SóProvas



Prova AMEOSC - 2018 - Prefeitura de Tunápolis - SC - Agente Administrativo


ID
5249821
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

De acordo com o Código Tributário Nacional, toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    • O CTN dispõe sobre a definição de tributo. Vejamos:

        Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.


ID
5249824
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

São comunicações escritas que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores e entre administração e particulares, em caráter oficial. Tanto podem conter matéria administrativa como social. Trata-se dos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • ofício, se fosse para assuntos internos seria o memorando

  • Gabarito: B

  • Gab. B

    Avisos: são atos emanados dos Ministros de Estado a respeito de assuntos afetos aos seus ministérios. Os avisos foram largamente utilizados no Império, chegando, mesmo, a extravasar de seus limites, para conter normas endereçadas à conduta dos particulares. Os avisos também podem ser atos destinados a dar notícia ou conhecimento de assuntos afetos à atividade administrativa.

    Circulares: são ordens escritas, de caráter uniforme, expedidas a determinados funcionários ou agentes administrativos incumbidos de certo serviço, ou do desempenho de certas atribuições em circunstâncias especiais. São atos de menor generalidade que instruções, embora colimem o mesmo objetivo: o ordenamento do serviço.

    Ofícios: são comunicações escritas que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores e entre Administração e particulares, em caráter oficial. Os ofícios tanto podem conter matéria administrativa como social. 

    Resoluções: são atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo (mas não pelo Chefe do Executivo, que só deve expedir decretos) ou pelos presidentes de tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matéria de sua competência específica. As resoluções, normativas ou individuais, são sempre atos inferiores ao regulamento e ao regimento, não podendo inová-los ou contrariá-los, mas unicamente complementá-los e explicá-los. Seus efeitos podem ser internos ou externos, conforme o campo de atuação da norma ou os destinatários da providência concreta.

    FONTE: https://legislacao.ufsc.br/glossario/


ID
5249827
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“As _____________________ cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do _______________________, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.”

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    CTN:

    Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

  • Essa prova foi meio "coisada" kkk

  • Taxas: poder de polícia, serviço prestado ou posto à disposição, serviços públicos específicos e divisíveis;

    Contribuições de melhoria: obras públicas; valorização mobiliária.

    Gabarito B


ID
5249830
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;         

    V - o pluralismo político.

  • Gabarito: letra D.

    É o famigerado SOCIDIVAPLU.

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais da Constituição Federal e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante aos fundamentos da República Federativa do Brasil. Vejamos:

    a) A dignidade humana, os valores da cidadania, o pluralismo político, a democracia e a alienação do povo em pró do governo.

    Errado. Os valores da cidadania, a democracia e a alienação do povo em pró do governo não são fundamentos da República Federativa do Brasil. A cidadania (e não somente seus valores) é um dos fundamentos, vide item "E". Não há "alienação do povo em pró do governo" o que existe é a autodeterminação dos povos que é um princípio que o Brasil rege nas suas relações internacionais, nos termos do art. 4º, III, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: III - autodeterminação dos povos;

    b) O pluralismo político, a educação, a alimentação, a dignidade da pessoa humana e a alienação do povo.

    Errado. A educação e a alimentação constituem direitos sociais, nos termos do art. 6º, CF: Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

    c) A cidadania, os valores sociais do trabalho, a dignidade dos políticos e a apatia do povo.

    Errado. A banca tenta confundir o candidato trocando a "dignidade da pessoa humana" por "dignidade dos políticos". Não existe "apatia do povo", o que existe é a "autodeterminação dos povos", vide item "A".

    d) A soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Lembre-se do mnemônico: SO CI DI VA PLU: soberania; cidadania; dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político. Inteligência do art. 1º, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.

    Gabarito: D

  • Alienação do povo kkkk

  • Não se iludam, essas questões com alternativas idiotas só aparecem aqui, nunca na sua prova.

  • Fundamentos da RFB,Artigo I.

  • socidivaplu de cada dia nos dai hj amém
  • Gabarito: letra D.

    SOCIDIVAPLU: 

    soberania; 

    cidadania; 

    dignidade da pessoa humana;

    valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e

    pluralismo político.

  • kkkkkkkkkk quem me dera ter questões assim nas provas

  • @Quando estiver lendo os comentários, eu vou estar lá! TODA QUESTAO É IMPORTANTE. É VERDADE QUE NO DIA DA PROVA NAO ESTARÁ TAO SIMPLES ASSIM, MAS DE QUALQUER MODO É IMPORTANTE SABER O ARROZ COM FEIJAO.

    gab: D)

  • tomara que a banca SELECON joga umas questões desse tipo na polícia penal de MG

  • essa foi demais! kkkkk


ID
5249833
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte é denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    • O CTN dispõe sobre a definição de tributo. Vejamos:

     Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

  • CTN -   Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

  • Gabarito: A

    • Código Tributário Nacional

     Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte


ID
5249836
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

De acordo com o Código Tributário Nacional, analise:
I - Sujeito passivo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento;
II - A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes;
III - A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.
Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • I - Pessoa jurídica de direito público é sujeito ativo da obrigação tributária, não passivo, conforme prescreve o art. 119 do CTN: "Art. 119. Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento.";

    II - Literalidade do art. 96 do CTN: "Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.";

    III - Também indica a literalidade de um artigo, dessa vez o art. 81 do CTN: "Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado."

  • Sabendo que o Item I tá errado já da pra matar a questão.

  • Sujeito Ativo: Pessoa Jurídica de Direito Público

    Sujeito Passivo: Contribuinte.


ID
5249839
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“______________________ é o setor responsável pelo recebimento, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, com vistas ao favorecimento de informações aos usuários internos e externos.”

Alternativas
Comentários
  • "Protocolo é o setor responsável pelo recebimento, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, com vistas ao favorecimento de informações aos usuários internos e externos.”

    Gab. C


ID
5249842
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Segundo o Código Tributário Nacional, a anistia pode ser concedida:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    O art. 181 do CTN possibilita a concessão de dois tipos de anistia: em caráter geral ou em caráter limitado a certas hipóteses por ele discriminadas.

  • Gabarito: C

    Art. 181. A anistia pode ser concedida:

    I - em caráter geral;

    II - limitadamente: (...)

  • Anistia - Caráter geral e limitado .


ID
5249845
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

“Dentro deste princípio, o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. Em decorrência desse princípio, o gerenciamento da administração pública se diferencia substancialmente do gerenciamento de uma empresa particular. Nesta, é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, porém na administração pública só se pode praticar o que a lei permite.”
O trecho acima faz referência ao:

Alternativas
Comentários
  • Setor Privado: pode fazer tudo que a lei não proíbe.

    Adm. Púb.: só pode fazer o que a lei manda/autoriza.

    Gabarito: D

  • Sem maiores suspenses, o trecho citado pela Banca, no enunciado da questão, corresponde aos ensinamentos de Hely Lopes Meirelles acerca do princípio da legalidade, como abaixo se pode comprovar da respectiva leitura:

    "A legalidade, como princípio de administração (CF, art. 37, caput), significa que o administrador público está em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso.
    A eficácia de toda a atividade administrativa está condicionada ao atendimento da Lei e do Direito. É o que diz o inc. I do parágrafo único do art. 2º da Lei 9.784/99. Com isso, fica evidente que, além da atuação conforme a lei, a legalidade significa, igualmente, a observância dos princípios administrativos.
    Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza."

    Logo, resta claro que a única opção correta repousa na letra D.


    Gabarito do professor: D

    Referências Bibliográficas:

    MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 27ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002, p. 86.


ID
5249848
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Responda (V) verdadeiro ou (F) falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo. Os atos administrativos se dividem em:
(__) - Normativos;
(__) - Ordinários;
(__) - Reprimidos;
(__) - Negociais;
(__) - Punitivos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B)

    ESPÉCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS:

    a) atos normativos;

    b) atos ordinatórios;

    c) atos negociais;

    d) atos enunciativos;

    e) atos punitivos.

  • Segundo Leandro Bortoleto:

    a) atos normativos - destinado a todas as pessoas. Ex.: decretos, INs, Regimento, resoluções;

    b) atos ordinatórios - atos internos, e praticados no exercício do poder hierárquico. Ex.: instrução, circular, aviso, portaria, ordem de serviço, ofício, despachos;

    c) atos negociais - no qual há concordância entre a Adm Pública e o particular. Ex.: licença, autorização e permissão;

    d) atos enunciativos - são atos da Adm que certifica, atesta ou emite uma opinião sobre determinado assunto. Ex.: certidões, atestados, pareceres;

    e) atos punitivos - atos da Adm que impõe sanção aos agentes públicos ou particulares. Ex.: multa, interdião, destruição de coisas.

  • nonep

    Normativos

    ordinários

    negociais

    enunciativos

    punitivos

  • REPRIMIDOS KKKK

  • Complemento:

    Usamos o NONEP

    Normativos

    Ordinatórios

    Negociais

    Enunciativos

    Punitivos

  • Requisitos do Ato administrativo : CO FI FO M OB

    CO= competência

    FI = finalidade

    FO= forma

    M= motivo

    OB= objeto

    Divisão dos Atos Administrativos Usamos o NONEP

    Normativos 

    Ordinatórios 

    Negociais 

    Enunciativos 

    Punitivos

  • Lembre-se

    Atos Administrativos: NONEP

    Normativo

    Ordinário

    Negocial

    Enunciativo

    Punitivo

  • ordinário é sinônimo de ordinatório? o.O q

  • Julguemos as opções propostas pela Banca:

    (_V_) - Normativos;

    Estes atos caracterizam-se pela generalidade e abstração. Não são editados para regerem situação específica ou se aplicarem a pessoas determinadas, mas sim a abarcar todos os casos que se amoldarem à sua hipótese de incidência, abstratamente definidas. Derivam do exercício do poder regulamentar ou do poder normativo.

    (_V_) - Ordinários;

    Os atos ordinatórios são aqueles por meio dos quais a Administração disciplina suas relações internas. Têm apoio no poder hierárquico. Aí se inserem as instruções, circulares, avisos, ordens de serviço, dentre outros.

    (_F_) - Reprimidos;

    A doutrina não reconhece a existência de "atos administrativos reprimidos", o que torna equivocado este item da questão.

    (_V_) - Negociais;

    Caracterizam-se por serem praticados a pedido de um particular, com vistas a possibilitar o desenvolvimento de alguma atividade ou a utilização de bens, os quais demandam prévio consentimento estatal. Aqui se situam as licenças, autorizações, permissões e admissões.

    (_V_) - Punitivos.

    Atos administrativos punitivos ou sancionatórios, como o próprio nome sugere, são aqueles em vista dos quais a Administração aplica penalidades a agentes públicos ou a particulares, restringindo a esfera jurídica de terceiros. Portanto, faz-se necessária, para a sua edição válido, a observância aos princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório. Ex: multas, interdições, cassações, penalidades disciplinares etc.

    Do acima exposto, a sequência correta fica sendo: V - V - F - V - V.


    Gabarito do professor: B

  • Divisão dos atos administrativos:

    Espécies

    NONEP

    Normativos

    Ordinários

    Negociáveis

    Enuciativos

    Punitivos


ID
5249851
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à classificação de documentos, analise:
I - Arquivo Corrente: Formado por documentos em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes;
II - Arquivo Intermediário: Formado por documentos que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razão de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente;
III - Arquivo Permanente: Formado por documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens estão corretos.

  • Gabarito D

    Arquivo Corrente ou de primeira idade: São de consulta frequente e devem ficar próximo ao local que foram feitos.

    Arquivo Intermediário (limbo ou purgatório): São os de segunda idade, são de consultas menos frequentes e podem estar mais distante do usuário.

    Arquivo permanente ou de terceira idade: perde o valor primário e possui valor secundário


ID
5249854
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Ato Administrativo revela nitidamente a existência de cinco requisitos necessários à sua formação, a saber, podendo citar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D)

    ELEMENTOS OU REQUISITOS

    A abordagem mais comum dos elementos ou requisitos se dá pela sua divisão em:

    a) competência;

    b) finalidade;

    c) forma;

    d) motivo;

    e) objeto.

  • Assertiva D

    CO.MO FI.O.FO

    São os requisitos ou elementos dos Atos Administrativos:

     

    CO = Competência.

    MO = Motivo.

    FI = Finalidade.

    O = Objeto.

    FO = Forma

  • Competência ou sujeito: é o poder atribuído ao agente público para a prática de seus atos administrativos. A competência resulta da lei, e por ela é delimitada. Competência quer dizer: a lei conferiu atribuição para praticar o ato administrativo. A competência é improrrogável, irrenunciável, imprescritível e intransferível.

    Finalidadea finalidade pode ser compreendida em dois sentidos. No sentido amplo, finalidade significa que o ato deve sempre atender ao interesse público. No sentido estrito, finalidade significa que o ato deve atender ao fim específico para o qual ele foi criado, devendo ser ressaltado que este fim específico é sempre definido pela lei. Dessa forma, o agente público não pode utilizá-lo para fins diversos daquele definido em lei, sob pena de violar a finalidade do ato.

    Forma: é como o ato se materializa, é a manifestação de vontade sendo concretizada, expedida. Assim, se a administração resolve criar o direito para alguém usar a calçada, terá que fazer isso por meio de um ato administrativo. Mas como esse ato vem ao mundo jurídico? Com um documento escrito que autoriza o uso da calçada.

    Motivo: motivo é a situação de direito ou de fato que autoriza a prática do ato administrativo, podendo ser uma situação fática ou estar prevista em lei. Situação de fato é o acontecimento que gera a expedição do ato administrativo; é uma situação anterior que leva a administração a manifestar sua vontade. Um exemplo é o excesso de velocidade. Se um agente verifica essa situação, tem motivo para aplicar a multa. Motivo de direito é aquele que já está na lei. A lei já descreve a situação, e quando ela ocorre, o ato é a prática.

    Objetotambém denominado por alguns autores de conteúdo, é a alteração no mundo jurídico que o ato administrativo se propõe a processar. Significa, como informa o próprio termo, o objetivo imediato da vontade exteriorizada pelo ato, a proposta, enfim, do agente que manifestou a vontade com vistas a determinado alvo. Pode o objeto do ato administrativo consistir na aquisição, no resguardo, na transferência, na modificação, na extinção ou na declaração de direitos, conforme o fim a que a vontade se preordenar.

  • Gabarito - assertiva D

    São os requisitos ou elementos dos Atos Administrativos:

    Famoso CO FI FO M OB

    CO= competência

    FI = finalidade

    FO= forma

    M= motivo

    OB= objeto

    Bons estudos a todos!

  • Requisitos do Ato Administrativo : CO FI FO M OB

    CO= competência

    FI = finalidade

    FO= forma

    M= motivo

    OB= objeto

  • Lembre-se

    Os Requisitos são: COM FI FOR MO OB

    Competência

    Finalidade

    Forma

    Motivo

    Objeto

    Não confundir com Atributos: PATI

    Presunção de Legitimidade/veracidade

    Autoexecutoriedade

    Tipicidade

    Imperatividade

    Portanto, Alternativa D Incorreta.

  • Gabarito D

    São requisitos dos atos administrativos:

    COFIFOMOB

    COmpetência

    FInalidade

    FOrma

    Motivo

    OBJeto

  • A doutrina amplamente majoritária apontada como elementos ou requisitos dos atos administrativos:

    - competência (ou sujeito);

    - finalidade;

    - forma;

    - motivo; e

    - objeto.

    Esta postura doutrinária ampara-se no teor do art. 2º da Lei 4.717/65, litteris:

    "Art. 2º São nulos os atos lesivos ao patrimônio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de:

    a) incompetência;

    b) vício de forma;

    c) ilegalidade do objeto;

    d) inexistência dos motivos;

    e) desvio de finalidade."

    Firmadas as premissas acima, e considerando as opções lançadas pela Banca, percebe-se que a única equivocada encontra-se na letra D (inabilidade).


    Gabarito do professor: D


ID
5249857
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Segundo o Código Tributário Nacional, são tributos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • CTN/66

    Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    GABARITO - C

  •  

    Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

  • Gabarito: C

     Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

  • Código Tributário de Tunápolis:

    Art. 5º São considerados tributos:

    I - os impostos;

    II - as taxas;

    III - as contribuições de melhoria.


ID
5249860
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“O _______________________________ impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal. No gerenciamento público não há margem para expressão da vontade meramente pessoal do administrador. E o fim legal é unicamente aquele que a norma de Direito indica, expressa ou virtualmente, como objetivo do ato, de forma impessoal. Todo ato que se afastar desse objetivo sujeitar-se-á à invalidação por desvio de finalidade.”

Alternativas
Comentários
  • Letra B: Princípio da Impessoalidade. "(...) não há margem para expressão da vontade (...) forma impessoal"

  • faltaram só subilnhar a resposta

  • GAB; B

    Impessoalidade; A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independentemente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

  • B -->Princípio da Impessoalidade.

    Avante!

    Força e honra!

  • Tão fácil que chega a causar medo. A bipolaridade da cespe é uma dádiva.

  • Pra quem está falando que tá fácil é porque tá muito bom nos estudos mesmo, hein! Porque na minha visão existe duas respostas na questão. No início e no fim da questão ela fala sobre legalidade, só no segundo período que ela fala de impessoalidade.

  • "No gerenciamento público não há margem para expressão da vontade meramente pessoal do administrador."

  • O trecho doutrinário citado pela Banca corresponde a lições de Hely Lopes Meirelles acerca do princípio da impessoalidade. Com efeito, é este o postulado que exige que os atos do Poder Público sejam, em sua integralidade, sempre voltados à satisfação da finalidade coletiva, sem benefícios ou perseguições deliberadas a pessoas específicas, mercê de se incorrer em desvio de finalidade e, portanto, o ato ser inválido.

    No ponto, confira-se:

    "O princípio da impessoalidade, referido na Constituição de 1988 (art. 37, caput), nada mais é que o clássico princípio da finalidade, o qual impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal. E o fim legal é unicamente aquele que a norma de Direito indica expressa ou virtualmente como objetivo do ato, de forma impessoal.
    (...)
    E a finalidade terá sempre um objetivo certo e inafastável de qualquer ato administrativo: o interesse  público. Todo ato que se apartar desse objetivo sujeitar-se-á a invalidação por desvio de finalidade, que a nossa lei da ação popular conceituou como o 'fim diverso daquele previsto, explícita ou implicitamente, na regra de competência' do agente (Lei 4.717/65, art. 2º, parágrafo único, "e")."

    Do acima exposto, apenas a letra B se revela acertada.


    Gabarito do professor: B

    Referências Bibliográficas:

    MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 27ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002, p. 89.

  • Peguei algumas palavras chaves para responder a questão:

    “O principio da impessoalidade impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal. No gerenciamento público não há margem para expressão da vontade meramente pessoal do administrador. E o fim legal é unicamente aquele que a norma de Direito indica, expressa ou virtualmente, como objetivo do ato, de forma impessoal. Todo ato que se afastar desse objetivo sujeitar-se-á à invalidação por desvio de finalidade.

    No principio da impessoalidade há 2 dimensões que devem ser consideradas: a) finalidade; b) vedação a promoção pessoal

    GAB: B

    Quaisquer erro, favor comentar :)


ID
5249863
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No município de Tunápolis - SC, o Poder Executivo é exercido pelo Prefeito, auxiliados pelos:

Alternativas

ID
5249866
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os Atos Administrativos, enquanto oriundos da Administração Pública, no gozo de suas prerrogativas exclusivas, vêm dotados de certos atributos, características que os diferenciam dos atos jurídicos privados. São os seguintes:
I - Imperatividade;
II - Presunção de legitimidade;
III- Revogação.
Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A)

    ATRIBUTOS OU CARACTERÍSTICAS DO ATO ADMIISTRATIVO

    Em razão do regime peculiar a que estão sujeitos os atos administrativos, são apontadas como sendo suas características (PIA):

    a) presunção de legitimidade;

    b) imperatividade;

    c) autoexecutoriedade.

  • PATI

    P- Presunção de legitimidade

    A- Autoexecutoriedade

    T- tipicidade

    I- Imperatividade

  • Acrescentando:

    Maria S. Z. D. Pietro defende que a presunção de legitimidade e veracidade estão presentes em

    todos os atos.

    Bons estudos!

  • Os atributos dos atos administrativos são:

    • Presunção de legitimidade;
    • Imperatividade;
    • Autoexecutoriedade;
    • Tipicidade
  • Falta tipicidade

  • De acordo com firme entendimento doutrinário, devem ser considerados como atributos dos atos administrativos:

    - presunção de legitimidade e de veracidade;

    - autoexecutoriedade (no bojo da qual a doutrina também insere a exigibilidade e a executoriedade);

    - imperatividade; e

    - tipicidade.

    À luz deste rol de atributos, em cotejo com as opções propostas pela Banca, percebe-se que apenas as assertivas I e II estão corretas.

    Já a proposição III se mostra incorreta, porquanto a revogação, em rigor, vem a ser espécie de extinção de atos administrativos, baseada em reexame de mérito, sob os critérios de conveniência e oportunidade, devendo recair sempre sobre atos válidos.

    Logo, tão somente as afirmativas I e II são verdadeiras.


    Gabarito do professor: A

  • NÃO ESQUEÇA DE ATRIBUIR CARACTERÍSTICAS A PATI

    ATRIBUTOS/CARACTERÍSTICAS:

    PATI

    PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE;

    AUTOEXECUTORIEDADE

    TIPICIDADE

    IMPERATIVIDADE

    quando ver atributo + características não esquece da pati, flw?


ID
5249869
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o artigo 6º, da Constituição Federal, são direitos sociais, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos sociais e pede ao candidato que assinale o item incorreto, marcando a alternativa que não contempla um direito social.

    Para responder a questão, necessário conhecimento acerca do art. 6º, CF, que preceitua:

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.   

    Portanto, a alimentação, proteção à maternidade e à infância e a previdência social são direitos sociais. Por outro lado, a intolerância religiosa, não, de modo que o gabarito é a letra "D".

    Gabarito: D

  • São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.  

    DILMA SEM PTT

  • GABARITO - D

    Este já é conhecido:

    EDU MORA LÁ

    Educação / Moradia / Lazer

    SAÚ TRABALHA ALÍ

    Saúde / Trabalho / Alimentação

    ASSIS PROSEG PRESO NO TRANSPORTE

    Assistência aos desamparados / Proteção à maternidade e infância / Segurança /

    Previdência Social

    Transporte

  • Esta questão é aquela que elimina os que não estudaram e estão chutando na prova. Kkkk

  • 12 LPS DE MAÍSA TEMOS QUE TRANSPORTAR.

    1 LAZER

    2 PREVIDÊNCIA SOCIAL

    3 DESAMPARADOS

    4 MATERNIDADE

    5 INFÂNCIA

    6 SAÚDE

    7 ALIMENTAÇÃO

    8 TRABALHO

    9 EDUCAÇÃO

    10 MORADIA

    11 SEGURANÇA

    12 TRANSPORTE

  • A questão exige conhecimento acerca da sistemática dos direitos sociais positivados no art. 6º da CF/88. Sobre o tema, é correto afirmar que de acordo com o artigo 6º, da Constituição Federal, são direitos sociais, exceto: Intolerância religiosa.

     

    Segundo art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Importante destacar que a intolerância religiosa não é compatível com a sistemática constitucional. Na verdade, a CF/88 protege a liberdade de consciência e crença. Conforme art. 5º, VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

     

    Gabarito do professor: letra d.

  • Sobre o tema, é correto afirmar que de acordo com o artigo 6º, da Constituição Federal, são direitos sociais, exceto: Intolerância religiosa.

     

    Segundo art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Importante destacar que a intolerância religiosa não é compatível com a sistemática constitucional. Na verdade, a CF/88 protege a liberdade de consciência e crença. Conforme art. 5º, VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

     

    Gabarito do professor: letra d.

  • Podia cair uma questão assim na PPMG
  • Uma questão dessa não cai na minha prova

  • medo de quem não marcou a D e deixou implícita a opinião de que Intolerância Religiosa é um direito


ID
5249872
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As características do contrato administrativo são, exceto:

Alternativas
Comentários
  • I. Comutativo: aquele que gera direitos e deveres previamente estabelecidos para ambas as partes (é vedada a celebração de contratos aleatórios com a Administração - isto é, com efeitos imprevistos).

    II. Consensual: o simples consenso das partes já formaliza o contrato. Não se faz necessária a transferência do bem para ele se tornar perfeito.

    III. De Adesão: aqueles que não admitem a rediscussão de cláusulas contratuais. As cláusulas são IMPOSTAS por uma das partes (poder público) e à outra parte (particular) cabe apenas aderír ou não à avença.

    IV. Oneroso: como regra, não são admitidos contratos gratuitos firmados com o poder público, devendo o particular ser remunerado pela execução da atividade ou entrega do bem objeto do acordo firmado.

    V. Sinalagmático: as obrigações das partes são recíprocas, ou seja, a execução da atividade de uma das partes enseja o adimplemento contratual pela outra.

    VI. Personalíssimo: os contratos administrativos devem ser celebrados com o vencedor do procedimento licitatório, não podendo ser transferido a terceiro, salvo previsão no edital (art. 72, Lei nº 8.666/93).

    VII. Formal: todo contrato administrativo tem uma forma definida na lei, indispensável à sua regularidade.

    Gabarito: D

  • Acrescento:

    Sinalagmático> é a reciprocidade de obrigações entre as partes dispostas no contrato.

    ----------------------------------------------------------------------------------

    Cláusulas exorbitantes:

    FARAÓ

    – iscalizar os contratos

    A – plicar sanções (motivadamente pela inexecução total ou parcial do ajuste)

    R – escindir unilateralmente

    A – lterar (para melhorar adequação às finalidades de interesse público, respeitos os direitos do contratado)

    O – cupar bens (nos casos de serviços essenciais – bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato)

  • OBS: EXCEPCIONALMENTE, ADMITE-SE CONTRATO VERBAL:

    • PEQUENAS COMPRAS OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS;
    • PRONTO PAGAMENTO;
    • ATÉ 10.000,00 REAIS.

    ART. 95, § 2º, DA NOVA LEI.

  • Analisemos as opções lançadas pela Banca:

    a) Certo:

    De fato, contratos administrativos caracterizam-se por serem consensuais, porquanto faz-se necessária a manifestação de vontade de ambas as partes, sem possibilidade, evidentemente, de a Administração impor a contratação, de forma unilateral.

    b) Certo:

    A doutrina realmente aponta o formalismo moderado como uma das características dos contratos administrativos, o que se justifica, por exemplo, pelo fato de, em regra, deverem ser precedidos de licitação, formalizarem-se por escrito, sendo, em regra, nulos os contratos verbais (Lei 8.666/93, art. 60, caput e parágrafo único) existência de cláusulas necessárias (Lei 8.666/93, art. 55), dentre outros aspectos.

    c) Certo:

    A onerosidade é apontada pela doutrina, de fato, dentre as características presentes nos contratos administrativos, significando que o particular contratado recebe a remuneração devida pela entrega do objeto contratual, tal como for avençado pelas partes. Pode ser traduzida, também, pela existência de um equilíbrio econômico entre as obrigações fixadas para as partes.

    d) Errado:

    A "impertinência" não figura dentre as características que podem ser corretamente indicadas para os contratos administrativos, de modo que está errado o presente item.


    Gabarito do professor: D

  • GABARITO: D

    O contrato administrativo é sempre consensual e, em regra, formal, oneroso, comutativo e realizado intuitu personae( personalíssimo). Assim, todo contrato administrativo tem como características o formalismo exigido por lei, a consensualidade entre as partes, a bilateralidade, a posição de supremacia da administração pública em relação ao contratado e o fato de que o objeto do contrato deverá estar revestido de interesse público.

    obs: A posição de supremacia do poder público (prerrogativa de poder de império), não quer dizer que a administração possa impor unilateralmente ao contratado a obrigação de contratar, pois o contrato é sempre consensual.

    Abraços e ótimos estudos


ID
5249875
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os serviços públicos podem ser divididos em:
I - De execução direta: Por sua própria importância e especificidade, devem ser realizados diretamente pelos órgãos centrais do Estado;
II - De execução indireta: São os que, sem prejuízo de segurança do Estado, podem ser entregues a particulares, por meio de contrato de concessão.
Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • A assertiva 1 está errada, "órgão central do estado" se assemelha à administração pública direta apenas. E a Execução direta do serviço é realizada tanto pela ADM Direta quanto pela Indireta.

    A execução indireta por sua vez, pode ser realizada por meio de Concessionários...

    Agora se for considerar ADM Indireta "Órgão central do Estado"...

  • A questão trata da classificação de serviços públicos. De acordo com o artigo 175 da Constituição Federal, é incumbência do poder público prestar serviços públicos, tal prestação pode ser feita diretamente pelo Estado ou indiretamente por meio de concessão ou permissão de serviço público a pessoas privadas.

    Assim, os serviços públicos são classificados em serviços públicos de execução direta, também chamados de serviços públicos indelegáveis, e serviços públicos de execução indireta, também chamados de serviços públicos delegáveis.

    Serviços públicos de execução direta ou indelegáveis são serviços públicos que, por suas especificidades, devem ser prestados diretamente pelo Estado, de forma centralizada, são serviços que exigem o exercício de função de império pelo poder público, por exemplo, serviços de defesa nacional, segurança interna.

    Serviços públicos de execução indireta ou delegáveis são serviços públicos que podem ser exercidos diretamente pelo Estado, mas também podem, por sua natureza, ser delegados a particulares por meio de contrato de concessão ou permissão de serviço público.

    Verificamos que ambas as afirmativas da questão caracterizam de forma correta os serviços públicos de execução direta e de execução indireta pelo Estado. Desse modo, a resposta da questão é a alternativa C.

    Gabarito do professor: C. 

  • matéria pedida é totalmente controversa, cada doutrina diz uma coisa, não vale a pena perder tempo com esse tipo de questão.

ID
5249878
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“O _____________________________ é exercido pela Câmara Municipal, composta de Vereadores, eleitos através de sistema proporcional, dentre cidadãos maiores de 18 anos, no exercício dos direitos políticos, pelo voto direto e secreto.”

Alternativas

ID
5250196
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa que apresenta apenas aqueles em que as crases sublinhadas estão corretamente empregadas:
I - “À tarde, dei uma passada na casa dos meus pais e às 19h voltei para a minha casa.”;
II - “Lembro-me perfeitamente que ele cheirava à vinho.”;
III - “Ontem cheguei à cidade para prestar um concurso público.”.
Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (C)

    ___

    I - “À tarde, dei uma passada na casa dos meus pais e às 19h voltei para a minha casa.

    CORRETO.

    "À tarde" é uma locução adverbial de tempo. É escrita obrigatoriamente com acento grave indicativo de crase, tal como acontece em outras locuções adverbiais (à manhã, à tarde, à noite, à madrugada)

    "às 19h": A crase deve ser usada antes da indicação de um horário ou de horas marcadas

    ___

    II - “Lembro-me perfeitamente que ele cheirava à vinho.

    ERRADO. Se ele cheirava (exalava odor), cheirava A algo. Todavia, "vinho" é uma palavra masculina, razão por que não subsiste razão para uso da crase.

    OBS: o verbo "lembrar" é um verbo pronominal. Na construção da assertiva, correto seria "Lembro-me perfeitamente DE QUE ele cheirava a vinho" ou "Lembro perfeitamente que ele cheirava a vinho".

    ___

    III - “Ontem cheguei à cidade para prestar um concurso público

    CORRETO. Quem chega, chega A algum lugar + "a" cidade = ocorrência "clássica" da crase (fusão da preposição advinda da regência nominal + "a" artigo)

    ___

    Em caso de erros, notifiquem.

  • Sabendo que vinho e masculino e não possui crase já da pra descartar as assertivas A,B e D


ID
5250199
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Anteontem choveu, no entanto, agora está ensolarado.”
O sujeito da oração destacada é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    Quando o verbo indica fenômeno natural, o sujeito é inexistente ou oração sem sujeito.

    Chove como nunca!

    Bons estudos!

  • Quem choveu? ''ninguém''

    trata-se de fenômeno natural, ou seja, sem sujeito.

    Gabarito D.

  • Oração é sem sujeito quando o verbo indicar fenômenos naturais;

    Tendo verbo haver no sentido de existir;

    Quando houver verbos fazer e estar indicado tempo e clima: Faz dois meses que não a vejo/ Faz muito frio no sul;

    Quando houver o verbo ser em relação a datas, horas e distância: É meio-dia e meia;

    Quando houver os verbos bastar e chegar seguidos da preposição "de".


ID
5250202
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amanda cresceu muito em pouco tempo”. Analisando a frase, assinale a função sintática da palavra “cresceu”:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (A) >> "cresceu" é um verbo intransitivo, não exigindo um objeto direto ou indireto. Um rápido exemplo de cada tipo

    VERBO INTRANSITIVO:

    Maria correu desesperadamente contra o relógio.

    VERBO TRANSITIVO DIRETO:

    Queria pegar duas flores no jardim da minha avó.

    VERBO TRANSITIVO INDIRETO:

    Eu preciso de bons motoristas na minha empresa.

    VERBO BITRANSITIVO:

    A empresa doou todos os lucros ao orfanato da cidade.

    VERBO IMPESSOAL:

    Nesta cidade, muitas oportunidades.

    ___

    Qualquer erro, notifiquem.

  • O verbo crescer é INTRANSITIVO, pois quem cresce, cresce.

    . ''Muito'' é Advérbio de intensidade.

    Alternativa A

  • Só temos adjuntos adverbiais acompanhando o verbo.

  • QUESTÃO SEM GABARITO

    Verbo não é função sintática.


ID
5250205
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O verbo sublinhado da oração abaixo está nos seguintes tempo e modo verbais:
“Gostaria que você me deixasse em paz, por favor!”

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Pretérito imperfeito do subjuntivo.

  • pretérito imperfeito do subjuntivo se refere a um fato que pode ter ocorrido ou não e é expresso pelas desinências –sse, -sses, -ssemos, -sseis, -ssem. Frequentemente, ele remete aos desejos, vontades, imaginação ou sentimentos do falante.


ID
5250208
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere: “Alexandro, chileno que virá palestrar, é um ótimo profissional”.
Assinale a função sintática do substantivo da oração sublinhada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (B) - Aposto Explicativo

    De uma forma não muito técnica, quando se vê locuções entre vírgulas, geralmente elas têm função sintática de aposto explicativo ou adjunto adverbial. Sabendo que não se trata de uma locução adverbial, que o vocativo é o primeiro termo da oração (Alexandro) e que nada está sendo enumerado, restou-nos a opção aposto explicativo. No caso em tela, explica que Alexandro é o tal chileno que virá palestrar.

    Se houver mais dúvidas quanto às regras do uso da vírgula, acesse: portugues.com.br/gramatica/o-uso-virgula-seus-pre-requisitos-.html

    -----------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • GABARITO: LETRA B

    Só complementando..

    Alexandro, chileno que virá palestrar: Explicativo só existe um Alexandro Chileno que irá palestrar

    Alexandro chileno que virá palestrar: Restritivo existem vários Alexandro..

  • Aposto explica ou justifica um termo a ele.
  • Acrescentado:

    Há 6 tipos de aposto:

    1° Explicativo: Sempre vem entre pontuação.

    Ex: “Altruístas têm uma região do cérebro, a amígdala do lado direito, maior que o normal.”

    2° Especificativo: Não apresenta pontuação.

    Formado de (substantivo + preposição de + nome próprio).

    - Formado de (substantivo + nome próprio).

    Ex: O país da escócia é lindo. 

    3° Enumerativo: sempre apresenta sinal de pontuação (principalmente dois pontos);

    - Sempre explica dois ou mais termos.

    Ex: comprei duas camisas ontem: uma do Black Sabbath e uma do Metallica.

    4° Resumitivo: 

    - Resume uma sequência de termos.

    - Apresenta pronomes indefinidos "tudo, nada, nenhum".

    - Apresenta pontuação antes do pronome indefinido.

    Ex: Informações, sabedoria, filosofia, nada mais seduzia o Douglas.

    5° Distributivo: 

    - Apresenta pontuação.

    - Apresenta pronomes demonstrativos "este, esse, aquele, outra...

    - É usado para retomar elementos no texto.

    Ex: Amanda e Marina amam música. Esta gosta de MPB; aquela Heavy Metal;

    6° Circunstancial: 

    - expressa comparação, tempo, causa, etc. e pode ser acompanhado de palavra que marca essa relação. Ele ainda acrescenta um dado a mais acerca do fundamental.

    Ex: A ti, como general, compete o comandar.''

    Fonte: Colega do Qc.


ID
5250211
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A alternativa que corresponde corretamente a citação a seguir é:
“Palavra ou expressão que representa a pessoa ou coisa personificada, a quem nos dirigimos diretamente: Paulo, onde está você?”

Alternativas
Comentários
  • Paulo, onde está você?”

    Veja que, na oração, uma pergunta está sendo feita. Sabendo que não se separa o sujeito de seu predicado, não haveria como Paulo ser outra coisa além de um vocativo. Até porque, o vocativo deve, necessariamente, ser separado por vírgula.

    Vejamos o que BECHARA E., tem a dizer a respeito do vocativo:

    "Desligado da estrutura argumental da oração e desta separado por curva de entoação exclamativa, o vocativo cumpre uma função apelativa de 2ª pessoa, pois, por seu intermédio, chamamos ou pomos em evidência a pessoa ou coisa a que nos dirigimos:

    ------>José, vem cá!

    ------>Tu, meu irmão, precisas estudar!

    ------>Felicidade, onde te escondes?"

    Fonte: BECHARA, E. (1999)Moderna Gramática Portuguesa, Ed. Lucerna, Rio de Janeiro, (pp.460-461).

    GABARITO (B)

    -------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Vocativo e separado por vírgula
  • Acrescentando:

    Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração.

    Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o

    termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou

    hipotético.

    Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do

    discurso.

    Veja os exemplos:

    Não fale tão alto, Rita!

    Vocativo

    Senhor

    presidente, queremos nossos direitos!

    Vocativo

    Fonte: Só Português.


ID
5250214
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A vírgula não está corretamente empregada em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (C)

    ___

    (A) Porto Alegre, 21/06/2018.

    CORRETO. A vírgula foi usada para isolar topônimo e sua respectiva data

    ___

    (B) Respeite a eles, pois aqueles homens trabalham de sol a sol.

    CORRETO. Trata-se de uma oração coordenada sindética explicativa, e o síndeto "pois" deve ser marcado pela virgulação.

    ___

    (C) Os meninos da minha escola, são extremamente inteligentes.

    ERRADO. Não se separa sujeito do verbo (no caso, verbo de ligação "ser" na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo)

    ___

    (D) Fui ao mercado e comprei maçã, uva, banana e morango.

    CORRETO. Trata-se de aposto enumerativo, o uso das vírgulas está perfeito.

    Qualquer erro, avisem

  • Aquele momento que você erra por não ler o enunciado com atenção... ¬¬


ID
5250217
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Do Norte e Nordeste brasileiro, adveio, nas décadas de 60 e 70, muitos imigrantes para São Paulo.”

No trecho acima, pode-se afirmar que há um erro gramatical de:

Alternativas
Comentários
  • O erro está na flexão do verbo. O correto seria ADVIERAM, pois deve concordar com o sujeito da oração MUITOS IMIGRANTES .

  • Gabarito: A

  • baixaria

  • essas vírgulas separando sujeito de verbo vei....

ID
5250220
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Com base na seguinte oração “Essas atitudes, as quais são consideradas como última opção em busca de melhores condições, também demonstram uma posição contrária à autoridade.”, responda a próxima questão: 

A expressão sublinhada no período acima poderia ser corretamente substituída pelo termo:

Alternativas
Comentários
  • "que" com função de pronome relativo. podendo ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais.

  • Lembrando que o Cujo não pode ser trocado por nenhum outro pronome, além de não vir sucedido de artigo.

    Ex: Cujo o, Cujo a...


ID
5250223
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Com base na seguinte oração “Essas atitudes, as quais são consideradas como última opção em busca de melhores condições, também demonstram uma posição contrária à autoridade.”, responda a próxima questão: 

A utilização da crase “à” no trecho acima é justificada pela seguinte regra gramatical:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (D) >> é o uso "clássico" da crase: fusão do "a" advindo da regência nominal com o "a" artigo.

    No caso da questão:

    (...)uma posição contrária à autoridade.

    Se a posição é contrária, é contrária A alguma coisa + a autoridade = à autoridade

  • crase é fusão ou contração


ID
5250226
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica de Tunápolis – SC, conceder licença ao Prefeito, ao Vice-Prefeito e aos Vereadores para afastamento do cargo, compete, privativamente:

Alternativas

ID
5250229
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“A Revolução Francesa marcou o fim da ___________________________ e foi um movimento social e político que ocorreu na França em 1789 e derrubou o Antigo Regime, abrindo o caminho para uma sociedade moderna com a criação do Estado democrático.”

Alternativas
Comentários
  • A revolução dirigida por esta burguesia na França arrastou as classes mais desfavorecidas na luta contra a nobreza. Um partido burguês mais radicalizado, o Jacobino, assume o poder em 1794 sob a direção de Robespierre. Com isso, é abolida a escravidão nas colônias, questão que estava sob impasse. Com a queda dos jacobinos a pressão para restauração da escravidão aumenta e se concretiza com a expedição enviada por Napoleão ao final de 1801, derrotada.

  • A Revolução Francesa da início ao mundo contemporâneo. Logo, pelo o tempo cronológico, ela encerra o mundo moderno, o qual um fato histórico havia acabado de ocorrer, a independência dos EUA.

ID
5250232
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Foi um conflito entre o Brasil e a Argentina, pela posse do território que hoje é conhecido como Uruguai – na época, chamado de Províncias Unidas do Rio da Prata. Trata-se da:

Alternativas

ID
5250235
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Europa é marcada por uma grande densidade de territórios independentes, fruto das relações históricas de disputas pelo poder. São países que fazem parte do Continente Europeu, exceto:

Alternativas

ID
5250238
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O Presidente Temer indica André Pepitone para o cargo de diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB), Pepitone atua na Aneel desde 2000.”
(Fonte adaptada g1. globo.com > acesso em 01 de julho de 2018)
Em relação à Aneel, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    Coordena as ações de vigilância sanitária realizadas por todos os laboratórios que compõem a rede oficial de laboratórios de controle de qualidade em saúde.

    A Agência Nacional de Energia Elétrica é uma autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com sede e foro no Distrito Federal.

    É papel da ANEEL controlar e fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica.

    GRANDES BATALHAS, SÃO DADAS PARA AQUELES QUE SÃO GRANDES COMBATENTES.VÁ ESTUDAR!!