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Prova FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2016 - Prefeitura de Uberaba - MG - Especialista de Serviços Públicos - Jornalista


ID
3322975
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o e-mail a seguir, enviado por um funcionário ao seu setor de trabalho.


Boa tarde,

segue em anexo o relatório da última reunião e a sua ata.

Se houverem dúvidas estou a disposição.

Atenciosamente.


Assinale a alternativa em que a reescrita desse e-mail está adequada à norma padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Boa tarde, seguem em anexo o relatório da última reunião e a sua ata. Se houverem dúvidas, estou à disposição. Atenciosamente ? "verbo "haver" com sentido de "existir" é um verbo impessoal e não deve ser "flexionado", o correto é "houver" (=se houver).

    B) Boa tarde, segue em anexo, o relatório da última reunião e a sua ata. Se houverem dúvidas, estou a disposição. Atenciosamente.

    C) Boa tarde, seguem, em anexo, o relatório da última reunião e a sua ata. Se houver dúvidas, estou à disposição. Atenciosamente.

    D) Boa tarde, segue, em anexo, o relatório da última reunião e a sua ata. Se houver dúvidas, estou a disposição. Atenciosamente ? o correto é "seguem" (=concordando com "relatório" e "ata"); "à disposição" (=locução adverbial de modo com base feminina, crase correta e obrigatória).

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • TEM TEMPOS QUE UM PROFESSOR NÃO COMENTA UMA QUESTÃO AKI NO QC. FAZ FALTA DEMAIS. SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS EM Q OS PROFESSORES COMENTAVAM QUESTÕES POR AKI.

  • Essa vírgula entre seguem e em anexo, "seguem, em anexo, ..." é facultativa ou obrigatória?


ID
3322978
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise os trechos textuais a seguir.


I. Meu cheiro é de cravo

Minha cor de canela

A minha bandeira

É verde e amarela

Pimenta de cheiro

Cebola em rodela

Um beijo na boca

Feijão na panela

Gabriela....

           “Gabriela” – Tom Jobim


II. Me ame devagarinho

Sem fazer nenhum esforço

Tô doido por seu carinho.

             “Maçã do rosto” – Lenine


III. E no salão social;

Festas que lembram velório.

Meia dúzia de parentes;

E a panelinha do escritório.

            “Paradoxo” – Gabriel, o pensador


A comparação pode ser feita de forma explícita ou implícita. Nesse contexto, há comparação nos trechos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I ? Meu cheiro é de cravo (=temos uma metáfora, uma comparação feita de modo implícito, sem uso de qualquer conectivo, compara seres, coisas de mundo diferente).

    II ? sem qualquer comparação.

    III ? Festas que lembram velório ? novamente, uma comparação feita de festas com velórios.

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  • b) I e III, apenas.

    Há metáfora do texto I ("meu cheiro é de cravo"), um tipo de comparação implícita, e comparação direta no texto II ("festas que lembram velório" — comparação entre festas e velórios).


ID
3322981
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


O homem que sabe


Para Anatol Rosenfeld, a concretização de muitas ideias kantianas apenas esboçadas coube a Schiller, especialmente no domínio da estética.

O homem, pensa Friedrich Schiller, é determinado pelas forças da natureza e, na grande maioria das vezes, perde para ela. A única liberdade humana consiste em não se deixar escravizar, o que implica exercer o senso moral por meio da linguagem e do pensamento. A capacidade humana de criar valores representa o domínio próprio do homem; eles são o modo humano de se contrapor à natureza, por isso não derivam da necessidade, mas da liberdade. É por “claro saber e livre decisão” que o homem troca o estatuto de independência, no estado natural, pelo do contrato, no estado moral.

No entanto, esta contraposição entre a natureza de um lado e o homem de outro se compõe com um combate que pode aniquilar o homem, porque gera uma luta sem fim. Somente o senso estético, ele diz, como um terceiro caráter, pode fazer a ponte entre estes dois domínios; é ele que desfaz esta polaridade, porque aproxima o que a razão afasta. Se a razão teórica precisa decompor, separar, o senso estético se caracteriza por compor, aproximar. O senso estético existe para reunir o que a razão teve de separar.

Enquanto apenas luta contra a natureza, por meio do conhecimento que fragmenta o mundo tentando conhecê-lo ou dominá-lo, o homem perde, porque, em última instância, é sempre finito, mortal. Mas ele pode, auxiliado pelo senso estético, não lutar contra o mundo, o que implica em não fragmentá-lo, mas se ver inserido nele e, fortalecido pelo sentimento de pertencimento, tornar-se capaz de lidar com as perdas. A faculdade do juízo, diz Kant, é a capacidade de pensar o particular contido no universal, por isso somente ela é capaz de desfazer a unidade fictícia e provisória do sujeito particular, reinserindo-o na totalidade que o sustenta e alimenta. É a sua consciência individual, ou seja, é o saber de si como provisório que o faz sofrer. Quando o homem se sente inserido no todo, o sofrimento particular perde importância e ele, então, não sucumbe e vence a natureza, não pela força, mas pelo puro exercício da liberdade moral, que fortalece, amplia, alarga a alma.

[...]

MOSÉ, Viviane. O homem que sabe. In: ARRAIS, Rafael.

Schiller e a dimensão estética. Textos para reflexão. Disponível em: 

<http://zip.net/bnsbWn>. Acesso em: 13 out. 2015 (Adaptação).

Releia o trecho a seguir.

“No entanto, esta contraposição entre a natureza de um lado e o homem de outro se compõe com um combate que pode aniquilar o homem, porque gera uma luta sem fim.”

“No entanto” e “porque”, presentes nesse trecho, podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido original, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? ?No entanto, esta contraposição entre a natureza de um lado e o homem de outro se compõe com um combate que pode aniquilar o homem, porque gera uma luta sem fim.?

    ? Temos uma conjunção coordenativa adversativa e logo após uma conjunção coordenativa explicativa, queremos esses dois sentidos, respectivamente:

    A) ?portanto? e ?porquanto? ? conjunção coordenativa conclusiva, não queremos ideia de conclusão.

    B) ?todavia? e ?pois? ? correto, conjunção coordenativa adversativa e explicativa, respectivamente.

    C) ?conquanto? e ?por tanto? ? conjunção subordinativa concessiva, não queremos ideia de concessão.

    D) ?já que? e ?mesmo que? ? conjunção subordinativa causal, não queremos ideia de causa.

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  • No entanto” é conjunção coordenativa adversativa e “porque” é conjunção coordenativa explicativa.

    Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva ...

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.

    Conjunções coordenativas explicativas: têm valor semântico de explicação, justificativa, motivo, razão ...

    São elas: porque, pois (antes do verbo), porquanto, que...

    Ex.: Vamos indo, porque já é tarde.

    .

    A “portanto” e “porquanto”.

    Portanto é conjunção coordenativa conclusiva. Porquanto é conjunção coordenativa explicativa.

    Conjunções coordenativas conclusivas: têm valor semântico de conclusão, fechamento, finalização ...

    São elas: logo, portanto, por isso, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), então, destarte, dessarte...

    Ex.: Estudamos muito, portanto passaremos no concurso.

    B “todavia” e “pois”.

    Todavia é conjunção coordenativa adversativa. Pois é conjunção coordenativa explicativa

    C “conquanto” e “por tanto”.

    Conquanto é conjunção subordinativa concessiva.

    Por tanto é uma sequência formada pela preposição por e pela palavra tanto, que pode ser um pronome indefinido, um adjetivo, um advérbio ou um substantivo. Por tanto indica uma quantidade ou um valor indeterminado. É sinônimo de: por muito, por tamanho, por tal quantidade, por tal número, por tão grande… Ex.: Por tanto incentivo, passei na prova.

    Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

    São elas: (muito) embora, ainda que, se bem que, mesmo que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

    Ex.: Embora discordasse, aceitei sua explicação.

    D “já que” e “mesmo que”.

    Já que é conjunção subordinativa causal. Mesmo que é conjunção subordinativa concessiva.

    Conjunções subordinativas causais: têm valor semântico de causa, motivo, razão...

    São elas: porque, porquanto, como, uma vez que, visto que, já que, posto que, por isso que...

    Ex.: Já que você está estudando bastante, suas chances de passar em concurso são enormes.

    Gabarito: Letra B


ID
3322984
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


O homem que sabe


Para Anatol Rosenfeld, a concretização de muitas ideias kantianas apenas esboçadas coube a Schiller, especialmente no domínio da estética.

O homem, pensa Friedrich Schiller, é determinado pelas forças da natureza e, na grande maioria das vezes, perde para ela. A única liberdade humana consiste em não se deixar escravizar, o que implica exercer o senso moral por meio da linguagem e do pensamento. A capacidade humana de criar valores representa o domínio próprio do homem; eles são o modo humano de se contrapor à natureza, por isso não derivam da necessidade, mas da liberdade. É por “claro saber e livre decisão” que o homem troca o estatuto de independência, no estado natural, pelo do contrato, no estado moral.

No entanto, esta contraposição entre a natureza de um lado e o homem de outro se compõe com um combate que pode aniquilar o homem, porque gera uma luta sem fim. Somente o senso estético, ele diz, como um terceiro caráter, pode fazer a ponte entre estes dois domínios; é ele que desfaz esta polaridade, porque aproxima o que a razão afasta. Se a razão teórica precisa decompor, separar, o senso estético se caracteriza por compor, aproximar. O senso estético existe para reunir o que a razão teve de separar.

Enquanto apenas luta contra a natureza, por meio do conhecimento que fragmenta o mundo tentando conhecê-lo ou dominá-lo, o homem perde, porque, em última instância, é sempre finito, mortal. Mas ele pode, auxiliado pelo senso estético, não lutar contra o mundo, o que implica em não fragmentá-lo, mas se ver inserido nele e, fortalecido pelo sentimento de pertencimento, tornar-se capaz de lidar com as perdas. A faculdade do juízo, diz Kant, é a capacidade de pensar o particular contido no universal, por isso somente ela é capaz de desfazer a unidade fictícia e provisória do sujeito particular, reinserindo-o na totalidade que o sustenta e alimenta. É a sua consciência individual, ou seja, é o saber de si como provisório que o faz sofrer. Quando o homem se sente inserido no todo, o sofrimento particular perde importância e ele, então, não sucumbe e vence a natureza, não pela força, mas pelo puro exercício da liberdade moral, que fortalece, amplia, alarga a alma.

[...]

MOSÉ, Viviane. O homem que sabe. In: ARRAIS, Rafael.

Schiller e a dimensão estética. Textos para reflexão. Disponível em: 

<http://zip.net/bnsbWn>. Acesso em: 13 out. 2015 (Adaptação).

De acordo com o texto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) A linguagem e o pensamento são o que permite aos humanos não se deixarem escravizar pela natureza.

( ) Enquanto a natureza age por instinto ou impulso – o chamado estado natural –, o homem consegue criar, estabelecer e seguir valores, tornando-se, assim, socialmente estabelecido.

( ) Enquanto permanece na tentativa de separar-se da natureza por um contrato moral, o homem tende a prejudicar-se.

( ) O senso estético cumpre o papel de retornar o homem ao seu estado independente, permitindo, assim, um pertencimento efetivo à natureza.

( ) A faculdade do juízo, inata às criaturas da natureza, estabelece a união de homem e natureza de maneira igualitária.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Resolvendo as duas primeiras chegamos à resposta:

    (V) A linguagem e o pensamento são o que permite aos humanos não se deixarem escravizar pela natureza ? correto, de acordo com o texto: [...] a única liberdade humana consiste em não se deixar escravizar, o que implica exercer o senso moral por meio da linguagem e do pensamento [...].

    (V) Enquanto a natureza age por instinto ou impulso ? o chamado estado natural ?, o homem consegue criar, estabelecer e seguir valores, tornando-se, assim, socialmente estabelecido ? correto, segundo o texto: [...] a capacidade humana de criar valores representa o domínio próprio do homem; eles são o modo humano de se contrapor à natureza, por isso não derivam da necessidade, mas da liberdade [...].

    (V) Enquanto permanece na tentativa de separar-se da natureza por um contrato moral, o homem tende a prejudicar-se.

    (F) O senso estético cumpre o papel de retornar o homem ao seu estado independente, permitindo, assim, um pertencimento efetivo à natureza.

    (F) A faculdade do juízo, inata às criaturas da natureza, estabelece a união de homem e natureza de maneira igualitária.

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3322987
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


O homem que sabe


Para Anatol Rosenfeld, a concretização de muitas ideias kantianas apenas esboçadas coube a Schiller, especialmente no domínio da estética.

O homem, pensa Friedrich Schiller, é determinado pelas forças da natureza e, na grande maioria das vezes, perde para ela. A única liberdade humana consiste em não se deixar escravizar, o que implica exercer o senso moral por meio da linguagem e do pensamento. A capacidade humana de criar valores representa o domínio próprio do homem; eles são o modo humano de se contrapor à natureza, por isso não derivam da necessidade, mas da liberdade. É por “claro saber e livre decisão” que o homem troca o estatuto de independência, no estado natural, pelo do contrato, no estado moral.

No entanto, esta contraposição entre a natureza de um lado e o homem de outro se compõe com um combate que pode aniquilar o homem, porque gera uma luta sem fim. Somente o senso estético, ele diz, como um terceiro caráter, pode fazer a ponte entre estes dois domínios; é ele que desfaz esta polaridade, porque aproxima o que a razão afasta. Se a razão teórica precisa decompor, separar, o senso estético se caracteriza por compor, aproximar. O senso estético existe para reunir o que a razão teve de separar.

Enquanto apenas luta contra a natureza, por meio do conhecimento que fragmenta o mundo tentando conhecê-lo ou dominá-lo, o homem perde, porque, em última instância, é sempre finito, mortal. Mas ele pode, auxiliado pelo senso estético, não lutar contra o mundo, o que implica em não fragmentá-lo, mas se ver inserido nele e, fortalecido pelo sentimento de pertencimento, tornar-se capaz de lidar com as perdas. A faculdade do juízo, diz Kant, é a capacidade de pensar o particular contido no universal, por isso somente ela é capaz de desfazer a unidade fictícia e provisória do sujeito particular, reinserindo-o na totalidade que o sustenta e alimenta. É a sua consciência individual, ou seja, é o saber de si como provisório que o faz sofrer. Quando o homem se sente inserido no todo, o sofrimento particular perde importância e ele, então, não sucumbe e vence a natureza, não pela força, mas pelo puro exercício da liberdade moral, que fortalece, amplia, alarga a alma.

[...]

MOSÉ, Viviane. O homem que sabe. In: ARRAIS, Rafael.

Schiller e a dimensão estética. Textos para reflexão. Disponível em: 

<http://zip.net/bnsbWn>. Acesso em: 13 out. 2015 (Adaptação).

Releia o trecho a seguir.


“A capacidade humana de criar valores representa o domínio próprio do homem; eles são o modo humano de se contrapor à natureza, por isso não derivam da necessidade, mas da liberdade.”


Com base nesse trecho, analise as afirmativas a seguir.

I. O pronome “eles” refere-se aos valores humanos.

II. A locução “por isso” possui valor semântico conclusivo.

III. “Mas” é uma conjunção adversativa.

IV. Os valores são frutos da liberdade humana.


Segundo a norma padrão, estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Todos itens corretos:

    ?A capacidade humana de criar valores representa o domínio próprio do homem; eles são o modo humano de se contrapor à natureza, por isso não derivam da necessidade, mas da liberdade.?

    I. O pronome ?eles? refere-se aos valores humanos ? correto, pronome pessoal do caso reto usado para que repetições sejam evitadas, retoma o termo "valores humanos".

    II. A locução ?por isso? possui valor semântico conclusivo ? correto, locução conjuntiva coordenativa conclusiva.

    III. ?Mas? é uma conjunção adversativa ? correto, conjunção coordenativa adversativa, ela traz valor semântico de oposição, contraposição.

    IV. Os valores são frutos da liberdade humana ? correto, conforme o trecho, eles derivam da liberdade, ou seja, são frutos dela.

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  • A meu ver o pronome "eles" não retoma "valores humanos", mas tão somente "valores".

    “A capacidade humana de criar valores representa o domínio próprio do homem; os valores humanos são o modo humano de se contrapor à natureza, por isso não derivam da necessidade, mas da liberdade.”

    “A capacidade humana de criar valores representa o domínio próprio do homem; os valores são o modo humano de se contrapor à natureza, por isso não derivam da necessidade, mas da liberdade.”


ID
3322990
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


O homem que sabe


Para Anatol Rosenfeld, a concretização de muitas ideias kantianas apenas esboçadas coube a Schiller, especialmente no domínio da estética.

O homem, pensa Friedrich Schiller, é determinado pelas forças da natureza e, na grande maioria das vezes, perde para ela. A única liberdade humana consiste em não se deixar escravizar, o que implica exercer o senso moral por meio da linguagem e do pensamento. A capacidade humana de criar valores representa o domínio próprio do homem; eles são o modo humano de se contrapor à natureza, por isso não derivam da necessidade, mas da liberdade. É por “claro saber e livre decisão” que o homem troca o estatuto de independência, no estado natural, pelo do contrato, no estado moral.

No entanto, esta contraposição entre a natureza de um lado e o homem de outro se compõe com um combate que pode aniquilar o homem, porque gera uma luta sem fim. Somente o senso estético, ele diz, como um terceiro caráter, pode fazer a ponte entre estes dois domínios; é ele que desfaz esta polaridade, porque aproxima o que a razão afasta. Se a razão teórica precisa decompor, separar, o senso estético se caracteriza por compor, aproximar. O senso estético existe para reunir o que a razão teve de separar.

Enquanto apenas luta contra a natureza, por meio do conhecimento que fragmenta o mundo tentando conhecê-lo ou dominá-lo, o homem perde, porque, em última instância, é sempre finito, mortal. Mas ele pode, auxiliado pelo senso estético, não lutar contra o mundo, o que implica em não fragmentá-lo, mas se ver inserido nele e, fortalecido pelo sentimento de pertencimento, tornar-se capaz de lidar com as perdas. A faculdade do juízo, diz Kant, é a capacidade de pensar o particular contido no universal, por isso somente ela é capaz de desfazer a unidade fictícia e provisória do sujeito particular, reinserindo-o na totalidade que o sustenta e alimenta. É a sua consciência individual, ou seja, é o saber de si como provisório que o faz sofrer. Quando o homem se sente inserido no todo, o sofrimento particular perde importância e ele, então, não sucumbe e vence a natureza, não pela força, mas pelo puro exercício da liberdade moral, que fortalece, amplia, alarga a alma.

[...]

MOSÉ, Viviane. O homem que sabe. In: ARRAIS, Rafael.

Schiller e a dimensão estética. Textos para reflexão. Disponível em: 

<http://zip.net/bnsbWn>. Acesso em: 13 out. 2015 (Adaptação).

As orações a seguir exemplificam a ideia contida entre parênteses, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? ?É o saber de si como provisório que o faz sofrer.? (INDIVIDUALIDADE) ? não temos o valor de individualidade e sim algo acerca da autoconsciência, acerca do conhecimento mutável, algo provisório, algo temporário, o correto seria "TEMPORALIDADE".

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  • Acrescentando o comentário do Arthur Carvalho abaixo, acredito que também poderíamos falar de um valor de consciência (É o saber de si como provisório que o faz sofrer) além do de temporalidade.


ID
3322993
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


O homem que sabe


Para Anatol Rosenfeld, a concretização de muitas ideias kantianas apenas esboçadas coube a Schiller, especialmente no domínio da estética.

O homem, pensa Friedrich Schiller, é determinado pelas forças da natureza e, na grande maioria das vezes, perde para ela. A única liberdade humana consiste em não se deixar escravizar, o que implica exercer o senso moral por meio da linguagem e do pensamento. A capacidade humana de criar valores representa o domínio próprio do homem; eles são o modo humano de se contrapor à natureza, por isso não derivam da necessidade, mas da liberdade. É por “claro saber e livre decisão” que o homem troca o estatuto de independência, no estado natural, pelo do contrato, no estado moral.

No entanto, esta contraposição entre a natureza de um lado e o homem de outro se compõe com um combate que pode aniquilar o homem, porque gera uma luta sem fim. Somente o senso estético, ele diz, como um terceiro caráter, pode fazer a ponte entre estes dois domínios; é ele que desfaz esta polaridade, porque aproxima o que a razão afasta. Se a razão teórica precisa decompor, separar, o senso estético se caracteriza por compor, aproximar. O senso estético existe para reunir o que a razão teve de separar.

Enquanto apenas luta contra a natureza, por meio do conhecimento que fragmenta o mundo tentando conhecê-lo ou dominá-lo, o homem perde, porque, em última instância, é sempre finito, mortal. Mas ele pode, auxiliado pelo senso estético, não lutar contra o mundo, o que implica em não fragmentá-lo, mas se ver inserido nele e, fortalecido pelo sentimento de pertencimento, tornar-se capaz de lidar com as perdas. A faculdade do juízo, diz Kant, é a capacidade de pensar o particular contido no universal, por isso somente ela é capaz de desfazer a unidade fictícia e provisória do sujeito particular, reinserindo-o na totalidade que o sustenta e alimenta. É a sua consciência individual, ou seja, é o saber de si como provisório que o faz sofrer. Quando o homem se sente inserido no todo, o sofrimento particular perde importância e ele, então, não sucumbe e vence a natureza, não pela força, mas pelo puro exercício da liberdade moral, que fortalece, amplia, alarga a alma.

[...]

MOSÉ, Viviane. O homem que sabe. In: ARRAIS, Rafael.

Schiller e a dimensão estética. Textos para reflexão. Disponível em: 

<http://zip.net/bnsbWn>. Acesso em: 13 out. 2015 (Adaptação).

O principal objetivo do texto é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: d) "escrever sobre a condição humana na dimensão do senso estético e promover reflexões sobre o tema".

    O texto mostra que o contraste entre homem e natureza, criado pela razão, pode aniquilar o homem. Assim, o "senso estético" vem para desfazer esse contraste, aproximar homem e natureza para que o primeiro possa parar de sofrer.

    "No entanto, esta contraposição entre a natureza de um lado e o homem de outro se compõe com um combate que pode aniquilar o homem, porque gera uma luta sem fim. Somente o senso estético [...] pode fazer a ponte entre estes dois domínios; [...] Se a razão teórica precisa decompor, separar, o senso estético se caracteriza por compor, aproximar. O senso estético existe para reunir o que a razão teve de separar."


ID
3322996
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao uso dos pronomes de tratamento, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? Vossa Excelência, o Reitor João da Silva, reitera as boas-vindas.

    ? Dentre a profusão de pronomes de tratamento que a língua portuguesa nos faculta, os manuais ensinam que esta é a forma correta para se tratar aos reitores de universidades: Vossa Magnificência (abrev. V. Magª. ou V. Maga.).

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  • Assertiva c

    Vossa Excelência, o Reitor João da Silva, reitera as boas-vindas.

  • Reitor >> Vossa Magnificência.

    Gab da Incorreta letra C

    Siga-me no meu instagram.

    @operacaopapacharlie.

    www.instagram.com/operacaopapacharlie/

  • ****** Pronomes de Tratamento*****

    Forma de Cortesia e ReverÊncia

    Vossa Senhoria ( prestígio superior)

    vossa excelência( grandes autoridades)

    vossa execelência ( Bispos)

    vossa santidade( papa)

    vossa magnificÊncia( reitores de universidade )

  • Tem umas (senão todas) que estão no mínimo meio fora. A gente usa "Vossa" quando fala com a pessoa em questão, e usa "Sua" quando se fala desta pessoa a terceiros. Algumas frases dificilmente teriam sido ditas diretamente à pessoa em questão, o que me leva a crer que estaria errado o uso do "Vossa" nestes casos.


ID
3322999
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo o dicionário Aurélio, “neologismo” é a “palavra ou expressão nova numa língua”.

De acordo com essa definição, assinale a alternativa cuja oração contenha um neologismo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ?O verão foi de rachar, para além desse lugar-comum. No Senegal até diziam: em Dakar está fazendo um calor carioquesco.?

    ? O neologismo é uma palavra nova, uma palavra inventada, que pode ou não vir a ser dicionarizada se cair nas graças do povo. Nem toda gíria é um neologismo. Por exemplo, a nova edição escolar do dicionário Aurélio traz expressões que estão na boca do povo, como ?periguete, ricardão, sex shop, balada? etc.

    ? "carioquesco" é uma palavra inventada que se refere a um calor comparado com aquele que faz no Rio de Janeiro (=calor carioca).

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ID
3323002
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a norma padrão, analise as orações a seguir.


I. Clarice e Suzana acham que este é o caminho. Elas tem razão.

II. Em Gramado, a temperatura chegou a zero graus.

III. Ela mesma fez os reparos em casa.

IV. Susana chegou há dois dias e voltará daqui há duas semanas.


Estão INCORRETAS as orações:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Lembrando que queremos as alternativas incorretas:

    I. Clarice e Suzana acham que este é o caminho. Elas tem razão ? o correto é "têm" (=terceira pessoa do plural do presente do indicativo).

    II. Em Gramado, a temperatura chegou a zero graus ? o correto é "zero grau", "um grau", "dois graus".

    III. Ela mesma fez os reparos em casa ? correto, ela mesma, ele mesmo, elas mesmas, eles mesmos.

    IV. Susana chegou há dois dias e voltará daqui duas semanas ? o correto é o uso da preposição "a" para marcar uma projeção temporal.

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3323005
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2015 foi realizado em Paris, organizado pela ONU, um encontro que reuniu líderes e representantes de mais de 190 países para propor um novo acordo sobre as mudanças climáticas no mundo.


Assinale a alternativa que apresenta o nome do encontro.

Alternativas
Comentários
  • eitaaa chutasso kkkkkk

  • Letra D


ID
3323008
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em anúncio no dia 2 de outubro de 2015, como uma das medidas para o ajuste fiscal, muito comentado durante todo esse ano, o governo federal decidiu diminuir os gastos públicos.

Assinale a alternativa que apresenta os ministérios que foram fundidos a outros e, consequentemente, extintos.

Alternativas
Comentários
  • Letra D


ID
3323011
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 5 de agosto de 2010, 33 mineiros ficaram presos em uma mina de cobre, na qual estavam soterrados a uma profundidade de aproximadamente 700 metros. Este ano, em 13 de outubro, comemorou-se os 5 anos de fim desse drama.

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o país em que a tragédia aconteceu.

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
3323014
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Os sintomas mais frequentes são, no início da doença, tosse seca contínua, depois, tosse com presença de secreção por mais de quatro semanas.

Assinale a alternativa com o nome da vacina que previne as formas mais agressivas dessa doença.

Alternativas

ID
3323017
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Cândido Portinari é um dos pintores brasileiros mais famosos do mundo. Sua principal obra acaba de ser completamente restaurada e é permanentemente exposta no hall de entrada do prédio das Nações Unidas em Nova York, EUA.

Assinale a alternativa com o nome dessa obra.

Alternativas

ID
3323020
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica do Município de Uberaba especifica a competência do município para a realização de obras públicas.

Considerando esse contexto, são competências do Município de Uberaba, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Art. 24. A competência do Município para a realização de obras públicas abrange:

    I. a construção de edifícios públicos;

    II. a construção de obras e instalações para implantação e prestação de serviços necessários ou úteis às comunidades;

    III. a execução de quaisquer outras obras, destinadas a assegurar a funcionalidade e o bom aspecto da cidade.

    Lei Orgânica.

  • D - Construção de casas populares ( NÃO É MUNICIPAL E NEM ESTADUAL)* Vai no chute certeiro - Programa Público moradia para todos ( Lula , Dilma e, atualmente, Bolsonaro) "Minha casa , minha vida"

ID
3323023
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública do Município de Uberaba observa princípios previstos em sua Lei Orgânica.

Nesse contexto, são princípios da Administração Pública, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • gabarito: B

    Pessoalidade não é um princípio administrativo e sim IMPESSOALIDADE, conforme previsto no art. 37 da CF

  • gabarito: B

    Pessoalidade não é um princípio administrativo e sim IMPESSOALIDADE, conforme previsto no art. 37 da CF

  • São princípios explícitos no Art. 37 da CF : MORALIDADE , EFICIÊNCIA, Legalidade, Publicidade e Impessoalidade. *Pessoalidade não é princípio.

    Acerca dos vários princípios implícitos, RAZOABILIDADE é um deles.

  • CF

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

  • RAZOABILIDADE / PROPORCIONALIDADE: Muitas vezes, esses dois princípios são tratados como sinônimos ou, pelo menos, são aplicados de forma conjunta. Por conseguinte, tentar diferenciá-los é um trabalho um tanto difícil.

    Os dois princípios se aplicam na limitação do poder discricionário.

    Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade exigem da administração pública a

    aplicação de limites e sanções dentro dos limites estritamente necessários para satisfazer o

    interesse público, sem aplicação de sanções ou restrições exageradas. Esses princípios não estão

    previstos de forma expressa na Constituição Federal, mas estão previstos na Lei 9.784/1999, que

    regula o processo administrativo na Administração Pública federal.

    Material do Estratégia concursos

  • gab: B

    PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS (EXPRESSOS ART.37 DA CF): L I M P E

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    " O VENCEDOR NUNCA PARA DE LUTAR "

    FOCO,PACIÊNCIA, FÉ E BONS ESTUDOS!

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que NÃO corresponda a um dos princípios da Administração Pública. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis, e outros princípios não expressos que devem ser observados pela Administração Pública.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Moralidade.

    Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    B. CERTO. Pessoalidade.

    O princípio correto é IMPESSOALIDADE, e não pessoalidade.

    Segundo o princípio da impessoalidade, a Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    C. ERRADO. Razoabilidade.

    Não é um dos princípios constitucionais expressos no art. 37, porém deve ser observado pela Administração Pública. Refere-se à ideia de agir com bom senso, com moderação, com prudência, preocupando-se com a relação de proporcionalidade entre os meios empregados e a finalidade a ser alcançada.

    D. ERRADO. Eficiência.

    O princípio da eficiência foi introduzido expressamente pela Emenda Constitucional 19 de 4/06/1998, que afirma que não basta a instalação do serviço público. Além disso, o serviço deve ser prestado de forma eficaz e atender plenamente à necessidade para a qual foi criado, através da otimização dos meios para atingir o fim público colimado.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS (EXPRESSOS ART.37 DA CF): 

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Não entendi aonde que Razoabilidade é principio da Administração pública ??

  • As bancas adoram trocar impessoalidade por pessoalidade!
  • Trata-se de questão a ser solucionada com esteio no que estabelece o art. 25 da Lei Orgânica do Município de Uberaba, que abaixo transcrevo:

    "Art. 25. A atividade de administração pública dos Poderes do Município e a de entidade descentralizada obedecerá os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade e eficiência."

    Como daí se extrai, o correto vem a ser o princípio da impessoalidade, e não ao princípio da pessoalidade, como foi inserido na letra B, de maneira claramente equivocada.

    Eis aí, pois, o item incorreto da questão.


    Gabarito do professor: B


ID
3323026
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Nº 8.666/93 considera inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição.

Nesse contexto, configuram situação de inexigibilidade de licitação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a única alternativa que NÃO representa um caso de licitação inexigível. Vejamos:

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações (Lei. 8.666/93) exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Agora, vejamos cada uma das alternativas:

    (A)- Caso de licitação inexigível, conforme art. 25, I, da Lei 8.666/93.

    (B)- Caso de licitação inexigível, conforme art. 25, II, da Lei 8.666/93.

    (C)- GABARITO DA QUESTÃO. Não é caso de licitação inexigível, não há previsão legal.

    (D)- Caso de licitação inexigível, conforme art. 25, III, da Lei 8.666/93.

    Gabarito: Alternativa C.

  • GABARITO: LETRA C!

    (A) Lei nº 8.666/93, art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; [...]

    (B) Lei nº 8.666/93, art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: [...] II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação; [...]

    (C) Eu faria através de CONCURSO PÚBLICO (a contratação tem caráter permanente).

    (D) Lei nº 8.666/93, art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: [...] III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. [...]

    @caminho_juridico

  • Nesse contexto, configuram situação de inexigibilidade de licitação, EXCETO: GABARITO LETRA C (ART.25 LEI 8666/93)

    A A aquisição de materiais, equipamentos e gêneros que possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, sendo vedada a preferência de marcas.

    B Contratação de serviços técnicos especializados, enumerados no Art. 13 da 8.666/93, de natureza singular, junto a profissionais e a empresas com notória especialização.

    C Contratação de profissionais de saúde para o atendimento do SUS.

    D Contratação de profissional do setor artístico, consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


ID
3323029
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Nº 8.666/93 estipula que os interessados em contratar com a Administração Pública devem ser habilitados previamente.

A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta corretamente os tipos de habilitação.

Alternativas

ID
3323032
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As comissões de licitação têm as suas atribuições estabelecidas na Lei Nº 8.666/93.

São atribuições das comissões de licitação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 6°, XVI, Lei 8.666/93 - Comissão> Comissão, permanente ou especial, criada pela administração com a função de RECEBER, EXAMINAR E JULGAR todos os documentos e procedimentos relativos às licitações e ao CADASTRAMENTO de licitantes

  • quem mais está estudando Lei das Licitações na quarentena dá um like aqui!

  • COMISSÃO:

    Recebe;

    Examina;

    Julga; e

    Cadastra.

  • XVI – Comissão – comissão, permanente ou especial, criada pela Administração com a função de receber, examinar, e julgar todos os documentos e procedimentos relativos às licitações e ao cadastramento de licitantes.

  • Art. 6º XVI - Comissão - comissão, permanente ou especial, criada pela Administração com a função de receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos às licitações e ao cadastramento de licitantes. 

  • Para responder a questão, é necessário o conhecimento acerca da Lei 8666/93, em especial das atribuições das comissões de licitação.

    As atribuições das comissões estão descritas no art. 6º, XVI, da Lei 8666/93:

    “Art. 6º(...) XVI - Comissão - comissão, permanente ou especial, criada pela Administração com a função de receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos às licitações e ao cadastramento de licitantes”.

    Analisando as alternativas (é pedida a exceção).

    Letras A, B e D: incorretas. Tais atribuições estão elencadas no citado art. 6º, XVI, da Lei 8666/93.

    Letra C: correta. Trata-se de atribuição não prevista no citado dispositivo

    Gabarito: Letra C.

  • planejamento da contratação é a fase que recebe como insumo uma necessidade de negócio e gera como saída um edital completo, incluíndo o termo de referência (TR) ou projeto básico (PB) para a contratação. 

    Diante disso, cabendo a Comissão de licitação deverá receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos da licitação pública. Além disso, cabe a esse grupo responder impugnações e conduzir e julgar atos referentes aquela licitação para a qual foram designados.

  • Quem planeja a aquisição é o gestor. A Comissão cuida apenas da parte burocrática.


ID
3336316
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A padronização gráfica ou identidade visual começa com a escolha de uma estrutura que leva em conta diversos elementos. Os recursos persuasivos possibilitam ao leitor uma imediata identificação do produto jornalístico, seja ele uma revista ou jornal.

Com relação à diagramação, são elementos que o diagramador deve utilizar para definir o padrão gráfico, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra D. Ela lista elementos que fazem parte do planejamento editorial, e não da diagramação.

    A diferença é que o planejamento editorial estabelecerá critérios de natureza editoral e jornalística que definirão o perfil da publicação, tais como o público-alvo/leitor da publicação, sua periodicidade, editorias e seções, se haverá ou não caderno/suplemento, tiragem, número de páginas etc.

    Já o projeto gráfico estabelecerá o estilo de diagramação, a tipologia, as cores a serem usadas, o tamanho da fonte, tipo de alinhamento, número de colunas, largura das mesmas, ícones e demais recursos gráficos a serem usados.


ID
3336319
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A invenção da prensa de Gutenberg no século XV, por volta do ano de 1441, foi um marco na evolução da imprensa.

Nesse contexto, é CORRETO afirmar em relação a esse período que:

Alternativas

ID
3336322
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação ao projeto gráfico de revista e seus elementos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Apesar do projeto gráfico evoluir ao longo dos anos, as mudanças e alterações feitas nos elementos do projeto gráfico devem ser leves, nunca bruscas. Não deve haver uma ruptura drástica com o projeto gráfico original. Um exemplo disso é o logotipo. Isso ocorre, porque o projeto gráfico estabelece a identidade visual ou padronização visual da publicação, para que a cada edição, o leitor possa identificá-la no primeiro olhar (princípio da repetição).


ID
3336325
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“A convergência das mídias é mais do que apenas uma mudança tecnológica. A convergência altera a relação entre tecnologias existentes, indústrias, mercados, gêneros e públicos. A convergência altera a lógica pela qual a indústria midiática opera e pela qual os consumidores processam a notícia e o entretenimento.” (JENKINS, 2008. p. 41.)

Em relação à convergência de mídias e ao jornalismo digital, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3336328
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia os textos 1 e 2 a seguir.


Texto 1

“Neste novo sistema midiático, da era digital, o receptor também é emissor, com poder e controle sobre o conteúdo. O jornalismo está deixando de ser monopólio do jornalista. O jornalismo tem que descer de seu pedestal, pois não é mais feito de cima para baixo.”

CALMON. MediaOn, 2007. Jornalismo do cidadão – quem és tu? Frederico Correia. p. 11.


Texto 2

“Os jornalistas-cidadãos simplesmente não têm os recursos necessários para nos trazer notícias confiáveis. Falta-lhes não somente expertise e formação, mas relações e acesso à informação. Afinal, um CEO ou um político pode se recusar a colaborar com o cidadão médio, mas seria um tolo caso se recusasse a atender ao telefonema de um repórter ou editor do Wall Street Journal.

KEEN, Andrew. O culto do amador, 2007. p. 49.


Considerando os textos 1 e 2 e com relação ao jornalismo-cidadão, analise as afirmativas a seguir.

I. No texto 1, o autor explicita que o cidadão também pode produzir notícia, compartilhá-la e divulgá-la.

II. No texto 2, o autor aponta que os jornalistas, além do diploma e do conhecimento, têm também notoriedade e facilidade de acesso às fontes.

III. O texto 2 aponta que os jornais convencionais possuem força financeira e credibilidade para obter acesso às fontes.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
3336331
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo o Código de Ética dos Jornalistas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA: C

    [a questão busca a opção INCORRETA]

    a) Está correta!

    b) Está correta!

    c) Pode-se utilizar recursos como câmeras escondidas ou microfones ocultos mesmo em casos em que não é comprovado o interesse público. [O jornalista NÃO PODE divulgar informações obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, salvo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração]

    d) Está correta!

    -

    Bons estudos! =)


ID
3336334
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


“Se os novos meios de comunicação criaram novas oportunidades para a administração da visibilidade, possibilitando aos líderes políticos uma exposição pública diante de seus reais e potenciais eleitores, numa escala e intensidade que nunca existiram antes, eles também trouxeram novos riscos.” (THOMPSON, John B. 1998, p. 126.)


Sobre os riscos trazidos pela visibilidade mediada, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito aos não-assinantes- A- Gafes e acessos explosivos ocorrem com maior frequência em contextos diários de interação social do político e têm sempre consequências destrutivas de difícil reparação.

    Livro completo, ver página 127

    https://cadernoselivros.files.wordpress.com/2015/11/a-midia-e-a-modernidade-john-thompson.pdf

    obs: acredito que a Banca deva ter usado esse livro. Há marcações que dão certinho com o que traz a questão, rs


ID
3336337
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A definição CORRETA para Off the record é:

Alternativas

ID
3336343
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à elaboração de um release e suas características, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O release é enviado às redações na suposição de que seu conteúdo possa gerar interesse.

( ) No Brasil, o release surgiu na primeira metade do século XX como instrumento para divulgar atos, decretos e ações dos governos.

( ) O release é o instrumento físico principal de um sistema de informação e relacionamento entre instituições e imprensa.

( ) Existem organizações e fontes que avaliam a qualidade de suas assessorias pela quantidade de releases emitidos e de adjetivos nele incluídos.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Aqui a banca foi maliciosa ao definir o release como instrumento físico.

    Ocorre que, infelizmente, existem organizações e fontes que dão preferência à quantidade de releases e adjetivações, em detrimento da qualidade e capacidade de penetração no mercado midiático, conforme os padrões de noticiabilidade.

  • banca do mal msm. São proposições que na prática acontecem msm
  • Existem organizações, ou seja, não são todas. 


ID
3336346
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando algumas das principais classificações dos gêneros fotográficos às suas características.


COLUNA I

1. Foto notícia

2. Features

3. Retrato

4. Fotografias produzidas

5. Fotorreportagem

6. Ilustrações fotográficas ou fotomontagem


COLUNA II

( ) Tem como finalidade identificar os personagens das notícias. Busca, além da faceta física da pessoa ou grupo, evidenciar traços de sua personalidade. Distingue-se em dois tipos: os bonecos e os ambientais.

( ) Recorrentes em revistas femininas, masculinas, de moda, de beleza e de decoração. São divididas em dois tipos: ilustração de uma matéria ou uma espécie de editorial, comum em revistas de moda.

( ) É caracterizada por imagens espontâneas, não posadas. Podem ser divididas em fotografias de interesse humano, pictográfico e animais. Geralmente flagradas de modo natural, bem-humoradas ou em situações cômicas. Despertam reações de riso ou ternura nos leitores.

( ) Segundo (CASTELLANOS, 2003; SOJO, 1998), podem ser subdividas em eventos não previstos – acontecimentos “duros” e eventos previstos – de cunho artístico, social, político e religioso.

( ) Costumam ser fabricadas e planejadas para utilização em matérias com temas considerados mais “leves”. São oriundas de imagens fotográficas sobrepostas.

( ) Compostas por uma série de imagens, formam um conjunto coeso e procuram construir um relato aprofundado sobre determinado tema. Podem se dividir em subgêneros: geográfico, costumes e de ação.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
3336349
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A expressão “indústria cultural” é usada por Horkheimer e Adorno pela primeira vez na Dialética do esclarecimento [...]. Nela é ilustrada a “transformação do progresso cultural no seu contrário”, com base em análises de fenômenos sociais característicos da sociedade americana entre os anos 30 e 40.” (WOLF, Mauro, 2005).


Considerando a indústria cultural e suas especificidades, assinale a alternativa que apresenta a(s) característica(s) INCORRETA(S) desse sistema.

Alternativas
Comentários
  • A) Ubiquidade (característica presente em quase todos), repetitividade e padronização são valores dominantes.=> correto, pois é assim que a Industria Cultural reproduz os seus produtos sem inovar.

    B) Os produtos culturais valem de acordo com sua qualidade estética ou seu empenho. => correto, pois os produtos culturais são segmentados pela sua qualidade ou pelo interesse. Isso serve para aumentar o fluxo do sistema produtivo, visando o aumento da quantificação. 

    C) O indivíduo decide autonomamente e sua adesão aos valores é crítica. => errado, a autonomia do indivíduo é retirada e ele fica sob o poder da sociedade, que o manipula. Quanto a adesão de valores, os produtos são elaborados para ele não pensar/ para ter uma fuga da realidade.

    D) Todo espectador de um filme policial da televisão sabe com certeza como será o final.=> correto, pois é a afirmação da repetitividade e da padronização.

    Qualquer dúvida, erro ou acréscimo, só falar comigo por mensagem =)


ID
3336352
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as teorias das comunicações de massa às suas definições.


COLUNA I

1. Teoria sociológico-empírica

2. Modelo de Laswell

3. Teoria crítica

4. Teoria hipodérmica

5. Teoria funcionalista


COLUNA II

( ) A comunicação é intencional e orientada para um objetivo, para obter um certo efeito, observável e mensurável na medida em que provoca um comportamento que pode ser vinculado a esse objetivo.

( ) Seu objetivo é estudar o comportamento humano com os mesmos métodos da experiência e da observação, típicos das ciências naturais e biológicas.

( ) Essa teoria aborda a influência, não apenas a exercida pela mídia, mas a que “flui” nos relacionamentos comunitários.

( ) Ocupa uma posição que consiste em definir a problemática da mídia a partir do ponto de vista da sociedade e do seu equilíbrio.

( ) A identidade central dessa teoria configura-se, de um lado, como construção analítica dos fenômenos que ela indaga e, de outro, como capacidade de relatar tais fenômenos às forças sociais que os determinam.


Assinale a sequência CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil porque os conceitos estão muito truncados e incompletos. Mas com um pouco de paciência e lembrança dá para acertar. No primeiro parênteses a chave é o trecho "para obter certo efeito". Soa familiar? Lasswel e as suas cinco perguntas (Quem?, Diz o que?...), entre as quais "com que efeito?". Bingo! Achamos o modelo de Lasswel.
    O próximo parênteses fala sobre métodos de experiências e observações das ciências biológicas. Aqui o candidato teria que lembrar que a teoria hipodérmica bebeu da fonte da teoria behaviorista, que por sua vez utilizava métodos de pesquisa de ação e reação em animais para induzir comportamentos desejáveis. Bingo! Achamos a teoria hipodérmica.
    Daí para frente já dá para acertar a questão.

  • (2) Modelo de Laswell => A comunicação é intencional e orientada para um objetivo, para obter um certo efeito, observável e mensurável na medida em que provoca um comportamento que pode ser vinculado a esse objetivo.

    (4) Teoria Hipodérmica => Seu objetivo é estudar o comportamento humano com os mesmos métodos da experiência e da observação, típicos das ciências naturais e biológicas.

    (A teoria tem como base o modelo de estímulo/resposta da Teoria Behaviorista)

    (1) Teoria sociológico-empírica ou Teoria dos Efeitos Limitados => Essa teoria aborda a influência, não apenas a exercida pela mídia, mas a que “flui” nos relacionamentos comunitários.

    (Teoria com orientação sociológica a qual afirma que os meios de massa é um componente na influência da formação de opinião.Lembrando que a teoria traz conceitos como líderes de opinião e fluxo comunicativo de dois níveis)

    (5) Teoria Funcionalista => Ocupa uma posição que consiste em definir a problemática da mídia a partir do ponto de vista da sociedade e do seu equilíbrio.

    (A teoria tem como base o conceito de sociedade de Emili Durkheim. A sociedade é um organismo constituído por diferentes partes que se integram e colaboram para a manutenção desse sistema por meio de desempenho de funções específicas)

    (3) Teoria Crítica A identidade central dessa teoria configura-se, de um lado, como construção analítica dos fenômenos que ela indaga e, de outro, como capacidade de relatar tais fenômenos às forças sociais que os determinam.

    (É uma teoria da sociedade que implique uma avaliação crítica da própria construção científica)

    Qualquer dúvida ou acréscimo, só deixar uma mensagem =)

  • Sarah, qual a sua fonte de referencial bibliográfico?

ID
3336355
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma das técnicas de coletas de dados para pesquisa é a análise documental.


São características dessa modalidade, EXCETO:

Alternativas

ID
3336358
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com a Escala Midis, que mede a credibilidade da informação na internet, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os tipos de fontes com suas respectivas características.


COLUNA I

1. Governo Federal, Estadual e Municipal

2. Sites pessoais

3. Grupos de interesse e Ongs

4. Pesquisas científicas de universidades


COLUNA II

( ) “Muitos estudos podem ainda não ter sido defendidos publicamente. Mas são também fontes confiáveis.”

( ) “Quem é a pessoa e porque publica aquela informação? Checar sempre!”

( ) “Mesmo que estes grupos estejam politicamente engajados em uma causa, não há risco em dar a notícia citando a fonte. Mas sempre ouvir o outro lado.”

( ) “Você pode discordar ou questionar os dados, mas estará garantido ao citar a fonte.”


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
3336361
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações

A respeito da mudança do sistema analógico para o digital, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3336364
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as funções de uma assessoria de imprensa às suas definições.


COLUNA I

1. Follow-up

2. Mídia training

3. Check list

4. Boletins eletrônicos


COLUNA II

( ) Resumos informativos de conteúdos de sites que são enviados a clientes previamente cadastrados. Sua produção envolve jornalismo empresarial e modelos de texto da comunicação mercadológica.

( ) Termo designa cursos encomendados pelas assessorias de comunicação, com o objetivo de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia.

( ) Lista de controle, supervisão, checagem de tarefas que devem ser realizadas para o sucesso completo de algum trabalho da assessoria de imprensa.

( ) O termo designa o acompanhamento, pelo assessor, de uma pauta na redação. Também refere-se ao trabalho de convocação dos jornalistas para uma coletiva.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Follow-up: O termo designa o acompanhamento, pelo assessor, de uma pauta na redação. Também refere-se ao trabalho de convocação dos jornalistas para uma coletiva.

    Mídia training: Termo designa cursos encomendados pelas assessorias de comunicação, com o objetivo de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia.

    Check list: Lista de controle, supervisão, checagem de tarefas que devem ser realizadas para o sucesso completo de algum trabalho da assessoria de imprensa.

    Boletins eletrônicos: Resumos informativos de conteúdos de sites que são enviados a clientes previamente cadastrados. Sua produção envolve jornalismo empresarial e modelos de texto da comunicação mercadológica.


ID
3336367
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Digital
Assuntos

A lei Nº 12.965/2014, que regulamenta a internet no Brasil, conhecida também como Marco Civil da Internet, prevê, entre outras coisas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra B

    Art. 3º A disciplina do uso da internet no Brasil tem os seguintes princípios:

    I - garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição Federal;

    II - proteção da privacidade;

    III - proteção dos dados pessoais, na forma da lei;

    VII - preservação da natureza participativa da rede;


ID
3336370
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Ocorrências negativas fazem parte da dinâmica das organizações. Tanto podem surgir em decorrência de catástrofes ou acidentes involuntários, fruto de fatalidades, como de erro humano, má administração, conchavos políticos, represálias ou outros interesses. Nessa hora, a mídia passa a ser o vetor natural desses conflitos.” (DUARTE, Jorge, 2003. p. 364.)

Considerando uma das funções do assessor de imprensa, a de administrar a comunicação em momentos de crise, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Em situações graves de crise, quem deve assumir o comando da dinâmica das informações não é a mídia, mas a empresa.

( ) A administração de crise trabalha para minimizar o estrago na reputação da empresa.

( ) Cabe ao assessor incorporar o espírito “policial” e tentar descobrir quem vazou ou quem está por trás da notícia negativa.

( ) Nos momentos difíceis, conturbados, ou mesmo nos pequenos incidentes, que possam ter desdobramentos, a empresa tem que ser ágil nas respostas.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
3336373
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os itens sugeridos para a elaboração de um projeto de pesquisa às suas definições.


COLUNA I

1. Hipótese

2. Metodologia

3. Problema

4. Tema


COLUNA II

( ) Explicitação da linha de trabalho, o caminho escolhido para o trabalho e as técnicas propostas.

( ) Questão que encerra uma dificuldade, teórica ou prática, para a qual se quer encontrar uma solução.

( ) Área do conhecimento científico; assunto contemplando a delimitação do assunto.

( ) Suposição verossímil de conhecimento da resposta ao problema formulado, a ser comprovada ou denegada após a realização da pesquisa.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas