-
Alguém pode mostrar onde há ponto de argumentação nesse texto?
-
pai eterno. essas perguntas sobre o tipo do texto são sempre um assombro. francamente não vi como argumentativa. aonde que ele tenta defender alguma ideia? eu não vejo defesa de nada.
-
Tá de brinks of me? Aonde isso é argumentativo?
-
CRÔNICA = É a narração de um fato do cotidiano das pessoas, algo que naturalmente acontece com muitas pessoas. Esse fato é incrementado com um tom de ironia e bom humor, fazendo com que as pessoas vejam por outra ótica aquilo que parece óbvio demais para ser observado.
EDITORIAL JORNALÍSTICO = Essencialmente, um editorial é um artigo de opinião com um pouco de notícias. OPINIÃO do jornal, revista....
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO OBJETIVO =
Na dissertação objetiva, o autor não se identifica com o leitor, já que os argumentos são expostos de forma impessoal. Isso, aliás, confere ao texto um ar de imparcialidade, embora se saiba que é a visão do autor que está sendo discutida. Esse procedimento faz o leitor aceitar mais facilmente as ideias expostas no texto. O texto é feito em terceira pessoa.
-
Análise argumentativa, não quer dizer que o autor esteja querendo defender a tese DELE, mas verificar se o argumento de alguém é válido, nesse caso: o argumento dos norte-americanos " os norte-americanos concluíram que sua vida havia se transformado definitivamente " ; Espero ter ajudado, obrigado.
-
Pessoal, um texto argumentativo pode ser um texto com traços de subjetividade, o qual aparece a opnião do autor entre linhas..
Não acho que este seja claramente um texto argumentativo, como falei..."tem alguns traços", porem das opções é a menos errada! Essa é a FGV, muitas vezes temos que ir pela menos errada!
-
O banca para ter entendimentos ridículos e questões idiotas.
-
Eu já até sei quando vou errar questões da FGV...
-
A FGV vai de sola nas questões, são extremamente dificeis.
-
Alternativa E
Tipos de Gêneros Textuais
Cada texto possuiu uma linguagem e estrutura. Note que existem inúmeros gêneros textuais dentro das categorias tipológicas de texto. Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
-----------------------------------------------------------------
Texto Narrativo
Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Alguns exemplos de gêneros textuais narrativos:
Romance
Novela
Crônica
Contos de Fada
Fábula
Lendas
------------------------------------------------------------
Texto Descritivo
Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).
São exemplos de gêneros textuais descritivos:
Diário
Relatos (viagens, históricos, etc.)
Biografia e autobiografia
Notícia
Currículo
Lista de compras
Cardápio
Anúncios de classificados
---------------------------------------------------------------------
Texto Dissertativo-Argumentativo
Os textos dissertativos são aqueles encarregados de expor um tema ou assunto por meio de argumentações. São marcados pela defesa de um ponto de vista, ao mesmo tempo que tentam persuadir o leitor. Sua estrutura textual é dividida em três partes: tese (apresentação), antítese (desenvolvimento), nova tese (conclusão).
Exemplos de gêneros textuais dissertativos:
Editorial Jornalístico
Carta de opinião
Resenha
Artigo
Ensaio
Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado
Veja também: Texto Dissertativo.
-----------------------------------------------------------------
Texto Expositivo
Os textos expositivos possuem a função de expor determinada ideia, por meio de recursos como: definição, conceituação, informação, descrição e comparação.
Alguns exemplos de gêneros textuais expositivos:
Seminários
Palestras
Conferências
Entrevistas
Trabalhos acadêmicos
Enciclopédia
Verbetes de dicionários
-------------------------------------------------------------------
Texto Injuntivo
O texto injuntivo, também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor). Por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo.
Alguns exemplos de gêneros textuais injuntivos:
Propaganda
Receita culinária
Bula de remédio
Manual de instruções
Regulamento
Textos prescritivos
--------------------------------------------------------------
a - crônica literária; (genero textual)
b - editorial jornalístico; (genero textual)
c - informação histórica; (genero textual)
d - publicidade política; (genero textual)
e - análise argumentativa. (tipo textual)
-
O TEXTO FOI ESCRITO DE FORMA ARGUMENTATIVA IMPLÍCITA, NA QUAL O AUTOR NÃO QUIZ SE INDENTIFICAR.
VEJA ALGUNS PONTOS DE ARGUMENTAÇÃO(TESE).
A partir do 11 de setembro, os norte-americanos concluíram que sua vida havia se transformado definitivamente. O ambiente de paz não existe mais. Os dirigentes anunciam que a guerra ao terrorismo irá se estender por muitos anos e que uma grave ameaça paira sobre os Estados Unidos, pois os terroristas podem atacar de muitas maneiras e empregar métodos bastante variados, inclusive armas químicas e biológicas. A sensação tranquilizante de invulnerabilidade dá lugar a uma fragilidade aterradora e um medo paranoico toma conta da população. Assiste-se a uma corrida atrás de máscaras de gás, as pessoas têm medo de se aventurar no centro da cidade, temem que a água e o ar estejam contaminados por substâncias químicas, tóxicas e demonstram profundo receio de andar de avião.
-
Questão perigosa, ficamos tentados a marcar a letra C, pois na fonte está o nome de um historiador conhecido e seu livro idem.
Mas lendo com mais calma vemos facilmente a sua argumentação em sua análise dos fatos ocorridos no 11 de setembro.
O fato histórico é usado de forma a ilustrar a sua argumentação de insegurança, sentida pelos americanos, pós-atentados.
letra: E.
-
Tem que prestar muita atenção pra saber diferenciar textos informativos dos argumentativos implícitos. Muita pegadinha.
-
Quanto mais eu estudo, mas eu percebo que tenho que estudar.
-
Entendi que a resposta é Análise Argumentativa pelos modalizares presentes, mostrando a opinião do autor perante uma análise das repercussões do 11 de setembro.
-
Gabarito Letra (e)
Existem várias formas de argumentar um ponto de vista, como, por exemplo, apresentar dados, fatos ou exemplos.
-
não é uma informação histórica ou fato? mdsss
-
Texto – 11 de setembro: repercussões
Pela palavra entendi que era uma analise referente a ela
-
constantemente sendo torturada pela FGV
-
Depois de muito apanhar da FGV, você passa a ler com mais atenção e procurar cabelo em ovo.
O autor defende, dentre outras, a tese da existência de um cenário comportamental distinto da sociedade norte-americana como decorrência de um temor psicológico pós-atentado.
Não encontrei traços dos demais tipos textuais.
-
Gente, lembrem-se que um texto poder ter características de outros tipos textuais, porém sempre haverá a predominância de um sob o outro. O texto embora relate fatos que ocorreram durante o ataque de 11 de setembro às torres gêmeas, o autor em diversos momentos do texto, faz análise argumentativa, ou seja, opina sobre os fatos. Isso fica claro quando ele diz: "pois os terroristas podem atacar de muitas maneiras e empregar métodos bastante variados, inclusive armas químicas e biológicas" e "a sensação tranquilizante de invulnerabilidade dá lugar a uma fragilidade aterradora e um medo paranoico toma conta da população."
-
vi essa dica aqui no QC, fico meio desconfiada por ser muito simples, mas tem dado certo. Talvez também porque a maioria das questões traz o gênero argumentativo como gabarito.
Enfim, quando fico na dúvida olho logo pra alternativa que traz o gênero argumentativo e confirmo com esse macete:
Se houver um verbo (unzinho que seja) no PRESENTE ou no FUTURO esse texto vai ser argumentativo.
-
O engraçado é que vc fica indignado, mas depois ler com calma e a banca te convence que está certa. Banca de psicopatas manipuladores. A FGV se tranformará em uma ciência, se continuar assim. FGVOLOGIA!
-
Eita nós! Gabarito E. Fiquei em dúvida entre Informação histórica e análise argumentativa. Adivinhem qual eu marquei?! ':(
-
"Tira casaco. Poe casaco. Tira casaco"
-
Para quem marcou B, tem que lembrar que editorias não levam assinatura do jornalista.
-
é dissertativo argumentativo, pois demonstra a opinião do autor acerca do ataque de 11 de setembro.
não poderia ser uma informação histórica , já que ele conta uma fato histórico + exprime a opinião.
-
Normalmente quando penso em um texto dissertativo argumentativo, imagino uma tese seguida de argumentos e no final a conclusão. A pegadinha da questão é simplesmente trazer a conclusão, de tudo que se fala, para o início do texto em "O ambiente de paz não existe mais". O autor defende seu ponto de vista logo de cara, entre todos os argumentos que utilizou para mostrar as repercussões do ataque de 11 de setembro no povo norte-americano. Espero ter ajudado. Bons estudos
-
Gabarito :E
-
Discordo. O texto passa a ideia de que já é totalmente aceito essa ideia. E como o enunciado só pede que possa ser enquadrado em tal gênero, praticamente qualquer um serve seguindo a lógica para marcar a letra E.