SóProvas



Prova CEPERJ - 2012 - SEDUC-RJ - Diretor Adjunto de Unidade Escolar


ID
850684
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta dada pelo QC como B.

    CHIAVENATO (2010):   Entrevista totalmente padronizada. É a entrevista estruturada e com um roteiro preestabelecido, no quaí o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas. Por essa razão, perde profundidade e flexibilidade e torna-se limitada. Pode assumir uma variedade de formas, como escolha simples (verdadeiro-falso, Sim-não, agrada-desagrada), escolha múltipla etc. Apresenta a vantagem de proporcionar um roteiro ao entrevistador que não precisa se preocupar quanto aos assuntos que irá pesquisar com o candidato nem com a sua seqüência, pois a entrevista já está preparada de antemão. É o tipo de entrevista planejada e organizada para ultrapassar as limitações dos entrevistadores. 

  • Resposta dada pelo QC é letra A. Pessoas leem esses comentários, não colocar comentário errado por favor!

  • GAB. Letra A

    Tipos de Entrevista:

    A) Diretiva: Determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador. 

    B) Totalmente padronizada:  Estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido, na qual o candidato é solicitado a responder a questões padronizadas e previamente elaboradas.

    C) Padronizada apenas quanto às perguntas: As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem respostas abertas, isto é, respostas livres. O entrevistador, com uma listagem (check list) de assuntos a questionar, colhe as respostas do candidato.

    D) Não diretiva:  Não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. São denominadas entrevistas não diretivas, exploratórias, informais. São entrevistas totalmente livres, cuja sequência e orientação ficam a cargo de cada entrevistador.

    E) Entrevista de seleção: é mais profunda e complexa, busca avaliar a qualificação, o potencial e a motivação do candidato para ocupar o cargo.

    Outras que podem ser cobradas:

    Entrevista de triagem: é mais rápida e superficial; serve para verificar se o candidato dispõe dos requisitos e das qualificações anunciadas pelas técnicas de recrutamento.

    Entrevista técnica: é realizada pelo gerente de linha e aborda aspectos técnicos relacionados ao trabalho.

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/18069554/gestao-de-pessoas----concursos/23

     


ID
850687
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O pacote total de benefícios que a organização coloca à disposição de seus membros, bem como os mecanismos e procedimentos pelos quais esses benefícios são distribuídos, diz respeito ao seguinte fator:

Alternativas
Comentários
  • Talvez Chiavenato não seja tão adorado no nível acadêmico, contudo a questão acima é um quantitativo de como a banca de posiciona com este.


    As organizações geralmente possuem um sistema de recompensas e de punições. O primeiro oferece incenüvos e alicientes para estimular certos tipos de comportamentos que a organização deseja obter e valorizar em seus participantes, enquanto o segundo aplica castigos e penalidades - reais ou potenciais - para coibir certos tipos de comportamentos não desejados pela organização. Ambos servem para balizar o comportamento das pessoas na organização. 

    Em geral, o sistema de recompensas inclui o pacote total de benefícios que a organização oferece aos seus participantes, bem como os mecanismos e procedimentos com que esses benefícios são distribuídos. Esse pacote envolve não apenas salários, férias, prêmios, promoções para cargos mais elevados, mas também outras recompensas menos visíveis, como garantia de segurança no emprego, transferências laterais para cargos mais desafiantes ou que levem a algum crescimento, desenvolvimento e várias formas de reconhecimento por um desempenho excelente."


ID
850690
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando apenas os executivos podem receber bônus relacionado com metas pré-negociadas, pode-se afirmar que a organização adota a seguinte forma de remuneração:

Alternativas

ID
850693
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A implementação é uma das etapas do processo de treinamento e refere-se:

Alternativas
Comentários
  • CHIAVENATO (2009): Constitui o terceiro passo do processo cíclico do treinamento. Refere-se à aplicação da terapêutica planejada. Em outras palavras, significa a execução da programação do treinamento nas pessoas ou nas áreas que apresentam sinais de necessidade de treinamento. 

    Freqüentemente, a execução do treinamento cabe ao gestor ou à própria pessoa que apresente sintomas de necessidade de treinamento. Na realidade, o treinamento é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. A assessoria de RH pode, em função do levantamento das necessidades, planejar ou projetar uma programação de treinamento para que sua execução possa ser aplicada no próprio local pelos gestores ou  pelos servidores carentes. Ou ainda por meios externos.

  • O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas:

    1) Diagnóstico : é o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.

    2) Desenho: é a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.

    3) Implementação: é a aplicação e condução do programa de treinamento.

    4) Avaliação: é a verificação dos resultados do treinamento


    Fonte: outra questão do QC


ID
850696
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O líder que promete uma recompensa em troca de obediência dos seguidores chama-se líder transacional. Nesse tipo de relação, governada por trocas entre contribuições e recompensas, há um contrato:

Alternativas
Comentários
  • líderes mercenários


ID
850699
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Desde que é formado até que começa a funcionar, um grupo passa por estágios de desenvolvimento. Segundo Tuckman (apud Maximiano, 2004:314/315), o estágio da criação de normas de convivência é denominado:

Alternativas
Comentários
  • para Turckman, a formação de um grupo divide-se em:

     

    formação: aqui o grupo esta começando a interagir e demarcar o terreno. a liderança, estrutura e objetvos do grupo ainda é incerta.

    tormenta/conflito: aqui o grupo já há interação no grupo, porém surgem conflitos, quanto à sua liderança, e os limites da individualidades; começa-se a vislumbrar uma hierarquia.

    normatização: aqui a hierarquia é defenida, bem como as regras e normas. há um comportamento coordenado e destinado a um objetivo, começa-se a haver uma coesão no grupo, que agora passa a agir com um objetivo comum.

    desempenho: aqui a estrutura do grupo é funcional e aceita. foco nas tarefas a serem realizadas. nos grupos permanetes é a ultima fase.

    interrupção: é a dissolvição do  grupo TEMPORARIO, nessa fase há conflitos, pois alguns ficam felizes com os resultados e outros não.

     

     

     

    ver-se-á que a zona de desconforto não é tão desconfortante assim. Haja vista que, a medida que se torna mais desconfortante, o conforto superveniente será de um valor inestimável. E nesse dilema de causa e efeito, que tange a vida, que conquistar-se-á o que se diz inconquistável. CIPRIANO, M. O. B.

  • Estágios no desenvolvimento de um grupo segundo Tuckman:

     

    1. Formação - estágio inicial;

    2. Tempestade - fase de conflito;

    3. Normatização - estágio de criação de normas de sobrevivência; (GABARITO)

    4. Desempenho - grupo maduro, que superou com sucesso as fases anteriores;

    5. Encerramento - desmobilização, encerremento das atividades.


ID
850702
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Robbins (2000:118), ao planejar desenvolvemos:

Alternativas
Comentários
  • É o tipo de questão que derruba o candidato (não porque este desconhece as funções do Processo Administrativo) pelo uso de um autor específico. Não se a referida banca explicitou o uso da bibliografia, mas podemos observar através de outros autores, como Chiavenato, que o processo de Planejar envolve o escopo da mudança.  Planejar envolver também a ideia de definir objetivos, mas como fica nesta questão? 


    Gabarito A. 

  • O mais apropriado seria dizer de desenvolvemos planos para atingir um objetivo.

    Ou ao invés de colocar "desenvolvemos" usar a palavra "definimos"

  • Letra A

    Robbins, que descreve que as etapas do PLANEJAMENTO (também em sentido amplo) envolvem (1) a definição das metas de uma organização, o (2) estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e (3) o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangente para integrar e coordenar atividades.


ID
850705
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A análise PFOA é a essência de qualquer esforço de planejamento estratégico porque permite que a organização:

Alternativas
Comentários
  • analise PFOA = matriz swot

    logo, identificar uma oportunidade é o correto. Letra D. 

  • Essa questão, na verdade, busca confundir o candidato. O gabarito é critério de escolha da banca, pois a Análise PFOA/SWOT permite à organização qualquer uma das 5 alternativas.

  • Também achei bem ruim a questão (62% de erros)

  • Só o examinador para saber o gabarito. Característica da banca, infelizmente.


ID
850708
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para adotar uma estratégia de diferenciação, o fundamental é que o atributo escolhido seja diferente:

Alternativas
Comentários
  • MAN! SÓ LEIA O QUE TE INTERESSA E PRONTO.

  • A questão cobrou conhecimento sobre as três estratégias genéricas de Porter (Diferenciação, liderança em custos e Foco).

    Em relação à diferenciação podemos afirmar que:

    ◾ DIFERENCIAÇÃO: Desenvolvem produtos diferentes e únicos no ponto de vista no cliente no aspecto qualitativo. Um dos riscos dessa estratégia é, com o tempo, a organização não conseguir manter a lealdade dos consumidores.

    A questão quer saber o que deve diferenciar uma organização da outra quando adotar essa estratégia. A resposta é a relação das características do produto sejam diferentes na visão da clientela. Como?

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A)     CORRETA. “da oferta da concorrência e significativo para justificar o lucro maior do que o custo”.

    O atributo escolhido deve ser diferente da concorrência. Os clientes devem está dispostos a pagarem mais pelo produto por conta de suas características diferenciadas, ou mesmo pelo status que aquele produto possa representar.

    B)     INCORRETA. “na logística de distribuição e livre do poder de barganha dos fornecedores”.

    Não possuem relação com a estratégia genérica. Poder de barganha é uma das 5 forças de Porter.

    C)     INCORRETA. “no mercado em que atua e de baixo valor agregado na visão dos compradores”.

    O produto deve transmitir um alto valor agregado. Ex: Iphone.

    D)    INCORRETA. “na capacidade de produção e com larga escala em relação à força dos substitutos”.

    Os produtos originados da estratégia de diferenciação não necessariamente são produzidos em larga escala. Muitas vezes são manufaturados o que na visão do cliente agrega valor àquele produto. Ex: Lamborghini

    E)     INCORRETA. “no tamanho do segmento e capacidade de suportar os custos”.

    Não depende do tamanho do segmento. Uma empresa pode possuir produtos diferenciados visando a fidelização do cliente em segmentos menores ou em maiores. A capacidade de suportar custos deve ser considerada em qualquer tipo de estratégia.

    FONTE: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO: LETRA A.


ID
850711
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A vantagem de longo prazo de qualquer estratégia requer que a vantagem competitiva seja:

Alternativas
Comentários
  • Sustentável

    Destacam que a manutenção de uma performance superior no longo prazo requer que a vantagem competitiva seja sustentável diante do ataque dos concorrentes. Para que isto seja alcançado, as empresas devem, de forma permanente, criar e aperfeiçoar barreiras que protejam as suas posições estratégicas. 


ID
850714
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Robbins (2000:127), “as organizações estão progressivamente empreendendo projetos que sejam um tanto incomuns ou únicos, tenham prazos finais específicos, contenham tarefas complexas inter-relacionadas que exijam habilidades especializadas e sejam de caráter”:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    As palavras "tanto incomuns ou únicos" nos refere a algo que não acontece normalmente em uma empresa. Ou seja em algo que ocorre temporariamente/ocasionalmente.


ID
850717
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A ideia do desenvolvimento sustentável foi definida pela chamada Comissão Mundial do Meio Ambiente e do Desenvolvimento como:

Alternativas
Comentários
  • “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras na satisfação de suas próprias necessidades.” Relatório Brundtland "Nosso Futuro Comum", de 1987, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

  • Gabarito: C

    As primeiras referências a desenvolvimento sustentável começaram a surgir em 1972, durante a primeira conferência da ONU sobre meio ambiente e desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia. O termo utilizado então foi “ecodesenvolvimento”. Em 1983, a ONU indicou a então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, para chefiar a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que deveria aprofundar propostas mundiais na área ambiental.

    Quatro anos depois, em 1987, a comissão apresentou o documento Nosso Futuro Comum, mais conhecido como Relatório Brundtland. O documento passou a utilizar a expressão “desenvolvimento sustentável”, com a seguinte definição: forma como as atuais gerações satisfazem as suas necessidades sem, no entanto, comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.

     

    Prof. Giovanni Mannarino
     


ID
850720
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Em relação ao processo de tomar decisões, a etapa de diagnóstico consiste em procurar entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências. Certas situa- ções são facilmente caracterizáveis como problemas, porque têm efeitos indesejáveis, que não exigem muita pesquisa para serem identificados”. (Maximiano, 2004:114). Assinale a alternativa que representa um exemplo de problema com causas mais facilmente conhecidas em âmbito global é:

Alternativas
Comentários
  • ???????????????????????

  • A questão versou sobre identificação de problemas em um processo decisório de acordo com a obra de Maximiano.

    "A etapa de diagnóstico consiste em procurar entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências. Certas situações são facilmente caracterizáveis como problemas, porque têm efeitos indesejáveis evidentes, que não exigem muita pesquisa para serem identificados." (Maximiano, 2013)

    FACILMENTE IDENTIFICÁVEL (RELAÇÃO PROBLEMAS X CAUSAS):

    É o caso dos acidentes de trânsito, cujas causas são bem conhecidas:

    ▪ imprudência, ▪ excesso de velocidade, ▪ má conservação dos veículos.

    IDENTIFICÁVEL APÓS ESTUDOS (DIFÍCIL SABER A RELAÇÃO PROBLEMAS X CAUSAS):

    Outros problemas precisam de estudos demorados para serem analisados e entendidos.

    Exemplos dados por Maximiano: É o caso da falta de água, energia elétrica ou espaço para despejar lixo nas grandes cidades brasileiras.

    ..___.._________________________Adaptado de Maximiano (2013)

    ATENÇÃO: a questão possui uma redação confusa de tal forma que é difícil até identificar o que ela quer (inclusive ficou parecendo que ela queria um problema que acontece em "âmbito global" e não é isso, tanto que a maioria das pessoas marcou "crise econômica global"). Além da redação ruim, ela cobra conhecimento de exemplos dados por um autor de maneira muito específica. Tentando melhorar o entendimento, a questão pede ao candidato que identifique qual dos problemas abaixo possui causas mais facilmente identificáveis que os outros.

    ANALISANDO OS ITENS:

    A) INCORRETA. "falta de água"

    ➡ De acordo com o autor Maximiano, esse problema necessita de análise mais aprofundada e não é de fácil identificação.

    B) INCORRETA. "espaços para despejar lixos"

    ➡ De acordo com o autor Maximiano, esse problema necessita de análise mais aprofundada e não é de fácil identificação.

    C) INCORRETA. "crise econômica global"

    ➡ Esse problema não é citado, mas uma crise global de fato não tem causas facilmente identificadas, sem uma prévia análise.

    D) CORRETA. "acidentes de trânsito".

    Vide exemplo acima.

    E) INCORRETA. "apagões"

    ➡ De acordo com o autor Maximiano, esse problema necessita de análise mais aprofundada e não é de fácil identificação.

    Fonte: MAXIMIANO, A. C A. “Introdução à Administração” 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO: LETRA D.

  • alternativa correta letra D


ID
850723
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na hierarquia da padronização, a Secretaria de Educação está subordinada às diretrizes:

Alternativas
Comentários
  • Estaduais. tendo em vista os municípios serem subordinados ao governo estadual.


ID
850726
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma variável da avaliação externa que faz parte da seguinte dimensão estruturante do IFC/RS:

Alternativas

ID
850732
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows 7 Professional BR e acessando o Windows Explorer, os atalhos de teclado Ctrl + Z e F3 são executados, respectivamente, com os seguintes significados:

Alternativas
Comentários
  • F2 é para renomear um arquivo ou uma pasta.

    Delete é para deletar um arquivo ou uma pasta.

    F3 é para procurar um arquivo ou uma pasta.

    Ctrl + Z de d​esfazer é para desfazer uma ação.

  • GABARITO: LETRA C

    PRINCIPAIS ATALHOS DE TECLADO 

    *Ctrl + X: Recortar o item selecionado

    *Ctrl + C: (ou Ctrl + Insert)Copiar o item selecionado

    *Ctrl + V: (ou Shift + Insert)Colar o item selecionado

    *Ctrl + Z: Desfazer uma ação

    *Alt + Tab: Alternar aplicativos abertos

    *Alt+F4: Fechar o item ativo ou sair do aplicativo ativo

    *Tecla do logotipo do Windows  + L: Bloquear seu computador

    *Tecla do logotipo do Windows  + D: Exibir e ocultar a área de trabalho

    *F2: Renomear o item selecionado

    *F3: Procurar um arquivo ou uma pasta no Explorador de Arquivos

    *F4: Exibir a lista da barra de endereços no Explorador de Arquivos

    *F5: Atualizar a janela ativa

    *F6: Percorrer elementos da tela de uma janela ou da área de trabalho

    *F10: Ativar a barra de menus no aplicativo ativo

    *Alt + F8: Mostrar sua senha na tela de credenciais

    *Alt + Esc: Percorrer itens na ordem em que foram abertos

    *Alt + Enter: Exibir propriedades do item selecionado

    FONTE: QC


ID
850741
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na internet existem determinados sites que disponibilizam uma interface otimizada, que permite ao utilizador ler e escrever e-mails usando um browser, possibilitando a recepção e o envio de mensagens de correio eletrônico. Essa interface caracteriza um recurso conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • E-mail pela Web
    Hoje, um número cada vez maior de usuários está enviando e acessando e-mails por meio de seus navegadores
    Web. O Hotmail lançou o e-mail com acesso pela Web em meados da década de 1990; agora, esse tipo
    de acesso também é fornecido por Google, Yahoo!, bem como universidades e empresas importantes. Com esse
    serviço, o agente de usuário é um navegador Web comum e o usuário se comunica com sua caixa postal remota
    via HTTP. Quando um destinatário, por exemplo, Bob, quer acessar uma mensagem em sua caixa postal, ela é
    enviada do servidor de correio para o navegador de Bob usando o protocolo HTTP, e não os protocolos POP3
    ou IMAP. Quando um remetente, por exemplo, Alice, quer enviar uma mensagem de e-mail, esta é enviada do
    navegador de Alice para seu servidor de correio por HTTP, e não por SMTP. O servidor de correio de Alice,
    contudo, ainda envia mensagens para outros servidores de correio e recebe mensagens de outros servidores de
    correio usando o SMTP.

    kurose 6ª edição pag 95


ID
850744
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Durante afastamento por motivo de suspensão preventiva ou recolhimento à prisão por decisão judicial não decorrente de condenação definitiva, o funcionário deixará de receber:

Alternativas
Comentários
  •  c) um terço do vencimento e vantagens, que serão restituídos em caso de absolvição.


    DECRETO-LEI Nº 220/75 -   Art. 20 - O funcionário deixará de receber vencimentos e vantagens, exceto gratificação adicional por tempo de serviço, quando se afastar do exercício do cargo:

    I - para prestar serviço à União, a outro Estado, a Município, à Sociedade de Economia Mista, à Empresa Pública, à Fundação ou à Organização Internacional, salvo quando, a juizo do Governador, reconhecido o afastamento como de interesse do Estado;

    II - em decorrência de prisão administrativa, salvo se inocentado afinal;

    III - para exercer cargo ou função de confiança, ressalvado o direito de opção legal; e

    IV - para estágio experimental.

    Art. 21 - O funcionário deixará de receber:

    I – um terço do vencimento e vantagens, durante o recolhimento à prisão por ordem judicial não decorrente de condenação definitiva, ressalvado o direito à diferença se absolvido afinal.* Nova redação dada pela Lei Complementar nº 96/2001.

  • Art. 145 – O funcionário deixará de receber:


    I – 1/3 (um terço) do vencimento e vantagens, durante o afastamento por motivo de suspensão preventiva ou recolhimento à prisão por ordem judicial não decorrente de condenação definitiva, ressalvado o direito à diferença se absolvido afinal, ou se o afastamento exceder o prazo de condenação definitiva;

  • Compartilhando a dica da Vanessa Santos:

    1/3 - preventiva

    2/3 - definitiva (dois terços - definitiva)

    Obrigada, Vanessa!

    :^)

  • GABARITO : C

    Art. 145 – O funcionário deixará de receber:

    I – 1/3 (um terço) do vencimento e vantagens, durante o afastamento por motivo de suspensão preventiva ou recolhimento à prisão por ordem judicial não decorrente de condenação definitiva, ressalvado o direito à diferença se absolvido afinal, ou se o afastamento exceder o prazo de condenação definitiva;

  • obs: no Decreto n. 220 consta que o servidor receberá valores proporcionais ao tempo de serviço para o caso de suspensão preventiva

  • Comentários.

    A) INCORRETA. Conforme Art. 145 do Dec. 2479/79.

    B) INCORRETA. Conforme Art. 145 do Dec. 2479/79.

    C) CORRETA. Conforme Art. 145 – O funcionário deixará de receber: I – 1/3 (um terço) do vencimento e vantagens, durante o afastamento por motivo de suspensão preventiva ou recolhimento à prisão por ordem judicial não decorrente de condenação definitiva, ressalvado o direito à diferença se absolvido afinal, ou se o afastamento exceder o prazo de condenação definitiva.

    D) INCORRETA. Conforme Art. 145 do Dec. 2479/79.

    E) INCORRETA. Conforme Art. 145 do Dec. 2479/79. 

  • 1/3. Aqui é só por decoreba mesmo. Afff 1/3 > 1/3> 1/3.

  • A Letra C está correta. 

  • Gabarito Letra C

    Art. 145. O funcionário deixará de receber:

    I - 1/3 (um terço) do vencimento e vantagens, durante o afastamento por motivo de suspensão preventiva ou recolhimento à prisão por ordem judicial não decorrente de condenação definitiva, ressalvado o direito à diferença se absolvido afinal, ou se o afastamento exceder o prazo de condenação definitiva;

  • maldade cobrar isso kk
  • Cuidado, pois no Decreto 220/75 consta o seguinte:

    ART.21

    Parágrafo único – Na hipótese do artigo 59 o recebimento do vencimento e vantagens será proporcional ao tempo de serviço, ressalvado o direito à diferença em caso de arquivamento do inquérito.

    Art. 59 - A suspensão preventiva até 30 (trinta) dias será ordenada pelas autoridades mencionadas no art. 56, desde que o afastamento do funcionário seja necessário para que este não venha a influir na apuração da falta.


ID
850747
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O funcionário será aposentado compulsoriamente quando completar:

Alternativas
Comentários
  • hahaha  naquela época já estavam prevendo os 75 anos.  desatualizada a questão.

  • Questão desatualizada

     

    Revogado pela Lei Complementar nº 121/2008.

    Existia a previsão de 70 anos (Art. 214; I)

     

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    CF.88. Art. 40.  § 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17:  

      II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;  

     

    Complemento: Se aprovarem a reforma da previdência em 2019, idade para aposentadoria só Deus sabe quando.

  • Desatualizada

  • A resposta seria 75 anos de a cordo com a PEC da bengala. Contudo, na época em que a questão foi elaborada era 70 anos.

    BONS ESTUDOS!!!


ID
850750
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O retorno ao serviço público estadual do funcionário colocado em disponibilidade chama-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra (b)

     

     Decreto nº 2.479 de 08 de março de 1979 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Rio de Janeiro)

    Art. 53 – Aproveitamento é o retorno ao serviço público estadual do funcionário colocado em disponibilidade.

  • Historinha boba, mas me ajudou a não mais esquecer. Imaginemos a situação:

    >> o servidor em disponibilidade é aquele cujo cargo foi extinto ou foi declarada sua desnecessidade. Tem que ser servidor ESTÁVEL.

    >> por isso, ele fica sem trabalhar e recebe remuneração proporcional ao tempo de serviço

    Se ele está parado e recebendo, imaginem que a Administração Pública se vira para ele e fala:

    "Já que você está aí parado, aproveita e vem me ajudar nisso"

    Assim, o respectivo servidor será reaproveitado.

    :^)

  • APROVEITAMENTO É O RETORNO AO SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL DO FUNCIONÁRIO COLOCADO EM DISPONIBILIDADE

    APROVEITAMENTO É O RETORNO AO SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL DO FUNCIONÁRIO COLOCADO EM DISPONIBILIDADE

    APROVEITAMENTO É O RETORNO AO SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL DO FUNCIONÁRIO COLOCADO EM DISPONIBILIDADE

    APROVEITAMENTO É O RETORNO AO SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL DO FUNCIONÁRIO COLOCADO EM DISPONIBILIDADE

    APROVEITAMENTO É O RETORNO AO SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL DO FUNCIONÁRIO

    APROVEITAMENTO É O RETORNO AO SERVIÇO

    APROVEITAMENTO É O RETORNO AO.....

  • A Letra B está correta. 

    É possível se identificar que o aproveitamento é bastante explorado em provas de concurso público.

    Art. 45 – Aproveitamento é o retorno ao serviço público estadual do funcionário colocado em disponibilidade.

  • Gabarito Letra B

    Art. 53 – Aproveitamento é o retorno ao serviço público estadual do funcionário colocado em disponibilidade.


ID
850753
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O deslocamento de funcionário, a pedido ou ex officio, do seu órgão de lotação para outra Secretaria ou órgão da estrutura do Estado denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Art. 64 – A remoção, a pedido ou ex officio, é o deslocamento do funcionário de sua lotação para a de outra Secretaria de Estado ou órgão diretamente subordinado ao Governador.

  •  

    Decreto nº 2.479/79

    Art. 64 – A remoção, a pedido ou ex officio, é o deslocamento do funcionário de sua lotação para a de outra Secretaria de Estado ou órgão diretamente subordinado ao Governador.

     

    GABARITO A

  • Remoção é o deslocamento do funcionário de sua lotação para a de outra Secretaria ou Órgão diretamente subordinado ao Governador.

  • GABARITO: A

    Decreto nº 2.479/79

    Art. 64 – A remoção, a pedido ou ex officio, é o deslocamento do funcionário de sua lotação para a de outra Secretaria de Estado ou órgão diretamente subordinado ao Governador.

     

  • Decreto nº 2.479/79

    Art. 45 – Transferência, quando não se tratar da definida no inciso IV, alínea “c”, do artigo 14 do Decreto-Lei nº 408, de 02 de fevereiro de 1979, é o ato de provimento do funcionário em outro cargo de denominação diversa e de retribuição equivalente.

  • Fiquei em dúvida também quanto a transferÊncia. Aliás, continuo pois não acertei. KKK COntudo, analisando com mais calma, observei que ele escreve: DESLOCAMENTO. Aí foi falta de atenção. REMOÇÃO.

  • A Letra A está correta.

    O item se refere à remoção, prevista expressamente no Artigo 56 do Regulamento.

    É importante mencionar que a remoção poderá ser processada de ofício ou a pedido do servidor público.

  • Gabarito Letra A

    Art. 64 – A remoção, a pedido ou ex officio, é o deslocamento do funcionário de sua lotação para a de outra Secretaria de Estado ou órgão diretamente subordinado ao Governador.


ID
850756
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A apuração do tempo de serviço será feita em dias e o número de dias será convertido em anos, considerado o ano como de 365 dias. Feita a conversão, ocorrerá arredondamento para mais um ano a partir do seguinte número de dias restantes:

Alternativas
Comentários
  • Nem colocaram um 182, para confundir!

  • Gabarito Letra (c)

     

    Decreto nº 2.479 de 08 de março de 1979 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Rio de Janeiro)

     

    Art. 76 – A apuração do tempo de serviço será feita em dias, não considerado, para qualquer efeito, o exercício de função gratuita.

    § 1º - O número de dias será convertido em anos, considerado o ano como de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.

    § 2º - Feita a conversão, os dias restantes até 182 (cento e oitenta e dois) não serão computados, arredondando-se para um ano quando exceder esse número ( OU SEJA A PARTIR DE 183), nos casos de cálculo para aposentadoria.

  • Letra de lei. Ou sabe ou não sabe.

    Artigo 76. parágrafo 1.

  • errei.

  • Chutei e acertei. Agora aprendi.

  • metade de 365 = 182,5 = o direito adquirido é essencial nas relações do direito, nunca(há exceções) irá retroagir então arredondando 183. Abraços.

  • Art. 76, parágrafos 1º e 2º do DL. 2479 de 1979 estão em desacordo com o Art 40, parágrafo 10º da CF de 1988 que declara que a lei não estabelecerá qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.

  • escolha sempre número quebrado, no caso ímpar. 183

  • A Letra C está correta.

    Ocorrerá o arredondamento para 01 (um) ano, nos casos de cálculo para aposentadoria, a partir do dia nº 183. 

    Art. 76 – A apuração do tempo de serviço será feita em dias, não considerado, para qualquer efeito, o exercício de função gratuita.

    § 1º - O número de dias será convertido em anos, considerado o ano como de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.

    § 2º - Feita a conversão, os dias restantes até 182 (cento e oitenta e dois) não serão computados, arredondando-se para um ano quando exceder esse número (183), nos casos de cálculo para aposentadoria.

  • Gabarito Letra C

    Art. 76 – A apuração do tempo de serviço será feita em dias, não considerado, para qualquer efeito, o exercício de função gratuita.

    § 1º - O número de dias será convertido em anos, considerado o ano como de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.

    § 2º - Feita a conversão, os dias restantes até 182 (cento e oitenta e dois) não serão computados, arredondando-se para um ano quando exceder esse número, nos casos de cálculo para aposentadoria.


ID
850759
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

. Considerando a Lei 9394/96, no que tange ao capítulo III, que trata da educação profissional, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode dar um exemplo sobre esse "inclusive no trabalho" no Art. 41?

  • Art. 41.  O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

    Para fins de continuidade de estudos, na própria instituição de ensino, nos termos do Artigo 41 da LDB, as instituições de ensino que oferecem cursos técnicos de nível médio podem avaliar, reconhecer e certificar competências profissionais anteriormente desenvolvidas, quer em outros cursos ou programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal, quer no próprio trabalho, tomando-se como referência o perfil profissional de conclusão do curso em questão. Para fins de conclusão de estudos e obtenção do correspondente diploma de Técnico:

     Ficam os estabelecimentos de ensino da rede federal de educação profissional e tecnológica autorizados, nos termos do Artigo 41 da LDB, a avaliar e reconhecer competências profissionais anteriormente desenvolvidas, quer em outros cursos e programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal, quer no próprio trabalho, tomando-se como referência o perfil profissional de conclusão e o plano de curso mantido pela instituição de ensino, bem como expedir e registrar os correspondentes diplomas de Técnico de nível médio, quando for o caso.  Idênticas autorizações poderão ser concedidas pelos respectivos Conselhos de Educação aos estabelecimentos de ensino de seu sistema que ofereçam cursos de técnico de nível médio, devidamente autorizados, nas mesmas habilitações profissionais por eles oferecidas

  • Lei 11741 Art 1 e não lei 9394

    A educação profissional e tecnológica, em sua totalidade, abrangerá os cursos de qualificação profissional, de educação técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação

  • Luiz Picolo!

     

    Mas não é em sua totalidade também, pois nessa frase falta a pós-graduação. 


ID
850762
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e sócio-interacionista têm avançado nas práticas em sala de aula. Vygotsky, um dos autores que tem sido bastante estudado e trabalhado para a construção de uma nova realidade, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que constitui:

Alternativas

ID
850765
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Não constitui incumbência dos estabelecimentos de ensino:

Alternativas

ID
850768
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma sala de aula com carteiras fixas dificulta o trabalho em grupo, o diálogo e a cooperação; armários trancados não ajudam a desenvolver a autonomia do aluno, como também não favorecem o aprendizado da preservação do bem coletivo. A alternativa que indica um procedimento que favorece a organização do espaço para o processo de aprendizagem é:

Alternativas

ID
850771
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a organização da educação básica, nos níveis fundamental e médio, em respeito à Lei 9394/96 é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) carga hr de 800 hrs, mín de 200 dias, EXCLUÍDO o tempo de exames finais.

  • RESPOSTA B 

    CAPÍTULO II

    DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Seção I

    Das Disposições Gerais

    IV - poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;

  • Lembrando que EM excluí o tempo para os exames finais e ES inclui.

  • Luiz Picolo, supondo que "ES" seja "Ensino Superior" ou "Educação Superior"...

    De acordo com a  Lei 9394/96:

    Art. 24:

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

    e

    Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    Se acaso eu estiver enganado, por favor, me corrija. Abraço.

     

  • Art.24

    IV - poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;


ID
850774
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

. Segundo Cipriano Luckesi, hoje no Brasil, em nossas escolas, convivem diversas tendências pedagógicas. De alguma forma elas refletem as nossas escolhas, ou seja, as escolas que queremos. Na concepção de Luckesi, a escola que queremos é:

Alternativas
Comentários
  • gabarito A. A educação não pode ser neutra, ela tem que tomar uma posição: do lado opressor (social burguesa) ou do lado oprimido (trabalhador). O interesse na aprendizagem e desenvolvimento dos educandos é um princípio político, pois não exclui o indivíduo

    .

  • Professor interessado na aprendizagem do aluno


ID
850777
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A gestão democrática na educação básica, em conformidade com o Art. 14 da Lei 9394/96, obedecerá aos seguintes princípios:

Alternativas
Comentários
  • No art.14 só consta os dois citados na letra B!

  • Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na

    educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

    I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

    iI - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.


ID
850780
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia

O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

Alternativas

ID
850783
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica tem por finalidade avaliar a qualidade do ensino a partir dos dados do rendimento escolar apurados pelo censo escolar da educação básica, combinados com os dados relativos aos desempenhos dos estudantes apurados pela avaliação nacional do rendimento escolar. O IDEB é calculado pela seguinte instituição:

Alternativas
Comentários
  • O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.


ID
850786
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, atender necessidades singulares de determinados alunos é apresentar uma visão de educação voltada para:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B -

    PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE - Busca-se legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se estabelecem com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos


  • Para entender diversidade, é preciso ver seu significado e importância no equilíbrio natural e social, na relação homem-natureza, e entre humanos, tanto à tolerância, respeito mútuo, compreensão e o sentimento solidário, que são a base da igualdade. Sem diversidade, não há estímulos para pensar diferente, nem para pensar em igualdade. Pensar diferente é o caminho para viver e compreender o sentimento solidário que devemos ter. Apesar de que relacionar com diferenças nem sempre traz harmonia.


ID
850789
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Thomas Marshall, em 1949, afirmou que o conceito de cidadania deveria incluir, não apenas os direitos civis e políticos, mas também os direitos sociais. Um cidadão pleno, portanto, deve gozar desses três direitos: civis, políticos e sociais. Tal ideia foi amplamente aceita, mas apenas em 1988, com a Constituição, o Brasil instituiu esses direitos na forma da lei. Nesta Constituição, um dos direitos sociais é:

Alternativas
Comentários
  • aRT.7 - XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;

  • Art 7 CF

    XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e os dispositivos constitucionais inerentes aos direitos sociais.

    Ressalta-se que a questão deseja que seja assinalada a alternativa na qual consta um direito social, previsto na Constituição Federal.

    Cabe frisar que capítulo referente aos direitos sociais expressos na Constituição Federal começa no artigo 6º e se estende até o artigo 11, da Constituição Federal.

    Dispõe o inciso XXXII, do artigo 7º, da Constituição Federal, o seguinte:

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    (...)

    XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;".

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, conclui-se que, dentre as alternativas, apenas o previsto na letra "a" corresponde a um direito social, nos termos do inciso XXXII, do artigo 7º, da Constituição Federal. O contido nas demais alternativas não constitui direitos sociais, expressos na Constituição Federal.

    Gabarito: letra "a".


ID
850792
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Um professor de escola pública dá tratamento especial ao filho da Diretora da escola, proporcionando-lhe horas extras de aulas particulares. Neste caso ele está ferindo o seguinte princípio constitucional:

Alternativas
Comentários
  • Qual é o princípio?

     

  • d - impessoalidade.

  • IMPERSSOALIDADE: impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particular no exercício da função administrativa. A atuação administrativa deve visar o bem comum (Finalidade). (interesse principal) Ex: finalidade privilegiar o interesse público, em detrimento do privado. Ex: indicar amigos para cargo público

  • p q n igualdade?


ID
850795
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Nos últimos anos, a ideia de que a participação mais direta e ativa dos cidadãos nas esferas de decisão das políticas públicas e nas ações governamentais em geral tornou-se um imperativo para que as instituições públicas fossem relegitimadas enquanto instituições efetivamente representativas e democráticas. O conjunto de procedimentos e mecanismos que levam os decisores governamentais e dirigentes públicos a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    O conceito de accountability pressupõe duas partes: uma que delega a responsabilidade e a outra que é responsável por gerir os recursos. Concomitantemente, cria-se a obrigação de prestação de contas por parte de quem administra os recursos, que deverá demonstrar por meio dos resultados obtidos o bom uso desses recursos.

      Accountability pode ser entendido como a “capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos”. Em auditoria, accountability é “a obrigação de responder por uma responsabilidade outorgada”. Isso inclui o lado que delega responsabilidade e o lado que presta contas pelos recursos utilizados.


    FONTE: PALUDO

  • accountability


ID
850798
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“[...] é em primeiro lugar uma teoria das práticas político- econômicas que propõe [...] estrutura institucional caracterizada por sólidos direitos a propriedade privada, livres mercados e livre comércio. O papel do Estado é criar e preservar uma estrutura institucional apropriada a essas práticas; o Estado tem de garantir, por exemplo, a qualidade e integridade do dinheiro. Deve também estabelecer as estruturas e funções militares, de defesa, da polícia e legais requeridas para garantir direitos de propriedade individuais e para assegurar, se necessário pela força, o funcionamento apropriado dos mercados. Além disso, se não existirem mercados (em áreas como a terra, a água, a instrução, o cuidado de saúde, a segurança social ou a poluição ambiental), estes deverão ser criados, se necessário pela ação do Estado. Mas o Estado não deve aventurar-se para além dessas tarefas.” Esta frase é de um influente pensador atual, e se refere ao:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


    Neoliberalismo é uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas e é entendido como um produto do liberalismo econômico clássico.

    O neoliberalismo pode ser uma corrente de pensamento e uma ideologia, ou seja, uma forma de ver e julgar o mundo social ou um movimento intelectual organizado, que realiza reuniões, conferências e congressos.

    Esta teoria, que foi baseada no liberalismo, nasceu nos Estados Unidos da América e teve como alguns dos seus principais defensores Friedrich A. Hayeck e Milton Friedman.

    Na política, neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Os autores neoliberalistas afirmam que o estado é o principal responsável por anomalias no funcionamento do mercado livre, porque o seu grande tamanho e atividade constrangem os agentes econômicos privados.

    O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc. Esta teoria econômica propunha a utilização de a implementação de políticas de oferta para aumentar a produtividade. Também indicavam uma forma essencial para melhorar a economia local e global era reduzir os preços e os salários.



    http://www.significados.com.br/neoliberalismo/

  • na verdade, é liberalismo mesmo.  o conceito do chamado "neoliberalismo" é exatamente o mesmo de liberalismo. Logo...

     

     

  • A principal característica do Estado de Bem-Estar Social é a defesa dos direitos dos cidadãos à saúde, educação, previdência, etc.

    Foi criado a partir do modelo do economista John Maynard Keynes (1883-1946), que rompe com a visão de livre-mercado em favor da intervenção estatal na economia.

    Desta maneira, o Estado de Bem-Estar Social defende a estatização de empresas em setores estratégicos, a criação de serviços públicos gratuitos e de qualidade.

    Para tanto, o Estado necessita interferir na economia, regulando-a para impedir monopólios, gerar emprego e renda, construindo infraestruturas. Por conseguinte, as jornadas de trabalho são de 8 horas, o trabalho infantil é proibido e os trabalhadores possuem direito a seguro-desemprego e à Previdência Social.

    O Estado de Bem-Estar Social é visto como uma forma de combate às desigualdades sociais, na medida que promove o acesso dos serviços públicos a toda população.

  • O Neo-Liberalismo e o Liberalismo em si somente funcionam até uma primeira crise do capitalismo, onde choram pelo Estado interventor para lhes socorrer, em troca de um pesado loby de dinheiro às escuras para políticos corruptos. Nesse caso quem pagará a conta, como sempre, é a classe trabalhadora.


ID
850801
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociedade civil é um conceito muito importante para um país que pensa em se construir com a participação do cidadão e anuncia uma administração pública efetivamente transparente e a serviço do seu povo. Isto tem sido difícil e sempre adiado, com os governos cada vez mais centralizados e autoritários. O próprio conceito de sociedade civil é pouco conhecido, significando, no entender de Habermas:

Alternativas
Comentários
  • letra - A

  • um complexo institucional composto de “conexões não governamentais e não econômicas e associações voluntárias que ancoram as estruturas comunicativas da esfera pública”


ID
850804
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Em conformidade com a Lei de Execução Penal – Lei 7.210 de 11 de julho de 1984 e modificações posteriores – quanto à assistência educacional é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LEP. Art. 18. O ensino de 1º grau será obrigatório, integrando-se no sistema escolar da Unidade Federativa.

    Art. 19. O ensino profissional será ministrado em nível de iniciação ou de aperfeiçoamento técnico.

    Parágrafo único. A mulher condenada terá ensino profissional adequado à sua condição.


  • Lei 7.210/84

     

    a) Compreende apenas a formação educacional.

    Art. 17. A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

     

    d) As atividades educacionais não poderão ser objeto de convênio com instituições particulares.

    Art. 20. As atividades educacionais podem ser objeto de convênio com entidades públicas ou particulares, que instalem escolas ou ofereçam cursos especializados.

     

    e) O ensino profissional se dá exclusivamente pela formação inicial.

    Art. 19. O ensino profissional será ministrado em nível de iniciação ou de aperfeiçoamento técnico.

  • SEÇÃO V

    Da Assistência Educacional

    Art. 17. A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

    Art. 18. O ensino de 1º grau será obrigatório, integrando-se no sistema escolar da Unidade Federativa.(1º grau , aqui entende-se como as series inicias , o fundamental)

    Art. 19. O ensino profissional será ministrado em nível de iniciação ou de aperfeiçoamento técnico.

    Parágrafo único. A mulher condenada terá ensino profissional adequado à sua condição.

    (física e mental)

    Art. 20. As atividades educacionais podem ser objeto de convênio com entidades públicas ou particulares, que instalem escolas ou ofereçam cursos especializados.

    Um dia todos aqueles que riram dos seus sonhos

    Vão contar pros outros como te conheceram ...

    Créd: Evandro Guedes

    Font: Alfacon

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
850807
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE – objetiva, primordialmente, o desenvolvimento de uma ação socioeducativa sustentada nos princípios dos direitos humanos; para isso, aposta no alinhamento dos aspectos conceituais, estratégicos e operacionais, fundamentados em bases:

Alternativas
Comentários
  • A implantação do SINASE objetiva primordialmente o desenvolvimento de uma ação socioeducativa sustentada nos princípios dos direitos humanos. Defende, ainda, a ideia dos alinhamentos conceitual, estratégico e operacional, estruturada, principalmente, em bases éticas e pedagógicas (SINASE, 2006, pág. 16). .


ID
850810
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Constitui recomendação do Relatório Nacional para o Direito Humano à Educação: Educação nas Prisões Brasileiras:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • Colegas, o texto das recomendações é muito extenso, por isso foi colocado só os tópicos referentes ao conteúdo.

    Recomendações

    Diante desse quadro, a Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação apresenta as seguintes recomendações

    1) adequação urgente da Lei de Execução Penal aos avanços previstos no marco legal nacional e internacional, definição de metas no novo Plano Nacional de Educação e explicitação do direito à educação das pessoas encarceradas na LDB

    2) aprovação das Diretrizes Nacionais de Educação no Sistema Prisional

    3) aprovação da lei da remição da pena por estudo

    4) criação de planos estaduais de educação prisional

    5) atendimento educacional realizado por profissionais de educação contratados e vinculados aos sistemas de ensino

    6) ampliação e melhoria dos espaços escolares com garantia de equipamentos e materiais didáticos e de apoio

    7) criação de escolas como unidades vinculadoras

    8) financiamento adequado

    9) aprimoramento dos mecanismos de controle social e de transparência de informação

    10) criação de normas técnicas referente ao fluxo de informação sobre a trajetória educacional e para a apresentação de denúncias de violação por profissionais de educação

    11) garantia do direito à creche para crianças filhas de encarceradas como parte da política educacional e do acesso a programas de renda mínima (municipais, estaduais e federal) por parte de filhos e filhas de pessoas encarceradas

    12) aprimoramento do Infopen e realização de pesquisas nacionais

    13) a educação profissional deve ser assumida como política de qualificação profissional

    14) o fortalecimento da EJA no ambiente prisional e sua articulação com programas destinados à juventude, como o Projovem

    15) a educação a distância como ferramenta do ensino presencial

    16) o acesso à merenda escolar, a óculos e à educação física

    17) apoio psicológico aos(às) profissionais de educação e a agentes que atuam no sistema prisional

    18) ampliação do acesso ao Ensino Superior

    19) implementação da lei 10.639 no ambiente prisional e de ações de combate ao racismo, à homofobia/lesbofobia e à intolerância religiosa

    20) a garantia dos direitos humanos ao trabalho e à educação

    21) a articulação com o direito humano à saúde

    22) uma política de valorização profissional dos agentes prisionais e maior presença de juizes e promotores de execução penal nas unidades

    23) uma política de estímulo à leitura e à escrita nas unidades prisionais

    24) a inclusão digital de pessoas encarceradas e o direito à documentação básica

    Fonte: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/images/pdfs/relatorioeducacaoonasprisoesfinal.pdf

    Texto completo na pág 89 - 96

  • A) criação de Planos Estaduais de educação prisional (CORRETO)

    4) criação de planos estaduais de educação prisional

     

    B) os profissionais de educação, para maior adequação, devem ser vinculados ao sistema penal (ERRADO)

    5) atendimento educacional realizado por profissionais de educação contratados e vinculados aos sistemas de ensino

     

    C) articulação com o direito humano à moradia (ERRADO)

    21) a articulação com o direito humano à saúde

     

    D) explicitação do direito à educação da população carcerária no Plano Nacional de Educação (ERRADO)

    1) adequação urgente da Lei de Execução Penal aos avanços previstos no marco legal nacional e internacional, definição de metas no novo Plano Nacional de Educação e explicitação do direito à educação das pessoas encarceradas na LDB

     

    E) garantia do direito à creche dos filhos e filhas dos presos e presas (ERRADO)

    11) garantia do direito à creche para crianças filhas de encarceradas como parte da política educacional e do acesso a programas de renda mínima (municipais, estaduais e federal) por parte de filhos e filhas de pessoas encarceradas


ID
850813
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

No que tange à assistência educacional, não constitui parâmetro na Lei de Execução Penal Brasileira nos artigos 17 a 21:

Alternativas
Comentários
  • SEÇÃO V

    Da Assistência Educacional

    Art. 17. A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.

    Art. 18. O ensino de 1º grau será obrigatório, integrando-se no sistema escolar da Unidade Federativa.

    Art. 19. O ensino profissional será ministrado em nível de iniciação ou de aperfeiçoamento técnico.

    Parágrafo único. A mulher condenada terá ensino profissional adequado à sua condição.

    Art. 20. As atividades educacionais podem ser objeto de convênio com entidades públicas ou particulares, que instalem escolas ou ofereçam cursos especializados.

    Art. 21. Em atendimento às condições locais, dotar-se-á cada estabelecimento de uma biblioteca, para uso de todas as categorias de reclusos, provida de livros instrutivos, recreativos e didáticos.

  • ENSINO FUNDAMENTAL- ENSINO DE 1 GRAU

  • a palavra "multicultural" nem está prevista na lei de execução penal. Contudo nada impede que os estabelecimentos penais façam programa voltados na recreação do preso condenado ou provisório. Como sessões de cinemateca e assistir jogos de futebol.

    pertencelemos!

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
850816
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas (DIESP), anteriormente chamada de COESP (Coordenadoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas), foi criada, em fevereiro de 2008, para atuar como Diretoria Regional junto às Unidades Escolares em espaços de privação de liberdade, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas.


A principal função da DIESP é:

Alternativas