SóProvas



Prova COSEAC - 2019 - UFF - Técnico em Enfermagem


ID
2934400
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a classificação das receitas orçamentárias, quanto à categoria econômica, as Receitas Correntes são arrecadadas dentro do exercício, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e, em geral, com efeito positivo sobre:

Alternativas
Comentários
  • 1- Receitas Correntes

    Receitas Orçamentárias Correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas. Provocam efeito sobre o PL.

    2- Receitas de Capital

    Receitas Orçamentárias de Capital são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. Porém, de forma diversa das receitas correntes, as receitas de capital em geral não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.

  • Também chamadas, segundo a doutrina, de receitas efetivas.

    Gab: A)

  • MTO - Receitas Correntes: são arrecadadas dentro do exercício, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em
    geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido, e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos
    programas e ações correspondentes às políticas públicas.

  • GABARITO B

  • Gab''B''

    RECEITAS CORRENTES-

    Em regra são efetivas.-Provocam efeito positivo no Patrimônio Líquido - PL- do estado.  

    -São arrecadadas dentro do exercício financeiro, isto é, até 31/12 de cada ano

    -São orçamentárias.

    Fonte; material,@Reinaldo Sousa.

  • Gab''b'

    RECEITAS CORRENTES

    -São arrecadadas dentro do exercício financeiro, isto é, até 31/12 de cada ano

    -Provocam efeito positivo no Patrimônio Líquido - PL- do estado.  

    -São orçamentárias.

  • GABARITO: LETRA B

    Receitas correntes são receitas que aumentam somente o patrimônio não duradouro do Estado, isto é, que se esgotam dentro do período compreendido pela Lei Orçamentária Anual.

    FONTE:  Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • Seguindo a redação do MTO 2020:

    Receitas Correntes: são arrecadadas dentro do exercício, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido , e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações correspondentes às políticas públicas. 
    De acordo com o § 1º do art. 11 da Lei nº 4.320, de 1964, classificam-se como correntes as receitas provenientes de tributos; de contribuições; da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial); da exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços); de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes (Transferências Correntes); e demais receitas que não se enquadram nos itens anteriores (Outras Receitas Correntes).
    Com exceção do gabarito, todos os demais itens são receitas de capital, e o item "E", despesa de capital.

    Gabarito: Item B.
  • São arrecadadas dentro do exercício financeiro, isto é, até 31/12 de cada ano

    Provocam efeito positivo no Patrimônio Líquido.

    Gab "B"

  • Receitas correntes arrecadadas dentro do exercício financeiro = Aumento da disponibilidade financeira do Estado e efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido.


ID
2934403
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, que representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado período é denominado:

Alternativas
Comentários
  • instrumento de planejamento> orcamento D

  • Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.

  • Letra D.

    Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas. Na atualidade, o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e à fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contém estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício que, no Brasil, coincide com o ano civil.

    Wikipidia

  • Gabarito letra D.

    Complementando com entendimento doutrinário:

    "Nessa esteira, o orçamento surge como um mero instrumento de previsão de receitas e fixação de despesas para um determinado período. Era, dessa forma, um documento eminentemente contábil e financeiro, pois não se preocupava com o planejamento governamental nem com as efetivas necessidades da população. Era um orçamento estático (PASCOAL, 2015, p. 17-18).

    Entretanto, o conceito clássico de orçamento foi, progressivamente, incorporando aspectos dinâmicos das receitas e dos gastos públicos, sendo conceituado por Aliomar Baleeiro, como o ato pelo qual o Poder Legislativo prevê e autoriza ao Poder Executivo, por certo período e em pormenor, as despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do país, assim como a arrecadação das receitas já criadas em lei (1998, p. 441).

    Já para Régis Fernandes de Oliveira e Estevão Hovarth o orçamento é a lei periódica que contém previsão de receitas e fixação de despesas, programando a vida econômica e financeira do Estado, de cumprimento obrigatório, vinculativa do comportamento do agente público (2003, p.120). Nesse mesmo sentido, o art. 2º. da lei 4.320/64 estabelece que a lei orçamentária conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo (...)".

    VILELA, Danilo Vieira. Direito Financeiro. Coleção sinopses para concursos. Salvador: JusPodvm, 2018, p. 30.

  • Gab: D

    > Orçamento: parte de um plano estratégico que está ligada à previsão das Receitas e à fixação das Despesas públicas;

  • GAB D O Orçamento é uma ferramenta de planejamento que objetiva equilibrar as arrecadações previstas com as despesas fixadas. ORÇAMENTO = FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO P/ EQUILIBRAR RECEIRAS E DESPESAS. AVANTE!
  • Esse conceito foi retirado da introdução do Manual Técnico de Orçamento - MTO, que diz exatamente:

    O orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado período.
    Gabarito: Item D.

ID
2934406
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O órgão responsável na Universidade Federal Fluminense - UFF, ao elaborar o Orçamento da Universidade num determinado ano, não fez programação de despesa, isto é, não alocou dotação especifica, para o Programa de Assistência Estudantil, somente percebendo o lapso após a publicação do Orçamento da União. Ao tomar as medidas necessárias para corrigir o fato, solicitou uma autorização de alteração orçamentária denominada de crédito adicional:

Alternativas
Comentários
  • Créditos Adicionais - são as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Os créditos adicionais classificam-se em:

    https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/leis-orcamentarias/creditos

  • GABARITO: LETRA C

     

     

    Os CRÉDITOS ADICIONAIS classificam-se em;

     

    > Suplementares: são os créditos destinados a reforço de dotação orçamentária.

     

    > Especiais: são destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.

     

    > Extraordinários: são aqueles destinados a despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção intestina e calamidade pública.

     

     

     

    "O órgão responsável na Universidade Federal Fluminense - UFF, ao elaborar o Orçamento da Universidade num determinado ano, não fez programação de despesa, isto é, não alocou dotação especifica, para o Programa de Assistência Estudantil, somente percebendo o lapso após a publicação do Orçamento da União. Ao tomar as medidas necessárias para corrigir o fato, solicitou uma autorização de alteração orçamentária denominada de crédito adicional"

     

     

    Bons estudos!

     

  • Os créditos adicionais especiais criam algo novo.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Letra C.

    Foi uma alteração qualitativa e não quantitativa. Termos já cobrados em provas do CESPE.

  • Resumo - palavras chaves

    Suplementar - reforço.

    Especiais - não há dotação especifica - nova despesa.

    Extraordinário - calamidade pública, urgência, guerra.

  • Gabarito -C

    SUPLEMENTAR- seria essa, caso ele já tivesse feito dotação da despesa mas precisasse de reforço.

    ESPECIAL - no caso se trata da especial pois é uma nova dotação, não existia dotação pra essa despesa anteriormente.

    EXTRAORDINÁRIA- é para despesas urgentes e imprevisíveis.

  • Palavras Mágicas:

    Suplementar: suplementa,reforça dotação já autorizada;

    Especial: Não há dotação especifica(nova despesa);

    Extraordinário: urgentes,imprevisíveis(guerra,comoção intestina,calamidade pública)

  • AFETAÇÃO PATRIMONIAL

    RECEITAS CORRENTES/ EFETIVAS= Contribuem para o aumento do patrimônio líquido, sem correspondência no passivo; exceto recebimento de dívida ativa.

    RECEITAS DE CAPITAL/ NÃO EFETIVAS ( POR MUTAÇÃO PATRIMONIAL ) Nada acrescentam ao patrimônio público, pois se referem às entradas ou alterações compensatórias nos elementos que o compõem; exceto recebimento de transferências de capital.

    fonte: Sérgio Mendes (Estratégia Concursos)

  • Copiei do QC. Crédito suplementar tinha + acabou. créditos especiais não tinha + precisou

  • Os itens A e B não são espécies de crédito adicional. Os demais sim. Existem 3 espécies de créditos adicionais:

    - Suplementares - destinados a reforço de dotação orçamentária.
    - Especiais - destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
    - Extraordinários - destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
    O caso apresentado no comando da questão não se trata nem de reforço, nem de despesas urgentes e imprevistas. Temos um caso de crédito adicional especial, uma vez que não há dotação orçamentária específica para a despesa.

    Gabarito: Item C.

ID
2934409
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Plano Plurianual, que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, é um instrumento de planejamento do Governo Federal:

Alternativas
Comentários
  • O PPA é instrumento de planejamento de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas do governo para os projetos e programas de longa duração, para um período de quatro anos. Nenhuma obra de grande vulto ou cuja execução ultrapasse um exercício financeiro pode ser iniciada sem prévia inclusão no plano plurianual.

    https://al-ro.jusbrasil.com.br/noticias/2658728/

  • Confunde um pouco a cabeça mesmo: é estratégico, mas é de médio prazo (vale pra AFO, não vale pra ADM).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Ainda bem que não tinha longo prazo nas alternativas, não pensaria 2 vezes antes de marcar.

  • MTO 2020 PÁG. 76

    6.2.1 PLANO PLURIANUAL

    O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. 

    GAB. A

  • PPA =médio prazo= ESTRATÉGICO e TÁTICO

    REGIONALIZAÇÃO =obrigatória

    MAIORIA =simples 

    COMPATÍVEL PPA / LDO

  • PPA =médio prazo= ESTRATÉGICO e TÁTICO

    REGIONALIZAÇÃO =obrigatória

    MAIORIA =simples 

    COMPATÍVEL PPA / LDO

  • Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas (DOM) da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Forma regionalizada:um grande desafio do planejamento é promover, de maneira integrada,oportunidades de investimentos que sejam definidas a partir das realidades regionais e locais, levando a um desenvolvimento mais equilibrado entre as diversas regiões do país. O planejamento de longo prazo encontra,assim, nos sucessivos planos plurianuais (médio prazo), as condições para sua materialização. Com isso, o planejamento constitui-se em instrumento de coordenação e busca de sinergias entre as ações do Governo Federal e os demais entes federados e entre a esfera pública e a iniciativa privada.

    Diretrizes: são normas gerais, amplas e genéricas, que mostram o caminho a ser seguido na

    gestão dos recursos pelos próximos quatro anos.

    Objetivos: objetivo expressa o que deve ser feito, refletindo as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de iniciativas, com desdobramento no território. Corresponde a que será perseguido com maior ênfase pelo Governo Federal no período do plano.

    Metas: são medidas do alcance do objetivo, podendo ser de natureza quantitativa ou qualitativa, a

    depender das especificidades de cada caso. Quando qualitativa, a meta também deverá ser passível de avaliação. Cada objetivo deverá ter uma ou mais metas associadas.

    Despesas de capital: são aquelas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem

    de capital, como, por exemplo, a pavimentação de uma rodovia.

    Outras dela decorrentes: despesas correntes que esta mesma despesa de capital irá

    gerar após sua realização.

    Despesas correntes: são as que não contribuem,diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital , como as despesas com pessoal , encargos sociais , custeio, manutenção etc. Neste mesmo exemplo seria , após a pavimentação da rodovia, ocorrerão diversos gastos com a manutenção ,ou seja, gastos decorrentes da despesa de capital pavimentação da rodovia (despesa de capital) quanto o custeio com sua manutenção ( despesa corrente relacionada á de capital) deverão estar previstos no Plano Plurianual.

    Programas de duração continuada: são aqueles cuja duração se estenda pelos exercícios financeiros

    seguintes.

    Fonte: Sérgio mendes, Administração Financeira e Orçamentária, 2015.

  • Gabarito''A''.

    >O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • A Constituição Federal de 1988 prevê, no seu art. 165, três instrumentos:

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
    I - o plano plurianual;
    II - as diretrizes orçamentárias;
    III - os orçamentos anuais. 
    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
    O PPA possui vigência de quatro anos, e tem como função estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública.

    Gabarito:Item A.
  • O PPA está no nível estratégico, mesmo assim é considerada de médio prazo.

    Na Administração Geral, ao se falar em nível estratégico, associa-se ao longo prazo, porém aqui essa regra não é aplicada.

  • Vejamos a definição de PPA dada pelo Manual Técnico de Orçamento (MTO):

    O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Se você ainda não se convenceu de que o PPA é um instrumento de médio prazo, vamos ler o que diz a Lei 13.971/19, a lei que institui o PPA da União para o período de 2020 a 2023 (PPA 2020-2023):

    Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, considera-se: (...)

    VIII - Plano Plurianual da União (PPA) - instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que define diretrizes, objetivos e metas, com propósito de viabilizar a implementação dos programas;

    Antigamente, havia discussão doutrinária sobre se o PPA era de médio ou longo prazo. Hoje não há mais dúvida: o PPA é de médio prazo!

    Mas, de fato, o PPA representa o planejamento estratégico, ok?

    Gabarito: A


ID
2934412
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A UFF gerou uma Nota de Empenho (NE) no montante de R$ 500,00 (quinhentos reais), no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), para a empresa “Vamos em Frente”. Até o dia 31 de dezembro, último dia do exercício financeiro, essa empresa não havia emitido a Nota Fiscal e, consequentemente, a despesa não foi paga. Esse exemplo caracteriza uma situação classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    https://segredosdeconcurso.com.br/restos-a-pagar/

  • Restos a pagar processados - Despesas empenhadas, liquidadas, mas não pagas.

    Restos a pagar não processados - Despesas empenhadas, não liquidadas e não pagas.

  • Letra B.

    Entra como receita extraorçamentária.

  • Empenhou e não pagou? Restos a pagar.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

  • C CORRETA.CONSIDERAM-SE RESTO A PAGAR AS DESPESAS LEGALMENTE EMPENHADAS,MAS NÃO PAGAS ATÉ O DIA 31 DE DEZEMBRO. SÃO VALORES EMPENHADOS NO ANO ANTERIOR,MAS QUE,POR ALGUMA RAZÃO NÃO CHEGARAM A SER PAGAS ,MAS QUE A ADMINISTRAÇÃO PRETENDE PAGAR NO ANO CORRENTE.

  • INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    Restos a pagar processados = empenhados, liquidados e não pagos.

    Restos a pagar não processados = empenhados , não liquidados e não pagos.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    FONTE:  LEI N° 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

  • É o típico caso de Restos a Pagar não Processados. De acordo com o Decreto nº 93.872/1986:

    Art . 67. Considerem-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas (Lei nº 4.320/64, art. 36).
    § 1º Entendem-se por processadas e não processadas, respectivamente, as despesas liquidadas e as não liquidadas, na forma prevista neste decreto.
    § 2º O registro dos Restos a Pagar far-se-á por exercício e por credor.
    Se não houve entrega de NF, não houve liquidação. Logo, temos um caso de RAP não processado.
    Se houvesse acontecido a entrega da NF, estaria subentendida a liquidação, caso não houvesse o pagamento, seria o caso de RAP processado.

    Gabarito: Item B.
  • Restos a pagar = São despesas empenhadas e não pagas até 31/12 de cada exercício. Constituirão a dívida flutuante do ente público.

  • Para os não assinantes, na explicação do professor é informado que se faltou emitir a Nota Fiscal, fica subentendido que houve a liquidação e faltava só a Nota para pagar a despesa, mas como não houve a emissão, não houve pagamento dentro do exercício, e virou Restos a Pagar Processada..

  • É o típico caso de Restos a Pagar não Processados. De acordo com o Decreto nº 93.872/1986:

    Art . 67. Considerem-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas (Lei nº 4.320/64, art. 36).

    § 1º Entendem-se por processadas e não processadas, respectivamente, as despesas liquidadas e as não liquidadas, na forma prevista neste decreto.

    § 2º O registro dos Restos a Pagar far-se-á por exercício e por credor.


ID
2934415
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Para que a despesa orçamentária pública seja considerada realizada, considerando a existência de dotação, o número de etapas da despesa a serem cumpridas até a geração da ordem bancária é:

Alternativas
Comentários
  • Estágios da Despesa Pública pela lei 4.320:

    1º - Empenho - Nota de Empenho;

    2º - Liquidação - Nota de Liquidação;

    3º - Pagamento - Ordem Bancária.

    Gabarito E.

    Bons estudos!

  • As etapas da despesa publica são:

    1°- PLANEJAMENTO

    2º - EXECUÇÃO 

    3° - CONTROLE E AVALIAÇÃO

    fonte: Prof. Sérgio Mendes

  • 1° Fixação

    2° Lançamento

    3° Liquidação.

  • Se existe dotação, a despesa já foi fixada (já passou pelo estágio da fixação). Se tem ordem bancária (estágio de pagamento), percorreu os 3 estágios da execução da despesa: empenho, liquidação e pagamento.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Letra E.

    Se você marcou letra C, não fique triste.

  • Rapaz, o Carlos ALmeida Márcio Silva misturou tudo!!! Receita com despesa..kkkkk

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Gab letra E: três

    Empenho - Liquidação e Pagamento.

  • Fixação > Empenho > Lançamento > Liquidação.

  • Sinceramente, esse tipo de questão ainda gera muitas dúvidas. Por exemplo, se a pessoa se pautar no livro do Augustinho Paludo, lá é dito que "Em termos de gestão, a despesa orçamentária é classificada em duas etapas: planejamento e execução.". Na ETAPA de planejamento é que se encontra o processo de fixação de despesa. Já na ETAPA de execução, "A despesa autorizada na Lei Orçamentária Anual percorre três ESTÁGIOS ou FASES.", que seriam o empenho, liquidação e pagamento.

    No caso da questão, como ela já menciona a existência de dotação, então não entraria a ETAPA de planejamento, tendo em vista o fato de a despesa já ter passado por ela.

    Como só resta mais uma ETAPA, logo, para as pessoas que se pautaram no livro do Paludo, a resposta correta seria a letra "d". Só lembrando que, na questão, ele pergunta ETAPA.

  • Gabarito - E

    EMPENHO- autoridade competente vincula adotação de créditos orçamentários para pagamento de obrigação.

    LIQUIDAÇÃO- verifica o direito adquirido pelo credor.

    PAGAMENTO- o ato extingui sua obrigação com o credor, quando se efetua o pagamento ao ente responsável pela prestação de serviço ou fornecimento de bem.

  • GABARITO: E.

    Empenho - Nota de empenho;

    Liquidação - Nota de liquidação;

    Pagamento - Ordem bancária.

  • 1) Previsão

    2) Emprenho

    3) Liquidação

    --------------------------------

    4) Pagamento

    Ordem de pagamento - "despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga" Lei nº 4.320/1964, no art. 64.

    Pagamento - entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

    Muitos acertaram a questão pelo motivo errado rsrs

  • Conforme dispõe a Lei 4.320/64, Capítulo III – Da Despesa, Art. 60 - É vedada a realização de despesa sem prévio empenho. Art. 62. O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação. Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.

    Gab (E)

    Faça a prova com muita atenção e ´Vá buscar sua aprovação´

  • Segue outra que pensa diferente dessa:

    QUESTÃO CERTA: A Ordem Bancária (OB) é o documento gerado por meio de sistema a fim de saldar despesas no serviço público. Para que a despesa pública seja realizada, devem ser cumpridas quatro fases na sequência, que são: fixação, empenho, liquidação e pagamento.

  • De acordo com o MCASP 8, a "execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964: empenho, liquidação e pagamento."

    - Empenho, segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    - Liquidação, conforme dispõe o art. 63 da Lei nº 4.320/1964, consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: (I) a origem e o objeto do que se deve pagar; (II) a importância exata a pagar; (III) a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    - Pagamento consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

    Gabarito: Item E.

  • Resposta: A B C D E

    Conforme o MCASP 8, a "execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964:

    01 - Empenho

    02 - Liquidação

    03 - Pagamento."

    Concursando do Ceará

  • Tem dotação? Então já foi planejado!

    Só pra lembrar as fases do planejamento: Fixação, descentralização, programação, contratação. (4)

    Fases de execução: Empenho, liquidação, pagamento. (3)

    Gabarito: E

  • A questão solicitou as "ETAPAS" (6 --> programação==>licitação==>empenho==>liquidação==> suprimento==>pagto)

    Que é DIFERENTE de "ESTÁGIOS" (3 = Empenho ==> liquidação ==> pagamento)

    Affffffffffffffff Maria....

    Bons estudos.


ID
2934418
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A classificação orçamentária da receita pública por natureza visa identificar a origem do recurso segundo:

Alternativas
Comentários
  • A natureza da receita identifica o fato gerador (qual foi o motivo do gasto?).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA QUANTO À NATUREZA ECONÔMICA

    Essa classificação é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador (acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita no cofre público).

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/205525/AnexoI_RECEITA_ORCAMENTARIA.pdf

  • Classificação por Natureza da Receita: por CATEGORIAS/ Segundo seu FATO GERADOR / Classificação OFICIAL / Acontecimento REAL.

  • MTO-2019

    Importante destacar que a classificação da receita por natureza é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos.

     

  • As receitas orçamentárias são classificadas segundo os seguintes critérios:

    a) Natureza (Fato Gerador):Econômica,origem,espécie,desdobramento,tipo.

    b)Indicador do resultado primário: Primárias x Financeira

    c)Fonte/destinação de recursos: como são financiadas as depesas (fonte 100,fonte 200..)

    d)Esfera orçamentária: Fiscal,Seguridade social e Investimento.

  • a).

    As receitas orçamentárias são classificadas segundo os seguintes critérios:

    a) Natureza (Fato Gerador):Econômica,origem,espécie,desdobramento,tipo.

    b)Indicador do resultado primário: Primárias x Financeira

    c)Fonte/destinação de recursos: como são financiadas as depesas (fonte 100,fonte 200..)

    d)Esfera orçamentária: Fiscal,Seguridade social e Investimento.

  • A classificação da receita por natureza busca a melhor identificação da origem do recurso segundo seu fato gerador. Essa classificação é composta por oito dígitos que correspondem a seis níveis, e podem ser memorizados pela palavra COERAS, composta pela letra inicial de cada nível.

    COERAS: Categoria econômica, origem, espécie, rubrica, alínea e subalínea.

    Fonte: Augustinho Paludo

  • Classificações das receitas

    1 - Quanto a Natureza: Orçamentária, Extraorçamentária

    2 - Quanto a categoria econômica: Corrente, Capital

    3 - Quanto a regularidade: Ordinárias, Extraordinárias

    4 - Quanto a afetação patrimonial: Efetivas, Não efetivas

    5 - Quanto ao poder de tributar: União, Estados, DF, Municípios

    6 - Coercitividade: Originárias, Derivadas

  • A classificação da receita por natureza é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos.

    Gabarito: A

  • Segundo o MTO 2020, a classificação orçamentária por natureza de receita

    "é estabelecida pelo § 4º do art. 11 da Lei nº 4.320, de 1964. No âmbito da União, sua codificação é normatizada por meio de Portaria da SOF, órgão do Ministério da Economia. A normatização da codificação válida para Estados e Municípios é feita por meio de Portaria Ministerial (SOF e STN). 
    Importante destacar que a classificação da receita por natureza [tabela no item 8.1.1] é utilizada por todos os entes da Federação  e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos."  [grifo meu]
    Gabarito: Item A.
  • Letra A

    Classificação quanto à Natureza = Busca o FATO GERADOR, o acontecimento real.

    Classificação quanto à FONTE = Identificar o Destino.

    Fonte: Professor Anderson Ferreira, gran cursos

  • Classificações mais usuais das receitas públicas:

    Quanto à forma de ingresso - é orçamentária ou extraorçamentária? ( o Estado pode dispor? sim , é orçamentária, o Estado é mero depositário? sim, é extraorçamentária.);

    Quanto à Natureza - qual o fato gerador?

    Quanto à categoria econômica: é corrente ou de capital?

    Quanto à procedência ou obrigatoriedade: é originária ou derivada? As derivadas ocorrem coercitivamente você paga ainda que não use. As originárias não são coercitivas, só paga quem usa.

    Quanto à fonte/destinação: essa receita é vinculada ou ordinária?;

    Quanto à classificação institucional: Quem vai arrecadar a receita?

    Quanto à esfera orçamentária: Essa receita vai estar em qual orçamento?

    Quanto ao impacto na situação patrimonial líquida: a entrada alterou o patrimônio líquido do ente? Se sim, é efetiva, se não, é não efetiva.

    Quanto ao identificador do resultado primário: essa receita vai entrar no cálculo do resultado fiscal? Se sim, é receita primária (não financeira - não constitui receita derivada de endividamento), se não, é receita financeira - as que não alteram o endividamento líquido do governo.

    Qualquer erro, é só avisar, estamos a caminho e nele há acertos e erros.

  • Sérgio Machado | Direção Concursos

    09/12/2019 às 23:25

    A classificação da receita por natureza é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos.

    Gabarito: A


ID
2934421
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O ato da transferência de valores arrecadados à conta específica do Tesouro Nacional corresponde à etapa da Receita Pública do(a):

Alternativas
Comentários
  • Recolhimento

    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei nº 4.320/1964.

    http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/contas/Documents/Receitas_detalhamento_municipal.pdf

  • Transferência para o Tesouro = Recolhimento.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Letra D.

    Estágios/Fases da Receita (PLAR)

    ► Previsão

    ► Lançamento

    ► Arrecadação

    ► Recolhimento

    Fase que ocorre o repasse dos valores aos cofres públicos

    São repassados e armazenados em Conta Única

  • GABARITO: "D".

    MACETE: P.L.A.R.

    PREVISÃO: Efetuar a previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas que constará na proposta orçamentária. 

    LANÇAMENTO: O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    ARRECADAÇÃO: Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro Nacional pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    RECOLHIMENTO: Consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro Nacional, responsável pela administração e controle da arrecadação e pela programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa.

    Fonte: Prof. Leandro Ravyelle

  • Gab D

    Receitas

    PLAR

    Previsão = estima receitas

    lançamento = lança o débito

    arrecadação = contribuinte DEPOSITA $ no banco

    recolhimento = banco REPASSA ao órgão

  • A banca conseguiu chamar estágio de etapa…

  • GABARITO: LETRA D

    Recolhimento:

    De acordo com o Manual de Procedimentos da Receita Pública, recolhimento é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando o Princípio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente. Portanto, recolhimento é a transferência dos valores arrecadados pelos agentes administrativos ou pelos bancos autorizados à Conta Única do Tesouro Nacional.

    FONTE:  Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • Via de regra, seguindo a orientação do MTO, as Receitas Públicas possuem 4 etapas: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. Entretanto, nem todas as etapas citadas ocorrem para todos os tipos de receitas orçamentárias. Pode ocorrer arrecadação de receitas não previstas e também das que não foram lançadas, como é o caso de uma doação em espécie recebida pelos entes públicos.

    1. PREVISÃO - Efetuar a previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas que constará na proposta orçamentária. Isso deverá ser realizado em conformidade com as normas técnicas e legais correlatas e, em especial, com as disposições constantes na LRF. A previsão de receitas é a etapa que antecede a fixação do montante de despesas que irá constar nas leis de orçamento, além de ser base para se estimar as necessidades de financiamento do governo.

    2. LANÇAMENTO O art. 53 da Lei nº 4.320, de 1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Por sua vez, conforme o art. 142 do CTN, lançamento é o procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível.

    3.  ARRECADAÇÃO - Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro Nacional pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. Vale destacar que, segundo o art. 35 da Lei nº 4.320, de 1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas.

    4. RECOLHIMENTO - Consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro Nacional, responsável pela administração e controle da arrecadação e pela programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei nº 4.320, de 1964, a seguir transcrito:
    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.
    Assim, temos que arrecadação é diferente de recolhimento. 
    - Arrecadação se dá pela entrega de recursos pelos contribuintes e devedores;
    - Recolhimento se dá pela transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro.

    Gabarito: Item D.

ID
2934424
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A UFF, mediante leilão, fez uma alienação de bens que integravam o seu patrimônio, gerando receita. Essa receita gerada poderá ser aplicada corretamente para:

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=xxXw45fwuVo 10:35

  • De Acordo com o Manual

    Código 2.2.0.0.00.0.0 – Receita de Capital – Alienação de Bens

    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital”, são ingressos financeiros com origem específica na classificação orçamentária da receita proveniente da alienação de bens móveis, imóveis ou intangíveis de propriedade do ente público.

    Nos termos do artigo 44 da LRF, é vedada a aplicação da receita de capital decorrente da alienação de bens e direitos que integrem o patrimônio público, para financiar despesas correntes, salvo as destinadas por lei aos regimes previdenciários geral e próprio dos servidores públicos.

    Entre as opções a única que apresenta uma despesa de capital é o pagamento pela compra de um terreno.

    Gabarito letra C

  • Letra C.

    A - aquisição de material de consumo. (despesa corrente)

    B - pagamento da conta de energia elétrica. (despesa corrente)

    C - pagamento pela compra de um terreno. (Despesa de Capital - se trata de um investimento → evita que o dinheiro desapareça. Alienou um imóvel e em seguida investiu em outra coisa, o que não ocorre com despesas correntes)

    D - pagamento da Nota Fiscal da empresa que fornece mão de obra terceirizada para limpeza. (despesa corrente)

    E - compra de reagentes químicos. (despesa corrente)

  • As receitas de capital financiarão as despesas de capital. A compra de um terreno é um investimento (despesa de capital).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Dava para responder apenas sabendo o que é despesa corrente e o que é despesa de capital.

    De todas as alternativas, apenas a C é despesa de capital, logo, é a resposta.

  • GABARITO LETRA C = Pagamento pela compra de um terreno = Despesa de capital. É um investimento.

  • É a FAMOSA REGRA DE OURO : Art. 44. É vedada a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.

  • A UFF, mediante leilão, fez uma alienação de bens que integravam o seu patrimônio, gerando receita. Essa receita gerada poderá ser aplicada corretamente para:

    1- Alienação de bens gerar RECEITA DE CAPITAL.

    2- As receitas de capital financiarão as despesas de capital

    A-aquisição de material de consumo.OUTRAS DESPESAS CORRENTES

    B-pagamento da conta de energia elétrica.DESPESA CORRENTE

    C-pagamento pela compra de um terreno. DESPESA DE CAPITAL,podendo ser de INVESTIMENTO ou INVERSÃO FINANCEIRA.

    D-pagamento da Nota Fiscal da empresa que fornece mão de obra terceirizada para limpeza. DESPESAS CORRENTES-PESSOAL E ENCARGOS PESSOAS

    E-compra de reagentes químicos.OUTRAS DESPESAS CORRENTES

  • Da receita corrente sempre se origina despesa corrente.

  • RECEITA DE CAPITAL

    Alienação de Bens: ingressos financeiros provenientes da alienação de bens móveis, imóveis ou intangíveis de propriedade do ente público.

    O art. 44 da LRF veda a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.

    GABARITO C. COMO AS OUTRAS ALTERNATIVAS SÃO RECEITAS CORRENTES A LRF VEDA ESSA APLICAÇÃO.

  • Entendimento simples: vc não pode vender um bem para pagar "contas diárias", pois na prática vc estaria dilapidando o patrimônio para resolver momentaneamente um problema que irá se repetir.

    Exemplo: vender o seu carro para pagar o aluguel da casa, vc conseguirá pagar o aluguel até certo momento, depois que o dinheiro da venda do carro acabar como vc irá pagar o aluguel?

  • Para responder a esta pergunta, precisamos recorrer a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal - LC 101/2000, que dispõe:

    Art. 44. É vedada a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.
    Desta forma, os itens A, B, D e E, que são despesas correntes, estão alcançados pela vedação legal. Mas a compra de um terreno é uma despesa de capital.

    Gabarito: Item C.
  • Exceção: RPPS e RG.

    LC 101


ID
2934427
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei Orçamentária Anual - LOA deverá ser elaborada de forma compatibilizada com a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, bem como com o:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Segundo a LRF ► Deverá ser elaborada de acordo com o PPA e a LDO, devendo estar ainda de acordo com as metas estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais.

  • NÃO EXISTE LOA SEM LDO, E NEM LDO SEM PPA. TANTO A LDO E A LOA DEPEDEM DO PPA.

  • Gabarito''B''.

    >Instrumentos de Planejamento e Orçamento. O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • QDD kkk

  • Conforme redação da LRF, que dispõe:

    Art. 5º O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:
    Assim, a LOA deve ser compatível com o PPA, a LDO, e a LRF.

    Gabarito: Item B.
  • Veja só o que diz o artigo 5º da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar 101/00):

    Art. 5º O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar: (...)

    Veja que o projeto de LOA deve ser elaborado de forma compatível com o PPA, com a LDO e com a própria LRF.

    Gabarito: B


ID
2934430
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A compreensão do orçamento exige o conhecimento de sua elaboração, estruturação e sua organização. O Orçamento Público tem na sua estrutura atual a programação orçamentária organizada em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas. A programação orçamentária quantitativa possui as dimensões:

Alternativas
Comentários
  • Na estrutura atual do orçamento público, as programações orçamentárias estão organizadas em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras.

    https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/slides/materiais_de_apoio/8326/b9a5fdbb4d2fa02cb59e2dd21a5697b8d90dd23b.pdf

    .

  • GABARITO: LETRA E

     

     

    A compreensão do orçamento exige o conhecimento de sua estrutura e sua organização, implementadas por meio de um sistema de classificação estruturado. Na estrutura atual do orçamento público, as programações orçamentárias estão organizadas em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras.

     

    > A programação orçamentária quantitativa tem duas dimensões: a física e a financeira:

     

    A dimensão física define a quantidade de bens e serviços a serem entregues.  

     

    A dimensão financeira estima o montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária.

     

     

    > Na programação orçamentária qualitativa o programa de trabalho deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas que caracterizam o ato de orçar, sendo, do ponto de vista operacional, composto dos seguintes blocos de informação: classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional, estrutura programática e principais informações do Programa e da Ação.

     

    fonte: https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/slides/materiais_de_apoio/8326/b9a5fdbb4d2fa02cb59e2dd21a5697b8d90dd23b.pdf

     

    Bons estudos!

  • GABARITO: "E".

    A programação orçamentária quantitativa tem duas dimensões: a física e a financeira.

    A dimensão física define a quantidade de bens e serviços a serem entregues.

    A dimensão financeira estima o montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária.

    (MTO 2019).

  • As demais alternativas fazem parte da classificação qualitativa.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Primeiro ocorre a inserção das informações qualitativas da proposta orçamentária, que contemplam a classificação por esfera, institucional, funcional e programática. Somente após a validação dessas informações é que as ações estarão disponíveis no SIOP para a inserção dos dados quantitativos (quantidade de produto a ser ofertado – meta física) e dos valores financeiros correspondentes a essas ações, de acordo com a natureza da despesa.

    Orçamento Público, AFO e LRF. Augustinho Paludo.

  • GABARITO ´´E´´.

    Primeiro ocorre a inserção das informações qualitativas da proposta orçamentária, que contemplam a classificação por esfera, institucional, funcional e programática. Somente após a validação dessas informações é que as ações estarão disponíveis no SIOP para a inserção dos dados quantitativos (quantidade de produto a ser ofertado – meta física) e dos valores financeiros correspondentes a essas ações, de acordo com a natureza da despesa.

  • Gabarito''E''.

    >O Orçamento Público tem na sua estrutura atual a programação orçamentária organizada em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas. A programação orçamentária quantitativa possui as dimensões:Física e financeira.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Manteiga quali é física e financeira, sei lá, mas nunca esqueço :)

  • Gab E

    Dimensão Quantitativa;

    -Física define quantidade de bens e serviços a serem entregues.

    -Financeira estima o montante necessario para o desenvilvimento da ação orçamentária.

    .....................................................,,.......................,....................................................................

    Qualitativa..

    -Órgão

    -Função

    -Esfera Orç

    -Unidade Orç

    -Subfunção

    -Programa

    -Ação

    Fonte; AndersonFerreira

  • Vejamos o que diz o MTO 2020:

    A programação orçamentária quantitativa tem duas dimensões: a física e a financeira. 
    A dimensão física define a quantidade de bens e serviços a serem entregues. 
    A dimensão financeira estima o montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária.
    Gabarito: Item E.

ID
2934433
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na LOA, a esfera orçamentária tem a finalidade de identificar a qual orçamento pertence a despesa. As três esferas orçamentárias são:

Alternativas
Comentários
  • Art .165, § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:

    I- o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II- o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III- o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta

    ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    https://www.grancursosonline.com.br/download-demonstrativo/download-apostila/codigo/FyBm9RqZG14%3D

    .

  • A LOA propriamente dita, com vigência de um único ano, ela vai trazer as programações, as ações orçamentárias com recursos alocados para retratar os bens e serviços que são ofertados à sociedade. Ou seja, é na LOA que a sociedade enxerga os produtos e serviços que são a ela destinados, inclusive, com a arrecadação que também é feita da sociedade.

    A LOA busca sintonizar as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no PPA, segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Compreende assim, 03 (três) tipos distintos de Orçamento, que são:fiscal,seguridade social e investimento.

  • Esfera é o tipo de orçamento utilizado.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Art .165, § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:

    I- o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II- o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III- o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta

    ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

     

  • Gabarito''A''.

    Art .165, § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:

    As três esferas orçamentárias são:Fiscal, seguridade social e investimento.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • GABARITO: LETRA A

    Seção II

    DOS ORÇAMENTOS

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    III - os orçamentos anuais.

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    LOA = FIS

    Fiscal

    Investimento

    Seguridade social

    FONTE: CF 1988

  • Galera,

    expliquem, mas coloquem o gabarito tb, pow....

    Gab: A

  • De acordo com o MTO 2020, na LOA, a esfera tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal (F), da Seguridade Social (S) ou de Investimento das Empresas Estatais (I), conforme disposto no § 5º do art. 165 da CF.

    Gabarito: Item A.

  • A LOA compreenderá:

    Orçamento Fiscal = Contempla todos os poderes da União, seus órgãos da administração direta e indireta, autarquias, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público. Também as empresas estatais dependentes.

    Orçamento de Investimento = Empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Abrange as empresas estatais não dependentes.

    Orçamento de Seguridade Social = Abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público. Contempla a Previdência Social, Assistência social e Saúde.

  • Existe uma classificação da despesa pública que tem a finalidade de identificar a qual orçamento pertence a despesa. Essa é classificação por esfera orçamentária.

    A Constituição Federal de 1988 (CF/88) decidiu dividir o nosso orçamento (a Lei Orçamentária Anual – LOA) em três: o Orçamento Fiscal (OF), o Orçamento de Investimento (OI) e o Orçamento da Seguridade Social (OSS).

    Essas são as esferas orçamentárias.

    Portanto, a classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal (F), da Seguridade Social (S) ou de Investimento das Empresas Estatais (I), conforme disposto no § 5º do art. 165 da CF.

    Gabarito: A


ID
2934436
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Dentro do Orçamento da União, as Receitas classificadas como Patrimoniais são provenientes:

Alternativas
Comentários
  • Receita Corrente - Patrimonial : é o recurso arrecadado por meio da utilização do patrimônio público , seja decorrente de bens imobiliários ou mobiliários, ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias . Podemos citar como espécie de receita patrimonial as compensações financeiras, concessões e permissões, dentre outras.

    http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/contas/Documents/Receitas_detalhamento_municipal.pdf

  • A) Receita corrente - Serviços.

    B) Receita corrente ou capital (a depender da destinação) - Transferências.

    C) Receita de capital - Alienação.

    D) Receita de capital - Amortização.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: "E".

    Receita Patrimonial: são provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras.

    (MTO 2019)

  • RESPOSTA E

    >>Na classificação orçamentária da receita pública, chamamos de receita patrimonial aquela D) obtida pelo Estado quando este aplica recursos em inversões financeiras, ou as rendas provenientes de bens de propriedade do Estado.

    >>A receita de Alienação de Bens Móveis e Imóveis classifica-se como: B) de Capital.

    #SEFAZ-AL #UFAL2019 #questão.respondendo.questões

  • C) Alienação de bens ---> Receitas de Capital

    D) Fruição (usufruir) de patrimônio do ente público ---> é uma Receita Patrimonial, que integra as Receitas Correntes

  • RECEITAS CORRENTES

    - Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria;

    - Contribuições: são oriundas das contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, conforme preceitua o art. 149 da CF.

    - Receita Patrimonial: são provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras.

    - Receita Agropecuária;

    - Receita Industrial;

    - Receita de Serviços;

    - Transferências Correntes: são provenientes do recebimento de recursos financeiros de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento que não impliquem contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou essa transferência.

    - Outras Receitas Correntes: constituem-se pelas receitas cujas características não permitam o enquadramento nas demais classificações da receita corrente, tais como indenizações, restituições, ressarcimentos, multas previstas em legislações específicas, entre outras. 

    FONTE: MTO 2020

  • FRUIÇÃO = POSSE.

  • Exemplo: União alugando um prédio a um particular. A União, ao receber do particular, terá de classificar esse recebimento como Receita Corrente -> Patrimonial.

  • As Receitas Correntes Patrimoniais são as provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras.

    As receitas dos demais itens são:

    A) Receita de serviços;
    B) Transferências correntes;
    C) Receita de Capital - Alienação de Bens;
    D) Receita de Capital - Amortização de Empréstimos.

    Gabarito: Item E.


ID
2934439
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei Orçamentária Anual (LOA) poderá ser alterada quando a despesa deixar de ser computada ou for insuficiente, mediante autorização legal, por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 40 da lei 4320

  • Instrumento utilizado para alteração da lei orçamentária para corrigir distorções durante a execução do orçamento, bem como imperfeições no sistema de planejamento. Autorização de despesa não computada ou insuficientemente dotada na lei de orçamento. Classifica-se em suplementar, especial e extraordinário. Todos são considerados automaticamente abertos com a sanção e publicação da respectiva lei

    https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/credito-adicional

  • GAB C) (NÃO ASSINANTES)

  • crédito adicional é o gênero que comporta as sequintes espécies:

    especial, suplementar e extraordinário 

  • Deixar de ser computada - Crédito adicional especial.

    Insuficiente - Crédito adicional suplementar.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gabarito letra C.

    "Durante a execução do orçamento, as dotações inicialmente aprovadas na LOA podem revelar-se insuficientes para realização dos programas de trabalho, ou pode ocorrer a necessidade de realização de despesa não autorizada inicialmente. Assim, a LOA poderá ser alterada no decorrer de sua execução por meio de créditos adicionais, que são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na LOA".

    VILELA, Danilo Vieira. Direito Financeiro. Coleção sinopses para concursos. Salvador: JusPodvm, 2018, p. 108.

    ---

    Lei 4.320/64

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

    I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

  • GABARITO: LETRA C

    TÍTULO V

    Dos Créditos Adicionais

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    FONTE:  LEI N° 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.  

  • A Lei 4.320/64 dispõe que:

    Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.
    Temos, no dispositivo legal, o claro conceito dos créditos adicionais.

    Gabarito: Item C.
  • Créditos adicionaisSão alterações da LOA => Aprovados da mesma forma que a LOA => Duas casas do CN, regime comum

  • A Lei 4.320/64 dispõe que:

    Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

    Temos, no dispositivo legal, o claro conceito dos créditos adicionais.

    Gabarito: Item C.


ID
2934442
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Ao formular múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política, um ente governamental estará contrariando o princípio orçamentário da:

Alternativas
Comentários
  • Princípio da totalidade: Deve existir um único orçamento, uma única peça orçamentária (orçamento uno) . O orçamento é uma peça uma, é possivel a a coexistência de múltiplos orçamentos que, entretanto, devem sofrer consolidação, de forma a permitir uma visão geral do conjunto das finanças públicas.

    A Constituição de 1988 trouxe melhor entendimento para a questão ao precisar a composição do orçamento anual que passará a ser integrado pelas seguintes partes: a) orçamento fiscal; b) orçamento da seguridade social e c) orçamento de investimentos das estatais. Este modelo, em linhas gerais segue o princípio da totalidade.

    https://www.grancursosonline.com.br/download-demonstrativo/download-apostila/codigo/FyBm9RqZG14%3D

    https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • Falou em consolidação de múltiplos orçamentos, falou em princípio da totalidade.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Princípio da totalidade ou unidade: Consolidação de vários orçamentos em uma única peça orçamentária,entâo cada ente governamental(UNIÃO,ESTADO,DF e MUNICÍPIOS) deve elaborar um único orçamento

  • Totalidade--> há coexistência de multiplos orçamentos que devem sofrer consolidação.

  • Ao formular múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política, um ente governamental estará contrariando o princípio orçamentário da totalidade?

    Será mesmo que esta contrariando?

    Acho que esta atendendo a este princípio e não o contrariando.

  • Gab: D

    > Principio da unidade e totalidade: Deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro.

    > Totalidade: Nem sempre haverá apenas um documento orçamentário, mas devem obrigatoriamente ser compatibilizados entre si (deve sofrer consolidação);

  • A lei 4320 cita o principio da unidade, mas não fala de totalidade, por isso fiquei perdida nessa questão. Só fui entender esse principio no site da Câmara, link sugerido por Denize, mas ainda assim me pergunto onde está o princípio no texto da lei, pois também não encontrei na constituição.

  • Cuidado Raquel, não caia no erro de tentar estudar só pela legislação. as bancas adoram cobrar termos doutrinários...por isso os cursos preparatórios são tão importantes.

  • UNIDADE OU TOTALIDADE

  • Ao formular múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política, um ente governamental estaria contrariando o princípio orçamentário da UNIDADE ou TOTALIDADE.

    De acordo com este princípio, o orçamento deve ser uno, ou seja, cada ente governamental deve elaborar um único orçamento.

    Este princípio é mencionado no caput do art. 2º da Lei nº 4.320, de 1964, e visa evitar múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada nível federativo: LOA. Cada ente da Federação elaborará a sua própria LOA.

    Talvez tenham causado confusão outros dois itens: UNIVERSALIDADE (item A) e EXCLUSIVIDADE (item C). Vejamos:

    - UNIVERSALIDADE - Mencionado no caput do art. 2º da Lei nº 4.320, de 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da CF/88, este princípio prevê que  a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e as despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

    - EXCLUSIVIDADE - Previsto no § 8º do art. 165 da CF, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa.Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por Antecipação de Receitas Orçamentárias - ARO, nos termos da lei.

    Gabarito: Item D.

  • GABARITO: LETRA D

    Princípio da unidade ou Totalidade:

    O princípio da unidade ensina que o orçamento deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada esfera de Governo (União, estados e municípios) deve existir apenas um só orçamento para um exercício financeiro. Cada esfera de Governo deve possuir apenas um orçamento,fundamentado em uma única política orçamentária e estruturado uniformemente. Assim, existem o Orçamento da União, o de cada estado e o de cada município.

    FONTE: Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • RESUMO DOS PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS

    1. Princípio da Unidade

    Esse princípio ressalta que o orçamento deve ser uno. Isto é, apenas um orçamento para cada ente federativo. Não devendo, portanto, elaborar um orçamento para cada Poder.

    2. Princípio da Totalidade

    O orçamento público (que deve ser uno) será integrado pelos:

    . Orçamento Fiscal;

    . Orçamento de Investimento das estatais; e

    . Orçamentos da Seguridade Social.

    3. Princípio da Anualidade

    O princípio da anualidade dispõe que o orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período, geralmente um ano. Entretanto, existe uma exceção a este princípio: Créditos especiais e extraordinários autorizados nos últimos 4 meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente.

    4. Princípio da Exclusividade

    Segundo o Princípio da Exclusividade, a Lei Orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira.

    São exceções ao princípio da exclusividade: Autorização para abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

    5. Princípio do Equilíbrio

    De acordo com o princípio do equilíbrio, o montante da despesa autorizada em cada exercício não poderá ser superior ao total de receitas estimadas para o mesmo período. Ou seja, visa evitar o déficit fiscal.

    6. Princípio da Especialização ou Princípio da Discriminação

    Segundo esse princípio, as receitas e as despesas devem aparecer de forma discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, as origens dos recursos e sua aplicação.

    7. Princípio do Orçamento Bruto

    Todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução. Visa a impedir, portanto, a inclusão de valores líquidos. Dessa forma, todas as receitas e despesas constarão na LOA pelos seus valores totais, vedadas quaisquer deduções.

    8. Princípio da Universalidade

    De acordo com este princípio, o orçamento deverá conter TODAS das receitas e TODAS as despesas.

    9. Princípio da não vinculação do produto dos impostos

    O art. 167, IV da Constituição consagra o assim chamado Princípio da Não-Afetação, proibindo a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa.

    Adendo: não confunda tributo com imposto. Imposto é espécie do gênero tributo.

    Todavia, existem exceções, situações em que se é possível vincular a receita dos impostos. Como, por exemplo:

    . Repartição do produto da arrecadação dos impostos;

    . Destinação dos impostos para ensino e saúde;

    . Destinação das receitas aos fundos constitucionais.

    10. Princípio da Unidade de Tesouraria

    Estabelece que o recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais. (todas as receitas em uma conta única.).

    Fonte: Leandro Rocha.


ID
2940460
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado estatístico, criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para contrapor os dados puramente econômicos utilizados para medir a riqueza dos países e analisar o desenvolvimento a partir da inclusão de outros fatores como renda, educação e saúde. No quesito saúde, para o cálculo do IDH, considera-se:

Alternativas
Comentários
  • expectativa de vida.


ID
2940463
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O direito à saúde, definido como direito de todos e dever do Estado no artigo nº 196 da Constituição Federal de 1988, foi regulamentado no ato da publicação das Leis 8.080 e 8.142, que passaram a denominar-se, em conjunto, Lei Orgânica da Saúde (LOS). Leis de caráter geral que traçam diretrizes e garantem:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

  • Gabarito A Lei 8080/90 Art 2° ss 1° - ... execução de políticas econômicas e sócias que visem à redução...
  • Alternativa A

    Seção II - da Saúde art. 196 da Constituição Federal - A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção proteção e recuperação.


ID
2940466
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo as diretrizes do SUS, a redistribuição do poder entre as esferas de governo complementa-se pela:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA B

    PORTARIA Nº 545, DE 20 DE MAIO DE 1993

    Considerando que a construção do Sistema União de Saúde - SUS é um processo de responsabilidade do Poder Público, orienta-se pelas diretrizes da descentralização politico-administrativa dos serviços e ações de saúde e deve estar submetido ao controle da sociedade;

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1993/prt0545_20_05_1993.html

  • Segundo as diretrizes do SUS :

    REDISTRIBUIR poder ( DESCENTRALIZAR ) entre as esferas de governo complementa-se pela :

    Gabarito B ) PODER SOBERANO( POVO / sociedade / população/ controle social ) :

    Participação popular e controle social .

  • Segundo as diretrizes do SUS, a redistribuição do poder entre as esferas de governo complementa-se pela:

    RESPOSTA B. POIS É A UNICA DIRETRIZ CITADA NAS RESPOSTAS.

    Art. 198. (*) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade.


ID
2940469
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entende-se o sistema local de saúde (SILOS) como um processo de regionalização no qual se busca estabelecer a universalização da cobertura e do acesso da atenção às populações com melhoria de seus níveis e condições de saúde. Uma das formas mais atuais de reorganização do sistema de saúde local é a:

Alternativas
Comentários
  • Estratégia de Saúde da Família

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
2940472
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É atribuição do técnico de enfermagem que atua na Atenção Básica:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Portaria 2488, as atribuições do Técnico de Enfermagem são:

    I - participar das atividades de atenção realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc);

    II - realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

    III - realizar ações de educação em saúde a população adstrita, conforme planejamento da equipe;

    IV -participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS; e

    V - contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente.

    Gab - D


ID
2940475
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), aprovada pela Portaria nº 2.436 de setembro de 2017, considera que a Atenção Básica:

Alternativas
Comentários
  • A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA (PNAB), aprovada pela Portaria nº 2.436 de setembro de 2017 :

    Estabelece rever as diretrizes ( = normas) para organizar a Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) .

    GABARITO : B ) :

    ATENÇÃO BÁSICA : ... O QUE É ???

    B ) É o conjunto de ações de saúde

    ( individuais, familiares e coletivas ) que envolvem :

    Promover .... ;

    Prevenir .... ;

    Proteger ..... ;

    Diagnosticar ...... ;

    Tratar ...... ;

    Reabilitar .... ;

    Reduzir danos ...... ;

    Proporcionar cuidados paliativos e

    Vigiar as ações dos serviços de saúde na ATENÇÃO BÁSICA ou ATENÇÃO 1a .

    OBS : SÓ APLICAR A EPIDEMIOLOGIA ( PROMOVER , PREVENIR , PROTEGER , DIAGNOSTICAR .. )

  • B.

    ...A (C) está errada porque a Atenção Básica será ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas.

  • A estratégia prioritária para expansão e consolidação DA ATENÇÃO BÁSICA É a Saúde da Família.

  • Gabarito B

    Art. 2º A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.


ID
2940478
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Lei 8.080 de setembro de 1990, entende-se por vigilância epidemiológica:

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º, § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

  • Lei 8080

    Art. 6º § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica; um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

    § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    Bizu bobo que talvez o ajude/

    Vigilância sanitária = verbo no infinitivo!

    Vigilância epidemiológica = verbo conjugado e acompanhado de palavras!

  • LUCAS MARTINS, obrigada

  • VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA UMA DICA SEMPRE TEM A PALAVRA CONHECIMENTO


ID
2940481
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao Programa Saúde na Escola (PSE), avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa.

II O PSE contempla sistemas de saúde complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa.

III O Programa é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

IV O Programa preconiza a articulação entre as políticas de saúde e de educação para desenvolver com os estudantes e comunidade escolar ações curativas e de vigilância nas escolas e territórios da saúde.

V O PSE prevê o desenvolvimento de 12 ações, dentre elas o combate ao mosquito Aedes aegypti; a promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e o direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.

As afirmativas I, II, III, IV e V são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • V, F, V, F e V.

  • Ai você vem olhar os comentarios a procura de esclarecimentos e só encntra os gabaritos.

    aff.

    Não tem o que comentar....fica quieto.

  • Direito sexual e reprodutivo?

  • Priscilla Rocha as pessoas colocam o gabarito para aqueles que não tem assinatura
  • Uma das ações previstas no PSE é:  Promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva;

    CAB/24


ID
2940484
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A digestão dos carboidratos, também conhecidos como glicídios, inicia-se na boca, pela ação de uma substância chamada:

Alternativas
Comentários
  • amilase salivar.

  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.

  • Resposta E

    saliva contém a enzima alfa-amilase, conhecida antigamente como ptialina, cuja função é iniciar na boca a digestão do amido. 


ID
2940487
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O termo “anorexia” refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • redução ou perda do apetite, inapetência

  • QUESTÃO :

    ANOREXIA :

    GABARITO :

    A ) redução ou perda do apetite, inapetência.


ID
2940490
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as principais formas de esterilização de materiais cirúrgicos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • R = D

  • Se vocês não souberem a fundamentação da resposta, por favor não repitam simplesmente a resposta correta. Isso não ajuda em nada!!! Façam como eu e solicitem comentários fundamentados do professor no botão abaixo!! Grato!!

  • Podem ser esterilizados em autoclave: Roupas e outros tecidos de algodão, objetos metálicos (instrumental), vidros e borracha devem ser esterilizados em tempo de exposição que varia de 15 a 30 minutos

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre central de material esterilizado.

    A) Incorreto. Na esterilização por calor seco, há a combinação da ação do calor e da pressão. Não há ação da umidade na destruição de microrganismos.


    B) Incorreto. No autoclave, o calor úmido é irradiado das paredes laterais e de sua base para destruir os microrganismos.


    C) Incorreto. Na esterilização por agentes químicos, ao término do processo deve-se retirar o material da solução com técnica asséptica. Não deve enxaguá-lo abundantemente em água corrente pois contaminará novamente.


    D) Correto. O vapor saturado sob pressão está indicado para todo material resistente ao calor úmido, como tecidos, materiais de borracha e de metal.


    E) Incorreto. Os matérias indicados para esterilização em óxido de etileno devem estar limpos, sem umidade e nunca dispostos uns sobre os outros. Sempre manter espaço entre cada um.

     

    Resposta do Professor: D.

  • O método de esterilização do tipo físico, pode ser por calor úmido ou seco.

    O vapor saturado sob pressão (calor úmido) realizado em autoclave para produtos para a saúde termorresistentes, são eles: instrumental cirúrgico, tecidos, borracha, motores blindados, vidro, silicone e líquidos. Ocorre a termocoagulação das proteínas dos microrganismos.

    O calor seco é realizado por meio de estufas, na qual estar proibida de ser utilizada para processamento de produtos para a saúde. Ocorre a circulação de ar quente e de forma lenta o aquecimento de materiais. Esse procedimento vai oxidar componentes essenciais para os microrganismos e a temperatura utilizada é maior que o calor úmido.

    Fonte: SOBECC 2013


ID
2940493
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nomenclatura ou terminologia cirúrgica é o conjunto de termos usados para indicar o procedimento cirúrgico. Os sufixos mais utilizados na composição da terminologia cirúrgica estão apresentados na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os significados dos sufixos apresentados na coluna II.

Coluna I:

1 stomia

2 ectomia

3 pexia

4 scopia


Coluna II:

( ) retirar parcial ou totalmente um órgão.

( ) visualização da cavidade através de parelhos especiais.

( ) comunicar um órgão tubular ou oco com o exterior, através de uma “boca”.

( ) fixação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • STOMIA; comunicar um órgão tubular ou oco com o exterior, através de uma “boca”.

    ECTOMIA; retirar parcial ou totalmente um órgão

    PEXIA; fixação.

    SCOPIA; visualização da cavidade através de parelhos especiais.

    Bons Estudos!

  • ectomia: retirar parcial ou totalmente um órgão.

    scopia: visualização da cavidade através de parelhos especiais.

    stomia: comunicar um órgão tubular ou oco com o exterior, através de uma “boca”.

    pexia: fixação.

  • Para não assinantes resposta correta letra C


ID
2940496
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os fatores físicos que aumentam o risco operatório são, dentre outros:

Alternativas
Comentários
  • tabagismo, desnutrição e hipertensão arterial.

  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
2940499
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O filme transparente é um curativo estéril constituído por uma membrana de poliuretano, coberto com adesivo hipoalergênico e deve ser usado:

Alternativas
Comentários
  • em úlceras cirúrgicas limpas; fixação de cateteres e na prevenção de úlceras de pressão.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2940502
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dependendo do cliente, da cirurgia e da equipe que o assiste, o preparo intestinal pode ser realizado mediante a utilização de laxativos, lavagem intestinal, ou ambos. Acerca do esvaziamento intestinal, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Enema ou clister (soluções prontas ) Até 500 ml . Enteroclisma mais de 500 ml ( de acordo com a prescrição médica ) ambos são soluções hipertônicas e devem der aquecidas antes da infusão . Realizar procedimento em decúbito lateral esquerdo . Introduzir de 5 a 7 cm em crianças e 10 a 13 cm em adultos .

  • a solução pode vir pronta para uso individual (enemas) ou ser preparada pela enfermagem, de acordo com prescrição médica, mas antes de ser aplicada no cliente deve ser aquecida, para ficar morna.

  • A POSIÇÃO DE SIMS NÃO É A OPÇÃO B? E TODA LAVAGEM INTESTINAL É NA POSIÇÃO DE SIMS.

    NÃO ENTENDI!

  • JACKELINE, a questão disse posição de SIMS direito, mas o correto é ESQUERDO, devido a anatomia do intestino, o que facilita a introdução da solução.


ID
2940505
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Resolução COFEN 564/2017 que aprova o novo código de ética dos profissionais de enfermagem, é direito do profissional de enfermagem:

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO I – DOS DIREITOS

     

    Art. 13 Suspender as atividades, individuais ou coletivas, quando o local de trabalho não oferecer condições seguras para o exercício profissional e/ou desrespeitar a legislação vigente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo formalizar imediatamente sua decisão por escrito e/ou por meio de correio eletrônico à instituição e ao Conselho Regional de Enfermagem.

    Reposta: letra B

  • Complementando:

    Na letra A é um dever e não um direito.

    CAPÍTULO II – DOS DEVERES

    Art. 52  Manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto nos casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante ou responsável legal.

    RESOLUÇÃO COFEN Nº 0564/2017


ID
2940508
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto ao procedimento de lavagem das mãos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I É indicado higienizar as mãos com preparação alcoólica quando estiverem visivelmente sujas ou manchadas de sangue ou outros fluidos corporais, ou após uso do banheiro.

II Sabonete líquido e preparação alcoólica para a higiene das mãos não devem ser utilizados concomitantemente.

III A utilização de preparação alcoólica para higiene das mãos tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos e pode substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.

IV O uso de luvas não altera nem substitui a higienização das mãos; seu uso por profissionais de saúde não deve ser adotado indiscriminadamente.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • II Sabonete líquido e preparação alcoólica para a higiene das mãos não devem ser utilizados concomitantemente. (sinônimo de "simultâneo")

  • F, V, V, V.

  • I É indicado higienizar as mãos com preparação alcoólica quando NÃO estiverem visivelmente sujas ou manchadas de sangue ou outros fluidos corporais, ou após uso do banheiro.

    II Sabonete líquido e preparação alcoólica para a higiene das mãos não devem ser utilizados concomitantemente.

    III A utilização de preparação alcoólica para higiene das mãos tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos e pode substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.

    IV O uso de luvas não altera nem substitui a higienização das mãos; seu uso por profissionais de saúde não deve ser adotado indiscriminadamente.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Biossegurança e Higiene, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem.

    A lavagem das mãos é o cuidado indicado como medida padrão ouro para evitar a proliferação de microorganismos e cuidados durante a realização da assistência em saúde.

    Analisando as alternativas:

    I FALSA. É indicado higienizar as mãos com ÁGUA E SABÃO quando estiverem visivelmente sujas ou manchadas de sangue ou outros fluidos corporais, ou após uso do banheiro. O uso de solução alcoólica só é recomendado quando não se tem disponível água e sabão e na ausência de sujidade visível.

    II VERDADEIRA. Sabonete líquido e preparação alcoólica para a higiene das mãos não devem ser utilizados concomitantemente. A higiene das mãos deve ser realizada sempre com água e sabão antes e após todos os procedimentos. O uso de solução alcoólica só é recomendado após a lavagem; ou na ausência de possibilidade para lavar as mãos.

    III VERDADEIRA. A utilização de preparação alcoólica para higiene das mãos tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos e pode substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. Lembrando que o álcool deve estar a concentração de 70% para ter a capacidade de desnaturar microorganismos sem evaporar.

    IV VERDADEIRA. O uso de luvas não altera nem substitui a higienização das mãos; seu uso por profissionais de saúde não deve ser adotado indiscriminadamente. Luvas somente devem ser usadas para proteção do profissional quando em contato com substancias ou secreções que possam causar problemas de saúde para o mesmo.

    As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente: F V V V.

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2940511
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São fatores de risco para úlcera por pressão:

Alternativas
Comentários
  • presença de doença vascular e grau de mobilidade alterado.

  • Fatores de risco para ÚLCERA POR pres SÃO : leSÃO na pele e no tecido subjacente resultante da pressão prolongada sobre a pele ( MÁ CIRCULAÇÃO : condição que limita sua capacidade de mudar de posição ) .

    GABARITO: ÚLCERA POR PRESSÃO :

    E ) Presença de DOENÇA VASCULAR e GRAU DE MOBILIDADE ALTERADO :

    DOENÇA VASCULAR ( má circulação nos membros ( aterosclerose ) ) .

    GRAU DE MOBILIDADE ALTERADO :

    ( má circulação ) .


ID
2940514
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das medidas de prevenção de infecção cirúrgica no período pré-operatório é:

Alternativas
Comentários
  • enfatizar a importância da higiene oral; nos casos em que houver previsão de entubação orotraqueal, fazer higiene oral com clorexidina 0,12%.

  • A) manter o período de permanência hospitalar pré-operatório o mais longo possível, para uma preparação pré-operatória adequada. ERRADO

    B)administrar, três horas antes do início da cirurgia ( 60 min.), o antimicrobiano profilático prescrito. ERRADO

    C) evitar tricotomia; se os pelos tiverem que ser removidos, deve-se fazê-lo imediatamente antes da cirurgia, utilizando lâminas novas de único uso ( de acordo com a ANVISA, laminas estão contraindicadas para tricotomia) ou tricotomizadores elétricos. ERRADO

    D) enfatizar a importância da higiene oral; nos casos em que houver previsão de entubação orotraqueal, fazer higiene oral com clorexidina 0,12%. CERTO

    E)nas cirurgias crânio-encefálicas, lavar o couro cabeludo com solução de quaternário de amônio e observar que o cabelo deva estar seco antes de ir para o bloco operatório (não se pode lavar o cabelo antes da cirurgia) . ERRADO


ID
2940517
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos cuidados que o técnico de enfermagem deve ter na administração intravenosa de sangue total ou hemocomponentes é:

Alternativas
Comentários
  • não adicionar nenhum medicamento à bolsa do componente sanguíneo ou infundir na mesma linha venosa, exceto a solução de cloreto de sódio a 0,9%.

  • Cloreto de sódio 0,9% é uma solução isotônica, ou seja, a osmolaridade é semelhante a do sangue, o que evita complicações. Essa solução é utilizada para fazer reposição de volume.


ID
2940520
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma solução de 20ml de soro fisiológico a 0,9%, a quantidade em gramas do soluto é de:

Alternativas
Comentários
  • 100 ml ------ 0,9 g

    20 ml -------- x

    x: 18/100

    x: 0,18 g

  • Solução de 20 ML de soro fisiológico a 0,9%

    2 x 0,9/10 = 1,8/10 = 0,18 gramas

  • 0,9 g ------ 100 ml

    x ------ 20 ml

    100 x = 18

    x=18/100

    x= 0,18 g


ID
2940523
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando uma prescrição de 16.000UI de heparina, diluídas em 250ml de soro glicosado a 5%, por via endovenosa (EV) dispondo a unidade hospitalar de frasco/ampola de 5ml de heparina contendo 5.000UI/ml, a quantidade em ml que o técnico de enfermagem deverá aspirar do frasco de heparina, para se obter a quantidade prescrita, é de:

Alternativas
Comentários
  • cada frasco/ampola de 5 ml contem 25.000 UI

    25.000 UI --------- 5 ml

    16.000 UI --------- x

    x: 80/25

    x: 3,2 ml

  • Onde vc encontrou esse 25000 ui?

  • PM: 16.000UI diluída em 250 ML a 5%

    DH: 5.000UI/ML

    16 UI _______ X ML

    5 UI _______ 1 ML

    5.x = 16.1

    5.x = 16/5

    x = 3,2 ML

  • eu primeiro pego o q tem disponivel no hospital ou o q foi prescrito??

  • * 5.000 UI/ml = 25.000 UI 16.000_____xml 25.000_____5ml 25.000.x= 16.000 .5 x= 80.000 25.000 x=3,2 ml
  • Me explica o pq do 25.000? Como surgiu?


ID
2940526
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Sr. José, em um período de 30 minutos, foi infundido, via venosa, solução fisiológica a 0,9%, com gotejamento de 45 gotas por minuto. O volume em ml da solução administrado ao paciente foi de:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro transforma as gotas prescritas em ml

    20gts ---------- 1ml

    45gts ----------- x

    20x=45

    x=45/20

    x= 2,5 ml por min

    para depois descobrir quantas mls foram infundidas em 30 min

    1min ------------ 2,25ml

    30min ----------- x

    x=30 * 2,25

    x= 67,5

    Gabarito letra E

  • Sendo 1 ml= 20 gts

  • caso alguem se perder na regra de 3 simples ou dar aquele branco, poderá fazer na formula de gotas por min;

    V.20/T

    colocando cada valor do gabarito no V (volume) até dar 45gts por min

    67,5.20 / 30 (67,5 é do gabarito letra E)

    1350/30

    gotas= 45 gts/min

    é um pouco mais demorado mas o que vale é acertar!

    resp. letra E

  • 1h-------60 min

    X------ 30 min

    X= 0,5 hora

    G= V/3.T (hora)

    45= V/ 3. 0,5

    V = 1,5 × 45

    V= 67,5 ml

  • GTS=V.20/T (em miutos)

    45= V.20 /30

    multiplica gts x volume = 45.30= 1350

    logo, V= 1350/20

    V=67,5 ml


ID
2940529
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para atender uma prescrição de 3.000.000UI de penicilina cristalina, o técnico de enfermagem deverá aspirar de um frasco de 5.000.000 UI, que foi diluído em 8 ml de água destinada, o volume, em mililitros, de:

Alternativas
Comentários
  • sendo que o volume da ampola é de 2ml pó + 8 ml de diluente= 10 ml total

    5.000.000--------- 10ml

    3.000.000--------- x

    5.000.000.x = 3.000.000.10=

    30.000.000 30

    ---------------= ------- = 6ml

    5.000.000 5

  • sendo que o volume da ampola é de 2ml pó + 8 ml de diluente= 10 ml total

    5.000.000--------- 10ml

    3.000.000--------- x

    5.000.000.x = 3.000.000.10=

    30.000.000 30

    ---------------= ------- = 6ml

    5.000.000 5

  • 5.000.000 ui ------10 ml (2 ml de pó, mas 8 ml de diluente)

    3.000.000 ui------x

    5.000.000 x = 30.000.000

    x=30.000.000/5.000.000

    x=6 ml


ID
2940532
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os nitratos ainda são a principal medida terapêutica no tratamento da angina do peito. A nitroglicerina administrada por via sublingual alivia a dor anginosa em até três minutos, devendo ser observada a seguinte orientação:

Alternativas
Comentários
  • esse medicamento deve ser conservado em recipiente escuro e fechado, pois sua ação é alterada na presença de luz.

  • Os nitratos ainda são a principal medida terapêutica no tratamento da angina do peito, por produzirem dilatação das coronárias com o conseqüente aumento do fluxo sangüíneo ao miocárdio.

    A nitroglicerina administrada por via sublingual alivia a dor anginosa em até 3 minutos, devendo ser observadas as seguintes orientações:

    -o usuário deve ter sempre o medicamento consigo;

    -esse medicamento deve ser conservado em recipiente escuro e fechado, pois sua ação é alterada na presença de luz;

    -ao usar o medicamento, manter a língua imóvel e não deglutir a saliva;

    -para evitar as crises de angina, utilizar nitroglicerina antes de qualquer atividade intensa, como, por exemplo, as relações sexuais. 

    Alguns efeitos indesejáveis podem surgir, tais como: rubor, cefaléia, hipotensão e taquicardia.


ID
2940535
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem no tratamento do edema agudo de pulmão consiste em:

Alternativas
Comentários
  • colocar o paciente em posição de Fowler alto para diminuir o retorno venoso e propiciar uma máxima expansão pulmonar.


ID
2940538
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infecção causada pelo vírus HTLV (tipos 1 e 2) representa importante problema de saúde pública no Brasil. Sua forma de transmissão é:

Alternativas
Comentários
  • O HTLV é transmitido por via sexual (relações sexuais desprotegidas), nas transfusões de sangue, pelo uso compartilhado de seringas e agulhas e da mãe para o filho durante a gestação, o aleitamento e no momento do parto.

    O HTLV é um retrovírus da mesma família do HIV, que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo.

    Existem dois tipos desse vírus: o HTLV-I e o HTLV-II. O primeiro está associado a doenças graves neurológicas degenerativas (paraparesia espástica tropical) e hematológicas, como a leucemia e o linfoma de células T humana do adulto (ATL). Polimiosites, poliartrites, uveítes e dermatites são enfermidades que parecem relacionadas com esse tipo de vírus.

    Quanto ao segundo tipo, ainda não foi plenamente esclarecida sua ligação com alguma patologia determinada.

    drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/htlv-virus-linfotropico-da-celula-humana/

  • A transmissão do HTLV ocorre da mãe infectada para o recém-nascido (Transmissão Vertical), principalmente pelo aleitamento materno. Outras formas de infecção são a via sexual desprotegida (sem camisinha) com uma pessoa infectada e o compartilhamento de seringas e agulhas.


ID
2940541
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos cuidados referentes à administração de insulina, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I Para administração da insulina, deve-se, inicialmente, agitar o frasco vigorosamente para misturá-la.

II Em pessoas muito magras ou crianças menores, a injeção poderá ser feita num ângulo de 45º para evitar que seja aplicada no músculo.

III O frasco de insulina deve ser conservado em geladeira em uma temperatura abaixo de 2º C.

IV Após um leve pinçamento da pele, a agulha de insulina deve ser inserida na posição de 90º, garantindo que a insulina seja injetada na derme.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • F, V, F, F.

  • IV- injetada na hipoderme (subcutânea )

  • I Para administração da insulina, deve-se, inicialmente, agitar o frasco vigorosamente para misturá-la.

    FALSO.

    Para homogeneizar corretamente as suspensões de insulinas (insulina humana de ação intermediária e bifásica), recomenda-se movimentar o frasco de dez a vinte vezes; a caneta vinte vezes e a seringa com insulina previamente preparada, também vinte vezes.

    Recomenda-se realizar movimentos suaves (interpalmar, circular ou pêndulo), pois a agitação provoca o aparecimento de bolhas de ar. As bolhas, se não removidas, dificultam o preparo e causam erro na dose da insulina.

    II Em pessoas muito magras ou crianças menores, a injeção poderá ser feita num ângulo de 45º para evitar que seja aplicada no músculo.

    VERDADEIRO.

    III O frasco de insulina deve ser conservado em geladeira em uma temperatura abaixo de 2º C.

    FALSO.

    A insulina nunca deve ser exposta a temperaturas inferiores a 2 ºC para não ter o risco de congelamento e perda de seu efeito. Seu armazenamento na geladeira deve evitar locais como a porta e a proximidade com as paredes da geladeira e o congelador. Os locais mais indicados são as prateleiras localizadas do meio para baixo e na gaveta de verduras e legumes, sempre acondicionada em sua embalagem original

    IV Após um leve pinçamento da pele, a agulha de insulina deve ser inserida na posição de 90º, garantindo que a insulina seja injetada na derme.

    FALSO.

    A via utilizada para a aplicação diária de insulina é a subcutânea. A extensa rede de capilares possibilita a absorção gradativa da insulina e garante o perfil farmacocinético descrito pelo fabricante.

    A via IM é uma opção usada, às vezes, em pronto-socorro, e a via IV, em unidade de terapia intensiva (UTI), onde o paciente permanece devidamente monitorado. A insulina de ação rápida, é a única opção para ser utilizada na aplicação intramuscular (IM) e intravenosa (IV).


ID
2940544
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Todos os recém-nascidos devem receber vitamina K, que deve ser administrada:

Alternativas
Comentários
  • A vitamina K atua na prevenção de sangramentos neonatais, podendo ser adm 1 mg IM ou 2 mg por via oral ao nascer, e entre o 4 e 7 dia de vida. Devendo esclarecer sobre melhor eficácia da aplicação IM.

  • A Administração da vitamina K previne hemorragias.

    Dose: 1mg/IM ou SC.Caso os pais recusem a via IM ou SC, pode administrar por via oral 2mg entre o 4 e o 7 dia de vida.

    RN em aleitamento exclusivo - Uma dose 2mg VO, após 4 a 7 semanas devido os baixos índices de vitamina K.

  • por via intramuscular, na região vasto-lateral da coxa, ou gotas por via oral.

    gabarito E

  • Alguém sabe o motivo da Letra B estar incorreta?

  • A Administração da vitamina K previne hemorragias.

    Dose: 1mg/IM ou SC.

    Caso os pais recusem a via IM ou SC, pode administrar por via oral 2mg entre o 4 e o 7 dia de vida.

     

  • COMENTÁRIOS

    Dose: 1mg/IM ou SC.

    Caso os pais recusem a via IM ou SC, pode administrar por via oral 2mg entre o 4 e o 7 dia de vida.

    RESPOSTA: E.

  • Letra E ! Correta


ID
2940547
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando o técnico de enfermagem registra que o cliente está com polidipsia, significa que ele apresenta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Hiperfagia/ Polifagia: apetite aumentado;

    Polaciuria: aumento da produção de urina.

    Sialorréia: salivação excessiva.

    Hipercolesterolemia: taxa de lipídios elevada.


ID
2940550
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os imunobiológicos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A- A administração da vacina BCG é feita por via  intradérmica na região do músculo deltoide.

    B- Não é permitido acondicionamento e conservação de doses de vacinas aspiradas de frasco multidose é em seringas.

    C- Todas as vacinas, produtos termolábeis, devem ser armazenadas e conservadas nas salas de imunização em temperaturas entre +2ºC e +8ºC, ideal +5ºC.

    D- Sarampo, caxumba e rubéola são protegidas pela vacina tríplice viral

    E- A ocorrência de febre acima de 38,5ºC, após a administração de uma vacina, não constitui contraindicação à dose subsequente.


ID
2940553
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à técnica correta de verificação do pulso sobre a artéria pediosa, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • R= B

  • ALTERNATIVA B.

    Essa é a técnica mais comum de mensuração do pulso.

  • Da até medo de errar de táo fácil kkkk
  • a resposta e coerente a técnica de aferição de pulso, porém neste caso (pedial), o paciente deitado em decúbito ventral e de melhor precisão e comodidade para o profissional.

  • É preciso higienizar as mãos para aferir esse pulso?


ID
2940556
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os instrumentais cirúrgicos são classificados de acordo com sua função. As pinças de Kelly e Rochester são classificadas como:

Alternativas
Comentários
  • hemostáticas.


ID
2940559
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A forma mais eficiente de combate à transmissão da hanseníase e da tuberculose, com vista ao controle, é:

Alternativas
Comentários
  • a identificação precoce dos sintomáticos, com tratamento de início rápido e adesão total do cliente.

  • a identificacao precoce dos sintomas e inicio rapido tratamento

  • A hanseníase é transmitida por gotícula e tuberculose por aerossóis. Ambas patologias são infectocontagiosas por nasofaringe . Após o início do tratamento poliquimioterápico as patologias vão perdendo o potencial de contaminar terceiros. Logo, a adesão e o tratamento imediato é de suma importância.

    '' A dor é passageira,mas a glória é eterna''

    AVANTE GUERREIROS!


ID
2940562
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as alterações da consciência, aquela em que o indivíduo entra em um estado de profunda alteração sensorial, onde praticamente não se consegue estimulá-lo, sendo somente possível mediante estímulos muito potentes, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E, estupor. Fundamento:

    Estupor: estado de sonolência profundo, no qual o indivíduo necessita receber estímulos vigorosos e repetidos para conseguir despertar.

    Complemento:

    A) Estado crepuscular: estão transitório, frequentemente associado a causas orgânicas (confusão pós-iictal, intoxicações, TCE). Consciência restringida a um círculo de ideias de importância particular para o sujeito, com conservação de atividade psicomotora global, com atos automáticos (violentos e com descontrole emocional). Geralmente ocorre amnésia lacunar para todo o episódio. 

    B) Delirium: desorientação, déficit de atenção, sensação de medo, irritabilidade e alterações de percepção  de estímulos sensoriais, como as alucinações visuais. Síndrome confusional aguda, devido a distúrbio cerebral agudo. Rebaixamento leve a moderado do nível de consciência; desorientação; ansiedade em graus variáveis; discurso ilógico e confuso. O quadro oscila ao longo do dia, normalmente com piora à tarde e à noite. Não confundir com DELÍRIO (alteração do juízo de realidade). 

    D) Obnubilação/ turvação : rebaixamento em grau leve a moderado. Dificuldade para integrar as informações sensoriais do ambiente; alguma sonolência e dificuldade de compreensão. Lentidão da compreensão, dificuldade de elaboração e síntese das impressões sensoriais

    FONTE: Ref: Coma e outros estados de consciência. Rev. Med. 2007. São Paulo. Almir Ferreira de Andrade et al.