SóProvas



Prova IF-TO - 2016 - IF-TO - Professor Administração


ID
2134408
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A grande extensão da base de informações disponíveis na Internet têm gerado situações onde a quantidade de resultados torna o processo de busca ineficiente. Para melhorar os índices de exatidão nestas buscas, os sistemas de busca (p.ex. google) utilizam códigos especiais associados aos termos de busca para refinar seus resultados. Em uma situação de rotina em que se pretende encontrar sites que se referem a animais e em especial a coelhos brancos, deve-se digitar os termos de busca no formato:

Alternativas
Comentários
  • ---------------------------------------------- Pesquisa no Google ----------------------------------------------

    Pesquisa de Frase (“”) → o Google vai pesquisar exatamente o que estiver entre “aspas”

    Pesquisa em site Específicos (site) → [ iraque site:estadao.com.br] o Google pesquisará no site estadao.com.br tudo que tiver relacionado com iraque

    Termos a Serem Excluídos)(-) → couve -flor a flor será excluído da pesquisa e somente aparecerá a couve

    Preenchimento de Espaços (*) → O Google considerará o asterisco como um espaço reservado para termos desconhecidos e tentará encontrar os resultados que melhor corresponderem. Google * aparecerá todos os produtos do Google.

    Pesquisa Exata (+) → o Google junta as palavras com “+” na busca Prefeitura + foz do iguaçu

    (~) Inclusão de palavras similares (sinônimos)
    (..) intervalos numéricos. Ex: 1900..2000
    filetype:pdf Realiza buscas somente no formato PDF

     

  • Em uma situação de rotina em que se pretende encontrar sites que se referem a animais e em especial a coelhos brancos:

     

    animal +coelho +branco 

     

    Para aprende outros operadores, consulte: https://support.google.com/vault/answer/2474474?hl=pt-BR&ref_topic=3215534

     

    [Gab.D]

     

    bons estudos

  • Conteúdo entre aspas: o comando “entre aspas” efetua a busca pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma.

    Sinal de subtração: este comando procura todas as ocorrências que você procurar, exceto as que estejam após o sinal de subtração. É chamado de filtro (ex: baixaki -download)

    OR (ou): OR serve para fazer uma pesquisa alternativa. No caso de “Carro (vermelho OR verde)” (sem as aspas), Google irá procurar Carro vermelho e Carro verde. É necessário usar os parênteses e OR em letra maiúscula.

    Asterisco coringa: utilizar o asterisco entre aspas o torna um coringa. (ex: café * leite: Google buscará ocorrências de café + qualquer palavra + leite.

    Define: comando para procurar definições de qualquer coisa na internet (define:abacate).

    Info: info serve para mostrar as informações que o Google tem sobre algum site (info:www.eujafui.com.br).

    Palavra-chave + site: procura certa palavra dentro de um site específico (download site:www.baixaki.com.br).

     

     

    https://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/23-saiba-procurar-no-google-da-melhor-forma.htm

  • Ótima explicação Rafael, obrigada ! 

     

     

  • Asssim ele nao acharia "animais brancos" ??

    O erto nao deveria ser:

    Animais +"coelhoes brancos" ????

    Nao entendi direito a resposta

  • No caso Renata Leão, a solicitação de pesquisa animal + coelho branco retornaria resultados muito parecidos com uma busca do tipo animal + coelho +branco. 

     

    O foco da questão é escolher dentre as alternativas oferecidas, aquela mais alinhada com a busca desejada. Dentre elas a mais apropriada é a alternativa D.

  •  d)

    animal +coelho +branco 

  • Questão mal formulada. A busca animais +coelho +branco equivale a simplesmente pesquisar por animais coelho branco. Além da quantidade de sites retornados ser bem maior, a lista retornaria sites que possuíssem apenas animais, animais branco, animais coelho, que provavelmente não teriam relação com a pesquisa sobre animais e especialmente coelho branco.

    Ao utilzar a pesquisa "COELHO BRANCO", o google retornaria sites que possuem a expressão exata. Utilizando um pouco de lógica, sabemos que coelho é um animal, e como se deseja pesquisar pelos brancos, utilizar esse filtro retornaria certamente uma porcentagem de sites, dentro do total de encontrados, maior referindo-se a coelhos brancos.

    Fiz as duas pesquisas e comprovei o que foi supracitado.

     

    Abraços.

  • Não entendi, essa busca com sinal de "+" não está em desuso?


ID
2142844
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           Pais sem limites

                   A educação liberal é confortável para os pais.

       Mas os filhos precisam saber o que são deveres e obrigações

O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que quando uma criança chora? A mãe, em vez de tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta.

– Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim: chora.

Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve. Ninguém havia reclamado do incômodo em voz alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado para a mãe como se pedindo que fizesse alguma coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou. Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais sinceramente ainda: como será a educação desse menino, se a mãe prefere reclamar com quem se sente incomodado com o choro, no lugar de acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se transformará num briguento, achando que tem direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como podem expor um bebê de colo a viagens aéreas? Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos, talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto, tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos, racionalmente, posso entender o que está acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente, vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê. Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor? E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia certa vez, em uma viagem que durou o dia todo, com duas crianças pequenas logo atrás de mim. Classe executiva. Gritaram e choraram quase a viagem toda. E não têm razão? Como suportariam passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a turismo. É certo deixar os filhos presos um dia inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros? Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é preciso escolher o roteiro mais adequado. Certa vez fui a uma pousada na serra carioca. Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde, comentou:

– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na pousada não aceitam crianças. É fato. Já existem hotéis e pousadas que não hospedam crianças. Muita gente acha um horror. Por outro lado, o problema não está nos pais? Em qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos, agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma árvore, no alto da serra, com crianças correndo e gritando? E com os pais apreciando a algazarra tranquilamente, sem se importar com os outros hóspedes?

Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam com algum objeto de estimação. Que batem no prato e dizem que não gostam da comida, em restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O problema está nos pais. Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes era assim: podia, não podia. A educação tradicional impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu mesmo acredito que o excesso de rigidez é péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer, e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O fato é que muitos dos pais modernos, como a mulher que esbravejou no avião, acham que criança pode tudo. Já conversei com professoras, segundo as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em que a professora tem de explicar a importância de escovar os dentes todos os dias. Não estou falando de famílias sem condições financeiras, no caso. Mas também de gente bem de vida, para quem é mais fácil não discutir deveres e obrigações com os filhos. Deixar rolar. 

Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro sempre é bom. Mas só terão empregos e oportunidades se souberem o que são limites, deveres, obrigações. A educação extremamente liberal é atraente. Principalmente, porque confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os pais não dão noção de limites, como os filhos um dia vão ter?

                                                                         Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível   em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-sem-limites.html. Acesso em: 12 ago. 2016. 

Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto.

Alternativas
Comentários
  • A idéia principal de um texto é aquela que expressa em sua essência o que o autor quer transmitir. Ela pode estar explícita ou implícita no texto, e não há uma forma clara para identificá-la. No entanto, ela é a que gera maiores conexões lógicas e a que tem maior carga  informativa.

    No presente texto, a idéia central está explícita logo no início: A educação liberal é confortável para os pais, mas os filhos precisam saber o que são deveres e obrigações. A partir dela é que se desenvolve as outras idéias.

  • Alternativa C: O texto responsabiliza os pais por maus hábitos dos filhos, visto que os mesmos muitas vezes permitem que os filhos ajam sem obediência a certos padrões sociais.


ID
2142847
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           Pais sem limites

                   A educação liberal é confortável para os pais.

       Mas os filhos precisam saber o que são deveres e obrigações

O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que quando uma criança chora? A mãe, em vez de tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta.

– Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim: chora.

Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve. Ninguém havia reclamado do incômodo em voz alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado para a mãe como se pedindo que fizesse alguma coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou. Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais sinceramente ainda: como será a educação desse menino, se a mãe prefere reclamar com quem se sente incomodado com o choro, no lugar de acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se transformará num briguento, achando que tem direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como podem expor um bebê de colo a viagens aéreas? Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos, talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto, tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos, racionalmente, posso entender o que está acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente, vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê. Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor? E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia certa vez, em uma viagem que durou o dia todo, com duas crianças pequenas logo atrás de mim. Classe executiva. Gritaram e choraram quase a viagem toda. E não têm razão? Como suportariam passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a turismo. É certo deixar os filhos presos um dia inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros? Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é preciso escolher o roteiro mais adequado. Certa vez fui a uma pousada na serra carioca. Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde, comentou:

– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na pousada não aceitam crianças. É fato. Já existem hotéis e pousadas que não hospedam crianças. Muita gente acha um horror. Por outro lado, o problema não está nos pais? Em qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos, agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma árvore, no alto da serra, com crianças correndo e gritando? E com os pais apreciando a algazarra tranquilamente, sem se importar com os outros hóspedes?

Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam com algum objeto de estimação. Que batem no prato e dizem que não gostam da comida, em restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O problema está nos pais. Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes era assim: podia, não podia. A educação tradicional impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu mesmo acredito que o excesso de rigidez é péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer, e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O fato é que muitos dos pais modernos, como a mulher que esbravejou no avião, acham que criança pode tudo. Já conversei com professoras, segundo as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em que a professora tem de explicar a importância de escovar os dentes todos os dias. Não estou falando de famílias sem condições financeiras, no caso. Mas também de gente bem de vida, para quem é mais fácil não discutir deveres e obrigações com os filhos. Deixar rolar. 

Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro sempre é bom. Mas só terão empregos e oportunidades se souberem o que são limites, deveres, obrigações. A educação extremamente liberal é atraente. Principalmente, porque confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os pais não dão noção de limites, como os filhos um dia vão ter?

                                                                         Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível   em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-sem-limites.html. Acesso em: 12 ago. 2016. 

Marque a alternativa falsa em relação ao objetivo do uso dos exemplos de comportamentos de pais e filhos no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    A criança não pode agir de acordo com a sua vontade.

     

    O que o autor propõe com o texto é, justamente, a reflexão sobre a necessidade de os pais colocarem limites nos filhos.

  • Atenção com o enunciado "falsa".


ID
2142850
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           Pais sem limites

                   A educação liberal é confortável para os pais.

       Mas os filhos precisam saber o que são deveres e obrigações

O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que quando uma criança chora? A mãe, em vez de tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta.

– Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim: chora.

Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve. Ninguém havia reclamado do incômodo em voz alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado para a mãe como se pedindo que fizesse alguma coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou. Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais sinceramente ainda: como será a educação desse menino, se a mãe prefere reclamar com quem se sente incomodado com o choro, no lugar de acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se transformará num briguento, achando que tem direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como podem expor um bebê de colo a viagens aéreas? Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos, talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto, tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos, racionalmente, posso entender o que está acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente, vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê. Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor? E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia certa vez, em uma viagem que durou o dia todo, com duas crianças pequenas logo atrás de mim. Classe executiva. Gritaram e choraram quase a viagem toda. E não têm razão? Como suportariam passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a turismo. É certo deixar os filhos presos um dia inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros? Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é preciso escolher o roteiro mais adequado. Certa vez fui a uma pousada na serra carioca. Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde, comentou:

– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na pousada não aceitam crianças. É fato. Já existem hotéis e pousadas que não hospedam crianças. Muita gente acha um horror. Por outro lado, o problema não está nos pais? Em qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos, agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma árvore, no alto da serra, com crianças correndo e gritando? E com os pais apreciando a algazarra tranquilamente, sem se importar com os outros hóspedes?

Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam com algum objeto de estimação. Que batem no prato e dizem que não gostam da comida, em restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O problema está nos pais. Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes era assim: podia, não podia. A educação tradicional impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu mesmo acredito que o excesso de rigidez é péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer, e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O fato é que muitos dos pais modernos, como a mulher que esbravejou no avião, acham que criança pode tudo. Já conversei com professoras, segundo as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em que a professora tem de explicar a importância de escovar os dentes todos os dias. Não estou falando de famílias sem condições financeiras, no caso. Mas também de gente bem de vida, para quem é mais fácil não discutir deveres e obrigações com os filhos. Deixar rolar. 

Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro sempre é bom. Mas só terão empregos e oportunidades se souberem o que são limites, deveres, obrigações. A educação extremamente liberal é atraente. Principalmente, porque confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os pais não dão noção de limites, como os filhos um dia vão ter?

                                                                         Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível   em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-sem-limites.html. Acesso em: 12 ago. 2016. 

A escolha do uso de certas palavras no texto contribui para a construção do posicionamento argumentativo constituinte desse texto. Esse é o caso da palavra sinceramente, usada duas vezes, seguidamente. Com isso, marque a alternativa que apresenta uma palavra que poderia substituir sinceramente no texto sem alterar o posicionamento argumentativo do mesmo.

Alternativas
Comentários
  • Sinônimos de Sinceramente: lhanamente, francamente, lealmente.

     

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/sinceramente/

  • Sinônimo de sinceramente

    sinônimos de sinceramente :

    claramente, abertamente, francamente, diretamente, honestamente, piamente, verdadeiramente, genuinamente, ingenuamente.

  • GABARITO: LETRA E

    Significado de Sinceramente

    advérbio Verdadeiramente; em que há sinceridade; sem mentiras: nunca falava mentiras porque se expressava sinceramente.Autenticamente; com autenticidade; de todo o coração: amava-a sinceramente.Que denota insatisfação ou repreensão: sinceramente, não entendi nada!

    Etimologia (origem da palavra sinceramente). Sincero + mente.

    Sinônimos de Sinceramente Sinceramente é sinônimo de: francamente, honestamente, autenticamente

    Antônimos de Sinceramente

    Sinceramente é o contrário de: falsamente

    Definição de Sinceramente

    Classe gramatical: advérbio Separação silábica: sin-ce-ra-men-te

    FONTE:DICIO.COM.BR


ID
2142862
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que as regras de concordância foram obedecidas.

Alternativas
Comentários
  • a) inscreveram-se

    b) GABARITO

    c) foi

    d) deve

    e) sobram

  • A) Cada um deverá receber... (A expressão CADA UM mantém o verbo no singular).

    B) gabarito.

    C) Já deram dez... (Em indicações de datas, horas, tempo, distancia, a concordância será feita com a expressão numérica).

    D) Deve haver... (O verbo auxiliar da locução verbal, cujo verbo impessoal é o principal da locução, fica no singular).

    E) sobram (Estudantes disciplinados sobram)

     

    Fonte: http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html

  • a) inscreveram-se ( concordar com pesquisadores)

    c) não foi...

    d) deve haver ( haver quando e secundário "contamina" o verbo anterior)

    e) sobraram ( concorda com estudantes)

  • Para quem ficou em dúvidas entre a letra a) e b)

    Sujeito representado pela expressão CADA UM + NOME NO PLURAL exige o verbo no singular.

    a) Cada um dos pesquisadores, ao inscrever-se, deverão (DEVERÁ) receber as orientações necessárias.

    b) Mais de um aluno correu em direção à porta de emergência

    CORRETISSIMA

     

  • a)  Cada um dos pesquisadores, ao inscrever-se, deverão receber as orientações necessárias.    (ERRADO)  OBS.  A locução verbal tem que concordar com o numeral "UM",  logo poderá ficar no singular.  

     

    b) Mais de um aluno correu em direção à porta de emergência  (CORRETO)

     

    c) Já deu dez horas e a entrega das provas ainda não foram feitas.      (ERRADO)  OBS.  FORAM deve ficar no singular, para concordar com "A entrega"  

     

    d) Devem haver, certamente, sites mais seguros do que outros.       (ERRADO)  OBS.  Verbo Haver no sentido de existir, ocorrer e acontecer é impessoal, logo não tem sujeito, como também seu auxiliar "DEVER" ficará no singular.

     

    e) Com certeza, sobra, no campus, estudantes muito disciplinados.      (ERRADO)  OBS.   O verbo "SOBRAR" vai para o plural para concordar com estudantes. Sobram.

  • a) Cada um dos pesquisadores, ao inscrever-se, deverão receber as orientações necessárias. [Escreverem-se]

     

    b)Mais de um aluno correu em direção à porta de emergência. [CORRETO]

     

    c)Já deu dez horas e a entrega das provas ainda não foram feitas. [Foi]

     

    d) Devem haver, certamente, sites mais seguros do que outros. [Deve]

     

    e)Com certeza, sobra, no campus, estudantes muito disciplinados. [Sobram]

  • O relógio DEU três horas.

    DERAM três horas no relógio.

    O primeiro passo é identificar o sujeito da oração. Na primeira, quem deu as ?

    “O relógio”. Por isso, o verbo fica no singular para concordar com o referido sujeito: O relógio deu três horas.

    Já na segunda oração, não aparece o sujeito “relógio”. Nesse caso, o sujeito é o número que indica as horas. Portanto: Deram três horas no relógio.

    Vale acrescentar que os verbos “bater” e “soar”, na indicação de , seguem a regra do verbo “dar”. Veja:

    O sino da capela bateu dez horas.

    Bateram dez horas no sino da capela.

     O relógio da igreja soou cinco horas.

    Soaram cinco horas no relógio da igreja.

     Para concluir:

    Os verbos dar”, “bater” e “soar concordam com o sujeito a que se referem!

    https://blogs.uai.com.br/paraentenderoportugues/2018/08/31/deu-tres-horas-ou-deram-tres-horas/

     


ID
2142865
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial

Sobre as regras de constituição do memorando (Manual da Presidência, 2002), pode-se afirmar.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    3.4.2. Forma e Estrutura

            Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

  • Em memorando para o encaminhamento de informações ou para a solicitação de ... que contenha documento anexo,

     

    a) o destinatário deve ser identificado pelo nome e pelo cargo que ocupa. ....

    b) indica seu destinatário apenas pelo cargo que ocupa.

  • Sobre as regras de constituição do memorando (Manual da Presidência, 2002), pode-se afirmar.

     a)O uso do pronome de tratamento Ilustríssimo é adequado para o memorando por se tratar de correspondência de servidores públicos.("FICA DISPENSADO O EMPREGO DO SUPERLATIVO ILUSTRÍSSIMO PARA AS AUTORIDADES QUE RECEBEM O TRATAMENTO DE VOSSA SENHORIA E PARA PARTICULARES")

     b)O memorando é utilizado para o expediente externo de correspondências oficiais entre servidores públicos. (TRATA-SE DE UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO EMINENTEMENTE INTERNA).

     c)No memorando, o destinatário é identificado apenas pelo cargo que ocupa, sendo um dos aspectos estruturais que diferencia esse documento do ofício.

     d)O memorando não apresenta o item “Assunto” que indica de forma sucinta do que trata a correspondência. (ERRADO , O MEMORANDO APRESENTA SIM O ASSUNTO)

     e)O memorando destina-se, exclusivamente, a comunicações entre unidades administrativas de níveis diferentes.ERRADA


ID
2142868
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa correta quanto ao uso ou não da crase nos três enunciados abaixo, respectivamente. 

As Coordenações do IFTO se propõem bastante ___ construir uma educação de qualidade.

Nós, alunos do IFTO, aspiramos ___ pesquisa voltada para melhoria da vida das pessoas.

As queimadas em Palmas ultrapassam ___ capacidade de se suportar as fumaças constantes. 

Alternativas
Comentários
  • *As Coordenações do IFTO se propõem bastante _A__ construir uma educação de qualidade. Nessa primeira oração temos A somente como preposição para o verbo propor.


    *Nós, alunos do IFTO, aspiramos _À__ pesquisa voltada para melhoria da vida das pessoasAspirar no sentindo de almejar(VTI) exige preposição A.Mais o artigo definido A para o verbo (pesquisar) temos o fenômeno da crase.

     

      As queimadas em Palmas ultrapassam _A__ capacidade de se suportar as fumaças constantes. Ultrapassar VTD ,portanto, não exige preposição. A artigo definido para capacidade.


     

  • a ---->não vai crase antes de verbo

    à ---->aspirar no sentido de almejar + pesquisa substantivo feminino

    a ---->utrapassar não exige preposição

    GABA A

  • construir ( proibido crase antes de verbo)  A

    quem aspira.... aspira A  ..... À

     quem ultrapassa... ultrapassa alguma coisa .... A

  • As Coordenações do IFTO se propõem bastante _A__ construir uma educação de qualidade.       OBS. diante de verbo não tem artigo, somente preposição, logo não tem crase. 

     

    Nós, alunos do IFTO, aspiramos _À_ pesquisa voltada para melhoria da vida das pessoas.    OBS. Neste sentido o Verbo é VTI, logo pede preposição, como também "pesquisa" é palavra feminina, logo pede artigo definido.

     

    As queimadas em Palmas ultrapassam _A__ capacidade de se suportar as fumaças constantes.    OBS.  Quem ultrapassa, ultrapassa algo. VTD, logo não pede preposição.

     

    Gabarito:A

  • Isaias de Cha Grande -PE


ID
2142871
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa em que a ausência de vírgula não altera o sentido do enunciado.

Alternativas
Comentários
  • letra A

    ( o famoso adjunto adverbial pequeno deslocado) .... hoje ...

  • GABARITO: A

     

    O professor espera um, sim. O PROF. ESTA ESPERANDO UM ALGO, QUANDO TIRO A VIRGULA ELE FICA ''ESPERANDO UM SIM''.

     

    Recebo, obrigada. A PESSOA RECEBE E DIZ OBRIGADO, QUANDO TIRO A VIRGULA ELE PASSA A RECEBER É UM OBRIGADO.

     

    Não, vá ao estacionamento do campus. ''VÁ AO ESTACIONAMENTO'', QUANDO TIRO A VIRGULA PASSA A ''NÃO VÁ AO ESTACIONAME...''

     

    Não, quero abandonar minha funções no trabalho. EU QUERO ABANDONAR, QUANDO TIRO A VIRGULA FICA NEGADO ''NÃO QUERO...'' 

    todas mudaram de sentido, menos a ultima.

     

    Fonte:

    Eliel Madeiro, Q711454.

     

    BONS ESTUDOS.


ID
2142874
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

“No paradigma da inclusão, talvez um dos maiores problemas enfrentados no contexto brasileiro seja a escassez de recursos e serviços que assegurem condições de acessibilidade às pessoas com necessidades educacionais especiais” (MEC, 2007). Nesse contexto, não pode ser considerada uma ação de inclusão:

Alternativas
Comentários
  • Procrastinar -transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 13.146

    Art. 98.  A Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, passa a vigorar com as seguintes alterações:

    “Art. 3o  As medidas judiciais destinadas à proteção de interesses coletivos, difusos, individuais homogêneos e individuais indisponíveis da pessoa com deficiência poderão ser propostas pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pela União, pelos Estados, pelos Municípios, pelo Distrito Federal, por associação constituída há mais de 1 (um) ano, nos termos da lei civil, por autarquia, por empresa pública e por fundação ou sociedade de economia mista que inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção dos interesses e a promoção de direitos da pessoa com deficiência.

    .................................................................................” (NR)

    “Art. 8o  Constitui crime punível com reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa:

    I - recusar, cobrar valores adicionais, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso 

  • Bastava saber o que significava a palavra ''PROCRASTINAR'' 

    Fui pelo meu raciocínio, ''procrastinar'' nunca é bom. kkkk

  • QUEM QUER SER SERVIDOR NÃO PODE PROCRASTINAR E MUITO MENOS ERRAR UMA QUESTÃO DESSAS 

     

    FUAAAARK

  • Procrastinar- adiar, fazer corpo mole e deixar pra outro dia, deixar pra última hora. 

  • A questão exige conhecimento da Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência - EPD) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, marcando uma ação que não pode ser considerada como inclusão. Vejamos:

    a) Desenvolver atividades que levem a família e a comunidade a acolher a criança com sua diferença, sem protecionismos.

    Correto. O desenvolvimento de atividades que levem a família e a comunidade a acolher a criança com a sua diferença, sem protecionismo é uma ação inclusiva, nos termos do art. 1º, EPD: Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

    b) Procrastinar a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou nível de ensino, público ou privado, em razão de suas necessidades educacionais especiais.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Procrastinar significa adiar. E adiar a inscrição de aluno em razão de suas necessidades educacionais especiais NÃO é uma ação inclusiva, além disto, constitui crime, nos termos do art. 8º da Lei n. 7.853/89: Constitui crime punível com reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa: I - recusar, cobrar valores adicionais, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, em razão de sua deficiência;

    c) Remover barreiras arquitetônicas das unidades educacionais.

    Correto. Trata-se de ação inclusiva, nos termos do art. 28, II, EPD: Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: II - aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena;

    d) Garantir a atuação de uma equipe multiprofissional, composta por educadores especializados, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas e outros, com o objetivo de auxiliar no processo de reabilitação das crianças com deficiência física.

    Correto. A atuação de uma equipe multiprofissional com o objetivo de auxiliar no processo de reabilitação das crianças com deficiência física uma ação inclusiva, nos termos do art. 1º, EPD.

    e) Realizar reservas de vagas a pessoas com deficiência, em conformidade com a legislação vigente.

    Correto. A reserva de vagas às pessoas com deficiência é uma ação inclusiva.

    Gabarito: B

  • “No paradigma da inclusão, talvez um dos maiores problemas enfrentados no contexto brasileiro seja a escassez de recursos e serviços que assegurem condições de acessibilidade às pessoas com necessidades educacionais especiais” (MEC, 2007). Nesse contexto, não pode ser considerada uma ação de inclusão: Procrastinar a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou nível de ensino, público ou privado, em razão de suas necessidades educacionais especiais.


ID
2142877
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com o artigo 16 da Lei n.º 9394/1996, compõem o sistema federal de ensino:

I. Universidades federais;

II. Instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

III. Instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal;

IV. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;

V. Escolas de ensino fundamental e médio vinculadas às universidades (colégios de aplicação);

VI. Instituições de educação especial mantidas pela União;

VII. Escolas estaduais de ensino médio;

VIII. As instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.

Marque a alternativa que contempla todas as instituições do sistema federal de ensino anteriormente mencionadas, e não relacione instituição dos sistemas de ensino estadual ou municipal.

Alternativas
Comentários
  • LETRA - D

    LEI LDB

    Art. 16. O sistema federal de ensino compreende:        

    I - as instituições de ensino mantidas pela União;

    II - as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    III - os órgãos federais de educação.

  • Grande pegadinha...., pois na assertiva número V, temos:

    V. Escolas de ensino fundamental e médio vinculadas às universidades (colégios de aplicação);

     

    Se não terminamos de ler a frase, automaticamente excluímos os colégios de aplicação do sistema de ensino da UNIÃO.

  • Uma escola de nivel fundamental ou médio vinculada a uma universidade estadual ainda será do sistema de ensino da UNIÃO?

  • E o CAP das universidades estaduais???

  •  Escolas de ensino fundamental e médio vinculadas às universidades (colégios de aplicação);

  • I. Universidades federais;

    II. Instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    III. Instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal;

    IV. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;

    V. Escolas de ensino fundamental e médio vinculadas às universidades (colégios de aplicação);

    VI. Instituições de educação especial mantidas pela União;

    VII. Escolas estaduais de ensino médio;

    VIII. As instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.


ID
2142880
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

De acordo com Libâneo (2013), no que concerne à Didática no processo educacional, marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A pr´atica educativa n˜ao ´e apenas uma exigˆencia da vida em sociedade, mas tamb´em o processo de prover os indiv´ıduos de conhecimentos e experiˆencias culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transform´a-lo em fun¸c˜ao de necessidades econˆomicas, sociais e pol´ıticas da coletividade (LIBANEO, 1994). ˆ Ainda segundo Libˆaneo (1994), Did´atica ´e a disciplina que estuda os objetivos, os conte´udos, os meios e as condi¸c˜oes do processo de ensino, tendo em vista finalidades educacionais que s˜ao sempre sociais; ela se fundamenta na Pedagogia, sendo assim uma disciplina pedag´ogica.

  • O objeto de estudo é o processo de ensino 

  • Gabarito letra A

    primeiro coloquem o gabarito, depois os comentários.


ID
2142883
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Segundo Luckesi (2011:263), “a Avaliação da aprendizagem é um recurso disponível ao educador para que auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem sucedidas”. Nesse sentido, no que concerne à avaliação numa ótica operacional, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O educador, no ato avaliativo, deve investigar a qualidade do desempenho dos educandos, tendo por base dados relevantes, decorrentes de sua aprendizagem e, se necessário, numa intervenção, a fim de corrigir os rumos da ação. 


ID
2142886
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

“Quando utilizamos o termo tecnologia educacional, os educadores consideram como um paradigma do futuro, mas a tecnologia educacional está relacionada aos antigos instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem” (Tajra, 2012). São elementos instrumentais da tecnologia educacional:

I. O giz e a lousa;

II. O rádio, o aparelho de som e o gravador de fitas cassete e de vídeo;

III. O retroprojetor, o jornal impresso e a televisão;

IV. O livro;

V. O computador.

A alternativa que define todos os elementos instrumentais da tecnologia educacional citados anteriormente é:

Alternativas

ID
2142889
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A remoção e a redistribuição são importantes institutos jurídicos presentes na Lei n.º 8.112/90. Consubstanciados nesses dois instrumentos assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) art 36, III, "c" em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.<<independentemente do interesse da Administração​

    CORRETA b) art 36, III, "b", por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) Modalidades de remoção

    I - de ofício, no interesse da Administração; 

            II - a pedido, a critério da Administração; 

            III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

           a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; 

            b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; 

            c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

    d) Art 37Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

     

    e) Art 36, Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

  • A) ERRADO - Nesse caso, independe do interesse da Administração

    B) CORRETO - Sendo bem sucinto, independe do interesse da administração remoções em casos de 1) Saúde; 2) Acompanhar cônjuge ou companheiro transferido e 3) Processo seletivo explicado na alternativa A

    C) ERRADO - São três possibilidades 1) De ofício 2) A pedido, a critério da Administração 3) A pedido, independente do interesse da Administração

    D) ERRADO - Mesmo cargo, com ou sem mudança de sede, aplica-se à remoção

    E) ERRADO - Quadro tem que ser o mesmo e poder ser com mudança ou não de sede


ID
2142892
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Mesmo diante da importância dada à educação no texto constitucional, sendo um direito de todos e dever do Estado e da família, o Estado brasileiro ainda luta para concretizar certas garantias educacionais, mesmo após duas décadas da criação da Constituição Cidadã. Assinale a alternativa que NÃO corresponde expressamente as disposições relativas à Educação trazidas pela Constituição Federal de 1988.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C (PEDE A INCORRETA)

     

     

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

     

    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

  • A letra "b" também está certa. Art. 208, parágrafo 2º, da CF.

  • CF/88

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    c) Um dos princípios do ensino é o singularismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

  • PLURALISMO de ideias.

  • Questão possui cunho educacional, situada no bojo do texto constitucional. O candidato deverá assinalar a alternativa que NÃO corresponde expressamente as disposições relativas à Educação trazidas pela Constituição Federal de 1988. Vejamos:

    Alternativa “A” correta. Conforme art. 208, §2º da CF/88 “O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente”.    

    Alternativa “B” correta. É o que determina o §1º, art. 208 da CF/88, litteris: “§1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo”.

    Alternativa “C” incorreta. Diverge do preconizado no inciso II, art. 206 da CF/88, litteris: “Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino”.

    Alternativa “D” correta. Conforme determinado no art. 211 da CF 88: “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino”.

    Alternativa “E” correta. Aqui, temos o inteiro teor do art. 209 e incisos, litteris: “Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público”.

    GABARITO: C.


ID
2142895
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Todo servidor público civil do Poder Executivo Federal deve observar as regras contidas no Decreto n.º 1.171/94, por ser o seu Código de Ética Profissional. Com base nessa norma, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Esta questão esta no lugar errado, deveria estar nos estudo de Etica do Decreto n.º 1.171/94, e não na parte de informatica.

     

  • Gab. E

    Todas as alternativas estão incorretas. Lembrando que a única pena aplicável ao servidor pela comissão de ética é apenas a de CENSURA.

     

     

    B) As penas aplicáveis ao servidor público pela Comissão de Ética são a de censura e a de advertência e suas fundamentações constarão do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

  • LETRA E.

    a) Não é considerado como um dever fundamental do servidor público manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e as legislações pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.  q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções; (É DEVER).

    b) As penas aplicáveis ao servidor público pela Comissão de Ética são a de censura e a de advertência e suas fundamentações constarão do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    c) Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister não é vedado ao servidor público. e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister; (É VEDEDAO).

    d) Não é vedado ao servidor público o uso do cargo ou função para obter facilidades para amigos e parentes. m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; ( É VEDADO).

  • nenhuma das alternativa esta correta, mas a letra e tbm eh uma alternativa, acho que é tipo uma linguaguem metalinguistica, a alternativa falando da propria alternativa

  • Só censura! 

  • Apenas Censura, advertência não faz parte da lei .1.171/94


ID
2142898
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Todas as informações acadêmicas e administrativas que trafegam nas redes de computadores das instituições de ensino devem ser protegidas de ataques, invasões ou alterações não autorizadas ou não autenticadas. As sentenças a seguir definem ações relacionadas à proteção e segurança das informações, que todos os usuários corporativos devem realizar com regularidade, exceto.

Alternativas
Comentários
  • o mínimo q vc precisa fazer é ATIVAR O FIREWALL PARA TER PROTEÇÃO NA REDE.

    o resto só se for configurações avançadas, mas aí não é mínimo.

     

  • Firewell significa parede de fogo.. Proteção bilateral

     

    #Rumo a Posse!!

  • E quanto à letra A? Evitar executar arquivos de "qualquer natureza"??? isso ta certo?

  • Manter a configuração do sistema de firewall em níveis mínimos para facilitar o tráfego dos dados.

     

    o certo seria: máximos

  • O estudioso, eu também questionei a letra A, mas atentei ao "EXCETO" do enunciado da questão.

     

    A) Evitar executar arquivos de qualquer natureza recebidos anexados em mensagens de e-mail é uma ação relacionada à proteção e segurança das informações, que todos os usuários corporativos devem realizar com regularidade.

     

    As configurações do firewall não devem estar em níveis mínimos para facilitar o tráfego na rede, pois pode abrir brechas para invasões.

    Gab. B


ID
2142901
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O LibreOffice é um pacote gratuito de aplicações para escritório, que suporta a criação e a edição de textos formatados, planilhas eletrônicas, desenhos vetoriais, gráficos e apresentações multimídia. Considere as alternativas a seguir e marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • d)

    O aplicativo WRITER do LibreOffice possui recursos para a criação de índices em textos longos, definição de formatação de parágrafos e de fontes.

  • Acredito que o erro da A seja a inversão dos campos para valores verdadeiros e falsos. Na verdade é =SE (CONDIÇÃO; VALOR_SE_CONDIÇÃO_VERDADEIRA; VALOR_SE_CONDIÇÃO_FALSA).

  • O Writer é o editor de texto do LibreOffice e o seu formato de arquivo padrão é o .odt (Open Document Text)


ID
2142904
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Alguns processos administrativos geram relatórios que devem ser auditados pelos órgãos de controle internos ou externos. É comum a necessidade de digitalizar tais documentos para facilitar seu compartilhamento. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmações e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para garantir a segurança dos dados, o backup representa uma atividade que garante que os documentos digitalizados não estejam contaminados por vírus. 

     

     

    obs: quando em uma frase estiver a palavra GARANTE, GARANTIR.... a possibilidade de estar errada e 99,99% .... na informática nada e garantido.

  • Tudo bem que a letra "e" é a mais errada, mas a letra "C" pra mim tá está... Se levar ao pé da letra um pem drive de 3gb, mesmo sendo novo, nunca tem disponível 3gb de armazenamento... Mas td bem! 

     

    Resposta letra E

     

  • A alternativa C está errada, porque um Pen Drive de 4 GB  tem a capacidade para armazenamento de 3,7 GB, ou seja, para gravar um arquivo de 3.000 MB é necessário um Pen Drive de 4 GB e não 3 GB.

    Mesmo sabendo que o gabarito é a letra E, eu discordo!

  • Entra com recurso e manda o examinador testar. kkk

  • Essa questão tem vários erros de unidade.

    GB = Gigabyte

    Gb = Gigabit

    8 Gigabits = 1 Gigabyte

    Deveria ser anulada.


ID
2142907
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os sistemas de informação são gravados em diferentes dispositivos ou mídias de armazenamento permanente. Para atividades de backup de dados, primordiais no dia a dia, têm-se destacado alguns dispositivos devido à alta capacidade de armazenamento. Selecione a alternativa a seguir que identifica estes dispositivos.

Alternativas
Comentários
  • O disco virtual mencionado na questão refere-se ao armazenamento de dados na nuvem.

  • ter alguns megabytes, gigabytes e por que não terabytes a mais seria genial, não? Muita gente sofre com falta de espaço no disco ou até mesmo desordem devido a criação de pastas e mais pastas. Uma solução parece bem remota em uma hora dessas, não é? Mas não há motivo para desespero. A novidade é que você pode adicionar novas partições a partir de um arquivo VHD, ou seja, Virtual Hard Disk. Funciona como se você tivesse um disco rígido a mais.

     

    https://www.tecmundo.com.br/windows-7/3210-dicas-do-windows-7-adicione-um-novo-disco-virtual-ao-computador.htm

  • (Para quem não é assinante) Gabarito: Letra A.

  • Gabarito A

    Os discos virtuais são baseados na computação em nuvem (do inglês "Cloud Computing") onde os arquivos do cliente são armazenados em discos rígidos em algum servidor na Internet.

    Discos Virtuais seguros podem ser utilizados para compartilhar arquivos, fazer back up, acessar arquivos quando não se está no local do seu computador como por exemplo do escritório ou viagens.

    Exemplos de discos virtuais gratuitos: Dropbox, Google Drive, iCloud, OneDrive, ZumoDrive

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_virtual

  • a) Disco virtual = COMPUTAÇÃO EM NUVEM.

    Disco rígido externo = HD EXTERNO.

  • Letra A.

    Apenas para abrir um pouco o conhecimento, o disco virtual não está necessariamente atrelado à nuvem.

    Se eu tenho um ambiente virtualizado dentro da minha infraestrutura, esse disco virtual pode ser entregue por meio de um mapeamento realizado a partir de dispositivos de armazenamento em minha empresa, como uma SAN, por exemplo. O fato de ser virtual é porque esse disco não está fisicamente em um servidor, mas entregue de forma "virtualizada".


ID
2142913
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As sentenças a seguir apresentam conceitos relacionados às principais características de implementação física e lógica, segurança e de serviços oferecidos pelas redes privadas chamadas de INTRANET. Tecnicamente é verdadeiro afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Intranet: É uma rede interna, utilizado especificamente no mundo corporativo. Neste tipo de conexão, o acesso ao conteúdo é geralmente restrito, assim, somente é possível acessa-lo através de esquemas especiais de segurança (ex.: sistemas de bancos, supermercados, etc). A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

  • apesar que a D não está muito correta, eu acho

  •  

    ·        INTRANET. É UMA REDE PRIVADA. ACESSO RESTRITO. É PARA DENTRO. REDE INTERNA. REDE CORPORATIVA.      NÃO PRECISA ESTÁ CONECTADO. A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

     

    ATENÇÃO:    O uso da Intranet permite que usuários em locais distantes de uma empresa se comuniquem com facilidade, necessitando-se apenas de um browser. 

    EX.:  Acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular.

     

     

    ·        EXTRANET: acesso externo a uma rede corporativa, compartilhando dados para fins específicos para realizar operações comerciais com fornecedores externos através do acesso por navegador  Web.   Tanto a Internet, intranet, extranet usam o protocolo TCP/IP

     

  • Gabarito 'D"  > por ser a MENOS errada.

     

    Tecnicamente, a rede INTRANET utiliza a estrutura local de rede cabeada ou wireless para o compartilhamento de aplicações e serviços. Também são compartilhados arquivos, documentos e dispositivos de entrada e saída. Os aplicativos restritos da INTRANET não podem ser acessados fora da rede local e o acesso dos usuários é controlado por login e senha.

    -

    João Antônio dita:

     Intranet é, no mais simples conceito, um site interno a uma corporação. Esse conjunto de
    páginas é acessível somente pelos funcionários da empresa (restrito) e pode ou não ser acessado
    de fora da estrutura física da rede da empresa.

    -

    Para bancas como cespe, esaf  muito cuidado!! com banquinhas, sempre, é a menos errada.

  • Por que a letra B está errada? Caso alguém saiba, favor me enviar uma mensagem particular, pois posso não voltar a ver essa questão.

  • essa letra B é um atentado contra as regras de crases: Uma INTRANET representa um conjunto de pequenas redes locais integradas por protocolos de comunicação. Estas redes ((((oferecem à computadores)))) localizados remotamente, o acesso aos aplicativos, bases de dados e servidores da instituição.

    rsrs

    Gab correto: D

  • d) Tecnicamente, a rede INTRANET utiliza a estrutura local de rede cabeada ou wireless para o compartilhamento de aplicações e serviços. Também são compartilhados arquivos, documentos e dispositivos de entrada e saída. Os aplicativos restritos da INTRANET não podem ser acessados fora da rede local e o acesso dos usuários é controlado por login e senha.

    Intranet - Rede privada. Usa os mesmos protocolos, serviços e softwares da Internet. É restrita aos funcionários de uma empresa, mas não ao seu espaço físico. É uma plataforma de rede independente, ou seja, não depende da Internet para existir.


ID
2142916
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir e selecione a alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Analise as afirmativas a seguir e selecione a alternativa verdadeira.

     

    a) (ERRADA) No aplicativo CALC do pacote LibreOffice, o valor da célula A2 poderá ser testado utilizando-se a seguinte função: =SE(A2>500;A2*0,15;A2*0,05). Então, se o referido valor da célula A2 for maior que 500, este deverá ser multiplicado por 0,05.

    O valor será multiplicado por 0,15 (primeira opção).

     

    b) (ERRADA) No aplicativo CALC do pacote LibreOffice, a célula A2 foi carregada com o valor 300. Com a aplicação da seguinte função: =SE(A2>=400;Alto;SE(A2

    O texto será médio, pois não é Alto (=>400) e não é Baixo (<200)

     

    c) (ERRADA) No aplicativo CALC do pacote LibreOffice a aplicação da seguinte função: =SOMA(A1:B2;B4) irá executar a soma dos valores contidos nas células A1, B2 e B4. 

    Serão somados os valores de A1 até B2 e B4.

     

    d) (CORRETA) No aplicativo CALC do pacote LibreOffice, com a aplicação da seguinte função: =SOMA(A1:A5)/A6, ocorre a soma dos valores contidos nas células A1, A2, A3, A4 e A5 e, em seguida ocorre a divisão do resultado dessa soma pelo valor armazenado na célula A6. 

     

    e) (ERRADA) O pacote LibreOffice é formado por diferentes aplicativos com funções específicas. Pode-se utilizar o aplicativo IMPRESS para criação e edição de documentos de texto. O aplicativo CALC permite a criação de apresentações multimídia e o aplicativo WRITER é capaz de apoiar a construção e modificação de planilhas eletrônicas. 

    Writer = Editor de texto - Calc = Planilha eletrônica - Impress = Apresentação em Slides.

     

    GABARITO "D"

  • Gabarito: D

    : ATÉ (intervalo)

    ; E (união)

    =SOMA(A1:A5)/A6    (É O MESMO QUE)  =SOMA(A1;A2;A3;A4;A5)/A6 


ID
2142919
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos

São consideradas características de custos fixos quando:

Alternativas
Comentários
  • Os custos podem ser classificados de diversas maneiras, de acordo com sua finalidade. Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis. Esta classificação é muito utilizada para o cálculo do sistema de custos variável.

    Despesas e Custos Fixos

    Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

    Exemplos:

    Limpeza e Conservação

    Aluguéis de Equipamentos e Instalações

    Salários da Administração

    Segurança e Vigilância

    Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos acima, que já estão com seus valores fixados. Por isso chamamos de custos fixos.

    Despesas e Custos Variáveis

    Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

    Exemplos:

    Matérias-Primas

    Comissões de Vendas

    Insumos produtivos (Água, Energia)

    Apropriação dos Custos Fixos e Variáveis

     

    No sistema de custo variável o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Neste sistema a geração de riqueza está na venda e não na produção.

     

    Vale lembrar que este sistema de custos não é permitido pelo legislação fiscal, e serve somente para fins gerenciais. O custo de absorção é o utilizado legalmente conforme o Decreto 3.000/99. Neste método todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos, pouco importando se estes são fixos ou variáveis. Desta forma os produtos acabam absorvendo os custos, o que gerou o nome deste método (custo por absorção).

     

    Vantagens do Custeio Variável

     

    Mesmo não sendo aceito pela legislação fiscal, o custeio variável apresente vantagens sobre as demais. Podemos destacar as seguintes:

     

     - Apresenta o Resultado Operacional em função das vendas

     - Não há necessidade de adotar critérios de rateio para apropriar custos fixos, já que esses são deduzidos diretamente do resultado.

     - Torna evidente a Margem de Contribuição de cada produto, muito utilizada no processo decisório.

     

  • custos FIXOS: FIXOS no total e VARIÁVEIS na unidade

    custos VARIÁVEIS: VARIÀVEIS no total e FIXOS na unidade

    GAB: D


ID
2142922
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

São os custos que mantêm relação direta com o volume de produção ou serviço. E na maioria das vezes seu crescimento no total evolui na mesma proporção do acréscimo no volume produzido:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

     c) custos variáveis. 

  • Os custos variáveis são aqueles que flutuam de acordo com o volume de produção, enquanto os fixos se mantêm constantes.

    Por exemplo: matéria-prima, embalagens e transporte e o salário dos trabalhadores (hora extra) são exemplos de custos variáveis.

    Quanto mais unidades você produzir, mais elevados esses custos serão.

    fonte: http://www.investopedia.com/terms/v/variablecost.asp

     

    Gabarito: Letra C

  • Podemos entender como custos fixos,aquelas despesas fixas que independem do volume de produção.EX(Aluguel da estrutura,seguro,e etc.Custos variáveis são despesas que podem aumentar ou diminuir seguindo as alterações na produção,ou seja é dependente do processo produtivo da organização.

  • e os direitos e indiretos?


ID
2142925
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No cenário atual, em um ambiente dinâmico, na Gestão de Pessoas, a avaliação de desempenho constitui um meio para melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Avaliação de desempenho refere-se a um mecanismo ou ferramenta que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos. Normalmente, é um processo realizado trimestral, semestral ou anualmente por um supervisor, em relação a um subordinado, e que é projetado para ajudar os empregados a entender suas funções, seus objetivos, suas expectativas e o sucesso de seu desempenho. Além disso, fornece à Gestão de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada. Ou seja, a partir dos resultados, a empresa fica possibilitada de manter e aumentar a produtividade, além de facilitar o cumprimento de metas estratégicas.

     

    Por meio da avaliação de desempenho é possível identificar novos talentos dentro da própria organização, por meio da análise do comportamento e das qualidades de cada indivíduo. Gerando, assim, novas possibilidades para remanejamento interno de colaboradores. Além de poder oferecer bonificações e premiações aos funcionários que mais se destacarem na avaliação.

     

    Chiavenato, Idalberto, Gestão de Pessoas, 3ª ed., RJ: Elsevier Editora, Ltda, 2010

  • D) Segundo CHIAVENATO (2005) "A avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, a contribuição para o negócio da organização". Sendo assim a Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de Gestão com Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que desenvolve, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial na realização de suas atribuições.

     

    E) Cada fator é definido com uma descrição sumária, simples e objetiva. Quanto melhor esta descrição, tanto maior a precisão do fator.

     

    Fonte:http://www.revistareage.com.br/artigos/quinta_edicao/07.pdf

  • Letra D.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

     

    (ESAF/DNIT/Analista Administrativo - Administração/2013) Leia as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
     

    I. A avaliação de desempenho é um tema que há muito tempo tem sido objeto de estudo na área de gestão de pessoas,
    embora na prática organizacional ainda seja uma questão bastante controvertida. Avaliar é algo difícil, mas extremamente
    necessário.

    II. A avaliação de desempenho é um instrumento que permite avaliar a atuação da força de trabalho, objetivando prever
    comportamentos futuros e levando em conta o potencial humano disponível nas organizações.

    III. As causas do mau desempenho no trabalho são devidas unicamente ao trabalhador.

    IV. Os erros mais comuns em uma avaliação de desempenho são o efeito halo, a leniência, o erro de tendência central, a
    falsidade e o critério único.

     

    a) Somente a afirmativa I está correta.
    b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
    c) As afirmativas II e III estão corretas.
    d) As afirmativas III e IV estão corretas.
    e) As afirmativas I e III estão corretas.
     

     

    Comentário:

    Vejamos cada item:

    I) Certo. Puramente interpretativo, afirmando que esse tema é antigoe que ainda é objeto de estudos, pois gera problemas,

    mas é importante.

    II) Certo. A ideia básica da avaliação de desempenho é perceber como será o desempenho do indivíduo, baseado no desempenho

    passado, para que ele possa ser bem aplicado na organização.

    III) Errado. Envolvem o trabalhador e a organização.

    IV) Certo. São apenas alguns dos erros comuns nas avaliações.

     

     

    GABARITO: B

     

    Prof. Carlos Xavier


ID
2142928
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação a elementos, pressupostos e atributos do ATO Administrativo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pessupostos e elementos dos atos são diferentes? Alguém pode me explicar melhor?

  • Conforme Profª. Maria Silvia Di Pietro: Elementos seriam as condições de exsitÊncia do ato; no direito privado,são elementos o sujeito, o objeto e a forma.

    Pressupostos ou Requiitos: são as condições de validade. Desse modo, quando falamos em agente capaz, objeto lícito e forma prescrita  ou não defesa em lei.

    Espero ter ajudado!

  • Não entendi o erro da opção "C"! Que eu saiba, os atos negociais e enunciativos não são dotados dos atributos da imperatividade nem da autoexecutoriedade, ou seja, nem todos os atos são dotados de atributos administrativos, portanto não entendi o que está errado na letra "C". Alguém poderia ajudar-me?

  • Questão confusa... pois eu entendo q  alternativa C está correta

  • Poxa, que questão doida.

  • A única matéria q eu detesto é D.A. e ainda me aparecem umas destas! 

    Pra q DA?? rsrs

  • Quanto a alternetiva c.

    Achei errada pq nem sempre os 4 atributos vão estar presentes no ato administrativo, mas pelo menos a Tipicidade e a Presunção de Legitimidade e veracidade vão estar. Se existem pelo menos sempre 2, então sempre vão ter atributos. 

  • Acho que a banca teve o mesmo raciocíneo do Diego Comper, pelo menos 2 atributos sempre estarão presentes, ela considera o atributo "Tipicidade", já que o cita na alternativa E, e o atributo "Presunção de legitimidade" sempre estará presente também. Imperatividade e Auto-executoriedade nem sempre estarão presentes.

  • GAB: D.

     

    "ELEMENTOS E PRESSUPOSTOS DO ATO ADMINISTRATIVO NO ENTENDIMENTO DE CELSO ANTÔNIO BANDEIRA DE MELLO:

     


    Consoante previamente explicitado, este doutrinador criou uma formulação diferenciada para fins de definição dos elementos do ato, de forma mais detalhada do que aquela trazida pelo texto legal e analisada previamente. Neste sentido, o autor defende que os elementos são intrínsecos ao ato administrativo, ou seja, partes componentes da conduta, não se confundindo com os pressupostos que são extrínsecos ao ato, ainda que necessários à sua edição de forma regular. Estes pressupostos podem ainda ser necessários à existência do ato ou à sua validade.

     

    Assim, são elementos do ato administrativo:

    a) O conteúdo, que corresponde à disposição do ato. De fato, este elemento se configura a consequência imediata da prática do ato administrativo no mundo jurídico. Sendo assim, trata-se do assunto exposto no ato e, por exemplo, o conteúdo da demissão de um servidor é a perda do cargo público


    b) A forma do ato, que se traduz na exteriorização da vontade do ato administrativo praticado, ou seja, no meio pelo qual o ato administrativo se apresenta aos administrados e aos demais agentes estatais.


    Estes elementos são intrínsecos ao ato administrativo, compondo sua estrutura. A ausência de algum deles implica a ausência do próprio ato.
     

    Por sua vez, os pressupostos se dividem em pressupostos de existência do ato (Objeto e Pertinência da função administrativa), sem os quais, a conduta não se efetivará; e pressupostos de validade (Sujeito Competente, Motivo, Causa, Finalidade, Formalização e Requisitos Procedimentais), que define a adequação ou não deste ato com o ordenamento jurídico."

     

    (Manual de Direito Administrativo - Matheus Carvalho)


     

     

  • Questão baseada em doutrina minoritaria ! Questão pra concurso do MP e afins.

  • Gente, na letra C, elementos = atributos. Lá em São Paulo, fala-se em atributos do ato administrativo. Aqui no Rio, fala-se em elementos do ato administrativo. É a mesma coisa, conforme o prof. Luiz Jungstedt, do master juris.

  • Redação um tanto quando confusa 

     

    Alternativa D 

  • Alan Freitas, eu entendo que o ato administrativo pode não conter todos os atributos, mas contêm ao menos um deles, que é o caso da presunção de legitimidade presente em todos os atos administrativos. Imagino que a questão foi genérica, daí o erro.
  • Esse tipo de questão me desanima...

  • C tbm tá certa.

  • HAHAAHHAAAHHAHAHAHHAHHA, banca bosta faz questão bosta.

  • Segundo a Teoria do Órgão, quando o agente atua, é a própria administração que está atuando. Por que a B está errada? Alguém poderia me explicar? prfv

  • A alternativa c está correta também. Questão ridícula! Quer tomar como regra geral a opinião de um doutrinador. 

  • A assertiva C está errada mesmo, é só questào de interpretação, vejamos:

    c) nem todo ato administrativo é dotado de atributos que lhe são peculiares.

    Ora, o ato administrativo, a depender da situação, tem um ou outro atributo, ou seja, tem os atributos que lhes são peculiares (nem todos tem imperatividade ou autoexecutoriedade). Logo, todo ato administrativo é dotado de atributos que lhes são peculiares.

  • Alguém poderia me dar um exemplo de ato praticado por agente público que não é imputável à Adm. Pública?

  • Segundo comentário da professora do QC a questão C também está correta, portanto a questão deveria ter sido anulada né!Mas....fazer o quê?:(

  • Minha contribuição quanto a alternativa A.

    Condições de existência

    A administração pública deve usar de sua supremacia de poder público para a execução do ato administrativo. Todo ato administrativo é ato jurídico de direito público. Há atos da Administração que não são atos administrativos em sentido estrito, pois a Administração também pode praticar atos de direito privado. Os atos de direito privado praticados pela Administração estão na categoria dos atos da administração, mas não na categoria dos atos administrativos.

    Mantenha manifestação de vontade apta;

    Provenha de agente competente, com finalidade pública e revestido na forma legal;

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_administrativo#Procedimento_administrativo

  • Na boa, não sei pra que esses retardados jurídos escrevem tão dificil. Ar de superioridade , talvez. Mal sabem eles que a forma mais bela de conhecimento é saber passá-lo de forma intelígivel para qualquer anta. Uma coisa são conceitos difíceis - Epistomologia, por exemplo, que requere um bom nível de leitura e entedimento por ser abstrato ao extremo; outra, floreamento da língua - a título de segmentação indireta do conhecimento.

  • Sendo sincero, as vezes desanima viu, somos reféns da vontade das bancas.

  • Thaiane forçou a barra na interpretação da C ein...

     

    Acho que vc está superestimando o querido examinador rs

     

     

  • 4- ATRIBUTOS

    Cada ato administrativo é dotado de atributos, que lhe são peculiares.

    a) Presunção de Legitimidade, porque presume-se legal a atividade administrativa, por conta de inteira submissão ao princípio da legalidade;

    b) Auto-executoriedade, uma vez que será executado, quando necessário e possível, ainda que sem o consentimento de seu destinatário;

    c) Imperatividade, ante a inevitabilidade de sua execução, porquanto reúne sempre poder de coercibilidade para aqueles a que se destina.

    https://camilabertolinifick.jusbrasil.com.br/artigos/382429949/ato-administrativo

  • Queria uma explicação para a alternativa B rsrs

  • ''Com base nas horas dedicadas aos estudos por meio de doutrinas e aulas e tendo em vista que esses doutrinadores não sabem de merda nenhuma, assinale a opçã que A BANCA CONSIDERE CORRETA.''  

    Ps. se cair essa questã 1000000 vezes, 1000000 vezes eu marcarei a alternativa C.

  • Olhei, me confundi e marquei. Acertei, mas não entendi o porquê das letras B e C estarem erradas. Se você está lendo isso apenas passe esta questão, pois mais atrapalha do que ajuda.

    @Edit_ A professora que comentou a questão disse que na letra B os atos que a questão se referem não são apenas os administrativos, mas sim qualquer ato (exemplificou com um policial que mata a mulher com a arma da polícia). Só esqueceu-se do enunciado da questão que diz "Em relação a elementos, pressupostos e atributos do ATO Administrativo, é correto afirmar:". O Comando da questão torna nada a ver essa justificativa. Enfim, só passem.


ID
2142931
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo

A administração indireta é integrada por pessoas jurídicas de direito público ou privado. Está incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As entidades estatais não pertencem a Administração direta ou indireta, tem a forma de instituições particulares convencionais, apesar de serem oficializadas pelo Estado. Elas trabalham ao lado do Estado, sob seu amparo, realizando as atividades e serviços que lhes são atribuídos, recebem por isso, oficialização do Poder Público e autorização legal para arrecadarem e utilizarem na sua manutenção contribuições parafiscais. Não possuem, portanto, natureza autárquica, pois foram criadas com personalidade jurídica de Direito Privado.

    Gabarito: C

  • GABARITO: C

    As paraestatais não integram a Administração Indireta, são instituídas por vontade da iniciativa privada e atuam em comunhão com a Administração ou com ela estabelecem alguma espécie de vínculo jurídico (decorrente de autorização legislativa, de contrato ou parceria, como adiante explicitado).

     

    Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhAIUAJ/direito-administrativo-parte-marcio-fernando-elias-rosa?part=4

  • AS ENTIDADES paraestatais NÃO integram a Administração indireta


ID
2142934
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na atualidade, a Gestão de Pessoas procura soluções de remuneração mais compatíveis com a nova ênfase em valores como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade. Diante dessas novas estratégias e táticas de remuneração temos a remuneração por competência em que:

Alternativas
Comentários
  • A Remuneração por Competência desvia dos moldes tradicionais da remuneração aplicadas nas empresas, iniciando a partir dos aspectos inovadores na Gestão de Pessoas foi inserido nesse contexto de competitividade crescente. A gestão por competência permite entre outros benefícios melhor desenvolvimento e aproveitamento dos recursos humanos (DUTRA, 2001 p.118). Através de análise pode identificar competências que se tornam já efetivas e também identificar potenciais para tal desenvolvimento. A Remuneração por competência é uma parte que forma o universo da Gestão por Competência.

    O conceito da Remuneração por Competência surge na década de 60, nos Estados Unidos e Canadá. Nos anos 70 com o surgimento do conceito de maturidade para profissionais, empresas começaram a trabalhar em um novo conceito para a remuneração, capaz de alinhar as suas estratégias organizacionais às suas políticas de recompensas pelos desempenhos de cada profissional.
    ​No Brasil, nos anos 90, começaram a ser discutidas em universidades e em 1995 a Dupont e a Copesul foram as primeiras a implantar este sistema de remuneração por habilidades e competências.

  • Gabarito: A aos amigos não assinantes.

    Não adianta muito colocar conceitos e conceitos, e não informar o gabarito.

  • Essa A foi a primeira que eu eliminei por falar que "os aumentos de salário não estão vinculados a promoção". Alguém tem fundamentação desse gabarito?


ID
2142937
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Através do Decreto nº 1.171\1994 fica aprovado o código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. São deveres fundamentais do Servidor Público:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 -  Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    Seção II  - Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público: (...)

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

  • Tem casos em que a alternativa certa é a única em que a concordância está correta


ID
2142940
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sobre a gestão de projetos e de acordo com uma visão geral sobre suas diversas possibilidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A EAP-Estrutura Analítica do Projeto corresponde a uma representação gráfica organizada e hierárquica de todo o trabalho de um projeto: consiste numa subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado pela equipe. A EAP identifica as entregas em seu nível mais baixo: os “pacotes de trabalho” que são compostos por atividades que podem ser executadas e gerenciadas de forma independente.

     

    (PALUDO, 2015)
     

  • Gab. C

     

    Em Gerência de projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS) é um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas, fases de ciclo de vida ou por sub-projetos (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto.[1]

    O objetivo de uma EAP é identificar elementos terminais (os produtos, serviços e resultados a serem feitos em um projeto). Assim, a EAP serve como base para a maior parte do planejamento de projeto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP).

    A Work Breakdown Structure é um processo bastante comum. Várias resoluções de trabalho do governo dos Estados Unidos têm como requerimento uma work breakdown structure.

    A EAP não é criada apenas para o gerente do projeto, mas para toda a equipe de execução do projeto, bem como para as demais partes interessadas tais como clientes e fornecedores.

     

    Eric S. Norman, Shelly A. Brotherton, Robert T. Fried Estruturas Analíticas de Projeto

  • Gabarito: Letra C

     

    Uma EAP é, de acordo com o PMBOK:
    “Uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto”

     

    Estratégia Concursos - Prof. Rodrigo Rennó

  • A) quanto maior for a exposicao de um projeto ao risco, Mais critica sera a situacao, Pois demanda dos envolvidos maior controle e cuidados.

    B)o Prazo, qualidAde e custo devem ser acompanhados nao so pelo desenvolvimento, há também a necessidade de controle se foi cumprido com o planejado.

  • a) exposição e risco são diretamente proporcionais.
    b) prazo, custo e qualidade são guias permanentes.
    c) correto, autoexplicativo.
    d) O projeto se encerra quando concluido
    e) custo de oportunidade avalia a possibilidade de tomar uma ação.

  • Gabarito C

    Em Gerência de projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS) é um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Pg 153

    A EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto
    a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. A EAP organiza e define o escopo total
    do projeto e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada.
    O trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da EAP, que são chamados
    de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades onde o trabalho
    é agendado, tem seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da EAP, o trabalho se refere a
    produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita.

  • c-

    EAP é uma estrutura hierarquica que roeinta entregas e estimativas, decompondo o projeto em partes menores e definindo escopo total do projeto

  • GABARITO -->"C" = Reforçando conceitos


ID
2142943
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atualmente, a qualidade é vista como uma questão estratégica que afeta a todos e a cada um dos processos de qualquer organização. A respeito de qualidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Terceirização (outsourcing) é uma decorrência da filosofia de qualidade total. A terceirização ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la com qualidade superior no sentido de melhorar a qualidade e reduzir custos. 

  • Programa 5S
    - origem: Japão
    - voltado para uma mudança de paradigma no comportamento da empresa.
    - busca principalmente eliminar desperdícios e aumentar a produtividade
    - 5 sensos: 
      + utilização
      + ordenação
      + limpeza
      + normalização
      + autodisciplina/hábito


    Housekeeping 
    - origem: EUA
    - baseado no 5S
    - "arrumando a casa"
    - programa voltado para o aspecto físico da empresa
    - realização dos três primeiros “S” do programa 5S: (parte física): utilização, ordenação e limpeza 

  • a) ISO 14000 está relacionada á gestão ambiental. Garante que uma empresa tem compromisso com as leis de proteção ambiental e zela por diminuir seu impacto na natureza.

    b) A introdução desses conceitos deve-se a Shewhart, embora Deming os tenha difundido.

    c) O item mistura o conceito de 5S com benchmarking.

    d) Cadeia de comando (escalar) está relacionada à hierarquia verticalizada. A gestão de qualidade tende a terceirizar e achatar a estrutura hierárquica.

    e) Correta.

  • 5 S - Japão  -  mudança de paradigma no comportamento da empresa, buscando eliminar desperdícios e aumentar a produtividade

     5 Sensos:  UTILIZAÇÃO DE FORMA ORDENADA E LIMPA, TORNANDO NORMAL E VIRANDO HÁBITO (AUTODISCIPLINA)
                      utilização                 ordenação              limpeza             normalização                   autodisciplina / hábito

  • 5 S

    SEIRI-------------DESCARTAR

    SEITON------------ORGANIZAR

    SEISO--------------LIMPAR

    SEIKETSU

    SHITSUKE------ORGANIZAR E MANTER

     

  • Mermão, o examinador está de parabéns! São ferramentas que podem confundir o candidato ou promover um nó na cabeça daqueles que não conhecem a ferramenta.


ID
2142946
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Educação a Distância caracteriza-se como modalidade educacional. É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E:

     Definições de educação a distância (EaD)


    Dohmem (1967): educação a distância é uma forma sistematicamente organizada de auto­estudo em que o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado. O acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isso é possível mediante a aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias.
    Peters (1973): educação/ensino a distância é um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, por meio da aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, tanto quanto pelo uso extensivo de meios de comunicação, especialmente para o propósito de reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, os quais tornam possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo, enquanto esses materiais durarem. É uma forma industrializada de ensinar e aprender.
    Moore (1973): ensino a distância pode ser definido como a família de métodos instrucionais onde as ações dos professores são executadas a parte das ações dos alunos, incluindo aquelas situações continuadas que podem ser feitas na presença dos estudantes. Porém, a comunicação entre o professor e o aluno deve ser facilitada por meios impressos, eletrônicos, mecânicos ou outros.
    Holmberg (1977): o termo educação a distância caracteriza várias formas de estudo nos níveis que não estão sob a contínua e imediata supervisão de tutores presentes com seus alunos nas salas ou num mesmo local. A educação a distância beneficia-se do planejamento, direção e instrução da organização do ensino.
    Keegan (1991), resume os elementos centrais dos conceitos anteriormente citados:
    • separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial;
    • influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, organização dirigida etc.), que a diferencia da educação individual;
    • utilização de meios técnicos de comunicação para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;
    • previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante beneficia-se de um diálogo e da possibilidade de iniciativas de dupla via;
    • possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização.

  • Não sabia da obrigatoriedade de provas presenciais na modlidade de EaD.

  • Essa questão não tem nada a ver com adminitração geral.

  • e-

    Essa modalidade de ensino pressupõe o uso intensivo de tecnologia, que viabiliza lugares e tempo não fixos. A característica é autoaprendizado, que pressupõe disciplina, dedicação e responsabilidade maiores do que no ensino presencial, por isso o predomínio de adultos nessa modalidade de ensino.

     

    O ponto de convergência entre a GC e o Ensino a Distância é que, para disponibilizar os conteúdos, é necessário codificar o conhecimento- a conversão é pressuposto do EaD. EaD é intercâmbio e articulação de conhecimento entre comunidades virtuais. O professor elabora metodologias na sua disciplina, contemplando criação, armazenamento, disseminação e controle do conhecimento. O tutor acompanha  estudantes, sendo elo entre o aluno e o professor.

  • ALTERNATIVA E) 

     

     

    Art. 4º do Decreto nº 5.622/2005 - A avaliação do desempenho do estudante para fins de promoção, conclusão de estudos e obtenção de diplomas ou certificados dar-se-á no processo, mediante: cumprimento das atividades programadas; e realização de exames presenciais.

     

    A) Art. 2º do Decreto nº 5.622/2005 - A educação a distância poderá ser ofertada nos seguintes níveis e modalidades educacionais: educação básica; educação de jovens e adultos; educação especial; educação profissional e educação superior.

     

    B) Art. 9º do Decreto nº 5.622/2005 - O ato de credenciamento para a oferta de cursos e programas na modalidade a distância destina-se às instituições de ensino, públicas ou privadas.

     

    C) De acordo com o Decreto nº 5.622/2005 a oferta em relação a educação superior, abrangendo os seguintes cursos e programas: sequenciais; de graduação; de especialização; de mestrado; e de doutorado.

     

    D) De acordo com Decreto nº 6.303/2007, o polo de apoio presencial é a unidade operacional, no País ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância.


ID
2142949
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As organizações buscam o aumento da produtividade, análise de custos e fundamentam-se na estrutura de informações, entre outros fatores, para buscar o retorno do capital investido. Leia as alternativas a seguir e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: 

     

    ATIVO INVESTIMENTOS

    No subgrupo Investimentos do Ativo Não Circulante devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda.

    Essa intenção será manifestada no momento em que se adquire a participação, mediante sua inclusão no subgrupo de investimentos (caso haja interesse de permanência) ou registro no ativo circulante (não havendo esse interesse).

    Será, no entanto, presumida a intenção de permanência sempre que o valor registrado no ativo circulante não for alienado até a data do balanço do período-base seguinte àquele em que tiver sido adquirido o respectivo direito.

    CONTABILIZAÇÃO

    O valor de custo de aquisição será debitado á conta que registrar o investimento e creditado á conta de origem dos recursos (caixa, bancos cta. Movimento, contas a pagar, etc.).

    Exemplo:

    Aquisição de participação societária na Cia. Industrial Modelo, no valor de R$ 1.000.000,00, mediante contrato que preveja o pagamento de R$ 400.000,00 à vista (pago em cheque) e o saldo em 45 dias.

    D – Cia. Industrial Modelo (Investimentos) R$ 1.000.000,00
    C – Bancos Cta. Movimento (Ativo Circulante) R$ 400.000,00
    C – Contas a Pagar – Aquisição de Investimentos (Passivo Circulante) R$ 600.000,00

    Veja maiores detalhes no tópico Investimentos do Guia Contábil On Line.

    Esta página é demonstrativa do tópico respectivo, na obra Manual Prático de Contabilidade Empresarial.

  • De acordo com Martins (2001), os investimentos são gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos.

     

    Para Padoveze (2006, p.17) os investimentos são “os gastos efetuados em ativos ou despesas e custos que serão imobilizados ou diferidos. São gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios futuros”.

  • Observação seja feita que o ativo diferido não existe mais.

    Hoje o Ativo é dividido da seguinte forma:

    Ativo Circulante

    Ativo Não circulante (imobilizado, investimentos e intangível)


ID
2142952
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é um centro brasileiro de estudo criada em 1991. Em relação ao FNQ, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B) Modelo de Excelência de Gestão - http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao 

    Uma visão sistêmica da gestão organizacional

     

    Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. 

     

    Ele possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais. E, ainda, proporciona a compreensão do mercado e do cenário local ou global onde a organização atua e se relaciona. 

     

    Ao adotar o MEG, a organização alinha seus recursos, identifica os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, aprimora a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de se preparar para que os seus objetivos estratégicos sejam atingidos. 

     

    Alicerçado em 13 Fundamentos de Excelência, esses expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, naquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.  

     

    Além dos Fundamentos, oito Critérios de Excelência compõem o MEG e garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, proporcionando uma visão sistêmica da gestão. São características tangíveis, mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente, propostas na forma de questões que abordam processos gerenciais e solicitações de resultados. 

     

    A mandala do MEG (que contém os Critérios) simboliza a organização, que é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e do qual depende, adaptável ao ambiente e sugere uma visão sistêmica da gestão organizacional.


  • Fundação Nacional da Qualidade ou FNQ:
    - instituição brasileira 
    - sem fins lucrativos 
    - finalidade de desenvolver os Fundamentos da Excelência da Gestão
    - criada em 1991

     

     

    Modelo de Excelência da Gestão(MEG):
    - Guia de Referência da Gestão para Excelência
    - carro-chefe da FNQ
    - missão: estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. 
    - possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais.
    - proporciona a compreensão do mercado e do cenário local ou global onde a organização atua e se relaciona. 
    - fundamentos: 8
      1. Pensamento sistêmico 
      2. Aprendizado organizacional e inovação
      3. Liderança transformadora
      4. Compromisso com as partes interessadas
      5. Adaptabilidade
      6. Desenvolvimento sustentável
      7. Orientação por processos
      8. Geração de valor


ID
2142955
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:

Alternativas
Comentários
  • aumento do reconhecimento da importância dos fatores psicológicos?

  • Que eu lembre o "aumento do reconhecimento da importância dos fatores psicológicos" ocorreu quando Taylor percebeu que fatores como iluminação, ruídos, distância de equipamentos, poderiam trazer fadiga física ou psicológica aos funcionários, momento em que propôs que esses fatores deveriam trazer tanto conforto ao empregado quanto possível, aumentando a eficiência do empregado...
     

  • Para mim, é a A, pois havia a motivação ao pagar mais para quem produzisse mais. Quanto a E, "aumento do reconhecimento da importância dos fatores psicológicos", não enxergo.

  • Gabarito letra E?

     

     

    Características da Abordagem Cietífica da Administração (Frederick Taylor):

     

    Estudo dos tempos e movimentos

    Padronização da "melhor maneira"

    Divisão do trabalho/especialização

    Incentivos materiais/pagamento por produtividade

    "Homo Economicus" - Sistema fechado

     

    A Teoria Clássica da Administração (Henry Fayol) tinha a ideia de que as pessoas seriam motivadas através de incentivos financeiros, ou seja, o conceito do “homo econômicus” também estava presente. A Teoria Clássica não se preocupou também com os aspectos ligados aos indivíduos. Aspectos como os de comunicação, de motivação, e de liderança foram pouco tratados. Somente com a Teoria das Relações Humanas isto será melhor abordado.

     

    A Teoria das Relações Humanas buscou o aumento da produtividade através de uma atenção especial às pessoas. A noção básica era a de que os gestores deveriam entender melhor seus funcionários e adaptar as organizações aos seus empregados. Com isso, alcançariam maiores resultados.

    Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

     

     

  • Sem cabimento essa letra E.  Vejam as palavras de Chiavenato pag. 96: Nenhum dos autores Clássicos levou em consideração fatores psicológicos. Mesmo Urwick e Gulick, quando escreveram suas obras, já conheciam os resultados da experiência de Hawthorne, que inaugurou a Escola das Relações Humanas e mostrou o componente humano dentro das organizações. Contudo, preferiram manter a posição ortodoxa da Teoria Clássica.

    Fonte: Chiavenato, Introdução a Teoria Geral da Administração, pag. 96

  • Letra "e", como assim??

  • Sem cabimento a alternativa E. A teoria Clássica seguiu a mesma linha de raciocínio da teoria Científica em que o conceito do "Homo Economicus" era presente em ambas, e tal conceito faz referência ao homem que pensava só no dinheiro e trabalho; essa preocupação com o psicológico dos funcionários veio a partir de Mayo. Inclusive uma das críticas feitas à teoria é o fato do "esquecimento das pessoas." Para mim a correta é a questão D.

  • Bom dia pessoal! Também errei a questão, mas depois pesquisando, segue abaixo o que encontrei, na verdade na letra E fala em "fatores psicológicos" e não com a preocupação com o ser humano. Segue:

    Hugo Münsterberg foi quem estabeleceu as bases e justificativas da psicologia industrial na administração científica. Munsterberg relacionou as habilidades dos novos empregados com as demandas de trabalho da organização.

  • A professora comentou a questão e confirmou que todas as questão estão erradas. A letra "a" por tratar de visão motivacional e a "e" por fatores psicológicos. Tanto este como aquele só são estudados e dado relevância na Escola das relações humanas.

  • Por isso essa "bagaceira" as bancas fazem o que querem, por que não sugerir bibliografia?Para isso mesmo, fazer o que bem entendem...Conforme salienta a professora Karen(QC) não existe alternativa correta!De fato não há!

  • Letra A não tem cabimento.  A parte "proporciona uma visão motivacional" elimina esta opção; 

    Marquei a E (Gab correto) porque as outras estão grosseiramente mais erradas. Esta questão não mede conhecimento de forma didática. Só serve para conhecer a banca. Já o conhecimento, jamais.

  • "aumento do reconhecimento da importância dos fatores psicológicos" na abordagem clássica? WTF. Estão todas erradas mesmo.

  • "amento do reconhecimento da IMPORTÂNCIA FATORES PSICOLÓGICOS" ???? UÉ... Pra mim esse fator começa a ser relevante na Teoria das relações humanas. Essa questão está meio maluca! 

  • Obrigada, melhor comentário.

  • Obrigada, melhor comentário.


ID
2142958
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre as principais funções do processo administrativo, indique a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • PROCESSO ADMINISTRATIVO

     

    É o conjunto de funções da administração: planejamento, organização, direção e controle. É um ciclo contínuo.

  • Comentário: O Processo Administrativo

    As funções do processo administrativo são:

    1.   Planejamento;

    2.   Organização;

    3.   Direção;

    4.   Controle;

     

    Planejamento: As atividades realizadas são desenhadas e os resultados obtidos são fixados;

    Organização: Estruturar os recursos para o que foi planejado possa ser executado.

    Direção: Conduzir a execução dos trabalhos para os objetivos da organização sejam atingidos.

    Controle: Os resultados obtidos pela organização/direção são analisados de acordo que havia sido planejado.

     

    Gaba: Letra D.

  • Funçoes da Administração é o B-A-BA da disciplina.

     d) Planejamento, organização, direção e controle.

  • ¬¬

  • A banca cobra uma questão de nivel fundamental para um professor de administração ¬¬

  • Fique até comedo dessa questão, pelo nível exigido...hehehe

  • Quem errou, ou nunca viu assunto de adm geral na vida ou tem que morrer mesmo. 29 pessoas erraram.*

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos de quais são as funções administrativas que integram o processo administrativo. Vejamos quais são elas e em seguida apontemos qual alternativa atende corretamente ao comando da questão.

    As funções administrativas são:

    • Planejamento. Por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.
    • Organização (estruturação). A função Organização se refere, basicamente, à dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.
    • Direção. A direção volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar
    • Controle. A função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.

    Tendo as informações apresentadas acima em mente, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017


ID
2142961
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmações abaixo que tratam sobre liderança:

I. A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa ou de um grupo, mas um processo social complexo.

II. A liderança autocrática é o estilo de liderança orientado para a tarefa, para a consideração ou para o grupo.

III. No estilo de liderança bidimensional, o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas.

IV. A capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo da motivação em sua situação de mútua dependência entre líder e liderados.

V. No estilo de liderança democrático, ocorre a liderança participativa e orientada para as pessoas, sendo dirigidas para o planejamento e a organização.

Alternativas
Comentários
  • O erro do item V está em afirmar que o estilo de liderança democrático é orientado para as pessoas quando na verdade é orientado igualmente para pessoas e tarefas.

  • Item I:

    Segundo McGregor, a liderança não é apenas atributo da pessoa, mas um processo social complexo que envolve as motivações dos liderados, a tarefa, o líder e o contexto dentro do qual ocorre a relação entre essas variáveis.

  • Reolvi por eliminação, vejam que a assertiva II está completamente errada, pois lider autocrático não tem a consideração pelas ideias dos subordinados. Partindo deste ponto, apenas a opção "A", não a contém. 

  • Qual o erro de item V?

  • Gab. A

     

    Bruna Gama, acredito que a opção "V" fica errada por afirmar o seguinte: "No estilo de liderança democrático, ocorre a liderança participativa e orientada para as pessoas, sendo dirigidas para o planejamento e a organização. "

     

    Segundo Chiavenato, "Liderança democrática: o líder orienta o grupo e incentiva a participação de todos. A ênfase está no líder e também no grupo.

     

     

  • Bidimensional

    Bi=2 dimensões

    Chute mais exato da minha vida kkk

  • Marquei errado no gabarito...kkkk

  • Concordo com o Márcio Meireles


ID
2142964
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Comunicação é considerada uma ferramenta essencial no processo de administração que envolve duas vias que contêm elementos interligados. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Fonte: também conhecido como emissor em doutrinas, é quem envia a mensagem.

    Codificação: é a tradução do conteúdo em uma mensagem, é transformação informação em conteúdo escrito.

    Canal: meio utilizado para envio da mensagem - correio, fax, fala, etc.

    Decodificação: é o ato de entender, de traduzir o conteúdo expresso no texto em uma ideia pelo receptor, ou destinatário.

    Receptor: quem lê a mensagem, esse é o destinatário final da mensagem.

     

  • FONTE   ➜   CODIFICAÇÃO(emissor)   ➜   CANAL   ➜   DECODIFICAÇÃO(receptor)   ➜   COMPREENÇÃO 

     ↑______________________r e t r o a ç ã o_____________________________________________________

     

     

    É VÁLIDO MENCIONAR QUE O PONTO INICIAL DESSE PROCESSO DE TRANMIÇÃO É A CODIFICAÇÃO.

     

     

    GABARITO ''E''

  • Distorção, barreiras, filtragem, seletividade são obstáculos que atrapalham o processo de comunicação e devem ser evitadas. Por isso as alternativas A, B, C e D estão erradas.

  • Perspectiva Moderna

    1. Fonte - É o emissor ou comunicador da mensagem. Inicia a comunicação através da codificação de uma mensagem.

    2. Codificação - Para ser transmitida a mensagem precisa ser codificada adequadamente, isto é, seus símbolos precisam ser traduzidos de forma que se tornem inteligíveis através do canal que escolhemos.

    3. Canal - É o veículo ou mídia através do qual a mensagem é encaminhada. É um meio existente fora do comunicador e é escolhido por ele. Pode ser percebido por todos.

    4. Decodificação - É o processo de tradução dos símbolos utilizados na mensagem na mente do receptor. Quando a imagem decodificada corresponde à imagem transmitida houve sucesso na comunicação.

    5. Receptor - É o sujeito final da mensagem. É o destinatário da comunicação.

    6. Retroação - É a verificação do sucesso da comunicação. É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem (ou não).

    7. Ruído - São os fatores que podem distorcer uma mensagem. São perturbações indesejáveis que tendem a alterar, distorcer ou alterar, de maneira imprevisível, a mensagem transmitida.

    Pode ocorrer em qualquer etapa do processo de comunicação


    Perspectiva Antiga

    1. Fonte Inicia a mensagem codificando uma informação.

    2. Transmissor É o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.

    3. Canal É o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.

    4. Receptor É o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.

    5. Destino É a pessoa que deve receber a mensagem.

    6. Retroação É o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.

    7. Ruído Representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • E


ID
2142967
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo

Para que o Poder Executivo da Nação, ou seu equivalente nas esferas estaduais, municipais e locais, seja entendido como a máquina administrativa do Estado, ou seja, a Administração Pública, é necessário alguns princípios a serem observados. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Princípios Constitucionais no âmbito administrativo :

     

    (L.I.M.P.E.: Legalidade,Impessoalidae,Moralidade,Publicidade e Eficiência).


ID
2142970
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a Teoria das Relações Humanas:

I. A experiência de Hawthorne realizada por George Elton Mayo, na Western Electric Company em Chicago, no período de 1927 à 1932 teve quatro fases.

II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o melhor relacionamento entre o homem, o trabalho e a empresa.

III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se propagou a ideia de que os seres humanos, enquanto operários, exerciam influência no comportamento organizacional.

IV. A Teoria das Relações Humanas procurou entender o comportamento do ambiente organizacional. Assim, contribuindo para o aumento da produtividade.

V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e as empresas passaram a ser vistas como um sistema organizacional.

Alternativas
Comentários
  • gab letra A. Alguém sabe o erro da iv e v?

  • O erro da V: as pessoas e as empresas passaram a ser vistas como um sistema organizacional - isso é a própria teoria de sistemas. Já o erro da IV não tenho certeza, acredito que o final da sentença esteja errado, pois a ênfase não era a produtividade.

    Espero ter ajudado 

     

  • IV -  A experiência de Hawthorme tinha o intuito de avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por
    meio da produção. A experiência estendeu-se à fadiga, aos acidentes no trabalho, à rotatividade do pessoal e ao efeito
    das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.As conclusoes remetem a integracao e ao comportamento social dos empregados. Nao entendi por que está errada. 

    V - a organizacao é vista como um sistema SOCIAL.

  • IV- o erro está  aqui  ( procurou entender o comportamento do ambiente organizacional) 

     Era o comportamento das pessoas dentro do ambiente.

  • Essa experiência, executada em várias fases, foi iniciada com o objetivo de associar a melhoria da iluminação com a melhoria da produtividade dos funcionários. Concluiu-se que não havia relação direta entre os fatores fisiológicos e a produtividade, mas um fator inesperado chamou a atenção: havia um fator psicológico indesejado que interferia sobre a produtividade dos funcionários. Como consequência, outras fases dessa experiência foram executadas, incluindo-se intervalos de descanso na rotina dos funcionários, lanches, redução da carga horária e modificação da supervisão, que passava a atuar como orientadora. Ao final de alguns anos desde o seu início, a experiência de Hawthorne possibilitou o delineamento dos princípios básicos da abordagem humanística que estamos estudando agora. ITEM I ( VERDADEIRO )

     

    Como vimos, o grande foco da abordagem humanista foram as pessoas e suas relações na organização. Um pressuposto que está por trás de um gerenciamento com base nesta abordagem é que há identidade de interesses entre o que as pessoas buscam e o que a organização deseja
    . ITEM II  ( VERDADEIRO)

     

    Suas conclusões foram as seguintes:
    1. A importância da integração social: o nível de produção dos empregados é uma resultante de como eles estão integrados socialmente, quais as normas e expectativas vigentes, e não da simples capacidade física do empregado.

    2. O comportamento social dos funcionários: os empregados se comportam com base no grupo social do qual participam, e não apenas como indivíduos isolados.   ITEM III ( VERDADEIRO )

     

    GABARITO LETRA A. 
     


     

  • Bom dia pessoal!

    A IV e a V estão erradas porque falam em ambiente e sistema organizacional, e a teoria das relações humanas passou a se preocupar com o indivíduo dentro da organização,  segue:

    Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social". 

  • Os itens IV e V referem-se a Teoria Comportamental Passa a considerar o Ambiente Organizacional em interação com o homem
  • IV. A Teoria das Relações Humanas procurou entender o comportamento do ambiente organizacional. Assim, contribuindo para o aumento da produtividade. Comportamento das pessoas na organização e não o comportamento da ambiente organizacional

  • Descreva os motivos deste aumento. Da experiência de hawthorne

    Me ajudem


ID
2142973
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A sequência de análise e decisões que compreendem os componentes principais de um processo de planejamento estratégico é:

Alternativas
Comentários
  • Não há consenso entre os autores sobre a ordem das fases do planejamento.

    Segundo Chiavenato:

    - determinação do negócio / determinação dos objetivos

    - missão, visão, valores

    - análise externa

    - análise interna

    - formulação estratégica

    - implantação e controle.

  • Gabarito B

     

     b) Entendimento da missão; análise do ambiente externo; análise do ambiente interno; definição do plano estratégico. 

  • Quem dera todas as questoes do IF fossem no nivel desta. amem kk


ID
2142976
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Co., utilizando o sistema de concentração vertical e horizontal, idealizou a linha de montagem móvel, o que lhe permitiu a produção em série. Quais são os princípios dessa produção?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

     

    (...)

     

    Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos. O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.
    Após a definição do modo mais rápido e fácil de executar uma tarefa (por exemplo, a montagem de uma roda), os funcionários eram treinados para executá-las dessa forma – criando assim uma padronização do trabalho.

     

    Outro aspecto importante foi a divisão do trabalho. De acordo com os teóricos da Administração Científica, seria muito mais fácil treinar e capacitar um funcionário a executar uma tarefa específica (aparafusar um assento, por exemplo) do que fazer todo o trabalho sozinho (montar uma bicicleta inteira, por exemplo).
    Esse conceito foi a base da linha de montagem – processo produtivo em que a peça a ser feita vai passando de funcionário a funcionário, até que todos tenham montado “sua parte”. Chamamos isso de especialização.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Segundo Maximiano (2006), Ford potencializou ao máximo dois princípios da produção em massa:
    peças padronizadas e trabalhadores especializados.

     

    A busca de peças padronizadas deu origem ao controle de qualidade (uniformidade das peças e produtos) e à redução da quantidade de peças na fabricação de seus carros. Na especialização do trabalhador, cada pessoa e cada grupo de pessoas tinha uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo predefinido. Assim, enquanto na produção artesanal cada trabalhador faria a produção do início ao fim, com a era Fordista, cada trabalhador ficava no seu próprio setor e atuava apenas no processo específico que lhe fosse atribuído.

     

    Gabarito: Letra C

  • Complementando os comentários. Quando a questão fala em concentração vertical e horizontal:

     

    [...] Ford utilizou o sistema de concentração vertical, produzindo desde a matéria-prima inicial ao produto final acabado, e a concentração horizontal, por meio de uma cadeia de distribuição comercial com agências próprias [...]

     

    Chiavenato, 2014

  • QUAL O ERRO DA LETRA A?


ID
2142979
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para desenvolver as habilidades de administrador, é necessário compreender o processo decisório. Assim, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab) A   

    Decisões Programadas : São aquelas que foram tomadas anteriormente e que são resultado de problemas já resolvidos. Nesse caso basta apenas aplicar um curso de ação predefinido para finalizá-la. Tem a vantagem de economizar tempo e energia intelectual dos gerentes.

    Decisões Não Programadas : Ao contrário das anteriores, são preparadas para resolver problemas que estão sendo enfrentados pela primeira vez. Admitem diferentes formas específicas de resolução, cada uma com suas vantagens e desvantagens e precisam de todo um processo de análises sucessivas, desde o entendimento do problema até a execução.

    Fonte: http://dinheiroonline.me/o-que-e-tomada-de-decisao/

  • Questão passível de anulação ao meu ver.

    b) O processo decisório é a sequência de etapas que vai da identificação de uma situação que oferece um problema ou oportunidade até a escolha e colocação em pratica de uma ação ou solução.  (ERRADA)

    d) O processo decisório possui cinco fases principais: identificação do problema ou oportunidade; diagnóstico; geração de alternativa; escolha de uma alternativa; avaliação da decisão. (ERRADA)

    O processo decisório segundo Chiavanato, precede de 8 passos:

    1) Percepção que a situação envolve um problema

    2) Análise e definição de um problema

    3) Definição de Objetivos

    4) Procura por alternativas e cursos de ação

    5) Escolha da alternativas mais adequadas ao objetivo

    6) Avaliação e comparação das alternativas

    7) Implementação

    8) Avaliação do Impacto

    Não bastasse a primeira finalizar o processo de tomada de decisão apenas na parte da escolha da tomada de decisão,  a alternativa "d)" não coloca o processo de implementação no rol das etapas de tomada de decisão. Como posso avaliar algo que não foi implementado?

     

  • As decisões programadas são aquelas rotineiras e repetitivas:

     

    As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplos de decisão programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão. (MAXIMIANO, 2009, p.59).

     

    As decisões não programadas é uma decisão única, tomada uma única vez:

     

    As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São atitudes novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análise sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão. (MAXIMIANO, 2009, p.59).

     

    Fonte:http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/QjxDDqGcS5r3dHL_2013-5-3-12-8-34.pdf

  • a) erro em dizer que decisões programadas não são padronizadas.
     

  • De acordo com Hebert Simon:

     

    a) Decisões Programadas: São aquelas previsíveis, rotineiras e esperadas do dia- a dia- de uma organização e em geral o processo decisório já está pré-estabelecido, pois a organização já sabe qual decisão tomar quando aquele problema rotineiro ocorrer.

     

    b) Decisões não Programadas:  São aquelas  imprevisíveis, não rotineiras, geralmente, elas são desestruturadas e tomadas quando a organização tem que lidar com um novo e inesperado  problema.

  • Segundo CHIAVENATO, o processo decisório exige sete etapas:

    1. Percepção da situação que envolve algum problema;

    2. Análise e definição do problema;

    3. Definição dos objetivos;

    4. Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação;

    5. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos;

    6. Avaliação e comparação das alternativas;

    7. Implementação da alternativa escolhida.

    Cada etapa influencia as outras e todo processo. Nem sempre as etapas são seguidas à risca. Se a pressão for muito forte para uma solução imediata, as etapas 3,5 e 7 podem ser abreviadas ou suprimidas. Quando não há pressão, algumas etapas podem ser ampliadas ou estendidas no tempo.

    CHIAVENATO, página 343 e 344, TGA, 9a Edição.

     

  • Concordo com Felipe. Cabe anulação com certeza!

    O processo de decisão não está completo sem a fase de implementação (letra D). Ao mesmo tempo, a letra A tb está incorreta.

  • GABARITO = LETRA A

     

    SOBRE LETRA D =  ESTÁ CORRETA (Q666294)

     

     O processo decisório é composto por certas etapas:

    - Identificação da situação ou do problema,

    - Diagnóstico da situação,

    - Desenvolvimento das alternativas

    - Avaliação das alternativas 

    - Escolha da alternativa.

     

    Rennó (2013)

     

  • As decisões podem ser tomadas em diferentes contextos, o que vai gerar diferentes tipos de decisões.

    As decisões gerenciais são classificadas em: programadas e não programadas.

    Para Maximiano (2009, p. 59), as decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso predefinido de ação. São exemplos de decisões programadas: políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.

    Já as decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São atitudes novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análise sucessiva, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão.

    As decisões não programadas são tomadas no nível estratégico das empresas, enquanto as decisões programadas são remetidas no nível operacional.

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • A

  • A

  • A questão quer que a alternativa incorreta em relação ao tema processo decisório.

    A- INCORRETA. A assertiva inverteu os conceitos de decisões programas e não-programadas.

    Segundo Chiavenato, as decisões podem estar entre esses dois extremos:

    • Programadas: rotineiras, ambiente de certezas, há muitos dados e informações a respeito do problema/oportunidade, fazem parte do acervo da organização, geralmente se relacionam às decisões tomadas nos níveis mais baixos.
    • Não-programadas: relaciona-se a problemas novos ou que ocorrem com pouca frequência em ambientes com mais incertezas. Há informações novas, incompletas ou insuficientes. Geralmente, está associada às decisões estratégicas.

    B- CORRETA. A depender do autor, as etapas do processo decisório podem ter diferentes nomenclaturas e até quantidades distintas de fases. Vamos conhecer os três mais cobrados em provas:

    Para Chiavenato são sete as etapas (Veja questão Q766944):

    1. Percepção da situação que envolve algum problema.
    2. Análise e definição do problema.
    3. Definição dos objetivos.
    4. Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação.
    5. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos.
    6. Avaliação e comparação das alternativas.
    7. Implementação da alternativa escolhida.

    Já para Robbins as fases são as cinco a seguir (Veja questão Q896582):

    1. Definir o problema.
    2. Identificar os critérios da decisão.
    3. Atribuir pesos específica para cada critério.
    4. Desenvolver alternativas.
    5. Avaliar as alternativas.
    6. Escolher a melhor.

    Para o autor Maximiano, as etapas são essas (Veja questão Q666294):

    1. Identificação do problema ou oportunidade.
    2. Diagnóstico.
    3. Geração de alternativas.
    4. Escolha de uma alternativa.
    5. Avaliação da decisão.

    C- CORRETA. Vide comentário do alternativa "a".

    D- CORRETA. A banca está se referindo às etapas propostas por Maximiano. Vide comentário da alternativa "b".

    E- CORRETA. As decisões programadas fazem parte do dia a dia da organização. Vide comentário da alternativa "a".

    Fontes:

    CHIAVENATO, I Administração geral e pública. 2.ed. Elsevier, 2008.

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração 8.ed. Atlas. São Paulo. 2013.

    ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
2142982
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Todo administrador deve compreender os mecanismos básicos da motivação, sendo considerado o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por alguns tipos de motivo ou razão (MAXIMINIANO, 2011), Desta forma, assinale a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito B) - Segundo Chiavenato (1999), motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo ser provocado por um estímulo externo (ambiente) ou internamente nos processos mentais. A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras.
    A motivação é geralmente descrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Vista dessa perspectiva, ela tem a ver com a direção, a intensidade e a persistência de um comportamento ao longo do tempo.
    A definição da motivação é autorregulada biológica ou cognitivamente por vários fatores como necessidade, estado de emoção, valores, metas, expectativas e objetivos, com ênfase importante na abordagem motivacional, sendo elas:ativação, direção, intensidade e persistência, que podemos definir da seguinte forma: a ativação que é o estado inicial do indivíduo onde está a estimulação que se encontra internamente ou externamente. Já na direção, a pessoa opta por uma alternativa de realizar o projeto, tendo várias opções; nisso, ela determina a melhor.A intensidade refere-se à força da ação, dependendo do estado emocional anterior, da necessidade de execução da tarefa ou posterior a ser alcançado. A persistência consiste no tempo que a pessoa demora até conseguir executar a tarefa.
    Ativação
    É o estado inicial do indivíduo onde está a estimulação que pode ser intrínseca (traço característico da pessoa de não gosta de deixar nada para fazer no dia seguinte) ou extrínseca (obter avaliação positiva do chefe com chances de resultar numa promoção).
    Direção
    Escolha de comportamentos específicos dentro de uma série de comportamentos possíveis.
    Intensidade
    Variabilidade da força da ação e que pode diferir ao se admitir que a força depende de um estado de carência anterior (necessidade ou afeto) ou de um estado posterior a ser alcançado (alvo). Quanto esforço a pessoa despende?
    Persistência
    Contínuo engajamento em determinado tipo de comportamento ao longo do tempo. Quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço?
    Questão de Concurso = (Cespe/Sead/Analista Administrativo/2010) A ativação, um aspecto relacionado ao conceito de motivação, refere-se ao objeto ou alvo da ação humana.
    Gabarito: errado. O aspecto relacionado à motivação da afirmativa é a direção e não a ativação.

  • a) segundo Abraham Maslow, as necessidades humanas utilizadas pelas empresas no processo de motivação são divididas em categorias, sendo as necessidades básicas na base da hierarquia; necessidades de segurança; necessidades sociais; necessidades de estima(??????); necessidades de autorrealização no topo da hierarquia.

    Significado de Estima

    s.f.Ação ou efeito de estimar.Sentimento de amizade, de apreço, em relação a outrem.Sentimento de afeição de alguém por alguma coisa.Apreciação, estimação, em relação a alguém, por motivos de orgulho profissional.Sensação favorável - amizade, apreço, afeição.

    Seria na verdade Auto-Estima. Redação da alternativa está errada!

     

  • Discordo que a alternativa "A" esteja correta, pois faltou na base da pirâmide de Maslow as necessidades fisiológicas. Alguém sabe se foi anulada?

    Etapas da Hierarquia das Necessidades de Maslow - Da base ao topo.

    Necessidades fisiológicas: está é a base da Pirâmide, onde estão as necessidades básicas de qualquer ser humano, como a fome, a sede, a respiração, a excreção, o abrigo e o sexo, por exemplo.

    Necessidades de segurança: é o segundo nível da hierarquia, onde estão os elementos que fazem o indivíduos se sentirem seguros, desde a segurança em casa até meios mais complexos, como a segurança no trabalho, segurança com a saúde (planos de saúde) e etc.

    Necessidades sociais: é o terceiro nível da Pirâmide. Neste grupo estão as necessidades de se sentir parte de um grupo social, como ter amigos, constituir família, receber carinho de parceiros sexuais e etc.

    Necessidades de Status ou Estima: é a quarta etapa da Pirâmide de Maslow, que agrupa duas principais necessidades - a de reconhecer as próprias capacidades e de ser reconhecido por outras pessoas, devido a capacidade de adequação do indivíduo. Ou seja, é a necessidade que uma pessoa tem de se orgulhar de sim própria, sentir a admiração e orgulho de outros indivíduos, ser respeitada por si e pelos outros, entre outras características que envolvam o poder, o reconhecimento e o orgulho, por exemplo.

    Necessidades de autorrealização: este é o topo da Pirâmide, quando o indivíduo consegue aproveitar todo o potencial de si próprio, com auto controle de suas ações, independência, a capacidade de fazer aquilo que gosta e que é apto a fazer, com satisfação. 

  • Gab.: B (acredito que seja esse gabarito pq a alternativa generaliza, como se a motivação fosse apenas oferta de recompensas e incentivos, mas elas podem ser apenas de cunho moral)

     

    Sobre a alternativa A:

    José, as necessidades básicas são as fisiológicas, questão de interpretação.

    Felipe:

    "Necessidades de estima. São as necessidades
    relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo
    se vê e se avalia. Envolvem a auto-apreciação,
    a autoconfiança, a necessidade de aprovação
    social e de respeito, de status, de prestígio
    e de consideração." (p.348, IDALBERTO CHIAVENATO, 2004)

  • José Pereira, na verdade a questão destaca a "necessidade básica" com base da pirâmide, veja no trecho da opção "A":

     

    "segundo Abraham Maslow, as necessidades humanas utilizadas pelas empresas no processo de motivação são divididas em categorias, sendo as necessidades básicas na base da hierarquia; necessidades de segurança; necessidades sociais; necessidades de estima; necessidades de autorrealização no topo da hierarquia.

     

    As necessidades fisiológicas, são exatamente as necessidades básicas do ser humano. A opção "A" esta correta.

     

  • GABARITO: "B"

     

    As práticas motivacionais compreendem todos os tipos de incentivos e recompensas que as organizações oferecem a seus empregados na tentativa de conseguir o desempenho que possibilite a realização de seus objetivos. As práticas motivacionais abrangem desde os elogios e desafios propostos pelos gerentes, até a participação dos funcionários no processo decisório, nos lucros ou na propriedade da empresa, passando por benefícios, prêmios, programas de enriquecimento do trabalho e planos de carreiras.

     

    (INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - ANTONIO CESAR AMARU MAXIMIANO)

  • de tanto resolver questões de concursos você aprende que quase nada é absoluto. Esse "todos" da alternativa B ja deu um alerta. Fui na fé e acertei.


ID
2142985
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Neoclássica surge em decorrência da atualização dos fundamentos e princípios da Teoria Clássica, diante das mudanças ocorridas nas organizações. Leia as afirmações que tratam sobre a Teoria Neoclássica: 

I. O enfoque principal abordado pela Teoria Neoclássica passa a ser o alcance dos resultados que é um ferramental de abordagem do processo administrativo.

II. Aborda o processo administrativo voltado para as práticas administrativas a partir dos elementos da função administrativa definida por Fayol.

III. Uma das razões que norteiam a ação da Teoria Neoclássica é a ênfase na prática da administração, a utilização do pragmatismo em busca de resultados concretos e palpáveis com base nos conceitos teóricos da administração.

IV. Para a Teoria Neoclássica, as organizações apresentam três aspectos comuns: quanto aos objetivos, quanto à administração e quanto ao desempenho individual.

V. O modelo de homem da Teoria Neoclássica apresenta comportamento padronizado, previsto e funcional, cujo desempenho organizacional encontra-se fundamentado no desempenho e na eficácia pessoal conforme o conhecimento da ciência da Administração. 

Alternativas
Comentários
  • De fato a teoria neoclássica é uma atualização da teoria clássica. Essa atualização é uma flexibilização dos princípios da T.C.

    Pensei que o item I - estivesse certo: No livro de Adm. Geral e Pública para concursos (Elisabete Moreira) afirma que o foco é nos resultados e objetivos. Mas, talvez a banca tenha entendido como algo pertencente a APO. Tenho fortes dúvidas nesse item.

    Itens II, III e IV totalmente certos.

    Sobre o item V: o correto é o homem organizacional, o qual desempenha papeis na organização.

  • I. O enfoque principal abordado pela Teoria Neoclássica passa a ser o alcance dos resultados que é um ferramental de abordagem do processo administrativo. ERRADA - (talvez o erro seja chamar de enfoque PRINCIPAL) 

    ·        PRINCIPAIS ENFOQUES: Organização formal, Princípios gerais da administração, Funções do administrador.

             PRINCIPAIS CONCEITOS: 

    ·         Ênfase na prática da administração.

    ·         Reafirmação relativa das proposições clássicas;

    ·         Ênfase nos princípios gerais de gestão

    ·         Ênfase nos objetivos e resultados

    II. Aborda o processo administrativo voltado para as práticas administrativas a partir dos elementos da função administrativa definida por Fayol.

     RESPOSTA: Fayol criou o POC3 (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar)  Peter Druker reestruturou em PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar)

    V. O modelo de homem da Teoria Neoclássica apresenta comportamento padronizado, previsto e funcional, cujo desempenho organizacional encontra-se fundamentado no desempenho e na eficácia pessoal conforme o conhecimento da ciência da Administração. ERRADA 

               Concepção do Homem: Homem Organizacional e administrativo.

               Comportamento organizacional do indivíduo: “Ser” racional e social voltado para o alcance de objetivos individuais e organizacionais.

    Fonte: apostila Rico - Prof: Silmar Neckel

  • Pelas estatísticas parece que só a banca entende que o Item I está incorreto.

     

    :(

  • Gabarito:B

  • Essa é uma questão difícil.


ID
2142988
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre Processo Administrativo é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • d) o planejamento deve ser revisto e adaptado às situações e não ser seguido a qq custo 

  • REPOSTA (D).

    d) Independentemente do tipo de operação empresarial, o administrador deve seguir o planejamento.

    Ok, há de constar apenas que existem organizações que voltam-se a um modelo contingencial, onde seu modelo de operação está sujeito a alteração desse planejamento em função da instabilidade do ambiente ou demanda.

    Este apresenta os seguintes passos: avaliação do contexto; definição dos meios de execução; tomada de decisões; resultados finais esperados. 

    Ao meu ver, faltou entre "Avaliação do contexto" e "Definição dos meios de execução", a definição da estratégia ou plano a ser seguido para consecução de objetivos. É preciso saber o que fazer primeiro, para depois definir as atividades/responsabilidades.

  • A - CORRETO - o processo administrativo envolve as seguintes características: cíclico (CONTROLE: RETROAÇÃO/FEEDBACK, RETOMA PARA CORRIGIR DESVIOS) e repetitivo (SISTEMÁTICO, PERMANENTE); interativo(INTERDEPENDÊNCIA, FORMA UMA CADEIA REMISSIVA: ABORDAGEM SISTÉMICA); iterativo; sistêmico.

     

    B - CORRETO - o elemento organização que compõe o processo administrativo é o agrupamento de atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa, com delegação e coordenação de autoridade a chefes, que deverão definir e estruturar os meios, os recursos humanos e materiais na consecução das operações sob sua responsabilidade. OU SEJA: A FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO NADA MAIS É QUE A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. DISTRIBUINDO TAREFAS E RECURSOS E DETERMINANDO AUTORIDADES E RESPONSABILIDADES.

     

    C - CORRETO - a direção envolve o uso de influência para ativar e motivar as pessoas a alcançar os objetivos organizacionais. DIREÇÃO = LIDERANÇA. LEMBRANDO QUE É A FUNÇÃO MAIS COMPLEXA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO POR CONTA DO CARÁTER INTERPESSOAL (correlacionado com a administração das relações entre os indivíduos, ou seja, trabalhar com pessoas é complicado, são tantas personalidades)

     

    D - ERRADO - O ADMINISTRADOR DEVE SEGUIR UM PLANEJAMENTO, E NÃO O PLANEJAMENTO. O DARTIGO DEFINIDO "O" ME PASSOU UMA IDEIA DE IMUTALIDADE, DO TIPO: É ISSO, PRONTO E ACABOU!... EMBORA O PLANEJAMENTO SEJA CONTÍNUO E PERMANENTE, ELE É DÍNÂMICO, ADAPTATIVO E FLEXÍVEL, OU SEJA: ACEITA MUDANÇAS!

     

    E - CORRETO - o ciclo de controle, uma função administrativa, visa assegurar se os resultados das operações estabelecidas de acordo com os padrões estão de acordo com o desempenho esperado; caso contrário, permite ações corretivas. RETROAÇÃO/FEEDBACK, RETOMA PARA CORRIGIR DESVIOS.

     

     

     

    GABARITO ''D''

  • Sobre o assunto, Maximiano (1995) afirma que o resultado do processo de

    planejamento é a elaboração de planos, sendo compostos por pelo menos quatro etapas:

    • Avaliação do contexto;

    • Definição de objetivos;

    • Definição dos meios de execução;

    • Definição dos meios de controle.

  • ITEM - D

    O planejamento é adaptativo, ou seja, ele adequa-se ao ambiente mutável e incerto, pois é voltado para o futuro. Então serão usadas técnicas de previsão com vista a antecipar cenários e, assim, reduzir as incertezas.

    Entre os passos do planejamento, para a maioria dos autores, são:

    1- definir objetivos;

    2- verificar a situação atual (diagnostico);

    3- criar meios "premissas" para o alcance dos objetivos

    4- analisar os meios ;

    5- escolher meios viáveis;

    6- implemtação, ou seja, execução, colocar em prática os meios e acompanhar essa execução para verificar se está de acordo com o que foi estabelecido.

     

    Assim, qualquer desvio que ocorrer no planejamento será possivél fazer os devidos ajustes. Obtendo os melhores resultados para a organização.

  • PLANEJAMENTO É FLEXÍVEL. 

  • ACHO QUE O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ NA FRASE: "independentemente do tipo de operação empresarial" POIS ACREDITO QUE HAJA OPERAÇÕES QUE NÃO NECESSITAM DE PLANEJAMENTO.

     

  • LETRA D 

    o erro da questão está NA DEFINIÇÃO DE MEIOS DE EXECUÇÃO, visto que é uma atividade relacionada com a organização e não com o planejamento.

     d) independentemente do tipo de operação empresarial, o administrador deve seguir o planejamento. Este apresenta os seguintes passos: avaliação do contexto; definição dos meios de execução (organização); tomada de decisões; resultados finais esperados. 

  • Bom lembrar que os autores divergem quanto ao primeiro passo do planejamento: definir objetivos ou analisar int./ext.


ID
2142991
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A avaliação de desempenho fornece à administração informações importantes, facilitando o processo de tomada de decisões. Sobre sistema de medição de desempenho organizacional, qual a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Avaliação por resultados: Visa verificar se o avaliado atingiu os resultados previstos pelo supervisor

    Avaliação dos objetivos: São pré estabelecidos objetivos específicos entre o avaliador e o avaliado e estes discutem o cumprimento desses objetivos após a tarefa(autoavaliação).

     

    Nesse sentido, a banca misturou os conceitos na mesma opção para confudir o candidato:

     

    c) no sistema de avaliação por resultados, são os superiores que avaliam os subordinados, à semelhança da avaliação tradicional. No entanto, o que se avalia não é o desempenho, mas o alcance de objetivos preestabelecidos.

  • Enquanto a Avaliação de Desempenho tem por objetivo medir e criar condições para o desenvolvimento dos colaboradores em geral, a Avaliação por Resultados objetiva avaliar o grau de contribuição dos esforços organizacionais aos resultados esperados pelo negócio.

     

  • Galera, coloquem o gabarito pra quem não é assinante fazendo um grande favor

  • GABARITO : C

  • Avaliação por resultados

    É um método de avaliação baseado na comparação entre os resultados previstos e realizados. É um método prático, mas que depende somente do ponto de vista do supervisor a respeito do desempenho avaliado.

    Gab C


ID
2143363
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  Pais sem limites

                             A educação liberal é confortável para os pais.

              Mas os filhos precisam saber o que são deveres e obrigações

O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que quando uma criança chora? A mãe, em vez de tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta. – Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim: chora.

Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve. Ninguém havia reclamado do incômodo em voz alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado para a mãe como se pedindo que fizesse alguma coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou. Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais sinceramente ainda: como será a educação desse menino, se a mãe prefere reclamar com quem se sente incomodado com o choro, no lugar de acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se transformará num briguento, achando que tem direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como podem expor um bebê de colo a viagens aéreas? Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos, talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto, tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos, racionalmente, posso entender o que está acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente, vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê. Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor? E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia certa vez, em uma viagem que durou o dia todo, com duas crianças pequenas logo atrás de mim. Classe executiva. Gritaram e choraram quase a viagem toda. E não têm razão? Como suportariam passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a turismo. É certo deixar os filhos presos um dia inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros? Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é preciso escolher o roteiro mais adequado. Certa vez fui a uma pousada na serra carioca. Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde, comentou:

– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na pousada não aceitam crianças. É fato. Já existem hotéis e pousadas que não hospedam crianças. Muita gente acha um horror. Por outro lado, o problema não está nos pais? Em qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos, agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma árvore, no alto da serra, com crianças correndo e gritando? E com os pais apreciando a algazarra tranquilamente, sem se importar com os outros hóspedes? 

Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam com algum objeto de estimação. Que batem no prato e dizem que não gostam da comida, em restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O problema está nos pais. Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes era assim: podia, não podia. A educação tradicional impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu mesmo acredito que o excesso de rigidez é péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer, e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O fato é que muitos dos pais modernos, como a mulher que esbravejou no avião, acham que criança pode tudo. Já conversei com professoras, segundo as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em que a professora tem de explicar a importância de escovar os dentes todos os dias. Não estou falando de famílias sem condições financeiras, no caso. Mas também de gente bem de vida, para quem é mais fácil não discutir deveres e obrigações com os filhos. Deixar rolar.

Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro sempre é bom. Mas só terão empregos e oportunidades se souberem o que são limites, deveres, obrigações. A educação extremamente liberal é atraente. Principalmente, porque confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os pais não dão noção de limites, como os filhos um dia vão ter? 

Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-sem-limites.html. Acesso em: 12 ago. 2016. 

Ao longo do texto, a conjunção mas foi usada várias vezes. Em qual das alternativas a substituição da conjunção mas altera o sentido do enunciado no texto?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    "Similarmente" pode ser substituído, por exemplo, por "da mesma forma". Se substituir por "mas", o sentido é alterado.

     

    Todas as outras alternativas possuem termos/conjunções que aceitam tal subsituição.

  • Similarmente Pode dar ideia de Semelhança, comparação, conformidade. NO TEXTO, A IDEIA É DE ADIÇÃO.

  • Conjunção Adversativa: Mas, contudo, porém, todavia, no entanto, ...

     

    Gabarito: B