SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2008 - ANP - Especialista em Regulação - Economia


ID
48856
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe as mudanças de colocação de pronomes propostas abaixo.

I - Só 46 delegados compareceram ao Parlamento, o que os tinha deixado em minoria. - o que tinha deixado-os
II - Um historiador acredita que o Brasil poderia ter se desintegrado em três diferentes países. - se poderia ter desintegrado
III - Antes da mudança da corte portuguesa, os conflitos regionais da colônia estavam se aprofundando. - se estavam aprofundando
IV- As colônias no Brasil estariam perdidas para Portugal, pois os ingleses queriam ocupá-las. - os ingleses as queriam ocupar

Tais mudanças são possíveis APENAS em

Alternativas
Comentários
  • colocação pronominal.1.verbo auxiliar + infinitivo antes da locução verbal entre os dois verbos depois da locução verbal2. verbo auxiliar + gerúndio antes da locução verbal entre os dois verbos depois da locução verbal3. verbo auxiliar + particípio antes da locução verbal entre os dois verbos
  • colocação pronominal.1.verbo auxiliar + infinitivoantes da locução verbalentre os dois verbosdepois da locução verbal2. verbo auxiliar + gerúndioantes da locução verbaldepois da locução verbal3. verbo auxiliar + particípioantes da locução verbalentre os dois verbos
  • (I) o que os tinha deixado em minoria. Pronome relativo é atrativo e fator de próclise. Portanto, a ênclise não é permitida.
    (II) poderia ter se desintegrado em três diferentes países. A locução verbal na forma de verbo de ligação + infinitivo admite-se a seguintes construções:

    1. Próclise ao verbo auxiliar
    2. Ênclise ao verbo auxiliar 
    3. Ênclise ao verbo principal - infinitivo
    (III) os conflitos regionais da colônia estavam se aprofundando. A locução verbal na forma de verbo de ligação + gerúndio admite-se a seguintes construções:

    1. Próclise ao verbo auxiliar
    2. Ênclise ao verbo auxiliar 
    3. Ênclise ao verbo principal - gerúndi
    (IV) pois os ingleses queriam ocupá-las.  A locução verbal na forma de verbo de ligação + infinitivo admite-se a seguintes construções:
    1. Próclise ao verbo auxiliar
    2. Ênclise ao verbo auxiliar 
    3. Ênclise ao verbo principal - infinitivo
    Portanto, a única alteração que não é cabível é a da alternativa I. Letra E gabarito da questão.
  • Gab. E) II, III e IV

  • Gabarito:E

    #concurseirosFORÇA

  • q inferno essa matéria, q inferno...

  • que conteúdo horrível

ID
48859
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe as sentenças abaixo, retiradas de uma reclamação, feita por uma secretária, sobre um móvel enviado com defeitos. Qual delas não tem erro de paralelismo?

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia explicar a questãom achei q a letra A fosse a errada.
  • Também achei que a resposta fosse a A. alguem explica??
  • Recomendamos a V.S. retirar o móvel inadequado e que envie outro, de melhor qualidade, para substituí-lo.Primeira parte do período, até "que", é uma oração reduzida de infinitivo. Se mudássemos para uma oração subordinada ficaria assim: Recomendamos a V.S. que retire o móvel inadequado.... combinando com o restante do período, característica do paralelismo. Mas só podemos chegar a esta conclusão se conseguimos enxergar a oração reduzida.
  • CUIDADO POIS A QUESTÃO ESTÁ PEDINDO A QUE NÃO TEM ERRO DE PARALELISMO E NÃO A QUE TEM!
  • Não entendi pq a C não está correta. Mas tb concordo com o gabarito, apesar de ter marcado a C.
  • Me corrijam se eu estiver errado:A)O produto logo no início mostrou má-qualidade no acabamento e que ESTAVA COM as gavetas emperradas.B) O novo móvel deve estar dentro dos critérios previamente combinados, e SER enviado o mais rapidamente possível.C)Além disso, o manual de instalação tem mais de 150 páginas e APRESENTA pouca clareza.Neste caso confunde-se muito o caso de paralelismo semântico. Como a frase abaixo:"Ela possui lindos cabelos loiros, um corpo fantástico e muita simpatia."Esta frase está correta? Não! veja a correção:Ela possui lindos cabelos loiros, um corpo fantástico e é muito simpática.Isto porque não se "possui" muita simpatia. Neste caso se É muito simpática. Assim como na letra C. Não se "tem" pouca clareza, ou se "É pouco claro" ou "Apresenta pouca clareza.D) CorretaE) Recomendamos a V.S. QUE RETIRE o móvel inadequado e que envie outro, de melhor qualidade, para substituí-lo.Espero ter ajudado.
  • A princípio achei que a letra C estava correta, mas pesquisando sobre o assunto, localizei no manual de redação da Presidência da República o item 9.2.1.3. Erros de Paralelismo - o qual traz um exemplo bem similar à alternativa apresentada.

    ...

    Errado: O projeto tem mais de cem páginas e muita complexidade.

    Aqui repete-se a equivalência gramatical indevida: estão em coordenação, no mesmo nível sintático, o número de páginas do projeto (um dado objetivo, quantificável) e uma avaliação sobre ele (subjetiva). Pode-se reescrever a frase de duas formas: ou faz-se nova oração com o acréscimo do verbo ser, rompendo, assim, o desajeitado paralelo:

    Certo: O projeto tem mais de cem páginas e é muito complexo.

    Ou se dá forma paralela harmoniosa transformando a primeira oração também em uma avaliação subjetiva:

    Certo: O projeto é muito extenso e complexo.

     

  • Qual o paralelismo na D?


ID
48883
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Para executar tarefas comuns, que não exijam privilégios de administrador, é uma boa prática de segurança não utilizar um usuário que possua tais privilégios, uma vez que

Alternativas
Comentários
  • a) cavalos de tróia só atacam máquinas autenticadas com administrador do sistema. ERRADO - Podem atacar qualquer máquina,não importando o usuário. b) um código malicioso pode ganhar os privilégios do usuário autenticado. CERTO - Pode sim. c) programas antivírus só podem ser atualizados por usuários sem privilégios de administrador. ERRADO - Tanto os administradores como os usuários podem atualizar programas anti-virus. d) usuários sem privilégio de administrador são imunes a código malicioso. ERRADO - Ninguém é imune a códigos maliciosos. e) usuários sem privilégios de administrador, apenas, possuem permissão para executar o navegador html. ERRADO - Nem sempre.
  • Tentar ganhar os privilégios do usuário autenticado é um dos primeiros passos de um código malicioso. Se este for administrador do sistema, os danos serão bem maiores. Por isso a restrição de privilégios é importante.

ID
48886
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considerando-se backups completos e incrementais, julgue as afirmações a seguir.

I - A realização de backups (completos ou incrementais) objetiva minimizar a probabilidade de perda de dados, enquanto a realização de restauração visa a recuperar dados previamente armazenados.

II - O procedimento de geração de backups incrementais compara a data da última escrita de um arquivo com a data de realização do último backup para decidir se deve copiar o arquivo.

III - A restauração de arquivos gravados em backups incrementais é mais trabalhosa do que a restauração de um arquivo em um backup completo.

É(São) verdadeira(s) a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta seria a C pois o item II está errado, O que é observado é o atributo ARQUIVO para decidir se a copia deve ser feita no backup incremental e não comparação de datas. Comparação de datas quem faz é o Backup Diário. Pois se eu tivesse feito uma alteração em um arquivo as 9:00 de hoje e ao meio dia tivesse feito um backup Diferencial e em seguida fizesse um backup Incremental esse arquivo seria copiado em ambos os backups derrubando assim o texto onde diz: ...com a data de realização do último backup para decidir se deve copiar o arquivo.
  • BACKUP:O utilitário Backup ajuda a proteger os dados de perdas acidentais se ocorrerem falhas de hardware ou de mídia de armazenamento no sistema. A mídia de armazenamento de backup pode ser uma unidade lógica, como um disco rígido, um dispositivo de armazenamento separado, como um disco removível, ou uma biblioteca inteira de discos ou fitas organizados e controlados por alterador robótico. Se os dados originais do disco rígido forem apagados ou substituídos acidentalmente ou se ficarem inacessíveis devido a um defeito do disco rígido, você poderá restaurar facilmente os dados usando a cópia arquivada. TIPOS DE BACKUPS:* Backups completos* Backups incrementais* Backups diferenciais BACKUP COMPLETO:Este tipo consiste no backup de todos os arquivos para a mídia de backup. Se os dados que estão sendo copiados nunca mudam, cada backup completo será igual aos outros. Esta similaridade ocorre devido o fato que um backup completo não verifica se o arquivo foi alterado desde o último backup; copia tudo indiscriminadamente para a mídia de backup, tendo modificações ou não. Esta é a razão pela qual os backups completos não são feitos o tempo todo.BACKUPS INCREMENTAIS:os backups incrementais primeiro verificam se o horário de alteração de um arquivo é mais recente que o horário de seu último backup. Se não for, o arquivo não foi modificado desde o último backup e pode ser ignorado desta vez. Por outro lado, se a data de modificação é mais recente que a data do último backup, o arquivo foi modificado e deve ter seu backup feito. Os backups incrementais são usados em conjunto com um backup completo frequente (ex.: um backup completo semanal, com incrementais diários).BACKUPS DIFERENCIAIS:São acumulativos, em outras palavras, no caso de um backup diferencial, uma vez que um arquivo foi modificado, este continua a ser incluso em todos os backups diferenciais (até o próximo backup completo).Fonte:http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20070427.php
  • Letra E)

    TIPOS DE BACKUP:

    NORMAL: Um backup normal (ou total) copia todos os arquivos selecionados e marca cada um deles como já tendo um backup (em outras palavras, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Normalmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    INCREMENTAL: Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos dos quais foram feitos backup são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto é desmarcado). Se você usar uma combinação de backup normal e backup incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backup incrementais para restaurar.

    DIFERENCIAL: Um backup diferencial copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Os arquivos que já têm um backup não são marcados dessa forma (ou seja, o atributo de arquivo morto não é desmarcado). Se você executar uma combinação de backup normal e backup diferencial, a restauração dos dados exigirá os arquivos ou as fitas do último backup normal e do último backup diferencial.

    CÓPIA: Uma cópia auxiliar (ou secundária) é uma cópia dos dados de backup. Os dados copiados são uma imagem fiel da cópia de backup primária e podem ser usados como uma cópia de backup de modo de espera ativo se os servidores, os dispositivos e a mídia de backup primário forem perdidos ou destruídos. As cópias primária e secundária usam mídias diferentes e, muitas vezes, bibliotecas de backup diferentes.

    DIÁRIO: Backup que copia todos os arquivos selecionados que forem alterados no dia de execução do backup diário. Os arquivos que sofreram backup não são marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado).

  • A principio, concordei com o Marcelo. Porém, o texto postado pela Meg eh bem esclaredor. No entanto, ainda pergunto: se eh o atributo de arquivamento q decide se o arquivo deve ser backupeado ou não, qual a necessidade de se comparar datas de alteração com a de backup?
    Com relação à III, ha uma exceção: se eu realizo um backup incremental todos os dias da semana e sei q, exatamente na sexta, um arquivo, criado na Quinta, foi excluido por acidente, eu posso usar apenas o backup incremental de Quinta, não sendo necessario usar o backup total + incremental. Usando apenas o bck incremental, está será bem menos trabalhosa q o completo. Alguem concorda?
  • Assistam o vídeo para uma resposta básica sem se aprofundar nas questões sobre atributos:
    http://www.youtube.com/watch?v=QAhpTILAiLo&feature=relmfu

    Roger,
    Penso que o item 3 trata da regra geral. Além disso, o elaborador da questão toma o cuidado de colocar "arquivos... incrementais" no plural e "arquivo... completo" no singular.
    Quanto ao item III, só não concordo com o argumento do marcelo porque levo em consideração que os backups diferenciais foram deixados de fora da questão. Estamos falando de um mundo fechado em completos e incrementais. No entanto, concordo com o Roger que é mesmo o atributo que faz a diferença neste caso, embora possamos pensar que, em sentido amplo, isto não deixa de ser uma comparação de tempo. Acho válida a divergência e recomendaria recurso se fosse o caso.

    Abs.
    Ricardo

ID
48889
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os links simbólicos do sistema Linux e os atalhos do sistema Windows podem ser utilizados para

Alternativas
Comentários
  • Links simbólicos são pequenos arquivos que apontam para um outro arquivo no sistema de arquivos. Um link simbólico pode apontar para um arquivo em qualquer lugar, seja no próprio sistema de arquivos onde ele está localizado, seja em outro sistema de arquivos e, até mesmo em sistemas de arquivos remotos, como NFS, por exemplo. Podem tembém apontar para diretórios. Por ser um arquivo, um link simbólico ocupa espaço – pouco, é verdade – no sistema de arquivos.
    Você pode ver se um arquivo é na verdade um link simbólico, dando um ls -l no diretório onde ele se encontra. Os links simbólicos contém um l ? esquerda da lista de permissões e não contém permissões na verdade. As permissões do arquivo real são usadas. Se o arquivo real for apagado o link simbólico vira um “link morto” (dead link), ou seja, um link que aponta para um local que não existe.
    O comando para a criação de um link simbólico é 
    [root@host] # ln -s /caminho/arquivo/real link

ID
48892
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir a respeito das entidades da administração federal indireta.

I - Empresas públicas e sociedades de economia mista só podem ser criadas por lei específica.
II - As fundações públicas terão suas áreas de atuação definidas por meio de lei ordinária.
III - A participação acionária de uma sociedade de economia mista em um grupo empresarial privado depende de autorização legislativa.
IV- Aos empregados das sociedades de economia mista da União não são aplicáveis as mesmas vedações sobre acumulação de cargos, empregos e funções, que atingem os servidores das autarquias.

É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Di Pietro"A exigência de criação por lei consta do artigo 5º., II e III, do Decreto-lei nº. 200; com relação às sociedades de economia mista, foi repetida no artigo 236 da Lei das S.A. (Lei nº. 6.404, de 15-12-76); e o artigo 37, XIX, da Constituição exige lei específica para a criação de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação. Além disso, o inciso XX do mesmo dispositivo constitucional exige autorização legislativa, em cada caso, para a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como para a participação de qualquer delas em empresa privada.A Emenda Constitucional nº. 19 corrigiu uma falha do artigo 37, XIX, da Constituição, que exigia lei específica para a criação de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação. O dispositivo era criticado porque, em se tratando de entidades de direito privado, como a sociedade de economia mista, a empresa pública e a fundação, a lei não cria a entidade, tal como o faz com a autarquia, mas apenas autoriza a criação, que se processa por atos constitutivos do Poder Executivo e transcrição no Registro Público. Com a nova redação, a distinção foi feita, estabelecendo o referido dispositivo que “somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação”."
  • As empresas publicas ou mistas devem ter a sua criação autorizadas por lei, e somente após o registro na junta comercial é que existirão as referidas empresas... A questão deve ser anulada, pois não há alternativa possível a ser assinalada....
  • Essa Questão deve ser ANULADA!!!As empresas públicas e sociedades de economia mista são AUTORIZADAS por lei. Somente as AUTARQUIAS são criadas por lei...Assim, a resposta não pode ser a B e nem nenhuma outra alternativa.
  • Minha opinião gabarito letra D. Apenas II e III corretas. I incorreta pois a lei somente autoriza e não cria e as mesmas não só podem ser autorizadas por lei específica como pode ocorrer de serem autorizadas dentro de uma lei complementar que trata de outros assuntos, porém correlatos. IV incorreta pois aos empregados são aplicáveis as mesmas regras sobre acumulação de cargos uma vez que a CF/88 não faz a distinção entre servidores e empregados quando trata de acumulação de cargos. A norma é para servidores, porém se aplica aos empregados por analogia. É impraticável acumulação de cargos em mesmo horário de trabalho.
  • Embora também ache que a questão não tem alternativa correta, discordo do colega Héliio ao afirmar que o item II esteja correto. Está expresso na CF que cabe a LEI COMPLEMENTAR definir as áres de atuação das fundações.

    Art. 37 XIX - somente por lei específica poderá ser criada AUTARQUIA e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo a LEI COMPLEMENTAR neste último caso (FUNDAÇÂO), definir as áreas de sua atuação

  • Gabarito absolutamente correto!

    O que a questão fez foi colocar um conceito de criação mais abrangente.
    Só há duas formas de criação de entidade da administração indireta, vejamos:

    A criação das entidades de direito público que ocorrerá mediante lei
    E a criação das entidades de direito privado que se dará com o registro público dos atos constitutivos

    Devemos interpretar o item no sentido de que a criação sempre dependerá de uma lei, ou seja, independentemente de ser criada ou ter a sua criação autorizada, uma coisa sempre será certa: Essas formas de criação ou autorização SEMPRE SE DARÁ POR LEI ESPECÍFICA. E é isso que o item diz.

    Portanto, gabarito letra B!

    ;)
  • I - falso : a EP e SEM não são criadas por ele, são AUTORIZADAS ...


    II-falso : não são definidas por lei ordinaria , são definidas por lei complementar...

    III- correto

    IV-falso : "regime hibrido"  é um regime juridico privado com algumas peculiaridades  ex : concurso público , licitação , concurso de cargos etc..
  • Por eleminação eu fiquei com apenas a opção III e a duvida na I.  Também acho que existe uma diferença entre ser criadas atraves de lei e se autorizada por lei, mas prefiro ignorar os meus conhecimentos e focar no que a banca considera como correto.

    Geralmente, nesse tipo de questão, saber demais acaba sendo um empecilho.


    XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;

    XX - depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada;  

  • A questão foi anulada sim. Só que o site aqui ainda não marcou como questão anulada.

ID
48898
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Tendo como referência o Código de Ética, aprovado pelo Decreto no 1.171, de 22 de junho de 1994, incluídas suas alterações posteriores, bem como as disposições pertinentes da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, consolidada com as suas várias alterações posteriores, analise as afirmações a seguir.

I - O referido código só é aplicável aos servidores efetivos, não vinculando os servidores temporários.

II - A comissão de ética tem como atribuição fornecer dados, para utilização nos processos de progressão funcional dos servidores.

III - A formação de uma comissão de ética específica, no âmbito dos diversos órgãos federais, é compulsória.

IV- A comissão de ética pode aplicar a pena de suspensão, prevista na Lei no 8.112, de 1990, considerada sua alteração no referido Decreto.

É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO IIDAS COMISSÕES DE ÉTICA XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm
  • I - ERRADA!!XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-sepor servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ouexcepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e associedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça ointeresse do Estado.II - CORRETA!!XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.III - CORRETA!! Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.IV - ERRADA!!XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.
  • I - O referido código só é aplicável aos servidores efetivos, não vinculando os servidores temporários. (ERRADO - VINCULA AOS SERVIDORES PERMANENTES + TEMPORARIOS + EXCEPTICIONAIS)

    II - A comissão de ética tem como atribuição fornecer dados, para utilização nos processos de progressão funcional dos servidores. 

    III - A formação de uma comissão de ética específica, no âmbito dos diversos órgãos federais, é compulsória.


    IV- A comissão de ética pode aplicar a pena de suspensão, prevista na Lei no 8.112, de 1990, considerada sua alteração no referido Decreto. (ERRADO - SANÇÃO DE "CENSURA")



    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.



ID
48901
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos atos administrativos, são feitas as afirmações abaixo.

I - Os atos de caráter normativo poderão ser delegados, de acordo com a conveniência do dirigente do órgão.

II - Os atos decisórios de órgãos colegiados deverão constar de ata ou termo escrito, sendo permitido efetuar sua reprodução mecânica, desde que não sejam prejudicados direitos dos interessados.

III - No caso de decisão sobre concursos públicos, tais atos poderão ser motivados, com indicação dos fatos e fundamentos jurídicos.

IV- Contra decisões administrativas cabe recurso, que deve ser dirigido inicialmente à autoridade prolatora do ato.

Estão corretas APENAS as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • A base legal das respostas está na Lei 9.784/99 (Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal).Afirmativas:-> I: falsa, de acordo com o art. 13,I;-> II: correta, de acordo com o art. 50, §§ 2ºe 3º;-> III: falsa, de acordo com o art. 50, III e-> IV: correta, de acordo com o art. 56, § 1º.
  • I - ERRADO. Os atos normativos não podem ser delegados por expressa disposição legal, conforme o art. 13 da Lei 9.784:" Art. 13. Não podem ser objeto de delegação: I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade."


    II - CERTA. É o que afirma o art. 50, §§ 2 e 3, da Lei 9.784:"§ 2o Na solução de vários assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecânico que reproduza os fundamentos das decisões, desde que não prejudique direito ou garantia dos interessados.§ 3o A motivação das decisões de órgãos colegiados e comissões ou de decisões orais constará da respectiva ata ou de termo escrito.

     

    III - ERRADAO erro da assertiva está no uso da palavra "poderá", enquanto que é dever a motivação de tal ato administrativo. Veja o que afirma o art. 50, III, da Lei 9.784:" Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando: III - decidam processos administrativos de concurso ou seleção pública"


    IV - CERTA. É o que afirma o art. 56 da Lei 9.784:"Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.§ 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior."

  • III - No caso de decisão sobre concursos públicos, tais atos poderão ser motivados, com indicação dos fatos e fundamentos jurídicos. (ERRADO)

    Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

    lei 9784 Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:

    - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses;

    II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções;

    III - decidam processos administrativos de concurso ou seleção pública;

    IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatório;

    - decidam recursos administrativos;

    VI - decorram de reexame de ofício;

    VII - deixem de aplicar jurisprudência firmada sobre a questão ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatórios oficiais;

    VIII - importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo.

    § 1o A motivação deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato.

    § 2o Na solução de vários assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecânico que reproduza os fundamentos das decisões, desde que não prejudique direito ou garantia dos interessados.

    § 3o A motivação das decisões de órgãos colegiados e comissões ou de decisões orais constará da respectiva ata ou de termo escrito.


ID
48904
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quando admitida a participação de consórcios nas licitações para outorga dos contratos de concessão para a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e de gás natural, o edital de licitação deverá

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.987/95

    ...

    Art. 19. Quando permitida, na licitação, a participação de empresas em consórcio, observar-se-ão as seguintes normas:

    ...

    IV - impedimento de participação de empresas consorciadas na mesma licitação, por intermédio de mais de um consórcio ou isoladamente.

     

  • Pra quem ficou na dúvida do erro do item E: a obrigatoriedade de constituição ou registro de consórcio é do licitante vencedor, e não para poder participar da licitação.

    L8987/95

    Art. 19 - § 1o O licitante vencedor fica obrigado a promover, antes da celebração do contrato, a constituição e registro do consórcio, nos termos do compromisso referido no inciso I deste artigo.

    Bons estudos!

  • Cuidado para não confundir:

    O licitante vencedor fica obrigado a promover, antes da celebração do contrato, a constituição e registro do consórcio.

    É facultado ao poder concedente, desde que previsto no edital, determinar que o licitante vencedor, no caso de consórcio, se constitua em empresa antes da celebração do contrato.


ID
48907
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as características do regime jurídico a que se sujeita a Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS, trata-se esta de uma

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B. Petróleo Brasileiro S/A ou simplesmente Petrobras é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União). É, portanto, uma empresa estatal de economia mista.

    Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

    § 1º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    I - sua função social e formas de fiscalização pelo Estado e pela sociedade; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - licitação e contratação de obras, serviços, compras e alienações, observados os princípios da administração pública; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    IV - a constituição e o funcionamento dos conselhos de administração e fiscal, com a participação de acionistas minoritários; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    V - os mandatos, a avaliação de desempenho e a responsabilidade dos administradores.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 2º - As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.


ID
48910
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação a empresas públicas e sociedades de economia mista, considere as afirmativas a seguir.

I - Integram a administração pública indireta.
II - Podem se destinar à exploração de atividade econômica.
III - Sua instituição depende de previsão legal que autorize sua criação.
IV - A criação de suas subsidiárias independe de autorização legislativa.
V - Estão obrigadas a realizar prévio procedimento licitatório para contratação de obras e serviços ou aquisição de bens.

Estão corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - correta
    II -
    correta
    III - correta
    V - correta


    IV - incorreta: A criação de suas subsidiárias independe depende de autorização legislativa

    CR/88:
    art. 37 -
    "XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;
    XX - depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada;"
  • Esta questão pretendia confundir o canditado no ponto sobre independe de autorização legislativa a criação de subsidiárias das empresas públicas e sociedades de economia mista. Tudo por conta do entendimento jurisprudencial no sentido de que é dispensada NOVA LEI para criar as subsidiárias se tal previsão já estiver contemplada na lei autorizou a criação da pessoa jurídica principal.
    Abçs
  • Questão desatualizada. Não é mais obrigatória lei especifica para criação de susidiadiria se a Lei instituidora da Matriz prever essa situação.

  • ROBERTO OLIVEIRA, atualmente a PEC 150/19 está  Aguardando Parecer do Relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

    Identificação da Proposição

    Autor : Leonidas Cristino PDT

    Apresentação

    25/09/2019

    Ementa

    Altera o inciso XIX do artigo 37 da Constituição Federal, para estabelecer a obrigatoriedade de lei específica para empresa estatal criar subsidiária e participar de empresa privada.

    Pelo que entendi, já que a PEC não foi aprovada é necessária a autorização legislativa conforme C.F 88 que diz:

    artigo 37 XX - depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada;

    FONTE: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2222021

  • O que seria subsidiárias de entidades? Um exemplo prático? Grato!


ID
48913
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Nos termos da Constituição Federal vigente, pode-se afirmar que compete exclusivamente ao Congresso Nacional:

I - resolver definitivamente sobre tratados que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;
II - apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão;
III - processar e julgar os Ministros de Estado nos crimes de responsabilidade;
IV - autorizar referendo e convocar plebiscito.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • III - Incorreta.Art. 102, CF. Compete ao Supremo Tribunal Federal... I - processar e julgar, originariamente: c) nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado...
  • Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:*I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País, quando a ausência exceder a quinze dias;IV - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas;V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;VI - mudar temporariamente sua sede;VII - fixar idêntico subsídio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; VIII - fixar os subsídios do Presidente e do Vice-Presidente da República e dos Ministros de Estado, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I;IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta;XI - zelar pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes;*XII - apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão;XIII - escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União;XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares;*XV - autorizar referendo e convocar plebiscito;XVI - autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de (...)
  • Apenas resumindo...Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;XII - apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão;XV - autorizar referendo e convocar plebiscito;
  • lembrem-se do macete para diferenciar competência exclusiva (art 49) do CN da competência com sanção presidencial (art 48):na competencia exclusiva ( art. 49) os verbos estão no infinitivo... Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais...II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra...III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País...IV - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar...V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar...ETC.já na competência do CN com sanção presidencial (art 48) os verbos serão verbos substantivados... ou muitas vezes não haverá verbos...Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República...I - sistema tributário, arrecadação...III - fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas...IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento;V - limites do território nacional...VI - incorporação, subdivisão ou desmembramento de áreas de Territórios ou Estados....
  • Competencia Exclusiva do Congresso Nacional, estão disposta no Artigo 49 do Congresso Nacional. Os verbos nesse artigo estão no infinitivo: (resolver,apreciar,autorizar)

     

  • A questão deveria ser anulada. 

    A opção I é incorreta. Não é qualquer tratado que deve ser resolvido pelo Congresso Nacional, e sim tratado INTERNACIONAL que acarrete encargo ou compromisso gravoso ao patrimônio nacional.

    A resposta, portanto, deveria ser a alternativa C.
  • O item III está errado porque processar e julgar os Ministros de Estado nos crimes de responsabilidade é competencia do STF (art.102, CF), mas quando estes praticam crimes de responsabilidade de maneira CONEXA aos crimes de responsabilidade cometidos pelo Presidente e o Vice ai quem julga é o Senado(art. 52, I, CF).
  • Para efeito de Complemento e Revisão: referente ao item IV ( cito trecho de aula do professor Vitor Cruz do ponto)

    Quando mexer com a população chama o Congresso! Percebam Que o referendo é autorizado, e o plebiscito é convocado. Porquê?
    Plebiscito - É a consulta popular anteriormente à feitura de algum ato. Então convoca-se o plebiscito para que o povo manifeste a sua opnião.
    Referendo - É a consulta Popular posteriormente à feitura do Ato. 
    Assim, o congresso autoriza que se consulte a população para referendar, ratificar, o ato.
  • I - resolver definitivamente sobre tratados que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;

    Correta. Visto que o art. 49, inciso I, da CRFB/88 confere exclusivamente ao Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.

    PARA ALÉM DA QUESTÃO:

    Esse tema tem grande importância para o direito internacional, pois versa sobre os tratados feitos entre Estados, e pode levar a uma certa confusão nas questões com o que dispõe o Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: VIII - celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

    Importante considerar que a Tramitação dos Atos Internacionais são compostos por FASEEES, no Brasil quem tem a competência para ratificar os Tratados é o Presidente da República que deve ser ANTECEDIDA pela apreciação do Tratado pelo Congresso Nacional.

    EM SUMA:

    Primeira fase:

    Formalidade, de direito interno, que precede à ratificação dos tratados Apreciação do tratado pelo Congresso Nacional Fundamento legal: CF, art. 49, inciso I Compete exclusivamente ao Congresso Nacional: a) resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional

    Segunda fase:

    Ratificação que se perfaz pela expressão de consentimento: Conceito: “Ato unilateral com que o sujeito de direito internacional, signatário de um tratado, exprime definitivamente, no plano internacional, sua vontade de obrigar-se.” (Rezek)

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: VIII - celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

  • II - apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão;

    Correto. De acordo com o art. 49, inciso XII, da CRFB/88

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    XII - apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão;

     

    III - processar e julgar os Ministros de Estado nos crimes de responsabilidade;

    Incorreta. Competência do Senado Federal.

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles;   

     

    IV - autorizar referendo e convocar plebiscito.

    Correta. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: XV - autorizar referendo e convocar plebiscito;

     

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo referente à Organização Político-Administrativa do Estado.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois dispõe o inciso I, do artigo 49, da Constituição Federal:

    "Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;".

    Item II) Este item está correto, pois dispõe o inciso XII, do artigo 49, da Constituição Federal:

    "Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    (...)

    XII - apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão;".

    Item III) Este item está incorreto, pois dispõem os incisos I, do artigo 52, e a alínea "c", do inciso I, do artigo 102, da Constituição Federal, o seguinte:

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles;

    (...)

    Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    I - processar e julgar, originariamente:

    (...)

    c) nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática de caráter permanente;".

    Item IV) Este item está correto, pois dispõe o inciso XV, do artigo 49, da Constituição Federal:

    "Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    XV - autorizar referendo e convocar plebiscito;".

    Gabarito: letra "d".


ID
48916
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

NÃO se trata de procedimento cujo julgamento compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a(o)

Alternativas
Comentários
  • Art. 105, CF. Compete ao SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA: I - processar e julgar, originariamente: b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de MINISTRO DE ESTADO, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal;
  • Isso faz parte da competência do STJ
  • Art. 102 – Compete ao STF, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:I – processar e julgar, originariamente:a)a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal;g)a extradição solicitada por Estado estrangeiro;r) as ações contra o Conselho Nacional de Justiça e contra o Conselho Nacional do Ministério Público;
  • STJ PROCESSAR E JULGAR ORIGINARIAMENTE:

     

    ===> OS MANDADOS DE SEGURANÇA E OS HABEAS DATA CONTRA ATO DE:

    - MINISTRO DE ESTADO

    - MINISTRO DO STJ

    - COMANDANTE DA MARINHADO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA

     

    ===> OS HABEAS CORPUS QUANDO O COATOR OU PACIENTE FOR:

    - GOVERNADOS DOS ESTADOS E DO DF

    - DESEMBARGADORES DO TJ E DO DF

    - MEMBROS DO TCE E DO DF

    - MEMBROS DO TRF

    - MEMBROS DO TRE

    - MEMBROS DO TRT

    - MEMBROS DOS CONSELHORES OU TRIBUNAIS DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS

    - MEMBROS DO MPU QUE OFICIEM PERANTE TRIBUNAIS

     

    ===> OS HABEAS CORPUS QUANDO O COATOR FOR:

    - MINISTRO DE ESTADO

    - COMANDANTE DA MARINHA, DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA

     

     

    STJ JULGAR EM RECURSO ORDINÁRIO

    ===>OS HABEAS CORPUS DECIDIDOS EM ÚNICA OU ÚLTIMA INSTÂNCIA PELOS, QUANDO A DECISÃO FOR DENEGATÓRIA PELOS:

    - TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS

    - TRIBUNAIS DOS ESTADOS, DO DF E TERRITÓRIOS

     

    ===> OS MANDADOS DE SEGURANÇA DECIDIDOS EM ÚNICA OU ÚLTIMA INSTÂNCIA PELOS, QUANDO A DECISÃO FOR DENEGATÓRIA PELOS:

    - TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS

    - TRIBUNAIS DOS ESTADOS, DO DF E TERRITÓRIOS

  • GABARITO: D

    a) ERRADO: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: r) as ações contra o Conselho Nacional de Justiça e contra o Conselho Nacional do Ministério Público;

    b) ERRADO: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal;

    c) ERRADO: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal;

    d) CERTO: Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça: I - processar e julgar, originariamente: b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal; 

    e) ERRADO: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: g) a extradição solicitada por Estado estrangeiro;

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA, sendo esta a alternativa que não se trate de procedimento cujo julgamento seja competência originária do Supremo Tribunal Federal. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 102, CF. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    I - processar e julgar, originariamente:

    r) as ações contra o Conselho Nacional de Justiça e contra o Conselho Nacional do Ministério Público.

    B. ERRADO.

    Art. 102, CF. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    I - processar e julgar, originariamente:

    a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.

    Ação direita de inconstitucionalidade = Lei ou ato normativo Federal ou Estadual.

    Ação declaratória de constitucionalidade = Lei ou ato normativo Federal.

    C. ERRADO.

    Art. 102, CF. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    I - processar e julgar, originariamente:

    a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.

    Ação direita de inconstitucionalidade = Lei ou ato normativo Federal ou Estadual.

    Ação declaratória de constitucionalidade = Lei ou ato normativo Federal.

    D. CERTO.

    Art. 105, CF. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:

    I - processar e julgar, originariamente:

    b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal.

    E. ERRADO.

    Art. 102, CF. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    I - processar e julgar, originariamente:

    g) a extradição solicitada por Estado estrangeiro.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
48919
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre as matérias cuja competência para legislar é concorrente da União, Estados e Distrito Federal, foram feitas as afirmativas a seguir.

I - No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.
II - A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.
III - Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena.
IV - A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, naquilo que lhe for contraditório.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Art. 24 § 1º - No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.§ 2º - A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.§ 3º - Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.§ 4º - A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário. (CF/88)
  • I - No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    § 1º No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.


     

    II - A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    § 2º A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.

     

    III - Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena.

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    § 3º Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.

     

    IV - A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, naquilo que lhe for contraditório.

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    § 4º A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário.

  • -          A competência comum é diretamente uma competência administrativa. Já a competência concorrente é uma competência para legislar;

     

    -          A competência comum é atribuída a todos os entes (União, Estados, DF e Municípios), sem exceção.

    -          Quando a competência é comum, não há a expressão "legislar". Se aparecer competência comum e legislar, o item está errado.

    -          A competência concorrente é atribuída a mais de um ente federativo (caso contrário seria privativa ou exclusiva), mas não a todos (não há previsão de competência concorrente para o Município).

    -          No âmbito da competência concorrente, conforme o caput do artigo 24, não há Municípios. Portanto, a expressão "concorrente" e "Municípios" se excluem.

     

    -         Os Municípios têm competência para suplementar a legislação federal e a estadual “no que couber”, ou seja, este dispositivo autoriza que os municípios tratem dessas matérias de competência concorrente, desde que tenham algum aspecto de interesse local. O que os municípios não podem fazer é, ao tratar dessas matérias, desrespeitar o conteúdo da lei federal e da lei estadual. 

     

    -          Quando a Constituição dispõe no art. 30, inciso II, que compete aos municípios suplementar a legislação federal e a estadual no que couber, esta competência  pode ser exercida quando não se tratar de matéria de competência exclusiva ou privativa da União ou dos estados. Os municípios só podem suplementar a legislação federal e estadual quando for matéria de competência comum ou concorrente.

     

    -          Competência privativa (Art. 22) e concorrente (Art. 24) admitem a expressão "legislar".

     

    -          Quando a competência é exclusiva da União (Art. 21) ou comum (Art. 23) há competência administrativa, mas não há a expressão "legislar".

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo referente à Organização Político-Administrativa do Estado.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 1º, do artigo 24, da Constituição Federal, "no âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais."

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 24, da Constituição Federal, "a competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados."

    Item III) Este item está correto, pois, conforme o § 3º, do artigo 24, da Constituição Federal, "inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades."

    Item IV) Este item está correto, pois, conforme o § 4º, do artigo 24, da Constituição Federal, "a superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário."

    Gabarito: letra "e".


ID
48922
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre os procedimentos aplicáveis às reuniões da Diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, é INCORRETO afirmar que os(as)

Alternativas
Comentários
  • Na ausência de Diretor Geral na reunião dos diretores, o lugar dele deverá ser ocupado pelo Diretor Substituto que lhe reportará os tópicos relevantes posteriormente.
  • Lei 9478/97.
    ANXEO I - ESTRUTURA REGIMENTAL DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO
    Art. 7º. À diretoria da ANP, em regime colegiado, são atribuídas as responsabilidades de analisar, discutir e decidir, em instância administrativa final, sobre matérias de competência da autarquia, bem como sobre:
    §1º A Diretoria reunir-se-á com a presença de, pelo menos, 3 diretores, dentre eles o diretor-geral ou seu substituto legal (e não por qualquer dos diretores presentes) e deliberará com o mínimo de 3 votos convergentes.
  • LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997

    Art. 11. A ANP será dirigida, em regime de colegiado, por uma Diretoria composta de um Diretor-Geral e quatro Diretores.

    § 1º Integrará a estrutura organizacional da ANP um Procurador-Geral.

    § 2º Os membros da Diretoria serão nomeados pelo Presidente da República, após aprovação dos respectivos nomes pelo Senado Federal, nos termos da alínea f do inciso III do art. 52 da Constituição Federal.

    § 3° Os membros da Diretoria cumprirão mandatos de quatro anos, não coincidentes, permitida a recondução, observado o disposto no art. 75 desta Lei.

  • PORTARIA ANP Nº 69, DE 6.4.2011 - DOU 7.4.2011 - RETIFICADA DOU 20.8.2012

    Art. 7º A Diretoria Colegiada reunir-se-á, ordinariamente, nas datas por ela previamente estabelecidas ou, extraordinariamente, mediante convocação do Diretor-Geral (alternativa e - certa) ou de três Diretores, com a participação de pelo menos três Diretores, sendo um deles obrigatoriamente o Diretor-Geral ou o seu substituto. (alternativa c - certa)

    § 1º O Diretor-Geral presidirá as reuniões da Diretoria Colegiada e, nas suas ausências ou impedimentos eventuais, o seu substituto. (alternativa b - errada)

    § 2º As reuniões da Diretoria Colegiada serão registradas em atas próprias, seus atos decisórios aprovados na respectiva sessão e publicados no Diário Oficial da União, com vistas à sua publicidade e eficácia.

    § 3º Qualquer Diretor terá direito a pedido de vista de processo submetido à apreciação da Diretoria Colegiada.

    § 4º A matéria objeto do pedido de vista será incluída na reunião subseqüente, com preferência de apreciação, podendo o mesmo Diretor, por uma vez, requerer prorrogação por igual período.

    § 5º Em situações específicas, a Diretoria Colegiada poderá determinar, de forma fundamentada, prazo específico para o retorno de matéria à pauta.

    § 6º A Diretoria, atuando sempre em regime de colegiado, deliberará validamente sobre as matérias de sua competência mediante o voto convergente de, pelo menos, três de seus membros. (alternativa d - certa)

    Art. 8º Em caso de impossibilidade de comparecimento a determinada reunião, poderá o Diretor dela participar mediante o uso de meios eletrônicos capazes de permitir o debate, admitindo-se, em casos excepcionais, o encaminhamento prévio ao Diretor-Geral de voto escrito sobre matéria incluída na pauta (alternativa a - certa), devendo esse voto ser lido na respectiva sessão, mencionado na ata que dela for feita e incluído no processo físico correspondente.


ID
48925
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Acerca das sessões deliberativas da Diretoria da ANP destinadas a resolver conflitos entre agentes econômicos da indústria do petróleo, analise as afirmativas a seguir.

I - A decisão proferida pela Diretoria da ANP nas situações em que não há acordo entre as partes em conflito possui força terminativa.
II - Os interessados possuem o direito de obter a transcrição da gravação das sessões deliberativas da Diretoria da ANP.
III - A Diretoria da ANP utilizará os casos já mediados pela Agência como precedentes para novas decisões.
IV - As sessões deliberativas serão sempre públicas.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Portaria MME Nº 215, de 1/7/1998 (DOU 2.7.1998) Capítulo IX, Das Sessões Deliberativas, institui:
     
    Art. 33. Para os fins previstos no art. 20 da Lei n° 9.478, de 1997, a ANP, mediante conciliação e arbitramento, atuará de forma a:
     
    I - dirimir eventuais divergências entre os agentes econômicos e entre estes e usuários e consumidores;
    II - resolvger conflitos decorrentes das atividades de regulamentação, contratação e fiscalização no âmbito geral da Indústria do Petróleo e da Distribuição e Revenda de derivados de petróleo e álcool combustívgel;
    III - proferir decisão final, COM FORÇA TERMINATIVA, caso não haja acordo entre as partes em conflito;
    IV - utilizar os casos já mediados pela Agência como procedentes para novas decisões e como subsídio para a eventual regulamentação do conflito resolvido.
     
    Art. 34. As sessões deliberativas da Diretoria que se destinem a resolver conflitos entre agentes econômicos e entre estes e usuários e consumidores de bens e servgiços da Indústria do Petróleo SERÃO SEMPRE PÚBLICAS, permitida a sua gravação por meios eletrônicos e assegurado aos interessados o direito de OBTER TRANSCRIÇÕES das mesmas.

ID
48928
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A proibição que NÃO se aplica aos servidores em efetivo exercício nas Agências Reguladoras é:

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 10.871, de 20 de maio de 2004Art. 23. Além dos deveres e das proibições previstos na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, aplicam-se aos servidores em efetivo exercício nas Agências Reguladoras referidas no Anexo I desta Lei: I - o dever de manter sigilo sobre as operações ativas e passivas e serviços prestados pelas instituições reguladas de que tiverem conhecimento em razão do cargo ou da função, conforme regulamentação de cada Agência Reguladora; II - as seguintes proibições: a) prestar serviços, ainda que eventuais, a empresa cuja atividade seja controlada ou fiscalizada pela entidade, salvo os casos de designação específica; b) firmar ou manter contrato com instituição regulada, bem como com instituições autorizadas a funcionar pela entidade, em condições mais vantajosas que as usualmente ofertadas aos demais clientes; c) exercer outra atividade profissional, inclusive gestão operacional de empresa, ou direção político-partidária, excetuados os casos admitidos em lei; d) contrariar súmula, parecer normativo ou orientação técnica, adotados pela Diretoria Colegiada da respectiva entidade de lotação; e e) exercer suas atribuições em processo administrativo, em que seja parte ou interessado, ou haja atuado como representante de qualquer das partes, ou no qual seja interessado parente consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o 2º (segundo grau), bem como cônjuge ou companheiro, bem como nas hipóteses da legislação, inclusive processual.
  • E)....até segundo grau

  • ATÉ O SEGUNDO GRAU!

  • LEI 10.871

     

      Art. 23. Além dos deveres e das proibições previstos na Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, aplicam-se aos servidores em efetivo exercício nas Agências Reguladoras referidas no Anexo I desta Lei:

     

      e) exercer suas atribuições em processo administrativo, em que seja parte ou interessado, ou haja atuado como representante de qualquer das partes, ou no qual seja interessado parente consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o 2o (segundo grau), bem como cônjuge ou companheiro, bem como nas hipóteses da legislação, inclusive processual.

     

     

     

     

    #valeapena


ID
48934
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Qual dos conceitos abaixo está em DESACORDO com a legislação do servidor público federal?

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;II - no interesse da administração, desde que:d) a aposentadoria tenha ocorrido nos CINCO ANOS anteriores à solicitação;
  • O ero na questão estar quando se diz 2 anos.-A aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação.
  • A READAPTAÇÃO é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.A REVERSÃO consiste no retorno à atividade de servidor aposentado: I) por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II) no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago (art. 25 da Lei nº 8.112/90).Por sua vez, a REINTEGRAÇÃO corresponde à reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.A RECONDUÇÃO significa o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I) inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II) reintegração do anterior ocupante (art. 29 da Lei nº 8.112/90).O APROVEITAMENTO corresponde ao retorno obrigatório à atividade do servidor em disponibilidade em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado (art. 30 da Lei nº 8.112/90).OBS:A REVERSÃO consiste no retorno à atividade de servidor aposentado: I) por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II) no interesse da administração, desde que:a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade;( AQUI PODEMOAS VER CLARAMENTE PORQUE A QUESTÃO "B" ESTÁ EM DESACORDO: d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago (art. 25 da Lei nº 8.112/90).
  • Para fechar, o servidor não pode ter mais de 70 anos, rs
  • Sobre o instituto da reversão de acordo com a Lei 8.112


    Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou 

            II - no interesse da administração, desde que: 

            a) tenha solicitado a reversão;

            b) a aposentadoria tenha sido voluntária;

            c) estável quando na atividade; 

            d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;

            e) haja cargo vago. 

            § 1o  A reversão far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação. 

            § 2o  O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria.

            § 3o  No caso do inciso I, encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

            § 4o  O servidor que retornar à atividade por interesse da administração perceberá, em substituição aos proventos da aposentadoria, a remuneração do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente à aposentadoria.

            § 5o  O servidor de que trata o inciso II somente terá os proventos calculados com base nas regras atuais se permanecer pelo menos cinco anos no cargo. 

            § 6o  O Poder Executivo regulamentará o disposto neste artigo.

            Art. 27.  Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade.

  • essa eu matei no peito!

  • (...) está em DESACORDO com a legislação do servidor público federal:

    B) Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado no interesse da administração, desde que a aposentadoria tenha ocorrido nos dois anos anteriores à solicitação.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    OPÇÃO A: CORRETA.

    Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica (art. 24).

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    OPÇÃO B: INCORRETA.

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    II - no interesse da administração, desde que:    

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; 

    Alternativa errada, desde que a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação.

    OPÇÃO C: CORRETA.

    Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado (art. 25): I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração (...).                 

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    OPÇÃO D: CORRETA.

    Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    OPÇÃO E: CORRETA.

    Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de (art. 29): I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    GABARITO DA QUESTÃO: B.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.


ID
494587
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um determinado usuário trabalha em uma rede que possui o servidor “anpout.gov.br” para envio de e-mails e o servidor “anpin.gov.br” para download de e-mails. Qual das configurações a seguir esse usuário deve utilizar na sua ferramenta de e-mails?

Alternativas
Comentários
  • Sua Mensagem Tá Partindo.
  • A alternativa certa possui um pequeno erro de digitação. É SMTP e não STMP.

    Para não assinantes: C

    Bancária por falta de opção ❤️

  • Eu Achei justamente que STMP seria uma pegadinha da CESGRANRIO, já que o protocolo de envio é SMTP

  • SMTP: usado para enviar mensagens eletrônicas entre os computadores. Porta: 25, 587

    POP: usado para verificar mensagens de servidores de e-mail e são baixadas. Porta: 110

    IMAP: acesso à mensagem, mas não permite que eles sejam baixados(somente copiados). Porta: 143


ID
494590
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um funcionário precisa encontrar um documento Microsoft Word 2003 (extensão doc) disponibilizado na Internet por sua empresa. Sabendo-se que o título do documento é Impactos Ambientais na Baía de Guanabara e que o documento possui as palavras-chave ecossistema e petróleo, qual a forma mais eficaz de encontrar esse documento utilizando o site de busca http://www.google.com?

Alternativas

ID
494593
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentre as situações que envolvem concessões, a seguir, qual está em DESACORDO com a legislação?

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)

     

    A instituição de um benefício tarifário reduz a remuneração do concessionário, que não poderá cobrar tarifa dos usuários beneficiados (ou somente poderá cobrar uma tarifa reduzida, caso o benefício criado seja uma redução, e não a isenção completa do pagamento da tarifa que seria devida). Assim, a instituição de uma isenção ou redução tarifária que beneficie determinada classe de usuários deve necessariamente ser acompanhada da recomposição da equação econômico-financeira da contratação.

     

    Fonte: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI45892,11049-Recomposicao+do+equilibrio+economico+financeiro+em+decorrencia+da

  • B - Está em desacordo manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato ??? me diz por que???

    "O princípio do equilíbrio econômico e financeiro visa, pois, garantir a manutenção da equação inicialmente contratada, ou seja, manter a proporção entre os encargos imprescindíveis à execução da avença e a contraprestação ou remuneração pactuada, de forma que uma parte não se locuplete mediante empobrecimento da outra."

  • Essa questão não tem resposta, pois o item B, supostamente errado, na verdade está correto, todo contrato de concessão deve, necessariamente, observar a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro. É óbvio que existe a álea econômica ordinária, ou seja, os riscos inerentes a qualquer negócio, por exemplo, é possível que o particular detentor da concessão preveja certo montante de receitas durante determinado período e este montante não seja, afinal, atingido, isso é normal e faz parte das regras de mercado, mas essencialmente os contratos firmados em regime de concessão ou permissão devem, sim, preservar a recomposição da equação econômico-financeira da contratação no tocante a casos fortuitos, força maior e fatos da administração. Questão passível de recurso ao meu ver.

  • Taxa de acerto: 25%. Agora entendi.....

  • B) Os contratos devem, necessariamente, atender o equilíbrio econômico-financeiro.

    Sabemos que o Estado pode alterar unilateralmente, as regras sem anuência da concessionária.

    Entretanto, o artigo 10 da Lei 8.987/95, conceitua o equilíbrio econômico-financeiro em:

    Art. 10. Sempre que forem atendidas as condições do contrato, considera-se mantido seu equilíbrio econômico-financeiro

    Acredito que a questão é passível de recurso, já que a Lei 8.987/95 diz que o equilíbrio econômico-financeiro estão relacionadas as condições do contrato.

    C) A legislação federal permite a cobrança de tarifas diferenciadas para o mesmo serviço prestado, mediante concessão.

    Art. 11. No atendimento às peculiaridades de cada serviço público, poderá o poder concedente prever, em favor da concessionária, no edital de licitação, a possibilidade de outras fontes provenientes de receitas alternativas, complementares, acessórias ou de projetos associados, com ou sem exclusividade, com vistas a favorecer a modicidade das tarifas, observado o disposto no art. 17 desta Lei.


ID
494596
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um consumidor tem renda igual a R$ 1.000,00, gasta 20% da mesma com transporte e outros 30% com o aluguel de sua casa. Se no transporte houver uma redução de preço de 20% e o aluguel aumentar 10%, não ocorrendo nenhuma outra variação de preço, o poder de compra da renda do consumidor (sua renda real)

Alternativas
Comentários
  • Gastava R$200 com transporte e teve uma redução de 20% (R$40)

    Gastava R$300 com aluguel e teve um aumento de 10% (R$30)

    200 - 40 + 300 + 30 = 510 (aumento de R$10 em relação aos custos anteriores)

    Regra de 3 simples: 1000/100 - 10/X => 1000X = 1000 => X = 1%


ID
494599
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A função de produção Q = A (aK + bL) 0.5, onde Q é o produto, K e L são os fatores de produção, e A, a e b são parâmetros com as unidades adequadas, apresenta

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA A

    Fonte: Galera do QC

    Exemplo das principais funções de utilidade:

    U(X,Y) = aX + bY -> substitutos perfeitos

    U(X,Y) = min(aX, bY) -> complementares perfeitos

    U(X,Y) = X^a.Y^b -> Cobb-Douglas


ID
494605
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No caso da produção de álcool e açúcar, a partir da cana, um aumento do preço internacional do açúcar tende a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Sendo o alcool e o açucar advindo da mesma matéria prima, a cana-de-açucar, supondo haver equilíbrio entre a produção entre os dois produtos em relação à quantidade cortada de cana-de-açucar, havendo aumento no preço do açucar, mais quantidade deste será produzida, e a quantida do alcool será inevitavelmente reduzida.

     

    Trata-se dos Bens substitutos: os preços de outros bens relacionados podem influenciar a demanda de um bem X. Quando o consumo de um bem relacionado exclui o consumo de outro bem, dizemos que estes bens são substitutos.

    bons estudos

  • Gab. B

     

    (a) errada: AUMENTA a produção do açucar, pois quanto maior o preço, mais o produtor vai querer ofertar do produto (curva de oferta).

    (b) correta (vide resposta do Renato)

    (c) errada: AUMENTA o lucro, pois estarão ofertando mais e, consequentemente, vendendo mais desse produto.

    (d) errada: AUMENTAR as compras, pois a tendencia é comprar mais para produzir mais e, em consequencia, ofertar mais.

    (e) errada: aumenta os custos... DO ALCOOL, pois, em razão da dificuldade de se conseguir comprar cana para produção do alcool, elevará o custo de produção deste.  (Tambem pensei na hipotese dos custos do alcool serem elevados em decorrencia do reflexo da elevaçao do preço do açucar. Porem, como o alcool é feito diretamente da cana, e nao do açucar, o aumento do açucar nao haveria, em tese, relação com elevação dos custos do alcool)

     

    obs: corrijam-me se estiver equivocado! rs


ID
494608
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Algumas empresas conseguem formar um cartel bem sucedido, aumentando substancialmente seus lucros. Neste caso, o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A formação de um cartel possibilita que um oligopólio ganhe características semelhantes a de um monopólio, tendo isso em vista, o monopólio apresenta as seguintes características:

    Rmg < P Receita marginal no monopólio será sempre menor que o preço
    Rmg = Cmg  A maximização do lucro será quando o custo marginal for igual à receita marginal
    Logo:
    Cmg < P   preço cobrado é maior que o custo marginal

    bons estudos

  • É exatamente o MARKUP de um monopólio, ou seja, P > Cmg.

    Se o oligopólio forma um cartel, é como se uma firma monopolista surgisse. Assim, a otimização na qual o Cmg = Rmg eclodirá uma quantidade que deverá ser plotada na curva de Rme (ou preço) (ou demanda), que evidentemente é superior à Rmg, pois nesse caso temos uma demanda de mercado, ou seja, P = a - bq.

    Vejamos:

    P = a - bq

    Rt = p . q

    Rt = (a - bq) . q

    Rt = aq - bq^2

    Rmg = a - 2bq

    Rme = Rt / q = a - bq

    Ou seja, Rmg <> Rme

    Ou seja, a quantidade otimizada em Rmg = Cmg será plotada num MARKUP mais alto em Rme, solução ótima em um monopólio (que o diferencia da concorrência perfeita).

    GABARITO: C

    Bons estudos!


ID
494614
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A demanda por moeda num determinado país NÃO é afetada

Alternativas
Comentários
  • A demanda por moeda num determinado país NÃO é afetada

    A) pela taxa de juros. Instrumento de política monetária do Banco Central.

    B) pela taxa esperada de inflação. Se se espera maior inflação, mais se quer se livrar da moeda que amanhã se imagina que não valerá o mesmo.

    C) pelo nível de renda. Se sua renda aumenta, é porque se tem algo a oferecer de valioso, pelo qual as pessoas pagam, ou seja, oferta-se algo e demanda-se moeda.

    D) pelo deficit orçamentário do setor público. Só se tal déficit estivesse ligado à emissão de moeda.

    E) pelos hábitos de freqüência de pagamentos da população. T da Teoria Quantitativa da Moeda. MxV=PxT. Mais transações, mais moeda circulando, mais oferta de moeda, mais esta demandada.

    Avisem-me qualquer erro.

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX

  • A fundamentação matemática é a seguinte:

    A demanda por moeda num determinado país NÃO é afetada

    A pela taxa de juros.

    DEPENDE SIM: L = kY - ni

    >>> como "i" é os juros e está na fórmula, o mesmo é elementar na mesma, de forma inversamente proporcional. Essa é a contribuição de Keynes para a demanda por moeda, pois os clássicos não previam a finalidade "especulação" em tal demanda.

    B pela taxa esperada de inflação.

    DEPENDE SIM: M.V = P.Y (reescrevendo temos que M = [1/V] . P . Y)

    >>> como se pode ver na fórmula clássica de demanda por moeda, quanto maiores os preços (ou a expectativa deles), maior será a demanda por moeda (M). Isso se explica na medida em que maiores preços exigirão maior quantidade de moeda na praça para que as operações sema efetivadas. Relação diretamente proporcional.

    C pelo nível de renda.

    DEPENDE SIM: L = kY - ni

    >>> como se pode observar na fórmula keynesiana acima, Y (renda) está incluído na equação, sendo a demanda por moeda diretamente proporcional a tal variável (na dimensão de seu coeficiente "k"). Isso se explica porque um maior nível de operações na economia exigirá maior quantum de moeda para perfectibilizá-las.

    D pelo deficit orçamentário do setor público.

    NÃO DEPENDE: o déficit orçamentário não é causa suficiente ou direta para que ocorra mudança na demanda por moeda. As variáveis da demanda por moeda não se encontram nas equações que definem o DP, como segue:

    DP = G - T = Igov - Sgov = Spriv - Ipriv + Sext

    E pelos hábitos de freqüência de pagamentos da população.

    DEPENDE SIM:

    L = kY - ni = (1/V).Y - n.i (versão keynesiana)

    ou

    M = [1/V] . P . Y (versão clássica)

    >>> como se pode observar nas fórmulas acima, V (velocidade) está incluída em ambas as equações, sendo a demanda por moeda INVERSAMENTE proporcional à velocidade nos dois casos. O motivo é racional: quando maior a frequência de trocas, maior a velocidade, e menos moeda será necessária para se satisfazer os negócios (pois as moedas existentes rodam rápido o suficiente para completar os valores).

    GABARITO: E

    Bons estudos!


ID
494617
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Se o governo de um certo país aumentar os gastos públicos, financiando-os com emissão de base monetária, necessariamente vai ocorrer

Alternativas
Comentários
  • Na economia de um país, a demanda agregada representa o gasto total com a compra de bens e serviços que serão adquiridos, para cada nível de preço. Está relacionada com o total da produção, PIB (Produto Interno Bruto) de um país quando os seus níveis de estoque são estáveis.

    base monetária se refere ao volume de dinheiro criado pelo Banco Central.

    - Logo se houver aumento da base monetária, haverá aumento da compra e bens de serviços e a produção também consequentemente, o que se configura em uma expansão da Demanda agregada e da produção.


ID
494620
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo a hipótese de expectativas racionais,

Alternativas
Comentários
  • a) a economia evolui continuamente em pleno emprego, não se afastando desta situação.

    ERRADO: Se houver um choque não previsto, a economia sai do pleno emprego.

     

    b) as surpresas em política monetária podem causar um desvio da produção em relação à sua posição de equilíbrio.

    CERTO!

     

    c) os agentes econômicos racionais não erram em suas previsões sobre a inflação e a produção.

    ERRADO: NA VERSÃO FRACA DAS EXPECTATIVAS RACIONAIS ELES ERRAM SIM.

     

    d) os agentes econômicos formam suas expectativas baseados unicamente nas suas experiências passadas.

    ERRADO: ESSE É O CONCEITO DE EXPECTATIVAS ADAPTATIVAS.

     

    e) os preços na economia são perfeitamente flexíveis.

    ERRADO: OS PREÇOS VÃO OSCILAR DEPENDENDO A EXPECTATIVA DOS AGENTES. SE ELES ACREDITAREM QUE NÃO HAVERÁ INFLAÇÃO, POR EXEMPLO, OS PREÇOS SERÃO RÍGIDOS.

     

     

    Resposta: B.


ID
494623
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A taxa de crescimento do PIB potencial de uma determinada economia depende da(o)

Alternativas
Comentários
  • Soma dos investimentos e das riquezas geradas/produzidas no país. Letra E


ID
494629
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Quando um país tem um deficit no balanço comercial do seu balanço de pagamentos, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Na balança comercial, contabilizam-se as exportações e importações, portanto, se houver déficit, será porque exportações ficaram menores que as importações

    bons estudos


ID
494632
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Se o Banco Central de determinado país aumentar substancialmente a oferta monetária, ou seja, adotar uma política monetária expansiva, tenderá a ocorrer, de imediato, um(a)

Alternativas
Comentários
  • Porque a "B" está incorreta?


ID
494638
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um imposto é considerado progressivo quando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Progressividade
    : técnica de incidência de alíquotas variadas, cujo aumento se dá na medida em que se majora a base de cálculo do gravame. O critério refere-se ao aspecto quantitativo, do qual decorre a progressividade fiscal e a extrafiscal. A primeira alinha-se ao brocardo “quanto mais se ganha, mais se paga”, de finalidade meramente arrecadatória, que admite onerar mais gravosamente a riqueza tributável maior. A segunda, por seu turno, atua na determinação de parâmetros de condutas, no interesse regulatório.

    Conforme previsão explícita na CF, exsurgem 3 (três) impostos progressivos:
     - Imposto de Renda (art. 153, § 2.º, I, da CF);
     - IPTU (art. 156, § 1.º, I e II, da CF c/c art. 182, § 4.º, II, da CF);
     - ITR (art. 153, § 4.º, I, da CF – EC n.º 42/2003).

    bons estudos

  • RESPOSTA B

    >>Um imposto é progressivo quando D) os contribuintes de rendas mais elevadas pagam imposto numa proporção maior de sua renda que aqueles de rendas mais baixas

    #sefaz.al2019 #questão.respondendo.questões


ID
494644
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

É INCORRETO afirmar que a descentralização fiscal, com governos locais e um governo central auferindo partes da arrecadação tributária, tem a vantagem de permitir que

Alternativas

ID
494647
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Para a economia brasileira, o período 1974 a 1978 é uma fase de acomodação aos novos preços do petróleo. É INCORRETO afirmar que neste período houve

Alternativas

ID
494650
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na concepção e execução do Plano Real, visando à redução da taxa de inflação no Brasil,

Alternativas
Comentários
  • Uma das características do plano real foi a desindexação da economia com a criação e implementação da URV.

    Gabarito A


ID
494653
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com suas políticas operacionais, visa à melhoria da qualidade de vida da população brasileira através de financiamentos que têm os objetivos a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • expandir o crédito para a venda de bens de consumo.

    resposta letra : A

  • O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa
    pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
    Exterior. Criado em 1952, o BNDES é hoje o principal órgão de execução da política de
    investimentos do Governo Federal. Tem como objetivos básicos:
    – impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país;
    – fortalecer o setor empresarial nacional;
    – atenuar os desequilíbrios regionais;
    – promover o desenvolvimento das atividades agrícolas, industriais e de serviços;
    – promover o crescimento e a diversificação das exportações

  • BNDES É VINCULADO AO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E GESTÃO...

  • Presevar o meio ambiete ? Alguem pode me explicar ?

  • Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira.

  • fiquei na duvida também dá questão da preservação do meio ambiente com relação ao BNDES. O BNDES faz esse tipo de atividade? mas o foco dele não está voltada ao desenvolvimento econômico?


ID
494656
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

É INCORRETO afirmar que o desenvolvimento econômico de um país depende de instituições, criadas pelo Estado, que

Alternativas

ID
494659
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um investimento de R$100.000,00 foi financiado em dez pagamentos anuais pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). O primeiro pagamento, devido ao fim de um ano, é de R$18.000,00. A taxa de juros compostos do financiamento é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    SD =100.000
    A = 10.000
    t = 10 anos
    i = ??
    p1 = 18.000
    j1 = [(SD - An-1)xi]

    P1 = A+J
    18.000 = 10.000 +[ (SD - A0)xi]            A0 = 0
    100.000i = 8.000
    i = 0,08 ou 8% a.a

    bons estudos


ID
494662
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A taxa interna de retorno (TIR) do fluxo financeiro de qualquer projeto de investimento é

Alternativas
Comentários
  •  a) sempre positiva.

    Errado. É possível ter taxa positiva, negativa e até mesmo positivas e negativas em um mesmo fluxo.

     

     b) igual à taxa de juros do mercado.

    Não há qualquer relação entre a TIR e a taxa de juros do mercado.

     

     c) igual ao custo de capital para o investidor.

    Não há qualquer relação entre a TIR e o custo de capital para o investidor.

     

     d) a taxa de desconto que anula o valor presente líquido (VPL) do fluxo financeiro.

    Certo.

     

     e) o único critério válido para determinar se vale a pena fazer o investimento.

    Não, existem outros como o Valor Presente Líquido (VPL), por exemplo.


ID
494665
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Usando o método linear (ou da linha reta) de depreciação, um equipamento com vida útil de dez anos, cujo preço de aquisição foi R$75.000,00 e cujo valor residual é R$15.000,00, terá, em reais, uma depreciação anual de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Depreciação anual = (valor total - valor residual)/ tempo

    = (75000-15000)/ 10
    = 6.000 por ano de depreciação.

     

    bons estudos

  • Questão boazinha para ficar fera em Depreciação!

    Custo de aquisição: 75 mil

    Valor residual (se a questão não informar será igual 0)

    Vida útil: 10 anos

    Valor depreciavél= <<<Custo de aquisição - valor residual >>>

    Depreciação anual = Valor depreciável / vida útil

    então;

    valor depreciável= 75mil - 15 mil

    depreciação anual = 60 mim / 10

    6.000


ID
494668
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um investidor aplica R$100.000,00 no início de um certo ano. No início de cada um dos três anos subseqüentes recebe pagamentos de R$8.000,00; no início do quarto ano recebe R$108.000,00 e a aplicação termina. A taxa de juros compostos da aplicação foi

Alternativas

ID
494680
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A variável aleatória X tem uma distribuição de probabilidade contínua e uniforme entre 0 e 2. A probabilidade de que uma realização de X ocorra entre 0.9 e 1.1 é

Alternativas

ID
494683
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na estimativa de determinada regressão linear simples foi constatado um problema de autocorrelação dos resíduos. Isto significa, necessariamente, que

Alternativas