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Nenhum dos críticos cita o cenário cinematográfico. Portanto, é impossível a resposta correta ser a letra (a) é mais provável que seja a letra (d) já que ambos citam a dificuldade entre distinguir a realidade da fantasia no filme.
"nele, a realidade e a fantasia inconsciente se misturam de maneira indissociáveis"
" Cada uma das alternativas implica um modo diferente de distinguir, no filme, o que é "realidade" e o que é alucinação. "
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Para mim, a resposta certa também o letra D! Pois os dois críticos fazem a comparação entre realidade e alucinação.
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O que deixa a letra D errada é Obscuro.
Significado de Obscurecer
Fig. Perder o brilho.
Tornar-se triste.
Na A é uma resposta interpretativa. O cenário quer dizer no mundo cinematográfico e não o lugar fisico. E da para inferir no texto que os dois críticos concordam que o filme se destaca no mundo cinematográfico.
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Resposta: A
Entrei no site da NC-UFPR para conferir mesmo, e é a letra A.
Questão 5 - http://www.nc.ufpr.br/concursos_externos/pmc2010/provas/013-med-veterinario.pdf
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Só acerta essa quem não lê e chuta, o qual também, muito provavelmente, não vai passar.
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q banca! aff!
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Não concordo, na alternativa A a crítica do segundo (Couto), o fator cenário não é algo relevante na crítica em si, mas as características sombrias do personagem (realidade e alucinação), diferente do primeiro crítico que além de fazer menção às características do personagem, também faz menção ao cenário cinematográfico. Portanto a letra D seria a mais coerente na minha concepção.
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Também marquei a letra D.
Essa banca já gosta de colocar questões com gabaritos totalmente aleatórios, para não termos 100% de acertos.
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A letra D é a mais sensata. Apesar de o 1º crítico tecer comentários sobre a qualidade do filme no cenário cinematográfico, através da passagem: "já desponta, ainda neste alvorecer de 2010, como um dos melhores filmes do ano",o 2º crítico, por outro lado, sequer menciona sobre a posição do filme no cenário, se restringindo apenas a tecer comentaríos sobre os elementos intrínsecos do filme como a abordagem revestida de "realidade" e "alucinação" e etc. Sendo assim, não há consenso entre os 2 sobre a qualidade do filme no cenário cinematográfio, já que o 2º crítico nada disse sobre essa questão.
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Questão extremamente difícil, a mais difícil dessa prova. Para chegar ao gabarito deve-se primeiramente eliminar as alternativas menos condizentes, nesse caso, fato bem difícil, visto o número de erros.
No entanto a "D" não poderia ser, pois seu final equivoca-se ao afirmar que "Obscurece a trama"
Errei ao marcar a "E", confesso que não consigo explicar seu erro.
Mas depois de verificar com calma, identifiquei a Alternativa "A" como o gabarito corretamente marcado pela banca. Para entendê-la era necessário saber o significado de mise en-scene.
Mise en scène: [1]"possui uma característica marcante em cada "cineasta-autor" pelo teor dramático que transmite, ao mesmo tempo que utiliza de modos não convencionais de construir a cena." [2] "é uma expressão francesa que está relacionada com encenação ou o posicionamento de uma cena. O mise en scène também está relacionado com a direção ou produção de um filme ou peça de teatro."
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Isso é exposto no texto em vários trechos, entre eles: "...Cinema puro, exercício de 'mise-en-scène'"......"A produção de sentidos, em "A Ilha do Medo", decorre, portanto, da 'mise-en-scène'"
Espero ter ajudado
BONS ESTUDOS!!!
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Sobre a palavra "obscuro" deixar a assertiva errada, vejamos outras definições dos dicionários.
3. que não é claro para o espírito, que é difícil de compreender, de explicar.
que não tem clareza (diz-se de expressão escrita ou oral).
Destarte, a letra "D" teria que ser o gabarito, pois como já foi comentado pela colega Juliana Delamura: "ambos citam a dificuldade entre distinguir a realidade da fantasia no filme."
"nele, a realidade e a fantasia inconsciente se misturam de maneira indissociáveis"
" Cada uma das alternativas implica um modo diferente de distinguir, no filme, o que é "realidade" e o que é alucinação. "
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"...Scorsese entrelaça o tema hitchcockiano da culpa ao tema languiano (de Fritz Lang) da vingança. Quem assistir ao filme verá que, curiosamente, uma dessas linhas de força (a culpa ou a vingança) "briga" com a outra não apenas como móvel da ação, mas como modo de construção da narrativa e do próprio mundo descrito".
essa frase não torna a E correta?
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O primeiro crítico deixa explícito que considera o filme um destaque. Pelas comparações que o segundo crítico faz, também é possível INFERIR que o filme em questão "se sobressai pela sua qualidade no cenário cinematográfico.".
Logo, é controverso, mas a resposta mais adequada realmente é a letra A.
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Acho que pra quem colocou a alternativa correta, a letra A, foi meio no chutão, pois se ler o texto com calma e prudência não se vislumbra tal acertiva, primeiro tem que saber o que é o tal 'mise-en-scène' pra matar a primeira parte, mas na segunda parte não menciona e nem deixa implícito que o filme - "se sobressai pela sua qualidade no cenário cinematográfico", ao menos não achei.
Acho que a resposta mais racional seria a E "Segundo Couto, os eixos escolhidos pelo diretor, a culpa e a vingança, ficam circunscritos ao enredo".
"Scorsese entrelaça o tema hitchcockiano da culpa ao tema languiano (de Fritz Lang) da vingança. Quem assistir ao filme verá que, curiosamente, uma dessas linhas de força (a culpa ou a vingança) "briga" com a outra não apenas como móvel da ação, mas como modo de construção da narrativa e do próprio mundo descrito
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Vou dar minha humilde contribuição e dizer por que assinalei a A e não a D nem a E.
Em relação à D, o primeiro crítico refere-se à trama como uma mistura de realidade e a fantasia inconsciente. Já Couto vê no embate entre "culpa" e "vingança" uma maneira de o espectador distinguir o que é realidade e o que é alucinação. Ora, fantasia inconsciente e alucinação não são o mesmo. Porém, ainda que assumamos sem compromisso que os termos guardam alguma relação de sentido, não podemos afirmar que "obscurecem" a trama. Essa dualidade pode tornar a narrativa dúbia e até confundir o espectador, mas, de forma alguma, torna-a obscura .
Quanto à alternativa E, o eixo escolhido pelo diretor dá a métrica não apenas da construção da narrativa ( enredo) mas também da ação e do próprio mundo descrito. Vale lembrar que circunscrever significa determinar os limites de, delimitar. Não é o caso do filme.
Por fim, no tocante à A, vale ressaltar que, ao mencionar cenário cinematográfico, o examinador não alude a elementos cenográficos ( cenários ou locais onde se passa a ação), mas à posição do filme no campo cinematográfico. Neste ponto, é preciso dizer que ambos críticos tem opiniões, se não parecidas, bem paralelas: o primeiro crítico enaltece a obra classificando-a de cinema puro ; o segundo crítico é mais velado em seu comentário, mas, ao enxergar elementos implícitos no filme que remetem a Alfred Hitcock e Fritz Lang, não deixa dúvidas de que situa a obra de Scorcese entre as dos grandes mestres da Sétima Arte.
Bem, é isso. Estou aberto a comentários.
Gabarito, letra A.
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Manooo que questão pesada de interpretar, tem que estar em conexão com DEUS!
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LETRA "E" é a correta.
Visto que não tem dois críticos, e sim apenas o José Geraldo Couto.
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Tenho o bizu para todos que querem fechar o português da UFPR, fumem um cigarrinho do capeta antes de fazer a prova. Só assim para entender a mente do examinador desta banca!
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"A Ilha do Medo" ("Shutter Island"), de Martin Scorsese, já desponta, ainda neste alvorecer de 2010, como um dos melhores filmes do ano." Isso responde o porquê de a letra A estar correta. Logo, "A Ilha do medo se sobressai pela sua qualidade ." , sendo que, ao mencionar cenário cinematográfico, o examinador não alude a elementos cenográficos ( cenários ou locais onde se passa a ação), mas à posição do filme no campo cinematográfico. Gabarito : alternativa A
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"é a forma pela qual o diretor maneja os elementos da linguagem cinematográfica que configura o discurso cinematográfico e sua semântica, a sua significação. A produção de sentidos, em "A Ilha do Medo", decorre, portanto, da 'mise-en-scène"
"Quem assistir ao filme verá que, curiosamente, uma dessas linhas de força (a culpa ou a vingança) "briga" com a outra não apenas como móvel da ação, mas como modo de construção da narrativa e do próprio mundo descrito".
Eu errei essa questão, mas depois do gab fui reler o texto, e vi que ambos fazem menção à forma de como foi construído esse "cenário" para a "construção da narrativa"