SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2019 - UNIRIO - Enfermeiro


ID
3228625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Segundo a Microsoft, o Windows 8 disponibiliza a possibilidade de armazenar em cache os arquivos ou fazer backups de diferentes versões dos mesmos. Esse recurso se chama Histórico de Arquivos e vem desabilitado por default.


Esse recurso exige um(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O Histórico de Arquivos faz o backup regular das versões de seus arquivos nas pastas Documentos, Músicas, Imagens, Vídeos e Área de Trabalho e dos arquivos do OneDrive disponíveis offline em seu computador. Com o tempo, você terá um histórico completo dos seus arquivos. Se os originais forem perdidos, danificados ou excluídos, você poderá restaurar todos eles. Também é possível procurar e restaurar as diferentes versões de arquivos. Por exemplo, para restaurar uma versão mais antiga de um arquivo (mesmo que ela não tenha sido excluída ou perdida), você pode procurá-la em uma linha do tempo, escolher a versão desejada e restaurá-la. 

    FONTE: SUPPORT.MICROSOFT.COM

    FELIZ NATAL

  • LETRA B

  • O histórico de arquivos permite ter uma gestão de diferentes versões de um arquivo.

    Este é um recurso que o ONEDRIVE já oferece para os arquivos que estão dentro da pasta.

    No entanto, para aplicar isto a todo o computador, é necessário ter um disco externo ou um disco em rede. Neste caso, não exige-se o OneDrive.

    Resposta certa, alternativa b).

  • ENTÃO COMO SE TIVESSE UMA CAIXA ESCONDIDA GUARDANDO TUDO QUE VC POSTAR OU POR NO COMPUTADOR, QUANDO VC PERDER ALGO, NÃO PERDERAR Q VERDADE.

  • É um fato típico da CESGRANRIO disponibilizar alternativas bem parecidas em sentido, como por exemplo B, C e D. Quando alternativas como estas forem a maioria, se tratando desta banca, eu já descarto as demais.

  • Dica de material pra galera que vai fazer a prova do Concurso BB dia 26/09 e ainda não se sente preparada:

    https://abre.ai/c6yq

    Lembre-se: Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo!


ID
3228631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao analisar uma reclamação sobre uma aplicação Web que não funcionava bem em um computador específico, cuja configuração de software é muito antiga, um atendente de Help Desk suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript disponível no navegador Chrome desse computador.

Para obter um relatório que inclui a versão do JavaScript sendo executado (Como em “JavaScript: V8 7.5.288.30”), o que esse atendente deve digitar no campo destinado à URL?

Alternativas
Comentários
  • CHROME://VERSION ------> Será exibido um relatório com diversas informações referentes ao chrome.

  • Assertiva E

    chrome://version

  • Caí que nem uma pata na letra A.

  • Essa foi boa, temos que ser até profissional de TI pra fazer as provas.

  • LETRA E

  • o navegador Chrome nao suporta mais Java , questao desatualizada

  • Gabarito: alternativa E

    De início você acha que é uma questão para profissional de T.I., mas depois de outra lida vê que a resposta tá no enunciado:

    " suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript "

    Bons estudos

  • QUESTAO PARA ROLAR CABEÇAS. KKK

  • você estuda e estuda informática, mas sempre terá algo que não saberá

  • Questão de lógica, também de obviedade Perguntou a versão, versão, versão do Java no Browser Logo... Crhome version, version, version. Simples assim
  • Queria que questões como essas caíssem em minha prova.

  • eu caí bem direitinho na pegadinha kkkkkkkkk

  • Pensei que version daria a versão do Chrome e status daria mais informações do que está sendo rodado no chrome...


ID
3228634
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um cliente de correio-eletrônico, como o Mozilla Thunderbird, pode acessar suas caixas de mensagem por dois protocolos básicos.

Qual protocolo realiza o sincronismo entre o cliente e o servidor de e-mail, replicando as ações de leitura ou troca de diretório no servidor e permitindo que as mensagens sejam guardadas tanto na máquina local quanto no servidor?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    IMAP: (Internet Message Access Protocol) é o protocolo de e-mail que acessa a caixa de e-mail e SINCRONIZA todas as Caixas, Pastas e Subpastas da Conta de E-mail. O IMAP é ideal para Clientes que possui a conta de e-mail Configurada em vários computadores e Smartphones.

    Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade entre os gigantes provedores de e-mail, como o Gmail. 

    FONTE: WWW.INFORMÁTICANOTA10.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gab.: A - IMAP (porta 143 ou 993 "para conexões criptografadas") - Protocolo de acesso à mensagem da internet que permite o acesso aos emails de uma conta diretamente no servidor. Baixando apenas as mensagens para a máquina do usuário quando solicitado, ou seja, apenas baixa a mensagem quando clica nela.

    Dessa forma, o cliente pode acessar as mensagens sem excluí-las do servidor, permitindo o acesso de vários clientes em diversos dispositivos.

    PS:

    -POP3 (porta 110 ou 995 "para conexões criptografadas") - Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

    -SMTP (portas 25 e 587) - Protocolo de ENVIO das mensagens "não criptografa e nem as autentica" quando enviadas. Para que isso ocorra ele deve ser associado ao protocolo TLS ou seu antecessor SSL, transformando-se em SMTPs (o s após o P é de seguro). Passando a utilizar a porta 465 para o envio de mensagens criptografadas.

    -Por fim, resumidamente, o protocolo NNTP armazena num banco de dados uma vasta gama de informações em que o usuário pode, seletivamente, baixar parte dessa informação que for de seu interesse. Já o TCP/IP é um CONJUNTO ou PILHA de protocolos de comunicação.

  • Felipe (AFT), Por padrão, o protocolo IMAP não baixa as mensagens para o computador. Mas nada impede que o usuário possa baixá-las manualmente. Permitindo, assim, que as mensagens possam ficar armazenadas tanto no servidor (por padrão) quanto na máquina do usuário (manualmente).

  • Þ   IMAP: (Internet Message Access Protocol - Protocolo para Acesso de Mensagens via Internet) utilizado em substituição ao POP3 para permitir que uma mensagem seja lida diretamente pelo browser (navegador) ou em um programa cliente de e-mail (Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, etc.) SEM que ela seja retirada do servidor de entrada (servidor de recebimento das mensagens). O protocolo IMAP usa a porta 143. Dessa forma, você pode acessar o seu Gmail (por exemplo) da sua residência, do seu smartphone, ou de qualquer computador do mundo, e sua mensagem estará disponível para leitura. 

    GAB = A

  • Assertiva A

    IMAP -> Para recepção/envio de email

    Eu imaginei um "i" bem grande no meio do MAPa enviando e recebendo e-mails.

  • cuidado com os comentários pois, a diferensa entre os protocolos ''POP3 e o IMAP '' é que:

    o POP3=obriga que a msg seja baixada no pc / já o IMAP= o padrão e que as msgs fiquem no servidor POREM, SE A PESSOA QUISER BAIXAR PRO PC A PESSOA PODERÁ.

  • LETRA A

  • uma característica a ser levada em concideraçao é o fato de que o IMAP é o único que pode gerenciar as propriedade dos dados no servidor.

  • O POP3 pode deixar as mensagens salvas no servidor, basta marcar a opção "manter cópias no servidor".

    O IMAP pode ser baixado manualmente para o computador.

    QUESTÃO COM DOIS GABARITOS!

  • Aqui é válido o mnemônico muito utilizado: O Pop 3 Puxa para a máquina.Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

  • Por padrão, ao usar POP3 para receber as mensagens, elas são apagadas do servidor de recebimento.

  • Quando configuramos um cliente de e-mail exemplo Outlook com o protocolo IMAP, por padrão fica uma cópia da mensagem no servidor.

    Quando configuramos com o protocolo POP ele baixa todas em mensagem do servidor e apaga por padrão!, para que isso não aconteça é necessário ir em configurações avançadas do outlook e marca par deixar uma cópia no servidor,

    como por padrão o IMAP deixar uma cópia no servidor o gabarito é A

  • O POP3 é quem baixa automaticamente e deleta da provedora.

    O IMAP, em regra, acessa e gerencia na provedora, mas nada impede que a mensagem possa ser baixada, só não será apagada da provedora de forma automática.

  • O Protocolo IMAP é o protocolo que permite manipular a mensagem mantendo sincronismo entre cliente e provedor de email.

    Resposta certa, alternativa a).

  • Lembre-se:

    POP => Puxa (a mensagem não é mantida no servidor);

    IMAP => Mantém (a mensagem é mantida no servidor).

  • "[...] e, por fim, também é possível acessar servidores de notícias NNTP por meio dos navegadores. O protocolo NNTP é um antigo protocolo de compartilhamento de notícias em grupos da Internet, na antiga rede USENET. Tal serviço era acessado por meio de aplicativos clientes específicos de notícias. Porém, com o advento da Web, esse serviço passou a ser acessado por meio dos navegadores também."

    https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2019/02/05084756/Recurso-Inform%C3%A1tica-PRF.pdf

  • IMAP - Ao ler uma mensagem de email usando IMAP, você não está realmente baixando ou armazenando em seu computador; em vez disso, você está lendo a partir do serviço de email.

    NNTP - é um protocolo muito antigo utilizado na Usenet para envio de notícias.

    POP3 - é um protocolo que permite que um computador local faça a conexão em um servidor e baixe as mensagens no cliente de e-mail, como Outlook (Windows), Mail (Mac OS X), entre outros.

    SMTP - No Hotmail (atual Outlook) e similares, os servidores SMTP são responsáveis por empacotar as mensagens enviadas pelo usuário e enviá-las de forma segura.

    TCP/IP - protocolo de comunicação padrão para todos os computadores.

  • A             

    POP       IMAP

                 A

    G              N

    A                T

                      É

                  M


ID
3228637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Autoridade Certificadora (AC) emite certificados digitais com o objetivo de atestar a associação entre uma chave pública e uma entidade que pode ser uma pessoa física, pessoa jurídica, cliente de rede ou servidor de rede.


Quando um certificado é emitido para uma pessoa física, o certificado digital contém a assinatura digital apenas da(o)

Alternativas
Comentários
  • Gab. B.

    ***

    Geralmente o certificado digital irá conter

    -Nome da pessoa ou entidade associada à chave;

    -Chave pública;

    -Validade do documento;

    -Nome e assinatura da entidade emissora - Autoridade Certificadora;

    -Número de série.

    ***

    O certificado digital garante CIA.-Confidencialidade-Integridade-Autenticidade.

  • Gaba: B

    Os dados básicos que compõem um certificado digital são:

     ~> Versão e número de série do certificado;

    ~> Dados que identificam a AC que emitiu o certificado;

    ~> Dados que identificam o dono do certificado (para quem ele foi emitido);

    ~> Chave pública do dono do certificado;

    ~> Validade do certificado (quando foi emitido e ate quando é válido);

    ~> Assinatura digital da AC emissora e dados para verificação da assinatura

    (Fonte:https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf página 86)

  • Gabairto Leltra B

     

    * Certificado digital permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.

    I) É gerado e assinado por uma terceira parte confiável, autoridade Certificadora (AC). GABARITO

    II) associa uma entidade ( pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas.

    III)criptografia: processo de embaralhamento dos dados codificação e garante a confidencialidade (sigilo).

  • LETRA B

  • Certificado digital garante a CONFIDENCIALIDADE?

  • Certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável - chamada autoridade certificadora.

  • Quando compramos Certificado Digital seja PF ou PJ, apenas a AC- Autoridade certificadora passa a assinar os documentos digitais, pois não é necessário assinar manual.

  • Marquei como: C

    Errei

  • Os Dados e a Chave Pública são informações do portador do certificado.

    A Assinatura Digital será da AC emissora.

  • Certificado Digital é um documento eletronico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, chamada Autoridade certificado, e que cumpre a função de associar uma entidade (pessoa, processo, servidor) um part de chaves criptográficas com o intuito de tornar as comunicações mais confiáveis e auferindo maior confiabilidade na autenticidade.

    Quando utilizado em conjunto com outros recursos, a certificação digital é capaz de garantir a AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE E NÃO-REPÚDIO, E ATÉ CONFIDENCIALIDADE.

  • Questão confusa, acredito que passível de anulação conforme o gabarito.

    Quando diz que o certificado foi emitido PARA, o nome que aparece é do possuidor do CD, ou seja, nesse caso específico poderia ser a letra A. Agora quando diz EMITIDO POR aí sim seria da AC.

    Em outra interpretação poderia ser alternativa C, quando é verificado os dado do certificado.

    Se mais algum colega tem o mesma linha de racíocinio por favor comenta!

  • ✅Gabarito letra B.

    Certificado digital contém a assinatura digital apenas da AC

    Os certificados digitais são emitidos por autoridades certificadoras que são as entidade que dão autenticidade a informação. Para que seja feita essa validação é preciso saber qual foi a autoridade certificadora que emitiu aquele certificado, por isso os certificados digitais são assinados digitalmente pelas AC que os emitiram.

    • Emitiu = Assinatura da AC.

    Autoridade certificadora.

    É uma entidade pública ou privada, subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, que consiste em:

    • Emitir
    • distribuir
    • revogar
    • gerenciar certificados digitais.

    Informações presentes no certificado digital ( IMPORTANTE! )

    • Nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública
    • Período de validade do certificado
    • Chave pública
    • Nome e assinatura da entidade que assinou o certificado
    • número de série

    Use-as com sabedoria

    Bons estudos!✌

  • Quando existe uma assinatura digital em algum elemento, o objetivo da assinatura é você ser capaz de atestar que realmente aquela parte assinou o elemento apresentado.

    Ora, em um certificado digital, emitido por uma Autoridade Certificadora, a única assinatura necessária é a da própria AC, pois é necessário saber se o certificado é verdadeiro, não é mesmo?

    Logo, a assinatura digital da AC servirá para atestarmos a veracidade do certificado digital.

    Resposta certa, alternativa b).


ID
3228640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

P obtém aprovação para ingressar no serviço público federal, tendo tomado posse e entrado em exercício nos prazos legais. Sendo profissional altamente qualificado na sua área de conhecimento, logo após entrar em exercício, também logra aprovação para cursar mestrado no exterior do país. Baseado na Lei n° 8.112/1990, P requer licença com vencimentos para manter seu vínculo com o serviço público.


O referido estatuto do servidor, no caso de período em que ocorre o estágio probatório, veda a concessão de licença para

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    O servidor em estágio probatório NÃO pode abrir a MATRACA!

    Licenças que NÃO poderão ser concedidas ao servidor em estágio probatório.

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    FONTE: WWW.ESPAÇOJURÍDICO.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gabarito: A

    A Lei 8.112 prevê 10 licenças. Para capacitação e mestrado, o servidor terá de completar 5 anos de efetivo exercício na função e ainda dependerá que o mestrado seja considerado de interesse da administração.

    As licenças previstas são:

    I ? Da licença por motivo de doença em pessoa da família (artigo 83)

    II ? Da licença por motivo de afastamento do cônjuge (artigo 84)

    III ? Da licença para o serviço militar (artigo 85)

    IV ? Da licença para atividade política (artigo 86)

    V ? Da licença para capacitação (artigo 87)

    VI ? Da licença para tratar de interesses particulares (artigo 91)

    VII ? Da licença para o desempenho de mandato classista (artigo 92)

    VIII ? Da licença para tratamento de saúde (artigo 202)

    IX ? Da licença à gestante, à adotante e da licença-Paternidade (artigo 207)

    X ? Da licença por acidente de serviço (artigo 211)

     

    Lei 8.112, Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

  • GABARITO: A

    Conforme a Lei 8112/90, a cada 5 anos de efetivo exercício no serviço público o servidor tem direito a até 3 meses de licença para participar de curso de capacitação profissional, no interesse da Administração Pública. Estes 3 meses não configuram uma garantia, mas sim o limite definido ao servidor público. Dessa forma, se o curso do qual o agente decidiu participar, tiver duração de 2 (dois) meses, este será o prazo da sua licença. Os períodos são inacumuláveis (art. 87). 

    A licença capacitação será concedida sem prejuízo da remuneração do servidor. Para cálculo do período de 5 (cinco) anos, será computado todo o tempo de exercício de cargo, no serviço público federal, inclusive o compreendido no estágio probatório, não obstante a licença não possa ser concedida ao servidor durante o período do estágio

    (Carvalho, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 4. ed. - Salvador: JusPODIVM, 2017. fl. 870).

  • É vedado ao servidor público federal em estágio probatório:

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    Fica suspenso o estágio probatório nos seguintes casos:

    Doença em pessoa da família

    Afastamento do cônjuge

    Atividade política

    Organismo que o Brasil coopere

    Participação de curso de formação para outro cargo federal

  • MA TRA CA....

  • Em se tratando de servidor em estágio probatório, aplica-se a norma do art. 20, §4º, da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 20 (...)
    § 4o  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal."

    De seu turno, o art. 81 traz o rol de licenças a que fazem jus os servidores públicos. Confira-se:

    "Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;


    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista."

    Da conjugação destes preceitos legais, percebe-se que, dentre as licenças indicadas pela Banca, a única que não pode ser fruída pelo servidor em estágio probatório é aquela contida na letra A (para capacitação), porquanto prevista no inciso V. Logo, não contemplada dentre aquelas que podem ser objeto de gozo pelo servidor durante tal estágio.


    Gabarito do professor: A


ID
3228643
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

F é servidor da UNIRIO e tem ciência de que ocorrerá vacância simultânea dos cargos de Reitor e de Vice-Reitor. Para emitir nota com informações para seus colegas, consulta o Estatuto da UNIRIO e verifica que o referido instrumento normativo determina que a indicação para responder pela reitoria cabe ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 14, § 3º, do Estatuto da Unirio.

  • Mais uma questão cuja classificação não tem nada a ver com o assunto!!!


ID
3228646
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Q é servidor público e postulou readaptação por ter sofrido limitações que impediriam o exercício no cargo público originário que ocupava. Ao submeter-se à inspeção de saúde, foi diagnosticado como totalmente incapaz para o serviço público.

Nesse caso, nos termos da Lei n° 8.112/1990, o servidor Q será

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Seção VII

    Da Readaptação

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • D) Aposentadoria por invalidez permanente.

  • GABARITO:D

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Readaptação

     

            Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado. [GABARITO]

     

            § 2o  A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.               (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Conforme disposto no Art. 24, §1º, da Lei 8.112/90:

    Art. 24 - Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º - Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    GAB: D

  •         Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • APOSENTADO

  • Em se tratando de servidor considerado totalmente incapaz para o serviço público, a única alternativa viável para a Administração consistiria na concessão de aposentadoria por invalidez, que tem apoio no art. 186, I, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 186.  O servidor será aposentado:

    I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;"

    Logo, dentre as opções fornecidas, a única correta está na letra D.


    Gabarito do professor: D


ID
3228649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público W foi demitido do serviço público, após processo administrativo disciplinar. Inconformado, ele propôs ação judicial, buscando o retorno ao serviço público, tendo obtido decisão favorável, após dez anos de duração do processo.


Nos termos da Lei n° 8.112/1990, quando invalidada a demissão por decisão judicial, ocorre a denominada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Seção IX

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • Reintegração – é a volta de servidor estável (para a LC nº 840/11 não necessita ser estável) para a esfera da administração quando invalidada a sua demissão através de sentença judicial transitada em julgado.
  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Reintegração

     

            Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. [GABARITO]

     

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

     

            § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

  • ReINtegração: retorno do servidor INjustiçado;

    Sempre funciona comigo! Rs

  •       Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • GABARITO: B

    Aproveito o Disponível;

    Reintegro o Demitido;

    Reverto o Aposentado;

    Reconduzo o Inabilitado;

    Readapto o Incapacitado.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    *********** Reintegração é o retorno do cargo por invalidação da demissão******************

  • Seção IX

    Da Reintegração

           Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

           § 1  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

           § 2  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    GABARITO - B

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990).

    O conhecimento exigido diz respeito ao instituto da reintegração. Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Dito isso, e considerando que o enunciado requer que o candidato assinale a alternativa que esteja em consonância com a referida situação hipotética, passemos à análise individual das assertivas:

    A) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28).

    B) Correta: nos exatos termos do art. 28.

    C) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28). Por seu turno, recondução é a volta do servidor reprovado em Estágio probatório ou decorrente de reintegração do anterior ocupante (Art. 29).

    D) Incorreta: nos termos comentados na “A”.

    E) Incorreta: nos termos comentados na “A”. Por seu turno, repristinação é o "fenômeno" por meio do qual ocorre a revogação de uma lei que havia revogado outra, fazendo com que esta última volte a ter vigência.

    GABARITO: LETRA B.

  • Olá, pessoal. Postei parte da lei 8.112 em áudio/vídeo toda atualizada até 2021, referenciada, com anotações e resumos no meu canal do youtube, que se chama "tio san concurseiro" (a foto do canal é um boneco do Saitama usando óculos e mochila de estudo). Além dela também tenho áudio/vídeo da lei de improbidade administrativa, da lei do processo administrativo federal e outras. Espero que ajude e bons estudos a todos!


ID
3228652
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

K, cidadão no pleno exercício dos seus direitos políticos, requereu a um certo órgão público o reconhecimento de determinado benefício a que, no seu entender, faria jus. Ao procurar informações no órgão competente, recebeu a noticia de que seu requerimento tinha grande probabilidade de ser deferido, embora o agente público que havia fornecido tal informação já tivesse ciência de que houvera o seu indeferimento.

Nesse caso, consoante as normas do Decreto n° 1.171/1994, o tal agente público que prestou essa informação a K violou o direito à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

    FELIZ NATAL

  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.


ID
3239548
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Insuficiência Cardíaca é uma doença que compromete o coração de forma estrutural ou funcionalmente. Caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da sobrecarga de líquido e perfusão tissular inadequada.

A sobrecarga de líquido e a diminuição da perfusão tissular ocorrem quando

Alternativas
Comentários
  • o coração é incapaz de produzir um débito cardíaco suficiente para suprir as necessidades do organismo de oxigênio e nutrientes.


ID
3239551
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A esteatose hepática é uma condição patológica que vem crescendo a cada dia. Ela pode provocar inflamação nas células hepáticas, tendo potencial para gerar câncer no fígado e cirrose.

Tem-se como causa da esteatose o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    A obesidade aumenta o acúmulo de gordura hepática que obstrui os ductos biliares, o consumo excessivo e prolongado de bebidas alcoólicas influenciam no desenvolvimento de cirrose. E esses distúrbios prejudicam ação hepática e pancreática aumentando o desenvolvimento de esteatorréia (fezes gordurosas).


ID
3239554
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em caso de cirurgia abdominal, uma complicação considerada grave é a evisceração.

Nesse sentido, que cuidados de enfermagem devem ser adotados no caso de ocorrência dessa complicação?

Alternativas

ID
3239557
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermeira tem como uma de suas atribuições realizar orientações para o autocuidado do paciente, visando ao alcance de uma melhor qualidade de vida, especialmente no caso de pessoas com colostomias, pois ocorrem mudanças radicais na vida dessas pessoas.

Nesse sentido, em relação à orientação sobre a limpeza de uma colostomia, deve-se ensinar ao paciente a

Alternativas
Comentários
  • Cuidados com a pele ao redor do estoma: A limpeza da pele ao redor do estoma deve ser feita com água e sabonete neutro, sem esfregar com força, nem usar esponjas ásperas. Os pelos ao redor do estoma devem ser aparados com tesoura. Exponha a pele ao redor do estoma (sempre que possível) ao sol da manhã, de 15 a 20 minutos por dia. Tenha o cuidado de sempre proteger o estoma com gaze umedecida.

    Não utilize substâncias agressivas à pele, como álcool, benzina, colônias, tintura de benjoim, mercúrio, pomadas e cremes. Estes produtos podem ressecar a pele, ferindo e causando reações alérgicas. Quando apresentar assadura ao redor do estoma ou na pele devido extravasamento de fezes pode-se utilizar uma pomada a base de óxido de zinco, observando para não interferir na área de colagem da bolsa coletora (placa).

    Alternativa C

    FONTE: aps.bvs.br/aps/quais-sao-as-orientacoes-de-enfermagem-em-relacao-a-pacientes-com-colostomia/


ID
3239560
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O posicionamento do paciente na mesa cirúrgica dependerá do procedimento operatório a ser realizado, bem como das suas condições físicas.

Desse modo, a posição padrão adotada para cirurgias da parte inferior do abdome e pelve é a

Alternativas
Comentários
  • Trendelenburg

  • Letra E - Trendelenburg. Porque afasta os órgãos para cima e facilita a cirurgia em abdômen e pelve.

ID
3239563
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Tromboembolismo Venoso (TEV) é uma doença grave que pode resultar em complicações graves como o tromboembolismo pulmonar, apresentando elevada taxa de mortalidade.

Sabendo-se que pessoas com histórico de TEV apresentam risco de novos episódios, é importante que elas adotem medidas preventivas, as quais incluem

Alternativas
Comentários
  • utilização de meias de compressão graduada e adoção de exercício para pernas.


ID
3239566
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermeira do setor de cirurgia, do serviço noturno, foi abordada pelo familiar de um paciente submetido a uma laparotomia, informando-a de que o curativo cirúrgico não fora realizado e que o último procedimento tinha sido executado há mais de 24 horas.
A enfermeira comunicou que faria o curativo, mas, no entanto, queixou-se à equipe que o mesmo deveria ter sido realizado pela manhã e que o ideal era não ter de fazê-lo porque estava muito cansada.
Ao reunir o material para o procedimento, a enfermeira verificou que, no setor, não havia luvas estéreis, sendo necessário dirigir-se à Central de Material, em outro andar, para adquiri-las.
Mesmo ciente da necessidade de utilizar luvas estéreis em curativos de feridas cirúrgicas, optou por realizar o curativo com luvas de procedimento.

Considerando o caso relatado, a enfermeira em questão incorreu no erro ético de

Alternativas
Comentários
  • Isso não seria negligência e sim imprudência. Ela sabia que tinha que usar a luva estéril e mesmo assim usou a luva de procedimento...

    Imprudência é cometida de forma consciente!

  • A resposta certa seria Imprudência, visto que ela tem treinamento e sabe como o procedimento deve ser executado. Negligência seria se ela não tivesse feito o curativo.

  • seria imprudência, essa questão deveria ter sido anulada.

  • Imperícia: desconhecimento teórico e/ou inabilidade técnica para realizar alguma atividade,

    Imprudência: desenvolver ações de forma precipitada, com descuido ( sem cautela),

    Negligência: omissão, não realizar as ações necessárias.

    Gabarito letra C

  • seria imprudência pq ela desprezou o risco, mas não foi omissa ou não deixou de realiza-lo.


ID
3239569
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O choque, uma das complicações pós-operatórias mais graves e também uma das principais causas de morte entre os politraumatizados, tem os seguintes sinais clínicos clássicos:

Alternativas
Comentários
  • a) hiperemia labial, midríase e taquipneia

    b) pele quente e seca, bradicardia e dispneia

    c) hipertensão, poliúria e polidipsia

    d) miose, taquicardia e hiperemia de pele

    e) pulso rápido, fraco e filiforme (CORRETA)


ID
3239572
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O procedimento de curativo tem como objetivo principal promover a cicatrização.

Nessa perspectiva, os princípios do curativo ideal para promoção do processo cicatricial são:

Alternativas

ID
3239575
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sra. X é enfermeira obstétrica e, nos termos do Decreto no 94.406/1987, está habilitada a realizar

Alternativas
Comentários
  • EPISIOTOMIA: incisão na região do períneo para ampliar o canal de parto

    DISPAREUNIA: dor na relação sexual

    DISTOCIA: qualquer problema/dificuldade com o parto

  • Art. 9º – Às profissionais titulares de diploma ou certificados de Obstetriz ou de Enfermeira Obstétrica, além das atividades de que trata o artigo precedente, incumbe:

    I – prestação de assistência à parturiente e ao parto normal;

    II – identificação das distócias obstétricas e tomada de providências até a chegada do médico;

    III – realização de episiotomia e episiorrafia com aplicação de anestesia local, quando necessária.


ID
3239578
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o terceiro trimestre da gravidez, na realização do exame físico-obstétrico, com a gestante deitada na posição de decúbito dorsal, deve-se ter atenção aos primeiros sinais de náusea, tontura ou dificuldade de respirar que ela apresente, evitando, assim, o desconforto característico da Síndrome de

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de Turner ocorre quando o par de cromossomos X não é normal, podendo apresentar um cromossomo X ausente ou parcialmente ausente. A síndrome de Turner ocorre em 1 a cada 2.000 partos de bebês com vida. Acredita-se que 98% de todos os fetos com Síndrome de Turner abortem naturalmente durante a gestação.

    Alternativa A

  • Na segunda metade da gravidez, o útero aumentado de tamanho comprime a veia cava inferior quando a grávida assume o decúbito dorsal; isso dificulta o retorno venoso, reduz o DC e provoca queda da pressão sistólica superior a 30%. 

    Após 4 ou 5 minutos, nessa posição, ocorre bradicardia, sinal indicativo de reflexo vagal. Essa associação entre hipotensão e bradicardia reduz em até 50% o DC e responde por episódios de lipotimias. 

    Ao conjunto desses acontecimentos dá-se o nome de síndrome da hipotensão supina, que rapidamente é corrigida quando a gestante se posiciona em decúbito lateral esquerdo, liberando o fluxo sanguíneo na veia cava inferior. 

    Fonte: Livro Rotinas e obstetrícia.


ID
3239581
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A adolescência e a juventude são fases de oportunidades privilegiadas para se garantir a plena expressão das potencialidades de cada indivíduo.

Um dos eixos fundamentais das Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde é a(o)

Alternativas

ID
3239584
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O protocolo de acolhimento e classificação de risco em obstetrícia utiliza critérios que visam a priorizar o atendimento às pacientes que apresentam sinais e sintomas de maior gravidade e ordenar o fluxo de atendimento.

Uma das chaves de decisão nos fluxogramas da Classificação de Risco das Maternidades é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Circulaçao:= PRESSÃO ARTERIAL

  • O protocolo de CR é uma ferramenta de apoio à decisão clínica e uma forma de linguagem universal para as urgências obstétricas.

    Tem como propósito a pronta identificação da paciente crítica ou mais grave, permitindo um atendimento rápido e seguro de acordo com o potencial de risco, com base nas evidências científicas existentes.

    Consiste numa análise sucinta e sistematizada, que permite identificar situações que ameaçam a vida a partir das seguintes chaves de decisão:

    Os Protocolos de CR utilizam algumas categorias de sistematização, que serão apresentadas nos itens seguintes.

    Chaves de decisão dos fluxogramas:

    1. Alteração do nível de consciência/estado mental.

    2. Avaliação da respiração e ventilação.

    3. Avaliação da circulação.

    4. Avaliação da dor (escalas).

    5. Sinais e sintomas gerais (por especialidade ou específcos).

    6. Fatores de risco (agravantes presentes).

    fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_acolhimento_classificacao_risco_obstetricia_2017.pdf


ID
3239587
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A prevenção do sangramento por deficiência de vitamina K no recém-nascido é realizada com administração de vitamina K1 na dose de

Alternativas
Comentários
  • 1mg (dose única) via IM, MAS pode ser VO, sendo 2mg + reforço entre o 4 e 7 dia de vida. E caso o RN esteja em aleitamento materno exclusivo +2mg VO após 4 a 7 semanas de vida do lactente.

  • Todos os recém-nascidos devem receber vitamina K para a profilaxia da doença hemorrágica. Deve ser administrada via intramuscular na dose unica de 1 mg. Se os pais recusarem a administração intramuscular deve ser oferecida a administração via oral. A dose oral é de 2 mg ao nascimento ou logo apos, seguida por uma dose de 2 mg entre 4° e o 7°.

    Fonte: Rômulo Passos

  • Todos os recém-nascidos devem receber vitamina K para a profilaxia da doença hemorrágica. Deve ser administrada via intramuscular na dose unica de 1 mg. Se os pais recusarem a administração intramuscular deve ser oferecida a administração via oral. A dose oral é de 2 mg ao nascimento ou logo apos, seguida por uma dose de 2 mg entre 4° e o 7°.

    Fonte: Rômulo Passos

  • COMENTÁRIOS

    Dose: 1mg/IM ou SC.

    Caso os pais recusem a via IM ou SC, pode administrar por via oral 2mg entre o 4 e o 7 dia de vida.

    RESPOSTA: B.


ID
3239590
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tuberculose é uma doença que, quando diagnosticada em mulheres grávidas, é necessária uma criteriosa prescrição de medicamentos.

O fármaco que pode ser utilizado com segurança no tratamento da tuberculose em gestantes é

Alternativas
Comentários
  • Etambutol

  • é o unico das alternativas que faz parte do tratamento de TB

  • Em grávidas usa-se Piridoxina 50mg, devido a alta toxicidade da Isoniazida


ID
3239593
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Centros de Atenção Psicossocial têm a função de atendimento público em saúde mental, incluindo os pacientes em transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas.

A Política Nacional sobre Drogas (Pnad), aprovada pelo Decreto no 9.761, de 11 de abril de 2019, tem entre seus objetivos

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Decreto de Nº 9.761 de 2019, que aprova a Política Nacional sobre Drogas: (é o último objetivo)

    3. OBJETIVOS DA POLÍTICA NACIONAL SOBRE DROGAS

    3.30. Propor e manter normas severas para os causadores de acidentes de trânsito ou do trabalho decorrentes do uso de drogas lícitas ou ilícitas.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9761.htm#anexo

  • Gab. A

    b) Na letra B, o erro está em criar o Observatório, segundo o decreto é um dos objetivos:

    3.22. Manter e atualizar continuamente o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas - OBID para fundamentar o desenvolvimento de programas e de intervenções dirigidas à redução de demanda (prevenção, tratamento, acolhimento, apoio, mútua ajuda e reinserção social), redução de oferta de drogas, resguardados o sigilo, a confidencialidade e observados os procedimentos éticos de pesquisa e armazenamento de dados.


ID
3239596
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Amamentar é um processo de interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em seu sistema imunológico, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. O enfermeiro deve orientar as mães a amamentarem sem restrições a horários.

No entanto, em geral, a frequência com que um bebê, em aleitamento materno exclusivo, mama é de

Alternativas
Comentários
  • Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. Em geral, deve mamar de oito a 12 vezes por dia. Como a amamentação exclusiva é recomendada pelo Ministério da Saúde até os seis meses de idade, é importante deixar que o bebê se sacie apenas com o leite do peito.


ID
3239599
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa de Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Nesse contexto, o enfermeiro avalia a acuidade visual do escolar utilizando a Escala de

Alternativas
Comentários
  • A tabela de Snellen, também conhecida como optótico de Snellen ou escala optométrica de Snellen, é um diagrama utilizado para avaliar a acuidade visual de uma pessoa. A tabela recebe seu nome em homenagem ao oftalmologista holandês Herman Snellen, que a desenvolveu em 1862.

    Raimondi - escala de coma para crianças;

    Braden - A escala de Braden para prever o risco de úlcera por pressão é uma ferramenta desenvolvida em 1987 por Barbara Braden e Nancy Bergstrom. O objetivo da escala é ajudar os profissionais de saúde, especialmente os enfermeiros, a avaliar o risco de um paciente desenvolver úlcera por pressão.

    A Escala de Depressão de Beck ou Inventário de Depressão de Beck (Beck Depression Inventory, BDI, BDI-II), criada por Aaron Beck, consiste em um questionário de auto-relato com 21 itens de múltipla escolha. É um dos instrumentos mais utilizados para medir a severidade de episódios depressivos.

    A Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS) possibilita a avaliação e identificação precoce de desvios motores no sentido de favorecer o desenvolvimento motor adequado das crianças.


ID
3239602
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalho em equipe é fundamental para a assistência integral à saúde.

Sendo assim, o trabalho realizado por uma equipe que desenvolve suas ações de forma articulada e com interação entre os profissionais é denominado um trabalho do tipo equipe

Alternativas
Comentários
  • Conceito de equipes segundo Kurcgant (2016):

    Equipe integração: se observa a busca de articulação das ações e de interação dos profissionais.

    Equipe agrupamento: ocorre a justaposição das ações e o mero agrupamento

  • Equipe agrupamento - se caracteriza pela fragmentação e justaposição das ações, sem articulação entre elas, conformando o simples agrupamento de agentes que mantêm projetos assistenciais independentes, seria um conjunto de pessoas que desempenham esforços individuais para planejar e decidir acerca de objetivos que auxiliem cada membro no desenvolvimento de sua área de responsabilidade.

    Equipe integração - integração dos agentes consoante à proposta de integralidade das ações, com interação através da complementaridade e colaboração, que se expressa em um projeto assistencial comum. Todos os membros se envolvem no processo de trabalho de maneira a determinar e compartilhar objetivos e metas comuns. Articulação das ações e de interação dos profissionais.

    Complementando - Questão da FCC com a mesma temática:

    (FCC/TRF-2/2012) Na organização do trabalho em saúde por equipes, identificam-se dois tipos diferentes de trabalho em equipe: aquela na qual se observa a busca de articulação das ações e de interação dos profissionais, e a outra, em que ocorrem a justaposição das ações e o mero agrupamento de agentes. Segundo Ciampone e Peduzzi (2010), essas equipes são denominadas, respectivamente, como:

    a) equipe comunicação e equipe sociotécnica.

    b) equipe integração e equipe agrupamento.

    c) equipe dinâmica e equipe das especialidades.

    d) equipe motivacional e equipe do desdobramento do trabalho.

    e) equipe congregadora e equipe segregadora.

    Fonte: Natale Souza. GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE ENFERMAGEM. Trabalho em Equipe, Comunicação e Trabalho Grupal. Gran Cursos.


ID
3239605
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As medidas de prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde (IRAS) são imprescindíveis para o cuidado de enfermagem. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) embasa as ações nas unidades de saúde.

De acordo com a CCIH,

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Infecção Hospitalar.

    Segundo a ANVISA, a Portaria nº 1.218/2012 que instituiu a Comissão Nacional de Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – CNCIRAS, que tem como uma das principais atividades a elaboração do Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – PNPCIRAS.

    A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é a responsável pelas ações locais nas unidades de saúde. É um órgão de caráter permanente e tem por finalidade a prevenção e o controle das infecções hospitalares.

    A) INCORRETO. TODOS OS SETORES DA INSTITUIÇÃO E TODOS OS PROFISSIONAIS devem receber treinamento ou educação continuada.

    B) INCORRETO. O feedback de indicadores ESTÁ incluído na metodologia de treinamento, assim como desenvolver estratégias educativas e estratégias tecnológicas para controle.

    C) INCORRETO. A higienização das mãos será realizada com o uso rotineiro de ÁGUA E SABÃO, removendo as sujeiras visíveis ou não. Produto alcoólico SÓ DEVEM SER UTILIZADOS NA IMPOSSIBILIDADE DE LAVAGEM DAS MÃOS.

    D) INCORRETO. Os serviços de saúde do país devem todos disponibilizar preparação de ALCOOL 70% para fricção antisséptica das mãos nos pontos de assistência e tratamento.

    E) CORRETO. Os profissionais que atuam no controle das IRAS, PERTENCENTES A CCIH, têm que desenvolver novas estratégias educacionais, de acordo com práticas baseadas em evidências. ALGUMAS DESSAS ESTRATÉGIAS SÃO PROTOCOLOS DE INDICAÇÃO PARA USO DE ANTIBIÓTICO; CONTROLE DO USO; CAPACITAÇÃO DA EQUIPE SOBRE CUIDADOS PARA PREVENÇÃO DE INFECAÇÃO, DENTRE OUTROS. É IMPORTANTE SE ADEQUAR A REALIDADE DA SUA INSTITUIÇÃO.

    Gabarito do Professor: Letra E .

ID
3239608
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para as ações de vigilância epidemiológica, os indicadores fornecem informações necessárias ao diagnóstico, controle e avaliação da situação de saúde, além de calcular agravos e riscos para a população.

Para a epidemiologia, a Taxa de

Alternativas
Comentários
  • Mortalidade Infantil (TMI) mede o risco de morte para crianças menores de um ano, de um dado local e período.

  • Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) mede o risco de morte para crianças menores de um ano, de um dado local e período.

    Taxa de mortalidade por causa (TMC): mede o risco de morte por determinada causa, num dado local e período. No denominador deve constar a população exposta ao risco de morrer por essa mesma causa. A mortalidade por causa mostra qual o risco de morte por uma determinada causa, em local e período determinados.

    A incidência [taxa de incidência (TI)] é o número de casos novos de uma doença em um dado local e período, relativo a uma população exposta. Reflete a intensidade com que acontece uma doença em uma população e, dessa maneira, mede a freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novos dessa doença na população. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer.

    A prevalência indica qualidade daquilo que prevalece. Portanto, prevalência implica acontecer

    e permanecer existindo em um momento considerado. A taxa de prevalência (TP) é mais utilizada para doenças crônicas de longa duração, como hanseníase, tuberculose, aids e diabetes. Casos prevalentes são os que estão sendo tratados (casos antigos) mais aqueles que foram descobertos ou diagnosticados (casos novos). Portanto, a prevalência é o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes em um determinado local e período. A prevalência, como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população.

    Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data.


ID
3239611
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As teorias em enfermagem organizam e servem de base para o cuidado, de acordo com a realidade dos serviços de saúde e das características de quem recebe esse cuidado.

A teoria que propõe a organização do ambiente e o processo administrativo para as tarefas em enfermagem foi formulada por

Alternativas
Comentários
  • Nossa Querida Florence Nightingale.

  • Callista Roy: Teoria da adaptação, ajuda o paciente a se adaptar a mudanças.

    Dorothea Orem: Autocuidado, déficit do autocuidado e sistemas de enfermagem, autocuidado total.

    Florence Nightingale: Ambientalista, meio ambiente, higiene.

    Martha E. Rogers: Teoria do homem unitário, seres humanos unitários, campo de energia.

    Madeleine Leininger: Teoria da enfermagem transcultural, enfermagem emergente.

    GAB.= C


ID
3239614
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A promoção da saúde é útil para que os indivíduos se cuidem e o processo de doença não se instale, sendo a doença transmissível ou não. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como Doenças Crônicas Não Transmissíveis as cardiovasculares, as neoplasias, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes mellitus.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Alternativas

ID
3239617
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Portaria no 1.055, de 25 de abril de 2017, prevê, ao todo, 12 (doze) ações. Algumas delas são: promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; promoção da alimentação saudável e da prevenção da obesidade infantil; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.

Essa Portaria se refere ao programa do Sistema Único de Saúde, denominado

Alternativas
Comentários
  • O  (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.

    O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

    O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).

  • DAS AÇÕES NO ÂMBITO DO PSE

    Art. 10 O estado, o Distrito Federal e o município que aderir ao Programa Saúde na Escola deverá realizar no período do ciclo as seguintes ações:

    I. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;

    II. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

    III. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

    IV. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;

    V. Prevenção das violências e dos acidentes;

    VI. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

    VII. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

    VIII. Verificação e atualização da situação vacinal;

    IX. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

    X. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

    XI. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e

    XII. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.


ID
3239620
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Máscara Laríngea se configura como um aparato de manejo para as vias aéreas, no suporte avançado de vida. A escolha do tamanho dessa máscara deve considerar o peso aproximado do paciente.

A máscara laríngea

Alternativas
Comentários
  • Enfermeiro deve atuar imediatamente caso a via aérea se encontre obstruída, haja risco de bronco-aspiração ou comprometimento respiratório, Observa-se assim que a lei do exercício profissional da Enfermagem ampara legalmente o Enfermeiro a proceder as técnicas de inserção de máscara laríngea quando necessário na sua pratica.

    Cabe recurso..


ID
3239623
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas, auxiliando o profissional no cuidar de maneira ética.

O princípio bioético que se aproxima da equidade é o de

Alternativas
Comentários
  • O modelo de análise bioética comumente utilizado e de grande aplicação na prática clínica na maioria dos países é o "principalista", introduzido por Beauchamp e Childress, em 1989. Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

    princípio da justiça estabelece como condição fundamental a eqüidade: obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido. O médico deve atuar com imparcialidade, evitando ao máximo que aspectos sociais, culturais, religiosos, financeiros ou outros interfiram na relação médico-paciente. Os recursos devem ser equilibradamente distribuídos, com o objetivo de alcançar, com melhor eficácia, o maior número de pessoas assistidas.

  • Alternativa "A" está incorreta. Equidade se refere à igualdade e autonomia refere-se à capacidade de tomar decisões por conta própria e ser responsável por elas. 

    Alternativa "B" está correta. Equidade é sinônimo de justiça. 

    Alternativa "C" está incorreta. Dignidade humana se relaciona com respeito, não diretamente com equidade. 

    Alternativa "D" está incorreta. Beneficência quer dizer que o profissional da saúde deve sempre agir em prol do bem do paciente. 

    Alternativa "E" está incorreta. Não maleficência significa que o profissional da saúde não deve agir provocando o mal em hipótese nenhuma.

    LETRA B


ID
3239626
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Resolução COFEN no 0458/2014 normatiza as condições para Anotação de Responsabilidade Técnica pelo Serviço de Enfermagem e define as atribuições do Enfermeiro Responsável Técnico.

De acordo com essa Resolução, o Enfermeiro Responsável Técnico

Alternativas
Comentários
  • REVOGADA PELA 


ID
3239629
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O conhecimento e a prática assistencial fazem do enfermeiro um profissional diferenciado no contexto gerencial de uma organização de saúde.

O modelo de gerenciamento de casos tem como foco primário a coordenação de serviços para clientes vulneráveis.

Esse processo de gerenciamento da assistência deverá

Alternativas
Comentários
  • ser realizado a partir de uma abordagem colaborativa e multiprofissional.


ID
3239632
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro analisou um conjunto de valores de idades de um grupo de pacientes. Foram 9 pacientes e suas idades eram: 76, 78, 82, 84, 86, 90, 90, 90 e 98 anos.

Para esse conjunto de dados, o valor da moda é

Alternativas
Comentários
  • A moda de um conjunto de dados pode ser definida como o valor que ocorre com mais frequência dentro deste conjunto. Por isso, é possível descobrir a moda de uma sequência de valores facilmente, apenas observando o número que mais aparece nela.

    Para entender direitinho como proceder, vamos lembrar do conjunto de dados formado pela idade dos meninos de uma turma de alunos:

    1316151713161515

    Analisando brevemente esta sequência, podemos perceber que o número que aparece com maior frequência é o 15. Então, nesta sala de aula, a idade mais frequente é 15 anos.

  • Moda é o número que mais repete.


ID
3239635
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os Programas Nacionais de Saúde, a implementação da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) foi elaborada segundo a Nota Técnica 41/2012, sendo uma resposta do Ministério da Saúde como enfrentamento dessas doenças e de seus fatores de risco.

Tendo em vista essa Nota Técnica, considere as afirmativas abaixo sobre a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

I - Deve-se manter atenção à prevalência do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes.
II - A Rede de Câncer foi excluída, passando a ser independente do Sistema Único de Saúde.
III - Os agravos de maior magnitude não requerem linhas de cuidado específicas.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
3239638
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com funcionamento nas 24 horas, têm como propósitos o(a)

Alternativas

ID
3239641
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se a Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem, a violência constitui um importante agravo à saúde dos brasileiros.

Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I – Os homens adolescentes e jovens são os que mais sofrem lesões e traumas devido a agressões.
II – Não existe intervenção preventiva sobre as causas da violência.
III – A violência deve ser compreendida como determinante dos indicadores de morbimortalidade.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3239644
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atingimento da meta da qualidade em saúde, a metodologia de bundle em uma unidade de saúde consiste na prática de

Alternativas
Comentários
  • O IHI (Institute of Healthcare Improvement) desenvolveu o conceito de "bundle" para ajudar os profissionais de saúde a realizarem o melhor cuidado possível, e da maneira mais confiável, para pacientes submetidos a alguns tratamentos específicos com riscos inerentes.

    Um bundle é uma forma estruturada de melhorar os processos e os resultados dos cuidados para o paciente: um conjunto pequeno e simples de práticas baseadas em evidências (em geral 3 a 5) que, quando executadas coletivamente e de forma confiável, melhora os resultados para os pacientes.

    Ele se assemelha a uma lista, mas um bundle é mais do que isso. Um bundle possui elementos específicos que o tornam único. As ações de um bundle são absolutamente necessárias e suficientes, portanto, se você tem 4 ações no bundle, mas você remove qualquer uma delas, você não obtém os mesmos resultados - ou seja: o paciente não terá uma alta chance de ficar cada vez melhor. O bundle é uma unidade coesa de todos os passos que devem ser seguidos para se ter sucesso.

    As ações são todas baseadas em ensaios clínicos e randomizados, o que chamamos de Nível 1 de evidências. Eles foram comprovados de forma científica e são aceitos e bem estabelecidos. Não há controvérsias envolvidas nos elementos de um bundle. Um bundle se concentra em como fornecer o melhor cuidado - não o que o cuidado deve ser.

    As mudanças em um bundle são claras e simples, e envolvem medidas de tudo ou nada. Concluir com êxito cada passo é um processo simples e direto. É um "sim" ou "não" como resposta: "Sim, eu fiz esse passo ou não, eu ainda não fiz aquele outro passo. O sucesso da implementação de um bundle se define muito claramente: "Sim, eu terminei todo o bundle”. Não há “mais-ou-menos”, não há crédito" parcial " por fazer algumas das etapas.

    As ações dos bundles também ocorrem no mesmo tempo e espaço: em um momento específico e em um lugar específico, não importa o quê. Isso pode ser durante as visitas e evoluções de manhã, todos os dias ou a cada seis horas em cada leito de paciente, por exemplo.

    FONTE: https://www.medicinanet.com.br/conteudos/gerenciamento/3391/o_que_e_um_bundle.htm


ID
3239647
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma ferramenta essencial no trabalho do enfermeiro.

A Classificação de Intervenções de Enfermagem (NIC) se difere dos Diagnósticos de Enfermagem porque a NIC

Alternativas
Comentários
  • Tem como foco o comportamento do enfermeiro.

  • A Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) é uma ferramenta clínica que padroniza a linguagem para a documentação das intervenções de enfermagem e auxilia o profissional na seleção das intervenções adequadas. ... 554 títulos de intervenção de enfermagem com quase 13.000 atividades específicas.

  • GENTE E SÓ LEMBRA QUE O NIC ENVOLVE AS AÇÕES DO ENFERMEIRO.


ID
3239650
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Integralidade da assistência constitui um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços de promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, da saúde, estando prevista como uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Uma estratégia para conferir assistência integral à saúde tem como um dos principais pilares o(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    As variáveis e a complexidade de diversas situações concebidas pela sociedade, atualmente, exigem o engajamento de dois ou mais grupos profissionais na intervenção de um mesmo problema. Atuando conjuntamente com objetivos comuns frente à demanda da população.

    FONTE: WWW.PORTALEDUCAÇÃO.COM.BR


ID
3239653
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em momento de reforma no sistema previdenciário nacional, entre as opções apresentadas, constam a que propõe majorar as alíquotas devidas pelos trabalhadores em geral e a que propõe aumentar a contribuição das empresas.

Nos termos da Constituição Federal, essa contribuição das empresas se dá por intermédio da contribuição social sobre o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A - Lucro

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: 

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;

    b) a receita ou o faturamento;

    c) o lucro; 

  • Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: 

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício; (Contribuição Patronal Previdenciária - CPP)

    b) a receita ou o faturamento; (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS)

    c) o lucro; (CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre contribuição social das empresas.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Correta! Tal contribuição é denominada CSLL (contribuição social sobre lucro líquido). Art. 195, CRFB/88: "A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: (...) c) o lucro;".

    Alternativa B - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa C - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa D - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa E - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.


ID
3239656
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Um gerente de saúde de um determinado município apresenta a um outro gerente da mesma área, de um município vizinho, proposta para otimizar os parcos recursos que ambos têm para tratamento dos pacientes de suas localidades.

Nos termos da Lei no 8.080/1990, os municípios, para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam, poderão constituir

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo a LOS (8080/90):

    ? Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 10. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
3239659
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar no 141/2012, são consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde aquelas referentes a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com a LEI COMPLEMENTAR Nº 141, DE 13 DE JANEIRO DE 2012

    Mensagem de veto

    (Vide Decreto nº 7.827. de 2012)

    Regulamenta o § 3ª do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas 3 (três) esferas de governo; revoga dispositivos das Leis nos 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 8.689, de 27 de julho de 1993; e dá outras providências.

     

     

     

    Art. 3o  Observadas as disposições do art. 200 da Constituição Federal, do art. 6º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e do art. 2o desta Lei Complementar, para efeito da apuração da aplicação dos recursos mínimos aqui estabelecidos, serão consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde as referentes a:

     

     

    I - vigilância em saúde, incluindo a epidemiológica e a sanitária; 

    II - atenção integral e universal à saúde em todos os níveis de complexidade, incluindo assistência terapêutica e recuperação de deficiências nutricionais; 

    III - capacitação do pessoal de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS); 

    IV - desenvolvimento científico e tecnológico e controle de qualidade promovidos por instituições do SUS; 

    V - produção, aquisição e distribuição de insumos específicos dos serviços de saúde do SUS, tais como: imunobiológicos, sangue e hemoderivados, medicamentos e equipamentos médico-odontológicos; 

    VI - saneamento básico de domicílios ou de pequenas comunidades, desde que seja aprovado pelo Conselho de Saúde do ente da Federação financiador da ação e esteja de acordo com as diretrizes das demais determinações previstas nesta Lei Complementar; 

    VII - saneamento básico dos distritos sanitários especiais indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos; 

    VIII - manejo ambiental vinculado diretamente ao controle de vetores de doenças; 

    IX - investimento na rede física do SUS, incluindo a execução de obras de recuperação, reforma, ampliação e construção de estabelecimentos públicos de saúde; 

    X - remuneração do pessoal ativo da área de saúde em atividade nas ações de que trata este artigo, incluindo os encargos sociais; 

    XI - ações de apoio administrativo realizadas pelas instituições públicas do SUS e imprescindíveis à execução das ações e serviços públicos de saúde; e 

    XII - gestão do sistema público de saúde e operação de unidades prestadoras de serviços públicos de saúde. 

  • Art. 4 Não constituirão despesas com ações e serviços públicos de saúde, para fins de apuração dos percentuais mínimos de que trata esta Lei Complementar, aquelas decorrentes de: 

    I - pagamento de aposentadorias e pensões, inclusive dos servidores da saúde; 

     

    VI - limpeza urbana e remoção de resíduos; 

     

    VIII - ações de assistência social; 

     

    IX - obras de infraestrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede de saúde; e 


ID
3239662
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), resultado de processos democráticos com envolvimento de diversos atores e aprovada pela Resolução no 338, de 6 de maio de 2004, está estabelecida com base no(s) seguinte(s) princípio(s):

Alternativas
Comentários
  • Princípios do SUS

    Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.

    Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

    Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos. 


ID
3239665
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Portaria do Ministério da Saúde GM-204/2016 define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública e dá outras providências, estabelecendo que a

Alternativas