SóProvas



Prova Marinha - 2011 - Quadro Complementar - Segundo-Tenente - Ciências Contábeis


ID
753241
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao procedimento administrativo da licitação, regulada pela Lei N° 8.666, de 21 de Junho de 1993, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Incorreta --> Letra A

    Licitação é um procedimento administrativo que a Adm Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato.

    A licitação decorre de dois princípios: O da legalidade e da Indisponibilidade do Interesse Público

    A licitação tem 3 Finalidades: Selecionar a proposta mais vantajosa para a Adm (Melhor relação custo X benefício)
                                                   Assegurar o princípio Constitucional da Isonomia (Competição)
                                                   Promover o Desenvolvimento Nacional Sustentável 

    B) Tem previsão no art.43, §,6º  Após a fase de habilitação, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.

     

    C) Tem previsão no Art. 50. A Administração não poderá celebrar o contrato com preterição da ordem de classificação das propostas ou com terceiros estranhos ao procedimento licitatório, sob pena de nulidade.

     

    D) Tem previsão no art. 45, IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.

     

    E) Tem previsão no Art. 41, § 4o  A inabilitação do licitante importa preclusão do seu direito de participar das fases subseqüentes

     

    #OBS: Todos artigos foram tirados da Lei 8.666/93.

     

     

  • Rumo ao oficialato! PMSE


ID
753244
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Não definido

A cobertura dos déficits de manutenção ou funcionamento de entidades da Administração Direta é considerada uma

Alternativas

ID
753247
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na Demonstração do Patrimônio Líquido NÃO se discrimina

Alternativas

ID
753250
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo a teoria de custos, é correto afirmar que o custo

Alternativas

ID
753253
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma finalidade do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

Alternativas
Comentários
  • Finalidades

    3. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem como finalidades:

    a) avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

  • CF 88

    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    LETRA -E 

    SELVA!

  • I- A disciplina funcional resulta do sistema hierárquico. Com efeito, se aos agentes superiores é dado o poder de fiscalizar as atividades dos de nível inferior, deflui daí o efeito de poderem eles exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas infrações.

    Como é: A disciplina funcional resulta do sistema hierárquico. Com efeito, se aos agentes superiores é dado o poder de fiscalizar as atividades dos de nível inferior, deflui daí o efeito de poderem eles exigir que a conduta destes seja adequada aos mandamentos legais, sob pena de, se tal não ocorrer, serem os infratores sujeitos às respectivas sanções.

    O erro é só a troca de palavras. A colega disse, disse e não disse nada.


ID
753256
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos contratos administrativos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • c) § 3o  Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

    d) ADM exige fiança se quiser, não é ato vinculado.

  • Art. 64.  A Administração convocará regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 desta Lei.

    § 1o  O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Administração.

    § 2o  É facultado à Administração, quando o convocado não assinar o termo de contrato ou não aceitar ou retirar o instrumento equivalente no prazo e condições estabelecidos, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços atualizados de conformidade com o ato convocatório, ou revogar a licitação independentemente da cominação prevista no art. 81 desta Lei.

    § 3o  Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

  • Correção da Alternativa A:

    Lei 8666 Art 65 § 1o O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinqüenta por cento) para os seus acréscimos.

  • A) O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas compras, até cinquenta por cento do valor inicial atualizado do contrato. (regra: até 25%)

    B) São instrumentos de formalização do contrato administrativo, dentre outros, a nota de empenho, a autorização de compra e a ordem de execução do serviço.

    C) E permitida a rescisão amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, independente da conveniência para a administração.

    D) Os licitantes ficam liberados do compromisso assumido, se não houver convocação para a contratação no prazo de trinta dias, contados da entrega das propostas. (60 dias)

    E) A garantia do contrato administrativo, cujas modalidades são, dentre outras, caução em dinheiro e fiança bancária, sempre será exigida pela administração no patamar de dez por cento do valor contratado. (5%)

  • A) O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas compras, até cinquenta por cento do valor inicial atualizado do contrato. (regra: até 25%)

    ---Art. 65 § 1  O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinqüenta por cento) para os seus acréscimos.

    B) C - São instrumentos de formalização do contrato administrativo, dentre outros, a nota de empenho, a autorização de compra e a ordem de execução do serviço.

    C) E permitida a rescisão amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, independente da conveniência para a administração.

    --- Art. 79.  A rescisão do contrato poderá ser: II - amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência para a Administração;

    D) Os licitantes ficam liberados do compromisso assumido, se não houver convocação para a contratação no prazo de trinta dias, contados da entrega das propostas.

    ---Art.64 § 3  Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

    E) A garantia do contrato administrativo, cujas modalidades são, dentre outras, caução em dinheiro e fiança bancária, sempre será exigida pela administração no patamar de dez por cento do valor contratado.

    ---Art. 56.  A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    § 1  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:      

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda; 

    II - seguro-garantia;              

    III - fiança bancária.

    § 2  A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3 deste artigo.


ID
753259
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma empresa que comercializa somente um produto tem seu ponto de equilíbrio contábil no volume de produção e vendas de 40.000 unidades por mês. Sabe-se que o valor de venda do produto é de R$ 25,00 por unidade e que o custo variável total ao nível de equilíbrio é de R$ 800.000,00. Qual será o somatório mensal de custos e despesas fixas da empresa?

Alternativas
Comentários
  • Ponto de equilíbrio -> receitas = cv + cf
    Receita = 400.000 * 25 = 1.000.000

    Custos totais = 1.000.000

    Se cv= 800.000, então cf= 200.000


ID
753262
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o tipo de recurso que é utilizado para atender a abertura de um crédito suplementar ou especial.

Alternativas
Comentários
  • Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.      

    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:       

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;        

    II - os provenientes de excesso de arrecadação;        

    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei      

    IV o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.

  • Qual o erro da letra A) ?


ID
753265
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Uma empresa fabricante de tanques para caminhões-pipa tem seus custos e despesas fixos mensais no valor de R$ 20.000,00.
No mês passado, a empresa fabricou e vendeu 5 unidades. O preço de venda foi de R$ 30.000,00 e o custo variável unitário foi de $ 25.000,00.
Se a empresa passasse a fabricar e vender 7 tanques por mês, mantendo a mesma estrutura de custos e o mesmo preço de venda, qual seria a alavancagem operacional alcançada?

Alternativas

ID
753268
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em qualquer contrato administrativo existem claúsulas implícitas. Assinale a opção em que a claúsula deverá estar explícita no contrato administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93

    Art. 55.  São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam:

    I - o objeto e seus elementos característicos;

    II - o regime de execução ou a forma de fornecimento;

    III - o preço e as condições de pagamento, os critérios, data-base e periodicidade do reajustamento de preços, os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento;

    IV - os prazos de início de etapas de execução, de conclusão, de entrega, de observação e de recebimento definitivo, conforme o caso;

    V - o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica;

    VI - as garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas;

    VII - os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas;

    VIII - os casos de rescisão;

    IX - o reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa prevista no art. 77 desta Lei;

    X - as condições de importação, a data e a taxa de câmbio para conversão, quando for o caso;

    XI - a vinculação ao edital de licitação ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e à proposta do licitante vencedor;

    XII - a legislação aplicável à execução do contrato e especialmente aos casos omissos;

    XIII - a obrigação do contratado de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

  • Não entendi o porquê do Gabarito ser a letra E.

    Alguém poderia me ajudar a entender?

  • Lei 8.666/93

    Art. 55.  São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam:

    ...

    IX - o reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa prevista no art. 77 desta Lei;

  • ATUALIZANDO (Lei n.º 14.133/2021)

    Art. 92. São necessárias em todo contrato cláusulas que estabeleçam:

    I - o objeto e seus elementos característicos;

    II - a vinculação ao edital de licitação e à proposta do licitante vencedor ou ao ato que tiver autorizado a contratação direta e à respectiva proposta;

    III - a legislação aplicável à execução do contrato, inclusive quanto aos casos omissos;

    IV - o regime de execução ou a forma de fornecimento;

    V - o preço e as condições de pagamento, os critérios, a data-base e a periodicidade do reajustamento de preços e os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento;

    VI - os critérios e a periodicidade da medição, quando for o caso, e o prazo para liquidação e para pagamento;

    VII - os prazos de início das etapas de execução, conclusão, entrega, observação e recebimento definitivo, quando for o caso;

    VIII - o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica;

    IX - a matriz de risco, quando for o caso;

    X - o prazo para resposta ao pedido de repactuação de preços, quando for o caso;

    XI - o prazo para resposta ao pedido de restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro, quando for o caso;

    XII - as garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas, inclusive as que forem oferecidas pelo contratado no caso de antecipação de valores a título de pagamento;

    XIII - o prazo de garantia mínima do objeto, observados os prazos mínimos estabelecidos nesta Lei e nas normas técnicas aplicáveis, e as condições de manutenção e assistência técnica, quando for o caso;

    XIV - os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas e suas bases de cálculo;

    XV - as condições de importação e a data e a taxa de câmbio para conversão, quando for o caso;

    XVI - a obrigação do contratado de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições exigidas para a habilitação na licitação, ou para a qualificação, na contratação direta;

    XVII - a obrigação de o contratado cumprir as exigências de reserva de cargos prevista em lei, bem como em outras normas específicas, para pessoa com deficiência, para reabilitado da Previdência Social e para aprendiz;

    XVIII - o modelo de gestão do contrato, observados os requisitos definidos em regulamento;

    XIX - os casos de extinção.


ID
753271
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As demonstrações Financeiras deverão ser publicadas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Lei 6.404/76 – Literalidade § 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.

     

    As demonstrações de X2 devem conter também os valores relativos ao exercício de X1.

     

    Essa obrigação também consta no CPC 26 – Apresentação das demonstrações contábeis, com o teor seguinte:

     

    Lei 6.404/76 – Literalidade § 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversas contas" ou "contas-correntes".

     

    A finalidade de tal dispositivo é de facilitar o entendimento das demonstrações contábeis, evitando que o excesso de detalhes prejudique o entendimento.

     

    Deste modo, se temos as contas aplicação em certificado bancário e aplicação em fundo de renda fixa, podemos agrupar tudo em uma única conta chamada aplicações financeiras.

     

    Fonte: Estratégia Concursos - Professor Gabriel Rabelo


ID
753274
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Em uma determinada companhia, as atividades industriais não estão proporcionando resultados suficientes para a cobertura dos custos e despesas incorridos, principalmente dos encargos financeiros, e para a amortização do ativo diferido. Para a continuidade das atividades dessa companhia, é necessário que haja um aporte de recursos na forma de capital próprio. Este exemplo caracteriza um Parecer

Alternativas

ID
753277
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Alternativas

ID
753280
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Através da Resolução n° 1.125, de 2008, o Conselho Federal de Contabilidade recomenda que os

Alternativas
Comentários
  • Atividades Operacionais

    14. O montante dos fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais é um indicador-chave da extensão na qual as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos e juros sobre o capital próprio e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento. As informações sobre os componentes específicos dos fluxos de caixa operacionais históricos são úteis, em conjunto com outras informações, na projeção de futuros fluxos de caixa operacionais.

  • a) juros sobre o capital próprio e os dividendos pagos sejam classificados como fluxos de caixa das atividades de financiamento.

    b) juros sobre empréstimos, recebidos ou pagos, sejam classificados como fluxos de caixa das atividades de OPERACIONAIS.

    c) dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos sejam classificados como fluxos de caixa das atividades de FINANCIAMENTO.

    d) juros sobre o capital próprio, recebidos ou pagos, sejam classificados como fluxos de caixa das atividades de FINANCIAMENTO.

    e) dividendos, recebidos ou pagos, sejam classificados como fluxo de caixa das atividades de FINANCIAMENTO


ID
753283
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação ao controle interno, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
753286
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Controle Externo
Assuntos

No exercício das funções de Controle Externo, Não compete ao TCU:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está errada, pois o gabarito correto é letra C.

ID
753289
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação aos Auditores Interno e Externo, coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
( ) O objetivo principal do auditor externo é detectar todas as irregularidades da empresa.
( ) O auditor externo, na fase preliminar do serviço de auditoria, emite sua opinião ou parecer sobre as demonstrações contábeis.
( ) O auditor interno normalmente testa um maior volume de transações do que o auditor externo.
( ) o auditor externo, para dar sua opinião ou parecer, tem de examinar todos os lançamentos contábeis da empresa.
( ) o auditor externo é o profissional que examina as demonstrações contábeis da empresa e emite sua opinião.

Alternativas
Comentários
  • (F) O principal objetivo do auditor externo é emitir sua opinião sobre as demonstrações contábeis.

    (F) Na fase preliminar, o auditor externo faz uma revisão analítica das contas.

    (V) 

    (F) O auditor examina as áreas prioritárias apontadas na revisão analítica.

    (V)

     


ID
753292
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Instrumento de Controle Financeiro em que se projetam os recebimentos de toda espécie e os pagamentos da entidade é denominado de

Alternativas

ID
753295
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as demonstrações contábeis a seguir.
CP= Capital Próprio
CTe= Capital de Terceiros
CN= Capital Nominal
CTo= Capital Total à disposição da empresa
PL= Patrimônio Líquido
SLp= Situação Líquida positiva
A= Ativo

Com base nas informações acima, é correto afirmar que o CTo é igual a :

Alternativas

ID
753298
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma conta contábil que NÃO é classificada no Ativo Circulante da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Derivativos são instrumentos financeiros sempre derivados de um ativo, utilizados por pessoas ou instituições nos mercados futuros ou de opções. Esses instrumentos são utilizados para realizar hedge (proteção), para gerenciar riscos ou mesmo para especular.


ID
753301
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A linha de produção de uma empresa fabril processa somente um determinado produto. Em certo período, a empresa incorreu nos seguintes gastos:
- comissão de vendedores: R$ 1.000,00
- salários dos operários: R$ 4.000,00
- matérias-primas: R$ 10.000,00
- depreciação das máquinas fabris: R$ 1.000,00
- energia elétrica da fábrica: R$ 2.000,00
- salários da administração: R$ 500,00

Neste período, foram produzidas 1.000 unidades. Qual o custo unitário do produto?

Alternativas
Comentários
  • MP: 10.000

    DEP: 1.000

    CF: 2.000 + 4.000

    obs: o resto é despesa.

    10.000+ 1.000 + 6.000 = 17.000 / 1.000 und

    = 17,00


ID
753304
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação aos conceitos de Governo e Administração Pública, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
753310
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Na organização política e administrativa brasileira, as entidades são classificadas em estatais, autárquicas, fundacionais, empresariais e paraestatais. De acordo com essas classificações, é correto afirmar que as entidades

Alternativas
Comentários
  • Parece q há mais de uma acertiva correta, é isso mesmo?

  • De onde é que as estatais são de direito público?


ID
753313
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação ao livro diário, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas características abaixo, assinalando, a seguir, a opção correta.
( ) Obrigatoriedade
( ) Obediência rigorosa quanto à ordem cronológica.
( ) Encadernação sem costura, com as páginas numeradas mecanicamente.
( ) Ausência de registro nas entrelinhas e nas margens.
( ) Ausência de rasuras.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    É um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançadas as operações DIÁRIAS de uma empresa.

    Exemplo de livro diário

    Nele, são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada SEMPRE antes da conta crédito.

    Suas principais características são: Obrigatório, Cronológico e Fundamental ao processo contábil.

    Em resumo, o Diário registra oficialmente todas as transações de uma empresa. Sendo assim, é necessário que ele atenda determinadas exigências e preencha certas formalidades. Estas formalidades têm a ver com sua apresentação exterior (formalidades extrínsecas) ou com a escrituração (formalidades intrínsecas).

    O livro Diário deve:

    - Ser encadernado;

    - Ter suas folhas numeradas tipograficamente;

    - Se for empresa, deverá ser autenticado pelas Juntas Comerciais ou repartições encarregadas do Registro do Comércio;

    - Se for Sociedade Simples ou entidade sem fins lucrativos, deverá ser autenticado no cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas;

    - Conter termo de abertura e de encerramento (na primeira e última página, respectivamente) devidamente preenchidos e autenticados.

    Termo de abertura: finalidade a que se destina o livro, o número de ordem, o número de folhas, a firma individual ou o nome da sociedade a que pertença, o local da sede ou estabelecimento, o número e data do arquivamento dos atos constitutivos no Órgão de Registro estipulado e o número de registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

    Termo de encerramento: indica o fim a que se destinou o livro, o número de ordem, o número de folhas e a respectiva firma individual ou sociedade mercantil.

    OBS.: Estes termos serão datados e assinados pelo comerciante ou por seu procurador e por um contabilista legalmente habilitado. Na localidade em que não haja profissional habilitado, os termos de abertura e encerramento serão assinados, apenas, pelo comerciante ou seu procurador.

    Se estas formalidades não forem respeitadas, o Diário acaba sendo completamente invalidado, passando a fazer prova apenas contra o contribuinte.

    - Utilização do idioma nacional e da moeda corrente do país;

    - Uso da linguagem mercantil;

    - Individualização e clareza dos lançamentos nele feitos;

    - O registro dos fatos em rigorosa ordem cronológica de dia, mês e ano;

    - A inexistência, na escrituração, de intervalos em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas, ou transportes para as margens.

    Se estas formalidades não forem respeitadas, será invalidado apenas os registros onde ocorrerem.

    FONTE: SO CONTABILIDADE


ID
753316
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Analise a tabela a seguir.

Classe         N0 de litros vendidos              No de postos
  1               20.000...............30.000                4
  2               30.000...............40.000               10
  3               40.000...............50.000                4
  4               50.000...............60.000                2


Uma distribuidora de combustíveis pesquisou as vendas da gasolina aditivada em vários postos de sua rede, em um determinado mês. O resultado dessas vendas está expresso na tabela acima. Com base nesses dados, é correto afirmar que as vendas médias de gasolina aditivada por posto pesquisado é de

Alternativas
Comentários
  • Essa é um questão de estatística

     

    primeiro = tempos que tirar o ponto médio do número de litros vendidos. n + n / 2 sendo assim fica:

     

                                1) 20.000 + 30.000 / 2 = 25.000

                                 2) 30.000 + 40.000 / 2 = 35.000        
                                 3) 40.000 + 50.000 / 2 = 45.000  
                                 4) 50.000 + 60.000 / 2 = 55.000

     

    segundo = Multiplicar o ponto médio obtido com o número de postos; e somar TUDO:

     

    (25000 x 4) + (35000 x 10) + (45000 x 4) + (55000 x 2) 

     

    100.000 + 350.000 + 180.000 + 110.000 = 740.000

     

    Por último dividir o total da soma anterior com o Total de número de postos ( 4+10+4+2 = 20) , obstendo-se assim o valor da média:

     

    740.000 / 20 = 37.000 litros

     

    R= (C)

     


ID
753319
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ocorreu um deslizamento de vultosa quantidade de terra sobre várias casas. Nesse caso, para contratar uma empresa de engenharia para realização da perícia e apresentação de laudo técnico, a Administração Pública

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o art. 25 da lei 8666/93 inciso II- é inexigível a licitação para contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13, de naturza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada ainexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.

    art. 13- I- estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos.

    II- pareceres, perícias e avaliações em geral.

    III- assessoriais ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias.

    IV- fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços.

    V- patrocínio ou defesa de causas judicias ou administrativas.

    VI- treinamento e aperfeiçoamente de pessoal.

    VII- restauração de obras de arte e bens de valor histórico.


ID
753322
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Tendo em vista a nova estrutura do Balanço Patrimonial das Sociedades por Ações introduzida pelas Leis n° 11.638/ 2007 e n° 11.941/ 2009, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir, a opção correta.
( ) o Ativo Não Circulante será composto de quatro (4) sub- grupos: Realizável a Longo Prazo; Investimentos; Imobilizado; e Intangível.
( ) no Patrimônio Líquido, foi criado um novo grupo denominado Ajuste de Avalização Patrimonial, que engloba as contrapartidas de aumentos ou diminuições do valor justo atribuído a elementos do ativo e do passivo.
( ) o saldo existente no grupo de Resultados de Exercícios Futuros em 31/12/ 2008 deverá ser reclassificado para o Passivo Não Circulante em conta representativa de receita diferida, deduzida do respectivo custo.
( ) deixaram de existir no Patrimônio Líquido as Reservas de Capital de Prêmio de Emissão de Debêntures e de Subvenções e Doações para Investimentos.
( ) o saldo existente do Ativo Diferido em 31/12/ 2008 deverá ser alocado ao Ativo Intangível até sua completa amortização, sujeito à análise sobre a recuperação de ser valor.

Alternativas

ID
753325
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos efeitos jurídicos da licitação homologada e adjudicada (último ato da licitação), assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o erro da alternativa "d".

     

  • Questão polêmica, mas deve ser por ela estar incompleta e a banca ter cobrado a LITERALIDADE DA LEI.

    Art. 49.  A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

  • Reposta "D"

    O erro está no verbo "deverá", caso a alternativa usasse o verbo "poderá" a alternativa estaria correta.

    Art. 49. A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

    @PMMINAS


ID
753328
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa adquiriu R$ 160, 00 de mercadorias, pagando 50% em moeda corrente, com desconto de 20% , e aceitando uma duplicata pelo restante. Dessa forma, é correto afirmar que o Ativo da firma

Alternativas
Comentários
  • D - COMPRA DE MERCADORIA ...................160,00

    C - DUPLICATAS A PAGAR .............................64,00

    C - CAIXA .........................................................64,00

    C - DESCONTO INCONDICIONAL OBTIDO ...32,00

    ATIVO FICOU MAIOR 96,00

    AUMENTOU:

    MERCADORIA 160,00

    DIMINUIU:

    CAIXA 64,00

    Observação: a questão só esqueceu de abater o desconto Incondicional do valor da mercadoria, passível de recurso.


ID
753331
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o limite da Reserva Legal sobre o capital social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.


    § 1º A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital de que trata o § 1º do artigo 182, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.


    § 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.


ID
753334
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Analise a tabela a seguir.

Classe         Vendas financiadas ($)         No de inadimplentes
   1                10.000........15.000                        6
   2                15.000........20.000                        3
   3                20.000.......25.000                         0
   4                25.000.......30.000                         1

De acordo com os dados da tabela acima, calcule a variância para o nível de vendas financiadas de uma rede de concessionárias de motocicletas, num determinado mês, que sofreu inadimplência de 10 clientes, e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Nde inadimplentes 

    1 10.000........15.000     6

     2 15.000........20.000    3

    3 20.000.......25.000      0

     4 25.000.......30.000     1

    N=10

     Ponto Med=

    1)   10.000+15.000/2 =12.500

    2)   17.500

    3)   22.500

    4)   27.500

    Media =

    12.500*6 + 17.500*3 + 22.500*0 + 27.500*1 = 155.000/10 =15.500

    Var=

    (12.500-15.500)² x6 + 2000²x3 +12.000² x 1=

    54.000+12.000+144.000 = 210.000/10= 21.000


ID
753337
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às novas disposições societárias sobre a Demonstração do Resultado do Exercício, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
753340
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma empresa fabrica mochilas e bolsas. Os custos indiretos de fabricação de determinado período totalizaram R$ 12.000,00. O rateio destes custos indiretos é baseado na hora-máquina gasta para a produção de cada tipo de produto. O custo direto da mochila é de R$ 50,00 e o da bolsa é de R$ 40,00. Sabendo-se que a hora-máquina utilizada para produzir cada unidade de mochila e bolsa é de 35 minutos e 10 minutos, respectivamente, calcule o custo unitário de produção de mochilas e bolsas, para um volume de produção de 120 mochilas e 180 bolsas no período, e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • CIF= 12000 que sofre rateio da quantidade de horas, logo:

    35 min x 120 mochilas = 4200 ------- 4200/6000= 70%

    10 min x 180 bolsas = 1800 --------- 1800/6000= 30%

    4200 + 1800 = 6000

    Dessa forma,

    Mochila: Custo direto de $50 + Custo indireto (0,7 x 12000 = 8400/120 unidades) $ 70 = $ 120

    Bolsa: CD de $40 + CI (0,3 x 12000 = 3600/180) $20 = $ 60


ID
753343
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Analise o quadro a seguir.
Idade( anos)            No de alunos
    18                              12
    19                              10
    20                              7
    21                              3                    

Uma determinada escola de formação militar conta com um efetivo de alunos do 1° ano cujas idades são apresentadas no quadro acima. Com base nesse quadro, calcule o desvio-padrão das idades, e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente, precisamos calcular a média, assim:

    Média (X) = ∑(Xi*Fi)/ ∑Fi

    Média (X) = 18*12 + 19*10 + 20*7 + 21*3/32 = 216 + 190 + 140 + 63/32 = 609/32 = 19,03

    Agora, usaremos a fórmula de variância para amostra:

    Obs: Vamos ignorar as casas decimais, adotaremos a média igual a 19.

    S2 = ∑(Xi – X média)/(n-1)

    S2 = (18-19)^2*12 + (19-19)^2*10 + (20-19)^2*7 + (21-19)^2*3/(32-1)

    S2 = (-1)^2*12 + (1)^2*7+ (2)^2*3/(31)

    S2 = (12 + 7 + 12)/31

    S2 = 31/31 = 1

    Desvio padrão = √ S2 = 1

    Como descartamos as casas decimais, o valor do desvio padrão, 1,  que se aproxima das alternativas é a letra “A".

    Gabarito: Letra "A".


ID
753346
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto ao Serviço Público é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B

    Quando a Administração direta descentraliza o serviço público por Delegação ou Colaboração. Transfere a uma pessoa jurídica de direito privado a execução do serviço, por contrato ou ato unilateral.

  • faz a decentralizaçao, pode ser por outorga ou delegaçao 

    na delegaçao è pessoa juritica de direito privado 

    serviço por colaboraçao visa lucro 

    .sosiedade de economia mista 

    .empresa publica

  • a) Falso.  pode ser executado por entidades ou órgãos de direito público.

    Pode ser executado por particulares, como por exemplo: Entidades Paraestatais, Concessão e Permissão.

    b) verdadeiro. A descentralização administrativa permite a participação de entes não estatais.

    Pode ser executado por particulares, como por exemplo: Entidades Paraestatais, Concessão e Permissão.

    c) Falso. Só é possível a prestação de forma indireta pela Constituição Federal do Brasil.

      Art.175 da CF/88:Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.

    d) Falso. Consórcios Públicos são exemplos de desconcentração administrativa.

    Consórcios Públicos´-Para Maria Sylvia Di Pietro, que entende que os consórcios públicos fazem parte da Administração Direta. É um tema controverso. Em primeiro lugar porque o próprio Código Civil coloca a observação: “inclusive as associações públicas”, no inciso IV do art. 41, desde a alteração com a Lei 11107.

    e) Falso. A permissão e a autorização dependem de prévia licitação.

      Art.175 da CF/88:Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços público.

  • Concessão: depende de licitação na modalidade Concorrência. Feito para Pessoas Jurídicas ou Consórcio de Empresas.

    Permissão: depende de licitação, em qualquer modalidade. Feito para Pessoas Físicas ou Pessoas jurídicas.

    Autorização: em regra, independe de autorização.


ID
753349
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

De acordo com os Princípios Contábeis aplicados à Contabilidade de Custos, um contador, ao ter dúvida fundamentada sobre tratar determinado gasto como ativo ou redução de patrimônio líquido, deve optar pela forma de maior precaução, ou seja, pela redução de patrimônio líquido. Esta ação está embasada no Princípio

Alternativas

ID
753352
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma empresa fabricante de equipamentos para a construção civil utiliza o método do custeio por ordem. No início de determinado mês, a empresa tinha as seguintes ordens de produção em andamento:

No da ordem        Matéria- prima             Mão de obra direta           custos indiretos de produção
  101                       R$ 4.000,00                 R$ 1.000,00                      R$ 2.000,00
  102                       R$ 2.000,00                 R$ 600,00                         R$ 1.200,00
  103                       R$ 1.500,00                 R$ 400,00                         R$ 800,00

Durante o referido mês, a empresa incorreu nos seguintes custos:

No da ordem       Matéria-prima       Mão de obra direta
   101                   R$ 1.000,00          R$ 1.000,00
   102                   R$ 4.000,00          R$ 2.000,00
   103                   R$ 1.500,00          R$ 500,00
   104                   R$ 2.000,00          R$ 500,00

Os custos indiretos de produção do referido mês somaram R$ 6.400,00 e foram rateados às ordens de produção, proporcionalmente ao consumo de mão de obra direta.
Sabendo-se que as ordens de produção n° 101, 102 e 104 foram completadas e vendidas no mês em referência, o valor correto apurado como custo de produtos vendidos neste período foi de:

Alternativas
Comentários
  • Como a questão pede o CPV somente das OP's 101, 102 e 104, vamos focar somente nelas:

    OP 101 Custos totais, do período anterior até o atual sem o CIF do período atual rateado:

    4000+1000+2000+1000+1000 + CIF do período RATEADO(?)

    OP 102 Custos totais, do período anterior até o atual sem o CIF rateado:

    2000+600+1200+4000+2000 + CIF do período RATEADO(?)

    OP 104 Custos totais, do período anterior até o atual sem o CIF rateado:

    2000+500+ CIF do período RATEADO(?)

    Critério de rateio do CIF = MOD

    OP 101 MOD 1.000 (25%)

    OP 102 MOD 2.000 (50%)

    OP 103 MOD 500 (12,5%)

    OP 104 MOD 500 (12,5%)

    MOD TOTAL = 4000 (100%)

    RATEIO

    OP 101 6.400 x 25% = 1.600

    OP 102 6.400 x 50% = 3.200

    OP 103 6.400 x 12,5% = 800

    OP 104 6.400 x 12,5% = 800

    Voltando ao cálculo das OP's:

    OP 101 Custos totais, do período anterior até o atual sem o CIF do período atual rateado:

    4000+1000+2000+1000+1000 + 1.600 = 10.600

    OP 102 Custos totais, do período anterior até o atual sem o CIF rateado:

    2000+600+1200+4000+2000 + 3.200 = 13.000

    OP 104 Custos totais, do período anterior até o atual sem o CIF rateado:

    2000+500+ 800 = 3.300

    E o CPV? É a soma de todas as OP's terminadas (101, 102 e 104)

    CPV = 10.600 + 13.000 + 3.300 = 26.900


ID
753355
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma empresa fabril utiliza o método do Preço Médio Ponderado Móvel na avaliação dos estoques de matérias-primas. Em determinado mês, houve a seguinte movimentação de uma determinada matéria-prima em seu estoque:
- saldo inicial: 500kg no valor total de R$ 250,00;
- entrada, no dia 5, de 3.000kg no valor total de R$ 1.675,00;
- saída para a produção, no dia 7, de 2.000kg;
- entrada, no dia 10, de 1.500kg no valor total de R$ 855,00;
- saída para a produção, no dia 19, de 2.000kg; e
- perda anormal de 50kg, no dia 20, devido a gotejamento no interior do almoxarifado.

Sabendo-se que não houve movimentação da referida matéria- prima no restante do mês, é correto afirmar que o custo da matéria-prima que saiu no dia 19 e o valor do estoque no fim do mês foram, respectivamente:

Alternativas

ID
753358
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma empresa fabricante de veleiros fabricou e vendeu, em um determinado mês, 10 unidades. Naquele período, o somatório de custos e de despesas fixos montou $ 400.000,00; o custo variável total foi de R$ 1.700.000,00; e o preço de venda foi de R$ 220.000,00 a unidade. De acordo com estas informações, é correto afirmar que a margem de segurança da empresa, em termos percentuais, para o período em questão, foi de:

Alternativas
Comentários
  • MCU = 220.000 - 170.000 = 50.000

    PEC = 400.000/50.000 = 8 UN

    MS = 10 - 8 / 10 = 0,2

    0,2 x 100 = 20%

    gabarito letra C


ID
753361
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um fato que caracteriza o processo de Licitação Inexigível.

Alternativas
Comentários
  • Aquisição de componentes ou peças de origem nacional ou estrangeira, necessários à manutenção de equipamentos durante o período de garantia técnica, junto ao fornecedor original destes equipamentos, quando tal condição de exclusividade for indispensável para a vigência da garantia. - Dispensável

    Contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. Inexigível

    Intervenção da União no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.Dispensável

    Compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizados diretamente com base no preço do dia. Dispensável

    Casos de guerra ou grave perturbação da ordem. Dispensável


ID
753364
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

De acordo com as novas disposições da lei societária, duas sociedades são consideradas coligadas quando a investidora

Alternativas

ID
753367
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A soma de todos os custos de produção, exceto os relativos a matérias-primas e a outros eventuais adquiridos e empregados sem nenhuma modificação pela empresa, denomina-se custos

Alternativas

ID
753370
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma empresa fabril estimou, para um determinado período, um volume de 500 horas-máquina para a produção de bicicletas, com Custos Indiretos de Produção (CIP) fixos de R$ 80.000,00 e CIP variáveis de R$ 100,00 por hora-máquina. Ao final do período, a unidade fabril reportou ao departamento de contabilidade que havia gasto 400 horas-máquina para executar o volume de produção previsto, tendo apurado R$ 100.000,00 de CIP totais. O departamento de contabilidade, ao analisar as variações entre os CIP aplicados e os reais, concluiu que as variações de volume, de custos e total foram, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente,
    Deve-se aplicar os CIP na previsão:
    CIF+ (CIV * Vol.Prev)/Volume previsto --->> 80.000 + (100x500)/500 = 260p/unid prevista

    Agora, deve-se aplicar este custo(260p/un) à produção real(400hm):
    260*400 = 104.000
    Assim, 
    Variação total= CIPaplicado - CIPreal= 104.000 - 100.000= 4000 (favorável, pois o custo real foi menor do que o previsto)

    Variação de Volume = CIPfixo+(CIPvariável*volume real)/volume real = 80000+(100*400)/400= 300 p/unid real
    Variação de Volume= 260-300 = -40*400(vol. real)---> -16.000 (Desfavorável, pois o volume real foi maior que o previsto)

    Variação de custo (Somente o valor do numerador da variação de volume)
    80.000+(100*400)= 120.000 (custo previsto)
    VC= 120.000-100.000(custo real)= 20.000 (Favorável, pois o custo real foi menor que o custo previsto)

    GABARITO: LETRA B
     


ID
753373
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação ao saldo credor da conta Caixa, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
753376
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma empresa produziu os produtos A, B e C, incorrendo nos seguintes custos diretos:
Produto      Custo direto ($)
  A               100,00
  B               120,00
  C               90,00
Total           310,00

Os custos indiretos de produção foram distribuídos pelos departamentos X, Y e Z da seguinte forma:

Item de custo/ Departamento              X             Y                Z                       Total
Depreciação das máquinas ($)          20,00      50,00          10,00                 80,00
Energia elétrica ($)                            20,00       30,00          10,00                 60,00
Outros custos indiretos ($)                20,00       10,00           30,00                40,00
     Total                                             60,00       90,00           30,00                180,00

Os custos indiretos de produção foram distribuídos aos produtos de acordo com o tempo de hora-máquina consumido por cada produto ao ser trabalhado nos departamentos, conforme segue:

Produto/ Departamento         X                  Y          Z          Total
Hora-máquina para A            1                  -            -              1
Hora-máquina para B            5                  4           -              9
Hora-máquina para C            -                  5           3              8
      Total                                6                 9            3             18
0 custo de produção dos produtos.A, B e C foi, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Produto A

    Custo Direto = 100

    Custo Indireto = ?

    O produto A utiliza apenas o departamento X, aplicando uma regra de três sobre o total do departamento X e o quanto o produto utiliza, fica:

    60 ---------- 6

    x ------------ 1

    x= 10

    Produto A

    Custo Direto = 100 +

    Custo Indireto = 10 = 110

    Produto B

    Custo Direto = 120

    Custo Indireto = ?

    O produto B utiliza o departamento X e o departamento Y, aplicando uma regra de três, fica:

    Departamento X = 60 - 10 (utilizado no produto A) = 50

    Departamento Y

    90 ------------- 9

    x --------------- 4

    x= 40

    Produto B

    Custo Direto = 120 +

    Custo Indireto = 50 + 40 = 210

    Produto C

    Custo Direto = 90

    Custo Indireto = ?

    O produto C utiliza o departamento Y e o departamento Z.

    Departamento Y = 90 - 40 (utilizado no produto B) = 50

    Departamento Z = 30

    Produto C

    Custo Direto = 90

    Custo Indireto = 50 + 30 = 170

    Gabarito: E


ID
753379
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Assinale a opção que apresenta os quatro procedimentos para o exercício da fiscalização dos atos e contratos, a cargo do TCU.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.443, DE 16 DE JULHO DE 1992

    Seção IV

    Fiscalização de Atos e Contratos

    Art. 41. Para assegurar a eficácia do controle e para instruir o julgamento das contas, o Tribunal efetuará a

    fiscalização dos atos de que resulte receita ou despesa, praticados pelos responsáveis sujeitos à sua jurisdição,

    competindo-lhe, para tanto, em especial:

    I - acompanhar, pela publicação no Diário Oficial da União, ou por outro meio estabelecido no Regimento Interno:

    a) a lei relativa ao plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias, a lei orçamentária anual e a abertura de

    créditos adicionais;

    b) os editais de licitação, os contratos, inclusive administrativos, e os convênios, acordos, ajustes ou outros

    instrumentos congêneres, bem como os atos referidos no art. 38 desta Lei;

    II - realizar, por iniciativa própria, na forma estabelecida no Regimento Interno, inspeções e auditorias de mesma

    natureza que as previstas no inciso I do art. 38 desta Lei;

    III - fiscalizar, na forma estabelecida no Regimento Interno, as contas nacionais das empresas supranacionais de

    cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo;

    IV - fiscalizar, na forma estabelecida no Regimento Interno, a aplicação de quaisquer recursos repassados pela

    União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a

    Município.

    § 1° As inspeções e auditorias de que trata esta seção serão regulamentadas no Regimento Interno e realizadas


ID
753382
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

A despesa com a aquisição de um prédio já pronto para a instalação de um serviço é considerada:

Alternativas

ID
753385
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação às técnicas de controle do Sistema do Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCIPEF), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A 

    a) A auditoria tem como objetivo primordial garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública, observando aspectos relevantes relacionados à avaliação dos programas de governo e da gestão pública.

     

     b) Não cabe ao Sistema do Controle Interno do Poder Executivo Federal, por intermédio da técnica de auditoria, a verificação dos processos de Tomada de Contas Especial.

    3. Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, por intermédio da técnica de auditoria, dentre outras atividades:

    I. realizar auditoria sobre a gestão dos recursos públicos federais sob a responsabilidade dos órgãos públicos e privados, inclusive nos projetos de cooperação técnica junto a Organismos Internacionais e multilaterais de crédito;

    II. apurar os atos e fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais e, quando for o caso, comunicar à unidade responsável pela contabilidade para as providências cabíveis;

    III. realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais;

    IV. examinar a regularidade e avaliar a eficiência e eficácia da gestão administrativa e dos resultados alcançados nas Ações de governo;

    V. realizar auditoria nos processos de Tomada de Contas Especial;

    e VI. apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e gerenciais e dos controles internos administrativos dos órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta Federal.

     

     c) Fiscalização é o conjunto de verificações e averiguações previstas em um programa de auditoria, que permite obter evidências ou provas suficientes e adequadas à formulação da opinião por parte do SCIPEF.

    programa de fiscalização

     d) Testes de Observância visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativo da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

    testes de observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.

     e) As atividades a cargo do Sistema do Controle Interno do Poder Executivo Federal são exercidas mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho: Auditoria, Fiscalização e Julgamento.

    Somente Auditoria e Fiscalização


ID
753388
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa fabrica solução à base de cloro para tratamento de piscinas. No início de um determinado mês, o saldo da conta Produtos Acabados era de R$ 1.020,00, representando 12 unidades do balde da referida solução. No mês em referência, foi iniciada a produção de 100 unidades do produto. Terminado o mês, 40 unidades não foram completamente finalizadas. Os custos incorridos neste período e o percentual de acabamento destas 40 unidades foram os seguintes:

Item de custo      Valor incorrido no mês           Percentual de acabamento dos produtos em elaboração                                                                                                                                                                 Matéria- prima           5.000,00                                   100%                                                             

Mão de obra              3.600,00                                  75%

Custos indiretos          2.000,00                                 50%    
de produção

Sabendo-se que a empresa utiliza o método da média ponderada móvel na avaliação de seus estoques e que foram vendidas 50 unidades do produto no mês em referência, é correto afirmar que o custo dos produtos vendidos no período foi de:

Alternativas