SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2010 - EPE - Analista de Gestão Corporativa - Recursos Humanos


ID
225556
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um processo de avaliação de desempenho introduzido na empresa Y, objetivou-se aferir e analisar o resultado do trabalho por meio de acompanhamento, orientação e estímulo às equipes em termos de resultados e performance. O gestor, ao analisar o processo, identificou falhas e criticou o trabalho, EXCETO ao reconhecer que ele

Alternativas
Comentários
  • Os pontos fracos do processo de avaliação do desempenho são:

    1. Quando as pessoas envolvidas na avaliação do desempenho a percebem como uma situação de recompensa ou de punição pelo desempenho passado.

    2. Quando a ênfase do processo repousa mais sobre o preenchimento de formulários do que sobre a avaliação crítica e objetiva do desempenho.

    3. Quando as pessoas avaliadas percebem o processo como injusto ou tendecioso. A iniqüidade prejudica profundamente o processo de avaliação.

    4. Quando os comentários desfavoráveis do avaliador conduzem a uma reação negativa e de não-aceitação por parte do avaliado.

    5. Quando a avaliação é inócua, isto é, quando está baseada em fatores de avaliação que não conduzem a nada e não agregam valor a ninguém.

    Gabarito: Letra C.

  • Juro que não entendi essa questão. O propósito não é identificar, dentre todas as falhas que o gestor encontrou no processo, a unica alternativa positiva que ele identificou, ao analisar o processo de avalição de desempenho??? 
    Se for esse entendimento mesmo, oferecer feedback continuo, é correto, mas como instrumento de recompensa e punição, não.
  • Questão meio confusa, mas entendi que o gestor considerou vários pontos negativos nesse processo de avaliação de desempenho, com a excessão da letra c! Pois seria o único fator positivo reconhecido pelo mesmo.
  • Recompensa e punição??

    Chiavenato em seu livro "Gestão de Pessoas" diz: "A avaliação de desempenho é uma avaliação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desevolvimento. A a valiação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de um pessoa e, sobretudo, a sua contrituição para o negócio da organização"

    Achei a questão infundada uma vez que nada que li até o momento entende a punição quando um funcionário não vai bem na avaliação de desempenho. Tudo indica que ele precisará ser melhor trabalhado em seu ponto mais frágil.

  • Chiavenato diz ainda:

    Por que avaliar o desempenho?
    "...  4- A avaliação de desempenho deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização, tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência"

    ou seja, avaliar para aprimorar!
  • Alguem me explica uma coisa: e avaliação de desempenho não é punitiva, porque a alternativa C está correta! questão meio absurda!!
  • Não entendi nem o que o enunciado da questão realmente pede.
  • para mim essa questão caberia recurso. Em nenhum momento a avaliação de desempenho sugere recompensas e punições. A menos errada ao meu ver seria a letra b, pois a avaliação deverá ser neutra (sem efeito halo). Assim, os avaliadores não poderão demonstrar que não estão envolvidos emocionalmente com os colegas.
  • As demais alternativas são absurdas, então a "c" é realmente o gabarito. Entendi como "punição", o fato de o avaliado não ser recompensado, ou ser menos recompensado que os demais que tiveram boa avaliação.

  • Questão tosca, formulação mais tosca ainda, só uma resposta possível. C

  • Nunca li nada que falasse que a avaliação de desempenho poderia ser punitiva. Discordo desse gabarito. A única alternativa menos errada seria a letra B. 

    Pessoal que ta falando que a resposta correta é realmente a C, por favor, citar a fonte.  Achar, por achar não ajuda no estudo. 

  • Gente, o próprio autor da questão tentou confundir o candidato e acabou se confundindo.  Se a questão diz: "O gestor, ao analisar o processo, identificou falhas e criticou o trabalho, EXCETO ao reconhecer que ele..." . entende-se que  ele identificou algum ponto positivo no processo de AD. A opção C só está certa quando diz que oferece um feedback contínuo, já a segunda parte , segundo Chiavenato, é um ponto fraco da AD quando ela é vista como uma situação de recompensas ou punição. Pra mim essa questão deveria ter sido anulada. 

  • Infelizmente, pessoal, para passar em concurso devemos DESAPRENDER A BRIGAR COM A BANCA.
    Quando o enunciado de uma questão é MEDONHO e CONFUSO, basta ir na opção MENOS PIOR. Fechem os olhos e não rejeitem. É nossa triste realidade.



  • Gab.: C

    Vixi, que gerente carrasco! Nesse caso ele não ve problemas em usar o instrumento com fim punitivo!?

  • A CESGRANRIO acha bonito utilizar a avaliação de desempenho como instrumento de punição?? tsc tsc...

  • para mim foi difícil e ainda não consegui foi entender o que a questão pede.


ID
225559
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista de avaliação de desempenho de um funcionário é uma etapa formal do que deve se constituir em um processo contínuo de acompanhamento. Deve ser uma oportunidade de fazer um balanço geral de um período e o momento para estabelecer novas metas. O clima em que a entrevista acontece é determinante para o seu bom andamento. Sobre esse aspecto é INCORRETO afirmar que a(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra A - errada

    Ás vezes a transferência do conhecimento só funciona quando as várias partes são reunidas fisicamente, pois o conhecimento pode ser sutil e complexo demais para ser expresso em palavras.
                Pessoas que compartilham a mesma cultura de trabalho podem comunicar-se melhor e transferir conhecimento de forma mais eficaz do que aquelas que não tem uma cultura em comum. Quanto mais próximas às pessoas estão da cultura do conhecimento que está sendo transferido, mas fácil é o compartilhamento e a troca. A proximidade física ajuda os participantes a compartilhar essa linguagem e a estabelecer as bases para o respeito mútuo.
  • Letra A?
    Discordo!
    A proximidade física inibe os participantes. Correto. Como o próprio enunciado diz esta é uma etapa formal, e como todo ato formal, gera uma inibição, em maior ou menor grau, dependendo dos participantes. O fato é que do jeito como está colocado parece que os participantes convivem diariamente, são parceiros, e a realidae é bastante diferente.
    O gabarito para mim seria a letra E. Motivo: o incentivo ao avaliado para análise de seu desempenho, propicia a autorreflexão e o consequente amadurecimento pessoal/profissional? CORRETÍSSIMO. Entretanto a frase "no que se refere a pontos fortes" invalida a sentença, pois o que propicia o amadurecimento é a análise do desempenho, no tocante aos erros, pontos fracos e deficiências. No que tange melhorar o desempenho ninguém vai refletir sobre o que já está sendo feito de forma correta (pontos fortes).
    Esta é minha opinião. REFLITAM!

  • Adj. Útil, vantajoso, proficiente.

    O nosso diálogo foi muito profícuo!
     

    Que apresenta produtividade de acordo com a expectativa ou além dela

    Este funcionário é profícuo em seu trabalho.

  • Quando ele fala em "proximidade física", eu entendo como assédio sexual.

  • A depender da personalidade e estrutura mental do sujeito, proximidade inibe sim. 

  • proximidade física inibe os participantes, dificultando que a entrevista transcorra de forma aberta e sem constrangimentos.

     

    Bem, existe entrevista em que não ocorra interação bilateral? A inibição (por conta da próximidade física) pode ser tão somente uma variavél pertencente à personalidade do entrevistado; algo que não se pode generalizar.


ID
225562
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A empresa Alpha iniciou um diagnóstico da capacidade de desenvolvimento e crescimento das pessoas através da avaliação de seus potenciais. Para tanto, buscou-se

Alternativas
Comentários
  • LETRA C CORRETA!!!


    A EMPRESA BUSCA UM DIAGNÓSTICO PARA SABER DA CAPACIDADE DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UMA PESSOA EM SUA POTENCIALIDADE. A ÚNICA ALTERNATIVA QUE CONDIZ COM O ENUNCIADO É A LETRA C POR FALAR EM AÇÕES FUTURAS E EXPLORARA A CAPACIDADE DAS PESSOAS PARA TAIS AÇÕES. 

  • "Vejam que a empresa estava querendo saber qual o potencial das pessoas pertencentes ao quadro organizacional. O objetivo desse trabalho é saber o que tem em mãos e qual futuro possível para cada um. Para isso, é preciso saber a capacidade de cada um em posições futuras na empresa.
    Potencial de uma pessoa é medido assim. O que ela tem condições de fazer no futuro, o que ela pode vir a executar com qualidade".

    Fonte: Prof. Vinícius O. Ribeiro - Ponto dos Concursos
    Gabarito: C
    Bons estudos

  • A AVALIAÇÃO DE POTENCIAL

     

    Potencial é a qualidade de um corpo ou de um sistema qualquer, de estar pronto para entrar em ação. É a capacidade de vir a desempenhar determinada complexidade de função num determinado momento do tempo.

    Ao avaliar potencial, identificamos a capacidade potencial atual, que ajudará a compreender a "curva de amadurecimento" e predizer a tendência da "capacidade potencial futura".

    O processo de avaliação é fundamental para que a organização possa realinhar suas estruturas de pessoal, através do mapeamento humano existente.

    Para os indivíduos, a vantagem é o conhecimento das suas potencialidades, o que facilita a programação das ações de auto-desenvolvimento, favorecendo a condução de suas carreiras.

    COMO AVALIAR POTENCIAL?

     

    Existem inúmeras formas de avaliar o potencial dos colaboradores de uma empresa, que poderão ser utilizadas em função de variáveis, tais como: número de colaboradores, urgência de tempo, objetivo da avaliação, disponibilidade financeira, capacidade técnica do avaliador e perfil da clientela.

    Dentre as mais praticadas pelas empresas estão:

    1. AUTO-AVALIAÇÃO;
    1. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO;
    2. OBSERVAÇÃO NO POSTO DE TRABALHO;
    1. TESTES ESPECÍFICOS DE MAPEAMENTO DE POTENCIAL;
    1. ENTREVISTAS PESSOAIS;
    1. AVALIAÇÃO PRESENCIAL ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-TESTE SIMULANDO A REALIDADE.


    Portanto letra "c" é a correta.

     

    Mais informações sobre as principais formas de Avaliação de Potencial estão no link : http://www.rhportal.com.br/recursoshumanos/Banco_De_Talentos_-_A_Estrategia_Empresarial_Para_A_Gestao_De_Pessoas_.htm

     


ID
225565
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Após um curso de desenvolvimento gerencial, João voltou à empresa em que trabalha empenhado em aplicar os conceitos que aprendeu a respeito de empowerment e delegação de autoridade. Para tanto, ele considerou que

Alternativas
Comentários
  •  Resposta Correta: Letra E


    O empowerment parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. A utilização de equipes autodirigidas e a adoção de sistemas orgânicos de administração e culturas participativas e abertas nas organizações significam que estas estão tentando difundir e compartilhar o poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado, e isto parece ser a solução viável que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão da organização.
    O empowerment se assenta em quatro bases principais:
    Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.
    Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance de metas.
    Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
    Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
    O empowerment não é algo fixo, mas funciona em um continuum que vai desde um baixo até um elevado grau de delegação de poder. Quando esse grau é elevado, estamos diante de equipes de alto desempenho graças à excelência da sua dinâmica e aos resultados proporcionados.


    FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Empowerment

  • Pode-se associar ao modelo de comando-e-controle e empowerment dois tipos de comprometimento, sendo que no comprometimento externo o funcionário tem pouco controle sobre seu destino, e no comprometimento interno o funcionário possui autonomia decisória sobre seu trabalho.
    Entre o empowerment e o modelo de comando-e-controle, QUINN & SPREITZER (1999, p.21-23) apresentam duas possibilidades de se implementar o empowerment.


  • leia mais sobre em::

    http://www.scielo.br/pdf/gp/v8n3/v8n3a03.pdf
  • Realmente é muito bom o artigo indicado pelo colega...parabens por compartilhar material dessa qualidade...

  • a) quanto mais poder as pessoas têm para moldar suas vidas, mais se tornam autônomas, gerando menor (MAIOR) comprometimento com a missão da empresa.

     

    b) o comprometimento externo estabelece um tipo de contrato psicológico com o empregado e reforça o empowerment. (Não porque as atividades são definidas por outros)

     

    c) o resultado de um programa de mudança no qual as ações dos empregados são definidas de fora para dentro constitui uma fase decisiva do empowerment. (NÃO, porque o empowerment é o reconhecimento do poder que as pessoas já possuem na riqueza de seus conhecimentos úteis e na motivação interna)

     

     d) a coexistência do comprometimento externo e interno nas organizações é inviável (INTERNO É VIÁVEL), já que a forma como esses comportamentos são obtidos é crucial para o ulterior sucesso ou fracasso do empowerment.

     

    e) para que os colaboradores assumam maior responsabilidade por seus próprios destinos, deve-se encorajar o desenvolvimento do comprometimento interno. (PERFEITO!)

  • Comprometimento externo: Funcionário tem POUCO controle sobre o seu destino. 
    Comprometimento interno: Funcionário tem AUTONOMIA decisória. 

  • A primeira alternativa está errada, pois o empowerment gera maior comprometimento dos funcionários com a empresa, e não menor comprometimento como a banca descreveu.

    A letra B também está errada, pois o comprometimento externo está relacionado com o estilo de “comando e controle” característico das organizações tradicionais, burocráticas.

    A terceira alternativa também está equivocada porque as ações de mudança não devem vir de “fora para dentro”, mas exatamente o contrário – de “dentro para fora”.

    A letra D não faz sentido e também está incorreta. Finalmente, a letra E está correta, pois apresentam a definição de Argyris sobre o comprometimento interno, no qual os funcionários possuem autonomia decisória sobre o seu trabalho. Deste modo, o gabarito é mesmo a letra E.



    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó


ID
225568
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As competências de uma organização devem ser do conhecimento de seus profissionais, para que estes possam defini-las e descrevê-las, bem como identificar as habilidades a elas incorporadas. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I - As competências básicas são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

II - As competências essenciais são a alma da empresa e, como tal, precisam ser partes integrantes do processo administrativo como um todo.

III - As competências funcionais são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

IV - As competências básicas são aquelas características pessoais que favorecem o desempenho da atividade.

V - Quando um funcionário possui um elevado perfil de competências, demonstra as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A competência básica é formada por todas as capacidades necessárias à existência da organização, mas que não são suficientes para manter a sua posição competitiva no mercado.

    Baldicero e Figueiredo (2003, p.10) propõem a seguinte definição para competência essencial: “uma competência essencial é uma combinação de habilidades complementares e conhecimentos embutida em um grupo ou time que resulta na habilidade de executar um ou mais processos críticos num padrão classe-mundial”. Fleury e Fleury (2001) afirmam que a definição das competências essenciais de uma organização está intimamente relacionada com a estratégia de negócio que a empresa adota, além do levantamento dos recursos que a empresa dispõe (capitais do conhecimento).

  • Competências organizacionais

    Básicas: são as capacidades indispensáveis à

    empresa para administrar com eficácia seu

    negócio.

    Essenciais: são as que garantem o diferencial,

    deixando a empresa à frente dos concorrentes e

    apresentam, três características:

    Têm valor percebido pelos clientes

    Contribuem para a diferenciação entre

    concorrentes

    Aumentam a capacidade de expansão

  • 6- A Dimensão Intermediária -  o conceito de Competência Funcional (nível grupos)
    O desdobramento das competências organizacionais no espaço intermediário das grandes funções ou macro-processos da empresa, projeta uma segunda dimensão da noção de competências no plano organizacional. Identificadas por Wood Jr & Picarelli Fo. (1999, p. 131) como competências dos grupos, aparecem como uma categoria intermediária de competências, entre as competências do negócio (organizacionais) e as competências individuais. Trata-se ainda de competências coletivas – mas, dependendo das circunstâncias, incorporam também competências individuais- as quais denominamos de Competências Funcionais.  São competências associadas ao exercício das principais funções coletivas da organização, como por exemplo: a) conceber e produzir produtos e serviços adequados às condições do mercado; b)  garantir a comercialização de produtos e serviços no médio prazo; c) obter insumos e/ou informações necessárias para a produção dos produtos e serviços; d) gerir a manutenção e logística dentro e fora da organização; e) gestão dos recursos tangíveis e intangíveis,  etc. Como essas competências são atribuições mais específicas à grupos, embora possa se relacionar com a empresa toda, estamos associando-as à responsabilidades funcionais.
    É justamente nessa dimensão funcional e intermediária da difusão do uso da noção de competência na organização que se concretiza o desdobramento,  para as áreas da empresa, das capacidades demandadas ao nível corporativo ou organizacional.  
  • Competências Funcionais: competências que são específicas pra cargos específicos. Todos os departamentps (operacionais ou de suporte) podem idenficar as habilidades que são fundamentais para as suas funções.

  • Gabarito: B
     

    I - As competências básicas são suficientes para garantir o diferencial competitivo. ERRADO. As competências básicas não são suficientes para o diferencial competitivo no mercado. As competências que garantem esse diferencial a organização, são as Essenciais.

    II - As competências essenciais são a alma da empresa e, como tal, precisam ser partes integrantes do processo administrativo como um todo. CERTO. As competências essenciais (“core competenses”, como tbm são chamadas) são diretamente relacionadas a estratégia de negócio da organização.

    III - As competências funcionais são suficientes para garantir o diferencial competitivo. ERRADO. Não são as funcionais que são suficientes para o diferencial competitivo e sim as competências essenciais.

    IV - As competências básicas são aquelas características pessoais que favorecem o desempenho da atividade. ERRADO. As competências básicas são as capacidades indispensáveis para administrar com eficácia seu negócio. As que favorecem o desempenho das atividades são as competências de suporte/ funcionais.


    V - Quando um funcionário possui um elevado perfil de competências, demonstra as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões. CERTO. Um funcionário desses seria “o cara” numa organização e de fato levaria adiante a missão organizacional.
     
    Bons estudos para nós!

ID
225571
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O segmento de ação da EPE, notadamente no setor energético - energia elétrica, petróleo e gás natural - requer que seus processos sejam flexíveis por conta de um mundo ágil e em mutação, levando a empresa a desenvolver sua capacidade de adaptar-se continuamente. Esse processo implica a exigência de novas competências e demanda um maior envolvimento dos funcionários em seus trabalhos, o que ocorre quando há

Alternativas
Comentários
  • NO ENUNCIADO ESTÁ  "implica a exigência de novas competências (devem ter condições de aprender continuamente) e demanda um maior envolvimento dos funcionários em seus trabalhos(conscientização das pessoas de que elas devem contribuir construtivamente na totalidade dos processos)".
  • a) gestão por competencias esta assossiada a administração estrategica.

    b) ênfase nas competencias necessarias

    c) levar em conta a missão, visão e objeticos estrategios.

    d) correta

    e) desempenho: eficácia.


ID
225574
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A condição fundamental para a implementação de um sistema de remuneração variável em uma empresa é a(o)

Alternativas
Comentários
  • TUDO SOBRE EM :
    http://www.portaladm.adm.br/ARH/arh6.htm

  • a) consideração de que as características remuneradas do ocupante do cargo reflitam aquilo que o ocupante é ou sabe - Se trata de Remuneração por competência
    b) existência de uma estrutura de cargos e salários, na empresa, que possa servir de base para o sistema.
    c) existência de um processo complexo de quantificação subjetiva do desempenho da empresa, das unidades e dos funcionários - o processo deve ser simples e claro
    d) orientação do planejamento estratégico para uma administração por objetivos (APO) eminentemente hermética - hermética significa fechado. ERRADO
    e) enquadramento formal dos critérios de premiação desenvolvidos de cima para baixo. ERRADO
  • copiou e colou do chiavenato.


ID
225577
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para cuidar do equilíbrio interno dos salários de sua empresa, João optou pelo método de avaliação de cargos por escalonamento. Seu chefe considerou o método rudimentar, mas ele justificou a sua escolha argumentando que esse método

Alternativas
Comentários
  • Método do Escalonamento (Job Ranking)
    É também denominado método da comparação simples e consiste em se dispor os cargos em um rol (crescente ou decrescente) em relação a algum critério de comparação. Recebe também o nome de comparação cargo a cargo pelo fato de que cada cargo é comparado com os demais em função do critério escolhido, como base de referencia. Trate-se do mais rudimentar dos métodos de avaliação de cargos, pois a comparação entre os cargos é global e sintética, sem considerar nenhuma analise ou decomposição. Assim, a comparação tende a ser superficial.
  • Letra: B

    Métodos de Avaliação de Cargos

    a. Escalonamento (Job Ranking): dispõe os cargos em uma relação (crescente/decrescente), de acordo com determinado critério de comparação. Método simples e rudimentar, não exigindo muitos detalhes na análise.

    b. Categorias Predeterminadas (Job Classification): variação do método de escalonamento. Realiza a divisão em conjunto de cargos com características comuns, para posterior aplicação do escalonamento simples.

    c. Comparação de Fatores: compara os cargos por meio de fatores de avaliação, tais como: requisitos mentais, habilidades requiridas, requisitos físicos, responsabilidades e condições de trabalho.

    d. Avaliação por pontos: mais completo e o mais utilizado pelas empresas. Compara-se os cargos quantitativamente, por meio de fatores de avaliação. Para tanto, pontos são atribuídos para cada elemento do cargo. Classificação é feita de modo decrescente, após a soma da pontuação.

  • Qual livro posso encontrar esse conteúdo? 

  • No livro "Gestão de Pessoas" de Chiavenato, Luiz Eduardo!

  • Alternativa um tanto estranha. Ser fácil de ser compreendido é algo subjetivo. Se estiver tentando explicar isso a um grupo de trabalhadores que não tem conhecimento básico de matemática, vai ser bem difícil.


ID
225580
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando o caráter multivariado do salário, considere as afirmativas a seguir.

I - Salário direto é aquele percebido como contraprestação do serviço no cargo ocupado, e o salário indireto é aquele decorrente de cláusulas da convenção coletiva de trabalho e do plano de serviços e benefícios sociais oferecido pela organização.

II - Salário nominal representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com aquele volume de dinheiro e o salário real representa o volume de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargo ocupado.

III - Os salários, para as organizações, são a um só tempo um custo, porque se refletem no custo do produto ou do serviço final, e investimento, porque representam a aplicação de dinheiro em um fator de produção como uma tentativa de conseguir um retorno maior.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O salário pode ser direto ou indireto.

    O salário direto é aquele percebido como contraprestação do serviço no cargo ocupado. No caso dos empregados horistas, corresponde ao salário equivalente ao numero de horas efetivamente trabalhadas no mês (excluindo-se o descanso semanal remunerado). No caso dos mensalistas, corresponde ao salário mensal percebido.A compensação financeira indireta é o salário individual decorrente de clausulas da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecidos pela organização.

    O salário indireto inclui: férias, gratificações, gorjetas, adicionais (de periculosidade, de insalubridade, adicional noturno, adicional de tempo de serviço etc), participação nos resultados, horas extraordinárias, bem como o corresponde monetário aos serviços e benefícios sociais oferecidos pela organização (como alimentação subsidiada, transporte subsidiado, seguro de vida em grupo etc.). A soma do salário direto e indireto constituía remuneração. Assim a remuneração abrange todas as parcelas do salário direto, como todas as decorrências do salário indireto. 
  • II - Salário nominal representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com aquele volume de dinheiro e o salário real representa o volume de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargo ocupado.
     
    Justamente o inverso, diga-se de passagem que salário nominal pode ser afetado pela inflação!
  • GABARITO E

  • Salário nominal - é o fixado no contrato de trabalho.

    Salário real - corresponder ao PODER AQUISITIVO do empregado.

    Salário direto - percebido na contraprestação do serviço no cargo ocupado.

    Salário indireto - decorre de:

    CLÁUSULAS da convenção coletiva de trabalho;

    PLANO de serviços;

    BENEFÍCIOS sociais.

    Salário para as organizações: CUSTO + INVESTIMENTO

    FONTE: A.Ribas

    SEJA FORTE,NÃO DESISTA!!!


ID
225583
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em ambientes caracterizados por formas modernas de organização do trabalho, envolvendo celularização, multifuncionalidade e poucos níveis hierárquicos, não faz sentido recompensar a contribuição individual ou coletiva apenas com base em descrições de atividades e definição de responsabilidades. O sistema de remuneração estratégica tem sido utilizado como instrumento para gerenciar esta nova realidade das organizações porque

Alternativas
Comentários
  • As profundas transformações que as empresas vêm sofrendo exigem novos sistemas de remuneração. Em ambientes caracterizados por formas modernas de organização de trabalho – como celurização, multifuncionalidade e poucos níveis hierárquicos – não faz sentido recompensar a contribuição individual ou coletiva apenas com base em descrições de atividades de definição de responsabilidades.

    A questão central é transformar a visão usual da remuneração como fator de custo, para uma visão da remuneração como fator de aperfeiçoamento da organização, como impulsionador de processos de melhoria e aumento de competitividade.

    Para um estudo mais completo acesse:
    http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/gestao_csb/pdf/gcsb_aula06.pdf
  • Em um mundo altamente globalizado e competitivo, observamos que as mudanças são constantes e de forma acelerada onde o modelo atual de remuneração já se encontra obsoletos por terem sido criados para empresas que já se encontram em extinção.

    Observa-se que em função das profundas transformações que sofrem as empresas, se faz necessário novos e modernos modelos de remuneração pois as formas modernas de organização do trabalho como celularização, e devido as multifuncionalidades e poucos níveis hierárquicos não faz sentido recompensar a participação individual ou coletiva levando somente como consideração as descrições de atividades “DA” e a definição das responsabilidades de cada indivíduo ou colaborador.

    Para o consultor e professor norte-americano Edward E. Lawler 111,2 que há mais de duas décadas estuda o assunto, o problema central é que os sistemas de remuneração em uso foram criados para um modelo de empresa que está em extinção. 

    A questão é transformar a atual visão usual da remuneração como fator de custo para uma visão mais ampla onde passa a ser fator estimulador para o surgimento do intra-empreendedorismo de modo a fortalecer e aperfeiçoar a organização por meio do processo de melhoria contínua e aumento de competitividade.

    http://www.portaladm.adm.br/ARH/arh6.htm

  •  c)

    ajuda a transformar uma visão usual de remuneração como fator de custos para uma visão que a considere fator de aperfeiçoamento, impulsionador de processos de melhoria e aumento de competitividade.

     

  • "Dessa forma, o grande desafio está em transformar a visão usual da remuneração como fator decusto em visão da remuneração como fator de aperfeiçoamento da organização, ou seja,impulsionador de processos de melhoria e aumento de competitividade."

    Fonte: Livro Dimensões funcionais da gestão de pessoas - Sandra Regina da Rocha Pinto


ID
225586
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dentre as práticas avançadas de formas de remuneração, encontra-se a remuneração variável. Sobre ela, analise as características a seguir.

I - É determinada pela função e ajustada ao mercado, o pagamento é proporcional ao período de tempo dedicado ao trabalho e está dissociada do desempenho ou do resultado de produção.

II - É destinada a proporcionar incentivo ao pessoal técnico da empresa que trabalha em atividades em que o conhecimento tecnológico é fundamental e exige experiência prática e atualização constante.

III - É determinada pela formação e capacitação dos funcionários e desloca o foco do cargo ou função para o indivíduo, aplicando-se, preferencialmente, a organizações que passaram por processos de mudanças.

IV - É vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização, além de incluir a participação nos lucros e a remuneração por resultados.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Remuneração variável é o conjunto de instrumentos de recompensa variável complementando o salário fixo do empregado.

    Geralmente, a remuneração variável é ligada ao desempenho profissional individual do empregado, de uma equipe de empregados ou da empresa em total. A medição do desempenho pode ser feita com ajuda de indicadores de performance(KPi) e outros meios da análise contábil. Para criar vínculos entre o desempenho e a recompensa, compartilhar os resultados da empresa e transformar custos fixos em variáveis, a remuneração variável pode ser realizada através de:

    • Prêmios e incentivos
    • Gratificações voluntárias (fora das gratificações garantidas por lei, como a gratificação de natal no Brasil)
    • Participações acionárias
    • Participações nos lucros

    Segundo Jean Pierre Marras em Administração da Remuneração as vantagens da remuneração por resultados (Pay-for-Performance) podem ser:

    • Incentiva a busca de qualidade total
    • Melhora o conjunto da produtividade
    • Alavanca uma redução geométrica dos custos e despesas
    • Reforça os valores culturais da empresa
    • Incentiva a participação individual e coletiva nos ciclos PDCA (projetos)
    • Remuneração vaíável é a remuneração das pessoas pelos resultados alcançados. Os resultados não são apropriados pela organização, mas rateados entre a organização e as pessoas que ajudaram a alcançá-los.
  • I - É determinada pela função e ajustada ao mercado, o pagamento é proporcional ao período de tempo dedicado ao trabalho e está dissociada do desempenho ou do resultado de produção.Remuneração tradicional ou funcional
    II - É destinada a proporcionar incentivo ao pessoal técnico da empresa que trabalha em atividades em que o conhecimento tecnológico é fundamental e exige experiência prática e atualização constante.Não se trata de um tipo de remuneração em si, mas de uma modalidade, incentivo.
    III - É determinada pela formação e capacitação dos funcionários e desloca o foco do cargo ou função para o indivíduo, aplicando-se, preferencialmente, a organizações que passaram por processos de mudanças.Refere-se à remuneração por habilidade.
    IV - É vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização, além de incluir a participação nos lucros e a remuneração por resultados.Correto. Remuneração Variável.

  • GABARITO B

    IV - É vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização, além de incluir a participação nos lucros e a remuneração por resultados.


ID
225589
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um programa de salários deve levar em consideração o pacote de benefícios que compõe a contraprestação final do trabalho do empregado. Nessa perspectiva, os planos de benefícios sociais visam à (ao)

Alternativas
Comentários
  •  Quase sempre, os objetivos básicos dos planos de benefícios sociais são:

    · Melhoria de qualidade de vida dos colaboradores;

    · Melhoria do clima organizacional;

    · Redução da rotação de pessoal e do absenteísmo;

    · Facilidade na atração e na manutenção de recursos humanos;

    · Aumento de produtividade em geral.

    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-remuneracao-e-os-beneficios-sociais/48101/

    Pelo visto varias questões estariam certas.

  •  resposta 'c'

    a) errada
    não aumenta a rotatividade

    b) errada
    nem sempre relacionado a dinheiro

    d) errada
    nada a ver com maximizar o custo unitário de trabalho

    e) errada
    nada a ver com expectativa de equidade de remuneração
  • Bom, vale lembrar em primeiro momento que a remuneração e benefícios são constituídas de três componentes principais, que formam a Remuneração Total:
    • Remuneração Básica: Salário mensal
    • Incentivos Salariais: Bônus, PPR, etc.
    • Benefícios: Seguro de Vida, Seguro Saúde, Refeições, etc.
    Indo para as Opções, temos:

    a) Até a parte referente a melhora do clima organizacional, e a elevação da moral dos empregados, estaria certo, pois os benefícios tendem a propiciar entre outras coisas, a melhora do clima com refeições em conjunto, confraternizações, ambientes em que ocorra interatividade entre os colaboradores. Mas em nenhum momento os benefícios aumentam a rotatividade e o absenteísmo.

    b) A melhora da qualidade de vida dos empregados. Realmente, os benefícios tendem a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores, mas o quesito acaba por errar em relação "as conveniências avaliáveis em dinheiro", visto que os benefícios eles são não-financeiros.

    c) De posse dos argumentos sobre a melhora do clima organizacional na letra A, e da qualidade de vida na letra B, fica correta a opção

    d) Toda empresa procura maximizar seus lucros, diminuindo ao máximo os seus custos. Neste quesito, fica errado a parte de "maximização do custo unitário de trabalho". Lembro também que o aumento da facilidade na atração e na manutenção de RH é verdade, lembrando a parte de Recrutamento e Seleção de Chiavenato, onde um dos critérios de aumentar ou diminuir os benefícios, salários, etc, está quando há muito MRH (muitos candidatos) ou pouco MRH (poucos candidatos), como também muito MT (muitas vagas) e pouco MT (poucas vagas).

    e) Esse quesito foi o que me deixou mais em dúvida, e descartei esta opção simplesmente pela palavra "equidade".  Equidade diz respeito a equiparação, algo comparável. Dificilmente as relações de trabalho teram equidade entre os participantes. 

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!
  • A compensação financeira direta consiste no pagamento que o colaborador recebe, seja em forma de salários, bônus, prêmios seja comissões. Na compensação financeira direta, o elemento mais importante é o salário. Já a compensação financeira indiretacaracteriza-se pelo salário indireto, proveniente das cláusulas de convenções coletivas, do plano de benefícios e serviços sociais. As principais formas de compensação indireta são: 

    férias, gratificações, gorjetas, adicionais de (periculosidade, insalubridade, adicional noturno), participação nos resultados, bem como o correspondente dos serviços e benefícios, como, alimentação, transporte, seguro de vida. 

    O nome de compensação é atribuído ao sistema de incentivos e recompensas que a organização estabelece para remunerar e recompensar as pessoas que nela trabalham. A compensação é provavelmente a principal razão pela qual as pessoas buscam um emprego, pois esta oportuniza uma relação de intercâmbio entre organização e pessoas. (CHIAVENATO, 2004, p. 299).  

     A compensação é utilizada pelas empresas como uma forma de reter seus talentos, reduzir a rotatividade e diminuir o absenteísmo. O sistema de compensação deve abranger vários aspectos, a fim de manter motivados os colaboradores, proporcionando-lhes, satisfação por permanecer na organização, e contribuir com seu crescimento.

    http://ojs.fsg.br/index.php/globalacademica/article/viewFile/69/70

  • O comentário de Walter Prestes foi perfeito.


ID
225592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A pesquisa de salários é fundamental na administração da remuneração, pois é por meio desse instrumento que o administrador poderá comparar e/ou acompanhar o posicionamento dos seus salários e benefícios com aqueles estabelecidos pelo mercado. Há diversas formas de se obter uma pesquisa salarial. Considerando a realização de uma pesquisa salarial confiável que utilize uma metodologia voltada aos interesses da empresa, analise as estratégias de pesquisa a seguir.

I - Procurar inserir na pesquisa apenas os chamados cargos-chave, os que são encontrados com maior facilidade no mercado e, ao mesmo tempo, que representam uma amostragem válida em cada faixa salarial da organização.

II - Contar com participantes da pesquisa em número que normalmente oscila, no mercado, entre um mínimo de 100 e um máximo de 250 empresas, que devem ser selecionadas em função de sua região geoeconômica.

III - Focar a seleção em empresas do mesmo ramo de atividade, com políticas salariais mais agressivas e que paguem acima da média do mercado.

IV - Elaborar um manual de coleta de dados, geralmente composto de informações gerais sobre o trabalho, informações da empresa participante, pesquisa de política de salários e benefícios, relação de empresas participantes, relação de cargos pesquisados e metodologia a ser aplicada na pesquisa.

Tendo em vista as finalidades expostas, estão corretas APENAS as
estratégias de pesquisa

Alternativas
Comentários
  • Para não precisar trocar informações com todas as empresas do mercado, torna-se necessário selecionar as empresas amostrais. Os critérios para seleção das empresas amostrais são:
    1 Localização geográfica - empresas que operam na mesma área territorial da organização.
    2. Ramo de atividade - empresas que atuam no mesmo ramo de negócio da organização.
    3. Tamanho - ou seja, empresas do mesmo tamanho ou características da organização.
    4. Política salarial - ou seja, empresas cuja política salarial (mais ousada ou mais conservadora) seja interessante para a organização.
    Idalberto Chiavenato - Gestão de Pessoas, Página 302

  • I - Procurar inserir na pesquisa apenas os chamadoscargos-chave, os que são encontrados com maior facilidade no mercado e, aomesmo tempo, que representam uma amostragem válida em cada faixa salarial daorganização.
    Correta. É o que disse o comentário da Aline Reinaldo Dias, citando o Chiavenato.

    II - Contar com participantes da pesquisa em número que normalmente oscila, nomercado, entre um mínimo de 100 e um máximo de 250 empresas, que devem serselecionadas em função de sua região geoeconômica.
    Esse número parece escolhido  aleatoriamente, pode-se focar em uma amostragem maior ou menor.

    III - Focar a seleção em empresas do mesmo ramo de atividade, com políticassalariais mais agressivas e que paguem acima da média do mercado.
    Focar as que pagam acima da média é distorcer a pesquisa.
    IV - Elaborar um manual de coleta de dados, geralmente composto de informaçõesgerais sobre o trabalho, informações da empresa participante, pesquisa depolítica de salários e benefícios, relação de empresas participantes, relaçãode cargos pesquisados e metodologia a ser aplicada na pesquisa.

    Correta.



ID
225595
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando um sistema de avaliação de cargos, analise os objetivos a seguir.

I - Estabelecer o grau de contribuição de cada cargo para a consecução das metas da empresa.

II - Identificar o grau relativo de cada cargo na estrutura da empresa e sua classificação em um grupo de cargos de pesos e características equivalentes.

III - Verificar a adequada alocação de tarefas, responsabilidades e objetivos na estrutura da organização.

IV - Determinar o valor relativo de cada cargo dentro da estrutura organizacional, a fim de permitir uma distribuição invariável dos salários.

V - Oferecer uma base comparativa das diferenças significativas entre os diversos cargos para neutralizar qualquer arbitrariedade com o preço para o cargo.

Dentre os objetivos apresentados, estão corretos APENAS


Alternativas
Comentários
  • AVALIAÇÃO DE CARGOS ≠ ANÁLISE DE CARGOS
    AVALIAÇÃO DE CARGOS = Aplicação de critérios de comparação dos cargos para se conseguir uma valoração relativa interna dos salários dos diversos cargos.
    ANÁLISE DE CARGOS = Aborda os aspectos extrínsecos ao cargo, ou seja, os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.

    Dito isto, temos que a AVALIAÇÃO de CARGOS é composta, de forma geral, pelas seguintes características:

    ELABORAÇÃO DAS DESCRIÇÕES E ANÁLISES DOS CARGOS A SEREM AVALIADOS; ESCOLHA DOS FATORES DE AVALIAÇÃO (Requisitos mentais, Requisitos Físicos, Reponsabilidades e Condições de trabalho); SEPARAÇÃO DOS CARGOS EM CATEGORIAS PREDETERMINADAS (job classification) ou CATEGORIZAR OS CARGOS EM GRUPOS, CLASSES OU GRAUS ou ainda TRABALHAR COM CARGOS DE REFERÊNCIA (Benchmarks Jobs); PONDERAÇÃO DOS FATORES DE AVALIAÇÃO; A avaliação de cargos sempre terá como objetivo especificar o valor relativo de cada cargo para a organização, sendo um processo contingente.

    Sendo assim,
    O único inciso que vai de encontro à característica da AVALIAÇÃO DE CARGOS é o IV. ao afirmar que permite uma distribuição INVARIÁVEL dos salários, quando na verdade o correto seria uma distribuição PONDERADA / PROPORCIONAL dos salários.
  •  Bom o comentário, mas o item IV é o único inciso que NÃO vai de encontro com a avaliação de cargos.

ID
225601
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No levantamento das Análises de Função realizado para identificar as informações relativas às responsabilidades, aos conhecimentos e às demais características exigidas dos ocupantes dos cargos na empresa, é de extrema importância que cada descrição de tarefa responda a três questões básicas, que são:

Alternativas
Comentários
  •  Desenho de Cargos 

    Envolve-se a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. O desenho de cargos constitui na maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado, dentre disso precisa-se definir quatro condições básicas: 

    - Qual é o conteúdo do cargo, ou seja, o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante desempenhará
    - Quais são os métodos e processos de trabalho, ou seja, como as tarefas deverão ser desempenhadas
    - A quem o ocupante do cargo deve prestar responsabilidade, isto é, quem é o seu superior imediato
    - Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir autoridade, ou seja, quem serão os seus subordinados
  • qual a resposta dessa questão? e o fundamento?
  •  Larissa Carolina Rocha Santos de Oliveira


    A resposta é a letra A, o fundamento das informações citadas acima, é baseada no livro do Chiavenato, Gestão de Pessoas., paginas 201 e 202.




  • É só lembrar que a descrição precisa atender às três perguntas: o que faz, como faz e por que faz :)

  • Descrição...SEMPRE: "O que?" "Como?" e "Por que?

  • Descrição: o que faz, como faz e por que faz.


ID
225604
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere aos serviços e benefícios oferecidos por uma empresa a seus colaboradores, um aspecto que corresponde adequadamente ao perfil de um trabalhador é

Alternativas
Comentários
  • Questão no mínimo estranha, devido a má redação do enunciado.
    Mas a única alternativa que fala de um aspecto em que se relaciona especificamente a um benefício oferecido ao colaborador é a LETRA "A".

    B) Financiamento estendendo-se sobre a mais ampla base de pessoas não é um benefício;

    C) Vantagens para criar QVT (qualidade de vida no trabalho) não é benefício. Vide que Chiavenato afrima que ginástica laboral não se configura como um Benefício Recreativo.

    D) (A MAIS ABSURDA) A organização não divide os lucros com os empregados, então não existe benefício para o mesmo.

    E) Aqui pode surgir uma dúvida. Se os custos compartilhados entre organização e empregado fossem relacionados a algum benefício (exemplo: plano de previdência custeado parte pelo colaborador e parte pela organização; plano de saúde subsidiado em parte pela organização ...), estaria certa. Entretanto, a alternativa é VAGA e ABRANGENTE, falando sobre CUSTOS (gênero) compartilhados, o que envolveria os custos de produção, custos de mercadorias vendidas... Desta forma, essa alternativa veio para confundir (MAIS AINDA) o candidato, pois não existe no mundo real empregados que compartilhem os custos operacionais da empresa e, se houvesse, isto em hipotese alguma consistiria em um benefício.
  • Lembrar que recompensas FINANCEIRAS INDIRETAS derivam do cálculo sobre o salário.
    ex. Gratificação, hora extra, adicional noturno, férias, 13º salário...
  • a letra D e E são engraçadas!!kkkkk
  • Questão péssima. Extremamente mal formulada, não entendi o enunciado.

  • Não consigo entender essa matéria... afe


ID
225607
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

João será contemplado com reajuste salarial por mérito que a sua empresa oferece anualmente a seus colaboradores. Tal procedimento significa que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

         O reajuste salarial por mérito, também conhecido como promoção horizontal, é uma tática utilizada pelas empresas, principalmente, quando não há a possibilidade de promover o empregado para outro cargo ou posiciona-lo em grau superior na tabela salarial, mas notoriamente se percebe que houve uma evolução nas competências e habilidades desse empregado. Assim sendo, elas recorrem a essa alternativa para reter o talento.
          Nesse tipo de promoção, à medida que o empregado vai adquirindo experiência também vai se destacando dos demais, evidenciando sua capacidade de de atuação de de transformação de suas experiências e competências em resultados para a empresa. Com isso, pessoas no mesmo cargo - levando em consideração alguns pressupostos legais contidos na CLT e na Constituição Federal - podem receber salários diferentes sem causar problemas internos ou legais, mas para isso a política salarial deve estar bem clara e definida e o processo de avaliação de cargos deve ser bem conduzido. Então:
           *aumentos por mérito devem estar previstos no orçamento;
           *os percentuais de aumento, neste caso, devem acompanhar a amplitude da faixa salarial entre as faixas e, por isso, não costumam ser grandes;
           * utilização de ferramentas para avaliar o desempenho são requisitos básico para aprovação de aumento salarial por mérito.

    http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/4845.pdf

  • ADMINISTRAÇÃO SALARIAL

    Expressão usada para significar o conjunto de definições tomadas pela empresa com vistas a regular como os Gestores devem administrar os salários de seus subordinados.

    * Salário de Admissão: quanto é que um funcionário recém admitido deve ganhar? No início da faixa? Um pouco abaixo da faixa do cargo para o qual foi selecionado?

    * Aumento Salarial Coletivo: é o aumento para todos os funcionários. É definido ou por Acordo com o Sindicato da categoria ou então pode representar uma "antecipação salarial" dada pela empresa. Os percentuais concedidos nos dois casos devem ser passados para as faixas salariais.

    * Aumento Salarial Individual - Promoção de Cargo: Deve-se definir o % de aumento que um funcionário promovido deve receber ao mudar para uma faixa acima ou até mais de uma faixa.

    * Aumento Salarial Individual - Ajuste Salarial: pode ocorrer que após um trabalho de comparação com o mercado, por exemplo, haja funcionários que estão abaixo do valor mínimo da faixa salarial de seus cargos. A empresa deve definir os % de ajuste que podem ser feitos.

    Aumento Salarial Individual - Aumento por Mérito: O Aumento por Mérito é o deslocamento da posição salarial de um indivíduo dentro da faixa salarial do seu cargo, aumento este concedido em função do reconhecimento da melhoria do desempenho individual. A empresa deve definir (a) os níveis de desempenho, (b) qual o % que pode ser dado ao funcionário tendo em vista o desempenho apresentado e (c) a periodicidade dos aumentos.


ID
225610
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um funcionário apresentou ao seu chefe cinco possibilidades para desenvolver a flexibilidade dos planos de benefícios de sua empresa. Qual delas NÃO contempla esse objetivo?

Alternativas
Comentários
  • Benefícios-padrão mais benefícios flexíveis.
    Ao lado do tradicional pacote de benefícios oferecidos à totalidade dos empregados, algumas empresas oferecem alguns benefícios flexíveis que cada funcionário utiliza na medida de suas necessidades específicas.
    Benefícios modulares
    Algumas empresas oferecem um leque de opções diversas em termos de planos de saúde e previdência privada dentro de determinado valor limite.
    Exemplo: o executivo escolhe o automóvel que queira dentro do limite fixado ou deverá completar o valor caso opte por algum que ultrapasse o valor.
    Livre escolha.
    A empresa concede um valor de benefícios para cada funcionário, que o utiliza à vontade.
    O funcionário tem a liberdade de escolher aquilo que lhe interessa dentro da verba mensal determinada.
    Exemplo: é o caso da HP: 70% paga com despesas de saúde, estudos e creche e os 30% restantes pode ser acumulado, caso não seja usado no período mensal.
    Cash livre.
    A empresa define e concede uma verba-limite, mensal ou anual, para o pagamento de cada funcionário. Este passa a administrá-la no decorrer do período.
  • Complementando...

    Benefícios supletivos: são benefícios e serviços que visam proporcionar aos funcionários certas facilidades, conveniência e utilidades para melhorar sua qualidade de vida,  incluem:
    - Transportes
    - Restaurante no local de trabalho
    - Estacionamento privativo
    - Horário móvel de trabalho
    - Agência bancárias no local de trabalho e etc.

    Fonte: Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenato (2010)

    Força, Fé, Determinação!
  • Quatro alternativas para a implementação:

    1. Cash livre


    2. Livre escolha


    3, Benefício padrão mais benefício flexível


    4. Benefícios modulares


ID
225613
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sob a nova ótica da administração de cargos e salários, os planos devem ser concebidos como mecanismos para o desenvolvimento de carreiras profissionais. São vantagens associadas ao planejamento de carreiras, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    “TURNOVER” é o termo utilizado nas empresas para traduzir a ROTATIVIDADE de pessoas dentro de uma organização (funcionários que entram e saem da empresa), na verdade é o percentual de CONTRATAÇÕES versus DESLIGAMENTOS (voluntários ou não), ele serve para medir a saúde e a situação organizacional, como um indicador de desempenho organizacional. E, o turnover definitivamente não é uma vantagem associada ao planejamento de carreiras.

    Bons estudos para nós!

  • resposta 'd'

    Complementando o ótimo comentário acima.

    A Administração de Pessoal deve ter em mãos duas ferramentas úteis para conduzir um programa de satisfação de funcionários e de produtividade da empresa.

    O primeiro é o índice de rotatividade de pessoal (turnover), que mede o giro de entradas e saídas de pessoal. O segundo é o índice de absenteísmo (ausências no trabalho), que mede a diminuição da carga total de horas de trabalho.

    Índice de Rotatividade(turnover):

    [( No de Demissões + No de Admissões) / 2] / No de Funcionários ativos

ID
225616
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere ao planejamento de carreiras, vários termos são utilizados para definir processos e procedimentos. Dentre os termos a seguir, qual está associado a uma definição INCORRETA?

Alternativas
Comentários
  • Conceitos associados ao plano de carreira:
    • TRAJETÓRIA DE CARREIRA-Sucessão de cargos que exigem requisitos crescentes.
    • TRAJETÓRIA DE CARREIRA – LINHA DE ESPECIALIZAÇÃO: Sucessão de cargos de uma mesma família (atividades correlatas e de mesma natureza) que exigem requisitos crescentes.
    • TRAJETÓRIA DE CARREIRA – LINHA GENERALISTA :Sucessão de cargos de famílias diferentes que exigem requisitos crescentes.
    • TRAJETÓRIA DE CARREIRA – LINHA HIERÁRQUICA: Sucessão de CARGOS EXECUTIVOS que exigem requisitos crescentes e alocados em graus superiores aos cargos técnicos e administrativos.
    • TRAJETÓRIA DE CARREIRA – Y :Sucessão de cargos técnicos ou administrativos com complexidade similar aos cargos executivos. Permite ao profissional crescer na organização ocupando cargos TÉCNICOS ou GERENCIAIS.
    • SEGMENTO DE CARREIRA:É a configuração do cargo de forma ampla, dispostos em níveis crescentes de complexidade.
    • CARREIRA INDIVIDUAL:É a sucessão de cargos ocupados por um indivíduo em sua trajetória profissional.  indivíduo que possam melhorar as competências para atingir o objetivo de desenvolvimento.
  • Só ver a palavra "descrescente" na letra a.


ID
225619
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

O acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) são acordos entre sindicatos de trabalhadores e empregadores que devem ocorrer uma vez por ano, na data-base. Nesta data, reajustes, pisos salariais, benefícios, direitos e deveres de empregadores e trabalhadores serão objeto de negociações. Se os sindicatos estiverem de acordo com as condições estipuladas na negociação assinam a Convenção Coletiva de Trabalho, o documento que deverá ser registrado e homologado no órgão regional do Ministério do Trabalho (DRT). A Convenção Coletiva entra em vigor três dias após a data de entrega (protocolo) no DRT, conforme determina o parágrafo 1o. do art. 614 da Consolidação das Leis do Trabalho (C.L.T.).
  • A questão certa é a Letra D, mas o significado de todas as questões vem a seguir

    a) Acordo Individual de Trabalho: é o ajuste de vontades pelo qual uma pessoa física (empregado) se compromete a prestar pessoalmente serviços subordinados, não eventuais a outrem (empregador), mediante o recebimento de salário.
    b) Acordo Coletivo de Trabalho: é um ato jurídico celebrado entre uma entidade sindical laboral e uma ou mais empresa(s) correspondentes, no qual se estabelecem regras na relação trabalhista existente entre ambas as partes. Diferentemente da Convenção Coletiva de Trabalho, o Acordo Coletivo de Trabalho é restrito apenas a(s) empresa(s) acordantes e seus empregados, enquanto na primeira, as regras valem para toda a categoria abrangida pelos sindicatos de trabalhadores e sindicatos de empregadores.
    c) Dissídio coletivo: são ações ajuizadas no Tribunal para solucionar conflitos entre as partes coletivas que compõem uma relação de trabalho. Normalmente a convenção coletiva é confundida com o dissídio coletivo. No primeiro existe acordo entre as partes, no segundo a decisão de acordo cabe ao Judiciário. Os dissídios coletivos se instauram mediante petição inicial na qual são expostas as reividicações
    d) Convençao Coletiva de Trabalho: é um instrumento normativo pactuado entre sindicatos representantes de empregadores (categoria economica) e empregados (categoria profissional). Conforme o enunciado da questão.
    e) Norma Coletiva: é um ato celebrado entre uma entidade sindical laboral e uma ou mais empresa(s) correspondentes, no qual se estabelecem a alguma regra na relação trabalhista existente entre ambas as partes.

    Portanto a Questão Correta é a letra D: Convenção Coletiva de Trabalho
  • Hãn? Direito Tributário isso aí?


ID
225622
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Integram o salário do trabalhador para o cálculo de FGTS, férias e 13º salário os seguintes pagamentos:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra "b" 

     

    Art. 457

    § 1º - Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

    § 2º - Não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% (cinqüenta por cento) do salário percebido pelo empregado.

    Art. 458 Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por fôrça do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.

    § 2o Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador:

    I- vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço;

    II - educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático;

    III - transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público;

    IV - assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde; 

    V - seguros de vida e de acidentes pessoais;

    VI - previdência privada;

     

  • Questão bem específica para cargos na área de RH, não?

  • Questão desatualizada, uma vez que as diárias não integram o salário!!! Art.457, § 2o As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, DIÁRIAS para viagem, prêmios e abonos NÃO INTEGRAM A REMUNERAÇÃO do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

ID
225625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O empregado que se candidatar ao cargo de dirigente sindical, na condição de suplente, terá direito à estabilidade provisória no emprego

Alternativas
Comentários
  •  A resposta para esta questão se encontra na Lei 8.036/90 em seu Art. 3º, §9º:

    Art. 3o  O FGTS será regido por normas e diretrizes estabelecidas por um Conselho Curador, composto por representação de trabalhadores, empregadores e órgãos e entidades governamentais, na forma estabelecida pelo Poder Executivo. (Redação dada pela Lei nº 9.649, de 1998)  (Vide Medida Provisória nº 2.216-37, de 2001) (Vide Decreto nº 3.101, de 2001)

            § 9º Aos membros do Conselho Curador (SINDICATO), enquanto representantes dos trabalhadores, efetivos e suplentes, é assegurada a estabilidade no emprego, da nomeação até um ano após o término do mandato de representação, somente podendo ser demitidos por motivo de falta grave, regularmente comprovada através de processo sindical.

    Diante da Legislação Exposta o item certo é o item "A"
  • A garantia de emprego é assegurada na Consolidação das Leis do Trabalho, em seu artigo 543, § 3º, que assim dispõe: 

    Art. 543 - O empregado eleito para cargo de administração sindical ou representação profissional, inclusive junto a órgão de deliberação coletiva, não poderá ser impedido do exercício de suas funções, nem transferido para lugar ou mister que lhe dificulte ou torne impossível o desempenho das suas atribuições sindicais.

    § 1º - ... .

    § 2º - ... .

    § 3º - Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou de associação profissional, até 1 (um) ano após o final do seu mandato, caso seja eleito inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidação.

  • gabarito: letra A

     

    CF/88 art.8º, VIII

    é vedado a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente,  até um ANO após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

  • É o mesmo princípio da CIPA


ID
225628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No tocante à extinção do contrato individual de trabalho firmado por empregado com mais de 1(um) ano de serviço, tem-se que a(o)

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar essa questão?

    Obrigada e bons estudos!
  • A rescisão do contrato de trabalho também pode se dar por culpa do empregador (justa causa do empregador - rescisão indireta), quando, por exemplo, forem exigidos serviços superiores às forças do trabalhador, proibidos por lei, ser tratado pelos superiores com rigor excessivo, etc. Neste caso, o funcionário terá direito as mesmas verbas rescisórias da demissão sem justa causa (rescisão imotivada do empregador).
  • Olá!

    Gabarito: A.

    Antes de mais nada, segue um pouco de legislação trabalhista:

    Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.

    Art. 477 - É assegurado a todo empregado, não existindo prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato, e quando não haja ele dado motivo para cessação das relações de trabalho, o direto de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa. (Redação dada pela Lei nº 5.584, de 26.6.1970)

    § 1º - O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social. (Redação dada pela Lei nº 5.584, de 26.6.1970)

    (...)

    § 6º - O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos: (Incluído pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)

    a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

    b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.(grifo meu)

    Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10710324/artigo-477-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943

    Análise das alternativas:

    a) rescisão indireta do contrato por culpa do empregador produz os mesmos efeitos pecuniários da rescisão por iniciativa imotivada do empregador. Correto - tanto a rescisão indireta (Quando o empregado entra com ação na Justiça do Trabalho em determinadas situações que a lei prevê, por exemplo, salários não pagos pelo empregador. Nesse caso, é o que chamamos de rescisão indireta: é uma causa de rescisão solicitada pelo empregado contra o empregador) como a rescisão imotivada (sem justa causa), dão causa às  mesmas parcelas indenizatórias.
    b) dispensa por justa causa por culpa do empregado produz os mesmos efeitos pecuniários da rescisão do contrato por pedido de demissão feito pelo empregado.Errado - no primeiro caso o empregado tão somente terá direito aos dias trabalhados e férias vencidas; já no 2º, o empregado, além das verbas já citadas, ainda terá direito às férias e 13º proporcional.Prossegue...

  • Continuando...

    Gabarito: A.

    c) empregado fará jus a receber 2 (dois) salários a título de indenização, se a rescisão ocorrer no mês que antecede à data-base da categoria e por iniciativa imotivada do empregador. Errado - fico devendo a justificativa! d) pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão do contrato de trabalho somente será válido quando feito com a assistência do Ministério Público do Trabalho.Errado - é  com a assistência do SINDICATO, de autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social ...    e) pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado até o décimo dia útil,  contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou mesmo dispensa de seu cumprimento.Errado - é até o 10º dia, apenas. Bons Estudos!

  • Complementando a explicação do gilrod:

    c) art. 9º da Lei nº 6.708/79 e 7.238, de 29 de outubro de 1984, garante o empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, multa equivalente a um salário mensal


  • Quando um contrato individual de trabalho se encerra após 1 ano ou mais de serviço, tem-se que a rescisão indireta do contrato por culpa do empregador produz os mesmos efeitos pecuniários da rescisão por iniciativa imotivada do empregador.
    O empregado não pode ser dispensado por justa-causa, não há necessidade do pedido de demissão ser feito com a assistencia do MPT e tambem não há salario indenizatório.

    Alternativa correta: Letra A




ID
225631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É obrigatoriamente devido o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em favor do(s)

Alternativas
Comentários
  • Ola pessoal a resposta é a letra C.

    vejamos :

    Sobre a remuneração do gozo de férias e do respectivo adicional constitucional (1/3) incide o INSS conforme a faixa em que se enquadre,haverá incidência normal do FGTS sobre a remuneração do gozo das férias e do seu respectivo adicional constitucional

    A base de incidência do FGTS é composta da remuneração do gozo das férias, do adicional de 1/3 constitucional e do salário do mês.

    OBS:  Sobre o abono pecuniário e seu respectivo adicional constitucional (1/3) não incide FGTS.

    fonte:http://www.guiatrabalhista.com.br/noticias/incidencia_ferias.htm

    foco!


ID
225634
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

NÃO terá direito a 30 dias férias o empregado ou a empregada que, no período aquisitivo,

Alternativas
Comentários

ID
225637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da duração da jornada de trabalho, analise as afirmações a seguir.

I - Não fazem jus a perceber horas extras os gerentes exercentes de cargo de gestão, diretores e chefes de departamento ou filial, quando o salário do cargo de confiança for superior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40%.

II - Segundo a legislação brasileira, a jornada máxima de trabalho de qualquer empregado é de 8 horas diárias.

III - O empregado remunerado à base de comissões não tem direito a perceber horas extras.

IV - Os empregados que exercem atividade externa, incompatível com a fixação do horário de trabalho, desde que anotada tal condição na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados, fazem jus a receber horas extras.

V - A empresa com menos de 10 (dez) empregados está dispensada da anotação dos horários de entrada e saída de seus empregados.

Estão corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • I - Não fazem jus a perceber horas extras os gerentes exercentes de cargo de gestão, diretores e chefes de departamento ou filial, quando o salário do cargo de confiança for superior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40%. CORRETA

    II - Segundo a legislação brasileira, a jornada máxima de trabalho de qualquer empregado é de 8 horas diárias.
    ERRADA - A jornada máxima de trabalho permitida é de 10 horas diárias, 8 horas normais e 2 horas extras

    III - O empregado remunerado à base de comissões não tem direito a perceber horas extras.
    ERRADA: O fato de receber a base de comissões não exclui o direito a receber horas extras.

    IV - Os empregados que exercem atividade externa, incompatível com a fixação do horário de trabalho, desde que anotada tal condição na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados, fazem jus a receber horas extras.
    ERRADA - O empregado não faz jus a receber horas extras, pois não há anotação dos horários de entrada e saída, controle de ponto.

    V - A empresa com menos de 10 (dez) empregados está dispensada da anotação dos horários de entrada e saída de seus empregados.CORRETA


ID
225640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre os contratos individuais do trabalho, de acordo com a legislação vigente,

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "E"

    Erro da Alternativa "A"  -  Base:  CLT - Art. 445 - Parágrafo Único - O contrato de experiência não pode ultrapassar a 90 dias, podendo, dentro desse prazo, uma única prorrogação;

    Erro da Alternativa "B"  -  Base:  CLT - Art. 451 - O contrato de Trabalho por prazo determinado que , tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez, passará a vigorar sem determinação de prazo;

    Erro da Alternativa "C"  -  Base:  CLT - Art. 442 - Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.

    Erro da Alternativa "D"  -  a contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego - O princípio é o da proteção ao trabalhador, logo, o trabalhador não pode ser prejudicado se for contratado de maneira irregular. Contratação regular, não é requisito para relação de emprego, mas sim: Prestação de serviço por pessoa física; onerosidade; não-eventualidade da prestação do serviço; pessoalidade e subordinação;

    A alternativa "E", está correta, ainda que gere multa a recisão antecipada de contrato de trabalho por prazo determinado.


ID
225643
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A respeito das características das contribuições sindicais, de acordo com a legislação e a doutrina especializada, temse que a(o)

Alternativas
Comentários
  • d) competência para examinar litígios entre sindicatos profissionais e empregadores, referentes às contribuições assistenciais e confederativas, é da Justiça do Trabalho.
  • ontribuição Sindical: A Contribuição Sindical dos empregados, devida e obrigatória, será descontada em folha de pagamento de uma só vez no mês de março de cada ano e corresponderá à remuneração de um dia de trabalho. O artigo 149 da Constituição Federal prevê a contribuição sindical, concomitantemente com os artigos 578 e 579 da CLT, os quais preveem tal contribuição a todos que participem das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais.

     Contribuição Confederativa: A Contribuição Confederativa, cujo objetivo é o custeio do sistema confederativo, poderá ser fixada em assembleia geral do sindicato, conforme prevê o artigo 8º inciso IV da Constituição Federal, independentemente da contribuição sindical citada acima.

     Contribuição Assistencial: A Contribuição Assistencial, conforme prevê o artigo 513 da CLT, alínea "e", poderá ser estabelecida por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho, com o intuito de sanear gastos do sindicato da categoria representativa.

     Mensalidade Sindical: A mensalidade sindical é uma contribuição que o sócio sindicalizado faz, facultativamente, a partir do momento que opta em filiar-se ao sindicato representativo. Esta contribuição normalmente é feita através do desconto mensal em folha de pagamento, no valor estipulado em convenção coletiva de trabalho.

     
    • a) contribuição assistencial é obrigatória e corresponde a um dia de remuneração do empregado, descontada na folha de março e recolhida ao estabelecimento bancário em abril de cada ano.
    • ERRADA - O que é obrigatória e descontada no mês de março é a contribuição sindical. Contribuição assistencial: CLT, Art. 545 - Os empregadoresficam obrigados a descontar na folha de pagamento dos seus empregados, desdeque por eles devidamente autorizados, as contribuições devidas ao Sindicato,quando por este notificados, salvo quanto à contribuição sindical, cujodesconto independe dessas formalidades.

       Parágrafo único - O recolhimento à entidade sindical beneficiária do importe descontado deverá serfeito até o décimo dia subseqüente ao do desconto, sob pena de juros de mora novalor de 10% (dez por cento) sobre o montante retido, sem prejuízo da multaprevista no art. 553 e das cominações penais relativas à apropriação indébita.

    •  b) contribuição confederativa somente não é obrigatória aos associados que participaram ou poderiam ter participado da assembleia que instituiu a contribuição.
    • ERRADA - CLT, Art. 548 - Constituem o patrimônio das associações sindicais: b) as contribuições dos associados, na forma estabelecidanos estatutos ou pelas Assembléias Gerais;
    • c) competência para dirimir conflitos entre Sindicatos Patronais e a respectiva categoria econômica no tocante à cobrança de contribuição assistencial passou a ser da Justiça Comum, após a Emenda Constitucional nº 45/2004, que alterou o art. 114 da Constituição Federal.
    • ERRADA - não achei o embasamento
    •  d) competência para examinar litígios entre sindicatos profissionais e empregadores, referentes às contribuições assistenciais e confederativas, é da Justiça do Trabalho.
    • CORRETA - não achei o embasamento
    • e) empregado pode se recusar a pagar a contribuição sindical, também conhecida como imposto sindical.
    • ERRADA - CLT, Art. 582. Os empregadores sãoobrigados a descontar, da folha de pagamento de seus empregados relativa ao mêsde março de cada ano, a contribuição sindical por estes devida aos respectivossindicatos. 
    • Art. 545 - Os empregadores ficam obrigados a descontar na folha de pagamento dos seus empregados, desde que por eles devidamente autorizados, as contribuições devidas ao Sindicato, quando por este notificados, salvo quanto à contribuição sindical, cujo desconto independe dessas formalidades.

  • Questão desatualizada. Já há nova lei em que o Empregado pode se recusar a pagar essa contribuição.

    -PR-08-11-2016 DESCONTOS. CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL. EMPREGADO NÃO SINDICALIZADO. DEVOLUÇÃO DEVIDA. Não comprovada a condição de sindicalizado do reclamante, verificam-se ilícitos, portanto, os descontos relativos à contribuição assistencial estabelecida nas normas coletivas da categoria. Devida a devolução dos respectivos valores descontados. TRT-PR-02635-2014-669-09-00-6-ACO-38356-2016 - 6A. TURMARelator: SÉRGIO MURILO RODRIGUES LEMOSPublicado no DEJT em 08-11-2016