SóProvas



Questões de Publicidade e Propaganda


ID
49387
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise as afirmativas que se seguem e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas). Depois marque a opção correta.

( ) A publicidade chega ao Brasil com a Família Real portuguesa, em 1808, e a fundação de nosso primeiro jornal, que publicou o primeiro anúncio.
( ) No início da imprensa no país, com público em sua maioria analfabeto e semialfabetizado, os redatores utilizavam a rima para ajudar na fixação das mensagens publicitárias.
( ) No período áureo do rádio, que teve como expoente a Rádio Nacional, as rádio-novelas eram patrocinadas por grandes anunciantes.
( ) A criação do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) revolucionou o mercado publicitário brasileiro pelo estudo das audiências.
( ) As agências internacionais foram as precursoras do uso do marketing e das pesquisas no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em março de 1808, é um marco sob vários aspectos. Foi a senha para a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior, para a implantação do primeiro banco da colônia e para a instalação das primeiras instituições de ensino de nível superior. Com dom João, o Brasil nascia como país. E como mercado. Em meio à onda de novidades que desembarcaram com os nobres lusitanos, do florescimento do comércio à intensificação da vida em sociedade, eis que surge a publicidade. Os anúncios de produtos e serviços passaram a existir formalmente no Brasil com o primeiro jornal escrito e impresso no país, a Gazeta do Rio de Janeiro, editado pela Imprensa Régia a partir de setembro de 1808. 

    Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/912/noticias/a-publicidade-tambem-chegou-com-d-joao-m0152086

ID
95866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

"Anúncio breve que pretende gerar curiosidade sobre produto a ser revelado posteriormente"; "matéria produzida por terceiros com a finalidade de divulgação, que recebe tratamento visual diferenciado" e "instruções transmitidas aos responsáveis pela execução de um trabalho". Estas três definições, respectivamente, descrevem:

Alternativas
Comentários
  • Gente! "Anúncio breve que pretende gerar curiosidade sobre produto a ser revelado posteriormente" não seria teaser? Para mim, essa questão está errada!
  • Concordo, a questão está errada. A resposta certa é letra D.
  • matéria produzida por terceiros com a finalidade de divulgação, que recebe tratamento visual diferenciado é o mesmo que matéria paga e o veículo de comunicação deve informar ao leior que se trata de um informe publicitário.Portanto,a resposta correta é letra E.
  • Teaser: O teaser é uma técnica de marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informação enigmáticas no início da campanha.
    Briefing:

    O briefing é um conjunto de informações uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções

    O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

    fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/i.html
     


ID
138559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo informações da Agência France Press, no
último ano a circulação diária média dos jornais norte-americanos
caiu mais de 10%. Entre abril e setembro de 2009, os jornais
publicaram 30,39 milhões de exemplares por dia, em média,
contra 34 milhões durante o mesmo período de 2008. A queda é
maior que a registrada no período de outubro de 2008 a março de
2009 (!7,09%) ou no período precedente (!4,64%).

O escritório de auditoria da difusão (ABC) confirmou
que o Wall Street Journal, o único entre os 25 maiores jornais
do país a ganhar leitores (+0,61%, atingindo 2,02 milhões de
exemplares), tornou-se o diário com maior circulação semanal,
passando o USA Today (cujas vendas caíram 17,05%, chegando
a 1,9 milhão de exemplares).

O San Francisco Chronicle sofreu a maior queda
(25,82%), e o New York Times teve mais sorte que muitos
outros, com uma circulação reduzida em 7,28%, chegando a
927.851 exemplares.

O recuo não poupou os tablóides: o New York Post, que
como o Wall Street Journal pertence ao império News
Corporation de Rupert Murdoch, viu sua difusão cair 18,77%,
atingindo a marca de 508.042 exemplares.

Luciana Medeiros. Desmoronamento da imprensa americana se
acelera. Verbo Virtual, 26/10/2009 (com adaptações).

A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo
e no Brasil, julgue os itens seguintes.

Nos Estados Unidos da América, a redução na circulação dos jornais é acompanhada pela queda das receitas publicitárias e pela migração dos leitores para a Internet, o que tem provocado a falência de vários grupos de imprensa, além de causar reduções de efetivos nas redações de todo o país.

Alternativas
Comentários
  • Esta é a típica pergunta que só acerta quem fica ligado no mundo da comunicação. Esta resposta não está nos livros.

  • Cristina, a resposta está no texto.


ID
141538
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As novas empresas de multimídia têm alterado a estrutura tradicional da comunicação envolvendo desde aspectos ligados ao marketing até a interação com o cliente. Sobre esta realidade em gestação, é correto afirmar o(as)

Alternativas
Comentários
  • b) marketing se voltará para pequenas audiências disponíveis para muitos serviços.
  • Seu comentário se restringe a copiar a alternativa correta?
  • a questão foi mal formulada, não é clara, uma vez que no novo cenário um mesmo conteúdo é produzido e exibido de maneiras diferentes, podendo uma matéria de televisão ser utilizada na web e gerar um texto para um jornal impresso. É comum a convergência da produção para a divergência de publicação, o que levou a maioria a colocar opção E. Tecnicamente ela está correta, embora confusa, mas como não fala em marketing, a resposta correta é a B mesmo.

  • Nos meus estudos de Provologia, já constatei que quando duas alternativas são claramente excludentes, como é o caso da A e da B, é obrigatório que a resposta correta esteja em uma delas, o que já restringe muito a probabilidade de erro ao responder a questão (no caso, com 5 alternativas, de 80% para 50%).

    Explicando melhor:

    Se A diz que o marketing se voltará às grandes audiências e B diz exatamente o contrário... a briga já para aí. Uma das duas têm de ter razão, independentemente do que digam C, D e E.


ID
141550
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No jargão da Internet, banner pode ser definido como

Alternativas
Comentários
  • e) propagandas em sites da Internet com links para o site do anunciante.
  • Banner eletrônico
    Banners são gráficos medidos em pixels utilizados para fazer publicidade na internet. Podem aparecer como imagens no formato .jpg ou .gif, ou animações em Java, Shockwave ou Flash. Um banner eficiente é normalmente aquele que chama a atenção e desperta a curiosidade do internauta ao ponto de fazê-lo clicar no mesmo para ter acesso a mais informações sobre o que está sendo divulgado.
    Um banner eficiente é normalmente aquele que chama a atenção e desperta a curiosidade do internauta ao ponto de fazê-lo clicar no mesmo para ter acesso a mais informações sobre o que está sendo divulgado.

    Fonte: http://www.universografico.com.br/



ID
141598
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um anúncio publicitário eficiente pode ser mais bem caracterizado por

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com essa resposta. Acredito que a questão deveria ser anulada ou ter a alternativa B como resposta.
    A opção D dada como certa estimula a criação de anúncios mentirosos para iludir o consumidor - levar mais em conta os valores dos consumidores do que as características dos produtos. Nesse caso teríamos vários produtos milagrosos no mercado e o CONAR não permite anúncios falsos. A resposta B foca no poder de persuasão que é o correto a ser feito na comunicação.

ID
165139
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Você foi contratado como assessor de comunicação de uma indústria de alimentos para resolver a seguinte situação: um boato se espalhou pela internet difamando um lote de refeições infantis em pote. O boato tomou grandes proporções e, a princípio, a reação da empresa foi bastante negativa, rebatendo duramente as acusações e ignorando as investidas da imprensa em obter informações. Amostras dos produtos analisadas pelo Ministério da Saúde não apontaram qualquer problema ou risco para a saúde. Agora, a empresa deseja resgatar a credibilidade do produto e melhorar a imagem de sua marca junto ao mercado.

Das alternativas abaixo, quais representam um raciocínio CORRETO para um planejamento de comunicação?

I. Convocar uma coletiva de imprensa, apresentar o laudo do Ministério da Saúde e estar disponível para atender todas as solicitações dos responsáveis pelos veículos de comunicação.

II. Fazer uma campanha publicitária de valorização da marca e do produto alvo da difamação.

III. Publicar um comunicado nos principais veículos de comunicação, responsabilizando a imprensa e os órgãos oficiais pela disseminação do boato.

IV. Realizar uma pesquisa de satisfação com o público infantil a respeito dos produtos.

V. Realizar uma campanha de Responsabilidade Social associada ao produto.

Alternativas

ID
165148
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No mercado, as atividades de comunicação são realizadas por bacharéis em Comunicação Social e outros profissionais das mais diferentes áreas, tais como Administração, Direito, Marketing e Economia. No entanto, para uma prática segura, transparente e ética a formação em comunicação habilita e qualifica o exercício especializado e diferenciado para cada necessidade das organizações e para cada público, democratizando o acesso às informações e promovendo a cidadania. Conforme a legislação vigente, os profissionais habilitados para exercer a comunicação devem atender a alguma das seguintes áreas de formação:

I. Profissionais de qualquer área, desde que portadores do título de especialista, podem obter registro no Ministério do Trabalho para exercer as funções de relações públicas, publicidade e propaganda ou jornalismo.

II. Jornalista. Profissional graduado em comunicação social ou outras áreas, com registro no Ministério do Trabalho, com exigência do diploma, pelo Supremo Tribunal Federal, desde o dia 17 de junho de 2009.

III. Relações públicas. Profissional graduado em comunicação social. Habilitação regulamentada conforme a lei 5377, de 11.12.1967, sendo obrigatório o registro profissional.

IV. Publicidade e propaganda. Profissão não regulamentada, que, no entanto, deve ser exercida com o registro do Ministério do Trabalho.

V. Jornalista. Profissional graduado em comunicação social ou outras áreas, com registro no Ministério do Trabalho, sem exigência do diploma, pelo Supremo Tribunal Federal, desde o dia 17 de junho de 2009.

Alternativas

ID
198127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

As relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade institucional, a imagem e a identidade corporativas são os instrumentos da comunicação institucional, que constitui uma instância da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição (públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno (comunicação interna) e externo (comunicação externa), aí compreendidos a escolha e os usos de medias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação. A Comunicação Organizacional normalmente é uma área de atuação do profissional de Relações Públicas, mas atualmente vem contando também com a presença de jornalistas (Jornalismo institucional ou corporativo) e publicitários.

  • CERTA

    a COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL é formada pela coordenação estratégica entre a comunicação interna/administrativa, a comunicação institucional (relações públicas,  jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, imagem corporativa) e a comunicação mercadológica (marketing, propaganda,merchandising, promoção de vendas).

     
  • Discordo que a imagem seja um "instrumento" da com institucional....

  • Segundo o proprio livro em que a questão trás a citação no incio, são INSTRUMENTOS DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: As relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativas, além do marketing social, cultural e a editoriação muldimidia. 

  • Atualizando: Artigo 59 revogado! inconstitucional

  • CARAMBA, 2010. TU JÁ PASSOU MAH?? KKKKK


ID
200623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet oferece a seus usuários uma gama de possibilidades
de comunicação, que parece dar origem a uma nova forma de
expressão e de concepção da realidade. A respeito desse assunto,
julgue o item subsequente.

O advento da Internet possibilitou a resolução de todos os problemas referentes à comunicação e à publicidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A Internet não resolveu o meu problema de comunicação com a minha esposa.
  • Muito pelo contrário. Só ampliou os problemas!

  • kkk juliano a internet até aumenta o problema de comunicação familiar se não for bem usada.

    ter paciencia, ouvir, conversar esse é o caminho.

    se for forte nunca desita

    isso é para os forte

  • Absoluta como Q66872

  • Sonho meeeeeu


ID
222394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

Ao veicular comunicado oficial pela televisão, informando a população acerca da abertura de postos de trabalho, ou de saúde, a organização está praticando publicidade institucional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito oficial deu como CERTO o item, porém acredito que no caso em tela dá-se a comunicação de utilidade pública e não comunicação institucional.
  • Está errada a questão. Isso se chama Publicidade de Utilidade Pública.

    PUBLICIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA (publicidade governamental) 

    • Tem como objetivo informar, orientar, avisar, prevenir ou alertar a população ou segmento da população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios sociais reais, visando melhorar a sua qualidade de vida.  
    • Tem como objetivo informar, orientar, avisar, prevenir ou alertar a população ou segmento da população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios sociais reais, visando melhorar a sua qualidade de vida.  
    • Tem como objetivo informar, orientar, avisar, prevenir ou alertar a população ou segmento da população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios sociais reais, visando melhorar a sua qualidade de vida.  

      FONTE: http://comuniqueiro.blogspot.com/
  • Gabarito certo.

    1. Publicidade Institucional - a que tem como objetivo divulgar informações sobre atos, obras e programas dos órgãos e entidades governamentais, suas metas e resultados;
     É de utilidade mais reduzida, já que apenas anunciará para a população ato que já foi ou será praticado.

    2. Publicidade de Utilidade Pública - a que tem como objetivo informar, orientar, avisar, prevenir ou alertar a população ou segmento da população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios sociais reais, visando melhorar a sua qualidade de vida.


    Abertura de postos de trabalho e /ou saúde se encaixa em obras e programas (serviços), ou seja, publicidade institucional. Leia mais e entenda o ponto de vista de Maria Sylvia Zanella Di Pietro:  http://jus.com.br/artigos/12000/a-propaganda-governamental-no-dialogo-entre-estado-e-sociedade#ixzz2cA9AYpcv

  • Sobre a diferença entre propaganda institucional e publicidade institucional:

    Por serem assuntos muito ligados e com diferenças muito tênues: publicidade institucional, propaganda institucional e endomarketing cabe salientar que a publicidade institucional tem um caráter mais expositivo, visa uma associação paradoxal de valores com uma empatia que pode vir a gerar futuros ganhos a instituição.

    O público-alvo pode ser o interno em sua maioria, mas recentemente setores como o próprio governo brasileiro adotam uma outra posição a discorrer do assunto. Como a Lei Federal n. 9.504/97, que regula sobre as eleições dispõem no artigo 73, inciso Vi, caput b:

    "Com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral"

    Ou seja, fica subentendido que a publicidade institucional não visa apenas a boa figuração a seu público interno, ela busca essencialmente transpassar ao público externo determinados preceitos que irão valorizar a instituição de um ponto de vista simbólico para o comunidade/ambiente que a instituição pertence ou está inserida.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade_institucional


ID
295882
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Por ser um dos setores mais técnicos de publicidade e de propaganda, a área de mídia usa termos específicos. Nesse sentido, a CIRCULAÇÃO diferencia-se de TIRAGEM, pois CIRCULAÇÃO representa

Alternativas
Comentários
  • O gabarito (letra "a") corresponde à definição apresentada por Rabaça e Barbosa, no Dicionário essencial da comunicação.
    Ainda segundo os conceitos dos autores, tiragem = total de exemplares impressos (de uma só vez) de jornal, revista ou qualquer publicação. Encalhe = quantidade de exemplares devolvida ao editor por não ter sido vendida. O encalhe nos pontos de venda é previsto e, em certa medida, considerado necessário pelas técnicas de circulação para garantir uma distribuição que atenda suficientemente à demanda. Diz-se também que encalhe é a publicação que não obteve boa vendagem, sendo assim, o oposto de best-seller.


ID
374074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das características e das estruturas de funcionamento das empresas jornalísticas, julgue os itens a seguir.

Diferentemente de outros negócios, as empresas jornalísticas obtêm lucros não só com a comercialização de seus produtos (jornais e revistas, por exemplo), mas também por meio da venda de espaço publicitário.

Alternativas

ID
396661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

As chamadas mídias sociais oferecem às empresas perfis mais detalhados de usuários, facilitando, assim, o planejamento de mídia e de comunicação publicitária.

Alternativas
Comentários
  • podemos segmentar, fazendo assim, a comunicação dirigida.
    No facebook é possivel segmentar idade, sexo, localidade dentre outros.

ID
596758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais
espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias
definiram um papel decisivo para a comunicação, com
possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir
com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela
comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de
inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Desde que a área de comunicação das organizações passou a contar com as assessorias de imprensa, propaganda e publicidade e relações públicas, considera-se consolidado, do ponto de vista estratégico, o composto da comunicação integrada.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

    Assim, afirmar, simplesmente, que possuir assessoria de imprensa, depto de propaganda e publicidade e relações públicas já garante a comunicação integrada é incorreto, uma vez que necessita de muito mais. Não basta ter as ferramentas, é preciso saber usá-las.

    Bom estudo ;)
  • Não basta a existência dos setores, é preciso haver, além da atuação conjunta, uma filosofia e articulação de esforços em cada uma das áreas da comunicacao integrada.

  • Questãozinha danada...afff. Depois q a gente erra, para, pensa, pensa mais um pouco e entende o porquê do erro.

    Acredito que o que se considera consolidado, do ponto de vista estratégico, para o composto da comunicação integrada, seja a junção sinérgica entre as comunicações administrativa, interna, institucional e mercadológica.


ID
696619
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No dia do aniversário do Rio de Janeiro a Rede Mercúrio de Hotéis dará 20% de desconto nas diárias para todos os proprietários de automóveis da marca XYZ. Rede Mercúrio de Hotéis e a XYZ fazendo a sua felicidade na Cidade Maravilhosa.

Um anúncio com este conteúdo é chamado de anúncio

Alternativas
Comentários
  • Correta E
    ANÚNCIO COOPERADO
    é feito por mais de uma empresa, em conjunto, com os custos divididos entre elas.
    O exemplo mais comum está nos anúncios de lojas de varejo que destacam as marcas de determinados fabricantes.
    Bom estudo ;)
  • Jussara,

    os demais anúncios existem?

    Grata

  • e só colocar no google que saberá :)

  • Anúncio associativo: geralmente associa a marca a valores. Exemplos:

    Os anúncios de bebidas alcoólicas geralmente vem acompanhados de grupos de jovens, belos e bem vestidos.

    Um automóvel se anuncia e se associa com êxito, beleza e virilidade.

  • Anúncio Colaborativo ou Crowdsourcing Advertising: 

    E um termo que pode ser entendido quando uma campanha publicitaria é elaborada pelos próprios consumidores de uma determinada empresa, ou seja, esses clientes, quando incentivados, se tornam responsáveis diretos pela elaboração de suas peças de comunicação, seja enviando fotos, textos ou até mesmo filmes.

     


ID
736609
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A demanda de informações pela sociedade é cada vez mais generalizada, tornando o cenário de divulgação de informações, cada vez mais amplo e competitivo. Neste cenário, sobre atividades típicas da assessoria de imprensa e da publicidade, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Uma assessoria de imprensa e uma agência de publicidade são responsáveis pela comunicação institucional de um produto ou organização.

( ) A publicidade trabalha com a promoção de serviços e produtos, mas sua divulgação é sempre paga.

( ) A assessoria de imprensa trabalha com material redacional, que não é pago, podendo ser veiculado ou não.

( ) Tanto assessoria de imprensa quanto publicidade trabalham com marketing e comunicação, encarados como processos sistemáticos e contínuos.

( ) Tanto a assessoria de imprensa quanto a publicidade objetivam incrementar vendas, favorecendo o desenvolvimento dos negócios.

Alternativas

ID
777247
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para atingir um público formador de opinião e optar pelo veículo que oferece maior credibilidade, o profissional de mídia deve programar a veiculação do anúncio em um(a)

Alternativas

ID
777250
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para estabelecer a estratégia mais eficiente em termos de veiculação, é necessário identificar as principais características de cada meio de comunicação. Nesse sentido é possível afirmar que se deve escolher

Alternativas

ID
781150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.

Para se construir uma mensagem capaz de convencer determinada audiência de uma tese, a credibilidade do comunicador, a ordem da argumentação, a complexidade desta e a explicitação das conclusões dependem do perfil da audiência.

Alternativas
Comentários
  • Achei a assertiva um tanto forçada.

    Então a "credibilidade do comunicador" depende do perfil da audiência? Credibilidade não deveria ser uma constante independente do perfil do receptor? Alguém saberia a fundamentação dessa questão?


ID
849841
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em setembro de 2006, para divulgar junto a imprensa por- tuguesa o filme O Dia Depois de Amanhã pelos canais Lusomundo, a agência de marketing de guerrilha Torke Stunt, colocou informações sobre o assunto em um recipiente térmico com gelo e fez a entrega por meio de um estafeta caracterizado como explorador.

Essa forma de ação junto aos jornalistas é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Vamos a conceitos para quem está estudando por aqui.

    press kit é uma ferramenta muito utilizada na estratégia de comunicação para ampliar o relacionamento com jornalistas de redação. Na prática, o press kit pode ser visto como um instrumento de divulgação que reúne um conjunto de materiais informativos sobre uma determinada marca, produto ou serviço específico.

  • Em bom português, sampling significa distribuir amostra grátis. Muitas pessoas associam as amostras grátis ao lançamento de algum produto (“grátis” e “novo” são palavras muito poderosas no marketing). Mas é possível distribuir amostras gratuitas até de itens que já estão bem estabelecidos no mercado.

  • Buzz Marketing é uma estratégia de marketing focada em gerar comentários, opiniões e barulho sobre a sua marca ou campanha. O buzz, nesse caso, vem do termo em inglês que significa “algo que cria estímulo ou animação”. É uma estratégia de marketing que tem como foco chamar a atenção das pessoas.

  • Broadside. Peça destinada ao público interno e intermediário de uma empresa, contendo informações sobre o produto lançado e sua campanha. Motiva vendas.

  • Campanha de Trade Marketing é um conceito mais amplo mas basicamente:

    envolve tudo o que acontece no PDV para, melhorar a experiência de compra e distribuir os produtos da forma mais eficaz possível.


ID
919588
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A ferramenta de marketing que tem como objetivo promover a responsabilidade social de empresas privadas, instituições públicas e organizações não governamentais é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • A propaganda institucional, bem administrada, tem objetivos de promover e diferenciar ações, estratégias e planos de responsabilidade social de empresas que prezam pelo crescimento de sua comunidade, cultura, educação e/ou preservação ambiental. Deste modo, como em qualquer outra ferramenta do marketing, quando executada levando em consideração a ética, sem menosprezar a capacidade de discernimento e a inteligência do público envolvido, proporciona que consumidores optem entre organizações concorrentes que atendam ou não aos interesses sociais
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda_institucional


ID
1091071
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em Propaganda Institucional - Usos e funções da propaganda em relações públicas, J.B Pinho elenca cinco áreas funcionais da propaganda em relações públicas, a saber:

1. Função protetora
2. Função de identidade
3. Função institucional
4. Função de serviço público
5. Função de estímulo à ação

Relacione cada uma das funções às respectivas características

( ) serve para construir o reconhecimento básico e a consciência da personalidade da empresa perante os seus públicos

( ) dedica-se informar e prestar esclarecimentos sobre assuntos de utilidade pública

( ) visa defender a empresa em situações controversas em que haja antagonismos com concorrentes ou outras instituições

( ) busca mobilizar a opinião pública no sentido de promover ações que gerem mudanças concretas em setores que atinjam a empresa e seus públicos

( ) destina-se a promover a aceitação da empresa como instituição pública

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo

Alternativas

ID
1092022
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As Agências de Comunicação Corporativa têm foco na concepção de estratégias de relacionamento com os públicos de interesse das organizações para a construção da imagem e o controle da reputação. Constitui-se objeto da prestação dos serviços das Agências de Comunicação:

I. sensibilização de decisores e formadores de opinião: diretores, gestores e investidores/acionistas.

II. a mensuração de resultados.

III. Vetar a solicitação de aprofundamento dos planos de trabalho ou apresentação de qualquer produção intelectual, além do escopo solicitado no briefing antes da contratação dos serviços.

IV. criação de peças, desde o layout até a arte final, cuidando da produção gráfica.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Fonte da questão: "4º C.C.O. - Caderno de Comunicação Organizacional - Por que investir em Comunicação Interna "

    As Agências de Comunicação Corporativa têm foco na concepção de estratégias de relacionamento com os públicos de interesse das organizações para a construção da imagem e o controle da reputa- ção. Baseadas em conceitos de gestão do relacionamento com os stakeholders, apresentam, hoje, especialistas no ambiente interno. 

    Constitui-se objeto da prestação dos serviços das Agências de Comunicação: 

    • Consultoria (diagnóstico da comunicação; planejamento estratégico da comunicação; definição da mensagem institucional); 

    • Assessoria à comunicação do cliente com os seus públicos de interesse (colaboradores, familiares, fornecedores, comunidade etc.); 

    • Sensibilização de decisores e formadores de opinião: diretores, gestores e investidores/acionistas; 

    • Produção de conteúdo (textos e mensagens-chave); 

    • Criação de peças, desde o layout até a arte final, cuidando da produção gráfica; 

    • Mensuração de resultados.

  • Como funciona uma agência de comunicação?

     

    Os clientes procuram uma agência de comunicação por diferentes motivos. Às vezes eles querem criar a identidade da empresa, remodelar a identidade visual, reposicionar a marca no mercado ou fazer planejamento de marketing, por exemplo. As demandas são várias e, para atendê-las, as agências de comunicação se estruturam em departamentos, cada um responsável por uma parte do trabalho.

     

    Conheça os principais departamentos que fazem parte de uma agência de comunicação:

     

    Atendimento
    É o elo de comunicação entre o cliente e a agência. O profissional desse departamento é responsável por fazer propostas e orçamentos, agendar e participar de reuniões, interpretar o briefing e apresentar o que a criação quer transmitir ao cliente.

     

    Criação
    Responsável pela criação de peças para o cliente. Com base no briefing, o profissional busca referências e trabalha com conceitos comuns da área do cliente, elaborando um material gráfico de qualidade e que atenda as expectativas.

     

    Conteúdo
    Responsável pela elaboração e revisão de textos. O profissional troca informações com cliente e realiza pesquisa antes de elaborar o conteúdo para materiais gráficos e digitais.

     

    Programação
    Se a agência também realiza criação de sites, ela conta com um programador na equipe para transformar o layout elaborado pela criação em código. Dependendo do objetivo do cliente, a programação é feita com base em estratégias de Otimização de Sites (SEO).

     

    Financeiro e Recursos Humanos
    As agências são como qualquer outra empresa: precisam controlar o faturamento e gerenciar os funcionários. Entre as responsabilidades do financeiro estão o controle de pagamento dos clientes e de contratos.

    Cada agência tem uma dinâmica própria, por isso esse modelo de organização não é fixo. Mas essa estrutura deve ser respeitada e os pedidos devem ser mandados para o departamento certo, para que haja um melhor fluxo de trabalho dentro da agência e o cliente receba um material de qualidade.

     

    Fonte: https://conceitoideal.com.br/blog/publicidade-e-propaganda/como-funciona-uma-agencia-de-comunicacao.html

  • São bem tênues as linhas que dividem:
    Assessoria de Imprensa / Assessoria de Comunicação / Agência de Publicidade / Agência de Marketing Digital

     

    Aqui, duas boas análises: 
    https://www.webpeak.com.br/blogs/saiba-as-diferencas-entre-assessoria-de-comunicacao-e-imprensa

    https://2dcb.com.br/blog/agencia-de-comunicacao-ou-agencia-de-publicidade-quais-as-diferencas


ID
1139104
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em setembro de 2013, o jornal The Washington Post oferecia espaço para anúncios disfarçados em artigos porque usam as mesmas fontes gráficas, estilos e tons das matérias verdadeiramente jornalísticas. Todas as peças, entretanto, viriam com o alerta “conteúdo gerado pelo patrocinador”. Esse tipo de publicidade é chamado de

Alternativas
Comentários
  • b) publicidade nativa

  • Colegas concurseiros... alguem sabe explicar o porque desse gabatiro (interrogacao). Obrigado 

  • Questãozinha safada! A "native advertising" é típica nas mídias digitais e o enunciado não diz ao leitor se o Washington Post a ser levado em consideração é o sítio na web ou o jornal físico, impresso. Além disso, uma possível tradução do termo é "publieditorial", que, semanticamente falando, se assemelha ao item "e", "anúncio editorial". :P

  • Gab: B

    A publicidade nativa pode acontecer em mídias impressas ou digitais.

    Exemplo 1 (JORNAL IMPRESSO):
     http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed762_publicidade_nativa_chega_ao_jornal_impresso

    Exemplo 2 (JORNAL ONLINE)

     "Além do novo design, o site do New York Times exibiu, na terça-feira, 8, seu primeiro anúncio nativo, ou native ad. Na home do veículo, há um post patrocinado da Dell, marcando a aposta da publicação em conteúdo patrocinado. A matéria paga pela marca fala sobre a importância da colaboração dos anunciantes e do TI no ambiente de trabalho. Para frisar a distinção entre o conteúdo pago e as notícias, o logo da Dell está estampado no local do post. O Times temia que, ao introduzir o native advertising, os leitores pensassem que o conteúdo patrocinado fosse notícia".

    Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2014/01/09/NYT-os-detalhes-da-publicidade-nativa.html#ixzz3SDQY8jE9
  • Vale a diferenciação: Publicidade Nativa x Publipost/ Publieditorial

    Publicidade Nativa

    - Conteúdo menos intruso, já que ele se integra à diagramação do veículo
    - Oferece uma experiência além do texto para o leitor (infográficos, vídeos, slideshows, etc.)
    - Texto relevante e com linguagem jornalística sobre um tema relacionado à marca. Exemplo: seção sobre desafios da maternidade no mundo globalizado (conteúdo patrocinado pela Johnson&Johnson no Huffignton Post Estados Unidos

     

    Publipost/Publieditorial

    - Conteúdo distante da diagramação do veículo, o que pode causar rejeição do leitor. Por outro lado, deixa claro que se trata de um anúncio
    - Texto estático, com poucos recursos visuais além de imagens
    - Texto mais comercial, “marqueteiro”, ressaltando qualidades de produtos e serviços do anunciante sem agregar benefícios para o leitor

     

    Fonte: http://portalimprensa.com.br/cdm/caderno+de+midia/65776/publicidade+nativa+e+opcao+para+as+marcas+gerarem+relevancia+com+credibilidade

  • 70,67% de erros


ID
1148353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma campanha publicitária pode ser definida como o conjunto de peças publicitárias criadas, produzidas e veiculadas de maneira coordenada, de acordo com determinados objetivos de propaganda de um produto ou serviço, marca, empresa ou qualquer órgão público ou privado. No referente a campanha publicitária, julgue o próximo item.


Teaser
é um recurso utilizado depois de uma campanha que não teve o impacto desejado. Elaborado de maneira criativa, o teaser concentra a atenção do público em determinada característica do produto ou acontecimento que não foram suficientemente explorados ou compreendidos com a campanha de propaganda.

Alternativas
Comentários
  • O teaser, na verdade, tem a função de chamar a atenção e despertar a curiosidade do expectador para uma campanha que ainda vai ser levada ao ar.

  • errada

    Teaser - Curta sequencia, trecho de uma atração ou qualquer chamada nos primeiros momentos de um programa ou antes, destinados a prender a atenção da audiência para o programa. Em telejornalismo ou radiojornalismo, pequena chamada ou anúncio de uma notícia, lido antes do início do programa, para despertar interesse do público. Flash de uma notícia que em breve será divulgada com mais detalhes.


ID
1219357
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Texto 1 para responder as questões de 2 a 3.


Agenda Legislativa da Confederação Nacional da Indústria - CNI

     Desde que foi criada, em 1996, a Agenda Legislativa da Indústria é uma importante aliada na conquista de leis que ajudam a modernizar e aprimorar o ambiente de negócios brasileiro, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Há seis anos, a CNI reúne, na pauta mínima da agenda, o conjunto de propostas prioritárias para o setor que tramitam no Congresso Nacional, para sensibilizar os parlamentares brasileiros sobre temas que os industriais consideram fundamentais para as suas empresas e, consequentemente, para a nossa economia. Algumas das proposições merecem o apoio da indústria brasileira por buscarem benefícios como a redução da burocracia, a simplificação tributária e o estímulo ao investimento. Outras, pelo potencial de elevar os custos de produção e gerar insegurança jurídica, devem ser aprimoradas ou rejeitadas.
     O planejamento, elaboração, confecção e execução da Agenda Legislativa envolve, diretamente, quatro setores da CNI, que são: Gerência Executiva de Jornalismo (que coordena toda a execução dos trabalhos, pois a ela cabe a comunicação externa), Gerência Executiva de Relações Públicas, Gerência Executiva de Desenvolvimento e Gestão e a Gerência Executiva de Publicidade e Propaganda. No dia do lançamento, é realizado um grande evento na sede da entidade, em Brasília, com a presença do presidente do Congresso Nacional, parlamentares, assessores e jornalistas que cobrem o setor.

     Em 2013, duas propostas incluídas na pauta mínima saíram do papel. São elas:

Nova Leis dos Portos

     O novo marco regulatório do setor portuário foi aprovado em maio de 2013. A lei permitirá um novo ciclo de investimentos nos portos e avanços na gestão e eficiência dos terminais marítimos e fluviais.

Lucro presumido

     A MP 612, editada em 4 de abril, atualizou de R$ 48 milhões para R$ 72 milhões o teto da receita bruta para enquadramento no regime de lucro presumido, possibilitando às empresas simplificar a apuração de seus tributos. Esse limite não era atualizado há 10 anos, período em que a inflação acumulada pelo IPCA alcançou 76,6%. O novo teto entrou em vigor em 1º de janeiro de 2014.


Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1364131
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Durante o intervalo da novela, vê-se o seguinte comercial:
“... só R$ 29,90. Espremedor de laranja automático de três velocidades por apenas R$ 29,90. Última oportunidade...”
Esse anúncio é um exemplo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    a) Hard-Sell: Venda pesada em inglês. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens de venda direta, de estilo promocional e sem sutilezas.
    b) Soft Sell: Macio, em inglês. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens sofisticadas, requintadas e sutis.
    d) O product placement é a inclusão de marcas comerciais (de todo o gênero) dentro de conteúdos de entretenimento e ficção. O produto ou serviço é mostrado de maneira sutil, está envolvido no contexto da cena ou aparece como parte do cenário.  
    e) Merchandising em linhas gerais é quando a aparição do produto é focada diretamente nele, ou se fazem ações no ponto de venda para criar interesse pelo produto/serviço mostrados. Existem algumas variações de merchandising, assim como marketing:  merchandising de ideias e o merchandising editorial ou “Tie-in” que se parece com o que se denomina agora de product placement.


ID
1378066
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

José Carlos Veronezzi, em “Mídia de A a Z” aborda elementos ligados à estratégia de mídia. Assinale o principal fator que mostra a eficiência de um meio de comunicação em relação aos demais e que deve ser levado em conta em uma estratégia de mídia:

Alternativas
Comentários
  • Art. 17-B. O Ministério Público poderá, conforme as circunstâncias do caso concreto, celebrar acordo de não persecução civil, desde que dele advenham, ao menos, os seguintes resultados:       

    I - o integral ressarcimento do dano;        

    II - a reversão à pessoa jurídica lesada da vantagem indevida obtida, ainda que oriunda de agentes privados.         

    § 1º A celebração do acordo a que se refere o caput deste artigo dependerá, cumulativamente:         

    I - da oitiva do ente federativo lesado, em momento anterior ou posterior à propositura da ação;         

    II - de aprovação, no prazo de até 60 (sessenta) dias, pelo órgão do Ministério Público competente para apreciar as promoções de arquivamento de inquéritos civis, se anterior ao ajuizamento da ação;        

    III - de homologação judicial, independentemente de o acordo ocorrer antes ou depois do ajuizamento da ação de improbidade administrativa.        

    § 2º Em qualquer caso, a celebração do acordo a que se refere o caput deste artigo considerará a personalidade do agente, a natureza, as circunstâncias, a gravidade e a repercussão social do ato de improbidade, bem como as vantagens, para o interesse público, da rápida solução do caso.          

    § 3º Para fins de apuração do valor do dano a ser ressarcido, deverá ser realizada a oitiva do Tribunal de Contas competente, que se manifestará, com indicação dos parâmetros utilizados, no prazo de 90 (noventa) dias.     

    § 4º O acordo a que se refere o caput deste artigo poderá ser celebrado no curso da investigação de apuração do ilícito, no curso da ação de improbidade ou no momento da execução da sentença condenatória.      

    § 5º As negociações para a celebração do acordo a que se refere o caput deste artigo ocorrerão entre o Ministério Público, de um lado, e, de outro, o investigado ou demandado e o seu defensor.       

    § 6º O acordo a que se refere o caput deste artigo poderá contemplar a adoção de mecanismos e procedimentos internos de integridade, de auditoria e de incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta no âmbito da pessoa jurídica, se for o caso, bem como de outras medidas em favor do interesse público e de boas práticas administrativas.       

    § 7º Em caso de descumprimento do acordo a que se refere o caput deste artigo, o investigado ou o demandado ficará impedido de celebrar novo acordo pelo prazo de 5 (cinco) anos, contado do conhecimento pelo Ministério Público do efetivo descumprimento

    ***** revogada a vedação de transação e acordo


ID
1469218
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No desenvolvimento de uma campanha de propaganda, deve-se em primeiro lugar:

Alternativas

ID
1469221
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O slogan “DIVERSIDADE SEXUAL – Viva e deixe o outro viver” tem como objetivo mudar a crença de alguém sobre alguma coisa, uma das características de uma campanha do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Nestes tempos sombrios tá difícil de as pessos "deixarem o outro, sexualmente divergente de suas próprias inclinações, viver"


ID
1469227
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Slogan é um recurso usado na propaganda comercial, política e institucional. Sua força persuasiva será mais eficiente se:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe essa? 

  • Slogan - Frase concisa, marcante, geralmente incisiva, atraente, de fácil percepção e memorização, que apreoga as qualidades e a superioridade de um produto, serviço ou ideia. 

     

    Rabaça e Barbosa. Dicionário Essencial de Comunicação. Pág. 25.


ID
1469230
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na veiculação de uma campanha publicitária, qual a vantagem apresentada pelo rádio?

Alternativas

ID
1624639
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

 Leia o texto a seguir:


Em relatório sobre o uso das mídias sociais no Brasil, destaca-se seu impacto sobre a reputação das organizações, reconhecendo que a constante troca de informações, geração de conteúdos e circulação ampla e irrestrita passam a definir as práticas discursivas de uma ampla rede de enunciadores e enunciatários sobre a organização, seus produtos, seus líderes, sua governança, seus comportamentos e suas práticas cotidianas.

O fluxo da informação nos novos tempos da mídia, considerando o contexto da comunicação organizacional, pode ser exemplificado da seguinte maneira:


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
1631038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Armando Sant’Anna, o anúncio de maior efeito no consumidor é aquele que contém a ideia

Alternativas

ID
1631071
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O atual modelo de comunicação empresarial prevê a integração do assessor de imprensa com outros profissionais de comunicação de áreas como relações públicas e publicidade e propaganda. Dentre as atividades a seguir, NÃO corresponde às funções do assessor de imprensa

Alternativas

ID
1671808
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma organização que possua uma política de comunicação organizacional que busque benefícios para busca e alcance da eficácia, da eficiência e da efetividade organizacional, em benefício dos públicos e da sociedade como um todo e não só da empresa isoladamente (KUNSCH, Margarida. Obtendo Resultados com Relações Públicas. 2006), deve ter em total integração: 

I. A comunicação institucional, o que envolve o trabalho de relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade e editoração, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para uma ou mais dessas atividades.

II. A comunicação mercadológica, com atividades de propaganda, relacionamento com o cliente e eventos, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para realizar uma ou mais dessas atividades.

III. A comunicação interna e a comunicação administrativa.

IV. Os contatos realizados pela força de vendas diretamente com o cliente para a negociação e fechamento de contratos.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas

ID
1736362
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Apesar de todas as tentativas de hibridizações do jornalismo com a publicidade e as relações públicas, o “conceito" liberal original do Século XVIII permanece para os defensores das práticas éticas do jornalismo.

Ele “define", entre outras questões de rotinas produtivas, que o jornalismo está ligado à cobertura das questões que dizem respeito à cidadania.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Cidadania é a “condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política" (Houaiss online, 2010). É uma condição que, do ponto de vista ocidental, a partir da Revolução Francesa, passou a ser um objetivo perseguido por Estados e sociedades (inclusive do ponto de vista jurídico) no sentido de assegurar a cada sujeito os direitos sociais, civis e políticos.

II. O jornalismo como prática profissional tem como objetivo a cobertura sistemática das questões que dizem direito à cidadania, ou seja, aquelas ligadas aos direitos e deveres sociais, civis e políticos. Significa dizer que a cobertura da vida privada das pessoas só deve entrar em uma matéria jornalística se estiver relacionada com questões vinculadas à cidadania. Neste sentido, revistas e sites de fofoca, por exemplo, são importantes veículos empregadores de profissionais de comunicação, mas fazem parte do setor de entretenimento e não de jornalismo.

III. Não existe separação entre entretenimento e jornalismo, do ponto de vista da ética jornalística.


Assinale:

Alternativas

ID
1736461
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao webjornalismo profissional, assinale a afirmativa incorreta

Alternativas

ID
1736482
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Apesar de todas as tentativas de hibridizações do jornalismo com a publicidade e as relações públicas, o “conceito” liberal original do Século XVIII permanece para os defensores das práticas éticas do jornalismo.
Ele “define”, entre outras questões de rotinas produtivas, que o jornalismo está ligado à cobertura das questões que dizem respeito à cidadania. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Cidadania é a “condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política” (Houaiss online, 2010). É uma condição que, do ponto de vista ocidental, a partir da Revolução Francesa, passou a ser um objetivo perseguido por Estados e sociedades (inclusive do ponto de vista jurídico) no sentido de assegurar a cada sujeito os direitos sociais, civis e políticos.
II. O jornalismo como prática profissional tem como objetivo a cobertura sistemática das questões que dizem direito à cidadania, ou seja, aquelas ligadas aos direitos e deveres sociais, civis e políticos. Significa dizer que a cobertura da vida privada das pessoas só deve entrar em uma matéria jornalística se estiver relacionada com questões vinculadas à cidadania. Neste sentido, revistas e sites de fofoca, por exemplo, são importantes veículos empregadores de profissionais de comunicação, mas fazem parte do setor de entretenimento e não de jornalismo.
III. Não existe separação entre entretenimento e jornalismo, do ponto de vista da ética jornalística. 

Assinale:

Alternativas

ID
1736491
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A ética profissional é diferenciada por categorias e diz respeito às práticas exercidas por aquele grupo profissional e sua relação com a sociedade. Significa dizer que a ética dos advogados é diferente da ética jornalística, que é diferente da ética publicitária, que é diferente da ética do profissional de relações públicas que é diferente da ética do engenheiro e assim por diante. Com base neste texto, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos Estados Unidos os jornalistas não executam tarefas de assessoria de imprensa, que são reservadas em princípio aos relações públicas.
II. O novo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (2007) credita ao jornalista a função de assessor de imprensa, quando dá destaque para a tarefa, e entende esta atuação, como coadjuvante, a ações de publicidade e propaganda.
III. Os jornalistas que são assessores de imprensa devem resguardar os preceitos de seu código de ética e não se identificar com os preceitos do código dos publicitários ou o dos relações públicas.

Assinale:

Alternativas

ID
1736497
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“De fato, como indicaria Ângelo Duarte , parece existir uma prática, acionada pela mídia, de articulação temporal entre a denúncia do atendimento oferecido pela saúde pública, realizada através do telejornalismo, e os anúncios de empresas de saúde, elaborados com alta incorporação de recursos técnicos”
Ana C T Ribeiro e Henrique S de Souza, Saúde e comunicação: visibilidades e silêncios.
Com base nos conceitos das teorias da comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I. O autor sugere que o predomínio de notícias telejornalísticas sobre aspectos negativos do sistema público de saúde brasileiro em contraposição a aspectos positivos dos da ordem de milhões de atendimentos que são realizados pelo SUS contrasta com as inserções publicitárias de alta qualidade sobre grupos empresariais de saúde (planos e seguros-saúde) que patrocinam os telejornais.
II. De acordo com a Teoria do Agenda-setting, por efeitos em longo prazo, a oferta de notícias sobre mortes e abandono na assistência à saúde oficial incorpora ao receptor, ao longo dos anos, a ideia de um atendimento público de saúde de má qualidade, gerando naquele um sentimento de insegurança com relação à própria sobrevivência. Da mesma forma, por utilizar estratégias de entretenimento, os filmetes publicitários geram efeitos imediatos intensos de qualidade, segundo a Teoria dos Efeitos Imediatos (usos e gratificações), creditando à assistência dos grupos de saúde privados o ideal do bem-estar, da longevidade e do socorro imediato e eficaz em casos de risco de vida.
III. De acordo com a Teoria Crítica (Escola de Frankfurt), as empresas de comunicação televisiva integram a Indústria Cultural, e seus produtos jornalísticos e publicitários reproduzem a lógica de mercado cuja orientação neoliberal entende a saúde como uma área igualmente propícia à acumulação de capital. Por fim, segundo o News-making, poderíamos entender que as pré-pautas dos telejornais, diante do seu próprio financiamento a partir da indústria da saúde, optam por excluir acontecimentos positivos oriundos do sistema público de saúde. 

Assinale:

Alternativas

ID
1810048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com consumidores, julgue o item subsequente.

Uma organização do setor alimentício que incentiva práticas sustentáveis de plantio e colheita, além da conscientização do consumo sem desperdício por parte dos consumidores, prescinde de ações de longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: as ações de longo prazo não devem ser preteridas nunca. Mudar o comportamento das pessoas exige muito tempo.

  • Prescinde é a palavra queridíssima do Cespe e significa: dispensa, não necessita, abrir mão de. 

     

  • Gabarito: errado. 

    O que significa "prescindir"? 

    prescindir

    pres·cin·dir

    vti

    1 Passar sem; pôr de parte; dispensar, renunciar a.

    vti

    2 Não levar em conta; não fazer caso de; abstrair, renegar.

    Assim, como comentou o colega Glaúcio Saraiva, mudar hábitos não é fácil e requer um planejamento a curto, médio e longo prazo.

     

    Boa sorte e bons estudos!

  • Uma organização do setor alimentício que incentiva práticas sustentáveis de plantio e colheita, além da conscientização do consumo sem desperdício por parte dos consumidores, prescinde de ações de longo prazo.

    ERRADO. A questão exemplifica algumas práticas de responsabilidade civil. Tais ações sempre são orientadas para a construção de uma imagem e identidade a longo prazo (reputação), sendo, inclusive, consideradas estratégias de negócio da organização. Portanto, o erro está em prescindem. essas práticas são imprescindíveis.


ID
1822252
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A fase conhecida como Quarto Jornalismo foi iniciada nos anos 1970 e se estende até hoje. As opções a seguir listam características dominantes do Quarto Jornalismo, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • letra e

    O quarto jornalismo, seguindo a classificação de Marcondes Filho (2000), teria se iniciado na década de 1960 do século passado. Ele seria caracterizado pela ampla e progressiva utilização da tecnologia, pela informação eletrônica e interativa, pelo aumento da velocidade na transmissão da informação e pela crise da imprensa escrita.

  • Prá entender essa questão de fases do jornalismo segundo esse autor, Marcondes Filho:

    http://saguizinho.blogspot.com/2007/11/fases-do-jornalismo-segundo-ciro.html


ID
1883035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

      Por meio da identidade visual, é reforçada a associação das características particulares de uma empresa, entre as quais estão o desenvolvimento histórico dessa empresa, os seus funcionários, os produtos e(ou) serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico e as campanhas de divulgação.

A. Costa e Silva. Branding & design: identidade no varejo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002, p. 113. (com adaptações).

Com referência ao assunto apresentado no texto, julgue o item a seguir.

O sistema de identidade visual é formado pelas aplicações que veiculam os elementos básicos da identidade visual, como o logotipo, o símbolo, as cores institucionais e o alfabeto institucional.

Alternativas
Comentários
  • Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

    É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

     

    Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

    Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

     

    O que consta em um manual de identidade de marca?

    Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

     

    Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


ID
1883038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

      Por meio da identidade visual, é reforçada a associação das características particulares de uma empresa, entre as quais estão o desenvolvimento histórico dessa empresa, os seus funcionários, os produtos e(ou) serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico e as campanhas de divulgação.

A. Costa e Silva. Branding & design: identidade no varejo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002, p. 113. (com adaptações).

Com referência ao assunto apresentado no texto, julgue o item a seguir.

Os logotipos se caracterizam por serem construídos obrigatoriamente com letras originais desenhadas especialmente para eles.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente.

     

    Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica de uma marca. Por isso ela geralmente está presente nas peças gráficas e digitais de uma empresa. Como toda a assinatura, o logotipo segue um padrão visual que o torna reconhecido.

    O uso correto do logotipo é uma ação que pode reforçar a imagem de uma empresa.

    Logomarca/logotipo de um monumento histórico na França

    A Sony, exibe sua marca por meio do logotipo, prescindindo da utilização de qualquer outro elemento gráfico adicional (símbolo). Ao contrário da Sony, a Wikipédia, utiliza simultaneamente um símbolo (um quebra-cabeças em formato de globo) e um logotipo (caracterizado pela própria palavra "Wikipédia" escrita com a fonte Linux Libertine).

    “O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível.”

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Logotipo


ID
1897525
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A propaganda institucional difere das campanhas de assessoria de imprensa porque apresenta, comparativamente, como características:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A 

     

    Maior controle de veiculação: ao contrário de uma campanha de assessoria de imprensa, a organização pode comprar espaços publicitários e decidir o que, quando e como publicará. Em assessoria de imprensa, o assessor dependerá do jornalista, que poderá ou não publicar a matéria.

     

    Menor credibilidade: obviamente, notícias, mesmo sendo institucionais têm muito mais credibilidade do que campanhas publicitárias,

     

    Uso de parcerias: Essa eu não entendi. Se alguém puder explicar.

     

  • Na propaganda institucional existe mais controle de veiculação, menor credibilidade e uso de parcerias (essa última, creio eu, quando a empresa ou o responsável pelo departamento de marketing ache necessário fazer parcerias para atingir ainda mais o público alvo). 

    "A propaganda institucional, bem administrada, tem objetivos de promover e diferenciar ações, estratégias e planos de responsabilidade social de empresas que prezam pelo crescimento de sua comunidade, cultura, educação e/ou preservação ambiental. Deste modo, como em qualquer outra ferramenta do marketing, quando executada levando em consideração a ética, sem menosprezar a capacidade de discernimento e a inteligência do público envolvido, proporciona que consumidores optem entre organizações concorrentes que atendam ou não aos interesses sociais.

    Esta estratégia de comunicação equilibra as expectativas do público à lucratividade da empresa atrelando à marca identidade e valores subjetivos pela postura desempenhada e, assim, garantindo-lhe credibilidade."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda_institucional

     


ID
2027593
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

As instituições tem utilizado cada vez mais os serviços das assessorias de comunicação, na tentativa de aprimorar o fluxo de informações com seu público interno e externo. O objetivo é estabelecer políticas e estratégias que englobam iniciativas nas áreas de ________________, ______________ e _______________________.

Alternativas

ID
2065915
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Assessoria de Comunicação, que amplia o conceito de Assessoria de Imprensa, é composta por vários profissionais. Dentre eles, exceto os profissionais de

Alternativas

ID
2075050
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma pequena associação comercial decidiu montar uma webradio. Todo o montante de verba alocado para esse fim foi utilizado para a aquisição dos equipamentos e tratamento acústico de ambiente. Será necessário levantar recursos para os gastos fixos tais como pagamento da equipe de produção de conteúdo, registro e manutenção de domínio, plano para tráfego de dados, dentre outros. Desse modo, é necessário refletir sobre os novos modelos de business que se apresentam para a radiofonia em transmissões via internet.

Com relação à autossustentação financeira da webradio, é importante considerar:

Alternativas
Comentários
  • "Hit parades" trazem audiência, mas também trazem alto custo agregado.


ID
2082421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Como atividade técnica, o jornalismo institucional é muito amplo, envolvendo publicações diversas, programas de TV, rádio, Web, toda a comunicação interna — como releases, relatórios anuais, gestão e prevenção de crises — e, ainda, a elaboração de estratégias e o aconselhamento das lideranças quanto ao relacionamento com a mídia. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tem uns gabaritos que o pessoal do CESPE queima um para fazer, num é possível


ID
2120593
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Wilson da Costa Bueno, no artigo denominado “Publieditoral, a estratégia que afronta a ética” (http://www.comunicacaoempresarial.com.br), “a imprensa brasileira tem, gradativamente, incorporado uma prática danosa, infelizmente muito festejada por agências de comunicação e organizações: o publieditorial”. De forma radical, Bueno afirma que “nessa intenção de lesar o cidadão, não está apenas o anunciante (ou a agência que o representa), mas também o veículo, que se dispõe a ceder a ‘sua cara’ para que o anunciante (que o remunera) se aproprie do seu leitor. Logo, trata-se de um crime duplo, um complô comercial que agride a cidadania e a independência editorial dos meios de comunicação”. A ferramenta de comunicação, muito usual nas assessorias de imprensa, que é tratada por Bueno neste artigo, pode ser definida como o

Alternativas

ID
2157796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da sociologia da comunicação, julgue o item seguinte.


O surgimento da propaganda representou uma nova forma de financiamento às organizações jornalísticas, que se desligaram dos partidos políticos e puderam organizar sua estrutura redacional

Alternativas
Comentários
  • Maior mentira essa questão do cespe!

  • Nunca soube que os jornais eram ligados aos partidos políticos. A receita antes da propaganda vinha dos classificados nao?

     

  • Nunca se desligaram dos partidos políticos, mas se é pra responder com base na teoria, vamos lá...

  • O surgimento da propaganda representou uma nova forma de financiamento às organizações jornalísticas, que se desligaram dos partidos políticos e puderam organizar sua estrutura redacional

    Na primeira parte, o texto fala que a propaganda nasce e passa a funcionar como uma fonte de financiamento das organizações jornalísticas. Bem, sabemos que a propaganda é responsável por sustentar os jornais, pois o dinheiro que o consumidor paga é ínfimo perto do gasto na produção de um jornal, envolvendo todos os custos, incluindo os profissionais envolvidos.

    Na segunda parte, o texto traz uma outra questão importante. Se sabemos que a publicidade e propaganda sustentam os jornais hoje, quando ela não existia quem sustentava esse processo? Pois bem, lembremos uqe no Brasil imperío, por exemplo os jornais estavam completamente atrelados à política.

    Por exemplo, sobre o jornal "O Paiz" do Brasil imperial, a Wikipedia traz as seguintes informações:

    Fundado pelo imigrante português João José dos Reis Júnior, mais tarde agraciado com o título de conde de São Salvador de Matosinhos, circulou entre 1 de Outubro de 1884 e 1930. Seu primeiro redator-chefe foi Rui Barbosa, que, após apenas três dias no cargo, foi substituído por Quintino Bocaiúva (1836-1912), então presidente do Partido Republicano, que ficou no cargo de 1885 até ao início do século XX.

  • Hahah Alan, melhor comentário.

  • Propaganda é uma coisa, publicidade é outra


ID
2157802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da gestão de marcas, julgue o próximo item.


O valor que a marca confere a um produto é um investimento de curto prazo.

Alternativas
Comentários
  • Investimento de longo prazo.


ID
2157808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da gestão de marcas, julgue o próximo item.


O significado de uma marca não necessita estar expresso na embalagem do produto porque já faz parte do imaginário do consumidor

Alternativas
Comentários
  • A embalagem do produto pode trazer muitas informações sobre ele. A produção da embalagem deve estar relacionada com o produto de forma que os dois promovam em conjunto a percepção do consumidor. 

  • Questão sem sentido.

  • Questão estranha.

    "O significado de uma marca" é algo muito amplo. "Marca" é a representação simbólica de uma entidade. Essa representação é tão ampla que pode ou não ser expressa no produto. Ex: Coca-cola e Nike. Na "coca-cola" apenas o nome já remete ao arcabouço que envolve a marca. Com a "Nike" é o contrário, apenas o símbolo. Acredito que a questão seja passível de anulação, visto que as duas respostas parecem inviáveis.

  • Se você não por o símbolo da nike no tênis, você vai saber que o tênis é da nike? Uns saberão e outros não. A tênis de diversos formatos e a nike não tem um formato padrão. Questão ambígua...

  • Cespe sendo Cespe: que questão mal elaborada!!!


ID
2157913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de release, presskit, organização de entrevistas coletivas, notas oficiais e clipping, julgue o seguinte item.



Eventualmente, a empresa paga pela divulgação de nota oficial, documento que contém declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento acerca de assunto de interesse público.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Um bom exemplo recente foi a nota oficial da Mineradora Vale, paga para ser divulgada nos mais variados meios de comunicação, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre a tragédia ambiental em Brumadinho.


ID
2226568
Banca
IADES
Órgão
Ceitec S.A
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao Facebook, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2272585
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No jornalismo corporativo, as peças empresariais difundem de maneira global o pensamento e a ação da organização. Por sua vez, o acesso do empresário a qualquer veículo de comunicação deve considerar direitos e deveres comumente praticados nas relações da sociedade com a mídia.
Como base no texto acima, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Por tratar-se de organismos sujeitos à economia de mercado, os veículos devem considerar o poder econômico e os interesses da organização promotora da informação como critérios fundamentais para a publicação e validação das matérias. (INCORRETO)

    Justificativa: Deve considerar o interesse público


ID
2338744
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na produção de uma revista considera-se que:

I. as páginas editoriais devem apresentar uma diagramação diferente das páginas publicitárias.

II. os jornalistas devem também produzir os textos publicitários da publicação.

III. a identificação do anunciante deve ficar bastante clara para o leitor.

IV. é positivo que os anúncios se relacionem com certos conteúdos na mesma página.

V. a capa da revista deve ser isenta de publicidade.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a fonte e por que o item IV está errado?

  • Alguém sabe a fonte e por que o item IV está errado?

  • Eliane, penso que a IV está errada por uma questão ética. Não sei se tem alguma regra sobre isso, eu pelo menos nunca vi, mas não é legal se a gente pensar, por exemplo, ter em uma mesma página um anúncio de determinado produto e uma matéria incentivando a comprar esse produto. O jornalismo deve apenas informar, e não influenciar o leitor a ter uma determinada atitude, como a publicidade faz. Espero ter ajudado.


ID
2369626
Banca
FUMARC
Órgão
TJM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as funções das áreas de uma assessoria de comunicação, numere a coluna da direita de acordo a da esquerda.

(1) Coloca em relação produtores e consumidores por meio dos distribuidores e dos mass media .

(2) Estabelece e mantém uma interação mútua entre a organização e seus públicos.

(3) Interação com os veículos de comunicação em suas relações com o assessorado .


( ) Jornalismo

( ) Publicidade e Propaganda

( ) Relações Públicas

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2407882
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à gestão de crises, segundo Forni (2013), assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2476426
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável.

As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Henry Jenkins, em sua obra Cultura da Conexão (p. 246), aponta que, na era de compartilhamento digital, há uma variedade de considerações estratégicas e técnicas que podem aumentar as chances de um conteúdo de valor ser propagado.

     

    Disponível quando e onde o público quiser: os produtores, sejam profissionais ou amadores, precisam ir além de uma mentalidade “se você construir, eles virão”, levando ou enviando material para onde o público achar que é mais útil.

    Portátil: os membros do público não querem ficar presos em um lugar só. Eles querem seus textos de mídia “em movimento”. O conteúdo tem de ser citável (pode ser editado pela audiência) e apropriável (fácil de pegar e inserir em outros lugares pelo público). Os públicos muitas vezes abandonam o material se o compartilhamento se mostrar muito oneroso.

    Facilmente reutilizável em uma série de maneiras: os produtores de mídia e o público de mídia circulam conteúdo por razões muito diferentes. A criação de textos de mídia que sejam abertos a uma variedade de usos do público é fundamental para a criação de material para ser propagado.

    Relevante para os vários públicos: o conteúdo que atraia a mais do que um público-alvo, tanto o público pretendido como o público excedente, tem um significado mais amplo como mídia propagável.

    Parte de um fluxo constante de material: a mentalidade “viral” leva marcas a investirem toda a sua energia em um texto de mídia específico e espera que gere sucessos exponenciais. Alguns fluxos de material podem ressoar mais do que outros, uma vez que os criadores nem sempre são capazes de fazer previsões, porém é importante que sejam regulares


ID
2490940
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Prática recorrente dos jornais nacionais de grande circulação e prestígio era preservar a capa impressa de anúncios publicitários. A chamada página branca era concebida como exclusivo espaço editorial a fim de evidenciar para os leitores a demarcação entre jornalismo e publicidade. Entretanto, com o passar dos anos, as capas passaram também a ostentar anúncios, sejam do ramo automobilístico, farmacêutico ou imobiliário, dentre outros.


Com relação a esse espaço editorial, é correto inferir que:

Alternativas
Comentários
  • a) o contrato firmado entre leitores e empresa jornalística é tácito, de modo a permitir o consumo de publicidade travestida de notícia; a publicidade sempre deve ser explícita, de forma a não enganar o público

     

    b) as capas de jornais e revistas atuam tal qual vitrines nas quais os anúncios publicitários, assim como fotografias e ilustrações, melhoraram o design da página; pelo contrário, são elementos que não fazem parte do conteúdo principa e, por isso, podem piorar design da página

     

    c) o logotipo do jornal, acompanhado do fio-data, nada mais é do que publicidade institucional gratuita; não se trata de publicidade e sim de informações sobre a edição

     

    d) é necessário conjugar informação e estética, pois o layout da capa é o elemento que garante o interesse do leitor pela publicação; sem dúvidas o layout da capa é de suma importância na prospecção de leitores, no entanto, não há garantia aqui. O layout pode ser lindo, mas se o conteúdo não for de nenhum interesse para o cliente, esse provavelmente não realizará a compra.

     

    e) os critérios de seleção e hierarquização do noticiário ficam evidenciados, uma vez que a escolha das manchetes, chamadas e fotos, por exemplo, atendem ditames mercadológicos e ideológicos. Corretíssimo. Ótimos exemplos são as revistas políticas, "veja" por exemplo, que se posicionam claramente em relação às suas ideologias.

  • O Fio Data faz parte do cabeçalho do jornal e é o traço sobre o qual se escrevem dados como data da edição, número da página, nome e seção do jornal. Localiza-se no alto de cada página ou, nas capas de caderno, logo abaixo do logotipo. wikipedia


ID
2490958
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Do ponto de vista da Comunicação Organizacional Integrada, os resultados das ações de Assessoria de Imprensa apresentam diferenças significativas em relação aos da propaganda paga, no que diz respeito ao processo da informação e credibilidade.

Pode-se afirmar que, em relação à propaganda paga, o trabalho de veiculação de informações nos meios de comunicação através da Assessoria de Imprensa tem:

Alternativas
Comentários
  • A) "a   propaganda   paga   é, às   vezes, extremamente   difícil   e dispendiosa porque lhe falta tanto credibilidade quanto interesse.  Um trabalho bem concebido junto à imprensa pode proporcionar ambas as coisas. "
    Fonte: Marcas: brand equity : gerenciando o valor da marca (David A. Aaker)

  • Uma informação veiculada como notícia sempre tem maior credibilidade do que se fosse veiculada como propaganda, uma vez que esta tem o fim explícito de vender, enquanto no primeiro caso este fim (embora possivelmente existente) nunca é evidenciado.

    Porém uma informação levada à grande imprensa por uma assessoria nunca tem a garantia de que será efetivamente aproveitada, ou seja, publicada.

    Portanto: maior credibilidade e menor controle

    Alternativa: A


ID
2640760
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

   Embora muitas vezes seja lido como ficção, o novo jornalismo não é ficção. Ele é, ou deveria ser, tão fidedigno quanto a mais fidedigna reportagem, embora busque uma verdade mais ampla que a obtida pela mera compilação de fatos passíveis de verificação, pelo uso de aspas e observância dos rígidos princípios organizacionais à moda antiga.


Talese, GAY. Fama & Anonimato. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.  

Para ser classificado como “fidedigno”, conforme mencionado no texto, o material jornalístico deve

Alternativas
Comentários
  • fidedigno

    adjetivo

    digno de crédito, de confiança, de fé.

    DICIONÁRIO


ID
2670037
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Você é o assessor de comunicação de uma instituição pública estadual e foi encarregado de informar sobre um programa de regularização de documentos para a população idosa carente. A verba é limitada e há necessidade de produzir um único veículo de divulgação.


No que se refere à estratégia para essa divulgação,

Alternativas
Comentários
  • a) a segmentação é a opção mais adequada, pois permite gerar identidade com o público. Assim, pode-se optar por produzir boletim informativo com linguagem específica voltada aos idosos. (forma mais tradicional e economica para divulgar algo e segmentar reduz os custo e atende o que se pedi) OPÇÃO CORRETA

    b) deve-se optar por produzir um informativo direcionado a todos cidadãos do estado, independentemente de classe social ou idade, pois a função da comunicação pública é dar amplo acesso à informação, mesmo que esse tipo de publicação fique mais onerosa. (o enunciado afirma que não temmta dotação, então, item excluído pq fala da onerosidade.)

    c) segmentar a publicação apenas para os idosos seria discriminar a população de terceira idade, o que é proibido na comunicação pública. Portanto, a publicação deveria ser massificada. (segmentar não discrima e usa com racionalidade a verba pública)

    d)como a verba é pequena, a segmentação para a população carente é recomendada e pode ser feita utilizando redes sociais, notadamente o Instagram que não sofre os bloqueios de perfil do Facebook.  (idosos são o alvo e em sua maioria, principalmente carentes, não usam redes sociais)

    e) mesmo com a verba pequena, é possível fazer a massificação da divulgação ao adotar o uso das redes sociais, principalmente o Instagram e o Facebook, que são as redes mais populares e que podem viralizar o conteúdo.(idosos são o alvo e em sua maioria, principalmente carentes, não usam redes sociais)

  • O púlbico-alvo são idosos e a maioria das opções só fala em redes sociais, de modo que é mais uma questão de bom senso que de leitura realmente. 


ID
2670067
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere:


A maioria dos sites jornalísticos surgiram como meros reprodutores do conteúdo publicado em papel. Apenas numa etapa posterior é que começaram a surgir veículos realmente interativos e personalizados. [...] A Web começou, assim, a moldar produtos editoriais interativos com qualidades convidativas: custo zero, grande abrangência de temas e personalização.

(Adaptado de: FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Editora Contexto, 2003)


Avalie as proposições abaixo:


I. O modelo de negócio dos portais de notícia acostumou o público com acesso gratuito ao conteúdo e agora as empresas têm dificuldade de estabelecer planos de assinatura.

II. A interatividade acontece também quando o internauta pode personalizar os itens de menu que quer acessar. Ele passa, dessa forma, a ser um coautor do conteúdo.

III. O custo zero de acesso foi possível no início da popularização da Internet graças a formas mais eficientes de publicidade, como os banners e pop up customizados de acordo com o IP de acesso.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A banca indicar que alguém é "coautor" de conteúdo só por personalizar o menu de editorias é absurdo. Se alguém entrou com recurso e foi atendido, por favor postar aqui. 

  • O hipertexto digital opera com a virtualização. O leitor/navegador participa da estrutura do texto que, neste contexto, torna-se apenas uma parte desta formação. Para Fachinetto (2005), ele vira coautor, à medida que escolhe os links aos quais irá  percorrer e cria novos que farão sentido para ele, mas que para o criador do hiperdocumento talvez não tenha sido imaginado. Acrescentar e modificar os nós deste sistema, conectar um trecho a outro, transformando diversos textos, imagens e sons, antes separados, em um único documento.

    https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1506/1/2016JessicaRibeiroMallmann.pdf

     

     

  • O erro do item III está em dizer que o custo zero se refere a publicidade de pop-ups e banners. Quando na verdade o custo zero dessa época se refere ao fato de que os veículos já dispunham de toda equipe de produção jornalística. O jornal impresso já era feito diariamente. Portanto, transportar o conteúdo da versão impressa para a versão online não tinha custo para os jornais!

  • Como assim "coautor" só por personalizar o menu?

  • Absurdo isto sobre "COAUTOR"

  • Acho que coautor no sentido de ver aquilo que quer ao personalizar o menu. De alguma forma, a preferência nos assuntos gera mais e menos tipos de conteúdo e assim ele passa a colaborar com a produção, sem necessariamente escrever sobre.

  • Respondendo aos colegas que reclamaram sobre a questão de o receptor ser considerado coautor: alguns teóricos tem esse entendimento, que é seguido por algumas bancas de concurso, pois elas usam esses autores como referência. Um dos autores que consideram os receptores como coutor é Lúcia Santaella. Segundo, ela "Através das ações associativas e interativas do receptor, essas partes vão se juntando, transmutando-se em incontáveis versões virtuais que brotam na medida mesma em que o receptor se coloca em posição de coautor. Isso só é possível devido à estrutura de caráter hiper, não sequencial, multidimensional que dá suporte às infinitas opções do “leitor imersivo” (SANTAELLA, p. 121)

    Fonte: Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. Lúcia Santaella

  • Outra autora que tem o mesmo entendimento sobre essa questão:

    "O leitor torna-se co-autor da narrativa jornalística na medida em que, a partir de suas escolhas (dentre as possibilidades oferecidas pelo hipertexto), ele vai construir a sua narrativa individualizada, elegendo as células informativas que se apresentam como as mais importantes, de acordo com suas necessidades de obter informações" (Mielniczuk. p; 12)

    Fonte: A Pirâmide Invertida na época do Webjornalismo: tema para debate. Luciana Mielniczuk


ID
2681800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No século XXI, o ser humano se recria a partir da mídia. O movimento iniciado há um século com o cinema e a televisão atinge um grau inédito, no qual as pessoas têm a possibilidade de criar uma nova identidade individual nas mídias eletrônicas, ao mesmo tempo em que o planeta se unifica quase à força no fluxo global de imagens e sentidos.

Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)

Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das práticas jornalísticas.


Uma atividade operacional a ser realizada antes do lançamento de um novo produto é o envio de teasers para colunistas especializados e veículos com audiência segmentada.

Alternativas
Comentários
  • teaser (em inglês "aquele que provoca" (provocante), do verbo tease, "provocar") é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informações enigmáticas no início da campanha.

    Wikipedia. 

  • Teaser é algum indício de algo que vai ser revelado posteriormente. A tradução literal seria algo como “Provocador”. Assim, em publicidade e Marketing, um teaser se refere à divulgação de algo que está para acontecer, seja uma campanha, um filme, uma peça de teatro ou o lançamento de um produto.

    Segundo o dicionário do Portal do Marketing, teaser é uma chamada utilizada para despertar a curiosidade, antecedendo uma campanha de comunicação.

    http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos3/O-que-e-Teaser.htm

  • Essa é uma possibilidade para alimentar o interesse e começar a divulgar sua ação na mídia.


ID
2681803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No século XXI, o ser humano se recria a partir da mídia. O movimento iniciado há um século com o cinema e a televisão atinge um grau inédito, no qual as pessoas têm a possibilidade de criar uma nova identidade individual nas mídias eletrônicas, ao mesmo tempo em que o planeta se unifica quase à força no fluxo global de imagens e sentidos.

Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)

Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das práticas jornalísticas.


O spot é uma peça radiofônica utilizada para divulgar, geralmente em forma cantada, produtos, instituições ou serviços, com o intuito de fazer que o público fixe o nome e as características do elemento divulgado.

Alternativas
Comentários
  • Spot é um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O spot é, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem.

    Esse formato de peça não deve ser confundido com o jingle, que utiliza principalmente a música como recurso para a fácil memorização da mensagem pelo público-alvo (ou target).

    Spot é uma propaganda criada com vários recursos radiofônicos como voz, música e efeitos.

    Spot é também o nome de pequenas luminárias de luz direcionada[1].

  • O spot é um anúcio radiofônico com texto que pode ou não ter fundo musical, ao contrário do que  a questão afirma sobre se tratar geralmente de forma cantada. A força da mensagem do spot é a palavra.

  • esse conceito é de jingle!

  • GAB E.

    Segundo Rabaça & Barbosa,

    Spot - Comunicação breve, em televisão ou rádio. (...) Texto publicitário para transmissão radiofônica. Pode ter fundo musical ou efeitos sonoros, mas a força da mensagem está na palavra falada. Distingue-se do jingle, que é o comercial cantado.

  • Questão:

    Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das práticas jornalísticas.

    spot é uma peça radiofônica utilizada para divulgar, geralmente em forma cantada, produtos, instituições ou serviços, com o intuito de fazer que o público fixe o nome e as características do elemento divulgado.

    Resposta: Errado

    Spot:

    È uma comunicação breve utilizada em programas de rádio e tv. È uma peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. Geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem.

    Esse formato de peça não deve ser confundido com o jingle, que utiliza principalmente a música como recurso para a fácil memorização da mensagem pelo público-alvo (ou target).

    Spot é uma propaganda criada com vários recursos radiofônicos como voz, música e efeitos.

    Na frase a banca colocou a definição de jingle .

  • O spot "passou a indicar os anúncios curtos no intervalo das transmissões, explorando, do sentido da palavra, a ideia de algo que se destaca ou pretende se destacar em meio a um dado contexto. Assim, apropria-se do termo para indicar o tipo de texto breve que pode utilizar músicas, efeitos sonoros e silêncio, mas com a maior parte de sua força recaindo, não raro, sobre o poder da palavra falada".

    Já o jingle, classifica-se como "uma construção sonora tão cativante a ponto de se transformar em um earworm, expressão estadunidense 'utilizada para descrever aquelas canções que não saem da memória nem quando o indivíduo deseja' ".

    Fonte: Rádio: Teoria e prática - Luiz Artur Ferraretto

  • Errado! As bancas adoram confundir os candidatos com os conceitos de jingle e spot.

    O jigle é anúncio cantado, em melodia simples e conhecida. Busca fixar a marca.

    Já o spot é um comercial com locução. Pode ser apoiado em trilha musical, efeitos ou ruídos. Criativo, podendo usar ficção e humor.

  • ESSE É O JINGLE.


ID
2727730
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No composto da comunicação organizacional integrada, há um tipo de comunicação que objetiva construir imagem e identidade corporativas fortes e positivas para a organização, realizando uma influência político-social.


Essas informações são relativas à comunicação

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Institucional:

    "No composto da comunicação organizacional integrada, a comunicação institucional é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização. A comunicação institucional está intrisecamente ligada aos aspectos corporativos institucionais que explicitam o lado público das organizações, constrói uma personalidade creditiva organizacional e tem como proposta básica a influência político-social na sociedade onde está inserta. " ( Kunsch. Planejamento de relações públicas na Comunicação Integrada. p.164)


ID
2736043
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para Sampaio (2013), qual o nome do efeito criado para chamar a atenção do consumidor para determinado anúncio, comercial, produto ou promoção?

Alternativas
Comentários
  • GIMMICK

    Recurso, artifício, macete, bossa destinados a atrair a atenção do público. Qualquer truque ou efeito que faz com que determinado anúncio, programa ou texto se destaque dos demais por sua originalidade e desperte interesse do ouvinte, do espectador ou do leitor” (Rabaça, Carlos Alberto; Barbosa, Gustavo Guimarães. Dicionário de comunicação – nova edição revista e atualizada. Rio de Janeiro: Campus, 2002 (1a. edição 1987))


ID
2795158
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Como as redes sociais digitais são potencialmente públicas, muitas organizações começam a se posicionar sobre o uso que seus funcionários fazem de suas redes pessoais, com o objetivo de evitar os problemas listados a seguir, a exceção de um. Assinale-o.

Alternativas

ID
2795212
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As opções a seguir apresentam os vetores que movimentam diretamente a comunicação nas organizações, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação trabalha para beneficiar a lucratividade, mas a aferição não é da nossa competência.


ID
2795230
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Relacione os tipos de mídia para veiculação publicitária, listadas a seguir, às suas características específicas.

1. Televisão
2. Internet
3. Jornal
4. Rádio
5. Outdoor
6. Mala direta

( ) baixo custo, recursos interativos e instantaneidade, mas a exposição é controlada pelo público.
( ) alta seletividade geográfica, alto grau de repetição de exposição com baixo custo, mas limitações de criação devido ao formato.
( ) boa cobertura do mercado local e grande credibilidade, embora tenham vida curta.
( ) alta seletividade de público, permite a personalização, mas pode ter a imagem de correspondência inútil
( ) baixo custo, boa aceitação local, mas exposição transitória e baixo nível de atenção
( ) boa cobertura do mercado de massa, mas tem altos custos absolutos e pouca seletividade de público

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Letra A


ID
2821885
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em uma empresa pública,

Alternativas
Comentários
  • A comunicação institucional deve tratar o público interno tal qual o público externo. Desta forma, o que é relevante para a comunidade externa será notícia para a comunidade interna.

  • Qual o erro da alternativa E?

  • Camila, desde quando notícias negativas devem ser evitadas para o público externo? por isso o erro da E

  • Camila, a organização tem que ser transparente e ética. Ela tem uma responsabilidade social.Ela jamais deve esconder fatos negativos, até porque se for descoberto depois pela imprensa, o estrago será maior. Agora, é necessário que seja uma divulgação estratégica, divulga-se algo não positivo, mas ao mesmo tempo, já enfatiza que está tomando providência pra contornar a situação.

  • a comunicação institucional deve tratar o público interno tal qual o público externo. Desta forma, o que é relevante para a comunidade externa será notícia para a comunidade interna.

    Não há distinção desses públicos? no que tange à comunicação?

  • Em resposta ao Ziul, sim, há diferença entre os públicos. No entanto, o que a questão quis ressaltar é que o assessor deve tratar o público interno com o mesmo nível de consideração que o público externo. Dessa forma, ao publicar um novo tipo de serviço oferecido ao público, por exemplo, o assessor deve ter cuidado redobrado para divulgar e explicar o serviço para o público interno, de preferência antes mesmo da divulgação externa.

    O que acontece com frequencia é a divulgação externa e muitos funcionários descobrindo pela imprensa as novidades. Isso desestimula o funcionário e causa a sensação de ter sido menosprezado pela empresa.

    Resumo: se publicar pra fora tem que publicar para dentro.


ID
2821969
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE


67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas


Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.

(...)

Sobre a pesquisa


O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos”, afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.

(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/67-dos-brasileiros-preferem-o-semaforo-nutricional-nos-rotulos-de-ali-mentos-e-bebidas/)


O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é 

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A pesquisa de opinião pega uma parte (amostragem) e projeta no todo, gerando a representatividade de percepções e interações comuns a um determinado grupo.


ID
2821972
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A propaganda política praticada por uma entidade pública do poder legislativo realizada em caráter institucional é aquela que promove

Alternativas
Comentários
  • A propaganda institucional visa divulgar as realizações das organizações, transmitir sua personalidade e fixar conceitos construtivos do seu fazer e ser. Uma forma de propaganda que se caracteriza por dois pontos importantes: o primeiro é que age mais frequentemente sobre a sociedade e não sobre os produtos, embora o fato não seja absoluto; o segundo é que tira a sua forma da informação redacional, assemelhando-se à propaganda.


    Fonte: Relações Públicas e a Filosofia da Comunicação Integrada - Margarida KUNSCH

  • Letra E


ID
2828839
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A comunicação vincula-se também aos princípios básicos da governança corporativa. Quando está relacionada de forma clara ao processo de prestação de contas à sociedade e está materializada em publicações e em portais web, por exemplo, ela cumpre o princípio básico conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    Accountability é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados.

  • letra c

    Fairness ou equidade: consites no tratamento justo a todos os acionistas, tanto na geração de riquezas como nos resultados das operações.

     

    Disclosure ou divulgação: na realidade este princípio é traduzido no desejo ou mesmo obrigação de divulgar as realizações da empresa aos clientes, fornecedores, acionistas e mercado, principalmente as informações relevantes que tenham influência nos negócios ou que envolvam resultados, oportunidades e riscos.

     

    Accountability: está ligada a responsabilidade da prestação de contas fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria.

     

    Compliance ou conformidade: significa o cumprimento fiel das normas reguladoras explícitas nos estatutos, regimentos das empresas e das leis do país, ressaltando assim uma postura transparente e ética da empresa.

  • Essa questão é do tipo PA- presta atenção.

    Quem faz a prestação de contas? Accountability


ID
2840884
Banca
CONSULPAM
Órgão
Câmara de Juiz de Fora - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No texto “Notícia Institucional” de Graça Monteiro do livro “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia”, organizado por Jorge Duarte, a autora afirma: “Mediante a promoção de acontecimentos e a produção de notícias para serem divulgadas pela mídia, as instituições inserem-se no espaço público, construindo não apenas uma representação de si mesmas (mais conhecida como “imagem institucional”), como também a realidade do campo que atuam”. Com base nesta citação qual a opção que NÃO está correta?

Alternativas
Comentários
  • Na página 116 do artigo Notícia Institucional de Graça Monteiro do livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia (org: Jorge Duarte), a autora diz o seguinte no parágrafo:

    Alvo da ação estratégia de múltiplos agentes sociais, o campo dos media tem sido mobilizado por diversas instituições, em suas pretensões legitimadoras. Mediante a promoção de acontecimentos e a produção de notícias para serem divulgadas pela mídia, as instituições inserem-se no espaço público, construindo não apenas uma representação de si mesmas (mais conhecida como “imagem institucional”), como também a realidade do campo que atuam.

    A alternativa D está incorreta porque busca-se a veiculação de conteúdo editoral e não "não editorial".

  • ALTERNATIVA D


    Entendo que o conteúdo editorial é o de cunho jornalístico e o não editorial é de cunho comercial (publicitário).


    Dessa forma, a assessoria de imprensa busca a veiculação de conteúdo editorial.


ID
2855521
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A vantagem editorial para uma empresa jornalística manter um portal é a possibilidade de

Alternativas
Comentários
  • A vantagem editorial para uma empresa jornalística manter um portal é a possibilidade de distribuir conteúdo de sites de diferentes veículos e editorias de sua propriedade.


ID
2883019
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Organizações de diferentes tipos e portes produzem canais de comunicação que diferem dos veículos tradicionais de mídia. No que se refere a esse assunto, julgue o item .


Apesar da aparente otimização de recursos, direcionar a mesma publicação para os públicos interno e externo configura um erro estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A comunicação interna é comumente entendida como um processo de trocas entre os colaboradores de uma organização, envolvendo toda a equipe no processo comunicativo e pulverizando os conteúdos informativos.

    Já a comunicação externa, por outro lado, possui um caráter mais institucionalizado e hierarquizado. Isto acontece porque, nesses casos, há um filtro dentro da organização - nem tudo que é relevante para o público interno é para o externo.

    Fonte: racecomunicacao.com.br

  • Questão extraída do Curso da disciplina de Comunicação Empresarial do curso de Administração do Instituto de Educação Superior do Brasil - IESB:

    Tem se mostrado um erro estratégico enviar uma mesma publicação para os públicos interno e externo. Apesar da aparente otimização de recursos, esta prática representa, na verdade, um gasto com uma publicação que não estará surtindo o efeito desejado, pelo menos para uma de suas categorias de leitores.


ID
3043573
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em uma assessoria de comunicação, as atribuições e as funções que competem a jornalistas, relações públicas e publicitários devem ser bem distintas.


Nesse caso, cabe ao jornalista:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é Letra B. Mas essa atribuição está bastante simplista. Alguém sabe qual é a fonte?
  • É uma das atribuições. Certamente deve estar no livro  "Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia", pois é tarefa do assessor manter a lista de contatos, ou seja, o mailing, sempre atualizado.


ID
3269725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos grandes jornais, apenas entre 40% e 60% do espaço total de páginas de cada edição sai preenchido por informação; o restante do espaço é destinado à propaganda. Como o espaço de anúncios é pago, ele pode ser aumentado, conforme apareçam novos anunciantes. O mesmo não se aplica ao texto jornalístico: ele deve adaptar-se ao espaço previamente estabelecido, salvo acontecimentos extraordinários.

Sendo assim, a função do copidesque se tornou muito importante dentro das redações, pois ele teria como uma de suas funções:

Alternativas
Comentários
  • Copidesque: Redação final, melhorada de uma matéria jornalística.

  • "O copidesque é uma etapa da produção editorial que já foi muito comum em redações jornalísticas. A palavra é emprestada do inglês “copy desk”, que quase saiu de circulação depois que os jornais brasileiros, ainda no século XX, foram dispensando esse trabalho especializado e agregando suas tarefas às responsabilidades do redator. (...)

    Na redação web, o trabalho de copidesque reaparece com força total. Se é seu objetivo ser um bom copidesque, saiba que você vai atuar para que os textos estejam adequados à estratégia de marketing de conteúdo, além dos cuidados com a linguagem, propriamente. (...)"


ID
3269740
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A publicidade é uma atividade responsável por veiculação de mensagens pagas, que difere bastante da obtenção de espaço midiático via menções espontâneas, mais comum à assessoria de imprensa. Caso ocorra uma quebra nessa barreira entre os dois modos de fazer comunicação, o resultado pode ser prejudicial tanto para a instituição quanto para o veículo. Geralmente, ambos perdem credibilidade.

Uma alternativa para que a comunicação institucional divulgue conteúdo pago, aproveitando-se de uma produção que o deixe semelhante àqueles conteúdos dos veículos jornalísticos, é descrito como

Alternativas
Comentários
  • Informe publicitário: Matéria paga. Sua redação é encomendada a profissionais da própria publicação onde é inserida,e preparada de acordo com o estilo das matérias normais. Mas a apresentação gráfica difere destas obrigatoriamente.


ID
3277600
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em uma dada situação na qual a Secretaria Municipal de Educação não disponha de uma área responsável pela Comunicação Institucional, é possível contratar uma empresa terceirizada para atuar nas relações públicas. Quando firmado o contrato, a empresa administrará as necessidades do cliente, envolvendo relações públicas corporativas, comunicação administrativa e propaganda.
Dessa maneira, executará, respectivamente:

Alternativas

ID
3283681
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere aos chamados estudos fundadores da ciência da comunicação, julgue o item.

A teoria hipodérmica vê a propaganda como o único meio de suscitar a adesão das massas, que, enquanto um alvo amorfo, obedecem cegamento a estímulos oferecidos em busca de reações desejáveis, tornando-se, assim, manipuláveis.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Hipodérmica defende que "cada elemento do público é pessoal e diretamente 'atingido' pela mensagem" (Wright,1975), com base na teoria behaviorista de estímulo/resposta.

    Lembrando que somente a partir da Teoria Funcionalista que começa-se a estudar os meios de comunicação no seu cotidiano. Antes, os estudos eram com base em campanhas (publicitárias, eleitorais ...) e eventos pontuais. 

    (Fonte: Wolf, Mauro.Teorias da Comunicação)  

  • A teoria hipodérmica vê a propaganda como o único meio de suscitar a adesão das massas, que, enquanto um alvo amorfo, obedecem cegamento a estímulos oferecidos em busca de reações desejáveis, tornando-se, assim, manipuláveis.


ID
3283684
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere aos chamados estudos fundadores da ciência da comunicação, julgue o item.

No contexto da Mass Communication Research, pesquisadores independentes criticaram o avanço da propaganda comercial nos Estados Unidos, alertando, pelo viés crítico, para os efeitos da manipulação e influência do público pelos que têm acesso aos meios de comunicação de massa.

Alternativas
Comentários
  • Entre os anos 1920 e 1960, nos Estados Unidos da América, Lazarsfeld, Lasswell, Lewin e Hovland fundaram os estudos conhecidos como mass communication research, que tratam dos efeitos e das funções dos meios de comunicação.

  • O erro está em viés crítico ?

  • O erro está em "acesso". A questão está falando que o público sofria influência por parte das pessoas que tinham acesso aos meios de comunicação, o que ao meu ver deixa a questão sem sentido. O público sofria influência daqueles que tinham o poder sobre os meios de comunicação e, na verdade, quem tinha acesso aos meios de comunicação era o próprio público.

  • Entendo que o erro esteja em falar que foram os Mass Comunication Research que fizeram a crítica sobre a influência dos meios nas pessoas. Os estudos que fizeram isso foram da Teoria Crítica (Escola de Frankfurt).

ID
3550024
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na produção de uma revista considera-se que:

I. as páginas editoriais devem apresentar uma diagramação diferente das páginas publicitárias.
II. os jornalistas devem também produzir os textos publicitários da publicação.
III. a identificação do anunciante deve ficar bastante clara para o leitor.
IV. é positivo que os anúncios se relacionem com certos conteúdos na mesma página.
V. a capa da revista deve ser isenta de publicidade.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas

ID
3578713
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O discurso publicitário é um dos instrumentos de controle social e, para realizar essa função, simula igualitarismo, remove da estrutura de superfície os indicadores de autoridade e poder, substituindo-os pela linguagem da sedução.


CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução.
São Paulo: Ática, 2007. p.17.

A partir do texto acima, pode-se afirmar que o discurso publicitário cumpre a sua finalidade nos três planos seguintes:

Alternativas

ID
3583729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à produção publicitária para rádio e imprensa, julgue o item que se segue.


O press-release, ou simplesmente release, é um texto informativo distribuído à imprensa por uma instituição para ser divulgado gratuitamente entre as notícias publicadas pelo veículo.

Alternativas
Comentários
  • Sim, mas é recomendado que o jornalista não reproduza o release por inteiro.


ID
3583735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à produção publicitária para rádio e imprensa, julgue o item que se segue.


A produção em rádio, na publicidade, é feita diretamente pelos veículos, pois praticamente não existem estúdios para a produção de rádio voltada à publicidade.

Alternativas

ID
3583825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à produção publicitária para rádio e imprensa, julgue o item que se segue.


O press-kit é um conjunto de fôlderes, cartazes, revistas e outros materiais enviados à imprensa com o objetivo de conseguir veiculação gratuita do produto anunciado, preferencialmente com a reprodução de algum dos materiais entregues.

Alternativas
Comentários
  • errada

    press kit, ou kit de imprensa, é um conjunto de materiais focados em apresentar uma empresa ou um serviço.

  • O press-kit é um conjunto de fôlderes, cartazes, revistas e outros materiais enviados à imprensa com o objetivo de conseguir veiculação gratuita do produto anunciado, preferencialmente com a reprodução de algum dos materiais entregues.

    ERRADO. O objetivo do press kit não é esse, e sim, dar apoio/subsídio ao trabalho dos jornalistas de imprensa que fizerem a cobertura do evento/coletiva na qual o press kit foi distribuído.


ID
3628753
Banca
FUNDATEC
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2016
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A boa prática publicitária é aquela que consegue mobilizar, persuadir e orientar um público determinado. Para que esses objetivos primordiais sejam atingidos no trabalho publicitário, Sant’Anna identifica algumas normas que devem orientar esse processo. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas normas apontadas pelo autor.


Alternativas

ID
3649819
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As publicidades institucional e comercial se diferem em vários aspectos que se estendem desde as suas características básicas às suas devidas funções. Considere, a seguir, as características da publicidade institucional ou comercial.
I. Tem o propósito de anunciar uma marca, um produto ou serviço para o público.
II. Está interessada em fazer um alerta para um tema social importante, trazer à tona uma discussão ética, promover medidas de prevenção de doenças, dentre outras questões relevantes.
III. Busca convencer o público a adotar uma determinada atitude ou a aderir a um grupo ou crença particular.
IV. Sua principal característica é deixar claro para sua audiência que o material se trata de um esforço promocional.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GAB A. Não concordei rs

    Acreditei ser a E

  • Oi, Ziul. A letra 'E' não poderia ser pelo "esforço promocional", característico do 'Comercial'. Errei achando que seria a 'C'. Pra mim, "convencer o público a adotar uma determinada atitude ou a aderir a um grupo ou crença particular" faz mais sentido em um posicionamento institucional. Mas... discutir com a Banca pra quê?!

  • Questão muito complicada uma vez que a publicidade comercial esta voltada para valorização da marca ou venda de produtos ou serviços. A definição do item III está de acordo com o conceito de propaganda, e não de publicidade comercial. A banca parece ter confundido os conceitos.

    Do dicionário:

    Propaganda

    1.  divulgação de uma ideia, crença, religião;

    2. Ação de exaltar as qualidades para um grande número de pessoas.

  • A "III" é comercial porque ao utilizar o termo "convencer" remete ao caráter persuasivo da comunicação mercadológica.


ID
3747232
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalismo, as relações públicas, a publicidade comercial e institucional são vetores que devem estar presentes na comunicação organizacional. Assinale a alternativa que NÃO contempla outros elementos norteadores da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • "Identificamos 11 grandes vetores que locomovem as situações de comunicação nas organizações:

    1 - Jornalismo

    2 - Relações Públicas Governamentais

    3 - Relações Públicas empresariais

    4 - Publicidade comercial

    5 - Publicidade industrial

    6 - Identidade Visual

    7 - Marketing Cultural

    8- Editoração

    9 - Prospecção, seleção e tratamento

    10- Armazenamento e a Disseminação da informação

    11- Identidade Cultural"

    FONTE: Torquato. Comunicação nas Organizações.


ID
3747238
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A assessoria de comunicação social realiza suas atividades buscando aprimorar o fluxo de informações do assessorado com seus públicos. Sobre isso, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda compõem funções na assessoria de comunicação social.
( ) As atividades de comunicação são executadas pela assessoria, mas políticas e estratégias relacionadas à comunicação devem ser planejadas e concebidas apenas pelos gestores da organização assessorada.
( ) É função do jornalismo, como assessoria de imprensa, o controle e o arquivo de informações sobre o assessorado ou de seus concorrentes que veicularam na mídia.
( ) É função exclusiva do jornalismo realizar pesquisas para conhecer opiniões e comportamento dos públicos de interesse do assessorado.
( ) O papel do Relações Públicas é conceber, planejar e realizar programas de integração interna e externa.
( ) A função da publicidade e propaganda não tem relação com as campanhas promocionais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda compõem funções na assessoria de comunicação social.

    ( F) As atividades de comunicação são executadas pela assessoria, mas políticas e estratégias relacionadas à comunicação devem ser planejadas e concebidas apenas pelos gestores da organização assessorada.

    (V ) É função do jornalismo, como assessoria de imprensa, o controle e o arquivo de informações sobre o assessorado ou de seus concorrentes que veicularam na mídia.

    ( F) É função exclusiva do jornalismo realizar pesquisas para conhecer opiniões e comportamento dos públicos de interesse do assessorado.

    (V ) O papel do Relações Públicas é conceber, planejar e realizar programas de integração interna e externa.

    ( F) A função da publicidade e propaganda não tem relação com as campanhas promocionais.