SóProvas



Questões de Responsabilidade de Linha e Função de Staff


ID
56242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto à função estratégica da área de gestão de pessoas, julgue os itens subseqüentes.

A gestão de desempenho é uma prática de gestão de pessoas de responsabilidade de estafe e função de linha.

Alternativas
Comentários
  • A gestão de desempenho é uma prática de gestão de pessoas de responsabilidade de linha e função de staff
  • A Avaliação do Desempenho é um procedimento que avalia e estimula o potencial dos funcionários na empresa. Seu caráter é fundamentalmente orientativo, uma vez que redireciona os desvios, aponta para as dificuldades e promove incentivos em relação aos pontos fortes.Na maior parte das vezes, a avaliação do desempenho é responsabilidade de linha(de cada chefia) e função de staff (ARH). Quem avalia é o superior imediato, que, melhor do que ninguém, tem condições de acompanhar e verificar o desempenho de cada subordinado, diagnosticando com precisão os pontos fortes e fracos.Todavia os chefes diretos não possuem conhecimento especializado para poder projetar, manter e desenvolver um plano sistemático de avaliacao de desempenho. Aqui entra a funcao Staff do órgão de ARH.
  • Complementando: o erro da questão é que está invertido de quem é a responsabilidade e de quem é a função.
  • ERRADO!
    A regra geral, não apenas para a Gestão de Desempenho, mas para toda a Gestão de Pessoas de forma geral é que se trata de atividades de staff (assessoria) e responsabilidade de de linha.

    A questão erra ao inverter essas atribuições.

  • gestão do desempenho é um processo contínuo..

     

    Errado

  • A avaliação de desempenho é instrumento que está dentro da Gestão de Desempenho. Este inclui fatores como contextos e motivação no trabalho. é alinhada a estratégia. Inclui as etapas de: planejamento, acompanhamento e avaliação. 

  • Como os colegas já citaram, a troca de 'responsabilidade e função" torna a assertiva errada.

     

    O correto, ideal, é que a área de GP defina as políticas e práticas de avaliação e oriente as áreas envolvidas no processo, enquanto que o gestor é que deve se responsabilizar por avaliar os seus subordinados.

  • nem li, na minha cabeça corrigi e marquei errado, oputz

  • A gestão de desempenho é uma prática de gestão de pessoas de responsabilidade de estafe e função de linha. Resposta: Errado.

    É o contrário.

  • Errado

    Responsabilidade de linha

    Função de staff

  • Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão:  Prova: CESPE - 2008 - STJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa

    Texto associado

    Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de

    administração financeira e administração de recursos humanos.

    A administração de recursos humanos é uma atividade de linha e uma função de estafe.

    Atividade ou responsabilidade de linha para a banca é a mesma coisa.

    Portanto, essa questão está incorreta, pois inverteu os conceitos.

    Assertiva: A gestão de desempenho é uma prática de gestão de pessoas de responsabilidade de estafe e função de linha.

    (o certo seria assim com as respectivas cores rs)


ID
56566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de
administração financeira e administração de recursos humanos.

A administração de recursos humanos é uma atividade de linha e uma função de estafe.

Alternativas
Comentários
  • O R.H. É UMA RESPONSABILIDADE DELINHA E UMA FUNÇÃO DE STAFF. Isso significa que quem administra opessoal é cada gestor dentro de sua área de atuação. É ele quem decidesobre novas admissões, sobre promoções e transferências, sobreavaliação do desempenho, sobre mérito, treinamento, desligamento etc.Todavia, para que os gestores atuem de maneira uniforme e padronizada em relação aos seusprofissionais, torna-se necessário um órgão de staff, de assessoria e consultoria, para proporcionaraos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre comoadministrar seus profissionais. Além dessa assessoria ,aconselhamento e consultoria, o órgão destaff deve também prestar serviços especializados - como serviços de recrutamento, seleção,treinamento análise e avaliação de cargos etc - suprir o corpo gerencial com propostas erecomendações para que tomem decisões adequadas.Dentro dessas condições, o R.H. é uma responsabilidade de linha ( de cada gestor ) e uma funçãode staff (assessoria que o órgão de RH presta a cada gestor).http://gigermachine.br.tripod.com/manuais/manualsyngentaamostra.pdf
  • O gestor (das outras áreas) irão gerir diretamente as pessoas, seus subordinados. Por isso, a atividade é de linha. Porém a área de RH funcionará como estafe - apoio - às outras áreas.Gabarito: correto.
  • Resumindo,
    A Administração de Recursos Humanos é entendida como uma responsabilidade de linha (de cada chefia) e uma função de staff (do setor de pessoal): administrar pessoas, não é responsabilidade exclusiva dos chefes com relação aos subordinados, é responsabilidade de todos.
  • Função de Staff
    Responsável: Área de Gestão de Pessoas
    Objetivo: Assessoria, Aconselhamento, Consultoria e Serviços especializados.
    Atividades: Cuidar das Políticas de GP;  Prestar assessoria e suporte; Dar consultoria interna de GP; Proporcionar serviços de G.P; Dar orientações e cuidar das estratégias de GP.
    Função: Estratégica.



    Responsabilidade de Linha:

    Responsável: Gestores da empresa.
    Objetivo: Responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados.
    Atividades: Cuidar da sua equipe de pessoas; Tomar decisões sobre seus subordinados; Executar as ações e cumprir as metas de GP; Alcançar resultados de GP; Cuidar de táticas e operações.
    Função: Administrativa.


     Gabarito: Certo
  • Eu não sabia que "atividade" é sinônimo de "responsabilidade". Toda fonte que li a respeito de RH se refere à responsabilidade de linha. Alguém pode me indicar uma fonte que trata do termo da questão?

  • Estou com o colega João Henriques: desde quando "atividade" é o mesmo que "responsabilidade"? Eu heim.

    Até onde sei a ARH é uma responsabilidade de linha - de cada chefe – e uma função de staff - assessoria que o órgão de RH presta a cada chefe.

    O chefe, o gerente é o responsável. 

    Acredito que o Cespe quis dizer que o gerente é quem atua, que realiza a atividade junto aos funcionários e o RH assessora. 

  • Essa é uma máxima em matéria de Gestão de Pessoas.

  • CORRETA...

    ARH é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, o que requer compartilhamento entre os especialistas de RH e os gerentes de linha. CHIAVENATO

  • A área de gestão de pessoas, em alguns momentos, acumula a função de staff e a responsabilidade de linha, pois, ao mesmo tempo em que precisa dar suporte a outras áreas, também necessita gerir os funcionários lotados em sua própria área. (Andréia Ribas)

  • Dá até medo de marcar

  • Comentário da Kamylla Alves

    òtimo resumo...

    Função de Staff
    Responsável: Área de Gestão de Pessoas
    Objetivo: Assessoria, Aconselhamento, Consultoria e Serviços especializados.
    Atividades: Cuidar das Políticas de GP;  Prestar assessoria e suporte; Dar consultoria interna de GP; Proporcionar serviços de G.P; Dar orientações e cuidar das estratégias de GP.
    Função: Estratégica.


    Responsabilidade de Linha:
    Responsável: Gestores da empresa.
    Objetivo: Responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados.
    Atividades: Cuidar da sua equipe de pessoas; Tomar decisões sobre seus subordinados; Executar as ações e cumprir as metas de GP; Alcançar resultados de GP; Cuidar de táticas e operações.
    Função: Administrativa.

     

     

  • Errei pelo nome. Achei que atividade de linha estava errado.


ID
97810
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à seleção de pessoas como uma responsabilidade de linha e uma função de staff, considere as afirmativas abaixo.

I. A escolha final do candidato cabe ao chefe ou gerente do órgão requisitante, mas, o responsável pela indicação dos melhores candidatos é o órgão de recursos humanos.

II. A tendência atual é para a centralização e a concentração de serviços de recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração nas áreas de ARH.

III. A área de ARH está se transformando num tipo de consultoria interna para preparar e orientar os gerentes para a nova realidade.

IV. Quando não existe uma distinção clara entre linha e staff nas organizações, tende a ocorrer conflitos sobre quem tem autoridade de tomar as decisões sobre pessoas.

V. Pelo princípio da responsabilidade de linha e função de staff deve-se descentralizar a gestão das pessoas no nível das gerências de linha, de um lado, enquanto de outro, se mantém a função de assessoria e consultoria interna através do órgão e de RH.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O único item errado é o II, tendo em vista que a tendência atual é exatamente a oposta, ou seja, a descentralização. Nesse sentido, os gerentes dos setores passam a ter responsabilidades em relação à administração dos seus subordinados (chamada responsabilidade de linha), enquanto o RH passa a funcionar como um suporte, uma consultoria (função de staff).
  • Para entender esta questão, o primeiro aspecto é conceituar:

    LINHA - órgãos de execução da empresa

    STAFF - órgãos de assessoria/consultoria - EX. conselhos, asessorias.

    Em seguida, é preciso saber que o princípio da responsabilidade de linha e função de staff determina que deve-se descentralizar a gestão de pessoas no nível das gerências de linha, de um lado, enquanto de outro mantém-se a função de assessoria e consultoria interna através do RH. 

    Finalizando, aorganização linha-staff possui órgãos de execução e consultoria e mantém o princípio da hierarquia. A linha assegura o comando e a disciplina e o staff assegura a especialização.

    I. A escolha final do candidato cabe ao chefe ou gerente do órgão requisitante, mas, o responsável pela indicação dos melhores candidatos é o órgão de recursos humanos. CORRETO 

    II. A tendência atual é para a centralização e a concentração de serviços de recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração nas áreas de ARH.  - ERRADO

    III. A área de ARH está se transformando num tipo de consultoria interna para preparar e orientar os gerentes para a nova realidade. CORRETO

    IV. Quando não existe uma distinção clara entre linha e staff nas organizações, tende a ocorrer conflitos sobre quem tem autoridade de tomar as decisões sobre pessoas. CORRETO

    V. Pelo princípio da responsabilidade de linha e função de staff deve-se descentralizar a gestão das pessoas no nível das gerências de linha, de um lado, enquanto de outro, se mantém a função de assessoria e consultoria interna através do órgão e de RH.CORRETO

  • Olá, pessoal!
     
    A banca manteve a resposta como "C", conforme a divulgação do Edital de Resultado das Provas: objetiva, redação e títulos, de 09/03/10, postado no site.
     
    Bons estudos!
  • Rasgar essas bosta tudo de livros...por que o que adianta ter todo o trabalho se no fim vai ser admitido aquele com quem o "chefe" foi com a cara?Afff

  • A tendência atual da GP é descentralização, centralização é coisa do passado. Por isso, a II está incorreta.

     

    A ideia é que o RH seja uma atividade vivida por toda a organização, que esteja parcialmente iserida no dia a dia de cada gestor.

  • a única alternativa incorreta é a II, pois esta afirma que "a tendência atual é para a centralização e a concentração de serviços de recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração nas áreas de ARH", enquanto que a tendência (na época) e realidade atual é a execução dessas atividades pelos executivos de linha. As áreas de RH, os executivos de staff são responsaveis pelas atividades de assessoria e consultoria, mas a decisão final e execução das atividades é de responsabilidade da linha.

     

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
198349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando as relações com os empregados e os sistemas de
informações de recursos humanos, julgue os próximos itens.

Em razão da sua função de estafe, o órgão de ARH deve receber dos órgãos de linha as informações relevantes sobre o pessoal lotado em cada uma das unidades da organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Se a ARH é função de estafe, é ela é quem fornece informações para os órgãos de linha tomarem decisões, já que são os órgãos de linha os responsáveis a ARH apenas aconselha, orienta.

  • Outra questão controversa... e as avaliações de desempenho, as informações sobre necessidades de treinamento, a análises e descrições de cargo feitas pelos gestores, etc? Tudo isso não é informação do pessoal de linha que é passada para o ARH?

  • É óbvio que deve receber infomações relevantes, tais como as citadas pelo colega. Gabarito absurdo.
  • Também concordo com os dois colegas acima, aliás, é bom saber que ambos tiveram o mesmo raciocínio que eu para esta questão o que alivia um pouco minha angústia pelo gabarito desta questão.
  • Pessoal,

    A questão está errada sim, pois houve inversão dos agentes. Como dito no primeiro comentário, quem deve providenciar as informações descritas na questão é o órgão de gestão e não os gerentes de linha, pois eles devem tomar decisões com base nas informações dadas pelo ARH.
  • A ARH recebe algumas informações relevantes dos órgãos de linha, mas informações relevantes sobre o pessoal lotado em cada uma das unidades da organização deve ser passada pela ARH.

    Temos que nos atentar para qual tipo de informação se refere em cada questão.
  • O erro da questão está na citação : "órgãos de linha"  em que o correto seria atividade ou responsabilidade de linha (gerentes) o órgão se refere a ARH (Estafe).

  • As informações sobre o pessoal lotado em cada unidade da organização é uma atividade administrativa, logo uma responsabilidade linha e não uma função de staff. A função de staff na organização é estratégica. 

    Veja as principais diferenças da função de staff e responsabilidade de linha listadas no livro "Gestão de pessoas para concursos" da Prof. Andréia Ribas e Prof. Cassiano Salim:


    FUNÇÃO DE STAFF:

    - responsável: Área de gestão de pessoas

    - objetivo: Assessoria, aconselhamento, consultoria e serviços especializados

    - atividades: cuidar das políticas de GP, prestar assessoria e suporte, dar consultoria interna de GP, proporcionar serviços de GP, dar orientação de GP, cuidar das estratégias de GP

    - função: estratégica


    RESPONSABILIDADE DE LINHA

    - Responsável: Gestores da empresa

    - Objetivo: Responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados

    - Atividades: cuidar da sua equipe de pessoas, tomar decisões sobre subordinados, executar as ações de GP, cumprir metas de GP, alcançar resultados de GP, cumprir metas de GP, alcançar resultados de GP, cuidar da tática e operações

    - Função: Administrativa


  • Eu acho que a questão está errada exatamente porque limitou, dando a entender que o órgão de ARH deve ficar sentado esperando as informações relevantes chegarem dos órgãos de linha.

    Todos sabem que a visão de que só o RH tem obrigação de cuidar da gestão de pessoas é ultrapassada, cada gerente tem essa responsabilidade também. Mas acho que foi ai que a questão tentou confundir dizendo que o ARH só deve receber dos órgãos de linha as informações relevantes. Também não é verdade, o órgão de ARH pode e deve ser proativo na busca dessas informações também.

    No fundo, a teoria hoje determina que ARH é uma função compartilhada por todos na organização e por isso uma afirmativa que limite isso estaria errada.

    Bons estudos!

  • Justamente o contrário. Como a ARH é uma responsabilidade de linha e função de staff, o órgão de ARH deve municiar e abastecer os órgãos de linha das informações relevantes sobre o pessoal lotado em cada um dos órgãos para que os respectivos gerentes possam administrar seus subordinados. 


ID
225403
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A empresa Log Trans Ltda. de transporte de cargas para as indústrias de energia elétrica é composta de diversas gerências. Dentre as funções abaixo, NÃO é de responsabilidade do gerente de frota o(a)

Alternativas
Comentários
  • No caso de exame dos casos de avaria, a responsabilidade respousa sobre as atribuições do chefe de almoxarifado.

    Gabarito - D
  • Descordo do gabarito, a avaria pode acontecer dentro do transporte no carregamento por exemplo, a responsabilidade é do gerente da frota.


ID
240997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas
organizações.

A importância da gestão de pessoas como uma função organizacional justifica-se pelo fato de proporcionar a conciliação das expectativas entre a organização e as pessoas e, posteriormente, a concretização dessas expectativas.

Alternativas
Comentários
  • Certo. A gestão de pessoas, responsabilidade de linha (o chefe ou gerente exerce essa função em relação à sua equipe) e de estafe (assessoria), é um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam se realizar ao longo do tempo. 

  • CERTO!

    O andamento e desenvolvimento de uma organização acontece de acordo com o crescimento pessoal e profissional de seus trabalhadores, ou seja, quanto mais motivados os empregados, maior a chance  da empresa crescer e conquistar novos mercados. Por isso a importância da gestão de pessoas em tentar adequar as necessidades do trabalhador com as da organização.

    Expectativas pessoais:
    Bom salário, estabilidade, segurança, qualidade de vida, realização crescimento profissional, etc.

    Expectativas da organização:
    Lucro, crescimento e desenvolvimento organizacional, espaço de mercado, etc.
  • Questão super certa...
    A Gestão de pessoas procura minimizar o confilto existente entre os objetivos organizacionais (voltados para empresa) X os objetivos pessoais (voltados para os empregados) . Quanto menores forem esses conflitos, mais produtivos será o trabalho. 
  • Gestão de Pessoas é, de acordo com Dutra (2002) “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo"
  • DISCORDO com a palavra "posteriormente", questao ERRADA.

  • certo.

    No contexto atual, de mudanças mais rápidas e intensas no ambiente
    organizacional, a função de gestão de pessoas deve buscar relacionar as
    expectativas de seus funcionários com as da organização, para que ambos
    fiquem satisfeitos com o relacionamento entre as partes. Por um lado, a
    organização proporciona benefícios materiais e não materiais para satisfazer os
    seus funcionários. Por outro, os funcionários se esforçam para que seu
    trabalho possa produzir os resultados organizacionais desejados.
    É o que está dito na questão, só que com outras palavras!

    (professor Carlos Xavier- Ponto concursos)

  • Questão no minimo estranha pela parte final : Concretização dessas espectativas. Ao meu ver a GP não garante esta concretização das expectativas entre funcionários e organizações.

  • DE UM LADO TEMOS A ORGANIZAÇÃO OFERECENDO OS RECURSOS E DO OUTRO LADO AS PESSOAS OFERECENDO COMPETÊNCIAS. OU SEJA, UM EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL. A EXPECTATIVA É O RESULTADO DESSE EQUILÍBRIO, DESSA RELAÇÃO HARMÔNICA DO GESTOR COM OS SEUS FUNCIONÁRIOS. 

     

    CESPE: "O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais." (CERTO)

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • "A gestão de pessoas enquanto função organizacional refere-se à maneira como a função de gestão de pessoas deve contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos funcionais de suas áreas e dos objetivos individuais dos funcionários. Trata-se do alinhamento entre os objetivos individuais com a estratégia organizacional."

     

    Para mim, até a parte do "e, posteriormente, a concretização dessas expectativas." está certo. Apesar do gabarito (mas não adianta discutir com a banca), acredito que não há garantias quanto à concretização das expectativas entre a organização e as pessoas.

     

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • Funções organizacionais são Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar...

  • Expectativa: recrutamento, procura-se aquele possua os requisito necessários para o cargo

    Concretização: seleção, o candidato q melhor se adeque às especificações do cargo é admitido

  • Um dos objetivos da gestão de pessoas é justamente alcançar a conciliação de interesses entre indivíduos e organizações. Sem essa conciliação, a relação indivíduo-organização torna-se insustentável e ocorre uma deterioração dos índices de produtividade, comprometimento, satisfação no trabalho, absenteísmo e rotatividade.

    Sobre o tema, vale relembrar os objetivos da gestão de pessoas propostos na obra de Idalberto Chiavenato:

    1. Ajudar a organização a realizar sua missão e alcançar seus objetivos: a função da GTH é um componente fundamental da organização de hoje. Antes, a ênfase era colocada no fazer corretamente as coisas por meio dos métodos e regras impostos aos colaboradores para obter eficiência.11 O salto para a eficácia veio com a preocupação em atingir metas, objetivos e resultados. Não se pode imaginar a função de GTH sem se conhecer o negócio da organização. Cada negócio tem diferentes implicações na GTH. E o principal objetivo dela deve ser o de ajudar a organização a atingir seus objetivos e realizar sua missão.

    2. Proporcionar competitividade e sustentabilidade à organização: significa saber criar, desenvolver e aplicar as habilidades e competências da força de trabalho para tornar a organização mais competitiva e sustentável no longo prazo. A função da GTH é fazer com que os colaboradores sejam mais produtivos para beneficiar todos os stakeholders. Essa foi a crença que levou Walt Disney a construir a Disney a partir de sua própria equipe de colaboradores. No nível macroeconômico, a competitividade é o grau em que uma nação pode, em condições livres e justas de mercado, produzir bens e serviços que sejam aceitos nos mercados internacionais, enquanto simultaneamente mantém ou expande os ganhos reais de seus cidadãos. Nesta definição, a palavra nação pode ser substituída pela palavra organização e a palavra cidadãos por colaboradores.

    3. Proporcionar à organização pessoas capacitadas e motivadas: construir o mais valioso patrimônio da empresa – o capital humano – significa preparar e capacitar continuamente seus talentos. É o primeiro passo. O segundo é dar reconhecimento aos talentos e não apenas dar dinheiro. Para melhorar e incrementar seu desempenho, os talentos devem perceber justiça nos retornos que recebem. Isso significa recompensar bons resultados e não recompensar pessoas que não desempenham bem. Tornar os objetivos claros e explicitar como eles são medidos e quais as decorrências do seu alcance. As recompensas devem ser proporcionadas às pessoas certas na fase certa do desempenho de um trabalho e no tempo certo para a organização.

    4. Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho: antes, a ênfase era colocada nas necessidades da organização. Hoje, sabe-se que as pessoas precisam estar satisfeitas e felizes. Para que sejam produtivas, devem sentir que o trabalho é adequado às suas competências e que estão sendo tratadas com carinho e atenção. Para elas, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal. As pessoas despendem a maior parte de suas vidas no trabalho, e isso requer uma estreita identidade com aquilo que fazem. Pessoas satisfeitas não são necessariamente as mais produtivas, mas pessoas insatisfeitas tendem a desligar-se da empresa, a ausentar-se frequentemente e a produzir pior qualidade do que pessoas satisfeitas. A felicidade na organização e a satisfação no trabalho são determinantes do sucesso organizacional.

    5. Desenvolver e elevar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): conceito que se refere a aspectos da experiência no trabalho, como estilo de gestão, liberdade e autonomia para tomar decisões, camaradagem e agradável ambiente de trabalho, segurança no emprego, horas adequadas de trabalho e tarefas significativas e agradáveis. O programa de QVT deve estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho em um local desejável, gostoso e atraente no sentido de satisfazer necessidades individuais das pessoas, como veremos adiante. A confiança na organização é fundamental para a atração e retenção de talentos.

    6. Administrar e impulsionar a mudança: a turbulência das mudanças sociais, tecnológicas, econômicas, culturais e políticas e suas tendências estão trazendo novas abordagens, mais flexíveis e ágeis, para garantir a competitividade e sobrevivência das organizações. E os profissionais de GTH devem saber como lidar com mudanças se realmente querem contribuir para o sucesso da sua organização. São mudanças que se multiplicam exponencialmente e cujas soluções impõem novas estratégias, filosofias, programas, procedimentos e soluções. A GTH deve estar comprometida com as mudanças. Para melhor!

    7. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável: a atividade de GTH deve ser aberta, transparente, justa, confiável e ética. Pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser plenamente garantidos. Tanto pessoas como organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. Esta não é uma exigência feita somente às organizações, mas também aos gestores e às pessoas que nelas trabalham.

    8. Construir a melhor equipe e a melhor empresa: não basta cuidar somente das pessoas. Ao cuidar dos talentos, a GTH precisa cuidar também do contexto onde eles trabalham. Isso envolve organização do trabalho, cultura corporativa e estilo de gestão. Ao lidar com essas variáveis, a GTH constrói uma força de trabalho engajada, como também uma nova e diferente organização, cada vez melhor.

    Gabarito: Certo

  • A própria entrevista de emprego é um exemplo. Nela, o RH apresenta as ofertas da organização e coleta as ofertas do entrevistado. É um ajuste mútuo. A concretização é o alcance das expectativas da organização e do funcionário, através de alcance de resultados e recompensas.


ID
337042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ainda no que diz respeito ao processo de recrutamento e seleção de pessoas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d) A revisão da demanda e a previsão da oferta de RH constituem a primeira etapa do processo de captação e seleção de pessoas.

  • ?????????????????????

  • O processo de Recrutamento de Pessoas está intimamente ligado ao Mercado de Trabalho de Mercado de Recursos Humanos e assim como em todo mercado existe a relação Oferta e a Procura. Chiavenato (2014)

  • Melhor resposta: a de GRATIDÃO! NOMEADA!

  • Por que a assertiva B está errada?

    Para pensar em recrutamento e seleção, supõe-se que a empresa detecte a necessidade de suprir determinadas lacunas de competências, a serem preenchidas por profissional (demanda). Depois que percebeu isso é que a empresa vai analisar o mercado de trabalho (vagas em aberto ou empresas procurando) e o mercado de RH (profissionais procurando).

    Lembre-se: o que supre uma necessidade não é a pessoa em si, mas as competências que a pessoa possui e as emprega na realização de objetivos organizacionais.


ID
781687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em uma organização, é função das equipes dos departamentos ou unidades de RH ou de gestão de pessoas

Alternativas
Comentários
  • Para resolver a questão devemos diferenciar as responsabilidades de linha das funções de staff.


    As responsabilidades de linha, das quais são encarregados os gerentes, tem caráter decisório.
    As funções de staff, isto é, das equipes dos departamentos de RH, se resumem objetivamente a prestação de assessoria.

    A função de Staff e a Responsabilidade de Linha na Gestão de Pessoas
    Função de Staff - Órgão de ARH Responsabilidades de Linha - Gestor de pessoas Cuidar das políticas de RH Cuidar de sua equipe de pessoas Prestar assessoria e suporte Tomar decisões sobre subordinados Dar consultoria interna de RH Executar as ações de RH Proporcionar serviços de RH Cumprir metas de RH Dar orientação de RH Alcançar resultados de RH Cuidar da estratégia de RH Cuidar da tática e operações

    A tabela é uma reprodução do livro Gestão de Pessoas do Chiavenato.

    Assim, a alternativa B é a única que apresenta função de staff. As demais tem natureza decisória.
  • Há  um  princípio  básico  em  Gestão  de  Pessoas: gerir  pessoas  é  uma  responsabilidade  de  linha  e uma  função  de  Staff.
    Isso quer dizer que quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente – ou
    supervisor ou líder de equipe – ao qual elas estão subordinadas. Ele tem responsabilidade lineare direta pela condução de seus subordinados. Por essa razão existe o princípio da unidade decomando: cada pessoa deve ter um e apenas um gerente.A contrapartida desse princípio é que cada gerente é o único exclusivo chefe de seussubordinados. Para que o gerente possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade degerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de ARH, que lhesproporciona os meios e serviços de apoio. Assim, gerir pessoas é uma responsabilidade de cadagerente que deve receber orientação do staff a respeito das políticas e procedimentos adotadospela organização.
  • Em uma organização, é função das equipes dos departamentos ou unidades de RH ou de gestão de pessoas

    a) informar as expectativas e os planos da organização a suas áreas de negócio. [CHEFE] ERRADA
    b) assessorar gestores ou ocupantes de cargos de chefia na solução de problemas específicos de pessoal.[quem assessora é equipe] CORRETA
    c) decidir sobre a dinâmica e os objetivos da organização e dos recursos disponíveis ou necessários.  [Quem decide os objetivos é CHEFEERRADA
    d) tomar decisões acerca de novas admissões, promoções, avaliações e outras medidas relacionadas a pessoal.  [Quem contrata é CHEFEERRADA
    e) alocar pessoas com base no planejamento e no dimensionamento do trabalho em setores específicos da organização.  [Quem aloca também é CHEFEERRADA

  • Gabarito "B"
    Em uma organização, é função das equipes dos departamentos ou unidades de RH ou de gestão de pessoas assessorar gestores ou ocupantes de cargos de chefia na solução de problemas específicos de pessoal.

    "ARH refere-se à concepção e à aplicação de sistemas formais para garantir o uso eficaz e aficiente do talento humano na realização dos objetivos organizacionais.
    ARH refere-se às práticas e políticas necessáris para conduzir os aspecto relacionados com as pessos que trabalham em determinada organização, principalmente as atividades de recrutamento, colocação, treinamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração do funcionário.
    Especificamente, podem-se destacar três objetivos centrais da ARH:
    a) Identificar e atrair recursos humanos qualificados e competentes;
    b) Adaptar os trabalhadores à organização e desenvolver todo o seu potencial;
    c) Manter os trabalhadores comprometidos e satisfeitos com a organização".


    Fonte: Administração: Teoria e Prática no contexto brasileiro. Felipe Sobral e Alketa Peci.

     
  • resposta correta: letra B.
    Há uma pegadinha no enunciado, que diz que "é FUNÇÃO das equipes dos departamentos ou unidades de RH ou de gestão de pessoas..."
    Toda FUNÇÃO de ARH é SEMPRE relacionado à staff, ou assessoramento. A RESPONSABILIDADE de gerir é SEMPRE do gerente que deve receber assessoria do órgão de staff quanto às políticas e procedimentos adotados pela organização para o melhor gerenciamento do seu pessoal. (Chiavenato, 2008, p.23)
  • Correta: Letra B


    A função de staff serve como consultoria interna, para ensinar e orientar gerentes a lidar com todos os assuntos de gestão de seus subordinados.
  • Correta: B

    Gente, a função  STAFF é uma função de APOIO.
    E qual das assertivas tem a ver com essa função?
    Informar, Assessorar, Decidir, Tomar ou Alocar?
    Assessorar é sinônimo de Apoiar.
    Ou seja, só com a primeira palavra (verbo) já dava pra matar essa questão.

    Espero ter ajudado.
    Abs.
  • A área de gestão de pessoas, em alguns momentos, acumula a função de staff e a responsabilidade de linha, pois, ao mesmo tempo em que precisa dar suporte a outras áreas, também necessita gerir os funcionários lotados em sua própria área. 

     

    (Cespe/STJ/Técnico Judiciário/2008) A administração de recursos humanos é uma atividade de linha e uma função de estafe. CORRETA

  • Função de STAFF, simples.

    Abraços.

  • Área

    Departamento 

    Unidade

    Órgão  

    Estão associados à função STAFF(especialista)---> Acessoramento/apoio.

    Prof. Andreia Ribas

  • A questão se refere à consultoria interna de RH, que é papel da adm. de RH

    ALGUMAS COMPETÊNCIAS DO ÓRGÃO DE RH 

    cuida das políticas de RH

    presta assessoria e suporte

    consultoria interna de Rh 

    orientação e estratégias de Rh 

  • STAFF: ASSESSORIA, ACONSELHAMENTO, CONSULTORIA, SUPORTERECOMENDAÇÃO, ORIENTAÇÃO...

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • Falou em departamento de RH ou órgão de gestão de pessoas, falou em staff. Falou em staff, falou em assessoria e consultoria

     

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • é função das equipes dos departamentos ou unidades de RH ou de gestão de pessoas: assessorar!

    O RH não decide nada, ele é só um conselheiro. Ele não aloca nada, só dá conselhos


ID
904552
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com vistas a atingir seus objetivos, cada organização adota uma determinada estrutura organizacional. As teorias Clássica e Neoclássica da Administração reconhecem três tipos tradicionais de organização: linear, funcional e linha- staff. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) Na organização funcional, cada subordinado reporta- se única e exclusivamente ao seu superior.         ERRADA. O CERTO SERIA ORGANIZAÇÃO LINEAR.  b) Na organização linear, a autoridade é baseada na especialização e conhecimento.         ERRADA. O CERTO SERIA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL.  c) Na organização linha-staff, os órgãos de linha têm autoridade funcional, isto é, de assessoramento e consultoria.        ERRADA. OS ÓRGÃOS DE LINHA EXECUTAM A TAREFA E NÃO ASSESSORAMENTO E CONSULTORIA, ISSO É O STAFF.  d) Na organização linear, a autoridade decorre do princípio da unidade de comando.         CERTO.  e) Na organização linha-staff,são identifcadas características do tipo linear, mas não do tipo funcional.         ERRADA. A ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF É A UNIÃO ENTRE A FUNCIONAL E A LINEAR.
  • ORGANIZAÇÃO LINEAR
    A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.
    ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
    A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções.
    ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF
    Com o crescimento e complexidade das tarefas das empresas, a estrutura linear mostrou-se insuficiente para proporcionar eficiência e eficácia.As unidades e posições de linha (que têm autoridade linear) passaram a se concentrar no alcance dos objetivos principais da empresa e a delegar autoridade sobre serviços especializados e atribuições marginais a outras unidades e posições da empresa. Assim, as unidades e posições de linha se livraram de uma série de atividades e tarefas para se dedicarem exclusivamente aos objetivos básicos da empresa, como produzir, vender etc. As demais unidades e posições da empresa que receberam aqueles encargos passaram a denominar-e assessoria (staff), cabendo-lhes a prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, influenciando indiretamente o trabalho dos órgãos de linha por meio de sugestões, recomendações, consultoria, prestação de serviços como planejamento, controle, levantamentos, relatórios etc. Assim, os órgãos de staff assessoram os órgãos de linha por meio de sua especialização técnica. Enquanto os especialistas de staff se aprofundam em um determinado campo de atividades, os gerentes de linha tornam-se os detentores da hierarquia da organização.

    Fonte: 
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAE_cAE/tipos-organizacoes
  • Resposta Correta: letra D

    1 . Estrutura Organizacional: É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de uma empresa.

    1.1 Os três tipos de estrutura tradicional.

    1.1.1 Estrutura Linear: É uma das formas mais simples de estrutura, baseá-se em uma autoridade centralizada em apenas um cargo 

    1.1.1.1 Vantagens.

    - Estrutura simples de fácil compreensão;

    - Delimitação nítida das responsabilidade;

    - A autoridade decorre da unidade de comando;

    -  Indicada para pequenas empresas.

    1.1.1.2 Desvantagens.

    - Estabilidade e constância das relações formais;

    - Autoridade linear baseada em um comando único e direto;

    - A função linear exagera a função de chefia e de comando;

    - A unidade de comando torna o chefe um generalista que não pode se especializar em nada 

    1.1.2 Funcional: É o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou principio da especialização das funções.

    1.1.2.1 Vantagens

    - Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização;

    - Permite uma melhor supervisão técnica possível;

    Desenvolve comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão;

    Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução.

    1.1.2.2 Desvantagens

    Diluição e conseqüente perda de autoridade de comando.

    - Subordinação múltipla;

    - Tendência à concorrência entre os especialistas.

    1.1.3 Linha Staff : É o resultado da combinação da combinação dos tipos de organização funcional e linear, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de estrutura.

    1.1.3.1 Vantagens

    Assegura assessoria especializada e inovadora mantendo o princípio de autoridade única ;

    Atividade conjunta e coordenada dos órgãos de linha e órgãos de staff.

    1.1.3.2 Desvantagens

    Existência de conflitos entre órgãos de linha e de staff;

    Dificuldade na obtenção e manutenção do equilíbrio entre linha e staff.

  • Sobre staff: "Quem tá de ladinho não manda"

  • https://youtu.be/Y1ALCyCTmuI https://youtu.be/oKjvKtiZoaY Dois vídeo aulas resumidos sobre o assunto.
  • a) na estrutura organizacional linear, a autoridade é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém (errado, pois seria linear e não funcional)

     

    b) na estrutura organizacional funcional, é aplicado o princípio da especialização das funções, ou seja, tem como principal e mais importante a função e especialidade de cada indivíduo dentro da organização. É baseada na especialização, onde os subordinados tem vários superiores, e reportam-se a eles simultaneamente de acordo com a especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, sua autoridade é parcial e relativa de acordo com a sua especialidade (errado, pois seria funcional e não linear)

     

    c) Na organização linha-staffos órgãos de staff têm autoridade funcional, isto é, de assessoramento e consultoria

     

    d) gabarito

     

    e) Organização linha-staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais (errado, pois são identificadas características do tipo lenear e funcional)

     

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

     A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.

    A organização linear ou estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. Entre o superior e os supordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade(que significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (que significa o dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas). Devido a estas linhas de autoridade e responsabilidade ocorre a cadeia escalar.


ID
1095718
Banca
CETRO
Órgão
INMET
Ano
2006
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O triângulo estratégico é de vital importância para avaliação entre o ambiente e a organização. Pode-se afirmar que seus vértices são:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    PAC - propósito / ambiente / capacitação

  • http://images.slideplayer.com.br/7/1733730/slides/slide_4.jpg


ID
1278079
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A dupla subordinação simultânea a um responsável pelo projeto e a um gerente funcional refere-se à estrutura:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. 


    Conceito  (segundo Chiavenato, 2009)

    A abordagem matricial é a combinação de departamentalização funcional e divisional na mesma estrutura organizacional. Funciona como uma grade ou matriz no sentido de promover bipolaridade de atuação e de comando para proporcionar inovação e agilidade. A abordagem de equipes constitui uma maneira de fazer o empoderamento ou empowerment, substituir os órgãos definitivos por equipes e promover a horizontalização da estrutura organizacional. Existem equipes multifuncionais e equipes permanentes. A abordagem em redes significa que uma organização desagrega suas principais funções em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central, funcionando como uma teia de organizações. Diante de tantas complexidades, as organizações geralmente utilizam esquemas híbridos de organização com diferentes tipos de departamentalização. Mais recentemente, estão surgindo as organizações virtuais ou não-fisicas pelo fato de dispensarem

    escritórios convencionais, graças à tecnologia da informação. 


ID
1408021
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Analise o texto abaixo:

Nas estruturas organizacionais, são encontrados os conceitos de ..................... . O primeiro concerne àqueles que exercem atividades de execução e comando. Já o segundo caracteriza-se por não executar e não comandar na pirâmide organizacional.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. RIBAS  & SALIM (2013): 

    Função de staff e responsabilidade de linha

    A descentralização da área de gestão de pessoas trouxe consigo um dos principais paradigmas da atuação da área de gestão de pessoas, responsabilidade de linha e função de staff (estafe).

    Na área de ARH, sempre predominou uma forte tendência para a centralização e a concentração de serviços para as demais áreas empresariais, a tal ponto que recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração, administração de benefícios, higiene e segurança do trabalho e avaliação de desempenho eram estritamente concentrados na área de gestão de pessoas, com pouca participação gerencial das demais áreas.

    No entanto, para atuar de forma estratégica, tais atividades operacionais deveriam deixar de ser executadas pela área de gestão de pessoas, cabendo à área as atividades estratégias. Tornou-se necessária, portanto, a divisão das atividades de gestão de pessoas, sendo cada gestor responsável pelos recursos humanos alocados em seu departamento (responsabilidade de linha) e, para que essa atividade seja executada da melhor forma possível, a área de gestão de pessoas passa a atuar como órgão de assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre como administrar seus profissionais (função de staff). O quadro a seguir resume essas principais diferenças.

  • A atividade de linha seria executada pelo gestor de pessoas o qual toma as decisões (comanda e executa) no seu próprio setor. 

    A atividade de Staff é prestada pelo setor ou Administração de Recursos humanos, o qual apenas assessora o gestor e o orienta, mas não executa. 

  • As principais diferenças entre função de Staff e Responsabilidade de Linha:

    Função de Staff   

    Responsável: Área de Gestão de Pessoas

    Objetivo: Assessoria, aconselhamento, consultoria e serviços especializados.

    Atividades:  Cuidar das políticas, prestar assessoria e suporte , dar consultoria interna, proporcionar serviços de GP,  orientar,

    Função: Estratégica 

     

     Função de Linha

    Responsável: Gestores da Empresa

    Objetivo: Responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados.

    Atividades: Cuidar da sua equipe de pessoas, tomar decisões sobre subordinados, executar ações, cuidar da tática e operações,execução e comando.

    Função: Administrativa.

  • Gabarito: B

    Resumindo:

    Órgãos de linha (órgãos de execução) = caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar.

    Órgãos de staff (órgãos de apoio e de consultoria) = prestam assessoria e serviços especializados.

    Sigamos!
    Bons estudos.


ID
2165419
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com Carvalho Filho (2015), na categoria dos agentes públicos, é possível reconhecer a existência de agrupamentos que denotam referenciais distintivos básicos, relevantes para sua identificação. Sob esse prisma, relacione as categorias às respectivas descrições.

1. Agentes Políticos
2. Servidores Públicos
3. Agentes Particulares Colaboradores

( ) São aqueles aos quais incumbe a execução das diretrizes traçadas pelo poder público.
( ) Dentre os agentes públicos, desempenham funções diversas da função administrativa do Estado.
( ) A exoneração ou dispensa desses agentes precisa ser analisada em cada caso, uma vez que há diversidade de regimes jurídicos.
( ) Não se sujeitam às regras comuns, uma vez que a eles são aplicáveis normalmente as regras constantes da Constituição.
( ) Tais agentes vinculam-se ao Estado por uma relação permanente de trabalho e recebem, a cada período de trabalho, sua correspondente remuneração.
( ) Tais agentes executam certas funções especiais que podem se qualificar como públicas, sempre como resultado do vínculo jurídico que os prende ao Estado.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • 2.1.Agentes Políticos = Agentes políticos são aqueles aos quais incumbe a execução das diretrizes traçadas pelo Poder Público. São estes agentes que desenham os destinos fundamentais do Estado e que criam as estratégias políticas por eles consideradas necessárias e convenientes para que o Estado atinja os seus fins.1
    _________________________________________________________________

    Agentes Particulares Colaboradores = Outra categoria de agentes públicos é a dos agentes particulares colaboradores. Como informa o próprio nome, tais agentes, embora sejam particulares, executam certas funções especiais que podem se qualificar como públicas, sempre como resultado do vínculo jurídico que os prende ao Estado. Alguns deles exercem verdadeiro munus público, ou seja, sujeitam-se a certos encargos em favor da coletividade a que pertencem, caracterizando-se, nesse caso, como transitórias as suas funções. Vários desses agentes, inclusive, não percebem remuneração, mas, em compensação, recebem benefícios colaterais, como o apostilamento da situação nos prontuários funcionais ou a concessão de um período de descanso remunerado após o cumprimento da tarefa. Clássico exemplo desses agentes são os jurados, as pessoas convocadas para serviços eleitorais, como os mesários e os integrantes de juntas apuradoras, e os comissários de menores voluntários.

    _________________________________________________________________

    2.3.Servidores Públicos =  A categoria dentre os agentes públicos que contém a maior quantidade de integrantes é, sem a menor dúvida, a dos servidores públicos. Formam a grande massa dos agentes do Estado, desenvolvendo, em consequência, as mais variadas funções.
    São denominados por uns de agentes administrativos, mas a expressão não é adequada, porque diz menos do que o sentido que se deve emprestar à expressão servidores públicos. Na realidade, existem muitos servidores públicos que desempenham funções diversas da função administrativa do Estado. Por outros, são denominados de funcionários públicos, expressão também inadequada, já que, além de banida da Constituição, tem sentido mais restrito do que a deservidores públicos, e isso porque, na verdade, eram assim considerados apenas os servidores estatutários que integravam a estrutura dos entes federativos (Administração Direta), o que indica que se tratava de uma categoria dos servidores públicos. Estes, por sua vez, integram a Administração Direta, as autarquias e as fundações públicas autárquicas, sob qualquer regime funcional.  

     

    CARVALHO FILHO (2016, P. 755)


ID
2229589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue o item subsequente.


O equilíbrio organizacional reflete a manutenção de um quadro de pessoas adequado para cumprir o volume de demandas da organização.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Rodrigo Rennó:

     

    O fato do quadro de pessoal ser ou não adequado ao volume da demanda de trabalho não é relacionado ao equilíbrio organizacional. O que a teoria do equilíbrio tenta mostrar é que todas as pessoas devem receber certos incentivos para que possam contribuir para o sucesso da instituição. Elas desejam receber salários, benefícios, pagamentos pelos seus serviços, dentre outros incentivos fornecidos pela empresa ou órgão público.

     

    Mas a organização também quer algo em troca, naturalmente. Ela precisa do trabalho, dos serviços prestados, do comprometimento, das ideias, dentre outras contribuições fornecidas pelos indivíduos ou grupos de pessoas com quem tem relação.

     

    Desta forma, as pessoas esperam receber incentivos da organização em troca das suas contribuições e o mesmo ocorre por parte da instituição. Assim, o equilíbrio ocorre quando esta relação de “troca” é vista como adequada. O gabarito é questão errada.

  • se vc for copiar  todos os comentarios de outro site ... de credito ao outro site.

    tudo que foi copiado pela colega esta aqui:

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-de-administracao-da-anvisa-comentada/

  • QUESTÃO ERRADA

    Questões que ajudam a resolver:

    Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD Prova: Assistente - Administrativa

    Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.

    GABARITO:CORRETO

     

    Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Prova: Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração.

    Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.

    GABARITO:CORRETO

     

    Aplicada em: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista - Negócios
    A inserção da gestão de pessoas no planejamento, na formulação e na execução da estratégia concorre para o alcance do equilíbrio organizacional, visto que o desenvolvimento das pessoas contribui para a mobilização eficiente e eficaz dos diferentes recursos das organizações.

    GABARITO:CORRETO

     

    Aplicada em: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: Técnico Administrativo

    Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
    itens a seguir.

    A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.

    GABARITO:CERTO

  • QUESTÃO: ERRADA

    equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre os funcionários e as empresas, e não tem nada a ver com quadro de pessoal.

  • ERRADA.

    É uma típica Pegadinha do Mallandro que sempre caio! O equilíbrio organizacional é adquirido pelas contribuições entre a organização e seus funcionários, nada a ver com quadro de pessoal.

  • O equilíbrio organizacional reflete o êxito da organização em remunerar seus participantes (com dinheiro ou satisfção não materiais) e motivá-los a continuarem fazendo parte da organização, garatinfo com isso sua sobrevivência. OBS: A decisão de partipar é essencial na teoria do equilíbrio organizacional. 

  • GABARITO ERRADO 

     

    Para acrescentar os comentários:

     

    POSTULADOS BÁSICOS DA TEORIA DO EQUILIBRIO ORGANIZACIONAL

     

    * Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;

     

    * Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;

     

    * Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos;

     

    * As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes;

     

    * A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de contribuições.

     

    CESPE - Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.  CERTO

  • Equilíbio organizacional diz respeito à relação contribuição X incentivos, sendo que a contribuição é aquilo que o parceiro dá para a organização e incentivos,  a contrapartida da organização para com seu parceiro.Ou seja, o funcionário oferece o seu melhor e a organização lhe oferece a recompensa justa.É necessário encontrar o equilíbrio entre as duas partes.

     

  • Acredito que a questão deveria ser correta, pois se existe equilíbrio, significa sim que exista umquadro de pessoas adequado para cumprir o volume de demandas da organização.

  • Acredito que a existencia do equilibrio organizacional dentro das organizaçoes , tem como papel refletivo não apenas de cumprir uma demanda ou duas , más sim um quadro mais abrangente dentro das instituiçoes .

    Por isso questão errada ! rsrsrs

  • Reciprocidade. Organização oferece incentivos para os participantes e eles respondem com esforços, entrega, compromissos..

  • Equilíbrio organizacional tem que refletir Reciprocidade. O fato das pessoas cumprirem o volume de demandas da organização não demonstrou reciprocidade, mas sim que a organização está recebendo contribuições; cadê os incentivos proporcionados pela organização ao indivíduo?

  • Questão capciosa do Cespe.

     

    Equiblibrio organizacional deve ter os interesses : 

    Da organização  +  a dos colaboradores.

     

  • GAB: E

     

    O equilíbrio organizacional ocorre quando: as contribuições oferecidas pelos participantes (que podem ser: empregados, fornecedores, clientes e investidoressão equivalentes às recompensas oferecidas pela empresa.

     

    Fonte: Administração para Concursos, Prof. Rodrigo Rennó 

  • EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL: A RELAÇÃO HARMÔNICA DO GESTOR COM OS SEUS FUNCIONÁRIOS, A RELAÇÃO DE EQUILÍBRIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM OS SEUS SERVIDORES. QUANTO AO RESULTADO ESPERADO, É CONSEQUÊNCIA DESSE EQUILÍBRIO.

     

    EM OUTRA CONCEPÇÃO, TRATA-SE DA RELAÇÃO DE EQUILÍBRIO DE QUEM DETÉM O CAPITAL FINANCEIRO COM QUEM DETÉM O CAPITAL HUMANO.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • equilibrio organizacional: é toma lá, da cá. contribuo para o progresso da organização e ela contribui para o meu.

  • EQUILIBRIO ORGANIZACIONAL:

     

    A  Teoria  do  Equilíbrio  Organizacional  tenta  explicar  como  ocorre,  ou  não,  a  cooperação  dos
    indivíduos  em  uma  organização.  De  acordo  com  essa  teoria,  as  pessoas  recebem  incentivos  da
    organização  (dinheiro,  benefícios  etc.)  em  troca  das  suas  contribuições  (trabalho,  dedicação,
    comprometimento etc.).


    A teoria aponta então que a participação de uma pessoa ocorre sempre que ela acreditar que teráuma  “recompensa”  adequada  às  suas  contribuições.  Esses  participantes  podem  ser  desde
    empregados a acionistas, fornecedores, clientes etc.

     

    De acordo com Chiavenato:


    A decisão de participar é essencial na teoria do equilíbrio organizacional. O equilíbrio organizacional re͇ete o êxito da
    organização em remunerar seus participantes (com dinheiro ou satisfações não materiais) e motivá-los a continuarem
    fazendo parte da organização, garantindo com isso sua sobrevivência.

     

    Os princípios básicos dessa teoria são:


    1) Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas
    pessoas, que são os participantes da organização.;


    2)  Os  participantes  recebem  recompensas  em  troca  das  contribuições  que  fazem  para  a
    organização.


    3) Os participantes manterão suas participações na organização sempre que os incentivos que lhes
    são oferecidos forem iguais ou superiores do que as contribuições que lhes são exigidos.


    4)   As  contribuições  oferecidas  pelos  participantes  são  utilizadas  pela  organização  para  que  as
    recompensas sejam interessantes e possíveis.


    5) A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para
    proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de
    contribuições.

     

    Rennó, Rodrigo
    Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.  Pag. 358/436 pdf

     

     

     

     

    Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.

    Albert Einstein

     

     

     

  • cara...vou ser cincero...esse assunto se o cara nunca estudou ta dificil

  • Teoria da Equidade (Adams) - o que dou (trabalho) deve ser igual ao que recebo (benefícios, salário, incentivos) , e isso aumenta a motivação

  • Depois de errar milhares de questões sobre equilíbrio organizacional, digo-lhes:

     

    E.O = RECOMPENSA X ESFORÇO EMPREENDIDO EM BUSCA DOS RESULTADOS.

     

    Basicamente é uma troca entre instituição e funcionários.

     

    :)

  • GABARITO: ERRADA

    EQUILIBRIO ORGANIZACIONAL:  Em termos de gestão de pessoas é quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis em quantidade e qualidade com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.

    Não diz respeito a quantidade de funcionários. Desde que os funcionários percebam que são bem recompensados em todos os aspectos, e que devido a isso a empresa ganhe em produtividade haverá o equilíbrio.

  • Era de se esperar que o examinador mula tivesse colocado o gabarito errado, provando que não tem noção do que ele próprio escreve.

     

    A grosso modo, a definição de equilíbrio organizacional é a equivalência entre esforços e recompensas. Óbvio que a assertiva não está exprimindo a definição de equilíbrio organizacional, mas ocorre que ela não pretende fazer isso. Com o termo "reflete", ela está tentando exprimir apenas uma consequência observável do equilíbrio, e não sua definição propriamente dita. E nisso ela está certa, pois, na medida em que eu tenho equivalência entre esforços e recompensas, haverá menos absenteísmo, rotatividade e abandono de cargos pelos funcionário, resultando em manutenção do quadro de pessoal. Esse quadro de pessoal será adequado para cumprir o volume de demanda da organização, pois as recompensas são dadas em função do esforço, que por sua vez é empregado em função da necessidade organizacional (demanda). Se os esforços fossem insuficientes para a demanda, nunca teriam sido recompensados, e, consequentemente, nunca haveria equilíbrio. Logo, se há equilíbrio, presume-se que haverá atendimento da demanda; mas nem sempre a demanda atendida pressupõe o equilíbrio, visto que ela pode ser alcançada mediante exploração. A assertiva faz referência ao primeiro caso, e por isso está certa. 

     

    Mas claro, o examinador não imaginou que alguém fosse interpretar a questão

  • EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL = TROCA DE INTERESSES .

    GABARITO: E

  • ERRADA!

    Questão de intepretação. A grosso modo, a questão está dizendo que manutenção é a rotatividade das pessoas na organização. Logo, sabemos que isto não é bom para a referida, e tampouco se relaciona com o equilíbrio organizacional. 

  • Comentários:

     


    A questão associou o equilíbrio organizacional a um equilíbrio do quadro de pessoal em
    termos quantitativos, o que está errado. A teoria do equilíbrio organizacional sugere que as
    pessoas esperam receber incentivos em troca das suas contribuições, o mesmo ocorrendo
    por parte da organização, que fornece estímulos esperando receber em troca contribuições.

     

    Assim, o equilíbrio existirá enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar
    estímulos e motivação para induzirem os participantes à prestação de contribuições, as quais
    constituirão a fonte na qual a organização se supre e se alimenta.

     

    Gabarito: errada.

     

    Prof: Gustavo Garcia
     

  • Fiz este resumo através dos comentários dos colegas.

    Obrigado a todos e bons estudos!

    EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL = toma lá, da cá.

    ➜ Troca de interesses

    Refleti na Reciprocidade

    Diz respeito à relação contribuição X incentivos

    O funcionário oferece o seu melhor e a organização lhe oferece a recompensa justa.

    É necessário encontrar o equilíbrio entre as duas partes, tanto pela organização quanto pelo funcionário.

     

  • Equilíbrio- contribuições x recompensas 

  • Exemplo:


    Homem dá presente de aniversário à esposa, fazendo com que ela retribua o gesto no aniversário dele. Caso só haja presente dele (ou dela), não haverá equilíbrio. Fica desproporcional.


    Equilíbrio organizacional é basicamente esse toma lá dá cá. Existe um incentivo pra você trabalhar pra mim.

  • O equilíbrio organizacional não tem relação com o quadro de pessoas e a demanda por serviços, mas, sim, com as relações entre o empregado e a organização. Assim, o equilíbrio organizacional é atingido quando os interesses e necessidades da empresa e dos funcionários estão atendidos, por uma relação de reciprocidade.

  • Gestão: errado

     

    No equilíbrio tem que haver reciprocidade.

  • Volume de demandas é algo imprevisível, logo questao errada.

  • Equilibrio organizacional é o equilibrio entre os objetivos individuais e os objetivos organizacionais

  • Equilíbrio organizacional = recompensa ou benefício.

    Melhora a memorização.

  • A questão relacionou o equilíbrio organizacional a um correto dimensionamento do quadro de pessoal, o que não está correto. A teoria da reciprocidade organizacional retrata que os participantes da relação de equilíbrio esperam receber incentivos em troca das suas contribuições e, em contrapartida, a organização fornece estímulos esperando receber contribuições.

    Na verdade, você vai perceber pelas questões que a banca sempre vai tentar induzir você a associar o equilíbrio organizacional com coisas boas, como atingimento de metas, manutenção de um quadro de funcionários adequado, entre outros fatores... mas o que não for ligado ao toma-lá-dá-cá que nós comentamos na teoria, ou seja, à relação de troca de interesses, não vai estar correto, ok?!

    Gabarito: E

  • No equilíbrio organizacional as pessoas contribuem com a organização que devolve com incentivos para as pessoas.

  • Equilíbrio Organizacional é uma relação Ganha-Ganha.

  • O equilíbrio organizacional, em termos de recursos humanos, ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.

  • Não assinantes, tomem cuidado! As estatísticas nem sempre estão corretas. Estava crente que a alternativa estava certa pelas estatísticas.

  • Questão Errada!

    O equilíbrio organizacional afirma que a organização é um sistema que recebe “contribuições” de diversos participantes e, em contrapartida, oferece “incentivos” a esses participantes.

    Em síntese, a Teoria defende a ideia de que o sucesso organizacional depende de uma adequada relação de troca (reciprocidade) entre a organização e seus participantes. 

  • Equilíbrio organizacional: trabalho e dedicação em troca de incentivos.


ID
2293555
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo de descentralização da administração de recursos humanos dessas atividades introduziu um novo paradigma, atribuindo aos gestores determinadas responsabilidades pelos recursos humanos alocados a suas unidades e deixando para a área responsável pela gestão de pessoas funções estratégicas, de consultoria e assessoria, que corresponde

Alternativas
Comentários
  • o Rh como função de apoio, dando suporte a todas as outras áreas da empresa. Sua responsabilidade é em linha, pois não tem autoridade para impor regras e exigir resultados. Isso significa que quem administra o pessoal é cada gestor dentro de sua área de atuação.

     

    Para que os gestores administrem seus profissionais de maneira satisfatória  é  necessário um órgão de assessoria e consultoria que forneça  todas as orientações,é ai que entra o  Rh como função de staff procurando  alinhar de forma eficiente os objetivos organizacionais com o desenvolvimento de seus profissionais

  • GABARITO:D

     

    Staff é um termo inglês que significa "pessoal", no sentido de equipe ou funcionários. O termo é utilizado para designar as pessoas que pertencem ao grupo de trabalho de uma organização particular.


    Também se refere ao quadro de funcionários de uma empresa, aos recursos humanos ou órgão de staff.


    Staff é o conjunto de pessoas que fazem parte de um determinado grupo de trabalho ou que trabalham em conjunto. Por exemplo, staff médico.


    Na organização de algum evento, como um show musical por exemplo, o artista possui uma equipe para apoiar todos os momentos do evento. O staff é toda a equipe que dará todo o suporte ao artista e à realização do show. Quem faz parte do staff tem uma função específica para desempenhar antes, durante e após o espetáculo.

  • GABARITO LETRA D.

    Atualmente, gerir as competências humanas dentro das instituições públicas é um grande desafio e uma questão estratégica. Em épocas passadas, em que o cenário era permanente e pouco mudava, o órgão de Recursos Humanos (fosse ele um departamento, uma supervisão ou uma divisão) era o único responsável pela rotina funcional dos servidores. era um sistema centralizador e fechado, distante das principais decisões da instituição.
    Hoje, Era da Informação, época de cenário de incertezas e imprevisibilidades, este sistema fechado e burocrático está desaparecendo. No atual cenário de Gestão de Pessoas, “Recursos” está dando lugar a “Processos”. Agora, o conceito central da Gestão de Pessoas é “função staff, responsabilidade de linha”. Isto significa que, paulatinamente, as operações burocráticas de RH estão se transformando em uma área de consultoria interna para preparar e orientar os gestores dos vários níveis para essa nova realidade. Com isso, os gestores são os verdadeiros gestores de pessoas dentro da instituição; são eles os responsáveis pelas decisões e ações a respeito de pessoas; são eles que conhecem mais de perto o perfil de cada servidor, sob sua tutela, não o setor de Recursos Humanos. 
    Os gestores de linha são os responsáveis pelo desempenho de sua equipe; ele é o responsável direto pela satisfação de seus liderados. O gestor de linha tem autoridade para tomar todas as decisões relacionadas à sua área de atuação, a suas operações e a seus liderados. Nesse modelo descentralizado e contemporâneo, a área de RH passa a ser uma unidade de negócio dentro da instituição. Como tal, ela deve atender às demandas dos gestores, deve orientar, treinar e desenvolver. 
    Staff e Linha, cada um no seu papel, trabalhando pela excelência dos serviços públicos prestados.

    http://mundorh.com/blog/2016/01/18/gestao-de-pessoas-funcao-staff-responsabilidade-de-linha/

  • d) à função de staff. 

     

    Na divisão das atividades de gestão de pessoas, cada gestor é responsável pelos recursos humanos alocados em seu departamento (responsabilidade de linha) e, para que essa atividade seja executada da melhor forma possível, a área de gestão de pessoas passa a atuar como órgão de assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre como administrar seus profissionais (função de staff).

     

  • GAB. D

    STAFF: é um termo inglês que significa "pessoal", no sentido de equipe ou funcionários. O termo é utilizado para designar as pessoas que pertencem ao grupo de trabalho de uma organização particular.

  • Nossa, o examinador que redigiu o texto da questão iria tirar 0 na prova discursiva da FCC. 

  • Apenas arrumando a lambança do enunciado da questão:

    (FCC): O processo de descentralização da administração de recursos humanos dessas atividades introduziu um novo paradigma, atribuindo aos gestores determinadas responsabilidades pelos recursos humanos alocados a suas unidades e deixando para a área responsável pela gestão de pessoas funções estratégicas, de consultoria e assessoria, que corresponde >>>>>>>>>>>>>>>>> Um novo paradigma dessas atividades foi introduzido pelo processo de descentralização da administração de recursos humanos , atribuindo aos gestores determinadas/certas responsabilidades pelos recursos humanos alocados em suas unidades, e deixando para a área responsável pela gestão de pessoas as/aquelas funções estratégicas, bem como as de consultorias e assessorias, as quais correspondem >>>>>>>>>  à função de staff

    GAB: C) 

  • "O executivo de staff está preocupado com suas funções básicas de proporcionar consultoria, aconselhamento e informação sobre sua especialidade. Ele não tem autoridade direta sobre o executivo de linha, enquanto o executivo de linha tem plena autoridade para tomar as decisões relacionadas com suas operações e sua equipe de subordinados."

     

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Gabarito D

    Responsabilidade de Staff: assessoria especializada em gestão de pessoas dentro da organização.

    FCC- Função de staff>> natureza de assessoria/ aconselhamento /consultoria>> mantida na área de gerenciamento de RH.

  • Antigamente, a grande maioria dos processos de gestão de pessoas ficava centralizada no departamento de Recursos Humanos. Muitas das decisões relativas aos funcionários ficavam nas “mãos” do gerente de Recursos Humanos, como: quem deve ser treinado, quem deve ser promovido, quem deve ser contratado, etc.

    Entretanto, hoje em dia a moderna gestão de pessoas “entregou” maior poder e responsabilidade ao gerente de linha (que atua nas áreas finalísticas da organização) para que ele possa gerir seu próprio pessoal. Atualmente, consideramos que a responsabilidade final da gestão de pessoas está ao cargo de gerente de linha. Com isso, a área de Recursos Humanos passou a cumprir uma função de staff, ou seja, de assessoramento, de consultoria interna.

    Gabarito: letra D  


ID
2313577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com referência a mercado de trabalho, condições de emprego, renda e previdência social, julgue o item seguinte.

As principais características do mercado de trabalho no Brasil no período atual são as altas taxas de desemprego, a informalidade e a intensa rotatividade.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502008000300001

    OBS¹: Vai continuar por um bom tempo.

  • Imagina agora???? Se naquele tempo da Dilmãe estava assim...

  • E continua até hoje!

  • "Se naquele tempo da Dilmãe estava assim..."

    Amada? KKK tava assim por causa dela

  • Dilmãe fud... foi tudo. kkkk

    Mas voltando... intensa rotatividade? Num cenário onde a taxa de desemprego é alta as pessoas tendem a se segurar nos empregos, afinal de contas o mercado de RH está em oferta. Essa afirmação tá meio estranha

  • Alguém pode explicar o porquê de "intensa rotatividade"?

  • Em 2020, quase 2021, e cá estamos nós...

  • ESSA QUESTÃO SEMPRE ESTARÁ ATUALIZADA AQUI NO BRASIL.


ID
2324257
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação a administração de recursos humanos (ARH) e suas relações, julgue o item a seguir.

A ARH é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, no sentido de ser uma responsabilidade de cada chefe, mas carecer de um órgão de staff para que as chefias atuem com certa uniformidade e consistência nas suas relações com os subordinados.

Alternativas
Comentários
  • Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.

  • A área de recursos humanos não é mais considerada apenas um departamento. O capital humano e intelectual concedeu lugar á atua gestão de pessoas, que coloca o Rh como função de apoio, dando suporte a todas as outras áreas da empresa. Sua responsabilidade é em linha, pois não tem autoridade para impor regras e exigir resultados. Isso significa que quem administra o pessoal é cada gestor dentro de sua área de atuação. Para que os gestores administrem seus profissionais de maneira satisfatória  é  necessário um órgão de assessoria e consultoria que forneça  todas as orientações,é ai que entra o  Rh como função de staff procurando  alinhar de forma eficiente os objetivos organizacionais com o desenvolvimento de seus profissionais .

     

    http://desenvolvimentopessoaleorganizacional.blogspot.com.br/2012/04/responsabilidade-de-linha-e-funcao.html

  • errei por pensar que nem toda organização é obrigada a adotar o padrão "staff"

  • A área de gestão de pessoas, em alguns momentos, acumula a função de staff e a responsabilidade de linha, pois, ao mesmo tempo em que precisa dar suporte a outras áreas, também necessita gerir os funcionários lotados em sua própria área. (Andréia Ribas)
     

  • A ARH é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. (frase clássica) Na medida em que a organização cresce, o trabalho dos executivos de linha se divide e se especializa, e eles requerem assistência por meio da consultoria do staff. A partir daí a ARH se torna uma função especializada de staff.

     

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • Como a ARH é uma responsabilidade de linha e função de staff, o órgão de ARH deve municiar e abastecer os órgãos de linha das informações relevantes sobre o pessoal lotado em cada um dos órgãos para que os respectivos gerentes possam administrar seus subordinados.
     

     

     

    Fonte: Ribas

  • Gente, mas e essa palavra "carecer"? Achei que ele quis dizer que o órgão de staff está ausente, por isso marquei errado. Por outro lado, o carecer pode ser interpretado como "necessitar de"... enfim, redação ambígua

  • Carecer ficou um pouco ambíguo.

    Carecer:

    1.transitivo indireto: não ter, não possuir; ser ou estar falto de.

    "carece do talento necessário ao cargo"

    2.transitivo indireto: ter necessidade de; precisar de.

    "os funcionários carecem de melhor remuneração"

  • A linha decide e o staff assessora.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Enunciado está perfeito. As atividades relacionadas à gestão de pessoas possuem uma responsabilidade compartilhada entre gerentes de linha (gerentes hierarquicamente superiores aos empregados) e gestores de pessoas (staff).

    Os gestores de pessoas exercem vários papéis de assessoramento, mas as decisões finais relacionadas aos empregados são mantidas na responsabilidade dos gerentes de linha. De maneira mais prática, podemos pensar no processo de seleção de novos empregados. O departamento de pessoal realiza diversos testes (conhecimento, simulação, psicológicos etc) para indicar os melhores candidatos, porém a decisão final sobre a contratação é feita pelo gerente de linha responsável pelo setor.

    Gabarito: Certo


ID
2362873
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando o tema seleção de pessoas na organização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É um processo de comparação com os requisitos do cargo a ser preenchido e o perfil das características dos candidatos que se apresentam.

  • GABARITO: LETRA C

    A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido ( requisitos que o cargo exige de seu ocupante) e, de outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentam. A primeira variável é fornecida pela descrição e análise do cargo, enquanto a segunda é obtida por meio da aplicação das técnicas de seleção.

    FONTE: Chiavenato


ID
2784976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas em organizações, julgue o item a seguir.


Um processo de seleção de pessoas terá validade se os procedimentos utilizados medirem adequadamente os atributos dos candidatos a serem selecionados.

Alternativas
Comentários
  • processo de seleção de pessoas busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados ao cargo de acordo com as exigências das organizações, com o objetivo de manter ou aumentar a eficiência e, consequentemente, o desempenho da equipe e a eficácia da organização

     

    FONTE: WIKI

  • Errei pois pensei que estava faltando citar medir os atributos do cargo. : (

  • Procedimentos, medir atributos..... no mínimo estranha...

     

    Pessoal, indiquem para comentário!!!!

  • Um processo de seleção de pessoas terá validade se os procedimentos utilizados medirem adequadamente os atributos dos candidatos a serem selecionados.

    Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para uma determinado Cargo ou Empresa e para selecionar é necessário conhecer as características do cargo e observar as cacterísticas técnica das pessoas, tais como aspectos comportamentais etc. Se o Entrevistador, por exemplo, não  medi adequadamente essas características das quais um candidato precisa para a vaga proposta, o processo de seleção não será eficaz, isto é, válido. Por esse motivo a alternativa está correta. 

    Entendi dessa forma, corrijam-me se eu estiver errada.

     

     

  • CERTO

    Segundo Rodrigo Rennó, Adm p concursos, 2 Ed.:

    ''Após o trabalho de recrutar as pessoas para os cargos vagos na empresa, é necessário selecioná-las. Dessa maneira, a seleção é o processo de escolher o melhor candidato para um determinado cargo ou empresa. Para que a seleção seja bem feita, é importante conhecer as características do cargo, como: o tipo de atividades envolvidas, o nível de responsabilidade e o perfil desejado do ocupante.

    Um processo de seleção é considerado eficiente quando consegue “peneirar” da melhor forma uma gama grande de candidatos.''

  • Quer dizer que um processo de seleção que não medir adequadamente atributos dos candidatos não é válido? No meu entender, ele continua sim sendo válido, mas é INEFICIENTE e INEFICAZ.

  • A questão fala que "terá validade", ela não diz que "só terá validade".Terá validade se medirem adequandamente? SIM.Só terá validade se medir adequandamente? NÃO!(pode ser válido, mas INEFICIENTE e INEFICAZ, sem deixar de ser VÁLIDO!). Avante MPU!

  • Validade nesse caso significa proveito, ou seja, para a organização poder ter um bom aproveitamento do processo seletivo, este deverá ter um bom resultado (medir adequadamente os candidatos). 

  • Pensei que o processo só teria validade se, além de verificar adequadamente os atributos do candidatos, alocasse esses também de forma adequada nos cargos :/ quer dizer que se só a metade do processo for bem sucedida ele será válido? 

    Errando e aprendendo... 

  • Gabarito Correto.

     

    Bases para a seleção de pessoas.

     

     * O processo seletivo é um sistema de comparação e de escolha (tomada de decisão), ele deve se apoiar em algum padrão ou critério de referência para alcançar a validade adequada na comparação.

     

    >O padrão ou o critério de comparação e escolha deve ser definido a partir de informações sobre o cargo a preencher ou sobre as competências requeridas (como variáveis independentes) e informações sobre os candidatos que se apresentam (como variável dependente).

     

    Fonte: Idalberto Chiavenato.

  • Seleção- Escolha 

    Recrutamento- atrair pessoas 

  • CORRETA.

     

    Enquanto o recrutamento é uma atividade chamativa, de divulgação, que atrai as pessoas, a seleção visa escolher aquele que melhor se adequa as exigências da organização, que são as compatibilidades entre os atributos específicos da pessoa e do cargo.

  • Complementando...

    Seleção de pessoas - metas:1) contratar candidatos qualificados; e 2) avaliar a capacidade deles de forma imparcial.

    Processos de seleção: 1) seleção como processo de comparação(entre os requisitos do cargo e o perfil dos candidatos); e 2) seleção como processo de decisão(modelos: colocação; seleção; e classificação).

  • CERTO

     

    Objetivo da seleção: escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização.

     

    Anotações das aulas - profª Kátia Lima.

  • Validade: grau em que os procedimentos medem os atributos de uma pessoa

    Confiabilidade: grau em que os testes/procedimentos de seleção geram dados comparáveis ao longo do tempo e com medidas alteranativas.

  • O PROCESSO DE SELEÇÃO VISA MEDIR OS ATRIBUTOS DOS CANDIDATOS DE FORMA  A ESCOLHER OS CANDIDATOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA EMPRESA

  • É a famosa surra que a CESPE nos dá em cada certame, para se selecionar os melhores. 

  • Seleção: escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização. É um processo de comparação entre duas variáveis, os requisitos do cargo a ser preenchido (fornecido pela análise do cargo); e o perfil das características dos candidatos que se apresentam (obtidos por meio de técnica de seleção).

  • Tem questão que é tão fácil que fico até com medo de marcar.

  • Tomara que amanhã venham mais questões como essa!

  • Gabarito: CERTO.


    Mas acredito que o cerne da questão se refere aos critérios - um deles, a validade - a serem adotados nos procedimentos de seleção, em especial nos testes psicométricos. Dessa forma, comenta Ribas (2013, p. 162) que VALIDADE "é a capacidade do teste de aferir exatamente aquela variável que se pretende medir".

  • A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido, fornecidos pela análise de cargo e, de outro, o perfil das características dos candidatos que se apresentam, obtido por meio da aplicação de técnicas de seleção.


    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos. Andréia RIbas e Cassiano Salim.

  • CERTO


    A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido, fornecidos pela análise de cargo e, de outro, o perfil das características dos candidatos que se apresentam, obtido por meio da aplicação de técnicas de seleção.


    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos. Andréia RIbas e Cassiano Salim.

  • Penso da mesma forma que o Re Oliv

  • Processo decisório de recrutamento:

    a. colocação: 1 vaga e 1 candidato

    b. seleção: 1 vaga e vários candidatos

    c. classificação: várias vagas e candidatos

    Na seleção é de suma importância a avaliação dos candidatos de acordo com as necessidades do cargo ou função em jogo!

  • Devemos levar em consideração dois importantes conceito recorrentes em prova.

    CONFIABILIDADE: grau de estabilidade e repetição de um critério em várias circunstâncias, ou o quanto varia;

    VALIDADE: se a técnica prevê precisamente o sucesso ou fracasso do candidato.

  • Gabarito:Certo

    Principais Dicas de Recrutamento e Seleção:

    • Recrutamento = Convidativo. Quer atrair o camarada. Pode ser interno (mais rápido, barato e simples. Mantém a motivação dos indivíduos TOP), externo (lento, caro e complexo. Contrata pessoas de fora da empresa como o próprio nome fala. Renova a cultura organizacional e traz novas ideias para resolução dos problemas) e o misto. Não existe o melhor, e sim aquele que adequa a cada situação.
    • Seleção = Após o recrutamento irei selecionar os mais adequados ao cargo. Podem ser utilizados entrevistas (subjetivas) e provas como seleção. Os modelos de seleção estão palpados: colocação (1 vaga + 1 candidato), seleção (1 vaga + vários candidatos) e classificação (várias vagas e candidatos).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
2854720
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Chiavenato (2010), assinale a opção que apresenta uma fase do recrutamento.

Alternativas
Comentários
  • Uma vez efetuado o recrutamento dos candidatos e antes de se iniciar a propriamente dita, existe uma etapa de ligação que é chamada triagem inicial dos candidatos.

    A triagem ocorre após o recrutamento e antes de se iniciar a seleção. É uma espécie de pré-seleção e visa reduzir o número daqueles poucos candidatos que realmente apresentam melhores condições de sucesso. Trata-se de uma pré-seleção grosseira, mas que permite afunilar o processo seletivo. A triagem procura assegurar a permanência somente dos candidatos que atinjam o mínimo de qualificações estipuladas no recrutamento. Na triagem se reduz os custos do processo de seleção, eliminando-se candidatos não ou com forte propensão à rejeição.

    Existem dois métodos básicos de triagem de candidatos: o questionário preliminar e a entrevista de triagem.

    questionário preliminar:- questionário previamente organizado e montado para ser preenchido rapidamente pelos candidatos e colher informações prévias e fundamentais a seu , o qual se concentra nas qualificações anunciadas no processo de recrutamento;

    entrevista de triagem:- entrevista superficial e de curta duração com os candidatos, para verificar inicialmente quais aqueles que possuem as qualificações mínimas para seguir adiante no processo seletivo.

    Na maioria das vezes, aplica-se o questionário preliminar e, com base nele, faz-se a entrevista de triagem. Se o candidato possui as qualificações mínimas anunciadas, ele será encaminhado para o processo seletivo a seguir. Se não as tem, é rejeitado.

    Feito o recrutamento e triagem dos candidatos, a etapa seguinte é a de seleção.


ID
2972818
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As atitudes e a personalidade podem afetar profundamente o local de trabalho. A empatia configura-se como um componente de personalidade em que se pode afirmar como correto o seguinte significado:

Alternativas
Comentários
  • PARECER DA BANCA

    Pesquisadores consideram que as questões comportamentais são muito importantes nas organizações, pois são os seres humanos que tomam as decisões e conduzem os destinos das mesmas.

    Cada indivíduo organizacional conserva em si traços psicofísicos que determinam o seu ajustamento ao ambiente, resultado de traços hereditários, do meio ou da situação. No primeiro caso, e a título de exemplo pode-se evidenciar traços como timidez, medo ou angústia. No segundo caso o ambiente está permeado pela cultura, os valores e as ideologias (ética, competição, independência) e no terceiro caso, algumas situações se destacam como mais relevantes em detrimento de outras, como por exemplo, uma entrevista de emprego ou um passeio num parque.

    Para Daft (2005), novos estudos sobre personalidade foram obtidos por meio de pesquisas na área de inteligência emocional como no caso da empatia. Este termo inclui-se como um componente comportamental significando “ser capaz de se colocar no lugar de uma outra pessoa, de reconhecer o que os outros estão sentindo, sem eles precisarem lhes dizer” naquele particular. Ao usar a voz, por qualquer razão, o indivíduo coloca um determinado TOM de voz que poderá denunciar situações de cansaço, insegurança, medo, alegrias, satisfação, etc. A postura corporal ou a expressão corporal constituem-se noutros denunciadores tomando-se como exemplo: ombros caídos, desânimo ou olhar ausente. Pierre Weil (1977) corrobora com esses estudos enfatizando que os resultados das pesquisas orientam as organizações no sentido de tornar os funcionários mais felizes e produtivos.

    Saliente-se que a empatia classifica-se como ATITUDE, que significa a predisposição do indivíduo perante objetos, pessoas eventos ou situações (SOBRAL e PECI, 2008). São avaliações favoráveis ou desfavoráveis diante dos seguintes componentes:

    a) cognitivo – crenças, opiniões e informações;

    b) afetivo – emoções e sentimentos;

    c) comportamental – relativo à intenção comportamental

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial

  • simpatia: (do  sypatheiasyn, "junto" + pathos, "sentimento")

    empatia: do grego EMPATHEIA, formado por EN-, “em”, mais PATHOS, “emoção, sentimento”) no lugar do outro

  • Empatia sempre

  • Gabarito E

    CCV é a banca que mais cobra esse termo EMPATIA que é justamente colocar-se no lugar do outro, que é o que mais falta na humanidade atualmente.


ID
3044380
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O método mais fundamental de canalizar a atividade dos indivíduos de uma empresa é a responsabilidade. Assinale a alternativa que apresenta uma definição de responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

  • A letra "E" é errada, pois restringi a responsabilidade apenas aos gerentes.

    A letra "A" é a que está completa.

    Uma pessoa que possui senso de responsabilidade em seu trabalho é aquela que reconhece a importância de seus conhecimentos, bem como de suas competências e habilidades para a organização e está realmente envolvida com os processos de trabalho, dedicando-se a fazer com que eles sejam cada vez melhores e mais eficazes.

    Fonte:

    Site da ibc

  • A letra "E" é errada, pois restringi a responsabilidade apenas aos gerentes.

    A letra "A" é a que está completa.

    Uma pessoa que possui senso de responsabilidade em seu trabalho é aquela que reconhece a importância de seus conhecimentos, bem como de suas competências e habilidades para a organização e está realmente envolvida com os processos de trabalho, dedicando-se a fazer com que eles sejam cada vez melhores e mais eficazes.

    Fonte:

    Site da ibc

  • A letra "E" é errada, pois restringi a responsabilidade apenas aos gerentes.

    A letra "A" é a que está completa.

    Uma pessoa que possui senso de responsabilidade em seu trabalho é aquela que reconhece a importância de seus conhecimentos, bem como de suas competências e habilidades para a organização e está realmente envolvida com os processos de trabalho, dedicando-se a fazer com que eles sejam cada vez melhores e mais eficazes.

    Fonte:

    Site da ibc


ID
3048544
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação às unidades organizacionais de linha e as de assessoria, complete o texto abaixo.


“As unidades organizacionais de linha têm ação de ___________, enquanto as unidades organizacionais de assessoria não têm _________ de comando, pois apenas _______________ as unidades de linha no _____________ de suas atividades.”


As palavras que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B - comando, ação, aconselham, desempenho.

  • unidades organizacionais de linha - possuem relações de hierarquia, logo, há linhas de comando determinadas

    unidades de assessoria - possuem função de STAFF (assessoria / suporte) e, em alguns casos, de linha.

  • No novo modelo de gestão de pessoas por competências, a partir da década de 90, define a gestão de pessoas como Responsabilidade de Linha (do chefe imediato nas tomadas de decisões) e Função de Staff (auxílio, assessoria e consultoria de uma área de gestão de pessoas das empresas na tomada de decisões dos chefes) !!!

  • De acordo com Oliveira (2011, p. 137),

    As unidades organizacionais de linha têm ação de comando, enquanto as unidades organizacionais de assessoria não têm ação de comando, pois apenas aconselham as unidades de linha no desempenho de suas atividades.

    OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.


ID
3084235
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O que conhecemos como “administração de pessoal” – que teve seu auge em praticamente todo o século XX – assumiu outras qualidades nas últimas três décadas. A “administração de pessoal” cedeu lugar ao que se chama hoje “administração de recursos humanos” e, mais recentemente, “gestão de pessoas”. Assinale a alternativa que define e explica essa mudança de nomenclatura.

Alternativas
Comentários
  • Com o princípio da responsabilidade de linha e função de staff em vista, deve-se descentralizar a gestão das pessoas no nível das gerências de linha de um lado, enquanto, de outro, mantém-se a função de assessoria e consultoria interna através do órgão de RH. Cada qual no seu papel para proporcionar o melhor em termos de condução de pessoas em direção aos objetivos da organização

    Função de Staff - Órgão de ARH - Cuidar das políticas de RH. - Prestar assessoria e suporte. - Dar Consultoria interna de RH. - Proporcionar serviços de RH. - Dar orientação de RH. - Cuidar da estratégia de RH.

    Responsabilidade de Linha - Gestor de Pessoas (gestores de linha) - Cuidar da sua equipe de pessoas. - Tomar decisões sobre subordinados. - Executar as ações de RH. - Cumprir as metas de RH. - Alcançar resultados de RH. - Cuidar da tática e operações.

    Erro ? Chama no privado

  • Por que ele cita que é linha e staff AO MESMO TEMPO ?A gestão de pessoas não tem a função só de staff.Não ficou claro para mim .

  • Pra mim, o gabarito da questão é a letra E, pois na administração de pessoas a provisão, manutenção e controle de pessoas dão lugar á inovação, flexibilidade, criatividade e proatividade, ou seja, passou de uma estratégia conservadora e defensiva para uma estratégia prospectiva e ofensiva.

  • Na boa, quem acertou a questão não sabe interpretar texto.

    Por partes...

    Quem gerencia pessoas?

    R: tanto Staff (RH) quanto linha (gerentes das diversas áreas que não RH)

    Ao mesmo tempo? Se você aceita isso, você está dizendo de duas uma:

    1- RH como função de linha e staff

    2- Gerentes como função de linha e staff

    Ou seja: errado!

    • As funções atuais das áreas que gerenciam as pessoas da organização são, ao mesmo tempo, de linha e de staff.

  • Gabarito: D

  • LETRA D).

    A área de Gestão de Pessoas, em alguns momentos, acumula a FUNCÃO DE STAFF e de RESPONSABILIDADE DE LINHA, pois, AO MESMO TEMPO em que precisa dar suporte a outras áreas, também necessita gerir os funcionários lotados em sua própria área.

    O dizer "ao mesmo tempo", não quer dizer que especialistas iram realizar o trabalho de staff e de responsabilidade de linha; o mesmo se refere ao gestores de pessoas.

    Está relacionado com a área de GP em si, uma vez que, ao mesmo tempo, há especialistas definindo as políticas de GP e há gestores de linha/líderes definindo, por exemplo, se determinado colaborador necessita de treinamento. Isso ocorre porque a GP passou a ser DESCENTRALIZADA.

  • LETRA D

    A área de RH, dentro da estrutura organizacional, acumula essas funções. O gestor de RH, por exemplo, ao mesmo tempo que presta suporte aos demais gestores (função de staff), ele também gerencia a sua própria área/departamento (responsabilidade de linha).


ID
3137359
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando se diz, na atualidade, que a Gestão de Pessoas é uma função, além de staff, também de linha, o que está se dizendo é que

Alternativas
Comentários
  • Posição de staff- pessoas técnicas ou de apoio: funcionários, secretários e processadores de dados.

    Responsabilidade de linha

    Posições de linha em uma empresa são aqueles que têm a responsabilidade e autoridade para alcançar os principais objetivos da corporação.

    Devido à importância de produzir e vender, os gerentes de posições de linha têm a responsabilidade de tomar a maioria das decisões de uma empresa.

    Os gerentes de linha geralmente têm autoridade final para tomar decisões executivas na empresa e para dirigir as atividades do pessoal envolvido na produção e venda. Os gerentes da equipe estão subordinados às ações dos gerentes de linha.

  • a ausência do acento na letra B corrigida pela professor mudou totalmente a questão

  • Quem deve gerir as pessoas é o próprio gestor ao qual estão subordinadas.

    GAB: B

  • Um show de português em plena questão de RLM! rs Valeu!!!

  • Letra B

    Quem deve gerir as pessoas E o próprio gestor ao qual estão subordinadas.

    Linha de staff ----------E---------- Responsabilidade da linha

    A correção do acento fez a diferença para a compreensão da questão.

    A linha de staff tem o papel de apoio, assessoria.

    A responsabilidade de linha é o chefe, quem manda e decide.

    Fonte: Aula Qconcursos

  • Para que o gerente possa assumir plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de ARH, que lhe proporciona os meios e serviços de apoio. 

    Assim, gerir pessoas é uma responsabilidade de cada gerente , que por sua vez deve receber  orientação do staff a respeito da políticas e procedimentos adotados pela organização.

  • GAB B

    gestão de pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. As responsabilidades de linha se caracterizam pela autoridade e processo decisivo pertinente a cada gestor, enquanto que o órgão de staff presta assessoria e serviços especializados voltados à gestão de pessoas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS


ID
3202651
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à área de recursos humanos, julgue o item


A fase estratégica da gestão de pessoas promove o desenvolvimento de tarefas mais especializadas, como, por exemplo, o recrutamento e a seleção, a remuneração, a avaliação de desempenho e o treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Erro.

    É na fase operacional da GP.

  • 1.Nível estratégico/institucional: é o nível mais elevado da organização, que busca agir voltado para o longo prazo e considerando as necessidades da organização como um todo (de forma sistêmica) e dos seus stakeholders (participantes = funcionários, fornecedores, clientes, concorrentes, etc.). Aqui se encontram o presidente da organização, os eventuais vice-presidentes e, muitas vezes, diretores, sendo todos profissionais que tentam dar uma dimensão integrada e de longo prazo à organização como um todo. A gestão de pessoas conduzida neste nível é a visão moderna de gestão de pessoas, com uma visão de como as pessoas podem contribuir para o sucesso organizacional.

    2. Nível tático/gerencial: é o nível intermediário, onde se encontram os gerentes e coordenadores da organização. Aqui, o que se busca é entender a estratégia e aplicá-la a uma área específica, processo ou projeto organizacional. Os profissionais que atuam nesse nível geralmente são os gerentes, coordenadores, etc. Neste nível encontram-se as funções típicas de um departamento de RH, tais como: recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, etc.

    3. Nível operacional: é o nível mais básico da estrutura organizacional. Aqui é que o dia-a-dia acontece. É onde encontram-se os técnicos e operadores de forma geral, implementando ideias que foram validadas por seus chefes. Nesse nível, a autonomia profissional é muito limitada, pois se está apenas colocando em prática aquilo que foi decidido nos níveis mais elevados. É aqui que se encontram as funções de departamento de pessoal, a parte burocrática da administração de pessoas, relativa a processos como: folha de pagamento, contratos de trabalho, etc

    Fonte:Estratégia

  • ERRADA - A fase estratégica da gestão de pessoas promove o desenvolvimento de tarefas mais especializadas, como, por exemplo, o recrutamento e a seleção, a remuneração, a avaliação de desempenho e o treinamento.

    _______________________________________________________________

    Marras divide a Gestão de Pessoas no Brasil em cinco fases : Contábil, Legal, Tecnicista, Administrativa / Sindicalista, Estratégica.

    A fase responsável pela operacionalização dos seus serviços (treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho) foi a Fase Tecnicista e não a Estratégica.

    Fonte: Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, Andreia Ribas.

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • ERRADO.

    Seria na fase tecnicista que surgiram o desenvolvimento de tarefas mais especializadas. Como, por exemplo, o recrutamento e a seleção, a remuneração, a avaliação de desempenho e o treinamento.


ID
3202669
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto ao processo de recrutamento e seleção, julgue o item


O recrutamento não apenas diz respeito às qualificações dos empregados, mas também à diversidade do quadro de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    O recrutamento de pessoas pode ser definido como um conjunto de atividades desenhadas para atrair candidatos qualificados para uma organização. 

  • O recrutamento não apenas diz respeito às qualificações dos empregados, mas também à diversidade do quadro de pessoal. Resposta: Certo.

    Recrutamento: convocação e diversificação de "sangue novo" no quadro de pessoal.

  • Mas se o recutamento for interno não gerará diversidade e a questão em momento nenhum especifica que o recrutamento será externo.

  • Quando se realiza o processo de recrutamento é necessário pensar sobre a introdução de novas pessoas, ideias, intelecto etc para somar a força de trabalho e qualificações já existente na organização.


ID
3216040
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A comparação proporciona a informação a respeito da quantidade, qualidade, tempo e custo das atividades de cada departamento, capaz de permitir sua avaliação em relação aos padrões preestabelecidos. Assinale a alternativa que apresenta os elementos essenciais do processo de comparação dos resultados com os padrões.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Mensuração, variância e princípio da exceção.

    Comparação do desempenho com o padrão

    A comparação do desempenho com o que foi planejado não busca apenas localizar os erros ou desvios, mas também permitir a predição de outros resultados futuros. Um bom sistema de controle, além de proporcionar rápidas comparações, permite localizar possíveis dificuldades ou mostrar tendências significativas para o futuro. Não é possível modificar o passado, mas a sua compreensão pode propiciar auxilio para, a partir do presente, criar condições para que as operações futuras obtenham melhores resultados.

    No fundo, a comparação pode ser feita por meio de:

  • Gab: C

    Mensuração: refere-se à informação sobre o desempenho de um departamento, de forma a avaliá-la de acordo com algum critério quantitativo ou qualitativo. As principais técnicas de mensuração utilizadas são a observação e os relatórios.

    Variância: é algum grau de desvio ou de afastamento do desempenho atual em relação ao padrão estabelecido. A comparação procura descobrir e localizar se existe discrepância ou desvio entre o que está sendo feito e o que deveria ser feito.

    Princípio da exceção: deixa de lado as ocorrências normais que não requerem ação corretiva, para apontar somente o que é excepcional, isto é, as ocorrências que fogem à normalidade dos acontecimentos.

    https://www.coladaweb.com

  • O que mais me preocupa são as fontes das respostas. uma banca dessa...só Deus


ID
3248125
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma característica exclusiva da organização linha‐staff.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Chiavenato (2004)

    Afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.


ID
3308302
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que contenha o tipo de organização que possui como características autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação, descentralização das decisões e ênfase na especialização.

Alternativas
Comentários
  • Assinale a alternativa que contenha o tipo de organização que possui como características autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação, descentralização das decisões e ênfase na especialização.

    Gab: E

  • Gabarito E

    ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

    Organização funcional, onde é aplicada o princípio da especialização das funções, ou seja, tem como principal e mais importante a função e especialidade de cada indivíduo dentro da organização.

    Autoridade funcional ou dividida - baseada na especialização, onde os subordinados tem vários superiores, e reportam-se a eles simultaneamente de acordo com a especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, sua autoridade é parcial e relativa de acordo com a sua especialidade.

    Linhas diretas de comunicação - não há necessidade de intermediação na comunicação, o que possibilita maior rapidez de comunicação entre os diferentes níveis nos cargos ou órgãos, por serem feitas diretamente.

    Descentralização das decisões - a decisão é tomada por vários superiores de acordo com a sua especialidade.


ID
3328369
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A presença de assessores em funções administrativas auxilia o administrador de diversas maneiras. Geralmente, as tarefas dos assessores ou auxiliares administrativos são de assistir e acompanhar o planejamento. Eles podem ser solicitados a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D para não assinantes..

  • Gab. D

    Segundo Chiavenato, gerir pessoas é uma responsabilidade de LINHA e uma função de STAFF.

    Quem deve gerir pessoas? LINHA, ou seja, o próprio executivo ou líder >>> lida DIRETAMENTE com seus subordinados, toma decisões a respeito deles, DEFINE SEUS OBJETIVOS INDIVIDUAIS OU GRUPAIS e DEFINE PADRÕES DE DESEMPENHO, CUIDA de seu TREINAMENTO e DESENVOLVIMENTO, remuneração e incentivos...

    A GP atua como função de STAFF, assessoria, auxiliadora, serviços de apoio.

    Analisando as alternativas:

    a) padronizar o desempenho, proteger os bens organizacionais, limitar a quantidade de autoridade, reunir dados, analisar problemas e emitir pareceres. ERRADA

    b) medir o desempenho e dirigir os funcionários, servir como meio preventivo, fazer recomendações e emitir pareceres. ERRADA

    c) promover o treinamento de pessoal, evitar desperdícios, elaborar sistemas de incentivo e elaborar regras e regulamentos, além de sistemas de auditoria. ERRADA

    d) reunir dados, analisar problemas, FAZER RECOMENDAÇÕES (NÃO DECIDIR, POIS É A FUNÇÃO DO LÍDER A DECISÃO), redigir instruções e obter sugestões e pareceres.

    CORRETA. (características de funções de apoio, funções que AUXILIAM...)

    e) definir o escopo para padronizar comportamentos e alcançar resultados, padronizar a qualidade dos serviços oferecidos, promover inspeções, controle estatístico de qualidade e sistemas de incentivo.

    Fonte:

    Livro: GESTÃO DE PESSOAS - O novo papel dos recursos humanos nas organizações, 4edição, pág.19.

    ps. Qualquer equivoco na minha resposta, por favor mande msg que debateremos juntos :)

  • LETRA D).

    Ao analisar com cuidado as alternativas, é possível observar atividades da Gestão de Pessoas, não fazendo parte da parte administrativa do planejamento. Sendo assim, a alternativa D) reúne bem as atividades administrativas relacionadas com o planejamento de uma organização.


ID
3335953
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As atividades de assessoria estão ligadas ao aconselhamento, análise e estudos das atividades do executivo, procurando, principalmente, liberá-lo de algumas tarefas de estudos e pareceres. Com relação às atividades de assessoria, pode-se afirmar que:

I. facilitam as atividades do executivo quando a assessoria assume funções de linha com ação de comando sobre algumas áreas funcionais.
II. essas atividades existem uma vez que o executivo não tem determinados conhecimentos técnicos necessários à execução de todas as suas tarefas.
III. assessorias podem executar diferentes tipos de funções como: consultoria, assessoramento, aconselhamento, recomendação e orientação.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • LINHA E ASSESSORIA 

    Linha: tem ação de comando, atividades-fins, operacionalização da empresa.

    Assessoria: não tem ação de comando, atividades-meios, aconselhamento, análise e estudos das atividades do chefe, procurando, principalmente, liberá-lo de algumas tarefas de estudos e pareceres. 


ID
3337357
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a obrigação ou dever das pessoas pela realização das tarefas ou atividades e o conjunto das tarefas pelas quais uma pessoa é responsável na empresa, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    RESPONSABILIDADE = OBRIGAÇÃO OU DEVER

    CARGO = CONJUNTO DE ATRIBUIÇÕES

  • GAB. B

    Cargo é a ocupação oficial do empregado.

    Função é a atribuição específica ou o conjunto de atribuições do empregado.


ID
3345481
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Simonésia - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As tarefas de gerir pessoas mudaram com o tempo. Atualmente, elas são desempenhadas nas organizações por dois grupos de executivos: os especialistas em RH, que atuam como consultores internos, e os gerentes de linha (gerentes, supervisores etc.), que estão envolvidos diretamente nas atividades de RH por serem responsáveis pela utilização eficaz de seus subordinados. Notadamente, organizações bem-sucedidas definem algumas responsabilidades para seus gerentes de linha, nas quais NÃO se incluem as de

Alternativas
Comentários
  • a)

     

    9.5.1 Função de staff e responsabilidade de linha
    A descentralização da área de gestão de pessoas trouxe consigo um dos principais paradigmas da atuação da área de gestão de pessoas, responsabilidade de linha e função de staff (estafe).
    Na área de ARH, sempre predominou uma forte tendência para a centralização e a concentração de serviços para as demais áreas empresariais, a tal ponto que recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração, administração de benefícios, higiene e segurança do trabalho e avaliação de desempenho eram estritamente concentrados na área de gestão de pessoas, com pouca participação gerencial das demais áreas.
    No entanto, para atuar de forma estratégica, tais atividades operacionais deveriam deixar de ser executadas pela área de gestão de pessoas, cabendo à área as atividades estratégias. Tornou-se necessária, portanto, a divisão das atividades de gestão de pessoas, sendo cada gestor responsável pelos recursos humanos alocados em seu departamento (responsabilidade de linha) e, para que essa atividade seja executada da melhor forma possível, a área de gestão de pessoas passa a atuar como órgão de assessoria e consultoria, para proporcionar aos gestores a devida orientação (regulamentos, normas e procedimentos) sobre como administrar seus profissionais (função de staff). O quadro a seguir resume essas principais diferenças.

    Questão de Concurso
    (Cespe/Abin/Oficial Técnico de Inteligência /2010) Em organizações públicas, as responsabilidades de Gestão de Pessoas não são compartilhadas entre as unidades, ficando sob responsabilidade, apenas, da área de gestão de pessoas.
    Gabarito: errado. As responsabilidades são compartilhadas, e não centralizadas.
    Questão de Concurso
    (Cespe/TRT 10ª Região/Técnico Administrativo/2013) As funções administrativas características da gestão de pessoas nas organizações públicas incluem a realização de rotinas típicas de departamento pessoal e a elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas.
    Gabarito: errado. As funções administrativas são de responsabilidade dos gerentes (responsabilidade de linha). Envolvem as rotinas típicas do departamento de pessoal, recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho e remuneração etc. A elaboração de políticas e a participação do processo de definição da estratégia organizacional são funções estratégicas e não funções administrativas.

  • GAB: A

    Cuidar das políticas de RH é Função de staff da GP

    Função de staff da GP:

    1. Cuidar das políticas de RH
    2. Prestar assessoria e suporte
    3. Dar consultoria interna de RH
    4. Proporcionar serviços de RH
    5. Dar orientação de RH
    6. Cuidar da estratégia de RH

    Responsabilidade de linha (executivos e líderes:

    1. Cuidar da sua equipe de colaboradores
    2. Tomar decisões sobre subordinados
    3. Executar as ações de RH
    4. Cumprir metas de RH
    5. Alcançar resultados de RH
    6. Cuidar da tática e das operações

    Gestão de Pessoas, Idalberto Chiavenato


ID
3357955
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A moderna gestão de pessoas consiste em proporcionar às organizações mais consciência para promover maior valorização aos seus colaboradores. As organizações bem sucedidas já perceberam que somente podem crescer, prosperar e manter sua sustentabilidade no mercado se forem capazes de otimizar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros envolvidos, principalmente o investimento sobre os funcionários. Para atender este patamar nas organizações, a gestão de pessoas desenvolve um conjunto integrado de processos internos, dinâmicos e interativos. Assinale a alternativa que não descreve corretamente esses processos.

Alternativas
Comentários
  • A)Agregar pessoas: quem não deve trabalhar(deve trabalhar) na organização; consiste nos processos de recrutar e desenvolver pessoas.

    gab:A

  • Errado: "Agregar pessoas: quem não deve trabalhar na organização; consiste nos processos de recrutar e desenvolver pessoas".

    Certo: "Agregar pessoas: quem deve trabalhar na organização; consiste nos processos de recrutar e selecionar pessoas".

    GAB A

  • Gabarito Letra A

    a)AGREGAR PESSOAS =utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

    b)APLICAR PESSOAS =utilizados para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

    c)RECOMPENSAR PESSOAS =utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios, e serviços sociais.

    d)DESENVOLVER PESSOAS =utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem treinamento e desenvolvimento das pessoas, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.

    e)MANTER PESSOAS =utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

    Fonte:Chiavenato

    Bons estudos!

  • O erro da letra A está em afirmar que desenvolve pessoas, isso cabe ao processo de desenvolver pessoas.

  • Gab. A

    De acordo com Chiavenato a GP possue 6 processos básicos:

    No caso da alternativa A, o processo de AGREGAR PESSOS, segundo o autor, é utilizado para INCLUIR NOVAS PESSOAS NA EMPRESA. Podendo ser chamado tbm de PROVISÃO ou de SUPRIMENTO de pessoas.

    O item A não condiz com a verdadeira função de agregar pessoas.

  • LETRA A).

    No processo de AGREGAR PESSOAS, há as seguintes atividades:

    -RECRUTAMENTO;

    -SELEÇÃO;

    -INTEGRAÇÃO;

    -PLANEJAMENTO DE RH; e

    -PESQUISA DE MERCADO.

    →OBSERVAÇÃO:

    Fiquem atentos ás nomenclaturas que podem ser aparecer, a depender da banca:

    -AGREGAR PESSOAS (PROVISÃO/SUPRIMENTO);

    -APLICAR PESSOAS (ORIENTAÇÃO);

    -RECOMPESAR PESSOAS (COMPENSAÇÃO);

    -DESENVOLVER PESSOAS (CONSONÂNCIA);

    -MANTER PESSOAS (MANUTENÇÃO); e

    -MONITORAR PESSOAS (CONTROLE).

    Cabe ressaltar que, o grande Idalberto Chiavenato, em sua nova obra (Gestão de Talentos Humanos, 2021), altera a nomenclatura de Gestão de Pessoas para Gestão de Talentos Humanos (GTH), caracterizando a nova evolução da Gestão Pessoas.

    Há também a alteração de MANTER PESSOAS (manutenção) para ENGAJAR PESSOAS (engajamento).


ID
4966486
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nas configurações organizacionais, seis partes ideais básicas constituem as operações da maioria das organizações existentes. Nas mais complexas, há um grupo de pessoas, os analistas, que desempenham tarefas administrativas – planejar e controlar formalmente o trabalho dos outros. Esses analistas, situados fora da hierarquia da linha de autoridade, formam

Alternativas
Comentários
  • O termo Tecnoestrutura foi inicialmente criado por John Kenneth Galbraith no seu livro ‘O Novo Estado Industrial’ (1978) para designar os técnicos e analistas de uma organização que, não estando diretamente envolvidos na produção, têm a incumbência de observar e avaliar todo o sistema, nomeadamente a forma como está a funcionar, comunicando com os gestores as necessidades de adaptação a novas realidades. Inclui-se na tecnoestrutura técnicos como os contabilistas, auditores financeiros, auditores de qualidade, engenheiros diversos, técnicos estatísticos, entre diversos outros.

  • 1- Núcleo operacional (base da organização): envolve os membros da organização cujas atividades são trabalhos básicos, relacionadas diretamente com a atividades fim da organização (fabricação de produtos e prestação de serviços). É o coração da organização (vendas, produção, atendimento ao cliente, assistência técnica, entre outros);

    2 – Cúpula estratégica (topo da organização): envolve os membros que têm a responsabilidade de garantir que a organização cumpra a sua missão, atendendo as necessidades daqueles que têm poder sobre ela. Normalmente é formada pela alta direção e comitês executivos;

    3 – Linha intermediária: envolve os membros que possuem autoridade formal e que servem de ligação entre a cúpula estratégica e o núcleo operacional (gerentes, supervisores e coordenadores);

    4 – Tecnoestrutura: representa a equipe técnica responsável pela efetivação das formas de padronização da organização (planejamento estratégico, qualidade, controladoria, entre outros);

    5 – Assessoria de apoio: são as unidades especializadas que dão apoio para que a organização realize o seu fluxo de trabalho operacional (assessoria jurídica, restaurante, relações públicas, entre outros).


ID
4997392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referente à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.


O levantamento de necessidades de treinamento constitui uma responsabilidade de linha e uma função de estafe, cabendo ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas provocados pela falta de treinamento.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O levantamento de necessidades de treinamento constitui uma responsabilidade de linha e uma função de estafe, cabendo ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas provocados pela falta de treinamento.

    Esse administrador de Linha e Função deve perceber a necessidade de capacitação.

  • Resposta:Certo

    ----------------------------

    Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: SERGAS Prova: FCC - 2013 - SERGAS - Assistente Técnico Administrativo - RH

    O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em informações relevantes. Muitas dessas informações devem ser cuidadosamente agrupadas sistematicamente, enquanto outras estão disponíveis às mãos de certos administradores de linha. Com isso, a determinação das necessidades de treinamento fica sob a responsabilidade de linha e uma função de staff. Desta forma, cabe

    (...)

    b) ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas e todas as decisões sobre o treinamento aplicado.

    (...)

    ----------------------------

  • CERTO.

    A atual Gestão de Pessoas funciona como função STAFF e RESPONSABILIDADE DE LINHA.

    A função STAFF está relacionada com os especialistas, com a área predominante estratégica da organização, por estar envolvida com a consultoria, assessoria, orientação, etc.

    Quanto à RESPONSABILIDADE DE LINHA, refere-se aos gestores de pessoas (líderes e executivos de linha). Trata-se dos líderes que percebem se determinado subordinado necessita ou não de treinamento. É a responsabilidade direta e linear pela condução do subordinados.

  • Tem questão de GP que exige do candidato imaginação, e bem menos teoria e decoreba. O pessoal do staff não lida com diretamente com os resultados organizacionais (exceto aqueles que dizem respeito apenas às suas funções). Então quem vai aferir se o treinamento surtiu ou não efeito, é o pessoal da linha (gerência, administrador)


ID
5375941
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ao desempenhar suas funções como gestor de pessoas, quais são os principais métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo atual que você pode adotar?

Alternativas
Comentários
  • C

    Tutoria e aconselhamento

  • Gab: C

    Modelos de Desenvolvimento de Talentos

    • Rotação de trabalhos
    • Posições de Assessoria
    • Aprendizagem prática
    • Atividade em equipes
    • Participação em cursos e seminários externos
    • Exercícios de simulação
    • Jogos de empresas
    • Estudo de casos
    • Treinamento fora da empresa
    • Centros de desenvolvimento internos
    • Coaching
    • Tutoria
    • Aconselhamento

    Tutoria: Assistência que altos executivos experientes oferecem a talentos que aspiram subir a níveis mais elevados na organização.

    Aconselhamento: O gestor proporciona aconselhamentos aos talentos no sentido de assessorá-los no desempenho de seus trabalhos e se aproxima da abordagem da tutoria.

    Fonte: Chiavenato, Gestão de Pessoas: o novo papel da gestão do talento humano, 5 ed, pág. 361

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • Questão anulável, pois possui 2 respostas corretas> C e E

    Chiavenato:

    Existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo (como rotação de cargos, posições de assessoria e atribuições de comissões) e fora do cargo (como cursos e seminários, exercícios de simulação e treinamento fora da empresa).

    Exercícios de simulação: os exercícios de simulação incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulação de papéis (role playing), etc. 

  • Métodos de Desenvolvimento DENTRO DO CARGO ATUAL:

    • Rotação de cargos
    • Posições de assessoria
    • Aprendizagem prática
    • Atribuição de comissões (comissões=linha de frente, grupo de decisões)
    • Participação em cursos e seminários externos
    • Exercícios de simulação
    • Treinamento (outdoor) fora da empresa
    • Estudo de casos
    • Jogos de empresas
    • Centros de desenvolvimento internos ou in house development centers
    • Coaching

    Métodos de Desenvolvimento FORA DO CARGO ATUAL:

    • Tutoria
    • Aconselhamento de funcionários

    FONTE: https://www.inesul.edu.br/professor/arquivos_alunos/doc_1288993409.pdf


ID
5430919
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em uma empresa, organização significa o arranjo das atividades de forma que contribuam sistematicamente para o alcance dos objetivos empresariais. Para esse fim, a empresa normalmente organiza os setores dividindo-os em órgãos de linha e órgãos de staff. Sobre os órgãos de linha e de staff, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- Os órgãos de linha são responsáveis pelas atividades meio.
II- Os órgãos de linha são responsáveis pelas atividades fim.
III- Os órgãos de staff são mais importantes na hierarquia que os órgãos de linha.
IV- Os órgãos de linha estão indiretamente relacionados com os objetivos principais da empresa.
V- Os órgãos de assessoria e consultoria fazem parte dos órgãos de staff.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    ORGÃOS DE LINHA

    • As atividades de linha estão ligadas diretamente aos objetivos básicos da organização;
    • Nela existe o poder de decisão e execução.

    ORGÃOS DE STAFF (ACESSÓRIA)

    • Já a atividade de staff apresenta caráter orientador à atividade de linha;
    • É uma consultoria especializada, mas sem poder de decisão, apenas vai orientar a tomar decisões.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os órgãos de linha e staff. Julguemos as afirmativas apresentadas.

    I- incorreta. Os órgãos de linha são responsáveis pelas atividades meio

    II- correta. Os órgãos de linha são responsáveis pelas atividades fim. 

    III- incorreta. Os órgãos de staff são mais importantes na hierarquia que os órgãos de linha. 

    IV- incorreta.  Os órgãos de linha estão indiretamente relacionados com os objetivos principais da empresa. 

    V- correta. Os órgãos de assessoria e consultoria fazem parte dos órgãos de staff.

    Concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B