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Prova Instituto Excelência - 2019 - DEMSUR - Técnico Contábil


ID
5178793
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


A VEZ DA PRETINHA

Uma passista contra o preconceito

LUIZA MIGUEZ


    “Ladies and gentlemen, it’s time!”, anunciou o mestre de cerimônias, num inglês tão fluente quanto espirituoso. Era a deixa para que dezenas de mãos ligassem as câmeras dos celulares e se erguessem na plateia. Gingando com delicadeza, moças bonitas e atléticas entraram em cena e, perfiladas, se deslocaram vagarosamente até o centro do palco. Algumas vestiam roupas curtas. Outras preferiam figurinos mais comportados. Todas se equilibravam em cima de saltos altíssimos.

    Quando os percussionistas aceleraram o ritmo, as jovens rebolaram freneticamente. Naquela madrugada de domingo, cerca de 4 mil pessoas lotavam a quadra do Salgueiro, na Zona Norte carioca. A tradicional escola de samba ensaiava para o Carnaval de 2018. Às margens do palco, entusiasmado com as passistas, um rapaz mostrou os pelos do braço ao amigo do lado e disse: “Caraca! Arrepiei!”

    O mestre de cerimônias, igualmente empolgado, disparou no microfone: “Que é isso, pretinha? Assim você mata o papai!” Não se referia a nenhuma dançarina em particular. Falava do grupo inteiro, como se admirasse uma única mulher. “Rafaela!”, gritou outro rapaz na plateia, enquanto apontava a câmera para a negra de 28 anos, que trajava um macacão salpicado de purpurina e ostentava longas tranças. Ela retribuiu o chamado com um requebro sensual e um olhar debochado.

    Nascida no bairro do Andaraí, também na Zona Norte do Rio de Janeiro, Rafaela Dias é passista do Salgueiro há mais de duas décadas e já escutou muita gracinha dos espectadores masculinos. Aprendeu a rechaçá-las com desenvoltura, mas nem por isso as considera aceitáveis. Não bastasse, frequentemente enfrenta situações racistas. Quando tinha 17 anos, por exemplo, namorava um homem mais velho e branco. Certa noite, assim que chegou a um salão de festas, o casal ouviu alguém comentar: “Lá vai a mulata dar um golpe no gringo.” Depois do episódio, sempre que encontrava o namorado em lugares públicos, Dias evitava usar salto alto ou maquiagem. Temia que a confundissem com uma prostituta. Em outra ocasião, preparava-se para conceder entrevista numa rádio, junto de várias colegas, a maioria universitária. “Ué, passista agora estuda?”, perguntou uma funcionária da emissora, sem o menor constrangimento. De quebra, emendou: “E vocês são todas escurinhas, né?”

    Justamente com a intenção de debater o racismo e o machismo é que Dias decidiu fundar o coletivo Samba Pretinha. Mais três dançarinas do Salgueiro participaram da iniciativa: a cientista social Sabrina Ginga, a estudante de pedagogia Larissa Reis e a graduanda em medicina Mirna Moreira. Desde 2016, as quatro organizam rodas de discussão no próprio Salgueiro e em outras escolas do Rio, como a Paraíso do Tuiuti. Falam principalmente para as mulheres, embora não rejeitem a presença de homens. A ideia é mostrar de que maneira os preconceitos de cor e gênero se manifestam no universo carnavalesco e quais os caminhos para combatê-los, inclusive em termos legais.

    Logo no primeiro debate, o Samba Pretinha se viu diante de uma saia justa. Um dos dirigentes do Salgueiro louvou o grupo e se declarou “branco de alma negra”. Uma jovem que estava na roda de conversa protestou e assinalou a incorreção política da frase. Nenhum branco, afinal, pode saber o que um negro sente e vice-versa. Irritado, o dirigente cogitou suspender o evento, mas recuou.

    Em parte por causa das questões levantadas pelo coletivo, o enredo do Salgueiro para o Carnaval deste ano – “Senhoras do ventre do mundo” – vai retratar as matriarcas negras. Ou melhor: “As empreendedoras, as líderes, as mães, as escritoras e todas as mulheres que representam a força de uma raça”, nas palavras do carnavalesco Alex de Souza. “Não deixa de ser uma vitória nossa, né?”, ressaltou Dias uma semana após o ensaio na quadra da escola.

No trecho “Gingando com delicadeza, moças bonitas e atléticas entraram em cena e, perfiladas, se deslocaram vagarosamente até o centro do palco.”, o termo em destaque poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:

Alternativas
Comentários
  • B: ALINHADAS

  • GABARITO B

    Conforme dicionário PRIBERAM.

    PERFILADA = Pôr ou pôr-se em linha (ex.: perfilar os soldados; a companhia perfilou-se). = ALINHAR

    "perfiladas", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, [consultado em 25-04-2021].

  • A questão é sobre sinônimos e quer saber por qual das palavras abaixo podemos substituir o termo em destaque em “Gingando com delicadeza, moças bonitas e atléticas entraram em cena e, perfiladas, se deslocaram vagarosamente até o centro do palco”. Vejamos:

     .

    Perfilado: que se perfilou. Que está ou foi posto de perfil. Que se colocou ou foi colocado em fila; alinhado.

     .

    A) ousadas

    Errado.

    Ousado: que não demonstra sujeição ou subserviência; arrojado, corajoso. Que não demonstra o devido respeito pelo seu semelhante; atrevido, entrado, petulante.

     .

    B) alinhadas

    Certo. "Alinhadas" e "perfiladas" são palavras sinônimas.

    Alinhado: disposto ou posto em linha reta, em fila. Vestido com esmero; elegante. Correto nas maneiras ou no proceder.

     .

    C) desorganizadas

    Errado.

    Desorganizado: que não tem organização; confuso, desordenado. Diz-se de pessoa cujo procedimento carece de ordem, método, iniciativa etc.; bagunçado, desarrumado.

     .

    D) Nenhuma das alternativas.

    Errado.

     .

    Referência: MICHAELIS. Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, versão online, acessado em 22 de agosto de 2021.

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5178796
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


A VEZ DA PRETINHA

Uma passista contra o preconceito

LUIZA MIGUEZ


    “Ladies and gentlemen, it’s time!”, anunciou o mestre de cerimônias, num inglês tão fluente quanto espirituoso. Era a deixa para que dezenas de mãos ligassem as câmeras dos celulares e se erguessem na plateia. Gingando com delicadeza, moças bonitas e atléticas entraram em cena e, perfiladas, se deslocaram vagarosamente até o centro do palco. Algumas vestiam roupas curtas. Outras preferiam figurinos mais comportados. Todas se equilibravam em cima de saltos altíssimos.

    Quando os percussionistas aceleraram o ritmo, as jovens rebolaram freneticamente. Naquela madrugada de domingo, cerca de 4 mil pessoas lotavam a quadra do Salgueiro, na Zona Norte carioca. A tradicional escola de samba ensaiava para o Carnaval de 2018. Às margens do palco, entusiasmado com as passistas, um rapaz mostrou os pelos do braço ao amigo do lado e disse: “Caraca! Arrepiei!”

    O mestre de cerimônias, igualmente empolgado, disparou no microfone: “Que é isso, pretinha? Assim você mata o papai!” Não se referia a nenhuma dançarina em particular. Falava do grupo inteiro, como se admirasse uma única mulher. “Rafaela!”, gritou outro rapaz na plateia, enquanto apontava a câmera para a negra de 28 anos, que trajava um macacão salpicado de purpurina e ostentava longas tranças. Ela retribuiu o chamado com um requebro sensual e um olhar debochado.

    Nascida no bairro do Andaraí, também na Zona Norte do Rio de Janeiro, Rafaela Dias é passista do Salgueiro há mais de duas décadas e já escutou muita gracinha dos espectadores masculinos. Aprendeu a rechaçá-las com desenvoltura, mas nem por isso as considera aceitáveis. Não bastasse, frequentemente enfrenta situações racistas. Quando tinha 17 anos, por exemplo, namorava um homem mais velho e branco. Certa noite, assim que chegou a um salão de festas, o casal ouviu alguém comentar: “Lá vai a mulata dar um golpe no gringo.” Depois do episódio, sempre que encontrava o namorado em lugares públicos, Dias evitava usar salto alto ou maquiagem. Temia que a confundissem com uma prostituta. Em outra ocasião, preparava-se para conceder entrevista numa rádio, junto de várias colegas, a maioria universitária. “Ué, passista agora estuda?”, perguntou uma funcionária da emissora, sem o menor constrangimento. De quebra, emendou: “E vocês são todas escurinhas, né?”

    Justamente com a intenção de debater o racismo e o machismo é que Dias decidiu fundar o coletivo Samba Pretinha. Mais três dançarinas do Salgueiro participaram da iniciativa: a cientista social Sabrina Ginga, a estudante de pedagogia Larissa Reis e a graduanda em medicina Mirna Moreira. Desde 2016, as quatro organizam rodas de discussão no próprio Salgueiro e em outras escolas do Rio, como a Paraíso do Tuiuti. Falam principalmente para as mulheres, embora não rejeitem a presença de homens. A ideia é mostrar de que maneira os preconceitos de cor e gênero se manifestam no universo carnavalesco e quais os caminhos para combatê-los, inclusive em termos legais.

    Logo no primeiro debate, o Samba Pretinha se viu diante de uma saia justa. Um dos dirigentes do Salgueiro louvou o grupo e se declarou “branco de alma negra”. Uma jovem que estava na roda de conversa protestou e assinalou a incorreção política da frase. Nenhum branco, afinal, pode saber o que um negro sente e vice-versa. Irritado, o dirigente cogitou suspender o evento, mas recuou.

    Em parte por causa das questões levantadas pelo coletivo, o enredo do Salgueiro para o Carnaval deste ano – “Senhoras do ventre do mundo” – vai retratar as matriarcas negras. Ou melhor: “As empreendedoras, as líderes, as mães, as escritoras e todas as mulheres que representam a força de uma raça”, nas palavras do carnavalesco Alex de Souza. “Não deixa de ser uma vitória nossa, né?”, ressaltou Dias uma semana após o ensaio na quadra da escola.

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual.
A alternativa cujo termo ou expressão em destaque exemplifica adequadamente a definição acima é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Simplificadamente.

    Sentido figurado é aquele se muda ou amplia o significado de uma palavra ou frase em um caso específico, utilizando-se do contexto para se chegar a significação desejada.

    Sentido literal é a quando se utiliza do sentido real da palavra.

    Se a frase da alternativa C fosse escrita utilizando-se o sentido literal, poderia ser desta forma:

    Logo no primeiro debate, o Samba Pretinha se viu diante de uma situação constrangedora.

  • "Gabarito letra C"

    Denotação:sentido proprio

    Conotação:sentido figurrado

    Bons estudos.


ID
5178799
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


A VEZ DA PRETINHA

Uma passista contra o preconceito

LUIZA MIGUEZ


    “Ladies and gentlemen, it’s time!”, anunciou o mestre de cerimônias, num inglês tão fluente quanto espirituoso. Era a deixa para que dezenas de mãos ligassem as câmeras dos celulares e se erguessem na plateia. Gingando com delicadeza, moças bonitas e atléticas entraram em cena e, perfiladas, se deslocaram vagarosamente até o centro do palco. Algumas vestiam roupas curtas. Outras preferiam figurinos mais comportados. Todas se equilibravam em cima de saltos altíssimos.

    Quando os percussionistas aceleraram o ritmo, as jovens rebolaram freneticamente. Naquela madrugada de domingo, cerca de 4 mil pessoas lotavam a quadra do Salgueiro, na Zona Norte carioca. A tradicional escola de samba ensaiava para o Carnaval de 2018. Às margens do palco, entusiasmado com as passistas, um rapaz mostrou os pelos do braço ao amigo do lado e disse: “Caraca! Arrepiei!”

    O mestre de cerimônias, igualmente empolgado, disparou no microfone: “Que é isso, pretinha? Assim você mata o papai!” Não se referia a nenhuma dançarina em particular. Falava do grupo inteiro, como se admirasse uma única mulher. “Rafaela!”, gritou outro rapaz na plateia, enquanto apontava a câmera para a negra de 28 anos, que trajava um macacão salpicado de purpurina e ostentava longas tranças. Ela retribuiu o chamado com um requebro sensual e um olhar debochado.

    Nascida no bairro do Andaraí, também na Zona Norte do Rio de Janeiro, Rafaela Dias é passista do Salgueiro há mais de duas décadas e já escutou muita gracinha dos espectadores masculinos. Aprendeu a rechaçá-las com desenvoltura, mas nem por isso as considera aceitáveis. Não bastasse, frequentemente enfrenta situações racistas. Quando tinha 17 anos, por exemplo, namorava um homem mais velho e branco. Certa noite, assim que chegou a um salão de festas, o casal ouviu alguém comentar: “Lá vai a mulata dar um golpe no gringo.” Depois do episódio, sempre que encontrava o namorado em lugares públicos, Dias evitava usar salto alto ou maquiagem. Temia que a confundissem com uma prostituta. Em outra ocasião, preparava-se para conceder entrevista numa rádio, junto de várias colegas, a maioria universitária. “Ué, passista agora estuda?”, perguntou uma funcionária da emissora, sem o menor constrangimento. De quebra, emendou: “E vocês são todas escurinhas, né?”

    Justamente com a intenção de debater o racismo e o machismo é que Dias decidiu fundar o coletivo Samba Pretinha. Mais três dançarinas do Salgueiro participaram da iniciativa: a cientista social Sabrina Ginga, a estudante de pedagogia Larissa Reis e a graduanda em medicina Mirna Moreira. Desde 2016, as quatro organizam rodas de discussão no próprio Salgueiro e em outras escolas do Rio, como a Paraíso do Tuiuti. Falam principalmente para as mulheres, embora não rejeitem a presença de homens. A ideia é mostrar de que maneira os preconceitos de cor e gênero se manifestam no universo carnavalesco e quais os caminhos para combatê-los, inclusive em termos legais.

    Logo no primeiro debate, o Samba Pretinha se viu diante de uma saia justa. Um dos dirigentes do Salgueiro louvou o grupo e se declarou “branco de alma negra”. Uma jovem que estava na roda de conversa protestou e assinalou a incorreção política da frase. Nenhum branco, afinal, pode saber o que um negro sente e vice-versa. Irritado, o dirigente cogitou suspender o evento, mas recuou.

    Em parte por causa das questões levantadas pelo coletivo, o enredo do Salgueiro para o Carnaval deste ano – “Senhoras do ventre do mundo” – vai retratar as matriarcas negras. Ou melhor: “As empreendedoras, as líderes, as mães, as escritoras e todas as mulheres que representam a força de uma raça”, nas palavras do carnavalesco Alex de Souza. “Não deixa de ser uma vitória nossa, né?”, ressaltou Dias uma semana após o ensaio na quadra da escola.

Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO exemplifique o processo de derivação sufixal, considerando que este consiste no acréscimo de um ou mais sufixos a um radical, podendo lhe alterar o sentido ou a classe gramatical.

Alternativas
Comentários
  • .....perfiladas, "deslocaram-se" vagarosamente até o centro do palco.

    Colocação pronominal inadequada na proposição.

  • Comentário de um professor (conceituado...):

    QUESTÃO:

    podendo lhe alterar o sentido ou a classe gramatical.

    Vagarosa = vagarosamente. A banca que criou a questão, considerar que o adjetivo vagarosa poderia ser usado como advérbio. (ambos continuam sendo advérbio)

    percussão = percussionista = Mesmo com o acréscimo do sufixo, continua sendo substantivo.

    Corrigir = Incorreção = Há alteração de classe gramatical ( de verbo para substantivo). Mesma que haja o prefixo, deve-se considerar, apenas, o sufixo e sua alteração gramatical.

  • GABARITO - C

     antes do radical = prefixo

    depois do radical = sufixo

    vagarosamente - Sufixação

     percussionistas  - Sufixação

    incorreção = Prefixação


ID
5178802
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


A VEZ DA PRETINHA

Uma passista contra o preconceito

LUIZA MIGUEZ


    “Ladies and gentlemen, it’s time!”, anunciou o mestre de cerimônias, num inglês tão fluente quanto espirituoso. Era a deixa para que dezenas de mãos ligassem as câmeras dos celulares e se erguessem na plateia. Gingando com delicadeza, moças bonitas e atléticas entraram em cena e, perfiladas, se deslocaram vagarosamente até o centro do palco. Algumas vestiam roupas curtas. Outras preferiam figurinos mais comportados. Todas se equilibravam em cima de saltos altíssimos.

    Quando os percussionistas aceleraram o ritmo, as jovens rebolaram freneticamente. Naquela madrugada de domingo, cerca de 4 mil pessoas lotavam a quadra do Salgueiro, na Zona Norte carioca. A tradicional escola de samba ensaiava para o Carnaval de 2018. Às margens do palco, entusiasmado com as passistas, um rapaz mostrou os pelos do braço ao amigo do lado e disse: “Caraca! Arrepiei!”

    O mestre de cerimônias, igualmente empolgado, disparou no microfone: “Que é isso, pretinha? Assim você mata o papai!” Não se referia a nenhuma dançarina em particular. Falava do grupo inteiro, como se admirasse uma única mulher. “Rafaela!”, gritou outro rapaz na plateia, enquanto apontava a câmera para a negra de 28 anos, que trajava um macacão salpicado de purpurina e ostentava longas tranças. Ela retribuiu o chamado com um requebro sensual e um olhar debochado.

    Nascida no bairro do Andaraí, também na Zona Norte do Rio de Janeiro, Rafaela Dias é passista do Salgueiro há mais de duas décadas e já escutou muita gracinha dos espectadores masculinos. Aprendeu a rechaçá-las com desenvoltura, mas nem por isso as considera aceitáveis. Não bastasse, frequentemente enfrenta situações racistas. Quando tinha 17 anos, por exemplo, namorava um homem mais velho e branco. Certa noite, assim que chegou a um salão de festas, o casal ouviu alguém comentar: “Lá vai a mulata dar um golpe no gringo.” Depois do episódio, sempre que encontrava o namorado em lugares públicos, Dias evitava usar salto alto ou maquiagem. Temia que a confundissem com uma prostituta. Em outra ocasião, preparava-se para conceder entrevista numa rádio, junto de várias colegas, a maioria universitária. “Ué, passista agora estuda?”, perguntou uma funcionária da emissora, sem o menor constrangimento. De quebra, emendou: “E vocês são todas escurinhas, né?”

    Justamente com a intenção de debater o racismo e o machismo é que Dias decidiu fundar o coletivo Samba Pretinha. Mais três dançarinas do Salgueiro participaram da iniciativa: a cientista social Sabrina Ginga, a estudante de pedagogia Larissa Reis e a graduanda em medicina Mirna Moreira. Desde 2016, as quatro organizam rodas de discussão no próprio Salgueiro e em outras escolas do Rio, como a Paraíso do Tuiuti. Falam principalmente para as mulheres, embora não rejeitem a presença de homens. A ideia é mostrar de que maneira os preconceitos de cor e gênero se manifestam no universo carnavalesco e quais os caminhos para combatê-los, inclusive em termos legais.

    Logo no primeiro debate, o Samba Pretinha se viu diante de uma saia justa. Um dos dirigentes do Salgueiro louvou o grupo e se declarou “branco de alma negra”. Uma jovem que estava na roda de conversa protestou e assinalou a incorreção política da frase. Nenhum branco, afinal, pode saber o que um negro sente e vice-versa. Irritado, o dirigente cogitou suspender o evento, mas recuou.

    Em parte por causa das questões levantadas pelo coletivo, o enredo do Salgueiro para o Carnaval deste ano – “Senhoras do ventre do mundo” – vai retratar as matriarcas negras. Ou melhor: “As empreendedoras, as líderes, as mães, as escritoras e todas as mulheres que representam a força de uma raça”, nas palavras do carnavalesco Alex de Souza. “Não deixa de ser uma vitória nossa, né?”, ressaltou Dias uma semana após o ensaio na quadra da escola.

“Rafaela!”, gritou outro rapaz na plateia, enquanto apontava a câmera para a negra de 28 anos, que trajava um macacão salpicado de purpurina e ostentava longas tranças.
O termo destacado acima, por ser uma paroxítona terminada em ditongo, deixou de ser acentuado a partir de 2009, quando passou a vigorar o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa em que a sequência apresentada também tenha perdido a acentuação pelo mesmo motivo.

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa questão cabe recurso. Asteroide não é acentuado pela mesma regra das demais palavras da alternativa A. Não leva acento pois é uma paroxítona terminada em E
  • Asteroide é uma incrível paroxítona terminada em ditongo.

  • GABARITO - A

     não são mais acentuados: Os ditongos abertos éi, ói, nas paroxítonas: ideia, plateia,

    Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.

    ------------------------------------

    B) Enciclopédia - Paroxítona terminada em ditongo aberto ou Para alguns = Proparoxítona eventual

    ou ocasional.

    lipoide - Não acentuamos os ditongos abertos éi, ói, nas paroxítonas

    média - Paroxítona terminada em ditongo aberto ou pode aparecer como Proparoxítona eventual

    ou ocasional.

    C) voo - De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais

    dobradas “eem” ou “oo”.

    feiura - se a palavra for paroxítona e o hiato vier depois de ditongo decrescente,

    NÃO há acento (feiura, baiuca, feiume); se o hiato vier depois de ditongo crescente, há acento (Guaíra).

    https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/acentuacao#:~:text=Com%20as%20regras%20do%20novo,%2C%20heroico%2C%20

    paranoia%2C%20asteroide.&text=As%20vogais%20t%C3%B4nicas%20i%20ou,%3A%20feiura%2C%20baiuca

    %2C%20maoismo.

  • Não sei se estou certo. Porém acredito que o enunciado contém um erro. Ele afirma que a palavra "plateia" é terminada em ditongo. Porém ela não termina em ditongo, termina na letra "a" e a letra "a" faz hiato com o ditongo "ei". O ditongo aberto "ei" não é mais acentuado em palavras classificadas como paroxítonas.


ID
5178805
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


A VEZ DA PRETINHA

Uma passista contra o preconceito

LUIZA MIGUEZ


    “Ladies and gentlemen, it’s time!”, anunciou o mestre de cerimônias, num inglês tão fluente quanto espirituoso. Era a deixa para que dezenas de mãos ligassem as câmeras dos celulares e se erguessem na plateia. Gingando com delicadeza, moças bonitas e atléticas entraram em cena e, perfiladas, se deslocaram vagarosamente até o centro do palco. Algumas vestiam roupas curtas. Outras preferiam figurinos mais comportados. Todas se equilibravam em cima de saltos altíssimos.

    Quando os percussionistas aceleraram o ritmo, as jovens rebolaram freneticamente. Naquela madrugada de domingo, cerca de 4 mil pessoas lotavam a quadra do Salgueiro, na Zona Norte carioca. A tradicional escola de samba ensaiava para o Carnaval de 2018. Às margens do palco, entusiasmado com as passistas, um rapaz mostrou os pelos do braço ao amigo do lado e disse: “Caraca! Arrepiei!”

    O mestre de cerimônias, igualmente empolgado, disparou no microfone: “Que é isso, pretinha? Assim você mata o papai!” Não se referia a nenhuma dançarina em particular. Falava do grupo inteiro, como se admirasse uma única mulher. “Rafaela!”, gritou outro rapaz na plateia, enquanto apontava a câmera para a negra de 28 anos, que trajava um macacão salpicado de purpurina e ostentava longas tranças. Ela retribuiu o chamado com um requebro sensual e um olhar debochado.

    Nascida no bairro do Andaraí, também na Zona Norte do Rio de Janeiro, Rafaela Dias é passista do Salgueiro há mais de duas décadas e já escutou muita gracinha dos espectadores masculinos. Aprendeu a rechaçá-las com desenvoltura, mas nem por isso as considera aceitáveis. Não bastasse, frequentemente enfrenta situações racistas. Quando tinha 17 anos, por exemplo, namorava um homem mais velho e branco. Certa noite, assim que chegou a um salão de festas, o casal ouviu alguém comentar: “Lá vai a mulata dar um golpe no gringo.” Depois do episódio, sempre que encontrava o namorado em lugares públicos, Dias evitava usar salto alto ou maquiagem. Temia que a confundissem com uma prostituta. Em outra ocasião, preparava-se para conceder entrevista numa rádio, junto de várias colegas, a maioria universitária. “Ué, passista agora estuda?”, perguntou uma funcionária da emissora, sem o menor constrangimento. De quebra, emendou: “E vocês são todas escurinhas, né?”

    Justamente com a intenção de debater o racismo e o machismo é que Dias decidiu fundar o coletivo Samba Pretinha. Mais três dançarinas do Salgueiro participaram da iniciativa: a cientista social Sabrina Ginga, a estudante de pedagogia Larissa Reis e a graduanda em medicina Mirna Moreira. Desde 2016, as quatro organizam rodas de discussão no próprio Salgueiro e em outras escolas do Rio, como a Paraíso do Tuiuti. Falam principalmente para as mulheres, embora não rejeitem a presença de homens. A ideia é mostrar de que maneira os preconceitos de cor e gênero se manifestam no universo carnavalesco e quais os caminhos para combatê-los, inclusive em termos legais.

    Logo no primeiro debate, o Samba Pretinha se viu diante de uma saia justa. Um dos dirigentes do Salgueiro louvou o grupo e se declarou “branco de alma negra”. Uma jovem que estava na roda de conversa protestou e assinalou a incorreção política da frase. Nenhum branco, afinal, pode saber o que um negro sente e vice-versa. Irritado, o dirigente cogitou suspender o evento, mas recuou.

    Em parte por causa das questões levantadas pelo coletivo, o enredo do Salgueiro para o Carnaval deste ano – “Senhoras do ventre do mundo” – vai retratar as matriarcas negras. Ou melhor: “As empreendedoras, as líderes, as mães, as escritoras e todas as mulheres que representam a força de uma raça”, nas palavras do carnavalesco Alex de Souza. “Não deixa de ser uma vitória nossa, né?”, ressaltou Dias uma semana após o ensaio na quadra da escola.

É comum ao texto jornalístico o emprego do discurso direto ou indireto como recurso para citar afirmações de entrevistados. O discurso indireto livre, entretanto, é menos comum a esse gênero, sendo mais recorrente aos textos literários, já que funde a voz do narrador à do personagem, tornando-se impossível dissociar a fala de um à do outro.
Na reportagem acima, contrariando à regra, o discurso indireto livre pode ser verificado em:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    • discurso direto: o narrador reproduz textualmente a fala da personagem
    • discurso indireto: o narrador apresenta indiretamente a fala da personagem
    • discurso indireto livre: o narrador reproduz, de modo sutil, os pensamentos e as reflexões da personagem.

  • Alternativa correta: C

    Revisão rápida:

    • Discurso Direto: É aquele em que são reproduzidas fielmente as nossas falas ou as de nosso interlocutor.
    • Discurso Indireto: A fala do interlocutor é incorporada a fala do narrador.
    • Discurso Indireto Livre: Discurso Direto + Discurso Indireto, ou seja, há uma proximidade entre a fala do narrador e do personagem sem que haja uma separação da fala de ambos.

    Exemplos:

    1) O juiz perguntou:

    – Algo a declarar? (Discurso Direto);

    2) O juiz perguntou se havia algo a declarar. (Discurso Indireto);

    3) Então, o juiz conduzia a sessão e tentava o mais rápido que podia fazer a conciliação. Logo hoje que tenho uma agenda cheia! Ele não sabia se conseguiria resolver aquela situação. Tomara que eu consiga! (Discurso Indireto Livre).


ID
5178808
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


A VEZ DA PRETINHA

Uma passista contra o preconceito

LUIZA MIGUEZ


    “Ladies and gentlemen, it’s time!”, anunciou o mestre de cerimônias, num inglês tão fluente quanto espirituoso. Era a deixa para que dezenas de mãos ligassem as câmeras dos celulares e se erguessem na plateia. Gingando com delicadeza, moças bonitas e atléticas entraram em cena e, perfiladas, se deslocaram vagarosamente até o centro do palco. Algumas vestiam roupas curtas. Outras preferiam figurinos mais comportados. Todas se equilibravam em cima de saltos altíssimos.

    Quando os percussionistas aceleraram o ritmo, as jovens rebolaram freneticamente. Naquela madrugada de domingo, cerca de 4 mil pessoas lotavam a quadra do Salgueiro, na Zona Norte carioca. A tradicional escola de samba ensaiava para o Carnaval de 2018. Às margens do palco, entusiasmado com as passistas, um rapaz mostrou os pelos do braço ao amigo do lado e disse: “Caraca! Arrepiei!”

    O mestre de cerimônias, igualmente empolgado, disparou no microfone: “Que é isso, pretinha? Assim você mata o papai!” Não se referia a nenhuma dançarina em particular. Falava do grupo inteiro, como se admirasse uma única mulher. “Rafaela!”, gritou outro rapaz na plateia, enquanto apontava a câmera para a negra de 28 anos, que trajava um macacão salpicado de purpurina e ostentava longas tranças. Ela retribuiu o chamado com um requebro sensual e um olhar debochado.

    Nascida no bairro do Andaraí, também na Zona Norte do Rio de Janeiro, Rafaela Dias é passista do Salgueiro há mais de duas décadas e já escutou muita gracinha dos espectadores masculinos. Aprendeu a rechaçá-las com desenvoltura, mas nem por isso as considera aceitáveis. Não bastasse, frequentemente enfrenta situações racistas. Quando tinha 17 anos, por exemplo, namorava um homem mais velho e branco. Certa noite, assim que chegou a um salão de festas, o casal ouviu alguém comentar: “Lá vai a mulata dar um golpe no gringo.” Depois do episódio, sempre que encontrava o namorado em lugares públicos, Dias evitava usar salto alto ou maquiagem. Temia que a confundissem com uma prostituta. Em outra ocasião, preparava-se para conceder entrevista numa rádio, junto de várias colegas, a maioria universitária. “Ué, passista agora estuda?”, perguntou uma funcionária da emissora, sem o menor constrangimento. De quebra, emendou: “E vocês são todas escurinhas, né?”

    Justamente com a intenção de debater o racismo e o machismo é que Dias decidiu fundar o coletivo Samba Pretinha. Mais três dançarinas do Salgueiro participaram da iniciativa: a cientista social Sabrina Ginga, a estudante de pedagogia Larissa Reis e a graduanda em medicina Mirna Moreira. Desde 2016, as quatro organizam rodas de discussão no próprio Salgueiro e em outras escolas do Rio, como a Paraíso do Tuiuti. Falam principalmente para as mulheres, embora não rejeitem a presença de homens. A ideia é mostrar de que maneira os preconceitos de cor e gênero se manifestam no universo carnavalesco e quais os caminhos para combatê-los, inclusive em termos legais.

    Logo no primeiro debate, o Samba Pretinha se viu diante de uma saia justa. Um dos dirigentes do Salgueiro louvou o grupo e se declarou “branco de alma negra”. Uma jovem que estava na roda de conversa protestou e assinalou a incorreção política da frase. Nenhum branco, afinal, pode saber o que um negro sente e vice-versa. Irritado, o dirigente cogitou suspender o evento, mas recuou.

    Em parte por causa das questões levantadas pelo coletivo, o enredo do Salgueiro para o Carnaval deste ano – “Senhoras do ventre do mundo” – vai retratar as matriarcas negras. Ou melhor: “As empreendedoras, as líderes, as mães, as escritoras e todas as mulheres que representam a força de uma raça”, nas palavras do carnavalesco Alex de Souza. “Não deixa de ser uma vitória nossa, né?”, ressaltou Dias uma semana após o ensaio na quadra da escola.

Era a deixa para que dezenas de mãos ligassem as câmeras dos celulares e se erguessem na plateia.

No trecho acima, percebe-se o emprego de uma palavra fora do seu contexto normal, por apresentar uma significação com uma relação objetiva, de proximidade, tanto material quanto conceitual, com o referente pensado. Este recurso se refere à definição de uma figura de linguagem denominada:

Alternativas
Comentários
  • Metáfora: É a figura de linguagem que reproduz sentido figurados por meio de comparações, (ex; saúde de ferro; forte como um touro).

    Metonímia: Consiste no emprego de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, substituindo com outra palavra, (ex; custa dez pilas, comprei um pizante novo).

    Catacrese: Metáfora já absorvida no uso comum da língua, de emprego tão recorrente que não é mais vista como tal, (ex; nariz do avião, braço da poltrona).

  • GABARITO C

    Ao meu ver, a palavra "deixa" tem de ser interpretada utilizado-se o fenômeno da Metonímia.

    A metonímia, é o uso de uma palavra fora de seu contexto original, mas que siga a mesma linha de raciocínio.

    EXEMPLO: Tenho varias cabeças de gado. Obviamente, a finalidade dessa frase é informar que eu tenho várias unidades de bois/vacas.

  • Polêmico. Porque é muito subjetivo substituir mão por pessoas.

  • Letra B

    Metonímia

    Era a deixa para que dezenas de mãos ligassem as câmeras dos celulares e se erguessem na plateia.

    Mãos = parte pelo todo (Mãos e pessoas)


ID
5178811
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


A VEZ DA PRETINHA

Uma passista contra o preconceito

LUIZA MIGUEZ


    “Ladies and gentlemen, it’s time!”, anunciou o mestre de cerimônias, num inglês tão fluente quanto espirituoso. Era a deixa para que dezenas de mãos ligassem as câmeras dos celulares e se erguessem na plateia. Gingando com delicadeza, moças bonitas e atléticas entraram em cena e, perfiladas, se deslocaram vagarosamente até o centro do palco. Algumas vestiam roupas curtas. Outras preferiam figurinos mais comportados. Todas se equilibravam em cima de saltos altíssimos.

    Quando os percussionistas aceleraram o ritmo, as jovens rebolaram freneticamente. Naquela madrugada de domingo, cerca de 4 mil pessoas lotavam a quadra do Salgueiro, na Zona Norte carioca. A tradicional escola de samba ensaiava para o Carnaval de 2018. Às margens do palco, entusiasmado com as passistas, um rapaz mostrou os pelos do braço ao amigo do lado e disse: “Caraca! Arrepiei!”

    O mestre de cerimônias, igualmente empolgado, disparou no microfone: “Que é isso, pretinha? Assim você mata o papai!” Não se referia a nenhuma dançarina em particular. Falava do grupo inteiro, como se admirasse uma única mulher. “Rafaela!”, gritou outro rapaz na plateia, enquanto apontava a câmera para a negra de 28 anos, que trajava um macacão salpicado de purpurina e ostentava longas tranças. Ela retribuiu o chamado com um requebro sensual e um olhar debochado.

    Nascida no bairro do Andaraí, também na Zona Norte do Rio de Janeiro, Rafaela Dias é passista do Salgueiro há mais de duas décadas e já escutou muita gracinha dos espectadores masculinos. Aprendeu a rechaçá-las com desenvoltura, mas nem por isso as considera aceitáveis. Não bastasse, frequentemente enfrenta situações racistas. Quando tinha 17 anos, por exemplo, namorava um homem mais velho e branco. Certa noite, assim que chegou a um salão de festas, o casal ouviu alguém comentar: “Lá vai a mulata dar um golpe no gringo.” Depois do episódio, sempre que encontrava o namorado em lugares públicos, Dias evitava usar salto alto ou maquiagem. Temia que a confundissem com uma prostituta. Em outra ocasião, preparava-se para conceder entrevista numa rádio, junto de várias colegas, a maioria universitária. “Ué, passista agora estuda?”, perguntou uma funcionária da emissora, sem o menor constrangimento. De quebra, emendou: “E vocês são todas escurinhas, né?”

    Justamente com a intenção de debater o racismo e o machismo é que Dias decidiu fundar o coletivo Samba Pretinha. Mais três dançarinas do Salgueiro participaram da iniciativa: a cientista social Sabrina Ginga, a estudante de pedagogia Larissa Reis e a graduanda em medicina Mirna Moreira. Desde 2016, as quatro organizam rodas de discussão no próprio Salgueiro e em outras escolas do Rio, como a Paraíso do Tuiuti. Falam principalmente para as mulheres, embora não rejeitem a presença de homens. A ideia é mostrar de que maneira os preconceitos de cor e gênero se manifestam no universo carnavalesco e quais os caminhos para combatê-los, inclusive em termos legais.

    Logo no primeiro debate, o Samba Pretinha se viu diante de uma saia justa. Um dos dirigentes do Salgueiro louvou o grupo e se declarou “branco de alma negra”. Uma jovem que estava na roda de conversa protestou e assinalou a incorreção política da frase. Nenhum branco, afinal, pode saber o que um negro sente e vice-versa. Irritado, o dirigente cogitou suspender o evento, mas recuou.

    Em parte por causa das questões levantadas pelo coletivo, o enredo do Salgueiro para o Carnaval deste ano – “Senhoras do ventre do mundo” – vai retratar as matriarcas negras. Ou melhor: “As empreendedoras, as líderes, as mães, as escritoras e todas as mulheres que representam a força de uma raça”, nas palavras do carnavalesco Alex de Souza. “Não deixa de ser uma vitória nossa, né?”, ressaltou Dias uma semana após o ensaio na quadra da escola.

“A gíria constitui um vocabulário tipicamente oral. Sua presença na escrita reflete apenas um recurso linguístico, com objetivos determinados, como, por exemplo, indicar a fidelidade de uma transcrição; criar uma interação mais eficiente do escritor com o seu leitor, como ocorre em algumas matérias jornalísticas; dar uma realidade maior ao diálogo literário ou teatral; comprovar um uso em desacordo com o vocabulário de falantes cultos, caso em que é usual transcrevê-la entre aspas, como ocorre na mídia jornalística; etc.” (PRETI, 2000, p.241)
Considerando as acepções acima a respeito do emprego da gíria, especialmente no texto jornalístico, assinale a alternativa em que esse fenômeno NÃO ocorre.

Alternativas
Comentários
  • metafora?

  • Na letra B trata-se de uma metafóra, e não uma gíria

  • Acredito que entraram com recurso nessa questão, nenhuma tem gíria.

  • Acredito que entraram com recurso nessa questão, nenhuma tem gíria.


ID
5178814
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


A VEZ DA PRETINHA

Uma passista contra o preconceito

LUIZA MIGUEZ


    “Ladies and gentlemen, it’s time!”, anunciou o mestre de cerimônias, num inglês tão fluente quanto espirituoso. Era a deixa para que dezenas de mãos ligassem as câmeras dos celulares e se erguessem na plateia. Gingando com delicadeza, moças bonitas e atléticas entraram em cena e, perfiladas, se deslocaram vagarosamente até o centro do palco. Algumas vestiam roupas curtas. Outras preferiam figurinos mais comportados. Todas se equilibravam em cima de saltos altíssimos.

    Quando os percussionistas aceleraram o ritmo, as jovens rebolaram freneticamente. Naquela madrugada de domingo, cerca de 4 mil pessoas lotavam a quadra do Salgueiro, na Zona Norte carioca. A tradicional escola de samba ensaiava para o Carnaval de 2018. Às margens do palco, entusiasmado com as passistas, um rapaz mostrou os pelos do braço ao amigo do lado e disse: “Caraca! Arrepiei!”

    O mestre de cerimônias, igualmente empolgado, disparou no microfone: “Que é isso, pretinha? Assim você mata o papai!” Não se referia a nenhuma dançarina em particular. Falava do grupo inteiro, como se admirasse uma única mulher. “Rafaela!”, gritou outro rapaz na plateia, enquanto apontava a câmera para a negra de 28 anos, que trajava um macacão salpicado de purpurina e ostentava longas tranças. Ela retribuiu o chamado com um requebro sensual e um olhar debochado.

    Nascida no bairro do Andaraí, também na Zona Norte do Rio de Janeiro, Rafaela Dias é passista do Salgueiro há mais de duas décadas e já escutou muita gracinha dos espectadores masculinos. Aprendeu a rechaçá-las com desenvoltura, mas nem por isso as considera aceitáveis. Não bastasse, frequentemente enfrenta situações racistas. Quando tinha 17 anos, por exemplo, namorava um homem mais velho e branco. Certa noite, assim que chegou a um salão de festas, o casal ouviu alguém comentar: “Lá vai a mulata dar um golpe no gringo.” Depois do episódio, sempre que encontrava o namorado em lugares públicos, Dias evitava usar salto alto ou maquiagem. Temia que a confundissem com uma prostituta. Em outra ocasião, preparava-se para conceder entrevista numa rádio, junto de várias colegas, a maioria universitária. “Ué, passista agora estuda?”, perguntou uma funcionária da emissora, sem o menor constrangimento. De quebra, emendou: “E vocês são todas escurinhas, né?”

    Justamente com a intenção de debater o racismo e o machismo é que Dias decidiu fundar o coletivo Samba Pretinha. Mais três dançarinas do Salgueiro participaram da iniciativa: a cientista social Sabrina Ginga, a estudante de pedagogia Larissa Reis e a graduanda em medicina Mirna Moreira. Desde 2016, as quatro organizam rodas de discussão no próprio Salgueiro e em outras escolas do Rio, como a Paraíso do Tuiuti. Falam principalmente para as mulheres, embora não rejeitem a presença de homens. A ideia é mostrar de que maneira os preconceitos de cor e gênero se manifestam no universo carnavalesco e quais os caminhos para combatê-los, inclusive em termos legais.

    Logo no primeiro debate, o Samba Pretinha se viu diante de uma saia justa. Um dos dirigentes do Salgueiro louvou o grupo e se declarou “branco de alma negra”. Uma jovem que estava na roda de conversa protestou e assinalou a incorreção política da frase. Nenhum branco, afinal, pode saber o que um negro sente e vice-versa. Irritado, o dirigente cogitou suspender o evento, mas recuou.

    Em parte por causa das questões levantadas pelo coletivo, o enredo do Salgueiro para o Carnaval deste ano – “Senhoras do ventre do mundo” – vai retratar as matriarcas negras. Ou melhor: “As empreendedoras, as líderes, as mães, as escritoras e todas as mulheres que representam a força de uma raça”, nas palavras do carnavalesco Alex de Souza. “Não deixa de ser uma vitória nossa, né?”, ressaltou Dias uma semana após o ensaio na quadra da escola.

“Chama-se aposto a um substantivo ou expressão equivalente que modifica um núcleo nominal (ou pronominal ou palavra de natureza substantiva como amanhã, hoje, etc.), também conhecido pela denominação fundamental, sem precisar de outro instrumento gramatical que marque esta função adnominal.” (BECHARA, 2009, p.376)
Tendo em vista a definição de aposto, assinale a alternativa abaixo em que a expressão destacada NÃO exerça essa função sintática.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D - nenhuma das alternativas

    APOSTO: palavra ou expressão que DETALHA o que foi dito anteriormente.

    Tipos de aposto: explicativo, especificador, enumerador e resumidor.

  • gab d

    da para identificar assim também

    aposto = eu falo de você

    vocativo = eu falo para você

    tenha fé em DEUS tenha fé vida..

  • a letra "a" não seria advérbio?


ID
5178817
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema abaixo:

Seja eu
Seja eu
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu

Molha eu
Seca eu
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu 

Beija eu
Beija eu
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser
Então beba e receba

Meu corpo no seu corpo
Eu no meu corpo
Deixa
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça.

Na canção “Beija eu”, composta por Arnaldo Antunes e gravada por Marisa Monte em 1991, ocorre uma transgressão ao que prescreve a gramática normativa sobre colocação pronominal. Isso ocorre para, entre outros motivos, garantir a musicalidade dos versos e, devido à licença poética, não pode ser caracterizado como erro.
Aponte, entre as alternativas abaixo, a única que NÃO justifica e adéqua essa construção à norma culta da língua.

Alternativas
Comentários
  • c) Molha a mim, seca a mim e beija a mim” seriam formas adequadas com relação à norma culta da língua, já que os verbos se referem à terceira pessoa, “você”, e “mim” é pronome oblíquo átono, por isso obrigatoriamente precedido da preposição “a”, ainda que esta não seja regida pelos verbos que a antecedem.

    Incorreta, gabarito da questão, pois é o pronome oblíquo tônico que deve ser precedido de preposição, não necessariamente a preposição a.

  • Assertiva C Incorreta

    “Molha a mim, seca a mim e beija a mim” seriam formas adequadas com relação à norma culta da língua, já que os verbos se referem à terceira pessoa, “você”, e “mim” é pronome oblíquo átono, por isso obrigatoriamente precedido da preposição “a”, ainda que esta não seja regida pelos verbos que a antecedem.

  • Molha, seca e beija está na segunda pessoa, não terceira. Foi assim que raciocinei.

ID
5178823
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Paulo César comprou um automóvel, e como pagou à vista recebeu um desconto de 7,5%. Se ele pagou R$ 38.850,00, o valor desse automóvel sem o desconto seria de:

Alternativas
Comentários
  • 92,5------38.850

    100-------x

    92,5x=38.850

    x=38.850/92,5

    x=420

    o porquê do 92,5 se dá pelo fato que e diminui 100% - 7,5%= 92,5%

    na regra de três você bota o 100 do lado do x justamente para saber o total que e o valor que ele pagaria sem desconto

  • pode ser feita testando as alternativas...


ID
5178826
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma sorveteria a razão entre clientes adultos e clientes adolescentes é 5/2. Se em um dia foram atendidos 126 clientes, a quantidade de adolescentes atendidos foi de:

Alternativas
Comentários
  • Adultos: 5x

    Adolescentes: 2x

    _______________

    Adultos + Adolescentes = 7x

    7x = 126 clientes

    x = 126/7

    x = 18

    Qtd de adolescentes atendidos:

    2x =

    2. 18 = 36

    Gabarito: letra B

  • 5/2 = 5+2 = 7

    126÷7 = 18

    18x2 = 36

  • Falou em razão e proporção, tirem o K do coração. Adultos=5 adolescentes=2

    5K+2K=126

    7K=126

    K=126/7

    K=18

    K×2='36' gab B*

  • http://sketchtoy.com/69814943

  • razão entre adulto e adolencente 5/2

    x=5

    y=2

    x+y= 5+2=7

    x+y = 126

    7=126

    126/7

    18

    18x5=90

    18x2=36

    90+36= 126

  • Adultos + adolescentes/7adolescentes = 5+2/2

    126/adolescentes= 7/2

    Multiplica cruzado:

    126x2= 7 x adolescentes

    252= 7 adolescentes

    adolescentes= 36

    Adultos= 126-36

    Adultos= 90


ID
5178829
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Henrique investiu R$ 250.000,00 no regime de juros simples, a uma taxa de 1,35% ao mês. O tempo necessário para Henrique dobrar o capital investido será de aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • 1,3% de 250 mil = 3250 ao mês.

    6 anos e 3 meses é igual a 75 meses.

    75 x 3250 = 243.750

    a resposta não poderia ser a B

  • Entendo que como falou em duplicar o capital, então posso pegar qualquer valor, então peguei o 100 pra ajudar nas contas.

    troquei o 250.000 por (100)

    J = C*i*t

    100 = 100 * 1,35 * T

    100 = 135T

    T= 100/135

    T= 74 meses, vamos transformar em anos. 74 / 12 = 6,16 anos. 6 anos e 2 meses.

    como a questão pede aproximadamente então vou de "B"

  • Não consegui resolver essa questão, se alguém puder ajudar, agradeço!


ID
5178832
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um corredor tinha ganho x corridas ganhas até certo ano, depois de um tempo ele triplicou o número de corridas ganhas e acabou se machucando. Voltou um tempo depois, e ganhou mais quatro corridas antes de se aposentar. Se esse corredor se aposentou com 19 corridas ganhas, qual o valor de x?

Alternativas
Comentários
  • .CORRIDAS GANHAS X

    .APÓS UM TEMPO ELE TRIPLICOU 3X

    .APÓS RETORNAR, GANHOU + 4

    .APOSENTOU-SE COM 19 CORRIDAS GANHAS

    5= CORRIDAS GANHAS

    5 X 3= 15

    15 + 4= 19.

  • resolução: http://sketchtoy.com/69566189

  • Lembramos que 3X quer dizer o TRIPLO dito na questão.

    3X+4=19

    3X=19-4

    3X=15

    X=15/3

    X=5

  • x = corridas

    3x= triplo das corridas

    +4= corridas ganhas

    19= número de corridas que ele se aposentou

    x*3x+4=19

    3x=19-4

    3x=15

    x=15/3

    x=5

    x vezes o triplo de x que ( 3x) somado com 4 que é igual a 19

  • Não concordo, pois :

    se ele tinha 0 corrida ganha e depois triplicou e adicionou mais 4 fica 0+(3.0)+4 = 4

    se ele tinha 1 corrida ganha e depois triplicou e adicionou mais 4 fica 1+(3.1)+4 = 8

    se ele tinha 2 corridas ganhas e depois triplicou e adicionou mais 4 fica 2+(3.2)+4 =12

    se ele tinha 3 corridas ganhas e depois triplicou e adicionou mais 4 fica 3+(3.3)+4 =16

    se ele tinha 4 corridas ganhas e depois triplicou e adicionou mais 4 fica 4+(3.4)+4 =20

    Gabarito: Nenhuma das altenativas


ID
5178835
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A soma da idade de Maria e de sua filha é 50 anos. E a metade da idade de Maria mais a terça parte da idade de sua filha é igual 23 anos. Daqui a 18 anos, Maria terá:

Alternativas
Comentários
  • SISTEMA DE EQUAÇÃO.

    M(maria) + F (fillha) = 50

    M/2 + F/ 3 = 23

    M = 50-F

    (50-F)/2 + F/3 = 23

    ...

    F = 12

    M = 38

    após 18 anos

    38+18 = 56


ID
5178838
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Marilia comprou um robô aspirador no valor de R$ 1.100,00. Sabendo que ela recebeu um desconto de 3,52%, e dividiu o valor final em 10x sem juros, o valor de cada prestação que Marilia terá que pagar será de:

Alternativas
Comentários
  • Acertei, mas não era para a questão colocar o termo "aproximadamente", já que existe a alternativa D?

  • GAB. C


ID
5178841
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Osvaldo irá construir uma casa de 14 metros de comprimento por 8 metros de largura em seu terreno, e no quintal ele irá construir uma piscina circular com 5 metros de diâmetro. Sabendo que o terreno de Osvaldo possui 180m², a parte que ainda restará livre do terreno após a construção da casa e da piscina será de aproximadamente: (Considere π = 3,14)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

    O terreno tem duas áreas construídas, a da casa e a da piscina. Então temos que calcular as duas áreas e depois somar para saber a área total construída e diminuir pela área total do terreno (180m²) para saber a área que restará livre do terreno.

    Área do retângulo = 14 . 8 = 112m²

    Área do círculo = pi . r²

    d = r/2 -> 5 = r/2 -> r = 2,5

    Ac = 3,14 . 2,5² = 19,625

    Somando as duas áreas: 19,625 + 112 = 131,625

    Diminuindo a área construída pela área total do terreno: 131,625 - 180 = 48,38 m²


ID
5178844
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para que a equação x² - nx + 2 = 0 tenha duas raízes reais distintas, o valor de n deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • Fazendo o produto das raízes encontramos 2, então fiz que as raizes seria 1 e 2. Fazendo a soma das raízes, substituo os valores das raízes encontradas e encontro n=3. LETRA A

  • QUANDO DELTA É MAIOR QUE 0, TEMOS DUAS RAÍZES REAIS E DISTINTAS

    b^2 - 4ac > 0

  • Para que a equação x² - nx + 2 = 0 tenha duas raízes reais distintas ( delta maior q 0), o valor de n deverá ser:

    a = 1 ; b=-n ; c=2

    (-n)² - 4.1.2 = 0

    n² - 8 > 0

    n² > 8

    n > raiz(8) > raiz(2.2.2) > 2.raiz(2)


ID
5178847
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

João está pensando em investir um capital de R$ 800.00,00 que ele conseguiu após vender um imóvel. Ele possui duas alternativas de investimento, o investimento A, com uma taxa de retorno de 2,24% ao bimestre durante 54 meses, ou o investimento B, com a uma taxa de retorno de 3,50% ao trimestre, durante o mesmo período de 54 meses, ambos no regime de juros simples. Se João optar pelo investimento B terá ao final do prazo, um montante de:

Alternativas

ID
5178853
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Segundo a Constituição Federal, de quem é a iniciativa de propor as leis que estabelecerão o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentaria Anual?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C) Poder Executivo.

    Art. 165, CF/88. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I- o plano plurianual;

    II- as diretrizes orçamentárias;

    III- os orçamentos anuais.


ID
5178856
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Dentro das regras constitucionais para o orçamento, ser publicado, após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária. Em quanto tempo, findo o período anteriormente citado, deverá ser publicado o relatório?

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra A.

    RREO (Relatório Resumido de Execução Orçamentária ) = Em até 30 dias, após o encerramento de cada BIMESTRE.

    RGF (Relatório de Gestão Fiscal) = Em até 30 dias, após o encerramento de cada QUADRIMESTRE.

    BONS ESTUDOS!! Erros? Só avisar!!!

  • Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária. 

  • Impressão minha ou o enunciado está BEEEEM mal escrito!? A gente ainda tem que passar por isso kkk

  • Enunciado com erro de portguês. Complicado...


ID
5178859
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Sobre o regime constitucional da Lei Orçamentária Anual é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A)

    Art. 165, § 5º, II, CF/88:

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    II- o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

  • Resposta certa: A

    a) Art. 165, §5° "A lei orçamentária anual compreenderá:

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;"

    b) Incorreta, visto que a lei orçamentária anual tem vigência para um exercício financeiro, ou seja, um ano civil.

    c) Incorreta: o termo "genérico", é o erro da alternativa, pois vai contra o princípio da especificação.


ID
5178862
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito das disposições constitucionais sobre orçamentos públicos, qual espécie normativa disporá sobre critérios para a execução equitativa, além de procedimentos que serão adotados quando houver impedimentos legais e técnicos, cumprimento de restos a pagar e limitação das programações de caráter obrigatório para a realização da obrigatoriedade da execução orçamentária e financeira das programações das emendas individuais ao projeto de lei orçamentária, bem como a execução do montante destinado a ações e serviços públicos de saúde também obrigatória?

Alternativas
Comentários
  • CF/88:

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 9º Cabe à lei complementar:

    (...)

    III - dispor sobre critérios para a execução equitativa, além de procedimentos que serão adotados quando houver impedimentos legais e técnicos, cumprimento de restos a pagar e limitação das programações de caráter obrigatório, para a realização do disposto nos §§ 11 e 12 do art. 166 . (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 100, de 2019) (Produção de efeito )

  • GABARITO: LETRA B!

    CF/1988, art. 165, § 9º Cabe à LC: [...] III - dispor sobre critérios para a execução equitativa, além de procedimentos que serão adotados quando houver impedimentos legais e técnicos, cumprimento de restos a pagar e limitação das programações de caráter obrigatório, para a realização do disposto nos §§ 11 e 12 do art. 166. (Redação dada pela EC nº 100/2019)

    CF/1988, art. 166, § 11. É obrigatória a execução orçamentária e financeira das programações a que se refere o § 9º deste artigo, em montante correspondente a 1,2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, conforme os critérios para a execução equitativa da programação definidos na LC prevista no § 9º do art. 165. (Incluído pela EC nº 86/2015) § 12. A garantia de execução de que trata o § 11 deste artigo aplica-se também às programações incluídas por todas as emendas de iniciativa de bancada de parlamentares de Estado ou do DF, no montante de até 1% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior.

    Hoje, a LC a que se refere o art. 165, § 9º, da CF/88 não existe enquanto LC própria, ou seja, LC produzida, fabricada, publicada, discutida no CN, a luz do que prevê o referido §. O art. 165, § 9º se materializa ora pela aplicação da Lei nº 4.320/64 (recepcionada como LC), ora pela aplicação da LC nº 101/00.

  • Votem a favor da Emenda Global (Emenda que melhora a PEC 32 da reforma administrativa):

    https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2289949

    Mais informações: https://www.instagram.com/servirbrasil/

    https://linklist.bio/servirbrasil (pra quem não tem conta no instagram)


ID
5178865
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição Federal, quem deverá examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República?

Alternativas
Comentários
  • 166, § 1º, inciso I, da Constituição Federal, cabe à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) examinar e emitir parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República.

    CONTAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    Prestar = Presidente (Prazo 60 dias);

    Julgar = Congresso Nacional (CN);

    Tomada de contas = Câmara dos Deputados;

    Apreciar = Tribunal de Contas da União (TCU).

    Gabarito: C

    Polícia Civil!

  • GABARITO: LETRA C!

    CF/1988, art. 166. Os projetos de lei relativos (1) ao PPA, (2) às diretrizes orçamentárias [LDO], (4) ao orçamento anual [LOA] e (4) aos créditos adicionais serão apreciados pelas 2 Casas do CN, na forma do regimento comum. § 1º Caberá a uma Comissão mista [de orçamento] permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos [de leis orçamentárias (LOA, LDO e PPA)] referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo PR; [...]

    Conteúdo gratuito: @caminho_juridico.

  • A questão exige conhecimento acerca das finanças públicas e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando quem deve examinar e emitir parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República. Vejamos:

    a) Comissão mista permanente de Senadores e Ministros do TCU.

    Errado. Compete à comissão mista permanente de Senadores e Deputados e não temporária, vide item "C". Além disso, o Tribunal de Contas da União não examina e emite parecer aos projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais, mas tão somente aprecia as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, nos termos do art. 71, I, CF: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

    b) Comissão mista temporária de Senadores e Deputados

    Errado. Compete à comissão mista permanente de Senadores e Deputados e não temporária, vide item "C".

    c) Comissão mista permanente de Senadores e Deputados.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Compete à comissão mista permanente de Senadores e Deputados emitir parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República. Inteligência do art. 166, § 1º, I, CF: Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. § 1º Caberá a uma Comissão mista permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República;

    d) Nenhuma das alternativas.

    Errado. O item "C" está correto.

    Gabarito: C

  • Pelo que entendi existem dois pareceres, não ?? Pois cabe ao TCU emitir o parecer sobre contas, e depois à comissão mista de senadores e deputados apresentar um parecer ?

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional ligada aos orçamentos. Sobre o tema, é correto afirmar que segundo a Constituição Federal, quem deverá examinar e emitir parecer sobre os projetos (referidos no artigo 166) e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República é a Comissão mista permanente de Senadores e Deputados. Nesse sentido:

     

    Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. § 1º Caberá a uma Comissão mista permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República.

     

    O gabarito, portanto, é a alternativa “c”, sendo as demais alternativas não compatíveis com o texto constitucional.

     

    Gabarito do professor: letra c.

  • GABARITO- C

    TCU - EMITE PARECER

    CN - JULGA

    CAM . DEP - Procede a tomada de contas.

  • Art. 166 §1º Caberá a uma comissão mista permanente de Senadores e Deputados:

    I – examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República;


ID
5178868
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade assinale a alternativa CORRETA acerca do reconhecimento de ativos:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    "Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado com confiabilidade."

    FIPECAFI, Manual de contabilidade societária


ID
5178871
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Tendo por referência as regras constitucionais para o orçamento público, considera-se equitativa a execução das programações de caráter obrigatório que observe alguns critérios. Qual alternativa NÃO se encaixa nos critérios textualmente explicitados na Constituição Federal?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Gabarito C

    § 19. Considera-se equitativa a execução das programações de caráter obrigatório que observe critérios objetivos e imparciais e que atenda de forma igualitária e impessoal às emendas apresentadas, independentemente da autoria.   

  • A questão trata de EMENDAS INDIVIDUAIS DOS PARLAMENTARES, conforme disposto na Constituição Federal de 1988 (CF/88), sendo chamada pela doutrina como ORÇAMENTO IMPOSITIVO.


    A Emenda Constitucional (EC) n.º 86/2015 acrescentou dispositivos que tornam obrigatória a execução da programação orçamentária quando os parlamentares emendarem o projeto de LOA. São as chamadas Emendas Individuais dos Parlamentares. Essas emendas vinculam as receitas em gastos até o limite de 1,2% da Receita Corrente Líquida (RCL) prevista no Projeto de LOA. Sendo que, desse percentual, metade deverá ser destinada a ações e serviços públicos de saúde.


    A doutrina entende que esse percentual representa a parcela “impositiva" que os parlamentares possuem ao emendar o orçamento, pois a sua execução é obrigatória por parte do Poder Executivo.


    A EC n.º 100/2019 alterou alguns dispositivos da EC 86/2015, em relação às emendas dos parlamentares. Tornou obrigatória a execução da programação orçamentária das chamadas Emendas de Iniciativa de Bancada de Parlamentares de Estado ou do Distrito Federal (DF), conforme art. 166, §12º, CF/88, que foi alterado. Isso significa que, quando houver emenda proposta por Bancadas de Parlamentares, ela será de execução obrigatória. Essas emendas vinculam os gastos até o limite de 1% da Receita Corrente Líquida (RCL) realizada no exercício anterior (menciona o art. 166, §11º, CF/88).


    Então, temos execução obrigatória de emendas dos Parlamentares Impositivas da seguinte forma:


    a) Individuais (art. 166, §11º, CF/88) - Limite de 1,2% da RCL, sendo metade para ações e serviços públicos de saúde.


    b) de Bancadas Estaduais ou do DF - Limite de 1,% da RCL, sendo que em 2020 será de 0,8% (art. 2, EC 100/2019) e 1% da RCL de 2021 em diante.


    Agora, segue o art. 166, § 19º, CF/88: “Considera-se equitativa a execução das programações de caráter obrigatório que observe critérios objetivos e imparciais e que atenda de forma igualitária e impessoal às emendas apresentadas, independentemente da autoria. (Incluído pela Emenda Constitucional n.º 100, de 2019)". Observe que os critérios são objetivos (alternativa A) e imparciais (alternativa B), porém o critério NÃO é distributivo e NÃO considera desigualdades entre autorias, e SIM de forma igual, impessoal e independente de qual parlamentar apresentou a emenda. A banca cobrou a literalidade da norma. Portanto, a alternativa C NÃO se enquadra nos critérios da CF.



    Gabarito do Professor: Letra C.

  • criterios equitativos de execucao das programacoes de carater obrigatorio

    Bizu

    Oiiii

    Objetivos

    Imparciais

    Igualitária

    Impessoal

    Independentemente da autoria


ID
5178874
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade, a respeito das características qualitativas da informação contábil-financeira útil fundamentais, assinale a alternativa CORRETA sobre relevância:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Relevância: as informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela.

  • Informação relevante: é a informação contábil-financeira capaz de fazer a diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.


ID
5178877
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA a respeito das variações patrimoniais aumentativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A que ponto chegamos kkkkkkkkkkkkkk tô rindo, mas tô preocupada

  • As alternativas A e B dizem a mesma coisa.

  • EXCELÊNCIA!


ID
5178880
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo o regramento para a programação de despesa na Lei 4.320/1964, no título da execução do orçamento, imediatamente após a promulgação da Lei de Orçamento e com base nos limites nela fixados, o Poder Executivo aprovará um quadro de cotas da despesa que cada unidade orçamentária fica autorizada a utilizar. Essas cotas serão:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra C

    Art. 47. Imediatamente após a promulgação da Lei de Orçamento e com base nos limites nela fixados, o Poder Executivo aprovará um quadro de cotas trimestrais da despesa que cada unidade orçamentária fica autorizada a utilizar.

  • Trata-se programação da despesa para a execução orçamentária.

    Segundo o art. 47 da Lei 4.320/64, "Imediatamente após a promulgação da Lei de Orçamento e com base nos limites nela fixados, o Poder Executivo aprovará um quadro de cotas trimestrais da despesa que cada unidade orçamentária fica autorizada a utilizar".

    Gabarito: Letra C.


ID
5178883
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da estrutura do balanço patrimonial o ativo não circulante será composto dos seguintes subgrupos: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível: Sobre imobilizado é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    É formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.), abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados. (CERTO - DEFINIÇÃO DE IMOBILIZADO)

    Compreendem o leque de bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. (ERRADO - DEFINIÇÃO DE INTANGÍVEL)

    Compreendem as participações societárias permanentes, aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda. (ERRADO - DEFINIÇÃO DE INVESTIMENTOS)

    Bons estudos.


ID
5178886
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme a Lei 4.320/1964, Art.69 Não se fará adiantamento a servidor em alcance nem a responsável por:

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra B

    Não se concederá suprimento de fundos:

    a. A responsável por dois suprimentos;

    b. A servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outro servidor;

    c. A servidor declarado em alcance, ou seja, aquele que não prestou contas no prazo regulamentar ou o que teve suas contas recusadas ou impugnadas em virtude de desvio, desfalque, falta ou má aplicação de dinheiro, bens ou valores;

  • Trata-se da restrição no regime de adiantamento de numerário no setor público.

    Segundo o art. 69 da Lei 4.320/64, "Não se fará adiantamento a servidor em alcance nem a responsável por dois adiantamentos".  

    Gabarito: Letra B.

  • Lei 4.320

    Art 69.

    Não se fará adiantamento a servidor em alcance nem a responsável por dois adiantamentos.

    Gab b


ID
5178889
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre despesas na Lei 4.320/1964, Art.70 Na aquisição de material, o fornecimento e a adjudicação de obras e serviços, serão regulados em lei respeitando o:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra C

    Art. 70. A aquisição de material, o fornecimento e a adjudicação de obras e serviços serão regulados em lei, respeitado o princípio da concorrência.

  • Art. 70. A aquisição de material, o fornecimento e a adjudicação de obras e serviços serão regulados em lei, respeitado o princípio da concorrência.


ID
5178892
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na categoria de despesas de capital, a participação em constituição ou aumento de capital de empresas ou entidades comerciais ou financeiras está inserida em qual classificação?

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Despesas de Capital

    Inversões Financeiras - Despesas orçamentárias com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital; e com a constituição ou aumento do capital de empresas, além de outras despesas classificáveis neste grupo.

    MCASP 8, pág. 73.


ID
5178895
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre receita pública na Lei 4.320/1964, o recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra A

    Art. 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

  • Princípios da Lei 4.320.

    • Princípio da Legalidade. Fazer ou deixar de fazer somente o quê estiver expresso em LEI.
    • Princípio da Transparência. O orçamento dever ser divulgado, para que todos saibam seu conteúdo.
    • Princípio da Publicidade. Divulgação por veículos oficiais, para conhecimento público.

    • Princípio da Unidade ou Totalidade. O orçamento dever ser UNO “total”, existir somente UM ORÇAMENTO público.
    • Princípio da Universalidade. O orçamento deve ser UNIVERSAL conter todas as receitas e despesas públicas.
    • Princípio da não Afetação das Receitas. Devem ser recolhidas ao Caixa Único do Tesouro, sem vinculação destinação.

     

    • Princípio da Anuidade ou Periodicidade. Deve compreender o período de um exercício financeiro “1 ano fiscal
    • Princípio de Exclusividade. Deve conter somente matéria orçamentarias, “não cabe assuntos estranhos”.
    • Princípio de Equilíbrio. As despesas não devem ultrapassar as receitas do exercício financeiro.

     

    • Princípio do Orçamento Bruto. Exige o registro das despesas na LOA pelo valor bruto e total, sem deduções.
    • Princípio da Especificação. Visa evitar autorizações globais, deve ter receitas e despesas discriminadas.

ID
5178898
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com Lei Complementar 101/2000 de 04 de maio de 2000 acerca da Lei de Diretrizes Orçamentárias, complete a lacuna: Art. 4º complemente o parágrafo § 4o A mensagem que encaminhar o projeto da União apresentará, em anexo específico, os objetivos das políticas monetária, creditícia e cambial, bem como os parâmetros e as projeções para seus principais agregados e variáveis, e ainda as metas de inflação, ___________________

Alternativas
Comentários
  • LRF

    Art. 4.º

    § 4 A mensagem que encaminhar o projeto da União apresentará, em anexo específico, os objetivos das políticas monetária, creditícia e cambial, bem como os parâmetros e as projeções para seus principais agregados e variáveis, e ainda as metas de inflação, para o exercício subseqüente.


ID
5178901
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar 101/2000 de 04 de maio de 2000 a respeito da Lei Orçamentária Anual, Art. 5o O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar: Complete a lacuna do parágrafo § 5o A lei orçamentária não consignará _______________________________ ou em lei que autorize a sua inclusão.

Alternativas
Comentários
  • Lei Complementar 101 de 2000

    Art. 5º (...)

    § 5o A lei orçamentária não consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão, conforme disposto no § 1o do art. 167 da Constituição.

    GABARITO: C


ID
5178904
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Sobre a Lei Orçamentária Anual na Lei Complementar 101/2000, o resultado do Banco Central do Brasil, apurado após a constituição ou reversão de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, e será transferido:

Alternativas
Comentários
  • Letra A : até o décimo dia útil subsequente à aprovação dos balanços semestrais.

  • LRF

    Art. 7 O resultado do Banco Central do Brasil, apurado após a constituição ou reversão de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, e será transferido até o décimo dia útil subsequente à aprovação dos balanços semestrais. § 1 O resultado negativo constituirá obrigação do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e será consignado em dotação específica no orçamento.

    § 2 O impacto e o custo fiscal das operações realizadas pelo Banco Central do Brasil serão demonstrados trimestralmente, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias da União.

    § 3 Os balanços trimestrais do Banco Central do Brasil conterão notas explicativas sobre os custos da remuneração das disponibilidades do Tesouro Nacional e da manutenção das reservas cambiais e a rentabilidade de sua carteira de títulos, destacando os de emissão da União.


ID
5178907
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Analise os contextos a seguir:[1] O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. [2] O Plano Plurianual (PPA) tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento.

Alternativas
Comentários
  • A questão traz o texto quase exato da página https://www.economia.go.gov.br/planejamento/plano-plurianual

    O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. O PPA tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento.

    Errei a questão pq minha definição vinha da CF e não consta esse final acima destacado. Como a questão não trouxe letra de lei acredito que a adição, tendo feito sentido, pode ser considerada correta.

    CF/88

    Art. 165

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Qualquer equívoco podem avisar.

  • acabei de fazer uma questão idêntica a esta, que errei pq marquei C mas constava que a resposta certa era B. Então marquei B nessa, e a resposta era C.

    Qconcurso quer me enlouquecer, não é possível.

    essa questão.

  • QUAL A REPOSTA CERTA ?

  • Trata-se de uma questão sobre o Plano Plurianual.

    O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento das ações do governo de médio prazo (4 anos). Ele estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. Ele tem início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e termina no fim do primeiro ano do governo seguinte.

    Para responder especificamente a assertiva em análise, devemos ler o art. 165, § 1º, da CF:

    Art. 165, § 1º: “A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de CAPITAL e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada".

    Percebam que as duas assertivas estão de acordo com o que foi apresentado acima.


    [1] CORRETO. Realmente, o Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. Trata-se do que consta no art. 165, § 1º, da CF/88.
     

    [2] CORRETO. Realmente, o Plano Plurianual (PPA) tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento.


    Logo, os dois contextos estão corretos.


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C".

  • Aos não assinantes: letra C.


ID
5178910
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Complete a lacuna a seguir:____________ é aquela que, no momento da sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra B

    Para fins contábeis, a despesa orçamentária pode ser classificada quanto ao impacto na situação patrimonial líquida em:

    a. Despesa Orçamentária Efetiva - aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.

    b. Despesa Orçamentária Não Efetiva –aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil permutativo.