-
Deve-se aplicar o princípio da Proveniência que diz respeito à origem dos documentos. Fixa a identidade do documento relativamente ao seu produtor. Os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
-
Para a obtenção do fundo de arquivo, deve-se aplicar o princípio da Proveniência.
então e resposta seria CORRETA!
-
ERRADO
Falou em fundos, lembrem-se do princípio do respeito aos fundos ou princípio da proveniência.
Segundo esse princípio os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora devem ser mantidos em um mesmo fundo(não misturados a os de outras entidades produtoras).
Obs:
Princípio da naturalidade - os documentos são acumulados ao longo do tempo "naturalmente", de acordo com os atos e ações na busca dos objetivos da organização.
-
O princípio que deve ser aplicado na constituição de um fundo de arquivo é o da proveniência.
-
Apenas para complementar:
O Princípio da Cumulatividade (Naturalidade) diz que o arquivo deve sua formação de forma progressiva, natural e orgânica. Diferente das peças de um museu, que tem sua formação através de doação e coloção; e diferente das peças de uma biblioteca, que são compostas através de compra, permuta e doação.
-
Vejam que de acordo com o gabarito é possivel existir arquivo com um só documento.
O que deixa uma confusão na cabeça de gente inocente no assunto , pois, para que exista o tal respeito aos fundos, eu preciso ao mesno de 2 documentos para saber se eles pertencem à mesma fonte.
-
Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, Para a obtenção do fundo de arquivo, deve-se aplicar o princípio da PROVENIÊNCIA ( E NÃO DA naturalidade).
"Fundo
Nome dado ao conjunto de documentos que possuem todos a mesma proveniência. O mesmo que arquivo".
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquiv%C3%ADstica#Fundo
"2. O PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA
CONCEITO
Princípio básico da organização de arquivos segundo o qual deve ser respeitada a autonomia de cada fundo arquivístico, não misturando os seus documentos.
CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO
Este princípio é atribuído a Natalis de Wailly, um historiador francês, chefe da Secção Administrativa dos Arquivos Departamentais do Ministério do Interior francês que, em 1841, faz promulgar que daí em diante os documentos que provenham de um corpo, de um estabelecimento, de uma família ou de um indivíduo deverão ser agrupados e não misturados com outros que não lhes digam respeitam.
Por definição, o fundo de arquivo não pode existir sem que o princípio da proveniência seja aplicado".
Fonte: http://clips-e-postits.blogspot.com.br/2007/07/os-princpios-da-arquivstica.html
"Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica".
Fonte: http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-judiciario-tre-acre/teoria-arquivistica-principios.html
-
ERRADA!
Trata-se do princípio do respeito aos fundos:
O fundo de arquivo nada mais é do que o conjunto formado pelos documentos de um mesmo produtor. Assim, para se formar um fundo, devemos manter unidos os documentos que foram produzidos por uma mesma entidade, no exercício de suas funções. E o princípio que determina essa união, além de proibir a sua dispersão ou acréscimos indevidos, é o da Proveniência, ou como o próprio nome sugere, o do Respeito aos Fundos.
-
Princípio da naturalidade - os documentos são acumulados ao longo do tempo "naturalmente", de acordo com os atos e ações na busca dos objetivos da organização.
-
proveniência = origem dos documentos
naturalidade = acumulação dos documentos ao longo do tempo
-
Gabarito: ERRADO
Fundo Arquivístico:
--- > A principal unidade de arranjo estrutural / funcional nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos.
--- > Documentos reunidos, independentes da sua forma e suporte, reunidos orgânica e automaticamente, sendo utilizados por uma pessoa física ou jurídica no decorrer das suas funções e atividades.
Princípio da Proveniência:
--- > Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa [física ou jurídica] ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
--- > A instituição ou pessoa que produziu, acumulou e/ou manteve e utilizou documentos no decurso de suas atividades públicas ou privadas.
--- > Conhecido também como Respeito aos fundos.
Respeito aos Fundos:
---- > Princípio básico da arquivologia criado pelo historiador francês Natalis de Wailly, segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não devem ser misturados aos de outras entidades produtoras
-
proveniência = origem dos documentos
-
GABARITO: ERRADO
Princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.
O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
sei nem se existe esse principio hahahaha