SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - IBGE - Supervisor de Pesquisas - Tecnologia de Informação e Comunicação


ID
1127635
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma pesquisa recente revelou que 75% dos colaboradores de uma organização sabem primeiro das notícias por meio da rede de rumores do que por meio dos canais formais.
Quais são as condições que alimentam uma rede de rumores?

Alternativas
Comentários
  • Frequentemente se imagina que os rumores começam porque eles alimentam fofocas. Raramente este é o caso. Os rumores emergem como reação a situações importantes para as pessoas, quando há ambiguidade, e sob condições que despertam ansiedade. As situações de trabalho geralmente contêm estes três elementos, o que explica porque os rumores florescem nas organizações.

  • qual a fonte DAIANE? obrigado!

  • A rede de rumores emerge como reação a situações importantes para as pessoas, quando há ambiguidade e sob condições que despertam ansiedade. Apesar de ela não ser controlada pela direção da empresa, ela é tida pelos funcionários como confiável e utilizada para servir a seus interesses pessoais.

    Já as redes formais podem ser complexas e são organizadas por níveis hierárquicos.

    Fonte: questão de número 319643do QC, disponível no link:

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/237995fc-ec

  • Esse assunto é tratado no livro Comportamento Organizacional, de Robbins.

  • Robbins p.239:

    As informações que fluem pela rede de rumores são exatas? As evidências indicam que cerca de 75 por cento delas são. Quais as condições que alimentam uma rede de rumores? O que a mantém em funcionamento? Freqüentemente se imagina que os rumores começam porque eles alimentam fofocas. Raramente este é o caso. Os rumores emergem como reação a situações importantes para as pessoas, quando há ambiguidade, e sob condições que despertam ansiedade.

  • Complementando...

    O ambiente de trabalho normalmente possui os três principais "alimentadores" da rede de rumores: reação a situações importantes para as pessoas, ambiguidade e condições de ansiedade. Isso explica porque, nas organizações, a rede de rumores é tão forte.

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

    [Gab. D]

    bons estudos!

  • As redes de rumores surgem como resposta do grupo a situações importantes, onde há AMBIGUIDADE E ANSIEDADE. As redes de rumores possuem 3 características principais:

    1) Não é controlada pela direção da empresa;

    2) São tidas pelos funcionários como mais confiáveis e verdadeiras do que os meios de comunicação formais da organização;

    3) Utilizadas fortemente pelos seus membros para servir aos seus próprios interesses pessoais.

     

    Elas são naturais e advém da interação social entre os membros do grupo informal, aliviando ansiedades entre os funcionários e melhorando a sua coesão.

     

    Material do Estratégia - Carlos Xavier

  • A questão exige conhecimento sobre o tema redes de comunicação e a alternativa correta em relação às rede de rumores.

    De acordo com a classificação de Robbins, as redes formais são: cadeia, roda e todos os canais.

    Já em relação à rede informais, Robbins (2010, p. 333) cita a rede de rumores e suas três principais características:

    1. Não é controlada pela direção da empresa.
    2. Tida pela maioria dos funcionários como mais confiável e fidedigna do que os comunicados formais vindos da cúpula da organização.
    3. Amplamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integram.

    De acordo com Robbins (2010):

    "Os rumores emergem como reação a situações importantes para as pessoas, quando ambiguidade e sob condições que despertam ansiedade. As situações de trabalho geralmente contêm esses três elementos, o que explica por que os rumores florescem nas organizações. Os segredos e a competitividade que fazem parte da vida na organização — em torno de temas como a nomeação de novos chefes, a redistribuição das salas, decisões quanto à redução de quadro de pessoal ou o realinhamento das atribuições de tarefas — criam as condições que sustentam a rede de rumores. O rumor vai se manter enquanto os desejos e expectativas que geram a incerteza não forem atendidos ou enquanto a ansiedade não for reduzida".

    Portanto, as duas condições fomentam uma rede de rumores de acordo com Robbins são: ambiguidade e sob condições que despertam ansiedade.

    Fonte:

    ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010

    GABARITO: LETRA D


ID
1127638
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os indivíduos frequentemente cometem equívocos na tomada de decisão, causados por vieses cognitivos. Analise-se o seguinte exemplo: a maioria dos meninos de quinze anos de uma comunidade carioca se esforça para ser um jogador de futebol profissional, porque acredita que terá o sucesso do Neymar, e a maioria das meninas da mesma idade decide ser modelo inspirada na carreira de Gisele Bündchen.
Esses dois grupos decidem embasados no viés

Alternativas
Comentários
  • Bazerman apresenta três grupos gerais da heurística da decisão: da disponibilidade, da representatividade e da ancoragem e ajuste. 


    A heurística da disponibilidade  - nesse tipo de heurística, o tomador de decisão recorre às lembranças que estão disponíveis em sua memória com maior intensidade e que se relacionam com o problema apresentado.

    Heurística da Representatividade  - ocorre em situações de julgamento em que um evento passa a ser incluído em uma determinada categoria, formulada com base na quantidade de acontecimentos semelhantes ocorridos anteriormente. Com isso, o profissional acaba por estabelecer modelos mentais de referência, atrelando-os a casos que venham a surgir na sua atividade profissional e que tenham similaridade com esse padrão já existente em sua memória, ignorando em muitos casos outras evidências que indicam outro caminho a ser seguido na tomada daquela decisão específica.

    Heurística da Ancoragem e do Ajuste - pode ser definida como avaliações partindo de uma base inicial, que pode ser chamada de “âncora”, fazendo-se ajustes até produzir uma decisão final

  • Vieses cognitivos são as tendências de pensar de certas maneiras que podem levar a desvios sistemáticos de lógica e a decisões irracionais, frequentemente estudadas em psicologia e economia comportamental.

    Embora a realidade desses preconceitos seja confirmada pela pesquisa replicável, muitas vezes há controvérsias sobre como classificar esses vieses ou como explicá-los. Alguns deles são consequências de nossas regras de processamento de informações (ou seja, atalhos mentais), chamados de heurística, que o cérebro usa para produzir decisões ou julgamentos. Tais efeitos são chamados tendências cognitivas. Os vieses tem uma variedade de formas e podem ser vistos como viés cognitivo ("frios"), tais como ruído mental, ou viés cognitivos motivacionais ("quentes"), tal como quando as decisões são distorcidas por crenças e desejos. Ambos os efeitos podem estar presentes ao mesmo tempo.

    Efeito de ambiguidade — tendência de evitar opções nas quais a falta de informações faz com que a probabilidade pareça "desconhecida".

    Ancoragem ou focalismo — tendência a confiar demais, ou "ancorar-se", em uma referência do passado ou em uma parte da informação na hora de tomar decisões.

    Tendência de confirmação — tendência do observador de procurar ou interpretar informações de forma que estas confirmem pré-concepções próprias.

    Viés atencional — tendência de prestar atenção a estímulos emocionais dominantes em seu ambiente e negligenciar dados relevantes ao fazer julgamentos de correlação ou associação.

    Heurística de disponibilidade — tendência no qual as pessoas predizem a frequência de um evento, baseando-se no quão fácil conseguem lembrar de um exemplo.

    Cascata de disponibilidade — um processo de auto-reforço no qual uma crença coletiva ganha mais e mais plausibilidade por meio da crescente repetição no discurso público (ou "repita algo mil vezes e ele torna-se verdadeiro").

    Backfire effect — quando as pessoas reagem refutando evidências pelo fortalecimento em suas crenças.

    Efeito adesão — a tendência de fazer (ou acreditar) em coisas porque muitas outras pessoas fazem (ou acreditam) na mesma coisa.

    Falácia da probabilidade de base — a tendência de basear julgamentos em especificidades, ignorando informações estatísticas gerais.

    Viés da crença — efeito onde a avaliação da consistência lógica do argumento é influenciado pela credibilidade da conclusão.

    Viés do ponto cego — a tendência de ver-se menos enviesado que outras pessoas ou identificar mais viéses cognitivos nos outros que em si próprio.

    Viés pró-escolha — a tendência de lembrar que suas decisões foram melhores do que elas realmente foram.

    Ilusão de agrupamentos — a tendência de pensar que eventos aleatórios que ocorrem em aglomerados não são eventos realmente aleatórios.

    Viés de confirmação — é uma tendência das pessoas preferirem informações que confirmem suas crenças ou hipóteses, independentemente de serem ou não verdadeiras.

    ...

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vieses_cognitivos

     

  •  Ajudem os não assinantes :D

    Gabarito: "D" 

  • Os principais vieses cognitivos são:

    - da ancoragem (no qual uma informação inicial serve de base para uma avaliação posterior);

    - o da representatividade (no qual uma figura conhecida "encarna" as características avaliadas/desejadas);

    - o da disponibilidade (no qual quanto mais visível for um evento, mais frequente nós julgamos que eles sejam).


    Assim, o único viés associável com a questão é o de representatividade.


    GABARITO: D.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • GABARITO: LETRA D

    Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 171-175),

    Erros e vieses mais comuns na tomada de decisão

    • Excesso de confiança
    • Ancoragem: tendência de ancorar o julgamento em uma informação inicial, o que dificulta o ajuste diante de informações posteriores.
    • Evidência confirmadora: tendência a buscar informações que corroborem escolhas anteriores e descartar as que contestem julgamentos prévios.
    • Viés de disponibilidade: tendência de julgar as coisas com base nas informações mais facilmente disponíveis.
    • Escalada do comprometimento: apego a uma decisão anterior, a despeito de informações negativas.
    • Erro de aleatoriedade: tendência individual de acreditar que se pode prever o resultado de eventos aleatórios.
    • Aversão ao risco: tendência a preferir um ganho certo de uma quantidade moderada a um resultado mais arriscado, mesmo que este tenha uma compensação mais alta.
    • Viés da compreensão tardia: tendência a achar que sabíamos antecipadamente o resultado de um evento depois de ele ter ocorrido.

    FONTE: ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


ID
1127641
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo pelo qual os indivíduos tentam controlar a impressão que os outros formam a seu respeito é chamado de administração da impressão.
Concordar com a opinião de alguém para conquistar a sua aprovação é uma técnica de administração da impressão denominada de

Alternativas
Comentários
  •  Técnicas de Administração da Impressão 

    Conformidade: Concordar com a opinião de alguém para conquistar sua aprovação. 

    Justificações: Anúncio da conseqüência de um evento de maneira que minimize a seriedade de uma situação. 

    Desculpas: Admitir a responsabilidade por um evento indesejado, ao mesmo tempo procurando obter o perdão. 

    Aclamação: Anúncio de evento favoráveis a fim de maximizar as implicações positivas para si mesmo.

    Bajulação: Elogiar os outros por suas virtudes, em um esforço para parecer perceptivo e amável. 

    Favores: Fazer alguma coisa simpática a alguém para conquistar a sua aprovação.

    Associação: Melhorar ou proteger a imagem de alguém por meio da utilização de informações sobre pessoas ou coisas a ele


ID
1127644
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um indivíduo é chefe e, ao mesmo tempo, marido de uma servidora pública.

Quando tem que avaliar o desempenho de sua esposa como integrante de seu grupo de trabalho, ele se vê numa situação de

Alternativas
Comentários
  • gabarito E, conflito de papeis, gestor? marido?

  • também vi por este lado...gestor x marido (ele se vê)...mas se o enunciado coloca-se  "...ele a vê.." (se referindo a mulher) colocaria favoritismo.

  • Boa consideração Leandro. Qual referência vocês usam para Ciências da Administração da Cesgranrio? O Chiavenato?

  • Conflito de papéis é um tipo de conflito social causado por um indivíduo que está sendo forçado a assumir papéis distintos e incompatíveis. Eles podem ocorrer individualmente, como no caso de uma pessoa que está sendo dividida entre papéis distintos para diferentes organizações ou grupos, ou dentro de uma organização, quando um indivíduo é convidado a executar várias funções no mesmo grupo.

     

    Um empregado com ambos os papéis de trabalho e gestão de um departamento, por exemplo, assume os papéis conflitantes de supervisor e colega de trabalho.

  • subjetivo demais para não considerar favoritismo como também resposta correta, passível de recurso totalmente.


ID
1127647
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor de turismo está iniciando um processo de mudança em sua estrutura, atividades, público-alvo, etc. Isso é consequência de um novo direcionamento para o posicionamento da empresa no mercado.

As mudanças que estão ocorrendo na empresa são decorrentes de que função da administração?

Alternativas
Comentários
  • A questão não deu mais detalhes sobre esse tipo de mudança que está ocorrendo na empresa. Só podemos depreender da assertiva a letra B

  • Todo tipo de mudança tem que ter um planejamento. B

  • Funções da Administração Moderna: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
    Todas as atuações da organização são desdobramentos do seu planejamento estratégico

  • A única função da administração descrita entre as alternativas é planejamento. As funções da administração são: planejar, organizar, dirigir e controlar.

  • Gabarito: B 

     

     

    Se for pra desistir, desista de ser fraco 

  • Letra B.

     

    Comentário:

     

    Questão redigida de forma diferente, para confundir.

    A empresa tomou decisões para mudança do seu foco. A mudança é decorrente de quê? Das decisões tomadas

    anteriormente, no processo de planejamento!

     

     

     

     

    GABARITO: B.

     

     

    Prof. Carlos Xavier


ID
1127650
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor alimentício tem tido alguns problemas no fluxo produtivo, e isso tem ocasionado falta de seus produtos acabados. Para solucionar o problema, o gerente da unidade estabeleceu um sistema para acompanhar o fluxo de produção, que possibilita detectar desvios e proporcionar ações corretivas para que o fluxo volte à normalidade.

A solução encontrada pelo gerente refere-se a que função da administração?

Alternativas
Comentários
  • Funções da Administração Moderna: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
    Controlar é, resumidamente, a função na qual se estabelece o modelo de desempenho considerado ideal, apura-se o desempenho atual, compara-se as duas situações (real e desejada) e adotam-se medidas corretivas. O processo de controle também é muito importante no ciclo de melhoria contínua. Fonte: Professor Rafael Ravazolo

  • Controle é a função administrativa relacionada com a monitoração das atividades a fim de manter a organização no caminho adequado para o alcance dos objetivos e permitindo as correções necessárias para atenuar os desvios.Na própria questão tem a definição de controle: "o gerente da unidade estabeleceu um sistema para acompanhar o fluxo de produção, que possibilita detectar desvios e proporcionar ações corretivas para que o fluxo volte à normalidade". 

  • Controle - Monitorar as atividades e corrigir os desvios.

  • GABARITO LETRA D

    CONTROLE E AVALIAÇÃO

    Proporciona a mensuração e avaliação das ações empreendidas pela organização a partir dos processos de planejamento, organização e direção.

    Busca verificar como as demais etapas do processo administrativo estão sendo executadas, e visa a correção dos rumos.

    Mecanismos de controle:

    - Objetivo: o controle reque um objetivo, uma linha de atuação, um critério.

    - Medição: requer um meio de medir a atividade desenvolvida.

    - Comparação: um procedimento para comparar tal atividade com o critério definido.

    - Correção: algum mecanismo que corrija as atividades para que possam atingir ao objetivo.


  • Gabarito: D 

     

    Se for desistir, desista de ser fraco.

  • Planejamento

    Definir os Objetivos

    Verificar onde as coisas estão hoje

    Desenvolver premissas sobre condições futuras

    Identificar meios para alcançar os objetivos

    Implementar os planos de ação necessários

    Organização

    Dividir o Trabalho

    Agrupar as atividades em uma estrutura Lógica

    Designar as pessoas pra a sua execução

    Alocar os Recursos

    Coordenar os esforços

    Dirigir

    Dirigir os esforços para um propósito comum

    Comunicar

    Liderar

    Motivar

    Controle

    Definir os padrões de Desempenho

    Monitorar o Desempenho

    Comparar o Desempenho com os padrões

    Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados

  • De acordo com Chiavenato:

    Controlar:

    - Definir os padrões de desempenho;

    - Monitorar o desempenho;

    - Avaliar o desempenho;

    - Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados;

  • Controle

     

    Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.

     

    Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.

     

    O processo de controle é executado em todas as áreas de uma organização, sendo necessário para medir e avaliar padrões de desempenho das organizações, além de fazer uso eficaz do feedback para tomar medidas de correção quando for necessário.

     

    Segundo Maximiano (2009), o processo de controle fornece informações e possibilita a tomada de decisões sobre quais objetivos a serem atingidos por uma organização, como deve ser o desempenho da organização em comparação com os seus objetivos, quais os riscos e oportunidades do início das atividades até o seu objetivo e o que deve ser feito para assegurar a realização dos objetivos. Controlar é um processo de tomar decisões, e seu objetivo é o critério para controle e avaliação da execução de suas respectivas atividades.

     

    O processo de controle apresenta quatro etapas ou fase:

    1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;

    2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;

    3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e

    4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03

  • GABARITO LETRA D.

    A solução encontrada pelo gerente refere-se à função controle.

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    Do enunciado extraímos que a questão quer a função que possua entre suas atividades, as seguintes:  detectar desvios e proporcionar ações corretivas.

    Para respondermos, vamos ver um breve resumo de cada uma das funções a seguir:

    ◾ Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    ◾ Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    ◾ Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    ◾ Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    Agora vamos verificar as alternativas:

    A- Incorreta. Planejamento tem relação com objetivos e meios, vide resumo acima.

    B- Incorreta. Coordenação não é das função administrativa atuais. Foi uma das cinco funções originais estabelecidas por Fayol no início do Século XX.

    C- Incorreta. Organização tem relação com a alocação de recursos na estrutura organizacional.

    D- Correta. Monitoramento, a detecção de desvios, a avaliação e tomada ações corretivas são algumas atividades inerentes do processo de controle.

    O processo de controle possui 4 fases (Chiavenato, 2014):

    • 1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.
    • 2ª etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.
    • 3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.
    • 4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.

    E- Incorreta. A função direção ou liderança visa dinamizar a organização através da ação de pessoas.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: LETRA D


ID
1127653
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O administrador, em suas atividades diárias, precisa fazer diversas escolhas para que os objetivos da organização sejam alcançados.
Essas escolhas se constituem em decisões necessárias para a resolução de problemas ou para aproveitar alguma oportunidade.
As decisões em uma organização são classificadas em duas categorias, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Programadas e não programadas /  estruturadas e não estruturadas.

  • Programadas e não programadas /  estruturadas e não estruturadas.

    Ainda podem ser semi-programadas ou semi-estruturadas

    Segue a fonte:

    http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-processo-decisorio-nas-organizacoes.html

  • Decisões podem ser: Programadas e Não-Programas; já
    Problemas podem ser: Estruturados e Não-Estruturados.

    Fonte: Chiavenato Administração Geral e Pública - série concursos - 4ª Triagem, pág 72-75 (na parte de DO).

     

  • Explicando melhor!

     

    A eficiência organizacional é facilitada pelo uso de decisões programadas, pois como elas são rotineiras, a sua padronização conserva recursos materiais e de tempo (exemplo: se você perde o horário da prova na faculdade e vai à secretaria, o atendente já sabe quando será a segunda chamada e quanto você deverá pagar de multa. Esta decisão do atendente é uma decisão programada – será tomada sempre que este caso ocorrer).

     

    Gabarito: LETRA A

  • Decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta “padrão” para eles. 

     

    Já as decisões não programadas são típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.

     

     

    Fonte: Rodrigo Rennó


ID
1127656
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As empresas atualmente enfrentam muitos concorrentes e precisam otimizar suas atividades, visando a aumentar a produtividade, para ter menores custos, possibilitando assim maior competitividade.
Uma das formas existentes para um gerenciamento mais eficaz, atualmente, é fazer uma análise da interação das diferentes atividades, seu sequenciamento, identificando suas entradas e seus resultados, e o valor agregado obtido nesse fluxo.

O modelo de gestão adotado pela empresa que utiliza esse tipo de abordagem é o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Conceito de BPM (CBOK®)

    BPM é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio (automatizados ou não) para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

     BPM envolve a definição deliberada, colaborativa e cada vez mais assistida por tecnologia, melhoria, inovação e gerenciamento de processos de negócio ponta-a-ponta que conduzem a resultados de negócios, criam valor e permitem que uma organização cumpra com seus objetivos de negócio com mais agilidade.

     BPM permite que uma organização alinhe seus processos de negócio à sua estratégia organizacional, conduzindo a um desempenho eficiente em toda a organização através de melhorias das atividades específicas de trabalho em um departamento, toda a organização ou entre organizações.

  • B

     

  • Nessa parte do comando da questão " é fazer uma análise da interação das diferentes atividades, seu sequenciamento, identificando suas entradas e seus resultados, e o valor agregado obtido nesse fluxo " consiste na definição de processo. Essa é a proximidade com a definição fornecida pelo google:

    " sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade "

    Sendo o processo o foco, trata-se da gestão por processos.

  • Na gestão por processos, um processo é visto como fluxo de trabalho - com insumos, produtos e serviços  claramente definidos e atividades que seguem uma sequência lógica e dependente umas das outras, numa sucessão clara – denotando que os processos têm início e fim bem determinados e geram resultados para os clientes internos e/ou externos. 


ID
1127659
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor moveleiro contratou um diretor executivo, tendo em vista que o anterior está em processo de aposentadoria. O modo como a empresa está organizada estabelece um processo de sucessão formal, que será aplicado a esse caso.

Em termos gerais, um diretor executivo de uma empresa é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Questão deveria ser anulada. "Hierarquia operacional" dá a ideia de posição que executa tarefas de curto prazo. O certo seria "hierarquia organizacional".

  • responsável pelos estratégias e visão?

  • Questão sacaneada!!

  • Questão de lógica mesmo...toda essa prova do IBGE foi assim...só resta alternativa E...na alternativa D, o erro (eu acho) está em "implementar" que não é caracteristica do Nível Instituicional/Estratégico.

  • Fábio: sim, mas esse me pareceu ser um diferente contexto de "operacional" mesmo. Operacional, de todas as operações que uma e qualquer empresa realiza, e não de níveis operacionais.

  • administrador

    ô/

    adjetivo substantivo masculino

    1.

    que ou o que administra, gerencia; administrante.

    "sócio a."

    2.

    adm diz-se de ou preposto de um proprietário na direção de uma empresa.

    3.

    adm que ou aquele que, ocupando este posto, dirige, chefia, supervisiona um estabelecimento; diretor, gerente.

    4.

    adm que ou aquele que tem temporariamente a seu cargo a administração total ou parcial da coisa pública.

    5.

    jur que ou o que tem sob sua guarda bens pertencentes a pessoas consideradas legalmente incapazes.

    6.

    jur que ou aquele que é encarregado de administrar uma sociedade anônima.


ID
1127665
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem em relação ao gerenciamento das pessoas nas organizações atuais tem-se modificado em função da intensificação do valor do conhecimento humano e da função que esse conhecimento adquiriu para o aumento da competitividade das empresas.

Essa abordagem tem como foco o(a)

Alternativas
Comentários
  • Sveiby propões que o valor total dos negócios da organização seja calculado pelo valor dos clientes, valor da organização e valor de competências, respectivamente, e não apenas pelos ativos tangíveis, que formam o capital financeiro. Assim, o capital intelectual é constituído por três aspectos intangíveis:

    1) clientes

    2) organização

    3) pessoas.


    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. Pág. 194

  • •Do Conhecimento Tácito em Conhecimento Explícito.

    A externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos. Éum processo de criação do conhecimento perfeito, o conhecimento tácito se tornaexplícito, expresso por metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

  • “O conhecimento tornou-se o principal ingrediente do que produzimos, fazemos, compramos e vendemos. Resultado: administrá-lo – encontrar e estimular o capital intelectual, armazená-lo, vendê-lo e compartilhá-lo – tornou-se a tarefa econômica mais importante dos indivíduos, das empresas e dos países. [...] O capital intelectual constitui a matéria intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência – que pode ser utilizada para gerar riqueza (...) Uma vez que o descobrimos e exploramos, somos vitoriosos. [...] A gerência dos ativos intelectuais se tornou a tarefa mais importante dos negócios porque o conhecimento tornou-se o fator mais importante da produção. [...] O capital Intelectual é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva”(Stewart,p. 11-23).

    http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/capint.html
  • A descrição contida na letra A corresponde ao conhecimento explícito e não ao conhecimento tácito, que é aquele que é adquirido ao longo da vida, através das experiências de cada um, sendo mais difícil ser transmitido formalmente.

  • complementando o comentário abaixo...

     

    De acordo com Sveiby (1998), o capital intelectual é constituído por três aspectos intangíveis:

     

    capital humano (pessoas; valor das competências)

    capital relacional (externo; valor dos clientes)

    capital estrutural (interno; valor da organização)

     

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • alguém comenta a D? não entendi pq está errada

  • Danielle OD

    A relação Empresa x Mercado está restrita aos Colaboradores de Alto Nível, isto é, à Gerencia Estratégica que se relaciona com o ambiente interno e sobretudo com o ambiente externo (Onde ocorrem as relações do Mercado). Os demais colaboradores são importantes na formação da Estratégica uma vez que são conhecedores do ambiente interno (Realidade, dia a dia da organização). Logo, o erro da letra D é dizer que todos os níveis de colaboradores entendem as relações de Mercado.


ID
1127668
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As empresas, no contexto atual, de muita competição e constante busca pela competitividade, sabem que o elemento humano é fundamental nesse processo.
Um dos principais fatores para o aumento da competitividade de uma empresa é o desempenho de seus funcionários.

O desempenho humano nas organizações empresariais está relacionado à(s):

Alternativas
Comentários
  • Segundo Flávia Ribas, o desempenho organizacional depende da harmonização entre a competência profissional, a motivação e o suporte organizacional. Em sua obra, a eminente autora ainda menciona que as três forças têm a mesma importância, questão cobrada recentemente em concursos públicos!

  • o desempenho esta associado a motivacao, conhecimento, atitude

    gabarito A

  • GAB:A

     

    A primeira formula obrigatória a se aprender em gestão de pessoas:

    DESEMPENHO = COMPETÊNCIA + MOTIVAÇÃO + SUPORTE ORGANIZACIONAL


ID
1127671
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão que possibilita identificar pontos de melhoria e a correção no rumo das atividades que são desenvolvidas nas organizações.

Para que a avaliação de desempenho possa, efetivamente contribuir para a melhoria do desempenho dos empregados e consequentemente da organização, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • Uma ação presente na etapa de Aplicar Pessoas (CHIAVENATO), A avaliação de desempenho consiste na análise e na mensuração sistemática do desempenho de cada indivíduo na organização, levando em consideração as atividades desempenhadas, as metas estipuladas, os resultados a serem alcançados e o potencial de desenvolvimento. 

  • Avaliação de Desempenho é um processo adotado por empresas para mensurar o desempenho e comportamento de seus colaboradores a partir de critérios comuns.

    Através da Avaliação de Desempenho é possível acompanhar o desenvolvimento individual, até mesmo o andamento do trabalho em equipe.

    Dessa forma, o gestor descobre as potencialidades do colaborador, ou seja, o que ele realmente possui talento para ser aplicado à empresa.

    Também é possível identificar os pontos fracos dos colaboradores e capacitá-los para sanar os pontos de melhorias identificados.

    Já para a empresa, tem a oportunidade de formar uma equipe mais forte e eficiente treinada para trabalhar de acordo com as suas necessidades, o que favorece a boa colocação no mercado, uma imagem íntegra e a geração de lucros.

  • Gabarito: A


ID
1127674
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O departamento de vendas de uma empresa tem uma equipe formada por quatro vendedores e um gerente. Pensando em ampliar o mercado de atuação da empresa, o gerente de vendas destacou um dos vendedores e atribuiu-lhe novas responsabilidades, com atividades novas e metas estimulantes.
O vendedor seguiu as orientações do gerente e conseguiu aumentar bastante as suas vendas, tendo assim um desempenho superior, em relação aos demais vendedores.

Tal resultado é consequência do(a)

Alternativas
Comentários
  • Herzberg cita em sua obra o crescimento horizontal e vertical dos cargos como fatores de motivação. O comando da questão abordou o crescimento horizontal, onde há o incremento de novas atribuições com mesmo nível de complexidade.

  • O vendedor se viu motivado por executar novas tarefas, aceitando e assumindo o novo desafio, logrando assim exito diferenciando-se assim dos demais vendedores.

    gabarito E


ID
1127677
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa de consultoria estruturou seu sistema de atendimento aos clientes com base nos princípios da qualidade, de tal forma que aqueles que adquirirem e fizerem uso dos serviços da empresa fiquem plenamente satisfeitos.

O princípio que demonstra o compromisso dessa empresa com a qualidade na prestação de seus serviços é

Alternativas
Comentários
  • Princípios para o bom atendimento na gestão da qualidade 

    1. Foco no Cliente. 

    Nas empresas privadas, a importância dada a esse princípio se deve principalmente ao fato de que o sucesso da venda (lucro financeiro) depende da satisfação do cliente com a qualidade do produto e também com o tratamento recebido e com o resultado da 
    própria negociação. 

    No setor público, este princípio se relaciona sobretudo aos conceitos de cidadania, participação, transparência e controle social. 

    Para cumprir este princípio é necessário ter atenção com dois aspectos: 

    ₋ verificar se o que é estabelecido como qualidade atende a todos os usuários, inclusive aos mais exigentes; 

    ₋ fazer bem feito o serviço e, depois, checar os passos necessários para a sua execução. 

    Deve se lembrar que tais atitudes levam em conta tanto o atendimento do usuário quanto as atividades e rotinas que envolvem o serviço.

    Fonte: http://www.ibam-concursos.org.br/documento/Atendimento.pdf

  • Qual o erro de Visão sistêmica ?

     

    "Visão sistêmica  do atendimento compreende também variáveis que vão além das pessoas envolvidas direta ou indiretamente nas diversas tarefas de prestação de serviços. O espaço da área de atendimento, a temperatura ambiente, o funcionamento dos equipamentos, o 11 elevador, e até uma cadeira desconfortável devem ser compreendidas na visão sistêmica. Não estamos querendo dizer que você é responsável por tudo isso, mas sim que você deve ter consciência das relações entre as atividades. Se cada um fizer bem a sua parte, o resultado final será bom."

    Fonte: ENAP/Escola Nacional de Administração Pública http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/handle/1/1685/M%C3%B3dulo_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

  • Quando falamos em foco no cliente estamos tratando pessoas como dados. Fazemos pesquisas para coletar números que permitam avaliar seus padrões comportamentais, hábitos, gastos financeiros e, com isso, identificar um perfil de consumidor. As empresas precisam disso para saber com quem estão lidando e elaborar uma abordagem de vendas eficiente, mas muitas vezes dispensa os sentimentos e as emoções do cliente. A experiência avaliada nesse processo são as da empresa e não as do cliente.


ID
1127680
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O trabalho nas organizações empresariais tem sofrido diversas modificações ao longo do tempo. Se no passado as atividades eram vistas como uma unidade separada das demais e deveriam ser realizadas individualmente, hoje se sabe que quanto maior a integração e a colaboração entre os pares, maior a motivação dos funcionários, e, consequentemente, maior a produtividade.

Nesse sentido, uma equipe deve apresentar a(s) seguinte(s) característica(s):

Alternativas
Comentários
  • Segundo RIBAS e SALIM (2013: pág. 241):   As equipes de trabalho geram uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.


     ATENÇÃO!

    As equipes ajustam-se melhor a culturas coletivistas. O desafio é manter o sucesso do indivíduo como parte de uma equipe. Esse desafio se torna maior quando:

    a) a cultura vigente é altamente individualista;

    b) as equipes estão sendo introduzidas em uma organização que sempre valorizou as realizações individuais.

    As principais características de uma equipe são cooperação, sinergia e coesão.

    A palavra sinergia é derivada do grego synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho. Diz-se que o todo supera a soma das partes. O oposto de sinergia, dentro da organização, refere-se à entropia, que significa a desorganização do sistema.


    Gabarito C

  • Complementando...

    Esse é o intuito do trabalho em equipe. As metas são de todos e as diferentes competências colaboram para alcançá-las. No item "a", o erro está em dizer que o trabalho é individual, e cada um se preocupa com a sua tarefa. No item "b" o erro está em afirmar que um único membro é responsabilizado em caso de erro. A equipe compartilha a responsabilidade. No item "d" o erro está na forma como as tarefas são distribuídas. Não é o que cada um quer de acordo com seus interesses. Ela é dividida pelo líder conforme as competências e potenciais de cada um. E no item "e" o erro está na definição de grupo, não da equipe. A equipe reúne pessoas com competências que se complementam para a realização de um objetivo de trabalho.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. C]

     

    bons estudos  

  • Grupo é diferente de equipe.

    Equipe gera sinergia positiva por meios de esforços coordenados para o atingimento de um objetivo específico da organização.

    Grupo é uma reunião de pessoas com um ou mais objetivos comuns

    "Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe."


ID
1127683
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento de uma organização estão sustentados na sua capacidade de interagir com o ambiente em que está inserida.

Essa afirmativa tem como base o pressuposto de que uma organização é um sistema

Alternativas
Comentários
  • Assim, a Teoria dos Sistemas acolheu o conceito no qual as organizações são sistemas abertos, ou seja, que trocam continuamente energia (ou matéria-prima, informações etc.) com o meio ambiente.

      Portanto, não podemos entender uma organização sem saber o contexto em que ela opera. Do mesmo modo, uma organização é a soma de suas partes (gerência de marketing, gerência de finanças etc.) e uma área depende da outra – o conceito de interdependência.


    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos.


  • organizações são sistemas abertos que sofrem influencias internas e externas..

    gabarito D


ID
1127686
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um empregado de uma grande empresa foi promovido e passou a liderar uma equipe de sete pessoas. Preocupado com essa nova função e motivado a fazer um bom trabalho, ele procurou, em algumas revistas de negócios, orientações sobre como desempenhar de maneira eficiente o seu novo papel dentro da organização.

A orientação que ele considerou que seria mais efetiva para seu trabalho foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Análise das assertivas:

    a) Ao contrário, deve se valorizar o trabalho em equipe.

    b) Há que se levar em consideração a diversidade e individualidade dos membros de cada equipe/grupo para se obter uma boa comunicação.

    c) Gabarito.

    d) Deve-se dar feedback (retroação), ainda que seja negativo, mas de modo polido e de forma reservada.

    e) Seria a extinção da organização: lugar que não há regras impera a baderna e a bagunça.


    Bons estudos!


ID
1127689
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O diretor executivo de uma empresa em processo de reestruturação quer estabelecer os limites de autoridade e responsabilidade relativos a cada nível da empresa.

Assim, ele pediu ajuda a um consultor que, em função desse objetivo do diretor, lhe deu a seguinte orientação:

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidade=obrigacao de uma pessoa

    sistema de responsabilidade=atividadesda obrigacao de uma pessoa

    gabarito D


ID
1319980
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O ciclo de vida clássico de desenvolvimento de software é criticado por vários autores.

Uma das principais críticas a esse ciclo de vida é que a(o)

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de vida clássico ao qual a questão se refere é o Modelo em Cascata. Este modelo é sequencial, não possuindo mais de uma iteração, o que faz com que problemas se acumulem em cada etapa do processo de desenvolvimento.
  • Sim Victor, parabéns pela identificação do modelo correspondente. Também percebi isso. Além disso, é visível que se fizer uma correlação com os modelos ágeis fica fácil achar a alternativa correta. Sobre as alternativas a e b é perceptível que está contradizendo o modelo em cascata uma vez que há sim a documentação e a modelagem. Sobre as outras alternativas, d e e, é contraditório afirmar que tais aspectos dificulta um processo de desenvolvimento de software melhorado, além de estar desconectado do enunciado da questão.

  • Também designado Clássico ou Sequencial ou Linear ou Tradicional ou Waterfall ou Rígido ou Monolítico. Esse nome é devido ao encadeamento simples de uma fase com a outra. 

     


ID
1319983
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Solicitado para fazer o levantamento dos requisitos para um novo software a ser desenvolvido, um analista de sistemas identificou a necessidade de descobrir todos aqueles que se beneficiariam de forma direta ou indireta do sistema a ser desenvolvido.

Essas pessoas são conhecidas como

Alternativas
Comentários
  • Indivíduo, grupo ou organização que possa afetar, ser afetado, ou sentir-se afetado por uma decisão, atividade, ou resultado de um projeto.
    http://www.meubizu.com.br/parte-interessada-ou-stakeholder

  • B) Parte interessada (engloba clientes, patrocinadores, usuários, usuários finais) é o conceito mais amplo, justamente o que mencionou na questão: "todos aqueles que se beneficiariam de forma direta ou indireta do sistema a ser desenvolvido".

  • É uma questão que envolve um pouco do conhecimento de Hiperônimo e Hipônimo , conceito utilizado na gramática portuguesa

     

    Hiperônimo: Acima

    Hipônimo: abaixo

     

    Partes Interessadas - Hiperônimo - Acima : É a mais correta

     

     

    Clientes, patrocinadores, usuários e  usuários finais  - Hipônimo - Abaixo - Não que esteja errada essas alternativas só que elas são a menos correta. Vale ressaltar que algumas bancas gostam de cobrar questões desse estilo.

  • B PARTES INTERESSADAS


ID
1319986
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Antes de lançar seu próximo produto, uma empresa de desenvolvimento de software costuma convidar seus principais clientes para testar uma versão “quase final”. Esses clientes são convidados ao local de desenvolvimento e são observados enquanto utilizam o software e registram erros e problemas no uso.

Essa estratégia de teste em um ambiente controlado é conhecida como teste

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Alfa ---> ambiente do desenvolvedor/programador

    Beta ---> ambiente do cliente

     

    Na prática, existem três tipos de testes de usuário:

     

    1. Teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para testar o software
    no local do desenvolvedor.

     

    2. Teste beta, em que um release do software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e
    levantar os problemas que eles descobriram com os desenvolvedores do sistema.

     

    3. Teste de aceitação, em que os clientes testam um sistema para decidir se está ou não pronto para ser aceito
    pelos desenvolvedores de sistemas e implantado no ambiente do cliente.

     

    Ian Sommerville


ID
1319989
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

No processo de criação de um banco de dados relacional, primeiro foram criadas as tabelas onde seriam guardados os dados; depois, foi feita a inserção dos dados nessas tabelas. Nenhuma outra estrutura auxiliar foi criada no banco para melhorar o desempenho além das chaves primárias. Após realizar uma simulação de carga, com dados e aplicativos reais, o responsável percebeu que uma busca importante tentava encontrar uma pessoa pelo número do seu título de eleitor, no campo TITELE, que não era uma chave primária planejada. Essa busca demorava muito, pois o SGBD precisava procurar em todos os registros até encontrar aquele com o número desejado.

Supondo-se que o SGBD suporta visões, índices árvore-B e de tabela de espalhamento (hashs), joins e procedimentos armazenados, a maneira de acelerar essa busca ao máximo é criar um(a)

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica o porquê a alternativa B está correta?

  • É a maneira mais rápida dentre as opções. O(1)


  • A complexidade de melhor caso(onde não há colisões) em um algoritmo de Heap sort é de O(1). No pior caso é de O(n).

  • Questão passível de anulação, pois para ser mais rápido ou mais lento, vai depender muito do banco de dados onde a tabela e consequentemente os índices serão criados.

    No Postgree, por exemplo, a criação do índice hash o torna mais lento e recomenda-se o indice do tipo árvore B+ mesmo, conforme pode ser visto no link abaixo.

    http://pgdocptbr.sourceforge.net/pg80/indexes-types.html

     

     

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1319992
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O BPMM é um importante modelo de maturidade do processo proposto pela OMG, baseado em outros modelos de maturidade de processo, como o CMMI.

Uma empresa que deseje ser certificada como nível 2 do BPMM deve, necessariamente, satisfazer os objetivos da seguinte área de processo:

Alternativas
Comentários
  • Nível 1 - Inicial: Gestão inconsistente;

    Nível 2 - Gerenciado: Gestão da unidade de trabalho

    Nível 3 - Padronizado: Gestão linha de negócio

    Nível 4 - Previsível: Gestão da Capacidade

    Nível 5 - Inovando: Gestão da Mudança

  • Muito Obrigada.


ID
1319995
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A exposição ao risco de um projeto de software é calculada como o(a

Alternativas
Comentários
  • Exposição = Probabilidade X Impacto


ID
1319998
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Segundo a classificação de categorias de modelos de dados, o modelo de dados relacional deve ser entendido como

Alternativas
Comentários
  • Usually, a representational data model is used to describe the conceptual schema when a database system is implemented. This implementation conceptual schema is often based on a conceptual schema design in a high-level data model.
    Between these two extremes -conceptual and phisical- is a class of representational (or implementation) data models, which provide concepts that may be easily understood by end users but that are not too far removed from the way data is organized in computer storage.

    Navathe - Fundamentals of Database Systems 6ed

  • CRF - Mengão

    Conceituais - Alto nível

    Representativos - Implementação

    Físico - Baico nível

  • Representativo = Lógico?


ID
1320001
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

SQL é uma linguagem dedicada à operação de Bancos de Dados relacionais, padronizada internacionalmente, e que pode ser encontrada nos principais SGBD modernos.

Os principais comandos da sua linguagem de manipulação de dados (DML) são:

Alternativas
Comentários
  • Esse Dado é Muito Leve (DML) "DIUS":

    DELETE

    INSERT

    UPDATE

    SELECT

     

  • DML – Data Manipulation Language ou Linguagem de Manipulação dos Dados

    Depois de compilado o banco de dados, as manipulações típicas são: recuperação, inserção, remoção e modificação dos dados. O SGBD fornece uma série de operações ao DBA e ao projetista. Ex: INSERT, UPDATE, DELETE e SELECT, DISTINCT, HAVING.

     

     

    DDL – Data Definition Language ou Linguagem de Definição dos Dados

    É usada pelo Database Administrator(DBA) e pelos projetistas do banco de dados para definir os esquemas através da execução de processos pelo compilador. Ex: CREATE, ALTER E DROP, CONSTRAINT, FOREIGN KEY, RENAME.

  • A linguagem DML serve para manipular os registros em um banco de dados e é bem simples, só tendo três comandos: INSERT, UPDATE e DELETE. Na questão, só temos uma alternativa que possui esses três comandos, que é a letra D. Note, no entanto, que a alternativa também inclui o SELECT nos comandos DML. Isso ocorre porque há alguns autores que entendem que só há duas sublinguagens em SQL - DDL e DML. DDL para fazer as definições das estruturas do banco de dados e toda a administração, e DML para manipular os registros e extraí-los na forma de consultas. É bom ter esse entendimento em mente também na hora da prova!


ID
1320004
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Entre os mecanismos de segurança possíveis de um banco de dados, aqueles que são utilizados para conceder privilégios a usuários são conhecidos como mecanismos de acesso

Alternativas
Comentários
  • d) discricionário

  • Em praticamente todos os bancos de dados, o controle de acesso discricionário é implementado através do uso dos comandos GRANT e REVOKE. O comando GRANT concede privilégios sobre os objetos do banco de dados (tabelas e visões, dentre outros) a outros usuários enquanto que o comando REVOKE revoga os privilégios concedidos.


    Leia mais em: Artigo SQL Magazine 27 - Segurança em banco de dados: conceitos fundamentais http://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-27-seguranca-em-banco-de-dados-conceitos-fundamentais/6903#ixzz3rIPxMJDu

  • DAC = Discricionário = Conceder privilégios aos Users, o proprietário define o acesso

    MAC = Mandatório ou Obrigatório = O sistema define o acesso, Cada User recebe certe nível do liberação

    RCAB = Papéis

    GAB D.


ID
1320007
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O modelo relacional tornou-se o padrão estabelecido do mercado. Outros modelos anteriores ao modelo relacional, porém, podem ser encontrados em sistemas usados no passado e, algumas vezes, encontrados como sistemas legados nas empresas.

Dois desses modelos são os

Alternativas
Comentários
  • LETRA B. Segundo Navathe(2011,p.34),"Dois modelos de dados mais antigos, historicamente importantes, agora conhecidos como modelos de dados legados, são os modelos de rede e hierárquico."

     

    -SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011.

  • Os bancos de dados podem organizar os dados em diferentes maneiras. O modelo padrão é o banco de dados relacional, que organiza os dados em tabelas. Antes do surgimento do modelo relacional, havia outros modelos como o hierárquico e o modelo em rede. Nossa resposta, então, é a letra B. Só para completar, os sistemas orientados a objetos vieram um pouco depois dos relacionais, e hoje há alguns sistemas relacionais que incorporam alguns conceitos orientados a objetos, sendo chamados de objeto-relacionais. Um exemplo desse tipo de sistema é o PostgreSQL.


ID
1320010
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os sistemas operacionais embarcados são executados em máquinas

Alternativas
Comentários
  • Um sistema embarcado (ou sistema embutido, ou sistema embebido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla1 . Diferentemente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado a tarefas específicas, através de engenharia pode-se otimizar o projeto reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto.

    Em geral tais sistemas não podem ter sua funcionalidade alterada durante o uso. Caso queira-se modificar o propósito é necessário reprogramar todo o sistema.

    Sistemas como PDAs são geralmente considerados sistemas embarcados pela natureza de seu hardware, apesar de serem muito mais flexíveis em termos de software. Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde MP3 players a semáforos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_embarcado

    Alternativa c).

  • c-

    so embarcado controla dispositivos tais como tv, micro-ondas, telefones móveis etc. Um exemplo que traz novas tendencias é o iPhone OS, alem do PamlOS e Windows CE para dispositivos moveis em geral.

  • de pequeno porte, utilizadas para artefatos de função específica e que não aceitam softwares instalados por usuários.

  • Gabarito: C

    Também chamados de sistemas embutidos, OS SISTEMAS EMBARCADOS manipulam dados dentro de sistemas ou produtos maiores, como executam uma tarefa bem definida. Computadores pessoais, apesar de também serem compostos de hardwares, softwares e componentes mecânicos, não são desenvolvidos para efetuar uma função dedicada e, sim, funções genéricas.(apesar de eles terem vários sistemas embarcados, geralmente periféricos).


ID
1320013
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No contexto de sistemas operacionais, há um processo que se refere à transferência de dados de determinado programa para uma região temporária de trabalho, onde outro programa pode acessá-los para uso em momento posterior.

Tal processo é denominado

Alternativas
Comentários
  • Spooling

    ·  Its a process of placing data in temporary working  area for another  program to process.

    ·  Spooling is useful for the devices which have differing data access rate. Used mainly when processes share some resource and needed to have synchronization.

    Caching

    ·  Caching transparently stores data in component called Cache, so that future request for that data can be served faster.

    ·  A cache’s sole purpose is to reduce accesses to the underlying slower storage.


    Caches, spooling enhances performance and makes system faster.

    ·  Caching usually used as a buffer.

    ·  Spooling is better than buffering ( Buffering overlaps input, output and processing of a single job whereas Spooling allows CPU to overlap

    ·  the input of one job with the computation and output of other jobs).

  • O Spooling ou simplesmente Spool (do acrônimo Simultaneous Peripheral Operations On-line) refere-se a um processo de transferência de dados colocando-os em uma área de trabalho temporária onde outro programa pode acessá-lo para processá-lo em um tempo futuro. A técnica de Spooling consiste em colocar jobs em um buffer, uma área da memória ou de um disco onde um dispositivo pode acessa-la quando estiver preparada. O Spooling é útil porque os dispositivos acessam dados em diferentes velocidades, o buffer provê uma estação de espera onde o dado pode ficar armazenado enquanto o dispositivo mais lento fica carregando. O mais comum exemplo de spooling é o da primeira impressão.

    Como a impressora é um periférico muito mais lento que o computador, este teria de ficar esperando a impressão terminar para, então, executar uma nova tarefa. Para resolver esse problema, a maioria das impressoras tem um buffer, ou seja, uma memória interna utilizada para armazenar temporariamente os dados que estão vindo do computador. Com isso, os dados são transferidos do computador para o buffer, liberando-o mais rapidamente. Quanto maior o buffer da impressora, mais cedo esta liberará o computador.

    No entanto, mesmo existindo esse recurso, o tamanho do buffer da impressora não é o suficiente para armazenar documentos grandes de uma só vez. Em outras palavras, na impressão de documentos pequenos, o aplicativo transfere os dados para o buffer da impressora, ficando livre para executar outra tarefa. No caso de documentos grandes, mesmo com o buffer, a impressora "prende" a atenção do aplicativo.

    A solução adaptada por todos os sistemas operacionais (com exceção do DOS) chama-se spooler. O aplicativo gera a impressão e transfere os dados a serem impressos para o spooler, um programa que ficará sendo executado em segundo plano. Esse programa ficará gerenciando a impressão, enquanto o aplicativo ficará livre para executar outra tarefa ou trabalhar com outro documento. É possível, inclusive, fechar o aplicativo que gerou a impressão.

  • Spooling*


ID
1320016
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os projetos de sistemas operacionais admitem várias e diferentes organizações de estrutura interna.

Dentre essas organizações, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • Sistema Monolítico: A organização mais comum é aquela que estrutura o sistema como um conjunto de rotinas que podem  interagir livremente umas com as outras.

    Sistema em Camadas: Divide  o  sistema  operacional  em  sistemas sobrepostos.  Cada  módulo  oferece  um  conjunto  de funções que pode ser usado por outros módulos.

    Sistemas micro-núcleo (microkernel): A idéia básica por trás do projeto do micronúcleo é alcançar alta confiabilidade por meio da divisão do sistema operacional em módulos pequenos, bem defini dos, e  apenas um desses módulos – o micronúcleo – é executado no modo núcleo e o restante é executado como process os  de usuário.

    Modelo Cliente Servidor: Uma variação da idéia do micronúcleo é distinguir entre duas classes de processos, os servidores, que prestam serviço, e os clientes, que usam serviços.

    Máquinas virtuais não são máquinas estendidas com arquivos e outras características convenientes. �São cópias exatas do hardware, inclusive com modos núcleo/usuário, E/S, interrupções e tudo o que uma máquina real tem. �Cada VM pode executar qualquer SO capaz de ser executado diretamente sobre o hardware.


    http://www.univasf.edu.br/~andreza.leite/aulas/SO/Aula03.pdf

  • sistemas monolíticos, modelo cliente-servidor e máquinas virtuais


ID
1320019
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando-se as preocupações dos sítios web de órgãos governamentais quanto à acessibilidade de usuários com necessidades especiais aos elementos não textuais e, além disso, para garantir que as imagens sejam localizadas e classificadas pelos motores de busca, o atributo do HTML que deve ser utilizado é o

Alternativas

ID
1320022
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Segundo as melhores práticas, as áreas de foco da governança de TI são as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Considerando que no contexto da governança de TI a atuação é focada na nível estratégico de uma organização penso que o mais lógico é descartar as opções que tratam de aspectos operacionais como RH, desenvolvimento de software e etc. Restando, nesse sentido, a alternativa b.

  • 4 áres foco:

     

    - Alinhamento Estratégico e Compliance;

    - Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recursos;

    - Estrutura, Processos, Operações e Gestão; e

    - Medição do Desempenho.

  • Governança de TI procura entregar valor. Por isso já podemos elimionar as alternativas C, D, E. Sobrando apenas A e B é preciso analisar cada uma. 

     

    a- entrega de valor, gestão de RH, auditoria e gerenciamento de projetos

    Gerenciamento de projetos e gestão de RH estão associados com o pmbok5. Logo, o gabarito é B.

     

     

  • Constituição Federal = Carta Magna

  • Constituição Federal e Carta Magna são a mesma coisa.

  • Constituição Federal e Carta Magna são a mesma coisa.


ID
1320025
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção de uma organização, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização. Para atingir os objetivos de governança, é fundamental definir responsabilidades. Um dos recursos para definir e orientar sobre as responsabilidades nos processos de TI é a utilização da tabela RACI.

Baseado nas melhores práticas de governança de TI, tendo em vista a proposta de uso da tabela RACI, é responsabilidade do

Alternativas

ID
1320028
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o seguinte texto:

Os relatórios apresentados no período de 2009-2011 devem ser corrigidos utilizando um índice de 22%

Como pode ser codificado corretamente esse texto em HTML para que seja exibido com a formatação apresentada acima?

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi alterada. Os erros encontrados foram corrigidos. Conforme publicação no site da Banca.

    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Não tem resposta certa todas as opções contém erros.

  • Ainda existe um erro na letra a), dada como certa.
    Para estar correta deveria ser:

    Os relatórios apresentados no período de 2009-2011 devem ser corrigidos utiizando um índice de 22%.

    Ou seja, sem a "/" no primeiro elemento

  • Na letra A) o fechamento das tags tá invertido, mas se não me engano em HTML puro isso não dá problema

ID
1320031
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com o objetivo de criar páginas dinâmicas para o desenvolvimento de aplicações web, AJAX é um termo que descreve um(a)

Alternativas
Comentários
  • Ajax (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript and XML[1] , em português "Javascript e XML Assíncrono") é o uso metodológico de tecnologias como Javascripte XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. Foi inicialmente desenvolvida pelo estudioso Jessé James Garret e mais tarde por diversas associações. Apesar do nome, a utilização de XML não é obrigatória (JSON é frequentemente utilizado) e as solicitações também não necessitam ser assíncronas[2] .

    A XMLHttpRequest tem um papel importante na técnica de desenvolvimento web Ajax para se comunicar com os scripts do lado do servidor.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/AJAX_(programa%C3%A7%C3%A3o)

  • O AJAX incorpora as seguintes tecnologias:

    ̇Apresentação: utiliza XHTML e CSS; 

    Interação e Exibição dinâmicas: utiliza DOM; 

    Manipulação e Intercâmbio de Dados: utiliza XML e XSLT; 

    Recuperação Assíncrona de Dados: utiliza XMLHttpRequest;  e

    JavaScript para reunir todas essas tecnologias.


ID
1320034
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um profissional de TI, diante da divulgação de inúmeras brechas de segurança da informação que existem, resolve buscar as melhores práticas de governança para o seu ambiente.

Dessa forma, para garantir a segurança da informação, ele deve buscar atender principalmente aos seguintes aspectos:

Alternativas
Comentários
  • confidencialidade, integridade e disponibilidade

  • Gabarito D

    Segurança da Informação é a disciplina que visa preservar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação (CID).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O profissional de TI deve sempre levar em conta os princípos da C.I.D.A 

    --> Confidencialidade

    --> Integridade

    --> Disponibilidade

    --> Autenticidade

  • PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA : C.I.D.A

    --> CONFIDENCIALIDADE

    ---> INTEGRIDADE

    --->DISPONIBILIDADE

    --> AUTENTICIDADE

    GAB: D


ID
1320037
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede WAN trabalha com a comunicação via X.25.

O protocolo utilizado para trabalhar no nível de link, obtendo pacotes gerados pelo nível de pacote e encapsulando-os em quadros para serem enviados à rede, é o

Alternativas
Comentários
  • LAPB é o protocolo da camada de enlace utilizado pelo padrão X.25. Ele é um subconjunto do modo balanceado assíncrono do protocolo HDLC (High Level Data Link Control).


ID
1320040
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Há vários processos de modulação de sinal, que são usados de acordo com as características da aplicação. Alguns deles modificam as portadoras, alterando parâmetros como amplitude, frequência e fase.

Um dos processos de modulação digital no qual há variação de fase e amplitude na onda portadora, de acordo com a informação digital a ser transmitida, é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Modulação de Amplitude em Quadratura QAM

     

    Essa modulação QAM (Quadrature Amplitude Modulation) é uma combinação entre as modulações ASK e PSK. Isso significa que há variação de fase e amplitude na onda portadora de acordo com a informação digital a ser transmitida [5].

     

    A fim de aumentar a eficiência espectral do processo de modulação, diferentes tipos de modulação de amplitude em quadratura são utilizados. Essas modulações foram desenvolvidas inicialmente para transmitir dois sinais analógicos independentes em uma portadora [5].

     

    Para formar o sinal é utilizada uma portadora que recebe um nível de amplitude Q determinado pela informação a ser transmitida;m seguida a portadora é defasada em 90º e recebe outro nível de amplitude I determinado pela informação. A seguir esses níveis são somados pela equação S(t) = Q sen(ωt) + I cos(ωt) para gerar o sinal QAM. O resultado desse processo pode ser representado por uma constelação de pontos no espaço Q e I representando os valores que eles podem assumir. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • A conversão digital-analógica pode ser conseguida de diversas maneiras: ASK (modulação por chaveamento de amplitude), FSK (modulação por chaveamento de frequência) e PSK (chaveamento por deslocamento de fase). O QAM (modulação por amplitude de quadratura) combina os métodos ASK e PSK. GAB E


ID
1320043
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No Brasil, segundo o Plano Geral de Outorgas de Serviços de Telecomunicações de 2008, há uma modalidade de serviço telefônico fixo comutado, destinado ao uso do público em geral e à comunicação entre pontos fixos determinados, situados em áreas locais distintas dentro do território nacional.

O serviço em questão é o

Alternativas

ID
1320046
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Precisa-se montar uma estrutura de rede de computadores TCP/IP que tenha comunicação instantânea e permita comunicação externa com acesso restrito, mas que veja a rede local, permitindo, por exemplo, que as impressoras compartilhadas dessa rede possam ser acessadas por clientes externos.

Um modo de se trabalhar nessa estrutura é instalando uma

Alternativas
Comentários
  • As VPNs são uma ferramenta extremamente poderosa para a segurança das informações digitais, ............. O acrônimo, que representa uma “Rede Virtual Privada” permite o tráfego de dados de forma segura e também permite o acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo trabalhando em casa.

    fonte:  http://olhardigital.uol.com.br/noticia/o-que-e-e-para-que-serve-uma-vpn/37913

  • Secretaria de Segurança Pública não existe mais? Essa questão não possui alternativas certas. A menos errada é a letra "A" levando em conta a regra, e não a exceção (Polícia Judiciária Militar). Examinador medíocre.

  • Lei orgânica da PCMG

    "Art. 2º A PCMG, órgão autônomo (...)"

    " Art. 15. A PCMG subordina-se diretamente ao Governador do Estado "

    Fora que, como citado pelos colegas, a PC também possui funções administrativas, como o registro e licenciamento de veículos automotores (art. 14 da lei orgânica).

    Impossível a A estar correta, restringiu as competências do órgão.


ID
1320049
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para a instalação de uma TV a cabo de curta distância, será necessário utilizar cabos coaxiais que trabalhem em 75 ohms e possuam banda larga, aplicando nesses cabos múltiplas frequências de sinais.

O meio de transmissão adequado para se utilizar nessa situação é um cabo do tipo

Alternativas
Comentários
  • RG 11 = 10Base5 = Coaxial Grosso = Backbones = 500m = 50ohms

     

    RG 58 = 10Base2 = Coaxial Fino = Segmentos = 185m = 50ohms

     

    RG 59 = TV a cabo = 75ohms

     

    Nenhuma das opções está correta. Questão passível de anulação. 


ID
1320052
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma empresa vai instalar uma arquitetura de redes locais para trabalhar com fibra ótica. As redes devem trabalhar com anel duplicado e atuar com dados gerados pelo protocolo TCP/IP.

A arquitetura montada deve ser do tipo

Alternativas
Comentários
  • As redes FDDI adotam uma tecnologia de transmissão idêntica às das redes Token Ring, mas utilizando, vulgarmente, cabos de fibra óptica, o que lhes concede capacidades de transmissão muito elevadas (em escala até de Gigabits por segundo) e a oportunidade de se alargarem a distâncias de até 200 Km, conectando até 1000 estações de trabalho. Estas particularidades tornam esse padrão bastante indicado para a interligação de redes através de um backbone – nesse caso, o backbone deste tipo de redes é justamente o cabo de fibra óptica duplo, com configuração em anel FDDI, ao qual se ligam as sub-redes. FDDI utiliza uma arquitetura em anel duplo.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fiber_Distributed_Data_Interface


ID
1320058
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor alimentício, preocupada com a concorrência existente no setor, decidiu implantar algumas ferramentas que possibilitem monitorar e medir o desempenho de seus processos. Uma dessas ferramentas tem como um de seus objetivos representar, de forma quantitativa, a eficácia dos processos, proporcionando referenciais para os processos e representando o resultado da relação entre as entradas e saídas de um processo.

Essa ferramenta é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Indicadores de desempenho. Acho que tb poderia ser "Balanced Score Card", alguém pode confirmar? 

  • Creio que sim, pois o BSC, refere-se também a indicadores e mensuração como fala a questão. Respondi pensando nisso.

  • Gabarito: C


    Resumidamente, sobre as questões erradas:
    A - PDCA: Plan (planejar recursos) / Do (executar o planejamento) / Check (verificar os resultados) / Act (ações corretivas). Serve para implementar novas ideias e resolver problemas. Encerra-se quando os objetivos são alcançados.

    B - Matriz GUT: Gravidade / Urgência / Tendência. Filtrar problemas por ordem crescente de impacto.

    D - Folha de Verificação: Check-List. Simples. Observar e colher dados em tabelas ou planilhas para construir um modelo de qualidade.

    E - Diagrama de Causa e Efeito: Ishikawa. 6 causas, 6M's. Identificar as causas do problema a ser sanado ou identificar fatores que podem levar ao resultado desejado.
  • Gabarito: C.

    Indicadores de desempenho = Representa de maneira quantitativa.

  • Gabarito C > Indicadores de desempenho

    O que é o BSC Balanced Scorecard?

    A sigla BSC é traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho. O BSC Balanced Scorecard é um conjunto de objetivos que proporciona a todos os colaboradores uma visão rápida e abrangente da estratégia da empresa. Para Kaplan e Norton, existem três passos essenciais para construir uma boa gestão, sendo eles: descrição, medição e gerenciamento.

    Conceitualmente, o BSC Balanced Scorecard parte do princípio de que uma empresa deve considerar outras perspectivas, tão importantes quanto as contábeis, para avaliar seu desempenho de forma eficaz. Portanto, o BSC é um modelo de avaliação e de performance organizacional. Ele é uma ferramenta facilitadora, como um painel de controle, que ajuda a equipe a se desenvolver para alcançar objetivos comuns.

    Perspectiva Financeira 

    indicadores financeiros

    Se pergunte: Como nos vemos e como os acionistas nos veem?

    Perspectiva dos Processos Internos

    Se pergunte: Como podemos melhorar?

    Perspectiva do Aprendizado e Crescimento

    Se pergunte: Como podemos crescer e criar valor?

    Perspectiva do Cliente

    Se pergunte: Como o cliente enxerga a organização?


ID
1871056
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Um indivíduo é chefe e é consciente do ambiente onde atua. É confidente, esperançoso, otimista, resiliente e com elevado caráter. Ele age de acordo com seus profundos valores e convicções, com transparência e integridade moral. Encoraja diversos pontos de vista e cria uma relação de colaboração, credibilidade, respeito e confiança entre seus subordinados. Ele é uma liderança

Alternativas
Comentários
  • Avolio et al (2004) definem o líder autêntico como aquele que é profundamente consciente de como ele pensa e se comporta e é percebido pelos outros como tendo esta consciência não só de si próprio, mas também dos valores morais e das características pessoais dos outros. Também é consciente do ambiente onde atua, é confidente, esperançoso, otimista, resiliente e com elevado 

    caráter. 


    Ele age de acordo com seus profundos valores e convicções para construir a credibilidade e ganhar o respeito e confiança de seus subordinados. Encoraja diversos pontos de vista e cria relação de colaboração entre seus subordinados. É preocupado com o bem-estar dos outros, por acreditar que cada um tem sua dignidade e moral permanente. 


    Segundo Luthans e Avolio (2003), os líderes autênticos são guiados por valores explícitos e conscientes que permitem que eles atuem com altos níveis de integridade moral. Complementando, Howell e Avolio (1992), sugeriram que os líderes autênticos possuem valores morais que enfatizam os interesses coletivos de seu grupo ou organização, considerando moral como fazer o que é certo e justo, de forma transparente.


    http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp148393.pdf

  • age de acordo com seus profundos valores e conviccoes= gestor autentico

    gabarito. C

  • Errei, mas não esqueço mais!

  • Gab letra C, mas ta mais pra líder utópico ou "acadêmico"

  • LIDERANÇA CARISMÁTICA E LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

     

    Liderança carismática: defende que os seguidores atribuem capacidades heróicas ou extraordinárias a seus líderes quando observam determinados comportamentos. Algumas características pessoais que eles possuem são: têm visão, estão dispostos a correr riscos pessoais por ela, são sensíveis às necessidades de seus liderados e exibem comportamentos não convencionais. A personalidade também está relacionada à esse tipo de liderança, pois eles são descritos como extrovertidos, autoconfiantes e ambiciosos. Há pessoas que insistem que o carisma é herdado e que não possa ser adquirido, mas a maioria dos especialistas acredita que as pessoas podem ser treinadas para exibir comportamentos carismáticos.

     

    Liderança transformacional: inspiram seus seguidores a transcenderem os próprios interesses e são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados. Eles prestam atenção às preocupações e necessidades de seus liderados; modificam a maneira de seus seguidores verem as coisas, ajudando-os a pensar nos velhos problemas de uma nova forma; e são capazes de entusiasmar, incitar e inspirar as pessoas a darem o máximo de si na busca dos objetivos do grupo.

     

    Muitos pesquisadores acreditam que a liderança transformacional seja mais ampla que a carismática, pois um líder que possui alta pontuação em liderança transformacional, provavelmente também a terá em carisma, logo, na prática, essas medidas são quase equivalentes.

     

     

    LIDERANÇA AUTÊNTICA: A ÉTICA E A CONFIANÇA COMO FUNDAMENTOS

     

    Os lideres autênticos sabem quem são, no que acreditam, valorizam e agem conforme seus valores e crenças, de forma aberta e honesta. Seus liderados os consideram pessoas éticas. Eles compartilham informações, encorajam a comunicação aberta e são fiéis aos seus ideais.

     

    A confiança é um atributo primário associado à liderança. Ela não está relacionada apenas ao líder, pois as características dos liderados também influenciam o desenvolvimento da confiança. As três características que apontam que um líder é confiável são: integridade(honestidade e sinceridade, congruência do que fala e faz); benevolência (uma pessoa de confiança considera de verdade os interesses dos outros, mesmo que esses não estejam necessariamente alinhados com os dela); e capacidade (inclui os conhecimentos e habilidades técnicos e interpessoais de um indivíduo).

     

     

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14ª ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • Nossa!! Eu jurava que era liderança carismática.

  • Toda hora surge um tipo de líder diferente. Administração tá sendo uma das campeãs de capirotagem nas provas.... 

  • ​Gabarito: C.

    a) Transacional: apelam aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores para alcançar os resultados organizacionais desejados. Caracteriza-se pela troca: oferecimento de recompensas materiais, como promoções, aumentos salariais, liberalidade no uso do tempo, em troca do esforço empreendido.

    b) Transformacional: é mais profunda e complementa a teoria transacional. Possui lideres que inspiram seus seguidores a transcenderem os próprios interesses e que são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados.​

    c) Autêntica: os lideres verdadeiros agem de forma honesta e aberta perante seus liderados, conhecendo a ponto de saber quem são e poder agir exatamente conforme seus valores e crenças. Considera:

    - Ética: os líderes devem ser modelos de conduta ética para os seus liderados, conhecendo profundamente a si próprios e ao ambiente.

    - Confiança: é o que acontece quando uma pessoa está de acordo em se tornar vulnerável a outra, tomando por base as expectativas de como a situação irá evoluir. O líder deve estimular um ambiente de confiança mútua.

    d) Visionária: A liderança visionária possui a habilidade de identificar e criar oportunidades, anteceder-se às adversidades, se planejar e se preparar previamente. Além disso, este tipo de liderança consegue fazer com que os liderados se sintam mais motivados, engajados e comprometidos, enxergando possibilidades de crescimento e alcance de resultados cada vez melhores.​

    e) Carismática: As características centrais para a liderança carismática são:

    1. Visão do líder e articulação para tornar clara essa visão.

    2. Risco pessoal que o líder está disposto a tomar para atingir sua visão.

    3. Sensibilidade às necessidades dos liderados. O líder percebe a capacidade dos outros e é sensível às suas necessidades e sentimentos.

    4. Comportamentos não convencionais. Os líderes apresentam comportamentos que são tidos como inovadores e contra as normas vigentes.

  • Qual o autor, Ricardo ?

     

  • Gente, de boas, de onde a banca tirou as letras C, D e E?

  • Questões do ibge