SóProvas



Prova UFU-MG - 2017 - UFU-MG - Vestibular - 1º Dia


ID
2773300
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As relações/interações ecológicas estabelecidas entre duas espécies podem ser benéficas, prejudiciais ou neutras, e uma das formas de representação é o uso dos símbolos +, - e 0, respectivamente. Observe as seguintes interações:

I. A fixação de nitrogênio por bactérias presentes nos nódulos das raízes de plantas leguminosas.
II. Uma cadeia alimentar na qual os gafanhotos se alimentam das plantas.
III. Os vermes que vivem no intestino de uma criança.

As interações descritas são representadas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • I - As plantas precisam dessas bacterias (rizhobium) para adquirirem nutrientes posteriormente. Inciando pela captçao de N2>NH3>NO2>NO3.

    II - É bom para os gafanhotos e ruim para as plantas

    III - É prejudicial para a criança pq perde os nutrientes


ID
2773303
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação aos graus de dominância em Genética, são feitas as seguintes afirmativas:

I. Nos cruzamentos clássicos das ervilhas de Mendel, a descendência F1 sempre se assemelha a uma das variedades progenitoras, pois um alelo em um par mostra completa dominância sobre o outro.
II. No cruzamento entre plantas bocas-de-leão de cor vermelha com plantas de cor branca, todos os híbridos F1 têm flores cor-de-rosa. O intercruzamento dos híbridos F1 produz descendência F2 com proporção fenotípica de três vermelhas para uma branca, clássico exemplo de dominância incompleta.
III. No grupo sanguíneo humano MN, indivíduos heterozigotos exibem os fenótipos M e N, pois as duas moléculas estão presentes, caracterizando um exemplo de codominância.
IV. No cruzamento de ervilhas duplamente heterozigotas para a cor e a textura da semente, a proporção fenotípica será 9:3:3:1.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Alternativas

ID
2773309
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Aves e mamíferos usam em torno de dez vezes mais energia que outros vertebrados de tamanhos equivalentes. Essa alta necessidade energética é atribuída à presença de qual característica exclusiva desses vertebrados?

Alternativas
Comentários
  • Capacidade de manter constante sua temperatura corporal.


ID
2773312
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudo corrobora hipótese de que os fetos de mulheres infectadas pelo Zika durante os três meses iniciais da gestação apresentam risco maior de nascer com problemas de saúde, como a microcefalia, do que os bebês que entraram em contato com o patógeno em fases posteriores da gravidez. As células da placenta no final da gravidez criam um cenário totalmente diferente, adverso ao avanço do vírus materno rumo ao feto.

PIVETTA, M. Zika no início da gravidez. Pesquisa FAPESP. Ano 18, n. 253, março de 2017, p. 56-59. (Adaptado).

A hipótese do estudo apresentado busca sustentação em qual atividade exercida pela placenta?

Alternativas

ID
2773321
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o fragmento de autoria de Heráclito.

Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome. Mas toma formas variadas assim como o fogo, quando misturado com essências, toma o nome segundo o perfume de cada uma delas.

BORNHEIM, G. (Org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1998, p. 40.

Conforme o exposto, “Deus”, no pensamento de Heráclito, significa:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra A. “Deus”, segundo Heráclito, é o “lógos” (razão) divina,

    que governa a natureza (physis), por isso, ele é representado pelo fogo, que “apaga e

    acende com medida (razão). A realidade é composta pela dialética de contrários, estes

    que subsistem ora se afirmando, ora se negando, num devir eterno. Deus não diz respeito

    a um ser único, monoteísta, nem numa abstração refutatória do lógos, mas, ele próprio

    é a razão afirmativa da realidade, capaz de harmonizar os conflitos que subsistem na

    natureza, afirmando a unidade dos contrários.

  • Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome


ID
2773324
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A respeito do método de Sócrates, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de maiêutica.

Alternativas
Comentários
  • Sócrates desenvolveu esse método para pegar os sofistas que acreditavam saber sobre tudo que existe no mundo. Basicamente , ele vai levar o sofistas a perceber que não sabe de tudo .

  • Maieutica- parto de ideias


ID
2773327
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Em uma situação hipotética da saída dos homens do estado de natureza, o pacto social, firmado por um grupo de indivíduos, implica a renúncia ao direito individual absoluto, o qual será transferido para um soberano encarregado de promover a paz, e que merecerá desse grupo a obediência total – salvo na situação em que esse soberano se tornar impotente para a manutenção da paz e da prosperidade.
Essas afirmações estão contidas no pensamento político de um filósofo contratualista moderno.
Assinale a alternativa que nomeia o filósofo em questão.

Alternativas
Comentários
  • O estado hipotético de natureza em que os indivíduos transferem sua liberdades naturais (individuais) à figura do Soberano (liberdade civil), consiste na elaboração na ideia de Estado justificada pelo filósofo inglês Thomas Hobbes. A figura do Soberano é ponto central do contratualismo hobbesiano. O pacto social, ou civil, tem por objetivo a manutenção da paz e da segurança no Estado Civil. Contrariamente ás definições de Rousseau, que baseia-se no Pacto Social da Vontade Soberana (Povo), em que a vontade da maioria é geral, e Locke que tem por justificação do Estado e da passagem do Estado de Natureza a este dá pela possibilidade da liberdade civil baseada na proteção da propriedade privada e direito de conservação dos bens (própria vida). Já, para Jean Bodin, o Estado justifica-se na existência do direito, além de ser um defensor do absolutismo dos reis, baseado no direito divino. Por isso, a resposta correta é a que está contida na alternativa “D”, pois a teoria apresentada diz respeito as colocações hobbesianas.

    Fonte: Nacionalonline


ID
2773330
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o fragmento da obra Lógica para principiantes, de Pedro Abelardo.

Uma palavra universal, entretanto, é aquela que é apta pela sua descoberta para ser predicada singularmente de muitos seres, tal como este nome homem, que se pode ligar com os nomes particulares dos homens segundo a natureza das coisas sujeitas (substâncias) às quais foi imposto.

ABELARDO, P. Lógica para principiantes. Tradução de Ruy Afonso da Costa Nunes. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p. 230. Coleção “Os pensadores” – grifos do autor.

Para Abelardo, a palavra universal

Alternativas

ID
2773333
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Hume descreveu a confiança que o entendimento humano deposita na probabilidade dos resultados dos eventos observados na natureza. Ele comparou essa convicção ao lançamento de dados, cujas faces são previamente conhecidas, porém, nas palavras do filósofo:

[...] verificando que maior número de faces aparece mais em um evento do que no outro, o espírito [o entendimento humano] converge com mais frequência para ele e o encontra muitas vezes ao considerar as várias possibilidades das quais depende o resultado definitivo.

HUME, D. Investigação acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex. São Paulo: Nova Cultural, 1989, p. 93. Coleção “Os Pensadores”.

Esse tipo de raciocínio, descrito por Hume, conduz o entendimento humano a uma situação distinta da certeza racional, uma espécie de “falha”, representada pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Hume era empirista

  • Hume acreditava que as causas não tinham correlação com as consequência.

    O que isso quer dizer? Para ele, o ser humano tem a tendência de crer que as coisas irão acontecer, numa relação de causa e consequência, devido a crença, pois aquilo sempre repetiu

    Um exemplo que ele mesmo usava: As pessoas afirmam que o sol irá nascer amanhã. Porém, essa afirmação é baseada puramente na tendência natural do ser humano de CRER que aquilo vai acontecer, pois já aconteceu anteriormente, por diversas vezes. Entretanto, o sol NÃO NASCER amanhã é uma hipótese válida, mas descartada pelos homens, ou, pelo menos, deixada de lado, pois ele acredita na repetição daquele ato.

    Logo, a crença estava ocupando o lugar da razão, pois era mais fácil crer que o sol irá nascer amanhã do que ir atrás de entender o porque ele irá nascer amanha


ID
2773336
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia a citação a seguir.

A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha, continuem no entanto de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam porque é tão fácil que os outros se constituam em tutores deles.

KANT, I. Resposta à pergunta: que é “Esclarecimento”? (Aufklarüng). In: ______. Textos seletos. Tradução de Raimundo Vier. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 64.

A menoridade de que fala Kant é a condição daqueles que não fazem o uso da razão. Essa condição evidencia a ausência

Alternativas
Comentários
  • a resposta é a b meus guerreiros


ID
2773339
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Nietzsche escreveu:

E vede! Apolo não podia viver sem Dionísio! O “titânico” e o “bárbaro” eram no fim de contas, precisamente uma necessidade tal como o apolíneo!

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 38.

Assinale a alternativa que descreve corretamente o dionisíaco e o apolíneo.

Alternativas
Comentários
  • São deuses opostos.

    O dionisíaco é o instinto, a embriaguez e a força vital; o apolíneo é a racionalidade, o equilíbrio, a força figurativa.

    Apolo é sinônimo de beleza e comedimento, Dionísio é representante do disforme, do anômalo, da descomunal força da natureza.

    https://razaoinadequada.com/2017/08/23/nietzsche-e-dionisio/


ID
2773342
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ainda que tenhamos a sensação de que estamos estáticos sobre a Terra, na verdade, se tomarmos como referência um observador parado em relação às estrelas fixas e externo ao nosso planeta, ele terá mais clareza de que estamos em movimento, por exemplo, rotacionando junto com a Terra em torno de seu eixo imaginário. Se consideramos duas pessoas (A e B), uma deles localizada em Ottawa (A), Canadá, (latitude 45° Norte) e a outra em Caracas (B), Venezuela, (latitude 10° Norte), qual a relação entre a velocidade angular média (ω) e velocidade escalar média (v) dessas duas pessoas, quando analisadas sob a perspectiva do referido observador?

Alternativas

ID
2773345
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ao se projetar uma rodovia e seu sistema de sinalização, é preciso considerar variáveis que podem interferir na distância mínima necessária para um veículo parar, por exemplo. Considere uma situação em que um carro trafega a uma velocidade constante por uma via plana e horizontal, com determinado coeficiente de atrito estático e dinâmico e que, a partir de um determinado ponto, aciona os freios, desacelerando uniformemente até parar, sem que, para isso, tenha havido deslizamento dos pneus do veículo. Desconsidere as perdas pelas resistência do ar e o atrito entre os componentes mecânicos do veículo. A respeito da distância mínima de frenagem, nas situações descritas, são feitas as seguintes afirmações:

I. Ela aumenta proporcionalmente à massa do carro.
II. Ela é inversamente proporcional ao coeficiente de atrito estático.
III. Ela não se relaciona com a aceleração da gravidade local.
IV. Ela é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade inicial do carro.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • I. Ela aumenta proporcionalmente à massa do carro.

    Errado. A força de atrito estático é N*u = mg * u, onde u é o coeficiente de atrito estático. Esta força equivale à resultante horizontal, ou seja F = m*a. Uma vez que a resultante é a força de atrito estático, temos ma= mgu. Cancela a massa dos dois lados, fica a = gu. Sendo assinto, a aceleração resultante só depende da aceleração gravitacional local e do coeficiente de atrito estático.

    III. Ela não se relaciona com a aceleração da gravidade local.

    Uma vez que a distância mínima de frenagem é ΔS, tal que V2 = V0 - 2a ΔS, percebemos de imediato que a e ΔS são inversamente proporcionais. Pegando a fórmula em negrito la de cima, percebemos que ΔS e g são inversamente proporcionais.


ID
2773348
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

João, representado pela letra J, entra em uma sala retangular, onde duas paredes são revestidas por espelhos planos. Ele se posiciona na bissetriz do ângulo reto formato entre os dois espelhos. Como se configuram o conjunto das imagens de João em relação aos espelhos e sua posição na sala?

Alternativas

ID
2773351
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A natureza da luz é um assunto que tem estado presente nas discussões de cientistas e filósofos há séculos, principalmente a partir da possibilidade de aplicação de fenômenos luminosos por comportamentos tanto ondulatórios quanto corpusculares. Segundo o princípio da complementaridade, proposto por Niels Bohr em 1928, a descrição ondulatória da luz é complementar à descrição corpuscular, mas não se usam as duas descrições simultaneamente para descrever um determinado fenômeno luminoso. Desse modo, fenômenos luminosos envolvendo a propagação, a emissão e a absorção da luz são explicados ora considerando a natureza ondulatória, ora considerando a natureza corpuscular.

Assinale a alternativa que apresenta um fenômeno luminoso mais bem explicado, considerando-se a natureza corpuscular da luz.

Alternativas

ID
2773360
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As ondas eletromagnéticas conhecidas como micro-ondas são transversais, estão em uma faixa de frequência que vai de aproximadamente 0,3 GHz até cerca de 300 GHz, e são utilizadas em diversos aparelhos de uso cotidiano.

Assinale a alternativa que apresenta o aparelho que funciona utilizando micro-ondas.

Alternativas

ID
2773363
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O setor produtivo é constituído por uma rede de interdependências ampliadas pela constituição de comunidades político-econômicas e mercados comuns.

A esse respeito, leia as seguintes afirmativas.

I. Uma das diferenças entre a empresa multinacional e a empresa global é resultado da mudança do conceito de autonomia operacional, esta devendo ser subordinada a uma estratégia de conjunto, adaptada às novas condições comerciais.
II. Alianças empresariais de grandes dimensões organizam os mercados e os circuitos de produção, de modo a se beneficiar de economias de escala, escolher as melhores implantações, aproveitar as especializações produtivas das empresas associadas e, assim, reduzir os custos de produção.
III. A criação de empresas-rede torna-se uma tendência e uma necessidade, resultantes de combinações entre o imperativo da integração e o imperativo da globalização. As empresas globais funcionam em redes, desenvolvendo ramificações e interdependências globais.
IV. As redes constituídas no território são tributárias de informações, cuja importância na produção aumenta significativamente. Como a globalidade da empresa relaciona-se com a participação dos serviços em suas atividades, empresas ligadas à informação são as que se globalizam com mais intensidade.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2773366
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança de qualidade, chegando-se, recentemente, à constituição de um meio geográfico a que podemos chamar de meio técnico-científico-informacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres. É desse modo que se instala uma agricultura propriamente científica, responsável por mudanças profundas quanto à produção agrícola e quanto à vida de relações.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 11. ed. Rio de Janeiro, Record, 2004, p. 88.

De acordo com a citação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Os últimos séculos marcam para a atividade agrícola uma considerável mudança de qualidade, chegando-se à constituição de um meio geográfico a que podemos chamar de meio técnico-científico-informacional. Podemos agora falar de uma agricultura científica globalizada.

    A demanda externa de racionalidade: nas áreas onde essa agricultura científica globalizada se instala, verifica-se uma importante demanda de bens científicos (sementes, inseticidas, fertilizantes, corretivos) e, também, de assistência técnica.

    Sobre a alternativa B:

    Os produtos são escolhidos segundo uma base mercantil (CORRETO), o que os subordina ao conhecimento científico e tecnológico generalizado pelo mundo (INCORRETO), daí seu caráter globalizante.

    Esse conhecimento científico (uso de fertilizantes, sementes, pesticidas, etc..) são diferentes para cada região do globo.

    Fonte: resumo da obra - Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.


ID
2773369
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O vertiginoso processo de urbanização pelo qual passou o Brasil originou, em poucas décadas, uma complexa rede urbana, composta por metrópoles, cidades médias e milhares de pequenas cidades. Estes centros urbanos ordenam fluxos de pessoas, de mercadorias, de informação e de capitais no interior do território brasileiro, configurando uma complexa rede geográfica.

De acordo com a hierarquia urbana apresentada pelo IBGE, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2773372
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Foram necessários apenas 40 anos para que o quarto maior lago do mundo, o Mar de Aral, na Ásia Central, secasse. O que antes eram 60 mil quilômetros quadrados de água, com profundidade de 40m em alguns locais, evaporou. Agora, resta apenas 10% do lago.

Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/02/150226_mar_aral_gch_lab> Acesso em: 24 de abr. 2017.

Um fator responsável pela alteração ambiental apresentada foi

Alternativas

ID
2773375
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Pelo menos 269 pessoas morreram e 2 milhões foram afetadas por causa das chuvas registradas há quase um mês no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, disse o ministro do Interior, Rajnath Singh. As inundações são comuns na Índia durante o período geral de chuvas de monção entre julho e agosto.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/12/chuvas-na-india-deixam-mais-de-200-mortos-e-afeta2-milhoes-de-pessoas.html> Acesso em: 29 de abr. 2017. (Adaptado).

O texto retrata um fenômeno meteorológico responsável pelas fortes chuvas. Esse fenômeno é causado pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • Durante o verão, o continente possui maior temperatura, sendo uma área de menor pressão atmosférica (área ciclonal) e para onde as massas de ar provenientes das áreas de alta pressão do Oceano Índico se deslocam. Esses ventos úmidos chocam-se com a Cordilheira do Himalaia, ocasionando grandes chuvas orográficas.


ID
2773378
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É uma técnica de cultivo conservacionista em que o plantio é efetuado sem as etapas do preparo tradicional da aração e da gradagem. Nessa técnica, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais. Essa cobertura tem por finalidade proteger o solo do impacto direto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica.

Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONTAG01_72_59200523355.html> Acesso em: 27 de abr. 2017.

A técnica de cultivo apresentada é classificada como:

Alternativas

ID
2773384
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os especialistas em demografia histórica são mais ou menos concordes em estimar que a população global do reino da França no mínimo duplicou entre os anos mil e 1328, passando de cerca de 6 milhões de habitantes para 13,5 milhões, e de 16 a 17 milhões, considerando as regiões que desde então se tornaram francesas.

LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. Trad. Antônio Danesi, São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 4. (Adaptado).

De acordo com a citação, pode-se afirmar que o principal fator que permitiu o crescimento da população europeia foi

Alternativas
Comentários
  • A- Não houve tal controle, além de ocorrido ter sido após o aumento populacional

    B- ( Fim dos conflitos ) ficou exagerado, e também o ocorrido ser após o aumento

    C- Correta, na baixa idade média houve o aumento pop. Neste contexto, surgiu a burguesia que dinamizou a economia tornando-a mais urbana e monetizada.

  • Guerra dos 100 anos foi entre 1337 a 1453.

  • LETRA C - A partir do século X na Europa acabou as invasões, o que proporcionou ao homem maior estabilidade social e política culminando em um forte crescimento demográfico com o índice de natalidade superando o de mortalidade. O aumento da população exigiu produzir mais surgindo a Revolução Agrícola com novas áreas de plantio e um relativo progresso técnico. Neste contexto surgiu a burguesia que dinamizou a economia tornando-a mais urbana e monetária. Vale dizer que no século XIV, quase a metade da população europeia morreu em função da Peste Negra, da Grande Fome e das Revoltas Camponesas. 

    FERRETO


ID
2773387
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Refiro-me à destruição que pudemos fazer da grande (20 x 40 metros) e velha maloca taracuá [...] Sabe V. Rvma. que para o índio a maloca é cozinha, dormitório, refeitório, tenda de trabalho, lugar de reunião na estação de chuvas e sala de dança nas grandes solenidades. [...] A maloca é também, como costumava dizer o zeloso dom Bazola, a “casa do diabo”, pois que ali se fazem as orgias infernais, maquinam-se as mais atrozes vinganças contra os brancos e contra outros índios...

Monsenhor Pedro Massa, início século XX. In: ZENUN, K. H. e ADISSI, V. M. A. Ser índio hoje: a tensão territorial. 2.ed. São Paulo: Loyola, 1999, p. 70. (Adaptado).

Com a chegada dos europeus ao continente americano, teve início a subjetivação da figura do índio, delineando-se, gradativamente, a imagem do nativo ocioso, preguiçoso, indisciplinado e desorganizado. Esse ponto de vista atravessou séculos e sobrevive em nossos dias. Dessa maneira, de acordo com a citação, derrubar a maloca seria uma ação necessária, pois a moradia indígena representava o(a)

Alternativas
Comentários
  • A. tradição da cultura pagã que contrariava os planos de conversão e domínio espiritual.


  • Em princípio os europeus pretendiam escravizar os índios para ser a mão de obra nos engenhos,como não deu certo decidiram catequizá-los

  • A maloca era a representação material síntese da cultura indígiena, espaço privilegiado do cotidiano de manifestações culturais, sociais e religiosas dos indígenas. Destrui-las significou um passo importante para o projeto de evangelização e de dominação europeia, que teve como um de seus aspectos fundamentais a sobreposição da cultura ibérica sobre a nativa, desvalorizando-a e, preferencialmente, eliminando-a.


ID
2773390
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui para fertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra o ouro puro. Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade, aqui a civilização faz milagres e o homem civilizado torna-se quase um selvagem.

TOCQUEVILLE, A. de, Journeys to England and Ireland. Ed. Mayer, 1958, p. 107-8.

O advento das revoluções burguesas na Europa, atrelado ao industrialismo, gerava, ao mesmo tempo, perplexidade e deslumbramento ao promover mudanças sociais radicais e ambíguas, fomentadas pelos avanços tecnológicos em diferentes esferas. Assinale a alternativa que apresenta a principal mudança no sistema produtivo dos países pioneiros em promover a industrialização.

Alternativas
Comentários
  • A) A formação de mão de obra com os cercamentos dos campos cultiváveis, expulsando-se os trabalhadores da zona rural.

    B) O declínio do proletariado enquanto grupo social hegemônico, aquecendo os conflitos de classe.

    C) A extinção das terras comunais para a produção de matéria-prima voltados para a indústria

    D) A adoção da divisão técnica do trabalho, com grande utilização de maquinários nas fábricas e aumento da acumulação de capitais.Correta.


ID
2773393
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Maio de 1978 tem suas raízes no cotidiano operário, tecido especialmente nos primeiros anos da década. Finda a euforia do ‘milagre’, o afloramento da crise econômica atingia ainda mais diretamente a classe trabalhadora, que pautava a sua atuação nos marcos da resistência contra o binômio arrocho-arbítrio, superexploração-autocracia, que, entrelaçados intimamente, impunham ao proletariado uma dura realidade.

ANTUNES, Ricardo. A rebeldia do trabalho (confronto operário no ABC paulista: as greves de 1978/80). São Paulo: Ensaio; Campinas: Editora da UNICAMP, 1988, p.13.

    No final da década de 1970, o Brasil assistiu a um grande movimento grevista que foi importante ao provocar mudanças estruturais na política nacional. Aponte a principal motivação para as greves das diferentes categorias daquele momento.

Alternativas
Comentários
  • Uma enorme mentira é afirmar que a luta era pelas liberdades individuais. Havia guerrilhas comprometidas em instalar uma ditadura do proletariado.


ID
2773396
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Observe o trecho abaixo:

O plano geral da cidade, de relevo acidentado e repontado de áreas pantanosas, constituía obstáculo permanente à edificação de prédios e residências que, desde pelo menos 1882, não acompanhavam a demanda sempre crescente dos habitantes. A insalubridade da capital, foco endêmico de varíola, tuberculose, febre tifóide, lepra, escarlatina e sobretudo da terrível febre amarela, já era tristemente lendária nos tempos áureos do II Reinado, sendo o Rio de Janeiro cantado por um poeta alemão como "a terra da morte diária/Túmulo insaciável do estrangeiro.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 52.

No excerto, é relatado o triste cenário do Rio de Janeiro nos anos iniciais da Primeira República, agravado pela crise sanitária que assolou a cidade e também por outros aspectos da vida social, entre eles, a economia. Com base nesse contexto, é correto dizer que a crise econômica derivou da

Alternativas
Comentários
  • Dificílima.

  • Encilhamento gerando a crise --> concessão de empréstimos desmedidos a pessoas que não se poderia ter garantia de retorno, etc.


ID
2773399
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Observe o trecho seguinte e responda ao que se pede.

A ideia da adoção, aqui no Brasil, do planejamento como instrumento de política econômica em economias de mercado, que acabou por ser posta efetivamente em prática com o Programa de Metas, foi acompanhada de acirrados debates. De um lado, como ferrenhos opositores, tínhamos adeptos da postura liberal, cujos expoentes eram Eugênio Gudin e Octavio Gouvêa de Bulhões. De outro, como proponentes, tínhamos Roberto Simonsen, que exerceu a presidência da Federação das Indústrias do estado de São Paulo, e Evaldo Lódi, que presidiu a Confederação Nacional das Indústrias. Para esses últimos era imprescindível a coordenação estatal das decisões econômicas.

SALOMÃO, C. F.; SILVA, L. Q. A década de 1950 e o programa de metas. In. GOMES, A. C. O Brasil de JK. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 1991. p. 80.

O Plano de Metas foi fundamental para o desenvolvimento do Brasil moderno e se norteou por um modelo econômico baseado

Alternativas
Comentários
  • C. na criação de uma infraestrutura e de uma indústria de base com forte participação estatal.


  • Cresceu,mas endividou-se

  • Forte participação estatal? JK abriu totalmente o país para indústria estrangeiras e capital estrangeiro

  • Forte participação estatal? JK abriu totalmente o país para indústria estrangeiras e capital estrangeiro

  • Se não me engano, JK abriu o capital para as empresas de bens de consumo, mas as de base ainda ficaram sob controle do estado.

  • Ele abriu para as empresas externas viessem, mas para isso ele teve q investir em infraestrutura.

ID
2773402
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O texto seguinte, de Hannah Arendt, é uma interpretação da autora acerca da ascensão dos regimes totalitários no século XX.

Os movimentos totalitários são possíveis onde quer que existam massas que, por um motivo ou outro, desenvolveram certo gosto pela organização política. As massas não se unem pela consciência de um interesse comum e falta-lhes aquela específica articulação de classes que se expressa em objetivos determinados, limitados e atingíveis. O termo massa só se aplica quando lidamos com pessoas que, simplesmente devido ao seu número, ou a sua indiferença, ou a uma mistura de ambos, não se podem integrar numa organização profissional ou sindicato de trabalhadores. Potencialmente, as massas existem em qualquer país e constituem a maioria das pessoas neutras e politicamente indiferentes, que nunca se filiam a um partido e raramente exercem o poder de voto.

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. Vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 361.

Sobre o assunto, é possível afirmar que

Alternativas

ID
2773405
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Could Eating a Second Breakfast Help You Lose Weight?

by Alexa Erickson

Breakfast is the most important meal of the day, right? So why not have two? There’s a growing trend promoting a “second breakfast” as a weight-loss mechanism. The idea: If you eat more in the morning, you’ll be less likely to snack at night, when, according to research, it’s harder to burn off calories. Now there’s research adding weight to this claim.

A study conducted by researchers at Yale and the University of Connecticut suggests that eating something small to jump-start your metabolism followed by a slightly larger meal an hour or two later can keep you satiated until lunchtime and help prevent overeating throughout the rest of the day. The study, published in the journal Pediatric Obesity, tracked the weight and breakfast-eating patterns of students from 12 randomly selected urban area schools over the course of two years. The team looked at six different eating patterns: frequent breakfast skippers, inconsistent school eaters, inconsistent home eaters, frequent school eaters, frequent home eaters, and double-breakfast eaters. They found that it was the frequent breakfast skippers who showed increased odds of becoming overweight or obese compared to the double-breakfast eaters.

Disponível em: <http://www.rd.com/health/diet-weight-loss/could-eating-second-breakfast-help-you-lose-weight/>. Acesso em: 23 abr. 2017.

De acordo com o texto,

I. tomar café da manhã em duas etapas parece ajudar a perder peso.
II. pessoas que não tomam café com frequência tendem a ser magras.
III. este estudo avalia hábitos alimentares de 12 grupos de estudantes.
IV. os pesquisadores acham que é mais difícil perder peso à noite.
V. aqueles que comem mais de manhã tendem a comer menos à noite.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Alternativas

ID
2773408
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

SpaceX successfully launches secret government spy satellite
First stage of Falcon 9 rocket lands back at Cape Canaveral

SpaceX launched a top-secret spy satellite for the U.S. government Monday morning and then successfully landed the booster for recycling. The unmanned Falcon 9 rocket lifted off from its NASA-leased pad at Kennedy Space Center in Florida. It was SpaceX's first mission for the National Reconnaissance Office. No details were divulged about the newly launched NRO satellite. Instead, SpaceX focused its webcast on the successful touchdown of the first-stage booster. The leftover booster — its job done — landed at Cape Canaveral Air Force Station several minutes after liftoff. Sonic booms rattled the area, serving as a Monday morning wake-up call. Across the country, cheers erupted at SpaceX Mission Control at company headquarters in Hawthorne, California. SpaceX strives to return most of its boosters for reuse.

The company's first recycled rocket flew last month. This was the fourth SpaceX booster landing at Cape Canaveral; even more have landed on ocean platforms.

Disponível em: <http://www.cbc.ca/news/technology/spacex-launches-spy-satellite-1.4093085>. Acesso em: 23 abr. 2017.

According to the text,

I. SpaceX is a technology company which launches satellites.
II. Falcon 9 is a new top-secret U.S. government spy satellite.
III. present technology allows for the use of recycled rockets.
IV. the satellite was launched in secrecy from Hawthorne, California.
V. NRO and SpaceX have worked on previous satellite projects.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O "pulo do gato" era você INFERIR que os 18 (que serão destinados SOMENTE a A2, serão deduzidos dos elementos que unem todos, 15.)

    Logo, 18 - 15 = 3.


ID
2773414
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Rare ‘Coffin Birth' Found in Black Death Burial Site

by Rossella Lorenzi

Researchers investigating a 14th century burial ground have identified a rare case of "coffin birth" - a gruesome phenomenon in which a deceased pregnant woman's fetus is expelled within the grave. The event, which has seldom been reported in archaeology, is known as postmortem fetal extrusion. It results from a build-up of gas pressure within the decomposing body. "In this case, we have a partial expulsion of a 38- to 40-week-old fetus, which was found to be complete and to lie within the birth canal," Deneb Cesana, at the University of Genova, told Seeker.

Disponível em: <https://www.seeker.com/coffin-birth-found-in-black-death-burial-2333620306.html>. Acesso em: 23 abr. 2017.

Com base no texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C)

    ''Postmortem fetal extrusion''


ID
2773417
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Surgeons Conduct Head Transplants on Rats, Say Humans Are Next
After 14 head transplants on rats, a pair of surgeons say they will attempt a human head transplant in the next 10 months in China.

by Eva Hershaw

Chinese scientists have transplanted the head of a donor rat onto the back of a host body, creating an equally garish and impressive two-headed rat that may offer insights into the viability of an eventual human head transplant.

The process, which was done by way of a rat triad, which included a donor, recipient, and blood supply rat, provided a continuous blood supply to the donor brain throughout the transplant, avoiding brain tissue hypothermia — a condition where the brain suffers in absence of a blood supply. The problem has long been one of the major barriers to carrying out a successful head transplant in animal specimens.

Disponível em: <https://www.seeker.com/health/medicine/surgeons-conduct-head-transplants-on-rats-sayhumans-are-next>. Acesso em: 23 abr. 2017.

Com base no texto, é possível afirmar que

I. um transplante de cabeça foi realizado em ratos.
II. cientistas planejam transplantar cabeça em humanos.
III. o rato que recebeu o transplante não sobreviveu.
IV. o rato teve sua cabeça substituída por uma outra.
V. dois ratos foram usados no procedimento descrito.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • D)

    ''of an eventual human head transplant''


ID
2773420
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Most Teens Take a Voluntary Week-Long Break From Social Media


by Barbara Ortutay


The common stereotype has teens glued to their phones 24-7. But nearly 60 percent of teens in the U.S. have actually taken a break from social media — the bulk of them voluntarily, a new survey found. The poll, from The Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research, surveyed teens aged 13 to 17 and found that most value the feeling of connection with friends and family that social media provides. A much smaller number associate it with negative emotions, such as being overwhelmed or needing to always show their best selves. The survey, released Thursday, found that teens' social media breaks are typically a week or longer, and that boys are more likely to take longer breaks.


Disponível em: <http://time.com/4758172/teenagers-social-media-break-survey/>. Acesso em: 23 abr. 2017.


De acordo com o texto, pode-se inferir que

Alternativas

ID
2773423
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

INNOVATIONS
Facebook's Wild Vision for the Future

by Lisa Eadicicco

Regina Dugan, Facebook's vice president of engineering and head of its secretive Building 8, the future is full of revolutionary technologies that will enable us to communicate without typing keys, tapping screens, or even talking.

Dressed in a dark Steve Jobs-like turtleneck, Dugan announced Wednesday that Facebook has a team of 60 people working on a computer interface powered by the human brain. The system would be capable of "typing" 100 words per minute by decoding users' neural activity, which is five times faster than we're able to type on smartphones. Facebook says the technology could be useful as an input tool for augmented reality devices, or as an aide for people with communication disorders.

Disponível em: <http://time.com/4747050/facebook-f8-day-2-keynote/>. Acesso em: 23 abr. 2017.

Com base no texto, pode-se afirmar que o Facebook

Alternativas

ID
2773426
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que temos de aprender Língua Portuguesa?

Essa pergunta certamente tem estado na cabeça de muitos estudantes nos mais diversos níveis de ensino ao longo de suas caminhadas de aprendizagem, de construção de conhecimentos, competências e habilidades. Essa enumeração de formas de representar o desenvolvimento cognitivo também nos remete à mesma pergunta – por que “ensinar” Língua Portuguesa?
Se nossos aprendizes são falantes nativos do idioma, por qual razão muitos deles sentem que não conhecem sua língua materna e que não fazem um bom uso das formas de dizer nos mais variados contextos de interação pela linguagem?
O fato é que há contingentes de analfabetos funcionais que, embora tenham sido alfabetizados, não desenvolveram a competência de uso da língua em situações comunicativas específicas.
Ler, compreender e produzir sentido(s). Tudo muito simples, mas há lacunas, faltam condições para que os aprendizes de leitura e de escrita conquistem sua autonomia, para que exerçam com plenitude a condição de sujeitos de seu dizer, de participantes ativos da produção dos sentidos que os discursos potencializam em suas múltiplas formas.
[...] Muitos pesquisadores do campo da linguística têm defendido o ensino de língua materna como um espaço de riqueza linguística, de diversidade de textos, que torne mais rica e significativa a experiência com a linguagem.

Disponível em: <http://www.gazetadosul.com.br>. Acesso em: 25 abr. 2017. (Fragmento adaptado)

Com o objetivo de responder à pergunta do título do texto, o autor, no segundo parágrafo, questiona o fato de os nativos do idioma sentirem que não conhecem sua língua materna. Infere-se que a crítica apresentada no texto diz respeito ao papel do(a)

Alternativas

ID
2773438
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia os trechos do diário abaixo. A seguir, numere-os de 1 a 5, de modo a organizar o texto com coesão e coerência. Em seguida, assinale a alternativa correta.

( ) Tomara que amanhã isso não aconteça. Sobre isso, estive pensando qual profissão gostaria de ter no futuro e não cheguei numa conclusão concreta. Uma coisa eu sei: quero ajudar as pessoas e fazer diferença no mundo. Tenho fé nisso!!! Termino esse dia com a frase de um autor que gosto muito, do Drummond: “Há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos. Boa noite! Helena

( ) No recreio, não tive coragem de falar com elas e fiquei no meu canto, lendo a matéria de história e aproveitando para responder as questões que o prof. passou na aula passada. Quando cheguei em casa, almocei e fiquei enfiada no quarto o dia inteiro pensando que não quero mais voltar pra escola. Nem fome eu tive!

( ) Na sala de aula, a Ana e a Célia ficaram dando risadinhas e olhando pra mim. Depois veio o Hugo e me disse que eu tinha um chiclete no cabelo. A minha questão foi: Quem colocou ele ali? E porque ao invés de me falarem ficaram rindo da minha cara? Fiquei muito chateada com a atitude delas e de outras pessoas que passavam bilhetinho enquanto aproveitavam para olhar pra minha cabeça. Ainda bem que bateu o sinal para o intervalo.

( ) Depois de tanto pensar, resolvi enfrentar o problema e escrevi uma carta pra Ana e pra Célia. Acho que ficou bem legal, ainda que no texto eu não reprovei a atitude delas. Pelo contrário, convidei elas para serem minhas amigas. Gosto delas, mas não gosto de injustiças, de caçoar dos outros. Acho muito feio rir de um defeito ou da desgraça alheia. Eu sei: tenho um coração mole!!!.

( ) Londrina, 05 de julho de 2013. Querido Diário, hoje já acordei com uma sensação estranha. Talvez por ser o “dia das bruxas”. Como habitual, fui à escola e logo pude entender que algo inusitado iria acontecer. Tivemos duas aulas vagas, pois o professor de geografia ficou doente. Ficamos de boa na sala.

Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-textual-diario>. Acesso em: 03 mai. 2017. (Adaptado).

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2773441
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise a presença da partícula se nos exemplos abaixo. A seguir, faça a correspondência dos exemplos com as explicações dadas.

I. Se você não chegar cedo, teremos de improvisar um apresentador para o recital.
II. Com tantos problemas, vive-se um dia de cada vez.
III. Os irmãos, João e Luísa, deram-se as mãos.
IV. Naquele condomínio, vendem-se casas.

( ) O se, no exemplo, indica que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.
( ) O se, nesse caso, é chamado de índice de indeterminação do sujeito. É utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado.
( ) O se, no exemplo, é pronome pessoal. Nesse caso, a ação envolve dois sujeitos, sendo que um pratica a ação sobre o outro e, portanto, ambos sofrem a consequência da ação praticada.
( ) O se, nesse caso, indica uma condição para a oração principal.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2773444
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A doação de sangue e o preconceito contra homossexuais

Preconceito contra doação de sangue de gays e bissexuais aumenta o déficit de sangue nos hemocentros do País, diz Alexino Ferreira
O professor Ricardo Alexino Ferreira, em sua coluna semanal para a Rádio USP, aborda a questão do preconceito a gays e bissexuais por parte do Ministério da Saúde, no qual, mesmo com o déficit de sangue nos hemocentros do País, faz restrições quanto à doação de homens que tenham tido relações sexuais com outros homens.
Segundo Alexino Ferreira, a portaria 2712 do Ministério da Saúde, datada de novembro de 2013, parece insistir no grupo de risco (1), em detrimento ao comportamento de risco (1). Afinal, já se estabeleceu, desde há muito, que o vírus HIV, transmissor da aids, não faz distinção de orientação sexual e que, portanto (2), heterossexuais, bissexuais ou homossexuais podem ser igualmente contaminados em situações de risco, ou seja, quando não se faz uso de preservativos nas relações sexuais ou quando se tem contato direto com sangue contaminado.
De fato, o colunista aponta uma contradição na própria portaria, a qual prevê que os serviços de hemoterapia não devem (3) manifestar preconceito ou discriminação com relação à orientação sexual ou com a identidade de gênero do doador.
Alexino Ferreira diz ainda que as organizações de direitos LGBTs vêm denunciando (4) esse tipo de preconceito. De acordo com elas, existem casais homoafetivos estáveis, que não têm relações extraconjugais, ou mesmo homens homossexuais ou bissexuais que fazem sexo seguro com outros homens e não são usuários de drogas. Com esse tipo de restrição, o Brasil perde 18 milhões de litros de sangue ao ano.

FERREIRA, Ricardo Alexino. Disponível em: <http://jornal.usp.br/atualidades/a-doacao-de-sangue-e-opreconceito-contra-homossexuais>. Acesso em: 28 abr. 2017.

Com base na leitura do texto e nos trechos numerados, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2773447
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na “cidade”, como se diz, ele percebia toda a sua inferioridade de inteligência, de educação; a sua rusticidade, diante daqueles rapazes a conversar sobre coisas de que ele não entendia e a trocar pilhérias; em face da sofreguidão com que liam os placards dos jornais, tratando de assuntos cuja importância ele não avaliava, Cassi vexava-se de não suportar a leitura; comparando o desembaraço com que os fregueses pediam bebidas variadas e esquisitas, lembrava-se que nem mesmo o nome delas sabia pronunciar; olhando aquelas senhoras e moças que lhe pareciam rainhas e princesas, tal e qual o bárbaro que viu, no Senado de Roma, só reis, sentia-se humilde; enfim, todo aquele conjunto de coisas finas, atitudes apuradas, de hábitos de polidez e urbanidade, de franqueza no gastar, reduziam-lhe a personalidade de medíocre suburbano, de vagabundo doméstico, a quase coisa alguma.

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Ática, 2011. p. 125.

Em suas entrelinhas, o trecho apresenta a dualidade “cidade” e subúrbio. Levando-se isso em conta, o fragmento

Alternativas

ID
2773450
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

FLORES DO MAIS

devagar escreva

uma primeira letra

escrava

nas imediações construídas

pelos furacões;

devagar meça

a primeira pássara

bisonha que

riscar

o pano de boca

aberto

sobre os vendavais;

devagar imponha

o pulso

que melhor

souber sangrar

sobre a faca

das marés;

devagar imprima

o primeiro

olhar

sobre o galope molhado

dos animais; devagar

peça mais

e mais e

mais


CESAR, Ana Cristina. Flores do mais. In: Destino: poesia. Organização de Italo Moriconi. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016. p.41.


Expoente da poesia marginal da década de 1970, Ana C. escreve poesia que reflete experiências do cotidiano. Em Flores do mais, com o auxílio da gradação dos fenômenos da natureza (furacões, vendavais, marés), a autora metaforiza

Alternativas

ID
2773453
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação a aspectos estruturais, afirma-se que

Alternativas

ID
2773456
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[Siqueleto] encara os prisioneiros com um só olho enquanto fala na língua local. Tuahir traduz:

– Ele diz que nos vai semear.
– Semear?
[...]
Muidinga, então, se excede. Grita. O velho aldeão se atenta para escutar, através da tradução de Tuahir. [...]
Mas o desdentado aldeão já anoitecera, queixo no peito. Seu mundo já era esse que Tuahir anunciara, de extensos sossegos. O próprio Muidinga está como se encantado com as palavras de Tuahir. Não é a estória que o fascina mas a alma que está nela. E ao ouvir os sonhos de Tuahir, com os ruídos da guerra por trás, ele vai pensando: “não inventaram ainda uma pólvora suave, maneirosa, capaz de explodir os homens sem lhes matar.
[...]
Por um buraco da rede Muidinga consegue retirar um braço. Apanha um pau e escreve no chão.
– Que desenhos são esses?, pergunta Siqueleto.
– É o teu nome, responde Tuahir.
– Esse é o meu nome?
O velho desdentado se levanta e roda em volta da palavra. Está arregalado. [...] Solta Tuahir e Muidinga das redes. São conduzidos pelo mato, para lá do longe. Então, frente a uma grande árvore, Siqueleto ordena algo que o jovem não entende.
– Está a mandar que escrevas o nome dele.
[...] No tronco Muidinga grava letra por letra o nome do velho. Ele queria aquela árvore para parteira de outros Siqueletos, em fecundação de si. [...]
– Agora podem-se ir embora. A aldeia vai continuar, já meu nome está no sangue da árvore.

COUTO, Mia. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p.63-67. (Adaptado).

Terra sonâmbula trata da guerra civil em Moçambique pós-independência. O autor tece uma escrita em que ocorre a todo o momento o contato do antigo com o novo, das gerações antigas com as novas. Por meio desses contatos, com a finalidade de que a nação sobreviva, compreende-se que a obra propõe

Alternativas

ID
2773459
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A estrutura familiar e seus vínculos estão presentes em várias obras, como em O filho eterno e no conto em “Come, meu filho”, por exemplo. A respeito dessa temática, compreende-se que foi determinante

Alternativas

ID
2773462
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Na obra O filho eterno, há várias passagens que indicam uma relação especular entre Felipe e seu pai. O protagonista constata ser modelo para o filho quando ele, Felipe, começa a

Alternativas

ID
2773465
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A porta aberta, ele percebe – saiu de casa e deixou uma fresta de pista. Com certeza pegou o elevador para descer os dezenove andares, o que ele sabe fazer. Não, o porteiro não viu [...]. O prédio, sinal dos tempos, ainda não tinha as grades altas com pontas agudas e as câmeras de segurança e os fios elétricos desencapados que pouco depois fechariam aquele pátio generoso e inteiro aberto, [...] Teria de achar a palavra certa para explicar, as pessoas não sabem – talvez dizer “você viu meu filho? Ele é um menino com problema”, ou “ele é meio bobo”; ou, ele é “deficiente mental”, e tudo aquilo não corresponde nem ao filho nem ao que ele quer dizer para definir seu filho; ele é uma criança carinhosa mas meio tontinho, talvez assim ficasse melhor: não pode dizer “mongoloide”, que dói, nem “síndrome de Down” – naquela década de 1980, ninguém sabe o que é isso.

TEZZA, Cristovão. O filho eterno. Rio de Janeiro: Record, 2013. p.163-164.

O fragmento evidencia uma temática que perpassa o livro O filho eterno, que é

Alternativas

ID
2773471
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A Secretaria de Saúde de um determinado Estado brasileiro necessita enviar 640 estojos de vacinas para N regiões distintas. Após avaliar as demandas de cada uma dessas regiões a serem atendidas, estabeleceu-se o seguinte esquema de envio:

- para a região 1 serão enviados x estojos;
- para a região 2 serão enviados x estojos;
- para a região 3 serão enviados 2x estojos;
- para a região 4 serão enviados 4x estojos;

e esse padrão se repete nas demais regiões, ou seja, serão enviados tantos estojos a uma região quanto for a soma dos que já foram enviados às regiões anteriores. O valor de x deve ser tal que N é o maior possível e exatamente todos os estojos sejam distribuídos.

Nas condições apresentadas, N . x é igual a

Alternativas

ID
2773474
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para realizar uma venda, uma loja virtual solicita de seus clientes o cadastramento de uma senha pessoal que permitirá acompanhar a entrega de sua compra. Essa senha anteriormente era composta por quatro algarismos e uma letra (minúscula), sem quaisquer restrições de posicionamentos entre letra e algarismos. Com o grande aumento no número de vendas, houve a necessidade de ampliação no número de senhas, as quais passaram a ser compostas por cinco algarismos e uma letra (minúscula). Sabe-se que existem 26 letras no alfabeto e 10 algarismos disponíveis.
Se denotarmos por N e M , respectivamente, o número total de senhas possíveis, antes e após a mudança, então, a relação entre N e M é dada por:

Alternativas
Comentários
  • https://youtu.be/lzLuLDZ-G2U

  • Gabarito: letra D

    N) Primeiro, temos 5 caracteres: 4 números e 1 letra

    são 10 números disponíveis e eles podem se repetir; são 26 letras disponíveis, portanto:

    10 10 10 10 26

    Sabendo que eles podem estar em qualquer ordem, fazemos uma permutação de 5! (representando os 5 caracteres), dividido por 4! (representando as posições dos números) e 1! (representando a posição da letra):

    P=5x4x3x2x1/4x3x2x1= 5

    Assim, N= 10^4 x 26 x 5

    M) Fazemos o mesmo procedimento que no N:

    temos 6 caracteres dessa vez: 5 números e 1 letra, portanto:

    10 10 10 10 10 26

    e, sabendo que eles podem estar em qualquer ordem, fazemos um permutação de 6! (representando o número de caracteres), dividido por 5! e por 1!

    P=6x5x4x3x2x1/5x4x3x2x1= 6

    Logo, M= 10^5 x 26 x 6

    Agora, vamos relacioná-las:

    M/N = 10^5 x 26 x 6 / 10^4 x 26 x 5

    M/N = 10 x 6 / 5

    M/N = 12

    M = 12N


ID
2773486
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um indivíduo com uma grave doença teve a temperatura do corpo medida em intervalos curtos e igualmente espaçados de tempo, levando a equipe médica a deduzir que a temperatura corporal do paciente, em cada instante t, é bem aproximada pela função T = 36. 10t/100 , em que é medido em horas, e T em graus Celsius. Quando a temperatura corporal deste paciente atingir os 40 oC, a equipe médica fará uma intervenção, administrando um remédio para baixar a temperatura. Nestas condições, quantas horas se passarão desde o instante t = 0 até a administração do remédio?

Utilize log10 9 = 0,95.

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber quanto vale "t" quando "T" é igual a 40

    40 = 36.10^t/100

    10 = 9.10^t/100

    Aplicamos Log:

    Log 10 = Log 9 + Log 10^t/100

    1 - 0,95 = t/100

    t = 100.0,05

    t = 5 horas

    GABARITO: LETRA A


ID
2773492
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O texto faz referência às conclusões de Bohr ao explicar as dificuldades teóricas do modelo atômico rutherfordiano.

A história do Modelo de Bohr


1. Que a energia radiada não é emitida (ou absorvida) da maneira contínua admitida pela eletrodinâmica clássica, mas apenas durante a passagem dos sistemas de um estado "estacionário" para outro diferente.
2. Que o equilíbrio dinâmico dos sistemas nos estados estacionários é governado pelas leis da mecânica clássica, não se verificando estas leis nas transições dos sistemas entre diferentes estados estacionários.
3. Que é homogênea a radiação emitida durante a transição de um sistema de um estado estacionário para outro, e que a relação entre a frequência n e a quantidade total de energia emitida é dada por E = hn, sendo h a constante de Planck.
4. Que os diferentes estados estacionários de um sistema simples constituído por um elétron que gira em volta de um núcleo positivo são determinados pela condição de ser igual a um múltiplo inteiro de h/2 a razão entre a energia total emitida durante a formação da configuração e a frequência de revolução do elétron. Admitindo que a órbita do elétron é circular, esta hipótese equivale a supor que o momento angular do elétron em torno do núcleo é igual a um múltiplo inteiro de h/2p.
5. Que o estado "permanente" de um sistema atômico - isto é, o estado no qual a energia emitida é máxima - é determinado pela condição de ser igual a h/2p o momento angular de cada elétron em torno do centro da sua órbita.

Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s04.html> Acesso em: 15 abr. 2017.

O problema que motivou Bohr a propor suas explicações e, consequentemente, seu modelo, baseou-se em qual das seguintes considerações?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A falha do modelo de Rutherford, seria o COLAPSO DOS ELETRONS.


ID
2773495
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido sulfúrico é uma das matérias primas mais utilizadas pelas indústrias químicas: na produção de papel, corantes, medicamentos, tintas, inseticidas, explosivos, produção de outros ácidos, no refino do petróleo, entre outros usos. Esse ácido pode ser produzido a partir de uma reação da pirita (dissulfeto de ferro) em presença de oxigênio para produzir dióxido de enxofre e óxido de ferro III. Na sequência, o dióxido de enxofre reage na presença de oxigênio para produção do gás trióxido de enxofre que, por sua vez, reage com água para a produção do ácido sulfúrico.

As equações químicas balanceadas, que representam as etapas descritas no texto sobre a produção do ácido sulfúrico, são:

Alternativas

ID
2773507
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

    O mundo se vê diante de um grave problema: o uso de armas químicas nas guerras contemporâneas, como, por exemplo, no caso da gás Sarin, utilizado na guerra da Síria, em 2017. Dos registros de utilização de gases em guerras, o fosfogênio foi responsável por grande número de mortes por intoxicação na Primeira Guerra Mundial. Ele afeta as vias respiratórias, provoca tosse, irritação nos olhos, edemas e pode levar à morte. A fórmula molecular desse composto é COCl2. Esse composto é um haleto de

Alternativas

ID
2773510
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta pais e responsáveis por crianças e adolescentes e os profissionais da educação e saúde em relação ao ‘jogo’ Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos participantes e sugere o suicídio como última etapa.

Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/jogo-baleia-azul-deixa-curitiba-em-alertaoito-ja-brincaram-com-morte/>. Acesso em: 22 abr. 2017.

Esse foi um dos alertas, nos últimos meses, relacionados ao “jogo Baleia Azul” e à possibilidade de suicídios de adolescentes (13 a 17 anos) ligadas a ele.
Pode-se realizar uma relação desses possíveis suicídios com os tipos de suicídios de Durkheim, pois, para esse pensador, os indivíduos são determinados pela realidade coletiva. Assim, os suicídios gerados pelo “jogo” seriam classificados como:

Alternativas
Comentários
  • Durkheim diferencia basicamente três tipos de suicídio:

    o suicídio do "egoísta" - falta de integração/pertencimento ao grupo social.

    O suicídio do " altruísta"- excesso de pertencimento, em que o indivíduo prioriza o grupo a sua própria vida

    O suicídio  "anômico", que como o nome sugere está no eixo da "regulação social", no caso ausência de normas. 

  • As jovens que participam desse jogo não se sentem integrados na sociedade e tendem a cometer suicídio , pois sabem que o último desafio é se matar

  • Boa questão

  • E. Durkheim elabora três tipos de suicídio para entender esse fenômeno na sociedade: o anômico, o altruísta e o egoísta. 

    O anômico diz respeito à ausência de regras capazes de assegurar a coesão social, o altruísta está relacionado ao excesso de laços que ligam a sociedade, e, em oposição ao altruísta, estão suicídio egoísta.

    Este se caracteriza por expressar a falta de laços e de integração dos indivíduos na sociedade. Nesse sentido, os suicídios relacionados ao jogo “baleia azul”, podem ser explicados pelo rompimento dos laços que os jovens possuíam junto a grupos sociais: família, grupos escolares. Dessa forma, o isolamento social desses jovens – fato agravado pelas tais “tarefas” do “jogo” – acabava por promover o desligamento dos mesmos em relação à sociedade. 

    Gabarito: A


ID
2773513
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA) recebeu da Odebrecht doações eleitorais no valor de aproximadamente R$ 300 mil em 2014. Segundo o ex-diretor de Relações Institucionais da construtora, Cláudio Melo Filho, o apoio financeiro era dado com intenção de troca de favores.

Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/12/10/delator-diz-que-odebrecht-deu-r300-mil-a-imbassahy-em-troca-de-favores.htm>. Acesso em: 22 abr. 2017.

A troca de favores por benefícios econômicos como a que é noticiada no trecho, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a  algo implícito ou não O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.


ID
2773516
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Fernando José Martins, no “fenômeno contemporâneo das ocupações das escolas: os estudantes de São Paulo lutaram para que sua escola não feche, ou por melhores condições nas escolas do Rio de Janeiro, ou contra a gestão privada das escolas em Goiás, o passe livre e aumento da merenda no Ceará, ou, no caso paranaense, sobre a reforma do Ensino Médio, que subtrai a obrigatoriedade de elementos curriculares fundamentais.”

Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-carater-pedagogico-da-ocupacao-dasescolas-4qd45ib0p7hy6mli685kqzsxg>. Acesso em: 22 abr. 2017.

Avaliando o movimento das ocupações a partir do conceito de ação social em Weber, pode-se afirmar que o tipo de ação social prevalecente é:

Alternativas
Comentários
  • Ação racional por fins = deseja algo por realizar aquilo. Os estudantes estão protestando para alcançar algo , portanto , tem um intuito. Alternativa B


ID
2773519
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Conforme Marx e Engels: “O modo pelo qual os homens produzem seus meios de vida depende, antes de tudo, da própria constituição dos meios de vida já encontrados e que eles têm de reproduzir. Esse modo de produção não deve ser considerado meramente sob o aspecto de ser a reprodução da existência física dos indivíduos. Ele é, muito mais, uma forma determinada de sua atividade, uma forma determinada de exteriorizar sua vida, um determinado modo de vida desses indivíduos”.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Huitec, 1999, p. 27.

Da leitura do trecho, conclui-se que:

Alternativas
Comentários
  • a C está certa, porém, não se depreende ela do texto!!!


ID
2773522
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um sistema político democrático contemporâneo é aquele que

Alternativas

ID
2773525
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia

Em uma pesquisa acerca do déficit habitacional no Brasil, encontra-se a seguinte afirmação:

No contexto da rápida urbanização nos países em desenvolvimento, o déficit habitacional se constitui no grande desafio para a gestão das cidades. [...] No Brasil, em 2008, o déficit habitacional foi estimado em mais de 5,5 milhões de unidades, do qual 83% é registrado em zonas urbanas, afetando, principalmente, as famílias com renda de até 3 salários mínimos, atingidas por 89,6% desse déficit.

PASTERNAK, Suzanna; BÓGUS, Lucia Maria Machado. Habitação de aluguel no Brasil e em São Paulo. Caderno CRH, V.29, n.77, 2016.

Políticas públicas que visam a atacar o problema do déficit habitacional poderiam ser descritas como políticas de garantia de um direito

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.


ID
2773528
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia

Ao investigar a situação dos migrantes, o sociólogo Willians de Jesus Santos afirma que:

A construção da identidade nacional brasileira através da ideologia do sincretismo criminalizou as populações africanas escravizadas e seus descendentes, bem como, por certo tempo, as asiáticas. E hoje influenciam políticas de governança que priorizam a securitização, criminalizam protagonistas específicos – sejam eles migrantes indocumentados, inclusive solicitantes de refúgio, assim como prostitutas que estão no mercado internacional de trabalho –, ou, ainda, moradores de favelas e da periferia, além de que os imigrantes são tratados como raças perigosas.

Disponível em: <http://diplomatique.org.br/intimidacao-racismo-e-violencia-contra-imigrantes-e-refugiados-nobrasil>. Acesso em: 20 abr. 2017.

De acordo com o trecho, é possível concluir que:

Alternativas