SóProvas



Questões de Testes de Auditoria


ID
7966
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Revisão Analítica vale-se da análise do comportamento de valores signifi cativos por meio de índices, relações, valores absolutos ou outros meios que permitam avaliar variações atípicas ou anormais. Considerando o relacionamento direto entre valores de contas ou grupos de contas contábeis que possuam elevado grau de vinculação, assinale a opção em cujas contas ou grupo de contas se verifi ca o menor grau de interdependência esperado para fi ns de Revisão Analítica.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11:

    11.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:

    a) testes de transações e saldos; e

    b) procedimentos de revisão analítica.

  • Apenas para lembrar a todos que desde o advento da Lei 11.638/2007, o conceito de ativo diferido não mais existe no Ativo. Desde então, as despesas que eram condideradas diferidas devem ser alocadas em outros  grupos de conta do patrimônio ou resultado. Todavia, o saldo existente até o dia 31.12.2008 no ativo diferido que, pela sua natureza, não pôde ser alocado em outro grupo de contas, permanecersob esta classificação até sua completa amortização, sujeito à análise sobre a recuperação. Então, na hora de avaliarmos o balanço patrimonail, vamos ficar atentos a data que está indicada no balanço ou mencionado na questão para não cairmos em possível pegadinha do examinador.
  • Letra D para não.assinantes.


ID
9853
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A empresa Modernidade S.A. possui controles internos rígidos com relação à emissão e à autorização de pagamentos por meio de cheques. Exige sempre assinatura de dois procuradores da empresa. O gerente financeiro e o diretor financeiro possuem procurações para exercer essa função. O auditor, ao entrar na sala do gerente financeiro, percebe um talonário de cheques sem preenchimento de valores, assinado pelo diretor financeiro. Indique, nas opções abaixo, o procedimento técnico básico que o auditor está aplicando:

Alternativas
Comentários
  • Correta "A". De acordo com a NBC T 11:
    "11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:
    a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;
    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;
    c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;
    d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e
    e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas."

  • A auditoria pode ser definida como um conjunto de ações usadas para assessorar e prestar consultoria, a fim de que a empresa evolua e cumpra as normas legais que a regulam. Verifica os controles internos (ou externos) que dão margem para o auditor opinar e aconselhar visando à melhoria da empresa. O trabalho de auditoria é fundamental, pois é através dela que a empresa elimina os riscos de fraudes e garante a efetividade dos controles organizacionais.



ID
10036
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade, acerca dos procedimentos da auditoria interna, assinale a afirmação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 12:
    12.1.4 – FRAUDE E ERRO
    12.1.4.1 – O termo "fraude" aplica-se a atos voluntários de omissão e manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.
    12.1.4.2 – O termo "erro" aplica-se a atos involuntários de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da Entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.
    12.1.4.3 – O auditor interno deve assessorar a administração no trabalho de prevenção de erros e fraudes, obrigando-se a informá-la, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de erros ou fraudes detectados no decorrer de seu trabalho.

  • c - Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de INFORMAÇÕES da Entidade.Na alternativa C, acho que há um erro também. Consta que são informações CONTÁBEIS.
  • Letra E.

     

    Comentários:

     

    A diferença básica entre ERRO e FRAUDE é a intenção. Enquanto a fraude é motivada por um ato intencional, o erro é

    considerado uma irregularidade não intencional.

    A alternativa E está citando a definição de erro como se fosse fraude, o que a torna o gabarito da questão.

     

    Gabarito: E


ID
10060
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção que indica uma Técnica de Auditoria corretamente definida.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a IN CGU nº 1/2001 (p. 34):

    "I. Indagação Escrita ou Oral - uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade
    auditada, para a obtenção de dados e informações.

    II. Análise Documental - exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos.

    III. Conferência de Cálculos

    IV. Confirmação Externa – verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das
    informações obtidas internamente. Uma das técnicas, consiste na circularização das informações com a
    finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados.

    V. Exame dos Registros – verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios
    sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas
    informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas.

    VI. Correlação das Informações Obtidas - cotejamento de informações obtidas de fontes independentes,
    autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre
    diferentes amostras de evidência.

    VII. Inspeção Física

    VIII. Observação das Atividades e Condições

    IX. Corte das Operações ou “Cut-Off”

    X. Rastreamento"

    [ ]s,
  • Comentário objetivo:

    a) Exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos. ANÁLISE DOCUMENTAL.

    b) Uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações. INDAGAÇÃO.

    c) Verificação, junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. CONFIRMAÇÃO EXTERNA

    d) Cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência. INDAGAÇÃO.

    e) Verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas. INSPEÇÃO FÍSICA.

  • TÉCNICAS DE AUDITORIA

    I. Indagação Escrita ou Oral

    uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações.

    II. Análise Documental

    exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos.

    III. Conferência de Cálculos

    revisão das memórias de cálculos ou a confirmação de valores por meio do cotejamento de elementos numéricos correlacionados, de modo a constatar a adequação dos cálculos apresentados.

    IV. Confirmação Externa ou Circularização

    verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas, consiste na circularização das informações com a finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados.

    V. Exame dos Registros

    verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas.

    VI. Correlação das Informações Obtidas

    cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.

    VII. Inspeção Física

    exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis. A evidência é coletada sobre itens tangíveis.

    VIII. Observação das Atividades e Condições

    verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficiências que de outra forma seriam de difícil constatação. Os elementos da observação são: a) a identificação da atividade específica a ser observada; b) observação da sua execução; c) comparação do comportamento observado com os padrões; e d) avaliação e conclusão.

    IX. Corte das Operações ou “Cut-Off”

    corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento. Representa a “fotografia” do momento-chave de um processo.

    X. Rastreamento

    investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado.

  • Letra C.

     

    Comentários:

     

    Questão bastante completa, que vale a pena revisar mais perto da prova.

    A alternativa A está incorreta, pois apresenta o conceito de inspeção de registros e documentos como sendo Indagação

    Escrita ou Oral.

    A alternativa B está incorreta, pois apresenta o conceito de entrevista (indagação) como sendo análise documental.

    A alternativa C está correta, e é o gabarito da questão.

    A alternativa D está incorreta, pois apresenta o conceito de correlação das informações obtidas como sendo exame de registros.

    A alternativa E está incorreta, pois apresenta o conceito de análise documental como sendo correlação das informações obtidas.

     

    Gabarito: C

     

    Prof. Claudenir Brito


ID
47968
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os testes de observância têm por objeto de análise:

Alternativas
Comentários
  • Os testes de observância (de controle ou de aderência) visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento. (NBC TA 11)
     
    Os testes de observância, juntamente com os testes substantivos, fazem parte dos Testes de Auditoria.

    Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:
    a) testes de transações e saldos (também chamado de teste de detalhes); e
    b) procedimentos de revisão analítica. (este analisa índices, indicadores e quocientes, fornecendo um analise panorâmica das demonstrações).
  • GABARITO: E

    DE ACORDO COM A NBC T 11:

    11.1.2 – PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

    11.1.2.1 – Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas e abrangem testes de observância e testes substantivos.

    11.1.2.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.

    11.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:

    a) testes de transações e saldos; e

    b) procedimentos de revisão analítica.


ID
47974
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna da seguinte frase: "Considerado um procedimento técnico básico a ser aplicado em testes de observância e substantivos, ____________ consiste(m) na verifi cação do comportamento de valores signifi cativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identifi cação de situação ou tendências atípicas."

Alternativas
Comentários
  • A) 11.2.6.2 revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.B) 11.2.6.2 observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;C) 11.2.6.2 investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;D) 11.2.6.2 cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias;E) 11.2.6.2 inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;
  • Procedimentos de Revisão Analítica 

     

    Compreendem os procedimentos realizados por meio de análises e índices que visam identificar tendências atípicas (anormais).

  • Letra A.

     

    Comentários:

     

    Sem dúvida, os procedimentos mais cobrados em prova são a revisão analítica e a circularização. Como vimos nas

    definições, a única alternativa que preenche corretamente a lacuna é a de letra A, pois a definição apresentada se refere à

    revisão analítica.

     

    Gabarito: A

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (UFG- UFG-Auditor- 2010) O procedimento de auditoria que compreende estudo e comparação de relações entre dados e
    envolve o cálculo e a utilização de índice financeiros, é denominado:
    (A) rastreamento.
    (B) inspeção.
    (C) observação.
    (D) revisão analítica.

     

     

    Comentários:
     

    Para a NBC TA 500, os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo

    das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.
    Os procedimentos analíticos (revisão analítica) incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas

    que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

     

    Gabarito: D

     

    Prof. Claudenir Brito


ID
48394
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando o que dispõe a NBC-T-11, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11 - 11.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:a)testes de transações e saldos; eb)procedimentos de revisão analítica.
  • NBC T 11 - 11.1.4 – Para os fins destas normas, considera-se:a)fraude, o ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis; eb)erro, o ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.
  • (A) CORRETO(B) é a definição de FRAUDE(C) é a função dos testes DE OBSERVÂNCIA(D) definição de ERRO(E) são testes SUBSTANTIVOS, assim como os testes de transações e de saldos
  • Complementando:

    Vale ressaltar que pelas novas normas de auditoria (NBC TA 330), os testes de auditoria são dividos em:

    Testes de controle (antigo Testes de observância), e
    Procedimentos substantivos (antigo Testes Substantivos), sendo que estes são dividos em:

    Testes de Detalhes (antigo Testes de Transações e Saldos), e
    Procedimentos Analíticos Substantivos (antigo Procedimentos de Revisão Analítica).


ID
48403
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quando da aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar alguns procedimentos técnicos básicos. Um deles - a revisão analítica - tal como a defi ne a NBC-T-11, consiste no(a):

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11 - 11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.
  • Observe que o examinador copiou até a ordem de enumeração da Norma NBC T 11!!NBC T 11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos: a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade; d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.
  • Gabarito: E)


ID
67900
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A empresa Evolution S.A. comprou novo sistema de faturamento para registro de suas vendas. A auditoria externa realizou testes para confirmar se todas as operações de vendas, efetivamente, haviam sido registradas na contabilidade. Esse procedimento tem como objetivo confirmar a:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11 – NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS11.2.6.4 – Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões: a) existência – se o componente patrimonial existe em certa data;b) direitos e obrigações – se efetivamente existentes em certa data;c) ocorrência – se a transação de fato ocorreu;d) abrangência – se todas as transações estão registradas; ee) mensuração, apresentação e divulgação – se os itens estão avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. Portanto alternativa B!
  • De acordo com o item 11.2.6.4 da NBC T 11, na aplicação dos testes substantivos,o auditor, objetiva testar a abrangência quando avalia se todas as transações estão registradas.É exatamente a situação exposta no enunciado: “testes para confirmar se todas asoperações de vendas, efetivamente, haviam sido registradas na contabilidade”.
  • Segundo a nova norma NBC TA 330, a afirmativa correta seria "integridade". Porém, essa questão está considerando a antiga norma NBC T 11. Segue a definição pela nova norma:

    Integridade: todas as transações e eventos que deviam ser registrados foram registrados.

  • CONCORDO CARO AMIGO...O FATO DE EU TER ERRADO ESSA QUESTÃO FOI POR ESTAR ESTUDANDO AS NOVAS NORMAS EM QUE A ABRANGÊNCIA É A INTEGRIDADE DAS NOVAS NORMAS. ACHO QUE TAL QEUSTÃO DEVERIA ESPECIFICAR QUAIS NORMAS A SEREM CONSIDERADAS.


    VAMU QUE VAMU...

ID
80449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A verificação da compatibilidade entre os lançamentos efetuados em determinada conta e a documentação correspondente é tipo de teste denominado de observância, enquanto a verificação do cumprimento da rotina definida para a escrituração desses fatos constitui teste do tipo adjetivo.

Alternativas
Comentários
  • "A verificação da compatibilidade entre os lançamentos efetuados em determinada conta e a documentação correspondente..." >> é a descrição do teste SUBSTANTIVO"... a verificação do cumprimento da rotina definida para a escrituração desses fatos" >>> é a descrição do teste de OBSERVÂNCIA.Questão duplamente ERRADA
  • Pessoal.

    Eh bom oberservar sempre que o examinador tenta nos confundir um teste substantivo com o de observação!

  • Cuidado para não confundir substantivo, adjetivo, pronome e artigo!
  • Copiei do colega Leo da Q209497. Mesmo que a NBCT 11 tenha sido revogada e substituída por outras normas, o conceito ainda está valendo.

    De acordo com a NBCT 11:
    PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
    11.1.2.1 – Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas e abrangem testes de observância e testes substantivos.
    11.1.2.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
    11.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:
    a) testes de transações e saldos; e
    b) procedimentos de revisão analítica.

  • Errado.

     

    Comentários:

     

    Podemos afirmar que a verificação da compatibilidade entre os lançamentos efetuados em determinada conta e a documentação
    correspondente é tipo de teste denominado substantivo, enquanto a verificação do cumprimento da rotina definida para a

    escrituração desses fatos constitui teste de observância (para avaliar os controles internos quanto à observância da legislação).

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Claudenir Brito

  •  O exame da documentação que sustenta o lançamento está na seara dos testes substantivos. Já a verificação do cumprimento de processos e rotinas se insere no âmbito dos testes de observância. Ainda, frise-se que as normas e padrões de auditoria não prevêem testes adjetivos.

  • GABARITO: ERRADO

    Não existe teste ADJETIVO e sim TESTES SUBSTANTIVOS o examinador foi demais nessa kkkk

    Corrigindo a questão:

    A verificação da compatibilidade entre os lançamentos efetuados em determinada conta e a documentação correspondente é tipo de teste denominado SUBSTANTIVO, enquanto a verificação do cumprimento da rotina definida para a escrituração desses fatos constitui teste do tipo OBSERVÂNCIA OU CONTROLE.

  • TESTE ADJETIVO HAHAHAHAHAHAH

  • o que a banca fumou? agorinha coloca teste sujeito, verbo, crase ...


ID
90577
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O procedimento efetuado quando da aplicação dos testes de observância, que compreende a verificação de registros, documentos e ativos tangíveis, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • a) Confirmação.-> busca de informações a quaisquer pessoas que conheçam a transação. b) Investigação.-> o mesmo que confirmação. c) Observação.-> acompanhar o trabalho dos outros. d) Inspeção.-> exame de documentos, registros e ativos.

  • RESOLUÇÃO CFC Nº  986/03 -  NBC TI 01
    12.2.3 – Procedimentos da Auditoria Interna
     (...) 
    12.2.3.2  – Os testes de observância visam à obtenção de  razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos: 
    a)    inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
    b)   observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de  sua execução; e
     c)    investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

    (A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Norma de NBC T 12 para NBC TI 01.)
  • O procedimento efetuado quando da aplicação dos testes de observância, que compreende a verificação de registros, documentos e ativos tangíveis, denomina-se:

    d) Inspeção.

    inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

    Bendito sejas !!


ID
92029
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os testes que têm por objetivo a obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade são denominados testes

Alternativas
Comentários
  • O teste substantivo tem como objetivo:a obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade;
  • Os testes substantivos, agora chamados de procedimentos substantivos, consistem em verificar a suficiência, exatidão e validade dos dados do sistema contábil.
  • Procedimentos Substantivos: são os procedimentos de auditoria planejados para detectar distorções relevantes no nível de afirmações.

    Os procedimentos substantivos podem ser divididos em:

    a) Testes de detalhes (denominado testes de transações e saldos pelas normas antigas), que fornecem evidências nas quais o auditor verifica se os fatos contábeis foram adequadamente refistrados.

    b) Procedimentos analíticos substantivos, que consistem na verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendência atípica.

    Fonte: Prof. Davi Barreto

    Bons estudos...

ID
96274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A confirmação ou circularização é uma técnica de auditoria que envolve respostas formuladas por terceiros. No que se refere a essa técnica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • R=b

    Circularização agora chamada de confirmação externa.

  • NBC TA 505

    A) ITEM 6. Confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio.

    B) CORRETA. Tanto é que o nome desta técnica foi alterado para "Confirmações externas".

    C) Como exposto na alternativa a, a resposta é diretamente ao auditor.

    E) ITEM 8. No caso da administração se recusar a permitir que o auditor envie solicitações de confirmação, o auditor deve [...] OU SEJA, a adm deve concordar, mas não significa que as confirmações terão alto nível de retorno. Não há como assegurar isto. Além disso, "A3.   A forma como uma solicitação de confirmação é planejada pode afetar diretamente a taxa de resposta de confirmação..."

  • Este procedimento só tem validade para comprovação de autoria quando o gestor/dirigente, ligado ao assunto à comprovar, tem participação no processo, porém ficando a remessa e obtenção das respostas dos pedidos circularizados sob controle do Auditor. A primeira condição deve-se ao fato de o Auditor não ter poderes para assinar ou solicitar pedido de confirmação pelo órgão/entidade. A segunda é para evitar-se que haja influência ou modificação, por parte do auditado, dos dados ou respostas dos itens objeto do processo da circularização.

    Os dois tipos de pedidos de confirmações de dados, usados pela auditoria são: positivo e negativo.

    O primeiro é utilizado quando há necessidade de resposta da pessoa de quem se quer obter uma confirmação formal.

    Este pedido pode ser usado de duas formas:

    O pedido de confirmação negativo é utilizado quando a resposta for necessária em caso de discordância da pessoa de quem se quer obter a confirmação, ou seja, na falta de confirmação, o auditor entende que a pessoa concorda com os valores colocados no pedido de confirmação. Este tipo de pedido é geralmente usado como complemento do pedido de confirmação positivo e deve ser expedido como carta registrada para assegurar que a pessoa de quem se quer obter a confirmação, efetivamente recebeu tal pedido.


ID
101326
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo a Resolução CFC 986/03, a obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade é finalidade do teste:

Alternativas
Comentários
  • Na fase de planejamento de auditoria, o Auditor examina o Sistema Contábil e de Controles Internos da Entidade com o principal objetivo de determinar a Natureza, a Oportunidade e a Extensão dos Procedimentos de Auditoria. Denominam-se Testes de Observância ou Exames de Aderência os procedimentos executados pelo Auditor nessa fase.

    O Sistema Contábil e de Controles Internos (SCCI) é o conjunto de mecanismos e rotinas desenvolvidos pelas entidades com vistas à proteção de seus
    patrimônios e a garantia da integridade e tempestividade de seus registros contábeis, envolvendo o estabelecimento da segregação das funções entre setores ou funcionários e as respectivas delegações de competência.


    A análise do SCCI o Auditor tem o objetivo de:
    - Verificar a existência do programa de controles internos na entidade;

    - Verificar se o SCCI está sendo executado conforme as definições estabelecidas pela entidade;

    - Verificar a eficácia do SCCI na identificação de erros e fraudes de efeitos relevantes.


    Os Testes de Observância são executados pelo Auditor para verificar a existência, efetividade e continuidade dos controles internos.
     

  • Complementando:

    Vale ressaltar que pelas novas normas (NBC TA 330), os testes de observância tiveram seu nome alterado para testes de controle.

  • Os testes de observância (agora chamado de testes de controle) consiste em obter a razoável segurança que o controle interno em si apresenta existência, efetividade e funcionamento.
  • Testes de controle= (testes de observância ou exames de aderência): procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos contoles internos na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

    Fonte: Prof. Davi Barreto - Ponto dos concursos.

    Bons estudos...
  • De acordo com a NBC TI 01, se o objetivo do auditor é verificar os controles internos, ele está aplicando o teste de observância ou teste de controle.

  • Atualmente, a NBC TA 500 esclarece sobre os tipos de procedimentos de auditoria. São os testes de controle (testes de observância) e os procedimentos substantivos, que se dividem em procedimentos analíticos e testes de detalhes.

    As atuais NBC TA’s designam o teste de observância como teste de controle, o que nos possibilita a fácil assimilação de seu conteúdo já que atua, por conclusão lógica, nos controles. Então Teste de controleavalia controle interno. Já podemos responder à questão, mas vamos mais além.

    NBC TA 500 (2016), A29

    Os testes de controle são definidos para avaliar a eficácia operacional dos controles na prevenção, detecção e correção de distorções relevantes no nível da afirmação. A definição de testes de controles para obtenção de evidência de auditoria inclui a identificação de condições (características ou atributos) que indiquem a realização de controle, e condições de desvio que indiquem desvios da execução apropriada. A presença ou ausência dessas condições pode então ser testada pelo auditor.

    Aproveitemos para conhecer o “outro” tipo de procedimento que o auditor realiza. São os testes substantivos ou procedimentos substantivos. Eles atuam na substância (nas contas nos saldos, nas afirmações.) 

    NBC TA 500, A30. 

    Os procedimentos são definidos para detectar distorções relevantes no nível da afirmação. Eles compreendem testes de detalhes e procedimentos analíticos substantivos. A definição de procedimentos substantivos inclui a identificação de condições relevantes para o propósito do teste que constituem uma distorção na afirmação relevante.

    Então lembre-se:

     TESTE DE CONTROLE = NOS CONTROLE

    TESTE SUBSTANTIVO = NA SUBSTANCIA

    Lembre-se também que teste de controle = teste de observância 

    Resposta A


ID
101335
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Na aplicação dos testes de observância de auditoria, a verificação dos registros, documentos e ativos tangíveis compreende:

Alternativas
Comentários
  • A verificação dos registros, documentos e ativos tangíveis compreende a inspeção nos testes de observância.
  • Comentário objetivo:

    Pela NBC TA 500, que trata das evidências de auditoria, temos:

    A14. A inspeção envolve o exame de registros ou documentos (AUDITORIA DOCUMENTAL), internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo (AUDITORIA FÍSICA). A inspeção de registros e documentos fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua produção. Um exemplo de inspeção utilizada como teste é a inspeção de registros em busca de evidência de autorização.

  • A inspeção é o exame de registros, documentos e ativos.
  • NBC TA 500 -  A14. A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.

  • Letra B.

     

    Comentários:

     

    De acordo com a NBC TA 500, a inspeção de registros e documentos envolve o exame de registros ou documentos,

    internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo

    (que é a mesma coisa que inspeção física).

     

     

     

    Gabarito: B

     

    Prof. Claudenir Brito

  • O exame de documentos ou ativos é a inspeção. Importante salientar que a inspeção e também os outros procedimentos enumerados (letras A, C e D) podem ser usados, ainda, além de como testes de controle e substantivos, como procedimentos de avaliação de riscos. A confrontação (letra E) não é um procedimento de auditoria conforme as NBCs. Resposta B.


ID
101341
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor, ao obter informações de pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações dentro e fora da empresa, está:

Alternativas
Comentários
  • 12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos: a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; ec) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
  • A indagação (confirmação ou investigação) é um teste de observância (agora chamado teste de detalhes) que consiste em buscar informações juntos a quaisquer pessoas conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade.
  • Nas normas antigas (Investigação e Confirmação), normas atuais (indagação e Confirmação externa) são procedimentos técnicos de auditoria que podem ser utilizados nos testes de controle e nos procedimentos substantivos (testes de detalhes e procedimentos analíticos substantivos)
  • Letra C.

     

    Comentários:

     

    Questão literal, de acordo com a NBC TI 01: Investigação e confirmação é uma técnica utilizada na aplicação dos

    testes de observância, que tem como objetivo a obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas

    conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

     

     

    Gabarito: C

     

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • O critério prudente para responder tal questão é valer-se da literalidade da da NBC TI 01 que diz:

    item 12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos: 

    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

    O problema é que a questão não nos dá o adequado contexto, assim, poderia trazer dúvida sobre a natureza dos procedimentos executados, já que os procedimentos não são exclusivos dos testes de observância. A confirmação externa normalmente é utilizada para confirmar saldos, acordos com um terceiro etc, o que se amolda ao teste substantivo. Deixa dúvida ainda sobre a natureza da inspeção, pois este procedimento é comumente utilizado para para examinar ativos, quantidades de estoques, de numerário etc., o que também se amolda aos testes substantivos acerca dos dados contábeis. 

    Assim, com malícia, marcamos a C (pelo critério literalidade), mas com chance de citar a D, já que quando "O auditor, ao obter informações de pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações dentro e fora da empresa" ele poderia estar desejando confirmar um saldo de fornecedores, por exemplo. Nesse caso, ao desejar confirmar saldos seria mais adequado indicar a letra D, pois seria um teste substantivo.

    Resposta oficial: C


ID
124780
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as regras de auditoria o procedimento substantivo, planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações, inclui:

Alternativas
Comentários
  • Professor Fernando Graeff - Auditoria Contábil e Auditoria Governamental

    De acordo com a Resolução CFC nº 1.214/09 (NBC TA 330), o procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

    (a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e
    (b) procedimentos analíticos substantivos.
  • Procedimentos Substantivos: são os procedimentos de auditoria planejados para detectar distorções relevantes no nível de afirmações.

    Os procedimentos substantivos podem ser divididos em:

    a) Testes de Detalhes(denominado testes de transações e saldos pelas normas antigas), que fornecem evidências nas quais o auditor verifica se os fatos contábeis foram adequadamente registrados; e

    b) Procedimentos analíticos substantivos, que constistem na verificação do comportamento dos valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

    Fonte: Prof. Davi Barreto e Fernando Graeff - Ponto dos concursos

    Bons estudos....
  • GAB C

    Resumindo:

    Teste de Controle (ou teste de ADERÊNCIA ou OBSERVÂNCIA) = efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções.

    Testes Substantivos (testes de DETALHES + procedimentos ANALÍTICOS substantivos) = procedimento para detectar distorções relevantes no nível de AFIRMAÇÕES (ou seja, ligado a verificação das Demonstrações Contábeis, saldos, afirmações...).

  • NBC TA 330 (2016), 4

    Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

    (a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

    (b) procedimentos analíticos substantivos.

    Já temos informação para responder a questão. O teste substantivo pode ser teste de detalhes ou procedimento analítico substantivo. 

    Aproveitando, é sempre bom lembrar do “outro” teste que o auditor executa – o teste de controle.

    Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

     

    Resposta C


ID
126400
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor, ao realizar os testes nos contratos de empréstimos tomados em moeda estrangeira, identifi ca que a taxa de câmbio utilizada para efetuar a apropriação foi de R$ 1,85, quando o correto seria R$ 1,58. Dessa forma, pode o auditor concluir que o saldo da conta de:

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    Supondo um expréstimo de U$ 10.000:

    1) Na data de contratação de empréstimo:

    D - Caixa
    C - Empréstimos no exterior          R$ 15.800,00

    2) Pela diferença na taxa de câmbio adotada:

    D - Variação Monetário Passiva
    C - Empréstimos no exterior          R$ 2.700,00

    Portanto, a Variação Monetário Passiva está superavaliada em R$ 2.700,00 (diferença das taxas de câmbio).


ID
126406
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A empresa Celta S.A. apresentou um nível de ociosidade de 30% de sua capacidade instalada. Seu gestor, com o objetivo de apresentar resultados mais condizentes com a performance de seus negócios, decidiu reter essa ociosidade no processo produtivo, dimensionando esses valores e mantendo-os nos estoques. O auditor, ao realizar os testes nas contas de estoques, deve concluir que o saldo da conta:

Alternativas
Comentários
  • Resposta - E

    Dizer que se vai reter a ociosidade no processo produtivo significa o seguinte:

    De toda a capacidade instalada da empresa ela apenas utiliza 70%, mas na hora em que se for fazer a depreciação irá entrar no cálculo  toda essa capacidade, os 100%. O valor dessa depreciação será acrescentado ao custo dos produtos fabricados pela empresa.

    Ora, sendo assim, tem 30% ai que não diz respeito ao "trabalho efetivo dos equipamentos", é a parte [ociosa].

    E é permitido isso?

    É, desde que essa ociosidade não seja decorrente de fatos anormais.
    Exemplos de fatos anormais: Greve, Recessão econômica. Neste caso o valor vai para Despesa.

    É isso.
    Até mais.


ID
126409
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor, ao efetuar os testes de movimentações e saldos na conta de equipamentos de informática, constatou que um computador que havia sido comprado para ser utilizado na fábrica para controlar uma máquina encontrava-se registrado em um centro de custos da área administrativa fi nanceira. Assim, pode o auditor afi rmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta - E

    Caso este equipamento estivesse sendo [utilizado na fábrica], seria possivel à empresa [adicionar] o valor da depreciação ao [custo dos produtos fabricados]. Como não é isto que está ocorrendo, pois tal equipamento está sendo utilizado  na área administ., o valor da depreciação do equipamento será despesa da empresa.

    Significa que o valor da depreciação levado(adicionado) ao custo está subavaliado. Vale dizer, menor do que aquele obtido caso ela não tivesse cometido este erro.

    Fundamento - NPC 7 - Ativo imobilizado. nº 42.

ID
126427
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor, ao efetuar a avaliação e os testes nas contas dos itens componentes do imobilizado e de suas respectivas depreciações, constatou os seguintes fatos:

I. Contrato efetuado entre a empresa e um de seus sócios transferindo uma máquina entregue como integralização de capital no valor de R$ 1.000.000,00. Ao efetuar a comparação com o valor de mercado na data da transferência, constatou-se que a máquina estava valorizada por R$ 800.000,00.
II. Unidade Fabril operando em dois turnos, efetuando a depreciação de suas máquinas pela taxa relativa a um turno.
III. Os Juros e a variação cambial de uma máquina em processo de construção e importação, a ser usada no processo produtivo, contabilizado em despesas fi nanceiras e de juros, respectivamente.

Assim, pode-se afi rmar que as assertivas I, II e III correspondem a:

Alternativas
Comentários
  • I - Fraude. Um dos sócios deixou de integralizar R$ 200.000,00 em prejuízo dos demais.
  • Alguém traduz a assertiva III ?
  • A assertiva III diz basicamente que os juros referentes à compra da máquina foram contabilizados como despesas financeiras, e que a variação cambial envolvida (afinal, a máquina foi importada) foi contabilizada como despesas de juros. Acredito que tenha havido uma inversão. Acho que o erro mesmo aconteceu em contabilizar a variação cambial como despesa de juros (a meu ver, deveria ser algo como variação cambial passiva, ou simplesmente despesa financeira).

    Dúvida na I: Se a máquina estivesse em ótimas condições, superiores às do mercado, não poderia ter sido naturalmente contabilizada por um valor maior?

  • gustavo, não poderia pois se a máquina que o cara integralizou na empresa estivesse em melhores condições, então esse não seria o valor justo dela (valor de mercado)

     

  • Deixou de integralizar 800000, a assertiva informa uma valorização de 800000.


ID
126442
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma fi rma de auditoria, ao circularizar os escritórios de advocacia, prestadores de serviços da empresa auditada, recebeu a seguinte posição de contingências, relativa aos R$ 3.000.000,00 em processos existentes:

I. Processos prováveis de perda pela empresa: 30%;
II. Processos possíveis de perda por parte da empresa: 45%;
III. Processos remotos de perdas por parte da empresa: 25%.

Assim, segundo a NPC-22, deve a empresa constituir provisão para contingências no valor de:

Alternativas
Comentários
  • Em relação às incertezas, a norma traz uma sequência bastante lógica tendo em vista o princípio da prudência

    1) Contingências ativas ("para o bem")
    a) Praticamente certos: não existe
    b) Prováveis: divulga
    c) Não prováveis: nada faz
    d) Possibilidade remota: nada faz

    2) Contingências passivas ("para o mal")
    a) Praticamente certos: reconhece
    b) Prováveis: reconhece
    c) Não prováveis: divulga
    d) Possibilidade remota: nada faz

    Assim, temos 30% de perdas prováveis (reconhecidas), 45% possíveis (divulga) e 25% remotas (nada faz).

    30% de 3.000.000 = 900.000
  • DICA DE PROVA:

    PROVISÕES PARA CONTINGÊNCIAS

                         Balanço Patrimonial          Notas Explicativas
    Provável                  registra                              divulga      

    Possível               não registra                          divulga                

    Remota                não registra                       não divulga      


ID
128290
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor, na aplicação dos testes substantivos, não deve avaliar se

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    A questão trata sobre os objetivos que o auditor deve ter na aplicação dos testes substantivos (procedimentos substantivos, pelas novas normas).

    Pelas Normas Antigas (NBC T 11):

    a) EXISTÊNCIA
    b) OCORRÊNCIA
    c) ERRADA
    d) MENSURAÇÃO, APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
    e) ABRANGÊNCIA

  • bizu testes substantivos - suficiencia, validade, exatidao]]

    SUVAco EXAla

    SUficiencia

    VAlidade

    EXAtidao


ID
128503
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os testes de observância têm como objetivo obter:

Alternativas
Comentários
  • 11.1.2.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.

  • Comentário objetivo:

    Complementando o comentário abaixo, pelas novas normas (NBC TA 330) os testes de observância agora são chamados de testes de controle, e são descritos como o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

     

  • o teste de observância, agora chamado de teste de controle, tem como objetivo verificar a razoável segurança da eficiência, efetividade e funcionamento do controle interno em si.

ID
136846
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os testes de auditoria que têm por objetivo verificar se os procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento, são denominados testes

Alternativas
Comentários
  • Procedimentos e Técnicas

    O fundamental é descrever o que se deve fazer, ou seja, como deve ser o exame. Esse abrange testes de observância e testes substantivos:

    a)             testes de observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.

    b)             testes substantivos: visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativos da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.  

  • atualmente --NBC TA 330

    Para fins das normas de auditoria, os termos abaixo têm os seguintes significados:
     
    Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:
     
    (a)   testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e
    (b)   procedimentos analíticos substantivos.
     
    Teste de controle
    é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

ID
203866
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os testes de observância ou de aderência são aplicados pelas auditorias principalmente nas investigações

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada

    As novas normas de auditoria revogaram o termo testes de observância ou aderência. Em seu lugar foi conceituado o teste de controle. Entretanto, em que pese tal alteração, a idéia e o objetivo desse teste permaneceram o mesmo.

    Veja um comparativo entre as normas:

    NBC T 12 (Revogada):

    Os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.

    NBC TA 330 (Atualmente em vigor):

    Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

  • Testes de observância (agora chamado de teste de controle) está ligado a existência, efetividade e continuidade do controle interno em si.

    Teste substantivo (agora chamado de procedimento substantivo) está ligado a suficiência, exatidão e validade dos valores e contas do controle interno.
  • observânCia ou teste de Controle: Controle Interno

    teste subsTAntivo: conbil 

  • Teste de controle testa, como seu nome sugere, os controle.


ID
220624
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A confirmação de saldos, pelo auditor, pode ser feita de duas formas: positiva ou negativa. Entende-se que existe a confirmação positiva quando é solicitado ao devedor que ele

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: opção (e)

    A confirmação de saldos ou circularização é classificada de duas maneiras:

    1. Positiva: Quando o auditor sempre exige resposta independentemente de o valor informado estar correto ou não. A circularização positiva pode ser realizada em branco ou em preto. A circularização em branco, ocorre quando o auditor não informa valores no pedido de confirmação, enquanto que na circularização em preto, o auditor informa os valores a serem confirmados.

    2. Negativa: Quando o auditor solicita resposta apenas se houver divergência de valor. A circularização negativa será sempre em preto.

    A Resolução do CFC, vigente a partir de 01/01/2010, que trata desse assunto é a de n. 1.219/2009.

  • Letra E

    A confirmação de saldos, pelo auditor, pode ser feita de duas formas: positiva ou negativa. Entende-se que existe a confirmação positiva quando é solicitado ao devedor que ele responda se o saldo informado está correto ou não.


    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/11175806/Transpetro-Resumo-final.pdf

    Bons estudos!


ID
252358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo à execução dos trabalhos de
auditoria em geral.

Na realização do teste de corte de compras, deve-se dar especial atenção às mercadorias em trânsito na data do balanço. Assim, as mercadorias expedidas com cláusula FOB no ponto de embarque não devem integrar o estoque na data do balanço e sim as contas a pagar do comprador. Se, entretanto, a cláusula for FOB destino, elas devem integrar o estoque e não, contas a pagar do comprador.

Alternativas
Comentários
  • A contabilização das compras de itens dos estoques deve ocorrer no momento da transmissão do direito de propriedade dos mesmos. Assim, para determinar se os itens integram ou não a conta de estoques, deve-se ter em conta o direito de sua propriedade, e não a sua posse física, assim, entre outros compõem os estoques os itens adquiridos mas que estão em trânsito, (compras em trânsito) para as instalações da empresa, com cláusula FOB no ponto de embarque, na data do balanço, e itens em trânsito para um cliente com cláusula FOB no destino; e não devem ser incluídos na conta estoque, na data do balanço as compras em trânsito, quando as condições são de sua entrega na fábrica ou em outro lugar designado pela empresa (FOB-destino).
    Em suma, os itens que possuem claúsula FOB destino podem ser incluídos na conta estoque se forem pra ser entregues diretamente ao cliente, caso não, não deverão compor a conta estoque. E os itens que apresentam claúsual FOB no ponto de embarque compõe a conta estoque.
    Só pra esclarecer: nas 
    operações com cláusula "FOB", a transferência da propriedade dos bens normalmente se dá quando de sua entrega ao transportador. Para operações com cláusula "CIF", essa transferência se verifica somente quando da entrega das mercadorias ao comprador.
    Obs: informações tiradas de apostilas na internet.

  • FOB -  Fui Obrigado a Buscar

  • GABARITO: ERRADO

    CLÁUSULA FOB: Abreviatura da cláusula inglesa free on board (posto a bordo), que atribui ao vendedor o encargo de entregar a mercadoria a bordo, pelo preço estabelecido, ficando as despesas de frete e seguro por conta do comprador, bem como os riscos até o porto de destino.


ID
252364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo à execução dos trabalhos de
auditoria em geral.

Um tipo de teste substantivo de detalhes de saldos de caixa geralmente utilizado consiste na contagem de caixa em mãos. Nesse teste, para que uma contagem de caixa seja adequada, o auditor deve, entre outras providências, assegurar-se de que todos os cheques não depositados sejam nominativos ao cliente, diretamente ou por endosso.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  A palavra "clientes" causou ambiguidade insuperável ao item, motivo pelo qual se opta por sua anulação.

    Bons estudos!

ID
260518
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

NÃO é um procedimento a ser implantado para auxiliar na prevenção e detecção de não conformidades com leis e regulamentos:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFC 1.208/99.

    A2. Seguem exemplos dos tipos de política e procedimentos que a entidade pode implementar para auxiliar na prevenção e detecção de não conformidade com leis e regulamentos:

    • monitoramento de requisitos legais para assegurar que procedimentos operacionais sejam planejados para cumprir esses requisitos;
    • instituição ou operação de sistemas apropriados de controle interno;
    • desenvolvimento, divulgação e acompanhamento de código de conduta;
    • confirmação que os empregados sejam adequadamente treinados e entendam o código de conduta;
    • monitorar a conformidade do código de conduta e agir apropriadamente para disciplinar os empregados que deixem de cumpri-lo;
    • contratação de assessores legais para auxiliar o monitoramento de requisitos legais;
    • manutenção de controle das leis e regulamentos importantes que a entidade tenha que cumprir no seu setor de atividade e registro de ocorrências.
  • NBC TA 250 – CONSIDERAÇÃO DE LEIS E REGULAMENTOS NA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

  • Gabarito C

     

    O controle interno já atua nesse objetivo.


ID
264016
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Na definição do escopo de auditoria, a equipe deve definir a abrangência e o volume dos testes a serem aplicados. Para isso, é preciso que a materialidade dos testes esteja bem definida. O termo materialidade, em auditoria, consiste na

Alternativas
Comentários
  • Para fins das NBC TA, materialidade para execução da auditoria significa o valor ou valores fixados pelo auditor, inferiores ao considerado relevante para as demonstrações contábeis como um todo, para adequadamente reduzir a um nível baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto, excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo. Se aplicável, materialidade para execução da auditoria refere-se, também, ao valor ou valores fixados pelo auditor inferiores ao nível ou níveis de materialidade para classes específicas de transações, saldos contábeis ou divulgações.

    NBC TA 320


ID
264022
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em um processo de auditoria completo, são realizados alguns procedimentos para se chegar ao objetivo final. Dentre os procedimentos que devem ser executados pelos auditores, incluem-se os testes substantivos, que visam à

Alternativas
Comentários
  • TESTES SUBSTANTIVOS

    É realizado para obter provas suficientes e convincentes sobre as transações, que lhe proporcionem fundamentação para a sua opinião sobre determinados fatos.
  • Testes de controle (= testes de observância ou exames de aderência) : procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles internos na prevenção ou detecção e correção de distorçoes no nível de afirmações.

    Procedimentos substantivos: são os procedimentos de auditoria planejados para detectar distorçoes relevantes no nível de afirmações.
  • Testes de observânCia, aderênCia ou Controle: obter razoável segurança de que o Controle interno estabelecido pela administração está em efetivo funcionamento/cumprimento.

    Testes ou Procedimentos subsTAntivos: evidências quanto à suficiência/exatidão/validação dos dados produzidos pelos sistemas conbeis e administrativos da entidade. Constituem-se de testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

  • Comentários:


    Conforme definição da NBC TA 330, que trata da resposta do auditor aos riscos avaliados, Procedimento substantivo (chamado anteriormente de  testes substantivos) é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:


    (a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações);
    (b) procedimentos analíticos substantivos.


    Entretanto, embora a questão tenha sido elaborada já na vigência dessa norma de auditoria, a alternativa correta (letra A), traz de forma literal a definição dos testes substantivos da NBC T 11 (norma antiga), que d̀z̀a que tàs testes “v̀sam à obtenção de ev̀dênc̀a quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contáb̀l da ent̀dade.”


    Nenhuma das demais alternativas relaciona-se à definição de testes substantivos (procedimentos substantivos). Ressalta-se que a letra D trata de outro teste de auditoria, o teste de controle (anteriormente chamado de teste de observ̂nc̀a), que “v̀sa à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumpr̀mento” (NBC T 11).


    Já a nova norma (NBC TA 330) define esse teste como sendo o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.


    Gabarito: A
     

    Prof. Claudenir Brito - www.estrategiaconcursos.com.br


ID
264034
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Para a execução dos testes de auditoria, é necessário que o auditor escolha uma amostra dentro do universo do processo auditado a fim de otimizar o tempo da auditoria, reduzir os custos e produzir o relatório final dentro do prazo determinado. Para a definição da amostragem, o auditor deve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Como no enunciado consta "a fim de otimizar o tempo da auditoria, reduzir os custos" considerei como correta a B.
    Se o auditor utilizasse o que diz a letra D, demandaria tempo.  


  • Planilha de seleção ALEATÓRIA está correto?


ID
276823
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I. Indagação Escrita ou Oral - uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações. 

    II. Análise Documental - exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos. 

    III. Conferência de Cálculos - revisão das memórias de cálculos ou a confirmação de valores por meio do cotejamento de elementos numéricos correlacionados, de modo a constatar a adequação dos cálculos apresentados. 

    IV. Confirmação Externa ou Circularização – verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas, consiste na circularização das informações com a finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados. 

    V. Exame dos Registros – verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas. 

    VI. Correlação das Informações Obtidas - cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência. 

    VII. Inspeção Física - exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis. A evidência é coletada sobre itens tangíveis. 

    VIII. Observação das Atividades e Condições – verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficiências que de outra forma seriam de difícil constatação. Os elementos da observação são: a) a identificação da atividade específica a ser observada; b) observação da sua execução; c) comparação do comportamento observado com os padrões; e d) avaliação e conclusão. 

    IX. Corte das Operações ou “Cut-Off” - corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento. Representa a “fotografia” do momento-chave de um processo. 

    X. Rastreamento - investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado.

    www.contas.cnt.br
  • Letra A (ERRADA) 

    A resposta é em relação ao teste substância:

    Testes de observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento. 

    Testes substantivos: visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativos da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica. 

    Letra B (ERRADA)

    São os testes substantivos que são divididos em:
    - testes de transações e saldos e
    - procedimentos de revisão analitica.


  • Prova toda comentada aqui:

    http://www.canaldosconcursos.com.br/pdf/2112_CVM_MARCUSILVA.pdf
  • O erro está na palavra correlação. Na verdade o correto seria confirmação:
    c) Uma das técnicas de Correlação (confirmação) das Informações Obtidas consiste na circularização das informações, com a finalidade de obter confirmações junto a fontes externas ao auditado.
  • Para complementar:

    1) Teste de Controle / Teste de Observância / Exame de Aderência = controles internos são efetivos?
    2) Procedimentos Substantivos / Testes Substantivos = valores e saldos contábeis estão corretos? Busca detectar distorções relevantes no nível das afirmações. 2.1) Testes de Detalhes / Testes de Transações e Saldos = fatos contábeis foram adequadamente registrados? 2.2) Procedimentos Analíticos Substantivos / Procedimentos de Revisão Analítica = através de quocientes, índices ou outros meios, verifica-se o comportamento dos valores significativos.
  • “Cut-Off” é o corte interruptivo das operações ou transações para apurar,... a fotografia do momento-chave de um processo. letra (E) o gab.


ID
315568
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As questões de números 48 a 51 foram elaboradas
de acordo com a NBC T-11, normas de auditoria
independente das Demonstrações Contábeis, apro-
vado pela Resolução 820 de 1997 do CFC.

Durante o processo de inventário dos estoques da Cia. Comercial Cruzeiro do Sul, a equipe de auditoria externa tomou conhecimento dos seguintes fatos:

- Havia mercadorias já faturadas e entregues pela empresa, cuja baixa não tinha sido feita nos estoques, com custo de aquisição total de R$ 2.500,00.

- O IPI sobre uma compra, no valor de R$ 8.000,00, foi contabilizado erroneamente como IPI a Recuperar, em vez de como custo de aquisição.

- No procedimento de contagem física, constatou-se a inexistência de 2 unidades de um determinado produto, cujo custo de aquisição contabilizado foi de R$ 2.200,00.

- Há estoques obsoletos e/ou deteriorados no valor de R$ 6.200,00, que não podem ser realizados pela companhia.

Na conta de Estoques da companhia os ajustes contábeis recomendados pela auditoria externa implicaram

Alternativas
Comentários
  • AJUSTES NA CONTA ESTOQUE
    DÉBITOS: 2500, 8000
    CRÉDITOS: 2500, 2500, 2200, 6200
    SALDO CREDOR (DIMINUIÇÃO): 2900
  • Ajustes na conta estoque:
    Débitos: R$ 8.000,00 (inclusão do IPI, uma vez que a empresa comercial não é contribuinte).
    Créditos: R$ 2.500,00 (falta da baixa nos estoques) + R$ 2.200,00 (inexistência de duas unidades de um determinado produto) + R$ 6.200,00 (estoques obsoletos que não serão realizados).
    Ajuste: R$ 2.900,00 no saldo credor. 

ID
329773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às normas brasileiras para o exercício da auditoria
interna, julgue os itens a seguir.

A investigação e a confirmação, que consistem na obtenção de informações dentro ou fora da entidade, são procedimentos a serem considerados na aplicação dos testes de observância.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBC T 12: 12.1.2.2 – Os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.

    Por outro lado, na aplicação dos testes de observância e substantivos(hoje são chamados de teste de controle e procedimentos substantivos respectivamente), o auditor deve considerar os seguintes
    procedimentos técnicos básicos: 1 - inspeção - exame de registros, documentos e de ativos tangíveis; 2 - observação - acompanhamento de processo ou de procedimento quando de sua execução; 3 - investigação e confirmação - obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade; 4 - cálculo - conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; 5 - revisão analítica - verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.
  • Complementando o comentário da Iris, a NBC TA 500 alterou a nomenclatura dos procedimentos técnicos de auditoria. Dessa forma, a investigação e confirmação passou a ser chamados de indagação e confirmação externa.

ID
333691
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os acompanhamentos, pelo auditor, de valores significativos, valendo-se da análise de informações contábeis por meio da utilização de índices, quocientes, quantidades, variações absolutas etc. com o objetivo de identificar situações ou tendências atípicas são denominados

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11

    11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:

    a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;

    d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e

    e) revisão analíticaverificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

    A nomenclatura desses termos mudou. Vide NBC TA 330 e NBC TA 520.

  • De acordo com a NBC TA 500, os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros, que incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos. Esses procedimentos envolvem cálculos e utilização de índices, quocientes, dados históricos e orçados sob uma perspectiva vertical ou horizontal. Os resultados dessas análises geralmente fornecem evidências e “pistas” que indicam o caminho que o auditor deve seguir.
     

    Por exemplo, ao analisar a evolução das receitas faturadas ao longo dos meses, o auditor percebeu que o mês de abril apresentou um resultado 80% menor que o dos outros meses – isso pode indicar que existe algum problema, fraude ou erro, e que vale à pena ser melhor investigado.

  • Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos. Resposta E


ID
353251
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os testes de observância visam:

Alternativas

ID
353254
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao analisar a contabilização em uma imobiliária, de um terreno destinado à construção da sede da empresa, percebeu-se que o mesmo tinha sido contabilizado nos Estoques. Pode-se afirmar que

Alternativas

ID
391180
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo do auditor, ao efetuar os testes de observância, é

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    "Testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento."
    Domingos Poubel de Castro

  • NBC T-12 PROCEDIMENTOS DA AUDITORIA INTERNA

    Os procedimentos de auditoria interna são os exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
     Os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.
     Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.
    A
    s informações que fundamentam os resultados da auditoria interna são denominadas de "evidências", que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecerem base sólida para as conclusões e recomendações.

  • A  auditoria contábil compreende o exame de documentos, livoros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle dopatrimônio da entidade auditada.
    A auditoria têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstração contabeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
    O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também são objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado. 
    As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores. 

    Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos: 
    1. auditoria financeira;
    2. auditoria de cumprimento e
    3. auditoria operacional.
  • A) incorreta. A verificação de existencia de componente patrimonial é feita através da INSPEÇÃO.
    B) correta. se coaduna com o conceito de testes de observancia.
    C)incorreta.Verificação de ocorrencia de determinada transaçao é feita por meio de testes de TRANSACOES E SALDOS.
    D) incorreta. idem comentário "A".
    E)incorreta. é feito na plicação de teste substantivos. 
  • Gabarito B.

    O tese de observancia, hoje denominado teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles internos. Ou seja, o auditor ao executar esses testes, objetiva avaliar a eficácia dos controles internos da entidade.
  • Os testes de controle são definidos para avaliar a eficácia operacional dos controles na prevenção, detecção e correção de distorções relevantes no nível da afirmação. A definição de testes de controles para obtenção de evidência de auditoria inclui a identificação de condições (características ou atributos) que indiquem a realização de controle, e condições de desvio que indiquem desvios da execução apropriada. A presença ou ausência dessas condições pode então ser testada pelo auditor.

    NBC TA 330, 4

    Para fins das normas de auditoria, os termos abaixo têm os seguintes significados:

    Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

    (a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

    (b) procedimentos analíticos substantivos.

    Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

    Se o exame recai nos controle interno, teremos um teste de controle. Se recai sobre a substância (saldos, contas, itens patrimoniais) temos um teste substantivo.

    Gabarito B


ID
401788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito do processo de auditoria, julgue os itens subsequentes.

Na realização do teste para superavaliação, o auditor deve partir do valor registrado no livro razão geral para o documento-suporte da transação.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta

    No teste para superavaliação, o auditor parte do valor registrado no razão geral para o documento-suporte da transação. O registro final representa o último registro contábil antes do razão geral. O registro inicial é elaborado com base no documento e representa o primeiro registro contábil em função de uma operação. O registro intermediário representa qualquer registro contábil elaborado entre o registro inicial e o registro final.

    http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/112/91
  • Testes para superavaliação e testes para subavaliação

    1) No teste para superavaliação, o auditor parte do valor registrado no razão geral para o documento-suporte da transação. O objetivo desses procedimentos é detectar superavaliação de débitos, verificando: 

    a) a falta de documento ou documento não válido;

    b) a soma a maior dos registros; e 

    c) o transporte a maior do valor do documento para o registro inicial e do valor de um registro para outro ou para o razão geral.

    2) No teste para subavaliação, o auditor parte do documento para o razão geral, agindo de forma contrária à do teste de superavaliação. O objetivo dos testes é identificar subavaliação de créditos, verificando, por exemplo:

    a) a não inclusão do documento no registro inicial;

    b) a soma a menor dos registros ou do razão geral;

    c) transporte a menor do valor do documento para o registro inicial e do valor de um registro para outro ou para o razão geral.


    Fonte: Prof. Marcelo Aragão

  • :

    Figura: Leone, Arthur. Auditoria para concursos. Editora Ferreira. Pág. 265

    Resposta: certo

  • Gabarito: CERTO

    BIZU

    SUB é embaixo, então SUBAVALIAÇÃO começa do documento e vai para o Razão.

    Super RAZÃO para o DOCUMENTO. Superavaliação começa do Razão e vai para o documento.

    Bons estudos!

  • No procedimento que se presta a avaliar superavaliações (VOUCHING), parte-se do registro razão para o documento.


ID
408439
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os testes efetuados pela auditoria que visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábeis e
administrativos da entidade, denominam-se:

Alternativas
Comentários
  • Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão de validade dos dados. Por meio dos testes substantivos o auditor apura se os saldos das contas indicam adequadamente a situação do patrimônio e suas variações, procurando identificar se há contas com saldos subavaliados ou superavaliados. 

ID
463567
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37,
considere as normas vigentes até 30/12/2010.

Os testes que visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento são denominados testes

Alternativas
Comentários
  • O teste de controle (chamado anteriormente de teste de observância pela NBC T 11) é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível das afirmações. Ou seja, o auditor, ao executar estes testes, objetiva avaliar a eficácia dos controles internos da entidade. Livro: Auditoria - Teoria e Exercícios Comentados - Davi Barreto e Fernando Graeff, pag 135.
  • Examinador desatualizado...
  • QUAL É A DIFERENÇA DE TESTE DE OBSERVÂNCIA E EXAME DE ADERÊNCIA???
  • NBC T 12 - 12.1.2.2 – Os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.
  • Segundo o livro Auditoria (Davi Barreto), no rodape da pag 145 ... "testes de controle eram anteriormente denominados testes de observância (NBC T11), e tambem podem ser chamados de testes de aderência

    Em tese, a questão pode ter sido anulada pois há duas respostas. 
  • O que define o tipo do teste – controle ou substantivo – é o seu objetivo. O TESTE DE CONTROLE busca verificar se o controle interno funciona corretamente, o TESTE SUBSTANTIVO se dispõe a entender se os valores presentes nos sistemas contábeis estão corretos, isto é, se são suficientes, exatos e válidos.

  •  

     

     

    NBC TI 01 (2) – DA AUDITORIA INTERNA


    12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:


    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;


    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e


    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.


    12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade.

  • Os testes de controle (de observância) são definidos para avaliar a eficácia operacional dos controles na prevenção, detecção e correção de distorções relevantes no nível da afirmação. A definição de testes de controles para obtenção de evidência de auditoria inclui a identificação de condições (características ou atributos) que indiquem a realização de controle, e condições de desvio que indiquem desvios da execução apropriada. A presença ou ausência dessas condições pode então ser testada pelo auditor.

    NBC TA 330, 4

    4. Para fins das normas de auditoria, os termos abaixo têm os seguintes significados:

    Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

    (a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

    (b) procedimentos analíticos substantivos.

    Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

    Atenção:

    As alternativas A e D deveriam ser consideradas corretas, pois é comum designar os testes de controle como testes de aderência ou de observância A FCC ficaria coerente com seu entendimento em outro concurso realizado, cujo enunciado da questão foi:

    (FCC- APOFP-SEFAZ-SP / 2010) - OS TESTES DE OBSERVÂNCIA OU DE ADERÊNCIA SÃO APLICADOS PELAS AUDITORIAS PRINCIPALMENTE NAS INVESTIGAÇÕES: (...)

    Gabarito A


ID
464452
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor, para ter base aceitável de segurança na fundamentação sobre as demonstrações contábeis dos clientes, deve obter evidências seguras e confiáveis. Testes substantivos fornecem evidências de adequação dos elementos patrimoniais do Balanço ou revelam erros na contabilização das transações realizadas pela empresa.

Ao solicitar que bancos ou clientes confirmem a existência de valores nas contas correntes bancárias ou a pagar à entidade, o auditor está aplicando um teste de detalhes de

Alternativas
Comentários
  • Os testes de detalhes fornecem evidencias nas quais o auditor verifica se os fatos contábeis foram adequadamente registrados. Antes era conhecido como teste de transaçoes e saldos.
    Pode ser dividido em: classes de transaçoes, de saldos de contas e de divulgaçoes.
    Fonte: barreto e graeff

ID
464461
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um empregado apropriou-se do dinheiro entregue por um cliente para pagar uma duplicata a receber, emitida por venda a prazo, antes do respectivo registro contábil do recebimento.

A Auditoria Interna pode descobrir esse desfalque temporário mediante

Alternativas
Comentários
  • A melhor alternativa eh a confirmacao de saldos com clientes, pois ele, ao receber a circularizacao, irah alegar que o valor real devido eh menor do que o informado.
    a) Errado. A conciliacao dos saldos bancarios nao vai ajudar, pois a duplicata pode ser mantida em aberto irregularmente. Houve apropriacao indevida e o dinheiro nao foi contabilizado.
    b) Gabarito.
    c) Errado. O ativo fisico foi vendido e possivelmente entregue. Essa confrontacao nao vai apontar a irregularidade.
    d) Errado. A mercadoria foi vendida e a duplicata ainda estah em aberto. Nesse ponto nao ha irregularidade. O que se procura eh um recebimento nao contabilizado.
    e) Errado. A duplicata com certeza estah em carteira, mas nao deveria estar mais lah. Alternativa insatisfatoria.

ID
594619
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os testes de observância têm por objetivo verificar se a entidade auditada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    NBC TI 01

    12.2.3.2  –  Os testes de observância visam à obtenção de  razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

       a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

       b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de  sua execução; e

       c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
     

    12.2.3.3  – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à     suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

    bons estudos


ID
594622
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere as afirmações a seguir:

I. A carta de responsabilidade da Administração deve ser emitida com a mesma data do parecer do auditor sobre as demonstrações contábeis a que ela se refere.

II. Existe uma relação inversa entre o risco de auditoria e o nível estabelecido de relevância pelo auditor.

III. Testes substantivos consistem na verificação do comportamento de ativos ou passivos relevantes, por meio de índices ou quocientes, visando identificar tendências ou situações anormais.

IV. Contingências ativas são registros contábeis feitos com base em estimativas sobre fatos que possam resultar em efeitos negativos sobre o patrimônio líquido da entidade auditada.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • PROFESSOR CYONIL BORGES NO SITE DO TECCONCURSOS

    Data do comentário: 01/05/2015

    Classifique este comentário:

    Item I - Certo. Essa era a previsão da NBC T11.17, em seu item 11.17.5.2. Atualmente, a "carta de responsabilidade da administração" é chamada de "representação formal", sendo que a sua data de emissão "deve ser tão próxima quanto praticável, mas não posterior à data do relatório do auditor sobre as demonstrações contábeis"

    Item II - Certo. Se a materialidade (relevância) de uma conta for alta, o auditor deve se sujeitar ao menor risco possível, ou seja, deverá manter os riscos inerente, de controle e de detecção em níveis cuja interação entre eles resulte num risco de auditoria baixo. Ou seja, se a conta é irrelevante, o auditor pode ser arriscar ao máximo, não fazendo, por exemplo, testes de auditoria na extensão que faria para contas relevantes.

    Item III - Errado. Não é o caso de testes substantivos, mas de revisão analítica. Atualmente, a NBC TA 330 e a NBC TA 520 classificam este teste como sendo um procedimento substantivo analítico.

    Item IV - Errado. O correto seria contingência passiva (e não ativa).


ID
629125
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo a NBC TA 520, os testes que são efetuados com o propósito de reunir as evidências necessárias para verificar se as transações e os saldos demonstrados nas demonstrações contábeis estão corretos são denominados testes

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião a resposta tá mais pra NBC TA 330 que a 520. 

    NBC TA 330

    "4.       Para fins das normas de auditoria, os termos abaixo têm os seguintes significados:
     
    Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:
     
    (a)   testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e
    (b)   procedimentos analíticos substantivos."

    Item "C" é o gabarito.

  • Os testes sao 2:

    Testes de controle: é o procedmento de auditoria planejado para AVALIAR a efetividade operacional dos controles na prevençao ou detecçao e correçao de distorçoes relevantes no nível de afirmaçoes.

    Procedimentos substantivos: planejado para DETECTAR distorçoes relevantes (...)
    Esse dividido em:
    Testes de detalhes: (de classes de transaçoes, de saldos de contas e de divulgaçoes e
    procedimentos analíticos substantivos.

    Fonte Barreto e Graeff

    Cuidado> observancia é tipo de procedimento (nao é teste)
    Inerente é tipo de controle e amostrais acho que nem existe.
  • O que define o tipo do teste – controle ou substantivo – é o seu objetivo. O primeiro busca verificar se o controle interno funciona corretamente, o segundo se dispõe a entender se os valores presentes nos sistemas contábeis estão corretos, isto é, se são suficientes, exatos e válidos.

     

  • A explicação do Joaquim foi muito eficaz e precisa.

ID
630496
Banca
ISAE
Órgão
AL-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os testes de auditoria que visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativos da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica, são denominados:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a norma e a doutrina os procedimentos de auditoria são o conjunto de procedimentos técnicos com base nos quais o auditor obtém evidências ou provas que sejam suficientes e adequadas para  fundamentar o seu parecer sobre as demonstrações contábeis auditadas.
    Os procedimentos de auditoria são divididos em testes de observância (ou aderência) e testes substantivos.

    Os testes substantivos testes de auditoria que visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativos da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.
  • mnemônico:

    lembre-se que o "substantivo" é "contábil"

    vai estar associado a palavras que nos remetem a termos contábeis (da contabilidade). 

    se não for a prova de português, falou "substantivo" eu associo com "contabilidade".

    bons estudos!


ID
652717
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação aos testes de auditoria, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  

    Quanto ao erro da letra D:

    Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade. E não sistema de controle interno da entidade.

  • Vamos ter atenção pois a revisão analítica também é aplicável aos testes de observância como procedimento. O comando da questão não faz alusão a qualquer NBC TA.

  • O comentário do pierre henriques está errado!!

    O erro da D é que os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência (e não existência), exatidão e validade dos dados produzidos pelo controle interno da entidade. (sim, é pelo controle interno!!!)

  • Questão antiga, com discordâncias nos comentários acerca da redação da norma...Atualmente, a norma possui a seguinte redação:

    NBC TI 01

    12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.


ID
729625
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os testes realizados com o objetivo de obter uma segurança razoável de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração pública estão em efetivo funcionamento e cumprimento são denominados testes

Alternativas
Comentários
  • Testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto àsuficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil daentidade e são divididos em testes detransações e saldos e procedimentos de revisãoanalítica.

    Testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de queos procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estãoem efetivo funcionamento e cumprimento.

    NBC T - 12


  • Os testes realizados com o objetivo de obter uma segurança razoável de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração pública estão em efetivo funcionamento e cumprimento são denominados testes

    administração pública? Ãh?


ID
743179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com referência à NBCT 11, julgue o item subseqüente.


Os testes substantivos se dividem em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica. O teste de transações e saldos é que indica ao auditor externo as áreas com possíveis problemas e aquelas em que podem ser reduzidos os testes detalhados.

Alternativas
Comentários
  • O teste de observânci é que indica ao auditor externo as áreas com possíveis problemas e aquelas em que podem ser reduzidos os testes detalhados.

  • PROCEDIMENTOS DE REVISÃO ANALÍTICA (TESTES SUBSTANTIVOS) é que indicam ao auditor externo as áreas com possíveis problemas e aquelas em que podem ser reduzidos os testes detalhados.

     

    =.)

  • Quanto a natureza os testes são: substantivos e de controle, e comportam as seguintes divisões.

    Resposta certo

  • A questão está certa ou errada? Marquei certa e disse que eu errei, o comentário do professor dá a resposta como certa. Qual é o correto?

  • É o teste de observância que indica ao auditor externo as áreas com possíveis problemas e aquelas em que podem ser reduzidos os testes detalhados.

    questão errada.


ID
752653
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os Testes que visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade, denominam-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    NBC TI 01

     

    12.2.3.2  –  Os testes de observância visam à obtenção de  razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade

     

    12.2.3.3  – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à     suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

    bons estudos

  • Testes de Observância também são chamados de Testes de Controle (são sinônimos)

  • Pq essa questão está classificada como MUITO DIFÍCIL?

    Desse jeito não tem serventia nenhuma esse filtro....

  • Carrie minha filha, tu é chata pra cacete...

  • Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.


ID
790519
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos procedimentos da Auditoria Interna, conforme a Resolução CFC no 986/2003, constituem exames e investigações que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade. Assim, os procedimentos que visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade referem-se aos

Alternativas
Comentários
  •  

    12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

  • 12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à SUficiência, EXatidão e VAlidade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade.
    Mnemônico para Testes Substantivos: SUVAEX
  • Resolução CFC 986/03
    12.2.3 – Procedimentos de Auditoria Interna
    12.2.3.1 – Os procedimentos de Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.
    12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade.
    Diante dos itens da norma apresentada, temos a alternativa (d) como a solicitada pela questão.
  • Meus queridos me corrijam se eu estiver errado.....
    essa questão devia ser anulada pois....
    de acordo com as novas normas...não existem mais..:
    testes de observancia e testes de substantivos....
    mas sim:
    teste de controle e procedimento substantivo.
  • Para não esquecer:

    SUficiência.... = SUbstantivo

    releVÂNCIA... = obserVÂNCIA


     


ID
815065
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As demonstrações financeiras de encerramento de exercício devem abranger todas as transações do período findo na data em que foram levantadas. Os testes substantivos de auditoria estabelecem critérios a serem observados para o corte contábil das principais transações ou eventos.

A seguir são relacionados procedimentos para testar o corte. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
    • O corte das transações NÃO decorre como consequência natural da obediência ao princípio fundamental da entidade.
    •  
    • O corte das transações é feito principalmente para a verificação da observância do Princípio da Competência, de forma a se constatar se as receitas e despesas foram registradas no período ao qual pertencem e não ao principio da entidade.

       

    • As demonstrações contábeis objeto da opinião do auditor devem contemplar a situação do patrimônio da entidade na data do encerramento de cada exercício auditado, bem como os elementos de resultado de cada exercício específico. O corte das transações é feito principalmente para a verificação da observância do Princípio da Competência, de forma a se constatar se as receitas e despesas foram registradas no período ao qual pertencem. Todavia, existem elementos patrimoniais em relação aos quais os procedimentos de corte também são aplicáveis. É o caso, por exemplo, dos estoques de mercadorias e das duplicatas a receber. Para se assegurar de que não existem valores de um exercício registrados em exercício anterior ou posterior, o auditor deve realizar os testes de corte, que podem incluir:
      1 - determinação do momento em que os registros contábeis auxiliares e os documentos a eles relacionados refletem o levantamento do inventário. As mercadorias adquiridas no ano 2, por exemplo, não podem constar do inventário do ano 1;
      2 - pedido de informação a clientes, fornecedores e bancos quanto a direitos e obrigações que devem estar indicados nas demonstrações de determinado exercício;
      3 - confronto das notas fiscais de venda emitidas até a data do encerramento do exercício com os documentos de despacho, com vistas à confirmação da remessa das mercadorias aos clientes até a data do balanço. A realização da receita de vendas ocorre no momento da entrega das mercadorias ao cliente
    • Gabarito A

      O corte das transações é feito principalmente para a verificação da observância do princípio fundamental da COMPETÊNCIA.

      Curta minha página do Facebook e Instagram:

      https://www.facebook.om/serfiscaloficial

      https://www.instagram.com/serfiscaloficial

      Bons estudos!


    ID
    815077
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    As normas de auditoria relativas à execução do trabalho requerem do auditor o estudo e a avaliação do sistema de controle interno do auditado, para determinar a confiança a ser nele depositada e a natureza e extensão dos procedimentos de auditoria.

    O procedimento de auditoria que garante essa avaliação denomina-se

    Alternativas
    Comentários
    • Os testes de aderência (também conhecidos com testes de observância) servem pra avaliar se os controles internos estão sendo cumpridos (ou seja, avalia a observância do controle interno), permitindo au auditor avaliar até que ponto ele deve confiar nesses controles, por consequência, auxiliando a determinar a natureza e a extensão dos procedimentos de auditoria.
    • Só um adendo, tendo em vista que foi cobrado em uma prova, salvo engano da FCC:

      Teste de Aderência ou Observância constava na  NBC T 11, tendo esta sido revogada pela NBC TA 200 que entrou em vigor em janeiro de 2010.

      A nova nomenclatura é "Teste de controle". Embora as nomenclaturas antigas ainda continuam vigentes para auditoria interna, conforme podemos ver na NBC TI 01.

    • Testes de aderencia ou observância: estudam o controle interno.
      Teste substantivo: estuda os registros contábeis...
    • TESTE DE CONTROLE = TESTE DE OBSERVÂNCIA = TESTE DE ADERÊNCIA --> são todos sinônimos


    • Testes de aderênCia ou observânCia: avaliam o Controle interno.
      Procedimento/ Teste SubsTAntivo: obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema conbil da entidade


    ID
    817603
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A oportunidade de um teste substantivo refere-se à data ou às datas em que será executado e depende dos objetivos do auditor. Pode ser executado em diferentes épocas de realização do trabalho.

    Assinale a alternativa a seguir que NÃO obedece as normas de auditoria relativamente à data de execução do teste substantivo.

    Alternativas
    Comentários
    • Alguém poderia ajudar-me?  Não compreendi a questão... 
    • Teste substantivo: estuda os registros contábeis.......
      pode ser feito até a emissão do parecer...depois deste, caduca.

    ID
    823921
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    SPTrans
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Os testes que visam à obtenção de uma razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da entidade, são

    Alternativas
    Comentários
    • NBC TI 01:

       

      Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:


      a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

      b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

      c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

       

      Resposta "A".

       

      Bons estudos.

    • GABARITO: A.

       

      NBC T 11

       

      11.1.2 – PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

       

      11.1.2.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.


    ID
    823936
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    SPTrans
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Sabe-se que para o atingimento dos objetivos estabelecidos pelo auditor interno, são aplicados testes no processo de auditoria, denominados testes de observância e substantivos. Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados apenas os seguintes procedimentos:

    Alternativas
    Comentários
    • NBC TI 01:

       

      Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:


      a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

      b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

      c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

       

      Resposta "B".

       

      Bons estudos.

    • VEM COMIGO, QUE EU TE EXPLICO?

      Objetivo estabelecido pelo Auditor interno. Temos:

      Os testes de Observação e também o teste de substantivos.

      Então, vc segue esse procedimento:

      INSPEÇÃO...................OBSERVAÇÃO................E, INVESTIGAÇÃO......


    ID
    854848
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SEDUC-AM
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue o item. 

    Considere que tenha sido realizada uma auditoria para verificar se os alimentos destinados à merenda escolar de determinada região haviam sido recebidos e utilizados pelas escolas de acordo com as rotinas estabelecidas e as finalidades do programa. Nessa situação, o exame realizado é do tipo teste substantivo, que visa à obtenção de evidência referente à suficiência, à exatidão e à validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO: ERRADO

       

      No exemplo dado, o teste a ser realizado é o de OBSERVÂNCIA e não o substantivo.

       

      12.2.3.2 - Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:
      a) inspeção - verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
      b) observação - acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e 
      c) investigação e confirmação - obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

       

      Fonte: NBC T1 - Auditoria Interna

    • Nesse caso deve-se fazer um Teste de Controle/Observância.

      Resposta: E.


    ID
    911833
    Banca
    FCC
    Órgão
    DPE-SP
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Quando um Auditor confirma com o Banco do Sul SA o saldo disponível ao final do exercício, com a finalidade de comprovar a exatidão dos registros contábeis, está realizando um teste

    Alternativas
    Comentários
    • 1.       Os testes de acordo com as NAG’s são assim divididos:
      a.       Teste de controle(ou observação) – que verifica e controla a aplicação das normas e certifica a confiabilidade e adequação dos procedimentos do sistema de controle interno.
      b.      Teste substantivo – destinado a obter competente e razoável evidência comprobatória da validade e propriedade material do tratamento de eventos e transações pelo ente público, logo, entre as alternativas, a que é mais lógica é alternativa A
    •  

      Veja os conceitos segundo a NBCTI 01:

      Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

       

      a)  inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

       

      b)  observação  –  acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

       

      c)  investigação e confirmação  –  obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

       

      Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

       

       

       

       

       

       

    • Anderson,

      O raciocínio faz sentido se você considerar apenas as definições de cada um dos procedimentos. A definição de "Investigação e Confirmação", em Auditoria Interna, condiz com o enunciado. 

      Porém, não se esqueça que da definição elementar de TESTE DE OBSERVÂNCIA. Qual a finalidade deste tipo de teste? É "obtenção de razoável segurança de que os CONTROLES INTERNOS estão em efetivo funcionamento". Os 3 tipos de procedimentos servem, tem o OBJETIVO final, de avaliar tais Controles Internos, mesmo que nesses procedimentos se esteja verificando saldos, confirmando valores, observando processos da empresa, etc.

      Veja que na questão o Auditor deseja comprovar a EXATIDÃO DOS REGISTROS CONTÁBEIS. Esse é o objetivo dele. Não está interessado, especificamente, neste momento, em avaliar o controle interno.

    • Teste Substantivo é dividido em : Teste de Detalhes e Procedimento Analítico.

      - Teste de Detalhes: obter evidências se os fatos contábeis foram registrados corretamente.

    • nao entendi pq a letra d está errada..alguem pode ajudar? o teste seria investigação e confimaçao. pq estando somente confirmaçao nao estaria correta a questao?

    • O enunciado da questão fala sobre TESTE, e dentre as alternativas que se enquadram como teste temos:

      A) Substantivo - Que está mais atrelada a parte contábil, E) De observância - Foca nos Controles Internos;    Nisso, a TÉCNICA descrita no enunciado é a Confirmação que faz parte dos TESTES SUBSTANTIVOS. Portanto, alternativa correta: letra A.
    • Comentário do Prof. Rodrigo Fontenelle do Estratégia Concursos em sua apostila:

      "Típico caso em que o auditor, utilizando-se da técnica de confirmação externa (circularização), deseja confirmar um saldo existente na conta Bancos.

      Quando o auditor tem esse objetivo na aplicação dos testes de auditoria ele está realizando um TESTE SUBSTANTIVO, também conhecido como Procedimentos Substantivos."

      Gab: A

    • Marquei a A por julgar ser a mais certa, mas não tem nada de errado com a D, visto que o procedimento usado é de fato uma circularização ou investigação e confirmação;

    • Testes são dois: substantivos e de controle ou observação..

      Confirmação é técnica e não teste.

    • Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

    • O auditor utilizando-se da técnica de confirmação externa (circularização), deseja confirmar um saldo existente na conta Bancos. Quando o auditor tem esse objetivo na aplicação do teste de auditoria, está realizando um Teste Substantivo, também conhecido como Procedimentos Substantivos.

      Gabarito: A


    ID
    911836
    Banca
    FCC
    Órgão
    DPE-SP
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Em um teste para avaliar se há superavaliação, o Auditor deve

    Alternativas
    Comentários
    • A contagem física de valores e bens e a conciliação e o confronto entre o resultado de uma contagem física e os valores registrados na contabilidade, bem como entre o saldo apresentado em um registro auxiliar e o saldo registrado no razão geral são procedimentos comumente utilizados em auditoria contábil, para verificar a superavaliação (a maior) ou  subavaliação (a menor) de um saldo de uma conta ou para evidenciar se o bem existe de fato.
    • Gabarito: E.

      O saldo de uma conta do BP ou da DRE pode estar errado para mais (superavaliado), ou para menos (subavaliado).

      TESTE PARA SUPERAVALIAÇÃO:
      - dirigidos principalmente para as contas devedoras (normalmente, as contas do ativo e despesas).
      - o auditor parte do valor registrado no razão geral para o documento-suporte da transação.

      RAZÃO  >  >  >  DOCUMENTO
      TESTE PARA SUBAVALIAÇÃO:
      - dirigidos principalmente para as contas credoras (geralmente, contas de passivo e receitas).
      - o auditor parte do documento-suporte da transação para o valor registrado no razão geral.

      DOCUMENTO  >  >  >  RAZÃO

      O macete que eu criei pra não me confundir em questões de testes de sub/superavaliação é: COMECE SEMPRE POR ONDE ESTÁ O MAIOR VALOR.
    • queria saber pq a letra C t não estaria certa:

      crepaldi ed pg 326

      Os procedimentos básicos de auditoria do teste para superavaliação são:

      conferir a soma da conta do razão geral;

      selecionar débito e conferir seu valor com o valor total do registro final;

      conferir a soma do registro final;

      selecionar parcela no registro final e conferir seu valor com o valor total do registro intermediário;

      conferir a soma do registro intermediário;

      selecionar parcela no registro intermediário e conferir seu valor com o valor total do registro inicial;

      conferir a soma do registro inicial;

      selecionar parcela no registro inicial e conferir seu valor com a documentação comprobatória.


    ID
    911839
    Banca
    FCC
    Órgão
    DPE-SP
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A contagem de caixa e a comparação com o saldo final no livro razão, é exemplo de

    Alternativas
    Comentários
    • Os principais procedimentos na área de caixa e bancos (disponibilidades) são: a contagem de caixa, a circularização dos saldos bancários, o teste de conciliação bancária e o cut-off (corte) de cheques.
    • Trata-se de uma conciliação. As conciliações, onde se confrontam o registro na contabilidade com outra fonte ou o próprio item físico, permitem identificar distorções do tipo “temporárias”, ou seja, aquelas que constam em um dos registros e não constam em outro.


    ID
    912088
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Telebras
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Com relação aos testes e procedimentos de auditoria, julgue os itens
    subsecutivos.

    Os testes de observância são aplicados pelo auditor quando ele deseja obter provas suficientes e convincentes sobre transações, de maneira a lhe proporcionar fundamentação para a opinião acerca de determinados fatos e para avaliar a funcionalidade do sistema contábil da empresa auditada.

    Alternativas
    Comentários
    • Os testes SUBSTANTIVOS são aplicados pelo auditor quando ele deseja obter provas suficientes e convincentes sobre transações.



      http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t12.htm

    • Os testes de observância são aqueles empregados pelo auditor, a fim de determinar se os procedimentos internos determinados pela empresa estão sendo cumpridos pelos seus colaboradores.

      Destinam-se em um primeiro momento a constatar a credibilidade dos procedimentos de controle da empresa, e não necessariamente os registros corretos das operações.

      O objetivo do teste de observância é proporcionar razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo executados na forma determinada pela organização. Esta observação é essencial para o auditor, uma vez que é através dos testes de observância que ele pode vir a depositar maior ou menor confiança no sistema de controles internos aplicados.

      Os testes de observância são largamente aplicados em auditorias operacionais, onde a preocupação central do auditor é com respeito se os colaboradores da organização respeitam as normas internas preestabelecidas.

      A aplicação desses testes requer muita atenção e acuidade do auditor, e normalmente são aplicados sem que os envolvidos no processo auditado percebam, pois caso isso fosse notado, certamente fariam o correto, pelo menos na frente do auditor.

      Fonte: material do aprova concursos (TESTES EM AUDITORIA)

    • Testes de observância
      visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
      Testes substantivos
      visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade e são divididos em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

       

      Logo, o conceito abordado na questão refere-se a teste substantivo e não de observância.

      Questão ERRADA

    • Para a questão ficar correta bastaria substituir testes de observância por testes substantivos. Como vimos, os testes de observância são aplicados para avaliar os controles internos da entidade auditada.

       

      Fonte: Estratégia Concursos

    • Os testes de substantivos são aplicados pelo auditor quando ele deseja obter provas suficientes e convincentes sobre transações, de maneira a lhe proporcionar fundamentação para a opinião acerca de determinados fatos e para avaliar a funcionalidade do sistema contábil da empresa auditada.

    • Os testes de observância são os que as normas de auditoria (NBC TA) chamam de testes de controle. A doutrina os designam, ainda, como testes de aderência.

      NBC TI 01, 12.2.3.2 

      Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.

      Resposta errado


    ID
    912094
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Telebras
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Com relação aos testes e procedimentos de auditoria, julgue os itens
    subsecutivos.

    Para expressar uma conclusão de forma positiva em trabalho de asseguração razoável, é necessário que o auditor independente obtenha evidência apropriada e suficiente, com aplicação de testes substantivos e de observância.

    Alternativas
    Comentários
    • 51. “Asseguração razoável” é um conceito que se relaciona com a acumulação de evidência

      necessária para que o auditor independente conclua com relação à informação sobre o objeto

      tomada como um todo. Para estar em posição de expressar uma conclusão de forma positiva,

      exigida em trabalho de asseguração razoável, é necessário que o auditor independente obtenha

      evidência apropriada e suficiente, como parte do processo de trabalho sistemático e repetitivo,

      envolvendo:

      (a) o entendimento do objeto e de outras circunstâncias que, dependendo do objeto, incluem

      o entendimento do controle interno;

      (b) com base nesse entendimento, avaliar os riscos de que a informação sobre o objeto possa

      conter distorções relevantes;

      (c) resposta aos riscos identificados, incluindo o desenvolvimento de respostas gerais e

      determinação da natureza, da época e da extensão de outros procedimentos;

      (d) executar outros procedimentos claramente ligados aos riscos identificados, usando uma

      combinação de inspeção, observação, confirmação, recálculo, reexecução, procedimentos

      analíticos e indagação. Esses procedimentos adicionais envolvem procedimentos

      substantivos que incluem, quando aplicável, obter informação corroborativa de fontes

      independentes da parte responsável e, dependendo da natureza do objeto, testes de

      eficácia operacional de controle; e

      (e) avaliar a suficiência e a adequação da evidência.

      Fonte: NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL

    • Asseguração razoável: é um nível elevado de segurança. Esse nível é conseguido quando o auditor obtém evidência de auditoria adequada e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria. Não é um nível absoluto de segurança porque há limitações inerentes em uma auditoria.

      Fonte: NBC TA 200
    • Os trabalhos de asseguração são planejados e realizados com postura e ceticismo profissional para obter evidências apropriadas e suficientes no contexto do trabalho sobre o resultados obtido da mensuração ou avaliação do objeto de acordo com os critérios.

      Essas evidências são obtidas por meio da aplicação dos testes de auditoria, que podem ser classificadas em testes de observância e testes substantivos.

      Fonte: Claudenir Brito.

    • Ceticismo profissional: postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica da evidência de auditoria.

    • Testes

      1. Observância

      a. Inspeção: verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

      b. Observação: acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

      c. Investigação e confirmação: obtenção de informação perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade

       

      2. Substantivos

      Evidência quanto:

      a. Suficiência

      b. Exatidão

      c. Validade

       

      Informação

      1. Suficiente: factual e convincente (quantitativa)

      2. Adequada: sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável (qualitativa)

      3. Relevante: dá suporte às conclusões e às recomendações

      4. Útil: auxilia a entidade a atingir suas metas.

    • Para os não assinantes

      Gab. certo

    • São as evidências que fundamentam a opinião, logo para emitir a opinião o auditor deve ter coletado evidências adequadas e suficientes para fundamentar esta opinião.

      O auditor obtém segurança razoável (que é um nível elevado de segurança) quando acumula evidencias adequadas e suficientes para chegar a uma conclusão.

      Resposta certo


    ID
    912145
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Telebras
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Com base nas normas brasileiras para o exercício de auditoria
    interna, julgue os itens de 27 a 32.

    Os testes de observância são utilizados para avaliar com segurança se os sistemas de informações empregados pela administração estão em funcionamento efetivo, inclusive quanto ao cumprimento das determinações a serem observadas pelos funcionários e quanto à exatidão e validade dos dados produzidos pela entidade.

    Alternativas
    Comentários
    • gabarito: ERRADO

      Procedimentos de auditoria contábil

      Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas.

      São compostos por:

      1- Testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento.

      2- Testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade e são divididos em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

    • segurança - trocar para razoável segurança. Entendo que o erro está aí.

    • A auditoria independente, ou externa, visa obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, estão livres de distorção relevante (independente se  de fraude ou erro).

    •  O ERRO é "...quanto à exatidão e validade dos dados produzidos pela entidade." Nesse caso seria Testes Substantivos.


      GAB: E
    • testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento. A questão ficou errado no final, pois os testes que visas à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade são os testes substantivos.

       

      Gabarito: ERRADO.


    ID
    952144
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MC
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A respeito do uso de amostragem em trabalhos de auditoria, julgue os itens a seguir.

    Os testes de observância utilizam a amostragem com a finalidade de verificar a taxa de desvios aplicada a um determinado tipo de controle. Sua aplicação relaciona-se aos procedimentos que irão servir de base à valoração e à mensuração das transações ocorridas e também de seus valores monetários. Para tanto, faz-se necessária a existência de uma trilha de evidência documental referente ao procedimento de controle que se está testando.

    Alternativas
    Comentários
    • Errado. Não se relaciona a valores monetários.
    • ERRADO

      A extinta NBC T 11 tem as seguintes definições para os Testes de Observância e Substantivos: Os testes de observância visam à obtenção de uma razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da entidade.
        Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade,dividindo-se em: a) testes de transações e saldos; e  b) procedimentos de revisão analítica.

      Bons estudos!
    • cuidado, pois trata-se da aplicação de teste substântivo, visando à obtenção de evidências.

    • A amostragem utilizada nos testes de controle visa, de fato, verificar desvios nos con­troles e necessita de uma trilha documental como registros, assinaturas, autorizações e outros. Sua aplicação relaciona-se aos procedimentos que servirão de base à valoração e à mensuração das transações ocorridas, mas não fornece conclusões sobre valores monetários, o que seria objeto dos procedimentos substantivos.

      Gabarito: ERRADO.

    • A amostragem utilizada nos testes de controle visa, de fato, verificar desvios nos controles e necessita de uma trilha documental como registros, assinaturas, autorizações e outros. Sua aplicação relaciona-se aos procedimentos que servirão de base à valoração e à mensuração das transações ocorridas, mas não fornece conclusões sobre valores monetários, o que seria objeto dos procedimentos substantivos. Assim, nos controles o objeto de análise é um atributo. O erro na assertiva fica por conta do “e também de seus valores monetários”.

      Resposta: errado. 

    • Testes de Observância NAO TRATAM DE VALORES MONETÁRIOS, o que é feito pelos Testes Substantivos.

      Bons estudos.


    ID
    965968
    Banca
    Marinha
    Órgão
    Quadro Técnico
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, em relação aos procedimentos de auditoria interna, conforme a NBC T 12 auditoria interna, e assinale a opção que apresenta a seqüência correta

    ( ) As informações que fundamentam os resultados da audi­ toria interna são denominadas de ''evidências", as quais devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecerem base sólida para as conclusões e recomendações.
    ( ) Os testes substitutivos visam à obtenção de uma razoável segurança sobre os controles internos, estabelecidos pela administração, a fim de que os mesmos estejam em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumpri­ mento pelos funcionários da Entidade.
    ( ) Os testes de observância visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.
    ( ) Os procedimentos de auditoria interna são os exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.

    Alternativas
    Comentários
    •  

      (TESTES DE OBSERVÂNCIA) visam à obtenção de uma razoável segurança sobre os controles internos, estabelecidos pela administração, a fim de que os mesmos estejam em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumpri­ mento pelos funcionários da Entidade.

      (TESTES SUBSTANTIVOS) visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.


    ID
    1003987
    Banca
    INSTITUTO CIDADES
    Órgão
    TCM-GO
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Um Auditor ao verificar a existência, efetividade e continuidade dos Controles Internos elaborados em uma Entidade e os tomando por base conclui pela ocorrência de uma transação contábil, utiliza respectivamente das provas obtidas através de:

    Alternativas
    Comentários
    • NBC T 11 – NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


      11.2.6.3 – Na aplicação dos testes de observância, o auditor deve verificar a existência, efetividade e continuidade dos controles internos.

      11.2.6.4 – Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões:

      a) existência – se o componente patrimonial existe em certa data;

      b) direitos e obrigações – se efetivamente existentes em certa data;

      c) ocorrência – se a transação de fato ocorreu;

      d) abrangência – se todas as transações estão registradas; e

      e) mensuração, apresentação e divulgação – se os itens estão avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade.

      GAB: A

      Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t11.htm

    • É porque talvez a miséria e a pobreza nunca tenham feito parte da sua vida!

      Não reconhecer que o Direito Penal também tem "PARCELA" (não disse todo) de discurso de eugenia social, como estratégia de segregação de classes, é porque você falhou no estudo dos fundamentos básicos dos direito fundamentais e da teoria critica.

      Volte uma casinha!


    ID
    1039177
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MTE
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Com referência aos objetivos, técnicas e procedimentos de auditoria, julgue os seguintes itens.

    Os testes de aderência ou observância, cujo objetivo é identificar a existência, a efetividade e a continuidade dos controles internos, consistem em um conjunto de procedimentos de auditoria destinado a confirmar se as funções críticas de controle interno estão sendo efetivamente executadas.

    Alternativas
    Comentários
    • CERTA

      Embora não esteja literal de nenhuma norma, é exatamente essa a função do teste de controle/observância/aderência: avaliar os controles internos da entidade/empresa.

      http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/aft-prova-de-auditoria-comentada/
    • NBC TI 01, de 2003 mas continua em vigor e é cobrado em concursos:"Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade".

    • Resumindo:

      Teste de Aderência ou Observância (Teste de Controle) = controle dos procedimentos internos

      Testes Substantivos = verificação das Demonstrações Contábeis

      Bons estudos!!!

    • Os testes de observância (ou testes de controle) destinam-se a testar os controles internos.

      As normas de auditoria independente (NBC TA) utilizam a nomenclatura “testes de controle” para indicar aqueles testes realizados para avaliar o controle interno. Entretanto, a doutrina também utiliza as nomenclaturas “testes de observância” e “testes de aderência”. Em normas, encontraremos a denominação “testes de observância” na NBC TI 01: 

      NBC TI 01, 12.2.3.2

      Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade (...).

      Resposta certo


    ID
    1054516
    Banca
    FCC
    Órgão
    SEFAZ-RJ
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A auditoria interna na empresa Mel Doce do Brasil S. A., para obter razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade, aplicará procedimentos de auditoria relativamente a

    Alternativas
    Comentários
    • NBCT - 12

      12.1.2.2 – Os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.

      12.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.


    • Res. CFC 986/2003 - NBC TI 01 - Auditoria Interna - Procedimentos da A.I.

      12.2.3.2  – Os testes de observância visam à obtenção de  razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

      a)  inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

      b)  observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de  sua execução; e

      c)  investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

      Logo, alternativa b).


      Foco + Persistência = Sucesso.


    • TESTES SUBSTANTIVOS = ANALISAM O SISTEMA CONTÁBIL

      TESTES DE OBSERVANCIA = ANALISAM O CONTROLE INTERNO

      GAB B


    ID
    1069717
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRF - 3ª REGIÃO
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Os procedimentos de auditoria interna constituem exames e investigações que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade. Para tanto, pode aplicar testes que visam tanto a obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, como a obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema de informação da entidade. Esses testes são denominados, respectivamente,

    Alternativas
    Comentários
    • Segundo a NBC T-12 (Auditoria Interna), os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.


    • Norma Atualizada NBC TI 01 – DA AUDITORIA INTERNA


      12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos: 

      12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.


      Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

    • Aos não assinantes,

      GABARITO: D

    • Os procedimentos de auditoria, quanto à natureza, classificam-se em dois grandes grupos: testes substantivos e testes de observância (testes de controle). E isso vale para auditoria independente, interna e governamental.

      Saiba que:

      Teste de observância = teste de controle = teste de aderência

      Teste substantivo = procedimento substantivo

      Para fins das normas de auditoria, os termos abaixo têm os seguintes significados:

      Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

      (a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

      (b) procedimentos analíticos substantivos.

      Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

      Resposta C


    ID
    1117750
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    SEFAZ-RS
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    0 auditor interno, ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou método de seleção de itens a serem testados, pode

    Alternativas
    Comentários
    • 11.11.1.2. Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou método de seleção de itens a testar, o auditor pode empregar técnicas de amostragem.

      11.11.1.3. Amostragem é a utilização de um processo para obtenção de dados aplicáveis a um conjunto, denominado universo ou população, por meio do exame de uma parte deste conjunto denominada amostra.



    ID
    1117765
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    SEFAZ-RS
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos, exceto:

    Alternativas
    Comentários
    • NBC T 11:

      11.2.6 – APLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

      11.2.6.1 – A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada, em razão da complexidade e volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens, cabendo ao auditor, com base na análise de riscos de auditoria e outros elementos de que dispuser, determinar a amplitude dos exames necessários à obtenção dos elementos de convicção que sejam válidos para o todo.

      11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:

      a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;

      b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

      c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;

      d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e

      e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.


    ID
    1121200
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    No que concerne aos testes e procedimentos de auditoria e à revisão analítica, julgue os itens que se seguem.

    O auditor, ao examinar as rotinas adotadas pelos servidores de um órgão e as comparar com os manuais da organização e as suas normas de funcionamento, estará efetuando um teste de observância.

    Alternativas
    Comentários
    • Rotinas adotadas = procedimentos de controle interno = processos.

      Testes de observância

      visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento.


    • Essa prova foi para auditor interno.

      RESOLUÇÃO CFC Nº 986/03 Aprova a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna.


      12.2.3.2  – Os testes de observância visam à obtenção de  razoável segurança de  que os controles internos estabelecidos pela administração estão em  efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos  funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

      b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de  sua execução; e


      Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


    • Lembrando que a revisão analítica também poderá ser utilizada como procedimento nos testes de obeservância ou testes de controle, muita atenção.

    • Correto, os manuais que dispõem sobre rotinas administrativas são ferramentas de controle interno. O teste que tem por objetivo avaliar a efetividade dos controles internos é o teste de observância (teste de controle)

      Resposta certo


    ID
    1121203
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    No que concerne aos testes e procedimentos de auditoria e à revisão analítica, julgue os itens que se seguem.

    A revisão analítica tem como referência comparações entre valores das demonstrações contábeis, com vistas à verificação de sua razoabilidade, tomando por base indicadores oficiais.

    Alternativas
    Comentários
    • Vamos lá, retirei do nota 11, pois a questão me pegou

      Revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

      Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar:

      a) o objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis;

      b) a natureza da entidade e o conhecimento adquirido nas auditorias anteriores; e

      c) a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.

       Se o auditor, durante a revisão analítica, não obtiver informações objetivas suficientes para dirimir as questões suscitadas, deve efetuar verificações adicionais, aplicando novos procedimentos de auditoria, até alcançar conclusões satisfatórias.

      Quando o valor envolvido for expressivo em relação à posição patrimonial e financeira e ao resultado das operações, deve o auditor:

      a) confirmar os valores das contas a receber e a pagar, através de comunicação direta com os terceiros envolvidos; e

      b) acompanhar o inventário físico realizado pela entidade, executando os testes de contagem física e procedimentos complementares aplicáveis.


    • Ao proceder a técnica da revisão analítica o auditor realiza comparações entre os números/afirmações apresentadas pelas demonstrações contábeis(valores observados ou valores objeto) e os números/afirmações projetados/expectativa(dados fonte) que poderão der valores provenientes de organzações similares ou valores históricos de períodos anteriores da própria organização, valores estimados ou orçados por terceiros em que o auditor deposite confiança. podem ser utilizados dados financeiros e não-financeiros, isoladamente ou em conjunto, sempre que o auditor consiga estabelecer relações confiáveis entre eles (Bittencourt, 2006).

      Estrutura e aplicações da revisão analítica em auditoria. Revista do TCU

    • Pode ser utilizado um índice oficial, mas não necessariamente. Para executar uma revisão analítica (procedimentos analíticos substantivos) basta que as variáveis X e Y observadas tenham algum grau de correlação. Por exemplo: vendas x impostos faturamento, vendas x área de venda; rendimentos de títulos x IPCA etc.

      Resposta errado

    • contribuindo com o excelente comentário do amigo Carlos:

      A revisão analítica não utiliza indicadores oficiais. Podem ser utilizados:

      - valores provenientes de organizações similares

      -valores históricos de períodos anteriores da própria organização

      - valores estimados ou orçados por terceiros em que o auditor deposite confiança

      - dados financeiros e não financeiros, isolados ou em conjunto 

    • Gabarito: errado.

      A revisão analítica tem como referência comparações entre valores das demonstrações contábeis, com vistas à verificação de sua razoabilidade, tomando por base indicadores oficiais. (REVISÃO ANALITICA NÃO UTILIZA INDICADORES OFICIAIS)

      Os procedimentos analíticos (fazem parte dos testes substantivos) que verificam o comportamento de valores significativos mediante indices, quocientes, quantidades absolutas, identificando situações e tendencias atipicas.

      Outras para revisar:

      QUESTÃO CERTA: Uma das subdivisões dos testes substantivos é a revisão analítica, que consiste na verificação de valores significativos, visando identificar a situação do órgão auditado.

      QUESTÃO CERTA: Por meio de revisão analítica, o auditor deve verificar se existem situações anormais e significativas que justifiquem maior concentração das suas atenções. Entre outros aspectos, deverá estabelecer inter-relacionamentos entre contas e transações, como: custo das vendas e estoques.

      QUESTÃO CERTA: Considere que, em determinada escola, com o objetivo de testar a consistência da execução orçamentária e a fidedignidade dos demonstrativos, um auditor tenha relacionado, apropriadamente, o aumento do número de alunos com a variação dos gastos com a merenda escolar e as matrículas por série com a composição do material didático distribuído. Em face dessa situação, é correto afirmar que esse auditor aplicou procedimentos analíticos que incluem relações e comparações, contábeis ou não, produzidas pela entidade ou por terceiros.

      QUESTÃO CERTA: Os Procedimentos Substantivos incluem: testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações) e procedimentos analíticos substantivos.

      QUESTÃO ERRADA: A correlação é a verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.

      A questão mistura o conceito de revisão analítica com a denominação correlação.

      QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a denominação correta de cada um desses procedimentos: revisão analítica: averiguar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes e quantidades absolutas, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.

      QUESTÃO CERTA: A revisão analítica é um procedimento que consiste: na verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

      QUESTÃO CERTA: Entre os procedimentos de revisão analítica utilizáveis para constatação de evidências sobre contas a pagar, a constatação de variações relevantes e inesperadas nos prazos médios de pagamento e na liquidez corrente pode constituir indício de irregularidade, podendo o aumento em um ou outro desses indicadores revelar omissão de registro dessas obrigações.

    • Outras para revisar II

      QUESTÃO CERTA: Os procedimentos de revisão analítica são realizados durante a aplicação dos testes substantivos. Os testes substantivos tem o maior volume nos trabalhos de auditoria, justamente devido as análises e revisões analíticas nos documentos e processos.

      QUESTÃO CERTA: A fim de estabelecer o escopo da auditoria durante sua fase de planejamento, o auditor pode utilizar procedimentos de revisão analítica, que fazem parte dos testes substantivos.

      QUESTÃO CERTA: As normas de auditoria independente aplicáveis às demonstrações contábeis estabelecem como método para a obtenção de evidências de auditoria o procedimento analítico, que é definido como: a avaliação das informações contábeis obtidas por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.

      QUESTÃO CERTA: Os acompanhamentos, pelo auditor, de valores significativos, valendo-se da análise de informações contábeis por meio da utilização de índices, quocientes, quantidades, variações absolutas etc. com o objetivo de identificar situações ou tendências atípicas são denominados: procedimentos de revisão analítica.

      QUESTÃO ERRADA: Os procedimentos de revisão analítica, visando identificar tendências ou situações anormais no comportamento de valores relevantes, utilizam testes substantivos como base para comparar o relacionamento entre elementos econômicos não financeiros.

      Errado! Revisão analítica verifica o comportamento de valores significativos (entre contas). Exemplo: jogo de planilhas em obras públicas.

      Procedimentos de revisão analítica: são análises de informações das demonstrações contábeis e de outros relatórios financeiros por meio de comparações simples, de aplicação de técnicas estatísticas plausíveis, de exames de flutuações horizontais ou verticais e da utilização de índices de análise de balanços. Os procedimentos de revisão analítica incluem, ainda, as relações entre dados financeiros obtidos e o padrão previsto, bem como com informações relevantes de outras naturezas, como, por exemplo, custos com folha de pagamento e número de empregados, impostos arrecadados com número e faixa de contribuintes. 

      QUESTÃO CERTA: As atividades de detectar e analisar situações anormais e significativas constatadas nas demonstrações contábeis referem-se à etapa de: revisão analítica.

      QUESTÃO CERTA: Nos procedimentos analíticos, podem-se incluir informações que se mostrem contraditórias ou inconsistentes com outras informações relevantes ou que produzam valores inesperados.

      Fonte: cadernodeprova.com.br/o-que-e-o-procedimento-de-revisao-analitica-com-exemplos/

    • RESPOSTA E

        4,5# REVISÃO ANALÍTICA: Averiguar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes e quantidades absolutas, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.

      #questãorespondendoquestões #sefaz-al


    ID
    1121206
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    No que concerne aos testes e procedimentos de auditoria e à revisão analítica, julgue os itens que se seguem.

    Uma das características da revisão analítica consiste na fixação de uma diferença máxima aceitável entre os valores observados e os esperados, que pode ser expressa em valor monetário, percentual, uma combinação de ambos ou, mais raramente, mediante o resultado de modelos estatísticos mais sofisticados

    Alternativas
    Comentários
    • Texto retirado do nota11

      Revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

      Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar:

      a) o objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis;

      b) a natureza da entidade e o conhecimento adquirido nas auditorias anteriores; e

      c) a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.

       Se o auditor, durante a revisão analítica, não obtiver informações objetivas suficientes para dirimir as questões suscitadas, deve efetuar verificações adicionais, aplicando novos procedimentos de auditoria, até alcançar conclusões satisfatórias.

      Quando o valor envolvido for expressivo em relação à posição patrimonial e financeira e ao resultado das operações, deve o auditor:

      a) confirmar os valores das contas a receber e a pagar, através de comunicação direta com os terceiros envolvidos; e

      b) acompanhar o inventário físico realizado pela entidade, executando os testes de contagem física e procedimentos complementares aplicáveis.


    • Marquei certo, mas este raramente é um tanto difícil de se afirmar.

       

    • http://www.portaldeauditoria.com.br/sobreauditoria/auditoria-trabalhista-aplicacao-dos-procedimentos.asp

      h) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

      Exemplo: nos últimos 12 meses, um determinado mês apresenta-se acima da média, enquanto que a média é de R$ 3.500,00, relativo a horas extras, nesse mês o valor é de R$ 10.000,00.

    • Vamos entender com um exemplo. Suponha-se que os impostos sobre faturamento possuam alíquota 10% sobre valor da venda. Assim, à medida que as vendas aumentam, aumenta-se na mesma proporção os valores lançados em impostos a pagar ou em despesas de vendas.

      Ao realizar o procedimento analítico, o auditor irá perceber que ocorreu algo fora do padrão, pelo elevado desvio, quando as vendas alcançaram 400, de modo que precisa investigar o fato. Os valores ou percentuais máximos ou toleráveis são uma questão de julgamento do auditor.

      As análises podem utilizar cálculos estatísticos complexos, como o que envolve o coeficiente de correlação e outros, ou mesmo uma simples tabela como a apresentada.

      Gabarito certo

    • NBC TA 520 - PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS

      5. "Quando planejar e executar procedimentos analíticos substantivos (...) o auditor deve:

      d) determinar o valor de qualquer diferença entre valores registrados e valores esperados que seja aceitável sem exame adicional conforme requerido pelo item 7 (ver item A16)".

      A3. "Podem ser usados diversos métodos para executar procedimentos analíticos. Esses métodos variam desde a realização de comparações simples até análises complexas usando técnicas estatísticas avançadas".

      A16. "A determinação do auditor sobre o valor da diferença entre a expectativa que pode ser aceita sem investigação adicional é influenciada pela materialidade..."


    ID
    1127485
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 19ª Região (AL)
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Durante a auditoria, a equipe técnica responsável teve dúvida quanto à segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Para a solução desse problema, é necessária a aplicação de testes

    Alternativas
    Comentários
    • 12.1.2.2 – Os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.

      Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t12.htm

    • Gabarito A

      Temos que nos lembrar:

      1) Falou-se em teste de OBSERVÂNCIA = controle interno;

      2) Falou-se em teste SUBSTANTIVOS = dados.

      Bons estudos!! ;)

    • NBC TI 01 - 12.2.3.2

    • Falou em Controles Internos (CI) falou em testes de observânCIa.

    • Letra A.

       

      Comentário:

       

      Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos

      pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e
      administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

      a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
      b) observação  – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e
      c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras

      das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

      [...]

       

      Prof. Claudenir Brito

    • Os testes de controle (de observância) são definidos para avaliar a eficácia operacional dos controles na prevenção, detecção e correção de distorções relevantes no nível da afirmação. A definição de testes de controles para obtenção de evidência de auditoria inclui a identificação de condições (características ou atributos) que indiquem a realização de controle, e condições de desvio que indiquem desvios da execução apropriada. A presença ou ausência dessas condições pode então ser testada pelo auditor.

      NBC TA 330, 4

      Para fins das normas de auditoria, os termos abaixo têm os seguintes significados:

      Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

      (a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

      (b) procedimentos analíticos substantivos.

      Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

      Gabarito A


    ID
    1140091
    Banca
    FUMARC
    Órgão
    PC-MG
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A avaliação do ambiente de controle existente deve considerar, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • NBC T 11

      A avaliação do ambiente de controle existente deve considerar:

      - a definição de funções de toda a administração.

      - o processo decisório adotado na entidade.

      - a estrutura organizacional da entidade e os métodos de delegação de autoridade e responsabilidade.

      A avaliação dos procedimentos de controle deve considerar:

      - a sistemática revisão da exatidão aritmética dos registros;


    ID
    1140097
    Banca
    FUMARC
    Órgão
    PC-MG
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • Conforme NBC T 11 item 11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos: a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis; b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade; d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

    ID
    1140100
    Banca
    FUMARC
    Órgão
    PC-MG
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • Os procedimentos de auditoria são constituídos por: a) Testes de Observância: também conhecidos como os testes de aderência, eles visam testar os controles internos da entidade. De acordo com Cunha, Beuren e Hein (2006) eles “têm como objetivo a verificação e avaliação dos controles internos, se estes estão de acordo com os processos requeridos pela administração e se são suficientemente seguros e confiáveis para a devida salvaguarda do patrimônio”; b) Testes Substantivos: focam em verificar se os saldos contábeis estão corretos, se o reconhecimento e a mensuração dos elementos patrimoniais atende as normas contábeis vigentes. “[...] os testes substantivos são destinados a fornecer evidências quanto aos saldos e valores apontados nas demonstrações contábeis, a fim de identificar ou não a ocorrência de erros na contabilização das transações ocorridas” (CUNHA, BEUREN, HEIN, 2006, p.55)
    • A observação é um procedimento de auditoria e não uma afirmação. As demais alternativas contêm conclusões sobre as afirmações a serem perseguidas pelo auditor. Resposta D.

    • NBC T 11 (Revogada pela NBC TA 200) item 11.2.6.4 – Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões:

      a) existência – se o componente patrimonial existe em certa data; (Letra A)

      b) direitos e obrigações – se efetivamente existentes em certa data; (Letra B)

      c) ocorrência – se a transação de fato ocorreu; (Letra C)

      d) abrangência – se todas as transações estão registradas;

      e) avaliação – se os ativos e os passivos estão avaliados adequadamente;

      f) mensuração – se as transações estão registradas pelos montantes corretos e se foi respeitado o princípio de competência; e 

      g) apresentação e divulgação – se os itens estão divulgados, classificados e descritos de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade. 

    • Testes substantivos visam a obtenção de evidência quanto a;

      SUFICIÊNCIA, EXATIDÃO E VALIDADE dos dados produzidos pelos sistemas da entidade.


    ID
    1140868
    Banca
    ESAF
    Órgão
    Receita Federal
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A determinação de materialidade para execução de testes:

    Alternativas
    Comentários
    • Conforme item A12 da NBC TA 320:

      A determinação de materialidade para execução de testes não é um cálculo mecânico simples e envolve o exercício de julgamento profissional. É afetado pelo entendimento que o auditor possui sobre a entidade, atualizado durante a execução dos procedimentos de avaliação de risco, e pela natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores e, dessa maneira, pelas expectativas do auditor em relação a distorções no período corrente.

      Fonte: http://sejogagalera.blogspot.com.br/2014/05/receita-federal-comentarios-da-prova-de_13.html

    • GABARITO A

              A determinação de materialidade para execução de testes não é um cálculo mecânico simples e envolve o exercício de julgamento profissional.
       

              É afetado pelo entendimento que o auditor possui sobre a entidade, atualizado durante a execução dos procedimentos de avaliação de risco, e pela natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores e, dessa maneira, pelas expectativas do auditor em relação a distorções no período corrente.
       

              Materialidade para execução da auditoria significa o valor fixado pelo auditor, inferior ao considerado relevante para as demonstrações contábeis como um todo, para adequadamente reduzir a um nível baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto, excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.



      youtube http://goo.gl/BovmDr

       

    • NBC TA 320 (2016), A12

      (...) A determinação de materialidade para execução de testes não é um cálculo mecânico simples e envolve o exercício de julgamento profissional. É afetado pelo entendimento que o auditor possui sobre a entidade, atualizado durante a execução dos procedimentos de avaliação de risco, e pela natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores e, dessa maneira, pelas expectativas do auditor em relação a distorções no período corrente.

      Resposta: A


    ID
    1165804
    Banca
    FJPF
    Órgão
    CONAB
    Ano
    2006
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Os testes em auditoria que servem para obter provas suficientes e convincentes sobre as transações, saldos e divulgações nas demonstrações financeiras, que lhes proporcionem fundamentação razoável para a emissão do relatório, são denominados testes:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito Letra B

      NBC TI 01

       

      12.2.3.2  – Os testes de observância visam à obtenção de  razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

      a)    inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

      b)   observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de  sua execução; e

      c)    investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

       

      12.2.3.3  –       Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à     suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

      bons estudos


    ID
    1167496
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MEC
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Considerando os normativos que orientam os trabalhos de auditoria, julgue os itens seguintes.

    Os testes substantivos permitem ao auditor definir o erro monetário máximo que não produzirá distorções relevantes e não diminuirá a confiabilidade das demonstrações contábeis. Os testes de observância, por sua vez, permitem ao auditor definir o desvio máximo, ou ainda, o risco máximo que não impedirá a conclusão acerca da regularidade dos controles estruturados.

    Alternativas
    Comentários
    • Nos testes de observância, o erro tolerável é a taxa máxima de desvio de um procedimento de controle estabelecido que o auditor está disposto a aceitar, baseado na avaliação preliminar de risco de controle. Nos testes substantivos, o erro tolerável é o erro monetário máximo no saldo de uma conta ou uma classe de transações que o auditor está disposto a aceitar, de forma que, quando os resultados de todos os procedimentos de auditoria forem considerados, o auditor possa concluir, com segurança razoável, que as Demonstrações Contábeis não contêm distorções relevantes.

      Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t1111.htm

    • Acredito que o erro da questão está em dizer que são os testes que estabelecem o erro tolerável. Mas na verdade eles devem ser definidos por meio da analise de riscos preliminar, a qual é realizada antes da aplicação dos testes. 

    • hmn... muito bem, mas qual é o erro da questão mesmo?

    • Apenas para enfatizar o que Kledson bem observou: O equívoco está na afirmação que o erro é definido pelos testes.  Manual de auditoria da Controladoria da PCRJ, página 37:

      "Estabelecer os riscos envolvidos permite antever possíveis falhas ainda na fase de planejamento, levando à inclusão, nos programas de auditoria, de procedimentos que visem minimizá-los". 

      A questão foi modificada da CFC 867, in verbis:

      Nos testes de observância, o erro tolerável é a taxa máxima de desvio de um procedimento de controle estabelecido que o auditor está disposto a aceitar, baseado na avaliação preliminar de risco de controle. Nos testes substantivos, o erro tolerável é o erro monetário máximo no saldo de uma conta ou uma classe de transações que o auditor está disposto a aceitar, de forma que, quando os resultados de todos os procedimentos de auditoria forem considerados, o auditor possa concluir, com segurança razoável, que as Demonstrações Contábeis não contêm distorções relevantes.


    • No PLANEJAMENTO --> Calculamos os riscos

      Na EXECUÇÃO DO TRABALHO --> aplicamos testes


    • A questão mistura conceitos aplicados em amostragem como erro tolerável e desvio tolerável com os conceitos de procedimentos de auditoria. Testes de observância e testes substantivos são classificações dos testes de auditoria em função de sua natureza. Não há relação com taxas de erros e desvios que são aplicações da teoria probabilísticas utilizadas em amostragem.

      Testes de observância – seu objetivo é testar os controles internos

      Testes substantivos – seu objetivo é testar as transações e saldos. Divide-se em testes de detalhes e procedimentos analíticos.

      Resposta errado

    • E nada dos comentários dos professores....triste!

    • Qconcurso cada dia pior, nao tem opçao de solicitar comentario do professor, se é que nao adianta nunca tive um retorno de quer..... FALTA DE RESPEIO COM OS ASSINANTES

    • A questão mistura conceitos aplicados em amostragem como erro tolerável e desvio tolerável com os conceitos de procedimentos de auditoria. Testes de observância e testes substantivos são classificações dos testes de auditoria em função de sua natureza. Não há relação com taxas de erros e desvios que são aplicações da teoria probabilísticas utilizadas em amostragem.

      Testes de observância – seu objetivo é testar os controles internos

      Testes substantivos – seu objetivo é testar as transações e saldos. Divide-se em testes de detalhes e procedimentos analíticos.

      Resposta errado

      Arthur Leone| Direção Concursos

      16/02/2020 às 23:28

    • só pode ser '' máximo '' ao invés de tolerável como diz os colegas.


    ID
    1167511
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MEC
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Em relação à extensão e aos resultados dos exames realizados pelo auditor, julgue os itens subsequentes.

    O resultado insatisfatório de entrevistas realizadas com uma amostra de funcionários da empresa examinada não é suficiente para o auditor destacar, em seu relatório, a inexistência de risco de subavaliação da confiabilidade.

    Alternativas
    Comentários
    • 11.11.2.6.2. O auditor está sujeito ao risco de amostragem nos testes de observância e testes substantivos, sendo:

      1) Testes de Observância:

      a) Risco de subavaliação da confiabilidade: é o risco de que, embora o resultado da aplicação de procedimentos de auditoria sobre a amostra não seja satisfatório, o restante da população possua menor nível de erro do que aquele detectado na amostra.

      b) Risco de superavaliação da confiabilidade: é o risco de que, embora o resultado da aplicação de procedimentos de auditoria sobre a amostra seja satisfatório, o restante da população possua maior nível de erro do que aquele detectado na amostra.

      2) Testes Substantivos:

      a) Risco de rejeição incorreta: é o risco de que, embora o resultado da aplicação de procedimentos de auditoria sobre a amostra leve à conclusão de que o saldo de uma conta ou classe de transações registradas está, relevantemente, distorcido, mas, efetivamente, não está;

      b) Risco de aceitação incorreta: é o risco de que, embora o resultado da aplicação de procedimentos de auditoria sobre a amostra leve à conclusão de que o saldo de uma conta ou classe de transações registradas não está, relevantemente, distorcido, mas, efetivamente, está.

      Fonte: NBC T 11.11

    • A entrevista, ainda que tenha cunho informal, pode ser utilizada no relatório de auditoria, mas deve ser corroborada por outras evidências.

    • O auditor deve avaliar se o uso de amostragem de auditoria forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada.

      A Resolução CFC nº 1.012/05 - NBC T - 11.11 tra "Amostragem de auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria sobre uma parte da totalidade dos itens que compõem o saldo de uma conta, ou classe de transações (Neste caso para testes de detalhes), para permitir que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria sobre algumas características dos itens selecionados, para formar, ou ajudar a formar, uma conclusão sobre a população."
      Portanto, a amostragem é o estudo sintetizado de um grupo retirado de uma população que se pretende conhecer, com uma margem de erro aceitável

    • "...Não é suficiente....a inexistência..." =  "...é suficiente...a existência".

    • As entrevistas retornaram ao auditor um resultado que indica que os controles não são bons. Entretanto, está frágil a conclusão sem a execução de testes de controle para confirmação da ineficácia dos controles. É indicado que o auditor execute procedimentos adicionais para concluir a respeito. O auditor deve ter como parâmetro se as evidências são adequadas e suficientes.

      Resposta certo


    ID
    1171573
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    CEFET-RJ
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    No início de um processo de auditoria, o auditor deve realizar um planejamento adequado para que o trabalho seja executado com excelência. Para isso, é necessário avaliar a situação da entidade e determinar onde e como os testes serão aplicados.

    Nesse sentido, uma das situações que deve ser observada para os testes na área financeira é a(o):

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito D;

      Não sei de onde a banca tirou especificamente, mas se observamos as alternativas a única que tem forte vínculo direto com área financeira é o "fluxo de caixa".... As demais estão mais ligadas às áreas de gestão e produção. 

      Bons estudos! ;)


    • exatamente, fiz por dedução também. se, por exemplo, ele dispusesse sobre sobre área de recursos humanos eu ia ficar e mdúvida entre A e B...


    ID
    1171576
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    CEFET-RJ
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Atualmente, as equipes de auditoria se dividem estrategicamente de acordo com as especialidades de cada profissional, executando testes direcionados à sua área de atuação.

    Os profissionais especializados na área fiscal, por exemplo, realizarão os testes de :

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito B; Questão direta.

      Achei a questão tão "evidente" que estava com receio de marcar, mas a opção é essa mesma.

      Bons estudos! ;)

    • também achei que era pegadinha. Está muito na cara.


    ID
    1183189
    Banca
    Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
    Órgão
    Câmara Municipal do Rio de Janeiro
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    O auditor contábil independente observou, por ocasião da inspeção dos contratos de empréstimos, que os juros devidos e não pagos, até a data de encerramento do exercício social, não foram provisionados. Este é um tipo de teste de auditoria principal para:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: B


      Deveria ter sido reconhecido os juros em despesas (resultado) e em juros a pagar (passivo), ou seja, tanto o passivo como as despesas estão subavaliados.
    • Gabarito Letra B
       

      Segundo a doutrina, em contas credoras (como é o caso do passivo em questão) os testes realizados pelo auditor devem ser direcionados para: teste principal para subavaliação de passivo e teste secundário para subavaliação da despesa.

      Isso porque, pelo princípio da prudência, verifica-se primeiro se há uma subavaliação da conta Juros a pagar (teste principal) e, caso exista, como consequência, a contrapartida no resultado (teste secundário) também estaria subavaliada
       

      Registro contábil pelo regime de competência:

      D-Despesa financeira

      C-Juros a pagar

      Como não foi registrada a operação, o passivo e o resultado ficaram subavaliados.

      bons estudos

    • Gabarito: B

      Segundo Fernandes (2000), o saldo de uma conta do balanço patrimonial ou da demonstração do resultado do exercício pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido a esse risco, todas as contas da contabilidade devem ser testadas para superavaliação e para subavaliação. A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras (normalmente, as contas do ativo e despesas) e os de subavaliação para as contas credoras. Quando se testam as contas credoras para subavaliação, às contas devedoras estão sendo testadas secundariamente nessa mesma direção

      Bons estudos!


    ID
    1183192
    Banca
    Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
    Órgão
    Câmara Municipal do Rio de Janeiro
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    O teste de auditoria contábil que parte do valor registrado no razão geral para o documento-suporte da transação é o teste para:

    Alternativas
    Comentários
    • Para efeito da Legislação do Imposto de Renda, o livro Razão é obrigatório para contribuintes sujeitos ao Lucro Real e, em caso da sua inexistência ou não manutenção, implicará no arbitramento do lucro da Pessoa Jurídica auditada por fiscalização competente. 



      Isto significa que o Livro Razão é base para cálculo do Lucro Real, pois nele se registram - entre outros - o custo de mercadorias adquiridas pela empresa. Ora, se este custo fosse superavaliado, haveria uma redução dos lucros. Assim, o entendimento da banca é que:



      Ao confrontar o valor do Livro Razão com o valor real transação, tem-se um teste para verificar se o item está SUPERAVALIADO (C). 
    • No teste de superavaliação o auditor parte do todo (razão total) para o documento especifico.

      TOTALIDADE>>ESPECIFICIDADE

    • Superavaliação (contas Devedoras = Ativo/Despesas) E SUBavaliação (contas Credoras = Passivo/Receitas).

      SUPER= SUPER e SUB-SUB.

      Bons estudos.

    • Vouching: do registro para o documento (teste de superavaliação)

      Rastreamento: do documento para o registro (teste de subavaliação)


    ID
    1228381
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    INSS
    Ano
    2005
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A amplitude dos testes de auditoria realizados pelo auditor externo numa determinada empresa será calibrada pelo(a):

    Alternativas

    ID
    1240468
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    MPE-ES
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    De acordo com a NBC TI 01 do CFC, para o auditor interno, a inspeção, que trata da verificação de registros, documentos e ativos tangíveis; a observação, que trata do acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e a investigação e a confirmação, que tratam da obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade, são procedimentos de auditoria para testes

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta CORRETA Letra A

      De acordo com a NBC TI 01:

      Item 12.2.3 - Procedimentos da Auditoria Interna

      12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto a o seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

      a) inspeção –  verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

      b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

      c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.


    • Questão linda para quem gosta de estudar e, principalmente, revisar por questões: todos os conceitos dos procedimentos de auditoria interna na mesma questão.


    ID
    1244362
    Banca
    FEPESE
    Órgão
    Prefeitura de Florianópolis - SC
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Analise os itens abaixo:

    • Constatação de que as transações comunicadas/registradas realmente tenham ocorrido. 

    • Obtenção de evidências de que não existam transações além daquelas registradas/ demonstradas.  

    • Obtenção de evidências de que os interessados naquele registro/comunicação tenham obtido as informações na sua totalidade.

    • Verificação se os itens que compõem determinada transação/registro tenham sido avaliados e aferidos corretamente.

    • Constatação de que as transações/registros tenham sido corretamente divulgados.

    Os itens listados referem-se a que tipo de testes auditoria?

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito B;

      Percebam que todas as alternativas trazem a ideia de "analise de registros ou transações". Percebido isso, temos então os Testes Substantivos, os quais visam detectar distorções no nível de afirmações, ou seja, divide-se em testes de detalhes (verifica se os fatos contábeis foram registrados adequadamente) e procedimentos analíticos (verifica o comportamento dos valores em relação a identificação de situações ou tendências atípicas).

      Bons estudos! ;)

    • Resposta B


      NBC TI 01 - Auditoria Interna

      "12.2.3.1 –   Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.

      12.2.3.2  – Os testes de observância visam à obtenção de  razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

      a)  inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

      b)  observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de  sua execução; e

      c)  investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

      12.2.3.3  –  Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à  suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

      12.2.3.4 –   As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de “evidências”, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade."


    • Alternativa (B).
      Os procedimentos de auditoria são aplicáveis tanto aos testes de observância, quanto aos testes substantivos, porém com objetivos diferentes. Nos testes de observância, os procedimentos são aplicados para verificar se o controle interno está funcionando satisfatoriamente. Já nos testes substantivos, os procedimentos são aplicados para verificar a inexistência de distorções relevantes no nível das afirmações das demonstrações contábeis, ou seja, saldos das contas, classes de transação e divulgações.
      Os itens da questão se referem a testes no nível das afirmações, portanto, trata-se de testes substantivos.


    ID
    1272415
    Banca
    FGV
    Órgão
    AL-BA
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    O teste executado para evitar, detectar e corrigir uma distorção relevante em uma afirmação é conhecido como

    Alternativas
    Comentários
    • NBC TA 330

      Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade

      operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no

      nível de afirmações.

    • Que questãozinha má formulada, a finalidade propriamente dita do teste de controle é avaliar o controle interno, não fazer a tarefa que é própria do mesmo... Só mesmo por exclusão para resolver essa.

    • Acompanho o voto do relator LUCAS GRAWER. Questaozinha chifrin.

      Quem faz a eventual detecção é o CONTROLE EM SI, não o TESTE de controle. Teste de controle serve pra testar a qualidade do controle...

    • Segundo material do Professor Rodrigo Fontenelle, temos:

       

      "PROCEDIMENTO SUBSTANTIVO (ou teste substantivo) é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível das afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

       

      a) Testes de Detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações; e

       

      b) Procedimentos Analíticos Substantivos (ou Revisão Analítica)"

      -----------------------------------------

       

      Logo, ao meu ver, esta questão não tem resposta. Alguém pode ajudar mais?

    • Questão péssima, mal formulada, o que se espera da FGV. 

    • Os controles internos atuam na prevenção, detecção e correção dos riscos que podem resultar em distorções. A redação da questão não ajuda na interpretação, uma vez que não é o “teste” que ajuda a evitar distorções, mas os próprios controles. Assim, com algum jogo de cintura respondemos à questão tomando por base o item A20, da NBC TA 330:

      NBC TA 330, A20.

      Os testes de controles são executados somente para aqueles controles que o auditor determinou serem devidamente planejados para evitar, detectar e corrigir uma distorção relevante em uma afirmação. Se controles substancialmente diferentes foram usados em épocas diferentes durante o período de auditoria, cada um é considerado separadamente.

      Resposta A


    ID
    1272421
    Banca
    FGV
    Órgão
    AL-BA
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Os procedimentos de controle que visam à identificação, concomitantemente ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil são conhecidos como procedimentos de

    Alternativas
    Comentários
    • Esta resposta esta na NBC T16, item b: "(b)  procedimentos de detecção – medidas que visem à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil"

    • NBC T 16.8 Controle Interno


      10.  Procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil, classificando-se em:

      (a)  procedimentos de prevenção – medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil;

      (b)  procedimentos de detecção – medidas que visem à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.


    ID
    1337365
    Banca
    FGV
    Órgão
    SEFAZ-RJ
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Por ocasião da aplicação dos testes substantivos, o auditor objetiva o alcance de determinadas conclusões. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.

    • A Alternativa A refere-se aos testes de Observância ou Controle.

    • Quanto o auditor objetiva verificar o controle interno da empresa, está aplicando o teste de observância de controle - não teste substantivo.

    • NBC T 11

      11.2.6.4 – Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões:

      a) existência – se o componente patrimonial existe em certa data;

      b) direitos e obrigações – se efetivamente existentes em certa data;

      c) ocorrência – se a transação de fato ocorreu;

      d) abrangência – se todas as transações estão registradas; e

      e) mensuração, apresentação e divulgação – se os itens estão avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade.

      Bons estudos!

    • Nos testes substantivos são avaliadas as contas, os saldos, os registros contábeis etc. Assim, apenas a letra A traz item incorreto, pois, a avaliação do controle interno é feita mediante TESTE de CONTROLE.

      Resposta A

    • Resolução CFC nº 986/2003 (NBC TI 01)

      12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

      a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

      b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

      c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

      12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.


    ID
    1341943
    Banca
    FGV
    Órgão
    SEDUC-AM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    O auditor se dedica, durante seu trabalho, à obtenção das evidências necessárias para formular a sua opinião em relação à fidelidade das demonstrações contábeis sendo examinadas.

    Para isso, aplica, normalmente, dois tipos de teste: os testes de observância e os testes substantivos.

    Em relação aos testes de observância, assinale a afirmativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • NBC T1 01:

      12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

      a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

      b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

      c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.



    • GABARITO: "b"
      RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.214/09 - Aprova a NBC TA 330Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados.


      Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

      (a)   testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

      (b)   procedimentos analíticos substantivos

      Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.


      Resumindo:

      Teste de Controle (ou teste de Aderência ou Observância) = efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções.

      Testes Substantivos (testes de detalhes + procedimentos analíticos substantivos) = procedimento para detectar distorções relevantes no nível de afirmações (ou seja, ligado a verificação das Demonstrações Contábeis, saldos, afirmações...).


    • Não marquei a "b" pelo simples fato de não ter a palavra 'RAZOÁVEL' antes de 'SEGURANÇA'

    • A FGV é considerada uma banca mediana por causa disso, a letra B não poderia ser considerada totalmente correta por não ter a palavra razoável, em uma auditoria não vai existir certeza absoluta.


    ID
    1344463
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    Prefeitura de Vassouras - RJ
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Na aplicação dos testes de controle, caso o auditor conclua que os controles são menos eficazes do que realmente são:

    Alternativas
    Comentários
    • NBC TA 530:


      Risco de auditoria  é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.


      O risco de amostragem pode levar a dois tipos de conclusões errôneas:

      (a)  no caso de teste de controles, em que os controles são considerados MAIS eficazes do que realmente são ou  no caso de teste de detalhes, em que NÃO SEJA identificada distorção relevante, quando, na  verdade, ela existe.

                      O auditor está preocupado com esse tipo de conclusão errônea porque ela afeta a eficácia da auditoria e é provável que leva a uma opinião de auditoria não apropriada.

      (b)  no caso de teste de controles, em que os controles são considerados MENOS eficazes do que realmente são ou no caso de teste de detalhes, em que SEJA identificada distorção relevante, quando, na verdade, ela não existe.

                   Esse tipo de conclusão errônea afeta a eficiência da auditoria porque ela normalmente levaria a um trabalho adicional para estabelecer que as conclusões iniciais estavam incorretas.


      GABARITO: D


    ID
    1344466
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    Prefeitura de Vassouras - RJ
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Ao executar testes de detalhes, o auditor deve:

    Alternativas
    Comentários
    • Assertiva literal da NBC TA 530 - AMOSTRAGEM;


      Projeção de distorções

      14.   Para os testes de detalhes, o auditor deve projetar, para a população, as distorções encontradas na amostra.


      gabarito: e


    ID
    1344505
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    Prefeitura de Vassouras - RJ
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Quando o auditor avalia se uma pessoa que tem acesso aos ativos pode efetuar registros contábeis, ele está:

    Alternativas
    Comentários
    • NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE – NBC TA 315, DE 24 DE JANEIRO DE 2014

      Dá nova redação à NBC TA 315 que dispõe sobre a identificação e a avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente.


      Segregação de funções. Atribuir a pessoas diferentes as responsabilidades de  autorizar e registrar transações, bem como manter a custódia dos ativos. A segregação de funções destina-se a reduzir as oportunidades que permitam a qualquer pessoa estar em posição de perpetrar e de ocultar erros ou fraudes no curso normal das suas funções.


      Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

    • A “segregação de funções” especifica que aquele que tem acesso ao ativo não deve ter acesso simultâneo aos registros contábeis. Caso contrário, poderia se apropriar do ativo e efetuar sua baixa na contabilidade, tornando o desfalque permanente e sem distorção aparente ao confrontar-se ativo físico x contabilidade. Cuida, portanto, de separar as atividades incompatíveis, como o registro e a custódia do ativo; ou a custódia e o controle, para que não sejam realizados pelo mesmo funcionário.

      Resposta: C


    ID
    1376923
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    SEFAZ-RS
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Com base na NBC TA 530, analise as assertivas abaixo e assinale A, para aumento, ou R, para redução, em relação aos fatores que influenciam o tamanho da amostra para os testes de detalhes.

    ( ) Aumento na avaliação do auditor sobre o risco de distorção relevante.
    ( ) Aumento no uso de outros procedimentos substantivos direcionados à mesma afirmação.
    ( ) Aumento no nível de segurança desejado pelo auditor de que uma distorção tolerável não é excedida pela distorção real na população.
    ( ) Aumento na distorção tolerável.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito A; De acordo com a NBC TA 530, pois examinador copiou e colou na prova....rrsrrsrsrsrsr;

      Aumento na avaliação do risco de distorção relevante do auditor ==> AUMENTO;

      Aumento no uso de outros procedimentos substantivos direcionados à mesma afirmação ==> REDUÇÃO;

      Aumento no nível de segurança desejado pelo auditor de que uma distorção tolerável não é excedida pela distorção real na população  ==> AUMENTO;

      Aumento na distorção tolerável ==> REDUÇÃO;

      ===> Ainda, outros EFEITOS que a norma traz:

      Aumento no valor da distorção que o auditor espera encontrar na população ==> AUMENTO;

      Estratificação da população, quando apropriado ==> REDUÇÃO;

      Quantidade de unidades de amostragem na população ==> EFEITO NEGLIGENCIÁVEL;

      Bons estudos ! ;)


    • Valério Hilário, essas definições confundem mesmo... vou tentar te ajudar:


      ( ) Aumento no nível de segurança desejado pelo auditor de que uma distorção tolerável não é excedida pela distorção real na população.  

      SE O AUDITOR DESEJA AUMENTAR O NÍVEL DE SEGURANÇA ("de que uma distorção tolerável não é excedida pela distorção real"), DEVERÁ ENTÃO AUMENTAR O TAMANHO DA AMOSTRA QUE IRÁ APLICAR OS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA.



      ( ) Aumento na distorção tolerável.   SE O AUDITOR TOLERA UM % MAIOR DE DISTORÇÃO, SIGNIFICA QUE A AMOSTRA PODERÁ DIMINUIR (O auditor tolera mais erros, logo, poderá aplicar menos procedimentos de auditoria).


      Abraços, bons estudos!

    • Para resolver esse tipo de questão basta lembrar que: RISCO e TAMANHO DA AMOSTRA SÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS. Dessa forma, se o risco é pequeno o tamanho da amostra também será. Quando o nível de segurança que um auditor exigir for alto quer dizer que ele tolera pouco risco, dessa forma haverá necessidade de uma amostra grande e por aí vai...