-
Prof. Rodrigo Rennó:
O fato do quadro de pessoal ser ou não adequado ao volume da demanda de trabalho não é relacionado ao equilíbrio organizacional. O que a teoria do equilíbrio tenta mostrar é que todas as pessoas devem receber certos incentivos para que possam contribuir para o sucesso da instituição. Elas desejam receber salários, benefícios, pagamentos pelos seus serviços, dentre outros incentivos fornecidos pela empresa ou órgão público.
Mas a organização também quer algo em troca, naturalmente. Ela precisa do trabalho, dos serviços prestados, do comprometimento, das ideias, dentre outras contribuições fornecidas pelos indivíduos ou grupos de pessoas com quem tem relação.
Desta forma, as pessoas esperam receber incentivos da organização em troca das suas contribuições e o mesmo ocorre por parte da instituição. Assim, o equilíbrio ocorre quando esta relação de “troca” é vista como adequada. O gabarito é questão errada.
-
se vc for copiar todos os comentarios de outro site ... de credito ao outro site.
tudo que foi copiado pela colega esta aqui:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-de-administracao-da-anvisa-comentada/
-
QUESTÃO ERRADA
Questões que ajudam a resolver:
Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD Prova: Assistente - Administrativa
Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.
GABARITO:CORRETO
Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Prova: Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração.
Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.
GABARITO:CORRETO
Aplicada em: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista - Negócios
A inserção da gestão de pessoas no planejamento, na formulação e na execução da estratégia concorre para o alcance do equilíbrio organizacional, visto que o desenvolvimento das pessoas contribui para a mobilização eficiente e eficaz dos diferentes recursos das organizações.
GABARITO:CORRETO
Aplicada em: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: Técnico Administrativo
Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.
A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.
GABARITO:CERTO
-
QUESTÃO: ERRADA
O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre os funcionários e as empresas, e não tem nada a ver com quadro de pessoal.
-
ERRADA.
É uma típica Pegadinha do Mallandro que sempre caio! O equilíbrio organizacional é adquirido pelas contribuições entre a organização e seus funcionários, nada a ver com quadro de pessoal.
-
O equilíbrio organizacional reflete o êxito da organização em remunerar seus participantes (com dinheiro ou satisfção não materiais) e motivá-los a continuarem fazendo parte da organização, garatinfo com isso sua sobrevivência. OBS: A decisão de partipar é essencial na teoria do equilíbrio organizacional.
-
GABARITO ERRADO
Para acrescentar os comentários:
POSTULADOS BÁSICOS DA TEORIA DO EQUILIBRIO ORGANIZACIONAL
* Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
* Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
* Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos;
* As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes;
* A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de contribuições.
CESPE - Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição. CERTO
-
Equilíbio organizacional diz respeito à relação contribuição X incentivos, sendo que a contribuição é aquilo que o parceiro dá para a organização e incentivos, a contrapartida da organização para com seu parceiro.Ou seja, o funcionário oferece o seu melhor e a organização lhe oferece a recompensa justa.É necessário encontrar o equilíbrio entre as duas partes.
-
Acredito que a questão deveria ser correta, pois se existe equilíbrio, significa sim que exista umquadro de pessoas adequado para cumprir o volume de demandas da organização.
-
Acredito que a existencia do equilibrio organizacional dentro das organizaçoes , tem como papel refletivo não apenas de cumprir uma demanda ou duas , más sim um quadro mais abrangente dentro das instituiçoes .
Por isso questão errada ! rsrsrs
-
Reciprocidade. Organização oferece incentivos para os participantes e eles respondem com esforços, entrega, compromissos..
-
Equilíbrio organizacional tem que refletir Reciprocidade. O fato das pessoas cumprirem o volume de demandas da organização não demonstrou reciprocidade, mas sim que a organização está recebendo contribuições; cadê os incentivos proporcionados pela organização ao indivíduo?
-
Questão capciosa do Cespe.
Equiblibrio organizacional deve ter os interesses :
Da organização + a dos colaboradores.
-
GAB: E
O equilíbrio organizacional ocorre quando: as contribuições oferecidas pelos participantes (que podem ser: empregados, fornecedores, clientes e investidores) são equivalentes às recompensas oferecidas pela empresa.
Fonte: Administração para Concursos, Prof. Rodrigo Rennó
-
-
EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL: A RELAÇÃO HARMÔNICA DO GESTOR COM OS SEUS FUNCIONÁRIOS, A RELAÇÃO DE EQUILÍBRIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM OS SEUS SERVIDORES. QUANTO AO RESULTADO ESPERADO, É CONSEQUÊNCIA DESSE EQUILÍBRIO.
EM OUTRA CONCEPÇÃO, TRATA-SE DA RELAÇÃO DE EQUILÍBRIO DE QUEM DETÉM O CAPITAL FINANCEIRO COM QUEM DETÉM O CAPITAL HUMANO.
GABARITO ERRADO
-
equilibrio organizacional: é toma lá, da cá. contribuo para o progresso da organização e ela contribui para o meu.
-
EQUILIBRIO ORGANIZACIONAL:
A Teoria do Equilíbrio Organizacional tenta explicar como ocorre, ou não, a cooperação dos
indivíduos em uma organização. De acordo com essa teoria, as pessoas recebem incentivos da
organização (dinheiro, benefícios etc.) em troca das suas contribuições (trabalho, dedicação,
comprometimento etc.).
A teoria aponta então que a participação de uma pessoa ocorre sempre que ela acreditar que teráuma “recompensa” adequada às suas contribuições. Esses participantes podem ser desde
empregados a acionistas, fornecedores, clientes etc.
De acordo com Chiavenato:
A decisão de participar é essencial na teoria do equilíbrio organizacional. O equilíbrio organizacional re͇ete o êxito da
organização em remunerar seus participantes (com dinheiro ou satisfações não materiais) e motivá-los a continuarem
fazendo parte da organização, garantindo com isso sua sobrevivência.
Os princípios básicos dessa teoria são:
1) Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas
pessoas, que são os participantes da organização.;
2) Os participantes recebem recompensas em troca das contribuições que fazem para a
organização.
3) Os participantes manterão suas participações na organização sempre que os incentivos que lhes
são oferecidos forem iguais ou superiores do que as contribuições que lhes são exigidos.
4) As contribuições oferecidas pelos participantes são utilizadas pela organização para que as
recompensas sejam interessantes e possíveis.
5) A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para
proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de
contribuições.
Rennó, Rodrigo
Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Pag. 358/436 pdf
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.
Albert Einstein
-
cara...vou ser cincero...esse assunto se o cara nunca estudou ta dificil
-
Teoria da Equidade (Adams) - o que dou (trabalho) deve ser igual ao que recebo (benefícios, salário, incentivos) , e isso aumenta a motivação
-
Depois de errar milhares de questões sobre equilíbrio organizacional, digo-lhes:
E.O = RECOMPENSA X ESFORÇO EMPREENDIDO EM BUSCA DOS RESULTADOS.
Basicamente é uma troca entre instituição e funcionários.
:)
-
GABARITO: ERRADA
EQUILIBRIO ORGANIZACIONAL: Em termos de gestão de pessoas é quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis em quantidade e qualidade com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
Não diz respeito a quantidade de funcionários. Desde que os funcionários percebam que são bem recompensados em todos os aspectos, e que devido a isso a empresa ganhe em produtividade haverá o equilíbrio.
-
Era de se esperar que o examinador mula tivesse colocado o gabarito errado, provando que não tem noção do que ele próprio escreve.
A grosso modo, a definição de equilíbrio organizacional é a equivalência entre esforços e recompensas. Óbvio que a assertiva não está exprimindo a definição de equilíbrio organizacional, mas ocorre que ela não pretende fazer isso. Com o termo "reflete", ela está tentando exprimir apenas uma consequência observável do equilíbrio, e não sua definição propriamente dita. E nisso ela está certa, pois, na medida em que eu tenho equivalência entre esforços e recompensas, haverá menos absenteísmo, rotatividade e abandono de cargos pelos funcionário, resultando em manutenção do quadro de pessoal. Esse quadro de pessoal será adequado para cumprir o volume de demanda da organização, pois as recompensas são dadas em função do esforço, que por sua vez é empregado em função da necessidade organizacional (demanda). Se os esforços fossem insuficientes para a demanda, nunca teriam sido recompensados, e, consequentemente, nunca haveria equilíbrio. Logo, se há equilíbrio, presume-se que haverá atendimento da demanda; mas nem sempre a demanda atendida pressupõe o equilíbrio, visto que ela pode ser alcançada mediante exploração. A assertiva faz referência ao primeiro caso, e por isso está certa.
Mas claro, o examinador não imaginou que alguém fosse interpretar a questão
-
EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL = TROCA DE INTERESSES .
GABARITO: E
-
ERRADA!
Questão de intepretação. A grosso modo, a questão está dizendo que manutenção é a rotatividade das pessoas na organização. Logo, sabemos que isto não é bom para a referida, e tampouco se relaciona com o equilíbrio organizacional.
-
Comentários:
A questão associou o equilíbrio organizacional a um equilíbrio do quadro de pessoal em
termos quantitativos, o que está errado. A teoria do equilíbrio organizacional sugere que as
pessoas esperam receber incentivos em troca das suas contribuições, o mesmo ocorrendo
por parte da organização, que fornece estímulos esperando receber em troca contribuições.
Assim, o equilíbrio existirá enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar
estímulos e motivação para induzirem os participantes à prestação de contribuições, as quais
constituirão a fonte na qual a organização se supre e se alimenta.
Gabarito: errada.
Prof: Gustavo Garcia
-
Fiz este resumo através dos comentários dos colegas.
Obrigado a todos e bons estudos!
EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL = toma lá, da cá.
➜ Troca de interesses
➜ Refleti na Reciprocidade
➜ Diz respeito à relação contribuição X incentivos
➜ O funcionário oferece o seu melhor e a organização lhe oferece a recompensa justa.
➜ É necessário encontrar o equilíbrio entre as duas partes, tanto pela organização quanto pelo funcionário.
-
Equilíbrio- contribuições x recompensas
-
Exemplo:
Homem dá presente de aniversário à esposa, fazendo com que ela retribua o gesto no aniversário dele. Caso só haja presente dele (ou dela), não haverá equilíbrio. Fica desproporcional.
Equilíbrio organizacional é basicamente esse toma lá dá cá. Existe um incentivo pra você trabalhar pra mim.
-
O equilíbrio organizacional não tem relação com o quadro de pessoas e a demanda por serviços, mas, sim, com as relações entre o empregado e a organização. Assim, o equilíbrio organizacional é atingido quando os interesses e necessidades da empresa e dos funcionários estão atendidos, por uma relação de reciprocidade.
-
Gestão: errado
No equilíbrio tem que haver reciprocidade.
-
Volume de demandas é algo imprevisível, logo questao errada.
-
Equilibrio organizacional é o equilibrio entre os objetivos individuais e os objetivos organizacionais
-
Equilíbrio organizacional = recompensa ou benefício.
Melhora a memorização.
-
A questão relacionou o equilíbrio organizacional a um correto dimensionamento do quadro de pessoal, o que não está correto. A teoria da reciprocidade organizacional retrata que os participantes da relação de equilíbrio esperam receber incentivos em troca das suas contribuições e, em contrapartida, a organização fornece estímulos esperando receber contribuições.
Na verdade, você vai perceber pelas questões que a banca sempre vai tentar induzir você a associar o equilíbrio organizacional com coisas boas, como atingimento de metas, manutenção de um quadro de funcionários adequado, entre outros fatores... mas o que não for ligado ao toma-lá-dá-cá que nós comentamos na teoria, ou seja, à relação de troca de interesses, não vai estar correto, ok?!
Gabarito: E
-
No equilíbrio organizacional as pessoas contribuem com a organização que devolve com incentivos para as pessoas.
-
Equilíbrio Organizacional é uma relação Ganha-Ganha.
-
O equilíbrio organizacional, em termos de recursos humanos, ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
-
Não assinantes, tomem cuidado! As estatísticas nem sempre estão corretas. Estava crente que a alternativa estava certa pelas estatísticas.
-
Questão Errada!
O equilíbrio organizacional afirma que a organização é um sistema que recebe “contribuições” de diversos participantes e, em contrapartida, oferece “incentivos” a esses participantes.
Em síntese, a Teoria defende a ideia de que o sucesso organizacional depende de uma adequada relação de troca (reciprocidade) entre a organização e seus participantes.
-
Equilíbrio organizacional: trabalho e dedicação em troca de incentivos.