SóProvas



Prova VUNESP - 2020 - FITO - Técnico em Gestão - Recursos Humanos


ID
3430843
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um concurso para determinado cargo, a quarta parte do número total de candidatos que fizeram a primeira fase foi aprovada e fez a segunda fase. Destes, metade foi aprovada, o que correspondeu a 80 candidatos. O número de candidatos reprovados na primeira fase desse concurso foi

Alternativas
Comentários
  • Resolvi de trás pra frente...

    3ª fase = 80

    2ª fase = 160 (pq a metade foi aprovada pra 3ª fase)

    1ª fase = 640 (160 (que 1/4 do total) * 4)

    640 - 160 = 480

  • Total de inscritos: X

    (AP)= Aprovados

    AP 1º fase = 1/4 que é o msm que 25%

    AP 2º fase = 1/8 que é o msm que 12,5%

    1/8 = 80 ou 12,5 = 80 -> da no msm

    Multiplica cruzado logo temos:

    640

    ou seja 640 é o Total de inscritos

    só que a vuvu não quer isso ela quer o numero de reprovados na primeira fase, se 1/4 foi aprovado logo 3/4 foram reprovados... entao

    3/4 de 640 = ?

    480 glr!

    Gab= A

    Espero ter ajudado abç!

    -Nossa hr vai chegar!!!

  • 1ª Fase

    Aprovado = 1/4*T

    Reprovado = 3/4*T

    ====================

    2ª Fase

    (1/4*T)/2 = 80

    1/4* 2/1 *T = 80

    2/4 T = 80

    2 T = 80*4

    T = 160 (este valor corresponde aos aprovados da primeira fase)

    1/4*T = 160

    T = 4 * 160

    T = 640

    Os reprovados da 1ª Fase:

    R = 3/4 *T

    R = 3/4 * 640

    R = (640*3) / 4

    R = 1920/4

    R= 480

    GABARITO A.

  • Fazendo pelo método prof. Telles do YouTube

    1 fase 1/4 aprovado reprovado 3/4

    2 fase 1/2 x 1/4 = 1/8 aprovado

    1/8 correspondem a 80

    Vamos descobrir o total de aprovados tanto da 1 e 2 fases

    1 80

    8 x

    x= 640

    3/4 x 640

    3 x 640 / 4

    1920/4

    480

  • (1/4).(1/2)=80

    1/8 = 80

    80x8 = 640

    (1/4).640 = 160

    640-160 = 480.

  • @Fausto Oliveira resolucao full mano

  • x/4 desses metade foram aprovados para a segunda fase que corresponde a 80 (80 + 80 = 160)

    Se 160 é a quarta parte então temos 160 + 160 + 160 + 160 = 640 total

    640 - 160 = 480 é o número de reprovados na primeira fase.

  • Basta simplificar tudo. Ou seja:

    4/2 = 80

    80 x 6 = 480

    Bingo!

  • 80 = 12,25%

    160 = 25%

    160 -------------------> 25%

    X <-------------------- 75%

    160 / X = 25 / 75

    25 X = 160 * 75

    25 X = 12,000

    X = 12.000 / 25

    X = 480

    Gabarito: Letra A (480)


ID
3819223
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      No começo do mês, estive em Nova York. Durante as semanas que antecederam a viagem, fui anotando dicas de amigos em folhas de caderno, guardanapos, o que tivesse à mão. Só de “o melhor hambúrguer do mundo”, consegui umas sete sugestões; de “o cheesecake original”, quatro; e, com os endereços para comer sanduíches, enchi frente e verso de um papel A4.

      Como amizade e comida boa são duas coisas que respeito muito, em dez dias nos Estados Unidos eu gabaritei as anotações: voltei dois quilos mais gordo e, ainda no avião, fiz a promessa de, nos próximos seis meses, não chegar a menos de dez metros de uma batata frita.

      O que de mais saboroso provei por lá, contudo, não foi fast-food nem era uma especialidade local. Trata-se de um vegetal. Ou, para ser mais exato, um fruto: uma dádiva dos deuses que, infelizmente, não a encontramos por aqui. Chama-se tomate.

      Assemelha-se bastante, por fora, àquele fruto ao qual, em nosso país, também damos o nome de tomate, mas uma vez que seus dentes penetram a carne macia, o suco abundante escorre pelo queixo e o doce naturalmente se mescla ao sal em sua língua, você entende que está diante de um alimento completamente diferente.

      Acontece que a qualidade do tomate está ligada, entre outros fatores, à quantidade de água nele contida. Quanto mais líquido, mais macio e saboroso. O problema é que a maior presença de suco aumenta o sabor na mesma medida em que reduz a durabilidade. Os agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos”, foram cruzando-os e manipulando suas características até que os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes.

      Dou-me conta de que há questões mais urgentes a serem tratadas em nosso país: levar água encanada para cinquenta milhões de pessoas, criar escolas que ensinem a ler e escrever de verdade, evitar que a gente morra de bala perdida ou picada de mosquito. Mas queria pedir às autoridades competentes, sejam elas públicas ou privadas, que, depois de resolvidos os pepinos e descascados os abacaxis, ajudem a plantar tomates de verdade no Brasil. A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para deixá-la mais doce, macia e suculenta.

(Antonio Prata. Fruto proibido. www.estadao.com.br, 13.12.2010. Adaptado)

Segundo o autor do texto,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Acontece que a qualidade do tomate está ligada, entre outros fatores, à quantidade de água nele contida. Quanto mais líquido, mais macio e saborosoO problema é que a maior presença de suco aumenta o sabor na mesma medida em que reduz a durabilidadeOs agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos”, foram cruzando-os e manipulando suas características até que os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes.

    → Ou seja, prioriza-se a durabilidade, a resistência em prol de um fruto com mais líquido (=sabor).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva B

    há um problema com a qualidade do tomate no Brasil, que prioriza a resistência do fruto em detrimento do seu sabor.

    Acontece que a qualidade do tomate está ligada, entre outros fatores, à quantidade de água nele contida. Quanto mais líquido, mais macio e saboroso. O problema é que a maior presença de suco aumenta o sabor na mesma medida em que reduz a durabilidade.

  • Entre as trincheiras de questões encontramos divertidos textos.

    Você é capaz!!

  • Detrimento = perda, prejuízo

  • GAB. B) há um problema com a qualidade do tomate no Brasil, que prioriza a resistência do fruto em detrimento do seu sabor.

    "Os agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos, foram cruzando-os e manipulando suas características até que os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes."

  • Essa questão trata sobre a interpretação do texto proposto pela banca. Perceba que algumas palavras são colocadas nas opções, mas elas não significam exatamente o que foi proposto pelo autor. Vamos pontuar alguns itens sobre a interpretação desse texto para facilitar a leitura das opções:

    >O autor (narrador) pediu sugestões para os colegas sobre onde comer nos Estados Unidos;

    > Ele comeu muito, por isso manteria uma distância de batatas-fritas, mas por um curto período de tempo;

    > O que ele mais gostou na alimentação estadunidense foi o tomate por ser suculento e saboroso;

    > Ele acredita que a diferença de sabor do fruto, entre Brasil e Estados Unidos, está na quantidade e qualidade da água usada na plantação;

    > Ele acredita que o motivo para a produção com menor quantidade e qualidade da água está na facilitação do transporte e duração do produto na geladeira.

    Tudo aquilo que estiver fora desses itens pode ser considerado uma interpretação subjetiva do texto. Por isso, quando formos estudar questões de interpretação, é necessário nos atermos apenas ao que foi dito (e como foi dito) no texto.



    Letra A: INCORRETA. Quando os termos pepinos e abacaxis são citados no texto, eles estão metaforicamente ligados à ideia de problemas sociais a serem resolvidos pelo governo brasileiro e não à produção agrícola. Para comprovar o argumento, vide o verbo escrito antes dos termos: "resolvidos os pepinos e descascados os abacaxis.", no caso, a interpretação da oração seria "resolvidos os impasses e desmembrados os problemas".


    Letra B: CORRETA. Essa é a opção correta, pois marca exatamente o que foi descrito no texto. Veja que no trecho "Quanto mais líquido, mais macio e saboroso. (...)  passaram a priorizar os frutos mais 'secos' " a descrição encontra os termos e significados iguais ao descritos no texto, ou seja, a conclusão de que o sabor está interligado à quantidade de água usada na produção.


    Letra C: INCORRETA. Nesse trecho, podemos perceber que a oração que trata sobre fast-food não está conectada como causa para a qualidade do fruto. Na verdade, o autor pontua aquilo que mais o chamou atenção na culinária local, eliminando o que seria o óbvio: "não foi fast-food nem era uma especialidade local. Trata-se de um vegetal."


    Letra D: INCORRETA. A palavra suco, nesse contexto, está relacionada à suculência do tomate e não ao produto final que vai para as prateleiras, por isso cabe pensarmos sobre os significados exatos dispostos no texto, sem nenhum juízo de valor sobre ele. "O problema é que a maior presença de suco aumenta o sabor na mesma medida em que reduz a durabilidade."


    Letra E: INCORRETA. O verbo abolir significa "retirar completamente", o que não condiz com o descrito pelo autor. No trecho, ele descreve a experiência com as redes de fast-food e promete em seis meses não comer o prato, mas não cita o que fará após esse período. "fiz a promessa de, nos próximos seis meses, não chegar a menos de dez metros de uma batata frita"


    Resposta: Letra B.
  • Que texto divertido e descontraído!! As bancas deveriam utilizar mais textos desse tipo.. ajudaria a aliviar a pressão no candidato na hora da prova e ao mesmo tempo não prejudicaria a cobrança da matéria

  • Confesso que tive dificuldade de ver que ele falado do tomate do Brasil kkkkkk...só que a única que poderia ser correta era a E, mas como falaram ''abolir''...aí restou a b mesmo!

  • Até nisso a banca te deixa miseravelmente infeliz, "ela te diz" através de um texto: " Olha além de você sofrer pra concursos tem tomates secos em sua geladeira e vai demorar muito para você viajar e provar um tomate de verdade porque eu vou te reprovar muitas vezes antes disso..." kkkkkkkkkkkkkkkk pqp concurseiro não tem 1 minuto de paz nessa pogga kkkkk


ID
3819226
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      No começo do mês, estive em Nova York. Durante as semanas que antecederam a viagem, fui anotando dicas de amigos em folhas de caderno, guardanapos, o que tivesse à mão. Só de “o melhor hambúrguer do mundo”, consegui umas sete sugestões; de “o cheesecake original”, quatro; e, com os endereços para comer sanduíches, enchi frente e verso de um papel A4.

      Como amizade e comida boa são duas coisas que respeito muito, em dez dias nos Estados Unidos eu gabaritei as anotações: voltei dois quilos mais gordo e, ainda no avião, fiz a promessa de, nos próximos seis meses, não chegar a menos de dez metros de uma batata frita.

      O que de mais saboroso provei por lá, contudo, não foi fast-food nem era uma especialidade local. Trata-se de um vegetal. Ou, para ser mais exato, um fruto: uma dádiva dos deuses que, infelizmente, não a encontramos por aqui. Chama-se tomate.

      Assemelha-se bastante, por fora, àquele fruto ao qual, em nosso país, também damos o nome de tomate, mas uma vez que seus dentes penetram a carne macia, o suco abundante escorre pelo queixo e o doce naturalmente se mescla ao sal em sua língua, você entende que está diante de um alimento completamente diferente.

      Acontece que a qualidade do tomate está ligada, entre outros fatores, à quantidade de água nele contida. Quanto mais líquido, mais macio e saboroso. O problema é que a maior presença de suco aumenta o sabor na mesma medida em que reduz a durabilidade. Os agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos”, foram cruzando-os e manipulando suas características até que os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes.

      Dou-me conta de que há questões mais urgentes a serem tratadas em nosso país: levar água encanada para cinquenta milhões de pessoas, criar escolas que ensinem a ler e escrever de verdade, evitar que a gente morra de bala perdida ou picada de mosquito. Mas queria pedir às autoridades competentes, sejam elas públicas ou privadas, que, depois de resolvidos os pepinos e descascados os abacaxis, ajudem a plantar tomates de verdade no Brasil. A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para deixá-la mais doce, macia e suculenta.

(Antonio Prata. Fruto proibido. www.estadao.com.br, 13.12.2010. Adaptado)

O vocábulo priorizar, em destaque no texto, apresenta como antônimo no contexto em que se encontra:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Os agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos”

    → Queremos o antônimo do verbo em destaque (=contrário); "priorizar" é dar preferência (=contrário: preterir → desprezar algo).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

    priorizar # preterir.

  • Gabarito A

    O oposto (antônimo) de priorizar = é preterir (ir além de; superar, ultrapassar).

  • Um abraço pra quem errou porque não leu o enunciado :)

  • Priorizar = prioridade = colocar na frente = priorizar

    Preterir = pretérito = colocar para trás = desprezar

    Gabarito: A

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS; FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Quem não tem bagagem de leitura não acerta questões como essa

  • ANTÔNIMO

  • Preterir, é só lembrar do Pretérito... pretérito imperfeito.

    É preciso ter disciplina, pois haverá dias que não estaremos motivados.

  • Preterir = desprezar (algo ou alguém), em prol de (outra coisa ou outrem).

  • Preterir (menosprezar).

    Escolheu os candidatos preterindo os leigos em tecnologia sustentável,

    Preterir é o contrário de preferir.

  • Apesar da questão apresentar no enunciado a palavra contexto, precisamos ainda saber o significado das palavras citadas para compreender se há uma relação de antinomia entre elas. Antônimo é o que tem significado contrário ao que foi dito. No caso, priorizar significa levar em "consideração primeiro", assumir o primeiro lugar. Pensando no seu antônimo, estamos buscando a palavra que relativize esta importância e releve o termo ao que é dispensável.

    "passaram a priorizar os frutos mais 'secos'"


    Letra A: CORRETA. Preterir significa não levar em consideração, retirar de pauta em consideração a outrem. No contexto, preterir significaria "não levar em consideração os frutos mais secos", o que é oposto ao que foi proposto no texto. Portanto, preterir funciona como antônimo a priorizar.


    Letra B: INCORRETA. Promover significa elevar de patamar, o que associa-se a ideia de primeiro lugar e não ao seu contrário.


    Letra C: INCORRETA. Propiciar é oferecer, no caso, o sentido não seria mantido, nem seria antônimo.


    Letra D: INCORRETA. Prevalecer é a ação de se sobressair, ou seja, de despontar como importante, o sentido é próximo, mas ainda não é contrário.


    Letra E: INCORRETA. Privar é remover a liberdade, cercear. No caso, estamos procurando o sentido de pouca importância e não da remoção da mesma. 


    Resposta: Letra A.
  • Significado de preterir :

    Deixar algo ou alguém de lado em favor de outra coisa ou pessoa; desprezar: escolheu os candidatos, preterindo os incompetentes.

    Fonte: https://www.dicio.com.br/preterir/

    GABARITO LETRA A.

    Bom estudo a todos!

  • Significado de preterir :

    Deixar algo ou alguém de lado em favor de outra coisa ou pessoa; desprezar: escolheu os candidatos, preterindo os incompetentes.

    Fonte: https://www.dicio.com.br/preterir/

    GABARITO LETRA A.

    Bom estudo a todos!

  • Pra quem estuda Direito essas palavras estranhas ja estão no dia a dia faz tempo haha

  • Processo civil salva

  • Antônimos de priorizar (preferir)

    Contrário de preferir:  , , , , , , , , , , .


ID
3819229
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      No começo do mês, estive em Nova York. Durante as semanas que antecederam a viagem, fui anotando dicas de amigos em folhas de caderno, guardanapos, o que tivesse à mão. Só de “o melhor hambúrguer do mundo”, consegui umas sete sugestões; de “o cheesecake original”, quatro; e, com os endereços para comer sanduíches, enchi frente e verso de um papel A4.

      Como amizade e comida boa são duas coisas que respeito muito, em dez dias nos Estados Unidos eu gabaritei as anotações: voltei dois quilos mais gordo e, ainda no avião, fiz a promessa de, nos próximos seis meses, não chegar a menos de dez metros de uma batata frita.

      O que de mais saboroso provei por lá, contudo, não foi fast-food nem era uma especialidade local. Trata-se de um vegetal. Ou, para ser mais exato, um fruto: uma dádiva dos deuses que, infelizmente, não a encontramos por aqui. Chama-se tomate.

      Assemelha-se bastante, por fora, àquele fruto ao qual, em nosso país, também damos o nome de tomate, mas uma vez que seus dentes penetram a carne macia, o suco abundante escorre pelo queixo e o doce naturalmente se mescla ao sal em sua língua, você entende que está diante de um alimento completamente diferente.

      Acontece que a qualidade do tomate está ligada, entre outros fatores, à quantidade de água nele contida. Quanto mais líquido, mais macio e saboroso. O problema é que a maior presença de suco aumenta o sabor na mesma medida em que reduz a durabilidade. Os agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos”, foram cruzando-os e manipulando suas características até que os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes.

      Dou-me conta de que há questões mais urgentes a serem tratadas em nosso país: levar água encanada para cinquenta milhões de pessoas, criar escolas que ensinem a ler e escrever de verdade, evitar que a gente morra de bala perdida ou picada de mosquito. Mas queria pedir às autoridades competentes, sejam elas públicas ou privadas, que, depois de resolvidos os pepinos e descascados os abacaxis, ajudem a plantar tomates de verdade no Brasil. A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para deixá-la mais doce, macia e suculenta.

(Antonio Prata. Fruto proibido. www.estadao.com.br, 13.12.2010. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta, em destaque, vocábulo empregado em sentido figurado, segundo o contexto em que se encontra.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → … os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes. (5° parágrafo) → o substantivo está sendo usado em sentido irreal, sentido figurado, conotativo, conto de fadas (=faz parte da hipérbole, marca o exagero, refere-se a algo que dura muito tempo, dura um longo período).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes. (5°parágrafo)

  • Esse exagero utilizado na alternativa C chama-se hipérbole. Um tomate não dura séculos, vai por mim

  • O vocábulo "séculos" em destaque está empregado no sentido figurado (conotativo) indicando "muito tempo."

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS; FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Nessa questão, estamos procurando o sentido figurado ou conotativo de uma palavra ou expressão. Vale lembrar que as palavras podem assumir um sentido metafórico, ou seja, aquele que não é disposto no dicionário e sim que pode ser subtraído da compreensão do contexto em que o termo está inserido. 

    Por isso, ao analisar as palavras, vamos levar em consideração o período inteiro:


    Letra A: INCORRETA. A palavra dicas está se relacionando às sugestões oferecidas pelos colegas, como disposto no texto, portanto o termo não apresenta um segundo sentido além daquele que está expresso no dicionário.


    Letra B: INCORRETA. O verbo provar está corretamente empregado e significa exatamente o que está escrito, pois, dentro do texto, está sendo relacionado à ideia de comida.


    Letra C: CORRETA. A expressão "durante séculos" funciona como uma hipérbole, ou seja, exagera o tempo de duração de um tomate na geladeira.



    Letra D: INCORRETA. Água, nesse trecho, significa exatamente o que é proposto, relacionando-se a outros termos que estão no mesmo campo semântico como "encanada".


    Letra E: INCORRETA. Esforços também está significando aquilo que está disposto no dicionário, por mais que venha antecedido do verbo "medir", ainda assim, a palavra em si é usada com sentido denotativo.


    Resposta: Letra C.
  • Também achei exagero....a letra E min chamou mas atenção...

  • Deu foi fome...

  • MEDIR ESFORÇOS? CABERIA RECURSO? PARA MIM ESTA EM SENTIDO FIGURADO.

  • Cabe recurso.

  • Avisem-me de algum vegetal que dura séculos rsrsrsrs...não vi erro na C

  • Ah claro, faz sentido… bem real se esforçar pra vida ficar doce! Que viagem!!!

ID
3819232
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      No começo do mês, estive em Nova York. Durante as semanas que antecederam a viagem, fui anotando dicas de amigos em folhas de caderno, guardanapos, o que tivesse à mão. Só de “o melhor hambúrguer do mundo”, consegui umas sete sugestões; de “o cheesecake original”, quatro; e, com os endereços para comer sanduíches, enchi frente e verso de um papel A4.

      Como amizade e comida boa são duas coisas que respeito muito, em dez dias nos Estados Unidos eu gabaritei as anotações: voltei dois quilos mais gordo e, ainda no avião, fiz a promessa de, nos próximos seis meses, não chegar a menos de dez metros de uma batata frita.

      O que de mais saboroso provei por lá, contudo, não foi fast-food nem era uma especialidade local. Trata-se de um vegetal. Ou, para ser mais exato, um fruto: uma dádiva dos deuses que, infelizmente, não a encontramos por aqui. Chama-se tomate.

      Assemelha-se bastante, por fora, àquele fruto ao qual, em nosso país, também damos o nome de tomate, mas uma vez que seus dentes penetram a carne macia, o suco abundante escorre pelo queixo e o doce naturalmente se mescla ao sal em sua língua, você entende que está diante de um alimento completamente diferente.

      Acontece que a qualidade do tomate está ligada, entre outros fatores, à quantidade de água nele contida. Quanto mais líquido, mais macio e saboroso. O problema é que a maior presença de suco aumenta o sabor na mesma medida em que reduz a durabilidade. Os agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos”, foram cruzando-os e manipulando suas características até que os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes.

      Dou-me conta de que há questões mais urgentes a serem tratadas em nosso país: levar água encanada para cinquenta milhões de pessoas, criar escolas que ensinem a ler e escrever de verdade, evitar que a gente morra de bala perdida ou picada de mosquito. Mas queria pedir às autoridades competentes, sejam elas públicas ou privadas, que, depois de resolvidos os pepinos e descascados os abacaxis, ajudem a plantar tomates de verdade no Brasil. A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para deixá-la mais doce, macia e suculenta.

(Antonio Prata. Fruto proibido. www.estadao.com.br, 13.12.2010. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta vocábulo em destaque que indica intensidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → … e não podemos medir esforços para deixá-la mais doce, macia e suculenta. (6° parágrafo)

    → Temos um advérbio de intensidade (=ele intensifica o sentido do adjetivo "doce", lembrando que um advérbio modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva E

    … e não podemos medir esforços para deixá-la mais doce, macia e suculenta. (6° parágrafo)

  • A ) Só ( somente)

    'Tradicionalmente, só é um advérbio de exclusão, conforme se atesta em J. M. Nunes de Figueiredo e A. Gomes Ferreira,'

    B ) … ainda é advérbio de inclusão quando pode ser usado como inclusão quando substituível por outro inclusivo como " também ".

    C )lá segundo a gramática pode ser usado tradicionalmente como advérbio de lugar.

    D ) … advérbio de lugar.

  • CORRETA: LETRA E

    Advérbios de Intensidade: assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto, pouco.

  • LETRA A - Só de “o melhor hambúrguer do mundo”, consegui (...) [QUANTIDADE]

    LETRA B - … voltei dois quilos mais gordo e, ainda no avião(...) [TEMPO]

    LETRA C - O que de mais saboroso provei por , contudo, não (...) [LUGAR]

    LETRA D - … pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões (...) [LUGAR]

    LETRA E - … e não podemos medir esforços para deixá-la mais doce (...) [INTENSIDADE]

  • usando o aplicativo do QC, as alternativas não ficam com a palavra em destaque, as palavras não estão em negrito. muito estranho.
  • Verdade Felipe. prefiro no site
  • só subtituir por muito doce indica intensidade
  • Nessa questão, abordaremos o estudo dos advérbios e as suas descrições. Veja que os termos em negrito, aparentemente, são todos advérbios, seja ele de intensidade, como sugerido pelo enunciado, seja ele de tempo ou lugar. No caso, há na primeira opção a marcação da palavra , e antes de partirmos para a análise de cada opção, vale um comentário breve sobre essa palavra.

    "Só" pode assumir o valor de:
    >advérbio;
    >adjetivo;
    >substantivo. 

    Quando ele está no sentido de apenas ("só aqueles alunos compareceram") ele é um advérbio

    Na Letra A, há a menção a "Só de". Ali a palavra pode ser classificada como adjetivo. Veja que o significado é de unidade: desta única frase, ele já escutou algumas vezes. Por isso, ele está mostrando uma característica (adjetivo) para a frase “o melhor hambúrguer do mundo". Uma boa forma de descobrir se essa partícula é um advérbio, é tentar mudá-la de posição e analisar se o sentido é modificado: "De o melhor hambúrguer só", De só "o melhor hambúrguer". Nos dois exemplos, o sentido de unidade é perdido ou modificado, se ele fosse advérbio, independentemente da posição, ele manteria a função dentro do texto. 

    Dito isso, vamos à busca pelo advérbio de intensidade:


    Letra A: INCORRETA. A opção não apresenta um advérbio e a palavra selecionada não intensifica o significado da oração, apenas adiciona a noção de "único".


    Letra B: INCORRETA. Ainda é um advérbio que marca temporalidade.


    Letra C: INCORRETA. é um advérbio de lugar, por isso, não apresenta no texto a noção de intensidade.


    Letra D: INCORRETA. Dentro é um advérbio de lugar, pontua e situa o local onde o termo seguinte se encontra.


    Letra E: CORRETA. O advérbio intensifica a palavra doce, apresentando o significado que, em questão de sabor, ela é superior as outras. Intensifica o adjetivo doce.


    Resposta: Letra E.


    Dica: Os advérbios são as palavras que modificam substantivos, adjetivos, verbos, outros advérbios e orações completas. 
  • ADVÉRBIOS DE INTENSIDADE: MUITO, POUCO, MAIS, MENOS, AINDA, TÃO, BASTANTE, ASSAZ, DEMAIS, BEM, TANTO, DE POUCO, DEVERAS, QUANTO, QUASE, APENAS, MAL, DE TODO ETC.

    ASSERTATIVA: E

  • Não há termos em destaque no app. deveriam resolver isso.
  • GABARITO: E

    Temos um advérbio de intensidade - ele intensifica o sentido do adjetivo "doce"

    OBS: Um advérbio pode modificar um *VERBO, ADJETIVOU ou ADVÉRBIO*

  • bizu! para ADVERBIO:

    • colocar no plural: pois é INVARIÁVEL.

    ou olha a palavra a anterior se é verbo, pois o adverbio modifica a ação verbal.

  • "só"/ somente , somente pode ser advérbio quando estiver modificando/ligado aos... adjetivo/verbo/advérbio. caso contrário, ele será uma palavra denotativa de exclusão.

ID
3819235
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      No começo do mês, estive em Nova York. Durante as semanas que antecederam a viagem, fui anotando dicas de amigos em folhas de caderno, guardanapos, o que tivesse à mão. Só de “o melhor hambúrguer do mundo”, consegui umas sete sugestões; de “o cheesecake original”, quatro; e, com os endereços para comer sanduíches, enchi frente e verso de um papel A4.

      Como amizade e comida boa são duas coisas que respeito muito, em dez dias nos Estados Unidos eu gabaritei as anotações: voltei dois quilos mais gordo e, ainda no avião, fiz a promessa de, nos próximos seis meses, não chegar a menos de dez metros de uma batata frita.

      O que de mais saboroso provei por lá, contudo, não foi fast-food nem era uma especialidade local. Trata-se de um vegetal. Ou, para ser mais exato, um fruto: uma dádiva dos deuses que, infelizmente, não a encontramos por aqui. Chama-se tomate.

      Assemelha-se bastante, por fora, àquele fruto ao qual, em nosso país, também damos o nome de tomate, mas uma vez que seus dentes penetram a carne macia, o suco abundante escorre pelo queixo e o doce naturalmente se mescla ao sal em sua língua, você entende que está diante de um alimento completamente diferente.

      Acontece que a qualidade do tomate está ligada, entre outros fatores, à quantidade de água nele contida. Quanto mais líquido, mais macio e saboroso. O problema é que a maior presença de suco aumenta o sabor na mesma medida em que reduz a durabilidade. Os agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos”, foram cruzando-os e manipulando suas características até que os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes.

      Dou-me conta de que há questões mais urgentes a serem tratadas em nosso país: levar água encanada para cinquenta milhões de pessoas, criar escolas que ensinem a ler e escrever de verdade, evitar que a gente morra de bala perdida ou picada de mosquito. Mas queria pedir às autoridades competentes, sejam elas públicas ou privadas, que, depois de resolvidos os pepinos e descascados os abacaxis, ajudem a plantar tomates de verdade no Brasil. A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para deixá-la mais doce, macia e suculenta.

(Antonio Prata. Fruto proibido. www.estadao.com.br, 13.12.2010. Adaptado)

Está em conformidade com a norma-padrão de regência verbal e nominal a frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     a) Quem vai nos Estados Unidos não pode deixar de provar o cheesecake → INCORRETO. Vai a algum lugar (=aos Estados Unidos).
     b) Antes da viagem, Antonio estava ávido a provar as especialidades culinárias → INCORRETO. Ávido POR alguma coisa (=por provar).
     c) Os legumes têm nutrientes a que o corpo não pode abrir mão → INCORRETO. Não pode abrir mão DE alguma coisa (=de que o corpo).
     d) Amizade é uma das coisas por que mais prezo na vida → INCORRETO. Prezo alguma coisa (=que mais prezo).
     e) Antonio Prata implicou com os tomates brasileiros por serem inferiores → CORRETO. Verbo: IMPLICAR → VTD - sentido de “acarretar”, “ocasionar”, “trazer consequências”. VTI - sentido de “ter implicância com alguém”, “aversão”, “embirrar”

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A ) Vai a algum lugar

    B ) ávido por

    C) não pode abrir mão de algo.

    D) prezo

    Prezar” é sinônimo de “valorizar”. E assim como este é transitivo direto:

     Acima de tudo, prezo a responsabilidade no trabalho.

    E ) Antonio Prata implicou com os tomates brasileiros por serem inferiores.

    Implicar no sentido de acarretar = VTD.

    Implicar no sentido de ter implicância = VTI = com.

  • Quem vai AOS Estados Unidos não pode deixar de provar o cheesecake.

    Antes da viagem, Antonio estava ávido DE provar as especialidades culinárias

    Os legumes têm nutrientes DE que o corpo não pode abrir mão.( ABRIR MÃO DE)

    Amizade é uma das coisas que mais prezo na vida.( MAIS PREZO ALGO= NÃO PRECISA DE PREP)

    Antonio Prata implicou com os tomates brasileiros por serem inferiores.

    IMPLICAR= SENTIDO DE ACARRETAR------>OD

    IMPLICAR= SENTIDO DE BRIGAR------------->OI

  • Implicar

    Zombar, troçar, provocar rixa, amolar, hostilizar (VTI – com)

    – O pai vive implicando com o filho.

    Envolver (alguém ou a si mesmo), comprometer (VTDI – em)

    – O policial se implicou na conspiração. (este se é reflexivo)

    Acarretar, produzir como consequência (VTD)

    – Segundo uma das leis de Newton, toda ação implica uma reação de igual ou maior intensidade, na mesma direção e em sentido contrário.

    Autor: Fernando Pestana

  • Implicar sentido de ZOMBAR - VTI

  • (A)

    Quem vai nos Estados Unidos não pode deixar de provar o cheesecake.

    Item errado, pois localizamos o verbo “vai” e fazemos a pergunta - vai aonde? E obtemos a resposta: aos Estados Unidos.

    *

    (B)

    Antes da viagem, Antônio estava ávido a provar as especialidades culinárias.

    Item errado, pois temos o adjetivo “ávido”, exercendo a função de predicativo do sujeito, pedindo um complemento com preposição, “ávido por alguma coisa?” e esse complemento é chamado de complemento nominal = “por provar...”, provar o que? Note que fazemos agora uma pergunta sem preposição, portanto a resposta vai ser um objeto direto = “as especialidades culinárias, devido a isso esse “as” não recebe acento grave.

    (C)

    Os legumes têm nutrientes a que o corpo não pode abrir mão.

    Item errado, temos o “que” (pronome relativo) iniciando uma oração subordinada adjetiva restritiva(OK), porém o verbo dessa oração é um verbo transitivo indireto, pois quem abri mão, abri mão de alguma coisa – resposta: de nutrientes, representado pelo pronome relativo “que”. Portanto o erro da questão é a falta da preposição antes desse pronome relativo.

    O correto é: Os legumes têm nutrientes de que o corpo não pode abrir mão.

     (D)

    Amizade é uma das coisas por que mais prezo na vida.

    Item errado, temos o “que” (pronome relativo) iniciando uma oração subordinada adjetiva restritiva(OK), porém o verbo dessa oração é um verbo transitivo direto, pois quem preza, preza algo ou alguma coisa, resposta: “amizade”, representado pelo pronome relativo “que”.

    Atenção, esse que está fazendo referência  ao sujeito, então fica evidente que não pode ter nenhuma preposição antes dele, visto que não existe sujeito preposicionado.

    O correto é: Amizade é uma das coisas que mais prezo na vida.

    (E)

    Antônio Prata implicou com os tomates brasileiros por serem inferiores.

    Item correto, pois temos o verbo transitivo indireto “implicar” e quem implica, implica com alguma coisa- resposta é o objeto indireto: “com os tomates...”.

    FOCO, FÉ E AÇÃO.

  • LETRA A - Quem vai nos Estados Unidos não pode deixar de provar o cheesecake.

    EXPLICAÇÃO: O verbo "ir" é transitivo Indireto que se utiliza da preposição "a". Quem vai, vai a algum lugar. A forma como foi colocada na alternativa é coloquial, é como geralmente falamos no dia a dia.

    LETRA B - Antes da viagem, Antônio estava ávido a provar as especialidades culinárias.

    EXPLICAÇÂO: A regência de "ávido" exige a preposição "por"

    LETRA C - Os legumes têm nutrientes a que o corpo não pode abrir mão.

    EXPLICAÇÃO: Cuidado quando tiver a conjunção "que", pois se o termo que vem depois exigir uma preposição, essa preposição deve ser colocada antes da conjunção. No caso dessa alternativa, a preposição exigida pelo termo "não pode abrir mão" é "de", pois que não pode abrir mão, não pode abrir mão de alguma coisa.

    LETRA D - Amizade é uma das coisas por que mais prezo na vida.

    EXPLICAÇÃO: Nunca esquecer que o "por que" separado e sem acento é uma junção da preposição "por" + pronome "que". Dito isso, a regência do verbo "prezar" é direta, não exige preposição "por"

    LETRA E - Antônio Prata implicou com os tomates brasileiros por serem inferiores.

  • Quem está ávido (por).

  • Questão a meu ver mal formulada, pois Antônio, mesmo sendo nome próprio, deve receber o acento circunflexo. Logo a questão foi infeliz e não trouxe em suas assertivas nenhuma opção correta. Corrijam-me se estiver equivocado.

  • verbo implicar ---> sentido de acarretar ---> VTD / sentido de brigar, arengar ---> VTI

  • Implicar é VTD

  • Gabarito D

    E) Antonio Prata implicou com os tomates brasileiros por serem inferiores.

    Regência do verbo IMPLICAR: O verbo implicar pode ser VTD ou VTDI. Depende do sentido

    Sentido VTD = Avançar sinal implica multas! = sentido de causar!

    Sentido VTDI = João brigou com Maria = sentido de Brigou, criou caso, atormentou!

  • Essa questão trata sobre regência nominal e verbal e, nesse caso, investigaremos quais são as preposições usadas para cada verbo presente nas opções. 

    Vejamos as opções e comentários para cada uma delas:


    Letra A: INCORRETA. Nessa opção, o verbo ir apresenta uma preposição que não lhe cabe. O verbo ir solicita a preposição "a". O "em" (em + os = nos) só é usado durante o contato informal entre pessoas: "Quem vai nos Estados Unidos não pode".


    Letra B: INCORRETA. Em "Antonio estava ávido a provar as especialidades", o nome avidez pede um complemento anteposto pela preposição "de" ou "por". Perceba que a preposição, nesse caso, não está ligada ao verbo.


    Letra C: INCORRETA. Em "têm nutrientes a que o corpo não pode abrir mão", o verbo poder é transitivo direto e não exige a preposição "a". Nesse caso, houve uma hipercorreção adicionando um termo que não precisaria estar ali.

    Letra D: INCORRETA. Em "das coisas por que mais prezo na vida", o verbo prezar é transitivo direto e não exige a preposição a "por". Prezar significa estimar alguma coisa, por isso a correção seria "das coisas que mais prezo na vida", sem preposição.


    Letra E: CORRETA. Em "implicou com os tomates brasileiros por serem inferiores", a proposição com está correta. Nesse sentido, implicar significa cismar com alguém, por isso necessita da preposição ao completar o seu sentido. Entretanto, cabe lembrar que o verbo implicar pode assumir outros significados como, por exemplo, "acarretar". Quando o significado muda, a transitividade pode ser alterada. Para o sentido de acarretar, o verbo implicar é transitivo direto.


    Resposta: Letra E.
  • Prezados, gabarito letra E. Vejamos definições quando ao verbo implicar, bastante comum em provas:

    1) Zombar, troçar, provocar rixa, amaolar, hostilizar - VTI - "com"

    ex: O pai vive implicando com o filho.

    2) Envolver (alguém ou a si mesmo), comprometer - VTDI - "em"

    ex: O policial se implicou na conspiração.

    3) Acarretar, produzir como consequência - VTD.

    ex: Segundo uma das leis de Newton, toda ação implica uma reação igual ou maior.

    Bons estudos.

  • Cuidado com o verbo IMPLICAR!

    Pode ser:

    -VTD: (acarretar)

    Ex: Cada escolha implica uma renúncia.

    VTI: (rivalizar)

    Ex: José implicava com as ideias de seu chefe.

    -VTDI: (envolver)

    Ex: Implicamos muito dinheiro na negociação.

    Bons estudos!!!

  • ✅ Letra E

    Verbo IMPLICAR:

    Ter implicância = VTI.

    Sentido de envolver-se , intrometer-se = VTI.

    Sentido de acarretar, trazer consequências = VTD.

    Fonte: Prof: Elias Santana, Gran cursos.

  • GABARITO LETRA E- Antonio Prata implicou com os tomates brasileiros por serem inferiores.

    Implicar:  VTD NÃO TEM EM 

    • VTD- acarretar, resultar: mais consumo implicara mais despesas. 
    • VTI- zoar com alguém: Os alunos implicaram com o professor.  
  • A Quem vai nos aos Estados Unidos não pode deixar de provar o cheesecake. (Quem vai, vai a algum lugar)

    B Antes da viagem, Antonio estava ávido a de/por provar as especialidades culinárias. (Alguém está ávido (desejando muito) por aquilo/ daquilo)

    C Os legumes têm nutrientes a de que o corpo não pode abrir mão. (Quem abre mão, abre mão de algo)

    D Amizade é uma das coisas por que mais prezo na vida. (Prezar com acepção de demonstrar apreço, consideração é VTD, ou seja, dispensa preposição)

    E (Correta) Antonio Prata implicou com (VTI com essa preposição, tem acepção de discordar) os tomates brasileiros por serem inferiores.

    Gabarito: letra E.

    Pessoal, tentei decifrar as alternativas. Se alguém identificar erros no meu comentário, agradeceria se corrigissem-no. Obrigada. :)

  • Questão dificil.. B, C e D são verbos bem complicados de se ver no dia a dia

  • Um bizu para galera aí, a palavra ávido requer a preposição DE/POR.

    Avante #PMSP

  • Nossa, mas eu tinha certeza que PREZAR era VTI, regido pela preposição POR.

    Quem preza, preza por algo.

    Então o correto é prezar algo???

    Ele prezou a segurança do lugar.

    Ele prezou pela segurança do lugar.

  • PREZAR: Tem a mesma regência do verbo "Valorizar" que também é VTD

    Acima de tudo, prezo a responsabilidade no trabalho.

    Acima de tudo, valorizo a responsabilidade no trabalho.

    Não confunda com o verbo "Primar" que é VTI:

    O filme prima pelos seus grandes atores.

    O filme notabiliza-se pelos seus grandes atores.

    Por isso, na alternativa D não podemos colocar o "por que", pois o verbo prezar não pode preposição.

  • Implicar no sentido de acarretar, punição é VTD- ex: ''Sua atitude vai implicar multa''!

    Implicar no sentido de ''ter implicância'' VTI- ex: ''Você não para de implicar com sua irmã''...

    Muitos anos tinha visto isso, mas jamais vi sendo cobrado kkkkkk

  • GABARITO LETRA E

    A - Quem vai nos (aos) Estados Unidos não pode deixar de provar o cheesecake.

    B - Antes da viagem, Antônio estava ávido a (para) provar as especialidades culinárias.

    C - Os legumes têm nutrientes a (de) que o corpo não pode abrir mão.

    D - Amizade é uma das coisas por que (pela qual) mais prezo na vida.

    E - Antônio Prata implicou com os tomates brasileiros por serem inferiores. (alternativa correta, pois não apresenta erro)

  • Tomate é uma fruta e não um vegetal, não seria correto então: "as tomates brasileiras"?


ID
3819238
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      No começo do mês, estive em Nova York. Durante as semanas que antecederam a viagem, fui anotando dicas de amigos em folhas de caderno, guardanapos, o que tivesse à mão. Só de “o melhor hambúrguer do mundo”, consegui umas sete sugestões; de “o cheesecake original”, quatro; e, com os endereços para comer sanduíches, enchi frente e verso de um papel A4.

      Como amizade e comida boa são duas coisas que respeito muito, em dez dias nos Estados Unidos eu gabaritei as anotações: voltei dois quilos mais gordo e, ainda no avião, fiz a promessa de, nos próximos seis meses, não chegar a menos de dez metros de uma batata frita.

      O que de mais saboroso provei por lá, contudo, não foi fast-food nem era uma especialidade local. Trata-se de um vegetal. Ou, para ser mais exato, um fruto: uma dádiva dos deuses que, infelizmente, não a encontramos por aqui. Chama-se tomate.

      Assemelha-se bastante, por fora, àquele fruto ao qual, em nosso país, também damos o nome de tomate, mas uma vez que seus dentes penetram a carne macia, o suco abundante escorre pelo queixo e o doce naturalmente se mescla ao sal em sua língua, você entende que está diante de um alimento completamente diferente.

      Acontece que a qualidade do tomate está ligada, entre outros fatores, à quantidade de água nele contida. Quanto mais líquido, mais macio e saboroso. O problema é que a maior presença de suco aumenta o sabor na mesma medida em que reduz a durabilidade. Os agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos”, foram cruzando-os e manipulando suas características até que os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes.

      Dou-me conta de que há questões mais urgentes a serem tratadas em nosso país: levar água encanada para cinquenta milhões de pessoas, criar escolas que ensinem a ler e escrever de verdade, evitar que a gente morra de bala perdida ou picada de mosquito. Mas queria pedir às autoridades competentes, sejam elas públicas ou privadas, que, depois de resolvidos os pepinos e descascados os abacaxis, ajudem a plantar tomates de verdade no Brasil. A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para deixá-la mais doce, macia e suculenta.

(Antonio Prata. Fruto proibido. www.estadao.com.br, 13.12.2010. Adaptado)

Encontra-se em conformidade com a norma-padrão da língua quanto à colocação dos pronomes a seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     a) … uma dádiva dos deuses que, infelizmente, não encontramos-a por aqui → temos o advérbio de negação "não" sendo fator atrativo, fator de próclise (=não a encontramos).

     b) … o suco abundante escorre pelo queixo e o doce naturalmente mescla-se ao sal em sua língua → temos o advérbio "naturalmente" sendo fator atrativo, fator de próclise (=naturalmente se mescla).

     c) … manipulando suas características até que transformaram-nos nesse tímido vegetal → temos o "que" sendo fator atrativo, fator de próclise (=até que nos transformaram).

     d) Me dou conta de que há questões mais urgentes a serem tratadas em nosso país → não podemos começar a frase com o pronome oblíquo átono, o correto é usar a ênclise (=dou-me).

     e) A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para a deixar mais doce → temos um verbo no infinitivo não flexionado, a colocação pronominal é facultativa, próclise (=antes do verbo → a deixar) OU a ênclise (=após o verbo → deixá-la).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva e

    A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para a deixar mais doce…

  • A ) Em casos de palavras negativas usamos próclise.

    B )(..) naturalmente mescla-se ao sal em sua língua.

    Advérbio = fator de próclise

    C ) … o que está como fator de próclise.

    D ) Não iniciamos frase com pronomes.

    Bons estudos!

  • LETRA A - … uma dádiva dos deuses que, infelizmente, não encontramos-a por aqui.

    LETRA B - … o suco abundante escorre pelo queixo e o doce naturalmente mescla-se ao sal em sua língua.

    LETRA C - … manipulando suas características até que transformaram-nos nesse tímido vegetal…

    LETRA D - Me dou conta de que há questões mais urgentes a serem tratadas em nosso país…

    LETRA E - A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para a deixar mais doce…

  • próclise antes de infinitivo é falcultativa ou não recomendada, mas não proibida. letra "e"

  • letra B, "naturalmente" é advervio de modo. Logo, termo atrativo.

    Correta E .

  • E

    ERREI, MARQUEI C.

    OBS.: AS EXPLICAÇÕES DO ARTHUR CARVALHO SÃO AS MELHORES!

  • E- deixar: verbo no infinitivo não flexionado, a colocação pronominal é facultativa, próclise(a deixar) /ênclise (deixá-la).

  • Terceira questão que vejo cobrando esse caso facultativo de colocação pronominal. Novamente vai a explicação que retirei do livro A Gramática para Concursos Públicos, do Fernando Pestana: Infinitivo não flexionado precedido de ''palavras atrativas'' ou das preposições ''para, em, por, sem, de, até, a'' fica facultativo. Mas essas preposições podem ser um pouco chatinhas para decorar, portanto aí vai um Mnemônico que eu elaborei a fim de que tivesse mais lembrança cerebral '' Para, por, em, sem, de, até, a'' Fica tipo Para por em 100 de até a kk enfim, eu acho que fica mais eufônico.

  • A questão trata sobre a posição dos pronomes oblíquos dentro de uma oração. Os pronomes oblíquos são partículas átonas que, dentro do discurso, ligam-se a termos atrativos (ou tônicos) dentro do texto. Quando há uma conjunção integrante, por exemplo, dizemos que a partícula átona (com som menor) é atraída para perto da conjunção, mas, o que ocorre é que, dentro dos nossos discursos, é incomum transformarmos aquela palavra em algo audível. Veja o exemplo:

    Vimos que amavam-nos.
    Vimos que nos amavam.
    Ao final da oração, o nos torna-se audível, mas, quando próximo à conjunção, os sons se ligam formando um conjunto. Para facilitar a compreensão, costumamos listar as situações em que o pronome oblíquo é atraído e permanece antes do verbo (próclise):

    > Negativas (não, nunca);
    > Pronomes relativos, indefinidos e demonstrativos;
    > Advérbios;
    > Conjunções subordinativas.

    Visto isso, podemos analisar as opções em relação à posição dos pronomes (próclise ou ênclise) diante do verbo.


    Letra A: INCORRETA. Nessa opção o pronome encontra-se após o verbo (ênclise), entretanto há uma negação antes do verbo. Nesse caso, a correção seria "não a encontramos por aqui".


    Letra B: INCORRETA. O advérbio anterior ao verbo é uma partícula atrativa, por isso o pronome deve manter-se próximo a ele: "naturalmente se mescla ao sal".


    Letra C: INCORRETA. Que é uma conjunção integrante, introdutória de uma oração subordinada, por isso partícula atrativa do pronome oblíquo: "até que nos transformaram".


    Letra D: INCORRETA. Nesse caso, na Norma Padrão da Língua Portuguesa não iniciamos orações por pronomes oblíquos. 


    Letra E: CORRETA. Nessa opção, a próclise está correta. Vale lembrar que o fato de existir um advérbio após o verbo, não significa que o pronome seja atraído por ele. O fator de atração ocorre sempre quando o termo atrativo está antes do verbo. A ênclise (colocar o pronome oblíquo após o verbo) é a ordem comum para o pronome.


    Resposta: Letra E.
  • GABARITO E

     A) uma dádiva dos deuses que, infelizmente, não encontramos-a por aqui.

    NÃO funciona como PALAVRA NEGATIVA-> FATOR ATRATIVO

    B) o suco abundante escorre pelo queixo e o doce naturalmente mescla-se ao sal em sua língua.

    NATURALMENTE atrai o SE-> FATOR ATRATIVO

    C) manipulando suas características até que transformaram-nos nesse tímido vegetal…

    QUE funciona como CONJUNÇÃO SUBORDINADA INTEGRANTE->FATOR ATRATIVO

    D) Me dou conta de que há questões mais urgentes a serem tratadas em nosso país…

    ME no começo-> PROIBIDO POA NO COMEÇO

    E) A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para a deixar mais doce…

    RESPOSTA CORRETA

    QUALQUER ERRO ME INFORME POR FAVOR !!!!

  • E) A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para a deixar mais doce…

    para deixar ela--- a vida.

  • GAB. E)

    A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para a deixar mais doce…

  • Coloquei alternativa B, errei.

    Analisei a alternativa E pensando ser o correto da seguinte forma:

    A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para a deixa-la mais doce…

    Agora que começamos não podemos parar!

  • Palavras atrativas da Próclise (pronome antes do verbo):

    ?PRICONGA!

    ? = Oração interrogativa

    PRI = pronome relativo, indefinido, interrogativo

    CO = conjunção subordinativa

    N = palavra com sentido negativo

    G = em + gerúndio (Em SE tratando)

    A = advérbio (sem vírgula)

    ! = oração optativa (Deus LHE pague! Deus O abençõe!)

    Créditos: Professor João Bolgnesi do Damásio.

  • Progredindo...

  • O verbo deixar termina em "r" e como isso não teria que terminar "deixá-la"? Agora fiquei confusa...


ID
3819241
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

Conclui-se, a partir da leitura, do texto que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré). A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo (=uma opção, porém, com desvantagens). “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume (=OSASCO).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva D

    o centro de São Paulo é uma opção, ainda que com desvantagens, para quem não quer ir até Osasco para fazer compras

  • GAB. D) o centro de São Paulo é uma opção, ainda que com desvantagens, para quem não quer ir até Osasco para fazer compras.

    " A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo (com estacionamento caro). “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume."

  • O texto também não deixa a entender que outros locais não oferecem sacolas plásticas? (Gab. B)

  • Essa questão trata sobre a interpretação do texto proposto pela banca. Antes de iniciarmos a avaliação das opções, cabe lembrar que durante a interpretação do texto, devemos nos ater apenas aos dados oferecidos pelo texto, sem nenhum outro julgamento de valor.

    Perceba que, ao analisar as opções, iremos notar a repetição das mesmas palavras do texto. Vamos à leitura dos itens:


    Letra A: INCORRETA. Temos que tomar cuidado com as palavras que tentam substituir termos do texto. Segundo a reportagem, Osasco possui um dos principais polos varejistas, mas não o maior "para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo".


    Letra B: INCORRETA. No texto, segundo uma entrevistada, há uma preferência pelas lojas de Osasco justamente porque as sacolas são gratuitas: “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica". Muito cuidado com as negativas dentro das opções, já que elas podem confundir a nossa leitura.


    Letra C: INCORRETA. Aqui cabe uma comparação entre os dados fornecidos pelo texto, segundo o artigo, o polo possui " 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia". Em comparação ao outro dado fornecido igualmente pelo texto: "na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia". Nesse caso, é possível notar um grande aumento no número de consumidores.


    Letra D: CORRETA.  No texto, há uma referência  ao centro de São Paulo para fazer compras "prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo.". Para quem mora na Zona Oeste é possível ir ao centro para fazer compras com a desvantagem de ter que enfrentar o transito, entretanto, segundo a reportagem, as pessoas preferem ir à Osasco. Perceba que uma informação não elimina a outra. Elas apenas se completam, mostrando o panorama daqueles que saem do grande centro e os que fazem o caminho oposto.


    Letra E: INCORRETA. Não há no texto uma comparação entre bairros e cidades. Quando essas informações são citadas, não há menção à quantidade de pessoas, e sim a distância e facilidade de acesso: "fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré)".


    Resposta: Letra D.
  • sobre a E)

    PODE ATÉ SER VERDADE O QUE O ENUNCIADO DA QUESTÃO AFIRMA, MAS NÃO HÁ NENHUMA BASE NO TEXTO. CUIDADO COM EXTRAPOLAÇÕES....

  • Vunesp, Vunesp, abra seu olho com essas pitadas de psicopatia kkkkkk

  • questão bem elaborada. obrigado Vunesp.
  • – descontada a 25 de Março, claro.


ID
3819244
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

O vocábulo supre, em destaque no penúltimo parágrafo do texto, apresenta como sinônimo no contexto em que se encontra:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

    ➥ O verbo em destaque foi empregado com o seguinte significado: ato de preencher, ocupar, substituir, abastecer ou completar algo. Sinônimo de "atende" (=significado semelhante). 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva c

    O vocábulo supre = atende.

  • supre= atende a demanda !!!

  • Essa questão trata sobre o significado dos verbos dispostos nas opções e, principalmente, sobre o seu valor semântico quando substituídos dentro de texto. Para essa questão é necessário compreender os significados dos verbos e o que eles podem significar dentro do texto. 
    De acordo com o enunciado, vamos buscar nas opções o sinônimo do verbo suprir, marcado no trecho: 

    "Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens."

    O verbo suprir significa abastecer, providenciar algo para os consumidores, por isso:


    Letra A:
    INCORRETA. O verbo privar significa cercear, e não oferecer. O enunciado solicita o sinônimo, palavra de mesmo significado e, nesse caso, privar seria o oposto ao desejado.

    Letra B: INCORRETA. Estabelecer significa organizar ou ajustar algo para os consumidores. Apesar da proximidade entre os significados, o sentido não seria mantido. 

    Letra C: CORRETA. O verbo atender está muito próximo ao sentido de suprir, apesar de não manter-se o significado de abastecimento, o termo poderia ser substituído no texto sem nenhum prejuízo, visto que, de acordo com o texto, os serviços e produtos são oferecidos aos clientes. 

    Letra D: INCORRETA. O verbo gerar não possui o mesmo sentido de suprir de acordo com o contexto. Gerar, nesse caso, significaria mover o desejo do consumidor em direção a algum lugar. A venda das lojas não gera, ela apenas compensa a demanda de clientes. 

    Letra E: INCORRETA. Destituir significa retirar de posição ou cargo. Esse verbo não é um sinônimo de suprir. No texto, destituir ofereceria um sentido contrário ao que é solicitado pela questão: as lojas não ofereceriam os produtos e ainda removeriam, de certa forma, a sua importância para o consumidor.


    Resposta: Letra C.



  • supre = atende

  • SUPRIR:

    • preencher, abastecer, remediar,sustentar, substituir...

ID
3819247
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

No trecho “Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais…” (3° parágrafo), a vírgula foi empregada pelo mesmo motivo que no trecho:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais…” (3° parágrafo)

    ➥ A vírgula foi usada para marcar uma enumeração de termos com a mesma função sintática (=sujeito); o mesmo ocorreu na letra E): Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa… (=termos com a mesma função sintática sendo enumerados= objetos diretos).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Vamos aos itens..

    A)  É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

    Usamos vírgulas diante de termos de ordem explicativa ou retificativas " ou melhor, aliás, isto é, claro " ( 556)

    B) o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

    Usamos vírgulas para separar adjuntos deslocados de usa posição natural ( 556)

    C)  A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. 

    Usamos vírgulas para separar termos intercalados no discurso. (557)

    Outro exemplo: O importante , insistiam, era que o plano desse certo.

    D) Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

    Usamos vírgulas para separar termos de ordem explicativa. Importante salientar que segundo a gramática é possível substituir por parênteses / parêntesis ou travessões. (558)

    E) Termos da mesma função sintética ou em enumeração.

    Fonte: Spadoto, 556-558, FTD, Pontuação.

    Equívocos? Mande msg.

    Valeu!!!

  • Assertiva E

    Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa… (6° parágrafo)

    Numerais como "1 moda ,2 bijuterias ........

  • da ideia de sequencia...

  • E

    ENUMERADORES

  • Vem tranquila Vunesp, vem tranquila !

  • ENUNCIADO - Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais…” [Claramente, a vírgula foi usada para enumerar termo que possuem uma mesma função sintática]

    LETRA E - Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa… (6° parágrafo)

    Cuidado, os termos em ambas as frases não possuem a mesma função sintática, mas em ambas as frases a vírgula está sendo usada para separar termos de mesma função. No primeiro período, os termos separados têm função de sujeito; no segundo período, função de objeto.

  • É empregada a virgula,devido a enumeração.Letra E

  • está enumerando

  • E

    No enunciado da questão, temos a regra de separar elementos de mesma função sintática: “Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes”, isto é, separando núcleos do sujeito composto do verbo “ser”. Em (e), gabarito, “Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias” separa objetos diretos, mas ainda, elementos de mesma função sintática. São a mesma regra.

  • Enumeração

  • Essa questão trata sobre a posição das vírgulas e as funções que elas exercem. As vírgulas são sinais indicativos de uma separação entre orações ou termos oracionais deslocados de sua função. Além disso, como veremos a seguir, as vírgulas também separam enumerações.

    De acordo com o enunciado, vamos buscar a opção que apresenta a mesma função para a vírgula desse exemplo:

    "Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito"


    Letra A: INCORRETA. A vírgula presente em "25 de Março, claro." separa uma interjeição da oração. Sem ela, a palavra claro poderia ser interpretada como um adjetivo, por exemplo.


    Letra B: INCORRETA. Nessa opção, o trecho "rua Antônio Agú, em Osasco, concentram" apresenta uma informação que explica a localização da rua. Ao colocar o adjunto adverbial entre vírgulas, forma-se um destaque para a informação a fim de que ela não gere má compreensão sobre onde a rua se situa.


    Letra C: INCORRETA. No trecho "A locutora Sonia De Piere, 53, é uma", novamente uma informação é adicionada ao sujeito e, para que não ocorra uma má compreensão da conexão entre o número e o local, colocamos a informação entre vírgulas.


    Letra D: INCORRETA. Apesar a conjunção coordenada aditiva "e" não precisar ser precedida por vírgula, quando ela assume o sentido que não seja o de adição, cabe colocar o síndeto (vírgula) para indicar a divisão entre orações. No caso de "Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou", perceba que a conjunção introduz uma oração de valor conclusivo.


    Letra E: CORRETA. Nessa opção encontramos a mesma enumeração presente no exemplo apontado pelo enunciado. Os termos estão listados, apontando mais complemento ao verbo.


    Resposta: Letra E.
  • PC-PR 2021

  • No trecho original, a vírgula em "Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo" isola termos coordenados entre si.

    Na letra A, a vírgula antes de "claro" isola uma expressão justaposta, que evidencia um ponto de vista do autor.

    Na letra B, as vírgulas em "em Osasco" isolam um adjunto adverbial deslocado da ordem direta.

    Na letra C, as vírgulas isolam um aposto explicativo.

    Na letra D, a vírgula antes do "e" se justifica pelo fator de os sujeitos das orações conectadas por essa conjunção serem diferentes. Trata-se de uma vírgula facultativa.

    Por fim, as vírgulas empregadas na letra E isolam termos coordenados entre si, ou seja, em enumeração.


ID
3819250
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o termo entre parênteses substitui corretamente a expressão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ✓ distribuem sacolinha plástica (distribuem-na).

    ➥ Distribuem alguma coisa (=pronome oblíquo átono -na exercendo a função sintática de objeto direto). Em verbos terminados em R, S ou Z, retira-se a última letra do verbo e emprega-se os pronomes oblíquos LO, LA, LOS ou LAS. Os pronomes oblíquos NO, NA, NOS, NAS são usados em verbos terminados em som nasal.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva d

    distribuem sacolinha plástica (distribuem-na

  • Os pronomes o,a,os,as, quando empregados após o verbo, modificam-se ou se mantêm inalterados, conforme a terminação da forma verbal.

    1- Suprimem-se as consoantes finais R,S ou Z, adicionando-se as formas -los, -los, -la, -las: compra+o = Comprá-los, tende-los

    2- Adiciona-se N aos pronomes o,a, os,as, quando as formas verbais terminarem por som nasal (-AM,-EM,-ÃO, -ÕE ): cantam+o= Cantam-no, vendem+o= vendem-no, dão+o = dão-no

    3- Aos verbos terminados por som oral, adicionam-se, simplesmente, o, a, os, as: divido-a, amo-o, recebe-a, tendo-as

    4- Perdem o S final, antes de receberem os pronome NOS, as formas da 1ª pessoa do plural: Encontramo-nos, achamo-nos

    5- Os pronomes lhe,lhes não exigem qualquer alteração nas formas verbais: enviei=lhes, entrega-lhes, peçam-lhes

    MACETES DO GOUVEIA

  • A ) chegar ao principal polo varejista de rua (chegá-lo)

    Chegar a algo / lo (s), L a (s) = substituem objetos diretos.

    B) recebem 350 mil pessoas (recebem-as)

    recebem algo =VTD =OD =350 mil pessoas

    No (s), na (s) = substituem objetos diretos com verbos terminados em som nasal.

    recebem-nas.

    C ) prefere comprar em Osasco (prefere comprar-lhe)

    Lhe (s) substituem objetos indiretos.

    Verbo é intransitivo.

    D ) distribuem sacolinha plástica (distribuem-na)

    Distribuem-algo -VTD

    E) supre demandas (supre-lhes)

    algo-VTD

  • Verbos terminados em R,S,Z substitua por LO,LA,LOS,LAS

    Verbos terminados em M,ÃO,ÕE (SONS NASAIS) substitua por NO,NA,NO,NAS

  • Não entendi o erro da assertiva "a". Alguém pode ajudar?

  • Alguem poderia explicar o erro da letra A ?

  • Questão muito boa!

  • qual o erro da A?
  • Assunto de colocação pronominal

  • Referente a assertiva A

    CHEGAR ao principal polo varejista de rua (chegá-lo). (ERRADA)

    Como o verbo CHEGAR é verbo transitivo indireto deveria colocar o LHE e não LO.

  • Alternativa A.

    A) chegar ao principal polo varejista de rua (chegá-lo)

    Verbo chegar é intransitivo e aqui tem um complemento adverbial.

    Pronomes oblíquos o, a, os, as substituem objetos diretos e predicativos de 3ª pessoa. Lhe e lhes substituem o objeto indireto, complemento nominal e o adjunto adnominal (com ideia de posse). Logo, no caso acima, não cabe emprego de pronome oblíquo algum.

    B) recebem 350 mil pessoas (recebem-as)

    Recebem-nas

    Os pronomes oblíquos O, A, OS e AS substituem o objeto direto e o predicativo de 3a pessoa. Quando o verbo termina em som nasal, deve ser acrescentada a letra "n" ao pronome.

    C) prefere comprar em Osasco (prefere comprar-lhe)

    Comprar aqui usado como verbo intransitivo com complemento adverbial. Mesma explicação da letra A.

    D) distribuem sacolinha plástica (distribuem-na)

    Quem distribui, distribui algo. Verbo transitivo direto, seu complemento é um objeto direto e a substituição foi feita pela pronome oblíquo "a". Acrescentada a letra "n" ao pronome porque o verbo termina em som nasal.

    E) supre demandas (supre-lhes)

    Quem supre, supre algo. Verbo transitivo direto, logo o complemento dele é um objeto direto, que só poderia ser substituído pelos pronomes oblíquos O, A, OS e AS. Lhe substitui objetos indiretos.

  • Letra D

    A)chegar ao principal polo varejista de rua (chegá-lo)

    Chegar: verbo intransitivo -> Não tem complemento

    B)recebem 350 mil pessoas (recebem-as)

    Receber: verbo transitivo direto terminado em "EM" -> recebem-na

    C)prefere comprar em Osasco (prefere comprar-lhe)

    Comprar: Verbo intransitivo -> Não tem complemento

    D)distribuem sacolinha plástica (distribuem-na)

    Distribuem: verbo transitivo direto terminando em "EM" -> Distribuem-na

    E)supre demandas (supre-lhes)

    Supre: verbo transitivo direto -> Supre-as

  • o erro da letra a é apenas o sinal?
  • Sobre a alternativa A

    O verbo chegar geralmente é usado como Intransitivo, mas pode ser usado como transitivo direto ou indireto.

    Exemplos:

    Intransitivo: Ele ainda não chegou.

    Transitivo direto: Chega o teu banco para perto do meu.

    Transitivo Indireto: Cheguei ao aeroporto às duas da manhã.

    Ou seja, na afirmativa ele está exercendo a função de verbo transitivo indireto: chegar ao principal polo varejista de rua. O correto seria chegar-lhe.

    Caso queira saber mais, acesse esse link com a fonte: https://www.conjugacao.com.br/regencia-do-verbo-chegar/

    gab: D

  • Essa questão trata sobre concordância dos pronomes oblíquos nas orações. As opções oferecem um pronome para cada complemento ao verbo, por isso, devemos ficar atentos à preposição que será exigida e a concordância em número e gênero dos pronomes. Para analisar a questão, é importante saber que:

    > Pronome é a classe gramatical dos termos que substituem um nome;

    >Pronomes oblíquos átonos são aqueles que se unem ao verbo, indicando a presença de um objeto direto ou indireto.

    > Os objetos indiretos são substituídos pelos pronomes lhe ou lhes.

    Munidos dessa explicação, vamos diretamente para a análise das opções:


    Letra A: INCORRETA. Nessa opção, é sugerido que ao trocarmos o objeto direto "ao principal polo varejista" por "lo", a correção do texto será mantida. Entretanto, o pronome que substitui corretamente os objetos indiretos é lhe, no caso, o correto seria "chegar-lhe" ou "chegar até ele".


    Letra B: INCORRETA. Nessa opção, o verbo está conjugado na terceira pessoa do plural, por isso termina em m. Quando o verbo é nasalizado, ou seja, termina em m, o pronome oblíquo assume a forma de "na", acompanhando a nasalização. Por isso, o correto seria recebem-na.


    Letra C: INCORRETA. Nessa opção Osasco não é objeto indireto do verbo, ao transcrever compra-lhe, o pronome oblíquo não estaria substituindo o nome sugerido.


    Letra D: CORRETA. Nessa opção o objeto direto de distribuem é corretamente substituído pelo pronome oblíquo na, respeitando o gênero, número e nasalização causada pela presença do m no final do verbo (conjugado na terceira pessoa do plural).


    Letra E: INCORRETA. O verbo suprir não exige preposição, por isso o termo é um objeto direto. Sabendo que lhe é usado apenas para substituir objetos indiretos (já que equivale a a ele), o correto seria supre-a.


    Resposta: Letra D. 
  • Essa questão trata sobre concordância dos pronomes oblíquos nas orações. As opções oferecem um pronome para cada complemento ao verbo, por isso, devemos ficar atentos à preposição que será exigida e a concordância em número e gênero dos pronomes. Para analisar a questão, é importante saber que:

    > Pronome é a classe gramatical dos termos que substituem um nome;

    >Pronomes oblíquos átonos são aqueles que se unem ao verbo, indicando a presença de um objeto direto ou indireto.

    > Os objetos indiretos são substituídos pelos pronomes lhe ou lhes.

    Munidos dessa explicação, vamos diretamente para a análise das opções:

    Letra A: INCORRETA. Nessa opção, é sugerido que ao trocarmos o objeto direto "ao principal polo varejista" por "lo", a correção do texto será mantida. Entretanto, o pronome que substitui corretamente os objetos indiretos é lhe, no caso, o correto seria "chegar-lhe" ou "chegar até ele".

    Letra B: INCORRETA. Nessa opção, o verbo está conjugado na terceira pessoa do plural, por isso termina em m. Quando o verbo é nasalizado, ou seja, termina em m, o pronome oblíquo assume a forma de "na", acompanhando a nasalização. Por isso, o correto seria recebem-na.

    Letra C: INCORRETA. Nessa opção Osasco não é objeto indireto do verbo, ao transcrever compra-lhe, o pronome oblíquo não estaria substituindo o nome sugerido.

    Letra D: CORRETANessa opção o objeto direto de distribuem é corretamente substituído pelo pronome oblíquo na, respeitando o gênero, número e nasalização causada pela presença do m no final do verbo (conjugado na terceira pessoa do plural).

    Letra E: INCORRETA. O verbo suprir não exige preposição, por isso o termo é um objeto direto. Sabendo que lhe é usado apenas para substituir objetos indiretos (já que equivale a a ele), o correto seria supre-a.

    Resposta: Letra D. 

  • Assinale a alternativa em que o termo entre parênteses substitui corretamente a expressão.

    A) chegar ao principal polo varejista de rua (chegá-lo)

    chegar ao principal polo varejista de rua (chegar-lhe)

    ---------------

    B) recebem 350 mil pessoas (recebem-as)  

     recebem 350 mil pessoas (recebem-na)

    ---------------

    C) prefere comprar em Osasco (prefere comprar-lhe)

    Nessa opção Osasco não é objeto indireto do verbo, ao transcrever compra-lhe, o pronome oblíquo não estaria substituindo o nome sugerido.

    ---------------

    D) distribuem sacolinha plástica (distribuem-na) [Gabarito]

    ---------------

    E) supre demandas (supre-lhes)

    supre demandas (supre-as)

  • Se for pra comentar, que comentem algo certo, tem vários comentários errados sobre a letra A.

  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR !!!

    Essa questão trata sobre concordância dos pronomes oblíquos nas orações. As opções oferecem um pronome para cada complemento ao verbo, por isso, devemos ficar atentos à preposição que será exigida e a concordância em número e gênero dos pronomes. Para analisar a questão, é importante saber que:

    > Pronome é a classe gramatical dos termos que substituem um nome;

    >Pronomes oblíquos átonos são aqueles que se unem ao verbo, indicando a presença de um objeto direto ou indireto.

    > Os objetos indiretos são substituídos pelos pronomes lhe ou lhes.

    Munidos dessa explicação, vamos diretamente para a análise das opções:

    Letra A: INCORRETA. Nessa opção, é sugerido que ao trocarmos o objeto direto "ao principal polo varejista" por "lo", a correção do texto será mantida. Entretanto, o pronome que substitui corretamente os objetos indiretos é lhe, no caso, o correto seria "chegar-lhe" ou "chegar até ele".

    Letra B: INCORRETA. Nessa opção, o verbo está conjugado na terceira pessoa do plural, por isso termina em m. Quando o verbo é nasalizado, ou seja, termina em m, o pronome oblíquo assume a forma de "na", acompanhando a nasalização. Por isso, o correto seria recebem-na.

    Letra C: INCORRETA. Nessa opção Osasco não é objeto indireto do verbo, ao transcrever compra-lhe, o pronome oblíquo não estaria substituindo o nome sugerido.

    Letra D:CORRETA. Nessa opção o objeto direto de distribuem é corretamente substituído pelo pronome oblíquo na, respeitando o gênero, número e nasalização causada pela presença do m no final do verbo (conjugado na terceira pessoa do plural).

    Letra E: INCORRETA. O verbo suprir não exige preposição, por isso o termo é um objeto direto. Sabendo que lhe é usado apenas para substituir objetos indiretos (já que equivale a a ele), o correto seria supre-a.

  • Calçadão de Osasco S2

    Quem não conhece, vale a pena passar lá e comer um dogão, pra mim o melhor do Brasil.

  • recebem 350 mil pessoas (recebem-as)  

    quem recebe, recebe alguma coisa.-----> VTD.

    (O, a ,os e as) tem função de O.D

    • recebem-as-----> recebem as Pessoas
  • Revisão:

    Verbos terminados em R, Z, S - LO(s), LA(s)

    Verbos terminados em sons nasais ( ão, õe, am, e em) - NO(s),NA(s)

  • A - O pronome átono "o" não pode exercer a função de objeto indireto, apenas de objeto direto. "ao principal polo varejista de rua" é objeto indireto. Portanto, a substituição seria incorreta.

    B - Após som nasal, deve-se acrescentar "n" antes do pronome átono (recebem-nas).

    C - 'Comprar' é um verbo transitivo direto; 'lhe' exerce a função de objeto indireto. Além disso, esse pronome oblíquo não pode substituir um adjunto adverbial ("em Osasco").

    D - Substituição correta: Distribuem ISSO = distribuem-na.

    E - "Demandas" é objeto direto; o correto seria "supre-as".

    Gabarito: letra D


ID
3819253
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

Quanto à ocorrência do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase a seguir:

Há sempre muito tumulto quando _________ pessoas saem _________ compras em épocas festivas. O ideal seria antecipá-las _________ fim de evitar sufocos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ Há sempre muito tumulto quando as pessoas saem às compras em épocas festivas. O ideal seria antecipá-las a fim de evitar sufocos.

    ➥ As pessoas (=somente artigo definido acompanhando o sujeito; sujeito preposicionado é incorreto); às compras (=locução adverbial com base feminina, crase correta e obrigatória para evitar ambiguidade); a fim de (=somente a preposição "a" antes do substantivo masculino "fim", temos uma locução com matiz semântica de finalidade).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    as … às … a

  • Analise comigo os itens :

    Troque a palavra feminina pela masculina.. Se aparecer "ao"= crase .

    I. Há sempre muito tumulto quando _________ pessoas

    Quando os homens.

    II. saem _________ compras em épocas festivas.

    Saem aos eventos.

    III. O ideal seria antecipá-las _________ fim de evitar sufocos.

    Não usamos crase diante da expressão a fim de .

    Bons estudos

  • DICA: Venho fazendo algumas provas da vunesp e vejo que sempre parece o "A FIM DE"

    NÃO TEM CRASE ANTES DE A FIM DE

  • C

    Na primeira lacuna há apenas a presença de um artigo, pois, além de não ter nenhum termo regente antes, “as pessoas” é o sujeito do verbo “sair”, o sujeito não pode ser preposicionado. Na segunda lacuna, o verbo “sair” é intransitivo e se liga a um adjunto adverbial final. O mais comum é que se use o “para” – “para as compras”, mas preferiu-se o “a” que se juntou ao “as”, artigo, gerando uma crase. Na terceira, a locução conjuntiva final “a fim de que” não possui crase porque o núcleo é masculino (e também porque não há termo regente antes dele).

  • Há sempre muito tumulto quando _________ pessoas saem _________ compras em épocas festivas. O ideal seria antecipá-las _________ fim de evitar sufocos.

    Deve verificar a transitividade do verbo, ou seja, a regência:

    as pessoas = artigo + substantivo (não tem preposição)

    pessoas saem = quem sai: "sai a" esse "A" é uma preposição. sair às ruas (Verbo + preposição + artigo + substantivo)

    Esse verbo pode ser intransitivo, transitivo direto e indireto. Atenção no sentido!

    Para facilitar troque o substantivo "compras" por outro masculino.

    A fim de = "FIM" é um substantivo masculino, portanto não há crase.

  • Essa questão trata sobre o fenômeno da crase. Para saber se há a necessidade do acento grave sobre o a, precisamos compreender se na lacuna a ser preenchida existe a presença de um artigo e de uma preposição. A preposição será necessária se o verbo exigir e o artigo poderá vir à frente de um nome feminino no singular ou no plural. 

    Para facilitar a compreensão dos itens, vamos analisar as lacunas e, por fim, procurar a opção que mais se adeque às nossas expectativas.


    LACUNA 1: Na primeira lacuna, pessoas é um substantivo feminino e antes dele não há um verbo que necessite de preposição, já que o verbo haver é impessoal e transitivo direto. Então, ao preencher a lacuna, basta colocar um artigo definido no plural.


    LACUNA 2: Compras é um nome feminino que pode vir acompanhado do artigo feminino plural, já o verbo sair é transitivo indireto e exige preposição a. Por isso, usa-se o acento grave sobre o "a": às.


    LACUNA 3: Na última lacuna, há a expressão a fim de, composta por preposição, entretanto, como não há indício de artigo feminino, não há contração entre as duas palavras e o fenômeno da crase não ocorre. 

    Por isso, a opção que apresenta essa resolução para a questão é a correta.


    Há sempre muito tumulto quando as pessoas saem às compras em épocas festivas. O ideal seria antecipá-las a fim de evitar sufocos


    Resposta: Letra C.
  • Gente, essa pegadinha as bancas amam !

    É o seguinte, quando realizamos uma leitura rápida e não prestamos atenção no enunciado, é normal errarmos por besteira.

    Fiquem atentos à crase antes de palavras que estão no PLURAL.

    Exemplinho:

    Não falo à pessoas estranhas - errado!

    Não falo às pessoas estranhas - certo!

    pegadinha :

    Não falo a pessoas estranhas - certo!

    Se a palavra após o "a" estiver no plural você tem duas opções, ou deixa sem crase, ou coloca crase e o "s" ( às).

  • A fim de > crase pra quê?

  • Complemento

    -Segunda lacuna:

    • Locução adverbial: à noite, à mostra, à frente, à tarde, à direita, à esquerda à vontade, às avessas, às claras, às escuras, à mão, à máquina, à venda. 

    -Terceira lacuna: Afim (junto): semelhante / a fim de (separado) é finalidade. 

  • Não há Crase antes de masculino

    A fim de

    O FIM

  • Na segunda situação tem a questão de ficar algo ambíguo tbm...se eu disse assim: ''saem as compras'' , parecia que as compras estavam saindo, andando kkkkkkkkkkk...

  • pessoas, não cabe a crase? alguém?


ID
3819259
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para a preparação de certo suco, utilizam-se três partes de água para cada parte de suco concentrado. Se for preparado 1 L desse suco (água mais suco concentrado), então a quantidade de água a ser utilizada é

Alternativas
Comentários
  • Não consigo resolver essas questões da Vu velho

  • GABARITO: E

    1L = 1000ml

    1000ml/4 = 250ml

    250ml x 3 partes de água = 750ml.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Neste tipo de exercício de razão e proporção.

    Pense sempre em cotas (partes), que vamos chamar de K.

    O enunciado diz 3 três partes de água para cada parte de suco concentrado, OU SEJA

    3 cotas (k) de água para 1 cota (K) de suco.

    ÁGUA = 3K

    SUCO CONCENTRADO = 1K

    ______________________________________________________________________

    Vamos lá:

    SUCO FINALIZADO = ÁGUA + SUCO CONCENTRADO

    1000 = 3K + 1K

    1000 = 4K

    k = 250 ml

    Queremos saber quantos mL de água, que é 3K certo ?

    Água = 3k

    Água = 3 * 250

    Água = 750 ml

    Obs: Mesma resolução do colega Bruno mas detalhada.

    GABARITO E.

    Se viesse representado assim a razão de 4/5, ou seja, seria 4k e 5k.

  • Vinícius, eu também não conseguia.

    Comecei um curso de matemática.

    Eu via os comentários dos colegas e copiava a resolução ( mesmo sem entender muita coisa) é deixava a questão de lado. Dia seguinte, tentava resolver , se conseguia ótimo, se não, fazia o mesmo ( copiava tudo novamente).

    Até que com a persistência, vai começando a fazer sentido.

    Força.

  • Água 3

    Suco 1

    3+1=4

    A QUESTÃO FALA 1 LITRO, PORTANTO 1 LITRO É IGUAL A 1000 ML

    1000/4= 250

    250 é a nossa constante de proporcionalidade

    Agora pegamos a nossa constante e multiplicamos no valor que queremos encontrar, no caso desta questão é água

    250x3= 750ml

  • 1 litro= 1000 ml

    Dividi 1000 por 4 = 250 ( Pois são 3 partes de água e 1 de suco concentrado), totalizando 4 partes.

    Depois multipliquei 250 por 3 ( 750 ), para achar a parte correspondente à água.

  • A (ÁGUA) = 3

    S (SUCO CONCENTRADO) = 1

    A + S = 1000

    Para a preparação de certo suco, utilizam-se três partes de água para cada parte de suco concentrado:

    A/S = 3/1 (MULTIPLICANDO CRUZADO)

    1A = 3S

    A/3 = S/1

    A + S/3 + 1

    1000/4 = 250

    A/3 = 250

    A = 250*3

    A = 750 ML

  • SUCO 1

    ÁGUA 3

    1.000 ml é a quantidade

    Somo 1+3 = 4

    1.000/4 = 250

    SUCO 1.250 = 250

    ÁGUA = 3. 250 = 750

  • resolve foi de cabeça

  • Dei uma voltinha, rs, mas foi. Fiz assim:

    3 partes de água + 1 parte de suco = 4 partes.

    1000 litros = 4/4 = 1

    Suco = 1/4

    Água = 3/4 = 0,75

    1000 ml = 1

    X ml = 0,75

    X= 0,75 * 1000

    X= 750 ml

  • https://www.youtube.com/watch?v=PaQJkhbSq6Q&list=UUMGxDk5_O7iCinoLkmYofPA&index=638

    RESOLUCAO TOP CONFIRAM

    CANAL MATEMATICA COM GODOY

  • Para resolver essa questão, primeiro precisamos extrair uma informação importante do enunciado: a de que, esse suco, é composto por 3 partes de água e 1 de suco concentrado, ou seja, esse suco de 1000ml tem 4 partes. Isso porque, para cada 3 partes de água, adiciona-se 1 de suco, o que nos deixa com 4 partes totais.

    Agora ficou fácil, basta dividirmos os 1l (1000ml) em quatro partes:

    1000 / 4 = 250. De cara, já encontramos a quantidade de suco concentrado, pois 250 equivale a 1/4 da solução, uma parte das 4 totais.

    Para encontrarmos a quantidade de água, basta multiplicarmos 250 por 3, que dá 750ml, ou 3/4 da solução, três partes das 4 totais.

    Explicação desenhada: www.sketchtoy.com/69487156

    GABARITO: "E) 750ML".

  • A água é 3x a quantidade de suco

    Água = x

    Suco = y

    x=3y

    1000 ML = X+Y

    1000 ML = 3Y=Y

    1000 ML = 4Y

    Y = 250 (SUCO)

    1000 ML - 250 = 750 ML (ÁGUA)

    GABARITO -> [E]

  • A água é 3x a quantidade de suco

    Água = x

    Suco = y

    x=3y

    1000 ML = X+Y

    1000 ML = 3Y=Y

    1000 ML = 4Y

    Y = 250 (SUCO)

    1000 ML - 250 = 750 ML (ÁGUA)

    GABARITO -> [E]

  • 3. 1000

    4

    3.1000=3000

    3000/4 = 750

    Fiz assim e deu certo, Gab Letra E.

  • Essa não gastou nem usar a caneta na prova.... 1 litro ( 3 partes água e 1 parte de suco concentrado )

    partes de água = 750 ml (3/4 de 1 litro)

  • 3 PARTES DE ÁGUA PARA CADA PARTE DE SUCO

    3X+X= 4X

    SE SÃO 1000 ML, CADA PARTE TERÁ: 1000/4

    PORÉM SÃO TRÊS PARTES DE ÁGUA E ELE QUER SABER QUAL A QUANTIDADE DE ÁGUA, LOGO 250.3= 750ML

  • 1 litro = 4 partes de 250 ml

    Água será 3 partes, ou seja, 250ml . 3 = 750 ml

    Gabarito: E

  • Coloca o K que vem a solução amigos

    3:1

    3k+1k=1000ml

    k=1000/4

    k=250

    3*250=750

    GAB E

    APMBB


ID
3819262
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Duas cordas, uma com 1,2 m e a outra com 1,8 m de comprimento, serão divididas, sem desperdício, em pedaços de mesmo tamanho, sendo esse tamanho o maior possível. Após essa divisão, a soma dos comprimentos de 4 desses pedaços será igual a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito alternativa B: 2,4m

  • Questão de MDC

    DICA: Transformar para centímetros primeiro e depois para metros

    120,180| 2

    60,90 | 2

    30,45 | 3

    10,15 | 5

    2, 3 PARE QUANDO NÃO DER PARA DIVIDIR AMBOS PELO MESMO NÚMERO.

    2*2*3*5 = 240 CENTÍMETROS = 2,4 m

  • Questão de MDC

    DICA: Transformar para centímetros primeiro e depois para metros

    120 , 180 tira MDC

    2*2*3*5 = 60 ( como estava em metros , volta pra centimentros ) = 0,6

    e Multiplica por 4 ( assim como pedi na questão ) 0,6*4= 2,4m

  • Eu pensei: "Qual o maior número que é divisível por 12 e por 18?" 6! Então os pedaços seriam em 60 centímetros. 60 x 4 = 2,40 m

  • 1) As cordas são divididas no mesmo tamanho e este tamanho é o maior possível. Divisão maior possível = MDC (Máximo Divisor Comum).

    2) As cordas possuem comprimento 1,2 m e 1,8 m. Determinar o MDC (12 , 18) e depois dividir este valor por 10

    12 = 2^2 × 3

    18 = 2 x 3^2

    MDC (12 , 18) = 2 X 3 = 6/10 = 0,6

    Obs: para calcular o mdc, devemos fatorar os números envolvidos e pegar os números que se repetem com os menores expoentes.

    3) As cordas serão divididas em pedaços do mesmo tamanho e este pedaço terá comprimento igual a 0,6. A soma de 04 destes pedaços será igual a 0,6 * 4 = 2,4 m

    GABARITO: B

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • https://www.youtube.com/watch?v=TXr0J1GcuD8&list=UUMGxDk5_O7iCinoLkmYofPA&index=636

    RESOLUCAO TOP COFIRAM

    CANAL : MATEMATICA COM GODOY

  • 1,2 x 4 (pedaços) = 4,8 // 1,8 x 4 (pedaços) = 7,2 7,2 - 4,8 = 2,4 m
  • C1 = 1,2

    C2 = 1,8

    MDC

    1,2 ; 1,8 | 2

    0,6 ; 0,9 | 2

    0,3 ; 0,45 | 2

    0,15 ; 0,45 | 3

    0,05 ; 0,15 | 3

    0,05 ; 0,05 | 5

    0,01 ; 0,01 |

    MDC = 2*2*3*5 = 60

    1,2 * 100 = 120

    120:60 = 2 pedaços

    1,8 * 100 = 180

    180:60 = 3 pedaços

    60 * 4 = 240 cm

    240 * 100 = 2,4

  • MDC entre 12,18deu 6 somei 6*4 deu 24

  • pede : "em pedaços de mesmo tamanho, sendo esse tamanho o maior possível" logo é MDC como em metros tava numero quebrado, preferi transformar em Centímetros logo 1,2 M = 120 cm e 1,8M = 180 cm , o MDC deu 60 cm . ele pede 4x que seria 60cm x 4 = 240 cm que transformando em metros 2,4 metros que é a resposta

  • Duas cordas, uma com 1,2 m e a outra com 1,8 m de comprimento, serão divididas, sem desperdício, em pedaços de mesmo tamanho, sendo esse tamanho o maior possível. Após essa divisão, a soma dos comprimentos de 4 desses pedaços será igual a:

    Questão que pede o maior tamanho possível é MDC.

    Tira o MDC de 1,2 e 1,8.

    Para ficar mais fácil, eu tirei MDC de 12 e 18.

    MDC (12,18) = 6

    Cada pedaço terá 0,6 centímetros.

    Dentro de 1,2 m cabe 02 pedaços (0,6+0,6 = 1,2)

    Dentro de 1,8 cabe 03 pedaços (0,6+0,6+0,6 = 1,8)

    A questão pede a soma de 4 pedaços.

    0,6 x 4 = 2,4 m

  • Quando acerto uma questão dessa fico muito feliz, só Deus sabe o que eu passo com matemática :(


ID
3819268
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um grupo de amigos, o número de casados supera o número de não casados em 3 pessoas. Sabendo-se que a razão entre os números de não casados e casados é 3/4 , o número de pessoas nesse grupo é igual a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Sabemos que: casados = x + 3 (pois supera o número de não casados em 3) e que não casados seria x. Então temos um grupo de pessoas com total = x + x + 3.

    A razão não casados por casados já é dada: 3/4.

    Temos: x / x + 3 (razão de não casados sobre casados) = 3/4 (razão dada). Após igualar, multiplica agora em cruz, o resultado fica como abaixo:

    Após multiplicar em cruz: 4x = 3 (x+3) => 4x = 3x + 9 => x = 9.

    Substitui o valor do x no total lá de cima => (x + x + 3) => 9 + 9 + 3 = 21.

    Total de 21 pessoas no grupo.

  • x = casados

    y = não casados

    Em um grupo de amigos, o número de casados supera o número de não casados em 3 pessoas:

    x = y + 3 (casados = não casados + 3 pessoas)

    Sabendo-se que a razão entre os números de não casados e casados é 3/4:

    y/x = 3/4 (não casados/casados = 3/4)

    y/x = 3/4 (aí substitui o x por y + 3, porque x = y + 3)

    y/y + 3 = 3/4

    4y = 3y + 9

    4y - 3y = 9

    y = 9 (o número de não casados é igual a 9)

    x = y + 3

    x = 9 + 3

    x = 12 (o número de casados é igual a 12)

    Agora tenho que somar os casados e não casados para saber quantas pessoas tinha no grupo:

    x + y

    12 + 9 = 21

    GAB. B

    http://sketchtoy.com/69256787

  • ficou meio confuso ali em cima na resolução da L@dy, mas deu pegar um pouco do raciocínio

  • Fiz pelas alternativas:

    Casados: A | Não Casados: B | A = B+3 (A supera B em 3)

    Fazendo a substituição para trabalhar sempre com 1 letra só, o total de pessoas é = B + B+3

    Para achar o valor de B, seja qual for o número, precisa ser divisível por dois após tirar as três unidades.

    Logo, não pode ser um número PAR, restando como opções as alternativas B) 21 ou D) 35

    Testando B) 21:

    21 = 2B + 3

    18 = 2B

    B = 18 : 2

    B = 9

    Se B vale 9 e A corresponde a B+3, A é igual a 12.

    A questão fala que a razão entre não casados (B) e casados (A) é 3/4

    Tirando a prova real:

    B = 9 >> SIMPLIFICANDO POR 3 >> 3

    A = 12 >> SIMPLIFICANDO POR 3 >> 4

  • C = Casados

    NC = Não Casados

    Dados do enunciado:

    C = NC + 3 (I)

    NC / C = 3/4 (II)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    Substituindo I em II

    NC / C = 3/4

    NC / (NC+3) = 3/4

    4 NC = 3 NC + 9

    NC = 9

    Voltamos o valor de NC em (I)

    C = NC + 3

    C = 9 + 3

    C =12

    Total = C + NC

    Total = 12 + 9

    Total = 21

    GABARITO B

  • ✅Gabarito(B)

    Em um grupo de amigos, o número de casados supera o número de não casados em 3 pessoas. 

    C = casados

    S = não casados

    I) C = S + 3

    Sabendo-se que a razão entre os números de não casados e casados é 3/4 

    II) S / C = 3 / 4

    Substituindo I em II:

    S / C = 3 / 4

    S / S + 3 = 3 / 4

    Multiplica cruzado:

    4S = 3S + 9

    4S - 3S = 9

    S = 9

    Não casados(S) = 9

    Casados = S + 3 => 9 + 3 = 12

    Total => 9 + 12 = 21 pessoas

  • Fazendo de forma simples:

    3/4. Soma os dois números e multiplica por 3.

    3*3 = 9 NÃO CASADOS

    4*3= 12 CASADOS

  • C= 3 +3

    NC=4

    3+4=7 4-3=1 (1 de diferença)

    entao, multiplica cruzado

    7 1

    x 3 - ( 3 q é a mais dos casados) = 21

  • Não casados (3)

    3k+4k=3

    7k=3

    k=7.3=21

  • É uma questão de interpretação:

    Ela me disse que C ( casados) tem 3 a mais que os N (não casados)

    então, C=N+3

    após me disse que os Não casados/ casados é 3/4

    então N/C= 3/4

    juntando tudo

    C= N+3

    N/C= 3/4

    portanto, formamos um sistema linear, vamos substituir.

    C/N+3= 3/4

    multiplica cruzado e dará:

    3N+9=4N

    letras para o primeiro e números para segundo e somando ficará:

    N=9.

    Voltando la em cima: C= N+3

    C=9+3

    C= 12

    somando dará 21

  • 3 3 3 Não casados =  9

    4 4 4 Casados        =   12

    12- 9 = 3 a diferença

    12+9 = 21

  • https://www.youtube.com/watch?v=125RDxYtBkY&list=UUMGxDk5_O7iCinoLkmYofPA&index=635

    RESOLUCAO TOP CONFIRAM

    CANAL: MATEMATICA COM GODOY

  • Só somei 3 + 4 = 7

    7 x 3 = 21

  • OOOOI, CASADAAAR!! O_O

  • Casados= x+3

    Não casados= x

    Sabemos que 3/4 é a correspondência respectiva entre Casados e Não Casados.

    Portanto, sabendo disso, podemos montar uma regra de três e multiplicar os termos em cruz...

    x_____3

    x=3____4

    4x=3x+9

    x=9

    portanto, não casados corresponde a 9 pessoas

    já os casados correspondem a 9+3=12

    12+9= 21

    gabarito B

  • 4k-3k = 3

    k=3

    Não casados = 3*3 = 9

    Casados = 4*3 = 12

    12+9 = 21

  • I) C = 3 + S

    II) S/C = 3/4

    S/3 + S=3/4

    4S = 9 + 3S

    4S - 3S = 9

    S = 9

    C = 3 + S

    C = 3 + 9

    C = 12

    C + S = 12 + 9 = 21

    GABARITO: B

    • PASSO A PASSO:

    CASADOS= X

    NÃO CASADOS= Y

    X=Y+3

    Y/X = 3/4

    (agora substitui- onde tiver "X" coloca "Y+3", conforme o esquema anterior)

    Y/Y+3 = 3/4 (agora multiplica em cruz)

    4Y = 3Y+9 (passa o 3y para o outro lado diminuindo)

    1Y= 9

    Y=9

    (Vamos usar o primeiro esquema e substituir o número de Y)

    X=Y+3

    X= 9 + 3

    X= 12

    AGORA SOMA OS 2:

    12+9= 21.


ID
3819271
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa d’água, no formato interno de paralelepípedo reto retangular, tem como dimensões 3 m, 2 m e 1,5 m. Nessa caixa, há 1,02 m3 de água, e ela será alimentada com água à razão de 2,1 m3 por hora, até ficar totalmente cheia. O tempo necessário em que ela receberá água, até ficar cheia, será de

Alternativas
Comentários
  • Capacidade da caixa: 3.2.1,5 = 9m^3

    Volume para ficar cheia: 9 - 1,02 = 7,98m^3

    Dividindo pela vazão por hora: 7,98/2,1 = 3,8 horas

    Transformando os minutos: 0,8.60 = 48 minutos

    3 horas e 48 minutos.

    Gabarito C

    #Não desista você é capaz.

  • V=2×3×1.5

    V=9m obs: 1 metro cúbico igual 1000l

    V=9000l

    V=9000-1020

    V=7980

    depois só aplicar uma regra de três simples...

    2100---60m

    7980---Xm

    2100Xm=478,800

    X=478,800/2100

    X=3h e 48m

  • Primeiro acha o volume

    3 x 2 x 1,5 = 9m

    Como a caixa já tinha 1,02, faço 9m – 1,02  = 7,98m valor que quero

    Faz regra de três

    2,1 m  =   60 m

    7,98 m = x

    X= 228 m

    228 /60 = 3, 8 ou seja 3 horas mais 80% de uma hora que é 48

    3 horas e 48 minutos

  • Fiz o volume do paralelepipedo que é V=a.b.c

    Dado que a=3, b=2 e c=1,5 a resposta é 9,0. Eu me esqueci da vírgula e fiz 90. Minha conta foi pra estratosfera kkkk

    Se 9 é o volume total em m³, ou seja, 9 m³. Eu já sei que 1 m³ é igual a 1000 litros. Se 1 m³ é 1000 litros, então 2,1 m³ é igual a 2100 litros.

    1,02 m³ é igual a 1020 litros que já estavam lá.

    Então vc faz 9 m³ menos o que ja estava que é 1,02 m³. Sobrando 7980 litros ou 7,98 m³.

    Daí vc fazendo 3x2100 dará 6300 sobrando 1680. Se a cada 60 minutos cai 2100 litros isso é igual a dizer que a cada 1 minutos cai 35 litros. Então 1680 dividido por 35 dá 48 minutos. 3 horas e 48 minutos.

  • https://www.youtube.com/watch?v=grwlI2EFMWs&list=UUMGxDk5_O7iCinoLkmYofPA&index=632

    RESOLUCAO TOP CONFIRAM

    MATEMATICA COM GODOY

  • 1,5.3.2= 9

    já tem 1,02m^3

    9-1,02= 7,98 faltando pra encher

    a razão é de 2,1/h

    7,98/2,1=3,8

    ou seja, 3 horas e 80% de uma hora

    80% de 60=48minutos.

  • se vc arredondar vc erra fácil rsrs

  • Alternativa C

    • Primeiro precisamos calcular a capacidade total do paralelepípedo:

    3 x 2 x 1,5 = 9m³

    • Sabemos que o volume total é de 9m³, mas a questão diz que 1,02m³ já está cheio d'água. Precisamos descobrir quanto ainda falta para encher:

    9 - 1,02 = 7,98m³

    • Sabendo que ainda faltam 7,98m³ para serem cheios d'água e que a visão é de 2,1m³ por hora, basta dividir esses valores para encontrar a quantidade de horas que irá levar para encher todo o recipiente:

    7,98 / 2,1 = 3,8 horas

    Aí você deve estar se perguntando: "Ué, mas não tem a opção 3 horas e 8 minutos!?"

    AÍ VAI O MACETE:

    No cálculo de horas com decimais, basta pegar o número decimal e multiplicar por 6 para encontrar a equivalência em minutos:

    8 x 6 = 48 minutos

    CONCLUSÃO: Levará 3 horas e 48 minutos para encher o espaço vazio do recipiente

  • Se eu fosse examinador teria colocado 3 horas e 8 minutos haha

  • Excelente questão da VUNESP, aborda vários conceitos das teorias de Volumes e Medidas. Excelente para se usar como Revisão desses temas

  • Comprimento = 3,0

    Largura = 2,0

    Altura = 1,5

    3,0 * 2,0 * 1,5 = V

    6,0 * 1,5 = V

    9,0 = V

    V = 9,0m³

    9,00 - 1,02 = 7,98m³

    7,98 / 2,10 = 3,8

    6 * 8 = 48

    3 horas e 48 minutos.

    Gabarito: Letra C (3h48)

  • 3 * 2 * 1,5 = 9 m³

    09 - 1,02 = 7,98

    2,1 ___ 1

    7,98 __ X

    X = 3,8

    0,8 * 60 = 48

    3 horas e 48 minutos.


ID
3819277
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Antonio comprou 10 unidades de um produto A e 12 unidades de um produto B, gastando, nessa compra, o total de R$ 390,00. Joana comprou 12 unidades do mesmo produto A e 10 unidades do mesmo produto B e gastou, ao todo, R$ 436,00 nessa compra. Se Joana pagou, em cada unidade dos produtos A e B, respectivamente, R$ 3,00 e R$ 2,00 a mais que o valor pago por Antonio, então, em cada unidade do produto A e em cada unidade do produto B, ela pagou, respectivamente, os valores de

Alternativas
Comentários
  • ● Montaremos um sistema para resolver essa questão:

    10A + 12B = 390

    12(A+3) + 10(B+2) = 436

            

    ● Desenvolvendo o sistema de baixo:

    12A + 36 + 10B + 20 = 436  → B = (380 – 12A)/10

    ● Substituindo o “B” na primeira equação teremos:

    10A + 12{(380 – 12A)/10} = 390  → 10A + (4650 – 144A)/10 = 390

    100A + 4560 – 144A = 3900   →  44A = 660 → A = 15       

    ● Sendo A = 15; fazemos a substituição na primeira equação e encontramos B = 20.

    ● Já que Joana pagou, respectivamente, R$3,00 e R$2,00 a mais nos produtos A e B; então ela pagou A = 18 e B = 22

    Gabarito Letra E

  • Ao fazer 12(A+3) + 10(B+2) = 436 já estaríamos considerando o valor pelo qual joana comprou os produtos A e B.

    O correto não seria A = 15 e b = 20?

    Se adicionarmos 3 e 2, aos valores de A e B, sendo q já somamos esses valores no início do sistema linear, não estaríamos fazendo essas somas duas vezes?

    Posso estar errado, mas não vejo sentido nesse gabarito

  • Na unha, não sei montar certinho mas dá certo.

  • Eu fiz rapidinho da seguinte forma, pega a diferença no caso A= 3x12=36 por unidade e B= 2x10=20 por unidade DELA e subtraia do total da mesma, no caso 436-56 = 380. Com isso, vai ter o valor real da unidade, agora basta fazer o sisteminha.

    10A+12B= 390 (ELE)

    12A+10B=380 (ELA)

    Resolvendo achamos A= 15 B=20

    Portanto, some novamente os valores da diferença no total.

    15+3= 18.

    20+2= 22.

    Gabarito E.

    Espero sinceramente ter conseguido ajudado alguém, pois é difícil se expressar com matemática..

  • Ah Vunesp danadinha....qualquer das alternativas dá o valor que Ana pagou...436,00

  • imagine que

    ANTONIO: 10 unid A custou 3,00 3x10= 30

    12 unid B custou 2,00 2x12=24

    JOANA: 12 unid A custou 6,00 6x12=36

    10 unid B custou 4,00 4x10=40

    Repare que a diferença do valor de joana é 4 ,logo, a alternativa que tem o valor é a

    GAB: D 18 e 22

  • e como resolve?

    10A+12B= 390 (ELE)

    12A+10B=380 (ELA)

    Resolvendo achamos A= 15 B=20

  • https://www.youtube.com/watch?v=rnqog9oClfw&list=UUMGxDk5_O7iCinoLkmYofPA&index=630

    RESOLUCAO TOP CONFIRAM

    CANAL: MATEMATICA COM GODOY

  • A galera perguntando porque o valor de Joana na equação ficou de R$. 380,00. Foi descontado o valor que Ela teria pago a mais. Ela pagou R$3,00 reais a mais nos 12 produtos A e R$2,0 reais a mais nos 10 produtos B. Isso resultou em R$56,00 reais só de acréscimo.

    Daí é só resolver o sistema e no final somar o valor que ela pagou a mais.

    Essa subtração é importante porque não faz sentido igualar as equações se o valor pago por Joana foi a mais do que o de Antonio.

    Se a questão não abordasse essa diferença de valores era só fazer direto. Espero ter ajudado !!


ID
3819280
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para a fabricação de um produto líquido, utiliza-se uma matéria prima que é comprada ao preço de R$ 15,00 o litro, e sabe-se que, com 10 litros dessa matéria prima, são fabricados 70 litros desse produto, que é vendido a R$ 5,00, o litro. Certo dia, o valor obtido com a venda desse produto foi de R$ 1.120,00. Logo, o valor gasto com a matéria prima correspondente à fabricação da quantidade de litros vendidos, nesse dia, foi de

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    Se o litro é vendido a 5 reais, para descobrir quantos litros foram vendidos temos de dividir valor total por 5: 1120/5= 224L

    Agora precisamos saber qual é a quantidade de materia prima dentre os 224L.

    Se com 10 litros de materia prima se faz 70 litros do produto, então com x litros se faz 224 litros do produto.

    70x=10*224

    x=2240/70

    x=32 litros de materia prima

    É só multiplicar 32*15

    480 reais gastos com materia prima.

  • fabricação de um produto líquido:

    matéria-prima = R$ 15,00/litro

    - com 10 litros dessa matéria-prima são fabricados 70 litros desse produto

    - produto esse que é vendido por R$ 5,00/litro

    ___________________________________________________________________

    R$ 1.120,00 (produto final)

    1120 : 5 = 224 (produto final)

    10L (matéria-prima) _____________ 70L (produto final)

    x _______________________________ 224L (produto final)

    70x = 2240

    x = 32L (matéria-prima)

    cada LITRO de matéria-prima = R$ 15,00

    então,

    32L x R$ 15 = R$ 480,00

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/BkPOAA9AJyc

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • Calculei da seguinte forma:

    Se com 10L de matéria no valor de 15 reais/L: 150(investidos) o lucro obtido foi de 350 reais.

    logo:

    150(valor investido) --------- 350 (de Lucro)

    x( valor investido) ----------- 1120(de lucro)

    350x= 150.1120

    x= 168000/350

    X= 480 Reais.

  • https://www.youtube.com/watch?v=oZR3Uc2NWTA&list=UUMGxDk5_O7iCinoLkmYofPA&index=631

    RESOLUCAO TOP CONFIRAM

    CANAL : MATEMATICA COM GODOY

  • Descobrindo a quantidade de litros vendidos:

    Valor obtido com a venda: 1.120,00

    Preço de venda: 5,00 o litro

    Basta dividir : 1.120/5 = 224 litros

    Regra de três para descobrir quantos litros de MP foram utilizados para fabricar os 224 litros do produto:

    10 -------70

    x --------224

    = 32 litros de MP

    Valor do litro da mp =15,00

    15,00 x 32,00 = 480,00

  • 1 litro de M custa R$ 15,00

    1 litro de P vale R$ 5,00

    Com 10 litros de matéria prima, são fabricados 70 litros do produto. Logo, com 1 litro de matéria prima são fabricados 7 litros do produto. Dada essa proporção, temos:

    1 litro de M custa R$ 15,00

    7 litros de P valem R$ 35,00

    Se o valor obtido com a venda foi de R$ 1.120,00, precisamos dividir esse valor por 35 para achar a nova proporção:

    1120/35 = 32

    Agora é só multiplicar esses 32 pelos R$15,00 do custo do litro:

    32 x 15 = 480

    Gabarito D

  • O jeito mais rápido:

    Se 10 litros de matéria prima faz 70 do produto,então a cada 1 matéria prima são fabricadas 7 produtos (70/10).

    Se 5 reais é 1 litro do produto, 1120 reais é x, x = 224 litros do produto. 224 litros é o total, se eu dividir o total de 224 litros por 7, vou saber quantos litros do produto estão misturados nessa proporção, que equivale a 32 litros da matéria prima. A matéria prima custa 15 reais o litro, então 32 litros dela custa 480,00 reais. Essa é a resposta: 480,00 reais.


ID
3819286
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS-Windows 7, em sua configuração original, possui um conjunto de aplicativos que faz parte dos acessórios padrão.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, um aplicativo que faz parte dos acessórios padrão e um aplicativo que não faz parte dos acessórios padrão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(B) 

    Aplicativos padrão são aqueles que já vem instalado com o Windows.

    Na alternativa B temos o Word pad, editor de texto que faz parte dos aplicativos padrão do Windows e o Excel, editor de planilhas do pacote Office, que não é um aplicativo padrão, devendo ser adquirido a parte.

  • Para quem tem dificuldades ..em sequência:

    a) Paint, Explorador de Arquivos (W10) / Windows Explorer ( W7) - W +E.

    B) Word pad / Excel ( Não nativo do Windows )

    c) Power Point ( Não nativo) / Outlook

    Bons estudos!

  • A questão também é uma espécie de quebra-cabeça. Fiquei enrolado. Depois, tentei visualizar da seguinte maneira:

    Quem não é nativo - basicamente, na questão, o Office. Na questão, temos os símbolos do Power Point, do Excel e do Outlook.

    O resto na questão é nativo Word Pad, Paint e Explorer.

    Dessa forma, você organizar os pensamentos.

  • LETRA B

    WORDPAD (PADRÃO)

    EXCEL (NÃO PADRÃOO)

  • Gabarito B

    Acessórios do Windows:

    ·        Lixeira do computador;

    ·        Windows Movie Maker;

    ·        Windows Media Player;·       

    ·        Windows Explorer

    ·        Outlook Express;

    ·        Internet Explorer;

    ·        Jogos (como Pinball e Campo Minado);

    ·        Windows Update;

    ·        Bloco de Notas (Notepad);

    ·        WordPad;

    ·        Paint;

    ·        Calculadora;

    ·        Ferramenta de captura;

    Aplicativos do Office

    ·        Microsoft Word

    ·        Microsoft Excel

    ·        Microsoft PowerPoint

    ·        Microsoft OneNote

    ·        Microsoft Outlook

    ·        Microsoft Publisher

    ·        Microsoft Access

    ·        Skype for Business

    ·        Microsoft InfoPath

  • GAB. B

    "um aplicativo que faz parte dos acessórios padrão e um aplicativo que não faz parte" RESPECTIVAMENTE

  • Os itens no Windows são representados por ícones.
    Os ícones que possuem uma seta no canto inferior esquerdo, são atalhos.
    Os atalhos apontam para arquivos, pastas, programas, unidades de disco local ou remoto, e sites na Internet.

    A letra A contém ícones do Paint (editor de imagens) e Windows Explorer (gerenciador de arquivos e pastas). Ambos são acessórios do Windows.

    A letra B é a resposta.
    O primeiro ícone é do WordPad (acessório do Windows para edição de arquivos de texto com formatação e extensão RTF) e o segundo ícone é o Microsoft Excel (editor de planilhas de cálculos do Microsoft Office, que grava a pasta de trabalho com extensão XLSX e não é um acessório do Windows).

    A letra C contém ícones de dois programas do pacote Microsoft Office. O primeiro é o Microsoft PowerPoint (para editar apresentações de slides) e o segundo é do Microsoft Outlook, um cliente de e-mail para enviar e receber mensagens.
    A letra D contém o ícone do Microsoft Outlook (cliente de e-mail) e do WordPad (acessório do Windows).
    A letra E contém os mesmos ícones da letra A, e ambos são acessórios do Windows.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • a) Paint / Explorador de Arquivos (W10) / W +E.

    b) Word Pad (nativo) / Excel ( Não nativo do Windows )

    c) Power Point ( Não nativo) / Outlook

    d) Outlook / Word Pad

    e) Explorador de Arquivos / Paint

    GAB. B

  • LETRA B

  • Para resolver esse tipo de questão, penso que quando compro um computador novo, tenho que baixar ou comprar programas para instalar. Word é padrão, já vem no pc. Excel já vem instalado? não, pois devo adquirir.

    Gabarito B.

  • Gabarito: Letra B.

    Os itens no Windows são representados por ícones.

    Os ícones que possuem uma seta no canto inferior esquerdo, são atalhos.

    Os atalhos apontam para arquivos, pastas, programas, unidades de disco local ou remoto, e sites na Internet.

    A letra A contém ícones do Paint (editor de imagens) e Windows Explorer (gerenciador de arquivos e pastas). Ambos são acessórios do Windows.

    A letra B é a resposta.

    O primeiro ícone é do WordPad (acessório do Windows para edição de arquivos de texto com formatação e extensão RTF) e o segundo ícone é o Microsoft Excel (editor de planilhas de cálculos do Microsoft Office, que grava a pasta de trabalho com extensão XLSX e não é um acessório do Windows).

    A letra C contém ícones de dois programas do pacote Microsoft Office. O primeiro é o Microsoft PowerPoint (para editar apresentações de slides) e o segundo é do Microsoft Outlook, um cliente de e-mail para enviar e receber mensagens.

    A letra D contém o ícone do Microsoft Outlook (cliente de e-mail) e do WordPad (acessório do Windows).

    A letra E contém os mesmos ícones da letra A, e ambos são acessórios do Windows.


ID
3819298
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário, ao preparar um e-mail e não enviá-lo imediatamente, pode, para não perder o trabalho feito, salvar o e-mail para envio posteriormente.


O recurso que permite salvar um e-mail ainda não enviado é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(D) 

    Quando estamos digitando um e-mail e não queremos enviá-lo no momento, ele será salvo na pasta rascunhos.

    Não confundir com a caixa de entrada, que são os e-mails recebidos, e com a caixa de saída, que são os e-mails que ainda não foram enviados, mas não por nossa vontade(como no caso do rascunho), mas por algo alheio a nossa vontade, como por exemplo, queda de internet.

  • Nos rascunhos vc guarda aquela mensagem que vc iria enviar , mas desiste..

    Precisa saber :

    É possível deixar uma mensagem salva como rascunho antes de enviá-la. Essa função está disponível no site e no aplicativo.

    Importante: não é possível editar uma mensagem após ser enviada, somente enquanto rascunho.

  • Pergunta mal formulada, rascunho não é um recurso para salvar, mas, um local onde o e-mail não enviado fica salvo, estou equivocado?

  • O correio eletrônico é a forma mais antiga de troca de mensagens entre usuários de redes, e surgiu antes da Internet. O software Microsoft Outlook é um cliente de e-mail do pacote Microsoft Office, que permite acesso às mensagens armazenadas no servidor de e-mails.

    Quando o usuário inicia a composição de uma nova mensagem, ele poderá:

    - Enviar - transferindo a mensagem para a Caixa de Saída, e posteriormente para o servidor de e-mails.
    - Descartar - apagar a mensagem, sem enviar.
    - Salvar - gravar a mensagem na pasta Rascunho.

    A pasta Rascunho é para guardar as mensagens que foram salvas pelo usuário e ainda não foram enviadas. O usuário poderá abrir as mensagens armazenadas nesta pasta, continuar a edição, e enviar posteriormente.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • LETRA D

  • Rascunho.

  • As principais soluções de correio eletrônico oferecem salvamento de mensagens que ainda não foram enviadas na pasta RASCUNHOS.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Essa era obrigação acertar...me perdoem mas obrigação msm

  • quero ver esses mamãos com acuçar no tj em VuVu.....

  • Gabarito: Letra D.

    O correio eletrônico é a forma mais antiga de troca de mensagens entre usuários de redes, e surgiu antes da Internet. O software Microsoft Outlook é um cliente de e-mail do pacote Microsoft Office, que permite acesso às mensagens armazenadas no servidor de e-mails.

    Quando o usuário inicia a composição de uma nova mensagem, ele poderá:

    - Enviar - transferindo a mensagem para a Caixa de Saída, e posteriormente para o servidor de e-mails.

    - Descartar - apagar a mensagem, sem enviar.

    - Salvar - gravar a mensagem na pasta Rascunho.

    A pasta Rascunho é para guardar as mensagens que foram salvas pelo usuário e ainda não foram enviadas. O usuário poderá abrir as mensagens armazenadas nesta pasta, continuar a edição, e enviar posteriormente.


ID
3819301
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Dentre os conceitos explicitados nas alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta a afirmação correta, de acordo com o que estabelece as regras para a FITO – Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

Alternativas

ID
3819304
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A legislação trabalhista no Brasil foi radicalmente alterada pela Lei n° 13.467/2017. A motivação principal dada para as grandes alterações feitas em alguns pontos importantes na CLT podem ser resumidas em uma única palavra:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C - FLEXIBILIZAÇÃO

    Segundo Godinho,

    "A reforma trabalhista prevista na Lei n. 13.476/2017 reforça vertente ideológica impulsionada na década de 1990, no Brasil, de desregulamentação dos direitos sociais e de flexibilização acentuada das relações de trabalho, ao prever, em diversos de seus dispositivos, mecanismos de supressão ou de redução do patamar de proteção social e de acentuada desarticulação dos direitos e garantias fundamentais trabalhistas.

    Esse processo de desarticulação extremada das premissas constitucionais de proteção ao trabalho, promovido pela Lei n. 13.467/2017, também se apresenta como um processo de desarticulação do conjunto normativo de proteção aos direitos trabalhistas firmado na perspectiva do Sistema Internacional de Direitos Humanos, circunstância que possibilita a submissão da referida lei ao eventual juízo de constitucionalidade e também ao eventual juízo de convencionalidade - igualmente denominado de controle de convencionalidade.

    Os pontos de desregulamentação e flexibilização são claros na Lei n. 13.467/2017, a começar pela rejeição à principiologia de proteção ao trabalho humano demarcada pela Constituição e pelos diplomas internacionais trabalhistas". 

    (Delgado e Delgado, a Reforma Trabalhista no Brasil, 2017, p.73).

  • ITO LETRA C - FLEXIBILIZAÇÃO

    Segundo Godinho,

    "A reforma trabalhista prevista na Lei n. 13.476/2017 reforça vertente ideológica impulsionada na década de 1990, no Brasil, de desregulamentação dos direitos sociais e de flexibilização acentuada das relações de trabalho, ao prever, em diversos de seus dispositivos, mecanismos de supressão ou de redução do patamar de proteção social e de acentuada desarticulação dos direitos e garantias fundamentais trabalhistas.

    Esse processo de desarticulação extremada das premissas constitucionais de proteção ao trabalho, promovido pela Lei n. 13.467/2017, também se apresenta como um processo de desarticulação do conjunto normativo de proteção aos direitos trabalhistas firmado na perspectiva do Sistema Internacional de Direitos Humanos, circunstância que possibilita a submissão da referida lei ao eventual juízo de constitucionalidade e também ao eventual juízo de convencionalidade - igualmente denominado de controle de convencionalidade.

    Os pontos de desregulamentação e flexibilização são claros na Lei n. 13.467/2017, a começar pela rejeição à principiologia de proteção ao trabalho humano demarcada pela Constituição e pelos diplomas internacionais trabalhistas". 

    (Delgado e Delgado, a Reforma Trabalhista no Brasil, 2017, p.73).

  • A Lei 13.467|2017, conhecida como a lei da reforma trabalhista, está em vigor desde 2017 e alterou diversos dispositivos da CLT, tanto em relação ao direito do trabalho quanto em relação ao processo do trabalho. O objetivo da reforma trabalhista foi a flexibilização das leis trabalhistas e das relações de trabalho no Brasil com foco no aumento da geração de empregos.

    Antes do advento da lei da reforma trabalhista a flexibilização das leis trabalhistas somente era admitida pela Constituição Federal sob a tutela sindical em três hipóteses. Observem:

    Art. 7º da CF|88  São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: 
    VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;
    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;         
    XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

    Vamos analisar as alternativas da questão:

    A) eficiência.

    A letra "A" está errada porque a lei da reforma trabalhista objetivou a flexibilização das normas trabalhistas com o objetivo de aumentar a criação de empregos no mercado de trabalho.

    B) confiança. 

    A letra "B" está errada porque a lei da reforma trabalhista objetivou a flexibilização das normas trabalhistas com o objetivo de aumentar a criação de empregos no mercado de trabalho.

    C) flexibilização.

    A letra "C" está certa porque o objetivo da reforma trabalhista foi a flexibilização das leis trabalhistas e das relações de trabalho no Brasil com foco no aumento da geração de empregos.

    D) paternalismo.

    A letra "D" está errada porque a lei da reforma trabalhista objetivou a flexibilização das normas trabalhistas com o objetivo de aumentar a criação de empregos no mercado de trabalho.

    E) condescendência.

    A letra "E" está errada porque a lei da reforma trabalhista objetivou a flexibilização das normas trabalhistas com o objetivo de aumentar a criação de empregos no mercado de trabalho.


    O gabarito é a letra "C".

  • ETRA C - FLEXIBILIZAÇÃO

    Segundo Godinho,

    "A reforma trabalhista prevista na Lei n. 13.476/2017 reforça vertente ideológica impulsionada na década de 1990, no Brasil, de desregulamentação dos direitos sociais e de flexibilização acentuada das relações de trabalho, ao prever, em diversos de seus dispositivos, mecanismos de supressão ou de redução do patamar de proteção social e de acentuada desarticulação dos direitos e garantias fundamentais trabalhistas.

    Esse processo de desarticulação extremada das premissas constitucionais de proteção ao trabalho, promovido pela Lei n. 13.467/2017, também se apresenta como um processo de desarticulação do conjunto normativo de proteção aos direitos trabalhistas firmado na perspectiva do Sistema Internacional de Direitos Humanos, circunstância que possibilita a submissão da referida lei ao eventual juízo de constitucionalidade e também ao eventual juízo de convencionalidade - igualmente denominado de controle de convencionalidade.

    Os pontos de desregulamentação e flexibilização são claros na Lei n. 13.467/2017, a começar pela rejeição à principiologia de proteção ao trabalho humano demarcada pela Constituição e pelos diplomas internacionais trabalhistas". 

    (Delgado e Delgado, a Reforma Trabalhista no Brasil, 2017, p.73).

  • Pq as pessoas copiam e colam exatamente o mesmo comentário já feito?

  • paulo guedes elaborou essa questão

  • FLEXIBILIZAÇÃO - diminuição do rigor das leis trabalhistas. EX: ART.611-A, CLT.

    DESREGULAMENTAÇÃO -ausência de norma trabalhista. Não há participação do Estado na elaboração das normas.

  • GABARITO -> C

    A reforma trabalhista veio para flexibilizar as leis e as relações de trabalho no Brasil com objetivo no aumento da geração de empregos.

    Existia apenas a flexibilização das leis trabalhistas pela Constituição Federal sob a tutela sindical em três hipóteses: (art. 7, CF)

    1 - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;

    2 - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;     

    3 - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

    XOXO,

    Concurseira de Aquário (:

  • Na teoria a alternativa c, na prática a d.
  • Mais alguém marcou a alternativa F - Fuleragem?

ID
3819307
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

De acordo com as novas regras trabalhistas, a demissão em comum acordo entre empresa e empregado é legal e

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

     

    CLT. Art. 484-A. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas:

    I - por metade:

    a) o aviso prévio, se indenizado; e

    b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990;

    II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas.

  • A alternativa B é a menos errada.

    Não é possível afirmar que o aviso prévio indenizado fica limitado a 15 dias.

    A lei prevê a duração do aviso prévio de 30 a 90 dias, a depender do tempo que o empregado trabalha para determinado empregador.

    Portanto, considerando que, no caso de rescisão contratual por mútuo acordo, o aviso prévio indenizado é devido pela metade, o seu valor vai variar conforme cada caso. Pode chegar até 45 dias. Não fica limitado a 15 dias, como diz o gabarito da questão.

  • GABARITO: B

    Art. 484-A. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas: 

    I - por metade

    a) o aviso prévio, se indenizado; e    

    b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990;      

    II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas. 

  • ARITO: B

    Art. 484-A. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas: 

    I - por metade

    a) o aviso prévio, se indenizado; e    

    b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990;      

    II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas. 

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    A) permanece a multa de 40% do saldo do FGTS, e o aviso prévio indenizado fica restrito a 15 dias.

    A letra "A"está errada porque de acordo com o artigo 484 - A da CLT o  contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador com o pagamento pela metade do aviso prévio indenizado e da indenização sobre o saldo do FGTS, além do pagamento na integralidade das demais verbas trabalhistas.

    Pelo exposto, o erro da letra "A" é que a multa (indenização compensatória) de 40 por cento do FGTS será reduzida para 20 por cento. 

    B) a multa de 40% do FGTS é reduzida a 20% do saldo, e o aviso prévio indenizado fica restrito a 15 dias.

    A letra "B" está certa porque reflete a literalidade do artigo 484-A da  observem: 

    Art. 484-A da CLT O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas: 
    I - por metade: a) o aviso prévio, se indenizado; e b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990; 
    II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas. 

    C) agora é permitido que as mesmas bases que eram aplicadas à demissão sem justa causa sejam aplicadas no acordo de demissão.

    A letra "C" está errada porque o contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador é permitido nos termos do artigo 484 -A da CLT, transcrito ao final dos comentários da questão. Porém, não serão aplicadas as bases da demissão por justa causa, uma vez que o artigo 484-A da CLT elenca os direitos devidos ao empregado.

    D) a multa de 40% do FGTS é reduzida a 30% do saldo, e o aviso prévio indenizado permanece como era, 30 dias. 

    A letra "D" está errada porque de acordo com o artigo 484 - A da CLT o  contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador com o pagamento pela metade do aviso prévio indenizado e da indenização sobre o saldo do FGTS, além do pagamento na integralidade das demais verbas trabalhistas.

    Pelo exposto, o erro da letra "B" é que a multa (indenização compensatória) de 40 por cento do FGTS será reduzida para 20 por cento.  

    E) a multa de 40% do FGTS é reduzida a 20% do saldo, e o aviso prévio indenizado fica restrito a 20 dias. 

    A letra "E" está errada porque de acordo com o artigo 484 - A da CLT o contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador com o pagamento pela metade do aviso prévio indenizado e da indenização sobre o saldo do FGTS, além do pagamento na integralidade das demais verbas trabalhistas. 

    Pelo exposto, o erro da letra "E" é que o aviso prévio será de 15 dias.

    O gabarito da questão é a letra "B".

    Legislação:

    Art. 484-A da CLT O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas: (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) 

    I - por metade: (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) 
    a) o aviso prévio, se indenizado; e (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) 
    b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990; (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) 

    II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) 

    § 1o A extinção do contrato prevista no caput deste artigo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na forma do inciso I-A do art. 20 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, limitada até 80% (oitenta por cento) do valor dos depósitos. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) 

    § 2o A extinção do contrato por acordo prevista no caput deste artigo não autoriza o ingresso no Programa de Seguro-Desemprego. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) 
  • t. 484-A. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas: 

    I - por metade

    a) o aviso prévio, se indenizado; e    

    b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990;      

    II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas. 

  • Eu acho daora esses jovens aí em cima anexando os artigos de lei, sendo que o art. 484-A, I-a significa justamente o contrário do que a questão põe como correto.

  • Gabarito:"B"

    CLT, art. 484-A. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas: 

    I - por metade: 

    a) o aviso prévio, se indenizado; e    

    b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990;    

  • Quando o examinador sabe menos que o examinado...

  • Bizu: Acordo??? AF Aviso prévio e Fgts

  • GABARITO -> "B"

    Art. 484-A da CLT O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas: 

    I - por metade

    a) o aviso prévio, se indenizado; -> METADE DE 30 É 15 (acredito que o examinador se baseou pelo o que diz a Constituição Federal, 30 dias)

    b) a indenização sobre o saldo do FGTS -> METADE DE 40% É 20%

    II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas. 

    BIZÚS SOBRE AVISO PRÉVIO:

    Aviso prévio proporcional: é do empregado e deve ser dispensa sem justa causa.

    CF diz que é 30 dias. A lei 12.506/2011 garante + 3 dias por ano, no máximo de 60 dias. 30+ 60 = 90 dias de aviso prévio proporcional. Pelo menos 20 anos trabalhando na empresa, daí, o empregado consegue os 90 dias. Se ele tem 30 anos de empresa, será 90 dias também.

    OBS.: O aviso prévio TRABALHADO NUNCA ULTRAPASSARÁ 30 DIAS! Os dias que ele tiver a mais ele vai receber como indenização.

    XOXO,

    Concurseira de Aquário (:

  • Que questão mal feita.. hehehe e se o cara tiver direito a 48 dias de aviso-prévio proporcional.. ainda assim ficará llimitado a 15 dias? Vamos estudar, examinadores!

  • Vunesp sumulando. rs


ID
3819310
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Entre os vários princípios constitucionais que regem os concursos públicos está aquele que proíbe que se privilegie participantes, como em ações de nepotismo, ou, ao contrário, que se persiga algum candidato/a. Esse princípio constitucional, que também rege outras ações da administração pública em todos os níveis, é o princípio da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Caberia melhor no enunciado a Imparcialidade

  • Os princípios constitucionais são o L.I.M.P.E

    Legalidade

    Desse principio vem a frase que diz que "Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza".

    Impessoalidade

    Esse principio dispõe que a administração pública deve atender ao interesse público e não os interesses particulares de alguém.

    Moralidade

    Esse princípio evita que a Administração Pública se distancie da moral e obriga que a atividade administrativa seja pautada não só pela lei, mas também pela boa-fé, lealdade e probidade.

    Publicidade

    exerce, basicamente, duas funções: a primeira visa dar conhecimento do ato administrativo ao público em geral, sendo a publicidade necessária para que o ato administrativo seja oponível às partes e a terceiros; a segunda, como meio de transparência da Administração Pública, de modo a permitir o controle social dos atos administrativos.

    Eficiência

    Segundo Hely Lopes Meirelles o principio da eficiência é "o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional", um adendo é que esse princípio não é original da constitucional mas sim foi incluído na Constituição Federal pela Emenda Constitucional n° 19/1998.

    Logo de fato o principio que poderia também ser aplicado a questão em tela seria o da impessoalidade uma vez que esse tem como objetivo representar o ideal de justiça comum, sem privilégios, elevando a coisa pública sobre a privada, mas pela questão não ter essa opção o segundo princípio que melhor se aplica é o da moralidade, conforme gabarito da questão.

  • Procurei a Impessoalidade como opção. Como não encontrei, a única que caberia seria Moralidade.
  • Não seria impessoalidade????

  • "Macacos me mordam". POPEYE, Marinheiro.

  • procurei impessoalidade kkkkkk

  • GABARITO: A

    "é relevante registrar que o STF, conferindo máxima efetividade aos princípios constituicionaisvque orientam a atuação da administração pública como um todo - citando, de forma explícita, os postulados da moralidade administrativa, da impessoalidade e da eficiência -, considerou ofensiva à Constituição da República a prática do denominado nepotismo"

    Direito Administrativo descomplicado - MA e VP. 25ª ed. p. 351

  • S.V 13 STF: A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o 3º grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do DF e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a CF.

    A nomeação de parentes para cargos em comissão ou de confiança, prática que ficou conhecida como nepotismo, como regra geral, ofende a Constituição, porquanto agride os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa.

    Na questão em tela não há o princípio da impessoalidade, então será o da moralidade, pois impessoalidade/moralidade caminham lado a lado quando o assunto é NEPOTISMO.

    Abraços!

  • Já notei que bancas como VUNESP, FCC, FGV e CESPE, quando fazem questões sobre princípios, evitam ao máximo (praticamente sempre) botar os princípios da Impessoalidade e da Moralidade juntos, pois são bastante correlatos, embora não sejam iguais. Quando não cabe um princípio, cabe outro.

  • FERE OS DOIS: IMPESSOALIDADE E MORALIDADE.

  • Fere tanto o princípio da impessoalidade quanto o da moralidade, razão pela qual a banca optou por um deles, o da moralidade.

  • Nada pessoal contra a banca, mas a resposta da questão é a impessoalidade... rs

  • Olá pessoal! temos aqui uma questão que cobra um conhecimento da letra seca da Constituição e um pouco de doutrina. Vejamos os princípios constitucionais que regem a administração pública e, portanto, os concursos.

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte"

    Ora, o caso em tela ressalta o princípio que veda os atos de privilegiar ou perseguir candidatos em concurso. Conectando com os princípios acima citados, podemos concluir que a resposta então é moralidade.

    GABARITO LETRA A.





  • Como não tem tu(impessoalidade) vai tu mesmo(moralidade) Rss

  • Mas nunca que é MORALIDADE, qta forçação de barra. Resposta é IMPESSOALIDADE! Mas como não tem a opção vai essa mesmo.

  • acertei mais não concordei.
  • Se a resposta é impessoalidade, mas não consta nas altertivas, pode marcar Moralidade sem medo. Isso se dá pelo falo de um decorrer do outro.

    .

    Gab. A

  • Impessoalidade seria o mais adequado, mas tendo em vista as alternativas, moralidade é a que passa mais perto

  • Ainda bem que não colocaram a impessoalidade!

  • Observe como esses princípios são trabalhados nas provas de concursos (FCC e VUNESP): Essas bancas correlacionam esses temas como "equivalentes" (por assim dizer)

    SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO --------------------LEGALIDADE------------------------FINALIDADE

    outra correlação:

    LEGALIDADE----------------IMPARCIALIDADE---------------------IMPESSOALIDADE---------------IGUALDADE

  • A meu ver, o princípio mais adequado seria o da Impessoalidade.

  • Primeiro procurei Impessoalidade. Mas cabe-se a moralidade no caso de Nepotismo

  • Oi, pessoal. Gabarito: Letra "A".

    Uma boa conceituação do princípio da moralidade é trazida nesse julgado do STF: A atividade estatal, qualquer que seja o domínio institucional de sua incidência, está necessariamente subordinada à observância de parâmetros ético-jurídicos que se refletem na consagração constitucional do princípio da moralidade administrativa. Esse postulado fundamental, que rege a atuação do poder público, confere substância e dá expressão a uma pauta de valores éticos sobre os quais se funda a ordem positiva do Estado. [ADI 2.661 MC, rel. min. Celso de Mello, j. 5-6-2002, P, DJ de 23-8-2002.]

  • Complementando o que foi dito até aqui

    Fonte (Comentários Abaixo): https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-administrativo/o-estudo-dos-principios-da-eficiencia-eficacia-e-economicidade-na-administracao-publica/

    E – ERRADA

    Princípio da Eficácia: Atingir os objetivos

    Princípio da Economicidade: Melhores Meios Possíveis

    Princípio da Eficiência = Princípio da Eficácia + Princípio da Economicidade

  • Famosa questão do "menos errado"

  • Fui babando procurar nas alternativas "Impessoalidade" hehehehe
  • Nepotismo = Princípio da Moralidade

  • Na falta da impessoalidade, vai moralidade mesmo. kkk

  • LETRA A

  • Entre os vários princípios constitucionais que regem os concursos públicos está aquele que proíbe que se privilegie participantes, como em ações de nepotismo, ou, ao contrário, que se persiga algum candidato/a. Esse princípio constitucional, que também rege outras ações da administração pública em todos os níveis, é o princípio da

    A) Moralidade. [Gabarito]

    CF Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

  • IMPESSOALIDADE

    Por tal princípio temos que a Administração Pública tem que manter uma posição de neutralidade em relação aos seus administrados, não podendo prejudicar nem mesmo privilegiar quem quer que seja. Dessa forma a Administração pública deve servir a todos, sem distinção ou aversões pessoais ou partidárias, buscando sempre atender ao interesse público.

    Nesse sentido, o próprio texto legislativo assegura que o ingresso em cargos e funções administrativas depende primordialmente de concursos públicos, a fim de assegurar a impessoalidade e a igualdade por parte dos concorrentes.

    MORALIDADE

    Hely Lopes Meirelles declara que “o agente administrativo, como ser humano dotado de capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o Honesto do Desonesto. E ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético da sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo do injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto.” (MEIRELLES, 2012, pág. 90). 

  • Conforme o Prof. Barney do G7, no Nepotismo, seria possível encontrarmos violação a 3 princípios:

    • Moralidade e Impessoalidade, que são decorrências Lógicas; e
    • Eficiência, uma vez que você pretere uma pessoa tecnicamente melhor para contratar um parente. Ainda que o parente seja capaz, não foi o motivo determinante para a contratação, mas sim o parentesco.

    Questões de níveis mais fáceis, pelo que a prática demonstra, ficam na MORALIDADE e na IMPESSOALIDADE, mas vale a pena guardar a EFICIÊNCIA para uma prova discursiva.

    Bons estudos a todos!

  • Pois bem, reparem que a banca nem menciona "IMPESSOALIDADE".

  • Acho que seria uma questão passível de recurso, pois o nepotismo (vedado pela Súmula Vinculante 13), pode ser tratado com base na moralidade, impessoalidade e eficiência.

  • OBS1 = moralidade = impessoalidade ( algumas bancas)

    gab: A

  • Relembrando...

    Os princípios administrativos previstos no artigo 37 da Constituição Federal, dizem respeito aos " princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência". famoso mnemônico (L.I.M.P.E).

    Significa...

    1. Legalidade - fiel cumprimento daquilo que a lei determinar.
    2. Impessoalidade- Tratamento igualitário sem nenhum tipo de distinção.
    3. Moralidade - deve sempre seguir os princípios éticos estabelecidos por lei.
    4. Publicidade - deve-se prestar contas da atividade administrativa a população.
    5. Eficiência - boa gestão dos recursos públicos e dos seus serviços.

  • “Cadê o princípio da impessoalidade, professor? A resposta não seria essa: impessoalidade?”

    O nepotismo é uma prática frontalmente ofensiva ao princípio da moralidade e a outros princípios constitucionais, como impessoalidadeeficiência e igualdade. Desses princípios, o único que consta nas alternativas é o princípio da eficiência (alternativa C). Porém o nepotismo, de acordo com a doutrina, está mais relacionado ao princípio da moralidade (alternativa A).

    princípio da moralidade impõe a necessidade de atuação ética dos agentes públicos, traduzida na capacidade de distinguir entre o que é honesto e que é desonesto, até porque nem tudo que é legal é honesto.

    É nesse sentido que se destaca a Súmula Vinculante nº 13 do STF, a qual veda expressamente a prática do nepotismo (nomeação de parentes para o exercício de cargos públicos), uma das formas mais comuns de ofensa ao princípio da moralidade. 

    Vale ressaltar que a ausência de norma específica não é justificativa para que a Administração atue em desconformidade com o princípio da moralidade administrativa. O nepotismo é um exemplo disso. Não há uma lei formal que, expressamente, vede o nepotismo no âmbito de todas as esferas federativas. Mas, por ser uma prática frontalmente ofensiva ao princípio da moralidade e a outros princípios constitucionais, não é admitido que ocorra na Administração Pública.

    Gabarito: alternativa “a”

  • Bom por falta da correta vamos na menos errada

    Acredito que o nepotismo fere os principios da IMPESSOALIDADE, IMORALIDADE E ATÉ MESMO DA LEGALIDADE !!!

    Me corrijam se estiver errado

  • Gabarito:A

    Dicas de Princípios Administrativos:

    1- Podem ser explícitos ou implícitos;

    2- Explícitos estão na constituição federal. São eles: LIMPE (Legalidade - Executar meus atos com base na lei, isto é, o agente público fazer tudo conforme Lei; Impessoalidade - Tratar todos de forma igual e vedado a auto promoção e agentes públicos; Moralidade - Executar os atos com base no decoro, fé e honestidade; Publicidade - Divulgar todos os atos da administração público, exceto segurança do estado e da sociedade por meio da imprensa oficial; Eficiência - buscar os melhores resultados com o melhor custo x beneficio e é o único não originário)

    3- Implícitos são as doutrinas aplicadas. São eles: autotutela (a administração pode gerenciar e anular e revogar os seus atos), razoabilidade/proporcionalidade (utilizar a boa razão, bom senso, medida justa (meios e fins), tutela (a administração direta pode averiguar se a administração indireta está fazendo as coisas corretamente).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Falou em nepotismo: MORALIDADE.
  • GAB-A

    MORALIDADE

    O Nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade.

    É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.VÁ ESTUDAR!!!

  •  MARCELO CAETANO nos ensina que o concurso público é o mais legítimo sistema de mérito, ou seja, traduz:

     

                Um certame de que todos podem participar nas mesmas condições, permitindo que sejam escolhidos realmente os melhores candidatos. Baseia-se o concurso público em três postulados fundamentais. O primeiro é o princípio da igualdade, pelo qual se permite que todos os interessados em ingressar no serviço público disputem a vaga em condições idênticas para todos. Depois, o princípio da moralidade administrativa, indicativo de que o concurso veda favorecimentos e perseguições pessoais, bem como situações de nepotismo, em ordem a demonstrar que o real escopo da Administração é o de selecionar os melhores candidatos. Por fim, o princípio da competição, que significa que os candidatos participem de um certame procurando alçar-se à classificação que os coloque em condições de ingressar no serviço público. (CAETANO, Marcelo. Manual do Direito Administrativo. Vol. II, p. 638).

     

                Para Hely Lopes Meirelles,

     

                O concurso público é o meio técnico posto à disposição da Administração Pública para obter-se moralidade, eficiência e aperfeiçoamento do serviço público e, ao mesmo tempo, propiciar igual oportunidade a todos os interessados que atendam aos requisitos da lei, fixados de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, consoante determina o art. 37, II, da CF. Pelo concurso afastam-se, pois, os ineptos e os apaniguados que costumam abarrotar as repartições, num espetáculo degradante de protecionismo e falta de escrúpulos de políticos que se alçam e se mantêm no poder leiloando cargos e empregos públicos." (MEIRELLES, Helly Lopes, Direito Administrativo Brasileiro, 27ª edição, p. 409).

  • De acordo com a Súmula Vinculante n.13 do STF, vincula nepotismo e desempate de concursos ou favorecimento de candidatos, ao Princípio da Moralidade.

  • gab A. mas; discordando: beneficiar parente em concurso (nepotismo) é ilegal antes de imoral


ID
3819313
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Na FITO, a evolução do funcionário de uma referência para outra, dentro do mesmo nível, de acordo com requisitos específicos, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Ascensão horizontal. Alternativa E.

ID
3819316
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

É normal que haja um interstício mínimo entre uma progressão funcional e outra. De quanto é esse interstício para o servidor de apoio da Secretaria de Educação do Município de Osasco?

Alternativas

ID
3819319
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Os Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais da FITO serão designados pelo(s) ___________ , dentre os professores integrantes do _________ , com no mínimo _________ de experiência no Magistério.

Alternativas

ID
3819322
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O servidor que for designado para a coordenação de equipes ou grupos técnicos terá direito à percepção de uma gratificação exclusivamente durante o exercício dessa função de confiança, desde que a equipe ou grupo técnico seja composto de

Alternativas
Comentários
  • Colegas, essa "foi boa", hein?! Cobraram conteúdo de lei em questão de Gestão de Pessoas. Para vocês verem, vou deixar logo abaixo:

    Lei Complementar N° 122/2004 "CRIA O QUADRO DE PESSOAL E ESTABELECE DIRETRIZES E REGRAS BÁSICAS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS DA FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE OSASCO - FITO".

    Art. 14 A designação de servidor do quadro de provimento efetivo, provimento em comissão, bem como os destinados à extinção na vacância, que vierem a participar de comissão especial, comissão permanente ou grupos técnicos compostos de quatro ou mais servidores incluindo o designado, poderá ensejar à percepção de uma gratificação mensal sobre seus vencimentos durante o exercício dessa função. (Redação dada pela Lei Complementar nº /2019)


ID
3819325
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A cesta básica mensal é um benefício para os servidores da FITO que recebam o equivalente a até

Alternativas

ID
3819328
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A ascensão profissional, na FITO, dar-se-á horizontalmente e verticalmente, em etapas que

Alternativas

ID
3819331
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A Lei n° 13.467/2017 revogou alguns dispositivos da CLT quanto ao prazo para pagamento das verbas rescisórias, que passou a ser de até

Alternativas
Comentários
  • Artigo retirado da CLT:

    Art. 477, § 6   A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato.  

    Em suma, o entendimento (pelo novo texto da lei) é de que o prazo para o empregador quitar as verbas rescisórias é de 10 dias contados a partir da data de notificação da demissão (excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento), sob pena de ter que arcar com o pagamento da multa prevista no § 8 º do art. 477 da CLT.

    Fonte: Guia Trabalhista - ARTIGO: REFLEXO DO AVISO PRÉVIO E O PRAZO PARA QUITAÇÃO DA RESCISÃO ESTABELECIDO PELA REFORMA

    Espero ter ajudado!!!

  • Gabarito: letra D.

    Art. 477. Na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias no prazo e na forma estabelecidos neste artigo.

    § 6. A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato. 

    OJ 162- SDI-1. MULTA. ART. 477 DA CLT. CONTAGEM DO PRAZO. APLICÁVEL O ART. 132 DO CÓDIGO CIVIL DE 2002.

    A contagem do prazo para quitação das verbas decorrentes da rescisão contratual prevista no artigo 477 da CLT exclui necessariamente o dia da notificação da demissão e inclui o dia do vencimento, em obediência ao disposto no artigo 132 do Código Civil de 2002 (artigo 125 do Código Civil de 1916).

  • GABARITO: D

    Art. 477, § 6o A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato.  

  • Decoreba, questão lixo

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    A) 10 dias contados a partir do término do contrato, incluindo-se o dia do começo e excluindo-se o do vencimento. 

    A letra "A" está errada porque o parágrafo sexto do artigo 477 da CLT estabelece que a entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato. A contagem do prazo excluirá o dia do início e incluirá o dia do vencimento.

    B) 15 dias contados a partir do término do contrato, incluindo-se o dia do começo e excluindo-se o do vencimento. 

    A letra "B" está errada porque o parágrafo sexto do artigo 477 da CLT estabelece que a entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato. A contagem do prazo excluirá o dia do início e incluirá o dia do vencimento.

    C) 10 dias contados a partir do término do contrato, incluindo-se o dia do começo e também o do vencimento. 

    A letra "C" está errada porque o parágrafo sexto do artigo 477 da CLT estabelece que a entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato. A contagem do prazo excluirá o dia do início e incluirá o dia do vencimento.

    D) 10 dias contados a partir do término do contrato, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento. 

    A letra "D" está certa porque o parágrafo sexto do artigo 477 da CLT estabelece que a entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato. A contagem do prazo excluirá o dia do início e incluirá o dia do vencimento.

    E) 30 dias contados a partir do término do contrato, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento. 

    A letra "E" está errada porque o parágrafo sexto do artigo 477 da CLT estabelece que a entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato. A contagem do prazo excluirá o dia do início e incluirá o dia do vencimento.

    O gabarito é a letra "D". 

    Legislação:

    Art. 477 da CLT  Na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias no prazo e na forma estabelecidos neste artigo.  (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

    § 4o  O pagamento a que fizer jus o empregado será efetuado:          

    I - em dinheiro, depósito bancário ou cheque visado, conforme acordem as partes; ou          
     
    II - em dinheiro ou depósito bancário quando o empregado for analfabeto.          

    § 6o  A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato.          
  • Gabarito:"D"

    CLT, art. 477, § 6º. A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato.  

  • Apesar de ser prazo de direito material, conta-se da mesma forma que os prazos processuais.


ID
3819334
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma organização em que estejam ocorrendo índices de rotatividade (turnover) muito altos, é importante que se faça um plano de ação para o diagnóstico das causas dessa rotatividade. Uma das providências que organizações mais atualizadas têm tomado é

Alternativas
Comentários
  • A entrevista de desligamento. Alternativa C.
  • Também chamado de taxa de “Turnover" (do inglês), o índice de rotatividade representa a taxa média de saída de funcionários (demissões voluntárias e involuntárias) em relação ao número médio de funcionários de uma empresa em determinado período.
    Manter seus colaboradores mais competentes e experientes ao seu lado na empresa é muito importante. Assim, a rotatividade com índice alto é bastante prejudicial à empresa e mostra que algum problema deve estar ocorrendo na organização. É  um sintoma que precisa ser analisado.
    E para detectar esse indicador, a palavra-chave é informação. Sem ela será impossível entender o que está fazendo com que seus colaboradores abandonem a empresa.
    Para se encontrar essas causas, o primeiro passo é analisar as chamadas fichas de desligamento preenchidas durante as entrevistas de desligamento realizadas tanto pelo departamento de Recursos Humanos como pelo superior imediato do colaborador.
    As entrevistas de desligamento documentadas são importantes para detectar as causas do Turnover, e já podem trazer muitas pistas e, inclusive, gerar alertas para a administração antes que o problema se agrave.

    Outro instrumento importante para o diagnóstico da rotatividade é a realização de uma pesquisa de clima organizacional.
    Pesquisas de clima conjugadas com as entrevistas podem esclarecer as causas da rotatividade, tais como:

    - Salários defasados em relação ao mercado.- Desejo de mais benefícios como planos de saúde e auxílio alimentação.- Falta de uma política clara de desenvolvimento de carreiras.- Poucas promoções internas, preferindo-se trazer profissionais de fora.- Falta de oportunidades e desafios.- Trabalhos monótonos e repetitivos.- Estar trabalhando fora de sua área de formação.- Falta de confiança na competência dos líderes.- Infraestrutura precária para realizar o trabalho.- Liderança fraca e omissa.- Liderança opressora e desrespeitosa.- Impossibilidade de expressar opiniões e sugerir soluções alternativas.- Falta de trabalho em equipe.- Falta de união entre os colegas.- Pouco ou nenhum feedback.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Também chamado de taxa de “Turnover” (do inglês), o índice de rotatividade representa a taxa média de saída de funcionários (demissões voluntárias e involuntárias) em relação ao número médio de funcionários de uma empresa em determinado período.

  • A questão fala em diagnosticar, logo é necessário fazer um estudo, um levantamento de informações.....por isso a entrevista de desligamento é necessária

  • GAB: C

     A entrevista de desligamento constitui um dos meios de controlar e medir os resultados da política de Recurso Humanos desenvolvida pela organização. Costuma ser o principal meio de diagnosticar e determinar as causas da rotatividade de pessoas.


ID
3819337
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma cadeia relativamente estável de interligações entre as pessoas e o trabalho que constituem a organização, um instrumento pelo qual a mão de obra, distribuída pelo desenho dos cargos, é reintegrada em uma totalidade significativa e que permite às pessoas trabalharem juntas e, com isso, realizarem coisas que ultrapassam a capacidade de indivíduos não organizados.


Essa definição representa o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Estrutura organizacional. Alternativa A.
  • O conceito trazido no comando da questão é utilizado por Wagner, em seu livro "Comportamento organizacional", edição de 2009, em que o autor apresenta que a estrutura organização identificável consiste em uma cadeia relativamente estável de interligações entre as pessoas e o trabalho que constituem a organização, um instrumento pelo qual a mão de obra, distribuída pelo desenho dos cargos, é reintegrada em uma totalidade significativa e que permite às pessoas trabalharem juntas e, com isso, realizarem coisas que ultrapassam a capacidade de indivíduos não organizados.
    Wagner III, J. A., & Hollenbeck, J. A. (2009). Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva.


    Gabarito do professor: Letra A.
  • Estrutura Organizacional que poder ser representada também por um organograma.

  • Estrutura Organizacional = hierarquia = organograma.


ID
3819340
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A chamada Lei da Reforma Trabalhista, de 2017, institui uma nova modalidade de contrato na legislação trabalhista brasileira. Esse contrato prevê que a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador.


O nome desse contrato é

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    CLT -

    Art. 443. § 3 Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria.  

  • De acordo com a Lei n°13.467, de 13 de julho de 2017, que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT):

    Art. 443. contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.

    § 3º Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria.


    Gabarito do professor: Letra B.



ID
3819343
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os processos importantes da área de RH está o de recrutamento e seleção. Para que as pessoas que disputam uma vaga aberta conheçam o que as espera se forem contratadas, a organização precisa formalizar as atribuições, responsabilidades e especificações do conteúdo do cargo.


Essa ação tem o nome de

Alternativas
Comentários
  • Descrição do cargo: relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com seu o conteúdo. 

    Fonte: Livro Chiavenato - Gestção de pessoas na organização. 4ª ed. psg. 189

    Gabarito: A

  • Aqui temos três conceitos muito importantes e bastante comum de serem confundidos: desenho, descrição e análise de cargos.
    O desenho de cargos (job design) envolve a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos.  É a maneira como cada cargo  
    é estruturado e dimensionado. Desenhar um cargo significa definir quatro condições básicas:
    1. Conteúdo do cargo: é o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deve desempenhar.
    2. Métodos e processos de trabalho: como as tarefas ou atribuições devem ser desempenhadas.  
    3. Responsabilidade: a quem o ocupante do cargo deve se reportar, isto é, quem é o seu superior imediato.  
    4. Autoridade: quem o ocupante do cargo deve supervisionar ou dirigir, isto é, quem são seus subordinados ou as pessoas que dele dependem para trabalhar.

    Agora presta atenção que é aqui que fica o pulo do gato!!!

    O desenho de cargos acontece na criação desse, porém nem sempre é o gerente de linha ou  o especialista de RH quem desenha os cargos. Muitas vezes, outros órgãos são os responsáveis pelo desenho  
    de cargos; ou mesmo os cargos já existem quando, por exemplo, da criação do manual de cargos, mesmo sem nada muito formalizado. Ainda assim,  o gerente de linha ou o especialista em RH precisam saber como os cargos foram desenhados e  
    estruturados. Daí a necessidade de descrever e analisar os cargos. A descrição e a análise de cargos têm no seu bojo a noção de que os cargos já existem e que precisam ser desvendados como se fossem caixas negras.

    Então:

    Desenho de cargos --> antes da criação do cargo
    Descrição e análise de cargos --> após a criação do cargo

    Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por  que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, define o que o ocupante faz, quando faz, como faz,  onde faz e por que faz. Relaciona, de maneira breve, as  
    tarefas, os deveres e as responsabilidades. Ela é narrativa  e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do  cargo, isto é, com seu o conteúdo. Feita a descrição, vem a  análise de cargos. Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais são os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.

    Analisar um cargo significa detalhar o que este exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.  Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é  que enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo  
    (o que, o ocupante faz, quando faz, como faz e por que  faz), a análise de cargos procura determinar quais são os requisitos físicos e mentais necessários ao ocupante, as responsabilidades que o cargo lhe impõem e as condições em que o trabalho deve ser feito. Assim, a análise de cargos se preocupa com as especificações do cargo em relação ao seu ocupante. Funciona como uma análise comparativa de quais exigências (requisitos) o cargo impõe à pessoa que o ocupa sob o ponto de vista mental, físico, de responsabilidades  e condições de trabalho. Para que a análise de cargos tenha uma base concreta de comparação, precisa fundamentar-se em fatores de especificações.
    Veja:





    Assim, para fixar:

    Descrição de cargos --> foco na atividade a ser feita
    Análise de cargos --> foco na pessoa que irá fazê-la

    Gabarito do professor: Letra A.

  • A Descrição de Cargos tem caráter intrínseco, está relacionada à descrição de tarefas, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo. Aborda-se nesta etapa também a periodicidade com que as ações devem ser executadas, os métodos a serem utilizados e objetivos da atividade.

    A Análise de Cargos, também chamada de Especificação de Cargos ou Desempenho da Tarefa, tem caráter extrínseco e está relacionada às exigências relativas ao ocupante do cargo (executor das atividades). Dessa forma, o foco está na definição de CHAs necessários para ocupar o cargo, bem como nos requisitos físicos, mentais, responsabilidades e condições de trabalho. O objetivo final é a criação do Perfil Profissiográfico (PP).


ID
3819346
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Se cargo é um agrupamento de atribuições e responsabilidades da mesma natureza, nível de complexidade e requisitos, função representa

Alternativas
Comentários
  • Ótima questão para treinarmos a diferenciação entre cargo e função, muitas vezes confundidos.

    Cargo - É o nome dado a posição que uma pessoa ocupa dentro de uma empresa.
    Função - Conjunto de responsabilidades e tarefas que estão relacionadas ao cargo.
    Tarefa - São ações  com uma finalidade e prazo de tempo a se cumprir que exigem esforço humano.

    Gabarito do professor: Letra E.


ID
3819349
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os dois elementos fundamentais que devem estar contidos em uma tabela salarial são

Alternativas
Comentários
  • A importância do cargo para a organização e a remuneração correspondente. Alternativa D.
  • A Tabela Salarial é uma estrutura que agrupa os diferentes cargos de uma empresa em Classes, às quais são atribuídas faixas salariais que determinarão a remuneração dos profissionais em cada cargo.

    Uma Tabela Salarial contém os dois elementos fundamentais para a definição da remuneração de um funcionário:

    - O “tamanho do cargo": diz respeito à importância que o cargo tem para a empresa. Na Tabela Salarial, o tamanho do cargo é representado pela Classe em que ele estiver incluído.- O salário: é a remuneração oferecida à pessoa que ocupa o cargo. O salário da pessoa é definido por diferentes níveis ao longo da faixa salarial da Classe em que o cargo estiver incluído, conforme o desempenho do profissional.

    Gabarito do professor: Letra D.



ID
3819352
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atualmente, é cada vez maior o número de organizações que se preocupam em apresentar um bom plano de benefícios para seus funcionários. Para as empresas, em ambientes competitivos, os benefícios representam uma garantia de retenção de seus principais colaboradores,

Alternativas
Comentários
  • Reduzindo seus índices de absenteísmo e rotatividade. Alternativa C.
  • absenteísmo ou absentismo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente.

  • Os benefícios corporativos são vantagens que uma empresa oferece aos seus colaboradores com a intenção de incentivar a permanência desses ou atrair novos funcionários.

    Esses benefícios vão além de um bom salário. São práticas que focam no bem-estar do colaborador ao entender que ele pode possuir outras necessidades, que vão além do sucesso financeiro. Alguns exemplos de benefícios corporativos que podemos citar como exemplo são:

    - assistência médica;- participação nos lucros;- vale-alimentação;- vale-refeição;- parcerias comerciais;- vale-transporte;- horários flexíveis.Esse tipo de incentivo ajuda a fidelizar o trabalhador e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, já que um trabalhador satisfeito é, sem dúvidas, um colaborador mais motivado a entregar resultados. Por isso, os benefícios vêm se tornando cada vez mais indispensáveis em qualquer ambiente corporativo.


    Gabarito do professor: Letra C.



ID
3819355
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um importante instrumento que auxilia na obtenção da informação adequada sobre o nível de satisfação dos funcionários em relação às suas condições de trabalho, relacionamentos interpessoais, inter e intraequipes, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    O clima organizacional pode ser definido como o grau de satisfação que os agentes da organização possuem em relação aos vários aspectos da cultura organizacional. É um conceito que se refere ao ambiente interno da organização. Trata-se da manifestação da percepção ou não de um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização.

    Fonte: Carlos Xavier - Estratégia Concursos 2020

  • FENÔMENO PERCEPTUAL DURADOURO, CONSTRUÍDO COM BASE NA EXPERIÊNCIA, MULTIDIMENSIONAL E COMPARTILHADO PELOS MEMBROS DE UMA UNIDADE DA ORGANIZAÇÃO, CUJA FUNÇÃO PRINCIPAL É ORIENTAR E REGULAR OS COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS DE ACORDO COM OS PADRÕES DETERMINADOS POR ELA, É CARACTERIZADO PELO CLIMA ORGANIZACIONAL, QUE SERÁ MEDIDO PELA PESQUISA DE CLIMA, OBVIAMENTE.

    GABARITO: B

ID
3819358
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma forma de avaliação de desempenho tem se tornado bastante popular. Ela parte do princípio de que todas as pessoas que se relacionam de alguma forma com a pessoa objeto da avaliação tem alguma coisa para falar sobre ela. E aí estão contidos chefes, subordinados, clientes, pares, fornecedores e prestadores de serviço.


O nome dessa avaliação é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (E) (justificativa no trecho azul)

    A questão cobra noções a respeito dos métodos de avaliação. Em síntese temos:

    Métodos Tradicionais de Avaliação

    ·     escalas gráficas

    ·     escolha forçada

    ·     frases descritivas

    ·     pesquisa de campo

    ·     incidentes críticos

    ·     lista de verificação

    Métodos Modernos de avaliação

    ·     avaliação participativa por objetivos

    ·     avaliação 360 - participam da avaliação o superior, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado com uma abrangência de 360°

                   · Vantagens: feedback mais preciso, delegação de autoridade aos empregados, redução da subjetividade do processo, desenvolvimento de liderança, resultados mais confiáveis e isentos de influências pessoais, possibilidade de ver o desempenho do avaliado por diferentes ângulos, em geral é mais bem aceita, pois os colaboradores percebem como um processo mais justo e confiável e possibilita um maior controle da coerência do avaliador nos diferentes pareceres que emite.

                   · Desvantagens: nem todo ambiente é propício para a utilização desse método, é um processo complexo, que exige sigilo e trata-se de uma avaliação qualitativa, o que demanda muito tempo, podendo ser inviável sua aplicação em todos os níveis da organização.

    ·     relatórios escritos

    ·     escalas de mensuração com âncora comportamental

    ·     comparação aos pares (comparativa ou binária)

    Fonte: Gestão de Pessoas - Cristiana Duran (ótimo livro)

  • A avaliação 360 graus é um processo de feedback em que o colaborador faz uma  e é avaliado pelas principais pessoas com quem trabalha.

  • De acordo com Chiavenato, em seu livro "Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos", a avaliação 360° trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular  por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Assim, participam da avaliação o superior, os colegas e pares, os subordinados,  os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado com uma abrangência de 360°.13 É uma forma mais rica de avaliação pelo fato de produzir diferentes informações vindas de todos os lados. A avaliação 360° proporciona condições para que o colaborador se adapte e se ajuste às várias e diferentes demandas que recebe do seu contexto de trabalho ou de seus diferentes parceiros.  

    Veja:





    O autor ainda apresenta os pós e contras de tal método:

    Prós  
    • O sistema é mais compreensivo e as avaliações provêm de múltiplas perspectivas.
    • A qualidade da informação é melhor.
    • Complementa as iniciativas da qualidade total.
    • Enfatiza os clientes internos/externos e o espírito de equipe.
    • Como a retroação vem de vários avaliadores, pode haver preconceitos e prejuízos.
    • A retroação fornecida pelo entorno permite o autodesenvolvimento do avaliado.

    Contras  
    • O sistema é administrativamente complexo para combinar todas as avaliações.
    • A retroação pode intimidar e provocar ressentimentos no avaliado.
    • Pode envolver avaliações conflitivas emitidas sob diferentes pontos de vista.
    • O sistema requer treinamento dos avaliadores para funcionar bem.
    • As pessoas podem fazer conluio ou jogo para dar avaliação inválida para as outras.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações /  Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.
  • De acordo com Chiavenato, em seu livro "Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos":