- 
                                Esse gabarito n ta errado n? O erro da segunda é acentuação gráfica (vem) 
- 
                                1. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive.  O correto seria "em que a pessoa convive". A pessoa convive EM ALGUM LUGAR.; 2. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora.  O correto seria "vem", retomando somente "o caráter". 
- 
                                Gabarito na alternativa A    Solicita-se indicação da inadequação gramatical encontrada em cada uma das passagens.   1. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive.   Há erro de regência verbal na passagem destacada.   O verbo "conviver" pode reger duas preposições, a depender do contexto, podendo-se "conviver em" ou "conviver com".   No caso em tela, necessário o uso de preposição: "...trabalho no qual/com o qual a pessoa convive."    2. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora.   Há erro de concordância verbal.   O verbo "vêm", cujo sujeito é expresso e singular, deveria estar flexionado em forma de terceira pessoa do singular "vem".   Não há erro de acentuação na forma verbal, de sorte que é apenas marca de pluralização.  
- 
                                1. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive. Incorreto. Consta solecismo de regência verbal. O verbo "conviver" demanda o uso da preposição "em", esta que deve aparecer anteposta ao pronome relativo "que", nestes termos: "(...) e do ambiente de trabalho em que a pessoa convive";   2. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora. Incorreto. Consta solecismo de concordância verbal, além de anfibologia ou ambiguidade na estrutura. Explico a seguir o motivo. Destrinchemos, de saída, o período:   A ética está relacionada ao caráter = oração subordinante ou principal; Uma conduta genuinamente humana e enraizada = aposto explicativo; Que vêm de dentro para fora = oração subordinada adjetiva explicativa (está, na escrita, demarcada pela vírgula).   Ora, se há uma oração subordinada, ela está, necessariamente, subordinada à oração subordinante ou principal. E aqui se aloja o problema. O uso do pronome relativo "que" gera ambiguidade: é impossível apontar com precisão a que substantivo ele se refere: "caráter" ou "ética". Notavelmente, pode-se referir aos dois. Objetivando a linguagem clara e isenta de dúbia interpretação, o mais adequado seria trocar esse "que" por um destes dois pronomes: "o qual", se a referência for ao substantivo "caráter", e "a qual" se a referência for ao substantivo "ética". A despeito desse problema, se lido o fragmento com atenção, notará que o verbo "vir" só pode ser flexionado no singular, na terceira pessoa: "vem", sem acento circunflexo.   Letra A 
- 
                                Gabarito A   1.  Regência verbal A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive.  1-Conviver: -com alguém; -em algum lugar.   2-concordância verbal vem no singular. 
- 
                                I)  A pessoa convive "em" algum lugar   Ambiente de trabalho em que a pessoa convive.   II)  Vem - singular Vêm -Plural   uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vem   
- 
                                Não sei o que é pior, colocam a resposta certa e outro vem e coloca a mesma coisa em outro comentário ou essas pessoas que ficam usando palavras difíceis pra falar de coisas simples 
- 
                                Gab A É só pegadinha. O problema da segunda afirmação é simultaneamente de concordância e de acentuação. O negócio é ver que o problema da primeira é de regência verbal: valores com os quais a pessoa convive. 
- 
                                Essa parte "do ambiente de trabalho" está correto? Já que a ética profissional é composta por duas coisas, as duas não deveriam ser introduzidas pela preposição "pelo" afim de manter o paralelismo sintático. A ética profissional é composta por quem? pelos padrões e valores da sociedade e do/pelo ambiente de trabalho em que a pessoa convive. 
- 
                                não consegui entender essa questão 
- 
                                concordo com o gabarito, eu ia responder essa, porem errei pois achei que a 2 era erro de ortografia, pois o verbo "vem" nao deveria ser acentuado pois concorda com apenas com etica, 3 pessoa do singular, nao e isso? 
- 
                                REGÊNCIA = USO DA PREPOSIÇÃO. CONCORDÂNCIA = GÊNERO E NÚMERO. 
- 
                                Simples, mas vale muita atenção.
1. “Convive” : pede a preposição “em”
2. “Vêm” : sujeito da oração é “A ética”, por isso “vem” fica no singular.
                            
- 
                                A Regência verbal; concordância verbal 
- 
                                Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS! 
- 
                                Esses mapas mentais que o Braulio divulgou realmente são muito bons.   Segue o link: (copie e cole no navegador)   https://abre.ai/daiI   Esse esforço vai valer a pena lá na frente. Acredite! 
- 
                                   Oi!   Gabarito: A     Bons estudos!      -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias. 
- 
                                1. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive. FORMA CORRETA: (...DE TRABALHO EM QUE CONVIVE.)- o verbo "conviver" rege a preposição "EM", a qual, no texto, deve vir antes do pronome relativo "QUE".   2. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora. FORMA CORRETA: (...QUE VEM DE DENTRO...) - o verbo "vem" deve ficar no singular (sem acento), pois seu sujeito é o pronome relativo "QUE", o qual retoma o termo CONDUTA (que está no singular!).   
- 
                                regencia verbal e concordancia verbal 
- 
                                1. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive. no lugar de  PELOS achei que seria POR. Mas ia acertar pela logica errada.. putz 
- 
                                Essa foi a questão mais complexa da prova, dá para notar nas estatísticas. Engraçado que quando você vê a resposta no gabarito sua mente clareia mais acerca das assertivas e aquilo que você pensou que realmente era a resposta correta na verdade não é. É louco isso.   1. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive. Convive exige a preposição em 2. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora. O certo é vem concordando com conduta.   GAB: A 
- 
                                Acertei, isso sim é questão boa que realmente mede conhecimento e não aqueelas questões idiotas que não mede nem a R.O.L.A de quem fez!   Gabarito; A   PMPI, vai que cole! 
- 
                                Gabarito: "A".   A concordância verbal e concordância nominal ocorrem quando há a compatibilidade entre cada elemento de uma oração.   - concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito. Ex: O homem chorou./ Os homens choraram.
- concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome e artigo. Ex: O primeiro padeiro brasileiro estava animado e concentrado./ A primeira padeira brasileira estava animada.
   A regência verbal e regência nominal acontece entre os diferentes termos de uma oração. Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento.   - regência verbal:  indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição, ex: João comprou uma casa); e o objeto indireto (preposicionado, ex: João precisa de uma casa).
   - regência nominal: indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido, "complemento nominal") através do uso de uma preposição. Ex: Infelizmente, uma boa educação ainda não é acessível a todos. Ex: Meu namorado sempre foi amoroso com meu filho.
 
- 
                                QUESTÃO PARA REEVISAR...    
- 
                                Luciano Santos, você estava indo muito bem, mas errou no final!!!   ''vem'' concorda com ''ética''.  ''uma conduta genuinamente humana e enraizada'' é um aposto claramente destacado por vírgulas!!! 
- 
                                1. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive. Regência verbal:  Convive exige a preposição em   2. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora. Concordância verbal. O certo é vem concordando com conduta.   GAB: A 
- 
                                Vamos aos trechos: “A manhã desta segunda-feira foi diferente para boa parte dos moradores do Jacintinho, um dos bairros mais populosos de Maceió. O Ronda no Bairro, programa do Governo de Alagoas que combina policiamento de proximidade com ações sociais, promoveu uma série de ações culturais e de cidadania no bairro.” Análise diferenciando-os: ► A manhã desta segunda-feira foi diferente para boa parte dos moradores do Jacintinho, um dos bairros mais populosos de Maceió. (aqui explica, equivalência semântica com "moradores do Jacintinho", equivalência semântica X=Y) O Ronda no Bairro, programa do Governo de Alagoas que combina policiamento de proximidade com ações sociais, promoveu uma série de ações culturais e de cidadania no bairro. (oração subordina adjetiva explicativa – explica o que é a Ronda do bairro. É como se eu perguntasse: meu amigo, explique-me o que o Ronda no Bairro? Caso retirasse a vírgula, continuaria sendo O.S.A mas restritiva! Haveria uma pequena mudança de sentido. É como seu eu falasse: Só existe uma Ronda do Bairro em que nela há um programa do governo blá, blá, blá...) Oração Principal: "O Ronda bairro, Trecho intercalado, promoveu uma série de ações culturais e de cidadania no bairro." Trecho intercalado: Oração subordinada adjetiva explicativa: "programa do Gov. de Alagoas que/o qual combina policiamento de proximidade com ações sociais." Espero ter contribuído; desculpem-me pelos tamanhos dos textos, é difícil transpor ideias para aqui com perfeição. 
- 
                                1. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho (na qual) que a pessoa convive. 1ª oração. Perguntem ao verbo: o que é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho? R.: A ética profissional – núcleo, ética. Logo, o verbo é concorda com o núcleo do seu sujeito, por isso este está no singular. 2ª oração. Perguntem ao verbo: quem convive? R.: A pessoa – núcleo, pessoa. Logo, o verbo conviver concorda com o núcleo do seu sujeito, por isso este está no singular. Pronome relativo “que” retoma ambiente de trabalho. Por que “a preposição em” em termos morfológicos? O verbo meus amiguinhos, coleguinhas! rsrs.  Nesta frase aplicando-se à sintaxe: O.S.A.R, “que” pronome relativo = no/com o qual a pessoa convive. 2. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que (vem) vêm de dentro para fora. 1ª oração: o que está relacionada ao caráter?  R.: A ética – núcleo, ética. 2ª oração: o que vem de dentro para fora? O caráter ou a ética? De acordo com a gramatica, o sujeito nunca poderá ser preposicionado. E caráter está; apesar de que alguns gramat’s dirão que poderá fazer referência aos dois subst’s! Então restando como núcleo deste verbo o subst. ética. Nesta frase aplicando-se à sintaxe: 1ª O.P – 2ª O.S.A.E “que” pronome relativo = ética “a qual” vem de dentro para fora. Por isso não há acento diferencial; como destaco. E por fim, o aposto. Temos bons comentários em relação ao aposto. Sabemos que ele tem valor de equivalência semântica, isto é, X=Y. Entretanto, atenção: Orações subordinadas adjetivas explicativas ou restritivas nunca funcionarão como apostos, poderão ter NATUREZA explicativa, só, mas nunca serão classificadas como apostos em vista à sintaxe. Já vi vário comentário aqui confundindo, normal! Não sabemos de tudo.  Ex. retirado de questões: “No primeiro parágrafo do texto, tanto o trecho “um dos bairros mais populosos de Maceió” quanto o trecho “programa do Governo de Alagoas que combina policiamento de proximidade com ações sociais” fornecem uma explicação a respeito do termo que os antecede. 
- 
                                1. A pessoa que convive.  A pessoa na qual convive. (Regência verbal - conviver rege proposição)   2. A ética está relacionada ao caráter, [...], que vêm de dentro para fora.   A ética está relacionada ao caráter, [...], que vem de dentro para fora. (Concordância verbal - O que vem? A ética. Logo, o verbo "vem" ficará no singular concordando com o núcleo do Sujeito - Ética)     
- 
                                o vêm poderia ser compreendido como erro de acentuação gráfica 
- 
                                Minha contribuição.   Regência: é o nome que se dá à relação de dependência entre dois termos da oração. Se o termo regente for um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, dizemos que há regência nominal. Se, no entanto, o termo regente for um verbo, há regência verbal. O elemento responsável por fazer a coesão entre o termo regente e o regido será sempre uma preposição.   Ex.: O esforço foi inútil para o desenvolvimento do projeto.       Abraço!!! 
- 
                                porque nao é acentuaçao? se a palavra VEM  esta acentuada incorretamente e deveria vim sem o acento? 
- 
                                GABARITO: A COMENTÁRIO:   Frase 1: O verbo conviver exige a preposição “em”. Assim, a forma correta é: A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho em que a pessoa convive. Trata-se de um erro de regência verbal.    Frase 2: O verbo vir não deveria receber o acento diferencial, pois o sujeito (conduta) está no singular. Assim, a forma correta é: A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vem de dentro para fora. Trata-se de um erro de concordância verbal.  
- 
                                1. A pessoa que convive. A pessoa na qual convive. (Regência verbal - conviver rege proposição) 2. A ética está relacionada ao caráter, [...], que vêm de dentro para fora. A ética está relacionada ao caráter, [...], que vem de dentro para fora. (Concordância verbal - O que vem? A ética. Logo, o verbo "vem" ficará no singular concordando com o núcleo do Sujeito - Ética)