SóProvas



Prova CESPE - 2015 - TRE-MT - Analista Judiciário - Análise de Sistemas


ID
1763434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Com base na lei 8.112

    A) Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede

    B) CERTO: Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias

    C) FINA = Fato Inexistente e Negativa de Autoria
    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria

    D) Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem  fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada
    Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente

    E) Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança

    bons estudos

  • Letra (b)


    L8112


    a) Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    b) Certo: Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias


    c) Por gente FINA = Fato Inexistente e Negativa de Autoria
    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria


    d) Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem  fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada


    Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente

    e) Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança

  • Questão idêntica ao Q587809. Não sei pra que repetir.

  • Melkzedec Ojeda
    Da pra perceber claramente que o cargo é diferente da questão por vc citada.
    Eles tem primeiro o trabalho de postar todas as provas. (para maior velocidade que nos teremos acesso ao conteudo)
    Depois removem as duplicatas, pq as provas de cargos diferentes aplicadas no mesmo dia tbm possuem questões iguais.

    Espero ter respondido.

  • Tem razão. Respondeu sim, obrigado!!

  • Vamos por partes:

    C) Errada, só se afasta a responsabilidade administrativa por duas hipóteses: fato inexistente e negativa de autoria. Não por falta de provas.

    D) Errada, o ônus da prova cabe a quem pediu a revisão.

    E) Errada, esse é o exercício.

    B) Certinha. É o Art. 59 da Lei 8112.

    A) Ficou meio confusa essa afirmativa, mas a B é a mais correta.


  • A) Errada. A remoção, que pode ocorrer (A) a pedido; ou (B) de ofício, é o deslocamento do servidor no âmbito do mesmo quadro, porém com ou sem mudança de sede. Como se constata do art. 36 da L. 8.112/90, a mudança de sede não é "necessária".

    B) Correta. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede ficará obrigado a restituir integralmente o valor recebido, no prazo de cinco dias, qualquer que seja o motivo (art. 59, parágrafo único, L 8.112/90). Ou seja, como o motivo de força maior está abrangido pela hipótese legal, acertada a questão.


  • NO TOCANTE AO ITEM "B" : Art. 59 L8112. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias. 


    A QUESTÃO FOI BEM DO MAL A DIZER " POR FORÇA MAIOR " TENTANDO NOS INDUZIR A ELIMINÁ-LA, MAS POR EXCLUSÃO DÁ PRA FAZER, ASSIM COMO TODAS AS PROVAS DA FCC, SALVO POUCAS.



    Vide comentário do Renato, perfeito.


    GABARITO 'B"
  • Seção IV

    Da Posse e do Exercício

      Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.


  • SÓ QUE ESSA QUESTÃO É DO CESPE E NÃO DA FCC!!

    PARTICULARMENTE, EU ACHO AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DO CESPE MAIS CAPICIOSAS QUE AS DE "CERTO OU ERRADO". RSRS

  • Correção:

    Letra A - Não necessita de mudança de sede (Art 36).

    Letra B - Certa.

    Letra C - A responsabilidade administrativa será afastado no caso de absolvição que negue a existência do fato ou sua autoria. (Art 126).

    Letra D - O ônus é da parte interessada. (Art 175).

    Letra E - Corresponde ao exercício e não desempenho.

  • Correção da alternativa E:

    Lei 8112/90:   
    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
  • Sobre a alternativa E.

       

    Nomeação é uma das formas de provimento de cargo público. As outras formas de provimento são: promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. A nomeação poderá ocorrer em caráter efetivo, quando o servidor ingressará na instituição mediante concurso público, que poderá ser de provas, ou provas e títulos; ou em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. Os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração, ficando a cargo da autoridade competente, não tendo em nenhuma hipótese estabilidade, nem as provisórias.

      

     A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo de posse no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. O prazo para a posse é de 30 dias contados da publicação no Diário Oficial da União da nomeação, e poderá se dar por procuração específica.

       

    O exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público, e terá prazo de 15 dias contados da assinatura do termo de posse.


  • Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer

    motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de cinco dias.

  • a)A remoção, que pode ser de ofício, no interesse da administração, consiste no deslocamento do servidor no âmbito do mesmo quadro, com a necessária mudança de sede.

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


     GABARITO b)Se receber diárias e não se afastar da sede por motivo de força maior, o servidor público ficará obrigado a restituir integralmente o valor recebido, no prazo de cinco dias.

      Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.


      c)A responsabilidade administrativa do servidor deverá ser afastada no caso de absolvição criminal por insuficiência de provas.

    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.


      d)Caso sejam aduzidas circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido em processo administrativo disciplinar, este poderá ser revisto a qualquer tempo, cabendo o ônus da prova à administração.

    Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem  fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.

      § 1o Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.

      § 2o No caso de incapacidade mental do servidor, a revisão será requerida pelo respectivo curador.

    Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente.


      e)A posse corresponde ao efetivo desempenho das atribuições, tanto do cargo público quanto da função de confiança.

      Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

  • Só um complemento sobre a Letra C, para esta ficar correta, basta trocar uma palavra:

    > A responsabilidade administrativa do servidor poderá ser afastada no caso de absolvição criminal por insuficiência de provas.

    Deverá nos casos de: inexistência do fato ou negativa de autoria


  • RESTITUIÇÃO DA AJUDA DE CUSTO - 30 DIAS

     

    RESTITUIÇÃO DAS DIÁRIA5 5 DIAS

     

  • a) ERRADA. Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, COM OU SEM MUDANÇA DE SEDE
    b) CORRETA. Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.
    c) ERRADA. Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal QUE NEGUE A EXISTÊNCIA DO FATO OU SUA AUTORIA
  • Complementando o colega Marcelo Rozario

    e)ERRADA.  Art.13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

  • Lei 8.112

    Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • LETRA B

     


    Macete para lembrar o prazo de restituição das diáriaS que é de 5 dias (nunca mais esqueci) 
    Macete : Diária5

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/ .

     

  • A meu ver essa questão deveria ser anulada, pois se a análise for pura e fria da lei nenhuma das opções estão corretas. 
    A letra B fala que o afastamento é por motivo de força maior, quando na verdade é por qualquer motivo.
    Enquanto a letra C fala em absolvição criminal por negatória de existência de fato, enquanto a lei fala em inexistência de fato ou de autoria. 
    Agora pergunto, qual o erro da letra C? Tem um "ou" na lei, partindo para o raciocínio lógico, se uma das opções é verdadeira a sentença é verdadeira. Entao se foi negada a inexistência de fato, necessariamente não terá responsabilidade administrativa. 


  • Jhoseph Araújo, a letra C fala em insuficiência de provas, não negativa de autoria e inexistência de fato, como está na lei.

  • A) Errada. A remoção poderá ser com ou sem mudança de sede:
    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    B) CERTA.  Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las
    integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    C) Errada. Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    D) Errada. Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem  fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.

    Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente.

    E) Errada. Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

  • PRAZO P/ RESTITUIR A ADM:

    DIÁRIA5 = 5

    AJUDA D3 CUST0 = 30 

     

  • Diarias são especies de vantagens prevista na lei 8112 que pode ou não integrar a remuneração do servidor. É usada quando o servidor tiver que afasta-se eventualmente ou temporariamente da sede do ser trabalho para outro ponto do territorio nacional ou para o exterior. Caso esse afastamento não ocorra por QUALQUER MOTIVO, incluindo o de força maior, deverá o servidor restituir a diaria de modo INTEGRAL. Caso, seja o periodo de afastamento menor do que o previsto, deverá o servidor restituir a diaria EXCEDENTE... Ambas as hipoteses a restituição deverá ser feita no prazo de 5 dias!

  • Assertiva: A remoção, que pode ser de ofício, no interesse da administração, consiste no deslocamento do servidor no âmbito do mesmo quadro, com a necessária mudança de sede.

     

    O erro da questão está somente na palavra "a necessária". Então, se a substituirmos por "ou sem", ficaria correta a assertiva.

     

    Ficando assim a substituição:

    A remoção, que pode ser de ofício, no interesse da administração, consiste no deslocamento do servidor no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

    Mas não foi o termo, "pode ser de ofício", que deixou a questão errada, não, pois esse termo, "pode", não restringe nenhuma frase, só se fosse "deve". Portanto, o termo "pode"  apenas mostra uma das possibilidades de modalidades de remoção.

     

     

  • Danielle, diárias são vantagens de natureza indenizatória, não podem integrar a remuneração para qualquer efeito .

    Lei 8.112

     Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    I - indenizações;

            II - gratificações;

            III - adicionais.

            § 1o  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

            § 2o  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

     

    Vamos ter mais cuidado nos comentários..

  • Por QUALQUER motivo tem que devolver até porque não é dele é da administração e só "fica" com o servidor para o uso em favor da ADM Pública, então em caso de força maior ou não, deve ser devolvido e no prazo máximo de 5 dias

  •  Artigos que falam de caso fortuito e força maior na Lei 8.112/90:

     

            art. 44. [...]        Parágrafo único.  As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.

         

            art. 96-A [...]    § 6o  Caso o servidor não obtenha o título ou grau que justificou seu afastamento no período previsto, aplica-se o disposto no § 5o deste artigo, salvo na hipótese comprovada de força maior ou de caso fortuito, a critério do dirigente máximo do órgão ou entidade. 

     

            Art. 115.  São fatais e improrrogáveis os prazos estabelecidos neste Capítulo, salvo motivo de força maior.

     

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    b) CERTO: Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    c) ERRADO: Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    d) ERRADO: Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente.

    e) ERRADO: Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Art. 175. No processo revisional, o ônus da prova cabe ao requerente.

  • ReMOÇÃO= SERVIDOR.

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las INTEGRALMENTE, no prazo de 5 (cinco) dias.

  • Minha contribuição.

    8112

    Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    Parágrafo único.  Na hipótese de o servidor retornar à sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituirá as diárias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput.

    Abraço!!!

  • Recebeu diárias e não usou em 5 dias estornou...

    Font: Alfacon

    Prof: Pedro Canezin

  • CERTO!

    Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

  • No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, é correto afirmar que: Se receber diárias e não se afastar da sede por motivo de força maior, o servidor público ficará obrigado a restituir integralmente o valor recebido, no prazo de cinco dias.

  • DIÁRIA5!


ID
1763440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso (RI–TRE/MT), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    A grande parte dos regimentos dos TRE's adotam o mesmo teor: será considerado o mais antigo, para efeitos regimentais: I – o que houver servido a mais tempo como titular ou substituto na Justiça Eleitoral;

  • O art. 6o trata do critério de antiguidade. Vejamos:

    Art. 6o - Regulará a ANTIGUIDADE no Tribunal, para efeitos regimentais: 

    I - a data da posse; 

    II- a data da nomeação ou indicação;

    III - o anterior exercício como efetivo ou substituto; 

    IV - a idade maior; 

    V - o sorteio.

  • "Art. 49 O Tribunal deliberará por maioria de votos com a presença da maioria de seus membros." Por que então a letra "a" está incorreta? Alguém sabe explicar?

  • Larrisa Morais,

    Aquela parte sublinhada assim como na questão diz "maioria dos votos" é a mesma coisa que "maioria relativa" e por isso não foi considerada como gabarito corretao.

     

    (retirado do RI - TRE/BA, mas há tbm em vários regimentos)

    Art. 77. O Tribunal deliberará por maioria de votos, em sessão pública, com a presença mínima de quatro de seus membros, além do Presidente, salvo nos casos expressos na legislação e neste Regimento.

  • Não fiquei satisfeito com os comentários acerca da assertiva A e fui conferir no Regimento Interno. Fiz a questão e não consegui identificar erros na A e C.

    RI do TRE-MT:  Art. 49 O Tribunal deliberará por maioria de votos com a presença da maioria de seus membros.

    RI do TRE-BA: Art. 77. O Tribunal deliberará por maioria de votos, em sessão pública, com a presença mínima de quatro de seus membros, incluí do neste quórum o Presidente, salvo nos casos expressos na legislação e neste Regimento.

     

    Maioria dos regimentos possui redação semelhante ao TRE-BA, portanto a assertiva A estaria correta, visto que a presença mínima de quatro membros é a maioria absoluta dos membros. Com certeza, uma particularidade do regimento do TRE-MT, muito bem explorada pela CESPE. Infelizmente, como o nível dos candidatos está aumentando, o nível de cobrança está aumentando também.

     

    Espero sanar eventuais dúvidas de outros colegas, que assim como eu, fazem as questões de RI de outros tribunais como forma de estudar o RI de seus concursos.

  • TRE /RJ

    Art. 14. O Tribunal delibera por maioria de votos, em sessão pública, com a presença mínima de quatro dos seus membros, além do Presidente.

    § 1º Nas ausências ou impedimentos eventuais de membro efetivo e não havendo quorum, será convocado o respectivo substituto, segundo a ordem de antiguidade no Tribunal.

    § 2º Regulam a antiguidade no Tribunal, sucessivamente: a posse; a nomeação ou eleição; a idade. A


ID
1763443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Ainda com relação ao Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma das questões mais complexas que podem aparecer em nossa prova.
    Vamos analisar cada uma das alternativas.

     

     

    A alternativa A está incorreta, pois o conflito de competência será de competência do Tribunal apenas quando envolver conflito entre Juízes Eleitorais. Não há que se falar em conflito de competência entre “autoridades judiciárias e administrativas”. Tal assunto, além de não constar expresso do RI, envolveria, no máximo, eventuais conflitos de atribuições.

     

    A alternativa B está incorreta, tanto no caso de Governador, como nos casos de cargos ao Congresso Nacional (Deputados Federais e Senadores), que concorrem pelo Estado de São Paulo são de competência do Tribunal do TRE, em face do que dispõe o art. 23, I, “i”, do RI.

     

    A alternativa C está incorreta, pois a alínea “h” do inc. I do art. 23 do Regimento, fala que a matéria afeta a essa ação constitucional observará o disposto na CF. O Texto Constitucional determina que a ação será manejada para obter acesso a informações pessoais, não de terceiro, muito menos, portanto, de candidatos.

     

    A alternativa D está incorreta, pois não há tal previsão na legislação eleitoral, muito menos no RI.

     

    Finalmente, a alternativa E, que é gabarito da questão, está de acordo com o art. 24, XX.

     

    PROF . RICARDO VALE . 

     

     

    BONS ESTUDOS ... FIQUEM COM DEUS . 


ID
1763467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um argumento lógico válido.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 


    Obs: Nesse tipo de exercício o ideal é fazer por diagramas! 


    (a) O fato de Maria não ser garoto não a impede de jogar futebol, pois o argumento deixa em aberto a situação garota x futebol. ERRADO
    (b) Pedro não pode em hipótese alguma ser louco agora cientista ele poderá ser como também poderá não ser. ERRADO
    (c) Por questão de lógica teria como um time vice colocado ser campeão? ERRADO
    (d) Como TODAS as aves estão inseridas no conjunto humano e não existe cachorro humano, portanto é correto concluir que nenhum cachorro é ave. GABARITO 
    (e) Em Brasília moram MUITOS funcionários públicos, que é diferente de dizer que "em Brasília moram TODOS os funcionários públicos". Na primeira situação existe a possibilidade de um funcionário público não morar necessariamente em Brasília, já na segunda situação essa possibilidade seria descartada. ERRADO 
  • Aos não assinantes:

    Letra D;

    O melhor jeito de resolver essa questão é fazendo diagramas. 

  • A - Todos os garotos jogam futebol e Maria não é um garoto, então Maria não joga futebol. 

    Sabendo que Maria não é um garoto, não temos como saber se ela joga futebol ou não, pois só sabemos sobre a relação entre os garotos e o futebol. Item errado. 

    B - Não existem cientistas loucos e Pedro não é louco. Logo, Pedro é um cientista. 

    Sabendo que não existem cientistas loucos, poderíamos concluir que Pedro não é louco se soubéssemos que ele é cientista. Porém, sabendo apenas que ele não é louco, não temos como garantir que Pedro seja cientista. Item errado

    C O time que ganhou o campeonato não perdeu nenhum jogo em casa, o vice colocado também não perdeu nenhum jogo em casa. Portanto, o campeão é o vice colocado.

     Aqui, é como se eu dissesse o seguinte: Marcos é alto e Paulo é alto. Conclusão: Marcos é Paulo. Vejam que isso não faz sentido. Aqui temos apenas uma semelhança entre o campeão e o vice, mas não podemos dizer que eles são o mesmo time. Item errado.  

    D - Todas as aves são humanas e nenhum cachorro é humano, logo nenhum cachorro é uma ave.

    Essa é a resposta. Sabendo que todas as aves são humanas, concluímos que não pode haver alguém que não seja humano e seja ave ao mesmo tempo. Logo, se nenhum cachorro é humano, então nenhum cachorro pode ser ave. Item correto

    E - Em Brasília moram muitos funcionários públicos, Gustavo é funcionário público. Logo, Gustavo mora em Brasília. 

    Nesse item, para eu poder garantir que Gustavo mora em Brasília, seria necessário termos a informação de que todo funcionário público mora em Brasília e que Gustavo é funcionário público. Item errado

    Resposta letra D

  • MUITAS QUESTÕES REPETIDAS E SEM O REFERIDO ASSUNTO!!!   

  • Alguém sabe por que o item 'a' está errado?

  • Janaína, tente responder por diagramas:

    O conjunto de "garotos" está CONTIDO no conjunto maior que é  " os que jogam futebol". O elemento  Maria, por não ser um garoto, não pertence ao conjunto "garotos". Todavia, ela pode tanto estar fora do conjunto maior "os que jogam futebol" quanto estar dentro dele sem pertencer ao conjunto "garotos"

    Logo, não é válido dizer que ela não joga futebol  ;)


  • Argumento válido é quando as premissas são verdadeiras e a conclusão verdadeira.

  • A resolução desse exercício parte do pressuposto de que a lógica não pode ser duvidosa, mas sim matadora.

  • Para saber que a questão D é a certa apliquei o seguinte raciocínio sobre os quantificadores lógicos ensinado em sala de aula pelo meu prof: numa hierarquia no topo em primeiro vem (Algum), em seguida (Nenhum) e por ult na base (Todos). Representando o enunciado D: Todo A é H/ Nenhum C é H. De acordo com a hierarquia o "Nenhum" prevalece e o que há repetição (H) é cortado ou retirado. Concluindo: nenhum A é C ou nenhum C é A.
  • Essa letra c)..... quando fumo um um baseado, costumo formular umas dessas.

    Gabarito: d)

  • gente acertei a questão, mas alguem por favor poderia dá uma melhor explicada nos itens.Utilizei uma logica que pode não servir para todas. OBRIGADA.

  • Vejam o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:

    https://youtu.be/AfTLMzYHKGs

    Professor Ivan Chagas

  • pessoal, alguém sabe se esse assunto cairá na prova do INSS???? ??????????????????????
    se puderem responder no reservado agradeço.

  • a Letra C d questão é o Vasco rsrsrs

  • Todas se aplicam ao um conceito específico exceto a letra D. Que se aplica ao conceito geral

  • * Se a questão apresentar argumentos com conectivos, resolva montando a estrutura simbólica. (Ex: p → q, ~q ├ ~p)
    * Se a questão apresentar argumentos contendo expressões quantificadoras (TODO, ALGUM, NENHUM, etc.), resolva através dos diagramas.

  • Consegui resolver por meio de diagramas lógicos. Tentarei explicar minhas representações. Vamos lá.

     

    a) ERRADO. Se construirmos o conjunto universo dos que jogam futebol, teremos que dentro desse mesmo conjunto existirá o conjunto todos os garotos. Maria não poderá está no conjunto todos os garotos, mas poderá compor o conjunto universo dos que jogam fubebol.

     

    b) ERRADO. Construindo o conjunto loucos teremos que Pedro não poderá compor esse conjunto. Como nenhum cientista é louco, teremos outro conjunto universo denominado cientistas, separado de loucos, Pedro poderá estar nele, ou seja, poderá ser cientista, não podendo, necessariamente ser louco, uma vez que são conjuntos distintos.

     

    c) ERRADO. Temos o conjunto universo dos que perderam os jogos em casa. O conjunto do time que ganhou o campeonato, necessariamente, não pode estar dentro do conjunto universo, e pode estar no conjunto dos campeões. Por lógica, o conjunto do vice-colocado não vai ser o campeão, portanto, o vice não é o campeão, ou não está no conjunto dos campeões.

     

    d) CERTO. Temos o conjunto humanos e dentro dele o conjunto aves. O conjunto cachorros deve estar fora do conjunto humanos, porque nenhum cachorro é humano. Assim, necessariamente ele vai estar fora do conjunto aves. Em outras palavras, se nenhum cachorro é humano, necessariamente, nenhum cachorro é ave, porque toda ave é humano.

     

    e) ERRADO. Temos o conjunto Brasília e fazendo intersecção com esse conjunto temos o conjunto funcionários públicos, porque estes podem ou não ser de Brasília. Gustavo pode estar na intersecção dos conjuntos, como também pode estar no conjunto outros estados/municípios.

  • Dá p fazer de cabeça.

  • " Se eu acertei esse treco fazendo diagrama, então eu entendi RLM" rsrs essa promosição é verdeira.

  • quando não é o professor Renato quem comenta a questão,bate uma tristeza.

  • Esse prof Chagas é muito bom. Obg professor

  • Gabarito letra D

     

    Concurseiro Resiliente, quando não é o Renato eu nem me dou o trabalho de abrir o vídeo, já perdi a conta de quantas reclamações fiz, essa professora não explica nada, só lê, mais complica que explica. Quando vejo que é ela que comenta, venho ler os comentários dos colegas que são mais esclarescedores, aliás, ultimamente o QC tem deixado a desejar nesse quesito, quase não há comentário de professores. O site só sobrevive ainda por causa dos comentários dos colaboradores, que são excelentes.

     

    Agora quanto a pergunta Beatriz eu resolvo assim:

     

    Tudo que está logo após ao todo está dentro do conjunto menor, o que vier depois fará parte do conjunto maior. 

     

    Ex: Todas as aves (ave é o conjunto menor, ficará dentro do conjunto maior que é humana) são humanas (será o conjunto maior, ou seja aves está dentro desse conjunto), e nenhum cachorro é humano, logo nenhum cachorro é uma ave.

     

    Se nenhum cachorro é humano e ave está dentro do conjunto humano, logo cachorro não pode ser ave. Fiz um desenho, não repare na minha coordenação. kkkkk espero que entenda. 

     

    http://sketchtoy.com/68724611

  • toda vez que leio este "lógico válido" eu sinto vontade de desistir de RLM, sendo sincero. 

  • MELDELLLLS....! Quem souber fazer a representação em conjuntos e fizer》 ACERTA.

  • GAB:D

    RESOLUÇÃO POR CONJUNTOS: http://sketchtoy.com/68808140

  • Minha cabeça deu um nó kkk. Essas questões são boas para deixar para o final da prova.

  • LETRA D

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/AfTLMzYHKGs

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • http://sketchtoy.com/69972573


ID
1763485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere às características dos expedientes oficiais.

Alternativas
Comentários
  • GAB. "D"A. INCORRETA -  a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade; b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal; c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal. B. INCORRETA- A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias. C. INCORRETA - A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só ela depende estritamente das demais características da redação oficial. D. - CORRETA A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos. E. - INCORRETA. - Não se adota uma variedade de linguagens, mas sim a oficial.

  • Creio que essa questão tem dois gabaritos, a letra "d" (o oficial) e a "c". Por favor, alguém me convença que estou errado de forma clara e objetiva!


    Peçam comentário do professor, por gentileza!

  • Pois é Maycon, não consigo entender o erro da C.


  • erro da C)

    A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são

    indispensáveis para a padronização.  Fonte: MRPR

  • Maycon, acredito que o texto da letra "c" possui características que estão mais relacionadas à uniformidade que à clareza, daí o erro desta alternativa. Espero ter esclarecido sua dúvida. Abraço! Bons estudos! Deus nos abençoe!

  • jargão ou linguagem técnica = somente quando indispensável


ID
1763488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção em que o fragmento apresentado atende aos requisitos da relação de textos oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Esse aproveito me deixou em dúvida!

  • a)faltou concisão/clareza (há repetições de termos)

    b)sistema "denominado"

    c)gab.

    d)linguagem coloquial/erro de concordância

    e)erro de ortografia

  • Aproveita que a mamadeira ta cheia .!! kk

    Essa marquei por eliminação mesmo , 

    O erro da letra A (Grato pela Atenção de Vossas Senhorias)


  • Aproveito para informar que essa questão deveria ter sido anulada.

  • Gabarito: C.

     

    Aproveito para deixar meu ponto de vista sobre a questão.

     

    A)Errado. O seguinte trecho fere a impessoalidade "Grato pela atenção de Vossas Senhorias" uma das características principais dos textos oficiais. Fora que também há repetições desnecessárias, como "cancelamento de entregas...".

     

    B)Errado. "(...) constatou-se que tinha muitos funcionários de diversas unidades que não sabiam (...)" Forma uma locução verbal, só o auxiliar varia, nesse caso deveria ser "sabia".

     

    C) Gabarito. Esse aproveito ficou um pouco estranho, mas por exclusão..

     

    D)Errado. " (...) último de dia de trabalho do ano" É quase impossível ler esse trecho.

     

    E)Errado. " (...) derodoviários (...)"

     

    Bons estudos!

  • Pensei que o "derodoviários" tivesse sido erro de digitação do QC.

     

    rsrsrs

  • Olá pessoal!

    Diferentemente dos colegas que comentaram a questão, eu considerei a letra E como errada, não pelo erro de ortografia, pois imaginei que fosse erro do QC, mas pela ausência de vírgula após a palavra "rodoviários". Deveria, na minha concepção, ficar da seguinte forma:

    "A administração superior da empresa, considerando a escassez de meios de transporte decorrente da recente greve derodoviários, autoriza que as atividades laborais se encerrem às 16 horas. Logo que a situação se normalizar, voltaremos aos horários de trabalho habituais."

    Gabarito: C

    Caso eu esteja equivocada, por favor, me avisem.

  • Leta e ) também está falatando a colocação de uma vírgula após a palavra rodoviários.

    1 erro: está faltando uma vírgula para marcar o trecho explicativo. foi  colocado só uma vírgula , e assim fica errado, porque separa o sujeito do verbo.

    a frase correta seria com duas vírgulas : A adm superior da empresa (,) considerando a escassez de transporte decorrente da recente greve de rodoviarios  (,) autoriza  que ....  assim não há separação do suj ( a ADM superior) e o verbo ( autoriza).

     

  • achei um aproveito um pouco estranho mas é o gabarito. Qt a letra " e" o trecho Logo que a situação se normalizar, parece não concordar.


ID
1763491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as características formais e linguísticas dos expedientes oficiais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. 

    Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração

  •  b) A exposição de motivos interministerial é uma modalidade especial de exposição de motivos que se caracteriza por ser dirigida ao presidente da República ou ao Vice. Elaborada por mais de um Ministro de Estado

  • a) CORRETA (o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa).


    b) A exposição de motivos interministerial deve ser dirigida ao Presidente da República ou Vice-presidente.


    c) O vocativo ao presidente do Supremo Tribunal Federal, juntamente com os presidentes do Congresso Nacional e Presidente da República é Excelentíssimo Senhor. Exemplo: Excelentíssimo Senhor presidente do Supremo Tribunal Federal.


    d) Deve-se levar em consideração também o cargo do remetente, para sabermos qual seria o fecho adequado.


    e) A obrigatoriedade de citar o órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico seria para o OFÍCIO. Segue trecho do MRPR, logo abaixo:


    3.3.2. Forma e Estrutura

      DEVEM CONSTAR do cabeçalho ou do rodapé do OFÍCIO as seguintes informações do remetente:

    – nome do órgão ou setor;

    – endereço postal;

    – telefone e endereço de correio eletrônico.



    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA(PDF).

    http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais-1/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/view

  • Gente , o video no youtube da professora Grasiela Cabral é perfeito. Aborda , em uma hora e meia, todo o assunto.

  • A exposição de motivos interministerial é uma modalidade especial de exposição de motivos que se caracteriza por ser dirigida ao presidente da República por um ou mais de um ministro de Estado.

  •  

    O vocativo a ser empregado nas comunicações dirigidas ao presidente do Supremo Tribunal Federal é Exceletissímo Senhor Presidente do Tribunal Federal.

    No evelope ai sim: A sua Excelência o Senhor ........ Presidente do S. Tribunal Federal.

  • b) Exposição de motivos: ministro para Presidente ou vice.

     

    c) Excelentíssimo Senhor: chefes de poder.

     

    d) Para o correto emprego dos fechos das comunicações oficiais, deve-se considerar o cargo do destinatário e do remetente.

     

    e) Informações do remetente, tais como nome do órgão ou setor, endereço postal e telefone e endereço de correio eletrônico, são imprescindíveis em um ofício e podem ser apresentadas tanto no seu cabeçalho como no seu rodapé.


ID
1763494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

The systems analyst programmer is responsible for the analysis, design, development and support of custom solutions to support the judiciary and court staff. The position requires independent work habits on complex technical programming assignments and is responsible for independent problem resolution. General supervision is received from a technical supervisor who provides guidance in project assignments and reviews work for achievement of desired results and objectives.
The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements; assisting users in defining needs; proposing solutions which will meet the user’s needs; determining the need for new software, evaluating alternatives, and developing or acquiring suitable programs; testing, debugging, and implementing these programs; and maintaining documentation for them.

Internet: <www.ncsc.org> (adapted).

The systems analyst programmer.

Alternativas
Comentários
  • Gathering = coleta.

  • a) CORRETA
      é responsável por coletar requisitos do projeto - "gathering project requirements"
    b) ERRADA
      define necessidades e propõe soluções - "assisting users in defining needs"
    c) ERRADA
      deve estar apto para descobrir as necessidades para um novo software quando ele é perguntado - " proposing solutions which will meet the user’s needs; determining the need for new software"
    d) ERRADA
      deve evitar avaliar o desenvolvimento de suites de programas - "determining the need for new software, evaluating alternatives, and developing or acquiring suitable programs"
    e) ERRADA
      encontrar com o judiciário para avaliar a melhora do processo de negócio - "meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements"

  • O analista de sistemas 
    A) é responsável pela coleta dos requisitos do projeto.
    B) define necessidades e propõe soluções.
    C) deve ser capaz de descobrir a necessidade de um novo software sempre que for solicitado.
    D) deve evitar avaliar o desenvolvimento de programas adequados.
    E) se reúne com o judiciário para avaliar as melhorias dos processos de negócios.
    (lines 5-6) The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements;
    Tradução: (linhas 5-6) Os deveres de um analista de sistemas trabalhando em um tribunal incluem: reunião com judiciário, funcionários do tribunal e outras agências para identificar melhorias no processo de negócios; coleta dos requisitos do projeto;
    Conforme trecho do segundo parágrafo, inferimos que a alternativa A está correta.
  • a-

    The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements; assisting users in defining needs; proposing solutions which will meet the user’s needs; determining the need for new software, evaluating alternatives, and developing or acquiring suitable programs; testing, debugging, and implementing these programs; and maintaining documentation for them.

  • A. is in charge of collecting project requirements. é responsável pela coleta de requisitos do projeto.

    B. defines needs and proposes solutions. define necessidades e propõe soluções.

    C. must be able to find out the need for a new software whenever he is asked to. deve ser capaz de descobrir a necessidade de um novo software sempre que for questionado.

    D. should avoid evaluating developing suitable programs. deve evitar a avaliação do desenvolvimento de programas apropriados.

    E. meets with judiciary to evaluate business process improvements.  reúne-se com o judiciário para avaliar melhorias nos processos comerciais.

    Letra A – Certa. O trecho em destaque confirma que esta é a alternativa correta. The duties of a systems analyst programmer working in a court include: meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements; gathering project requirements; Os deveres de um programador analista de sistemas que trabalha em um tribunal incluem: reunião com o judiciário, funcionários do tribunal e outras instâncias para identificar melhorias nos processos comerciais; coleta dos requisitos do projeto;

    Letra B – Errada. Na realidade, o texto menciona que o programador analista de sistemas não define as necessidades, ele apenas ajuda os usuários na definição dessas necessidades.

    Letra C – Errada. O texto cita que um dos deveres do programador analista de sistemas é determinar a necessidade de um novo software, mas não fala que deverá descobrir sempre que for questionado, por isso essa alternativa não procede.

    Letra D – Errada. O texto dispõe expressamente que o programador analista de sistemas deverá avaliar alternativas e desenvolver ou adquirir programas apropriados e não evitar isso.

    Letra E – Errada. Esta alternativa poderia gerar dúvida, tendo em vista que o texto menciona “meeting with judiciary, court staff and other agencies to identify business process improvements” (reunião com o judiciário, funcionários do tribunal e outras instâncias para identificar melhorias nos processos comerciais; coleta dos requisitos do projeto). No entanto, numa visão mais detalhada, percebe-se que a assertiva diz: “meets with judiciary to evaluate business process improvements” (reúne-se com o judiciário para avaliar melhorias nos processos comerciais). Dessa forma, a assertiva está mais restritiva em relação ao texto e, por isso, a alternativa está incompleta.

    Gabarito: A


ID
1763497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

This text refers to the next two questions.


In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. Broadly speaking, the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served.
Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts.Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice.


Internet: <http://home.hccnet.nl> (adapted).

Based on the text, chose the correct option.

Alternativas
Comentários
  • ... can be a next step.

  • Creio que o esclarecimento para a resposta está na primeira linha, que diz the justice system can gain consistency. É porque ela ainda não possui.

  • CORRETA: Alternativa d) 
    Linha 6 "...can fulfil the need for consistency." : "... pode preencher a necessidade de consistência."

    At present, justice is yet to get the necessary degree of due consistency. : Atualmente, a justiça ainda está para obter o grau de consistência necessário.
  • d-

    Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.

  • A. People do not trust new solutions from the part of the courts. As pessoas não confiam em novas soluções por parte dos tribunais.

    B. The use of technology is enough to guarantee the basic role of the judiciary. O uso da tecnologia é suficiente para garantir o papel fundamental do judiciário.

    C. Judicial organizations need to introduce technology policies. As organizações judiciárias precisam introduzir políticas de tecnologia.

    D. At present, justice is yet to get the necessary degree of due consistency. Atualmente, a justiça ainda precisa obter o nível necessário de consistência devida.

    E. Parties always need justice to provide answers to their disputes. As partes sempre necessitam da justiça para fornecer respostas aos seus litígios.

    Letra A – Errada. O texto cita exatamente o contrário da afirmativa: “It generates public trust by honouring arguments with new solutions...” (Ele gera a confiança pública honrando argumentos com novas soluções...).

    Letra B – Errada. Pela leitura desse trecho, fica evidente que a alternativa está incorreta, pois o uso da tecnologia não é suficiente para garantir o papel fundamental do judiciário. There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts. Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice. De qualquer forma, há muito além do que apenas a implementação de tecnologia. O desenvolvimento de rotinas e diretrizes públicas exige trabalho ativo por parte dos juízes e seus funcionários nos tribunais. Judiciários precisam ser responsáveis pelo seu próprio desempenho como administradores da justiça.

    Letra C – Errada. Pelo teor do texto, verifica-se que as organizações judiciárias já introduziram políticas de tecnologia, portanto a assertiva está incorreta. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served. Ele gera a confiança pública honrando argumentos com novas soluções, e esta tarefa fundamental deve ser apoiada pela utilização proporcional e adequada da tecnologia, nunca reduzida. Nesse sentido, as organizações judiciárias precisam prestar muita atenção às suas políticas de tecnologia da informação para garantir que a justiça seja cumprida.

    Letra D – Certa. Os trechos abaixo confirmam a ideia de que a justiça ainda precisa obter o nível necessário de consistência devida. In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. No curto prazo, o sistema jurídico pode ganhar consistência por meio do esforço para a padronização e através da publicação desse resultado. (...) Thus, increasing consistency also shortens turnaround time. Assim, crescimento com consistência também reduz o tempo de resposta.

    Letra E – Errada. As partes nem sempre necessitam da justiça para fornecer respostas aos seus litígios, somente quando não é possível resolver por si sós. ...the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. ...o sistema judicial resolve disputas fornecendo respostas que as próprias partes não podem encontrar por si sós.

    Gabarito: D


ID
1763500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

This text refers to the next two questions.


In the short term, the justice system can gain consistency by striving for standardization and by publishing the result of that effort. Broadly speaking, the court system resolves disputes by providing answers where the parties themselves cannot find them. It generates public trust by honouring arguments with new solutions, and this fundamental task must be supported by proportional and adequate use of technology, never reduced. In this sense, judicial organizations need to pay serious attention to their information technology policies to guarantee that justice is served.
Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts.Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice.


Internet: <http://home.hccnet.nl> (adapted).

According to the text, public guidelines.

Alternativas
Comentários
  • Muita gente marcou a letra E.
    Erro: "have the power to CERTAINLY reduce entire disputes".
    Texto: "Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and PERHAPS even entire disputes, (...)".

  • Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step.

    According to the text, public guidelines:

    c) can become automated for frequent decisions.

    ipsis litteris!

  • Complementando:

    A)

    Está incorreta, pois a assertiva traz uma afirmação no tempo presente:

    public guidelines show (MOSTRA QUE) that judges and their staff are responsible for the administration of justice.

     

    Já o texto expõe algo no tempo futuro.

    Judiciaries need to be (PRECISA SER )responsible for their own performance as administrators of justice.

  • Alternativa A:

     

    JUDICIARIES NEED TO BE RESPONSIBLE FOR THEIR OWN PERFORMANCE AS ADMINISTRATORS OF JUSTICE  ( E NÃO public guidelines show that judges and their staff are responsible for the administration of justice ).

    Extrapolação de texto.

     

    Alternativa B:

     

    public guidelines CAN REDUCE THE NUMBER OF POINTS IN DISPUTE, AND PERHAPS EVEN ENTIRE DISPUTES, TO BE PUT BEFORE THE JUDGE, ( E NÃO will increase the amount of time needed for a court decision ).

    Extrapolação de texto.

     

    Alternativa D:

     

    public guidelines CAN REDUCE THE NUMBER OF POINTS IN DISPUTE, AND PERHAPS EVEN ENTIRE DISPUTES ( E NÃO solve the points in dispute ).

    Extrapolação de texto.

     

    “solve

    to find the answer to something or to stop a problem

    resolver, solucionar

    We have solved the problem.

    Police are still no nearer to solving the crime”.

    Fonte: http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/solve


     

    Alternativa E:

    public guidelines have the power to PERHAPS ( E NÃO certainly ) reduce entire disputes.

    Extrapolação de texto.

     

    “Perhaps

    adverb

    possibly

    talvez

    Perhaps I’ll go to the gym after work.

    Perhaps Ben will come”.

    Fonte: http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/perhaps?q=PERHAPS

     

    “certainly

    adverb.

    certamente, com certeza

    They certainly deserved to win.

    ‘Do you regret what you said?’ ‘Certainly not!’ “.

    Fonte: http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/certainly

  • c-

    Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step.

  • According to the text, public guidelines De acordo com o texto, as diretrizes públicas

    A. show that judges and their staff are responsible for the administration of justice. demonstram que os juízes e seus funcionários são responsáveis pela administração da justiça.

    B. will increase the amount of time needed for a court decision. vão aumentar o período de tempo necessário para uma decisão judicial.

    C. can become automated for frequent decisions. podem tornar-se automatizadas para as decisões frequentes.

    D. solve the points in dispute. resolvem os pontos em conflito.

    E. have the power to certainly reduce entire disputes. possuem o poder de certamente reduzir os litígios por completo.

    Letra A – Errada. O texto não fala nada sobre o fato de as diretrizes públicas demonstrarem que os juízes e seus funcionários são responsáveis pela administração da justiça. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. As diretrizes públicas podem reduzir o número de pontos de conflito, e talvez até mesmo litígios inteiros, para serem colocados diante do juiz. 

    Letra B – Errada. Tendo em vista que as diretrizes públicas melhoram a consistência do crescimento e, portanto, há uma redução do tempo necessário para uma decisão judicial. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time. As diretrizes públicas podem reduzir o número de pontos de conflito, e talvez até mesmo litígios inteiros, para serem colocados diante do juiz. Assim, crescimento com consistência também reduz o tempo de resposta.

    Letra C – Certa. Pela leitura do trecho abaixo, verifica-se que esta alternativa está correta. Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. As diretrizes públicas para as decisões frequentes podem satisfazer a necessidade de coerência. Automatizar as diretrizes pode ser o próximo passo.

    Letra D – Errada. Na verdade, as diretrizes públicas não resolvem os conflitos, pois o texto menciona que elas podem somente reduzir os pontos em conflito. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. As diretrizes públicas podem reduzir o número de pontos de conflito, e talvez até mesmo litígios inteiros, para serem colocados diante do juiz.

    Letra E – Errada. As diretrizes públicas podem reduzir litígios por completo, mas o texto não fala que há uma certeza dessa redução.

    Gabarito: C

  • A questão cobra interpretação de um texto sobre o sistema judicial.

    Vamos analisar o enunciado:

    According to the text, public guidelines...
    Tradução - De acordo com o texto, diretrizes públicas...


    A resposta se evidencia no segundo parágrafo . Vejamos o trecho em questão:


    Public guidelines for frequently occurring decisions can fulfil the need for consistency. Automating the guidelines can be a next step. Public guidelines can reduce the number of points in dispute, and perhaps even entire disputes, to be put before the judge. Thus, increasing consistency also shortens turnaround time.There is more to this than just implementing technology, however. Developing routines and public guidelines require active work on the part of the judges and their staff in the courts. Judiciaries need to be responsible for their own performance as administrators of justice. 

    Tradução - Diretrizes públicas para decisões que ocorrem com frequência podem atender à necessidade de consistência. Automatizar as diretrizes pode ser o próximo passo. As diretrizes públicas podem reduzir o número de pontos em disputa, e talvez até mesmo disputas inteiras, a serem apresentadas ao juiz. Portanto, aumentam a consistência também reduzem o tempo de resposta. No entanto, há mais nisso do que apenas implementar tecnologia. O desenvolvimento de rotinas e diretrizes públicas exige um trabalho ativo por parte dos juízes e de seus funcionários nos tribunais. Os judiciários precisam ser responsáveis por seu próprio desempenho como

    Analisando as alternativas teremos:


    A) Incorreto - show that judges and their staff are responsible for the administration of justice.
    Tradução - mostram que os juízes e seus funcionários são responsáveis pela administração da justiça.
    Os judiciários precisam ser responsáveis por seu próprio desempenho como administradores de justiça. 

    B) Incorreto - will increase the amount of time needed for a court decision.
    Tradução - aumentarão o tempo necessário para uma decisão judicial.
    Reduzem o tempo de resposta 

    C) Correto - can become automated for frequent decisions.
    Tradução - podem se tornar automatizadas para decisões frequentes. 
    Automatizar as diretrizes pode ser o próximo passo. 

    D) Incorreto - solve the points in dispute.
    Tradução - resolvem os pontos em disputa.
    Podem reduzir o número de pontos em disputa. 

    E) Incorreto - have the power to certainly reduce entire disputes.
    Tradução -têm o poder de certamente reduzir disputas inteiras.
    Talvez até mesmo disputas inteiras.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
1763506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Constitui regra deontológica do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    a) Dos Principais Deveres do Servidor Público
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público


    b) XIV - São deveres fundamentais do servidor público
    d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo


    c) Certo. Das Regras Deontológicas
    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública


    d) Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;
    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem


    e) Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;
    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam

  • CAPÍTULO I Seção I Das Regras Deontológicas
    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública

  • Regras Deontológicas

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

  • Não seria esta uma questão já formulada anteriormente?

  • Gabarito "C"

    Contribuindo com as informações de Fábio Klein em outra questão.

    Ponto comum de cada parte do Decreto 1.171/94.

    Parte 1 - As regras Deontológicas:
    As recomendações dizem respeito as qualidades de sentido amplo, abstratas e subjetivas, exigidas pelo serviço público, tais como: "dignidade"; "consciência dos princípios morais"; "elemento ético"; "tratar bem"; "dizer a verdade"; "respeito"; "colaboração"...

    Parte 2 - Deveres do Servidor Público:
    Vc vai notar a grande presença de termos mais objetivos, principalmente verbos que indicam o trato no atendimento / eficiência / performance profissional: "desempenhar"; "tratar cuidadosamente"; "ser cortês"; "cumprir com as tarefas"...

    Parte .3 - Vedações do Servidor Público:
    Vc vai perceber que trata-se de proibições de uso do cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, seja para prejudicar alguém. Perceba a presença de verbos que indicam o desvio da finalidade do interesse público: "prejudicar"; "procrastinar"; "alterar"; "deturpar"; "desviar", etc. Não é à toa que tais infrações de conduta estão nesta seção III (vedações): sem dúvida são as infrações mais graves.

    Bons estudos!

    "Tudo é possível, basta acreditar"!!!

  • Ana Santos essa questão já foi formulada antes sim, mas para outro cargo do TRE-MT.

    Algumas questões o Cespe usa para vários cargos, em provas aplicadas na mesma data e horário.

    A questão semelhante a esta foi aplicada para os Cargos 1, 2, 4, e 5.

  • não sei se a alguém isso interessa, mas eu tenho acertado varias questões de prova depois que  eu observei algo sobre os deveres, as vedações e as regras deontológicas desse decreto, varias e varias questões nesse estilo tem aparecido perguntando dentre as quais é regra deontologística ou vedação ou dever.

    o que eu observei foi o seguinte: todas os deveres e proibições começam com verbo com exceção de um que começa com a palavra jamais. e nas regras deontológicas apenas uma aparece como verbo que é o inciso x das regras.. então quando perguntar vc vai matando por exclusão. e quanto as vedações e os deveres o que fazer já que "todos" começam com verbo.. quando vc ler vai perceber logo as vedações/proibições, espero ter ajudado em algo, forte abraço!!!
  • Essa veio 2x em provas diferentes Essa eu não erro mais.

  • Ezequias Silva, ótima observação! Lembrando que, nas vedações, a alínea "a" não começa com verbo. De todo modo, agradeço o comentario. vlw

  • Esses "macetes" de verbos não fucionam, não adianta tentar criar uma mecânica. Tem que fazer uma leitura dinâmica do Código, entender que as Regras Deontológicas são amplas, se referem aos aspectos gerais da ética e moralidade no serviço público, são princípios gerais de direito. Os deveres, por sua vez, impõem condutas ao servidor e as vedações, imputam conditas negativas. Fazendo uma leitura por semana com essa reflexão é possível compreender os objetivos da lei e gabaritas as questões.

  • Pessoal, é simples! Decorem/fixem bem as Regras deontológicas, pois diferenciar as vedações (coisas ruins) dos deveres (coisas boas) é muito mais fácil! Fica a dica!

  • Basta lembrar que as regras deontológicas lembram a boa educação que se aprende em casa!

  • Gabarito - Letra "C"

    Decreto 1.171/94

    ANEXO

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

     

    Alguns de nós era Faca na Caveira!!!

  • Muita gente decora pelos verbos no infinitivo , que estao enumerados nos deveres,mas a CESPE nao é trouxa

  • Gente, o Cespe não é "menino" não! Esses "macetes" de verbos não fucionam. 

  • Regras deontológicas = Como agir

    Deveres = O que deve ser feito 

    Vedações = O que não fazer

  • ALTERNATIVAS:

     

    ALTERNATIVA A: 

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público.

    letra e): tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

     

    ALTERNATIVA B:

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    Letra d):  jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;

     

    [ALTERNATIVA C: CORRETA.]

     

    ALTERNATIVA D:

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

     

    ALTERNATIVA E:

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

     

    Resumindo: 

     

    A letra A, está dentro de "PRINCIPAIS DEVERES".

    A letra B, está também dentro de " PRINCIPAIS DEVERES".

    A letra C, é a alternativa correta, que se encontra dentro das "REGRAS DEONTOLÓGICAS".

    A letra D, está dentro das "VEDAÇÕES".

    E a letra E, está dentro também das VEDAÇÕES AO SERVIDOR PÚBLICO".

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

     

      

     

  • A essa altura do campeonato e ainda querem usar o manjadíssimo bizu de verbos???
  • Uma dica: Pergunte para a frase :

    Se for uma obrigação será DEVER.
    Se não for uma obrigação será VEDAÇÃO.
    Se não for nenhuma das duas e te passar uma ideia de escolha, então é deontologia.

     

    Fonte: Dica "toper" de uma coleguinha do QC.

  • Dica top do Diego Basilio!!  ;-)

  • Pelo visto a saída é decorar, porque esses BIZU são furada

  • XI - (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

     

    Princípio da Hierarquia: Os órgãos da Administração Pública devem ser estruturados de forma tal que haja uma relação de coordenação e subordinação entre eles, cada um titular de atribuições definidas na lei.

     

    “O empregado labora com desídia no desempenho de suas funções quando o faz com negligência, preguiça, má vontade, displicência, desleixo, indolência, omissão, desatenção, indiferença, desinteresse, relaxamento. A desídia pode também ser considerada um conjunto de pequenas faltas, que mostram a omissão do empregado no serviço, desde que haja repetição dos atos faltosos”. (MARTINS, 2003, p. 358).

     

    RJU, Art. 116.  São deveres do servidor: ... IV – cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

     

    RJU, Art. 114.  A administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.

  • Como o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal é relativamente pequeno as bancas fazem essa salada com as regras gerais, deveres e devações.

     

    a) Um dever

    b) Um dever

    c) Regras Deontológicas

    d) Proibição /devação

    e) Proibição /devação

     

    Significado de Deontologia

    Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação.

    A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

    O termo deontologia foi criado no ano de 1834, pelo filósofo inglês Jeremy Bentham, para falar sobre o ramo da ética em que o objeto de estudo é o fundamento do dever e das normas. A deontologia é ainda conhecida como "Teoria do Dever".

    Immanuel Kant também deu sua contribuição para a deontologia, uma vez que a dividiu em dois conceitos: razão prática e liberdade.

    Para Kant, agir por dever é a maneira de dar à ação o seu valor moral; e por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma livre vontade.

    A deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria.

    Para os profissionais, deontologia são normas estabelecidas não pela moral e sim para a correção de suas intenções, ações, direitos, deveres e princípios.

    O primeiro Código de Deontologia foi feito na área da medicina, nos Estados Unidos.

     

    Deontologia jurídica

    A deontologia jurídica é a ciência que se preocupa em cuidar dos deveres e dos direitos dos profissionais que trabalham com a justiça.

    Advogados, juízes, desembargadores e etc, são alguns exemplos de profissionais abrangidos pela deontologia jurídica. 

  • Sinceramente ? Ao meu ver o único inciso que da para confundir com deveres é justamente esse que diz que: "o servidor deve prestar atenção as ordens legais..." decorando ele como regra deontológica dificilmente você irá errar, pois os outros incisos são claramente genéricos e subjetivos ligado muito à ética, o que fecha exatamente com o conceito de deontologia.

     

    Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

     

    Bons estudos

  • Andrio, antes de decorar, entenda. Sem entendimento, caímos nas pegadinhas. Para as bancas decorar não basta.

    bons estudos.

  • Tenho uma dúvida sobre esta questão.


    a letra "c" esta contida na Seção III do Decreto 1.171/94, cujo qual trata "Das Vedações do servidor público".


    Lendo os comentários percebi que muitos colegas basearam suas explicações em Regras Deontológicas, Deveres e Vedações, respectivamente Seção I, Seção II e Seção III do Decreto.


    Pois bem, se a alternativa considerada correta ("c"), é na verdade a alínea "a" , inciso XV do referido decreto e esta situada na Seção III (VEDAÇÕES). Porque é considerado uma regra Deontológica, cujas as quais estão discriminadas na Seção I?



    Existem regras Deontológicas além das contidas na Seção I ?

  • Copiei da *Márcia Cruz


    Ponto comum de cada parte do Decreto 1.171/94.


    Parte 1 - As regras Deontológicas:

    As recomendações 

    dizem respeito as qualidades de sentido amplo, abstratas e subjetivas, 

    exigidas pelo serviço público, tais como: "dignidade"; "consciência dos 

    princípios morais"; "elemento ético"; "tratar bem"; "dizer a verdade"; 

    "respeito"; "colaboração"...


    Parte 2 - Deveres do Servidor Público:

    Vc vai notar a grande 

    presença de termos mais objetivos, principalmente verbos que indicam o 

    trato no atendimento / eficiência / performance profissional: "desempenhar"; 

    "tratar cuidadosamente"; "ser cortês"; "cumprir com as tarefas"...


    Parte .3 - Vedações do Servidor Público:

    Vc vai perceber que trata-se de proibições de uso do 

    cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, seja para 

    prejudicar alguém. Perceba a presença de verbos que indicam o desvio da 

    finalidade do interesse público: "prejudicar"; "procrastinar"; 

    "alterar"; "deturpar"; "desviar", etc. Não é à toa que tais infrações de 

    conduta estão nesta seção III (vedações): sem dúvida são as infrações 

    mais graves.

  • REGRAS DEONTOLÓGICAS que são usadas para confundir o candidato pelo fato de terem verbos no infinitivo:

    JAMAIS DESPREZAR o elemento ético de sua conduta.

    DEIXAR o servidor público qualquer pessoa à espera (...)

    PRESTAR toda sua atenção às ordens legais de seus superiores (...)

  • Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação.

  • no chute foi acertado rsrsrs


ID
1763515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No que concerne ao BSC (balanced scorecard), que é uma ferramenta da administração que permite à organização focar as estratégias para o sucesso no longo prazo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    "O Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. O 'scorecard' cria uma estrutura, uma linguagem, para comunicar a missão e a estratégia, e utiliza indicadores para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Ao articularem os resultados desejados pela empresa com os vetores desses resultados, os executivos esperam canalizar as energias, as habilidades e os conhecimentos específicos das pessoas na empresa inteira, para alcançar as metas de longo prazo." Kaplan & Norton, 1997, p. 25


  • Erro da letra (c):

    O BSC é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional - [não é operacional é estratégico] -  fundamentada em um sistema de indicadores.

    Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégica que desdobra objetivos estratégicos, visão e missão da organização em indicadores de desempenho para monitoramento estratégico.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard

  • a) O BSC é contraindicado em várias situações que envolvam a dinâmica do negócio, como, por exemplo, no caso de a missão e a estratégia não serem conhecidas, compartilhadas e entendidas. [ERRADO] É indicado, pra organizar melhor.

     

     b) De acordo com Kaplan e Norton, a estratégia empresarial se conecta ao conceito de BSC, traduzindo missão, objetivos e planos por meio dos segmentos finanças, clientes, processos internos e crescimento. [CERTO]

     

     c) O BSC é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional fundamentada em um sistema de indicadores. [ERRADO] PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

     

     d) Na avaliação de desempenho do BSC, consideram-se os vetores pessoas, finanças, produção e vendas. [ERRADO] FINANÇAS, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS, CRESCIMENTO. 

     

     e) O BSC aplica-se fundamentalmente a aspectos financeiros e contábeis, tais como balanço, fluxo de caixa e índices, uma vez que esses aspectos condicionam aspectos intangíveis, como a definição da visão e da missão da organização. [ERRADO] O BSC  tem a ideia de superar essa visão tradicional baseada na ênfase ao aspecto financeitos


ID
1763518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A busca pelo melhor resultado geral na realização das atividades da organização — independentemente de onde elas sejam realizadas — com foco no resultado do processo e na entrega de valor ao cliente relaciona-se à.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Examinador foi longe: 

    BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

    Entendimentos e formalização dos processos internos;

    Visão da cadeia de valor e processos componentes;

    Agilidade na disponibilidade de novos serviços e produtos para o cliente;

    Reutilização de recursos tecnológicos e reaproveitamento de legados;

    Gestão proativa das atividades do processo e monitorias em tempo real;

    Expressiva redução de custos e tempo na adoção de novas soluções;

    Melhor uso dos recursos humanos e sua consequente valorização;

    Quebra dos silos e feudos da gestão corporativa tradicional;

    Simulação e ensaio de melhorias em ambientes controlados;

    Nota: Itens extraídos do livro Guia para formação de analistas de processo, de Gart Capote.


  • Letra (b)


    Outras questões que ajudam a responder:


    • Q435119 (CESPE - 2014 - ANATEL - Analista Administrativo - Administração) A quebra dos silos e feudos funcionais da gestão corporativa presentes nas estruturas burocráticas das organizações governamentais é uma das consequências diretas da aplicação de práticas e tecnologias de apoio ao gerenciamento de processos de negócio.  Gab.: Certo


    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANCINE

    Prova: Analista Administrativo - Área 1


    Julgue os itens a seguir, acerca de processos e da gestão de projetos.

    Os impactos que a adoção da gestão de processos ocasiona em uma organização incluem a quebra dos silos e feudos da gestão corporativa tradicional.


  • Questão mal formulada, vejo a quebra dos silos mais como consequencia da implementacao da gestao por resultados do que uma relação direta em si. Vai entender examinador, queria saber qual a fonte/livro ele tirou isso.
  • BENEFÍCIOS DO GERENCIAMENTO POR PROCESSOS:

     

    --> ENTENDIMENTOS E FORMALIZAÇÃO DOS PROCESSOS INTERNOS;
    --> VISÃO DA CADEIA DE VALOR E PROCESSOS COMPONENTES;
    --> AGILIDADE NA DISPONIBILIDADE DE NOVOS SERVIÇOS E PRODUTOS PARA O CLIENTE;
    --> REUTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E REAPROVEITAMENTO DE LEGADOS;
    --> GESTÃO PROATIVA DAS ATIVIDADES DO PROCESSO E MONITORIAS EM TEMPO REAL;
    --> EXPRESSIVA REDUÇÃO DE CUSTOS E TEMPO NA ADOÇÃO DE NOVAS SOLUÇÕES;
    --> MELHOR USO DOS RECURSOS HUMANOS E SUA CONSEQUENTE VALORIZAÇÃO;
    --> QUEBRA DOS SILOS E FEUDOS DA GESTÃO CORPORATIVA TRADICIONAL;
    --> SIMULAÇÃO E ENSAIO DE MELHORIAS EM AMBIENTES CONTROLADOS;
     

    Fonte: Guia para formação de analistas de processo. Gart Capote

     

    A TECNOLOGIA VEIO COMO FORMA DE FACILITAR E DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO. COMO EXPLOS, ANTES, QUANDO SE QUERIA EFEITOS NAS FOTOS, RECORRIA-SE A UM PROFISSIONAL EM PHOTOSHOP. HOJE, COM INSTAGRAM E OUTROS APLICATIVOS, QUALQUER UM FAZ UMA ALTERAÇÃO NA FOTO. PODE NÃO FICAR TÃO BOA QUANTO A DO PROFISSIONAL, MAS FICA SATISFATÓRIO E MAIS BARATO. NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL O MESMO OCORRE. O CONHECIMENTO QUE SOMENTE POUCOS PROFISSIONAIS POSSUÍAM É PULVERIZADO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. POR ISSO TEMOS A QUEBRA DOS “SILOS E FEUDOS” FUNCIONAIS.

     

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • GAB: B

     

    O que é quebra de silos e feudos?

     

    - Silos: São barreiras que impedem os departamentos de trabalharem em conjunto, pois cada departamento busca otimizar somente suas atividades. A gestão por processos objetiva acabar com isso e implementar uma visão sistêmica, ou seja, todos devem trabalhar em harmonia em busca dos resultados.

     

    - Feudos: Ocorre nas organizações tradicionais, de hierarquia rígida. A visão feudal acontece quando os subordinados só fazem aquilo que é ordenado pelos seus superiores, e esses por sua vez, são autocráticos, não descentralizam o poder. Dessa forma, a gestão por processos busca o modelo de organização horizontal. Como consequência, as pessoas têm mais liberdade de decisão e a comunicação flui naturalmente entre os setores.

     

     

    https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2012/05/o-feudalismo-nas-empresas.html

    Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio  (BPM CBOK), 2013.


ID
1763521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Durante a execução de contrato administrativo celebrado pelo TRE/MT com uma empresa privada, para a aquisição, instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado, o gestor constatou algumas falhas operacionais, que configuraram inexecução do contrato, tendo então notificado a empresa para apresentar defesa.

A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    a) Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato:
    XI - a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato


    b) Pode ser total ou parcial:

    Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de
    II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei
    IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste


    c) Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.


    d) O termo aditivo é o instrumento que formaliza a modificação de um contrato administrativo:

    Art. 69. O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.


    e) Certo. A multa pode ser aplicada isolada ou em conjunto.

    Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos
  • Errei, pois a palavra ''durante'' me induziu ao erro.

  • Devido as falhas encontradas,pensei que pode-se mudar a finalidade.

  • A letra E parece incompleta porque não menciona o item III do art. 87 (suspensão em licitação e impedimento de contratar com a Administração Publica).

  •  e) Pela inexecução total ou parcial do contrato cabe a aplicação, ao contratado, das penalidades de advertência e multa concomitantemente. Atenção! a questão correta, pois é uma possibilidade e não tem nenhuma palavra excluindo as demais possibilidades de sanção, como "Somente" , "apenas" e etc. 


    Cabe ressaltar que apenas as multas podem ser aplicadas cumulativamente com outras sanções!

  • O termo chave para a solução da questão é o termo "falha operacional", que implica em culpa da contratada.

     

    A alternativa D está mto boa. Se não fosse o termo "falha operacional", poderia incorrer em alteração contratual por acordo das partes (art. 65, II, d), excluindo a responsabilidade do art. 69.

     

    MASSSSS as bancas estão mudando mto as questões... O candidato sabe a alternativa correta, mas sempre analisa a questão com base nos jargões da lei e não pensa na hipótese da banca mudar um termo por outro. Ora, na questão acima, ela substituiu o termo "vícios" por "falha operacional".

     

    Mas a alternativa E ficou muito dúbia. Afinal, as sanções são discricionárias. Para o caso, simples pena de multa poderia ser suficiente. Ou se  aplicação das sanções forem vinculadas, faltaram as "suspensão temporária de participação em licitação" e "declaração de inidoneidade". No entanto, é a menos pior. Poderia muito bem a banca colocar "pode a adm aplicar as sanções de multa e advertência" (art. 87). Mas isso iria facilitar muito a solução da questão.

     

    Portanto, a alternativa E é a menos pior. 

     

    Eu chego a uma conclusão, com essa questão: infelizmente, as bancas estão ficando sem saída para formularem questões, pois não é a primeira, segunda ou terceira vez que vejo questões dúbias neste último ano. São dezenas (o concurso de juiz pra SP ano passado tava carregado de questões dúbias).

  • GABARITO: E

    a) ERRADO: Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato: XI - a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato;

    b) ERRADO: Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de: IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste;

    c) ERRADO: Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.

    d) ERRADO: Art. 69. O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.

    e) CERTO: Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções: I - advertência; II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato; III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos; IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior. § 2o As sanções previstas nos incisos I, III e IV deste artigo poderão ser aplicadas juntamente com a do inciso II, facultada a defesa prévia do interessado, no respectivo processo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.


ID
1763524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um grupo de 300 soldados deve ser vacinado contra febre amarela e malária. Sabendo-se que a quantidade de soldados que receberam previamente a vacina de febre amarela é o triplo da quantidade de soldados que receberam previamente a vacina de malária, que 45 soldados já haviam recebido as duas vacinas e que apenas 25 não haviam recebido nenhuma delas, é correto afirmar que a quantidade de soldados que já haviam recebido apenas a vacina de malária é.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 

    Total = 300 soldados 
    M = malária = x - 45
    A = amarela = 3x - 45 
    As duas vacinas = 45 
    Nenhuma das vacinas = 25 


    3x - 45 + x - 45 + 45 + 25 = 300
    4x = 300 + 45 + 45 - 45 - 25 
    4x = 320 
    x = 80 


    Como a questão pede APENAS os saldados que receberam a vacina da malária façamos o seguinte:
    x - 45 = 80 - 45 = 35 soldados 
  • Primeiro é interessante entender o que o exercício pede:

    A quantidade de soldados que já haviam recebido apenas a vacina de malária


    Primeiro vamos ver as informações que existem dentro do texto:

    Número total de soldados? 300, mas apenas 275 receberam a vacina (25 não receberam a vacina).

    Quantos soldados receberam as duas vacinas? 45 soldados

    Quantos soldados receberam SOMENTE a vacina de malária? Um número x de soldados menos 45 soldados que receberam as duas vacinas, logo: x - 45    

    Quantos soldados receberam SOMENTE a vacina da febre amarela? O triplo do número x de soldados que receberam a vacina de malária, então 3x, menos o número de soldados que receberam as duas vacinas, logo: 3x - 45


    Assim podemos dizer que o número total de soldados que receberam a vacina é igual ao número de soldados que receberam somente a vacina de febre amarela mais o número de soldados que receberam somente a vacina de malária mais o número de soldados que receberam as duas vacinas:

    275 = (3x - 45) + (x - 45) + (45) 

    275 = 3x - 45 + x - 45 + 45

    275 = 4x - 45

    320 = 4x

    x = 320 / 4 = 80


    Por fim voltamos as nossas primeiras informações e as completamos.

    Total de soldados: 

    300

    Soldados que receberam as duas vacinas: 

    45

    Soldados que receberam SOMENTE a vacina de malária: 

    x - 45

    80 - 45

    35

    Soldados que receberam SOMENTE a vacina da febre amarela:

    3x - 45

    3.(80) - 45

    240 - 45

    195


    Questão do enunciado: 

    A quantidade de soldados que já haviam recebido apenas a vacina de malária: 35 soldados haviam recebido apenas a vacina de malária, letra ''B''.

  • maneira mais facil de resolver alguem sabe?


  • Fiz como o colega Adauto postou, mas, se alguém sabe algo mais rápido por favor compartilhem.

  • A U B = Conjuntos(A) + C(B) - C(A^B)(A interseção B).

    A U B = 275, uma vez que 25 não receberam ainda.

    C(A) = Febre Amarela = FA

    C(B) = Malária = M

    C(A^B)= 45, pois a questão diz que é número de vacinas recebidas das duas;

    Então,

    275 = FA + M - 45 ......-> Como na questão diz que FA = 3M;

    275 + 45 = 3M + M

    4M=320

    M= 80; -> Como já tem 45 de interseção dos que receberam as duas vacinas, os que receberam somente para Malária é igual a 80 - 45 = 35;

    Letra B

  • m = apenas vacinados malária e M = todos vacinados malária

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (i) Pegue o universo total e tire todos os vacinados para febre amarela (3 M) e os não-vacinados para nenhuma:

    300 - 3M - 25 = m (ou seja, sobram os apenas vacinados para malária)

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (ii) Com base no que a questão fornece, sabemos que:

    M = vacinados malária e febre amarela (intersecção) + vacinados apenas para malária (m)

    M = 45 + m

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (iii) Agora é só substituir e correr pro abraço:

    300 - 3m - 135 - 25 = m >> 4m = 140 >> m = 35

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Obs.: Nesse tipo de questão, é imprescindível fazer o desenho do diagrama para melhor visualizar o que se pede.

  • Questão muito tranquila e que muitos erraram, inclusive eu.


    Errei por pura vacilação, por deixar passar o APENAS!



  • GABARITO: LETRA E.

    Galera, deixo aqui minha contribuição. Gravei um vídeo com a correção dessa questão:

    Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_f1T6BUmuwY

    Agora, voltando à questão, segue uma outra forma de resolver...

    Total = 300 

    Malária e febre amarela (intersecção) = 45 

    Só Malária (M) = x – 45

    Só Febre amarela (A) = 3.x – 45 ---- 3x é o triplo de x

    Nenhuma = 25 

    Como temos um total de 300 e 25 não foram vacinados contra nenhuma das duas doenças, temos que 300 – 25 = 275 soldados foram vacinados em, no mínimo uma das vacinas. Isso quer dizer que a união entre os dois conjuntos (aquilo que está dentro do diagrama) é 275. Logo:

    x – 45  + 3.x – 45 + 45 =  275  ------  4.x = 275 + 45

    4x = 320 ---  x = 80

    Conclusão: Como x = 80, então temos que 80 – 45 = 35 soldados haviam sido vacinados somente contra malária. 

    Gabarito: Letra E (35 é superior a 30 e inferior a 40)

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

     

     

     

  • Pessoal acredito eu que a modo mais fácil de resolver está questão é desenhando o diagrama de conjuntos pois ai fica mais claro.

    Se alguém se interessar a resolução a partir do diagrama se encontra no Link: http://www.umexerciciotododia.com.br/2016/01/raciocinio-logico-matematico-conjuntos.html
  • assistia a aula Professor muito boa, parabéns.

  • Realmente muito boa a explicação Jõao Ricardo! Obrigada pela dica!

  • Some tudo , e depois faça um sistema :
    (A - 45) + (45) + (M - 45) + (25) = 300

    Resolvendo isso, temos A+M=320 ( essa será uma das sentenças do sistema ).

    A outra sentença será A=3M.

    Para visualizar melhor:

    A+M=320

    A=3M 

    Resolva e pronto.
  • Prof. júlio, muito boa a explicação sobretudo no youtube. 

  • Questão mal elaborada! 

    Se x=80

    3x--> 3.80 = 240

    240+80= 320 (oi???????) total de 300 soldados! 


  • Questão simples que muitos erraram assim como eu. Fiz através de diagramas, porém, errei em alguns detalhes.

     Vejam o vídeo do prof. Julio, muito didático e de fácil entendimento.


    Estudando e aprendendo com questões!



    GAB. Letra E

  • De acordo com o enunciado, tem-se:


    Assim,
    3x - 45 + 45 + x - 45 + 25 = 300
    4x = 300 + 45 - 25
    4x = 320
    x = 80
    A quantidade de soldados que haviam recebido apenas vacina de malária é dada por:
    80 - 45 = 35 soldados

    Resposta E)

  • Não, Laura Guimarães, desse jeito estaria contabilizando os 45 soldados, que fazem parte da interseção, duas vezes: uma dentro dos 240 outra dentro dos 80 soldados. É preciso abater a interseção de um desses grupos e, pra totalizar os 300 soldados não esquecer de somar os 25 soldados que não tomaram nenhuma das vacinas e portanto não participa de nenhum dos grupos.  

  • Oi,. Eu li e reli mas não consigo entender o porquê de diminuir 45 antes e depois da resolução da questão.

    Antes: 3x + x -45????
    depois: 80-45?? = 35

  • F+M-45= 275( 300-25)
    B=somente malária
    M= 45+ B
    F=(45+B).3

    (45+B).3+ 45+b -45=275
    135+4b=275
    b=35

    Gianni, tem q tirar (-45) pq a interseção foi somada duas vezes

  • Resolvi diferente.


    Diagrama de venn ...
    __________________
    x+45 = 3(275-x)

    4x = 780
    x = 195

    Logo: (275-195-45) = 35

  • o máximo que eu consigo fazer é atribuir os valores dentro dos conjuntos kkkkk o resto não consigo de jeito nenhum

  • Que questão capetodica... 

  • Assim,
    3x - 45 + 45 + x - 45 + 25 = 300
    4x = 300 + 45 - 25
    4x = 320
    x = 80
    A quantidade de soldados que haviam recebido apenas vacina de malária é dada por:
    80 - 45 = 35 soldados

    Resposta E)

  • Prof Julio Cesar...é o cara do RLM!

     

  • Fiz da seguinte forma, muito parecido com a forma que o Weberti fez:

     

    Quem vacinou contra Febre amarela, chamei de F  e contra malária: M

    Interseção: 45

    Só malária: X

     

    Temos que : F = 3M

    F+ M- 45 = 300-35

    F= 3(45+X)

    F= 135 + 3X

     

    FAZENDO AS SUBSTITUIÇÕES: 135 + 3X + 45 + X - 45 = 275

     135+ 4X = 275

    X= 35

     

    SOMENTE MALÁRIA: 35

  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:
    https://youtu.be/TeQftd4_cYE
    Professor Ivan Chagas

  • Total=fa + m - faUm

    275 = 3m + m - 45

    320 = 4m

    m = 80

    somente m => 80 - 45 = 35

  • Fui por tentativa e erro 

    :)

  • da onde saiu aquele 4x, que estou na duvida

  • Saiu do 3x+x=4x

  • Em 2015 não existia vacina contra malária...

  • 300 soldados

     

    Soldados que receberam a vacina de febre amarela é o triplo dos soldados que receberam a vacina de malária: 3x - 45

    Soldados que receberam as duas vacinas: 45

    Soldados que receberam apenas a vacina de malária: x - 45

    Soldados que não receberam vacina: 25 

     

    300 = 3x - 45 + 45 + x - 45 + 25
    300 = 3x - 45 + x + 25
    300 = 4x - 20
    300 + 20 = 4x
    320 = 4x
    x = 80

     

    80 - 45 = 35 soldados que receberam apenas a vacina de malária

  • SE x=35, então 3x=105..... 35+105+45+25= 210 soldados.....ou seja, a questao foi mal elaborada! A resposta correta que seria 57,5 nao tem alternativa.

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/TeQftd4_cYE

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • GABARITO: E

    A questão envolve conjuntos.

    Do total de 300 soldados, 25 não haviam tomado nenhuma vacina. Logo, 275 tomaram pelo menos 1 das vacinas (Malária, Febre Amarela ou ambas).

    A questão afirma que 45 já haviam tomado ambas as vacinas. Essa é a interseção dos conjuntos cuja soma deve resultar 275.

    Assim, vacinados contra FA + vacinados contra MAL - interseção (comum aos dois grupos) = 275.

    Como o número dos vacinados contra FA é 3 vezes maior do que o número de vacinados contra MAL temos que: FA = 3MAL.

    ----

    FA + MAL - interseção = 275

    FA = 3MAL

    Substituindo....

    3MAL + MAL - interseção = 275

    3MAL + MAL - 45 = 275

    4MAL = 320

    MAL = 80

    80 pessoas foram vacinadas contra malária, sendo que entre elas, 45 também tomaram a vacina contra febre amarela.

    A questão pede as que haviam recebido apenas a vacina de malária: 80-45 = 35.


ID
1770220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de paginação de memória, técnica utilizada em sistemas com memória virtual.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica por favor?

  • a) Errado. "constituem o endereçamento de espaço virtual." A paginação ela trabalha com a paginação a nível lógico(virtual) com índices para uma tabela com o endereço físico.

    b) Errado. Overlays são técnicas para particionamento de memória a nível de programação.

    c) Errado. A tabela de página relaciona o endereço virtual e físico.

    d) Errado. Erro do item "bites menos significativos."

    e) Gabarito.

    É isso corrijam-me se estiver errado, podem mandar msg no pv.

  • Muita gente pode ficar em dúvida entre a C e a E. Realmente não existe esse termo de endereço de relocação. Na minha visão, se o termo relocação tivesse sido trocado por VIRTUAL, estaria correto. 

    Com relação ao item D, o endereço virtual é dividido em um número de página virtual (bits mais significativos) e um deslocamento (menos significativo). Acho que os bits mais significativos são mais importantes porque mapeiam o endereço físico ao real, servindo como índice na tabela de páginas. A partir daí se chega na moldura de página correspondente. 

  •                                                                                      OVERLAY

    É  uma técnica que dividi o programa em módulos, de forma que seja possível a execução independente de cada módulo, utilizando uma mesma área de memória

     

                                        Paginação de memória, técnica utilizada em sistemas com memória virtual.

    Endereços podem ser gerados usando-se indexação, registradores base, registradores de segmento ou outras técnicas.

     

     

     

  • Gabarito E

    A paginação permite que o programa possa ser espalhado por áreas não contíguas de memória. Com isso, o espaço de endereçamento lógico de um processo é dividido em páginas lógicas de tamanho fixo e a memória física é dividida em páginas com tamanho fixo, com tamanho igual ao da página lógica. Nisso, o programa é carregado página a página, cada página lógica ocupa uma página física e as páginas físicas não são necessariamente contíguas. O endereço lógico é inicialmente dividido em duas partes : um número de página lógica (usado como índice no acesso a tabela de páginas, de forma a obter o número da página física correspondente) e um deslocamento dentro da página. Não existe fragmentação externa, porém existe fragmentação interna (Ex: um programa que ocupe 201kb, o tamanho de página é de 4 kb, serão alocadas 51 páginas resultando uma fragmentação interna de 3kb). Além da localização a tabela de páginas armazena também o bit de validade, (1 ou TRUE) se a página está na memória (0 ou FALSE) se a página não está na memória. E a transferência das páginas de processo podem ser transferidas para a memória por demanda, levando apenas o que é necessário para a execução do programa ou por paginação antecipada, onde o sistema tenta prever as páginas que serão necessárias à execução do programa. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1770223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O conceito de semáforo foi proposto por Dijkstra e mostra, de forma simples, como implementar alguns mecanismos entre processos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O valor de um semáforo indica quantos processos (ou threads) podem ter acesso a um recurso compartilhado. As principais operações sobre semáforos são:

    - Inicialização: Recebe um valor inteiro indicando a quantidade de processos que podem acessar um determinado recurso.

    - Operação wait ou P: Decrementa o valor do semáforo. Se o semáforo está com valor zero, o processo é posto para dormir.

    - Operação signal ou V: Se o semáforo estiver com o valor zero e existir algum processo adormecido, um processo será acordado. Caso contrário, o valor do semáforo é incrementado.

  • Respondendo com base no que consegui pesquisar...


    a) Errado. Podem assumir 0 ou 1

    b) Correta. Quando é executada a instrução down/wait/P em um semáforo com valor 0 significa que outro processo já está acessando o recurso compartilhado, portanto o processo que veio depois ficará bloqueado.

    c) Polêmica... depende da implementação. Um semáforo poderia ter o valor -2 indicando que há 2 processos bloqueados.

    d) Errado. Se entendi bem, semáforo possui apenas 2 instruções e são atômicas.

    e) Errado. Semáforos são muito usados para exclusão mútua.

  • Complementando:

    Letra C está "ERRADA", pois, nesse caso, quando se utiliza uma variável inteira que pode assumir qualquer outro valor diferente de 0 ou 1 (inclusive valores negativos) não caacteriza semáforo, dá-se o nome de contador.

  • SEMÁFORO:

    .: Proposto por Dijkstra;

    .: Mecanismo de Sincronização;

    .: Implementa a exclusão mútua e a sincronização condicional entre processos;

    .: Variavel inteira, não negativa;

    .: Instruções: DOWN e UP - são indivisíveis;

    .: UP: incrementa uma unidade ao valor;

    .: DOWN: decrementa a variável - Executada em um semáforo com valor 0 faz com que o processo entre no estado de espera;

    At.te

    Foco na missão 


ID
1770226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção correta acerca do modelo de referência OSI (Open System Interconnection).

Alternativas
Comentários
  • -------

    Camada de Rede: Sua tarefa principal é endereçar os pacotes para o computador destino, Determinar qual a “melhor” rota, Não se preocupa com a confiabilidade da comunicação, Traduz endereços lógicos em endereços físicos (ARP) e Gerencia problemas de tráfego em uma rede (ICMP).

    Camada de Transporte: Garante que os pacotes cheguem ao destino “livre de erros”, comunicação fim-a-fim confiável, sinais de reconhecimento ACK enviadas entre as partes, Fornece controle de fluxo e existe uma similaridade entre as funções da Camada de Transporte (fim-a-fim) e as da Camada de Enlace (host-a-host).

  • a) é a menos correta em relação a letra D. O certo aqui seria assim "uma dada camada X utiliza serviços da camada anterior". De fato faz sentido, realmente, que uma camada superior pode oferecer serviços a uma cada inferior e uma situação para isso é quando um pacote sai da Origem  da camada de aplicação e vai descendo a pilha Top-Down. Além disso, o contrário é possível em que uma camada de nível inferior oferecendo serviços para a camada superior quando o pacote precisar subir a pilha de protocolos no destino partindo da camada física. Eu marcaria essa aqui caso a letra D não fosse a maaaaais certinha dentre as alternativas.
    b) Em relação a sintaxe e a semântica das informações temos que isso é responsabilidade da camada de Apresentação e não de enlace.

    c) Não explicarei essa porque nossa colega FFF :Fé explicou abaixo a camada que trata do roteamento dos pacotes. 

    d) A mais certinha e esta descrita da mesma forma que esta escrita na literatura do Tanenbaum.

    e) Camada física que trata da transmissão de Bits 
  • É a 7ª -última, no topo - CAMADA  (FERTSA A) - relacionado ao SOFTWARE, APLICATIVOS.

     

    7 - Camada de Aplicação
     A camada de aplicação corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizadas para promover uma interação entre a máquina-usuário (máquina destinatária e o usuário da aplicação). Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolo) para que tal comunicação aconteça, por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mail através do aplicativo de e-mail, este entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando tal solicitação (POP3 ou IMAP).

    Tudo nesta camada é relacionado ao software. Alguns protocolos utilizados nesta camada são: HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS, ICMP.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_OSI

  • A - ErradaO modelo OSI divide a comunicação de uma rede em 7 camadas e define como cada camada se relaciona com a camada imediatamente superior ou inferior a ela. Cada camada é responsável por serviços ou ações visando a entrega do dado através da rede para outro computador. Quanto mais alta a camada, mais complexa é a tarefa. Uma camada superior pode oferecer serviços para uma camada inferior, mas, dependendo do sentido da comunicação, uma camada inferior também pode oferecer serviços para uma camada superior.

     

    B - Errada: a camada de Sessão controla a transmissão de dados entre duas aplicações, permitindo que estabeleçam gerenciem e terminem sessões, tratando erros e registros. A sintaxe e a semântica são responsabilidade da camada de Aplicação

     

    C - Errada: a camada de Transporte é a responsável pela transferência de pacotes de dados entre dois pontos de forma transparente e confiável com funções como controle de fluxo e correção de erro fim a fim. A camada de Rede é a responsável pelo endereçamento de pacotes, determinando a rota que pacotes seguirão para atingir o destino. baseada em dados como condições de tráfego da rede e prioridades.

     

    D - Certa: a camada de Aplicação efetua a interface entre as aplicações e os protocolos de rede, provendo acesso aos serviços de rede, o que ocorre, por exemplo, na leitura de mensagens através de um cliente de e-mail, ou durante a navegação, que emprega o protocolo HTTP.

     

    E - Errada: a camada de Enlace é a  responsável por empacotar os dados, fracionando a mensagem em unidades de dados chamadas quadros. Um quadro contém informações suficientes para garantir que os dados sejam enviados com sucesso através de uma rede local até o seu destino, e geralmente contém um mecanismo que verifica a integridade de seu conteúdo na chegada. A transmissão de bits por um canal de comunicação é efetuada pela camada Física.

     

  • DICA: Na camada de aplicação estão os protocolos relacionados a portas

  • Aplicação: prover serviços de rede às aplicações;

    Apresentação: criptografia, codificação, compressão e formato de dados;

    Sessão: iniciar, manter e finalizar sessões de comunicações;

    Transporte: transmissão confiável de dados, segmentação;

    Rede: endereçamento lógico e roteamento,  controle de tráfego;

    Enlace: endereçamento físico, transmissão confiável de dados, controle de erro e controle de fluxo;

    Física: interface com meios de transmissão e sinalização;

  • Sobre a B. A camada de sessão está relacionada a verificação, delimitação da troca de dados.


ID
1770229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito do protocolo IPv4, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) errado, pois é possível sim através da subdivisão de rede que são chamadas de sub-redes. Caso contrário, iria sair um custo muito alto para as empresas porque teriam que alocar mais blocos de endereços IP para cada filial dela. (exemplo apenas). 


    b) a entrega confiável é apenas com uma: a orientada a conexão via TCP.



    c) os roteradores têm várias interfaces e, portanto, vários endereços IP.


    d) achei esse estranho esse "bitEs", mas não invalida a questão e essa é a resposta correta. 


    e) tamanho é de 32 Bits

  • D errada, pois esta escrito BITES, que é mordidas em ingles, o certo seria bits

    E errada pois não existe baites, só Bytes

  • Complementando as explicações dos amigos anteriores: Na alternativa E) O cabeçalho do datagrama IP possui tamanho de 160bits.

    Com os seguintes campos:

    - Vers: Versão (version) 4bits;

    - IHL((Header Length): 4 bits;

    Service Type: 8 bits;

    Total Length: 16 bit;

    Identification: 16 bit;

    Flags: 3 bit;

    Fragment Offset: 13 bit;

    Time to Live: 8 bit;

    Protocol: 8 bit;

    Header Checksum: 16 bit;

     Adress Source / Destination: 32 bit cada (origem/destino);

    No IPV6, esse tamanho é de 320bit

     

  • baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! baites!! 

  • A resposta D estaria correta, exceto pelo fato da unidade de medida estar errada. A unidade de medida globlal utilizada é o bit, que no plural vira bits (mesmo em português a pronuncia é desse jeito, não há desculpas para escrever Bites).

    Concurso público não é exercício de escola, as pessoas não podem adivinhar quando a banca errou ou quando ela fez de propósito para te induzir ao erro. Nesse caso a banca errou e a questão deve ser anulada.

  • Baites e Bites! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    essas bancas são fanfarronas, e pior que não é só a CESPE


ID
1770232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne a Internet, intranet e extranet, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Intranet é uma Rede voltada para os funcionários de uma empresa, seja ela pública ou privada. A Intranet só pode ser acessada através de uma senha individual. Ela facilita a comunicação entre a Sede( capital) e as filiais( interior). O webdesign é desenvolvido pelo setor de T.I. Da própria empresa, ou por uma empresa terceirizada. Algumas empresas permitem que os funcionários das filiais façam suas próprias páginas, desde que esteja dentro dos padrões da Home Page. É uma decisão questionável, pois as vezes há melhores webdesigners no interior do que na capital. Algumas empresas também permitem acesso a internet, com uma limitação de cota para cada funcionário. Algumas sítios são bloqueados por serem comerciais, pornográficos ou racistas.
    Na Intranet temos uma série de informações sobre a Sede e sobre as filiais. Além disso, há um menu sobre os eventos ligados a atividade fim da empresa. Também existem dados sobre a vida funcional de cada servidor. Temos acesso às leis relativas ao serviço profissional. Links para bancos e instituições de crédito que tenham convênio com aquela empresa. Uma cartilha com os direitos e deveres de cada funcionário. Acesso aos sistemas empregados no dia a dia desta empresa e os manuais de funcionamento desses mesmos sistemas. Links para notícias dos jornais que sejam interessantes para os funcionários. Um mural de avisos contendo informações cruciais para o bom andamento da empresa. Um informativo eletrônico que divulga amenidades, criando um bom ambiente corporativo. Algumas estatísticas relacionadas aos posts mais acessados. Botões de atalho direcionados para os sistemas mais utilizados. Um destaque para a Missão e a Visão daquela empresa. Um link indispensável: um bom dicionário da língua portuguesa. Um atalho para a página da empresa na internet.
    É importante frisar que algumas Intranets são interligadas. Por exemplo, funcionários de um Tribunal Regional conseguirão acessar a intranet de outros tribunais regionais quando for de interesse da Administração. Na verdade, os links mais acessados são os Boletins de pessoal e os contracheques. Outra iniciativa muito boa é o Mural dos Funcionários, onde cada um oferece seus terrenos, casas de praia, carros usados, etc... Dentro da Intranet também existem fóruns sobre assuntos relativos ao serviço.

    ... Artigo http://queconceito.com.br/intranet

  • Questao mal elaborada, principalmente com relacao a alternativa E. Existe uma serie de protocolos utilizados na Internet que nao estao disponiveis em um ambiente de Intranet.

  • Apesar de eu ter acertado, soou estranho, como se a intranet necessariamente tivesse que rodar  na arquitetura tcp/IP. Não gostei da afirmação

  • INTERNET - rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na pilha de protocolos TCP/IP. Possibilita que computadores e outros dispositivos inteligentes troquem dados e informações entre si, por meio de uma infinidade de serviços, tais como correio eletrônico, redes sociais, armazenamento em rede, fóruns, sistemas de gerenciamento e outros serviços.

     

    INTRANET - também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP. Porém, a Intranet é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva. Empresas, órgãos públicos e outros tipos de organizações normalmente possuem Intranets, pois precisam de uma rede de computadores similar à Internet para manter os seus serviços, como os seus Portais Corporativos e outros recursos on-line. Contudo, por questões de segurança, não há interesse que tais serviços estejam disponíveis para livre acesso pela Internet. Daí a necessidade de se implantar uma Intranet.

     

    EXTRANET - funciona como uma extensão da Intranet a computadores que estejam fora dos domínios físicos da Intranet. Não raro, é necessário que parceiros, clientes, fornecedores, e até mesmo funcionários da organização precisem acessar alguns serviços da Intranet, mesmo estando fora da organização. E, nesse contexto, a Extranet torna-se ferramenta essencial para a organização.

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/intranet-extranet-e-internet-saiba-a-diferenca/

     

     

  • Uma Intrenate disponibiliza os mesmos serviços de comunicação da Internet? PQP!!!

    Então uma pessoa que acessar o site da empresa, vai usar exatamente os mesmos serviços do que um funcionário usando a Intranet. Se fosse assim, não precisava de Intranet...dahhh

  • Pq as pessoas antes de comentar um texto sobre a questão não colocam o gabarito???!!! coloquem o gabarito, vai ajudar muito.

  • Questão de marcar vc marca a mais correta, mesmo que seja meio grosseira. Gabarito C.

     

    Letra a) ERRADA. Uma extranet não tem a mesma definição de uma Internet, sendo aquela utilizada por quem tem conexão VPN com uma rede intranet, ou seja, necessita de autorização.

    Letra b) ERRADA. O modelo OSI é um modelo de referência, criado para padronização, nele foi baseado o modelo TCP/IP, que é o mais utilizado mundialmente.

    Letra c) CORRETA. Em regra está correta.

    Letra d) ERRADA. Utiliza diversos pacotes.

    Letra e) ERRADA. Como regra geral diz-se que utiliza os mesmos pacotes.

  • Obrigado Quase Nada!

    Tmj

  • Questão para corroborar:

    (Q46837/CESPE) As intranets possuem as características e fundamentos semelhantes aos da Internet e baseiam-se no mesmo conjunto de protocolos utilizados na Internet. Entre outros, são exemplos de protocolos para intranets: transmission control protocol (TCP) e internet protocol (IP). CERTO

  • GABARITO LETRA C

    Analisando as alternativas, temos que:

    A - Erradaextranet é o nome dado a uma rede formada pelas intranets de um cliente e um fornecedor, por exemplo: através dela podem ser efetuados pedidos, pagamentos e outras operações. Podemos usar a seguinte definição: extranet é a parte de uma intranet que fica disponível através da Internet.

    B - ErradaInternet 2 realmente é uma iniciativa norte-americana que envolve centenas de universidades e outras instituições. Tem velocidade altíssima (muito maior do que a rede "comum"), visando o desenvolvimento de novas aplicações como telemedicina, bibliotecas digitais, laboratórios virtuais, etc. A Internet 2 utiliza a tecnologia ATM (Asynchronous Transfer Mode), que oferece baixa latência e a possibilidade de estabelecimento de prioridade no envio de pacote. A principal vantagem da utilização da tecnologia ATM é justamente a melhoria com relação à utilização do protocolo TCP, cuja latência é notável. Lembrando as características da tecnologia ATM:

    • baseia-se na transferência de pacotes relativamente pequenos (comutação por células), para tornar mais rápida a transmissão de áudio, vídeo e dados pela mesma rede;
    • suporta taxa de até 622 Mbps;
    • cria canais fixos entre 2 pontos para que os dados sejam transferidos, sendo que a rota é conhecida no momento da conexão (diferente, portanto, da tecnologia TCP/IP, na qual mensagens são divididas em pacotes e cada pacote pode usar uma rota diferente para chegar ao destino. Neste caso, a tecnologia ATM facilita a monitoração e a cobrança pelo serviço.

    C - CertaIntranet é uma rede privada, pertencente a uma empresa (ou a uma residência), de acesso restrito a seus membros, que utiliza os mesmos padrões e protocolos da Internet, tais como http, tcp, ip, smtp, pop3, etc. Assim, os mesmos programas utilizados na Internet podem também ser aplicados à Intranet.

    Atualmente quase todas as redes privadas (domésticas e comerciais) que existem são intranets, o que facilita e muito a sua instalação e utilização, já que hoje poucas pessoas ainda não têm a Internet como uma ferramenta de uso diário e indispensável. Como os protocolos e recursos são os mesmos da Internet, numa intranet podem ser usados os mesmos aplicativos que estão disponíveis para a Internet, como navegadores, clientes de e-mail, etc.

    D - Errada: Internet é uma rede de abrangência mundial, não sendo usado o conceito de "Internet local". Quando uma rede privada utiliza os mesmos padrões e protocolos que a Internet, ela é chamada de intranet, que, como já dito, além do IP, utiliza muitos outros protocolos da Internet. 

    E - ErradaIntranet é uma rede privada, pertencente a uma empresa (ou a uma residência), de acesso restrito a seus membros, que utiliza os mesmos padrões e protocolos da Internet, tais como http, tcp, ip, smtp, pop3, etc. Assim, os mesmos programas utilizados na Internet podem também ser aplicados à Intranet.

    Professor Maurício Bueno

  • INTRANET

    Rede de computadores restrita ao ambiente interno de uma organização e utiliza a mesma tecnologia da internet (protocolos TCP/IP, inclusive utiliza-se tanto o HTTP quanto o HTTPS).

    LEMBRE-SE DO AAA

    ANÁLOGA: Se algo funciona na internet, funciona na intranet;

    ACESSO: Intranet é restrito para um grupo de pessoas;

    AMBIENTE: A intranet é limitada as dependências físicas da empresa, o acesso fora das dependências far-se-á pela extranet.

  • Lembre-se, a intranet é muito mais que uma simples comparação a internet...


ID
1770235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente os componentes de um sistema de governança de TI conforme o COBIT 5.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    De acordo com o COBIT 5, nas páginas 25-26, os principais componentes de um sistema de governança são:

    Habilitadores de Governança: modelos, princípios, processos e práticas por meio dos quais a ação é orientada e os objetivos podem ser alcançados.

    Escopo da Governança: a governança pode ser aplicada a toda a organização, uma entidade, ativo tangível/intangível, etc..

    Papéis, atividades e Relacionamentos: quem está envolvido da governança, como estão envolvidos, o que fazem e como interagem.

  • Segundo o Cobit 5,p.26, "

    Além do objetivo de governança, os outros principais elementos da abordagem à governança incluem habilitadores; escopo; além de funções, atividades e relacionamentos.

    "

  • Diimensões dos habilitadores: partes interessadas, metas, ciclo de vida e boas práticas.

    Cobit 5 página 30.

  • Bem frisado pelo amigo HTTP Concurseiro, atentem para: 

    ALÉM dos Objetivos de Governança (Realização de Benefícios, Otimização de riscos e Otimização de Recursos -> todos em busca de gerar valor)

    Figura 8 na página 25 do Cobit 5.

  • Componentes da Governança:

    • Habilitadores de Governança: Princípios, estruturas, frameworks, processos e práticas;

    • Escopo de Governança: Área governada;

    • Papéis, atividades e relacionamentos: Partes interessadas, o que fazem, como interagem.
  • Habilitadores da Governança: são os recursos organizacionais da governança, tais como modelos, princípios, processos e práticas, por meio dos quais a ação é orientada e os objetivos podem ser alcançados. Os habilitadores também incluem os recursos da organização - por

    exemplo, capacidades do serviço (infraestrutura de TI, aplicativos, etc.), pessoas e informações.

     

    Escopo da Governança: a governança pode ser aplicada a toda a organização, uma entidade, um ativo tangível ou intangível, etc. Ou seja, podem-se definir diferentes visões da organização às quais a governança será aplicada, e é fundamental definir bem este escopo do sistema de governança.

     

    Papéis, Atividades e Relacionamentos: define quem está envolvido na governança, como estão envolvidos, o que fazem e como interagem, dentro do escopo de qualquer sistema de governança.


ID
1770238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Conforme o PMBOK 5, a diferença entre a linha de base de custos e o orçamento de custos de um projeto é representada

Alternativas
Comentários
  • Citando outra parte do PMBOK, a sessão 7.2 diz:

    Determinar o orçamento é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada. Essa linha de base inclui todos os orçamentos autorizados, mas exclui as reservas de gerenciamento.

    Ou seja, aqui já deixa implícito que as reservas de contingência fazem parte da linha de base.

    Para concluir, excluindo um elemento aqui e outro alí dos dois livros, o consenso é que: reservas de contingência fazem parte da linha de base, reservas de gerenciamento não.

    FONTE:http://leandrofaria.com.br/reservas-de-custos-em-projetos/

  • 7.2.2.6 Análise de reservas

    "...As reservas de contingência são o orçamento dentro da linha de base dos custos designados para riscos identificados que são aceitos e para os quais respostas contingentes ou mitigadoras são desenvolvidas..."

    "... A reserva gerencial não está incluída na linha de base dos custos mas faz parte dos requisitos de custo de todo o projeto...."

    Ainda bem que o PMBOK 5 só tem um pouco mais de 600 páginas ... :(


  • Linha de base dos custos / Cost Baseline. Versão aprovada do orçamento referencial do projeto, excluindo quaisquer reservas de gerenciamento, que só pode ser mudada através de procedimentos formais de controle de mudanças e usada como base para comparação com os resultados reais.

     

    Fonte: PMBOK, 5 ed, pág. 551

  • LETRA D

    Reservas de Contingência já estão embutidas nas linhas de base, logo elas são contadas.

    Reservas de Gerenciamento não estão contadas nas linhas de base, logo elas representam uma diferença entra a LB e orçamento final, o cronograma final, escopo final e outros.

  • Francyane, não está implícito não. Está mesmo é explícito, conforme PMBOK6, pg 722:

    Reserva de contingência: Tempo ou dinheiro alocado no cronograma ou linha de base dos custos para riscos conhecidos com estratégias de resposta ativa.

    Reserva gerencial: Um valor do orçamento do projeto ou do cronograma do projeto mantido fora da linha de base da medição do desempenho (LMD) para fins de controle do gerenciamento, que está reservado para trabalho inesperado dentro do escopo do projeto.

  • Contingência = faz parte da linha de base, usada para riscos conhecidos e o gerente não precisa pedir autorização para usá-la

    Gerencial = tudo ao contrário

  • anjo! obrigada!


ID
1770241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando-se que, em um projeto com duração de cinco meses, a probabilidade de que um evento de risco ocorra, em determinado mês, seja igual a 25%, é correto afirmar, de acordo com o gerenciamento de riscos do PMBOK 5, que a probabilidade de que esse evento ocorra durante o quinto mês do projeto é igual a

Alternativas
Comentários
  • Pareceu mais uma questão de raciocínio lógico. 

  • "11.4.2 Realizar a análise quantitativa dos riscos: ferramentas e técnicas

    Distribuições de probabilidade. As distribuições de probabilidades contínuas, amplamente usadas em modelagem e simulação, representam a incerteza em valores tais como durações de atividades do cronograma e custos de componentes do projeto. Podem ser usadas distribuições discretas para representar eventos incertos, como o resultado de um teste ou um cenário possível em uma árvorede decisão. A Figura 11-14 mostra dois exemplos de distribuições contínuas amplamente utilizados.
    Essas distribuições representam formas compatíveis com os dados normalmente desenvolvidos durante a análise quantitativa dos riscos. As distribuições uniformes podem ser usadas se não houver nenhum valor óbvio que seja mais provável que os outros entre os limites superior e inferior especificados, como no início do estágio de concepção."

     

    Conclusão: Na falta de um valor mais óbvio podemos usar a distribuição uniforme, ou seja, a probabilidade de um mês é a probalidade de qualquer outro mês.

    Fonte: PMBOK, 5ª ed, página 337.
     

  • Eu leio, leio e leio o PMBOK e não entendo nada... :~(

  • Isso deveria estar em RLM de alguma prova de Gerente de TI. 

  • Isso parece meio óbvio. Ora, se, no início do mês(ou em qualquer outro), calculou-se a probabilidade da ocorrência de um evento em 25% e ele não ocorreu até o último mês, parece meio lógico continuar tendo a mesma probabilidade inicial.

  • Questão de probabilidade


ID
1770244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em um projeto ágil em que se utiliza Scrum, a criação e a estimação de tarefas cabe ao

Alternativas
Comentários
  • O time de desenvolvimento é responsável por estimar o esforço necessário para implementar cada item do backlog do produto.

  • Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.

     

    www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

  • Alternativa correta: C. 

     

    Pessoal que comentou não abordou o mais importante: o cliente apresenta o Product Backlog, que é então dividido em Sprint Backlogs pelo Time de Desenvolvimento. O Sprint Backlog são os itens selecionados para serem implementados durante uma sprint juntamente com o plano para transformá-los em incrementos. Esse plano normalmente é composto por tarefas técnicas que é o que a equipe de desenvolvimento vai efetivamente fazer

  • Como é raro encontrar questões da CESPE que não têm algum problema...

    Quando eles colocam mais de 5 palavras na questão, estará mal escrita, terá duplo sentido, erro de Português, erro técnico, etc.

     

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/estimacao-e-estimativa/11458

  • Questão mal elaborada viu , te dizer... no meu entendimento quem cria tarefas(entendi como determinar as funcionalidades que vao para o product backlog) é o Product Owner , e depois o Scrum Team se reune para decidir quais tarefas vão para o Sprint Backlog.... Eu realmente nao interpretei criar tarefas como desenvolvimento de tarefas...muito confuso

  • Product Backlog = funcionalidades

    Sprint Backlog = tarefas

  • questão muito mal elaborada.

  • Nossa!

    Tem uma regra de ouro, quem estima é quem faz. quem faz? Time de desenvolvimento

    Nem li a questão direito, já está no automático

  • A criação é com o Product Owner.


ID
1770247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente os domínios de arquitetura suportados pelo TOGAF 9.1 e que são comumente aceitos como subconjuntos de uma arquitetura global da organização.

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura é tipicamente modelada em quatro níveis ou domínios: Negócios (Business), Aplicação (Application), Dados (Data) e Tecnologia (Technology).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/TOGAF

  • Letra E

    NEGA DATE

    NEGócios

    Aplicação

    DAdos

    TEcnologia

  • O TOGAF 9 abrange o desenvolvimento de quatro tipos de arquitetura. Estes quatro tipos de arquitetura são comumente aceitos como subconjuntos de uma arquitetura corporativa global.

    Arquitetura de negócios: A estratégia de negócios, governança, organização e principais negócios processos.

    Arquitetura de dados: A estrutura dos ativos de dados lógicos e físicos de uma organização.

    Arquitetura de aplicativos: Um modelo para os sistemas de aplicativos individuais a serem implantados, suas interações e seus relacionamentos com os principais processos de negócios da organização.

    Arquitetura de tecnologia: Os recursos lógicos de software e hardware necessários para suportar a implantação de serviços de negócios, dados e aplicativos. Isso inclui TI infra-estrutura, middleware, redes, comunicações, processamento e padrões.

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide

  • O TOGAF 9 abrange o desenvolvimento de quatro tipos de arquitetura. Estes quatro tipos de arquitetura são comumente aceitos como subconjuntos de uma arquitetura corporativa global.

    Arquitetura de negócios: A estratégia de negócios, governança, organização e principais negócios processos.

    Arquitetura de dados: A estrutura dos ativos de dados lógicos e físicos de uma organização.

    Arquitetura de aplicativos: Um modelo para os sistemas de aplicativos individuais a serem implantados, suas interações e seus relacionamentos com os principais processos de negócios da organização.

    Arquitetura de tecnologia: Os recursos lógicos de software e hardware necessários para suportar a implantação de serviços de negócios, dados e aplicativos. Isso inclui TI infra-estrutura, middleware, redes, comunicações, processamento e padrões.

    TOGAF TM Version 9 – A Pocket Guide


ID
1770250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O CBOK 3 define transformação de processo como

Alternativas
Comentários
  • Gab e) http://c.ymcdn.com/sites/www.abpmp.org/resource/resmgr/Docs/ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.pdf

  • Transformação = evolução. 

  • Gabarito E

    O que é transformação de processos?

    Na transformação, o objetivo é encontrar a melhor maneira de o processo realizar seu trabalho.Transformação é, por natureza, difícil de implementar e requer uma significativa investigação do que é viável (ideias, técnicas, conceitos, ferramentas), bem como a identificação do suporte organizacional necessário. É também um afastamento das abordagens e pensamentos tradicionais que poderá gerar desconforto para gestores e equipes. Entretanto, o fardo pode ser diluído de forma que a transformação seja implementada de forma gradual e que a ruptura seja melhor administrada, se ajustando à realidade financeira da organização, sua capacidade em absorver mudanças e de incorporar uma nova cultura. Esses são exemplos de fatores limitantes, mas sempre haverá fatores limitantes à criatividade e à inovação. Tais fatores devem ser identificados logo no início da transformação para que se possa evitar retrabalho e desperdício de investimento em recursos.

    Inclui redesenho, reengenharia e mudança de paradigma em uma visão ponta a ponta do trabalho de um processo e da maneira como esse opera e pode ser modificado. Uma vez que processos são combinações de trabalho de várias áreas funcionais, o próprio trabalho e seu fluxo serão afetados e podem ser modificados significativamente.

    As organizações podem transformar processos com base em táticas incrementais ou radicais. Em termos de táticas incrementais, busca-se a realização progressiva de pequenas modificações em partes da organização e em suas relações externas, sem romper bruscamente com as formas pelas quais a organização se adapta e transaciona com seu ambiente. A mudança é vista como um processo evolucionário e progressista. A tática radical busca promover mudanças por meio de rupturas das práticas organizacionais tradicionais. Com BPM, a transformação das organizações deixa de ser uma arte imprecisa e de resultados imprevisíveis para fazer parte de uma disciplina gerencial.

    Fonte: Guia BPM CBOK Versão 3.0 - item 7


ID
1770253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de gerenciamento de desempenho de processos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A medida associada ao trabalho ou saída do processo desempenhado é baseada em quatro dimensões fundamentais: tempo, custo, capacidade e qualidade.

    BPM CBOK: página 237

  • GABARITO B

    Gerenciamento de desempenho de processos corresponde ao monitoramento, de forma planejada, da execução de processos e ao acompanhamento do desempenho, com a finalidade de averiguar a eficiência e eficácia dos processos. 

    A) A capacidade de realizar e obter os resultados esperados está diretamente relacionada ao nível de autoridade do gestor do processo.

    ERRADA.

    corrigindo: A capacidade de realizar e obter os resultados esperados está diretamente relacionada ao nível de MATURIDADE EM PROCESSOS DA ORGANIZAÇÃO.

    B) A medida associada ao trabalho ou saída do processo desempenhado é baseada nas dimensões tempo, custo, capacidade e qualidade.

    CERTA.

    A medida associada ao trabalho ou saída do processo desempenhado é baseada em quatro dimensões fundamentais: tempo, custo, capacidade e qualidade.

    C) Indicador é uma representação complexa de um processo e deve ser comparado com um objetivo declarado.

    ERRADA.

    corrigindo: Indicador é uma representação simplificada ou intuitiva de um processo e deve ser comparado com um objetivo declarado.

    De acordo com o guia BPM CBOK V.3.0, indicadores representam informações e devem apresentar a realidade de forma fidedigna. 

    Os indicadores podem ser divididos em duas categorias:

    • Indicadores Direcionadores (drivers): acompanham a causa antes do efeito e podem alterar o andamento para que determinado resultado seja atingido.
    • Indicadores de Resultado (outcome): acompanham o efeito e não possibilitam alterar um dado resultado.

    D) Alinhamento, responsabilidade e despadronização são características para indicadores de desempenho de processos.

    ERRADA.

    corrigindo: Alinhamento, responsabilidade e padronizado são características para indicadores de desempenho de processos.

    Existem doze características para indicadores de desempenho de processos (PPI - Process Performance Indicator): alinhamento, responsabilidade, tendência, acionável, poucos em número, fácil de entender, equilibrados e vinculados, transformador, padronizado, orientado a contexto, reforçado e relevante.

    E) O gerenciamento se inicia com o desenho do processo, para que se saiba claramente o que será monitorado.

    ERRADA.

    corrigindo: O gerenciamento se inicia com o monitoramento do desempenho e com a visão clara do que deve ser monitorado e por quê.

     O gerenciamento proposto pela metodologia BPM inicia com o monitoramento do desempenho e da conformidade do processo que deve ser executado. 

    Fonte: BPM CBOK V.3.0 


ID
1770256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

O custeio embasado em atividade

Alternativas
Comentários
  • Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores.

    Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso dorateio usado na tradicional lógica de absorção dos custos.


  • Que matéria é essa?

  • Também tive a mesma dúvida que você Marcel, fui pesquisar e achei isso: Custeio baseado em atividades

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Custeio_baseado_em_atividades


ID
1770259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O Six Sigma

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal,

    O Seis Sigma pode ser definido como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando os seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica.

    O termo Sigma é usado como um símbolo estatístico em qualidade e significa uma medida de variabilidade utilizada para indicar quanto dos dados apresentados se inserem nos requisitos dos clientes. Quanto maior for este sigma, melhores serão os produtos ou serviços produzidos. Ou sob outra ótica, menores serão os defeitos apresentados por estes produtos e serviços.

  • c-

    Six sigma é orientado a melhoria de processos, metas de qualidade e gerencimeto de qualidade. A base do six sigma é DMAIC (description, measurement, analysis, improvement and monitoring) pelo input de métricas estatisticas. As metas sao orientadas em torno da criação de valores com base de conhecimento da empresa e necessidades dos clientes.

  • 2013

    Segundo a técnica de melhoria de processo six sigma, para atingir elevados níveis de qualidade, o processo não pode produzir mais de três ou quatro defeitos por milhão de quantidade total de chances para um defeito.

    certa


ID
1770262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a opção correta acerca dos conceitos de diagrama, mapa e modelo no contexto de processos de negócio.

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o correto no item D?

  • Obrigado @Rochele. Apenas a corrigindo, que deve ter se confundido..

    Um modelo implica a representação de um determinado estado do negócio (atual ou futuro) e dos respectivos recursos envolvidos, tais como pessoas, informação, instalações, automação, finanças e insumos.

    .

  • Diagrama, mapa e modelo são três níveis de “representação” de processos.


    Estes três níveis de representação de processos diferem-se em níveis de abstração, informação, utilidade, precisão, complexidade, padronização de elementos do fluxo, evolução e amadurecimento do desenho proposto.


    Link Útil: http://blog.iprocess.com.br/wp-content/uploads/2014/02/diagrama-mapa-modelo.jpg


    O Diagrama é uma representação inicial do processo. Ele demonstra o fluxo básico focando as principais atividades. Não trata exceções ou falhas no processo.

    O mapa é uma evolução do diagrama, acrescentado de atores, eventos, regras, resultados e um detalhamento do processo. Ampliada para uma visão mais detalhada, o mapa fornece informações de maior precisão do desenho do processo.

    O modelo é a versão final da evolução do processo. Esta representação traz um alto grau de precisão e detalhamento do processo.


    Fonte: http://blog.iprocess.com.br/2014/02/modelagem-de-processos-de-negocio-diferencas-entre-diagrama-mapa-e-modelo-de-processos/



  • D -- conceito de modelo

    2017

    Diagramas, mapas e modelos de processos são termos sinônimos e dizem respeito a representações gráficas dos processos de negócios.

    Errada

    (Cespe – TCU 2008) O mapeamento dos processos deve ser detalhado até o nível estratégico de diretorias, de modo a permitir sua perfeita compreensão e a obtenção satisfatória de produtos e serviços, objetivos e resultados dos processos.

    Errada -- operacional

    (Cespe – EBC 2011) Um diagrama de processo retrata uma notação conveniente do fluxo de trabalho básico de um processo. Modelagem agrega maior detalhe sobre o processo e os relacionamentos com outros elementos. Mapeamento representa o desempenho do que está sendo modelado.

    errada

  • Gabarito C

    Diagramas, mapas e modelos têm diferentes propósitos e aplicações. Na prática, diagrama, mapa e modelo são diferentes estágios do desenvolvimento, cada qual agregando mais informação e utilidade para entendimento, análise e desenho de processos.

    1 - Um diagrama retrata os principais elementos de um fluxo de processo, mas omite detalhes menores de entendimento dos fluxos de trabalho. Uma analogia pode ser feita com um diagrama simples que pode ser utilizado para demonstrar a rota até um local de armazenagem; ele pode retratar coisas como marcos geográficos e distâncias de uma forma simplificada ou exagerada, mas ainda assim serve para ajudar a encontrar o armazém. De maneira similar, um diagrama de processo nos ajuda rapidamente a identificar e entender as principais atividades do processo.

    2 - Um mapa fornece uma visão abrangente dos principais componentes do processo e apresenta maior precisão do que um diagrama. Tenderá a agregar maior detalhe acerca do processo e de alguns dos relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como atores, eventos e resultados.

    3 - Um modelo implica a representação de um determinado estado do negócio (atual ou futuro) e dos respectivos recursos envolvidos, tais como pessoas, informação, instalações, automação, finanças e insumos. Como é utilizado para representar com mais precisão o funcionamento daquilo que está sendo modelado, requer mais dados acerca do processo e dos fatores que afetam seu comportamento. Frequentemente, modelagem é feita utilizando ferramentas que fornecem capacidade de simulação e geração de reportes úteis para analisar e entender o processo.

    3,1 Modelos estáticos: Modelos estáticos representam um estado único de um processo de negócio ou certos elementos de um processo de negócio.

    3.2 Modelos dinâmicos: Modelos ou alguns elementos de um modelo podem ser construídos com características dinâmicas. Exemplos de modelos dinâmicos incluem os concebidos para permitir interação com um ator de processo ou os que mostram o desenvolvimento de uma tendência ao longo do tempo. Em alguns casos, podem efetuar previsões de funcionamento futuro.

    3.3 Combinando modelos estáticos e dinâmicos: Muitas vezes, o esforço de modelagem se beneficia da combinação de modelos estáticos e dinâmicos. Por exemplo, quando se considera o estado futuro ("TO-BE") de um processo inserindo amostras de dados através do modelo dinâmico de processo, é possível presumir como será o desempenho do processo real. Por outro lado, o aspecto cíclico de um modelo dinâmico pode produzir um conjunto de "fotografias" estáticas para ajudar em análises adicionais.

    fonte: BPM CBOK V3.0


ID
1770268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere a requisitos funcionais e não funcionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Errada. Embora requisitos não funcionais não estejam diretamente associados aos serviços oferecidos, isso não impede que a arquitetura não seja afetada. Segundo Sommerville, os requisitos não funcionais, como proteção, desempenho ou disponibilidade, normalmente especificam ou restringem as características do sistema como um todo.


    B) Correta! Segundo Sommerville, os requisitos funcionais também podem explicitar o que o sistema não deve fazer.


    C) Errada, conforme explicado por Sommerville: requisitos funcionais do sistema variam de requisitos gerais, que abrangem o que o sistema deve fazer, até requisitos muito específicos, que refletem os sistemas e as formas de trabalho em uma organização.


    D) Errada! Requisitos de desenvolvimento correspondem em uma subclassificação dos requisitos organizacionais, que são não funcionais.


    E) Errada! São requisitos externos.


    Fonte: Sommerville, 9 Edição, Capítulo 4.

  • Requisitos não funcionais:


    1. Requisitos de produto. Esses requisitos especificam ou restringem o comportamento do software. Exemplos incluem os requisitos de desempenho quanto à rapidez com que o sistema deve executar e quanta memória ele requer, os requisitos de confiabilidade que estabelecem a taxa aceitável de falhas, os requisitos de proteção e os requisitos de usabilidade.


    2. Requisitos organizacionais. Esses são os requisitos gerais de sistemas derivados das políticas e procedimentos da organização do cliente e do desenvolvedor. Exemplos incluem os requisitos do processo operacional, que definem como o sistema será usado, os requisitos do processo de desenvolvimento que especificam a lingua­gem de programação, o ambiente de desenvolvimento ou normas de processo a serem usadas, bem como os requisitos ambientais que especificam o ambiente operacional do sistema.


    3. Requisitos externos. Esse tipo abrange todos os requisitos que derivam de fatores externos ao sistema e seu pro­cesso de desenvolvimento. Podem incluir requisitos reguladores, que definem o que deve ser feito para que o sistema seja aprovado para uso, por um regulador, tal como um banco central; requisitos legais, que devem ser seguidos para garantir que o sistema opere dentro da lei; e requisitos éticos, que asseguram que o sistema será aceitável para seus usuários e o público em geral.

     

    Fonte: Sommerville, 9 ed.

  • A letra B está correta. Mas penso que a letra E também está correta. De fato, Requisitos éticos e reguladores são requisitos externos. Porém, requisitos externos é uma categoria de Requisitos não Funcionais.


ID
1770271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere à modelagem orientada a objetos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pesquisando na internet vi que essas informações foram retiradas do livro Engenharia de Software e Sistemas de Informação, do Denis Alcides Rezende.

  • a) certa.

    b) errado. Em uma herança, as subclasses se tornam mais genéricas(erro) e a junção de todas as subclasses resultam na superclasse.

    c) errado. Objetos, são classes q foram instanciadas.

    d) errado. Objeto(classe, erro) em potencial será útil durante a análise somente se a informação sobre ele precisar ser lembrada para que o sistema possa funcionar.

    e) errado. Polimorfismo: qndo um método se comporta de diferentes formas dependendo da msg recebida.

    Corrijam-me se estiver errado.

  • Aquela questão que todas pessoas que sabiam o que era encapsulamento erraram.
  • Li encapsulação e nem continuei.... e errei!!!

     

  • Maldito seja o cespe !Querem me derrubar , mas não o farão ! Fortuna Audaces Sequitur!

  • Vou lançar um livro sobre orientação a objetos com termos e jargão totalmente reformulados. Aposto que a Cespe vai usa-lo pra elaborar questões.


ID
1770274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O diagrama da UML 2.0 que descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade específica e que pode ser representado por um método com certo grau de complexidade, por um algoritmo ou por um processo completo é denominado

Alternativas
Comentários
  • Um diagrama de atividade é essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra e serão empregados para fazer a modelagem de aspectos dinâmicos do sistema. Na maior parte, isso envolve a modelagem das etapas sequenciais em um processo computacional; Enquanto os diagramas de interação dão ênfase ao fluxo de controle de um objeto para outro, os diagramas de atividades dão ênfase ao fluxo de controle de uma atividade para outra; FONTE: https://www.wikiwand.com/pt/Diagrama_de_atividade

  • Pode gerar dúvida no item diagrama de sequência, mas quando ele coloca "por um processo completo" fica claro que você pode ter uma visão do sistema como um todo. E isso o diagrama de atividade faz perfeitamente.

  • A redação do comando da questão direciona tanto para p o diagrama de atividade que até faz achar que tem alguma pegadinha.. ai vc marca sequencia, mesmo tendo certeza que é atividade, e ....  erra! 

  • Quem não tem acesso:  - -> C

  • LETTRA C

    Falou em representação de um Processo, falou em Diagrama de Atividades


ID
1770277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No modelo relacional formal,

Alternativas
Comentários
  • Um domínio é um conjunto de valores atômicos.

  • E indivisíveis. "É possível dividir um átomo"..

  • Domínio – amarrando os possíveis valores de um atributo (inteiro, string, não nulo, positivo, tipo, etc.)

  • Certo.

    "Um domínio D é um conjunto de valores atômicos. Com atômico, queremos dizer que cada valor no domínio é indivisível em se tratando do modelo relacional formal."

    Fonte: Navathe, 6 ed, página 39.

  • Erro da Letra E:

    Coleção de dados é chamado de ESQUEMA;

    Conjunto de Entidades é chamado de INSTÂNCIA;

  • Erro da letra E:

    "Cada relação é semelhante a uma tabela de valores ou, até certo ponto, a um arquivo plano de registros. Ele é chamado de arquivo plano, porque cada registro tem uma simples estrutura linear ou plana”.

  • a) Uma relação é um conjunto de tuplas. Na relação, essas tuplas não respeitam nenhuma ordem matemática entre si. ERRADA

    b) Cada coluna em uma relação representa um atributo. ERRADA

    c) O cabeçalho de uma relação contém os nomes dos atributos. Você sabe que chaves são outras estruturas que identificam unicamente uma tupla ou servem para referenciar outras tuplas.

    d) Os valores dos atributos pertencem a um domínio. Esse domínio, por sua vez, só pode conter valores atômicos. Esse é o nosso gabarito. CERTA

    e) Uma coleção de dados em um BD relacional é chamada de relação. ERRADA

  • A) os elementos de uma relação respeitam uma ordem matemática entre eles. (Gabarito - são manipulados, analisados e acessados segundo a álgebra relacional)

    B) cada coluna em uma relação é uma tupla. - (Cada LINHA é uma tupla, Coluna são os atributos)

    C) cada cabeçalho em uma relação é uma chave. - (Não necessariamente. Existem Cabeçalhos [atributos, entidades] que não são chaves)

    D) domínio é um conjunto de valores em que cada valor é indivisível - (Quem puder justificar esta, agradeço)

    E) uma coleção (RELAÇÃO) de dados é considerada como um arquivo plano. - Coleção de dados = esquema

  • a) Uma relação é um conjunto de tuplas. Na relação, essas tuplas não respeitam nenhuma ordem matemática entre si. ERRADA

    b) Cada coluna em uma relação representa um atributo. ERRADA

    c) O cabeçalho de uma relação contém os nomes dos atributos. Você sabe que chaves são outras estruturas que identificam unicamente uma tupla ou servem para referenciar outras tuplas.

    d) Os valores dos atributos pertencem a um domínio. Esse domínio, por sua vez, só pode conter valores atômicos. Esse é o nosso gabarito. CERTA

    e) Uma coleção de dados em um BD relacional é chamada de relação. ERRADA

  • Gab: D

    Os valores dos atributos pertencem a um domínio. Esse domínio, por sua vez, só pode conter valores atômicos.

  • Cuidado com os comentários! Uma coleção de dados não é um esquema.

    Esquema é a estrutura que vai dar sentido aos dados, é estabelecido antes de receber os dados propriamente dita... por tanto, no modelo relacional, uma coleção de dados é uma relação!

  • Gabarito: Letra D.

     

    A questão trata de conceitos básicos do modelo relacional. Vamos analisar as alternativas:

     

    a)  os elementos de uma relação respeitam uma ordem matemática entre eles.

    ERRADA. Uma relação é um conjunto de tuplas. Por definição, a ordem não é relevante em um conjunto.

    b)  cada coluna em uma relação é uma tupla.

    ERRADA. Cada linha (ou ocorrência) é considerada uma tupla.

    c)  cada cabeçalho em uma relação é uma chave.

    ERRADA. Cada cabeçalho é considerado um atributo.

    d)  domínio é um conjunto de valores em que cada valor é indivisível.

    CORRETA. De fato, o domínio é um conjunto de valores no qual cada valor é atômico (ou indivisível). O domínio define o conjunto de valores válidos para um determinado atributo.

    e)  uma coleção de dados é considerada como um arquivo plano.

    ERRADA. Um arquivo plano tem duas dimensões. Se tivermos apenas valores atômicos em uma tabela, os dados podem ser representados em arquivo plano, onde as linhas da tabela são uma dimensão e as colunas da tabela fazem parte da outra dimensão. No entanto, perceba que é possível termos um tipo de dados que armazena uma lista de valores. Nesse exemplo, precisaríamos de uma terceira dimensão para representar os dados, de forma que não seria possível a representação como um arquivo plano. Assim, nem toda coleção de dados é considerada como um arquivo plano.

     

    Concluímos, assim, que o gabarito é letra D.

    prof, GUedes

    Excelentes estudos !!!


ID
1770280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O modelo de qualidade externa e interna da norma ISO/IEC 9126 categoriza os atributos de qualidade de software em seis características, entre elas a funcionalidade e a manutenibilidade, que são, por sua vez, subdivididas em subcaracterísticas. Considerando esse assunto, assinale a opção que apresenta as subcaracterísticas da funcionalidade e da manutenibilidade, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque está questão está em banco de dados.
  • Funcionalidade tem como subcaracteristicas:

    - Adequação, Acurácia, INTEROPERABILIDADE, Conformidade e Segurança;

    Manutenibilidade tem como subcaracteristicas:

    - Analisabilidade, MODIFICABILIDADE, Estabilidade, Testabilidade, Conformidade.

  • b-

    Funcionalidade - PAIS - precisao, adequação, interoperacao, segurança

     

    Manutencao - AME o teste - Analise, Modificacao, Estabilidade, teste


ID
1770283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de métricas de qualidade de software.

Alternativas
Comentários
  • http://luizcamargo.com.br/arquivos/NBR%20ISO_IEC%209126-1.pdf

  • Qualidade interna é a totalidade das características do produto de software do ponto de vista interno. A qualidade interna é medida e avaliada com relação aos requisitos de qualidade interna. Detalhes da qualidade do produto de software podem ser melhorados durante a implementação do código, revisão e teste, mas a natureza fundamental da qualidade do produto de software representada pela qualidade interna mantém-se inalterada, a menos que seja reprojetada.


    Qualidade externa é a totalidade das características do produto de software do ponto de vista externo. É a qualidade quando o software é executado, o qual é tipicamente medido e avaliado enquanto está sendo testado num ambiente simulado, com dados simulados e usando métricas externas. Durante os testes, convém que a maioria dos defeitos seja descoberta e eliminada. Entretanto, alguns defeitos podem permanecer após o teste. Como é difícil corrigir a arquitetura do software ou outro aspecto básico do projeto do software, a base do projeto usualmente permanece inalterada ao longo do teste.


    fonte: http://luizcamargo.com.br/arquivos/NBR%20ISO_IEC%209126-1.pdf

  •  d) Métricas internas podem ser aplicadas a um produto de software não executável, como, por exemplo, uma especificação ou código fonte.

  • Complementando os comentários das colegas, segue o trecho retirado da ISO 9126-1:

     

    Métricas internas podem ser aplicadas a um produto de software não executável, tais como uma especificação ou código-fonte, respectivamente, durante o projeto e a codificação. Convém que, no desenvolvimento de um produto de software, os produtos intermediários sejam avaliados utilizando-se métricas internas, as quais medem propriedades intrínsecas, incluindo aquelas que podem ser derivadas de um comportamento simulado.

     

    Fonte: NBR ISO/IEC 9126-1 - Engenharia de software - Qualidade de produto


ID
1770289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura MVC (modelo-visão-controle), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Errado - sublinhado
    a)Gabarito.
    b)Utilizando-se essa arquitetura, é possível alterar os dados de forma independente de sua representação, mas não o inverso, por questão de segurança.Gente se o dado vai ser alterado isso vai impactar nas três camadas.

    c)Sua aplicação é vantajosa mesmo em projetos simples, uma vez que a MVC inibe a criação de códigos adicionais e a complexidade no código.

    d)Nessa arquitetura, há interação entre a visão e o controlador, assim como entre o controlador e o modelo, mas não entre o modelo e a visão. Há uma interação indireta entre eles por meio do controlador.

    e)Essa arquitetura unifica a apresentação(view) e a interação por meio do controlador.

  • Questão ridícula!

  •  a) A arquitetura MVC pode ser aplicada em casos em que os futuros requisitos de interação e apresentação são desconhecidos. (CORRETA)

     

     b) Utilizando-se essa arquitetura, é possível alterar os dados de forma independente de sua representação, mas não o inverso, por questão de segurança.o em projetos simples, uma vez que a MVC inibe a criação de códigos adicionais e a complexidade no código. (ERRADA) - O inverso é POSSÍVEL sim, pois cada camada é independente entre si.

     

     d) Nessa arquitetura, há interação entre a visão e o controlador, assim como entre o controlador e o modelo, mas não entre o modelo e a visão. (ERRADA) - Model(modelo) interage indiretamente com a View(visão). View(visão) interage diretamente com Model(modelo). [link para o diagrama: https://pt.wikipedia.org/wiki/MVC#/media/File:ModelViewControllerDiagram2.svg ]

     

     e) Essa arquitetura unifica a apresentação e a interação por meio do controlador. (ERRADA) - A apresentação e interação com o usuário faz parte do Model(modelo)

     

    GABARITO ITEM A

  • Fui seco na D!


ID
1770292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção correta, no que diz respeito à arquitetura cliente-servidor.

Alternativas
Comentários
  • Alguém entendeu de verdade essa questão?

  • eu nunca vi um absurdo desses antes, só podia ser uma .... cespice mesmo 


    POR eliminação LETRA C como gabarito

    as demais para mim não ha explicação CLIENTE-GORDO CLIENTE MAGRO

    O examinador fumou uma maconha em um cano de 100 antes de bolar a questão


  • Pessoal não se desesperem, o Cespe apenas traduziu as terminologias para o nosso idioma:

    Fat client (cliente gordo): são computadores numa rede cliente-servidor que dispõem de recursos suficientes para realizar boa parte das tarefas de modo independente de um servidor.

    Thin client (cliente magro): são computadores numa rede cliente-servidor que são totalmente dependentes de um servidor para realizar suas atividades. Podem ser inclusive sem disco rígido, o que os torna dependentes do servidor inclusive para carregar o sistema operacional.

    Certa C -> a arquitetura distribuída é uma das principais possibilidades de uma sistema cliente-servidor.

  • Arquitetura Two-Tier -> Aplicação roda na máquina cliente que interage com um SGBD (servidor de dados). “Fat client” contém toda a lógica de apresentação, negócio e acesso a dados.

    Thin-Client está na camada de apresentação na arquitetura three-tier.

    Elimino A e B

    Na camada da lógica do negócio existem vários protocolos que podem ser utilizados para ligar esta camada às outras duas :

    ◦Sockets, HTTP, TCP/IP, etc. (Apresentação)

    ◦JDBC, LDAP, ODBC, etc. (Dados)

    arquitetura monolítica foi utilizada em mainframes ( Onde eram armazenados os programa e dados ) e o acesso era por meio de terminais burros. Não existia camadas!

    Elimino letra D

    Na arquitetura em 3 camadas existem 2 servidores : 1 para dados e outro para aplicação ( regras de negócio )

    Elimino Letra E


    Fonte Provas de TI


  • Correção:

    a) E. A assertiva está errado pelo exemplo dado. Um compilador com pouco ou nenhum gerenciamento de dados 
    não é uma aplicação computacionalmente intensiva (que exige alto poder de processamento, memória).
    b) E. O correto é clientes-gordos.
    c) C. Exemplo de arquitetura de componentes distribuídos é o MVC e pode ser usado no cliente-servidor multicamadas. Este é  uma arquitetura que tem como princípio que o cliente não se comunica diretamente com o banco de dados, passando primeiramente por uma camada intermediária.
    d) E. Não há definição de protocolos específicos para serem usados na arquitetura.
    e) E. Podemos ter apenas um único servidor web.


ID
1770295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere à arquitetura de microsserviços, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • http://martinfowler.com/articles/microservices.html

  • Serviço é um tipo especial de componente. Um componente é aquele que encapsula um requisito funcional do seu sistema, como uma biblioteca. O serviço não é ligado ao código que escrevemos, o executamos a partir de chamadas remotas. Uma das principais razões para usar serviços é que eles são publicados de forma independente, se tornando, assim, mais coesos.

    Em vez de pensarmos em construir um software como projeto devemos pensar em construí-lo como produtos independentes, com uma equipe multifuncional, onde cada um pode ser responsável por um produto e desenvolvê-lo como achar melhor, sem seguir necessariamente um padrão ou uma linguagem de programação.

    Como os microsserviços são independentes a falha em um deles não compromete os demais. Como os componentes são isolados, fica mais fácil realizar mudanças, sem precisar gerar uma nova versão, precisa somente republicar o serviço modificado.

     

  • Só não entendi o "completamente reescrito". Serviços serem reescritos? Os serviços não são passíveis de versionamento, logo reescrito está relacionado a isso.


ID
1770298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção correta, relativa a SOA (service-oriented architecture).

Alternativas
Comentários
  • O primeiro tipo de lógica tem elevado potencial de reutilização, se for multi-propósito torna-se menos propenso a mudanças. Lógica não-agnóstica, por outro lado, representa tipicamente partes de um processo de negócios pai, que muitas vezes são mais voláteis. Separando esses respectivos tipos de lógicas em diferentes camadas de serviços logo se introduz abstrações que permitem, a partir do impacto da mudança, reutilização de serviços enquanto protegem serviços e qualquer solução que os utilize.


    fonte: http://www.soa-manifesto.com/annotated_portuguese.htm

  • "Para os programas de software compartilhar dados de dados é preciso que eles sejam interoperáveis. Se os programas de software não são projetados para serem compatíveis, eles provavelmente não serão interoperáveis. Para permitir a interoperabilidade entre programas de software incompatíveis exige-se que eles sejam integrados. A integração é, portanto, o esforço necessário para alcançar a interoperabilidade entre softwares diferentes. Embora muitas vezes necessário, a integração personalizada pode ser cara e demorada e pode levar a construção de arquiteturas frágeis, de difícil evolução. Um dos objetivos da orientação a serviços é minimizar a necessidade de integração personalizada por meio da formulação de programas de software (dentro de um determinado domínio) para que eles sejam nativamente compatível. Esta é uma qualidade que se refere à interoperabilidade intrínseca [...]"


    http://www.soa-manifesto.com/annotated_portuguese.htm
  • Help!!

    Por que a alternativa "C" esta incorreta?

  • Em se tratando de uma solução orientada a serviços, as unidades de lógica encapsulam funcionalidades NÃO específicas a um processo de negócio.

  • Segundo o dicionário, a palavra Agnóstico = É AQUELE QUE NÃO TEM CONHECIMENTO, NÃO CONHECE.

     

    Logo, serviços agnóstico são aqueles que não tem conhecimento do processo de negócio, ou seja, são independentes de processos de negócios, pois são genéricos. Suas funcionalidades não são específicas e sim genéricas. Por isso são mais suscetíveis a reuso. Isso explica a incorreção da alternativa C, pois em SOA podemos ter serviços AGNÓSTICO e NÃO AGNÓSTICO. Neste as funcionalidades são específicas a um processo de negócio, enquanto que naquele (Agnóstico) isso não ocorre.

  • 2016

    Assinale a opção que apresenta definição correta para um serviço agnóstico, na SOA (service-oriented architecture).

     a) É um serviço centralizado no negócio que fundamenta o contexto e o limite funcional em uma entidade de negócio.

     b) É um serviço presente em uma camada distinta de serviços orientada pela tecnologia.

     c) Consiste em unidades lógicas que encapsulam funcionalidades não específicas a nenhum aplicativo ou processo de negócio.

     d) Consiste de serviços pertencentes à camada de execução, modelada pela aplicação orientada às operações CRUD (em português: criar, ler, atualizar e excluir).

     e) É um serviço de negócio com limite funcional, diretamente associado a tarefa ou processo específico.

     

  • Essa página possui um mapa mental bem bacana a respeito de SOA.

     

    https://coggle.it/diagram/WIPoP4MMhUFjPX9R/t/arquitetura-orientada-a-servi%C3%A7os-soa

  • O que diabos seria uma "perspectiva federada?"


ID
1770301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a WS (WebServices), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • https://www.w3.org/2004/07/xml2004-hh/wsdl20-update.html

    Message exchange patterns

     

    WSDL 2.0 describe a service from the point of view of the service itself. Messages are going in (input messages) and out (output messages). The sequence and cardinality of abstract messages listed in an operation is called a message exchange pattern (MEP). Unlike WSDL 1.1, [WSDL Version 2.0: Predefined Extensions] carefully describe the sequence, direction (in or out) and cardinality of the messages that are involved in the exchange, as well as identifying the parties involved. The eight following MEPs are defined in [WSDL Version 2.0: Predefined Extensions]:

     

    In-Only. This pattern consists of exactly one message received by a service from some other node. No fault may be generated.

     

    Robust In-Only. This pattern can be considered as a variation of In-Only. It also consists of exactly one message received by a service, but in this case faults can be triggered by the message received.

     

    In-Out. This pattern consists of exactly two messages: a message received by a service from some other node, followed by a message sent to the other node. The second message may be replaced by a fault.

     

    In-Optional-Out. This patten consists of one or two messages: a message received by a service from some other node, optionally followed by a message sent to the other node from the service. Each message may trigger a fault in response.

     

    Out-Only. This pattern consists of exactly one message sent to some other node from a service. No fault maybe generated.

     

    Robust Out-Only. This pattern can be considered as a variation of Out-only. It also consists of exactly one message sent to some other node from a service, but in this case faults can be triggered by the message.

     

    Out-in. This pattern consists of exactly two messages: a message sent to some other node from a service, followed by a message received by the service from the other node. The second message may be replaced by a fault.

     

    Out-Optional-In. This pattern consists of one or two messages: a message sent to some other node from a service, optionally followed by a message received by the service from the other node. Each message may trigger a fault in response.

    Other MEPs may be defined and used by an interface operation.

  • Pessoal, no WSDL 1.1 tinhamos 4 tipos básicos de operação: Unidirecional, Request-Response, Solicit Response e Notification. A partir do WSDL 2 essas definições mudaram:

     

    Apenas-Entrada (In-Only): É equivalente ao unidirecional. Um padrão de troca de mensagem unidirecional onde o consumidor envia uma mensagem ao provedor que fornece apenas uma resposta de estado.

    Apenas-Entrada Robusto (Robust In-Only): Este padrão é para a troca de mensagens confiável unidirecional. O consumidor inicia com uma mensagem a qual o provedor respondo com o estado. Se a resposta for um estado, a troca está completa, mas se for uma falha, o consumidor deve responder com um estado.

    Entrada-Saída (In-Out): É equivalente à solicitação-resposta. Um padrão de troca de mensagens bidirecional onde o consumidor inicia com uma mensagem, o provedor responde com uma mensagem ou uma falha e o consumidor responde com um estado.

    Entrada e Saída-Opcional (In Optional-Out): Um padrão de troca de mensagens bidirecional onde a resposta do provedor é opcional.

    Apenas Saída

    Apenas Saída Robusto

    Saída Entrada

    Saída Entrada-Opcional

  • Sobre a letra C, é a WSDL que especifica como acessar o serviço, bem como quais as operações ou métodos destes estão disponíveis.


ID
1770304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que apresenta os padrões de projeto que alteram, respectivamente, a interface para um subsistema e a informação privada que será armazenada fora de um objeto.

Alternativas
Comentários
  • “Memento
    é um padrão de projeto que permite armazenar o estado interno de um objeto em um determinado momento, para que seja possível retorná-lo a este estado, caso necessário."

  • Resposta: D. Vamos analisar cada padrão apresentado.

    Composite: Cria um componente de View a partir de Views menores para dividir as responsabilidades, simplifica a construção da interface e permiti o reuso de componentes da View.

    StatePermite que um objeto altere seu comportamento de acordo com o estado interno que se encontra em um momento dado.

    Flyweight: Permite usar compartilhamento para suportar de forma eficiente grandes quantidades de objetos. A motivação é reduzir o consumo de memória e o custo em tempo de execução.

    Mediator: Define um objeto que encapsula como um conjunto de objetos interage. Promove um baixo acoplamento evitando que os objetos façam referência uns aos outros de forma explícita.

    Adapter: Permite que um objeto cliente utilize serviços de outros objetos com interfaces diferentes por meio de uma interface única.

    Chain of Responsibility: Evita o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor, ao dar a mais de um objeto a oportunidade de tratar uma solicitação. 

    Façade: Fornece uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. Define uma interface de nível mais alto que torna o subsistema mais fácil de ser usado.

    Memento: Permite armazenar o estado interno de um objeto em um determinado momento, para que seja possível retorná-lo a este estado, caso necessário.

    Proxy: Proporciona um espaço reservado para outro objeto controlar o acesso a ele. 

    Observer: É utilizado quando se precisa manter os objetos atualizados quando algo importante ocorre.

  • Façade (Esconde os detalhes do cliente/subsistema) , Memento (externaliza o estado do objeto )


ID
1770307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de REST (representational state transfer), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Minhas opiniões baseadas no que pesquisei..


    a) Errada. REST mapeia as operações em métodos HTTP.

    b) Errada. Os recursos são identificáveis através de uma URI

    c) Certa.

    d) Errada. Um serviço é identificado por uma URI, então acredito ser obrigatório

    e) Errada. A arquitetura realmente é cliente-servidor, mas é mais simples que os WS SOAP.

  • o que seria overheade?

  • André Nascimento 

    overheade = sobrecarga 

    Overhead, em ciência da computação, é geralmente considerado qualquer processamento ou armazenamento em excesso, seja de tempo de computação, de memória, de largura de banda ou qualquer outro recurso.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Overhead_(computação)

  • Com o avanço da tecnologia, as mensagens do JSON tornaram-se muito mais utilizadas do que a do XML, no caso do Rest ele é de baixíssimo overhead.

    Resposta: C

  • REST

    - Apresenta desempenho e escalabilidade maior, devido ao baixo overhead. Que dizer sobrecarga.


ID
1770310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

public static void main(String args [ ] )

{

int [ ] vet = {13, 15, 10, 8, 6};

int aux = 0;

int i = 0;

for ( i = 0; i<5; i++){

for(int j = 0; j<4; j++) {

if (vet [ j ] > vet [j + 1] ) {

aux = vet [ j ];

vet [ j ] = vet [ j+1];

vet [ j+1] = aux; }

}

}

for (i = 0; i<5; i++) {

System.out.println(vet [ i ] ) + ", "; }

}

Assinale a opção que contém a saída resultante para a lógica de programa do código em Java apresentado acima.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D.

    Bubble Sort.

  • Facilita muito conhecer a estrutura dos algoritmos de ordenação.  Economiza muito tempo. 


ID
1770316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de criptografia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Triple Data Encryption Standard (3DES)

    3DES(Triplo DES), sigla para Triple Data Encryption Standard é um padrão de criptografia baseado no algoritmo de criptografia DES desenvolvido pela IBM em 1974 e adotado como padrão em 1977. 3DES usa 3 chaves de 64 bits (o tamanho máximo da chave é de 192 bits, embora o comprimento atual seja de 56 bits). Os dados são encriptados com a primeira chave, decriptado com a segunda chave e finalmente encriptado novamente com a terceira chave. Isto faz do 3DES ser mais lento que o DES original, mas oferece maior segurança. Em vez de 3 chaves, podem ser utilizadas apenas 2, fazendo-se K1 = K3.

    A variante mais simples do 3DES opera da seguinte forma: DES(k3;DES(k2;DES(k1;M))), onde M é o bloco de mensagem a ser criptografado e k1, k2 e k3 são chaves DES.

    O 3DES é uma simples variação do DES, utilizando-o em três ciframentos suscessivos, podendo empregar um versão com duas ou com três chaves diferentes. É seguro, porém muito lento para ser um algoritmo padrão.

    Leia mais: http://tecnologiadarede.webnode.com.br/news/noticia-aos-visitantes/


    O AES 256 Bit é um algoritmo simétrico (a questão fala Assimétrico) utilizado, por exemplo, por órgãos do governo dos EUA para a proteção de dados sensíveis. Foi anunciado pelo NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA) .
  • Pensava que, na criptografia assimétrica, a chave pública era utilizada apenas para cifrar a informação, enquanto a privada era apenas para decifrar (sem contar a assinatura digital, em que a privada é utilizada para assinar).

     

    Qualquer uma delas pode ser usada, alternadamente, tanto para criptografar quanto para decriptografar?

  • Sávio, a assinatura é uma forma de criptografia. Se você não tiver a chave pública (para decriptografar), você não conseguirá ler a mensagem assinada

  • @Sávio: sim, qualquer das chaves pode ser usada para cifrar/decifrar. O que não pode acontecer é a MESMA chave ser usada para cifrar E decifrar. Neste caso teríamos uma criptografia simétrica. 

  • alternativa E com uma redação no mínimo esquisita

  • Qualquer uma delas? Alternadamente? Estão se a chave privada for utilizada para criptografar pode-se usar a chave pública para descriptografar??

  • Mateus Tito,

    Sim.

    Criptografar uma mensagem com a chave privada do emissor garante a assinatura digital;

    Criptografar uma mensagem com a chave pública do receptor garante a confidencialidade.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • Lembrar: Um algoritmo assimétrico conta com duas chaves, e qualquer uma delas pode ser usada, alternadamente, tanto para criptografar quanto para decriptografar


ID
1770319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção que apresenta instruções de elaboração corretas de acordo com a técnica Clean Code.

Alternativas
Comentários
  • os nomes de classes -. devem ser representados por substantivos 

    e os metodos por verbos ou frase exemplo: enviarPagamento.

  • Sugiro: http://pt.slideshare.net/brunollui/clean-code-part1


ID
1770322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A técnica de refactoring

Alternativas
Comentários
  • Equipes XP utilizam a prática de refatoração. Elas alteram pequenas partes do sistema, frequentemente, sempre que encontram uma oportunidade para melhorar o código, tornando-o mais limpo, mais claro e mais fácil de ser compreendido. Tais alterações não mudam o comportamento das funcionalidades, apenas melhoram a estrutura do código.

    Fonte: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/praticas/refatoracao

  • Quais os erros das outras questões?

  • a) não altera a lógica.

    b) não exige uma alteração no próprio requisito criado.

    c) é usada para diminuir a complexidade do código.

    d) não tem esse objetivo, podem ser pequenas alterações.

    e) correta.


ID
1770325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes etapas de um processo do tipo desenvolvimento orientado a testes (TDD).

I Implementar funcionalidade e refatorar.

II Identificar nova funcionalidade.

III Executar o teste.

IV Escrever o teste.

V Implementar a próxima parte da funcionalidade.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta em que essas etapas devem ser realizadas.

Alternativas
Comentários
  • O processo fundamental de TDD é mostrado na Figura 8.9. As etapas do processo são:


    1. II Identificar nova funcionalidade.Você começa identificando o incremento de funcionalidade necessário. Este, normalmente, deve ser pequeno e implementável em poucas linhas de código.


    2.  IV Escrever o teste. Você escreve um teste para essa funcionalidade e o implementa como um teste automatizado. Isso significa que o teste pode ser executado e relatará se passou ou falhou.


    3. III Executar o teste. Você, então, executa o teste, junto com todos os outros testes implementados. Inicialmente, você não terá im­plementado a funcionalidade, logo, o novo teste falhará. Isso é proposital, pois mostra que o teste acrescenta
    algo ao conjunto de testes.


    4. I Implementar funcionalidade e refatorar. Você, então, implementa a funcionalidade e executa novamente o teste. Isso pode envolver a refatoração do código existente para melhorá-lo e adicionar um novo código sobre o que já está lá.


    5. V Implementar a próxima parte da funcionalidade. Depois que todos os testes forem executados com sucesso, você caminha para implementar a próxima parte da funcionalidade.

     

    9°edição - Ian Sommerville


ID
1770328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma sintaxe correta de comandos SQL para consulta de dados.

Alternativas
Comentários
  • Errado - sublinhado.

    a)Gabarito.

    b)SELECT campo1, campo2, COUNT(*) FROM tabela1 HAVING campo1 > 3 GROUP BY campo1 WHERE COUNT(*) > 5;

    c)SELECT campo1, COUNT(*) FROM tabela1 WHERE COUNT(*) > 5 HAVING campo1 > 3 GROUP BY campo1;

    d)SELECT campo1, campo2, COUNT(*) FROM tabela1 GROUP BY COUNT(*)

    GROUP BY campo1, COUNT(*);

    e)SELECT *, COUNT(*) FROM tabela1 WHERE campo1 > 3; Essa fiquei na dúvida, coloquei os possíveis erros.

    Galera qualquer erro pode me mandar msg no pv. Obg.

     

  • SQL Escrita da sequencia - Ordem correta:

    - SELECT - FROM - WHERE - GROUP BY - HAVING - ORDER BY


ID
1770331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Acerca de organização de arquivos e métodos de acesso, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Para realizar uma pesquisa binária os dados devem estar ordenados.

    b) ERRADA. 

    Organizar um arquivo significa relacionar (mapear) os requisitos de armazenamento de uma aplicação

    (dados/informações) com as características ou requisitos físicos de determinado dispositivo de armazenamento

    c) CORRETA.

    d) ERRADA. Para a inserção de dados em um arquivo ordenado, tem que se fazer primeiro uma pesquisa para saber aonde vai colocar esse registro, depois a inseri-lo. Já a busca, você só precisa fazer o primeiro passo (pesquisa).

    e) ERRADA. A leitura é mais rápida, pois pode-se fazer uma pesquisa binária.

  • A)ERRADA. Segundo Navathe(2011,p.406),"Organização de arquivo HEAP(NÃO ORDENADO) usa Varredura sequencial(pesquisa linear); Organização de arquivo ORDENADO usa varredura sequencial ou pesquisa binária;"{PARAFRASEADO POR MIM}

    _______________

    B)ERRADA. Segundo Navathe(2011,p.402),"Uma organização de arquivo refere-se à organização dos dados de um arquivo em registros,blocos e estruturas de acesso; isso inclui o modo como registros e blocos são colocados no meio de armazenamento e interligados."

    ________________

    C)CERTA. RESPOSTA NA PÁGINA 403 DO LIVRO.

    _______________

    D)ERRADA.  Segundo Navathe(2011,p.403),"No entanto, procurar um registro usando qualquer condição de pesquisa envolve uma pesquisa linear pelo bloco de arquivo por bloco-UM PROCEDIMENTO DISPENDIOSO."

    ______________

    E)ERRADA. Segundo Navathe(2011,p.404),"Primeiro, a leitura dos registros na ordem dos valores da chave de ordenação torna-se extremamente eficiente porque nenhuma classificação é necessária."

    _______________

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-2011-6 EDIÇÃO

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1770334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção em que o exemplo de nova tag apresentado é seguido por uma descrição correta no HTML5.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia me explicar porque a letra ´E´ esta errada ?

    Obrigada.

  • a) Tag HTML 5, porém definição errada;
    b) Tag HTML e não HTML 5, definição correta;
    c) CORRETO!
    d) Tag HTML 5, porém definição errada;
    e) Tag HTML e não HTML 5, definição correta;
  • O erro da letra E é que a tag para acrônimo é a:

    Fonte: http://www.w3schools.com/tags/tag_acronym.asp

  • Quando o enunciado fala em "nova tag" e "HTML 5" ele indica que seria uma tag que foi incluída no HTML a partir da sua quinta versão. 

     a)

  • A letra E está correta também. "acronym" não é mais suportado em HTML5, e a W3S indica o uso de "abbr".
    http://www.w3schools.com/tags/tag_acronym.asp 

  • bdo stands for Bi-Directional Override. The tag is used to override the current text direction.

     

    https://www.w3schools.com/tags/tag_bdo.asp

  • O problema é que <abbr> não é novidade do HTML5. Questão ridícula que exige só decoreba do W3Schools. Até o cara que tem 20 anos de experiência com HTML não deve saber isso

  •  

    Na letra E, a definição está certa, mas o Elemento <abbr> é antigo.

    O Elemento <abbr> realmente define abreviatura ou acrônimo, porém ele já existia em versões anteriores do HTML.

    Ridícula a questão !


ID
1770337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente um objetivo seguido de uma representação em JSON (JavaScript Object Notation).

Alternativas
Comentários
  • Notação: "chave":valor
    (chave entre aspas) + dois pontos + valor

  • Uma bela crítica do avaliador também. Gostei!

  • Um link para não mais esquecer o formato JSON: https://www.json.org/

     

  • Em 2021 a alternativa B tá bem desatualizada