SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2016 - IF-AP - Auxiliar de Biblioteca


ID
1889941
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No sistema de governo brasileiro, os chefes do Poder Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos) exercem, ao mesmo tempo, as funções administrativa (Administração Pública) e política (governo). No entanto, são funções distintas, com conceitos e objetivos bem definidos. Acerca de Administração Pública e governo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Administração Pública - é o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas de que o Estado dispõe para colocar em prática as políticas públicas.

    Governo - é a atividade responsável pela fixação dos objetivos do Estado, ou seja, nada mais é que o Estado desempenhando sua função política.

    gabarito LETRA C

  • Administração Pública - É a gestão dos interesses públicos pelo estado, através de um conjunto de órgãos (unidades despersonalizadas), entidades (Pessoas Jurídicas) e agentes (Pessoas Físicas) responsáveis em desenvolver as atividades administrativas.

    Governo - Conjunto de poderes que conduz a política dos negócios públicos.

    Gabarito letra: B

  • GABARITO     B

     

     

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUAS CONCEPÇÕES

     

     Administração Pública em sentido amplo (lato sensu), como o conjunto de órgãos de governo (com função política de planejar, comandar e traçar metas)   +   órgãos administrativos (com função administrativa, executando os planos governamentais).

    Num sentido estrito (stricto sensu), podemos definir Administração Pública como o conjunto de órgãos, entidades e agentes públicos que desempenham a função administrativa do Estado. Ou seja, num sentido estrito, a Administração Pública é representada, apenas, pelos órgãos administrativos.

     

    Sentido amplo – órgãos governamentais (políticos) + órgãos administrativos.

    Sentido estrito – exclusivamente, órgãos administrativos.

    _______________________________________________________________________________________________________________________

     

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SENTIDO:    SUBJETIVO -FORMAL - ORGÂNICA 

    Administração Pública representa o conjunto de órgãos, agentes e entidades que desempenham a função administrativa. O conceito subjetivo representa os meios de atuação da Administração Pública.

     

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SENTIDO:    OBJETIVO -MATERIAL - FUNCIONAL

    A Administração Pública representa a atividade propriamente dita de gerir, administrar, executar. 

     

     

  • A Administração Pública divide-se em 2 sentidos:

     

    1) SENTIDO AMPLO (exerce a função política e a função administrativa):

    É exercido por:

     

    A) órgãos de governo (=órgãos políticos): ELABORAM as políticas públicas.

    B) órgãos e pessoa jurídica: EXECUTAM os programas de governo.

     

     

    2) SENTIDO ESTRITO (função meramente administrativa):

    É exercido por:

     

    A) órgãos e pessoa jurídica: EXECUTAM os programas de governo.

  • "Governo em sentido formal, é o conjunto de Poderes e órgãos constitucionais; em sentido material, é o complexo das funções estatais básicas;em sentido operacional; é a condução política dos negócios públicos.Administração Pública- em sentido formal; é o conjuntos de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo;em sentido materia, é o conjunto das funções necessárias ao serviços públicos em geral; em acepção funcional, é o desempenho perene e sistemático, legal técnico, dos serviços públicos do Estado ou por ele assumidos em benefícios da coletividade"(Hely Lopes Mereires-pág.66).

  • b

    As ações de Administração Pública têm como objetivo a satisfação do interesse público e são voltadas à execução das políticas públicas. 

  • Gabarito B

    a) Administração Pública e governo são considerados sinônimos, visto que ambos têm como objetivo imediato a busca da satisfação do interesse coletivo. ERRADO - GOVERNO em sentido objetivo compreende a FUNÇÃO POLÍTICA :planeja (planos de ação), dirigir (define as diretrizes) e comandar. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA em sentido objetivo compreende a FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: exevuta e presta serviços.

     

    c) Administração Pública é a atividade responsável pela fixação dos objetivos do Estado, ou seja, nada mais é que o Estado desempenhando sua função política. ERRADO- Essa definição é de GOVERNO em sentido objetivo.

     

    d) Governo é o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas de que o Estado dispõe para colocar em prática as políticas públicas. ERRADO - Essa definição é de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA em sentido subjetivo. 

     

    e)  A Administração pratica tanto atos de governo (políticos) como atos de execução das políticas públicas. ERRADO - A administração não pratica atos de governo e sim atos de execução a ela é dada a responsabilidade legal e técnica da execução.

  • Gabarito B

     

    Governo: condução polítíca

     

    Adm. pública: materialização.

  • Para alguns doutrinadores, a Administração pública em sintido amplo pratica tanto atos de governo como ato de execução.

  • Quem sabe a diferença entre Estado, Governo e Administração Pública não teve dificuldades com essa questão.

     

    Gabarito Letra B

  •  

    b) As ações de Administração Pública têm como objetivo a satisfação do interesse público e são voltadas à execução das políticas públicas. Correta.

    De acordo com Di pietro:

    A função de emanar atos de produção jurídica complementares não fica absorvida apenas pela função administrativa de realização concreta dos interesses coletivos, mas compreende também a função política ou de governo, "que implica uma atividade de ordem superior referida à direção suprema e geral do Estado em seu conjunto e em sua unidade, dirigida a determinar os fins da ação do Estado, a assinalar as diretrizes para as outras funções, buscando a unidade da soberania estatal".

    Basicamente, a função política compreende as atividades colegislativas e de direção; e a função administrativa compreende o serviço público, a intervenção, o fomento e a polícia.

    a) Administração Pública e governo são considerados sinônimos, visto que ambos têm como objetivo imediato a busca da satisfação do interesse coletivo. 

    Qual o erro dessa questão?

    Vamos de acordo com Di Pietro:

    Para bem entender-se a distinção entre Administração Pública (em sentido estrito) e Governo, é mister partir da diferença entre as três funções do Estado. Embora o poder estatal seja uno, indivisível e indelegável, ele desdobra-se em três funções: a legislativa, a executiva e a jurisdicional.

    A primeira estabelece regras gerais e abstratas, denominadas leis; as duas outras aplicam as leis ao caso concreto : a função jurisdicional, mediante solução de conflitos de interesses eaplicação coativa da lei, quando as partes não o façam espontaneamente; a função executiva, mediante atos concretos voltados para a realização dos fins estatais, de satisfação das necessidades coletivas .

     

  • O Estado é a PESSOA

    O Governo, sua CABEÇA

    A Administração Pública, suas MÃOS

     

     

  • Adm. pública em sentido amplo abrange a função política e a meramente administrativa!

    Função política - estabelecimento de diretrizes e programas de ação governamental, dos planos de atuação do governo: políticas públicas.

    Função administrativa - execução das políticas públicas.

  • A Administração Pública divide-se em 2 sentidos: Sentido amplo e sentido estrito.

     

    1) SENTIDO AMPLO (exerce a função política e a função administrativa):

     

    É exercido por:

     

    A) órgãos de governo (=órgãos políticos): ELABORAM as políticas públicas.

    B) órgãos e pessoa jurídica: EXECUTAM os programas de governo.

     

     

    2) SENTIDO ESTRITO (função meramente administrativa):

     

    É exercido por:

     

    A) órgãos e  pessoa jurídica: EXECUTAM os programas de governo.

     

  • Se considerassemos Administração Pública em sentido amplo a letra E estaria correta?

  • Instagram: @parquet_estadual

     

    CARACTERÍSTICAS

     

    Administração Pública:

     

    a) compreende os agentes, os órgãos e as entidades que integram a estrutura administrativa;

    b) investido do exercício de poderes administrativos (polícia, hierárquico, disciplinar, normativo);

    c) estudada pelo Direito Administrativo;

    d) todos os Poderes exercem função administrativa (funções tipicas e atípicas).

     

     

    Governo

     

    a) compreende os agentes, os órgãos e as entidades que integram a estrutura constitucional do Estado (Poder Executivo, preponderantemente, e o Poder Legislativo);

    b) investido de poder político (diretrizes para a atuação estatal);

    c) é matéria de Direito Constitucional;

    d) titularidade preponderante do Poder Executivo, mas também do Legislativo.

     

     

    Fonte: Curso de Direito Administrativo, Rafael Carvalho Rezende Oliveira.

  • Esse foi o conceito mais tosco que eu já vi de Adm. Pública.

  • "(...), a noção de governo está relacionada com a função política de comando, de coordenação, de direção e de estipulação de planos e diretrizes de atuação do Estado (as denominadas políticas públicas). Não se confunde com o conceito de administração pública em sentido estrito, que vem a ser o aparelhamento de que dispõe o Estado para mera execução das políticas públicas estabelecidas pelos órgãos de governo." (ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 24º ed., pág. 19)

     

    GABARITO:  B 


ID
1889944
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os princípios que regem a Administração Pública podem ser divididos em dois grupos: os expressos e os implícitos ou reconhecidos. A propósito desse assunto, assinale a alternativa que apresenta apenas princípios expressamente previstos na Constituição Federal de 1988 (CF).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 

     

    CF/88 

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (...)

  • Acho que algumas bancas tem preguiça de pensar. Questão como essa não testa conhecimento algum.

  • LIMPE

     Legalidade,

     Impessoalidade,

     Moralidade,

     Publicidade

     Eficiência

  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

    Dica: L. I. M. P. E. 

  • L.I.M.P.E (CF, Art 37 caput)

    **** 

     

    LODF -> PARA CFO PMDF -> L.I.M.P.R.I.M.T.E

  • Gabarito: E. Famoso L.I.M.P.E Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência
  • Continuidade dos serviços públicos, supremacia do interesse público e proporcionalidade são princípios implícitos

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:         

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada.

    Impessoalidade

    A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    Moralidade

    Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    Publicidade

    Segundo o princípio da publicidade, os atos públicos devem, como requisito de sua eficácia, ter divulgação oficial, com as exceções previstas em lei (segurança nacional, certas investigações policiais, processos cíveis em segredo de justiça etc.). Quando os atos e contratos tornam-se públicos, há uma maior facilidade de controle pelos interessados e pelo povo de uma maneira geral, e este controle faz referência tanto aos aspectos de legalidade quanto de moralidade.

    Eficiência

    O princípio da eficiência foi introduzido expressamente pela Emenda Constitucional 19 de 4/06/1998, que afirma que não basta a instalação do serviço público. Além disso, o serviço deve ser prestado de forma eficaz e atender plenamente à necessidade para a qual foi criado, através da otimização dos meios para atingir o fim público colimado.

    Assim:

    E. CERTO. Legalidade, publicidade, moralidade, eficiência e impessoalidade.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.


ID
1889947
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos.


                                                                                         Súmula STF 346.


A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.


                                                                                         Súmula STF 473.


O princípio de que tratam as Súmulas acima é o princípio da 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 

     

    Pelo princípio da autotutela: 

     

    Lei 9.784 

     

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • GABARITO      E  

     

    PRINCÍPIO DA AUTOTUTELA: Trata-se do poder que a Administração Pública possui de ter o controle dos seus atos em suas mãos, podendo ela mesma revê-los para trazer regularidade as suas condutas. Nesses casos, o ente estatal tem a garantia de anular os atos praticados em suas atividades essenciais, quando ilegais, ou revogá-los, quando inoportunos ou inconvenientes, sem que seja necessária a interferência do Poder Judiciário.”

    (Matheus Carvalho. Manual de Direito Administrativo, 2015. p. 83)

     

    STF – Súmula 346: “A administração pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos”;

     

    Súmula 472 STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial

  • Princípio da autotutela por meio do qual a propria administração pública pode anular ou revogar seus próprios atos sem a intervenção do judiciário. 

    ***Uma boa observação é ligar a autotutela à subordinação (controle hierárquico).

  • A autotutela é princípio implícito.

    Considerado como prerrogativa ou mesmo poder-dever de autotutela, este princípio concede á Adm. Pública o poder de controlar seus próprios atos, apreciando-os quanto ao seu mérito ou legalidade.

    Quanto a legalidade, a administração pública pode, de ofício ou provocada, anular seus atos ilegais.

    Quanto ao mérito, pode revogar, de ofício ou provacada, um ato legítimo ao concluir que ele já não é mais oportuno ou conveniente para administração.


ID
1889950
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando a Administração pune infrações administrativas cometidas por particulares, como, por exemplo, quando há descumprimento de um contrato administrativo assinado com o Poder Público, tem-se a aplicação do poder

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    Poder disciplinar é o poder atribuído a Administração Pública para aplicar sanções administrativas aos seus agentes pela prática de infrações de caráter funcional.

     

    A expressão “agentes públicos” abrange todos que se encontram na Administração Pública, incluindo-se funcionários, empregados e contratados em caráter temporário.

  • O poder disciplinar (trata-se, a rigor, de um poder-dever) possibilita à administração pública:

    a) punir internamente as infrações funcionais de seus servidores; e

    b) punir infrações administrativas cometidas por particulares a ela ligados mediante algum vínculo jurídico específico (por exemplo, a punição pela administração de um particular que com ela tenha celebrado um contrato administrativo e descumpra as obrigações contratuais que assumiu).

    [Gab. A]

    FONTE: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 24ª. edição. São Paulo: Método, 2016.

    bons estudos

  • GABARITO      A

     

     

    PODER DISCIPLINAR

     

    Maria Sylvia Zanella Di Pietro, “poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.

     

    OBS: Pode-se também aplicar o PODER DISCIPLINAR às pessoas de direito privado (particulares) quando exercem algum vínculo com a administração pública através, por exemplo, de um contrato.

  • PARTICULARES SEM VÍNCULO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A PUNIÇÃO SEMPRE SE DARA MEDIANTE O  PODER DE POLÍCIA .

    PARTICULARES COM VÍNCULO ADMINISTRATIVO COM A ADIMINISTRAÇÃO-contrato administrativo- A PUNIÇÃO SEMPRE SE DARA ATRAVES DO PODER DISCIPLINAR,MEDIANTE O PODER HIERÁQUICO.

  • A questão fala em  infrações administrativas!! Estas Somente poderão ser punidas pelo poder disciplinar

  • Poder disciplinar tem carater interno, só se aplica a agentes e contratatdos. Nunca atinge particulares. É eventual, só se manifestando na hipótese de infração cometida por serviço ou particular com vínculo (contrato)com a administração. É vinculado quanto ao dever de apurar a infração. è dsicricionário quanto à escolha da penalidade a ser aplicada, com observância ao princípio da legalidade.

  • LETRA A. VALE RESSALTAR QUE, EM TESE, DIVERSAMENTE DO PODER DE POLÍCIA, O PODER DISCIPLINAR NÃO É APLICÁVEL AOS PARTICULARES, PORQUANTO TAL PODER SOMENTE SERÁ APLICADO ÀQUELES QUE TENHAM ALGUM TIPO DE VÍNCULO ESPECIAL COM A ADMINISTRAÇÃO. "IN CASU", O FATO DE O PARTICULAR TER FIRMADO O CONTRATO ADM. COM O PODER CONCEDENTE, CARACTERIZA ESSE VÍNCULO. 

  • O poder disciplinar possibilita à administração pública:

     

    a) punir internamente as infrações funcionais de seus servidores;

     

    b) punir infrações administrativas cometidas por particulares a ela ligados mediante algum vínculo jurídico específico (por exemplo, a punição pela administração de um particular que com ela tenha celebrado um contrato administrativo e descumpra as obrigações contratuais que assumiu).

     

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado

  • A palavra contrato presuponhe um vinculo com a administração pública, poder ser as: concessónarias de serviço público ou as concessónarias de serviços público.

  • O poder disciplinar, pois o particular tem vínculo com administração pública, contudo não havendo a vinculação seria poder de polícia.

     

    Poder Disciplinar--------------- Servidores público

                                    --------------- Particular com vínculo com administração pública.      OBS. Os demais particulares, poder de polícia.

     

    Gabarito:A

  •  

    Poder disciplinar: é o poder conferido à administração para
    aplicar sanções aos seus servidores que pratiquem infrações disciplinares.
     

  • -O poder disciplinar é aplicado tanto para servidores públicos, quanto para os paticulares com vínculo com a administraçao. Para os demais particulares o poder de polícia é o ultilizado.

  • O poder disciplinar é o poder que autoriza à Administração a aplicação de penalidades às infrações internas funcionais de seus servidores, bem como a aplicação de penalidades às infrações administrativas cometidas por particulares a ela ligados por algum vínculo jurídico específico.

    Sabe-se que a Administração, ao aplicar uma sanção a um agente público, atua imediatamente no uso do poder disciplinar e mediatamente no uso do poder hierárquico. Porém, na punição administrativa dos particulares, utiliza-se somente do poder disciplinar, já que não há hierarquia.

    Por sua vez, tem-se que o poder disciplinar é discricionário, porém de discricionariedade limitada. Exceção há, quanto ao dever de punir quem comprovadamente tenha praticado uma infração disciplinar. Nesse caso, se verificada uma infração, o agente é obrigado a punir, tendo-se em vista que o mesmo está vinculado na hipótese-consequência da infração-punição, aplicando-se a discricionariedade apenas na intensidade da punição a ser aplicada.

    Em relação às multas aplicadas aos particulares, tem-se que somente lei em sentido formal pode cominá-las; mesmo no caso de multas contratuais, estas, quando o contrato é com a Administração Pública, já estão previstas em lei, no caso a lei de licitações. Tal obrigatoriedade decorre diretamente da Constituição da República (art. 5º, II), que determina que ninguém poderá ser obrigado a fazer algo ou deixar de fazer senão em virtude de lei.

  • PODER DISCIPLINAR

     

     

     poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.

     

     

     

    FELIZ ANO NOVO PRA TODOS (2019)!!!

  • PODER DISCIPLINAR

  • GABARITO: A

    Quando estiver punindo particulares comuns ---> PODER DE POLÍCIA

    Quando estiver punindo particulares com algum vinculo com a Administração ---> PODER DISCIPLINAR

    Dica do colega ✍ ♞

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    O enunciado remete ao Poder Disciplinar.

    Poder Disciplinar é "a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração" (Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro. 25a edição. Malheiros, 2000, p. 115). Exemplo: a suspensão de servidor público como punição pela prática de falta funcional.

    ESQUEMATIZANDO:

    Se a Administração Pública...

    Aplicar sanção ao servidor público >>> à sanção decorre imediatamente do Poder Disciplinar e indiretamente do Poder Hierárquico. Exemplo: a suspensão de servidor público como punição pela prática de falta funcional.

    Aplicar sanção ao particular que esteja sujeito à disciplina interna da Administração >>> à sanção decorre do Poder Disciplinar. Exemplo: a aplicação de multa a contratado administrativo que descumpre cláusulas contratuais.

    Aplicar sanção ao particular que NÃO tem relação específica com a Administração >>> à sanção decorre do Poder de Polícia. Exemplo: a fiscalização, pelo Poder Público, das condições do veículo utilizado como táxi, bem como a aferição do taxímetro.

    O entendimento acima é muito importante.

    As demais:

    Alternativa B: errada, tendo em vista que o Poder Hierárquico é o poder que a Administração Pública possui para ordenar, coordenar, corrigir e controlar os atos administrativos internos de determinados órgãos.

    Alternativa C: errada, não se amolda ao enunciado.

    Alternativa D: errada, tendo em vista que o Poder Normativo "é o poder de editar normas gerais, atos administrativos gerais e abstratos. Não é poder de edição de lei, não é poder legislativo, mas sim poder de editar ato administrativo limitado pela lei" (CARVALHO, 2015). 

    Alternativa E: errada, tendo em vista que o Poder de Polícia, em conformidade com José Cretella Jr., é “o conjunto de poderes coercitivos exercidos in concreto pelo Estado sobre as atividades dos administrados, através de medidas impostas a essas atividades”.

    GABARITO DA QUESTÃO: A.


ID
1889953
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos tipos e das formas de controle da Administração Pública, é correto afirmar que o controle

Alternativas
Comentários
  • A) Errado: CONTROLE ADMINISTRATIVO: é exercido pelo Executivo e pelos órgãos administrativos do Legislativo e do Judiciário, sob os ASPECTOS DE LEGALIDADE E MÉRITO, por iniciativa própria ou mediante provocação.

     

    B) Errado: • CONTROLE JUDICIAL: é o poder de fiscalização que o Judiciário exerce ESPECIFICAMENTE sobre a atividade administrativa do Estado. Alcança, basicamente, os atos administrativos do Executivo, mas também examina os atos do Legislativo e do próprio Judiciário quando realiza atividade administrativa. As CPI's são comissões parlamentares de inquérito.

     

    C) Certa.

     

    D) Errado: • CONTROLE EXTERNO POPULAR: As contas dos Municípios ficarão, durante 60 dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

     

    E) Errado: • CONTROLE ADMINISTRATIVO: é exercido pelo Executivo e pelos órgãos administrativos do Legislativo e do Judiciário, sob os ASPECTOS DE LEGALIDADE E MÉRITO, por iniciativa própria ou mediante provocação.

     

    Fonte: http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-administrativo/controle-da-administracao-publica

  • O correto na letra B seria: 

     

    "O controle exercido pelas comissões parlamentares de inquérito (CPI) é um exemplo de controle legislativo político."

     

    Fonte: Aula youtube do prof. Marcus Bittencourt

  • GABARITO - LETRA C

     

    a) administrativo pode ser exercido pelos Poderes Legislativo e Judiciário. 

     b) exercido pelas comissões parlamentares de inquérito (CPI) é um exemplo de controle legislativo. 

     c) administrativo, o controle legislativo e o controle judicial são formas de controle da Administração Pública. 

     d) popular ou social é uma forma de controle aceita no regime jurídico brasileiro. 

     e) administrativo é exercido pelo legislativo, executivo e judiciário.

     

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

  • NA LUTA! - IDF expert, fodástico, usa o filtro CESPE, FCC, dificuldade: Muito difícil e seja feliz. Pare de perturbar nos comentários.


ID
1889956
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de controle externo da Administração Pública.

Alternativas
Comentários
  • (B)


    Seção IX
    DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.


    Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)


    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

  • Nivel Junior.

  • Gabarito: B

     

    Controle Externo

    -> Essa modalidade de controle ocorre quando um Poder exerce o controle sobre os atos administrativos dos demais Poderes.

  • controle exercido pelos tribunais de contas sobre as funções administrativas dos órgãos públicos 

  • LETRA B

    Demais alternativas são de controle interno.

  • Errei de teimosa kkkkkk


ID
1889959
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo federal, trata, em seus artigos 3.º e 4.º, dos direitos e deveres dos administrados. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta dever dos administrados.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II
    DOS DIREITOS DOS ADMINISTRADOS

    Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    CAPÍTULO III
    DOS DEVERES DO ADMINISTRADO

    Art. 4o São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • Essa foi boa demais! LETRA D 

    Macete: Deveres - EX PROF NAO PRESTA

    Detalhe, colocaram direitos  e um dos deveres e quer o dever!

  • bizuú: deveres do administrado perante a Administração

    "EX PROF NÃO PRESTA"

    EXpor os fatos conforme a verdade.

    PROceder com lealdade, urbanidade e boa-Fé.

    NÃO agir de modo temerário.

    PRESTAr as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

     

  • A questão pede DEVER  do administrado.

     

    Com exceção da letra [ D ] todas as outras são direitos.

  • A questão versa sobre os direitos e deveres dos administrados na lei 9.784/99 (lei do Processo Administrativo Federal) e deseja saber qual alternativa possui um DEVER dos administrados.

    Art. 3º da lei 9.784/99. O administrado tem os seguintes DIREITOS perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    Art. 4º da lei 9.784/99. São DEVERES do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

    Observe-se que tanto os direitos quanto os deveres do administrado possuem um ROL EXEMPLIFICATIVO.

    LETRA “A”: ERRADA. Esse é um direito e não dever do administrado conforme o art. 3º, III da lei 9.784/99 ora transcrito.

    LETRA “B”: ERRADA. Esse é um direito e não dever do administrado conforme o art. 3º, IV da lei 9.784/99 ora transcrito.

    LETRA “C”: ERRADA. Esse é um direito e não dever do administrado conforme o art. 3º, II da lei 9.784/99 ora transcrito.

    LETRA “D”: CERTA. Esse é um dever do administrado conforme o art. 4º, I e II da lei 9.784/99 ora transcrito.

    LETRA “E”: ERRADA. Esse é um direito e não dever do administrado conforme o art. 3º, I da lei 9.784/99 ora transcrito.

    GABARITO: LETRA “D” é a única que apresenta um dever dos administrados.


ID
1889962
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

         João, mediante aprovação em concurso público, foi nomeado para cargo de provimento efetivo do Instituto Federal do Amapá (Ifap).


Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta de acordo com a CF e a Lei n.º 8.112/1990. 

Alternativas
Comentários
  • NOMEAÇÃO _________30dias________________POSSE_________15 dias________ EXERCÍCIO

  • Lembrando aos amigos, que esses prazos em relação a posse são diferentes na L.C 840/11.

    NOMEAÇÃO 30 DIAS_________________POSSE 5 DIAS ÚTEIS_________________EXERCÍCIO

  • Gabarito C, apesar de que para a lei 8.112 o prazo é de dois anos e para a CF o prazo é de 3 anos....vai entender

  • Letra (c)

     

    Na verdade Maria, acho que é um grande erro no texto da L8112, em seu Art. 21, pois mesmo com a EMC nº 19 alterando para três anos, até porque a CF.88 em seu Art 41 descrimina três anos:

     

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade."

     

    O cômputo do tempo de estágio probatório será suspenso em casos de licença e não se deve aproveitar outro estágio bem-sucedido, nem mesmo a estabilidade alcançada noutro cargo público, para pretender dispensar o estágio no cargo atual. Exige-se, portanto, a aprovação no estágio após três anos de efetivo exercício no cargo específico. Nesta senda: "Para um estágio só se conta o tempo de nomeação efetiva na mesma Administração, não sendo computável o tempo de serviço prestado em outra unidade estatal, nem o período de exercício da função pública a título provisório" (RE 120.133/MG, DJ de 29.11.1996).

  • 8112

    Art. 20. 

    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

  • Tiago Costa, a Constituição no art. 41 onde fala de estabilidade se refere a EMC nº 19. Da uma olhada nela que você vai reparar. A EMC altera a constituição e a lei 8112/90 no que diz respeito à estabilidade de 2 para 3 anos.

     

  • Lei 8112/90

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • LETRA C

     

    Lei 8.112/90

     

     

    a) Após a publicação do ato de nomeação, João disporá de sessenta dias, prorrogáveis pelo mesmo tempo, para tomar posse. 

    ERRADO. Art. 13, § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

     

    b) Ao tomar posse, João estará obrigado a iniciar imediatamente o exercício das atribuições inerentes ao cargo. 

    ERRADO. Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. § 1o  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

     

    c) Somente após três anos de efetivo exercício e aprovação em avaliação especial de desempenho, João adquirirá estabilidade. 

    CERTO. Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

     

    d) João, enquanto estiver em estágio probatório, não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento. 

    ERRADO. Art. 20, § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

     

    e) Enquanto estiver em estágio probatório, João não terá direito à licença paternidade. 

    ERRADO. Art. 208.  Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos.


ID
1889965
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao processo de licitação pública, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93:

    Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos

  • A) Errada: O art. 24 da Lei 8.666/93 dispõe os casos em que a licitação é dispensada e o art. 25 os casos em que é inexigível;

    B) Errada: Segundo José dos Santos Carvalho Filho, em seu Manual de Direito Administrativo "A vinculação ao instrumento convocatório é garantia do administrador  e dos administrados. Significa que as regras traçadas para o procedimento devem ser fielmente observadas por todos". O referido princípio encontra-se expresso na Lei 8.666/93, em seu artigo 3º: " A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos".

    C) Errada. São modalidades de licitação previstas na lei 8.666/93, no seu artigo 22, concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. Na lei 10.520/02 a modalidade: pregão, e na Lei  9472/97 (lei que criou a Anatel) previu mais uma modalidade de licitação, a consulta (art.54, pu).

    D) Correta. Lei 8.666/93, art 3º 3º: " A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração (...)"

    E) Errada. Leilão e concurso são modalidades previstas expressamente na lei 8.666/93, no artigo 22.

     

  • Modalidade5:  Concorrência, Tomada de Preço, Convite, Concurso e Leilão.

    Tipos: Menor preço, melhor tecnica, Tecnica e Preço, Lance ou oferta. 

  • Paula Campos, tem mais uma modalidade, o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), previsto na lei 12.462/2011.

  • Consoante o art. 3.0, caput, da Lei 8.666/1993, as licitações destinam-se
    a garantir a observância do principio constitucional da isonomia, a seleção
    da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do de­
    senvolvimento nacional sustentável. Esse artigo expressamente enumera
    os princípios básicos que regem o procedimento administrativo de licitação,
    especialmente o julgamento das propostas
     

     

  • Letra D.

     

    Lembrando que a proposta mais vantajosa não é necessariamente a mais barata!

  • Eu achava que nenhuma delas estava certa porque a letra D fala da principal finalidade, mas não seriam 3, ou seja, as outras 2 não são principais também?

  • Em que parte a lei faz distinção de importancia entre isonomia e proposta mais vantajosa?!

  • OBS.:   

    O instrumento convocatório vincula tanto a Administração como os licitantes. É a lei interna da licitação.

    EXCEÇÃO: O edital NÃO É ALGO ABSOLUTAMENTE IMUTÁVEL. Segundo o art. 21, §4º “qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido.

  • Letra D

    Só não consegui ver erro na E, apesar da explicação de uma colega

  • Tâmara, leilão e concurso SÃO modalidades de licitação previstas em lei. 

  • " ...a principal finalidade da licitação é a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração Pública. " 

    Na verdade é uma DAS finalidades/objetivos, né? Forçaram a barra nessa questão. Mas por eliminação, era a única resposta aceitável. Vindo de banca fajuta como essa, nem tem como esperar muita coisa mesmo. 

  • D) a principal finalidade da licitação é a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração Pública. 

  • Toma, filho, acerta esta aqui pra você não zerar.


ID
1889968
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito às licitações e aos contratos administrativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A

  • a)  Lei 8666/93 -  Da execução de serviços.

    Art 67: "A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Adminsitração especialmente designado, permitinda a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição". 

  • A) A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado para essa atribuição.  GABARITO.

     

     

    B) Nos contratos administrativos, predomina o interesse da Administração Pública.

     

     

    C) É obrigatória a publicação resumida do instrumento de contrato na imprensa oficial.

     

     

    D) É permitida a aplicação de sanções por parte do Poder Público, quando haja descumprimento das cláusulas contratuais pelo contratado. 

     

     

    E) O art. 57, § 3º, da Lei nº 8.666/93 veda, expressamente, a celebração de contratos administrativos com prazo de vigência indeterminado. A regra abrange qualquer forma de indefinição quanto à vigência, seja pela indeterminação ou pela incerteza. Isso significa que esses contratos devem ter sua duração com o início e fim devidamente delimitados no tempo.

  • a) Art. 67 (Gabarito)

    b) Nos contratos administrativos, predomina o interesse da Administração Pública.

    c) Art. 61, Parágrafo único

    d) Art. 58, IV

    e) Art. 57, § 3º


ID
1889974
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Internet Explorer, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Em que navegador é possível especificar o número de dias que o histórico ficará disponível? Não conheço essa opção.
  • Gabarito: Letra B

     

    A) Errado - Os favoritos são links de páginas da Web que você pode adicionar ao Windows Internet Explorer.

     

    B) Certo - Abra o Internet Explorer e pressione Alt +X, clique em Opções de Internet, na guia Geral clique em Configurações, em seguida, clique na aba Histórico, nessa aba você poderá especificar os dias que as páginas ficarão no histórico.

    Obs.: Foi utilizado o Internet Explorer 11.


    C) Errado - Atualizar a página - F5
    Exibir os comandos de aplicativo (barra de endereços, sites frequentes, etc.) - Alt+D

     

    D) Errado - Exibir os downloads - Ctrl+J
    Alternar entre guias - Ctrl+Tab


    E) Errado - A Navegação InPrivate ajuda a impedir que seu histórico de navegação, os arquivos de Internet temporários, dados de formulários, cookies, nomes de usuários e senhas sejam retidos pelo navegador. Inicie a Navegação InPrivate no menu Segurança, pressionando Ctrl+Shift+P, ou na página Nova Guia. O Internet Explorer iniciará uma nova sessão do navegador que não guardará as informações sobre as páginas da Web que você visitar ou as pesquisas que você fizer. O fechamento da janela do navegador finalizará sua sessão de Navegação InPrivate.

     

    Fonte: http://windows.microsoft.com

  • Para o colega Mário Sérgio :

    https://duvidas.terra.com.br/duvidas/3521/como-posso-verificar-o-historico-das-paginas-visitadas-no-internet-explorer-8

     

    de uma olhada no link que vai entender o funcionamento

  • Vá na na engrenagem no canto superior direito(ALT + X) ->opções da internet->geral->configurações

     

    CONFIGURAÇÕES

     

    HISTÓRICO->Especifique por quantos dias o IE deve salvar a lista de sites visitados

    Quantos dias as páginas ficam no histórico

     

    GABA  B

  • Analisemos as alternativas:

    a) A Guia Favoritos exibe os sites que o usuário marcou como tal, para que possa visitar com mais facilidade;

    b) Item correto. A configuração padrão é 20 dias, que podem ser aumentados até 999 dias.

     

    c) CTRL + R, ou F5, são os comandos para atualizar a página;

    d) CTRL+J é o comando para exibir os downloads;

    e) A Navegação InPrivate descarta os arquivos temporários de Internet gerados durante a navegação.

    Resposta certa, alternativa b).


ID
1889977
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Gerenciador de Tarefas do Windows fornece detalhes acerca dos aplicativos e serviços que estão em execução no computador. Com ele, é possível, também, controlar quais aplicativos serão inicializados automaticamente e como o computador usará os recursos do sistema, como memória RAM e Unidade Central de Processamento (UCP). Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta a combinação de teclas a partir da qual pode ser feita a execução do Gerenciador de Tarefas do Windows.

Alternativas
Comentários
  • Letra A. A combinação permite acesso ao Gerenciador de Tarefas do Windows, para conferir os aplicativos em execução, processos, desempenho da rede, entre outras opções.

  • Gerenciador de Tarefas do Windows: Ctrl+Shift+esc

     

  • Ctrl + Alt + Del ... Utilize o atalho no teclado para abrir o Gerenciador

  • Ctrl + Alt + Del ... Utilize o atalho no teclado para abrir o Gerenciador

  • Ctrl + Alt + Del ... Utilize o atalho no teclado para abrir o Gerenciador

  • Formas para acessar o Gerenciador de Tarefas (win.7)

    ctrl+alt+del

    ctrl+shift+esc

    winkey+x

    botão direito do mouse na Barra de Tarefas. 

    Gab: A

  • windows 7 = ctrl + alt + del = abre o gerenciador de tarefas

    windows 10 = ctrl + shift + esc =abre o gerenciador de tarefas

                        =  ctrl + alt + del = tbm é possivel mas antes ele te leva pra uma outra tela, na qual vc terá que selecionar o gerenciador de tarefas.


ID
1889980
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para enviar uma mensagem de e-mail para vários destinatários de forma que cada um, ao recebê-la, não tome conhecimento do endereço de e-mail dos demais, deve-se especificar os destinatários com a opção 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

     

    CCO --> No contexto do assunto e-mail, cópia/conhecimento oculta refere-se à prática de enviar uma mesma mensagem a vários destinatários de tal maneira que eles não conheçam uns aos outros. A lista de destinatários das cópias ocultas é definida no campo "Cco" (com cópia oculta) presente no cabeçalho do e-mail. Em inglês, o mesmo campo é chamado "Bcc" (Blind carbon copy); e alguns podem chamá-lo de Blind Courtesy Copy (cópia de cortesia).

     

    FONTE: Wikipédia 

  • Letra D. O campo CCO (com copia oculta) ou BCC (blind carbono copy) é usado para enviar uma mensagem para que o destinatário não conheça os outros endereços informados neste campo.

  • "Cc" é a sigla para o termo "com cópia", enquanto "Cco" é a abreviatura de "com cópia oculta". Em inglês, as letras "Cco" são substituídas por "Bcc" e querem dizer "blind carbon copy". Também em inglês, "Cc" é o mesmo que "carbon copy".

     

    No caso do "Cc", os destinatários também terão conhecimento de todos que receberam a mesma mensagem. No entanto, esse formato é normalmente utilizado quando o e-mail é enviado apenas para conhecimento das outras pessoas. Ou seja, você envia a mensagem para uma pessoa específica (com o e-mail no campo "Para"), mas acha importante que outros tomem conhecimento daquela informação (então inclui os endereços em "Cc").

    Já no caso de você querer enviar um e-mail para mais de uma pessoa, sem que uma saiba que a outra está recebendo a mesma mensagem, use o "Cco".

     

  • Uma excelente prática quando enviamos email para muitos destinatários é colocar todos eles no campo CCO, pois assim as pessoas não recebem os e-mails umas das outras, diminuindo as chances de spam no futuro.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Para: o destinatário ''A''

    Cc: outros destinatários ''B'' ''C'' ''D'' ''E'' (AQUI TODOS SABEM QUEM RECEBEU OS EMAILS)

    Cco: (OS DESTINÁRIOS QUE FOREM PREENCHIDOS AQUI IRÃO COMO SENDO OCULTOS, OU SEJA, UM NÃO SABERÁ OS USUÁRIOS QUE RECEBERAM O MESMO EMAIL.


ID
1889986
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere que, em um concurso público, os cargos de Técnico em Agropecuária (de nível médio) e de Operador de Máquinas Agrícolas (de nível fundamental) tenham tido, juntos, 140 candidatos inscritos. Sabendo-se que 60 desses candidatos se inscreveram para o cargo de Operador de Máquinas Agrícolas e 40 se inscreveram para os dois cargos, a quantidade de candidatos que se inscreveu para o cargo de Técnico em Agropecuária foi

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

     

    Técnico em Agropecuária = x - 40; 120 - 40 = 80 

    Operador de Máquinas Agrícolas = 60 - 40 = 20 

    Técnico em Agropecuária E Operador de Máquinas Agrícolas = 40 

    Total = 140 

     

    x - 40 + 40 + 20 = 140 

    x = 120 

  • (...)a quantidade de candidatos que se inscreveu para o cargo de Técnico em Agropecuária foi

    Todos que se inscreveram para esse cargo foram 120. 

    Gab; D

  • O X da questão é: entender o enunciado. "O que a questão pede?"

    Errei por achar que fosse os 80 inscritos apenas para tecnico em agropecuária. (140 total - 60 inscritos para operador de máquinas)

    Porém a questão não limita.

    Então tem que somar os 80 inscritos para tecnico de agropecuaria e os 40 inscritos em tecnico de agropecuária e tambem em operador de máquinas, total 120 inscritos.

    Gabarito D.

     

  • De onde vem o 120 amigos?

  • ITEM D

     

    140--->TOTAL

    40-->se inscreveram para os dois cargos

    60-->cargo de Operador de Máquinas Agrícolas

     

     

    140(TOTAL) - 60(cargo de Operador de Máquinas Agrícolas) = 80( SÓ Técnico em Agropecuária)

    80( SÓ Técnico em Agropecuária) + 40(se inscreveram para os dois cargos) = 120 Técnico em Agropecuária

     

     

  • Esmiuçando:

    Chamemos Técnico em Agropecuária (de nível médio) de TA e Operador de Máquinas Agrícolas (de nível fundamental) de OM.

    A questão diz: TA+OM= 140 (não esqueça este é TOTAL)   OM=60 - (MENOS) a (intersecção que é o que diz o enunciado "40 se inscreveram para os dois cargos") de TA,OM=40.

    Precisamos saber quantos têm TA???

    Precisamos saber quantos têm OM???

    OM é 60 - 40 intersecção TA,OM)= 20------- Então OM= 20

    Lembre-se TA+OM= 140.

    Agora é mamão com açúcar ou empurrar bêbado em laderira, vc escolhe.

    TA+20=140

    TA=140-20

    TA (Técnico em Agropecuária)=120

     

     

     

  • Decorando a fórmula AUB = n(A) + n(B) - n(A∩B), aliada à visualização do diagrama de Veen, fica mais fácil de se resolver. 

    n(A) -> número de elementos de A;

    n(B) -> número de elementos de B

    n(A∩B) -> número de elementos de A intersecção B.

    Do enunciado temos:

    Técnico em Agropecuária (T.A) = X

    Operador de Máquina (O.P) = 60

    T.A ∩ O.P = 40 (perceba que aqui é onde o enunciado diz que 40 fizeram a inscrição nos dois cursos)

    Logo: 

    T.AUO.P = n(T.A) + n(O.P) - n(T.A∩O.P)

    140= X + 60 - 40

    X = 140 + 40 - 60

    X = 120

  • total = 140

    NS = 40

    mais ja temos 60 no NM

     

    140 - 60 = 80 (NS)

     

    80 + 40 = 120

     

  • 140 = 60 + x - 40

    x =  140 - 60 + 40

    x = 120

    Para quem tem dificuldade como eu tenho com esse tipo de exercício fica a dica (comigo funcionou): desenhem os diagramas!! Fica mais fácil entender qual o dado que o problema está pedindo!

    "Não desista, vá em frente, sempre há uma chance de você tropeçar em algo maravilhoso".  Charles F. Kettering

      

  • Total: 140

    Op.Maquinas: 60

    OP.Maquinas/Tec. Agric: 40 Interseção 

    60 - 40 = 20 então pode se somar 40 + 20= 60 de 60 para 140 faltam 80. 80 foram os q fizeram apenas para Tec.Agric porém existe mais 40 q se inscreveram para os dois cargos assim é so somar os 80 + 40 = 120, ou seja, 120 candidatos se inscreveram para Técnico Agricula. 

    Gabarito D / superior a 116 e inferior a 124.

    Vamos que vamos!!!


ID
1889989
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se X + Y = 335, Y + Z = 295 e Z = 120, então [X × Y]/[X + Z] + Y é igual a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

     

    X + Y = 335 

    Y + Z = 295 

    Z = 120 

     

    Logo: 

    Y + Z = 295 

    Y + 120 = 295 

    Y = 175 

     

    X + Y = 355 

    X + 175 = 335 

    X = 160 

     

     

    [ X x Y ]/ [ X + Z ] + Y 

    28000/280 + 175 

    100 + 175 = 275 

     


ID
1889992
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a negação correta da proposição “Todos os peixes são animais carnívoros”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

     

    “Todos os peixes são animais carnívoros” 

     

    Para negar essa proposição é preciso que PELO MENOS UM PEIXE não seja carnívoro, ou seja, é preciso que HAJA peixe que não seja carnívoro. 

  • A regra do prof. Abel: ( pense que nem um iniciante)

     

    TODO negado vira NENHUM

    ALGUM negado vira ALGUM NÃO É.

     

    ( Agora pense que nem um concurseiro das antigas...meios por extremos)

     

    "Negação do TODO = ALGUM NÃO É ( EXISTE PELO MENOS UM)

    Negação do ALGUM  = NENHUM ."

     

     

    GABARITO " C"

     

  • Gabarito: C

    A negação da proposição  TODO A é B é ALGUM A não é B. Assim:

    Todos os peixes (A) são carnívoros (B)

    Alguns peixes (A) não são carnívoro (B). Ou como na questão, "Há peixes que não são carnívoros".

     

    Fonte: Apostila Alfa Concursos

  • ~TODO PEA +NÃO( PELO MENOS UM NÃO, EXISTE UM QUE NÃO, ALGUM NÃO)

    ~ALGUM  NETO + NÃO (NENHUM NÃO, TODO NÃO)

    ~NENHUM PEA (PELO MENOS UM, EXISTE UM , ALGUM )

    BIZU 

     RESPOSTA C

     

  • "Assinale a alternativa que apresenta a negação correta da proposição 'Todos os peixes são animais carnívoros''. 

    Negação: Há peixes que não são carnívoros. 

    Negações possíveis para "Todo A é B" -

    - Algum A não é B; 

    - Existe A que não é B; 

    (Há A que não é B); 

    - Pelo menos um A não é B; 

    - Nem todo A é B; 


    Boa sorte e bons estudos!

  • A negação de frases "TODOS" nunca será "NENHUM"...

    O jogo é "quebrar" a ideia de "TODOS" e negar...

    Ex: “Todos os peixes são animais carnívoros”.

           C) Há peixes que não são carnívoros. 

    Quebra a ideia de TODOS e sempre nega. 

  • c)

    Há peixes que não são carnívoros. 


ID
1889995
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

      Rafael e Orlando combinaram de jogar sinuca valendo R$ 2,00 ao vencedor de cada partida. Rafael chegou para o jogo com R$ 60,00 e Orlando, com R$ 28,00. Ao final do jogo, ambos ficaram com quantias iguais.


Nesse caso hipotético, é correto afirmar que a quantidade de partidas que Orlando ganhou a mais que Rafael foi igual a 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa "E"

    R$ 60,00 de Rafael  + R$ 28,00 de Orlando = R$ 88,00.

    R$ 88,00 / 2 = R$ 44,00 (Quantia que os dois ficaram ao término das apostas).

    Como o Rafael chegou com R$ 60,00 e foi embora com R$ 44,00 então ele perdeu R$ 16,00.

    E o Orlando que chegou com R$ 28,00 foi embora com os mesmos R$ 44,00 do Rafael, logo ganhou R$ 16,00.

    Como cada aposta valia R$ 2,00 e o lucro de Orlando foi de R$ 16,00, concluimos que Orlando ganhou 8 partidas a mais que Rafael.

  • Orlando chegou com R$ 28 reais e alcançou a mesma quantia de dinheiro que Rafael (inicialmente com R$ 60,00). 

    Podemos concluir que Orlando oito partidas e adicinou aos seus R$ 28 mais R$ 16, totalizando R$ 44. 

    Rafael, por sua vez, pagou R$16 para Orlando e também ficou com R$ 44. (60 - 16 = 44). 

    Por isso, letra E. 

  • para que ambos fiquem com a mesma quantidade ao final, Rafael tem que perder algumas vezes (x),sendo que a cada vez que ele perde ele entrega 2 reais para Orlando. O que vai sobrar para Rafael no final será o que ele tinha inicialmente menos x vezes perdidas de 2 reais cada...60-2x

    Orlando, ao final, para ficar com a mesma quantidade de Orlando, terá que ganhar algumas x vezes, 2 reais cada vez, para somar ao que ele tinha inicialmente: 28+2x

    Igualando, temos:

    60-2x=28+2x

    60-28=4x

    32=4x

    x=32/4=8

    Gabarito E

  • Pelas alternativas é possível chegar ao resultado também:

    Se ele ganha 8 partidas então 8x2 = 16 reais a mais pra Orlando e 16 a menos para o Rafael que perdeu as partidas

    Logo, 28+16 = 44 e 60-16 = 44. valores iguais então assertiva E)


ID
1889998
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

      João e José são irmãos. A idade de José, hoje, é igual ao dobro da idade que João tinha quando José tinha a idade que João tem hoje. Sabe-se também que, quando João tiver a idade que José tem hoje, a soma de suas idades será igual a 63 anos.


Nessa situação hipotética, a soma das idades de José e João, hoje, é igual a

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar essa questão, por favor??

  • Joao TINHA x e agora tem y.
    José TINHA y e agora tem 2x.

    Portanto temos que:

    y-x = 2x-y

    2y=3x

    x=(2/3)*y

    ENTÃO, substituindo o valor de x, temos:

    Joao TINHA (2/3)*y e agora tem y.José TINHA y e agora tenho (4/3)*y.

    Agora preste atenção na segunda frase:

    Quando João tiver a idade que José tem hoje, a soma de suas idades será igual a 63 anos.

    Joao tem y, e para ter a idade de José, que é (4/3)*y, deve-se somar a idade y com mais (1/3)*y. (3/3)*y + (1/3)*y = (4/3)*y

    Somando y + (1/3)*y joao terá a idade de josé, ou seja, joao terá (4/3)*y.

    Como somamos (1/3)*y à idade de joao, devemos somar à idade de José também, ou seja:

    Agora José tenho (4/3)*y + (1/3)*y, logo José terá (5/3)*y.

    A soma das idades deve ser igual a 63 anos:

    (4/3)*y + (5/3)*y=63

    (9/3)*y=63

    3y=63

    y=21

    No início descobrimos que x=(2/3)*y, portanto x=(2/3)*15, logo x=14.

    FINALMENTE: QUAIS SÃO AS IDADES???

    COMO DISSEMOS NO INÍCIO, A IDADE ATUAL DE JOÃO É y, OU SEJA, 21 ANOS.

    E A IDADE DE JOSÉ É 2x, OU SEJA, 2.14, QUE É IGUAL A 28 ANOS.

    PORTANTO A SOMA DAS IDADES HOJE É 21 + 28 = 49

     

    Nesses sites têm uma questão bem parecida, só trocando os valores, que usei como guia para resolver

     

    http://www.gilmaths.mat.br/livros/101_Desafios_Matem%C3%A1ticos.pdf

    http://www.somatematica.com.br/desafios/soldes1.php


ID
2122606
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta atividades diretamente relacionadas ao atendimento a usuários em bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: a) consulta a acervos e consulta a base de dados. 

    Bons estudos!


ID
2122609
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca presta serviços essenciais aos seus usuários na busca e recuperação de informações. Com relação ao atendimento aos usuários, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Eu acho que essa questão  tem duas respostas certas a letra C e D.

    o principal critério para atender bem um usuário é a rapidez na resposta à sua demanda.

     A 4ª Lei de Ranganathan: Poupe o tempo do leitor
    Se refere a dinamização e agilização do atendimento em prol do leitor, ou seja, o leitor deve ter respostas rapidas por parte do setor de referências, sem perda de tempo.

     

     

  • Eliezen Soares

    É um dos critérios, mas não o principal...

    A sacada está na malícia do enunciado!

  • Eu marquei letra C indo com a mesma lógica da Eliezen


ID
2122612
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto ao atendimento a usuários, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O atendimento a usuários pode requerer pesquisa e levantamento bibliográfico em base de dados.

  • O atendimento a usuários pode requerer pesquisa e levantamento bibliográfico em base de dados.


ID
2122615
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta atividades de responsabilidade do auxiliar de biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    -----------------------------------

    Outras funções...

    Localizar material no acervo

    Realizar atividades técnico-administrativas

    Conferir os pedidos de aquisição de material bibliográfico chegado à biblioteca.

    Participar da organização da hemeroteca (Qualquer coleção ou conjunto organizado).

    Orientar os consulentes em pesquisas bibliográficas e em escolha de publicações.

    Manter arquivo e cadastro, bem como operar equipamentos audiovisuais e reprográficos.

    Executar o preparo do livro.

    Arrumar os materiais bibliográficos no acervo.

    Colaborar no controle e na conservação de equipamentos.


ID
2122618
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que diz respeito à atividade de tratar a informação e os documentos, assinale a alternativa que apresenta tarefa de responsabilidade do auxiliar de biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

     

    hemeroteca: conjunto organizado de periódicos (jornais e revistas)

  • Fui por eliminação, uma vez que a questão frisou tratar a informação e os documentos. Mesmo não sabendo o que significa hemeroteca, somos direcionados à resposta.

    Bons estudos!


ID
2122621
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O auxiliar de biblioteca deve obedecer ao conjunto de regras de ética profissional que vigora no ambiente da biblioteca.
Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma regra de confidencialidade.

Alternativas
Comentários
  • Resposta E

    ----------------------------------------

     reservado, privado, sigiloso, secreto ... só a letra E se enquadra.


ID
2122624
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das bibliotecas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)

    A biblioteca pode estar associada à função de educar. Nesse caso, incluem-se as bibliotecas públicas, escolares e universitárias. Pode-se incluir, também, a função de recreação, como nas bibliotecas comunitárias e infantis.


ID
2122627
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta material de referência de uma biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Acertei, mas mapa não é?
  • Mal elaborada, mapa também é

  • Conforme Silva & Araújo (2003, p. 44-45):

    Podemos destacar como principais obras de referência: dicionários, enciclopédias, guias, anuários, repertórios biográficos, catálogos, bibliografias, almanaques.

    Gab. D

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.


ID
2122630
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca que tem o acervo codificado em base de dados e a coleção de documentos fora de seu espaço físico ou lógico é a biblioteca

Alternativas
Comentários
  • c)digital.

    (para o não assinante)


ID
2122633
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O objetivo do setor de processamento técnico na organização de bibliotecas é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: d) preparar o material bibliográfico que fará parte do acervo da biblioteca por meio de sua classificação e catalogação.

    Bons estudos!

  • Seção de processamento técnico - aplica as técnicas da Biblioteconomia no tratamento dos documentos, visando a recuperação da informação: catalogar os documentos, classificar, indexar, manter os catálogos, preparar os livros para empréstimos, etc.

    Gabarito letra D

  • Gabarito D)  - Processamento técnico- 

    preparar o material bibliográfico que fará parte do acervo da biblioteca por meio de sua classificação e catalogação.

     

    Demais Alternativas:

     

    Desenvolvimento de coleção

     a) escolher os documentos que farão parte do acervo da biblioteca.

     b) comprar os materiais que comporão o acervo da biblioteca.

     c) escolher o material bibliográfico que será destinado ao descarte ou intercâmbio entre bibliotecas.

     

    Circulação e Referência

    e) atender ao usuário.


ID
2122636
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O auxiliar de biblioteca pode colaborar nas funções administrativas da biblioteca por meio do(da)

Alternativas
Comentários
  • e) coleta de dados estatísticos.


ID
2122639
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da formação do acervo de uma biblioteca, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d) A política de desenvolvimento de coleções fornece diretrizes para a formação do acervo das bibliotecas.

    para os não assinantes.


ID
2122642
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processo que permite à biblioteca fixar objetivos, definir estratégias e traçar metas de curto, médio e longo prazos é o(a)

Alternativas
Comentários
  • d)planejamento.

    para quem não é assinante.

  • vlw willy


ID
2122645
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em uma biblioteca, o processo que identifica e escolhe o material que irá compor o seu acervo é o(a)

Alternativas
Comentários
  • b)seleção.

    para quem não é assinante

  • Obrigada Willy!

  • Vlw Wily

  • 1.       Seleção: Consiste na escolha de acordo com os recursos financeiros existentes dos materiais que vão compor o acervo compatível com as necessidades do interesse das comunidades em que estiver servindo. É uma atividade como uma ferramenta básica.

    2.       Aquisição: Responsável por adquirir documentos selecionados pelo setor de seleção. Podem ser feitas da seguinte forma:


ID
2122648
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o material que é utilizado no processo de formação do acervo da biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • a)catálogo de editoras

    para quem não é assinante.


ID
2122654
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em um livro, a etiqueta com o número de chamada deve ser fixada no(na)

Alternativas
Comentários
  • O número de chamada deve ser colocado na parte inferior da lombada


ID
2122657
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A forma correta de se colocar um livro na estante é por

Alternativas
Comentários
  • c)número de chamada, que é um conjunto de símbolos (letras e números).

    para quem não é assinante.

  • C) Número de chamada - Pois é o endereço do livro na estante.


ID
2122660
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A finalidade do serviço de referência de uma biblioteca é

Alternativas
Comentários
  • O serviço de referência é o setor que vai atender às necessidades dos usuários

  • a) recepcionar, atender, acolher, informar e orientar a clientela interna e externa da biblioteca.

     

    PARA NÃO ASSINANTES.

  • Grogan (2001) conceitua o serviço de referência como a assistência pessoal prestada pelo bibliotecário aos leitores em busca de informações. 


ID
2122663
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das funções do catálogo bibliográfico.

Alternativas
Comentários
  • mostrar o que a biblioteca possui de um determinado autor. GAB. E
  • OBJETIVOS DO CATÁLOGO

     

    1. Permitr que uma pessoa encontre um livro a partir do o autor, título ou assunto.

    2. Mostrar o que a biblioteca possui de um determinado autor, assunto ou tipo de leitura. 

    3. Auxiliar na escolha de um livro por sua edição ou seu caráter literário ou tópico.


ID
2122666
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das atividades do auxiliar de biblioteca no serviço de referência é

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

  • As vezes acho que é melhor não estudar muito pra não perceber os erros das questões. Controlar empréstimo é serviço auxiliar da área de Circulação, não de referência. Fica difícil saber quando eles vão mesclar os dois em um só.
  • Nunca que o gabarito é a C. 
    controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material é do setor de CIRCULAÇÃO

    Na minha opinião, a mais correta seria a E ou a ANULAÇÃO DA QUESTÃO, pois há organização de arquivos administrativos no setor de referência, como por exemplo a organização dos catálogos, atualização dos catálogos ou informar os erros dos catálogos ao setor de processamento técnico para que seja corrigido.

     

     


ID
2122675
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para se organizar as publicações bibliográficas nas estantes de uma biblioteca, tomam-se como referência suas etiquetas com os respectivos números de chamada. O instrumento utilizado para se determinar o número de chamada de publicações em uma biblioteca é o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

  • Costumam utilizar CDD OU CDU.

    Bons estudos!


ID
2122678
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O auxiliar de biblioteca pode ajudar na conservação preventiva do acervo da biblioteca

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

  • Um dos efeitos do excesso de luminosidade é deixar as páginas dos livros amarelas.

  • Elaboração da política de manutenção do acervo da biblioteca é competência do Bibliotecário, podendo o auxiliar de biblioteca contribuir.


ID
2122681
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma técnica de conservação de acervo.

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

  • Higienização

    Trata da eliminação mecânica de todas as sujidades que se encontram nos documentos e dos agentes considerados agressores, tais como: os clipes oxidados ou não, os excrementos de insetos, os grampos metálicos, os itens generalizados utilizados como marcadores de páginas, as poeiras e, todos os elementos espúrios à estrutura física dos documentos.


ID
2122684
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos materiais utilizados em conservação de documentos é o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

  • Papel permanente

    É aquele que possui características físicas e químicas que lhe garantem maior durabilidade. É formado a partir da manutenção, em baixas concentrações, ou total eliminação de alguns produtos, como a lignina e, de alguns aditivos, como branqueadores, colas, etc. Trata-se de um papel alcalino, resistente a oxidação e ao rasgamento, o que o torna, particularmente, adequado como suporte para a documentação arquivística. É identificado pelo símbolo matemático de infinito inscrito num círculo com referência à norma internacional de qualidade. 


ID
2122687
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN), a responsabilidade de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino é

Alternativas
Comentários
  • Distribuição de responsabilidades

     

    Estabelecimento de ensino                   |                Docentes_______________
    1-alaborar e executar a PP                                1-participar da eleboraçã da PP
    2-administrar recursos e pessoal                
    3-assegurar o cumprimento da carga                  3-Ministrar dias e horas previstos
    4-velar pelo cumprimento do plano                   
    de trabalho de cada docente                              4-Elaborar em cumprir plano de trabalho.
    5-Prover meios de recuperação de                    
    alunos de menor rendimento                               5-estabelecer estratégias de recuperação
    6-articular-se com as famílias e a comunidade              
    7-Pai E mãe, conviventes ou não, reponsáveis     6-Colaborar com as articulações
     legais pela frequencia e rendimento                      
    8-notificar: conselho tutelar, Juiz, Ministério          7- Zelar pela aprendizagem
    público em caso de faltas superiores à 50% do
    previsto.

     

    Jesus te ama.

  • Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
    I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;


ID
2122690
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN), a instância que tem a responsabilidade de autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino é o

Alternativas
Comentários
  • art. 9 - União: IX autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

     

    art. 10 - Estados: IV autorizar,  reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

     

    art. 11 - Municípios: IV autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

     

     Ao Distrito Federal aplicar-se-ão as competências referentes aos Estados e aos Municípios.

  • questão mediocre


  • Art. 9o A União incumbir-se-á de:

    IX – autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    IV – autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    IV – autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

  • UNIÃO E ESTADOS: AuReCreSuA

    Autorizar

    Reconhecer

    Credenciar

    Supervisionar

    Avaliar

    MUNICÍPIO: AuCreSu

    Autorizar

    Credenciar

    Supervisionar

  • Tanto a União quanto os estados e municípios podem autorizar, credenciar e supervisionar. Que questão ridícula.

  • se tivesse uma palavra a mais no enunciado (SOMENTE) até concordaria com o gabarito, mas do jeito que está para mim a questão tem três respostas que não estão erradas, era para ser anulada.


ID
2122693
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das condições para o exercício do ensino livre por instituição privada, segundo a Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN), é

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

    I - cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino;

    II - autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;

    III - capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.

  • GABARITO: B

     

    Art. 7º O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

    I - cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino;

    II - autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;

    III - capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.

     

    Art. 213. Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que:

    I - comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação;

    II - assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.