-
Gabarito C
Habilidades Administrativas de Katz
Durante a década de 1970, o pesquisador Robert L. Katz revelou que os administradores precisam de três habilidades essenciais para desempenhar bem seu papel:
habilidades técnicas, humanas e conceituais.
1.As habilidades técnicas são as necessárias para executarmos uma tarefa. São
relacionadas com a capacidade de utilizar uma ferramenta, ter conhecimentos especializados em uma indústria e executar um procedimento, por exemplo. Quando um supervisor monta uma planilha de controle de estoque, por
exemplo, ele está utilizando uma habilidade técnica. Usamos uma habilidade técnica também quando construímos um organograma, um fluxograma ou um fluxo de caixa. Essas habilidades são normalmente adquiridas através do treinamento formal e
depois são desenvolvidas durante a experiência e a vivência do profissional. De certa forma, são as mais importantes no começo da carreira de um administrador.
2.Já as habilidades humanas são relacionadas com a capacidade do gestor de se
relacionar e de cooperar com outras pessoas. Quando necessitamos motivar, comunicar e liderar outras pessoas, essas habilidades são fundamentais! Sempre que precisarmos atingir objetivos em uma organização através do
trabalho de outros indivíduos, habilidades serão cruciais. Se você tem facilidade de interagir com seus companheiros de trabalho, de se
fazer entender e “vender” suas ideias, com certeza já possui habilidades humanas em seu repertório! Um gerente que tenha receio de falar em público, de interagir com seus comandados, terá muita dificuldade em seu trabalho!
3.Finalmente, as habilidades conceituais são relacionadas à capacidade de
pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas. Quando um gestor na cúpula da empresa está analisando a conjuntura econômica e as ações de diversos concorrentes para montar um planejamento estratégico, por exemplo, ele está utilizando a habilidade conceitual.
Os administradores do nível operacional utilizariam mais as habilidades
técnicas, pois estão trabalhando em atividades e processos específicos (um analista financeiro deve saber montar uma planilha e operar uma calculadora financeira, por exemplo). Já os administradores no nível tático (ou gerencial) necessitariam ter as
habilidades humanas muito bem desenvolvidas, pois entre suas principais atividades estão incluídas a motivação e a liderança dos seus subordinados em busca dos objetivos organizacionais. Finalmente, os administradores do nível estratégico necessitariam ter mais desenvolvidas as habilidades conceituais, pois estão normalmente envolvidos com problemas mais complexos e que dependem de diversas variáveis em seu trabalho.
Fonte:Administração para Concursos Públicos,Rodrigo Rennó.
-
Complementando o comentário do Victor com uma ilustração ( utilizou-se os números apenas para ilustrar, esses números não tem qualquer fundamento). O objetivo desse exemplo é que você consiga “visualizar” e entender melhor esse conceito.
Por exemplo:
Nível estratégico = utiliza 60% de habilidades conceituais, 35% de habilidades humanas e 5% de
habilidades técnicas.
Nível tático = utiliza 50% de habilidades humanas, 25% de habilidades conceituais e 25% de
habilidades técnicas.
Nível operacional = utiliza 60% de habilidades técnicas, 35% de habilidades humanas e 5% de
habilidades conceituais.
Assim, você pode perceber que as habilidades técnicas são muito utilizadas no nível operacional, e pouquíssimo utilizadas no nível estratégico. Por sua vez, as habilidades humanas são mais utilizadas no nível tático, mas também são muito importantes nos outros níveis. Por fim, as habilidades conceituais são muito utilizadas no nível estratégico e pouquíssimo utilizadas no nível operacional.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Sobre a alternativa E, deixo uma observação feita pelo professor Stefan Fantini, estratégia.
"Todos os níveis (estratégico, tático e operacional) utilizam todas as habilidades (técnicas, humanas e conceituais). O que ocorre, é que dependendo do nível organizacional é utilizada predominantemente uma das habilidades. Ou seja, cada nível organizacional utiliza com predominância uma das habilidades."
-
A questão exige, para que seja respondida corretamente, que tenhamos conhecimentos das habilidades gerenciais. Vejamos quais são elas e em seguida analisaremos as alternativas apresentadas.
Robert Katz é um dos principais nomes no que diz respeito aos estudos das habilidades gerenciais, responsável por retomar e aprofundar as ideias de Henri Fayol. Ele, Katz, dividiu as habilidades gerenciais em três categorias, como apresenta Maximiano (2018), São elas:
◼ Habilidade técnica: é a habilidade intimamente relacionada com a atividade específica do gerente. Estão relacionados às habilidades técnicas os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das atividades que estão no campo da sua área especializada do gestor.
◼ Habilidade humana: é a área que envolve a compreensão das pessoas e das suas necessidades, interesses e atitudes. Tem a ver com a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas.
◼ Habilidade conceitual: é a habilidade que envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e usar, a partir disso, o intelecto para formular estratégias. A criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são representações da habilidade conceitual.
Segundo Katz, conforme o indivíduo sobe na hierarquia, a importância da habilidade técnica diminui, ao passo que a habilidade conceitual se torna mais importante.
Feita a apresentação das habilidades gerenciais, passemos à correção das alternativas.
A - INCORRETA. As habilidades TÉCNICAS correspondem à capacidade de conhecer os métodos e os equipamentos necessários para a realização de tarefas.
B - INCORRETA. As habilidades humanas são MENOS requeridas no nível da administração superior da organização.
C - CORRETA. As habilidades técnicas possuem importância relativa distinta de acordo com os níveis organizacionais, sendo mais importantes no nível hierárquico mais baixo e menos importantes no nível hierárquico mais elevado.
D - INCORRETA. A depender do nível hierárquico no qual se localiza a gerência, as habilidades humanas, conceituais e técnicas são requeridas em diferentes medidas.
Depois de analisar cada uma das alternativas, concluímos que a alternativa "C" é a que dever ser marcada.
GABARITO: C
Fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
-
MACETE QUE APRENDIR AQUI NO QC;Quando falar em habilidades, CHUTE.
CONCEITUAIS
HUMANAS
TÉCNICAS .
-
Sabe quando você fica em dúvida entre 2 e marca a errada? Prazer, sou eu !!
-
As Habilidades humanas são iguais nos 3 níveis organizacionais.