SóProvas



Prova GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Quissamã - RJ - Fiscal de Transporte Coletivo de Passageiros


ID
3454636
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder a questão.


A vida sem celular

        O inevitável aconteceu: perdi meu celular. Estava no bolso da calça. Voltei do Rio de Janeiro, peguei um táxi no aeroporto. Deve ter caído no banco e não percebi. Tentei ligar para o meu próprio número. Deu caixa postal. Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente. Meu quarto parece uma trincheira de guerra de tanto procurá-lo. Agora me rendo: sou um homem sem celular.

        O primeiro sentimento é de pânico. Como vou falar com meus amigos? Como vão me encontrar? Estou desconectado do mundo. Nunca botei minha agenda em um programa de computador, para simplesmente recarregá-la em um novo aparelho. Será árduo garimpar os números da família, amigos, contatos profissionais. E se alguém me ligar com um assunto importante? A insegurança é total. Reflito. Podem me achar pelo telefone fixo. Meus amigos me encontrarão, pois são meus amigos. Eu os buscarei, é óbvio. Então por que tanto terror?

        Há alguns anos - nem tantos assim - ninguém tinha celular. A implantação demorou por aqui, em relação a outros países. E a vida seguia. Se alguém precisasse falar comigo, deixava recado. Depois eu chamava de volta. Se estivesse aguardando um trabalho, por exemplo, eu ficava esperto. Ligava perguntando se havia novidades. Muitas coisas demoravam para acontecer. Mas as pessoas contavam com essa demora. Não era realmente ruim.

        Saía tranquilo, sem o risco de que me encontrassem a qualquer momento, por qualquer bobagem. A maior parte das pessoas vê urgência onde absolutamente não há. Ligam afobadas para fazer uma pergunta qualquer. Se não chamo de volta, até se ofendem.

        — Eu estava no cinema, depois fui jantar, bater papo.

        — É... Mas podia ter ligado!

        Como dizer que podia, mas não queria?

        Vejo motoristas de táxi tentando se desvencilhar de um telefonema.

        — Agora não posso falar, estou dirigindo.

        — Só mais uma coisinha...

        Fico apavorado no banco enquanto ele faz curvas e curvas, uma única mão no volante. Muita gente não consegue desligar mesmo quando se explica ser impossível falar. Dá um nervoso!

        A maioria dos chefes sente-se no direito de ligar para o subordinado a qualquer hora. Noites, fins de semana, tudo submergiu numa contínua atividade profissional. No relacionamento pessoal ocorre o mesmo.

        — Onde você está? Estou ouvindo uma farra aí atrás.

        — Vendo televisão! É um comercial de cerveja!

Um amigo se recusa a ter celular.

         — Fico mais livre.

        Às vezes um colega de trabalho reclama:

         — Precisava falar com você, mas não te achei.

         — Não era para achar mesmo.

         Há quem desfrute o melhor. Conheço uma representante de vendas que trabalha na praia durante o verão. Enquanto torra ao sol, compra, vende, negocia. Mas, às vezes, quando está para fechar o negócio mais importante do mês, o aparelho fica fora de área. Ela quase enlouquece!

         Pois é. O celular costuma ficar fora de área nos momentos mais terríveis. Parece de propósito! Como em um recente acidente automobilístico que me aconteceu. Eu estava bem, mas precisava falar com a seguradora. O carro em uma rua movimentada. E o celular mudo! Quase pirei! E quando descarrega no melhor de um papo, ou, pior, no meio da briga, dando a impressão de que desliguei na cara?

          Na minha infância, não tinha nem telefone em casa. Agora não suporto a ideia de passar um dia desconectado. É incrível como o mundo moderno cria necessidades. Viver conectado virou vício. Talvez o dia a dia fosse mais calmo sem celular. Mas vou correndo comprar um novo!

                              CARRASCO, Walcyr. A vida sem celular. Veja São Paulo. Adaptado

A tipologia textual predominante na crônica lida é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? A crônica é um texto narrativo, narra fatos do dia a dia, acontecimentos cotidianos e atuais, de uma maneira diferente, ora com intenção crítica, ora com intenção poética, ou de ambas as maneiras.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

     predominante na crônica lida é: Narração.

  • GABARITO: A

    > Narração: é uma modalidade textual que possui o objetivo de contar um fato, seja ele fictício ou não, que aconteceu em um determinado tempo e lugar, e que envolve personagens. Normalmente, segue uma cronologia em relação à passagem de tempo. Os gêneros textuais mais comuns são: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento, piada, relato, etc.

    > Descrição: é uma modalidade textual que consiste em fazer um detalhamento, como se fosse um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa ou um animal. Os gêneros textuais mais comuns são: cardápio, anúncio, folheto turístico, etc.

    > Dissertação: é falar sobre algo, explicar um assunto, discorrer sobre um fato. Ela se divide em dissertação expositiva e dissertação argumentativa. O objetivo principal da primeira é informar e esclarecer o leitor sobre algo. A segunda, por sua vez, defende ideias ou um ponto de vista do autor, buscando convencer o leitor.

    > Injunção: esse tipo de texto orienta em como realizar uma ação.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GABARITO: A

    ➔ A Crônica aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma diferenciada. Apesar de ter em comum o tom crítico com a intenção de causar uma reflexão no leitor sobre o assunto abordado, a crônica pode ser classificada em: descritiva, narrativa, dissertativa, narrativo-descritiva, humorística, lírica, jornalística e histórica.

    NARRATIVA - Esse tipo de crônica tem como pano de fundo a narração de uma história, que pode ser feita na 1ª ou 3ª pessoa do singular, e por isso acaba sendo confundida com o conto (texto fictício que cria fantasias e acontecimentos). Humor, ação e crítica são as principais características.

    FONTE: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/cronica

  • A questão pede para indicar qual tipologia textual está presente na crônica.

    Tipo textual é a forma como um texto vai se apresentar, sendo as mais conhecidasdescritiva, narrativa, dissertativa (expositiva, argumentativa), injuntiva, preditiva e dialogal.

    Perceba que o autor está narrando um acontecimento que lhe aconteceu - a perda do celular e o desenrolar da história - em sequência cronológica dos fatos, com personagens, lugar, tempo decorrido e conflito.

    Ex.: 

    "O inevitável aconteceu: perdi meu celular. Estava no bolso da calça. Voltei do Rio de Janeiro, peguei um táxi no aeroporto. Deve ter caído no banco e não percebi. Tentei ligar para o meu próprio número. Deu caixa postal. Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente. Meu quarto parece uma trincheira de guerra de tanto procurá-lo. Agora me rendo: sou um homem sem celular..."

    Narração.

    CORRETA

    texto narrativo propõe contar uma história com ação, enredo, personagens, ambiente e tempo decorrido, podendo ser real ou imaginário. 

    As narrativas são expressas através de novelas, contos, crônicas, romances e etc. Mas há a necessidade de estarem encadeadas no espaço e tempo, desenvolvendo ações com personagens e enredos.

    "— Eu estava no cinema, depois fui jantar, bater papo. 

    — É... Mas podia ter ligado! 

    Como dizer que podia, mas não queria? 

    Vejo motoristas de táxi tentando se desvencilhar de um telefonema. 

    — Agora não posso falar, estou dirigindo. 

    — Só mais uma coisinha... "

    Descrição.

    ERRADA

    tipologia descritiva é um tipo de texto que possui a característica de descrever algo com riqueza de detalhes, destacando suas qualidades com a maior realidade possível, sem muito digressão.

    Ex.:

    Foco naquilo a ser descrito;

    Presença de adjetivos qualificando algo;

    Classificados de jornais;

    Diários;

    Relatos de viagem;

    Folhetos em geral;

    Currículos;

    Dissertação.

    ERRADA

    dissertação possui a função de informar o leitor sobre algum assunto, apresentando pontos positivos e negativos sobre o tema para que o leitor tome conhecimento dos dois lados, tendo capacidade de tirar conclusões a respeito. Repare que na dissertação não há uma opinião do autor, apenas elementos favoráveis e desfavoráveis sobre o assunto a fim de que o leitor possa refletir e formar opinião. 

    Note que texto dissertativo e texto dissertativo-argumentativo diferem entre si, pois este já possui uma defesa de tese ou ponto de vista por parte do autor.

    Injunção.

    ERRADA

    Texto injuntivo é aquele que possui a capacidade de instruir a ação do leitor. Não só informar, mas condicionar suas ações de determinada forma. São exemplos receitas de alimentos, farmacêuticas e manual de instruções.

    - Retire o produto da embalagem

    - Verifique se a embalagem não foi adulterada

    - Instale o cartucho na impressora

    - Ligue a impressora...


ID
3454639
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder a questão.


A vida sem celular

        O inevitável aconteceu: perdi meu celular. Estava no bolso da calça. Voltei do Rio de Janeiro, peguei um táxi no aeroporto. Deve ter caído no banco e não percebi. Tentei ligar para o meu próprio número. Deu caixa postal. Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente. Meu quarto parece uma trincheira de guerra de tanto procurá-lo. Agora me rendo: sou um homem sem celular.

        O primeiro sentimento é de pânico. Como vou falar com meus amigos? Como vão me encontrar? Estou desconectado do mundo. Nunca botei minha agenda em um programa de computador, para simplesmente recarregá-la em um novo aparelho. Será árduo garimpar os números da família, amigos, contatos profissionais. E se alguém me ligar com um assunto importante? A insegurança é total. Reflito. Podem me achar pelo telefone fixo. Meus amigos me encontrarão, pois são meus amigos. Eu os buscarei, é óbvio. Então por que tanto terror?

        Há alguns anos - nem tantos assim - ninguém tinha celular. A implantação demorou por aqui, em relação a outros países. E a vida seguia. Se alguém precisasse falar comigo, deixava recado. Depois eu chamava de volta. Se estivesse aguardando um trabalho, por exemplo, eu ficava esperto. Ligava perguntando se havia novidades. Muitas coisas demoravam para acontecer. Mas as pessoas contavam com essa demora. Não era realmente ruim.

        Saía tranquilo, sem o risco de que me encontrassem a qualquer momento, por qualquer bobagem. A maior parte das pessoas vê urgência onde absolutamente não há. Ligam afobadas para fazer uma pergunta qualquer. Se não chamo de volta, até se ofendem.

        — Eu estava no cinema, depois fui jantar, bater papo.

        — É... Mas podia ter ligado!

        Como dizer que podia, mas não queria?

        Vejo motoristas de táxi tentando se desvencilhar de um telefonema.

        — Agora não posso falar, estou dirigindo.

        — Só mais uma coisinha...

        Fico apavorado no banco enquanto ele faz curvas e curvas, uma única mão no volante. Muita gente não consegue desligar mesmo quando se explica ser impossível falar. Dá um nervoso!

        A maioria dos chefes sente-se no direito de ligar para o subordinado a qualquer hora. Noites, fins de semana, tudo submergiu numa contínua atividade profissional. No relacionamento pessoal ocorre o mesmo.

        — Onde você está? Estou ouvindo uma farra aí atrás.

        — Vendo televisão! É um comercial de cerveja!

Um amigo se recusa a ter celular.

         — Fico mais livre.

        Às vezes um colega de trabalho reclama:

         — Precisava falar com você, mas não te achei.

         — Não era para achar mesmo.

         Há quem desfrute o melhor. Conheço uma representante de vendas que trabalha na praia durante o verão. Enquanto torra ao sol, compra, vende, negocia. Mas, às vezes, quando está para fechar o negócio mais importante do mês, o aparelho fica fora de área. Ela quase enlouquece!

         Pois é. O celular costuma ficar fora de área nos momentos mais terríveis. Parece de propósito! Como em um recente acidente automobilístico que me aconteceu. Eu estava bem, mas precisava falar com a seguradora. O carro em uma rua movimentada. E o celular mudo! Quase pirei! E quando descarrega no melhor de um papo, ou, pior, no meio da briga, dando a impressão de que desliguei na cara?

          Na minha infância, não tinha nem telefone em casa. Agora não suporto a ideia de passar um dia desconectado. É incrível como o mundo moderno cria necessidades. Viver conectado virou vício. Talvez o dia a dia fosse mais calmo sem celular. Mas vou correndo comprar um novo!

                              CARRASCO, Walcyr. A vida sem celular. Veja São Paulo. Adaptado

São características do título do texto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? A vida sem celular

    ? Temos, respectivamente, um artigo definido, um substantivo, uma preposição e um substantivo; não temos nenhum verbo presente.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A frase "A vida sem celular" é nominal, isto é, não apresenta nenhum verbo.

    Letra C

  • NÃO TEM VERBO NO TÍTULO DO TEXTO!

  • Eu celulo

    Tu celulas

    Ele celula

    ...

    Só que não. Rsrs

  • É vivendo e desaprendendo, rsrs. Brincadeira, a questão pede o EXCETO (INcorreto) resposta letra C.

  • TÁ VENDO ALGUM VERBO???

    POIS É, NÃO TEM, ENTÃO GABARITO LETRA C DE CUSCUZ


ID
3454642
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder a questão.


A vida sem celular

        O inevitável aconteceu: perdi meu celular. Estava no bolso da calça. Voltei do Rio de Janeiro, peguei um táxi no aeroporto. Deve ter caído no banco e não percebi. Tentei ligar para o meu próprio número. Deu caixa postal. Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente. Meu quarto parece uma trincheira de guerra de tanto procurá-lo. Agora me rendo: sou um homem sem celular.

        O primeiro sentimento é de pânico. Como vou falar com meus amigos? Como vão me encontrar? Estou desconectado do mundo. Nunca botei minha agenda em um programa de computador, para simplesmente recarregá-la em um novo aparelho. Será árduo garimpar os números da família, amigos, contatos profissionais. E se alguém me ligar com um assunto importante? A insegurança é total. Reflito. Podem me achar pelo telefone fixo. Meus amigos me encontrarão, pois são meus amigos. Eu os buscarei, é óbvio. Então por que tanto terror?

        Há alguns anos - nem tantos assim - ninguém tinha celular. A implantação demorou por aqui, em relação a outros países. E a vida seguia. Se alguém precisasse falar comigo, deixava recado. Depois eu chamava de volta. Se estivesse aguardando um trabalho, por exemplo, eu ficava esperto. Ligava perguntando se havia novidades. Muitas coisas demoravam para acontecer. Mas as pessoas contavam com essa demora. Não era realmente ruim.

        Saía tranquilo, sem o risco de que me encontrassem a qualquer momento, por qualquer bobagem. A maior parte das pessoas vê urgência onde absolutamente não há. Ligam afobadas para fazer uma pergunta qualquer. Se não chamo de volta, até se ofendem.

        — Eu estava no cinema, depois fui jantar, bater papo.

        — É... Mas podia ter ligado!

        Como dizer que podia, mas não queria?

        Vejo motoristas de táxi tentando se desvencilhar de um telefonema.

        — Agora não posso falar, estou dirigindo.

        — Só mais uma coisinha...

        Fico apavorado no banco enquanto ele faz curvas e curvas, uma única mão no volante. Muita gente não consegue desligar mesmo quando se explica ser impossível falar. Dá um nervoso!

        A maioria dos chefes sente-se no direito de ligar para o subordinado a qualquer hora. Noites, fins de semana, tudo submergiu numa contínua atividade profissional. No relacionamento pessoal ocorre o mesmo.

        — Onde você está? Estou ouvindo uma farra aí atrás.

        — Vendo televisão! É um comercial de cerveja!

Um amigo se recusa a ter celular.

         — Fico mais livre.

        Às vezes um colega de trabalho reclama:

         — Precisava falar com você, mas não te achei.

         — Não era para achar mesmo.

         Há quem desfrute o melhor. Conheço uma representante de vendas que trabalha na praia durante o verão. Enquanto torra ao sol, compra, vende, negocia. Mas, às vezes, quando está para fechar o negócio mais importante do mês, o aparelho fica fora de área. Ela quase enlouquece!

         Pois é. O celular costuma ficar fora de área nos momentos mais terríveis. Parece de propósito! Como em um recente acidente automobilístico que me aconteceu. Eu estava bem, mas precisava falar com a seguradora. O carro em uma rua movimentada. E o celular mudo! Quase pirei! E quando descarrega no melhor de um papo, ou, pior, no meio da briga, dando a impressão de que desliguei na cara?

          Na minha infância, não tinha nem telefone em casa. Agora não suporto a ideia de passar um dia desconectado. É incrível como o mundo moderno cria necessidades. Viver conectado virou vício. Talvez o dia a dia fosse mais calmo sem celular. Mas vou correndo comprar um novo!

                              CARRASCO, Walcyr. A vida sem celular. Veja São Paulo. Adaptado

E o celular mudo! Quase pirei!”. As palavras sublinhadas nessa frase são características da linguagem: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ?E o celular mudo! Quase pirei!?

    ? Temos uma linguagem coloquial, informal, do dia a dia, bem visível pelo verbo "pirei" (=equivale a "enlouquecer").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Exemplos da Linguagem coloquial:

    Utilização de a gente em vez de nós: A gente vai hoje!

    Utilização de palavras abreviadas ou contraídas: tá, pra, cê,…

    Utilização de gírias, palavrões e palavras inventadas: Pô, que caô meu irmão!

    Utilização de palavras para articulação de ideias: Foi, tipo, muito engraçado!

  • LINGUAGEM COLOQUIAL

    GABARITO/A

    linguagem coloquial, informal, natural ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática.

  • Linguagem Coloquial: Não exige a atenção total da gramática;

    Linguagem formal ou registro formal é usada quando não há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações que requerem uma maior seriedade. Características da linguagem formal: Utilização rigorosa das normas gramaticais (norma culta);

    Linguagem acadêmica: É clara, técnica, objetiva e formal, afasta-se da linguagem comum ou coloquial.

    Linguagem publicitária: O objetivo é persuadir as pessoas. Ela é muito atrativa e chama a atenção envolvendo a linguagem verbal e não verbal, usa imagens atrativas e coloridas, frases de efeito, intertextualidade, humor ou até mesmo a interação com o público.


ID
3454645
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder a questão.


A vida sem celular

        O inevitável aconteceu: perdi meu celular. Estava no bolso da calça. Voltei do Rio de Janeiro, peguei um táxi no aeroporto. Deve ter caído no banco e não percebi. Tentei ligar para o meu próprio número. Deu caixa postal. Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente. Meu quarto parece uma trincheira de guerra de tanto procurá-lo. Agora me rendo: sou um homem sem celular.

        O primeiro sentimento é de pânico. Como vou falar com meus amigos? Como vão me encontrar? Estou desconectado do mundo. Nunca botei minha agenda em um programa de computador, para simplesmente recarregá-la em um novo aparelho. Será árduo garimpar os números da família, amigos, contatos profissionais. E se alguém me ligar com um assunto importante? A insegurança é total. Reflito. Podem me achar pelo telefone fixo. Meus amigos me encontrarão, pois são meus amigos. Eu os buscarei, é óbvio. Então por que tanto terror?

        Há alguns anos - nem tantos assim - ninguém tinha celular. A implantação demorou por aqui, em relação a outros países. E a vida seguia. Se alguém precisasse falar comigo, deixava recado. Depois eu chamava de volta. Se estivesse aguardando um trabalho, por exemplo, eu ficava esperto. Ligava perguntando se havia novidades. Muitas coisas demoravam para acontecer. Mas as pessoas contavam com essa demora. Não era realmente ruim.

        Saía tranquilo, sem o risco de que me encontrassem a qualquer momento, por qualquer bobagem. A maior parte das pessoas vê urgência onde absolutamente não há. Ligam afobadas para fazer uma pergunta qualquer. Se não chamo de volta, até se ofendem.

        — Eu estava no cinema, depois fui jantar, bater papo.

        — É... Mas podia ter ligado!

        Como dizer que podia, mas não queria?

        Vejo motoristas de táxi tentando se desvencilhar de um telefonema.

        — Agora não posso falar, estou dirigindo.

        — Só mais uma coisinha...

        Fico apavorado no banco enquanto ele faz curvas e curvas, uma única mão no volante. Muita gente não consegue desligar mesmo quando se explica ser impossível falar. Dá um nervoso!

        A maioria dos chefes sente-se no direito de ligar para o subordinado a qualquer hora. Noites, fins de semana, tudo submergiu numa contínua atividade profissional. No relacionamento pessoal ocorre o mesmo.

        — Onde você está? Estou ouvindo uma farra aí atrás.

        — Vendo televisão! É um comercial de cerveja!

Um amigo se recusa a ter celular.

         — Fico mais livre.

        Às vezes um colega de trabalho reclama:

         — Precisava falar com você, mas não te achei.

         — Não era para achar mesmo.

         Há quem desfrute o melhor. Conheço uma representante de vendas que trabalha na praia durante o verão. Enquanto torra ao sol, compra, vende, negocia. Mas, às vezes, quando está para fechar o negócio mais importante do mês, o aparelho fica fora de área. Ela quase enlouquece!

         Pois é. O celular costuma ficar fora de área nos momentos mais terríveis. Parece de propósito! Como em um recente acidente automobilístico que me aconteceu. Eu estava bem, mas precisava falar com a seguradora. O carro em uma rua movimentada. E o celular mudo! Quase pirei! E quando descarrega no melhor de um papo, ou, pior, no meio da briga, dando a impressão de que desliguei na cara?

          Na minha infância, não tinha nem telefone em casa. Agora não suporto a ideia de passar um dia desconectado. É incrível como o mundo moderno cria necessidades. Viver conectado virou vício. Talvez o dia a dia fosse mais calmo sem celular. Mas vou correndo comprar um novo!

                              CARRASCO, Walcyr. A vida sem celular. Veja São Paulo. Adaptado

Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente.”. A relação existente entre a primeira e a segunda oração, marcada pela conjunção destacada, é de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ?Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente.?

    ? Temos a conjunção coordenativa aditiva "e" dando início a uma oração coordenada sindética aditiva (matiz semântica de soma de ideias, adição de ideias).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva D

    E = Adição

  • Letra D

    Conjunções coordenadas aditivas = e, nem, não só, mas também, tampouco, tanto...quanto.

    Conjunções adversativas = mas, porém, entretanto, no entanto, todavia...

    Conjunções Conclusivas = logo, pois, portanto, por conseguinte, assim, então...

    Conjunções Explicativas = pois, que, porque, porquanto...

    Fonte: Elias santana, Gran Cursos. Ninguém disse que seria fácil!!!

  • Conjunções aditivas são conjunções coordenativas que expressam adição. As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração.

    Exemplo: e, nem, também, bem como, como também, etc.

    Fonte: https://www.normaculta.com.br/conjuncoes-aditivas/

    gab. D

  • GABARITO: LETRA D

    Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda. Por exemplo:

    A sua pesquisa é clara e objetiva.

    Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • Como diz o professor Elias Santana;DECORE ÀS CONJUNÇÕES.

  • ORAÇÕES COORDENATIVAS:

    ADITIVAS / ADVERSATIVAS / ALTERNATIVAS / CONCLUSIVAS / EXPLICATIVAS

    1 ADITIVAS: E / NEM / NÃO SÓ / MAS TAMBÉM – Dá ideia de adição somatória. Ex: Ela fez as malas e sumiu da cidade. [Gab.]

    2 ADVERSATIVAS: MAS / PORÉM / ENTRETANTO / TODAVIA / CONTUDO – Indica oposição. Ex: Ela fez as malas, porém não viajou.

    3 ALTERNATIVAS: OU...OU / ORA...ORA – Expressam ideia de alternância de fatos ou escolha. Ex: Ela ficará aqui ou viajará para a casa dos pais.

    4 CONCLUSIVAS: LOGO / POR ISSO / PORTANTO /POR CONSEGUINTE / ENTÃO / ASSIM / EM VISTA DISSO / CONSEQUENTEMENTE - Da ideia de conclusão. Ex: Ela está de férias, portanto pode viajar. DICA: Sempre substituir por “Conclui-se”

    5 EXPLICATIVAS: PORQUE / QUE / POIS / PORQUANTO – Ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida Ex: Faça suas malas, porque viajaremos cedo.

  • Gab: D

    “Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente.”

    >> Temos duas orações com sentidos completos (coordenadas), ligadas pela conjunção "e";

    >> Temos a segunda oração acrescentando mais uma circunstância à primeira > logo, sentido de adição.

    a)     Aditivas – tem sentido de acrescentamento ou adição.

    - São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

  • 1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda. Por exemplo:

    fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php

    GAB - E

  • Não é porque o e é classificado como conjunção de adição que podemos sair marcando.

    É preciso avaliar, porque ele pode ter outras ideias, como: conclusão e adversidade.

    Estudou muito, e foi aprovado (e = logo) >> conclusão

    Estudou, e não passou (e = mas) >> adversativa

    Se o conectivo e apresentar valor adversativo ou conclusivo, ainda que una orações com sujeitos iguais, a vírgula será facultativa em frases curtas que não provoquem truncamento de ideias.>> verificar com sua banca, porque para algumas é uso obrigatório

  • Só um pequeno cuidado!

    Em alguns casos o "E" Pode assumir valor de oposição

    A Conjunção "e" pode apresentar-se com sentido adversativo:

    Exemplos:

    —Sofrem duras privações e [= mas] não se queixam.

    — "Quis dizer mais alguma coisa e não pôde." (Jorge Amado)

    Observe sempre o valor estabelecido entre os termos antes de sair marcando.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A questão quer saber qual a relação existente entre a primeira e a segunda oração, marcada pela conjunção "e" na frase “Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente.”. Analisemos as alternativas:

    Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

    A Oposição.

    Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva ...

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim) ...

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.

    B Explicação.

    Conjunções coordenativas explicativas: têm valor semântico de explicação, justificativa, motivo, razão ...

    São elas: porque, pois (antes do verbo), porquanto, que ...

    Ex.: Vamos indo, porque já é tarde.

    C Conclusão.

    Conjunções coordenativas conclusivas: têm valor semântico de conclusão, fechamento, finalização ...

    São elas: logo, portanto, por isso, por conseguinte, pois (depois do verbo), então, destarte, dessarte ...

    Ex.: Estudamos muito, portanto passaremos no concurso.

    D Adição

    Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo ...

    São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, outrossim, etc.

    Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.

    Gabarito: Letra D

  • Eu vi sentido de oposição,cabe um entretanto perfeitamente.


ID
3454648
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder a questão.


A vida sem celular

        O inevitável aconteceu: perdi meu celular. Estava no bolso da calça. Voltei do Rio de Janeiro, peguei um táxi no aeroporto. Deve ter caído no banco e não percebi. Tentei ligar para o meu próprio número. Deu caixa postal. Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativá-lo novamente. Meu quarto parece uma trincheira de guerra de tanto procurá-lo. Agora me rendo: sou um homem sem celular.

        O primeiro sentimento é de pânico. Como vou falar com meus amigos? Como vão me encontrar? Estou desconectado do mundo. Nunca botei minha agenda em um programa de computador, para simplesmente recarregá-la em um novo aparelho. Será árduo garimpar os números da família, amigos, contatos profissionais. E se alguém me ligar com um assunto importante? A insegurança é total. Reflito. Podem me achar pelo telefone fixo. Meus amigos me encontrarão, pois são meus amigos. Eu os buscarei, é óbvio. Então por que tanto terror?

        Há alguns anos - nem tantos assim - ninguém tinha celular. A implantação demorou por aqui, em relação a outros países. E a vida seguia. Se alguém precisasse falar comigo, deixava recado. Depois eu chamava de volta. Se estivesse aguardando um trabalho, por exemplo, eu ficava esperto. Ligava perguntando se havia novidades. Muitas coisas demoravam para acontecer. Mas as pessoas contavam com essa demora. Não era realmente ruim.

        Saía tranquilo, sem o risco de que me encontrassem a qualquer momento, por qualquer bobagem. A maior parte das pessoas vê urgência onde absolutamente não há. Ligam afobadas para fazer uma pergunta qualquer. Se não chamo de volta, até se ofendem.

        — Eu estava no cinema, depois fui jantar, bater papo.

        — É... Mas podia ter ligado!

        Como dizer que podia, mas não queria?

        Vejo motoristas de táxi tentando se desvencilhar de um telefonema.

        — Agora não posso falar, estou dirigindo.

        — Só mais uma coisinha...

        Fico apavorado no banco enquanto ele faz curvas e curvas, uma única mão no volante. Muita gente não consegue desligar mesmo quando se explica ser impossível falar. Dá um nervoso!

        A maioria dos chefes sente-se no direito de ligar para o subordinado a qualquer hora. Noites, fins de semana, tudo submergiu numa contínua atividade profissional. No relacionamento pessoal ocorre o mesmo.

        — Onde você está? Estou ouvindo uma farra aí atrás.

        — Vendo televisão! É um comercial de cerveja!

Um amigo se recusa a ter celular.

         — Fico mais livre.

        Às vezes um colega de trabalho reclama:

         — Precisava falar com você, mas não te achei.

         — Não era para achar mesmo.

         Há quem desfrute o melhor. Conheço uma representante de vendas que trabalha na praia durante o verão. Enquanto torra ao sol, compra, vende, negocia. Mas, às vezes, quando está para fechar o negócio mais importante do mês, o aparelho fica fora de área. Ela quase enlouquece!

         Pois é. O celular costuma ficar fora de área nos momentos mais terríveis. Parece de propósito! Como em um recente acidente automobilístico que me aconteceu. Eu estava bem, mas precisava falar com a seguradora. O carro em uma rua movimentada. E o celular mudo! Quase pirei! E quando descarrega no melhor de um papo, ou, pior, no meio da briga, dando a impressão de que desliguei na cara?

          Na minha infância, não tinha nem telefone em casa. Agora não suporto a ideia de passar um dia desconectado. É incrível como o mundo moderno cria necessidades. Viver conectado virou vício. Talvez o dia a dia fosse mais calmo sem celular. Mas vou correndo comprar um novo!

                              CARRASCO, Walcyr. A vida sem celular. Veja São Paulo. Adaptado

“Vejo motoristas de táxi tentando se desvencilhar de um telefonema.”. A palavra destacada apresenta o sentido de: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?Vejo motoristas de táxi tentando se desvencilhar de um telefonema.?

    ? O verbo em destaque possui o seguinte significado: descartar, livrar-se, desprender-se, soltar-se, desembaraçar-se (=dissociar de algo).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    desvencilhar = Dissociar.


ID
3454651
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta desvio da norma culta da língua.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Não sei aonde começar a procurar meu celular.

    ? Começar em algum lugar e não a algum lugar, logo, usa-se onde (=em algum lugar); aonde (=a algum lugar).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Não se sabe por que o celular ficou desconectado.

    nao seria o correto o PORQUÊ que equivale a motivo, razão ? do por que o celular ficou desconectado.

  • Ivanete, penso que não seria correto o uso do "porquê", pois este deve ser usado como um substantivo.

    Aparece nas sentenças precedido de artigo, pronome, adjetivo ou numeral com objetivo de explicar o motivo dentro da frase.

    Na letra A, entendo que o por que usado é um pronome relativo.

  • Observação quanto à letra A: Não se sabe por que (motivo) o celular ficou desconectado.

    Nesse caso temos a preposição "por" + a conjunção subordinativa integrante "que" (inicia oração subordinada substantiva): Não sei por que (motivo) tomaram esta decisão.

    É facilmente confundido com "porquê" (dúvida da Ivanete), mas cuidado: "porquê" funciona como substantivo e vem sempre acompanhado de um artigo ou determinante: Não foi fácil encontrar o porquê daquele corre-corre.

  • Assertiva C

    Não sei aonde começar a procurar meu celular.

  • onde adverbio de lugar ,indica local estático que não da ideia de movimento.

    aonde apresenta ideia de movimento

    ex.aonde voce a levou?

  • Ivanete hammes, o uso do "porquê" estará quase sempre condicionado à presença visível do artigo "o", abarcando o sentido de "motivo, causa ou razão":

    a) Ninguém atinava com os porquês daquela decisão;

    b) As crianças querem saber o porquê de tudo.

    Pode também ter sentido de "pergunta, indagação":

    a) É uma criança cheia de porquês.

    Convém comentar que Celso Pedro Luft, em seu Grande Manual de Ortografia (p.138 e 139), traz informação curiosa: o "porque" (junto e sem acento) não existe (ou ao menos não deveria existir). Todos os porquês deveriam ser grafados de forma separada: por que. Mas isso é assunto que não compete a mim debruçar-me sobre.

    Fonte: Grande Manual de Ortografia, de Celso Pedro Luft.

  • Quem começa, começa em algum lugar. Logo, a constituição correta da frase é: "Não sei ONDE começar a procurar o meu celular."

  • Errando ou acertando às questões, gosto de olhar os comentários.

    Aprendo bastante com eles.

  • Gabarito C

    Itens comentados no Youtube https://youtu.be/SZDRheO10kM

    Desconto na assinatura QConcursos www.qconcursos.com/i/SDQETBJE

  • Desvio de norma ou erro gramatical?

    Seriam a mesma coisa?


ID
3454654
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O modo subjuntivo pode levar o leitor para uma realidade hipotética. Assinale a opção que apresenta um trecho em que o autor faça uso desse modo verbal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ?Saía tranquilo, sem o risco de que me encontrassem a qualquer momento [...].? 

    ? O verbo está conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo (utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A) demorou ---> pretérito perfeito indicativo.

    B) tinha ---> pretérito imperfeito indicativo.

    C) estava, precisava, ---> pretérito imperfeito indicativo.

    D) saía---> pretérito imperfeito indicativo, encontrassem --->pretérito imperfeito "subjuntivo".

    Gab. D

  • Assertiva D

    “Saía tranquilo, sem o risco de que me encontrassem a qualquer momento [...].”

  • Acertei na sorte. Fazendo esse tipo de questão me sinto um verdadeiro analfabeto funcional. Não faço ideia do que signifique os tipos ou formas verbais. Pretérito perfeito? Futuro mais que perfeito? WHAT THE FUCK MAAAAN!

  • Gabarito D

    O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual.

    encontrassem --->pretérito imperfeito subjuntivo

  • Subjuntivo – possibilidade

    Presente - (que). Fato duvidoso ou provável – seja feito, tenha sucesso. Pode indicar o futuro: assim que te veja.

    Pretérito imperfeito - (se). Desejo ou concessão. Se não desistisse; fosse rico.

    Pretérito perfeito composto - tenha encontrado.

    Pretérito mais que perfeito - tivesse falado; tivéssemos lutado.

    Futuro Simples - se você quiser, vá.

  • que> pres. subj =que eu fale se> pret.imp.sub= se eu falasse quando> fut.subj= quando eu falar
  • Caso fique na dúvida, o modo subjuntivo pede conectivo.

    então, que me encontrassem

  • Você pensa assim " saía ? Por que não sai mais ? " Gera uma dúvida.


ID
3454657
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Há erro de concordância verbal em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Houveram graves problemas decorrentes do uso indevido de celular.

    ? Verbo "haver" com sentido de "ocorrer" é um verbo impessoal e não deve ser flexionado ao plural, o correto é "houve".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva b

    Houveram graves problemas decorrentes do uso indevido de celular.

  • O verbo haver no sentido de tempo transcorrido ou no sentido de existir não se flexiona.

  • Grava assim: Em 2019, houve muitas mudanças na legislação penal.

  • Quanto à letra A, quando o verbo fazer se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular.

  • Letra B

    Verbo Haver no sentido de existir, acontecer, ocorrer é IMPESSOAL e DEVE ser utilizado na 3° pessoa do singular.

    Fonte: Elias Santana. Bora pra cima, negadaaa!!!

  • bizu:

    quando houver E.C.O

    O verbo HAVER é impessoal.

    Existir

    Contecer

    Ocorrer

    só pra memorizar o verbo: é acontecer

  • Gabarito B

    haver no sentido de existir/ocorrer não flexiona, fica no singular.

  • Haver no sentido de existir é impessoal e, neste caso, SEMPRE aparecerá na 3a. pessoa do singular.

    "Desistir nunca; Retroceder jamais. Foco no objetivo sempre."

  • corroborando..

    A) Tudo aconteceu faz dez dias.

    O verbo fazer no sentido de tempo decorrido é impessoal leia-se; o verbo deve ficar na 3ª.

    exemplos:

    Fazem dez dias que não vejo Maria. (errado)

    Faz dez dias que não a vejo . (correto)

    B) Houveram graves problemas decorrentes do uso indevido de celular.

    Haver no sentido de existir / no sentido de tempo decorrido= impessoal, sem pessoa, sujeito, plural.

    exemplos: Há dez anos construindo histórias.

    Há muitos veículos retidos na blitz.

    Obs: Fazer também é impessoal quando indica fenômenos naturais:

    Faz calor no Nordeste.

    C) Era-se mais feliz no passado.

    Se quando está ao lado de um verbo intransitivo , Copulativos/Ligação =índice de indeterminação do sujeito.

    o verbo deve ficar na 3ª. (Spadoto, 240)

    D) Vendem-se celulares a prazo.

    Se ao lado de um VTD = Partícula apassivador - transforma o objeto direto em sujeito e com ele mantém concordância.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Verbo "haver" com sentido de "ocorrer" é um verbo impessoal e não deve ser flexionado ao plural, o correto é "houve".

  • VERBO HAVER - SENTIDO DE EXISTIR IMPESSOAL N VARIA

  • GABARITO: LETRA B

    O Verbo Haver (no sentido de existir, de acontecer ou ocorrer, bem como nas indicações de tempoé impessoal. Assim, como não tem sujeito, é conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular.

    Exemplos:

    -Não generalize!  pessoas muito boas naquele bairro.

    -Havia muitos assaltos onde eu vivia.

    -Houve acidentes na estrada.

    -Havia anos que não vinha me visitar.

    Repare que se substituirmos o verbo haver respectivamente por existir, acontecer ou ocorrer estes verbos são conjugados porque são verbos pessoais:

    -Não generalize! Existem pessoas muito boas naquele bairro.

    -Aconteciam muitos assaltos onde eu vivia.

    -Ocorreram acidentes na estrada.

    FONTE: WWW.TODAMATÉRIA.COM.BR

  • partícula SE como Pronome apassivador = VARIA.

    partícula SE como índice de inteterminação do sujeito = INVARIÁVEL

  • Sentidos do verbo HAVER: existir, ter decorrido, tempo futuro, acontecer, dever, suposição,possibilidade, medir força,, ter,possuir, alcançar, conseguir, sentir, comportar-se, bens. (DICIONÁRIO CEGALLA)

  • GABARITO B

    Verbo HAVER no sentido de existir ou indicando tempo decorrido é IMPESSOAL, INVARIÁVEL devendo ser utilizado na 3ª pessoa do SINGULAR.

    ________________________________________________________________

    Pessoal, uma regrinha bem rápida e fácil para conseguirem resolver questões desse tipo:

      Vendem-se ou vende-se?? 

      Quando após a partícula "se" vier uma PREPOSIÇÃO, ficará SEMPRE no SINGULAR. Vejamos:

            ex.: Precisa-se DE funcionários. --> Viram que a preposição "de" veio após a partícula "se" ? Pois é, nesse caso a expressão PRECISA-SE ficará assim, no SINGULAR.

      Agora, quando vier precedida de um substantivo, numeral ou qualquer outra palavra que não seja preposição, concordaremos com ela, se vier no PLURAL, ficará no PLURAL, se vier no SINGULAR, ficará no SINGULAR. Vejamos:

          ex.:  Aluga-se apartamento. --> precedida de um substantivo no singular SEM preposição, logo ficará no SINGULAR.

              Alugam-se apartamentos. --> precedida de um substantivo no plural SEM preposição, logo para concordar, deixaremos no PLURAL

               Dá-se aula. --> precedida de um substantivo no singular SEM preposição, logo ficará no SINGULAR.

               Dão-se aulas. --> precedida de um substantivo no plural SEM preposição, logo para concordar, deixaremos no PLURAL.

    bons estudos

  • A questão quer saber a alternativa em que há ERRO de concordância verbal. Vejamos:

    A Tudo aconteceu faz dez dias.

    "Fazer, ser e estar" indicando tempo decorrido, hora, data ou fenômeno da natureza, o verbo ficará sempre na 3ª pessoa do singular. Portanto, alternativa certa.

    B Houveram graves problemas decorrentes do uso indevido de celular.

    Verbo haver no sentido de "O FERA" (Ocorrer, Fazer, Existir, Realizar-se e Acontecer), o verbo fica sempre na 3ª pessoa do singular. Logo, o correto seria "Houve graves problemas decorrentes do uso indevido de celular.".

    C Era-se mais feliz no passado.

    Verbo de ligação + "se" = o verbo ficará na 3ª pessoa singular. "Era" é verbo de ligação. "se" é índice de indeterminação do sujeito. "mais feliz" é o predicativo do sujeito. "no passado" é um adjunto adverbial. Portanto, alternativa certa.

    D Vendem-se celulares a prazo.

    Celulares são vendidos. Como o sujeito (celulares) está no plural, o verbo deve estar no plural. Quando o Verbo Transitivo Direto (VTD) ou Transitivo Direto e Indireto (VTDI) aparece apassivado pelo pronome "se", concordará em número e pessoa com seu sujeito. Portanto, alternativa certa.

    Gabarito: letra B

  • Quero mais quero sua alma

    Fico na missão fiel

  • Houveram graves problemas decorrentes do uso indevido de celular.

    Houve graves problemas decorrentes do uso indevido de celular

    Haver no sentindo de existir , acontecer e ocorrer é invariável .

  • Haver no sentindo de existir , acontecer e ocorrer é invariável .

  • Letra B

  • Gabarito: B

    A) CORRETA. Verbo fazer indicando tempo decorrido fica na terceira pessoa do singular, pois é impessoal.

    B) Incorreta. Verbo haver no sentido de existir também é impessoal, portanto deveria estar no singular: houve.

    C) CORRETA. Era é verbo de ligação, portanto a partícula "se" que o acompanha é índice de indeterminação do sujeito, e o verbo deve ficar na terceira pessoa do singular.

    D) CORRETA. Partícula "se" indicando pronome apassivador, pois o verbo é transitivo direto, e neste caso, o verbo concorda com o sujeito que é simples e está no plural (celulares).


ID
3454660
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 “Mas vou correndo comprar um novo!”. O conectivo destacado nessa frase apresenta o sentido de: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ?  ?Mas vou correndo comprar um novo!?.

    ? Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa; o valor semântico é de contraposição, oposição, adversidade, (=outras com essa classificação: não obstante, porém, só que, contudo, senão (=mas sim), todavia, entretanto, no entanto, ainda assim).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O legal é ir ao texto, contudo, dá pra matar a questão tranquilamente pelas opções que nos foi dada.

    Gabarito D

  • Mas, entretanto, porém, todavia...

  • Conjunções Adversativas...
  • Conjunção adversativa; MAS ,PORÉM,CONTUDO, TODAVIA, NO ENTANTO,ENTRETANTO, E.

    Introduz orações coordenativas sindéticas.

  • Lembrando que o "mas" também pode ter valor aditivo.

  • colocar uma frase dessa sem o primeiro primeiro período é de tamanha covardia porque não se sabe qual é o sentido da frase. porque dependendo do contexto ela também pode dar a ideia de finalidade.

ID
3454663
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Se não chamo de volta, até se ofendem.”. É correto afirmar sobre as palavras sublinhadas nessa frase: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?Se não chamo de volta, até se ofendem.?

    ? Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa condicional; ela expressa a condição para que algo possa vir a ocorrer, equivale a "caso".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    A primeira é uma conjunção.

  • Alternativa correta: C.

    .

    .

    A primeira é conjunção condicional, a segunda é pronome reflexivo.

  • O primeiro "se" é conjunção condicional; o segundo, pronome reflexivo, que tem função sintática de objeto direto.

    Letra C

  • AÍ ARTHUR, VC GANHARIA MUITOS INSCRITOS AQUI DO QC SE CRIASSE UM CANAL NO YOUTUBE. É SUCESSO!

    JÁ QUE A MAIORIA DAS QUESTÕES AQUI NÃO TEM Comentário do Professor...

  • Gente, acho que o segundo "se" é pronome recíproco, pois "se ofendem" refere-se a "uns aos outros".

  • CORRIGINDO...

    a) A primeira é uma conjunção CONDICIONAL (pode ser substituída por "caso").

    b) A segunda é um pronome REFLEXIVO.

    d) A primeira é conjunção conjunção condicional e a segunda é um pronome reflexivo.

    Se houver algo errado podem me chamar.

    Mantenhamos o foco e vamos com Fé!

    Nossa nomeação vai chegar!

  • A primeira é uma conjunção condicional e a segunda é um pronome reflexivo.

  • Conjunção subordinativa adverbial condicional


ID
3454669
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

 Luiz foi em uma lanchonete e comprou 2 hambúrgueres e 3 latas de refrigerantes por R$ 25,00. Carla comprou 3 hambúrgueres e 2 latas de refrigerante e pagou por essa compra R$ 30,00. Marcelo comprou 1 hambúrguer e 1 lata de refrigerante. Qual foi o valor pago por Marcelo?

Alternativas
Comentários
  •  2 hambúrgueres e 3 latas de refrigerantes = R$ 25,00.

    3 hambúrgueres e 2 latas de refrigerante = R$ 30,00.

    2H + 3L=25 ( * 3)

    3H + 2L=30 ( * -2)

    6H + 9L=75

    -6H -4L=-60 [cortar 6H com -6H] [Somar 9L - 4L]

    5L =15

    L = 15/5 = 3

    2H + 3 ( * 3) = 25

    2H = 25-9

    H = 16/2 = 8

     1 hambúrguer e 1 lata de refrigerante = 1*8 + 1*3 =R$ 11,00

  • Temos esse sistema:

    (1)Luiz-> 2H+3R=25

    (2)Carla-> 3H+2R=30

    (3)Marcelo-> H+R=X

    #Vamos isolar uma Incógnita, vou Pegar a equação (2)

    3H+2R=30

    3H=30-2R

    H=(30-2R)/3

    #Agora vamos substituir o termo que isolamos, vou usar a equação (1) para achar o valor de "R"

    2H+3R=25

    substituindo pelo valor de H, temos :

    2*(30-2R)/3 +3R =25

    (60-4R)/3 + 3R = 25

    (60-4R + 9R)/3 = 75/3

    Cortamos o "3" que está dividindo os dois lados da equação ,então :

    60-4R+9R=75

    5R=75-60

    R=15/5

    R=3

    #Agora vamos saber o valor de "H", então para facilitar ,já vou pegar a equação que o "H" já está isolado

    H=(30-2R)/3

    H=(30-2*3)/3

    H=(30-6)/3

    H= 24/3

    H=8

    #agora vamos Substituir os valores de H e R na última equação(3) ,para acharmos o valor de X

    H+R=X

    8+3=X

    X=11

    #PMAL 2020

    #EstudeAntes

  • 2H + 3R = 25

    3H + 2R = 30

    5H + 5R = 55 / 5 = 11

  • O método de Andressa Araujo,lecionado pelo profº Márcio Flávio é muito eficaz!

     

  • Nos dois primeiros eles compram 5 itens cada

    No último apenas dois itens

    A alternativa a) se dobrar vai dar 40 reais e ele terá comprado apenas 4 itens, ou seja, o valor vai passar

    Na b) também passa

    Na c) da o valor exato mas ele continua só com dois itens

    Só resta a D) que não passa, na verdade o valor fica bem abaixo


ID
3454672
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Renata comprou algumas rifas de sua amiga Bianca. Renata disse a Bianca que compraria todas as rifas que tivessem a numeração entre 300 e 900 que não fossem múltiplos de 4. Quantas rifas Renata comprou?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "TENDENCIOSO" B

    P.A.

    900 = 300 + (n - 1).4

    900 = 300 + 4n - 4

    900 = 296 + 4n

    4n = 604

    n = 151

    entre 300 e 600 tem 601 números

    601 - 151 = 450 rifas.

    é inconcebível o gabarito, já que pelo raciocínio da questão entre 300 e 900 só existem 51 múltiplos de 4.

  • Questão nao tem gabarito, visto que temos 151 numeros multiplos de 4 e são 600 itens, logo teriamos que ter uma alternativa entre 449 ou 451.

  • Quando a questão fala ENTRE ela considera os números 300 e 600? Desconsiderei. Eu encontrei 452 como resposta.

    PA

    304....888

    888=304+(n-1).4

    n=147

    Rifas totais consideradas=599

    Logo: 599-147= 452


ID
3454675
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Flávia trabalha como vendedora em uma loja de roupas, e no mês passado bateu a meta de vendas ganhando assim, um bônus de 20% no seu salário, recebendo um total de R$ 1.440,00. Qual era o valor do salário de Flávia sem o bônus?

Alternativas
Comentários
  • Regra de três.

    R$ 1.440 ---- 120 %

    X ------------- 100 %

    X = 1.440 * 100 / 120

    X = R$ 1.200

    Gabarito C

  • GABARITO= C

    USA AS ALTERNATIVAS

    1200*20= 240

    1200+240= 1440

    LOGO, O SALARIO ERA= 1200,00

  • Valor atual divido pelo acréscimo. 100%+20%= 120%=1,2.

    1440/1,2= 1200

  • o interessante é que cada um de vocês usou uma fórmula diferente! obrigado a todos.

  • o interessante é que cada um de vocês usou uma fórmula diferente! obrigado a todos.

  • 1440 = X . (1 + 20%)

    1440 = X . 1,2

    1440/1,2 = X

    X = 1200

  • 1440÷1.2

    =1200


ID
3454678
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um polígono foi desenhado sobre um plano cartesiano e possui os vértices nos pontos A(1, 5); B(-6, 2); C(-4, -5) e D(-4, -3). Qual o perímetro desse polígono?

Alternativas
Comentários
  • A$$ERTIVA A

  • Perimetro nada mais é do que a soma do tamanho dos lados do polígono. Para isso precisamo saber a distancia ponto a ponto. Daí basta resolver usando a distância euclidiana d(x,y)=sqrt((x1-x2)+(y1-y2)), onde sqrt é raiz quadrada. Daí

    P= d(A,B)+ d(B,C) + d(C,D) + d(D,A)

    Mão a obra com os cálculos, o item a) está correto com apenas uma observação no lugar de 2×sqrt(17) é só 2.


ID
3454684
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Fernando encheu completamente com água um copo em formato cilíndrico com 6 centímetros de diâmetro e 8 centímetros de altura. Depois, transferiu toda a água desse copo para outro, também cilíndrico, com 8 centímetros de diâmetro. Qual a altura atingida pela água no novo recipiente?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ALTERNATIVA B

    O volume do cilindro é dado pela fórmula:

    V = π.r².h

    No primeiro cilindro, temos que o volume é:

    V1 = π.9.8 = 72π

    No segundo cilindro, temos:

    V2 = π.16.h

    Igualando V1 e V2:

    72π = π.16.h

    72 = 16h

    h = 4,5 cm

    Boa aprovação!

  • 1 - Ache o VOLUME do cilindro

    V = π.r².h

    2 - Para isso , ache primeiro o RAIO

    Raio é a metade do DIÂMETRO que ele deu.

    3 - Substitua na formula - calculando cilindro 1 ( tenha em mente que π é 3,14)

    V = π.r².h

    V = 3,14 .3².8

    V = 226,08 cm cúbico

    4 - Como ele jogou o conteúdo de um cilindro para o outro, o V dos 2 serão iguais.

    logo para calcular a ALTURA do cilindro 2, é só substituir o que se tem:

    V = π.r².h

    226,08 = 3,14 .4² . h

    226,08 = 50,24 . h

    50,24 . h = 226,08

    h = 226,08 / 50,24

    h = 4,5 cm

    FIQUE MUITO ATENTO: tem questões que vai ser preciso transformar de (cm cúbicos) para (litros)

    logo usa regra de três quando pedir isso.

    1cm cubico ------------ 1000litros

    aqui não precisou porque ele que a resposta em cm.

    Meu Deus meu guia, minha proteção, minha coragem e força.

    Gratidão... Recebo PAI.

  • pqp eu fiz toda a conta e podia ter deixado o pi lá quieto. Vejam o comentário do Dimitri plmdds. hahaha

    Gab. B

  • Também fiz toda a conta e Bendito seja o cálculo com virgula, haja paciência ....

    Muito bom Dimitri , obrigado pela dica !


ID
3454687
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere um cone reto de raio r e altura h. Se dobrarmos a medida do comprimento do raio e reduzirmos pela metade a medida do comprimento da altura, seu volume passa a ser:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Volume de um cone = π.r².h/3

    V = V'

    π.r².h/3 = π. (2r)². h/2 /3 (multipliquei o raio por dois e dividi a altura por 2)

    π.r².h/3 = π. 4r². h/2 / 3

    "cortando o que tem de igual"

    1 = 4 . 1/2 (tenham essa igualdade como "está para")

    1 = 2 (ou seja, percebe-se que se eu dobrar o raio e dividir por dois a altura, o volume "V" dobrará)

  • GABARITO: C

    Uma dica pra quem tem dificuldade de decorar essas formas de volume, basta lembrar que o cone corresponde a 1/3 do cilindro, assim como a piramide equivale a 1/3 do paralelepípedo.

  • Fórmula do Volume do Cone = (Área da Base * altura)/3

    Sendo que a base é um círculo, logo a área da base é pi * raio^2

    Chutando um valor 1 para raio e 5 para altura chegamos a 157/30

    Chutando um valor 2 para raio e 2,5 para altura chegamos a 314/30

    Logo, o volume dobra.

    Gab. C

  • Dando valores à fórmula R².π.A/3

    Raio: 2

    π: arredondaremos para 3

    Altura: 5

    V=2².3.5/3

    V=4.15/3

    V=20

    No segundo exemplo:

    V=4².3.2,5/3

    V=16.7,5/3

    V=40

    Logo o volume irá dobrar.


ID
3454693
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Paula estava participando de uma competição escolar onde uma das etapas dessa competição era a apresentação de uma paródia. Para passar para a próxima etapa ela deveria tirar uma nota igual ou superior a 7,0, onde a nota era dada pela média aritmética ponderada levando em consideração os seguintes quesitos: criatividade com peso 3, apresentação com peso 3, simpatia com peso 2 e participação com peso 2. Paula tirou a nota 8 em criatividade, 9 em simpatia e 8 em participação. Qual deve ser a nota mínima obtida por Paula no quesito apresentação para que ela seja aprovada para a próxima etapa dessa competição?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    (8*3+3x+9*2+8*2 /3+3+2+2) =7

    (3X+58 /10)=7

    3x=70-58

    3x=12

    X=4

  • ALTERNATIVA B

    Criatividade peso 3 nota 8 ( 3*8= 24pts)

    Apresentação peso 3 nota X ( 3*X= 3X)

    Simpatia peso 2 nota 9 ( 2*9= 18pts)

    Participação peso 2 nota 8 ( 2*8= 16pts)

    -->Total de Pontos = 3X+58

    -->Total de peso dos critérios= 10

    -->Pontos que ela precisa para avançar = 7

    3X+58/ 10 = 7

    3X+58 = 7*10 ( 10 que estava dividindo agora multiplica)

    3X+58 = 70

    3X= 70 - 58

    3X= 12

    X= 12/3

    X=4

    Resposta: 4 pontos será o mínimo que ela precisa fazer no quesito apresentação para avançar na competição.

  • GABARITO: B

    O segredo é lembrar que em média ponderada o denominador é a soma dos pesos.

  • Comentário em vídeo:

    https://youtu.be/y-txZdKmORI

    ======================================================================================

  • Gabarito B

    Questão comentada https://youtu.be/mpitfH32cz8

  • PASSAR DE ETAPA: igual ou maior que 7 a nota.

    CRIATIVIDADE: 3 pesos

    APRESENTAÇÃO: 3 pesos

    SIMPATIA: 2 pesos

    PARTICIPAÇÃO: 2 pesos

    ELA TIROU:

    CRIATIVIDADE: 8

    SIMPATIA: 9

    PARTICIPAÇÃO: 8

    APRESENTAÇÃO: x

    Eu utilizei as alternativas.

    Média ponderada= peso*nota + peso*nota...

                                                  Total de pesos

    Média ponderada= 3*8+2*9+2*8+3*4

                                                  3+2+2+3

    Média ponderada= 24+18+16+12

                                                  10

    Média ponderada= 7,0 mínimos.

    Logo, resposta = 4 

    GABARITO= B


ID
3454696
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que os programas mencionados nas mesmas se encontram na configuração padrão de instalação, são originais e que o mouse está configurado para destros.
Dessa forma, as teclas de atalho, menus, barras, ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão do fornecedor do software. Todas as questões foram elaboradas tendo como plataforma básica o Sistema Operacional Windows 10.

No Word/2010, as teclas de função são usadas para executar tarefas específicas. Sobre a funcionalidade dessas teclas assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    B) Errada.

    F2 sozinha: move o texto ou o elemento gráfico selecionado. Use as teclas de direção para posicionar o cursor onde você deseja mover o texto ou elemento gráfico e, em seguida, pressione ENTER para mover ou pressione ESC para cancelar.

    C) Errada, a tecla correta para exibir a caixa de diálogo indicador é Ctrl + Shift + F5.

    D) Errada, ALT + F4 fecha o documento.

  • Assertiva A

    F5 apenas: exibe a caixa de diálogo ir para.

  • Assertiva A

    F5 apenas: exibe a caixa de diálogo ir para.

  • GABARITO: A

    Esse alt+F4 sempre pega uma galera, principalemente em navegador qdo vc tenta e fecha tudo kkkk

  • Juro que este apenas é de matar..enfim corroborando..

    A) O examinador visitou a página do suporte...in litteris:

    F5 apenas: exibe a caixa de diálogo ir para .

    Shift + F5: move o cursor para a última alteração.

    Ctrl + Shift + F5: exibe a caixa de diálogo de indicador .

    Alt + F5: restaura o tamanho da janela do documento.

    B)

    F2: Mover o conteúdo selecionado para um local específico.

    Shift + F2: Copiar o conteúdo selecionado para um local específico.

    C) Shift + F1: exibe ou oculta a ajuda contextual ou o painel de tarefas revelar formatação .

    Alt + Shift + F1: move para o campo anterior.

    Ctrl+F1: exibe ou oculta a Faixa de Opções.

    D) CTRL + F4: fecha o documento atual.

    ALT + F4: fecha Word.

    Sucesso Bons estudos, Nãodesista!

  • GAb A

    F1 Obter Ajuda ou visitar o Office.com.

    F4 Repetir a última ação.

    F5 Escolher o comando Ir para (guia Página Inicial).

    F7 Escolher o comando Ortografia (guia Revisão).

    F8 Estender uma seleção.

    F12 Escolher o comando Salvar como.

  • F5 apenas: exibe a caixa de diálogo ir para.

  • Lembrando que teclas de atalhos ( combinações de teclas) é diferente de teclas de função ( F1 a F12). Sabendo disso, ja dava pra eliminar 2 opções. Gab A.

  • brochante estudar atalho


ID
3454699
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que os programas mencionados nas mesmas se encontram na configuração padrão de instalação, são originais e que o mouse está configurado para destros.
Dessa forma, as teclas de atalho, menus, barras, ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão do fornecedor do software. Todas as questões foram elaboradas tendo como plataforma básica o Sistema Operacional Windows 10.

Imagine a seguinte situação: “Na barra de tarefas existe um atalho do PowerPoint, acidentalmente você clicou com o botão direito do mouse sobre o mesmo”. O que acontecerá?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Realmente, as últimas apresentações abertas no computador serão relacionadas. No caso, testei com meu programa de pdf que está aberto. Clicando com o botão direito sobre ele, aparecerá escrito ''recentes'' e logo abaixo a lista de todos os arquivos pdf relacionados. Agora, se tivesse clicado com o botão esquerdo(principal do mouse) abriria o programa.

  • Assertiva A

    As últimas apresentações do PowerPoint abertas no computador serão relacionadas.

  • GABARITO A - As últimas apresentações do PowerPoint abertas no computador serão relacionadas.

    Detalhe isso acontece com outros programas também como o Google Chrome por exemplo, se clicar com o botão esquerdo do mouse aparecerá as páginas abertas recentemente além das opções de abrir uma nova janela e uma nova janela anónima.

  • GABARITO: A

    Nada mais, nada menos do que uma forma de ver o histórico dos arquivos relacionados ao respectivo software em questão.

  • Letra A

    é o recurso chamado jump list ou lista de saltos

  • Muito bom, fiz o teste com o aplicativo PDF aberto e realmente aparece várias listas que foram acessadas, abaixo do "recente".

    Gab. A

  • Na verdade, isso acontece com boa parte das aplicações que estão fixadas na barra de tarefas.


ID
3454705
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que os programas mencionados nas mesmas se encontram na configuração padrão de instalação, são originais e que o mouse está configurado para destros.
Dessa forma, as teclas de atalho, menus, barras, ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão do fornecedor do software. Todas as questões foram elaboradas tendo como plataforma básica o Sistema Operacional Windows 10.

O Browser nada mais é que um:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Browser é um navegador de internet instalado no computador. O mais usado, atualmente, é o Google Chrome, mas temos outros conhecidos, como Firefox, Internet Explorer, Ópera e o mais novo navegador do Windows 10, O Edge.

  • Assertiva b

    Navegador de internet instalado no computador.

  • GABARITO: LETRA B

    Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o usuário.

    Em inglês, o verbo browse pode significar procurar ou olhar casualmente para alguma coisa. Assim, o browser é um navegador, que permite que o utilizador encontre o que procura na internet.

    SIGNIFICADOS.COM.BR

  • Simone Santos na verdade Bowser é o vilão do jogo Mario kkk

    Mas está correto ALTERNATIVA B

    Browser é um navegador de rede, navegador web, navegador da internet ou simplesmente navegador.

  • Browser é aquele vilão do Super Mário World. Questão passível de anulação.

  • Gabarito letra B para os não assinantes.

    Aprofundando um pouco mais:

    Em inglês, browse é um verbo que tem como um de seus significados “procurar ou olhar casualmente para alguma coisa”.

    Browser ou Navegador é um programa criado para permitir a navegação pela internet. É o que torna possível o acesso a sites, como um caminho que leva até o que você procura na rede.

    Ele pode processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Essas linguagens, hospedadas nos servidores de internet, ficam disponíveis para serem acessadas e transformadas em linguagem comum e imagens.

    Alguns exemplos de browsers atuais são o Internet Explorer, Google Chrome, Mozila Firefox, Opera e o Safari, para usuários do sistema operacional Apple.

    fonte: https://www.webshare.com.br/glossario/o-que-e-browser-ou-navegador/


ID
3454708
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Compete à Câmara Municipal, exclusivamente, entre outras, as seguintes atribuições, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • 15 dias


ID
3454711
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

NÃO compete ao município de Quissamã/RJ:

Alternativas
Comentários
  • LEI ORGÂNICA DO MUNÍCIPIO DE QUISSAMÃ

    • Art. 9°- Compete ao Município:

    A) XXIII - Estabelecer e implantar política de Educação para segurança do trânsito em articulação com o Estado

    B) VII - Manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do estado, programas de educação pré-escolar e ensino fundamental.

    C) VIII - Prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do estado, serviços de atendimento à saúde da população.

    D) XXV - Promover programas de construção e doação de moradias e melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.

    D) XXV - Promover programas de construção de moradias e melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.

    "Aquele que tem um porquê para viver pode enfrentar quase todos os 'comos'" - Friedrich Nietzsche


ID
3454714
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O controle dos Atos Administrativos será exercido pelo Poder Legislativo e Judiciário pela sociedade e pela própria administração, conforme ora estabelecido. O Controle popular será exercido conforme previsto na Lei Orgânica e através de, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    SEÇÃO IV DO CONTROLE ADMINISTRATIVO

    Art. 18 - O controle dos. Atos Administrativos será exercido pelo Poder legislativo e Judiciário pela sociedade e pela própria administração, conforme ora estabelecido.

    § 1º - O controle popular será exercido conforme os artigos 17 e 18 desta Lei Orgânica e através de:

    a) audiências públicas;

    b) recursos administrativos e solicitação;

    c) fiscalização da execução orçamentária;

    § 2º - A administração pública tem o dever de anular seus próprios atos quando eivados de vícios que se tornem ilegais, bem como, a faculdade de revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados neste caso os direitos adquiridos, além de observados, em qualquer circunstância o devido processo legal.

    FONTE: Lei Orgânica do Município de Quissamã

  • E foi anulada por quê? (Aliás, conviria o site anexar a justificativa da banca nas questões anuladas.)


ID
3454717
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São símbolos do Município, representativos de sua cultura e história, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Art. 7º - São símbolos do Município: o Brasão, a Bandeira e o Hino, representativos de sua cultura e historia.

    Parágrafo Único - A Lei poderá estabelecer outros símbolos, dispondo sobre seu uso no território do Município.

    FONTE: Lei Orgânica do Município de Quissamã

  • Concordo plenamente c você.


ID
3454720
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A Política Nacional de Trânsito, na abrangência da legislação em vigor, pelos seus instrumentos legais, deverá constituir-se como o marco referencial do País para o planejamento, organização, normalização, execução e controle das ações de trânsito em todo o território nacional. Constituem instrumentos da Política Nacional de Trânsito, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Exceto as modificações promovidas no CTB

  • Assertiva C

     Constituem instrumentos da Política Nacional de Trânsito, EXCETO: As modificações promovidas no Código de Trânsito Brasileiro.

  • As modificações promovidas no código de trânsito.

    LETRA:C

  • GABARITO C

     

    RESOLUÇÃO DETRAN Nº 514 DE 18/12/2014

     

    Art. 2º

    Parágrafo único. Constituem instrumentos da Politica Nacional de Trânsito:

    I - programa nacional de trânsito;

    II - deliberação do Comitê de Mobilização pela saúde, segurança e paz no trânsito;

    III - ações interministerias integradas voltadas para a segurança viária.

  • Só retificando o comentário do colega abaixo, é Resolução DENATRAN nº 514/2014.

  • Letra C

    Resolução DENATRAN Nº 514 de 18/12/2014

    CAPÍTULO I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 1º Esta Resolução institui a Política Nacional de Trânsito.

    Art. 2º A Política Nacional de Trânsito, na abrangência da legislação em vigor, pelos seus instrumentos legais, deverá constituir-se como o marco referencial do País para o planejamento, organização, normalização, execução e controle das ações de trânsito em todo o território nacional.

    Parágrafo único. Constituem instrumentos da Política Nacional de Trânsito:

    I - programa nacional de trânsito;

    II - deliberações do Comitê de Mobilização pela saúde, segurança e paz no trânsito.

    III - ações interministeriais integradas voltadas para a segurança viária.

  • Modificação de legislação é competência do PODER LEGISLATIVO, esse último, NÃO faz parte do SNT.

  • não cai na PRF

  • NÃO CAI NA PRF!!!!!!

  • Questão sobre a Resolução do Contran nº 514/14.

    De acordo com o parágrafo único do art. 2º da norma em questão, constituem instrumentos da Política Nacional de Trânsito:
    I – programa nacional de trânsito;
    II – deliberações do Comitê de Mobilização pela saúde, segurança e paz no trânsito; e
    III – ações interministeriais integradas voltadas para a segurança viária.
    Dessa forma, o item incorreto versa sobre modificações do CTB, pois este é um papel do poder legislativo.

    Gabarito do professor: C.

ID
3454723
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Assinale a INCORRETA. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • Olá

    Capítulo XX - DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

    ART 320

    A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

  • Gabarito B.

    A receita será aplicada em engenharia de tráfego, mas não em pavimentação, este é o erro.

  • Letra B

    b) Engenharia de tráfego (certo) e pavimentação (errado)

    Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

  • Gab. B - O erro da assertiva está em afirmar que os valores arrecadados serão aplicados em "Pavimentação".

  • Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

    PAVIMENTAÇÃO NÃO.

  • Se eu disser que acertei pensando que era CORRETA kkkkk

  • Pavimentação é de responsabilidade das prefeituras e governos.

  • GAB: Letra B

    Complementando os comentários dos colegas..

    No capítulo XX do CTB (Disposições finais e transitórias) temos:

    Art. 320 - A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

    obs: observe que pavimentação NÃO está incluída neste rol.

           § 1 O percentual de cinco por cento do valor das multas de trânsito arrecadadas será depositado, mensalmente, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito.      

            § 2  O órgão responsável deverá publicar, anualmente, na rede mundial de computadores (internet), dados sobre a receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito e sua destinação.       

            Art. 320-A - Os órgãos e as entidades do Sistema Nacional de Trânsito poderão integrar-se para a ampliação e o aprimoramento da fiscalização de trânsito, inclusive por meio do compartilhamento da receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito.  

  • Gabarito: B.

    Não existe previsão legal no CTB para aplicação dos recursos arrecadados com as multas em pavimentação.

    Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

  • Bem que poderia ser pavimentação também!

  • Letra (b) - art. 320. ( ctb) A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

  • Bora relembrar:

    >5% das multas arrecadadas--->FUNSET

    >10% DPVAT-->aplicação exclusiva em programas de prevenção de acidentes de trânsito

  • 5% pro "SEPEF" (Sinalização; Engenharia de Tráfego e Campo; Policiamento; Educação para o Trânsito; Fiscalização)

  • A questão versa sobre o capítulo "disposições finais e transitórias" do CTB.

    De acordo com o art. 320, "a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização (LETRA "D"), engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização (LETRA "C") e educação de trânsito (LETRA "A")".

    No item "B", "engenharia de tráfego está certo, mas "pavimentação" NÃO.

    Gabarito do professor: B.

ID
3454726
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Abaixo estão listadas algumas infrações de trânsito, em todas elas a legislação em vigor prevê a remoção do veículo, EXCETO uma, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Art. 181 Estacionar o veículo:

     X - impedindo a movimentação de outro veículo:

           Infração - média;

           Penalidade - multa;

           Medida administrativa - remoção do veículo;

          

      XI - ao lado de outro veículo em fila dupla:

           Infração - grave;

           Penalidade - multa;

           Medida administrativa - remoção do veículo;

         ;

     XIV - nos viadutos, pontes e túneis:

           Infração - grave;

           Penalidade - multa;

           Medida administrativa - remoção do veículo;

     

    XV - na contramão de direção:

           Infração - média;

           Penalidade - multa; (NÃO TEM MEDIDA ADMINISTRATIVA)

  • Das infrações de estacionamento irregular, estacionar na contramão é a única que não prevê remoção do veículo.

  • Questão recorrente em diversas bancas.

    Única exceção de estacionamento que não comporta remoção é o estacionamento em contra-mão.

  • kkkk sobre não ter a medida administrativa de remoção do veiculo estacionado na contra mão.

    Não pode ter medida administrativa, porque se o agente de transito ver individuo tirando o carro na contra mão de direção, vai mais uma multa por dono do veiculo por conduzir na contra mão, ou fazer manobra de retorno em lugar indevido. Depois dizem que a lei é muito dura ela foi até bacana neste quesito.

  • Boa noite , alguem ,por acaso poderia explicar a razão pela qual o veiculo estacionado na contra mao de direção nao pode se removido. Obrigado.

  • Francisco. deve ser porque o veículo não está atrapalhando em nada, como nos outros casos atrapalha o trânsito. foi assim que eu raciocinei.
  • Lembre-se: na contramão não tem remoção!

  • É a única infração de estacionamento que não dá remoção e certamente foi uma falha legislativa.


ID
3454729
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Assinale a afirmativa INCORRETA de acordo com o previsto na Lei 9.503/1997.

Alternativas
Comentários
  • Letra A é a errada, quem faz a referida regulamentação da exceção é o Contran, só o Detran da alternativa está errada.

  • Gabarito A.

    Art. 64. As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.

  • Complementando...

    B) Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem. -->

    Art. 33. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem.

    C) Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança. -->

    Art. 42. Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança.

    D) O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres. -->

    Art. 68. ...

    § 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

  • SE LER RÁPIDO PASSA BATIDO OU SE NÃO TIVER FEITO A LEITURA DO CTB.

    GAB. A:

    Art. 64. As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.

  • Gab.: A

    As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.

    Preste sempre muita atenção na palavra "normatização", em quase 99% das questões quando falar esse expressão competira ao CONTRAN. São poucas as exceções.

  • A As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.

    • B Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem.

    • C Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança.

    • D O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

    GAB - A

  • Dica:

    O DETRAN não regula nada por um motivo bem simples: ele não é um órgão normativo, mas sim um órgão¹ executivo.

    Os órgão normativos são CONTRAN e CETRAN

    ____________________________________________________________________________________________________

    ¹ Em muitos estados, por exemplo, o meu (pará) o DETRAN é um entidade e não um órgão.

  • Curte quem leu rápido e passou batido.

  • Eu li várias vezes e só lia CONTRAN!

  • Como é que palavra DETRAN se converte para CONTRAN tão fácil assim na minha mente kkkkk

  • O único Erro da Letra A é dizer que o DENATRAN faz a regulamentação.

    Relembrando

    DENATRAN - Órgão máximo executivo de trânsito

    CONTRAN - Órgão máximo regulamentador e normativo de trânsito

  • Dispositivo alterado pela lei 14.041 de 2020.

    Art. 64. As crianças com idade inferior a 10 (dez) anos que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, salvo exceções relacionadas a tipos específicos de veículos regulamentadas pelo Contran.

    Parágrafo único. O Contran disciplinará o uso excepcional de dispositivos de retenção no banco dianteiro do veículo e as especificações técnicas dos dispositivos de retenção a que se refere o caput deste artigo.” (NR)

  • O Art.64 foi modificado pela lei 14.071 de 2020

  • CUIDADO:

    Não confundam...

    o erro não está no tamanho das crianças, posto que, a exigência de transporte de crianças com idade inferior a 10 anos e que não tenha atingido a altura de 1.45 M só passa a valer em 12/04/2021.

    O ERRO, é disser que a regulamentação das exceções são dadas pelo DETRAN, quando na verdade são regulamentadas pelo CONTRAN.

  • Danilo comentou certinho...sem mais para o momento.

    • As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo DETRAN.
    • MAIS SIM CONTRAN

    COMO RESPALDOU DANILO O RESTO ESTÁ TUDO BLZ

  • Atualização:

    Art. 64. As crianças com idade inferior a 10 (dez) anos que não tenham atingido 1,45 m de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, salvo exceções relacionadas a tipos específicos de veículos regulamentadas pelo Contran.


ID
3454732
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com a legislação em vigor, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via, onde a velocidade máxima é de 110 km por hora, a velocidade mínima em que o condutor poderá transitar é de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

      Art. 62. A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via.

    Se a máxima for 110 km/h a mínima será 55 km/h.

  • GAB B

    SEMPRE A METADE 110/ 2 = 55 KM /H

  • Art. 219. Transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita:

    Infração - média;

    Penalidade - multa.


ID
3454735
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Dentre outras, são medidas administrativas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro que deverão ser adotadas pela autoridade de trânsito ou seus agentes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    É transbordo do EXCESSO de carga e não de toda a carga.

    Dica de ouro: todas as medidas administrativas começam com a letra ''R'' exceto transbordo do excesso de carga.

     Art. 269. A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá adotar as seguintes medidas administrativas:

            I - Retenção do veículo;

            II - Remoção do veículo;

            III -Recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação;

            IV - Recolhimento da Permissão para Dirigir;

            V -Recolhimento do Certificado de Registro;

            VI - Recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual;

            VII - (VETADO)

            VIII - transbordo do excesso de carga;

            IX -Realização de teste de dosagem de alcoolemia ou perícia de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica;

            X - Recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos.

           XI - Realização de exames de aptidão física, mental, de legislação, de prática de primeiros socorros e de direção veicular.   

  • toda não, só o excedente.

  • Galera, gabarito letra D.

    Transbordo se refere ao excesso da carga,e não é dever de um PRF, "desmanchar a carga" para que se possa seguir viagem. O CTB diz que isso fica a cargo do proprietário e é pra "desmanchar" apenas o excesso da carga e não toda a carga!

    PS: Só não tem capacidade de passar quem morre, morreu, já era!

  • VIII – Transbordo do excesso de carga;

  • A letra A está correta ?

  • Gabarito: D.

    A medida administrativa do transbordo exige a retirada da carga que está em excesso. Não é descarregar o veículo todo.

    Art. 275. O transbordo da carga com peso excedente é condição para que o veículo possa prosseguir viagem e será efetuado às expensas do proprietário do veículo, sem prejuízo da multa aplicável.

  • e se for carga irregular? rsrsrs exemplo, uma Prancha carregando milho kkkkkk
  • "Transbordo de TODA a carga."

    ART 269

    VIII. Transbordo do excesso de carga;

  • Gabarito, D

    O transbordo será do EXCESSO da carga.

    A luta continua !


ID
3454738
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em qual das situações abaixo o condutor NÃO será penalizado por usar a buzina?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    Fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

  • Gabarito C

    Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

           I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;

           II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

  • Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

            I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;

            II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

    GAB. C

  • Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

           I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;

           II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

      Art. 227. Usar buzina:

           I - em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;

           II - prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto;

           III - entre as vinte e duas e as seis horas;

           IV - em locais e horários proibidos pela sinalização;

           V - em desacordo com os padrões e freqüências estabelecidas pelo CONTRAN:

           Infração - leve;

           Penalidade - multa.

    GAB - C


ID
3454741
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Todas as alternativas abaixo apresentam infrações de trânsito qualificadas na legislação como “gravíssimas”, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Olá

    infração passou a ser considerada multa de natureza gravíssima pela legislação, ou seja, utilizar o telefone celular ao dirigir é considerado, pelo CTB, muito prejudicial ao trânsito. Portanto, atualmente, cometer essa infração resulta em 7 pontos na CNH, e multa no valor de R$ 293,47

    Abaixo link

    Resolução CONTRAN n 136

    https://clubedetran.com.br/infracoes-gravissimas-codigo-de-transito-brasileiro/

  • Gabarito D.

    São três situações que temos que lembrar:

    Art 176 CTB - Acidente com vítima e eu não prestei o socorro à vítima podendo fazê-lo => infração gravíssima.

    Art 177 CTB - Acidente com vítima e eu não prestei socorro à vítima quando solicitado pela autoridade ou seus agentes => infração grave.

    Art 178 CTB - Acidente sem vítima e eu não tomei as providências para remover o veículo do local p/ assegurar a segurança do trânsito => infração média.

    Dica:

    Acidente com vítima => gravíssima ou grave.

    gravíssima => eu não presto socorro e a vítima pode vir a morrer, pois só eu sei do acidente.

    grave => eu não presto socorro quando as autoridades mandam mas ela não irá morrer pois as autoridades vão salvá-la, pois elas sabem do acidente.

    SeM vítima => Média

    Apenas um método associativo para relembrar as infrações.

  • Assertiva D

    Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes.

  • A) Art. 173. Disputar corrida:  

    Infração - gravíssima;

    B) Art. 170. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:

    Infração - gravíssima;

    C) Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Qualquer quantidade de concentração, art. 276) {SEM alteração, inverso do art. 306}

    Infração - gravíssima;  

  • art 176 COM VITIMA PODENO FAZÊ-LO=GAVISSIMA

    art 177 COM VITIMA QUANDO SOLICITADO PELO AGENTE, MAS Ñ FIZ=GRAVE

    art 178 SEM VITIMA SEGURANÇA DO LOCAL=MÈDIA

  • A omissão de socorro é muito importante, além dos vários tipos de infração que pode ocorrer, ainda há crime de trânsito em casos específicos. E, ainda, a omissão do código penal.

  • Art. 176 Deixar o condutor envolvido em acidente com vítima:

    >>> De prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo;

    >>> De adotar providências, podendo fazê-lo, no sentido de evitar perigo para o trânsito local;

    >>> De preservar o local, de forma a facilitar os trabalhos da polícia e da perícia;

    >>> De adotar providências para remover o veículo do local, quando determinadas por policial ou agente da autoridade de trânsito.

    >>> De identificar-se ao policial e de lhe prestar informações necessárias à confecção do boletim de ocorrência.

    Infração de natureza gravíssima (07 pontos), multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir.

    Medida administrativa de recolhimento do documento de habilitação.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Art. 177 Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes.

    Infração de natureza grave (05 pontos) e multa. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Art. 178 Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito.

    Infração de natureza média (04 pontos) e multa.

  • GAB D

    Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes.

    INFRAÇÃO -GRAVE

  • Analisemos cada uma das alternativas propostas:

    a) Certo:

    Realmente, aqui se cuida de infração gravíssima, na forma do art. 173 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que ora transcrevo:

    " Art. 173.  Disputar corrida:   

    Infração - gravíssima;"

    b) Certo:

    Novamente, o caso em exame é de conduta tipificada como infração gravíssima, na forma do art. 170 do CTB:

    "Art. 170. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:

    Infração - gravíssima;"

    c) Certo:

    Outra vez, trata-se de comportamento previsto como infração gravíssima, a teor do art. 165 do CTB, in verbis:

    "Art. 165.  Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:

    Infração - gravíssima;"

    d) Errado:

    Por fim, a hipótese sob análise, em rigor, configura infração de natureza grave, como se vê do art. 177 do CTB:

    "Art. 177. Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes:

    Infração - grave;"

    Desta maneira, aqui se encontra a resposta da questão.


    Gabarito do professor: D


ID
3454744
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em uma rotatória está acontecendo a seguinte situação:


Uma ambulância com o giroflex desligado está manobrando para sair de um posto de gasolina, uma motocicleta está contornando a rotatória, um ônibus escolar vazio e uma viatura dos bombeiros fora de serviço estão paradas em esquinas distintas aguardando o melhor momento para entrar na rotatória.


Qual veículo tem a preferência de passagem nesse caso?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    A motocicleta."preferência na  rotatória"

  • Olá

    Regra de circulação

    De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro ( CTB ), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.

  • Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    III - quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá PREFERÊNCIA de passagem:

    a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;

    b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

    c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;

    Gabarito: B

  • A questão enrolou, enrolou.. Mas pra quem estava atento, quem esta circulando na rotatória terá a preferência, salvo apenas se houver alguma sinalização no local que discorra ao contrário. Enfim..

    I - ambulância com o giroflex desligado. FALSO

    II - viatura dos bombeiros fora de serviço. FALSO

    III- uma motocicleta está contornando a rotatória. VERDADEIRO

    ALTERNATIVA B

    Repetição, com correção, até a exaustãoleva a perfeição!

    #Pertencerei

  • Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

           I - a circulação far-se-á pelo lado direito da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas;

           II - o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;

           III - quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

           a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;

           b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

           c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;

    GAB - B

  •  Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

      III - quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

           a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;

           b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

           c) nos demais casos, o que vier pela direita do conduto

  • A Motocicleta , visto que está cirulando pela rotatória .

       III - quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

            a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;

            b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

            c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;

     VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

      a) quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;

            b) os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local;

            c) o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência;

            d) a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas deste Código;

  • Gabarito: B.

    Questão para se analisar com calma. Vamos às peculiaridades de cada veículo:

    1) a ambulância está manobrando para sair do posto de gasolina, ou seja, ainda não está na rotatória. E a questão diz que ela está com o giroflex DESLIGADO. Não possui prioridade de trânsito nem livre circulação.

    2) a motocicleta ESTÁ na rotatória.

    3) o ônibus escolar e a viatura de bombeiros FORA DE SERVIÇO estão aguardando para ENTRAR na rotatória.

    Como ninguém descrito tem prioridade de trânsito, vale a regra geral: a preferência em uma rotatória é de quem já está nela. No caso, a motocicleta.

    Art. 29, III - quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

    b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;

  • # Gab: B

    Como os colegas já mencionaram, trata-se do art 29CTB.

    Caso não respeite, vc cai na infração do ART 215, I, ´´a`` CTB

    Deixar de dar preferência de passagem:

    I - em interseção não sinalizada:

    a) a veículo que estiver circulando por rodovia ou rotatória;

    b) a veículo que vier da direita;

    II - nas interseções com sinalização de regulamentação de Dê a Preferência:

    Infração - grave;

    Penalidade - multa.


ID
3454750
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quanto ao uso de luzes em veículo, o condutor NÃO obedecerá à seguinte determinação:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    O condutor manterá acesas pelo menos o farol baixo do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração; o condutor manterá acesas, à noite, o farol baixo quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

  • Olá

    Capítulo III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA

    Art. 40

    O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

    I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;

    (Redação do inciso I dada pela Lei n. 13.290/16).

    II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

    III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;

    IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;

    V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

    a) em imobilizações ou situações de emergência;

    b) quando a regulamentação da via assim o determinar;

    VI - durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa;

    VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

    Parágrafo único - Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.

     

  • Gabarito B.

    Erro da B:

    O condutor manterá acesas pelo menos o farol baixo do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração; o condutor manterá acesas, à noite, o farol baixo quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias

    Corrigida:

    O condutor manterá acesas pelo menos AS LUZES DE POSIÇÃO do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração; o condutor manterá acesas, à noite, AS LUZES DE POSIÇÃO quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias

  • Questão boa de prova. Por isso não devemos dispensar a letra de lei .

    ALTERNATIVA B

    Repetição, com correção, até a exaustãoleva a perfeição!

    #Pertencerei

  • #PERTENCEREI

  • Gabarito : Letra (B) Art.40- IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;

    VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

  • Gabarito: B

    Em tempo: a lei 14.071/2020 atualizou o CTB e modificou o uso das luzes em alguns aspectos. Vejamos:

    “Art. 40. .....................................................................................................

    I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa:

    a) à noite;

    b) mesmo durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração;

    ........................................................................................................................

    IV - (revogado);

    Art. 7º Esta Lei entra em vigor após decorridos 180 (cento e oitenta) dias de sua publicação oficial.

    Bons estudos.

  • # CUIDADO

    A L 14071/ 20 ( Vigor: Abril 21) alterou o Art 40, O inc IV foi revogado. Nova redação:

    “Art. 40. .....................................................................................................

    I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa:

    a) à noite;

    b) mesmo durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração;

    ........................................................................................................................

    IV - (revogado);

    ........................................................................................................................

    § 1º Os veículos de transporte coletivo de passageiros, quando circularem em faixas ou pistas a eles destinadas, e as motocicletas, motonetas e ciclomotores deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e à noite.

    § 2º Os veículos que não dispuserem de luzes de rodagem diurna deverão manter acesos os faróis nas rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos, mesmo durante o dia.” (NR)


ID
3454753
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O veículo será identificado externamente por meio de placas dianteira e traseira, sendo esta lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN. Sobre esse tema é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    Os veículos de transporte de carga e os coletivos de passageiros deverão conter, em local facilmente visível, a inscrição indicativa de sua tara, do peso bruto total (PBT), do peso bruto total combinado (PBTC) ou capacidade máxima de tração (CMT) e de sua lotação, vedado o uso em desacordo com sua classificação.

  • Os veículos de transporte de carga e os coletivos de passageiros deverão conter, em local facilmente visível, a inscrição indicativa de sua tara, do peso bruto total (PBT), do peso bruto total combinado (PBTC) ou capacidade máxima de tração (CMT) e de sua lotação, vedado o uso em desacordo com sua classificação.

  • Olá

    CTB

    Art 117

    Capítulo IX - Dos veículos

    Os veículos de transporte de carga e os coletivos de passageiros deverão conter, em local facilmente visível, a inscrição indicativa de sua tara, do peso bruto total (PBT), do peso bruto total combinado (PBTC) ou capacidade máxima de tração (CMT) e de sua lotação, vedado o uso em desacordo com sua classificação.

  • a) Excepcionalmente, mediante autorização específica e fundamentada das respectivas corregedorias e com a devida comunicação aos órgãos de trânsito competentes, os veículos utilizados por membros do Poder Judiciário e do Ministério Público que exerçam competência ou atribuição criminal poderão permanentemente ter placas especiais, de forma a impedir a identificação de seus usuários específicos, na forma de regulamento a ser emitido, conjuntamente, pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, pelo Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP e pelo Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN. (ERRADA) art 115 §7º

    b) Os tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas, desde que facultados a transitar em via pública, são sujeitos ao registro único, com ônus, em cadastro específico do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, acessível aos componentes do Sistema Nacional de Trânsito, sendo obrigatórios o licenciamento e o emplacamento. (ERRADA) art 115 §4º-A

    C) Os veículos de representação dos Presidentes dos Tribunais Federais, dos Governadores, Prefeitos, Secretários Estaduais e Municipais, dos Presidentes das Assembleias Legislativas, das Câmaras Municipais, dos Presidentes dos Tribunais Estaduais e do Distrito Federal, e do respectivo chefe do Ministério Público e ainda dos Oficiais Generais das Forças Armadas terão placas com as cores verde e amarela da Bandeira Nacional, de acordo com os modelos estabelecidos pelo DENATRAN. (ERRADA) art 115 §3º

    d) Os veículos de transporte de carga e os coletivos de passageiros deverão conter, em local facilmente visível, a inscrição indicativa de sua tara, do peso bruto total (PBT), do peso bruto total combinado (PBTC) ou capacidade máxima de tração (CMT) e de sua lotação, vedado o uso em desacordo com sua classificação. (CORRETA) art. 117

  • a) Art.115, § 7. Excepcionalmente, mediante autorização específica e fundamentada das respectivas corregedorias e com a devida comunicação aos órgãos de trânsito competentes, os veículos utilizados por membros do Poder Judiciário e do Ministério Público que exerçam competência ou atribuição criminal poderão temporariamente ter placas especiais, de forma a impedir a identificação de seus usuários específicos, na forma de regulamento a ser emitido, conjuntamente, pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, pelo Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP e pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN.

    b) Art. 115, § 4-A. Os tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas, desde que facultados a transitar em via pública, são sujeitos ao registro único, sem ônus, em cadastro específico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acessível aos componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

    c) Art. 115, § 3º. Os veículos de representação dos Presidentes dos Tribunais Federais, dos Governadores, Prefeitos, Secretários Estaduais e Municipais, dos Presidentes das Assembléias Legislativas, das Câmaras Municipais, dos Presidentes dos Tribunais Estaduais e do Distrito Federal, e do respectivo chefe do Ministério Público e ainda dos Oficiais Generais das Forças Armadas terão placas especiais, de acordo com os modelos estabelecidos pelo CONTRAN.

    d) Art. 117. Os veículos de transporte de carga e os coletivos de passageiros deverão conter, em local facilmente visível, a inscrição indicativa de sua tara, do peso bruto total (PBT), do peso bruto total combinado (PBTC) ou capacidade máxima de tração (CMT) e de sua lotação, vedado o uso em desacordo com sua classificação.

  • essa só os bons acertam.

  • GAB D

    TARA

  • GABARITO D.

    Art. 117 do CTB, letra da Lei.