SóProvas



Prova IFC - 2012 - IFC-SC - Enfermeiro


ID
1057702
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A- Correta. Artigo 211/CF: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino". Alternativa B- Correta. Artigo 212/CF: "A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino". Alternativa C- Correta. Artigo 214/CF: "A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:". Alternativa D- Incorreta! Artigo 206/CF: "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006) VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal". Alternativa E- Correta. Artigo 205/CF: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
  • Que questão mal elaborada, certamente coube recurso. A alternativa B está completamente errada com a exclusão de parte do texto previsto na constituição. A receita proveniente de transferências se aplica aos Estados, DF e Municípios. O próprio §1º do artigo 212 exclui a receita transferida pela União aos demais entes do cálculo previsto neste artigo. "§ 1º - A parcela da arrecadação de impostos transferida pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, ou pelos Estados aos respectivos Municípios, não é considerada, para efeito do cálculo previsto neste artigo, receita do governo que a transferir.". Ademais não faz o menor sentido dizer que o ensino público no Brasil é ministrado sem observar os princípios que abarcam TODA a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. Há de se verificar se esta questão não foi anulada pela banca.

  • A letra D é a incorreta,pois os princípios citados na questão correspondem aos princípios da Administração Pública. O velho bisu: LIMPE!  

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência.

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da educação e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

    Correto. Aplicação do art. 211, caput, CF: Art. 211.A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

    b) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Correto. Aplicação do art. 212, caput, CF: Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    c) O plano nacional de educação, tem objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Correto. Aplicação do art. 214, caput, CF: Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:   

    d) O ensino público, com pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, será ministrado com base nos seguintes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Não é somente o ensino público, mas, sim, o ensino, enquanto um todo (público ou privado). Além disso, a banca trouxe os princípios que regem a Administração Pública. Inteligência dos arts. 206 e 37, CF: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. IX - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.      Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:      

    e) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa.

    Correto, nos termos do art. 205, CF: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Gabarito: D

  • A) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. Correto. (art. 211)

    B) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. Correto. Ela dá, no mínimo, 18% e os outros 25%. (art. 212)

    C) O plano nacional de educação, tem objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino. Correto. Complementando: em diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzem a: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; melhoria da qualidade do ensino; formação para o trabalho; promoção humanística, científica e tecnológica do País; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. (art. 214, I - VI)

    D) O ensino público, com pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, será ministrado com base nos seguintes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. Completamente errado! Os princípios citados são da ADM Direta e Indireta dos Poderes da União, Estados, DF e Municípios. Os princípios do ensino público são 9: igualdade de condições para acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; gestão democrática do ensino público, na forma da lei; garantia de padrão de qualidade; piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termo da lei federal; garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. A lei disporá sobre a categoria dos trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, Estad, DF e Municípios. (art. 206)

    E) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa. Correto. Complementando: visando também seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (art. 205)

    Força.

    Josué 1:9


ID
1057708
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, relacione as palavras abaixo, numeradas de 1 a 5, com as sentenças que seguem:

1 – dignidade
2 – moralidade
3 – verdade
4 – ética
5 – cortesia


( ) Deve nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele.
( ) O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.
( ) Juntamente com a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.
( ) O servidor público não poderá jamais desprezar em sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.
( ) Na Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A é a correta.

    ( 1) Deve nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele. D. 1171/94: "I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos".


    ( 3) O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. D. 1171/94: "VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação".


    ( 5) Juntamente com a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. D. 1171/94: "IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los".


    ( 4) O servidor público não poderá jamais desprezar em sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. D. 1171/94: "II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4o, da Constituição Federal.


    ( 2) Na Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. D. 1171/94: "III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo".

  • LETRA: a) 1, 3, 5, 4, 2.

  • Dignidade- Deve nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele.

    Verdade- O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    Cortesia- Juntamente com a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.

    Ética- O servidor público não poderá jamais desprezar em sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

    Moralidade- Na Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum.



ID
1057711
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Pelos normativos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, são deveres fundamentais do servidor, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B narra comportamento que não é dever fundamental do servidor, devendo ser assinalada.


    D. 1171/94: "XIV- São deveres fundamentais do servidor público: 

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei".

  • Exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que com finalidade estranha ao interesse público, observando as formalidades legais e os processos administrativos expressos em lei.


    Pelo termo grifado já é possível determinar a questão errada

  • LETRA: b) Exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que com finalidade estranha ao interesse público, observando as formalidades legais e os processos administrativos expressos em lei.

  • Erro da Questão INCOMPLETA e com deslocamento de palavras: 

    Exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que com finalidade estranha ao interesse público, observando as formalidades legais e ??? os processos administrativos expressos em lei.
    Texto da Lei.

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

    Falow Galera!Focu, Força e Fé!


ID
1057717
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, disposta na Lei 11.091, analise as afirmativas a seguir:

I – O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação, chamada Progressão por Mérito Profissional.

II - Planejar e avaliar as atividades são atribuições exclusivas para os cargos de nível de classificação “D” e “E” que integram o plano de carreira, enquanto organizar e executar as atividades são atribuições dos cargos de nível “A”, “B” e “C”.

III - O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas em Lei.

IV - Os servidores lotados nas Instituições Federais de Ensino integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação farão jus à Vantagem Pecuniária Individual – VPI.

V- O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor.

São VERDADEIRAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • lei 11.091

     Art. 9o O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.

    Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    Art. 12.  O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor, 

  • I - ERRADA - Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.


    II- ERRADA - Art. 8o São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações: § 1o As atribuições gerais referidas neste artigo serão exercidas de acordo com o ambiente organizacional. § 2o As atribuições específicas de cada cargo serão detalhadas em regulamento.


    III- CORRETA - Art. 9o O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.


    IV - ERRADA - Art. 13-A.  Os servidores lotados nas Instituições Federais de Ensino integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação não farão jus à Vantagem Pecuniária Individual - VPI instituída pela Lei no 10.698, de 2 de julho de 2003.


    V- CORRETA - Art. 12.  O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor, na forma do Anexo IV desta Lei, observados os seguintes parâmetros



    GABARITO : LETRA E

  • Gab. E

    I-

    Progressão por Mérito Profissional - padrão de vencimento

    Progressão por Capacitação Profissional - nível de capacitação

    II-

    Atribuições gerais - ambiente organizacional

    Atribuições específicas - cargo

    IV - Não terá direito à VPI, GT e GEAT.

  • Gabarito: Letra E.

    III e V estão corretas.

    III - Art. 9º O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1º (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.

    V - Art. 12. O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor, na forma do Anexo IV desta Lei.


ID
1068802
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1
                 O futuro do trabalho
       “[...]
            Seja como for, é preciso resolver os problemas do desemprego e da informalidade, que são mais acentuados nos países subdesenvolvidos. O caminho é estabelecer políticas de geração de empregos, além de garantir melhores condições para os trabalhadores em ocupações precárias.
            Uma das saídas é a redução da jornada de trabalho: as pessoas trabalham menos para que se abram vagas para as desempregadas. Outra estratégia é instituir programas de formação profissional e de microcrédito para trabalhadores autônomos, desempregados e pequenas empresas.”

Vestibular-Editora Abril, nov., 2002.




Texto 2

                    Conflito de gerações
“- Marquinhos... Marquinhos! [...]
O filho tentou disfarçar, lá no fundo do quintal, tirando meleca do nariz, mas, quando
a mãe chamava assim, era melhor ir. Na cozinha, a mãe ao lado da geladeira
aberta, com uma garrafa e um saco plástico vazios nas mãos:
- Você comeu toda a salsicha?!
- Não é bem verdade...Eu só usei as salsichas pra acabar com a mostarda. Já
estava até verde! Alguém ia acabar comendo estragado e ficar doente.
[...]
- Você tem resposta pra tudo, não?!
- Não é bem verdade... é a senhora que sempre pergunta.
- Você é uma gentinha! Só uma gentinha, tá entendendo?
O filho ficou olhando praquela mãe batendo com o pé no chão, bem nervosa
mesmo, mais alta que a geladeira e tudo. Aí foi obrigado a dizer:
- É... isso eu acho que é verdade.”

BONASSI, Fernando. In: Folha de São Paulo, 23 nov. 2002.

Ao analisar a linguagem e o discurso do texto 1 e do texto 2 respectivamente. Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    no texto 1, a linguagem é mais formal, obedecendo à norma culta; consegue-se ainda identificar um discurso indireto, aplicado interpretativamente às questões sociais. Já no texto 2, além de uma linguagem informal, em que se notam repetições e frases, ocorre, também, um diálogo entre mãe e filho. 


ID
1068805
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder a questão. 


Desterritorializar

      As buscas mais radicais sobre o que significa estar entrando e saindo da modernidade são as dos que assumem as tensões entre desterritorialização e reterritorialização. Com isso refiro-me a dois processos: a perda da relação "natural" da cultura com os territórios geográficos e sociais e, ao mesmo tempo, certas relocalizações territoriais relativas, parciais, das velhas e novas produções simbólicas. 
      Para documentar essa transformação das culturas contemporâneas, analisarei primeiro a transnacionalização dos mercados simbólicos e as migrações. Depois, proponho-me a explorar o sentido estético dessa mudança seguindo as estratégias de algumas artes impuras.
      1. Houve um modo de associar o popular com o nacional que nutriu, conforme notamos em capítulos anteriores, a modernização das culturas latino-americanas. Realizada primeiro sob a forma de dominação colonial, logo depois como industrialização e urbanização sob modelos metropolitanos, a modernidade pareceu organizar-se em antagonismos econômico-políticos e culturais: colonizadores vs. colonizados, cosmopolitismo vs. nacionalismo. O último par de opostos foi o utilizado pela teoria da dependência, segundo a qual tudo se explicava pelo confronto entre o imperialismo e as culturas nacional-populares. 
      Os estudos sobre o imperialismo econômico e cultural serviram para conhecer alguns dispositivos usados pelos centros internacionais de produção científica, artística e comunicacional que condicionavam, e ainda condicionam, nosso desenvolvimento. Mas esse modelo é insuficiente para entender as atuais relações de poder. Não explica o funcionamento planetário de um sistema industrial, tecnológico, financeiro e cultural, cuja sede não está em uma só nação, mas em uma densa rede de estruturas econômicas e ideológicas. Também não dá conta da necessidade das nações metropolitanas de flexibilizar suas fronteiras e integrar suas economias, sistemas educativos, tecnológicos e culturais, como está acontecendo na Europa e na América do Norte. 
      A desigualdade persistente entre o que os dependentistas chamavam o primeiro e o terceiro mundo mantém com relativa vigência alguns de seus postulados. Mas ainda que as decisões e benefícios dos intercâmbios se concentrem na burguesia das metrópoles, novos processos tornam mais complexa a assimetria: a descentralização das empresas, a simultaneidade planetária da informação e a adequação de certos saberes e imagens internacionais aos conhecimentos e hábitos de cada povo. A disseminação dos produtos simbólicos pela eletrônica e pela telemática, o uso de satélites e computadores na difusão cultural também impedem de continuar vendo os confrontos dos países periféricos como combates frontais com nações geograficamente definidas. 


[....] CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 283-350: Culturas híbridas, poderes oblíquos. 

Ao observar estruturação e articulação respectivamente presentes no texto. Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1068808
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder a questão. 


Desterritorializar

      As buscas mais radicais sobre o que significa estar entrando e saindo da modernidade são as dos que assumem as tensões entre desterritorialização e reterritorialização. Com isso refiro-me a dois processos: a perda da relação "natural" da cultura com os territórios geográficos e sociais e, ao mesmo tempo, certas relocalizações territoriais relativas, parciais, das velhas e novas produções simbólicas. 
      Para documentar essa transformação das culturas contemporâneas, analisarei primeiro a transnacionalização dos mercados simbólicos e as migrações. Depois, proponho-me a explorar o sentido estético dessa mudança seguindo as estratégias de algumas artes impuras.
      1. Houve um modo de associar o popular com o nacional que nutriu, conforme notamos em capítulos anteriores, a modernização das culturas latino-americanas. Realizada primeiro sob a forma de dominação colonial, logo depois como industrialização e urbanização sob modelos metropolitanos, a modernidade pareceu organizar-se em antagonismos econômico-políticos e culturais: colonizadores vs. colonizados, cosmopolitismo vs. nacionalismo. O último par de opostos foi o utilizado pela teoria da dependência, segundo a qual tudo se explicava pelo confronto entre o imperialismo e as culturas nacional-populares. 
      Os estudos sobre o imperialismo econômico e cultural serviram para conhecer alguns dispositivos usados pelos centros internacionais de produção científica, artística e comunicacional que condicionavam, e ainda condicionam, nosso desenvolvimento. Mas esse modelo é insuficiente para entender as atuais relações de poder. Não explica o funcionamento planetário de um sistema industrial, tecnológico, financeiro e cultural, cuja sede não está em uma só nação, mas em uma densa rede de estruturas econômicas e ideológicas. Também não dá conta da necessidade das nações metropolitanas de flexibilizar suas fronteiras e integrar suas economias, sistemas educativos, tecnológicos e culturais, como está acontecendo na Europa e na América do Norte. 
      A desigualdade persistente entre o que os dependentistas chamavam o primeiro e o terceiro mundo mantém com relativa vigência alguns de seus postulados. Mas ainda que as decisões e benefícios dos intercâmbios se concentrem na burguesia das metrópoles, novos processos tornam mais complexa a assimetria: a descentralização das empresas, a simultaneidade planetária da informação e a adequação de certos saberes e imagens internacionais aos conhecimentos e hábitos de cada povo. A disseminação dos produtos simbólicos pela eletrônica e pela telemática, o uso de satélites e computadores na difusão cultural também impedem de continuar vendo os confrontos dos países periféricos como combates frontais com nações geograficamente definidas. 


[....] CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 283-350: Culturas híbridas, poderes oblíquos. 

Verifique nas frases abaixo a flexão das formas verbais e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    a) Houve...
    b) Havia...
    c) Correta
    d) ...impedem (não tenho certeza se o erro era esse)
    e) ...opostos foi...

  • Qual é o erro da letra d?


ID
1068817
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo:

“Todos os participantes já estavam cientes de que a aventura pela mata seria longa e cansativa, mesmo assim o guia insistiu em que, antes da partida, eles se alimentassem bem. No início da caminhada, ele relembrou a todos de que o retorno seria à noite, ressaltando de que a união era fundamental para a segurança do grupo."

Assinale a alternativa CORRETA a respeito da palavra em negrito no texto:

Alternativas
Comentários
  • Qual é a palavra que devemos analisar ?? não está grifada em negrito...

  • Gabarito C

    Tomara que na prova eu tenha essa sorte também, não vi nenhuma marcação e analisei a primeira ocorrência do trecho "de que", que inicia uma oração subordinada substantiva completava nominal.

    Me corrijam se estiver errada.

  • Nem na prova (segue link abaixo, questão 6, página 6) tem qualquer passagem em negrito...

    http://concursosanteriores.ifc.edu.br/docs/2012b/Provas/ANALISTA_DE_TECNOLOGIA_DA_INFORMACAO.pdf


  • Achei que só eu não estava vendo a palavra em destaque. Em uma prova como responder uma questão dessa, afff

  • Não precisei ver qual palavra estava em negrito. 

    Visivelmente é algum dos "que". 

    E todos são CI, portanto letra C.

  • Alguém fez merda... sinto muito..mas a questão DISSE... EM NEGRITOOOO ... CADÊ O NEGRITO??? KKK... eu me recuso a fazer uma questão dessa..kk

  • Nem todos os "que" são CI como foi dito. Neste caso é. 

  • MERDA DE QUESTÃO!!!


ID
1068820
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia os períodos:

I) Os alunos saíram mais cedo da aula para assistir ao novo episódio de Jornada nas Estrelas.

II) Sou Frankenstein, o terrível, e sempre consigo o que estou a fim.

III) Prefiro rosas, meu amor, à espinhos.

IV) Depois da manifestação na prefeitura, os alunos retornaram à escola.

V) A estrada corre paralelamente a ferrovia e chega a cidadezinha.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I) assistir ao novo episódio (OK)

    II) sempre consigo aquilo de que estou a fim.
        sempre consigo tudo de que estou a fim.

    III) "prefiro rosas a espinhos", sem crase, pois espinhos é palavra masculina.

    IV) retornaram à escola (OK)
    V) corre paralelamente à ferrovia e chega à cidadezinha.

  • galera fiquei na dúvida na IV

    Creio que pelo contexto não da para saber se os alunos retornaram a escola (escolas em geral) ou à escola (escola específica). 

    Então poderia ou não ter crase.

    Sei que com crase está certo,porém queria saber se minha linha de raciocínio está correta.

  • Acho que essa questão não tem resposta...

    I) Os alunos saíram mais cedo da aula para assistir ao novo episódio de Jornada nas Estrelas. (o correto seria "assistir o novo episódio)

    II) Sou Frankenstein, o terrível, e sempre consigo o que estou a fim.  (OK)

    III) Prefiro rosas, meu amor, à espinhos. (correto seria "a espinhos")

    IV) Depois da manifestação na prefeitura, os alunos retornaram à escola.  (OK)

    V) A estrada corre paralelamente a ferrovia e chega a cidadezinha. (correto seria "paralelamente à ferrovia")


    Apenas II e IV estão corretas. Não há alternativa com essa resposta.
  • Na minha opinião, a questão não foi muito bem formulada. Por isso, algumas dúvidas. Por isso devemos estar preparados para as "grandes" bancas, assim como para as "menores" (que normalmente comentem mais esses deslizes).

    1- Considerando que nas gramáticas tradicionais, está dito que “assistir” é transitivo indireto quando significa ‘ser espectador’ (assistir ao jogo, ao filme, à novela) e transitivo direto quando significa ‘cuidar’, ‘tratar’ (o médico assiste o paciente, a mãe assiste o filho gripado);

    2- Levando isso em conta, e descartando a falta de clareza (que pode ter gerado dúvida), a opção correta é a D .


ID
1068823
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Identifique se estão certas (C) ou erradas (E) as orações abaixo em relação às regras de concordância verbal ou nominal.

I)   ( ) Dava meio dia no cortiço; as lavadeiras relaxavam.
II)  ( ) Soou uma hora.
III) ( ) nem um, nem outro sabe matemática.
IV) ( ) a casa apresentava portões e porta estragada.
V)  ( ) senhoras, fiquem alertas para o chamado.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1068829
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à oração, identifique a questão INCORRETA quanto à pontuação e quanto à função das classes de palavras respectivamente.

Alternativas

ID
1068832
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A canção João e Maria, de Chico Buarque, usa o tempo lingüístico como uma construção da linguagem.

[...] Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao emprego dos tempos verbais:

Alternativas
Comentários
  • Modo Pretérito Imperfeito pode ser usado mencionado fato passado que era presente.

    Ex. Ela cozinhava enquanto sua mãe reclamava da cozinha.

ID
1068838
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei 8.112, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores públicos Civis da União, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:

( ) O servidor poderá receber indenizações a título de: ajuda de custo, diárias, transporte, adicional noturno e auxílio moradia.
( ) Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.
( ) O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo se houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles.
( ) Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.
( ) Ao servidor é assegurado o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. O requerimento será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Questão letra de lei:

    Gabarito: A

    I FALSA - O servidor poderá receber indenizações a título de: ajuda de custo, diárias, transporte, adicional noturno e auxílio moradia.

      Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

      I - ajuda de custo;

      II - diárias;

      III - transporte.

      IV - auxílio-moradia

    Adicional noturno está no art. 61, sobre gratificações e adicionais.

    II VERDADEIRA - Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

     Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

    III FALSA - O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo se houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles.

    Art. 120. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.

    IV VERDADEIRA - Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.

      Art. 117. Ao servidor é proibido:

      VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    V - Ao servidor é assegurado o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. O requerimento será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo.

      Art. 104. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo.

      Art. 105. O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.


  • Gabarito: A

    I FALSA - O servidor poderá receber indenizações a título de: ajuda de custo, diárias, transporte, adicional noturno e auxílio moradia.

      Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

      I - ajuda de custo;

      II - diárias;

      III - transporte.

      IV - auxílio-moradia

    Adicional noturno está no art. 61, sobre gratificações e adicionais.

    II VERDADEIRA - Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

     Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

    III FALSA - O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo se houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles.

    Art. 120. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.

    IV VERDADEIRA - Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.

      Art. 117. Ao servidor é proibido:

      VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    V - Ao servidor é assegurado o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. O requerimento será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo.

      Art. 104. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo.

      Art. 105. O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.


  • Considero essa questão errada:  "Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.". Percebam que foi afirmado "Atribuições estranhas", quando a lei 8.112 trata de "pessoas estranhas", vejam:  " Ao servidor é proibido: cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado. 

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    F. “Art. 51, Lei 8.112/90. Constituem indenizações ao servidor: 

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.”

    “Art. 61, Lei 8.112/90. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    VI - adicional noturno”.  

    O adicional noturno não se trata de verba indenizatória, e sim de verba remuneratória.

    V. “Art. 62, Lei 8.112/90. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.”

    F. “Art. 120, Lei 8.112/90. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.”

    Há exceção prevista em lei, conforme negrito.

    V. “Art. 117, Lei 8.112/90. Ao servidor é proibido:

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.”

    F. “Art. 104, Lei 8.112/90. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo”.

    “Art. 105, Lei 8.112/90. O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente”.

    O requerimento não será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo.

    Desta forma:

    A. CERTO. F – V – F – V – F.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
1068841
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Constituição Federativa do Brasil de 1988, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:

( ) São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
( ) Ao servidor ocupante de cargo efetivo ou de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, aplica-se o regime geral de previdência social.
( ) É permitida a acumulação remunerada de cargos públicos de professor, exceto, quando houver compatibilidade de horários.
( ) Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
( ) Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública, o que não assegura igualdade de condições a todos os concorrentes.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Questão letra da CRFB:

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    Art. 40, § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social.

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    Art. 37, § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    Art. 37, XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.



  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    I - VERDADEIRO: Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    II - FALSO: Art. 40. § 13. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social.

    III - FALSO: Art. 37. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor; 

    IV - VERDADEIRO: Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    V - FALSO: Art. 37. XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.  

  • Quase 10 anos depois, segue na moda.


ID
1068844
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei 8.112, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores públicos Civis da União, relacione as palavras abaixo, numeradas de 1 a 5, com as sentenças que seguem:

1 – posse
2 – nomeação
3 – redistribuição
4 – demissão
5 – remoção

( ) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
( ) Forma de provimento de cargo público.
( ) Investidura em cargo público.
( ) Forma de vacância do cargo público.
( ) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GAB - D
    Lei 8.112

    (5) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. (Art.36°)
    (2) Forma de provimento de cargo público. (Art.8°)
    (1) Investidura em cargo público.(Art.7°)
    (4) Forma de vacância do cargo público.(Art.33°)
    (3) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.(Art.37°)


    "Mais cedo ou mais tarde seu esforço será recompensado"
    abraços.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que relaciona adequadamente as colunas. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    1 – posse

    Art. 7º, Lei 8.112/90. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    2 – nomeação

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I – nomeação.

    Art. 9º, Lei 8.112/90. A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.               

    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. 

    3 – redistribuição

    Art. 37, Lei 8.112/60. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:  

    4 – demissão

    Art. 33, Lei 8.112/90. A vacância do cargo público decorrerá de:

    II - demissão;

    Art. 127, Lei 8.112/90. São penalidades disciplinares:

    III – demissão.

    5 – remoção

    Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Agora:

    (5) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (2) Forma de provimento de cargo público.

    (1) Investidura em cargo público.

    (4) Forma de vacância do cargo público.

    (3) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

    Assim:

    D. 5, 2, 1, 4, 3.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
1068850
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei 11.892, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:

( ) Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores, todos eleitos para um mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução ao cargo.

( ) É finalidade dos Institutos Federais ofertar educação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
( ) É objetivo dos Institutos Federais ministrar apenas cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.
( ) Quanto a estrutura organizacional, os Institutos Federais terão como órgãos superiores o Conselho Superior, o Colégio de Dirigentes e o Reitor.
( ) É objetivo dos Institutos Federais ministrar em nível de educação superior cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • 1- Art. 12.  Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após[...]  (FALSA) A lei não menciona o tempo de mandato dos pró-reitores, apenas dos reitores.


    2- Art. 6°, I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional (CORRETA)
    3- Art. 7°, II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica. (FALSA) Não é apenas, como menciona a questão.
    4- Art. 10.  A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. (FALSA) Reitor não é órgão.
    5- Art. 7°, VI, b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional (CORRETA)
    GAB: letra D.
  • COMPLEMENTAR
    1 - Art. 12. § 3o  Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção. (E não - todos eleitos - como fala a questão)

     4 - Além do reitor não ser um órgão ele já preside o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior - Art.10 § 1o  As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

  • será os cargos de pro reitor já que não tem tempo estipulado de livre nomeação e exoneração?
  • Comentário mais importante que considero para todos.


    A lei 11.892 não menciona o tempo de mandato dos pró-reitores, apenas dos reitores.Também não menciona experiência profissional para atender às atribuições do cargo/função de direção como um dos critérios de seleção para o mandato de pró – reitores, já que o concurso aos cargos tem, cada um, seus critérios de contratação, conforme a Lei 11.091.

    Pró – Reitor é um cargo imediatamente inferior ao de reitor, destinado a auxiliá-lo em áreas técnicas específicas de formação superior. Ou Seja, Reitoria é composta pela Reitora e Pró-Reitorias, como por exemplo:Pró-Reitoria de Ensino;Pró-Reitoria de Administração;Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas; Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

    “As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    “É o que menos segurança dá, em termos de permanência no cargo, ao seu titular. É ocupado transitoriamente por alguém, sem direito de nele permanecer indefinidamente. A Constituição da República qualifica-o de cargo de livre nomeação e exoneração (art. 37, II). Vale dizer: para nomeação de seu titular não se exige concurso, embora se possam fazer, por lei, outras exigências, como ocorre com os Ministros de Estado, que devem ter mais de vinte e um anos de idade e estar no exercício dos direitos públicos (art. 87 da CF). Assim como a nomeação desses agentes é livre, livre também é a sua exoneração, isto é, nada precisa ser alegado para justificar seus desligamentos (RDA 108:180). A exoneração, nesses casos, diz-se “ad nutum” da autoridade competente. Desse modo qualquer direito é-lhe negado se disser respeito a sua permanência no cargo. Os cargos de provimento em comissão são próprios para a direção, comando ou chefia de certos órgãos, onde se necessita de um agente que sobre ser de confiança da autoridade nomeante se disponha a seguir sua orientação, ajudando-a a promover a direção superior da Administração.”


  • Gabriel,

     

    Excelente correlação, eu vivi isso na UFPA e você explicando, só agora, tudo faz sentido hahahahah . Eu vivia na PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) e PROEG (Pró-Reitoria de Ensino) por motivos distintos, a primeira para solicitar a Universidade apoio em relação aos trabalhos aprovados para fora do estado do Pará e a segunda por ter sido  bolsista de pesquisa por anos. 

     

    Obrigada pelas explanações foram ótimas, tive até momento nostalgia. hahaha


ID
1069111
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à palavra bedel presente na canção supracitada, assinale a opção INCORRETA quanto a sua significação:

Alternativas

ID
1069174
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Leia o poema, do escritor modernista, Oswald de Andrade: Pronominais

Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada Me dá um cigarro.

Assinale a alternativa INCORRETA referente ao uso da colocação pronominal:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar porque a letra C não está incorreta? No meu entendimento a próclise ocorre justamente quando o pronome está antes do verbo. Portanto, porque a questão está sendo vista como certa?

  • Priscila Carvalho,

     

    Também pensei nisso quando fiz essa questão.

     

    Mas depois percebi que a intenção do examinador era, com o artigo definido "o" presente na alternativa C, fazer menção ao pronome do primeiro verso. Nesse caso, não é aceitável a próclise.


ID
1069177
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Segundo Greco ( 2004 ), na enfermagem nos dias de hoje, gerência de unidade consiste na previsão, provisão, manutenção, controle de recursos materiais e humanos para o funcionamento do serviço e gerência do cuidado que consiste:

Alternativas
Comentários
  • A função gerencial pode ser conceituada como sendo um instrumento capaz de política e tecnicamente, organizar o processo de trabalho com o objetivo de torná-lo mais qualificado e produtivo na oferta de uma assistência de saúde universal, igualitária e integral.

    De acordo com Greco (2004), o mercado profissional espera que enfermeiro tenha capacidade para trabalhar com conflitos, enfrentar problemas, negociar, dialogar, argumentar, propor e alcançar mudanças, com estratégias que o aproximem da equipe e do cliente, contribuindo para a qualidade do cuidado, ou seja, espera-se do enfermeiro uma capacidade para gerenciar. 

    Na enfermagem a gerência de unidade consiste na previsão, provisão, manutenção, controle de recursos materiais e humanos para o funcionamento do serviço, e gerência do cuidado que consiste no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação da assistência, passando pela delegação das atividades, supervisão e orientação da equipe.

    Resposta A

    Bibliografia

    Greco RM. Relato de experiência: Ensinando a Administração em Enfermagem através da Educação em Saúde. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2004 jul-ago;57(4):504-7.


  • No diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de assistência, passando pela delegação das atividades, supervisão e orientação da equipe


ID
1069180
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A classificação dos resíduos de saúde, atualmente em vigor no Brasil descritas nas resoluções RDC nº 30613 da ANVISA e na resolução nº 35815 do CONAMA é:

( I ) Grupo A Potencialmente infectantes.

Grupo B Químicos.
Grupo C Rejeitos radioativos.
Grupo D Resíduos comuns.
Grupo E Resíduos perfurocortantes.

( II ) Grupo A Potencialmente infectantes e perfurocortantes.

Grupo B Químicos e radioativos.
Grupo C Líquidos e sólidos infectantes.
Grupo D Recicláveis.
Grupo E Biológicos.

( III ) Grupo A Perfurocortantes.

Grupo B Biológicos e recicláveis.
Grupo C Químicos e radiativos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a RDC 306 de 2004 da Anvisa e a resolução 358 de 2015 do Conama o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. Para a adequada destinação final dos resíduos é importante a identificação correta que permita o reconhecimento dos resíduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informações ao correto manejo dos RSS. O Grupo A é identificado pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos. O Grupo B é identificado através do símbolo de risco associado e com discriminação de substância química e frases de risco. O Grupo C é representado pelo símbolo internacional de presença de radiação ionizante (trifólio de cor magenta) em rótulos de fundo amarelo e contornos pretos, acrescido da expressão “rejeito radioativo". O Grupo D são resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. O Grupo E é identificado pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de “resíduo perfurocortante", indicando o risco que apresenta o resíduo. Ou seja: Grupo A – Infectante; Grupo B – Químico; Grupo C – Rejeitos radioativos; Grupo D – Resíduos comuns; Grupo E – Perfurocortante. Logo, a única afirmativa que relaciona corretamente os grupos é a primeira (I). Resposta B Bibliografia http://portal.anvisa.gov.br/ www.mma.gov.br
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    Grupo A Potencialmente infectantes. 


    Grupo B Químicos. 


    Grupo C Rejeitos radioativos. 


    Grupo D Resíduos comuns. 


    Grupo E Resíduos perfurocortantes. 

  • resíduo comum infectante? só se é por que foi gerado em estabelecimento de serviço de saúde. Alguém tem a norma que fala?


ID
1069183
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale alternativa CORRETA.

Segundo Oren (2006), a teoria de enfermagem do déficit do autocuidado está constituída por três teorias de sua autoria.

Alternativas
Comentários

  •  Segundo Orem (2006), a teoria de enfermagem do déficit do autocuidado está constituída por três teorias que também foram criadas por essa autora, que são as seguintes:

     1 - Teoria de autocuidado: Refere-se à realização do autocuidado em si, assim como explica e justifica por que o autocuidado é necessário à saúde.

     2 - Teoria do déficit do autocuidado: Consiste em explicar quando e por que a enfermagem torna-se necessária e imprescindível à pessoa em relação ao processo cuidativo. É mais abrangente do que a teoria anterior.

     3 - Teoria do sistema de enfermagem: Relaciona-se ao fato da pessoa estar em situação de déficit de autocuidado e para compensá-lo, necessita do cuidado de enfermagem. Logo essa teoria se limita em explicar a maneira pela qual as pessoas são ajudadas pela enfermagem.


    fonte: http://www.eewb.br/pesquisa/autocuidado/frmfundamentacao.html

  • Dorothea Orem foi a responsável pelo desenvolvimento da teoria do autocuidado. Ela referiu que a enfermagem tem uma especial preocupação com o autocuidado dos pacientes. Sua teoria engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência de autocuidado, bem como requisitos para o mesmo, e ela está dividida em três partes relacionadas: autocuidado, deficiências do autocuidado e sistemas de enfermagem.

    Na primeira parte, ela definiu o que é o autocuidado e suas vantagens, apresentando três categorias de requisitos de autocuidado: universais, desenvolvimentais e de desvio de saúde.

    Na segunda parte, Orem descreveu a necessidade de intervenção de enfermagem quando o paciente apresenta um déficit de autocuidado, ou seja, está incapacitado ou limitado para realizar seu autocuidado.

    Na terceira parte de seu trabalho, Orem apresentou a teoria dos sistemas de enfermagem, na qual os pacientes são incluídos, pela enfermeira, de acordo com suas necessidades de autocuidado, nos sistemas totalmente compensatório, parcialmente compensatório e de apoio-educação.

    Resposta B

    Bibliografia

    Salvadori AM, Lamas JLT, Zanon C. Instrumento para pacientes com câncer de pulmão. Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar; 12 (1): 130 - 5.


  •  

    Teoria de Dorothea E. Orem
     

     

    A primeira publicação deste conceito deu-se em 1959. Em 1971, publicou Nursing: Concepts of practice, com repetidas edições em 1980, 1985 e 1991. Cada uma dessas edições trouxe aprimoramento e ampliação dos conceitos, com desfecho em 1991 na publicação de sua teoria geral, que define a intervenção da enfermagem na ausência da capacidade de manter a quantidade e qualidade do autocuidado, como terapêuticas na sustentação da vida e da saúde, na recuperação da doença ou da lesão ou no enfrentamento de seus efeitos. 



    Nas crianças, a condição é a incapacidade dos pais/responsáveis em manter continuamente a quantidade e qualidade do cuidado terapêutico. É a teoria do deficit do autocuidado, que é composta por três teorias inter-relacionadas:



    - Teoria do deficit do autocuidado;


    - Teoria do autocuidado;


    - Teoria dos sistemas de enfermagem.

     

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/teoria-de-dorothea-e-orem/25162


ID
1069186
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos fatores que favorecem a contaminação nos serviços de saúde.

Alternativas

ID
1069189
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem

Assinale a alternativa CORRETA.

O planejamento do cuidado de enfermagem ( gestão do cuidado, da educação da assistência do trabalho ) significa:

Alternativas

ID
1069192
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as alternativas quanto ao preparo, diluição e aplicação de medicação.

( ) 1500 ml de soro fisiológico em 12 horas é igual a 42 gotas por minuto.

( ) Na via subcutânea a absorção é lenta e o volume não deve exceder a 1 ml.

( ) Vasto lateral da coxa é a segunda escolha de local para aplicação IM e o volume máximo é 5 ml.

( ) Há antagonismo entre duas drogas quando o efeito de uma é potencializado pelo efeito da outra.

( ) O termo “Em Bolus" refere-se a uma substância que é diluída em grande quantidade de soro para ser ministrada por via endovenosa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários

ID
1069195
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA. As DANT tem repercussões sociais importantes na qualidade de vida da população.

Alternativas
Comentários
  • Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANT

    LETRA B - CORRETA


ID
1069198
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Atendimento geriátrico em ambulatório e domiciliar, reabilitação, fornecimento de medicação e de órteses e próteses, direito a acompanhante e treinamento dos profissionais de saúde, dos cuidadores familiares e dos grupos de autoajuda, são garantidos ao idoso através do:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 15 do Estatudo do Idoso

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS,
    garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a
    prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam
    preferencialmente os idosos.
    § 1o A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:
    I – cadastramento da população idosa em base territorial;
    II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;
    III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;
    IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de
    se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e
    eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;
    V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do agravo da saúde.
    § 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso
    continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
    § 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da
    idade.
    § 4o Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos
    termos da lei.
    § 5o É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será
    admitido o seguinte procedimento: (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)
    I - quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência;
    ou (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)
    II - quando de interesse do próprio idoso, este se fará representar por procurador legalmente constituído.
    (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)
    § 6o É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro
    Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o
    Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de
    isenção tributária. (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)
    § 7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais
    idosos, exceto em caso de emergência.


ID
1069201
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a saúde da mulher, da criança, do adolescente e do idoso, enumere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

(I ) Estratégia Saúde da Fam

(II) Razão da morte materna

(III) Diretrizes Nacionais.

(IV) Lei 11,942.

( ) É considerado um dos mais importantes indicadores das condições de vida de uma população e da qualidade da assistência que lhe é prestada.

( ) Estabelece que os sistemas prisionais femininos sejam dotados de sessão para gestantes e parturientes e creches para os menores, cuja responsável esteja presa.

( ) Fortalecimento da promoção de saúde nas ações para o cuidado integral a saúde dos adolescentes e dos jovens.

( ) Uma das principais políticas públicas responsável pela redução da mortalidade infantil nos últimos anos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.942, DE 28 DE MAIO DE 2009.

     

    Dá nova redação aos arts. 14, 83 e 89 da Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984 – Lei de Execução Penal, para assegurar às mães presas e aos recém-nascidos condições mínimas de assistência.


ID
1069204
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA. J.S.C., sexo feminino, 62 anos, cardiopata, hipertensa e diabética. Deu entrada no pronto atendimento apresentando agitação, dispnéia intensa, taquicardia, sudorese generalizada, cianose central e eliminação de líquido róseo pela boca. A ausculta revela estertores. Segundo esses sintomas, o enfermeiro deverá iniciar os cuidados emergenciais para:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra C

    O Edema Agudo de Pulmão (EAP) resulta do fluxo aumentado de líquidos, provenientes dos capilares pulmonares para o espaço intersticial e alvéolos, que se acumulam nestas regiões após ultrapassarem a capacidade de drenagem dos vasos linfáticos, a partir desse princípio ocorrem um comprometimento da troca gasosa alvéolo-capilar.

    O paciente quando entra em um quadro clínico de EAP apresenta uma sintomatologia básica, como: Falta de ar intensa (dispneia), a tosse seca e eliminação de líquido róseo de boca e nariz. O paciente sente como se estivesse afogando, ficando sentado e respirando rapidamente.

    O sério comprometimento da hematose leva à dispneia intensa, com o paciente nitidamente ansioso, assumindo posição ortostática e utilizando a musculatura respiratória acessória; palidez cutânea, cianose e frialdade de extremidades, associadas a agitação e ansiedade, bem como respiração ruidosa facilitam o reconhecimento dessa urgência clínica e obviam a necessidade de terapêutica imediata. Se ela for retardada, podem surgir a obnubilação e o torpor, expressões clínicas do evento mais temido no contexto - a narcose – a qual pode prognosticar a parada respiratória e o óbito.



  • Qual a referência Persistência = exito ?

  • Nossa, Werner, há mais de 1 ano não entrava aqui no site..., desculpe, não sei a referência mais!


ID
1069207
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Humanização/HumanizaSUS, do Ministério da Saúde(2004), a Humanização é entendida como um conjunto de princípios e dire¬trizes que se traduzem em ações nos diversos serviços, nas práticas de saúde e nas instâncias do sistema. Em relação aos seus princípios norteadores, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão refere-se às instâncias gestoras, que no caso deveria ser em todas as instâncias, e não somente municipais. 

  • Você está enganado Joelson, a letra "E" não existe como Princípios Norteadores em nenhum formato de redação.


    Princípios norteadores da Política de Humanização

    1. Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão, fortalecendo/estimulando processos integradores e promotores de compromissos/responsabilização.

    2. Estímulo a processos comprometidos com a produção de saúde e com a produção de sujeitos.

    3. Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade.

    4. Atuação em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário, em conformidade com as diretrizes do SUS.

    5. Utilização da informação, da comunicação, da educação permanente e dos espaços da gestão na construção de autonomia e protagonismo de sujeitos e coletivos

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf


  • Joelson está corretíssimo!

    De acordo com a Política Naacional de Humanização os princípios norteadores são:

     1 - Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às questões de gênero, etnia, raça, orientação sexual e às populações específicas (índios, quilombolas, ribeirinhos, assentados, etc.); 

    2 - Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional,fomentando a transversalidade e a grupalidade; 

    3 - Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e com a produção de sujeitos;

    4 - Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS; - Co-responsabilidade desses sujeitos nos processos de gestão e atenção;

    5 - Fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS;

    6 - Compromisso com a democratização das relações de trabalho e valorização dos profissionais de saúde, estimulando processos de educação permanente. 


    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizaSus_doc_base.pdf

  • Dois documento publicados no mesmo ano com informações diferentes. Como entender uma coisa assim?

  • onstrução de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivo simplificados na rede do SUS. 

    -SIMPLIFICADOS? o correto seria, IMPLICADOS. Erro de grafia de palavra, descaracteriza totalmente a questão.

  • Quando especificam Municipal pode marcar que é errada.


ID
1069210
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Documento Base da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde(2010) apresenta parâmetros, para orientar a implementação de ações especificas por nível de atenção. Assim, pode se afirmar que, são parâmetros para a implementação de ações na Atenção Básica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção (PNH) é uma estratégia de fortalecimento do Sistema Público de Saúde, em curso no Brasil desde meados de 2003. Seu propósito é o de contribuir para a melhoria da qualidade da atenção e da gestão da saúde no Brasil, por meio do fortalecimento da Humanização como política transversal na rede e afirmando a singularidade do modelo de atenção e de gestão.

    A PNH se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos. Além disso, está em constante atualização, em busca de coerência com os princípios do SUS, sendo uma política institucional construída coletivamente, envolvendo não só o governo federal, mas as instâncias estaduais e municipais. Para se efetivar a humanização é fundamental que os sujeitos participantes dos processos em saúde se reconheçam como protagonistas e corresponsáveis de suas práticas, buscando garantir a universalidade do acesso, a integralidade do cuidado e a equidade das ofertas em saúde. 

    Espera-se com a PNH redução das filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco. Gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários, assim como educação permanente aos trabalhadores. Garantia de informação ao usuário, o acompanhamento de pessoas de sua rede social (de livre escolha) e os direitos do código dos usuários do SUS. Promoção de atividades de valorização e de cuidados aos trabalhadores da saúde, contemplando ações voltadas para a promoção da saúde e a qualidade de vida no trabalho, além de organizar o trabalho com base em metas discutidas coletivamente e com definição de eixos avaliativos, avançando na implementação de contratos internos de gestão. 

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Formação e intervenção / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS / Ministério da Saúde, SecretariaExecutiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.


  • Parâmetros para implementação de ações na atenção especializada -

    A otimização do atendimento ao usuário, articulando a agenda multiprofissional de ações diagnósticas e terapêuticas que demandam diferentes saberes e tecnologias de reabilitação; 

    Portanto, o gabarito é letra D

  • Não seria redução de filas ao invés de eliminação de filas ? achei que o item a seria incorreta tb..

  • Tá errado pq reabilitação não é feita pela atenção básica..é atenção especializada

ID
1069213
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem, cabe ao enfermeiro, privativamente:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra D

    Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986

    Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:

    I – privativamente:

    a) direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;

    b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;

    d) (VETADO);

    e) (VETADO);

    f) (VETADO);

    g) (VETADO);

    h) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

    i) consulta de enfermagem;

    j) prescrição da assistência de enfermagem;

    l) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    m) cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;


  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a LEI N 7.498/86, DE 25 DE JUNHO DE 1986

    Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências.

     

     

    Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:

     

    II como integrante da equipe de saúde:

     

    a) participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde;

    b) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;

    c) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;

    d) participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação;

    e) prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral;

    f) prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de enfermagem;

    g) assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera;

    h) acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;

    i) execução do parto sem distocia;

    j) educação visando à melhoria de saúde da população.

     

     

  • Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:

    I - privativamente:

    a) direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;

    b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;

    h) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

    i) consulta de enfermagem;

    j) prescrição da assistência de enfermagem;

    l) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    m) cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;


ID
1069216
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Artigo 121 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, “as infrações serão consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso”. Com base neste artigo, são consideradas infrações graves as que provoquem:

Alternativas
Comentários
  • § 2º - São consideradas infrações graves as que provoquem perigo de vida, debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa ou as que causem danos patrimoniais ou financeiros.


  • Morte -> gravíssima

    Deformidade permanente -> gravíssima

    Perigo de vida -> grave (Gabarito)

    Perda ou inutilização de membro -> gravíssima (Debilidade temporária de membro -> grave)

  • CAPÍTULO V
    DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES

    Art. 121 – As infrações serão consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso.
    § 1º – São consideradas infrações leves as que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições.


    § 2º – São consideradas infrações graves as que provoquem perigo de vida, debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa ou as que causem danos patrimoniais ou financeiros.


    § 3º – São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa.

    RESPOSTA CERTA: C

    http://se.corens.portalcofen.gov.br/codigo-de-etica-resolucao-cofen-3112007http://se.corens.portalcofen.gov.br/codigo-de-etica-resolucao-cofen-3112007


ID
1069219
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, do Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A NR 32 diz que:

    Em toda ocorrrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de acidente de trabalho - CAT.

    Letra D: Incorreta


ID
1069222
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sistema de informação em saúde que visa o controle de algumas doenças e agravos de notificação compulsória, com base em informações sobre o número de casos segundo semanas epidemiológicas. Com base nesta afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D: SINAN - sistema de informação de agravos de notificação

  • O Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan, teve sua implementação entre 1991-1998, sua fonte de informações são: Ficha de notificação e a Ficha de investigação, sua variável básica é a Doença de notificação compulsória.


ID
1069225
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Doença respiratória infectocontagiosa grave, causada por um bacilo que se instala nas amídalas, faringe, laringe, nariz e, em alguns casos, nas mucosas e na pele. O período de incubação costuma durar em torno de um a seis dias, altamente transmissível mediante contato direto, através de gotículas eliminadas pela tosse, pelo espirro e ao falar, ou pelo contato com as lesões cutâneas:

Alternativas
Comentários
  • DIFTERIA= CORYNEBACTERIUM DIPHTHERIAE.

    INCUBAÇÃO DE 1 A 6 DIAS.

     

  • Dfteria

    Doença toxi-infecciosa aguda, contagiosa, potencialmente letal, imunoprevenível, causada por bacilo toxigênico, que frequentemente se aloja nas amígdalas, faringe, laringe, fossas nasais e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. É caracterizada por apresentar placas pseudomem- branosas típicas.

     

    Modo de Transmissão

    Ocorre pelo contato direto de pessoa doente ou portadores com pessoa suscetível, por meio de gotículas de secreção respiratória, eliminadas por tosse, espirro ou ao falar. Em casos raros, pode ocorrer a contaminação por fômites. O leite cru pode servir de veículo de transmissão.

     

    Período de Incubação

    Em geral, de 1 a 6 dias, podendo ser mais longo.

     

    Fonte:Guia de vigilância em saúde, 2 ed- Braília, Ministério da saúde, 2017. 


ID
1069228
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o calendário básico de vacinação, definido pelo Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (PNI/MS), as vacinas recomendadas aos adolescentes são:

Alternativas
Comentários
  • dT (Dupla tipo adulto);Hepatite B e Tríplice viral ( SCR).

  • desatualizada

     


ID
1069231
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hipotensão arterial; queda rápida e acentuada do trabalho cardíaco; oligúria; estase jugular; edema de membros inferiores; dor anginosa e arritmias e alteração no nível de consciência, são sinais e os sintomas apresentados por um paciente em estado de choque:

Alternativas
Comentários
  • e) Cardiogênico.


  • Cardiogênico - dor anginosa e arritmias.

  • Choque cardiogênico: Disfunção docoração ( tamponamento cardíaco, I.A.M, intoxicação por cocaína, Edema Agudo de Pulmão.

  • SE FOSSE CHOQUE HIPOVOLÊMICO A JUGULAR ESTARIA COLABADA.


ID
1069234
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao paciente em uso de digitálicos deve ser o cuidado de verificar o pulso e freqüência cardíaca antes de administrar cada dose do medicamento. Este NÃO deve ser administrado no caso do pulso ser:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E. Fundamento:

    Os medicamentos digitálicos provocam a inibição da bomba Na/K – ATPase, provocando aumento da concentração intracelular de sódio, e, consequentemente de cálcio intracelular, devido a troca do sódio com o cálcio, aumentando a contração cardíaca. Ocorre a diminuição intracelular de potássio, e, os efeitos são aumentados pela hipocalemia. Os medicamentos digitálicos aumentam a contratilidade do miocárdio, o efeito é alcançado mesmo com baixas doses; diminuem a FC; indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, arritmia supraventricular; quando o paciente apresentar pulso < 60bpm não deve ser administrado; altas doses pode levar a parada cardíaca. Logo, os digitálicos agem diretamente na contratilidade miocárdica e levam à diminuição da frequência cardíaca

     

     

    FONTE: Comentário da professora Anita Randi, aqui do QC.