SóProvas



Prova CCV-UFC - 2017 - UFC - Jornalista (Assessoria de Imprensa)


ID
2579095
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As teorias da comunicação tratam das relações entre os meios de comunicação de massa e a sociedade. Considerando as características da Mass Communication Research marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Consolidação da Mass Communication Research se deu com a tentativa de formalização do processo comunicativo, a partir da "questão-programa" de Lasswell, elaborada nos anos 30 e proposta em 1948.

    Fonte: Teorias da Comunicação. Antonio Hohlfeldt. 2001. Editora Vozes.

  • Mass Communication Research refere-se ao aglomerado de pesquisas e teorias que se deu nos EUA a partir de 1920, coincidindo com o surgimento das comunicações de massa. As pesquisas eram encomendadas por governos, forças armadas ou grandes empresas no conturbado período entre guerras - crise econômica nos EUA e ascensão dos regimes totalitários na Europa. Os primeiros estudos de comunicação de massa foram realizados pelas Escola de Chicago e Escola de Palo Alto. Mais adiante, surgiram a Teoria Matemática, a Teoria Hipodérmica, a Teoria Funcionalista e a Teoria das Influências Seletivas

    http://www.comuniqueiro.com/dicionario/mass-communication-research

  • Letra A - está errada porque a mass communication research teve sim impacto fora dos EUA, influenciando estudos no continente europeu e estimulando análises críticas a respeito dos seus resultados.

    Letra B - está errada porque a teoria crítica não faz parte do mass communication research.

    Letra C - está incorreta porque a agulha hipodérmica é um dos estudos que fizeram parte do trabalho do mass communication research.

    Letra D - está errada porque o mass communication research ocorreu, sobretudo, a partir do período entreguerras.

    Letra E está certa porque as perguntas mencionadas fazem parte do modelo proposto por Lasswell.

    Fonte: prof Julia Branco - Estratégia


ID
2579098
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre os Estudos Culturais marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • b) Errada. Shannon e Weaver são pesquisadores da Teoria Matemática da Comunicação e Lasswell considerado um dos fundadores do Mass Communication Research, ambos americanos.

  • Lasswell: quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?



  • O relato que segue compõe a narrativa dominante sobre as origens dos Estudos Culturais britânicos, embora não desconheça sua atual problematização. O campo dos Estudos Culturais surge, de forma organizada, através do Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), diante da alteração dos valores tradicionais da classe operária da Inglaterra do pós-guerra. Inspirado na sua pesquisa, The Uses of Literacy (1957), Richard Hoggart funda em 1964 o Centro. Ele surge ligado ao English Department da Universidade de Birmingham, constituindo-se num centro de pesquisa de pós-graduação da mesma instituição. As relações entre a cultura contemporânea e a sociedade, isto é, suas formas culturais, instituições e práticas culturais, assim como suas relações com a sociedade e as mudanças sociais, vão compor o eixo principal de observação do CCCS. 

    Três textos que surgiram nos final dos anos 50, são identificados como as fontes dos Estudos Culturais: Richard Hoggart com The Uses of Literacy (1957), Raymond Williams com Culture and Society (1958) e E. P. Thompson com The Making of the English Working-class (1963). O primeiro é em parte autobiográfico e em parte história cultural do meio do século XX. O segundo constrói um histórico do conceito de cultura, culminando com a idéia de que a "cultura comum ou ordinária" pode ser vista como um modo de vida em condições de igualdade de existência com o mundo das Artes, Literatura e Música. E o terceiro reconstrói uma parte da história da sociedade inglesa de um ponto de vista particular - a história "dos de baixo". 

    Leia o texto completo em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3363368/mod_resource/content/1/estudos_culturais_ana.pdf

  • Estudos Culturais

    Os estudos feitos no Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), ou Escola de Birmingham, fundado em 1964. São estudos trans- ou interdisciplinares de elementos da cultura contemporânea como caminho para entender as relações sociais.

    (...)

    A questão abrangente, nesses estudos, era a relação do simbólico com o social; os grandes temas eram a ideologia, as subjetividades, as identidades e a representação, discutidos com a ajuda da sociologia, da antropologia, da filosofia e da teoria literária.

    Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 178/9


ID
2579101
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Escola de Frankfurt é uma referência nos estudos da teoria crítica da comunicação. Sobre a Escola de Frankfurt, marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E (não sou jornalista, mas vi o assunto no ServiçoSocial)

  • A “Escola De Frankfurt” (do alemão Frankfurter Schule) é a denominação informal para a escola de teoria social interdisciplinar.

    Foi formada por marxistas dissidentes e agregados do "Instituto para Pesquisa Social" da Universidade de Frankfurt, na Alemanha.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/escola-de-frankfurt/

  • Escola de Frankfurt (Alemanha):

     - Baseia-se nas teorias marxistas;

    - Inaugurou a Teoria Crítica  que investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista;

    - Desvendaram a natureza industrial das informações contidas na arte, tornando-a adequada para produção e consumo em larga escala;

    - A arte passa a ser um produto industrial = INDÚSTRIA CULTURAL.

     

    INCORRETA = Gabarito E. 

  • A questão tenta induzir a erro apostando na crença de que tudo o que vale a pena em termos de estudo surgiu nos EUA.
    Graças a Deus isso é (muito) falso.

  • GABARITO: E

    Escola de Frankfurt, Alemanha.

    Escola de Chicago, EUA.

    Escola de Toronto, Canadá.


ID
2579104
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

(...) “a mídia coloca a agenda de discussão. Isto significa que ao redor de 80% dos temas e assuntos que são falados no trânsito, no trabalho, em casa, nos encontros sociais etc., são colocados à discussão pela mídia” (GUARESCHI, P.A. O direito humano à comunicação: pela democratização da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013).


O trecho acima refere-se a uma das teorias de comunicação mais conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Luís Mauro Sá Martino, na p. 207 do livro Teoria da Comunicação, sobre a Teoria do Agendamento:

    A ideia do Agenda-Setting, "definição" da agenda", diz que os meios de comunicação determinam os assuntos discutidos pelas pessoas. (...) prevê que os temas da agenda da mídia definem a agenda pública, isto é, passarão a ser discutidos pelas pessoas uma vez pautados pela mídia.


ID
2579107
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Revista semanal ilustrada que marcou época no jornalismo brasileiro foi criada em 1928, no Rio de Janeiro, pelos Diários Associados. Essas informações referem-se à revista:

Alternativas
Comentários
  • a) IstoÉ: revista semanal brasileira de informações gerais, criada em 1976. Seu primeiro diretor de redação foi o jornalista Mino Carta, principal autor da concepção original do projeto editorial. A revista é publicada pela Editora Três, empresa fundada pelo empresário Domingo Alzugaray.

    b) Manchete: Criada por Adolpho Bloch, a revista Manchete surgiu em abril de 1952, sendo considerada a segunda maior revista brasileira de sua época, atrás apenas da revista O Cruzeiro. Empregando uma concepção moderna, a revista tinha como fonte de inspiração a ilustrada parisiense Paris Match e utilizava, como principal forma de linguagem, o fotojornalismo. Em seu auge, a equipe de jornalistas e colaboradores tinha nomes como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino,David Nasser e Nelson Rodrigues, entre outros. 

    c) O Pasquim: foi um semanário alternativo brasileiro, de característica paradoxal, editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991, reconhecido pelo diálogo entre o cenário da contracultura da década de 1960 e por seu papel de oposição ao regime militar. De uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, que a princípio parecia exagerada, o semanário (que sempre se definia como um hebdomadário) atingiu a marca de mais de 200 mil em seu auge, em meados dos anos 1970, se tornando um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro.

    d) O Cruzeiro: foi uma revista semanal ilustrada brasileira, lançada no Rio de Janeiro, em 10 de novembro de 1928, editada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Carlos Malheiro Dias foi seu diretor e em 1960 imprimiu um novo design editorial que ficou conhecido como "bossa nova". Foi a principal revista ilustrada brasileira da primeira metade do século XX. Estabeleceu uma nova linguagem na imprensa brasileira: inovações gráficas, publicação de grandes reportagens, ênfase ao fotojornalismo. 

    e) Fatos e Fotos: Semanário de variedades impresso e editado por Bloch Editores S.A. a partir de 28 de janeiro de 1961, em Brasília. Segundo Murilo Melo Filho, para a confecção de Fatos e Fotos era aproveitado o excesso de matérias produzidas para a revista Manchete. Também de acordo com Melo Filho, Fatos e Fotos era uma revista destinada a publicações especiais. Era uma revista leve e, porque continha pouca tinta, destinada a coberturas ágeis.

  • Maravilha, Morena. Parabéns e obrigado!

    Não sabia que IstoÉ também havia sido iniciada por Mino Carta. Como ele também foi o que deu o pontapé inicial em Veja... temos aí um gigante do jornalismo brasileiro.


ID
2579110
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com o Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros que trata da responsabilidade profissional do jornalista é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Não pode divulgar informações visando o interesse pessoal ou buscando vantagem econômica. 

  • Ê boiada...   questão dada!


ID
2579113
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“A Internet é óptima para nos exprimirmos, mas expressão não é informação, é algo muito mais fácil. Separar os dois é função do jornalista. Ele deve olhar para a Internet como um novo meio de expressão e ter consciência de que, enquanto canal de informação, exige um trabalho de verificação. A última coisa de que os jornalistas se podem esquecer é que a informação é algo de valioso e difícil, que deve ser feito por profissionais. (WOLTON, D. "O jornalismo trocou a grandeza da oferta pela tirania da procura". https://www.publico.pt/2016/11/01/culturaipsilon/noticia/o-jornalismo-trocou-a-grandeza-da-oferta-pela-tirania-da-procura-1749526).


Considerando o enunciado, no contexto contemporâneo o jornalista deve atuar como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Separar, verificar... filtrar... Gatekeeper. 

  • Entenda o que faz um ghost writer

    Basicamente, um ghost writer é aquela pessoa que não recebe créditos de autoria pelo texto que escreveu. E isso faz parte de um contrato ou acordo de cessão de direitos autorais. O ghost writer escreve livros, textos, apostilas e outros materiais, vende a uma pessoa (física ou jurídica) os direitos autorais sobre essa obra e recebe por isso.

    Posteriormente, não há nenhuma violação ou irregularidade se o texto for divulgado como sendo de autoria de outra pessoa. Aliás, é justamente isso que se pretende fazer por meio da contratação de um ghost writer

    https://comunidade.rockcontent.com/ghost-writer/


    O Arauto ou heraldo era o mensageiro oficial na Idade Média, uma pré-forma do diplomata. Na Idade Média, o arauto tinha como funções: realizar proclamações solenes, verificar títulos de nobreza, transmitir as mensagens da coroa, anunciar a guerra e proclamar a paz. Wikipédia

  • Ombudsman é um cargo profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa com a função de receber críticas, sugestões e reclamações de usuários e consumidores, com o dever agir de forma imparcial para mediar conflitos entre as partes envolvidas.Nos países de língua portuguesa, as palavras "ouvidor" e "provedor" (bem como "ouvidoria" e "provedoria") são mais utilizadas como substitutas ao nome estrangeiro.

    Wikipedia


ID
2579116
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de hipertexto.

Alternativas
Comentários
  • A prova da UFC 2017 foi cheia de questões específicas copiadas de outras bancas. Esta é igualzinha a Q406452 da IADES em 2014. 

  • torcendo pra caírem umas questões assim na minha prova domingo.

  • Tenho visto muita confusão entre hipertexto e hipermidia.

    Esta questão é um exemplo...

    A rigor, hipertexto é o formato que permite que um texto que contenha links para outros textos. 

    Quando se considera links que levam para fotos, áudios, vídeos e outros recursos está-se falando de hipermidia.

    Portanto, é preciso ficar ligad@ quanto à palavra "hipertexto", porque podem estar querendo significar "hipermidia". E, se duvidar, talvez até vice-versa. 

  • E) Texto organizado de forma não linear, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá por meio de referências específicas, denominadas hiperlinks no meio digital.


ID
2579119
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“O Dia Internacional dos Direitos Humanos (...) também é um dia de luta por mudanças no sistema de comunicação do país. Isso porque, mais que um serviço ou técnica, compreendemos que a comunicação é um direito humano fundamental”.

(MARTINS, H. Comunicação também é direito humano fundamental. https://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/comunicacao-tambem-e-direito-humano-fundamental7938.html).


Sobre comunicação e direitos humanos é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Poderia haver dúvida entre D e E. Sobre a D, a resposta está no texto base para a questão: "o Brasil já possui uma lei que se refere à comunicação como direito: o Estatuto da Juventude, em seu artigo 26, estabelece que “o jovem tem direito à comunicação e à livre expressão, à produção de conteúdo, individual e colaborativo e ao acesso às tecnologias de informação e comunicação”

     


ID
2579122
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre comunicação e democracia é incorreto afirmar

Alternativas
Comentários
  • FONTE: http://www.fndc.org.br/forum/quem-somos/

     

    Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

     

    Foi atuante na finalização dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte que preparava a nova Constituição Federal. Ao final, foi instituído o capítulo V da Carta Magna, com artigos que tratam especificamente da Comunicação. Como o resultado da Assembleia Constituinte não foi tão promissor quanto as expectativas do movimento à época, as entidades de classe que formavam a então Frente Nacional por Políticas Democráticas de Comunicação (FNPDC) decidiram que era preciso manter um esforço permanente de mobilização e ação na busca de políticas que democratizassem de fato a área. Assim, criaram, em 1991, a associação civil FNDC, com atuação no planejamento, mobilização, relacionamento, formulação de projetos e empreendimento de medidas legais e políticas para promover a democracia na Comunicação. Quatro anos depois, no dia 20 de agosto 1995, o FNDC passou a existir como entidade. 

     

    Em mais de vinte anos de existência, o Fórum fez história ao participar de lutas políticas como a concepção do conceito de Radiofusão Comunitária, a regulamentação da cabodifusão, a reforma da Lei de Imprensa e a criação do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS). A entidade encabeçou uma campanha contra a aprovação da Emenda Constitucional que permitia a entrada de capital estrangeiro em empresas de comunicação e também publicou uma pesquisa referência sobre a concentração da mídia no Brasil: “Os Donos da Mídia”.

     

    São mais de 500 filiadas, entre associações, sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais e coletivos que se articulam para denunciar e combater a grave concentração econômica na mídia, a ausência de pluralidade política e de diversidade social e cultural nas fontes de informação, os obstáculos à consolidação da comunicação pública e cidadã e as inúmeras violações à liberdade de expressão. 

  • D) O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) perdeu força com a realização da Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM).


ID
2579125
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Ao longo do século 20, a imprensa consolidou uma hegemonia na tarefa de documentar sua época. Tornou-se a principal, às vezes a única, versão sobre os acontecimentos. Definiu o que era um acontecimento que merecia ser contado e o que não era e poderia ser apagado, na medida em que não virava narrativa. É importante sublinhar que, para a maioria dos homens e das mulheres que constroem o país, o mundo ou a aldeia em sua existência cotidiana, não ser reconhecido na narrativa da História tinha – e tem – um efeito brutal. A invisibilidade é, talvez, a violência que inaugura todas as outras”.

(BRUM, E. Heróis e vilões não cabem na reportagem. (http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eliane-brum/noticia/2013/08/bheroisb-e-bviloesb-nao-cabem-na-reportagem.html).


Sobre o controle social da mídia é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • sobre a letra E

     

    Não há, no Brasil, qualquer instrumento que impeça a propriedade cruzada de meios de comunicação, ou seja, a posse e a concessão de veículos de comunicação de diferentes naturezas numa mesma área geográfica (ex: o dono de uma TV também pode ter um jornal). Em muitos estados brasileiros, os concessionários das redes de televisão líderes de audiência (todas elas afiliadas da Rede Globo) também são proprietários dos jornais locais de maior circulação e de rádios de maior audiência.

     

     

  • Não entendo a razão da opção D estar errada..

  • Li DN não existe, até o presente momento, regulação da mídia no Brasil. Sugiro que veja essa reportagem bem legal sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=1jOUxiFwWbo

  • Obrigada, Mariana! :)


ID
2579128
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Com a evolução das tecnologias digitais, principalmente a expansão da internet, ocorreram importantes mudanças nos processos comunicacionais em que os receptores passaram a ser, também, emissores das mensagens. Surge a comunicação hipermidiática que é caracterizada por processos descentralizados de mediação social, da qual o jornalismo colaborativo é exemplo”.

(BALDESSAR, M.J. et al. Jornalismo colaborativo: produção de notícias do cidadão repórter no iReport.com da CNN. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1658-2.pdf).


Sobre jornalismo colaborativo é correto afirmar:

Alternativas

ID
2579131
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Na imprensa o termo ombudsman é utilizado para denominar o representante dos leitores dentro de um jornal. A função na imprensa foi criada nos Estados Unidos nos anos 60”.

(http://www1.folha.uol.com.br/ombudsman/2014/09/1520973-o-que-e-o-cargo-de-ombudsman.shtml).


No Brasil quais jornais têm a função de ombudsman? Marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pioneira na América Latina e no mundo lusófono, a Folha de S.Paulo instituiu a função em 1989, motivada pelo sucesso das experiências do Washington Post e do espanhol El País. Em 24 de setembro de 1989, a primeira página anunciava: “Ombudsman traz ao leitor os erros da Folha”. Tratava-se de chamada para coluna de estreia de Caio Túlio Costa, o primeiro ombudsman da imprensa brasileira, sob o título: “Quando alguém é pago para defender o leitor”.

    Em 28 anos, alguns poucos jornais brasileiros repetiram o modelo da Folha, em geral, por períodos curtos. O jornal O Povo, de Fortaleza, é a exceção à regra. Desde 1993 mantém seu defensor dos leitores.


    http://observatoriodaimprensa.com.br/edicao-brasileira-da-columbia-journalism-review/de-que-vale-funcao-de-ombudsman/

  • Ombudsman: Profissional contratado por uma organização (empresarial, governamental etc.) para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização. Fazendo parte do próprio quadro de empregados da organização ou atuando de modo terceirizado, o ombudsman precisa, necessariamente, de apoio e da confiança e seus superiores hierárquicos. Diz-se também ouvidor. 

    Profissional encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresas que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 1960, embora sua função já existisse em países como a Noruega e Suécia, com objetivos voltados para a administração pública.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Barbosa & Rabaça, p. 193/194

  • Art.56º

  • OMBUDSMAN / OUVIDOR


ID
2579134
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à comunicação pública, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.


( ) O modelo de emissoras públicas está previsto na Constituição Federal de 1988, conforme descrito em seu Art. 223.

( ) Comunicação pública é uma expressão que não se relaciona a profissões, estruturas ou a um conjunto de conhecimentos, mas a uma postura de perceber a comunicação como instrumento de interesse coletivo para fortalecimento da cidadania.

( ) Sua proposição é exclusiva para órgãos públicos governamentais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa 1 -> A CF não define os modelos, ela deixa para que a legislação infraconstitucional o faça.

    Afirmativa 2 -> Discordo de que a comunicação pública não se relacione a um conjunto de conhecimentos, no entanto, por saber que a terceira afirmativa jamais poderia estar certa, me reduzi às opções A e C, e ambas classificam como V essa afirmativa.

    Afirmativa 3 -> A comunicação pública não se confunde com a comunicação governamental. Veja:

     

    Comunicação pública x governamental

    A comunicação pública trata dos processos de comunicação (instrumental) realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público, na formação de uma sociedade cidadã e democrática, em encurtar distâncias sociais reduzindo as diferenças e em ampliar a capacidade analítica individual em prol do coletivo.

    A comunicação governamental é a praticada por um determinado governo, visando a prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas políticas adotadas e o reconhecimento das ações promovidas nos campos político, econômico e social. Trata-se de forma do governo se fazer presente perante a população.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_pública

  • Gabarito: C. Não existe menção alguma sobre modelo de emissora no Art. 223 da CF/88.

    Art. 223, CF/88:

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

        § 1º O Congresso Nacional apreciará o ato no prazo do art. 64, §§ 2º e 4º, a contar do recebimento da mensagem.

        § 2º A não-renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

        § 3º O ato de outorga ou renovação somente produzirá efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, na forma dos parágrafos anteriores.

        § 4º O cancelamento da concessão ou permissão, antes de vencido o prazo, depende de decisão judicial.

        § 5º O prazo da concessão ou permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze para as de televisão

  • Assertiva I ( ) O modelo de emissoras públicas está previsto na Constituição Federal de 1988, conforme descrito em seu Art. 223.

    Falso - não há um modelo descrito e sim uma mera afirmativa sobre seu uso

    Art. 223, CF/88:

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

        § 1º O Congresso Nacional apreciará o ato no prazo do art. 64, §§ 2º e 4º, a contar do recebimento da mensagem.

        § 2º A não-renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

        § 3º O ato de outorga ou renovação somente produzirá efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, na forma dos parágrafos anteriores.

        § 4º O cancelamento da concessão ou permissão, antes de vencido o prazo, depende de decisão judicial.

        § 5º O prazo da concessão ou permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze para as de televisão

    ( ) Comunicação pública é uma expressão que não se relaciona a profissões, estruturas ou a um conjunto de conhecimentos, mas a uma postura de perceber a comunicação como instrumento de interesse coletivo para fortalecimento da cidadania.

    Verdadeiro. O conceito de Comunicação Público está relacionado ao seus objetivos que são, basicamente: realizar a troca e compartilhamento de informações de utilidade pública, promoção de serviços públicos, estabelecimento de uma relação social entre instituição e sociedade civil, entre outros. Ela denota uma postura de seu agente de crença na Comunicação como um instrumento de promoção da cidadania.

    ( ) Sua proposição é exclusiva para órgãos públicos governamentais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Falso. Ainda que esteja mais no domínio governamental, a Comunicação Pública pode ser exercida eventualmente por instituições privadas na ocasião do compartilhamento de informações de utilidade pública. A exemplo, uma empresa de passagens aéreas divulgar uma informação sobre mudanças na política de segurança nos voos. 


ID
2579137
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo

Sobre as práticas de comunicação pública, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação pública x governamental

    A comunicação pública trata dos processos de comunicação (instrumental) realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público, na formação de uma sociedade cidadã e democrática, em encurtar distâncias sociais reduzindo as diferenças e em ampliar a capacidade analítica individual em prol do coletivo.

    A comunicação governamental é a praticada por um determinado governo, visando a prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas políticas adotadas e o reconhecimento das ações promovidas nos campos político, econômico e social. Trata-se de forma do governo se fazer presente perante a população.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_pública


ID
2579140
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere as seguintes funções:


1. Elaboração de releases para a imprensa e sugestões de pauta.

2. Organização de entrevistas coletivas.

3. Edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos.

4. Atuação como mestre de cerimônias em eventos.

5. Promoção de venda.


São funções de uma Assessoria de Imprensa de uma instituição pública ou privada que devem ser exercidas exclusivamente por um jornalista habilitado:

Alternativas
Comentários
  • Deu pra entender o que a questão quis dizer, porém apenas um "PS" sobre "exclusivamente para jornalista habilitado": para o STF é inconstitucional a exigência de diploma para o exercício do jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício da profissão de jornalista.

  • Questão desatualizada. Por decisão do STF, não se pode exigir diploma de jornalista para o exercício da função.


ID
2579143
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Essa mesma questão foi cobrada pela FCC em 2015. 

    Questão: Q592636

  • a) A assessoria pode produzir o clipping com monitoramento das notícias da instituição pública. 
    b)O press kit contém apenas brindes para imprensa e é de responsabilidade exclusiva do departamento de marketing.
    c)O principal papel do assessor de imprensa é servir de muro entre a instituição e a imprensa, protegendo o cliente do assédio dos meios de comunicação.
    d)A assessoria de imprensa participa apenas da organização de coletivas. Clipping, produção de house organs e media training são de responsabilidade sempre de empresas
    e)Diante de acontecimentos que despertem a atenção da imprensa, a assessoria produz notas oficiais que são textos distribuídos à imprensa com o posicionamento da instituição. Pode trazer informações complementares para auxiliar no reforço da imagem positiva.

  • Fiquei na dúvida quanto ao erro da E, alguém poderia esclarecer? obrigada!

  • Estranhíssimo porque a mesma questão cobrada pela FCC em 2015 (Q592636) conforme o colega já comentou dá como gabarito correto a opção E. Eu acertei porque achei a primeira mais certa, mas não vejo erro na letra E... 

  • Também fiquei na dúvida entre A e E, mas marquei A, porque no meu entendimento a letra E está incompleta e por isso foi considerada errada. No caso, a assessoria produz nota oficial, mas também marca entrevistas e coletivas de imprensa.... acho que é isso.

  • e)Diante de acontecimentos que despertem a atenção da imprensa..... na minha opinião o erro está no trecho em questão. Um acontecimento positivo pode despertar a atenção da imprensa e nesse caso não necessitaria de uma nota oficial.

  • e)Diante de acontecimentos que despertem a atenção da imprensa..... na minha opinião o erro está no trecho em questão. Um acontecimento positivo pode despertar a atenção da imprensa e nesse caso não necessitaria de uma nota oficial.

  • Nota oficial = gerenciamento de crise.

  • GABARITO: A

    Diante de acontecimentos que despertem a atenção da imprensa, a assessoria produz notas oficiais que são textos distribuídos à imprensa com o posicionamento da instituição. Pode trazer informações complementares para auxiliar no reforço da imagem positiva.

    RELEASES que são textos distribuídos à imprensa

  • Também assinalei a letra E, mas vi um erro. Sendo rigoroso, a nota oficial deve ser emitida quando há demanda da imprensa e a questão não diz exatamente isso. Neste caso, seria possível substituir nota por Comunicado, que é quando a própria instituição toma a iniciativa de se posicionar sobre algo, independente de solicitação da imprensa, agindo proativamente. Mas a alternativa A, pra mim, deixou dúvida ao reduzir o clipping ao monitoramento sem citar o arquivamento.


ID
2579146
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“O dilema do jornalista de educação hoje também se assemelha ao de saúde ou meio ambiente. São todos temas essenciais, e com cada vez mais necessidade de repórteres que tratem esses temas com o mesmo rigor do jornalismo científico e com a mesma sensibilidade de um repórter que trata de temas sociais extremamente relevantes” (GOIS, A. Jornalistas brasileiros organizam congresso pioneiro para fortalecer jornalismo de educação no país.

https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-18505-jornalistas-brasileiros-organizam-congresso-pioneiro-para-fortalecer-jornalismo-de-edu).


Sobre jornalismo e educação é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • http://jeduca.com.br/

  • A Jeduca foi criada em 2016 com o objetivo de ajudar a qualificar o trabalho dos repórteres que cobrem educação. São mais de 500 membros em todo o País que formam uma rede de troca de informações e que têm a possibilidade de consultar, gratuitamente, uma editora pública que auxilia na discussão de pautas e abordagens. http://jeduca.com.br/

     

    FONTE: http://www.fmss.org.br/educacao-em-pauta-com-o-jeduca/


ID
2579149
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre o trabalho de assessoria de imprensa, considere as afirmativas abaixo.


1) Uma das finalidades da segmentação de mailing é aumentar a pertinência do material encaminhado às redações.

2) O atendimento de imprensa, sobretudo nas assessorias de instituições públicas de ensino, é um dos principais instrumentos para aumentar a presença da instituição nos meios de comunicação.

3) O follow up é um instrumento fundamental para mensurar a penetração da assessoria de imprensa.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Follow up- Essa é uma ação para obter retorno do envio de press- releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletivas à imprensa. Esse contato se dá, em regra, por telefone.  O follow up deve ser utilizado para se certificar se a mensagem enviada realmente chegou e não para “colocar pressão” na intenção de conseguir uma inserção garantida das informações. Serve mais para lembrar sobre o envio de um release, por exemplo, em meio a tantos outros

  • Gente, alguém explica a 2?

  • Oi Isabela. A afirmativa 2 é verdadeira porque as assessorias de imprensa são o principal meio para uma organização alcançar mídia espontânea e "gratuita". Os assessores possuem capacidade técnica para identificar os critérios de noticiabilidade presentes nas ações e atividades das organizações e vendê-las aos jornais, rádios e TVs.

    Em uma universidade, vejamos o seguinte caso:

    O pauteiro de um jornal impresso local quer repercurtir uma matéria de uma agência internacional sobre desobstrução de artérias com o uso de nanotecnologia. Perdido, o pauteiro entra em contato com o assessor da universidade solicitando ajuda, perguntando se ele sabe de algum estudo semelhante na instituição. O assessor, ciente dos estudos que ocorrem na universidade, informa que não há nada do tipo na área da saúde, mas que o laboratório de química está com um estudo avançado sobre a aplicação de nanomateriais em baterias, que podem até mesmo dobrar a autonomia dos equipamentos eletrônicos atuais.

    O assessor sugere, então, que o pauteiro amplie a pauta para falar sobre nanotecnologia de forma geral, citando o caso local da universidade e sugerindo professores especializados como fontes. Veja que, se não fosse o assessor, o repórter não saberia desse estudo e não poderia fazer a ponte entre a sugestão de pauta e a realidade local. A universidade também não teria a possibilidade de divulgar o seu trabalho na área.

    Uma pessoa despreparada para o atendimento à imprensa, como uma secretária, poderia simplesmente reponder que: "Desculpe, mas o departamento de medicina disse que não tem nenhum estudo na área de nanotecnologia não".


ID
2579152
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo.


1) Cabe a uma assessoria de imprensa mediar as relações entre fontes e jornalistas, que muitas vezes não entendem um a função do outro.

2) Elaboração de releases e follow-up são estratégias-chave para manter um bom relacionamento com a imprensa.

3) Assessorias de imprensa podem disponibilizar também fotografias para os veículos de comunicação. Em caso de publicação, é obrigatório dar crédito ao autor.

4) A publicação de releases na íntegra pelos jornais é resultado direto do bom trabalho das assessorias de comunicação.


Aponte a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 4) A publicação de releases na íntegra pelos jornais é resultado direto do bom trabalho das assessorias de comunicação. Não! é preguiça mesmo do Jornalista. 

  • A publicação de releases na íntegra pelos jornais é resultado direto do bom trabalho das assessorias de comunicação. Não é o certo a se fazer, porém, devido ao dead line os jornalistas acabam publicando na íntegra os releases sem nem mesmo checar a informação. Acredito que fazem isso tb pq já trabalham há muito tempo com determinadas  assessorias, formando com isso uma relação de confiabilidade. O erro, no caso, foi do jornalista e não do assessor.

    Gabarito: D

  • Que jornalista é esse que não entende a função de uma fonte?
  • Gustavo, a letra A propõe a reciprocidade falando que, às vezes, as fontes não entendem o papel do jornalista.


ID
2579155
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para agir de forma ética, o assessor de imprensa deve:

Alternativas

ID
2579158
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mauro Wolf (1999) chama de noticiabilidade a capacidade que os fatos têm de virar ou não notícia. Quanto maior o grau de noticiabilidade, maior essa capacidade. Tecnicamente, essa capacidade pode ser avaliada tendo como referência:

Alternativas
Comentários
  • VALORES-NOTÍCIAS são parâmetros de qualidade que tipificam ou classificam as ocorrências por modos institucionalizados.

    Ex.: notoriedade, morte, proximidade, relevância, novidade, tempo, notabilidade, inesperado, conflito, controvérsia, infração, escândalo, disponibilidade, equilíbrio, visualidade, concorrência, dia noticioso, simplificação, amplificação, relevância, personalização, dramatização e consonância (WOLF, 2003).

  • Resposta correta letra A

  • CARALHX, CONCORDO DEMAIS. ENTRETANTO, NÃO SEI SE O CESPE ACEITARIA ISSO.


ID
2579161
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

O texto jornalístico possui características específicas conforme as diferentes mídias. Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2579164
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Entendendo a linguagem jornalística como precisa, coerente, clara, coesa, fluente e concisa, é correto afirmar sobre o texto jornalístico:

Alternativas
Comentários
  • coeso quando a ligação entre palavras, orações, períodos e parágrafos obedece a uma construção lógica e os conectivos são usados com correção.

    conciso quando consegue articular todos os fatos que constituem a matéria jornalística com poucas palavras.

    preciso quando consegue expor, com exatidão, o fato jornalístico, usando períodos curtos, sem duplo sentido e sem quebrar a ordem lógica da narrativa. 

    claro quando o redator tem domínio do vocabulário linguístico e usa as palavras certas para dizer exatamente o que quer expressar.

    coerente quando os fatos que constituem a matéria têm evidente conexão entre sí, criando uma narrativa lógica dos fatos.

  • Coeso quando a ligação entre palavras, orações, períodos e parágrafos obedece a uma construção lógica e os conectivos são usados com correção.


ID
2579167
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Marque a opção correta. Entre os vários gêneros jornalísticos, aquele que mais se aproxima da literatura é:

Alternativas
Comentários
  • O correto não seria "formatos" em vez de "gêneros" jornalísticos?

  • Faits divers é uma expressão de jargão jornalístico e, por extensão, um conceito de teoria do jornalismo que designa os assuntos não categorizáveis nas editorias tradicionais dos veículos. Tais excertos tornam-se noticiosos por apresentarem casos inexplicáveis e excepcionais. Wikipédia


    Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

    Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

    Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.

    No Brasil, a crônica tornou-se um estilo textual bem difundido desde a publicação dos "Folhetins" em meados do século XIX.

    Alguns escritores brasileiros que se destacaram como cronistas foram:

    Machado de Assis Carlos Drummond de Andrade Rubem Braga Luís Fernando Veríssimo Fernando Sabino Carlos Heitor Cony Caio Fernando Abreu

    https://www.todamateria.com.br/cronica/



  • ver Q755170


ID
2579170
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As notícias em jornalismo têm uma estrutura comum pela técnica da pirâmide invertida. Esta pirâmide consiste em estabelecer:

Alternativas

ID
2579173
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No rádio a difusão da informação pode ocorrer em vários formatos. Uma delas é o flash. Sobre o flash é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pô... se errar essa...  kkk

  • Num tem o q falar cala boca! 

     

     

  • Cala a boca?
    Vou respeitar o ambiente, pra não te falar o que estou pensando...

    Mas baixa a bola e fica na tua, que teu mau humor idiota não assusta ninguém aqui não.

  • Esse Élcio só fala besteira msm. Isso quando não tá de mimimi por errar alguma questão...


ID
2579176
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As noções de imparcialidade e objetividade no jornalismo são polêmicas. Sobre tais noções, qual das afirmações abaixo é verdadeira? Assinale apenas a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D) Houve um momento da história da imprensa em que os jornais eram abertamente partidários, e a maioria dos leitores estava mais preocupada em confirmar a própria visão de mundo do que em ter uma leitura crítica da realidade. Esse tipo de imprensa vai buscar uma visão mais objetiva e imparcial do mundo a partir do século XIX.


ID
2579179
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação às características da pauta jornalística na perspectiva de Cremilda Medina na obra “Entrevista – O diálogo possível”, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • São quatro leis que regem o fenômeno: atualidade, periodicidade, universalidade e difusão. Com isso, nenhuma pauta é processada se não tiver “gancho”, gíria de redação para, de uma só tacada, qualificar o fato de atualidade e universalidade (amplo interesse humano, para além das próprias barreiras locais, regionais, nacionais). (MEDINA, 2008, p. 22).

     

    FONTE: http://ww2.faculdadescearenses.edu.br/biblioteca/TCC/JOR/LITERATURA%20JORNALISMO%20E%20O%20DISCURSO%20DA%20VIOLENCIA%20UMA%20ANALISE%20DO%20LIVRO%20A%20SANGUE%20FRIO.pdf

  • Nenhuma pauta é processada se não tiver “gancho”, ou seja, qualidades como atualidade ou universalidade.


ID
2579182
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Do ponto de vista da apresentação, a entrevista varia conforme o veículo. Segundo Lage (2001), no jornalismo impresso, ela deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Apresentação da entrevista

    "Do ponto de vista da apresentação, a entrevista varia, evidentemente, conforme o veículo:

    A – No jornalismo impresso: A entrevista pode ser tratada como notícia. Neste caso, o procedimento é o mesmo de quando se faz o resumo noticioso de um documento: selecionam-se as proposições mais relevantes dentre aquelas das respostas, ordenam-se da mais relevante para a menos relevante e transcrevem-se nessa ordem, intercalando as informações ambientais (quem, que, quando, onde, por que, para que, circunstâncias eventuais) e procurando alternar discurso direto e indireto. Podem-se substituir palavras e expressões, desde que não estejam entre aspas, mantendo o sentido da fala do entrevistado. O lead da entrevista (primeiro parágrafo de uma notícia em jornalismo impresso) será, evidentemente, a proposição julgada mais relevante". 

    Fonte: A reportagem – Teoria e Técnica de Entrevista e Pesquisa Jornalística ( Nilson Lage)



ID
2579185
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a base de quase toda matéria jornalística, em qualquer meio de comunicação que consiste em contato pessoal entre repórter e fonte.

Alternativas
Comentários
  • C) Entrevista.


ID
2579188
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para Ricardo Kotscho (2000), “a pauta é o principal elo de ligação entre a produção e a edição das matérias”. Quando uma Assessoria de Imprensa faz uma “sugestão de pauta”, deve-se considerar que:

Alternativas
Comentários
  • E) A estruturação de releases deve ser pensada a partir dos seguintes pontos: relevância jornalística, otimização de textos (usando a técnica de SEO), multimodalidade e abordagem diferenciada.


ID
2579191
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O planejamento visual gráfico na comunicação impressa é essencial. Para diagramar o conteúdo editorial, trabalha-se com elementos gráficos (categorias de conteúdo visual) e aspectos (variáveis que podem alterar o resultado final). Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a letra C: o tamanho da fonte deve ser preferencialmente no tamanho 9 ou 10. 

     

  • -O espaço delimitado de impressão dentro de uma página se chama mancha gráfica, onde cai tinta sobre o papel; fora estes limites nada pode ser impresso e nenhum elemento pode ultrapassar.

    -Nos casos em que a mancha ultrapassa as bordas do papel, diz-se que a impressão é sangrada.

    -Os elementos do design em jornal(impresso) são classificados em: Texto, título, foto, arte, vinheta, box, fio, cabeçalho e rodapé, e anúncio

    -O chamado "corpo de texto" é o tipo em que será impresso o conteúdo principal do jornal.

    -A massa de texto costuma preencher mais da metade de toda a mancha gráfica do jornal e deve ser delimitada (rodeada) pelos outros elementos

    -Um formato comum para o corpo de texto em jornais é o tipo serifado, com corpo (tamanho) 12 pontos.

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_de_texto

  • Questão muito bem elaborada.

  • B) Os impressos que recebem impressão por toda sua extensão, sem limites de margem, são chamados de impressos “sangrados”.


ID
2579194
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A credibilidade – pedra de toque das relações de confiança entre o público e o jornal e, portanto, o principal capital simbólico do jornalista – decorre de um pacto implícito entre o profissional da informação e o leitor. (SODRÉ, M. A narração do fato – notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.). Esse texto refere-se mais adequadamente:

Alternativas
Comentários
  • Esse texto refere-se mais adequadamente à objetividade jornalística.


  • Objetividade

    Para o jornalismo a objetividade é a qualidade de um texto onde um redator, a partir de um texto claro e conciso, apresente um ponto de vista neutro politica ou ideologicamente. A discussão da possibilidade da objetividade é um dos pontos centrais da teoria do jornalismo. De um ponto de vista eminentemente técnica, a objetividade seria possível através do estrito cumprimento das regras do texto jornalístico (texto substantivado, técnica da pirâmide invertida etc) e, ao mesmo tempo, pela rígida observância da postura ética.

    Wilson Roberto Vieira Ferreira, em Dicionário da Comunicação, p. 365, Ciro Marcondes Filho

    GAB A


ID
2579197
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Cada rede social tem características próprias, mas todas elas servem para, entre outras finalidades, armazenar informações e conhecimento. Para transformar um conjunto de perfis em um ecossistema de difusão de conteúdo e relacionamento com usuários em uma dinâmica de comunicação em rede é necessário:

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2579200
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No processo de edição de jornal, revista ou website, colocar uma matéria ou ilustração na zona visual primária significa localizá-la na parte da página que fica:

Alternativas
Comentários
  • As zonas de visualização são ferramentas utilizadas pelo diagramador ou para qualquer interessado em aprender a diagramar. E serve como base para a projeção de uma página de revista, um jornal e etc. Mas a diagramação não é só utilizada para fazer uma boneca, mas também para aperfeiçoar seus trabalhos, no intuito de explorar todos os recursos visuais, prendendo a atenção do espectador.

     

    Zona Primária: está localizada na parte superior à esquerda de uma página.

    Ex: onde geralmente está localizado o nome do jornal.

     

    Zona Secundária: está localizada na parte inferior à direita de uma página.

    Ex: nessa zona encontra-se geralmente o uso de fotos, box e etc.

     

    Zonas Mortas:

    1) Está localizada na parte superior à direita de uma página.

    Ex: para ativar essa zona morta, podemos usar o recursos de fotos e box.

     

    2) Está localizada na parte inferior à esquerda de uma página.

    Ex: para ativar essa zona morta, podemos usar o recursos de fotos e box.

     

    Centro Geométrico: está localizado exatamente no meio da página.

     

    Centro Óptico: está localizado logo à cima do Centro Geométrico.

    Ex: muitos jornais utilizam esses recursos, pois na hora de dobrar o jornal para venda, a matéria não pode ficar incompleta ou a imagem cortada.

  • ZONA VISUAL PRIMÁRIA FICA NA PARTE SUPERIOR À ESQUERDA.

    https://www.comuniqueiro.com/dicionario/zonas-de-visualizacao


ID
2579203
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os profissionais de uma empresa jornalística de mídia impressa estão divididos em diversas funções. Os jornalistas que saem às ruas para apurar as informações, e os encarregados de planejar visualmente a página do jornal são, respectivamente:

Alternativas

ID
2579206
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

É papel principal do editor, figura essencial do processo de produção jornalística:

Alternativas
Comentários
  • Medina (1988) explica que uma das primeiras funções nesse cargo é determinar os temas a serem cobertos e coordenar a equipe de repórteres do seu setor. Assim, ele substitui o pauteiro. Mesmo que o editor receba sugestões dos repórteres, a decisão sobre a viabilidade das matérias ainda é dele.


    Outro aspecto sobre esse profissional é a sintonia com a angulação da empresa a respeito das reportagens. “Por definição, é o sujeito 'bem informado, sensível à demanda, que antevê a oportunidade de determinadas coberturas, que sabe selecionar as informações 'essenciais' que o repórter traz, que sugere perguntas e, acima de tudo, que angula a matéria” (MEDINA, 1988, p. 79).


    Pena (2005) traz a definição de diversos profissionais sobre o trabalho do editor em diferentes departamentos. Entre as funções descritas, estão atividades relacionadas à escolha dos assuntos que serão publicados, paginação, definição do tamanho das matérias, escolha do que será destaque na capa do jornal, enfim, o que será publicado e como será publicado, além de ler todas as matérias, corrigir os erros, ou até reescrever o que for necessário.


ID
2579209
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe a dificuldade de atrair a atenção de jornalistas diante de duas concorrências inevitáveis: o tempo exíguo de repórteres e editores e a concorrência de centenas de releases que entopem as caixas de e-mails das redações.”

(http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/58265/especialista+da+dicas+de+como+escrever+um +press+release+eficiente). Sobre a produção de release é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • E) O texto deve ter linguagem sem adjetivação, de preferência incluindo a citação de uma fonte relevante e título com informação precisa.


ID
2579212
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

São ações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará:


I. Rádio Universitária e Jornal da Educação

II. Programa UFC TV e Jornal da UFC

III. Revista Universidade Pública e Boletim Semanal UFC Notícia

IV. Diálogos Acadêmicos e Folha Universitária

V. Guia de Fontes e Agência UFC


Marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • oi? kkk

  • a resposta e a d gente