SóProvas



Prova IF-SC - 2015 - IF-SC - Assistente em Administração


ID
2038783
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o estabelecido pela Lei nº 8112/90, associe a segunda coluna com a primeira.

I. Reversão

II. Readaptação

III. Reintegração

IV. Recondução

V. Remoção

VI. Redistribuição

( ) É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) É o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

( ) É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

( ) É a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

( ) É o retorno à atividade de servidor aposentado.

( ) É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Sequência correta - Letra C

     

    V. Remoção - É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

    VI. Redistribuição - É o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

     

    IV. Recondução - É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

     

    III. Reintegração - É a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

     

    I. Reversão - É o retorno à atividade de servidor aposentado.


    II. Readaptação - É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.

  • Pela readaptação dá para matar esta questão.

     

  • Sequencia correta V- VII-IV-III-I-II

    Alternativa C

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    I. Reversão.

    “Art. 25, Lei 8.112/90. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.

    II - no interesse da administração, desde que: 

    a) tenha solicitado a reversão; 

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária; 

    c) estável quando na atividade; 

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;     

    e) haja cargo vago.”

    II. Readaptação.

    “Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    §2º A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.”

    III. Reintegração.

    Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.”

    IV. Recondução.

    Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.”

    V. Remoção.

    Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.”

    VI. Redistribuição.

    Art. 37, Lei 8.112/90. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    I - interesse da administração;

    II - equivalência de vencimentos;

    III - manutenção da essência das atribuições do cargo;

    IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades;

    V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional;

    VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.

    Desta forma:

    C. CERTO. V, VI, IV, III, I, II.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
2038786
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional dos Institutos Federais, de acordo com a Lei nº 11892/2008, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.

( ) São órgãos superiores dos Institutos Federais o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

( ) Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi e o Campus Sede é aquele instalado na capital do Estado.

( ) O Colégio de Dirigentes é composto pelo Reitor e pelos Diretores-Gerais de cada um dos campi.

( ) Os Institutos Federais terão como órgão executivo a Reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.

( ) O Reitor, obrigatoriamente, deve possuir o título de doutor.

( ) Um servidor de cargo efetivo da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possua 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica, pode ser nomeado como Pró-Reitor. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 10.  A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior

    Art. 11 § 2o  A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    Art 10 § 2o  O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.

    Art 12 § 1o  Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    § 2o  O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo.

    § 3o  Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção. 

    Art 11 § 1o  Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da Carreira docente ou de cargo efetivo com nível superior da Carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica.

    Bons estudos! 

  • Creio que a ultima afirmativa esteja equivocada, pois não é qualquer Cargo Técnico-Administrativo que pode ser nomeado e sim os que forem de nível superior.

  • (V) São órgãos superiores dos Institutos Federais o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. CORRETO - Art. 10.

     

    (F) Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi e o Campus Sede é aquele instalado na capital do Estado. ERRADO

    Art. 11 § 2o  A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação. (Reitoria e Campus Sede creio que sejam sinônimos, ao menos foi usando essa lógica que deduzi a resposta )

     

    (V) Os Institutos Federais terão como órgão executivo a Reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores. CORRETO - Art. 11.  

    (F) O Reitor, obrigatoriamente, deve possuir o título de doutor. ERRADO - ( Segundo o Art.º 12, é necessário pelo menos um dos dois requisitos, e não obrigatoriamente os dois)

    Art 12 § 1o  Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

     

    (V) Um servidor de cargo efetivo da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possua 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica, pode ser nomeado como Pró-Reitor. CORRETO - ( Embora a alternativa não mencione que o cargo deve ser de docente ou de nível superior, que no meu entendimento torna a alternativa errada, a banca considerou como correto.)

     

     Art 11 § 1o  Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da Carreira docente ou de cargo efetivo com nível superior da Carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica.

  • Esse gabarito está errado, pois não basta ter 5 anos de efetivo exercício, tem que ter cargo com nível superior!

  • NÃO CONCORDO COM O GABARITO. VOCÊS COMETERAM UM EQUÍVOCO! 

    SE EU ESTIVER ERRADA, POR FAVOR, ME CORRIJAM.....OBRIGADA!

    Com relação à estrutura organizacional dos Institutos Federais, de acordo com a Lei nº 11892/2008, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.

     

    (V ) São órgãos superiores dos Institutos Federais o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

     

    ( V) Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi e o Campus Sede é aquele instalado na capital do Estado.

    Art. 2º Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi...

    Multicampi: Quer dizer que tem uma série de campi instalados principalmente fora do município-sede. 

     

    CampiA reitoria do IFES está instalada em VITÓRIA/ES, no bairro de Santa Lúcia. O Instituto tem 20 campi em funcionamento, sendo o maior deles em VITÓRIA- capital do Espírito Santo. O IFES ainda possui campi em Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, entre outros municípios. Além destes está em fase de implantação o campus Viana. (Como exemplos).

     

    (F ) O Colégio de Dirigentes é composto pelo Reitor e pelos Diretores-Gerais de cada um dos campi.

    § 2o  O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

     

    (V ) Os Institutos Federais terão como órgão executivo a Reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.

     

    (F ) O Reitor, obrigatoriamente, deve possuir o título de doutor.

    § 1o  Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

     

    (F ) Um servidor de cargo efetivo da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possua 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica, pode ser nomeado como Pró-Reitor. 

    § 1o  Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da Carreira docente ou de cargo efetivo com nível superior da Carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica. (Redação dada pela Lei nº 12.772, de 2012)

  • A banca (de 2015) cobrou a legislação original (de 2008), a despeito de a lei ter sido alterada em 2012 - quando então passou a ser exigido nível Superior para técnicos adm se tornaram pró-reitores. Isso contraria o gabarito D e, portanto, a questão foi anulada.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm?TSPD_101_R0=ea3fa7b4e9269fd170c8eec6b9d3431dlWB0000000000000000fec7248affff00000000000000000000000000005abd0bcb00108021e1

     

  • (v ) São órgãos superiores dos Institutos Federais o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    CORRETO ART 10.

    (F ) Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi e o Campus Sede é aquele instalado na capital do Estado. A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    (F ) O Colégio de Dirigentes é composto pelo Reitor e pelos Diretores-Gerais de cada um dos campi. E PELO DIRETOR-GERAL

    ( V) Os Institutos Federais terão como órgão executivo a Reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.

    (F ) O Reitor, obrigatoriamente, deve possuir o título de doutor. OU ESTAR POSICIONADO NAS CLASSES DIV OU DV

    (F ) Um servidor de cargo efetivo da carreira DOCENTE OU DE CARGO EFETIVO COM NÍVEL SUPERIOR dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possua 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica, pode ser nomeado como Pró-Reito


ID
2038789
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Leia as afirmativas sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012.

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio.

II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos e têm suas cargas horárias mínimas indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. 

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CNE/CEB Nº 6 20/09/2012

    1) CERTA. Art. 3º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica.

    2)CERTA  Art 3º § 2º Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, observadas as normas do respectivo sistema de ensino para a modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

    3)ERRADA. Art. 33 Os cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito da área profissional da Saúde, devem cumprir, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de carga horária presencial, sendo que, no caso dos demais eixos tecnológicos, será exigido um mínimo de 20% (vinte por cento) de carga horária presencial, nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino.

    4) CERTA.  Art. 11 A oferta da Educação Profissional para os que não concluíram o Ensino Médio pode se dar sob a forma de articulação integrada com a Educação de Jovens e Adultos.


ID
2038792
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Todas as alternativas abaixo estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC (2015-2019), EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • B é a errada.

    Essa é meia óbvia porque a lei 11.982 já trata da nomeação do Reitor e Pró-reitoresd, e tem decreto regulamentando o assunto também:

    Art. 12.  Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.    (Regulamento)

    O (Regulamento)  em questão: é o DECRETO Nº 6.986, DE 20 DE OUTUBRO DE 2009. Que Regulamenta os arts. 11, 12 e 13 da Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, para disciplinar o processo de escolha de dirigentes no âmbito destes Institutos. 

    PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - vai tratar de assuntos inerentes à instituição - forma de ensino, cursos, metodologia, administração, gestão, metas...

  • Gab.: B

    Regulamento Eleitoral para escolha de Reitor e Diretores dos Campi.

  • Gabarito B

    PDI:

    o  Abrange 5 anos;

    o  Instrumento de planejamento e gestão;

    o  Filosofia de trabalho, missão, visão e cultura;

    o  Diretrizes pedagógicas que orientam ações e atividades acadêmicas;

    o  Participação de toda comunidade universitária;

    o  Planejamento estratégico;

    o  Define objetivo e metas de longo prazo;

    o  Avaliação interna e externa;

    o  Capacidade e Sustentabilidade Financeira;

    o  Cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição;

    o  Organização didático-pedagógica da instituição;

    o  Projeto pedagógico da instituição;


ID
2038795
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O art. 1º da Lei nº 12.711/2012 estabelece que “as instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação, reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas”.


Em relação ao preenchimento dessas vagas, 50% deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a quanto?


Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB c) Art. 1o  As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Parágrafo único.  No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

  • Gab.: C .... 1,5 salário.


ID
2038798
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia com atenção o conceito a seguir:

“É um documento em que se registram, resumidamente, mas com clareza, as ocorrências de uma reunião de pessoas para determinado fim”. (Odair Beltrão, 1980)

A afirmativa trata-se de que tipo de documento?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  • Ata:

    Registro sucinto de fatos, ocorrências, resoluções e decisões de uma assembléia, sessão ou reunião.

  • Reunião=ATA

  • Portaria: 17. Portaria
    17.1. Definição e Objeto
    É o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e
    funcionamento de serviço e praticam outros atos de sua competência.

     

     

    Ofício: Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é
    que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o
    ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos
    órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares

     

     

    Memorando: 3.4. Memorando
    3.4.1. Definição e Finalidade
    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem
    estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação
    eminentemente interna.

    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes,
    etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
    Sua característica principal é a agilidade.

     

     

    Fonte: Manual da Presidência

  • falou de reunião é ata 

  • GABARITO E

     

    ATA : é o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembléia.


ID
2038804
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa em que a organização do texto e o emprego dos pronomes estão CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  • o uso do "mesmo" está certinho ou há erro aí?

  • Na minha opinião está errado esse uso do "MESMO". Mesmo não retoma nada sozinho.

  • tá errado. 

     

  • Pessoal, qual o erro da A?

     

  • Sua - quando se fala sobre alguém.

    Vossa - quando se fala com a própria pessoa.

     

    Sua Excelência está recebendo... (alguém está falando que outra pessoa está recebendo).

    Vossa Excelência está recebendo... (alguém está falando diretamente com a pessoa que está recebendo)

  • Gente,

    o gabarito foi dado como letra "B", mas convenhamos, por pura eliminação, já que ela contém um erro grotesco na frase: " Assim que analisados e assinados, os mesmos serão encaminhados conforme orientações.", já que a palavra "mesmo" não pode ser utilizada como pronome.

     

    Vejamos uma breve explicação:

    "Napoleão Mendes de Almeida, em seu Dicionário de Questões Vernáculas, expõe: Erro muito frequente é o emprego do demonstrativo mesmo com função pronominal em construções como estas: “…nova ortografia, visto que os trabalhos serão corrigidos pela mesma.”

    A palavra MESMO é essencialmente classificada como adjetivo; significa de igual identidade, exatamente igual a outro: “Aquelas aeromoças usam o mesmo uniforme até hoje.”

    Pode, também, o termo indicar a reflexividade: “…vestindo-se a si mesmo.”

    Em concursos públicos, por exemplo, é muito comum a aparição de MESMO como conjunção concessiva, sinônimo de “ainda que”, “embora”: “Mesmo triste, continuou o trabalho.”

    Por fim, há também a classificação adverbial: “o salário do trabalhador comprovou mesmo a inflação.”"

    http://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-erro-mais-comum-ao-usar-a-palavra-mesmo/

     

    ;-)

     

  • COMPLEMENTANDO:

     

    a) Aguardamos a Sua Excelência determinar quais procedimentos serão adotados. (O certo seria "Vossa Excelência") 

     

    b) Sua Excelência está analisando os documentos que o Senhor encaminhou. Assim que analisados e assinados, os mesmos serão encaminhados conforme orientações. ("Mesmo" não exerce função pronominal. Alternativa MENOS errada.)

     

    c) Convidamos o Ilustríssimo Senhor Juiz para participar da solenidade de posse do Senhor Prefeito eleito de nossa cidade.

     (Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.)

     

    d) Ao Digníssimo Senhor Pedro Silva, Juiz de Direito da 20ª Vara Criminal do Fórum de Justiça. 

    (Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.)

     

    e) Informamos ao Magnífico Reitor as datas das cerimônias de formaturas do 2º semestre de 2015, nas quais contamos com a presença de Vossa Magnitude. (O certo seria Vossa Magnificência)

     

    GAB: LETRA B

  • Pessoal que não concorda com a B, a questão pede o texto com o emprego correto dos pronomes, apenas.

  • a)CERTA. Aguardamos a Sua Excelência determinar quais procedimentos serão adotados. (Aguardamos quem?  Vossa excelência determinar... - vossa = você, sua = ele)

    b)ERRADA. Sua Excelência está analisando os documentos que o Senhor encaminhou. Assim que analisados e assinados, os mesmos serão encaminhados conforme orientações. (Quem está analisando os documentos? A sua excelência = ele, na frase você está falando de alguém...e não com a pessoa).

    SOBRE O USO DO "Mesmo", o mesmo pode ser: Adjetivo, Substantivo, Pronome demonstrativo (e portanto variável) ou Advérbio, e Interjeição (nesse caso, invariável). Na frase em questão trata-se de Pronome demonstrativo, e está retomando "os documentos", portanto, corretamente flexionado.

    c)ERRADA. No manual de redação da PR. 2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento : Como se depreende do exemplo acima, fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.

    d)ERRADA. No manual de redação da PR.  2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento : Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. (que lindo, só não serve para cargos políticos..)¬¬

    e) ERRADA. Magnitude é sinônimo de grandeza, Magnificência é atributo (qualidade) do que é Magnífico.

  • Ilimitado não é nada nesse mundo.

  • kkkkk realmente

  • Renan, o registro de DNS é ilimitado, by cespe.

  • A ligação da Oi é ilimitada e você pode conversar à vontade.

  • Meu google drive é ilimitado.

  • ICloud é de graça até 5 GB


ID
2038807
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a colocação pronominal está INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Me chamaram para uma festa em Blumenau.  ( não começa uam frase com pronome)

  • Gab: A

    Chamaram-ME

  •  

    Chamaram-ME

  • APRENDA COLOCAÇÃO PRONOMINAL DE UMA VEZ POR TODAS: (5 DICAS: 3 Proibições, 1 Regra, 1 Exceção)

    1ª PROIBIÇÃO: -  Não pode iniciar oração com Pronome Oblíquo Átono. Ex: Te amo. Me empresta... (letra A)

    2ª PROIBIÇÃO -  Não pode colocá-los após futuros.   Ex: Amarei-me, emprestarei-te 

    3ª PROIBIÇÃO  Não pode colocá-los após V. no particípio (terminação "ado" e "ido") Ex: Tinha emprestado-lhe

    1ª REGRA Palavra invariável atrai Próclise; Ex: Quem o ajudou? Não me viu.

    1ª EXCEÇÃO  Após verbo no Infinitivo, pode Ênclise, mesmo se houver palavra invariável atraindo Próclise.

    O Pronome Oblíquo Átono (ME, TE, SE, O, A, LHE (S), NOS, VOS), pode assumir três posições:

    ÊNCLISE Quando vem após o verbo. 

     Ex: Ajudei-o naquela tarefa 

     Nos verbos terminados em R, S, Z + pronome o(s), a(s) = lo(s), la(s). 

     Ex: dar + o = dá-lo. Felicitamos + a = felicitamo-la. 

     Nos verbos terminados em "som nasal" M, ÃO, ÕE + pronome o(s), a(s) = no(s), na(s).

     Ex: Mandaram + o = mandaram-no 

    PRÓCLISE: Quando vem antes do verbo.

     Ex: Ele se manteve calmo. 

    MESÓCLISE: Quando o pronome vem no meio do verbo.

     Só pode usar mesóclise com verbos no futuro. 

     Ex1:Dar-te-ia :Futuro do pretérito 

     Ex2:Dar-te-ei :Futuro do presente     

    Fonte: Profª Adriana Figueiredo. 

  • a)Me chamaram para uma festa em Blumenau. ERRADA. Chamaram-me. Dica da 1ª Proibição.

    b)Expliquei-lhe o motivo da minha pressa.  CERTA. Dica da 1ª Proibição.

    c)Lembrar-me-ei de você em minhas orações.  CERTA. Mesóclise só com verbos no futuro.."lembrarei, lembraria"

    d)Ninguém me informou o resultado do concurso.  CERTA. 1ª REGRA Palavra invariável atrai Próclise;

    e)Agora lhe darei a resposta esperada.  CERTA. 1ª REGRA Palavra invariável atrai Próclise;

  • É legal quando vc bate o olho na 1ª alternativa e já crava a resposta!
    :)

  • Letra A

  • Letra A

  • Chamaram-ME

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu.

    Ênclise (depois do verbo): A pessoa feriu-se.

    Mesóclise (no meio do verbo): A pessoa ferir-se-á.


     

    Próclise é a colocação do pronome oblíquo átono antes do verbo (PRO = antes)

    Palavras que atraem o pronome (obrigam próclise):

    -Palavras de sentido negativo: Você NEM se preocupou.

    -Advérbios: AQUI se lava roupa.

    -Pronomes indefinidos: ALGUÉM me telefonou.

    -Pronomes interrogativos: QUE me falta acontecer?

    -Pronomes relativos: A pessoa QUE te falou isso.

    -Pronomes demonstrativos neutros: ISSO o comoveu demais.

    -Conjunções subordinativas: Chamava pelos nomes, CONFORME se lembrava.

     

    **NÃO SE INICIA FRASE COM PRÓCLISE!!!  “Me dê uma carona” = tá errado!!!

     

    Mesóclise, embora não seja muito usual, somente ocorre com os verbos conjugados no futuro do presente e do pretérito. É a colocação do pronome oblíquo átono no "meio" da palavra. (MESO = meio)

     Comemorar-se-ia o aniversário se todos estivessem presentes.

    Planejar-se-ão todos os gastos referentes a este ano. 


    Ênclise tem incidência nos seguintes casos: 

    - Em frase iniciada por verbo, desde que não esteja no futuro:

    Vou dizer-lhe que estou muito feliz.

    Pretendeu-se desvendar todo aquele mistério. 

    - Nas orações reduzidas de infinitivo:

    Convém contar-lhe tudo sobre o acontecido. 

    - Nas orações reduzidas de gerúndio:

    O diretor apareceu avisando-lhe sobre o início das avaliações. 

    - Nas frases imperativas afirmativas:

    Senhor, atenda-me, por favor!

    FONTE: QC

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em colocação pronominal. Vejamos o conceito:

    Os pronomes pessoais oblíquos átonos me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos podem estar em três posições ao verbo ao qual se ligam.

    Próclise é antes do verbo⇾ Nada me faz tão bem quanto passar em concurso.

    Mesóclise é no meio do verbo⇾ Abraçar-lhe-ei…

    Ênclise é após o verbo⇾ Falaram-me que você está muito bem

    Após vermos o conceito e os exemplos, iremos indicar qual assertiva que possui a posição do pronome oblíquo de forma incorreta. Vejamos:

    a) Incorreta.

    "Me chamaram para uma festa em Blumenau.

    Não se começa período com pronome oblíquo. O correto é "Chamaram-me".

    b) Correta.

    "Expliquei-lhe o motivo da minha pressa."

    Em verbos que não sejam no futuro do indicativo, ao se começar o período, usa-se ênclise.

    c) Correta.

    "Lembrar-me-ei de você em minhas orações."

    Em verbos que sejam no futuro do indicativo, ao se começar período, usa-se mesóclise.

    d) Correta.

    "Ninguém me informou o resultado do concurso."

    A palavra "ninguém" é um pronome indefinido, por conseguinte, atrai o pronome oblíquo para posição de próclise.

    e) Correta.

    "Agora lhe darei a resposta esperada."

    A palavra "agora" é um advérbio de tempo, por conseguinte, atrai o pronome oblíquo para posição de próclise.

    Gabarito: A


ID
2038810
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que há ERRO de concordância verbal.

Alternativas
Comentários
  • Estados Unidos são uma nação capitalista.  ( certo seria : é)

  • Estados Unidos é....

    Os Estados Unidos são...

     

     

  • Com artigo = são Sem artigo= é #aft #app
  • Gab: E

    Estados Unidos (é nome próprio do país) e não junção de estados..

    # de: Estados Brasileiros são autônomos, (aí são vários estados)..


ID
2038813
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme a Norma Regulamentadora 06, que trata sobre Equipamento de Proteção Individual – EPI, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra: D

  • Gab: D. Questão de Ciências, Anatomia...

    Bastava saber que braço e antebraço não é membro inferior, são membros superiores.

    (alguns vão dizer que isso é óbvio mais as estatísticas mostram que 20% estão errando essa questão).


ID
2038816
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora 17 que trata de Ergonomia visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Para os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, avalie como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas a seguir.

( ) Devem possuir condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, proporcionando reflexos, contrastes, sombras e corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador.

( ) O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.

( ) A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais.

( ) Devem ser posicionados em superfícies de trabalho com altura fixa.


( ) Os documentos a serem utilizados com esses equipamentos deverão ser legíveis e, sempre que possível, confeccionados de papel brilhante para facilitar a leitura. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    17.4.3. Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte:

    a) condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;

    b) o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas;

    c) a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais;

    d) serem posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.

  • 17.4.3. Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte:

     

    F - a) condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;

    V - b) o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas;

    V - c) a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais;

    F - d) serem posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.

     

    F - 17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve: b) ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo vedada a utilização do papel brilhante, ou de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.

     

    GABARITO: A

  • NOVA NR-17 ERGONOMIA

    17.7.3 Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem permitir ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.

    17.7.3.1 Os equipamentos devem ter condições de mobilidade suficiente para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador.

    17.7.3.2 Nas atividades com uso de computador portátil de forma não eventual em posto de trabalho, devem ser previstas formas de adaptação do teclado, do mouse ou da tela a fim de permitir o ajuste às características antropométricas do trabalhador e à natureza das tarefas a serem executadas.  


ID
2038819
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à Norma Regulamentadora 09 – Programa de Prevenção de Riscos AmbientaisPPRA, avalie como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas a seguir que tratam desse tema.

( ) É responsabilidade do empregador estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituição.

( ) Configura-se uma das responsabilidades dos trabalhadores informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

( ) Consideram-se agentes químicos os compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou serem absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

( ) Para efeito dessa norma regulamentadora, consideram-se riscos ambientais os agentes mecânicos, químicos, sociais e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

( ) Para os fins dessa norma regulamentadora, considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • V - 9.4.1 Do empregador: I. estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituição.

     

    V - 9.4.2 Dos trabalhadores: III. informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

     

    F - 9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

     

    F - 9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

     

    V - 9.3.6.1 Para os fins desta NR, considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.

     

    GABARITO: B


ID
2038822
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos computadores temos dispositivos de entrada, saída ou mistos.
Assinale a alternativa que contém apenas dispositivos de saída. 

Alternativas
Comentários
  • São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mouse, Scanner, Leitor de código de barras, Máquina fotográfica digital, Webcam, joystick e outros acessórios de jogos.

     

    São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora.

     

    Algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos: disco rígido, disco flexível ou disquete, tela sensível ao toque, pendrive, Celular.

  • Gabarito: D

     

    ENTRADA

    Teclado, Mouse, Webcam, Microfone, Scanner, Joystick, Drive de CD/DVD-ROM, Câmera filmadora, Câmera digital, Tela sensível ao toque, Mesa gráfica, Caneta ótica ...

     

    SAÍDA

    Switch, Impressora, Monitor de vídeo, Caixa de som, Drive de CD-ROM, Plotter (traçador gráfico), Datashow, Placa de som ...

     

    ENTRADA/SAÍDA

    Impressora multifuncional, Pendrive, HD externo, DVD RW, Zip drive, Blu-ray, Modem, CD-R, CD-RW ...


ID
2038825
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora 24, que trata de Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, estabelece alguns requisitos específicos para os Refeitórios. Sobre esse tema, qual das assertivas abaixo é a CORRETA? Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • 24.3.13 O refeitório deverá ser instalado em local apropriado, não se comunicando diretamente com os locais de trabalho,
    instalações sanitárias e locais insalubres ou perigosos.

    24.3.5 O piso será impermeável, revestido de cerâmica, plástico ou outro material lavável.
    24.3.6 A cobertura deverá ter estrutura de madeira ou metálica e as telhas poderão ser de barro ou fibrocimento.
    24.3.7 O teto poderá ser de laje de concreto, estuque, madeira ou outro material adequado.

    24.3.8 Paredes revestidas com material liso, resistente e impermeável, até a altura de 1,50m (um metro e cinqüenta
    centímetros).

    24.3.10 Água potável, em condições higiênicas, fornecida por meio de copos individuais, ou bebedouros de jato inclinado e
    guarda-protetora, proibindo-se sua instalação em pias e lavatórios, e o uso de copos coletivos.

  • NOVA NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

    24.5.2 Os locais para tomada de refeições para atender até 30 (trinta) trabalhadores, observado o subitem 24.5.1.1, devem:

    • a) ser destinados ou adaptados a este fim;
    • b) ser arejados e apresentar boas condições de conservação, limpeza e higiene; e
    • c) possuir assentos e mesas, balcões ou similares suficientes para todos os usuários atendidos.

    24.5.2.1 A empresa deve garantir, nas proximidades do local para refeições:

    • a) meios para conservação e aquecimento das refeições;
    • b) local e material para lavagem de utensílios usados na refeição; e
    • c) água potável.

    24.5.3 Os locais destinados às refeições para atender mais de 30 (trinta) trabalhadores, conforme subitem 24.5.1.1, devem:

    • a) ser destinados a este fim e fora da área de trabalho;
    • b) ter pisos revestidos de material lavável e impermeável;
    • c) ter paredes pintadas ou revestidas com material lavável e impermeável;
    • d) possuir espaços para circulação;
    • e) ser ventilados para o exterior ou com sistema de exaustão forçada, salvo em ambientes climatizados artificialmente;
    • f) possuir lavatórios instalados nas proximidades ou no próprio local, atendendo aos requisitos do subitem 24.3.4;
    • g) possuir assentos e mesas com superfícies ou coberturas laváveis ou descartáveis, em número correspondente aos usuários atendidos;
    • h) ter água potável disponível;
    • i) possuir condições de conservação, limpeza e higiene;
    • j) dispor de meios para aquecimento das refeições; e
    • k) possuir recipientes com tampa para descarte de restos alimentares e descartáveis.

ID
2038828
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre as DIRETRIZES estabelecidas na norma regulamentadora 07, que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 7.4.2 Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem:
    a) avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental;
    b) exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos nesta NR e seus anexos.

  • Gab: A

     

    A alternativa "A" já começa toda errada ao citar que a NR 7 estabelece os parametros máximos, veja só op que diz o texto da norma:

     

    7.1.2 Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO,
    podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.


ID
2038831
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os conceitos relacionados à Intranet, Internet e Correio Eletrônico, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a- correto

    b-

    FTP ou File Transfer Protocol (em português, Protocolo de Transferência de Arquivos) é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (Portugal: conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet.

    c-

    A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

    A intranet ainda possibilita você a utilizar mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso a intranet é feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da língua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.

     

    d- cookie é um pequeno pacote de dados enviados de um website para o navegador do usuário quando o usuário visita o site.

    e- O Post Office Protocol (termo em inglês que, traduzido, significa "Protocolo dos correios"), ou POP3, é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico.

  • a) Normalmente, as grandes empresas permitem aos utilizadores dentro da sua intranet o acesso à Internet através de servidores de firewall que têm a função de selecionar as mensagens em ambas as direções de modo que a segurança da empresa seja preservada. Quando parte de uma intranet é acessível a clientes, parceiros, fornecedores ou outras pessoas fora da empresa, essa parte designa-se por extranet.

     

    b) Protocolo FTP: Desde os primórdios da Internet, ele é o responsável por enviar arquivos para a web. Forma prática e versátil de transferência de arquivos, ela serve basicamente para que usuários possam enviar ou receber documentos da Grande Rede por meio de um endereço no navegador ou um software instalado no PC.

     

    c) Uma intranet utiliza o TCP / IP, HTTP e outros protocolos de Internet e na aparência geral como uma versão privada da Internet. 

     

    d) Basicamente, um Cookie é um arquivo de texto muito simples, cuja composição depende diretamente do conteúdo do endereço Web visitado. 

    Quando você visita um site pela primeira vez, este envia um Cookie como resposta para o seu navegador, contendo as suas preferências, em formato de texto. Este pequeno arquivo ficará armazenado em seu computador até que perca sua validade.

    Enquanto o cookie estiver salvo em seu PC, toda vez que você digitar o endereço do site, o seu navegador irá enviar este arquivo para o site que você está conectado. Desta maneira, as suas configurações serão aplicadas de maneira automática.

    Algumas lendas sobre Cookies rondam a Internet, fazendo com que usuários tenham arrepios ao ouvir esta palavra. A primeira delas diz que o Cookie pode transmitir vírus, o que não é verdade, pois o arquivo texto é muito pequeno, não permitindo que ameaças sejam inseridas.

     

    Gabarito: letra E

     

  • NEM EXISTE ISSO DE RECUPERAR EMAIL...

  • IMAP - MANTEM NO SERVIDOR - PORTA 143

     

    POP - PUXA DO SERVIDOR - PORTA 110

     

    SMTP - ENVIO DE E-MAIL - PORTA 587 (ANTES ERA A PORTA 25)

     

    Boraaaaaa

  • "RECUPERAR" sei...

  • Ao meu ver, questão sem gabarito correto. Não vejo relação do protocolo POP3 com recuperar e-mail, ate pq, o protocolo de que permite que o e-mail fique armazenado no servidor seria o IMAP. 

  • Essas questões estão meio emboladas, e a única que pelo menos fala sobre a verdadeira definição é a letra E. Apesar de não ter isso de recuperar email.

  • Como assim? Nem existe isso de recuperar email.


ID
2038834
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos de organização de informações, arquivos e pastas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Pasta é o nome que damos a certas “gavetas” no disco. ... podem conter até 256 caracteres (letras, números, espaço em branco, símbolos), ..

    pasta é uma categoria de coisas e pode guardar uma foto ou uma música gravada ... por você, que então as coloca todas em uma pasta para dar espaço a outro trabalho. Quando uma categoria inclui membros em diferentes níveis lógicos,

  • GABARITO C

     

    BONS ESTUDOS

  • GABARITO C

     

    Letra B está errada, pois 0,1 GB = 100 MB, logo, cabe nesta unidade o mencionado arquivo de 65 MB.

     

     

    1000 MB = 1 GB

     

     

  • É possível alterar a extensão de um arquivo. Logo, a alternativa D está errada.


ID
2038837
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os conceitos relacionados aos microcomputadores, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Um disco de armazenamento de dados utilizado em unidades de DVD tem uma ... Quanto maior for a dimensão do monitor de vídeo utilizado em um ... A unidade de CD-ROM é um periférico capaz de realizar a leitura óptica dos ... de 3 ½ polegadas, que realiza a leitura dos dados de forma magnética.

  • Existem dispositivos magnéticos, como disquete e fita, dispositivos ópticos, como CD, DVD e Blu-ray, e dispositivos eletrônicos, como pendrive e cartão de memória flash. Há ainda o dispositivo óptico-magnético, chamado MiniDisc (MD), com o processo de gravação sendo magnético e de leitura óptica.

     

    [ Fonte: http://dan-scientia.blogspot.com.br/2010/07/o-que-sao-dispositivos-de-armazenamento.html ]

     

    Gabarito: letra B

  • A unidade de DVD é um periférico capaz de realizar a leitura óptica dos dados armazenados em um Digital Vídeo Disk, diferentemente de uma unidade de disco rígido, que realiza a leitura dos dados de forma magnética. 

  • A- Errada;

    A é a menor unidade de informação é o Bit ,  que pode ser armazenado ou transmitido. Um bit pode assumir somente 2 valores: 0 ou 1, corte ou passagem de energia respectivamente. Embora os computadores tenham instruções (ou comandos) que possam testar e manipular bits, geralmente são idealizados para armazenar instruções em múltiplos de bits, chamados bytes. No princípio, byte tinha tamanho variável mas atualmente tem oito bits.

    C-Errada: os fatores q mais influenciam na velocidade do pc são o FSB do processador e da placa mãe (quanto maior mais rapida) e a quantidade de memoria ram.

  • Gab.: B

    A unidade de DVD é um periférico capaz de realizar a leitura óptica dos dados armazenados em um Digital Vídeo Disk, diferentemente de uma unidade de disco rígido, que realiza a leitura dos dados de forma magnética.


ID
2038843
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, sobre os conceitos de Memorando e Ofício, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    Corrigindo as alternativas.... 

     

     a) O MEMORANDO é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

     b) O OFÍCIO tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. 

     c) Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando. 

     d) O MEMORANDO trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna.

     e) O memorando tem como característica a AGILIDADE, uma vez que sua tramitação, em qualquer órgão, deve pautar-se pela SIMPLIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS

  • GABARITO C

     

    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

     

    Memorando

     

     Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.


ID
2038846
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Sobre os documentos administrativos faça a relação numérica, associando as colunas.

(1) Ata

(2) Atestado

(3) Certidão

(4) Edital

(5) Portaria

( ) Documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente.

( ) Instrumento de comunicação utilizado pela Administração Pública para fins de abertura de concorrência e de concurso público, provimento de cargo público, convocação de servidor, licitações e divulgação de atos deliberativos.

( ) Documento fornecido pela administração ao interessado, afirmando a existência de ato ou assentamentos constantes de processo, livro ou documentos que se encontrem nas repartições públicas.

( ) Documento de valor jurídico que consiste em registro narrativo fidedigno e decisões do que se passou em uma assembleia, sessão ou reunião.

( ) Ato administrativo que define competências, estabelece normas e procedimentos, define situações funcionais e aplica medidas de ordem disciplinar. 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A  (2, 4, 3, 1, 5) 

     

     

    2 - ATESTADO -> Documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente.

     

    4 - EDITAL -> Instrumento de comunicação utilizado pela Administração Pública para fins de abertura de concorrência e de concurso público, provimento de cargo público, convocação de servidor, licitações e divulgação de atos deliberativos.

     

    3 - CERTIDÃO -> Documento fornecido pela administração ao interessado, afirmando a existência de ato ou assentamentos constantes de processo, livro ou documentos que se encontrem nas repartições públicas.

     

    1 - ATA -> Documento de valor jurídico que consiste em registro narrativo fidedigno e decisões do que se passou em uma assembleia, sessão ou reunião.

     

    5 - PORTARIA ->Ato administrativo que define competências, estabelece normas e procedimentos, define situações funcionais e aplica medidas de ordem disciplinar. 


ID
2038849
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A aplicação do arquivo e a destinação de cada documento pode ser definida pelas etapas do ciclo vital dos documentos. Marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.

( ) 1ª idade: documentos de valor histórico, informativos e/ou probatório, não puderam ser eliminados.

( ) 2ª idade: documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Podem ser eliminados ao término de seu prazo precaucional ou encaminhados para o arquivo permanente.


( ) 3ª idade: documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso. Podem migrar para a fase intermediária, quanto para a fase permanente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. O primeiro item fala do arquivo permanente, o segundo item está correto, já o terceiro item refere - se ao arquivo corrente. 

  • Dica importante no item 3: A fase intermediária NÃO É OBRIGATÓRIA, alguns podem ser eliminados já no arquivo corrente ou passarem diretamente da fase corrente p/ a permanente.

  •  A definição das idades ou etapas do ciclo de vida está intimamente ligada a identificação dos valores primário e secundário dos documentos: 

    Corrente ou 1ª idade: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador, possuem valor primário.

    Intermediário ou 2ª idade: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário.

    Permanente ou 3ª idade: formado por documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente, ou seja, não podem ser eliminados/ descartados de forma alguma em decorrência de seu valor probatório e/ou informativo para o Estado ou sociedade.

    Fonte: https://arquivopublicors.wordpress.com/2014/06/26/arquivos-conceitos-o-ciclo-vital-dos-documentos-e-a-teoria-das-tres-idades/

     

  • a segunda assertiva, Encaminhado?! não seria Recolhido?


ID
2038852
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O organograma é a representação gráfica dos órgãos da empresa e das relações de autoridade e de responsabilidade entre si, representando determinados aspectos da estrutura organizacional. Sobre os organogramas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E:

    A estrutura formal é a estrutura oficial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. De acordo com Schermerhorn,1 lendo um organograma, você pode entender vários aspectos de uma organização, como:
    Ø Divisão de trabalho – cargos e títulos mostram quem faz o que dentro da empresa.
    Ø Relação de supervisão – linhas mostram quem se reporta a quem.
    Ø Canais de comunicação – linhas mostram os canais de comunicação.
    Ø Subdivisões principais – divisões que se reportam a um mesmo gerente são mostradas.
    Ø Níveis hierárquicos – os diversos níveis hierárquicos são evidenciados.

  • Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica de uma empresa, isto é, do aciondesenho organizal que, por sua vez, consiste na configuração global dos cargos e da relação entre as funções, autoridade e subordinação no ambiente interno de uma organização. O organograma é considerado a melhor representação gráfica do desenho organizacional.

    Ele é especialmente útil para pessoas de fora da empresa (ao visualizar o organograma, a pessoa deve ser capaz de identificar qual pessoa contatar para resolver determinado problema) ou para funcionários recém chegados (ele terá uma maior noção da sua posição e do seu papel no esquema global da empresa, além de deixar claro quem se reporta a quem).

    Alguns organogramas apresentam o nome do dirigente de cada departamento, bem como o número de funcionários subordinado a ele e informações referentes à divisão do trabalho. No entanto, um organograma com apenas o nome dos cargos é mais interessante, visto que a utilização dos nomes dos dirigentes faz com que os manuais organizacionais tenham que ser constantemente reeditados para atualizar nomes, sempre que houver mudança de direção.

     

    http://www.infoescola.com/administracao_/organograma/

     

    ALTERNATIVA E

     

     

     

  • LETRA E CORRETA

    O organograma consiste na representação da organização da empresa em forma de gráfico. Com o organograma é possível identificar falhas nos níveis hierárquicos ou comunicacionais entre os diferentes setores da companhia.


ID
2038855
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A administração de pessoas pode ser entendida como um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo. A flutuação no quadro de pessoal é um fator imprevisível que interfere nessa gestão. Como se denomina o índice que mede essa flutuação?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  • C)De acordo com Marras,9 são três os principais fatores que afetam as necessidades de recrutamento de uma organização: o turnover (rotatividade de funcionários), o aumento de quadro planejado e o aumento de quadro circunstancial (como a contratação de vendedores temporários no Natal, por exemplo).
    Dentro do recrutamento, temos duas possibilidades de foco: o recrutamento interno e o recrutamento externo. O recrutamento interno ocorre quando a empresa busca atrair pessoas que já trabalham na empresa. Portanto, as pessoas são transferidas ou promovidas para cargos mais elevados.

     


ID
2038858
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Liderança pode ser definida como a qualidade de quem pensa sempre à frente do seu tempo; tem o desejo constante de aprender e a capacidade de influenciar, além da consciência de que deve ser digno de confiança e que faz parte da equipe, mas com o papel fundamental de direcionar os esforços para o bom andamento dos trabalhos de uma organização.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Três são as habilidades importantes em um líder: técnicas, humanas e conceituais.

II. Em uma liderança democrática, a equipe é estimulada a participar, e o gestor lidera voltado para as tarefas.

III. A liderança transformacional baseia-se na legitimação da autoridade dentro de uma estrutura burocrática.

Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    II) ERRADA. Em uma liderança democrática, a equipe é estimulada a participar, e o gestor lidera voltado para AS PESSOAS. Na liderança democrática há participação dos liderados no processo decisório, estimulados e assistidos pelo líder.

    III) ERRADA. Na liderança transformacional o líder é visto como um agente da mudança, o líder motiva e inspira as pessoas como forma de orientar a mudança.

  • É Raissa, mas eles devem ter usado outro autor. Para Katz, por exemplo, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais. Veja que ele não cita nem Gerente nem Lider, podendo o examinador justificar a questão dizendo que um Lider é um Administrador.
     

  •  A habilidade conceitual é a capacidade cognitiva de enxergar a organização como um todo e as inter-relações entre as suas partes, envolvendo a capacidade de pensamento, processamento de informações e planejamento do administrador.

  • I. Três são as habilidades importantes em um líder: técnicas, humanas e conceituais. ( CORRETO)

    II. Em uma liderança democrática, a equipe é estimulada a participar, e o gestor lidera voltado para as tarefas. ( ERRADO)

    Lidera voltado para as pessoas

    III. A liderança transformacional baseia-se na legitimação da autoridade dentro de uma estrutura burocrática.( ERRADO)

    Na liderança transformacional,  o líder é um agente de mudanças, que deve ser visionário, flexível, e capaz de lidar com incertezas. Por isso não teria como ser burocrático

    GABARITO B

     

  • Engraçado que a mesma questão está na prova de Assistente e na prova de Auxiliar. Vejam a Q860383


    I. Três são as habilidades importantes em um líder: técnicas, humanas e conceituais.

    II. Em uma liderança democrática, a equipe é estimulada a participar, e o gestor lidera voltado para as tarefas. (as pessoas)

    III. A liderança transformacional (Transacional) baseia-se na legitimação da autoridade dentro de uma estrutura burocrática.


  • GABARITO B.

    I.

  • B


ID
2038861
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Liderança é um processo-chave em todas as organizações.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre liderança.

Alternativas
Comentários
  • A) “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.”
    Já Chiavenato3 define liderança como:
    um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
    Um aspecto muito cobrado em concursos é a relação entre a liderança e os cargos de chefia ou gerência. É muito comum que as pessoas liguem a liderança de certas pessoas ao cargo de chefe (como um gerente, um general, um governante etc.).
    Entretanto

  • a) É necessário ter um cargo de chefia ou hierarquicamente importante para ser um líder e influenciar outras pessoas.

    LETRA A de APROVAÇÃO

  • Não é necessário ter um cargo de chefia ou hierarquicamente importante para ser um líder e influenciar outras pessoas.

    LETRA A


ID
2038864
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A capacitação deve contribuir para o desenvolvimento e a atualização profissional do servidor, alinhada com as demandas institucionais de órgãos e entidades federais.

Todas as alternativas abaixo mostram métodos de capacitação, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • C) Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através do investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação.
    Um dos principais problemas é que os dados contábeis e financeiros só captam os ativos tangíveis da organização, ou seja, seus ativos físicos (imóveis, bens, dinheiro etc.). Os ativos intangíveis – valor da marca, percepção de qualidade dos produtos, capacidade dos funcionários, capacidade de inovação – normalmente não são contabilizados.
    O problema é que avaliar e medir esses ativos intangíveis se torna mais difícil.44 É mais fácil contar o dinheiro no banco do que avaliar quanto vale o conhecimento dos trabalhadores de uma organização, não é verdade? Entretanto, esses ativos intangíveis, antes relegados a um segundo plano, serão cada vez mais importantes na era do conhecimento.
    Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.45
    Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. A seguir podemos ver um diagrama que representa as quatro perspectivas do Balanced Scorecard – BSC

  • BSC coloca o Planejamento estratégico em Ação, nada tem a ver com capacitação dos Servidores, até porque o BSC é uma ferramenta estratégica, utilizada pela Cúpula Adminsitrativa, tendo pouca participação dos níveis táticos e operacionais, logo não é mesmo Ferramenta de Capacitação.

    Gab C

  • Balanced Scorecard (BSC),  se elaboram medidas financeiras e não financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas. Dessa maneira, os gestores poderão acompanhar os resultados da organização de acordo com a estratégia traçada, de modo a corrigir os desvios e aprender, gerando conhecimento com todo o processo a) O BSC é orientado para o desdobramento de estratégias em indicadores, tendo perspectivas financeira, interna, inovacao, cliente. Balanced Scorecard "busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo que ajuda a apontar o diferencial competitivo"  


ID
2038867
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações gostariam de ter em seus quadros pessoas motivadas, satisfeitas e felizes, porém esse é um dos maiores desafios de um administrador. Sobre motivação, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E e não afetam positivamente

    9. (Esaf/ MTE Auditor/2006) Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir: Os programas de qualidade têm como foco as necessidades dos ....................., buscam a maior .......................... dos processos, evitando ........................ Caracterizam-se pela ..................... e ..................
    a) clientes internos e externos da organização / eficiência/ desperdícios. / participação de toda a equipe / melhoria contínua;
    b) fornecedores / efetividade / a repetição de tarefas./ horizontalização das estruturas organizacionais/ mudanças drásticas;
    c) acionistas / eficiência / desperdícios. / subordinação às decisões da diretoria / melhoria contínua;
    d) clientes internos da organização / eficácia / a horizontalização das tarefas. / mudança fundamental dos processos / melhoria contínua;
    e) Stakeholders / efetividade / a repetição de tarefas./ busca de padrões de desempenho / mudanças fundamentais.
    Questão bastante tranquila. A primeira lacuna já praticamente “mata” a questão. A gestão da qualidade deve ter um enfoque em atender aos desejos e necessidades dos clientes, sejam eles internos ou externos.
    Lembre-se de que se o seu trabalho for importante para algum órgão da empresa, esse órgão será um cliente seu (no caso, um cliente interno).
    A segunda lacuna é preenchida com a “eficiência”. A gestão da qualidade preza processos de trabalho que busquem reduzir o desperdício, que evitem defeitos. Ou seja, com processos eficientes.
    O resto ficou fácil, não é mesmo? Já falamos sobre a redução dos desperdícios, e a gestão da qualidade deve ser responsabilidade de todos os funcionários da organização. Além disso, a melhoria contínua dos processos é um dos princípios fundamentais da gestão da qualidade. O gabarito é mesmo a letra A.

     

    Comentado pelo professore Rennó (2013)

  • O erro da letra E está em '' e o trabalho com a aplicação de diferentes habilidades e o desafio são prejudiciais à motivação.''


ID
2038870
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Departamentalização é uma característica típica de grandes organizações. Ela é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. É um meio para se obter homogeneidade em cada órgão.

Todas as alternativas abaixo mostram tipos de departamentalização, EXCETO UMA, assinalea.

Alternativas
Comentários
  • B)  Departamentalização
    A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa.8
    O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si. De acordo com Chiavenato,9 a departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.
    A departamentalização deve facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita um aproveitamento mais racional dos recursos da organização. Assim sendo, os critérios devem ser os mais racionais, visando atingir os objetivos da organização.
    Os principais tipos de departamentalização são:Departamentalização Funcional
    4.9.1. Departamentalização por Produto
    4.9.2. Departamentalização por Cliente
    4.9.3. Departamentalização Territorial ou Geográfica
    4.9.4. Departamentalização por Processo

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk tive que rir dessa.

  • Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.

     

    http://blog.luz.vc/o-que-e/tipos-de-departamentalizacao/

     

    ALTERNATIVA B 

     

    (Portanto, a alternativa B não representa um tipo de departamentalização).

     

  • essa ee pra não zerar

     

  • LETRA B CORRETA

    4.8. Departamentalização

    4.9. Departamentalização Funcional

    4.9.1. Departamentalização por Produto

    4.9.2. Departamentalização por Cliente

    4.9.3. Departamentalização Territorial ou Geográfica

    4.9.4. Departamentalização por Processo

  • A banca aborda o tema desenho estrutural das organizações.

    Essas estruturas podem ser divididas em dois grandes grupos: Estruturas tradicionais ou mecanicistas (linear, funcional, linha-staff, divisional e etc.) e as estruturas orgânicas (matricial, rede ou virtual).

    estrutura funcional é baseada na especialização das funções executadas na organização. De acordo com Moreira (2019), não há unidade de comando nesse estrutura, pois é possível um colaborador esteja subordinado a vários chefe ao mesmo tempo.

    Em relação à departamentalização, o autor Oliveira traz a seguinte definição:

    "Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais."

    De acordo com o autor, os tipos de departamentalização são os seguintes:

    • Departamentalização por quantidade.
    • Departamentalização funcional. (Alternativa E)
    • Departamentalização territorial ou por localização geográfica. (Alternativa C)
    • Departamentalização por produtos ou serviços; (Alternativa A)
    • Departamentalização por clientes; (Alternativa D)
    • Departamentalização por processos;
    • Departamentalização por projetos;
    • Departamentalização matricial; e
    • Departamentalização mista.

    A questão quer saber qual alternativa NÃO traz um tipo de departamentalização. Logo, percebemos que a única alternativa que não tem correspondência com as categorias acima é a letra "b": Por remuneração dos colaboradores.

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019.

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014.

    OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, Organização e Métodos. 21 edição. Atlas. 2019

    GABARITO: LETRA B


ID
2038873
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As funções administrativas “planejar, organizar, dirigir e controlar” constituem o processo administrativo e são uma sequência cíclica que está intimamente relacionada em uma interação dinâmica.

Associe a coluna da direita com a da esquerda de acordo com as características dessas funções. 

(1) Planejamento

(2) Organização

(3) Direção

(4) Controle


( ) Estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições. Além de assegurar a divisão e a coordenação das atividades dos seus membros.

( ) Definir objetivos e decidir sobre os resultados e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. É a tomada de decisão antecipada, algo que podemos fazer antes de agir.

( ) Monitorar e avaliar as atividades e os resultados para assegurar que os objetivos sejam alcançados, tomando as medidas necessárias para a correção de possíveis desvios.

( ) Interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos, após ter estabelecido o planejamento e estruturad31o a organização. 

Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • D) O planejamento é o processo administrativo que influencia todos os outros (direção, organização, controle). Ele é o passo inicial – quando definiremos o que a organização quer fazer, quando e como ela o fará.
    Como o futuro é sempre incerto, temos de procurar reduzir essa incerteza quando estamos administrando uma organização. Assim, o planejamento é o processo que utilizamos para reduzir a incerteza e aumentar a chance de a organização ter sucesso.3

    Organizar é o processo de alocar pessoas e outros recursos para atingir um objetivo. Envolve tanto a divisão de trabalho como a coordenação desses trabalhos para alcançar um resultado desejado.
    O processo de organização define quem deve fazer o quê, quem é responsável por quem e como as diferentes partes da organização devem se relacionar e trabalhar juntas.

    Após a definição da estratégia organizacional e do início da execução, será necessária a utilização de ferramentas de controle estratégico. Atualmente, a principal ferramenta para o controle estratégico é o Balanced Scorecard. De acordo com Lobato et al.,42
    Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta Balanced Scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.
    Dessa maneira, os gestores poderão acompanhar os resultados da organização de acordo com a estratégia traçada, de modo a corrigir os desvios e aprender, gerando conhecimento com todo o processo

  • De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.

     

    Planejamento: Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

     

    Organização: Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

     

    Direção: Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.

     

    Controle: Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso,elasprecisamserdevidamentecontroladas.Elasrequeremconsiderável esforço decontrole emsuas várias operações eatividades.Ocontrole constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

  •  

    (1)  Planejamento

    (2)  Organização

    (3)  Direção

    (4)  Controle

     

    (   2  )  Estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições. Além de assegurar a divisão e a coordenação das atividades dos seus membros.

     

    (   1  )  Definir objetivos e decidir sobre os resultados e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. É a tomada de decisão antecipada, algo que podemos fazer antes de agir.

     

    (  4   )  Monitorar e avaliar as atividades e os resultados para assegurar que os objetivos sejam alcançados, tomando as medidas necessárias para a correção de possíveis desvios.

     

    (   3  )  Interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos, após ter estabelecido o planejamento e estruturando a organização. 

     

    d) 2, 1, 4, 3 

     

     

    PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.

    ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado.

    DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.

    CONTROLE: analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados.

     

    http://federalconcurseira.blogspot.com.br/2015/07/conceitos-importantes-administracao-e.html

     

  • (ORGANIZAÇÃO) Estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições. Além de assegurar a divisão e a coordenação das atividades dos seus membros.

    ( PLANEJAMENTO) Definir objetivos e decidir sobre os resultados e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. É a tomada de decisão antecipada, algo que podemos fazer antes de agir.

    (CONTROLE) Monitorar e avaliar as atividades e os resultados para assegurar que os objetivos sejam alcançados, tomando as medidas necessárias para a correção de possíveis desvios.

    (DIREÇÃO) Interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos, após ter estabelecido o planejamento e estrutura da organização. 

  • Uma boa revisão das funções administrativa. Bom para manter o conteúdo fresquinho na mente rsrs.

  • LETRA D CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões

  • respondi certo na minha mente...por isso q tem q descansar o cerebro as vezes

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as funções administrativas. Neste caso, associemos as duas colunas, ou seja, cada função ao seu conceito.

    Cada função consiste no seguinte:

    • Planejamento: é a função administrativa responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.

    • Organização: refere-se, basicamente, à divisão dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc.) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.

    • Direção: volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar.

    • Controle: tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente. De acordo com Chiavenato (2004. p. 16) o controle é o “processo de assegurar que as atividades atuais das organizações estejam em conformidade com as atividades planejadas.

    Tendo dito isso, relacionemos as colunas:

    • (2) Organização: Estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições. Além de assegurar a divisão e a coordenação das atividades dos seus membros.

    • (1) Planejamento: Definir objetivos e decidir sobre os resultados e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. É a tomada de decisão antecipada, algo que podemos fazer antes de agir.

    • (4) Controle: Monitorar e avaliar as atividades e os resultados para assegurar que os objetivos sejam alcançados, tomando as medidas necessárias para a correção de possíveis desvios.

    • (3) Direção: Interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos, após ter estabelecido o planejamento e estruturad31o a organização. 

    Concluímos, portanto, que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. n 2° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.


ID
2038876
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sobre administração de materiais, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Em regra, material de consumo não recebe registro patrimonial.

     

    Gab: E

  • Errei por falta de atenção =/

  • Material de consumo, caneta, resma de papel, lâmpadas...

  • Foi anulada porque a letra D e E estão erradas?



ID
2038879
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“As organizações não são uma invenção moderna. Os faraós delas se utilizaram para construir as pirâmides. Os imperadores da China delas se utilizaram, há milhares de anos, para construir grandes sistemas de irrigação. E os primeiros Papas criaram uma igreja universal, a fim de servir uma religião universal. Contudo, a sociedade moderna possui mais organizações a fim de satisfazer uma diversidade maior de necessidades sociais.”

                                       Etzioni, A. (1980). Organizações Modernas. 6. ed. São Paulo, Editora Atlas. 


Quanto aos tipos de organização, segundo a tipologia de Etzioni, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • tipologia de Etzioni é muito utilizada em face da consideração que faz sobre os sistemas psicossociais das organizações. Contudo, sua desvantagem é dar pouca consideração à estrutura, à tecnologia utilizada e ao ambiente externo. Trata-se de uma tipologia simples e unidimensional, baseada exclusivamente nos tipos de controle

     

    Gabarito A

     

    fonte: http://estruturalismo.blogspot.com.br/2008/05/tipologia-das-organizaes.html

  • Etzioni elabora sua tipologia de organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos tipos de controles aplicados aos participantes. Assim, a tipologia das organizações, segundo Etzioni, é a seguinte:

    Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força - latente ou manifesta - como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.
    Organizações utilitárias: poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente "calculativo", baseado quase exclusivamente nos benefícios que esperam obter. O comércio e as corporações trabalhistas estão incluídos nesta classificação.
    Organizações normativas: o poder baseia-se em um consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utilizam o controle moral como a força principal de influência sobre os participantes. Os participantes têm um alto envolvimento "moral" e motivacional. As organizações normativas são também chamadas "voluntárias" e incluem a Igreja, universidades, hospitais e muitas organizações políticas e sociais. Aqui, os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressar seus próprios valores pessoais.

    A tipologia de Etzioni é muito utilizada em face da consideração que faz sobre os sistemas psicossociais das organizações. Contudo, sua desvantagem é dar pouca consideração à estrutura, à tecnologia utilizada e ao ambiente externo. Trata-se de uma tipologia simples e unidimensional, baseada exclusivamente nos tipos de controle.

    http://estruturalismo.blogspot.com.br/2008/05/tipologia-das-organizaes.html

  • Quem é esse?

     

  • Tipologia de Etzioni
    Etzioni elabora sua tipologia de organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos tipos de controles aplicados aos participantes. Assim, a tipologia das organizações, segundo Etzioni, é a seguinte:
    Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força - latente ou manifesta - como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.

    Organizações utilitárias: poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente "calculativo", baseado quase exclusivamente nos benefícios que esperam obter. O comércio e as corporações trabalhistas estão incluídos nesta classificação.

    Organizações normativas: o poder baseia-se em um consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utilizam o controle moral como a força principal de influência sobre os participantes. Os participantes têm um alto envolvimento "moral" e motivacional. As organizações normativas são também chamadas "voluntárias" e incluem a Igreja, universidades, hospitais e muitas organizações políticas e sociais. Aqui, os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressar seus próprios valores pessoais.

    A tipologia de Etzioni é muito utilizada em face da consideração que faz sobre os sistemas psicossociais das organizações. Contudo, sua desvantagem é dar pouca consideração à estrutura, à tecnologia utilizada e ao ambiente externo. Trata-se de uma tipologia simples e unidimensional, baseada exclusivamente nos tipos de controle.

    Fonte: http://pwr.adm.br/resources/Classifica%C3%A7%C3%A3o%20das%20organiza%C3%A7%C3%B5es.pdf

     

     

     

  • Nunca ouvi falar nesse cara...


ID
2038882
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As empresas se organizam em diferentes formas de estrutura, de acordo com suas características e mercados nos quais atuam. Associe a coluna da direita com a da esquerda de acordo com as características dessas estruturas. 


(1) Linear

(2) Linear-Staff

(3) Estrutura Funcional

(4) Estrutura por Projetos


( ) É aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subordinados que exercem mais de uma função ficam sob o mando de mais de um chefe.

( ) Os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente, com plena autoridade sobre o projeto.

( ) Todos os órgãos são estruturados sob uma única linha de subordinação. Há centralização das decisões.

( ) Estrutura em que as unidades diretivas contam com uma unidade independente em sua atuação com liberdade de opinião, que serve de apoio, assessoria e recomendações. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • C) 4.11. Estrutura Linear
    Na estrutura linear, a autoridade está centralizada em apenas um cargo. Dessa forma, o superior tem autoridade única sobre seus funcionários e não a reparte. Essas estruturas adaptam-se melhor a ambientes mais estáveis.
    Vamos ver como isso já foi cobrado em concursos?
    4. (FCC/TRT 24a/MS/Anal. adm./2011) Tipo de estrutura organizacional em que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém:
    a) gerencial;
    b) funcional;
    c) staff;
    d) linear;
    e) operacional.
    Essa questão também está quase de graça. Entre as opções, teríamos de escolher apenas entre a estrutura funcional e a linear, pois as outras não são tipos de estrutura organizacional.
    Dessa forma, como vimos, o tipo de estrutura em que o chefe tem autoridade única sobre seus comandados é a estrutura linear. O gabarito é a letra D.

  • ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF
    Com o crescimento e complexidade das tarefas das empresas, a estrutura linear mostrou-se insuficiente para proporcionar eficiência e eficácia.As unidades e posições de linha (que têm autoridade linear) passaram a se concentrar no alcance dos objetivos principais da empresa e a delegar autoridade sobre serviços especializados e atribuições marginais a outras unidades e posições da empresa. Assim, as unidades e posições de linha se livraram de uma série de atividades e tarefas para se dedicarem exclusivamente aos objetivos básicos da empresa, como produzir, vender etc. As demais unidades e posições da empresa que receberam aqueles encargos passaram a denominar-e assessoria (staff), cabendo-lhes a prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, influenciando indiretamente o trabalho dos órgãos de linha por meio de sugestões, recomendações, consultoria, prestação de serviços como planejamento, controle, levantamentos, relatórios etc. Assim, os órgãos de staff assessoram os órgãos de linha por meio de sua especialização técnica. Enquanto os especialistas de staff se aprofundam em um determinado campo de atividades, os gerentes de linha tornam-se os detentores da hierarquia da organização.
    http://www.angelfire.com/ar/rosa01/direito109.html
     

  • (1) Linear

    (2) Linear-Staff

    (3) Estrutura Funcional

    (4) Estrutura por Projetos

     

    (3) É aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subordinados que exercem mais de uma função ficam sob o mando de mais de um chefe. TANTOS CHEFES QUANTO ESPECIALISTAS. A AUTORIDADE É RELATIVA E DIVIDIDA DE ACORDO COM A ESPECIALIZAÇÃO. 

     

    (4) Os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente, com plena autoridade sobre o projeto.

     

    (1) Todos os órgãos são estruturados sob uma única linha de subordinação. Há centralização das decisões. UNICIDADE DE COMANDO

     

    (2) Estrutura em que as unidades diretivas contam com uma unidade independente em sua atuação com liberdade de opinião, que serve de apoio, assessoria e recomendações. OU SEJA, POSSUI UMA AUTORIDADE DE STAFF QUE NÃO EXERCE AUTORIDADE DE COMANDO.

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • Estrutura Linear               (OUTROS CONCEITOS)

    É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:

    Autoridade linear ou única;

    Linhas formais de comunicação;

    Centralização das decisões;

    Aspecto piramidal

     

    Estrutura Linha-Staff

     

    É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff). 

     

    Estrutura Funcional

     

    Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.

    Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:

    Autoridade funcional ou dividida;

    Linhas diretas de comunicação;

    Descentralização das decisões;

    Ênfase na especialização.

     

    Estrutura Com Base Em Projetos

     

    Este tipo de estrutura tem por base o projeto desenvolvido segundo especificações de clientes, que podem vir a ser, até, a própria empresa. Enquanto a estrutura funcional enfatiza a especialização, a por projetos enfatiza o negócio, mas não a especialização por funções.

     

    http://www.adminconcursos.com.br/2014/07/estruturas-organizacionais.html

     

     

    (1) Linear

    (2) Linear-Staff

    (3) Estrutura Funcional

    (4) Estrutura por Projetos

     

    ( 3 ) É aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subordinados que exercem mais de uma função ficam sob o mando de mais de um chefe. Estrutura Funcional

    ( 4 ) Os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente, com plena autoridade sobre o projeto. Estrutura por Projetos

    ( 1 ) Todos os órgãos são estruturados sob uma única linha de subordinação. Há centralização das decisões. Linear

    ( 2 ) Estrutura em que as unidades diretivas contam com uma unidade independente em sua atuação com liberdade de opinião, que serve de apoio, assessoria e recomendações. Linear-Staff

  • LETRA C CORRETA

    Estrutura Linear        

    É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:

    Autoridade linear ou única;

    Linhas formais de comunicação;

    Centralização das decisões;

    Aspecto piramidal

     Estrutura Linha-Staff

     É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff). 

     Estrutura Funcional

     Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.

    Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:

    Autoridade funcional ou dividida;

    Linhas diretas de comunicação;

    Descentralização das decisões;

    Ênfase na especialização.

     Estrutura Com Base Em Projetos

     Este tipo de estrutura tem por base o projeto desenvolvido segundo especificações de clientes, que podem vir a ser, até, a própria empresa. Enquanto a estrutura funcional enfatiza a especialização, a por projetos enfatiza o negócio, mas não a especialização por funções.


ID
2038885
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem algumas ferramentas que auxiliam o gestor na otimização do trabalho. Entre elas, gráficos que representam a sequência de procedimentos ou de rotinas, devidamente formalizados e padronizados. Esse conceito é o conceito de _____________________ . Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B - O fluxograma é a principal ferramenta de mapeamento e desenho de processos. A ferramenta consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo.
    Assim, essa é a ferramenta utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos. Dessa forma, ele é utilizado para descrever, de modo gráfico, um processo através do uso de símbolos e linhas. Com ele fica mais fácil visualizar e conhecer melhor um processo, de forma que possamos propor melhorias e mudanças. O objetivo, portanto, da utilização dessa ferramenta é simplificar o trabalho de mapeamento e facilitar o entendimento de como os processos de trabalho funcionam.

     

  • ORGANOGRAMA: gráfico da estrutura hierárquica de uma organização social complexa, que representa simultaneamente os diferentes elementos do grupo e

    as suas ligações.

     

    FLUXOGRAMA:  é a sequencia operacional do desenvolvimento de um processo, ou seja, representa todas as etapas que compõem um processo completo.

  • LETRA B CORRETA

    O fluxograma, por outro lado, consiste na representação das etapas de um processo, ou seja, um modo simples e descomplicado de explicar um sistema ou transmitir uma informação através do uso de imagens sequenciais. 

  • É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS PASSOS DE UM PROCESSO ,OU SEJA,É UM DIAGRAMA QUE APRESENTA A SEQUENCIA DE ETAPAS (OPERAÇÕES ) DE UM TRABALHO .

  • É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS PASSOS DE UM PROCESSO ,OU SEJA,É UM DIAGRAMA QUE APRESENTA A SEQUENCIA DE ETAPAS (OPERAÇÕES ) DE UM TRABALHO .


ID
2038888
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No serviço público, a qualidade no atendimento está associada a uma atitude ética do servidor, requer do atendente muita responsabilidade e um estado de espírito baseado na competência. Quanto a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab.  D

    Os problemas podem ser os mais variados, sendo que problemas técnicos são os que menos afetam essa qualidade.

  • Sem falar no erro de concordância, né!

     

    Gab: Letra D

  • Não entendi a relação entre a questão com a Ética...

ID
2038891
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA sobre o processo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Os elementos da comunicação são:

     

    Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição.
     

    Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo.
     

    Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.
     

    Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor.
     

    Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
     

    Referente: o contexto, a situação aos quais a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o destinador da mensagem. Pode também dizer respeito aos aspectos do mundo textual da mensagem.

  • Gab.: C

    Código é um conjunto de signos e regras de combinação desses signos. O destinador utiliza o código para elaborar a mensagem (processo de codificação). O destinatário identifica o sistema de signos (processo de decodificação) se seu repertório for comum ao do destinador.


ID
2038894
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei no 10.520, de 17 de julho de 2002, que institui a modalidade de licitação denominada pregão, analise as afirmações a seguir.

I. O prazo, contado a partir da publicação do aviso, a ser fixado para a apresentação das propostas, não será inferior a oito dias úteis.

II. O prazo de validade das propostas será de 45 (quarenta e cinco) dias, se outro não estiver fixado no edital.

III. São atribuições do pregoeiro o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Os itens I e III estão corretos

     

    Em consonância com a Lei no 10.520, de 17 de julho de 2002

     

    I - Certo - Art. 4º. V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;

     

    II - ERRADO - Art. 6º  O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

     

    III - Certo - Art. 3º. IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • Gabarito: Letra A. 

     

     

     

    Decreto 5.450/05

     

     

    Art. 11.  Caberá ao pregoeiro, em especial:

            I - coordenar o processo licitatório;

            II - receber, examinar e decidir as impugnações e consultas ao edital, apoiado pelo setor responsável pela sua elaboração;

            III - conduzir a sessão pública na internet;

            IV - verificar a conformidade da proposta com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório;

            V - dirigir a etapa de lances;

            VI - verificar e julgar as condições de habilitação;

            VII - receber, examinar e decidir os recursos, encaminhando à autoridade competente quando mantiver sua decisão;

            VIII - indicar o vencedor do certame;

            IX - adjudicar o objeto, quando não houver recurso;

            X - conduzir os trabalhos da equipe de apoio; e

            XI - encaminhar o processo devidamente instruído à autoridade superior e propor a homologação.

  • Segundo o Decreto nº 3.555/2000, que aprova o Regulamento para a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns.

     

    Art. 9º - As atribuições do pregoeiro incluem:

     

    I - o credenciamento dos interessados;

     

    II - o recebimento dos envelopes das propostas de preços e da documentação de habilitação;

     

    III - a abertura dos envelopes das propostas de preços, o seu exame e a classificação dos proponentes;

     

    IV - a condução dos procedimentos relativos aos lances e à escolha da proposta ou do lance de menor preço;

     

    V - a adjudicação da proposta de menor preço;

     

    VI - a elaboração de ata;

     

    VII - a condução dos trabalhos da equipe de apoio;

     

    VIII - o recebimento, o exame e a decisão sobre recursos; e

     

    IX - o encaminhamento do processo devidamente instruído, após a adjudicação, à autoridade superior, visando a homologação e a contratação.

  • Tirou onda !!!

  • A questão versa sobre a modalidade de licitação pregão.

    I) CORRETA. Segundo o art. 4º, V da lei 10.520/02: “o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis”.

    II) INCORRETA. O referido prazo é de 60 dias e não de 45 dias, conforme o art. 6º da lei 10.520/02: O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.”

    III) CORRETA. Art. 3º, IV da lei 10.520/02: “a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

    GABARITO: “A” (os itens I e III estão corretos e II está incorreto).


ID
2038897
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Nº 9.784, de 19 de janeiro de 1999, regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, em seu Capítulo VI discorre sobre a competência. Em seu Artigo 11, estabelece que a Competência é irrenunciável, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Detalha, ainda, vários aspectos da Competência dentre os quais alguns estão apresentados nas alternativas que seguem.

Assinale a alternativa CORRETA de acordo com a referida lei.

Alternativas
Comentários
  • Correto - Letra E

    De acordo com a Lei Nº 9.784, de 19 de janeiro de 1999

     

    A) Errado - Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

     

    B) Errado - Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

     

    C) Errado - Vide letra B - Art. 12. Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se à delegação de competência dos órgãos colegiados aos respectivos presidentes.

     

    D) Errado - Art. 13. Não podem ser objeto de delegação: I - a edição de atos de caráter normativo;

     

    E) CORRETO - Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

  • A delegação de competência é regra na administração e não haverá impedimento em delegar para órgãos que não sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de índole Técnica, Territorial, Econômica, Social ou Jurídica ( TSE + TJ). Já a  avocação de competência tem caráter excepcional, visto que desfaz do órgão inferior. 

  • Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

  • a) Será permitida, a qualquer tempo, por simples manifestação de vontade, por simples motivação a critério do órgão superior, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior. 

     b) Não havendo impedimento legal, um órgão e seu titular pode delegar parte de sua competência e essa delegação será exclusivamente aos órgãos hierarquicamente subordinados. 

     c) Não cabe delegação a órgãos colegiados, grupos de trabalho e seus respectivos presidentes. 

     d) Poderão ser delegados os atos de caráter normativo, excluída aí a decisão de recursos administrativos. 

     e) Os atos de delegação, embora revogáveis a qualquer tempo, deverão ser publicados em meio oficial.

  • LETRA E CORRETA

    LEI 9.784

    Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

  • Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

    § 1 O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação e o recurso cabível, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada.

    § 2 O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

    § 3 As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.


ID
2038900
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando legislação brasileira sobre as Licitações e Contratos administrativos, identifique as afirmativas falsas (F) e as verdadeiras (V).

( ) Cabe à União fixar normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, conforme estabelece a Constituição Federal em seu Artigo 22.

( ) Subordinam-se ao regime da Lei 8.666/93, apenas os órgãos da administração direta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

( ) O julgamento objetivo das propostas vale-se de critérios objetivos e que permite decidir qual proposta é vencedora. Esse princípio está previsto no Artigo 3º da Lei no. 8.666/93 e também nos artigos 44 e 45.

( ) Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes.

( ) São modalidades de licitação: convite, tomada de preço, concorrência, leilão e inexigibilidade.

( ) Conforme o Art 3º. da lei 8.666/93, são princípios a serem observados entre outros: o princípio constitucional da isonomia, a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Sequência correta - Letra B

     

    (Verdadeiro) CF/1988 - Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
    XXVII - normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1°, III;

     

    (Falso) Lei 8.666/1993 - Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

     

    (Verdadeiro) Lei 8.666/1993 - Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

     

    (Verdadeiro) CF/1988 - Art. 37 - XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.  

     

    (Falso) Lei 8.666/1993 - Art. 22.  São modalidades de licitação: I - concorrência; II - tomada de preços; III - convite; IV - concurso; V - leilão.

    (inexigibilidade não é modalidade)

     
    (Verdadeiro)
    Lei 8.666/1993 - Art. 3o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

  • De acordo com o art 3º da 8666/93 A promoção do desenvolvimento nacional sustetável é um objetivo do procedimento licitatório, não especificamente um princípio constitucional, conforme o ítem V. Portanto questão passiva de anulação.

  • (V) Cabe à União fixar normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, conforme estabelece a Constituição Federal em seu Artigo 22.

    (F) Subordinam-se ao regime da Lei 8.666/93, apenas os órgãos da administração direta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    (V) O julgamento objetivo das propostas vale-se de critérios objetivos e que permite decidir qual proposta é vencedora. Esse princípio está previsto no Artigo 3º da Lei no. 8.666/93 e também nos artigos 44 e 45.

    (V) Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes.

    (F) São modalidades de licitação: convite, tomada de preço, concorrência, leilão e inexigibilidade.

    (V) Conforme o Art 3º. da lei 8.666/93, são princípios a serem observados entre outros: o princípio constitucional da isonomia, a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa.


ID
2581093
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Todas as alternativas abaixo apresentam as características textuais de uma redação oficial, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • PRINCÍPIOS

     

    >>>MACETE: FUI CCC

     

    Formalidade

    Uniformidade

    Impessoalidade

     

    Clareza

    Concisão

    Culta

  • Gab.: D