-
sniffer é um tipo de software que captura todo o tráfego que entra e sai de um computador conectado a uma rede.
bots são aplicações autônomas que rodam na Internet enquanto desempenham algum tipo de tarefa pré-determinada. Eles podem ser úteis e inofensivos para os usuários em geral, mas também podem ser usados de forma abusiva por criminosos.
hijacker (ou sequestrador, em português). Spywares invasores que se instalam furtivamente em computadores por meio de protocolos ActiveX ou na instalação de programas gratuitos e suspeitos. alteram a página inicial, instalando barras de ferramentas suspeitas e até impedindo que o usuário acesse determinados sites, como páginas de softwares antivírus.
pharming, sites falsos que têm como objetivo obter dados se disfarçando de sites legítimos.
Backdoor é um programa malicioso usado para providenciar ao agressor remoto acesso não autorizado a um sistema operativo comprometido explorando as vulnerabilidades de segurança.
-
O Hijacker (sequestro, em inglês) é um software malicioso que modifica o registro do sistema operacional, alterando o funcionamento do navegador, modificando sua página inicial, abrindo páginas automaticamente, inserindo botões inadvertidamente. Como muitos sites patrocinam o acesso a seu conteúdo, remunerando por cliques em links, o
desenvolvedor do Hijacker costuma receber quantias financeiras sempre que estas páginas são abertas.
fonte:Diego Carvalho, Renato da Costa
GAB = C
-
Gabarito: C.
- Hijacker: é um software malicioso que modifica o registro do sistema operacional, alterando o funcionamento do navegador, modificando sua página inicial, abrindo páginas automaticamente, inserindo botões inadvertidamente.
-
O comentário mais curtido está incompleto quanto o conceito de Pharming, podendo levar alguém ao erro.
Pharming é como se fosse a evolução do Phishing.
O Phishing é o envio (geralmente por email) de páginas falsas a um usuário, com a intenção de se obter dados pessoais e financeiros. Já o Pharming faz com que o usuário, com a intenção de acessar um site legítimo, seja redirecionado a um site aparentemente igual, porém falso. Esse último, portanto, corrompe o DNS, interpretando as URL incorretamente (DNS cache poisoning).
A ideia de ambos é, por meio de engenharia social, a obtenção de dados confidenciais de um usuário para auferir vantagens econômicas - há figura de um fraudador.
Já os Hijackers irão sequestrar navegadores de Internet, com a finalidade de alterar a página inicial do browser do usuário, impedindo‐o de alterá‐la, exibir propagandas em pop‐ups, além de instalar barras de ferramentas no navegador, são ações executadas por programas ou scripts.
A função principal é a disseminação desenfreada de anúncios e publicidade (ele ganha toda vez que os anúncios são abertos).
Atenção: geralmente as questões trazem os mesmos conceitos já bem difundidos pela web, então basta decorar algumas palavras-chaves. Mas nesse caso, tanto o Phishing, o Pharming e o Hijackers podem ser sinônimos em alguns casos. Isso porque o corrompimento do DNS pode ser terminologicamente empregado como DNS Hijacker ou sequestro de DNS, que é a subversão de consultas de nome de domínios. Tanto o Pharming quanto o Hijackers usam esse mecanismo de sequestro de navegadores para redirecionamento não autorizado.
-
Gabarito: C
Hijakers - sequestrador de navegador.
-
Ai galera, só para aprofundar um pouco sobre SNIFFER:
Saibam que esse tipo de malware somente é operado na camada de REDE.
A questão afirmando que o sniffer atua na camada de APLICAÇÃO, TRANSPORTE, outra que não seja a REDE, estará errada a assertiva.
-
⚫Gabarito Letra C.
Hijacker↔ sequestra seu navegador.
Os Hijackers são programas maliciosos que alteram a Home Page no navegador para incluir propagandas abrindo novas janelas, botões e Pop Ups.
Letra A: O Sniffer é o programa malicioso capaz de monitor, registrar e interceptar os pacotes de dados de uma rede. Ele é usado para interceptar informações como senha ou dados bancários.
Letra B: Bot é o programa malicioso que permite que o usuário controle remotamente o computador do usuário. O Bot tem um dispositivo de controle remoto.
Letra C: Os Hijackers são programas maliciosos que alteram a Home Page no navegador para incluir propagandas abrindo novas janelas, botões e Pop Ups.
Letra D: Phaming é um tipo de golpe conhecido com sequestro de DNS. DNS é o serviço de internet que associa domínios e Ip.
Os endereços na Internet são endereços numéricos conhecidos com Ip, porém o usuário não precisa decorar os Ips par acessar os recursos de internet. O usuário acessa os recursos de internet através dos nomes de domínio (ex: google.com).
Para associar os Ips e os domínios é que existe p serviço DNS.
No golpe de Pharming o golpista dá um jeito de entrar no DNS e troca o endereço IP do servidor verdadeiro pelo endereço de uma página falsa. Esse golpe também é conhecido como clonagem de páginas.
Letra E: Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador instalados comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.
Fonte: PDF-Alfacon.
Bons estudos.✌
-
Bizu
Hijacker - Sequestro de Navegador
Ransomware - É um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.
-
Lista de Programas e Ataques Maliciosos
Adware → Exibe Propagandas.
Backdoor → Permite retorno Futuro, pelas Portas.
Bot → Comunicador Remoto, Explorador.
Botnet → Rede de comunicação Remota.
Boot → Atinge a área de Inicialização do SO.
DoS → Ataque que visa Travar um Sistema.
DdoS → Ataque Coordenado de negação de serviço.
Exploit → Pedaço de Software, Comandos executáveis.
Hijacker → Altera o funcionamento do Navegador.
Hoax → Boato qualquer.
Keylogger → Captura Teclas digitadas.
Kinsing → Minerador de Criptomoedas.
Pharming → Redireciona o DNS, Página Falsa.
Phishing → Pescador, Engana a vítima.
Ransomware → Encripta Dados, Exige Resgate.
Rogue → Mentiroso, Instala programas Maliciosos.
Rootkit → Se Esconde, Mantém acesso ao PC.
Screenlogger → Espiona o Cursor, a Tela do PC.
Spoofing → Ataque que Falsifica endereços IP.
Spyware → Monitor, Coletor de Informações.
Sniffing → Fareijador, Registra e Intercepta o Tráfego.
Time Bomb → Fragmento de Código, Carga ativa.
Trackware → Cookie do Mal, Monitor de Atividades.
Trojan → Executa diversas funções Escondido.
Vírus → Infecta Arquivos, precisa ser Executado.
Vírus de Macro → Desordena Funções (Excel, Word).
Vírus de script → Auto Executável.
Vírus Flooder → Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.
Vírus Stealth → Camuflador, Torna o malware Invisível.
Worm → Explorador Automático, Execução Direta.
Zumbi → PC Infectado, Controlado por 3°os.
[...]
______________
#BORAVENCER