- ID
- 1019086
- Banca
- IBFC
- Órgão
- PC-RJ
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Contabilidade Geral
- Assuntos
De acordo com a IN RFB nº 949/09, o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT) é uma escrituração das contas patrimoniais e de resultado que considera:
De acordo com a IN RFB nº 949/09, o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT) é uma escrituração das contas patrimoniais e de resultado que considera:
Em relação ao Programa Validador e Assinador da Entrada de Dados para o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT), os dados a serem apresentados por esse programa consistem em lançamentos referentes aos mesmos fatos, mas considerando critérios contábeis diferenciados. Nesse sentido, é correto afirmar que esse programa validador:
De acordo com o Regulamento do ICMS do Rio de Janeiro, na venda à ordem ou para entrega futura, considera- se ocorrido o fator gerador:
De acordo com o Regulamento do ICMS do Estado do Rio de Janeiro, quando do extravio ou inutilização de livro e documento fiscal, os seguintes procedimentos devem ser executados junto à repartição fiscal de sua circunscrição, EXCETO:
De acordo com o Regulamento do ICMS do Rio de Janeiro, quando da inutilização ou perda de mercadoria, havendo a impossibilidade de se determinar a quantidade e o valor da mercadoria inutilizada ou perdida, o contribuinte deve, em relação ao valor a ser estornado, comunicar à repartição fiscal de circunscrição do contribuinte:
Determinado profissional, ao sofrer fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade, foi questionado sobre o motivo da não elaboração das demonstrações contábeis de determinada empresa desde o ano anterior. O profissional justificou seu ato afirmando que a empresa já não tem movimentação. Por esse motivo, seria dispensável a elaboração dessas demonstrações. Em relação à atitude do profissional, pode- se afirmar com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade:
De acordo com IN nº 107 do DNRC, no caso de retificação de lançamento feito com erro, em livro já autenticado pela Junta Comercial, deverá o profissiona
O prof. Astrogildo afirmou em sala de aula que “a manutenção da escrituração contábil regular é obrigatória a toda entidade, independentemente do tipo de tributação, observadas as exigências da legislação e de outras normas aplicáveis, se houver”. Constitui EXCEÇÃO à obrigatoriedade de escrituração:
Pode- se afirmar em relação aos faturamentos antecipados, por conta de futuros fornecimentos, que o procedimento contábil correto deve considerar que esses eventos:
Para o reconhecimento contábil de uma receita que gere contas a receber, deve-se observar se:
I. Há liquidez estimada em relação ao seu recebimento.
II. Todas as despesas já foram incorridas ou a incorrer são estimáveis.
III. As partes mais importantes no processo de ganhá- la estão completadas.
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta. Está (ão) correta (s):
A Lei 11.638/07 apresenta a forma de registro dos prêmios obtidos na emissão de debêntures. Em consequência, pode- se afirmar que pela referida norma:
Quando houver mudança de método de avaliação de estoques, o efeito dessa mudança deve ser lançado:
A NBC TG 28, estabelece o tratamento contábil a ser seguido quando houver propriedades para investimento. Logo, para ser classificado no Ativo Não Circulante, esse tipo de propriedade deve ser usada para:
I. Valorização do capital.
II. Venda no curso ordinário do negócio.
III. Uso na produção.
Assinale qual opção abaixo é a correta:
Pode ser considerado como condição necessária para que um ativo pertença ao Ativo Imobilizado:
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, NBC TG 12 – Ajuste a Valor Presente, estão sujeitas ao Ajuste a Valor Presente:
I. Os direitos classificados no “Realizável a Longo Prazo”.
II. Adiantamento em dinheiro para recebimento de bens e serviços.
III. Imposto de Renda Diferido Ativo
Assinale a opção correta:
Um ativo imobilizado está registrado na contabilidade por $ 3.000. O valor dos fluxos de caixa não descontados desse ativo é de $ 2.500. Os gastos para vender esse ativo são de $ 200. O valor justo do ativo é de $ 1.900, e o seu valor de uso é de $ 2.000. O valor da provisão para perda por desvalorização desse ativo é de:
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, deve- se fazer o reconhecimento contábil de ativo contingente, quando a probabilidade de ganho for:
I. remota
II. possível
III. provável
Escolha a alternativa correta:
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, deve-se fazer a divulgação em nota explicativa de um passivo contingente, quando a probabilidade de ocorrer qualquer desembolso na liquidação for:
I. remota
II. possível
III. provável
Escolha a alternativa correta:
Sempre que não for possível concluir o laudo pericial contábil no prazo fixado pelo juiz, deve o perito- contador, conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade:
Os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial. Nesse sentido, preencha a lacuna abaixo, com o nome do procedimento pericial apropriado, de acordo com as NBC TP 01 - PERÍCIA CONTÁBIL
O ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas é reconhecido como _________________.
A NBC TP 01 – Perícia Contábil estabelece regras e procedimentos técnico- científicos a serem observados pelo perito, quando da elaboração de perícia contábil, mediante o esclarecimento dos aspectos e dos fatos do litígio. Nesse sentido, pode- se afirmar que a referida norma:
De acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil, o perito- contador assistente pode, tão logo tenha conhecimento da perícia:
I. Informar ao perito-contador, que exercerá o seu direito quanto à execução conjunta da perícia.
II. Colocar- se à disposição do perito-contador para o fornecimento de documentos em poder da parte que o contratou.
III. Solicitar ao perito- contador o acesso aos elementos e provas a serem arrecadados durante a perícia.
Assinale a opção correta:
A execução da perícia, quando incluir a utilização de equipe técnica, de acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil, deve considerar que:
I. A orientação e supervisão da equipe técnica é de exclusiva responsabilidade do perito- contador responsável pelo trabalho.
II. Cada membro da equipe técnica é responsável pelas conclusões de sua responsabilidade que foram incluídas no laudo pericial contábil.
III. De acordo com a NBC TP 01, todos os membros da equipe técnica são solidários quanto às conclusões contidas na perícia.
Assinale a opção correta:
Entende- se por papéis de trabalho, de acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil, a documentação preparada pelo perito para a execução da perícia. Entre, os meios de prova que podem ser considerados, incluem- se:
I. Depoimentos e documentos
II. Desenhos e fotografias
III. Correspondências e notificações
Assinale a opção correta:
Em relação ao planejamento da perícia contábil, pode- se afirmar de acordo com NBC TP 01 – Perícia Contábil:
Em relação ao termo de diligência, são feitas em relação à NBC TP 01 – Perícia Contábil as seguintes afirmações:
I. O perito- contador deve sempre mencionar o tempo máximo para o cumprimento da solicitação a que está obrigado o diligenciado.
II. As informações colhidas ou não durante as buscas das provas pelo perito-contador devem compor o laudo.
III. A critério do perito- contador, pode ser apensada ao laudo a cópia do termo de diligência que contém o ciente do diligenciado ou de seu representante legal.
IV. Deve compor o laudo as providências tomadas para o cumprimento do seu ofício como perito- contador.
Assinale a opção que se encontra CONTRÁRIA à referida
Quando se tratar de laudo pericial contábil assinado em conjunto pelo(s) perito- contador e perito(s) - contador(es) assistente(s), de acordo com a NBC TP 01- Pericia Contábil, pode- se afirmar que:
A escrituração contábil, os livros contábeis obrigatórios, entre os quais o Livro Diário e o Livro Razão, em forma não digital, devem revestir- se de formalidades extrínsecas:
I. Serem encadernados
II. Terem suas folhas numeradas sequencialmente III. Terem lançamentos em ordem cronológica
IV. Conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade.
Assinale a opção que é CONTRÁRIA ao preceituado pela ITG 2000 –
Conforme a ITG 2000- Escrituração Contábil, a retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro e pode ser feito por meio de:
Conforme a NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, o conjunto das demonstrações contábeis da entidade inclui as seguintes demonstrações, EXCETO:
De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL, as características qualitativas fundamentais são:
Para ser útil, a informação contábil- financeira deve representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a informação precisa ter alguns atributos. Ela deve ser:
De acordo com a NBC PP 01 – PERITO CONTÁBIL, existem situações fáticas ou circunstanciais que impossibilitam o perito de exercer, regularmente, suas funções ou realizar atividade pericial em processo judicial ou extrajudicial, inclusive arbitral. Essas situações são classificadas como Impedimento ou Suspeição. Dentre elas, podem- se enumerar:
I. Tiver mantido, nos últimos dois anos, ou mantenha com alguma das partes ou seus procuradores, relação de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado.
II. Subministrar meios para atender às despesas do litígio.
III. Receber quaisquer valores e benefícios, bens ou coisas sem autorização ou conhecimento do juiz ou árbitro.
IV. Ser amigo íntimo de qualquer das partes.
Com base nos itens I, II, III e IV apresentados acima, indique quais são casos de impedimento e/ou suspeição.
O ato de aconselhar, de alguma forma, parte envolvida no litígio acerca do objeto da discussão, pode acarretar ao perito- contador, segundo a NBC PP 01- Perito Contábil:
De acordo com o item 25 da NBC PP 01, o perito, em obediência ao Código de Ética Profissional do Contador, deve respeitar e assegurar o sigilo das informações a que teve acesso, proibida a sua divulgação, salvo quando houver obrigação legal de fazê- lo. Ao não respeitar o sigilo das informações, o perito poderá ser incurso na (s) seguinte (s) penalidade(s), segundo o código de ética da profissão:
A empresa comercial XY realizou uma venda a prazo no montante de $ 50.000,00, com incidência de ICMS de 15%, sendo o custo das mercadorias vendidas, o valor de $ 40.000,00. Considerando- se que foi vendido um único tipo de produto e desconsiderando- se qualquer outra informação, o lucro bruto auferido na operação foi de:
Ao analisar determinada operação de venda de mercadorias, o perito contador observou a ocorrência de vendas no montante de $ 200.000,00, com incidência de ICMS à alíquota de 20% e custo dos produtos vendidos no montante de $ 90.000,00. Em seguida, constatou que 50% dessas mercadorias vendidas foram devolvidas. Segundo a administração da entidade, o lucro bruto obtido ao final da operação (venda e posterior devolução de parte das mercadorias) na operação foi de $ 20.000,00. Considerando apenas as informações acima, o perito- contador constatou em relação ao Resultado Bruto com essa operação que:
Em relação à Demonstração de Valor Adicionado, no grupo RECEITAS - Vendas de mercadorias, produtos, e serviços -, são feitas as seguintes afirmações:
I. As receitas constantes na DVA correspondem ao faturamento bruto constante na DRE, incluídos o IPI e o ICMS incidentes.
II. Nos custos dos produtos, das mercadorias e dos serviços adquiridos de terceiros, quando vendidos, considera-se o valor constante na DRE acrescido dos impostos incidentes sobre as compras, recuperáveis, ou não.
III. As receitas constantes na DVA correspondem ao faturamento bruto constante na DRE, desconsiderado o IPI e o ICMS incidentes.
Indique abaixo a opção correta para cada uma das assertivas acima.
São Princípios Contábeis, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, EXCETO:
Uma vez integrado ao patrimônio, os ativos podem sofrer variações em decorrência de alguns fatores, como os indicados abaixo:
I. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis.
II. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada líquida de caixa, que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações da Entidade.
As Normas Brasileiras de Contabilidade classificam esses ativos como sendo respectivamente:
Ao se elaborar a Demonstração de Fluxo de Caixa, deve- se atentar às transações relacionadas a atividades de investimento e financiamento que afetam ativos e passivos, mas não impactam o Caixa. Indique a opção abaixo que indica esse tipo de transação:
A Demonstração do Resultado Abrangente do Exercício apresenta as receitas, despesas e outras mutações que afetam o patrimônio líquido, mas que não são reconhecidas (ou foram reconhecidas ainda na Demonstração do Resultado do Exercício). São exemplos de tais receitas e despesas:
I. Variações na reserva de reavaliação quando permitidas legalmente.
II. Ajustes de avaliação patrimonial relativo à efetiva parcela de ganhos e perdas de instrumentos de hedge em hedge de fluxo de caixa.
III. Ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior.
Estão corretas as afirmações:
Em relação à conta Ajustes de Avaliação Patrimonial, pode- se afirmar que:
I. Recebe contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos somente do Ativo.
II. Deve ser considerada quando do cálculo do limite referente à proporção das reservas de lucros em relação ao capital.
III. Não corresponde a uma conta de reserva.
Assinale abaixo a opção correta:
Em relação ao aviso prévio, pode- se afirmar:
De acordo com o art. 193 da CLT, o Adicional de Periculosidade é devido na base de 30% sobre o salário básico sem os seguintes acréscimos:
De acordo com o art. 879 da CLT, sendo ilíquida a sentença exequenda, ordenar- se- á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita pelas seguintes formas previstas na referida norma, EXCETO:
Uma empresa pagou em 2/2/2012 a importância de $ 7.200,00 em seguro, o qual tem vigência por 12 meses, a partir da data em que ocorreu o pagamento. É correto afirmar que o montante que constará em Despesas de Seguros Pagos Antecipadamente (Ativo), em 31 de agosto de 2012, é de:
Em relação às contas do Ativo Circulante, pode-se afirmar que constituem despesas pagas antecipadamente, as contas abaixo, EXCETO:
Os gastos com aluguéis incorridos e debitados na Demonstração do Resultado do Exercício são evidenciados na Demonstração de Valor Adicionado como:
Determinada empresa decidiu realizar a depreciação anual de um de seus bens pelo método decrescente, conforme abaixo:
Valor do ativo a ser depreciado: $ 6.000,00
Vida útil estimada: 5 anos
Com base exclusivamente nas informações acima, pode- se afirmar que o valor a ser depreciado no terceiro ano será de:
A NBC TG 15 – Combinação de Negócios NÃO se aplica:
I. À formação de empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures), sujeitos ao disposto na NBC TG 19 – Negócios em Conjunto.
II. À combinações de entidades ou negócios, sob controle comum.
III. À aquisição de ativos que não constituem um negócio nos termos desta norma (NBC TG 15).
Assinale abaixo a opção correta:
De acordo com ao art. 249 do RIR/99 pode( m) ser excluído(s) do lucro líquido do exercício para fins de determinação do lucro real ( tributável) :
I. As perdas apuradas nas operações realizadas nos mercados de renda variável e de swap, que excederem os ganhos auferidos nas mesmas operações.
II. As perdas incorridas em operações iniciadas e encerradas no mesmo dia (day- trade), realizadas em mercado de renda fixa ou variável.
III. Os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados a partir do mês de janeiro de 1996, pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas e que não integrarão a base de cálculo do imposto da pessoa jurídica beneficiária.
Assinale abaixo a opção correta:
O escritório que presta serviços de advocacia à empresa Gama informou que há um processo judicial contra um cliente, no montante de $ 100.000,00. Esse mesmo escritório avaliou que as chances da Gama ganhar esse processo são prováveis. Em decorrência, deve a empresa:
De acordo com o Regulamento do Imposto de Renda (2009), a pessoa jurídica que tiver parte ou todo o seu patrimônio absorvido em virtude de incorporação, fusão ou cisão, deverá levantar balanço específico. Nesse caso, os bens e direitos da pessoa jurídica serão avaliados:
A direção da empresa Delta está preocupada com a estimativa feita pelo departamento de contabilidade de redução de 20% dos lucros no próximo exercício, caso o processo fabril seja interrompido devido à escassez de matéria-prima no mercado provocado por um furacão na Ásia. Caso a empresa decida se precaver em relação a essa situação deverá constituir
:
O grau de alavancagem financeira (GAF) representa a capacidade que os recursos de terceiros apresentam de elevar os resultados líquidos dos proprietários do capital. Nesse sentido, determinada empresa apresentava os seguintes índices entre o ano X1 e o ano X3, GAF: X1=1; X2= 1,1, e X3= 1,2.
Assim, analisando os índices de alavancagem financeira compreendida entre esses anos, pode- se afirmar que:
A empresa Delta adquiriu em 02/01/2012 um equipamento no valor de $ 100.000,00. Considerando que o bem apresenta valor residual correspondente a 10% do custo de aquisição, e a vida útil estimada do bem é de 10 anos, a despesa de depreciação lançada em março de 2012 foi no valor de:
A empresa Mina Boa adquiriu em janeiro de 2010 a concessão de uma mina (com prazo indeterminado) com capacidade total de 500 t. ao custo de $ 2.000.000,00. Ao final do exercício de 2012 apurou- se, pelas informações do departamento de engenharia da empresa, que foram extraídas 50 t. de minério por ano. A empresa reconhecerá no resultado do exercício de 2012 despesas de:
De acordo com o modelo Fleuriet de dinâmica financeira das empresas, a equação CCL > NIG, onde CCL = Capital Circulante Líquido, e NIG= Necessidade de Investimento em Giro, representa uma situação
De acordo com o modelo Fleuriet, de dinâmica financeira das empresas, determinada empresa apresenta a seguinte estrutura financeira e de risco:
CCL < 0
NIG > 0
CCL < NIG
SD < 0
Onde,
CCL= Capital Circulante Líquido
NIG = Necessidade de Investimento em Giro
SD = Saldo do Disponível
Essa estrutura é típica de uma entidade que apresenta:
De acordo com o modelo Fleuriet, de dinâmica financeira das empresas, o efeito tesoura ocorre quando uma empresa apresenta por vários exercícios seguidos um crescimento do(a) :
Onde,
CCL= Capital Circulante Líquido
NIG= Necessidade de Investimento em Giro
SD = Saldo do Disponível
Pelo método indireto de elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa, o aumento de Duplicatas a receber contribui para a formação do :