SóProvas



Prova FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Geografia


ID
3013474
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A solução para a questão da violência no Brasil envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, de saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores.”


Considerando-se o texto de uma redação de caráter dissertativo-argumentativo padrão, o fragmento acima corresponde à

Alternativas
Comentários
  • A solução para a questão da violência no Brasil envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, de saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores.”

    Gabarito: C

  • A minha primeira opção foi a 'C'. No entanto, o trecho "dentre outro fatores" me levou para a 'B'. Em uma conclusão, ao colocar uma indefinição ou termo abrangente e genérico, você fragiliza a sua conclusão. Tem de ser específico.

    É claro que, ao colocar na balança, a expressão "A solução" pesa mais como conclusão que argumentação, tirando a 'B' do circuito.

    Enfim, vamos em frente.

  • "não só..... mas também" pensei em algo já dito, ou seja, só apontava a solução para o que já foi dito.

  • "dentre outros fatores" me deixou na dúvida e marquei a opção A porque achei o final da frase muito inconclusivo, deixando aberto questões, por isso não achei que fosse conclusivo. FGV confundindo quando se têm certeza do acerto, é isso aí kk

  • Gabarito C

    A solução para a questão da violência ..." Só se pode dar a solução para algo que já fora explanado, portanto, é a conclusão.

  • FGV dando dica do que quer ver na conclusão da nossa redação. Anotado!

  • C. conclusão do texto. correta

    a solução

  • Que questão bizarra, poderia muito bem ser a introdução de um texto, por que não?

  • A solução para isso (...) ideia de finalidade, conclusão.

  • Gab: C

    A solução para a....

  • A solução para a questão da violência no Brasil (Apresenta o possivel tema principal do texto) envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente (Explica os fatores motivadores do problema de violência contra as mulheres), mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, de saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores (Aqui ele apresenta os possíveis soluções que podem combater o problema da violência contra mulher)".

    Aprendi com as tecnicas Kuririn

  • Questão extremamente subjetiva. O redator hipotético com esse fragmento poderia tanto iniciar o texto quanto concluí-lo, não há impedimento lógico. Inclusive, quase todas as redações de nota máxima no ENEM começam com parágrafos assim. A FGV dá a opinião dela como se essa opinião fosse a norma culta. Lamentável.

  • Existem três tipos de língua portuguesa: escrita, falada e a da FGV.

  • Erro bastante amador ao fazer uma prova para Professor de Português e colocar um trecho sem contexto abrindo margem para várias respostas. É justamente esse tipo de questão que nós, enquanto professores de português, abominamos! Um trecho não é um texto completo! Horrível!

  • Ótimo comentário, Raquel Magalhães.

  • A solução para a questão da violência ..."  Típico de conclusão.

    Onde houver trevas que eu leve a LUZ!

  • O Mago, típico de introdução também, pois a afirmação é seguida de duas justificativas - através da série aditiva enfática não só...mas também -, de modo que, tal como é de praxe nas redações de nota máxima no ENEM, o segundo parágrafo argumentaria sobre a primeira justificativa e o terceiro argumentaria sobre a segunda e a conclusão daria uma proposta prática de intervenção.

  • ... a conclusão também é o local para você destacar um ponto que acredita ser importante em todo o seu raciocínio, apresentando um aprendizado para o leitor. Isso pode vir, por exemplo, após a retomada do seu ponto de vista e argumentação.

    Em outros casos, você pode expor uma proposta de solução para o problema abordado ao longo da sua redação. Dependerá do que é exigido pela prova em si e pela forma como você deseja finalizar o seu texto.

    https://blog.imaginie.com.br/conclusao-de-redacao/

    PM/CE 2021

  • mais uma em branco!!! adiante .

  • GABARITO: ALTERNATIVA C.

    A questão exige conhecimentos de “Tipologia Textual”, mais especificamente sobre o Texto Dissertativo-Argumentativo.

    A tipologia textual é dividida em 5 (cinco) tipos de texto, a partir de uma classificação baseada na estrutura do texto, de forma resumida:

    1) texto descritivo - reproduz uma realidade estática, sem movimento;

    2) texto narrativo - reproduz uma realidade dinâmica, portanto, com movimento, utiliza verbos para representar ações;

    3) texto dissertativo - discorre sobre um tema, que pode ser: a) expositivo (sem opinião), ou b) argumentativo (há opinião);

    4) texto injuntivo - orienta, prescreve, aconselha (ex.: lei, manual, bula de remédio)

    5) texto exortativo - é uma espécie de discurso que tem o objetivo de estimular, motivar

    -----

    Ao iniciar com a expressão “a solução para a questão da violência no Brasil (...)”, o fragmento indica que este corresponde à conclusão (o ensinamento) do texto (alternativa C).

    O objetivo de um texto dissertativo é discorrer sobre um tema.

    Na dissertação-argumentativa há expressa opinião do autor, a partir da produção de uma tese inicial com a exposição de argumentos fundamentados que visam persuadir o leitor.

    tese inicial (alternativa A) é a opinião expressa no texto, ou seja, é o ponto de vista do autor sobre o tema. Enquanto que o tema (alternativa E) é o assunto apresentado e desenvolvido de forma mais restrita.

    A citação de argumentos (alternativa B) pode ocorrer com a alusão a textos de autoridade (alternativa D)

  • Subjetivo. Podia ser letra A também, visto que na Redação o autor deve posicionar de início e apresentar a tese defendida (embora não de forma tão desenvolvida quanto no meio do texto).

  • lembre-se do ENEM

    qual a parte que você traz uma possível solução para a problemática ? na conclusão.

  • Essa eu só acertei pois estudei para o ENEM. Introdução: apresentar a tese junto com ao problema a se debater; desenvolvimento: desenvolver sua tese em 2 parágrafos opostos ou somativos para reforçar sua tese e conclusão: trazer uma solução para o problema apresentado, de preferência envolvendo alguma coisa com a palavra social (os corretores do ENEM têm orgasmos quando leem essa palavra).

  • essa foi para não zerar

ID
3013477
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A clareza é uma das qualidades que se exigem na redação de um texto de caráter científico. Assinale a opção que indica um fator que auxilia na obtenção de clareza no uso linguístico.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → uma opção que opõe clareza é a ordem direta dos termos de uma oração → sujeito, verbo, complemento.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Deveria vir assim na prova do TJCE. :(

  • Enfim uma! \../

  • B. A ordem direta. correta

  • Ordem direta:

    Sujeito - verbo - complemento

  • Ordem direta, S V C

  • Ordem Direta das palavras (Sujeito - verbo - complemento) é responsável pelo bom entendimento daquilo que é pronunciado ou escrito no momento da comunicação. Portanto, é "um fator que auxilia na obtenção de clareza no uso linguístico."

    https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/ordem-direta-ordem-inversa-das-palavras.htm

    PM/CE 2021!

  • Gosto do Português da FGV, por mais difícil que seja. Ela mostra se você está ou não dominando a matéria, principalmente a interpretação de texto.

    A ideia é que um texto esteja na ordem direta, ou seja, o famoso SVC (sujeito, verbo, complemento). Assim, fica mais fácil de obter clareza no momento da leitura.

    Ex: O homem chegou a casa. - > Chegou a casa, o homem.

    Se eu estiver equivocado, deem o bizu. Valeu!

  • A As intercalações. são pequenos acrescimentos no texto, o que prejudica a objetividade

    A ordem direta. Ajuda no entendimento direto

    C

    As redundâncias. são palavras com duplo sentindo claramente não leva a objetividade

    D

    A linguagem conotativa. conotação leva a subjetividade

    E

    O emprego constante de parênteses. também prejudica a objetividade

  • É interessante saber o conceito de cada alternativa para ficar mais claro o entendimento da questão. ok?

    Vamos lá

    As intercalações: ocorre quando um segmento externo é inserido em meio a uma estrutura textual ou sintática em desenvolvimento deixando, assim, descontínuo. Por exemplo: Ele acertou, não sei como, todos os chutes. Perceba que esse tipo de estrutura não é interessante para a produção de um texto científico. Cuidado! não confundir intercalação com oração intercalada, ok? as orações intercaladas acrescentam um comentário, em determinado ponto da frase, acerca do que está sendo dito. Além disso, tais orações são separadas por vírgulas, travessões, parênteses ou colchetes. Outro ponto que deve ser observado é que não exerce função sintática.

    A ordem direta: é quando uma oração ou até mesmo um ou mais períodos estão de forma clara e segue a estrutura padrão de: sujeito, verbo e complemento. Sendo assim, esse tipo de estrutura é a melhor proposta para se fazer qualquer de texto, inclusive, os de caráter científico.

    As redundâncias: trata-se de um pleonasmo vicioso. trata-se de uma expressão que repete o mesmo conceito já emitido. Logo, esse tipo de construção não é adequado para texto científico. No entanto, essa construção é muito interessante nas construções literárias.

    A linguagem conotativa: é uma linguagem com o sentido figurado é muito importante utilizar esse tipo de linguagem, porque trata das estratégias artísticas, criativas que embeleza a forma do conteúdo do texto. Esse tipo de linguagem não é recomendado em texto científicos, mas em textos literários e, principalmente, nas musicas é de suma importância fazer o uso desse recurso.

    O emprego constante de parênteses: não é interessante, porque quebra a estrutura textual. No entanto, o uso dele é para colocar em relevo certos termos, expressões ou orações; substitui nestes casos a vírgula ou travessões. Serve também para incluir informativos sobre bibliografia (autor, ano de publicação, página etc.) nesse caso é lícito o seu uso, mas não constante.

    abraço!!!

    @portugues_mastigado

  • Mnemônico ordem direta SUVECA

    SUjeito

    VErbo

    Complemento

    Adjunto Adnominal


ID
3013480
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo sensacionalista e a frivolidade da política são sintomas de um mal maior que afeta a sociedade contemporânea: a ideia temerária de converter em bem supremo nossa natural propensão a nos divertirmos”.


                                                                     Mário Vargas Llosa, A civilização do espetáculo


Assinale a opção em que os termos destacados contêm uma visão negativa. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

     

    Banalizar é Transformar "valores" caros em algo comum e sem importância.

    Frivolidade, condição, característica ou estado do que é ou se apresenta de modo frívolo. Qualquer coisa de pouco valor; coisa fútil; ninharia.

  • A - das artes / da literatura. neutra- neutra

    B - sensacionalista / política. negativa - neutra

    C - banalização / frivolidade.negativa - negativa

    D - sintomas / temerária. neutra - negativa

    E - contemporânea / propensão. neutra - neutra

  • @futura Dri, complementando o seu comentário para fazer uma onservação. O adjetivo "temerário" tem sentido positivo, não negativo. Significa: destemido, corajoso, valente etc.

  • Serjane Marcos

    Na verdade, o termo temerário no texto tem o sentido de algo perigoso, que contém certo risco, arriscado e não de destemido ou corajoso, por isso o sentido negativo da palavra.

  • Lógica para resolução;

    A depender do contexto as palavras podem ganhar posição de sinônimas ou antônimas.

    1º Procure um termo de teor negativo ..

    A) das artes / da literatura.

    Nenhum sentido negativo!

    B) sensacionalista / política.

    Cuidado, abstenha-se de suas convicções sobre política.

    C) banalização / frivolidade.

    No contexto que nos é apresentado realmente apresentam tom negativo.

    d) sintomas / temerária.

    Temerário pode ser algo negativo, mas sintomas nem sempre.

    E) contemporânea / propensão.

    Não apresenta tom negativo.

    Equívocos? mande msg! Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • C. banalização / frivolidade. correta

  • "Sintomas de um mal maior".

    Sintoma se usa para falar de doença. O texto explicita que está se referindo a um mal.

    Se isso não é uma visão negativa, sinceramente... Banal é menos negativo que sintoma. Banal é bobo, trivial, sem importância. Quem sabe se eu fizer as 4.700 questões da FGV eu comece a entender a lógica...

  • Precisamos analisar as palavras dentro do TEXTO e nao fora, como alguns o fizeram.

     

  • Engraçado que as provas para os professores de Português as questões são fáceis, mas daí você pega uma prova de BERÇARISTA e as questões são de outro MUNDO. FGV é a escória.

  • ser sensacionalista é positivo? blz

  • Fiquei em dúvida na palavra sintomas, mas lembre de uma expressão: "sintoma de alegria"

  • Prova de professor de PT = Fácil

    Prova de ajudante de auxiliar de servente de pedreiro = Difícil

  • Quando eu resolvo as questões no feeling, acerto. Mas quando paro pra pensar, acabo errando kkkk

  • Questão bem elaborada.

    Frivolidade= coisa fútil,qualquer coisa de pouco valor. Sinônimo banalidade,futilidade......

    Banalidade,banal,fútil,vulgaridade.Sinônimo frivolidade,futilidade ....

  • Ao meu ver a letra D tambem caberia pois sintomas sao muitas vezes ligados a doenca, mas nesses pontos e melhor ir safo. Gabarito letra C


ID
3013483
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O emprego de “se não” na frase “Se não vierem todos, como será a festa?” está correto.


As opções a seguir mostram frases em que o emprego de “se não” está correto, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → senão → significa: do contrário → Deus ajude a que venha, se não todos perderemos. → o correto seria SENÃO (expressando uma ideia contrária).

    a) Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar.→ "se não" expressando dúvida → talvez principalmente;

    b) O prêmio foi de 170 mil dólares, se não mais. → "se não" expressando dúvida → talvez mais;

    c) O deputado tornou-se rico, se não milionário. → "se não" expressando dúvida → talvez milionário;

    e) Se não desejar acompanhar-me, entenderei. → expressando uma condição → "se" conjunção subordinativa condicional.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Complementando:

    Senão pode ter muitos significados , mas para ser objetivo

    um dos valores mais corriqueiros é = caso contrário exemplo:

    Estude Caso contrário não passará!

    no caso da questão:

    Deus ajude a que venha, se não todos perderemos.

    Caso contrário todos perderemos.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • "Se não" expressa dúvida.

    "Senão" ideia contrária

  • 1-      SE NÃO:   

    expressa DÚVIDA =  TALVEZ   

    O prêmio foi de 170 mil dólares, se não mais. → "se não" expressando dúvida → talvez mais;

    O deputado tornou-se rico, se não milionário. → "se não" expressando dúvida → talvez milionário;

    expressa UMA CONDIÇÃO = CASO não

     

    Se não desejar acompanhar-me, entenderei. → expressando uma condição → "se" conjunção subordinativa condicional.

    2-       SENÃO  = ideia contrária

    Deus ajude a que venha, senão todos perderemos.

  • Senao= do contario,somente,apenas

    se nao= caso nao

    ja errei varias dessa.hje nao erro mais .

    É uma evoluçao,mas tem q treinar.

  • D. Deus ajude a que venha, se não todos perderemos. INCORRETA

    senão = ideia contrária ->> Deus ajude a que venha, SENÃO (do contrário) todos perderemos. correção

    se não = dúvida

    se não = condição

  • ALTERNATIVAS A,B E C = FACULTATIVAS !

    *** Caso Facultativo: quando o senão, indicando a alternativa ou incerteza, equivaler a “ou” / ”quando não”.Nesse caso pode-se interpretar o verbo está subentendido.

    Ex: é muito difícil, senão ( se não (for)) for impossível, prever o resultado.

    O que é a honestidade,(SENÃO)/ se não(FOR) o medo da prisão?”

    FonteA gramática para concursos públicos- Fernando Pestana.

  • Deus ajude a que venha, se não (senão(do contrário)) todos perderemos.

    GAB. D

  • d) Deus ajude a que venha, se não todos perderemos.

    O correto, aí, é senão, que denota ideia contrária: "Deus ajude a que venha, do/caso contrário, todos perderemos."

  • Pegue esse bizu e não erre mais:

    Se não pode ser substituído por se sim

    Senão pode ser substituído por caso contrário

  • quem estudou as conjunções direitinho, soube sair dessa fácil.

    SENÃO é conjunção coordenativa adversativa - dá ideia de oposição.

  • SE NÃO NÃO = DÚVIDA SENÃO = IDEIA CONTRÁRIA
  • Senão (junto) = do contrário

    Se não (separado) = não cabe trocar por do contrário (somente por caso não)


ID
3013486
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo sensacionalista e a frivolidade da política são sintomas de um mal maior que afeta a sociedade contemporânea: a ideia temerária de converter em bem supremo nossa natural propensão a nos divertirmos”.

                                                                   Mário Vargas Llosa, A civilização do espetáculo.


Assinale a opção em que se indica corretamente uma inferência desse pequeno texto de apresentação de um livro. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

     

    Inferência textual está relacionada à compreensão da leitura. Significa interpretar os elementos que estão explícitos e implícitos no texto, analisando em conjunto tudo que foi escrito e compreendendo a ideia central do texto.

  • A banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo sensacionalista e a frivolidade da política são sintomas de um mal maior que afeta

    Sintoma indica a presença de algo. Gab.C

  • Qual é a diferença entre a A e C ?

  • A - Não são causas e sim consequências.

    B - A propensão é positiva.

    C - GABARITO

    D - A frivolidade está presente na politica e nao em outras áreas. Extrapolou o texto.

    E - A sociedade contemporânea é marcada pelo jornalismo e pela frivolidade da politica.

  • tava em duvida na B e D. não era nenhuma

  • Arib.a, os sintomas são efeitos de uma causa, e não vice-versa. Por isso a letra a) não é a mesma coisa da letra c).

    Ex.: Estou com sintomas de gripe. A gripe causa o que? Dor de cabeça, febre..(são os sintomas da gripe, é por causa da gripe)

  • Pq isso é uma inferência?? só vejo uma mera interpretação, por isso nao marquei ela

  • A propensão à diversão é natural. O problema é colocar isso como busca principal da sociedade.

  • C. A banalização das artes e a frivolidade da política (sintomas) indicam a presença de um mal maior. correta

    Na A jornalismo sensacionalista é uma consequência.

  • pra quem perguntou a diferença entre a) e c)...

    sintoma (sinal característico de existência de algo mais, evidência) é uma consequência, e não uma causa!

  • São + ou - 5 a 10 minutos em cada questão da FGV kkkkkk

  • A C não seria apenas uma compreensão do escrito no texto, e não uma inferencia?

  • A C tá incompleta, mas pra FGV isso é sinônimo de gabarito certo e não adianta reclamar.

  • A "C" não tem nada de incompleta, Lucas, acorda, meu nobre.

  • Após uns 10 minutos "trabalhando" a questão chego à seguinte conclusão: Vou chutar.

    Resultado: Você Errrrooouuuuu!!!!

  • Parece que quanto mais estudo sobre FGV, menos sei..

  • #CHUPAFGV

  • Não vejo como inferência a alternativa C, a assertiva denota clareza e é exatamente isso que o texto fala, ou seja, não precisamos inferir nada...Socorro Deus

  • FGV, tenho dó de quem vai fazer! kkk

    Meu entendimento da alternativa E

    O texto diz, no trecho apresentado, que temos propensão a nos divertirmos a ponto de gerar sensacionalismos nas artes, na literatura (como as banalizações) e no jornalismo, além de frivolidades na política, em fim, tudo indicando um "mal maior": por no pedestal nossa propensão de se divertir (sério?); e, em seguida, solicita uma inferência deste mesmo trecho, que é de uma obra chamada "A Civilização do Espetáculo".

    Portanto, não se pode inferir que a origem dos males citados dessa "civilização do espetáculo", artes banalizadas, jornais sensacionalistas e políticos frivolos, é justamente estar voltada para "o espetáculo"? justamente a "procura insistente por diversão (Alt. E)" da sua estrutura organizacional socioeconômica? ....

    Por isso penso SIM!! quando nossa preposição natural de se divertir é posta no pedestal da sociedade (bem supremo) o que acontece exatamente na estrutura é uma procura insistente por diversão! (ava, sério?)

    Ou é demais inferir isso?

    ou mesmo estúpido?

    Desculpe-me, mas o elaborador da questão pode saber muito de português, mas não soube trabalhar o tema muito bem, na minha opinião. Principalmente para a alternativa "E".

    Talvez não teria nenhum problema se soubessem a diferença entre inferência e interpretação. :)

    Força

  • A FGV nao aceita recurssos e melhor se adequar e pronto

  • Isso foi inferência?

  • Tava em dúvida na A e C, marque a primeira. ;(

  • Resumindo...errei

  • Banca desgraçada!!!

    Acredito que o erro da "A" foi ela está incompleta, talvez se estivesse escrito o triunfo do jornalismo seria a correta.

  • Não consigo entender a FGV.. inferência é algo que não estaria no texto certo, mas o gabarito da questão, na minha opinião, está no texto de forma bem clara... e pior que não vi nenhuma explicação sobre o porquê desse gabarito... FGV extremamente difícil

ID
3013489
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo sensacionalista e a frivolidade da política são sintomas de um mal maior que afeta a sociedade contemporânea: a ideia temerária de converter em bem supremo nossa natural propensão a nos divertirmos”.

                                                             

 Mário Vargas Llosa, A civilização do espetáculo.


No texto há cinco termos precedidos da preposição de; assinale a opção em que os dois termos destacados desempenham a mesma função. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → analisei dessa forma:

    A) das artes / de um mal maior. → a banalização das artes (as artes são banalizadas → complemento nominal, sofre a ação de ser banalizada); são SINTOMAS maléficos (de um maior maior, caracteriza sintomas, não é qualquer sintoma, adjunto adnominal)

    B) da literatura / do jornalismo. → a banalização da literatura (a literatura é banalizada → complemento nominal, sofre a ação de ser banalizada); o triunfo do jornalismo (o jornalismo triunfa → ele pratica a ação de triunfar, valor ativo, sendo, dessa forma, adjunto adnominal).

    C) das artes / do jornalismo. a banalização das artes (as artes são banalizadas → complemento nominal, sofre a ação de ser banalizada); o triunfo do jornalismo (o jornalismo triunfa → ele pratica a ação de triunfar, valor ativo, sendo, dessa forma, adjunto adnominal).

    D) da política / da literatura. → frivolidade da política (a política é frívola, ela exerce a função de ser frívola, valor ativo, adjunto adnominal) ;a banalização da literatura (a literatura é banalizada → complemento nominal, sofre a ação de ser banalizada).

    E) de um mal maior / da política. → são SINTOMAS maléficos (de um maior maior, caracteriza sintomas, não é qualquer sintoma, adjunto adnominal); frivolidade da política (a política é frívola, ela exerce a função de ser frívola, valor ativo, adjunto adnominal).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Revisar, porém também vi como A kk

  • Nunca tinha encontrado uma questão como essa. Porém, fiz a seguinte analise:

    A banalização das artes e da literatura (ou, a arte e a literatura foram banalizadas) - leva-nos a entender que elas sofreram uma ação.

    A triunfo do jornalismo sensacionalista (ou, o jornalismo sensacionalista triunfou) - leva-nos a entender que ele praticou uma ação.

    A frivolidade da política / sintomas de um mal maior - quando lemos estas frases temos uma ideia de posse.

  • nem tentei responder a questão pois o comando da mesma não deixa claro a qual preposição (de) se refere, (...) de um mal maior ou (...) de converter em um bem supremo.

  • CN, CN, ADN, ADN, ADN, CN

     

    #Partiuposse!​

  • Concordo com Arthur R. Carvalho  em todos os pontos, exceto na E.

    Acredito que sintoma seja substantivo concreto e não abstrato. "de um mal maior" estaria apenas caracterizando (adj adn). Sintoma não exige um complemento nominal. "A doença possui sintomas" A enfermidade manifesta-se em sintomas" "Sintoma ...de febre, de dengue, etc... os adj adn apenas iriam caracterizar.... Pensando assim a E estaria correta por apresentar 2 termos adj adn.

  • Entendo que a E está correta sim, pois em " sintomas de um mal maior" temos a ideia de que 'o mal maior" POSSUI sintomas, dessa forma seria mesmo um Adjunto Adnominal!

    Fé na aprovação!!!

  • Diferença de Complemento nominal e adjunto adnominal quando preposicionado pelo "de":

    sentido de agente: A.A

    sentido paciente : C.N

  • É uma questão difícil, mas concordo com o gabarito dado pela banca, vejamos:

    sintomas de um mal maior: está no sentido de posse - um mal maior possui sintomas, logo é adjunto adnominal;

    frivolidade da política: tb está no sentido de posse - a política possui frivolidade, logo adjunto adnominal.

    Não acho que seria a alternativa "a", pois temos um C.N e A.A

    a)a banalização das artes = as artes são banalizadas = CN

    sintomas de um mal maior = AA

    b)da literatura(CN)= a literatura é banalizada

     do jornalismo(AA)= o jornalismo possui um triunfo= posse

    c)das artes(CN)= as artes são banalizadas

    do jornalismo(AA)= o jornalismo possui um triunfo= posse

    d)da política(AA)= a política possui frivolidade= posse

     da literatura(CN)= a literatura é banalizada

    e)de um mal maior(AA) / da política(AA)=GABARITO

    Qualquer me chamem!

  • Um dos meus calos: diferença entre C.N e A.A. Errei, claro! =/

  • Errei a questão por ficar na dúvida sobre a política. Mas gabarito sem questionamentos. Sigamos
  • Entendi como uma relação de posse na ''E''- - LOGO A.A

  • AA

    Pode ou ñ ter

    preposição

    Pode indicar posse

    Tem valor ativo

    >>>(pratica a AÇÃO)

    Completa o sentido de

    substantivos:

    >>> concretos e abstratos

    CN

    Tem PREPOSIÇÃO

    OBRIGATÓRIA

    NUNCA INDICA POSSE

    TEM VALOR PASSIVO

    ( é sobre ele que recai a ação)

    Completa os sentidos dos:

    >>> Adjetivos

    >>>Advérbios e

    >>>Substantivos abstratos

  • eu também fiz a mesma coisa que Arthur. o gab. é A

  • GABARITO E

    a banalização das artes - as artes são banalizadas (paciente -- CN)

    a banalização da literatura - a literatura é banalizada (paciente -- CN)

    o triunfo do jornalismo - posse -- A.A.

    frivolidade da política - posse -- A.A.

    sintomas de um mal maior - posse -- A.A.

  • Demorei , mas acertei. Também fiquei em dúvida na letra A e E 

  • Um raio x dessa bagaça;

    A banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo sensacionalista e a frivolidade da política são sintomas de um mal maior que afeta a sociedade contemporânea: a ideia temerária de converter em bem supremo nossa natural propensão a nos divertirmos”.

    1º Tenha em mente o seguinte; o adjunto adnominal se liga a substantivos concretos e abstratos e também traz uma ideia de posse. algo específico (sentido restritivo) o CN por sua vez apresenta uma ideia de paciente e somente se liga a substantivos abstratos, logo seu primeiro passo é identificar com que substantivo vc está conversando.

    A) das artes / de um mal maior.

    banalização das artes (Substantivos abstratos; ações, estados, sentimentos)

    as artes são alvo da ação banalizar. = CN

    sintomas de um mal maior

    Veja que há uma ideia de restrição, pois poderiam ser sintomas de dor, tristeza ou qualquer outra coisa , mas é de um mal por isso Adj.

    B) da literatura / do jornalismo.

    banalização da literatura

    Da mesma forma substantivo abstrato sendo que literatura= alvo.

    triunfo do jornalismo

    o triunfo não é ação, estado, sentimento, não é substantivo abstrato, mas concreto.

    acabou a discussão= adjunto.

    C) das artes / do jornalismo.

    banalização das artes (Substantivos abstratos; ações, estados, sentimentos)

    as artes são alvo da ação banalizar. = CN

    triunfo do jornalismo

    o triunfo não é ação, estado, sentimento, não é substantivo abstrato, mas concreto.

    acabou a discussão= adjunto.

    D) da política / da literatura.

    banalização da literatura

    Da mesma forma substantivo abstrato sendo que literatura= alvo.

    Frivolidade da política= poderia ser frivolidade de qualquer outra coisa , mas é da política, sentido restritivo= adjunto.

    E) de um mal maior / da política.

    Frivolidade da política= poderia ser frivolidade de qualquer outra coisa , mas é da política, sentido restritivo= adjunto.

    sintomas de um mal maior

    Veja que há uma ideia de restrição, pois poderiam ser sintomas de dor, tristeza ou qualquer outra coisa , mas é de um mal por isso Adj.

    Equívocos? Dúvidas? Mande msg! sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • acerto as difícieis e erro as fáceis... Tenho chance????

  • Pessoal. Essa questão ta muito fácil pra quem sabe diferenciar o AA do CN. Pois, assim que souber essa diferença da para resolver por eliminação.

    "A banalização das artes e da literatura..." - Tanto "das artes" quanto "da literatura" são CN, pois são pacientes, não permanente (as artes são banalizadas / a literatura é banalizada).

    Um desses dois estão nas 4 primeiras alternativas em conjunto com um AA com sentido de posse. Nesse caso, sabendo disso, sobra somente a alternativa E.

    Bons estudos a todos.

  • E. de um mal maior / da política. correta

    adjuntos adnominais

  • Passei 10 minutos nessa questão mas ACERTEI !!!!

  • Fiz os termos anteriores de verbo , e os únicos dois "supostos" verbos que acabou pedindo a preoposiçao fazendo a perguntinha ao verbo foi justamente na assertiva "E", que cagada linda .

  • Nas provas da FGV, saber a diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal já garante 1 ponto, pois inevitavelmente estará presente pelo menos uma questão a respeito.

  • E

  • Aqueles 20 minutos bem gastos numa questão kk

  • Jesusmariajosé...

  • Que banca horrível!! prefiro o Cespe mil vezes!

  • Fiquei muito orgulhoso de ter acertado essa questao, e apos conferir os comentarios tirar a prova real que estava certo.. Aos poucos vamos dominando o cavalo do mato.

     

  • Vou repostar o comentário da colega Naty, simples e direta (tb vale ver o vídeo).

    "GABARITO E

    a banalização das artes - as artes são banalizadas (paciente -- CN)

    a banalização da literatura - a literatura é banalizada (paciente -- CN)

    o triunfo do jornalismo - posse -- A.A.

    frivolidade da política - posse -- A.A.

    sintomas de um mal maior - posse -- A.A."

  • Não entendo o porquê de "sintomas de um mal maior" ser A.A. o mal maior não sente, ele é sentido, por isso é termo paciente ligado a um substantivo abstrato = C.N. igual em "sintomas da gripe" a gripe não sente, ela é sentida. em "sintomas do paciente", sim o paciente detém os sintomas, ele sente e não é sentido. termo agente.
  • A) das artes (complemento nominal) / de um mal maior (adjunto adnominal).

    B) da literatura (complemento nominal) / do jornalismo (adjunto adnominal).

    C) das artes (complemento nominal) / do jornalismo (adjunto adnominal).

    D) da política (adjunto adnominal) / da literatura (complemento nominal).

    E) de um mal maior (adjunto adnominal) / da política (adjunto adnominal). 

  • FGV SENDO FGV !!!!!!!

  • Uhuul! Depois de tanto tempo treinando, acertei a questão! Glória Deus!!!

  • Gente, Deus me defenda dessa banca. Tá repreendido!

  • ✅Letra E.

    FGV está querendo a alternativa em que ambos desempenham a mesma função. No caso, adjunto adnominal ou complemento nominal.

    Diferenças importantes para se levar à prova, de acordo com as aulas que aprendi do Prof: Elias Santana,

    Adjunto adnominal:

    -Pode ou não ser preposicionado.

    -Faz referência ao substantivo abstrato.

    -AGENTE.

    Complemento Nominal:

    -Sempre PREPOSICIONADO.

    -Faz referência ao substantivo abstrato, advérbio e adjetivo.

    -PACIENTE.

    BONS ESTUDO E FIRMEZA NO TREINO!!✍❤️

  • A forma que Barbara Násci explicou CLAREOU tudo na cabeça

    muito obrigada.

  • AD. ADNOMINAL tem sentido de POSSE.

  • bizu: todas as palavras decorrente de verbos, são substantivos abstratos ex: a banalizacao - banalizar/ o canto - cantar.................. sendo subst. abstrato, temos 2 possibilidade, ou sera complemento nominal ou adjunto adnominal............complem. nominal vai sofrer a ação do verbo....................adj. adnominal faz a ação ou caracteriza de forma fixa............................................................... OBS: é importante lembrar que o complem. nominal completa o sentido não só do substantivo abstrato mas tbm de um advérbio ou adjetivo
  • quem acertou essa passa em qualquer concurso
  • Vou repostar o comentário da colega Naty, simples e direta (tb vale ver o vídeo).

    "GABARITO E

    a banalização das artes - as artes são banalizadas (paciente -- CN)

    a banalização da literatura - a literatura é banalizada (paciente -- CN)

    o triunfo do jornalismo - posse -- A.A.

    frivolidade da política - posse -- A.A.

    sintomas de um mal maior - posse -- A.A."

  • a banalização das artes - as artes são banalizadas (paciente -- CN)

    a banalização da literatura - a literatura é banalizada (paciente -- CN)

    o triunfo do jornalismo - posse -- A.A.

    frivolidade da política - posse -- A.A.

    sintomas de um mal maior - posse -- A.A.

  • A) das artes / de um mal maior.

    • das artes = sofre ação de ser banalizada (paciente) = C.N.
    • de um mal maior (posse) = A.A.

    B) da literatura / do jornalismo.

    • da literatura = sofre ação de ser banalizada = C.N.
    • do jornalismo = posse = A.A.

    C) das artes / do jornalismo.

    • das artes = sofre ação de ser banalizada (paciente) = C.N.
    • do jornalismo = posse = A.A.

    D) da política / da literatura.

    • da política = posse = A.A
    • da literatura = sofre ação de ser banalizada = C.N.

    E) de um mal maior / da política.

    • de um mal maior (posse) = A.A.
    • da política = posse = A.A.


ID
3013492
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A notícia da morte de um jovem de 23 anos, após a ingestão excessiva de álcool em uma festa universitária, em Bauru, no Centro-Oeste paulista, assustou muitos brasileiros. Humberto Moura Fonseca participava de uma competição para ver quem conseguia beber mais. Uma dessas estúpidas festas promovidas por estudantes, provando que escolarização nem sempre é sinônimo de educação.”

Sousa, Robson Sávio Reis. Álcool, a droga da morte. NESP/PUC-MG. 2018.


Assinale a opção em que o termo sublinhado tem seu valor semântico indicado de forma inadequada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → queremos uma alternativa incorreta:

    → nem sempre → temos uma ideia de adição → nem → conjunção coordenativa aditiva → e nem sempre...

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Entendi e concordo. Mas "festa" agora é lugar? Não é um acontecimento que ocorre em algum lugar?
  • Conjunções aditivas- Aditiva apenas indica que as unidades que une(palavras,grupo de palavras e orações) estão marcadas por uma ideia de adição. Temos dois conectores aditivos: E (para adição das unidades positivas) e NEM (para as unidades negativas). Becharra, 2009 p.320.

  • Luiza da Silva, tua pergunta é porque só leu "festa" ... sim..festa universitária..é um lugar!

  • Entendo que "nem sempre" passa a ideia de frequência.

  • Entendo que "nem sempre" passa a ideia de frequência.

  • Bom pessoal, como sabemos a FGV adora quebrar a norma geral gramatical. Está é uma questão que exige aprofundamento de conhecimento no que se refere aos advérbios.

    Nem sempre = Demonstra na estrutura da frase valor semântico de NEGAÇÃO, ao afirmar que a escola nem todo instante é sinônimo de educação, alfabetização...

    *Vide comentário Profa. Adriana Figueiredo ( Preparação para o MP RJ 2019 Estratégia Concursos)

    Outros sinônimos com valor de negação oposição que se incorporam a língua portuguesa:

    Nem sequer, sequer, tampouco, jamais, nunca etc

    Para a FGV se você tiver que optar entre um sentido de tempo, adição ou oposição, caso não fique expresso que não há adição ou tempo na estrutura frasal, Ah vá na oposição eles adoram cobrar questões com esse valor semântico.

    Tem uma prova do TRT Santa Catarina cargo Técnico Judiciário em que a Banca FGV cobrava do candidato o valor da expressão tanto... quanto. A questão é a de número 8. Como sabemos o conectivo tanto... quanto exerce valor semântico de comparação entre as estruturas frasais, mas na frase original o valor era de OPOSIÇÃO acreditem.

    Frase era

    Rastros digitais podem se tornar tanto um pesadelo para a privacidade quanto a base de um mundo mais próspero.

    Ao analisar-se cada uma das orações separadamente temos :

    Tanto um pesadelo= algo negativo

    Quanto a base de um mundo mais próspero = algo positivo.

    Na junção das duas frases ocorre oposição quê era o que a FGV estava buscando do candidato.

  • Gabarito E

    O vídeo abaixo apresenta a explicação da questão.

    Assista a partir de 02:17:15

    https://www.youtube.com/watch?v=5OmprIVncYo&t=1775s

    fonte: Português TJ CE: Resumo em Uma Aula - Prof. Felipe Luccas

  • E. nem sempre / tempo. INADEQUADA

    escolarização nem sempre é sinônimo de educação - não é tempo.

    Alguns colegas falaram em adição/ou oposição/ou proporcionalidade.

    Fiz por eliminação.

  • "Luíza bebeu uns goró na festa universitária."

    .

    .

    .

    Pergunta: 'na festa universitária' é o quê? Adj. Adv. de lugar ué.

  • fiz por eliminação

  • Bauru, a cidade sem limites.

  • Errei a questão e, quando olhei as estatísticas, percebi que não há nem o que argumentar! A maioria acertou kkkkk

  • NEM sempre = E NÃO é sempre..

  • Marquei por eliminação. Mas não sei explicar o gabarito

  • GLÓRIA A DEUS

  • ''Nem sempre'' pode ser substituído por: ''não, nem todas as vezes,...'' Ou seja, tem valor negativo. Não há referência ao tempo.

  • Nem acredito que acertei uma questão dessa banca..... Tem que ficar espero com esse "por" como agente !!! FGV adora


ID
3013495
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A cada dez feminicídios cometidos em 23 países da América Latina e Caribe em 2017, quatro ocorreram no Brasil. Segundo informações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), ao menos 2.795 mulheres foram assassinadas na região, no ano passado, em razão de sua identidade de gênero. Desse total, 1.133 foram registrados no Brasil.”

Tribuna da Bahia, 18/11/2018.


O vocábulo feminicídio se refere a crimes contra mulheres. Assinale a opção que indica o vocábulo formado com esse mesmo radical e que tem seu significado corretamente indicado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) infanticídio / assassinato de soldados. → infanticídio → assassinato de crianças;

    B) parricídio/ assassinato do pai ou antepassado. → correta.

    C) regicídio / assassinato do príncipe-regente. → assassinato de um rei ou uma rainha;

    D) matricídio / assassinato de caráter religioso. → aquele que mata a própria mãe;

    E) suicídio / assassinato dos próprios sonhos. → matar a si mesmo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Código Penal e português só a FGV para pensar nisso

  • O certo seria:

    FGV / assassinato dos próprios sonhos (ao fazer prova dessa banca).

    É cada questão!

    O sangue de Jesus tem poder...

  • Game of Thrones fazendo a gente não marcar na alternativa do Regicídio

  • O Examinado tinha de Tomar do C.U pra ver se é gostoso

  • O pior é vc perder tempo lendo o texto, que no fim das contas não serve pra nada...

  • parricídio = crime cometido por um parricida

    parricida = aquele que matou pai, mãe, ou qualquer outro ascendente

  • a) infanticídio = morte do filho provocada pela mãe por ocasião do parto ou durante o estado puerperal

    b) parricídio = crime cometido por um parricida (aquele que matou o pai, a mãe, ou qualquer outro ascendente)

    c) regicídio= ato de assassinar um rei ou uma rainha

    d) matricídio = crime cometido pelo indivíduo que mata a própria mãe

    e) suicídio = desgraça ou ruína causada por ação do próprio indivíduo, ou por falta de discernimento, de previdência etc.

  • regicídio / assassinato do príncipe-regente

    Quem assistiu G.O.T vai saber que tá errado.

  • Pô, achei tão poético a letra E, até parecia aquele fim de tarde de inverno bebendo um bom vinho com a morena amada! kkk =/

  • matricídio me remeteu a matrimônio
  • GABARITO: LETRA B

    Parricídio: assassinato de pai, mãe ou qualquer outro ascendente.

  • Gabarito B

    O vídeo abaixo apresenta a explicação da questão.

    Assista a partir de 02:24:04

    https://www.youtube.com/watch?v=5OmprIVncYo&t=1775s

    fonte: Português TJ CE: Resumo em Uma Aula - Prof. Felipe Luccas

  • Essa só dá p responder por eliminação.

  • B. parricídio/ assassinato do pai ou antepassado. correta

  • Obrigada, Jaime Lannister, por me ensinar o que é regicídio.

  • calma gente... prova para professor de português!

  • obrigado Eliane, mas as vezes ela vem com uma dessa .

  • Pqp.....!!! What Fuck

  • Com ctz o candidato q acertar esse tipo de questão é mais bem qualificado a um cargo qualquer. Melhor fazer questões com palavras aleatórias do q aquelas q realmente avaliam o conhecimento de língua portuguesa do candidato ¬¬

  • Jana Cruz kkkk eu tbm só lembrei por esse motivo,  Jaime Lannister (o regicida=matar o Rei).

  • Estudem pelo menos três doutrinas de Direito Penal antes de fazer prova de Português da FGV.

  • FGVcidio

  • estude primeiro o código penal antes de resolver as questões de português kkk
  • Essa avalia muito bem os conhecimentos em português... de quem pega o dicionário e decora palavras que QUASE NUNCA usamos pra nada.

    Ah, esqueci que não pode reclamar da banca... tem que entrar no jogo e blá blá blá

  • Reposto o comentário da Patrícia Barreto e add o de suicídio:

    a) infanticídio = morte do filho provocada pela mãe por ocasião do parto ou durante o estado puerperal

    b) parricídio = crime cometido por um parricida (aquele que matou o pai, a mãe, ou qualquer outro ascendente)

    c) regicídio= ato de assassinar um rei ou uma rainha

    d) matricídio = crime cometido pelo indivíduo que mata a própria mãe

    e) suicídio = ato de causar a própria morte de forma intencional

  • Gabarito: b

    --

    Será que fazer muitas questões da FGV ajuda a acertar questões? Eis a resposta:

    Q592528. O vocábulo homicídio significa assassinato de uma pessoa; a palavra abaixo que tem seu significado indicado corretamente é:

    A) infanticídio – assassinato de um militar;

    B) fratricídio – assassinato de um religioso;

    C) parricídio – assassinato do filho pelo pai;

    D) genocídio – crime contra a humanidade; (GABARITO)

    E) matricídio – crime contra a pátria.

  • vamos estudar.

  • Questão feita pra chutar é muito triste.

  • é Português ou Penal? kkk

  • Direito penal ta diferente kkkkkkkkk

  • o que esse assunto tem haver com português ?

  • Como que eu vou assassinar um antepassado meu...???

  • tendi foi nada !!! aiai FGV.

  • Quem não tinha nenhuma noção de penal ,não resolvia a questão,

  • OXI! KKKKKKK!!!

  • Como diabos eu deveria saber disso?

  • Qual o nome do assunto no edital??!! Que M@#!

  • Boa FGV, que loucura.

    Misturou penal com português.

    Infanticídio é o crime pelo qual a mãe é responsabilizada pela morte do filho recém nascido.

    RUMO PMCE 2021

  • Na moral, eu te odeio FGV

  • Quem leu Os Irmãos Karamázov acertou essa.

    (Mas que viagem foi essa da letra E?)

  • O tipo de questão mais difícil que podemos encontrar.

  • Essa questão trabalhou o processo de formação das palavras e sua significação.

    sabe-se que o radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspcto gramatical e prático, dentro da língua portuguesa atual. Nesse contexto, insere-se os afixos que são divididos em: prefixo e sufixo.

    Para resolver este tipo de questão, basta-nos saber a respeito de sufixo. ok?

    vamos lá!

    sufixos são elementos que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Ao mesmo tempo que alteram a significação do vocábulo original. Ex: boiada

    Além disso, a maioria dos sufixos provêm do LATIN e do GREGO e são divididos em três categorias: nominais "os que formam substantivos e adjetivos, verbal e adverbial.

    os sufxos "-cida, -cídio" formam substantivos, aos quais transmitem as ideias de "que mata" e "crime de matar", respectivamente.

    infanticídio / Assassínio de uma criança, particularmente de um recém-nascido. Além disso, o CP detalha melhor ao afirmar que é: Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após

    parricídio/ assassinato do pai ou antepassado. OK

    regicídio / Assassínio de um rei: cometer regicídio e para o Michaelis acrescenta até a rainha. veja: Assassínio de um rei ou de uma rainha.

    matricídio / assassinato da mãe

    suicídio / é o ato de causar a própria morte de forma intencional.

    abraço!!!

    @portugues_mastigado

  • Para quem leu "Os irmãos Karamázov", esta questão veio de graça. Na obra, o irmão mais velho, Dimitri, foi acusado de parrícidio, isto é, de matar seu próprio pai.

  • A, D, E conseguimos eliminar com conhecimentos gerais que temos.

    Não fazia ideia do significado de parricídio e regicídio, porém, achei que a banca queria zoar a gente colocando matricídio e fazendo pensar que o assassinato do pai seria patricídio, então, marquei a B mesmo .. kkk

  • Lógico que eu iria errar. Nem sei pq eu respondi.

  • SÓ ACERTEI POR CAUSA DA NOVELA DO ENCOMENDADOR IMPÉRIO. ELE FALAM SOBRE ISSO NA ÚLTIMA CENA.

  • Quem leu "As Crônicas de Gelo e Fogo" ou viu a série, lembra do Jaime Lanister, "o regicida".

  • Na alternativa E, encontra-se a definição de suicídio para o concurseiro.

  • novela o imperio kkkkkkk


ID
3013498
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A redação de um texto de caráter científico requer impessoalidade. Assinale a opção em que, ao contrário, a frase mostra traços de pessoalidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Apresentaram-se bons músicos no show.

    → temos um termo qualificativo subjetivo, atribuindo uma opinião favorável aos músicas, tendo um caráter de subjetividade, os mesmos músicos que são bons para a autora podem ser ruins para mim.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • 1-   Adjetivos objetivos substantivo ligados aos substantivos, porém sem dar uma opinião, que está visível a todos. 

    2- Agora os Adjetivos subjetivos ligados aos substantivos, porém é algo muito pessoal que as pessoas podem ou não discordar.

    b)Apresentaram-se bons músicos no show.GABARITO

    Nesse caso o músico ser bom é uma opinião de quem escreveu.

  • O que é bom pra mim, pode não ser para o outro.

  • Diogo Cordeiro, gratidão por suas colaborações, mas fique atento: nesse caso, é 'discordar' e não 'descordar'.

    https://duvidas.dicio.com.br/descordar-ou-discordar/

  • Até uma questão dessa eu marco com medo de esta errado. Se tratando de FGV...

  • A alternativa A está gramaticalmente errada. O correto seria "precisa-se URGENTEMENTE de doações".

  • Continua assim, minha cara FGV! Não use aquela famosa e boa maconha estragada antes de elaborar as questões, pelo amor de God!

  • Fui pela identificação dos sujeitos

    perceba que a banca adora trabalhar semântica , portanto os sujeitos podem apresentar graus de pessoalidade ou impessoalidade veja:

    A) Precisa-se urgente de doações de sangue.

    VTI + SE = índice de indeterminação do sujeito, logo não consigo apontar quem está precisando de doações.

    B) Apresentaram-se bons músicos no show.

    vtd ou vtdi + se = Partícula apassivadora. consigo determinar quem pratica a ação no caso os bons músicos.

    C) Alguém fez o registro da ocorrência.

    Pela lógica eu não consigo determinar quem fez o registro.

    D) Exige-se o uso de traje completo.

    Também não consigo determinar quem exige.

    E) Assaltaram o banco da esquina.

    Não consigo determinar quem assaltou.

    Equívocos? Mande msg, vlw!

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A) Precisa-se urgente de doações de sangue.

    VTI + SE = índice de indeterminação do sujeito, logo não consigo apontar quem está precisando de doações.

    B) Apresentaram-se bons músicos no show.

    vtd ou vtdi + se = Partícula apassivadora. O Objeto e o sujeito são a mesma pessoa. Ex.: Bons Músicos foram apresentados no show.

    C) Alguém fez o registro da ocorrência.

    Pela lógica eu não consigo determinar quem fez o registro. (Semântica)

    D) Exige-se o uso de traje completo.

    Também não consigo determinar quem exige. (Semântica)

    E) Assaltaram o banco da esquina.

    Ocorre oração com sujeito indeterminado por qualquer verbo na 3° pessoa do plural sem que o sujeito esteja expresso na oração.

    Qualquer erro entrar em contato.

  • Tem nego falando de pessoalidade impessoalidade e o caramba. Eu respondi em 5 seg quando vi a palavra "bons". Pela lógica que p ser impessoal n pode emitir opinião...

  • Se os músicos são bons ou ruins, isso provém de um juizo de valor, uma opnião pessoal. O que demonstra a pessoalidade daquele que pronuncia tal frase.

    Portanto, Gabarito: B

  • B. Apresentaram-se bons músicos no show. correta

    Bons - pessoalidade

  • Essa foi pra ninguém zerar kkkk

  • Dica que funciona na maioria das questões da FGV:

    Quando exigir pessoalidade ou num texto argumentativo ( que traz a opinião do autor do texto)-----> PROCURA SEMPRE POR UM ADJETIVO. ELE MARCA PESSOALIDADE OU OPINIÃO DO AUTOR DO TEXTO.

    FGV-----> Fazer questões COMENTADAS e pensar sempre fora da caixinha, estudar muitoooo semântica.

    Apresentaram-se BONS músicos no show:

    Bons---> ADJETIVO marcando PESSOALIDADE da frase.

  • Complementando:

    Exceto a alternativa B, as demais trazem sujeitos indeterminados, que também marcam a impessoalidade do discurso.

  • GABARITO: LETRA B

    "Apresentaram-se BONS músicos no show"

    O fato de serem "bons" é uma visão pessoal do autor da frase, pois os músicos podem ser "bons" para ele, e "ruins" para alguém.

    APMBB!!!

  • presentaram-se bons músicos no show.

    o termo qualifica a frase e gera pessoalidade, pois o que é bom para mim, talvez, não seja bom para outra pessoa.

    APMBB

  • O termo bons qualifica a pessoalidade.

  • Bom é juízo de valor. Quem tem familiaridade com a escrita científica sabe que não podemos usá-la em produções dessa natureza.

  • ''Teoria da ovelha negra''

    Confirma-se no item que destoa dos demais, como ocorre no item B. Muito útil em questões difíceis

  • Quando utiliza o termo "bons", notamos a pessoalidade. " pode ser bons para algumas pessoas, e ruins para outras.

    RUMO PMCE 2021

  • Quando fala que quer BONS músicos já vi que era pessoalidade e pronto!

    #pertenceremos

    Não desista, persista!

    Ruma À PMCE☠️

  • PMCE

    RAIO

  • Gabarito letra B

    "bons" é uma opinião, nada mais pessoal que uma opinião né ?

  • Bons músicos é uma opinião pessoal do autor.

    Gab: B

  • Lógico que eu iria errar. Nem sei pq eu respondi.


ID
3013501
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os recipientes X, Y e Z contêm, respectivamente, 120, 136 e 98 mililitros de água. Maria manipulou os três recipientes de forma conveniente, para que eles ficassem com as mesmas quantidades de água.


Sobre o fato narrado, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Basta fazer uma média aritmética simples

    (120 + 136 + 98)/3 => 118 - Notamos que a média é 118 ml. Logo o único recipiente que ganhou mais líquido foi o terceiro (Z)

    Então a resposta é letra E

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/h5akkilf9EU

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • 120 + 136 + 98 =354

    354/3= 118

    X de 120 para 118 - perdeu 2 ml

    Y de 136 para 118 - perdeu 18 ml

    Z de 98 para 118 - aumentou 20 ml (letra e)

  • É tão óbvio que dá até medo de marcar.

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/h5akkilf9EU

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas


ID
3013504
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Júlia está em uma fila que tem, ao todo, 37 pessoas. O número de pessoas à frente de Júlia é o dobro do número de pessoas atrás dela. O tempo máximo de atendimento de cada pessoa da fila é de 3 minutos.


Tomando como referência o início do atendimento, Júlia será atendida, no máximo, em

Alternativas
Comentários
  • x+y=36

    x=2y

    Logo, substituindo a segunda equação na primeira, teremos:

    2y+y=36

    3y=36

    y=36/3

    y=12 pessoas atrás.

    Sabendo que atrás possuem 12 pessoas, e que o número de pessoas na frente é o dobro de pessoas atrás, então:

    x=2y

    x=2.12

    x=24 pessoas na frente.

    Portanto, como existem 24 pessoas na frente de Júlia e o tempo de atendimento é de 3 minutos:

    24.3= 72 minutos = 1h12 min

    Resposta, letra "b"

    Fonte: brainly.com.br/tarefa/18815019

  • total = 37 pessoas

    tempo máx = 3 minutos

    .

    à frente de Júlia é o dobro do número de pessoas atrás dela. Como não sabemos valores, adotar x.

    então a ordem é: 2x - JÚLIA - x

    .

    2x + 1 pessoa (júlia) + x = 27(total)

    3x = 27 - 1

    x = 12

    .

    à frente de Júlia é o dobro do número de pessoas atrás dela = 12 . 2 = 24 pessoas

    24 pessoas . 3 minutos (tempo máximo) = 72 minutos = 1 hora e 12 minutos

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/NZCU2zbdnSM

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • 37 pessoas contando com ela

    ou seja, tirando Júlia, temos 36 pessoas

    se tem o dobro na frente de quantas tem atrás, a gente percebe que temos três partes. (duas à frente e uma atrás)

    36/3 = 12

    24 na frente e 12 atrás

    24 pessoas x 3 minutos cada uma = 72 minutos ... 1h12min

  • 37 /3 = 12 (sobra 1 que é a posição de Julia)

    dobro de 12 = 24 (na frente de julia)

    12 (atrás de julia)

    24 JULIA 12

    24 Pessoas a frente x 3 minutos= 72 minutos

    72/60= 1 hora e 12 minutos.. (letra B).

  • BEM RAPIDO AQUI:

    37 pessoas e não sabemos a posição de Julía, porém sabemos que o número de pessoas à frente dela é o dobro de pessoas que estão atrás dela.

    Dessa forma ela está na 25° posição, sendo 24 à frente dela e 12 atrás dela, que dá um total de 37 esperando na fila.

    Resumindo:

    24 serão atendidos na frente dela, sendo 3 minutos por pessoa, então 24 x 3 = 72 min que dá um total de 1 hora e 12 minutos.

    GABARITO B.

    Mire as Estrela !!

    Sejam Fortes e Corajosos

    Josué 1:9

  • Para saber quantas pessoas estão atrás e quantas na frente eu fiz:

    x+ 2x +1 = 37

    3x= 36

    x=12

    Então são 12 pessoas atrás e 24 ( o dobro) na frente.

    Cada pessoa demora no máximo 3 minutos pra ser atendido. Então 24 x 3 = 72 minutos que é o mesmo que 1 hora e 12 minutos.

    LETRA B

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/NZCU2zbdnSM

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • x+ J + 2x = 37

    3x+1= 37

    x=12

    2x= 24, logo

    24x 3 ( minutos) = 72 minutos= 1h 12 minutos

  • de forma bem simples PMCE

    TOTAL 37 TIRA 1 QUE E A juliana ai fica 36 dividi 36 em tres partes dar 12 então o dobro esta a frente (24) so multiplica 24*3 igual a 1h12min

    por mais que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum pois o senhor Deus esta comigo.

  • X + J + 2X = 37

    3X= 36

    X= 12

    Julia é a 25 da fila.

    24 X 3 MINUTOS = 72 MINUTOS = 1 Hora e 12 Minutos

  • Resolução:

    https://youtu.be/JSzZ14OwelM


ID
3013507
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma classe de 20 estudantes, 12 são meninas. Além disso, dos 20 estudantes, 15 gostam de Matemática.


É correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • 20 alunos. 

    12 mulheres. 

    Então 8 são homens. 

    15 gostam de matemática. Se tenho 8 meninos e para chegar em 15, faltam no mínimo 7. Pois se eu diminuir o número de meninos que gostam de matemática devo aumentaram o número de mulheres. 

    Gab. D. 

    Se eu estiver errado, desculpe-me e faça melhor. 

  • Não sei se ajuda, mas acho que já da um norte aos perdidos.

    Resposta desenhada:

    http://sketchtoy.com/68992383

  • P1- Dos 20 estudantes, 15 gostam de matemática.

    P2- Dos 20 estudantes, 12 são meninas e 8 são meninos.

    A partir disso...

    Uma última forma...

    8 meninOs + 7 meninAs = 15 gostam de matemática

    7 meninOs + 8 meninAs = 15 gostam de matemática

    6 meninOs + 9 meninAs = 15 gostam de matemática... e assim até

    3 meninOs + 12 meninAs = 15 gostam de matemática.

    Por fim, não é certo que todas as meninas gostam de matemática. Mas é certo que precisamos que no mínimo 7 meninAs gostem da matéria.

  • De 20 estudantes, 12 são meninas. Se subtrairmos dará a quantidade de meninos.

    20 - 12 = 8 

    8 meninos na classe.

    15 gostam de matemática. 

    Digamos que todos os garotos gostem.

    15 - 8 = 7

    Sobram 7 meninas para gostarem de matemática. No mínino, 7 garotas devem gostar de matemática.

     

  • Deixo sem resposta. 

    É o tipo de questão coringa que o examinador coloca o gabarito que quiser.

  • No desespero eu desenhei os 20 bonequinhos kkkkkkk

    Deu certo

    GABARITO D

    Se 8 são meninos, no minimo irá precisar de 7 meninas pra compor os 15 que gostam de matemática.

  • Dica: Façam o diagrama dos conjuntos para vizualizar melhor a questão. Lembrando que são 3 conjuntos, mulheres, homens e matemática. Com isso, você verá que existem 8 homens, pois, se são 20 pessoas na classe, 20-12=8. Ok, só que 15 pessoas gostam de matemática. Quem são eles, de onde vêm, o que comem? Bom, se todos os 8 homens gostarem de matemática, no mínimo 7 mulheres também tem que gostar, pois teremos então 8+7=15.

    Poderia ser outro resultado? Sim, poderíamos ter 12 mulheres que gostam de matemática e 3 homens que também gostam, mas esse alternativa não existe na questão. Fazendo o diagrama fica mais fácil visualizar a lógica da questão.

  • Igor M.S.A) , Seus gráficos ajudam e muito . Valeu ! 

  • Aplicação da casa dos pombos resolve.

  • Adoro questão assim

  • Casa dos pombos

  • ALGUÉM ME EXPLICA COMO A TEORIA DOS POMBOS RESOLVERIA ISSO???

  • D

    15+12 = 27.

    Total é 20. Logo, 27 - 20 = 7 (meninas, pois as alternativas só as mencionam).

    No mínimo, pois no enunciado diz: 12 meninas (e como 7, que passou do total, é o mínimo da subtração), o máximo seria acima de 7.

  • 20 -12 = 8

    15 /8 = 7meninas que gostam de Matemática.

  • Inicialmente temos a informação que o nº total é de 20 alunos.

    Desses 20 alunos, 12 meninas.

    Então, 8 são meninos.

    Dos 20 alunos, 15 gostam de matemática.

    Dos 20 alunos, 05 não gostam de matemática.

    É correto concluir que

    A) nenhuma menina gosta de Matemática.

    ERRADO. Não podemos afirmar isso, porque 15 gostam de matemática e temos apenas 08 meninos. Se todos os meninos gostassem de matemática teríamos que ter 07 meninas para completar os 15.

    B) todas as meninas gostam de Matemática.

    ERRADO. Não podemos afirmar isso, porque 15 são os que gostam de matemática se estivéssemos em uma situação que todos os 08 meninos gostem de matemática, para chegar aos 15 somaríamos 07 meninas e 05 delas não gostariam de matemática.  

    C) no máximo 7 meninas gostam de Matemática.

    ERRADO. Não podemos afirmar isso, porque podemos estar em um universo que dos 15 que gostam de matemática serem as 12 meninas.

    D) no mínimo 7 meninas gostam de Matemática.

    CORRETO.

    Podem surgir as seguintes possibilidades com as informações que nos foram passadas:

    8 (total de meninos) meninos + 7 meninas = 15 gostam de matemática

    7 meninos + 8 meninas = 15 gostam de matemática

    6 meninos + 9 meninas = 15 gostam de matemática

    5 meninos + 10 meninas = 15 gostam de matemática

    4 meninos + 11 meninas = 15 gostam de matemática

    3 meninos + 12 meninas (total de meninas) = 15 gostam de matemática.

    Assim, nesse universo de possibilidades, dos 15 alunos que gostam de matemática, pelo menos 07 serão meninas, precisamos que no mínimo 07 meninas gostem de matemática.

    E) exatamente 7 meninas gostam de Matemática.

    ERRADO. Não podemos afirmar isso, até porque dos 15 alunos, todas as meninas (as 12) podem gostar de matemática.

    GABARITO: Letra D

    Comentário: Curso Instituições (instagram.com/cursoinstituicoes)

  • 12 = Números de meninas

    5 = Alunos que restantes dos que gostam de matemática ( 20 -15 = 5)

    >>>. 12-5 = 7. Fim

    ( Obs: Não posso afirmar que 12 meninas gostam de matemática, mas posso afirmar que no mínimo 7 gostam).

  • Como eu quero que na minha prova caia questões como essa.

  • Esperta demais por meu gosto.

  • Pra chegar na alternativa correta, vai excluindo as alternativas em que não podemos ter a certeza... Minha linha de raciocínio de responder foi exatamente igual a do professor no vídeo.

    Dentre as alternativas a que é possível concluir como certa é alternativa D.

    Se 8 são meninos, no mínimo irá precisar de 7 meninas pra compor os 15 que gostam de matemática.

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/zRqhRSi7YPE

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • 20 estudantes

    12 meninas

    15 gostam de matemática

    => deduz-se que são 8 meninos (20-12).

    Se os 8 meninos gostarem de matemática, restarão 7 estudantes que gostam(15-8), logo, pelo menos 7 meninas devem gostar de matemática.

    acho que é o princípio da casa dos pombos, não tenho certeza.

  • GAB : D

    -De um total de 20 alunos, 12 são meninas e 5 não gostam de matemática.

    -20 alunos, subtraindo-se 12 que são meninas, chegamos ao número total de meninos, que são 8.

    -Digamos que das 12 meninas, os 5 alunos que não gostam de matemática seja todos meninas, subtrairíamos 5 de 12, chegando ao número de no mínimo 7 meninas gostam de matemática.

  • O pior cenário é todos os meninos (8) gostarem de matemática.

    Sabemos que 15 gostam.

    Então, no mínimo, no pior cenário, 7 meninas tem que gostar de matemática.

    Pode ser mais, mas garantido, no mínimo 7.

  • Por que a resposta é "no mínimo" e não "exatamente 7"? Na minha cabeça, se existem 8 meninos e se 15 gostam de matemática, faltam exatamente 7 meninas para compor o conjunto dos que gostam, e não "no mínimo 7".

  • De 20 estudantes, 12 são meninas. Se subtrairmos dará a quantidade de meninos.

    20 - 12 = 8 

    8 meninos na classe.

    15 gostam de matemática. 

    Digamos que todos os garotos gostem.

    15 - 8 = 7

    Sobram 7 meninas para gostarem de matemática. No mínino, 7 garotas devem gostar de matemática.

  • 20 ESTUDANTES----> 12 MENINAS

    8 MENINOS

    GOSTAM DE MATEMÁTICA---->15

    A

    nenhuma menina gosta de Matemática. Errado, pode ser que as 12 gostem de matemática.

    B

    todas as meninas gostam de Matemática. Errado, pode ser que das 12 apenas algumas gostem.

    C

    no máximo 7 meninas gostam de Matemática. Errado, pode ser que todas (as 12) gostem, nesse caso pode ultrapassar o máximo de 7, e ainda vai sobrar 3 meninos.

    D

    no mínimo 7 meninas gostam de Matemática. Verdade, supondo que todos os meninos gostem (os 8), no mínimo teriam de ter 7 meninas pra completar os 15 que gostam de matemática.

    E

    exatamente 7 meninas gostam de Matemática. Errado, pode ser que as 12 gostem de matemática.

    Responder

  • O professor Arthur sempre diz quem em lógica proposicional e no raciocínio lógico, devemos sempre lembrar do mínimo necessário para negar ou confirmar uma proposição, logo, nesse caso, nós não sabemos quantos alunos de cada sexo gostam de matemática, mas dentro das opções apresentadas nós sabemos que o mínimo de meninas que gostam de matemática ser 7 é uma conclusão lógica dentro do parâmetro do mínimo necessário para negar ou confirmar uma conclusão.

    Assim:

    A - Nenhuma menina gosta de matemática - Essa afirmativa é impossível, pois se o número de alunos que gostam de matemática é igual a 15 e só temos 08 meninos, então não é possível que nenhuma menina goste de matemática

    B - Todas as meninas gostam de matemática - Essa afirmação só seria possível se houvesse apenas meninas na sala, mas como também temos meninos, então não podemos afirmar isso.

    C - No máximo 7 meninas gostam de matemática - Também não podemos afirmar isso, pois 12 meninas podem gostar de matemática.

    D - No mínimo 7 meninas gostam de matemática - Gabarito da questão - Essa é uma afirmação plausível, pois se os oito meninos gostarem de matemática, então pelo menos 7 meninas precisarão gostar de matemática para fechar os 15 alunos. Dentre as opções essa é a que apresenta o mínimo necessário para que a conclusão esteja correta.

    E - Exatamente 7 meninas gostam de matemática - Essa segue a mesma lógica da opção C, não podemos afirmar isso, pois temos 12 meninas na sala.

    Lembrem-se sempre dos princípios da lógica proposicional (Uma proposição não pode ser V e F ao mesmos tempo, Uma proposição ou é verdadeira ou é falsa, Uma proposição só assume um valor lógico por vez) e que o mínimo necessário depende do contexto da questão.

    Por fim se dentro do contexto uma proposição puder ser verdadeira e falsa, então ela não atende aos princípios da lógica proposicional.

    Espero ter ajudado.

  • tem que fechar os 15... Se fomos pegar as 12 meninas, no mínimo 3 meninos tem que gostar de matemática.......... É se pegarmos os 8 meninos, no mínimo 7 meninas tem que gostar de matemática pra fechar as 15 pessoas
  • Resolução da questão

    https://www.youtube.com/watch?v=zRqhRSi7YPE&ab_channel=IvanChagas

    Professor Ivan Chagas

  • a turma é composta por 12meninas e 8meninos.Entao iremos usar o macete do pior caso. considere o pior caso,como se todos os 8 meninos gostasse de matematica. se sao 15 que gosta de matematica e 8 desses sao meninos,entao no minimo 7 garotas vao ter que gostar de matematica.


ID
3013513
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sentença:


“Todo estudante que gosta de Matemática também gosta de Ciências Biológicas”.


Considerando que essa sentença é falsa, é correto concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Achei difícil entender a lógica. Pra mim, as alternativas D e E apresentavam o mesmo sentido. Mas o esclarecimento do "Caio Franco" foi muito bom.

  • Negação:

    todo ----------------algum não é

    nenhum ----------- algum é

  • negaçao das porposiçoes

    1- todo ------- EPA +NÃO = Existe um..+que nao

    Pelo menos um + nao é

    Algum + nao é

    2- algum --------NE TO NAO== Nenhum ......

    Todo ..... Nao

    3- Nehum -----= EPA

  • Lembrem-se sempre: uma expressão generalizadora (todo, no caso da questão) só pode ser negada por uma expressão particularizadora (algum não é, pelo menos um).

    Todo A é B, negando, fica Algum/Pelo menos um A não é B.

    Gabarito: D

    Bons estudos!

  • Resposta letra D

    Por que não a letra E? Bem, a proposição original está falando do conjunto de estudantes que gostam de matemática e não do seu conjunto complementar, que são o conjunto de estudantes que não gostam de matemática. Portanto, não devemos fazer a negação do conjunto complementar.

  • Negação do TODO é PEA + Não

    Pelo menos um / Existe / Algum + Nega a segunda preposição.

    Com esse macete já se elimina as alternativas A, B e C.

    A alternativa E está negando a primeira preposição.

    Gabarito letra D.

    ALGUM estudante que gosta de matemática NÃO gosta de ciências biologicas.

  • A QUESTÃO trata da negação do TODO, logo utilizamos o PEA. PELO MENOS UM, EXISTE UM ou ALGUM. onde NEGAMOS AS PROPOSIÇÕES E TROCAMOS os CONECTIVOS: SE" ^ "TROCAMOS PARA O 'V.' E vice-versa; QUESTÃO incompleta;

  • D

  • Gabarito: D

  • TODO TROCA NEGANDO POR ALGUM, EXISTE OU PELO MENOS UM.

    NENHUM TROCA CONSERVANDO. POR ALGUM

  • A negação do TODO é PEA + NÃO

    PEA: Pelo menos um, Existe um, Algum

    “Todo estudante que gosta de Matemática também gosta de Ciências Biológicas”.

    Temos uma condicional se, então : Se o estudante gosta de Matemática, então gosta de Ciências Biológicas.

    Como a negação do condicional é uma conjunção ( mantém a primeira e nega a segunda )

    Aplicando o PEA + NÃO:

    Algum estudante que gosta de Matemática não gosta de Ciências Biológicas”.

  • GABARITO D

    TODO = PEA + NÃO

    Pelo menos um

    Existe Algum

    Algum não

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/_Wg_DeZKc2E

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • Todo A é B <- negação -> Algum A não é B ( vice-versa)

    Nenhum A é B <- Negação-> Algum A é B (vice-versa)

    Obs: Algum SEMPRE NO SINGULAR... por isso que se pode trocar por Pelo menos UM, Existe UM

    ["basta um para furar o todo ou nenhum"]

  • Eu sei que para negar o todo usa o bizu do PEA + NÃO

    Só queria entender por que a negação tá no segundo verbo e não no primeiro

    • Proposição----------------Negação
    • TODO A É B---------------> ALGUM A NÃO É B.
    •  NENHUM A É B.---------> ALGUM A É B.
    • ALGUM A É B.------------> NENHUM A É B.
    • ALGUM A NÃO É B-----> TODO A É B.

    "Todo estudante que gosta de Matemática também gosta de Ciências Biológicas”.

    • Todo A também É B.
    • Algum A não é B.

    D) “Algum estudante que gosta de Matemática não gosta de Ciências Biológicas”.

  • Atenção para entendermos o porquê a alternativa D é a certa e não a E, pessoal.

    Sabemos que a afirmação dada é falsa, a sua negação, portanto, será uma sentença verdadeira. Lembre-se que para negar uma sentença com o quantificador universal "todo", devemos substituí-lo por uma com o quantificador existencial "pelo menos um", "existe", "algum". Além disso, nega-se o predicado.

    Das alternativas, percebemos que o quantificador existencial escolhido foi "algum". Ficamos então com:

     p: Todo estudante que gosta de Matemática também gosta de Ciências Biológicas. (F)

     ~p: Algum estudante que gosta de Matemática não gosta de Ciências Biológicas. (V)

    Prof. Francisco Rebouças

    Gabarito: LETRA D.

  • BIZU DA NEGAÇÃO NESSE TIPO DE QUESTÃO:

    Todo = pelo menos existe um;

    Algum = nenhum;

    Nenhum = algum.

    Portanto, se Todo estudante que gosta de Matemática também gosta de Ciências Biológicas”, negando ficaria: Algum estudante que gosta de Matemática não gosta de Ciências Biológicas”.

    GAB: D.

  • Todo A é B negação Algum A NÃO é B

  • NEGAÇÃO DE QUANTIFICADORES

    Negação do TODO=PEA+NÃO

    Negação do PEA=NETO+NÃO

    Negação do NENHUM=PEA

    PEA:

    PELO MENOS UM

    EXISTE UM

    ALGUM

    NETO:

    NENHUM

    TODO

  • Do português:

    "Todo estudante que gosta de Matemática (termo restritivo/acessório) também gosta (este é o verbo alvo) de Ciências Biológicas

    Algum estudante que gosta de Matemática não gosta de Ciências Biológicas”. Negação

    Algum estudante fã de Matemática não gosta de Ciências Biológicas”. Negação

    Algum estudante louco por Matemática não gosta de Ciências Biológicas”. Negação

    *O termo restritivo (que+verbo) é uma isca para tirar a atenção do verbo principal. Letra D

  • todo A é B = SE, ENTÃO, a única negação do SE, ENTÃO é VF , entâo trocando o "todo" (universal) pelo existencial "algum" e fazendo a preimeira verdadeira e a segunda falsa temos a negação da frase , entendi dessa maneira, algum equivoco me corrijam!

  • Temos duas formas de resolver essa questão.

    1) Através da substituição do quantificador universal TODO + negação do predicado, lembrando que devemos negar o ÚLTIMO PREDICADO quando houver mais de um.

    p: Todo estudante que gosta de Matemática também gosta de Ciências Biológicas.

    Lembrando que a negação do todo é PELO MENOS UM NÃO, ALGUM NÃO, EXISTE UM QUE NÃO. Esse não é a negação do último predicado. Dica: na negação, o quantificador universal será substituído pelo existencial e vice-versa.

    Ao observarmos as alternativas, vemos que o examinador escolheu "algum não" como o quantificador existencial.

    ~p: Algum estudante que gosta de Matemática (1º predicado) não gosta de Ciências Biológicas (2º predicado, o que devemos negar).

    2) PODEMOS USAR A NEGAÇÃO DO SE... ENTÃO

    Isso porque o conectivo "se.. então" se refere ao quantificador "todo".

    Então, ficaria assim:

    • Se fulano é estudante que gosta de Matemática, ele também gosta de Ciências Biológicas.

    Na negação do se.. então, mantemos a primeira e negamos a segunda, adicionando o conectivo "e".

    Assim, ficaria:

    Fulano é estudante que gosta de Matemática e NÃO gosta de Ciências.

    Traduzindo isso para as proposições categóricas, negando o "todo" (quantificador universal) com um quantificador existencial, temos algumas possibilidades:

    - Algum estudante que gosta de Matemática não gosta de Ciências (gabarito)

    - Pelo menos um estudante que gosta de Matemática não gosta de Ciências

    - Existe um estudante que gosta de Matemática e não gosta de Ciências.

    Fiz com o 'se... então' para aqueles que tiverem dúvida de qual parte negar, fazendo pelo 'se... então' (que representa o quantificador 'todo') pode ajudar.


ID
3013528
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o texto a seguir.


O mundo que nos cerca é aparentemente feito todo de matéria: algo que tem massa, ocupa lugar no espaço e está sujeito a leis da física, como inércia e gravidade. Teoricamente, para toda matéria, há um correspondente com carga oposta, a antimatéria. Pesquisadores da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), com sede na Suíça, em 2011, conseguiram aprisionar átomos de antimatéria por tempo suficiente para estudar o fenômeno em detalhes, o que pode levar a um entendimento mais profundo das partículas e dar pistas sobre a própria origem do universo.

                                                                                                Adaptado de Veja, 06/06/2011.


A partir do texto, podemos definir a antimatéria como  

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3013531
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à avaliação formativa, analise as afirmativas a seguir.


I. Ela é conduzida pelo estudante.

II. Ela se caracteriza por ser inteiramente baseada em critérios.

III. Os erros são vistos como elementos norteadores de uma ação e intervenção pedagógica.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Ela é conduzida pelo estudante. (ERRADO)

    II. Ela se caracteriza por ser inteiramente baseada em critérios. (ERRADO)

    III. Os erros são vistos como elementos norteadores de uma ação e intervenção pedagógica. (CERTO)

  • Essa questão requer conhecimentos sobre avaliação da aprendizagem. Com relação à avaliação formativa, o candidato deve indicar quais das afirmativas apresentadas estão corretas. 

    I. Ela é conduzida pelo estudante. 
    ERRADO - A avaliação formativa está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação. É conduzida pelo professor, podendo englobar a autoavaliação. Seu caráter é especificamente pedagógico e busca detectar dificuldades durante a aprendizagem, a fim de intervir rapidamente. Seu foco está no processo de ensino-aprendizagem. Através desse tipo de avaliação, informações sobre o desenvolvimento do aluno são fornecidas ao professor, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades discentes durante o processo. 

    II. Ela se caracteriza por ser inteiramente baseada em critérios. 
    ERRADO - A avaliação formativa tem seu foco no processo ensino-aprendizagem. Compreende os diversos caminhos da formação do aluno, bem como serve para orientar a prática pedagógica do professor. Avaliar formativamente é entender que cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizagem, observando cada experiência vivida por ele. Ela fortalece a teoria de que o indivíduo humano aprende em cada instante de sua existência e, portanto, são nesses diversos momentos que ele terá de ser avaliado. Todas essas pequenas avaliações constituem um todo. A avaliação formativa não tem finalidade probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação. 

    III. Os erros são vistos como elementos norteadores de uma ação e intervenção pedagógica. 
    CORRETO - Uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem. Com esse tipo de avaliação é possível ter os subsídios para a busca de informações para solução de problemas e dificuldades surgidas durante o trabalho com o aluno. Na avaliação formativa os fatores internos à situação educacional são levados em conta para proceder à avaliação. Por acontecer durante o processo de ensino e aprendizagem, a avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno. Os resultados da avaliação formativa servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido. As informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados servem para apoiar, compreender, reforçar, facilitar as aprendizagens dos alunos. 

    Portanto, está correto o que se afirma no item III, somente, e a letra C é a alternativa certa. 

    Resposta: Letra C.
  •  Avaliação FORMATIVA tem como propósito informar ao professor e aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares. Onde possibilita a reformulação no mesmo e assegurar o alcance dos objetivos. Tem o nome formativa, pois indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos. Os erros são vistos como elementos norteadores de uma ação e intervenção pedagógica.

  • o que está errado na assertiva II ?

  • II. Ela se caracteriza por ser inteiramente baseada em critérios.  

    ERRADO - A avaliação formativa tem seu foco no processo ensino-aprendizagem. Compreende os diversos caminhos da formação do aluno, bem como serve para orientar a prática pedagógica do professor. Avaliar formativamente é entender que cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizagem, observando cada experiência vivida por ele. Ela fortalece a teoria de que o indivíduo humano aprende em cada instante de sua existência e, portanto, são nesses diversos momentos que ele terá de ser avaliado. Todas essas pequenas avaliações constituem um todo. A avaliação formativa não tem finalidade probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação.  


ID
3013534
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que contém o documento que todo estabelecimento de ensino deve produzir a partir da realidade escolar, e que se constitui como um reflexo e um produto do processo de planejamento da unidade de ensino.

Alternativas
Comentários
  • DCN, LDB, PNE e PCN são documentos produzidos na instância do governo federal, e não pelas escolas. Portanto, resposta correta é "D".

  • Essa questão engloba conhecimentos de gestão escolar e legislação educacional. Para respondê-la, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta o documento que todo estabelecimento de ensino deve produzir a partir da realidade escolar, e que se constitui como um reflexo e um produto do processo de planejamento da unidade de ensino. 

    A) Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. 
    ERRADO - As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). São um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. Atualmente, existem diretrizes gerais para a Educação Básica. Cada etapa e modalidade (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) também apresentam diretrizes curriculares próprias. 

    B) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 
    ERRADO - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Não é, portanto, elaborada pelos estabelecimentos de ensino. 

    C) Plano Nacional de Educação. 
    ERRADO - O Plano Nacional de Educação (PNE) tem a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país, determinando diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período 10 anos, de 2014 a 2024. Todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos — considerando a situação, as demandas e necessidades locais. 

    D) Projeto Político Pedagógico. 
    CORRETO - O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, sendo o responsável por estipular quais são os objetivos da instituição e o que a escola, em todas as suas dimensões, vai fazer para alcançá-los. Trata-se, portanto, de um guia para que a comunidade escolar — alunos, pais, professores, funcionários e gestores — atue na sua própria realidade. 

    E) Parâmetros Curriculares Nacionais. 
    ERRADO - Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. Elaborado pelo Ministério da Educação, tendo como propósito apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres. 

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Essa a banca deu de graça. hehehehehhe

  • O Projeto Político Pedagógico, ou simplesmente PPP, é uma ferramenta de planejamento e avaliação fundamental para definir a identidade da escola e os caminhos que ela irá percorrer para fornecer um ensino de qualidade. O Projeto Político Pedagógico da Escola faz parte de uma gestão escolar democrática, e deve ser elaborado por e para todos, gestores, professores, funcionários, alunos e familiares. Segundo especialistas é essencial que o PPP contemple a missão escolar, clientela, dados sobre aprendizagem, relações familiares, recursos, diretrizes pedagógicas e plano de ação.


ID
3013537
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos principais marcos da História da Educação, analise as afirmativas a seguir.


I. Na Constituição de 1891, a União ficou responsável apenas pela Educação no Distrito Federal.

II. Na década de 1920, surgiu uma grande geração de educadores: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, que divulgaram o Manifesto dos Pioneiros em 1932.

III. A Lei nº 5.692/71 estabeleceu, como matérias obrigatórias do currículo, a Educação Moral e Cívica, os Programas de Saúde e o Ensino Religioso.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GAB D?

    1891....DF????

  • Não entendi essa questão. DF em 1891????

  • No Brasil, com a Constituição de 1891, a União ficou responsável apenas pela Educação no Distrito Federal (então, o Rio de Janeiro).

  • Para responder essa questão, considerando os principais marcos da História da Educação, o candidato deve analisar as afirmativas apresentadas e indicar quais delas estão corretas. 

    I. Na Constituição de 1891, a União ficou responsável apenas pela Educação no Distrito Federal. 
    CORRETO – De acordo com o art. 34 da Constituição, competia privativamente ao Congresso Nacional legislar sobre a organização municipal do Distrito Federal, bem como sobre a polícia, o ensino superior e os demais serviços que na Capital fossem reservados para o governo da União. Ainda segundo o seu art. 35, incumbia ao Congresso prover a instrução secundaria no Distrito Federal. 

    II. Na década de 1920, surgiu uma grande geração de educadores: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, que divulgaram o Manifesto dos Pioneiros em 1932. 
    CORRETO - Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX. Tal tendência é implementada no Brasil no século XX, a partir da década de 20, mas encontramos seus princípios claramente expostos no Manifesto dos Pioneiros da Educação, publicado em 1932. O referido Manifesto foi elaborado por educadores e intelectuais como Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Cecília Meireles e Afranio Peixoto. 

    III. A Lei nº 5.692/71 estabeleceu, como matérias obrigatórias do currículo, a Educação Moral e Cívica, os Programas de Saúde e o Ensino Religioso. 
    ERRADO – De acordo com o art. 7º da referida lei, estabeleceu-se como obrigatória a inclusão de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde nos currículos plenos dos estabelecimentos de 1º e 2º graus. O ensino religioso era de matrícula facultativa. 

    Portanto, somente as afirmativas I e II estão corretas. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • No Brasil, com a Constituição de 1891, a União ficou responsável apenas pela Educação no Distrito Federal (então, o Rio de Janeiro). Na época era o Rio de janeiro o distrito do Brasil. ( O distrito federal pra quem n sabe foi uma divisão política administrativa criada pela C.F em 1891 "Os estados mais ricos assumem diretamente a responsabilidade pela oferta de ensino e os mais pobres repassam-na para seus municípios, ainda mais pobres",  ou seja, ninguém queria assumir responsabilidade com a educação.

  • em 1891 o distrito federal era o rio de janeiro, pois brasília ainda estava só no papel!

  • Onde está o erro da alternativa A?

  • Alguém sabe o erro da III?
  • Art. 7º Será obrigatória a inclusão de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde nos currículos plenos dos estabelecimentos de lº e 2º graus, observado quanto à primeira o disposto no Decreto-Lei n. 369, de 12 de setembro de 1969.

    Parágrafo único. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais dos estabelecimentos oficiais de 1º e 2º graus.


ID
3013543
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.


Assinale a opção que mostra a tendência pedagógica caracterizada acima. 

Alternativas
Comentários
  • Letra B:

    Atuação não formal de Temas Geradores como conteúdos.

    Atividade na qual professores e alunos, mediados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem.

    "Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida".

  • Na Tendência Progressista Libertadora os conteúdos, são extraídos por temas geradores. Já na Crítico Social traz o professor como sendo um mediador do saber.

  • temas geradores - Paulo Freire - Libertadora

  • Essa questão requer conhecimentos sobre as tendências pedagógicas. O candidato deve indicar a alternativa que apresenta a tendência pedagógica caracterizada no trecho citado. 

    a) renovada não-diretiva. 
    ERRADO – Na tendência renovada não-diretiva há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Está, portanto, mais preocupada com problemas de ordem psicológica do que com as questões de natureza essencialmente pedagógica, social ou política. 

    b) libertadora. 
    CORRETO - Os temas geradores são, na educação libertadora, o eixo da proposta metodológica. A ideia mais geral da educação libertadora é que a educação é uma atividade em que os sujeitos, educadores e educandos, mediatizados pelo mundo educam-se em comunhão. A esse processo, Paulo Freire chamou de processo de conscientização, isto é, ao se aprofundarem no conhecimento da realidade, realidade vivida, real e concretamente pelos sujeitos, os educandos têm as possibilidades de emergir no conhecimento de sua própria condição, de sua própria vida. Assim, a educação libertadora tem, como pressuposto, o questionamento radical das relações dos homens entre si e deles com o mundo em que vivem, criando oportunidades para um processo de desvelamento do mundo tendo como objetivo último a transformação social, entendendo que a educação não é a garantia das transformações sociais, mas que as transformações são impossíveis sem ela, sem uma visão crítica da realidade. Os temas geradores são, portanto, estratégias metodológicas de um processo de conscientização da realidade vivida; são o ponto de partida para o processo de construção da descoberta, e, por emergir do saber popular, os temas geradores são extraídos da prática de vida dos educandos, através da pesquisa do seu universo. 

    c) tecnicista. 
    ERRADO – A pedagogia tecnicista busca eficiência, racionalidade e produtividade. O processo educativo é organizado de forma a torná-lo objetivo e operacional. Também é bastante focada no auto ensino e no uso de equipamentos e tecnologias para o ensino, como a informática, questões de múltipla-escola, tele ensino e recursos audiovisuais. Não tem foco na atuação do professor, sendo uma linha de ensino que privilegia excessivamente a tecnologia educacional e coloca professores e alunos como meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam. 

    d) crítico-social dos conteúdos.
    ERRADO – Na tendência crítico-social dos conteúdos a escola tem a tarefa de garantir a apropriação crítica do conhecimento científico. Na fundamentação desta tendência, há uma preocupação com a transformação social, contudo, para tal, parte-se da compreensão da realidade, a partir da análise do mundo do trabalho, das vivências sociais, buscando entendê-lo não como algo natural, mas sim construído culturalmente. Da mesma maneira, é imprescindível conceber que a educação - via escola - trabalhe amplamente com os conteúdos. Nesse sentido, para Libâneo (1994), portanto, é fundamental que se entenda que “a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade". 

    e) liberal tradicional. 
    ERRADO – A pedagogia tradicional é uma das tendências pedagógicas liberais e tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva. 

    Portanto, a letra B apresenta a tendência pedagógica caracterizada no trecho citado e é a alternativa correta. 

    Gabarito do professor: Letra B.
  • -->Paulo Freire;

    -->Os métodos de ensino são baseados em grupos de discussão e deve promover a vivência de relações efetivas;

    -->O professor e aluno são sujeitos do ato do conhecimento, a relação é de igual para igual;

    --> A aprendizagem ocorre por meio da troca de experiência em torno da prática social;

    -->O papel da educação é conscientizar para transformar a realidade e os conteúdos são extraídos da prática social e cotidiana dos alunos

    -->Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; 

    -->o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos

    -->Questionar a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, para promover a transformação dessa realidade, é o papel da escola na perspectiva progressista libertadora.

    --> Na tendência progressista libertadora, os conteúdos são temas geradores e a relação entre aluno e professor é de igualdade.

  • Na pedagógia Libertadora do grande Paulo Freire, há uma grande ênfase na participação crítica do alunado, dar-se por volta da década de 70, o centro do processo educacional é a autogestão pedagógica, sendo o professor um "animador", já o aluno é crítico e participativo, tendo como metodologias: OS TEMAS GERADORES, diálogo e os grupos de discursão.

  • Tendência libertadora - Paulo Freire (autor )- Temas geradores (palavra chave)

  • Leia o fragmento a seguir.

    Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.

    Pedagogia Libertária de Paulo Freire

    conteúdos: temas geradores

  • Falou em temas geradores, não há dúvidas: é Paulo Freire.


ID
3013549
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione os materiais do trabalho docente às suas características.


1. Metodologia de Ensino

2. Plano de Curso

3. Planejamento Curricular


( ) Está relacionado ao como o docente irá desenvolver as atividades e os conteúdos propostos nos diferentes instrumentos de planejamento.

( ) É o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Essa modalidade de planejar é o instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante.

( ) É o instrumento de trabalho que tem como objetivo referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.


Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • METODOLOGIA DE ENSINO como será trabalhado o ensino.

    PLANO DE CURSO é o mesmo que plano de ensino pois é uma ferramenta utilizada pelo professor.

    PLANEJAMENTO CURRICULAR é um caminho um processo e uma ação uma direção a seguir.

  • Essa questão requer conhecimentos a respeito do trabalho docente. O candidato deve relacionar os materiais listados do trabalho docente às características apresentadas e indicar a relação correta, de acordo com a ordem apresentada. 

    1. A Metodologia de Ensino está relacionada a como o docente irá desenvolver as atividades e os conteúdos propostos nos diferentes instrumentos de planejamento. Ou seja, é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. 

    3. O Planejamento Curricular é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Essa modalidade de planejar é o instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante. De acordo com Luckesi (2006), o planejamento curricular é uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento, de tal modo que se favoreça ao máximo o processo ensino-aprendizagem. 

    2. Já o Plano de Curso é o instrumento de trabalho que tem como objetivo referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Ele orienta o profissional no decorrer das atividades escolares, sequenciando os conteúdos primordiais, os eventos escolares, os materiais a serem utilizados, os procedimentos avaliativos, entre outros. 

    Portanto, a relação correta, segundo a ordem apresentada, é Metodologia de Ensino, Planejamento Curricular e Plano de Curso, ou seja, 1 – 3 – 2. A letra A é a alternativa certa. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  •  Plano é um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer. Para existir plano é necessária a discussão (planejamento) sobre fins e objetivos, culminando com a definição dos mesmos, pois somente desse modo é que se pode responder as questões indicadas acima.

  • Metodologia de Ensino está relacionado ao como o docente irá desenvolver as atividades e os conteúdos propostos nos diferentes instrumentos de planejamento.

    Planejamento é diferente de plano. Planejamento ou plano de ensino é a ação bem pensada que se se desenvolve em nível mais concreto da atuação do educador. O educador é o responsável pela elaboração do seu planejamento de ensino, embasado no planejamento do currículo. Visa o desenvolvimento sistemático das atividades a serem realizadas no contexto da instituição seja dentro ou fora da sala de aula. Processo evolutivo que se desenvolve numa sequência dinâmica e progressiva.

    Plano é um documento detalhado, é a materialização do planejamento, ou seja, é a escrita dos passos e objetivos a serem alcançados. Registra: o que se pensa realizar, fazer e como fazer, com que fazer, com quem fazer. É um documento mais abrangente que contém os estudos e as pesquisas prévias necessárias à identificação dos problemas a serem resolvidos.

    Letra a


ID
3013552
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao conceito de Currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

( ) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

( ) Envolve predominantemente os processos de avaliação.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. (CURRÍCULO OCULTO)

  • Envolve predominantemente os processos de avaliação

    O erro da questão esta em por apenas a avalição como solução.

    currículo escolar abrange as experiências de aprendizagens implementadas pelas instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes. Nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino.

  • Essa questão requer conhecimentos sobre o conceito de Currículo. O candidato pode ter como referência os documentos “Indagações sobre o Currículo", elaborado pelo MEC. Deve-se analisar as afirmativas sobre Currículo apresentadas e indicar as verdadeiras e as falsas. 

    ( ) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 
    VERDADEIRA – De acordo com o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), o currículo pode ser entendido como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 

    ( ) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. 
    VERDADEIRA – Ainda segundo o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), cabe destacar que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Trata-se do chamado currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Fazem parte do currículo oculto, assim, rituais e práticas, relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o espaço e o tempo na escola, modos de distribuir os alunos por grupamentos e turmas, mensagens implícitas nas falas dos(as) professores(as) e nos livros didáticos. 

    ( ) Envolve predominantemente os processos de avaliação. 
    FALSA – Conforme consta no documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), a escola, o currículo e a docência são obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos. É preciso superar processos de avaliação sentenciadora que impossibilitam que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano. Portanto, o currículo. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como: (a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. Portanto, o currículo inclui, mas não envolve predominantemente, os processos de avaliação. 

    Dessa forma, as afirmativas são, respectivamente, V – V – F, e a letra A é a alternativa correta.

      Gabarito do Professor: Letra A.
  •   O currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

  • Letra B e a alternativa correta, logo envolver predominantemente os procesos de avaliação (não).

  • ( V ) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

    ( V ) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

    ( F ) Envolve predominantemente os processos de avaliação.

  • "( v) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 

    VERDADEIRA – De acordo com o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), o currículo pode ser entendido como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 

    ( v) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. 

    VERDADEIRA – Ainda segundo o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), cabe destacar que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Trata-se do chamado currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Fazem parte do currículo oculto, assim, rituais e práticas, relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o espaço e o tempo na escola, modos de distribuir os alunos por grupamentos e turmas, mensagens implícitas nas falas dos(as) professores(as) e nos livros didáticos. 

    ( F)Envolve predominantemente os processos de avaliação. 

    FALSA – Conforme consta no documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), a escola, o currículo e a docência são obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos. É preciso superar processos de avaliação sentenciadora que impossibilitam que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano. Portanto, o currículo. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como: (a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. Portanto, o currículo inclui, mas não envolve predominantemente, os processos de avaliação. "

  • "( v) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 

    VERDADEIRA – De acordo com o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), o currículo pode ser entendido como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. 

    ( v) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. 

    VERDADEIRA – Ainda segundo o documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), cabe destacar que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Trata-se do chamado currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Fazem parte do currículo oculto, assim, rituais e práticas, relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o espaço e o tempo na escola, modos de distribuir os alunos por grupamentos e turmas, mensagens implícitas nas falas dos(as) professores(as) e nos livros didáticos. 

    ( F)Envolve predominantemente os processos de avaliação. 

    FALSA – Conforme consta no documento do MEC intitulado “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - Currículo, Conhecimento e Cultura" (2007), a escola, o currículo e a docência são obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos. É preciso superar processos de avaliação sentenciadora que impossibilitam que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano. Portanto, o currículo. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como: (a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. Portanto, o currículo inclui, mas não envolve predominantemente, os processos de avaliação. "

  • 3) oração subordinada adverbial condicional

    abraços


ID
3013555
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Márcia é professora de uma turma de 6º ano e percebeu que um de seus estudantes não gosta de ler (principalmente quando solicitado para realizar a leitura em voz alta), apresenta dificuldades em relação à coordenação motora e possui uma escrita lenta e desordenada.


Assinale a opção que indica o instrumento metodológico que, na situação, favoreceria o processo de ensino e aprendizagem desse aluno.

Alternativas
Comentários
  • Registro reflexivo sobre teoria e prática.

  • Essa questão requer conhecimentos sobre trabalho docente, didática e metodologias de ensino. O candidato deve analisar a situação relatada e indicar o instrumento metodológico que favoreceria o processo de ensino e aprendizagem do referido aluno. 

    A) Registro reflexivo sobre teoria e prática. 
    CORRETO - O uso do registro nas escolas é frequentemente aplicado para acompanhamento dos progressos dos alunos e para analisar a prática pedagógica. Com esse instrumento há a possibilidade de analisar os conhecimentos, limites e possibilidades dos envolvidos. É possível saber se o planejamento e as intervenções são os mais adequados. A boa prática, aquela que permite avançar para estágios cada vez mais elevados no desenvolvimento profissional, é a prática reflexiva. Para isso, registros sobre aspectos ocorridos em classe alimentam a reflexão. Essa documentação transforma experiências e impressões, ou seja, realidades nem sempre de fácil acesso ao docente, em algo visível e que suporta uma análise. Este recurso pode ser usado em benefício do trabalho pedagógico. Os registros são maneiras de não deixar passar elementos que chamaram a atenção na dinâmica da aula, como observações sobre o desenvolvimento das propostas, a adequação delas ao planejamento e o alcance dos objetivos. Assim, esse instrumento metodológico favoreceria o processo de ensino e aprendizagem ao fornecer informações sobre os progressos e dificuldades do aluno frente a cada uma das atividades desenvolvidas, de maneira que a professora pudesse analisar e promover mudanças em sua prática, a fim de alcançar os objetivos educacionais estabelecidos. 

    B) Avaliação de múltipla escolha. 
    ERRADO – Em determinadas situações, a avaliação de múltipla escolha não apresenta o potencial avaliativo desejado. Os professores, muitas vezes, querem compreender o raciocínio do estudante e entendem que isso seja possível por meio de itens de resposta construída (as questões dissertativas ou abertas). Na situação citada, a avaliação de múltipla escolha não permitiria analisar de forma aprofundada o desenvolvimento da leitura e da escrita do aluno, nem em relação à sua coordenação motora. 

    C) Cobrir pontilhados. 
    ERRADO – A atividade de cobrir pontilhados ajudaria a estimular a coordenação motora do aluno, o que contribuiria para o exercício da escrita, mas não apresentaria maiores contribuições para o desenvolvimento da leitura do aluno. 

    D) Contação de história. 
    ERRADO - As histórias podem ser utilizadas para promover a compreensão e a imaginação. Elas transmitem valores morais, estimulam as emoções, além de desenvolver o gosto para a leitura. Assim, essa atividade pode estimular o gosto pela leitura, o que consequentemente irá contribuir para a escrita, mas não desenvolveria a coordenação motora. 

    E) Aplicação do regimento escolar. 
    ERRADO - O regimento escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente.

    Portanto, a letra A é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • C

    Cobrir pontilhados.


ID
3013558
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Carla é professora dos anos finais do ensino fundamental e está desenvolvendo um projeto de trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para potencializar o processo educacional e favorecer o ensino e a aprendizagem.


Assinale a opção que apresenta uma estratégia de articulação entre as TICs e a Educação.

Alternativas
Comentários
  • LEMBRAR QUE A MELHOR ALTERNATIVA É A QUE O ALUNO MAIS INTERAGE!

  • Essa questão engloba conhecimentos a respeito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e sua utilização no processo educacional. O candidato deve indicar a opção que apresenta uma estratégia de articulação entre as TICs e a Educação. 

    A) Aulas utilizando o projetor multimídia em sala e depois disponibilizando as aulas em plataformas online, porque, assim, os alunos não precisam copiar o conteúdo do quadro. 
    ERRADO – Esse tipo de uso evidencia uma visão instrumental a respeito da tecnologia, enquanto “ferramenta". Nessa perspectiva, as TICs são tidas somente como instrumentos ou máquinas, sem considerar outras dimensões de interação do sujeito com a tecnologia, como os aspectos linguísticos, cognitivos e metodológicos. Nessa visão instrumental o dispositivo tecnológico é tido como neutro e não causa nenhum tipo de influência na processo de ensino e aprendizagem. Sua contribuição é no sentido de facilitar a realização das atividades. 

    B) Utilização do laboratório de informática para games e jogos online. 
    ERRADO – Nessa perspectiva, as TICs são utilizadas em atividades de lazer para os alunos. Não há uma função pedagógica. 

    C) WebQuest, uma ferramenta de demanda na web, isto é, uma atividade orientada para a pesquisa por meio de recursos da Internet, potencializando o aprendizado do aluno. 
    CORRETO – Esse tipo de utilização engloba uma compreensão das diversas dimensões envolvidas na sua utilização das TICs, para além da tecnologia como um recurso, incluindo uma linguagem diferenciada, os estabelecimentos de outros espaços e tempos, de outras relações. Trata-se de permitir que o aluno se aproprie das TICs para apoiar a sua aprendizagem, compartilhando, atuando como pesquisador, como autor. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet. Pode ser o pontapé inicial para educadores utilizarem recursos da internet, pois é um recurso simples, de fácil execução e que estimula e diferencia as aulas. Além disso, pode ajudar o professor a planejar e se estruturar melhor, propiciando, também, a sua criatividade, pois os educadores podem criar suas WebQuest de acordo com suas realidades e necessidades. Outro grande diferencial no uso das WebQuest é a facilidade que esta oferece para os trabalhos de pesquisa. Nesse tipo de ferramenta, as páginas já são previamente selecionadas, apresentando uma lista dos sites que são importantes para desenvolver um determinado tema. Assim, esse tipo de atividade com uso das TICS favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender); Favorece o trabalho de autoria dos professores; Incentiva a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão pesquisas; Favorece o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito. 

    D) Aulas de informática, que ensinem aos alunos os processos de edição de textos, imagens e vídeos, instrumentalizando-os para a inserção no mercado de trabalho. 
    ERRADO - Esse é um uso mais instrumental das TICs, enquanto “ferramenta" e instrumento de facilitação de atividades. 

    E) Vídeo aulas, em que os estudantes poderão assistir a diferentes conteúdos de seu interesse. 
    ERRADO – Essa é uma utilização das TICs enquanto material didático. Uma vídeo aula absorve características da aula presencial, como a existência de um enunciado expositivo, planejado e muitas vezes apresentado por um professor, com a intenção de levar conhecimento, em um processo de ensino-aprendizagem. Contudo, ele traz outras características, como a utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação, a possível utilização simultânea de várias linguagens visuais que podem ser combinadas com o áudio, etc. Não consiste em uma estratégia de articulação entre as TICs e a educação. 

    Portanto, a letra C é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Letra C.


ID
3013561
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As opções a seguir apresentam as competências de referência dos conhecimentos docentes, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Trabalhar exclusivamente a partir das representações da ciência.

    alternativa: D

  • Essa questão envolve conhecimentos sobre formação e saberes docentes. Para respondê-la, pode-se ter como referência o texto “Formação Contínua e Obrigatoriedade de Competências na Profissão de Professor", de Philippe Perrenoud (1998). Nesse texto há o anexo “Dez áreas de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua dos professores e dos professores primários". O candidato deve indicar a alternativa que NÃO apresenta competências de referência dos conhecimentos docentes. 

    A) Administrar a heterogeneidade no interior do grupo classe. 
    ERRADO – Esta é uma competência específica a ser trabalhada na formação, ligada a competência de referência “ Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação". 

    B) Gerir crises ou conflitos entre pessoas. 
    ERRADO - Esta é uma competência específica a ser trabalhada na formação, ligada a competência de referência “Trabalhar em equipe" . 

    C) Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão. 
    ERRADO - Esta é uma competência específica a ser trabalhada na formação, ligada a competência de referência “Gerir a progressão das aprendizagens". 

    D) Trabalhar exclusivamente a partir das representações da ciência. 
    CORRETO - Esta NÃO É uma competência de referência dos conhecimentos docentes. A competência correta seria “Trabalhar a partir das representações dos alunos", ligada a “Organizar e animar situações de aprendizagem". 

    E) Prevenir a violência na escola e na cidade. 
    ERRADO - Esta é uma competência específica a ser trabalhada na formação, ligada a competência de referência “Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão". 

    Portanto, a letra D não apresenta uma competência de referência dos conhecimentos docentes, sendo a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • "Exclusivamente" essa palavra não é bem vinda no âmbito da educação


ID
3013564
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às metas presentes no Plano Nacional de Educação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.

( ) alorizar os(as) profissionais do magistério de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente.

( ) elevar a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    V – V – V.

  • META 7Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb

    META 17 Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE

    META 3 Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento)

    Fonte: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014

  • Meta 2 

    Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

    Meta 3 

    Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.

    Meta 4 

    Universalizar, para a população de quatro a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.

    Fonte:  @ 

  • Meta 1 

    Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE.

    Fonte:  @ 

  • nao sei o de voces aqui apareceu "alorizar" na segunda questao coloquei como falso por causa do erro gramatical e acabei errando a questao

  • Essa questão requer conhecimentos sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). Com relação às metas presentes no PNE, o candidato deve analisar as afirmativas apresentadas e indicar as verdadeiras e as falsas. 

    O Plano Nacional de Educação (PNE) consiste em um conjunto de medidas a serem adotadas de forma gradual ao longo dos seus 10 anos de vigência (de 2014 a 2024). Determina, portanto, diretrizes, metas e estratégias para a política educacional do País. 

    Vamos analisar as afirmativas: 

    ( ) fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 
    VERDADEIRA – Trata-se da Meta 7 do PNE: Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb. 

    ( ) valorizar os(as) profissionais do magistério de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente. 
    VERDADEIRA – Consta na Meta 17 do PNE: Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE. 

    ( ) elevar a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%. 
    VERDADEIRA – Faz parte da Meta 3 do PNE: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).

    Portanto, as afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, V – V – V. E a letra E é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • ''ALORIZAR'' ??? TÁ AÍ MEU ERRO.


ID
3013567
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


“Segundo a Lei nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base em princípios como: a)______________ de condições para o acesso e a permanência na escola; b) _____________ de ideias e de concepções pedagógicas; e c)___________ da experiência extraescolar”.


Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Lei nº 9.394/96

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

    X - valorização da experiência extra-escolar

  • Art.3- Dos princípios

    Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola

    Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber

    Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas

    Respeito à liberdade e apreço à tolerância

    Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino

    Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais

    Valorização do profissional da educação

    Gestão democrática do ensino público, na forma da lei, e da legislação do sistema de ensino

    Valorização da experiência extraescolar

    Vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais

    Consideração com a diversidade étnico-racial

    Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida (NOVA)

  • Questão para dar pontuação de graça( desculpe a redundância), mas isso não é critério de seleção, quanto mais fácil a prova, mais gente passa em colocação muito alta!

  • GABARITO: LETRA C

    → Conforme a LDB (9394/96):

    >>> Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; X - valorização da experiência extra-escolar.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Essa questão requer conhecimentos sobre legislação educacional, mais especificamente sobre a Lei nº 9.394/96, Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). O candidato deve indicar a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento apresentado a respeito da LDB. 

    De Acordo com Título II da LDB, que trata dos Princípios e Fins da Educação Nacional, Art. 3º: O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV – respeito à liberdade e apreço à tolerância; V – coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; VII – valorização do profissional da educação escolar; VIII – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX – garantia de padrão de qualidade; X – valorização da experiência extraescolar; XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. 

    Vamos analisar as opções: 

    A) Pluralismo - Garantia - Igualdade 
    ERRADO – Os itens que completam corretamente as lacunas do fragmento são: Igualdade - Pluralismo – Valorização. 

    B) Garantia - Igualdade – Pluralismo 
    ERRADO – Os itens que completam corretamente as lacunas do fragmento são: Igualdade - Pluralismo – Valorização. 

    C) Igualdade - Pluralismo - Valorização 
    CORRETO – Consistem no item I, III e X do art. 3º da LDB. Item I: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Item III: pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. E item X: valorização da experiência extraescolar. 

    D) Garantia - Valorização – Igualdade 
    ERRADO – Os itens que completam corretamente as lacunas do fragmento são: Igualdade - Pluralismo – Valorização. 

    E) Igualdade - Garantia - Valorização 
    ERRADO – Os itens que completam corretamente as lacunas do fragmento são: Igualdade - Pluralismo – Valorização. 

    Portanto, a letra C é a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento apresentado, sendo a resposta correta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Art. 3º Princípios do ensino (segundo a LDB):
    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o
    saber;
    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    VII - valorização do profissional da educação escolar;
    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas
    de ensino;
    IX - garantia de padrão de qualidade;
    X - valorização da experiência extra-escolar;
    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
    XII - consideração com a diversidade étnico-racial.
    XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

  • Mim de Papai...esta no dia do concurso.kkk


ID
3013570
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As opções a seguir apresentam as regras comuns de organização do Ensino Básico, de acordo com a Lei nº 9.394/96, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;           

    A questão trouxe para nós: 120 dias, correto é 200 dias.

  • Lei 9.394/96

    Art. 24

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

  • Essa questão requer conhecimentos sobre legislação educacional, mais especificamente da Lei nº 9.394/96, Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). O candidato deve indicar a alternativa que contém uma afirmação ERRADA a respeito das regras comuns de organização do Ensino Básico, de acordo com a LDB. 

    A) A carga horária mínima anual será de 800 (oitocentas) horas, distribuídas por um máximo de 120 (cento e vinte) dias de efetivo trabalho escolar. 
    CORRETO – Esta é a regra que está errada. De acordo com o item I, do Art. 24. Da LDB, o correto é: a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. 

    B) A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a 1ª do Ensino Fundamental, pode ser feita por meio de promoção, transferência ou avaliação feita pela escola. 
    ERRADO – Esta regra está correta. Trata-se do item II, do Art. 24. Da LDB: a classificação em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita: a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola. 

    C) O controle de frequência fica a cargo da escola, sendo exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas para aprovação. 
    ERRADO – Esta regra está correta. Trata-se do item VI, do Art. 24. Da LDB: o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

    D) A verificação do rendimento escolar observará critérios como avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno e possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. 
    ERRADO – Esta regra está correta. Trata-se do item V, do Art. 24. Da LDB: a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. 

    E) O regimento escolar, nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino. 
    ERRADO – Esta regra está correta. Trata-se do item III, do Art. 24. Da LDB: nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino. 

    Portanto, a letra A contém uma afirmação errada a respeito das regras da LDB e é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com
    as seguintes regras comuns:
    I - a carga horária mínima anual será de 800 horas para o ensino fundamental e para o
    ensino médio, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído
    o tempo reservado aos exames finais, quando houver;
    II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental,
    pode ser feita:
    a) por promoção,
    b) por transferência,
    c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola,
    que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição
    na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;
    VI - o controle de freqüência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento
    e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de 75 por cento
    do total de horas letivas para aprovação;
    Art. 24, § 1º. A carga horária mínima anual de que trata o inciso I do caput deverá ser ampliada de
    forma progressiva, no ensino médio, para 1400 horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no
    prazo máximo de cinco anos, pelo menos 1000 horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março
    de 2017.
    CH mínima anual (EF e EM) → 800 horas
    Dias de efetivo trabalho escolar (EF e EM) → 200 dias


ID
3013573
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à Lei nº 10.693/03, que institui a disciplina História e Cultura Afro-brasileira e Africana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados exclusivamente nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História do Brasil.

( ) O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.

( ) O conteúdo incluirá o estudo, por exemplo, da cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Essa busca, na perspectiva das leis 10.693/2003 e 11.645/2008, significa uma construção de novos caminhos e novas chegadas, tanto pelo conhecimento em si, como pela afirmação de identidade, necessária à valorização do educando para seu desempenho no aprendizado e na vida.

  • LEI N 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.

    "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

    § 1 O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

    § 2 Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de TODO o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

  • Complementando...

    ( F ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro - Brasileira serão ministrados exclusivamente (errado, o certo seria PREFERENCIALMENTE) nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História do Brasil.

    GABARITO: LETRA B

  • Essa questão requer conhecimentos de legislação educacional, especificamente sobre a Lei nº 10.693/03, que institui a disciplina História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Com base nesta lei, deve-se analisar as afirmativas e indicar as verdadeiras e as falsas. 

    ( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados exclusivamente nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História do Brasil. 
    FALSA - De acordo com o parágrafo segundo do Art. 26-A da referida lei : "Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras". 

    ( ) O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. 
    VERDADEIRA – Trata-se do art. 79-B da referida lei: "O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra." 

    ( ) O conteúdo incluirá o estudo, por exemplo, da cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. 
    VERDADEIRA- Trata-se do Art. 26-A da referida lei: “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. § 1º O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil." 

    As afirmativas são, respectivamente, F – V – V. Portanto, a letra B é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • errado Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro - Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar ,em especial nas ares de : nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História do Brasil.


ID
3013576
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos objetivos do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, analise as afirmativas a seguir.


I. Contribuir para a efetivação dos compromissos internacionais e nacionais com a educação em Direitos Humanos.

II. Estabelecer objetivos, diretrizes e linhas de ação para a elaboração de programas e projetos na área da educação em direitos humanos.

III. Enfatizar o papel dos Direitos Humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • São objetivos gerais do PNEDH (O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos):

    a) destacar o papel estratégico da educação em direitos humanos para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito;

    b) enfatizar o papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade justa, eqüitativa e democrática;

    c) encorajar o desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos pelo poder público e a sociedade civil por meio de ações conjuntas;

    d) contribuir para a efetivação dos compromissos internacionais e nacionais com a educação em direitos humanos;

    e) estimular a cooperação nacional e internacional na implementação de ações de educação em direitos humanos;

    f) propor a transversalidade da educação em direitos humanos nas políticas públicas, estimulando o desenvolvimento institucional e interinstitucional das ações previstas no PNEDH nos mais diversos setores (educação, saúde, comunicação, cultura, segurança e justiça, esporte e lazer, dentre outros);

    g) avançar nas ações e propostas do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) no que se refere às questões da educação em direitos humanos;

    h) orientar políticas educacionais direcionadas para a constituição de uma cultura de direitos humanos;

    i) estabelecer objetivos, diretrizes e linhas de ações para a elaboração de programas e projetos na área da educação em direitos humanos;

    j) estimular a reflexão, o estudo e a pesquisa voltados para a educação em direitos humanos;

    k) incentivar a criação e o fortalecimento de instituições e organizações nacionais, estaduais e municipais na perspectiva da educação em direitos humanos;

    l) balizar a elaboração, implementação, monitoramento, avaliação e atualização dos Planos de Educação em Direitos Humanos dos estados e municípios;

    m) incentivar formas de acesso às ações de educação em direitos humanos a pessoas com deficiência.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file

  • e

  • todos os objetivos do PNE em Direitos Humanos, contém as palavras direitos humanos.

  • Gab. LETRA E

  • Para responder essa questão, o candidato deve conhecer o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Com relação aos objetivos do referido Plano, deve-se analisar as afirmativas apresentadas e indicar quais estão corretas. 

    A implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos visa, sobretudo, difundir a cultura de direitos humanos no país. Essa ação prevê a disseminação de valores solidários, cooperativos e de justiça social, uma vez que o processo de democratização requer o fortalecimento da sociedade civil, a fim de que seja capaz de identificar anseios e demandas, transformando- as em conquistas que só serão efetivadas, de fato, na medida em que forem incorporadas pelo Estado brasileiro como políticas públicas universais. Os objetivos expostos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos são os seguintes: • destacar o papel estratégico da educação em direitos humanos para o fortalecimento do Estado democrático de direito; • enfatizar o papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática; • encorajar o desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos pelo poder público e a sociedade civil por meio de ações conjuntas; • contribuir para a efetivação dos compromissos internacionais e nacionais com a educação em direitos humanos; • estimular a cooperação nacional e internacional na implementação de ações de educação em direitos humanos; • propor a transversalidade da educação em direitos humanos nas políticas públicas, estimulando o desenvolvimento institucional e interinstitucional das ações previstas no PNEDH nos mais diversos setores (educação, saúde, comunicação, cultura, segurança e justiça, esporte e lazer, dentre outros); • avançar nas ações e propostas do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) no que se refere às questões da educação em direitos humanos; • orientar políticas educacionais direcionadas para a constituição de uma cultura de direitos humanos; • estabelecer objetivos, diretrizes e linhas de ações para a elaboração de programas e projetos na área da educação em direitos humanos; • estimular a reflexão, o estudo e a pesquisa voltados para a educação em direitos humanos; • incentivar a criação e o fortalecimento de instituições e organizações nacionais, estaduais e municipais na perspectiva da educação em direitos humanos; • balizar a elaboração, implementação, monitoramento, avaliação e atualização dos Planos de Educação em Direitos Humanos dos estados e municípios; • incentivar formas de acesso às ações de educação em direitos humanos para pessoas com deficiência. 

    Dessa forma, as três afirmativas apresentadas estão corretas, fazendo parte dos objetivos do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 
    I. Contribuir para a efetivação dos compromissos internacionais e nacionais com a educação em Direitos Humanos. - CORRETO.
    II. Estabelecer objetivos, diretrizes e linhas de ação para a elaboração de programas e projetos na área da educação em direitos humanos. - CORRETO.
    III. Enfatizar o papel dos Direitos Humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática. -  CORRETO.

    Portanto, a letra E é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Sempre no sentido de colaborar e não de executar, de fazer!


ID
3013579
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As opções a seguir apresentam exemplos de ações programáticas para a Educação Básica, no âmbito do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra D: "Tornar a educação em Direitos Humanos um elemento relevante para a vida dos professores, em especial". ??????

  • A questão refere-se a este documento: https://www.mdh.gov.br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf.

  • Ana Andrade, creioq que o erro da questão está fundamentado no "Art. 3º A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social" a mudança não é direcionada em especial para o professor, sim social.

  • São 27 ações programáticas para a educação básica e as citadas na questão foram:

    2. integrar os objetivos da educação em direitos humanos aos conteúdos, recursos, metodologias e formas de avaliação dos sistemas de ensino;

    7. tornar a educação em direitos humanos um elemento relevante para a vida dos(as) alunos(as) e dos(as) trabalhadores(as) da educação, envolvendo-os(as) em um diálogo sobre maneiras de aplicar os direitos humanos em sua prática cotidiana;

    10. apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar;

    11. favorecer a inclusão da educação em direitos humanos nos projetos político- pedagógicos das escolas, adotando as práticas pedagógicas democráticas presentes no cotidiano;

    14. apoiar expressões culturais cidadãs presentes nas artes e nos esportes, originadas nas diversas formações étnicas de nossa sociedade;

  • Essa questão requer conhecimentos sobre o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Deve-se indicar a alternativa que NÃO apresenta um exemplo de ação programática para a Educação Básica constante no referido plano. 

    A) Integrar os objetivos da educação em Direitos Humanos aos conteúdos, recursos, metodologias e formas de avaliação dos sistemas de ensino. 
    ERRADO - Esta é uma das ações programáticas constantes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 

    B) Favorecer a valorização das expressões culturais regionais e locais pelos projetos político-pedagógicos das escolas. 
    ERRADO - Esta é uma das ações programáticas constantes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 

    C) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar. 
    ERRADO - Esta é uma das ações programáticas constantes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 

    D) Tornar a educação em Direitos Humanos um elemento relevante para a vida dos professores, em especial. 
    CORRETO - Esta não é uma ação programática do Plano. A ação que consta nele é: Tornar a educação em direitos humanos um elemento relevante para a vida dos(as) alunos(as) e dos(as) trabalhadores(as) da educação, envolvendo-os(as) em um diálogo sobre maneiras de aplicar os direitos humanos em sua prática cotidiana. 

    E) Apoiar expressões culturais cidadãs presentes nas artes e nos esportes, originadas nas diversas formações étnicas. 
    ERRADO - Esta é uma das ações programáticas constantes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 

    Dessa forma, a letra D é a única alternativa que não apresenta um exemplo de ação programática para a Educação Básica constante no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, sendo, portanto, a resposta correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO: LETRA D

    Essa questão requer conhecimentos sobre o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Deve-se indicar a alternativa que NÃO apresenta um exemplo de ação programática para a Educação Básica constante no referido plano. 

    A) Integrar os objetivos da educação em Direitos Humanos aos conteúdos, recursos, metodologias e formas de avaliação dos sistemas de ensino. 

    ERRADO - Esta é uma das ações programáticas constantes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 

    B) Favorecer a valorização das expressões culturais regionais e locais pelos projetos político-pedagógicos das escolas. 

    ERRADO - Esta é uma das ações programáticas constantes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 

    C) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar. 

    ERRADO - Esta é uma das ações programáticas constantes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 

    D) Tornar a educação em Direitos Humanos um elemento relevante para a vida dos professores, em especial. 

    CORRETO - Esta não é uma ação programática do Plano. A ação que consta nele é: Tornar a educação em direitos humanos um elemento relevante para a vida dos(as) alunos(as) e dos(as) trabalhadores(as) da educação, envolvendo-os(as) em um diálogo sobre maneiras de aplicar os direitos humanos em sua prática cotidiana. 

    E) Apoiar expressões culturais cidadãs presentes nas artes e nos esportes, originadas nas diversas formações étnicas. 

    ERRADO - Esta é uma das ações programáticas constantes no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 

    FONTE: Michele Avelar, Graduada em Pedagogia pela UERJ, Especialista em Educação à Distância, Mestra em Educação pela UFRJ e Coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional da UERJ, de Pedagogia


ID
3013582
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir, extraído das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.


“Os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que ________________ seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, ____________ e política do aluno. As instâncias que mantêm, organizam, orientam e oferecem recursos à escola, como o próprio Ministério da Educação, as Secretarias de Educação, os Conselhos de Educação, assim como os autores de materiais e livros didáticos, transformam o conhecimento acadêmico, segmentando-o de acordo com os anos de escolaridade, ordenando-o em unidades e tópicos e buscam ainda ilustrá-lo e formulá-lo em questões para muitas das quais já se têm respostas. Esse processo, em que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças, transformando-se em conhecimento escolar, tem sido chamado de ______________.”


Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi isso antes!!! kkk

  • “Os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que A ESCOLA seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, ESTÉTICA e política do aluno. As instâncias que mantêm, organizam, orientam e oferecem recursos à escola, como o próprio Ministério da Educação, as Secretarias de Educação, os Conselhos de Educação, assim como os autores de materiais e livros didáticos, transformam o conhecimento acadêmico, segmentando-o de acordo com os anos de escolaridade, ordenando-o em unidades e tópicos e buscam ainda ilustrá-lo e formulá-lo em questões para muitas das quais já se têm respostas. Esse processo, em que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças, transformando-se em conhecimento escolar, tem sido chamado de TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA.”

    Resposta: Letra D

  • Para responder essa questão, o candidato deve ter conhecimentos a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e indicar a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento apresentado, extraído das Diretrizes. 

    A) a escola – integral – Base Nacional Comum Curricular 
    ERRADO – Os itens que completam corretamente as lacunas do fragmento apresentado são: a escola – estética – transposição didática. 

    B) a Secretaria Municipal de Educação – formal – interdisciplinar 
    ERRADO – Os itens que completam corretamente as lacunas do fragmento apresentado são: a escola – estética – transposição didática.

    C) o Ministério da Educação – estética – Base Nacional Comum Curricular 
    ERRADO – Os itens que completam corretamente as lacunas do fragmento apresentado são: a escola – estética – transposição didática. 

    D) a escola – estética – transposição didática 
    CORRETO – Conforme as Diretrizes: “Os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno. As instâncias que mantêm, organizam, orientam e oferecem recursos à escola, como o próprio Ministério da Educação, as Secretarias de Educação, os Conselhos de Educação, assim como os autores de materiais e livros didáticos, transformam o conhecimento acadêmico, segmentando-o de acordo com os anos de escolaridade, ordenando-o em unidades e tópicos e buscam ainda ilustrá-lo e formulá-lo em questões para muitas das quais já se têm respostas. Esse processo em que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças, transformando-se em conhecimento escolar, tem sido chamado de transposição didática." 

    E) a Secretaria Municipal de Educação – formal – transposição didática 
    ERRADO – Os itens que completam corretamente as lacunas do fragmento apresentado são: a escola – estética – transposição didática.

    Portanto, os itens constantes na letra D completam corretamente as lacunas do fragmento apresentando, sendo esta a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Formação estética???????

  • RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos 


ID
3013585
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) A educação em Direitos Humanos deve desenvolver uma cultura de direitos humanos focada na escola e nas relações que lá ocorrem.

( ) A educação em Direitos Humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, a equidade e a qualidade da educação.

( ) A educação em Direitos Humanos deve ser exercida de maneira unidisciplinar, como uma disciplina específica e estruturada, de modo a aprofundar as questões a ela pertinentes.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • (F) A educação em Direitos Humanos deve desenvolver uma cultura de direitos humanos focada na escola e nas relações que lá ocorrem. Erro: focada

    (V) A educação em Direitos Humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, a equidade e a qualidade da educação.

    (F) A educação em Direitos Humanos deve ser exercida de maneira unidisciplinar, como uma disciplina específica e estruturada, de modo a aprofundar as questões a ela pertinentes. Erros: unidisciplinar, como uma disciplina específica

  • ( )A educação em Direitos Humanos deve desenvolver uma cultura de direitos humanos focada na escola e nas relações que lá ocorrem. (ninguém aprende para praticar apenas na escola)

    ( ) A educação em Direitos Humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, a equidade e a qualidade da educação. (é o que se espera de fato da educação DH)

    ( ) A educação em Direitos Humanos deve ser exercida de maneira unidisciplinar, como uma disciplina específica e estruturada, de modo a aprofundar as questões a ela pertinentes. (unidisciplinariedade não é o foco desta educação mas sim pluridisciplinaridade)

  • Para responder essa questão, o candidato deve conhecer o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e indicar as afirmativas verdadeiras e falsas em relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica. 

    ( ) A educação em Direitos Humanos deve desenvolver uma cultura de direitos humanos focada na escola e nas relações que lá ocorrem. 
    FALSA – Segundo os princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica, a educação deve ter a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais. 

    ( ) A educação em Direitos Humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, a equidade e a qualidade da educação. 
    VERDADEIRA – Este é um dos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica: A educação em direitos humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, permanência e conclusão, a equidade (étnico-racial, religiosa, cultural, territorial, físico-individual, geracional, de gênero, de orientação sexual, de opção política, de nacionalidade, dentre outras) e a qualidade da educação. 

    ( ) A educação em Direitos Humanos deve ser exercida de maneira unidisciplinar, como uma disciplina específica e estruturada, de modo a aprofundar as questões a ela pertinentes. 
    FALSA – De acordo com os princípios norteadores, a prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais. 

    As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, F – V – F, e a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • "Focado na escola" e "unidisciplinar" e "disciplina específica" tornam as questões erradas


ID
3013588
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.


I. A criança e o(a) adolescente têm direito à educação, centrando-se no pleno desenvolvimento para o trabalho.

II. Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

III. Os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar apenas os casos de maus tratos envolvendo seus alunos.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. A criança e o(a) adolescente têm direito à educação, centrando-se no pleno desenvolvimento para o trabalho. ERRADO

    (visando ao pleno desenvolvimento da sua pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho)

    II. Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. CORRETO

    III. Os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar apenas os casos de maus tratos envolvendo seus alunos. ERRADO

    (Comunicarão nos casos de: maus tratos envolvendo alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares e elevados níveis de repetência).

  • GABARITO: LETRA B

    I. A criança e o(a) adolescente têm direito à educação, centrando-se no pleno desenvolvimento para o trabalho. → incorreto, de acordo com a lei 8069 "ECA": Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    II. Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. → correto, de acordo com a lei 8069 "ECA": Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

    III. Os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar apenas os casos de maus tratos envolvendo seus alunos. → incorreto, palavras de PERIGO de concursos: "apenas"; Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Essa questão exige conhecimentos a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente. Com base no referido Estatuto, o candidato deve analisar as afirmativas apresentadas e indicar quais estão corretas. 

    I. A criança e o(a) adolescente têm direito à educação, centrando-se no pleno desenvolvimento para o trabalho. 
    ERRADO - De acordo com o Art. 53. Do Estatuto, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. 

    II. Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. 
    CORRETO – Trata-se do Art. 59. do Estatuto. 

    III. Os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar apenas os casos de maus tratos envolvendo seus alunos. 
    ERRADO - Segundo o Art. 56. Do Estatuto, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência. 

    Portanto, somente a afirmativa II está correta, sendo a letra B a resposta certa. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Avisa ao examinador que estado com E maiúsculo tem sentido de país. " dos países", pensei que fosse pegadinha...

  • I- Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    II- Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude

    III- Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III - elevados níveis de repetência.


ID
3015061
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

“No estudo do espaço no âmbito da geografia _____ consideram-se os _____ espaciais e as ideias de um grupo ou povo sobre o espaço a partir da _____.”

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • geografia marxista kkkkk
  • A Geografia enquanto disciplina acadêmica possui um longo histórico de debates sobre seus métodos, técnicas e tradições. Conhecer essa realidade é bastante importante, já que estes aspectos históricos do pensamento geográfico se relacionam diretamente com a forma como se faz e pensa a Geografia contemporânea. Buscamos a opção correta sobre as lacunas no enunciado.

    A) A Geografia humanista, também chamada de humanística para se diferenciar da tradição da Geografia humana, pesquisa as experiências de pessoas e grupos sobre o espaço como forma de compreender sua relação com o mesmo. Dessa forma, os sentimentos dos seres humanos sobre o espaço ganham grande relevância neste tipo de estudo.  
    B) A Geografia marxista é uma modalidade de Geografia crítica que fundamenta suas análises nas estruturas de poder econômico dominadas pela presença das classes sociais que produz espaços impregnados da visão capitalista e do domínio dos meios de produção por grupos sociais. Foi muito criticada por reduzir a importância do indivíduo sendo considerado o  seu destaque das características econômicas da produção do espaço como uma visão determinista de Geografia.   
    C) A corrente humanista preenche corretamente o primeiro campo, discursos e crítica não estão entre as características adequadas dessa corrente para o preenchimento dos campos seguintes.

    D) O primeiro campo é corretamente preenchido pela corrente humanista que de fato aborda a subjetividade do indivíduo na forma de seus sentimentos, preenchendo corretamente o segundo campo e valorizando a sua experiência como forma de entendimento da relação espacial preenchendo corretamente o último campo.
    E) A corrente marxista não aborda prioritariamente discursos e experiências. 



    Gabarito do professor: D



ID
3015067
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia

Com relação à escala geográfica de análise, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) A escala de análise é construída com base na escala do fenômeno.
( ) A escala de análise é definida a partir da formulação de um problema.
( ) A escala de análise se refere à abrangência física de um objeto real.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

  • alguém me explica melhor pq a segunda está certa ?


ID
3015070
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os Biomas constituem as maiores comunidades bióticas do planeta, classificadas de acordo com a vegetação predominante e caracterizadas pela adaptação dos organismos a ambientes específicos.
Biomas, cuja distribuição à superfície terrestre está relacionada com as características dos climas, são denominados

Alternativas
Comentários
  • zonais.

  • associar - climas e zonas climáticas

  • Sobre os biomas, buscamos a alternativa correta.

    A) Biomas são caracterizados por uma uniformidade climática, fisiográfica e de fauna e flora. Estes conjuntos podem ser classificados de diversas formas, e aqueles cuja classificação está associada ao clima onde ocorrem são chamados de zonobiomas ou biomas zonais. 
    B) São biomas caracterizados a partir de suas interações, onde ocorrem trocas e relações com grande influência entre os elementos bióticos e abióticos que constituem os biomas locais. 
    C) Também conhecidos como orobiomas devido a característica de ocorrerem em áreas de grande altitude.
    D) São biomas caracterizados pela interface entre diferentes áreas como manguezais por exemplo.

    E) Caracterizados por serem zonas extensas de variação de uma área para a outra. 



    GABARITO DO PROFESSOR: A 

ID
3015073
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é um tratado ambiental internacional, assinado em 1992, que tem como objetivo estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência humana perigosa no sistema climático.
Sobre as premissas do tratado, analise as afirmativas a seguir.
I. A Convenção reconhece que a maior parcela das emissões globais, históricas e atuais, de gases de efeito estufa é originária dos países desenvolvidos.
II. A Convenção admite que a parcela de emissões globais originárias dos países em desenvolvimento crescerá, para que eles possam satisfazer suas necessidades sociais e de desenvolvimento.
III. A Convenção assume que a participação dos diferentes países, em uma resposta internacional às mudanças climáticas, deve ocorrer conforme suas respectivas capacidades e condições sociais e econômicas.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GAB - E


ID
3015076
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde a década de 1980, o uso da água tem aumentado em todo o mundo a uma taxa de cerca de 1% por ano, o que se deve a uma combinação de crescimento populacional, desenvolvimento socioeconômico e mudanças nos padrões de consumo. A demanda mundial por água deve continuar aumentando, a uma taxa semelhante, até 2050, o que deve ampliar a pressão sobre este recurso natural e sobre os ecossistemas.

Em escala global, o setor que responde pela maior parcela do consumo de água é

Alternativas
Comentários
  • a agricultura.

  • Gab: B

    A agropecuária é a atividade que mais consome água em todo o mundo, sendo responsável por 70% de toda a utilização feita pelos seres humanos, de acordo com números da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

    Além disso, a agropecuária desperdiça grandes quantidades de água: estima-se que cerca de 60% da água utilizada na agricultura seja desperdiçada, especialmente por técnicas inadequadas de irrigação.

    As indústrias são a segunda atividade que mais consomem água em todo o mundo, sendo responsáveis por 22% de todo o uso de água, que pode ser empregada de diferentes formas nas atividades industriais.

    A terceira atividade que mais consome água no mundo é o uso doméstico, responsável por 8% do uso total de água no mundo. Trata-se da água utilizada em nas residências para limpeza, higiene pessoal ou consumo direto.

  • a resposta seria pecuária, mas como não tem nas opções , vai a segunda colocada : a agricultura.
  • A resposta seria agropecuária, no entanto, vamos de agricultura rs.

  • GAB B

    Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a atividade que mais consome água é a agropecuária. Sozinho, esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%.

    COM DEUS HOJE E SEMPRE !!!!


ID
3015079
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A distribuição da população no mundo é condicionada, entre outros fatores, pela dinâmica do crescimento demográfico. Na atualidade, a população mundial, de cerca de 7,6 bilhões de pessoas, é quase 1.900 vezes maior do que aquela do início do Holoceno, há 12 mil anos, quando a população mundial era de 4 milhões de pessoas.

Sobre a dinâmica do crescimento da população mundial nos últimos milênios, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) Até o início do século XVIII as taxas de crescimento da população mundial se mantiveram em patamares baixos.
( ) A partir do final do século XVIII, observa-se uma aceleração das taxas de crescimento da população mundial.
( ) A partir de meados do século XX, inicia-se uma nova fase de aumento das taxas de crescimento da população mundial.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GAB-E

  • Gabarito: E

    Até a década de 40 a sociedade demanda tanto em altas taxas de natalidade como em altas taxas de mortalidade, o que significa crescimento vegetativo baixo.

    A partir do século XVIII até o século XIX as taxas de mortalidade começam a diminuir, devido ao início da urbanização, acesso a saúde, campanhas de vacinação, etc. Na década de 50 o país tinha aproximadamente 50 milhões de habitantes e na década de 80 a população chegou a aproximadamente 120 milhões de habitantes.

    A partir do século XX o país vem apresentando baixo crescimento vegetativo, ou seja, a taxa de natalidade vem caindo cada vez mais, isso faz com que o crescimento populacional seja mais lento, isso está ligado a alguns fatores como o espaço que a mulher ganhou no mercado de trabalho, aumento do custo de vida e métodos contraceptivos.

  • I – Um detalhe que pode pegar um candidato desavisado é que a questão não fala em alta taxa de natalidade, mas em crescimento populacional. Até o século XVIII, quando o mundo era pouco urbanizado, havia uma taxa de natalidade alta, as pessoas, porém, morriam cedo, o que fazia com que o crescimento populacional não fosse grande. Esse raciocínio é o mesmo do item em análise, que está correto. Item correto.

    II - A partir do final do século XVIII, em conjunto com o processo de urbanização, observa-se uma aceleração das taxas de crescimento da população mundial, já que as taxas de natalidade permanecem altas, mas passam a ser acompanhadas de uma população que também vive mais. Item correto.

    III – A partir de meados do século XX, com a popularização de métodos contraceptivos, por exemplo, inicia-se uma fase de diminuição das taxas de crescimento da população mundial. Item incorreto.

    Gabarito: E

  • A partir de meados do século XX, inicia-se uma nova fase de aumento das taxas de crescimento da população mundial

    falso.

    No Brasil, por exemplo, a taxa de natalidade alcança seu ápice por volta de 1945. Em seguida, inicia-se uma gradual desaceleração, acompanhada por maiores índices de urbanização, de expectativa de vida, de planejamento familiar e da efetiva participação da mulher no âmbito do trabalho.

  • cuidado confundir a III no Brasil, onde o crescimento vegetativo ''praticamente'' se inicia no meio do seculo XX.

  • A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes, e num contexto de profundas alterações no perfil demográfico da população brasileira atual o tema torna-se ainda mais importante. O texto associado aborda o crescimento populacional no mundo e o enunciado pede para julgarmos as afirmativas sobre o tema.

    I - Período anterior à revolução industrial onde a população mundial era majoritariamente rural, sem grandes descobertas na área da saúde e apesar da natalidade ser grande a mortalidade também produzindo um baixo crescimento vegetativo. 
    II - Período de grandes descobertas na medicina, onde ocorre aumento na urbanização e queda  na mortalidade geral o que acelera o crescimento vegetativo.

    III - Período onde inicia-se o processo de modificação dos hábitos reprodutivos da população de muitos países, com maior disponibilidade de informações sobre planejamento familiar e o aumento da escolaridade e participação das mulheres no mercado de trabalho o que causa uma significativa redução da natalidade. 



    GABARITO DO PROFESSOR: E



     

ID
3015082
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As variações de longa duração nos ritmos e nos padrões de crescimento demográfico observadas em escala planetária são comumente explicadas por meio do modelo de “transição demográfica”. Este modelo descreve a passagem de um regime demográfico caracterizado como “tradicional” para um regime definido como “moderno”.

Sobre as etapas descritas no modelo de transição demográfica, analise as afirmativas a seguir.
I. No regime demográfico tradicional, as taxas de mortalidade e de natalidade são baixas.
II. Nos regimes demográficos tradicional e moderno, os ritmos de crescimento vegetativo são elevados.
III. Na fase de transição, a redução da taxa de mortalidade ocorre antes que a queda da taxa de natalidade.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

  • I - Nas sociedades tradicionais a natalidade e a mortalidade são elevadas.

    ll-quase nulo, crescimento demográfico nas sociedades tradicionais e na moderna é estável.

    ll - correta

  • Gab. C

    I. No regime demográfico tradicional, as taxas de mortalidade e de natalidade são baixas. ERRADO, as taxas de mortalidade e natalidade são altas

    1)Pré-transição/pré-industrial (sociedades tradicionais): baixo crescimento vegetativo, mas positivo. 

    • Alta natalidade: filho é mão de obra no campo, casamento mais cedo e menos métodos contraceptivos. 
    • Alta mortalidade: menos acesso à saneamento básico e medicina (preventiva e curativa). 

    ----------------------

    II. Nos regimes demográficos tradicional e moderno, os ritmos de crescimento vegetativo são elevados. ERRADO, como visto na anterior, o crescimento vegetativo na tradicional é baixo, mas positivo. Já nas sociedades modernas, é mais ou menos, pois cada vez nasce menos gente e as pessoas vivem mais

    ----------------------

    III. Na fase de transição, a redução da taxa de mortalidade ocorre antes que a queda da taxa de natalidade. CORRETA

  • A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes. Na escala global temos o envelhecimento populacional de países desenvolvidos, contrastando com a grande natalidade de países em desenvolvimento. Compreender as estruturas etárias e condições de vida da população dos locais é fundamental nos estudos sobre o tema. Sobre a transição demográfica julgamos os itens a seguir:
    I - No regime demográfico tradicional, que antecede as melhorias contemporâneas de qualidade de vida, tanto a natalidade quanto a mortalidade são altas. Nascem muitas crianças por falta de planejamento familiar, alta mortalidade infantil e a necessidade de reposição de força de trabalho, mesmo que seja infantil, enquanto que a mortalidade é alta devido ao baixo acesso a cuidados médicos e baixos indicadores de qualidade de vida o que produz uma baixa expectativa de vida na sociedade em geral. 
    II - Crescimento vegetativo corresponde a diferença entre natalidade e mortalidade. No regime demográfico tradicional o crescimento vegetativo é alto por que a natalidade é alta e supera a mortalidade que também é estatisticamente alta, mas inferior a natalidade.  Já no regime demográfico moderno o crescimento vegetativo é baixo devido a baixa natalidade, relacionada ao alto custo de ter filhos, maior presença de mulheres no mercado de trabalho e a ocorrência de maior planejamento familiar, enquanto que a mortalidade também é baixa devido as melhores condições gerais de vida que permitem uma maior expectativa de vida. 
    III - Na fase de transição a redução da mortalidade é atingida com menor esforço socioeconômico por parte de governo e sociedade do que a redução da natalidade. Para baixar a mortalidade é preciso melhorar as condições de acesso a cuidados médicos, equilibrar taxas de violência e remunerar melhor a força de trabalho. Para reduzir a natalidade, o que ocorre após a redução da mortalidade, é necessário criar condições para a redução da mortalidade infantil, melhorar a renda e acesso ao mercado de trabalho pelas mulheres e criar métodos de planejamento familiar. Estas são situações que dependem de um esforço combinado entre governos e sociedade já que necessitam de intensas mudanças culturais para que ocorram plenamente. 

    GABARITO DO PROFESSOR: C

ID
3015085
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em seus estudos populacionais, a Organização das Nações Unidas (ONU) emprega uma divisão do mundo em grandes regiões, a saber, Ásia, África, Europa, América Latina e Caribe, América do Norte e Oceania.

Sobre as migrações internacionais na atualidade, segundo as grandes regiões da ONU, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Ásia é a região de nascimento do maior número de migrantes internacionais.

  • Fui na lógica a Ásia é o maior continente da Terra onde também abriga a maior População mundial.

  • GAB: A

    Com efeito, já em 1990, a Ásia contava com o maior número de migrantes internacionais, com cerca de 49,8 milhões de pessoas. 15 anos depois encontra-se em segundo lugar, mesmo atrás da Europa, com 53,3 milhões de migrantes internacionais

  • África e Ásia são os dois continentes com maior número de migrantes. Porém, quando fala-se em migrantes internacionais, a Ásia ocupa o posto de primeiro lugar, pois, apesar de existir muita migração internacional partindo do continente Africano, ela ocorre também dentro dele em grande parcela.


ID
3015088
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação às características do processo de produção industrial no período da acumulação flexível, analise as afirmativas a seguir.
I. Promove a produção em massa de bens homogêneos.
II. Demanda a manutenção de grandes estoques e inventários.
III. Requer a produção voltada para a demanda.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Toyotismo, ou acumulação flexível, é um modo de produção que sucedeu o Fordismo a partir da década de 1970. Nele, a produção em massa foi substituída pela produção de acordo com a demanda, objetivando a não acumulação de produtos e matérias-primas. (https://brasilescola.uol.com.br/geografia/toyotismo-acumulacao-flexivel.htm)

    Gab C

  • TOYOTISMO

    O que é 

    Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas.

    Principais características do Toyotismo:

    - Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa.

    - Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado. 

    - Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.

    - Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.

    - Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.

    - Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes


ID
3015094
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento do texto a seguir.

“Como para outras metrópoles do país, também para a aglomeração soteropolitana, a fase de concentração da população no município-sede vem sendo paulatinamente substituída por um processo generalizado de suburbanização, visível no crescimento acelerado dos municípios mais próximos de Salvador e localizados na Região Metropolitana de Salvador, como é o caso de Lauro de Freitas.”
SERPA, Ângelo. Periferização e Metropolização no Brasil e na Bahia: o exemplo de Salvador. GeoTextos. 2007.

Assinale a opção que caracteriza os processos de metropolização e desmetropolização contemporâneos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

  • Resposta: E

    metropolização é o fenômeno em que vários centros ou aglomerações populacionais crescem e se integram em torno de uma ou mais áreas urbanas. Ocorre quando uma cidade possui um elevado crescimento urbano, a ponto de integrar outras cidades e estabelecer em torno de si uma centralidade econômica, atraindo pessoas, capitais e investimentos.

  • aglomeração soteropolitana?
  • ECO

    APMBB21!

  • nao entendi, qual o erro da D?

  • GAB: E

    Desmetropolização

    • Desconcentração do ritmo de crescimento das metrópoles e crescimento das cidades médias.
    • Diminuição do ritmo de crescimento das metrópoles e intensificação do ritmo de crescimento das cidades médias.

    Fatores:

    Custo de vida maior nas metrópoles e menor nas cidades médias, desconcentração industrial e avanços das técnicas, sobretudo das telecomunicações e a melhoria das infraestrutura de transportes.

    Boa Infraestrutura de prestação de serviços, conectadas aos elos superios da rede urbana.

    Fonte: prof. Leandro Signori (estratégia)


ID
3015097
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

“Os mercados de capitais são globalmente interdependentes. O capital é gerenciado vinte e quatro horas por dia em mercados financeiros globalmente integrados, funcionando em tempo real pela primeira vez na história. As novas tecnologias permitem que o capital seja transportado de um lado para o outro entre economias em curtíssimo prazo”.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz & Terra. 1999.

Com relação à circulação de capitais, mercadorias e informações, analise as afirmativas a seguir.
I. O fluxo de investimento externo direto encontra-se distribuído entre países desenvolvidos e emergentes de forma equilibrada.
II. O fluxo de capitais especulativos e as principais bolsas de valores se concentram nos países desenvolvidos e em alguns poucos países emergentes.
III. O fluxo mundial de mercadorias se concentra nos países desenvolvidos, especialmente entre os países que compõem o G-8.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GAB - D

  • Atualmente, as principais bolsas estão localizadas em cidades de países desenvolvidos, entre as quais podemos citar: Nova Iorque (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Paris (França) e Tóquio (Japão). Além daquelas localizadas em países em desenvolvimento, como: São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina). Incluindo ainda nações subdesenvolvidas industrializadas, como: Jacarta (Indonésia) e Seul (Coreia do Sul).

  • Os países do G8 geram quase 70% da riqueza mundial, são os principais acionistas dos grandes organismos financeiros do planeta.

    O G8 é formado pelos sete países mais industrializados do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Japão) além da Rússia. Esse grupo realiza reuniões com os chefes de Estado de cada país integrante para debaterem assuntos econômicos, políticos, ambientais e sociais.

    segui link...https://alunosonline.uol.com.br/geografia/g8.html

  • Letra D ? , Fluxo mundial de Mercadorias ?

    Letra B

  • G8 é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia. Todos os países se dizem nações democráticas: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7), mais a Rússia.

  •  I. O fluxo de investimento externo direto encontra-se distribuído entre países desenvolvidos e emergentes de forma equilibrada. (OBVIAMENTE NÃO) O Fluxo maior se encontra nos países desenvolvidos em sua grande maioria.

    II. O fluxo de capitais especulativos e as principais bolsas de valores se concentram nos países desenvolvidos e em alguns poucos países emergentes.( Correto)

    III. O fluxo mundial de mercadorias se concentra nos países desenvolvidos, especialmente entre os países que compõem o G-8. (Correto, grupo dos 8 países desenvolvidos, agora com a Russia)

    Rumo ao Barro Branco!

    APMBB 21

    1 vaga É MINHA! :)

  • A Globalização pode ser entendida como um processo de intensificação das trocas em escala global que só se tornou possível após o surgimento de um mundo profundamente modificado conhecido como meio-técnico-científico-informacional. Este processo deve ser entendido através de suas feições tecnológicas, geopolíticas, econômicas e culturais que devem ser estudadas a partir de conhecimentos de História, Geografia e complementadas com o acompanhamento atento do noticiário. O texto de associado aborda trecho de livro sobre a mobilidade e interdependência dos mercados modernos de capitais e o enunciado busca as afirmativas corretas sobre a circulação de capitais, mercadorias e informações.
    I - Investimentos diretos são aquele que irão produzir algo num dado local, seu fluxo é gerido por aspectos diversos que privilegiam a lucratividade e segurança e produzem grande desequilíbrio na aplicação destes recursos, sendo os países centrais muito mais beneficiados que emergentes. 
    II - Capitais especulativos são os que se deseja que tenham rápido retorno de aplicação e normalmente não são utilizados em atividades produtivas, são concentrados nos países desenvolvidos Por que estes controlam os grande fluxos de investimentos por que sediam as grandes instituições bancárias e as sedes das grandes corporações. 
    III - São estes países que concentram os maiores mercados consumidores em termos de poder de compra real e por isso concentram também maiores fluxos de mercadorias. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO - D

    A 1 está completamente errada pelo fato dos investimentos não estarem equilibrados, tendo em vista que os países desenvolvidos recebem uma massa maior de investimentos.

  • questão deveria ser anulada, G8? em 2021?? Russia foi expulsa do bloco em 2014, e assim virou g7


ID
3015100
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento do texto a seguir.

“Graças à evolução contemporânea da economia e da sociedade, e como resultado do recente movimento de urbanização e de expansão capitalista no campo, podemos admitir, de modo geral, que o território brasileiro se encontra, hoje repartido em dois grandes subtipos, espaços agrícolas e espaços urbanos. Utilizando, com um novo sentido, a expressão região, diremos que o espaço total brasileiro é atualmente preenchido por regiões agrícolas e regiões urbanas. Simplesmente, não mais se trataria de ‘regiões rurais’ e de ‘cidades’. Hoje, as regiões rurais contêm cidades; as regiões urbanas contêm atividades rurais.”
SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. 1993.

As opções a seguir apresentam afirmativas corretas sobre as relações campo-cidade no mundo contemporâneo, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Basta lembrar que o setor secundário é composto pela: Indústria, construção civil e o extrativismo mineral. Gab. C
  • No mundo contemporâneo, as regiões agrícolas não possuem autonomia frente às regiões urbanas.

  • A agricultura faz parte do setor primário, logo, alternativa c é a incorreta.

  • Alguém poderia explicar a D???

  • SETOR PRIMÁRIO - AGRICULTURA, mineração, pesca, pecuária. extrativismo vegetal e caça.

    SETOR SECUNDÁRIO - INDÚSTRIA em geral;

    SETOR TERCIÁRIO - SERVIÇOS, comércio, saúde, educação, telecomunicações e etc.

    GABARITO C.

  • GABARITO C

    Setor PRIMÁRIO: AGRICULTURA e pecuária

    Setor SECUNDÁRIO: INDÚSTRIA

    Setor TERCIÁRIO: COMÉRCIO e serviços

    Setor QUATERNÁRIO: PESQUISA, INFORMAÇÃO e desenvolvimento

    Espero ter ajudado!

  • Sinceramente, não achei uma questão tão fácil quanto estão colocando nos comentários. Primeiro, o enunciado discorre sobre a ideia do "novo rural e urbano" que basicamente diz respeito a complexidade que se tem hoje em definir que região é rural e qual é urbana, até ai ok. Posteriormente pergunta qual das assertivas não fazem parte dessa nova relação urbano-rural e da a alternativa C como incorreta.

    As cidades nas regiões agrícolas abrigam atividades diretamente ligadas às atividades secundárias.

    Ora, se o novo rural é exatamente essa migração de atividades antes urbanas para o rural, pq diabos isso aqui tá errado? E a agroindústria ? O beneficiamento sobre os produtos na agricultura familiar? Errado estaria se no lugar de "diretamente" fosse "exclusivamente, somente". Ao meu ver ficou incoerente.

    Se alguém puder explicar. Bons estudos pa nois

  • Não consigo concordar com esse gabarito. Vejamos o que diz um site sobre o setor secundário:

    "Setor Secundário da economia é o responsável pela transformação dos bens e matérias-primas advindos do setor primário em mercadorias, que são transferidas para a comercialização no setor terciário. Assim, o setor secundário corresponde à produção fabril, com vários tipos de indústrias que se estruturam em diferentes áreas e aspectos do mercado."

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/economia/setor-secundario.htm


ID
3015103
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

“Segundo as Nações Unidas, em 2017, pelo menos 1,8 milhão de sírios foram forçados a fugir de onde viviam, muitas vezes por causa de conflitos.

Esse processo de deslocamento pode ser explicado a partir do conceito de __________, ou seja, um desenraizamento no sentido de uma destruição tanto no sentido físico e político quanto em um sentido econômico e __________.

Um dos exemplos mais contundentes é o dos __________, esses “novos nômades” cada vez mais numerosos, onde efetivamente só resta como alento, em meio à total insegurança e fragilidade, a luta pela sobrevivência física cotidiana.”

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB -D

  • “A vida é um constante movimento de desterritorialização e reterritorialização, ou seja, estamos sempre passando de um território para outro, abandonando territórios, fundando outros” (HAESBAERT)

  • GAB: D

    Um conceito interessante para ser lembrado:

    desterritorialização – Na antropologia, desterritorialização é a separação de práticas sociais, culturais e políticas de um local.

  • D) O Indivíduo é desterritorializado / Economico e CULTURAL / se formam acampamentos de refugiados!

    Rumo ao Barro Branco!

    APMBB 21!

    1 vaga é minha :)


ID
3015106
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

“A multiplicação dos acordos e blocos econômicos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do pós-Guerra Fria. A antiga paisagem plana, onde se destacava o cume praticamente solitário da Comunidade Europeia, foi preenchida por cordilheiras, montanhas e morros de blocos poderosos, intermediários ou pífios, ou apenas de projetos ambiciosos de megablocos transcontinentais. Atualmente, ao lado da União Europeia, perfilam-se o Nafta, a Bacia do Pacífico e, em outra escala, o Mercosul, o Pacto Andino, o Mercado Comum Centro Americano e muitos outros ainda menos significativos.”
MAGNOLI, Demétrio. Globalização: estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 1997. (Adaptado)

O tipo de tratado econômico, do qual o NAFTA é um exemplo, que envolve apenas um acordo entre Estados, destina-se a eliminar as restrições tarifárias e não tarifárias que incidem sobre a circulação de mercadorias entre os integrantes, é definido como

Alternativas
Comentários
  • gab: C

    Zona de livre comércio - reúne os países através de acordos comerciais que visam exclusivamente à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países-membros do bloco. Só é considerada uma Zona de Livre Comércio quando pelo menos 80% dos bens são comercializados sem taxas alfandegárias. O principal exemplo é o Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), formado por Estados Unidos, Canadá e México.

    Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/blocos-economicos-como-funcionam-o-nafta-o-mercosul-e-a-ue.htm

    Bons estudos.

  • R E V I S Ã O:

    Zona de preferências tarifárias: é um passo inicial de integração entre os países, de forma que esses adotam apenas algumas tarifas preferenciais envolvendo alguns produtos, tornando-os mais baratos em relação a países não participantes do bloco.

    Exemplo: ALADI.

    Zona de livre comércio: consiste na eliminação ou diminuição significativa das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros. Assim como o tipo anterior, trata-se de um acordo meramente comercial.

    Exemplos: NAFTA , entre outros.

    União Aduaneira: trata-se de uma zona de livre comércio que também adotou uma Tarifa Externa Comum (TEC), que é uma tarifa que visa taxar os produtos advindos de países não membros dos blocos. Dessa forma, além de reduzir o preço dos produtos comercializados entre os países-membros, a União Aduaneira ainda torna os produtos de países externos ao bloco ainda mais caros.

    Exemplo: . A TEC, nesse caso, é adotada apenas entre os seus membros efetivos (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai*).

    Mercado Comum: é um bloco econômico que conta com um avançado nível de integração econômica, indo muito além de um acordo comercial, pois envolve a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho, tornando as fronteiras entre os seus membros quase que inexistentes em termos comerciais e de mobilidade populacional.

    União Política e Monetária: consiste em um mercado comum que ampliou ainda mais o seu nível de integração, que passa a alcançar também o campo monetário. Adota-se, então, uma moeda comum que substitui as moedas locais ou passa a valer comercialmente em todos os países-membros. Também é criado um Banco Central do bloco, que passa a adotar uma política econômica comum para todos os integrantes.

    O único exemplo de mercado comum e, ao mesmo tempo, de união política e monetária é a UNIÃO EUROPEIA, que é hoje considerada o mais importante bloco econômico da atualidade em razão do seu avançado nível de integração. Em muitos casos, essa integração alcança até mesmo as decisões políticas que eventualmente são tomadas em conjunto pelos países-membros.

    * A Venezuela foi suspensa do Mercosul, por tempo indeterminado em dezembro de 2016.

    Por Me. Rodolfo Alves Pena

    BRASIL ESCOLA

  • O Nafta não existe mais!

    O USMCA corresponde a um tratado de livre comércio entre Estados Unidos, Canadá e México que moderniza o antigo acordo, chamado Nafta, que vigorava desde 1994. A renovação do acordo foi oficializada pelo atual presidente dos , Donald Trump; o presidente do , Enrique Peña Nieto; e o primeiro-ministro do , Justin Trudeau, durante a Cúpula do G20 , em Buenos Aires, na Argentina.

    BRASIL ESCOLA

  • C) Zona de Livre comércio

    "APMBB" 1 vaga é minha! >:)


ID
3015124
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação ao processo de desconcentração da produção industrial no Brasil, a partir dos anos 1970, analise as afirmativas a seguir.
I. Há um aumento da participação do Sudeste em relação ao total de pessoas ocupadas na indústria.
II. Há uma ampliação da participação das regiões Sul e Centro-Oeste em termos do número de estabelecimentos industriais.
III. Há um processo de desconcentração industrial em São Paulo, da metrópole em direção ao interior do Estado.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • GABARITO LETRA D

    Amo acertar questões assim, e isso só prova que esse negócio de ir excluindo as opções que são as menos repetitivas não funciona com todas.

    I. Há um aumento da participação do Sudeste em relação ao total de pessoas ocupadas na indústria. -> Isso não é verdade, visto que ocorre uma DIMINUIÇÃO da participação do Sudeste. A Concentração já ocorre lá, e o que está acontecendo é que, por diversos motivos como: Isenção fiscal, mão de obra mais barata porém qualificada, locais com boa infraestrutura, a indústria está se "espalhando", ou seja, se Desconcentrando para os interiores de São Paulo e para o Centro-Oeste, Sul e PRINCIPALMENTE para o Nordeste.

    II. Há uma ampliação da participação das regiões Sul e Centro-Oeste em termos do número de estabelecimentos industriais. -> lembrando que também há ampliação da participação da região NORDESTE.

    III. Há um processo de desconcentração industrial em São Paulo, da metrópole em direção ao interior do Estado. -> Corretíssima opção.

  • Amo acertar questões assim, e isso só prova que esse negócio de ir excluindo as opções que são as menos repetitivas não funciona com todas.

    I. Há um aumento da participação do Sudeste em relação ao total de pessoas ocupadas na indústria.

    O nosso país, nas últimas décadas, passou por um processo de desconcentração espacial da indústria (até então bastante concentrada no Sudeste).

    Com a transferência de parte dessas empresas para outras regiões, houve uma DIMINUIÇÃO da participação do Sudeste em relação ao total de pessoas ocupadas na indústria. ITEM INCORRETO.

    II. Há uma ampliação da participação das regiões Sul e Centro-Oeste em termos do número de estabelecimentos industriais.

    Houve diminuição da participação da região Sudeste e aumento das demais. ITEM CORRETO.

    III. Há um processo de desconcentração industrial em São Paulo, da metrópole em direção ao interior do Estado.

    Além da desconcentração industrial do Sudeste para as outras regiões, houve também uma desconcentração espacial dentro do próprio estado de São Paulo, onde várias indústrias se deslocaram da principal região metropolitana em direção às médias e pequenas cidades. ITEM CORRETO.

    Resposta: D

  • Após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento industrial de São Paulo ocorreu no chamado ABCD paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema), tendo como base a indústria automobilística estrangeira, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, a existência de programas de industrialização expandiu a industrialização para as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro Oeste. A partir dos anos 80, a indústria no Brasil começa a se desconcentrar, período esse chamado de desconcentração industrial. Essa desconcentração, refere-se ao avanço da industrial para outras regiões além do Sudeste, visto que se inicio por ela.

    APMBB

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3015130
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir. 

Na primeira metade do século XVII, o Brasil se tornou o primeiro produtor mundial de açúcar. O ciclo do açúcar gerou ciclos secundários, ou induzidos, que marcaram outros espaços. Dessa época e desse ciclo econômico data a formação de um complexo nordestino. 
Therry, H. e Mello, N. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território, São Paulo: Edusp, 2005. 

Sobre a divisão territorial do trabalho, que caracterizou o Complexo Nordestino no século XVII, analise as afirmativas a seguir.
I. No Recôncavo Baiano destacou-se a produção de algodão para abastecer o mercado interno.
II. Na região do Agreste surgiram zonas especializadas em culturas alimentares.
III. Na região semiárida, a pecuária extensiva se expandiu ao longo da rede hidrográfica.
Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • O motor da agrícultura no Rencôncavo Baiano é o tabaco.e

    Letra d

  • O recôncavo baiano destaca-se, principalmente nos séculos XVII e XVIII, pelo cultivo do tabaco, produto originário da região onde hoje encontra-se o México.

  • sabendo q o recôncavo não produzia o algodão já matava a questão

  • No reconcavo-baiano destacou-se o Tabaco e não o Algodão

  • Brasil Colônia

    Bahia - Tabaco

    Zona da Mata - Açucar

    Agreste - Alimentos

    Semiárido- Pecuária

    Fonte: comentários de colegas do qc.


ID
3015133
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os padrões migratórios dominantes no Brasil, no período 1950/1980, obedeceram à lógica do desenvolvimento industrial, cujo resultado foi a intensificação dos fluxos de pessoas em direção às áreas mais dinâmicas do país.

A partir da década de 1980, as transformações socioeconômicas ocorridas no país provocaram alterações nos fluxos migratórios dominantes, o que parece delinear a transição para um novo padrão migratório.

Com relação às mudanças nos padrões migratórios brasileiros, observadas no período entre 1980 e 2010, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Os migrantes representam uma parcela cada vez menos expressiva da população.
( ) Os deslocamentos de volta às regiões de origem diminuíram no período.
( ) Os estados da Região Sudeste permanecem sendo o principal destino dos migrantes brasileiros.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Estamos na era da migração de retorno, logo II é falsa. Gab A.

  • -> Os fluxos migratórios inter-regionais têm diminuído.

    -> Ainda há migração de retorno.

    -> O sudeste ainda é o principal destino, apesar de ter apresentado queda em seus fluxos.

    A região Centro-Oeste é cada vez mais atrativa e o Sul passou a ser uma região de atração. Norte e Nordeste são regiões de expulsão, apesar dos fluxos terem diminuído. Rondônia se destaca como estado atrativo.

  • Como os migrantes representam uma parcela cada vez menos expressiva da população se há uma tendência de migração de retorno? Professores, expliquem essa questão aí!

  • como são paulo continua sendo a região mais atraente de fluxo migratórios? e o centro oeste, sul ?

  • ( ) Os migrantes representam uma parcela cada vez menos expressiva da população.

    sim.

    apos a decada de 90 a migração de retorno se intensificou devido a desconcentração das industrias em certas regioes - guerras fiscais - . Empresas buscaram novos lugares os quais as favoreciam. dando oportunidade para aqueles migrantes voltarem a seus lugares de origem

    ( ) Os deslocamentos de volta às regiões de origem diminuíram no período.

    Falso.

    esta aumentando gradativamente

    ( ) Os estados da Região Sudeste permanecem sendo o principal destino dos migrantes brasileiros.

    Sim.

    mesmo com a migração de retorno, sudeste, ou melhor, Sao Paulo continua sendo, junto com a região centro-oeste, um grande polo de migração interna devido ao seu mercado de trabalho.

    vale lembrar que o centro-oeste esta ganhando grande migração por causa da expasão das fronteiras agriculas. Grandes latifundiarios estão dominando o setor, por conseguinte pequenos produtores estao migrando para o norte em busca de novos territorios e oportunidades.

  • PM PR - 2020

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

  • Os estados da Região Sudeste permanecem sendo o principal destino dos migrantes brasileiros : NUNCA QUE ESSE QUESITO É CORRETO, HAJA VISTA O CENTRO-OESTE E O NORTE SÃO OS PRINCIPAIS.

  • Gabarito está errado

    Sudeste perdeu potencial atrativo e Nordeste começou a reter populaçãoInstituto cruzou informações da PNAD e dos Censos de 2000 e 2010. ... A região Nordeste

    A migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país. É o que diz um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (15) com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009 e dos Censos realizados em 2000 e 2010.

    LINK: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nordeste-e-regiao-com-maior-retorno-de-migrantes-segundo-ibge.html#:~:text=Nordeste%20%C3%A9%20regi%C3%A3o%20com%20maior,%2C%20segundo%20IBGE%20%7C%20Brasil%20%7C%20G1&text=Sudeste%20perdeu%20potencial%20atrativo%20e,Censos%20de%202000%20e%202010.

  • Pessoal fica revoltado quando erra. Calma gente, há que se ter paciência. Não é porque existe migração de retorno que as migrações internas sejam menos significantes do que já foram.

  • Ta errado,pois a partir da década 80,cronologicamente 1973 a 1989 com a crise do petróleo, que há queda do movimento migratório para a região sudeste sendo o Centro-Oeste e Norte os polos mais atrativos.

  • A própria banca diverge suas questões, tem questões que afirmam q o maior fluxo migratório é para o centro-oeste. E segundo diversos site, esta afirmação sobre o centro oeste, está correta.

  • Juan Garcia, lembre-se, migração de retorno AINDA É migração. Abraço! o/

  • Os migrantes representam uma parcela cada vez menos expressiva da população? é oq.

  • Engraçado, fiz questão nesse banca que fala que é Co e Norte. ta pra acabarrr

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. Sobre os padrões migratórios no Brasil entre 1980 e 2010, julgamos as afirmativas:

    I - O desenvolvimento local e regional, os custos da migração e a saturação dos mercados de trabalho nas grandes metrópoles estão entre os principais fatores de redução da quantidade de migrantes.
    II - Pelo contrário, eles vêm aumentando desde o início da trajetória de desenvolvimento econômico regional da primeira  década do século XXI.

    III - Apesar da redução da intensidade do fluxo, a região ainda é a de maior população, economia e mercado de trabalho, além de ser destino de várias gerações anteriores de migrantes já estabelecidos que auxiliam os recém chegados. 


    GABARITO DO PROFESSOR: A







ID
3015136
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem acompanhando a evolução da rede urbana brasileira desde 1966, quando da elaboração da nova divisão regional do Brasil. Em 2007, o instituto publicou uma nova pesquisa sobre o tema, intitulada Regiões de Influência das Cidades.
Ao se comparar os resultados dos estudos realizados pelo IBGE, entre 1966 e 2007, é possível observar permanências e modificações na rede urbana brasileira.
Sobre as permanências e modificações da rede urbana brasileira entre 1966 e 2006, analise as afirmativas a seguir.
I. A rede urbana brasileira apresenta grandes modificações em relação aos níveis hierárquicos mais altos.
II. O surgimento de novos centros de nível intermediário provocou a subdivisão das áreas de influência dos grandes centros.
III. O enfraquecimento do papel das capitais estaduais fez com que as redes passassem a acompanhar os limites das macrorregiões do país.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  I. A rede urbana brasileira apresenta grandes modificações em relação aos níveis hierárquicos mais altos (F)

    A concentração nos altos níveis hierárquicos tende a manter uma feição base em prazos curtos, por isso é incorreto afirmar que poderia haver "grandes modificações".

    II. O surgimento de novos centros de nível intermediário provocou a subdivisão das áreas de influência dos grandes centros (V).

    Sim: centros menores podem subdividir a área de influência dos centros maiores (São José dos Campos subdivide a área de influência de São Paulo, p. ex.).

    III. O enfraquecimento do papel das capitais estaduais fez com que as redes passassem a acompanhar os limites das macrorregiões do país. (F)

    Na década de 1960, São Paulo, capital estadual, já tinha um importante papel na rede urbana. Por acaso, isso mudou hoje em dia?

  • Na alternativa II , são as chamadas cidades médias.

  • Atualmente, a esmagadora maioria da população brasileira vive em cidades e a urbanização brasileira foi rápida e intensa fatos esses que tornam o tema ainda mais importante de ser estudado. O texto associado aborda estudos do IBGE sobre a urbanização no Brasil e a sua rede urbana e o enunciado pede para julgar as afirmativas sobre o tema.

    I - A rede urbana brasileira apresenta pouquíssimas modificações em relação a períodos anteriores com baixa ascensão de novos núcleos urbanos a posições mais altas. Metrópoles de alta posição no Brasil são as mesmas há décadas sem perspectiva de mudança.

    II - O noticiário está repleto de notícias sobre o "boom" das cidades médias que vêm recebendo pessoas, investimentos e atividades que fogem das grandes metrópoles por fatores locacionais conhecidos como o alto custo de vida e de operação para pessoas e empresas, os demorados deslocamentos viários, questões de segurança pública e entre outros problemas. 

    III -  A redução dos investimentos em metrópoles, que normalmente também são capitais, não significa necessariamente um enfraquecimento das mesmas, significando mais uma redistribuição de fluxos que não causa um esvaziamento considerável da importância das capitais.    


    Gabarito do professor: B


  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3015139
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

“Um dos dilemas básicos do mundo contemporâneo é a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global e seus desdobramentos imprevisíveis, que coloca em primeiro plano a consciência global das questões ambientais e, consequentemente, o questionamento do atual modelo social, especialmente em seu padrão econômico-energético e tecnológico”.
Haesbaert, Rogério. Globalização e Fragmentação no Mundo Contemporâneo. Niterói: Eduff, 2013.

A relação entre a globalização e a problemática ecológica se insere como conteúdo no primeiro ciclo do ensino fundamental. Com relação aos temas de estudo que os professores de Geografia devem abordar nesse ciclo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) As questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos e da sociedade.
( ) As transformações que a natureza sofre por causa de atividades econômicas e que se expressam de diferentes maneiras no meio em que os alunos estão inseridos.
( ) A análise da conjuntura econômica e política do país e do mundo em sua relação com os processos dinâmicos da natureza atuantes ao longo do tempo e em variadas escalas.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • D

    V – V – F

  • Pq a última ta errada?

  • Particularmente, achei a letra C verdadeira. Entretanto, que bom não ter as 3 opções V, se não era certo marcar.

  • A Globalização pode ser entendida como um processo de intensificação das trocas em escala global que só se tornou possível após o surgimento de um mundo profundamente modificado conhecido como meio-técnico-científico-informacional. Este processo deve ser entendido através de suas feições tecnológicas, geopolíticas, econômicas, culturais e ambientais que devem ser estudadas levando em consideração toda sua complexidade. Sobre a relação entre globalização e meio ambiente, julgamos as afirmativas:

    I - Delimitar as primeiras noções da relação sociedade e natureza é um dos grandes objetivos do primeiro ciclo do ensino fundamental para Geografia.

    II - Esta relação é estudada com ênfase nas alterações antrópicas sobre ambientes naturais e os impactos ambientais decorrentes disso.

    III -  Este objetivo é mais adequado ao ensino médio, dada a sua alta complexidade. 



    GABARITO DO PROFESSOR: D



     

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • falar sobre economia e política mundial para alunos do ensino básico não é sensato ... só analisar melhor

ID
3015142
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que os alunos do Ensino Fundamental construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, os quais lhes permitam alcançar alguns objetivos.

As opções a seguir constituem objetivos gerais da Geografia para o Ensino Fundamental, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão requer conhecimentos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais. Deve-se indicar a alternativa que NÃO apresenta um objetivo geral da Geografia para o Ensino Fundamental constante no referido documento. 

    A) Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações. 
    ERRADO – Este é um objetivo geral dos Parâmetros Curriculares. De acordo com os Parâmetros, espera-se que, ao longo dos oito anos do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permitam ser capazes de, entre outras coisas, conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar. 

    B) Realizar experimentos científicos e intervenções que visem melhorar as condições de vida dos habitantes locais. 
    CORRETO – Este não é um dos objetivos gerais da Geografia para o Ensino Fundamental que constam nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

    C) Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação sobre o espaço geográfico. 
    ERRADO – Este é um objetivo geral dos Parâmetros Curriculares. Entre os objetivos gerais da Geografia para o Ensino Fundamental está: fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens. 

    D) Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar os fenômenos geográficos. 
    ERRADO – Este é um objetivo geral dos Parâmetros Curriculares. “Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos" é um dos objetivos gerais da Geografia para o Ensino Fundamental. 

    E) Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito. 
    ERRADO – Este é um objetivo geral dos Parâmetros Curriculares. Um dos objetivos gerais da Geografia para o Ensino Fundamental é: valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia. 

    Portanto, a letra B é a alternativa que não apresenta um dos objetivos gerais da Geografia para o Ensino Fundamental dos Parâmetros Curriculares, sendo a resposta correta. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Correta letra B


ID
3015145
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

“A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico capaz de satisfazer os objetivos da disciplina. Para isso, a geografia usa conceitos-chave como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço''.
PCN do Ensino Médio, Geografia, 1999.

De acordo com o texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, assinale a opção que apresenta os conceitos-chave da Geografia.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • Essa questão requer conhecimentos a respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Com base nos referidos Parâmetros, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta os conceitos-chave da Geografia. 

    A) Espaço, globalização, território, região e paisagem. 
    ERRADO - Os conceitos-chave da Geografia, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, são: Paisagem, lugar, território, territorialidade, escala, globalização, técnica e redes.

    B) Paisagem, lugar, território, territorialidade, escala, globalização, técnica e redes. 
    CORRETO – De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, a construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico capaz de satisfazer os objetivos anteriormente apontados. Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço. Eles permitem apreender o espaço nas suas formas de organização, validar o que foi herdado do passado e atender às novas necessidades. Tal arsenal teórico abre campo para a análise e a construção de concepções de mundo, que o compreendam de forma globalizante e como resultado da dinâmica de transformação das sociedades. O primeiro desses conceitos-chave é o de PAISAGEM, entendida como uma unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança. A paisagem tem um caráter social, pois ela é formada de movimentos impostos pelo homem através do seu trabalho, cultura, emoção. A paisagem é percebida pelos sentidos e nos chega de maneira informal ou formal, ou seja, pelo senso comum ou de modo seletivo e organizado. Ela é produto da percepção e de um processo seletivo de apreensão, mas necessita passar a conhecimento espacial organizado, para se tornar verdadeiro dado geográfico. O conceito de LUGAR guarda uma dimensão prático-sensível que a análise vai aos poucos revelando. Lugar é a porção do espaço apropriável para a vida, que é vivido, reconhecido e cria identidade. Ele possui densidade técnica, comunicacional, informacional e normativa. Guarda em si o movimento da vida, enquanto dimensão do tempo passado e presente. É nele que se dá a cidadania, o quadro das mediações se torna claro e a relação sujeito-objeto direta. É no lugar que ocorrem as relações de consenso e conflito, dominação e resistência. É a base da reprodução da vida, da tríade cidadão-identidade-lugar, da reflexão sobre o cotidiano, onde o banal e o familiar revelam as transformações do mundo e servem de referência para identificá-las e explicá-las. Os conceitos de TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE enquanto espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, ou seja, quem domina ou influencia e como domina e influencia uma área. Implica avançar da noção simplista de caracterização natural ou econômica por contiguidade para a noção de divisão social. Todo território é definido e delimitado segundo as relações de poder, domínio e apropriação que nele se instalam. Desta maneira, a territorialidade é a relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos, interferindo na gestão do espaço geográfico; não é apenas uma expressão cartográfica. Ela refere-se aos projetos e práticas desses agentes, numa dimensão concreta, funcional, simbólica, afetiva, e manifesta-se em escala desde as mais simples às mais complexas. Devemos ter clareza que, em Geografia, usamos diferentes tipos de escala: uma escala cartográfica e a outra geográfica. Na primeira, destaca-se o mapa como um dado instrumental de representação do espaço, num recurso apoiado dominantemente na Matemática. Na segunda, a ênfase é dada ao fenômeno espacial que se discute. Esta é a escala de análise que enfrenta e procura responder os problemas referentes à distribuição dos fenômenos. A complexidade do fenômeno da cidadania, por exemplo, requer que se opere com diferentes escalas, articulando suas dimensões locais, nacionais e globais. A ESCALA é uma estratégia de apreensão da realidade. Portanto, é importante compreendê-la não apenas como problema dimensional, mas também fenomenal, na medida em que ela é um instrumento conceitual prioritário para a compreensão da articulação dos fenômenos. Por fim, um importante conjunto de conceitos refere-se à GLOBALIZAÇÃO, TÉCNICA E REDES. É necessário ter clareza que a GLOBALIZAÇÃO é um fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas REDES técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo. Neste processo, tiveram papel destacado a instalação de redes técnicas, incluindo-se a indústria cultural, a ação de empresas multinacionais e a circulação do capital, que intensificaram as relações sociais em escala mundial, interligando localidades distantes, de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorridos a milhares de quilômetros de distância. No que se refere à TÉCNICA, devemos ressaltar ainda a importância da compreensão do papel das inovações tecnológicas na esfera da produção de bens e serviços, engendrando novas formas de organização social no trabalho e no consumo, criando novos arranjos espaciais. Este conjunto de conceitos-chave é um elemento norteador da organização curricular e da definição das competências e habilidades básicas a serem desenvolvidas no Ensino Médio, a partir dos referenciais postos pelo conhecimento científico da Geografia. 

    C) Espaço, lugar, território, escala, tempo e redes. 
    ERRADO – Os conceitos-chave da Geografia, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, são: Paisagem, lugar, território, territorialidade, escala, globalização, técnica e redes.

    D) Lugar, posição, situação, extensão, sítio, escala, região e território. 
    ERRADO – Os conceitos-chave da Geografia, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, são: Paisagem, lugar, território, territorialidade, escala, globalização, técnica e redes. 

    E) Paisagem, espaço, conexão, redes, ideologia, globalização e escala. 
    ERRADO – Os conceitos-chave da Geografia, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, são: Paisagem, lugar, território, territorialidade, escala, globalização, técnica e redes.

    Portanto, a letra B apresenta os conceitos-chave da Geografia, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, sendo a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3015148
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Geografia são definidos alguns conceitos norteadores e orientações didáticas que incluem os procedimentos de aprendizagem necessários para o ensino de Geografia. Dentre os conteúdos geográficos valorizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia está a cartografia.
Com relação à importância da cartografia no ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir.
I. A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma forma de representar análises e sínteses geográficas.
II. A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma ilustração de fenômenos exclusivamente geográficos.
III. A cartografia é um importante conteúdo do ensino porque permite a leitura de fenômenos geográficos pela sua localização.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Essa questão aborda o ensino escolar de geografia. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Geografia, o candidato deve analisar as afirmativas apresentadas sobre a importância da cartografia no ensino de Geografia e indicar quais delas estão corretas. Com relação à importância da cartografia no ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir. 

    I. A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma forma de representar análises e sínteses geográficas. 
    CORRETO - Considerando que os conteúdos temáticos a serem abordados dependem das necessidades e problemáticas que professores e alunos julgarem importantes de serem abordados, reafirma-se que tais conteúdos devem ser flexíveis, mas não fragmentados. Reafirma-se também que aqueles conteúdos selecionados devem tratar da presença e do papel da natureza e sua relação com a vida das pessoas na construção do espaço geográfico (seja em sociedade, seja individualmente). A cartografia não se constitui num eixo, mas é fundamental utilizá-la como um recurso para trabalhar as informações geográficas, permitindo as correlações e sínteses mais complexas. Ela é um recurso para melhor visualização e espacialização dos temas. 

    II. A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma ilustração de fenômenos exclusivamente geográficos. 
    ERRADO - O estudo mais detalhado das grandes questões do Meio Ambiente (poluição, desmatamento, limites para uso dos recursos naturais, sustentabilidade, desperdício), permite o trabalho com a espacialização dos fenômenos geográficos por meio da cartografia. Permite, também, o trabalho com as estatísticas, base de dados, leitura e interpretação de gráficos que são importantes nos estudos comparativos, nas simulações e na ideia inicial sobre planejamento que os alunos podem ter. Ainda como conteúdo procedimental, trabalhar com a formulação de hipóteses, produção de gráficos e mapas, coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, prática da argumentação etc. Desse modo, parecem evidentes as possibilidades de a Geografia integrar-se ao tema Meio Ambiente. Convém chamar a atenção para o seguinte ponto: as questões ambientais também irão se constituir nos contextos significativos a partir dos quais serão desenvolvidos conceitos e procedimentos geográficos. 

    III. A cartografia é um importante conteúdo do ensino porque permite a leitura de fenômenos geográficos pela sua localização. 
    CORRETO - O aluno em processo de alfabetização cartográfica pode aprofundar seus conhecimentos em duas dimensões. A primeira trata da leitura de mapas, porém uma leitura crítica, ou seja, que analisa e ultrapassa o nível simples da localização dos fenômenos. 

    Está correto o que se afirma em I e III, apenas. Portanto, a letra D é a alternativa correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • I E III apenas, letra D

  • Ainda bem que vi seu comentário só após que respondi. Quebrei a cabeça bastante, mas valeu a pena!

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn