- ID
- 2579095
- Banca
- CCV-UFC
- Órgão
- UFC
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Comunicação Social
- Assuntos
(...) “a mídia coloca a agenda de discussão. Isto significa que ao redor de 80% dos temas e assuntos que são falados no trânsito, no trabalho, em casa, nos encontros sociais etc., são colocados à discussão pela mídia” (GUARESCHI, P.A. O direito humano à comunicação: pela democratização da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013).
O trecho acima refere-se a uma das teorias de comunicação mais conhecida como:
“A Internet é óptima para nos exprimirmos, mas expressão não é informação, é algo muito mais fácil. Separar os dois é função do jornalista. Ele deve olhar para a Internet como um novo meio de expressão e ter consciência de que, enquanto canal de informação, exige um trabalho de verificação. A última coisa de que os jornalistas se podem esquecer é que a informação é algo de valioso e difícil, que deve ser feito por profissionais. (WOLTON, D. "O jornalismo trocou a grandeza da oferta pela tirania da procura". https://www.publico.pt/2016/11/01/culturaipsilon/noticia/o-jornalismo-trocou-a-grandeza-da-oferta-pela-tirania-da-procura-1749526).
Considerando o enunciado, no contexto contemporâneo o jornalista deve atuar como:
“O Dia Internacional dos Direitos Humanos (...) também é um dia de luta por mudanças no sistema de comunicação do país. Isso porque, mais que um serviço ou técnica, compreendemos que a comunicação é um direito humano fundamental”.
(MARTINS, H. Comunicação também é direito humano fundamental. https://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/comunicacao-tambem-e-direito-humano-fundamental7938.html).
Sobre comunicação e direitos humanos é correto afirmar:
“Ao longo do século 20, a imprensa consolidou uma hegemonia na tarefa de documentar sua época. Tornou-se a principal, às vezes a única, versão sobre os acontecimentos. Definiu o que era um acontecimento que merecia ser contado e o que não era e poderia ser apagado, na medida em que não virava narrativa. É importante sublinhar que, para a maioria dos homens e das mulheres que constroem o país, o mundo ou a aldeia em sua existência cotidiana, não ser reconhecido na narrativa da História tinha – e tem – um efeito brutal. A invisibilidade é, talvez, a violência que inaugura todas as outras”.
(BRUM, E. Heróis e vilões não cabem na reportagem. (http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eliane-brum/noticia/2013/08/bheroisb-e-bviloesb-nao-cabem-na-reportagem.html).
Sobre o controle social da mídia é correto afirmar:
“Com a evolução das tecnologias digitais, principalmente a expansão da internet, ocorreram importantes mudanças nos processos comunicacionais em que os receptores passaram a ser, também, emissores das mensagens. Surge a comunicação hipermidiática que é caracterizada por processos descentralizados de mediação social, da qual o jornalismo colaborativo é exemplo”.
(BALDESSAR, M.J. et al. Jornalismo colaborativo: produção de notícias do cidadão repórter no iReport.com da CNN. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1658-2.pdf).
Sobre jornalismo colaborativo é correto afirmar:
“Na imprensa o termo ombudsman é utilizado para denominar o representante dos leitores dentro de um jornal. A função na imprensa foi criada nos Estados Unidos nos anos 60”.
(http://www1.folha.uol.com.br/ombudsman/2014/09/1520973-o-que-e-o-cargo-de-ombudsman.shtml).
No Brasil quais jornais têm a função de ombudsman? Marque a opção correta.
Em relação à comunicação pública, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) O modelo de emissoras públicas está previsto na Constituição Federal de 1988, conforme descrito em seu Art. 223.
( ) Comunicação pública é uma expressão que não se relaciona a profissões, estruturas ou a um conjunto de conhecimentos, mas a uma postura de perceber a comunicação como instrumento de interesse coletivo para fortalecimento da cidadania.
( ) Sua proposição é exclusiva para órgãos públicos governamentais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Considere as seguintes funções:
1. Elaboração de releases para a imprensa e sugestões de pauta.
2. Organização de entrevistas coletivas.
3. Edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos.
4. Atuação como mestre de cerimônias em eventos.
5. Promoção de venda.
São funções de uma Assessoria de Imprensa de uma instituição pública ou privada que devem ser exercidas exclusivamente por um jornalista habilitado:
“O dilema do jornalista de educação hoje também se assemelha ao de saúde ou meio ambiente. São todos temas essenciais, e com cada vez mais necessidade de repórteres que tratem esses temas com o mesmo rigor do jornalismo científico e com a mesma sensibilidade de um repórter que trata de temas sociais extremamente relevantes” (GOIS, A. Jornalistas brasileiros organizam congresso pioneiro para fortalecer jornalismo de educação no país.
https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-18505-jornalistas-brasileiros-organizam-congresso-pioneiro-para-fortalecer-jornalismo-de-edu).
Sobre jornalismo e educação é incorreto afirmar:
Sobre o trabalho de assessoria de imprensa, considere as afirmativas abaixo.
1) Uma das finalidades da segmentação de mailing é aumentar a pertinência do material encaminhado às redações.
2) O atendimento de imprensa, sobretudo nas assessorias de instituições públicas de ensino, é um dos principais instrumentos para aumentar a presença da instituição nos meios de comunicação.
3) O follow up é um instrumento fundamental para mensurar a penetração da assessoria de imprensa.
Assinale a alternativa correta.
Considere as afirmativas abaixo.
1) Cabe a uma assessoria de imprensa mediar as relações entre fontes e jornalistas, que muitas vezes não entendem um a função do outro.
2) Elaboração de releases e follow-up são estratégias-chave para manter um bom relacionamento com a imprensa.
3) Assessorias de imprensa podem disponibilizar também fotografias para os veículos de comunicação. Em caso de publicação, é obrigatório dar crédito ao autor.
4) A publicação de releases na íntegra pelos jornais é resultado direto do bom trabalho das assessorias de comunicação.
Aponte a alternativa correta.
“Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe a dificuldade de atrair a atenção de jornalistas diante de duas concorrências inevitáveis: o tempo exíguo de repórteres e editores e a concorrência de centenas de releases que entopem as caixas de e-mails das redações.”
(http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/58265/especialista+da+dicas+de+como+escrever+um +press+release+eficiente). Sobre a produção de release é correto afirmar:
São ações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará:
I. Rádio Universitária e Jornal da Educação
II. Programa UFC TV e Jornal da UFC
III. Revista Universidade Pública e Boletim Semanal UFC Notícia
IV. Diálogos Acadêmicos e Folha Universitária
V. Guia de Fontes e Agência UFC
Marque a opção correta: