SóProvas



Prova IF-CE - 2016 - IF-CE - Tecnólogo - Turismo


ID
2281021
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

Como o Estado Islâmico consegue sobreviver a ataques

    A recaptura, por forças iraquianas, de grandes partes de Ramadi, que estava sob domínio do grupo autodenominado Estado Islâmico, marca o mais recente revés do grupo extremista após este ter perdido outros locais, como Tikrit, Sinjar e Baiji. Mas, apesar das derrotas – e de mais de um ano de bombardeios aéreos –, o Estado Islâmico mostrou ser incrivelmente resistente. O grupo extremista recapturou parte do território perdido na Síria central e no leste, consolidou seu domínio sobre áreas no entorno da cidade de Raqqa, no norte, e continua dominando a segunda maior cidade do Iraque, Mosul. Como já aconteceu em outros casos, vitórias táticas não se traduziram em uma derrota estratégica do EI. E há motivos para isso.

  “O Daesh (acrônimo depreciativo em árabe para o EI) se intensifica e ataca praticamente a cada dois meses. O presidente da Síria, Bashar al-Assad, e seus aliados nos bombardeiam em massa a cada meia hora. Você pode calcular as mortes resultantes", diz um ex-combatente rebelde, que não quis ser identificado. Se a prioridade de combater Assad é clara entre a oposição armada na Síria, a descentralização das estruturas de comando e controle dos rebeldes pode e vai causar grandes reveses para a estratégia proposta pela coalizão liderada pelos EUA. Mas, infelizmente, esse não é o único problema.

   Se comparado ao regime do Talibã, que caiu em uma campanha de dois meses com ataques de forças ocidentais coordenadas e de forças rebeldes islamitas afegãs e seculares, descentralizadas, o EI prova ser mais resiliente.

   Até agora, o EI sobreviveu a mais de oito mil ataques aéreos e à morte de mais de 10 mil de seus combatentes desde o início da campanha de bombardeios, de acordo com o Departamento de Defesa americano. Mesmo assim, a organização não tem grandes problemas para recrutar e mobilizar, principalmente depois da intervenção da coalizão ocidental. Sua resposta aos ataques aéreos tem sido dispersar e esconder equipamentos e se misturar a civis, quando não está sob ataque direto.

   O Estado Islâmico ainda tem capacidade de surpresa tática e de tirar vantagem de batalhas espaciais fluidas e confusas. O grupo também mudou sua estratégia de terror em relação a cidades ocidentais. Antes dos ataques aéreos, houve um ataque ligado ao EI em uma cidade ocidental. Desde o início dos bombardeios, foram mais de 25. Mas isso não quer dizer que o EI não será derrotado em algum momento. 

Retirado e adaptado de: www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151215_analise_forca_estado_islamico_lab

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    O erro da B esta em informar que o EI tem grande capacidade de enfrentar o combate aéreo, quando na verdade ele é que sofre os ataques.

  • A) apesar de ter perdido milhares de seus combatentes, o Estado Islâmico continua tendo bastante força em regiões do Iraque e da Síria. CORRETA! PIRMEIRO PARÁGRAFO: O grupo extremista recapturou parte do território perdido na Síria central e no leste, consolidou seu domínio sobre áreas no entorno da cidade de Raqqa, no norte, e continua dominando a segunda maior cidade do Iraque, Mosul.

    B a resiliência do Estado Islâmico tem a ver com sua grande capacidade militar, especialmente a de combate aéreo. ERRADA: EM VÁRIOS MOMENTOS O TEXTO DÁ EXEMPLOS DA RESILÈNCIA DO EI E, EM NENHUM MOMENTO FALA DA CAPACIDADE DE COMBATE ÁEREO.

    C o autor do texto perdeu toda a esperança de que um dia o Estado Islâmico possa ser derrotado. ERRADA. ULTÍMO PARÁGRAFO.

    D).os Estados Unidos e o presidente sírio fazem parte de uma coalizão para combater o Estado Islâmico. ERRADA. O TEXTO NÃO FALA QUE A COALIZÃO É PARA COMBATER O EI. OBSERVEM O COMANDO DA QUESTÃO: DE ACORDO COM O TEXTO...

    E) o Estado Islâmico foi derrotado na cidade iraniana de Ramadi, mas conseguiu recapturar a cidade de Raqqa, que fica no norte da Síria. ERRADO: O EI CONSOLIDOU AINDA MAIS O DOMINÍNIO NESSA REGIÃO.


ID
2281027
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma das palavras mal e mau está empregada corretamente na frase da opção

Alternativas
Comentários
  • ✓ Mal x Mau
    Mal: oposto de “bem”. Advérbio. Geralmente acompanha um verbo ou adjetivo.
    Ex: Não passou porque estava mal preparado.
    Ex: Mal cheguei, fui interrogado. (sentido de tempo)
    Mau: oposto de “bom”. Adjetivo. Acompanha um substantivo, dando a ele a
    qualidade de “maligno”.
    Ex: Não passou porque era um mau candidato.

  • Gabarito letra A.

     

     

    Mal - Bem

    Mau - Bom

     

    Substituo um pelo outro na frase e pronto! Técnica infalível!

  • mal x bem

    mau mau  x bom bom 


ID
2281051
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A concordância nominal da palavra destacada está errada na opção

Alternativas
Comentários
  • Letra C..muitos elogios, então cabe "bastantes".

  •  c) Bastante elogios o meu filho recebeu na reunião escolar.

    Bastante = muito 

  • ligado a substantivo varia

    ligado a verbo é invariável

  • GABARITO: C

     

    Às vezes para melhor entender troca a ordem das frases.

    Errado: Bastante elogios o meu filho recebeu na reunião escolar.

    Correto: O meu filho recebeu na reunião escolar bastantes/muitos elogios.

     

    BONS ESTUDOS.

  • GABARITO:      C

     

     

    BASTANTE ou BASTANTES

     

     

    >> A palavra "BASTANTE" pode funcionar como adjetivo ou advérbio.

     

    > Quando ADJETIVO, admite flexão de número e concorda com o nome a que se refere. Nesse caso, pode ser substituída por MUITOS OU MUITAS ou por SUFUCIENTES.

     

    1) Há motivos bastantes para o divórcio.  (Motivos SUFICIENTES)

    2) Havia bastantes razões para ele comparecer. (MUITAS razões)

    3) Não há provas bastantes para condenar o réu. (provas SUFICIENTES)

    4) Bastantes pessoas compareceram à reunião. (MUITAS pessoas)
    5) Os salgados e as bebidas não serão bastantes para a festa. (serão SUFICIENTES)

     

     

     > Quando ADVÉRBIO, o termo não deve ser flexionado. Como dica prática, nesse caso, ele pode ser substituído por MUITO(SINGULAR)
     

    1) Elas falam bastante. (falam MUITO)
    2) Elas são bastante simpáticas. (Elas são MUITO simpáticas)

    3) O álibi foi bastante para retirar as acusações. ( foi MUITO)

    4) O frio é bastante intenso por aqui em julho. ( O frio é MUITO intenso)

  • Bastantes elogios o meu filho recebeu na reunião escolar.


ID
2281060
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Naquele momento, depois de tantos anos no comando da organização, aproximou-se a passos largos e determinados do apogeu de sua carreira’’.
Sem prejuízo do sentido do enunciado, a palavra destacada pode ser substituída por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa B.
     

    Apogeu é o substantivo masculino do âmbito da astronomia que indica o ponto mais distante que um corpo celeste apresenta em relação à Terra.

    Em sentido figurado, a palavra apogeu significa o augeponto altoacme ou clímax de alguma coisa. Ex: O apogeu da seleção brasileira aconteceu em 1982, apesar de não ter conquistado a Copa do Mundo.

    Com origem na palavra grega apógeios, ela é formada pela junção de apo(que significa longe) e geo, que significa "terra".


ID
2281078
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

A portaria nº 144, de 27 de agosto de 2015, estabelece a Categorização dos Municípios Brasileiros pertencentes às Regiões Turísticas do Mapa do Turismo do Brasil, definida por meio da Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013. A categorização tem por objetivo subsidiar a tomada de decisões estratégicas da gestão pública e orientar a elaboração e a implementação de políticas específicas para cada categoria de município, de modo a atender suas especificidades, a partir do desempenho da economia do turismo. Para a seleção desses municípios, é preciso estabelecer variáveis de desempenho econômico elencadas na categorização dos municípios a partir da

Alternativas

ID
2281081
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo
Assuntos

A Política Nacional de Turismo – PNT –, estabelecida pela Lei 11.771/2008, tem, dentre os seus princípios, a Regionalização do Turismo, que estabelece diretrizes políticas e operacionais, para orientar a sua implementação, trabalhando a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com Estados da Federação, regiões turísticas e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação (e a consolidação) dos destinos turísticos nacionais, a gestão e a promoção do turismo. Para isso, definiram-se eixos para atuação do Programa de Regionalização do Turismo. Não compete ao referido programa:

Alternativas

ID
2281084
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais, de forma a atingir fins desejados, através de uma organização. É um processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos. Sãos funções do administrador: planejar, organizar, dirigir e controlar. Diante dessas orientações, com base no Planejamento Estratégico – PE redirecionando para a atividade turística, é correto afirmar-se que planejamento estratégico

Alternativas
Comentários
  • 14.2. Planejamento estratégico
    O planejamento corresponde à primeira das quatro funções administrativas (planejar, organizar, dirigir e controlar), e consiste num processo para estabele­cer objetivos e definir a maneira adequada para alcançá-los. É um processo que congrega princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas que auxiliam as organizações a mudar uma situação com vistas a alcançar algum objetivo futuro.
    O planejamento trata de decisões e ações presentes e futuras, e também questiona e avalia os resultados dessas ações e decisões.
    O planejamento é inerente ao trabalho do administrador e não se restringe ao presente, mas projeta-se para o futuro, por isso as decisões do administrador voltadas para o futuro devem resultar de um processo que sintetize e apresente, de forma organizada, as principais informações da organização, tanto internas quanto externas.
    De acordo com o Dicionário Aurélio (2003), planejamento é o ato ou efeito de planejar. Pode ser definido como um processo articulado de definição de objetivos e de escolha dos meios para atingi-los. O planejamento é um processo de análise e decisão racional que antecede e acompanha a ação da organização na procura de solução para os problemas, ou com vistas a aproveitar as oportunidades, com eficiência, eficácia e constância.
    Segundo Paludo (2009a),
    planejamento é um processo racional para a tomada de decisão, com vistas a selecionar e executar um conjunto de ações, necessárias e suficientes, que possibilitarão partir de uma situação atual existente e alcançar uma situação futura desejada.

    O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, criada nos Estados Unidos em meados de 1960. Sua principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização. É um formato de planejamento que foca maior grau de interação com o ambiente, ou seja, tem em vista uma melhora na relação entre a organização e o ambiente externo no qual ela se encontra inserida.
    Essa metodologia desenvolveu-se inicialmente nas grandes corporações privadas mundiais como um aperfeiçoamento do planejamento tradicional, passando rapidamente a ser utilizada em grande escala por empresas em geral, e, mais recentemente, vem sendo aplicada em vários órgãos e entidades da Administração Pública – principalmente nos níveis Federal e Estadual.

  • a) corresponde ao desenvolvimento dos programas e dos projetos em setores locais.

     

    Locais refere-se ao OPERACIONAL

     

    b) é projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual, envolvendo cada departamento, abrangendo seus recursos específicos; preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.

     

    Refere-se ao LONGO prazo e os objeticos são organizacionais.

     

    c)  é projetado para curto prazo, para o imediato, com visão tecnicista. É definido para cada tarefa ou atividade e envolve cada tarefa ou atividade isoladamente; preocupa-se com o alcance de metas específicas.

     

    Refere-se ao LONGO prazo

     

     

    d)  é o detalhamento, no nível de operação, das ações e das atividades necessárias para atingir os objetivos e metas fixados pelos níveis hierarquicamente superiores.

     

    O planejamneto estratégico já é feito pelo último escalão. Não tem o que se falar de nóveis hierarquicamente superiores.

     

    e)  pode ser conceituado como um processo gerencial (visão holística), de longo prazo, que possibilita ao(s) dirigente(s) estabelecer o rumo da organização, visando aperfeiçoar sua relação com o ambiente (interno e externo).

  • GABARITO: E

     

    Não sabia sobre essa tal de "visão holística", então fui pesquisar sobre e vi que cabe perfeitamente no planejamento estratégico.

     

    Eis que:

    Visão holística é a visão global de uma empresa, de todos os seus elementos, estratégias e atividades, que resulta em uma representação única da organização. A visão holística é oposta à lógica mecanicista, que compartimenta a empresa em vários blocos, causando a perda da visão global.

     

    https://www.significados.com.br/holistico/

     

     

    BONS ESTUDOS.


ID
2281087
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em observação ao CÓDIGO DE ÉTICA MUNDIAL PARA O TURISMO, não é compatível com suas diretrizes:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Atendimento das necessidades atuais da localidade e contemplação prioritária da dimensão político-econômico-institucional.


ID
2281090
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Philip Kotler apresenta, na sua obra “Administração de Marketing – AM”, informações, cuja função é estabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários ou público-alvo. Tanto que o autor define AM como “processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de bens, serviços e ideias, para criar trocas com grupos-alvo que satisfaçam os consumidores e os objetivos organizacionais”. Partindo-se dessas premissas, não condiz com o planejamento do marketing em uma organização quanto à busca da qualidade:

Alternativas
Comentários
  • D. A qualidade não é onerosa e nem eterna.

  • GABARITO: LETRA D

    a qualidade é complexa, onerosa e eterna.


ID
2281093
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro. Alguns autores do Turismo resolveram criar categorias e classificações dentro do planejamento. Um deles é Barretto (1991), que lista orientações de categorizações. Destoa profundamente da interpretação de planejamento:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes, gab D. Fui por eliminação.


ID
2281096
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

_____________ turística é entendida como uma forma de organizar a atividade turística para fins de planejamento, gestão e mercado. Pode ser estabelecido a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda. A partir da oferta, definem-se os processos de identidade. Os produtos e os roteiros turísticos, de modo geral, são definidos com base na oferta (em relação à demanda). Preenche corretamente a lacuna o termo

Alternativas

ID
2281099
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

O Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura. O Ministério do Turismo, através da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, entende que o segmento do turismo cultural apresenta elementos. Com base nisso, analise as afirmativas em C (corretas) ou E (erradas)
I. O Ministério do Turismo compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.
II. O termo enoturismo passou a ser utilizado na Itália, quando as visitas a locais onde se produziam vinhos passaram a ser consideradas atrativos-âncora de roteiros, e não simplesmente uma atividade complementar.
III. A diversidade de práticas de Turismo Cultural, que muitas vezes estão relacionadas a outros segmentos, e passam pela transversalidade deste segmento, se dá, também, por considerar elementos e expressões da cultura local, como a gastronomia, a música e as manifestações populares.
IV. A hospedagem domiciliar pode ser uma excelente forma de vivência cultural, num modelo de hospitalidade, em que o turista se hospeda na casa de um morador e tem a possibilidade de experimentar o modo de vida e observar o cotidiano da comunidade.
Estão corretas:

Alternativas

ID
2281102
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

Levando-se em consideração os fundamentos do turismo, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Produto Turístico
(2) Espaço Geográfico
(3) Serviço Turístico
(4) Oferta Turística
(5) Mercado turístico
( ) é entendido como atividade econômica que cria valor e fornece benefícios para clientes, em tempos e lugares específicos, como decorrência da realização de uma mudança desejada pelo destinatário do serviço. (LOVELOCK; WRIGHT, 2001)
( ) é o lugar onde pessoas trocam produtos e serviços com outras, considerando-se sempre a disponibilidade da oferta e a procura pelo bem ou serviço oferecido. O processo de troca e a existência do mercado estão associados a cinco condições essenciais (KOTLER; KELLER, 2006):
( ) é o conjunto de atrativos turísticos, serviços e equipamentos e toda infraestrutura de apoio ao turismo de um determinado destino turístico, utilizados em atividades designadas turísticas. (PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO, 2007)
( ) o conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos acrescidos de facilidades, localizados em um ou mais municípios, ofertado de forma organizada por um determinado preço. (PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO, MTUR 2007)
( ) base física na qual tem lugar a conjunção ou o encontro entre a oferta e a demanda, e em que se situa a população residente (que, se não é em si mesma um elemento turístico, é considerada um importante fator de coesão ou desagregação no planejamento turístico). (SEGMENTAÇÃO DO TURISMO E MERCADO, MTUR, 2010)

A sequência correta é

Alternativas

ID
2281105
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

O produto turístico é “a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, nas facilidades e nas formas de acesso, das quais o turista compra a combinação de atividades e arranjos”. Diante dessa afirmação, não caracteriza o produto turístico:

Alternativas

ID
2281108
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

O CADASTUR é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo MTur em parceria com os órgãos oficiais de turismo das unidades da federação. Tem por finalidade possibilitar o cadastro de empresas prestadoras de serviços turísticos e profissionais de turismo, conforme legislação específica. O sistema determina que o cadastrar seja obrigatório, com exceção do(s)

Alternativas

ID
2281111
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

Para um bom planejamento e organização de viagens, é preciso que o gestor, o técnico e o operador tenham conhecimento dos termos técnicos. Utilizando desse conhecimento, correlacione os itens das colunas abaixo.
(1) Famtour
(2) Press Trips
(3) Overbooking
(4) Voucher
(5) Stand by
( ) A prática de efetuar reservas que excedem a disponibilidade de assentos na expectativa de que o número de desistências (no-shows) permita que as reservas utilizadas fiquem pouco abaixo da capacidade máxima de uma aeronave.
( ) documento entregue ao passageiro com todas as especificações dos serviços turísticos adquiridos. Ele pressupõe a confirmação dos serviços discriminados
( ) Trata-se de um arranjo inteiramente de negócios, em que se investem tempo e dinheiro, para trazer jornalistas ou fotógrafos (imprensa) para visitar o roteiro.
( ) Situação do passageiro que aguarda resposta sobre algum serviço solicitado (confirmação de passagem aérea, viagem, hotel, trem, etc.).
( ) com operadores de turismo: é uma visita técnica que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico.
A sequência correta é

Alternativas

ID
2281114
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A cozinha é lugar de produção de lixo. São restos e cascas de legumes e hortaliças, aparas de carne, frango ou peixe que, além de altamente perecíveis, atraem insetos e outros tipos de animais. É um meio ideal para a multiplicação de micróbios que causam doenças. De acordo com as normas de higiene contidas no manual da ANVISA, as lixeiras das cozinhas devem possuir as seguintes características:

Alternativas

ID
2281117
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto aos procedimentos internos do meio de hospedagem, o responsável pelo almoxarifado, ao ser informado sobre uma entrega de material, deverá

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    Para Loreni T, o recebimento de materiais é um Ato administrativo de grande importância no contexto da racionalização de materiais, a rotina do recebimento tem início quando chega o pedido e o responsável assina o canhoto do rodapé de uma via da nota fiscal, atestando que a mercadoria foi devidamente recebida, considerando liquidada a transação comercial.


    No recebimento dos produtos deve-se confrontar a nota fiscal com um pedido ou um conhecimento de carga (recibo dado pelo transportador para os bens que foram aceitos para o transporte); checar as quantidades; verificar se há danos e, se houver, reporta-los por meio de relatório; inspecionar os produtos se necessário.

     

    Nas palavras de Viana, as atividades do recebimento abrangem desde a recepção do material na entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques e compreendem os materiais com política de ressuprimento e os de aplicação imediata, sofrendo critérios de conferência quantitaviva e qualitativo.

     

    Ainda segundo Viana, o recebimento compreende quatro fases:

     

    1ª fase: Entrada de materiais;

    2ª fase: Conferência quantitativa;

    3ª fase: Conferência qualitativa;

    4ª fase: Regularização.

     

    Loreni T. Brandalise - Administração de Materiais e Logística - pág.  106 e 107.

    Viana, João José - Administração de Materiais: um enfoque pátrico - pág. 275 e 276.


ID
2281120
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quando o almoxarife tem a intenção de esclarecer ao fornecedor os motivos da devolução, quanto aos aspectos qualitativo e quantitativo do material entregue, ele deverá utilizar, dentre os documentos técnicos disponíveis,

Alternativas

ID
2281123
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No armazenamento correto dos materiais no almoxarifado, deve-se observar:
I. O peso do material armazenado não poderá exceder à capacidade de carga calculada para o piso.
II. O material armazenado deverá ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos contra incêndio e saídas de emergências.
III. Material empilhado deverá ficar encostado e apoiado nas estruturas laterais do prédio ou da dependência edificada.
IV. A disposição da carga não deverá interferir no trânsito, admitindo-se algum prejuízo à iluminação e ao acesso para as saídas de emergência.
Está correto o que consta

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETO - O peso do material armazenado não poderá exceder à capacidade de carga calculada para o piso.

     

    II. CORRETO - O material armazenado deverá ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos contra incêndio e saídas de emergências.

     

    III. ERRADO - Material empilhado deverá ficar encostado e apoiado nas estruturas laterais do prédio ou da dependência edificada.

     

    Quando o material tiver de ser empilhado, deve-se atentar para a segurança, para a altura das pilhas, de modo a não afetar a qualidade da mercadoria pelo efeito da pressão decorrente e para o arejamento (distância de 70 cm do teto e de 50 cm das paredes).

     

    IV. ERRADO - A disposição da carga não deverá interferir no trânsito, admitindo-se algum prejuízo à iluminação e ao acesso para as saídas de emergência.

     

    A segunda parte deste item "IV" torna-o incorreto, pois um dos objetivos da armazenagem é a maximizção e a utilização dos espaços (inclusive, o aéreo) ou, conforme Viana: a autilização do espaço nas três dimensões (profundidade, largura e altura), da maneira mais eficiente possível. Desta forma, na disposição da carga não pode haver qualquer prejuízo à iluminação e muito menos às saídas de emergência.

     

    Portanto, a alternativa correta é a "A", pois apenas os itens "I" e "II" estão corretos.

     

    Fonte: Anotações das aulas de ARM do prof. Bruno Eduardo - Grancursos. 

     

     


ID
2281126
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

As quatro fases constantes do processo de recebimento de materiais no almoxarifado são

Alternativas
Comentários
  • pq foi anulada? não seria a D?


ID
2281129
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O framework com designação universal abstrata, para localizar um recurso na internet ou intranet, é

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

  • Correta, C

    De forma objetvia e simples, URL:

    - Forma padronizada de representação de diferentes documentos, mídia e serviços de rede na internet, capaz de fornecer a cada documento um endereço único.

    Uma URL é o endereço pelo qual o cliente acessa um determinado site !!!

    Ou seja, podemos dizer que a URL é ''um site'', por exemplo, se você quer acessar determinado site de pesquisas, então você digitará, em seu navegador, a url desejada, exemplo: www.google.com.br < temos o endereço do site que queremos acessar, ou, em termos técnicos, a URL que queremos acessar.

  • URL é um framework?

  •  

    Q482562      O FRAMEWORK com designação universal abstrata para localizar um recurso na internet ou intranet é o

    URL é o endereço de um recurso disponível em uma rede, seja a rede internet ou intranet, e significa em inglês Uniform Resource Locator, e em português é conhecido por Localizador Padrão de Recursos.

    O termo framework, empregado na questão, designa um quadro do trabalho. Ou seja, para navegar na Internet (trabalho) é preciso utilizar um navegador de Internet e informar o endereço que se deseja acessar, a URL.

     

     

    URL (uniform resource locator) é um endereço virtual utilizado na Web que pode estar associado a um sítio, um computador ou UM ARQUIVO.

     

     

     

    HTTP   é o protocolo de transferência de HIPERTEXTO.

     

     

    DHCP      responsável por designar endereços IP variáveis que possibilitam a navegação na Web

     

     

    HTML   é a linguagem de marcação de HIPERTEXTO.

     

     

    DNS       é o serviço que TRADUZ OS ENDEREÇOS URL em número de IP, e vice-versa.

     

       

     PHP        é um conjunto de comandos, quase uma linguagem de programação, para sites interativos e dinâmicos.

     

     

     

    FTP ou File Transfer Protocol é uma forma de transferir arquivos. Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo. A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos

     

     

    PROXY =    ROTEADOR    é um servidor que age intermediando a Internet e a rede local.

     

     

    VPN   =     é uma forma de criar uma Intranet entre localizações geograficamente distantes

     

     

    O padrão TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação utilizados na Internet. 

    .............

     

  • GABA C

     

    Complementando... A URL (nome amigável) é traduzida pelo DNS em endereço IP.

  • O Localizador uniforme de recursos, ou URL – Uniform Resource Locator, é a forma pela qual nós localizamos recursos na internet, normalmente digitando-o no navegador de Internet.  é exemplo de URL.

    Resposta certa, alternativa c).

  • Um framework em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação.

    Fonte: wikipedia.

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos protocolos de internet e suas funções, bem como do framework utilizado para localizar endereços de arquivos e páginas na web.

     

    A)  Incorreta – O protocolo HTTP (em português Protocolo de Transferência de Hipertexto) é o responsável pela transferência de hipertextos em um navegador, ou seja, é o protocolo que permite abrir páginas da Internet.

    B)  Incorreta – O protocolo HTTPS é a junção do protocolo HTTP + SSL, que proporciona uma camada de segurança maior nas atividades do usuário, uma vez que as conexões realizadas são criptografadas. Dessa forma, uma página que utiliza o protocolo HTTPS possui uma origem e conexão seguras.

    C)  Correta – URL está relacionada ao endereço virtual de sites, páginas ou arquivos na internet ou intranet. 

    D)  Incorreta – O protocolo TCP é um protocolo de transporte, ou seja, realiza a transferência de dados entre diferentes máquinas, ele é mais confiável, pois é voltado à conexão, verifica a integridade, realiza o handshake, porém é mais lento comparado ao protocolo UDP.

    E)  Incorreta – Não há um protocolo chamado XP.

     

    Gabarito – Alternativa C.


ID
2281132
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

A hospitalidade comercial é um dos campos de estudos da prestação de serviços em meios de hospedagem. O cerne da discussão teórica sobre a definição de hospitalidade comercial está no entendimento da hospitalidade como

Alternativas

ID
2281135
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

Sobre a necessidade de identificação dos hóspedes nos meios de hospedagem, é certo afirmar-se que

Alternativas

ID
2281138
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

O regulamento Geral dos Meios de Hospedagem considera apartamento uma UH constituída, no mínimo, de quarto de dormir de uso exclusivo do hóspede, com local apropriado para guarda de roupas e objetos pessoais, servida por banheiro privativo, então é certo dizer-se que

Alternativas

ID
2281141
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

“Exposição é feita por uma ou mais pessoas com a presença de um coordenador. O assunto exposto é do conhecimento da plateia que participa em forma de grupos. Geralmente, divide-se em três fases: exposição, discussão e conclusão. As decisões podem ser adotadas pela área” (CESCA, C., 1997, p.20). Esse tipo de evento é o(a)

Alternativas

ID
2281144
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

“A hotelaria consiste em dois serviços distintos – oferecer acomodação para pessoas que estão longe de casa pernoitar e fornecer alimento para quem está distante de casa ou não prepara as próprias refeições no momento” (Chon e Sparrowe, 2003, p.51). De acordo com a teoria de Maslow, esses serviços corresponderiam a uma das seguintes necessidades:

Alternativas

ID
2281147
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

A identificação de características similares, em um universo heterogêneo de hóspedes, a partir da identificação de suas necessidades, resulta no desenvolvimento de produtos hoteleiros específicos. Esse fenômeno é denominado

Alternativas

ID
2281150
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Cerimonial e Protocolo oficiais são descritas no Decreto nº 70.274 e tratam de questões de precedência e outras questões que devem ser levadas em consideração na organização de eventos oficiais. A Bandeira Nacional não pode ser apresentada

Alternativas
Comentários
  •  Art . 23. A Bandeira Nacional pode ser apresentada:

            I - Hasteada em mastro ou adriças, nos edifícios públicos ou particulares, templos, campos de esporte escritórios, salas de aula, auditórios, embarcações, ruas e praças, em qualquer lugar em que lhe seja assegurado o devido respeito.

            II - Distendida e sem mastro, conduzida por aeronaves ou balões, aplicada sobre parede ou presa a um cabo horizontal ligando edifícios, árvores, postes ou mastros;

            III - Reproduzida sobre paredes, tetos, vidraças veículos e aeronaves;

            IV - Compondo com outras bandeiras, panóplias, escudos ou peças semelhantes;

            V - Conduzida em formaturas, desfiles, ou mesmo individualmente;

            VI - Distendida sobre ataúdes até a ocasião do sepultamento.

     

    Ou seja, não cita a letra E. 

     

    GAB: E

  • Ai Sim Hein.. Já pensou os alunos, professores e diretores sendo obrigados a segurar a bandeira o dia inteiro, e tem gente que ainda erra uma questão dessas.


ID
2281153
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um estudante usa o aplicativo Word, versão 2010 (português), para copiar uma palavra do texto que está sendo editado para também usá-la em outro local do mesmo texto. Para isso, imediatamente após selecionar a palavra que deseja copiar, devem ser acionadas as teclas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

     

    O famoso casal CTRL+C = COPIAR e CTRL+V = COLAR.

     

    Sei que é algo meio batido, dificilmente o Cespe, por exemplo, vai cobrar isso hoje em dia, mas não custa relembrar!!!

  • Gabarito D

     

    Ctrl + C = copiar. C de copiar

    Ctrl + V= colar. V de vem cá plavra, volta aqui

  • CTRL+C é comando de atalho clássico para copiar qualquer conteúdo em ambiente Windows e no Microsoft Office.

    Resposta certa, alternativa d).

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos atalhos de teclado e suas funções no Word 2010, mais especificamente quanto ao atalho utilizado para copiar o item selecionado.

     

    A)  Incorreta - O atalho CTRL + V tem como função colar um item da área de transferência.

    B)  Incorreta – Não há nenhum comando relacionado à combinação SHIFT + C.

    C)  Incorreta – Não há nenhum comando relacionado à combinação SHIFT + V.

    D)  Correta – O atalho CTRL + C tem como função copiar o item selecionado para a área de transferência.

    E)  Incorreta - O atalho CTRL + N tem como função aplicar ou remover a formatação em negrito do texto selecionado.

     

    Gabarito – Alternativa D.


ID
2281156
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Estratégia utilizada por empresas e organizações. Oferece viagens nacionais ou internacionais, para que jornalistas conheçam locais e fatos relativos às suas atividades. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Open House (ou na linguagem da imprensa: press tour ou press trip) é uma ação que costuma dar ótimos resultados, pois a organização abre literalmenteas portas da casa para a imprensa. A assessoria de imprensa organiza visitas há locais ou eventos que deseja divulgar, ou que haja alguma notícia em potencial.

    FONTE: https://www.passeidireto.com/arquivo/3236558/relacionamento-com-a-imprensa-

  • Com esse nome...  kkk  só podia ser essa alternativa

    :)

  • Rack rate - Tarifa balcão. Aplicada para hóspedes que não tem reserva e se apresentam no hotel.

    http://turismocriativo.blogspot.com/2010/01/glossario-turistico.html



ID
2281159
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A atuação administrativa não pode contradizer, além da lei, a moral, a inteireza, os deveres de boa administração, sob pena de ofensa ao princípio da

Alternativas
Comentários
  • A)

    Princípio da Moralidade
    O princípio da moralidade também está contido na Constituição Federal. Trata-se da moralidade administrativa; é a partir dela que o Estado define o desempenho da função administrativa, segundo uma ordem ética acordada com os valores sociais prevalecentes e voltada à realização dos seus fins.
    Segundo a lei de improbidade administrativa, os agentes públicos, de qualquer nível ou hierarquia, são obrigados a respeitar o princípio da moralidade, sob pena de incorrer em ato de improbidade, sujeito às penalidades da lei.
    Hely Lopes Meirelles entende que não se trata da moral comum, mas sim de uma moral jurídica, entendida como o conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior da Administração.
    O princípio da moralidade exige do servidor público o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá de decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os princípios constitucionais da administração pública. Nesta caso, devemos marcar a alternativa que contém o princípio que atende ao comando da questão.

    A - correta. Princípio da Moralidade: Impõe que o administrador público não dispense os preceitos éticos que devem estar presentes em sua conduta. É a partir da moralidade administrativa que o Estado define o desempenho da função administrativa, segundo uma ordem ética baseada nos valores sociais prevalecentes e voltada à realização dos seus fins. Não se trata de uma moral comum, mas jurídica, tida como um conjunto de regras. É o princípio que exige do servidor público o elemento ético de sua conduta, não tendo de decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

    B - incorreta. Princípio da Legalidade: Significa que toda e qualquer atividade administrativa deve ser autorizada pela lei. Para esse princípio, a Administração Pública está presa aos preceitos legais, deles não podendo se afastar, sob pena de ter seus atos invalidados e seu autor devidamente responsabilizados pelos danos ou prejuízos causados. Dessa forma, toda a ação estatal deve ser regulada por lei, caso contrário, será injurídica e sujeita à invalidação. Cabe ao administrador público fazer somente o que a lei permite ou autoriza.

    C - incorreta. Princípio da Publicidade: Indica que os atos da Administração devem merecer a mais ampla divulgação. Refere-se à necessidade de publicação oficial dos atos da administração, de modo a permitir que a população tenha acesso ao que se passa na Administração Pública e possa exercer controle sobre ela. Respeitando, em caráter de exceção, os casos de sigilo previstos em lei.

    D - incorreta. Princípio da Impessoalidade: Objetiva a igualdade de tratamento que a Administração deve dispensar aos administrados que se encontrem em situação idêntica. A impessoalidade é uma norma jurídica de obediência obrigatória a em toda a administração pública, seja direta ou indireta, em qualquer dos poderes.

    E - incorreta. Princípio da Eficiência: Foi introduzido pela Emenda Constitucional 19/98 e está relacionado com a qualidade do serviço prestado. Impõe à Administração Pública o dever de buscar, sempre, a melhor relação custo x benefícios, evitando os desperdícios de trabalho, tempo e recursos financeiros.

    Concluímos que enunciado remete ao princípio da moralidade administrativa.

    GABARITO: A

    Fonte:

    Fonte: PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.


ID
2281162
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento e a organização de eventos envolvem diversos termos técnicos. Analise as terminologias correspondentes.
(1) Press-Release
(2) Press-Kit
(3) Mise-en place
(4) Mailling List
(5) Briefing
( ) Termo em francês que significa colocar, pôr, organizar no lugar. Ação de dispor as coisas numa certa ordem.
( ) Na linguagem do jornalismo, material que deve ser entregue aos jornalistas, numa entrevista coletiva, ou nas redações, com informações prévias sobre diversos temas referentes ao assunto em questão. No campo da comunicação, conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras de produtos entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.
( ) Texto distribuído à imprensa, em linguagem jornalística. Deve conter informações de interesse da assessoria de imprensa, da empresa ou da organização, para facilitar o trabalho do repórter.
( ) Reunião preparatória, é a coleta de todas as informações relativas ao projeto, resumo de informações das quais surgirão propostas de ação, visando fornecer, aos profissionais  envolvidos, uma visão ampla de todos os aspectos do evento. É realizado com o contratante, dirigente.
( ) É uma lista de endereços eletrônicos, de pessoas que estão interessadas no assunto. Usando o seu programa de correio eletrônico, poderá realizar ações de marketing direto, ou dirigir-se a todas elas ao mesmo tempo.

A sequência correta é

Alternativas

ID
2281165
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

A habilidade de o líder influenciar as pessoas está relacionada a diferentes fontes de poder. O que caracteriza líder com poder de competência é o fato de sua

Alternativas

ID
2281168
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os princípios da administração pública, é falso o comentário da opção

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como A.

     

    3.6. Princípio da moralidade
    O princípio da moralidade exige que a Administração e seus agentes atuem em conformidade com princípios éticos aceitáveis socialmente. Esse princípio se relaciona com a ideia de honestidade, exigindo a estrita observância de padrões éticos, de boa-fé, de lealdade, de regras que assegurem a boa administração e a disciplina interna na Administração Pública.
    Enquanto previsão expressa, esse princípio representa uma novidade da Constituição de 1988, art. 37, caput, caracterizando-se como uma evolução do princípio da legalidade, como proposição que se encontra na base do ordenamento jurídico, apesar de não ter conteúdo definido, preciso; representa um conceito jurídico indeterminado, vago. Esse fato constitui um obstáculo para o Poder Judiciário aceitar a possibilidade de invalidação de um ato por lesão apenas à moralidade administrativa. A maioria dos julgados a admite como uma agravante da ilegalidade, e não como vício autônomo.
    O princípio da moralidade administrativa não se confunde com a moralidade comum. Enquanto a última preocupa-se com a distinção entre o bem e o mal, a primeira é composta não só por correção de atitudes, mas também por regras de boa administração, pela ideia de função administrativa, interesse do povo, de bem comum. Moralidade administrativa está ligada ao conceito de bom administrador.

     

    MARINELA (2015)

  • GABARITO A (questão pede a INCORRETA)

     

    A descrição dada na assertiva A refere-se ao princípio da legalidade, e não ao princípio da moralidade.

     

    Na atividade particular, tudo o que não está proibido, é permitido; na Administração Pública, tudo o que não está permitido, é proibido. O administrador está rigidamente preso à lei e sua atuação deve ser confrontada com a lei.

  • E desde quando a (D) está correta? Quer dizer então que a Administração Pública direta não observa esse princípio? putz

  • Vamos lá.

    Essa questão existe vários equívocos:

    Letra A - Realmente é incorreto dizer que esse é o princípio da Moralidade, pois bem trata-se do princípio da Legalidade.

    Letra B - Tbm está INCORRETA, pois a parte final que fala: "procurando sempre o melhor resultado para a administração", eis o equívoco, a Administração sempre busca o melhor resultado para o INTERESSE PÚBLICO e jamais é o melhor pra si mesma.

    Letra D - essa alternativa está parcialmente incorreta pois dá a ideia de restrigir somente para a Administração indireta o princípio da Eficiência.

    A meu ver, questão mal elaborada!

  • Alguém transcreveu a questão errada ou a banca não anulou.

    A letra D seria finalidade

    Finalidade - Toda atuação do administrador se destina a atender o interesse público e garantir a observância das finalidades institucionais por parte das entidades da Administração Indireta.

  • QUESTÃO TEM VÁRIAS ALTERNATIVAS INCORRETAS.

  • Se a presente questão for exigida em um Concurso ao qual eu me submeta e o Gabarito for o mesmo previsto aqui no QC, recorro, visando anulação. Na minha humilde opinião, a questão trouxe vários equívocos e a "Alternativa D" (que foi a que marquei), por exemplo, não se trata do Princípio da Eficiência, mas sim do Princípio da Finalidade, exigido tanto na Administração Direta quanto na Indireta.

  • Mais uma daquelas questões que é para marcar "a melhor resposta"...

     

    Não creio que caiba subjetividade em provas de concurso !!! Mas, ... sou concurseiro e não examinador !!!

     

    :-/

  • vi vários erros, diante desse cenário procurei a mais absurda e acertei

  • Pelo amor de Jah... O que um elaborador desses tem na cabeça? por qual faculdade passou? Algumas bancas deveriam passar por um processo seletivo antes de realizar certames.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre os princípios da Administração Pública.

    Como destacado por José dos Santos Carvalho Filho, "os princípios são postulados fundamentais que inspiram o modo de agir da Administração Pública". Alguns destes princípios foram trazidos claramente pelo legislador constituinte, e são chamados de princípios expressos, alguns outros princípios são depreendidos da doutrina, da jurisprudência e de outras fontes, e acabam trazendo consigo uma grande aceitação como regras de proceder da Administração Pública. O autor chama esses princípios "não expressos" de "princípios reconhecidos".  A principal distinção, portanto, entre princípios expressos e reconhecidos é o fato de que os primeiros estão expressamente previstos na Constituição Federal. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 19)

    Os princípios expressos estão no art, 37, caput, da Constituição Federal, que assim prevê:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    Legalidade - o princípio da legalidade pressupõe a conformação dos atos praticados com as previsões legais. No entanto, não impede o  Poder Executivo de editar atos normativos, desde que tais atos estejam em conformidade com a legislação. 

    Impessoalidade - o princípio da impessoalidade está expresso no art. 37 da Constituição Federal.  Segundo José dos Santos Carvalho Filho este princípio remete à ideia de não pertencimento a ninguém, ou seja, aquilo que não pode ser voltado especialmente para determinadas pessoas em detrimento de outras. O objetivo final deste princípio é o tratamento igualitário para com os administrados, sem qualquer distinção ou privilégio, retratando, portanto, o trecho descrito no enunciado. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 20).

    Moralidade - é um princípio expressamente previsto no art. 37 da Constituição Federal e impõe ao administrador público deve atuar conforme preceitos éticos exigidos, devendo, não apenas analisar os critérios de conveniência, oportunidade, e justiça das ações, mas também de ser honesto. 

    Publicidade - o princípio da publicidade é considerado um princípio expresso e prega a necessidade de ampla publicidade dos atos administrativos entre os administrados, permitindo, inclusive que estes possam exercer o controle social das ações administrativas, se, mostrando assim como elemento indispensável à participação democrática.

    Eficiência - o princípio da eficiência implementou o modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação estatal. Segundo José dos Santos Carvalho Filho o núcleo do princípio é a busca pela produtividade e economicidade, e, o mais importante, a necessidade de redução de desperdícios de dinheiro público, o que impõe a a execução de serviços com presteza, perfeição e rendimento funcional.(CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 31).

    Feita esta explicação vamos a análise das alternativas lembrando que devemos identificar a incorreta:

    A) ERRADA
    B) CORRETA
    C) CORRETA
    D) CORRETA
    E) CORRETA


    GABARITO: Letra A

ID
2281171
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo
Assuntos

São algumas características essenciais, para que a atividade turística possa contribuir com o desenvolvimento local:

Alternativas

ID
2281174
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

No estabelecimento do cálculo da capacidade de carga em áreas turísticas, devem ser considerados aspectos como

Alternativas

ID
2281177
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O ciclo de vida de um produto turístico é um modelo criado por Butler, em 1980, que pode auxiliar, de maneira muito significativa, o processo de planejamento turístico. As fases do ciclo de vida de um produto turístico do modelo de Butler, na sequência correta, estão reveladas na alternativa

Alternativas

ID
2281180
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma atividade direciona seus esforços na busca da satisfação das necessidades e desejos humanos, realização das trocas e organização das tarefas, como Pesquisa, comunicação, distribuição, preços, planejamento e demais atividades. Cada cliente possui uma necessidade específica e é preciso reconhecer os diferentes tipos de clientes, para que se possa oferecer o produto certo. A área da Administração, que tem por finalidade resolver essa situação, é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    o marketing.

  • A área da administração responsável é o marketing.


ID
2281183
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Agrupamento das decisões no topo da organização (nível institucional), com rara ou nenhuma delegação para o nível intermediário. Este é o procedimento adotado pela

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Centralização -> decisão no topo, ou perto dele, ou seja, possui mais autoridade, sendo nesse caso intimamente ligada à cadeia de comando.

     

    Descentralização -> decisões mais perto da base, sendo os níveis inferiores da hierarquia possam tomar decisões sobre seus trabalhos e rotinas. 


     

  •  

    centralização.


ID
2281186
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

É o conjunto de recursos ou atrativos turísticos, distribuídos em um espaço geográfico determinado, que podem estar organizados em forma de consórcios ou outras formas associativas. Esse conjunto de recursos ou atrativos turísticos conduz a formatação de produtos turísticos e roteiros turísticos em uma região. Trata-se do(a)

Alternativas

ID
2281189
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

A análise de oferta da hospitalidade requer o entendimento de diferentes domínios. Relacione os domínios da hospitalidade, apresentados na coluna da esquerda, às suas características correspondentes, listadas na coluna da direita.
1. Social
2. Privado
3. Comercial
( ) liberdade de ação e obrigação de pagamento
( ) crenças partilhadas e publicamente articuladas
( ) relação de amizade entre hóspedes e anfitrião
A sequência correta é

Alternativas

ID
2281192
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

Uma das ferramentas de gestão, utilizadas em meios de hospedagem, são os indicadores de desempenho. O indicador que verifica o valor total recebido, em moeda corrente, referente ao número de apartamentos ocupados, é denominado de

Alternativas

ID
2281195
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Turismo

O setor hoteleiro integra um conjunto de bens e serviços com características próprias de organização. Sua finalidade principal é fornecer serviços de hospedagem, de alimentação, de segurança e outros, agregados às atividades do bem receber. Nesse contexto, conclui-se que praticar hospitalidade de excelência exige o(a)

Alternativas

ID
2282068
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I 

Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada 


Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconsequente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive 


E como farei ginástica

Andarei de bicicleta 

Montarei em burro brabo 

Subirei no pau-de-sebo 

Tomarei banhos de mar! 

E quando estiver cansado 

Deito na beira do rio 

Mando chamar a mãe-d’água

Pra me contar as histórias 

Que no tempo de eu menino 

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada


Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcaloide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar


E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

– Lá sou amigo do rei –

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada 

(Vou-me embora para Pasárgada. Manuel Bandeira. "Bandeira a vida inteira". Alumbramento, Rio, 1986, p. 90)

Sobre o texto, é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Atente-se aos detalhes do texto.

    Lá sou amigo do rei (entende-se que onde ele estava não tinha amigos)
    Lá tenho a mulher que eu quero (onde estava não tinha nenhuma)

    Aqui eu não sou feliz
    Lá a existência é uma aventura

  • Vamos pedir os comentários..eu nao vejo motivos para nao ser a E.

  • B - O Texto demonstra que a personagem encontra-se triste diante da realidade em que vive e quer ir embora dessa realidade, tanto que no final infere-se:

    E quando eu estiver mais triste

    Mas triste de não ter jeito

    Quando de noite me der Vontade de me matar

    – Lá sou amigo do rei –

    Terei a mulher que eu quero

    Na cama que escolherei

    Vou-me embora pra Pasárgada


ID
2282074
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Estão grafadas corretamente as palavras

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

     

    a) essência - Empecilho - quisestes.

     

    b) obCecado - amortização - persuasão.

     

    c) exceção - assessoria - ânsia. [GABARITO] 

     

    d) repercussão - pretenSioso - sucinto.

     

    e) limpeza - eSplendor - excessivo.

  • a) empecilho

    b) obcecado

    c) correta

    d) pretensioso

    e) esplendor


ID
2282080
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

São acentuadas pela mesma regra:

Alternativas
Comentários
  • A. incorreta : papéis e herói (Os ditongos éi, éu e ói, sempre que tiverem pronúncia aberta em palavras oxítonas (éi e não êi), são acentuados ), BAÚ ( hiato)

    B. incorreta : nós ( monossílabos tônicos terminados em: a(s) ) , sofá ( oxítona terminada em a) , pajé ( oxítona terminada em e).

    C. incorreta: bíceps ( paroxítona terminada em ps), árvore, patético.( proparoxítona)

    D. incorreta : pôde, pôr ( acento diferencial) , mês ( oxitona terminada em e(s)). 

    E. gabarito: hiato

  • Por que que nós é monossilbo e mês é oxitona? Alguém poderia explicar por gentileza?

     

  • Vavá, 

     

    Porque mês é formado de apenas uma sílaba; logo é um oxitôno tônico. 

  • Desculpe a ignorância. mas ainda não entendi pq MÊS é oxítona e NÓS é apenas monossílabo tônico.

  • mês e nós são monossílabos tônicos e são acentuados por causa da terminação (A ,E ,O seguida ou não de S).

     

    outros exemplos ajudam a esclarecer ;

     

    PÁ, PÉS, TRÊS, PÓ, SÓS, DÓ...

     

     

  • acentuação devido ao hiato

    - formula: U e I tônicos + sílaba sozinha(com ou sem S) + antecedida por uma vogal (hiato)

    OBS: não pode ser precedido de NH, L, M, N, R, S

     

    Gabarito E

  • Toda proparoxítona é acentuada? Buguei
  • Sim, Eduardo. Toda proparoxítona é acentuada.
  • Letra E

    Todas as alternativas são acentuadas pela regra do hiato! 

  • SAÚDE, BAÍA, EGOÍSMO

     

    HIATOS             DUAS VOGAIS JUNTAS EM SÍLABAS SEPARADAS

    podia = po-di-a hiato; frear = fre-ar hiato; poeira = po-ei-ra hiato ("o" vogal e "e" vogal) 

    Hiato é o nome que se dá quando 2 vogais estão juntas porém em sílabas vizinhas.

    O hiato diferencia-se de um ditongo e de um tritongo pelo fato de ser constituído por duas vogais e, consequentemente, ser pronunciado em dois esforços de voz. Ou seja, as palavras têm a maior inflexão de voz na antepenúltima sílaba.

     

    ->            saúde e sanduíche: é acentuado pela seguinte regra: "acentua-se a segunda vogal do hiáto tônico representados por i/u desde que sozinhos ou seguidos de s e longe de nh.

  • Pelo que entendi não existe mais a regra dos monossílabos tônicos, essa regra foi englobada pela regra das oxítonas, de acordo com o novo acordo ortográfico. Então teria dois gabaritos, porque "nós, sofá e pajé" obedeceriam a mesma regra. Estou confusa, cada banca cobra de um jeito. 

  • ACENTUA-SE "I" OU "U" QUANDO HIATOS (SEGUIDOS OU NÃO DE "S")

     

    SA-Ú-DE

    SAN- DU-Í-CHE

     

    JU-IZ - NÃO LEVA ACENTO PORQUE O HIATO FOI SEGUIDO DA LETRA "Z"

     

    JU-Í-ZES - LEVA ACENTO PORQUE A LETRA "Z" PASSOU A FAZER PARTE DA SÍLABA SEGUINTE ("ZES", FAZENDO COM QUE A SEGUNDA VOGAL DO HIATO "I" FICASSE SOZINHA NA PALAVRA.

  • BÍ-CEPS, e não BÍ-CE-PS

  • papéis e herói (Os ditongos éi, éu e ói  -  pronúncia aberta em  oxítonas (éi e não êi) - acentuados ),

     

    BAÚS ( hiatos  -  "i"  e "u"   com ou sem "s"   =   saúde, baía, egoísmo.

     

     nós ( monossílabos tônicos terminados em: a(s) ) ,

     

    sofá ( oxítona terminada em a) ,

     

    pajé ( oxítona terminada em e).

     

    bíceps ( paroxítona terminada em ps), 

     

    árvore, patético.( proparoxítona)

     

     pôde, pôr ( acento diferencial) ,

     

    Monossílabos Tônicos

       Possuem autonomia fonética, sendo proferidos fortemente na frase onde aparecem.

      Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em:

    a(s): lá, cá, pás
    e(s): pé, mês 
    o(s): só, pó, nós, pôs

     

    Monossílabos Átonos

      Não possuem autonomia fonética, sendo proferidos fracamente, como se fossem sílabas átonas do vocábulo a que se apoiam.

    Exemplos:

    o(s), a(s), um, uns, me, te, se, lhe nos, de, em, e, que, etc.

     

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

     

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

     

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...


    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
2282083
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base na norma culta da língua portuguesa, o emprego do sinal de crase está inadequado na frase da opção

Alternativas
Comentários
  • a) uso da palavra hora indicando o momento que aconteceu alguma coisa (hora exata). Saímos às três horas. 

    b) Caso facultativo - Crase pode ser usada antes de nome próprio feminino.

    c) Assistir no sentido de ver é VTI

    d) Nesse caso não ocorre crase - substituindo... volta de Brasília... (se fosse por exemplo ... volta da Bolívia... há crase ficando: Irei à Bolívia. Se você vai a e volta da, há crase. Se você vai a e volta de, sem crase)

    e) Locução conjuntiva - ocorre crase obrigatóriamente nas locuções adjetivas, adverbiais, conjuntivas e prepositivas com núcleo substantivo feminino. Se não possui núcleo substantivo feminino não haverá crase.

  • Esse "uma" na alternativa A não é um artigo indefinido e sim um numeral

  • XO de bola seu cometário Glauber Caetano,pra mim esse UMA era artigo indefindo não conseguir enxergar ele como um numeral.Muito bom!!!!!!

  • Gabarito D

     

    Sobre a A, a crase é proibida antes de artigo indefinido e antes de numeral cardial, exceto quando este estiver se referindo a horas.

     

    Bons estudos.

  • GABARITO - LETRA D

     

    Eu irei à Brasília semana que vem. (Vim de Brasília. Estou em Brasília.)

     

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

  • Só lembrando que não se usa crase no objeto direto.

    Ex: Amava a casa dos meus pais. 

                                  OD

  • FÁCIL

  •  

    PREGUIÇA DA ZOHA. OLHEI A LETRA  A   E ELIMINEI. ;(

  • a) O jogo começara à uma hora da madrugada.  CORRETA, ANTES DE NUMERAL HÁ CRASE

     

    b) Eduardo declarou-se à Mônica.  CORRETA, ANTES DE NOME PROPRIO A CRASE É FACULTATIVA

     

    c) Assisti à peça que está em cartaz no teatro municipal. CORRETA, A (PREPOSIÇÃO) + A (ARTIGO)= CRASE

     

    d) Eu irei à Brasília semana que vem. ERRADA, QUEM VAI "À"  VOLTA "DA" TEM CRASE, QUEM VAI "À" VOLTA "DE" NÃO TEM CRASE

     

    e) À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar aqui comigo.  CORRETA, "À MEDIDA QUE" LOCUÇÃO

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

  • Voltei DE Brasília, sem crase

  • OBSERVAÇÃO: CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR ARTIGO INDEFINIDO COM NUMERAL.


ID
2282086
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na frase: “A Minha vizinha, ouvi dizer que teve um acidente”, encontramos a seguinte figura de linguagem:

Alternativas
Comentários
  • Metonímia: Uso de uma palavra no lugar de outra por existir uma relação entre elas.

    Anacoluto: É a quebra do sentido da frase ( item correto)

    Catacrese: Uso de um palavra no lugar de outra, devido inexistência de palavra que melhor defina ( Ex. Braço da cadeira)

    Hipérbato: Desobediência dá ordem direta dos termos dá oração.

    Silepse: concordância verbal ou nominal feita com a ideia e não com a palavra dá frase.

  • GAB: C

     

    Anacoluto


    É a quebra da estrutura lógico-sintática, ficando um termo sem função sintática na frase; normalmente no início dela, como um tópico.
     

    A lua, os poetas sempre cantaram esse tema.
    Nosso amor, tudo não passou de frenesi efêmero.
    A Minha vizinha, ouvi dizer que teve um acidente

  • NÃO concordo. Essa questão deveria ter sido anulada. Na minha humilde opinião seria a figura de linguagem INVERSÃO, pois o sentido mantém-se na oração. Anacoluto pressupõe um termo solto na frase que não faz muito sentido. Ouvi dizer que minha vizinha teve um acidente. O que há que confuso nisso? Não entendi. 

  • b) Anacoluto. 

  • Similar ao APOSTO.

    "A Minha vizinha, ouvi dizer que se feriu".

    Aposto ou Anacoluto

    GAB: C

     

     

  • O GABARITO É B PESSOAL, PAREM DE ESCREVEREM C

  • Tb n concordo com gabarito..

  • Gab. B 

    O que é Anacoluto:Anacoluto é uma figura de linguagem na língua portuguesa que configura uma quebra da estrutura sintática de uma frase.Classificada como uma figura de construção, o anacoluto consiste numa “frase quebrada”, normalmente quando o propósito ou assunto de determinada frase é apresentada antes do restante da oração.

    EX:  “Eu, toda vez que chego, você me enche de beijos”.

    “Eu, porque fui demitido, fico o dia todo em casa”.

    "Adolescentes, como são difíceis de controlar”.

    “O relógio da parede eu estou acostumado com ele, mas você precisa mais de relógio do que eu”. (Rubem Braga).

     

     

    Catacrese - Metáfora desgastada pelo uso frequente. 

    O céu da boca.

  • Não concordo. Para ser Anacaluto o termo teria que ficar sem função sintática na frase.

    Esta mais para inversão das ordens dos termos na frase:

    Ouvi dizer que minha vizinha teve um acidente.   (Hipérbato) 

  • Gente, quem está falando que seria caso de hipérbato (inversão), propondo a construção "Ouvi dizer que a minha vizinha teve um acidente", vamos parar pra analisar o sentido que essa frase traria?

    1) Nessa proposta, haveria uma forte mudança de valor semântico (de sentido) na frase. O verbo "ter", na construção original, possui sentido de "haver", embora esse valor seja bastante coloquial. Mas vamos trabalhar com o que a questão nos fornece e vejamos como ficaria a frase: "Ouvi dizer que a minha vizinha houve um acidente".
    Pergunta: essa frase faz algum sentido? Não faz nenhum sentido.

    2) Vamos relembrar, o que é o anacoluto? É quando existe uma palavra / termo / expressão que está fora de contexto, que não produz sentido na frase, resultando na quebra da estrutura sintática da frase. É o nosso caso, concordam? A expressão "a minha vizinha" não traz sentido nenhum à frase, tanto que se ela inexistisse não faria a menor diferença, pois a oração "ouvi dizer que teve um acidente", por si só, tem lógica, faz sentido.
    Por último, substituindo o verbo "ter" por "haver", como propõe a questão, a lógica da oração fica ainda mais perceptível: "ouvi dizer que houve um acidente".

    Espero ter contribuído!

    Bons estudos!

  • ACRESCENTANDO:

    Aliteração ⇝ Repetição de consoantes.

    Anacoluto ⇝ É a mudança repentina na estrutura da frase.

    Anáfora ⇝ Repetição de palavras em vários períodos ou orações.

    Antítese ⇝ Ideias contrárias. Aproximação sentidos opostos, com a função expressiva de

    enfatizar contrastes, diferenças.

    Antonomásia ⇝ Consiste em designar uma pessoa ou lugar por um atributo pelo qual é

    conhecido.

    Apóstrofe ⇝ Consiste no uso do vocativo com função emotiva.

    Assíndeto ⇝ A omissão de conectivos, sendo o contrário do polissíndeto.

    Assonância ⇝ Repetição de encontro vocálicos.

    Catacrese ⇝ Desdobramento da Metáfora. Emprega um termo figurado como nome de certo

    objeto, pela ausência de termo específico.

    Comparação ⇝ Compara duas ou mais coisas.

    Conotação ⇝ Sentido figurado.

    Denotação ⇝ Sentido de dicionário.

    Elipse ⇝ Omissão.

    Eufemismo ⇝ Emprego de uma expressão mais leve.

    Gradação/ Clímax ⇝ Sequência de ideias. Crescentes ou decrescente.

    Hipérbato ⇝ Inversão sintática.

    Hipérbole ⇝ Exagero em uma ideia/sentença.

    Ironia ⇝ Afirmação ao contrário.

    Lítotes ⇝ Consiste em dizer algo por meio de sua negação.

    Metáfora ⇝ Palavras usadas não em seu sentido original, mas no sentido figurado.

    Metonímia ⇝ Substituição por aproximação.

    Neologismo ⇝ Criação de novas palavras.

    Onomatopeias ⇝ Representação gráfica de ruídos ou sons.

    Paradoxo ⇝ Elementos que se fundem e ao mesmo tempo se excluem.

    Paralelismo ⇝ Repetição de palavras ou estruturas sintáticas que se correspondem quanto ao

    sentido.

    Paronomásia ⇝ Palavras com sons parecidos.

    Perífrase ou circunlóquio ⇝ Substituição de uma ou mais palavras por outra expressão.

    Personificação/ Prosopopeia ⇝ Atribuição de sentimentos e ações próprias dos seres

    humanos a seres irracionais.

    Pleonasmo ⇝ Reforço de ideia.

    Polissíndeto ⇝ O uso repetido de conectivos.

    Silepse ⇝ Concordância da ideia e não do termo utilizado na frase e possui alguns tipos. Pode

    discordar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (sujeito na

    terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural.

    Símile ⇝ É semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos.

    Aproximação por semelhança.

    Sinédoque ⇝ Substituição do todo pela parte.

    Sinestesia ⇝ Quando há expressão de sensações percebidas por diferentes sentidos. Uma sensação visual que evoca um som, uma sensação auditiva que evoca uma sensação tátil, uma sensação olfativa que evoca um sabor, etc.

    Zeugma ⇝ Omissão de uma palavra que já foi usada antes.

    FONTE: RITA SILVA


ID
2282089
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ainda em relação às figuras de linguagem, relacione as duas colunas.

I. Os microfones foram atrás dos jogadores.
II. Havia paixão no seu olhar, no seu olhar havia paixão.
III. Deitado na rede, meu pai lia um livro sonolento.
IV. Aquele grito áspero revelou tudo que ele sentia.

( ) Sinestesia
( ) Quiasmo
( ) Metonímia
( ) Hipálage

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • A banca IF-CE adora cobrar umas figuras de linguagem sem noção haha:

    QUIASMO ( tipo de antitese - AB X BA) : 

    ''De certos homens, dizia Sócrates,que não comiam para viver, mas só viviam para comer.“ 

    “Risos que se umedeciam de lágrimas e lágrimas que se esmaltavam de risos.”

     

     HIPÁLAGE: transposição de sentido: 

    - A vaca sonolenta me dava belos sonhos.

    - As tias fazendo meias sonolentas.

    - Crianças brincando em jardins alegres e verdes.

    - Rasguei uma raivosa folha de papel

    - Calçar as luvas nas mãos (em vez de calçar as mãos nas luvas)

    - Fumei um pensativo cigarro.

    - A moça dormia transparente

     

    SINESTESIA:  designa a união ou junção de planos sensoriais diferentes.

    METONIMIA: emprego de uma palavra fora do seu contexto semântico normal.

     

    GABARITO ''C''

  • Quiasmo  é uma figura de linguagem ou uma figura de música em que elementos são dispostos de forma cruzada.

     

    O nome se deriva da letra grega X (Chi) e sofreu uma alteração no português por causa da pronúncia do italiano, que pronuncia o ch como k.

     

    "O espelho reflete sem falar, o marido fala sem refletir."

     

    "Desfeito em cinzas, em lágrimas desfeito".

     

    "Pouco milho pra muito bico, muita caca pra pouco penico"

     

    hipálage é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo desajustamento entre a função gramatical e a função lógica das palavras, quanto à semântica, de forma a criar uma transposição de sentidos.

     

    Uma das formas mais frequentes consiste na atribuição, a um substantivo, de uma qualidade (adjetivo) que, em termos lógicos, pertence a outro.

     

    É um dos recursos estilísticos mais frequentes, como em "Fumar um cigarro pensativo." - claro que quem está pensativo é o fumante, subentendido na frase).

    Outro exemplo: Os meus punhos tristes feriram o meu peito nu.

     

    É frequente, nesta ra dentendidos conforme o contexto. Esta figura está intimamente ligada à alusão, à metonímia e à sinestesia e foi abundantemente utilizada no Classicismo, no Renascimento, no Barroco,etc.


ID
2282092
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Há um substantivo epiceno na frase da opção

Alternativas
Comentários
  • Substantivo Epiceno :São aqueles que possuem apenas um gênero e indicam nomes de certos animais, sendo necessário o emprego das palavras “macho e fêmea” para designá-los. TIGRE

    Substantivo Sobrecomum: São aqueles que não possuem distinção nenhuma para designar os dois gêneros, ou seja, um único termo é usado para representá-los. A CRIANÇA

    Substantivo comum de dois: São aqueles que possuem uma só forma para o masculino e para o feminino, mas permitem a variação de gênero por meio de palavras modificadoras, entre estas, os artigos, adjetivos e pronomes. A (O) ESTUDANTE

    Substantivos biformes – São aqueles que possuem duas formas distintas, tanto para o feminino quanto para o masculino. MENINO E MENINA.

     

     

    GABARITO ''E''

  • A questão é polêmica. Alguns dicionários, como o Priberam, Aurélio e Houaiss, registram “tigresa” como um feminino possível para tigre. Tradicionalmente muitos dizem “tigre fêmea”. Há ainda os que defendem que o feminino “tigresa” se aplica melhor não à fêmea do tigre, mas a uma mulher excepcionalmente linda e sedutora. Resumindo: as duas formas estão corretas.

    http://linguaportuguesa.blog.br/

  • Epicenos: são nomes (uniformes) de animais. é comum a desgnação do "sexo" pelo acrescimo das palavras "macho e fêmea".

  • Epicenos são substantivos que apresentam um só gênero para o masculino e o feminino e nomeiam animais.

     

    Lista de epicenos

    o abutre

    a águia

    a aranha

    a baleia

    o besouro

    a borboleta

    a capivara

    o carapau

    a cobra

    o condor

    o corvo

    o crocodilo

    a foca

    a formiga

    a gaivota

    o gavião

    a girafa

    a hiena

    o hipopótamo

    o jacaré

    a mosca

    o mosquito

    a onça

    o panda

    o pinguim

    o polvo

    a pulga

    o rinoceronte

    o rouxinol

    o sapo

    a sardinha

    a serpente

    a tartaruga

    o tatu

    o tigre

    a zebra

    Para haver distinção de gênero, são utilizadas as palavras macho e fêmea: o jacaré macho / o jacaré fêmea; o macho da tartaruga / a fêmea da tartaruga.

    Exemplos:
    Nasceu um tigre macho no jardim zoológico.
    Nasceu um tigre fêmea no jardim zoológico.
    A onça macho está doente.
    A onça fêmea está doente.

     

    FONTE -->> https://www.normaculta.com.br/epiceno/

     

    gaba   E

  • Enunciado ➜ epiceno

    logo,

    uma das alternativas ➜ substantivo de animal

  • Epicenos: têm um só gênero e nomeiam bichos. Ex.: a cobra macho - a cobra fêmea; o jacaré macho - o jacaré fêmea.

  • Lembrei da TIGRESA e errei.

  • Substantivo epiceno se refere a certos animais ou plantas, cuja distinção é feita pelas palavras macho ou fêmea.

     

    Trigre macho/ tigre fêmea

     

    Gabarito: letra E.

     

     

  • O feminino de tigre é tigresa, segundo o Houaiss.

    Fiquei no vácuo.

  • Substantivo epiceno referem-se a certos animais

  • Sempre chamei o tigre fêmea de tigresa. Acabei de consultar o dicionário Michaelis e descobri que essa palavra não existe. Portanto, o correto é tigre fêmea, e se configura como substantivo epiceno.

    Prepare-se para a GLÓRIA!!!


ID
2282095
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correta a classificação da palavra destacada da frase da opção

Alternativas
Comentários
  • A. CORRETO.

    PRONOME DEMONSTRATIVO

    1 PESSOA: este, esta, estes, estes, isto

    2 PESSOA: esse, essa, esses, essas, isso

    3 PESSOA: aquele, aquila, aquiles, aquelas, aquilo

     

    B. INCORRETO.

    POSIÇÃO DO SUBSTANTIVO

    certas coisas : PRON. INDEFINIDO

    coisas certas : ADJETIVO.

     

    C.INCORRETO.

    PRONOME RELATIVO x CONJUNÇÃO INTEGRANTE.

    -Desejo que você se foda! CONJUNÇÃO INTEGRANTE , pois DESEJO isso.

    -O garoto que mexeu com a novinha errada. PRON. RELATIVO, pois O GAROTO O QUAL mexeu com a ...

     

    D. INCORRETO.

    - PRONOME PESSOAL OBLIQUO TONiCO: mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, si, consigo.

    - PRONOME PESSOAL OBLIQUO ATONO: me,te,se,o,a,lhe,nos,vos, se, os ,as, lhes.

     

    E. INCORRETO. 

    ARTIGO INDEFINIDO x NUMERAL

    - Uma menina bonita nessa rua me ganhou. ART. INDEFINIDO

    - Só uma menina consegui me levar a loucura. NUMERAL

     

  •  a) Mandou-me ir embora, mas eu não o fiz.  o que vc não fez ? NÃO FIZ ISTO (ir embora)  - pronome demonstrativo

     

  • a)  Mandou-me ir embora, mas eu não o fiz. (pronome demonstrativo)     (CORRETO)  OBS.  "O" exerce função de pronome demostrativo, qunado substituir por aquele, aquilo....    Eu não fiz AQUILO.

     

    b) Certas pessoas do meu trabalho não pensam no bem comum. (adjetivo)     (ERRADO)  OBS. Exerce função de pronome indefinido

     

    c)  Desejo que você venha logo. (pronome relativo)     (ERRADO)  OBS."Que" é uma Conjunção integrante, ou seja, nesse caso é um Oração Subordinada substantiva Objetiva Direta.

     

    d)  Não há nenhuma acusação contra ti. (pronome oblíquo átono).     (ERRADO)  OBS. Pronome oblíquo  TÔNICO, o pronome oblíquo átono é "TE"

     

    e)  Da minha casa até o trabalho, eu gasto em torno de um litro de gasolina. (artigo indefinido)    (ERRADO)  OBS. Não é artigo, contudo é um numeral.

  • Letra C Está errada.

    Desejo que você venha logo [DESEJO ISSO], temos uma oração subordinada substantiva, portanto o "que" é conjunção integrante.


ID
2282098
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O elemento mórfico em destaque está inadequadamente identificado na palavra da opção

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

     

    ContA não é feminino de conto, portanto não há desinência de gênero. 

     

    Cont - a

    Radical  - vogal temática

  • em FALAS , o S não seria só desinência de número?

  • Maroca, o S em FALAS indica também a pessoa do verbo, no caso FALAR - 2ª pessoa do singular (tu) - tu falas

  • Em conta a letra final  não é desinência de gênero,mas vogal temática

  • Desinências são os elementos terminais indicativos das flexões das palavras. Existem dois tipos:

    Desinências Nominais: indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) dos nomes.

    Exemplos:

    alun-o  aluno-s

    alun-aluna-s

     

    CONTA nao é feminino de CONTO logo o A é Vogal temática.

  • d) Conta – desinência de gênero. 

  • FELIZ ANO NOVO! Ano de vitórias, não é mesmo, guerreiros(as)!?

     

    GABARITO: D

    Um adendo:

    vogal temática liga o radical (morfema que contém o significado básico da palavra) às desinências (elementos terminais indicativos das flexões das palavras) formadores das palavras, constituindo o tema. Na Língua Portuguesa, os verbos(ações) e os substantivos (nomes) apresentam vogais temáticas.

     

    Veja alguns exemplos:

    Amar (verbo)

    Radical: am

    Vogal temática: a

    Afixo: r

     

    Amor (substantivo)

    Radical: am

    Vogal temática: o

    Afixo: r

     

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/vogal-tematica.htm

     

    Bons estudos.

     

  • No principio era o verbo!


ID
2282104
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A regência verbal segue a norma culta em

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

     

    A RESPOSTA CORRETA É O ITEM “E.” APESAR DE MUITOS GRAMÁTICOS ACHAREM O USO DO ADVÉRBIO “MAIS” ERRADO QUANDO ESTE É EMPREGADO COM O VERBO “PREFERIR”, A QUESTÃO É BEM CLARA EM SEU COMANDO QUANDO PEDE A CORRETA “REGÊNCIA VERBAL”. DESSA MANEIRA, ERA NECESSÁRIO QUE O CANDIDATO OU CANDIDATA ANALISASSE APENAS A “RELAÇÃO SINTÁTICA” DE DEPENDÊNCIA ESTABELECIDA ENTRE O VERBO (TERMO QUE REGE) E SEU COMPLEMENTO (TERMO REGIDO). A EXPRESSÃO “MUITO MAIS” PODE SER DISCUTIDA EM RELAÇÃO AO CAMPO SEMÂNTICO AO TRAZER UMA INTENSIDADE DO VERBO “PREFERIR”, MAS ISSO NÃO INFLUENCIA NA ANÁLISE SINTÁTICA DA ORAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, NÃO TRAZ PREJUÍZOS PARA A RELAÇÃO ENTRE O VERBO “PREFERIRAM” E A PREPOSIÇÃO “A”.

    TOMEMOS COMO EXEMPLO A SEGUINTE ORAÇÃO: “DURANTE À TEMPORADA, PREFERIMOS ESTUDAR A JOGAR FUTIBOL”. NESSE CASO, ENCONTRAMOS ERRO CLARO DE GRAFIA NA PALAVRA “FUTIBOL”, BEM COMO O USO INCORRETO DA “CRASE” ANTES DA PALAVRA “TEMPORADA”. TODAVIA, APESAR DE HAVER DOIS ERROS CLAROS NESSA ORAÇÃO, A RELAÇÃO DO VERBO “PREFERIR” COM SEU COMPLEMENTO CONTINUA CORRETA E A SINTAXE DE REGÊNCIA É OBSERVADA, NÃO SOFRENDO NENHUMA INFLUÊNCIA. ESSA RELAÇÃO ERA EXATAMENTE O QUE A QUESTÃO PEDIA.

     

    AS OUTRAS REGÊNCIAS ESTÃO ERRADAS.
    A) ...”A” CASA...
    B) ... “AO” CÓDIGO...
    C) ...”DE” QUE...
    D) O EMPREGO DO OBJETO INDIRETO “LHE”, NO CASO, É PROIBIDO.
     

    Saiba também que o lhe não serve de complemento para alguns verbos, como: aludir, anuir, aceder, aspirar (= almejar), assistir (= ver), escarnecer, proceder, presidir, recorrer, referir-se (= aludir), visar (= almejar).
     

  • Discordo do gabarito, pois segundo a gramática o verbo "preferir" ou o adjetivo "preferível" não admitem termo comparativo, nem intensificador.

    Ex: A mulher ao lado prefere mais um livro em vez de ouvir música. (incorreto)

    A mulher ao lado prefere um filme a ouvir música. (correto)

     

    E no gabarito há um termo intensificador, note: Eles preferiam muito mais brincar a trabalhar. 

  • Preferir

    Na língua culta, esse verbo deve apresentar objeto indireto introduzido pela preposição "a".

    Por Exemplo:

    Prefiro qualquer coisa a abrir mão de meus ideais.
    Prefiro trem a ônibus.

    Obs.: na língua culta, o verbo "preferir" deve ser usado sem termos intensificadores, tais como: muito, antes, mil vezes, um milhão de vezes, mais. A ênfase já é dada pelo prefixo existente no próprio verbo (pre).

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint67.php

  • Concordo com você Ingrid.

    Questão sujeita de anulação

  • a) Eles chegaram cedo na casa do amigo. [Quem chega, chega a algum lugar.]

       Eles chegaram cedo a casa do amigo.

     

    b) Ela obedeceu o código penal. [Quem obedece, obedece a alguém ou a alguma coisa]

       Ela obedeceu ao código penal

     

    c) O grupo a informou que ela podia entrar no templo.[O verbo informar é bitransitivo, pois quem informa, informa algo, a alguém]

                  O.I                                     O.D

     

            Perceberam? O pronome oblíquo "a" jamais pode atuar como O.I.

            O correto seria: O grupo lhe informou que ela podia entrar no templo.

     

    d) O rapaz lhe aludiu àqueles detalhes. [O verbo em questão é bitransitivo, pois quem aludi, aludi algo, a alguém]

                    O.I                       O.D  ~> Se é objeto direto, significa dizer que o "aqueles" é sem crase.

     

           Aludir = Esclarecer

                   Correção: O rapaz lhe aludiu aqueles detalhes.

     

    e) Eles preferiam muito mais brincar a trabalhar.  [CORRETO]

            Ao contrário do que muitos pensam, o verbo "preferir" é transitivo indireto, exigindo a preposição "a".

            Ex: Eu prefiro salgado a doce.

  • Questão deveria ser anulada. A norma culta não permite o uso de intensificadores como muito mais, antes do verbo preferir.

  • Questão sujeita a alteração do gabarito!

     

    A letra E está claramente errada pela colocação do termo intensificador, pois no verbo "preferir" já está implícita a semântica de "gostar mais" caracterizando redundância.

     

    Gabarito correto letra C: "O grupo a informou que ela podia entrar no templo."

     

    Normalmente, informar é bitransitivo: Informa algo (OD - coisa informada) a alguém ( OI - pessoa).

    Ex: Eu informei o relatório ao capitão!

     

    Massssssssssssssssssssss... também se aceita que o OD seja pessoa, aí a coisa informada será o OI regido pela preposição DE ou SOBRE.

    Ex: Eu informei o capitão sobre o relatório.

     

    Agora vamos à alternativa: "O grupo a informou (de) que ela podia entrar no templo." OD - Pessoa e Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta - coisa informada regida pela preposição DE. Cadê a preposição? Daí entra na regra: "Quando o objeto indireto é oracional, a preposição é facultativa!"

     

    Sou apenas estudante, mas esse foi o meu entendimento. Persistindo as divergências, indiquem pra comentário!

  • Esse "muito mais" tá zoado ein!

  • então o '' mais melhor'' também está liberado? =/

  • Preferir


    Muitos constroem erradamente a regência deste verbo assim: “Prefiro muito mais Português do que Matemática.” ou “Prefiro muito mais Português a Matemática.” ou “Prefiro antes Português a Matemática”. No entanto, estas não são formas cultas.

    Veja a única regência adequada:


    – Prefiro Língua Portuguesa a Matemática.


    Pode ser só VTD
    – Entre Português e Matemática, prefiro Português.

     

    Fonte: A Gramática Para Concursos Públicos - Fernando Pestana

  • Questão totalmente errada, pois o verbo Preferir jamais poderá ser usado reforçado pelas expessões: Antes, mais, muito mais, mil vezes, mais, etc.

  • Peçam os comentários do professor...já estou pedindo aqui..está bem confuso..:)

  • o verbo preferir como TDI NÃO admite ênfase.

    Portanto, a regência verbal da letra "E" NÂO segue a norma culta.

    Questão passível de anulação, não importa o quanto os bajuladores de banca tentem justificar.

     

    Fonte: http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/regencia-verbal-exemplos-exercicios.html

  • Pedro Attila tem razão, preferir nesse sentido não admite intensificador. Quem prefere uma coisa, prefere e pronto. Não tem essa de "prefiro muito mais".

    Quem quiser usar intensificador deve usar o verbo gostar: gosto muito mais disso.

  • Verbo preferir não tem intensificador. Passível de anulação a questão eu acredito...

  • A pegadinha está justamente no fato de que a questão interroga pontualmente sobre a regência verbal, e não em relação a correção gramatical da frase por completo.

  • Nunca marcaria a "E" :(


ID
2282107
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O emprego da vírgula é gramaticalmente facultativo em

Alternativas
Comentários
  • D) Advérbio deslocado com menos de três palavras.

  • quando houver apenas 1(um) ou 2 (dois) adjunto adverbial deslocado a vírgula é FACULTATIVA, porém superior a 3 (três) ela é OBRIGATÓRIA. 

    ALTERNATIVA D

  • Gabarito letra D.

    a) Cristiano estudou todo o conteúdo, ou seja, todas as três apostilas. (as vírgulas isolam palavra denotativa de explicação)

    b) Aqui está, crianças, o que eu havia prometido. (as vírgulas isolam vocativo)

    c) Queremos ir à praia. Não será, porém, nesta viagem. (as vírgulas isolam conjunção adversativa deslocada)

    d) Temos um adjunto adverbial de tempo, de pequena extensão. Logo a vírgula é facultativa. 

    e) Tua irmã, aluna do quarto ano, já está dispensada. (as vírgulas isolam aposto explicativo de “irmã”.)


  • A questão exige conhecimento da regra do uso da vírgula. O comando da questão quer que encontremos a única alternativa que o uso da crase é opcional.

    a) Cristiano estudou todo o conteúdo, ou seja, todas as três apostilas.

    O uso é obrigatório, pois está isolando um termo explicativo. INCORRETA.

    b) Aqui está, crianças, o que eu havia prometido.

    O uso é obrigatório para isolar um vocativo. INCORRETA.

    c) Queremos ir à praia. Não será, porém, nesta viagem.

    A vírgula é obrigatória, pois está isolando uma conjunção adversativa deslocada. INCORRETA.

    d) Hoje, mais da metade da população está acima de peso.

    Temos a vírgula opcional, pois separa um adjunto adverbial de tempo de curta extensão( até 2 palavras é curta extensão).CORRETA.

    e) Tua irmã, aluna do quarto ano, já está dispensada.

    Vírgula obrigatória por isolar aposto explicativo. INCORRETA.

    GABARITO D


ID
2282113
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A palavra destacada está empregada inadequadamente em

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    de CUMPRIMENTAR

  • cum·pri·men·tar
    (cumprimento + -ar)

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    1. Dirigir ou fazer cumprimentos a.

    2. Fazer elogios a.

    "cumprimentar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/cumprimentar [consultado em 26-01-2017].

     

    com·pri·men·to 
    (português antigo comprir, do latim compleo, -ere, encher, completar, cumprir + -mento)

    substantivo masculino

    1. Extensão entre duas extremidades (no sentido longitudinal).

    2. Altura (do que se pode pôr ao alto).

    3. [Figurado]  Tamanho.

    4. Distância.

    "comprimento", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/comprimento [consultado em 26-01-2017].

     

  • O verbo discriminar se refere ao ato de estabelecer diferenças, de distinguir e diferenciar. Refere-se também ao ato de separar, segregar e marginalizar.
    O verbo descriminar se refere ao ato de inocentar alguém ou alguma coisa, tirando sua culpa ou crime, ou seja, se refere ao ato de descriminalizar, absolver, isentar, inocentar.

    https://duvidas.dicio.com.br/discriminar-ou-descriminar/


    O verbo arriar se refere ao ato de fazer descer, de pousar numa superfície e de vergar com o peso. Pode significar também o ato de prostrar por cansaço e abatimento, de ficar sem carga, de se dar por vencido e de se apaixonar. 

    O verbo arrear se refere ao ato de colocar arreios em cavalgadura, enfeites ou móveis. Pode significar também o ato de se gabar ou vangloriar. 

     

    https://duvidas.dicio.com.br/arriar-ou-arrear/

     

    Deferido indica, principalmente, algo que foi atendido ou aprovado: requerimento deferido, pedido deferido, registro deferido,...
    Diferido indica, principalmente, algo que foi adiado para um momento posterior: pagamento diferido, salário diferido, valor diferido, sessão diferida,... 

     

    https://duvidas.dicio.com.br/deferido-ou-diferido/

     

     

  • O poeta comprimentou a jovem com um aceno. Errado

    O poeta cumprimentou a jovem com um aceno. Correto

    Comprimento ( extenção )

    Cumprimento ( saudação )

    Pestana, Fernando - Gramática para concurso 2º Edição.Capitulo 03 (pag.47). 

  • Usa-se cOmprimento no sentido de extenSão, tamanho, dimensão.

    Usa-se cUmprimento no sentido de saudar alguém, também quando deriva do verbo “cumprir” (executar) como em: Ele cumpriu com suas obrigações. Ele estava no cumprimento de suas obrigações.

     

    GABA  D

  • Imigrar quer dizer entrar em um país estranho, a fim de morar nele.
    Ao contrário de emigrar que significa sair de um país e ir morar em outro

     

  • Comprimento  - corda - extenção

    Cumprimento - saudação.

  • Cumprimento

  • Cumprimento 


ID
2282116
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está empregada em sentido conotativo uma palavra da frase da opção

Alternativas
Comentários
  • DENOTAÇÃO - a palavra apresenta seu sentido original, impessoal, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionário.

    CONOTAÇÃO - a palavra aparece com outro significado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que for empregada.

  • GABARITO A:

  • GB/ A

    PMGO

  • GABARITO: LETRA A

    Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário) dizemos que foi empregada denotativamente.

    Quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente. Este recurso é muito explorado na Literatura.

    A linguagem conotativa não é exclusiva da literatura, ela é empregada em letras de música, anúncios publicitários, conversas do dia a dia, etc.

    FONTE: BRASILESCOLA.UOL.COM.BR


ID
2282119
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

São palavras polissêmicas as destacadas da opção

Alternativas
Comentários
  • Correta letra: C

     

    Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavrapolissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia.

    Na questão correta proposta pela banca, a palavra LETRA apresentou dois significados sem qualquer modificação estrutural. Portanto, é uma palavra polissêmica.

  • "Quando duas ou mais palavras com origens e significados distintos têm a mesma grafia e fonologia, estamos perante uma HOMONÍMIA. A palavra manga é um caso de homonímia. Ela pode significar uma fruta ou uma parte de uma camisa."

    LETRA não seria um homônimo?

  • Também fiquei na duvida se seria homonomia,

    segue um comentario que encontrei na internet:

    no vocábulo manga: existe alguma relação entre a fruta e a manga da camisa? Ou seja, trata-se de um só vocábulo com dois sentidos, ou são dois vocábulos diferentes com a mesma forma? Quando um vocábulo possui mais de um significado, chamamos isso de polissemia. Quando dois vocábulos diferentes, de origens e significados diversos, terminam convergindo para a mesma configuração fonológica e ortográfica, chamamos de homonímia.

    Um bom exemplo de vocábulo polissêmico (do Grego poli, “muitos”, e sema, “significado”) é LETRA, que tem no mínimo três significados bem conhecidos: (1) um dos sinais gráficos do alfabeto; (2) o texto de uma canção; (3) um título de crédito. 


ID
2282122
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com a redação de correspondências oficiais, é verdadeiro afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • a) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    b) Correta

    c) O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    d) Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.

    e) ver letra c.

  • -
    Complementando os estudos..quanto os pronomes de tratamento, é importante o candidato saber que:

    *Todo pronome de tratamento leva a concordância para a terceira pessoa.
    *No que se refere ao pronome possessivo há duas regrinhas:
    Com quem se fala --> utiliza-se Vossa 
    De quem se fala --> utiliza-se Sua

    ex: Vossa Excelência deve estar satisfeito com a visita de Sua Excelência, a Ministra"

    Para quem for assinante e, assim como eu, ainda está se adaptanto a esse assunto de Redação Oficial
    indico o link do QC 

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/letras-redacao-oficial/videoaulas-redacao-oficial-em-quinze-passos?aba=teoria


    bons estudos

  • A) MEMORANDO -> COMUNICAÇÃO INTERNA E INDEPENDENTE DE HIERARQUIA.


    B) Os pronomes de tratamento são formas padronizadas usadas para tratar autoridades.

    C) OFÍCIO  É uma CORRESPONDÊNCIA EXTERNA, podendo ser de um órgão público para outro órgão público ou para particulares:

    D) 5. Mensagem
    5.1. Definição e Finalidade
    É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.

    E)  AVISO É um tipo de correspondência oficial emitida por MINISTRO DE ESTADO para autoridade de mesma hierarquia.

    GABARITO -> [B]


ID
2282125
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação ao ofício, é correto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra E

    O ofício junto com o memorando e o aviso compõe o chamado padrão ofício. São documentos com características similares.

  • Complementando:

    LETRA B: o fecho é constituído da expressão pede deferimento. (ERRADO)

    ---> A modalidade que pede FECHO "Nestes termos, pede deferimento" é o REQUERIMENTO.

    * Que pode ainda ser abreviado para: "N.T.P.D."

  • Atualmente a estrutura é a do memorando kkkkk tudo padrão ofício.

  • Questão desatualizada

    A partir da 3ª edição do MRPR ficou abolida a distinção entre aviso, ofício e memorando e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.

    Gab. E