SóProvas



Prova CONSULPAM - 2015 - CRESS-PB - Assistente Administrativo


ID
1812664
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    Texto I - A Importância de se expressar com cuidado

      Num debate promovido com um psicanalista da velha guarda, um jovem se aproxima do microfone localizado na plateia e, timidamente, se apresenta:

       - Boa noite. Eu tenho uma condição rara, que, honestamente, desconheço já ter sido identificada pelos profissionais de saúde mental. É algo com o qual tenho sido obrigado a conviver desde a infância; antes, achava que era condicionamento por ter pais autoritários, mas hoje vejo que é algo mais grave.

      O rapaz engoliu em seco, nervoso, e prosseguiu:

       - Eu não consigo me negar a seguir ordens. Quando alguém – qualquer pessoa – me manda fazer algo, eu… faço. Querendo ou não. “Pule na piscina segurando seu laptop”. Eu pulo. “Dê um tapa na cara do professor”. Eu dou. “Tire as roupas e corra pelo campus”. Eu tiro e corro.

       Outra pausa enquanto o sujeito tenta conter as lágrimas que obviamente lutam para sair.

        - Isso tem me feito evitar o convívio social. Fujo das pessoas, de relacionamentos, de amores. Até mesmo de minha família. Tenho pavor que descubram minha condição, pois sempre há alguém que acha divertido usá-la de maneira brincalhona, como se não fizesse mal algum me forçar a fazer o que não quero. “Busque um copo de água no apartamento 201 do prédio ao lado”. Eles acham hilário; eu desejo morrer durante todo o caminho. Até mesmo a Internet é território proibido para mim, já que cada “clique aqui” que leio representa minutos e minutos perdidos. Instalar o mais tolo dos softwares é um inferno; na tela que me instrui ler o “contrato de uso”, paro para vasculhar todas as cláusulas antes de clicar em “Concordo”. Em resumo: todos determinam o que eu devo fazer, menos eu. E é por isso que comecei a considerar o suicídio e a me preparar para isso. Ontem à noite, quase me matei, mas, com o revólver já na boca, vi pelo canto dos olhos, quase por acidente, o anúncio deste evento hoje. Foi quase… um recado divino. Um milagre. Um sopro inesperado de esperança.

      Um suspiro profundo, cansado, ecoou pelas caixas de som do auditório lotado.

       - E foi por isso que vim aqui hoje. Sei que o senhor é um psicanalista respeitado em todo o país, que é um acadêmico devotado e que demonstra compaixão por seus pacientes. Não tem medo de desafios e não julga aqueles que o procuram em busca de ajuda. Estou ciente de que o objetivo do debate não é este, que não está aqui para fazer consultas públicas, mas… estou desesperado. Já não aguento mais. Simplesmente não aguento. Então… – e o esgotado rapaz respirou ofegante, quase temeroso, antes de emendar: – … eu posso fazer uma pergunta direta sobre tudo isso?

      O velho psicanalista ajeitou os óculos sobre o nariz e, claramente compadecido, respondeu com carinho e um sorriso que buscava deixar o frágil jovem à vontade:

       - Claro, meu jovem. Manda bala.

       Foram suas últimas palavras.

                  (Disponível em:http://www4.cinemaemcena.com.br/diariodebordo/?p=2076)

NÃO é uma característica do gênero apresentado:

Alternativas
Comentários
  • Legal o texto.

    Mas as respostas contam com um alto grau de subjetivismo.

    Essa banca assusta...papai do céu

  • NÃO é uma característica do gênero apresentado: 

     a)  Uso de poucas personagens, nunca analisadas profundamente.--> SO HA DOIS PERSONAGEM.

     b) Predominância de acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo. --> DUAS PESSOAS, UMA DESCRICAO E UM FATO.

     c) Tempo e espaço como elementos primordiais.--> NAO HA QUALQUER MENÇÃO E TEMPO OU ESPEÇO, LOGO INDIFERENTES.

     d) Emprego de linguagem simples e direta, sem muitas figuras de linguagem ou expressões com pluralidade de sentidos --> QUASE NARRACAO.

  • Juarava que era quanto ao gênero literário e não ao texto. Que onda.

  • A frase dita pelo psicanalista, " manda bala", tem duplo sentido. 

  • O duplo sentido de "manda bala" me "matou".

  • Acertei a questão, todavia com um friozinho na barriga com medo de errar. Mas fui pela lógica sem tentar entrar em grandes subjetividades. Portanto, concluí assim: De fato, o texto possui poucos personagens, isto é, o jovem que recebe ordens de todos e o psicanlista; Também, se observarmos com calma, percebemos que há predominância de acontecimentos breves sem complicações; Ademais, o texto não apresenta muitas figuras de lingugens, grandes adjetivações com duplicidade de sentidos, excetuando o "manda balas"; Por fim, e aqui chegamos no gabarito, o tempo e o espaço não são elementos primordiais no texto .

     

     

  • Desabafo: "Bom, eu tenho uma condição rara, que honestamente desconheço: eu tenho fobia da Consulpam!" Hurrrrr
    .

    Dica que aprendi: quando for responder questões que pedem características do texto, identifique que tipo de texto é o apresentado antes de seguir para análise de cada alternativa. Ex. Narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, injuntivo, Informativo. (ao fim vou listar um massetinho breve)

    a) correta. Textos de caráter narrativo (como é caso) se preocupam com a evolução do enredo central que, no contexto, é mostrar a história bem humorada da importancia de uma boa comuniação. Desse modo, o volume de personagens é comumumente reduzido.
    .

    b) correta. Imaginemos quando os nossos pais, lá na nossa infância, nos diziam: "quam avisa, amigo é". A frase é breve, mas o desejo de impacto é grande. Não precisa compreender muito, apenas grave. Logo, é necessário ser breve, porque o "tempo" é curto.
    .

    c) Incorreta. Nos textos descritivos é comum usar os recursos de tempo e espaço. Ex. Adriana - mulher alta, loira, bonita, inteligente, rica e mentirosa - está diante do computador, em seu quarto claro e frio, estudando para a prova do TJMG. Como o texto é narrativo, não é comum ter como características o tempo e espaço. Isso é visto nos textos descritivos, pois não demamandam desenvolvimento de enredo como objetivo central.
    .

    d) Correta. Talvez essa trouxesse um pouco de dúvida, porque ele utiliza figuras de linguagem, mas como a própria alternativa aponta, são poucas. Ex. §1º velha guarda (eufemismo) ; §3º engoliu seco (metáfora ou eufemismo); manda bala (última linha).
    .

    Massete:

    Narrativo: temos um texto narrativo acima. Conta-se uma história que obrigatoriamente deverá ter um início, meio e fim.

    Dissertativo-argumentativo: há um tema, argumenta-se em relação a esse tema com colocações científicas, filosoficas ou qualquer outro tipo. Ex. O Brasil enfrenta um desafio econômico e político, segundo especialistas das áreas. A Dilma foi impeachemada, o Lula condenado e, agora, o Temer é acusado de obstrução de justiça. Típico daquilo que nos pedem nas redações.

    Injuntivo: bula de remédio é o melhor exemplo

    Informativo: é quase um texto dissertativo, mas esbarra na ausencia de argumentos.Como exemplo, vou sugerir que leiam um o texto que está no ministério da saúde e foi publicado no dia 30/06/14. Título: SUS democratiza o acesso do cidadão aos serviços de saúde. Textos em sites de ministeriais são neutros (pra evitar fadiga com a oposição). Relata, mas não argumenta.

    Descritivo: muitos detalhes. Do ambiente, do personagem, da condição psicologica dos personagens, da luz ou da ausência dela. Um inferno ler textos descritivos. Psicológos amam descrições para auxiliar o paciente a encontrar a resposta nos detalhes. Advogados amam narrações de circo pegando fogo pra pedir indenização e entrar com habeas corpus ou mandado de segurança. Dá pra sentir a diferença? (Detalhe: Eu sou advogada)

     

  • Gostei da análise do Fabiano Junio, claro, objetivo...sem muito enfeite e que me leva a reflexão do cuidado a ser tomado na interpretação diante da Consulplan, tendo em vista o critério que a mesma faz uso: colocar duas questões corretas e escolher a mais correta. Não é o caso dessa questão,mas de várias que já fiz, incluindo direito eleitoral. Vou ficar ligado e ser mais criterioso quanto aos pequenos detalhes, atento àquela que me induzirá ao erro.

  • Adriana,

    A banca examinadora que elaborou essa questão é a CONSULPAM, a banca do TJMG é CONSULPLAN.

  • O problema da questão está no seu enunciado, pois consta dele NÃO é uma característica DO GÊNERO APRESENTADO. Qual o gênero apresentado? Resposta NARRAÇÃO.

    É característica do texto narrativo tanto o tempo quanto o espaço. Isso não quer dizer que não possamos ter um texto narrativo sem essas características.

     

    Na realidade o examinador queria as características do TEXTO APRESENTADO, que por sua vez não apresenta as características de tempo e espaço.

     

    Mas é vida que segue!

  • Vejo que muitos confundem CONSULPLAN com CONSULPAM.

  • Que viajem desse cara! kkkkk

  • Depois de um texto desse não consigo nem ler o enunciado.

    Que loucura esse texto! aff

  • Não acredito que essa é minha banca!! Questão sem base nenhuma.

  • Acho que ele quis dizer : Características do texto.

    Se considerar assim, a relação entre espaço e tempo é um fator importante.

  • O final foi genial.

  • LETRA C

  • Meu Deus! que texto sem base, sem coerência.

  • Texto muito bom.

  • Em 25/05/20 às 20:15, você respondeu a opção B.

    Você errou!

    Em 04/12/21 às 00:32, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Avaaaaante!


ID
1812667
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    Texto I - A Importância de se expressar com cuidado

      Num debate promovido com um psicanalista da velha guarda, um jovem se aproxima do microfone localizado na plateia e, timidamente, se apresenta:

       - Boa noite. Eu tenho uma condição rara, que, honestamente, desconheço já ter sido identificada pelos profissionais de saúde mental. É algo com o qual tenho sido obrigado a conviver desde a infância; antes, achava que era condicionamento por ter pais autoritários, mas hoje vejo que é algo mais grave.

      O rapaz engoliu em seco, nervoso, e prosseguiu:

       - Eu não consigo me negar a seguir ordens. Quando alguém – qualquer pessoa – me manda fazer algo, eu… faço. Querendo ou não. “Pule na piscina segurando seu laptop”. Eu pulo. “Dê um tapa na cara do professor”. Eu dou. “Tire as roupas e corra pelo campus”. Eu tiro e corro.

       Outra pausa enquanto o sujeito tenta conter as lágrimas que obviamente lutam para sair.

        - Isso tem me feito evitar o convívio social. Fujo das pessoas, de relacionamentos, de amores. Até mesmo de minha família. Tenho pavor que descubram minha condição, pois sempre há alguém que acha divertido usá-la de maneira brincalhona, como se não fizesse mal algum me forçar a fazer o que não quero. “Busque um copo de água no apartamento 201 do prédio ao lado”. Eles acham hilário; eu desejo morrer durante todo o caminho. Até mesmo a Internet é território proibido para mim, já que cada “clique aqui” que leio representa minutos e minutos perdidos. Instalar o mais tolo dos softwares é um inferno; na tela que me instrui ler o “contrato de uso”, paro para vasculhar todas as cláusulas antes de clicar em “Concordo”. Em resumo: todos determinam o que eu devo fazer, menos eu. E é por isso que comecei a considerar o suicídio e a me preparar para isso. Ontem à noite, quase me matei, mas, com o revólver já na boca, vi pelo canto dos olhos, quase por acidente, o anúncio deste evento hoje. Foi quase… um recado divino. Um milagre. Um sopro inesperado de esperança.

      Um suspiro profundo, cansado, ecoou pelas caixas de som do auditório lotado.

       - E foi por isso que vim aqui hoje. Sei que o senhor é um psicanalista respeitado em todo o país, que é um acadêmico devotado e que demonstra compaixão por seus pacientes. Não tem medo de desafios e não julga aqueles que o procuram em busca de ajuda. Estou ciente de que o objetivo do debate não é este, que não está aqui para fazer consultas públicas, mas… estou desesperado. Já não aguento mais. Simplesmente não aguento. Então… – e o esgotado rapaz respirou ofegante, quase temeroso, antes de emendar: – … eu posso fazer uma pergunta direta sobre tudo isso?

      O velho psicanalista ajeitou os óculos sobre o nariz e, claramente compadecido, respondeu com carinho e um sorriso que buscava deixar o frágil jovem à vontade:

       - Claro, meu jovem. Manda bala.

       Foram suas últimas palavras.

                  (Disponível em:http://www4.cinemaemcena.com.br/diariodebordo/?p=2076)

Assinale a opção em que a reelaboração do enunciado: “Isso tem me feito evitar o convívio social. Fujo das pessoas, de relacionamentos, de amores. Até mesmo de minha família."


NÃO interfere na interpretação do excerto original.

Alternativas
Comentários
  • A PALVARA ( COMO ) É UMA CONJUÇÃO ADTIVA  QUE EXPRIME SOMA, ADIÇÃO DE PENSAMENTOS.

    COMO TAMBÉM 

    COMO ISSO 

    COMO ETC...

  • Acredito que a Letra E deveria o gabarito,porque "conquanto" é sinônimo de "apesar de". Mas a banca não anulou a questão.

     

     

     

     

  • com = soma de idéias                           

    conquanto = embora, apesar de 

    porquanto = porque, visto que

    outrossim = igualmente, da mesma maneira, de modo equivalente. 

  • Conjunção COMO, é causal se a oração subordinada vier antes da principal.

    Verifica-se a relação de cuasa e efeito. Causa --> fuga do convívio social ; Efeito --> afastar-se das pessoas, família etc

    Exemplo: Como estava frio, não saí de casa

    Causa --> frio ; Efeito --> não saiu de casa.

    Gabarito: A

     

     

  • A conjunção "como" sempre que iniciar a frase equivale a "já que" ou "visto que", sendo uma conjunção causal, obrigatoriamente.

  • Texto:

    “- Eu não consigo me negar a seguir ordens. Quando alguém – qualquer pessoa – me manda fazer algo, eu… faço. Querendo ou não. ‘Pule na piscina segurando seu laptop’. Eu pulo. ‘Dê um tapa na cara do professor’. Eu dou. ‘Tire as roupas e corra pelo campus’. Eu tiro e corro.

    (..)

    ‘Isso tem me feito evitar o convívio social. Fujo das pessoas, de relacionamentos, de amores. Até mesmo de minha família.’”.

     

    a) Como isso tem me feito evitar o convívio social, fujo das pessoas, de relacionamentos, de amores e até mesmo da minha família.

     

    A conjunção causal “como” introduz a causa expressa no pronome anafórico “isso”. Em seguida temos as consequências.

    O texto tem a mesma construção: o pronome anafórico “isso” retoma as causas e em seguida temos as consequências. A diferença está que no texto temos uma construção sem conectivo e na alternativa com conectivo (como).

  • "Isso tem me feito evitar o convívio social. Fujo das pessoas, de relacionamentos, de amores. Até mesmo de minha família". A semântica que este período traz é a de que fugir das pessoas, dos relacionamentos etc é uma consequência do fato dele evitar o convívio social. Logo, a primeira oração é causa e a alternativa que apresenta uma conjunção causa é a "a"

     

    Como (conjunção coordenativa causal) isso tem me feito evitar o convívio social / fujo das pessoas, de relacionamentos, de amores e até mesmo da minha família (consequência)

     

    -------------------

    Gabarito: A

  • Porquanto é causal, pq não poderia ser a letra B?

  • Graziela, concordo com você. Tanto o como quanto o porquanto são causais.

  • "Isso tem me feito evitar o convívio social..."

    a) Gabarito. Traz a ideia de CONFORMIDADE (consoante; conforme; como).

    b) Outrossim - é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo".

    c) Porquanto - Conjunção causal (uma vez que; já que)

    d) Conquanto - Conjunção concessiva (embora; apesar de)

  • Conquanto é sinônima de embora

    e porquanto é sinônima de porque, indicando a explicação, a conclusão ou a causa de uma ideia expressa numa oração anterior.


ID
1812670
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    Texto I - A Importância de se expressar com cuidado

      Num debate promovido com um psicanalista da velha guarda, um jovem se aproxima do microfone localizado na plateia e, timidamente, se apresenta:

       - Boa noite. Eu tenho uma condição rara, que, honestamente, desconheço já ter sido identificada pelos profissionais de saúde mental. É algo com o qual tenho sido obrigado a conviver desde a infância; antes, achava que era condicionamento por ter pais autoritários, mas hoje vejo que é algo mais grave.

      O rapaz engoliu em seco, nervoso, e prosseguiu:

       - Eu não consigo me negar a seguir ordens. Quando alguém – qualquer pessoa – me manda fazer algo, eu… faço. Querendo ou não. “Pule na piscina segurando seu laptop”. Eu pulo. “Dê um tapa na cara do professor”. Eu dou. “Tire as roupas e corra pelo campus”. Eu tiro e corro.

       Outra pausa enquanto o sujeito tenta conter as lágrimas que obviamente lutam para sair.

        - Isso tem me feito evitar o convívio social. Fujo das pessoas, de relacionamentos, de amores. Até mesmo de minha família. Tenho pavor que descubram minha condição, pois sempre há alguém que acha divertido usá-la de maneira brincalhona, como se não fizesse mal algum me forçar a fazer o que não quero. “Busque um copo de água no apartamento 201 do prédio ao lado”. Eles acham hilário; eu desejo morrer durante todo o caminho. Até mesmo a Internet é território proibido para mim, já que cada “clique aqui” que leio representa minutos e minutos perdidos. Instalar o mais tolo dos softwares é um inferno; na tela que me instrui ler o “contrato de uso”, paro para vasculhar todas as cláusulas antes de clicar em “Concordo”. Em resumo: todos determinam o que eu devo fazer, menos eu. E é por isso que comecei a considerar o suicídio e a me preparar para isso. Ontem à noite, quase me matei, mas, com o revólver já na boca, vi pelo canto dos olhos, quase por acidente, o anúncio deste evento hoje. Foi quase… um recado divino. Um milagre. Um sopro inesperado de esperança.

      Um suspiro profundo, cansado, ecoou pelas caixas de som do auditório lotado.

       - E foi por isso que vim aqui hoje. Sei que o senhor é um psicanalista respeitado em todo o país, que é um acadêmico devotado e que demonstra compaixão por seus pacientes. Não tem medo de desafios e não julga aqueles que o procuram em busca de ajuda. Estou ciente de que o objetivo do debate não é este, que não está aqui para fazer consultas públicas, mas… estou desesperado. Já não aguento mais. Simplesmente não aguento. Então… – e o esgotado rapaz respirou ofegante, quase temeroso, antes de emendar: – … eu posso fazer uma pergunta direta sobre tudo isso?

      O velho psicanalista ajeitou os óculos sobre o nariz e, claramente compadecido, respondeu com carinho e um sorriso que buscava deixar o frágil jovem à vontade:

       - Claro, meu jovem. Manda bala.

       Foram suas últimas palavras.

                  (Disponível em:http://www4.cinemaemcena.com.br/diariodebordo/?p=2076)

Na expressão “Ontem à noite, quase me matei..." O termo em destaque é:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B


    Ontem à noite é um adjunto adverbial de tempo
  • Adjunto adverbial porque faz a função de advérbio de tempo. Advérbio de tempo: agora, hoje, ontem, amanhã etc. Quando são usadas mais de 1 palavra para designar o sentido de tempo, temos o adjunto adverbial. 

  • Adjunto Adverbial

    É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.

    quase me matei

    quando?

    ontem à noite

    sempre que a pergunta for: quando, aonde..., será advérbio

  • ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO,

    EX; hoje , amanhã , ontem , breve , agora,  sempre , numca , jamais, etc.

  • Adjunto adverbial deslocado. Na ordem padrão, deveria ser reescrita: " Quase me matei ontem à noite."

  • b)

    Adjunto Adverbial

  • A função sintática exercida pela expressão "ontem à noite" é adjunto adverbial e, como tal, vem separado do resto da oração quando anteposto

     

    -------------------

    Gabarito: B

  • Que texto bom rsrsrsr....Manda bala.

  • há vírgula porque o termo é um advérbio deslocado.

  • Adjunto Adverbial de TEMPO deslocado da ordem direta.

    por isso o uso da vírgula o separando.


ID
1812673
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                     Texto II 

ANO 1595:

“Oh, meu amado Romeu, escrevo para informar-te que recebi tua formosa carta e que ela me deixou sem palavras.”

ANO 2014:

“Ok” 

Sobre o texto 2, assinale a sequência CORRETA de Verdadeiro (V) ou Falso (F): 

I- É um texto totalmente desconexo, principalmente por pertencer a contexto histórico diferente.

II- Aborda a temática amorosa.

III- Adota a linguagem satírica e jocosa.


Alternativas
Comentários
  • não entendi essa questão!!!!!!! Alguém poderia explicar?

  • Debora, o enunciado pede que analise se as afirmações das 3 alternativas são VERDADEIRAS ou FALSAS em relação ao texto:

    I- É um texto totalmente desconexo, principalmente por pertencer a contexto histórico diferente. (FALSO) O texto segue uma cronologia única. Não há mudança de tempo, assunto ou local entre uma frase e outra ou parágrafo e outro.

    II- Aborda a temática amorosa. (FALSO) O texto aborda o reflexo de nossas palavras nos fatos e atitudes.

    III- Adota a linguagem satírica e jocosa. (VERDADEIRO) O autor utiliza esses recursos para tratar do assunto acima.
  • Feliz, sua análise está em desacordo com o gabarito, visto que ele é d) F- V- F.

     

    II- Aborda a temática amorosa. (VERDADEIRO) "meu amado Romeu"

    III- Adota a linguagem satírica e jocosa. (FALSO) O autor não utiliza esses recursos. A intensão é mostrar a mudança da linguagem com o passar do tempo.

  • amo esses textos, morro de ri.

    pertencem a momentos diferentes, mas dizem a mesma coisa

    o texto é engraçado, mas não é escrito assim

    Jocoso é um adjetivo masculino que qualifica aquilo que é engraçado, que é cômico, que é zombeteiro.

    Gabarito D

  • Galera, se ligem que a questão refere-se ao texto II e não ao I.

  • Questão bem questionável. Cita meu amado Romeu na carta e não é temática amorosa ? Pq o cara cagou pra declaração ? rs.

  • Sinto que o concurso para o TRF 2ª região vai ser tenso. Banca lixo . Prefiro mil vezes FGV a CONSUPLAM... Oremos...

  • Vejo que as opiniões dos candidatos são unânimes: essa banca leva os candidatos à loucura quanto aos enunciados e alternativas. ;)

    Uma hora a gente pega a manha.

    Bora seguir em frente.

  • Galera o titulo do texto é Texto 2

  • pessoal, mta gente está respondendo questões desta banca achando que é a Consulplan! Esta é Consulpam, outra banca! cuidado..

  • I. É um texto totalmente desconexo, principalmente por pertencer a contexto histórico diferente (o sentido é justamente mostrar o contraste entre a linguagem nos diferentes tempos) (falso)



    II.  Aborda a temática amorosa ) (“Oh, meu amado Romeu...") (verdadeiro)



    III. Adota a linguagem satírica e jocosa (não há uso de ironias, sarcasmo ou sátira na linguagem apresentada) (falso)

     

    -------------------

    Gabarito: D

  • Positivo Soraya Ferreira. Claramente a questão refere-se ao texto II e não ao I.



  • FGV é mais sem noção do que essa banca. Tem nem perigo!

  • @Débora Ribeiro rusbé kkkk


ID
1812676
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                     Texto II 

ANO 1595:

“Oh, meu amado Romeu, escrevo para informar-te que recebi tua formosa carta e que ela me deixou sem palavras.”

ANO 2014:

“Ok” 

A produção de sentido do texto 2 se dá, sobretudo:

Alternativas
Comentários
  • Significado de Perífrase

    Processo que consiste em expressar por muitas palavras o que se poderia dizer em poucos termos; rodeio, circunlóquio.Retórica Emprego de um grupo de palavras em lugar do termo próprio. (Neste sentido, as perífrases assumem, quase sempre, a feição de figuras [metáforas, metonímias e, sobretudo, antonomásias]: mensageira da primavera por andorinha; o poeta dos escravos por Castro Alves.).Gramática Perífrase verbal, locução formada de verbo principal acompanhado de auxiliar: estou trabalhando, tenho trabalhado, hei de vencer.

    Significado de Catacrese

    Figura de linguagem através da qual uma palavra é empregada com sentido alterado, em relação à sua real significação, por falta de uma palavra própria: embarcar num trem; folha de papel; enterrar uma agulha na pele.

  • Linguagem rebuscada? Não achei.

  • Não vejo onde está a linguagem rebuscada. Péssima questão !

  • Porra as questões de interpretação desta banca é foda
  • Rebuscada: muito aprinorada
  • FCC mascarada essa banca! 

  • B

  • No texto, há uma quebra de expectativa quanto ao tipo de resposta esperada. Tal fato se deve à intenção do autor em querer demonstrar a diferença no modo de se comunicar e da linguagem entre os diferentes tempos. Portanto, o sentido se dá pela utilização de uma linguagem rebuscada que pressuporia uma resposta análoga, ao contrário da resposta curta que remete ao tipo de comunicação rápida e concisa utilizada nos dias de hoje.

     

     

    -------------------

    Gabarito: B

  • Rebuscada significa coisa bem feita e requintada

  • Sinalefa - nunca nem vi.

  • Significado de Rebuscado. adjetivo Requintado; em que há excesso de primor, de esmero, de requinte: estilo de escrita rebuscado. Excessivamente ...


ID
1812679
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                     Texto II 

ANO 1595:

“Oh, meu amado Romeu, escrevo para informar-te que recebi tua formosa carta e que ela me deixou sem palavras.”

ANO 2014:

“Ok” 

Sobre a frase “Oh, meu amado Romeu, escrevo para informar-te que recebi a tua formosa carta e que ela me deixou sem palavras”, é possível AFIRMAR:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de um "Aposto Específicativo", ou seja. aposto de especificação. É utilizado para indicar pessoa, lugar ou obra literária e difere dos demais por NÃO ser marcado por sinais de pontuação.

    Exs: Meu amigo Paulo acabara de chegar. O romance A moreninha foi escrito em 1920. O canal do Marapendi transbordou.

     

  • aposto é de quem se fala

    vocativo com quem se fala

    "Oh" é uma interjeições de apelo, como também: ó, olá, eh!

    Gabarito A

  • Gab: A

    b) Interjeição.

    c) É subordinada.

    d) Corresponde a uma ênclise.

  • Não pode ser aposto; isso é vocativo.

  • a)

    Sintaticamente, o termo “meu amado Romeu” funciona como aposto.

  • Aposto? Não pode....

  • Não consigo enxergar isso como Aposto. 

  • é aposto especificativo apenas a palavra romeu, ao passo que meu amado nao. pois romeu é equivalente a meu amado na frase portanto poderia substitui lo

  • Se entendi direito deveria ser "Oh, meu amdo romeu!" assim seria mais facil perceber que "meu amado Romeu" é um aposto.

  • A saber, aposto não possui; verbo nem conectivo, é apenas um termo explicativo e está sempre entre virgulas sendo simplismente EXPLICATIVO!!!

  • Sávio Luis, para ser aposto teria que de alguma forma haver um chamado ou uma emvocação, assim como iniciei este comentário dizendo; (Sávio Luís,)

  • embora tenha acertado, é uma questão absurda, pois "meu amado romeu" é um vocativo.

  • Genielson Morais,

     

    Acredito que você esteja confundindo aposto e vocativo.

     

    João, vá até lá, por gentileza. - vocativo

    João, nosso mestre, foi até lá. - aposto

  • de acordo com a Profa. Tereza cavalcanti, do Grancursos Online, não há resposta correta.

    "meu amado Romeu" é vocativo mesmo e não aposto.

     

  • Mas ela fala com o Romeu por meio da carta... logo, não tem como ser aposto, é vocativo esse trem!

  • Eu eu pergunto se alguém entrou com recurso nessa questão. Alguém? Não é possível tanta questão errada sem estar anulada. Um absurdo!

  • Não há nenhum aposto aí..

  • GABARITO A

     

    É claro que isso é um vocativo, é uma carta e está direcionado ao Romeu. Não tem como isso ser aposto. Vocativo é um chamamento, e está claro isso.

     

  • Aposto? Aposto não explica termo antecedente?

  • Como assim aposto ? Isso é um vocativo!
  • VOCATIVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • VOCATIVO. Aposto passou longe aí

  • Aposto kkkkk. Letra A é um vocativo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Não dá pra esperar competência de uma banca que não foi nem capaz de ser original no nome.

  • Pois é, vi uma questão dessa em um simulado, sinceramente, o gabarito dela está fora de cogitação

  • entendi vários nadis

  • estou com medo dessa banca ! rsrs

  • Na boa, estudo há um ano e vejo tantos erros grotescos. Não dá pra entender como um avaliador erra mais que candidatos, a arbitrariedade das bancas é gritante.

  • A questão está perfeita, não cabem essas reclamações sem sentido.

    É como se ela estivesse olhando para o céu e CHAMANDO, "oh, meu amado romeu", se chama é vocativo e ponto final.

  • Se você marcou A, acho bom estudar mais.

  • Oh banca desqualificada. :@

  • Fizeram recurso para esta questão, mas a banca não acatou!

  • não seria um vocativo?

  • Isso é aposto onde????????

  • Eu fico me perguntando como uma questão dessa n foi anulada.

  • VOCATIVO E NÃO APOSTO

    GABARITO DADO PELA BANCA: A

  • Tem que ir na menos absurda, como está na alternativa vejo como VOCATIVO por esses motivos:

    O aposto se refere a termo anterior pra explicá-lo ou restringi-lo, outra dica é = de quem se fala.

    Já o vocativo é com quem se fala, daí a chamamento/evocação.

     “Oh, meu amado Romeu, escrevo para informar-te (está falando diretamente coma Romeu) que recebi a tua formosa carta (está falando diretamente coma Romeu) e que ela me deixou sem palavras”

    Forcei a situação e coloquei A) tentando adivinhar que a banca esqueceu a vírgula, assim:" Meu amado, Romeu" explicando dessa forma que meu amado é Romeu.

  • É vocativo. Com quem se fala e geralmente acompanha a interjeição oh! Passível de anulação.

  • QUE QUESTÃO ABSURDA, Aposto possui termo subordinante(substantivo) e na oração não há esse termo, mesmo que seja aposto especificativo. dessa forma deveria ser vocativo e nao aposto. QUESTAO DEVERIA SER ANULADA

  • onde encontro alguma prova atual do ano passado de ag admim dessa banca ??? nao tem no pci e no qconcursos so tem d auxiliar do ano passado.

  • Pelo que vi a banca não acatou os recursos e manteve como a). Complicado!

  • Bom, até onde sei, aposto faz refrência à substantivou ou pronome. Para mim “meu amado Romeu”  é vocativo.

    Talvez, se a pergunta fosse relacionado ao nome "Romeu" aí sim dava para engolir como aposto especificativo de "amado".

  • Acredito que seja VOCATIVO, e não aposto.

  • Aff, nunca acertados. Pois é vocativo, Oxe.

  • Isto é vocativo

  • Essa banca gosta de causar demais e dá nisso!

  • Não marquei pois sabia que era um VOCATIVO. acho que é aí o tipo de questão que se você souber um pouco a mais você acaba errando.

  • Esses tipos de questão nem marco. Seleciono a opção que eu escolheria e n deixo manchar meu score

  • Mas que isso? como assim é aposto?

    Isso ai é vocativo!

  • Acho que essa vaga não é minha. Como eles não anularam essa questão?

  • Aposto? Ou vocativo?

  • Isso é vocativo de longe

  • ISSO É UM VOCATIVO BANCA LIXOO DO CARALHOOO

  • Será mesmo que essas questões/gabaritos são mantidos por acaso? As vezes não tem como deixar de pensar em conspirações...


ID
1812682
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    Texto I - A Importância de se expressar com cuidado

      Num debate promovido com um psicanalista da velha guarda, um jovem se aproxima do microfone localizado na plateia e, timidamente, se apresenta:

       - Boa noite. Eu tenho uma condição rara, que, honestamente, desconheço já ter sido identificada pelos profissionais de saúde mental. É algo com o qual tenho sido obrigado a conviver desde a infância; antes, achava que era condicionamento por ter pais autoritários, mas hoje vejo que é algo mais grave.

      O rapaz engoliu em seco, nervoso, e prosseguiu:

       - Eu não consigo me negar a seguir ordens. Quando alguém – qualquer pessoa – me manda fazer algo, eu… faço. Querendo ou não. “Pule na piscina segurando seu laptop”. Eu pulo. “Dê um tapa na cara do professor”. Eu dou. “Tire as roupas e corra pelo campus”. Eu tiro e corro.

       Outra pausa enquanto o sujeito tenta conter as lágrimas que obviamente lutam para sair.

        - Isso tem me feito evitar o convívio social. Fujo das pessoas, de relacionamentos, de amores. Até mesmo de minha família. Tenho pavor que descubram minha condição, pois sempre há alguém que acha divertido usá-la de maneira brincalhona, como se não fizesse mal algum me forçar a fazer o que não quero. “Busque um copo de água no apartamento 201 do prédio ao lado”. Eles acham hilário; eu desejo morrer durante todo o caminho. Até mesmo a Internet é território proibido para mim, já que cada “clique aqui” que leio representa minutos e minutos perdidos. Instalar o mais tolo dos softwares é um inferno; na tela que me instrui ler o “contrato de uso”, paro para vasculhar todas as cláusulas antes de clicar em “Concordo”. Em resumo: todos determinam o que eu devo fazer, menos eu. E é por isso que comecei a considerar o suicídio e a me preparar para isso. Ontem à noite, quase me matei, mas, com o revólver já na boca, vi pelo canto dos olhos, quase por acidente, o anúncio deste evento hoje. Foi quase… um recado divino. Um milagre. Um sopro inesperado de esperança.

      Um suspiro profundo, cansado, ecoou pelas caixas de som do auditório lotado.

       - E foi por isso que vim aqui hoje. Sei que o senhor é um psicanalista respeitado em todo o país, que é um acadêmico devotado e que demonstra compaixão por seus pacientes. Não tem medo de desafios e não julga aqueles que o procuram em busca de ajuda. Estou ciente de que o objetivo do debate não é este, que não está aqui para fazer consultas públicas, mas… estou desesperado. Já não aguento mais. Simplesmente não aguento. Então… – e o esgotado rapaz respirou ofegante, quase temeroso, antes de emendar: – … eu posso fazer uma pergunta direta sobre tudo isso?

      O velho psicanalista ajeitou os óculos sobre o nariz e, claramente compadecido, respondeu com carinho e um sorriso que buscava deixar o frágil jovem à vontade:

       - Claro, meu jovem. Manda bala.

       Foram suas últimas palavras.

                   (Disponível em:http://www4.cinemaemcena.com.br/diariodebordo/?p=2076)

Consoante ao Novo Acordo Ortográfico vigente (em vigor desde 2009 e obrigatório a partir de 2016), na sequência de versos “As cartas de amor, se há amor/Têm de ser/ ridículas” (texto 1), o vocábulo TÊM está grafado:

Alternativas
Comentários
  • GAB:C
    Verbo TER, e seus derivados, quando na 3ª pessoa do plural recebe este acento diferencia para distigui-lo de quanto está na 3ª do singular. O novo acordo não alterou isto.

  • Mas essa não me parece uma justificativa totalmente correta: De maneira CORRETA, já que o acento circunflexo empregado na conjugação dos verbos ter e manter foi inalterado porque já era utilizado antes da promulgação do Novo Acordo. 

    Outros acentos já eram utilizados antes do Novo Acordo, e nem por isso foram mantidos...

  • Têm acompanha o sujeito na 3ª pessoa do singular. Esse acento permanece inalterado mesmo após novo acordo ortográfico.

  • c)

    De maneira CORRETA, já que o acento circunflexo empregado na conjugação dos verbos ter e manter foi inalterado porque já era utilizado antes da promulgação do Novo Acordo. 

  • Tem bancas que são péssimas, não coloca a linha da citação do texto, perdemos muito tempo procurando o parágrafo.

    Cespe é 10 nesse sentido, é uma banca simplicada, textos menores, menos cansativa. Realmente para avaliar o conhecimento do candidato.

  • Acertei a questão, mas as questões de português dessa banca são muito ruins.

  • caraca matou o cara maluco hahha

  • Acerei a questão mas essa banca é maliiciosa.

  • Gabarito: C

    As cartas de amor Têm

    Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo COM o acento circunflexo (TÊM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do PLURAL: Eles têm

  • Isso vai testar meus conhecimentos de português ou atualidades? rsrs

  • Estou em choque com esse texto.

  • Que questão "coisada".

  • C) De maneira CORRETA, já que o acento circunflexo empregado na conjugação dos verbos ter e manter FOI INALTERADO porque já era utilizado ANTES da promulgação do Novo Acordo.

    Fonte: -http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/recordar-e-aprender-regras-especiais-alteradas-pelo-novo-acordo-ortografico.html

  • texto fdp kkkkkk

  • Jesus Cristo nem resoveria kkkk

  • Eu não acho que a letra B está errada, mas tudo bem.

  • também concordo
  • Mdss!! porque a letra B tá errada??????

  • B está errada por que...


ID
1812685
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que o uso do hífen foi empregado CORRETAMENTE em todas as palavras:

Alternativas
Comentários
  • a -> AUTOESCOLA, OBNUBILADO

    b -> AUTOESTIMA, OLHO-D'ÁGUA

    c-> NEORREALISMO

    d-> GABARITO,

  • Tentemos guardar de uma forma mais descomplicada. Vamos lá:

    1) Primeiro a gente analisa se o prefixo termina com R ou vogal. 

        anti (termina com R ou vogal): SIM

    2) O próximo passo é verificar se a segunda palavra começa com a mesma letra que a última palavra terminou, no caso o "i" ou se ela se inicia com a letra "H". Em ambos os casos a palavra virá com hífen. 

        ibérico começa também com "i".

    Mais um exemplo:

    Inter-racial ----> prefixo termina com R ou VOGAL? Sim

                           Segunda palavra começa com a mesma letra que terminou a última ou H? Sim, termina com R, portanto há hífen.

     

    O caso de couves-flores é diferente porque é uma palavra composta sem elemento de ligação. Nesse caso ela deve possuir hífen.

  • Só fazendo uma correção na amiga Jéssica.Olho d'água é sem hífen.

  •  

    d-> GABARITO,

  • Henrique the, escrvem-se com hífen os nomes compostos entre cujos elementos há apóstrofo ex: cobra-d'agua, mestre-d'armas, mãe-d'agua

     

  • Letras iguais, separa com hífen(-).

    Letras diferentes, junta.

    O “H” não tem personalidade. Separa (-).

    O “R” e o “S”, quando estão perto das vogais, são dobrados. Mas não se juntam com consoantes.

    Isso com o novo acordo ortográfico. 

  • d)

    Anti-ibérico, couves-flores, inter-racial, bem-me-quer. 

  • a) autoescola

     

    b) autoestima

     

    c) neorrealismo

     

    d) TODAS CORRETAS

  • Achei essa explicação

    bem-me-quer se escreve assim porque é uma espécie botânica, mas malmequer, que também é uma planta, se manteve junto pela tradição, e ponto final.

  • A) AutOEscola, anti-histórico, oBNubilado, aquém-Pirineus.

    B) AutOEstima, joão-de-barro, maLNascido, olhO-D'água.

    C) Auto-observação, neoRRealismo, maLMEQuer, bate-estacas.

    D) Gabarito.

  • D

    Prefixo + radical, iniciado por vogal DISTINTA = JUNTA

    Prefixo + radical, iniciado por vogal IGUAL = COM HÍFEN

  • Acertei, mas colega nunca vi a especie botânica bem-me-quer...

  • Gabarito: D

     a) Auto-escola, anti-histórico, ob-nubilado, aquém-Pirineus

    -Auto-escola: Palavras formadas de prefixos terminados em vogal e iniciadas por vogal. Exemplos: contraindicação, autoafirmação, infraestrutura, semiaberto.

    -anti-histórico: A letra H não encosta em prefixos. Exemplos: Anti-histórico, super-homem.

    -ob-nubilado (adj. Ofuscado; que se escureceu; que se tornou obscuro): Palavras compostas que perderam pelo tempo a noção do processo de composição. Exemplos: mandachuva, paraquedas, parabrisa, parachoque. 

    -aquém-Pirineus: Palavras formadas pelos vocábulos 'sem', 'além', 'recém', 'aquém'. Exemplos: aquém-oceano, além-mar, recém,nascido, sem-número.

     

     

    b) Auto-estima, joão-de-barro, mal-nascido, olho d’água

    -Auto-estima: Palavras formadas de prefixos terminados em vogal e iniciadas por vogal. Exemplos: contraindicação, autoafirmação, infraestrutura, semiaberto.

    -João-de-barro: Locuções de qualquer tipo (adjetiva, substantiva, verbais, adverbiais, pronominais, prepositivas, conjuncionais). Exemplos: cão de guarda, café com leite, fim de semana, pão de mel, sala de jantar.

    -mal-nascido: Se o prefixo terminar em consoante, não se unem. Ex: Sub-reino.

    -olho d' água: 

    usa-se o hífen em palavras com apóstrofo: Exemplos: copo-d’água, mãe-d’água, pé-d’água, mestre-d’armas, gota-d’água, caixa-d’água, estrela-d’alva, pau-d’alho, olho-d’água, pau-d’arco, queda-d’água, caixa-d’óculos, pai-d’égua, pau-d’arara etc.

    Fonte: http://professorportuga.blogspot.com/2011/05/o-casamento-de-hifen-e-apostrofo.html

     

     c)Auto-observação, neo-realismo, mal-me-quer, bate-estacas

    -Auto-observação: Palavras formadas de prefixos terminados em vogal e iniciadas pela mesma vogal. Exemplo: anti-inflamatório, antes antiinflamatório; micro-ondas, antes microondas.

    -neo-realismo: Palavras formadas de prefixos terminados em vogal e iniciadas por "s" ou "r". Vale lembrar que as letras 's' ou 'r' devem ser dobradas. Exemplos: ultrassonografia, suprarrenal, autorretrato, antissocial, contrarregra, antessala.

    -mal-me-quer: Palavras compostas que não apresentam elemento de ligação. Exemplos: ano-luz, bem-te-vi, erva-doce, guarda-chuva, beija-flor, couve-flor.

    -bate-estacas: Palavras formadas de prefixos terminados em vogal e iniciadas pela mesma vogal. Exemplo: anti-inflamatório, antes antiinflamatório; micro-ondas, antes microondas.

     

     

     d)Anti-ibérico, couves-flores, inter-racial, bem-me-quer. 

    -Anti-ibérico: Palavras formadas de prefixos terminados em vogal e iniciadas pela mesma vogal. Exemplo: anti-inflamatório, antes antiinflamatório; micro-ondas, antes microondas.

    -couves-flores: Palavras compostas que não apresentam elemento de ligação. Exemplos: ano-luz, bem-te-vi, erva-doce, guarda-chuva, beija-flor, couve-flor.

    -inter-racial: Prefixos terminados em "r" se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra. Exemplos: hiper-realista, inter-racial, inter-regional, inter-relação, super-resistente.

    -bem-me-quer: Palavras compostas sem elemento de ligação.  Ex: ano-lux, bem-te-vi.

  • GABARITO D

    QUEM FICOU COM DÚVIDA NA C

    C) Auto-observação, neo-realismo, mal-me-quer, bate-estacas.

    -> Neorrealismo é justo e duplica o R, isso se chama regra do ARROSS, poque se tiver VOGAL + R OU S devemos duplicar as consoantes.

  • GABARITO D

    QUEM FICOU COM DÚVIDA NA C

    C) Auto-observação, neo-realismo, mal-me-quer, bate-estacas.

    -> Neorrealismo é justo e duplica o R, isso se chama regra do ARROSS, poque se tiver VOGAL + R OU S devemos duplicar as consoantes.

  • No Brasil, a grafia oficial das palavras é definida pela Academia Brasileira de Letras no  (VOLP). Em sua 5ª edição (2009), ele foi atualizado conforme as novas regras do Acordo Ortográfico.

    O VOLP somente removeu o hífen do termo pára-quedas (e seus derivados):

    Os outros termos continuam hifenizados:

    Segundo o VOLP, somente paraquedas (e seus derivados) escreve-se sem hífen. Os outros termos com prefixo PARA- continuam hifenizados.

  • No comentário de Harrison: joão-de-barro tem que ter hífen, diferentemente do que ele pontua.

    Espécies zoológicas e vegetais continuam sendo escritas com hífen.

  • Hífen é um assunto extenso e cheio de regras, assusta um pouco. Mas sabemos que devemos estudar conforme nossa capacidade. Existem diversas formas de se fixar algo, no meu caso o hábito da leitura me ajuda a memorizar muitas palavras, porém as bancas podem cobrar a regra conceitual, aí o bicho pode pegar. "Simbora" estudar.

    A) Auto-escola, anti-histórico, ob-nubilado, aquém-Pirineus.

    B) Auto-estima, joão-de-barro, mal-nascido, olho d’água.

    A) Auto-observação, neo-realismo, mal-me-quer, bate-estacas.

    D) Anti-ibérico, couves-flores, inter-racial, bem-me-quer.

    AUTO - só usa o hífen se o segundo elemento iniciar por "O" ou "H".

    Ex.: auto-observação; auto-oxidante; auto-ônibus; auto-hipnose; auto-hemoterapia.

    Ex.: Se o segundo elemento começar com "R" ou "S" é necessário dobrá-los.

    autorretrato; autosserviço; autossuficiente; autossustentável.

    GABARITO: D

    Dica de aula didática sobre hífen: - https://www.youtube.com/watch?v=4hO1BWytJUQ

  • Dica : IGUAIS se repelem e DIFERENTES se Atraem

  • d-

    BEM NÃO GOSTA DE NINGUEM

    MAL NÃO GOSTA DE VOGAL

  • LETRA D

  • Uma esquisitice: MALMEQUER


ID
1812688
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Beber é mal, mas é muito bom". (Millôr Fernandes)

O efeito de sentido da frase acima se deve a uma relação de: 

Alternativas
Comentários
  • O  sentido é adversativo pois denota uma oposição e não explicação.

    A única explicação para essa questão éque a banca é Consulplan.

     

  • Exatamente, o sentido é adversativo. 

    Um absurdo essa questão.

  • De fato.mas,contudo,porém,no entanto,entretanto, são conjunções adversativas,dentre outras

  • Nem sempre a conjunção estará no sentido literal. Nesse contexto o sentido é : “Beber é mal, porque é muito bom".
    Ou seja, a bebida é ruim, porque ela é algo muito bom (levando as pessoas ao vício...)

  • Galera, acredito que a grande sacada da questão é que Mal pode ser classificado como advérbio de modo ou substantivo,  No caso específico do texto, mal pode ser entendido como termo substantivado, por analogia com beber, que também está empregado como substantivo: (o) beber é (um) mal.

    sendo: o beber é um mal, mas é muito bom.

    Creio que se fosse o adjetivo "Mau" teriamos como resposta de fato letra B.

     

  • quem vai de cara erra feio, como foi meu caso por exemplo..rs

     

  • Pow na moral! É MAL, mas é muito BOM! Nem fui pela conjunção, fui pelo SENTIDO dá frase mesmo... CONCESSÃO! Uma contradição, oras!
  • Bem polêmica essa!

  • Percebam a divergência entre as bancas: FUMARC e CONSULPAM

    Questão Fumarc: Q252904

    Gabarito: C

    Observe o aforismo a seguir de Millôr Fernandes, e assinale a alternativa FALSA:
              Beber é mal, mas é muito bom .
    a) A palavra “mal”, no caso específico da frase de Millôr, é um substantivo.

    b) O efeito de sentido da frase deve-se a uma relação de concessão. (Banca FUMARC considerou como verdadeira, ao contrário da CONSULPAM)

    c) O vocábulo “mal” exerce no sintagma a função de adjetivo. (Banca FUMARC considerou com FALSA)

    d) O autor utiliza como recurso de linguagem o trocadilho.

     

    Entendo que há sentido expresso de concessão, ou seja, ocorre relação evidente de quebra da expectativa: "Beber é mal, embora é muito bom".

     

  • Tem um detalhe importante. CONSULPAM e CONSUPLAN são bancas diferentes. A Consuplan é menos desorganizada do que a banca dessa prova (Consulpam).

    Consupalm: consultria publica privada

    Consulplan: Concursos e avaliações

  • Ótima observação Adriana!

    Consulplan x Consulpam

  • Só o Millôr saberia responder, se é que ele acharia alguma resposta dentre as opções da banca... 

  • Eu acho que seria uma concessão, pois a frase começando que beber é mal, MAS é muito bom... há uma controversa na própria frase.

  • Banca lixo!!!!!!

     

  • a)

    explicação

  • Prezados a questão é polêmica. Porém discordo dos colegas que afirmam ser concessiva. A meu ver o autor diz que a bebida é ruim, ao mesmo tempo que afirma ser bom (gostoso) o ato de beber. Veja que de certa forma está havendo uma diferenciação entre a bebida e o ato de beber, o que não deixa de ser uma explicação do que é e como funciona uma coisa (a bebida e seus efeitos) e a outra coisa que é o prazer proporcionado pela ingestão dela. Dentre as alternativas a do gabarito,  a letra a parece a mais coerente, caso houvesse a opção de adversativa seria um problema, contudo não é concessiva de jeito nenhum. 

  • Que banca inovadora.

  • NÃO ENTENDO PORQUE NÃO ACIONARAM PEDIDOS DE COMENTARIOS AO PROFESSOR, EM VEZ DE FICAREM NESSA DISCUSSÃO DE QUEM SABE MAIS!!!  QUE NÃO CHEGA EM LUGAR ALGUM!! 

  • Sentido de oposição
  • Gabarito: A

  • Tem algo que a caracteriza como adversativa, que é uma das coisas que diferencia da concessiva, o verbo no indicativo. Concessivas apresentam verbo no subjuntivo, eu marquei pela ideia de contradição, porém não tem características de concessiva mesmo, então se não há adversativa como explicação, como coerente seria explicativa mesmo. Errei por não ter me atentado ao modo do verbo.

  • Mas que questãozinha mais porca, estou é com medo dessa banca, PQP

  • letra C ?

    huahauahuuahha

    desculpa , eu ri !

  • Procurei uma explicação e não encontrei, muito louca essa banca !!!

  • Tu estudas 1 ano inteiro e me vem uma questão dessas é foder com os concurseiros

  • tá mais para adversidade, não entendi.

  • não tem condições de ser a alternativa A, não explica nada, tem sentido de oposição! provinha comprada, banquinha miserável.

  • Gabarito''A''.

    “Beber é mal, mas é muito bom". ==> O efeito de sentido da frase se deve a uma relação de=>explicação

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Creio eu ,quando da para trocar o mas pelo pois ,esse mas se torna explicativo

  • Não consegui ver nada de explicação nessa frase. Ao meu ver está mais para oração coordenada adversativa (mas, porém).

  • Sinceramente não consigo ver contexto semântico de explicação nessa questão.

  • Só dá pra entender uma questão dessa depois que erra rsrsr eu numa marcaria a letra A.

  • Beber é mal por que é bom? Então quer dizer que é bom ser mal?

    examinador do cão cachaceiro, só pode

  • Banca desse tipo só existe para jogar na lama anos de estudos...

  • LIIIIIIXO DE BANCA , LIIIIIXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    VOCÊ NÃO PASSSA DE LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIXXXXXXXXXXXXXXXXXXO

    EXPLICAÇÃO SÓ SE FOR EM MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARTEEEEEEEEEEEE

    ODIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Acho que você tem que ter bola de cristal para saber o que o examinador QUIS DIZER, to farta desse negócio QUIS DIZER, é ou não é, aff

  • questão que demanda conhecimento do autor.

  • Beber é mal (maléfico para saúde), porque é bom (gostoso ou dá uma sensação gostosa e assim quem acha bom não para com a bebedeira e se lasca na cirrose)

    Também errei antes.

  • Levando em conta o gabarito dado pela banca, o sentido da frase seria, então "Beber é mal, porque é muito bom"?

  • Marquei a mais sem noção, e acertei!

  • Só o dono da vaga acerta essa questão.

  • Tem que comprar a gramática do autor da questão.

  • só consegui ver a conjunção "embora"

  • Mds, não faz sentido skjsjsjsjjs

  • Eu marquei letra B, embora, segundo a Banca, não seja a correta. :(


ID
1812691
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base nos conectivos do Texto, aponte a associação INCORRETA.

Texto III - Sem dor e sem culpa


No Brasil, a cesariana virou praxe, em vez de exceção, pelas mãos dos médicos que atendem convênios, nos quais a remuneração é a mesma para os dois procedimentos, com a diferença de que a cesárea leva meia hora e o parto normal pode ocupar um dia inteiro. As pacientes, claro, adoraram a ideia de um parto sem dor antes e durante (ainda que um pouco mais dolorido depois), com data marcada e ainda a vantagem de preservar o aparelho genital. Apesar de seu primeiro parto não ter sido particularmente prolongado, a dentista paulistana Carla Pereira, 36 anos, não esqueceu as dores excruciantes que sentiu para dar à luz Mateus, hoje com 12 anos. Há quatro anos, teve o segundo filho, Tomás, por cesariana (opção do médico – houve complicações no parto) e não sentiu nada. "Se soubesse que era tão rápido e confortável, nunca teria tido um filho pela via normal", afirma agora. "Essa história de que a dor do parto enobrece só pode ter sido inventada por um homem, que não tem a menor noção do que se trata."

Experiências como a de Carla ajudam a aumentar ainda mais o número de cesáreas na camada, ainda minoritária, das pessoas que dispõem de convênios de saúde ou podem pagar hospital do próprio bolso. A ideia de ter filhos sem dor (e cada vez menos culpa, diante da "conversão" dos profissionais mais renitentes) tem um apelo tão avassalador para as mães brasileiras que a cirurgia é usada em 80% a 90% dos partos fora da rede pública. Antes, as vantagens da cesariana eram contrabalançadas pelas desvantagens: anestesia, corte, dor no pós-parto, mulheres encurvadas caminhando devagarinho, encolhidas, pelos corredores da maternidade. As futuras mães que pediam o parto cirúrgico eram consideradas mimadas, imaturas, despreparadas até para os imensos sacrifícios exigidos pela maternidade. Com os progressos médicos, as desvantagens diminuíram e as parturientes se entusiasmaram. "Uma amiga conta para a outra e essa propaganda boca-a-boca está derrubando conceitos arraigados da nossa cultura judaico-cristã", observa o obstetra carioca Elias Andreatto. "Durante séculos, as mulheres sofreram para ter filhos como uma forma de se redimir do pecado original. Mas, com tudo o que a ciência oferece hoje, ninguém está mais disposto a sofrer à toa." O primeiro caso de que se tem notícia do uso de algum tipo de analgésico para diminuir a dor do parto beneficiou uma rainha: em meados do século XIX, Vitória, da Inglaterra, cheirou clorofórmio para dar à luz a princesa Beatriz. "Provavelmente, ela só teve coragem de driblar a dor porque era rainha", comenta Andreatto. "Se fosse plebeia, teria sido crucificada."

(Disponível em http://veja.abril.com.br/020501/p_060.html)

Alternativas
Comentários
  • Gab A-

    As orações não trazem ideias contrarias, conforme é informado pelo conectivo em destaque.

     

  • Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de". Logo, se substituirmos no contexto, terá sentido oposto ao que está sendo dito.

    No Brasil, a cesariana virou praxe, em vez de exceção, pelas mãos dos médicos que atendem convênios APESAR DE  as pacientes adorarem a ideia de um parto sem dor antes e durante.

  • O segredo da questão é APENAS a LOCUÇÃO ADVERSATIVA: Não Obstante, onde a mesma apresenta ideia de oposição a uma situação que foi apresentada anteriormente.

  • Locuções Adversativas- Mesmo que, Apesar de, Conquanto, Posto que etc

  • Gabarito: A

  • Conjunções coordenativas adversativas

    Transmitem uma ideia de oposição:

    mas; porém; contudo; todavia; entretanto; no entanto; não obstante; …


  • Gabarito''A''.

    Aponte a associação INCORRETA.

    No Brasil, a cesariana virou praxe, em vez de exceção, pelas mãos dos médicos que atendem convênios NÃO OBSTANTE as pacientes adorarem a ideia de um parto sem dor antes e durante.

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. no casa isto não ocorre.

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • daí ? ... que conjunção é essa? Alguem sabe?


ID
1812694
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em qual Menu está localizado a opção de formatação de bordas que está dentro da caixa de diálogo Fonte do Microsoft Excel 2010?

Alternativas
Comentários
  • São opções do Menu "Página Inicial":

    - Área de Transferência,

    - Fonte,

    - Alinhamento,

    - Número,

    - Estilo,

    - Células,

    - Edição.

  • Guia Início, Grupo Fonte, Bordas...

    Gabarito A

  • "GUIA PÁGINA INICIAL--- grupos:

     

    - Área de Transferência,

    - Fonte --- bordas

    - Alinhamento,

    - Número,

    - Estilo

  • Essas questões são as piores na informática. Na hora da prova dá um branco, mesmo pra quem usa com frequência.

  • Bordas:

    Excel 2010 > Menu "Página Inicial" > Fonte --- bordas

    Word 2010 > Menu "Página Inicial" > Parágrafo --- bordas.

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • LETRA A


ID
1812697
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual dos atalhos abaixo, ao ser acionado no Google Chrome, pode ser visualizado nos históricos de pesquisa na web?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B


    A) abre o histórico de downloads (chrome://downloads/)

    C) abre uma caixa de pesquisa 

    D) Para adicionar aos favoritos

  • na verdade CTRL +H abre o historico de navegação

  • A questão está mal formulada. Não é o atalho que poderá ser visualizado no histórico, e sim o Histórico de navegação na web é que poderá ser visualizado por meio do atalho CTR+H.

     

    CTR+J = mostra os Downloads efetuados.

    CTR+F = Abre a Barra de Localização na página atual.

    CTR+D = Abre a aba Favorito, representada pela estrela na Barra de Endereços, que permite editar a página atual como favorita.

  • dá raiva dessa questão pq todo mundo acerta

  •  b)

    Ctrl + H

  • GABARITO B

     

    CTRL + H Histórico 
    CTRL + J Downloads 
    CTRL + T Nova aba ou guia 
    CTRL + N Nova janela 
    CTRL + SHIFT + T Reabrir última aba fechada 
    CTRL + SHIFT + P Navegação InPrivate ou Privativa 
    CTRL + Shift + N Navegação anônima (Chrome)

  • Ctrl + J = Downloads

    Ctrl + H = Histórico

    Ctrl + F = pesquisa

    Ctrl + D = adicionar esta página aos favoritos

    Ctrl + T = nova guia

    Ctrl + N = nova janela.


  • A) Ctrl+J= Abrir a página de downloads em uma nova guia.

    B) Gabarito

    C) Ctrl+F= Abrir a barra Localizar para pesquisar na página atual

    D) Ctrl+D= Abre a caixa de diálogo "Fonte" no Word


ID
1812700
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com suas configurações padrões do Microsoft Excel 2010, em qual caixa de diálogo do Menu Página Inicial, podemos encontrar a opção de Formatação Condicional?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    http://rtell.com.br/Pcp/Imagens/pgexcel/SimExc1_1.jpg

  • Guia Página Inicial-->Grupo Estilo-> Formatação Condicional

    Gabarito C

  • c)

    Estilo. 

  • "GUIA PÁGINA INICIAL--- grupos:

     

    - Área de Transferência,

    - Fonte --- bordas

    - Alinhamento,

    - Número,

    - Estilo --- formatação condicional

  • Não é "Caixa de Diálogo".. é GRUPO. E também não é "Menu", o certo é "GUIA". Pergunta mal formulada.

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • LETRA C


ID
1812703
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale o item correspondente ao Menu do Microsoft Word 2010 que possibilita abrir a caixa de diálogo e parágrafo, utilizada tanto para formatar os recuos e espaços como as Quebras de linha e de página.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D, mas tanto B como D têm o grupo "Parágrafo"

  • B

    ou D?

  • Essa foi uma pegadinha do malandro!!! No grupo paragráfos da Página Inicial, também tem a função quebra de página, dependendo de configuração por meio da caixa de diálogo, podendo ser acessada no canto inferior da borda do grupo paragráfos.

     

  • Não entendi, tanto incio quanto layout da página há esta opção 

  • ???

  • Guia layout de página no grupo configurar página possui margem, orinetação, tamanho, colunas, quebras números de linha, hifienização.

    Guia Inserir no grupo parágrafo o dispositivo quebra de página.

    Guia página inicial no grupo parágrafo espaçamento e quebras de linha acionando a seta inferior direita da caixa de diálogo.

    Critério da banca: função que vem primeiro na ordem das guias. CRITÉRIO ESTÚPIDO.

  • Ah neimmm Consulplan, não me desanima não! Concordo com o Eduardo Teixeira.

  • Não adianta brigar com a banca! A questão é ridícula? SIM! Mas sabe quando vamos errar isso novamente? NUNCA!

    Ao clicar no INICIALIZADOR DA CAIXA DE DIÁLOGO (botão pequeno - uma setinha para baixo - no canto inferior direito) abre a CAIXA DE DIÁLOGO que contém:

    . Recúos e Espaçamentos

    . Quebras de linhas e página

  • "GUIA PÁGINA INICIAL--- grupos:

     

    - Área de Transferência,

    - Fonte --- bordas

    - Alinhamento --- formatar os recuos, espaços, Quebras de linha e de página.

    - Número,

    - Estilo --- formatação condicional

  • Bom, fui de cara na letra "B" morto de feliz que ia acertar.

    Nem adianta pedir comentários do "QC" , já que não respondem.

  • LETRA D


ID
1812706
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em qual dos Menus do Microsoft Word 2010 pode ser encontrada a ferramenta Ortografia e Gramática, muito utilizada para corrigir erros de grafia e pontuação?

Alternativas
Comentários
  • Guia revisão, no grupo revisão de texto do qual é o primeiro , acompanhado de mais 3 que são: pesquisar, dicionário de sinônimos, e contar palavras.

  • Revisão > Ortografia e Gramática

    Pode ser acessada também pelo atalho F7

     

     

  • Guia Revisão > no Rrupo Revisão de texto > Contar palavras, que cai muito em questoes, assim como Ortografia e Gramática.

  • falou de correção lembrou de REVISÃO = Até rima :D

  • Ortografia e gramática = F7

    Dicionário de Sinônimos = Shift + F7

  • LETRA A


ID
1812709
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Relações Públicas, em comunicação, é o conjunto de atividades informativas, coordenadas de modo sistemático, relacionadas ao intercâmbio de informações entre uma empresa ou organização e sua clientela, imprensa, grupo social e/ou público alvo. Em relação ao tema é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C


ID
1812712
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O atendimento ao cliente, tanto interno quanto externo, não se trata apenas de um conjunto de técnicas a serem implantadas em uma organização, mas sim, de uma cultura, de uma postura a ser cultivada. Analise os itens a seguir: 

I. A Empresa XYZ criou um serviço de atendimento ao consumidor. Com esta postura ela acredita ter resolvido todos os problemas de atendimento ao cliente externo.

II. A Empresa ABC não tem um serviço de atendimento ao cliente. Faz parte da cultura organizacional da Empresa assistir de forma individualizada a cada cliente, dando a ele todo suporte necessário para a resolução dos problemas surgidos.

III. A Empresa GHI lançou um programa de Fidelidade enfatizando uma série de premiações. Tem um funcionário encarregado de receber e relatar às chefias todas as reclamações trazidas por clientes internos e externos.

IV. A Empresa KLM, acabou de contratar uma Consultoria para fazer um planejamento de ações que visam estabelecer uma nova cultura de atendimento aos clientes. O trabalho da Consultoria contará com prospecções junto a todos os clientes da Empresa e ao público em geral. 

Em relação às Empresas apresentadas nos itens, é CORRETO afirmar que: 


Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    As Empresas ABC e KLM estão mais próximas de um modo ou uma cultura organizacional que se reflete em excelência no atendimento ao cliente.

  • assistir a cada cliente de forma individualizada é osso, mas é uma ótima estratégia de atendimento ao cliente


ID
1812715
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Para o linguista Ferdinand de Saussure (1916), a língua é um conjunto sistemático de convenções sociais, utilizadas pela coletividade para gerar a comunicação. A forma escrita da língua tem importância fundamental para a sistematização do conhecimento, para a comunicação e para o progresso. Em relação às técnicas de redação é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • Entre a letra C e D pode gerar uma dúvida pois os estrangeirismos podem soar um enriquecimento do texto o que não é verdade.Na letra D tem a dependência de significados pode gerar um questionamento do tipo : existem orações independentes , causando uma ambiguidade. Na verdade as orações podem ser independentes mais tem que existir uma coesão entre as orações a chamada : dependência de significados.


ID
1812718
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Toda entidade pública, escritório, comércio ou empresa exige um profissional que saiba bem as diversas ROTINAS administrativas. Exigindo assim um profissional capaz de atender prontamente com habilidade e competência qualquer departamento da empresa. Em Relação às rotinas administrativas marque o item CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • d) Rotina administrativa é formada por vários processos que acontecem de forma sistemática e que requerem conhecimento técnico, científico e domínio de tecnologias. 

  • fácil! como tirar doce de crianças.

  • As rotinas administrativas são necessárias para a padronização do funcionamento da empresa. São formadas por vários processos que acontecem de forma sistemática e que requerem conhecimento técnico e domínio de tecnologias. 

     

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Gabarito: D.


    Rotinas administrativas incluem o uso de tecnologias.

  • PQ as demais estão erradas?

  • os conceitos de B e C estão invertidos.

  • Rotina lembra processo, foi construída a partir de conceitos e técnicas.

  • Rotina lembra processo, foi construída a partir de conceitos e técnicas.

  • Gabarito''D''.

    >Rotinas administrativas são processos sistemáticos que viabilizam as atividades da empresa, desde o mais simples registro até a operação de tecnologias mais complexas.

    São as funções básicas que movem a empresa e devem ser feitas de acordo com normas, métodos e boas práticas

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Nos manuais de rotina estão descritas as normas necessárias para execução de atividades específcas.

    O regulamento ou regimento interno é um documento com um conjunto de diretrizes que definem a estrutura organizacional e as políticas da empresa.

  • Gabarito D

    ROTINAS ADMINISTRATIVAS: Todo escritório, comércio ou empresa exige um profissional que saiba bem as diversas rotinas administrativas. Exigindo assim um profissional capaz de atender prontamente com habilidade e competência qualquer departamento da empresa. Rotina administrativa é formada por vários processos que acontecem de forma sistemática e que requerem conhecimento técnico, científico e domínio de tecnologias.

    Conhecimento técnico - é o conhecimento adquirido sobre determinada coisa, bem específica. Esse conhecimento geralmente não é adquirido em nenhuma instituição, apenas se tem com os anos de experiência.

    Conhecimento científico - conhecimento adquirido academicamente ou através do que se estudou na escola, cursos etc.

    Domínio de tecnologias – está relacionado ao uso de computadores, tablets, celulares, smartphones, internet etc.

    Fonte:https://pt.slideshare.net/ValriadaCosta1/rotinas-administrativas-29730112

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Manuais São documentos que mostram a exigência mínima para ocupação do cargo

    Regulamentos internos, neles estão descritos a estrutura de uma determinada empresa


ID
1812721
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico", ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados. Em relação a bancos de dados, analise os itens a seguir:

I. Uma lista telefônica, um catálogo de CDs e um sistema de controle de RH de uma empresa são exemplos de bancos de dados.

II. O sistema de banco de dados deve garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para o usuário do banco de dados pouco importa qual unidade de armazenamento está sendo usada para guardar seus dados, contanto que os mesmos estejam disponíveis no momento necessário.

III. Um sistema de banco de dados é um conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários.


IV. A elaboração e o planejamento de um banco de dados é atividade exclusiva dos profissionais de informática, não necessitando da participação de outros agentes da empresa.

Em relação aos itens acima, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) - IV. A elaboração e o planejamento de um banco de dados é atividade exclusiva dos profissionais de informática, não necessitando da participação de outros agentes da empresa. 


    O erro desta assertiva está no trecho "atividade exclusiva". 
  • Gabarito A)


    IV - A elaboração e o planejamento de um banco de dados não é atividade exclusiva dos profissionais de informática, necessitando da participação de outros agentes da empresa.

  • Seria incoerente fazer um banco de dados sem consultar o grupo que ele se destina, como iriam saber as informações necessárias, melhor forma de disponibilizá-la, que tipo de filtros seriam relevantes...

  • Seria incoerente fazer um banco de dados sem consultar o grupo que ele se destina, como iriam saber as informações necessárias, melhor forma de disponibilizá-la, que tipo de filtros seriam relevantes...

  • Seria incoerente fazer um banco de dados sem consultar o grupo que ele se destina, como iriam saber as informações necessárias, melhor forma de disponibilizá-la, que tipo de filtros seriam relevantes...

  • Seria incoerente fazer um banco de dados sem consultar o grupo que ele se destina, como iriam saber as informações necessárias, melhor forma de disponibilizá-la, que tipo de filtros seriam relevantes...

  • DISCORDO DO GABARITO

  • Bancos de dados ou bases de dados são conjuntos de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo cientifico. 


ID
1812724
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta. Marque o item INCORRETO em relação ao tema:

Alternativas
Comentários
  • São apenas cinco os princípios da administração publica. Legalidade, Impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência 

  • A letra B está incorreta!!! Mas a letra D tá meio confusa...

  • DL 200/67 

    Art. 4° A Administração Federal compreende:

     I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

      II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

     a) Autarquias;

     b) Emprêsas Públicas;

     c) Sociedades de Economia Mista.

     d) fundações públicas.

    Pra mim a D também está errada.

  • "outras entidades de direito privado" ???? Questão muito boa para ser usada em quizzes de auditório de tardes de domingo! 

  • Quanto à alternativa "D", os mestres Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, em sua Obra Direito Administrativo Descomplicado, são enfáticos em afirmar que "somente são entidades da administração indireta estas, e nenhuma outra, não importa a atividade que exerçam: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedade de economia mista.

    Outrossim, corrobora com o afirmado pelos mestres, a questão Q608243, desta ferramenta de estudo. É bom verificar a questão.

    Bons estudos!


  • Basta saber o LIMPE e correr pro abraço.

  • ITEM D

    NÃO TEM TERRITORIALIDADE

  • Pode ser transferida a titularidade?

  • Alternativa B, era pra assinalar a INCORRETA, o que tem de incorreto na B é o termo territorialidade, este não faz parte dos princípios da administração. 

  • a) A Administração Direta é aquela exercida pelo conjunto dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. - CORRETA.

     

     b) São princípios inerentes à administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e territorialidade. - ERRADA, pois territorialidade é um princípio de jurisdição e não da adm. púb.

     

     c) Na administração indireta, o Estado transfere a sua titularidade ou execução das funções para que outras pessoas jurídicas, ligadas a ele, possam realizar. - CORRETA, atenção que ao falar "Na administração indireta..." a alternativa supõe que dentro dentro dela há essa transferência de titularidade ou execução, porém se ao invés disso tivesse "A administração indireta" estaria generalizando, e então estaria errada, pois somente as autarquias e as fundações públicas de direito público que transferem essa titularidade ou execução através da outorga.

     

     d) A administração indireta é composta pelas autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e outras entidades de direito privado. Tais entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa. - CORRETA, outras entidades, apesar de estar no plural, se refere apenas as sociedades de economia mista.

  • Acho que a alternativa "C" está errada também..

    A TITULARIDADE não é transferida, é apenas a execução.

  • territorialidade? eu hein....

  • Ana F.

     Da Administração Indireta faz parte a Autarquia Fundacional (ou fundação autarquica), que é uma Autarquia de direito público, nesse caso é transferido tanto a titularidade quanto a execução

  • que eu saiba a titularidade não é transferida

  • PRINCÍPIOS DO REGIME JURÍDICO - ADMIISTRATIVO

    LEGALIDAE 

    IMPESSOALIDAE

    MORALIDAE

    PUBLICIDADE

    EFICIÊNCIA   ...      

     PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.  TERRITORIALIDADE NÃO.

     

    TERRITORIALIDADE É UM PRINCÍPIO DE DIREITO QUE PERMITE ESTABELECER OU DELIMITAR A ÁREA GEOGRAFICA EM QUE UM ESTADO EXERCERÁ A SUA SOBERANIA.

  • São princípios inerentes à administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e territorialidade.

  • GABARITO: A

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    ´´A busca da excelência é a própria FELICIDADE´´ 

     

     

  • Pra mim essa alternativa "D" está errada também, várias bancas inclusive consideram que a composição da adm. indireta é autarquia, fundação, empresa e sociedade de economia mista... aí complica hehe

  • territorialidade nããão.........

    MACETE:

    Princípios constitucionais da Administração Pública: LIMPE (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência).

  • Acabo de responder uma outra questão que afirmava ser correta a seguinte afirmativa:

     

     

    Segundo o inciso XIX do art. 37 da CF/88 alterado pela EC nº 19/98, somente compõem a administração Pública Indireta as autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas, e nenhuma outra entidade, valendo essa regra para todos os entes da federação.

     

    Agora essa me diz que também outras entidades do direito privado. O que considerar afinal?? 

    Só acertei essa por achar o erro da territorialidade mais feio

  • a) A Administração Direta é aquela exercida pelo conjunto dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    [CORRETO]

     

     b) São princípios inerentes à administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e territorialidade.

    [ERRADO]

    CF88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

     c) Na administração indireta, o Estado transfere a sua titularidade ou execução das funções para que outras pessoas jurídicas, ligadas a ele, possam realizar.

    [ERRADO]

    Um dos parágrafos do livro Resumo de Direito Administrativo Descomplicado, 7ª edição, dos autores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, na página 30, ao refererir-se a administração indireta diz que "...a descentralização por serviços implica a transferência à entidade da titularidade e da execução do serviço descentralizado."

     

     d) A administração indireta é composta pelas autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e outras entidades de direito privado. Tais entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa.

    [ERRADO]

    Na mesma página do livro supracitado os autores limitam Administração Indireta a Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. 

  • Eu acertei essa questão!

    Mas fiquei com dúvida em relação a alternativa "d"

    Alguém poderia esclarecer?

     

  •  A administração indireta é composta pelas autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e outras entidades de direito privado. Tais entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa.

     

    Explicação da letra d)

    As entidades de direito priovaqdo são os chamados, ao meu ver, de terceiro setor, compostas por aquelas empresas constituídas como de direito privado, mas que colaboram com os serviços socias do Estado.

     

    Ex: SESC; SENAI; etc.

     

    Tais entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa. Sim, elas possuem tudo isto, só não possuem aotonomia política, mas administrativa com certeza, elas mesmas administram sua gestão, com supervisão da administração direta. Lembrando que não existe hierarquia entre administração direta para a indireta.

     

    Espero ter ajudado.

  • Projeto Marjo,

    As entidades do terceiro setor não integram a Administração indireta.

  • Alguém que não estudou , conseguiu colocar um bom recurso , e conseguiu ganhar os pontos , pois o erro da alternativa B era claro demais , jogar as regras do jogo.

  • Resposta: B

    A) A Administração Direta é aquela exercida pelo conjunto dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Item correto, conforme artigo 18 da CF.

    B) São princípios inerentes à administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e territorialidade.

    Item incorreto,

    Conforme artigo 37 da CF, a administração pública obedece aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    C) Na administração indireta, o Estado transfere a sua titularidade ou execução das funções para que outras pessoas jurídicas, ligadas a ele, possam realizar.

    Item correto, conforme artigo 37, XIX da CF.

    D) A administração indireta é composta pelas autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e outras entidades de direito privado. Tais entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia

    Item correto, conforme artigo 175 da CF e também segundo classificação de Maria Z. DiPietro: a prestaçao de serviço público na análise de descentralização no sentido objetivo(atividade) a entidade de direito privado presta o serviço pelo método de delegação (concessão, permissão e autorização). Com essas analises por isso o item pode ser considerado correto.


ID
1812727
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No mundo competitivo em que estamos, são palavras de ordem a eliminação de entraves burocráticos e tecnológicos, a adoção de políticas de flexibilização e adequação às mudanças de comportamento da sociedade. Nesse contexto, a escrita ganha relevo especial, com a produção de milhares de textos. Dominar a linguagem escrita com precisão tornou-se ferramenta vital para a propagação do conhecimento, e o profissional que conseguir aliar conhecimento técnico e qualidade comunicativa será cada vez mais valorizado e requisitado pelo mercado de trabalho. Em relação ao processo de elaboração de textos administrativos, marque o item CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : C

  • Senti um pouco de redação oficial.


ID
1812730
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Um exemplo de redação oficial é a elaboração de atas. No que diz respeito a esse tipo de texto, assinale o item CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a letra b seja a menos errada, pois, até onde vai o meu parco conhecimento sobre a matéria, a expressão correta seria "digo", para erros identificados no momento em que cometidos. "Em tempo", para erros identificados posteriormente.

  • Ata é o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as

    ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas

    por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades

    semelhantes.


    Não se admitem rasuras. Para ressalvar erro constatado durante a redação, usa-se a

    palavra “digo”, depois da qual se repete a palavra ou expressão anterior ao mesmo

    erro.

    Ex. : Aos dezesseis dias do mês de maio, digo, do mês de setembro de mil

    novecentos e noventa e nove, reuniu -se o...

    Quando se constata erro ou omissão após a redação, usa-se a expressão “em

    tempo”, que é colocada após o escrito, seguindo -se a emenda ou acréscimo.

    Ex.: Em tempo: Na linha onde se lê abono, leia -se abandono.


  • Essa questão traz uma informação diferente da literatura sobre documentos administrativos.

    Vejamos,

    Se for necessário fazer uma ressalva, esta pode ser feita no momento da escrita, colocando a expressão “em tempo”. 

    (...) "no momento da escrita", ou seja, em quanto esta sendo redigida.

    Kaspary (2007), descreve que para ressalvar erro constatado durante a redação, usa-se a palavra "digo". E adiante, o autor ensina que para ressalvar erros após a redação utiliza-se a expressão " em tempo".

    Logo, merecia ser ser anulada. A não ser que exista alguma literatura que manifeste o contrário.

  • Qual o erro da A?

  • Frederico Perazzini, na ata não há parágrafos. 

  • Eu acho que até a certa tá errada. Rsrs

    GABA: B

  • O gabarito tá errado pq na ata quando se corrige enquanto escreve utiliza a expressão "digo" e não "em tempo" esta última utilizada quando se constata erros após escrever a ata. Essa questão é passível de recurso.
  • Algo de errado não está certo! Questão maluca. Nenhuma alternativa está correta. 

  • Gabarito''B''.

    É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias. Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • GAB. B

    Em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informação ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “em tempo” ao final da ata, com o registro das informações corretas.

  • LETRA B

  • Se for necessário fazer uma ressalva, esta pode ser feita no momento da escrita, colocando a expressão “em tempo”. Esse termo "no momento da escrita" é muito perigoso , pois, pode ser entendido como até no final da ata . Questão muito capciosa ...


ID
1812736
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

Cartório é a designação geral dada ao local onde atuam os serventuários públicos que têm a missão de redigir e registrar documentos, atribuindo-lhes autenticidade. Em relação aos cartórios é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Cartório de Registro Civil: é o responsável pelo registro de nascimento, de casamento, de óbito, etc, e que fornece as certidões respectivas; 

    Cartório de Notas: é o cartório competente para a lavratura de escritura de imóveis, de escritura de reconhecimento de paternidade, testamentos, autenticação de cópias e procurações entre outros; 

    Cartório de Registro de Imóveis: é o cartório responsável pelo registro dos títulos de propriedade de imóveis. Para que se possa aferir a propriedade de um imóvel é necessário que haja registro em um cartório de registro imobiliário lançado com o seu respectivo histórico.

  • B caso só queiram a resposta e não explicação.

  • B.


    Cartório de Notas: é o cartório competente para a lavratura de escritura de imóveis, de escritura de reconhecimento de paternidade, testamentos, autenticação de cópias e procurações entre outros;


    Cartório de Registro de Imóveis: é o cartório responsável pelo registro dos títulos de propriedade de imóveis. Para que se possa aferir a sua legitimidade.

  • "Estes cartórios têm suas jurisdições por bairros onde o imóvel está localizado, portanto deve-se dirigir ao cartório específico"

    Desde quando?


ID
1812739
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arquivamento de documentos é uma prática utilizada para definir o nível de segurança de uma informação dentro de uma empresa. Os documentos podem ser classificados de acordo com os tipos, formas, critérios e métodos. Em relação aos arquivos marque o item CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - 

    Classificação dos arquivos

    1.1. Introdução

    Os arquivos possuem inúmeras características. Espelhando-se nelas, com base na obra da professora Marilena Leite Paes, podemos classificá-los de acordo com:

    – as entidades mantenedoras;

    – os estágios de sua evolução;

    – a extensão de sua atuação;

    – a natureza dos documentos.


    (Fonte: Valentini, 2014)

  • Gab. C

     

    RESUMO QUE AJUDA A RESPONDER ESSE TIPO DE QUESTÃO:

     

    Métodos de arquivamento "são critérios que determinam o modo e a ordem de guarda de documentos em um arquivo para posterior busca dos mesmos (recuperação da informação)." São divididos em duas classes:

     

    BÁSICOS

    *Alfabético (por nome) - 13 regras diferentes

    *Alfanumérico (combina letras e números)

    *Geográfico (pelo local, ou seja a procedência, cidade, estado ou país):

                                   1) País - Cidade - Correspondente=nome;

                                    2) Estado - Cidade - Correspondente;

                                    3) Cidade - Estado - Correspondente;

    *Ideográfico (por assunto ou tema)

                                     1) Classe Alfabética:

                                                      - Dicionário;

                                                      - Enciclopédico;

                                     2) Classe Numérica:

                                                     - Decimal;

                                                     - Duplex;

                                                     - Unitermo ou Indexição Coordenada;

    *Numérico (por número)

                                     1) Dígito-Terminal;

                                     2) Cronológico;

                                     3) Simples;

    PADRONIZADOS

    *Variadex;

    *Soundex;

    *Automático;

    *Mnemônico;

    *Rôneo.

     

     

    Créditos à colaboradora Lelyza.

  • GABARITO LETRA C

     

    Acrescentando:

    Forma: refere-se ao estágio de preparação do documento, se ele é pré-original, original, ou pós-original. Simplificando: se o documento é rascunho (quando estamos o elaborando e podemos alterá-lo) ou minuta (quando para torná-lo ‘oficial’ faltam apenas os sinais de validação, como a assinatura) dizemos que ele é um pré-original e quando se configura em uma cópia idêntica ao original chamamos de porta-original.

     

    Formato: é determinado de acordo com as características físicas e técnicas de registros com que se apresenta o documento. São exemplos de formatos: livros, fichas, caderno e pergaminho.

     

    Fonte: https://arquivopublicors.wordpress.com/2014/03/26/arquivos-conceitos-classificacao-dos-documentos/

  • Gabarito Letra C

     

    O método de arquivamento é determinado pela natureza dos documentos (se o documento é especial ou especializado) a serem arquivados e pela estrutura da entidade.

     

    *Segundo  Marilena Leite Paes, pode-se dividir os métodos de arquivamento em duas classes:

    I) Básicos.

    II) Padronizados.

     

    *São os métodos Básicos.

    1)Alfabético e Geográfico.

    2)Numéricos: Simples, Cronológico, Dígito-terminal

    3)métodos Ideográficos (Assunto):

    I) Alfabéticos: Enciclopédico e Dicionário.

    II) Numéricos: “Duplex”, “Decimal” e “ Unitermo ou Indexação coordenada”.

     

    *São os métodos padronizados

    1)Variadex

    2)Soundex

    3)Mnemônico

  • Gabarito''C''.

     Métodos de Arquivamento => Os métodos mais comuns e mais utilizados são: alfabético, geográfico, Numérico e ideográfico.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • LETRA C


ID
1812742
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando uma organização assume uma vida própria, independente de seus fundadores ou qualquer de seus membros, ela adquire a imortalidade. A institucionalização opera para produzir uma compreensão comum, entre os membros da organização sobre o que é o comportamento apropriado. Partindo desta noção é que se compreende a cultura organizacional. Analise os itens a seguir sobre o tema:

I. A cultura organizacional influencia as percepções, os valores e os sentimentos, tornando os comportamentos das pessoas mais semelhantes entre si.

II. Para começarmos a compreender uma organização necessitamos, além da sua estrutura, estudar também os seus processos psicossociais dentro do contexto cultural específico onde eles ocorrem. A análise da cultura da organização é, portanto, um requisito essencial para a compreensão do comportamento das pessoas que nela trabalham.

III. Uma forte cultura organizacional oferece aos funcionários uma compreensão clara da maneira como as coisas são feitas. Ela oferece estabilidade à organização. Toda organização tem uma cultura e que, dependendo de sua força, pode ter uma influência significativa sobre o comportamento e as atitudes de seus membros.

IV. Podemos concluir que a cultura organizacional produz comportamentos funcionais que contribuem para que se alcancem as metas da organização. É também uma fonte de comportamentos desajustados que produzem efeitos adversos ao sucesso da organização.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:



Alternativas
Comentários
  • Aff, alguém poderia dizer por que do IV está correto?

  • Debora, talvez esse artigo possa  te ajudar no item IV........
     Antônio Augusto do Canto Mamede Artigo: “A Influência da Cultura Organizacional nos Processos de Mudança”

    ".....................................,

    Funções e disfunções da cultura organizacional,

    Cultura organizacional produz comportamentos funcionais que contribuem para que se alcancem as metas da organização.

    É também uma fonte de comportamentos desajustados que produzem efeitos adversos ao sucesso da organização (Robbins 1996). 

    ...................................... "


    A maior disfunção consequência negativa– da cultura organizacional é a de  criar barreiras à mudança.

    Uma organização de cultura forte produz membros com um conjunto de comportamentos explícitos que funcionaram bem no passado.

    Naturalmente, a expectativa é de que estes comportamentos também serão eficientes no futuro.

    Paradoxalmente, uma cultura forte pode  produzir rigidez na organização,

    dificultando as necessárias mudanças para as novas condições. 


    Outra disfunção da cultura é que  ela pode criar conflitos dentro da própria organização.

    Como sabemos, subculturas emergem frequentemente nas organizações.

    Subculturas podem se tornar tão coesas que acabam desenvolvendo valores suficientemente distintos que separam o subgrupo do resto da organização.

    Por exemplo,

    ·  um departamento de pesquisa e desenvolvimento pode estar orientado para

    conduzir pesquisa básica, uma orientação de valor profissional, ignorando o desenvolvimento de novos produtos que a organização seja apta a produzir.

    Um outro tipo de comportamento disfuncional é o de subculturas que se desenvolvem em velocidades diferentes de outras unidades da organização.  

    Isto resulta em falta de coordenação interna que afeta adversamente as relações externas.

    Por exemplo,

    ·  um departamento de Tecnologia da Informação pode implantar sistemas computadorizados que estejam além das habilidades da maioria dos empregados médios.

    ·  Mesmo com treinamento, trabalhadores podem resistir à nova tecnologia ou vivenciar um longo período de aprendizado.

    Relacionado com isto, subculturas orientadas para a mudança podem vivenciar conflitos com subculturas que não valorizam mudanças.

    Isto os impede de explorar novas soluções para os problemas da organização, criando uma cultura onde predomina a indecisão.


  • cultura brasileira - (...)  É também uma fonte de comportamentos desajustados que produzem efeitos adversos ao sucesso da organização.

  • Alguém sabe o explicar o  item II? Obrigada 

  • Letra D.

     

    I. A cultura organizacional influencia as percepções, os valores e os sentimentos, tornando os comportamentos das pessoas mais semelhantes entre si. - Certo, pois a cultura é o comportamento comum à maioria.

    II. Para começarmos a compreender uma organização necessitamos, além da sua estrutura, estudar também os seus processos psicossociais dentro do contexto cultural específico onde eles ocorrem. A análise da cultura da organização é, portanto, um requisito essencial para a compreensão do comportamento das pessoas que nela trabalham. - Certo, pois a organização tem sua parte física e a parte social. Essa parte social é composta pelas pessoas, que têm grande influência nos resultados.

    III. Uma forte cultura organizacional oferece aos funcionários uma compreensão clara da maneira como as coisas são feitas. Ela oferece estabilidade à organização. Toda organização tem uma cultura e que, dependendo de sua força, pode ter uma influência significativa sobre o comportamento e as atitudes de seus membros. - Certo, visto que uma cultura fraca significa que a pessoas entram em conflito constantemente, por terem valores diversos.

    IV. Podemos concluir que a cultura organizacional produz comportamentos funcionais que contribuem para que se alcancem as metas da organização. É também uma fonte de comportamentos desajustados que produzem efeitos adversos ao sucesso da organização. - Certo, pois a cultura pode ser um fator positivo ou negativo, vai depender o que a maioria têm em comum em relação aos seus valores profissionais.

  • A banca é tão "boazinha" que achando 2 itens corretos só resta uma alternativa a esoclher, pois todas as outras apresentam apenas 1 item correto.

     

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Mariana Nascimento,

    Não sei se entendi sua explicação, mas eu acho que você não observou que as alternativas A, B e C falam INCORRETO e não CORRETO. Se usou esse raciocínio para acertar, toma cuidado rsrs...

  • IV - Segundo Robbins (1996) pode-se concluir que a cultura organizacional produz comportamentos funcionais que contribuem para que se alcancem as metas da organização e que é também uma fonte de comportamentos desajustados que produzem efeitos adversos ao sucesso da organização.

     

    Livro: Comportamento Organizacional, de Stephen P Robbins

  • O gabarito deveria ser a letra *a* pois...

    I. A cultura organizacional influencia as percepções, os valores e os *sentimentos*, tornando os comportamentos das pessoas mais semelhantes entre si.

    Sentimento é algo variável, e a cultura é algo estável! Ela pode influenciar nos valores, mas não nos sentimentos!

    Então a l está incorreta...

  • EM RELAÇÃO AO ITEM IV

    A cultura de uma organização ajuda a melhorar ou a piorar o seu desempenho. Uma cultura organizacional forte tem um impacto maior no comportamento de seus membros por causa do grau de compartilhamento e intensidade, que cria um clima interno de controle comportamental. Portanto, caso o comportamento compartilhado seja o desajustado, os efeitos produzidos serão adversos ao sucesso da organização.

    Dias (2013) ensina que:

    “Quanto mais forte uma cultura organizacional, mais forte o seu impacto na eficácia da organização. Aqueles funcionários que estão imersos numa cultura forte tenderão a seguir seus valores com menos questionamentos”.

    FONTE: Professor Francisco Sousa


ID
1812745
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. Marque o item onde NÃO temos um indicador do Clima Organizacional de uma empresa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C


    Turnover é uma palavra de origem inglesa que significa “renovação” e que no ramo dos Recursos Humanos (RH) é empregada para determinar a taxa média entre admissões e desligamentos em relação ao efetivo médio em uma empresa.

  • Gabarito letra C

     

    Turnover é uma palavra de origem inglesa que significa “renovação” e que no ramo dos Recursos Humanos (RH) é empregada para determinar a taxa média entre admissões e desligamentos em relação ao efetivo médio em uma empresa.

     

    O absenteísmo ou absentismo/absenteísmo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, ...

  • A competência de uma empresa em se adaptar às constantes mudanças do mercado depende de sua capacidade de inovar, de fazer diferente e estar à frente de seus concorrentes. Esta capacidade, por sua vez, será gerada a partir de equipes qualificadas e da habilidade da empresa em proporcionar um ambiente de trabalho estimulante. É fundamental, portanto, que a empresa analise de forma regular a percepção dos colaboradores em relação ao seu ambiente. Esta análise é possibilitada através da aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional. Quando a empresa mantém um ambiente agradável, além de dar espaço para a inovação, estimula o engajamento dos colaboradores e atrai novos talentos. Alguns indicadores podem ser avaliados na pesquisa de clima organizacional:

     

    turnover (rotatividade);

    absenteísmo;

    greve, etc.

     

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Tunover mede o clima porque colaborador satisfeito não sai da empresa. Greve mede o clima porque colaborador infeliz faz greve. Absenteísmo mede clima porque colaborador satisfeito não falta ao trabalho. Acidente de trabalho NÃO mede clima. Mede o grau de segurança na organização.
  • Comentário do concurseiro aviador perfeito.

    Parabéns

  • O clima organizacional é avaliado e classificado em:

    Favorável (clima bom): predominam variáveis positivas que favorecem um maior comprometimento por parte dos funcionários.

    Alto tempo de permanência na empresa, baixo turnover e baixa taxa de absenteísmo são indicadores desse tipo de clima

    Não favorável (clima ruim/prejudicado): o "ânimo" da maior parte dos funcionários é afetado por variáveis negativas.

    Esse tipo de clima gera tensões, conflitos, desinteresse, resistências, ruídos nas comunicações e menor comprometimento por parte dos funcionários.

  • GABARITO: LETRA C

    Analisando cada alternativa:

    a) Turnover        

    ERRADA. A rotatividade ou turnover é o fluxo de entradas e saídas de pessoas de uma organização e podem acontecer por fenômenos internos ou externos. Quando a rotatividade chega em níveis altos é uma indicação da baixa satisfação dos colaboradores com a organização.

    b) Greves

    ERRADA. Greves indicam que os colaboradores não concordam ou não estão contentes com alguma política da organização e, assim, pode ser considerado um indicador da baixa satisfação com a organização.

    c) Afastamento por acidente de trabalho

    CERTA. Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional. O afastamento não é um indicador de insatisfação com as políticas organizacionais.

    d) Absenteísmo

    ERRADA. Absenteísmo é a designação que se dá para as faltas e ausências dos colaborados ao trabalho e é um indicador da satisfação do colaborador com as políticas da organização.

    FONTE: Professor Francisco Sousa


ID
1812748
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Marque o item CORRETO em relação ao Almoxarifado de uma empresa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - 

    O armazém, depósito, ou almoxarifado, está diretamente ligado à movimentação

    ou transporte interno de cargas, e não se pode separá-lo.

    A influência dos equipamentos e sistemas para a armazenagem na produtividade

    industrial pode ser observada em todas as suas frentes. Um método adequado

    para estocar matéria-prima, peças em processamento e produtos acabados

    permite diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e

    acelerar o ritmo dos trabalhos.

  • A) Correta.

     

    B) Almoxarifado e o depósito constituem os dois extremos do processo produtivo. O primeiro proporciona os insumos - as matérias-primas necessárias à produção -, enquanto o segundo recebe os resultados do processo produtivo - os produtos acabados e os disponibiliza rumo aos clientes.

    C) A guarda dos materiais no Almoxarifado obedece a cuidados especiais, que devem ser definidos no sistema de instalação e no layout adotado, proporcionando condições físicas que preservem a qualidade dos materiais, objetivando a ocupação plena do edifício e a ordenação da arrumação.

    D) Rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deverá estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição.

    Fonte: https://profroeslergestao.files.wordpress.com/2013/08/adm-mat_aula-7.pdf

  • Ainda não entendi qual é o erro da letra B. Alguém poderia ajudar? 

     

    :)

  • A) CORRETA.
    B) ERRADA. Almoxarifado = matéria primas; Depósitos = produtos acabados.
    C) ERRADA. Não somente o layout decidido pela organização, mas também aquele adequado ao tipo de estoque.
    D) ERRADA.?

  • Errei pq pensei q o almoxarifado não podia ser aberto...

  • O estoque de armazenagem de areias, pedras, britas, por exemplo, na maioria das empresas desse ramo trabalham com a armazenagem em locais abertos, então quando falar em almoxarifado, pode ser tanto em recinto aberto, quanto fechado.

  • b) - No almoxarifado estão armazenadas as matérias primas e os produtos acabados produzidos pela organização.

    Lucas, acredito que o erro aqui esteja em falar que os produtos acabados ficam armazenados no Almoxarifado. Os produtos acabados ficam armazenados em depósitos que futuramente são enviados ao comércio (atacadistas, varejos, etc...)


ID
1812751
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos são instituições financeiras que podem ser privadas ou públicas e que fornecem serviços financeiros à sociedade. Em relação aos bancos e seu funcionamento, marque o item INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • 1Banco do Brasil Brasília 1,533 trilhões[1]Junho de 2015 Brasil

    2Itaú Unibanco São Paulo 1,359 trilhões[2]Dezembro de 2015 Brasil

    3Caixa Econômica Federal  Brasília 1,078 trilhões[3]Março de 2015 Brasil

    4Bradesco   Osasco 1,080 trilhão[4]Dezembro de 2015 Brasil

    5BNDES    Rio de Janeiro 877,2 bilhões[5]

  • O maior é o Banco do Brasil.

  • BACEN captando recursos financeiros? Em que sentido? Do recolhimento compulsório? Ficou meio estranho a redação da letra D. 

  • Misericórdia... alguém sabe me dizer o que um banco industrial? O Google só meu deu exemplos de bancos vintage superestilosos.

  • O primeiro banco em ativos é o Banco do Brasil seguido do Itaú Unibanco.

    Gabarito C.

  • A CEF NÃO é banco. É uma empresa pública federal.

  • Banco Central capta recursos financeiros e regula bancos comerciais e industriais? Quem regula não é o CMN?

  • Caroline,

    Segundo o site do Banco Central

    "O Banco Central do Brasil (BC) é o responsável pelo controle da inflação no país. Ele atua para regular a quantidade de moeda na economia que permita a estabilidade de preços. Suas atividades também incluem a preocupação com a estabilidade financeira. Para isso, o BC regula e supervisiona as instituições financeiras."

  • _________________________Atualização 2019: ______________________

    Posição | Nome do banco | Ativos totais em R$ (bilhões)

    1 | ItaúUnibanco | 1.649

    2 | Banco do Brasil | 1.396

    3 Bradesco 1.305

    4 Caixa Econômica Federal 1.300

    ____________________________________________________________

    Bons estudos!

    Tenha fé que Deus vai lhe ajudar!

  • ter que saber qual banco ta na frente é OSSO

  • Não precisa saber qual o banco está na frente é só saber que as outras estão certas.

  • Não precisa saber a ordem, só precisa saber que a CAIXA não é banco

  • Uns falam que Caixa não é banco, outros trazem a lista ... COM A CAIXA

    É ruim se basear por comentários por causa disso

  • uma dúvida sobre alternativa D... bacen ESTABELECE regras? nao seria função de um normativo?

  • A CAIXA não é banco, é caixa econômica. Como tal, tem carteira de banco múltiplo e é o principal agente do Sistema de Financiamento Habitacional .
  • Como assim o BACEN capta recursos financeiros? Como?

  • BACEN estabelecendo regra? Ok então.

  • Que questão mais mal elaborada, isso que dá bancas menores querendo "inovar" em assuntos que não dominam. Por isso é importante estudar pela banca que você fará o concurso, pois uma questão dessa pode te confundir e até te atrapalhar. Tinha que ser anulada uma anomalia dessas.

  • Calme lá, glr. O BACEN também pode definir "regras" (o que na verdade está mais para orientações), se não fosse assim, não teríamos as cartas circulares do BACEN.

    Apesar desse "probleminha" na alternativa (apesar deu não ver como um problema), a alternativa C tem um erro gritante ao informar que a CEF é um banco, quando na verdade ela é apenas equiparada a um banco por operar com uma carteira múltipla, incluindo a carteira comercial.


ID
1812754
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A Redação Oficial tem importância relevante na vida das organizações, em seus processos administrativos em geral. Em relação ao tema analise os itens a seguir:

I. O alvará é um modelo de redação oficial exclusivo de repartições municipais e tem como objetivo garantir que o estabelecimento que o recebe está isento de fiscalizações por um período de 1(um) ano.

II. A ata é um modelo de redação oficial com valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembleias, realizadas por comissões, conselhos, congregações, ou outras entidades semelhantes, de acordo com uma pauta, ou ordem-do-dia, previamente divulgada.

III. O atestado é um modelo de redação oficial firmado exclusivamente por profissionais da área de saúde, para atestar fatos e situações ligadas à saúde de um indivíduo.

IV. O Memorando é um modelo de redação oficial utilizado para lembrar fatos passados que tenham importância na vida da empresa.

Analisados os itens acima, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • I- O alvará é um modelo de redação oficial exclusivo de repartições municipais e tem como objetivo garantir que o estabelecimento que o recebe está isento de fiscalizações por um período de 1(um) ano. ISSO?


    III- O atestado é um modelo de redação oficial firmado exclusivamente por profissionais da área de saúde, para atestar fatos e situações ligadas à saúde de um indivíduo.

  • Questão chupetinha de nenem....


    I - O alvará é exclusivo para repartições municipais, porém, não impede que o estabelecimento seja fiscalizado  por um período de um ano. Errada


    II -  A ata é um modelo de redação oficial com valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembleias, realizadas por comissões, conselhos, congregações, ou outras entidades semelhantes, de acordo com uma pauta, ou ordem-do-dia, previamente divulgada. Correta. 


    III - O atestado não é exclusivo para profissionais de saúde. Pode-se ter um atestado de capacidade técnica por exemplo. Errado


    IV - Item totalmente confuso, acredito que seja relatório. Errado


    Gabarito(C)

  • LETRA B


ID
1812757
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A licitação é o meio administrativo pelo qual o poder público adquire os bens, obras e serviços indispensáveis ao cumprimento de suas obrigações. Em linguagem bem simples: licitação é a forma de o governo fazer suas compras para garantir o desenvolvimento econômico, social e cultural da sociedade. Em razão de seu gigantismo, o poder público, nas esferas federal, estaduais e municipais, é o maior comprador de bens, serviços e obras do país. Marque a alternativa que NÃO representa uma modalidade de Licitação:

Alternativas
Comentários
  • Modalidades de licitação: Concorrência, Tomada de Preço, Convite, Leilão, Concurso e Pregão

  • Compra direta é o caso em que ocorre a dispensa, não precisa licitar, observados os aspectos legais previstos na Lei.

    -Obras e serviços de engenharia até 15 mil

    -Compras e outros serviços até 8 mil


  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Compra Direta 

  • Compra direta NÃÃÃÃOOOO

    MODALIDADES DE LICITAÇÃO

    MACETE:  COTOCO PRECOLE

    COncorrência

    TOmada de Preço

    COnvite

    PREgão

    COncurso

    LEilão

  • O macete do algusto la em cima e bom para decorar vlww!

  • LETRA D CORRETA

    LEI 8.666

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

  • Gabarito''D''.

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Concorrência: Modalidade entre quaisquer interessados, basta que na fase inicial apresente os requisitos mínimos de habilitação.

    Tomada de preços: Os interessados devem estar devidamente cadastrados, se não, apresentar as condições exigidas para o cadastramento até o Terceiro dia anterior ao recebimento das propostas.

    Convite: Licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto,cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três.

    Concurso: Licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico. Critérios publicados no edital com antecedência mínima de 45 dias.

    Leilão: Licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos apreendidos e penhorados.

  • -_-MODALIDADES DE LICITAÇÃO:

    MNEMÔNICO:

    -_- ( TOMA CON 3 LEI PRE )-_-

    >TOMADA DE PREÇO;

    >CONCORRÊNCIA;

    >CONCURSO;

    >CONVITE;

    >LEILÃO;

    >PREGÃO;

  • Lei 8.666

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    Lei 10.520 Pregão

  • Art. 22. São modalidades de licitação: Bizu FEROZ: 3CLT

    Concorrência;

    Concurso;

    Convite;

    Leilão;

    Tomada de preços.

  • Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    Lei 10.520 do PREGÃO

    e a  Lei 9472/97 da CONSULTA.

  • A questão em tela versa sobre as modalidades de licitação existentes em nosso ordenamento jurídico.

    Conforme o § 1º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, "a concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto."

    DICA: Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

    Conforme o § 2º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, "a tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação."

    DICA: Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

    Conforme o § 3º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, "o convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas."

    DICA: Convite = "Com 24 horas de antecedência" + "número mínimo de 3".

    Conforme o § 4º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, "o concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias."

    DICA: Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico.

    Conforme o § 5º, do artigo 22, da lei 8.666 de 1993, "o leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação."

    DICA: Leilão = oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    Conforme o artigo 1º, da lei 10.520 de 2002, "o pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns. Além disso, cabe destacar que, no pregão, sempre será utilizada o tipo de licitação menor preço."

    DICA: Pregão = "Aquisição de bens e serviços comuns" + "menor preço".

    A consulta é uma modalidade de licitação que possui previsão na lei 9.472 de 1997 e é destinada às agências reguladoras (autarquias sob regime especial).

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, percebe-se que a única alternativa em que não consta uma modalidade de licitação é a letra "d" (Compra Direta).

    Gabarito: letra "d".


ID
1812760
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Resolução CFESS número 588\2010, de 16 de setembro de 2010, revogou:

Alternativas
Comentários
  • Em que esta questão mede o conhecimento do cadidato? Mesmo sendo para fiscal do Cress achei uma questão pobre que avalia apenas a capacidade do candidato decorar nº de artigo, da resolução e do mês e ano... Aff!!!

  • A título de curiosidade, segue o link para conferir na íntera a proposta desta resolução ->> http://www.cfess.org.br/arquivos/Res_CFESS_588-2010.pdf

     

  • Lamentável esse tipo de questão.

    acerta no chute

    ou

    acerta quem participa de fraude.

  • EMENTA: Revoga o inciso do artigo 28 da Consolidação das Resoluções do CFESS nº 582/2010, de 01 de julho de 2010, reordenando tal disposição, para que passe a vigorar na forma da presente Resolução.

  • Questão horrível,chutei só pra vê a alternativa correta... ACERTEI KKKKK

  • GABARITO: LETRA B.


    Vamos resolver estrategicamente essa questão: Todas alternativas dizem que o que foi revogado é um artigo, exceto a letra B que diz que foi um INCISO (geralmente é o que ocorre, incisos são revogados e não artigos), logo, interpretando bastante, vamos nessa alternativa.


    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Da nem pra chutar direito,como se fosse um tiro no escuro.

  • RESOLUÇÃO CFESS Nº 588, de 16 de setembro de 2010 EMENTA: Revoga o inciso do artigo 28 da Consolidação das Resoluções do CFESS nº 582/2010, de 01 de julho de 2010, reordenando tal disposição, para que passe a vigorar na forma da presente Resolução. 

    Portanto ,gabarito Letra B


ID
1812763
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação a Administração Pública, analise os itens expostos a seguir:

I. Cabe a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios competências como: conservar o patrimônio público; proteger os bens históricos, as paisagens naturais e sítios arqueológicos, o meio ambiente e da poluição; a saúde e assistência pública; e sociedade em geral.

II. Compete aos Ministros da Fazenda e do Planejamento remeter ao Congresso Nacional o Plano Plurianual (PPA), o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as Propostas de Orçamento, como também, prestar contas, ao Congresso Nacional referentes ao exercício anterior.

III. Os serviços públicos são de competência privativa do Estado, através da Administração Direta ou Indireta, cabendo a União, os Estados, o Distrito Federal e aos Municípios a prestação de serviços públicos.

IV. A prestação ou execução do serviço público ou serviço de utilidade pública, pode ser de forma DIRETA ou INDIRETA. Estabelece o art. 175 da CF/8, que cabe ao Poder Público. NOTA: Art. 175 da CF/8, permite a prestação direta ser feita pelo Poder Público, e a prestação indireta ser executada pelas delegatárias, ou seja, em regime de concessão ou permissão.

Analisados os itens acima, é CORRETO afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    Compete ao Poder Executivo remeter ao Congresso Nacional o PPA, LDO e LOA.
    CF/88  "Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: 

    I - o plano plurianual; 

    II - as diretrizes orçamentárias; 

    III - os orçamentos anuais."

  • Só acertei pq estudei AFO esse semestre (obg AFO. Te odeio, mas vc me ajudou!)

  • nao intendi, os item l lll e iv tao certas é isso? no lll é privativa ou publica ?


ID
1812766
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em relação à Ética Profissional, marque o item INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta : B


    Todas as opções foram retiradas do site: http://www.significados.com.br/etica-profissional/

    O erro da letra B é restringir apenas aos grupos de trabalho. Deveria ter abrangido a sociedade também.

    Sorte e sucesso!
  • A letra B é o gabarito,sendo incorreta.Se justifica devido porque o Profissional tem que ser seguir não apenas o que é considerado ética pelo seu grupo,faz necessário que a ética no exercicio profissional vá além do seu grupo,além do código de ética ,mas ao que moralmente aceitável a todo uma comunidade se respeitando a ética em sentido amplo.

  • O servidor não deve seguir não apenas o que é considerado ética pelo seu grupo. Deve-se ter em vista sempre o interesse coletivo em detrimento dos individuais.

  • GABARITO: LETRA B

    A) Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

    B) O indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

    C) Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação.

    D) há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência e etc.

    FONTE: http://www.significados.com.br/etica-profissional/

  • Gabarito''B''.

    Em relação à Ética Profissional, marque o item INCORRETO=>O indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo apenas os princípios determinados pelo seu grupo de trabalho.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!