Considere abaixo o trecho inicial de uma notícia publicada na revista Superinteressante (edição 394, out/2018):
O exame que dedura o pé na jaca
Que atire a primeira pedra quem nunca quebrou a dieta. É uma prática comum que, em certos casos, pode ter consequências perigosas.
Os segmentos abaixo dão continuidade a esse trecho inicial, mas estão fora de ordem. Numere os parênteses, identificando a sequência que dá lógica discursiva ao texto.
( ) Proteínas e gorduras, por exemplo, são transformadas em aminoácidos e lipídeos. Os níveis dessas moléculas variam de acordo com a sua dieta.
( ) Um vegano possui um conjunto de dez metabólitos no sangue que é totalmente diferente de quem come carne.
( ) A dieta DASH, por exemplo, é usada como tratamento para hipertensão. Descumprir o regime, então, é equivalente a interromper um remédio.
( ) Os cientistas só precisaram encontrar o “perfil” de quem segue a dieta à risca. Quem difere desse padrão é fatalmente denunciado, como num bafômetro da junk food.
Leia o texto abaixo:
Já ouviu falar em altimetria, as métricas alternativas para acompanhar e avaliar a ciência? Pois é, elas estão aí! Redes sociais (Facebook, Twitter etc.), blogues, sites especializados e de notícias podem ser fonte para novas formas de medir o impacto da produção científica. Como essas novas mídias podem revelar a ciência em um ambiente onde a academia e a sociedade estão juntas, refletindo e se apropriando do debate, das controvérsias e das descobertas científicas? Será que poderemos transformar polegares de curtidas e corações em indicadores para a ciência?
A web já faz parte do cotidiano de pesquisadores, editoras e instituições científicas. Publicamos e lemos periódicos on-line e utilizamos plataformas da web social (Twitter, Facebook, blogues, YouTube etc.) para divulgar nossos trabalhos, fazer contatos, encontrar novos colaboradores… Nossas produções e resultados de pesquisa também circulam no ambiente on-line, recebendo curtidas e comentários, sinalizando um interesse que, até pouco tempo atrás, era muito mais difícil de acompanhar. O padrão ouro da avaliação dos artigos científicos até a década passada era a citação. Diante da possibilidade de se ver e monitorar todo esse diálogo da ciência em ação na internet, não seria interessante considerar essa uma nova forma de medir os impactos da ciência?
(Disponível em: <http://cienciahoje.org.br/artigo/a-ciencia-compartilhada-na-rede/>. Acesso em 01, set. 2018.
(Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/>. Acesso em 05, set. 2018.)
Com relação ao texto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O tema do texto é o estresse do cotidiano dos trabalhadores brasileiros.
( ) De acordo com o texto, existe uma relação entre a saúde do intestino com a saúde da mente.
( ) Para extrair a energia dos alimentos, nosso sistema digestivo conta com uma rede neurológica complexa, podendo ser comparado ao nosso cérebro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/>. Acesso em 05, set. 2018.)
(Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/>. Acesso em 05, set. 2018.)
Sobre a pontuação do texto, considere as seguintes afirmativas:
1. Na primeira linha do texto, os parênteses foram usados para introduzir uma explicação do termo anterior.
2. No segundo parágrafo, a expressão “segundo cérebro” foi escrito entre aspas para demarcar um deslocamento do sentido usual da palavra.
3. No último parágrafo, o termo lactobacillus foi registrado em itálico por se tratar de um termo científico.
Assinale a alternativa correta.
De acordo com Maximiano (2004, p. 26), “objetivos, decisões e recursos são as palavras-chave na definição de administração”. Com relação ao conceito histórico e aplicação do processo de administrar, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O processo de administrar tem baixo impacto no desempenho das organizações.
( ) Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
( ) O processo de administrar é inerente a qualquer situação onde haja pessoas que utilizam recursos para atingir algum tipo de objetivo.
( ) A administração é mais importante quando uma grande quantidade de recursos estão envolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
As tentativas de desenvolver teorias da administração são relativamente recentes, datando da revolução industrial, nos séculos XVIII e XIX. Com relação à Teoria da Administração Científica, formulada por Frederick W. Taylor e outros entre 1890 e 1930, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A abordagem científica da administração busca determinar cientificamente os melhores métodos para a realização de qualquer tarefa e para selecionar, treinar e motivar os trabalhadores.
( ) Um dos princípios de Taylor era o desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração, de modo que pudesse ser determinado o melhor método para realizar cada tarefa.
( ) A abordagem científica considera a educação e o desenvolvimento do trabalhador como óbices à boa realização de tarefas.
( ) Um dos princípios de Taylor baseava-se no fomento à cultura de conflito entre a administração e os trabalhadores, como meio de constantemente reafirmar a superioridade da administração na relação com o trabalhador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Os administradores, ou seja, aqueles que respondem pelas quatro atividades principais da administração em uma organização, podem ser classificados de dois modos: pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais são responsáveis. Com relação aos níveis ocupados pelos administradores, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Gerentes de primeira linha são os responsáveis pela administração global da organização.
( ) Gerente funcional é responsável por apenas uma atividade da organização, como finanças ou recursos humanos.
( ) Gerente-geral é responsável por todas as atividades, como produção, vendas, marketing e finanças de uma organização.
( ) Gerentes médios são responsáveis apenas pelo trabalho de empregados operacionais, mas não supervisionam outros administradores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
“A administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos” (Stoner e Freeman, 2012, p. 5). A respeito do processo de administração, considere as seguintes afirmativas:
1. Ao planejar, os administradores determinam ações para aplicar os recursos necessários ao alcance de objetivos previamente estipulados.
2. Ao organizar, os administradores buscam dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais.
3. Ao liderar, os administradores devem se preocupar com 3 etapas: 1) estabelecer padrões de desempenho; 2) aferir o desempenho atual; e 3) comparar o desempenho com padrões estabelecidos.
4. Ao controlar, os administradores devem distribuir o trabalho, estabelecer os mecanismos de autoridade e os recursos entre os membros da organização, à luz dos objetivos.
Assinale a alternativa correta.
Uma das facetas de uma organização burocrática é considerar o poder empregado pelos superiores para controlar os subordinados e a orientação dos subordinados com relação a esse poder. Com relação aos tipos de organizações burocráticas e aos mecanismos de controle, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Uma organização burocrática coercitiva usa o poder das regras como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.
( ) Uma organização burocrática utilitária adota a remuneração como principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.
( ) Uma organização burocrática normativa permite que o gerente escolha o principal meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.
( ) Uma organização burocrática híbrida adota mais de um meio de controle dos participantes dos níveis mais baixos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas (Robbins, 2002). A respeito dos elementos básicos a serem focados pelos administradores quando projetam a estrutura das suas organizações, considere as seguintes afirmativas:
1. A especialização do trabalho é a base para determinar que o subordinado tenha apenas um superior a quem se reportar.
2. A formalização é o grau em que as tarefas dentro da organização são padronizadas.
3. A amplitude de controle determina o número de escalões de chefia que uma organização terá.
4. A departamentalização é a base para o agrupamento das tarefas.
Assinale a alternativa correta.
Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) apoiam os gerentes no monitoramento e no controle organizacional, fornecendo informações estruturadas sobre o seu desempenho. Já os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) apoiam os gerentes por meio de modelos analíticos aplicados a grandes quantidades de dados necessários para decisões estruturadas ou semiestruturadas (Laudon e Laudon, 2010). Tendo em vista as características dos sistemas de informação e de apoio à decisão necessários em uma organização, considere as seguintes afirmativas:
1. Um gerente sênior deve utilizar um SAD para determinar metas de longo prazo.
2. Um gerente de nível médio deve utilizar um SAD para um orçamento departamental.
3. Um gerente operacional deve utilizar um SIG para aprovar um orçamento de capital.
4. Um gerente sênior deve usar um SAD e um SIG para determinar a elegibilidade de horas extras de um funcionário.
Assinale a alternativa correta.
Critério ABC, métodos PEPS e UEPS são ferramentas consagradas na gestão de estoque. Com relação a essas ferramentas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) No critério ABC, os itens da classe A provocam, no caso de falta, a interrupção da produção de bens ou serviços, mas sua substituição é fácil pois, conta com ampla gama de fornecedores.
( ) No método PEPS, os materiais ou produtos que chegam primeiro ao estoque são igualmente os primeiros a serem usados em uma eventual produção de uma mercadoria ou consumidos em uma organização.
( ) No critério ABC, os itens da classe B, no caso de falta, não paralisam a produção de bens ou serviços.
( ) No método UEPS, o saldo do estoque é avaliado pelo preço das últimas entradas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.