SóProvas



Prova FGV - 2008 - Senado Federal - Produtor de Desenvolvimento de Conteúdos Jornalísticos para Internet


ID
292510
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito da estrutura e atribuições do Poder Legislativo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     a) Os Senadores são eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
    *CF, art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
    Os senadores são representantes das Unidades Federativas. Eles têm a incumbência de representar seus respectivos Estados e o DF no poder Legislativo Federal. Os senadores são eleitos pelo princípio majoritário simples, logo, aquele que conseguir a maior quantidade de votos, ainda que por apenas um voto de diferença, será o eleito.
    Cada Estado e o DF elegerá 3 senadores (81 no total) - cada um com dois suplentes - para exercer um mandato de 8 anos, com representação renovada de 4 em 4 anos, alternadamente, por um e dois terços.

    b) Compete exclusivamente ao Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo. CERTO
    CF, Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
    IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;

    c) Compete exclusivamente ao Senado Federal autorizar o Presidente da República a declarar a guerra e a celebrar a paz.
    Essa Competência é do Congresso Nacional.
    CF, art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
    II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;

  • Continuando...

    d) Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações no Senado Federal serão tomadas pelo voto de dois terços de seus membros.
    CF, art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.
    A regra geral para as deliberações do Poder Legislativo é a aprovação das deliberações por maioria simples ou relativa (presentes a maioria absoluta dos membros - 41 no caso do Senado Federal -, haverá aprovação se pelo menos a metade dos presentes - 21 no caso do Senado - votar a favor do que está sendo discutido).
    A Constituição Federal, por sua vez, pode determinar quorum qualificado para aprovação em derminadas hipóteses.
    Pode haver aprovação das deliberações por:
    *maioria absoluta (aprovação só ocorre se a metade da totalidade dos membros - 41 no caso do Senado Federal - votar a favor do que está sendo discutido). É o caso de aprovação de uma lei complementar, por exemplo.
    * Ou qualuqer outro quorum diferenciado, como, por exemplo, a admissão, pela Câmara dos Deputados, por quorum de 2/ 3 de seus membros, para a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado.

    e) Compete exclusivamente à Câmara dos Deputados fixar os subsídios dos membros das casas legislativas, do Presidente e do Vice-Presidente da República, e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
    Essa Competência é do Congresso Nacional.
    CF, art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
    VII - fixar idêntico subsídio para os Deputados Federais e os Senadores;
    VIII - fixar os subsídios do Presidente e do Vice-Presidente da República;
    CF, Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:
    XV - fixação do subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

  • Direito Constitucional\ Atribuições: Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal

    A letra a está incorreta.

    Os Senadores são eleitos pelo sistema majoritário em cada Estado, em cada território e no Distrito Federal. A cada 4 anos troca-se parcialmente os membros dessa casa legislativa em 2/3 e 1/3 dos seus membros, devido a isso, os Senadores terão mandato de 8 anos ou duas legislaturas.

    A letra c está errada.

    De acordo com a Constituição Federal:

    “art.49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    II- autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;”

    Lembrando que o artigo 49 no seu inciso II, o Congresso Nacional está atuando como Poder Legislativo nacional. Também, lembremos que as matérias no artigo 49 da Constituição Federal dispensam sanção presidencial e por isso, é disciplinada por decreto legislativo e como essa proposição necessita de aprovação nas duas casas, não seria possível falar em exclusividade do Senado Federal.

    A letra d está incorreta.

    Em regra, as deliberações no Senado Federal serão tomadas por maioria absoluta dos votos. A deliberação por 2/3 é caracterizada como tramite legislativo especial e ele só será usado para aprovação de Emendas Constitucionais ou tratados internacionais com status de Emenda Constitucional.

    A letra e também está incorreta.

    Essa competência é do Congresso Nacional.

    “Art.48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts.49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

    XV- fixação do subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, observado o que dispõem os arts.39, $ 4º; 150, II; 153, III; e 153, $ 2º, I.”

    “Art.49. É da competência exlusiva do Congresso Nacional.

    VIII- fixar os subsídios do Presidente e do Vice-Presidente da República e dos Ministros de Estado, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, $ 4º, 150, II, 153, III, e 153, $ 2º, I;”

    Além disso, cabe ressaltar que essa competência é reservada a lei ou Decreto Legislativo e não a resolução.

    Como Ministra Pontes de Miranda:

    “As resoluções são deliberações que uma das Casas do Congresso Nacional, ou o próprio Congresso Nacional toma, fora do processo de elaboração das leis e sem ser lei”

    Em resumo, não existe a possibilidade da Câmara disciplinar essa matéria, pois ela é reservada a atos que tem poder de lei que não é o caso das resoluções.

    A letra b é a correta.
  • Competência privativa e exclusiva: José Afonso da Silva afirma que "a diferença que se faz entre competência exclusiva privativa é que aquela é indelegável e esta é delegável. Então, quando se quer atribuir competência própria a uma entidade ou órgão com possibilidade de delegação de tudo ou de parte, declara-se quecompete privativamente a ele a matéria indicada... Mas a Constituição não é rigorosamente técnica neste assunto" (Curso de direito constitucional positivo, 9ª edição, São Paulo, Malheiros, 1992, p. 419) 
  • Raul, no caso das emendas, o quórum para aprovação é de 3/5, não 2/3 como você disse.

    Bons estudos!
  • Quem é o competente para julgar as contas do Presidente é o Congresso Nacional (CF, art. 49, IX).   Bom, na verdade o que acontece é o seguinte: O Congresso é o órgão responsável pelo controle externo, ou seja, o controle das contas dos outros poderes. Seu órgão auxiliar e "carregador de piano" é o TCU, que faz quase tudo para o Congresso e entrega o serviço "mastigado". Bom, o TCU julga as contas de quase todo mundo, mas as contas do Presidente não podem ser julgadas pelo TCU, somente pelo Congresso. Assim, da abertura da sessão legislativa o Presidente terá sessenta dias para apresentar contas ao Congresso Nacional, que passarão por um parecer prévio do TCU. Se decorrido este prazo de sessenta dias e o Presidente não apresentar suas contas, ai é que entra a Câmara na história: caberá à Câmara dos deputados tomar as contas do Presidente. (CF, art. 51, II).
    Gabarito: B
  • MACETE:
    VAI AÍ UMA MECETE PRA GANHAR TEMPO EM QUESTÕES COMO ESTA.
    COMPETÊNCIA EXCLUSIVA É SOMENTE DO CONGRESSO.
    SENADO E CÂMARA TÊM COMPETÊNCIA PRIVATIVA, É SÓ VER NA CF.
  •  a) Os Senadores são eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. ERRADA
    Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
     b) Compete exclusivamente ao Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo. CERTA
    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
    IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;
     c) Compete exclusivamente ao Senado Federal autorizar o Presidente da República a declarar a guerra e a celebrar a paz. ERRADA
    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional :
    II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;
     
     d) Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações no Senado Federal serão tomadas pelo voto de dois terços de seus membros.
    Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.
     
     e) Compete exclusivamente à Câmara dos Deputados fixar os subsídios dos membros das casas legislativas, do Presidente e do Vice-Presidente da República, e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
    VIII - fixar os subsídios do Presidente e do Vice-Presidente da República e dos Ministros de Estado, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
     
  • Dilmar, obrigada por esta valiosa contribuição. 

    O mundo cresce desse jeito, passando para frente o conhecimento !

  • Os Senadores são eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. (OS SENADORES SÃO ELEITOS PELO SISTEMA MAJORITÁRIO)

    Compete exclusivamente ao Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo. (CORRETA)

    Compete exclusivamente ao Senado Federal autorizar o Presidente da República a declarar a guerra e a celebrar a paz. (COMPETÊNCIA DO CONGRESSO NACIONAL)

    Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações no Senado Federal serão tomadas pelo voto de dois terços de seus membros. (AS DELIBERAÇÕES DE CADA CASA E SUAS COMISSÕES SERÃO TOMADAS POR MAIORIA DOS VOTOS, PRESENTES A MAIORIA ABSOLUTA DE SEUS MEMBROS)

    Compete exclusivamente à Câmara dos Deputados fixar os subsídios dos membros das casas legislativas, do Presidente e do Vice-Presidente da República, e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. (O CONGRESSO NACIONAL FIXA OS SUBSÍDIOS DO PRESIDENTE E VICE PRESIDENTE DA REPÚBLICA E DOS MINISTROS DE ESTADO)

  • A alternativa correta é a letra “b”. Dessa forma, passarei a grifar os pontos de pegadinhas apresentados pela banca examinadora.

    a) Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

    b) Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo.

    c) Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar.

    d) Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

    e) Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: VIII - fixar os subsídios do Presidente e do Vice-Presidente da República e dos Ministros de Estado, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.

    Gabarito: B

  • a) Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

    ___________

    b) Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;

    ___________

    c) Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;

    ___________

    d) Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

    ___________

    e) Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    VII - fixar idêntico subsídio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I;           

    VIII - fixar os subsídios do Presidente e do Vice-Presidente da República e dos Ministros de Estado, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I;        

  • A - Princípio Majoritário

    C - Exclusiva do CN

    D - tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

    E - Exclusiva do CN

    GAB B


ID
292513
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Não perde o mandato o Senador:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

    Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:

    I - que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior;

    II - cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar;

    III - que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada;

    IV - que perder ou tiver suspensos os direitos políticos;

    V - quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituição;

    VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado

  • Art. 54. Os Deputados e Senadores não poderão:
    I - desde a expedição do diploma:
    a) firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;
    b) aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades constantes da alínea anterior;
    II - desde a posse:
    a) ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;
    b) ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades referidas no inciso I, "a";
    c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a";
    d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

    Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:
    I - que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior;
    II - cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar;
    III - que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada;
    IV - que perder ou tiver suspensos os direitos políticos;
    V - quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituição;
    VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.
    § 1º - É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas.
    § 2º - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.
    § 3º - Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.
    § 4º A renúncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar à perda do mandato, nos termos deste artigo, terá seus efeitos suspensos até as deliberações finais de que tratam os §§ 2º e 3º.(Incluído pela Emenda Constitucional de Revisão nº 6, de 1994)
  • A alternativa 'B' admite alguma controvérsia, porque há implicações, inclusive com perda de mandato, quando o afastamento for superior a 120 dias, senão vejamos o que preceitua a CF/88:
    Art. 56. Não perderá o mandato o Deputado ou Senador:
            II - licenciado pela respectiva Casa por motivo de doença, ou para tratar, sem remuneração, de interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento não ultrapasse cento e vinte dias por sessão legislativa.
  • Concordo com o osmar. Questão mal formulada que não tinha nenhuma alternativa correta, pois a alternativa c) não explicou a que tipo de licença estava se referindo. Deveria ter sido anulada.
  • Correto o gabarito...

    Quando a questão fala que em licença acima de seis meses o Senador perderá o mandato, está "generalizando". Mas sabemos que não é em qualquer caso em que o Senador perde o mandato por licença superior a 6 meses, pois por motivo de doença esse prazo pode ser ultrapassado.
  • Pessoal, não esquecam que o Senador pode se afastar do cargo para exercer cargo de Ministro de Estado, Governador de Território, Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Território, de Prefeitura de Capital ou chefe de missão diplomática temporária sem que perca o mandato.

    Ele pode ficar por 7 anos exercendo cargo de Ministro e voltar ao Senado no último ano de sua legislatura.
  • Lembrando ainda que o praza de 120 dias se refere a mesma sessão legislativa. Nada impede que o  Senador fique licenciado durante os 120 dias finais de uma sessão e nos 120 dias iniciais da sessão seguinte. Totalizando 240 dias (cerca de 8 meses)
  • Detalhe importante gente!

    O que não pode ultrapassar 120 dias é a licença para tratar de assunto de interesse particular e não da licença para tratar da própria saúde.
    Vejamos a literalidade do art. 56, II da C.F.:

     Art. 56. Não perderá o mandato o Deputado ou Senador:

     II - licenciado pela respectiva Casa por motivo de doença, ou para tratar, sem remuneração, de interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento não ultrapasse cento e vinte dias por sessão legislativa.
  • Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:

    VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado
    § 2º - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

    Nesse caso o deputado ou senador poderá ser condenado em decisão definitiva e permanecer com o mandatos se assim a casa decidir. Neste caso ele é condenado e após cumprir a pena retorna para cumprir o restante do mandato.

    Ridículo!!!

  • Jecklane
    Entendi o que você quis dizer, mas mesmo assim não podemos marcar a letra d).
    Se aceitarmos que ela está certa estaremos sendo taxativos na afirmação de que Senadores não perdem o mandato quando sofrem condenação criminal em sentença definitiva e irrecorrível, o que não é sempre verdade.

    Percebe isso? Não podemos dizer que eles não perdem o mandato, podemos no máximo dizer que pode ser que não percam o mandato. 
  • Art. 55. CF. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:

    I - que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior; LETRA A

    II - cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar;

    III - que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada;

    IV - ue perder ou tiver suspensos os direitos políticos; LETRA B

    V - quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituição; LETRA E

    VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado. LETRA D

  • ALTERNATIVA: C

     

    Não podem os Deputados ou Senadores, desde a expedição do diploma:

     

    • Firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia (INSS), empresa pública (CEF), sociedade de economia mista (BB) ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;

    • Aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades constantes da alínea anterior;

     

    Não podem os Deputados ou Senadores, desde a posse:

    • ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;
    • ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades referidas no inciso I, "a";
    • patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a";
    • ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.



    Sendo assim, perderá o mandato o Deputado ou Senador que:

    • que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior;
    • cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar;
    • que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada;
    • que perder ou tiver suspensos os direitos políticos;
    • quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituição;
    • que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.

     

  • quer dizer então que se o deputado estiver com lepra ele vai continuar lá só para não perder o mandato?? não né

    LTIP sem remuneração!!!

  • Licença pra tratar de saúde própria.
  • Pra saúde pode, mas para interesse pessoais o limite e 120 dias (SEM REMUNERAÇÃO)

  • Não era pra ser 120 dias na lei não fala de 6 meses


ID
292519
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

O Senado Federal, durante as sessões legislativas ordinárias, reunir-se-á anualmente:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º do Regimento Interno do Senado Federal diz:
    Art. 2º O Senado Federal reunir-se-á:
    I – anualmente, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a
    22 de dezembro, durante as sessões legislativas ordinárias, observado o
    disposto no art. 57, da Constituição
    ;

    Portanto, resposta correta letra e.
  • Na verdade, muito do que há no Regimento Interno do Senado e Comum do Congresso são matérias constitucionais. O Artigo 2º do RIS está apenas transcrevendo o caput do Artigo 57 da Cosntituição. Que na verdade previa um recesso parlamentar bem maior, mas que foi reduzido depois do escândulos da farra das indenizações com a Emenda Constitucional nº 50, em 2006.

    Atenção: para os detalhes sobre as Reuniões Preparatórias, a questão do recesso de julho só acontecer após a aprovação da LDO e a possibilidade do término  da Sessão Legislativa em dezembro se estender caso dia 22 seja feriado ou final de semana.


    Seção VI
    DAS REUNIÕES

    Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro.

    Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 50, de 2006)

    § 1º - As reuniões marcadas para essas datas serão transferidas para o primeiro dia útil subseqüente, quando recaírem em sábados, domingos ou feriados.

    § 2º - A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

  • Lembrete: no início da legislatura, excepcionalmente, a sessão legislativa e a legislatura se iniciam em 01/02. Caso esse dia, no início da legislatura, caia em sábado, domingo ou feriado, a reunião prepatória da posse ocorre normalmente, mas os trabalhos só ocorrem no primeiro dia útil seguinte.
  • Complementando ainda mais um pouco, as reuniões preparatórias em 1º de fevereiro só ocorrerão na primeira e terceira sessão legislativa ordinária.
  • atentemos para mais um detalhe de que a primeira reunião preparatória realizar-se-á:
    na 1ª SLO, A PARTIR do dia 1º de fevereiro;
    na 3ª SLO, NO DIA 1º de fevereiro.
  • Quem dera se a prova doSenado de 2016 fosse igual a essa de 2008! Pq eu não fiz essa prova naquele ano? Que prova fácil. 

  • Gabarito: E

     

    CF/88

    Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.     

     

     

  • A resposta correta corresponde ao que está estabelecido no caput do Art. 2°, inciso I, do Regimento Interno do Senado Federal, conforme é possível verificar:

    “Art. 2º O Senado Federal reunir-se-á: 

    I - anualmente, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro, durante as sessões legislativas ordinárias, observado o disposto no art. 57 da Constituição

    II - quando convocado extraordinariamente o Congresso Nacional (Const., art. 57, §§ 6º a 8º).”

    GABARITO: E


ID
292717
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dados alarmantes contrastam com discursos tranqüilizadores no que se refere à produção de biocombustíveis. A falta de consenso dificulta a diversificação da matriz energética mundial, atualmente dominada pelos hidrocarbonetos.

Com relação à produção dos biocombustíveis, assinale a afirmativa que não apresente um argumento correto.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa LETRA D) O aumento da produção é o resultado do uso de tecnologia mais avançada e de práticas mais intensivas por área produzida, o que preserva os ecossistemas e as florestas nativas.

    O argumento apresentado está errado.
  • Creio que o erro esteja em dizer que as práticas mais intensivas por área produzida preserva o ecossistema e as florestas nativas, quando na verdade é o contrário  : mais áreas produzidas = menos florestas nativas.
  • Para mim amaioria tinha algum errinho, a primeira assertiva diz que no curto prazo e cereal, a matriz de biocombustíveis utiliza várias matéias primas, por isso acho que o impacto nao seria no curto prazo...
    Na letra B, tudo OK.
    C: ok
    D: De fato o aumento da produção se dá com o incremento de novas tecnologias, e não necessariamente com o aumento da área produtiva, se fosse assim só haveria lavouras no mundo...indiretamente o avanço tecnológico preserva áreas nativas, por reduzir a necessidade de espaço.
    E: questão muito ampla...mas dá pra aceitar....
  • Complicado achar o erro dessa hein? Letra D? Talvez ele queira dizer, e está em conformidade com as letras A e B, que o aumento da produção atual não está ligado ao "uso de tecnologia mais avançada e de práticas mais intensivas", mas sim a expansão das áreas utilizadas para cultivo da matéria prima dos biocombustíveis. Essa expansão poderia afetar as áreas destinados a cultivo de gêneros alimentícios.
  • Não vejo erro na letra D. É discutivel. Na decada de 60, no Brasil, 1 hectare de soja produzia 30 sacas do produto. Hoje no mesmo hectare pode-se produzir até 120 sacas de soja. Devido ao que? a utilização de novas tecnologias, praticas intensivas (e claro, nada saudáveis para a economia e agricultura), necessitando menos espaço para o triplo ou mais de produção. E isso se dá pela dificuldade em liberar mais areas de plantio. O produtor acaba trabalhando com o espaço que tem, investindo nas tecnologias de aumento de produção!! de certa forma....

ID
292720
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"Época triste a nossa. É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." (citação atribuída a Albert Einstein) O conhecimento que tornou possível o uso da energia nuclear derivou de pesquisas experimentais e teóricas sobre a estrutura do átomo, concentradas principalmente no fim do século XIX e na primeira metade do século XX. Desde então, proliferam argumentos favoráveis e desfavoráveis acerca do aproveitamento da energia atômica para fins diversos.

A respeito do panorama da energia nuclear no mundo contemporâneo, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA A LETRA A:

    Além deste dois, a CHINA, FRANÇA E REINO UNIDO também assinaram o TNP e possuem declaradamente arsenal nuclear.

    A ÍNDIA, PAQUISTÃO, ISRAREL possuem arsenal nuclear mas não assinaram o TNP. COREIA DO NORTE assinou mas denunciou o TNP.
  • Esta questão foi difícil para mim pois não conhecia sobre esse Acordo Brasil-Argentina.

    Segue uma Matéria do Estadão, para ampliar os conhecimentos:

    Início do conteúdo

    Cooperação nuclear Brasil-Argentina completa 20 anos

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,cooperacao-nuclear-brasil-argentina-completa-20-anos,742518,0.htm
     

    Os chanceleres do Brasil, Antônio Patriota, e da Argentina, Héctor Timerman, celebraram hoje o vigésimo aniversário do acordo de cooperação nuclear que eliminou velhos temores em ambos lados da fronteira sobre uma eventual corrida para a preparação de armas atômicas na América do Sul. Na ocasião, há duas décadas, para efetivar o controle dos compromissos assinados, os dois países criaram a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abac).

    Durante um breve encontro com jornalistas no Palácio San Martín, sede da chancelaria argentina, Patriota afirmou que o exemplo de cooperação entre o Brasil e a Argentina "pode servir de inspiração em outras regiões" do mundo. O chanceler brasileiro considerou que o vigésimo aniversário da criação da Abac demonstrava o compromisso do Brasil e da Argentina com "a paz e a não-proliferação de armas nucleares".

    Na década de 1950, a Argentina transformou-se no país pioneiro no desenvolvimento de energia nuclear na América Latina. Mas, durante o governo do presidente Carlos Menem (1989-99) o programa nuclear argentino ficou praticamente estancado. O país possui atualmente duas centrais atômicas. Em breve concluirá a terceira, cuja construção esteve paralisada durante duas décadas. O primeiro acordo nuclear bilateral entre o Brasil e a Argentina foi assinado em 1986 entre os presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney.

    Técnicos do Brasil e da Argentina mantêm desde o ano passado reuniões periódicas para aprofundar a cooperação nuclear entre os dois países. O principal projeto é o desenvolvimento e construção de reatores multipropósitos destinados à pesquisa médica e científica. Os dois lados estão analisando a cooperação para, de forma complementar, desenvolver a curto prazo os dois reatores, que utilizarão o mesmo tipo de combustível, o urânio enriquecido a 19,99%. Os reatores ficariam prontos em 2016. Segundo os técnicos brasileiros, o reator que seria construído no Brasil teria um custo total de R$ 850 milhões.

  • pra mim, essa questão caberia recurso, o Tratado do Iguaçu entre Brasil e Argentina foi firmado em 1985. Acho que 85 não é mais ínicio da década de 80...
  • Juliana, é um Acordo Nuclear Brasil e Argentina de 1980. Em 1985 é outra Declaração Conjunta de Política Nuclear. Talvez por isso da sua dúvida. Após há outros acordos.

    Veja o site da ABACC - Agência Brasileira-Argentina de Contabilidade e Controle.
    http://www.abacc.org.br/?page_id=3125

ID
292894
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne à administração indireta, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •      a) as agências reguladoras são instituídas por lei sob a forma de fundações governamentais. [autarquias de regime especial]


         b) as autarquias integram a estrutura da administração direta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. [indireta]

         c) sociedades de economia mista e empresas públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado.

         d) é constitucionalmente vedada às empresas públicas a exploração de atividade econômica de natureza empresarial. [permitida]

         e) o capital social da empresa pública é constituído exclusivamente pela pessoa federativa que a instituiu. [exclusivamente de capital público, tanto da pessoa federativa que a institiu como de outras]
  • Alternativa C

    Apenas complementando o excelente comentário do colega quanto a alternativa E.

    O capital da empresa pública deverá ser de pelo menos 50% MAIS UM da pessoa POLÍTICA que a instituiu, e o restante podendo ser de outras pessoas da administração direta ou indireta.

    Ex: A empresa ALFA foi instituída pela UNIÃO, portanto A MAIORIA do capital votante deve ser da união, o restante poderá ser de propriedade do estado e de uma sociedade de economia mista, por exemplo.

    Sorte a todos!! 
  • Achei fácil a questão, todavia, a alternativa E) pode causar alguma dúvida, tendo em vista que a forma como está escrito pode confundir o canditado. O capital social da empresa pública é exclusivamente dotado pelo poder público (estados municípios e união), estendendo a outras pessoas jurídicas de direito público da adm direta. Por ex. Empresa A possui maior capital voltante do poder público (70%)(União, estado ou Município). os outros 30 % podem ser de entes da adm indireta exemplo grosseiro, mas que sirva como decoreba, afinal o canditado tem que estar ligado nestas pegadinhas.
  • Lembrando que EP federais poderao ter, de acordo com o DL 900/69, art 5º, capital de entidades da adm ind investido em si, incluindo SEM, às quais possuem capital privado.
    Portanto, cuidado. É possível que EP possua em si capital privado investido. Temos que ver com atenção o que a questão quer.
    Bons estudos!
  • Excelente o comentário do Cássio.

    Acerca do item C, há que se lembrar também que, segundo a profª Maria Sylvia Di Pietro, EP e SEM possuem personalidade jurídica de direito "híbrido". Significa que elas possuem personalidade jurídica de direito privado, derrogado pelo público em certas situações. Assim, ambas (EP e SEM) possuem algumas prerrogativas e sujeições típicas de pessoas jurídicas de direito público. Essa distinção foi feita pela Di Pietro para diferenciar, por exemplo,  uma SEM das sociedades empresárias.  P. Ex: Caixa Econômica Federal x Banco Bradesco.
  • Só uma ressalva no comentário do Henrique: a Caixa Econômica Federal é uma empresa pública, e não uma sociedade de economia mista (SEM).
    http://www.caixa.gov.br/acaixa/estrutura_organizacional.asp

  • Fonte: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/
  • letra e) o capital social é composto por ...
  • Cuidado!!
    Letra ' E"
    primeira coisa: CAPITAL PÚBLICO É DIFERENTE DE PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PUBLICO
    - Empresa Pública possui capital exclusivamente público o que significa dizer que esse capital pode ser qualquer dos entes da Administração Direta ou indireta inclusive de entes com personalidade jurídica de direito privado (Fundações, E.P, S.E.M)
    - NÃO possui capital privado. Observe que ações da Caixa Econômica Federal não são negociadas na bolsa de valores ( alguns comentários anteriores colocaram que possui capital privado e isso está errado)
    - Seu capital é fechado, ou seja, não negociados em ações na bolsa de valores
  • O capital das empresas pública é integralmente público, isto é, oriundo de pessoas integrantes da administração pública. É possível, entretanto, desde que a maioria do capital votante de uma empresa pública permaneça sob propriedade da pessoa política instituidora, que haja participação de outras pessoas políticas, ou de entidades das diversas administrações indiretas.  Dessa forma, uma empresa pública pode ser unipessoal, ou seja, cem por cento do capital pertencer à pessoa política instituidora, ou pluripessoal. No caso de uma empresa pública pluripessoal, o controle societário deve ser da pessoa política instituidora, podendo o restante do capital estar nas mãos de outras pessoas políticas, ou de quaisquer entidades da administração indireta (inclusive sociedades de economia mista) de todas as esferas da Federação.

    resumo de direito administrativo descomplicado - marcelo alexandrino 

  • Alguém poderia comentar sobre a alternativa A?

     

  • RESPOSTA 

     c)

    sociedades de economia mista e empresas públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado.

     

    ITEM A AGENCIAS REGULADORAS SAO AUTARQUIAS E NAO FUNDAÇOES

  • 21

    ( assuntos)

    Ano: 2016 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Resolvi certo!

    A Administração Pública é o conjunto de órgãos a serviço do Estado, cujo propósito é o bem-estar dos cidadãos e o progresso social. Sobre as características das entidades da Administração Pública Indireta, analise os exemplos a seguir. I. As autarquias são empresas criadas por decreto que prestam serviços autônomos, exercem atividades típicas de governo e têm patrimônio próprio. II. As fundações possuem dotação de capital específica da União, não têm objetivos lucrativos e possuem autonomia financeira. III. As empresas públicas têm personalidade jurídica de direito privado, possuem autonomia financeira e capital exclusivo da União. Está correto o que se afirma em:

    APENAS A ALTERNATIVA III ESTÁ CORRETA

    "EMPRESAS PÚBLICAS TEM PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO, POSSUEM AUTONOMIA FINANCEIRA E CAPITAL EXCLUSIVO DA UNIÃO"

    VEJAM A ALTERNATIVA E.

    ALGUEM PODERIA ME EXPLICAR A DIFERENÇA DE CAPITAL EXCLUSIVO DA UNIÃO PARA CAPITAL DO ENTE FEDERATIVO QUE A INSTITUIU?

  • Personalidade jurídica de direito privado: A sociedade de economia mista bem como a empresa estatal são dotadas de personalidade de direito privado. Todavia, como são instrumentos de ação do Estado e são constituídas com dinheiro público são submetidas a regras especiais que derrogam parcialmente o direito comum.

    GABARITO LETRA C


ID
292897
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa b está incorreta, pois o direito de regresso contra o servidor só é assegurado caso ele tenha agido com dolo ou culpa, nos termos do art. 37, §6º, da CF:

    Art. 37. (...)

    § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
  • Direito de Regresso

    Em decorência da responsabilidade subejetiva do agente público, é assegurado ao Poder Público o direito de regresso no sentido de dirigir  sua prentenção indenizatória contra o agente responsável pelo dano, desde que este tenha agido com culpa ou dolo.
  • Ação regressiva: em caso de culpa OU dolo, depois que a Administração foi obrigada a indenizar o particular e depois de ser efetuado o pagamento, a Administração pode analisar a culpa do agente público ou a sua vontade de danificar - culpa = negligência, imprudência ou imperícia; dolo = vontade de causar o dano.



    Fonte: curso de Direito Administrativo - Responsabilidade Civil do Estado - Professor Eduardo Souza


    http://www.youtube.com/watch?v=MHkGmTXPAd4&feature=BFa&list=PL7D4D541BD486A83C&lf=player_embedded



    responsabilidade doEstado não é absoluta. Ela cede na hipótese de força maior ou de caso fortuito. Da mesma forma, não haverá responsabilidade do Estado em havendo culpa exclusiva da vítima. No caso de culpa parcial da vítima impõe-se a redução da indenização devida pelo Estado.


    F
    onte: 
    http://jus.com.br/revista/texto/491/responsabilidade-civil-do-estado

  • questionável essa questão, pois a interposição da ação de regresso é obrigatórias, pois é por meio desta acão que apurará a responsabilidade subjetiva
    QUESTÃO MAL ELABORADA
  • A questão de dolo ou culpa não seria questão de mérito na ação de regresso? 

  • DI Pietro não pensa o mesmo sobre Caso Fortuito e Força Maior, viu? Questão viscosa. 

  • Gabarito B

    Responsabilidade do estado:

    -objetivo

    -comissivo;

    -independe de dolo ou culpa;

    comprovação de nexo casual ou dano;

    Responsabilidade do agente:

    -subjetivo;

    -omissivo;

    -depende de dolo ou culpa;

    -regresso contra agente(apos indenização ao particular)

  • I. A responsabilidade objetiva prescinde de dolo ou culpa

    II. Nas ações de regresso contra servidores públicos é imprescindível dolo ou culpa.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!


ID
292900
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. O poder de polícia implica restrições e condicionamentos à liberdade e à propriedade.

II. A complementação das leis com o objetivo de permitir a sua execução se concretiza pelo exercício do poder regulamentar.

III. O poder discricionário, por traduzir atividade administrativa, só pode ser exercido no âmbito do Poder Executivo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • SEi que a pergunta é idiota, mas na alternativa II, nao seria "poder normativo" ao invés de "poder regulamentar"?

    II. A complementação das leis com o objetivo de permitir a sua execução se concretiza pelo exercício do poder regulamentar.
  • Karina,

    Eu acho que está correto!

    A afirmativa II fala e "complementação das leis" e "permitir a sua execução" e isso se dá por decreto regulamentar!

    Poder normativo é o poder de fazer lei nova! Uma lei nova não "completa" uma outra lei, mas cria ordenamento novo!

    Concorda?
  • Poder normativo ou regulamentar. Poder normativo é mais apropriado, pois poder regulamentar não abrange toda a competência normativa da Administração. Poder regulamentar é o que cabe ao Chefe do Poder Executivo da União, dos Estados e dos Municípios, de editar normas complementares à lei, para sua fiel execução. Na doutrina: dois tipos de regulamentos – regulamento executivo e o regulamento independente ou autônomo. Regulamento executivo complementa a lei. Art. 84, IV da CF – contém normas “para fiel execução da lei”. Não pode estabelecer normas “contra legem” ou “ultra legem”. Não pode inovar na ordem jurídica, criando direitos, obrigações, proibições, medidas punitivas, uma vez que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, conforme art. 5º, II, da CF. Regulamento autônomo ou independente inova na ordem jurídica. Não completa nem desenvolve nenhuma lei prévia. Além do decreto regulamentar, o poder normativo da Administração se expressa por meio de resoluções, portarias, deliberações, instruções, editadas por autoridades que não o Chefe do Executivo. Ex. Art. 87, § único, II, da CF outorga aos Ministros de Estado competência para “expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos.” Há ainda regimentos pelos quais os órgãos colegiados estabelecem normas sobre o seu funcionamento interno. 


    Creio que está correto o termo utilizado.
    CrieCrcc 
  • RESPOSTA LETRA D:
    I PODER DE POLÍCIA
     
    Uma série de direitos são garantidos à sociedade pela legislação. Contudo, o
    exercício desses direitos não pode ser ilimitado, devendo haver regulação do
    uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em atenção ao benefício
    comum do povo.
    Assim, disciplina-se o direito à livre manifestação do pensamento, à
    propriedade, ao trânsito, ao livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou
    profissão, e tantos outros no nosso cotidiano.
    “Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração
    pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou
    liberdade,regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão
    de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem,
    aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício
    de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização
    do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à
    propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
     
     
    II PODER REGULAMENTAR
     
    A Constituição Federal confere aos chefes do Poder Executivo federal,
    municipal e estadual poder para editar normas gerais e abstratas que explicama lei, complementando-a e dando sua correta aplicabilidade.
     
    Esse tipo de regulamento é expedido para dar a fiel execução da lei (art. 84,
    IV, CF/88), não podendo ser contrário a ela, tampouco tratar de assunto não
    tratados por ela. Não pode inovar, ou seja, criar direitos, obrigações, sanções diversas das previstas na lei que regulamenta, mesmo porque ninguém é
    obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, senão em virtude de lei (art. 5º, II,
    CF/88). Assim, cabe ao regulamento apenas fixar normas para o cumprimento
    da lei.
  • Karina,

    poder normativo é a nomenclatura dada pela Maria Sylvia Zanella di Pietro e teria diferença quanto ao poder regulamentar porque aquele é mais amplo que este. Ela dá aquele nome (poder normativo) como o correto. Posicionamento dela.

    Contudo, a maior parte da doutrina trata as nomenclaturas como sinônimas.
  • Eu errei porque considerei que o item II estaria errado...  o item diz:  ... "com o objetivo de permitir a sua execução" ...
    Até onde eu sei, o decreto de execução não  permite nada...  ele só dá orientações para a fiel execução da lei, ele só complementa a lei...

    Alguém teria algo a acrescentar?? Alguém poderia me ajudar com isso??
    Obrigada!
  • I. O poder de polícia implica restrições e condicionamentos à liberdade e à propriedade. 

    CERTO.
    Primeiro que poder de polícia não ter nada relacionado à Polícia Miliar, Civil, Federal...

    Poder de polícia quer dizer que a administração tem o poder de limitar alguns direitos individuais (LIMITAR - NÃO ANIQUILAR) em benefício ao coletivo.

    Por exemplo, não pode fumar em ambientes fechados sob pena de multa. Mas em ambientes abertos você pode.

    Você não pode construir uma carvoaria ao lado de um hospital, mas na zona rural você pode.

    O poder de polícia é GERALMENTE discricionário, mas pode ser vinculado também.

    O poder de polícia difere do poder disciplinar porque o poder de polícia é exercido em particulares ou pessoas externas a administração, ao contrário do poder disciplinar que é exercido a pessoas internas a instituição - geralmente agentes públicos.


    II. A complementação das leis com o objetivo de permitir a sua execução se concretiza pelo exercício do poder regulamentar. 

    O poder regulamentar é responsavel pela elaboração de atos normativos como Portarias, Oficio, Ordem de Serviços e Decretos.

    Na hierarquia temos:

    1  - Constituição
    2 - Leis
    3 - Decretos

    Os decretos servem para complementar uma lei. Uma lei determina que se deve pagar multa tal, o decreto detalha essa lei,m dizendo onde pagar, que guias usar e etc.


    III. O poder discricionário, por traduzir atividade administrativa, só pode ser exercido no âmbito do Poder Executivo. 

    ERRADO. Quando o Legislativo abre concurso público ou licitação, por exemplo, está exercendo seu poder discricionário.

  • Senhores,

    Para quem tem dúvidas em relação à alternativa II farei um comentário destacando os pontos chave:

    II. A complementação das leis com o objetivo de permitir a sua execução se concretiza pelo exercício do poder regulamentar.

    Em regra, as leis entram em vigor com a edição de um decreto que explana os limites da lei que em breve deverá adentrar o mundo jurídico. Isto serve para evitar equívocos quanto a aplicação da lei. Tal ato, que é prerrogativa do chefe do executivo, é um complemento que está atrelado à lei e permite sim que a lei entre em vigor. Os decretos são editados para a fiel execução das leis como disciplina a própria Constituição Federal.

    Bons estudos!

    Acreditem no sucesso!

  • I. CORRETO - O poder de polícia implica restrições e condicionamentos à liberdade e à propriedade. PODER DE POLÍCIA INCIDE SOBRE ATIVIDADES (ex.: regulamentar profissões), DIREITOS (ex.: direito de ir e vir) E BENS (ex.: propriedade).


    II. CORRETO - A complementação das leis com o objetivo de permitir a sua execução se concretiza pelo exercício do poder regulamentar. SEM QUE INOVE NO ORDENAMENTO JURÍDICO, CAPACIDADE EXCLUSIVA DOS CHEFES DO EXECUTIVO.


    III. ERRADO - O poder discricionário, por traduzir atividade administrativa, só pode ser exercido no âmbito do Poder Executivo. OS PODERES SÃO INDEPENDENTES E HARMÔNICOS ENTRE SI, OU SEJA, CADA UM EXERCE DE FORMA ATÍPICA AQUILO QUE É ATIVIDADE TÍPICA DOS DEMAIS, LOGO TANTO O PODER JUDICIÁRIO QUANTO O PODER LEGISLATIVO PODERÃO - DE FORMA ATÍPICA - PRATICAR ATOS ADMINISTRATIVOS



    GABARITO ''D''
  • pelo poder regulamentar? não seria NORMATIVO?  já que o regulamentar é só pelos chefes do executivo?

  • Poder regulamentar e poder normativo são sinônimos meu povo.

  •  d)

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • Atividades administrativas podem ser executadas por outros poderes de forma Atípica

  • Adendo: Dizer "Poder Regulamentar" foi popularizado e acaba sendo considerado pelas bancas, mas o correto mesmo é Poder Normativo, pois além de regulamento, a administração pode expedir outras normas obedientes à lei, como resoluções por exemplo

  • III- Errado . Não há essa restrição , até porque os demais poderes poderão , atipicamente , atuar por meio da função administrativa .

  • O Poder Discricionário abrange a Administração Pública dos 3 Poderes.


ID
292903
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Assinale a alternativa que não contém erro, no que diz respeito à sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Alternativas
Comentários
  • Um resumo para o pessoal sobre Sessões Conjuntas:
    * Ocorrem com Deputados e Senadores deliberando juntos mas votando separados.
    * Só são abertas com a presença minima de 1/6 dos membros de cada casa (art.28 RC)
    * Ocorrerá quando foram discutidas matérias de competência da UNIÃO e matérias de competência EXCLUSIVA do CN além de: discutir e votar orçamento (art.166 CF), delegar ao Chefe do Executivo poderes legislativos (art. 68 CF), inaugurar sessão legislativa (art 57, parag 3º, I CF), dar posse ao Presidente e Vice (art. 57, parag. 3º, III e art. 78 CF), discutir, votar e promulgar Emendas à Constituição (art. 60, parag 3º CF), conhecer matéria vetada e deliberar a respeito (art.57, parag 3º, IV CF) e eleborar ou reformar o RC (art. 57 parag 3º II CF).
    * Terão duração de 4 horas (art. 22 RC) e se começar não serão interrompidas, independentemente de pedido de prorrogação).
    * A prorrogação poderá ocorrer a pedido do Presidente ou qualquer Congressista (Art. 23 RC). Sempre por prazo fixo que não poderá ser restringido salvo por falta de matéria ou quórum. A prorrogação não é discutida nem votada.
    * A suspensão pode ocorrer por conveniência de ordem (Art. 24 RC).
    As sessões conjuntas poderão ser pública sou secretas a pedido do Presidente e com motivação.
  • Resposta Correta: C

    a) A sessão conjunta não pode ser suspensa por conveniência da ordem. (Art. 24 do RCCN)

    b) Se, ao término da sessão conjunta, tiver sido iniciada votação, esta só será ultimada na próxima sessão. (Será ultimada independetemente de pedido de prorrogação, conforme art. 22 parágrafo único do RCCN)

    c) A sessão conjunta terá a duração de 4 (quatro) horas. É o que reza o artigo 22 do RCCN

    d) Apenas o Presidente pode propor a prorrogação do prazo de duração da sessão conjunta. (Além do Presidente, qualquer congressista, mediante requerimento, pode propor, conforme art. 23, a, b do RCCN)

    e) Uma vez prorrogada a sessão conjunta, é vedada nova prorrogação. (poderá ser requerida outra prorrogação, conforme art. 23, § 3º do RCCN)


  • A reposta é letra C, conforme o art. 22, caput do regimento comum " a sessão conjunta terá a duração de 4(quatro) horas."


ID
292906
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal assegura aos servidores públicos os apontados nas alternativas a seguir, à exceção de uma.

Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Para os servidores públicos, no art. 37, inciso XVI, a CF alega que:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI (TETO REMUNERATÓRIO).

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico oucientífico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    CUIDADO, Agentes políticos como Vereadores, Juízes, Promotores, podem também acumular cargos desde que haja compatibilidade.
  • As assertivas corretas.

    A - Artigo 37, VI da Constituição Federal


    VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;
     

    B - Artigo 37, VII  da Constituição Federal

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; 


    D - Artigo 37, X da Constituição Federal


    X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices; 



    E - Artigo 37, XV da Constituição Federal


    XV - o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I;


     
  • A revisão geral anual da remuneração é só conto de fadas. O Poder Judiciário da União está amargando há quase 6 anos sem qualquer reajuste ou reposição salarial. 0%
  • Eu errei essa.
    De início me apeguei as diversas ressalvas.
    XV - o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I;

    mas realmente a letra C está errada vez que não são quaisquer cargos públicos e sim os indicados no art.37, XVI e XVII.
  • EXCELENTE QUESTÃO.
  • Essa questão leva muitos ao erro já que se trata de um artigo fantasioso

  • GABARITO ''C'' 


    É VEDADA A PERCEPÇÃO SIMULTÂNEA DE PROVENTOS DE APOSENTADORIA COM A REMUNERAÇÃO DE CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO PÚBLICA RESSALVADOS OS CARGOS ACUMULÁVEIS: 

    - PROFESSOR 

    - TÉCNICO OU CIENTÍFICO

    - PROF. DA ÁREA DA SAÚDE

    - CARGOS ELETIVOS (qualquer um)

    - CARGOS EM COMISSÃO


    PESSOAL NÃO TEM O PORQUÊ FALAR EM COMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS NESTE CASO HEIN!!!... O SERVIDOR ESTÁ APOSENTADO!

  • Questão pra confundir mesmo, no enunciado não específica que tipo de servidor, e na alternativa "a" bota essa de livre associação sindical, e se o servidor público for militar? Na letra "b" foi específicado o direito de greve. Cuidado com essa banca miséra!

  • Erro: quaisquer cargos públicos 

     

    Gabarito C

  • Observado o teto constitucional, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários:

    Acumulação remunerada de cargos públicos (havendo compatibilidade de horários)

    2 cargos de professor (art. 37, XVI, "a")

    1 cargo de professor + 1 cargo técnico ou científico (art. 37, XVI, "b")

    2 cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas (art. 37, XVI, "c")

    cargo público + Mandato de vereador (art. 38, III)

    1 cargo de Magistrado + 1 cargo no Magistério (art. 95, parágrafo único, I)

    1 cargo de Procurador do Ministério Público + 1 cargo no Magistério (art. 128, §5º, II, "d")


ID
292909
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read text I and answer questions 31 to 36.

TEXT I

Beware the power of the blog

Companies may not like blogs, but if they ignore them
they may be inviting some PR disasters



The number of blogs on the internet is doubling every five
months, according to blog-tracking site Technorati. The total is
now around 20 million, with around 1.3 million posts made each
day. Most are no more interesting than overhearing another
person's telephone call, but there are exceptions that can have a
remarkable impact.



(from http://www.computing.co.uk/itweek/comment/ 2145491/beware-power-blog, retrieved on September 24th, 2008)

The function of the title of this text is to

Alternativas
Comentários
  • PRAISE           = elogiar
    WARN             = avisar / previnir
    COMPLAIN     = criticar / queixar-se
    CHEER            = alegrar
    LAMENT           = lamentar

    O título significa: As empresas podem não gostar de blogs, mas se ignor-a-los (...)

    A pergunta da questão é: A função do título neste texto é para?

    Lendo o título percebe-se clararamente que se trata de um simples  aviso ( uma informação apenas). O título está previndino às empresas.

    Logo, gabarito b) warn
  • Um outro tipo de análise...

     Bastava analisar o título do texto, como pede a questão:  BEWARE THE POWER OF THE BLOG. [= Tenha consciência[tenha cuidado, acautele-se] do poder do blogue.], ou seja, um aviso [WARN] !!

    Para enriquecer...

    Beware também pode aparecer como: be alert to, be cautions, be watchful
    Aware - consciente, atento
    Self-aware - autoconsciente
    Become aware of - ficar ciente
    Awareness - consciência

    :) 

  • Prevenir, não previnir.

  • beware: used in order to warn someone to be careful

  • b-
    Beware/watch out for/ be cautious of the power of the blog all mean that one should heed the telling signs that the latest informational outley known as the internet has given rise to a host of free speech platforms that might threaten the traditional approaches of whatever company that doesn't harness the potential of mass media communication and instead find itself lagging behind others that can find appeal through the latest technologial resources. 

    beware geralmente significa warn (alertar, avisar etc). As outras opções não têm nada a ver com a intenção do título


ID
292912
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read text I and answer questions 31 to 36.

TEXT I

Beware the power of the blog

Companies may not like blogs, but if they ignore them
they may be inviting some PR disasters



The number of blogs on the internet is doubling every five
months, according to blog-tracking site Technorati. The total is
now around 20 million, with around 1.3 million posts made each
day. Most are no more interesting than overhearing another
person's telephone call, but there are exceptions that can have a
remarkable impact.



(from http://www.computing.co.uk/itweek/comment/ 2145491/beware-power-blog, retrieved on September 24th, 2008)

According to the text, blogs are

Alternativas
Comentários
  • O texto inteiro diz como a quantidade de blogs vêm crescendo, portanto, a letra correta é a B, isso pq o significado das palavras são?

    a) selling - a venda.

    b) increasing - aumentar.

    c) diminishing - diminuindo

    d) agitating - agitar

    e) contaminating - a contaminação.
  • Apenas acrescentando...

    A resposta está no seguinte trecho: The number of blogs on the internet is doubling every five months(...) [O número de blogs na internet está dobrando a cada 5 meses]

    :)

  • b- increasing.

    INcrease = accretion, addition, augmentation, boost, expansion, gain, growth, increment, olus, raise, rise, accumulation, aumento

  • The total is now around 20 million, with around 1.3 million posts made each

    day. INCREASING


ID
292915
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read text I and answer questions 31 to 36.

TEXT I

Beware the power of the blog

Companies may not like blogs, but if they ignore them
they may be inviting some PR disasters



The number of blogs on the internet is doubling every five
months, according to blog-tracking site Technorati. The total is
now around 20 million, with around 1.3 million posts made each
day. Most are no more interesting than overhearing another
person's telephone call, but there are exceptions that can have a
remarkable impact.



(from http://www.computing.co.uk/itweek/comment/ 2145491/beware-power-blog, retrieved on September 24th, 2008)

The writer’s opinion about blogs is that

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A última frase do texto (Most are no more interesting than overhearing another person's telephone call, but there are exceptions that can have a remarkable impact) deixa claro que, para o autor, a maioria dos blogs não são mais interessantes do que ouvir uma conversa telefônica qualquer, mas há exceções que podem causar grande impacto.

    a) eles são todos relevantes

    b) quase todos são importantes

    c) alguns deles podem ser impressionantes

    d) nenhum deles são essenciais

    e) a maioria deles são cruciais
  • c-

    Most are no more interesting than overhearing another person's telephone call, but there are exceptions that can have a remarkable impact. According to this excerpt, the bulk of the blogsphere is inane rants and mindless chatter that are likely to draw little attention. But there are some of worthnoticing contents that might hold some sway over their readers on a non-trivial matter. 

    Resposta no último periodo do texto, onde esta explícito que alguns blogs são bons enquanto que a maioria são simples
     


ID
292918
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read text I and answer questions 31 to 36.

TEXT I

Beware the power of the blog

Companies may not like blogs, but if they ignore them
they may be inviting some PR disasters



The number of blogs on the internet is doubling every five
months, according to blog-tracking site Technorati. The total is
now around 20 million, with around 1.3 million posts made each
day. Most are no more interesting than overhearing another
person's telephone call, but there are exceptions that can have a
remarkable impact.



(from http://www.computing.co.uk/itweek/comment/ 2145491/beware-power-blog, retrieved on September 24th, 2008)

The underlined verb in “Companies may not like blogs” indicates

Alternativas
Comentários
  • May e May not querem dizer, respectivamente, Pode(m) e Pode(m) não.
    Se trata de uma possibilidade, may é muito utilizado para pedir permissão, mas esta questão não é um caso.

    Resposta certa> D)
  • May
    - é um modal verb, ou seja, é um tipo especial de verbo auxiliar que é usado junto com um verbo principal, alterando-lhe ou completando-lhe o sentido.
    - nunca é flexionado.
    - não forma gerúndio (-ing) ou passado(-ed)
    - sua forma negativa é may not[não há forma contraída] 

    Pode ter os seguintes sentidos :
    - Permission: May I use your umbrella?
    - Possibility: You may be right.
    - To express a wish: May all your dreams come true!

    Na questão temos : 'Companies may not like blogs', ['As companhias podem não gostar de blogues...'], ou seja,  uma possibilidade.
    a) prohibition. [proibição]
    b) permission.[permissão]
    c) prediction.[previsão]
    d) possibility.[possibilidade]  --> CORRETA!
    e) persistence [persistência]
  • O may tem essas duas possibilidades de permissão e a de possibilidade. Todavia, normalmente é usado como permissão. A baca usou como pegadinha para quem lê a questão apressadamente e sem atenção como foi o meu caso infelizmente :(


ID
292921
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read text I and answer questions 31 to 36.

TEXT I

Beware the power of the blog

Companies may not like blogs, but if they ignore them
they may be inviting some PR disasters



The number of blogs on the internet is doubling every five
months, according to blog-tracking site Technorati. The total is
now around 20 million, with around 1.3 million posts made each
day. Most are no more interesting than overhearing another
person's telephone call, but there are exceptions that can have a
remarkable impact.



(from http://www.computing.co.uk/itweek/comment/ 2145491/beware-power-blog, retrieved on September 24th, 2008)

In “Most are no more interesting” most refers to

Alternativas
Comentários
  • Um dos significados de "most" é "a maioria". No período anterior, fala-se da quantidade de blogs, logo, no período seguinte, fala-se que a maiorias (desses blogs) não são mais interessantes do que escutar conversa alheia.
  • Most (blogs) are no more interesting, but there are exceptions that can make a remarkable impact. 

    A anáfora de most remete a blogs, o qual é o tópico do parágrafo

  • Não poderia estar se referindo a "posts"?

  • Olá, pessoal!!!

    Acabei de fazer um vídeo sobre Quantificadores em inglês

    https://youtu.be/-2aqQw3lQ1E

  • Há duplo sentido. Poderia ser "posts" também.


ID
292924
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read text I and answer questions 31 to 36.

TEXT I

Beware the power of the blog

Companies may not like blogs, but if they ignore them
they may be inviting some PR disasters



The number of blogs on the internet is doubling every five
months, according to blog-tracking site Technorati. The total is
now around 20 million, with around 1.3 million posts made each
day. Most are no more interesting than overhearing another
person's telephone call, but there are exceptions that can have a
remarkable impact.



(from http://www.computing.co.uk/itweek/comment/ 2145491/beware-power-blog, retrieved on September 24th, 2008)

The opposite of the underlined word in “more interesting than” is

Alternativas
Comentários
  • d) less.

    Por se tratar de uma comparação ( x adjetivo than ), usa-se less para menos e more para mais. Se fosse uma afirmação comum, o certo seria least
  • Uma pequena correção ao comentário do Mano, em relação ao 'least', que não é usado numa afirmação comum, e sim quando o caso é de superlativo de inferioridade.

    Vejamos:
    COMPARATIVO DE INFERIORIDADE: less(more) + adjetivo + than
    A silver ring is less expensive than a gold ring.
    [Um anel de prata é menos caro do que um anel de ouro.]

    SUPERLATIVO DE INFERIORIDADE: the least + adjetivo
    This lesson was the least difficult of all.
    [Essa lição foi a menos difícil de todas]

    Vale lembrar que a expressão at least significa pelo menos.

    :)

  • O oposto da palavra sublinhada em "mais interessante do que" é





    a)um mínimo.
    b) a maioria.
    c) muitos.
    d) menos.
    e) por último.
  • More - adj 1 mais. 2 adicional, extra. • adv 1 além do mais. 
    Usamos "more"para construção do comparativo de superioridade de adjetivos de 3 ou mais sílabas.

    Less - adj 1 menos. 2 menor. 3 inferior. • adv menos. • prep menos.  
    Usamos "more"para construção do comparativo de inferioridade. 
    O oposto de "more", é "less"

    Alternativa D está correta.
  •  a) least.- é o  grau superlativo de superioridade para quantidade/qualidade inferior. e.g.: The least intelligent student in the room. The least pleasant plum in the basket etc. Least (ou most) é usado quando a extensão do adjetivo passar 2 sílabas (beautiful, expensive, intricate), apesar de haver variações regionais que admitem least/most com 2 sílabas (e.g.: pretty, mundance etc).O uso correto de least é para uncountable nouns (nao-contáveis). e.g.: this plate holds the least rice. This burlap sack contains the least corn. this carton has the least milk etc, enquanto que p/ countable nouns se usa fewest. e.g. this player has scored the fewest goals this season. this school yard has the fewest trees of the neighbourhood etc. 

     b) most. é o  grau superlativo de superioridade para quantidade/qualidade superior. This student has the most impressive grades. This teacher has the most outstanding achievements etc.

     c) many.- pronome indefinido para countable nouns. e.g.: many beachballs, many books etc

     d) less.- (correto)grau superlativo de comparação de inferioridade. this tv set is less exepnsive than the previous one. 

     e)last. - último

  • Olá, pessoal!!!

    Acabei de fazer um vídeo sobre Quantificadores em inglês

    https://youtu.be/-2aqQw3lQ1E

  • LESS grau superlativo de comparação de inferioridade e MORE grau superlativo de comparação de superioridade


ID
292927
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read text II and answer questions 37 to 40.

TEXT II



If you think that there’s something oddly familiar about
descriptions of social media, it may be that you recall some of
the discussions in the 1990s about what the web would
become. And many of its emerging manifestations are close to
the idealistic imaginings from that time. A good way to think
about social media is that all of this is actually just about being
human beings. Sharing ideas, cooperating and collaborating to
create art, thinking and commerce, vigorous debate and
discourse, finding people who might be good friends, allies and
lovers – it’s what our species has built several civilisations on.
That’s why it is spreading so quickly, not because it’s great
shiny, whizzy new technology, but because it lets us be
ourselves – only more so. And it is in the “more so” that the
power of this revolution lies. People can find information,
inspiration, like-minded people, communities and collaborators
faster than ever before. New ideas, services, business models
and technologies emerge and evolve at dizzying speed in social
media.

(http://www.icrossing.co.uk/fileadmin/uploads}
/eBooks/What_is_social_media_Nov_2007.pdf

The text opens with

Alternativas
Comentários
  • A tradução do primeiro período seria algo como: "se você acha que há algo estranhamente familiar nas descrições das redes sociais, pode ser por que você lembra das discussões da década de 90 sobre o que iria ser da internet". Logo, é uma referência ao passado (letra a)

    b) perspectivas para o futuro
    c) alertas ao leitor
    d) reclamações sobre a internet
    e) sugestões para mudanças
  • a-

    The author's intention is to query the reader about the cues that would eventually cause the world wide web to achieve its current state; during early discussions in the 1990s, it was clear that the rise of social media would entail people trying to reach out to otehrs of a similar mind, sharing information and personal details in the process. 

    Resposta na 3° linha do texto, onde esta explícito a referência de tempo da questãso

  • "Gabarito letra A"

    Bons estudos


ID
292930
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read text II and answer questions 37 to 40.

TEXT II



If you think that there’s something oddly familiar about
descriptions of social media, it may be that you recall some of
the discussions in the 1990s about what the web would
become. And many of its emerging manifestations are close to
the idealistic imaginings from that time. A good way to think
about social media is that all of this is actually just about being
human beings. Sharing ideas, cooperating and collaborating to
create art, thinking and commerce, vigorous debate and
discourse, finding people who might be good friends, allies and
lovers – it’s what our species has built several civilisations on.
That’s why it is spreading so quickly, not because it’s great
shiny, whizzy new technology, but because it lets us be
ourselves – only more so. And it is in the “more so” that the
power of this revolution lies. People can find information,
inspiration, like-minded people, communities and collaborators
faster than ever before. New ideas, services, business models
and technologies emerge and evolve at dizzying speed in social
media.

(http://www.icrossing.co.uk/fileadmin/uploads}
/eBooks/What_is_social_media_Nov_2007.pdf

According to the text, social media is spreading because it

Alternativas
Comentários
  • Entenda mídia social como redes sociais. Assim, a resposta certa é a letra D) Creates links between people (cria laços/união entre pessoas)
  • -d

    Resposta no 4° período do texto, o qual repete a resposta:

    "Sharing ideas, cooperating and collaborating to 
    create art, thinking and commerce, vigorous debate and 
    discourse, finding people who might be good friends, allies and 
    lovers – it’s what our species has built several civilisations on. "


ID
292933
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read text II and answer questions 37 to 40.

TEXT II



If you think that there’s something oddly familiar about
descriptions of social media, it may be that you recall some of
the discussions in the 1990s about what the web would
become. And many of its emerging manifestations are close to
the idealistic imaginings from that time. A good way to think
about social media is that all of this is actually just about being
human beings. Sharing ideas, cooperating and collaborating to
create art, thinking and commerce, vigorous debate and
discourse, finding people who might be good friends, allies and
lovers – it’s what our species has built several civilisations on.
That’s why it is spreading so quickly, not because it’s great
shiny, whizzy new technology, but because it lets us be
ourselves – only more so. And it is in the “more so” that the
power of this revolution lies. People can find information,
inspiration, like-minded people, communities and collaborators
faster than ever before. New ideas, services, business models
and technologies emerge and evolve at dizzying speed in social
media.

(http://www.icrossing.co.uk/fileadmin/uploads}
/eBooks/What_is_social_media_Nov_2007.pdf

The expression “like-minded people” means people who

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: E) think in a similar way (pensam de maneira semelhante)
    Like-minded = 
    Mente(s) parecida(s)
  • a) amam-se.

    b) toleram-se mutuamente.

    c) vivem juntos.

    d) adoram discutir.

    e) pensar de uma maneira similar.

  • e-

    like-minded people means folks whose minds are aligned in opinion, interests or political orientation. Hence, they think alike. 

    A construção like-minded people é um adjetivo composto, cuja formula é adjetivo + substantivo-atributo + -ed + substantivo modificado. ex.: red-coloured blanket, still-eyed face, even-handed approach etc. Não há construção equivalente em português; para like-minded people o mais próximo seria a tradução da resposta á questão.


ID
292936
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read text II and answer questions 37 to 40.

TEXT II



If you think that there’s something oddly familiar about
descriptions of social media, it may be that you recall some of
the discussions in the 1990s about what the web would
become. And many of its emerging manifestations are close to
the idealistic imaginings from that time. A good way to think
about social media is that all of this is actually just about being
human beings. Sharing ideas, cooperating and collaborating to
create art, thinking and commerce, vigorous debate and
discourse, finding people who might be good friends, allies and
lovers – it’s what our species has built several civilisations on.
That’s why it is spreading so quickly, not because it’s great
shiny, whizzy new technology, but because it lets us be
ourselves – only more so. And it is in the “more so” that the
power of this revolution lies. People can find information,
inspiration, like-minded people, communities and collaborators
faster than ever before. New ideas, services, business models
and technologies emerge and evolve at dizzying speed in social
media.

(http://www.icrossing.co.uk/fileadmin/uploads}
/eBooks/What_is_social_media_Nov_2007.pdf

The underlined expression in “evolve at dizzying speed” can be replaced by

Alternativas
Comentários
  • "evolve at dizzying speed" quer dizer "evolui em uma velocidade vertiginosa"

    A letra A substitui "velocidade vertiginosa" por "a passos largos".

    A letra B substitui "velocidade vertiginosa" por "em um ritmo muito rápido".

    As outras três são contrárias ao sentido do texto, portanto devem ser descartadas.

    Mas como escolher entre a A e a B? As duas podem se encaixar, mas a B incluir a palavra fast (rápido) que está diretamente ligada a speed (velocidade), devendo, portanto, ser a escolhida.
  • RESPOSTA: LETRA B (at a very fast pace)

    Confesso que fiquei na dúvida entre a letra B e C.
     
    A tradução literal da palavra "dizzying" (confuso/tontura) poderia levar a marcar a letra C. Mas quando se traduz "speed" (velocidade) percebe-se que nada tem haver com "ways" (maneiras/modos).
    Já a letra B "at a very fast pace" equivale a dizer "num ritmo muito rápido". No contexto da frase "dizzying" está no sentido de "very rapid" e "speed" equivaleria a "fast pace".
    Portanto, correta a letra B.
  • Marquei a letra A justamente pela dúvida do Walter. O que cresce a uma velocidade muito rápida, anda a passos largos, e como eu não sabia o significado de pace preferi ir na certeza.

  • Pessoal, "dizzying" é um adjetivo que deriva de outro: "dizzy", que quer dizer "tonto, atordoado". Uma pessoa só fica atordoada numa velocidade muito alta (fast pace), não a passos largos (large steps), por isso a B é certa.

  • b-

     at dizzying speed means something fast-paced, something with some trait that confers quick pace and frenetic velocity. The context implies that at dizzying speed means that something is capable of speeds so great that a whirling or reeling sensation is unavoidable. 

    Como o colega do comentário anterior observou, at dizzying speed significa "velocidade atordoante". Dizzying speed é parte do estudo de collocations: quando 2 palavras ocorrem sempre junto devido à sua combinação de sentidos e usos.ex.: boiling hot, serious mistake, soaking wet etc. 


ID
292966
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um funcionário acessou, no browser Internet Explorer 7 BR, o site da República Federativa do Brasil (http://www.brasil.gov.br/) e adicionou esse endereço em Favoritos. Em seguida, acessou o site do Senado Federal (http://www.senado.gov.br/sf/). Para acessar novamente o site da República Federativa do Brasil, ele pressionou um ícone para acessar a central de favoritos. Esse ícone é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Letra A - refazer, não definido no IE7, mas no Office.
    Letra B - favoritos
    Letra C - agregador RSS
    Letra D - recarregar página atual
    Letra E - ir para a página inicial.
  • Letra B

    Atencao! O botao mostrado na Letra A eh atualizar pagina, presente no Mozilla Firefox e tem a mesma funcao do botao mostrado na letra D, so que no Internet Explorer.
  • Gabarito: b

  • Que na PC RN venha informática nesse nível, amém!


ID
296512
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas corretamente.

Alternativas
Comentários
  • a) suspensão – pretensão – ascensão

    b) excessão – deserção – concisão (exceção - vem de excetuar)

    c) supressão – intensão – assunção (intenção)

    d) repressão – demissão – presunssão (presunção)

    e) refeição – profição – comissão (profissão)

    Se alguém souber o motivo da anulação...
    ;)
  • Acredito que a questao tenha sido anulado porque a palavra excessao tem sido usada como um neologismo... sendo portanto aceita como correta tambem...
    Desta forma teriamos duas respostas corretas...
  • De acordo com o miniaurélio, 7ª edição,  "excessão" seria substantivo, relativo ao que é excedente, ao que está em excesso, sobra.
    Portanto, a grafia não estaria errada.
  • "Intensão" também existe: é o aumento de tensão.

  • Intensão ou intenção?

    Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra intenção se refere a um propósito, um plano, um desejo, uma ideia, uma aspiração. A palavra intensão se refere a um aumento de tensão, de força, de energia.

    Intenção tem sua origem na palavra em latim intentio.
    Intensão tem sua origem na palavra em latim intensio.

    Exemplos:
    Intenção:

    Nunca foi minha intenção escrever um livro.

    Tenho intenção de morar em outro estado.

    Se te ofendi, foi sem intenção.


    Intensão:

    O médico verificou uma intensão na dor do paciente.

    Os meios de comunicação informaram que haverá uma intensão do calor.

    As palavras intensão e intenção são pronunciadas da mesma forma e escritas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homônimas.

    Na língua portuguesa, existem diversas palavras homônimas: cozer/coser, segar/cegar, serrar/cerrar, concerto/conserto, …

     

    Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/intensao-ou-intencao/


ID
296515
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que o vocábulo seja palavra primitiva.

Alternativas
Comentários
  • palavra primitiva é aquela que não é oriunda de outra palavra. Através dela provêm outros termos.

    A - Derivação regressiva ( ou desverbal)  que consiste na troca de um verbo pelas vogais "a", "e" "o" resultando em um substantivo abstrato
                                       Combater ( verbo)= primitiva                       Combate ( substantivo abstrato) = derivado

    B - Célula é o diminutivo de "cella" (palavra de origem latin) que significa pequena caixa ou caixinha, que era aonde ficavam as células, quando vivas, da cortiça.

    D - Derivação prefixal que consite no acréscimo de um prefixo a um radical. O prefixo "pos" significa posição posterior.

    E - A palavra amizade vem do latim amicus que tem origem na palavra amore cujo significado é " amar", ou seja, amizade também é uma forma de amor.
  • LEite também vem do Latim. E agora, champs?


ID
296521
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a palavra indicada não esteja acentuada corretamente.

Alternativas
Comentários
  • bí.ceps - correta
    bên.ção - correta
    a.va.ro - incorreta
    ór.fã - correta
    bá.va.ro - correta (austro-bávaro)

    POR QUE ESTA FOI ANULADA?!?!?!?!?
  • Avaro: que tem avereza, que é sórdido, altamente ligado aos bens materiais.

    Ávaro: ávaros eurásios ou eurasiáticos, também chamados de avares ou abares, foram um povo nômade da Eurásia

    Logo, as duas formas estão corretas.
  • Bávaro = pessoa que está muito irritada (segundo seu creysson e o professor titica) kkkkkkkkk.

    Ex. O professor ficou muito bávaro comigo.


    Falando sério:

    Os bávaros (em latim: bavarii) foram um povo germânico que surgiu na Boêmia, no território da atual República Tcheca. Chegaram à região da Baviera nos séculos V e VI, mas perderam o domínio da região, quando esta foi conquistada pelos francos.

  • Não encontrei "ávaro" em nenhum dicionário. 
  • A questão foi anulada por causa da alternativa D existe as duas opções:
    • Ávaros, povo nômade da Eurásia que migrou para a Europa Central e Oriental no século VI d.C.
      • Ávaro turcomano, idioma falado por este povo
    • Avares, povo que habita o Cáucaso, especialmente o Daguestão, onde são o grupo étnico predominante.
    WIKIPÉDIA

    e tambem a opção Avaro(sem acento): Que tem avareza, que é sórdido e excessivamente apegado ao dinheiro. [Sin. (muitos deles bras. e/ou pop.): acanhado, agarrado, amarrado, arrepanhado, avarento, cainho, canguinho, canhengue, casca, cauíla, cauíra, escasso, esganado, fominha, manicurto, mesquinho, migalheiro, miserável, mitra, miúdo, morrinha, muquirana, olhinho, pão-duro, pelintra, pica-fumo, piroca, resmelengo, rezina, ridico, ridículo, seguro, socancra, somítico, sórdido, sorrelfa, sovina, tacanho, tenaz, tranca, unha-de-fome, usurário, usureiro, vilão, zura, zuraco.] 

    AURÉLIO...espero ter ajudado...
  • Todas estão acentuadas corretamente.

  • O que eu ACHO que ocorre na alternativa "d" é a chamada dupla prosódia, ou seja, palavras com duas pronúncias corretas. Por isso esta questão foi anulada. Ou talvez eu tenha me enganado, pois dupla prosódia pode ocorrer quando a palavra com duas pronúncias tem o mesmo significado. 

    Ex: Xérox/Xerox


ID
296545
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um funcionário do Senado Federal está digitando um texto no Word 2000/XP e em determinando momento precisou selecionar todo o texto. Para isso, ele aciona a opção Selecionar tudo na janela pop-up que se abre ao ser pressionado o botão Editar na barra de menu, por meio do mouse. O Word oferece um modo mais rápido, como alternativa, por meio da execução do seguinte atalho de teclado:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão está mau redigida, pois apresenta duas respostas possíveis. Letras A e E

    O correto seria no texto da questão apresentar o comando CTRL  e solicitar para completar com os itens listados nas alternativas.

    Resposta para o atalho Selecionar tudo = CTRL  + T

    Sds.
  • Faltou as imagens das teclas...
  • Resposta correta "Ctrl + T" seleciona todo o texto no word,Não tem nem muito o que comentar...
  • Alguns Atalhos do Word:

    Alt + Ctrl + F Insere nota de rodapé, aquela com o número 1 sobrescrito no texto e a referência no pé da página Alt + Ctrl + I, O, P ou N Muda estilo de visualização da página Alt + Ctrl + Y Vai para início da página seguinte Alt + Ctrl + M Insere comentário Ctrl + [ ou ] Diminui ou aumenta tamanho da fonte em um ponto Ctrl + = aplica subscrito Ctrl + Shift + = Aplica sobrescrito Ctrl + 1, 2 ou 5 Define espaçamento entre linhas simples, duplo ou de 1,5 linha Ctrl + D Abre caixa de formatação de fonte Ctrl + End Vai para fim do documento Ctrl + I, N ou S Aplica efeito itálico, negrito ou sublinhado em termos selecionados Ctrl + T Seleciona todo o texto Ctrl + U Localiza e substitui palavras ou expressões Ctrl + Del ou backspace Apaga palavra seguinte ou anterior Ctrl + Shift + F8 Ativa seleção de bloco quadrilátero de texto Ctrl + Shift + C ou V Copia ou cola formatação de fontes F4 Repete a última ação F7 Verifica ortografia e gramática F12 Salvar como Shift + F3 Aplica letras maiúsculas em todo o texto selecionado Shift + F7 Abre dicionário de sinônimos Ctrl + Home vai para o início do "mesmo" documento 
  • errei por falta de atenção

  • Bom dia! Tomando como parâmetro o Word versão 2010.


    RESPOSTA CORRETA: a) < Ctrl > + T. => Seleciona todo o texto do documento. Pode ser localizado em: Página Inicial => Edição => Selecionar => Selecionar tudo.

    Resposta incorreta: b) < Ctrl > + A. => Abre um novo documento. Pode ser localizado em: Arquivo => Abrir.

    Resposta incorreta: c) < Ctrl > + S. => Sublinha parte do texto selecionado. Pode ser localizado em: Página Inicial => Fonte => S.

    Resposta incorreta: d) < Alt > + A. => Abre a aba "Arquivo" do word e disponibiliza atalhos rápidos na mesma aba simultaneamente. Pode ser localizado em: "ABA" arquivo + "ALT"

    Resposta correta: e) < Alt > + T. => não é atalho do word.

  • CTRL + TUDO!

    Gab: A


ID
308854
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre o uso de hubs e switches:

I. Hubs podem ter VLANs associadas às suas portas.
II. O uso de hubs melhora o desempenho da rede.
III. Switches não propagam broadcasts.
IV. Switches são mais eficientes que hubs no processamento de frames.
V. Switches aumentam o número de domínios de colisão em uma rede.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. Hubs podem ter VLANs associadas às suas portas.

    CARACTERISTICA DE SWITCHES. VLAN permite criar diferentes redes e associa-las a portas específicas de um switch. Portas associadas a uma rede não se comunicam com portas associadas a outra rede. A comunicação somente seria possível por meio do uso de um Roteador. Excelente maneira de segmentar redes aumentando a segurança: ex.: VLAN do setor financeiro não enxerga a VLAN da área de HelpDesk.

    II. O uso de hubs melhora o desempenho da rede.
    O HUB degrada a rede pois replica para todas as portas o tráfego recebido em uma única porta.

    III. Switches não propagam broadcasts.
    Os switches não replicam os pacotes como fazem os hubs. Somente endereçam o pacote à porta onde se encontra o elemento de destino. No caso de pacotes de broadcast o switch faz o que tem de fazer! Broadcast. Afinal de contas, essa é a função do pacote: ser replicados a todos os nós da rede.

    IV. Switches são mais eficientes que hubs no processamento de frames.
    Correto. Eficiente pois é mais inteligente permitindo redirecionamento sem replicação para toda rede.

    V. Switches aumentam o número de domínios de colisão em uma rede.
    Correto. Cada portinha do switch é um domínio exclusivo de colisao. Ou seja, os pacotes das portas não colidem com pacotes de outras portas. O HUB, ao contrário, cria um único e grande domínio de colisão. Qualquer máquina de qualquer porta que enviar um pacote junto com outra máquina na rede irá gerar uma colisão.
  • Bastava saber que "II. O uso de hubs melhora o desempenho da rede." estava errado, eliminaria todas as outras alternativas e deixaria somente a "D".
  • pessoal, o item V não está errado?!

    até onde me consta, quem aumenta dominio de colisão eh hub, e não switch

    portanto, creio que essa questão deveria ser anulada!

  • Paulo Edson, cada uma das portas de um switch tem um dominio de colisão, creio que a idéia que essa afirmação quis passar era essa. Quanto mais portas, mais dominios de colisões na rede

  • Essa é pra ganhar tempo: a afirmação II está claramente incorreta. Apenas uma alternativa não a aponta como correta.


ID
308857
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

I. Um gateway é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão ou mesmo traduzir protocolos.
II. Roteadores e firewalls são exemplos de gateways, uma vez que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede.
III. Um proxy pode ser interpretado como um gateway.
IV. A função de um gateway é ter acesso ao exterior por meio de linhas de transmissão de maior débito, de modo a evitar um estrangulamento entre a rede exterior e a rede local.
V. Cabe aos gateways traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário e, também, traduzir as respostas e devolvê-las ao par local da comunicação.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gateway está mais para uma função do que para um equipamento. Vários equipamentos podem exercer esta função.

    Exemplo de funções de gateway
    Quando configuramos uma rede precisamos dizer para qual equipamento devemos encaminhar nossos pacotes IPs caso o destinatário não esteja na mesma rede. Neste caso, configuramos um default-gateway, geralmente um roteador na borda lógica da rede

    Em algumas empresas, o acesso a sites HTTP precisa passar por um computador que irá fazer cache, aprovar, rejeitar e/ou gravar os acessos realizados. Este é o proxy. Nesta função de controlador de borda de acesso HTTP ele é também um Gateway. Existem equipamentos fechados (roteadores, por exemplo) que englobam a função de proxy/gateway. No entando, em redes menores, o proxy é um outro computador com duas placas de rede (uma com IP interno e outra com o IP externo) rodando um software (por exemplo, Microsoft ISA Server ou Linux Squid)

    Um firewall também pode ser considerado um gateway. Note que ele também exerce uma função de controlador de borda.

    No item IV fala-se de linhas de transmissão de maior débito. De fato, a linha externa ao gateway de borda da rede é uma linha contratada com alguma operadora de telefonia. Esta operadora é proprietária da rede que interligará a sua rede às outras redes na internet. Essa rede de interligação pode ser PPP, MPLS, Frame Relay, etc... São tecnologias muito mais caras do que a rede LAN usada internamente nas empresas. Portanto, o gateway pode ser um controlador de uso de redes de transmissão de maior débito.

    Por fim, o gateway é um tradutor nato. Ele recebe frames e pacotes de redes WAN (PPP, MPLS, Frame Relay, etc...) e converte para o formato da rede interna (geralmente, Ethernet) e vice-versa.
  • O q de fato eh 1 gateway ainda eh 1 grande misterio, pq cada banca tem uma definiçao. Na definiçao classica, gw eh todo equipamento q iterliga redes distintas, e q opera em todas as camadas da arquitetura TCP/IP.
    Nesse caso, 1 simples hub pderia ser considerado 1 gateway, se interligar, digamos, uma rede ethernet com uma q use fibra otica, assim cmo 1 roteador tbm pde ser considerado gateway se interligar 1 rede ethernet com uma token ring.
    Porem, se o dito roteador não ligar duas redes de arquiteturas distintas, por exemplo, se interligar duas ethernets, ele nao eh considerado gateway.
  • Tirado idêntico da Wikipedia 

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gateway


ID
308860
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo de entrega de mensagens mais utilizado pelos serviços de correio eletrônico é:

Alternativas
Comentários
  • SMTP -> Simple Mail Transferer Protocol. Camada de aplicação. Opera na porta 25. Usado para isso aí que ele falou;

    HTTPS -> HTTP Seguro. Camada de Aplicação. Opera na porta 443 e usa SSL (Secure Socket Layer ) ou mais recentemente TLS ( Transport Layer Security).

    POP3 && IMAP4 -> São para receber mensagens, a diferença entre POP3 e IMAP4 é que o IMAP permite a manipulação das mensagens no servidor, sem precisar baixar para o local.

    SNMP -> Simple Network Management Protocol - Gerenciamento de redes, que permite dentre outras operações: SET, GET, GETNEXT e TRAP.
  • IMAP = 143;
    POP3 = 110
    SNMP = 161 e 162 (TRAP)
  • O protocolo de entrega de mensagens mais utilizado pelos serviços de correio eletrônico é ???
    O SMTP não é protocolo de ENVIO ??
    Entrega não são os protocolos POP3 e IMAP ??
    Alguém se habilita a explicar ??
    Obrigado.

  • Olá Henrique! Também fiquei bastante confuso com esse termo "entrega". Entrega do servidor para a minha caixa de e-mail, ou entrega de uma mensagem minha para a caixa de outra pessoa? Contudo, acho mais compreensível se utilizarmos o segundo sentido da palavra, ou seja, entrega no sentido de envio...  Felizmente, acertei a questão :)

    Quem trabalha com envio de e-mails é o SMTP.

    Espero ter ajudado
  • BOM EU ERREI ESTÁ QUESTÃO E FIQUEI CONFUSO TAMBÉM.

    PORÉM, FAZENDO ANALOGIA A ENTREGA DE CARTAS " CORREIOS".
    QUANDO VC ENVIA UMA CARTA "SMTP" REPASSANDO O SERVIÇO PARA OS CORREIOS,
    O SERVIÇO É FINALIZADO QUANDO O CORREIOS ENTREGA NO SEU DESTINATARIO; CORRETO !.

    ENTÃO NO CASO A BANCA COBRA SOMENTE O RECEBIMENTO COMO PROTOCOLO POP OU IMAP, 
    VOLTANDO A ANALOGIA, SOMENTE O FATO DE VC RECEBER O CARTEIRO E PEGAR A CARTA...
    O ENCAMINHAMENTO E A ENTREGA É RESPONSABILIDADE DO SMTP...

    ANALISANDO BEM, FAZ SENTIDO...
  • O conceito está realmente errado. Um sistema de correio eletrônico é composto por:

    MUA (Mail User Agent) = Outlook, Mozilla Thunderbird...
    MTA (Mail Transfer Agent) = SMTP, implementados pelas ferramentas Postfix, Qmail...

    MDA (Mail Deliver Agent) = Entrega = POP3 e IMAP implementados pela ferramenta Cyrus...

    Mas esse tipo de erro acontece muito na FGV. Se alguém for fazer prova desta banca deve ficar esperto. O que é errado é certo.

  • SMTP

    (Simple Mail Transfer Protocol ou Protocolo de transferência de correio simples) Esse protocolo é o responsável pelo envio (entrega dos pacotes de dados de EmaiI) de mensagens de e­mail pela internet. Quando enviamos um email através dos mais diversos serviços de e­mail grátis, o protocolo usado é o SMTP. Os servidores de SMTP funcionam de maneira semelhante aos servidores de websites, com a diferença de em vez de hospedar páginas, ele hospeda todos os arquivos e sistemas necessários tanto ao funcionamento quanto a manutenção da segurança do envio de e­mail. Os servidores de SMTP podem ser usados não somente pelo navegador, mas também através de programas específicos, capazes de acessar e se comunicar com os servidores SMTP através da internet. A porta de comunicação em conexões comuns é a 25, enquanto que em conexões seguras, criptografadas por SSL, é a 465.

  • SMTP é uma protocolo Push "Empurra", ele entrega do cliente ao servidor, como se este fosse uma caixa postal, agora pra vc ir lá no correio buscar sua cartinha na caixa postal precisa de um protocolo do tipo Pull "Puxa". Segundo Fourazan.


ID
308866
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um das facilidades que mais contribuem para o crescimento da Internet é a possibilidade de referenciar seus domínios por cadeias alfanuméricas, como por exemplo: www.mec.gov.br. Essa facilidade é proporcionada por um sistema hierárquico formado por um conjunto integrado de servidores de nomes (DNS). Relativamente a esse sistema, considere as seguintes afirmativas:

I. Por segurança, um domínio pode definir vários servidores DNS, um dos quais como servidor primário e os demais como servidores secundários.
II. Sempre que o servidor DNS primário estiver em manutenção, não será possível resolver nomes de domínio e, portanto, toda requisição será abortada.
III. Cada domínio possui um registro no DNS que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que respondem por esse domínio.
IV. Devido ao intenso tráfego da Internet e à segurança da rede, o DNS utiliza um banco de dados centralizado, armazenado no servidor raiz da Internet.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. Por segurança, um domínio pode definir vários servidores DNS, um dos quais como servidor primário e os demais como servidores secundários.
    CORRETO. Posso ter um primário e diversos secundários prontos a assumir a função do primário em caso de indisponibilidade ou, também, serem usados na distribuição de carga.

    II. Sempre que o servidor DNS primário estiver em manutenção, não será possível resolver nomes de domínio e, portanto, toda requisição será abortada.
    A requisição poderá ser respondida pelo secundário. Afinal de contas, essa é uma de suas principais funções: prover resiliência

    III. Cada domínio possui um registro no DNS que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que respondem por esse domínio.

    Exato. Correspondem às entradas NS e MX
    MX
    Descrição : Mail exchanger (MX): Fornece informações utilizadas pelos servidores de e-mail, para o roteamento de mensagens. Cada host definido em um registro MX deve ter um correspondente registro do tipo A em uma zona válida, no servidor DNS.

    Exemplo:

    example.microsoft.com.     MX 10 mailserver1.example.microsoft.com

    Nota : O número de dois dígitos após o MX, é um indicativo da ordem de preferência quando mais de um registro MX é configurado na mesma zona.

    NS
    Descrição : É utilizado para relacionar um nome DNS com o seu dono, ou seja, o servidor que é a autoridade para o nome DNS. Ou em outras palavras, o servidor DNS onde está a zona primária associada ao nome.

    Exemplo:
    example.microsoft.com.     IN NS nameserver1.example.microsoft.com

    IV. Devido ao intenso tráfego da Internet e à segurança da rede, o DNS utiliza um banco de dados centralizado, armazenado no servidor raiz da Internet.
    As informações do DNS estão distribuídas. Essa é a grande sacada do DNS: permitir que a cada domínio controle suas próprias traduções de nome sem necessidade de um banco centralizado e, consequentemente, desatualizado
  • Pra mim só poderia ter 1 DNS secundário...
  • Revisar esta questão pois está com gabarito errado e a opção IV está ausente!
  • GABARITO C:

    I. CORRETO. Mas cuidado para não confundir servidor primário com domínio primário (.)... servidores podem ser primários (tabelas de configuração de DNS local), secundário (recebe atualização do primário, podendo haver mais de um) ou cachindg-only (somente realiza cache).

     

    Bons estudos!

  • O DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínio) é um sistema com uma base de dados hierárquica, distribuída para resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa.

    Como funciona? Sempre que o computador solicita a conexão com um recurso pelo nome, ou seja, pelo endereço de internet, esta solicitação é encaminhada a um computador que faz parte do Sistema de Nomes de Domínios (Servidor DNS), é verificado em sua base de dados se este domínio solicitado existe, caso exista, ele retorna ao computador solicitante o endereço IP que está associado ao domínio solicitado e a conexão com o recurso é estabelecida, tudo isso em frações de milésimos de segundo.

    Podemos sempre definir para um domínio um servidor DNS principal e outros servidores como secundários, tornando assim eficiente a busca do domínio e nos garantindo que na falta de um servidor, seja ele primário ou não, este nome de domínio será resolvido. Item I correto e II errado.

    Os servidores DNS são responsáveis por responder questões sobre um domínio, questões que definem endereços de hospedagem, e-mail, FTP, etc. Item III correto.

    Como o registro de domínios no mundo é muito extenso, é quase que impossível o gerenciamento desta lista em uma única base de dados.

    Imagine todos os computadores do mundo pesquisando em um único lugar, com certeza a demora em resoluções de nomes seria enorme, e se este servidor apresentasse algum problema? Bummm!! A internet não funcionaria.

    Para resolver estes e outros problemas, temos no mundo 13(treze) servidores DNS raiz, destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa e para aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003. Item IV errado.

    Portanto, gabarito letra "C"


ID
308878
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A área de trabalho do Windows é uma área do sistema:

Alternativas
Comentários
  • letra c sem dúvida...

    letra A errada..pode ter ícone de arquivos..Letra B..errada..Diretórios de arquivos não são mostrados e sim pastas..Letra D errada..não pode ser apagada...letra E errada..sua configuração pode ser mudada sim.


ID
308881
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No sistema operacional Linux, o comando:

Alternativas
Comentários
  • pwd - Exibe o diretório corrente
    who - Exibe os usuários logados
    cd - Muda de diretório
    chmod - muda as permissões dos arquivos
  • shutdown

    Desliga/reinicia o computador imediatamente ou após determinado tempo (programável) de forma segura. Todos os usuários do sistema são avisados que o computador será desligado . Este comando somente pode ser executado pelo usuário root ou quando é usada a opção -a pelos usuários cadastrados no arquivo /etc/shutdown.allow que estejam logados no console virtual do sistema.

    shutdown [opções] [hora] [mensagem]

    hora
    Momento que o computador será desligado. Você pode usar HH:MM para definir a hora e minuto, MM para definir minutos, SS para definir após quantos segundos, ou now para imediatamente (equivalente a 0).

    O shutdown criará o arquivo /etc/nologin para não permitir que novos usuários façam login no sistema (com excessão do root). Este arquivo é removido caso a execução do shutdown seja cancelada (opção -c) ou após o sistema ser reiniciado.

    mensagem
    Mensagem que será mostrada a todos os usuários alertando sobre o reinicio/desligamento do sistema.
    opções
    -h
    Inicia o processo para desligamento do computador.
    -r
    Reinicia o sistema
    -c
    Cancela a execução do shutdown. Você pode acrescentar uma mensagem avisando aos usuários sobre o fato.
    -a
    Permite que os nomes de usuários contidos no arquivo /etc/shutdown.allow possam utilizar o shutdown para reinicializar/desligar o sistema. Deve ser colocado um nome de usuário por linha. O limite máximo de usuários neste arquivo é de 32.

    Este arquivo é útil quando o shutdown é usado para controlar o pressionamento das teclas CTRL ALT DEL no /etc/inittab.

    -k
    Simula o desligamento/reinicio do sistema, enviando mensagem aos usuários.
    -f
    Não executa a checagem do sistema de arquivos durante a inicialização do sistema. Este processo é feito gravando-se um arquivo /fastboot que é interpretado pelos scripts responsáveis pela execução do fsck durante a inicialização do sistema.
    -F
    Força a checagem do sistema de arquivos durante a inicialização. É gravado um arquivo chamado /forcefsck que é interpretado pelos scripts responsáveis pela execução do fsck durante a inicialização do sistema.
    -n
    Faz com que o shutdown ignore a execução do init fechando todos os processos.
    -t [num]
    Faz com que o shutdown envie um sinal de término aos processos e aguarde [num] segundos antes de enviar o sinal KILL.
  • Cópia pura de Q3016

    Ano: 2005

    Banca: ESAF

    Órgão: Receita Federal

    Prova: Auditor Fiscal da Receita Federal - Área Tributária e Aduaneira



ID
308884
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O pdf é um formato para documentos que:

Alternativas
Comentários
  • Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

    O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe.

    PDF pode ser traduzido para português como Formato de Documento Portátil.

    ATÉ 

  • Não sabia que o pdf pode ser alterado....
  • Comentando, o PDF pode ser alterado se tiver em seu computador o Adobe Professional, que possibilita modificações e até acerto de detalhes e correção ortográfica de úlitma hora.
  • Wow, qconcursos também é cultura, rs

  • Gabarito E

     

    Bons Estudos

  • Atualmente os arquivos pdf podem ser facilmente editados pelo Word, inclusive no que toca a formatação. Para prevenir a edição de arquivos recomenda-se o formato .XPS que tem programa de leitura embutido no próprio windows e os arquivos podem ser salvos neste formato pelo Word.

  • Fiz esse curso de informatica do zero e me ajudou muito!!!

    Continue a nadar!

    https://sun.eduzz.com/1073923?a=81944373


ID
308887
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação ao JavaScript, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • JavaScript é uma linguagem de programação baseada na linguagem de programação ECMAScript padronizada pela Ecma international nas especificações ECMA-262[2] e ISO/IEC 16262 e é atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. Foi concebida para ser uma linguagem script com orientação a objetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe. Possui suporte à programação funcional e apresenta recursos como fechamentos e funções de alta ordem comumente indisponíveis em linguagens populares como Java e C++.



    Pode ser em páginas como XHTML.....LETRA 'A'

    ATÉ MAIS!
  • a) é uma linguagem script que só pode ser usada em páginas HTML.-errado: pode ser usada em aplicações do Microsoft office tb (MSword, Excel, Powerpnt etc).Visual Basic scripts tb podem ser usados.
  • Essa letra b está incorreta. Talvez o conceito tenha mudado de 2008 para cá. Javascript não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de script.

    Listed are key differences between the Java and JavaScript.
    • Java is an OOP programming language while Java Script is an OOP scripting language.
    http://www.java.com/en/download/faq/java_javascript.xml

    JavaScript é uma 
    linguagem de script baseada em ECMAScript padronizada pela Ecma international nas especificações ECMA-262[2] e ISO/IEC 16262 e é atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. Foi concebida para ser uma linguagem script com orientação a objetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe. Possui suporte à programação funcional e apresenta recursos como fechamentos e funções de alta ordem comumente indisponíveis em linguagens populares como Java e C++.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaScript
  • a- errado (correto p/ gabarito).

    b- correto é uma linguagem de programação que originou no netscape e era chamada mocha e,depois, livescript. em javascript os comandos podem ou nao ser delimitados por ; , mas se usá-lo, codigo se torna mais legível.

    c- correto. liguagens interpretadas necessitam um ambiente p/ serem lidas e gerar output. no caso de javascript e php, é o web browser. em linguagens compiladas, um compilador é necessario p/ gerar um arquivo .exe

    d- correto. ex.:
    document.cookie = "username=John Doe";

    e- correto. geralmente atraves de um objeto form com id ecom a função document.getElementById('id especificado') para identificar o input do usuario e processá-lo consoante alguma instruçao ou estrutura de controle.

  • Hoje em dia também funciona no lado servidor. Por exemplo, Node JS.


ID
308890
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito das diferenças e semelhanças entre os servidores web APACHE e IIS é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comentando as alternativas:

    a) ambos podem armazenar páginas estáticas, mas só o APACHE pode armazenar páginas dinâmica. Errado! O servidor IIS também pode armazenar e executar páginas dinâmicas, como, por exemplo, páginas ASP, ASPX e até outros tipos.   b) ambos têm código aberto, mas a Microsoft cobra pelo licenciamento do IIS. Errado! O IIS não tem código aberto. É propritário da Microsoft.   c) o APACHE funciona com o banco de dados MYSQL e o IIS só funciona com o banco de dados SQL Server. Errado! Ambos os servidores suportam conexões com outros bancos de dados.   d) o IIS só funciona com um Servidor WINDOWS enquanto que o APACHE funciona também com outros sistemas operacionais. Certa!   e) somente o IIS suporta a conexão segura HTTPS. Errada! O APACHE também suporta conexões seguras do tipo HTTPS.   Bons estudos a todos!
  • IIS  não é multiplataforma como o servidor web APACHE, sendo assim, aquele servidor da Microsolft só opera  no sistema Windows. Deste modo, a questão estará correta  se for marcada a alternativa D que explicita, o que fora dito.
  • "a) Ambos podem armazenar páginas estáticas, mas só o APACHE pode armazenar páginas dinâmica. Errado!

    (O servidor IIS também pode armazenar e executar páginas dinâmicas, como, por exemplo, páginas ASP, ASPX e até outros tipos).  

    b) Ambos têm código aberto, mas a Microsoft cobra pelo licenciamento do IIS. Errado!

    (O IIS não tem código aberto. É propritário da Microsoft). 

    c) O APACHE funciona com o banco de dados MYSQL e o IIS só funciona com o banco de dados SQL Server. Errado!

    (Ambos os servidores suportam conexões com outros bancos de dados).  

    d) O IIS só funciona com um Servidor WINDOWS enquanto que o APACHE funciona também com outros sistemas operacionais. Certa!  

    e) Somente o IIS suporta a conexão segura HTTPS. Errada!

    (O APACHE também suporta conexões seguras do tipo HTTPS)."


ID
308893
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Se quisermos gerar um documento em MS WORD de cinco páginas com as primeiras quatro páginas em coluna simples e a Página 5 em coluna dupla, a seguinte opção deve ser usada:

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente é necessário fazer uma quebra de seção e não uma quebra de página normal entre as páginas 4 - 5, para que a formatação da página 5 não afete as páginas anteriores, pois se não o fizer quando for formatar a página 5 todas as anteriores modificarão. Esse procedimento no MWord 2007 é feito da seguinte forma:

    Na guia Layout de página:

    1) Posicione o cursor na página 4;
    2) na opção Quebras: "próxima página" inicia uma quebra na seção e começa uma nova seção.
    3) clique na página 5 e vá na opção Colunas: aplica-se o "dois"

    Dessa forma a página 1 a 4 ficará normal (com uma coluna; forma padrão) e somente a página 5 ficará com duas colunas.


    =DA letra D é a correta!
  • Essa questão é confusa, pq a letra B também pode ser resposta. Se aplicar a coluna dupla na ultima pagina(usando o deste ponto em diante), conseguimos ter o mesmo resultado da quebra de seção, já que é a última página mesmo.
  • Quebra de seção: 

    É possível usar quebras de seção para alterar o layout ou a formatação de uma página ou de páginas do documento. Por exemplo, você pode definir o layout de uma página em coluna única como duas colunas. Você pode separar os capítulos no documento para que a numeração de página de cada capítulo comece com 1. Você também pode criar um cabeçalho ou rodapé diferente para uma seção do documento.

    Você pode alterar os seguintes formatos de seções específicas:

    • Margens
    • Tamanho ou orientação do papel
    • Fonte do papel para uma impressora
    • Bordas da página
    • Alinhamento vertical de um texto em uma página
    • Cabeçalhos e rodapés
    • Colunas
    • Numeração de página
    • Numerar linhas
    • Notas de rodapé e notas de fim
  • Sérgio,

    se fizermos o que a letra b) propõe, aplicar a coluna dupla com o cursor na página 5, TODO o DOCUMENTO também ficará em coluna dupla.
    E olha o que o enunciado pede:

    "com as primeiras quatro páginas em coluna simples e a Página 5 em coluna dupla..."

    Faça o teste ;-)
  • Gabarito: d

    Fonte: minhas anotações FGV

    --

    Diferença entre quebra de página e quebra de seção.

    Uma quebra de página fará uma nova página, mas manterá a mesma formatação geral, porque eles estão na mesma seção. Isso significa que as margens serão as mesmas, o tipo de letra automático é o mesmo, etc.

    Uma quebra de seção pode ser uma página nova ou a mesma página, mas terá a formatação de texto diferente. Para cada seção, você pode especificar a formatação, como aparência de cabeçalho e rodapé, a sequência de números de página, orientação da página (retrato ou paisagem) e as margens da página.


ID
308896
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O tempo de carregamento de uma página html de um servidor para um browser é inversamente proporcional à(ao):

Alternativas
Comentários
  • Inversalmente proporcional significa que quando uma variável aumenta a outra diminuí ou vice-versa, vou separar em variáveis:

    Dada pelo texto:
    x = tempo de carregamento de uma página html

    para que o tempo de carregamento de uma página html seja menor a única opção coerente é que a velocidade de conexão entre a máquina do servidor e a máquina do browser sejam altas. Portanto:

    y= velocidade da conexão entre a máquina do servidor e do browser.

    Com a condição satisfeita. A resposta correta é a letra C.
  • MAIOR VELOCIDADE DE CONEXÃO-->MENOR TEMPO PARA CONECTAR.

    VAMO LÁ!...
  • lembrando que não ha um tempo certo, pois dependerá do carregamento do website, fatores como: imagens, musicas podem prejudicar na resposta para o cliente ,porem dependendo muito da  taxa de conexão da sua web.
     

    WebWait é uma ferramenta simples e eficiente que pode acompanhar o tempo de carregamento de um web site.

     

    Funciona com Firefox, Internet Explorer e no Opera basta informar a URL da página a ser verificada, e ele mostrará o tempo necessário para carregar o site em questão, você pode também determinar o intervalo de tempo de cada chamada, bem como o número de chamadas.

    A velocidade de carregamento obviamente dependem de muitos fatores, especialmente a qualidade da conexão web utilizada.

  • Gabarito: C

  • Nunca vi questoes de informatica com proporcionalidade rs

  • QUANTO MAIOR A VELOCIDADE DA CONEXÃO, menor é o tempo de carregamento de uma página.

    Ou seja, é inversamente proporcional.

  • Se fosse o numero de paginas abertas eu tava ferrada...rsrss


ID
308899
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na Web, o termo acessibilidade refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. As características que um sítio (site, website) pode oferecer para um internauta com necessidades especiais são: possibilidade de aumento do tamanho da fonte, configuração de som (volume), layout equilibrado de cores para contraste adequado e mudança para maior contraste, entre outros. O tema acessibilidade está sendo muito solicitado em concursos, porque o governo como um todo, está se adequando aos portadores de necessidades especiais.
  • O termo Acessibilidade Web refere-se a prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas, sejam portadoras dedeficiências ou não. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade.

    Por exemplo, quando um site é desenvolvido utilizando corretamente as semânticas HTML, acrescentando a descrição textual alternativa equivalente ao conteúdo das imagens e com links nomeados de forma significativa, esta ação ajuda usuários cegos ou com deficiência visual a obterem auxílio com o uso de softwares Leitores de Textos e/ou com hardware específico para transformação do texto em Braille.

  • Resumindo & Concluindo:

    “Acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem usar a web. Mais especificamente, a acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web. E mais. Ela também beneficia outras pessoas, incluindo pessoas idosas com capacidades em mudança devido ao envelhecimento.”

    PERTENCEREMOS!


ID
308902
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Comparando o MS Office e o Open Office,é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    Na letra A, o Microsoft Office cobra pela licença de uso em qualquer situação, enquanto que o OpenOffice (BrOffice, LibreOffice) é gratuito.
    Na letra B, o OpenOffice é completamente compatível com o Microsoft Office , o oposto sem excessões é incorreto.
    Na letra C, as ferramentas de e-mail estão sujeitas a ataques igualmente.
    Na letra D, o Draw corresponde ao Publisher, e o Impress ao PowerPoint.
  • OPA! A letra A também está correta! Caberia um recurso aí.
  • O Open Office é grátis para usuários não comerciais. VERDADEIRO
    Mas ambos (Open Office e Microsoft Office) cobram o licenciamento para usuários comerciais. FALSO "Somente o MS Office é pago"
  • Fiz esse curso de informatica do zero e me ajudou muito!!!

    Continue a nadar!

    https://sun.eduzz.com/1073923?a=81944373


ID
308905
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Comparando alguns dos formatos de imagens utilizados em sítios web, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Formato JPEG

    O formato JPEG (Joint Pictures Expert Group) é um tipo de arquivo para armazenamento de imagens que pode trabalhar com esquema de cores em 24 bits. Isso significa que este formato aceita 16,8 milhões de cores. O JPEG é um dos formatos de imagens mais populares e isso se deve à capacidade de formar imagens fiéis à original. Além disso, os arquivos em JPEG costumam não serem grandes.

    O JPEG utiliza um algoritmo de compactação que se baseia na capacidade do olho humano. No entanto, mesmo sabendo-se que arquivos em JPEG podem trabalhar com até 16,8 milhões de cores, o olho humano não é capaz de enxergar todas elas de uma vez. Assim, é possível tirar uma série de informações que representam cores em imagens e manter apenas aquelas visíveis ao olho humano. Em outras palavras, o formato JPEG "tira" da imagem aquilo que os humanos não conseguem ver. Esse processo é conhecido como compressão. Isso faz com que imagens bastante realistas sejam criadas, ao mesmo tempo em que esses arquivos não ficam pesados.

    Algo interessante no JPEG, é que os arquivos podem ter diferentes níveis de compressão. Quanto mais existir compressão, ou seja, retirada de informação, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será sua qualidade. Assim, se você for disponibilizar imagens na internet, é interessante mantê-lo em um tamanho pequeno. No entanto, se a imagem for utilizada em um documento, muitas vezes é melhor mantê-la com o máximo de qualidade possível, para que a impressão seja satisfatória.

    Uma desvantagem do JPEG é que a imagem normalmente perde qualidade a cada vez que o arquivo é salvo. Os arquivos em JPEG têm a extensão .jpg. Por exemplo, infowester.jpg.
  • Formato GIF

    O formato GIF (Graphics Interchange Format) é um tipo de arquivo para imagens que trabalha com uma paleta de 256 cores e foi criado pela empresa CompuServe, em 1987. Isso faz com que o GIF não seja recomendável para figuras que precisam de aproximação da realidade, a não ser que a imagem em questão seja em preto e branco (escala de cinza). Devido a essa característica, o uso do formato GIF é voltado para ícones ou imagens que não precisam de muitas cores (ilustrações, por exemplo).

    Apesar deste formato parecer limitado devido ao número baixo de cores com que trabalha, o GIF é muito utilizado por alguns recursos que oferece. Um deles é a capacidade de utilizar fundo transparente. Com isso, é possível, por exemplo, que um site publique uma imagem em GIF e esta terá como fundo a cor da página. Além disso, o GIF permite que uma seqüência de imagens sejam salvas em um único arquivo, onde cada imagem surge no lugar da anterior após um tempo pré-determinado. Isso dá a sensação de animação, como mostra a imagem abaixo.

    O GIF utiliza um formato de compressão que não altera a qualidade da imagem a cada salvamento, como ocorre com o JPEG. Considerando esta forma de compressão juntamente com a capacidade de trabalhar apenas com 256 cores, o GIF consegue criar imagens com tamanho bastante reduzido. Isso foi essencial para o início da internet, onde a velocidade era bem mais baixa que a dos modems de 56 K.

    A extensão dos arquivos no formato GIF é .gif. Por exemplo, infowester.gif.
  • Formato PNG

    O formato GIF utiliza uma forma de compressão conhecida como LZW (Lempel-Ziv-Welch), que consiste em um algoritmo para o tratamento de imagens criado pela empresa Sperry Corporation, que tempos depois foi comprada pela empresa Unisys. Esta, em 1994, anunciou que cobraria royalties (uma espécie de taxa para poder utilizar a tecnologia) dos desenvolvedores de softwares para trabalhos gráficos que suportam o formato GIF. Devido a isso, em 1996 foi lançado um formato criado para concorrer com o GIF e que era melhor que esse: o PNG (Portable Network Graphics).

    O PNG é interessante porque consegue trabalhar com esquema de 24 bits de cores, ou seja, 16,8 milhões de cores. No entanto, em comparação com o JPEG, a compressão obtida é mais eficiente e não proporciona perda de qualidade a cada salvamento, o que permite maior fidelidade à imagem original. Além disso, as imagens em PNG não requerem muito espaço, podendo-se ter figuras de alta definição e tamanho em bytes pequeno. Ainda assim, o JPEG costuma ter imagens de tamanho ainda menor em alguns casos.

    O PNG também possui o recurso de transparência, o que o faz uma excelente alternativa ao GIF neste caso, pois é possível ter imagens com fundo transparente, mas com o objeto utilizando um número muito maior de cores.

    As imagens no formato PNG possuem extensão .png. Por exemplo, infowester.png.

    Fonte(s):

  • Letra B.
    Na letra A, o GIF suporta poucas cores se comparado a outros formatos.
    Na letra C, o JPEG perde a qualidade a medida que aumentamos a taxa de compressão.
    Na letra D, o PNG e JPEG não suportam animações, que o GIF suporta.
    Na letra E, pelo mesmo motivo da letra C.

    Para não esquecer:
    GIF - poucas cores + animação
    JPEG - fotos + arquivos compactos
    PNG - qualidade + possibilidade de ampliação - ex. outdoor.
  •  Atualmente os formatos digitais/ extensões PNG suportam animações, sendo que em alguns casos a extensão pode ser representada da seguinte forma: "*.mng" ou "*.apng".No aspecto da animação, o PNG, por si só, não possui tal capacidade. O que acontece é que há umavariação chamada APNG (Animated Portable Network Graphics) que permite essa característica. Oesquema é o mesmo do padrão GIF: uma sequência de imagens inseridas em um único arquivo. No caso, aprimeira imagem é um arquivo PNG "normal", que é exibido em situações onde, por algum motivo, aanimação não pode ser executada. Há também uma variação chamada MNG (Multiple-image NetworkGraphics) que possui a mesma finalidade. 
    Mais informações em

    www.infowester.com
    www.tecmundo.com.br
  • Qual o erro da letra D???


    "O PNG reúne, portanto, as características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. Porém, conta com um grande diferencial: suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, com isso, uma ótima opção para fotos."
    fonte: http://www.infowester.com/imagens.php


ID
308908
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao usarmos o Outlook para enviar uma mensagem de correio eletrônico para três endereços colocados no campo Cc e dois endereços colocados no campo Bcc, cada destinatário do campo Bcc tem conhecimento apenas do:

Alternativas
Comentários
  • Os "sujeitos" de um e-mail são:   - Remetente (campo "De" ou "From"): aquele que envia a mensagem; - Destinatário (campo "Para" ou "To"): aquele(s) para quem a mensagem é enviada; - Com cópia (campo "Cc"): aquele(s) para quem uma cópia da mensagem é enviada; - Com cópia oculta (campo "Cco" ou "Bcc"): aquele(s) para quem uma cópia da mensagem é enviada, mas de modo oculto;   Enquanto que os três primeiros tipos de sujeitos do e-mail são visíveis a todos os demais, aqueles que estiverem no campo cópia oculta (Bcc - Blind carbon copy), não. Analisando a situação exposta pelo enunciado, verifica-se que os endereços que estiverem no Bcc só terão conhecimento do endereço do remetente e dos endereços listados no campo Cc.   Portanto, a alternativa correta é a a) .   ps. Observações em relação ao meu comentário, por favor, deixe também um recado no meu perfil. Muito obrigado.
  • Para os destinatários que receberam as mensagens do remetente, temos: 1) Quem estiver no campo Bcc não enxergará o endereço dos outros que estão neste campo; 2) Quem estiver no campo cc enxergará todos os que estão neste campo, além do remetente, mas não enxergará aqueles que estão no campo Bcc. 3) Caso não houvesse destinatários no campo cc, os do campo Bcc só iriam enxergar o remetente.

       Espero que ajude. Bons estudos a todos nós!
  • A, 
    Quem recebe a mensagem consegue ver todos os destinatários não ocultos.

  • Bcc = CCo = OCULTO (Não será visto pelos demais)

  • Remetente/de/from = remetente principal

    CC = remetentes secundários

    BCC/cco = remetentes ocultos (vêem os demais, mas os demais não os veem)

  • Cco conhece os não ocultos (cc) + o remetente

    LETRA A

    APMBB


ID
308911
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma página Web, diz-se que um link está quebrado quando:

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Os servidores costumam apresentar a mensagem 404 (Page not found, página não encontrada) quando esta estiver configurada. Senão, o próprio navegador apresenta a mensagem, relatando ao usuário que solicitou o link, que aquele não existe e está ‘quebrado’. Quebrado, refere-se à idéia de ligação que os links proporcionam nas páginas de hipertexto.
  • Eu acertei a questão, mas para mim a letra A e letra E dizem a mesma coisa... o.O

  • Vou tentar explicar a diferença entre página de origem e de destino.

    Página de origem ---------------------------Diferença---------------------------- Página de Destino

    1) Onde origina o link                                             |          1) Aqui se faz necessário, no sentido da questão, você imaginar duas

    Ex: o site http://www.castordownloads.org/            |             páginas da internet, uma principal que contém um link e a secundária   

    tem uma série de links que remetem a um               |             que vai ser acessada através do link da página principal. Logo a 2ª

    site que hospeda o arquivo para download              |             página aberta através do link é uma página de destino.

    como, por exemplo, mega, 4shared etc.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Espero que tenha contribuído, bons estudos!