SóProvas



Prova CESPE - 2010 - TRE-BA - Técnico Judiciário - Mecânica


ID
82777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão e
ferramentas de busca e pesquisa na Internet, julgue o item que se
segue.

Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário acessa o servidor central de e-mail da Internet, chamado de cliente de e-mail, o qual direciona as mensagens que possuem o endereço do usuário reconhecido por sua senha pessoal e intransferível.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o problema da questão é que o cliente usa o servidor de e-mail e não o cliente de e-mail.
  • A internet não tem um SERVIDOR CENTRAL de e-mail. Existem diversos serviços e cada serviço tem seus servidores e seus clientes. Além disto, servidor de e-mail é o servidor de e-mail, e o cliente, fica com o usuário, e pode ser também, os software clientes de e-mail.
  • O problema é realmente sutil e tem que haver uma atenção do candidato, até porque estamos falando da banca "CESPE". Vamos imaginar que uma pessoa acessa a internet de seu PC afim de verificar os seus e-mails. Pois bem..a pessoa que está acessando é o cliente e esse cliente acessa um servidor central que está na Internet. Digita-se usuário e senha para identificar e credenciar aquele cliente de e-mail para que ele tenha acesso à caixa de e-mail solicitada no servidor. Existem formas de acesso a esses e-mails de acordo com o tipo de protocolo de comunicação utilizado tais como: POP, SMTP ou IMAP. Mas não vou entrar nesses detalhes, fica ai a curiosidade para quem quiser aprofundar.
  • E outro problema é que a senha não é intransferível.
  • O Sidney Bastos acertou em seu comentário. O erro se observa ao se chamar o servidor de e-mail de 'cliente de e-mail'. O 'cliente de e-mail é na verdade o software utilizado para acessar o servidor de e-mail. Esse programa pode ser o proprio navegador, caso se trate de acesso ao webmail, ou um programa de correio eletrônico, como o Outlook.

  • De acordo com o comentário do Prof. João Antônio, a questão está errada pq: 

     "servidor de e-mail" NÃO É "cliente de e-mail" - E não existe "Servidor Central da Internet" - como se todos os e-mails, de todos os provedores, estivessem num único servidor!

    FONTE: http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=3201

    Muita luz a todos!

  • Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário acessa o servidor central de email da internet, chamado de cliente de email, o qual direciona as mensagens que possuem o endereço do usuário reconhecido por sua senha pessoal e intransferível.

    FALSA – Quando verificamos nossa caixa postal, NÃO ACESSAMOS O SERVIDOR PRINCIPAL DE EMAIL DA INTERNET. Acessamos o servidor principal de email de nosso cliente de email, ou seja, do email ao qual estamos cadastrados. Ex Yahoo, Uol, Hotmail, Gmail. Etc.
    Afinal, na internet existem inúmeros clientes de email, cada um com suas características próprias e cadastros únicos e não um servidor central da internet, como a questão afirma. 

  • Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário está baixando os e-mails do provedor de e-mail para seu PC através do protocolo POP3.

  • o usuário NÃO acessa o servidor central de e-mail da Internet, acessa o servidor de email do provedor no qual seu endereço de email é registrado

  • Item ERRADO

    Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário acessa o servidorcentral de e-mail da Internet, chamado de cliente de e-mail, o qual direciona as mensagens que possuem o endereço do usuário reconhecido por sua senha pessoal e intransferível.
     
    (não existe um servidor central de e-mail  da internet. Existe é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores e, no nosso caso, é um servidor de e-mail. lá é onde fica as nossas mensagens que são acessadas través da relação servidor-cliente )
  • Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário acessa o servidor central de e-mail da Internet, chamado de cliente de e-mail, o qual direciona as mensagens que possuem o endereço do usuário reconhecido por sua senha pessoal e intransferível.
    Bom, me parece que a questão torna-se falsa ao afirmar que o acesso é ao SERVIDOR CENTRAL DE E-MAIL DA INTERNET. Não é a definição mais correta pois as mensagens acessadas por um cliente de e-mail podem estar armazenadas em um servidor de INTRANET em uma MAN(rede metropolitana), LAN(rede local) ou até mesmo em uma PAN(rede pessoal).
    Este primeiro conceito se enquadraria para o serviço de WEBMAIL pois este sim tem sua central de serviços disponibilizada pela Rede Mundial de Computadores (www.).
  • ERRADO. E o concurseiro pode identificar pelo menos dois erros na questão. 1) – o usuário acessa o servidor central de e-mail da internet; 2) – SERVIDOR CENTRAL, chamado de cliente de e-mail.

    Cliente de e-mail são os software do tipo Outlook Express, Microsoft Outlook 2007, Thunderbird, Eudora, Incredimail, etc. Não

    A internet não tem um servidor central de e-mail, cada provedor de acesso oferece o seu servidor de e-mail. Cada serviço de e-mail (hotmail, gmail, bol, ig, etc) tem o seu servidor de e-mail.

    Fonte:
    http://www.adaobraga.com.br/tre-2009-questes-de-informtica-comentada/

  • Errado. O usuário acessa um aplicativo cliente de e-mail que acessa um servidor de e-mail. Este é o princípio de funcionamento de tudo na Internet. Somos clientes, acessando servidores.
  • Cliente de e-mail é um programa de computador que permite enviar, receber e personalizar mensagens de e-mail. Exemplos: Outlook, Thunderbird


  • Errado. O usuário acessa um aplicativo cliente de e-mail que acessa um servidor de e-mail. Este é o princípio de funcionamento de tudo na Internet. Somos clientes, acessando servidores.

  • Ao acessar o serviço de e-mail, acessamos o servidor de e-mail que é o servidor que permite o envio e o recebimento das mensagens de correio eletrônico. Cliente de e-mail é o software que permite aos usuários acessarem, gerenciarem e armazenarem as mensagens de correio eletrônico localmente. 

    GAB. E

  • Gabarito: Errado

    Servidor central de e-mail não é um cliente de e-mail, como afirma a questão.

    Um cliente de e-mail é o programa especifico usado para acessar sua conta. Em alguns cenários, pode se tratar do mesmo provedor de e-mail, mas nem sempre isso ocorre. Um cliente de e-mail pode ter regras ou comportamentos específicos sobre exclusões, arquivamento ou encadeamento.

  • Nem bati cabeça com todos os detalhes. Pra mim o intransferível já mata a questão kk


ID
82780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão e
ferramentas de busca e pesquisa na Internet, julgue o item que se
segue.

Uma das formas de busca de informações na Internet utilizando os sítios de busca, como o Google, é por meio da utilização de operadores booleanos, os quais podem variar dependendo da ferramenta de busca utilizada.

Alternativas
Comentários
  • Operadores Booleanos são palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa. São eles: AND, OR e NOT e significam, respectivamente, E, OU e NÃO e devem sempre serem digitados em letras maiúsculas para diferenciá-los dos termos pesquisados. Eles podem ser usados entre qualquer termo que está sendo pesquisado.
  • Você pode usar Operadores Booleanos para restringir sua pesquisa. Operadores Booleanos são palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa. São eles: AND, OR e NOT e significam, respectivamente, E, OU e NÃO e devem sempre serem digitados em letras maiúsculas para diferenciá-los dos termos pesquisados. Eles podem ser usados entre qualquer termo que está sendo pesquisado.O operador booleano AND funciona como a palavra "e", fornecendo a intercessão, ou seja, mostra apenas artigos que contenham todas as palavras chaves digitadas, restringindo a amplitude da pesquisa. Ex: Leishmaniasis AND Diagnosis.O operador NOT inclui o primeiro termo e exclui o segundo termo da pesquisa. Ex: Leishmaniasis NOT Animal. Serão mostrados artigos que contenham o termo "Leishmaniasis" e que não contenham o termo "Animal".O operador OR funciona como a palavra "ou", mostrando a união dos conjuntos, ou seja, a base de dados fornece a lista dos artigos que contenham pelo menos uma das palavras, ampliando o resultado da pesquisa. Ex: Leishmaniasis OR Toxoplasmosis.
  • Eu discordo da resposta desta pergunta. São verdadeiros os comentários acima. Porém, os operadores booleanos não "podem variar dependendo da ferramenta de busca utilizada". Os operadores booleanos são AND, OR, NOT e são os mesmos em todos os serviços e motores de buscas, bem como noutros mecanismos de busca.
  • Caro Adão,A sua colocação foi importante para entendermos bem o que o fim da questão quis dizer, ao menos em minha opinião.Realmente os operadores, entre as diversas ferramentas de pesquisa, não variam. Mas isso em relação ao conceito, ou seja, "And" e "E" em qualquer ferramenta trabalha da mesma forma.Porém, o fim da questão se referiu ao fato de algumas ferramentas permitirem certos tipos de operador e outras não. Além disso, dependendo do operador, tanto o nome, quanto a forma de utilização podem ser bem diferentes.Um exemplo de ferramenta que possui diversos operadores, sendo que alguns deles pouco usuais, encontra-se no endereço: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp.
  • CERTO – As ferramentas de busca de informações na internet tanto procuram expressões simples como também podem se utilizar de simbologias lógicas (booleanas) para filtrar uma busca e apresentar resultados mais fiéis.  Os operadores booleanos mais utilizados são: E(And), Ou(Or) e Não(NOT). 
  • Se possível, consulte http://www.google.com.br/support/websearch/bin/answer.py?answer=136861 para ver todas as possibilidades do Google.
  • Operadores Booleanos Postado em 27 de agosto de 2009 ¬ 15:57h.Mônica Oliveira

    Quase todo mundo usa a caixa de pesquisa do Google digitando uma simples palavra… aí aparece aquele “mega” resultado, deixando você, as vezes, mais perdido do que estava antes da pesquisa.

    Para evitar esta avalanche de resultados e facilitar sua pesquisa, o Google, e a maioria dos sistemas de busca, oferece o que muitos chamam de busca ou pesquisa avançada, onde é possível utilizar os “famosos” operadores booleanos. Nem sempre eles irão aparecer em seu formato original: andorand not;  para facilitar o entendimento e, consequentemente, seu uso,  alguns sistemas transformaram estes conectores em frases tipo “com todas as palavras” ou “com qualquer uma das palavras”, mas o objetivo é o mesmo -  restringir ou ampliar sua pesquisa para obter resultados mais precisos.

    Uma curiosidade, a expressão booleano vem de George Boole, matemático inglês, criador da álgebra booleana.

    Então, vamos dar uma olhada mais cuidadosa em como eles funcionam:

    Operadores booleanos são palavras que têm o objetivo de definir para o sistema de busca como deve ser feita a combinação entre os termos ou expressões de uma pesquisa. São eles:

    → AND / E → restringe a pesquisa, equivalendo a expressão: “com todas as palavras”. Os resultados recuperados devem conter um termo e o outro. 

    Ex.: a AND b

     

    → OR / OU → amplia a pesquisa, equivalendo a “com qualquer uma das palavras”.  Os resultados recuperados devem conter um termo ou o outro.

    Ex.: a OR b

     

    → NOT / NÃO → exclui um dos termos da pesquisa, equivalendo a expressão  “sem a(s) palavra(s)”.  Em alguns sistemas você poderá encontrar somente o NOT/NÃO ou AND NOT/E NÃO.

    Ex.: a  NOT b

    Os operadores booleanos também podem ser usados em expressões de busca mais complexas, com mais de dois termos. Em alguns casos, recomenda-se o uso de parênteses, para indicar a combinação que deve ter prioridade dentro da expressão.

    Ex.: ( a OR b ) AND c
    Nesse caso, inicialmente é feita a pesquisa combinando os termos a OR b para depois efetuar a combinação do resultado AND c

    Neste outro exemplo - a OR (b AND c) - inicialmente é feita a pesquisa combinando os termos b AND c, para depois efetuar a combinação do resultado OR a

    É sempre bom dar uma olhada nas  dicas de pesquisas e/ou ajuda disponibilizadas pelos sistemas de busca, para algumas verificações, por exemplo: se são usados operadores em inglês, português, sinais gráficos, em caixa alta etc.

  • Nunca havia ouvido falar nesses Operadores Bolivianos em informática. Foi bom para aprender.
  • boms comentários..realmente
  • Sim.  Consulte: http://www.google.com.br/support/websearch/bin/answer.py?answer=136861

  • operadores booleanos e não Bolivianos kk

  • Nem sei se ele tá vivo ainda, mas concordo com o Adao Braga.

  • Vou repetir o que o Adão disse: a questão perguntou se os operadores booleanos são diferentes se fossem utilizados por exemplo em outro navegador? A resposta é não, pois essa sintaxe é genérica e global, todos sites de buscas utilizam eles.

  • Minha contribuição.

    Operadores Booleanos: Servem para combinar vários termos numa mesma pesquisa e significam.

    AND - e

    OR - ou

    NOT - não

    Obs.: Devem ser digitados em letras maiúsculas para diferenciá-los dos termos pesquisados. A sua utilização se faz necessária quando desejamos afinar uma pesquisa em uma base de dados. Variam de acordo com a ferramenta de pesquisa utilizada.

    Fonte: Resumos

    Abraço!!!

  • Considero a questão ERRADA pela última informação:

    "os quais podem variar dependendo da ferramenta de busca utilizada".

    PODEM variar dependendo da ferramenta de busca utilizada???

    Não são os mesmos: AND, OU, NOT???

    Os operadores são os mesmos o que pode mudar é a formar que utiliza.


ID
82783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão e
ferramentas de busca e pesquisa na Internet, julgue o item que se
segue.

Um sítio de chat ou de bate-papo é um exemplo típico de grupo de discussão em que os assuntos são debatidos em tempo real. Para essa finalidade, a comunicação pode ser de forma assíncrona, o que significa que é desnecessária a conexão simultânea de todos os usuários.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADO:  CHAT é bate-papo sim… mas não é GRUPO DE DISCUSSÃO. A comunicação tem que ser em TEMPO REAL, logo, os dois têm de estar conectados simultaneamente!

  • Webmail, Blog são assíncronos.

     

    Chat, Msn  são síncronos - tempo real.

  • Errado.
    Chat é comunicação síncrona em tempo real, onde os participantes estão conectados a um servidor de chat (bate papo UOL, por exemplo).
    Grupo de discussão é assíncrono, onde está disponível em um servidor as mensagens enviadas pelos participantes (e as cópias podem ser enviadas por e-mail para cada um, integralmente ou na forma de resumo. Exemplo: Yahoo Grupos).
    Webmail e e-mail via cliente são comunicação assíncronas, onde os usuários não precisam estar conectados simultaneamente para interação.
    MSN, Skype, etc, comunicadores instantâneos síncronos no formato P2P (peer to peer, ponto a ponto), necessitando do servidor apenas para sincronização.
  • Sou fã dos comentários do Fernando Aragão, em especial os vistos na área de informática. Obrigado professor!
  • Comunicação sincrona- em tempo real - a pergunta vai e a respota volta em um curto periodo de tempo Ex.:chat
    Comunicação Assincrona- em qualquer tempo... a pergunta vai e pode demorar dias para ser respondida. Ex.: e-mail
  • Também gosto muito dos comentarios do Fernando Aragão. Estes comentários me ajudam muito na interpretação das questões de informática. Valeu professor.
  • Bem, eles fez várias trocas aí.

    1. Chat ou bate-papo não é um exemplo de grupo de discussão. Um grupo de discussão é um fórum, por exemplo.

    2. Os assuntos são debatidos em tempo real no chat e bate-papo, certo.

    Não é assim com um grupo de discussão. Há membros do grupo de discussão que até podem debater em tempo real (numa discussão acolarada em algum fórum isso fica visível), mas não é necessário, um membro pode fazer um post e outro pode responder só algum tempo depois e assim sucessivamente.

    3. Depois afirma que a comunicação pode ser de forma assíncrona. Está certo que a desnecessidade de comunicação simultânea de todos os usuários é o significado da forma assíncrona, mas não é assim num chat, que tem seus assuntos debatidos em tempo real. Ora bolas, como poderia ser um debate em tempo real sem todos os usuários estarem conectados?
  • Mais um elogio para o professor Fernando Aragão: Olho o comentário d todos mas sempre tenho que conferir pelo seu para ver se estão realmente de acordo! rsrs... Parabéns e obrigada pelo tempo gasto nos auxiliando aqui!

    SUCESSO! : D
  • tbm sou fã dos comentarios do professor aragão    parabens vc sabe bastante de info.

  • MEMORIZEM ASSIM:

    Tempo real = Síncrono. Vem de sincronismo.

  • Chat é comunicação síncrona em tempo real,

    Grupo de discussão é assincrona,ou seja não é tempo real.

  • TEMPO REAL -> SÍNCRONA

  • Existem inclusive salas de bate-papo que ficam ativas, as pessoas entram e saem a hora que quiserem e as permanecem lá, consituindo uma forma de bate-papo assíncrona também.

  • Entendi os conceitos. Mas mesmo em um chat você não pode mandar uma mensagem e a pessoa offline ler depois???? O WhatsApp e o Messenger não são chats?

  • Minha contribuição.

    Comunicação Síncrona => ''Tempo real'' (Sincronia)

    Ex.: Ligação Telefônica

    Comunicação Assíncrona => ''Não é em tempo real''

    Ex.: Envio de e-mail

    Abraço!!!

  • Errado.

    Chat é comunicação síncrona em tempo real, onde os participantes estão conectados a um servidor de chat (bate papo UOL, por exemplo).

    Grupo de discussão é assíncrono, onde está disponível em um servidor as mensagens enviadas pelos participantes (e as cópias podem ser enviadas por e-mail para cada um, integralmente ou na forma de resumo. Exemplo: Yahoo Grupos).

    Webmail e e-mail via cliente são comunicação assíncronas, onde os usuários não precisam estar conectados simultaneamente para interação.

    MSN, Skype, etc, comunicadores instantâneos síncronos no formato P2P (peer to peer, ponto a ponto), necessitando do servidor apenas para sincronização.

    Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática.

  • ERRADO! Se fosse um Webmail ou gerenciadores de email como Mozilla Tunderbird, ou mesmo Microsoft Outlook, era possível sim visualizar os e-mails na caixa de entrada. mas não era possível envia-los pela a ausência de internet!

    obs: algum equívoco me corrigem!

  • GABARITO: ERRADO.

  • Essa eu viajei legal...................

    whatsapp : Tempo real de quem responde e desnecessário que todos estejam on line para debater uma discussão no Grupo rs

    Assíncrona : Um de cada vez posta uma mensagem

    Enfim o Gabarito está errado!!

  • ERRADO

    Comunicação assíncrona: é quando você quer falar com uma pessoa, mas ela não está disponível naquele momento. Você se comunica em um tempo e a pessoa te dá retorno em outro momento.

  • Acho que a questão estaria desatualizada nos dias de hoje (Talvez, até na época em que foi feita), pois hoje em dia temos vários exemplos de "chats" que podem funcionar de forma assincrona ou sincrona. Whatsapp, menssager, telegram, instagram, facebook...Qualquer equívoco, me corrijam, por favor.

  • Minha contribuição.

    Grupos de discussão: consistem em comunidades virtuais e permitem que usuários da rede possam trocar mensagens de interesse comum, utilizando, entre outros, recursos de correio eletrônico e de páginas web. Entre os elementos normalmente presentes em um grupo de discussão, encontram-se o administrador do grupo, que decide sobre as regras do grupo, e o moderador do grupo, que tem a função de aprovar, ou não, determinada mensagem.

    Ex.: Yahoo Grupos e Google Grupos

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • o gabarito n esta errado, a questão é de 2010.


ID
82786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue o
próximo item.

As informações de espaço livre em um disco rígido de uma máquina que tenha instalado o sistema Windows XP podem ser obtidas a partir do menu Arquivo do Windows Explorer, acessando-se a opção Propriedades, que exibe informações específicas sobre a unidade selecionada.

Alternativas
Comentários
  • As informações de espaço livre em um disco rígido de uma máquina que tenha instalado o sistema Windows XP podem ser obtidas a partir de 1ºpasso-Meu computador 2ºpasso-disco local C 3ºpasso-propriedades No menu Arquivo do Windows Explorer, acessando a opção Propriedades verificamos apenas o tamanho em disco.
  • Pode-se obter estas informações de formas diferentes, mas a citada é uma das maneiras corretas. Você pode encurtar o caminho, clicando com o botão direito do mouse sobre a unidade selecionada, e clicar em propriedades.
  • Concordo com Eliziane MachadoO que aparece seguindo o caminho da questão são as propriedades do computador e não o espaço livre em disco. Do disco, há a verificação de fragilidade. O caminho correto seria acessar a pasta Meu computador, clicar na unidade (Geralmente c:\) com o botão direito e clicar em propriedades para se saber o quanto há de espaço livre e ocupado no disco local.Creio que esta questão seria passível de recurso.
  • gente, só se eu estiver muito enganada, mas aparece sim...aparece espaço livre e espaço usado, bem como capacidade total e mais um monte de coisa...
  •  QUESTÃO CORRETA!!! é possível sim!!!! acabei de testar.....

    Quando vc esta no EXPLORER e vai selecionar uma unidade de disco, não precisa clicar em MEU COMPUTADOR, senão ela vai alterar mesmo a janela de EXPLORER para MEU COMPUTADOR.

    Para evitar esta troca, vai direto no sinal de + ao lado do MEU COMPUTADOR, depois clique na unidade desejada; vai perceber que a janela continua sendo do Explorer, depois é só seguir o que a questão afirma e vai ver que funciona mesmo.

    Questão corretíssima!!!!

  • Tudo é uma questão da redação do enunciado.

    O "x" da questão é o final do enunciado, onde lemos "que exibe informações específicas sobre a unidade selecionada."

    Abra o Windows Explorer, selecione a unidade desejada [ exemplo: Disco Local (C:) ], menu Arquivo, Propriedades.

    Uma das informações será o espaço livre da unidade selecionada.

    []s

  • Excelente observação do Luciano Conill pois caso vc simplesmente abra o explorer vc não achará as informações sobre o espaço livre em disco. Só conseguirá se o HD estiver selecionado.
  • O enunciado da questão está errado na parte final.

    Errado:"....acessando-se a opção propriedades, que exibe informações específicas sobre a unidade selecionada."; correto:"...selecionando a unidade desejada e acessando a opção propriedades que exibe informações específicas."   Realizem na prática que verão.
  • Não necessariamente, Diego. Se você seguir outro caminho as coisas ocorrerão de maneira diferente. Se clicarmos com o botão direito sobre a unidade de disco e escolhermos "Explorar", isso irá abrir o Explorer já com a unidade de disco em questão selecionada.
  • Olá colegas.
    Só para complementar em uma maneira prática.



    Bons estudos e boa sorte!
  • Certo.
    Existem várias formas de obter a informação da quantidade de espaço livre, e esta é uma delas.
    • Windows Explorer, Arquivo, Propriedades, estando a unidade selecionada.
    • Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade, Propriedades.
    • Windows Explorer, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a unidade, e na Barra de Status (Exibir, Barra de Status) aparece a informação.
    • Windows Explorer, modo de exibição Detalhes, a informação é mostrada à frente da unidade.
    • Painel de Controle, Sistema, Hardware, Unidades de Disco, Propriedades, Volume, Preencher, clique na unidade, Propriedades
    • Win+Pause, Gerenciador de Dispositivos, Unidades de Disco, Propriedades, Volume, Preencher, clique na unidade, Propriedades
    • Gerenciador do Computador, Armazenamento, Gerenciamento de Discos, unidade, Propriedades.
  • Complementando o comentário de Fernando Nishimura de Aragao, pode-se ainda selecionar a unidade no Windows Explorer e teclar ALT+ENTER, que as propriedades do disco também são exibidas.
    A parte mais importante da questão está no final: "exibe informações específicas sobre a unidade selecionada", pois é necessário que uma unidade de disco esteja selecionada para que informações de espaço livre sejam mostradas (propriedades de uma pasta, por exemplo, mostram informações como tamanho, data de criação e outros, mas não mostram, logicamente o espaço livre em disco).

ID
82789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue o
próximo item.

O Linux é um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, não sendo adequado para a utilização em estações de trabalho do tipo PC. No entanto, é um sistema cujo código-fonte fica disponível para alterações, permitindo que os usuários contribuam para a sua melhoria.

Alternativas
Comentários
  • Linux é o termo geralmente usado para designar o sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL(é a licença com maior utilização por parte de projectos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux). para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
  • Está errado as seguintes informações:1) - pode ser usado apenas em servidores;2) - Não sendo adequado para a utilização em estações de trabalho tipo PC;
  • Linux é um sistema operacional, como o Windows,MacOS,OS/2 etc. O sistema operacional é o que permite ao usuário usar o computador. O linux é um sistema operacional multitarefa e multiusuário. Além disso, ele é suportado por várias plataformas (inclusive as mais populares, como a arquitetura Intel, que todo o mundo usa). Muitas empresas (principalmente provedores) o usam devido a sua alta capacidade de rede e conversação com outros sistemas (por exemplo, redes Windows e Novell),além de suportar também vários tipos de sistemas de arquivos.O linux é um sistema livre e gratuito(Open Source). Isso quer dizer que você não precisa pagar para usá-lo, ele não quer nenhuma licença de uso. O linux simplesmente pode ser copiado da Internet. O código-fonte do núcleo do sistema (kernel) está liberado sob a licença GPL e pode ser pego na Internet por qualquer pessoa. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode pegar e alterar o código livremente, modificando ao seu gosto e conforme suas necessidades.
  • Errado.
    Se a questão falasse sobre o UNIX, estaria correta. O Linux, uma derivação GPL do Unix, é indicado para qualquer computador, seja servidor, desktop, notebook, netbook ou outros formatos.
  • O linux tem versões para servidores e versões para usuários comuns...
    Ele é uma alternativa ao windows, por ser livre e possuir inumeros desenvolvedores.
    O linux é menos sujeito a virus que o windows
  • GABARITO: ERRADO
    Olá pessoal,

         Cuidado com as palavras da CESPE como: expressamente
    sempre, mesmo, todas, automaticamente, depende, suficiente, exclusivamente, somente, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, qualquer, APENAS, a mesma etc...

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!
  • Quando se usa o termo "apenas", fique de olho, a afirmação muito provavelmente estará errada. O Linux não pode ser usado apenas em servidores. A afirmação estaria errada ainda que o Linux fosse inadequado para estações de trabalho, pq essa inadequação ainda não seria uma proibição, uma inviabilidade.

    A segunda afirmação está correta, Linux é um software livre, o que significa que seu código-fonte é aberto para estudo, alterações e melhoria.
  • O linux funciona até em relógio de pulso!
    IBM desenvolve protótipo de relógio de pulso com Linux
    07/08/2000 - da Reuters, em Nova York
    A norte-americana IBM disse hoje que pesquisadores estão utilizando o "Linux" em um protótipo de relógio de pulso, procurando mostrar que o sistema operacional pode ser usado como um software básico mesmo nos menores chips de hardware capazes de receber ou enviar dados. 
    "Designado para se comunicar sem a necessidade de fios com PCs, telefones celulares e outros dispositivos wireless, o relógio inteligente permitirá a leitura de e-mails condensados e o recebimento direto de mensagens como se fosse um pager", disse a IBM. 
    Entretanto, a IBM não planeja ela própria comercializar o relógio com "Linux", acrescentou um porta-voz. 
    "Trata-se apenas de um protótipo para pesquisas", disse Takako Yamakura. "Dizem que o Linux não pode ser adaptado para um outro tamanho. Estamos mostrando que é possível fazê-lo", acrescentou. 
    O sistema operacional "Linux" é visto como uma alternativa ao "Windows", da Microsoft, e é popular entre programadores por seu código de origem aberto, que permite desenvolver e consertar programas. 
    O "Linux", desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, é usado para executar muitas funções básicas em sites, mas ainda não é considerado aprimorado o suficiente para tarefas mais pesadas. 
    A IBM está trabalhando para implantar o sistema operacional em diversas plataformas, desde relógios de pulso até supercomputadores. 
    "Com o 'Linux' se tornando rapidamente um padrão para a indústria, é importante que os desenvolvedores criem novas aplicações para todas as plataformas", disse a IBM. 
  • NEGAÇÃO, RESTRIÇÃO OU MENOSPREZO 

  • OLÁ,

    O LINUX PODE SER UTILIZADO EM QUALQUER TIPO DE COMPUTADOR,SEJA SERVIDOR OU USO PESSOAL.

  • O Linux é um sistema operacional livre, que pode ser usado tanto em servidores quanto em máquinas clientes (estações de trabalho), da arquitetura PC. 

    De fato, trata-se de um software livre e, como tal, seu código é aberto, ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso ao código, para estudá-lo e apresentar melhorias.  

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ ERRADO.

  • o linux pode ser usado em qualquer tipo de computador.

  • o primeiro erro é que ele não é um sistema operacional ao pé da letra, ele é um projeto de sistema operacional que pode ser melhorado conforme as necessidades dos usuários.


ID
82792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto ao uso seguro das tecnologias de informação e comunicação,
julgue o item que se segue.

As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, irrestrita e pública, sem que os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.

Alternativas
Comentários
  • A intranet é restrita a um certo público (empresa), e todos os colaboradores podem acessar a intranet, desde que possuam nome de usuário e senha.
  • Os erros da questão:1) - Não é irrestrita, por pelo menos dois motivos: a) é restrito a organização; b) mesmo dentro desta organização, há restrições ao acesso a informações, pelo uso dos logins, que por sua vez tem niveis de privilégios.
  • Uma Intranet é uma rede privada de computadores baseada nos padrões de comunicação da Internet. É uma versão reduzida da Internet que somente os membros de uma organização podem ver.A Intranet é uma forma de tornar as informações mais acessíveis aos empregados. A Intranet pode reduzir o gasto de papel de muitos aplicativos de escritório. Com a informação publicada na Intranet, a companhia ganha em agilidade e exatidão na tomada de decisões, uma vez que informações podem ser distribuídas em tempo real a todos os que dela necessitem.
  • ERRADO – Ao utilizarmos a intranet, nem sempre nos será exigido login e senha, para seu acesso. Contudo, a máquina a qual acessamos pede uma senha de rede que identifica o usuário e permite ou não seu acesso ao sistema de arquivos, internet ( se houver) e intranet, de acordo com seu grau hierárquico de acesso. Dessa forma o acesso aos dados não é, em hipótese nenhuma irrestrito e principalmente público.
  • Errado. O acesso às informações de uma intranet é restrito, seja pela construção física do local ou por autenticação de usuário (login) e senha (password).
  • As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, irrestrita e pública, sem que os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.  O erro está nessa parte da pergunta.
  • O conceito de intranet é extamente ao contrario
  • Vejam que há informações que até se contradizem. Como pode disponibilizar informações internas de forma pública?

    Intranet é a rede local, usuários trocam informações internas entre si de forma restrita, segura e não-pública. É o contrário da Internet onde quase tudo é irrestrito e público e há uma segurança consideravelmente menor.
  • Intranet: rede baseada em protocolos TCP/IP, pertencente a uma organização e acessível apenas aos membros da organização, funcionários e tercerceiros autorizados. Assim, a Intranet segue as mesmas ''regras'' da Internet.
  • Errado:
    As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, irrestrita e pública, sem que os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.

    Correto:
    As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, restrita e privada, os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.
  • Parei no irrestrita... O colega Rafael resolveu a questão... 

  • Nessa questão a Cespe abusou da negatividade , kkkk

  • Joselito Junior, realmente a Cespe abusou feio da negatividade. kkkkk
    ...de forma segura....
    ...irrestrita....
    ...pública...
    ....sem necessidade de autenticacao...
    ....sem login....
    ....sem senha....
    vála mideus.  


  • Parei de ler quando falou irrestrita rsrsrs....

  • ERRADO DO COMEÇO AO FIM! RSRS

     

    As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, irrestrita e pública, sem que os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.

     

    CORREÇÃO: - não é totalmente segura;

                        - restrita;

                        -  privada;

                        - os usuários necessitam de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.

     

     

  • são redes privadas, usadas geralmente em organizações e que necessitam de usuario e senha.

  • irrestrita não, restrita sim! Se não fosse restrita não precisava de usuário e senha!

  • estaria certo só até aqui! As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de "forma segura!"

    Certo!

  • As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, RESTRITA e PRIVADA, necessitando de SENHA E LOGIN para que o usuário tenho acesso à rede privada.

  • As informações da intranet não são públicas! Pelo contrário, são privadas e restritas a um grupo determinado de pessoas! Quando dentro da organização provedora da intranet, não é necessária a utilização de login e senha, mas para acessá-la por meio da internet, é necessário realizar a autenticação do usuário.

    Gabarito: Errado 

    Fonte estratégia

  • Gab E

    INTRANET

    Também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP.

    Porém, é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

  • deu a entender que as informações por estarem seguras, seriam publicas para as pessoas que são usuárias dessa intranet, enfim só fazendo questões pra entender...

  • deu a entender que as informações por estarem seguras, seriam publicas para as pessoas que são usuárias dessa intranet, enfim só fazendo questões pra entender...

  • Gabarito: Errado

    Intranet --- também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogos à internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP.

    Porém, a intranet é restrita a um lugar físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Pessoal, as informações da intranet não são públicas! Pelo contrário, são privadas e restritas a um grupo determinado de pessoas! Quando dentro da organização provedora da intranet, não é necessária a utilização de login e senha, mas para acessá-la por meio da internet, é necessário realizar a autenticação do usuário.

    Gabarito: Errado 


ID
82795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto ao uso seguro das tecnologias de informação e comunicação,
julgue o item que se segue.

Uma das formas de bloquear o acesso a locais não autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores é por meio da instalação de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estações de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Firewall (em português: muro corta-fogo) é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.Os primeiros sistemas firewall nasceram exclusivamente para suportar segurança no conjunto de protocolos TCP/IP (ver história).O termo inglês firewall faz alusão comparativa da função que este desempenha para evitar o alastramento de acessos nocivos dentro de uma rede de computadores a uma parede corta-fogo (firewall), que evita o alastramento de incêndios pelos cômodos de uma edificação.Fonte:http://pt.wikipedia.org
  • Noutros sites, blogs, foruns e grupo de discussão, tem se insistido em que esta estão está errada por causa destas palavras: "bloquear o acesso a locais não autorizados", porém, a frase seguinte com um "e" de conexão, liga esta frase as terminologia da informática e ao assunto das LANs, WANs, e correlatos.Não é verdade que a questão pode ser entendida como MUNDO FÍSICO. A função do firewall de quarta geração é esta mesmo. A questão deve ser considerada correta.
  • Conforme o colega abaixo discorreu, segue posicionamento contrário da profª. PATRÍCIA LIMA QUINTÃO, do Ponto dos Concursos:"Firewall é um filtro que monitora o tráfego das comunicações que passam de umarede para outra e, de acordo com regras preestabelecidas, permite ou bloqueia seu passo. O firewall NÃO consegue bloquear o acesso a locais não autorizados (como por exemplo, locais físicos, como salas, salões etc). Estamos falando de "mundo físico", "mundo real" no qual o firewall não tem vez!"O CESPE, no entanto, considerou a assertiva correta. Não houve mudança de gabarito. Assim, a justificativa do colega abaixo é plausível.;)
  • Eu li esse comentário da Professora Patrícia no curso que estou fazendo com ela. Na verdade ela está com o gabarito errado. Ela provalmente pegou a prova no Ponto dos concursos e viu o gabarito de analista, que é o 1º que aparece no arquivo. E por causa dese gabarito acabou por estrapolar muiiito o que a questão fala.. já que quando a questão se referiu a "locais" quis dizer locais dentro da rede e não salões..

    Segue comentário do site : http://www.uqmarketing.com.br/infoconcursos/tre-ba2010-questoes-de-informatica-comentadas/

    VERDADEIRA – O firewall é responsável pelo bloqueio de portas e acessos não autorizados, efetuados por pessoas ou programas dentro de um PC ou rede, sendo assim é possível instalar um firewall na rede, via servidor, ou em estação de trabalho.

  • O firewall é uma das ferramentas da segurança da informação, que interage com os usuários de forma transparente, permitindo ou não o tráfego da rede interna para a internet, como da internet para o acesso a qualquer serviço que  se encontre na rede interna da corporação e/ou instituição. Desta forma todo o tráfego, tanto de entrada quanto de saída em uma rede, deve passar por este controlador que aplica de forma implícita algumas das políticas de segurança adotadas pela corporação.
  • A questão tá correta em meu entendimento. É uma questão de interpretação:
    "Uma das formas de bloquear o acesso a locais não autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores é por meio da instalação de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estações de trabalho."
    Não necessariamente a parte amarela: "locais não autorizados" quer dizer locais físicas, pode sim sair essa interpretação, mas pode também se retirar a interpretação de locais virtuais como sites não autorizados. E a parte verde " restringir acessos a uma rede ratifica ainda mais esse entendimento, acesso a rede, leva por indução a cresmos que a questão está a falar de ambiente virtual.
    Bons Estudos
  • Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.

    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/understanding-windows-firewall-settings
  • O firewall atua controlando o tráfego de dados entre os meios externo e interno. Também atua bloqueando os acessos indevidos.

  • Não concordo com esse gabarito. Foram 4 anos em Ciência da Computação na PUC/SP, os melhores professor do Brasil, acho que entendo um pouquinho. Essa banca contrata técnico de informática básica para elaborar suas provas, é a única resposta plauzível.

  • Correto. O firewall poderá ser configurado em cada uma das estações de trabalho (software) ou diretamente na conexão da rede interna com o ambiente externo (hardware).

  • Grande bosta a PUC... se são tão fodas deveriam fazer as questões da cespe né ... rum

     

  • Não faz o menor sentido, apenas instalando o Firewall, vai bloquear o acesso e restringir ? tem que ser configurado, apenas com a instalação tal seguimento não ocorre.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Correto. O firewall poderá ser configurado em cada uma das estações de trabalho (software) ou diretamente na conexão da rede interna com o ambiente externo (hardware).

  • Quem faz PUC/SP é porque não deu conta de passar na USP. Escrevendo plausível com z, não dá conta MESMO de passar no vestibular da FUVEST.

  • .

  • Uriel, não chores. kkkk

  • Esse "como um todo" me fez errar. Como assim, instalar na rede como um todo? Na rede local até entendo...

  • firewall pode ser instalado em uma única máquina, em um servidor ou para toda uma rede de computadores

  • Achei que fosse um proxy.

  • Segundo a CESPE:

    "Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não."

    [...]

    MODO DE FUNCIONAMENTO:

    Utiliza filtro de endereçamento;

    Utiliza criptografia e autenticação;

    É dispensável o uso de equipamento de hardware na máquina.

    [...]

    O QUE ELE NÃO CONSEGUE FAZER:

    não estabelece política de comportamento; 

    ❌ não detecta sniffer (IDS que detecta sniffer);

    ❌ não bloqueia spam e nem e-mails indesejados;

    ❌ não faz varredura em anexo de e-mail;

    ❌ não impede que arquivos com vírus sejam abertos;

    ❌ não cria VPN; Nenhum firewall cria VPNs;

    ❌ não consegue evitar ataques de dentro da rede;

    ❌ não são eficazes contra ataques DDoS; e

    ❌ não criptografa documentos.

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis. (CERTO)

    2} Convém que todo o tráfego da rede passe por firewall, uma vez que a eficácia da segurança proporcionada por esse dispositivo será comprometida caso existam rotas alternativas para acesso ao interior da referida rede. (CERTO)

    3} Um firewall filtra o tráfego de entrada e saída entre a rede interna e a externa. (CERTO)

    4} Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis. (CERTO)

    5} Firewalls são dispositivos de segurança bastante utilizados, porém não conseguem evitar a contaminação e a propagação de vírus. (CERTO)

    6} Filtros de pacotes tradicionais são considerados firewall porque podem executar uma política de filtragem com base na combinação de endereços e números de porta, examinando cada datagrama e determinando, a partir de regras específicas, se ele deve passar ou ficar. (CERTO)

    7} Um firewall é capaz de verificar tanto o endereço IP de origem quanto o endereço IP de destino em um pacote de rede. (CERTO)

    8} Com um firewall instalado em uma estação de trabalho, é possível bloquear todo o tráfego de entrada na máquina com destino a uma porta e liberar todo o tráfego de saída. (CERTO)

    9} O firewall é indicado para filtrar o acesso a determinado computador ou rede de computadores, por meio da atribuição de regras específicas que podem negar o acesso de usuários não autorizados, assim como de vírus e outras ameaças, ao ambiente computacional. (CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: cartilha.cert.br; Questões da CESPE e Instituto AOCP; Colegas do QC e Projetos Missão.

  • Quando a cespe elogiar demais o filho dela, firewall, coloque como certo.

  • Firewall - controla o tráfego. quem entra e quem sai

    Proxy - controla a rede


ID
82819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Art. 1.º O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), com sede na capital do estado e jurisdição em todo o território estadual, compõe-se:

I mediante eleição, pelo voto secreto:

a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;

b) de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal de justiça;

II de um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal respectivo;

III por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça.

Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a vice-presidência.

Art. 29. O corregedor regional eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, entre os membros do TRE/BA, exceto o presidente; se eleito o vice-presidente, este acumulará as duas funções.

Art. 31. Parágrafo único – O corregedor será substituído, nas suas férias, licenças, faltas ou impedimentos, pelo membro mais antigo do TRE/BA, excluído o presidente.

Com base nos artigos acima, transcrito com adaptações, do Regimento Interno do TRE/BA, julgue o item a seguir, referentes a raciocínio lógico.

A negação da proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente" é "O presidente é o membro mais novo do tribunal e o corregedor não é o vice-presidente".

Alternativas
Comentários
  • Negação: "O presidente não é o membro mais antigo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente" Negação de P^Q : ~P v ~Q
  • A NEGAÇÃO DE UMA DADA PROPOSIÇÃO INVERTE O SEU VALOR DE VERDADE. SE A PROPOSIÇÃO DE PARTIDA FOR VERDADEIRA, A SUA NEGAÇÃO TERÁ DE SER FALSA; E SE A PROPOSIÇÃO DE PARTIDA FOR FALSA,A SUA NEGAÇÃO TERÁ DE SER VERDADEIRA.NA QUESTÃO O CORRETO É : O PRESIDENTE NÃO É O MEMBRO MAIS ANTIGO DO TRIBUNAL OU O CORREGEDOR NÃO É O VICE-PRESIDENTE.PRA FICAR MAIS FÁCIL APRENDI UM MACETE:EXEMPLOS,AFIRMAÇÕES A A ^ B (E) A V B (OU) NEGAÇÕES¬ A¬ A V ¬ B¬ A ^ ¬ BCasos que tenham conectivos lógicos "e" , "ou", que indicam geralmente os símbolos: "^" , "v". o macete é nega 3 vezes, veja acima.
  • A negação de uma conjunção (e) deve passar a ser uma dijunção (ou)
  • Nega-se e com ou.

  • Eu acredito que o erro esteja em "O presidente NÃO é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor não é o vice-presidente"

    Porque se o presidente não é o mais antigo, não quer dizer que ele necessariamente seja o mais novo.
  • A frase correta seria : O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente. Pode também escrever trocando as palavras pelo seu antônimo como coloca acima: O Presidente é o menbro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente. O erro está  no conectivo que deveria ser trocado por "ou" ao invés de usar o "e".
  • Outra observação importantíssima!!!

    Negar a proposição: O presidente é o membro mais antigo do tribunal  NÃO  significa dizer que " O presidente é o membro mais novo do tribunal", pois surge uma outra hipótese:  estar entre o mais novo e o mais antigo.

    Se tivesse sido negado de forma direta estaria correto: " O presidente  NÃO é o membro mais antigo do tribunal".

    Segue abaixo a linha do tempo p/ visualizarmos melhor a situação:

       ------------------------------------------------------------------------------------------------->
     +novo                 SURGE ESSA POSSIBILIDADE                                    +antigo

  • essa é conhecida como; tautologia de morgan. onde nega ^ por  v ,   ou   v por ^. vejamos:
    ~(p^q) é equivalente a (~p v ~q)
    logo seria correto dizer:
    O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente"  a  negação da proposição ~(p ^ q)

    é equivalente:

     "O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente". (~p v ~q)
  • GABARITO: ERRADO

    Olá pessoal, vai uma dica importante de Equivalência e Negação e Proposições

    A e B
    Equivalência: B e A
    Negação: não A ou não B

    A ou B
    Equivalência: Se não A então B
    Negação: não A e não B

    Se A então B 
    Equivalência:    1) Se não B então não A
                               2) não A ou B
    Negação: A e não B

    A se somente se B
    Equivalência: Se A então B e se B então A
    Negação: A e não B ou B e não A

    Nenhum A e B
    Equivalência: nenhum B é A
    Negação: algum A É B

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!
  • O certo seria :
    A negação da proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente" é "O presidente não é o membro mais antigo  do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente.
  • O cespe é a única banca que aceita o antonimo como negação!!!
  • A proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente" é uma disjunção (p^q), assim:

    p= O presidente é o membro mais antigo do tribunal;

    q= o corregedor é o vice-presidente.

    Logo, ~ (p^q) = ~pv~q= "O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente"

    Obs. Sempre temos que ter atenção em negar também quantificadores e características (como foi o caso aqui) nas proposições.

    Reposta é "Errado".

  • Negativo

    "O presidente é o membro mais antigo do tribunal: A

    corregedor é o vice-presidente: B

    A ^B NEGAÇÃO SERIA ( ~A V ~B)

    O presidente NÃO é o membro mais antigo do tribunal    OU   corregedor NÃO é o vice-presidente

  • Oi :) 

    GABARITO: ERRADO

    O certo seria :

    A negação da proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente."

    (A ^ B)
    Negação: não A ou não B (¬A v ¬B)

    O presidente não é o membro mais antigo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente.

    Excelente estudo. 

    Forte abraço. 

  • O certo seria: "O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente".

    Tem que negar, também, as qualidades e características. 



    Gabarito Errado 

       


    ''Ter caráter é fundamental para uma vida de sucesso''.

  • Gabarito Errado

     

    Correto seria:

    O presidente não é o membro mais antigo do tribunal OU o corregedor não é o vice-presidente

  •  

    CORRETO NE  O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente".

    Por que nessa parte FINAL  .......OU o corregedor é o vice-presidente. PORQUE nao esta correto?

     

  • p = presidente é o menbro mais antigo.

    q = corregedor é o vice.

    então, temos que:

    ~( p ^ q ) = (~p v ~q) 

    logo, temos que: 

    p : o presidente não é o menbro mais antigo ou q : o corregedor não é o vice;

    ERRADO.

  • RESOLUÇÃO:


    Para desmentir o autor da primeira frase (que é uma conjunção), precisaríamos provar que pelo menos uma das suas afirmações não é verdadeira.
    Assim, a negação seria simplesmente: O presidente não é o membro mais antigo do tribunal OU o corregedor não é o vice-presidente.

     

    Item ERRADO.

     

    Prof: Arthur Lima.

     

  • Macete para as conjunções:

     

     

    Proposição composta                                                 Negação

                       e                                                                  ou ( Princípio da comutação: admite inversão das orações )

                      ou                                                                  e

                 Ou...ou                                                  ...se e somente se...

              Se...,então                                                             e ( Ma -> mantém a primeira e nega a segunda )

       ...se e somente se...                                               Ou...ou...

     

     

                                                                                       -----

     

                                                                                  NEGAÇÃO

     

                                      TODO    ------------------->   ALGUM ... NÃO / PELO MENOS UM ... NÃO ... / EXISTE ... NÃO...

                        NENHUM / NÃO EXISTE           ----------------------->   ALGUM 

                                    ALGUM                           ------------------------->    NENHUM / NÃO EXISTE

    ALGUM ... NÃO / PELO MENOS UM ... NÃO ... / EXISTE ... NÃO... --------->   TODO 

     

     

    --

     

    Se houver erro, avisem-me.

  • ERRADO.

    E não se nega com E.

     

    E nega-se com OU

    ^                     V

  • Negação de A e B = ~A ou ~B 
    ... 
    O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente. 
    ... 
    O presidente não é o membro mais antigo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente.

  • (CESPE/TRE-BA) A negação da proposição “O presidente é o membro mais
    antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente” é “O presidente é o
    membro mais novo do tribunal e o corregedor não é o vice-presidente”.

    >> ERRADO

     

    A NEGAÇÃO DO DO E É >> NEGA AS DUAS E TROCA O E PELO O CONECTIVO OU

    _____________________________________________________________________________________

    Negação refere-se à mentira.


    1) Exemplo: "Serei fiel e te darei uma BMW."
    Negação: "Quando não for fiel ou não der a BMW".


    A partir do exemplo acima, percebe-se que a negação do conectivo "e" se dá
    pelo "ou".


    2) Exemplo: "Serei fiel ou te darei uma BMW".
    Negação: quando não for fiel e não der a BMW.


    A negação do conectivo "ou" ocorre por meio do "e".
    Veja a tabela a seguir:

    ___________________________________________________________________________________________________________

    PROPOSIÇÃO NEGAÇÃO

    ---------------------------------------
    A e B  NEGAÇÃO ~A ou ~B

    ---------------------------------------
    A ou B NEGAÇÃO ~A e ~B

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    TODO A NEGAÇÃO É ALGUM OU PELO MENOS UM ( ÍDEIA DE FURAR A ÍDEIA )

     

    EXEMPLO: TODOS PATOS ANDAM

    NEGAÇÃO  >> EXISTEM ALGUM PATO QUE NÃO ANDA

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    NEGAÇÃO DA CONDICIONAL

    ----------------------------------------

    MANTÉM A PRIMEIRA USA O CONECTIVO E ^  E NEGA SEGUNDA  A > B   ... NAGAÇÃO A ^ ~ B

    __________________________________________________________________________________________________

     

     

  • Explicação no vídeo do Telles, minuto 47

    https://youtu.be/Tx9rV_AZbAk

  • Não se nega 'e' com 'e'

    Não se nega 'ou' com 'ou'

    Não se nega 'se...então' com 'se...então'.

  • conforme a progressão dos anos, fica notável a evolução da simplicidade para explicar e entender a mesma coisa!

    Tecnologia, comunicação.....

  • não é possível afirmar que o presidente seja o membro mais novo do tribunal, a única coisa que se pode afirmar é que o presidente NÃO É O MEMBRO MAIS ANTIGO!

  • A NEGAÇÃO da proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente" é

    "O presidente é o membro mais novo do tribunal E o corregedor não é o vice-presidente". ERRADO

    "O presidente NÃO É o membro mais antigo do tribunal OU o corregedor É o vice presidente." CERTA

  • A proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente" é uma disjunção (p^q), assim:

    p= O presidente é o membro mais antigo do tribunal;

    q= o corregedor é o vice-presidente.

    Logo, ~ (p^q) = ~pv~q= "O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente"

    Obs. Sempre temos que ter atenção em negar também quantificadores e características (como foi o caso aqui) nas proposições.

  • Gabarito: Errado.

    Existem alguns itens do CEBRASPE em que o examinador pega exclusões mútuas e coloca na negação. A exemplo, a Q37782, em que o examinador toma como ímpar a negação de "ser par". Porém, nessa questão, não é possível realizar essa estratégia, visto que a negação de "ser o mais antigo" não implica, por si só, ser o mais novo.

    Além disso, não se nega uma proposição aditiva com outra aditiva.

    Bons estudos!

  • Negação do “e” e “ou” (Troca um pelo outro e nega tudo):

    A negação da proposição

    P1: "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente"

    P2: "O presidente é o membro mais novo do tribunal e o corregedor não é o vice-presidente".

    Fonte:projeto_1902


ID
83059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca do regime jurídico dos
servidores públicos, estabelecido na Lei n.º 8.112/1990.

A remoção a pedido ocorre apenas se houver interesse da administração.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: I - de ofício, no interesse da Administração; II - A PEDIDO, a critério da Administração; III - A PEDIDO, para outra localidade, INDEPENDENTEMENTE do interesse da Administração:
  • A remoção é uma forma de deslocamento do servidor público, dentro da mesma sede em que se encontra lotado ou para outra sede, mas, necessariamente e em absoluto, dentro do mesmo quadro. Não representa forma de provimento de cargo, nem sequer acarreta a vacância do cargo. Trata-se, tão somente, de deslocamento do servidor, em hipóteses estabelicidas em lei, conforme será analisado a seguir. A remoção poderá ocorrer de ofício ou a pedido do próprio servidor. Quando a pedido, poderá ser no interesse da administração pública ou independente do interesse da administração. Existem três hipóteses previstas no art.36,III, da Lei 8.112/90 em que, havendo solicitação do servidor interessado,não caberá a administração pública indeferir o pedido de deslocamento. Trata-se da remoção a requerimento do interessado, independente do interesse da administração. Configura medida vinculada, não cabendo, portanto, à administração pública optar pelo efeito jurídico imediato mais oportuno e conveniente(deslocar o servidor ou não), justificando-se apenas nos seguintes casos:-para acompanhar cônjuge ou companheiro, servidor público ou agente militar(Forças Armadas, Polícia Militar, Bombeiros Militares), deslocado no interesse da Administração;-por motivo de saúde do próprio servidor requerente, seu cônjuge/companheiro ou dependente econômico(registrado no respectivo assentamento funcional), condicionada à comprovação por junta médica oficial;-quando selecionado em processo seletivo, promovido quando o número de interessados for superior ao número de vagas.
  • Existem TRÊS possibilidades de remoção SEM o interesse da administração:Lei n° 8112, Art. 36: Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: I - de ofício, no interesse da Administração; II - a pedido, a critério da Administração; III - a pedido, para outra localidade, INDEPENDENTE DO INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO: a) PARA ACOMPANHAR CÔNJUGE OU COMPANHEIRO, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; b) POR MOTIVO DE SAÚDE do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; c) EM VIRTUDE DE PROCESSO SELETIVO promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.
  • Lei n° 8112, Art. 36: Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: I - de ofício, no interesse da Administração; II - a pedido, a critério da Administração; III - a pedido, para outra localidade, INDEPENDENTE DO INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO: a) PARA ACOMPANHAR CÔNJUGE OU COMPANHEIRO, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; b) POR MOTIVO DE SAÚDE do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; c) EM VIRTUDE DE PROCESSO SELETIVO promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.
  • A remoção pode ocorrer de ofício ou a pedido.A remoção de ofício será sempre promovida no interesse da Administração, e, em regra, independe da vontade do servidor removido.A remoção a pedido pode ocorrer a critério da Administração, ou pode a Administração ser obrigada, em algumas hipóteses, a conceder a remoção ao servidor que a requeira.
  • Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    Parágrafo único. Dar-se-á a remoção, a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da administração, para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios, deslocado no interesse da administração, ou por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial.

     

    Ou seja,há casos em que a remoção a pedido não pode ser indeferida!

    Espero ter ajudado!

    abraço.

  • Esta questão possui, até o momento, 7 comentários, já vi questões com 28 comentários (Q1556). O espaço aqui é democrático, mas os colegas também não deveriam copiar ou escrever qualquer coisa, sem objetividade, só para aumentar suas estatísticas. Vamos usar o bom senso.
    Em algum lugar deste site eu li que o “Nosso objetivo, com a criação do QC, é possibilitar aos nossos companheiros concurseiros mais objetividade em seus estudos para que sejam aprovados o mais rapidamente possível”.
    Peço, por isso, que este comentário também seja deletado.

  • galeraa, mais um recurso cabível.

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: I - de ofício, no interesse da Administração; II - A PEDIDO, a critério da Administração; III - A PEDIDO, para outra localidade, INDEPENDENTEMENTE do interesse da Administração:


    como na questão nao se determinou o TIPO do pedido, subentende-se que ela esteja falando desse incido II, portanto, ao meu ver, a questão está CERTÍSSIMA. Pois quando o pedido é simples, cabe à administração aceitar ou nao o seu pedido.
  • Nathan 
    Acredito que a questão esteja errada pelo simples fato de dizer: APENAS se houver interesse da administração.
    E a literalidade que você mesmo colou ai, diz que: III - A PEDIDO, para outra localidade, INDEPENDENTEMENTE do interesse da Administração:
    Se falou “apenas”, excluiu essa possibilidade. Questão ERRADA!
  • ERRADO

  • Esse tema, dentro do estatuto federal, é um dos mais cobrados pela banca CESPE/UnB, pois há exceções à regra. No tocante ao Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Assim, o parágrafo único, do presente artigo, traz as exceções da remoção a pedido, vejamos: Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:
    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;
    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;
    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados. Dessa forma, a “casca de banana” no item ficou evidente quando o examinador afirmou que a remoção a pedido ocorre apenas se houver interesse da administração.
    GABARITO DEFINITIVO: Errado.
  • Remoção - (deslocamento do SERVIDOR ; âmbito do MESMO quadro ; com ou sem mudança de sede) x Redistribuição - (deslocamento de CARGO de provimento efetivo ; âmbito do quadro GERAL de pessoal ; para outro órgão ou entidade do mesmo Poder)
     
    Remoção A PEDIDO - 1. a critério da Administração 
     
    Remoção A PEDIDO - 2. para outra localidade, independentemente do interesse da Administração
    Remoção A PEDIDO - 2.1 "para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da U, dos E, do DF e dos M, que foi deslocado no interesse da Administração" 
    Remoção A PEDIDO - 2.2 "por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente(...), condicionada à comprovação por junta médica oficial" 
    Remoção A PEDIDO - 2.3 "em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for SUPERIOR ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados." 
     
    Complementando:

    Redistribuição - Ocorrerá "EX OFFICIO" - (para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, INCLUSIVE nos casos de "reorganização", "extinção" ou "criação" de órgão ou entidade.) 
    Redistribuição - Exemplo: Saulo, ocupante de cargo efetivo do Poder Executivo federal, foi informado que seu "CARGO" fora deslocado para "OUTRO ÓRGÃO" da Administração direta federal, no qual deveria passar a atuar. 
  • Gabarito. Errado.

    independentemente do interesse da administração 

  • DE OFÍCIO  - NO INTERESSE DA ADM.


    A PEDIDO   - A CRITÉRIO DA ADM. (discricionário) OU

                        -  INDEPENDENTEMENTE DO SEU INTERESSE(vinculado) 




    GABARITO ERRADO

  • A remoção de OFÍCIO ocorre apenas se houver interesse da administração.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Questão ERRADA.
  • GABARITO ERRADO

    A PEDIDO = Para acompanhar cônjuge servidor com remoção de ofício, não é de interesse da ADM diretamente.
  • Errado

    Art. 36 da lei 8112

    Pode ser a pedido para outra localidade, independente do interesse da Administração.

  • NA REPARTIÇÃO ONDE TRABALHO TEM UMA SERVIDORA ''DE PASSAGEM''... ELA SEMPRE ESTÁ SENDO REMOVIDA POR CONTA DO SEU MARIDO, QUE É OFICIAL DAS FORÇAS ARMADAS... ELA DISSE QUE JÁ RODOU POR VÁRIAS CAPITAIS DO PAÍS.  

     

    NESTE CASO, A SERVIDORA PEDE (a pedido) E A ADMINISTRAÇÃO É OBRIGADA A CONCEDER (independentemente do interesse da Administração).

     

    Art. 36. Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: 

    [...]

    III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração.

        

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

    Obs.: Estou disposto a conhecer uma oficiala.

  • No interesse da adm é remoção de ofício

    A critério da adm é remoção a pedido

    Mesmo sem interesse da ADM é remoção a pedido naqueles 3 casos.

  • Lei n° 8112, Art. 36: Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

     

    I - de ofício, no interesse da Administração;

     

    II - a pedido, a critério da Administração;

     

    III - a pedido, para outra localidade, INDEPENDENTE DO INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO:

     

    a) PARA ACOMPANHAR CÔNJUGE OU COMPANHEIRO, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

     

    b) POR MOTIVO DE SAÚDE do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

     

    c) EM VIRTUDE DE PROCESSO SELETIVO promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

  • A questão trata da remoção que, de acordo com o art. 36 da Lei 8.112/90, consiste no deslocamento do servidor, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Ocorre que a remoção possui três modalidades, conforme art. 36, parágrafo único:

    - de ofício, no interesse da Administração;
    - a pedido, a critério do Administrativo;
    - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes, que foi deslocado no interesse da Administração; por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; em virtude de processo seletivo, observada a lei. 

    Gabarito do professor: ERRADO.





  • É a típica questão CESPE que todo mundo fica louco

    Você tem 2 dedos na mão (CERTO)
    Você tem apenas 2 dedos na mão (ERRADO)

     

    A remoção a pedido pode ocorrer se houver interesse da administração (CERTO)

    A remoção a pedido ocorre apenas se houver interesse da administração. (ERRADO)

  • ERRADA!

     

    OUTRAS QUE AJUDAM A RESPONDER:

     

    (CESPE - 2013 - MJ)

    Segundo entendimento do STJ, o servidor público federal tem direito de ser removido a pedido, independentemente do interesse da administração, para acompanhar o seu cônjuge empregado de empresa pública federal que tenha sido deslocado para outra localidade no interesse da administração.

    GAB: CERTA.

     

     

    (CESPE - 2014 - CAMARA DOS DEP.)

    O servidor público federal tem direito de ser removido a pedido, independentemente do interesse da administração, para acompanhar cônjuge que, sendo empregado de empresa pública federal, tenha sido deslocado para outra localidade no interesse da administração.

    GAB: CERTA.

     

     

  • remoção e a redistribuição não são formas de provimento nem de vacância.

    Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    >>> descolamento do servidor;

    >>> a pedido ou de ofício;

    >>> no âmbito do mesmo quadro;

    >>> com ou sem mudança de sede.

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, INDEPENDENTE DO INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO:

    a) PARA ACOMPANHAR CÔNJUGE OU COMPANHEIRO, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) POR MOTIVO DE SAÚDE do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) EM VIRTUDE DE PROCESSO SELETIVO promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

    (CESPE - 2014 - CAMARA DOS DEP.)

    O servidor público federal tem direito de ser removido a pedido, independentemente do interesse da administração, para acompanhar cônjuge que, sendo empregado de empresa pública federal, tenha sido deslocado para outra localidade no interesse da administração.

    GAB: CERTA.

    Ademais, o servidor removido terá o prazo mínimo de 10 dias e, no máximo, 30 dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluindo nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento à nova sede.

  • No caso de remoção à pedido será a CRITÉRIO da administração

  • "APENAS" tá aí o erro...

  • REMOÇÃO:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, INDEPENDENTE DO INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO:

    a) PARA ACOMPANHAR CÔNJUGE OU COMPANHEIRO, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) POR MOTIVO DE SAÚDE do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial 

    c) EM VIRTUDE DE PROCESSO SELETIVO promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

  • Da Remoção

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:              

    I - de ofício, no interesse da Administração;              

    II - a pedido, a critério da Administração;                

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração

    GABARITO: ERRADO

  • Lei n.º 8.112/1990, Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    REMOÇÃO - À PEDIDO = 2 FORMAS

    COM INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO 

    INDEPENDE DO INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO - Pedido remoção para acompanhar o seu cônjuge removido no interesse da administração

    A remoção poderá ocorrer de ofício ou a pedido do próprio servidor. Quando a pedido, poderá ser no interesse da Administração Pública ou independente deste.

     

    Existem tres hipóteses em que, havendo a solicitação do servidor interessado, nao caberá à Administração indeferir o pedido de deslocamento. Trata-se de medida vinculada, nao tendo espaço à escolha de oportunidade e conveniência.

    (Art. 36 da lei 8112) 

    a) Para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) Por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; 

    c) Em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

     

    Vale lembrar que não é permitida a remoção em caráter punitivo, caracterizando abuso de poder na espécie desvio de finalidade/desvio de poder.


ID
83062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca do regime jurídico dos
servidores públicos, estabelecido na Lei n.º 8.112/1990.

O servidor que faltar ao serviço sem motivo justificado perderá o dia de remuneração.

Alternativas
Comentários
  • Art. 44. O servidor perderá: --> I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado; II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subseqüente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata. Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.
  •  

    Art. 44.  O servidor perderá:

            I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

            II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subseqüente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.

            Parágrafo único.  As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.       

  • Direitos e Vantagens - O servidor perderá: I - a "REMUNERAÇÃO DO DIA" em que faltar ao serviço, SEM motivo justificado. 
     
    Direitos e Vantagens - O servidor perderá: II - Em Regra: a "PARCELA DE REMUNERAÇÃO DIÁRIA", proporcional aos atrasos, ausências JUSTIFICADAS e saídas antecipadas. - Obs: ausências justificadas, exceto os casos Das Concessões.
    Direitos e Vantagens - O servidor perderá: II - Exceção: (O servidor não perderá - Hipótese de Compensação de Horário, até o mês subsequente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.)
     
    Direitos e Vantagens - O servidor perderá: Cuidado! - (FALTAS JUSTIFICADAS decorrentes de CASO FORTUITO ou de FORÇA MAIOR - PODERÃO ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.) 
  • A questão trata da remuneração dos servidores públicos, nos termos da Lei 8.112/90. No caso de o servidor faltar o serviço sem motivo justificado, estabelece o art. 44, inciso I, da referida lei, que perderá a remuneração do dia em que faltou injustificadamente.

    Gabarito do professor: CERTO.

  • Lei n.º 8.112/1990, Art. 44.  O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

    PERDA DA REMUNERAÇÃO

    I - Remuneração do dia

    falta ao serviço INJUSTIFICADA

    EXCETO: Caso fortuito / força maior poderão ser compensados a critério da Chefia

    II - Parcela da remuneração diária - 

    - Atraso

    - Saída antecipada, exceto se compensada, a critério da Chefia

    - Ausência JUSTIFICADA


ID
83065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do processo administrativo disciplinar, estabelecido na Lei
n.º 8.112/1990, julgue os itens seguintes.

O servidor público é proibido de ausentar-se do serviço sem prévia autorização do chefe imediato.

Alternativas
Comentários
  • Art. 117. Ao servidor é proibido: I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
  • Complementando a Sabrina:Na questão há um detalhe que não foi percebido que é o fato de não ser explicitado que a ausência é durante o expediente. Ora, se o servidor está no serviço, quer dizer que está no local de trabalho? Se assim fosse, somente, poderia estar no trabalho mas não estar de serviço ou em serviço e daí não caberia a necessidade de autorização prévia do chefe imediato para se ausentar. É claro que a questão não nos leva a essa percepção, mas é preciso ficar atento em outras situações.
  • O texto diz que a ausência é do SERVIÇO, portanto fica implícito que se trata do EXPEDIENTE do servidor. Não vejo como o servidor prestar serviço FORA DO EXPEDIENTE.
  • Só para acrescentar...pena disciplinar: ADVERTÊNCIA
  • DE ACORDO COM A LEI 8.112/90 DISPÕE:Art. 117. Ao servidor é proibido:I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
  • E as concessões para se ausentar do serviço, por exemplo, em virtude de doação de sangue?!?!?

     

    é necessária autorização prévia da chefia imediata???

     

    Creio que não.

  • Questão passível de recurso, pois ao servidor é proibido: ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato.
    Se não for durante o expediente (após, por exemplo, mas ainda em serviço) o servidor poderá ausentar-se sem prévia autorização do chefe imediato.
    A questão generaliza e pela sua interpretação fica entendido que o servidor não poderá se ausentar, sem autorização do chefe imediato, em nenhum momento.
  • CERTO

  • Alternativa: CERTO
    A colega HPE apenas estava ajudando aos alunos que não dispõem de condições orçamentárias para custear as despesas com altas taxas do QC (despesas de custeio = despesas de capital, claro, questão básica de AFO, lembrando que taxa e tarifa se confundem, são antônimos, ou seja, significam exatamente a mesma coisa).
    Mandou muito mal a colega acima, notamos um certo tom irônico em sua escrita, vamos deixar a liberdade para os comentaristas escrevem o que quiserem dentro das regras consagradas pelo ordenamento jurídico pátrio, se o colaborante quiser apenas postar o gabarito da questão, como a amiga HPE, qual o problema, jovens?
  • Por que meu Deus, quando eu faço prova não tem questões de graça como essa?





            Sucesso e sorte a todos!

  • De novo faltou a palavra EXPEDIENTE.


  • Questão repetida!!!!!! 

  • Art.97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:
    I- por 1(um) dia , para doação de sangue;

    Esse seria um caso em que o servidor poderia se ausentar do serviço sem prévia autorização do chefe imediato?
    A questão caberia recurso?

    HELP ME

  • CERTO. Esse contexto é outro. O sentido da questão trata da rotina diária. Você está trabalhando e, sei lá, vai durante o horário de trabalho ao bar. Punido com adverténcia.

  • A questão trata das proibições aplicáveis aos servidores públicos estabelecidas na Lei 8.112/90. Conforme o art. 117, inciso I da referida lei, é proibido ao servidor, dentre outras condutas,, ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato. 

    Gabarito do professor: CERTO.

  • Essa questão é interessante, foi cobrada recentemente no concurso do Tribunal Regional Federal Municipal do Estado do Acre. Esse item derrubou vários candidatos por desconhecerem as atuais linhas do tema.

    A título de atualização, sabemos que hoje o servidor também precisa de autorização do chefe máximo do órgão (ou seja, não só seu chefe imediato), em documento assinado e timbrado, para usufruir o horário de almoço e de saidinhas ao banheiro, sob pena de detenção na repartição. 

    Também é necessária autorização da chefia departamental para ligações telefônicas de cunho particular, contendo as seguintes informações: destinatário, assunto, qual o interesse público da conversa e duração da chamada.

     

  • Acerca do processo administrativo disciplinar, estabelecido na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que:

    O servidor público é proibido de ausentar-se do serviço sem prévia autorização do chefe imediato.


ID
83068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do processo administrativo disciplinar, estabelecido na Lei
n.º 8.112/1990, julgue os itens seguintes.

É cabível a aplicação da pena de demissão ao servidor que receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie.

Alternativas
Comentários
  • Art. 132. A DEMISSÃO será aplicada nos seguintes casos: I - crime contra a administração pública; II - abandono de cargo; III - inassiduidade habitual; IV - improbidade administrativa; V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição; VI - insubordinação grave em serviço; VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem; VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos; IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo; X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional; XI - corrupção; XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas; XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.
  • Art. 117. Ao servidor é proibido: XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;
  • Vale a pena ressaltar nessa questão que um dos crimes funcionais exposto no Art.316 CP é a Corrupção Passiva: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de vantagem.Pena - reclusão, de 2 a 12 anos, e multa.
  • DE ACORDO COM A LEI 8.112/90Art. 117. Ao servidor é proibido:XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;Art. 132. A DEMISSÃO será aplicada nos seguintes casos:XI - corrupção;
  • Chega-se à conclusão de que no caso da questão ocorrerá a demissão do servidor, conjungando-se, pois, os regramentos dos arts. 117, inciso XII e 132, inciso XI da Lei n.° 8.112/90.

  • Vale ressaltar que a Demissão é cabível não só de acordo com a lei 8112, como também segundo a Lei de Improbidade Administrativa. Nesse caso caracterizando-se na categoria de Enriquecimento Ilícito.

  • Na questão não menciona em razão de suas atribuições, pois o servidor poderia muito bem ganhar um presente por ter sido seu aniversário. Neste caso ele seria demitido?

  • CERTO

  • Roberto, pensei da mesma forma que você. A questão não faz menção à especificação legal de "em razão de suas atribuições" assim, pelo contexto, poderíamos interpretar que seria qualquer presente que geraria a pena de demissão.
    Não concordo com o gabarito. Infelizmente de tanto cair nas pegadinhas das bancas ficamos "treinados" a encontrar os erros e a nos prendermos em detalhes.
  • Acredito que o termo "cabível" faz ser desnecessário o trecho "em razão de suas  atribuições".
    Realmente é cabível, só não é sempre cabível.
  • GABARITO CORRETO

    ENRIQUECIMENTO ILÍCITO PARA A LEI DE IMPROBIDADE ADM... DEMISSÃO!

  • A Lei 8.112/90 prevê as seguintes penalidades: advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo em comissão e destituição de função comissionada.

    A penalidade demissão ocorre nos seguintes casos:

    ·Crime contra a administração pública;

    ·Abandono de cargo;

    ·Inassiduidade habitual;

    ·Improbidade administrativa;

    ·Incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

    ·Insubordinação grave em serviço;

    ·Ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    ·Aplicação irregular de dinheiros públicos;

    ·Revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    ·Lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

    ·Corrupção;

    ·Acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    ·Transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

    Gabarito: correto.

  • Que questão mal formulada a Cespe ja considerou questões desse mesmo modo de maneira errada. Se ela quisesse afirmar que a questão está errada simplesmente ela diria quisesse dar outro gabarito ela diria não é toda vantagem, mas somente as vantagens indevidas e blá,blá,blá...

  •    Art. 117. XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem DE QUALQUER ESPÉCIE, em razão de suas atribuições;

     

        Art. 132.  A DEMISSÃO será aplicada nos seguintes casos: transgressão dos incisos IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV e XVI do art. 117.

     

     

     

    SERVIDOR NÃO É PAGO PARA RECEBER PRESENTINHOS, LÍCITOS OU ILÍCITOS!

    DECORRE DA TEORIA DO ÓRGÃO. FINALIDADE DE INTERESSE PÚBLICO/GERAL/COLETIVO.

     

     

    GABARITO CERTO

  • Existem hipóteses que o servidor público não será demitido por ter recebido presentes ou coisas do gênero (Membros de representações diplomáticas, dirigentes políticos, dentre outros) no entanto, a questão cita um amplo leque de possibilidades - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie - e logo após cita a palavras chave: é cabível a demissão.

    CESPE É CESPE, SÓ PEGAMOS OS MACETES COM MUITO TREINO.

  • A questão trata do processo administrativo disciplinar, estabelecido na Lei 8.112/90. Quanto à demissão, prevista no art. 127, III como uma penalidade disciplinar, é aplicável, dentre outras hipóteses, no cado de o servidor receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, conforme o estabelecido no art. 132, inciso XIII.

    Gabarito do professor: CERTO.

  • SE pensar nas 2 hipóteses lá do decreto vai errar a questão!

     

  • Na verdade, de uns tempos pra cá, tá liberado receber propina, vantagens, circular com malas cheias de dinheiro. Dá nada não, colegas, podem confiar.

  • se fosse na câmara, estaria errado. 

  • Art. 117 Ao servidor é proibido:

    XII - receber propina,comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições.

     

    Art. 132 A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art 117

  • Não esqueça! "(...) vantagem de qualquer espécie...em razão de suas atribuições", mas como é a Cespe, a gente nem mais estranha.

    Na íntegra: XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

    Artigo 117, lei 8112 1990.

    Certo. Pois é a Cespe.

  • Além da demissão se restar configurada a improbidade administrativa o servidor fica impedido de nova investidura em cargo público federal.

  • Acerca do processo administrativo disciplinar, estabelecido na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que: É cabível a aplicação da pena de demissão ao servidor que receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie.


ID
83071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela
Resolução Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores,
julgue os itens que se seguem.

Compete ao TRE/BA processar e julgar originariamente os crimes eleitorais cometidos pelos juízes eleitorais e por outras autoridades que, pela prática de crime comum, respondam perante o tribunal de justiça ou o tribunal regional federal.

Alternativas
Comentários
  • Seção II
    COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA


    Art. 3º Compete ao Tribunal processar e julgar originariamente:
    IV - os crimes eleitorais cometidos pelos juízes eleitorais e por outras autoridades que, pela prática de crime comum, respondam perante o Tribunal de Justiça ou o Tribunal Regional Federal;

  • Questão desatualizada, crimes comuns competem ao Tribunal de Justiça do Estado. 

    CF Art. 96. Compete privativamente:

    III - aos Tribunais de Justiça julgar os juízes estaduais e do Distrito Federal e Territórios, bem como os membros do Ministério Público, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral.


    Código Eleitoral , Art. 29 I 

    d) os crimes eleitorais cometidos pelos Juízes Eleitorais;   - não fala em crimes comuns. 



  • a questão fala sobre o regimento interno do TRE-BA. A legislação que encontrei que fala sobre o regimento interno desse tribunal é a Resolução 02/2014 que fala:


    Art. 107. Compete originariamente ao Tribunal processar e julgar os crimes
    eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos juízes eleitorais e por
    outras autoridades que, pela prática de crime comum, respondam perante o Tribunal
    de Justiça ou o Tribunal Regional Federal.

  • A questão refere-se ao Regimento Interno do TRE-BA. 

    Resolução Administrativa 02/2014

    Seção II

    Da Competência Originária 

    Art. 32. Compete ao Tribunal processar e julgar originariamente:

    (...)

    IX - o crime eleitoral cometido por juiz eleitoral ou por outra autoridade que, pela prática de crime comum, responda perante o Tribunal de Justiça ou o Tribunal Regional Federal;  



  • Resolução administrativa 01/2017

    Art. 33. Compete ao Tribunal processar e julgar originariamente:

    IX - o crime eleitoral cometido por juiz eleitoral ou por outra autoridade que, pela prática de crime comum, responda perante o Tribunal de Justiça ou o Tribunal Regional Federal;
     

  • GABARITO: CERTO

     

     

    Analisar a alternativa conforme:

     

    | Resolução Administrativa Nº 1/2017 - Regimento Interno do T.R.E-BA

    | Título I - Do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

    | Capítulo II - Da Competência 

    | Seção II - Da Competência Originária 

     

    | Artigo 33

    "Compete ao Tribunal processar e julgar originariamente:" 
     

    | Inciso IX

    "o crime eleitoral cometido por juiz eleitoral ou por outra autoridade 
    que, pela prática de crime comum, responda perante o Tribunal de Justiça ou o 
    Tribunal Regional Federal;

     


ID
83074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela
Resolução Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores,
julgue os itens que se seguem.

O presidente e o vice-presidente do TRE/BA podem acumular as respectivas funções com a de corregedor-geral eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O presidente não acumula a função de corregedor, visto que, será acumulada pelo vice-presidente. O Corregedor Regional Eleitoral, que exerce suas funções
    cumulativamente com as de Vice-Presidente, terá jurisdição em todo o Estado,
    cabendo-lhe a inspeção e a correição dos serviços eleitorais do Estado
  • Art. 24. O Vice-Presidente será o substituto do Presidente, nas suas
    faltas, impedimentos e na hipótese prevista no parágrafo único do artigo an-
    terior, enquanto aquele será substituído pelo Corregedor Regional Eleitoral e,
    quando acumular as duas funções, pelo membro mais antigo no Tribunal.

    Art. 29. O Corregedor Regional Eleitoral será escolhido, por escrutí-
    nio secreto, dentre os membros do Tribunal, exceto o Presidente; se eleito o
    Vice-Presidente, este acumulará as duas funções 
  • Resolução 02/2014, dispõe sobre o regimento interno do TRE-BA


    Art. 7º O Vice-Presidente substituirá o Presidente, nas suas faltas,
    impedimentos e na hipótese prevista no parágrafo único do art. 6º, enquanto aquele
    será substituído pelo Corregedor Regional Eleitoral e, quando acumular as duas
    funções, pelo juiz mais antigo no Tribunal.

  • De acordo com o TRE/PB: o Presidente não poderá exercer as funções de corregedor

    Vice-Presidente: Pode, acumulando, assim, as duas funções

  • Matheus aqui na Bahia também. Por isso que mandei esse artigo. O Presidente não pode, mas o Vice pode!

  • Res. Adm. 01/2017

    Art. 9º O Corregedor Regional Eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, dentre os juízes do Tribunal, exceto o Presidente; o Vice-Presidente, se eleito, acumulará as duas funções.
     


ID
83077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela
Resolução Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores,
julgue os itens que se seguem.

Quando o interesse público exigir, as audiências de instrução do TRE/BA serão públicas.

Alternativas
Comentários
  • Audiência Pública é regra, não-pública é a exceção.
  • Art. 64. As audiências serão públicas, mas poderá o relator, quando o interesse público o exigir, realizá-las em segredo de justiça.

  • Errado.
    As audiências já são públicas.
    Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e
    fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a
    presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente
    a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no
    sigilo não prejudique o interesse público à informação
    as decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública,
    sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros
  • Regra públicas, exceção reservada se o interesse público exigir.
    . As sessões serão públicas, salvo em se tratando de matéria
    administrativa, quando as deliberações poderão ser tomadas em sessão
    reservada, ou se o interesse público exigir que se limite a presença em
    determinados atos às próprias partes e a seus advogados, ou somente a
    estes, nos casos de lei.
  • Res. Adm. 01/2017

    Art. 70. As sessões serão públicas, ressalvadas as hipóteses previstas em lei.
     

  • Em regra, elas serão públicas, salvo as exceções previstas em lei.

    art. 70 resolução 01/2017

    GAB ERRADO 

  • Res. Adm. 01/2017

    Art. 64. A audiência será pública, ressalvadas as exceções legais.

  • As audiências serão públicas, mas poderá o relator, de interesse público, realizá-las em segredo de justiça.


ID
83080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela
Resolução Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores,
julgue os itens que se seguem.

Compete ao presidente do TRE/BA julgar os recursos das decisões do corregedor regional eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma competência do Tribunal, é ele quem julga os recursos interpostos das decisões do Corregedor e também do Presidente do Tribunal.
  • Seção III
    COMPETÊNCIA RECURSAL
    Art. 4º Compete ao Tribunal julgar os recursos das decisões:
    I - do Presidente do Tribunal e dos relatores dos processos;
    II - do Corregedor Regional Eleitoral;
    III - das comissões apuradoras e dos juízes auxiliares do Tribunal;
    IV - dos juízes e das juntas eleitorais.

  • Para o TRE-PB:

    Errado. Como já foi colocado, é competência do tribunal.

    Art. 25 Compete ao Tribunal julgar o recurso das decisões:

    I - do Presidente, do Corregedor, dos juízes do Tribunal, dos juízes auxiliares e da comissão apuradora.


  • ERRADO

    Res. Adm. 01/2017

    Art. 34. Compete ao Tribunal julgar:
    I - o recurso da decisão:
    a) do Presidente, do Corregedor, dos juízes do Tribunal, dos juízes auxiliares e da comissão apuradora;
     

  • Res. Adm. 01/2017

    Errado

    Da Competência Recursal

    Art. 34. Compete ao Tribunal julgar:

    I - o recurso da decisão: a) do Presidente, do Corregedor, dos juízes do Tribunal, dos juízes auxiliares e da comissão apuradora;

    b) dos juízes e das juntas eleitorais;

    c) do juiz eleitoral que conceder ou denegar habeas corpus, mandado de segurança, mandado de injunção e habeas data.

    II - a revisão criminal.


ID
83083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela
Resolução Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores,
julgue os itens que se seguem.

As reuniões ordinárias do TRE/BA devem ocorrer, no mínimo, oito vezes por mês, salvo no período compreendido entre noventa dias antes e depois das eleições, quando o número mínimo de reuniões ordinárias mensais deve ser quinze.

Alternativas
Comentários
  • Seção I
    SESSÕES ORDINÁRIAS
    Art. 68. O Tribunal reunir-se-á, ordinariamente, no mínimo, oito vezes por mês e, extraordinariamente, tantas vezes quantas necessárias, mediante convocação do seu Presidente ou da maioria dos seus membros.

    § 1º No período compreendido entre noventa dias antes e depois das eleições, será de quinze o mínimo de que trata este artigo.

  • De Acordo com o Regimento Interno do TRE/PB: o Gabarito seria Errado, pois 15 é o máximo de sessões e não o mínimo

    Art. 81 O Tribunal reunir-se-á, ordinariamente, oito (08) vezes por mês, salvo no período eleitoral, e, extraordinariamente, nos termos deste Regimento.

    § 1º No período compreendido entre noventa dias antes e noventa dias depois de eleições gerais, é de quinze o máximo de sessões mensais remuneradas.

  • Art 69 - SERA DE 15 DIAS - NAO TA ESCRITO NEM MIN NEM MAX 

  • hoje essa questão se encontra desatualizada !

    pois não há previsao expressa de valor minimo de reunioes durante o mes.

  • Resolução administrativa 1/2017

    Art. 69. O Tribunal reunir-se-á, ordinariamente, 8 vezes por mês e, extraordinariamente, tantas vezes quantas necessárias, mediante convocação do seu Presidente ou do próprio Tribunal.

    § 1º No período compreendido entre noventa dias antes e depois das eleições, será de quinze o número de que trata o caput.
     

     

    A resolução atual determina que serão 15 reuniões e não "no mínimo".

  • Vamos atenar que antes tinha a condição de minimo na resolução!! Hj em dia não tem MINIMO!! sao 8 vezes ordinariamente!!!

    Quantas vezes forem necessaria extraordinariamente!!!

     15 vezes 90 dias antes e 90 dias depois das eleicoes. ( 15 vezes entre 180 dias durante o periodo de intervalo de 90 dias antes e 90 dias depois da eleicao)

    ex: 90 dias -----------------------eleicao ----------------------------------90 dias

     (                                             15 vezes                                                     )

  • Resolução administrativa 1/2017

    DAS SESSÕES

    Art. 69. O Tribunal reunir-se-á, ordinariamente, oito vezes por mês e, extraordinariamente, tantas vezes quantas necessárias, mediante convocação do seu Presidente ou do próprio Tribunal.

    § 1º No período compreendido entre noventa dias antes e depois das eleições, será de quinze o número de que trata o caput


ID
83086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela
Resolução Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores,
julgue os itens que se seguem.

As reuniões extraordinárias devem ser convocadas pelo presidente ou pelo vice-presidente do TRE/BA.

Alternativas
Comentários
  • Esta é uma das atribuições do Presidente do Tribunal

    Art. 27. Compete ao Presidente do Tribunal:
    I - presidir às sessões do Tribunal, colher os votos, proferir o voto de desempate, quando necessário, e proclamar o resultado;
    II – (Inciso revogado pela Res. Adm. 5/05 do TRE-BA).
    III - convocar sessões extraordinárias;

  • Entao, o vice so pode convocar reunioes extraordinarias na ausencia do presidente?

  • Faz sentido de acordo com o regimento. O vice substituindo o titular, pode convocar sessões extraordinárias. Se eu estiver errado, por favor, podem corrigir!


  • Resolução Administrativa 01/2017:

    Art. 8º Compete ao Presidente do Tribunal:


    III - convocar sessões extraordinárias;
     


ID
218980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um mecânico executa serviços de manutenção em um veículo que
acaba de retornar de viagem. Verificando o filtro do combustível,
sem usar equipamento de proteção, o mecânico teve seu olho direito
atingido por respingo de gasolina. Ao sair de debaixo do veículo,
o mecânico tocou a sua mão esquerda na tubulação quente do
escapamento ficando avermelhada e surgiram pequenas bolhas.
Ajudado por um colega, foi ao consultório médico, sendo logo
medicado. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

O mecânico sofreu acidente de trabalho típico.

Alternativas
Comentários
  • Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço do órgão, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. (Art. 19 da lei 8213/91). 

    � Tipos de Acidente do Trabalho

    a) Acidente Típico (é o que ocorre na execução do trabalho);

    b) Acidente de Trajeto (é o que ocorre no percurso da residência para o trabalho ou vice-versa).

    c) Doença Ocupacional:

                   Doença profissional é a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade. (Art. 20 da 8213/91).

                   Doença do trabalho é a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. (Art. 20 da 8213/91).

    Fonte: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2012-10/acidentes-do-trabalho---conceito-e-orientacoes.pdf

  • Gabarito:"Certo"

    O acidente de trabalho Típico é o que ocorre na execução do trabalho. Já o acidente de Trajeto é o que ocorre no percurso da residência para o trabalho ou vice-versa.


ID
218983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um mecânico executa serviços de manutenção em um veículo que
acaba de retornar de viagem. Verificando o filtro do combustível,
sem usar equipamento de proteção, o mecânico teve seu olho direito
atingido por respingo de gasolina. Ao sair de debaixo do veículo,
o mecânico tocou a sua mão esquerda na tubulação quente do
escapamento ficando avermelhada e surgiram pequenas bolhas.
Ajudado por um colega, foi ao consultório médico, sendo logo
medicado. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

Nessa situação, luvas de borracha impermeáveis seriam apropriadas e recomendadas para evitar a queimadura.

Alternativas
Comentários
  • Luva impermeável, como o próprio nome diz, serve para proteger as mãos contra agentes umidade proveniente de operações com uso de água. No caso indicado pela questão, o apropriado seria o uso de luvas contra agentes térmicos ou algo similar.

  • Luvas de couro seria o epi certo e oculos de proteção

  • Palavra chave da questão luvas de borracha , em um escapamento quente. poderia causar mais dano ao usuário que o ajudar.


ID
218986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Um mecânico executa serviços de manutenção em um veículo que
acaba de retornar de viagem. Verificando o filtro do combustível,
sem usar equipamento de proteção, o mecânico teve seu olho direito
atingido por respingo de gasolina. Ao sair de debaixo do veículo,
o mecânico tocou a sua mão esquerda na tubulação quente do
escapamento ficando avermelhada e surgiram pequenas bolhas.
Ajudado por um colega, foi ao consultório médico, sendo logo
medicado. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

Os equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser fornecidos gratuitamente aos empregados pela empresa e adequados conforme o risco de exposição.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Certo

     

    6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

    a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

     b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,

    c) para atender a situações de emergência.

     


ID
218989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Um mecânico executa serviços de manutenção em um veículo que
acaba de retornar de viagem. Verificando o filtro do combustível,
sem usar equipamento de proteção, o mecânico teve seu olho direito
atingido por respingo de gasolina. Ao sair de debaixo do veículo,
o mecânico tocou a sua mão esquerda na tubulação quente do
escapamento ficando avermelhada e surgiram pequenas bolhas.
Ajudado por um colega, foi ao consultório médico, sendo logo
medicado. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

A queimadura relatada caracteriza-se como de terceiro grau.

Alternativas
Comentários
  • As queimaduras de 3° grau se caracterizam pelo aparecimento de uma zona de morte tecidual (necrose).

    No caso descrito, houve avermelhidão e aparecimento de bolhas, características da queimadura de 2° grau.

  • Só acrescentando: um cuidado importante que se deve ter em queimaduras de 2º grau é não estourar as bolhas.
  • ACRESCENTANDO....

    Classificação
    Podemos classificar as queimaduras conforme a extensão e profundidade da lesão. A gravidade depende mais da extensão do que da profundidade. Saber diferenciar a queimadura é muito importante para que os primeiros cuidados sejam feitos corretamente.

    • Queimadura de 1º grau – Queimaduras leves, nas quais ocorre uma vermelhidão no local, seguida de inchaço e dor variável.  Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Na evolução não surgem cicatrizes,  mas a pele  pode ficar  um pouco escura no início, o que desaparece com o tempo.

    • Queimaduras de 2º grau – Há destruição maior da epiderme e derme, com dor mais intensa.  Normalmente aparecem bolhas no local ou desprendimento total ou parcial da pele afetada. A recuperação dos tecidos é mais lenta e podem deixar cicatrizes e manchas claras ou escuras.

    • Queimaduras de 3º grau – Ocorre destruição total de todas as camadas da pele, e o local pode ficar esbranquiçado ou carbonizado (escuro). A dor é geralmente pequena pois a queimadura é tão profunda que danifica as terminações nervosas da pele. Queimaduras de 3º grau podem ser muito graves e até fatais. Na evolução, sempre deixam cicatrizes e podem requerer tratamento cirúrgico e fisioterápico para retirada de lesões e aderências que afetem a movimentação. Tardiamente, algumas cicatrizes podem ser foco de carcinomas de pele, e por isso seu acompanhamento é fundamental.

    FONTE: http://www.sbcd.org.br/pagina/1720

  • ERRADO.

     

    Ocorreu a queimadura de 2° grau - (Vesicação) . Surgem flictemas com serosidade de colorido amarelo, que são as conhecidas "bolhas”.

  • Gabarito: Errado.

     

     

    Complementando

    Com relação a manter ou não manter a integridade das bolhas/flictemas oriundas da lesão segue o entendimento abaixo.

     

     

    De acordo com Qual o melhor tratamento para queimaduras com bolhas?.BVS.Atenção Primária em Saúde.2019

     

     

    Quando as bolhas estão íntegras e o tempo decorrido da queimadura até o atendimento for menor que 1 hora: devem ser aspiradas com agulha fina estéril, mantendo-se íntegra a epiderme como uma cobertura biológica à derme queimada, já que a retirada do líquido da flictena remove também os mediadores inflamatórios presentes, minimizando a dor e evitando o aprofundamento da lesão;

     

    se maior que 1 hora: manter a flictena íntegra;

     

    se a flictena estiver rota: fazer o desbridamento da pele excedente, costuma-se remover a epiderme solta, a fim de aplicar os curativos sobre o tecido viável. É importante lembrar que a derme viável sob as bolhas mostrar-se-á bastante dolorosa.

  • Segundo grau!


ID
218992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um mecânico executa serviços de manutenção em um veículo que
acaba de retornar de viagem. Verificando o filtro do combustível,
sem usar equipamento de proteção, o mecânico teve seu olho direito
atingido por respingo de gasolina. Ao sair de debaixo do veículo,
o mecânico tocou a sua mão esquerda na tubulação quente do
escapamento ficando avermelhada e surgiram pequenas bolhas.
Ajudado por um colega, foi ao consultório médico, sendo logo
medicado. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

O combustível gasolina é um produto químico capaz de contaminar o organismo humano pela via cutânea.

Alternativas
Comentários
  • Questão: correta.

    Comentários:
    Cutâneo refere-se a pele humana. A gasolina é um combustível que pode sim causar sérios danos ao organismo humano, como queimaduras, intoxicações, manchas de pele, etc...
    Ao utilizar o manejo de combustíveis, como a gasolina, é interessante utilizar luvas especiais ou cremes  impermeabilizantes.
  • A gasolina pode ser absorvida pela pele pelo simples fato de ser uma substância orgânica Lipossolúvel.


ID
218995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Um mecânico precisava fazer manutenção no motor de arranque de
um veículo e efetuar soldagem na lataria. No início do serviço,
desconectou o cabo do polo positivo da bateria e usou as chaves de
boca para retirar o motor. Ao concluir os serviços, no momento em
que retornava o motor para a sua posição, uma das chaves fez
contato entre a carcaça do veículo e o polo positivo da bateria,
dando origem a um princípio de incêndio. Considerando essa
situação, julgue os itens seguintes.

Desconectar o polo positivo da bateria para desligar o sistema elétrico é o procedimento recomendado.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente, deve desconectar o cabo negativo e depois o positivo.

    No procedimento de colocação da bateria: Instale a bateria nivelada e fixe as conexões de forma que fiquem bem apertadas, conecte primeiro o polo positivo e sempre conecte o cabo negativo por último.

  • Desligar a bateria começando pelo terminal (-); Ao voltar a ligar, começar pelo terminal (+); 

  • Pq esse procedimento?

  • DIca passada pelo mecanico da minha moto: o POSITIVO (+) sempre ficará mais tempo conectado, pois ao retirar a bateria, ele é o último a ser retirado e ao recolocá-la, ele é o primeiro a ser recolocado.

  • Vai desligando do (-) para o (+)

    Volta ligando do (+) poara o (-)


ID
218998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um mecânico precisava fazer manutenção no motor de arranque de
um veículo e efetuar soldagem na lataria. No início do serviço,
desconectou o cabo do polo positivo da bateria e usou as chaves de
boca para retirar o motor. Ao concluir os serviços, no momento em
que retornava o motor para a sua posição, uma das chaves fez
contato entre a carcaça do veículo e o polo positivo da bateria,
dando origem a um princípio de incêndio. Considerando essa
situação, julgue os itens seguintes.

O princípio de incêndio em material elétrico energizado deve ser combatido com extintor de espuma.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Nr 23:
    23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B.

  • Questao no lugar errado, hein ! Deveria estar em NR-23! 
    Eletronicos sao caracterizados como incendios CLASSE C ! Para apagar os incendios dessa classe somente podem ser usados Gas Carbonico, Po quimico e agua pulverizada! 
  • COMPLEMENTANDO OS ENSINAMENTOS DOS COLEGAS

    Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:

    # Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;

    # Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;

    # Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.;

    # Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

    # Classe K -  Incêndios que envolvem meios de cozinhar com banha, gordura e óleo. 


    EXTINTORES PORTÁTEIS APLICÁVEIS A CADA CLASSE ACIMA:

    Todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automáticos, deverão ser providos de extintores portáteis, a fim de combater o fogo em seu início. Tais aparelhos devem ser apropriados à classe do fogo a extinguir. 

    O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B.

    # O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.

    # O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.

    # O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos da Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.

    OBS.: Método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser usado como variante nos fogos das Classes B e D.

    OBS2.: Método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado como variante nos fogos da Classe D.



  • Espuma A e B.


ID
219001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Um mecânico precisava fazer manutenção no motor de arranque de
um veículo e efetuar soldagem na lataria. No início do serviço,
desconectou o cabo do polo positivo da bateria e usou as chaves de
boca para retirar o motor. Ao concluir os serviços, no momento em
que retornava o motor para a sua posição, uma das chaves fez
contato entre a carcaça do veículo e o polo positivo da bateria,
dando origem a um princípio de incêndio. Considerando essa
situação, julgue os itens seguintes.

Para evitar choque elétrico, o mecânico deve usar luva isolante para 10 kV.

Alternativas
Comentários
  • As baterias de automóveis usam a tensão de 12V e as de caminhões 24V.
    Além disso, foi uma chave metálica que fez contato entre a carcaça do veículo e o polo positivo da bateria que
    deu origem ao princípio de incêndio.
  • Na bateria não levamos choque porque a pele tem uma resistência média de 25M Ohms, que atua como isolante; porém, se você tiver um corte na pele e encostá-lo no pólo positivo, aí você leva um tranco desgraçado. 
    No caso da bateria, sendo 12 volts, você não toma choque nem tocando os dois "pólos", mesmo que não esteja isolado, dado o baixo nível de tensão, desde que esteja com pele seca e sem ferimentos.


ID
219004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um mecânico precisava fazer manutenção no motor de arranque de
um veículo e efetuar soldagem na lataria. No início do serviço,
desconectou o cabo do polo positivo da bateria e usou as chaves de
boca para retirar o motor. Ao concluir os serviços, no momento em
que retornava o motor para a sua posição, uma das chaves fez
contato entre a carcaça do veículo e o polo positivo da bateria,
dando origem a um princípio de incêndio. Considerando essa
situação, julgue os itens seguintes.

Considere que, durante o processo de soldagem, o mecânico tenha colocado biombos ao longo do veículo para não causar danos aos colegas. Nessa situação, com esse procedimento, o mecânico fez uso de equipamento de proteção coletiva.

Alternativas

ID
219007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um mecânico precisava fazer manutenção no motor de arranque de
um veículo e efetuar soldagem na lataria. No início do serviço,
desconectou o cabo do polo positivo da bateria e usou as chaves de
boca para retirar o motor. Ao concluir os serviços, no momento em
que retornava o motor para a sua posição, uma das chaves fez
contato entre a carcaça do veículo e o polo positivo da bateria,
dando origem a um princípio de incêndio. Considerando essa
situação, julgue os itens seguintes.

O processo de soldagem produz radiação não ionizante, classificada como risco físico.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta.

    O processo de soldagem libera radiação não ionizante que será classificada como risco físico.

    Radiação é o processo pelo qual energia é transmitida sem contato direto com objeto emissor. A radiação ionizante é aquela proveniente dos materiais radioativos que liberam íons de seus átomos. Os elementos que emitem radiação iônica tem sua estrutura desequilibrada, sua carga nuclear não está estabilizada com a de sua eletrosfera. Esses elementos emitem os íons provenientes desse desequilíbrio, esses ao atingirem outros átomos irão alterar sua carga, modificando a sua composição.

    A radiação não-iônica pode provir de qualquer elemento que produza energia. Essa energia transformada em calor, por exemplo, irá produzir efeitos nos corpos que tiverem contato com sua radiação. Na situação descrita pela questão, a soldagem (elétrica ou oxiacetileno) irradiará calor e luz. O efeito dessa radiação são as queimaduras produzidas na pele, como se o trabalhador estivesse exposto a horas de sol intenso.


ID
219010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para executar um serviço de mecânica com qualidade, deve-se
conhecer as ferramentas e os instrumentos de medição que serão
utilizados. Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.

O conjunto de lâminas de calibre é apropriado para medir a folga entre o cabeçote e o bloco do motor.

Alternativas
Comentários
  • Questão pra MECANICO de fato!

  • para abertura das velas.


     

  • "Laminas de calibre" é uma ferramenta que parece aqueles catálogos de ver cores de tinta ou tecidos pra estofamento ou coisa assim...  mas em vez de ter um monte de quinquilharias, tem um monte de laminas  de diferentes espessuras.
    Essa lamina é colocada na abertura da vela pra medir com precisão o espaço.
    É da mesma forma que se regula a abertura do velho platinado.

    A folga, é mais ou menos a mesma que se sente ao colocar um cartão bancário no caixa eletrônico pra sacar dinheiro. Entra justinho mas sem arranhar
    :)

  • O Cálibre são pequenas lâminas com diversas medidas, servem para ajustar folgas.

    Calibre: É uma peça geralmente usinada para verificar o diâmetro de peças para aferir,tipo um parafuso ele parece e serve para verificar furos geralmente e tem de varias medidas normalmenbte o pdão é o milimetro. 
    Lamina de calibre: Um conjunto de laminas de varios diametros para ajustar as folgas de alguns conjuntos que são montados e para serem montados corretamente é utilizada a lamina de calibre.


ID
219013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Para executar um serviço de mecânica com qualidade, deve-se
conhecer as ferramentas e os instrumentos de medição que serão
utilizados. Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.

O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas e externas de uma peça, mas é inadequado para medidas de profundidade.

Alternativas
Comentários
  • Paquímetro
    Por Ricardo Sávio T. M. Sohn

    Image1.gif (6070 bytes)

            O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.


ID
219016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para executar um serviço de mecânica com qualidade, deve-se
conhecer as ferramentas e os instrumentos de medição que serão
utilizados. Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.

A tolerância de planeza, utilizada como referência para controle de empenos, tem uma importante aplicação na construção de máquinas-ferramenta, principalmente guias de assento de carros e cabeçotes.

Alternativas
Comentários
  • Tolerância de planeza é a diferença admissível na variação da forma plana de uma peça, representada por dois planos paralelos que definem os limites superior e inferior de variação admissível, entre os quais deve se encontrar a superfície efetiva (medida).

     

    Gabarito: C


ID
219019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para executar um serviço de mecânica com qualidade, deve-se
conhecer as ferramentas e os instrumentos de medição que serão
utilizados. Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.

A chave-teste serve para detectar a presença de tensão em um ponto de um circuito energizado. Esse tipo de chave tem uma luz que acende ao ser constatada a presença de tensão no local.

Alternativas

ID
219022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para executar um serviço de mecânica com qualidade, deve-se
conhecer as ferramentas e os instrumentos de medição que serão
utilizados. Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.

O multímetro automotivo permite verificar a condição de carga da bateria assim como se o alternador está funcionando corretamente.

Alternativas
Comentários
  • A definição de multímetro é muito simples. Um equipamento eletrônico que serve para medir (aferir) grandezas eletrônicas. Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, freqüencímetro, termômetro entre outros, como opcionais.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/16171/multimetro-profissional-para-que-serve#ixzz3TwIx4WXB


ID
219025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

A árvore de comando de válvulas tem a função de sincronizar a abertura e o fechamento das válvulas, mas não interfere na ordem de ignição dos cilindros.

Alternativas
Comentários
  • A árvore de comando das válvulas ou eixo comando de válvulas tem por função, controlar a abertura e o fechamentos das válvulas de admissão e de escapamento no motor. É constituído por um eixo com vários ressaltos o qual denominamos "câmes". São esses câmes que forçam a abertura das válvulas por meio de tuchos e balancins, sendo este não utilizado em todos os motores.Para que o comando abra e feche as válvulas corretamente, é necessário que o eixo esteja sincronizado com o movimento dos êmbolos e da árvore de manivelas. Para que isso seja possível, a própria árvore de manivelas aciona o comando de válvulas por meio de engrenagens, correntes ou correia dentada. A falha nessa sincronização poderá causar falhas no funcionamento do motor ou até mesmo não permitir que o motor entre em funcionamento. Dependendo do motor, isso ainda poderá causar prejuízos pois, a cabeça do pistão ainda poderá se chocar contra as válvulas.Fonte: http://webmecauto.com.br/wikiauto/index.php?title=Tema:%C3%81rvore_de_comando_das_v%C3%A1lvulas
  • O distribuidor funciona em sincronia com o comando de válvulas, enviando a vela correta a faísca para geração da combustão.

  • questão totamente errada, 

    A árvore de comando de válvulas tem a função de sincronizar a abertura e o fechamento das válvulas(certo), mas não interfere na ordem de ignição dos cilindros. não interfere mesmo, pois o movimentos das valvulas é sicronizado com os do virabrequinho através correia dentanda ou corrente,o que pode interferir, seria velas queimadas, pois se ela não centelhassem a ignição não iria acontecer,,as valvulas apenas abrem para adimissão e escape do motor...EXAMINADOR AI VACILOU!!


ID
219028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

A boia estando desregulada ou encharcada causa afogamento no motor, dificultando principalmente a partida a frio do motor.

Alternativas
Comentários
  • a boia do carburador? 


ID
219031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

A suspensão independente Mcpherson é bastante empregada nos veículos de médio e pequeno porte, porque sua construção é simples e ocupa pouco espaço.

Alternativas
Comentários
  • suspensão MacPherson é um tipo de suspensão automotiva com maior altura, molas helicoidais e amortecedores telescópicos, largamente utilizada na indústria automóvel. Embora um veículo possa ter quatro suspensões MacPherson, geralmente essa suspensão é usada apenas no eixo dianteiro. Necessita-se de menos espaço para sua instalação.

     

    Gabarito: C

  • É exatamente isso. Nada de feixes de molas espaçosos como os das viaturas pesadas, por exemplo.

    Resposta: Certo.


ID
219034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

No sistema de suspensão, a barra estabilizadora reduz a inclinação do veículo nas curvas, mas não interfere na sua tração.

Alternativas
Comentários
  • Ela deixa o carro mais "travado". Logo, tanto em curvas quanto em acelerações nota-se a melhora no desempenho. No caso da aceleracao, há mais força indo para o solo por conta desse travamento.

  • Se ela interfere na inclinação do veículo, logo interfere no contato do pneu com o solo, se interfere com o contato do pneu com o solo, interfere na tração.


ID
219037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

O código que identifica a capacidade de carga de um pneu é caracterizado por uma letra. Os pneus identificados pela letra S suportam mais carga do que os do tipo H.

Alternativas
Comentários
  • O código que identifica a capacidade de carga de um pneu é caracterizado por dois números. Os pneus identificados pelo número 86 suportam 530 Kg.
    A letra indica o limite de velocidade. T representa 190 km/h.


ID
219040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

Consumo excessivo de combustível pode ser um indício de problemas no sistema de injeção ou de defeito no sensor de temperatura.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

    Jesuis! O que a temperatura da água que arrefece o motor tem a ver com aumento no consumo? Bem, é aí que está a maldade !

    Esse ardiloso sensor, quando defeituoso, informa valores de temperatura abaixo do real, ou seja, a lábia do malandro convence a central eletrônica que o motor está mais frio do que na verdade está. Partindo desse princípio, a pobre e inocente Central aumenta o tempo de abertura dos injetores, elevando consideravelmente a quantidade de combustível consumido pelo motor.

    AVANTE!

  • Putz... Rapaz como muitos dizem Cespe sendo Cespe a marvada.

  • Havendo consumo excessivo de combustível, podemos ter problema em um ou mais sensores do sistema de injeção eletrônica. Lembre que o sensor de temperatura tem a função de informar ao módulo de injeção a temperatura do ar admitido durante a aspiração, o que influencia na quantidade de combustível a ser injetada.

    Resposta: Certo.


ID
219043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O bom funcionamento de um veículo evidencia correção de todos
os sistemas que o integram, suas relações e interdependências e
ajustes dos componentes. Com relação ao conjunto dos sistemas
que contribuem para o bom funcionamento de um veículo, julgue
os itens seguintes.

Os testes de depressão e pressão da bomba de combustível utilizam, respectivamente, um manômetro e um vacuômetro.

Alternativas
Comentários
  • Depressão é medida pelo aparelho VACUÔMETRO

    Pressão é medida pelo aparelho MANÔMETRO

  • A banca inverteu os conceitos. ERRADO


ID
219046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O bom funcionamento de um veículo evidencia correção de todos
os sistemas que o integram, suas relações e interdependências e
ajustes dos componentes. Com relação ao conjunto dos sistemas
que contribuem para o bom funcionamento de um veículo, julgue
os itens seguintes.

Quando a embreagem perde a regulagem, a alavanca passa a funcionar de forma muito dura para o engrenamento das marchas.

Alternativas
Comentários
  • Veio só pra relembrarmos nossos estudos sobre embreagens, não é verdade? Vimos que uma das tarefas desta peça é suavizar as trocas de marchas, além de outras tarefas já anteriormente citadas, como repassar todo o torque oriundo do motor em direção à caixa de câmbio, e, ainda, amortecer as vibrações do motor resultantes das partidas ou deslocamentos em marchas lentas. Sabendo disso, podemos sim admitir a ideia de termos dificuldades para engrenar marchas no caso de uma embreagem desregulada.

    Resposta: Certo.


ID
219049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O bom funcionamento de um veículo evidencia correção de todos
os sistemas que o integram, suas relações e interdependências e
ajustes dos componentes. Com relação ao conjunto dos sistemas
que contribuem para o bom funcionamento de um veículo, julgue
os itens seguintes.

Considere que, ao fazer uma curva, aparecem ruídos na transmissão do veículo. Nesse caso, esses ruídos são típicos de folga excessiva no interior da junta homocinética.

Alternativas
Comentários
  • Folga excessiva no interior da junta homocinética causa estralos,ruídos.

    Questão certa

  • Temos dois tipos de transmissões, uma para veículos com tração na dianteira e outra, para veículos com tração na traseira. No caso de um veículo com tração na traseira apresentar sintomas de defeitos nas realizações de curvas, estes sintomas são “rangidos” ou “roncos”, ou até mesmo “patinações”.

    O tipo de veículo em questão aí, certamente apresenta transmissão dianteira, porque só os veículos de transmissão dianteira apresentam juntas homocinéticas e só as juntas homocinéticas apresentam os sintomas descritos no enunciado, por defeito de transmissão.

    Resposta: Certo.


ID
219052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O bom funcionamento de um veículo evidencia correção de todos
os sistemas que o integram, suas relações e interdependências e
ajustes dos componentes. Com relação ao conjunto dos sistemas
que contribuem para o bom funcionamento de um veículo, julgue
os itens seguintes.

Caso a válvula termostática fique emperrada e aberta, o motor atinge rapidamente a temperatura ideal para seu funcionamento. Esse fato dispensa manutenção ou eventual troca da válvula.

Alternativas
Comentários
  • Com a válvula aberta o volume de circulação d´aqua é maior ocasionado mais tempo para aquecer o motor.

    QUESTÃO ERRADA

  • Resumindo: a válvula fechada faz com que o líquido de arrefecimento circule somente no motor, caminho mais curto, menos liquido, favorecendo o almento de temperatura para início de funcionamento do motor. Depois de aquecido a válvula abre, caminho mais longo,  em que o líquido de arrefecimento chega até o radiador e reservatório,  esfriando o motor. Questão errada. 

  • Aluno, atente para a palavra “emperrada”. O que ela te sugere? Reparo? Conserto? Troca? Acertou, querido aluno. Sim, se a válvula emperrou, requer manutenção.

    Resposta: Errado.


ID
219055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

Ruídos na distribuição mecânica podem ter sua origem na correia dentada ressecada ou desgastada ou em danos no esticador.

Alternativas
Comentários
  • ACHO QUE AI O EXAMINADOR EXAGEROU NOS PENSAMENTOS,RSRS..NA PARTE DO ALTERNADOR TBM TEMOS CORREIAS QUE PODEM FAZER RUIDOS BEM MAIS ALTAS..CABE RECURSO!, mas pelo lado de "podem".. daria a questão como certa!


ID
219058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

A destruição parcial da cabeça do êmbolo ou do pistão pode ser causada pela utilização inadequada de velas de ignição ou por pontos quentes causados por deficiências de arrefecimento.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Existem várias razões para um estrago como este, aqui estão os mais comuns; entrada de ar pelo retentor no lado do magneto, ciclagem do carburador muito pobre, ponto de ignição muito avançado ou caixa de ignição (CDI) defeituosa,
    vela de ignição de classificação muito quente, taxa de compressão muito elevada,
    gasolina de muito baixa octanagem.

  • Pessoal, vamos citar as fontes dos comentários caso não sejam de teor pessoal e tentar utilizar uma linguagem mais clara para ajudar os mais leigos no assunto:

    Primeiramente, EMBOLO e PISTÃO são as mesmas peças;  Peça esta que se move no interior do cilindro no motor do veiculo; cada cilindro possui seu pistão; tem por principal função receber, em toda sua área superior, a explosão da mistura de ar e combustível. Causa grave de defeitos no Pistão: O SUPERAQUECIMENTO: Dependendo do modelo do motor e da quantidade de acúmulo de carbono nos cilindros, seu veículo pode começar a sofrer a detonação do motor ( batendo pino, ruído característico que é semelhante ao som de pinos de aço batendo um contra o outro pela perda momentânea de potência e torque em condições de carga parcial ou plena.). Se você o mantiver funcionando em altas temperaturas e em detonação, será questão de tempo para que um ou mais pistões comecem a rachar, os anéis dos pistões quebrem ou a correia do eletrodo da vela de ignição derreta.
    Gabarito CERTO.

ID
219061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

A redução da estabilidade direcional verificada em um veículo em alta velocidade é indício típico da necessidade de ajuste do ângulo de caster da suspensão.

Alternativas
Comentários
  • O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada. O angulo de caster é definido no projeto do veículo e normalmente não sofre alterações durante a vida do veículo. (http://www.mecanicabeto.com.br/mecanica-geral/balanceamento-e-geometria)

  • Caster insuficiente (-) = DIMINUI a estabilidade em alta e DIMINUI o esforço direcional em baixa.

    Caster excessivo (+) = AUMENTA a estabilidade em alta e AUMENTA o esforço direcional em baixa. Pode provocar vibrações laterais em altas velocidades.


ID
219064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

A válvula reguladora de pressão no sistema de freio apresenta vida útil mais longa caso seja limpa periodicamente, por exemplo, com gasolina, dísel ou querosene.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO Senhores!!!

    Após a desmontagem de qualquer válvula, lave as peças com produto para limpeza de válvula pneumática ou detergente neutro. Não utilize solvente a base de petróleo ( inflamáveis/incendiários). Após a limpeza, se estiver avariada ou caso queira prolongar a vida útil dela, faça a TROCA da mesma!

    Avante!


ID
219067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

A redução permanente da velocidade de rotação do motor para as rodas motrizes ocorre devido ao maior número de dentes da coroa em relação ao pinhão.

Alternativas
Comentários
  • MAIOR O NÚMERO DE DENTES = MENOR ROTAÇÃO 

    MENOR NÚMERO DE DENTES   = MAIOR ROTAÇÃO


ID
219070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos motores a dísel, ante as características desse combustível, os
componentes apresentam peculiaridades próprias. Com relação aos
componentes dos motores a dísel, julgue os itens que se seguem.

Nos motores a dísel, em vez de velas de ignição existem bicos injetores.

Alternativas
Comentários
  • O motor a diesel não tem vela, ele aspira o ar e o comprime, e então injeta o combustível diretamente na câmara de combustão (injeção direta). É o calor do ar comprimido que inflama o combustível num motor a diesel.

  • O motor a diesel não tem vela, ele aspira o ar e o comprime, e então injeta o combustível diretamente na câmara de combustão (injeção direta). É o calor do ar comprimido que inflama o combustível num motor a diesel.

    Resposta: Certo.


ID
219073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos motores a dísel, ante as características desse combustível, os
componentes apresentam peculiaridades próprias. Com relação aos
componentes dos motores a dísel, julgue os itens que se seguem.

Em um veículo que utilize bico injetor, caso seja diagnosticado mal funcionamento desse componente, deve ser feita a troca do elemento e do bico que apresentou o defeito.

Alternativas
Comentários
  • Elemento? Troca somente o bico...

  • Utilize a "LIMPEZA DE BICOS"!


ID
219076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos motores a dísel, ante as características desse combustível, os
componentes apresentam peculiaridades próprias. Com relação aos
componentes dos motores a dísel, julgue os itens que se seguem.

O filtro sedimentador instalado entre o tanque e a injeção retém eventuais sujeiras presentes no combustível, mas permite a passagem de água.

Alternativas
Comentários
  • O sedimentador serve para separar água do diesel, não é filtro.


ID
219079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos motores a dísel, ante as características desse combustível, os
componentes apresentam peculiaridades próprias. Com relação aos
componentes dos motores a dísel, julgue os itens que se seguem.

Ao instalar uma nova bomba injetora, deve-se cuidar de que o motor esteja no ponto.

Alternativas

ID
219082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos motores a dísel, ante as características desse combustível, os
componentes apresentam peculiaridades próprias. Com relação aos
componentes dos motores a dísel, julgue os itens que se seguem.

A penetração de uma grande quantidade de gases no conversor catalítico pode resultar no superaquecimento desse componente, gerando consequente risco de incêndio.

Alternativas

ID
219085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão
além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse
tema, julgue os seguintes itens.

Considere que o solenoide da bomba injetora esteja defeituosa ou em circuito aberto, inviabilizando a passagem de corrente elétrica. Mesmo nessas condições, ao ser acionado, o motor a dísel entra em funcionamento.

Alternativas

ID
219088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão
além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse
tema, julgue os seguintes itens.

A injeção excessiva por pressões usuais pode danificar a antecâmara, podendo causar a fundição do cilindro onde essa injeção tenha ocorrido.

Alternativas
Comentários
  • Certo! Essa eu liguei pro meu mecanico e ele confirmou, tá certa!! lkkkkkkkkkkkk


  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • kkkkkkkkkkk

  • mas essa prova é para Mecânico!!!


ID
219091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão
além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse
tema, julgue os seguintes itens.

Os motores dos veículos antigos utilizavam uma bomba auxiliar para retirar ar do sistema de injeção. Nos veículos modernos, esse processo é realizado pelo sistema de purga integrado.

Alternativas
Comentários
  • A bomba auxiliar tinha o nome de bomba manual.


ID
219094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão
além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse
tema, julgue os seguintes itens.

No sistema de freio, a bomba de vácuo para sua lubrificação utiliza o mesmo óleo do motor, justificando, assim, a sua troca periódica conforme recomendado pelo fabricante.

Alternativas
Comentários
  • Uma bomba de vácuo de palheta única mecânica fornece vácuo para sistemas de frenagem assistida a vácuo (servofreio) e para outros dispositivos que requerem vácuo (EGR, turbocompressor, travas elétricas, …). Em geral, é acionada pelo comando de válvulas do motor ou pelo virabrequim, diretamente ou por meio de transmissões intermediárias, como polias, engrenagens ou correntes. É lubrificada pelo óleo do motor. (http://www.bosch-mobility-solutions.com.br/pt_br/br/component_br/SF_PC_BS_Brakes_SF_PC_Brake-Systems_573.html)


ID
219097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão
além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse
tema, julgue os seguintes itens.

Em um motor a dísel, para tirar ar da linha de alimentação basta afrouxar os filtros de óleo. Nesse caso, o ar sai naturalmente para a atmosfera.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Antes de se realizar qualquer reparo no sistema de alta pressão, ( como o sist.de alimentação) verifique se o sistema de baixa pressão está operando corretamente, através da medição da pressão da galeria de combustível com um manômetro! 

    Nos motores a dísel, os mecânicos utilizam uma "BOMBA ALIMENTADORA", essa peça detém um dispositivo manual para sangria e retirada do ar contido na linha de combustível, muito comum em casos de acabar o combustível ou manutenção do equipamento.

    Atuar nos filtros de óleo ( sistema de lubrificação) nesse tipo de manutenção é no mínimo hilário.

    Segue o baile..............


ID
219100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão
além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse
tema, julgue os seguintes itens.

Nos veículos dotados de motor a dísel, o curso livre do pedal de embreagem deve ser regulado de modo a ficar no intervalo de 15 mm a 20 mm.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADO, E O COMENTÁRIO ABAIXO TAMBEM ESTÁ ERRADO! ( Nem se quer citou a fonte dessa medida mencionada?) Vejamos:

    O que é curso livre do pedal de embreagem = curso do pedal sem estar acionando o platô ( aquela folguinha no pedal, até sentir o contato do rolamento de encosto com as membranas do platô da embreagem).

    A medida citada é recomendada para veiculos mais antigos. Hoje em dia, os veículos são equipados com sistema de acionamento hidráulico, normalmente não necessitam de regulagens periódicas da folga livre do pedal da embreagem. O próprio sistema compensa o desgaste normal do disco da embreagem.

    AVANTE GUERREIROS(AS)!

  • e qual a fonte..vc tambem não citou??


ID
219103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado
com motor a dísel, julgue os próximos itens.

Na substituição dos pneus próprios para suportar altas cargas, deve ser observado que pneus com índice até 100 suportam mais cargas do que aqueles com índice indicado acima desse número.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Errada, pois quanto maior o índice maior será o Kg que o pneu poderá suportar.  Esse índice pode chegar a 120, com o limite de kg/pneu de 1400.

ID
219106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado
com motor a dísel, julgue os próximos itens.

São normais as falhas e os engasgos observados quando o veículo trafega em baixa velocidade e que ocorrem no início da utilização do veículo, após um longo período parado.

Alternativas

ID
219109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado
com motor a dísel, julgue os próximos itens.

A frequência de manutenção é a mesma, tanto para um veículo funcionando com velocidade normal quanto para aquele cuja condição de condução seja contínua, em velocidade em torno de 80% da velocidade máxima recomendada pelo fabricante.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Um veículo que circula mais, vai ter mais desgaste do pneu, no amortecedor, vai precisar trocar o óleo com maior frequência.

  • Errado  um veiculo que anda pouco, ou seja, fica muito tempo parado, ou que anda e para em percursos curtos ou mesmo que ande em altas velocidades deve ter manutenção mais constante. Esse é o chamado USO SEVERO do motor. 


ID
219112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado
com motor a dísel, julgue os próximos itens.

Considerando o número de cetanas do combustível e a pressão de injeção do sistema, caso ocorram pré-ignições com o motor frio, conhecidas como "castanhadas", há necessidade de manutenção no sistema de injeção, pois o motor pode sofrer algum dano nessa condição de funcionamento.

Alternativas
Comentários
  •              Há necessidade de colocar o motor  ´´NO TEMPO ``através do distribuidor.


    Questão Errada
  • QUESTÃO ERRADA
    Outrora, discordo do comentário abaixo.
    A questão refere-se a motores do ciclo dísel e considera as cetanas e a pressão de injeção do sistema.

    O número de cetano, para os motores a Diesel, é mais ou menos o que a octanagem é para os motores a gasolina. A tendência de um combustível para os motores a Diesel queimar espontaneamente é indicado pelo seu número de cetano: quanto mais alto este índice, maior é sua capacidade de combustão dentro do motor. E quanto mais elevada esta, maior a redução no atraso da ignição e, portanto, um funcionamento mais regular do motor.
    A pré-ignição ocorre quando a pressão do pistão na câmara de combustão contra o combustível, por sua cetana baixa, é capaz de fazê-lo entrar em combustão antes do momento, devido a taxa de compressão.
    Assim, não há necessidade de manutenção do sistema de injeção, mas sim a utilização de combustível com maior cetanas.

ID
219115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado
com motor a dísel, julgue os próximos itens.

Caso o veículo venha a parar por falta de combustível, o motor não funciona após o reabastecimento, sendo necessário fazer uma sangria do sistema.

Alternativas
Comentários
  • sangria.. retirada de ar dos tubos.. camaras..válvulas ... o motor nao vai funcionar se estiver com os cilindros cheios de ar ...


    ..estudar mecânica é ó .... ;* ... uma mer..

  • é por isso que é recomendado não deixar o reservatório de combustível do veículo a diesel  ficar abaixo do 1/2.


ID
219118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os componentes do sistema elétrico de um veículo precisam ser
conhecidos por suas características, sendo importante a atenção
nos detalhes ao avaliar cada um deles. Acerca de detalhes
desses componentes e intervenções, julgue os itens
subsequentes.

O grau térmico das velas de ignição é identificado por uma letra marcada em seu corpo.

Alternativas
Comentários
  • o grau termico das velas é indicado por um número:
    Número maior: tipo frio
    Número menor: tipo quente
  • ERRADA. O grau térmico das velas é representado por um número. Para saber se a vela é mais quente ou mais fria vai depender do número e da marca.

    As mais conhecidas nacionalmente são: NGK e BOSCH.
    NGK: quanto menor o número mais quente, quanto maior o número mais fria.
    BOSCH: quanto maior o número mais quente, quanto menor o número mais fria.

ID
219121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os componentes do sistema elétrico de um veículo precisam ser
conhecidos por suas características, sendo importante a atenção
nos detalhes ao avaliar cada um deles. Acerca de detalhes
desses componentes e intervenções, julgue os itens
subsequentes.

Uma bateria é identificada por um conjunto formado de números e letras, sendo que o primeiro número indica a capacidade nominal, e o segundo, o tamanho da caixa.

Alternativas
Comentários
  • segundo este fabricante a ondem correta seria essa:
    SL - Código da marca Heliar;
    65 - (Valor de Ampères/hora);
    DD - (O primeiro D corresponde ao modelo da caixa e o segundo D à polaridade - Polo positivo à direita);
    12V - (Tensão nominal).
    Ah: 
    é capaz de proporcionar em descarga, nas partidas e na alimentação do sistema elétrico.
  • Há outros números e letras no idioma das baterias, que se diferenciam de acordo com a marca do produto. Nas baterias Heliar, a identificação SL65DD 12 V 65 Ah, por exemplo, representa o seguinte:

    SL - Código da marca Heliar;

    65 - (Valor de Ampère/hora), medido pelo teste de C20

    DD - (O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e o segundo D a Polaridade - polo positivo à direita);

    DE - (O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e o segundo D a

    Polaridade - polo positivo à esquerda);

    12 V - (Tensão nominal

    Resumindo: OS NUMEROS CONSTANTES SAO VALORES DA AMPERAGEM!!

    QUESTAO ERRADA!


ID
219124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os componentes do sistema elétrico de um veículo precisam ser
conhecidos por suas características, sendo importante a atenção
nos detalhes ao avaliar cada um deles. Acerca de detalhes
desses componentes e intervenções, julgue os itens
subsequentes.

Os sensores de temperatura foram desenvolvidos para medir a temperatura do motor. Esses componentes, instalados no bloco, são incapazes de medir a temperatura do ar aspirado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Sensor temperatura ar

    Este informa à central a temperatura do ar que entra no motor. Junto com o sensor de pressão, a central consegue calcular a massa de ar admitida pelo motor e assim determinar a quantidade de combustível adequada para uma combustão completa.


  • SENSOR DE AR NÃO FICA NO BLOCO, MAS SIM NO COLETOR DE ADIMISSÃO, QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA.

     


ID
219127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os componentes do sistema elétrico de um veículo precisam ser
conhecidos por suas características, sendo importante a atenção
nos detalhes ao avaliar cada um deles. Acerca de detalhes
desses componentes e intervenções, julgue os itens
subsequentes.

Os motores de partida dos caminhões são fabricados para funcionar em tensão padronizada de 12 V.

Alternativas
Comentários
  • Caminhões 24V, se não me engano...

  • 12 V - Veículos de passeio

    24 V - Caminhões


ID
219130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os componentes do sistema elétrico de um veículo precisam ser
conhecidos por suas características, sendo importante a atenção
nos detalhes ao avaliar cada um deles. Acerca de detalhes
desses componentes e intervenções, julgue os itens
subsequentes.

A principal vantagem do alternador quando comparado ao dínamo é a sua capacidade de fornecer potência já no regime de marcha lenta do motor, antecipando o início da carga da bateria.

Alternativas

ID
219133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os componentes do sistema elétrico de um veículo precisam ser
conhecidos por suas características, sendo importante a atenção
nos detalhes ao avaliar cada um deles. Acerca de detalhes
desses componentes e intervenções, julgue os itens
subsequentes.

O platinado é uma chave acionada por ressalto, que liga e desliga o circuito secundário da bobina de ignição no ritmo da rotação do motor.

Alternativas
Comentários
  • É o interruptor do sistema de ignição, coordenando a produção de alta tensão na bobina de ignição.
  • Num veículo de motor a gasolina, platinado é dispositivo que interrompe a corrente que percorre um circuito elétrico
     

  • já pensou um dispositivo que faz um liga/desliga na mesma velocidade de rotação do motor? Impossível

  • Complementando os colegas:

     

    O conjunto platinado e condensador trabalha para que a corrente e a tensão elétrica fornecida pela bobina sejam as mais fiéis possíveis para as velas.

    Quando o platinado está fechado, o negativo da bobina está sendo aterrado pelo mesmo, com isso a bobina está criando o campo magnético entre os enrolamentos. Quando o platinado se abre, é cortada a alimentação do primário da bobina e, então, há indução de alta tensão no secundário da mesma.

    Ou seja, o platinado não tem nada a haver com a rotação do motor, mas com o controle da tensão elétrica que será enviada paras as velas.

     

    Estratégia Concursos.


ID
219136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os diversos sistemas de um veículo devem funcionar
adequadamente, isolados ou integrados, para que as respostas
sejam as esperadas. Considerando o sistema elétrico, isolado ou
em interação com outros sistemas e componentes, julgue os
itens a seguir.

O funcionamento irregular ou até mesmo o não funcionamento do motor pode ser decorrente da falta de aterramento da centralina.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO! Centralina é o modulo de comando da injeção eletronica


ID
219139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os diversos sistemas de um veículo devem funcionar
adequadamente, isolados ou integrados, para que as respostas
sejam as esperadas. Considerando o sistema elétrico, isolado ou
em interação com outros sistemas e componentes, julgue os
itens a seguir.

A rotação e a carga do motor são grandezas de comando necessárias para o avanço automático.

Alternativas

ID
219142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os diversos sistemas de um veículo devem funcionar
adequadamente, isolados ou integrados, para que as respostas
sejam as esperadas. Considerando o sistema elétrico, isolado ou
em interação com outros sistemas e componentes, julgue os
itens a seguir.

Em alguns sistemas de ignição, faz-se necessária a instalação de um resistor adicional para evitar a queima prematura do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada.

Alternativas
Comentários
  • Correto, são os famosos RELÊS!

  • Discordando do meu nobre amigo Rogério Salvia. Resistor é totalmente diferente de relês 

  • Relé é um tipo de chave, resistor é usado para dissipar (conter/diminuir) corrente elétrica. São componentes diferentes, mas ambos podem ser usado para proteção do circuito, a depender da necessidade.


ID
219145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os diversos sistemas de um veículo devem funcionar
adequadamente, isolados ou integrados, para que as respostas
sejam as esperadas. Considerando o sistema elétrico, isolado ou
em interação com outros sistemas e componentes, julgue os
itens a seguir.

Para cumprir adequadamente a sua função, a vela de ignição do tipo quente opera quente o suficiente para queimar depósitos de carvão, com o veículo em baixa velocidade. Esse tipo de vela tem um percurso curto para dissipação de calor, se for comparada à do tipo frio.

Alternativas
Comentários
  • Tipo Quente: É uma vela de ignição que trabalha quente, o suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta doisolador.
    Tipo Frio: É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar acarbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso maiscurto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de altasolicitação do motor.
  • Vela do tipo quente demora pra dissipar o calor pq ela funciona bem quando está quente...



    Vela do tipo fria dissipa o calor mais rapidamente pq ela funciona bem quando estiver fria..

  • E, LONGO PERCURSO, demora a dissipação do calor .


ID
219148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os diversos sistemas de um veículo devem funcionar
adequadamente, isolados ou integrados, para que as respostas
sejam as esperadas. Considerando o sistema elétrico, isolado ou
em interação com outros sistemas e componentes, julgue os
itens a seguir.

Em se tratando de ignição eletrônica, o emissor de impulsos desempenha as funções do martelete do platinado, possibilitando a eliminação de vibração de contatos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

    Emissor Indutivo:

    Encontra-se dentro do distribuidor, comanda a central eletrônica através de impulsos indutivos, substituindo os contatos do platinado.

    O funcionamento do sistema de ignição eletrônica é caracterizado, principalmente pelo emissor de impulsos indutivo e sua unidade de comando. O eixo do distribuidor girando faz o rotor emissor de impulsos girar, e com o rotor em movimento, o intervalo existente entre as pontas do rotor e as pontas do estator sofrem modificações periódicas que alteram o fluxo magnético. Esta modificação do fluxo induz no enrolamento de indução uma tensão alternada de amplitude proporcional à rotação. A tensão alternada é então enviada à unidade de comando que faz um tratamento de sinal, comandando eletronicamente o ângulo de permanência, estabilizando e amplificando o sinal.


  • sitema de ingnição eletronica nao possui platinado. questão deveria ser anulada


ID
219151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os diversos sistemas de um veículo devem funcionar
adequadamente, isolados ou integrados, para que as respostas
sejam as esperadas. Considerando o sistema elétrico, isolado ou
em interação com outros sistemas e componentes, julgue os
itens a seguir.

O sensor de detonação tem a função de captar o sinal para a detonação em algum dos cilindros, levar a informação até a unidade de comando para que essa possa localizar o cilindro detonante e, assim, adiantar o respectivo ângulo de ignição.

Alternativas
Comentários
  • Dispositivos que captam as vibrações da detonação no bloco do motor e as transformam em sinais elétricos. O sensor de detonação (knock sensor) fornece um sinal de resposta que é utilizado para o controle do avanço de ignição, auxiliando na melhoria do desempenho do motor e na economia de combustível.

    CUIDADOS PARA INSTALAÇÃO
    As superfícies de contato entre o sensor e o bloco do motor devem estar livres de qualquer tipo de imperfeições.

    Torque de aperto: 2,0 ~ 2,5 (Kgf.m)

    • Seu torque deve ser respeitado, pois a falta ou excesso de torque alteram a resposta do sensor.
    • Não utilize arruelas entre o sensor e o bloco do motor e/ou cabeçote.
  • ERRADO

    Não é essa a função do sensor de detonação.


    Sensor detonação

    Permite a central detectar batidas de pino no interior do motor. Este sensor é fundamental para a vida do motor, já que os motores modernos trabalham em condições críticas, a central diminui o ângulo de avanço de ignição a fim de eliminar o evento denominado como "detonação", tornando a avançá-lo posteriormente.


  • NÃO ENCONTREI O ERRO =/ 


    Durante o funcionamento do motor podem ocorrer combustões aleatórias (detonações) que popularmente são chamadas de “batidas de pinos”. Essas detonações podem prejudicar o rendimento e a vida útil do motor pois causam vibrações (ruídos) mecânicas nos cilindros de combustão que de acordo com tipo de motor podem variar em uma freqüência de 5 a 15 Khz.

    sensor de detonação tem como principal função identificar o processo de detonação e informar a UCE (Unidade de Comando Eletrônico), que ao receber essa informação cria uma estratégia de atraso no ponto de ignição. Esse processo de identificação é realizado através de um cristal piezoelétrico que constitui o sensor de detonação.Uma vez desaparecida a detonação o sistema restabelece o valor de avanço de ignição estabelecido em cada tipo de injeção e motor.

  • "atrasar" o respectivo ângulo de ignição.


ID
219154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para intervenção no sistema elétrico de um veículo, nos serviços de
manutenção e eventuais reparos, o mecânico precisa conhecer as
relações e interações entre os diversos componentes e ser capaz de
indicar a correta ação a tomar. Acerca desse tema, julgue os itens que
se seguem.

Ao realizar teste de descarga de uma bateria, deve-se aplicar uma corrente igual a três vezes a capacidade nominal da bateria, durante quinze minutos. Esse teste pode ser aplicado simultaneamente em mais de uma bateria.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!

    Capacidade nominal da bateria - Liberação 

    77,9 amp por 30 min a 1,67vpc 

    1. Sistema testado em 6 circuitos de 10 baterias 

    2. Cada circuito testado a 77,9 amp por 30 min. 

    3. Tensão final do teste deve ser -100,2 VCC


ID
219157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para intervenção no sistema elétrico de um veículo, nos serviços de
manutenção e eventuais reparos, o mecânico precisa conhecer as
relações e interações entre os diversos componentes e ser capaz de
indicar a correta ação a tomar. Acerca desse tema, julgue os itens que
se seguem.

Se as luzes de sinalização do veículo não acendem, então uma das possíveis causas pode ser a interrupção do circuito correspondente a partir da bateria.

Alternativas

ID
219160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para intervenção no sistema elétrico de um veículo, nos serviços de
manutenção e eventuais reparos, o mecânico precisa conhecer as
relações e interações entre os diversos componentes e ser capaz de
indicar a correta ação a tomar. Acerca desse tema, julgue os itens que
se seguem.

Se uma vela de ignição apresentar o bico isolador esbranquiçado, com grânulos na superfície, então o veículo está com o ponto de ignição adiantado ou a mistura ar/combustível está muito pobre.

Alternativas
Comentários
  • POSSIVEL MOTIVOS PARA UMA VELA EMBRAQUICADA:
    Ponto de ignição adiantado. Mistura ar/combustível muito pobre. Deficiência no resfriamento do motor. Aperto insuficiente de vela. Combustível com baixa octanagem. Vela de ignição muito quente.

ID
219163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para intervenção no sistema elétrico de um veículo, nos serviços de
manutenção e eventuais reparos, o mecânico precisa conhecer as
relações e interações entre os diversos componentes e ser capaz de
indicar a correta ação a tomar. Acerca desse tema, julgue os itens que
se seguem.

O sensor que detecta a velocidade real do veículo em movimento pode ser do tipo carretel ou fotoacoplamento. Para essa função, é inadequado o sensor do tipo eletromagnético.

Alternativas
Comentários
  • Errado pois o sensor que detecta a velocidade real de um veículo é o sensor de velocidade que informa a velocidade do automóvel, essencial para varias estratégia da central.


ID
219166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para intervenção no sistema elétrico de um veículo, nos serviços de
manutenção e eventuais reparos, o mecânico precisa conhecer as
relações e interações entre os diversos componentes e ser capaz de
indicar a correta ação a tomar. Acerca desse tema, julgue os itens que
se seguem.

O sistema de injeção eletrônica é cada vez mais utilizado nos veículos modernos ante as suas vantagens, se comparado com o sistema mecânico. Um dos fatores que contribuem para isso é o uso dos mesmos dispositivos para medir o volume de admissão de ar e a injeção de combustível.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O sistema de IE não utiliza dos mesmos dispositivos que o sistema mecanico ( carburador) de alimentação do veiculo! Os sensores de pressão e ar, trabalham juntos para medir volume de admissão de ar e a injeção de combustível. No sistema mecanico isso sequer existe!

  • O sistema de injeção electronica (IE) não utiliza os mesmos dispositivos que o sistema mecânico (carburador) de alimentação do veiculo! Vimos que o IE possui diversos sensores, como de pressão e ar, que trabalham juntos para medir volume de admissão de ar e a injeção de combustível. No sistema mecânico isso sequer existe.

    Resposta: Errado.


ID
219169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para intervenção no sistema elétrico de um veículo, nos serviços de
manutenção e eventuais reparos, o mecânico precisa conhecer as
relações e interações entre os diversos componentes e ser capaz de
indicar a correta ação a tomar. Acerca desse tema, julgue os itens que
se seguem.

Considere que um veículo provido de carburador apresente dificuldades de partida a frio em dias de baixas temperaturas. Nesse caso, deve ser verificado o sistema de aceleração do veículo. Mas, se for um veículo com sistema automático, o componente a ser verificado é o sensor que utiliza um termistor.

Alternativas
Comentários
  • O QUE FAZER QUANDO HA PROBLEMAS NA PARTIDA EM DIAS FRIOS:
    Veiculo com carburador: ha a necessidade de se verificar o sistema de aceleracao do veiculo.
    Veiculo com sistema automatico: ha de se verificar o sensor que usa um termistor.
    bons estudos!!!
  • Nãooo diga!!! 

    Como seu comentário foi válido colega.. parabéns tá..
  • Charlison, vc é um fanfarrão!

  • Termístor  são semicondutores sensíveis à temperatura

    Alguns podem servir de proteção contra sobreaquecimento, limitando a corrente eléctrica quando determinada temperatura é ultrapassada. Outra aplicação corrente, no caso a nível industrial, é a medição de temperatura (em motores por exemplo), pois podemos com o termístor obter uma variação de uma grandeza eléctrica em função da temperatura a que este se encontra.

  • Esse Charlison é mais um discípulo do famoso professor Marcos Girão...esse professor responderia assim:

    "Certíssima questão!!! Por tudo que estudamos até agora, podemos concluir que caso um veículo provido de carburador apresente dificuldades de partida a frio em dias de baixas temperatura, nesse caso, deve ser verificado o sistema de aceleração do veículo. Mas, se for um veículo com sistema automático, o componente a ser verificado é o sensor que utiliza um termistor.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é isso mesmo Francisco!


ID
219172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A solda elétrica é apropriada para uso em serviços de funilaria.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    O primeiro passo é definir quais são as partes da lataria que ainda estão boas e as que já estão podres. No caso de estar apenas amassado o funileiro retira essa parte com problema do carro e a conserta por completo. Porém, quando não há salvação para alguma parte da peça é importante substituí-la por uma nova. Então, saiba que a funilaria pode tanto consertar como também substituir as partes ruins. MAS NUNCA SE UTILIZA SOLDAS EM LATARIA DE VEICULOS!


ID
219175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A aplicação da ferramenta de repuxo contribui para o alinhamento de partes danificadas da lataria.

Alternativas
Comentários
  • Certa. Seu sistema consiste em aplicar uma ventosa com cola quente (a base de silicone para não afetar a pintura do carro) no centro ou nas bordas do amassado, posicionar a repuxadora a 90º do amassado até que o amassado seja corrigido. 


ID
219178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O verniz de boa qualidade aplicado na lata nua assegura excelente acabamento da tinta de cobertura.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    o verniz é aplicado após a pintura, dando brilho e melhor acabamento na tinta; De forma que, na "lata nua" se aplica o PRIMER, que tem a função de dar base solida para lixar e pintar a lataria! AVANTE!


ID
219181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O fundo PU dispensa o uso de aditivos para sua cura.

Alternativas
Comentários
  • Cura é o tempo que o fundo ou a tinta leva para secar completamente; por exemplo, em uma pintura recente se você colocar o dedo na tinta fica as marcas das digitais essa pintura ainda não completou o processo de cura (secagem). Atualmente as empresas especializadas em pinturas automotivas utilizam-se de estufas modernas para acelerar o processo e evitar que a cura em ambiente comum seja comprometida pela umidade e sujeira presente no ar.


  • Tinta PU dispensa o uso de VERNIZ.


ID
219184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Um bom acabamento no serviço é obtido quando o polimento é executado antes da montagem dos componentes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO E OBVIO!

    Monte a peça pronta e polida ou entao vai trabalhar 2x, montar e depois polir pra entregar pro cliente!


ID
219187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Para se obter boa qualidade, deve-se efetuar o polimento de peças pintadas no intervalo de, no máximo, até duas horas.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, dependendo do tipo de pintura, serão necessários dias para se fazer o polimento. 

ID
2149927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O jogo de dominó tradicional é jogado com 28 peças, igualmente divididas entre 4 jogadores sentados face a face em torno de uma mesa retangular. As peças são retangulares e possuem uma marcação que as divide em duas metades iguais; em cada metade: ou não há nada gravado, ou está gravado um determinado número de buracos que representam números. As metades representam 7 números: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 0, sendo este último representado por uma metade sem marcação. Cada número ocorre em 7 peças distintas. Em 7 peças, denominadas buchas, o número aparece nas duas metades. Existe também uma variação de dominó conhecida como double nine, em que as metades representam os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, em um total de 55 peças.

M. Lugo. How to play better dominoes. New York: Sterling Publishing Company, 2002 (com adaptações).

A partir dessas informações, julgue o item subsequente.

Uma variação de dominó cujas metades representem os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 terá um total de 82 peças.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão refere-se à soma dos termos de uma progressão aritmética.
    Fórmula:
    Sn = n . (a1 + an) / 2


    Além disso podemos identificar o seguinte padrão de peças:

    0 - possui apenas 1 peça (0 - 0)
    1 - possui 2 peças (0 - 1 e 1 - 1 )
    e assim por diante, caracterizando uma progressão aritmética.

    Dominó tradicional: 7 peças
    S7 = 7 . (1 + 7) / 2 = 7.8/2 = 56/2 = 28

    Dominó double nine: 10 peças
    S10 = 10 . (1 + 10) / 2 = 10.11/2 = 110/2 = 55

    Dominó "da questão": 13 peças
    S13 = 13 . (1 + 13) / 2 = 13.14/2 = 182/2 = 91



    Logo o item está INCORRETO
  • Questão de Analise Combinatória.No dominó tradicional, com as metades de 0 a 6 (total de 7), combina-se os 7 números de 2 em 2 (C7,2). A seguir, somam-se as "buchas" que são uma combinação dos 7 números com eles mesmos (C7,1).Ou seja:C(7,2) + C(7,1) = 7.6.5! / 2!.5! + 7.6! / 6!.1! = 28Para a variação de dominó com 13 números como metade (0 a 12):C(13,2) + 13 = 91Resposta: Item ERRADO, pois existe um total de 91 peças e não 82.
  • Não porque só tem até 6 buracos e como o texto está dizendo tem um total de 55 peças

    Resposta : Errado

    Bons Estudos !!

     

    Paulo.

  • Se dividirmos ao meio os dominós, teremos então: 28*2 = 56 metades de peças, retiramos 7 metades, pois são peças com números repetidos (as peças inteiras 1:1, 2:2, 3:3, etc. quando separadas), ficamos com 49 metades, dividindo por 7 representações de números (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6), ficamos com 7 peças para cada número.

    Com esse pensamento podemos com o processo inverso descobrir a quantidade de peças que possuem um jogo representado por 13 números.


    13(metade de peças)*13(representações, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12) = 169 metades, somando 13 metades que são as peças repetidas, ficamos com 182 metades, juntando as peças, ou seja, dividindo 182 por 2 ficamos com 91 peças inteiras de dominó.
    Resposta “Errada”
     

  • São 13 peças ao total. Para resolver eu somei as 13 possibilidades da primeira peça + as 12 possibilidades da segundaa peça + as 11 possibilidades da terceira peça + ... + 1 possibilidade da última peça = 91 peças.
  • Principio Fundamental da Contagem:

    13 números:

    13 possibilidades em uma face do dominó
    13 possibilidades na segunda face do dominó pois pode haver repetição;


    13 . 13 = 169 peças.
  • 13 números possiveis, cada peça com 2 números diferentes e exatamente 13 com iguais.

    C13,2=78+ 13 'buchas'= 91
  • fiz dum jeito bem mais simples - nao tao matematico:

    a sequencia entre 7 e 9 = 2 e entre 9 e 12 =3 ( aumenta uma unidade)

    entao a sequencia entre 49 e 55 = 6 e entre 55 e o proixmo total devera ser 6+7 =  62( 55 + 7), e o comando diz 82.

    pode parecer chute mas atende ao raciocinio das cinco aulas do professor renato, anexas a esta questao. bons estudos. 


    Tomando posse em 3, 2, 1...

  • Eu fiz assim não sei se é o jeito certo, mas acertei a questão!!


    O dominó (normalmente) tem 28 peças, que vai de 0 até 6. Logo: 28 =  4 

                                                                                                   7 

    se tenho o dominó de 55 peças, que vai do 0 a 9. Logo 55 = 5,5      OBS.: tive um acréscimo de 1,5 

                                                                                      10


    Alguém reparou que os números vão aumentando de 3 em 3?? pois bem : 


    Em um dominó onde temos números de 0 a 12 (dando um total de 13 números), em que o aumento de 3 números representa 1,5. Utilizando como referencia o ultimo calculo que fiz: 

    5,5 + 1,5 = 7                                                                          Gabarito ERRADO!!

    13 x 7 = 91 peças                  ou seja fiz o reverso da conta  

                                                                         Espero ter ajudado :)

                                                                                                 O tempo é relativo, mas a vontade é ABSOLUTA!!

  • Gabarito do professor Renato Oliveira: Errado

    C13,2 + 13 = 78 + 13 = 91 peças

  • Ipuan PRF não é assim

  • 7 peças: 7+6+5+4+3+2+1 = 28

    10 peças: 10+9+8+7+6+5+4+3+2+1 = 55

    13 peças: 13+12+11+10+9+8+7+6+5+4+3+2+1 = 91

  • 0 a 12 são 13 peças.

    Os números se repetem em 7 peças.

    13 x 7 = 91.


ID
2149930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O jogo de dominó tradicional é jogado com 28 peças, igualmente divididas entre 4 jogadores sentados face a face em torno de uma mesa retangular. As peças são retangulares e possuem uma marcação que as divide em duas metades iguais; em cada metade: ou não há nada gravado, ou está gravado um determinado número de buracos que representam números. As metades representam 7 números: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 0, sendo este último representado por uma metade sem marcação. Cada número ocorre em 7 peças distintas. Em 7 peças, denominadas buchas, o número aparece nas duas metades. Existe também uma variação de dominó conhecida como double nine, em que as metades representam os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, em um total de 55 peças.

M. Lugo. How to play better dominoes. New York: Sterling Publishing Company, 2002 (com adaptações).

A partir dessas informações, julgue o item subsequente.

No dominó tradicional, os 4 jogadores podem se sentar à mesa de 6 maneiras distintas.

Alternativas
Comentários
  • Caso de permutação circular.Nesse caso,em questão,um dos jogadores fica na mesma posição,daí a permutação ser de 3 e não 4, como seria no caso de uma fila.Sendo assim,P3! = 6
  • Fórmula da Permutação Circular - P=(n-1)!

    onde n é o número de pessoas.

  • Outra forma de resolver problemas de permutação circular é dividir o fatorial do número por ele próprio, nesse caso seria:
    4!/4 = 6.
  • Correto

    A fórmula da permutação circular é Pc= (n-1)!

    Bem, se um grupo de elementos está disposto em fila, pode-se organizar os elementos desse grupo de n! maneiras. Por exemplo,

    Grupo:

    A, B, C pode ser organizado em fila de 3! maneiras (3*2*1=6). Deste modo:

    (A, B, C), (C, A, B), (B, C, A), (A, C, B), (C, B, A) e (B, A, C)

    Agora vamos dizer que esses elementos, ao invés de serem dispostos em fila, sejam organizados em círculo (por isso permutação circular), será que eles continuariam organizados de 3! maneiras diferentes?

    B. A. C

    A. C. B

    C. B. A

    NÃO CONSEGUI FAZER OS CÍRCULOS =(

    Será que houve alguma diferença na forma como os elementos estão organizados? Não. Isso é como se eles estivessem numa roda gigante de um parque; ela gira, mas os elementos continuam organizados do mesmo modo.

    Isso seria diferente se eles estivessem em fila, eles se mexeriam (não a roda gigante, por assim dizer): ABC, BCA, CAB. Percebem que a primeira maneira, o C é o primeiro; na segunda, é o A; na terceira, o B.

    Agora, haveria alteração:

    A. B. C

    B. C. A

    C. A. B

    NÃO CONSEGUI FAZER OS CÍRCULOS =(

    Em fila, seria ACB, BAC, CBA.

    Portanto, em fila P= n! = 3*2*1=6;

    Em "círculo" Pc=(n-1)! = (3-1)!= 2!= 2*1= a 2

    Assim, já entendido o que é permutação circular, faz-se, no caso da questão

    Pc= (n-1)!= (4-1)! = 3*2*1= 6

    No dominó tradicional, os 4 jogadores podem se sentar à mesa de 6 maneiras distintas (CERTO)

  • permutação circular!
  • Permutação Circular P=(n-1)! P= (4-1)! >>> P=3! >>> P= 6

  • Permutação circular sempre número de pessoas menos 1 e fazer seu fatorial. Logo 4-1= 3! = 6. Questão correta.

  • Minha contribuição.

    Veja que temos 4 lugares ao redor da mesa nos quais devemos dispor os 4 jogadores. A princípio qualquer um dos quatro lugares tem o mesmo valor. Portanto, estamos diante de um caso de permutação circular de 4 elementos, que é dada por:

    Pc(4) = (4 – 1)! = 3! = 6

    Portanto, podem se sentar de 6 maneiras distintas. Item correto.

    Resposta: C

    Fonte: Direção

    Abraço!!!

  • Não concordo,

    Existem mais de 6 formas diferentes de arrumar 4 pessoas em uma mesa de 4 lugares

    A questão estaria correta se um dos participantes estivesse travado em um dos lugares e fosse fazer permutação apenas com os outros 3, mas se não travar um dos participantes em um lugar da mesa, vai dar mais de 6 maneiras distintas


ID
2149936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O jogo de dominó tradicional é jogado com 28 peças, igualmente divididas entre 4 jogadores sentados face a face em torno de uma mesa retangular. As peças são retangulares e possuem uma marcação que as divide em duas metades iguais; em cada metade: ou não há nada gravado, ou está gravado um determinado número de buracos que representam números. As metades representam 7 números: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 0, sendo este último representado por uma metade sem marcação. Cada número ocorre em 7 peças distintas. Em 7 peças, denominadas buchas, o número aparece nas duas metades. Existe também uma variação de dominó conhecida como double nine, em que as metades representam os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, em um total de 55 peças.

M. Lugo. How to play better dominoes. New York: Sterling Publishing Company, 2002 (com adaptações).

A partir dessas informações, julgue o item subsequente.

Entre todas as possíveis divisões das peças de um dominó tradicional entre os 4 jogadores, em mais de 100 milhões delas algum deles começará o jogo com todas as 7 buchas.

Alternativas
Comentários
  • Entre todas as possíveis divisões das peças de um dominótradicional entre os 4 jogadores, em mais de 100 milhões delasalgum deles começará o jogo com todas as 7 peças que têm os dois lados iguais ( buchas ou dobres ).====================excluindo essas 7, sobram 21 para dividir entre 3 jogadoresC21,7 x C14,7 x C7,7 x 4! /3!(permutar os jogos de cada um)= 116.280 x 3.432 x 4 ~ 1,5 bilhão (correto)
  • fiquei em dúvida se é mesmo preciso fazer essa conta gigante!!!

    se alguém puder comentar alguma propriedade sobre fatorial, desde já agradeço!!

    valeu... se puder dá um alô no meu perfil....
  • Pois é, os resultados acima são diferentes...
  • É possível calcular de várias formas, mas a mais rápida e simples é a do professor PH:

    FONTE: http://beijonopapaienamamae.blogspot.com.br/2010/09/ola-meu-povo-colega-andrezza-nos-mandou.html
  • Possíveis Divisões
    Jogador A: C7,7 = 1 (recebe as pedras buchas e dividimos o restante para os outros jogadores)
    Jogador B: C21,7 = 21! / (21-7)! 7!
    Jogador C: C14,7 = 14! / (14-7)! 7!
    Jogador D C7,7 = 1

    CORRETO
  • - Comentário do prof. Arthur Lima (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    1) Vamos imaginar que o primeiro jogador ficou com as 7 buchas. Para o segundo jogador, temos 21 peças disponíveis, totalizando C(21,7) formas de pegar as peças. Para o próximo, C(14,7), e para o último, C(7,7).
    Assim, o total de formas de distribuir as peças de modo que um jogador fique com as 7 buchas é dado pela multiplicação:
    Total = 1 x C(21,7) x C(14,7) x C(7,7)

    Total = 1 x  21!/ 7! (21-7)! x 14!/ 7!(14-7)! x 7!/ 7!(7-7)!

    Total = 1 x 21!/ 7!(14)! x 14!/7!(7)! x 7!/ 7!(0)!

    Total = 1 x 21/ 7!  x1/ 7! x 1/ 7! x 21!/ (7!)³



    2) Para verificar se este número é maior que 100 milhões, vamos desenvolvê-lo:

    Total = 21 x  20 x 19 x  18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 x 12  x 11 x  10 x  9 x 8 x 7!/ (7!)³

    Total = 21 x  20 x 19 x  18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 x 12  x 11 x  10 x  9 x 8 / (7!)²

    Total = 21 x  20 x 19 x  18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 x 12  x 11 x  10 x  9 x 8/ 5040 x 5040

    Total = 21 x  20 x 19 x  18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 x 12  x 11 x  10 x  9 x 8/ 25401600

    Logo: Este número acima é superior a 100 milhões.




    Gabarito: CORRETO

  • É serio isso? Se o numero de jogadas prováveis é maior a questão devia tá errada.

     

    Então por esse raciocínio se a questão tivesse dito : em mais de 2 delas algum deles começará o jogo com todas as 7 buchas.

     

    Claro, pois 1 trilhão é maior que 2 . --'

  • Eu pensei dessa forma que acredito ser a mais simples: C(28,7), disso resulta 1.184.040 formas de combinar as peças, incluindo aí dentro as 7 buchas juntas.

    Portanto, em 100 milhões de divisões, em algumas delas um jogador terá as 7 buchas.

  • "mole, mole, galeraa" vai se ferrar

  • A questão é simples. O problema é no dia da prova ter tempo e muita atenção para calcular esses fatoriais imensos. Tá louco!!!

  • A combinação de( 28! /4!) = 20475 remete a possibilidade das peças serem divididas entre os 4 participantes,

    Depois peguei o resultado e multipliquei pelo numero das peças das Buchas, pois algum participante iria utilizar as 7 Buchas.

    logo C 28!/4! x 7! = 103.194.000

  • É UMA QUESTÃO DE SACADA.

    O VALOR QUER TE INDUZIR A UMA CONTA PANTAGRUÉLICA RS.

    QUANTAS BUCHAS TEMOS: 7 (BUCHA DE 6, 5, 4, 3, 2, 1 e 0)

    TOTAL DE PEÇAS: 28.

    PARA ENCONTRAR A PRIMEIRA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS? 28.

    PARA ENCONTRAR A SEGUNDA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 27

    PARA ENCONTRAR A TERCEIRA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 26

    PARA ENCONTRAR A QUARTA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 25

    PARA ENCONTRAR A QUINTA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 24

    PARA ENCONTRAR A SEXTA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 23

    PARA ENCONTRAR A SÉTIMA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 22

    MULTIPLICAÇÃO DE TODOS: 28 x 27 x 26 x 25 x 24 x 23 x 22 = ?????

    Conforme o PRINCÍPIO DA NÃO FADIGA, PEGAREMOS UM NÚMERO CHEIO, PARA FINS DE FACILITAÇÃO DE CÁLCULO:

    20 x 20 x 20 x 20 x 20 x 20 x 20 = 144.000.000.

    OBS: SE 20 É MENOR DO QUE TODOS AQUELES ACIMA CITADOS, LOGO O CÁLCULO ACIMA SERÁ BEM MAIOR QUE 100.000.000.

    GAB. CORRETO.

    ESPERO TER CONTRIBUÍDO.

    AVANTE!

  • Interpretação, questão para ganhar ponto e tempo:" Entre todas as possíveis divisões das peças de um dominó tradicional entre os 4 jogadores, em mais de 100 milhões delas algum deles começará o jogo com todas as 7 buchas." 28 peças / 4 pessoas = 7 peças para cada um. Só se tem 7 "buchas" no jogo, certo? O enunciado da questão considera TODAS as possibilidades. Logo, dentre TODAS, existe a possibilidade de um infeliz conseguir tirar as 7 buchas, né?

    Logo, item CERTO.

  • Resolução: https://www.youtube.com/watch?v=AxmL_YBkWvk&ab_channel=JoseliasSilva

  • gab certo

    Com o nível das provas de hoje, fazer os cálculos dessa questão em tempo hábil é quase um absurdo

  • Questão pra fazer o candidato perder tempo.

    Esse tipo de questão eu deixaria por último e se de tempo.

  • não sei resolver, não entendi nada, só marquei CERTO e fui p/ próxima

    A PARTIR DE HOJE ODEIO DOMINÓ

  • Realmente o principal problema das questões de Análise Combinatória é a interpretação. Nessa, por exemplo, eu não entendi p**** nenhuma do que a questão pede.

  • Não entendi nem o enunciado.


ID
2149939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Art. 1.º O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), com sede na capital do estado e jurisdição em todo o território estadual, compõe-se:

I mediante eleição, pelo voto secreto:

a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;

b) de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal de justiça;

II de um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal respectivo;

III por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça.

Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a vice-presidência.

Art. 29. O corregedor regional eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, entre os membros do TRE/BA, exceto o presidente; se eleito o vice-presidente, este acumulará as duas funções.

Art. 31. Parágrafo único – O corregedor será substituído, nas suas férias, licenças, faltas ou impedimentos, pelo membro mais antigo do TRE/BA, excluído o presidente.

Com base nos artigos acima, transcrito com adaptações, do Regimento Interno do TRE/BA, julgue o item a seguir, referente a raciocínio lógico.

Considere que o tribunal de justiça tenha 53 desembargadores e 117 juízes de direito, que o juiz federal tenha sido escolhido pelo TRF, os 6 advogados tenham sido indicados pelo tribunal de justiça e que todos esses juristas tenham igual possibilidade de compor o TRE/BA. Nesse caso, é correto afirmar que o TRE/BA pode ser formado, com esses juristas, de mais de 109 maneiras distintas.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma questão de Análise Combinatória.Resumindo o que a questão aponta, temos as seguintes vagas para a formação do tribunal:1) dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça => a questão cita que podem ser escolhidos dentre 53 desembargadores;2) dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal de justiça => a questão cita que podem ser 117 juízes de direito;3) um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal respectivo => apenas 1 juiz será escolhido pelo TRF;4) de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça => serão 6 advogados, indicados pelo tribunal de justiça, que concorrerão à vagas.A partir da interpretação da questão, devemos decidir se utilizaremos arranjo ou combinação, sendo que:(cabe aqui uma definição de algum livro de matemática, onde informe que, no arranjo, a ordem importa, enquanto na combinação, não!)Desse modo, devemos utilizar combinação.Assim, temos:Desembargadores = C53,2 = 1378Juízes de Direito = C117,2 = 6786Advogados = C6,2 = 15Ao mutliplicarmos os resultados, teremos a quantidade de maneiras distintas que o tribunal pode ser formado.Maneiras = 1378 x 6786 x 15 = 140.266.620 (aproximadamente 1,4 . 10^8 maneiras)Como a questão afirma que seriam mais de 10^9 maneiras, o item está errado.Desse modo, solicito a mudança do gabarito de CERTO para ERRADO.
  • Colegas, o Prof. Paulo Henrique comentou essa questão no site do Eu Vou Passar. Vejam o comentário: "A partir da interpretação da questão, devemos decidir se utilizaremos arranjo ou combinação, sendo que:(cabe aqui uma definição de algum livro de matemática, onde informe que, no arranjo, a ordem importa, enquanto na combinação, não!)Desse modo, devemos utilizar combinação.Assim, temos:Desembargadores = C53,2 = 1378Juízes de Direito = C117,2 = 6786Advogados = C6,2 = 15Ao mutliplicarmos os resultados, teremos a quantidade de maneiras distintas que o tribunal pode ser formado.Maneiras = 1378 x 6786 x 15 = 140.266.620 (aproximadamente 1,4 . 10^8 maneiras)Como a questão afirma que seriam mais de 10^9 maneiras, o item está errado.Desse modo, solicito a mudança do gabarito de CERTO para ERRADO."Bons estudosFonte: http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=3209
  • Concordo com tdo que foi dito anteriormente. porem na questao esta escrito 109 maneiras e não 10^9 (10 elevado a nona potencia. o gabarito esta certo)
  • De acordo com resolução do professor com o qual tenho aula, o gabarito desta questão é ERRADO. Logo, consta invalida a resposta considerada pelo site.
    A questão deve ser resolvida por combinação simples: C53,2 X C117,2 x 1 x C6,2. O que resulta num numero inferior a 1.000.000.000!
  • vi no site do cespe  o gabarito tá como correto a assertativa, foi uma questão de conhecimentos básico para diversos cargos de técn.
    ms nao resolvi como o colega acima.
    se alguém puder ajudar...

    obrigada.

  • Resolução:
    Trata-se de uma combinação
    Cn,p = n! / n! (n-p)!
    C53,2 x C117,2 X C6,2
    C53,2 = 53! / 2! (53-2)! = 1378
    C117,2 = 117! / 2! (117-2)! = 6786
    C6,2 = 6! / 2! (6-2)! = 15
    1378 x 6786 x 15 = 140,266,620 é aproximadamente: 1,4 x 108
    Ou seja, valor inferior a 109
    Resposta errada.
  • Também resolvi por combinação simples  o gabarito esta errado! a resposta correta é FALSO!
  • Esta questão está correta!
    Veja que na combinação dos juízes federais, parece que pela prova, sendo do TRE da Bahia, o candidato deveria saber que o TRF da circunscrição é o da 1º região.
    Então, a composição do TRF da 1º região, através do site http://www.cjf.jus.br/pages/trf1.htm, são de 18 juízes federais.
    A resolução correta desta questão é: C53,2 x C117,2 x C18,1 x C6,2 = 2.524.799.169, o que é maior que 1.000.000.000.





  • Luiz Henrique NA está correto.....mas questão muito maldosa para quem estuda para outros concursos.
  • Na minha humilde opinião.

    A questão diz ........"todos esses juristas tenham igual possibilidade de compor o TRE/BA"....

    Se todos tem igual possibilidade, podemos inferir que um desembargador pode ocupar um cargo de juiz de direito, ou um advogado pode ocupar um cargo de juiz federal, ou um juiz federal pode ocupar um cargo de desembargador......

    Não seria então C177,7?

    Por favor, quem puder auxiliar
  • Na verdade o problema é resolvido por PFC, vejam:
    Dividindo em entapas, teriamos 6 etapas, e cada duas corresponderia a um grupo:
    Representando os grupos pelas letras D, J e A, equivalentes a Desembargadores, Juizes do Tribunal e Advogados, teriamos as seguintes opções de escolhas:
    1ª - D = 53
    2ª - D = 52
    3ª - J = 117
    4ª - J = 116
    5ª - A = 6
    6ª - A = 5

    Usando o PFC, temos:

    53x52x117x116x6x5= 1.122.132.960>1.000.000.000

    Gabarito Certo.
  • Antononio Carlos.... cheguei no mesmo resultado que vc!!!

    Resolvi da seguinte maneira:

    Desembargadores: C 2/53 = 2.756
    Juizes: C 2/117 = 13.572
    Juizes Federais: O problema diz que já foi escolhido 1 pelo TRF (ou seja, ele não dá opções): C 1/1 = 1
    Advogados: C 2/6 = 30

    2.756 x 13.572 x 1 x 30 = 1.122.132.900

    Sendo que 1.122.132.900 é MAIOR que 1.000.000.000
  • resolvi assim:
    2 desembargadores de 53 = 53 x 52 = 2756
    2 juizes de 117 = 117 x 116 =13572
    1 juiz federal = 1 = 1
    2 advogados de 6 = 6x5 = 30
    dai...
    2756 x 13572=37364432
    dai...
    37364442 X 30 =1.120.932.960 que por sinal e' menor que 1.000.000.000 ou 10^9
    Porem... eu gostaria de perguntar se alguem conhece alguma forma mais rapida de resolver pq eu to perdendo muito tempo para fazer essas contas absurdas do tipo 2756 x 13572=37364432.... cara 'e muita sacanagem ter que fazer esse tanto de contas na mao. Sera que eu esto usendo muito tosco? alguem pode informar alguma fomar mais rapida de se chegar ao resultado? Sera que esse fdp de examiandor nao tem mae e nao sabe que nao podemos usar calculadora na hroa da prova?
    Grato
  • Antonio e Felipe,


    Da forma que vcs fizeram chegaram a o resuktado, porém vcs incluiram ai as eleicções internas do tribunal após a entrada deste membros, e no meu ver a questão não inclui esta variação, ele esta limitado a escolha dos membros para comporem o tribunal, por isso acho que a questão deve ser resolvida por combinação.

    Tabém acho que a inclusão de C18,1 incluindo a variação do TRF esta equivocada, pois a questão em momento nenhum cita a quantidade de juízes do TRF alem de não sabermos se dos 18 que lá estão todos tem chances iguais de serem escolhidos, conforme foi dito com relação aos outros.

    No meu ver a questão esta ERRADA.
  • Vou tentar justificar melhor minha resposta, vamos lá:
     
     
    1º realmente a inclusão da C18,1 é totalmente desnecessária, afinal a questão deixa claro que o juiz federal que vai compor o TRE/BA já foi escolhido, logo não há que se falar em combinação envolvendo o inciso II do art. 1º citado na questão.
     
    2º. Você disse que chegamos ao resultado pois “incluímos as eleições internas do tribunal”. Não concordo, pois as eleições internas seriam a escolha do corregedor do presidente e vice presidente, e não incluí essa combinação na minha contagem.
     
    Resumindo melhor o que fiz ficaria o seguinte:
     
    a)    Para escolha de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça (veja que aqui quem realiza a eleição é o tribunal de justiça, e não o TRE, entre os 53 desembargadores):
    1ª Escolha: 53 possibilidades;
    2ª Escolha: 52 possibilidade;
     
    b)    de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal
    de justiça (novamente a eleição é feita pelo tribunal de justiça e a escolha é entre os 117 juízes):
    1ª Escolha:117 possibilidades;
    2ª Escolha: 116 possibilidade;
     
    c)    por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça (o tribunal de justiça já indicou os seis advogados e caberá ao presidente fazer a escolha entre os seis):
    1ª Escolha: 06 possibilidades;
    2ª Escolha: 05 possibilidade;
     
    Usando PFC temos:
     

    53x52x117x116x6x5= 1.122.132.960>1.000.000.000 (achei mais simples fazer direto por PFC).
  • Antonio carlos, acho que seu comentário estaria corretíssimo se não fosse por um pequeno detalhe.

    Vc usou corretamente os seguintes termos:
    C53,2 = 2756 só errou a conta >>> C53,2 = 1378
    C117,2 = 13572 Errado >>>> C117,2 = 6786
    C6,2 = 30 Errado >>>> C6,2 = 15
    Logo a multiplicação final é 140.266.620 < 1.000.000.000

    A confusão que vc fez é que:

    C53,2 não é 53*52
    C117,2 não é 117*116
    C6,2 não é 6*5
    Quando vc considera que esta combinações são iguais as permutações (C6,2 = 30) é o mesmo que dizer, por exemplo, que na escolha dentre os advogados seria diferente escolher primeiro João e depois José ou primeiro José e depois João, quando na verdade esta ordem não tem importância, por isso usamos combinação e não permutação.
    Foi por essa diferenciação que achei, a princípio, que vc estaria levando em conssideração as eleições internas do TRE.

    Seu raciocínio esta plenamente de acordo com o meu somente com a diferença nas contas.

    Abraços!!!


  • _ _ _ _ _ _ _

    Essas são as disposições do TRE/BA,logo temos as seguintes possibilidade:
    • As duas primeiras posições são para os desembargadores (C53, 2)=1378;
    • As outras duas são para os juízes (C117,2)=6786;
    • AQUI ESTÁ O "PEGA” visto que  é uma vaga para o JF,indicado pelo TRF,e como sabemos,não é apenas um juiz federal,e sim,18,conforme o TRF/BA,então fica (C18,1),ainda falo mais,o comando da questão não fala em 1 J.F,o comando fala que o TRF indica o J.F.
    • As duas últimas são para os advogados (C6,2)=15
    • 1378X6786X18X15
    Então, peço vênia àqueles que colocaram a resposta como ERRADA (esses  consideraram 7 posições,sendo que na 5º posição não é 1,e sim 18),pois,pela explicação à cima,percebemos que a resposta será mais que 10^9.Então resposta CORRETA!
     
  • Eu cheguei ao resultado defendido por Elciane. São combinações e não permutações.
  • Se eu tenho que escolher 2 juízes entre os 53 desembargadores, poderei escolher o juiz A e o juiz B OU o juiz B e o juiz A. Estas opções são a mesma coisa. Logo, a ordem não importa e assim, usaremos a Combinação.

    O mesmo raciocínio serve para os juízes de direito e para os advogados.

    O resultado encontrado será 140.266.620, que é menor do que 10 elevado à potência 9. Vi em alguns websites que teve professor corrigindo como 140.266.620 sendo maior que 10 elevado à potência 9. Uma boa parcela de pessoas pode ter caído neste mesmo erro.

    O gabarito deve ser mudado para ERRADO.
  • ATENÇÃO, GALERA!!!
    Sugiro aos colegas que indiquem essa questão para comentário do professor, clicando no link "Indicada para comentário",
    que fica no lado direito da tela, logo abaixo da questão. Quanto maior o nº de cliks, melhor. Precisamos sair dessa dúvida, ok?

    PALULO MONTEIRO:
    Há incorreção em seu comentário! É 10^9 mesmo.
    Prova do Cespe - questão 35:
    http://www.cespe.unb.br/concursos/tre_ba2009/arquivos/TREBA09_017_28.pdf


    Abçs a tds.
  • Melhor Comentário do Antonio Carlos.

    Depois de ver, achei simples.

  • Com calculadora da pra resolver. Agora vai no braço...

  • um absurdo uma conta dessa em uma prova de concurso de nível médio. cê tá doooido

  • a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;

    Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a vice-presidência.

    No caso dos desembargadores devemos usar arranjo pois a ordem importa. Nos demais, combinação. Gab Certo.

    Abraços.

  • Galera, o "X" da questão está na escolha do corregedor entre todos os membro do TRE/BA =(176), com a exceção do membro que for escolhido para exercer o cargo de presidente, dentre os 53 desembargadores.

    Ficando:

    Cn,p = n! / n! (n-p)!

    C53,2 x C117,2 X C6,2

    C53,2 = 53! / 2! (53-2)! = 1378

    C117,2 = 117! / 2! (117-2)! = 6786

    C6,2 = 6! / 2! (6-2)! = 15

    1378 x 6786 x 15 = 140,266,620 

    Quantas possibilidades temos para escolher o corregedor? 176 - o membro que for Juiz = 175

    Multiplica 140,266,620 * 175 = 2.454.665.850

  • Leia o artigo 20.
  • Acredito que o calculo levará em conta também a formação do TRE/BA quanto a eleição para presidência dentre os 2 desembargadores eleitos (o outro fica para vice) e o escrutínio para corregedor, dentro os 6 membros do TRE/BA (com exceção do presidente). Esse calculo (140.266.620) será então multiplicado por 2 depois por 6, que vai dar 1.683.199.440, assim ficando acima dos 10^9 que a questão afirma, tornando o item correto.

    Cálculos:

    C 53,2 = 53*26

    C 117,2 = 117*58

    C 6,2 = 15

    Eleição para presidente: dentre os 2 desembargadores eleitos pelo TJ.

    Escrutínio para corregedor: dentre 6 membros do TRE/BA, c exceção do presidente.

    C 2,1 = 2

    C 6,1 = 6

    Assim, multiplicando tudo fica: 53*26*117*58*15*2*6 = 1.683.199.440.

  • Branco. Próxima.


ID
2149942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Art. 1.º O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), com sede na capital do estado e jurisdição em todo o território estadual, compõe-se:

I mediante eleição, pelo voto secreto:

a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;

b) de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal de justiça;

II de um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal respectivo;

III por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça.

Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a vice-presidência.

Art. 29. O corregedor regional eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, entre os membros do TRE/BA, exceto o presidente; se eleito o vice-presidente, este acumulará as duas funções.

Art. 31. Parágrafo único – O corregedor será substituído, nas suas férias, licenças, faltas ou impedimentos, pelo membro mais antigo do TRE/BA, excluído o presidente.

Com base nos artigos acima, transcrito com adaptações, do Regimento Interno do TRE/BA, julgue o item a seguir, referente a raciocínio lógico.

Sabendo que um anagrama é qualquer ordenação formada com as letras de uma palavra, tendo ou não significado, então, com a palavra CORREGEDOR será possível formar 151.200 anagramas distintos.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de Permutação com Repetição, entre os n elementos de um conjunto existem elementos repetidos. Estes precisam ser identificados por a, b e assim sucessivamente. Na palavra CORREGEDOR, A= 2,pois a letra "O" é repetiva 2x, B=3, pois a letra "R" é repetida 3x e C= 2, pois a letra "E" é repetida 2x. E n!= 10, é o número de elementos da palavra. O cálculo do número total de Permutações com Repetição é feito através da fórmulaPn(a,b,c,...) = n! / a! b! c! ... é só fatorar, depois multiplicar e terá o resultado, o item está correto. 10!======== = 151.200 anagramas distintos2!.3!.2!
  • CORREGEDOR = 10 LETRAS

    tendo

    2O

    2E

    3R

    10x9x8x7x6x5x4x3x2x1 e divide por 2!2!3!

    2x1 x 2x1 x 3x2x1 =

    2 x 2 x6 =24

    3628800 / 24 = 151.200

  •                                Um anagrama (do grego ana = "voltar" ou "repetir" + graphein = "escrever") é uma espécie de jogo de palavras, resultando do rearranjo das letras de uma palavra ou frase para produzir outras palavras, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Um exemplo conhecido é o nome da personagem Iracema, claro anagrama de América, no romance de José de Alencar.


     

    Anagramas são frequentemente expressos na forma de uma equação, com símbolos de igualdade (=) separando o objetivo original e o anagrama resultante. Ator = Rota é um exemplo de anagrama simples expresso desta forma. Em uma forma de anagramia mais avançada, sofisticada, o objetivo é ‘descobrir’ um resultado que tenha um significado linguístico que defina ou comente sobre o objetivo original de forma humorística ou irônica. Quando o objetivo e o anagrama resultante formam uma frase completa, um til (~) é comumente utilizado, ao invés de um sinal de igualdade; por exemplo: Semolina ~ Is no meal.

    ??VC. 

                                 Anagramas são frequentemente expressos na forma de uma equação, com símbolos de igualdade (=) separando o objetivo original e o anagrama resultante. Ator = Rota é um exemplo de anagrama simples expresso desta forma. Em uma forma de anagramia mais avançada, sofisticada, o objetivo é ‘descobrir’ um resultado que tenha um significado linguístico que defina ou comente sobre o objetivo original de forma humorística ou irônica. Quando o objetivo e o anagrama resultante formam uma frase completa, um til (~) é comumente utilizado, ao invés de um sinal de igualdade; por exemplo: Semolina ~ Is no meal.



    ESSE ANAGRAMA É COM REPETIÇÃO, E A REGRA É CLARA, RSRSRS, FATORIAL DO NÚMERO DE LETRAS SOBRE O FATORIAL DAS REPETIÇÕES DE CADA LETRA

    EX:


     

    • Exemplo: Quantos anagramas obtém-se da palavra "paralelepipedo"?

    > Total de letras: n=14

    > Número de repetições:

    letra 'p' = 3 repetições;

    letra 'a' = 2 repetições;

    letra 'l' = 2 repetições;

    letra 'e' = 3 repetições;

    • Portanto:

    Na = P(14)/(P(3) x P(2) x P(2) x P(3));

    Na=14!/(3! x 2! x 2! x 3!);

    Na=14 x 13 x 12 x 11 x 10 x 9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3!/(3 x 2 x 2 x 2 x 3!);

    Na=(14 x 13 x 12 x 11 x 10 x 9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4)/(3 x 2 x 2 x 2);

    Na = 605.404.800 anagramas

    ATÉ MAIS

  • É uma Permutação com Repetição e pode ser facilmente resolvida assim:

    Corregedor = 10 letras
    Letras repetidas: "O" 2 vezes; "R" 3 vezes e "E" 2 vezes.

    P102, 3, 2 =   ___10!____ =  10 x 9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3! = 151.200
                             2! x 3! x 2!             2 x 1 x 3! x 2 x 1

    Para simplificar, "corte" a permutação de 3! do numerador com a do denominador e  o "4" do numerador com os "2x1" repetidos do denominador. Depois é só multipicar 10x9x8x7x6x5 que será 151.200, por isso a assertiva está CORRETA!!!!

    Bons estudos a todos!!!!
  • CORREGEDOR = 10!/  2! 3! 2! = 151.200 ANAGRAMAS

    2!= REPETIÇÃO DA LETRA O 2X

    3!= REPETIÇÃO DA LETRA R 3X

    2!= REPETIÇÃO DA LETRA E 2X



  • 10 * 9 * 8 * 7 * 6 * 5 * 4 * 3 * 2 / (2 * 3 * 2 * 2) =
    10 * 9 * 8 * 7 * 6 * 5 = 90 * 56 * 30 = 2700 * 56 = 151.200

  • CORREGEDOR

    P___10!____ =  151.200

      2! x 3! x 2!             

  • CERTO

    CORREGEDOR

    10 LETRAS 

    3 letras repetidas

    O = 2x

    R = 3x

    E = 2x

    10!/2!3!2!

    10 x 9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3!/2 x 1 x 2 x 1 x 3!

    5 x 9 x 4 x 7 x 6 x 5 x 4=

    151.200

  • esta questão também poderia ser feita por arranjo também. São 10 letras, porém há repetições e apenas 6 letras distintas.

    C - 1;

    O - 2;

    R - 3;

    E - 2;

    G - 1;

    D - 1;

    A = 10!/(10 - 6)! = 10*9*8*7*6*5 = 151200

  • EU NÃO ACREDITO QUE EU CONSEGUI RESOLVER ISSOOOOOO

    To passadaaaaa! Obrigada meu Deussssss

    A felicidade está no caminho!!!!

  • Permutação com repetição

  • Obrigada!!

  • Resposta: CERTO.

    Comentário no canal “Joselias Silva” no Youtube: 

    https://youtu.be/buD9qgYSlsk


ID
2149945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Art. 1.º O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), com sede na capital do estado e jurisdição em todo o território estadual, compõe-se:

I mediante eleição, pelo voto secreto:

a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;

b) de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal de justiça;

II de um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal respectivo;

III por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça.

Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a vice-presidência.

Art. 29. O corregedor regional eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, entre os membros do TRE/BA, exceto o presidente; se eleito o vice-presidente, este acumulará as duas funções.

Art. 31. Parágrafo único – O corregedor será substituído, nas suas férias, licenças, faltas ou impedimentos, pelo membro mais antigo do TRE/BA, excluído o presidente.

Com base nos artigos acima, transcrito com adaptações, do Regimento Interno do TRE/BA, julgue o item a seguir, referentesa raciocínio lógico.

Se o membro mais antigo do TRE/BA for um juiz da classe de desembargador, então ele estará impedido de substituir o corregedor quando necessário.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DE "SE...ENTÃO"V --> F : F
  • Existem dois desembargadores compondo o pleno do TRE. Um é o presidente e o outro o corregedor. O corredor não pode substituir ele mesmo. Neste caso o outro desembargador seria o presidente e o mesmo não pode susbstituir o corregedor segundo o artigo 31. Logo o gabarito deveria ser ERRADO.
  • Somente se for presidente é que não poderá substituir o presidente quando necessário. ERRADA

  • O corregedor regional eleitoral será escolhido, entre os membros do TRE/BA.

    O corregedor será substituído, pelo membro mais antigo do TRE/BA, excluído o presidente.

    Se o membro mais antigo do TRE/BA for um juiz da classe de desembargador, então ele estará impedido de substituir o corregedor quando necessário.

    Ele não necessariamente será impedido de substituir o corregedor. Ele só será impedido caso o corregedor seja seu vice.

    V ---> F = F

    Para que a frase seja V, a segunda proposição não pode ser F. "SE,então" só da F quando V é o primeiro valor lógico e F o segundo.

     

  • o presidente não pode, porém o desembargador VICE pode
  • EU COLOQUEI NO FILTRO RACIOCÍNIO LÓGICO E TA VINDO QUESTÃO DE PORTUGUÊS...KKK

  • GALERA UMA MERA INTERPRETAÇÃO NADA MAIS ALÉM DISSO , FATIOU PASSOU . GOTE-DF

    GAB: ERRADO

  • Acho que a questão quis confundir a gente pois o desembargador poderia vim a ser o presidente, mas falou desembargador no geral então não se pode afirmar que ele é presidente.
  • ERRADO

  • ainda bem que eu não quero ser técnico judiciário....

  • GAB: ERRADO

    -> O MEMBRO MAIS ANTIGO + SENDO JUIZ DA CLASSE DE DESEMBARGADOR SÓ SERÁ IMPEDIDO SE ELE FOR PRESIDENTE, OU SEJA, O VICE PODE SUBSTITUIR.O CORREGEDOR.


ID
2149954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

      Os 100 empregados de uma empresa foram convocados para escolher, entre 5 opções, o novo logotipo da empresa. O empregado poderá escolher, no momento do voto, a cédula I ou a cédula II. Caso ele escolha a cédula I, deverá listar as 5 opções de logotipo, na ordem de sua preferência, que serão assim pontuadas: 1.ª – 5 pontos; 2.ª – 4 pontos; 3.ª – 3 pontos; 4.ª – 2 pontos; 5.ª – 1 ponto. Se escolher a cédula II, deverá indicar 3 das 5 opções, e cada uma receberá 3 pontos.

Acerca dessa escolha de logotipo, julgue o item seguinte.

Considerando que não haverá votos brancos ou nulos, o número de votos distintos possíveis para cada empregado é igual a 130.

Alternativas
Comentários
  • 5!= 120 OU 5!/3!.2!= 10O "OU" SIGNIFICA SOMA, ENTÃO 120 + 10 = 130.
  • A cédula I obriga o funcionário a votar em todos os logotipos. Na cédula II ele votará em apenas 3 logotipos. Vamos imaginar que um logotipo seja votado o mínimo possível (pense em um logotipo feio!!!).Então nenhum dos 35 que escolheram a cédula II irá votar nele. Dos outros 65 que são obrigados a votar nele, colocariam ele sempre em último (atribuindo assim 1 ponto) 65 x 1 ponto = 65 pontos.O logotipo feio só recebeu 65 votos.
  • Acho melhor demonstrar com o logotipo mais bonito, e não com o mais feio. Pois o valor encontrado pelo colega Carlos é compatível com a resposta, pois 65 pontos é menor que 170 pontos, e a resposta não é essa, pois o valor é superior. Vamos lá:

    Supondo o exemplo do logotipo mais bunitinho. Se 35 funcionários escolheram a cédula 2, significa que 65 escolheram a cédula 1. Ok? Acho que tá fácil entender até agora...

    Continuando.... Vamos supor que todo mundo gosta do mesmo logotipo chamado de BUNITÃO em primeira opção, então ele irá ter: 5 pontos dos 65 funcionários da cédula 1, totalizando 325 pontos (65 * 5).

     E que dos 35 funcionários da cédula 2 todos tenham escolhido o mesmo logotipo de nome BUNITÃO, então o logotipo terá 105 pontos (35 * 3).

    Totalizando: 325 + 105 pontos = 430 pontos.

    Questão errada, pois o logotipo BUNITÃO atingiu seus 430 pontos. E 430 é maior que 170 pontos.

    DEDO NA ESTRELA!

     

  • ele está falando dos pontos,ou seja, 35 x o número de pontos que vale a opção da cédula 2 que é 3 portanto 35x 3 = 105 menor que 170.

  • Pensando na pior das hipoteses de votos para determinado logotipo (menor numero de votos possíveis)

    Na pior das hipóteses todos os 35 optantes pela cédula II podem votar, por exempo em A, B, C.
    Neste caso A, B, C teriam 105 pontos e D, E teriam zero pontos.

    Os demais 65 optantes pela cédula I poderão votar, na pior das hipóteses, na ordem A, B, C, D, E. Neste caso D e E teriam, cada um, obtido APENAS 65 pontos (estando na ultima colocação)

    Assim, errada a questão
     

  • Está errada só pelo simples fato de afirmar que todos os logotipos terão pelo menos 170 pontos, o que não é verdade. vai haver logotipo que pode ficar só com 65 pontos, pois pode não ser votado na cedula II e na cedula I ser o ultimo colocado, sendo valorado só com um ponto obtendo assim somente 65 pontos.....como 65 é menor que 170, torna a questão errada.
  • Meu raciocínio foi o seguinte:

    - 2 opções de cédula

    - Opções de logotipo : para a Cédula I são 5; para a Cédula II, fiz por meio de arranjo, pois, a meu ver, se inverto a ordem das opções, isso gera uma maneira diferente de organizá-las, embora tenham todas o mesmo valor(3 pontos). Assim, o Arranjo de 5 tomando 3 a 3 = 60.

    Logo:

    2(opções de Cédulas) x 65(opções de escolha do logotipo) = 130

  • MOLE, MOLE, GALERA!!!


    * Dados do problema:
       SITUAÇÃO I - Colocar 5 elementos em ordem de preferência (5,5). Falou em ordem, falou em arranjo. Arranjo simples - A(n,p) =     n!                                                                                                                                                                                                                     (n-p)!
                                                                                                   OU  

       SITUAÇÃO II - Escolher 3 entre 5 opções, sem se importar com a ordem (5,3). Combinação simples - C(n,p) =       n!                                                                                                                                                                                                                    p! (n-p)!)

       → Lembrando que em análise combinatória, OU significa +.


    * Então, como é que fica?
       SITUAÇÃO I:          A(5,5) =  5!           A = 5.4.3.2.1          A = 120.
                                                   0!                       1
       
       SITUAÇÃO II:         C(5,3) =    5!             C = 5.4.3!          C = 10.
                                                  3! . 2!                 3! . 2

          → Cada empregado tem 120 + 10 opções. Então, tem 130 opções.


    * GABARITO: CERTO.



    Abçs.
  • Se ele escolher na cédula I, terá 5 possibilidade e a ordem altera, pois cada uma tem uma pontuação, fará-se arranjo.

    Se ele escolher a cédula II ele terá 5 opções para escolher 3 e a ordem não importa, pois independente valerá três pontos, fará-se combinação.

    Como ele pode escolher na cédula I OU na cédula II, fará-se SOMA.

    Os amigos abaixo fizeram o cálculo, segue apenas o raciocínio.

  • 5.4..3.2.1 ou 5.4.3

    120+60=180

  • Vamos lá.

    Ele pede o número distintos possíveis de votos para cada empregado. Traduzindo: de quantas maneiras possíveis, eu, empregado, tenho de votas?

    Já começa na escolha da cédula. Ou pego a cédula I ou a cédula II.


    Cédula I:

    Classifico as 5 alternativas de melhor pra pior.

    Vulgo: _ _ _ _ _, coloco elas aqui, onde a posição delas importa (de acordo com a posição elas vão ganhar a pontuação).

    Fica: 5*4*3*2*1 = 5! = 120


    Cédula II:

    Eu irei pegar apenas 3 das 5 opções, e ambos os 3 recebem a mesma pontuação, logo, a ordem não importa aqui.

    Vulgo: _ _ _ (A B C é igual a CBA que é igual a BCA... todos 3 pontos...)

    Fica: 5!/(3!*(5-3)!) = 5*4/2 = 10


    Lembra lá que vc escolhe CI ou CII? Então, vc tem 120 ou 10 maneiras distintas de votas.

    Vulgo: 120 + 10 = 130


    Obs: Na questão, ela não quer saber a quantidade de pontos. Só a quantidade distintas / diferentes que um empregado tem de votar. Talvez numa outra questão ele pergunte sobre os pontos.

  • CERTO

    CÉDULA I:

    5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120 (ARRANJO)

    CÉDULA II:

    C (5, 3) = 5 x 4 x 3/3 x 2 x 1

    C = 10 (COMBINAÇÃO)

    120 + 10 = 130

  • Na cédula 1: é uma permutação de 5! (lembrem que quando estiver relacionado a organização se usa a permutação). Pense assim, quantas formas haverá para ele escolher a ordem dos logotipos na cédula 1?

    5! = 120

    Na cédula 2: deve escolher 3 de 5 logotipos, logo C5,3 = 10

    Como existe o conectivo OU , e não E, significa que as opções vão se somar.

    resposta: 120+10=130

  • Questão confusa...

    Para mim numero de "votos" não é igual a numero de pontos, são coisas distintas.