnico

    Faixa 1.001 a 2000 - 1 Auxiliar 4 Técnico

    Faixa 2.001 a 3.500 - 2 Auxiliar 6 Técnico

    Faixa 3.501 a 5.000 - 2 Auxiliar 6 Técnico

    Faixa Para cada grupo de 4.000 ou fração acima de 5.000 - 1 Auxiliar 3 Técnico

  • Ana Menezes, eu acho que está errada sim... A resposta seria 1

  • Qual a fonte Bruno Moura?

  • Priscila Dayane, a referência foi Portaria Nº 10, de 6 de Abril de 2000.
    Quadro II

    Dimensionamento, por estabelecimento, dos profissionais de nível médio
    http://www.areaseg.com/normas/leis/p_10_06042000.html


ID
563815
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa produtora de produtos petroquímicos básicos, grau de risco 3, com 450 empregados no estabelecimento, deve apresentar, em seus quadros, para o dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o

Alternativas

ID
563944
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Serviço Especializado em Engenharia e Saúde do Trabalho (SEST) tem mútuas vantagens para os trabalhadores e para a empresa. Dentre as vantagens para o trabalhador, tem-se

Alternativas

ID
566863
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando-se o dimensionamento dos profissionais de nível superior, integrantes do Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador, as ações assistenciais do auxiliar de enfermagem do trabalho serão coordenadas pelo enfermeiro do trabalho, quando a empresa estiver caracterizada como do grupo

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem alguma base teórica para responder essa questão??

    A primeira dedução é a de que, pela NR 4, apenas empresas que possuem de 3501 a 5000 empregados devem possuir auxiliar de enfermagem do trabalho. Assim, as assertivas a), b) e c) são excluídas.

    Em relação às classificações das empresas pelos riscos A, B e C, a única coisa que encontrei foi isso:

    Numa divisão teórica, os riscos podem ser, genericamente, reunidos em três grupos:
    “A” – Mecânicos – englobando os riscos que possam causar contusão, fratura, perfuração, corte, escoriação, abrasão, queimaduras térmicas e químicas e choque elétrico;
    “B” – Ergonômicos – agentes e condições de trabalho capazes de causar lesões musculoesqueléticas e esforços visual e intelectual;
    “C” – Químicos, Físicos e Biológicos – englobando os agentes ambientais que possam ser inalados, engolidos ou absorvidos pela pele, ruído, vibrações, calor,frio, radiações ionizantes e não ionizantes, pressões anormais (acima da atmosférica) e agentes biológicos infectocontagiantes.

    Agora, porque a correta é a alternativa e) e não a d), não sei dizer.
     
  • Essa questão é maldosa... Mas a resposta está relacionada ao profissional de nível superior que supervisiona o técnico de enfermagem. No caso, o enfermeiro. A,B,C,D corresponde ao grau de risco, respectivamente, 1,2,3,e 4. Assim, somente a letra E corresponde ao enfermeiro. Pois enfermeiro é obrigado  quando há de 3501 a 5000, em tempo integral. A letra  desta errada pois o enfermeiro estaria em tempo parcial.

  • Exceto em clínicas, hospitais, maternidades, só é necessário a contratação do enfermeiro do trabalho, acima de 3501 funcionários.

    De acordo com a NR 4, da Portaria nº 3.214/78, as empresas deverão manter, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho., a questão substituiu grau de risco 1,2,3 e 4 por sequencial A, B, C, D...passível de contestação.Mas a resposta seria letra E, mesmo. Apenas peloc ritério de exclusão do dimensionamento do quadro II NR4.
  • Aí me caem os butiás do bolso.

    Gabarito: e)

  • Questão passiva de anulação.

     

    Segundo a NR-04 os graus de riscos são definidos por números 1, 2, 3 e 4. Não conheço literatura alguma com classificação de ricos A, B, C e D.


ID
566866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Empresas que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho devem manter nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, conforme determinação da NR 04, opcionalmente, o profissional

Alternativas
Comentários
  • Alternatica D.

    Pegadinha da Cesgranrio. O termo opcionalmente leva o candidato a pensar em algum dos profissionais citados na NR 04 que possam ser contratados de forma opcional. Porém não existe essa condição descrita na norma. Para responder a questão se tem que dominar os profissionais que são de contratação obrigatória pela NR 04. Assim dessa maneira o único profissional não citado na norma é o assistente social. 

ID
586675
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança, e em Medicina do Trabalho (SESMT), a NR-4 estabelece que

Alternativas
Comentários
  • B) As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.


    C) 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.


    D) 4.3 As empresas enquadradas no grau de risco 1 obrigadas a constituir Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e que possuam outros serviços de medicina e engenharia poderão integrar estes serviços com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho constituindo um serviço único de engenharia e medicina.


    E) 4.2.1 Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de 1 (um) mil  empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como  estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.


ID
599158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As empresas privadas e públicas e os órgãos públicos da administração direta e indireta que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem constituir SESMTs, consoante critérios explicitados em NR do MTE. Acerca desse assunto, julgue os itens.

Os integrantes do SESMT que promovam orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais por meio de campanhas de curta duração ao longo do ano não cumprem parte de suas atribuições.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva Errada.

    Conforme texto da NR 04, no seu item 4.1. haverá a obrigatoriedade para o estabelecimento de SESMT em empresas e órgãos públicos da administração direta e indireta. No item 4.12, a NR coloca que é uma das funções do SESMT a orientação de trabalhadores tanto por meio de campanhas quanto por meio de programas de duração permanente.
  • Perfeito o que o Paulo colocou, mas entre nós: a redação desta questão está péssima -  vírgulas após as palavras "SESMT" e "ano" deixariam o texto corretamente pontuado e, consequentemente, mais claro. 
  • Acredito que o gabarito esteja equivocado.....

    4.12. Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

    f) promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente;

     

    Logo...."campanhas de curta duração ao longo do ano"..... realmente não cumprem as Normas do MTE.

    Na minha opinião o Gabarito deveria ser: CERTO

  • AFT - Projeto

    Campanha é diferente de programa.

    Ex.:

    Campanhas:

    SIPAT (curta duração; período de 1 semana)

    Campanha de combate ao tabagismo (curta duração)

    Campanha de direção defensiva (curta duração)

    Programas:

    PPR: Programa de Proteção Respiratória

    PCA: Programa de Conservação Auditiva

    PPPA: Programa de Prevenção de Perdas Auditivas

    PPRA;

    PCMSO.


ID
599161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As empresas privadas e públicas e os órgãos públicos da administração direta e indireta que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem constituir SESMTs, consoante critérios explicitados em NR do MTE. Acerca desse assunto, julgue os itens.

As empresas que desenvolvem suas atividades em um mesmo centro comercial podem constituir SESMT comum, organizado pelas próprias empresas interessadas, desde que haja previsão nesse sentido nos acordos coletivos de trabalho das categorias envolvidas.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta.

    Texto da questão é um resumo do item 4.14.4. da NR 04. Pode-se incluir também, além do centro comercial, o pólo industrial nessa situação.

  • NR 4

    4.14.4.As empresas que desenvolvem suas atividades em um mesmo pólo industrial ou comercial podem constituir SESMT comum, organizado pelas próprias empresas interessadas, desde que previsto nas Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho das categorias envolvidas. 
  • 4.14.4 As empresas que desenvolvem suas atividades em um mesmo polo industrial ou comercial podem constituir SESMT comum, organizado pelas próprias empresas interessadas, desde que previsto nas Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho das categorias envolvidas.


ID
599164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As empresas privadas e públicas e os órgãos públicos da administração direta e indireta que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem constituir SESMTs, consoante critérios explicitados em NR do MTE. Acerca desse assunto, julgue os itens.

Se determinada empresa possuir duas unidades de fábrica – a matriz M1, com grau de risco 2 e a filial F1, com grau de risco 3 e 20% maior em termos de quantitativo de empregados –, considerando que ambos os estabelecimentos estarão enquadrados em NR específica para obrigatoriedade de constituir SESMT, o dimensionamento desses SESMTs deverá obedecer à gradação de risco da matriz.

Alternativas
Comentários
  • O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
    vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento,
    constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (Alterado pela Portaria SSMT
    n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • Deve -se levar em conta o de maior risco ocupacional.
  • Assertiva errada.

    A questão utiliza o termo "deverá" para o dimensionamento do SESMT das unidades. Não existe obrigatoriedade para que os SESMT sejam constituídos em conjunto. Cada unidade poderá constituir SESMT próprio. Além disso a questão não informa distância entre as unidades para que se possa garantir a possibilidade de constituição de SESMT único. 
  • Na NR 4 fala em 50% e na questão tem 20%. Alguém pode me explicar melhor? Se puder, deixa um comentário no meu perfil. Obrigada!

     4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.
  • Carolina,

    Como o Paulo comentou perfeitamente acima, o SESMT pode ser elavorado para cada estabelecimento, isoladamente, como também ser único (dentro de uma distância de 5 km entre matriz e filial). Então, o "deverá odebecer" da questão torna-a errada.

    Mas, caso opte-se pela elaboração de um SESMT único e centralizado, neste caso, ele deve ser dimensionado em função da gradação de risco da Matriz.

    Corrijam-me se estiver errado.

    Grato
  • M1 + M2 = 100%

    M2 = M1 x 1,2

    Definimos que M1 tem 100 empregados

    M2 = 100 x 1,2 --> M2=120

    ou seja a M2 tem mais empregados o qual deve prevalecer o grau de risco maior.

  • Se determinada empresa possuir duas unidades de fábrica – a matriz M1, com grau de risco 2 e a filial F1, com grau de risco 3 e 20% maior em termos de quantitativo de empregados –, considerando que ambos os estabelecimentos estarão enquadrados em NR específica para obrigatoriedade de constituir SESMT, o dimensionamento desses SESMTs deverá obedecer à gradação de risco da matriz.

    - matriz M1, com grau de risco 2

    - filial F1, com grau de risco 3

    Grau de risco 3 > grau de risco 2, assim deverá obedecer à gradação de risco da FILIAL e não da matriz.

    QUESTÃO ERRADA.


  • Suponha que a Matriz, com grau de risco 2, possua hipoteticamente 100 empregados.

     

    Portanto, a Filial com grau de risco 3, deve possuir 120 empregados(20% a mais)

     

    O total de empregados desta empresa, portanto, é de 220(matriz + filial) 

     

    50% do total de empregados desta empresa, sao 110 empregados. 

     

    Ora, se 120 empregados(mais de 50%) exercem atividade em estabelecimento cujo grau de risco é superior ao da atividade principal, o dimensionamento do SESMT é feito em funçao do maior grau de risco. 

     

    Obviamente, sendo um raciocinio matematico, se aplica corretamente à qualquer valor hipotetico de empregados. Pegadinha do CESPE! 

     

    4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou
    setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar
    os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau
    de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.

  • Devevá obedecer à gradação de risco da atividade principal (CNAE).

  • Errado, pois cada uma tem a obrigação de constituir o sesmt, diferente de quando uma delas tem que ter sesmt e a outra não,.... nesse caso o estabelecimento que não for obrigado será atendido pelo estabelecimento que é obrigado.

    essa parada de 50% e tal... só funciona para o mesmo estabelecimento ou setor e ai estamos falando de estabelecimentos diferentes...

    -----As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.


ID
599167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As empresas privadas e públicas e os órgãos públicos da administração direta e indireta que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem constituir SESMTs, consoante critérios explicitados em NR do MTE. Acerca desse assunto, julgue os itens.

Se a empreiteira X, que não tem obrigatoriedade de criar SESMT, for contratada para prestar serviços à empresa Y, que tem SESMT constituído, e se esses serviços forem prestados no estabelecimento de Y, então a empresa Y poderá estender a assistência do seu SESMT aos empregados da empresa contratada, desde que isso esteja previsto em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta. 

    Texto relacionado ao conhecimento da NR 04. Essa no seu item 4.5.3. dispõe praticamente o texto da questão. Quando uma empresa prestar trabalhos no ambiente de outra, e não precisar de SESMT constituído, a empresa contratante poderá estender a assistência do SESMT para a contratada. Na prática isso ocorre quase de forma automática, uma vez que a empresa deve se adequar às normas existentes na empresa contratante. 
  • 4.14.3 As empresas de mesma atividade econômica, localizadas em um mesmo município, ou em municípios limítrofes, cujos estabelecimentos se enquadrem no Quadro II, podem constituir SESMT comum, organizado pelo sindicato patronal correspondente ou pelas próprias empresas interessadas, desde que previsto em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. 
     
    4.14.3.1 O SESMT comum pode ser estendido a empresas cujos estabelecimentos não se enquadrem no Quadro II, desde que atendidos os demais requisitos do subitem 4.14.3. 
  • NR - 4

    4.5.3 A empresa que contratar outras para prestar serviços em seu estabelecimento pode constituir SESMT comum para assistência aos empregados das contratadas, sob gestão própria, desde que previsto em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.


  • PELO MEU ENTENDIMENTO A QUESTÃO ESTÁ ERRADA!

    A questão não trata do SESMT COMUM SOB GESTÃO DA CONTRATANTE, pois neste caso não seria "estender a assistência do SESMT para a contratada", mas sim a criação de um outro SESMT considerando apenas o somatório dos empregados das contratadas que prestam serviços naquele estabelecimento. Ou seja, a contratante tem um SESMT para atender as seus empregados e cria outro SESMT para atender apenas aos empregados das contratadas, nesse caso é exigido previsão em convenção ou acordo coletivo (NR 4, item 4.5.3). 

    No caso em tela, trata-se de uma OBRIGAÇÃO e não uma opção e a norma não exige previsão em acordo ou convenção coletiva.

    Vejamos o que diz a norma:

    4.5. A empresa que contratar outra(s) para prestar serviços em estabelecimentos enquadrados no Quadro II, anexo, DEVERÁ estender a assistência de seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho aos empregados da(s) contratada(s), sempre que o número de empregados desta(s), exercendo atividade naqueles estabelecimentos, não alcançar os limites previstos no Quadro II, devendo, ainda, a contratada cumprir o disposto no subitem 4.2.5.

    4.5.1 Quando a empresa contratante e as outras por ela contratadas não se enquadrarem no Quadro II, anexo, mas que pelo número total de empregados de ambos, no estabelecimento, atingirem os limites dispostos no referido quadro, deverá ser constituído um serviço especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comum, nos moldes do item 4.14.

     4.5.2 Quando a empresa contratada não se enquadrar no Quadro II, anexo, mesmo considerando-se o total de empregados nos estabelecimentos, a contratante deve estender aos empregados da contratada a assistência de seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, sejam estes centralizados ou por estabelecimento.

    4.5.3 A empresa que contratar outras para prestar serviços em seu estabelecimento pode constituir SESMT comum para assistência aos empregados das contratadas, sob gestão própria, desde que previsto em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. (Aprovado pela Portaria SIT n.º 17, de 1o de agosto de 2007)

  • Gab: Errado

     

    4.5. A empresa que contratar outra(s) para prestar serviços em estabelecimentos enquadrados no Quadro II, anexo, deverá estender a assistência de seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho aos empregados da(s) contratada(s), sempre que o número de empregados desta(s), exercendo atividade naqueles estabelecimentos, não alcançar os limites previstos no Quadro II, devendo, ainda, a contratada cumprir o disposto no subitem 4.2.5.  (Atualmente não há exigência de acordo coletivo).

     

    4.5.2. Quando a empresa contratada não se enquadrar no Quadro II, anexo, mesmo considerando-se o total de empregados nos estabelecimentos, a contratante deve estender aos empregados da contratada a assistência de seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, sejam estes centralizados ou por estabelecimento. (104.016-2 / I1) (Atualmente não há exigência de acordo coletivo). 

  • Matheus, por gentileza, em qual fonte você retirou a informação de que hoje  não há exigência de acordo coletivo)?

    Pesquisei no site do MTE e não encontrei nenhuma alteração na norma. Se tiver isto, compartilhe conosco. Valeu!

  • NR 04 (Última atualização em 29/04/2016) Grifos meus:

    4.5.3 A empresa que contratar outras para prestar serviços em seu estabelecimento PODE constituir SESMT comum para assistência aos empregados das contratadas, sob gestão própria, desde que previsto em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

    4.5.3.1 O dimensionamento do SESMT organizado na forma prevista no subitem 4.5.3 deve considerar o somatório dos trabalhadores assistidos e a atividade econômica do estabelecimento da contratante. 

    4.5.3.2 No caso previsto no item 4.5.3, o número de empregados da empresa contratada no estabelecimento da contratante, assistidos pelo SESMT comum, não integra a base de cálculo para dimensionamento do SESMT da empresa contratada. 

    4.5.3.3 O SESMT organizado conforme o subitem 4.5.3 (COMUM) deve ter seu funcionamento avaliado semestralmente, por Comissão composta de representantes da empresa contratante, do sindicato de trabalhadores e da Delegacia Regional do Trabalho, ou na forma e periodicidade previstas na Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. 

  • Para mim, nesta situação, e segundo à norma, a empresa Y não tem a possibilidade de querer ou não estender a assistência do seu SESMT, ela DEVE, não há Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

    4.5. A empresa que contratar outra(s) para prestar serviços em estabelecimentos enquadrados no Quadro II, anexo, DEVERÁ estender a assistência de seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho aos empregados da(s) contratada(s), sempre que o número de empregados desta(s), exercendo atividade naqueles estabelecimentos, não alcançar os limites previstos no Quadro II, devendo, ainda, a contratada cumprir o disposto no subitem 4.2.5.

    E se a empresa Y não quiser prestar assistência? A empresa X ficará desamparada?


ID
599173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As empresas privadas e públicas e os órgãos públicos da administração direta e indireta que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem constituir SESMTs, consoante critérios explicitados em NR do MTE. Acerca desse assunto, julgue os itens.

O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho, como integrantes do SESMT legalmente constituído, devem dedicar 8 e 6 horas por dia, respectivamente, para as atividades desses serviços especializados.

Alternativas
Comentários
  • Pela Nr - 04 tanto os técnicos de Segurança como o auxiliar de Enfermagem do Trabalho devem dedicar-se 08 horas diárias.
  • Segundo NR-4

    4.9.
     O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor. (104.020-0 / I1)

    Ou seja, apenas os profissionais de nível superior têm jornada de 3 à 6 horas por dia, quando integrantes do SESMT.
  • Gabarito: Errado

     

    Carga Horária: Mínimo: 3h / Máximo: 6h

    * Engenheiro de segurança do trabalho

    * Médico do trabalho

    * Enfermeiro do trabalho deverão dedicar

     

    Carga Horária: 8h 

    * Técnico de Segurança do Trabalho

    * Auxiliar de Enfermagem do Trabalho


ID
662077
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a Norma Regulamentadora no 04 - NR 04 - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT e anexo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) 4.3 As empresas enquadradas no grau de risco 1 obrigadas a constituir Serviços Especializados em Engenharia 

    de Segurança e em Medicina do Trabalho e que possuam outros serviços de medicina e engenharia poderão 

    integrar estes serviços com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho 

    constituindo um serviço único de engenharia e medicina. 

    b) 4.10 Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras 

    atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de 

    Segurança e em Medicina do Trabalho. 

    c) 4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do 

    Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a 

    ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil 

    metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o 

    subitem 4.2.2. 

    d) Correta

    e) 4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados 

    por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro 

    do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II, anexo.  


  • letra D)

    4.6. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho das empresas que operem em regime sazonal deverão ser dimensionados, tomando-se por base a média aritmética do número de trabalhadores do ano civil anterior e obedecidos os Quadros I e II anexos


ID
672634
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a norma de Serviços Especializados em Engenharia e em Medicina do Trabalho, a empresa poderá constituir SESMT centralizado dimensionando-o em função do total de empregados e do risco para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela. Esta centralização somente será possível se a distância percorrida entre o local de implantação do serviço e cada um dos demais pontos não ultrapasse a

Alternativas
Comentários
  •  

    5.000 metros.


ID
725077
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre os profissionais que integram os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, é correto afirmar:

Alternativas

ID
727600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com o objetivo de ampliar seus negócios, determinada empresa pretende inaugurar uma nova unidade em uma cidade vizinha,situada no mesmo estado. Para isso, a empresa terá de construir novas instalações prediais e industriais, comprar novos equipamentos e contratar funcionários capacitados.

Com base na situação hipotética mencionada e na NR 4, julgue os itens subsequentes, relativos aos serviços especializados em engenharia
e em medicina do trabalho.

Durante os períodos da preparação do terreno e do canteiro de obras, a empresa terá, obrigatoriamente, de disponibilizar, em tempo integral, para realizar serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho no local, um empregado devidamente habilitado para tal, desde que existam no local até cem trabalhadores em operação, entre empregados e terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Correta. Ver ítem 4.2.1 NR-4.
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, decorar numero de tabela!!!! nao falta mais nada!!!!
  • A jeito é engolir a tabela antes de ir para a prova. 
  • Isso e para medir se o candidato tem memória fotográfica kkkkkkkkk

  • Dá pra resolver com o QUADRO I e II da NR-4, somente! rs

    Tem que saber tudo! melhor deixar em branco, mais vamos lá.

    43.91-6 Obras de fundações, Demolição e preparação de canteiros de obras, Demolição e preparação do terreno 

    (grau de risco 4)

    de 50 a 100 = um técnico de segurança do trabalho (tempo integral)

    de 101 a 250 = dois técnicos de segurança do trabalho (tempo integral) e um Engenheiro Seg. Trabalho (tempo parcial).


  • Pra mim, isso não é medir conhecimento...Mas, manda quem pode, obedece quem tem juízo...rssr


  • Pessoal, não se desesperem... Tem que pegar o jeito da banca, não precisa decorar a tabela, mas se atentar a alguns detalhes dela e focar isso. Como por exemplo nesta questão! Vejam a tabela II da NR 4, de maneira ampla, e observem a partir de qtos empregados se exigem a formação do SESMT, observem também outros detalhes gerais.Outras questões seguem o mesmo estilo de pergunta. Assim, resolvendo-as, ganha-se segurança pra responder e iremos atingir nosso objetivo... TMJ! Deus nos abençoe nesta caminhada!

  • Quando o enunciado fala em até 100 trabalhadores, ele não estipula o mínimo, só o máximo. E se tiver na realidade menos de 50 trabalhadores? Nesse caso não precisaria de Sesmt. Me compliquei por isso.

  • a tabela até consegui decorar, mas fiquei na duvida sobre isso:

    Durante os períodos da preparação do terreno e do canteiro de obras, a empresa terá, obrigatoriamente, de disponibilizar, em tempo integral, para realizar serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho no local, um empregado devidamente habilitado para tal, desde que existam no local até cem trabalhadores em operação, entre empregados e terceiros.

  • E se houver menos de 50 funcionários?

  • Correto!

    Construção civil: grau da risco 4

    SESMT: 1 técnico em segurança do trabalho (até cem empregados)

    Mas quase caí nessa pegadinha kkk

  • Que questão espertinha!! Tentei seguir a lógica, achando que teria nesse tipo de condições funcionários que não eram em períodos integrais, mas acabei não vendo que era 1 (hum) apenas integral. aiaiai


ID
727603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com o objetivo de ampliar seus negócios, determinada empresa pretende inaugurar uma nova unidade em uma cidade vizinha,situada no mesmo estado. Para isso, a empresa terá de construir novas instalações prediais e industriais, comprar novos equipamentos e contratar funcionários capacitados.

Com base na situação hipotética mencionada e na NR 4, julgue os itens subsequentes, relativos aos serviços especializados em engenharia
e em medicina do trabalho.

Se a nova unidade da empresa situar-se em um raio de até dez quilômetros de onde se localiza sua unidade matriz, a constituição de uma nova equipe de serviços especializados em engenharia e em medicina do trabalho não será obrigatória.

Alternativas
Comentários
  • Assertativa Errada.

    Conforme texto da NR 04, no seu item 4.2.3 se pode depreender claramente que a distância máxima para essa situação é de 5000 mil metros. Portanto cabe apenas o entendimento do texto da norma para compreensão de que a questão está errada. 
  • 4.2.3  A  empresa  poderá  constituir  Serviço  Especializado  em  Engenharia  de  Segurança  e  em  Medicina  do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

ID
727606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com o objetivo de ampliar seus negócios, determinada empresa pretende inaugurar uma nova unidade em uma cidade vizinha,situada no mesmo estado. Para isso, a empresa terá de construir novas instalações prediais e industriais, comprar novos equipamentos e contratar funcionários capacitados.

Com base na situação hipotética mencionada e na NR 4, julgue os itens subsequentes, relativos aos serviços especializados em engenharia
e em medicina do trabalho.

A empresa deverá acompanhar os trabalhos realizados nos canteiros de obras da nova unidade, prestando serviços especializados em engenharia e em medicina do trabalho a todos os seus empregados, bem como aos empregados das empresas contratadas e aos trabalhadores temporários eventualmente contratados para trabalhar nesses canteiros.

Alternativas
Comentários
  • Assertativa Errada. 

    A empresa pode constituir o SESMT para atender as contratadas, porém não existe a obrigatoriedade. O item 4.5.3 da NR 04 é claro e refere-se ao termo "pode" não deixando como obrigatória essa situação. Na prática é do interesse da empresa que as terceirizadas prestadores de serviços contínuos tenham os mesmos moldes de trabalho de seu departamento de segurança.
  • Questão esquisita. 
    Apesar de a empresa não ser obrigada, em todos os casos, a estender seus serviços a contratada (como sugere a questão), não cabe à empresa decidir livremente sobre isso. Se enquadrando na situação ela deve estender ou não.
    Vejam só.
    Item 4.5: A empresa que contratar outra para prestar serviços em estabelecimentos enquadrados no Quadro de Dimensionamento, deverá estender a assistência de seus SESMT aos empregados da contratada, sempre que o número de empregados desta, exercendo atividade naqueles estabelecimentos, não alcançar os limites previstos no Quadro II, devendo, ainda, a contratada cumprir o disposto no subitem 4.2.5.
    4.5.1 Quando a empresa contratante e as outras por ela contratadas não se enquadrarem no Quadro de Dimensionamento, mas que pelo número total de empregados de ambos, no estabelecimento, atingirem os limites dispostos no referido quadro, deverá ser constituído um SESMT comum.
    Outra obrigatoriedade da empresa:
    4.5.2 Quando a empresa contratada não se enquadrar no Quadro de Dimensionamento, mesmo considerando-se o total de empregados nos estabelecimentos, a contratante deve estender aos empregados da contratada a assistência de seus SESMT, sejam estes centralizados ou por estabelecimento
    E ainda, o SESMT comum só poderá existir se estiver estabelecido em ACT ou CCT:
    4.5.3 A empresa que contratar outras para prestar serviços em seu estabelecimento pode constituir SESMT comum para assistência aos empregados das contratadas, sob gestão própria, desde que previsto em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho
  • 1º - O texto associado à questão fala que uma empresa quer ampliar seus negócios necessitando construir instalações PREDIAIS e INDUSTRIAIS (percebe-se que se trata de uma INDÚSTRIA que contratará uma empresa de ENGENHARIA).

    2º - A questão faz referência à CANTEIRO DE OBRA, o qual é estabelecimento de EMPRESA DE ENGENHARIA (4.2.1) e não da empresa contratante, pois seu dimensionamento está todo de acordo com a gradação do risco da atividade de construção civil.

    3º - A empresa de engenharia é a responsável pelo CANTEIRO DE OBRA, sendo a responsável por constituit o SESMT e ela que deverá estender seus serviços a quem estiver trabalhando no canteiro.

    Como a questão  refere-se à empresa que está aumentando as suas instalações, ou seja, a contratante, e não à empresa contratada (engenharia), o resposta é ERRADO.

    Analisar a questão pelo lado do SESMT COMUM leva o candidato a optar pela alternativa CERTO, levando a errar a questão...
  • questão muito esquisita!!!!

    *** o canteiro e na cidade vizinha ( o que necessariamente nao garante que seja no mesmo estado, o q faria o canteiro nao ser considerado estabelecimento)
    *** nao fala também do numero de trabalhadores da contratada, sendo q a empresa so deve estender seu SESMT qdo a empresa contratada não tiver numero minimo suficiente para contituir SESMT proprio!!

    enfim, a questão esta errada, mas achei a mesma muito mal formulada, tipo da questão que não avalia nada!!!!
  • O comentário do Thiago é bem esclarecedor, vale a pena ler.

  • Achei o comentário do Paulo Elias Scur mais conciso.

  • Achei o comentário do Paulo Elias Scur mais conciso.

  • Achei o comentário do Paulo Elias Scur mais conciso.


ID
730609
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento. Em todos os graus de risco, o profissional que deve integrar necessariamente o SESMT em maior número é o

Alternativas
Comentários
  • Letra E porque analisando o Quadro II da NR 4, em todos os casos em que é necessária a formação de uma equipe, sempre há pelo menos um ténico de segurança do trabalho.

ID
783793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um tribunal de justiça, com 200 servidores efetivos, celebrou contrato, mediante idônea licitação, por empreitada global, com empresa construtora para expansão predial da atual sede, cuja obra durará dois anos com número constante de 250 trabalhadores. A obra foi registrada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pelo código n.0 41.20.4 (construção de edificações) com risco 3, segundo a Norma Regulamentadora — 4(NR4) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a resposta não tem nada a ver com NR 4, sacanagem essa questão

  • Pegadinha. O falatório sobre NR-04 nesta questão é só pra complicar a cabeça. 


ID
828970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) e
coletivos (EPC), julgue os itens a seguir.

Os integrantes do SESMT, como representantes do empregador, devem orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, a guarda e a conservação dos EPIs.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:

    d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

    Fonte: Portaria MTb n.º 877, de 24 de outubro de 2018


ID
829369
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um dos critérios de avaliação da Estatística Anual de Acidente do Trabalho é o Índice de Gravidade. Baseado no Quadro III da NR 4 (Serviços Especializados e Segurança e Medicina do Trabalho) um dos critérios do Índice de Gravidade é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da banca: Letra C.

  • Essa questão esta mal formulada ...


    primeiro ele esta falando da taxa de gravidade que corresponde a letra C da NBR 14280


    o Índice de Gravidade que na verdade o nome correto seria "Índice de Avaliação da Gravidade (IAG)" que a NR 4 menciona a reposta seria: "Dias perdidos x dias debitados dividido por número de acidentes."


    questão plausível de anulação


ID
831613
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a Norma Regulamentadora NR-4, que trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentário por letra
    a) Todo o ônus decorrente da instalação e manutenção do SESMT é devido ao empregador.
    Correta conforme i item 4.11
    4.11 Ficará por conta exclusiva do empregador todo o ônus decorrente da instalação e manutenção dos Serviços
    Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

    b) Os SESMT de empresas oficiais do Estado estão dispensados de registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
    Errada. Não há exceçao, conforme o item abaixo

    4.17 Os serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de que trata esta NR deverão ser registrados no órgão regional do MTb.
    c) O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho em nível de pós-graduação não pode certificar um arquiteto.
    Errada. Conforme NR transcrita abaixo:
    4.4.1 Para fins desta NR, as empresas obrigadas a constituir Serviços Especializados em Engenharia de
    Segurança e em Medicina do Trabalho deverão exigir dos profissionais que os integram comprovação de que satisfazem os seguintes requisitos:
    a) Engenheiro de Segurança do Trabalho - engenheiro ou arquiteto portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de pós-graduação;

    d) O dimensionamento dos SESMT independe do grau de risco da empresa.
    Errada. Conforme NR transcrita abaixo:

    e) O enfermeiro do trabalho deverá dedicar, no mínimo, 6 (seis) horas por dia para as atividades do SESMT.
    Errada no mínimo 3h. Conforme NR transcrita abaixo:
    4.17.1 O registro referido no item 4.17 deverá ser requerido ao órgão regional do MTb e o requerimento deverá conter os seguintes dados: (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
    c) número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento;
    4.9 O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor.

ID
846337
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Ao ser indagado pelo colaborador sobre as competências do SESMST (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), o auxiliar de
enfermagem orienta que, dentre as ações desenvolvidas pelos membros que compõem esse serviço, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • NR 4


    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:


    promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente; 

  • 4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de

    Segurança e em Medicina do Trabalho: (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de

    outubro de 1983)

    a) aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao

    ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e

    equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do

    trabalhador;

    b) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e

    este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de

    Proteção Individual - EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a

    concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija;

    c) colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e

    tecnológicas da empresa, exercendo a competência disposta na alínea "a";

    d) responsabilizar-se tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto

    nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos;

    e) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas

    observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5;

    f) promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto

    através de campanhas quanto de programas de duração permanente;

  • g) esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças

    ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção;

    h) analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na

    empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença

    ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença

    ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s)

    indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s);

    i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças

    ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos

    nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo o empregador

    manter a documentação à disposição da inspeção do trabalho; (Alterado pela Portaria

    MTE n.º 2.018, de 23 de dezembro de 2014)

    j) manter os registros de que tratam as alíneas "h" e "i" na sede dos Serviços Especializados

    em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ou facilmente alcançáveis a

    partir da mesma, sendo de livre escolha da empresa o método de arquivamento e

    recuperação, desde que sejam asseguradas condições de acesso aos registros e

    entendimento de seu conteúdo, devendo ser guardados somente os mapas anuais dos

    dados correspondentes às alíneas "h" e "i" por um período não inferior a 5 (cinco) anos;

    l) as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de

    Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não

    seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a

    elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios

    que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste

    ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.


ID
851014
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É obrigatória a inclusão de profissionais da área de enfermagem na equipe de saúde ocupacional dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
O dimensionamento de profissionais de nível médio

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NR 4, o dimensionamento dos profissionais que compõem o SESMT de uma empresa baseia-se no número de empregados na empresa e do grau de risco da atividade exercida. 

    http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/05/mtb/4.htm
  • 4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

    vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento,

    constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR.


  • "Gradação do risco da atividade principal" eles colocam incompleta e temos e assimilar a mais certa.


ID
857305
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a legislação vigente sobre os Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, é correto afirmar que

Alternativas

ID
857341
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa, o registro mensal dos dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade é de competência

Alternativas

ID
867016
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere uma empresa que atua na área da construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e possui 4.775 trabalhadores. Para o adequado dimensionamento do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), o número mínimo de engenheiros de segurança do trabalho e de técnicos de segurança do trabalho deverá ser respectivamente:

Alternativas

ID
887581
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação à competência dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), analise as afirmações a seguir.

I - A CIPA deve colaborar, quando solicitada, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa.

II - A aplicação das medidas disciplinares aos trabalhadores que descumprirem as orientações estabelecidas pela empresa sobre segurança e saúde no trabalho é uma atribuição do SESMT.

III - Colaborar no desenvolvimento e na implementação do PCMSO e do PPRA e também de outros programas relacionados à segurança e à saúde no trabalho é uma atribuição da CIPA.

IV -Esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção, é uma atribuição do SESMT.

São corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • O gabarito correto é B. Inclusive no gabarito da CESGRANRIO a resposta é essa.

    O SESMT não aplica medida disciplinar alguma.
  • I - Errado, não é atribuição da  CIPA  colaborar, quando solicitada, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa.

    II - Errado,  a aplicação das medidas disciplinares aos trabalhadores que descumprirem as orientações estabelecidas pela empresa sobre segurança e saúde no trabalho é uma atribuição dos supervisores junto ao RH.

    III - Certo, colaborar no desenvolvimento e na implementação do PCMSO e do PPRA e também de outros programas relacionados à segurança e à saúde no trabalho é uma atribuição da CIPA.

    IV - Certo, esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção, é uma atribuição do SESMT.

  • I - ERRADA - Segundo a NR-05, 5.16 A CIPA terá por atribuição: g) participar, com o SESMT, onde houver (e não quando for solicitada), das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente (instalações físicas) e processo de trabalho  (tecnologia) relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores.

  • I - Atribuição do SESMT
    II- Não existe isso com relação ao SESMT ou CIPA

    III - Correto

    IV- Correto


ID
928096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do funcionamento e da gestão de serviços médicos em
empresas, julgue os itens a seguir.

O dimensionamento do serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT) de um estabelecimento considera o número total de seus empregados e a gradação do risco de todas as atividades desenvolvidas no estabelecimento.

Alternativas
Comentários
  • NR 04 

    4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR.

ID
928099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do funcionamento e da gestão de serviços médicos em
empresas, julgue os itens a seguir.

As empresas que são obrigadas por lei a manter SESMT próprio podem dar assistência, na área de SST, a seus empregados por meio de SESMTs comuns, organizados por sindicato ou associação da categoria econômica correspondente ou pelas próprias empresas interessadas.

Alternativas
Comentários
  • 4.14 As empresas cujos estabelecimentos não se enquadrem no Quadro II, anexo a esta NR, poderão dar assistência na área de segurança e medicina do trabalho a seus empregados através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comuns, organizados pelo sindicato ou associação da categoria econômica correspondente ou pelas próprias empresas interessadas.

  • Gab: Certo

     

    4.14.3 As empresas de mesma atividade econômica, localizadas em um mesmo município, ou em municípios limítrofes, cujos estabelecimentos se enquadrem no Quadro II, podem constituir SESMT comum, organizado pelo sindicato patronal correspondente ou pelas próprias empresas interessadas, desde que previsto em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. (Aprovado pela Portaria SIT n.º 17, de 1o de agosto de 2007)


ID
939826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca da legislação sobre a saúde do trabalhador, julgue os itens subsecutivos.

As empresas são obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho, devendo o número mínimo de profissionais especializados a integrá-los ser definido com base no número de empregados da organização e na natureza do risco de suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • A resposta da questão se encontra na própria CLT (Decreto-Lei nº 5.452/1943):
    "Art. 162 - As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho.
    Parágrafo único - As normas a que se refere este artigo estabelecerão:
    a) classificação das empresas segundo o número de empregados e a natureza do risco de suas atividades;
    b) o numero mínimo de profissionais especializados exigido de cada empresa, segundo o grupo em que se classifique, na forma da alínea anterior;
    c) a qualificação exigida para os profissionais em questão e o seu regime de trabalho;d) as demais características e atribuições dos serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho, nas empresas."

  • NR 4 - NORMA REGULAMENTADORA 4
    SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO 

    4.2. O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da, atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. 

  • Assertiva correta. 

    Para ajudar a memorizar lembre da tabela de dimensionamento do SESMT. A coluna superior coloca o número de funcionários da empresa e na coluna esquerda temos o grau do risco e os profissionais do SESMT. Logo lembrando da tabela se consegue responder que ela é uma relação do número de funcionários com o grau de risco da classificação. 
  • Lembrar

    Dimensionamento SESMTGradação do Risco e número total do trabalhadores

    Dimensionamento CIPA → Agrupamento do setor econômico (CNAE) e número total do trabalhadores

  • Achei que faltou "atividade principal" nessa questão.

  • gradação do risco é o mesmo que natureza do risco?

  • Na minha opnião o termo "número de empregados da organização" tornou a questão errada!

    O SESMT é dimencionado de acordo com a gradação do risco da atividade principal da empresa e ao número total de empregados do estabelecimento.

  • Passível de recurso, vide que não são os empregados da organização, os quais podem está espalhados por todo país, por exemplo. O certo seria empregados do estabelecimento.

     

    VÁ E VENÇA! SEMPRE!

  • O CESPE gosta tanto de confundir o candidato, que acaba cometendo erros na execução dade questões. 

  • As empresas são obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho,

    Na minha humilde opinião o erro está no começo da frase.


ID
940615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora 4 do Ministério do Trabalho aborda os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho - SESMT.

Acerca dessa norma, julgue os itens a seguir.

Todo o ônus decorrente da instalação e da manutenção dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho é responsabilidade exclusiva do empregador.

Alternativas
Comentários
  • MAPA DE AVALIAÇÃO ANUAL DE ACIDENTES DE TRABALHO – PRAZO ATÉ 31 DE JANEIRO

    Equipe Guia Trabalhista

    As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

    O dimensionamento do SESMT vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II da NR-4, observadas as exceções previstas na própria NR.

    A legislação estabelece ainda que ficará por conta exclusiva do empregador todo o ônus decorrente da instalação e manutenção dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.

    EXIGÊNCIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO

    Fazem parte das atribuições competentes aos profissionais integrantes dos SESMT previstas na NR-4, inclusive, registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade.

    Com a entrada em vigor (de forma escalonada) do e-Social a partir de 2014, a obrigatoriedade do registro dos acidentes deve se acentuar na medida em que o gerenciamento eletrônico da nova obrigação acessória tende a facilitar o controle e, por consequência, acelerar a aplicação de multas.

    Os profissionais integrantes deverão preencher, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI da referida NR, devendo a empresa encaminhar um mapa contendo avaliação anual dos mesmos dados à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho até o final do mês de janeiro, através do órgão regional do Ministério do Trabalho.

    O SESMT deverá ainda manter estes registros arquivados, sendo de livre escolha da empresa o método de arquivamento e recuperação, desde que sejam asseguradas condições de acesso aos registros e entendiment


  • 4.11 Ficará por conta exclusiva do empregador todo o ônus decorrente da instalação e manutenção dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho


ID
940618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora 4 do Ministério do Trabalho aborda os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho - SESMT.

Acerca dessa norma, julgue os itens a seguir.

O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, vinte horas (tempo parcial) ou quarenta horas (tempo integral) por semana, para as suas respectivas atividades.

Alternativas
Comentários

  • ERRADO

    De acordo com a NR $

    4.9 O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no 
    mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços 
    Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no 
    Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor.
    (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983) 
  •  própria NR-4 estabelece que profissionais que compõem o SESMT de nível superior cumprem uma carga horária de 30 horas semanais e 6 horas diárias. Se o estabelecimento de saúde lhe contrata para 36 horas haverá de ter um acréscimo proporcional e não computada como hora-extra. Hora-extra é todo período superior a 44 horas semanais ou 8 horas diária conforme a CLT.

  • 8H/DIA

    - TÉCNICO DE SEG. DO TRABLHO

    - TÉCNICO EM ENFERMAGEM

    - AUXILIAR EM ENFERMAGEM

     

    3H/6H (PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR)

    - ENG. DE SEGURANÇA DO TRAB.

    - MÉD. DO TRABALHO

    - ENF. DO TRABALHO


ID
940621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora 4 do Ministério do Trabalho aborda os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho - SESMT.

Acerca dessa norma, julgue os itens a seguir.

O local de estabelecimento do SESMT é considerado a sede das empreiteiras ou das empresas prestadoras de serviços.

Alternativas
Comentários
  • Via de regra, o SESMT deve localizar-se no estabelecimento. Porém, há casos em que pode ser centralizado.
    NR-04
    4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR.
  • Boa tarde a todos!

    ERRADO

    NR 4 - MTE

    4.20. Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, considera-se estabelecimento, para fins de aplicação desta NR, o local em que os seus empregados estiverem exercendo suas atividades.


    Bons estudos!
  • Essa questão diz nada com coisa alguma. 

  • Acredito que essa questão seja a respeito do ítem 4.20:

    4.20 Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, considera-se estabelecimento, para
    fins de aplicação desta NR, o local em que os seus empregados estiverem exercendo suas atividades.

  • No caso do SESMT centralizado, deve ser observada a distancia máxima entre o local que está o SESMT e os demais estabelecimentos.   

    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2

    Assim, pode acontecer do SESMT não poder ficar lotado na sede. 


     

  • O SESMT é dimensionado por estabelecimento (fora as exceções):

     

    4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
     

    4.20 Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, considera-se estabelecimento, para fins de aplicação desta NR, o local em que os seus empregados estiverem exercendo suas atividades. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

     

     

     

  • Errado

    Lembrando que há 4 tipos de SESMT:

    SESMT Individual

    SESMT Estadual

    SESMT Regional

    SESMT Centralizado


ID
940624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora 4 do Ministério do Trabalho aborda os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho - SESMT.

Acerca dessa norma, julgue os itens a seguir.

Os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de mil empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados estabelecimentos, mas integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar os SESMT.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA.

    NR-04:

    4.2.1 Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de 1 (um) mil empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. 

ID
945349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base na legislação trabalhista e previdenciária brasileira, julgue os itens de 65 a 70.

Para o dimensionamento do serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT), dois canteiros de obras de uma única empresa — com 600 empregados cada um deles — situados no mesmo estado serão considerados como estabelecimentos singulares, devendo contar com profissionais de saúde do trabalho próprios.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A assertiva contraria do disposto na NR-04:

    4.2.1 Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de 1 (um) mil  empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como  estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá  organizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. 
  • Assertiva errada. 

    Tenha cuidado com as questões que não deixam margens para exceções. Quando a questão coloca que os canteiros de obras serão considerados estabelecimentos singulares, ela não dá margem para situações peculiares. A NR 4 considera a possibilidade de constituição de canteiros de obras como extensões da empresa principal. Conforme o dimensionamento da NR 04, caso considerassemos cada local um estabelecimento distinto teríamos a contratação de 6 técnicos, 2 engenheiro e 2 médico (parciais). Considerando um estabelecimento apenas haverá necessidade de contratação de 4 técnicos, 1 aux. enfermagem, 1 engenheiro e 1 médico, diminuindo o conjunto do SESMT e tendo ganhos no quesitos padronização de procedimentos tão importante no PBPQ-H.  
  • se estão no mesmo estado e possuem menos de 1000 empregados, não serão considerados como estabelecimentos, independentemente da distância entre eles.


ID
946249
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho,

Alternativas
Comentários
  • a) o requerimento encaminhado ao órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego para registro do Serviço Especializado deverá conter, entre outras informações, o número de empregados da requerente, das empresas por ela contratadas e o grau de risco de cada estabelecimento. ERRADA
    4.17.1 O registro referido no item 4.17 deverá ser requerido ao órgão regional do MTb e o requerimento deverá conter os seguintes dados: 
    a) nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho; 
    b) número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do MTb; 
    c) número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento; 
    d) especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento; 
    e) horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

    c) a empresa poderá constituir Serviço Especializado centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela desde que a distância a ser percorrida entre os estabelecimentos não ultrapasse a 5.000 metros, dimensionando-o em função do total de empregados e do maior grau de risco existente no conjunto de estabelecimentos. ERRADA
    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2.
     
  • d) compete aos profissionais integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho manter permanente relacionamento com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, valendo- -se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la conforme disposto na Norma Regulamentadora 5. CORRETA
    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
    e) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5;

    e) ao profissional especializado em segurança e em medicina do trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados, excetuando-se aquelas que guardem estreita relação com as atividades prevencionistas ou estejam previstas em Convenção Coletiva de Trabalho. 
    ERRADA
    Não tem esta exceção
    4.10 Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
  • o requerimento encaminhado ao órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego para registro do Serviço Especializado deverá conter, entre outras informações, o número de empregados da requerente, das empresas por ela contratadas e o grau de risco de cada estabelecimento.ERRADA.

    4.17.1 O registro referido no item 4.17 deverá ser requerido ao órgão regional do MTb e o requerimento deverá

    conter os seguintes dados: (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

    a) nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina

    do Trabalho;

    b) número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do MTb;

    c) número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento;

    d) especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento;

    e) horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em

    Medicina do Trabalho.



ID
952894
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Ao estruturar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, a empresa também deve saber que, segundo a NR 4, este serviço

Alternativas
Comentários
  • a) assume atividades de caráter essencialmente prevencionista, sendo vedado aos profissionais o atendimento de emergência, e quando necessário deverá ser acionado os serviços de emergência do município. ERRADA
    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: 
    (l) as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de  emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades. 
    b) deve ser registrado no órgão regional da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e no Ministério da Saúde.  ERRADA
    4.17 Os serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de que trata esta NR deverão ser registrados no órgão regional do MTb
    c) é responsável por analisar e registrar todos os acidentes ocorridos na empresa, quando houver vítima, uma vez que em casos sem vítima é desnecessário proceder à análise e registro. ERRADA
    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: 
    (h) analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s); 
  • Continuando
    d) é integrado por equipe multidisciplinar, minimamente constituída por enfermeiro, médico, auxiliar ou técnico de enfermagem, técnico de segurança do trabalho e membros representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPAERRADA
    Faltou o engenheiro de segurança do trabalho. Além disso, tem que ser auxiliar de enfermagem e não é integrado pelos membos da CIPA
    4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II, anexo
    e) deve manter entrosamento permanente com a CIPA, dela valendo-se como agente multiplicador, estudando suas observações e solicitações, propondo soluções corretivas e preventivas. CORRETA
    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: 
    (e) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5
  • Obs: Na alternativa d), a palavra "minimamente" também leva ao erro, pois o SESMT pode ser composto apenas por um Técnico de Segurança do Trabalho, dependendo do número de empregados do estabelecimento e de seu grau de risco. Vide Quadro II da NR-4.
  • A letra d) fala que o sesmt deve ser constituído por enfermeiro, médico, auxiliar ou técnico de enfermagem, técnico de segurança do trabalho. No entanto está incorreta, pois faltou citar o engenheiro de segurança do trabalho. Apenas por isso. Quanto a obrigatoriedade de ser auxiliar de enfermagem, foi alterado pela portaria nº 590 do MTE em 28 abril de 2014: sendo auxiliar OU técnico de enfermagem.

     

     

     

     

     

     

     

  • A letra A está errada, pois não é vetadoo as profissionais o atendimento de emergência, afinal pra que existiria os profissionais da saúde no SESMT;

    Letra B - está incorreta, pois se registra no MTE

    Letra C - está errada, pois mesmo sem vitimas, o profissional do SESMT tem que analisar e registrar

    Letra D - está incorreta, pois o profissional da CIPA não é um profissional do SESMT


  • A letra A está errada, pois não é vetadoo as profissionais o atendimento de emergência, afinal pra que existiria os profissionais da saúde no SESMT;

    Letra B - está incorreta, pois se registra no MTE

    Letra C - está errada, pois mesmo sem vitimas, o profissional do SESMT tem que analisar e registrar

    Letra D - está incorreta, pois o profissional da CIPA não é um profissional do SESMT


  • 4.13 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão manter entrosamento permanente com a CIPA, dela valendo-se como agente multiplicador, e deverão estudar suas observações e solicitações, propondo soluções corretivas e preventivas, conforme o disposto no subitem 5.14.1. da NR 5. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)


    O maior problema deste tipo de questão e o "CORRETIVAS", pois sempre temos em mente o "PREVENTIVAS".
  • LETRA E

     

    4.12 - Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

     

    e) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá- la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5.


ID
960649
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 4, regida pela Portaria no 3.214 de 08/06/1978, estabeleceu a obrigatoriedade dos serviços médicos nas empresas, segundo o grau de risco (GR) e o número de empregados. Baseado nesta informação e de acordo com o Quadro II do anexo desta NR 4, há a necessidade de contratação do enfermeiro do trabalho, na empresa com:

Alternativas
Comentários

  • QUADRO II

    DIENSIONAMENTO DOS SESMT

    (Alterado pela Portaria SSMT n.º 34, de 11 de dezembro de 1987)

    Grau de Risco

      Nº de Empregados

      no estabeleci-

      mento

    Técnicos

    50

    a

    100

    101

    a

    250

    251

    a

    500

    501

    a

    1.000

    1.001

    a

    2.000

    2.001

    a

    3.500

    3.501

    a

    5.000

    Acima de 5.000

    Para cada Grupo

    De 4.000 ou fração acima 2.000**

    1

    Técnico Seg. Trabalho

    1

    1

    1

    2

    1

    Engenheiro Seg. Trabalho

    1*

    1

    1*

    Aux. Enferm. Do Trabalho

    1

    1

    1

    Enfermeiro do Trabalho

    1*

    Médico do Trabalho

    1*

    1*

    1

    1*

    2

    Técnico Seg. Trabalho

    1

    1

    2

    5

    1

    Engenheiro Seg. Trabalho

    1*

    1

    1

    1*

    Aux. Enferm. Do Trabalho

    1

    1

    1

    1

    Enfermeiro do Trabalho

    1

    Médico do Trabalho

    1*

    1

    1

    1

    3

    Técnico Seg. Trabalho

    1

    2

    3

    4

    6

    8

    3

    Engenheiro Seg. Trabalho

    1*

    1

    1

    2

    1

    Aux. Enferm. Do Trabalho

    1

    2

    1

    1

    Enfermeiro do Trabalho

    1

    Médico do Trabalho

    1*

    1

    1

    2

    1

    4

    Técnico Seg. Trabalho

    1

    2

    3

    4

    5

    8

    10

    3

    Engenheiro Seg. Trabalho

    1*

    1*

    1

    1

    2

    3

    1

    Aux. Enferm. Do Trabalho

    1

    1

    2

    1

    1

    Enfermeiro do Trabalho

    1

    Médico do Trabalho

    1*

    1*

    1

    1

    2

    3

    1

    OBS: Hospitais, Ambulatórios, Maternidade, Casas integral.de Saúde e Repouso, Clínicas e estabelecimentos similares com mais de 500 (quinhentos) empregados deverão contratar um Enfermeiro em tempo

  • Esse tipo de questão prevalece quesito sorte.

  • Enfermeiros do trabalho:

     - Somente para empresas com mais de 3500 funcionários e no máximo 1, sendo que, para empresas de grau de risco 1  esse pode atuar em horário parcial. 

     - Clínicas, Hospitais, ambulátórios, etc, com mais de 500 empregados também deverá ter um Enfermeiro em tempo integral.

     

  • Questão não tem alternativa certa pelo simples fato de 500 é diferente de mais de 500. Tem que ser no pé da letra se não está errado


ID
960727
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O número de funcionários de uma rede de lavanderias oscila entre 600 e 1.000. Sabendo que os funcionários trabalham em grau de risco 2 (dois), assinale a alternativa que apresenta corretamente a equipe mínima de técnicos, que deve compor o quadro de funcionários da empresa com vistas ao atendimento da legislação.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Quadro 02 - Dimensionamento dos SESMT da NR 04 - seria necessário somente um técnico de segurança do trabalho.

  • Temos que ler com atenção a pergunta pois ela fala da equipe mínima de "tst" e não do "sesmt"



ID
964354
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR-4, que regulamenta os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina doTrabalho:

Alternativas
Comentários
    • a) o dimensionamento do SESMT está vinculado à gradação do maior risco das atividades e do número de trabalhadores da principal atividade do estabelecimento. ERRADA
    • 4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimentoconstantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR
    • b) ao profissional do SESMT é vedado o exercício de outras atividades durante o horário de atuação no SESMT, salvo na condição de docente. ERRADA
    • Não tem esta exceção
    • 4.10 Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
    • c) é atribuição do Técnico de Segurança do Trabalho realizar perícias, emitir laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre exposição aos riscos ambientais. ERRADA
    • Não consta na NR 4
    • d) integra o SESMT, no tocante aos profissionais especializados, o tecnólogo de segurança devidamente registrado no conselho de classe. ERRADA
    • 4.4 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, obedecido o Quadro II, anexo.
    • e) compete aos profissionais integrantes do SESMT colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa. CORRETA
    • 4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:
      c) colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa, exercendo a competência disposta na alínea "a"; 
  • 4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

    (...)
    c) colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa, exercendo a competência disposta na alínea "a";

ID
993709
Banca
Makiyama
Órgão
CPTM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Têm como objetivo promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. O dimensionamento do pessoal depende do grau de risco da atividade principal e do número de trabalhadores. A equipe é formada por técnico de segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, enfermeiro do trabalho e médico do trabalho. Os objetivos e características descritas correspondem à:

Alternativas
Comentários
  • Gab:B

     

    Pra quem é da área essa questão é de graça.

     

    NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

     

    4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

     

    4.2. O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da, atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR.

     


ID
1013476
Banca
FUNDATEC
Órgão
PROCERGS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A questão dos acidentes de trabalho sem vítima, também conhecidos como incidentes ou quase-acidentes, é uma das responsabilidades do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), da Norma Regulamentadora (NR) 4, e está previsto quando.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) do preenchimento do Quadro VI da NR 04

     Questão um pouco confusa, mas se refere ao quadro 6, acidentes sem vítima, da NR-4.
  • QUADRO I - CNAE

    QUADRO II - DIMENSIONAMENTO

    QUADRO III - ACIDENTES COM VÍTIMAS

    QUADRO IV - DOENÇAS OCUPACIONAIS

    QUADRO V - INSALUBRIDADE

    QUADRO VI - ACIDENTES SEM VÍTIMAS

  • No começo está expicito acidentes sem vítimas.

     


ID
1013479
Banca
FUNDATEC
Órgão
PROCERGS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para a determinação do grau de risco da Norma Regulamentadora, utilizado no dimensionamento do SESMT, além do número de empregados é necessário .

Alternativas
Comentários
  • Na NR 4, o grau de risco é definido pelo CNAE:

     
    QUADRO I 

    (Alterado pela Portaria SIT n.º 76, de 21 de novembro de 2008) 
    Relação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE (Versão 2.0)*, com correspondente 
    Grau de Risco - GR para fins de dimensionamento do SESMT 

ID
1031413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMTs) constantes na NR-4.


A elaboração de planos que visem o combate a incêndios não é de competência dos profissionais integrantes dos SESMTs, que possuem outras atribuições legais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA


    De acordo com o que estabelece a NR-04: Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:
    as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em 

    Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de 

    emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de 

    catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata 

    atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.


  • ERRADO

     

    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

     

    l) as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.

     

    Neste caso, a par das atividades prevencionistas, a NR atribuiu ao SESMT a elaboração do plano de combate a incêndio e salvamento e resgate de acidentados.

     

    Mário Pinheiro

  • Errado

    É de competência sim, é o famoso PAE - Plano de Atendimento à Emergência.


ID
1031416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMTs) constantes na NR-4.


Uma das competências dos profissionais integrantes dos SESMTs é a realização do registro mensal dos dados atualizados das doenças ocupacionais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    NR 4

    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

    (...)

    i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo a empresa encaminhar um mapa contendo avaliação anual dos mesmos dados à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho até o dia 31 de janeiro, através do órgão regional do MTb;

  • i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo o empregador manter a documentação à disposição da inspeção do trabalho; (Alterado pela Portaria MTE n.º 2.018, de 23 de dezembro de 2014) 


ID
1031419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMTs) constantes na NR-4.


Entre as competências dos profissionais integrantes dos SESMTs está a de esclarecer e conscientizar os empregadores acerca das doenças ocupacionais e dos acidentes do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    NR 4

    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

    (...)

    g) esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção;


ID
1040041
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR4, que trata sobre o serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT), traz em seu conteúdo o critério para dimensionamento do SESMT. As organizações podem constituir o SESMT centralizado para atender ao conjunto de estabelecimentos pertencentes a elas, desde que satisfaça alguns requisitos, como a distância entre o SESMT centralizado e as unidades. Desse modo, assinale a alternativa que representa essa distância.

Alternativas
Comentários
  • NR 4:

    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)


  • LETRA B

     

     

    Com o objetivo de facilitar o cumprimento da NR e permitir a atuação dos profissionais contratados do SESMT em mais de uma de suas unidades, a NR 4 autoriza que, em se tratando de estabelecimentos próximos, seja constituído o SESMT centralizado.


    O limite de distanciamento físico entre os estabelecimentos que viabiliza a opção pelo SESMT centralizado é a distância de 5 (cinco) mil metros:

     

    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2.

     

    Mário Pinheiro


ID
1041256
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Parte das empresas que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT manterão, obrigatoriamente, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Algumas de suas atribuições, entre outras, são: a elaboração do PPRA e PCMSO e a realização de exames ocupacionais. Sobre estas considerações, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Nínguem entende essas questões. Anteriormente respondi uma em que o posto de serviço de saúde da empresa deveria ficar no lugar de menor insalubridade. Nesta questão ja diz o contrário.

  • Alguém pode encontrar o erro na alternativa A?

  • O erro da alternativa "A": está incompleta, faltou o exame demissional!


ID
1066225
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O banco X é um banco múltiplo, que inclui as seguintes carteiras: comercial, de desenvolvimento e imobiliária. Por pertencer ao setor de intermediação financeira, o banco está classificado com o grupo C-28 na NR05–Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e enquadrado com o de grau de risco 2,de acordo com a NR04–Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Admitindo-se que, atualmente, o banco possua 1800 funcionários em 100 pontos de atendimento e que os dimensionamentos de sua CIPA e de seu SESMT foram executados de acordo com as normas citadas, pode-se afirmar que o SESMT deve fiscalizar a atuação de todas as CIPAS do banco.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim a questão está errada. O SESMT não tem a atribuição de fiscalizar a CIPA, mas sim de manter relacionamento permanente com a mesma, bem como apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme preconizado na NR-04.

  • Concordo com o colega, o SESMT não tem obrigação de fiscalizar a CIPA.

    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em 

    Medicina do Trabalho:

    e) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-

    la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5;


  • Concordo com o Teófilo, mas vai entender a CESPE.

  • Concordo com vocês e acrescento que de acordo com o livro Segurança e Medicina do Trabalho de 2014 o GR de bancos múltiplos é 1.
  • Fiz esse concurso e NENHUM recurso foi deferido, acreditem...

  • nada a ver essa questão

  • Por mais que na prática o SESMT tem que ficar correndo atrás para que a CIPA se mexa nas empresas, na NR-4 não existe a atribuição de fiscalizar.

    Para mim questão errada.

  • achei estranho tbm essa atribuição do SESMT de fiscalizar a CIPA. Pela NR 5, a CIPA parece tão capacitada e quase independente.....fora da caixinha a NR.

     

  • Fiscalizar a CiPA? 

     

    Essa questão está confuza por demais! O SESMT tem que manter permanente relacionamento com a CIPA.

  • Enunciado enorme para uma pegunta curta:

    Cabe ao SESMT fiscalizar atuação da CIPA? NNNÂÂÂOOOO...

    Não há hierarquia entre eles. Deve haver cooperação ....

  • Não há grau de hierarquia entre SESMT e CIPA

  • Lôko


ID
1066231
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para implantar um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho–SESMT, deve-se modelar o processo para cada um dos requisitos que deverão ser atendidos,levando-se em consideração a realidade da empresa.

Alternativas
Comentários
  • O que deve ser considerado é o grau de risco da atividade realizada pela empresa, ou no caso pela maior parte de seus funcionários e o número de funcionários da mesma. Logo ERRADO

  • Segundo a NR-4, 4.2, O dimensionamento dos SESMTs vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, observadas as exceções previstas nesta NR.

  • essa questão não falada nada com nada


ID
1066234
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entre as competências do SESMT,está a aplicação dos conhecimentos de engenharia com afinalidade de reduzir os riscos de todos os trabalhadores no ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.

    NR-04

    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

     a)  aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador; 


  • Amigo, a meu ver está errado, somente reduzir não é a mesma coisa de reduzir até eliminar, a segurança do trabalho não pode se contentar em simplesmente reduzir de 98 para 98 dB (A), tem que utilizar de meios para eliminar a fonte geradora, somente não sendo possível, é que se reduzirá, porém analisando o quanto se reduziu, pra ver se a atividade ainda pode ser realizada, concluindo, esta resposta não atende, e ela está errada, André.

  • André, embora eu concorde contigo, não podemos admitir que de forma generalista existe a possibilidade de risco zero.

  • questao mal formulada, quando ele coloca so "engenharia" deixa vago que eh de segurança, pode ser de engenharia eletrica civil etc, e nao é atribuilao de um medico ou enfermeiro da sesmt

  • Mal formulada ....


ID
1066237
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa possui 1 500 operários, distribuídos em seis estabelecimentos de trabalho,e está classificada como grau de risco 3,segundo a NR 04. De acordo com essa classificação, conclui-se que o SESMT da empresa pode ser chefiado por um técnico de segurança de trabalho ou por uma auxiliar de enfermagem do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Independentemente da quantidade de trabalhadores e do nível de risco, o SESMT poderá ser chefiado por um profissional qualificado da área de segurança do trabalho. Ou seja, pode ser um Engenheiro, Médico, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem ou Técnico de Segurança.

    4.7 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser chefiados por profissional qualificado, segundo os requisitos especificados no subitem 4.4.1 desta Norma.


  • está correta... qualquer profissional qualificado que compõe o SESMT,  estará apto a chefiar o SESMT... seja lá tec de segurança, engenheiro do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, e médico do trabalho...


  • Essa questão é fora de propósito, veja que ele cita dados para dimensionamento de SESMT, porém conclui quem vai chefiar, sem nenhum sentido, a conclusão é que você terá a composição de acordo com o Quadro II da NR 04, sinceramente, quem elaborou esta prova, estava com sono, André.

  • Tem umas Bancas aqui, que só DEUS na causa.


ID
1114534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de confecção de roupas profissionais (grau de risco 2), com 250 funcionários, emprega 118 pessoas na fabricação de artefatos de cordoaria (grau de risco 3). No programa de prevenção de riscos ambientais da empresa, foi detectado que, no setor de costura, os trabalhadores ficavam expostos a níveis de ruído contínuo de 87 dB(A) durante sua jornada de trabalho, de 8 horas.

Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.


O serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT) da empresa em questão deverá ser dimensionado segundo os parâmetros utilizados para o grau de risco 3.

Alternativas
Comentários
  • Veja o que diz a NR 4:



    As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.



    No caso em comento, o setor com maior grau de risco (risco 3) possui menos de 50% dos empregados do estabelecimento. Logo, o dimensionamento do SESMT deverá ser o da atividade principal da emprega, com grau de risco 2:


    4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR.



  • ERRADO

    Os 118 trabalhadores em atividades de grau de risco 3 não são >50% do total (seriam se fossem > 125 trabalhadores).


ID
1126813
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A prevalência de perda auditiva sugestiva de perda auditiva por exposição a níveis elevados de pressão sonora pelo exame audiométrico entre os 74 trabalhadores foi elevada, alcançando 32,4%, sendo maior entre os mecânicos (40%), seguida pelos trabalhadores de apoio (28,6%), e menor entre os pilotos (18,1%). Os mecânicos geralmente ficam próximos às aeronaves, realizando manutenção com as turbinas ligadas. Neste cenário, estando num raio de até dez metros da aeronave, o ruído dos motores chega a 102 dB(A). É também o grupo que apresenta maior resistência ao uso de EPI, pois acreditam que são expostos apenas esporadicamente às pressões sonoras elevadas. A prevalência de perda auditiva nos trabalhadores de apoio mostra que o risco dessa perda atinge todos os trabalhadores.

Considere o cenário descrito e as disposições da Norma Regulamentadora NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego. Considere, também, que o SESMT da empresa que emprega os mecânicos citados no texto recomendou ao empregador o uso de protetores auriculares a estes trabalhadores. Neste caso, é de responsabilidade dos mecânicos.

Alternativas
Comentários
  • 6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

    a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;  

    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;  

    c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,  

    d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado. 


ID
1133986
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A boa comunicação entre os funcionários e a gerência é primordial para o bom funcionamento do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho de uma empresa. Essa sistemática deve desconsiderar a seguinte prática:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    assegurar que as informações e lições sobre acidentes e quase acidentes se mantenham no nível da direção

     

  • Se eu entendi bem,no caso não seria passar tais informações sobre acidentes para os funcionários,deixar somente para o 'alto' calão da empresa.

  • A DIRETORIA NÃO PODE SABER SE HÁ ACIDENTES KKKKKKK


ID
1134565
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora nº 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho / SESMT (Portaria nº 3.214/78) assinala:

Alternativas
Comentários
  • 4.8 O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas 

    por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, 

    de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 34, de 11 de dezembro de 

    1987)

  • A questão cobra conhecimento acerca das disposições trazidas pela Norma Regulamentadora nº 4, em relação à carga horário dos profissionais integrantes do SESMT.

    De acordo com a NR-04:

    "4.8 O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo.

    4.9 O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor".

    Podemos esquematizar as informações da seguinte forma:

    • Profissionais com ensino médio e técnico.

    Técnico de segurança do trabalho e Auxiliar de enfermagem do trabalho.

    Carga horária: 8 horas por dia

    • Profissionais com cargo de ensino superior

    Engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e enfermeiro do trabalho, no mínimo.

    • Tempo parcial: 3 horas por dia.
    • Tempo integral: 6 horas por dia.

    Analisaremos as alternativas em busca da assertiva correta.

    A- INCORRETO O correto é o seguinte: 3 (quatro) horas (tempo parcial) ou 8 (oito) horas (tempo integral) por dia para as atividades do SESMT, de acordo com o dimensionamento do serviço

    B- INCORRETO. "4.10 Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho". A NR não traz a exceção a qual a alternativa se refere.

    C- CORRETO. A carga horária de 8h do técnico de segurança está nos exatos nos termos do item 4.8 da NR-4.

    D- INCORRETO. Todos os profissionais componentes do SESMT, à exceção não apenas do médico do trabalho, mas também dos enfermeiros do trabalho e dos engenheiros de segurança do trabalho.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C


ID
1135018
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Nos termos da Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que trata do tema serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho, caso uma empresa possua vários estabelecimentos, poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse:

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra A

    De acordo com a NR 4 item 4.2.3

    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do 

    Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a 

    ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil 

    metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o 

    subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)


  • LETRA A

     

    Com o objetivo de facilitar o cumprimento da NR e permitir a atuação dos profissionais contratados do SESMT em mais de uma de suas unidades, a NR 4 autoriza que, em se tratando de estabelecimentos próximos, seja constituído o SESMT centralizado.


    O limite de distanciamento físico entre os estabelecimentos que viabiliza a opção pelo SESMT centralizado é a distância de 5 (cinco) mil metros:

     

    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2.

     

    Mário Pinheiro

  • De acordo com a Norma Regulamentadora NR4, uma empresa que possua vários estabelecimentos, pode constituir um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado, desde que esse não distancie mais de 5 mil metros entre os pontos.

    ALternativa correta: Letra A