SóProvas



Prova CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Comunicação Social - Específicos


ID
309691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

É permitida a acumulação remunerada de dois cargos públicos privativos de médico, desde que comprovada a compatibilidade de horários, limitados os subsídios ao teto constitucional.

Alternativas
Comentários
  • Na Constituição do Espírito Santo, no art. 32, XVII, "c", diz: "a de 2 (dois) cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas".
    Não diz nada sobre privativos de médico.
    Na Lei Complementar 46, no art. 222, III é que fala a respeito de acumulação de dois cargos privativos de médico.
    A questão é com base na CE e não na Lei Complementar.

  • essa é uma questão que requer atenção e que a banca dá a resposta que ela desejar, vejamos:

    Na Constituição do Espírito Santo, a orientação é que é possível a acumulação, desde que verificada a compatibilidade de horário, obedecido também o teto remuneratório nos casos de:
    dois cargos de professor
    um cargo de professor com outro técnico ou científico
    dois cargos  privativos da área de saúde, com profissões regulamentadas".
    ESSE É O TEXTO CONSTITUCIONAL. Não fala especificamente sobre "cargos privativos de médico".
    agora me diga: dois cargos de médico não está dentro da categoria "privativos da área da saúde com profissões regulamentadas"?

    essa questão é do tipo: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".
    acredito que caiba recurso.
  • Está CORRETA a questão:

    XII    - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquia e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes do Estado e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal

    XVII - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observado, em qualquer caso, o disposto no inciso XII deste artigo:

    a) a de dois cargos de professor;
    b) a de um cargo de professor com outro, técnico ou científico;
    c) a de 2 (dois) cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

ID
309694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

Se o servidor público estadual investir-se no mandato de deputado estadual, perceberá, havendo compatibilidade de horários, as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo; inexistindo compatibilidade, o servidor poderá optar pelos vencimentos de seu cargo.

Alternativas
Comentários
  • a única possibilidade de acumulação de cargo eletivo com cargo efetivo é na função de vereador, devendo ser observada a compatibilidade de horário e o teto remuneratório.
    caso não haja a disponibilidade de horário, poderá fazer a opção pelo vencimento.
  • art 33 da Constituição Estadual do ES
    Ao servidor público da administração direta, autarquica e fundacional no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I- investido em mandato eletivo federal ou estadual, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;
    II- investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pelos vencimentos de seu cargo;
    III- investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do  cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso II;

ID
309697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

Compete ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ/ES) processar e julgar, originariamente, nos crimes comuns, o vice-governador do estado, os deputados estaduais e os prefeitos municipais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 109. Compete, ainda, ao Tribunal de Justiça:
    I - processar e julgar, originariamente:
    a) nos crimes comuns, o Vice-Governador do Estado, os Deputados Estaduais e os Prefeitos Municipais, e, nesses e nos de responsabilidade, os juízes de direito e os juízes substitutos, os Secretários de Estado, o Procurador-Geral de Justiça, os membros do Ministério Público e o Procurador-Geral do Estado, ressalvada a competência da justiça eleitoral;
     
    b) os mandados de segurança e os habeas-data contra ato do Governador do Estado, do Presidente da Assembléia Legislativa, dos membros da sua Mesa, do Presidente e dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, do Procurador Geral de Justiça, do Procurador-Geral do Estado, de Secretário de Estado e do próprio Tribunal, do seu Presidente, do seu Vice-Presidente e do Corregedor-Geral da Justiça;
     
    c) os habeas-corpus, quando o coator ou o paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea a, ressalvada a competência da justiça eleitoral;
     
    d) os mandados de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição do Governador do Estado, da Assembléia Legislativa, de sua Mesa, do Tribunal de Contas, do próprio Tribunal, de órgão, entidade ou autoridade estadual da administração direta ou indireta, ressalvados os casos de competência dos tribunais federais e dos órgãos da justiça militar, da justiça eleitoral, da justiça do trabalho e da justiça federal;
     
    e) as ações de inconstitucionalidade contra lei ou atos normativos estaduais ou municipais que firam preceito desta Constituição;
     
    f) as ações rescisórias de seus julgados e as revisões criminais;
     
    g) as execuções de sentença, nas causas de sua competência originária;

ID
309700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

A Lei de Organização Judiciária do Estado do Espírito Santo (LOJ/ES), de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, deverá ser encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa, e, depois, ser submetida à sanção do governador do estado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    A iniciativa para o projeto de lei para a organização judiciária estadual pertence ao Tribunal de Justiça conferme dita a Constituição em seu artigo 125 §1º

    Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.
        
    § 1º - A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça.
  • "Art. 103. Compete ao Tribunal de Justiça a iniciativa da lei de organização judiciária do Estado e, respeitadas a Constituição Federal e leis complementares, a iniciativa do Estatuto da Magistratura Estadual, observados os seguintes princípios:"

     


    Assim, verificamos que o TJ criou a Lei de Organização Judiciária do Estado do Espírito Santo (Lei Complementar Estadual nº 234/02).



    Link para acesso a LOJ

    http://www.tj.es.gov.br/portal/PDF/legislacao/CODIGO%20DE%20ORGANIZACAO%20JUDICIARIA%20CONSOLIDADA.pdf

ID
309703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à LOJ/ES.

O cargo comissionado de secretário de gestão do foro deve ser preenchido, exclusivamente, por bacharel em direito.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os cargos em comissão, nos termos do inciso II do art 37 da CF/88, são declarados em lei como livre nomeação e exoneração. Significa isso que em princípio qualquer pessoa, de qualquer poder ou esfera da federação, pode ser nomeada para exercer um cargo em comissão. É de livre escolha da autoridade competente o cargo que venha a ser ocupado, valendo-se do seu próprio consentimento.

    Art. 37 V"As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;"

    Corrijam-me se eu estiver errado.


  • Lei Complementar 364/06

    Art. 39-D

    § 4º Os Conciliadores, cargos em comissão, serão escolhidos e nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justiça e recrutados entre as pessoas habilitadas em curso superior, preferencialmente Bacharel em Direito, ficando os mesmos subordinados ao Juiz de Direito e Escrivão ou Chefe de Cartório da Vara para a qual tiver sido designado.

    Preferencialmente Bacharel em Direito, ou seja, não precisa ser formado em Direito.

  • Lei complementar 234/02

    Art. 39-H, parágrafo 10 - " O cargo comissionado de Secretário de Juízo passará a se chamar Secretário de Gestão de Foro e será preenchido por profissional com formação superior em Direito ou Administração, fazendo jus ao recebimento de 60% do vencimento padrão PJ.2.A.07."

ID
309706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à LOJ/ES.

Cada comarca, que compreende um município, ou mais de um, desde que contíguos, deve receber a denominação da respectiva sede, podendo ser dividida em varas.

Alternativas
Comentários
  • LC 234

    Art. 2º  

    § 2º  Cada comarca compreenderá um Município, ou mais de um, desde que contíguos, e terá a denominação da respectiva sede, podendo ser dividida em varas.



ID
309709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com referência ao plano de carreiras e de vencimentos dos
servidores efetivos do Poder Judiciário do estado do Espírito Santo,
julgue o item que se segue.

O servidor que não concordar com o resultado do processo de promoção poderá interpor recurso, com justificativa e provas das alegações, no prazo máximo de trinta dias, a contar da data de publicação do referido resultado.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  O conteúdo abordado no item extrapolou os objetos de avaliação previstos no edital para o cargo, motivo suficiente para sua anulação.
    Bons estudos!

ID
309712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com referência ao plano de carreiras e de vencimentos dos
servidores efetivos do Poder Judiciário do estado do Espírito Santo,
julgue o item que se segue.

Entre os critérios exigidos para a promoção do servidor público inclui-se o do limite de três faltas injustificadas no decorrer dos 24 últimos meses que antecedam o processo de promoção.

Alternativas

ID
309859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Em relação à lei que dispõe sobre a reestruturação e modernização da estrutura organizacional e administrativa do TJ/ES, julgue o próximo item.

Cabe a desembargador designado pelo Tribunal Pleno a supervisão da coordenadoria das varas de infância e juventude.

Alternativas

ID
310417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue o
item seguinte.

Embora a corrupção seja tema frequente nas pautas jornalísticas, combatê-la e denunciá-la constituem ações que extrapolam o rol dos deveres dos jornalistas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros:

    Art. 6º É dever do jornalista:

    VII - combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação;


ID
310420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue o
item seguinte.

A preservação da integridade das fontes extrapola as atribuições estabelecidas para o jornalista, que deve preocupar- se, especialmente, com a obtenção de informações corretas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros:

     

    Art. 6º É dever do jornalista:

    VI - não colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha;


ID
310423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue o
item seguinte.

O direito fundamental do cidadão de informar e ser informado é o princípio que fundamenta a responsabilidade social do jornalista e a obrigação social das organizações públicas, privadas e não governamentais de prestar informações.

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

    Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.

     

    GAB C

  • Porque uma organização privada tem obrigação social de informar?

  • Gab. Certo.

    "O público tem o direito de saber".

  • Fernando, organizações privadas de radiodifusão são concessões do Estado, portanto tem função social. Isso acontece na prática? Em muitos casos, não. São movidas por interesses políticos e econômicos, mas na teoria - o que é cobrado nas provas de concurso - sim.

  • "a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica – se pública, estatal ou privada – e da linha política de seus proprietários e/ou diretores."

    Fonte: Código de Ética dos Jornalistas


ID
310426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue o
item seguinte.

Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão constitui postura ética profissional a ser observada pelo jornalista.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros


    Art. 6º É dever do jornalista:

    I - opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos;


ID
310429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue o
item seguinte.

A garantia do sigilo do denunciante é prerrogativa do cidadão que se dirige a comissões de ética para denunciar atos de obstrução à livre divulgação da informação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Art. 2º, V - a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.

     

    Fonte: Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros / Capítulo I - Do direito à informação

  • GAB C

     

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

    Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:

    V - a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.


ID
310432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o disposto no Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitária (CBAP), julgue o item que se
segue.

Embora, no CBAP, não constem disposições específicas a respeito da chamada propaganda subliminar, é expressa a condenação a quaisquer tentativas destinadas à produção de efeitos subliminares em publicidade ou propaganda.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Art. 29 - Este Código não se ocupa da chamada “propaganda subliminar”, por não se tratar de técnica comprovada, jamais detectada de forma juridicamente inconteste. São condenadas, no entanto, quaisquer tentativas destinadas a produzir efeitos “subliminares” em publicidade ou propaganda. 

     

    Fonte: Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária / Capítulo II - Princípios Gerais / Seção 6 - Identificação Publicitária

     


ID
310435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o disposto no Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitária (CBAP), julgue o item que se
segue.

De acordo com o CBAP, os testemunhais correspondem a anúncios em que são utilizados modelos sem personalização, cujos depoimentos são caracterizados como licenças publicitárias.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    A questão tenta confundir o candidato e mistura informações. 

     

    De acordo com o CBAP, os testemunhais correspondem a anúncios que abrigam "apenas depoimentos personalizados e genuínos, ligados à experiência passada ou presente de quem presta o depoimento, ou daquele a quem o depoente personificar". 

    (...)

    "quando se usam modelos sem personalização, permite-se o depoimento como "licença publicitária" que, em nenhuma hipótese, se procurará confundir com um testemunhal". 

     

    Fonte: Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária / Capítulo II - Princípios Gerais / Seção 5 - Apresentação Verdadeira / Art. 27, § 9º - Testemunhais

     


ID
310438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o disposto no Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitária (CBAP), julgue o item que se
segue.

O uso de sósias em anúncios publicitários comerciais prescinde de autorização das pessoas retratadas ou imitadas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Art. 27, § 9º - Testemunhais

    e. o uso de sósias depende de autorização da pessoa retratada ou imitada e não deverá induzir a confusão.

     

    Fonte: Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária / Capítulo II - Princípios Gerais / Seção 5 - Apresentação Verdadeira 

  • errada

    Prescindir: Não precisar de; dispensar. Não ter em consideração, em conta; abstrair

    Prescindir é sinônimo de: dispensar, recusar, abstrair, desobrigar, desonerar, exonerar, isentar

     


ID
310441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com o disposto no Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitária (CBAP), julgue o item que se
segue.

Os padrões éticos devem ser respeitados por todos os profissionais, todas as agências e todos os meios de comunicação envolvidos no processo publicitário, incluindo-se os jornalistas.

Alternativas

ID
310444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o disposto no Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitária (CBAP), julgue o item que se
segue.

O CBAP, concebido como instrumento disciplinador da conduta dos profissionais da publicidade, não se destina à fundamentação de ações em tribunais e à de decisões de autoridades na aplicação da legislação de publicidade e propaganda.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 16

    Embora concebido essencialmente como instrumento de autodisciplina da atividade publicitária, este Código é também destinado ao uso das autoridades e Tribunais como documento de referência e fonte subsidiária no contexto da legislação da propaganda e de outras leis, decretos, portarias, normas ou instruções que direta ou indiretamente afetem ou sejam afetadas pelo anúncio.


ID
310447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o disposto no Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitária (CBAP), julgue o item que se
segue.

No anúncio deve-se manter o vernáculo gramaticalmente correto, razão pela qual não se permitem as liberdades semânticas na criação publicitária.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Art. 27, § 6º - Nomenclatura, Linguagem, "Clima"

     

    a. O anúncio adotará o vernáculo gramaticalmente correto, limitando o uso de gíria e de palavras e expressões estrangeiras, salvo quando absolutamente necessárias para transmitir a informação ou o "clima" pretendido. (...) logo, as liberdades semânticas da criação publicitária são fundamentais. 

     

    Fonte: Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária / Capítulo II - Princípios Gerais / Seção 5 - Apresentação Verdadeira 

     

  • "Ace todo branco fosse assim."


ID
310450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à regulação do setor de
radiodifusão no Brasil.

Compete à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão zelar pelo decoro na veiculação de conteúdos televisivos, mediante a fiscalização do cumprimento dos critérios de classificação indicativa por faixa etária.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    A Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça, tem como uma de suas competências a atribuição da classificação indicativa a obras audiovisuais (programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação – RPG).

     

    Fonte: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/comunicacao/guia-pratico-da-classificacao-indicativa

     


ID
310453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à regulação do setor de
radiodifusão no Brasil.

É de competência do Conselho Nacional de Comunicação Social a intermediação de conflitos de interesse entre o público e os concessionários de canais de rádio e televisão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    O Conselho de Comunicação Social tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional a respeito do Título VIII, Capítulo V, da Constituição Federal (art. 224 da CF e art. 2º da Lei nº 8.389/91).

    http://www25.senado.leg.br/web/atividade/conselhos


ID
310456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à regulação do setor de
radiodifusão no Brasil.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, embora sem dispor de poderes fiscais e reguladores, exerce, mediante a campanha Ética na TV, um tipo de controle social da mídia.

Alternativas
Comentários
  • É só ver no site da Câmara dos Deputados várias discussões e debates sobre o controle da mídia, que sempre voltam à tona. Mesmo sem dispor de poderes ficais e reguladores, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados exerce sim, um tipo de controle social da mídia. 
     


ID
310459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à regulação do setor de
radiodifusão no Brasil.

Compete à Agência Nacional de Telecomunicações fiscalizar o cumprimento dos padrões técnicos exigidos legalmente para a radiodifusão brasileira, com vistas à renovação da concessão de canais de TV por quinze anos e à de rádio por dez.

Alternativas
Comentários
  • errada

    CF Art. 223

    Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiofusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

    O prazo para concessão e permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze anos para as de televisão.

  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações:

    "As atividades de fiscalização buscam garantir a prestação de serviços de radiodifusão e de seus ancilares de acordo com as normas legais e regulamentares aplicáveis. Os aspectos fiscalizados compreendem as características técnicas das estações; o conteúdo da programação transmitida, incluindo a disponibilização de recursos de acessibilidade e a adequação às finalidades educativas, informativas e culturais dos serviços de radiodifusão; e, também, as obrigações legais concernentes aos serviços de radiodifusão que dizem respeito aos atos constitutivos e societários das pessoas jurídicas prestadoras de tais serviços."

    http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/comunicacao/SERAD/radiofusao/detalhe_tema/radiodifusao_fiscalizacao.html

  • Compete ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: fiscalizar o cumprimento dos padrões técnicos exigidos legalmente para a radiodifusão brasileira, com vistas à renovação da concessão de canais de TV por quinze anos e à de rádio por dez.


ID
310462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Com relação à política nacional de telecomunicações, julgue o
item a seguir.

A política da chamada propriedade cruzada, cuja adoção no Brasil está prevista no Código Brasileiro de Telecomunicações, constitui expediente legal para permitir que um mesmo grupo empresarial seja concessionário de vários canais de rádio e TV em uma mesma cidade ou região ou em um mesmo estado.

Alternativas
Comentários
  • errada

    LEI Nº 4.117, DE 27 DE  AGOSTO DE 1962.

    Art. 38. Nas concessões, permissões ou autorizações para explorar serviços de radiodifusão, serão observados, além de outros requisitos, os seguintes preceitos e cláusulas:

    g) a mesma pessoa não poderá participar da administração ou da gerência de mais de uma concessionária, permissionária ou autorizada do mesmo tipo de serviço de radiodifusão, na mesma localidade                  (Redação dada pela Lei nº 10.610, de 20.12.2002)

     

    Art. 49. A qualquer particular pode ser dada, pelo Conselho Nacional de Telecomunicações permissão para executar serviço limitado, para uso privado, entre duas localidades ou em uma mesma cidade, de telex, fac-simile ou processo semelhante.     

     

    Art. 32. Os serviços de radiodifusão, nos quais se compreendem os de televisão, serão executados diretamente pela União ou através de concessão, autorização ou permissão.

    Art. 33.  Os serviços de telecomunicações, não executados diretamente pela União, poderão ser explorados por concessão, autorização ou permissão, observadas as disposições desta Lei.  


ID
310465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Com relação à política nacional de telecomunicações, julgue o
item a seguir.

Somente com a regulamentação dos serviços de radiodifusão no Brasil tornou-se obrigatória a veiculação de conteúdos jornalísticos na programação televisiva.

Alternativas
Comentários
  • CF
    Art. 221. A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:

    I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;

    II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;

    III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;

    IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.


ID
310468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Com relação à política nacional de telecomunicações, julgue o
item a seguir.

No Brasil, a concessão de TV a Cabo é exclusiva de pessoa jurídica de direito privado, com pelo menos 51 por cento do capital social, com direito a voto, pertencente a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos ou a sociedade sediada no País, cujo controle pertença a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.

Alternativas

ID
310471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à história, aos conceitos e à
estruturação da comunicação de massa.

O radiojornal A Voz do Brasil, fonte de informação de grande parcela da população brasileira, foi criado no período do Estado Novo com a finalidade de popularizar a ditadura de Getúlio Vargas.

Alternativas
Comentários
  • O programa "A Voz do Brasil" foi feito com a finalidade de aumentar ainda mais a boa fama de Getúlio, pois nessa época ele era conhecido por alguns como ditador, e por outros ,era conhecido como "pai dos pobres e mãe dos ricos", para manter essa ideia de pai dos pobres e mãe dos ricos, Getúlio criou esse programa, que se manteve até os dias atuais.

     

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    "Conte seus sonhos e projetos a Deus, pois só nEle podemos confiar".

     

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Bons Estudos!!!!! 


ID
310474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Julgue o item subsequente, relativos à história, aos conceitos e à
estruturação da comunicação de massa.

A criação do primeiro manual de estilo jornalístico no Brasil, em 1950, foi iniciativa do jornalista Pompeu de Sousa, que também introduziu no jornalismo brasileiro a técnica do lide.

Alternativas

ID
310477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

Julgue o item subsequente, relativos à história, aos conceitos e à
estruturação da comunicação de massa.

Um dos principais motivos para o surgimento da estruturação da notícia segundo o modelo da pirâmide invertida foi a precariedade das linhas telegráficas, que "caíam" seguidamente.

Alternativas

ID
310480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os preceitos da redação jornalística, julgue o item
que se segue.

O texto redigido para ser publicado em um sítio eletrônico de notícias pode ser lido, sem prejuízo da sua compreensão, por um apresentador em um telejornal, visto que o sítio e o telejornal têm em comum o mesmo suporte, a tela, prevalecendo, nesse caso, o princípio de que o meio é a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • O texto da TV tem como principal característica o fato de ser produzido para ser falado. Ademais, deve primar pela ordem direta e pela composição em frases curtas. Outra peculiaridade é o que o lead do texto para a TV, chamado de "cabeça", deve ser lido pelo apresentador, enquanto que o repórter fica com o desenvolvimento do texto.

    Por outro lado, a internet dispõe de uma série de diferenciar em sua linguagem: a multimidialidade, a interatividade e o uso de hiperlinks. Ainda por cima não tem a limitação de espaço e de tempo de uma lauda de TV. Esse meio dispõe até da técnica da pirâmide deitada como recurso estilístico e de narrativa.

     

    GAB E


ID
310483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os preceitos da redação jornalística, julgue o item
que se segue.

O fato de um telejornal ter como público-alvo a grande massa de pessoas não implica que, na comunicação com esse público deva ser empregada linguagem próxima da utilizada pelas pessoas no dia a dia.

Alternativas

ID
310486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os preceitos da redação jornalística, julgue o item
que se segue.

Ao se redigir um texto para um telejornal, deve-se considerar que a sua leitura requer respiração confortável, razão por que se deve evitar construí-lo com frases longas.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente. O texto da TV tem como principal característica o fato de ser produzido para ser lido e falado por um locutor e repórter, razão pela qual os textos devem ter frases curtas.

     

    GAB C


ID
310489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são
atividades que se complementam, julgue o item seguinte.

Esquematiza-se a orientação da visão durante a leitura de uma página de jornal traçando-se uma seta entre a zona ótica primária (a borda superior direita) e a zona terminal (a borda inferior esquerda).

Alternativas
Comentários
  • Zona primária (borda superior esquerda) - Zona secundária (borda superior direita) - Centro Geométrico - Centro óptico - Zona morta (bora inferior direita/esquerda)

  • Questão malandrinha...kkkk.

    O movimento dos olhos foi descrito corretamente pela questão: vai da zona primária para a zona secundária/terminal.

    maaaas, a definição dos conceitos de tais zonas está errado.

    Zona Primária: canto superior esquerdo

    Zona Terminal/Secundária: canto inferior direito

    As bordas citadas na questão (borda inferior esquerda e borda superior direita) correspondem às zonas mortas


ID
310492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são
atividades que se complementam, julgue o item seguinte.

A distinção entre matérias frias (soft news) e matérias quentes (hard news) é útil na administração dos fluxos redacional e industrial, orientando, por exemplo, a ordem de fechamento e impressão dos cadernos de um jornal.

Alternativas

ID
310495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção radiofônica de um boletim de notícias, embora possa
variar conforme a política editorial da emissora que o veicula, em
geral, segue procedimentos técnicos bem estabelecidos. A esse
respeito, julgue o próximo item.

Em boletins radiofônicos de notícias, as matérias devem ter a mesma duração, incluindo-se na contagem do tempo os comentários e as entrevistas referentes a elas.

Alternativas
Comentários
  • O Valor-notícia (noticiabilidade) vai determinar tempo a duração de cada notícia


ID
310498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção radiofônica de um boletim de notícias, embora possa
variar conforme a política editorial da emissora que o veicula, em
geral, segue procedimentos técnicos bem estabelecidos. A esse
respeito, julgue o próximo item.

As notícias devem ser ordenadas e hierarquizadas conforme o seu grau de importância, iniciando-se a transmissão com a de maior impacto e se encerrando o boletim com matéria considerada leve.

Alternativas

ID
310501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referentes a enquadramentos em
reportagens para a televisão.

A indicação de plano americano significa que o repórter deve ser enquadrado com um corte na altura dos joelhos.

Alternativas
Comentários
  • (d) PLANO AMERICANO (PA) – A figura humana é enquadrada do joelho para cima.

     

    Fonte: http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos/


ID
310504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referentes a enquadramentos em
reportagens para a televisão.

A indicação de primeiro plano significa que o repórter deve ser enquadrado com um corte na altura dos ombros.

Alternativas
Comentários
  • Boa noite! 
    Este link me ajudou bastante: http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos/

    Boa sorte e bons estudos!

  • (f) PRIMEIRO PLANO (PP) – A figura humana é enquadrada do peito para cima. Também chamado de “CLOSE-UP, ou “CLOSE”.

     

    Fonte: http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos/


ID
310507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referentes a enquadramentos em
reportagens para a televisão.

A indicação de plano geral significa que o repórter deve ser enquadrado de corpo inteiro.

Alternativas
Comentários
  • (a) PLANO GERAL (PG) – Com um ângulo visual bem aberto, a câmera revela o cenário à sua frente. A figura humana ocupa espaço muito reduzido na tela. Plano para exteriores ou interiores de grandes proporções. Também chamado, na intimidade, de “Geralzão”.

     

    Fonte: http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos/


ID
310510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à produção, realização, redação e edição de
reportagens para a televisão, julgue o item a seguir.

A presença do repórter no vídeo é um recurso que tanto serve para valorizar a informação mais importante da reportagem quanto para destacar uma informação relevante não acompanhada da imagem correspondente.

Alternativas
Comentários
  • A presença do reporter valoriza a informação? Por quê?

  • O repórter pode usar, em entradas ao vivo ou gravadas, o recurso do stand-up. É uma comunicação direta com a câmera e o público. Estabelece a presença do repórter no local dos acontecimentos e geralmente é curta duração. Um bom stand-up requer articulação da linguagem falada, boa memória e comunicação fluente e segura, que são alcançadas com muito treinamento.

    Manual de telejornalismo: Os segredos da notícias na TV

    Por Paulo Lima, Herodoto Barbeiro

  • Não concordo que a aparição do repórter valorize a informação.


ID
310513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à produção, realização, redação e edição de
reportagens para a televisão, julgue o item a seguir.

Ao telespectador concede-se o direito de receber todo o conteúdo esmiuçado, não devendo o jornalista pressupor que ele tenha conhecimento de geografia, história ou de matemática, obrigando-o realizar cálculos, por exemplo.

Alternativas

ID
310516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à produção, realização, redação e edição de
reportagens para a televisão, julgue o item a seguir.

Nas reportagens televisivas, a linguagem técnica deve ter primazia sobre a coloquial; assim, em vez de droga deve ser dito entorpecente; em vez de morte, óbito; e em vez de preso, detento.

Alternativas

ID
310519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à produção, realização, redação e edição de
reportagens para a televisão, julgue o item a seguir.

O off, ou narração do fato coberta por imagens; a passagem, ou narração do fato por repórter enquadrado pela câmara; e a sonora, ou depoimento de entrevistado enquadrado pela câmara, constituem os três elementos básicos de estruturação de uma reportagem para a televisão.

Alternativas

ID
310522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à história e aos conceitos das
principais teorias de comunicação.

A tradição dos estudos culturais, na linha de pesquisa associada a Stuart Hall, ensina que a decodificação de uma mensagem é hegemônica no contexto da ideologia.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a hegemonia reside na cultura. A decodificação é apenas uma etapa de apreensão de mensagens perpassadas pela cultura.

  • Stuart Hall entende que a mensagem vai ser interpretada de diversas maneiras pelas diferentes pessoas que a receberem.

  • "Essa é uma questão bem capciosa. É muito fácil associarmos a ideia de “hegemonia” ao estudo da cultura de uma
    sociedade. No entanto, precisamos lembrar que o Modelo dos Estudos Culturais contou com a contribuição de diferentes autores.
    A questão pede para analisarmos segundo a “linha de pesquisa associada a Stuart Hall”. Como vimos, esse professor de
    sociologia estudou detalhadamente o processo de decodificação das informações vindas da mídia. Apesar de ter “bebido da mesma fote” de
    Gramsci (lembraremos dele a seguir), Hall não trabalha com a decodificação hegemônica. Pelo contrário, para ele, a decodificação é
    pautada por intensa subjetividade, podendo ter 3 posições (dominante, negocial ou oposicional).
    Quem trouxe essa ideia de hegemonia foi Antonio Gramsci." Estratégia Concursos, profs Paola Marletti  
    GABARITO: ERRADO

  • Sinônimo de hegemonia. 13 sinônimos de hegemonia para 1 sentido da palavra hegemonia: Qualquer forma de supremacia: 1 supremacia, soberania, predomínio, preponderância, preeminência, proeminência, predominância, primazia, liderança, superioridade, domínio, dominação, influência.


ID
310525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à história e aos conceitos das
principais teorias de comunicação.

A disfunção narcotizante, noção cunhada por Lazarsfeld e Merton, diz que as pessoas não se tornam mais dispostas à participação política pela exposição às mensagens midiáticas.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    A questão tenta confundir com uma afirmativa oriunda de uma negação: "não se tornam mais dispostas à participação". Note que isso é o mesmo que "tornam-se mais indispostas", exatamente sobre o que vem no conceito de disfunção narcotizante.


ID
310528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à história e aos conceitos das
principais teorias de comunicação.

A teoria hipodérmica considera que, no processo de comunicação, o emissor é ativo e o receptor, passivo.

Alternativas
Comentários
  • Ou bala mágica ou agulha hipodérmica


ID
310531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à história e aos conceitos das
principais teorias de comunicação.

A teoria matemática da comunicação explica como a redundância da mensagem possibilita que o destinatário recupere uma informação codificada pelo emissor, que foi deteriorada pelo ruído ao passar pelo canal.

Alternativas
Comentários
  • Certo: A teoria matemática da comunicação aborda o conceito de redundância, fator que protege a mensagem do ruído. (Como se a repetição trouxesse mais eficiência para a comunicação). Além da redundância, também traz conceitos como ruído (perturba a recepção fiel de uma mensagem), informação (redução da incerteza quanto à quantidade de respostas possíveis do receptor) e entropia (quanto maior o número de ruídos, maior será a desordem no sistema). 


ID
310534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à história e aos conceitos das
principais teorias de comunicação.

Áreas de pesquisa em comunicação ganham organização inicial com a questão programática de Harold Lasswell: “quem diz o quê a quem, por que canal e com quais efeitos?"

Alternativas
Comentários
  • Não foi a teoria matemática da comunicação que iniciou a organização das pesquisas?


ID
310537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à história e aos conceitos das
principais teorias de comunicação.

A abordagem funcionalista da comunicação social considera que a sociedade é movida por contradições e tende a rupturas na direção da utopia.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: a teoria funcionalista defende que os meios de comunicação de massa promovem o conformismo social, a domesticação das culturas popular e erudita, a execução das normas sociais e o desengajamento político (disfunção narcotizante). Portanto, nesse contexto de domínio da mídia tradicional nas décadas passadas, acreditava-se que era dificil a sociedade refletir sobre o contraditório em relação ao consagrado na industria cultural, muito menos partir à ação (revolução contra o "sistema") em direção à utopia.

  • Teoria funcionalista -> disfunção narcotizante, mídia reforça os comportamentos, indústria cultural


ID
310540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

Dentro de um planejamento de mídia, não se deve elaborar uma lista com as perguntas mais frequentemente formuladas pelos jornalistas porque os questionamentos feitos pela mídia são imprevisíveis.

Alternativas
Comentários
  • Erro por extrapolação: dificilmente os questionamentos da mídia são imprevisíveis (a menos que haja uma pergunta esdrúxula e impertinente de algum jornalista em uma entrevista coletiva, por exemplo), uma vez que a organização sabe de seu papel na sociedade, suas responsabilidades e as expectativas e cobranças esperadas pelos públicos e pela imprensa. Tanto que para trabalhar com essa "previsibilidade", inclusive em contexto de crise, existe o media traning, que é treinar os porta-vozes da empresa diante de perguntas que não querem se calar.

  • Errado, pois essa é uma prática de mídia training, a qual faz parte do planejamento do jornalismo institucional.


ID
310543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

O fato de o jornalista dos meios de comunicação ser, em tese, mais um generalista que um especialista pode ser usado em favor da instituição que quer transmitir uma mensagem de interesse público, na medida em que o jornalista tenderá a reproduzir os conteúdos de press releases, desde que informativos.

Alternativas

ID
310546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

O jornalismo institucional ocupa-se do público-alvo ou cliente, do público interno — funcionários, fornecedores e parceiros — e da comunidade em que a instituição está inserida.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro de uma organização: a comunicação institucional, a comunicação interna, a comunicação administrativa e a comunicação mercadológica.

     

    A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

     

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

     

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

     

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

     

    A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
310549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

Chama-se kit de imprensa ao material fornecido aos jornalistas em uma entrevista coletiva ou outro encontro (como café da manhã, almoço ou jantar) com a mídia. Esse pacote é composto de releases, contatos de fontes e material de consulta — relatórios, gráficos, fotos etc. — para facilitar a produção de reportagens.

Alternativas
Comentários
  • Press kit - Conjunto informativo composto de textos, fotografias e outros materiais, destinado à divulgação de fato jornalístico ou de um evento publicitário. Presta-se geralmente a fornecer ao jornalista o maior embasamento possível para a confecção de matérias. É um desenvolvimento do press release.

    Rabaça e Barbosa, Dicionário Essencial de Comunicação, p. 216

    GAB C

  • RELATÓRIOS? AUHSAUHAUAH

    Questão passível de anulação.


ID
310552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

É função do assessor de imprensa conseguir, dos jornalistas, que tenha acesso ao material que será publicado, para verificar se não há erros ou enquadramentos desfavoráveis à instituição objeto da reportagem.

Alternativas

ID
310555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

O material publicado nos meios de comunicação deve ser acompanhado e clipado para avaliação posterior com a direção da instituição, que, em conjunto com o assessor de comunicação e sob sua orientação, dá retorno aos jornalistas, sugerindo correções ou esclarecimentos, quando for o caso.

Alternativas

ID
310558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

O jornalismo institucional, entendido como um exercício de relações públicas, surgiu com Ivy Lee, nos Estados Unidos da América, no início do século XIX. Na ocasião, Lee coordenou os trabalhos de divulgação precisa dos detalhes de um acidente ferroviário para a imprensa da época.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa quanto à anulação:

    Houve equívoco quanto à data, que deveria ser início do século XX. Em virtude disso, o item deve ser anulado.


ID
310561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

É função do jornalismo institucional atender às demandas dos meios de comunicação, mas não é sua função avaliar as deficiências desses meios.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: é muito importante que o jornalista da instituição avalie os veículos e eleja aqueles que mais podem ressoar a instituição e seus feitos e atributos.

  • A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro de uma organização: a comunicação institucional, a comunicação interna, a comunicação administrativa e a comunicação mercadológica.

     

    A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

     

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

     

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

     

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

     

    A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
310564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

É papel essencial do assessor de imprensa ser o porta-voz oficial da instituição a que serve.

Alternativas
Comentários
  • O assessor de imprensa não É o porta voz, ele TREINA o porta voz.


ID
310567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência ao papel dos meios de comunicação na construção
da realidade social e às teorias da produção da notícia e seus efeitos,
julgue o item subsecutivo.

O efeito de uma notícia sobre o público é algo que depende do tratamento dado ao assunto pelos meios de comunicação, sem a interveniência de fatores como pertencimento a redes sociais, formação educacional, religiosa, gênero e etnia.

Alternativas

ID
310570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência ao papel dos meios de comunicação na construção
da realidade social e às teorias da produção da notícia e seus efeitos,
julgue o item subsecutivo.

As teorias construcionistas desenvolvem-se como continuidade e aperfeiçoamento da chamada teoria do espelho.

Alternativas
Comentários
  • As teorias construcionistas são totalmente contrárias à teoria do espelho: o sentido de realidade advém da percepção de mundo proposta pelos meios de comunicação.

  • TEORIA DO ESPELHO: as notícias são um reflexo da realidade. O jornalista é simplesmente um intermediário.

     

    TEORIA CONSTRUCIONISTA: as notícias são um produto construído pela mídia. Não representa o fato em todas as suas esferas. É apenas um recorte da realidade, moldado pelo jornalista.

  • De acordo com Felipe Pena, em Teoria do Jornalismo, A Teoria do Espelho foi a primeira metodologia utilizada na tentativa de compreender porque as notícias são como são, ainda no século XIX. Ainda segundo o autor, sua base é a ideia de o jornalismo reflete a realidade: A imprensa funciona como um espelho do real, apresentando um reflexo claro dos acontecimentos do cotidiano. 

    Conforme Nelson Traquina, em Teorias do Jornalismo, “é a teoria mais antiga e responde que as notícias são como são porque a realidade assim as determina”. "Central à teoria e á noção-chave de que o jornalista é um comunicação desinteressado, isto é, um agente que não tem interesses específicos a defender e que o desviam da sua missão de informar, procurar a verdade, contar o que aconteceu, doa a quem doer."

    (...)

    “Certamente as notícias são um produto centrado no referente, onde a invenção e a mentira são violações das mais elementares regras jornalísticas. Assim, o referente, ou seja, “a realidade”, não pode deixar de ser um fator determinante do conteúdo noticioso.” 

    As teorias construcionistas (Nelson Traquina, em Teorias do Jornalismo)

    Assim, a pesquisa dos anos 70 constitui um momento de virada, com a emergência de um paradigma que é totalmente oposto à perspectiva como "distorção" e que também põe em causa diretametne a própria ideologoia jornalística e a sua teoria das notícias como espelho da realidade.

    (...)

    O filão de investigação que concebe as notícias como construção rejeita as notícias como espelho por diversas razões.

  • Na Teoria Construcionista a notícia é vista como construção social, ou seja, esta ajuda a construir a própria realidade. Esta teoria, adaptada ao jornalismo nos anos 70, opõe-se à Teoria do Espelho, por motivos citados por Traquina como, a impossibilidade de estabelecer uma distinção radical entre realidade e os meios noticiosos que devem refletir essa realidade; a inexistência de uma linguagem neutral; a influência de fatores organizacionais, orçamentais e à imprevisibilidade dos acontecimentos.

    A notícia considerada uma construção não é ficcional, mas muitos profissionais da área ainda acham que considerá-la uma estória ou narrativa tira o valor de realidade. O que teóricos do construcionismo, como Gaye Tuchman, Schudson, Bird, Dardenne e Stauart Hall tentam explicar é que a notícia deixa de ser um simples relato, e passa a ser considerada como uma construção, pois podem apresentar diferentes enfoques ou versões de um mesmo fato. “A conceitualização das notícias como estórias dá relevo à importância de compreender a dimensão cultural das notícias”, argumenta Nelson Traquina.

    TEORIA DO ESPELHO: as notícias são um reflexo da realidade. O jornalista é simplesmente um intermediário.

     

    TEORIA CONSTRUCIONISTA: as notícias são um produto construído pela mídia. Não representa o fato em todas as suas esferas. É apenas um recorte da realidade, moldado pelo jornalista.


ID
310573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência ao papel dos meios de comunicação na construção
da realidade social e às teorias da produção da notícia e seus efeitos,
julgue o item subsecutivo.

A noção de que o jornalismo constrói representações do mundo a partir de práticas convencionais fere o senso comum porque o sentido de construção é tomado como sinônimo de invenção.

Alternativas

ID
310576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência ao papel dos meios de comunicação na construção
da realidade social e às teorias da produção da notícia e seus efeitos,
julgue o item subsecutivo.

A teoria do two-step flow (fluxo binário da comunicação) diz que os acontecimentos vão primeiro para as redações dos jornais e, em seguida, para o público.

Alternativas
Comentários
  • Também conhecida como

    Teoria dos Efeitos Limitados (Two-Step Flow)

    Modelo teórico de comunicação desenvolvido, nos anos 40 e 50, por Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, e que defende a ideia de que os media não atuam diretamente sobre as audiências. O estudo destes teóricos sugere que os media atuam, frequentes vezes, em primeiro lugar sobre os líderes de opinião que, por sua vez, transmitem as mensagens às franjas de população menos ativas em termos comunicativos. O modelo determinava ainda que os indivíduos não são peças isoladas na sociedade, mas membros de grupos sociais em interação constante - facto que condiciona o seu envolvimento com os media. 
    Este modelo tem sido alvo de várias críticas, na evolução recente dos estudos mediáticos, mas permanece como um marco relevante nesta área de conhecimento, a partir do qual se estabeleceram outras teorias explicativas das relações entre os indivíduos e os meios de comunicação social. 

  • ERRADO.

    TWO STEP FLOW: Lazarsfeld, Berelson e Gaudet percebem uma comunicação em dois níveis, duas etapas, em que o foco inicial é promover a adesão de Líderes de Opinião, também chamados de Formadores de opinião. Esses seriam pessoas de destaque na comunidade, que contribuem diretamente na construção da opinião pública. 

    Os formadores de opinião, uma vez captados pela ideia, passam a influenciar o público. A eficácia da notícia/informação e seus efeitos dependem da credibilidade do comunicador, que tem o poder de sensibilizar os seus receptores, distribuídos em pequenos grupos. (FONTE: Estratégia Concursos)

  • errada

    ... Teoria do “Two-Step Flow of Communication”, desenvolvida por Paul Lazarsfeld. Esta teoria, que versa sobre o papel dos líderes de opinião no processo de formação da opinião pública, marca a ocasião em que o indivíduo é, pela primeira vez, incluído no processo de difusão. Com isso,passam a ser levado em conta que não apenas a mídia, mas também as pessoas são capazes de exercer algum tipo de influência sobre a formação da opinião pública


ID
310579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência ao papel dos meios de comunicação na construção
da realidade social e às teorias da produção da notícia e seus efeitos,
julgue o item subsecutivo.

A notícia é um formato de narrativa dentro do qual qualquer assunto pode ser tratado de modo inteligível.

Alternativas
Comentários
  • Não é "qualque" assunto, mas sim, aqueles assuntos com noticiabilidade.


ID
310582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência ao papel dos meios de comunicação na construção
da realidade social e às teorias da produção da notícia e seus efeitos,
julgue o item subsecutivo.

A hipótese do agendamento diz que a mídia, ao escolher um assunto e tratá-lo com determinada ênfase, determina o que se fala sobre ele.

Alternativas
Comentários
  • Não é o que se fala sobre o assunto, mas determina o assunto que será discutido.


ID
310585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

O ofsete é um processo de impressão derivado da litografia, mas que utiliza chapa de metal flexível gravada por processo fotoquímico.

Alternativas
Comentários
  • Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.[1] Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi "poliautografia", significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Litografia


ID
310588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

A figura do gatekeeper no jornalismo tradicional não chega a ser ameaçada pelo jornalismo online (webjornalismo) porque um jornalista assume o papel principal na escolha do material que será publicado ou deixado de fora.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução, muita redução: o jornalista, no ambiente online, está longe de ser o definidor da pauta nos portais e blogs, que refletem diretamente o fluxo e as tendências das midias socias, sobre as quais não existem nenhum controle editorial.

  • Com a internet, ouvir o público passou a se tornar um diferencial na rotina produtiva do jornalista. O gatekeeper inalcançável que dita o que os outros devem saber perdeu força sim.

  • A figura do gatekeeper no jornalismo tradicional não chega a ser ameaçada pelo jornalismo online (webjornalismo) porque um jornalista assume o papel principal na escolha do material que será publicado ou deixado de fora.

    ERRADO, pois a mídia não detém mais o único e exclusivo poder de emissão (modelo um-todos), o receptor se tornou mais empoderado, passando a participar no processo de produção da notícia, com isso, aumentou-se os atores que selecionam os fatos importantes que viram notícia (modelo muitos-muitos).


ID
310591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

Governos e corporações têm hoje de zelar com maior cuidado pela percepção pública de suas ações, uma vez que as redes sociais podem precipitar a derrocada de ambos.

Alternativas
Comentários
  • Tanto que nas redes sociais há uma modalidade própria de gestão de crise de imagem.


ID
310594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

Um jornal, revista ou livro compõe-se de um projeto gráfico e de um projeto editorial que se refletem mutuamente, criando uma identidade visual e de conteúdo.

Alternativas

ID
310597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

A vedação ao nepotismo não se encontra prevista expressamente no texto constitucional do estado do Espírito Santo, ainda que incidente por determinação de súmula vinculante do Supremo Federal.

Alternativas
Comentários
  • Tem previsao expressa

  • Art. 32. As administrações públicas direta e indireta de quaisquer dos Poderes do Estado e dos Municípios obedecerão aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, finalidade, interesse público, razoabilidade, proporcionalidade e motivação, e também aos seguintes:

    ...

    VI - é vedado ao servidor público servir sob a direção imediata de cônjuge ou parente até terceiro grau civil, não admitindo ainda nomeações que configurem reciprocidade por nomeações;