- ID
- 2956051
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Órgão
- Prefeitura de Porto Calvo - AL
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Lembrou-me vestir a farda de alferes. Vesti-a, assim me aprontei de todo; e, como estava defronte do espelho, levantei os olhos, e... não lhes digo nada; o vidro então reproduziu-me a figura integral; nenhuma linha de menos, nenhum contorno diverso.
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. II.
Dos trechos destacados, em qual deles o pronome empregado viola as regras de colocação pronominal?
Para ser franco, declaro que esses infelizes não me inspiram simpatia. Lastimo a situação em que se acham, reconheço ter contribuído para isso, mas não vou além.
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. São Paulo: M. Fontes, 1970. p. 241.
Considerando aspectos sintáticos, a oração destacada no texto é
Sendo mortal e, por conseguinte, imperfeito, o homem sempre se verá como parte de uma realidade infinita que o circunda e sempre se achará em luta contra ela. Volta e meia se defrontará com a contradição constituída pelo fato de ser ele um ‘eu’ limitado e, ao mesmo tempo, fazer parte de um todo ilimitado.
FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar. p. 247.
Considerando o contexto do texto, assinale a alternativa correta.
Ali, por entre as folhagens, existiam as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante, marchetado de pardo; às vezes viam-se brilhar dois raios vítreos e pálidos, que semelhavam os reflexos de alguma cristalização de rocha ferida pela luz do sol.
ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo: Ateliê editorial, 1999. p. 71.
Assinale a alternativa em que a reescrita do texto destacado apresenta desvio à norma culta.
Era noite e ela ainda não havia voltado. Ele fez de conta que não estava ligando, continuou assistindo à televisão como se não estivesse acontecendo nada. Olhava pela janela de vez em quando. Voltava para a frente da TV, obedecia ao controle remoto. Ficava olhando a telinha azul despencando imagens sem sentido. Havia imagens sem sentido. O controle remoto criou uma nova programação. São programas onde imagens aleatórias de desenhos animados e de comentaristas políticos se intercalam, numa corrida sem sentido. Não lhe agradava a programação da tv: são programas diferentes todos os dias, mas iguais em sua falta de objetividade. Desligou a TV, ligou o aparelho de som. Sintonizou uma rádio, para não precisar ficar trocando de CD. A música sertaneja invadiu as FMs. Ele era do tempo em que as FMs só tocavam música americana. Ou MPB. Não faz muito tempo não, até você deve se lembrar desse tempo.
Disponível em: <http://www.releituras.com/acarvalho_gata.asp>
A beleza é uma obsessão contemporânea. A física. Fala-se muito de interior, mas esta é rara, como sempre foi. Quem fala muito em beleza interior é porque é feio.
PONDÉ, L. F. A era do ressentimento. São Paulo: Leya, 2014, p. 69.
Em geral, a afirmação do filósofo Luiz Felipe Pondé define a seguinte tese:
Azulejo Do ESPANHOL AZULEJO, que veio do árabe az zulaiju (o artigo al teve o “l” assimilado ao “z”). Zulaiju é o diminutivo de zuluj, pedras lisas. Antigamente, na Península Ibérica, os azulejos mais comuns eram de fato azuis, mas a cor não tem nada a ver com o nome azulejo. Se tivesse, existiriam “branquejos”, “amarelejos”, “verdejos” etc.
PIMENTA, R. A casa da Mãe Joana. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
Segundo a norma gramatical, a concordância evita a repetição do sujeito. No texto, a forma verbal tivesse concorda com o seu sujeito, presente no período anterior. Qual é esse sujeito?
[...]
Operário não pode sonhar, Quinzinho, não pode. A vida não é para sonhos. Tudo realidades vivas, cruéis. A luta com a vida. [...]
A tua mãe já não chora, Quinzinho, não chora porque é forte. Já viu morrer outros filhos. Nenhum morreu como tu. Despedaçado pela máquina que te escravizava e que tu amavas.
Eu também aqui no meio dos teus amigos. Mas não vou triste. Não. Porque uma morte como a tua constrói liberdades futuras. E haverá a quem as máquinas não despedaçarão, pois as máquinas serão escravas deles, que as hão de idealizar, construir.
[...]
VIEIRA, Luandino. Quinzinho. In: A cidade e a infância. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 87.
De acordo com as ideias retratadas no texto, dadas as afirmativas,
I. As observações do narrador revelam o olhar crítico para uma realidade que explora o trabalhador.
II. Mesmo diante da morte, o narrador afirma a crença em um futuro potencialmente melhor.
III. O narrador acredita que haverá um momento em que essa relação será invertida e os seres humanos conseguirão libertar-se da posição servil em que se encontram.
verifica-se que está(ão) correta(s)
[...]
Fico na frente da televisão para aumentar o meu ódio. Quando minha cólera está diminuindo e eu perco a vontade de cobrar o que me devem eu sento na frente da televisão e em pouco meu ódio volta. Quero muito pegar um camarada que faz o anúncio de uísque. Ele está vestidinho, bonitinho, todo sanforizado, abraçado com uma loura reluzente, e joga pedrinhas de gelo num copo e sorri com todos os dentes, os dentes dele são certinhos e são verdadeiros [...]. Agora está ali, sorrindo, e logo beija a loura na boca. Não perde por esperar. [...]
FONSECA, Rubem. In: 64 contos. São Paulo: Cia. das Letras, 2004. p. 275.
No fragmento textual, encontra-se subentendida uma crítica velada aos meios de comunicação de massa. Qual é essa crítica?
Dadas as proposições,
I. Se Josélia é médica, então ela não estudou Filosofia.
II. Se Josélia nasceu em Pernambuco, então ela não é carioca.
III. Se Josélia é cantora, então ela toca violão.
verifica-se que é(são) verdadeira(s)
Ponto fixo
Em Matemática, define-se ponto fixo como o ponto que não é alterado por uma aplicação (função). Mais precisamente falando, se f: ℝ→ ℝ é uma função, um ponto fixo de f é todo ponto x* tal que f(x*) = x*:
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_fixo>
Um jogo consiste de duas urnas A e B, a primeira delas contendo 3 esferas numeradas de 2 a 4 e a segunda contendo 4 esferas numeradas de 1 a 4, e é disputado por dois jogadores através das seguintes ações/regras:
i) O primeiro jogador sorteia uma esfera da urna A.
ii) O segundo jogador sorteia, de uma só vez, uma quantidade de esferas da urna B correspondente ao número da esfera sorteada em (i).
iii) Se a soma dos números das esferas sorteadas em (ii) for par, vence o primeiro jogador; caso contrário, ganha o segundo jogador.
Dadas as afirmativas a respeito desse jogo,
I. Se a esfera sorteada da urna A for 2, a probabilidade de vitória do primeiro jogador é menor que a do segundo.
II. Se a esfera sorteada da urna A for 3, as probabilidades de vitória dos dois jogadores são iguais.
III. Se a esfera sorteada da urna A for 4, a probabilidade de vitória do segundo jogador é zero.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dados os argumentos,
I. a) Todos os alagoanos são hospitaleiros.
b) Geraldo é hospitaleiro.
c) Geraldo é alagoano.
II. a) Todos os alagoanos são hospitaleiros.
b) Geraldo é alagoano.
c) Geraldo é hospitaleiro.
III. a) Todos os maceioenses são alagoanos.
b) Existem alagoanos estudiosos.
c) Existem maceioenses estudiosos.
verifica-se que é(são) válido(s)
Em uma redação de correspondência oficial:
I. deve ser dada preferência a palavras e expressões simples;
II. devem ser construídas frases objetivas;
III. a pontuação deve ser empregada de forma prudente;
IV. deve-se utilizar expressões, palavras e/ou construções frasais.
Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas
Dadas as afirmativas a respeito dos modelos organizacionais,
I. A estrutura organizacional clássica apresenta sua autoridade hierárquica no centro do gráfico, representando a importância hierárquica.
II. A estrutura matricial é a mais sofisticada, pois considera a existência de duas estruturas convivendo na mesma organização.
III. A estrutura estrutural-funcional busca evidenciar o desenvolvimento das ações via projetos.
IV. A estrutura clássica corresponde a representação mais simples e mais conhecida, também denominada piramidal.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
Dadas as afirmativas baseadas na Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da administração pública e dá outras providências,
I. Todos os valores, preços e custos utilizados para o desenvolvimento das licitações deverão considerar a moeda nacional para o pagamento das obrigações.
II. O processo de licitação não é sigiloso, sendo público todos os atos e procedimentos, salvo o conteúdo das propostas até o momento de sua abertura.
III. Não será necessária a realização de licitação, caso a empresa nacional comprove o desenvolvimento de atividade e fornecimento de bens e serviços para a iniciativa pública, firmando contrato com esta.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Em seu livro Administração Geral e Pública, Chiavenato (2009) destaca que “[...] a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais [...]”. Dadas as afirmativas baseadas no comportamento e nas relações humanas das organizações, sejam públicas ou privadas,
I. Cada organização possui sua própria cultura, mantendo-a e cultivando-a.
II. A cultura é formada por hábitos e crenças necessários à manutenção da boa relação, proporcionando um clima organizacional favorável.
III. A cultura não importa para o sucesso das organizações; afinal, não há a necessidade de compreender relações humanas no trabalho.
IV. A cultura necessita está alinhada com outros aspectos das decisões da organização, além do planejamento, a organização, a direção e o próprio controle das ações.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
Dadas as afirmativas sobre a inexecução e a rescisão de contratos,
I. A ocorrência da inexecução do contrato, seja total ou parcial, possibilita sua rescisão, com consequências contratuais e as previstas em regulamento.
II. A rescisão de contrato poderá ocorrer de forma unilateral por razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento.
III. A rescisão de um contrato poderá ser anulada a qualquer momento e sem explicação alguma ao outro agente.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
[...]
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
[...]
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>
A execução de tarefas no sistema operacional Windows pode ser mais rápida se forem utilizadas as teclas de atalho.
Teclas de Atalho
I. Alt + Tab
II. Alt + F4
III. Ctrl + Z
IV. Tecla com o logotipo do windows + L
Ação Executada
( ) Fechar o item ativo ou sair do aplicativo ativo.
( ) Alternar aplicativos abertos.
( ) Bloquear o computador.
( ) Desfazer uma ação.
Se, considerando o quadro, associarmos a coluna das teclas do
atalho com a ação executada, obteremos, de cima para baixo, a
sequência
A tabela apresenta as quatro etapas que, segundo Chiavenato (2008), devem compor um processo de treinamento e dificuldades apresentadas por um servidor público.
Etapas do Treinamento
I. Transmissão de Informação
II. Desenvolvimento de Habilidades
III. Desenvolvimento de Atitudes
IV. Desenvolvimento de Conceitos
Dificuldades apesentadas por um servidor público
( ) É frequentemente grosseiro no atendimento ao público.
( ) Não conhece a política de progressão funcional do município.
( ) Precisa aprender a usar o sistema do MEC para preencher os indicadores de educação.
( ) Não consegue relacionar os impactos na comunidade com a política municipal de saúde.
Se associarmos cada etapa de treinamento à dificuldade que ela
deveria ter sanado, obtemos, de cima para baixo, a sequência
Em um documento, o Setor de Protocolo de uma repartição pública executa:
I. a classificação;
II. a autuação;
III. o controle.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
Pode caracterizar comportamento antiético de um servidor público:
I. deixar um usuário esperando por serviço que é de sua competência;
II. vestir-se de maneira inapropriada em qualquer local;
III. ter urbanidade no atendimento de pessoas com limitações individuais.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas
Uma correspondência oficial em que foi utilizado o pronome de tratamento Excelentíssimo Senhor pode ter sido dirigida para:
I. Presidente do Supremo Tribunal Federal;
II. Governador;
III. Presidente da República;
IV. Prefeito. Dos itens,
verifica-se que estão corretos apenas