- ID
- 1674811
- Banca
- UFLA
- Órgão
- UFLA
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Matemática
- Assuntos
Uma universidade levantou dados entre seus estudantes de graduação sobre níveis de mau colesterol (LDL) para subsidiar um programa de conscientização de jovens sobre hábitos saudáveis e obteve os seguintes valores: média 174, mediana 180 e moda 182. A forma do gráfico da distribuição de frequências coerente com esses valores é:
Universidades recebem recursos anuais de custeio. Como o custo por estudante dos diversos cursos das universidades não são iguais, o valor de custeio anual recebido por estudante de Ciências da Saúde é 60% maior que o valor de custeio por estudante da área de Ciências Humanas, e, quando comparado com o custo por estudante da área de Ciências Exatas, é 30% maior. Em uma universidade, há 1 000 estudantes de cursos na área de Ciências da Saúde, 1 600 estudantes na área de Ciências Humanas e 2 600 estudantes na área de Ciências Exatas. Os recursos de custeio somam R$ 30 milhões. O valor de custeio anual por estudante de Ciências da Saúde é:
No que tange ao regime disciplinar disposto na Lei nº 8.112/90 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais), analise as proposições abaixo:
I – Se um servidor se ausentar do serviço durante o expediente uma vez, sem prévia autorização do chefe imediato, poderá ser advertido por escrito.
II – As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
III – É assegurado ao servidor o direito à licença com remuneração para o desempenho de mandato classista.
IV – Se um servidor for reincidente na recusa de fé a documento público, poderá ser punido com suspensão.
Marque a alternativa CORRETA.
Compete ao Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal (Decreto Nº 6.029/2007 e suas alterações), EXCETO:
Considerando o que dispõe o Regimento Geral da Universidade Federal de Lavras, analise as proposições referentes às competências do Conselho Universitário:
I – Compete ao Conselho Universitário formular a política global da UFLA.
II – Compete ao Conselho Universitário opinar e propor sobre a criação e extinção de cursos e programas.
III – Compete ao Conselho Universitário dispor sobre a elaboração e execução do orçamento da UFLA.
IV – Compete ao Conselho Universitário planejar, acompanhar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
V – Compete ao Conselho Universitário deliberar sobre o afastamento de pessoal docente e técnico-administrativo.
Marque a alternativa CORRETA.
O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171/94 e suas alterações, estabelece algumas regras deontológicas. Analise as proposições abaixo:
I – Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor pode omiti-la ou falseá-la, quando contrária aos interesses da própria requerente ou da Administração Pública.
II – O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente.
III – O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.
IV – Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
Marque a alternativa CORRETA.
Apresentam-se, a seguir, proposições relativas ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das
Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112/90 e suas alterações):
I – A demissão ou a destituição de cargo em comissão de servidor que se valeu do cargo para lograr proveito
pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública, incompatibiliza o ex-servidor para
nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.
II – Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias,
interpoladamente, durante o período de doze meses.
III – Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos.
IV – Na aplicação das penalidades disciplinares, não serão consideradas as circunstâncias agravantes ou
atenuantes e os antecedentes funcionais.
Marque a alternativa CORRETA.
Conforme o disposto no art. 37 da Constituição Federal de 1988 e suas alterações, as afirmativas a seguir são corretas, EXCETO:
Segundo as regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (aprovado pelo Decreto Nº 1.171/94 e suas alterações), é CORRETO afirmar:
J.B.S. é servidor público de universidade federal e sua relação funcional é regida pela Lei nº 8.112/90 e suas alterações. Em 10 de junho de 2014 (terça-feira) foi concedida licença por motivo de doença em pessoa de sua família. Analise as proposições abaixo:
I – A licença por motivo de doença em pessoa da família pode ser concedida por até 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor.
II – A licença por motivo de doença em pessoa da família somente será deferida se a assistência direta do servidor for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário.
III – A licença por motivo de doença em pessoa da família poderá ser concedida a cada período de 24 (vinte e quatro) meses.
IV – Poderá ser concedida ao servidor licença por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovação por perícia médica oficial.
Marque a alternativa CORRETA.
Conforme preconiza a Norma Regulamentadora (NR) nº 1 do Ministério do Trabalho e Emprego, o empregado é obrigado a submeter-se a exames médicos. Assinale a alternativa que corresponde ao que é exigido na referida NR.
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 3 do Ministério do Trabalho e Emprego, sobre embargo ou interdição, durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo, o empregado deverá receber o salário
Conforme Norma Regulamentadora (NR) nº 4, sobre Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), uma Empresa de Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação), enquadrada como grau de risco 2 (dois), deverá possuir em seu quadro de funcionários 1 (um) Engenheiro de Segurança do Trabalho pelo menos, em tempo parcial (mínimo de três horas), quando o número de funcionários da empresa for de pelo menos
Conforme Norma Regulamentadora (NR) nº 4, sobre Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), a Empresa que contratar outra Empresa para prestar serviços em estabelecimentos enquadrados nessa norma, sempre que o número de empregados da Empresa Contratada que exercem atividade nesses estabelecimentos não alcançar os limites previstos nessa norma, a Empresa Contratante terá como obrigação
Conforme Norma Regulamentadora (NR) nº 4, sobre Serviços Especializados em engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), compete aos profissionais integrantes do SESMT analisar e registrar em documento específico todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional. A empresa deve manter os registros de que tratam essas determinações na sede do SESMT ou facilmente alcançáveis a partir da mesma, sendo de livre escolha da empresa o método de arquivamento e recuperação, desde que sejam asseguradas condições de acesso aos registros e entendimento de seu conteúdo, devendo ser guardados somente os mapas anuais dos dados correspondentes a estas determinações.
O período exigido para a manutenção dos referidos registros é de:
A Portaria Normativa nº 3, de 7 de maio 2010, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, estabelece orientações básicas sobre a Norma Operacional de Saúde do Servidor (NOSS) aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC), com o objetivo de definir diretrizes gerais para implementação das ações de vigilância aos ambientes e processos de trabalho e promoção à saúde do servidor.
Um dos atores fundamentais para a efetivação desta norma, a fim da implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal é:
Segundo a Norma Regulamentadora (NR) nº 6, sobre Equipamento de Proteção Individual (EPI), para fins de comercialização de equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do SINMETRO, o Certificado de Aprovação (CA) concedido aos EPI’s terá validade de:
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 6, sobre Equipamento de Proteção Individual (EPI), é um EPI para proteção de membro superior
Conforme estabelece a Norma Regulamentadora (NR) nº 7, sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o exame médico, de avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental, quando da mudança de função, será obrigatoriamente realizado
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 1 do MTE, relativa à segurança e medicina do trabalho no que se refere à aplicação das Normas Regulamentadoras, assinale a alternativa CORRETA.
A Empresa XYZ, Empresa Contratante, contratou a empresa HJK Construtora, Empresa Contratada, para executar obras civis em sua filial, mantendo o controle sobre essa última. A fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) autuou a Contratante pelo descumprimento das Normas Regulamentadoras.
Com base no disposto na NR-1 no que se refere à responsabilidade pela aplicação das Normas Regulamentadoras, analise os pareceres abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
JUNA, colaboradora contratada da Empresa XYZ, sob regime de CLT, depois de advertida, foi dispensada por justa causa por ter sido flagrada reiteradas vezes não utilizando óculos de proteção em atividade que exigia o uso do referido EPI. Analise a punição e assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com a Portaria nº 797/2010, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, no que se refere à capacidade laborativa, é CORRETO afirmar:
No que se refere à Norma Regulamentadora (NR) nº 9, assinale a alternativa CORRETA sobre os itens mínimos que deverão estar contidos no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Quanto ao nível de ação em caso de presença de riscos no ambiente de trabalho, é CORRETO afirmar:
A Norma Regulamentadora (NR) nº 9, no que se refere à utilização de EPI no âmbito do PPRA, prevê que serão observadas as Normas Legais e Administrativas em vigor e exigidas algumas condições mínimas, EXCETO:
Tício, trabalhador da construção civil, foi flagrado em uma obra da Construtora TIJOLIN trabalhando em altura, sem cinto de segurança tipo paraquedista e sem o cordão umbilical, itens importantes de proteção individual. Ao ser notificado por um morador da região, o Ministério Público ofereceu denúncia contra o proprietário da referida empresa pelo crime de periclitação da vida nos termos do artigo 132 do Código Penal Brasileiro (CPB). Analise o caso acima e assinale a alternativa CORRETA, quanto à denúncia.
Conforme Norma Regulamentadora (NR) nº 9, na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, deverá ser garantido que
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 10, o memorial descritivo do projeto elétrico deve conter como item de segurança a indicação de posição dos dispositivos de manobra dos circuitos elétricos, sendo “D” (desligado) e “L” (ligado), respectivamente, nas cores
Conforme Norma Regulamentadora (NR) nº 10, as intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que estabelece essa Norma. Já as operações elementares, como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 15, para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos, não é permitida a exposição a níveis de ruído acima de:
Determinado funcionário fica exposto, durante seu turno de trabalho, a 87 dB(A) durante 3 horas; a 88 dB(A) durante 2 horas e a 84 dB(A) durante 3 horas. Conforme disposto na NR nº 15, calcule a dose (nível de ruído) e assinale se está acima do Limite de Tolerância:
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 15, sobre limite de tolerância para exposição ao calor, essa exposição deve ser avaliada por meio do
Nas atividades ou operações nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos, a caracterização de insalubridade ocorrerá quando forem ultrapassados os limites de tolerância estabelecidos na Norma Regulamentadora (NR) nº 15. Os agentes químicos cujos limites de tolerância não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho são representados por:
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 15, em relação às atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa é classificado como insalubridade de grau MÁXIMO o trabalho ou operação em que o trabalhador esteja em contato permanente com
Conforme Norma Regulamentadora (NR) nº 20, a influência na saúde mental dos trabalhadores, provocada pelas tensões da vida diária, pressão do trabalho e outros fatores adversos são denominados de riscos
Existe uma temperatura mínima em que um combustível começa a desprender vapores que, se entrarem em contato com alguma fonte externa de calor, inflamam-se, mas a chama não se mantém, não se sustenta, por não existirem vapores suficientes. Essa temperatura é denominada
Os incêndios são divididos em 4 (quatro) classes. Para cada classe de incêndio há um modo de extinção apropriado. Em uma dessas classes, o incêndio ocorre em equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc. Assinale a alternativa que contém essa Classe do Incêndio e o seu Modo de Extinção (extintor) CORRETO.
Conforme estabelecido na Norma Regulamentadora (NR) nº 31, é vedada a manipulação de qualquer agrotóxico, adjuvante e produto afim por trabalhador maior de
Determinado proprietário rural, a fim de agilizar os trabalhos e reduzir os custos da colheita, faz o transporte diário de seus funcionários, com consentimento deles, para a lavoura utilizando uma caçamba acoplada a um trator. No que se refere à Norma Regulamentadora (NR) nº 31, é CORRETO afirmar:
Considerando o que preceitua a Norma Regulamentadora (NR) nº 15 e Norma Regulamentadora (NR) nº 16, pode-se diferenciar os termos INSALUBRE, PERIGOSO e PERICULOSO. Assinale a alternativa CORRETA.
Segundo a Norma Regulamentadora (NR) nº 31, o operador de máquinas autopropelidas e implementos devem portar cartão de identificação, com o nome, função e fotografia. O operador de máquinas e implementos deve ter idade:
O Engenheiro de Segurança do Trabalho da Empresa XPTO desautorizou a entrada do funcionário em um silo de armazenagem de grãos agrícolas, pois o local, após medições, foi considerado IPVS, devido: