SóProvas



Prova IDECAN - 2019 - IF Baiano - Professor - Biologia


ID
5450176
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ainda sob o excerto “Sobre o uso da internet como ferramenta para o exercício da leitura e da escrita, Pasquale citou o filósofo, linguista e escritor Umberto Eco, falecido em fevereiro deste ano, que afirmou que a rede mundial de computadores deu voz aos imbecis.” (linhas 31 a 35), pode-se afirmar que as orações “falecido em fevereiro deste ano” e “que afirmou” possuem

Alternativas
Comentários
  • Oração subordinada adjetiva:

    EXPLICATIVA: entre vírgulas. ( , falecido em fevereiro deste ano, )

    RESTRITIVA: sem vírgulas.

    Toda oração subordinada introduzida pelo pronome relativo QUE será adjetiva. (que afirmou que a rede mundial de computadores deu voz aos imbecis.)

  • Gabarito na alternativa D

    Solicita-se indicação da função exercida pelas duas orações demarcadas em:

    "Pasquale citou o filósofo, linguista e escritor Umberto Eco, falecido em fevereiro deste ano, que afirmou que a rede mundial de computadores deu voz aos imbecis.” 

    A banca é silente quanto ao termo "função", não especificando se morfológica, sintática ou outra. É possível concluir, por meio das opções de gabarito, que fala em função morfológica.

    Temos duas orações adjetivas, respectivamente explicativa reduzida de particípio (falecido.../que faleceu...) e adjetiva explicativa. A função de ambas, morfologicamente, é análoga à de um adjetivo.

  • Toda oração subordinada introduzida pelo pronome relativo QUE será adjetiva.

    QUE FALECEU (FALECIDO)

    QUE AFIRMOU

  • Esse "que afirmou" exerce função de pronome relativo que introduz uma oração. Dessa forma, cito o comentário da amiga Edna Nunes da Silva: "Toda oração subordinada introduzida pelo pronome relativo QUE será adjetiva)


ID
5450179
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação ao tratamento conferido pela Constituição Federal ao desporto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    CF- Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados:

    I - a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento;

    II - a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento;

    III - o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não- profissional;

    IV - a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional.

    § 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.

    § 2º A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.

    § 3º O Poder Público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

    instagram.com/meusresumosemapas/

  • Gab. Letra A

    Art. 217, § 1º, CF - O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.

    • Letra B - Não é 70, mas sim 60 dias >> Art. 217, § 2º A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.

    • Letra C - Não é só práticas formais. As informais também tem proteção e fomento >> Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um

    • Letra D - Não é promoção pessoal, mas sim social >> Art. 217, § 3º O Poder Público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

    • Letra E - As entidades possuem sim autonomia >> Art. 217, I - a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento;
  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - do desporto, e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 217, § 1º, CF: Art. 217,§ 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.

    b) A justiça desportiva terá o prazo máximo de setenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.

    Errado. O prazo máximo é de 60 dias e não de 70, nos termos do art. 217, § 2º, CF: Art. 217, § 2º A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.

    c) É dever do Estado fomentar apenas as práticas desportivas formais.

    Errado. Também é dever do Estado fomentar práticas desportivas não-formais, nos termos do art. 217, caput, CF: Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados:

    d) O Poder Público incentivará o lazer, como forma de promoção pessoal de cada indivíduo.

    Errado. A promoção é social e não pessoal de cada indivíduo, nos termos do art. 217, § 3º, CF: Art. 217, § 3º O Poder Público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

    e) As entidades desportivas dirigentes e associações não possuem autonomia quanto a sua organização e funcionamento.

    Errado. As entidades desportivas dirigentes e associações possuem, sim, autonomia quanto a sua organização e funcionamento, nos termos do art. 217, I, CF:  Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados: I - a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento;

    Gabarito: A


ID
5450182
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios, exceto

Alternativas
Comentários
  • Dignidade da pessoa humana É FUNDAMENTO

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

     I - independência nacional;

         II - prevalência dos direitos humanos;

         III - autodeterminação dos povos;

         IV - não-intervenção;

         V - igualdade entre os Estados;

         VI - defesa da paz;

         VII - solução pacífica dos conflitos;

         VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

         IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

         X - concessão de asilo político.

    GABARITO. E

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios que a República Federativa do Brasil (RFB) adota em suas relações internacionais e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) não intervenção.

    Correto. A não intervenção é um princípio que RFB adota em suas relações internacionais. Inteligência do art. 4º, IV, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: IV - não-intervenção;

    b) defesa da paz.

    Correto. A defesa da paz é um princípio que RFB adota em suas relações internacionais. Inteligência do art. 4º, VI, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: VI - defesa da paz;

    c) igualdade entre os estados.

    Correto. A igualdade entre os Estados é um princípio que RFB adota em suas relações internacionais. Inteligência do art. 4º, V, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:  V - igualdade entre os Estados;

    d) solução pacífica dos conflitos.

    Correto. A solução pacífica dos conflitos é um princípio que RFB adota em suas relações internacionais. Inteligência do art. 4º, VII, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: VII - solução pacífica dos conflitos;

    e) dignidade da pessoa humana.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Na verdade, a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, III, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana;

    Gabarito: E

  • dignidade da pessoa humana. é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil

  • Detalhe: "estados" na alternativa "C" deveria ter sido grafado com letra maiúscula.

  • Letra E

    Dignidade da pessoa humana é FUNDAMENTO

  • gab-E

     Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 4º: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) IV - não-intervenção; (...)”.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 4º: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) VI - defesa da paz; (...)”.

    C- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 4º: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) V - igualdade entre os Estados; (...)”.

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 4º: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) VII - solução pacífica dos conflitos; (...)”.

    E- Incorreta. A dignidade da pessoa humana é fundamento da República Federativa do Brasil. Art. 1º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) III - a dignidade da pessoa humana; (...)”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E (já que a questão pede a incorreta).

  • Letra E

    Dignidade da pessoa humana é FUNDAMENTO e não um PRINCÍPIO.

  • CONDE PRESO NÃO REINA COOPERA IGUAL

    1 - CONcessão de asílio político

    2 - DEfesa da paz

    3 - PREvalência dos direitos humanos

    4 - SOlução pacifica

    5 - NÃO-intervenção

    6 - REpudio ao terrorismo e ao rascimo

    7 - INdepedência Nacional

    8 - Autodeterminação dos povos

    9 - COOPERAção entre os povos

    10 - IGUALdade entre os Estados

  • Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • Não confundir dignidade da pessoa humana (fundamento) com prevalência dos direitos humanos (princípio).

    PRINCÍPIOS / RELAÇÕES INTERNACIONAIS

    Gravei assim: DIINA CO²RRE SOLta com direitos humanos.

    Defesa da paz (inciso VI)

    Independência nacional (inciso I)

    Igualdade entre os Estados (inciso V)

    Não intervenção (inciso IV)

    Autodeterminação dos povos (inciso III)

    COoperação entre os povos (inciso IX)

    COncessão de asilo político (inciso X)

    REpúdio ao terrorismo e ao racismo (inciso VIII)

    SOLução pacífica dos conflitos (inciso VII)

    PREVALÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS (inciso II)

    Tem alguma correlação com asteroides e extinção de dinossauros? Nenhuma. Mas o fato é que agora os DIINAssauros voltaram e COrREm SOLtos na sua prova, sempre com (prevalência dos) direitos humanos.

  • Relações internacionais- AInDa NÃO COmPREI RECOS

    A- autodeterminação dos povos

    In- Independência nacional

    D- Defesa da paz

    Não- Não intervenção

    Co- Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

    Pre- Prevalência dos direitos humanos

    I- Igualdade entre os estados

    Re- Repúdio ao terrorismo e racismo

    Co- Concessão de asilo político

    S- Solução pacífica de conflitos

  • A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos.

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    III - a dignidade da pessoa humana;

  •  • Objetivos da República Federativa do Brasil: “CONGA ERRA PRO”

    CONtruir uma sociedade livre, justa e solidária;

    GArantir o desenvolvimento nacional;

    ERRAdicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    PROmover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação

    • Os princípios que regem o Brasil nas relações internacionais (Art. 4) "DECORE AUTO PISCINÃO"

    DEfesa da paz

    COoperação entre os povos para o progresso da humanidade

    REpúdio ao terrorismo e ao racismo

    AUTOdeterminação dos povos

    Prevalência dos direitos humanos

    Igualdade entre os Estados

    Solução pacífica dos conflitos

    Concessão de asilo político

    Independência nacional

    NÃO intervenção

    • Fundamentos da CF – SOCIDIVAPLU

    Soberania

    Cidadania

    DIgnidade da pessoa humana

    Valores sociais e de livre iniciativa

    PLUralismo político


ID
5450185
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ainda em relação às disposições contidas nas Lei 9.784/99, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Queremos a incorreta;

    B) Em decisão na qual se evidencie não acarretar lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário.

    LEI Nº 9784/1999 (LEI DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL - PAF) 

    ARTIGO 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    GABARITO. B

  • Convalida- ÇÃO ----> Administra- ÇÃO

    Judiciário: NÃO!

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 9.784/99 (Lei do Processo Administrativo Federal) e deseja obter a alternativa incorreta:

    A- Correta. Art. 53 da Lei 9.784/99: “A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.”

    B- Incorreta. Art. 55 da Lei 9.784/99: “Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.”

    Portanto, a expressão “pelo Poder Judiciário” torna a assertiva incorreta.

    C- Correta. Art. 54 da Lei 9.784/99: “O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.”

    D- Correta. Art. 50, § 1 da Lei 9.784/99: “A motivação deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato.”

    E- Correta. Art. 56 da Lei 9.784/99: “Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    GABARITO DA MONITORA: “B”

  • Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

  • A questão aborda diferentes disposições da Lei nº 9.784/1999. Vejamos cada uma das alternativas da questão:

    A) A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    A alternativa reproduz o artigo 53 da Lei nº 9.784/1999 que dispõe o seguinte:
    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
    B) Em decisão na qual se evidencie não acarretar lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário.

    Incorreta. Os atos administrativos podem ser convalidados pela própria Administração, na forma do artigo 55 da Lei nº 9.784/1999:

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.
    Atos administrativos não podem ser convalidados pelo Poder Judiciário.

    C) O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    Correta. O prazo decadencial para a Administração Pública anular seus atos de que decorram efeitos favoráveis é de cinco anos, salvo em casos de comprovada má-fé, conforme artigo 54 da Lei nº 9.784/1999, in verbis:
    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
    D) A motivação dos atos administrativos deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato.

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no § do artigo 50 da Lei nº 9.784/1999 abaixo destacado: 
    Art. 50. (...)

    § 1º A motivação deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato.
    E) Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    Correta. A afirmativa reproduz o disposto no artigo 56 da Lei nº 9.784/1999, in verbis:
    Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    Gabarito do professor: B. 

  • RESPOSTA : B

    Lei 9.784/99

    A) Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    B)Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    Não pode ser pelo Poder Judiciário.

    C) Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    D) Art. 50, § 1º A motivação deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato.

    Avante!

  • Em decisão na qual se evidencie não acarretar lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário.

    OBS: os atos que apresentarem defeitos sanáveis NÃO poderão ser convalidados PELO PODER JUDICIÁRIO.


ID
5450188
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à Lei 8.112/90, a vacância de cargo público decorrerá de

Alternativas
Comentários
  • Comentário:

    ▪ A promoção, a readaptação e a posse em outro cargo inacumulável representam, simultaneamente,

    a vacância em um cargo e o provimento em outro.

    Fonte: PDF Estratégia Concursos.

  • GABARITO ''E''

    P.E.D.R.A P.F

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

           I - exoneração;

           II - demissão;

           III - promoção;

           VI - readaptação;

           VII - aposentadoria;

           VIII - posse em outro cargo inacumulável;

           IX - falecimento.

    Fonte: QC

  • As hipóteses de vacância de cargos públicos encontram-se estabelecidas no art. 33 da Lei 8.112/90, que abaixo transcrevo:

    "Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    V - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento."

    O exame deste rol, em cotejo com as alternativas lançadas pela Banca, revela que a única que constitui, realmente, hipótese de vacância de cargos públicos vem a ser a letra E - promoção - que tem sede no inciso III.

    Todas as outras opções não são causa de vacância de cargos públicos, o que as torna incorretas.


    Gabarito do professor: E

  • A ex do promotor apos real posseção demoniaca faleceu

    Exoneração;

    Promoção;

    Aposentadoria;

    Readaptação;

    Posse em outro cargo inacumulado;

    Demissão;

    Falecimento;

    Fonte: Minha Mente perturbada ;)

  • DICA: A não aprovação no estágio probatório é causa de vacância.

    Vacância: PARE FDP

    Promoção

    Aposentadoria

    Readaptação

    Exoneração

    Falecimento

    Demissão

    Posse em outro cargo inacumuláve

     

  • vacância do cargo público decorrerá de:

               I - exoneração;

               II - demissão;

               III - promoção;

               VI - readaptação;

               VII - aposentadoria;

               VIII - posse em outro cargo inacumulável;

               IX - falecimento.


ID
5450191
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei 8.112/90, não conceder-se-á ao servidor licença

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito C) A não ser que seja seu próprio casamento, o servidor não receberá licença para celebração de casamento. A licença-casamento é de 8 dias na Lei 8112/90.
  • LEI 8.112/90

    Capítulo VI

    Das Concessões

     III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

           a) casamento;

  • Gab: C

    Lei 8.112/90, art. 81. Conceder-se-à ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar

    IV - para atividade política

    V - para capacitação

    VI - para tratar de interesses particulares

    VII - para desempenho de mandato classista.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 81 da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal) e deseja obter a alternativa em que não será concedida licença ao servidor:

    Art. 81 da Lei 8.112/90: “Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;                  

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.”

    A- Incorreta. Esse é um tipo de licença previsto no art. 81, I da Lei 8.112/90.

    B- Incorreta. Esse é um tipo de licença previsto no art. 81, VI da Lei 8.112/90.

    C- Correta. Conforme é possível verificar do inteiro teor do art. 81 da Lei 8.112/90, não existe licença para celebração de casamento. O que existe é uma concessão para o servidor se ausentar do serviço por 8 dias consecutivos em razão de casamento. Vejamos o art. 97 da Lei 8.112/90: “Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: [...] III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de: a) casamento.”

    D- Incorreta. Esse é um tipo de licença previsto no art. 81, IV da Lei 8.112/90.

    E- Incorreta. Esse é um tipo de licença previsto no art. 81, V da Lei 8.112/90.

    GABARITO DA MONITORA: “C”

  • GABARITO LETRA: C

    Art. 81 da Lei 8.112/90: “Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;                  

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.”

    1. Interessante que a questão trás o casamento como licença (informação errada, visto que o servidor pode receber a concessão de 8 dias para o casamento, mas é um CONCESSÃO não uma licença.
  •   Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

           I - por motivo de doença em pessoa da família;

           II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

           III - para o serviço militar;

           IV - para atividade política;

           V - para capacitação;

           VI - para tratar de interesses particulares;

           VII - para desempenho de mandato classista.

    Gabarito C)

    #vousernomeado

  • Letra fria da lei. Confundi licença com concessão.
  • Não confundir concessões com licenças

  • Para o casamento o servidor poderá receber CONCESSÃO

  • Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;                  

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.

  • Casamento não é licença, porém entra em "concessões".

    Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias;             

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

    a) casamento;

    b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos

  • GABARITO: LETRA C

    COMENTÁRIO DA MONITORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    A questão exigiu conhecimento acerca do art. 81 da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal) e deseja obter a alternativa em que não será concedida licença ao servidor:

    Art. 81 da Lei 8.112/90: “Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;                  

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.”

    A- Incorreta. Esse é um tipo de licença previsto no art. 81, I da Lei 8.112/90.

    B- Incorreta. Esse é um tipo de licença previsto no art. 81, VI da Lei 8.112/90.

    C- Correta. Conforme é possível verificar do inteiro teor do art. 81 da Lei 8.112/90, não existe licença para celebração de casamento. O que existe é uma concessão para o servidor se ausentar do serviço por 8 dias consecutivos em razão de casamento. Vejamos o art. 97 da Lei 8.112/90: “Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: [...] III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de: a) casamento.”

    D- Incorreta. Esse é um tipo de licença previsto no art. 81, IV da Lei 8.112/90.

    E- Incorreta. Esse é um tipo de licença previsto no art. 81, V da Lei 8.112/90.


ID
5450194
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação aos atos administrativos (art. 27 e seguintes) expressos no Regimento Geral do Instituto Federal Baiano, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5450197
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada.

    Pois o parágrafo 1º do art. 17 da referida lei foi revogado pelo pacote anticrime.

  • Nova redação do § 1º do art. 17: As ações de que trata este artigo admitem a celebração de acordo de não persecução cível, nos termos desta Lei.

  • Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

    É permitida a transação, acordo ou conciliação em ações de improbidade administrativa. (Alternativa estaria incorreta, porém, com o advento da Lei 13.964/2019, alguns dispositivos mudaram, inclusive na Lei de Improbidade, passando a ter o seguinte teor '' As ações de que trata este artigo admitem a celebração de acordo de não persecução cível, nos termos desta Lei.'')

    Reputa-se agente público, para feitos da lei de improbidade, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função.

    O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações da lei de improbidade até o limite do valor da herança.

    As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa prescrevem em até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou função de confiança.

  • Questão totalmente desatualizada!!


ID
5450200
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo o Decreto 1.171/94, que dispõe sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, são deveres fundamentais do servidor público, exceto

Alternativas
Comentários
  • resposta.: a) Pois, é preciso comunicar IMEDIATAMENTE a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.
  • Conforme o Código de ética 1.171/1994

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    [...];

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    Gab. A

  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    #vousernomeado

  • Alternativa Errada letra A, deve-se comunicar imediatamente e NÃO quando for conveniente e oportuno ao superior todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

  • comunicar IMEDIATAMENTE

  • Dos Principais Deveres do Servidor Público

    comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

  • LETRA A).

    Diante do poder de agir do servidor público, no exercício de suas funções, a comunicação de fatos contrários ao interesse público não pode estar relacionada com a discricionariedade. O poder de solucionar um fato contrário ao interesse público deve ser de imediato, sem achismos e com a observância das normas legais, nos procedimentos de resolução.

  • a alternativa D deu a questão de graça
  • GABARITO CORRETO LETRA A


ID
5450203
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Ainda com relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é vedado ao servidor público, exceto

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Código de ética 1.171/1994

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    [...]

    o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum;

    Gab. B

  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum;

    Gabarito B)

    #vousernomeado

  • A alternativa correta Letra B, o conteúdo expresso na alternativa versa sobre os deveres fundamentais do servidor público. A questão trata sobre a vedação, ou seja, proibição, logo a alternativa B trata-se de dever do servidor que é participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

  • GABARITO CORRETO LETRA B


ID
5450206
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

São fundamentos da República Federativa do Brasil, exceto

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;          

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    A independência nacional (letra C) constitui um dos princípios que regem as relações internacionais.

  • A questão exige conhecimento acerca dos fundamentos da República Federativa do Brasil (RFB) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) a cidadania.

    Correto. A cidadania é um dos fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, II, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: II - a cidadania

    b) a dignidade da pessoa humana.

    Correto. A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, III, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana;

    c) a independência nacional.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. A independência nacional é um princípio que RFB adota em suas relações internacionais e não um fundamento. Inteligência do art. 4º, I, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional;

    d) os valores sociais do trabalho e a livre iniciativa.

    Correto. Os valores sociais do trabalho e a livre iniciativa é um dos fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, IV, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;      

    e) o pluralismo político.

    Correto. Os valores sociais do trabalho e a livre iniciativa é um dos fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, IV, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    Gabarito: C

  • I – A soberania;

    II – A cidadania;

    III – a dignidade da pessoa humana;

    IV – Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (Vide Lei nº 13.874, de 2019)

    V – O pluralismo político.

    Mnemônico: SO CI DI VA PLU;

  • SO CI DI VA PLU

    SO - Soberania

    CI - Cidadania

    VA - Valores sociais do trabalho e a da livre iniciativa

    PLU - Pluralismo político

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre fundamentos da República. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) II - a cidadania; (...)”.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) III - a dignidade da pessoa humana; (...)”.

    C- Incorreta. A independência nacional é princípio que rege a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; (...)”.

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (...)”.

    E- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) V - o pluralismo político”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (já que a questão pede a incorreta).

  • SO CI DI VA PLU

    SO - Soberania

    CI - Cidadania

    DI- DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

    VA - Valores sociais do trabalho e a da livre iniciativa

    PLU - Pluralismo político

  • SO CI DI VA PLU

    SO - Soberania

    CI - Cidadania

    VA - Valores sociais do trabalho e a da livre iniciativa

    PLU - Pluralismo político

  • INDEPENDENCIA NACIONAL É UM PRINCIPIO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

  • A independência nacional é princípio que rege a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais.

    Art. 4º, CRFB/88:

    A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

  •  • Objetivos da República Federativa do Brasil: “CONGA ERRA PRO”

    CONtruir uma sociedade livre, justa e solidária;

    GArantir o desenvolvimento nacional;

    ERRAdicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    PROmover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação

    • Os princípios que regem o Brasil nas relações internacionais (Art. 4) "DECORE AUTO PISCINÃO"

    DEfesa da paz

    COoperação entre os povos para o progresso da humanidade

    REpúdio ao terrorismo e ao racismo

    AUTOdeterminação dos povos

    Prevalência dos direitos humanos

    Igualdade entre os Estados

    Solução pacífica dos conflitos

    Concessão de asilo político

    Independência nacional

    NÃO intervenção

    • Fundamentos da CF – SOCIDIVAPLU

    Soberania

    Cidadania

    DIgnidade da pessoa humana

    Valores sociais e de livre iniciativa

    PLUralismo político

  • Esse tipo de questão não existirá mais para as provas de nível médio. A concorrência está cada vez maior e vão precisar cortar muita gente.

  • Faço biologia e estou estudando pra BMRS com questões de direito para professores de biologia rs

  • Independencia nacional Principi DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

    Sigam @diaadiaavante no insta a rotina imperfeita de uma concurseira ;


ID
5450209
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação ao capítulo da Constituição Federal de 1988 que trata da Educação, Cultura e Desporto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ☠️ GABARITO LETRA B ☠️

    Abaixo em negrito as corretas:

    LETR A) Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão

    financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa

    e extensão.

    LETRA B) Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e

    incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa,

    seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (GABARITO)

    LETR C) § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na

    forma da lei.

    LETR D) § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    LETR E) § 2º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às

    comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de

    aprendizagem.

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da educação e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) As universidades não gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Errado. Ao contrário: as universidades gozam, sim, de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, nos termos do art. 207, caput, CF: Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    b) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Aplicação do art. 205, CF: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    c) Não é facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros.

    Errado. Ao contrário: é facultado, sim, às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, nos termos do art. 207, § 1º, CF: Art. 207, § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. 

    d) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito não é um direito público subjetivo.

    Errado. É subjetivo, sim. Aplicação do art. 208, § 1º, CF: Art. 208, § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    e) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, inclusive em relação às comunidades indígenas, uma vez que não lhes são assegurados a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

    Errado. Às comunidades indígenas são asseguradas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, nos termos do art. 210, § 2º, CF: Art. 210, § 2º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

    Gabarito: B


ID
5450212
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Constituem-se objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, exceto

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    De acordo com a CF/88, são objetivos fundamentais os elencados no Art. 3º:

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    A autodeterminação dos povos (letra D) constitui um dos princípios que regem as relações internacionais.

  • A questão exige conhecimento acerca dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil (RFB) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) garantir o desenvolvimento nacional.

    Correto. Trata-se de um dos objetivos fundamentais, nos termos do art. 3º, I, CF: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: II - garantir o desenvolvimento nacional;

    b) construir uma sociedade livre, justa e solidária.

    Correto. Trata-se de um dos objetivos fundamentais, nos termos do art. 3º, I, CF: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    c) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Correto. Trata-se de um dos objetivos fundamentais, nos termos do art. 3º, IV, CF: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    d) autodeterminação dos povos.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. A autodeterminação dos povos é um princípio que RFB adota em suas relações internacionais e não objetivo. Inteligência do art. 4º, III, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: III - autodeterminação dos povos;

    e) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais regionais.

    Correto. Trata-se de um dos objetivos fundamentais, nos termos do art. 3º, III, CF: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    ,

    Gabarito: D

  • Gabarito D

    CONGAERRAPRO

  • É o único que não começa com um verbo...

    D

  • Os objetivos sempre serão verbos

  • #PMMINAS O MELHOR

  • CON GARra ERRA menos na PROva

    CONstruir uma sociedade livre, justa e solidária;

    GARantir o desenvolvimento nacional;

    ERRAdicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    PROmover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

     

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre objetivos fundamentais da República. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 3º: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...) II - garantir o desenvolvimento nacional; (...)”.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 3º: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; (...)”.

    C- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 3º: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...) IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

    D- Incorreta. A autodeterminação dos povos é princípio que rege a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) III - autodeterminação dos povos; (...)”.

    E- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 3º: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...) III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; (...)”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D (já que a questão pede a incorreta).

  • Assertiva d

    autodeterminação dos povos.

    O objetivo da república é a GRETCHEN —> CONGAERRAPRO (“CONGA”ERRAPRO) Rs

  •   Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

  • VERBOS KKK

    PMGO 2022

  • Objetivos fundamentais da RFB

    ConGa Objetiva não Errar na Prova

    Con- Construir uma sociedade livre, justa e solidária

    Ga- Garantir o desenvolvimento nacional

    Erra- Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais

    Pro- Promover o bem estar de todos, sem preconceito de origem, raça, idade, cor, sexo e quaisquer outras formas de discriminação.

  • Autodeterminação dos povos está nos princípios das RELAÇÕES INTERNACIONAIS (Artº 4), não no OBJETIVOS.

    Alternativa: D.

  • Os objetivos sempre serão verbos

  • Depois que apliquei a dica do Novelino nunca mais confundi os objetivos fundamentais da RFB:

    DICA: Por se tratar de uma ação estatal, sempre começa com verbo.

    I- Construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II- Garantir o desenvolvimento nacional;

    III- Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV- Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

  • A autodeterminação dos povos é princípio que rege a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) III - autodeterminação dos povos; (...)”.

  •  • Objetivos da República Federativa do Brasil: “CONGA ERRA PRO”

    CONtruir uma sociedade livre, justa e solidária;

    GArantir o desenvolvimento nacional;

    ERRAdicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    PROmover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação

    • Os princípios que regem o Brasil nas relações internacionais (Art. 4) "DECORE AUTO PISCINÃO"

    DEfesa da paz

    COoperação entre os povos para o progresso da humanidade

    REpúdio ao terrorismo e ao racismo

    AUTOdeterminação dos povos

    Prevalência dos direitos humanos

    Igualdade entre os Estados

    Solução pacífica dos conflitos

    Concessão de asilo político

    Independência nacional

    NÃO intervenção

    • Fundamentos da CF – SOCIDIVAPLU

    Soberania

    Cidadania

    DIgnidade da pessoa humana

    Valores sociais e de livre iniciativa

    PLUralismo político

  • Lembrem-se que os objetivos da República sempre começam com verbo no infinitivo, igual à monografia!

  • GALERA , LEMBRANDO QUE OS OBJETIVOS SEMPRE SERÁ VERBOS .

ID
5450215
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ainda em relação ao direito à educação, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto

Alternativas
Comentários
  • Questão pede a INCORRETA: "A"

    CF-Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; (B)

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; (E)

    IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; (A)

    V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (C)

    VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

    VII - garantia de padrão de qualidade. (D)

    VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.   

    IX - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

    Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    instagram.com/meusresumosemapas/

  • ☠️ GABARITO LETRA A ☠️

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; (B)

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; (E)

    IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; (A)

    V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (C)

    VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

    VII - garantia de padrão de qualidade. (D)

    VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.   

    IX - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

    Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da educação, e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante ao princípio que não se aplica ao ensino. Vejamos:

    a) gratuidade do ensino público em estabelecimentos não oficiais.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. O princípio adotado é o da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Inteligência do art. 206, IV, CF: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    b) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

    Correto. Trata-se de princípio aplicável ao ensino, nos termos do art. 206, II, CF: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

    c) valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas.

    Correto. Trata-se de princípio aplicável ao ensino, nos termos do art. 206, V, CF: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;

    d) garantia de padrão de qualidade.

    Correto. Trata-se de princípio aplicável ao ensino, nos termos do art. 206, VII, CF: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: VII - garantia de padrão de qualidade.

    e) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

    Correto. Trata-se de princípio aplicável ao ensino, nos termos do art. 206, III, CF: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    Gabarito: A

  • Na relidade brasileira a resposta seria a letra C, mas como aqui é teoria, devemos marcar letra A.


ID
5450218
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

O dever do Estado com a educação será efetivado mediantes as seguintes garantias, exceto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    a) Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei.

    b) Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    c) Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade.

    d) Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.


ID
5450221
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição Federal de 1988, “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”. Em relação à cultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    A) Art. 215, CF, § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

    B) Art. 215, CF, § 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à:

    C) Art. 216, CF, § 1º O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    D) Art. 216, CF, § 5º Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

    E) Art. 216, CF Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Gabarito aos não assinantes: Letra E.

    Conforme dispõe o Art. 216 da CF/88: constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

    Com relação à letra D, não é desapropriação, e sim tombamento.

    § 5º Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre cultura.

    A- Incorreta. Pelo contrário, o Estado deve proteger as manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileiras, e as de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. Art. 215, § 1º, CRFB/88: "O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional”.

    B- Incorreta. A CRFB/1988 não dispõe pela necessidade de lei complementar para estabelecer o Plano Nacional de Cultura. Além disso, este terá duração plurianual e não trienal. Art. 215, 3º, CRFB/88: "A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à: I defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro; II produção, promoção e difusão de bens culturais; III formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões; IV democratização do acesso aos bens de cultura; V valorização da diversidade étnica e regional”.

    C- Incorreta. O tombamento é apenas uma das formas de se proteger o patrimônio cultural brasileiro. Art. 216, § 1º, CRFB/88: "O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação".

    D- Incorreta. Não são desapropriados, mas tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos. Art. 216, § 5º, CRFB/88: "Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos”.

    E- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 216: "Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: (...)”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E.

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional relacionada à cultura. Analisemos as alternativas, com base na CF/88:

     

    Alternativa “a”: está incorreta. Conforme art. 215, § 1º - O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

     

    Alternativa “b”: está incorreta. Não se trata de Lei Complementar. Ademais, a duração não é trienal. Conforme art. 215, § 3º - A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à: [...]

     

    Alternativa “c”: está incorreta. Conforme art. 216, § 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

     

    Alternativa “d”: está incorreta. Conforme art. 216, § 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

     

    Alternativa “e”: está correta. Conforme art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: [...].

     

    Gabarito do professor: letra e.


ID
5450224
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos processos administrativos serão observados os seguintes critérios, exceto

Alternativas
Comentários
  • Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 9.784/99 (Lei do Processo Administrativo Federal) e deseja obter a alternativa incorreta:

    A- Correta. Princípio da Moralidade está vinculado à boa-fé exigida do administrador em todos os seus atos: "atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé" (art. 2º, Parágrafo Único, IV da lei 9.784/99).

    B- Correta. Art. 2, Parágrafo único da Lei 9.784/99: “Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: [...] XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.”

    C- Correta. Pelo Princípio da Proporcionalidade ou Proibição do Excesso, as condutas administrativas não devem ultrapassar os limites necessários, garantindo-se “adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público” (art. 2º, Parágrafo Único, VI da lei 9.784/99).

    D- Incorreta. De acordo com o Princípio da Impessoalidade previsto no art. 2º, parágrafo único, III da lei 9.784/99, é necessária “objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.”

    O dispositivo remete à regra semelhante constante da Constituição Federal:

    Art. 37, § 1º da CF/88. “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”

    E- Correta. De acordo com o Princípio da Publicidade, deve haver a "divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição" (art. 2º, Parágrafo Único, V da lei 9.784/99). Por sua vez, a Constituição Federal no art. 5º, XXXIII da CF/88 afirma que “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

    GABARITO DA MONITORA: “D”

  • GAB. D

    é vedada a promoção pessoal.

  • RESPOSTA: D

    Lei 9.784/99

    Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    III - objetividade no atendimento do interesse público, VEDADA a promoção pessoal de agentes ou autoridades;(D)

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé; (A)

    V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição; (E)

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público; (C)

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; (B)

    Avante! Bons estudos!

  • Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    Gab D)

    #vousernomeado


ID
5450227
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

São objetivos dos Institutos Federais, exceto

Alternativas
Comentários
  • Art. 7  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6  desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    VI - ministrar em nível de educação superior:

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.


ID
5450230
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei 11.892/08, são finalidades e características dos Institutos Federais, exceto

Alternativas
Comentários
  • ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

  • Gab. C

    "com ênfase no desenvolvimento"

  • A alternativa C está errada por não citar a ênfase no desenvolvimento "nacional" também.

    Veja:

    Art. 6 Os Institutos Federais têm por finalidades e características:

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

  • "com ênfase apenas no desenvolvimento socioeconômico local e regional"

    Mesmo sem saber a alternativa correta eu já marcaria essa por causa da palavra apenas.

  • Questão boa. Exige atenção. Gab. C

  • No texto da Lei:

    Art. 6  Os Institutos Federais têm por finalidades e características:

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

    As demais alternativas estão corretas.

    Letra C é a correta.

  • A presente questão deve ser solucionada com apoio na norma do art. 6º da Lei 11.892/2008, que ora transcrevo para melhor visualização da matéria:

    "Art. 6o  Os Institutos Federais têm por finalidades e características:

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

    II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;

    III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

    IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;

    V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;

    VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

    VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;

    VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;

    IX - promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

    Do exame deste rol de características e finalidades, percebe-se que as alternativas A, B, D e E estão devidamente amparadas nas regras dos incisos VII, VIII, IX e III, respectivamente, acima destacados em negrito, de modo que não há equívocos a serem ali apontados.

    Por seu turno, a letra C se mostra em desconformidade à norma do inciso I, no ponto também colocado em negrito, uma vez que a ênfase ali mencionada também abrange o desenvolvimento socioeconômico nacional, e não apenas o local e o regional, tal como foi afirmado pela Banca, de maneira incorreta. Eis aí, portanto, a assertiva que corresponde à resposta da questão.


    Gabarito do professor: C


ID
5450233
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando o que dispõe o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Baiano (2015-2019), aprovado pela Resolução 2, de 5 de fevereiro de 2015, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão Boa, precisa ficar atento na lei, os institutos federais são autarquias do poder executivo.

    Quem errar essa questão pule do barco.


ID
5450236
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Ainda acerca dos Institutos Federais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2 Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e  multicampi , especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos desta Lei.


ID
5450239
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para melhorar a inserção dos alunos das escolas públicas, foi elaborado um documento com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, no qual estão expostas características consideradas, na atualidade, como inerentes à atividade docente, quais sejam:


I. Orientar e mediar o ensino para aprendizagem do aluno.

II. Explorar o livro didático contribuindo para a distância entre teoria e prática.

III. Assumir e saber lidar com a homogeneidade entre os alunos.

IV. Incentivar atividades de enriquecimento cultural.

V. Comprometer-se com o sucesso da aprendizagem dos alunos.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA:

    B) Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.

  • LETRA B

    I. Orientar e mediar o ensino para aprendizagem do aluno.

    II. Explorar o livro didático contribuindo para a distância entre teoria e prática.

    ( aproximar T e P)

    III. Assumir e saber lidar com a homogeneidade entre os alunos. ( Heterogeneidade)

    IV. Incentivar atividades de enriquecimento cultural.

    V. Comprometer-se com o sucesso da aprendizagem dos alunos.


ID
5450242
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os macrófagos são as células fagocitárias mais relevantes do sistema imunológico. Essas células se encontram estrategicamente distribuídas em vários tecidos para dar origem ao sistema fagocitário. Os macrófagos chamados de microgliócitos são responsáveis por

Alternativas
Comentários
  • Microgliócitos, Micróglia ou células de Hortega, são as menores células da neuroglia, com função fagocitária.


ID
5450245
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pequenas substâncias químicas não são capazes de estimular uma resposta e são chamadas de haptenos. Essa substância sozinha não induz uma resposta imune, para isto, ela deve se ligar a uma macromolécula chamada de carreadora, então esse sistema pode atuar como

Alternativas
Comentários
  • Imunogeno o mesmo que antigeno

  • Antígeno: substância estranha ao organismo, que em geral tem natureza proteica.

  • o antígeno (imunógeno) deve estar atrelado ao patógeno para induzir a resposta imune


ID
5450248
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Através da fragmentação do ambiente florestal, o ser humano criou manchas de florestas com diferentes diâmetros. Os fragmentos maiores permitem um núcleo florestal bem conservado; já os fragmentos pequenos apresentam maior efeito de borda. As espécies que sobrevivem nos fragmentos menores têm

Alternativas
Comentários
  • A amplitude de nicho trófico, isto é, a quantidade de tipos diferentes de comida que se pode ingerir, está entre as dimensões mais importantes do nicho a influenciar a disseminação de uma espécie.

  • Uma das definições básicas de "nicho" consiste no "intervalo de condições e recursos onde uma espécie consegue sobreviver, crescer e reproduzir". Dessa forma, espécies com maior amplitude de nicho possuem um maior intervalo de condições e recursos onde podem conseguir se alimentar, sobreviver e reproduzir. Espécies mais especialistas possuem amplitude de nicho reduzida. É sempre bom lembrar também que o nicho é uma característica da espécie, não do ambiente. As condições ambientais compõem os nichos das espécies, e não "são" o nicho.

  • A espécie tem mais possibilidades de obter recursos, se relacionar com as outras espécies e exercer funções diferentes. Antes do fragmento, ela tava de boas, mas, depois do fragmento, as espécies ""frescas"" que só se adaptaram a ambientes específicos, foram embora ou morreram, já essas, como possuem uma variedade de possibilidades de adaptação, conseguiram sobreviver com o novo ambiente formado (o ambiente fragmentado). É como se não houvesse "tempo ruim" para elas kkkk


ID
5450251
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O metabolismo celular é responsável pela produção de diferentes biomoléculas. Um pesquisador deseja produzir elevada concentração de lipídeos a partir de células de animais cultivadas; para isso, ele seleciona células de alta eficiência e elevada síntese. As células selecionadas devem conter, além dos componentes básicos,

Alternativas
Comentários
  • O reticulo endoplasmático liso produz lipídeos,

    o rugoso participa da síntese proteica com os ribossomos

  • Porque 4 mitocôndrias?

  • Não entendi o número de organelas?
  • Por que a quantidade de organelas? No que interfere?

  • Sem a produção de ATP das mitocondrias, não daria para sintetizar lipideos pois qualquer reação de anabolismo necessita de ATP'S a combinação mais eficiente no caso é a LETRA D.

  • Não entendi esses números. Não faz sentido um célula ter mais de um reticulo endoplasmático, não há como segmentá-lo! Uma célula que necessita muito da função do retículo o terá mais desenvolvido em tamanho e não em maior quantidade numérica, como é o caso das mitocôndrias.

  • Questão muito mal formulada. Esses números não fazem sentido!

  • Essa galera acha que toda célula tem uma quantidade estática de organelas. Acorda meu povo! Esse número muda de acordo com as funções e localizações da célula. Muda até de organismo p organismo...

  • deseja produzir elevada concentração de lipídeos- foca principalmente quantidade de ret. end. liso.
  • Questão muito mal formulada. CRUZES!

  • Para atender às exigências do enunciado, a célula necessitará de muitas mitocôndrias e maior quantidade de retículo endoplasmático rugoso, numa proporção equivalente.


ID
5450254
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O material genético dos arbovírus é constituído por três segmentos de RNA, sendo um pequeno (S – small), um médio (M – medium) e um grande (L – large). Uma característica importante da família Bunyaviridae é o frequente rearranjo genético observado entre vírus que infectam uma mesma célula. Durante o processo de montagem das partículas virais, ocorre troca de segmentos dando origem a novos vírus rearranjados. O uso apenas de testes sorológicos clássicos dificulta a identificação desses vírus, uma vez que os testes de rotina detectam apenas o segmento S ou o segmento M. Com esses testes, pode-se apenas concluir que se trata de um vírus rearranjado.

Modificado de: Lima et al. 2016. Revista Pan-Amazônica de Saúde; 7:199-208


Assim, para identificar o vírus nesses casos, é de suma importância a aplicação de

Alternativas
Comentários
  • os testes sorológicos clássicos são insuficientes para detectar o vírus com precisão então de acordo com as alternativas apresentadas o de sequenciamento de nucleotídeos é mais detalhado possibilitando a identificação do virus

  • O enunciado da questão é bem clara, ...para identificar o vírus..., sendo assim entre as alternativas apresentadas, o sequenciamento é a alternativa correta, Alternativa A.


ID
5450257
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dados de Influenza no Brasil, no ano de 2017 – registrados pelo Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, do Ministério da Saúde – apontam para o crescimento da incidência do subtipo H3N2 do vírus da Influenza. A vacina é a melhor estratégia para prevenir a doença. Porém, pequenas mutações antigênicas geram novos sorotipos (cepas) em relação a uma temporada sazonal para a outra e podem resultar em epidemia devido a essa nova cepa. Por isso, se faz necessário uma nova composição da vacinação anual, pois os anticorpos formados contra as cepas anteriores podem não responder adequadamente contra as cepas novas do vírus.

Fonte: https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2017/04/INFLUENZA-2-de-abril-de_2017-15.pdf


Essas mutações ocorrem rapidamente nos vírus porque possuem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (E)

    Aquele detalhe que derruba.

    Letra a -

    meio de transmissão rápido e tempo de vida pequeno.

    Vida?? Pera!

  • E tem como medir a rapidez do tempo de transmissão? Sendo que tem vírus que ninguém nem sabe como é transmitido? Kkkkk

  • Acertei e me atentei na pegadinha da A, MAS, alguns autores já consideram os vírus como seres vivos, então fica meio ambíguo...


ID
5450260
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No passado, o ensino se caracterizava pela memorização de conteúdo fragmentado em todas as disciplinas, porém, esse modelo de ensino se mostrou ineficaz e novas alternativas foram surgindo. Através da mudança de paradigma na educação, surge a preocupação de ensinar o conteúdo desenvolvendo as competências e habilidades dos estudantes. Sendo assim, cada disciplina buscou desenvolver as habilidades importantes para seu aprendizado. Sobre as habilidades para o ensino de ciências, analise as afirmativas a seguir:


I. Reconhecer que a leitura e a interpretação de um texto é dependente do sujeito, fazendo com que a leitura ganhe significados diversos, específicos da vivência individual.

II. Compreender que as imagens possibilitam o estabelecimento de um diálogo entre formas, cores, volumes, texturas e realidades.

III. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos, que foram verificados através da observação e da experimentação.

IV. Reconhecer a pessoa e sua transcendência, identificando, no mundo em que vive, outras dimensões além de a si mesmo, o outro e o hierático.

V. Relacionar fenômenos, fatos, processos e ideias, elaborando conceitos, identificando padrões e diferenças, construindo generalizações.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • IDECAN, TÁ OSSO

    SE ALGUÉM ENTENDEU EXPLIQUE

  • eu fui na C, porque a III e V foram as únicas opções que me pareceram se relacionar com ciências, o resto pareceu português, artes e filosofia
  • Em vermelho temos as inconsistências.

    I. Reconhecer que a leitura e a interpretação de um texto é dependente do sujeito, fazendo com que a leitura ganhe significados diversos, específicos da vivência individual.

    II. Compreender que as imagens possibilitam o estabelecimento de um diálogo entre formas, cores, volumes, texturas e realidades.

    III. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos, que foram verificados através da observação e da experimentação.

    IV. Reconhecer a pessoa e sua transcendência, identificando, no mundo em que vive, outras dimensões além de a si mesmo, o outro e o hierático (relativo às coisas sagradas ou religiosas).

    V. Relacionar fenômenos, fatos, processos e ideias, elaborando conceitos, identificando padrões e diferenças, construindo generalizações.


ID
5450263
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diariamente, os meios de comunicação mostram notícias relacionadas aos conhecimentos científicos, principalmente após o desenvolvimento tecnológico. Docentes em Biologia, com a finalidade de desenvolver com os estudantes o espírito crítico e um entendimento amplo sobre o uso das tecnologias, podem usar na sala de aula notícias como “Ministro brasileiro apoia clonagem terapêutica” (Folha de São Paulo, 2002).


Com essa notícia, o docente poderá iniciar uma discussão sobre

Alternativas
Comentários
  • A bioética é um tema da filosofia, mais especificamente da ética, que trata de questões relacionadas ao tratamento ético da vida animal (lembrando que nós, seres humanos, também nos incluímos no conceito de vida animal)

ID
5450266
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na Biologia se busca entender como ocorre a organização dos sistemas bióticos e sua interação com o meio abiótico. Para o ensino dessa disciplina, foram elaborados temas que estruturam todo o conteúdo. No ensino de Biologia são abordados os temas abaixo, com exceção de

Alternativas
Comentários
  • Cinemática encontra-se em uma área de Mecânica da Física

  • Cara, que questão lixo...................................


ID
5450269
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na ecologia, o estudo que busca entender como agrupamentos de espécies estão distribuídos e como podem ser influenciados pelos fatores ambientais e que tem como variáveis explicativas diversidade, riqueza e composição, é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Ecologia da paisagem enfoca os fatores que controlam as trocas de energia, de materiais e de organismos entre múltiplos ecossistemas.

    Ecologia de ecossistemas enfatiza o fluxo de energia e a ciclagem química entre os organismos e o ambiente.

    Ecologia de comunidades examina de que modo as interações das espécies, como a predação e a competição, afetam a estrutura e a organização das comunidades.

    Ecologia de populações analisa os fatores que afetam o tamanho populacional e como e porque ele muda ao longo do tempo.

    Ecologia do organismo está preocupada com a maneira como a estrutura, a fisiologia e o comportamento de um organismo enfrentam os desafios impostos pelo seu ambiente.


ID
5450272
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os temas estruturadores para o ensino de Biologia são desenvolvidos nas três séries do ensino médio. A abordagem dos assuntos pode depender da escola e do professor, porém, sugere-se que o conteúdo deva ser trabalhado em sequência. Partindo do princípio de que ao longo do ensino médio é recomendado que se apresente o conteúdo em gradiente do mais concreto para o mais abstrato, deve ser seguida a sequência:

Alternativas

ID
5450275
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A origem da imunologia foi atribuída a Edward Jenner, que fez um experimento, no fim do século XVIII, no qual verificou que a doença da varíola bovina, ou vaccínia, relativamente branda, parecia conferir proteção contra a doença da varíola humana, em geral fatal. Jenner demonstrou que a inoculação com varíola bovina poderia proteger contra a varíola humana e deu a esse procedimento o nome de vacinação, termo que ainda hoje é usado para descrever a inoculação de

Alternativas
Comentários
  • As vacinas são substâncias constituídas por agentes patogênicos vírus ou bactérias, vivos ou mortos, ou seus derivados. Elas estimulam o sistema imune a produzir anticorpos (proteínas que atuam na defesa do organismo), os quais atuam contra os agentes patogênicos causadores de infecções


ID
5450278
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As plantas obtém energia através da fotossíntese. Esse processo é realizado devido à energia solar, que é capturada e transformada em energia química, e ele apresenta uma fase clara, que depende da radiação solar e uma fase escura, na qual os compostos de carbono são montados. A montagem de compostos de carbono é catalisada pela enzima ribulose bifosfato carboxilase/oxigenasse, também chamada de rubisco. Em um experimento, um pesquisador modificou geneticamente uma planta fazendo com que ela deixasse de produzir rubisco. A consequência dessa modificação foi

Alternativas
Comentários
  • Na fase química acontece a produção de carboidratos. Esse carboidrato pode virar sacarose, celulose e amido. Se a planta deixa de produzir essa enzima, consequentemente ela reduz a reserva de amido.

  • Pura dedução. a o nome é ribulose bifosfato carboxilase/oxigenasse. tudo diz que transforma co2 em o2. eliminando todas as outras ridículas, sobrou a fixação de carbono. porém, ela nao tem como fixar carbono sem ribulose, ai chutei na redução de amido. kkk


ID
5450281
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um experimento, um pesquisador quis observar a resistência de duas populações de plantas a um parasita. Uma população permaneceu isolada por 10 gerações, enquanto que outra população foi adquirida em um ambiente natural (selvagem). O pesquisador, então, expôs as duas ao parasita: a população isolada teve mortalidade de 100%, enquanto que a população selvagem teve mortalidade de 30%. A população selvagem morreu menos por causa da

Alternativas
Comentários
  • Maior variabilidade genética.

  • A variabilidade genética propicia a manutenção da espécie por meio do processo de cross over, que embaralha o material genético dos progenitores e permite o aparecimento de maiores quantidades de características diferentes que podem, ou não, ajudar na permanência no ambiente. Sobrevivem assim os inivíduos com características mais adaptáveis e que permitem um maior fitness.


ID
5450284
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O pH do solo determina a disponibilidade dos minerais para as plantas. Plantas que ocorrem em solos ácidos são chamadas de

Alternativas
Comentários
  • Extremófilos são organismos adaptados a ambientes extremos:

    Halófilos: ambientes altamente salinos

    Termófilos: altas temperaturas

    Psicófilos: baixas temperaturas

    Acídófilos e alcalófilos: ambientes ácidos

    Calcífuga: meio ácido, pobre em matéria calcária

    Radiorresistentes: doses elevadas de radiações gama ou ultravioleta.


ID
5450287
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Foram encontrados dois indivíduos de plantas muito parecidos, mas com tamanho de folha diferente. Um deles estava no interior de uma floresta e o outro em campo aberto. Para saber se são espécies diferentes, foi elaborado um teste: os dois foram colocados na mesma casa de vegetação. Os dois ficaram idênticos, confirmando, assim, que eram da mesma espécie. A mudança morfológica ocasionada nesses dois indivíduos, quando colocados em um mesmo ambiente, é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Plasticidade fenotípica consiste na capacidade dos organismos de alterar a sua fisiologia ou morfologia de acordo com as condições do ambiente


ID
5450290
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um ambiente de fragmentação florestal, populações pequenas de borboletas se mantêm nos núcleos florestais bem conservados. Para evitar a extinção local e propiciar o fluxo gênico, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Os animais que possuem maior mobilidade se beneficiam dos ligamentos entre fragmentos para reproduzir e manter a taxa de mutação saudável necessária à manutenção da espécie.

  • D

  • Estaria essa questão, subliminarmente, falando sobre corredores ecológicos?


ID
5450293
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As Unidades de Conservação são áreas naturais protegidas por lei, e têm por finalidade a conservação da vida selvagem. Elas podem ser protegidas pelo município, estado ou nação e podem ter diferentes finalidades. Com relação às unidades de conservação, analise as afirmativas a seguir:


I. A Estação Ecológica é uma área terrestre ou marinha instituída pelo poder público, que tem como objetivos a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

II. A Reserva Particular do Patrimônio Natural foi criada com o objetivo de proteção de áreas naturais através da iniciativa dos proprietários particulares.

III. A Floresta Nacional é uma área com uma cobertura de campos nativos com proteção especial do Estado.

IV. As Reservas Extrativistas são espaços territoriais protegidos cujo objetivo é a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, e o uso sustentável dos recursos naturais da área.

V. Reserva Biológica é uma área destinada à preservação de lugares singulares, raros e de grande beleza cênica, permitindo diversas atividades de visitação.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • A Floresta Nacional (FLONA) é uma área com uma cobertura florestal de espécies nativas com proteção especial do Estado. Seu objetivo básico é o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.

    A reserva biológica (REBIO) é uma Unidade de Conservação de proteção integral que tem como objetivo principal a preservação integral dos seres vivos e demais atributos naturais existentes em seus limites. ... O entorno de uma reserva biológica possui zona de amortecimento e compõem corredores ecológicos.

    Monumento Natural: área destinada à preservação de lugares singulares, raros e de grande beleza cênica, permitindo diversas atividades de visitação. Essa categoria de UC pode ser constituída de áreas particulares, desde que as atividades realizadas nessas áreas sejam compatíveis com os objetivos da UC.


ID
5450296
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A caatinga é a vegetação característica do Nordeste brasileiro. Essa região é bastante árida devido à forte sazonalidade de chuvas. O número de meses secos aumenta da borda para o centro da região, sendo que algumas áreas apresentam de 7– 10 meses sem água para as plantas. Devido a essa escassez de água, as plantas que ocorrem nesse ambiente têm como adaptações

Alternativas
Comentários
  • Espinhos são adaptações das plantas (folhas) contra a perda de água.

  • É só lembrar dos cactos que armazenam liquido no seu interior. Quando mais seco menores as folhas.

  • Lembrar também que, quanto maior for a folha, mais perda de água por evapotranspiração aconteceria pela superfície da folha ser maior, e aí mais energia a planta gastaria para controlar a abertura e fechamento de estômatos, etc, o que seria desvantajoso para ela.

  • Gabarito E

    A

    raízes superficiais, folhas coriáceas e reprodução assexuada.

    folha coriácea é que lembra o couro, rígida devido a espessa cutícula, de ambientes secos

    B

    troncos tortuosos, casca e folhas grandes e longas raízes.

    troncos tortuosos são característicos da flora do cerrado, pois o fogo queima a gema apical, então as gemas axilares estimulam o crescimento para os lados, como a queimada é contínua, sempre estarão brotando de lados diferentes

    C

    gemas protegidas, formato de roseta e baixa estatura.

    gemas protegidas são úteis em diferentes ambientes, geralmente se aplicam a ambientes sujeitos a queimadas, que também irão permitir a rebrota

    folhas em rosetas podem ser úteis em ambientes com muita luz durante o dia e frio a noite, aumenta-se a superfície fotossintetizante e as folhas jovens ficam mais isoladas. nas bromélias estas acumulam água.

    D

    altura de 30 metros e folhas sulcadas, facilitando o escoamento da água.

    escoar água seria perdê-la, em ambiente secos busca-se estocá-la


ID
5450299
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos diferentes ambientes, as plantas apresentam atributos estruturais ou funcionais que lhes permitem sobreviver e se reproduzir, também chamados de adaptações. As pressões ambientais impostas sobre as plantas direcionam a estratégia a ser desenvolvida no processo evolutivo. Uma dessas pressões é o fogo. Muitas espécies que ocorrem em áreas onde o fogo é um fator importante adquiriram características adaptativas que lhes permitem persistir nestes ecossistemas, como

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que gema é sinonimo de parte reprodutiva ou que gera estruturas rerodutivas. Colmo é sinônimo de caule e a baixa produção de material morto permite uma resiliência maior uma vez que tiradas as condições estressantes

  • Acertei, mas tenho dúvidas, o que é uma planta com forma pulviniforme?

  • Gabarito A

    caules e folhas suculentas e produção de rizomas horizontais

    são boas pra ambientes secos

    forma pulviniforme, acúleos no caule e tricomas peltados.

    pulviniforme é em formato de almofada --' meio arredondado, como um montinho da mesma espécie

    caule com espinhos afasta herbívoros e retém água

    tricomas peltados, em forma de escudo, secretam substâncias e são característicos de plantas que produzem óleos essenciais

    metabolismo ácido das crassuláceas e glândulas de sal.

    boas para ambientes secos devido a esse metabolismo citado e salinos devido a excretarem sal, respectivamente

    presença de lenticelas, viviparidade e raízes radiais.

    lenticelas são órgãos de arejamento, para trocas gasosas, em ambientes alagados

    viviparidade é quando a germinação das sementes ocorre de forma precoce, geralmente falta o hormônio ácido abscísico pra inibir esse processo


ID
5450302
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As plantas possuem duas formas básicas de reprodução: a reprodução assexuada ou agâmica, que é aquela onde as unidades reprodutivas, provenientes de partes do organismo, originam diretamente outro indivíduo; e a reprodução sexuada ou gâmica, que é através da união de duas unidades reprodutivas unicelulares, os gametas. A reprodução sexuada tem como vantagem a variabilidade genética; já a reprodução assexuada tem como vantagem

Alternativas
Comentários
  • Baixo custo energético.


ID
5450305
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Plantas passaram ao longo do período evolutivo por uma série de pressões do ambiente. Essas pressões selecionam as espécies que permanecem no sistema e as que são excluídas. Em ambientes com alto grau de distúrbio, as espécies precisam ter um ciclo de vida curto e

Alternativas
Comentários
  • Se tem o período de vida curto, é preciso que haja uma alta taxa de natalidade. Seres com essas características são chamados pelos ecólogos de R estrategistas.


ID
5450308
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os animais endotérmicos produzem calor de diversas maneiras. A atividade do músculo esquelético produz grandes quantidades de calor. Esse calor muscular pode ser vantajoso para equilibrar a perda de calor em um ambiente frio, porém pode ser um problema para

Alternativas
Comentários
  • O problema na produção de calor é o estresse por hipertermia, causa desidratação e até desmaio

  • D


ID
5450311
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Teorias ecológicas são de grande valor quando podem ser aplicadas. Na conservação da diversidade, as ilhas têm recebido uma atenção especial, já que possuem muitas espécies endêmicas e cerca de 80% das plantas endêmicas das ilhas oceânicas estão extintas ou em risco de extinção. Para gerar estratégias de conservação de ilhas é considerada a relação espécie-área, a qual diz que

Alternativas
Comentários
  • É uma piada?

  • a teoria da biogeografia de ilhas (ou insular) foi proposta na década de 1960 pelos ecólogos Robert MacArthur e Edward O. Wilson para explicar a riqueza de espécies em ilhas. Atualmente a teoria é aplicada não apenas para ilhas oceânicas, mas também em referência a qualquer habitat que esteja isolado por um ambiente inadequado às espécies presentes na “ilha”, como por exemplo lagos isolados por terra, picos de montanhas isolados por planícies, fragmentos florestais isolados por áreas desmatadas, clareiras em uma floresta isoladas por árvores etc. Esta teoria propõe, basicamente, que a riqueza de espécies em uma ilha é mantida em um equilíbrio entre migrações e extinções — com espécies continuamente sendo substituídas —, que por sua vez dependem de dois fatores: o tamanho da ilha e seu grau de isolamento.
  • Quanto maior a area maior a riqueza de especies? existem ilhas enormes com poquissimas especies

  • pra conservar a ilha tu vai lá e aumenta ela kkk


ID
5450314
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere uma unidade de conservação quadrada com 1 km de cada lado, gerando uma área de 1 km² (100 ha). Nessa área, em torno de 64 ha são de núcleo florestal de composição típica de interior conservado. Agora, imagine a reserva sendo cortada por uma rodovia de norte a sul e de leste a oeste, gerando assim 4 reservas menores de igual tamanho. Após a forte fragmentação da unidade maior, nesses quatro pequenos fragmentos, ocorrerá

Alternativas
Comentários
  • Geralmente as espécies de grande porte habitam os inteiores "intocados", onde podem se refugiar em copas de árvores, no caso dos felinos, por exemplo.

  • Acredito, também, que seja correto pensar que as espécies de grande porte, por terem maior capacidade de forrageio (devido ao sistema locomotor mais robusto), eventualmente tentarão se locomover para o fragmento florestal adjacente e morrerão por atropelamento, (já que o enunciado disse que construirão rodovias). Vejo muito isso ocorrendo nas BRs.


ID
5450317
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os animais endotérmicos provaram ser bastante adaptáveis ao estender suas respostas termorreguladoras a modo de permitir a eles viver em regiões árticas e antárticas. Porém, nesses ambientes o aumento na produção de calor pode não ser tão vantajoso, visto que demandaria aumento na ingestão de alimento, um problema nessas regiões de baixa produção primária. Assim sendo, os endotérmicos que vivem em ambientes polares têm como estratégia

Alternativas
Comentários
  • Por isso os animais polares possuem grande quantidade de Tecido Adiposo. É simples!

  • Animais que vivem em regiões polares apresentam uma espessa camada de tecido adiposo que tem como função a retenção do calor gerado pelo próprio organismo
  • A manutenção do calor corporal.

  • Que questãozinha mais ou menos, hein.

  • complementado também possui pelagem espessas.

ID
5450320
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desertos são ambientes severos. Mesmo assim, são habitados por animais de diferentes tamanhos. Animais grandes têm vantagens e desvantagens específicas na vida no deserto. Dentre as vantagens, excetua-se a

Alternativas
Comentários
  • não entendi
  • Quero saber de onde a banca tirou essa resposta!!!!!!Muito sem noção!!!!!

  • Gabarito correto: D - animais que vivem no deserto tem baixa massa corporal, ter grande massa corporal é uma desvantagem nesse meio.

  • na realidade o

    gabarito c

  • tudo desvantagem kk

  • Questão confusa!!! Marquei a letra B por entender que inércia térmica é a temperatura não variar muito e, como em desertos a maioria dos animais são ectotérmicos, pensei que fosse a alternativa errada, já que a temperatura interna deles varia demais em função da temperatura de fora...

  • E se ele tem baixa razão superfície/volume, significa que ele é grande, o que é horrível, pois mais difícil é se esconder e mais visível o animal ficaria para os predadores. Isso seria uma desvantagem, não entendi essa questão.

  • Grande massa corporal também é desvantagem! Ele ser grande vai demandar mais energia, o que culmina em maior necessidade de obter alimento em relação aos animais pequenos. Se obter alimento no deserto já é difícil, imagina um animal grande ter que comer toda hora?

  • Imagine um camelo fazendo uma toca


ID
5450323
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema cardiovascular é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Esse sistema é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio entre as partes do corpo. A circulação do sangue pelo corpo é chamada de circulação sanguínea, em que, no percurso completo, o sangue passa duas vezes pelo coração. A pequena circulação ou circulação pulmonar consiste no caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração, a qual segue a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • MOLE, MOLE kra!!! Por que vc nao diz isso agora? kkkkkkkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • "Ain, MOLE, MOLE galera, ui" KKKKKKKKKKKKKKKKKK DESSA VEZ NÃO EIN

  • pulmao átrio esquerdo ventrículo esquerdo corpo átrio direito ventrículo direito.
  • D

    corpo > átrio direito > ventrículo direito > pulmão > átrio esquerdo > ventrículo esquerdo > corpo.

  • corpo > átrio direito > ventrículo direito > pulmão > átrio esquerdo > ventrículo esquerdo > corpo.


ID
5450326
Banca
IDECAN
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Serotonina é um neurotransmissor sintetizado nos neurônios serotoninérgicos do sistema nervoso central e nas células enterocromafins do trato gastrointestinal dos humanos. Acredita-se que a serotonina representa um papel importante no sistema nervoso central como neurotransmissor regulando o comportamento humano. Uma pessoa resolveu testar os efeitos do triptofano na produção da serotonina e ingeriu uma grande quantidade de alimentos ricos em triptofano. Essa pessoa teve como efeito o aumento de

Alternativas
Comentários
  • item E O triptofano é um aminoácido essencial que participa em diversas funções metabólicas, servindo para: Combater a depressão; Controlar a ansiedade; Aumentar o humor; Melhorar a memória; Aumentar a habilidade de aprendizagem; Regular o sono, aliviando os sintomas de insônia; Ajudar a controlar o peso.
  • A serotonina também aumenta/mlhora a memória, pois também está envolvida em processos cognitivos. Por que, então, não pode ser, também, a alternativa C?