SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Carneiros - AL - Analista de Controle Interno


ID
4181197
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O ciclo PDCA (Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming) é uma ferramenta muito disseminada e popular da gestão da qualidade. Nessa ferramenta propõe-se um ciclo composto por quatro partes integradas, quais sejam:

    • Planejamento (Plan)
    • Execução (Do),
    • Verificação (Check)
    • Ação Corretiva (Action).

    Na etapa do Action ou Ação Corretiva apuram-se os desvios e promovem-se ajustes a serem considerados no próximo planejamento. Lembrando que esse ciclo propõe uma metodologia de melhoria contínua dos processos.

    Fonte: PDF Direção Concursos

    Gab. B

  • Para que esta questão seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre diversos assunto, inclusive que fogem à administração geral. Todavia, não é tão difícil notar o equívoco de algumas assertiva.

    Erros indicados em vermelho.

    A - incorreta. O orçamento público deve camuflar a situação econômica do ente municipal.

    B - correta. O ciclo de Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que busca a melhoria contínua dos processos de trabalho. Foi idealizado pelo americano Walter Andrew Shewhart e implementado por William Deming, no Japão.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    • Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.

    • Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada, e na coleta de dados que serão utilizados na etapa seguinte, toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    • Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada (MOREIRA, 2016)

    • Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

    C - incorreta. É vedado à LDO dispor sobre a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

    D - incorreta. O conceito de estado não pode ter relação com um território definido.

    E - incorreta. O refinanciamento da dívida mobiliária impede a emissão de títulos para pagamento do principal.

    Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador, Juspodivm, 2016.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.


ID
4181200
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para essa questão, devemos analisar cada alternativa separadamente.

    A) INCORRETA. Com base na Lei Complementar  n.º 101, de 4 de Maio de 2000, em seu Art. 1º, inciso 1º, nos diz que: “§ 1º A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.". Além disso, o princípio da economicidade está atrelado ao melhor uso dos recursos para a execução de um serviço, desde que a seu padrão e qualidade não sejam comprometidos, dessa forma, a utilização dos recursos financeiros poderão ser melhor implementado.

    Ou seja, não há contradição entre responsabilidade fiscal e o princípio da economicidade.

    B) INCORRETA. Se a lei de responsabilidade fiscal diz que é responsabilidade na gestão fiscal pressupõe prevenir riscos e corrigir desvios que afetem o equilíbrio das contas públicas. Afirmar que o gestor público deve pôr em risco o equilíbrio das contas públicas é ir de contra a Lei Complementar  n.º 101, de 4 de Maio de 2000.

    C) INCORRETA. Pelo fato do orçamento público estar diretamente relacionado a arrecadação dos tributos e as despesas previstas para o ano seguinte. Dessa forma, afirma que o orçamento público não está relacionado as despesas de um ente federado é completamente errada.

    D) INCORRETA. De acordo com Decreto-Lei n.º 200 de 1967, em seu Art. 5º, parágrafo IV, nos diz que: “IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.". Ou seja, as Fundações possuem personalidade jurídica.

    E) CORRETA. De acordo com Decreto-Lei n.º 200 de 1967, em seu Art. 4º, nos diz que: "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;
    b) Empresas Públicas;
    c) Sociedades de Economia Mista.
    d) fundações públicas."

    Ou seja, a alternativa está de acordo com o Decreto-Lei.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • A Administração Pública em sentido amplo compreende: o governo (que toma as decisões políticas), a estrutura administrativa e a administração (que executa essas decisões).

    Em sentido estrito: compreende apenas as funções administrativas de execução dos programas de governo, prestação de serviços e demais atividades.

    Fonte: Administração Geral e Pública para AFRP e AFT, Augustinho Paludo.

    Gab. E


ID
4181203
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão com alternativas bem variadas, bem ao estilo da banca. Temos, então, que analisar uma a uma. Bora!

    A) Certa, conforme artigo 37, IX, da Constituição Federal (CF):

    “IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;"

    Ademais, o Supremo Tribunal Federal (STF) orienta que a contratação temporária deve observar, cumulativamente, cinco requisitos, sendo que dois deles são os seguintes:

    • A necessidade deve ser temporária; e

    • O interesse público deve ser excepcional.

    Portanto, sim: a necessidade temporária de interesse público é uma condição para a realização de contratação temporária de pessoal.

    B) Errada. Compõem a Administração indireta as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.

    C) Errada. Desfavor? É justamente o contrário: o servidor público civil deve agir a favor da qualidade no serviço público.

    D) Errada. A responsabilidade fiscal não é contrária ao princípio da eficiência. A gestão fiscal irresponsável é incompatível com o princípio da eficiência.

    E) Errada. No Balanço Patrimonial, o ativo não representa os valores negativos do patrimônio. De acordo com o Pronunciamento técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 00 (R2): “Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. Recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.".


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
4181206
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas

ID
4181209
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão interdisciplinar sobre tópicos de finanças públicas, contabilidade e direito administrativo.

    Atenção! Essa banca tem a característica quase que singular de elaborar questões interdisciplinares. Cada alternativa traz um conteúdo específico de uma matéria diferente. Por isso, iremos analisar uma a uma trazendo as disposições pertinentes em cada caso.  

    Vejamos cada afirmativa:

    A) Errado, o passivo, no Balanço Patrimonial, representa todas as obrigações da entidade.

    Segundo a doutrina contábil, o Balanço Patrimonial é um grande resumo dos saldos das contas patrimoniais. Ele sintetiza a posição das contas do exercício e evidencia as mudanças patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado aos usuários subdividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

    No ativo, temos o conjunto de bens e direitos, sendo dividido em dois grandes grupos: Ativo Circulante (AC) e Ativo Não Circulante (ANC). Do outro lado do BP estão representados, o passivo exigível que representam obrigações – também subdividido em Passivo Circulante (PC) e Não Circulante (PNC) - e o patrimônio líquido (PL).

    B) Errado, a responsabilidade fiscal é estimulada pelo cumprimento da lei complementar n.º 101, de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Veja as disposições da LRF:

    "Art. 1º Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.

    § 1º A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar."

    C) Errado, a dívida pública mobiliária inclui os títulos emitidos por todos os entes federados, inclusive pelo BACEN, conforme LRF:

    "Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    II - dívida pública mobiliária: dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios;"

    D) Errado, são diversas as formas de operações de crédito descritas na LRF:

    "Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;"

    E) Certo, segundo a doutrina e a jurisprudência do STF, a previsão em lei dos casos é uma das condições para a realização de contratação temporária de pessoal:

    "CONSTITUCIONAL. SERVIDOR PÚBLICO: CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA. C.F., art. 37, IX. Lei 4.957, de 1994, art. 4º, do Estado do Espírito Santo. Resolução n.º 1.652, de 1993, arts. 2º e 3º, do Estado do Espírito Santo. SERVIDOR PÚBLICO: VENCIMENTOS: FIXAÇÃO. Resolução n.º 08/95 do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. I. - A regra é a admissão de servidor público mediante concurso público. C.F., art. 37, II. As duas exceções à regra são para os cargos em comissão referidos no inc. II do art. 37, e a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. C.F., art. 37, IX. Nesta hipótese, deverão ser atendidas as seguintes condições: a) previsão em lei dos casos; b) tempo determinado; c) necessidade temporária de interesse público; d) interesse público excepcional. II. - Lei 4.957, de 1994, art. 4º, do Estado do Espírito Santo e arts. 2º e 3º da Resolução 1.652, de 1993, da Assembleia Legislativa do mesmo Estado: inconstitucionalidade. III. - Os vencimentos dos servidores públicos devem ser fixados mediante lei. C.F., art. 37, X. Vencimentos dos servidores dos Tribunais: iniciativa reservada aos Tribunais: C.F., art. 96, II, b. IV. - Ação direta de inconstitucionalidade não conhecida relativamente ao artigo 1º da Resolução n.º 1.652/93 da Assembleia Legislativa e julgada procedente, em parte.

    (STF - ADI: 1500 ES, Relator: Min. CARLOS VELLOSO, Data de Julgamento: 19/06/2002, Tribunal Pleno, Data de Publicação: DJ 16-08-2002 PP-00087 EMENT VOL-02078-01 PP-00154.)"


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
4181212
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas

ID
4181215
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) propõe uma metodologia de melhoria contínua dos processos. Dentro da etapa de planejamento são definidos os objetivos e os meios para executá-lo.

    Fonte: PDF Direção Concursos

    Gab. B

  • Essa banca tem uma forma de cobrar suas questões muito louca. cobrar várias matérias dentro de uma mesma questão. sei lá.

  • Em relação a esta questão, marquemos a alternativa que remete ao ciclo PDCA. As demais opções dadas pela banca fogem à Administração Geral.

    O ciclo de Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013), bem como garantir o alcance de metas organizacionais. Foi idealizado pelo americano Walter Andrew Shewhart e implementado por William Deming, no Japão.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas, são elas:

    • Plan (planejar): etapa em que ocorre a definição das metas, objetivos e métodos para alcançá-los.

    • Do (executar): Etapa em que se executa a atividade planejada; toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    • Check (controlar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada (MOREIRA, 2016).

    • Act (agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

    Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador, Juspodivm, 2016.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.


ID
4181218
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D Cumprir as atividades do plano estipulado é parte da etapa de execução do ciclo PDCA. 
  • Dentre as alternativas, indiquemos a correta.

    A - incorreta. A administração indireta é formada exclusivamente por entidades prestadoras de serviços de saúde.

    B - incorreta. A LDO não deve atender a qualquer norma ou princípio constitucional.

    C - incorreta. O orçamento base zero impede o gestor de realizar o acompanhamento sistemático dos programas.

    D - correta.

    O ciclo de Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013), bem como garantir o alcance de metas organizacionais. Foi idealizado pelo americano Walter Andrew Shewhart e implementado por William Deming, no Japão.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas, são elas:

    • Plan (planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.

    • Do (executar): Etapa em que se executa a atividade planejada; toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    • Check (controlar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada (MOREIRA, 2016)

    • Act (agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

    E - incorreta. O ativo, no Balanço Patrimonial, representa o valor do imposto sobre serviços, apenas.

    Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    Convenhamos, as demais alternativas nem sequer são pertinentes à disciplina de Administração Geral.

    GABARITO: D

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


ID
4181221
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra C.

    A) Pelo contrário, a LDO deve compreender as METAS + PRIORIDADES DA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA.

    B) A gestão DEVE SER EFICAZ.

    D) Ele não deve camuflar. É preciso haver TRANSPARÊNCIA PARA ATENDER AOS PRINCÍPIOS CONSTANTES NAS LEIS.

    D) Os entes DEVEM utilizá-los como instrumentos de apoio à gestão.

    BONS ESTUDOS!!! ESTAMOS MAIS PERTOS SIM QUE ONTEM!!!❤️✍


ID
4181224
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas

ID
4181227
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • BP -------------- situação patrimonial

    DVP ------------resultado patrimonial


ID
4181230
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ativo e despesas ------------ aplicação

    passivo, pl, receitas -------- origem


ID
4181233
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas

ID
4181236
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Administração Indireta: F A S E

    Autarquias

    Fundações

    Empresas Públicas

    Sociedade de Economia Mista

    *Ainda temos os consórcios constituídos como associações.

    Gab. B

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da organização da administração pública.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Para o ordenamento jurídico vigente, administração direta é o conjunto de órgãos e agentes públicos que integram uma mesma entidade política, exercendo suas atividades de forma centralizada.

    Lado outro, a administração pública indireta é o conjunto de entidades administrativas que possuem personalidade jurídica própria, exercendo suas atividades de forma descentralizada por meio de entes dotados de personalidade jurídica própria. Nesta esteira, podemos citar como entes da administração indireta: autarquias, fundações, empresa pública e sociedade de economia mista.

    Ante o exposto, vamos analisar cada alternativa abaixo.

    A) ERRADA. A LC n.º 101/2000 traz a seguinte definição: “§ 1o A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar." Logo, a questão incorre em erro ao afirmar que a desobediência é uma das premissas da referida lei.

    B) CERTASegundo o Decreto-Lei n.º 200/67, fazem parte do rol de integrantes da administração indireta: Autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas.

    C) ERRADA. Reescritura correta: “§ 1o A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita..." (LC n.º 101/2000, art. 1º).

    D) ERRADA. O ativo integra as contas patrimoniais de uma instituição e concebe o conjunto de bens e direitos da organização.

    E) ERRADA. Administração pública deve atuar em favor da satisfação das necessidades coletivas.


    Fonte:

    BRASIL. LC n.º 101, de 4 de maio de 2000.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
4181239
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Leu as alternativas com cuidado? Beleza! Agora vamos analisar cada uma delas. Lá vai!

    A) Errada. Na verdade, de acordo com o Pronunciamento técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 00 (R2): “Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.".

    B) Errada. De acordo com o professor Giovanni Pacelli, em sua obra “Administração Financeira e Orçamentária", 3ª edição, página 171, “o orçamento base-zero inclui o estabelecimento de objetivos, avaliação de programas e a tomada de decisão, além da formulação do orçamento".

    Assim, o OBZ pode sim estar relacionado a um planejamento estratégico.

    C) Certa. De acordo com o Pronunciamento técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 00 (R2):

    “4.3. Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.

    4.4. Recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos. Um recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.

    4.14. Para que esse potencial exista, não precisa ser certo, ou mesmo provável, que esse direito produzirá benefícios econômicos. É necessário somente que o direito já exista e que, em pelo menos uma circunstância, produzirá para a entidade benefícios econômicos além daqueles disponíveis para todas as outras partes."

    D) Errada. Na verdade, o gestor público deve cumprir as metas de resultados entre receitas e despesas. Até porque a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101/2000) estabelece que:

    “Art. 1º, § 1º A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar."

    E) Errada. O passivo é muito mais que isso, como vimos no comentário da alternativa A.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Gab.: C

    O Ativo compreende os recursos controlados pela entidade, como resultado de eventos passados, e dos quais se espera que fluam benefícios econômicos futuros. Os benefícios econômicos futuros do ativo é o seu potencial de contribuir, direta ou indiretamente, para com o fluxo de caixa e equivalentes de caixa da entidade.

    Dicas no Insta.

    @concurseironnildo 

    • PCCE 2021: Inspetor 2º e Escrivão 102º.
    • ALCE 39º Técnico Legislativo
    • CRF - PI: 1º Assistente Administrativo (Picos).
    • Pss. IBGE Picos (2°).
    • Câmara Municipal de Petrolina-Pe (28°).
    • PMPE 2018 (CR)


ID
4181242
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para essa questão, devemos analisar cada alternativa separadamente.

    A) CORRETA. De acordo com Decreto-Lei n.º 200 de 1967, em seu Art. 4º, parágrafo II, nos diz que: "II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;
    b) Empresas Públicas;
    c) Sociedades de Economia Mista.
    d) fundações públicas."

    Ou seja, a alternativa está de acordo com o Decreto-Lei.

    B) INCORRETA. De acordo com o princípio da anualidade, aplicável ao direito orçamentário, diz que as receitas e as despesas devem ser previstas em planos e programas com duração anual. Dessa forma, o credito suplementar tem vigência limitada ao ano em que foram abertos os exercícios financeiros.

    C) INCORRETA. Errado, pois, a atuação do Estado é um tipo de organização política, econômica e social que o coloca como agente de promoção social e organizador da economia. Dessa forma, há relação entre a organização política do poder com o conceito de estado.

    D) INCORRETA. De acordo com o princípio da legalidade, ninguém será obrigado a fazer ou a deixar de fazer algo senão em virtude da lei. Portanto, para o particular, a regra é a autonomia da vontade. Porém, para a Administração Pública, a única vontade é a da lei, ou seja, o servidor público deverá fazer apenas o que a lei determina.

    E) INCORRETA. A definição de bens de consumo se dá pelos bens utilizados dentro da Organização Pública.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Administração Indireta: F A S E

    Autarquias

    Fundações

    Empresas Públicas

    Sociedade de Economia Mista

    *Ainda temos os consórcios constituídos como associações.

    Gab. A


ID
4181245
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra C.

    A) O correto é a OBEDIÊNCIA.

    B) O correto é a OBEDIÊNCIA.

    D) Pelo contrário, pressupõe uma AÇÃO PLANEJADA E TRANSPARENTE.

    E) DEVE ser seguido SIM. Já pensou não haver economia? Aqui não...

    Bons estudos e BORA PRA CIMA!!!!

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão interdisciplinar sobre tópicos de finanças públicas e administração geral.

    Atenção! Essa banca tem a característica quase que singular de elaborar questões interdisciplinares. Por isso, iremos analisar uma a uma trazendo as disposições pertinentes em cada caso. 

    Vejamos cada afirmativa:

    A) Errado, a obediência a limites na geração de despesas com obras de saneamento é uma premissa da responsabilidade fiscal, conforme LRF:

    "Art. 1° § 1º A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar."

    B) Errado, a obediência a limites no que tange à renúncia de receita é uma premissa da responsabilidade fiscal, como vimos na alternativa A.

    C) Certo, definir um plano de ação é parte da etapa de planejamento do ciclo PDCA.    

    O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é um modelo gerencial de melhoria contínua. Ele é dividido nas seguintes etapas:

    P – Planejar (Identificar o problema, analisar o fenômeno, analisar as causas e definir plano de ação).
    D – Executar (Atuar na causa do problema identificado).
    C Verificar (Verificar se a atuação foi efetiva).
    A – Agir (Padronizar a resolução do problema, concluir o método para resoluções futuras).

    D) Errado, a responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada na entidade pública, como vimos na alternativa A.   

    E) Errado, o princípio da economicidade deve ser seguido na elaboração do orçamento base zero.

    O orçamento base zero se contrapõe ao orçamento incremental. No primeiro, existe a necessidade de justificativa de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário. No segundo existe maior facilidade de elaboração através de ajustes marginais nas receitas e despesas é característica do orçamento incremental (ou inercial).


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Alternativa C

    PDCAção

    Matéria de Administração Geral

    abs

    boa sorte


ID
4181248
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra A.

    Administração Indireta:

    -Descentralizada.

    -As entidades públicas possuem personalidade jurídica própria.

    -Quais são as entidades? Autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedade de economia mista.

    Bons estudos!!!

  • Para essa questão, devemos analisar cada alternativa separadamente.

    A) CORRETA. De acordo com Decreto-Lei n.º 200 de 1967, em seu Art. 4º, parágrafo II, nos diz que: "II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;
    b) Empresas Públicas;
    c) Sociedades de Economia Mista.
    d) fundações públicas."

     Ou seja, a alternativa está de acordo com o Decreto-Lei.

    B) INCORRETA. De acordo com Decreto-Lei n.º 200 de 1967, em seu Art. 5º, parágrafo I, nos diz que: “I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.".

    Ou seja, a criação das Autarquias se dará mediante determinação legal.

    C) INCORRETA. Embora a Autarquia em questão esteja no âmbito municipal, todas Autarquias são uma entidade de direito público. 

    D) INCORRETA. O conceito de governo em seu sentido subjetivo, está atrelado as pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos, que  formam o aparelhamento orgânico ou estrutura formal da Administração. Dessa forma, o conceito de governo não está atrelado ao conjunto de representantes do poder legislativo.  

    E) INCORRETA. Com base na Lei Complementar  n.º 101, de 4 de Maio de 2000, em seu Art. 1º, inciso 1º, nos diz que: “§ 1º A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.". Além disso, o princípio da legalidade nos diz que, ninguém será obrigado a fazer ou a deixar de fazer algo senão em virtude da lei. Portanto, para o particular, a regra é a autonomia da vontade. Porém, para a Administração Pública, a única vontade é a da lei, ou seja, o servidor público deverá fazer apenas o que a lei determina.

    Ou seja, a Lei de Responsabilidade Fiscal é uma forma expressa do princípio da legalidade, visto que, delimita, restringe e determina o que o agente público pode fazer.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Administração Indireta: F A S E

    Autarquias

    Fundações

    Empresas Públicas

    Sociedade de Economia Mista

    *Ainda temos os consórcios constituídos como associações.

    Gab. A


ID
4181251
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Analisemos cada afirmativa, à procura da correta:

    a) Errado:

    O conceito de passivo é bem mais amplo do que o conteúdo exposto neste item. Na realidade, trata-se do conjunto de despesas, dívidas e obrigações financeiras de um dado negócio, razão pela qual está errado pretender restringi-lo, tão somente, à a taxa de juros que incide sobre o valor do principal, tal como aqui sustentado pela Banca. 

    b) Errado:

    A presente afirmativa destoa claramente da norma contida no art. 1º, §1º, da Lei Complementar 101/2001 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF), em vista do qual extrai-se que a responsabilidade fiscal, em rigor, tem como premissa a obediência a limites relativos à geração de despesas na área de seguridade social, que, nos termos do art. 194 da CRFB, abrange a saúde. Confira-se:

    "Art. 1º (...)
    § 1o A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar."

    c) Errado:

    Desta vez, a Banca propõe afirmativa que agride a norma do art. 26, caput, da LRF:

    "Art. 26. A destinação de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas deverá ser autorizada por lei específica, atender às condições estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias e estar prevista no orçamento ou em seus créditos adicionais."

    d) Certo:

    Cuida-se aqui de assertiva em perfeita conformidade com o próprio teor do art. 37, IX, da CRFB, que condiciona, de fato, a contratação temporária de pessoal à presença de excepcional interesse público. É ler:

    "Art. 37 (...)
    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;"

    e) Errado:

    O conceito exposto neste item, relativo a operações de crédito, diverge daquele presente no art. 29, III, da LRF, do qual se verifica que tal definição não se limita, tão somente, a compromissos assumidos decorrentes de aberturas de crédito, como dito pela Banca, abraçando, na verdade, diversas outras possibilidades. É ler:

    "Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    (...)

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;"


    Gabarito do professor: D


ID
4181254
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão interdisciplinar sobre tópicos de finanças públicas, contabilidade e direito administrativo.

    Atenção! Essa banca tem a característica quase que singular de elaborar questões interdisciplinares. Cada alternativa traz um conteúdo específico de uma matéria diferente. Por isso, iremos analisar uma a uma trazendo as disposições pertinentes em cada caso. 

    Vejamos cada afirmativa:

    A) Errado, o ativo, no Balanço Patrimonial, representa os bens e direitos da entidade. 

    Segundo a doutrina contábil, o Balanço Patrimonial é um grande resumo dos saldos das contas patrimoniais. Ele sintetiza a posição das contas do exercício e evidencia as mudanças patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado aos usuários subdividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

    No ativo, temos o conjunto de bens e direitos, sendo dividido em dois grandes grupos: Ativo Circulante (AC) e Ativo Não Circulante (ANC). Do outro lado do BP estão representados, o passivo exigível que representam obrigações – também subdividido em Passivo Circulante (PC) e Não Circulante (PNC) - e o patrimônio líquido (PL).

    B) Errado, o orçamento público deve ser transparente com os gastos de todos os entes, de acordo com o princípio orçamentário da transparência, conforme MCASP:

    "2.8. TRANSPARÊNCIA

    Aplica-se também ao orçamento público, pelas disposições contidas nos arts. 48, 48-A e 49 da LRF, que determinam ao governo, por exemplo: divulgar o orçamento público de forma ampla à sociedade; publicar relatórios sobre a execução orçamentária e a gestão fiscal; disponibilizar, para qualquer pessoa, informações sobre a arrecadação da receita e a execução da despesa."

    C) Errado, o gestor público responsável é aquele que age de forma planejada, conforme Lei de Responsabilidade Fiscal:

    "Art. 1° § 1º A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar."

    D) Certo, de acordo com o art. 37 da CF:

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;"

    Dica! Essa é uma das exceções de admissão de servidores públicos sem concurso público.

    E) Errado, a regra é a não acumulação de cargos públicos em todos os entes federados, com exceções específicas na Constituição Federal:

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:     

    a) a de dois cargos de professor;     
    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;    
    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;"


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Gabarito: D

  • CF/88, Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

    Gabarito: D


ID
4181257
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a LRF:

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

  • Essa banca é totalmente sem sentido.... colocar 5 matérias diferentes em uma questao?! É uma bagunça sem fim...

  • Inaceitável isso!!! 4 Aleternativas que não tem nem relação alguma com o enunciado

  • Se batata doce e azul, então marque a alternativa que corresponde ao conceito de Administração gerencial???

  • Dentre as alternativas, marquemos a correta.

    A - incorreta. Fundação Pública: a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.

    B - correta. Controlar os processos é parte da etapa de controle do ciclo PDCA.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    • Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.

    • Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada, e na coleta de dados que serão utilizados na etapa seguinte, toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    • Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada.

    • Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

    C - incorreta. O gestor público responsável deve obedecer os limites e condições no que tange à seguridade social.

    D - incorreta. LRF, artigo 29, III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

    E - incorreta. A obediência a limites de despesas com serviços de consultoria é uma premissa da responsabilidade fiscal.

    Concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    BRASIL. LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

    MOREIRA, E. A. L . Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador, Juspodivm, 2016.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.

  • GAB B

    O Ciclo PDCA consiste em uma sequencia de quatro funções básicas que devem ser repetidas continuamente:

    (PLAN): PLANEJAR

    • É a fase das definições iniciais. É nela que os planos, objetivos, metas, recursos e métodos a serem utilizados são definidos.
    • Pode-se dizer que esta fase consiste em duas etapas:
    • Definir as metas;
    • Definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas.

    As metas podem ter como objetivo melhorar o desempenho ou manter o desempenho de processos que já tenham um padrão elevado, criando padrões a serem atingidos. Nesta etapa poderão ser utilizadas ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, o brainstorming, o Gráfico de Pareto, e o 5W2H.

    (DO): EXECUÇÃO

    • É nessa fase que se executa o plano traçado na fase do planejamento. Deve-se, em primeiro lugar, educar e treinar as pessoas envolvidas para que possa haver comprometimento e para que a execução saia conforme previsto. Em seguida, acontece a execução da tarefa propriamente dita e são coletados os dados a serem utilizados na etapa seguinte.
    • De forma sintética, pode-se dizer que esta fase possui as seguintes etapas:
    • Educar e treinar;
    • Executar a tarefa (coletar dados).

    (CHECK): CHECAGEM DOS RESULTADOS

    • Aqui os resultados obtidos pelas ações executadas na fase anterior são verificados. É fundamental que sejam utilizados os métodos adequados de verificação para evitar erros e consumo exagerado de recursos, em especial, do tempo.

    (ACT): AGIR CORRETIVAMENTE

    • Com base nas verificações ocorridas na fase anterior, são realizadas as ações corretivas necessárias sobre o processo considerado. Ao finalizar esta fase, inicia-se um novo ciclo através da fase de planejamento, constituindo a circularidade do Ciclo PDCA.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • por favor, alguém saberia dizer em que parte do pdca caberia o controle?


ID
4181260
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    O ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão interdisciplinar sobre tópicos de direito financeiro e contabilidade.

    Atenção! Essa banca tem a característica quase que singular de elaborar questões interdisciplinares. Por isso, iremos analisar uma a uma trazendo as disposições pertinentes em cada caso. 

    Vejamos cada afirmativa:

    A) Errado, o orçamento base zero exige que sejam definidas prioridades.

    O orçamento base zero se contrapõe ao orçamento incremental. No primeiro, existe a necessidade de justificativa de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário. É por isso que se exige que sejam definidas prioridades de alocação de recursos. No segundo existe maior facilidade de elaboração através de ajustes marginais nas receitas e despesas é característica do orçamento incremental (ou inercial).

    B) Errado, a LDO compreende as metas e prioridades para a administração pública federal, conforme Constituição Federal:

    "Art. 165 § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento."

    C) Errado, em regra, a dívida pública consolidada (fundada) inclui as obrigações financeiras para amortização em prazo superior a doze meses, conforme Lei n.º 4.320/64:

    "Art. 98. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos."

    D) Certo, o ativo, no Balanço Patrimonial, compreende os bens e direitos da entidade.

    Segundo a doutrina contábil, o Balanço Patrimonial é um grande resumo dos saldos das contas patrimoniais. Ele sintetiza a posição das contas do exercício e evidencia as mudanças patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado aos usuários subdividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

    No ativo, temos o conjunto de bens e direitos, sendo dividido em dois grandes grupos: Ativo Circulante (AC) e Ativo Não Circulante (ANC). Do outro lado do BP estão representados, o passivo exigível que representam obrigações – também subdividido em Passivo Circulante (PC) e Não Circulante (PNC) - e o patrimônio líquido (PL).

    E) Errado, uma concessão de garantia é um compromisso de adimplência de obrigação financeira assumida pelo ente federado, conforme Lei de Responsabilidade Fiscal:

    "Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    IV - concessão de garantia: compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada;"


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

     

    Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

     - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

     -  compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

  • a - o orçamento base zero exige que sejam definidas prioridades.

    Todas as atividades e operações, nesse orçamento, devem ser detalhadas (inclusive e principalmente as DESPESAS), por ordem de importância e prioridade.

    b - art.165 da CF, § 2º - LDO compreende metas e prioridades (...)

    c - LCP 101/2000 - art. 29, I - dívida pública consolidada ou fundada compreende o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

    d-correta.

    e- concessão de garantia: compromisso de adimplência.

    LCP 101/2000 - art. 29, IV - concessão de garantia: compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada.


ID
4181263
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão que aborda diversos temas da nossa disciplina, por isso devemos analisar cada um dos itens.

    A) Errada. Na verdade, é justamente o contrário: de acordo com o MCASP 8ª edição, o princípio da universalidade (ou globalização) determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

    B) Errada. Camuflar? Nada disso! O orçamento público não pode camuflar os gastos do ente municipal com os serviços de saúde, pois isso seria uma afronta aos princípios da publicidade e da transparência.

    C) Certa. É isso mesmo! Administração Indireta é o conjunto de pessoas jurídicas (desprovidas de autonomia política) que, vinculadas à Administração Direta, têm a competência para o exercício de atividades administrativas, de forma descentralizada. Compõem a Administração indireta: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    D) Errada. A responsabilidade fiscal deve estar alinhada ao princípio da publicidade. Lembre-se que a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101/2000) estabelece que:

    “Art. 1º, § 1º A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar."

    E) Errada. Pode sim. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pode fazer isso, conforme artigo 4º da LRF:

    “Art. 4º A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2º do art. 165 da Constituição e:

    I - disporá também sobre:

    a) equilíbrio entre receitas e despesas;"


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
4181266
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Depois de ler atentamente as alternativas, vamos analisar cada uma delas.

    A) Errada. Confesso que é um pouco complicado explicar a incorreção desta alternativa, uma vez que a técnica de elaboração de orçamento base-zero pressupõe um reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental após cada ciclo orçamentário, de modo que não haja direitos adquiridos sobre o montante dos gastos do exercício anterior. Mas essa mesma afirmação também já foi considerada errada em prova anterior dessa banca (Q1178932): “No orçamento base-zero, não devem existir referências a direitos adquiridos ou às verbas de exercícios anteriores.".

    Possivelmente, a banca está utilizando alguma doutrina que afirma isso ou então ela está querendo dizer que mesmo não havendo direito adquirido, na elaboração do orçamento utilizando a técnica de OBZ é possível fazer referência a direito adquirido ou verba de exercício anteriores, de forma que a análise crítica pode concluir pela sua perpetuação (continuação) no ano ao qual o orçamento se refere.

    B) Errada. O servidor público civil é obrigado de manter um comportamento ético. Isso porque o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/94) estabelece que “o servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.".

    C) Certa. O art. 37, IX da Constituição Federal dispõe que:

    “IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;"

    Ademais, o Supremo Tribunal Federal (STF) orienta que a contratação temporária deve observar, cumulativamente, cinco requisitos, sendo que um deles é que o prazo de contratação deve ser predeterminado.

    D) Errada. De acordo com a LRF:

    “Art. 4º A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2º do art. 165 da Constituição e:

    I - disporá também sobre: (...)

    f) demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas;"

    E) Errada. Novamente a resposta é justamente o contrário do que a banca afirma. O orçamento público, na verdade, é o instrumento que permite, autoriza, o gestor municipal realizar e controlar as despesas.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • gab C Art. 1º Para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da Administração Federal direta, as autarquias e as fundações públicas poderão efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, nas condições e prazos previstos nesta Lei.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8745cons.htm


ID
4181269
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas

ID
4926340
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas

ID
4926343
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    3244+877 = 4121


ID
4926349
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas

ID
4926352
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: B

    A) A = a²

    A = 37²

    A = 1.369 cm²

    B) 3,12 x 43 = R$ 134, 16

    C) A = a²

    A = 13²

    A = 169 cm²

    D) 32.000 - 4.000 = R$ 28.000

    E) A = a²

    A = 29²

    A = 841 cm²

  • 43*3,12 = 134,16.

    Logo, a correta é a letra B ;)


ID
4926355
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d). Conforme art. 3º, CF/88:

     Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Vejamos:

    Art. 1º, CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;   

    V - o pluralismo político.

    Mnemônico: SoCiDiVaPlu

    So – soberania.

    Ci – cidadania.

    Di – dignidade da pessoa humana.

    Va – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    Plu – pluralismo político.

    Art. 3º, CF. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    Mnemônico: Com Garra Erra Pouco

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; Com

    II - garantir o desenvolvimento nacional; Garra

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Erra

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Pouco.

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    Mnemônico: AInDa Não ComPreI ReCoS

    I - Independência nacional; In

    II - Prevalência dos direitos humanos; Pre

    III - Autodeterminação dos povos; A

    IV - Não-intervenção; Não

    V - Igualdade entre os Estados; I

    VI - Defesa da paz; D

    VII - Solução pacífica dos conflitos; S

    VIII - Repúdio ao terrorismo e ao racismo; Re

    IX - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; Co

    X - Concessão de asilo político. Co

    Assim:

    A. ERRADO. A Constituição Federal de 1988 procura impedir a construção de uma sociedade sem preconceitos. Erro em negrito.

    Conforme art. 3º, IV, CF.

    B. ERRADO. O direito ao bem-estar é negado pela Constituição Federal de 1988. Erro em negrito.

    Conforme art. 3º, IV, CF.

    C. ERRADO. A cidadania não é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Erro em negrito.

    Conforme art. 1º, II, CF.

    D. CERTO. A Constituição Federal de 1988 procura valorizar a construção de uma sociedade sem preconceitos.

    Conforme art. 3º, IV, CF.

    E. ERRADO. A soberania não é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Erro em negrito.

    Conforme art. 1º, I, CF.

    Gabarito: ALTERNATIVA D.

  • GAB. D)

    A Constituição Federal de 1988 procura valorizar a construção de uma sociedade sem preconceitos.

  • A questão exige o conhecimento acerca dos fundamentos, objetivos e princípios da República Federativa do Brasil.  

    O artigo 1º da Constituição Federal aduz que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito, apresentando os seguintes fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e o pluralismo político. 

    Um ponto importante é que as alternativas mencionam princípios, objetivos e fundamentos do país. Portanto, a leitura atenta da Constituição Federal é essencial para não haver confusão no momento da resposta. 

    Nesse sentido, o artigo 3º da Constituição Federal versa sobre os objetivos do país, que são: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 


    Por sua vez, o artigo 4º da Constituição Federal elenca uma série de princípios que regerão o Brasil nas relações internacionais: independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não-intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; e, por fim, concessão de asilo político. 
     

    Passemos às alternativas. 

    A alternativa “A" está incorreta, pois além de ser irracional pensar que haveria impedimentos à construção de uma sociedade sem preconceitos, essa ação é repudiada pelo artigo 3, IV, da CRFB, que prevê a promoção do 
    bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

    A alternativa “B" está incorreta, uma vez que um dos objetivos do Brasil é promover o bem de todos, conforme artigo 3, IV, da CRFB.  

    A alternativa “C" está incorreta, pois a cidadania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme artigo 1o, II, da CRFB.

    A alternativa “D" está correta, pois se coaduna ao disposto no artigo 3º, IV, da CRFB, que prevê a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

    A alternativa “E" está incorreta, pois a soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme artigo 1o, I, da CRFB.



    Gabarito: letra A. 
  • A cada 10 questões, 15 são repetidas :/


ID
4926358
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gab=B

    CF/88

    Preâmbulo

          Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

  • A questão exige conhecimento acerca de princípios, objetivos, fundamentos e direitos e garantias individuais e pede ao candidato que julgue o item correto. Vejamos:

    a) O direito à igualdade é vedado na Constituição Federal de 1988.

    Errado. Exatamente o oposto: a CF/88 assegura o direito à igualdade, conforme se verifica, por exemplo, no art. 5º, I, CF: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    b) A Constituição Federal de 1988 procura assegurar o exercício dos direitos individuais.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Observe o preâmbulo: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    c) A República Federativa do Brasil busca promover o antissemitismo.

    Errado. Primeiramente, insta expor que antissemitismo significa corrente ou atitude política adversa aos judeus. Lembre-se, sempre, que o Brasil é um país laico. Inteligência do art. 3º, IV, CF: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    d) A dignidade da pessoa humana não é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

    Errado. A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, sim, nos termos do art. 1º, III, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana;

    e) A República Federativa do Brasil busca promover os preconceitos relacionados à cor.

    Errado. O objetivo é oposto: promover o bem de todos, sem preconceitos relacionados à cor, nos termos do art. 3º, IV, CF, vide letra "c"

    Gabarito: B

  • As questões dessa banca são todas com enunciado negativo, reparem que o enunciado positivo sempre é a resposta.

  • tem como excluir essa banca do qc n ?

  • GAB. B)

    A Constituição Federal de 1988 procura assegurar o exercício dos direitos individuais.


ID
4926361
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e)

    Segundo o preâmbulo da CF:

    PREÂMBULO

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

  • gab=E

    Já vários alunos questionando questões fácil lembre-se da humildade.

    oque pode ser fácil para você é difícil para o outro concorrente.

    já errei separação de sílabas parece mentira, mas errei...

    nunca menospreze questões fácil...

    Quando pensar em desistir, lembre-se porque começou.

  • A questão exige conhecimento acerca de princípios, objetivos, fundamentos e direitos e garantias individuais e pede ao candidato que julgue o item correto. Vejamos:

    a) O direito à liberdade é vedado na Constituição Federal de 1988.

    Errado. Exatamente o oposto: a CF/88 assegura o direito à liberdade, conforme se verifica, por exemplo, no art. 5º, caput, CF: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    b) A Constituição Federal de 1988 procura negar a construção de uma sociedade pluralista.

    Errado. Observe o preâmbulo: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    c) A Constituição Federal de 1988 procura impedir o exercício dos direitos individuais.

    Errado. Vide preâmbulo, no item "b".

    d) A Constituição de 1988 procura atrapalhar as ações voltadas à solução pacífica das controvérsias.

    Errado. Vide preâmbulo, no item "b".

    e) A Constituição Federal de 1988 procura assegurar o exercício dos direitos sociais.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Vide preâmbulo e art. 6º, CF:  Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Gabarito: E

  • Apenas acrescento

    > Direitos sociais > Positivos

    Os direitos individuais, por estarem ligados ao conceito de pessoa humana e de sua própria personalidade, correspondem às chamadas liberdades negativas;

  • Misericórdia, essa questão é um insulto a inteligência humana.

  • Os colegas falam dessa questão , não é porque ela seja fácil , mas é sem lógica, aliás podem olhar as outras questoes dessa banca são quase todas assim .

  • LIBERDADES POSITIVAS.

  • A Constituição de 1988 procura atrapalhar as ações voltadas à solução pacífica das controvérsias. Essa forçou kkkk

  • kkkkkkk QUEM ERRAR ESSA PODE PEGAR A MOCHILA E PEGAR O BECO KKKKKK

  • Essa é aquela que dão pra não zerar a prova! kkkk

  • GAB. E)

    A Constituição Federal de 1988 procura assegurar o exercício dos direitos sociais.

  • Olá, pessoal!

    A questão em tela pode ser resolvida com um pouco de prudência, além de um conhecimento direto da Constituição, seja da letra seca ou doutrinário.

    Analisemos as alternativas a fim de encontrar a opção correta:

    a) ERRADA, ainda que nem precise citar, o direito à liberdade é um dos pilares constitucionais atualmente, notem o caput do art. 5º;

    b) ERRADA, a C.F. busca defender a todos e exaltar uma sociedade pluralista, como defendido no art. 3º, inciso IV;

    c) ERRADA, a Constituição de 1988 procurou aumentar o número de direitos individuais e não impedir o seu exercício;

    d) ERRADA, temos situações onde se busca a conciliação como base para à solução pacífica de conflitos.

    GABARITO LETRA E, a Constituição busca sim assegurar os direitos sociais do cidadão.
  • Uma pérola kkkkkk

  • Quando examinador é amigo do povo.

  • Essa foi pra não zerar a prova kkkk

  • um examinador que quer ajudar o povo de fato

  • o preambulo cai em prova kkkk n subestimem


ID
4926364
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA  A

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    FONTE: CF 1988

  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca Examinadora:

    Alternativa “a" correta: conforme a CF/88, temos que, art. 2º “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. Cumpre destacar que o princípio da separação dos poderes estabelece uma repartição das funções estatais entre órgãos distintos com a finalidade de proteger as liberdades dos particulares por meio da limitação do poder do Estado. No célebre sistema dos “freios e contrapesos” (checks and balances) a repartição equilibrada dos poderes entre os diferentes órgãos é feita de modo que nenhum deles possa ultrapassar os limites estabelecidos pela Constituição sem ser contido pelos demais. Não se trata de uma rígida e estanque separação de atribuições, mas sim de uma repartição equilibrada de funções típicas e atípicas, visando à fiscalização e controle recíprocos, fundados na independência e harmonia entre os poderes.

    Alternativa “b" incorreta: “garantir o desenvolvimento nacional” constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o art. 3º, II, da Constituição Federal de 1988.

    Alternativa “c" incorreta: como se vê da leitura preambular da Constituição Federal de 1988: “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”. 

    Alternativa “d" incorreta: “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o art. 3º, IV, da Constituição Federal de 1988.

    Alternativa “e" incorreta: com fundamento no art. 3º, IV, da Constituição Federal de 1988, mencionado anteriormente. 

    GABARITO: A.

  • Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o LegislativoExecutivo e o Judiciário.

  • não esqueçam..

    Não existe Judiciário Municipal.

    Bons estudos!

  • Tem muitas questões repetidas

  • Tripartição de poderes

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Poder legislativo

    função típica

    legislar e fiscalizar

    função atípica

    administrar e julgar

    Poder executivo

    função típica

    administrar

    função atípica

    legislar e julgar

    Poder judiciário

    função típica

    julgar

    função atípica

    administrar e legislar

  • GAB. A)

    O Legislativo é um dos poderes da União.

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil e da separação dos poderes.

    2) Base Constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    3) Dicas adicionais

    Para facilitar os estudos, existe um “mnemônico" para os objetivos da República Federativa do Brasil = "CON-GA-E-PRO":

    CON - struir uma sociedade livre, justa e solidária;

    GA- rantir o desenvolvimento nacional;

    E- rradicar a pobreza pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    PRO -mover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    4) Exame das assertivas e identificação da resposta

    a. CORRETO. Nos termos do art. 2º da CF/88, são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    b. INCORRETO. Conforme art. 3º, II, da CF/88, garantir o desenvolvimento nacional é um dos objetivos da República Federativa do Brasil.

    c. INCORRETO. À luz do art. 3º, I, da CF/88, é objetivo fundamental da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária.

    d. INCORRETO. Consoante art. 3º, IV, da CF/88, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação é um objetivo da República Federativa do Brasil.

    e. INCORRETO. Consoante art. 3º, IV, da CF/88, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação é um objetivo da República Federativa do Brasil.

    Resposta: A.

  • A

    poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Moderador.

  • Isso é questão de nível superior?

    8 ou 80... segue o jogo...

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • Galera???

  • A Constituição Federal de 1988 procura desvalorizar a construção de uma sociedade fraterna.

    CF. - Preâmbulo

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte...

    A República Federativa do Brasil busca promover os preconceitos relacionados à raça.

    CF – Dos Princípios Fundamentais

    3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II – garantir o desenvolvimento nacional;

    III -erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais (difícil, hein!)

    IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    (Eu vou ao) geprocon exigir isto:

    1º construir uma sociedade livre, justa e solidária:

    2º garantir o desenvolvimento nacional;

    3º erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    4º promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    A República Federativa do Brasil busca promover os preconceitos relacionados ao sexo.

    CF – Dos Princípios Fundamentais

    3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II – garantir o desenvolvimento nacional;

    III -erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais (difícil, hein!)

    IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    (Eu vou ao) geprocon exigir isto:

    1º construir uma sociedade livre, justa e solidária:

    2º garantir o desenvolvimento nacional;

    3º erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    4º promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Obs.: desculpem a repetição; aplicada a fins de memorização.

  • Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    ►O Legislativo é um dos poderes da União

    CF – Dos Princípios Fundamentais

    2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, Executivo e o Judiciário.

    Pequena citação de Montesquieu adaptada: “a separação dos poderes em que a maioria dos Estados ocidentais modernos baseiam-se são os ditos 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e suas limitações mútuas.” Nada será decidido por um só poder e nem somente pelo povo. Assim o Estado, obviamente estará sujeito às cominações impostas por ele.

    O direito ao desenvolvimento é contrário aos princípios da Constituição

    Federal de 1988.

    CF – Dos Princípios Fundamentais

    3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II – garantir o desenvolvimento nacional;

    III -erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais (difícil, hein!)

    IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    (Eu vou ao) geprocon exigir isto:

    1º construir uma sociedade livre, justa e solidária:

    2º garantir o desenvolvimento nacional;

    3º erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    4º promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.


ID
4926370
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Bitcoin

Em 2017, o bitcoin assombrou o mundo com uma ascensão meteórica − quando passou de uma cotação de menos de 400 dólares (1.550 reais) para perto de 19.000 (73.000 reais) − e hoje só vem dando desgosto para quem investiu nela. Se não houver nenhuma surpresa, 2019 passará para a cripto-história como o ano que impôs um limite intransponível às moedas digitais. O bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017, segundo a página Coindesk.

Fonte: elpais.com (com adaptações).

Leia o texto 'Bitcoin', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    A) A notícia em questão afirma que o bitcoin deve apresentar um crescimento expressivo na sua cotação nos próximos 3 anos.

    Errado. Em momento algum o texto faz essa afirmação. De acordo com o texto, não há que se falar em crescimento expressivo, pois "o bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017".

     .

    B) Atualmente, o bitcoin apresenta uma cotação superior ao nível máximo alcançado em 2017.

    Errado. De acordo com o texto, "o bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017".

     .

    C) O autor afirma que o bitcoin apresentou uma queda superior a 50% na sua cotação em relação ao nível máximo alcançado em 2017.

    Certo. De acordo com o texto, "o bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017".

     .

    D) O texto afirma que o termo "bitcoin" refere-se a um evento literário.

    Errado. Em momento algum o texto faz essa afirmação. Bitcoin é uma moeda digital.

     .

    E) Em dezembro de 2017, o bitcoin atingiu o menor valor em sua cotação até hoje.

    Errado. De acordo com o texto, "em 2017, o bitcoin assombrou o mundo com uma ascensão meteórica − quando passou de uma cotação de menos de 400 dólares (1.550 reais) para perto de 19.000 (73.000 reais)"

     .

    Gabarito: Letra C


ID
4926373
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Bitcoin

Em 2017, o bitcoin assombrou o mundo com uma ascensão meteórica − quando passou de uma cotação de menos de 400 dólares (1.550 reais) para perto de 19.000 (73.000 reais) − e hoje só vem dando desgosto para quem investiu nela. Se não houver nenhuma surpresa, 2019 passará para a cripto-história como o ano que impôs um limite intransponível às moedas digitais. O bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017, segundo a página Coindesk.

Fonte: elpais.com (com adaptações).

Leia o texto 'Bitcoin', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    A) O texto afirma que o termo "bitcoin" refere-se a uma marca de roupas masculinas.

    Errado. Em momento algum o texto faz essa afirmação. Bitcoin é uma moeda digital.

     .

    B) O texto em questão é injuntivo, pois está pautado na explicação de um método.

    Errado. O texto em questão é uma notícia jornalística e é classificado como texto dissertativo. Um texto injuntivo indica um procedimento para realizar algo, como, por exemplo, uma receita de bolo, uma bula de remédio, um manual de instruções, editais e propagandas...

     .

    C) Atualmente, o bitcoin apresenta uma cotação superior a 73.000 reais.

    Errado. Essa cotação foi em 2017.

     .

    D) Atualmente, o bitcoin apresenta uma cotação superior a 19.000 dólares.

    Errado. De acordo com o texto, "o bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017, segundo a página Coindesk.".

     .

    E) O texto refere-se a um tema de economia, relacionado a moedas digitais.

    Certo. O texto refere-se à moeda digital chamada Bitcoin.

     .

    Gabarito: Letra E


ID
4926376
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Bitcoin

Em 2017, o bitcoin assombrou o mundo com uma ascensão meteórica − quando passou de uma cotação de menos de 400 dólares (1.550 reais) para perto de 19.000 (73.000 reais) − e hoje só vem dando desgosto para quem investiu nela. Se não houver nenhuma surpresa, 2019 passará para a cripto-história como o ano que impôs um limite intransponível às moedas digitais. O bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017, segundo a página Coindesk.

Fonte: elpais.com (com adaptações).

Leia o texto 'Bitcoin', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    A) Atualmente, o bitcoin apresenta uma cotação inferior àquela alcançada em 2017.

    Certo. De acordo com o texto, "o bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017".

     .

    B) O texto apresentado traz um procedimento para realizar algo, como uma receita de bolo.

    Errado. Esse é um texto jornalístico (texto dissertativo) e em momento algum ele traz um procedimento para realizar algo (texto injuntivo).

     .

    C) O bitcoin deve ultrapassar a cotação de 19.000 dólares em 2019, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o texto, "o bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017", quando ele estava perto de 19.000 (73.000 reais).

     .

    D) O bitcoin deve ultrapassar a cotação de 73.000 reais em 2019, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o texto, "o bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017", quando ele estava perto de 19.000 (73.000 reais).

     .

    E) O texto "Bitcoin" visa, sobretudo, instruir, explicar e convencer o leitor sobre a opinião de um grupo político.

    Errado. Não há que se falar em opinião de um grupo político nesse texto.

     .

    Gabarito: Letra A


ID
4926379
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Bitcoin

Em 2017, o bitcoin assombrou o mundo com uma ascensão meteórica − quando passou de uma cotação de menos de 400 dólares (1.550 reais) para perto de 19.000 (73.000 reais) − e hoje só vem dando desgosto para quem investiu nela. Se não houver nenhuma surpresa, 2019 passará para a cripto-história como o ano que impôs um limite intransponível às moedas digitais. O bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017, segundo a página Coindesk.

Fonte: elpais.com (com adaptações).

Leia o texto 'Bitcoin', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    A) O texto afirma que o termo "bitcoin" refere-se a uma variação do vírus da gripe.

    Errado. Em momento algum o texto faz essa afirmação. Bitcoin é uma moeda digital.

     .

    B) O texto afirma que o termo "bitcoin" refere-se a um evento musical.

    Errado. Em momento algum o texto faz essa afirmação. Bitcoin é uma moeda digital.

     .

    C) O texto "Bitcoin" pode ser classificado como uma poesia, pois apresenta versos metrificados.

    Errado. O texto é uma notícia jornalística e não uma poesia.

     .

    D) De acordo com o texto, o termo "bitcoin" refere-se a um novo modelo de telefone celular.

    Errado. Em momento algum o texto faz essa afirmação. Bitcoin é uma moeda digital.

     .

    E) De acordo com o texto, o termo "bitcoin" refere-se a uma moeda digital.

    Certo.

     .

    Gabarito: Letra E


ID
4926382
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Bitcoin

Em 2017, o bitcoin assombrou o mundo com uma ascensão meteórica − quando passou de uma cotação de menos de 400 dólares (1.550 reais) para perto de 19.000 (73.000 reais) − e hoje só vem dando desgosto para quem investiu nela. Se não houver nenhuma surpresa, 2019 passará para a cripto-história como o ano que impôs um limite intransponível às moedas digitais. O bitcoin está agora 80% abaixo do nível máximo alcançado em dezembro de 2017, segundo a página Coindesk.

Fonte: elpais.com (com adaptações).

Leia o texto 'Bitcoin', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa CORRETA. Vejamos:

     .

    A) O texto "Bitcoin" tenta convencer o leitor a comprar um produto, como em uma ação publicitária.

    Errado. Em nenhum momento o texto tenta convencer o leitor a comprar um produto.

     .

    B) Em 2017, o bitcoin apresentou um crescimento expressivo na sua cotação.

    Certo. De acordo com o texto, "em 2017, o bitcoin assombrou o mundo com uma ascensão meteórica − quando passou de uma cotação de menos de 400 dólares (1.550 reais) para perto de 19.000 (73.000 reais)".

     .

    C) O texto afirma que o termo "bitcoin" refere-se a um grupo musical.

    Errado. Em momento algum o texto faz essa afirmação. Bitcoin é uma moeda digital.

     .

    D) O texto afirma que o termo "bitcoin" refere-se a um modelo de automóvel.

    Errado. Em momento algum o texto faz essa afirmação. Bitcoin é uma moeda digital.

     .

    E) De acordo com o texto, o termo "bitcoin" refere-se a uma nova rede social.

    Errado. Em momento algum o texto faz essa afirmação. Bitcoin é uma moeda digital.

     .

    Gabarito: Letra B


ID
4926706
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Errei por não interpretar a alternativa. Gabarito E


ID
4926727
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Carneiros - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;           

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    FONTE: CF 1988

  • Examinemos alternativa por alternativa, à procura da única correta, acerca dos Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil:

    Alternativa “a" incorreta: como se vê da leitura preambular da Constituição Federal de 1988: “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”. 

    Alternativa “b" incorreta: o direito à segurança é garantido pela CF 88, como se vê da leitura do art. 5º, que ora reproduzo: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade” (...).

    Alternativa “c" incorreta: o princípio constitucional do acesso à justiça é um direito fundamental previsto no inciso XXXV do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988: “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”.

    Alternativa “d" incorreta: a Constituição Federal de 1988 procura assegurar a construção de uma sociedade comprometida, na ordem interna, com a solução pacífica das controvérsias, como se vê da leitura preambular da Constituição Federal de 1988, mencionado na alternativa “a”.

    Alternativa “e" correta: nos termos do art. 1º, da CF/88 “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) III - a dignidade da pessoa humana”.

    Mnemônicos:

    Fundamentos: SO-CI-DI-VA-PLU (Art. 1): SO berania / CI dadania / DI gnidade (...) / VA lores sociais (...) / PLU ralismo político; Objetivos: CON-GA-E-PRO (Art. 3): CON struir (...) / GA rantir o (...) / E rradicar a pobreza (...) / PRO mover o bem de todos (...); Princípios: DE-CO-RE-AUTO-P-I-S-C-I-NÃO (Art. 4): DE fesa da paz / CO operação (...) / RE púdio ao terrorismo (...) / AUTO determinação (...) / P revalência (...) / I gualdade (...) / S olução (...) / C oncessão (...) / I ndependência nacional / NÃO intervenção.

    GABARITO: E.

  • SO-CI-DI-VA-PLU

  • “Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver coragem para persegui-los.” – Walt Disney

    Sua hora está chegando COMBATENTE.

  • Fundamentos   

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;         

    V - o pluralismo político.

    Separação dos poderes

    Art. 2º São Poderes da Uniãoindependentes e harmônicosentre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Objetivos 

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

      

    Princípios nas relações internacionais 

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

  • Olá, pessoal!

    A questão cobra do candidato uma análise de alternativas a fim de que se aponte a correta.

    Vejamos as alternativas e seus erros:

    a) na verdade a Constituição apoia a sociedade fundada na harmonia social. ( ERRADA);

    b) o direito à segurança é garantido no caput do art. 5º e do art. 6º. (ERRADA);

    c) a Constituição garante o acesso à justiça no art. 5º, inciso XXXV;

    d)  a Constituição na verdade apoia a construção de uma sociedade comprometida com a solução pacífica das controversias. (ERRADA);

    GABARITO LETRA E conforme o art. 1º, inciso III:

    "Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    III - a dignidade da pessoa humana...".
  • ***** Tem como fundamentos*****

    I- Soberania

    II-Cidadania

    III- A Dignidade da pessoa humana

    IV- Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    V- Pluralismo político