SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-AL - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - (Exceto cargo 11)


ID
782683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca da redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    b) Tanto no memorando quanto no aviso, é dispensável a inclusão do local em que o documento foi assinado, haja vista que tal informação, referente ao local, já consta no envelope de endereçamento do expediente.

    ERRADO: Memorando por ser comunicação eminentemente interna dispensa o local, mas no aviso o local é obrigatório.

    c) A estrutura de um memorando cuja finalidade seja o encaminhamento de documentos compõe-se de introdução, desenvolvimento e conclusão.
    ERRADO: Quando é para mero encaminhamento de documentos, necessita apenas da introdução.


    d) Devem-se empregar na introdução das comunicações oficiais formas como Tenho a honra de... e Tenho o prazer de..., em razão da cordialidade e cortesia que devem pautar o tratamento pessoal na administração pública.
    ERRADO: NÃO devem-se empregar...


    e) Nas correspondências expedidas pelo Presidente da República, é dispensável a assinatura do signatário logo após sua identificação, que deve ser feita apenas pelo nome do cargo: Presidente da República Federativa do Brasil.
    ERRADO:
    A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário.

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República.

     

     

  • Alternativa Correta: A

    O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:

    [...]
     
                    d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser incluído também o endereço.


    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República
  • Errei porque entendi endereço da pessoa como endereço pessoal e não do órgão que ela trabalha.
    Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:

            – nome do órgão ou setor;

            – endereço postal;

            – telefone e endereço de correio eletrônico.

  • Há uma exceção para a letra "a". O caso de ofícios enviados para particulares, que não tem, obviamente, cargo.


ID
782686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos aplicativos dos pacotes Microsoft Office e BrOffice.org, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    A letra A está errada porque na caixa de texto não podemos realizar operações matemáticas via fórmulas ou funções, ação permitida apenas em células. A letra B parece correta, mas o termo 'é necessário' condena... A régua horizontal apresenta elementos que possibilitam alterar o espaço entre a margem esquerda e o início do parágrafo, que é o símbolo de recuo de primeira linha, mas, a régua não é exibida como antigamente. A letra D permite substituir o documento atual pela última versão salva no item Salvar. O item Versões permite criar uma nova versão, abrir, Mostrar, Excluir ou comparar. A letra E está errada porque Impress está para PowerPoint, assim como Writer está para Word.
  • c) Documentos criados com as versões 2007 e 2010 do aplicativo PowerPoint podem ser abertos por versões anteriores desse programa, caso seja instalado um conversor adequado, fornecido pela Microsoft, ou os documentos sejam salvos com extensão compatível com as versões anteriores.-correto. Basta salvá-los com
    formato das versões anteriores: xp/2000/97
  • Tem gente que toda hora copia o comentário dos outros e não se toca.
    Imagino que a maioria que utiliza o QC, vem aqui buscando aprimorar seu conhecimento e não ficar somando pontos em comentários péssimos e inúteis.
    Às vezes seleciono a questão quando ela tem um comentário e quando abro, é um cara copiando a questão ou alternativa e dizendo que ela está certa ou errada.
    Desculpem-me mas é um desabafo.
    Bons estudos a todos!
  • b) No aplicativo Word do pacote Microsoft Office, para alterar o espaço entre a margem esquerda e o início de um parágrafo, é necessário utilizar os elementos de ajuste disponíveis na régua horizontal.
    NECESSÁRIO = ÚNICA FORMA
    Caso a expressão fosse substituída por "SUFICIENTE" a alternativa estaria correta.
  • Letra A: Em uma caixa de texto, no aplicativo Excel 2010, é possível inserir ilustrações, gráficos e realizar operação matemática via fórmula ou função. Operações matemáticas tanto no Calc ou Excel só em célula.

    Letra B: No aplicativo Word do pacote Microsoft Office, para alterar o espaço entre a margem esquerda e o início de um parágrafo, é necessário utilizar os elementos de ajuste disponíveis na régua horizontal. Ali onde ele diz “é necessário” esta errado, o correto seria “é possível”, já que pela opção paragrafo pode-se também realizar estes ajustes.

    Letra C: Documentos criados com as versões 2007 e 2010 do aplicativo PowerPoint podem ser abertos por versões anteriores desse programa, caso seja instalado um conversor adequado, fornecido pela Microsoft, ou os documentos sejam salvos com extensão compatível com as versões anteriores. Correta

    Letra D: No aplicativo Calc do pacote BrOffice.org, o menu Arquivo apresenta a opção Versões, que, ao ser clicada, substitui o documento atual pela última versão salva. Quem tem a ação de recarregar a última versão salva é examente a opção com o nome “Recarregar”. Este recurso versões cria várias versões do mesmo documento no mesmo arquivo.

    Letra E: Impress é um aplicativo do pacote BrOffice.org que desempenha funções similares às do aplicativo Word do pacote Microsoft Office. O concorrente de Impress é o PowerPoint e não Word.


  • Questão anulada pela banca:
    A opção que versa sobre o Excel 2010 também está correta, motivo pelo qual se opta pela anulação da questão.
    http://www.cespe.unb.br/concursos/TJ_AL_12_SERVIDOR/arquivos/TJ_AL_SERVIDOR_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

ID
782689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos conceitos básicos, ferramentas e aplicativos da Internet, assinale a opção correta


Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Eu falei que iria cair coisa da Apple, mas pouca gente acreditou. A letra A está errada porque o Eudora é um cliente de e-mail (dos mais antigos), que oferece as funcionalidades básicas de um e-mail (o serviço tem mais de 40 anos), incluindo o anexo de arquivos. Se ele está configurado como cliente de e-mail, ele pode enviar anexos executáveis sim. A letra C está errada, porque a cláusula allintext é opcional, e não faz restrição aos países pesquisados. O HTTP é protocolo, não é linguagem. Linguagem é HTML. A letra D está errada. E por fim, o Twitter na letra E, que aceita mensagens com até 140 caracteres + 20 caracteres de destinatário. A mensagem pode ser recebida por diferentes redes sociais, caso estas estejam associadas a conta de Twitter, via aplicativo autorizado.
  • O iCloud faz mais do que guardar o seu conteúdo. Ele deixa você acessar as suas músicas, fotos, calendários, contatos, documentos e muito mais, de qualquer dispositivo que você esteja usando. E ele está em todos os novos dispositivos com iOS e em cada Mac novo.
  •  b) iCloud é um sistema da Apple que permite ao usuário armazenar determinadas informações que, por sua vez, poderão ser acessadas por meio de diversos dispositivos, via Internet.-correto

    iCloud (sucessor do MobileMe) é um sistema freeware de cloud computing desenvolvido pela Apple Inc.

    iCloud foi anunciado em 6 de junho de 2011 no evento Apple Worldwide Developers Conference (WWDC). O sistema permite que os usuários compartilhem seu emails, contatos, marcações no calendário, documentos iWork e localizar o seus dispositivo iOS ou MacBook.

    Interessante como o cara tem que saber que o limite do twitter é 140 e não 200 como diz a opção e.
  • b) iCloud é um sistema da Apple que permite ao usuário armazenar determinadas informações que, por sua vez, poderão ser acessadas por meio de diversos dispositivos, via Internet. CERTA
    O ICloud é um sistema da Apple baseado no conceito de computação em nuvem que poderá ter seu conteúdo acessado por dispositivos que contenham o sistema IOS(sistema operacional exclusivo dos apps-desenvolvido pela Apple) e seu navegador nativo que é o SAFARI(também desenvolvido pela apple)
    Quanto à dúvida da colega, vou tentar ajudar:

    Palavras da consulta devem aparecer no texto da página: allintext:

    Imagine que procura por receitas com estes três ingredientes. Exemplo: allintext: ingredientes de frango hortelã limão.
    o que é diferente de:

    Os termos devem aparecer no título da página: intitle

    Buscar filmes de comédia. Exemplo: filmes de comédia intitle:top ten
    o que é diferente de:

    frases exatas: ” “

    Se pretende pesquisar uma palavra ou nome, ou frase exacta, utilize entre aspas” ” , vou dar um exemplo- “carros usados” , desta forma restringe a sua busca a resultados mais focados no que realmente pretende.
    Espero ter ajudado!


  • Letra A: Por questões de segurança entre as mensagens trocadas o programa Eudora não permite anexar arquivos executáveis às mensagens de email. A opção de anexar arquivo a e-mail não é função do programa específico, já é um recurso disponível pelo serviço de e-mail e seus respectivos protocolos, ou seja, se o programa quer oferecer serviço de e-mail já tem por obrigação incluir todos os serviços básicos disponíveis.
    Letra B: iCloud é um sistema da Apple que permite ao usuário armazenar determinadas informações que, por sua vez, poderão ser acessadas por meio de diversos dispositivos, via Internet.Correto. Definição de iCloud segundo a Apple: O iCloud faz mais do que guardar o seu conteúdo. Ele deixa você acessar as suas músicas, fotos, calendários, contatos, documentos e muito mais, de qualquer dispositivo que você esteja usando. E ele está em todos os novos dispositivos com iOS e em cada Mac novo.
    Letra C: No Google, ao se iniciar uma pesquisa com a palavra allintext, a busca vai restringir os resultados a páginas que se encontram armazenadas fora do país onde a consulta foi originada. Este termo “allintext”, poder ser utilizado sim e uma busca só que tem a seguinte função: Mostra páginas que tenham todos os termos da pesquisa somente no seu texto. Exemplo: allintext:pacote viagem nacional (retorna páginas onde as palavras pacote viagem nacional aparecem no seu texto).
    Letra D: O HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) é uma linguagem de descrição por hipertexto que foi desenvolvida para a criação e o armazenamento de páginas web acessíveis por browser ou navegador. Para que o navegador permita a seus usuários interagirem com páginas web criadas com o HTTP, é necessário que a essas páginas tenham sido associados endereços eletrônicos da Internet (URL ou URI). Http é um protocolo para buscar as páginas nos servidores Web e mostrar no seu navegador, só que essas páginas são criadas em HTML.
    Letra E: O Twitter é uma rede social na qual é permitido escrever mensagens de até duzentos caracteres. Essas mensagens podem ser recebidas por pessoas que estejam acessando diferentes redes sociais. Twitter: é uma rede social de apenas mensagem texto de até 140 Caracteres.
  •          ITEM POR ITEM...     
    A) Por questões de segurança entre as mensagens trocadas o programa Eudora não permite anexar arquivos executáveis às mensagens de email. FALSO
    Programa Eudora – Alguns programas ficam com fama de serem clássicos. Eudora está neste time. A primeira versão foi lançada em 1989. De lá pra cá se transformou num dos programas de gerenciamento de e-mails mais populares da internet. Eudora recebe, envia, imprime e arquiva e-mails de praticamente todos os tipos seguro e objetivo. A característica mais marcante do Eudora é a segurança. Os dispositivos de antispam e de antiphishing mantém o computador e os e-mails mais seguros. Outras funções úteis são o organizador de pastas, os emoticons para as mensagens e o conversor de imagens.  
     
    B) iCloud é um sistema da Apple que permite ao usuário armazenar determinadas informações que, por sua vez, poderão ser acessadas por meio de diversos dispositivos, via Internet. CORRETO!!
     
    C) No Google, ao se iniciar uma pesquisa com a palavra allintext, a busca vai restringir os resultados a páginas que se encontram armazenadas fora do país onde a consulta foi originada. FALSO!!!

    allintext - Restringe a pesquisa a documentos cujo texto contenha os termos da pesquisa. Exemplo: Se você digitar allintext: google search na caixa de pesquisa, serão retornados somente os documentos que tenham tanto “google” como “search” no texto.

    D) O HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) é uma linguagem de descrição por hipertexto que foi desenvolvida para a criação e o armazenamento de páginas web acessíveis por browser ou navegador. Para que o navegador permita a seus usuários interagirem com páginas web criadas com o HTTP, é necessário que a essas páginas tenham sido associados endereços eletrônicos da Internet (URL ou URI). FALSO!!!

    URI - Identificador Uniforme de Recursos  (Uniform Resource Identifier) é uma cadeia de caracteres compacta usada para identificar ou denominar um recurso na Internet. O principal propósito desta identificação é permitir a interação com representações do recurso através de uma rede, tipicamente a Rede Mundial, usando protocolos específicos. URIs são identificadas em grupos definindo uma sintaxe específica e protocolos associados.
     
    E) O Twitter é uma rede social na qual é permitido escrever mensagens de até duzentos caracteres. Essas mensagens podem ser recebidas por pessoas que estejam acessando diferentes redes sociais. FALSO!!!

    Twitter  é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
     
    VAMO Q VAMO;)
  • A alternativa correta é a letra B, pois, o iCloud é a interface da Apple para a implementação dos serviços em nuvem e para isso é necessário que o dispositivo esteja conectado à internet. Portanto, letra B.

  • Letra B


    A letra A está errada porque o Eudora é um cliente de e-mail (dos mais antigos), que oferece as funcionalidades básicas de um e-mail (o serviço tem mais de 40 anos), incluindo o anexo de arquivos. Se ele está configurado como cliente de e-mail, ele pode enviar anexos executáveis sim. A letra C está errada, porque a cláusula allintext é opcional, e não faz restrição aos países pesquisados. O HTTP é protocolo, não é linguagem. Linguagem é HTML. A letra D está errada. E por fim, o Twitter na letra E, que aceita mensagens com até 140 caracteres + 20 caracteres de destinatário. A mensagem pode ser recebida por diferentes redes sociais, caso estas estejam associadas a conta de Twitter, via aplicativo autorizado.



  • ITEM- B

    Você pode acessar seus arquivos do Icloud através do site, qualquer aparelho que tenha acesso a navegação, deste modo, poderá acessa-lo

  • Lourdson - show de resposta parceiro.

    Professor Nishimura = Nishimonster. Sabe muito

  • Minha contribuição.

    iCloud é um sistema da Apple que permite ao usuário armazenar determinadas informações que, por sua vez, poderão ser acessadas por meio de diversos dispositivos, via Internet. (Cespe)

    Abraço!!!

  • Gabarito letra B para os não assinantes. Sobre a alternativa "D" é bom lembrar que desde de 2017 o limite de caracteres passou de 140 para 280.

  • Twitter liberou nesta terça-feira (7) o novo limite de 280 caracteres para quase todos os seus usuários. A rede social realizava testes com o dobro dos clássicos 140 caracteres desde o dia 26 de setembro com algumas pessoas

  • iCLOUD iOs

    O iCloud armazena seu conteúdo com segurança e mantém seus apps atualizados em todos os seus dispositivos. Isso significa que todas as suas informações (fotos, arquivos, notas e muito mais) estarão disponíveis onde você estiver. O iCloud vem com 5 GB de armazenamento gratuito e você pode adicionar mais a qualquer momento.

    Com o iCloud, as alterações que você fizer em um dispositivo aparecerão em todos os seus outros dispositivos. Você também pode acessar versões web de seus apps favoritos, como Fotos, Mail e Notas no iCloud.com. Basta iniciar sessão em qualquer navegador da web compatível.

    O trem não para, só aumenta ainda mais sua velocidade.

    A luta continua.


ID
782692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que cita apenas exemplos de navegadores web.



Alternativas
Comentários
  • Shiira é um navegador web (browser) para o sistema operacional Mac OS X. Criado para ser "um navegador melhor e mais útil que o Safari", o Shiira utiliza o renderizador WebKit (baseado no KHTML).

    O Shiira é software livre e seu código fonte é disponibilizado sob a licença BSD

    Os demais: Mozilla Firefox, Safari, Opera já são bem conhecidos.  

  • a) Google Chrome, Opera, Mozilla Firefox e Dropbox = FALSO (DROPBOX. É um serviço de armazenamento de arquivos, baseado no conceito de "computação na nuvem". b) Mozilla Firefox, Safari, Opera e Shiira. VERDADEIRO. TODOS OS ITENS SE REFEREM A NAVEGADORES WEB. c) Shiira, Windows Explorer,  Google Chrome e Mozilla Thunderbird. = FALSO (WINDOWS EXPLORER é um gerenciador de arquivos e pastas do Windows e MOZILLA THUNDERBIRD é um gerenciador de e-mails). d) Dropbox, Mozilla Thunderbird, Outlook Express e Google. = FALSO (OUTLOOK EXPRESS é um gerenciador de e-mails e GOOGLE é um site de busca na internet) e) Windows Explorer, Mozilla Firefox, Safari e Outlook Expres. = FALSO
  • Letra B. Mozilla Firefox e Opera são portáveis, multi-plataforma. O Safari é da Apple (de novo ela aparecendo nos concursos) para dispositivos portáteis e o Shiira é da Apple também, para dispositivos de mesa.
    Dropbox é um sistema de compartilhamento de arquivos baseado na nuvem muito simples e prático. Basta instalar no computador e baixar o app no celular/tablet. Tudo o que gravamos na pasta Dropbox em Documentos, aparecerá em todos os dispositivos que tem o app com a nossa conta. Não usa o Dropbox??? Veja em http://t.co/mG9RggEg
    Outlook Express, assim como Mozilla Thunderbird são clientes de e-mail. Windows Explorer é o gerenciador de arquivos do Windows. Google Chrome é o navegador da Google. 
  • Pode ajudar pra decorar!

    Ficheiro:Usage share of web browsers (Source StatCounter).svg
    Bons estudos...
  • Só trocaram a raposa pelo peixe, até o globo é o mesmo do Firefox! kkkkkkkkkk
  • Letra B. Mozilla Firefox e Opera são portáveis, multi-plataforma. O Safari é da Apple (de novo ela aparecendo nos concursos) para dispositivos portáteis e o Shiira é da Apple também, para dispositivos de mesa.

    Dropbox é um sistema de compartilhamento de arquivos baseado na nuvem muito simples e prático. Basta instalar no computador e baixar o app no celular/tablet. Tudo o que gravamos na pasta Dropbox em Documentos, aparecerá em todos os dispositivos que tem o app com a nossa conta. Não usa o Dropbox??? Veja em 

    Outlook Express, assim como Mozilla Thunderbird são clientes de e-mail. Windows Explorer é o gerenciador de arquivos do Windows. Google Chrome é o navegador da Google. 

  • GABARITO: B

  • ASSERTIVA B

    LEMBRANDO AQUI GENTE

    NA LETRA C ERRADA

    Mozilla Thunderbird é um software cliente de e-mails e notícias da Mozilla Foundation, mesma criadora do Mozilla Firefox.

  • Shiira, mia fia, não te conhecia.


ID
782695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    Assim como no Windows, os nomes no Linux seguem restrições, como os sinais de direcionamento de comandos > < / | \ 
    A restrição proposta pela letra B é o erro. Não é preciso que a pasta esteja compartilhada para que seja visualizada. Isto é requisito caso o acesso seja remoto. As propriedades e permissões dos arquivos só podem ser alteradas por um administrador, um root, ou um usuário com poderes de administrador. Ser o dono do item não significa plenos poderes automaticamente. No Linux os arquivos que apontam outros são LINKS, identificados pela permissão L no início da cadeia de permissões. E assim como em qualquer outro sistema, os arquivos podem ser de qualquer tipo.
  • e) Muitos sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos. Linux e Windows, por exemplo, apresentam os arquivos de texto, os arquivos de dados, os arquivos executáveis e as bibliotecas compartilhadas como arquivos do tipo regular.-correto-Ambos são SO e fazem a mesma coisa.

    Semelhanças entre Linux e Windows:

    http://www4.planetarium.com.br:8080/planetarium/noticias/2001/11/1004648410
  • A letra a está errada porquê nas características gerais do linux vem dizendo: da suporte  a nomes extensos de arquivos e diretórios (255 caracteres)
    https://docs.google.com/file/d/0B_4r-Ib4xjPbbnZySnhEUmdic28/edit?pli=1
  • Por que a letra C está errada?
  • Letra A: No Linux, a nomeação de arquivos e diretórios é irrestrita, não havendo limitação de comprimento ou caracteres não permitidos.
    A regra para o nome e caracteres permitidos é a mesma do Windows e Linux, ou seja, 255 caracteres no nome.


    Letra B: No Windows 7, ao contrário das versões anteriores, é possível examinar o conteúdo de várias pastas em uma única janela do Windows Explorer, desde que as subpastas estejam compartilhadas
    A banca esta mencionando o pesquisar, quando este recurso está ativo pode-se sim buscar em pastas e suas respectivas subpastas. Até mesmo em outros locais.

    Letra C: Todo arquivo ou diretório tem propriedades associadas. Independentemente do sistema operacional, quaisquer dessas propriedades podem ser alteradas diretamente pelo proprietário do arquivo.
    A data da criação do arquivo não pode ser modificada. 

    Letra D: No Linux, um diretório pode conter referências a arquivos e a outros diretórios, que podem também conter outras referências a arquivos e diretórios. Todavia, nesse sistema, os arquivos contidos em um diretório devem ser do mesmo tipo
    Aqui esta sendo utilizado o recurso atalho. É possível fazer atalho, que no Linux é chamado de link, de tudo para qualquer lugar e de qualquer lugar independe do tipo de arquivo ou conteúdo.





  • Letra E



    Assim como no Windows, os nomes no Linux seguem restrições, como os sinais de direcionamento de comandos > < / | \ 

    A restrição proposta pela letra B é o erro. Não é preciso que a pasta esteja compartilhada para que seja visualizada. Isto é requisito caso o acesso seja remoto. As propriedades e permissões dos arquivos só podem ser alteradas por um administrador, um root, ou um usuário com poderes de administrador. Ser o dono do item não significa plenos poderes automaticamente. No Linux os arquivos que apontam outros são LINKS, identificados pela permissão L no início da cadeia de permissões. E assim como em qualquer outro sistema, os arquivos podem ser de qualquer tipo.

  • Em um nível raso, a letra C está errada, porém, como a CESPE tem comportamentos ora técnico, ora não técnico, é difícil assegurar uma assertiva assim.


ID
782698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação à segurança da informação, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Letra A, simples e direta. Mesmo um computador off-line, se usarmos um pendrive contaminado, o vírus poderá atacar o micro.
    A letra B está errada porque os antispywares analisam o conteúdo do computador, independente de sua origem (rede interna, Internet, pendrive, CD, DVD, etc).
    A letra C está errada por sugerir que o firewall é apenas do tipo software. Existe firewall de hardware. O seu roteador wi-fi tem um, e se quiser ativar ele, você criará uma DMZ (zona desmilitarizada) que tem o objetivo de proteger ainda mais a sua rede interna.
    A letra D está errada porque não existe 100% de proteção, nunca. O mesmo motivo, a letra E está errada também (mesmo que seja backup, e não bachup).
  • Correta letra A.
    Eu penso que mesmo que eu esteja com meu computador desconectado de qualquer rede de computadores é possível sim ele sofrer ataque de vírus, basta, por exemplo, conectar a ele um pen-drive infectado por vírus e executar o arquivo contaminado no computador.
  •  Ainda que um computador esteja desconectado de qualquer rede de computadores, ele está sujeito ao ataque de vírus.
    sim, podem agir mas só se tiverem alojado no setor de inicialização ou seja nos famosos arquivos .COM que é o primeiro arquivo ser lido pelo Windows.

    A questão também fala que esta "em rede". Ao anicializar estará sujeito a pegar vírus de outros computadores.  


  • a) Ainda que um computador esteja desconectado de qualquer rede de computadores, ele está sujeito ao ataque de vírus.-correto:existem outros meios de propagação de vírus:mídia removível ou até mesmo um usuário mal-intencionado que usa a máquina e escreve um vírus para ser aberto depois.
  • Letra A: Ainda que um computador esteja desconectado de qualquer rede de computadores, ele está sujeito ao ataque de vírus. Com certeza já que o vírus pode vir de um pen-drive ou algo do tipo, o único computador que não está sujeito a vírus é aquele que não funciona, e olhe lá! Resposta Correta
    Letra B: Diferentemente dos antivírus, os antispywares agem exclusivamente analisando dados que chegam ao computador por meio de uma rede de computadores, em busca de spywares. Antispywares tem a mesma função do antivírus só que em vez de vírus detecta spyware. Errado essa não relação entre um e outro.
    Letra C: Firewalls protegem computadores ou redes de computadores contra ataques via Internet. Os firewalls são implementados exclusivamente por meio de software . Firewall é um sistema que protege seu computador de acessos não autorizados, esses acessos podem ser chamados de ataques com certeza, só que na questão esta defesa é delimitada apenas a internet é isso é uma mentira, essa defesa é para qualquer acesso seja da internet, intranet ou rede local(LAN).
    Letra D: O uso de aplicativos de segurança, em conjunto com procedimentos relacionados a tais aplicativos, garante totalmente a segurança da informação de organizações. A segurança da informação não esta só relacionada a sistemas e procedimentos, esta também com as pessoas, ou seja, a empresa pode ter o melhor sistema do mundo mais se uma pessoa que tem acesso as informações deseja fazer uso desta informação de forma errada não tem quem o impeça.
    Letra E: Em computadores conectados à Internet, a adoção de procedimentos de bachup é a garantia de que não haverá perda de dados, independente do ataque ao qual o computador seja submetido.Quando a banca menciona “independe do ataque” é complicado afirmar com toda essa amplitude, por vários fatores.




  • Dica da Greice L

     

    A AssINAtura Digital garante:
    - INTEGRIDADE
    NÃO-REPÚDIO
    AUNTENTICIDADE

     

    GABARITO: a) Ainda que um computador esteja desconectado de qualquer rede de computadores, ele está sujeito ao ataque de vírus.

  • GABARITO A!

    Alguém pode colocar um pen drive com vírus no seu PC, ai o resto você já sabe, rsrs.

  • LETRA A

  • GAB A

    EX -PEN DRIVE CONTAMINADO POR VÍRUS

  • PEN DRIVE é um exemplo.

  • Gab :A

    #Policia Federal 2021

  • Só lembrar daquele meme da camisinha no pendrive


ID
782701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Diferentemente do ocorrido durante grande período de vigência do regime militar, quando se impôs ao país um bipartidarismo bastante artificial, com a redemocratização, a partir de 1985 e da promulgação da Constituição Federal de 1988, o pluripartidarismo pleno passou a caracterizar o cenário político brasileiro


Assinale a opção correspondente à agremiação político-partidária que, apesar de ter exercido importante papel na história brasileira, não integra o atual cenário político brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA LETRA A: UDN
    UDN
    é a sigla correspondente a União Democrática Nacional, um partido político brasileiro criado a 7 de abril de 1945 e extinto em 27 de outubro de 1965. Surgiu originalmente como uma frente, ou seja, um grupo arregimentado de políticos e cidadãos sem uma agenda política específica. A causa fundamental dos udenistas era fazer oposição ao regime do Estado Novo de Getúlio Vargas e toda e qualquer doutrina originária de seu governo. Participou de todas as eleições majoritárias e proporcionais até 1965. O partido que rivalizava com a UDN era o PSD (Partido Social Democrata), que possuía representação majoritária no congresso. Sua principal força era na região nordeste, onde tinha vários governadores. Desde sua fundação, perdeu três eleições presidenciais consecutivas (1945, 1950 e 1955, respectivamente), ganhando a eleição de 1960, onde apoiou Jânio Quadros, e finalmente apoiou o golpe (então denominado revolução) Militar de 1964.
  • Acrescentando conhecimento.

    Podemos diferenciar três fases de atuação da UDN na política nacional durante sua breve existência:

    1. oposição sistemática a Getúlio Vargas, em especial quanto à política social e a intervenção estatal da economia.
    2. fase de denúncias de corrupção administrativa, com o fim de atingir a aliança governista PTB-PSD, que explica a aproximação com o moralismo janista.
    3. fase do anticomunismo radical, que explica a proximação com Ademar de Barros, e que culminaria com a participação ativa na deposição de João Goulart.

    Como todos os demais partidos da época, em 1965, através do Ato Institucional número 2, a UDN foi extinta. A maioria de seus integrantes engrossaria as fileiras da ARENA, o partido que dava suporte ao Regime Militar no Congresso Nacional.

  • GABARITO: a) União Democrática Nacional (UDN)



ID
782704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Das ruas de Túnis à Praça Tahir e mais além, os protestos desencadeados em todo o mundo em 2011 nasceram na Internet e nos diversos recursos que permitem interagir com ela.
O Estado de S.Paulo, 6/1/2012, p. A13 (com adaptações).


Considerando o fragmento de texto acima e que a Internet é um dos fatores constitutivos da era da informação e do conhecimento que caracteriza a contemporaneidade, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Os protestos no mundo árabe em 2010-2012, também conhecidos como a Primavera Árabe, são uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de2010. Até a data, tem havido revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia; grandes protestos na ArgéliaBahreinDjibutiIraqueJordâniaSíriaOmã eIémen e protestos menores no KuwaitLíbanoMauritâniaMarrocosArábia SauditaSudão e Saara Ocidental. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como FacebookTwitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas derepressão e censura na Internet por partes dos Estados.
  • GABARITO: e)
    Na chamada PRIMAVERA ÁRABE foram deflagrados diversos movimentos organizados a partir da internet que culminaram na derrubada de ditadores em diversos países, conforme quadro abaixo. A internet foi ferramenta primordial para os insurgentes se comunicarem e organizarem a chamada PRIMAVERA ÁRABE, assim conhecida em razão destes movimentos revolucionários terem
    , entre os anos de 2010 e 2012, ocorrido, em sua maioria, em países árabes. Vale destacar que apesar desses movimentos revolucionários terem obtido êxito na derrubada de ditadores, a internet sofre restrições através de censuras em diversos países, a exemplo da China, que rigidamente controla o acesso e o que se publica na internet. E quanto aos movimentos revolucionários da Primavera Árabe, não houve tentativa em separar o islamismo da política, mas tão-somente derrubar os ditadores. E, por fim, na época da guerra fria sequer se ouvia falar em internet.



  • A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

  • A ciência é, de fato, uma área do conhecimento onde elemento empíricos e objetivos prevalecem, mas isso não significa que não possa propiciar suporte a manifestações políticas ou doutrinárias. No caso da ciência da computação, a internet é um veículo bastante útil para a veiculação de ideias de todo o tipo. A Primavera Árabe, movimento politico ocorrido no norte da África e partes do Oriente médio a partir de 2010, foi muito influenciada pelo uso da internet. Dessa forma, a alternativa (A) está incorreta.
    A alternativa (B) está errada. Não houve necessariamente o afastamento do islamismo da esfera política na Primavera Árabe. Em muitos países onde os governos ditatoriais foram depostos, grupos ligados ao islamismo ganharam força, como a Irmandade muçulmana no Egito. O próprio Estado Islâmico ganhou bastante força na Síria, apesar de o governo não ter sido deposto, depois dos movimentos da Primavera Árabe no país.
    A alternativa (C) está erada. Não existia internet na época da crise dos mísseis. A internet moderna surgiu na década de 1980, mas só se popularizou anos mais tardes. O fenômeno de a internet funcionar como instrumento de manifestação política se tornou mais comum com as redes sociais, no século XXI.
    A alternativa (D) está errada. A internet não está imune a bloqueios e censuras de regimes ditatoriais. Os exemplos da China e da Coreia do Norte, onde diversas páginas ou a rede inteira é inacessível à população (Coreia do Norte) são emblemáticos.
    A alternativa (E) está correta.





ID
782707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O termo sustentabilidade — cunhado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), no documento Nosso Futuro Comum — foi incorporado definitivamente ao vocabulário mundial contemporâneo. O conceito de uso sustentável da natureza, por exemplo, já compõe a base de diversos programas, projetos e ações voltados para a preservação ambiental. Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta a síntese da definição de sustentabilidade.


Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA LETRA B. CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE.
    Sustentabilidade é a palavra que mais se ouve e se lê por aí — na administração, na economia, na engenharia ou no Direito. Mas, afinal, o que significa sustentabilidade? Trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. A palavra-chave é continuidade — como essas vertentes podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo.
    Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso.
    FONTE: PLANETA SUSTENTÁVEL.
  • gabarito: b



ID
782710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O embargo da União Europeia ao petróleo iraniano — divulgado pela imprensa mundial em julho de 2012 — consiste em uma das mais duras sanções econômicas impostas ao Irã em trinta anos. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as pressões da comunidade internacional sobre o sistema político iraniano pretendem forçar o regime dos aiatolás a


Alternativas
Comentários
  • Localizado numa das áreas mais tensas do planeta, no Oriente Médio, o Irã, república islâmica fundamentalista, tem sido motivo de preocupação da comunidade internacional. O responsável por essa situação é o programa nuclear desenvolvido naquele país.

    O domínio da tecnologia nuclear pode ser utilizado para a construção de usinas de energia elétrica, além da possibilidade de fabricação de armas nucleares. De acordo com o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), somente os países que explodiram a bomba atômica antes de 1° de janeiro de 1967 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) têm o direito de possuírem esse tipo de armamento.

    Porém, algumas nações não autorizadas possuem armas nucleares: Índia, Coreia do Norte, além de indícios da Ucrânia e de Israel. Em alguns anos, o Irã pode ser outra nação na lista dos países detentores de armamentos nucleares.

    O projeto nuclear iraniano teve início em 1950, com auxílio técnico dos Estados Unidos, recebendo a denominação de “Átomos para a Paz”. No entanto, após a Revolução Islâmica de 1979, houve a sua paralisação.

    Em 1995, através de um acordo com a Rússia, o programa nuclear do Irã voltou a ganhar forças. No entanto, somente com a eleição de Mahmoud Ahmadinejad, em 2005, o país deixou o mundo Ocidental e Israel com receio dos possíveis fins bélicos desse programa.

    Mahmoud Ahmadinejad, fundamentalista islâmico conservador, alega que o programa nuclear iraniano é destinado a fins pacíficos. Ele acusa o Ocidente de tentar impedir o desenvolvimento tecnológico do seu país. Entretanto, Estados Unidos e Israel, principais inimigos do Irã, afirmam que esse programa nuclear tem por objetivo a fabricação de armas nucleares. Conforme relatórios dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, o Irã será capaz de produzir uma bomba atômica em menos de dez anos. (..)
    http://www.brasilescola.com/geografia/o-programa-nuclear-ira.htm

  • GABARITO: D

  • GI - 01/07/2012 05h30
    UE começa embargo ao petróleo do Irã; país diz estar preparado

    Medida inclui proibição de compra por parte dos 27 países do bloco.
    Commodity iraniana tem seus próprios mercados, diz ministro do petróleo.

    O petróleo iraniano tem seus próprios mercados e o país está preparado para enfrentar as novas sanções do Ocidente a sua indústria da commodity, que não afetarão seu desenvolvimento e progresso, segundo disse neste domingo (1º) o ministro do Petróleo, Rostam Qasemi.
    Qasemi lembrou que "a República Islâmica do Irã enfrentou as sanções petrolíferas muitos anos" e assegurou que agora estudou "todas as possíveis opções para enfrentá-las", em declarações divulgadas pela agência oficial iraniana, "Irna".
    As declarações de Qasemi foram feitas no dia em que entra em vigor o embargo petrolífero total da União Europeia (UE) ao Irã, que inclui a proibição de compra de petróleo por parte dos 27 países do bloco e também lhes impede, entre outras coisas, de assegurar os navios com petróleo iraniano e fornecer equipamento para este setor.
    Para o ministro, as sanções da UE, impostas para tentar frear o programa nuclear iraniano e que seguem a outras novas recentemente aplicadas pelos Estados Unidos no mesmo campo, "não têm efeito no desenvolvimento da indústria petrolífera do Irã".
    (...) O embargo total da UE ao petróleo do Irã foi aprovado em janeiro passado e afeta também outros países, que têm assegurados seus transportes de petróleo iraniano com companhias europeias e que agora não poderão prosseguir com estes fretes. As novas sanções, destinadas a fazer o Irã desistir de seu programa nuclear, podem ter o efeito contrário e Teerã advertiu que não ajudarão para o avanço nas conversas sobre este assunto com o Grupo 5+1, composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.:) 


ID
782713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Assinale a opção correta, de acordo com o Código de Organização Judiciária do Estado de Alagoas.


Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    ------------------------------------------------------------------

    a) Os conselhos de justiça militar são órgãos judiciários de primeira instância da justiça militar estadual, com jurisdição sobre todo o território de Alagoas. Art. 91. Os Conselhos de Justiça Militar são órgãos judiciários de primeira instância  da Justiça Militar Estadual, com jurisdição em todo o território do Estado de Alagoas. 

    ------------------------------------------------------------------

    b) Juiz de direito que integra turma recursal tem mandato de dois anos, sendo vedada a recondução. Art. 95.  3º O Juiz de Direito integrante da Turma Recursal terá mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução.

    ------------------------------------------------------------------

    c) A secretaria da turma de uniformização do sistema dos juizados especiais é composta de três analistas judiciários e do juiz de direito mais antigo, que deve ser o chefe da secretaria. Art. 95- A. § 2º A secretaria da Turma de Uniformização será composta de 03(três) Analistas Judiciários, um deles exercendo a função de Chefe de Secretaria. 

    ------------------------------------------------------------------

    d) Ao corregedor-geral da justiça, é vedado compor o Conselho Estadual da Magistratura. Art. 42. Incumbe, ainda, ao Corregedor-Geral da Justiça:  II – compor, como membro nato, o Conselho Estadual da Magistratura; 

    ------------------------------------------------------------------

    e) A aposentadoria compulsória com subsídio proporcional ao tempo de serviço somente é aplicável a juiz substituto em estágio probatório. Art. 56. O Regimento Interno da Corregedoria-Geral da Justiça, aprovado pelo Tribunal Pleno, detalhará as atribuições do Corregedor-Geral da Justiça, bem assim de todos os órgãos dela integrantes, observados, quanto ao processo de sindicância contra Magistrados, os seguintes procedimentos:  V – aposentadoria compulsória, com subsídios proporcionais ao tempo de serviço

    Art. 57. O Regimento Interno do Tribunal de Justiça estabelecerá o procedimento para a apuração de faltas puníveis com remoção compulsória, disponibilidade com subsídios proporcionais ao tempo de serviço, aposentadoria compulsória, com subsídios proporcionais tempo de serviço e demissão, esta somente aplicável aos juizes substitutos, em estágio probatório. 

     

    LEI Nº 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. 


ID
782716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com relação ao plano de cargos, carreiras e subsídios do Poder Judiciário do Estado de Alagoas, assinale a opção correta, à luz da Lei n.º 7.210/2010.


Alternativas
Comentários
  • Resposta C Q260689

    ---------------------------------------------

    a) Art. 47. A prestação de serviços, mediante terceirização, apenas poderá abranger atividades de conservação, limpeza e segurança e nunca aquelas que são intermediárias ou finalísticas do Poder Judiciário. 

    Parágrafo único. É vedada a convocação de servidores disponibilizados em virtude de contratos de terceirização para o cumprimento de jornadas prolongadas de trabalho, para deslocamentos dentro do território estadual ou nacional e para o desempenho de atividades insalubres ou perigosas. 

    ---------------------------------------------

    b) Art. 12. Ao novo servidor é obrigatória a produção, ao ensejo da sua posse, de evidência documental do seu pessoal acervo patrimonial, através da apresentação da sua declaração de bens, esta necessariamente atualizável até o dia 15 de junho de cada exercício fiscal, na conformidade do art. 13 da Lei Federal nº 8.429 de 02 de junho de 1992. 

    ---------------------------------------------

    c)  Art. 2º Os vocábulos adiante enunciados, para os efeitos desta Lei, assumem as compreensões a saber: 

    II – CATEGORIA FUNCIONAL – subespécie funcional que, vinculada a cargo determinado, compreende conteúdo ocupacional específico inerente a profissão regulamentada e supõe grau de responsabilidade profissional pontualmente determinado; 

    correto seria III – CARREIRA – conjunto de classes que, vinculadas a determinado cargo, previnem as linhas naturais de evolução horizontal e vertical do servidor, como titular de função de natureza específica; 

    ---------------------------------------------

    d) Os servidores do Poder Judiciário fazem jus à diferença pecuniária decorrente de substituição. nunca que eles iam colocas os itens obvios como: aux.transporte, diarias, aux.saude...

    Art. 32. São complementos remuneratórios concessíveis aos servidores do Poder Judiciário: 

    I – Remuneração por Serviços Extraordinários; 

    II – Ajuda de Custo; 

    III – Diárias de Viagem; 

    IV – Auxílio-Transporte; 

    V– Diferença pecuniária decorrente de substituição; 

    VI – Auxílio Alimentação; e 

    VII – Auxílio-Saúde. 

    ---------------------------------------------

    e) Art. 25. É vedada a progressão vertical, mediante promoção, do servidor que: 

    II – esteja em disponibilidade; 

  • Legislação alterada pela Lei nº 7.889/2017.

    a) Não abrange os intermediários.

    b) Não se exige a declaração de bens no momento da nomeação, mas no momento da posse.

    c) Definiu a carreira, que é agrupada em classes (vertical) e padrões (horizontal) de uma mesma atividade profissional (cargo).

    d) Art. 60. Nas substituições de funções de confiança ou cargos comissionados de qualquer unidade do Poder Judiciário, o servidor designado fará jus ao pagamento da respectiva gratificação ou do cargo comissionado em valor proporcional ao período de substituição.

    e) Art. 20. É vedado o desenvolvimento funcional ao servidor:

    II – em disponibilidade;


ID
782719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere aos princípios fundamentais e à organização do Estado, assinale a opção correta nos termos da Constituição do Estado de Alagoas.


Alternativas
Comentários
  • Correta é a questão C. Percebe-se que, em correspondência ao texto da Constituição Federal de 1988, art. 1º III e art. 5º caput, pode-se chegar à resposta, pois na Carta Magna brasileira também a dignidade da pessoa é um fundamento e uma finalidade, seguindo-se os ditames da isonomia.

    Abraços!
  • Resposta C = Q260690 

    a) Se, por qualquer motivo que seja, determinado município não pagar a sua dívida fundada, o Estado deverá decretar a intervenção desse município. Art. 37. O Estado não intervirá nos Municípios, exceto quando: I – deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada; 

     b) Pelo princípio da independência dos poderes, compete à Câmara Municipal fixar a remuneração apenas de seus funcionários e vereadores. Art. 23. Compete à Câmara Municipal: VI – fixar a remuneração dos Secretários Municipais, bem assim, a cada legislatura, aquela do Prefeito Municipal, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, para vigência no período subseqüente; 

     c) O controle interno e externo dos municípios é exercido pela Câmara Municipal, com o auxílio do tribunal de contas do estado.

    Art. 34. A fiscalização do Município será exercida mediante controle interno e externo. 

    Art. 35. O controle interno será desenvolvido pelo Poder Executivo Municipal, através de sistema instituído na forma da lei. 

    Art. 36. O controle externo incumbe à Câmara Municipal, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado. 

     d) Se o número de habitantes no município for superior a cinquenta e cinco mil, poderá ser criado um tribunal de contas municipal.

     e) Uma das finalidades do Estado, expressamente disposta na Constituição do Estado de Alagoas, é assegurar a dignidade da pessoa humana, de modo a proporcionar idênticas oportunidades a todos os cidadãos, sem distinção de orientação sexual. Art. 2º I – assegurar a dignidade da pessoa humana, mediante a preservação dos direitos invioláveis a ela inerentes, de modo a proporcionar idênticas oportunidades a todos os cidadãos, sem distinção de sexo, orientação sexual, origem, raça, cor, credo ou convicção política e filosófica e qualquer outra particularidade ou condição discriminatória, objetivando a consecução do bem comum;

    #MPEAL #SEFAZ-AL

  • Em relação a alternativa B. Conforme dispõe a Constituição do Estado de Alagoas

    Art. 36. O controle externo incumbe à Câmara Municipal, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado.

    ...§ 3º É VEDADA a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

     

  • No que se refere aos princípios fundamentais e à organização do Estado, assinale a opção correta nos termos da Constituição do Estado de Alagoas.

    Gabarito: Letra C

    A O controle interno e externo dos municípios é exercido pela Câmara Municipal, com o auxílio do tribunal de contas do estado

    Erro: Câmara e TCE são responsáveis somente pelo controle EXTERNO.

    B Se o número de habitantes no município for superior a cinquenta e cinco mil, poderá ser criado um tribunal de contas municipal.

    Erro: É vedada a criação de TC municipais.

    C Uma das finalidades do estado, expressamente disposta na Constituição do Estado de Alagoas, é assegurar a dignidade da pessoa humana, de modo a proporcionar idênticas oportunidades a todos os cidadãos, sem distinção de orientação sexual.

    Correta! Preceito basilar de todo e qualquer Estado democrático de direito.

    D Se, por qualquer motivo que seja, determinado município não pagar a sua dívida fundada, o estado deverá decretar a intervenção desse município.

    Erro: Há exceções (casos de força maior), fora que é necessário que sejam 2 anos de não pagamento de dívidas fundadas.

    E Pelo princípio da independência dos poderes, compete à Câmara Municipal fixar a remuneração apenas de seus funcionários e vereadores.

    Erro: A câmara municipal também fixará a remuneração do prefeito, vice-prefeito e secretários.

  • #PCAL2021


ID
782722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com relação ao prefeito e ao vice-prefeito, assinale a opção correta, nos termos da Constituição do Estado de Alagoas.


Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    a) Quando o prefeito, o vice-prefeito e o presidente da Câmara Municipal estiverem impedidos de exercer a chefia do Poder Executivo Municipal, o vice-presidente da câmara será chamado ao exercício do cargo.

    Art. 28. Ocorrendo vacância dos cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito, far-se-á eleição nos noventa dias que se seguirem à data em que se deu a última vaga, cabendo aos eleitos completar o mandato interrompido. 

    § 1º Impedidos o Prefeito e o Vice-Prefeito, serão sucessivamente chamados ao exercício do cargo o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores. 

    b) Se, após dois anos de exercício, ocorrer vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito municipal, far-se-á eleição nos noventa dias que se seguirem à data em que se deu a última vaga, na forma do que dispuser a Lei Orgânica

    Art. 28. Ocorrendo vacância dos cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito, far-se-á eleição nos noventa dias que se seguirem à data em que se deu a última vaga, cabendo aos eleitos completar o mandato interrompido. 

    c) Se, após um ano de exercício, ocorrer vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito municipal, dar-se-á eleição, pela Câmara Municipal, trinta dias após a ocorrência da última vaga, na forma do que dispuser a Lei Orgânica.

    Art. 28. Ocorrendo vacância dos cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito, far-se-á eleição nos noventa dias que se seguirem à data em que se deu a última vaga, cabendo aos eleitos completar o mandato interrompido. 

    d) Nos municípios com até cinquenta mil habitantes, o subsídio do vice-prefeito será equivalente à metade ao que o prefeito faz jus.

    Art. 27. O Vice-Prefeito substituirá o Prefeito Municipal nos casos de impedimento e o sucederá nos de renúncia ou morte. 

    Parágrafo único. A remuneração do Vice-Prefeito compreenderá representação correspondente à que percebe o Prefeito e subsídio equivalente a dois terços daquele que for a este devido.

    e )A remuneração de vice-prefeito compreende a representação e o subsídio, ambos correspondentes ao que o prefeito percebe.

    Art. 27. O Vice-Prefeito substituirá o Prefeito Municipal nos casos de impedimento e o sucederá nos de renúncia ou morte. 

    Parágrafo único. A remuneração do Vice-Prefeito compreenderá representação correspondente à que percebe o Prefeito e subsídio equivalente a dois terços daquele que for a este devido. 

     #TJAL #sefaz-al

     

  • A) Art. 28 (...) § 1º Impedidos o Prefeito e o Vice-Prefeito, serão sucessivamente chamados ao exercício do cargo o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores.


    B) Art. 28 (...) § 2º Ocorrendo a dupla vacância nos últimos dois anos do mandato, dar-se-á a eleição, pela Câmara Municipal, trinta dias após a ocorrência da última vaga, na forma do que dispuser a Lei Orgânica.

     

    C) Art. 28. Ocorrendo vacância dos cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito (a dupla vacância), far-se-á eleição nos noventa dias que se seguirem à data em que se deu a última vaga, (se a vacância for nos dois primeiros ano do mandato) cabendo aos eleitos completar o mandato interrompido.

     

              Alt. A é correta, e a “B” e “Cigual a Cf:

                                                            Vacância nos últimos 02 anos, eleição 30 dias após,

                                                             e vacância nos primeiros 2 anos, eleição 90 dias após.

     

    D / E) Art. 27 (...) §único. A remuneração do Vice-Prefeito compreenderá representação correspondente à que percebe o Prefeito e subsídio equivalente a dois terços daquele que for a este devido.

  • Gab. A

     

    a) CORRETO - 1) Prefeito 2) Vice-prefeito 3) Presidente da Câmara dos vereadores 4) Vice-presidente da câmara dos vereadores  -  Art. 28

     

    b) ERRADO - Dupla vacância nos 2 últimos anos - Eleição em 30 dias  -  Art. 28 § 2º

     

    c) ERRADO - Dupla vacância nos 2 primeiros anos - Eleição em 90 dias  Art. 28

     

    d / e) ERRADO - Vereador recebe 2/3, do subsídio do prefeito  -  Art. 27

  • Apenas acrescentando: caso não existe nenhum político exercendo cargo de vereador municipal, será competência o Administrador Municipal:

    "§ 3º Vagos os cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito, coincidentemente com todos os cargos de Vereador, Administrador Municipal será nomeado pelo Governador do Estado, escolhido dentre os integrantes de lista tríplice formada pela Assembleia Legislativa, ao qual incumbirá administrar o Município, até que seja dada posse ao novo Prefeito. "


ID
782725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere à responsabilidade civil, administrativa e criminal do servidor, assinale a opção correta, nos termos do regime jurídico único dos servidores públicos civis do estado de Alagoas.


Alternativas
Comentários
  •  

    Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

            Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

                   § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

            Art. 124.  A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

            Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

            Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

     

  • Apesar da questão mencionar o regime jurídico único dos servidores públicos civis do estado de Alagoas, respondendo-a com com base na lei 8112/90 pode-se chegar ao gabarito:

    Resposta correta:
    Letra A. Art. 122, § 3o : A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    Letra B. Errado.  Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Letra C. Errado. Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Letra D. Errado. Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Letra E. Errado. Art. 124. A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

  • Resposta A      

    a) CERTO Art. 124. A responsabilidade civil decorre de ato omisso ou comissivo, doloso ou culposo, que resulta em prejuízo ao erário ou a terceiros. § 3º A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida. 

    b) ERRADO Art. 126. A responsabilidade civil administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função. 

    c) ERRADO Art. 127. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si. 

    d) ERRADO Art. 128. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria. 

    e) ERRADO Art. 126. A responsabilidade civil administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função. 

    "Aquele a quem os juízes declararem culpado restituirá o dobro ao seu próximo." Êxodo 22:9

    Lei 5.247_RegimeJuridico_AL


ID
782728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos princípios constitucionais fundamentais, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Correta letra D
    Direitos PRIMEIRA GERAÇÃO: LIBERDADE --> carater NEGATIVO JUNTO ao ESTADO -->liberdade publica, civil e politica.
    Diretios SEGUNDA GERAÇÃO: IGUALDADE--> caráter POSITIVO ->direitos sociais; econômicos e culturais.
    Direitos TERCEIRA GERAÇÃO: FRATERNIDADE-> coletividade, meio ambiente.
    Diretios QUARTA GERAÇÃO: GLOBALIZAÇÃO, direitos de todos, são direitos novos nào inclusos nos três primeiros: DIREITO ESPACIAL, GENETICO.
  • a - errada Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.
    b - principio da isonomia, tratar igual os iguais e desigualmente os desiguais;
    c - legalidade strictu sensu;
    e - aplicabilidade imediata
    art. 5º 
      § 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.
  • Correções

    A)Inclusive proteção aos estrangeiros, ainda que estejam em trânsito no país.

    "Assentou que a interpretação do art. 5º, caput, da CF não deveria ser literal, porque, de outra forma, os estrangeiros não residentes estariam alijados da titularidade de todos os direitos fundamentais. Ressaltou a existência de direitos assegurados a todos, independentemente da nacionalidade do indivíduo, porquanto considerados emanações necessárias do princípio da dignidade da pessoa humana. (...) Nesse ponto, concluiu que o fato de o paciente não possuir domicílio no Brasil não legitimaria a adoção de tratamento distintivo e superou essa objeção.” (HC 94.477, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgamento em 6-9-2011, Segunda Turma,Informativo 639.) VideHC 94.016, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 16-9-2008, Segunda Turma, DJE 
    de 27-2-2009."

    O que está grifado ,em vermelho, trata-se de mutação constitucional, isto é, uma mudança informal interpretativa.

    B) São compatíveis;
    Exemplos:

    2º - A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

    § 3º - São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa (Incluído pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)

    Outro exemplo:

    Art. 146. Cabe à lei complementar:
     definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuições previstas no art. 195, I e §§ 12 e 13, e da contribuição a que se refere o art. 239.

    Art. 170:
    IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País

     


    C)Estrito sensu
    D)respondida pelo colega acima
    E)A aplicabilidade é i
    mediata das normas garantidoras.

    "§ 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata."
  • O CESPE adotou o posicionamento de Bonavides, que afirma que a globalização política na esfera da normatividade jurídica introduz os direitos de quarta dimensão (geração), que, aliás, correspondem à derradeira fase de institucionalização do Estado social, destacando-se os direitos a: democracia; informação; pluralismo. Assim, para Bonavides, os direitos de 4ª dimensão decorrem da globalização dos direitos fundamentais, o que significa universalizá-los no campo institucional.
    Mas essa questão não é pacífica, de forma que se fosse cobrada numa prova de certo ou errado, geraria problemas. Isto porque segundo Noberto Bobbio, referida geração de direitos decorreria dos avanços no campo da engenharia genética, ao colocarem em risco a própria existência humana, por meio da manipulação do patrimônio genético.
    Segundo Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, modernamente, muito se discute sobre o reconhecimento de uma qaurta geração de direitos fundamentais, em complementação às três dimensões já consagradas. Há autores que se referem, até mesmo, ao surgimento da quinta geração de direitos fundamentais. Entretanto, não há consenso entre os constitucionalistas quanto aos bens protegidos exatamente por essas novas gerações de direitos fundamentias. 
    Fonte: Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza; Direito Constitucional descomplicado - V.P. & M.A.
  • Pergunta: a) O regime jurídico das liberdades públicas protege as pessoas naturais brasileiras e as pessoas jurídicas constituídas segundo a lei nacional, às quais são garantidos os direitos à existência, à segurança, à propriedade, à proteção tributária e aos remédios constitucionais, direitos esses que não alcançam os estrangeiros em território nacional.
    R :: Alcançam os estrangeiros residentes e não residentes que estejam em território nacional. Gabarito: errado.
    Fontes para minhas respostas de DCO: aulas do Ponto, livro do MA e VP ou eu mesma hehe.

  • Pergunta: b) Os tratamentos normativos diferenciados não são compatíveis com o texto constitucional, por ofensa ao princípio da igualdade, mesmo quando verificada a existência de uma finalidade razoavelmente proporcional ao fim visado.
    R :: Quando há razoabilidade – por exemplo, quando uma lei determina direitos a portadores de necessidades especiais por uma questão histórica e lógica de discriminação – é possível, sim, haver tratamento diferenciado. Gabarito: errado.
    Fontes para minhas respostas de DCO: aulas do Ponto, livro do MA e VP ou eu mesma hehe.

  • Pergunta: c) Quando se afirma que a regulamentação de determinadas matérias há de se fazer necessariamente por lei formal, há referência expressa ao princípio da legalidade lato sensu.
    R :: Nada a ver! O princípio da legalidade lato sensu pressupõe que todos podem fazer o que a lei não proíbe. Gabarito: errado.
    Fontes para minhas respostas de DCO: aulas do Ponto, livro do MA e VP ou eu mesma hehe.

  • Pergunta: d) São direitos de quarta geração o direito à democracia, o direito à informação e o direito ao pluralismo.
    R :: No tocante aos direitos fundamentais de quarta dimensão, por exemplo, o Prof. Paulo Bonavides entende que constituem o direito à democracia, o direito à informação e o direito ao pluralismo jurídico, dos quais depende a concretização da sociedade aberta ao futuro, em sua dimensão da máxima universalidade.
    Já para o Prof. Norbert Bobbio, a quarta dimensão decorre dos avanços da engenharia genética, que colocam em risco a própria existência humana, pela manipulação do patrimônio genético
    . Gabarito: certo.

    Fontes para minhas respostas de DCO: aulas do Ponto, livro do MA e VP ou eu mesma hehe.

  • Pergunta: e) As normas que consubstanciam os direitos fundamentais democráticos e individuais são de eficácia e aplicabilidade mediata.
    R :: A própria CF, art. 5º, responde esta:
    § 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.
    Gabarito: errado
    .

    Fontes para minhas respostas de DCO: aulas do Ponto, livro do MA e VP ou eu mesma hehe.

  • Um texto que achei bem interessante para o comentário da questão:
    b) Os tratamentos normativos diferenciados não são compatíveis com o texto constitucional, por ofensa ao princípio da igualdade, mesmo quando verificada a existência de uma finalidade razoavelmente proporcional ao fim visado.

    O princípio da igualdade consagrado pela constituição opera em dois planos distintos. De uma parte, frente ao legislador ou ao próprio executivo, na edição, respectivamente de leis, atos normativos e medidas provisórias, impedindo que possam criar tratamentos abusivamente diferenciados a pessoas que encontram-se em situações idênticas. Em outro plano, na obrigatoriedade ao intérprete, basicamente, a autoridade pública, de aplicar a lei e atos normativos de maneira igualitária, sem estabelecimento de diferenciações em razão de sexo, religião, convicções filosóficas ou políticas, raça e classe social.
                A desigualdade na lei se produz quando a norma distingue de forma não razoável ou arbitrária um tratamento específico a pessoas diversas. Para que as diferenciações normativas possam ser consideradas não discriminatórias, torna-se indispensável que exista uma justificativa objetiva e razoável, de acordo com critérios e juízos valorativos geneticamente aceitos, cuja exigência deve aplicar-se em relação à finalidade e efeitos da medida considerada, devendo estar presente por isso uma razoável relação de proporcionalidade entre os meios empregados e a finalidade perseguida, sempre em conformidade com os direitos e garantias constitucionalmente protegidos.
                Assim, os tratamentos normativos diferenciados são compatíveis com a Constituição Federal, quando verificada a existência de uma finalidade razoavelmente proporcional ao fim visado.
               
    http://www.portalbrasil.net/2004/colunas/direito/marco_01.htm

    d)
    Primeira Geração: direitos civis e políticos, que englobam os direitos à vida, à liberdade, a propriedade, à igualdade formal as liberdades de expressão coletiva, os direitos de participação política e ainda, algumas garantias processuais.
    Segunda Geração: direitos econômicos, sociais e culturais com a finalidade de obrigar o Estado a satisfazer as necessidades da coletividade, compreendendo o direito ao trabalho, à habitação, à saúde, educação e o lazer.
    Terceira Geração: o direito à paz, á autodeterminação dos povos, ao meio ambiente, qualidade de vida, a utilização e conservação do patrimônio histórico e cultural e o direito à comunicação.
    Quarta Geração: direitos ligados à pesquisa genética, biotecnologia, à democracia e a informação.
    Quinta Geração:cibernética, informática. 


  • ALTERNATIVA D.

    Direitos fundamentais de primeira dimensão são os ligados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado, seu principal destinatário. 

    Direitos fundamentais de segunda dimensão , ligados ao valor de igualdade, são os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado. 

    Direitos fundamentais de terceira geração, ligados ao valor fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação. São direitos transindividuais, em rol exemplificativo, destinados à proteção do gênero humano.
     
     Direitos de quarta geração, introduzidos no âmbito jurídico pela globalização política, compreendem os direitos à democracia, informação e pluralismo.

     Fonte:

    NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional. São Paulo: Editora Método, 2009, 3º ed., 362/364.

  • Confesso que sabia sobre as três primeiras gerações de direito e ouvido falar na quarta.
    Me surpreendeu a postagem da colega acima sobre direitos de quinta geração: Internet 4G pra todos, rs! Sei lá, até onde onde isso vai? O Estado moderno se quer conseguiu a positivação daqueles pertencentes às três primeiras.
    Na última década vimos o discurso da "inclusão digital". Discutir inclusão digital antes de atender os anseios da coletividade por saúde e ensino fundamental, ou seja, pela positividade dos direitos mais básicos que deveriam reger o Estado, parece ser algo que faz algum sentido somente na seara das modernosas correntes doutrinárias.
    Quando li a alternativa "d" me pareceram direitos da terceira geração pela aparência de coletivade destes. Enfim, ficam aí registrados o posicionamento do doutrinador Paulo Bonavides, e a minha humilde opinião que em nada acrescenta aos já muito bem fundamentados comentários aqui colacionados.

    Abraços!
  • c) Quando se afirma que a regulamentação de determinadas matérias há de se fazer necessariamente por lei formal, há referência expressa ao princípio da legalidade lato sensu.
    ERRADA
    -Princípio da Legalidade LATO SENSU: engloba leis, princípios, normas, regulamentos, decretos...
    -Princípio da Legalidade STRICTO SENSU: necessariamente lei em sentido formal.
  • GABARITO: D

    Comentando a alternativa A:
    Os direitos fundamentais são extensíveis aos estrangeiros em território nacional. Além disso, não existe esse direito à proteção tributária.

    Comentando a alternativa B:
    É possível, sim, o tratamento normativo diferenciado, quando há razoabilidade para tal. Exemplo: vagas para deficientes nos concursos públicos.
  • LETRA D - Correta: 

    Como é percebido a CESPE, literalmente, seguiu o conceito doutrinário do Jurista Paulo Pauno Bonavides:

    "Parte da doutrina considera a existência de direitos de quarta geração. Para Paulo Bonavides, estes incluiriam os direitos relacionados à globalização: direito à democracia, o direito à informação e o direito ao pluralismo."

  • Gente, na letra E ele fala na questão em "APLICABILIDADE" E O art. 5º fala em "APLICAÇÃO" que são coisas diferentes. Diante disso, qual seria o verdadeiro erro da letra E? 

  • "§ 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata."
     esse seria o erro da letra E 


    respondendo a Colega Monica

  • Primeira Geração: direitos civis e políticos, que englobam os direitos à vida, à liberdade, a propriedade, à igualdade formal as liberdades de expressão coletiva, os direitos de participação política e ainda, algumas garantias processuais.
    Segunda Geração: direitos econômicos, sociais e culturais com a finalidade de obrigar o Estado a satisfazer as necessidades da coletividade, compreendendo o direito ao trabalho, à habitação, à saúde, educação e o lazer.
    Terceira Geração: o direito à paz, á autodeterminação dos povos, ao meio ambiente, qualidade de vida, a utilização e conservação do patrimônio histórico e cultural e o direito à comunicação.
    Quarta Geração: direitos ligados à pesquisa genética, biotecnologia, à democracia e a informação.
    Quinta Geração:cibernética, informática. 
     

  • Assim como Mônica observei que na letra E a questão fala em "APLICABILIDADE" E O art. 5º fala em "APLICAÇÃO IMEDIATA" que são coisas diferentes. 

    Não vejo como falsa pois muitas dos direitos e garantias fund do art 5 são normas de EFICÁCIA LIMITADA, ou seja, possuem APLICABILIDADE ((MEDIATA)).

     

  • LETRA (E) CF: Art. 5º   As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação IMEDIATA. (NÃO MEDIATA como afirma a questão).

    Lembrando que toda norma constitucional possue eficácia jurídica, logo o único erro da questão está em afirmar que garantias fundamentais têm aplicação mediata.

    MEDIATA: Diz-se do que é condicionado, dependente de outro, o oposto de IMEDIATO.

  • Consoante Noberto Bobbio, os Direitos de 4a Geração estão relacionados à Engenharia Genética e à Globalização, que inclui o direito à democracia, à informação e ao pluralismo. A alternativa correta é a D

  • todo mundo justifica a resposta certa. justifica as respostas erradas também ué

ID
782731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que se refere ao direito constitucional, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • e - correta
    Nos termos dos artigos 18 e 29 da Constituição Republicana de 1988, o 
    Município goza de autonomia, o que equivale dizer que tais entes 
    detêm competência para gerir seus próprios interesses. A competência 
    municipal funda-se em quatro capacidades: I) auto-organização, 
    através da lei orgânica; II) autogoverno, com a eleição de seu próprio 
    corpo de agentes políticos; III) capacidade legislativa, preparando o 
    ordenamento jurídico local e; IV) autoadministração, organizando e 
    mantendo o serviço público local.
  • erradas
    a - Território federal é uma denominação brasileira para uma categoria específica de divisão administrativa. Os Territórios Federais integram diretamente a União, sem pertencerem a qualquer estado, e podem surgir da divisão de um estado ou desmembramento, dele exigindo-se aprovação popular através de plebiscito e lei complementar.

    No Brasil, Fernando de Noronha existiu na condição de Território, mas com a Constituição Federal de 1988 passou a integrar o estado de Pernambuco. Outros casos de territórios que foram transformados em estados são AmapáRondônia e Roraima.
    b- jurisdição é funcao típica
    c - somente - 92§§ 2º O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores têm jurisdição em todo o território nacional.
    d - 
      Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

  • ANÁLISE DA QUESTÃO ITEM POR ITEM

    a) Apesar de terem natureza autárquica, os territórios federais não constituem exemplo de descentralização administrativo- territorial da União.
    INCORRETO: Os territórios federais são verdadeiros exemplos de descentralização administrativo territorial da União. Maioria da doutrina também cita como exemplo o DF.

    b) A função jurisdicional constitui função atípica do Poder Judiciário.
    INCORRETO: Pelamãedoguarda, essa foi dada! rs Típica né pessoal?

    c) Os juízes de direito, órgãos jurisdicionais de primeiro grau das justiças estaduais ordinárias, togados e vitalícios, exercem jurisdição em todo o território nacional.
    INCORRETO: São juizes estaduais, exercendo sua jurisdição no referido estado, limitada sua jurisdição pela sua respectiva competência.

    d) A concessão de indulto e a comutação de penas competem privativamente ao presidente da República, não podendo ser delegadas.
    INCORRETO: Pode ser delegado pelo Presidente da República para os Ministros de Estado o Procurador Geral da República e o Advogado Geral da União.

    e) A autonomia municipal funda-se na capacidade de auto- organização, autogoverno, auto-administração e capacidade normativa própria, de acordo com a Constituição Federal de 1988.
    CORRETO: Perfeito, é o conceito desmembrado da palavra autonomia, que vem do latim auto-nomus que nada mais é auto (a si mesmo) nomos (norma), compondo sua capacidade de se regular, organizar, legislar e administrar.

    Espero ter acrescentado!
    Qualquer dúvida, mande-me um recado! Estamos juntos!
    Me adicionem como amigo e vamos debater, tirar dúvidas e comentar sobre direito administrativo e outros direitos.
    Bons estudos galera ;)
  • Entendo que letra "C" TAMBÉM esteja correta...me corrijam se estiver equivocada !


    Todo juiz seja ele federal ou de direito, togado e vitalício, exerce jurisdição em TODO o território nacional, P
    OIS todo juiz é investido de jurisdição, mas nem todo juiz que possui jurisdição possui competência.

    Dessa forma, tendo como pressuposto que a  jurisdição é o poder de julgar constituído e a competencia é o poder de julgar organizado,
    a questão trata a jurisdição como sinônimo de competência.O que não procede tal equivalência. 




  • A alternativa "c" tb está certa, a questão deveria ter sido anulada.
    Conforme Daniel Amorim Assumpção Neves (2011, pp.17 e 18):
    "O juiz devidamente investido de jurisdição só pode exercê-la dentro do território nacional, como cnsequência da limitação de soberania do Estado brasileiro ao seu próprio território. Significa dizer que todo juiz terá jurisdição em todo o território nacional. Ocorre, entretanto, que, por uma questão de funcionalidade, considernado-se o elevado número de juízes e a colossal extensão do território nacional, normas jurídicas limitam o exercício legítimo da jurisdição a um determinado território".
  • Concordo que a letra C deveria estar correta, pois a jurisdição é UNA e INDIVÍSIVEL e os magistrados possuem jurisdição em todo território nacional. O que tem limitação é a competência.
  • OLÁ AMIGOS DO QC!

    Voltei aqui a pedido do amigo ...:::SOUSA GYN:::... para analisarmos melhor o item "C".

    Vamos lá, passo a passo para ficar mais claro:

    1) A jurisdição no sistema jurídico nacional é una, sendo somente exercida pelo Poder Judiciário através dos seus órgãos.

    2) No primeiro grau de jurisdição quem representa o Estado é o Juiz Monocrático.

    3) A jurisdição é atribuida aos respectivos Juízes de acordo com a competência de cada um. Competência então, não é nada mais que a fração delegada de jurisdição.
    OBS: Mas atente que no plano real a jurisdição é una e indivisível. Mas o termo indivisível significa que a jurisdição não é dividida entre os Poderes (executivo, legislativo e judiciário) assim como ocorre, por exemplo, no sistema françês (contencioso administrativo), e não que a jurisdição não pode ser dividida em comum e especial, estadual e federal.

    4) Como dito acima, a competência serve como limitação a amplitude de atuação. Assim a jurisdição pode dividida em comum ou especial. A comum subdivide-se em Estadual e Federal, e em civil e penal. Já a jurisdição especial divide-se em militar, eleitoral e trabalhista.

    5) A questão, a partir do momento que aponta que os Juízes são órgãos ESTADUAIS, o exercício de sua jurísdição (a parcela de sua competência) está limitada ao âmbito estadual, não podendo este exercer a jurisdição em outro Estado da federação ou em âmbito nacional.

    Então é isso!
    Adicione-me como seu amigo, vamos trocar informações, tirar dúvidas, debater opiniões.
    Será um prazer!
    Um abraço!
  • Comentando o item a):

    Os Territórios Federais integram a União, constituindo-se em descentralizações administrativas desse Ente Federativo, ou seja, verdadeiras autarquias.

    A despeito de não serem verdadeiros entes políticos, poderão ser criados, transformados em Estado ou reintegrados ao Estado de origem, nos termos de lei complementar, conforme disposto no art. 18 , § 2º , CF . Mais ainda, os Estados poderão desmembrar-se para formarem novos Territórios Federais, desde que mediante aprovação da população diretamente interessada, por plebiscito (art. 18 , § 3º , CF).

    Todas essas disposições constitucionais só confirmam a natureza híbrida dos Territórios, que ora são tratados como Entes Federativos, como os demais, ora são tratados como simples descentralizações administrativas federais.

    Fonte: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/96455/qual-a-natureza-juridica-dos-territorios-federais-ariane-fucci-wady

  • A alternativa C afirmou que eles "exercem jurisdição em todo o território nacional".

    Não cabe aqui a discussão se os juízes tem ou não jurisdição nacional pois o que a questão afirma é sobre o exercício desta jurisdição, ou seja, o juiz pode até ter jurisdição nacional mas o exercício desta jurisdição é limitado. Por isso, a alternativa C está errada.
  • Municípios (art. 29 a 31, da CF)

    a.) Autonomia

    auto-organização - os Municípios regem-se por Lei Orgânica votada por:
    dica (DDD)

    Dois turnos (votação)
    Dez dia (interstício mínimo)
    Dois terços (quórum de aprovação)


    autolegislação - os Municípios criam às suas próprias Leis. (Câmara Municipal) (Vereador 18 anos, mandato de 4 anos)

    autogoverno - capacidade de eleger seus representantes 

    Prefeito e Vice (21 anos) (mandato de 4 anos)

    ATENÇÃO:

    o número de vereadores é proporcional ao número de moradores do Município. (mínimo 9 e máximo 55)

    autoadministração -  é a capacidade de realizar suas competências administrativas.

  • .

    a) Apesar de terem natureza autárquica, os territórios federais não constituem exemplo de descentralização administrativo- territorial da União.

     

    LETRA A - ERRADA – Segundo o professor Pedro Lenza ( in Direito constitucional esquematizado. 19ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2015. Págs. 375 E 376):

     

    “Territórios Federais: manifestação do poder constituinte derivado decorrente?

     

    Não.

     

    Os Territórios Federais (que, como veremos, hoje não mais existem, mas poderão vir a ser criados), de acordo com o art. 18, § 2.º, integram a União, não se falando em autonomia federativa, e, portanto, não se cogitando em manifestação de poder constituinte derivado decorrente. Trata-se de descentralização administrativo-territorial da União, com natureza jurídica de autarquia federal.

     

    Por todo o exposto, devemos concluir que o poder constituinte derivado decorrente (para aqueles que aceitam caracterizá-lo como constituinte — vide comentário de Celso Bastos em nota anterior) é apenas o poder que os Estados-Membros, por meio das Assembleias Legislativas, têm de elaborar as suas Constituições Estaduais, bem como o Distrito Federal, por meio da Câmara Legislativa, de elaborar a sua Lei Orgânica, devendo, ambas, obedecer aos limites impostos pela Constituição Federal, nos exatos termos dos arts. 25, caput, e 32, caput, da CF/88.

     

    Essa particularidade, contudo, não se estende aos Municípios, como visto acima, e muito menos aos Territórios Federais que eventualmente venham a ser criados” (Grifamos)

  • .

    e) A autonomia municipal funda-se na capacidade de auto- organização, autogoverno, auto-administração e capacidade normativa própria, de acordo com a Constituição Federal de 1988.

     

    LETRA E – CORRETA:

     

    “SANTANA, Jair Eduardo. Competências Legislativas Municipais, p. 47: “A autonomia municipal é pautada em quatro capacidades básicas: 1. A capacidade de auto-organização; 2. A capacidade de autogoverno; 3. A capacidade de legislação própria e 4. A capacidade de autoadministração”.”

  • Humildemente discordo dos comentários que alegem que a jurisdição é em todo território nacional. A jurisdição é exercida nos limites da competência. 

     

    Guilherme de Souza Nucci define competência da seguinte forma: Competência trata-se da delimitação da jurisdição, ou seja, o espaço dentro do qual pode determinada autoridade judiciária aplicar o direito aos litígios que lhe forem apresentados, compondo-os. 2004, pág. 182

  • GAB "E" Tem uma pegadinha na C : juízes de 1 grau ou instância ESTADUAL ordinária, logo não tem jurisdição ou competência fora do ESTADO !!! Essa questão não trata da indivisibilidade da jurisdição do Poder Judiciário....pois ele se divide em estadual e Federal. CADA UM NO SEU QUADRADO.
  • GABARITO LETRA E

    Autonomia politica---> Autogoverno( pode editar seus próprias leis) autoadministração( pode se administrar),

  • No que se refere ao direito constitucional, é correto afirmar que: A autonomia municipal funda-se na capacidade de auto- organização, autogoverno, auto-administração e capacidade normativa própria, de acordo com a Constituição Federal de 1988.


ID
782734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a opção correta com base no direito constitucional.


Alternativas
Comentários
  • Letra C - ERRADA - Pois a Constituição Federal estabelece que cabe ao Presidente da República a NOMEAÇAO, após a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.
  • a - correta STJ - SÚMULA Nº 161 - É DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL AUTORIZAR O LEVANTAMENTO DOS VALORES RELATIVOS AO PIS/PASEP E FGTS, EM DECORRÊNCIA DO FALECIMENTO DO TITULAR DA CONTA.
  • erradas 
    b - 3- O que é Turma de Recursos? E o que faz?Onde ficam3- É a instância recursal dos juizados especiais, isto é,julga os recursos interpostos das decisões proferidas pelos juizados especiais. Conheça o Quadro das Turmas de Recursos. 
    c - maioria absoluta
    d -127, § 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.
    e -         Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.
  • Correta a letra A. A resposta está no texto da súmula 161 do STJ, que partiu do seguinte julgado, em 1994:

    CONFLITO DE COMPETENCIA. FGTS E PIS. FALECIMENTO DO EMPREGADO.
    ALVARA LIBERATORIO. PRECEDENTES.
    1. CONSOANTE ENTENDIMENTO PACIFICO NESTA CORTE, AFASTADO O INTERESSE DA CEF, EM PROCESSO DE JURISDIÇÃO VOLUNTARIA RELATIVO A LEVANTAMENTO DE FGTS E PIS DE OPERARIO FALECIDO, A COMPETENCIA E DO JUIZO ESTADUAL.
    2. CONFLITO CONHECIDO PARA DECLARAR COMPETENTE O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SUSCITADO.
    (CC 10912/SP, Rel. MIN. PEÇANHA MARTINS, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 25/10/1994, DJ 15/05/1995, p. 13348)

    Penso que a dificuldade maior esteve entre as letras A e C. Essa última está falsa, em razão do quórum exigido para aprovação da nomeação de Ministro do STF. A resposta está no parágrafo único do art. 102 da CF:
    "Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal"
  •  b) Cabe recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça da decisão da turma recursal dos juizados especiais que julgar o recurso inominado.

    Quanto a esta alternativa gostaria de complementar com o seguinte comentário: 


    Segundo dicção legal da lei 9099/95 não há possibilidade de recurso especial ou extraordinário das decisões das Turmas recursais, exceto os embargos declaratórios.

    No entanto, o comando maior insculpido na Constituição Federal garante a possibilidade do recurso extraordinário nos casos em que ferir as garantias constitucionais.

    Sabidamente, não raro, as decisões emanadas dessas Turmas recursais são de moldes a ensejar o cabimento do recurso extraordinário e por vezes até mesmo o especial. Contudo, a subida do recurso extraordinário fica adstrita ao recebimento do relator da Turma recursal que irá se posicionar quanto ao seguimento de tal recurso.

    A questão encontra-se pacificada tanto na jurisprudência quanto na doutrina:

    Da decisão da turma não há recurso previsto, exceto embargos de declaração, que podem ser opostos ao acórdão. Mesmo assim, é possível admitir-se o recurso extraordinário desde que presentes os pressupostos para sua interposição, a ser exercida no prazo de 15 dias... (GENACÉIA DA SILVA ALBERTON – RT753/466).

  • Nao cabe recurso especial de decisao de turma recursal de juizado especial (sumula 203 STJ):
    NÃO CABE RECURSO ESPECIAL CONTRA DECISÃO PROFERIDA, NOS LIMITES DE SUA COMPETÊNCIA, POR ÓRGÃO DE SEGUNDO GRAU DOS JUIZADOS ESPECIAIS.
    Mas cabe recurso extraordinario (sumula 640 STF):

    É CABÍVEL RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONTRA DECISÃO PROFERIDA POR JUIZ DE PRIMEIRO GRAU NAS CAUSAS DE ALÇADA, OU POR TURMA RECURSAL DE JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL.
  • Mesmo sem conhecer a súmula dava para acertar por exclusão, mas a gente responde com um medo de errar enorme.
    Bola para frente, a motivação é a melhor forma de superação.
  • Esta questão não é motivo de anulação, visto que é baseada em súmula do STJ e o enunciado informa que é conforme DIREITO CONSTITUCIONAL. 

    Observem que este assunto extrapola a CF/88
  • LETRA B- tem seu fundamento em sumula do STJ, senão vejamos:

     STJ súmula 203:Não cabe recurso especial contra decisão proferida por órgão de segundo grau dos juizados especiais.

  • COMENTÁRIOS UMA A UMA:

    A) CORRETA. STJ Súmula nº 161 -- É da competência da Justiça Estadual autorizar o levantamento dos valores relativos ao PIS-PASEP e FGTS, em decorrência do falecimento do titular da conta.


    B) ERRADA. STJ Súmula nº 203 -- Não cabe recurso especial contra decisão proferida, nos limites de sua competência, por órgão de segundo grau dos Juizados Especiais.


    C) ERRADA. CF/88, Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, denotável saber jurídico e reputação ilibada.

    Parágrafo único. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeadospelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta doSenado Federal. 


    D) ERRADA. CF/88 Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial àfunção jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regimedemocrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, aindivisibilidade e a independência funcional.


    E) ERRADA. CF/88 Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que,diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial eextrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua  organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico doPoder Executivo.


  • essa foi violenta

  • 5 alternativas, porém vc sabe os erros da C,D e E...sobram duas p vc chutar...e o q acontece qdo vc chuta?? Isso mesmo. 99% das vezes eu erro. 

  • No âmbito dos juizados especiais, o único recurso possível depois do Inominado é o Extraordinário, contudo é quase impossível subir, por isso considera-se o inominado como última instância rsrs

  • Para quem ficou entre A e B (meu caso)

     

    Súmula 161 STJ CERTA

    A) É da competência da Justiça Estadual autorizar o levantamento dos valores relativos ao PIS-PASEP e FGTS, em decorrência do falecimento do titular da conta. ------ CERTA

     

    Os valores do PIS/PASEP e FGTS ficam despositados na CEF. Apesar disso, a competência para seu levamento é da Justiça Estadual. O STJ entende que a CEF é mera destinatária de ordem, não sendo parte.

     

    B) Súmula 203 STJ:

    Não cabe recurso especial contra decisão proferida, nos limites de sua competência, por órgão de segundo grau dos Juizados Especiais.

     

    Obs: Contra o acórdão da turma recursal, cabe, em tese, recusro extraordinário.

     

    Fonte: Súmulas do STF e do STJ. Márcio Cavalcante. 2018.

  • com base no direito constitucional, é correto afirmar que: É da competência da justiça estadual autorizar o levantamento dos valores relativos ao PIS/PASEP e ao FGTS quando do falecimento do titular da conta.

  • LETRA A

  • Gab: A

    Ipisis literis da súmula 161 do STJ


ID
782737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos serviços públicos, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • a - errada  iluminacao pública e de saneamento são uti universi, pois atinge um universo de pessoas. Se fosse iluminação interna da casa seria uti singuli.
  • b - correta
    No regime democrático e republicano, a delegação de poderes que visa a garantir a independência dos agentes administrativos requer, obrigatoriamente, para o balanceamento das forças, a adequada prestação de contas sobre a utilização desses poderes.  
    c - errada, é por contratos administrativos.
    d -    lei 8987 -Art. 38. A inexecução total ou parcial do contrato acarretará, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ou a aplicação das sanções contratuais, respeitadas as disposições deste artigo, do art. 27, e as normas convencionadas entre as partes.
           § 4o Instaurado o processo administrativo e comprovada a inadimplência, a caducidade será declarada por decreto do poder concedente, independentemente de indenização prévia, calculada no decurso do processo.
    e - errada Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

            I - poder concedente: a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Município, em cuja competência se encontre o serviço público, precedido ou não da execução de obra pública, objeto de concessão ou permissão;

            II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

  • Quanto a caducidade da concessão, segue um boa explanação que se encontra no blog do Prof. Ivan Lucas:

    O que é caducidade da concessão? A Lei 8987/95 responde:

    "Art. 38. A inexecução total ou parcial do contrato acarretará, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ou a aplicação das sanções contratuais, respeitadas as disposições deste artigo, do art. 27, e as normas convencionadas entre as partes.

    § 1o A caducidade da concessão poderá ser declarada pelo poder concedente quando:

    I - o serviço estiver sendo prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo por base as normas, critérios, indicadores e parâmetros definidores da qualidade do serviço;

    II - a concessionária descumprir cláusulas contratuais ou disposições legais ou regulamentares concernentes à concessão;

    III - a concessionária paralisar o serviço ou concorrer para tanto, ressalvadas as hipóteses decorrentes de caso fortuito ou força maior;

    IV - a concessionária perder as condições econômicas, técnicas ou operacionais para manter a adequada prestação do serviço concedido;

    V - a concessionária não cumprir as penalidades impostas por infrações, nos devidos prazos;

    VI - a concessionária não atender a intimação do poder concedente no sentido de regularizar a prestação do serviço; e

    VII - a concessionária for condenada em sentença transitada em julgado por sonegação de tributos, inclusive contribuições sociais.

    § 2o A declaração da caducidade da concessão deverá ser precedida da verificação da inadimplência da concessionária em processo administrativo, assegurado o direito de ampla defesa.

    § 3o Não será instaurado processo administrativo de inadimplência antes de comunicados à concessionária, detalhadamente, os descumprimentos contratuais referidos no § 1º deste artigo, dando-lhe um prazo para corrigir as falhas e transgressões apontadas e para o enquadramento, nos termos contratuais.

    § 4o Instaurado o processo administrativo e comprovada a inadimplência, a caducidade será declarada por decreto do poder concedente, independentemente de indenização prévia, calculada no decurso do processo.

    § 5o A indenização de que trata o parágrafo anterior, será devida na forma do art. 36 desta Lei e do contrato, descontado o valor das multas contratuais e dos danos causados pela concessionária.

    § 6o Declarada a caducidade, não resultará para o poder concedente qualquer espécie de responsabilidade em relação aos encargos, ônus, obrigações ou compromissos com terceiros ou com empregados da concessionária."
  • a) São exemplos de serviços públicos uti singuli os serviços de iluminação pública e de saneamento.
    Não são serviços públicos do tipo uti singuli. Os serviços de iluminação pública e de saneamento engloba um número indeterminado de pessoas. Portanto são serviços públicos do tipo "uti universi"

    b) Os serviços públicos não essenciais podem ser prestados diretamente pelo Estado ou delegados a terceiros mediante remuneração. No caso de delegação, a regulamentação e o controle são exercidos pelo Estado, mas a prestação se dá por conta e risco dos delegatários.
    ·          Item correto. 

    c) Tanto a concessão quanto a permissão formalizam-se por atos administrativos.

    Art. 4o A concessão de serviço público, precedida ou não da execução de obra pública, será formalizada mediante contrato, que deverá         observar os termos desta Lei, das normas pertinentes e do edital de licitação.
     Art. 40. A permissão de serviço público será formalizada mediante contrato de adesão, que observará os termos desta Lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitação, inclusive quanto à precariedade e à revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente.

    d) A declaração de caducidade da concessão de serviços públicos depende de prévia indenização, apurada em processo administrativo.

    § 2o A declaração da caducidade da concessão deverá ser precedida da verificação da inadimplência da concessionária em processo administrativo, assegurado o direito de ampla defesa.
    § 4o Instaurado o processo administrativo e comprovada a inadimplência, a caducidade será declarada por decreto do poder concedente, independentemente de indenização prévia, calculada no decurso do processo.

    e) Os serviços público de natureza essencial devem ser prestados exclusivamente pelo Estado, podendo ser delegados a particular apenas os serviços sujeitos ao regime de direito privado.
     
    Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:
     I - poder concedente: a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Município, em cuja competência se encontre o serviço público, precedido ou não da execução de obra pública, objeto de concessão ou permissão;
     II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;
     
  • Complementando...

    “Serviços uti singuli são os que têm usuários determinados e utilização particular e mensurável para cada destinatário, como ocorre com o telefone, a água e a ENERGIA ELÉTRICA domiciliares. Esses serviços, desde que implantados, geram direito subjetivo à sua obtenção para todos os administrados que se encontrem na área de sua prestação ou fornecimento e satisfaçam as exigências regulamentares. São sempre serviços de utilização individual, facultativa e mensurável, pelo quê devem ser remunerados por taxa (tributo) ou tarifa (preço público), e não por imposto.

    Fonte: http://jusvi.com/artigos/19709
  • Amigos,
    seguinte, quanto a resposta correta (b).
    A remuneração essa deve ser taxativa somente? ou nesse caso se aplica um incentivo do Poder Público?
    o que se entende por essa remuneração? 
  • Pessoal, cuidado com a letra "A". De fato, o serviço de iluminação pública é uti universi, mas já vi outras questões da CESPE fazendo referência à  energia domiciliar, que é uti singuli. Quanto ao serviço de sanemanto, ao contrário do que está sendo dito, é um serviço uti singuli, tanto que todos aqui devem pagar tarifa de água e esgoto em casa!

    Bons estudos!
  • Na questão "e", cumpre ressaltar que os serviços de saneamento foram esquecidos pela C.F. e diplomas infraconstitucionais.
  • a) São exemplos de serviços públicos uti UNIVERSI singuli os serviços de iluminação pública e de saneamento.

    • CORRETA b) Os serviços públicos não essenciais podem ser prestados diretamente pelo Estado ou delegados a terceiros mediante remuneração (preço público).

    No caso de delegação, a regulamentação e o controle são exercidos pelo Estado, mas a prestação se dá por conta e risco dos delegatários.

    • c) Tanto a concessão (É POR CONTRATO) quanto a permissão formalizam-se por atos administrativos.

    permissão de serviço público é a delegação feita à pessoa jurídica ou pessoa física que demonstre condições de prestação em licitação pública (não há exigência legal de uma modalidade específica), formalizada mediante contrato de adesão, precário e revogável unilateralmente pelo Poder Público.

    “A permissão de serviço público é, tradicionalmente considerada ato unilateral, discricionário e precário, pelo qual o Poder Público transfere a outrem a execução de um serviço público, para que exerça em seu próprio nome e por sua conta em risco, mediante tarifa paga pelo usuário.”.

    A permissão de serviço público é ato administrativo unilateral, a título precário e discricionário da Administração Pública, DIFERENTE da concessão, uma vez que esta é efetivada mediante contrato, precedido de licitação.

    A natureza jurídica da permissão e a da concessão são divergentes. Esta tem natureza contratual, sendo-lhe aplicada o princípio da equivalência e do equilíbrio patrimonial. Este princípio não se aplica àquela, exatamente, por ser ato unilateral e discricionário, realizando-se por conta e risco do permissionário, com sujeição às normas do Direito Público.

    • d) A declaração de caducidade da concessão de serviços públicos depende de prévia indenização, apurada em processo administrativo.

    (o CESPE tentou confundir caducidade com encampação)

    Caducidade (rescisão administrativa unilateral): É a retomada do serviço público pelo poder concedente em razão de inadimplência total ou parcial do concessionário. A concessionária deve ser comunicada, antes da instauração do processo administrativo, dos descumprimentos contratuais, com a estipulação de prazo para correção das falhas. O poder concedente deve declarar a caducidade por decreto.
    A lei assegura indenização à concessionária, abatendo-se o valor das multas e encargos devidos à Administração.

    Encampação (“assumir o que é seu”): É a retomada do serviço público pelo poder concedente, durante o prazo da concessão, em razão de interesse público e sem culpa do contratado. Para isso, deve haver: (a) Lei autorizativa específica e (b) Prévia indenização em dinheiro.




     

  • ....

    c) Tanto a concessão quanto a permissão formalizam-se por atos administrativos.

     


    LETRA C – ERRADO – A concessão e a permissão são formalizadas por contrato. Nesse sentido, segue resumo esquemático do livro Direito administrativo facilitado / Cyonil Borges, Adriel Sá. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015p.1236:

     

                                                                                                        SERVIÇOS PÚBLICOS

     

    CONCESSÃO

     

    Natureza: Contrato Administrativo

     

    Licitação (modalidade): SEMPRE exigida concorrência*

     

    *OBS.: Nas privatizações havidas no âmbito do Programa Nacional de Desestatização, é possível o uso da modalidade de licitação leilão (§ 3.º do art. 4.º da Lei 9.491/1997). Com a venda das ações, o Estado transfere o controle acionário para particulares, os quais passam à condição de prestadores de serviços públicos.

     

    Vínculo: Permanência

     

    Partes envolvidas: Pessoas Jurídicas ou Consórcios de empresas*

     

    *OBS.: A concessão não pode ser formalizada com pessoa física, podendo ser celebrada com ente despersonalizado, como é o caso dos consórcios de empresas, os quais não têm personalidade jurídica.

     

    PERMISSÃO

     

    Natureza: Contrato Administrativo ( de adesão)

     

    Licitação (modalidade): SEMPRE exigida (Depende do valor)

     

    Vínculo: Precaridade e Revogabilidade

     

    Partes envolvidas: Pessoas jurídicas ou físicas*

     

    *OBS.:  As permissões não podem ser formalizadas com consórcios de empresas

     

    AUTORIZAÇÃO

     

    Natureza: Ato administrativo*

     

    *OBS.: Na Lei dos Portos (Lei 12.815/2013), o inc. XII do art. 2.º dispõe que a autorização é a outorga de direito à exploração de instalação portuária localizada fora da área do porto organizado e formalizada mediante contrato de adesão.

     

    Licitação (modalidade): Dispensada*

     

    *OBS.: A expressão “dispensada” não deve ser confundida com o conceito doutrinário de “licitação dispensada” do art. 17 da Lei 8.666/1993.

     

    Vínculo: Precariedade e Revogabilidade

     

    Partes envolvidas: Pessoas jurídicas ou físicas

     

     

  • ....

    LETRA B – CORRETO –. Nesse sentido, o professor HELY LOPES MEIRELLES (in Direito Administrativo Brasileiro. 23.ª edição. P. 286)

     

     

    “Serviços públicos propriamente ditos, são os que a Administração presta diretamente à comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado. Por isso mesmo, tais serviços são considerados privativos do Poder Público, no sentido de que só a Administração deve prestá-los, sem delegação a terceiros, mesmo porque geralmente exigem atos de império e medidas compulsórias em relação aos administrados. Exemplos desses serviços são os de defesa nacional, os de polícia, os de preservação da saúde pública.

     

    Serviços de utilidade pública: são os que a Administração, reconhecendo sua conveniência (não essencialidade, nem necessidade) para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou aquiesce em que sejam prestados por terceiros (concessionários, permissionários ou autorizatários), nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários. São exemplos dessa modalidade os serviços de transporte coletivo, energia elétrica, gás, telefone. ” (Grifamos)

     

     

     

  • ....

    a)

    São exemplos de serviços públicos uti singuli os serviços de iluminação pública e de saneamento.

     

    LETRA A – ERRADA -  Iluminação pública e saneamento são exemplos de serviços uti universi. Nesse sentido, o professor Alexandre Mazza (in Manual de direito administrativo. 6. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2016. P. 1299 e 1300):

     

    “Como os serviços públicos uti universi, ou serviços gerais, não criam vantagens particularizadas para cada usuário, torna-se impossível estabelecer um valor justo que possa ser cobrado do beneficiário como remuneração pela prestação. Daí por que os serviços públicos uti universi não podem ser dados em concessão nem remunerados pela cobrança de taxas. Tais serviços são prestados diretamente pelo Estado e a sua prestação é custeada pela receita proveniente de impostos. Exemplos: atividade jurisdicional, varrição de ruas, iluminação pública, limpeza pública etc.” (Grifamos)

  • ...

    e) Os serviços públicos de natureza essencial devem ser prestados exclusivamente pelo Estado, podendo ser delegados a particular apenas os serviços sujeitos ao regime de direito privado.

     

    LETRA E – ERRADO - Quando se trata de delegação à entidade privada, o regime de direito é híbrido. Segundo o professor José dos Santos Carvalho Filho (in Manual de direito administrativo. 31. Ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2017. P. 236) :

     

     

    “REGIME DE DIREITO PÚBLICO

     

     Como o serviço é instituído pelo Estado e alveja o interesse coletivo, nada mais natural que ele se submeta a regime de direito público. Na verdade, não se precisa admitir que a disciplina seja integralmente de direito público, porque, como é sabido, alguns particulares prestam serviços em colaboração com o Poder Público. Embora nessas hipóteses incidam algumas regras de direito privado, nunca incidirão elas integralmente, sendo necessário que algumas normas de direito público disciplinem a prestação do serviço. Pode-se até mesmo dizer que nesses casos o regime será híbrido, predominando, porém, o regime de direito público quando em rota de colisão com o de direito privado. Inúmeras são as normas de direito público aplicáveis aos serviços públicos, destacando-se a que impõe a fiscalização do serviço; a supremacia do Estado no que toca à execução; a prestação de contas e outras do gênero.” (Grifamos)´

     

  • Então a responsabilidade seria dos delegatários?? Não consegui entender. 

  • Conta e risco do particular (traduzindo - O ESTADO NÃO ENTRA COM UM TOSTÃO, SE VIRE)

    +

    A responsabilidade civil do estado é subsidiária a do particular


ID
782740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas Leis n.º s 8.112/1990 e 8.429/1992, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Correta letra B, CONFORME lei 8429: Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.
    Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

    A) ERRADA:  LEI 8429/92: Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato.
    C)
    ERRRADA: LEI 8112/90: ART 229, PAR 2: O pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em qu o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional.
    D)
    ERRADA: LEI 8429/92: Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.
    E)
    ERRADA: PROMOÇÃO E READAPTAÇÃO são formas de provimento e vacância.

  • a) A ação judicial por ato de improbidade administrativa tem natureza de ação criminal.

    Falsa --> tem natureza "sui generis".  A resposta a este quesito encontra-se, claríssima, na norma constante do art. 37, 4º da Constituição Federal. Aí, com efeito, dispõe-se que “os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a  indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação prevista em lei, sem prejuízo da ação penal cabível”.
     
    Se, por conseguinte, a própria Constituição distingue e separa a ação condenatória do responsável por atos de improbidade administrativa às sanções por ela expressas, da ação penal cabível, é, obviamente, porque aquela demanda não tem natureza penal.  

    b) Hospitais e médicos conveniados ao Sistema Único de Saúde que, além de exercerem função pública delegada, administrem verbas públicas podem ser sujeitos ativos de atos de improbidade administrativa, pois estão abrangidos no conceito de agente público.

    Correta

    c) O pagamento do auxílio-reclusão à família do servidor público ativo cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for posto em liberdade, salvo em caso de liberdade condicional.
    Cessará também em virtude  da liberdade condicional.Art. 229 da 8112, assim o pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional.

    d) A aplicação das medidas punitivas previstas na Lei de Improbidade Administrativa depende unicamente da comprovação da conduta dolosa
     
    Os atos de Improbidade Administrativa que causem prejuízo ao Erário admitem conduta CULPOSA. , art. 10 da 8429/92..

    e) A reversão é tanto forma de provimento quanto de vacância de cargo público.

    A reversão é forma de provimento de cargo público, art. 8ª da 8112. Sendo o retorno à atividade de servidor aposentado.

     

      
  • Letra B.

    A lei de improbidade administrativa (lei 8429/92) considera como sujeito ativo o agente público (artigo 1º) e o terceiro que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade, ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta (artigo 3º).

    Letra A. Errada. De acordo com a Constituição, artigo 37, parágrafo 4º: "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível". Vale ressaltar que indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário são sanções civis, perda da função pública é sanção administrativa.

    Letra C. Errada. Conforme Lei 8112/90, art. 229 parágrafo 2, "O pagamento do auxílio-reclusão cessará a partir do dia imediato àquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional".

    Letra D. Errada. Lei 8429/92, art. 5, ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

    Letra E. Errada. Lei 8112/90, art. 8, inciso VI, reversão é forma de provimento. No entanto, reversão não é uma forma de vacância.
  • Tudo bem que dá para chegar na resposta por exclusão, mas é incorreto afirmar que "hospitais e médicos" podem ser sujeitos ativos do ato de improbidade, visto que somente estes últimos (médicos, pessoas físicas) é que podem praticar tais atos.

    Os conceitos descritos nos arts. 1° e 2° fazem o intérprete chegar a essa conclusão.

    abraços
  • Com certeza chará!! Desde quando um hospital vai ser agente público? Não fosse por isso a alternativa estaria correta mas óbvio que não está, é só ler o art. 2o da lei 8.429 pra ver:

    Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    Logo, conclui-se pela interpretação do artigo que agente público é pessoa física!!! Como a questão é desse ano de repente ainda pode ser anulada, vamos aguardar.
  • Quando a CESPE cita 'Hospitais e médicos conveniados ao Sistema Único de Saúde', estava fazendo referência a Agentes Credenciados, que são tipos de Agentes Públicos.
  • Hospital agente público?!! Não tem como, é uma pessoa jurídica, nunca poderia se encaixar na classificação de agente público.
  • Fabricio,

    Exatamente isso, hospital agente público. No item o examinador deixou claro que o hospital é conveniado do SUS, portanto ele é agente público.
    Agente público é toda a pessoa que presta serviço público, seja ele remunerado ou não. 
  • acerca da discussão se pode ou não o hospital ser sujeito ativo do ato de improbidade, há este julgado do STJ, que é exatamente o texto da alternativa B 

    ADMINISTRATIVO. LEI DE IMPROBIDADE. CONCEITO E ABRANGÊNCIA DA EXPRESSÃO "AGENTES PÚBLICOS". HOSPITAL PARTICULAR CONVENIADO AO SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE). FUNÇÃO DELEGADA.
    1. São sujeitos ativos dos atos de improbidade administrativa, não só os servidores públicos, mas todos aqueles que estejam abrangidos no conceito de agente público, insculpido no art. , da Lei n.º 8.429/92: "a Lei Federal n. 8.429/92 dedicou científica atenção na atribuição da sujeição do dever de probidade administrativa ao agente público, que se reflete internamente na relação estabelecida entre ele e a Administração Pública, superando a noção de servidor público, com uma visão mais dilatada do que o conceito do funcionário público contido no Código Penal (art. 327)". 2. Hospitais e médicos conveniados ao SUS que além de exercerem função pública delegada, administram verbas públicas, são sujeitos ativos dos atos de improbidade administrativa. 3. Imperioso ressaltar que o âmbito de cognição do STJ, nas hipóteses em que se infirma a qualidade, em tese, de agente público passível de enquadramento na Lei de Improbidade Administrativa, limita-se a aferir a exegese da legislação com o escopo de verificar se houve ofensa ao ordenamento. 4. Em conseqüência dessa limitação, a comprovação da ocorrência ou não do ato improbo é matéria fática que esbarra na interdição erigida pela Súmula 07, do STJ. 5. Recursos providos, apenas, para reconhecer a legitimidade passiva dos recorridos para se submeteram às sanções da Lei de Improbidade Administrativa, acaso comprovadas as transgressões na instância local
    Resp 416.329, 1ª turma, rel Min Luiz Fux
  • Que Hospital pode ser sujeito ativo de ato de improbidade isso nós já sabemos, o problema é conceituar hospital como AGENTE público.

  • Letra B está errada!!!!!


    Como pode uma pessoa jurídica ser considerada agente público? 

    É o mesmo que dizer que, caso o Hospital seja condenado por improbidade administrativa, vão arrancar o prédio do chão e levar para a delegacia. É claro que não, certo? Quem irá responder são seus representantes legais. Portanto, em que pese a PJ do hospital ser sujeito de atos de improbidade, quem responde na realidade são pessoas físicas, portanto somente esse poderiam ser chamados agentes públicos!
    Doutrina unânime em afirmar que agente público só pode ser pessoa jurídica.
    Questão deveria ser anulada. Ô pessoal, vamos aprender a fazer recurso!!!!

  • Como bem disseram a Laís e o Samuel:

    "Hospitais e médicos conveniados ao SUS que além de exercerem função pública delegada, administram verbas públicas, são sujeitos ativos dos atos de improbidade administrativa".

    Está evidente que os hospitais e médicos conveniados ao SUS são sim agentes públicos, pois são agentes delegados.

    Olhem o conceito de agente delegado:


    Agentes delegados:  “são particulares que recebem a incumbência da execução de determinada atividade, obra ou serviço público e o realizam em nome própria, por sua conta e risco, mas segundo as normas do Estado e sob a permanente fiscalização do delegante” (Meirelles, 2007, p.). 

    Exemplos: concessionários e permissionários de obras e de serviços públicos, serventuários de cartórios não estatizados, leiloeiros, tradutores e intérpretes públicos e qualquer pessoa que execute uma atividade estatal delegada.
  • CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO:

    Uma colega disse que eles estão dentro de agentes credenciados, o que não é verdade. 

    Vejam:


    Os particulares em colaboração com o Poder Público são aqueles que exercem eventualmente funções públicas sem estarem, política ou profissionalmente, vinculados ao Estado. Dividem-se em:.
     
    agentes credenciados (contratados por locação civil de serviços): aqueles que recebem a incumbência de representar a Administração Pública em determinado evento ou na prática de determinada atividade, mediante remuneração. Ex.: advogado estrangeiro que representa a União em um processo no corte de Nova Iorque;
     

    Bom, comos são agentes públicos, estão submetidos à lei de improbidade.

    Vejam:


    Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

     

      Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    Sendo assim, esta questão NÃO PRECISA de recursos, pois está completamente correta.

    FONTES: 
    http://www.alexandremagno.com/site/index.php?p=concurso&id=217
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8429.htm

  • Apenas para enriquecer o conhecimento dos colegas colaciono abaixo mais um julgado do Superior Tribunal de Justiça - RESP 1.038.762 - na qual a Corte afirma a possibilidade da Pessoa Jurídica ser sujeito ativo do ato de improbidade.
    Vale ressaltar que o CESPE utilizou o julgado abaixo na elaboração de uma questão de uma prova recente no ano de 2012.

    PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. IMPROBIDADE
    ADMINISTRATIVA. AUSÊNCIA DE NULIDADE PROCESSUAL.
    PESSOA JURÍDICA. LEGITIMIDADE PASSIVA. REEXAME DE
    MATÉRIA FÁTICA. SÚMULA 7/STJ. PRESCRIÇÃO.
    NÃO-OCORRÊNCIA.
    1. O Ministério Público Federal propôs Ação Civil Pública contra a empresa
    OAS, recorrente, e o ex-prefeito do Município de Magé/RJ, por suposto
    cometimento de improbidade administrativa consubstanciada na contratação
    de obras que não foram realizadas, não obstante terem sido pagas com verbas
    repassadas por convênios federais.
    4. A afirmação de que não exerce função delegada do poder público nos
    convênios impugnados é irrelevante, tendo em vista que o art. 3º da Lei
    8.429/1992, tido por violado, é claro ao estender o seu alcance aos particulares
    que se beneficiem do ato de improbidade. A expressão "no que couber" diz
    respeito às sanções compatíveis com as peculiaridades do beneficiário ou
    partícipe, conforme entendimento do STJ.
    5. O sujeito particular submetido à lei que tutela a probidade administrativa,
    por sua vez, pode ser pessoa física ou jurídica. Com relação a esta última
    somente se afiguram incompatíveis as sanções de perda da função pública e
    suspensão dos direitos políticos.
    6. O argumento da empresa de que não possui responsabilidade sobre o dano
    ao Erário apontado na petição inicial ultrapassa os limites do acórdão
    recorrido, tendo em vista que o Tribunal de origem não adentrou o mérito da
    questão, limitando-se a afastar a suscitada ilegitimidade passiva ad causam .
    9. Nos termos do art. 21, II, da Lei 8.429/1992, a aplicação das sanções por
    improbidade independe "da aprovação ou rejeição das contas pelo órgão de
    controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas". Ademais, de
    acordo com a premissa fática do acórdão recorrido, a decisão do TCU
    noticiada nos autos não se refere à ora recorrente e tampouco assegura o
    ressarcimento do dano.
    11. Recurso Especial parcialmente conhecido e não provido.

    Bons estudos a todos.
  • Laís e Samuel,

    Li o inteiro teor do acórdão citado por vcs -  REsp 416329 - o qual subsidiaria o gabarito.

    Na ementa do julgado está expresso que "2. Hospitais e médicos conveniados ao SUS que além de exercerem função pública delegada, administram verbas públicas, são sujeitos ativos dos atos de improbidade administrativa"

    Contudo, lendo o Voto do Relator, que é o Min. Luiz Fux, NÃO dá pra concluir que o mesmo considerou que essas pessoas jurídicas podem ser enquadradas como agentes públicos, tanto que na página 8 do Voto, ele ressalta :

    "À luz dessa orientação doutrinária, resta-nos estabelecer se os administradores dos hospitais conveniados ao SUS exercem ou não função pública delegada".

    E no final, na página 11, conclui:

    "Em assim sendo, se os médicos conveniados ao SUS, são equiparáveis a agentes públicos e, portanto, podem ser sujeitos ativos dos crimes próprios contra a Administração, o que já foi objeto de julgamento por esta Corte (RHC 7966/RS, Rel. Min. Gilson Dipp, DJ de 21.06.1999 e RHC 7760/RS, Rel. Min. Edson Vidigal, DJ de 22.03.1999), e, em razão da maior abrangência do texto da Lei n.º 8.429/92, não há como se afastar a característica de agentes públicos dos recorridos e o seu enquadramento como possíveis sujeitos ativos de atos de improbidade".

    Enfim, em nenhum trecho do Voto do Relator ou da Ementa existe a afirmação de que os HOSPITAIS conveniados ao SUS se enquadram no conceito de AGENTE PÚBLICO da Lei 8429, de 1992.

    Há, realmente, um trecho que o Ministro diz assim:

    "Em função da referida parceria, essas entidades hospitalares passam a receber verbas do Poder Público e, portanto, ficam subordinadas aos princípios regedores da Administração Pública, o que as torna passíveis de serem consideradas  'sujeitos ativos dos atos de improbidade'' em caso de malversação dos valores repassados pelo SUS." 

    Veja que, nesse último trecho, o Relator usa a expressão "sujeitos ativos dos atos de improbidade" entre aspas. Pra mim, este trecho isolado é que gera  confusão toda porque o julgamento é sobre pessoas físicas e não sobre a pessoas jurídicas mas o trecho acabou sendo incluído na ementa.

    Pelo que entendi, o tempo todo procura-se o enquadramento e a responsabilização dos médicos administradores que trabalham em hospitais conveniados do SUS.

    Acho que o gabarito do CESPE está errado.


     

  • Hospital não e pessoa física e acho que não exercem função publica e sim SERVIÇO PUBLICO

  • a) natureza civil

    b) correto

    c) inclusive em liberdade condicional

    d) dolo ou culpa

    e) somente de provimento

  • b) Hospitais e médicos conveniados ao Sistema Único de Saúde que, além de exercerem função pública delegada, administrem verbas públicas podem ser sujeitos ativos de atos de improbidade administrativa, pois estão abrangidos no conceito de agente público.

  • Acertei, mas hospital ser agente publico === rindo até passar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Hospital >>>agente público...

    Errei a questão e provavelmente errarei mais 10000000000000000000 de vezes...

  • GABARITO LETRA B 


    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 

     

    ARTIGO 1º Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta Lei.

     

    Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta Lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

     

    ARTIGO 2º Reputa-se agente público, para os efeitos desta Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

  • Com base nas Leis n.º s 8.112/1990 e 8.429/1992, é correto afirmar que: Hospitais e médicos conveniados ao Sistema Único de Saúde que, além de exercerem função pública delegada, administrem verbas públicas podem ser sujeitos ativos de atos de improbidade administrativa, pois estão abrangidos no conceito de agente público.


ID
782743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à organização administrativa, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Correta letra B.
    A) ERRADA: Fazem parte da ADMINISTRAÇÃO DIRETA: UNIÃO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICIPIOS>
    C) ERRADA: A DELEGAÇÃO é forma de DESCENTRALIZAÇÃO, ocorre DELEGAÇÃO, quando o Estado tranfere, por contrato ou ato unilateral a execução de serviço.
    D) ERRADA: SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA são dotadas de personlidade jurídica do DIREITO PRIVADO, podem ser somente S/A.
    E)ERRADA: as autarquias e fundaçõs públicas integram a ADMINISTRAÇÃO INDIRETA.
  • Olá pessoal, só complementando, pois quando fui fazer a questão bateu uma dúvida qto a esses conceitos que não podemos esquecer e acabar "garotiando" na hora da prova:
    1) Centralização: o Estado executa suas tarefas diretamente. Os serviços são prestados diretamente pelos órgãos do Estado, despersonalizados, integrantes de uma mesma pessoa política (união, estados, df e municípios);
    2) Descentralização: o Estado desempenha algumas de suas atribuições por meio de outras pessoas, pode ocorrer:
    2.1) Por outorga - obrigatoriamente a edição de uma lei (adm. indireta);
    2.2) Por delegação: - contrato (concessão ou permissão de serviços publicos).
    obs.: em nenhuma forma de descentralização há hierarquia --> lembrem-se controle finalístico (tutela administrativa).
    3) Desconcentração: ocorre exclusivamente dentro da estrutura de uma mesma pessoa jurídica (distribuição interna de competências). Ocorre tanto dentro da adm. direta quanto da adm indireta.
    Obs.: É a partir da desconcentração que temos o surgimento dos órgãos públicos e a relação de hierarquia e subordinação --> Controle hierarquico.
  • Resposta correta. Letra B.

    O controle finalístico que consiste no controle de legalidade da atuação administrativa e de verificação do cumprimento do programa geral do Governo determinado em lei, não tendo fundamento hierárquico, porque não há subordinação entre a entidade controladora e a controlada. É o que acontece com as pessoas jurídicas da Administração Indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista), que são controladas finalisticamente pela Administração Direta, sem que haja qualquer hierarquia entre essa e aquelas.

    Letra A. Errada. Os municípios pertencem a Administração pública direta.
    Letra C. Errada.  A descentralização administrativa, se efetivada por meio da delegação, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas: a titular originária da função e a pessoa jurídica que é incumbida de exercê-la. Ocorre a chamada desconcentração quando a entidade da Administração, encarregada de executar um ou mais serviços, distribui competências, no âmbito de sua própria estrutura, a fim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços.
    Letra D. Errada. As sociedades de economia mista são dotadas de personalidade júridica de direito privado, sob a forma de sociedade anônima.
    Letra E. Errada. As autarquias e fundações integram a administração indireta.
  • Antes de julgarem os comentários como "ruins" leia-os antes... Os 3 comentários acima são o suficiente para qualquer leigo entender a questão, imagina pra nós que já estamos estudando e temos a mínima noção do assunto...
    Não julguem pela formatação e sim pelo conteúdo
  • Na relação entre a administração direta e indireta, diz-se que há vinculação (e não subordinação). A administração direta exerce sobre a administração indireta o denominado CONTROLE FINALÍSTICO ou TUTELA ADMINISTRATIVA ou supervisão; ou seja, controle de legalidade, e não hierárquico. Para o exercício do controle finalístico é exigida expressa previsão legal, que determinará os limites e instrumentos de controle (atos de tutela).
  • a) os municipios são entes politicas da adm Direta.
    b) Correto
    c) delegação é uma frma de descentralização.
    d) SEM é dotado de personalidade juridica de direito publico.
    e) Autarquias e fundações integram a administração indireta.
  • Diferença entre desconcentração e descentralização:
    DESCONCENTRAÇÃO
    DESCENTRALIZAÇÃO
    É a técnica administrativa através da qual as competências são distribuídas dentro da estrutura organizacional de uma mesma pessoa jurídica
    É a técnica administrativa através da qual as competências são distribuídas dentro da estrutura organizacional a pessoas jurídicas diversas. A distribuição de competência é distribuída a pessoa jurídica diferente da que esta descentralizando
    Resultado: criação de órgãos
    Resultado: criação de novas pessoas jurídicas.
    Transferência com hierarquia
    Transferência sem hierarquia, contudo, quem descentralizou manterá o controle e fiscalização sobre o serviço descentralizado.
    Não se divide
    Divide-se em: legal (outorga) e contratual (delegação)
  • http://mapasconcursos.blogspot.com.br/

  • Na criação das entidades da Administração Indireta a lei específica é sempre exigida (cria as entidades de Direito Público) e autoriza a criação das entidades de Direito Privado ( que só são criadas após a edição de Decreto.

  • Fonte: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/
  • gente ... tô ainda com dúvida com relação ao item C. Tinha estudado que, quando ocorre a desconcentração o fenômeno envolvido é a DELEGAÇÃO. Até entendo que há descentralização por delegação, mas não acho que seja só na descentralização. Talvez a palavra "efetivação
    " na letra C tenha deixado a questão errada.

    vejam essa questão do CESPE/TJ-DF/2008 (Q22207)
    Em regra, as delegações são permitidas como forma de desconcentração. No entanto, excetuam-se dessa regra, por expressa disposição
     legal, a edição de atos normativos, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva.


    certo
    se alguém souber explicar, manda um recadino para mim por favor!!!


  • Sucesso a todos!!!
  • Gabarito: B

    a) Os municípios são entes políticos componentes da administração pública indireta.
    Errada, porque os municípios são entes políticos componentes da administração pública direta.
     
    b) b) A administração direta exerce sobre a administração indireta o denominado controle finalístico, cujos limites e instrumentos devem ser expressamente previstos em lei.
    Correta
     
    c) A delegação é forma de efetivação da desconcentração.
    Errada, pois a delegação é forma de efetivação da descentralização.
     
    d) A sociedade de economia mista é entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, instituída, mediante autorização por lei específica, para desempenhar atividades de natureza empresarial e que podem se revestir de qualquer das formas em direito admitidas.
    Errada, visto que a S.E.M é entidade dotada de porsonalidade jurídica de direito privado...
     
    e) As autarquias e as fundações públicas integram a administração direta.
    Incorreto, devido a não integração desses entes na administração direta e sim não indireta.
  • Maysa Cardoso, também tive a mesma dúvida.
     
    A delegação não ocorre só na administração indireta, através dos institutos da delegação por outorga ou colaboração. Ocorre também na administração direta, conforme se observa nos arts. 11 e 12 da Lei 9784/99 (Lei que regula o processo administrativo federal), a seguir:

    “Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.
    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.
     Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se à delegação de competência dos órgãos colegiados aos respectivos presidentes.”

     
    Dessa forma, verifica-se que é totalmente possível a delegação de competências dentro da administração direta, onde determinada autoridade/órgão delega sua competência a outra autoridade ou órgão.
     
    No caso da questão de delegação de competência que você levantou e que foi considerada correta “CESPE/TJ-DF/2008 (Q22207) Em regra, as delegações são permitidas como forma de desconcentração. No entanto, excetuam-se dessa regra, por expressa disposição legal, a edição de atos normativos, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva.” , a resposta pode ser facilmente encontrada no art. 13 da mesma lei:

    “Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:
    I - a edição de atos de caráter normativo;
    II - a decisão de recursos administrativos;
    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.”

     
    Pra mim essa questão caberia recurso. Eu só assinalei a letra “B” por saber que está completamente correta. Confrontando com a Letra “C” a “B” é muito mais correta. Só que entendo que a letra “C” também é correta uma vez que a alternativa não limitou como se ocorresse apenas na desconcentração. Espero ter ajudado :D
  • a outorga e a delegação são formas de descentralização

  • tutela = controle finalístico = supervisão ministerial

  • No que se refere à organização administrativa, é correto afirmar que: A administração direta exerce sobre a administração indireta o denominado controle finalístico, cujos limites e instrumentos devem ser expressamente previstos em lei.

  • Descentralização por Delegação ou Colaboração:

    • Transfere apenas a execução;
    • A particulares;
    • Mantém a titularidade do serviço;
    • Por contrato (prazo determinado) ou ato unilateral (prazo indeterminado).
    • Ex: Serviço público de telefonia fixa.