SóProvas



Prova FADESP - 2017 - COSANPA - Contador


ID
2475334
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Em abril de 2017, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma trabalhista, que será encaminhado ao Senado Federal. No que tange ao tópico da jornada diária de trabalho, o texto determina que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    o trabalhador terá 36 horas de descanso, caso a jornada seja de 12 horas diárias. 

    Podendo ser observado o Projeto de Lei nº 6.787/2016 - Reforma Trabalhista. 

    Ante a reforma tem como destaque algumas propostas, dentre elas - Jornada de 12 x 36 horas - Hoje, a Justiça autoriza a realização da jornada de 12 horas de trabalho alternados por 36 horas de descanso para algumas categorias. Esse tipo de jornada de trabalho é seguido por várias categorias, sendo observado o limite semanal de cada profissão em legislação específica. Com a reforma trabalhista, a jornada 12x36 passa a fazer parte da legislação. O texto também prevê que a remuneração mensal incluirá descanso semanal remunerado e descanso em feriados.

    fonte: g1 e Câmara dos Deputados

    http://g1.globo.com/politica/noticia/camara-aprova-texto-base-da-reforma-trabalhista.ghtml

    http://www2.camara.leg.br/deputados/discursos-e-notas-taquigraficas/discursos-em-destaque/projeto-de-lei-no-6787-2016-reforma-trabalhista/projeto-de-lei-no-6787-2016-reforma-trabalhista

     

    Bons estudos e muitas HBCS. =D

     

  • Cavalheiros,

    bem vindos a revolução industrial.

  • Pode isso Arnaldo?

    Banca cobrar na prova um projeto de LEI?

  • El. Ro condordo contigo, cobrar projeto de lei passou dos limites!!!

     

  • E ainda tem o fato que é para engenheiro, nem para advogado é. Que isso.

    Mas, na espera dessa PL não ser aprovada, uma explicação tecnicista: Reforma é à Constituição. O cabeçalho falha ao chamar a alteração da Lei Trabalhista de reforma. É alteração da legislação ou simplesmente nova Lei trabalhista. 

    Outra coisa, A é texto previdenciário, mata de cara, C a gente está ouvindo o contrário na mídia, a jornada irá se flexibilizar e aumentar, d é uma caricatura da mais-valia, além disso, o trabalhador não pode se responsablizar pela economia, quem corre os riscos é o patrão, por isso o lucro fica com ele. Ele não ganha nem perde quando o produto produzido se valoriza ou perde valor, só sobra a B mesmo. Sem estudar nada desse projeto a gente consegue matar, entendendo o contexto que vivemos.

  • Ridículo!

  • GABARITO:B

     

    TST reafirma jurisprudência com publicação de súmula sobre jornada 12x36


    A Súmula n. 444 do  Tribunal Superior do Trabalho suscitou novo fato jurídico que trouxe vantagens aos trabalhadores que laboram em jornadas de 12x36 horas ou que realizem jornadas de 12 horas diárias (plantões). Vejamos:


    Enunciado n. 444 do TST – JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE. - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e27.09.2012. É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a REMUNERAÇÃO EM DOBRO DOS FERIADOS TRABALHADOS. O empregado não tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na décima primeira e décima segunda horas.


    Assim sendo, além do direito ao intervalo intrajornada de 1 hora para refeição e descanso, sob pena de configurar hora extra suprimida, os trabalhadores que exercem suas funções na jornada de 12 horas diárias ou na escala 12x36 tem direito a remuneração em DOBRO caso o labor seja prestado em feriado.
     

    Entende a jurisprudência que quando mesma cláusula que permite a jornada, também determine que o trabalhador concorde e tenha ciência da jornada de 12 horas diárias, necessária será a prova de referida anuência, como podemos ver a seguir:


    HORAS EXTRAS. PRORROGAÇÃO DA JORNADA. NORMA COLETIVA. CONDICIONADA AUTORIZAÇÃO DO EMPREGADO. Quando as Convenções Coletivas de Trabalho autorizam a escala de plantão, mas condicionam a prorrogação e compensação da jornada à prévia anuência do empregado, a validade dessas sujeitam-se a prova da referida anuência. (TRT-5, Relator: PAULO SÉRGIO SÁ, 4ª. TURMA, Publicação: 14/10/2014)

    2. Também é inválido quando houver prestação de horas extras habituais. Por exemplo: são realizadas as 12 horas de trabalho, porém com folgas de apenas 24 horas, quando deveriam ser concedidas folgas de 36 horas.

  • Muito cuidado com as alterações da reforma com relação a jornada 12x36 e algums coisas que vão de encontro a sumula 444 do TST. Na reforma, houve ampliação no estabelecimento da jornada em relação a sumula. Art. 59A - Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidaçãoo, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação. A súmula exigia lei ou convenção coletiva.Outros quatro pontos são importante para destaque, pois vão de encontro ao referido entendimento do TST:

    1) Não há mais remuneração em dobro pelos feriados e domingos trabalhados, considera-se que o trabalho já está sendo naturalmente compensado, já que o empregado teria outras 36hs de descanso na sequÍncia.

    2) Abra-se a possibilidade da não concessão dos intervalos intrajornadas, já que no fim do artigo traz que tais intervalos podem ser observados ou idenizados.

    3)Os trabalhadores sujeitos a essa jornada não tem direito ao recebimento de adicional noturno, conforme parágrafo único do art. 59-A da CLT:  A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo [12x36] abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver, de que tratam o art. 70 e o ß 5º do art. 73 desta Consolidação.

    4) Em relação as atividades insalubres sem a necessidade de licença prévia do MTE - CLT, art. 60, parágrafo único. Excetuam-se da exigÍncia de licença prévia [para prorrogação de jornada em atividades insalubres] as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso.

    São muitas novidades, devemos estar atentos a todos os pontos, bem como apreciar com cuidado as súmulas que possivelmente serão canceladas ou modificadas.

    Bons estudos,

    Galera do grupo TRTeiros QConcurso em breve todos nomeados.

  • ATENÇÃO À MP 808/17 - QUE RETIROU A EXPRESSÃO "ACORDO ESCRITO" CAPUT DO 59-A

     

     

    Art. 59-A.  Em exceção ao disposto no art. 59 e em leis específicas, é facultado às partes, por meio de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.                (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)

     

    PARA AS ENTIDADES DO SETOR  DE SAÚDEEEE, PODE TBM ACORDO ESCRITO 

     

    § 2º  É facultado às entidades atuantes no setor de saúde estabelecer, por meio de acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.                (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)

     

     

  • ta viajando  HERBET TRT olha isso

    Súmula nº 146 do TST TRABALHO EM DOMINGOS E FERIADOS, NÃO COMPENSADO (incorporada a Orientação Jurisprudencial nº 93 da SBDI-1) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003: O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

  • -  NAS ATIVIDADES INSALUBRES, CONFORME QUADROS DO MINISTRO DO TRABALHO, PRORROGAÇÕES SÓ PODERÃO SER ACORDADAS MEDIANTE LICENÇA PRÉVIA DAS AUTORIDADES EM MATÉRIA DE HIGIENE, AS QUAIS PROCEDERÃO AOS NECESSÁRIOS EXAMES LOCAIS, DIRETAMENTE ou POR INTERMÉDIO DE AUTORIDADES SANITÁRIAS.

    No entanto,

     

    Negociado (cct / act) prevelece sobre legislado:

    - Quanto ao enquadramento do grau de insalubridade e prorrogação de jornada em locais insalubres, incluída a possibilidade de contratação de perícia, afastada a licença prévia das autoridades competentes do MT.E., desde que respeitadas, na integralidade, as normas de saúde, higiene e segurança do trabalho previstas em lei ou em NR do MT.E.

     

     

    - HE HABITUAL NÃO DESCARACTERIZA O ACORDO DE COMPENSAÇÃO NEM O BANCO DE HORAS

     

     

    - é facultado às partes, por CCT ou ACT, estabelecer jornada de 12/36, observados ou indenizados os intervalos.

    A remuneração pactuada abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal e feriados e serão considerados compensados

    os feriados e as prorrogações de trabalho noturno.

     

     

    Somente o doméstico e pessoal do setor da saúde podem estabelecer, por meio de acordo individual escrito o horário de 12/36,

    observados ou indenizados os intervalos.

     

     

    PARA QUE SEJA CARACTERIZADO O TURNO ININTERRUPTO DE REVEZAMENTO É IMPRESCINDÍVEL A ALTERNÃNCIA DE HORÁRIOS –

    COMPREENDENDO DIA E NOITE), AINDA QUE SOMENTE EM 2 TURNOS, POIS SUBMETIDO À ALTERNÃNCIA PREJUDICIAL

    À SAÚDE, SENDO IRRELEVANTE QUE ATIVIDADE DA EMPRESA SE DESENVOLVA DE FORMA ININTERRUPTA

     

     

    - INTERRUPÇÃO DO TRABALHO PARA REPOUSO E ALIMENTAÇÃO OU DSR NÃO DESCARCATERIZA O TIR DE 6H

     

     

    - NÃO ATENDIMENTO DA EXIGÊNCIA LEGAL PARA COMPENSAÇÃO (INCLUSIVE POR ACORDO TÁCITO) NÃO IMPLICA REPETIÇÃO DO

    PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS EXCEDENTES A JORNADA DIÁRIA, SE NÃO ULTRAPASSADA A JORNADA MÁXIMA SEMANAL,

    SENDO DEVIDO APENAS O ADICIONAL DE 50% PELA EXTRAPOLAÇÃO DAS 8H DIÁRIAS (ADIC HE)

     

     

    - OCORRENDO NECESSIDADE IMPERIOSA, PODERÁ A DURAÇÃO DO TRABALHO EXCEDER DO LIMITE LEGAL OU CONVENCIONADO,

    SEJA PARA FAZER FACE A MOTIVO DE FORÇA MAIOR, SEJA PARA ATENDER À REALIZAÇÃO OU CONCLUSÃO

    DE SERVIÇOS INADIÁVEIS OU CUJA INEXECUÇÃO POSSA ACARRETAR PREJUÍZO MANIFESTO.

     

    - O TRABALHO NÃO PODERÁ EXCEDER DE 12 (DOZE) HORAS, DESDE QUE A LEI NÃO FIXE EXPRESSAMENTE OUTRO LIMITE.

     

     - SEMPRE QUE OCORRER INTERRUPÇÃO DO TRABALHO, RESULTANTE DE CAUSAS ACIDENTAIS, OU DE FORÇA MAIOR,

    QUE DETERMINEM A IMPOSSIBILIDADE DE SUA REALIZAÇÃO, A DURAÇÃO DO TRABALHO PODERÁ SER PRORROGADA

    PELO TEMPO NECESSÁRIO ATÉ O MÁXIMO DE 2H, DURANTE O NÚMERO DE DIAS INDISPENSÁVEIS À RECUPERAÇÃO

    DO TEMPO PERDIDO, DESDE QUE NÃO EXCEDA DE 10H DIÁRIAS,

    EM PERÍODO NÃO SUPERIOR A 45 DIAS POR ANO,

    SUJEITA ESSA RECUPERAÇÃO À PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DA AUTORIDADE COMPETENTE.

     

    PLANO ECONÔMICO NÃO É CONSIDERADO FORÇA MAIOR


ID
2476858
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A técnica para obtenção de informação que consiste em tentativas por meio da suplantação de identidade pessoalmente identificável, usada por criminosos em contextos informáticos (engenharia social), é denominada de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A



    Phishing é uma forma de tentar adquirir informações sensíveis, tais como nomes de usuários, senhas e detalhes de cartão de crédito por que aparece como uma entidade confiável (identidade pessoalmente identificável) em uma comunicação eletrônica. É uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de roubo de identidade. Ocorre de várias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantânea, SMS, dentre outros, e, geralmente, começa com uma mensagem de e-mail semelhante a um aviso oficial de uma fonte confiável, como um banco, uma empresa de cartão de crédito ou um site de comércio eletrônico.

     

     

    É importante saber que Engenharia Social: É uma técnica que consiste em enganar usuários usando técnicas de persuasão eficazes (psicologia, lábia, etc). Através desde recurso valioso, é possível ter acesso a informações importantes para a rede, como senhas de usuários, horários de realização de operações específicas na rede. Pode ser chamado de HOAXES (brincadeiras, boatos).

     

     

    Demais alternativas 

     

    b) keylogger programa spyware capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. 

     

    c) spoofing tipo de ataque em rede que tenta autenticar uma máquina desconhecida como se fosse uma máquina confiável por meio da manipulação do cabeçalho IP, que substitui o endereço de origem por outro endereço conhecido pelo destinatário.

     

    d) trojans são programas que além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa ouras funções, geralmente maliciosas, e sem o consentimento do usuário. Normalmente, o trojan consiste em um único arquivo que necessita ser explicitamente executado. Trojans não se replicam automaticamente.

     

  • Q789092    Q777839                Q778078

     

    Phishing  -     Induz o usuário a informar seus dados pessoais por meios de páginas falsas, tais como login e senha.

     

     SPOOFING  -   é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

     

  • GABARITO:A


    Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.

  • porque este item foi anulado ???????????????????

  • ele ja deu a resposta eng. social kkk

  • Phishing  -    Induz o usuário a informar seus dados pessoais por meios de páginas falsas, tais como login e senha.

     

     SPOOFING  -  é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.


ID
2476861
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Cortana, assistente virtual da Microsoft que permite que o usuário faça consultas e pedidos por meio de interação por voz ou texto, está disponível, em português, no

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D 

    Cortana é a assistente pessoal da Microsoft. Ela permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo. 

     

    http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/cortana.html

     

  • GABARITO:E


    Cortana é a assistente pessoal da Microsoft. Ela permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo. O seu nome vem da Cortana, personagem de inteligência artificial da série Halo.


    A Cortana vai além do simples ato de realizar ações pedidas pelo usuário. Ela também informa automaticamente detalhes relacionados às preferências do consumidor, como resultados de jogos de um time do qual ele é fã. Isso é possível graças a inteligência programada, que se utiliza de algumas informações externas e outras que o usuário fornece antecipadamente. Além dos dispositivos móveis, a assistente também é funcional em PC's.

  • Cortana → interação entre usuário, SO e aplicativo por meio de comando de voz.  

    Win edge → novo navegador padrão

    Win Hello desbloquear sem senha, por meio da impressão digital

  • Aí vai na lógica do mais atual, mesmo não sabendo a resposta. Se a pergunta fosse sobre alguma ferramenta "a partir de tal versão" dava uma complicada...
  • A PARTIR DO WINDOWS 10 

  •  Cortana é a assistente pessoal da Microsoft. Ela permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo.

     

     

     

  • D) Windows 10.

    Dica: desabilite o Cortana assim que possível. (suspeita de espiar as ações do usuário)

  • Spawny Chancer desabilite o seu Windows(não use mais) assim que possível. (suspeita de espiar as ações do usuário)

  • Comentário do professor:

    Antes mesmo da atualização Creator do Windows 10 o Cortana já conta com o idioma PT BR para ser utilizado nos comandos de voz. Comandos de texto na verdade realizam buscas, não usam o Cortana.

    Resposta:

    d) Windows 10


ID
2476864
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São nomes de navegadores na Internet

Alternativas
Comentários
  •  a) Opera, Edge, Safari e Wyzo.

  • Gabarito letra a).

     

     

    Wyzo: é um navegador diferente, prático e bastante leve se comparado aos outros de sua categoria, possuindo vários recursos especiais para os usuários que estão sempre ligados em downloads, músicas, vídeos e recursos multimídia.

     

    Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/wyzo.htm

     

     

    Gobby: é um editor de texto colaborativo, ou seja, ele permite a modificação de documentos por várias pessoas simultaneamente.

     

    Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/gobby.htm

     

     

    NotePad: é um editor de texto e códigos fonte completo que suporta as mais diversas linguagens de programação e, sendo assim, uma ótima alternativa ao bloco de notas.

     

    Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/notepad-.htm

     

     

    Calc: é um programa freeware e gratuito que possibilita a criação, edição e apresentação de planilhas eletrônicas.

     

    * Office -> Word, PowerPoint e Excel   X    LibreOffice -> Writer, Impress e Calc

     

    Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/open/calc-ind.htm

     

     

    * OS DEMAIS SÃO TODOS NAVEGADORES (INTERNET EXPLORER, OPERA, EDGE, CHROME, MOZILLA FIREFOX, SAFARI).

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • EDGE E WYZO

  • Gabarito letra A) Opera, Edge, Safari e Wyzo.

    Fiquei em duvida entre a letra A e B, e errei covardia rsrs.

  • Questão do demo! vixi...

  • Questão do Demo.

    kkkk

  • Não conhecia nem o Wyzo e nem o Gobby, acertei por causa do Edge, pois sabia que por ele ser mais novo e menos popular a banca colocaria ele na alternativa certa, pois na hora excluir pra chutar - ele provavelmente seria excluido pelo candidato desinformado.

  • Boa lógica, Yan! 

  • Tremi na base com a letra A e B, no entanto, quem tem Iphone ajudaria muito, pois o SAFARI é o principal navegador da Apple.

  • GAB:A

     

    Pra quem,assim como eu, não conhecia:

    Gobby é um software para desenvolvimento cooperativo síncrono a distância. Ele permite que duas pessoas em locais remotos possam visualizar e fazer alterações um mesmo arquivo texto, de forma que a alteração feita por uma pessoa é vista pela outra em tempo real e as alterações também são diferenciadas em cores diferentes. Permite a conversas entrem os membros via chat dentro da mesma ferramentas.

     

     

    Wyzo é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Radical Software Ltd.

     

    Fonte:wikipedia

  • A banca é desonesta quando cobra algo sem utilidade.

  • Wyzo é tão famoso, mais tão famoso, tão importante, que quando você acessa o site deles "http://www.wyzo.com/", só tem isto: 404 Not Found

    Acertei a questão, mas não deixa de ser ridícula.

  • Vivendo e aprendendo.

  • Organizadorazinha fundo de quintal, espero que vá à falência!

  • Wyzo.. não sei nem de onde é isso. 

    Vivendo e aprendendo mesmo hahaha

  • Wyzo ou Goby, 50% de chance.. O melhor chute acerta...

  • Wyzo é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Radical Software Ltd.

    Wyzo é um novo navegador que centra-se na otimização de sua experiência de mídia online. Wyzo lhe dá acesso fácil a todos os seus sites favoritos, download de conteúdo de mídia e informar seus amigos sobre suas descobertas.

    Seus downloads são integrados por torrent no interior do gerenciador de download, para baixar torrents nunca foi tão fácil! Agora você pode gerenciar seu site e torrentde downloads a partir da mesma janela. Para começar as suas transferências basta um clique agora.

    Com a versão completa do Wyzo você para navegar na web de forma segura utilizando as mais recentes tecnologias de proteção e segurança. Criada a partir do zero no núcleo Firefox, Wyzo irá certificar-se de sua experiência é inteligente, segura e livre de problemas.

     

     

    http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/wyzo.html

  • Opera é um navegador que surgiu ainda na década de 90;

    Edge é navegador da Microsoft que substituiu o Internet Explorer;

    Safari é o navegador da Apple;

    Wyzo é um pouco mais desconhecido, com foco para downloads de torrents.

    Gab: A

    Fonte: Estrategia Concursos.

  • Veja a lista com os 17 melhores Navegadores de Internet:

    1. Google Chrome

    2. Mozilla Firefox

    3. Firefox Focus

    4. Microsoft Egde

    5. Opera

    6. Safari

    7. Dolphin

    8. Dolphin Zero

    9. Puffin

    10. Vivaldi

    11. Ghostery Privacy Browser

    12. Orfox

    13. Lightning Web Browser

    14. Maxthon

    15. Comodo Dragon

    16. CM Browser

    17. Yandex Browser

  • A pessoa estuda e estuda para ter que chutar a questão por causa de um navegador desconhecido.

  • Wyzo está abandonado há mais de 10 anos. Não deve cair em provas recentes, exceção de algumas bancas que pararam no tempo.


ID
2476867
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São dispositivos de entrada

Alternativas
Comentários
  • d) teclado, mouse, microfone e webcam. 

  • Gabarito letra d).

     


    Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, joystick, scanner, microfoneleitor de código de barras e webcam.

     

    Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, caixa de som, impressora e projetor de vídeo.

     

    O principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informações são: modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD, disco rígido e monitor touch screen.

     

     

    Fontes:

     

    https://tic9b.wikispaces.com/Dispositivos+de+Entrada+e+Sa%C3%ADda

     

    http://www2.anhembi.br/html/ead01/informatica/lu03/lo2/index.htm

     

    http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-e-s.htm

     

    http://www.logandoti.com/o-que-sao-dispositivos-de-entrada-e-saida/

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • E se o monitor for Touch ?

  • Felipe Berto, 

    Se for touch screen ->  entrada e saída.

  • DISPOSITIVOS

    *ENTRADA: teclado, mouse, joystick, scanner, microfone, leitor de código de barras e webcam.

    *SAÍDA: monitor de vídeo, caixa de som, impressora e projetor de vídeo.

    *ENTRADA E SAÍDA:modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD, disco rígido e monitor touch screen.

  • DISPOSITIVOS

    *ENTRADA: teclado, mouse, joystick, scanner, microfone, leitor de código de barras e webcam.

    *SAÍDA: monitor de vídeo, caixa de som, impressora e projetor de vídeo.

    *ENTRADA E SAÍDA:modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD, disco rígido e monitor touch screen.

     

  • Na opção B ficou feio para a banca escrever "Projeto de vídeo". Acho que o examinador quis dizer "projetor de vídeo". Para todo efeito, a resposta correta é a alternativa D.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da definição de dispositivos de entrada, de saída e entrada e saída de dados.

     

    Antes de analisarmos as alternativas, vale destacar a diferença entre dispositivos de entrada, de saída e entrada e saída de dados:

    Dispositivos de entrada – Os dispositivos de entrada são os dispositivos que apenas inserem informações no computador. Dentre os tipos de periféricos de entrada, pode-se destacar o teclado que apenas insere informações no computador quando, por exemplo, executa comandos através de suas teclas.

    Dispositivos de saída - Os dispositivos de saída são os dispositivos que apenas recebem informações no computador. Dentre os periféricos de saída, pode-se destacar os monitores -exceto os touchscreen – que apenas recebem informações do computador e transmitem esses dados em forma de imagem.

    Dispositivos de entrada e saída - Os dispositivos de entrada e saída são os dispositivos que inserem e recebem informações no computador. Dentre esses periféricos, pode-se destacar os monitores touchscreen que inserem informações; quando utilizam a função touch; e recebem informações para transmitir imagens ao usuário.

     

     

    A)      Incorreta – O monitor é o periférico de saída responsável por receber informações do computador e transmitir em formas de imagem ao usuário.

    B)      Incorreta – Projetores multimídia são considerados periféricos de saída, uma vez que apenas recebem informações do computador e projetam esses dados em forma de imagem.

    C)      Incorreta – Além do projetor de vídeo e do monitor, a impressora é o periférico de saída responsável por receber informações do computador e imprimi-las.

    D)      Correta – O teclado, o mouse, o microfone e a webcam são considerados exemplos de periféricos de entrada, uma vez que apenas inserem informações no computador.

     

    Gabarito – Alternativa D.


ID
2476870
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em consulta por meio da ferramenta de buscas Google, um candidato interessado em consultar referências que contivessem o termo concurso Cosanpa 2017, mas que não tivessem a palavra edital deveria usar a fórmula

Alternativas
Comentários
  •  b) “concurso Cosanpa 2017” –edital. 

  • LETRA B

     

    ( " ") pesquisa inteligente no tema que está entre aspas, apresentando um resultado preciso.
    ( - ) Exclui determinado conteúdo. Ex : América do Sul - Brasil
    ( ~ ) Inclusão de palavras similares ( sinônimos )
    ( * ) Substituirá por qualquer palavra que exista entre eles ( Coringa ). Ex: mais vale um * na mão do que dois *
    ( .. ou : ) intervalos numéricos . Ex : 1900..2000 ou 1900 : 2000
    filetype : pdf Realiza buscas somente no formato PDF

  • Mas a questão não mencinou que queria o TERMO EXATO.  Acredito que por essa razão a questão foi ANULADA.

  • Concordo com Lucas PRF

  • Até desanima fazer questão assim. O enunciado não deixa claro. 

  • Quando vc se empolga e acha que vai acertar, mas vc erra. Muita calma nessa hora!

     

  • A banca se equivocou, pois toda fez que o enunciado não fala em termo EXATO não precisa colocar as aspas.

  • AgenteFocada tem toda a razão. A banca não esclareceu se o termo a ser pesquisado deveria sê-lo nos exatos termos ("concurso cosanpa") ou não.

    Logo, resta evidente a necessidade de se anular a questão, tendo em vista que, a depender de como se interprete o enunciado, podem ser tidas como corretas tanto a alternativa a quanto a b.

  • cosanpa 2017 não edital KKKKKKK esse é p pesquisar o concurso da PF!


ID
2476873
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a Portaria 2914, de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, pode ser afirmado que:

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra E foi a banca ter escrito apenas cloro total, o certo seria cloro residual livre. 

  •  

    a resposta é : compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano exercer o controle da qualidade da água. 

     

  • a) Errado - água tratada é a água submetida a processos físicos, químicos ou combinação destes, visando atender ao padrão de potabilidade da Portaria 

    b) Gabarito

    c) Errado - As águas provenientes de manancial superficial devem ser submetidas a processo de filtração 

    d) Errado - Para cloro residual livre o teor máximo recomendado é 2 mg/L 

  • Seção IV
    Do Responsável pelo Sistema ou Solução Alternativa Coletiva
    de Abastecimento de Água para Consumo Humano

    Art. 13. Compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano:

    I - exercer o controle da qualidade da água;

  • Controle da qualidade - Responsável pelo sistema
    Vigilância da qualidade - Autoridade pública

     

    Gab.: B

  • Comentários:

    a) Errado. Água tratada: água submetida a processos físicos, químicos ou combinação destes, visando atender ao padrão de potabilidade;

    b) Certo. Compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano:

    I - exercer o controle da qualidade da água;

    II - garantir a operação e a manutenção das instalações destinadas ao abastecimento de água potável em conformidade com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das demais normas pertinentes;

    III - manter e controlar a qualidade da água produzida e distribuída, nos termos desta Portaria, por meio de: (...)

    c) Errado. As águas provenientes de manancial superficial devem ser submetidas a processo de filtração.

    d) Errado. Recomenda-se que o teor máximo de cloro RESIDUAL LIVRE em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.

     


ID
2476885
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a Lei 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal do saneamento básico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Há erro no enunciado 

  • O enunciado seria "É incorreto afirmar".

    Questão mal elaborada

  • Não existe erro na questão, Bruno Chastinet e Danielo Silva!!!!!

    A alternativa B está correta.

    De acordo com o artigo 39 da Lei 11.445: as tarifas serao fixadas de forma clara e obejtivas, devendo os reajustes e as revisoes serem tomadas PUBLICOS com antecedencia minima de 30 dias ( > 30 dias) com  relaçao à aplicação.

  • A pergunta está tão certa que foi anulada.

  • Letra A ( Certa)

    Art. 29. 

     a) Os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada, sempre que possível, mediante remuneração pela cobrança dos serviços. 

    Letra B ( Certa) 

    Art. 39. As tarifas serão fixadas de forma clara e objetiva, devendo os reajustes e as revisões serem tornados públicos com antecedência mínima de 30 (trinta) dias com relação à sua aplicação.

    Letra C ( Errada)

    (no caso a palavra não) é objetivo da Política Federal de Saneamento Básico promover educação ambiental voltada para a economia de água pelos usuários, cabendo esse papel aos prestadores dos serviços se acharem necessário.

    Letra D ( Certa )

    "Art. 42. ................................................................................................
    § 1º Vencido o prazo mencionado no contrato ou ato de outorga, o serviço poderá ser prestado por órgão ou entidade do poder concedente, ou delegado a terceiros, mediante novo contrato.

     


ID
2476888
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No dia 26 de abril deste ano, o Senado Federal aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional - PEC que acaba com o foro privilegiado para autoridades e políticos, excetuando-se os presidentes da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, durante o exercício do mandato. De acordo com esta proposta, fica estabelecido que

Alternativas
Comentários
  •  A PEC acaba com os foros especiais para ministros de estado, governadores, prefeitos, presidentes de câmaras municipais e de assembleias legislativas, presidentes de tribunais superiores e de justiça dos estados, ministros dos tribunais superiores e do TCU, procurador-geral da República, embaixadores, membros de tribunais de contas estaduais e municipais, integrantes de tribunais regionais, juízes federais e integrantes do Ministério Público.

    As autoridades manterão o foro por prerrogativa de função nos crimes de responsabilidade, aqueles cometidos em decorrência do exercício do cargo público, como os contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; a segurança interna do país; a probidade na administração; a lei orçamentária; o cumprimento das leis e das decisões judiciais, entre outros.

    Aprovada em primeiro turno a PEC que dá fim ao foro privilegiado

    A PEC também inclui expressamente no art. 5º da Constituição a proibição de que seja instituído qualquer outro foro por prerrogativa de função no futuro.

    A proposta permite a prisão de membros do Congresso Nacional condenados em segundo grau, nas infrações comuns. Hoje, eles são julgados pelo Supremo Tribunal Federal e só podem ser presos após condenação definitiva dessa Corte. A PEC também elimina a possibilidade de a Casa parlamentar sustar o andamento de ação penal contra os legisladores, hoje prevista pela Constituição.

     

    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/04/26/aprovada-em-primeiro-turno-a-pec-que-da-fim-ao-foro-privilegiado/


ID
2476897
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após intensa crise social e política, o governo da Venezuela anunciou no mês de abril seu processo de retirada da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D - Organização  dos Estados Americanos.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1878927-venezuela-anuncia-saida-da-oea-apos-orgao-aprovar-reuniao-sobre-crise.shtml

  • Gabarito: D - Organização dos Estados Americanos.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1878927-venezuela-anuncia-saida-da-oea-apos-orgao-aprovar-reuniao-sobre-crise.shtml


ID
2476900
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Observatório do Clima divulgou, recentemente, a segunda coleção de mapas do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil, na qual é possível observar que, entre 2001 e 2015, devido à expansão urbana, foram destruídos

Alternativas
Comentários
  • Levantamento mostra que Brasil perdeu 20% dos manguezais em 17 anos

     

    Observatório do Clima divulgou mapeamento dos biomas brasileiros feito em parceria com outras entidades. 70 a 80% dos peixes, crustáceos e moluscos que a população consome precisam do mangue em alguma fase da vida.

     

     

    http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/levantamento-mostra-que-brasil-perdeu-20-dos-manguezais-em-17-anos.ghtml

  • Mesmo com toda sua importância econômica e ambiental os manguezais vêm sendo degradados. Existem muitos fatores que causam a destruição: Moradias irregulares, Loteamentos e marinas; Desmatamento; Despejo de resíduos sólidos e efluentes industriais; Dragagem; Pesca predatória.


ID
2482339
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Constitui uma das condições para fins de reconhecimento de um ativo intangível a(o)

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    -------------------------------------

    5. Um ativo intangível deve ser reconhecido somente quando:

    (c) for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e

    (d) o custo do ativo possa ser mensurado com segurança.

     

    Exemplo: Qual o preço da marca "Coca-Cola" ?

     

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/contabil/cpc04sumario.htm

  • GABARITO C

    O reconhecimento de um ativo intangível gerado internamente é possível, desde que, sejam identificados os custos incorridos para a sua geração e preenchidos os requisitos normativos para seu reconhecimento


ID
2482342
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto aos estoques, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    -------------------------------------

    Os custos de estoques devem abranger todos os custos de compra, conversão e outros custos incorridos referentes ao deslocamento, como impostos não recuperáveis, custos de transporte e outros, referente ao processo de produção. Os custos posteriores de armazenagem ou entrega ao cliente não devem ser absorvidos pelos estoques.

     

    https://www.passeidireto.com/arquivo/1837671/contabilidade-publica-1/10

  • Gastos com entrega:

    Na compra - contabiliza no preço da mercadoria.

    Na venda - não contabiliza como mercadoria e sim como uma DESPESA.

    DEUS É FIEL.

    BONS ESTUDOS.

  • Gabarito: A

     

    a) os custos posteriores de armazenagem ou entrega ao cliente não devem ser absorvidos pelos estoques. Certo

    16. Exemplos de itens não incluídos no custo dos estoques e reconhecidos como despesa do período em que são incorridos: (a) valor anormal de desperdício de materiais, mão-de-obra ou outros insumos de produção; (b) gastos com armazenamento, a menos que sejam necessários ao processo produtivo entre uma e outra fase de produção; (c) despesas administrativas que não contribuem para trazer o estoque ao seu local e condição atuais; e (d) despesas de comercialização, incluindo a venda e a entrega dos bens e serviços aos clientes.

     

     

    b) o valor dos impostos recuperáveis(não recuperáveis), assim como do custo dos transportes pagos pelo adquirente das mercadorias deverão ser incorporados aos estoques. Errado

    11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.

     

     

    c) serão sempre avaliados com base no valor realizável líquido, já que se destinam à venda.Errado

    9. Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

     

     

    d) serão recuperáveis os custos dos estoques, ainda que os mesmos estejam danificados ou se tornem obsoletos. Errado

    28. O custo dos estoques pode não ser recuperável se esses estoques estiverem danificados, se se tornarem total ou parcialmente obsoletos ou se os seus preços de venda tiverem diminuído.

     

     

    Fonte: CPC 16


ID
2482345
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto aos relatórios contábeis de propósito geral das entidades do setor público, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) 14.  Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público, aprimorando-a e favorecendo-a. Os RCPGs são relatórios contábeis elaborados para atender às necessidades dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender a finalidades ou necessidades específicas de determinados grupos de usuários

    B) 14.  Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público, aprimorando-a e favorecendo-a. Os RCPGs são relatórios contábeis elaborados para atender às necessidades dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender a finalidades ou necessidades específicas de determinados grupos de usuários

    C) 1.6 O alcance da elaboração e divulgação da informação contábil estabelece o limite relacionado às transações e outros eventos e atividades que podem ser reportados nos RCPGs. O alcance dos relatórios é determinado pela necessidade de informações dos usuários primários dos RCPGs e pelos objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil. Os fatores que determinam o que deve estar no alcance da informação contábil são abordados no Capítulo 2.


    D) CERTO: 1.5 Os RCPGs podem compreender múltiplos relatórios, cada qual atendendo a certos aspectos dos objetivos e do alcance da elaboração e divulgação da informação contábil. Os RCPGs abrangem as demonstrações contábeis, incluindo as suas notas explicativas (doravante referido como demonstrações contábeis, a menos que especificado em contrário). Os RCPGs abrangem também a apresentação de informações que aprimoram, complementam e suplementam as demonstrações contábeis

    Fonte: NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público

    bons estudos


ID
2482348
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Quanto ao reconhecimento nas demonstrações contábeis, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público

    A) 6.7  Para se reconhecer um item nas demonstrações contábeis, é necessário atribuir um valor monetário a ele. Isso requer escolher a base de mensuração apropriada e determinar se a mensuração do item cumpre as características qualitativas, levando-se em consideração as restrições acerca da informação nos RCPGs, inclusive que a mensuração seja suficientemente relevante e fidedignamente representativa para o item a ser reconhecido nas demonstrações contábeis.

    B) 6.4 O reconhecimento envolve a avaliação da incerteza relacionada à existência e à mensuração do elemento. As condições que dão origem à incerteza, se existirem, podem mudar. Portanto, é importante que a incerteza seja avaliada em cada data de divulgação do relatório.

    C) 6.3 Todos os itens que satisfaçam os critérios de reconhecimento são inseridos nas demonstrações contábeis. Em algumas circunstâncias, determinada NBC TSP pode também especificar que, para alcançar os objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil, um recurso ou obrigação que não satisfaça a definição de elemento deve ser reconhecido nas demonstrações contábeis desde que possa ser mensurado de maneira que satisfaça as características qualitativas e as restrições sobre a informação incluída nos RCPGs

    D) CERTO: 6.4 O reconhecimento envolve a avaliação da incerteza relacionada à existência e à mensuração do elemento. As condições que dão origem à incerteza, se existirem, podem mudar. Portanto, é importante que a incerteza seja avaliada em cada data de divulgação do relatório.

    bons estudos


ID
2482351
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A base de mensuração do passivo que fornece valores de saída, é observável no mercado e é específico para a entidade é denominada

Alternativas
Comentários
  • para os passivos, temos as seguintes bases de mensuração:

    a. Custo histórico: importância recebida para se assumir uma obrigação à época na qual a entidade incorreu no passivo;
    b. Custo de cumprimento da obrigação: corresponde aos custos nos quais a entidade incorre no cumprimento das obrigações representadas pelo passivo, assumindo que o faz da maneira menos onerosa;
    c. Valor de mercado: montante pelo qual um passivo pode ser liquidado entre partes cientes e interessadas em transação sob condições normais de mercado (equivalente ao valor justo da norma privada);
    d. Custo de liberação: montante que o credor aceita no cumprimento da sua demanda, ou que terceiros cobrariam para aceitar a transferência do passivo do devedor (corresponde ao Preço líquido de venda dos ativos); e
    e. Preço presumido: montante que a entidade racionalmente aceitaria na troca pela assunção do passivo existente (corresponde ao Custo de reposição dos ativos).

  • Esta questão é respondida na NBC TSP Estrutura Conceitual: (aplicada ao setor público)

    Valor de Mercado:7.39     Valor de mercado para passivos é o montante pelo qual um passivo pode ser liquidado entre partes cientes e interessadas em transação sob condições normais de mercado.

     

    Custo de Liberação:  O custo de liberação é o termo utilizado no contexto dos passivos para se referir ao mesmo conceito de preço líquido de venda utilizado no contexto dos ativos. O custo de liberação se refere ao montante que corresponde à baixa imediata da obrigação. O custo de liberação é o montante que o credor aceita no cumprimento da sua demanda, ou que terceiros cobrariam para aceitar a transferência do passivo do devedor.

    Quando há mais de um modo de garantir a liberação do passivo, o custo de liberação é aquele que representa o menor montante — isso é consistente com a abordagem para os ativos, em que, por exemplo, o preço líquido de venda não refletiria o montante que deveria ser recebido na venda a sucateiro, caso o preço maior pudesse ser obtido na venda para o comprador que utilizaria o ativo.Para alguns passivos, especialmente no setor público, a transferência de passivo é praticamente impossível e, assim, o custo de liberação corresponde ao montante que o credor aceita para o cumprimento da sua demanda. Esse montante é conhecido se estiver especificado no acordo com o credor – por exemplo, quando o contrato inclui cláusula específica de cancelamento.

    Em alguns casos, pode haver evidência do valor pelo qual o passivo poderá ser transferido – por exemplo, no caso do passivo de algumas obrigações por pensões. Transferir o passivo pode ser diferente de celebrar um acordo com a parte que cumprirá a obrigação da entidade ou arcará com todos os custos decorrentes do passivo. Para o passivo ser transferido é necessário que todos os direitos do credor em relação à entidade sejam extintos. Caso esse não seja o efeito do acordo, o passivo da entidade permanece com ela. Ao se avaliar se o custo de liberação é adequado para mensurar passivos, é necessário considerar se a maneira prevista é uma opção que, na prática, está aberta para entidade, estando ciente de quaisquer consequências da obtenção da liberação como, por exemplo, dano à reputação da entidade.

    Assim como o preço líquido de venda é relevante somente quando a alternativa mais eficiente do recurso para a entidade for vender o ativo, o custo de liberação é relevante somente quando a alternativa mais eficiente for buscar a liberação imediata da obrigação. Em especial, quando o custo do cumprimento da obrigação for menor do que o custo de liberação, o primeiro fornece informação mais relevante do que o segundo, mesmo se for viável negociar a liberação da obrigação, conforme os métodos de transferência de passivos previstos no item 7.84.

     

  • Preço Presumido:

    O preço presumido é o termo utilizado no contexto dos passivos para se referir ao mesmo conceito do custo de reposição para os ativos. Do mesmo modo que o custo de reposição representa o montante que a entidade pagaria racionalmente para adquirir o ativo, o preço presumido representa o montante que a entidade racionalmente aceitaria na troca pela assunção do passivo existente. As transações com contraprestação realizadas em condições normais fornecem evidência do preço presumido – esse não é o caso das transações sem contraprestação

       No contexto da atividade que é realizada visando lucro, a entidade assumirá o passivo somente se o montante pago para assumi-lo for maior do que o custo de cumprimento da obrigação ou que o custo de liberação, isto é, o montante da liquidação. Uma vez que o preço presumido tiver sido aceito pela entidade, a entidade tem a obrigação com o seu credor.

     

         Quando se incorre em passivo pela primeira vez em transação com contraprestação, o preço presumido representa o montante que foi aceito pela entidade para assumi-lo – é razoável considerar que o preço presumido é o valor que a entidade racionalmente aceitaria para assumir um passivo semelhante. Seria cobrado um valor maior caso algumas pressões concorrenciais permitissem fazê-lo, mas não necessariamente um menor. Assim, como o custo de reposição é o valor atual, conceitualmente o preço presumido também é. Existem, contudo, problemas práticos ao se refletir mudanças nos valores das obrigações que são informadas no preço presumido.

    Custo Histórico:

        Custo histórico para o passivo é a importância recebida para se assumir uma obrigação, a qual corresponde ao caixa ou equivalentes de caixa, ou ao valor de outra importância recebida à época na qual a entidade incorreu no passivo.

     

         No modelo do custo histórico, as mensurações iniciais podem ser ajustadas para refletir fatores como o acúmulo de juros, o acréscimo de descontos ou a amortização de prêmio.

     

        Quando o valor temporal do passivo é material – por exemplo, quando o prazo de vencimento for significativo – o montante do pagamento futuro é descontado de modo que, quando do reconhecimento inicial do passivo, ele represente o valor do montante recebido. A diferença entre o montante a ser pago no futuro e o valor presente do passivo é amortizada ao longo da vida do passivo, sendo registrada conforme a data do fato gerador.


ID
2482354
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A classificação da despesa orçamentária que reflete a estrutura de alocação dos créditos orçamentários em níveis de órgão e unidade orçamentárias é definido como classificação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CERTO: A classificação institucional reflete a estrutura de alocação dos créditos orçamentários e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária. Constitui unidade orçamentária o agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias (art. 14 da Lei nº 4.320/1964). Os órgãos orçamentários, por sua vez, correspondem a agrupamentos de unidades orçamentárias. As dotações são consignadas às unidades orçamentárias, responsáveis pela realização das ações.

    B) A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que área” de ação governamental a despesa será realizada.

    C) A classificação por natureza compõe-se de a. Categoria Econômica, b. Grupo de Natureza da Despesa e, c. Elemento de Despesa, e será complementada pela informação gerencial denominada “Modalidade de Aplicação”, a qual tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.

    D) A classificação programática estabelece que todos os entes devem ter seus trabalhos organizados por programas e ações, mas cada um estabelecerá seus próprios programas e ações de acordo com a art. 3º da Portaria MOG nº 42/1999

    Fonte: MCASP 7ed
    bons estudos


ID
2482357
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Quanto ao suprimento de fundos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Errado, o suprido é obrigado a prestar contas pelos suprimentos de que é responsável

    B) CERTO: Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

    C) a despeito do adiantamento do recurso, o suprimento de fundos perfaz todos os estágios da despesa pública

    D) Errado, é uma despesa orçamentária, pois está prevista no orçamento.

    bons estudos

  • O suprimento de fundos é nada mais que um adiantamento feito ao servidor para futura prestação de contas.

    Ele é concedido nos seguintes casos:

    1) Atender despesas eventuais (viagens por exemplo)

    2) Quando a despesa é sigilosa

    3) Para atender despesas de pequeno vulto.

     

    O suprimento de fundos é uma despesa orçamentária, e deverá passar por todas as etapas da despesa (empenho, liquidação e pagamento).  Lembrando que não é uma despesa sob o enfoque patrimonial, visto que esse valor será devolvido pelo servidor mediante prestação de contas obrigatória.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o regime de adiantamento. Neste caso, marquemos a alternativa correta no que afirma.

    Antes de apontar a afirmativa correta, vejamos alguns pontos sobre o assunto abordado.

    O regime de adiantamento, suprimento de fundos, é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que pela excepcionalidade, a critério do Ordenador de Despesa e sob sua inteira responsabilidade, não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação, nos seguintes casos:

    • Despesas eventuais, inclusive em viagens e com serviços especiais, que exijam pronto pagamento.
    • Quando a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em regulamento. 
    • Despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor não ultrapasse o limite estabelecido.

    A concessão de suprimento de fundos deve respeitar os estágios da execução da despesa pública: empenho, liquidação e pagamento. É uma despesa orçamentária.

    O pagamento de suprimento de fundos não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois não ocorre redução do patrimônio líquido no momento da sua concessão. No momento da liquidação da despesa, ao mesmo tempo que ocorre o registro de um passivo, há a incorporação de um ativo, que é um direito a receber um bem ou serviço, objeto o gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado.

    Não será concedido suprimento de fundos:

    • A quem já for responsável por dois suprimentos.
    • Quem tenha a seu cargo a guarda ou utilização do material a adquirir, salvo se não houver na repartição outro servidor.
    • Servidor declarado em alcance. Ou seja, aquele servidor que não prestou, dentro do prazo, as contas; ou se prestou, elas foram rejeitadas total ou parcialmente. 

    Prazo para aplicação e prestação de contas do suprimento:

    • Prazo para aplicação: O prazo máximo para aplicação do suprimento de fundos será de até 90 dias a contar da data do ato de concessão do suprimento de fundos, e não ultrapassará o término do exercício financeiro.

    • Prazo para prestação de contas: no ato em que autorizar a concessão de suprimento, a autoridade ordenadora fixará o prazo da prestação de contas, que deverá ser apresentada dentro dos 30 dias subsequentes do término do período de aplicação.

    O servidor que receber suprimento de fundos, é obrigado a prestar contas de sua aplicação, procedendo-se, automaticamente, à tomada de contas se não o fizer no prazo assinalado pelo Ordenador de Despesa, sem prejuízo das providências administrativas para apuração das responsabilidades.

    Importância aplicada até 31 de dezembro será comprovada até 15 de janeiro do exercício seguinte.

    As restituições, por falta de aplicação, total ou parcial, ou aplicação indevida, constituirão anulação de despesa, ou receita orçamentária, se recolhidas após o encerramento do exercício.

    Cabe mencionar também que, é proibida a abertura de conta bancária destinada à movimentação de suprimentos de fundos, no entanto, podem ser abertas contas para a movimentação de suprimentos de fundos dos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público da união e dos comandos militares. 

    Agora vamos às alternativas

    A - incorreta. é caracterizado por não implicar futura prestação de contas.

    • Como foi apresentado acima, deve ocorrer, sim, a prestação de contas

    B - correta. constitui adiantamento de valores, representando uma despesa orçamentária.

    C - incorreta. fica dispensado o estágio do empenho quando da concessão do recurso ao suprido.

    • Mesmo no regime de adiantamento, os estágios da despesa devem ser respeitados.

    D - incorreta. representa uma despesa extraorçamentária pelo enfoque patrimonial, ocorrendo redução de patrimônio líquido quando da concessão do recurso.

    • A concessão de suprimento de fundos representa uma despesa orçamentária. O pagamento de suprimento de fundos não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois não ocorre redução do patrimônio líquido no momento da sua concessão.

    Tendo apresentado o assunto, podemos concluir também que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

  • A questão trata do assunto SUPRIMENTO DE FUNDOS. Está disciplinada no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e na Lei n.º 4.320/64.

    O art. 68, da Lei n.º 4.320/64 menciona:

    “O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidorsempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação".

    De acordo com a Lei n.º 4.320/64, as despesas sempre serão precedidas de empenho na dotação própria. Isto é, haverá dotação específica consignada no orçamento (despesa fixada na Lei Orçamentária Anual - LOA) e, para realizar a despesa, deverá ocorrer prévio empenho. O regimento de adiantamento também é conhecido como suprimento de fundos.

    Observe o item 4.9, pág. 130 do MCASP:

    “O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento. Apesar disso, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois, no momento da concessãonão ocorre redução no patrimônio líquido. Na liquidação da despesa orçamentária, ao mesmo tempo em que ocorre o registro de um passivo, há também a incorporação de um ativo, que representa o direito de receber um bem ou serviço, objeto do gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado".

    Portanto, o suprimento de fundos representa uma despesa orçamentária no momento da concessãonão ocorrendo redução no patrimônio líquido. Nesse momento, ocorrerão os três estágios da despesa. O reconhecimento da variação patrimonial diminutiva, pelo enfoque patrimonial, ocorrerá quando o servidor prestar contas.

    Como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura da Lei n.º 4.320/64 e do MCASP.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2482360
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As despesas em que o credor cumpriu com suas obrigações dentro do prazo previsto, mas cujo empenho foi considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, são denominadas despesas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Decreto 93872
    Art . 22. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida, e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, poderão ser pagos à conta de dotação destinada a atender despesas de exercícios anteriores, respeitada a categoria econômica própria
     

    § 2º Para os efeitos deste artigo, considera-se:

    a) despesas que não se tenham processado na época própria, aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação;

    b) restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor;

    c) compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente.

    bons estudos


ID
2482363
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Conforme estabelece o parágrafo 1º, do artigo 98, da Lei nº 4.320/1964, deverá ser escriturada com individuação e especificações que permitam verificar, a qualquer momento, a posição dos empréstimos, bem como os respectivos serviços de amortização e juros, a dívida

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Lei 4.320/64

     

    Art. 98. Parágrafo único. A dívida fundada será escriturada com individuação e especificações que permitam verificar, a qualquer momento, a posição dos empréstimos, bem como os respectivos serviços de amortização e juros.

  • C)

      Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

            I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

  • Nota: divida fundada é mesma definição de divida consolidada

  • A questão trata de dispositivos constantes da Lei n.º 4.320/64, que dispõe sobre normas gerais de Direito Financeiro.

    De acordo com o art. 98, Lei n.º 4.320/64:

    “A dívida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.

    Parágrafo único:

    dívida fundada será escriturada com individuação e especificações que permitam verificar, a qualquer momento, a posição dos empréstimos, bem como os respectivos serviços de amortização e juros".

    Portanto, a questão trata da Dívida Fundada. Como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura da mencionada lei.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2482366
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No plano de contas aplicado ao setor público, as variações patrimoniais, tanto aumentativas quanto diminutivas, serão classificadas em contas

Alternativas
Comentários
  • Segundo o MCASP 7ª Edição:

     

    O PCASP é dividido em 8 classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam:

     

    > Natureza da informação: PATRIMONIAL

    1. Ativo

    2. Passivo

    3. Variações Patrimoniais Diminutivas

    4. Variações Patrimoniais Aumentativas

     

    > Natureza da informação: ORÇAMENTÁRIA

    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento

    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento

     

    > Natureza da informação: CONTROLE

    7. Controles devedores

    8. Controles credores

     

    GAB: C

     

    Saudações!!

  • Acredito que esta questão fosse passível de anulação, pois não estaria incorreto dizer que é classificado em conta de Resultado.   (entedo ter 2 assertivas verdadeiras) C e D

  • Patrimonial:

    1. Ativo
    2. Passivo
    3. Variações Patrimoniais Diminutivas
    4. Variações Patrimoniais Aumentativas

    Orçamentária:

    5. Controles da Aprovação do Planejamento Orçamento
    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento

    Controle :

    7. Controles Devedores
    8. Controles Credores

  • Não confundir contabilidade geral com pública...contabilidade pública não tem essa classificação de contas de resultado.


ID
2482369
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto aos créditos inscritos em dívida ativa, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art. 2º da Lei nº 6.830/1980 (que dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública):

    § 2º - A Dívida Ativa da Fazenda Pública, compreendendo a tributária e a não tributária, abrange atualização monetária, juros e multa de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato.

    E

    Segundo o art. 39º da Lei nº 4.320/1964:

    § 4º - A receita da Dívida Ativa abrange os créditos mencionados nos parágrafos anteriores, bem como os valores correspondentes à respectiva atualização monetária, à multa e juros de mora e ao encargo de que tratam o art. 1º do Decreto-lei nº 1.025/1969 e o art. 3º do Decreto-Lei nº 1.645/1978. (Parágrafo incluído pelo Decreto-lei nº 1.735/1979).

     

    GAB: B

  • Nota: as receitas oriundas da divida ativa incluem alem do valor principal, atualização monetaria, multa e os juros de mora. São incorporados ao valor origina inscritos. Lançado no minimo mensalmente.

    Nota 2: não confundir divida ativa registro contábil no ativo e Divida passiva ou divida Publica registro contábil no passivo


ID
2482378
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O tipo de auditoria governamental destinada a verificar, dentre outras, a execução de contratos, convênios, acordos, ajustes e a probidade no uso dos recursos públicos é intitulada auditoria

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    De acordo com a IN no 01, os tipos de auditoria governamental são:

     

    - AVALIAÇÃO DE GESTÃO: objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificadas a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.

     

    - ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de atuar em tempo real sobre os atos efetivos e efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

     

    - CONTÁBIL: exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma entidade, unidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprovatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.

     

    - OPERACIONAL: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto à eficiência, eficácia e economicidade.

     

    - ESPECIAL: objetiva o exame dos fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.

     

    Fonte: Auditoria Privada e Governamental - Claudenir Birto e Rodrigo Fontenelle

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre os tipos de auditoria no âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

    Esta questão está baseada na IN 01/2001 da Secretaria Federal de Controle da CGU (SFC), hoje já revogada pela IN 03/2017.

    Bom, a IN 01/2001 previa 5 tipos de auditoria no âmbito da CGU, que eram:

    "I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.

    II. Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    III. Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.

    IV. Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

    V. Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente."

    Com base na classificação acima, o tipo de auditoria governamental destinada a verificar, dentre outras, a execução de contratos, convênios, acordos, ajustes e a probidade no uso dos recursos públicos é intitulada auditoria de avaliação de gestão.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2482381
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quando for imposta alguma limitação no escopo da revisão que impeça o auditor revisor de aplicar um ou mais procedimentos requeridos, deverá ser emitido um relatório de auditoria

Alternativas
Comentários
  • 14.4.2.1. O relatório emitido poderá ser de quatro tipos:

    a)sem ressalvas, com emissão, ou não, de carta de recomendações, quando os auditores-revisores concluírem, positivamente, sobre os trabalhos realizados;

    b)com ressalvas, com emissão obrigatória de carta de recomendações, quando for imposta alguma limitação no escopo da revisão que impeça os auditores-revisores de aplicar um ou mais procedimentos requeridos, ou quando encontrarem falhas relevantes, que, porém, não requeiram a emissão de Parecer adverso;

    c)com conclusão adversa com emissão obrigatória de carta de recomendações, quando a magnitude das falhas identificadas for tão relevante que evidencie que as políticas e os procedimentos de qualidade não estão de acordo com as normas profissionais; e

    d)com abstenção de conclusão com emissão obrigatória de carta de recomendações, quando as limitações impostas ao trabalho forem tão relevantes que os auditores-revisores não tenham condições de concluir sobre a revisão.

    ...

     

  • Gabarito Letra C

    norma baseada na questão foi a NBC T 4, atualmente revogada, hoje esta disciplinado na NBC TA 705
     

    Opinião com ressalva

    7.O auditor deve expressar uma “Opinião com ressalva” quando:

    (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou

    (b) não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

    bons estudos

  •  

    Tabela

     

    Natureza                        Não Generalizado        Generalizado

    Distorção                         Com Ressalva                 Adversa

    Falta de Evidências            Com Ressalva                Abstenção

  • Em que pese os pontos já destacados anteriormente pelos colegas, em especial pelo Túlio, que trouxe a norma que, provavelmente, foi utilizada pela banca para justificar seu gabarito, acredito que a questão deveria ser anulada por possuir mais de uma resposta.

    Tanto uma opinião com ressalva, quanto uma abstenção de opinião seriam cabíveis, a meu ver, pois ambas impossibilitariam a obtenção de evidência apropriada e suficiente. A diferença de aplicação de uma ou outra se daria pelo tipo de efeito (generalizado ou não).

  • Questão passivel de anulação, pois, segundo a NBC TA 705 - Modificações na Opinião do Auditor Independente - " Se, depois de aceitar o trabalho, o auditor tomar conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria que tem, segundo ele, probabilidade de resultar na necessidade de expressar uma opinião com ressalva ou abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve solicitar que a administração retire a limitação.

    Se o auditor renunciar conforme previsto no item 13(b)(i) desta norma, antes da renúncia, ele deve comunicar aos responsáveis pela governança quaisquer assuntos relativos a distorções identificadas durante a auditoria que dariam origem a uma opinião modificada."

    Isso posto, considerando-se o contexto da questão, conforme expresso pelo nosso amigo Vitor Seabra, a questão teria duas respostas possível, estando assim passível de anulação.

    Espero ter ajudado aos colegas.

    .

  • Tanto uma opinião com ressalva, quanto uma abstenção de opinião seriam cabíveis.

    Para embasar os comentários dos colegas:

    NBC TA 500 item A44. Quando o auditor não tem base suficiente com a qual considerar a relevância e a confiabilidade das informações de fonte de informações externa, o auditor pode ter uma limitação de escopo se a evidência de auditoria apropriada e suficiente não puder ser obtida por meio de procedimentos alternativos. Qualquer limitação de escopo imposta deve ser avaliada de acordo com os requisitos da NBC TA 705, item 13.   

    NBC TA 705 item 13. Se o auditor não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, ele deve determinar as implicações como segue:

    (a) se concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados, o auditor deve emitir uma “Opinião com ressalva”; ou

    (b) se concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados de modo que uma ressalva na opinião seria inadequada para comunicar a gravidade da situação, o auditor deve:

    (i) renunciar ao trabalho de auditoria, quando praticável e possível de acordo com leis ou regulamentos aplicáveis (ver item A13); ou

    (ii) se a renúncia ao trabalho de auditoria antes da emissão do seu relatório não for praticável ou possível, abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis (ver item A14).

  • ERICK, obrigado pelo comentário.

    Deu para perceber que abstenção seria o último caso depois da tentativa de renunciar ao trabalho, fato este não mencionado na questão.

    Fica a dica para próxima questão!


ID
2482384
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto à modalidade de tributação do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro denominada lucro presumido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Errado,deve manter a escrituração contábil nos termos da legislação comercial (art. 527).
    B) CERTO: os percentuais que determinam a BC do IRPJ no lucro presumio variam de 1,6% até 32%
    C) Errado, pois em alguns casos existem limites, como os Serviços gerais com receita bruta até R$ 120.000/ano
    D) Adota-se o regime de competência

    bons estudos

  • Apenas complementando.

     

    Os limites genéricos de Receita Bruta para que as empresas optem pelo Lucro Presumido são:

     

    Anual - R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais)

     

    Mensal - R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais)


ID
2482387
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na contabilidade aplicada ao setor público, são identificadas como receitas de capital a

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

     

    Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

     

    § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.

     

    § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.

    § 4º - A classificação da receita obedecerá ao seguinte esquema:

    RECEITAS CORRENTES

    RECEITA TRIBUTÁRIA, Impostos, taxas, Contribuições de Melhoria.

    RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES

    RECEITA PATRIMONIAL

    RECEITA AGROPECUÁRIA

    RECEITA INDUSTRIAL

    RECEITA DE SERVIÇOS

    TRANSFERÊNCIAS CORRENTES

    OUTRAS RECEITAS CORRENTES

     

     

    RECEITAS DE CAPITAL

    OPERAÇÕES DE CRÉDITO

    ALIENAÇÃO DE BENS

    AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

    TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL

    OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL

  • GABARITO LETRA B.

     

    MNEUMÔNICO 

     

    Classificação das Receitas segundo as fontes:

     

    RECEITAS CORRENTES"TRIBUTA CONPAIS"

    TRIBUTA (tributária)
    CON (contribuições)
    P (patrimonial)
    A (agropecuária)
    I (industrial)
    S (serviços)

    RECEITAS DE CAPITAL"OPERA ALI AMOR"
    OPERA (operações de crédito)
    ALI (alienação de bens)
    AMOR (amortização de Empréstimos)

    TRANSFERÊNCIAS ---> Correntes/de Capital
    OUTRAS ---> Correntes/de Capital


    Portanto, Receitas com Alienação de Bens são RECEITAS DE CAPITAL!


ID
2482390
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto às taxas de serviços públicos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

     

  • tem como fato gerador a utilização (efetiva ou potencial) de determinado serviço público. LETRA D

  • Códito Tributário Nacional

     

    Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.


ID
2482393
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere as seguintes definições:

I – demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas;

II – demonstra a receita e a despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária.

III – evidencia as alterações ocorridas no patrimônio, indicando o resultado patrimonial do exercício.

Considerando-se as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, pode-se afirmar que as definições acima apresentadas são pertinentes, respectivamente, às seguintes demonstrações:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Não tem muito mistério. São as definições constantes no MCASP.

  • DVP demonstra o Resultado Patrimonial do Período ou Exercício, nunca a Variação Patrimonial do Período ou Exercício;

    Balanço Patrimonial demonstra o Superavit ou Deficit Financeiro, nunca o Patrimonial;

    Balanço Financeiro demonstra o Resultado Financeiro, nunca o Patrimonial;

    Balanço Orçamentário demonstra o Resultado Orçamentário


ID
2482396
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Conforme estabelece o artigo 16, da Lei nº 101, de maio de 2000, a criação, a expansão ou o aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento de despesa

Alternativas
Comentários
  •      Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:

            I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;

            II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

  • LETRA C

     

      Art. 16 da LRF A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete AUMENTO DA DESPESA será acompanhado de:

     

    1 - Estimativo do impacto orçamentário-financeiro ( no exercício qie deva entrar em vigor e nos 2 subsequentes)

     

    2 - Declaração do ordenador de despesa de que o aumento tem ADEQUAÇÃO orçamentária e financeira com a LOA, LDO e PPA.

  • Fiquei com uma dúvida: a alternativa B fala sobre necessidade de análise  e aprovação do Legislativo, mas não encontrei nada a respeito nos art 16 e 17. Alguém sabe me dizer se há a interferência do Legislativo na criação dessas despesas ou fica a cargo somente do Executivo?

    Obrigada


ID
2491627
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre o esgoto, que pode ser apresentado com base em sua caracterização qualitativa e quantitativa, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Com respeito a letra C:

    relação DQO/DBO baixa - fração biodegradável é elevada; Provável indicação para tratamento biológico.

    relação DQO/DBO ELEVADA - fração inerte (não biodegradável) é elevada;

          - se a fração não biodegradável não for importante em termos de poluição do corpo receptor: possível indicação para tratamento biológico;

          - se a fração não biodegradável for importante em termos de poluição do corpo receptor: provável indicação para tratamento FÍSICO-QUÍMICO.

  • Gabarito D
    Matéria biodegradável são Sólidos Voláteis e não fixos

    Sólidos voláteis são aqueles que evaporam após a calcinação. 

    Sólidos Fixos são aqueles que permanecem após a calcinação.

    Calcinação = Aquecimento em Mufla a mais de 500º


ID
2491630
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No dimensionamento das galerias de águas pluviais deve ser levado em consideração o(a)

Alternativas

ID
2491783
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre a caracterização do lixo domiciliar de um município é correto afirmar que

Alternativas

ID
2491795
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou o fim da concessão de bolsas do programa Ciências Sem Fronteiras para estudantes

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    O Ministério da Educação (MEC) encerrou o programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) na modalidade de cursos para graduação. Criado pelo governo de Dilma Rousseff, o programa pagava bolsas de estudo no exterior. Agora o programa atenderá, apenas, cursos de pós-graduação, como mestrado, doutorado, pós-doutorado e atração de jovens cientistas.

     http://www.valor.com.br/brasil/4923926/mec-acaba-com-ciencia-sem-fronteiras-para-graduacao-no-exterior ou as ferramentas oferecidas na página. 
     

  • GABARITO B

     

    A) O Brasil mal tem dinheiro pra educação dos brasileiros,imagina pra educação dos estrangeiros...Elimina-se assim a Letra A..

    C) Renda familiar acima de 10 salários... tem dinheiro né? não vai precisar ficar pedindo bolsa pro governo... ( elimina a C)

    Aí você pode ficar até em dúvida entra a letra B e D....

    Mas aí você vê o nome do Programa :" Ciências Sem Fronteiras "  Aí vai na B né!!!

    "  para estudantes de graduação que intentavam estudar em universidades estrangeiras.   "

     

     

    O que se buscava era a institucionalização de procedimentos que pudessem conectar pessoas ao mundo acadêmico estrangeiro, de modo a fazer com que as próprias bases para formação se ampliassem, acrescentando às plataformas de profissionalização possibilidades de enriquecimento cultural e comparação entre diferentes modos de fazer.

    O Ciência Sem Fronteiras, no formato original, acabou mesmo. Os últimos bolsistas foram selecionados em 2014 e ainda tem estudante fora do país recebendo a bolsa. Mas não haverá novas seleções para alunos de ensino superior.

     

    O Ministério da Educação diz que o Ciência Sem Fronteiras deixou dívidas elevadas e que uma avaliação feita no ano passado mostrou que o custo para manter os bolsistas lá fora era muito alto. Em 2015, o governo investiu R$ 3,7 bilhões no programa, o mesmo valor usado na merenda escolar de 39 milhões de alunos.

    O presidente da Capes, agência ligada ao Ministério da Educação que seleciona e distribui a maioria das bolsas bancadas pelo governo federal, diz que o intercâmbio para a pós- graduação está mantido.

     

    https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/11/fim-do-programa-ciencias-sem-fronteiras.html

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/04/ciencia-sem-fronteiras-chega-ao-fim-por-falta-de-dinheiro.html