SóProvas



Prova FADESP - 2017 - COSANPA - Administrador


ID
2475334
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Em abril de 2017, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma trabalhista, que será encaminhado ao Senado Federal. No que tange ao tópico da jornada diária de trabalho, o texto determina que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    o trabalhador terá 36 horas de descanso, caso a jornada seja de 12 horas diárias. 

    Podendo ser observado o Projeto de Lei nº 6.787/2016 - Reforma Trabalhista. 

    Ante a reforma tem como destaque algumas propostas, dentre elas - Jornada de 12 x 36 horas - Hoje, a Justiça autoriza a realização da jornada de 12 horas de trabalho alternados por 36 horas de descanso para algumas categorias. Esse tipo de jornada de trabalho é seguido por várias categorias, sendo observado o limite semanal de cada profissão em legislação específica. Com a reforma trabalhista, a jornada 12x36 passa a fazer parte da legislação. O texto também prevê que a remuneração mensal incluirá descanso semanal remunerado e descanso em feriados.

    fonte: g1 e Câmara dos Deputados

    http://g1.globo.com/politica/noticia/camara-aprova-texto-base-da-reforma-trabalhista.ghtml

    http://www2.camara.leg.br/deputados/discursos-e-notas-taquigraficas/discursos-em-destaque/projeto-de-lei-no-6787-2016-reforma-trabalhista/projeto-de-lei-no-6787-2016-reforma-trabalhista

     

    Bons estudos e muitas HBCS. =D

     

  • Cavalheiros,

    bem vindos a revolução industrial.

  • Pode isso Arnaldo?

    Banca cobrar na prova um projeto de LEI?

  • El. Ro condordo contigo, cobrar projeto de lei passou dos limites!!!

     

  • E ainda tem o fato que é para engenheiro, nem para advogado é. Que isso.

    Mas, na espera dessa PL não ser aprovada, uma explicação tecnicista: Reforma é à Constituição. O cabeçalho falha ao chamar a alteração da Lei Trabalhista de reforma. É alteração da legislação ou simplesmente nova Lei trabalhista. 

    Outra coisa, A é texto previdenciário, mata de cara, C a gente está ouvindo o contrário na mídia, a jornada irá se flexibilizar e aumentar, d é uma caricatura da mais-valia, além disso, o trabalhador não pode se responsablizar pela economia, quem corre os riscos é o patrão, por isso o lucro fica com ele. Ele não ganha nem perde quando o produto produzido se valoriza ou perde valor, só sobra a B mesmo. Sem estudar nada desse projeto a gente consegue matar, entendendo o contexto que vivemos.

  • Ridículo!

  • GABARITO:B

     

    TST reafirma jurisprudência com publicação de súmula sobre jornada 12x36


    A Súmula n. 444 do  Tribunal Superior do Trabalho suscitou novo fato jurídico que trouxe vantagens aos trabalhadores que laboram em jornadas de 12x36 horas ou que realizem jornadas de 12 horas diárias (plantões). Vejamos:


    Enunciado n. 444 do TST – JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE. - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e27.09.2012. É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a REMUNERAÇÃO EM DOBRO DOS FERIADOS TRABALHADOS. O empregado não tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na décima primeira e décima segunda horas.


    Assim sendo, além do direito ao intervalo intrajornada de 1 hora para refeição e descanso, sob pena de configurar hora extra suprimida, os trabalhadores que exercem suas funções na jornada de 12 horas diárias ou na escala 12x36 tem direito a remuneração em DOBRO caso o labor seja prestado em feriado.
     

    Entende a jurisprudência que quando mesma cláusula que permite a jornada, também determine que o trabalhador concorde e tenha ciência da jornada de 12 horas diárias, necessária será a prova de referida anuência, como podemos ver a seguir:


    HORAS EXTRAS. PRORROGAÇÃO DA JORNADA. NORMA COLETIVA. CONDICIONADA AUTORIZAÇÃO DO EMPREGADO. Quando as Convenções Coletivas de Trabalho autorizam a escala de plantão, mas condicionam a prorrogação e compensação da jornada à prévia anuência do empregado, a validade dessas sujeitam-se a prova da referida anuência. (TRT-5, Relator: PAULO SÉRGIO SÁ, 4ª. TURMA, Publicação: 14/10/2014)

    2. Também é inválido quando houver prestação de horas extras habituais. Por exemplo: são realizadas as 12 horas de trabalho, porém com folgas de apenas 24 horas, quando deveriam ser concedidas folgas de 36 horas.

  • Muito cuidado com as alterações da reforma com relação a jornada 12x36 e algums coisas que vão de encontro a sumula 444 do TST. Na reforma, houve ampliação no estabelecimento da jornada em relação a sumula. Art. 59A - Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidaçãoo, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação. A súmula exigia lei ou convenção coletiva.Outros quatro pontos são importante para destaque, pois vão de encontro ao referido entendimento do TST:

    1) Não há mais remuneração em dobro pelos feriados e domingos trabalhados, considera-se que o trabalho já está sendo naturalmente compensado, já que o empregado teria outras 36hs de descanso na sequÍncia.

    2) Abra-se a possibilidade da não concessão dos intervalos intrajornadas, já que no fim do artigo traz que tais intervalos podem ser observados ou idenizados.

    3)Os trabalhadores sujeitos a essa jornada não tem direito ao recebimento de adicional noturno, conforme parágrafo único do art. 59-A da CLT:  A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo [12x36] abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver, de que tratam o art. 70 e o ß 5º do art. 73 desta Consolidação.

    4) Em relação as atividades insalubres sem a necessidade de licença prévia do MTE - CLT, art. 60, parágrafo único. Excetuam-se da exigÍncia de licença prévia [para prorrogação de jornada em atividades insalubres] as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso.

    São muitas novidades, devemos estar atentos a todos os pontos, bem como apreciar com cuidado as súmulas que possivelmente serão canceladas ou modificadas.

    Bons estudos,

    Galera do grupo TRTeiros QConcurso em breve todos nomeados.

  • ATENÇÃO À MP 808/17 - QUE RETIROU A EXPRESSÃO "ACORDO ESCRITO" CAPUT DO 59-A

     

     

    Art. 59-A.  Em exceção ao disposto no art. 59 e em leis específicas, é facultado às partes, por meio de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.                (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)

     

    PARA AS ENTIDADES DO SETOR  DE SAÚDEEEE, PODE TBM ACORDO ESCRITO 

     

    § 2º  É facultado às entidades atuantes no setor de saúde estabelecer, por meio de acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.                (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)

     

     

  • ta viajando  HERBET TRT olha isso

    Súmula nº 146 do TST TRABALHO EM DOMINGOS E FERIADOS, NÃO COMPENSADO (incorporada a Orientação Jurisprudencial nº 93 da SBDI-1) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003: O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

  • -  NAS ATIVIDADES INSALUBRES, CONFORME QUADROS DO MINISTRO DO TRABALHO, PRORROGAÇÕES SÓ PODERÃO SER ACORDADAS MEDIANTE LICENÇA PRÉVIA DAS AUTORIDADES EM MATÉRIA DE HIGIENE, AS QUAIS PROCEDERÃO AOS NECESSÁRIOS EXAMES LOCAIS, DIRETAMENTE ou POR INTERMÉDIO DE AUTORIDADES SANITÁRIAS.

    No entanto,

     

    Negociado (cct / act) prevelece sobre legislado:

    - Quanto ao enquadramento do grau de insalubridade e prorrogação de jornada em locais insalubres, incluída a possibilidade de contratação de perícia, afastada a licença prévia das autoridades competentes do MT.E., desde que respeitadas, na integralidade, as normas de saúde, higiene e segurança do trabalho previstas em lei ou em NR do MT.E.

     

     

    - HE HABITUAL NÃO DESCARACTERIZA O ACORDO DE COMPENSAÇÃO NEM O BANCO DE HORAS

     

     

    - é facultado às partes, por CCT ou ACT, estabelecer jornada de 12/36, observados ou indenizados os intervalos.

    A remuneração pactuada abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal e feriados e serão considerados compensados

    os feriados e as prorrogações de trabalho noturno.

     

     

    Somente o doméstico e pessoal do setor da saúde podem estabelecer, por meio de acordo individual escrito o horário de 12/36,

    observados ou indenizados os intervalos.

     

     

    PARA QUE SEJA CARACTERIZADO O TURNO ININTERRUPTO DE REVEZAMENTO É IMPRESCINDÍVEL A ALTERNÃNCIA DE HORÁRIOS –

    COMPREENDENDO DIA E NOITE), AINDA QUE SOMENTE EM 2 TURNOS, POIS SUBMETIDO À ALTERNÃNCIA PREJUDICIAL

    À SAÚDE, SENDO IRRELEVANTE QUE ATIVIDADE DA EMPRESA SE DESENVOLVA DE FORMA ININTERRUPTA

     

     

    - INTERRUPÇÃO DO TRABALHO PARA REPOUSO E ALIMENTAÇÃO OU DSR NÃO DESCARCATERIZA O TIR DE 6H

     

     

    - NÃO ATENDIMENTO DA EXIGÊNCIA LEGAL PARA COMPENSAÇÃO (INCLUSIVE POR ACORDO TÁCITO) NÃO IMPLICA REPETIÇÃO DO

    PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS EXCEDENTES A JORNADA DIÁRIA, SE NÃO ULTRAPASSADA A JORNADA MÁXIMA SEMANAL,

    SENDO DEVIDO APENAS O ADICIONAL DE 50% PELA EXTRAPOLAÇÃO DAS 8H DIÁRIAS (ADIC HE)

     

     

    - OCORRENDO NECESSIDADE IMPERIOSA, PODERÁ A DURAÇÃO DO TRABALHO EXCEDER DO LIMITE LEGAL OU CONVENCIONADO,

    SEJA PARA FAZER FACE A MOTIVO DE FORÇA MAIOR, SEJA PARA ATENDER À REALIZAÇÃO OU CONCLUSÃO

    DE SERVIÇOS INADIÁVEIS OU CUJA INEXECUÇÃO POSSA ACARRETAR PREJUÍZO MANIFESTO.

     

    - O TRABALHO NÃO PODERÁ EXCEDER DE 12 (DOZE) HORAS, DESDE QUE A LEI NÃO FIXE EXPRESSAMENTE OUTRO LIMITE.

     

     - SEMPRE QUE OCORRER INTERRUPÇÃO DO TRABALHO, RESULTANTE DE CAUSAS ACIDENTAIS, OU DE FORÇA MAIOR,

    QUE DETERMINEM A IMPOSSIBILIDADE DE SUA REALIZAÇÃO, A DURAÇÃO DO TRABALHO PODERÁ SER PRORROGADA

    PELO TEMPO NECESSÁRIO ATÉ O MÁXIMO DE 2H, DURANTE O NÚMERO DE DIAS INDISPENSÁVEIS À RECUPERAÇÃO

    DO TEMPO PERDIDO, DESDE QUE NÃO EXCEDA DE 10H DIÁRIAS,

    EM PERÍODO NÃO SUPERIOR A 45 DIAS POR ANO,

    SUJEITA ESSA RECUPERAÇÃO À PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DA AUTORIDADE COMPETENTE.

     

    PLANO ECONÔMICO NÃO É CONSIDERADO FORÇA MAIOR


ID
2476858
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A técnica para obtenção de informação que consiste em tentativas por meio da suplantação de identidade pessoalmente identificável, usada por criminosos em contextos informáticos (engenharia social), é denominada de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A



    Phishing é uma forma de tentar adquirir informações sensíveis, tais como nomes de usuários, senhas e detalhes de cartão de crédito por que aparece como uma entidade confiável (identidade pessoalmente identificável) em uma comunicação eletrônica. É uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de roubo de identidade. Ocorre de várias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantânea, SMS, dentre outros, e, geralmente, começa com uma mensagem de e-mail semelhante a um aviso oficial de uma fonte confiável, como um banco, uma empresa de cartão de crédito ou um site de comércio eletrônico.

     

     

    É importante saber que Engenharia Social: É uma técnica que consiste em enganar usuários usando técnicas de persuasão eficazes (psicologia, lábia, etc). Através desde recurso valioso, é possível ter acesso a informações importantes para a rede, como senhas de usuários, horários de realização de operações específicas na rede. Pode ser chamado de HOAXES (brincadeiras, boatos).

     

     

    Demais alternativas 

     

    b) keylogger programa spyware capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. 

     

    c) spoofing tipo de ataque em rede que tenta autenticar uma máquina desconhecida como se fosse uma máquina confiável por meio da manipulação do cabeçalho IP, que substitui o endereço de origem por outro endereço conhecido pelo destinatário.

     

    d) trojans são programas que além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa ouras funções, geralmente maliciosas, e sem o consentimento do usuário. Normalmente, o trojan consiste em um único arquivo que necessita ser explicitamente executado. Trojans não se replicam automaticamente.

     

  • Q789092    Q777839                Q778078

     

    Phishing  -     Induz o usuário a informar seus dados pessoais por meios de páginas falsas, tais como login e senha.

     

     SPOOFING  -   é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

     

  • GABARITO:A


    Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.

  • porque este item foi anulado ???????????????????

  • ele ja deu a resposta eng. social kkk

  • Phishing  -    Induz o usuário a informar seus dados pessoais por meios de páginas falsas, tais como login e senha.

     

     SPOOFING  -  é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.


ID
2476861
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Cortana, assistente virtual da Microsoft que permite que o usuário faça consultas e pedidos por meio de interação por voz ou texto, está disponível, em português, no

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D 

    Cortana é a assistente pessoal da Microsoft. Ela permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo. 

     

    http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/cortana.html

     

  • GABARITO:E


    Cortana é a assistente pessoal da Microsoft. Ela permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo. O seu nome vem da Cortana, personagem de inteligência artificial da série Halo.


    A Cortana vai além do simples ato de realizar ações pedidas pelo usuário. Ela também informa automaticamente detalhes relacionados às preferências do consumidor, como resultados de jogos de um time do qual ele é fã. Isso é possível graças a inteligência programada, que se utiliza de algumas informações externas e outras que o usuário fornece antecipadamente. Além dos dispositivos móveis, a assistente também é funcional em PC's.

  • Cortana → interação entre usuário, SO e aplicativo por meio de comando de voz.  

    Win edge → novo navegador padrão

    Win Hello desbloquear sem senha, por meio da impressão digital

  • Aí vai na lógica do mais atual, mesmo não sabendo a resposta. Se a pergunta fosse sobre alguma ferramenta "a partir de tal versão" dava uma complicada...
  • A PARTIR DO WINDOWS 10 

  •  Cortana é a assistente pessoal da Microsoft. Ela permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo.

     

     

     

  • D) Windows 10.

    Dica: desabilite o Cortana assim que possível. (suspeita de espiar as ações do usuário)

  • Spawny Chancer desabilite o seu Windows(não use mais) assim que possível. (suspeita de espiar as ações do usuário)

  • Comentário do professor:

    Antes mesmo da atualização Creator do Windows 10 o Cortana já conta com o idioma PT BR para ser utilizado nos comandos de voz. Comandos de texto na verdade realizam buscas, não usam o Cortana.

    Resposta:

    d) Windows 10


ID
2476864
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São nomes de navegadores na Internet

Alternativas
Comentários
  •  a) Opera, Edge, Safari e Wyzo.

  • Gabarito letra a).

     

     

    Wyzo: é um navegador diferente, prático e bastante leve se comparado aos outros de sua categoria, possuindo vários recursos especiais para os usuários que estão sempre ligados em downloads, músicas, vídeos e recursos multimídia.

     

    Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/wyzo.htm

     

     

    Gobby: é um editor de texto colaborativo, ou seja, ele permite a modificação de documentos por várias pessoas simultaneamente.

     

    Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/gobby.htm

     

     

    NotePad: é um editor de texto e códigos fonte completo que suporta as mais diversas linguagens de programação e, sendo assim, uma ótima alternativa ao bloco de notas.

     

    Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/notepad-.htm

     

     

    Calc: é um programa freeware e gratuito que possibilita a criação, edição e apresentação de planilhas eletrônicas.

     

    * Office -> Word, PowerPoint e Excel   X    LibreOffice -> Writer, Impress e Calc

     

    Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/open/calc-ind.htm

     

     

    * OS DEMAIS SÃO TODOS NAVEGADORES (INTERNET EXPLORER, OPERA, EDGE, CHROME, MOZILLA FIREFOX, SAFARI).

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • EDGE E WYZO

  • Gabarito letra A) Opera, Edge, Safari e Wyzo.

    Fiquei em duvida entre a letra A e B, e errei covardia rsrs.

  • Questão do demo! vixi...

  • Questão do Demo.

    kkkk

  • Não conhecia nem o Wyzo e nem o Gobby, acertei por causa do Edge, pois sabia que por ele ser mais novo e menos popular a banca colocaria ele na alternativa certa, pois na hora excluir pra chutar - ele provavelmente seria excluido pelo candidato desinformado.

  • Boa lógica, Yan! 

  • Tremi na base com a letra A e B, no entanto, quem tem Iphone ajudaria muito, pois o SAFARI é o principal navegador da Apple.

  • GAB:A

     

    Pra quem,assim como eu, não conhecia:

    Gobby é um software para desenvolvimento cooperativo síncrono a distância. Ele permite que duas pessoas em locais remotos possam visualizar e fazer alterações um mesmo arquivo texto, de forma que a alteração feita por uma pessoa é vista pela outra em tempo real e as alterações também são diferenciadas em cores diferentes. Permite a conversas entrem os membros via chat dentro da mesma ferramentas.

     

     

    Wyzo é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Radical Software Ltd.

     

    Fonte:wikipedia

  • A banca é desonesta quando cobra algo sem utilidade.

  • Wyzo é tão famoso, mais tão famoso, tão importante, que quando você acessa o site deles "http://www.wyzo.com/", só tem isto: 404 Not Found

    Acertei a questão, mas não deixa de ser ridícula.

  • Vivendo e aprendendo.

  • Organizadorazinha fundo de quintal, espero que vá à falência!

  • Wyzo.. não sei nem de onde é isso. 

    Vivendo e aprendendo mesmo hahaha

  • Wyzo ou Goby, 50% de chance.. O melhor chute acerta...

  • Wyzo é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Radical Software Ltd.

    Wyzo é um novo navegador que centra-se na otimização de sua experiência de mídia online. Wyzo lhe dá acesso fácil a todos os seus sites favoritos, download de conteúdo de mídia e informar seus amigos sobre suas descobertas.

    Seus downloads são integrados por torrent no interior do gerenciador de download, para baixar torrents nunca foi tão fácil! Agora você pode gerenciar seu site e torrentde downloads a partir da mesma janela. Para começar as suas transferências basta um clique agora.

    Com a versão completa do Wyzo você para navegar na web de forma segura utilizando as mais recentes tecnologias de proteção e segurança. Criada a partir do zero no núcleo Firefox, Wyzo irá certificar-se de sua experiência é inteligente, segura e livre de problemas.

     

     

    http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/wyzo.html

  • Opera é um navegador que surgiu ainda na década de 90;

    Edge é navegador da Microsoft que substituiu o Internet Explorer;

    Safari é o navegador da Apple;

    Wyzo é um pouco mais desconhecido, com foco para downloads de torrents.

    Gab: A

    Fonte: Estrategia Concursos.

  • Veja a lista com os 17 melhores Navegadores de Internet:

    1. Google Chrome

    2. Mozilla Firefox

    3. Firefox Focus

    4. Microsoft Egde

    5. Opera

    6. Safari

    7. Dolphin

    8. Dolphin Zero

    9. Puffin

    10. Vivaldi

    11. Ghostery Privacy Browser

    12. Orfox

    13. Lightning Web Browser

    14. Maxthon

    15. Comodo Dragon

    16. CM Browser

    17. Yandex Browser

  • A pessoa estuda e estuda para ter que chutar a questão por causa de um navegador desconhecido.

  • Wyzo está abandonado há mais de 10 anos. Não deve cair em provas recentes, exceção de algumas bancas que pararam no tempo.


ID
2476867
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São dispositivos de entrada

Alternativas
Comentários
  • d) teclado, mouse, microfone e webcam. 

  • Gabarito letra d).

     


    Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, joystick, scanner, microfoneleitor de código de barras e webcam.

     

    Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, caixa de som, impressora e projetor de vídeo.

     

    O principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informações são: modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD, disco rígido e monitor touch screen.

     

     

    Fontes:

     

    https://tic9b.wikispaces.com/Dispositivos+de+Entrada+e+Sa%C3%ADda

     

    http://www2.anhembi.br/html/ead01/informatica/lu03/lo2/index.htm

     

    http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-e-s.htm

     

    http://www.logandoti.com/o-que-sao-dispositivos-de-entrada-e-saida/

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • E se o monitor for Touch ?

  • Felipe Berto, 

    Se for touch screen ->  entrada e saída.

  • DISPOSITIVOS

    *ENTRADA: teclado, mouse, joystick, scanner, microfone, leitor de código de barras e webcam.

    *SAÍDA: monitor de vídeo, caixa de som, impressora e projetor de vídeo.

    *ENTRADA E SAÍDA:modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD, disco rígido e monitor touch screen.

  • DISPOSITIVOS

    *ENTRADA: teclado, mouse, joystick, scanner, microfone, leitor de código de barras e webcam.

    *SAÍDA: monitor de vídeo, caixa de som, impressora e projetor de vídeo.

    *ENTRADA E SAÍDA:modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD, disco rígido e monitor touch screen.

     

  • Na opção B ficou feio para a banca escrever "Projeto de vídeo". Acho que o examinador quis dizer "projetor de vídeo". Para todo efeito, a resposta correta é a alternativa D.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da definição de dispositivos de entrada, de saída e entrada e saída de dados.

     

    Antes de analisarmos as alternativas, vale destacar a diferença entre dispositivos de entrada, de saída e entrada e saída de dados:

    Dispositivos de entrada – Os dispositivos de entrada são os dispositivos que apenas inserem informações no computador. Dentre os tipos de periféricos de entrada, pode-se destacar o teclado que apenas insere informações no computador quando, por exemplo, executa comandos através de suas teclas.

    Dispositivos de saída - Os dispositivos de saída são os dispositivos que apenas recebem informações no computador. Dentre os periféricos de saída, pode-se destacar os monitores -exceto os touchscreen – que apenas recebem informações do computador e transmitem esses dados em forma de imagem.

    Dispositivos de entrada e saída - Os dispositivos de entrada e saída são os dispositivos que inserem e recebem informações no computador. Dentre esses periféricos, pode-se destacar os monitores touchscreen que inserem informações; quando utilizam a função touch; e recebem informações para transmitir imagens ao usuário.

     

     

    A)      Incorreta – O monitor é o periférico de saída responsável por receber informações do computador e transmitir em formas de imagem ao usuário.

    B)      Incorreta – Projetores multimídia são considerados periféricos de saída, uma vez que apenas recebem informações do computador e projetam esses dados em forma de imagem.

    C)      Incorreta – Além do projetor de vídeo e do monitor, a impressora é o periférico de saída responsável por receber informações do computador e imprimi-las.

    D)      Correta – O teclado, o mouse, o microfone e a webcam são considerados exemplos de periféricos de entrada, uma vez que apenas inserem informações no computador.

     

    Gabarito – Alternativa D.


ID
2476870
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em consulta por meio da ferramenta de buscas Google, um candidato interessado em consultar referências que contivessem o termo concurso Cosanpa 2017, mas que não tivessem a palavra edital deveria usar a fórmula

Alternativas
Comentários
  •  b) “concurso Cosanpa 2017” –edital. 

  • LETRA B

     

    ( " ") pesquisa inteligente no tema que está entre aspas, apresentando um resultado preciso.
    ( - ) Exclui determinado conteúdo. Ex : América do Sul - Brasil
    ( ~ ) Inclusão de palavras similares ( sinônimos )
    ( * ) Substituirá por qualquer palavra que exista entre eles ( Coringa ). Ex: mais vale um * na mão do que dois *
    ( .. ou : ) intervalos numéricos . Ex : 1900..2000 ou 1900 : 2000
    filetype : pdf Realiza buscas somente no formato PDF

  • Mas a questão não mencinou que queria o TERMO EXATO.  Acredito que por essa razão a questão foi ANULADA.

  • Concordo com Lucas PRF

  • Até desanima fazer questão assim. O enunciado não deixa claro. 

  • Quando vc se empolga e acha que vai acertar, mas vc erra. Muita calma nessa hora!

     

  • A banca se equivocou, pois toda fez que o enunciado não fala em termo EXATO não precisa colocar as aspas.

  • AgenteFocada tem toda a razão. A banca não esclareceu se o termo a ser pesquisado deveria sê-lo nos exatos termos ("concurso cosanpa") ou não.

    Logo, resta evidente a necessidade de se anular a questão, tendo em vista que, a depender de como se interprete o enunciado, podem ser tidas como corretas tanto a alternativa a quanto a b.

  • cosanpa 2017 não edital KKKKKKK esse é p pesquisar o concurso da PF!


ID
2476873
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a Portaria 2914, de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, pode ser afirmado que:

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra E foi a banca ter escrito apenas cloro total, o certo seria cloro residual livre. 

  •  

    a resposta é : compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano exercer o controle da qualidade da água. 

     

  • a) Errado - água tratada é a água submetida a processos físicos, químicos ou combinação destes, visando atender ao padrão de potabilidade da Portaria 

    b) Gabarito

    c) Errado - As águas provenientes de manancial superficial devem ser submetidas a processo de filtração 

    d) Errado - Para cloro residual livre o teor máximo recomendado é 2 mg/L 

  • Seção IV
    Do Responsável pelo Sistema ou Solução Alternativa Coletiva
    de Abastecimento de Água para Consumo Humano

    Art. 13. Compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano:

    I - exercer o controle da qualidade da água;

  • Controle da qualidade - Responsável pelo sistema
    Vigilância da qualidade - Autoridade pública

     

    Gab.: B

  • Comentários:

    a) Errado. Água tratada: água submetida a processos físicos, químicos ou combinação destes, visando atender ao padrão de potabilidade;

    b) Certo. Compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano:

    I - exercer o controle da qualidade da água;

    II - garantir a operação e a manutenção das instalações destinadas ao abastecimento de água potável em conformidade com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das demais normas pertinentes;

    III - manter e controlar a qualidade da água produzida e distribuída, nos termos desta Portaria, por meio de: (...)

    c) Errado. As águas provenientes de manancial superficial devem ser submetidas a processo de filtração.

    d) Errado. Recomenda-se que o teor máximo de cloro RESIDUAL LIVRE em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.

     


ID
2476885
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a Lei 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal do saneamento básico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Há erro no enunciado 

  • O enunciado seria "É incorreto afirmar".

    Questão mal elaborada

  • Não existe erro na questão, Bruno Chastinet e Danielo Silva!!!!!

    A alternativa B está correta.

    De acordo com o artigo 39 da Lei 11.445: as tarifas serao fixadas de forma clara e obejtivas, devendo os reajustes e as revisoes serem tomadas PUBLICOS com antecedencia minima de 30 dias ( > 30 dias) com  relaçao à aplicação.

  • A pergunta está tão certa que foi anulada.

  • Letra A ( Certa)

    Art. 29. 

     a) Os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada, sempre que possível, mediante remuneração pela cobrança dos serviços. 

    Letra B ( Certa) 

    Art. 39. As tarifas serão fixadas de forma clara e objetiva, devendo os reajustes e as revisões serem tornados públicos com antecedência mínima de 30 (trinta) dias com relação à sua aplicação.

    Letra C ( Errada)

    (no caso a palavra não) é objetivo da Política Federal de Saneamento Básico promover educação ambiental voltada para a economia de água pelos usuários, cabendo esse papel aos prestadores dos serviços se acharem necessário.

    Letra D ( Certa )

    "Art. 42. ................................................................................................
    § 1º Vencido o prazo mencionado no contrato ou ato de outorga, o serviço poderá ser prestado por órgão ou entidade do poder concedente, ou delegado a terceiros, mediante novo contrato.

     


ID
2476888
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No dia 26 de abril deste ano, o Senado Federal aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional - PEC que acaba com o foro privilegiado para autoridades e políticos, excetuando-se os presidentes da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, durante o exercício do mandato. De acordo com esta proposta, fica estabelecido que

Alternativas
Comentários
  •  A PEC acaba com os foros especiais para ministros de estado, governadores, prefeitos, presidentes de câmaras municipais e de assembleias legislativas, presidentes de tribunais superiores e de justiça dos estados, ministros dos tribunais superiores e do TCU, procurador-geral da República, embaixadores, membros de tribunais de contas estaduais e municipais, integrantes de tribunais regionais, juízes federais e integrantes do Ministério Público.

    As autoridades manterão o foro por prerrogativa de função nos crimes de responsabilidade, aqueles cometidos em decorrência do exercício do cargo público, como os contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; a segurança interna do país; a probidade na administração; a lei orçamentária; o cumprimento das leis e das decisões judiciais, entre outros.

    Aprovada em primeiro turno a PEC que dá fim ao foro privilegiado

    A PEC também inclui expressamente no art. 5º da Constituição a proibição de que seja instituído qualquer outro foro por prerrogativa de função no futuro.

    A proposta permite a prisão de membros do Congresso Nacional condenados em segundo grau, nas infrações comuns. Hoje, eles são julgados pelo Supremo Tribunal Federal e só podem ser presos após condenação definitiva dessa Corte. A PEC também elimina a possibilidade de a Casa parlamentar sustar o andamento de ação penal contra os legisladores, hoje prevista pela Constituição.

     

    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/04/26/aprovada-em-primeiro-turno-a-pec-que-da-fim-ao-foro-privilegiado/


ID
2476897
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após intensa crise social e política, o governo da Venezuela anunciou no mês de abril seu processo de retirada da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D - Organização  dos Estados Americanos.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1878927-venezuela-anuncia-saida-da-oea-apos-orgao-aprovar-reuniao-sobre-crise.shtml

  • Gabarito: D - Organização dos Estados Americanos.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/04/1878927-venezuela-anuncia-saida-da-oea-apos-orgao-aprovar-reuniao-sobre-crise.shtml


ID
2476900
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Observatório do Clima divulgou, recentemente, a segunda coleção de mapas do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil, na qual é possível observar que, entre 2001 e 2015, devido à expansão urbana, foram destruídos

Alternativas
Comentários
  • Levantamento mostra que Brasil perdeu 20% dos manguezais em 17 anos

     

    Observatório do Clima divulgou mapeamento dos biomas brasileiros feito em parceria com outras entidades. 70 a 80% dos peixes, crustáceos e moluscos que a população consome precisam do mangue em alguma fase da vida.

     

     

    http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/levantamento-mostra-que-brasil-perdeu-20-dos-manguezais-em-17-anos.ghtml

  • Mesmo com toda sua importância econômica e ambiental os manguezais vêm sendo degradados. Existem muitos fatores que causam a destruição: Moradias irregulares, Loteamentos e marinas; Desmatamento; Despejo de resíduos sólidos e efluentes industriais; Dragagem; Pesca predatória.


ID
2482099
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao ganhar o status de ciência, no início do século passado, a administração passou a ser amplamente utilizada na gestão das organizações, principalmente no setor industrial, e depois, também, nos setores de comércio e de prestação de serviços. Porém, as organizações se desenvolveram em maior número a partir da Revolução Industrial, que ocorreu na segunda metade do século XVIII e se estendeu ao século seguinte. Desde então, utiliza-se alguma forma de administração para realizar operações. Assim, é correto afirmar que, para alcançar níveis sustentáveis de sucesso, as organizações

Alternativas
Comentários
  • A capacitação profissional assume o posto estratégico nas organizações, dela depende a ... A Administração de recursos humanos é um sistema de trocas, em que a ... preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser ... para o funcionário, sua equipe de trabalho e também para a organização.

     

    As empresas querem profissionais competentes, eficientes e efetivamente ... para gerar crescimento e mudanças, melhorando assim seu espírito de equipe, ... a terminologia utilizada para designar a administração de Recursos Humanos. .... profissional do ser humano na sua organização

  • Resposta óbvia: letra A. Todas as outras alternativas poderiam ser eliminadas por serem absurdas.

  • Ridiculo.

  • Esse tipo de prova que joga no lixo todo o seu tempo dedicado aos estudos.

  • putz, estranho ver isso numa prova para Administrador, nem em provas de nível fundamental tem questão tão dada.

  • pensado no chaves... pergunta uma mais difícil...rrrsrss

     


ID
2482102
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em termos de planejamento estratégico, são três os componentes que definem a estratégia: o posicionamento, as opções excludentes e a sinergia. Neste sentido, o posicionamento estratégico

Alternativas
Comentários
  • O posicionamento não é apenas inventar um nicho. Uma posição que surja de qualquer destes tipos de posicionamento pode ser estreita ou alargada. Um competidor focalizado como a IKEA, por exemplo, visa satisfazer as necessidades específicas de um conjunto de clientes e desenha os seus processos de negócio com esse propósito. Os competidores focalizados lidam como grupos de clientes com excesso de oferta proveniente de organizações genéricas ou com grupos de clientes mal servidos.

     

    Qualquer que seja o tipo de posicionamento - variedade, necessidade, acesso ou qualquer combinação entre os três - requer um conjunto integrado de processos de negócio especialmente desenhados, ou seja, uma arquitetura de processos específica. Tendo definido o posicionamento, pode-se começar a responder à pergunta: "O que é a estratégia de negócio?". A estratégia de negócio é a criação de uma posição única e valiosa que engloba um conjunto diferente de processos de negócio. O conceito de estratégia de negócio surgiu da necessidade de realizar objetivos em situação de concorrência. A realização do objetivo equivale a deter ou frustrar o objetivo do concorrente. No meio de negócios, pode-se definir a estratégia de negócio como a direção, o rumo que uma organização deseja seguir e uma total mobilização de todos os recursos disponíveis visando atingir objetivos a longo prazo. Se apenas houvesse um posicionamento ideal, não haveria necessidade de estratégia de negócio. A essência do posicionamento estratégico é o de escolher processos de negócio diferentes dos das rivais. Se o mesmo conjunto de processos de negócio fosse o melhor para produzir todo o tipo de produtos e serviços, de satisfazer todas as necessidades e de ter acesso a todos os clientes; então as organizações poderiam facilmente substituir-se entre si e a eficiência operacional determinaria os resultados.

  • Gabarito letra B) Lucas.

  • Gabarito: b

    Porter (1996, p. 68) afirma que: ‘’Estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades’’

    Fonte: PORTER, M. E. What is strategy? Harvard Business Review, v.74, n.6, p.61 78, 1996.

  • Posicionamento: desempenhar atividades diferentes, ou as mesmas atividades de forma diferente.

    Opções excludentes: decididir dentre várias alternativas conflitentes a vertente a ser seguida

    Sinergia: modo como as atividaes devem se relacionar entre si.

  • Gab:B


    Quando se propões a elaboração de um planejamento estratégico primeiramente se deve situar-se no ambiente, normalmente é realizado com a ajuda da matriz SWOT... pois é fundamental conhecer-se e conhecer o ambiente externo à empresa. Um vez se conhecendo, o proximo passo é traçar estratégia, e para isto é preciso elaborar alternativas para o futuro... uma vez levantado cenários e alternativas, devemos escolher uma em detrimento de outras, por fim deve-se aplicar energia em conjunto, de todas as pessoas de todas as áreas, para conseguir sinergia

  • É como o posicionamento de um produto no mercado.

  • Posicionamento Estratégico é, antes de toda e qualquer definição, um processo de seleção de clientes por parte das organizações. Ou seja, a partir do momento em que uma determinada empresa inicia seu processo de Posicionamento dentro do ramo em que atua, esta escolhe atender desejos e/ou necessidades de determinado perfil consumista.

    Partindo do intento central dos estudos de Cynthia A. Montgomery e Michael Porter, ambos escritores e professores de Administração de Negócios da Harvard Business School, o posicionamento estratégico é visto como a capacidade da empresa realizar suas funções de forma diferente da concorrência ou de produzir algo reconhecido pelos compradores como único.

    Por sua vez, Philip Kotler em seu livro ‘Administração de marketing: analise, planejamento, implementação e controle’, analisa o planejamento estratégico como sendo uma técnica gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente. E ainda apresenta sete estratégias de posicionamento denominadas de posicionamento específico.

    Posicionamento por atributo: A empresa se posiciona com certo atributo ou aspecto. Um fabricante de cerveja afirma que é o mais antigo do mercado.

    Posicionamento por benefício: O produto promove o benefício. O sabão em pó Tide afirma levar melhor.

    Posicionamento por uso/aplicação: O produto é posicionado como o melhor para um fim específico. A Nike descreve um dos seus tênis como o melhor para corrida.

    Posicionamento por usuário: O produto é posicionado em termos de grupo-alvo de usuários. A Apple Computer expõe seus computadores/softwares como os melhores para designers gráficos.

    Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola.

    Posicionamento por categoria: A empresa pode descrever-se como a líder da categoria. A Kodak significa filme.

    Posicionamento por preço/qualidade: O produto é posicionado em determinado nível de preço. O Chanel nº 5 é o perfume de alta qualidade e preço elevado.


    https://www.infoescola.com/administracao_/posicionamento-estrategico/

  • Alternativa A. Errado. O posicionamento visa atender de maneira única e valiosa determinado grupo de clientes. A alternativa erra ao afirmar que o posicionamento visa a atender ao menor número de necessidades.

    Alternativa B. Certo. A alternativa traz um excelente conceito de posicionamento. Trata-se do conceito descrito por Michael Porter.

    Alternativa C. Errado. Pelo contrário, o posicionamento implica em realizar as atividades de maneira única e valiosa para os clientes.

    Alternativa D. Errado. A alternativa contraria a lógica do posicionamento. A empresa desenvolve um conjunto de atividades e estratégias para atender uma parcela específica de clientes de maneira diferente daquela oferecida pelos demais concorrentes.

    Gabarito: B


ID
2482105
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Por definição, a estrutura organizacional compreende a disposição das unidades que compõem a empresa e as relações entre superiores e subordinados. A propósito, Peter Drucker apresentou um modelo de estudo de estrutura organizacional, o qual deveria envolver a análise das seguintes variáveis:

Alternativas
Comentários
  • Peter Drucker, apresentando um modelo de estudo de estrutura, entende que o mesmo deveria envolver as seguintes variáveis

     

    1. Análise das atividades: qual o trabalho que se deve fazer? quais os tipos de trabalho que podem ser reunidos?

     

    2. Análise das decisões: mostra qual a estrutura de alta administração necessitada pela empresa e qual a autoridade e responsabilidade que devem ter os diferentes níveis de gerência operacional.

     

    3. Análise das relações: a tendência de só analisar o trabalho do chefe apenas em função das atividades que dirige, isto é, de cima para baixo, é um erro. Deve ser analisada, de início, a contribuição que sua atividade deve dar à unidade maior da qual é parte.

     

  • O Drucker estratégico

     

    A estratégia começa com perguntas básicas “qual e o nosso negócio?”. Os objetivos devem ser definidos com base em “qual é, qual será e qual deve ser o nosso negócio?”, explicou Peter Drucker. Ele também afirmou: “Definir o propósito e a missão do negócio é difícil, doloroso e arriscado. Mas só assim a empresa estabelece objetivos, desenvolve estratégias, concentra recursos e parte para a ação. Só dessa maneira ela pode ser gerenciada tendo o desempenho como foco”.

     

    “A estrutura segue a estratégia, que por sua vez determina as atividades-chave da companhia. a elaboração da estratégia requer que se defina qual é e qual deve ser o nosso negócio.” Drucker também explicou que a “estrutura certa não garante resultados.”. No entanto, a estrutura inadequada impossibilitará que os objetivos do empreendimento sejam alcançados. A estrutura organizacional “deve enfatizar resultados verdadeiramente significativos, ou seja, resultados relevantes para o conceito, as prioridades, as oportunidades e a excelência da companhia”.

     

    De acordo com ele, uma estrutura eficiente deveria seguir três regras básicas:

     

    *Ser organizada por desempenho;

    *Ter o mínimo possível de níveis gerenciais e

    *Capacitar os gestores do futuro.

     

    Portanto, conforme Peter Drucker não há espaço para estruturas organizacionais inchadas. Para ele, sustentar custos de uma estrutura com diversos níveis gerenciais será tarefa impossível em longo prazo.

     

    Fonte: A cabeça de Drucker.

  • DAR de Peter Drucker!


ID
2482108
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das principais características de uma organização é que a atuação por meio de processos. Pode-se definir um processo como

Alternativas
Comentários
  • processos:

     

    Qualquer atividade que recebe uma entrada, agrega-lhe valor e gera uma saída para o cliente interno ou externo (Harrington, 1993, p. 16);

     

    Um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada que cria uma saída de valor para o cliente (Hammer, 1994, p.24);

     

    Conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada, utilizando os recursos da organização, e cria uma saída de valor para o cliente (Kamel, 1994, p. 45);

     

    Conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas que transformam insumos em produtos (ISO 8402/1993);

     

    Uma série inter-relacionada de atividades que transformam entradas em resultados (Manganelli e Klein, 1995, p. 8);

     

    É simplesmente um conjunto de atividades estruturadas e medidas a resultar num produto especificado para um determinado cliente ou produto (Davenport, 1994, p. 6).

     

  • coloquem o gabarito por favor

  • Gabarito: Assertiva "C". 

  • CORRIGINDO......

     

    a) Um grupo lógico de atividades necessárias ao perfeito funcionamento da empresa, cujos órgãos executores precisam ser especificados. 

     b) Uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos, com valor agregado, usados para fins específicos por seu receptor.  

     c) Um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente.  

     d) Uma sequência de acontecimentos, repetitivos e  inter-relacionados, que produzem resultados específicos.

     

    FONTE: CBOK 2013

     

  • GAB: C

    Para Hammer e James Champy:

     

    “processo empresarial é um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente”.
     

     

    Existem diversas definições, mas uma visão mais genérica aponta que processo é uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos (tais como materiais, informações, pessoas, máquinas e métodos), agregam-lhes valor, e produzem produtos para o cliente (tais como produto físico, informação ou serviço).

     


     


ID
2482111
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Liderança é certamente um dos processos mais complexos e também mais necessários ao funcionamento adequado de uma organização. Nestes termos, define-se liderança como um/a

Alternativas
Comentários
  • Partindo do pressuposto de Hunter (2004) para liderança

     

    “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

  • Achava que a habilidade de influenciar era denominação de poder...

  • Contribuindo:

     

    Liderar é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. Liderar é, portanto, um fenômeno grupal, pois é impossível tornar-se líder sem liderados. Também, é claro, que essa influência exercida pelo líder ocorre sempre em torno de um objetivo ou meta.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.245

     

    [Gab. B]

     

    Adendo:

     

    CESPE/2013 Q292359 A liderança é um predicado das pessoas, diferentemente da autoridade formal, que é atributo do cargo.

     

    CESPE/2013 Q304325 A liderança é exercida conforme as posições hierárquicas, os saberes, as recompensas, as coerções e os vínculos afetivos e emocionais dos grupos e equipes.

     

    bons estudos

     

  • A E tá errada porque não se fala mais em "personalidade" de liderança, como dizia antigamente, que era um traço de personalidade da pessoa, que já nascia com ela. Atualmente, a liderança pode, inclusive, ser desenvolvida.

  • Letra - B

    A liderança decorre dos relacionamentos entre as pessoas, sendo resultado da influência que efetivamente se exerce em uma determinada situação para que determinados objetivos sejam realizados.

     

    - Estratégia


ID
2482114
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O comportamento humano pode ser explicado por meio do ciclo motivacional, definido como o processo pelo qual as necessidades condicionam o comportamento humano e o levam a algum estado de resolução. O ciclo motivacional se efetiva em etapas, que são

Alternativas
Comentários
  • Começa com o surgimento de uma necessidade. Esta é uma força dinâmica e persistente que provoca comportamento. Toda vez que surge uma necessidade esta rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, ou ação, capaz de descarregar a tensão ou livrá-lo do desconforto e do equilíbrio. Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade, o organismo volta ao estado de equilíbrio anterior, à sua forma de ajustamento ao ambiente.Etapas Do Ciclo Motivacional

     

    Equilíbrio Interno – Satisfação
    Estímulo ou Incentivo – Necessidade
    Comportamento Tensão ou ação

     

    No ciclo motivacional, a necessidade é satisfeita. À medida que o ciclo se repete com a aprendizagem e a repetição (reforço), os comportamentos tornam-se gradativamente mais eficazes na satisfação de certas necessidades. Uma vez satisfeita, a necessidade deixa de ser motivadora do comportamento, já que não causa tensão ou desconforto.

  • Eu nao marquei a C pq vejo tensão como algo negativo.Fui de D.

    Mas é a C a correta

  • O ciclo motivacional inicia com o surgimento de uma necessidade; esta é uma força dinâmica, que persiste e provoca comportamento. Toda vez que surge uma necessidade, esta rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, insatisfação, desconforto e desequilíbrio. Esse estado leva o indivíduo a um comportamento, ou ação, capaz de descarregar a tensão ou de livrá-lo do desconforto e do desequilíbrio.

     

    Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade e, portanto, a descarga da tensão provocada por ela. Satisfeita a necessidade, o organismo volta ao estado de equilíbrio anterior, que é a sua forma de ajustamento ao ambiente.

     

    Estas são as etapas do ciclo motivacional envolvendo a satisfação da necessidade:

     

    Equilíbrio Interno ► Estímulo ou Incentivo ► Necessidade ► Tensão ► Comportamento ► Satisfação

     

     

  • De acordo com Chiavenato, o ciclo motivacional é composto pelas seguintes etapas: Estado de Equilíbrio > Estímulo ou Incentivo > Necessidade > Tensão > Comportamento ou Ação > Satisfação. O gabarito é a letra C. 

    ESTRATÉGIA C.

  • CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações, 3ª edição. Barueri, Manole: 2014. p.130-131


ID
2482117
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras que caracterizam as necessidades humanas. Abraham Maslow desenvolveu a teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia de necessidades, na forma de uma pirâmide, conforme a seguir descrito:

Alternativas
Comentários
  • Os 5 níveis a serem "escalados" por um ser humano, segundo Maslow, são:

     



    Atender as necessidades básicas ou fisiológicas

    Atender as necessidades de segurança

    Atender as necessidades Sociais ou de associação

    Atender as necessidades de Status ou Auto Estima

    Atender as necessidades de Auto-Realização

  • Questão que recer atenção:

    Necessidades Fisiológicas e não Filosóficas.

  • Li TRÊS vezes as alternativas A e D: "duas alternativas iguais e certas, essa questão vai ser anulada"

    Não eram iguais.

    Que sacanagem, cérebro! kkkk 

     

     

  • Que filhos da p....

  • Stephanie. A letra a está errada por que traz a palavra filosófica ao invés de fisiológica.
  • Está na hora de nós pararmos de cair em pegadinhas de banca, esse tema eu sei bastante sobre, mas logo no inicio eu fiquei na duvida entre a letra A e a letra D. Só entao eu percebi que o nome filosóficas não tinha nada a ver com o contexto da questão.

  • hahahahaaha

     

    Cara, dá vontade de matar o examinador! Muita atenção para todos nós! 

  • eu jurava que a letra "A" e "D" estavam iguais kkkkkk

  • ai que ódio! tem que ler com muita atenção mesmo!

     

     

  • Questão que exige cautela.

  • Que banca safada! colocou duas palavras similares para confundir. 

  • Examinador desgraçado!

  • Essa não exigiu só conhecimento e sim, muita, muita atenção.
  • Necessidades filosóficas foi ótimo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

  • nóóóóóó..cai feio nessa..rs 

  • Filantrópicas e Filosóficas... nossa.. essa é para aquele que nunca viu isso mesmo e vai fazer a prova no chute kkkkkkkk

  • CA - RA - LE -O

  • Esta questão foi de administração ou teste psicológico?

  • A banca elaborou essa questão para derrubar quem não prestou atenção!

    Trocou "necessidades fisiológicas" por " necessidades  Filosóficas",

    Gabarito: D

     

  • O ciclo motivacional se efetiva em etapas:

     

    necessidades fisiológicas,

    necessidades de segurança,

    necessidades sociais,

    necessidades de estima,

    e necessidades de auto realização. 

     

    ATENÇÃO!!! FISIOLOGICA E NAO FILOsofica

  • tomar no cu

  • Letra - D

     

    1. Fisiológicas: necessidades mais básicas do ser humano.
    Incluem fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades do
    corpo, sendo a base do sustento do indivíduo.
    2. De segurança: incluem a segurança e a proteção contra danos
    físicos e emocionais;
    3. Sociais (ou afetivo-sociais): são as necessidades relativas à
    sociabilidade do ser humano. Incluem sentimentos de afeição,
    amizade e de pertencimento a grupos.
    4. De estima (ou de autoestima): referem-se a fatores de
    estima internos e externos à pessoa. Exemplos de fatores
    internos são respeito próprio, realização, domínio (controle)
    pessoal e autonomia. Exemplos de fatores externos são status,
    reconhecimento e atenção.
    5. Autorrealização: trata-se do ímpeto de tornar-se tudo aquilo
    que se deseja ser. As necessidades de autorrealização incluem
    o crescimento, alcance do próprio potencial e
    autodesenvolvimento. Estão relacionadas com o
    desenvolvimento das capacidades e talentos das pessoas, tais
    como complexidade dos desafios, criatividade, participação nas
    decisões, etc.

  • Essa questão testa conhecimento de quê? afffff... a banca faz a questão para o candidato errar e não para verificar se ele sabe alguma coisa.

    Gab D.

    Tinha marcado a A, ai fui verificar e pensei que haviam duas certas, olhei umas 3 vezes até identificar a pegadinha infantil.

    Trocar fisiológicas por filosóficas, tenso.

    Seguimos..

  • Filosóficas, é? kkkkkkkkkk Essa questão só avalia a capacidade de leitura mesmo.

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a motivação de acordo com os estudos de Maslow. Vejamos qual das alternativas apresenta as necessidades que formam uma pirâmide.

    Abraham Maslow desenvolveu uma teoria em que a motivação possui as necessidades humanas como base. Sendo que essas necessidades estão dispostas numa complexa hierarquia, divididas em cinco grupos de necessidades, dispostas numa pirâmide. Da base para o topo, as necessidades são as seguintes (divididas em primárias e secundárias):

    Necessidades primárias:

    • Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.

    • Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    • Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.

    • Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.

    • Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta. Note que a alternativa "A" parece ser correta, porém, a primeira necessidade mencionada é uma que não foi sequer mencionada por Maslow, necessidade filosófica.

    GABARITO: D

    Fonte: 

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.


ID
2482120
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A noção de satisfação do consumidor é de importância fundamental para a compreensão do conceito de marketing. Tal noção implica dizer que a satisfação está mais próxima da ideia de que algo satisfaz um consumidor quando realiza, desempenha ou cumpre aquilo que o consumidor busca naquele produto. Portanto, a satisfação do consumidor pode ser definida como o

Alternativas
Comentários
  • Oliver (1997, p.13) define satisfação como a "resposta ao contentamento do consumidor, o julgamento de que uma característica do produto ou serviço, ou o produto ou serviço em si, ofereceu (ou está oferecendo) um nível prazeroso de contentamento relativo ao consumo, incluindo níveis maiores ou menores de contentamento".

     

    De maneira geral, satisfação é o julgamento formado durante o uso ou consumo de produto ou serviço de determinado fornecedor, ou depois dele; portanto constitui uma reação ou sentimento em relação a uma expectativa (Solomon, 1999).

     

    Essas definições ressaltam tanto aspectos cognitivos quanto emocionais da satisfação, que se constitui num sentimento que surge como resultado da avaliação subjetiva de que a alternativa escolhida atende ou excede as expectativas (Bloemer e Kasper, 1995).

     

    Em resumo, a satisfação é estado psicológico resultante do processo de compra e de consumo (Evrard, 1993).

  • impressão minha ou as questões dessa prova para administrador da Cosanpa é tudo muito fácil? Nem as provas de nível fundamental que já fiz cobravam questões tão bobas.


ID
2482123
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito de composto de marketing – ou marketing mix – é amplamente difundido no meio empresarial como o conjunto de ferramentas utilizadas por uma organização para atingir seus objetivos, organizado em quatro grupos de decisões relativas a

Alternativas
Comentários
  • Da grande variedade de ferramentas que o marketing dispõe,

     

    o Composto de Mercadológico é de acordo com Kotler e Keller (2006), a melhor representação dos elementos que uma empresa pode, e deve, controlar.

     

    As estratégias são definidas baseadas em Produto, Preço, Promoção e Ponto de vendas ou distribuição (Praça)

  • Da grande variedade de ferramentas que o marketing dispõe,

     

    o Composto de Mercadológico é de acordo com Kotler e Keller (2006), a melhor representação dos elementos que uma empresa pode, e deve, controlar.

     

    As estratégias são definidas baseadas em Produto, Preço,  Ponto de vendas ou distribuição (Praça) e Promoção

  • Essa questão me lembrou uma aula de TGA na Faculdade.

  • Os 4 P´s de Kotler!

    Os conceitos estão aqui:

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/trabalhando-os-4-ps-do-marketing/63341/

  • Essa é dos tempos de faculdade...mas por mim era Preço, Praça, produto e propaganda.rs

  • Essa questão me lembrou a Faculdade.

    Produto - Preço - Praça/Ponto - Promoção

  • parece o 1º semestre da faculdade.

  •  

    ADRIANA MARQUES 

    A propaganda faz parte da promoção.

    Promoção: Propaganda, promoção, mala direta, publicidade, tudo que irápersuadir ao consumo, lembrar o consumidor dos benefícios do produto e de que ele estádisponível.

     

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini (KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane.  Administração de marketing. [Tradução: Sônia Midori Yamamoto] / 14ª edição. São Paulo, Pearson Education do Brasil: 2012)

    O composto de marketing (mix de marketing) é composto por 04P´s que representam as 04 variáveis básicas, que compõem a estratégia de atuação de uma empresa no mercado e servem de base para a  interação  da  empresa  com  o  mercado.  São  elas:  produto,  preço,  praça  (ponto  de  venda) e promoção


ID
2482126
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

O orçamento público é uma das partes essenciais do planejamento econômico do governo brasileiro. Em obediência ao que prevê a legislação básica contida na Constituição Federal de 1988, o sistema de planejamento orçamentário é constituído por

Alternativas
Comentários
  • Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

     

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

     

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

  • Só para complementar:

    O PPA e a LDO surgiram com a constituição federal de 88. 

  • Na seção denominada “Dos Orçamentos” na Constituição Federal de 1988 (CF/1988) vemos essa integração, por meio da definição dos instrumentos de planejamento PPA, LDO e LOA, os quais são de iniciativa do Poder Executivo.


    Segundo o art. 165 da CF/1988:
    “Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
    I – o plano plurianual;
    II – as diretrizes orçamentárias;
    III – os orçamentos anuais”.

     

    A Constituição Federal de 1988 recuperou a figura do planejamento na Administração Pública brasileira, com a integração entre plano e orçamento por meio da criação do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O PPA, assim como a LDO, é uma inovação da CF/1988. Antes do PPA e da CF/1988, existiam outros precários instrumentos de planejamento, como o Orçamento Plurianual de Investimentos (OPI), com três anos de duração, o qual não se confunde com o PPA, que possui quatro anos de duração.

     

    Prof. Sérgio Mendes

  • PPA, LDO e LOA formam o tripé de sustentação do planejamento orçamentário.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • A questão trata dos INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO, de acordo com o art. 165, Constituição Federal/88 (CF/88).

    Segue o art. 165, CF/88:

    “Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;
    II - as diretrizes orçamentárias;
    III - os orçamentos anuais".

    CF/88 introduziu no ordenamento jurídico um novo modelo de planejamento, tendo em vista ser diferente da Constituição anterior. Esse modelo é composto por 3 leis orçamentáriasPlano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

    Esses instrumentos de planejamento são leis independentes, mas atuam de forma conjunta, conforme disposto na própria Constituição. Cada uma com suas competências diretamente previstas na CF/88. Então, NÃO há hierarquia formal entre as leis orçamentárias.

    Do ponto de vista do nível de planejamento público, de acordo com a doutrina, as leis orçamentárias adotam a seguinte forma:

    PPA – Planejamento Estratégico;
    LDO – Planejamento Tático; e
    LOA – Planejamento Operacional.

    Há parte da doutrina que entende que o PPA também pode ter planejamento tático e a LDO pode ter planejamento operacional.

    PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas. Então, a LDO vai buscar as prioridades no PPA e orienta a elaboração da LOA. A LDO faz a integração entre o plano estratégico (PPA) e o operacional (LOA).

    Portanto, o sistema de planejamento orçamentário brasileiro é constituído por PPA, LDO e LOA.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2482129
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial. Para atingir tais objetivos efetivamente, Henri Fayol definiu um conjunto de funções administrativas essenciais compostas pelos elementos da administração e que constituem o que chamamos de processo administrativo. Esse processo, em sequência lógica, é composto das seguintes funções:

Alternativas
Comentários
  • Para Henry Fayol, integrante da Escola clássica de administração e engenheiro, uma empresa deveria ser dividida em atividades para uma melhor gerência, são elas:

     

    Técnica: Produção e manufatura

    Comercial: Compra, venda e troca.

    Financeira: Procura e utilização de capital

    Segurança: Proteção da propriedade e das pessoas

    Contabilidade: Registro de estoques, balanços, estatísticas e etc.

    Administração: Planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

     

    Ele também acabou sugerindo que esta ultima função era a mais importante em um uma empresa. Assim acabou por definir cada um de seus componentes da seguinte maneira:

     

    Planejamento: Traçar planos e examinar o futuro

    Organização: Montagem da estrutura humana e material

    Comando: Manutenção da atividade da empresa

    Coordenação: Harmonia entre atividade e esforço

    Controle: Cuidados tomados para a realização do plano traçado

  • Pensei que o PODC tivesse sido concebido na teoria neoclássica :/

  • Eu acertei a questão, mas está equivocada ao mencionar o processo administrativo como sendo: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

    O correto seria: Planejamento, Organização, Comando, Coordenação e Controle. Somente na teoria neoclassica que foi dsenvolvido o P.O.D.C , portanto, questão fácil de ser anulada.

  • Questão deveria ser anulada... Fayol desenvolveu o PO3C: Planejamento, Organização, Comando, Coordenação e Controle.
  • Evito concursos de bancas menos expressivas por causa desse nível de pergunta. Nem forçando muito dá para considerar a letra "B" como correta, pois, como já foi dito por outros colegas, o PODC surgiu a partir da teoria neoclássica de Peter Drucker.

    A menos errada, se é que posso dizer assim, é a letra "C", apesar de incompleta.

  • essa é pra não zerar...

    Inicialmente os processos adminstrativos foram conceituados com PO3C (Previsão, Organização, Comando, Coordenação e Controle). Posterormente, percebeu-se a equivalância de processos:

    Previsão = Planejamento

    Organização = Organização (!)

    Comando e Coordenação = Direção

    Controle = Controle (!)

    o que originou o PODC

  • O processo administrativo atual é composto por (PODC):

    Planejamento- Estabelecer objetivos e meios para alcançá-los. Precede as demais funções!

    Organização- Alocar pessoas e recursos.

    Direção- acionar e dinamizar a empresa através de pessoas.

    Controle- Comparar os resultados obtidos com o que foi planejado.

    Ele foi derivado das 5 Funções da Administração descritas por Fayol (C3PO):

    1. Prever. Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

    2. Organizar. Constituir o duplo organismo material e social.

    3. Comandar. Dirigir e orientar o pessoal.

    4. Coordenar. Ligar os atos e esforços coletivos.

    5. Controlar. Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras.

    A) Ordem incorreta

    B) Opção correta.

    C) Incorreto, pois, além de estar fora de ordem, a coordenação e o comando não fazem parte do "processo administrativo atual" e sim das funções de Fayol.

    D) Incorreto. Fora da ordem lógica e inclui "coordenação".

    Gabarito: Letra "b"


ID
2482132
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O ambiente harmonioso e produtivo de uma organização depende do estabelecimento de um fluxo racional de trabalho. Para tanto, é fundamental a definição e implantação de um layout adequado às necessidades dessa organização. São objetivos de um layout

Alternativas
Comentários
  • Dessa forma, hoje é considerado como layout de um almoxarifado o arranjo de homens, máquinas e matériais, dispostos de modo que sua dinâmica possa se dar dentro do padrão máximo de economia (VIANA, 2000).

     

    CESPE/2013 Q318453 O arranjo físico ou leiaute refere-se à melhor disposição de equipamentos, pessoas e materiais para o processo produtivo.

     

    [Gab. A]

     

    bons estudos

  •  layout  é a relação da disposição da sala, dos equipamentos e do ambiente ciando um ambiente favorável para organização.

    Quando vc tem de forma organizada o  layout  é claro que a empresa terá uma rendimento melhor.  

    A questão poderia ser resolvida por elimininação também.

    Gab.A

  • Letra - A

    O arranjo físico ou leiaute (do inglês layout = colocar, dispor, ocupar, localizar,
    assentar)
    é o esquema de disposição física dos equipamentos, das pessoas e dos
    materiais, da maneira mais adequada ao processo produtivo. Significa a colocação
    racional dos diversos elementos – máquinas, equipamentos, instalações,
    materiais e pessoas -, combinados para proporcionar a produção de produtos ou
    serviços de maneira eficiente e eficaz, em função do espaço físico disponível.
    Quando se fala em arranjo físico, pressupõe-se o planejamento do espaço físico a ser ocupado e utilizado para garantir eficiência e eficácia no processo produtivo.

     

    Prof. Ronaldo Fonseca

  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    Elementos a serem considerados na definição do layout na armazenagem:

    • definição dos materiais a serem armazenados;

    • volume de material;

    • tempo durante o qual será feita a armazenagem;

    • equipamentos e instrumentos que serão empregados na movimentação dos materiais;

    • tipos de embalagens utilizadas no armazenamento;

    • possibilidade de se fazerem inspeções nos materiais armazenados (há de se considerar a facilidade de acesso);

    • versatilidade, flexibilidade e possibilidade de futura expansão da área de armazenagem.

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • ✅Letra A.

    Arranjo físico (Layout) = Colocar, dispor, ocupar, localizar. É o esquema de disposição física dos equipamentos, das pessoas e dos materiais, da maneira mais adequada ao processo produtivo. Objetiva integrar máquinas, pessoa e materiais para possibilitar uma produção eficiente. Busca a redução de transporte e movimentos de materiais e busca também melhorar as condições de trabalho.

    Alguns tipos de layout = Processos, produto, estacionário, celular...

    Fonte: Pdfs Estratégia Concursos. CONTINUE!!!

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o layout de materiais. Deve ser marcada a alternativa que apresenta corretamente quais são os objetivos de um arranjo físico (layout).

    Para Chambers e Johsnton (2009), o layout consiste na maneira como os recursos transformadores de uma empresa, como por exemplo, máquinas, equipamentos, postos de trabalho e colaboradores, são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores.

    Segundo a Escola Nacional de Administração Pública, "hoje é considerado como layout de um almoxarifado o arranjo de homens, máquinas e materiais, dispostos de modo que sua dinâmica possa se dar dentro do padrão máximo de economia", (Viana, 2011, apud ENAP).

    Viana (2017) apresenta os seguintes objetivos do layout:

    • assegurar a utilização máxima do espaço;
    • propiciar a mais eficiente movimentação dos materiais;
    • propiciar a estocagem mais econômica em relação às despesas de equipamento, espaço, danos de material e mão-de-obra do armazém;
    • fazer do armazém um modelo de boa organização..

    Concluímos, então, que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, 2015.

    VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.

    SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009


ID
2482135
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os princípios orçamentários visam a estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Dentre os que integram o Manual Técnico de Orçamento figura o princípio do orçamento bruto. Esse princípio

Alternativas
Comentários
  • PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS – Os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos ... na LOA pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções.

  • Rafael você comenta todas as questões. Poderia colocar o gabarito do QC também por favor.

  • Gabarito C

     

  • Onde vocês buscaram o material de vocês sobre o assunto? Queria indicações de livro ou apostila

  •  

    a) Errado -  Está prevista no art. 6º - Tôdas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

     

    b) Errado - Esse é o princípio da exclusividade

     

    c) Correto (Gabarito)

     

    d) Errado - Esse é o princípio da Não vinculação

  • ASSERTIVA C

    Lei 4.32064, art. 6º - ORÇAMENTO BRUTO - TODAS as RECEITAS e DESPESAS, sejam registrados na LOA pelo VALOR TOTAL BRUTO, VEDADAS quaiquer DEDUÇÕES.

  • a)Errada: está previsto no art. 5° da Lei n° 4.320, de 1964. 

    Lei 4.320/1964: Art. 6º Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.


     
    b)Errada:  estabelece que a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa.

    Princípio da Exclusividade: Regra:  A lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas.
    Exceção: autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).

     


    c) Correta: preconiza o registro das receitas e despesas na Lei Orçamentária Anual pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções.

    De acordo com o princípio do orçamento bruto, as receitas devem constar no orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
    Lei 4.320/1964: Art. 6º Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

     


    d) Errada: veda a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo exceções estabelecidas pela própria Constituição Federal.  

    Princípio da Não afetação (ou Não vinculação) de Receitas:

    Constituição Federal, no art. 167, inciso IV:
    Art. 167. São vedados:


    IV – a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesaressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo.

     

    Regra: É vedada a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa.

    Exceções:
    a) Repartição constitucional dos impostos;
    b) Destinação de recursos para a Saúde;
    c) Destinação de recursos para o desenvolvimento do ensino;
    d) Destinação de recursos para a atividade de administração tributária;
    e) Prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita;
    f) Garantia, contragarantia à União e pagamento de débitos para com esta.

     

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes

     

  • GABARITO LETRA C.

     

    ALGUNS PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS

     

    Orçamento Bruto - Este princípio clássico surgiu juntamente com o da universalidade, visando ao mesmo objetivo. Todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução. Lei 4.320/64 consagra este princípio em seu art. 6º: "Todas as receitas e despesas constarão da Lei do Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções. Reforçando este princípio, o § 1º do mesmo artigo estabelece o mecanismo de transferência entre unidades governamentais ".

     

    Unidade - O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro. Dessa forma integrado, é possível obter eficazmente um retrato geral das finanças públicas e, o mais importante, permite-se ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo.

     

    Totalidade - A Constituição de 1988 trouxe melhor entendimento para a questão ao precisar a composição do orçamento anual que passará a ser integrado pelas seguintes partes: a) orçamento fiscal; b) orçamento da seguridade social e c) orçamento de investimentos das estatais. Este modelo, em linhas gerais segue o princípio da totalidade.

     

    Universalidade - Princípio pelo qual o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado. Indispensável para o controle parlamentar, pois possibilita :
    a) conhecer a priori todas as receitas e despesas do governo e dar prévia autorização para respectiva arrecadação e realização;
    b) impedir ao Executivo a realização de qualquer operação de receita e de despesa sem prévia autorização Legislativa;
    c) conhecer o exato volume global das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrança de tributos estritamente necessários para atendê-las.

     

    Anualidade ou Periodicidade - O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano. A exceção se dá nos créditos especiais e extraordinário autorizados nos últimos quatro meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente.

     

    Exclusividade - A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira. Ou seja, dela deve ser excluído qualquer dispositivo estranha à estimativa de receita e à fixação de despesa. O objetivo deste princípio é evitar a presença de "caldas e rabilongos".  Não se inclui na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

     

    Não Vinculação ou Não Afetação das Receitas - Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos casos ou a determinado gasto. Ou seja, a receita não pode ter vinculações. Essas reduzem o grau de liberdade do gestor e engessa o planejamento de longo, médio e curto prazos.

     

    FONTE: http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

     

     

  • Gab.: C

  • A questão trata de PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS, especificamente o Princípio do Orçamento Bruto.

    Observe o item 2.5, pág. 29 do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP):

    2.5. ORÇAMENTO BRUTO

    Previsto pelo art. 6º da Lei n.º 4.320/ 1964, obriga registrarem-se receitas e despesas na LOA pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções".

    Segue art. 6, Lei n.º 4.320/64:

    Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totaisvedadas quaisquer deduções".

    Portanto, esse princípio trata do registro pelo valor total das receitas e despesas, sem nenhuma deduçãoNÃO pode ter valor líquido na Lei Orçamentária Anual (LOA).

    Portanto, como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura da mencionada lei.

    Principais características dos outros princípios:

    Especificação ou Discriminação: A Lei de Orçamento não consignará dotações globais (alternativa A);

    Exclusividade: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita (alternativa B);

    Não Vinculação/Afetação da Receita de Impostos: Proíbe a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo exceções estabelecidas pela própria CF/88 (alternativa D).


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2482138
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A receita orçamentária é subdividida, segundo a natureza, em receitas correntes e receitas de capital. As receitas de capital são provenientes, dentre outras fontes, da/do

Alternativas
Comentários
  • Letra D - Realização de Recursos Financeiros oriundos da Constituição de Dívidas.

     

    Lei 4.320 de 1964 - Art. 11, § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da REALIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS ORIUNDOS DE CONSTIITUIÇÃO DE DÍVIDAS; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.

  • Gabarito: LETRA D

     

    Lei  Nº 4320/1964:

    Art. 11. § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.

     

     a) ERRADA! déficit do orçamento corrente. 

     b) ERRADA! pagamento de recursos a outras pessoas de direito público ou privado. 

     c) ERRADA! contravenção, em espécie, de bens e direitos.  

     d) CORRETA! realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas. 

  • Tbm tem muito da interpretação de texto... Se a questão diz 'proveniente' não pode ser a letra B

  • Receita corrente = decorrem do exercício normal da ação e dos direitos do Governo Federal, Estadual e Municipal.

    Receita de Capital = provenientes de operações de crédito, venda de bens móveis e imóveis, amortizações de empréstimos concedidos, transferências de capital etc.

    Realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas. 

  • GABARITO LETRA D

     

    LEI Nº 4320/1964 (ESTATUI NORMAS GERAIS DE DIREITO FINANCEIRO PARA ELABORAÇÃO E CONTRÔLE DOS ORÇAMENTOS E BALANÇOS DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DOS MUNICÍPIOS E DO DISTRITO FEDERAL)

     

    ARTIGO 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.       

     

    § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.         

  • Lei Nº 4320/1964:

    Art. 11. § 2º -

    São Receitas de Capital as provenientes da

    -> realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas;

    -> da conversão, em espécie, de bens e direitos;

    -> os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.


ID
2482141
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A avaliação de desempenho na administração de recursos humanos costuma ser utilizada por empresas que são reconhecidas por adotarem práticas de gestão de padrão elevado. Para elas, a avaliação de desempenho é um/uma

Alternativas
Comentários
  • A melhor forma de demonstrar que o gestor está de olho no trabalho do seu funcionário, valorizando suas decisões, métodos, conhecimento técnico etc., é através do acompanhamento de perto das atividades realizadas. E o método mais eficaz de demonstrar este acompanhamento é através da Avaliação de Desempenho do colaborador. Por meio dela é possível identificar diversos pontos que necessitam de melhoria dentro de uma organização.

     

    O que é a Avaliação de Desempenho?

    A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho etc.

     

    http://www.sobreadministracao.com/avaliacao-de-desempenho-o-que-e-e-como-funciona/

  • Gabarito c.

     

    18.4. Avaliação do Desempenho
    A avaliação do desempenho é um processo sistemático de análise do desempenho de um indivíduo em função do contexto do trabalho. Dessa maneira, serve para julgar o valor, as excelências e as capacidades de cada empregado, e sua contribuição para que a organização atinja seus objetivos.20
    Portanto, a avaliação de desempenho ajuda a organização avaliar se seus funcionários estão conseguindo “entregar” resultados. A “entrega”, de acordo com Dutra,21 é a capacidade de o empregado trazer resultados e atingir os objetivos desejados pela organização. Assim, o empregado que entrega está gerando valor para a organização.
    A avaliação deve, portanto, subsidiar as decisões de aumento de salários, promoções, transferências e, eventualmente, demissões de empregados. Outro benefício é fornecer aos funcionários uma noção de como seu trabalho está sendo “visto” pela gerência, de modo a que eles possam corrigir seus erros e receber um aconselhamento.
    Isso ocorre pois é muito difícil que consigamos melhorar nosso desempenho sem saber como estamos nos saindo, não é verdade? Assim, a avaliação auxilia o processo de autodesenvolvimento dos empregados.22
    Além disso, os resultados da avaliação suprem o processo de treinamento e desenvolvimento, pois indicam quais são as áreas, habilidades e capacidades que necessitam ser desenvolvidas em cada funcionário e em cada setor da organização.
    A avaliação pode ser feita por diversos “atores” dentro de uma organização. A seguir veremos os principais:
    Ø Autoavaliação – nesse método, é o próprio funcionário quem se avalia. Dessa maneira, ele deve ter uma série de critérios para evitar uma excessiva subjetividade. De certa forma, sempre nos avaliamos, não é mesmo? O risco dessa forma de avaliação é a pessoa não querer “encarar” suas deficiências e “mascarar” suas dificuldades.
    Ø Gerente – esse é o método mais comum dentro das organizações. O gerente, normalmente assessorado pela equipe do RH, utiliza certos parâmetros para avaliar sua equipe de trabalho, ou seja, seus subordinados.
    Ø Equipe de trabalho – a avaliação é feita pelos próprios membros da equipe. A consciência de que a avaliação será positiva é fundamental para que seja vista como um aspecto benéfico para funcionamento da equipe. Os membros mais experientes normalmente servem de suporte aos demais nessa atividade.23

  • Ø Avaliação 360º – nesse tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da organização. Dessa forma, os chefes, os colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados avaliam, cada um de sua forma, o trabalho do funcionário. Assim sendo, a avaliação fica muito mais completa, pois o funcionário é analisado em relação a todas as demandas que enfrenta dentro da empresa.
    Ø Comissão de avaliação – é um método em que é formada uma comissão de avaliação para avaliar os funcionários. Desse modo, pode ser formada por pessoas de um ou mais setores e ser permanente ou temporária. É um método caro e que toma bastante tempo, mas que tem como benefício uma maior padronização dos critérios de avaliação.
    Ø Avaliação de baixo para cima – ao contrário do método em que o gerente avalia seus subordinados, nesse caso são os subordinados que avaliam o seu superior. Dessa maneira, o gerente é avaliado de acordo com seu estilo de liderança, seu aspecto motivacional e habilidade de comunicação. O objetivo é vocalizar as dificuldades que os funcionários estão tendo com sua chefia, de modo a que essa chefia possa fornecer os meios e recursos para que a equipe consiga atingir os resultados desejados.
    Agora que já vimos quem pode fazer a avaliação, vamos ver a seguir quais são as principais técnicas utilizadas para se avaliar o desempenho.

  • Qual erro da letra B?

     

    Obrigada

  • Tatiana Oliveira, o erro da B está em '' independente'' .

  • A) A avaliação de desempenho não deve ser utilizada com fins exclusivos de punição.

    B) Depende do contexto organizacional.

    D) Em sua concepção ampla, a avaliação de desempenho é voltada para indivíduos, grupos, organizações. Em sua concepção estrita, vincula-se apenas aos indivíduos. Um exemplo da avaliação de desempenho organizacional é o Balanced Scorecard (BSC).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Vejam outra questão que possui relação com a letra B:

    CESPE:A gestão por competências traz à tona a noção de que o desempenho de uma organização é fruto de interações deliberadamente previstas entre atributos estratégicos, estruturais, contextuais e relacionados às próprias  competências organizacionais e individuais.


ID
2482144
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os processos de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos se desenvolvem em algumas etapas, sendo o levantamento de necessidades a primeira delas. Essa etapa permite à organização fazer o diagnóstico do que precisa ser feito, a partir da análise

Alternativas
Comentários
  • O treinamento constitui-se no processo de ajudar o empregado a adquirir eficiência no seu trabalho presente ou futuro, através de apropriados hábitos de pensamento e ação, habilidades, conhecimentos e atitudes.

     

    Fundamental para a eficácia do processo de treinamento e desenvolvimento é o levantamento das necessidades de treinamento. Ele tem por objetivos diagnosticar o atual estágio das competências como : conhecimento, habilidades e atitudes e assim projetar a elevação destas ao nível desejado e exigível pelas operações e estratégias das organizações.

     

    Segundo, Araújo (2006) o treinamento é a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa.

  • 4.1.3.1 Análise dos três níveis da organização, segundo Chiavenato
    Chiavenato (1999) sugere uma pequena modificação nesses níveis, conforme descrito a seguir.
    • Análise organizacional: o sistema organizacional: a análise organizacional envolve não só o estudo de toda a empresa, envolvendo sua missão, seus objetivos, seus recursos, suas competências e sua distribuição para a consecução dos objetivos, mas também o ambiente socioeconômico e tecnológico no qual a organização está inserida. Essa análise ajuda a responder a questão sobre o que deve ser ensinado e aprendido em termos de um plano e estabelece a filosofia de treinamento para toda a empresa. Consiste em uma análise em longo prazo.
    • Análise dos recursos humanos: o sistema de treinamento: procura verificar se os recursos humanos são suficientes quantitativa e qualitativamente para as atividades atuais e futuras da organização. Consiste em uma análise da força de trabalho: o funcionamento organizacional pressupõe que os empregados possuam as habilidades, os conhecimentos e as atitudes desejados pela organização.
    • Análise das operações e tarefas: o sistema de aquisição de habilidades: é o nível de abordagem mais restrito no levantamento de necessidades de treinamento: a análise é feita em nível do cargo, tendo como fundamento os requisitos exigidos pelo cargo ao seu ocupante. Além da organização e das pessoas, o treinamento deve também considerar os cargos para os quais as pessoas devem ser treinadas.

     

    GABARITO B. 

  • Diagnóstico: (utiliza-se a avaliação de desempenho, a observação, os questionários, e as entrevistas com os supervisores, etc.).

    Avaliação das necessidades e objetivos do treinamento/desenvolvimento.

    É a primeira etapa do treinamento e corresponde ao levantamento preliminar do que deve ser feito.

    O diagnóstico das necessidades de treinamento pode ser efetuado em três diferentes níveis de análise: - No nível da análise da organização total: o sistema organizacional. -

    No nível da análise dos recursos humanos: o sistema de treinamento. -

    No nível da análise das operações e tarefas: o sistema de aquisição de habilidades.

    PROFESSORA ANDREIA RIBAS

  • De acordo com Chiavenato (2014), o levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito a partir de:

     

     

    análise organizacional: a partir do diagnóstico de toda a organização, considerando a missão, a visão e os objetivos estratégicos que o treinamento deve atender;


    análise das competências organizacionais requeridas: uma avaliação das competências que seriam necessárias e as competências existentes atualmente, para indicar o gap de competências a construir ou adquirir;

     

    análise dos recursos humanos: a partir do perfil das pessoas, determinar quais comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências são necessários;

     

    análise da estrutura de cargos: a partir dos cargos, determinar quais são as habilidades, as destrezas e as competências que as pessoas devem desenvolver; e

     

    análise do treinamento: a partir dos objetivos e das metas que devem ser utilizados como critérios para a avaliação da eficiência e da eficácia do programa de treinamento.

     

    ------------------- 

    Gabarito: B


ID
2482147
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O controle é o processo de monitorar as atividades para garantir que estejam sendo realizadas conforme planejado e corrigir quaisquer desvios importantes. Para isso, são necessárias as etapas de mensuração do desempenho real, comparação do desempenho real em relação a um padrão e tomada de ação gerencial para corrigir desvios ou padrões inadequados. Neste sentido, é correto afirmar que os padrões de desempenho

Alternativas
Comentários
  • CONTROLEé o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.”

     

    As características do controle administrativo são:

     

    maleabilidade: possibilitar a introdução de mudanças decorrentes de alterações nos planos e nas ordens;

    instantaneidade: acusar o mais depressa possível as faltas e os erros verificados;

    correção: permitir a reparação das faltas e dos erros, evitando-se a sua repetição.

    Além dessas características de um controle eficiente, não podemos ignorar algumas classificações do controle, principalmente as mais importantes.

  • Gabarito: A

     


ID
2482150
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os estoques representam um investimento destinado a atender e facilitar as atividades de produção e a servir os clientes da empresa. Por esse motivo, é importante considerar que

Alternativas
Comentários
  •  Estoques representam boa parte dos ativos da empresa. Então pode-se considerar que “os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes” (VIANA, 2000, p.144).

  • São recursos ociosos, pois não estão sendo usados e obviamente também possuem valor econômico para organização.

  • Comecei a pouco tempo estudar a matéria, entretanto, gostaria de colaborar, se possível, para os estudos de vocês.

     

     

    A)  A redução dos custos de estoque permite que a margem de lucro da empresa seja menor.  

     

              R: Reduzindo os custos de estoque, permite que a empresa tenha um lucro MAIOR

     

     

    B) É altamente recomendável, como prática empresarial, aplicar bastante recursos financeiros em estoque. 

     

                R: Na verdade, é recomendado aplicar recursos financeiros necessários e não extrapolar, pois, dependo, poderá trazer prejuízo para a organização.

     

     

    C) A organização de estoques não consome capital de giro da empresa. 

     

          R: É claro que o estoque consome o capital de uma empresa.

     

     

     

    D)  GABARITO ( Justamente o contrário que se afirma a letra C)

     

     

    Mais uma dica: O estoque deve ser RÍGIDO e jamais será flexível.

     

     

    Ps. Qualquer equívoco, podem corrigir-me, sempre com educação, é claro.  Bons estudos.

  • A questão em apreço pede que tenhamos conhecimentos sobre o que está envolvido nos estoques. Neste caso, marquemos a alternativa correta em relação aos estoques.

    Em que consiste um estoque? Vejamos alguns conceitos:

    • É a acumulação armazenada de materiais em um sistema de transformação.

    • É o somatório de materiais armazenados em uma organização que permanecem reservados para uso oportuno.

    • Consoante Viana (2017, p.144),  os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes. 

    Ou ainda:

    • É toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessárias às atividades organizacionais.

    "Tá, Reinaldo, mas além disso, para que servem os estoques de materiais?".

    Vamos lá!

    Podemos organizar os motivos que justificam os estoques assim:

    • Os estoques podem proteger as organizações de oscilações de demanda, pois uma vez adquirido, a mercadoria passa a ser independente das flutuações de demanda.
    • Estoques podem proteger as organizações de eventuais oscilações de mercado, porque após adquiridas, a mercadoria torna-se independente das flutuações de mercado.
    • Estoques configuram uma oportunidade de investimento. Isso pode acontecer quando a taxa de aumento do valor financeiro do estoque for superior à taxa de aplicação em outros ativos que podem ser obtidos no mercado.
    • Estoques podem proteger de atrasos.
    • Grandes estoques podem implicar em economia de escala. A aquisição de itens de material em maiores quantidades geralmente implica em preços mais baixos.

    "Isso é bem legal. Mas nem tudo são flores, não é?".

    Não mesmo, manter estoques tem seu lado negativo, tais como:

    • Custos
    • Aumento do risco de obsolescência

    Tendo dito isso, concluímos que a alternativa que atende ao comando da questão é representada na letra "D".

    GABARITO: D

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.


ID
2482153
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A função administrativa da organização relaciona-se à definição de uma estrutura cuja finalidade é organizar recursos para cumprir metas organizacionais. Para tanto, requer elementos como cadeia de comando, centralização/descentralização, autoridade formal, equipes e mecanismos de coordenação. Porém, o que influencia decisivamente para que a estrutura seja flexível ou rígida depende de fatores contingenciais como os a seguir descritos

Alternativas
Comentários
  • ORGANIZAÇÃOé o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

     

    A estrutura organizacional determina quais os cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções (ou serviços) a serem desempenhadas por elas.

    Quando a empresa é organizada chama-se: “Estrutura de Organização Formal”, estabelecimento da linha de autoridade (quem tem autoridade sobre os subordinados) e a linha de responsabilidade (quem tem de prestar obediência a determinada autoridade).

  • Segundo a teoria da contingência tudo é relativo. O foco principal é a ANÁLISE DO AMBIENTE, tanto externo (dependente) quanto interno (independente); 

  • Gabarito: D

    Fatores contingenciais são fatores situacionais, que dependem de do ambiente na qual a empresa está inserida.

  • vamos indicar para comentário

     

  • Letra D.

     

    Segundo Chiavenato (2004), a Teoria da Contingência enfatiza que nas organizações tudo é relativo, tudo depende.

    Ela foi desenvolvida principalmente a partir dos trabalhos desenvolvidos por Burns e Stalker e Joan Woodward. Esta teoria

    afirma que não existe um “melhor jeito” ou “único jeito” de Administrar, pois considerando o ambiente interno e, principalmente

    o ambiente externo, os fatores que afetam e determinam os caminhos a serem seguidos pelas organizações são inúmeros e,

    dependendo do intuito e planejamento de cada empresa, influenciados por estas variáveis, é que será decidido o melhor rumo

    a ser seguido dentro de cada organização. [...]

     

     

     

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=9&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiS5MHW9bjWAhWED5AKHeT8CFMQFghYMAg&url=http%3A%2F%2Fredcidir.org%2Fnueva2014%2Findex.php%3Foption%3Dcom_phocadownload%26view%3Dcategory%26download%3D740%3A78.%2520TEORIA%2520CONTINGENCIAL%26id%3D40%3Av-simposio-2012%26Itemid%3D548%26start%3D60%26lang%3Des&usg=AFQjCNGB1I4PA_1B6s90KrlKbpRvIC3WkA

  • Falou em contingência, pode marcar a que tem ambiente.

  • LETRA D 

    para responder lembrei dos pilares da teoria contigencial: tecnologia e ambiente, marcando a D, pois só ela trás esses dois pontos. 

  • se todas as bancas fossem a FADESP

  • DAFT aponta como fatores de contingência

    Metas estratégicas

    Dimensão e ciclo de vida

    Tecnologia de produção e de servições

    Ambiente

    interdependência departamental

    Gabarito item "d"

  • De acordo com Chiavenato, “O Desenho Organizacional representa a definição da estrutura organizacional

    mais adequada ao ambiente, à estratégia, à tecnologia, às pessoas, às atividades e ao tamanho da organização”.


ID
2482156
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A análise SWOT continua a ser um instrumento útil na organização do planejamento estratégico. Por intermédio dela, pode-se relacionar metodicamente as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades que rondam a empresa. Sobre essa metodologia podemos dizer que

Alternativas
Comentários
  • O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

     

    Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

     

     

    Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.

    Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;

    Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;

    Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

  • GABARITO: C

     

    A Análise SWOT, também conhecida e amplamente aplicada no Brasil, pelo nome Análise FOFA ou FFOA, siglas que em português significam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, que derivam do idioma inglês, que por sua vez significam: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.

    A Análise SWOT é um sistema simples de analise que visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação, e devido sua simplicidade metodológica pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional.

     

    Fonte:

    http://www.venki.com.br/blog/conceito-de-analise-swot/

    Leiam:

    http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html

     

    Bons estudos!

  • A metodologia da análise SWOT apresenta algumas limitações, vejamos:

    - Tamanho da lista de fatores internos e externos (geralmente são longas);

    - Inexistência de requisitos para priorizar e ponderar os fatores;

    - Os fatores são muito genéricos (p.ex.: alto estoque, baixa qualidade);

    - Falta de clareza e ambiguidade nas palavras e frases;

    - Não resolução de conflitos;

    - Não obrigação de verificar a situação e opiniões como dados ou análises;

    - É requerido somente um simples nível de análise;

    - Verificação independente;

    - Um fator pode ser registrado em mais de uma categoria (p.ex.: ponto forte e ponto - fraco);

    - Não existe processo para aumentar a precisão da SWOT;

    - Muitos pontos gerais podem permanecer como gerais (p.ex.: assumir como iguais - para todos os produtos e mercados);

    - Os fatores podem não ser investigados e validados.

  • A questão quer saber qual alternativa condiz com as características da ferramenta SWOT.

    A- ERRADO. É uma ferramenta utilizada no planejamento estratégico, e como no caso de qualquer ferramenta, sempre haverá limitações, sobretudo, na interpretação da análise realizada ou mesmo na alimentação dos dados necessários para o diagnóstico, principalmente se a organização não tiver como hábito o planejamento..

    B- ERRADO. A referida análise identifica tanto elementos internos como externos à organização. Essa ferramenta busca identificar os seguintes pontos:

    Variáveis internas (controláveis):

    • Fraqueza: é aquilo que prejudica a organização, mas é possível ela agir para melhorar.
    • Força: é aquilo que deve ser mantido ou incentivado pois auxilia no alcance dos objetivos organizacionais.

    Variáveis externas (não controláveis):

    • Ameaça: é aquilo que pode prejudicar a organização e que não está sob seu controle.
    • Oportunidade: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva.

    C- CERTO. Uma das funções do SWOT é identificar os pontos fracos e fortes, as ameaças e oportunidades para que a organização possa agir corretamente com esses dados em mãos.

    D- ERRADO. Como já citado, o SWOT é uma ferramenta estratégica para diagnóstico organizacional e ambiental que auxilia na escolha da estratégia e na tomada de decisão através de uma análise de cenários. Essa metodologia não oferece um processo gerencial e em garante precisão de nada.

    GABARITO: LETRA C


ID
2491627
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre o esgoto, que pode ser apresentado com base em sua caracterização qualitativa e quantitativa, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Com respeito a letra C:

    relação DQO/DBO baixa - fração biodegradável é elevada; Provável indicação para tratamento biológico.

    relação DQO/DBO ELEVADA - fração inerte (não biodegradável) é elevada;

          - se a fração não biodegradável não for importante em termos de poluição do corpo receptor: possível indicação para tratamento biológico;

          - se a fração não biodegradável for importante em termos de poluição do corpo receptor: provável indicação para tratamento FÍSICO-QUÍMICO.

  • Gabarito D
    Matéria biodegradável são Sólidos Voláteis e não fixos

    Sólidos voláteis são aqueles que evaporam após a calcinação. 

    Sólidos Fixos são aqueles que permanecem após a calcinação.

    Calcinação = Aquecimento em Mufla a mais de 500º


ID
2491630
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No dimensionamento das galerias de águas pluviais deve ser levado em consideração o(a)

Alternativas

ID
2491783
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre a caracterização do lixo domiciliar de um município é correto afirmar que

Alternativas

ID
2491795
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou o fim da concessão de bolsas do programa Ciências Sem Fronteiras para estudantes

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    O Ministério da Educação (MEC) encerrou o programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) na modalidade de cursos para graduação. Criado pelo governo de Dilma Rousseff, o programa pagava bolsas de estudo no exterior. Agora o programa atenderá, apenas, cursos de pós-graduação, como mestrado, doutorado, pós-doutorado e atração de jovens cientistas.

     http://www.valor.com.br/brasil/4923926/mec-acaba-com-ciencia-sem-fronteiras-para-graduacao-no-exterior ou as ferramentas oferecidas na página. 
     

  • GABARITO B

     

    A) O Brasil mal tem dinheiro pra educação dos brasileiros,imagina pra educação dos estrangeiros...Elimina-se assim a Letra A..

    C) Renda familiar acima de 10 salários... tem dinheiro né? não vai precisar ficar pedindo bolsa pro governo... ( elimina a C)

    Aí você pode ficar até em dúvida entra a letra B e D....

    Mas aí você vê o nome do Programa :" Ciências Sem Fronteiras "  Aí vai na B né!!!

    "  para estudantes de graduação que intentavam estudar em universidades estrangeiras.   "

     

     

    O que se buscava era a institucionalização de procedimentos que pudessem conectar pessoas ao mundo acadêmico estrangeiro, de modo a fazer com que as próprias bases para formação se ampliassem, acrescentando às plataformas de profissionalização possibilidades de enriquecimento cultural e comparação entre diferentes modos de fazer.

    O Ciência Sem Fronteiras, no formato original, acabou mesmo. Os últimos bolsistas foram selecionados em 2014 e ainda tem estudante fora do país recebendo a bolsa. Mas não haverá novas seleções para alunos de ensino superior.

     

    O Ministério da Educação diz que o Ciência Sem Fronteiras deixou dívidas elevadas e que uma avaliação feita no ano passado mostrou que o custo para manter os bolsistas lá fora era muito alto. Em 2015, o governo investiu R$ 3,7 bilhões no programa, o mesmo valor usado na merenda escolar de 39 milhões de alunos.

    O presidente da Capes, agência ligada ao Ministério da Educação que seleciona e distribui a maioria das bolsas bancadas pelo governo federal, diz que o intercâmbio para a pós- graduação está mantido.

     

    https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/11/fim-do-programa-ciencias-sem-fronteiras.html

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/04/ciencia-sem-fronteiras-chega-ao-fim-por-falta-de-dinheiro.html